SóProvas



Questões de Marketing On-line


ID
95884
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O modelo comercial de mídia on-line no qual o anunciante paga para estar presente nas páginas de resultado dos sites de busca é chamado de

Alternativas
Comentários
  • O Link Patrocinado é um serviço pago oferecido pelas ferramentas de busca, como Google, Yahoo, UOL, entre outros. Nesse tipo de serviço as empresas pagam um valor específico pelo clique de cada palavra-chave do seu negócio.

    O Link Patrocinado é pago através do sistema CPC (o anunciante paga apenas pelo clique no seu anúncio) e posiciona seu site de maneira privilegiada. As campanhas aparecem em um retângulo destacado acima dos resultados naturais e na lateral direita do site de busca. O anunciante faz uma campanha de acordo com o seu orçamento disponível e consegue medir o retorno obtido.

    Fonte: WB/Brasil (com adaptações).

  • a principal função de um hotsite é divulgar uma ação promocional de alguma estratégia de marketing ou comunicação. Como essas ações geralmente são temporárias, o ideal é que você crie uma página que também seja. https://www.ignicaodigital.com.br/entenda-o-que-e-um-hotsite/

    O pop-up é um tipo de janela que se abre no navegador ao visitar uma página web ou acessar uma hiperligação específica. O pop-up é utilizado por criadores de sites para abrir alguma informação extra ou como meio de propaganda. Wikipédia

  • De forma simples, podemos dizer que os links patrocinados são anúncios em forma de texto simples. A forma mais conhecida em que eles se encontram é nos mecanismos de busca. No topo dos resultados, aparecem alguns sites em destaque com a identificação que se tratam de anúncios


ID
222415
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Prestação de contas, transparência e informação de
qualidade são atributos cada vez mais presentes na comunicação
das instituições com os seus públicos. Por meio de projetos e de
produtos e serviços implantados, a comunicação permite
participação, desenvolvimento social, transformação de
realidades e melhores práticas de cidadania.

Regina E. César. Movimentos sociais, comunidade e cidadania, In:
Relações públicas comunitárias: a comunicação em uma perspectiva
dialógica e transformadora
. Orgs: Margarida M. Kunsch, Krohling Kunsch
e Waldermar L. Kunsch. São Paulo: Summus, 2007 (com adaptações).

Considerando o texto acima, julgue os próximos itens.

A universalização do acesso à Internet é uma questão de inclusão digital e, exatamente por isso, desvinculada do campo da comunicação, que se ocupa da inclusão social.

Alternativas
Comentários
  • A democratização do acesso à internet e as novas mídias é um dos temas emergentes da comunicação social. 

ID
265321
Banca
FUNIVERSA
Órgão
EMBRATUR
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

De acordo com a Demanda Turística Internacional, estudo da Fipe/ EMBRATUR, 27,6% dos turistas estrangeiros que vieram ao Brasil em 2008 utilizaram a Internet como principal fonte de informação para a viagem. Além de um inovador canal no YouTube, a EMBRATUR utiliza outras estratégias de comunicação digital na promoção do Brasil como destino turístico no exterior, como publicidade on-line, links patrocinados, relacionamento via web e ampla utilização de redes sociais como Facebook, Twitter, Hi5 e Flickr. A aposta da EMBRATUR é que, com a realização da Copa do Mundo 2014 e das Olimpíadas 2016 e o crescente interesse pelo país, as mídias digitais ocupem um papel estratégico na disseminação de informações para o turista que visitará o Brasil antes, durante e depois dos eventos esportivos.

EMBRATUR e Google lançam ferramenta inédita para promoção do turismo no Brasil através do YouTube. Internet: (com adaptações).

A respeito das redes sociais, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Resposta: letra B

    O Sonico é uma das mais recentes formas de comunidades virtuais dispostas na internet. O site é Argentino e foi criado em julho de 2007.

    Os usuários podem pesquisar e adicionar amigos, gerenciar a vida privada, enviar fotos e vídeos do Youtube, organizar eventos, desafiar outros utilizadores em jogos single-player e interagir com outras pessoas por meio de mensagens particulares, além de comentários públicos e fotos.
    O Sonico é uma rede social, como o Orkut, com algumas funcionalidades específicas que permitem, por exemplo, a criação de três perfis diferentes: Privado, Público e Profissional. O site também permite a integração com outros serviços como o Flickr, o Twitter e o Picasa. Após um rápido crescimento inicial com a adesão de milhões de usuários, sendo a maioria do Brasil, os acessos ao Sonico caíram consideravelmente.

    Fonte:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Sonico_%28rede_social%29
  • O Facebook não é uma das marcas mais valiosas do mundo. No primeiro ano na Bolsa de Valores, investidores questionaram a capacidade de o Facebook gerar receita com seus usuários, principalmente entre os dispositivos móveis. Até mesmo a presença de Mark Zuckerberg no comando da empresa foi posta em dúvida.




  • Complementando as respostas acima : letra e está errada porque o Twitter tem limite de 140 caracteres .

  • hoje em dia o facebook é uma das empresas mais valiosas do mundo com mais de 1 trilhão de valor de mercado, além de agregar WhatsApp Facebook e Instagram, e cabos submarinos etc. QUESTÃO DESATUALIZADA!


ID
521209
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2005
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

No passado, muitas empresas realizavam vendas para um único mercado, por meio de um único canal de marketing. Hoje, com a proliferação de segmentos de clientes e de alternativas de canal, um número cada vez maior de empresas vem adotando o chamado “marketing multicanal”, isto é, uma única empresa emprega dois ou mais canais de marketing para atingir um ou mais segmentos de mercado. Que afirmação NÃO corresponde a uma característica da utilização de múltiplos canais?

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta

    Letra A - Cada canal só pode ser empregado para uma tarefa da empresa (pré-venda, fechamento da venda, pós-venda etc.).


ID
521212
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2005
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O comércio eletrônico vem possibilitando uma mudança revolucionária nas oportunidades de marketing das empresas, bem como formas inovadoras de criação de valor para os consumidores.
Sobre essa nova forma de fazer negócios, assinale a afirmação que corresponde ao seu uso efetivo.

Alternativas
Comentários
  • A internet possibilita a escolha de serviços e produtos conforme a necessidade do cliente.


ID
543211
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

As lojas virtuais surgiram graças a internet. Essas lojas desenvolveram o conceito da cauda longa para ganhar dinheiro. Esse conceito ganhou tanta importância que se tornou um livro de sucesso. Ele contraria a “regra dos 80/20”, isto é, 20% dos produtos representam 80% do faturamento. O fenômeno da cauda longa é observado em determinadas empresas com vendas pela internet em que

Alternativas
Comentários

  • Cauda longa (do inglês The Long Tail) é um termo utilizado na Estatística para identificar distribuições de dados da curva de Pareto, onde o volume de dados é classificado de forma decrescente.

    No mercado do consumo de bens, é vulgar encontrar curvas deste tipo para ilustrar a procura dos consumidores. Tipicamente, procura elevada para um conjunto pequeno de produtos e procura muito reduzida para um conjunto elevado de produtos.

    Na Economia Tradicional, os custos fixos de manutenção de estoques e catálogos permitem calcular um valor para a procura que define a fronteira entre o lucro e o prejuízo.No caso da Nova Economia, este raciocínio é colocado em xeque, muito particularmente no caso dos produtos digitais. Por exemplo, o custo de manutenção de um produto muito procurado é igual ao custo de manutenção de um produto procurado apenas por um número mínimo de consumidores.

    Apostar na Cauda Longa torna-se economicamente interessante, ao contrário do que acontecia antes. No limite, o conjunto dos produtos que existem na zona da Cauda Longa tem um valor comercial equivalente aos dos produtos populares.




     

  • Letra B

    Não sou de fazer isso (criticar), mas acho péssimos esses comentários copia e cola sem nem se dar o trabalho de uma simples edição/formatação, pior que mesmo lendo o comentário não dá pra ter nem uma vaga ideia de qual seria a resposta correta e porque. Se for pra comentar, que faça algo em relação à questão e como complemento, uma informação copiada da net, não tem problema, mas vomitar o primeiro texto que se encontro pq viu um termo na questão e jogar aqui na verdade até atrapalha!

    Basicamente, com as vendas na internet, as lojas e seus produtos puderam alcançar diversos públicos quando antes era impossível, aí é correto afirmar que determinados segmentos (nichos de mercado), dada uma certa região e perfil de consumidor, podem mesmo surpreender e vender mais que um produto líder de mercado. Isso ocorre com alguns modelos de carros ou marcas/modelos de computador, telefones celulares e até mesmo roupas.

  • Gabarito: B

    No gerenciamento do estoque de mercadorias das lojas físicas, predomina a regra dos 80/20, por conta das limitações impostas pelos elevados custos de armazenagem e distribuição. Com isso, a oferta de produtos dessas lojas se concentra nos campeões de venda.
    A teoria da cauda longa mostra que em lojas virtuais, esse conceito se modifica.
    Exemplo de uma pesquisa feita nos Estados Unidos:
    Uma livraria (loja física) possui em média 100 mil títulos diferentes para venda.
    Já uma loja virtual pode ultrapassar a quantia de 3 milhões de títulos (mas não necessariamente terá todos em estoque).
    Dentro deste estudo com as lojas virtuais, notou-se que o faturamento dos livros menos populares (nichos) representa em torno de 25% do faturamento total.
    Para uma loja de espaço físico limitado, estes 25% de vendas torna-se inviável, pois são muitos títulos com pouca venda: é uma grande quantidade para pouco rendimento.
    Já para as lojas virtuais, esta cauda longa demonstra um grande poder.

  • GAB B

    A Cauda Longa (Cris Anderson) – Esta teoria, que é o titulo do trabalho dele, demonstra que antes da Internet a indústria cultural, ou seja, o mercado só investia em grandes hits de massa. Agora, o mercado ainda se interessa pelos fenômenos de massa, no entanto, ele indica que a receita total de uma multidão de produtos segmentados, com poucas vendas, é igual à receita total dos poucos grandes hits, daí que ele denomina este efeito de cauda longa.

    Fonte: Unyleya

    Perfeito o comentário do colega Klaus Serra. No afã de comentar por comentar alguns colegas simplesmente despejam conceitos captados na internet, ao invés de buscar a verdadeira resposta e as bibliografias consagradas.


ID
564769
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

De olhos postos na fidelização dos clientes, uma empresa planeja realizar uma campanha interna para a melhoria da prestação dos seus serviços, visando à satisfação da sua clientela. Qual veículo é recomendado para uma comunicação eficaz com o público-alvo dessa campanha?

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe a explicação dessa? Eventos internor? Wtf?

  • Ela fala de campanha interna. Acho que essa é a palavra chave.

  • Dentre as opções: extranet, telemarketing e televisão são focados para o público externo, especificamente. Mala direta, pode-se, via de regra, usar para clientes internos, mas, não é algo específico e tampouco eficaz como os eventos internos. Uma vez que estes proporcionam maior interação com o público-alvo. Deduzi desta forma.

  • Você quer melhorar a apresentação de seus funcionários para a satisfação posterior dos clientes. O que você faz com os seus funcionários?

    Eventos internos na empresa.

  • Mala direta é um tipo de ação de marketing que consiste em um envelope ou pacote físico que uma empresa envia para o endereço dos clientes/leads. Essa comunicação pode ter como objetivo informar o seu público-alvo sobre alguma novidade ou lançamento ou convencê-lo sobre a compra de algum produto ofertado pela empresa.8 de out. de 2018

  • Endomarketing é uma estratégia de marketing focada nos colaboradores de uma empresa. O endomarketing, Marketing Interno ou eventos internos como dito na questão , objetiva melhorar o employer branding, reduzir o turnover e aumentar a satisfação dos funcionários. Quando uma empresa quer conquistar e fidelizar clientes externos, ela investe em marketing.


ID
828208
Banca
VUNESP
Órgão
SPTrans
Ano
2012
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O número de usuários na Internet dobra a cada ano no mundo, o que leva mais pesquisadores a utilizá-la como método de coleta de dados de mercado. No entanto, pode ser citado como ponto negativo desta ferramenta

Alternativas
Comentários
  • Levando em consideração que esta é uma pergunta formulada em 2012...

  • 2012, GALERA!

  • Que susto, eu nem me lembrava que existiam listas telefônicas kkk


ID
1356490
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

As mudanças tecnológicas trouxeram uma série de alterações no modo como as empresas lidam com seus mercados, com a concorrência e com os consumidores.

Nesse sentido, é INCORRETO o seguinte julgamento:

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia comentar a letra A


  • A letra A é confusa.Alguém poderia esclarecer essa questão?

  • Questão furada. Se estamos falando do arcabouço de dados que auxiliam as decisões do profissional de marketing tratamos de pesquisa de mercado. Se você entra em contato diretamente com cliente pela internet para extrair informações você está fazendo nada mais que uma pesquisa qualitativa - que por si só não é conclusiva.

  • Eu sempre achei que uma que as informações fornecidas pela internet servissem para fazer um banco de dados mais eficiente.  O que eles fazem com a informação que captam? Decoram? Só usam uma vez?

  • Não entendi a letra A

  • LETRA A É CORRETA: A medida que os custos da informação declinam, mercados com altos custos de informação se tornam mais acessíveis e, portanto, mais procurados pelos consumidores. Esse foi o meu entendimento.

    Além disso a letra B está absolutamente incorreta, uma vez que, CADA VEZ MAIS, as empresas buscam incrementar seus bancos de dados e o uso da internet só intensifica esse processo. Só pensar no google, facebook etc, que captam nossas preferências em suas bases de dados para nos bombardear com ofertas online.

    Muito se fala no BIGDATA, conceito que vem sendo cobrado nas provas e caiu na última prova da PETROBRAS para o cargo de administrador jr.

    GABARITO B

  • Entendi a letra A da seguinte maneira: com o aumento do uso do marketing digital, o custo das informações caíram, ou seja, é mais fácil captar informações de clientes, por exemplo. Sendo assim, empresas que anteriormente tinham custos de informações altos, serão logicamente mais procuradas, pois se elas conseguiam clientes mesmo com os custos altos, vai ser muito mais fácil com os custos baixos.

    Sei que não é uma explicação muito conceitual, mas foi o que me levou a acreditar que a alternativa A estava correta, logo, não era o gabarito.


ID
1488265
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

No que se refere ao marketing digital, julgue o item subsecutivo.

Um dos objetivos da mensuração em marketing é otimizar a estratégia e as ações de comunicação.

Alternativas
Comentários
  • Mensurar se o resultado de uma ação foi atingido ou não é tão importante quanto o processo criativo, a escolha da mídia, a seleção do público-alvo e o alinhamento com a equipe de vendas. No entanto, a grande maioria das empresas, consultorias, agências e profissionais de marketing não coloca a devida importância nessa crucial etapa do processo mercadológico.


ID
1575178
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Com referência aos gêneros digitais, julgue os item que se segue.


Marketing viral é uma estratégia ilícita de envio de arquivos maliciosos, geralmente relacionados à oferta de produtos, bens ou serviços.


Alternativas
Comentários
  • Marketing viral é uma modalidade baseada na divulgação boca a boca, geralmente feita pelos próprios usuários de certos produtos ou serviços e pressupõe credibilidade. A prática tem se tornado comum nas mídias digitais, uma vez que os testemunhos registrados na rede têm grande representatividade para as marcas, pois são opiniões de quem realmente utilizou/ adquiriu algum produto e relata seus benefícios ou desvantagens. O termo viral é usado para caracterizar a rapidez na disseminação das opiniões, tal como um vírus consegue se alastrar.  

    Portanto, a questão está ERRADA.

  • Obrigada Olivia, pelo seu comentario. Aprendi sobre o Marketing Viral... nao sabia...

  • Marketing viral ou publicidade viral referem-se a técnicas de marketing que tentam explorar redes sociais pré-existentes para produzir aumentos exponenciais em conhecimento de marca, com processos similares à extensão de uma epidemia. A definição de marketing viral foi cunhada originalmente para descrever a prática de vários serviços livres de email de adicionar publicidade às mensagens que saem de seus usuários. O que se assume é que se tal anúncio ao alcançar um usuário "susceptível", esse usuário será "infectado" e reenviará o email a outras pessoas susceptíveis, "infectando-as" também. Enquanto cada usuário infectado envia um email a mais do que um usuário susceptível, em média (ou seja, a taxa reprodutiva básica é maior do que um), os resultados padrão em epidemiologia implicam que o número de usuários infectados crescerá segundo uma curva logística, cujo segmento inicial é exponencial.


    https://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing_viral


    gab ERRADO

  • VIRAL = VIRALIZOUUUUUUU entre as pessoas que se conhecem!!! Conexões!!!

  • Marketing viral é uma das formas específicas de comunicação boca a boca, pois estimula os clientes a passarem adiante pela Internet informações sobre bens e serviços desenvolvidos por uma organização.


ID
1689520
Banca
NC-UFPR
Órgão
COPEL
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Marketspace: 

Alternativas
Comentários
  • o link a baixo fala um pouco sobre o Marketspace: 

    http://venderonline.blogspot.com.br/2009/02/marketspace-o-que-e-isso.html

  • Gabarito ltra D

    Marketspace - comunicação baseada na troca electrônica . O mundo tem crescido em vários marketspaces específicos da indústria que são a integração dos mercados através de tecnologias de informática e telecomunicações sofisticadas.

    https://en.wikipedia.org/wiki/Marketspace


ID
1692928
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2013
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Julgue o item abaixo, relativo a tendências de mercado.

Nos últimos anos, o número de consumidores brasileiros com acesso à Internet e às tecnologias móveis tem diminuído.


Alternativas
Comentários
  • AUMENTADO EXPONENCIALMENTE...


ID
1810075
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A respeito de Content marketing para a produção de conteúdo e das melhores práticas de interação com o público nas redes sociais, julgue o item subsequente.

A aplicação do Content marketing em órgãos públicos deve focar o conteúdo, independentemente do perfil do público-alvo, já que a comunicação pública, por natureza, envolve um conjunto de públicos diversificados.

Alternativas
Comentários
  • Content marketing, alguém sabe?

  • Content Marketing é o Marketing de Conteúdo, comumente usado nas redes sociais. O erro da questão está em dizer que o marketing de conteúdo num perfil nas redes sociais deve focar no conteúdo independentemente do perfil do público-alvo. O conteúdo deve estar adaptado ao público alvo da organização. 

  • "Marketing de conteúdo é uma maneira de engajar com seu público-alvo e crescer sua rede de clientes e potenciais clientes através da criação de conteúdo relevante e valioso, atraindo, envolvendo e gerando valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e assim gerar mais vendas."

    O marketing de conteúdo tem como objetivo conquistar o interesse das pessoas pelos conteúdos e informações para depois engajar vendas. Também é conhecido como marketing de atração, por que desperta o interesse pelos conteúdos ao invés de produtos ou marcas.


    gab errrado

  • errada

    O marketing de conteúdo tem como objetivo conquistar o interesse das pessoas pelos conteúdos e informações para depois engajar vendas. Também é conhecido como marketing de atração, por que desperta o interesse pelos conteúdos ao invés de produtos ou marcas.

  • errada

    No livro Epic Content Marketing, Joe Pulizzi ampliou a definição:

    Content marketing é o processo de marketing e negócios que consiste na criação e distribuição de conteúdo valioso e convincente para atrair, adquirir e engajar um público-alvo claramente definido e compreendido — com o objetivo de gerar ações rentáveis de clientes.” 

    Segundo o próprio CMI, as empresas que adotam content marketing buscam pelo menos um desses benefícios:

    • Aumento de vendas
    • Redução de custos
    • Fidelização dos clientes

    fonte: https://www.tracto.com.br/o-que-e-content-marketing/


ID
1810078
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A respeito de Content marketing para a produção de conteúdo e das melhores práticas de interação com o público nas redes sociais, julgue o item subsequente.

Antes de operacionalizar a comunicação, é preciso conhecer a missão ou função social da empresa e determinar os objetivos da comunicação.

Alternativas
Comentários
  • Para que planejar e executar a comunicação de uma instituição, é preciso conhecer a visão, missão e valores, para que esses norteiem com coerência os objetivos do plano.


ID
1810081
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A respeito de Content marketing para a produção de conteúdo e das melhores práticas de interação com o público nas redes sociais, julgue o item subsequente.

Recomenda-se a criação de novos perfis em redes sociais para cada campanha da empresa, de forma a ampliar a capacidade de multiplicação de seguidores. Essa estratégia fideliza e atrai novos fãs para temas específicos e de seus interesses.

Alternativas
Comentários
  • A criação de vários perfis para uma organização pode confundir os públicos, ou seja, não é uma estratégia de fidelização ne atrai novos fãs.

  • Estar presente na internet hoje é um requisito quase que obrigatório para as organizações serem bem-sucedidas no mercado em que atuam. Isso pode ser feito, por exemplo, a partir da criação e manutenção de um site institucional e/ou de um perfil em redes sociais, da participação em listas comerciais (como Google Meu Negócio, Bing Places, etc) ou em anúncios virtuais (Google Ads, Instagram Ads, etc).

    Content marketing, ou marketing de conteúdo, é uma estratégia de marketing muito usada no ambiente digital que utiliza conteúdos informativos para atrair, envolver e gerar valor para indivíduos, aumentando as chances de engajamento e defesa da marca, e de comercialização de produtos/serviços. Baseia-se na produção de materiais interessantes e relevantes (postagens, e-books e webinars, por exemplo), que podem sanar dúvidas, apresentar soluções e satisfazer expectativas, sem a promoção explícita da marca.

    Ao criar campanhas, as organizações podem utilizar as redes sociais, junto com o marketing de conteúdo, para impactar positivamente seus públicos-alvo. Devem, no entanto, observar pelo menos dois requisitos para terem êxito: (1) o conteúdo usado nesse canal de divulgação e de relacionamento deve estar em completa harmonia com os demais meios, como os impressos, radiofônicos, televisivos e as mídias digitais; (2) deve ser usado apenas um perfil para cada marca (ou organização), o que vai contribuir para ampliar a capacidade de multiplicar seguidores, fidelizar clientes, atrair novos fãs, manter a coesão na forma de comunicação (identidade visual e tom da voz) e reduzir custos (financeiros, energia, tempo).

    Com base nessa explicação, podemos concluir que a afirmação da questão está errada.

    Gabarito do Professor: ERRADO.

    Bibliografia:

    - Bueno, Wilson da Costa. Estratégias de comunicação nas mídias sociais.1 ed. São Paulo: Manole, 2015.

ID
1810087
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A respeito de Content marketing para a produção de conteúdo e das melhores práticas de interação com o público nas redes sociais, julgue o item subsequente.

Webinar emprega recursos de áudio, vídeo e elementos interativos ao vivo ou gravados que possibilitam a interação com um grande número de pessoas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C


ID
1810090
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A respeito de Content marketing para a produção de conteúdo e das melhores práticas de interação com o público nas redes sociais, julgue o item subsequente.

Caso um usuário publique comentário ofensivo com conteúdo não relacionado ao tema proposto na rede social de uma organização, será necessário, além de uma conversa privada com o usuário para resolver a questão, manter o comentário ofensivo na rede com uma resposta padrão que sirva de alerta a outros internautas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado. 

     

    Acredito que o erro está em "uma resposta padrão que sirva de alerta a outros internautas."

    Alguém para explicar a questão? 

  • Errada

    Faz nenhum sentindo. A ofensa do comentário é direcionado à organização ou a um usuário? A lógica é o comentário ser deletado.

  • Estar presente na internet hoje é um requisito quase que obrigatório para as organizações serem bem-sucedidas no mercado em que atuam. Isso pode ser feito, por exemplo, a partir da criação e manutenção de um site institucional e/ou de um perfil em redes sociais, da participação em listas comerciais (como Google Meu Negócio, Bing Places, etc) ou em anúncios virtuais (Google Ads, Instagram Ads, etc).

    As redes sociais são canais bidirecionais (que possibilitam enviar e receber informações dos públicos, e manter relacionamentos com estes) e horizontais (a comunicação entre os envolvidos ocorre no mesmo patamar, de igual para igual). Ao criar um perfil, a organização sujeita-se a lidar, publicamente, com elogios, sugestões e críticas. A gestão eficaz desse instrumento de comunicação, portanto, é essencial.

    Em casos em que o usuário publique um comentário ofensivo, é necessário tomar ações imediatas. Antes de responder, é importante: identificar o usuário (é alguém com perfil relevante nas redes sociais? É um usuário recorrente nas redes sociais da organização? É um perfil real, identificável?); identificar o conteúdo (é um simples desabafo?  É uma reclamação genérica ou é algo específico sobre determinada situação? É passível de ser verdadeira ou é invenção? a mensagem está relacionada ao tema proposto na rede social de uma organização ou é uma crítica social?); identificar as consequências (a mensagem envolveu outros usuários? O usuário fez críticas em outras redes sociais da organização ou em outros meios de comunicação?). Após analisadas essas questões, a organização estará mais apta para responder no modo e intensidade adequados.

    No caso apresentado, em que o comentário ofensivo do usuário não tinha relação com o tema proposto na rede social da organização, é necessário estabelecer contato privado para entender e tentar resolver a questão, e manter o comentário ofensivo na rede com uma resposta personalizada, direcionada para o usuário específico sobre aquele assunto específico.

    Com base nessa explicação, podemos concluir que a afirmação da questão está errada.

    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • O erro é que deve ser apagado e não deve haver conversa em particular.


ID
1810093
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A respeito de Content marketing para a produção de conteúdo e das melhores práticas de interação com o público nas redes sociais, julgue o item subsequente.

A produção de vídeos nas redes sociais é recomendada para conteúdos de alta complexidade, mesmo que tenham pouco alcance e relevância.

Alternativas
Comentários
  • Errado

     

    Na verdade, não existe muitos critérios para a produção em redes sociais. Existem vídeos tutoriais para coisas bem simples ou webinários para assuntos mais complexos… Temos também o crescente número de vloggers ou youtubers que conseguem se promover por meio de vídeos de conteúdo tão livre quanto são os blogs (alguns mais complexos que outros).

     

    Paolla Marletti

  • Content marketing, ou marketing de conteúdo, é uma estratégia de marketing muito usada no ambiente digital que utiliza conteúdos informativos para atrair, envolver e gerar valor para indivíduos, aumentando as chances de engajamento e defesa da marca, e de comercialização de produtos/serviços. Baseia-se na produção de materiais interessantes e relevantes (postagens, e-books e webinars, por exemplo), que podem sanar dúvidas, apresentar soluções e satisfazer expectativas, sem a promoção explícita da marca.

    Os vídeos são uma das ferramentas de comunicação mais imersíveis e eficientes disponíveis. Nestes, é possível trabalhar mensagens audiovisuais (texto, imagens estáticas e em movimento, e sons) simples ou complexas. O avanço das tecnologias e da internet permitiu que a criação, edição, armazenamento, divulgação e compartilhamento de vídeos se tornasse algo mais acessível, o que contribuiu para ampliar significativamente seu uso, tanto por indivíduos como por organizações.

    O enunciado da questão contém uma afirmação falsa acerca da produção de vídeos nas redes sociais: não é recomendada apenas para conteúdo de alta complexidade, podendo ser utilizado também para expor questões cotidianas e comuns.

    Com base nessa explicação, podemos concluir que a questão está errada.

    Gabarito do professor: ERRADO.

    Bibliografia:

    - Bueno, Wilson da Costa. Estratégias de comunicação nas mídias sociais.1 ed. São Paulo: Manole, 2015.

    - Lucena, Luiz Carlos. Como fazer documentários: conceito, linguagem e prática de produção. Summus Editorial, 2012.

ID
1872526
Banca
IESES
Órgão
BAHIAGÁS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A WEB, segundo Judy Strauss e Raymond Frost, 2012, p. 4-5, “é a parte da Internet que suporta a interface gráfica para navegação em hipertexto, com navegadores como Explorer e Firefox. A WEB é o que a maioria das pessoas pensam quando imagina o que seja Internet. O marketing eletrônico vai muito além desse ambiente”. O e-business, e-marketing e comércio eletrônico são aplicativos da Internet. Sobre estes três aplicativos, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Marketing de Internet, também referido como i-marketing, web marketing, marketing online ou eMarketing, é o marketing de produtos ou serviços na Internet.

    A Internet tem trazido vários benefícios únicos ao marketing, sendo um deles os baixos custos e as maiores capacidades para a distribuição da informação e mídia para uma audiência mundial. A natureza interativa do marketing na Internet, em termos de fornecer respostas instantâneas, é uma qualidade única deste mediador. É considerado às vezes que o marketing na Internet possui um escopo mais amplo devido não só ao fato de que ele se refere à mídia digital, como a Internet em si e e-mails, como também inclui sistemas que proporcionam o gerenciamento dos dados de cliente digital e de ECRMs.

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing_de_Internet

  • Gabarito letra B


ID
2199478
Banca
FCM
Órgão
IF Farroupilha - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

Ao analisarmos criticamente, podemos perceber que a internet e o marketing digital não modificaram os princípios fundamentais do marketing. Por outro lado, pode-se perceber que o marketing digital influenciou alguns desses princípios, tais como o comportamento de compra, precificação, promoção, canais de distribuição e estratégias.

PORQUE

As organizações que desejam utilizar o marketing digital devem planejar o nível adequado de tecnologia que pretendem adotar e o conteúdo alinhado ao seu posicionamento de mercado.

É correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A primeira asserção é verdadeira!? Sério? A internet e o marketing digital viraram o mercado de cabeça pra baixo, quebraram empresas e empregos e criaram outros. O comportamento de consumo, de compra, de pagamento, de escolhas de produtos, de entregas, de disposições desses produtos... foram modificados. Alguém teria algo a dizer?

    Obrigado desde já.

  • Marcelo Neves, pesquisei e encontrei os seguintes princípios fundamentais do marketing:

    1.Conhecer profundamente o público-alvo

    2.Definir metas e objetivos

    3.Ser inteligente e sutil

    4.Automatizar os processos

    5.Mensurar os resultados

    Observe que, apesar da internet e do marketing digital terem alterado muito a maneira como o marketing atua, eles não alteraram seus princípios mais básicos, mesmo que agora eles sejam aplicados em um novo ambiente.


ID
2492749
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2017
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

De acordo com Bueno (2015), as ações e posturas que agregam valor aos conteúdos publicados nas mídias sociais para que eles não se reduzam a meros murais eletrônicos denominam-se

Alternativas
Comentários
  • Afinal, o que é content marketing (ou marketing de conteúdo)? De forma simplificada, é um método que tem como objetivo gerar resultados para empresas por meio da entrega de conteúdo relevante ao seu público-alvo. Sua finalidade é gerar resultados efetivos — como novos negócios, retenção de clientes, brand awareness ou brand equity — e não apenas resultados restritos à comunicação, como audiência, interação e curtidas. A definição mais utilizada globalmente é a de Joe Pulizzi, fundador do Content Marketing Institute (CMI), de Cleveland, nos Estados Unidos:

    “É uma abordagem estratégica de marketing focada em criar e distribuir conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter um público-alvo claramente definido — e, em última análise, conduzi-los a ações rentáveis como consumidores.”

    fonte:

  • As mídias sociais são um conjunto de canais que possibilita que indivíduos se relacionem com outras pessoas (físicas e/ou jurídicas), divulguem informações de modo descentralizado, deem suas opiniões sobre os mais variados assuntos e compartilhem conteúdos entre os usuários de modo simétrico (troca constante e amistosa de papeis entre emissor e receptor). É algo muito amplo e abrangente, que ocorre tanto nos ambientes online como offline. As redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, Snapchat, etc) são um subgrupo das mídias sociais, assim como também são subgrupos os blogs, fóruns e sites wikis.

    Para Bueno (2015), as mídias sociais não podem ser reduzidas a meros murais eletrônicos, mas devem possibilitar a intervenção discursiva dos cidadãos, estimular o estreitamento de laços e o compartilhamento de opiniões.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção certa:

    A) Errado. Groundswell é um comportamento no qual as pessoas utilizam a tecnologia como agente facilitador da interação entre indivíduos – por meio das redes sociais e comunidades virtuais, por exemplo – e da mobilização em busca de objetivos comuns.

    B) Errado. Crowndfunding é uma palavra inglesa derivada dos termos crowd = multidão e funding = financiamento. É um tipo de modelo de negócio baseado no financiamento coletivo. Um grupo de pessoas, muitas vezes desconhecidas entre si, fazem um aporte financeiro para o desenvolvimento de um determinado projeto, geralmente usando plataformas eletrônicas.

    C) Errado. Crowndsourcing é uma palavra inglesa derivada dos termos crowd = multidão e sourcing = abastecimento. Consiste em convocar um grande número de pessoas para dar ideias de como solucionar questões específicas.

    D) Certo. Content marketing, ou marketing de conteúdo, é uma estratégia de marketing muito usada no ambiente digital que utiliza conteúdos informativos para atrair, envolver e gerar valor para indivíduos, aumentando as chances de engajamento e defesa da marca, e de comercialização de produtos/serviços. Baseia-se na produção de materiais interessantes e relevantes (postagens, e-books e webinars, por exemplo), que podem sanar dúvidas, apresentar soluções e satisfazer expectativas, sem a promoção explícita da marca.

    E) Errado. Open source journalism é uma prática na qual profissionais e veículos de imprensa investigam e constroem histórias com base em informações disponíveis publicamente, como nos conteúdos gerados pelos usuários nas mídias sociais.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a afirmativa D é a certa.

    Gabarito do Professor: Letra D.

    Bibliografia:

    - Bueno, Wilson da Costa. Estratégias de comunicação nas mídias sociais.1 ed. São Paulo: Manole, 2015.

ID
2532418
Banca
FAU
Órgão
E-Paraná Comunicação - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Descobrir a melhor forma de postar tem relação com uma ferramenta bastante difundida na Era Digital. Como é conhecida esta ferramenta?

Alternativas
Comentários
  • SMO: A otimização de mídia social é o uso de vários estabelecimentos e comunidades para gerar publicidade para aumentar a conscientização sobre um produto, marca de serviço ou evento. O SMO (Social Media Optimization) é originado do SEO. Tal ferramenta é utilizada para gerar maior quantidade de visitantes únicos (navegador) através de canais nas mídias sociais (Facebook, Twitter, LinkedIn, etc).

     

    Fonte: Google (Wikipedia) e Lógica Digital. 

  • letra c

    SEM: Search Engine Marketing ou em português “Marketing para Ferramentas de Busca” é um conjunto de ações que tem como objetivo melhorar a visibilidade de websites nos mecanismos de busca. Utilizando como estratégia o próprio SEO, além dos links patrocinados e outras ferramentas. O link patrocinado pode ser visualizado no exemplo da procura por , em que o primeiro resultado é a Skol, que paga a Google para ser o primeiro resultado.

    SEO: A mais comum entre as siglas, acrônimo de Search Engine Optmization que é geralmente traduzido como “Otimização para Mecanismos de Busca”. O principal objetivo é melhorar o posicionamento de qualquer tipo de website dentro dos mecanismos de busca como Google, Bing, Altavista, Yahoo Search, etc. Através de diversas estratégias, o principal objetivo seria deixar um site no primeiro lugar da busca quando se procura por termos relacionados a ele, como por exemplo quando você procura por você vai receber o site de algumas marcas específicas antes das outras.

    IPO (Initial Public Offering) é uma sigla para Oferta Pública Inicial (ou OPI). Como o próprio nome diz, é quando uma empresa vende para o público pela primeira vez.

    Isso também é conhecido como a abertura de capital. É a primeira vez que os proprietários da empresa renunciam de parte dessa propriedade em favor de acionistas em geral.

  • Gabarito do Professor

    A história da Web é dividida em três momentos: a Web 1.0, a Web 2.0 e a Web 3.0. A Web 2.0 traz como principal atributo a cooperação e participação entre usuários. Incentivados pela facilidade de produzir informações e respaldados por uma cultura democrática, nessa etapa é possível criar conteúdos próprios, editar páginas de terceiros e opinar sobre praticamente qualquer assunto, num ambiente de colaboração virtual.

    Para obter resultados positivos ao postar uma mensagem ou compartilhar um conteúdo próprio, não basta divulgar informações indiscriminadamente, sem planejamento. É necessário atentar-se a várias questões: escolha da plataforma (blog, redes sociais, sites wiki, site próprio), definição da persona, adequação da mensagem à plataforma e à persona, oferta de soluções para os problemas dos usuários, uso correto do CTA (call-to-action) e apresentação de meios para interação com o público.

    Vamos analisar as alternativas abaixo a fim de encontrar a ferramenta que orienta as melhores maneiras de fazer postagens:

    A) ERRADO. Não foi encontrado o termo “Hour Data Post" na literatura de pesquisa utilizada para comentar questões de marketing e comunicação. Como solução, iremos traduzir a palavra em inglês para o português (post = postagem; data = dados; hour = hora). Podemos concluir que o significado do termo é “postagem de dados da hora" ou “postagem de dados realizada em determinado período de tempo".

    B) ERRADO. IPO é a sigla em inglês para “Initial Public Offering" e traduzido para o português significa “Oferta Pública Inicial". Ao fazer uma IPO, a empresa oferece, pela primeira vez, ações próprias ao mercado e se torna uma companhia de capital aberto com papéis negociados no pregão da Bolsa de Valores.

    C) CERTO. SMO (Social Media Optmization) pode ser traduzido “Otimização de Mídias Sociais" em português. Consiste no uso de técnicas que aumentam as chances de um usuário encontrar determinado conteúdo nas mídias sociais (blogs, redes sociais e sites wiki) e se interessar por este.

    D) ERRADO. Não foi encontrado o termo “Hour Rank" na literatura de pesquisa utilizada para comentar questões de marketing e comunicação. Como solução, iremos traduzir a palavra em inglês para o português (hour = hora; rank = classificação). Podemos concluir que o significado do termo é “classificação por hora" ou “classificação realizada em determinado período de tempo".

    E) ERRADO. CEO (Chief Executive Officer) é uma sigla em inglês que traduzida para o português significa “Diretor Executivo". É o profissional com o cargo hierárquico mais elevado em uma organização, respondendo pelas estratégias, missão e visão da empresa, e na maioria das vezes, atuando como representante oficial.

    Com base nessas explicações, concluímos que a alternativa correta é a C.

    RESPOSTA: C

    Fontes de pesquisa:

    - Site do Info Money

    - Site da Rock Content

ID
2532421
Banca
FAU
Órgão
E-Paraná Comunicação - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Compartilhamentos em redes sociais, número de páginas visitadas no site, baixa taxa de rejeição e comentários em postagens são características vinculadas à qual das opções abaixo?

Alternativas
Comentários
  • KPI é a sigla em inglês para Key Performance Indicator, ou os famosos Indicadores-Chave de Desempenho.Também conhecidos como KSI, Key Success Indicator, KPIs são as métricas que a empresa deve eleger como essenciais para acompanhar o desempenho de determinado processo, na gestão da empresa. 

    Sendo Assim, Letra A. 

  • Quando utilizamos as redes sociais, quer seja como pessoa física ou jurídica, podemos ter acesso a algumas métricas dos resultados de nossas ações: número de curtidas, seguidores, comentários, compartilhamentos, visitas, alcance e impressão são exemplos.

    Para alcançar alguns objetivos nesse ambiente virtual – que podem ser impulsionar as vendas, receber leads, aumentar as visitas ao site, influenciar a consideração, gerar reconhecimento ou promover seu app – o usuário precisa conhecer os principais indicadores e realizar um monitoramento constante.

    Vamos analisar as alternativas a fim de encontrar a opção certa:

    A) Certo. Key Performance Indicator, ou Indicador-Chave de Desempenho, é uma métrica importante em uma determinada estratégia que auxilia na tomada de decisões. É uma maneira de mensurar a performance de uma ação (ou um conjunto de ações) e de avaliar se os objetivos propostos pela organização estão sendo alcançados adequadamente. Pode ser dividida em primária ou secundária. Compartilhamentos em redes sociais, número de páginas visitadas no site, baixa taxa de rejeição e comentários em postagens são características vinculadas a esse indicador.

    B) Errado. Não encontrei informações confiáveis sobre o que é “Target Brand Indicator" em minhas referências e fontes de pesquisa. Acredito que a banca quis usar juntos três termos em inglês que, separados, têm um significado conhecido e são muito comuns em marketing: target = alvo; brand = marca; indicator = indicador.

    C) Errado. Buyer Indicator é um indicador de comprador. Compartilhamentos em redes sociais, número de páginas visitadas no site, baixa taxa de rejeição e comentários em postagens não são características vinculadas a esse indicador.

    D) Errado. Não encontrei informações confiáveis sobre o que é “Build Complete Indicator" em minhas referências e fontes de pesquisa. A tradução literal do termo é “Indicador de construção completa". Acredito, portanto, que compartilhamentos em redes sociais, número de páginas visitadas no site, baixa taxa de rejeição e comentários em postagens não são características vinculadas a esse indicador.

    E) Errado. Reseller Indicator é um indicador de revendedor. Compartilhamentos em redes sociais, número de páginas visitadas no site, baixa taxa de rejeição e comentários em postagens não são características vinculadas a esse indicador.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa certa é a A.

    Gabarito do Professor: Letra A.


ID
2532424
Banca
FAU
Órgão
E-Paraná Comunicação - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Das opções abaixo, qual delas não é um CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo, em português)?

Alternativas
Comentários
  • e-

    CMS (Content Management System) é um sistema gestor de sites, portais e intranets que integra ferramentas para gerir conteúdos em tempo real, sem programação p/ facilitar a criação, administração, distribuição, publicação e disponibilidade da informação. O CMS da Agência VM2 é um framework com recursos básicos e de manutenção e administração disponíveis e com escalabilidade de módulos p/ qualquer computador com acesso web, seu site, portal, intranet, extranet, hotsite e outras soluções web. É multisites e multilíngue, de acordo com os perfis de acesso para controlar sites, hotsites, intranets, extranets e outras aplicações web.

  • Gabarito do Professor

    CMS (Content Management System) é uma sigla em inglês que traduzida para o português significa “Sistema de Gerenciamento de Conteúdo". Consiste em um conjunto de softwares e ferramentas que possibilita a criação, edição, organização e publicação de informações na internet (como em blogs e sites), de modo simples e rápido, a fim de proporcionar experiências positivas aos usuários e ranqueamento em motores de busca.

    Existem subcategorias de CMS segundo seus propósitos: WCM (Web Content Management, para produção e exibição de conteúdo na internet), ECM (Enterprise Content Management, para gerenciamento e distribuição de conteúdos ligados a processos organizacionais), DAM (Digital Asset Management, para gestão de conteúdos rich media) e DXP (Digital Experience Platform, para criar estratégias de integração entre organização e usuários).

    Vamos analisar as alternativas a fim de encontrar qual das opções abaixo NÃO é um CMS:

    A) ERRADO. MovableType, um CMS, é um sistema de publicação de sites e blogs desenvolvido pela empresa Six Apart e lançado em 2001.

    B) ERRADO. Joomla, um CMS, é um sistema de gestão de conteúdo web criado pela OSM em 2005.

    C) ERRADO. HubSpot, um CMS, é uma plataforma de CRM com ferramentas e integrações necessárias para aumentar leads, acelerar vendas, otimizar o atendimento ao cliente ou criar um site criada em 2005.

    D) ERRADO. Wordpress, um CMS, é uma plataforma gratuita usada para criar blogs, sites e lojas virtuais criada pela Automattic em 2003.

    E) CERTO. Não foi encontrado o termo “DrumbleText" na literatura de pesquisa utilizada para comentar questões de marketing e comunicação. Uma hipótese é que a banca queria confundir o candidato por apresentar uma palavra que se assemelha ao nome de uma rede social – o Tumblr – e ao texto publicado nela, Tumblr text.

    Com base nessas explicações, concluímos que a alternativa que NÃO é um CMS é a E.

    Gabarito do Professor: Letra E.

    Fonte de pesquisa:

    - Site da Rock Content

ID
2532433
Banca
FAU
Órgão
E-Paraná Comunicação - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Das opções abaixo, qual delas não faz parte dos elementos básicos do marketing digital?

Alternativas
Comentários
  • Não concordo com esta resposta, o marketing de guerrilha faz parte do composto de marketing digital visto que uma campanha precisa englobar todos os espaços mídiaticos com estratégias únicas e mesmo mote.. enfim.. para mim todas estão certas. A coca- cola  mesmo usou mkt de guerrilha  em um case de sucesso confira:

    Guerilla Marketing Example - Coca-Cola Happiness Vending Machine

  • Acredito que é porque o marketing de guerrilha pode ser usado fora do meio digital (computador, internet).

  • Acredito que um exemplo de marketing de guerrilha no meio digital foi da Bettina, que deu muito certo.

  • Gabarito do Professor

    O marketing digital é uma vertente do marketing e pode ser definido como um conjunto de técnicas, estratégias e ações desenvolvidas em meios digitais para atingir os objetivos de marketing de um indivíduo, grupo de pessoas ou uma organização.

    Vamos analisar as alternativas para encontrar a opção que NÃO faz parte dos elementos básicos do marketing digital:

    A) ERRADO. Marketing de conteúdo é uma ferramenta muito usada no marketing digital. Utiliza conteúdos informativos para atrair, envolver e gerar valor para indivíduos, aumentando as chances de engajamento e defesa da marca, e de comercialização de produtos/serviços. Baseia-se na produção de materiais interessantes e relevantes, que podem sanar dúvidas, apresentar soluções e satisfazer expectativas.

    B) ERRADO. Marketing nas mídias sociais é uma estratégia de marketing digital que utiliza as mídias sociais (blogs, redes sociais e sites wiki) para promover uma marca, divulgar produtos ou serviços, e criar e manter relacionamentos com usuários. As ações podem ser feitas de modo orgânico (gratuito) ou pago.

    C) ERRADO. Marketing Viral é uma estratégia, muito usada no marketing digital, que causa um efeito semelhante ao de um vírus: se espalha rapidamente entre aqueles que entram em contato com este. Só que diferentemente do que acontece em uma infecção, que prejudica o hospedeiro, o conteúdo propagado pelo marketing viral atrai e beneficia o público, que acaba compartilhando a mensagem adiante para sua própria rede, por e-mail, mensagens, redes sociais, fóruns e aplicativos de celular.

    D) ERRADO. A publicidade on-line é uma ferramenta de marketing digital que consiste na oferta de produtos e serviços na internet, através de sites, redes sociais, blogs e lojas virtuais. Por meio desse tipo de publicidade, foram conquistados muitos benefícios: possibilidade de apresentar e vender mercadorias 24 horas por dia, 7 dias por semana; facilidade de impactar o público-alvo, com ações dirigidas a usuários com perfis semelhantes; agilidade em fornecer mais informações sobre o bem (textos, imagens, vídeos, depoimentos de clientes) na própria internet, o que pode aumentar a confiança do consumidor na marca ou na organização; possibilidade de visualização do anúncio em várias plataformas (em computadores pessoas, tablets e smartphones), em qualquer lugar ou momento; realização de ações publicitárias a custos bem reduzidos.

    E) CERTO. Marketing de guerrilha é uma estratégia de marketing criada na década de 1970 com características mais apelativas, objetivas e criativas que as ações convencionais de marketing. Está intimamente associada a ações offline (outdoors, embalagens, anúncios na TV), podendo ser executado no ambiente digital. O ponto é que esse tipo de marketing não é um elemento básico do marketing digital.

    Com base nessas explicações, concluímos que a alternativa correta é a E.

    RESPOSTA: E

    Fontes de pesquisa:

    - Site do Neil Patel

    - Site da Rock Content

ID
2532442
Banca
FAU
Órgão
E-Paraná Comunicação - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Para ir em busca de um resultado saudável é importante saber como a exposição de conteúdo de uma marca se divide no digital. São três categorias: Mídia paga, Mídia própria e Mídia orgânica.


I - Mídia paga: conteúdo pago. Informação criada e patrocinada para a marca ter visibilidade no meio. Exemplos: posts patrocinados.

II - Mídia própria: conteúdo produzido pela própria empresa. A mídia própria tem ligação direta com o resultado da sua mídia orgânica, pois, produzindo um conteúdo de qualidade e de interesse do seu público, ela aumenta o potencial de compartilhamento. Exemplo: textos e vídeos.

III - Mídia orgânica: conteúdo produzido e compartilhado pelo público. Engajamento natural com o que é informado. Exemplo: comentários, curtidas e compartilhadas.


A informação de qual dos significados está correto para a escolha das respostas?

Alternativas
Comentários
  • As mídias sociais são um conjunto de canais que possibilita que indivíduos se relacionem com outras pessoas (físicas e/ou jurídicas), divulguem informações de modo descentralizado, deem suas opiniões sobre os mais variados assuntos e compartilhem conteúdos entre os usuários de modo simétrico (troca constante e amistosa de papeis entre emissor e receptor). É algo muito amplo e abrangente, que ocorre tanto nos ambientes online como offline. As redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, Snapchat, etc) são um subgrupo das mídias sociais, assim como também são subgrupos os blogs, fóruns e sites wikis.

    As mídias sociais podem ser divididas em três grupos: mídia paga, mídia própria e mídia orgânica.

    Certo. I – Certo. Mídia paga é o canal utilizado para veicular anúncios pagos, com o intuito de alcançar um objetivo em especial: impulsionar as vendas, receber leads, aumentar as visitas ao site, influenciar a consideração, gerar reconhecimento ou promover seu app. Temos como exemplo a rede de pesquisa do Google com os posts patrocinados.

    Certo. II –Mídia própria é o canal que pertence a um usuário ou organização, que produz, publica e modera seus próprios conteúdos. As informações divulgadas precisam ser de qualidade e relevantes para seus públicos-alvo para estimular o compartilhamento e a produção de materiais na mídia orgânica. Temos como exemplo o site de uma empresa que disponibiliza um vídeo para download.

    Certo. III - Mídia orgânica é o canal no qual são veiculados conteúdos produzidos e/ou compartilhados pelo público. Resulta do engajamento natural com o que é veiculado nas mídias próprias ou pagas. Temos como exemplo o Instagram e os comentários em uma postagem.

    Podemos afirmar, portanto, que as três assertivas apresentadas estão certas. Concluímos que a alternativa certa é a E (I, II, III).

    Gabarito do Professor: Letra E.


    Bibliografia:

    - Camargo, Camila Porto. Mídia paga, orgânica e própria: como elas determinam o sucesso ou fracasso nas mídias sociais? Data: 11 de dezembro de 2013. Disponível em https://imasters.com.br/midia-e-marketing-digital/midia-paga-organica-e-propria-como-elas-determinam-o-sucesso-ou-fracasso-nas-midias-sociais. Acesso em Junho de 2021.


ID
2892961
Banca
IADES
Órgão
AL-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A respeito de campanhas de marketing, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • CTR é o número de cliques recebidos pelo seu anúncio dividido pelo número de vezes que ele foi exibido: cliques ÷ impressões = CTR.

    https://support.google.com/google-ads/answer/2615875?hl=pt-BR

  • Gabarito do Professor

    Campanha de marketing é um conjunto de estratégias e táticas que visam atingir objetivos específicos de marketing de indivíduos ou organizações. Composta pelas fases de planejamento, implementação e avaliação, uma campanha de marketing precisa necessariamente definir alguns aspectos para ser considerada válida: público-alvo, propósito, tempo de duração, canais e recursos disponíveis (financeiro, humano e técnico).

    Vamos analisar as alternativas:

    A) CERTO. As campanhas atuais integram ações de mala direta com marketing interativo, criando sinergia entre a comunicação por meio impresso e os canais digitais.  As ações no ambiente online, longe de substituir ações no meio impresso ou físico, servem para complementar e podem coexistir pacificamente e contribuir, de modo sinérgico, para o sucesso de uma campanha.

    B) ERRADO. NÃO é correto afirmar que uma campanha de marketing digital equivale à mala direta dos tempos atuais. A primeira, como o próprio nome diz, ocorre no ambiente digital enquanto que a segunda, no meio físico. Ambas podem ser usadas para atingir objetivos de uma campanha de marketing híbrida (offline e online).

    C) ERRADO. A mala direta é um tipo de ação de marketing tradicional, praticada há muitos anos, que se baseia no envio de anúncio, catálogo ou até mesmo de mercadoria para o endereço físico de consumidores cadastrados em uma empresa. O marketing digital é um conjunto de ações que busca promover uma marca, produto ou serviço na internet. Em uma campanha de marketing, é possível conjugar essas duas ações (offline e online) para aumentar as chances de sucesso. O público, portanto, pode ser impactado pelas duas ações, sem preferência pelo canal.

    D) ERRADO. A taxa de cliques (CTR ou Click Through Rate) é um indicador de desempenho no marketing digital que mostra a quantidade de cliques em um link após ser visualizado. Para determina-la, dividimos o número de cliques pelo número de impressões.

    E) ERRADO. Com a chegada de novos recursos e ferramentas que dinamizam a comunicação por meios digitais, a mala direta NÃO caiu no esquecimento. Isso acontece porque há retorno significativo desse tipo de ação, visto ser uma ferramenta que possibilita toques personalizados e tem chances de receber atenção diferenciada do público-alvo.

    Com base nessas explicações, concluímos que a alternativa correta é a A.

    RESPOSTA: A

    Fonte de pesquisa:

    - Site da Rock Content

ID
2932480
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Itaquaquecetuba - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Recentemente o Facebook foi acusado de vigiar o comportamento de usuários. Entretanto, essa possibilidade já existe desde 2011. De acordo com os especialistas na área de desenvolvimento de tecnologias digitais, o CRM (Customer Relationship Management) foi criado para aumentar a vantagem competitiva de empresas. Esses especialistas consideram que uma boa estratégia de CRM implica que a

Alternativas
Comentários
  • O conceito de Ciclo de Vida do Cliente já possui vasta literatura disponível e basicamente possui 5 passos fundamentais para que seja aplicado:

    1. Segmentação de Clientes Internos: Embora as organizações comercializem produtos e serviços limitados ou especializados, elas possuem clientes com diferentes padrões de consumo. Para que o CRM e o Ciclo de Vida do Cliente sejam possíveis, torna-se necessária a identificação de tais padrões (segmentação), pois cada padrão de comportamento possui o seu próprio “ritmo” nos Ciclo de Vida, e merecerá atenção especial dos profissionais de Marketing.

    2. Aquisição de Clientes: Trata-se do velho e conhecido comércio. Profissionais de Vendas que prospectam clientes para os produtos e serviços das empresas. A contribuição da Segmentação nesse caso é a possibilidade de atrair clientes com os padrões de consumo da empresa, bem como, trabalhar os argumentos de vendas de forma mais eficiente.

    3.Rentabilização de Clientes: Com os clientes devidamente conquistados, chega o momento em que de forma pró-ativa os profissionais de Marketing expandem o relacionamento e de acordo com o consumo percebido nos estudos propõem ofertas de Up-Sell e Cross-Sell para cada segmento identificado, para aumentar o consumo e como conseqüência sua rentabilidade.

    4. Retenção de Clientes: A retenção de clientes nas estratégias das empresas deve ter igual ou maior relevância do que a Conquista de Clientes. É mais do que sabido pelos profissionais de Marketing que reter um cliente é muito mais barato do que conquistar um cliente. O mais interessante é que os clientes de diversos tipos “avisam” os profissionais de Marketing que devem ser retidos. Alguns comportamentos como diminuição de consumo, bem como, o aumento no número de reclamações são indícios da necessidade de retenção. 

    5. Recuperação de Clientes: Existe uma verdade que muitas vezes, nós Profissionais de Marketing não gostamos nem de pensar… Perderemos clientes! Sim… Inevitavelmente perderemos clientes… E isso pode ser uma boa notícia! Sabemos que existem bons clientes e maus clientes… Nesse caso, devemos identificar os bons clientes perdidos e tentar recuperá-los com ofertas customizadas de acordo do seu segmento identificado.

    A partir do Estudo do Ciclo de Vida do Cliente, o dimensionamento das áreas envolvidas com o relacionamento, bem como, as ferramentas de CRM que serão utilizadas na estratégia de CRM fiquem mais eficientes e tornem-se relevantes. 

  • CRM é a tradução da expressão “Customer Relationship Management" e significa Gestão do Relacionamento com o Cliente. Seu objetivo é entender o cliente, manter um relacionamento próximo a ele, visando sua retenção e lealdade, e obter lucratividade. Para tanto, é necessária a gestão de grande volume de informações sobre os consumidores.

    O CRM analisa o clico de vida dos consumidores e o classifica em seis categorias: prospects, experimentadores, compradores, clientes eventuais, clientes regulares e clientes defensores.

    A) CERTO

    B) ERRADO. O enfoque do CRM não é conhecer o ciclo de vida do mercado, mas o do cliente.

    C) ERRADO. O CRM não interfere no ciclo de vida dos concorrentes. Seu foco é no ciclo de vida do cliente.

    D) ERRADO. A organização deve focar no ciclo de vida do cliente quando trata de CRM.

    E) ERRADO. O CRM foca apenas o ciclo de vida do cliente.

    Gabarito do professor: Letra A.

    Fonte:

    - Gordon, Ian. Marketing de relacionamento: estratégias, técnicas e tecnologia para conquistar clientes e mantê-los para sempre. Futura. 1998.

ID
2945500
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Sobre marketing de conteúdo, Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017) observam que o conteúdo pode ser considerado a nova propaganda e as #hastags usadas na distribuição de conteúdo pela mídia social assumem o papel de:

Alternativas
Comentários
  • Kotler em seu novo premiado Marketing 4.0 diz que o Mkt de Conteúdo é a nova propaganda e o hashtag é o novo tagline ( mesmo que slogan).

    Fonte: https://medium.com/@viverdeblog/marketing-de-conte%C3%BAdo-porque-ele-%C3%A9-fundamental-para-todos-os-tipos-de-neg%C3%B3cio-e-como-evitar-os-9e5f130c51a4

  • Gabarito do Professor

    Marketing de Conteúdo é uma vertente do marketing que usa conteúdos informativos para atrair, envolver e gerar valor para indivíduos, aumentando as chances de engajamento e defesa da marca, e de comercialização de produtos/serviços. Baseia-se na produção de materiais interessantes e relevantes, que podem sanar dúvidas, apresentar soluções e satisfazer expectativas.

    O marketing de conteúdo oferece informações noticiosas (relato de algo ocorrido em uma data específica, como em uma notícia de jornal, e que deixa de ser interessante com o passar do tempo) e informações evergreen (texto com a definição e caracterização de um determinado assunto, como em uma enciclopédia, e que por isso, pode ser usado por um período de tempo maior). Pode ser apresentado em formato de e-mail, postagem de blog e redes sociais, e-books, infográfico, webinars e vídeos.

    O trabalho de marketing de conteúdo é dividido em oito etapas: fixação de metas, mapeamento do público, concepção e planejamento do conteúdo, criação do conteúdo, distribuição do conteúdo, ampliação do conteúdo, avaliação e aprimoramento.

    A hashtag (#) é um elemento presente em publicações de sites e das mídias sociais (redes sociais, fóruns, blogs e sites wiki) que contribui para os usuários identificarem informações em um determinado conteúdo, e colabora (em partes) para os motores de busca ranquearem e classificarem as páginas na internet com base na relevância.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) ERRADO. De acordo com os autores mencionados no enunciado, as hashtags não assumem o papel de anúncio. Para eles, o anúncio deixou de ser algo tão valorizado pelos atuais clientes, já que a crença na propaganda não surte o mesmo efeito que ocorria antigamente.

    B) CERTO. A hashtag funciona como slogan pois serve como palavra ou frase de efeito, e resume as características ou benefícios de um produto ou serviço nas publicações da internet.

    C) ERRADO. Não há associação entre hashtag e endereço para os autores citados. A hashtag atua como um sinalizador, um item identificador. Para apontar endereços na internet, são usados hiperlinks.

    D) ERRADO. Para os autores citados, a hashtag não assume o papel de tema, visto que esse termo dá a ideia de que algo ainda vai ser desenvolvido, explorado, e, portanto, não está concluído.

    E) ERRADO. A hashtag pode até servir para identificar quem criou determinada postagem, como uma assinatura, mas a essência desse elemento não se resume a isso. De acordo com os autores, a hashtag tem como foco a criação muito mais do que o criador.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa correta é a B.

    RESPOSTA: B

    Fonte de pesquisa:

    - Kotler, Philip; Kartajaya, Hermawan; Setiawan, Iwan. Marketing 4.0: do Tradicional ao Digital. Editora Sextante. 2017.

ID
2945518
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A prática contemporânea de consumo que consiste em pesquisar produtos on-line antes de efetivar a compra em uma loja física é conhecida como:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    Showrooming é aquele comportamento do cliente no qual ele busca em uma loja tradicional produtos que, posteriormente, pretende adquirir na internet.

    Já o Webrooming é o efeito com a conclusão oposta, no qual o consumidor compra na loja.

  • Gabarito do Professor:

    Os avanços tecnológicos alteraram significativamente o processo de compra e a relação entre organizações e consumidores. Com alguns cliques, é possível pesquisar detalhes sobre o produto desejado, compara-lo com mercadorias semelhantes e analisar comentários de usuários antes mesmo de concluir a transação.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) Certo. Webrooming é um termo em inglês que descreve o comportamento de pessoas que, antes de adquirir um produto em uma loja física, pesquisam informações sobre a mercadoria na internet. Dentre os motivos para a prática estão a economia de dinheiro e tempo de espera com frete, e a necessidade de conferir pessoalmente os atributos do bem.

    B) Errado. E-commerce, ou comércio eletrônico, diz respeito aos processos de atendimento ao cliente e de venda realizados no ambiente virtual, viabilizados por meio da loja virtual.

    C) Errado. Customer engagement é um termo em inglês que pode ser traduzido como engajamento do consumidor. É um conjunto de técnicas, ferramentas e processos utilizado para entender os clientes e incentivá-los a se  tornarem mais engajadas com a marca.

    D) Errado. Omnichannel marketing é um termo em inglês relacionado à utilização de diferentes canais, online e offline, que se complementam e se convergem para aumentar a interação com o público-alvo e criar experiências únicas.

    E) Errado. Showrooming é um termo em inglês que descreve o comportamento de pessoas que, antes de adquirir um produto na internet, examinam a mercadoria em uma loja física. Dentre os motivos para a prática estão descontos e condições de pagamento diferenciadas oferecidos por lojas online.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa que completa a descrição apresentada no enunciado é a A.

    Gabarito do Professor: Letra A.

    Fontes de pesquisa:
    - Site da Rock Content
    - Site do Sebrae
    - Site da ComSchool

ID
2945521
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

De acordo com Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017), profissionais de marketing precisam estar atentos aos novos paradigmas do mercado, das redes sociais e do comportamento dos consumidores. Os autores apontam as seguintes mudanças para um novo cenário de negócios:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o livro, a conectividade provoca mudanças drásticas na sociedade:

    Todas essas transformações, provocadas pela Internet, impactam também nas empresas. Para entrar na era digital e se conectar com a sociedade, portanto, elas devem passar para uma lógica de negócios mais inclusiva, horizontal e social.

  • Philip Kotler, em parceria com Kartajaya e Setiawan, publicou o livro “Marketing 4.0: do Tradicional ao Digital", em 2017. De acordo com esses autores, os clientes estão muito conectados e demandam das organizações estratégias mercadológicas mais humanizadas, com conteúdos significativos e experiências multicanais, para, então, se tornarem defensores da marca. Os profissionais de marketing, diante dessa nova situação, precisam se preparar para um cenário de negócios horizontal, inclusivo e social.

    O aspecto horizontal diz respeito ao sentido em que ocorre o relacionamento entre organização e consumidores: deixa de ser algo que vem de cima para baixo, como uma imposição, para ser uma troca realizada em um mesmo nível, considerando os clientes amigos da marca. A marca passa a apresentar sua essência verdadeira e sincera, tornando-se passível de confiança.

    O quesito inclusivo está relacionado ao processo de inserção de indivíduos e mercados no consumo por meio do digital (que facilita o acesso à tecnologia para mais pessoas e torna o processo de compra mais personalizado) e também por manifestações tradicionais offline (na forma de comércio justo, diversidade de gêneros no trabalho e empoderamento das mulheres).

    Já a questão social baseia-se na mudança da fonte de informações e opiniões sobre produtos e serviços. O cliente, agora, busca a opinião do círculo social ao qual pertence, nas redes sociais e em sites de compartilhamento de experiências, como o Reclame Aqui e o TripAdvisor.

    Gabarito do professor: Letra B.

    Fonte:

    - Révillion, Anya. Gestão de marketing. SAGAH. Soluções Educacionais Integradas.

ID
2945530
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O impacto coletivo da convergência tecnológica tem afetado muito as práticas de marketing e novas tendências estão emergindo ao redor do mundo, como as relacionadas abaixo, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • • O CRM (Customer Relationship Management) ou Gestão de Relacionamento com o Cliente é hoje a ferramenta mais difundida no meio empresarial.

  •  O que é CRM? 

    CRM é a sigla usada para Customer Relationship Management e se refere ao conjunto de práticas, estratégias de negócio e tecnologias focadas no relacionamento com o cliente.

    Para que serve o CRM?

    A Gestão de Relacionamento com o Cliente, como o termo é conhecido em português, vai muito além de uma plataforma ou um software: é todo o processo utilizado por startups, pequenas e grandes empresas para gerenciar e analisar as interações com clientes, antecipar necessidades e desejos, otimizar a rentabilidade,  e personalizar campanhas de captação de novos clientes.

  • Gabarito do Professor

    Convergência tecnológica é a união de diferentes serviços que compartilham entre si a mesma estrutura. É uma inovação que possibilita às organizações reunir, em uma mesma plataforma, todos os serviços de comunicação (e-mails, telefonia fixa e móvel, suporte a áudio e videoconferência), processos produtivos, de logística e demais métodos de colaboração, proporcionando economia de tempo, redução de custos, maior precisão, aumento da produtividade e flexibilidade aos colaboradores.

    De acordo com Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017), a convergência tecnológica afeta significativamente a vida das pessoas e as práticas de marketing em todo o mundo. Esses autores destacam cinco tendências emergentes: economia “compartilhada", a economia do “agora", integração onicanal, marketing de conteúdo e CRM social.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção que NÃO é uma tendência relacionada à convergência tecnológica:

    A) ERRADO. Economia do agora consiste em valorizar o tempo dos consumidores e oferecer conveniência no acesso e nas transações por meio da oferta de soluções instantâneas e eficientes. Para os autores citados, “a velocidade de entrega costuma ser tão importante quanto os produtos e serviços em si."

    B) ERRADO. Integração onicanal consiste em identificar, mapear e utilizar os vários canais e pontos de contato que o consumidor tem com a marca dentro de um contexto específico.

    C) ERRADO. Economia compartilhada possibilita que pessoas compartilhem recursos físicos e/ou humanos subutilizados por meio do pagamento de taxas através de plataformas ponto-a-ponto (peer-to-peer ou P2P, em inglês), coordenadas por serviços online.

    D) CERTO. O consumo passou a ser inclusivo, não exclusivo, graças às mídias sociais (que eliminam barreiras, possibilitam a conexão e a comunicação) e às organizações, que inovam através da colaboração.

    E) ERRADO. CRM social é um sistema de gestão de relacionamento voltado para o cliente e iniciado por este por meio de consultas nas mídias sociais. De acordo com os autores citados na explicação, “o CRM social ignora o horário comercial, raramente pode ser automatizado e envolve diálogos permanentes entre as marcas e os consumidores, e entres estes e suas comunidades."

    Com base nas explicações, concluímos que a única alternativa que não é uma nova tendência relacionada à convergência tecnológica é a D.

    RESPOSTA: D

    Fontes de pesquisa:

    - Kotler, Philip; Kartajaya, Hermawan; Setiawan, Iwan. Marketing 4.0: do Tradicional ao Digital. Editora Sextante. 2017.

    - Blog da Leucotron

ID
2945539
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017) citam três técnicas populares e de eficácia comprovada: I. aprimorar as experiências digitais com aplicativos; II. fornecer soluções com CRM social; III. estimular o comportamento desejado com gamificação.

Para os autores, os três métodos visam:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito do Professor:

    Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017) defendem que os profissionais de marketing não devem apenas focar na venda de produtos, mas em estimular a defesa da marca pelos clientes e o engajamento. Esses autores afirmam que:

    - a utilização de aplicativos para dispositivos móveis enriquece a experiência digital, visto que por meio destes, os usuários podem pesquisar prontamente informações sobre produtos e serviços e tomar decisões de compra em qualquer lugar e a qualquer momento.

    - é essencial recorrer ao CRM social, um sistema de gestão de relacionamento voltado para o cliente e iniciado por este por meio de consultas nas mídias sociais; ignora o horário comercial, raramente pode ser automatizado e envolve diálogos permanentes entre as marcas e os consumidores, e entres estes e suas comunidades.

    - é necessário explorar a gamificação, conceito ligado a programas de fidelidade e a comunidades online, baseado no incentivo a alcançar metas mais altas e em ser reconhecido por suas realizações.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) Errado. Atrair as subculturas digitais é uma sugestão dada pelos autores aos profissionais de marketing, mas não é que os três métodos mencionados no enunciado visam.

    B) Errado. Mapear todos os possíveis pontos de contato dos consumidores com a marca e integrá-los em uma estratégia onicanal é uma sugestão dos autores aos profissionais de marketing, mas não é que os três métodos mencionados no enunciado visam.

    C) Certo. Aumentar o engajamento, para que as pessoas não apenas consumam a marca, mas também se tornem advogados, defensores e embaixadores desta.

    D) Errado. Captar a natureza paradoxal dos clientes conectados é um esforço do profissional de marketing, já que ao mesmo tempo em que estão interligados com outros usuários em comunidade, estão distraídos e limitados quanto às decisões. Isso, no entanto, não é que os três métodos mencionados no enunciado visam.

    E) Errado. Os avanços tecnológicos apresentados pelos autores defendem a estratégia onicanal, que facilita e estimula as transações em ambientes físicos e virtuais (como em lojas,  equipes de vendas, sites de comércio eletrônico, agentes de televendas e exposições de vendas).

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa correta é a C.

    Gabarito do Professor: Letra C.

    Bibliografia:

    - Kotler, Philip; Kartajaya, Hermawan; Setiawan, Iwan. Marketing 4.0: do Tradicional ao Digital. Tradução de Ivo Korytowski. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2017.
  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -Os únicos limites da sua mente são aqueles que você acreditar ter!


ID
2945542
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

“Na mídia social, os anúncios não podem interromper de forma abrupta os usuários enquanto estão consumindo conteúdo.” (KOTLER; KARTAJAYA; SETIAWAN, 2017). Os anúncios em vídeos do YouTube, por exemplo, podem ser descartados caso desagradem ao espectador e têm a denominação de:

Alternativas
Comentários
  • Pergunta muito mal feita. Não dá pra saber se o que eles estão querendo saber é a nomenclatura para os "anúncios NÃO pulados" ou os "pulados".

  • Tenho ódio mortal desses anúncios do youtube!

  • Que eu saiba os anúncios se chamam Youtube ADS ou Adsense e podem ser descartados quando clicamos em "pular" após 5 segundos. TrueView é novidade.

  • Com os anúncios em vídeo TrueView, os espectadores do YouTube podem escolher os anúncios em vídeo que desejam assistir e quando os assistirão. ... Os anúncios in-stream são exibidos antes, durante ou depois dos vídeos no YouTube ou em sites e aplicativos parceiros de vídeo.

  • De acordo com Kotler, Kartajaya & Setiawan (2017), as mídias sociais mudaram a maneira de consumir informações: os conteúdos disponíveis podem ser apreciados sob demanda, no momento, local e plataforma que desejados. Por esse motivo, os anúncios veiculados nesses canais devem ser atraentes e relevantes a fim de prender a atenção e impactar os usuários adequadamente, e não serem descartados.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) Errado. Pop-up é uma janela, geralmente pequena, que se abre no navegador durante visita a alguns sites. Pode servir para comunicar algo ou como anúncio publicitário. A maioria dos navegadores possibilita o bloqueio automático de pop-ups; caso essa opção não seja acionada, é necessária uma ação do usuário para fechar a janela. Não são anúncios em vídeos do YouTube.

    B) Certo. Os anúncios TrueView in-stream aparecem em vídeos exibidos no YouTube, em uma variedade de sites e aplicativos da Rede de Display do Google, em aplicativos do YouTube para Android e iOS, no m.youtube.com (no iPad e Android) e em smart TVs. Os usuários podem ignorar o comercial após cinco segundos.

    C) Errado. Rich media é um tipo de anúncio que incentiva os espectadores a interagir e se envolver com o conteúdo. Podem incluir vários níveis de conteúdo em uma veiculação, como vídeos, jogos e tweets. Não estão restritos aos vídeos (como o TrueView): podem ser veiculados em formato de banner, criativos dinâmicos, expansível, intersticial, lightbox, expansível multidirecional (MDE, na sigla em inglês), push-down e VPAID.

    D) Errado. Canva é um aplicativo gratuito, disponível para dispositivos móveis e computadores, de criação de artes estáticas (ebooks, banners, infográficos, newsletters, por exemplo). Oferece auxílio para desenvolver e entregar materiais de modo rápido e prático, por meio de extenso banco de dados de imagens e fontes, e filtros. Não são anúncios em vídeos do YouTube.

    E) Errado. Banners são peças veiculadas em sites e portais na internet com viés informativo ou promocional, podendo ser estáticos ou animados, simples ou interativos. Geralmente os banners estão situados em lugares específicos e pré - determinados em uma página; em alguns casos, podem ser fechados. Não são anúncios em vídeos do YouTube.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa correta é a B.

    Gabarito do professor: Alternativa B.

    Bibliografia:

    - Anúncios TrueView In-stream. Data:2021. Disponível em https://support.google.com/displayspecs/answer/6055025?hl=pt-BR. Acessado em Fevereiro de 2021.

    - O que é rich media?. Data 2021. Disponível em https://support.google.com/richmedia/answer/2417545?hl=pt-BR#zippy=%2Cvpaid. Acessado em Fevereiro de 2021.

    - Kotler, Philip; Kartajaya, Hermawan; Setiawan, Iwan. Marketing 4.0: do Tradicional ao Digital. Tradução de Ivo Korytowski. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2017.

ID
2945581
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Para Miceli e Salvador (2017), o Planejamento de Marketing Digital abrange as seguintes etapas, entre as quais NÃO se encontra:

Alternativas
Comentários
  • Não há essa etapa de benchmark no livro citado.

  • só se for p esse autor... mas td mundo q faz marketing digital faz benchmarking... eu hein!!! Q pegadinha...

  • só se for p esse autor... mas td mundo q faz marketing digital faz benchmarking... eu hein!!! Q pegadinha...

  • Gabarito do Professor:

    O Planejamento de Marketing digital é uma metodologia criada por Miceli e Salvador que contribui para que as organizações entendam a necessidade de estarem presentes no ambiente virtual e a relevância de posicionarem sua marca de modo adequado nesse meio através do uso de canais digitais. Para alcançar os objetivos, tais autores elencam quatro etapas: planejamento estratégico, seleção de canais, montagem do plano (o DSD) e desdobramento (metas e métricas).

    Vamos analisar as alternativas e encontrar qual não é uma etapa do planejamento de marketing digital:

    A) Certo. O benchmarking é uma estratégia na qual uma organização analisa as práticas bem-sucedidas de outras organizações (do mesmo setor ou não) a fim de aprimorar seus processos internos. Apesar de ser algo importante a se fazer, não é uma etapa do planejamento de marketing digital elaborado pelos autores citados no enunciado.

    B) Errado. A definição do conjunto de estratégias para o início das ações digitais, baseadas no modelo Balanced Scorecard, é a primeira etapa, e consiste em buscar formas de aumentar a lucratividade, reduzindo os custos.

    C) Errado. A escolha dos canais adequados à proposta da empresa, considerando seus valores, seus objetivos e seu público-alvo, é a segunda etapa. Consiste em analisar os canais disponíveis, interativos ou estáticos, e identificar aquele(s) que apresenta(m) maior número de acessos, a forma de consumo e o target.

    D) Errado. O plano estratégico de aplicação dos canais, ou DSD (Diagrama de Soluções Digitais), é a terceira etapa. Diz respeito a uma representação visual organizada que resume o que foi planejado nas etapas anteriores e relaciona-se com a distribuição, formato de atuação, frequência de uso e interação entre os canais.

    E) Errado. A estipulação das metas derivadas dos objetivos que levaram o gestor a escolher a forma de atuação para cada canal e a medição de resultados de acordo com a periodicidade adequada dizem respeito à quarta etapa. Basicamente, significa estabelecer alvos tangíveis e definir maneiras de avaliar se estes foram atingidos satisfatoriamente.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa A é a única que não apresenta uma etapa do planejamento de marketing digital segundo a metodologia elaborada por Miceli e Salvador (2017).

    Gabarito do Professor: Letra A.

    Bibliografia:

    - Miceli, André Lima Cardoso & Salvador, Daniel O. Planejamento de Marketing Digital (2ª edição). Rio de Janeiro: Brasport, 2017.
  • Benchmarking é o processo de medir as principais métricas e práticas de negócios e compará-las – nas áreas de negócios ou com um concorrente, colegas do setor ou outras empresas ao redor do mundo – para entender como e onde é preciso mudar para melhorar o desempenho.


ID
3194569
Banca
CS-UFG
Órgão
DEMAE - GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Com a popularização do computador e da internet, surgiu o marketing eletrônico, que levou o consumidor ao consumo virtual. Nesse tipo de consumo,

Alternativas
Comentários
  • Marketing eletrônico é o conjunto de atividades online ou eletrônicas, como vendas, publicidade, gestão da marca, pesquisa de mercado e serviços ao consumidor, que visam incentivar a comercialização de produtos ou serviços e satisfazer desejos, necessidades e anseios dos clientes.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção certa:

    A) Errado. O processo de decisão de compras no mundo virtual segue o mesmo padrão do mundo físico: reconhecimento do problema ou dor; busca de informações; avaliação de alternativas; decisão de compra; e comportamento pós compra.

    B) Certo. O modelo de tipologias na internet não difere do padrão de raciocínio da divisão em grupos no mundo físico. Os critérios de tipologias são utilizados para qualificar o público-alvo usado como base nas ações de marketing, classificando-o em categorias, grupos e/ou classes. Leva-se em conta aspectos cognitivos, emocionais e relacionados a atitudes, modos de compra e estilos de vida.

    C) Errado. A interação entre consumidores de um segmento deve ser estimulada, já que boa parte dos indivíduos interessados por um assunto busca opiniões de usuários antes de concluir a transação.

    D) Errado. O modelo econômico é otimizado pela internet e pode eliminar inúmeros custos, como a presença de um vendedor físico que forneça informações sobre o produto.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa certa é a B.

    Gabarito do Professor: Letra B.


ID
3194593
Banca
CS-UFG
Órgão
DEMAE - GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O Youtube é considerado similar à televisão, por trabalhar com vídeos, porém o seu diferencial é que os vídeos podem ser publicados também pelos consumidores. Em relação ao Youtube,

Alternativas
Comentários
  • YouTube é uma plataforma de compartilhamento de vídeos, criada em 2005, que pertence ao Google. Tem como princípio norteador a crença de que todos têm o direito de apresentar suas opiniões. Seus quatro valores são: liberdade de expressão, direito à informação, direito à oportunidade e liberdade para pertencer.

    Como mídia social, o Youtube possibilita a publicação, exibição e compartilhamento de vídeos gratuitamente, sem a mediação entre a administração do site e o produtor do conteúdo, para pessoas conectadas à internet em qualquer lugar do mundo. O usuário pode interagir com o produtor demonstrando sua reação, encaminhar o vídeo para outros usuários, incorporar o material em sites ou blogs, montar listas de exibição, criar canais próprios e se inscrever em canais de terceiros.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção certa:

    A) Errado. Os mecanismos de busca podem encontram os vídeos no Youtube com base em vários aspectos: título, descrição, palavra-chave e canal são alguns deles.

    B) Errado. Ao carregar o vídeo para a plataforma, o Youtube permite que o usuário selecione, dentre alguns frames sugeridos, aquele que se tornará a imagem estática na busca.

    C) Errado. Existem basicamente dois tipos de anúncios antes dos vídeos no Youtube: os puláveis e não puláveis. A primeira opção nos permite pular o anúncio após 5 segundos de exibição. Já na segunda, o usuário precisa assistir ao anúncio para poder assistir ao vídeo desejado. Há duas situações: anúncios não puláveis padrão (que possuem 15 ou 20 segundos de duração) ou os anúncios bumpers (que têm duração de até 6 segundos).

    D) Certo. A chance de sucesso de um vídeo é igual tanto para grandes produções quanto para produções caseiras. O que determina o êxito dos produtos audiovisuais não é necessariamente a qualidade e o capital nele investido. Muitos dos vídeos que “viralizam", ou seja, que ficam famosos nas redes sociais, são resultado de gravações amadoras que, de alguma forma, impactam o público de modo especial.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa D é a certa.

    Gabarito do Professor: Letra D.

    Bibliografia:

    - Ribeiro, Ângelo Augusto. YouTube, a nova TV corporativa: o vídeo na web como estratégia de comunicação pública e empresarial / Ângelo Augusto Ribeiro. Florianópolis: Combook, 2013.

    - Formatos de publicidade no YouTube. Disponível em https://support.google.com/youtube/answer/2467968?hl=pt-BR. Acesso: Julho de 2021.

  • Gabarito: D


ID
3194596
Banca
CS-UFG
Órgão
DEMAE - GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Na era digital, o similar da mala-direta é o e-mail marketing. É possível comprar listas de e-mails e dispará-los, levando em conta que

Alternativas
Comentários
  • What fuck?

  • Isso definitivamente não é verdade . e-mail está no topo .

  • O Mix de Comunicação de Marketing diz respeito ao conjunto de atividades e meios escolhidos para estabelecer a comunicação com os clientes (sejam eventuais, recorrentes ou em potencial). Temos, como exemplos, propaganda, publicidade, relações públicas, merchandising, patrocínio, eventos, promoção de vendas, marketing direto, folhetos e catálogos, venda direta (ou venda pessoal) e marketing de relacionamento.


    Marketing direto é uma ferramenta que busca interagir diretamente com os consumidores e prospects; individualiza a comunicação entre a organização e o cliente, tem mais condições de mensurar as respostas e possibilita transações em qualquer lugar. Como exemplos, temos a mala direta, telemarketing, televendas e e-mail marketing.


    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção certa:


    A) Errado. Os spams são mensagens irrelevantes ou inapropriadas enviadas por e-mail para uma grande quantidade de usuários, geralmente ao mesmo tempo. Os gerenciadores de e-mail hoje possuem, em sua grande maioria, detectores automáticos de spams que direcionam tais mensagens indesejadas para pastas que raramente são lidas. Por esse motivo, não apresentam retorno e tampouco são lucrativos para as empresas.


    B) Errado.  Opt-in é um sistema criado para manifestar, de modo explícito, o consentimento do usuário em receber mensagens a partir de uma organização, seja por e-mail, SMS ou ligações. Não tem como objetivo reconhecer spams e redirecioná-los para a pasta de indesejados.


    C) Errado. O campo “assunto" é uma das primeiras informações que serão lidas pelo usuário ao receber um e-mail; deve, portanto, chamar a atenção por ser breve, objetivo e cativante. O título no corpo do e-mail também deve ser interessante, mas sua importância e aparição são secundárias.


    D) Certo.  Não é possível afirmar categoricamente que o envio de e-mail marketing apresenta baixa taxa de retorno para as empresas em relação às outras mídias. Há pelo menos três pontos para destacar: (1) a questão não explicitou quais são as outras mídias para fazermos a comparação; (2) dependendo do tipo e formato de mensagem, da frequência de envio do e-mail e do perfil dos destinatários, os resultados podem ser satisfatórios e ter taxas de retorno significativas; (3) se o responsável pela campanha de marketing sabe que a taxa de retorno é baixa, porque ele investiria seu orçamento em comprar listas de e-mails e dispará-los?


    A banca escolheu a alternativa D como a resposta certa para essa questão. Como professor, no entanto, sou a favor da anulação da questão devido às explicações acima expostas.


    Gabarito da banca: Alternativa D.


    Gabarito do professor: Questão anulada.


    Bibliografia:

    - Kotler, Philip & Keller, Kevin Lane. Administração de marketing. Tradução Sônia Midori Yamamoto. Revisão técnica Edson Crescitelli. 14. ed. – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

ID
3194614
Banca
CS-UFG
Órgão
DEMAE - GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Leia o texto a seguir.

Na era digital, os consumidores saltam de um canal a outro, esperando uma experiência contínua e uniforme. Cabe às empresas combinar o melhor dos dois mundos: o imediatismo dos canais on-line com a intimidade dos canais off-line, tornando a marca disponível onde e quando os consumidores decidam fazer sua compra.


O conceito relatado diz respeito ao marketing:

Alternativas
Comentários
  • Nunca ouvi falar em marketing onicanal

  • marketing onicanal ou omnichannel permite que sua marca esteja presente onde o consumidor precisa, pois integra vários canais on-line e off- line . Isso resulta em uma experiência de consumo contínua e uniforme, criando por fim um compromisso do consumidor com a compra.

  • Nos dias de hoje, as organizações são fortemente incentivadas a estar presentes no mundo físico e no mundo digital, tanto para sobreviver como para se sobressair no mercado em que atua. O primeiro, offline, desconectado, propõe um relacionamento pessoal, mais próximo e palpável. O segundo, interligado e virtual, permite contatos em horários e praças diversificados, maior variedade de ofertas, com valores muitas vezes, mais interessantes. Ambos apresentam pontos positivos, e por esse motivo, são complementares e contribuem para o sucesso nas vendas.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção certa:

    A) Errado. Marketing digital é o conjunto de estratégias voltadas para a promoção de uma marca na Internet, usando-se diferentes canais online e métodos que permitem a análise dos resultados em tempo real. Abrange links patrocinados em redes de pesquisa (do Google ou Bing, por exemplo), banners em sites, anúncios nas mídias sociais (Facebook, Instagram ou TikTok, por exemplo), em plataformas de vídeo (Youtube ou Vimeo, por exemplo) e de shopping (Google Shopping), marketing de conteúdo, postagens patrocinadas em blogs, e-mail marketing e remarketing. O enfoque desse marketing é o digital, não o físico.

    B) Errado. Marketing internacional diz respeito ao modo como uma organização faz a gestão do seu marketing ao ultrapassar suas fronteiras nacionais a fim de atuar em outros mercados. Esse tipo de marketing, a preocupação não diz respeito ao tipo de interação (física ou virtual), mas à praça de atuação.

    C) Errado. Marketing de guerrilha é uma estratégia de marketing criada na década de 1970 com características mais apelativas, objetivas e criativas que as ações convencionais de marketing. Está intimamente associada a ações offline (outdoors, embalagens, anúncios na TV), podendo ser executado no ambiente digital. Espalhar placas com conteúdo satírico sobre uma organização, de modo despertar a curiosidade nas pessoas, enquadra-se nas características desse tipo de marketing. Essa estratégia pode ser praticada nos dois mundos (físico e virtual); seu enfoque, no entanto, não é esse relacionamento em vários canais, mas a forma diferenciada de impactar o público.

    D) Certo. Onicanal é uma estratégia de marketing que facilita e estimula as transações em ambientes físicos e virtuais (como em lojas, por meio das equipes de vendas, sites de comércio eletrônico, agentes de televendas e exposições de vendas).

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa D é a certa.

    Gabarito do Professor: Letra D.

    Bibliografia:

    - Kotler, Philip; Kartajaya, Hermawan; Setiawan, Iwan. Marketing 4.0: do Tradicional ao Digital. Tradução de Ivo Korytowski. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2017.
  • O marketing onicanal ou omnichannel permite que sua marca esteja presente onde o consumidor precisa, pois integra vários canais on-line e off- line .


ID
3194626
Banca
CS-UFG
Órgão
DEMAE - GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Os sites e as redes sociais transformaram-se em meios pelos quais muitas empresas coletam dados sobre seus clientes, seus hábitos de consumo e suas opiniões. Muitas empresas recorrem a ferramentas que capturam dados sobre as visitas no ambiente on-line. Uma delas é a Web analytics, que

Alternativas
Comentários
  • Web Analytics é a análise de dados provenientes do ambiente virtual sobre o comportamento dos usuários em determinado período. Consiste em um processo que se inicia com a coleta de dados (a partir de sites, aplicativos para dispositivos móveis, pontos de vendas on-line, consoles de jogos, gerenciamento do relacionamento com o cliente ou ferramentas externas Big Data), passa pela descrição (para tentar entender e mensurar os dados), predição (para prever alguns possíveis resultados futuros com base no comportamento padrão do usuário), e emissão de relatórios. O principal objetivo é contribuir para a tomada de decisões mais acertadas no negócio.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção relacionada a Web Analytics:

    A) Errado. Reporting é uma das etapas da Web Analytics, não sinônimo. Consiste na emissão de relatórios baseada na análise dos dados. A coleta de dados, que também é uma etapa do Web Analytics, visa captar dados, como por exemplo, os ligados ao tráfego de visitas a um site e à faixa de renda do visitante.

    B) Errado. Web Analytics não objetiva construir bancos de dados nas empresas, mas analisar os dados coletados, trata-los e interpretá-los para otimizar as decisões. Os dados coletados não formam os chamados KPI – Key Performance Indicators; KPI são indicadores que auxiliam os profissionais de marketing a entender o desempenho das ações virtuais e o comportamento do usuário (taxa de conversão, tempo gasto no site, tipo de acesso por dispositivo, tipo de tráfego são alguns exemplos).

    C) Errado. Web Analytics não se refere somente ao monitoramento do comportamento dos dados de sexo e renda dos visitantes de um site, além de sua origem de tráfego; o processo de análise vai muito além: coleta dados, interpreta-os, faz previsões e emite relatórios.

    D) Certo. Corresponde ao monitoramento e à análise de dados, tendo como diferencial a introdução da inteligência artificial no processo de reunir e cruzar dados diversos para obter informações.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa D é a certa.

    Gabarito do Professor: Letra D.

    Bibliografia:

    - Barra, Guilherme. Saiba como sua estratégia de marketing pode ser otimizada com o Web Analytics. Data: 29/07/2017. Disponível em https://rockcontent.com/br/blog/web-analytics/. Acesso: Julho de 2021.

    - Descubra as novidades do Google Analytics. Google Skillshop. Disponível em https://skillshop.exceedlms.com/student/catalog. Acesso: Julho de 2021.


ID
3194641
Banca
CS-UFG
Órgão
DEMAE - GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Um dos conceitos ligados ao mobile marketing é denominado taxa de retenção. Este conceito refere-se

Alternativas
Comentários
  • GAB: C

    TAXA DE RETENÇÃO NO MOBILE MARKETING

    Refere-se a quão frequentemente e recentemente um usuário abriu e interagiu com o App.

    *O termo pode ser diferente em outra segmentação do marketing, por exemplo em vídeos do youtube, a taxa de retenção é o tempo de visualização de seus vídeos

    PESSOAL, NÃO SOU ESPECIALISTA!! QUALQUER ERRO SÓ FALAR.

  • Uma das etapas do planejamento de comunicação envolve mensuração e avaliação dos resultados. É possível verificar se o objetivo foi, de fato, alcançado pelo uso de métricas: taxa de retenção, taxa de reprodução, engajamento, número de inscritos/assinantes e taxa de conversão são alguns exemplos


    Vamos analisar as alternativas abaixo e encontrar a opção certa:


    A) Errado. A mensuração de quem são os fornecedores terceirizados e como estes transmitem informações dos usuários aos proprietários do aplicativo é o obtida por meio da análise da ferramenta de App Analytics (ATT - App Analytics Tool).


    B) Errado. O conceito relacionado ao número de dias antes que o usuário retorne ao aplicativo depois de instalá-lo é chamado de N dias (dN – day N).


    C) Certo. à frequência com que um usuário abriu e interagiu com um aplicativo mobile


    D) Errado. A quantidade de usuários que utilizam o aplicativo num dado período de tempo pode ser obtida ao analisar as métricas DAU (Daily Active Users – por dia), WAU (Weekly Active Users – por semana) e MAU (Monthly Active Users – por mês).


    Com base nessas explicações, concluímos que a alternativa C é a certa.


    Gabarito do professor: Alternativa C.


    Bibliografia:

    - Wolff, Moritz Nikolaus. Você está preparado para a era do mobile marketing? Data: 20/09/2017. Disponível em https://www.mundodomarketing.com.br/artigos/moritz..... Acesso: Fevereiro de 2022.

ID
3194662
Banca
CS-UFG
Órgão
DEMAE - GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A comunicação digital possui quatro pilares que precisam estar alinhados em prol do objetivo do cliente. São eles: engajamento, relacionamento, conteúdo e presença digital.

A presença digital refere-se 

Alternativas
Comentários
  • A comunicação digital é um tipo de comunicação praticada nos meios digitais (como na internet e em dispositivos móveis) que, quando comparada à analógica, proporciona alta fidelidade à transmissão e recepção da mensagem, garante maior integridade da informação e menor existência de ruído. Sua utilização é muito vantajosa pois reduz custos, amplia o alcance, possibilita a mensuração dos resultados e o direcionamento de mensagens para usuários específicos, estabelecendo relações mais próximas com seus públicos de interesse. Tem como base quatro elementos: engajamento, relacionamento, conteúdo e presença digital.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção que melhor define a presença digital:

    A) Errado. A geração de material diferenciado e relevante, capaz de despertar e atrair a atenção do usuário, diz respeito ao processo de criação e distribuição de conteúdo, muito comum nas redes sociais.

    B) Errado. O que leva o consumidor a “curtir" as ações digitais, a comentar nas postagens e, especialmente, a compartilhar informações sobre a organização com seu círculo de amigos é o engajamento.

    C) Errado. A compra de mailings e perfis nas redes sociais, bem como o envio de press-kits à imprensa, estão relacionados à tentativa de relacionamento da organização com alguns públicos de interesse.

    D) Certo. A presença digital é o modo como uma marca se posiciona nos meios digitais. Está associada à existência de pontos de exposição e contato entre a organização e o usuário (que pode ser um cliente eventual, recorrente ou mesmo em potencial) que podem ser observados em postagens em blogs e nas redes sociais, em sites, em banners publicitários e até em aplicativos móveis.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa D é a certa.

    Gabarito do Professor: Letra D.

ID
3232675
Banca
IBFC
Órgão
Câmara Municipal de Araraquara - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Uma grande mudança está acontecendo nas comunicações, causada pelo dinamismo e pelo surgimento de novas tecnologias. Na verdade, essa mudança vem se processando desde a década de ________, quando o marketing de nichos substituiu o marketing massificado: o mercado se segmentou cada vez mais. Os computadores e o acesso universal a eles deram à tônica do que se chamou de “A era do indivíduo”. Essas máquinas aceleraram a análise dos dados e homogeneizaram os projetos, desvalorizaram a superioridade tecnológica e revalorizaram o marketing e passaram a oferecer a todo o mundo acesso instantâneo à informação. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

Alternativas
Comentários
  • Antes de escolhermos a alternativa que completa a lacuna, vamos entender a definição de marketing massificado e marketing de nicho.

    Marketing massificado, ou de massa, é uma estratégia de marketing generalista usada para atrair novos clientes ou entrar em um novo mercado. Sua principal característica é expor a marca, o produto ou o serviço ao maior número de pessoas possível usando meios de comunicação de massa (como rádio e televisão).

    Marketing de nicho é uma vertente do marketing que busca atender às necessidades e demandas de um grupo estreitamente definido, com produtos e serviços diferenciados na oferta e no preço. Passou a ser considerada, a partir da década de 1990, mais eficiente que o trabalho indistinto para as massas pois atende melhor os melhores clientes, se torna mais relevante para os consumidores e causa mais sentido para o público-alvo.

    Segundo Dantas (2009), autor das informações do enunciado, o marketing realizado na mídia de massa foi substituído gradativamente pelo marketing de nicho com a popularização dos computadores, da internet e das novas tecnologias interativas, por meio das quais o negociante pôde conquistar vantagem competitiva sobre os vendedores e desenvolver percepções superiores do pensamento do cliente.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa certa é a E.

    Gabarito do professor: Alternativa E.

    Bibliografia:

    - Kotler, Philip & Keller, Kevin Lane. Administração de marketing. Tradução Sônia Midori Yamamoto. Revisão técnica Edson Crescitelli. 14. ed. – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

    - Dantas, Edmundo Brandão. Data: 2009. Mídia eletrônica, novas mídias e sustentabilidade. Disponível em http://www.bocc.ubi.pt/pag/dantas-edmundo-midia-electronica-novas-midias-sustentabilidade.pdf. Acesso: Maio de 2021.

ID
3338116
Banca
CONSULPLAN
Órgão
MPE-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A comunicação voltada para as mídias sociais necessita da concretização de alguns passos e da observância a certos cuidados para que seja feita com êxito. Partindo-se da validade de tal postulado, são medidas essenciais para aprimorar a comunicação nas mídias sociais, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • As mídias sociais são um conjunto de canais que possibilita que indivíduos se relacionem com outras pessoas (físicas e/ou jurídicas), divulguem informações de modo descentralizado, deem suas opiniões sobre os mais variados assuntos e compartilhem conteúdos entre os usuários de modo simétrico (troca constante e amistosa de papeis entre emissor e receptor). É algo muito amplo e abrangente, que ocorre tanto nos ambientes online como offline. As redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, Snapchat, etc) são um subgrupo das mídias sociais (já que seu foco, mais resumido, é o relacionamento e a interação entre usuários), assim como também são subgrupos os blogs, fóruns e sites wikis.

    A comunicação presente nas mídias sociais é bem diferente da comunicação praticada nos meios de comunicação tradicionais, como televisão, rádio e jornais. Em primeiro lugar, observamos a possibilidade real de interação entre organizações e consumidores. Também notamos maior engajamento do público em ações produzidas por organizações no ambiente digital, maior alcance e penetração da mensagem, humanização da empresa e a comunicação direcionada para indivíduos específicos.

    Vamos analisar as alternativas para encontrar a opção errada:

    A) Certo. Personificar, ou humanizar, a própria marca é uma maneira de mostrar que a organização é feita por pessoas, tem valores a prezar e que tem condições de ser autêntica. A personificação também possibilita interação constante com os receptores, que podem se comunicar de modo simétrico e horizontal.

    B) Certo. O estímulo à discussão e à participação do público nas postagens, por meio de enquetes, concursos e comentários, agrega valor ao conteúdo produzido e amplia o alcance e a simpatia pela marca.

    C) Certo. Mapear e monitorar os concentradores de tráfego de conteúdo e os influenciadores digitais são ações necessárias para entender quem, de maneira significativa, contribui para exercer impacto nos usuários de determinadas redes sociais, como Youtube, Tik Tok ou LinkedIn.

    D) Errado. Compartilhar informações irrelevantes não é uma medida essencial para aprimorar a comunicação nas mídias sociais. Os usuários hoje buscam fontes que compartilham conteúdo de qualidade, relevante e atualizado. Ao publicar materiais que não interessam aos internautas, há grande probabilidade de eles deixarem de acompanhar a marca ou de tê-la como referência.

    Com base nessas explicações, podemos afirmar que a alternativa errada é a D.

    Gabarito do professor: Alternativa D.

    Bibliografia:

    - Mariano, Ari Melo. Facebook: A Expansão do Marketing Nas Redes Sociais. Universidade de Brasília. 2013.

    - Casarotto, Camila. Marketing nas Redes Sociais: como alcançar os melhores resultados em cada rede.   Publicado em Setembro de 2020. Link: https://rockcontent.com/br/blog/marketing-nas-redes-sociais/. Acessado em Março de 2021.
  • O erro está em: "informações irrelevantes"

  • D

    Compartilhar informações irrelevantes, usando ferramentas que promovam o conteúdo, tornando-o acessível ao público


ID
3338128
Banca
CONSULPLAN
Órgão
MPE-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Bem-vindo ao maravilhoso mundo da propaganda online. Se não entende por que o seu site não gera o tráfego que você esperava, aqui encontrará a principal razão: você não investiu nele. Acostume-se a ver o seu site como uma nova empresa, com todos os direitos e obrigações que lhe correspondem. Os direitos são simples e dá para imaginá-los logo: lucro puro e simples. Porém, você realmente achava que esses direitos não lhe davam algumas obrigações? E que obrigações são estas? Felizmente, a web tem poucas. Por exemplo, não há impostos! Você não paga IPTU, taxa condominial, luz, etc., por ter um site imenso! Então, por que não reinvesti-lo em propaganda?
(CASTRO, Álvaro de. Propaganda e Mídia Digital: a web como a grande mídia do presente. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2000.)

Conforme Álvaro de Castro, fazer propaganda online é, portanto, uma prática vantajosa porque:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito do Professor:

    A propaganda online é uma vertente da propaganda, é veiculada em ambiente virtual e está se tornando cada vez mais comum na atualidade. Consiste no uso de ferramentas digitais que inovam na maneira de apresentar produtos e serviços, e no relacionamento com consumidores.

    Por meio da propaganda online, os usuários têm acesso a muito mais informações sobre uma mercadoria; podem ser impactados a qualquer horário do dia, em qualquer dia da semana (24-7), em vários dispositivos e plataformas; podem observar experiências, comentários e depoimentos de outros usuários; podem ser estimulados a interagir mais profundamente com a organização por meio dos canais de atendimento. O custo da propaganda online é consideravelmente menor (quando comparada à propaganda tradicional, em meios televisivos ou impressos, por exemplo). O alcance é proporcional ao investimento realizado e pode ser direcionado a públicos específicos. A facilidade em alterar informações e fazer promoções também são benefícios. E uma das maiores vantagens desse tipo de propaganda é a possibilidade de mensurar os resultados.

    No enunciado da questão, observamos que o foco foi a criação e manutenção de um site, que é uma vitrine virtual essencial quando falamos da propaganda online. Há, no entanto, outras ferramentas que podem, e devem ser usadas, para impactar positivamente os usuários: e-mail marketing, anúncios nas mídias sociais (blogs e redes sociais), anúncios patrocinados em motores de busca, rede de display, em plataformas que apresentam vídeos e no shopping, e remarketing.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) Errado. A internet está no ar praticamente todos os dias do ano, 24 horas por dia. As oscilações decorrentes de falta de energia ou falhas técnicas (nos servidores, por exemplo) são insignificantes e não servem de empecilho para a adesão à propaganda online.

    B) Certo. Possui uma grande capacidade de segmentação, uma vez que cada site é acessado para um propósito específico. Esse direcionamento de informações de acordo com interesse e público é uma vantagem da propaganda online, já que pode apresentar o produto certo, para a pessoa certa, no momento adequado da forma correta.

    C) Errado. Diferentemente do que ocorre na propaganda tradicional, a veiculação de anúncios na propaganda online não sofre a influência dos horários e dias escolhidos. Podemos, portanto, escolher as datas e horários mais convenientes e oportunos para a campanha usando o mesmo investimento.

    D) Errado. Ao fazer propaganda online, especialmente na modalidade de anúncios patrocinados em motores de busca, há várias formas de precificação (custos). As mais comuns são CPC (custo por clique, com base na quantidade de cliques em um anúncio, para aumentar o tráfego do site), CPM (custo por mil, com base na quantidade de vezes que o anúncio foi exibido, para aumentar reconhecimento da marca) e CPA (custo por aquisição, com base na quantidade de conversões efetuadas, para aumentar o retorno do investimento). Se a campanha for bem planejada e executada, para se conseguir aumentar o número de usuários impactados deve-se aumentar o valor investido.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa correta é a B.

    Gabarito do Professor: Letra B.

    Fontes de pesquisa:

    - Site da Resultados Digitais

    - Site de Suporte do Google
  • Possui uma grande capacidade de segmentação, uma vez que cada site é acessado para um propósito específico.

    Os sites por exemplo, utilizam cookies (pequenos arquivos que salvam as preferencias) para salvar preferencias e nicho de determinado cliente, e por consequência, ter uma maior capacidade de segmentação.

    Ex: Você entra no site da americanas para comprar um celular de determinada marca, com isso, o site acessado terá uma maior capacidade de segmentação, pois irá emitir anúncios de acordo com as suas pesquisas, buscando vender mais produtos relacionados ao enfoque do cliente.

  • Sim, pois ao se valer da propaganda online, a empresa pode encontrar uma nova forma de segmentar seus clientes.

    A segmentação envolve separar os clientes em grupos menores para atende-los de forma específica, determinando com características semelhantes. 

  • Possui uma grande capacidade de segmentação, uma vez que cada site é acessado para um propósito específico.

  • É o conceito de cauda longa


ID
3350119
Banca
FADESP
Órgão
UEPA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Em sentido estrito, marketing significa o mercado atuando. Por isso mesmo, a principal dificuldade que as empresas e instituições públicas enfrentam na atualidade é acompanhar as mudanças do mercado, especialmente com a entrada das novas tecnologias digitais. Deste modo, o marketing digital, quando se trata do relacionamento com o público, deve se preocupar em

I
.atualizar os sistemas de relacionamento com o consumidor ou usuário,usando as redes sociais e os ambientes digitais.
II.
desenvolver campanhas com base na responsabilidade social para as plataformas de propaganda e publicidade nos ambientes digitais, com o objetivo de posicionar a marca com relação às questões socioeconômicas.
III.
transformar o consumidor em um aliado,considerando o processo de engajamento social dos clientes, que caracteriza, em boa medida, as ações de participação e colaboração que caracterizam a cultura do consumo.
IV.
ignorar a concorrência, uma vez que a competição nos mercados globais deixou de ser vertical para ser horizontal; em outras palavras, empresas pequenas não devem ser consideradas como peças importantes no posicionamento mercadológico.

Está(Estão) correto(s) o(s) item(itens)

Alternativas
Comentários
  • O marketing digital é uma vertente do marketing e pode ser definido como um conjunto de táticas desenvolvidas em meios digitais com vistas para atingir os objetivos de marketing de um indivíduo, grupo de pessoas ou uma organização. SEO, marketing de conteúdo, e-mail marketing e redes sociais são algumas das estratégias utilizadas por profissionais dessa área.

    Vamos analisar as assertivas:

    I. CERTO. É de vital importância que as organizações estejam presentes no ambiente digital e mantenham relacionamentos achegados com seus públicos por meio de canais de comunicação (redes sociais, e-mail, telefone, etc).

    II. ERRADO. Não é uma obrigação do marketing digital desenvolver campanhas com base na responsabilidade social e não é uma regra posicionar a marca com questões socioeconômicas. Tais estratégias podem estar presentes no planejamento estratégico de marketing visando alcançar um diferencial competitivo em relação aos concorrentes e agregar valor ao produto, serviço ou marca, mas não é uma exigência como afirma a questão. Outro aspecto importante: as plataformas analógicas e digitais devem manter uma mesma identidade, com as devidas adequações aos meios, para não gerar confusão e dissonância na mente do público.

    III. ERRADO. Transformar o consumidor em um aliado é um dos objetivos mais desejados pelas organizações, visto que como parceiro da marca, o cliente se mantém fiel e atua como propagador. Isso pode ser potencializado por estratégias de marketing digital. As demais ideias expressas na assertiva, no entanto, parecem perdidas na frase e se relacionam de maneira confusa: engajamento social, participação, colaboração, cultura do consumo. Será que diz respeito à preocupação que os consumidores têm com questões sociais e o desejo de contribuir de alguma forma? Se sim, isso realmente ocorre na cultura do consumo, tão individualista? Se não, será que se refere ao engajamento comumente observado nas redes sociais, em que há participação e colaboração dos usuários em questões cotidianas?

    IV. ERRADO. Analisar a concorrência é uma etapa fundamental do marketing que não pode ser ignorada. É verdade que é difícil, ou praticamente impossível, verificar todas as organizações que atuam como concorrentes no ambiente digital, mas mesmo aquelas de pequeno porte podem oferecer perigos ao negócio.

    O gabarito da questão aponta as assertivas I, II e III como corretas. O professor considera que somente a assertiva I está correta. Diante da explicação, no entanto, podemos concluir que a questão é passível de anulação.

    Gabarito da Banca: Letra D

    Gabarito do professor: QUESTÃO ANULADA.

    Fonte:

    - Barros, Maria Rosa Da Silva. O Consumo Desmedido Em Redes Sociais: uma revisão sistemática de seus antecedentes e consequentes no comportamento humano.  Trabalho de conclusão de curso. ECA – USP. 2019.

    - Cruz, Lucia Santa e Martineli, Fernanda. O engajamento social como estratégia de comunicação: consumo e responsabilidade no discurso empresarial. II Encontro ESPM de Comunicação e Marketing. 2007.
  • Gabarito D)

  • empresas pequenas NÃO devem ser consideradas como peças importantes...erro encontra-se no "não"


ID
3350128
Banca
FADESP
Órgão
UEPA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O marketing digital pressupõe o uso de tecnologias da informação e processos de comunicação que potencializem a relação da empresa com os seus consumidores. O uso dessas tecnologias e processos provocou mudanças importantes nos instrumentos de marketing.Estas mudanças afetam

I)
o perfil do consumidor, que passou a se engajar em causas sociais e ambientais o que se está chamando de consumo sustentável necessitando cada vez mais de ações de inovação como instrumento de marketing.
II)
a forma de compra com a oferta nas lojas virtuais, pela internet, que trabalham de forma constante com estratégias promocionais.
III)
o perfil do consumidor, que passou a ter um maior poder pela via da conexão por meio da participação e comunicação, criando uma relação com o mercado pelas mídias sociais, dando às pessoas a sensação de pertencimento a determinadas comunidades.
IV)
os planos de marketing e as pesquisas de mercado, que tornaram-se instrumentos sem efeito, uma vez que as estratégias estão diretamente ligadas ao consumidor e a suas redes sociais.

Está(Estão) correto(s) o(s) item(itens)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito do Professor

    O marketing digital é uma vertente do marketing e pode ser definido como um conjunto de táticas desenvolvidas em meios digitais com vistas para atingir os objetivos de marketing de um indivíduo, grupo de pessoas ou uma organização. SEO, marketing de conteúdo, e-mail marketing e redes sociais são algumas das estratégias utilizadas por profissionais dessa área.

    Vamos analisar as assertivas:

    I) CERTO.  O perfil do consumidor foi afetado positivamente pelo uso de estratégias e instrumentos de marketing digital. Os clientes passaram a ter mais controle na negociação: podem ter acesso a informações completas sobre o produto que pretendem adquirir (não mais dependendo exclusivamente do vendedor ou de propagandas para conhecer a mercadoria) e sobre a organização responsável pela sua produção (descartando empresas que desrespeitam o meio ambiente, que estão envolvidas em casos de corrupção ou problemas sociais). O marketing digital também contribui para que mais empresas apresentem seus produtos aos clientes, acirrando a concorrência e demandando ações de inovações constantes. O consumo sustentável, apesar de não ter sido estimulado pelo marketing digital em si, é uma característica do novo consumidor, que busca se engajar em causas sociais e ambientais.

    II) CERTO. O marketing digital afetou a forma de comercializar produtos. As organizações não estão mais limitadas a vender exclusivamente para consumidores locais; é possível realizar vendas de inúmeras mercadorias, por meio de lojas virtuais, para pessoas em todo o mundo. O atendimento ao cliente passou as ser 24 horas por dia, 7 dias por semana. Isso amplia significativamente as possibilidades de fechamentos. As estratégias promocionais também são usadas para estimular os negócios no ambiente virtual: podem ocorrer a qualquer momento, com grande potencial de visibilidade nas redes sociais, redes de pesquisa, de display e shopping; a gestão eletrônica possibilita as práticas de descontos, de cross selling (quando o cliente é incentivado a comprar coisas relacionadas ao produto adquirido) e de upselling (quando o cliente é estimulado a comprar versões melhores).

    III) CERTO. O consumidor está mais empoderado devido à participação, ao envolvimento e às conexões que possui. As organizações estão preocupadas em ter um relacionamento horizontal, inclusivo e social. Para tanto, passaram a ouvir seus clientes nas redes sociais e em centrais de atendimento com o real interesse de atendê-los eficazmente. Também estimulam o compartilhamento de informações nas mídias sociais para criar vínculos com os públicos, engajamento, e despertar o sentimento de pertencimento.

    IV) ERRADO. Os planos de marketing e as pesquisas de mercado ainda são, e devem continuar sendo usados. Ambos servem para direcionar os esforços do departamento, e da organização, em alcançar seus objetivos.

    Com base nessa explicação, concluímos que as assertivas I, II e III estão corretas (alternativa B).

    Gabarito do Professor: Letra B.

     

    Fontes de pesquisa:

    - Barros, Maria Rosa Da Silva. O Consumo Desmedido Em Redes Sociais: uma revisão sistemática de seus antecedentes e consequentes no comportamento humano.  Trabalho de conclusão de curso. ECA – USP. 2019.

    - Cruz, Lucia Santa e Martineli, Fernanda. O engajamento social como estratégia de comunicação: consumo e responsabilidade no discurso empresarial. II Encontro ESPM de Comunicação e Marketing. 2007.
  • Gabarito B)

  • O marketing digital pressupõe o uso de tecnologias da informação e processos de comunicação que potencializem a relação da empresa com os seus consumidores. O uso dessas tecnologias e processos provocou mudanças importantes nos instrumentos de marketing.Estas mudanças afetam

    I) o perfil do consumidor, que passou a se engajar em causas sociais e ambientais — o que se está chamando de consumo sustentável — necessitando cada vez mais de ações de inovação como instrumento de marketing.

    II) a forma de compra com a oferta nas lojas virtuais, pela internet, que trabalham de forma constante com estratégias promocionais.

    III) o perfil do consumidor, que passou a ter um maior poder pela via da conexão por meio da participação e comunicação, criando uma relação com o mercado pelas mídias sociais, dando às pessoas a sensação de pertencimento a determinadas comunidades.


ID
3357940
Banca
IF Baiano
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

As ações mercadológicas são direcionadas para atender as necessidades e desejos dos clientes, com oferta de produtos ou serviços. Porém, nos tempos atuais, as organizações buscam ir além dessa simples troca de valor. As ações possuem uma conjuntura de entrega de valor para o mercado, com o intuito de superar as expectativas do consumidor. Sobre o assunto, analise as afirmativas a seguir:


I. O valor agregado se refere aos atributos inseridos no produto ou serviço que proporcionam diferencial competitivo em relação à concorrência, mesmo que, para alcançar esse critério, sejam ofertados com custos mais altos para o consumidor final.

II. As ações mercadológicas buscam direcionar um atendimento mais personalizado com o cliente; para isso, as empresas investem em softwares de banco de dados para obter informações necessárias para desenvolver a personalização, como hobbies, preferências e hábitos.

III. As forças analíticas influenciaram comportamentos dos consumidores e promoveram grandes desafios aos profissionais de marketing, fazendo surgir novos canais de comunicação por meio da globalização e das redes de tecnologia da informação – Internet.

IV. Satisfação do cliente consiste na análise da comparação entre os benefícios e os custos para adquirir um produto ou serviço. Nos custos estão embutidos os fatores tempo, financeiro e psicológico, que devem superar os atributos da aquisição.


Assinale

Alternativas
Comentários
  • Superar as expectativas do cliente é um alvo que toda a organização busca atingir atualmente. Vamos analisar cada afirmativa para encontrarmos a questão correta.

    I. CERTO

    II. CERTO

    III. Existem quatro fatores que influenciam o comportamento dos consumidores: culturais e sociais, pessoais e psicológicos, situacionais e estímulos de marketing. Não foram estes fatores os responsáveis pelo surgimento de novos canais de comunicação por meio da globalização e das redes de tecnologia da informação – Internet. (Kotler e Keller)

    IV. Satisfação do cliente consiste na análise da comparação entre os benefícios e os custos para adquirir um produto ou serviço. Nos custos estão embutidos os fatores tempo, financeiro, psicológico e energia física, que devem ser menores que os benefícios da aquisição.

    Itens I e II estão corretos. Alternativa A.

    Gabarito do professor: Letra A.

    Fonte:

    - Kotler, P.; Keller, K. L. Administração de marketing: a bíblia do marketing. Prentice Hall. 2006.
  • .I O valor agregado se refere aos atributos inseridos no produto ou serviço que proporcionam diferencial competitivo em relação à concorrência, mesmo que, para alcançar esse critério, sejam ofertados com custos mais altos para o consumidor final.

    II. As ações mercadológicas buscam direcionar um atendimento mais personalizado com o cliente; para isso, as empresas investem em softwares de banco de dados para obter informações necessárias para desenvolver a personalização, como hobbies, preferências e hábitos.


ID
3408568
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Câmara de Cabo de Santo Agostinho - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O advento das redes sociais proporcionou o redescobrimento de uma arte milenar por parte de produtores e receptores de conteúdo: o storytelling, também conhecido como a arte de contar histórias. Sobre storytelling, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito do Professor

    Storytelling é um termo em inglês que significa contar histórias. É uma atividade que acompanha a raça humana desde seu surgimento e é usada para transmitir informações, normalmente de um indivíduo para um grupo de pessoas.

    Nas áreas de publicidade e marketing, a prática do storytelling passou a ser usada para apresentar informações relevantes sobre uma organização, marca, produto ou conceito, usando os mesmos elementos presentes em uma história (mensagem, personagem, ambiente e conflito), com os objetivos de despertar emoções, criar simpatia e conduzir o receptor (leitor, ouvinte ou telespectador) por determinado caminho.

    Vamos analisar as alternativas abaixo e encontrar a opção INCORRETA:

    A) CERTO. Storytelling é a arte e a técnica utilizada para contar qualquer tipo de história: de um filme ou uma campanha publicitária a uma informação comercial ou a apresentação de uma empresa. É fundamental a existência dos elementos típicos de uma história (mensagem, personagem, ambiente e conflito) para que seja configurada dessa maneira.

    B) ERRADO. Explicação correta: Em momentos de crise, técnicas de storytelling podem ser usadas. Ao resgatar e contar a história de uma marca ou organização, essa arte pode servir como reforço institucional e oferecer evidências seguras para o público-alvo manter sua credibilidade.

    C) CERTO. As técnicas de storytelling tornam uma história lúdica, sensorial e emocional, sempre carregada de sentido, e proporcionam maior participação e interatividade dos seus destinatários. O principal objetivo é o envolvimento do receptor com a mensagem, direcionando sua jornada.

    D) CERTO. O storytelling permite atualmente que uma grande marca seja vista como uma série de televisão, mas com um número ilimitados de capítulos. Cada episódio pode apresentar um aspecto relevante da marca, do ponto de vista de um personagem, em um ambiente pré -determinado, e que está lidando com um conflito.

    Com base nessas explicações, concluímos que a alternativa incorreta é a B.

    Gabarito do Professor: Letra B.

    Fontes de pesquisa:

    - Site da Rock Content

ID
3408574
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Câmara de Cabo de Santo Agostinho - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Se, quando algo dá errado, a gestão de crises deve entrar em ação, qual medida deve ser tomada para o controle de danos na era digital?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito do Professor

    Quando algo dá errado, ou seja, quando ocorre uma crise em uma organização, os profissionais que atuam na gestão de crises devem entrar em ação. Isso, no entanto, não pode acontecer da noite para o dia. É vital que haja um planejamento pré-crise para que os efeitos durante e posteriores à crise sejam os menos prejudiciais possíveis.

    Na fase pré-crise, é necessário criar e manter relacionamentos de confiança e transparentes com os públicos estratégicos (consumidores, fornecedores, colaboradores, governo, imprensa e comunidade), a fim de fortalecer a imagem e reputação da organização. Também é essencial realizar uma auditoria de vulnerabilidade (para identificar problemas em potencial) e desenvolver um plano de contingência para cada ponto levantado.
     

    Durante a crise, é necessário reunir profissionais capacitados em um comitê de gerenciamento de crise. Essa equipe geralmente é composta pelo presidente, diretores de diversas áreas (jurídica, financeira, administrativo, etc) e assessores de comunicação. Deve-se selecionar um ou mais dentre esses profissionais para atuar como porta-voz da organização, a fim de receber o devido treinamento e se comunicar com os públicos afetados de modo tempestivo e aberto.
     

    Após a crise, devem ser avaliadas as ações realizadas e analisar os impactos ocasionados à imagem da empresa, a fim de aprimorar os procedimentos futuros.
     

    Na era digital, a velocidade de propagação de informações, a facilidade de compartilhar opiniões pessoais sobre qualquer assunto e a exposição das empresas no ambiente virtual tornam o controle da crise algo muito mais complicado.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) ERRADO. É preciso comunicar-se de modo assertivo com todos os públicos afetados pela crise, ou seja, deve-se fornecer a informação adequada, no momento certo, às pessoas devidas. Mesmo que isso possa afetar a imagem da organização a curto prazo, detalhes importantes não podem ser escondidos do público.  

    B) ERRADO. Em momentos de crise, é vital concentrar a transmissão de notícias em um ou poucos porta-vozes, selecionados e treinados pela organização. Isso vai contribuir para que as informações sejam confiáveis, atualizadas e estejam de acordo com o andamento do gerenciamento da crise.

    C) CERTO. Em uma situação de crise, o porta-voz deve transmitir as informações adequadas no momento certo às pessoas devidas. Para que isso ocorra, a organização precisa manter um diálogo aberto com todos os públicos envolvidos, inclusive com os clientes, a fim de esclarecer questões e sanar dúvidas sobre as atividades e decisões relacionadas à crise.

    D) ERRADO. Em momentos de crise, é necessário utilizar a verdade ao comunicar-se com os públicos envolvidos; não se deve abrir mão da franqueza, esconder pontos fracos ou omitir detalhes importantes acerca do problema, mesmo que isso impacte negativamente a imagem da organização ou reduza as vendas.

    Com base nessas explicações, concluímos que a alternativa correta é a C.

    Gabarito do Professor: Letra C.

    Fonte de pesquisa:

    - Lucas, Luciane. Media Training. Editora Summus. 1ª. edição. 2007.
  • É preciso estar disposto a ouvir seus clientes, que lhe dirão exatamente quais informações é preciso dar ao público para liquidar uma crise.


ID
3408577
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Câmara de Cabo de Santo Agostinho - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

É possível que o usuário não conheça todos os detalhes técnicos, mas certamente vivenciou a evolução da internet comercial, a partir da invenção da World Wide Web em 1989. Sobre os estágios da evolução da internet, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito do Professor

    A World Wide Web é um termo em inglês que pode ser traduzido como Rede de Alcance Mundial e que é representado pelas letras www. Desde o seu surgimento, no início da década de 1990, a Web evoluiu e causou revoluções no ambiente digital, tornando-se um instrumento que proporciona a criação, edição, distribuição, compartilhamento e armazenamento de dados.

    A história da Web é dividida em três momentos: a Web 1.0, a Web 2.0 e a Web 3.0.

    A Web 1.0 é caracterizada por cinco aspectos: grande quantidade de informações disponíveis aos usuários; pouca interação entre usuários e produtores de conteúdo; existência de páginas com predominância de informações institucionais e estáticas; criação centralizada de conteúdos; surgimento de alguns serviços na rede (e-commerce).

    A Web 2.0 traz como principal atributo a cooperação e participação entre usuários. Incentivados pela facilidade de produzir informações e respaldados por uma cultura democrática, nessa etapa é possível criar conteúdos próprios, editar páginas de terceiros e opinar sobre praticamente qualquer assunto, num ambiente de colaboração virtual.

    A Web 3.0, também conhecida com Web Semântica, possui como atributo marcante a inteligência das máquinas (machine learning), que contribui significativamente na criação, distribuição, interpretação e personalização de conteúdos, proporcionando uma melhor experiência ao usuário. A segurança dos dados também é um fator importante nessa fase da Web.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) ERRADO. A Web 2.0, e não a Web 3.0, foi a que possibilitou aos usuários criar e divulgar conteúdos, tornando, assim, a web mais participativa, o que viabilizou formatos de projetos educacionais e profissionais colaborativos on-line.

    B) CERTO. O conceito de Pesquisas na Web 3.0, também chamada de Web Semântica, é expandido, aproximando-se da cognição e possibilitando a interpretação do conteúdo, partindo do atual modelo de keywords (palavras-chave) para um modelo no qual agentes de software vasculham a internet em busca das melhores respostas a uma pergunta.

    C) ERRADO. Inicia-se com a Web 2.0, e não com a Web 3.0, a migração de um modelo passivo para um ativo, alterando-se, assim, o eixo dominante da produção de conteúdo e informação.

    D) ERRADO. É com a Web 2.0, e não com a Web 3.0, que surgem as redes sociais e as trocas de mensagens instantâneas. Isso permite ainda a criação de ambientes e mundos virtuais, principalmente porque os smartphones chegaram para o grande público.

    Com base nessas explicações, concluímos que a alternativa correta é a B.

    Gabarito do Professor: Letra B.

    Fonte de pesquisa:

    - Site da Rock Content
  • Essa eu errei! Mas pra quem não é assinante é a Letra B

    • Web 3.0: Esta nova geração prevê que os conteúdos online estarão organizados de forma semântica, muito mais personalizados para cada internauta, sites e aplicações inteligentes e publicidade baseada nas pesquisas e nos comportamentos.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Web_3.0

  • O conceito de search (pesquisas), na Web 3.0, é expandido, aproximando-se da cognição, partindo do atual modelo de key-words (palavras-chave) para um modelo no qual agentes de software vasculham a internet em busca das melhores respostas a uma pergunta.


ID
3408589
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Câmara de Cabo de Santo Agostinho - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Ao criar anúncios para as diversas mídias sociais, é fundamental pensar no formato adequado não apenas para a mídia escolhida como também para o público e o objetivo específico de sua campanha. No caso do Facebook, quando o anúncio com foto é a melhor opção?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito do Professor

    A criação de anúncios para as mídias sociais é uma das etapas do planejamento de marketing digital. Antes de executá-la, no entanto, é necessário definir uma série de aspectos como definição de objetivos e metas, mapeamento do público, concepção e planejamento de postagem, criação e distribuição da postagem, avaliação e aprimoramento.

    O Facebook possibilita que organizações e indivíduos criem anúncios em diversos formatos: imagem única, carrossel, vídeo único, apresentação multimídia ou coleção.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) ERRADO. Quando você quer dar mais flexibilidade e alternativas para seu conteúdo, ajudando os clientes a encontrar e explorar seus produtos de uma maneira interativa, imersiva e exclusiva para dispositivos móveis o ideal é usar vídeos.

    B) CERTO. Quando você precisar criar um anúncio em poucos minutos, tiver a intenção de aumentar o reconhecimento de seus produtos ou quiser direcionar as pessoas para o seu site, o ideal é usar imagem com pouco ou nenhum texto.

    C) ERRADO. Quando você tem a intenção de ser imersivo, autêntico, inclusivo e viciante, mas sempre atentando para o formato vertical da tela do celular, a opção é usar o Stories.

    D) ERRADO. Quando você precisar criar uma experiência imersiva rapidamente, direto de seu celular, com a intenção de simplificar uma narrativa ou um processo complexo para alcançar pessoas com conexões mais lentas, o ideal é usar apresentação multimídia.

    Podemos concluir que a resposta à pergunta da questão encontra-se na alternativa B.

    Gabarito do Professor: Letra B.

    Fonte de pesquisa:

    - Site do Facebook

ID
3408592
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Câmara de Cabo de Santo Agostinho - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O Facebook oferece diferentes opções de anúncios, sendo que cada tipo é indicado para um objetivo específico. A coleção, por exemplo, é um formato de anúncio que permite que as pessoas passem da descoberta à compra de forma suave e imersiva. Sobre os modelos de anúncio de coleção, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito do Professor

    O Facebook possibilita que organizações e indivíduos criem anúncios em diversos formatos: imagem única, carrossel, vídeo único, apresentação multimídia ou coleção.

    A coleção, também conhecido como Canvas, é um formato de anúncio projetado para capturar toda a atenção de seu público, reunindo imagens e vídeos envolventes. Oferece cinco modelos de apresentação: vitrine instantânea, formulário instantâneo, aquisição de cliente instantânea, narrativa instantânea e álbum instantâneo.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) CERTO. O modelo “narrativa instantânea" deve ser utilizado quando você desejar incentivar as pessoas a saber mais sobre sua marca, seu produto ou serviço em seu site ou aplicativo.

    B) ERRADO. O modelo “aquisição de cliente instantânea" deve ser utilizado quando você quiser gerar conversões com uma página de destino móvel que incentiva a ação.

    C) ERRADO. O modelo “álbum instantâneo" deve ser utilizado quando você quer que os usuários explorem seus produtos em formato de fotos.

    D) ERRADO. O modelo “vitrine instantânea" deve ser utilizado quando você quer mostrar vários produtos em um mesmo local, em um layout de grade.

    Com base nas explicações, podemos concluir que a alternativa A é a correta.

    Gabarito do Professor: Letra A.

    Fonte de pesquisa:

    - Site do Facebook
  • A - https://www.facebook.com/business/ads/collection-ad-format


ID
3408601
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Câmara de Cabo de Santo Agostinho - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

As mídias sociais possuem múltiplas características. Entre elas, é possível citar:

Alternativas
Comentários
  • As mídias sociais são um conjunto de canais que possibilita que indivíduos se relacionem com outras pessoas (físicas e/ou jurídicas), divulguem informações de modo descentralizado, deem suas opiniões sobre os mais variados assuntos e compartilhem conteúdos entre os usuários de modo simétrico (troca constante e amistosa de papeis entre emissor e receptor). É algo muito amplo e abrangente, que ocorre tanto nos ambientes online como offline. As redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, Snapchat, etc) são um subgrupo das mídias sociais (já que seu foco, mais resumido, é o relacionamento e a interação entre usuários), assim como também são subgrupos os blogs, fóruns e sites wikis.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção que apresenta as características das mídias sociais:

    A) Errado. A transparência é uma característica muito comum nas mídias sociais de órgãos públicos, que passiva ou ativamente precisam divulgar informações sobre seus atos; não é, no entanto, uma qualidade obrigatória.  Irreverência é a qualidade de apresentar informações de modo mais coloquial e até engraçado; não é, no entanto, uma qualidade obrigatória. Dinamismo é a qualidade de ser enérgico e ativo, muito útil nas mídias sociais para proporcionar interação entre indivíduos e rápida solução de problemas. Nas mídias sociais há circulação dos mais variados temas: não há preferência por temas de interesse do público (que agradam as pessoas de alguma forma) em detrimento a assunto de interesse público (que dizem respeito à somatória dos direitos e garantias individuais de cada cidadão).

    B) Certo. De acordo com Recuero (2012), as mídias sociais são caracterizadas pela criatividade (conteúdos com vida e criativos); conversação (integração entre as pessoas, engajamento, cooperação e compartilhamento de informações); diversidades de fluxos de informações (fontes múltiplas que possibilitam discussões e debates); emergências de redes sociais (surgimento de comunidades e grupos que conversam entre si com objetivos comuns) e a emergência do capital social mediado (criação, modificação, apropriação e compartilhamento de valores sociais).

    C) Errado. As mídias sociais possibilitam a criação, divulgação e compartilhamento dos mais variados conteúdos: humor, futilidades, utilidades, opiniões e informações de interesse público. Não é correto, no entanto, caracterizar esse conjunto de mídias pelo que é compartilhado, visto que limitaria sua atuação e influência sobre as pessoas.

    D) Errado. Os conteúdos veiculados e compartilhados nas mídias sociais são criativos e inovadores e estimulam a conversação e o engajamento.

    Com base nas explicações, podemos concluir que a alternativa correta é a B. 
    Gabarito do professor: Alternativa B.

    Bibliografia:

    - Recuero, Raquel. A conversação em rede: comunicação mediada pelo computador e redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2012.

ID
3408604
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Câmara de Cabo de Santo Agostinho - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A criação de anúncios no Google Ads passa por cinco etapas. Quais são elas?

Alternativas
Comentários
  • Google Ads, antes conhecido como Google AdWords, é o principal serviço de publicidade da Google. Tem como objetivos impulsionar as vendas, receber leads, aumentar as visitas ao site, influenciar a consideração, gerar reconhecimento e promover aplicativos. Tem como princípios a relevância (conectar as pessoas certas, no momento ideal, à mensagem correta), controle total do orçamento e mensuração de resultados. As campanhas podem ser de vários tipos: rede de display, shopping, rede de pesquisa, vídeo ou aplicativo.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar as cinco etapas para criar um anúncio por meio dessa ferramenta:

    A) Certo. Seleção do objetivo, decisão de onde anunciar, criação da mensagem, definição do limite de orçamento e publicação dos anúncios são as etapas para criar anúncios no Google Ads.

    B) Errado. De acordo com Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017), esses cinco elementos fazem parte no novo caminho do consumidor no marketing 4.0. Não tem relação, no entanto, com a criação de anúncios no Google Ads.

    C) Errado. Visando elaborar uma estratégia que fosse orientada ao cliente, Lauterborn propôs, em 1994, um novo conceito de composto de marketing formado por 4 Cs (cliente, custo, conveniência e comunicação). Recentemente, acrescentou-se um novo C (de conversão) aos elementos do marketing digital. Não tem relação, no entanto, com a criação de anúncios no Google Ads.

    D) Errado. Não existe a necessidade de ter um conta profissional do Google, de preencher os dados bancários para cobrança ou realizar o pagamento para criar anúncios no Google Ads. A definição do limite de gastos e a redação do texto do anúncio são etapas para criar um anúncio.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa correta é a A.
     Gabarito do professor: Alternativa A.

    Bibliografia:

    - Site do Google Ads. Disponível em https://ads.google.com/intl/pt-BR_br/getstarted/ho.... Acesso: Abril de 2021.

    - Kotler, Philip; Kartajaya, Hermawan; Setiawan, Iwan. Marketing 4.0: do Tradicional ao Digital. Tradução de Ivo Korytowski. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2017.

    - Lauterborn, Robert F.; Schultz, Don E.; Tannenbaum, Stanley 1.; O novo paradigma do marketing: como obter resultados mensuráveis através do uso do database e das comunicações integradas do marketing. São Paulo: Makron Books, 1994.
  • quem vendeu na Hotmart não erra essa kkkk
  • Seleção do objetivo, decisão de onde anunciar, criação da mensagem, definição do limite de orçamento e publicação dos anúncios.


ID
3408607
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Câmara de Cabo de Santo Agostinho - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta.


As redes sociais conquistaram, ao longo dos últimos anos, um espaço fiel na vida das pessoas, atendendo aos mais diferenciados assuntos e gostos. Na área de plataforma digital de compartilhamento de _____________, entram em jogo as _____________.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito do Professor:

    Mídias sociais são canais online que possibilitam que pessoas (físicas e/ou jurídicas) se relacionem com outras pessoas (físicas e/ou jurídicas), divulguem informações de modo descentralizado, deem suas opiniões sobre os mais variados assuntos e compartilhem conteúdos entre os usuários de modo simétrico (troca constante e amistosa de papeis entre emissor e receptor). Temos como exemplos as redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, Snapchat, etc), blogs, fóruns e sites wikis (wikipedia, wikcionário, etc).

    Para obter resultados positivos ao postar uma mensagem ou compartilhar um conteúdo próprio, não basta divulgar informações indiscriminadamente, sem planejamento. É necessário atentar-se a várias questões: escolha da plataforma (blog, redes sociais, sites wiki, site próprio), definição da persona, adequação da mensagem à plataforma e à persona, oferta de soluções para os problemas dos usuários, uso correto do CTA (call-to-action) e apresentação de meios para interação com o público.

    Vamos analisar o texto e encontrar as palavras que melhor preencher as lacunas:

    As redes sociais conquistaram, ao longo dos últimos anos, um espaço fiel na vida das pessoas, atendendo aos mais diferenciados assuntos e gostos. Na área de plataforma digital de compartilhamento de conteúdos, entram em jogo as mídias sociais .

    A) Errado. Não há compartilhamento de produtos, mas de informações sobre produtos, de postagens e de conteúdos, e isso ocorre nas mídias sociais, não por meio da propaganda.

    B) Errado. Pode até ocorrer compartilhamento de textos na plataforma digital, mas este não ocorre num ambiente de disputa de poder.  

    C) Certo. Os conteúdos compartilhados podem ter vários objetivos: atrair, envolver e gerar valor para indivíduos, aumentando as chances de engajamento e defesa da marca, e de comercialização de produtos/serviços. Tem como base materiais interessantes e relevantes, que podem sanar dúvidas, apresentar soluções e satisfazer expectativas. Podem ser apresentados em formato de e-mail, postagem de blog e redes sociais, e-books, infográfico, webinars e vídeos. Essa partilha ocorre nas mídias sociais (blogs, redes sociais e sites wiki), por e-mails, em fóruns, em mensagens e também em aplicativos.

    D) Errado. Pode até ocorrer compartilhamento de fotos na plataforma digital, mas isso ocorre dentro do contexto das mídias sociais. A postagem em si é uma forma de produzir e de compartilhar conteúdo, mas não é o cenário em que ocorrem a partilha.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa correta, que preenche as lacunas adequadamente, é a C.

    Gabarito do Professor: Letra C.

    Fonte de pesquisa:

    - Site da Rock Content
  • gab letra c

  • Questão sem nexo. Que banca ruim

  • As redes sociais conquistaram, ao longo dos últimos anos, um espaço fiel na vida das pessoas, atendendo aos mais diferenciados assuntos e gostos. Na área de plataforma digital de compartilhamento de CONTEÚDOS , entram em jogo as MÍDIAS SOCIAIS_.


ID
3408610
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Câmara de Cabo de Santo Agostinho - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Sobre o uso das hashtags no Instagram, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito do Professor:

    A hashtag (#) é um elemento presente em publicações de sites e das mídias sociais (redes sociais, fóruns, blogs e sites wiki) que contribui para os usuários identificarem informações em um determinado conteúdo, aumenta o engajamento de seguidores indiretos e colabora (em partes) para os motores de busca ranquearem e classificarem as páginas na internet com base na relevância.

    A hashtag funciona como slogan pois serve como palavra ou frase de efeito, e resume as características ou benefícios de um produto ou serviço nas publicações da internet. Pode até servir para identificar quem criou determinada postagem, como uma assinatura, mas a essência desse elemento e enfatizar a criação muito mais do que o criador.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) Errado. Existe um limite de 30 hashtags por postagem no Instagram. Utilizar-se dessa condição, no entanto, não é recomendável, já que polui a publicação e pode ampliar demais os temas relacionados, confundindo o usuário. É importante frisar que o uso desse elemento deve ser coerente com o conteúdo para ter cliques e impressões qualificadas.

    B) Certo. As hashtags, no Instagram, são recursos facultativos, os quais os usuários escolhem fazer uso ou não. Ao utilizar tais elementos, a busca por temas de interesse do usuário é facilitada, o engajamento é ampliado e a associação com temas afins é possibilitada.

    C) Errado. O uso de pelo menos uma hashtag por postagem no Instagram aumenta o engajamento em torno de 12%.  

    D) Errado. O uso de hashtags no Instagram é aconselhado para qualquer situação, especialmente quando o usuário pretende aumentar o engajamento da sua postagem, associar sua postagem com temas afins, destacar palavras-chaves presentes no conteúdo e resumir características ou diferenciais da publicação. As empresas são muito beneficiadas quando usam as hashtags para realizar promoções e para reforçar a identidade da marca.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa correta é a B.

    Gabarito do Professor: Letra B.

    Bibliografia:

    - Kotler, Philip; Kartajaya, Hermawan; Setiawan, Iwan. Marketing 4.0: do Tradicional ao Digital. Tradução de Ivo Korytowski. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2017.

    - Redator da mLabs. Como usar hashtag no Instagram? Dicas práticas! Data: Novembro de 2020. Link: https://www.mlabs.com.br/blog/como-usar-hashtag-no-instagram/. Conteúdo acessado em fevereiro de 2021.
  • VAI SE FERRAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAR

  • O Instagram também adotou o uso de Hashtags, que ajudam a categorizar os conteúdos que são publicados na web. Inclusive, é possível aos usuários seguirem hashtags na rede social.

    No entanto, o seu uso é facultativo por parte dos usuários, que não é obrigada a usar hashtags para produzir conteúdo.

    Resposta certa, alternativa b).

  • A) É possível usar um limite de 30 hashtags por postagem.

    C) De maneira bem resumida, as hashtags aumentarão as visualizações da sua foto ou vídeo no app mais querido do Brasil. Elas podem elevar o engajamento em até 12,6%.

    rockcontent.com/br/blog/hashtags-no-instagram/

    D) A função de uma hashtag é identificar conteúdos que são criados sobre um tópico ou assunto específico. Ao inserir hashtags em uma publicação, ela torna-se visível para mais pessoas e aumenta as chances de engajamento com os usuários que as encontram.

    blog.bume.com/hashtags-no-instagram/

  • Gabarito: B


ID
3408613
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Câmara de Cabo de Santo Agostinho - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Se uma empresa ou pessoa tiver anúncios em uma plataforma do Facebook, é possível acessar a mensuração de resultados por meio de qual plataforma?

Alternativas
Comentários
  • O Facebook é uma das redes sociais mais utilizadas no mundo. Por meio dos anúncios, pessoas ou empresas podem alcançar inúmeros objetivos: aumentar a quantidade de acessos ao site, monitorar a conversão de uma ação, conquistar maior engajamento em postagens, conquistar mais fãs, promover o aplicativo mobile, criar ofertas, direcionar clientes para a loja física e convidar usuários para eventos.

    Para anunciar no Facebook, é necessário ter uma página de empresa na plataforma. É possível promover a página, turbinar uma publicação específica ou criar anúncios independentes. O Gerenciador de Anúncios é ferramenta que mensura os resultados, como alcance, impressões e custo por resultado. Também classifica o anúncio de acordo com sua qualidade, taxa de engajamento e taxa de conversão.

    Com base nessa explicação, podemos concluir que a alternativa correta é a D. 
    Gabarito do professor: Alternativa D.


    Bibliografia:

    - Site do Facebook Business. Disponível em https://www.facebook.com/business/help. Acesso: Abril de 2021.
  • oras ,pelo gerenciador de anúncios kakskaks

  • O Gerenciador de Anúncios é o seu ponto de partida para veicular anúncios no Facebook, no Instagram, no Messenger ou no Audience Network. Ele é uma ferramenta completa para criar anúncios, gerenciar quando e onde eles serão veiculados e acompanhar o desempenho das campanhas.

    Com o aplicativo do Gerenciador de Anúncios para iOS e Android, você pode ficar de olho na campanha em qualquer lugar. Você pode criar e editar anúncios onde estiver, além de gerenciar os orçamentos e as programações dos anúncios e acompanhar o desempenho deles.


ID
3622729
Banca
FUNDEPES
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2013
Disciplina
Marketing
Assuntos

O movimento da Web 2.0 começa em 2000, quando publicitários, marketólogos e empreendedores passaram a pensar a Internet como um lugar capaz de revolucionar a publicidade, o marketing e os negócios desgastados com a violência e estupidez da mídia proprietária de massas e o seu modelo invasivo e esmagador. São parâmetros que norteiam a orientação acima, EXCETO:  

Alternativas

ID
3625615
Banca
FUNDEPES
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2013
Disciplina
Marketing
Assuntos

Em relação à Web 1.0, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A Geração 1.0 da Web tem início a partir da popularização da Internet, em 1995, e seu principal objetivo é facilitar o acesso à Internet e às diversas mídias, transformando-se em um veículo de comunicação dinâmico e eficiente desde seu crescimento e da expansão dos navegadores desenvolvidos até então (GUIZZO, 1999).

    Segundo Primo (2007), a Web 2.0 transformou a maneira e as formas de publicação, compartilhamento e organização das informações, somando os espaços e a forma de interação entre os usuários. A Web 2.0 não se limita apenas às normas técnicas (serviços Web, linguagens específicas), contudo referencia também a um período tecnológico, às estratégias de mercado e aos processos de comunicação que acontecem via computador.

    O conceito de Web 3.0, ou Web Semântica (WS), foi idealizado pelo inglês Tim Berners-Lee, em 2001, criador da World Wide Web, sendo apelidada como Web inteligente. Tem como principal objetivo resolver problemas na recuperação de dados nas páginas disponíveis no ambiente WWW (SANTOS, 2005).


ID
3651691
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

As ferramentas de e-marketing (electronic marketing) são importantes para as redes hoteleiras nacionais e internacionais no Brasil no que se refere ao relacionamento com os clientes.


O investimento em e-marketing faz com que a empresa possa alavancar os negócios na Internet e, como consequência:

I - obter o fortalecimento da marca.

II - gerar conteúdo e aumentar a credibilidade na interação com o consumidor.

III - destacar-se em sites de busca.

IV - garantir sua presença no mercado online.

V - garantir o primeiro lugar no ranking entre as empresas da área.


Estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito do Professor

    O e-marketing (eletronic marketing), também conhecido como online marketing e marketing digital, é uma vertente do marketing e pode ser definido como um conjunto de táticas desenvolvidas em meios digitais com vistas para atingir os objetivos de marketing de um indivíduo, grupo de pessoas ou uma organização. SEO, marketing de conteúdo, e-mail marketing e redes sociais são algumas das estratégias utilizadas por profissionais dessa área.

    Vamos analisar as assertivas:

    I – CERTO. Por meio do e-marketing, uma empresa pode fortalecer sua marca por deixar claro aos públicos seu posicionamento (definição do é, do que produz ou realiza, o que pretende), por ser consistente na comunicação (manter a mesma temática da conversa em todas as interfaces mesmo com as devidas adequações ao meio) e por  ser multicanal (possibilitar que os indivíduos fiquem a par das novidades e interajam com a organização de várias formas e plataformas).

    II – CERTO. Quando feita do modo correto, a geração de conteúdo contribui significativamente para tornar a empresa referência no ramo em que atua, o que colabora para o aumento da credibilidade da organização junto ao público, do engajamento e das vendas. Os materiais produzidos podem ser voltados para todos os momentos da compra: descoberta ou interesse (topo do funil de vendas), consideração ou intenção (meio do funil de vendas) ou avaliação ou decisão (fundo do funil de vendas).

    III – CERTO. O SEO é o conjunto de procedimentos e técnicas usados na estrutura e no conteúdo de um site (como palavras-chave, relevância do conteúdo, link building e experiência do usuário) e que contribuem significativamente para destacar a página em sites de busca (Google, Bing e Yahoo!).

    IV – CERTO. Por meio do e-marketing, as organizações fazem-se presentes no ambiente online comercializando seus produtos em sites de e-commerce, apresentando seu lado institucional em sites corporativos e interagindo com os públicos nas redes sociais e blogs.

    V – ERRADO. O e-marketing não pode garantir o primeiro lugar no ranking entre as empresas da área. Além do valor investido, os principais buscadores também analisam outras fatores para posicionar em primeiro lugar as páginas, como a relevância, originalidade e tamanho do conteúdo apresentado.

    Com base nessas explicações, concluímos que a alternativa C é a correta (assertivas I, II, III e IV).

    Gabarito do Professor: Letra C.

    Fontes de pesquisa:

    - Site da Rock Content
  • GABARITO C

    I - obter o fortalecimento da marca.

    II - gerar conteúdo e aumentar a credibilidade na interação com o consumidor. 

    III - destacar-se em sites de busca. 

    IV - garantir sua presença no mercado online. 

    V - garantir o primeiro lugar no ranking entre as empresas da área.

    Muita presunção por parte da afirmativa rs.


ID
3768154
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Lagoa Santa - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Sobre o marketing pós-moderno e em consonância com o que defende Sant’anna (2015), as redes sociais sugerem o distanciamento da realidade para uma vida paralela, irreal e ilusória.

Em relação ao novo modo de produzir publicidade, assinale a alternativa incorreta. 

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o que leva a A ser incorreta, como pede a questão, esteja no primeiro trecho - As marcas representam valores tangíveis que podem ser sentidos.

    Agora, a D é controversa. Se cada vez mais segue para o lúdico, não necessariamente está relacionado de forma direta com aquilo que é comercializado.

  • As redes sociais são espaços físicos ou virtuais nos quais pessoas podem interagir, compartilhar informações e conteúdos, e se relacionar, com base em interesses e valores comuns. Nelas, é possível se distanciar da realidade própria e se envolver na vida de outros usuários.

    Organizações e indivíduos têm usados as redes sociais como palco para divulgar suas marcas, produtos e serviços. Essa prática possibilita criar um vínculo mais achegado com os consumidores e permite que estes participem mais ativamente do seu cotidiano.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção incorreta:

    A) Errado. As marcas representam valores intangíveis, que não podem ser tocados, mas são observados e sentidos pelos consumidores. Ao selecionar marcas e consumirem seus produtos ou serviços, os clientes se expressam e demonstram suas preferências aos demais indivíduos.

    B) Certo. As marcas estão abandonando o enfoque puramente racional da propaganda e se alinhando ao entretenimento e ao lúdico para conquistar consumidores. Essa mudança decorre do maior interesse das pessoas em atividades livres de questionamentos ou consequências e que também despertam sensações e emoções positivas.

    C) Certo. As empresas estão colocando o consumidor no contexto da marca e permitindo sua participação de modo mais intenso. A comunicação não é mais unilateral; os consumidores esperam diálogo e interatividade e querem receber e produzir conteúdo, replicar e cocriar campanhas.

    D) Certo. Os publicitários constroem peças criativas baseadas em elementos que estão relacionados de forma direta com aquilo que é comercializado. Os clientes estão cada vez mais impacientes e exigentes, e podem selecionar aquilo que querem consumir, no tempo e na forma que desejarem. Por isso, os anúncios devem ser objetivos e possibilitar rápida identificação para os receptores.

    Com base nessas explicações, podemos afirmar que a alternativa que apresenta a afirmação incorreta é a A.

    Gabarito do professor: Alternativa A.

    Bibliografia:

    - Sant`Anna, Armando. Propaganda: teoria, técnica e prática. 9. ed. rev. São Paulo: Cengage Learning, 2015.
  • Gab. Letra A


ID
3834082
Banca
Quadrix
Órgão
CREF - 13ª Região (BA-SE)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

No que diz respeito ao marketing praticado pelas organizações, julgue o item.


A rede social Instagram exerce influência na decisão de compra do consumidor. Os fatores de decisão de compra capazes de alterar o comportamento do consumidor são: pessoais; sociais; psicológicos; culturais; e econômicos.

Alternativas
Comentários
  • Existem vários fatores que influenciam e alteram o comportamento do consumidor. Identificar todas essas influências é uma tarefa praticamente impossível.

    Kotler, no entanto, classifica os fatores mais influentes em quatro: culturais, sociais, pessoais e psicológicos.

    Os fatores culturais dividem-se em cultura (soma das crenças, valores e costumes), subcultura (nacionalidades, religiões, grupos étnicos e regiões geográficas) e classe social (divisões relativamente homogêneas e duradouras da sociedade, que compartilham valores, interesses e comportamentos similares).

    Os fatores sociais são os grupos de referência (grupos de afinidade primário, como família, vizinhos, colegas de trabalho; grupos de afinidade secundário, como religiões, sindicatos, profissões), família, papeis e posições sociais (relacionadas ao status e classes).

    Os fatores pessoais dizem respeito às características particulares do indivíduo: idade e estágio do ciclo de vida, ocupação, condições econômicas, estilo de vida e personalidade.

    Por fim, os fatores psicológicos são motivação, percepção, aprendizagem e crenças e atitudes.

    A questão faz duas afirmações: que o Instagram exerce influência na decisão de compra do consumidor e que são cinco os fatores que alteram o comportamento do consumidor.

    A primeira afirmação está correta. A segunda, no entanto, está errada: de acordo com Kotler, são apenas quatro os fatores. Se seguirmos outros autores, como Marcos Cobra, são sete.

    Gabarito do professor: ERRADO.

    Fonte:

    - Cobra, Marcos. Administração de Marketing no Brasil. Marcos Cobra Editora Ltda. 2009.

    - Kotler, Philip. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5. ed. Atlas. 1998.
  • Acho que o erro da questão é o psicológico

    Se você quer descobrir quais são os fatores que influenciam o comportamento de compra do consumidor, confira nossa lista!

  • O erro são os econômicos.

  • Fator econômico entra como análise de macroambiente junto com demográfico, natural, tecnológico, político e cultural; enquanto os fatores que influenciam a tomada de decisão de compra do consumidor são culturais, sociais, pessoais e psicológicos.

  • COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR E SUA RELAÇÃO COM VENDAS E NEGOCIAÇÃO

    Em teoria, a análise leva em conta elementos da psicologia, da

    sociologia, da economia e da antropologia social para tentar entender o processo de tomada de decisão do comprador, seja individualmente, seja em grupo. Esta análise costuma ser realizada por meio

    da observação de cinco questões mais centrais, vejamos:

    → Fator Cultural

    → Fator Social

    → Fator Pessoal

    → Fator Psicológico

    → Fator Motivacional ( e não econômico)

  • O erro é " o instagram exerce influência", o Intagram é apenas um veículo, o que exerce influência são os instagramers e os fatores de influências clássicos.

  • Existem vários fatores que influenciam e alteram o comportamento do consumidor. Identificar todas essas influências é uma tarefa praticamente impossível.

    Kotler, no entanto, classifica os fatores mais influentes em quatro: culturais, sociais, pessoais e psicológicos.

    Os fatores culturais dividem-se em cultura (soma das crenças, valores e costumes), subcultura (nacionalidades, religiões, grupos étnicos e regiões geográficas) e classe social (divisões relativamente homogêneas e duradouras da sociedade, que compartilham valores, interesses e comportamentos similares).

    Os fatores sociais são os grupos de referência (grupos de afinidade primário, como família, vizinhos, colegas de trabalho; grupos de afinidade secundário, como religiões, sindicatos, profissões), família, papeis e posições sociais (relacionadas ao status e classes).

    Os fatores pessoais dizem respeito às características particulares do indivíduo: idade e estágio do ciclo de vida, ocupação, condições econômicas, estilo de vida e personalidade.

    Por fim, os fatores psicológicos são motivação, percepção, aprendizagem e crenças e atitudes.

    A questão faz duas afirmações: que o Instagram exerce influência na decisão de compra do consumidor e que são cinco os fatores que alteram o comportamento do consumidor.

    A primeira afirmação está correta. A segunda, no entanto, está errada: de acordo com Kotler, são apenas quatro os fatores. Se seguirmos outros autores, como Marcos Cobra, são sete.

    Gabarito do professor: ERRADO.

    Fonte:

    - Cobra, Marcos. Administração de Marketing no Brasil. Marcos Cobra Editora Ltda. 2009.

    - Kotler, Philip. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5. ed. Atlas. 1998.


ID
5090503
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O marketing digital abrange

I marketing de conteúdo.
II links patrocinados.
III mídias sociais.
IV e-books.

Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • O marketing digital é uma vertente do marketing e pode ser definido como um conjunto de técnicas, estratégias, ferramentas e ações desenvolvidas em meios digitais para atingir os objetivos de marketing de um indivíduo, grupo de pessoas ou uma organização.

    Abrange links patrocinados em redes de pesquisa (do Google ou Bing, por exemplo), banners em sites, anúncios nas mídias sociais (Facebook, Instagram ou TikTok, por exemplo), em plataformas de vídeo (Youtube ou Vimeo, por exemplo) e de shopping (Google Shopping), marketing de conteúdo, postagens patrocinadas em blogs, e-mail marketing e remarketing.

    Vamos analisar as assertivas e identificar a opção certa:

    I – Certo. Marketing de conteúdo é uma ferramenta muito usada no marketing digital que utiliza conteúdos informativos para atrair, envolver e gerar valor para indivíduos, aumentando as chances de engajamento e defesa da marca, e de comercialização de produtos/serviços. Baseia-se na produção de materiais interessantes e relevantes (postagens, e-books e webinars, por exemplo), que podem sanar dúvidas, apresentar soluções e satisfazer expectativas.

    II – Certo. Links patrocinados são os resultados que aparecem em destaque na página de pesquisa de um navegador (Google ou Bing, por exemplo) após a busca de um termo relacionado, ou anúncios em redes de Display, blogs, sites diversos e portais de notícia, geralmente com um pequeno aviso “Anúncio", e que, ao ser clicado, direcionam o usuário para uma página específica.

    III – Certo. As mídias sociais são um conjunto de canais que possibilita que indivíduos se relacionem com outras pessoas (físicas e/ou jurídicas), divulguem informações de modo descentralizado, deem suas opiniões sobre os mais variados assuntos e compartilhem conteúdos entre os usuários de modo simétrico (troca constante e amistosa de papeis entre emissor e receptor). É algo muito amplo e abrangente, que ocorre tanto nos ambientes online como offline. As redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, Snapchat, etc) são um subgrupo das mídias sociais (já que seu foco, mais resumido, é o relacionamento e a interação entre usuários), assim como também são subgrupos os blogs, fóruns e sites wikis.

    IV – Certo. E-books são os livros digitais que exploram um assunto de maneira completa por meio de textos, imagens, gráficos e tabelas. Geralmente é apresentado em formato PDF, o que possibilita a leitura em várias plataformas e contribui para o compartilhamento. Quando usado como ferramenta no Marketing de Conteúdo, os ebooks podem gerar oportunidades de negócios para a organização.

    Com base nas explicações, podemos concluir que a alternativa E, a qual afirma que todos os itens estão certos, está certa.

    Gabarito do Professor: Letra E.
  • Contribuição para quem não é assinante.

    O marketing digital é uma vertente do marketing e pode ser definido como um conjunto de técnicas, estratégias, ferramentas e ações desenvolvidas em meios digitais para atingir os objetivos de marketing de um indivíduo, grupo de pessoas ou uma organização.

    Abrange links patrocinados em redes de pesquisa (do Google ou Bing, por exemplo), banners em sites, anúncios nas mídias sociais (Facebook, Instagram ou TikTok, por exemplo), em plataformas de vídeo (Youtube ou Vimeo, por exemplo) e de shopping (Google Shopping), marketing de conteúdo, postagens patrocinadas em blogs, e-mail marketing e remarketing.

    Vamos analisar as assertivas e identificar a opção certa:

    I – Certo. Marketing de conteúdo é uma ferramenta muito usada no marketing digital que utiliza conteúdos informativos para atrair, envolver e gerar valor para indivíduos, aumentando as chances de engajamento e defesa da marca, e de comercialização de produtos/serviços. Baseia-se na produção de materiais interessantes e relevantes (postagens, e-books e webinars, por exemplo), que podem sanar dúvidas, apresentar soluções e satisfazer expectativas.

    II – Certo. Links patrocinados são os resultados que aparecem em destaque na página de pesquisa de um navegador (Google ou Bing, por exemplo) após a busca de um termo relacionado, ou anúncios em redes de Display, blogs, sites diversos e portais de notícia, geralmente com um pequeno aviso “Anúncio", e que, ao ser clicado, direcionam o usuário para uma página específica.

    III – Certo. As mídias sociais são um conjunto de canais que possibilita que indivíduos se relacionem com outras pessoas (físicas e/ou jurídicas), divulguem informações de modo descentralizado, deem suas opiniões sobre os mais variados assuntos e compartilhem conteúdos entre os usuários de modo simétrico (troca constante e amistosa de papeis entre emissor e receptor). É algo muito amplo e abrangente, que ocorre tanto nos ambientes online como offline. As redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, Snapchat, etc) são um subgrupo das mídias sociais (já que seu foco, mais resumido, é o relacionamento e a interação entre usuários), assim como também são subgrupos os blogs, fóruns e sites wikis.

    IV – Certo. E-books são os livros digitais que exploram um assunto de maneira completa por meio de textos, imagens, gráficos e tabelas. Geralmente é apresentado em formato PDF, o que possibilita a leitura em várias plataformas e contribui para o compartilhamento. Quando usado como ferramenta no Marketing de Conteúdo, os ebooks podem gerar oportunidades de negócios para a organização.

    Com base nas explicações, podemos concluir que a alternativa E, a qual afirma que todos os itens estão certos, está certa.

    Gabarito do Professor: Letra E.


ID
5090737
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Marketing, de acordo com Peter Drucker, é a ciência e arte de explorar, criar e proporcionar valor para satisfazer necessidades de um público-alvo com rentabilidade.

Assinale a opção que apresenta a definição correta de marketing digital.

Alternativas
Comentários
  • O marketing digital é uma vertente do marketing e pode ser definido como um conjunto de técnicas, estratégias, ferramentas e ações desenvolvidas em meios digitais para atingir os objetivos de marketing de um indivíduo, grupo de pessoas ou uma organização.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção certa:

    A) Certo. Marketing digital é o conjunto de estratégias voltadas para a promoção de uma marca na Internet, usando-se diferentes canais online e métodos que permitem a análise dos resultados em tempo real. Abrange links patrocinados em redes de pesquisa (do Google ou Bing, por exemplo), banners em sites, anúncios nas mídias sociais (Facebook, Instagram ou TikTok, por exemplo), em plataformas de vídeo (Youtube ou Vimeo, por exemplo) e de shopping (Google Shopping), marketing de conteúdo, postagens patrocinadas em blogs, e-mail marketing e remarketing.

    B) Errado. Estratégia de marketing focada na criação e distribuição de conteúdo relevante, sem a promoção explícita da marca é a definição de marketing de conteúdo, não de marketing digital.

    C) Errado. Segmento que divulga e comercializa o produto propriamente dito para leads, clientes recorrentes e outros, com a fundamental responsabilidade de apresentar um novo produto da empresa ao mercado é a definição de marketing de produto, não de marketing digital.

    D) Errado. A reunião das estratégias de construção e disseminação de marca, prospecção, fidelização e criação de autoridade no mercado, cuja meta é ajudar as empresas a conquistar novos clientes e fideliza-los, é a definição de marketing de relacionamento, não de marketing digital.

    E) Errado. A estratégia de marketing voltada para os próprios funcionários da empresa é chamada de endomarketing, não de marketing digital.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa certa é a A.

    Gabarito do Professor: Letra A.

    Bibliografia:

    - Estratégias de Marketing: conheça os principais tipos. Disponível em https://resultadosdigitais.com.br/blog/estrategia-de-marketing/. Acesso em Maio de 2021.
  •  marketing digital é uma vertente do marketing e pode ser definido como um conjunto de técnicas, estratégias, ferramentas e ações desenvolvidas em meios digitais para atingir os objetivos de marketing de um indivíduo, grupo de pessoas ou uma organização.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção certa:

    A) Certo. Marketing digital é o conjunto de estratégias voltadas para a promoção de uma marca na Internet, usando-se diferentes canais online e métodos que permitem a análise dos resultados em tempo real. Abrange links patrocinados em redes de pesquisa (do Google ou Bing, por exemplo), banners em sites, anúncios nas mídias sociais (Facebook, Instagram ou TikTok, por exemplo), em plataformas de vídeo (Youtube ou Vimeo, por exemplo) e de shopping (Google Shopping), marketing de conteúdo, postagens patrocinadas em blogs, e-mail marketing e remarketing.

    B) Errado. Estratégia de marketing focada na criação e distribuição de conteúdo relevante, sem a promoção explícita da marca é a definição de marketing de conteúdo, não de marketing digital.

    C) Errado. Segmento que divulga e comercializa o produto propriamente dito para leads, clientes recorrentes e outros, com a fundamental responsabilidade de apresentar um novo produto da empresa ao mercado é a definição de marketing de produto, não de marketing digital.

    D) Errado. A reunião das estratégias de construção e disseminação de marca, prospecção, fidelização e criação de autoridade no mercado, cuja meta é ajudar as empresas a conquistar novos clientes e fideliza-los, é a definição de marketing de relacionamento, não de marketing digital.

    E) Errado. A estratégia de marketing voltada para os próprios funcionários da empresa é chamada de endomarketing, não de marketing digital.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa certa é a A.

    Gabarito do Professor: Letra A.