( 3 - Teoria Sistêmica) Parte do princípio que as organizações são sistemas abertos, que recebem e exercem influência do ambiente externo, que há uma interdependência entre as partes que compõem a organização e define o homem como funcional.
(5 - Teoria das Relações Humanas ) Enfatiza que a motivação e satisfação no trabalho, para alcançar maior produtividade, decorrem da formação dos grupos informais e do atendimento às necessidades sociais e define o homem como um ser social.
( 1 - Teoria da Administração Científica ) Defende o princípio da supervisão funcional, estudo dos tempos e movimentos, com ênfase nas tarefas, para se alcançar maior produtividade do trabalhador, que é denominado homem econômico.
( 4 - Teoria Contingencial) Discorre que não há um modelo de gestão universalmente aceito e que o contexto situacional é que determina a melhor forma de Administração, pois as mudanças são rápidas e o ambiente complexo, assim como a visão de homem complexo.
(2 - Teoria Clássica ) Considera a estrutura o ponto principal para a Administração eficiente, estabelece as funções administrativas – planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar – essenciais para o alcance dos resultados nas organização.
A questão cobrou conhecimento sobre as Teorias da Administração. Para que seja possível associarmos as colunas de maneira correta, é importante atentarmos para as seguintes características de cada teoria tratada.
1 - Teoria da Administração Científica
▪ Taylor;
▪ Tarefas;
▪ Mecanicista, sistema fechado.
▪ Organização racional do trabalho.
▪ Organização vista de baixo para cima.
▪ Homem econômico.
2 - Teoria Clássica
▪ Fayol
▪ Estrutura;
▪ Mecanicista, sistema fechado;
▪ Princípios da administração e Funções do administrador (POCCC);
▪ Organização vista de cima para baixo;
▪ Homem econômico.
3 - Teoria Sistêmica
▪ Interdependência das partes;
▪ Sistemas abertos, organismos vivos;
▪ Holismo, interação, ambiente, sinergia.
▪ Ludwig Von Bertalanffy;
▪ Homem funcional
4 - Teoria Contingencial
▪ Tudo depende da situação.
▪ Relativismo, incerteza e flexibilidade.
▪ Homem complexo.
5 - Teoria das Relações Humanas
▪ Passou a considerar os grupos informais.
▪ Experiência de Hawthorne;
▪ Elton Mayo.
▪ Oposição aos postulados clássicos.
▪ Homem social.
ANALISANDO A SEGUNDA COLUNA E GRIFANDO AS PALAVRAS-CHAVE:
(3) Parte do princípio que as organizações são sistemas abertos, que recebem e exercem influência do ambiente externo, que há uma interdependência entre as partes que compõem a organização e define o homem como funcional.
(5) Enfatiza que a motivação e satisfação no trabalho, para alcançar maior produtividade, decorrem da formação dos grupos informais e do atendimento às necessidades sociais e define o homem como um ser social
(1) Defende o princípio da supervisão funcional, estudo dos tempos e movimentos, com ênfase nas tarefas, para se alcançar maior produtividade do trabalhador, que é denominado homem econômico.
(4) Discorre que não há um modelo de gestão universalmente aceito e que o contexto situacional é que determina a melhor forma de Administração, pois as mudanças são rápidas e o ambiente complexo, assim como a visão de homem complexo.
(2) Considera a estrutura o ponto principal para a Administração eficiente, estabelece as funções administrativas – planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar – essenciais para o alcance dos resultados nas organizações.
Portanto, a sequência é 3, 5, 1, 4, 2
GABARITO: LETRA D