-
Típica questão nojenta da CESPE em que ela cobra um conhecimento que todo candidato tem, mas usa uma redação completamente dúbia dando margem tanto para o item ser considerado certo como errado.
Falar que o método das partidas dobradas SEMPRE implicará um débito e um crédito é errado, porque há lançamentos com mais de um débito ou mais de um crédito. E no caso, não basta que seja um lançamento de cada, é preciso que o total dos valores lançados sejam iguais. Enfim, só pra mostrar que caso a banca quisesse considerar essa questão como errada, ela poderia fazer isso e teriamos que engolir a seco.
-
Complementando as palavras do colega Emerson.
Podemos ter os seguintes tipos de lançamentos:
Débito ----------- Crédito
1 ---------- 1 = 11 = 1ª Fórmula
1 ---------- 2 = 12 = 2ª Fórmula (2 ou mais créditos)
2 ---------- 1 = 21 = 3ª Fórmula (2 ou mais débitos)
2 ---------- 2 = 22 = 4ª Fórmula (2 ou mais débitos e créditos)
-
Não entendi.
Alguem pode me explicar, porque não foi considerado a possibilidade de lançamentos a credito e a debito em contas retificadoras. No meu entendimento o metodo das partidas dobradas servem como uma balança, onde o mesmo peso lançado de um lado deve ter uma contrapartida igual no outro lado. Dai a afirmar que sempre que houver um lançamento a débito correspondera à aplicação dos recursos da entidade, e um lançamento a crédito correspondera à origem dos recursos aplicados.
-
D- fornecedores (origem de recursos)
C- Caixa (aplicação de recurso)
he ae???
Só a banca para entender o que ele realmente quer..
Se alguem encontrat uma justificativa cabível, por favor, habilite-se.
Foco, Fé e muita força.
-
Concordo plenamente com o colega Emerson Braga. As vezes acho que tô estudando D+.
-
Gabarito altamente questionável!!!
O método das partidas dobradas tem como essência o fato de que um ou mais débitos em uma ou mais contas, que corresponde à aplicação dos recursos da entidade, deve ocorrer junto com um ou mais créditoequivalente em uma ou mais contas, que corresponde à origem dos recursos aplicados, de modo que os valores totais dos débitos e créditos registrados tenham igual valor.
A questão fala "sempre implicará um lançamento a débito", "e um lançamento a crédito". Sinceramente, filosofando sobre a redação, pode-se inferir que sempre haverá um débito e um crédito, já que é um ou mais. Mas, sinceramente, é muita sanagem.
Quem estuda mais acaba errando essa questão, e os que não lembram do conceito correto acabam acertando.
-
Bom quando você pensa em reversões...... ou no próprio conceito de receitas, quando derivam de passivos prescritos...
-
Um fato contábil permutativo anula a questão.
Bons estudos.
-
Anulável.
Nem sempre implicará em um lançamento a debito e outro a crédito, pois assim a questão desconsidera lançamentos de 2º, 3º e 4º fórmula.
GABARITO MEU É: ERRADO.
-
PASSIVO - ORIGEM
ATIVO - APLICAÇÃO
-
quem sabe errou...
-
TODO registro de um fato contábil tem-se um lançamento a débito com seu crédito corrrespondente. Independente se seja lançamento de primeira, segunda, terceira ou quarta fórmula. :D
-
A parte da palavra SEMPRE, já muito questionada aqui e como certa razão, visto e conhecido os precendentes da CESPE, deixo outro registro:
D - despesa com depreciação
C - depreciação acumulada >>>> NÃO PODEMOS CONSIDERAR UMA ORIGEM DE RECURSOS ou podemos?
Se não podemos, nem todo crédito será origem de recursos...
-
Complicado esse gabarito, hein?!
E se o Débito for na origem dos recursos e o Crédito for na aplicação? Hein hein, Cespe?????????
-
Pessoal, indiquem a questão para Comentário do Professor para que possa ser explicado todas as dúvidas, pois o SEMPRE na questão, na minha opinião, assim como de vários que comentaram, é que esta questão está ERRADA.
-
Errado: origem e aplicação tem a ver com a conta, e não com o lançamento. Nem sempre débito é aplicação, e crédito é origem.
-
Questão correta segundo Gabriel Rabelo do estratégia, inclusive essa questão ele colocou naquelas 100 dicas PF e PRF no youtube só pesquisar lá está fácil de encontrar. Editar aqui galera, dica 32.
-
Resolução pelo professor Gabriel Rabelo
https://www.youtube.com/watch?v=W3lHdHU147M
Todavia, em minha opinião, a questão é totalmente questionável, pois o método das partidas dobradas diz que o TOTAL DE DÉBITOS É = AO TOTAL DE CRÉDITOS, OU SEJA, PODE HAVER UM OU MAIS DEBITOS, BEM COMO UM OU MAIS CRÉDITOS...
POLICIA FEDERAL 2018 - AI VAMOS NÓS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
-
Questao errada , porem o examinador do Cespe deve ter sido recentemente contratado , pois acreditar que metodos das partidas dobradas é somente um lancamento a C e D é muita safadesa dessa banca .
-
Segundo o método das partidas dobradas, o registro de um fato contábil sempre implicará um lançamento a débito, que corresponde à aplicação dos recursos da entidade, e um lançamento a crédito, que corresponde à origem dos recursos aplicados.
A parte em vermelho deixa a questão errada, pois falar que o método das partidas dobradas SEMPRE implicará um débito e um crédito é errado, porque há lançamentos com mais de um débito ou mais de um crédito.
Gab/ da banca: CERTO
-
Está correta. Na aula do Silvio Sande ele explica essa situação.
-
Eu não sei pq esse gabarito ta certo. Pra mim, essa questão ta errada!
-
Aos que estavam questionando sobre ser aplicação ou origem de recursos. Tenham em mente que o que estiver debitando é aplicação, e o que estiver creditado é origem. Independente de ser ativo, passivo ou PL.
-
Método das partidas dobradas: o total dos débitos sempre terá de ser igual ao total dos créditos!
-
Questão Q581805 ( Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: TCE-RN Prova: Auditor)
Com relação aos princípios, às normas, às teorias e às práticas contábeis vigentes, julgue o item que se segue.
Um lançamento contábil é composto por, pelo menos, um débito e um crédito. (gabarito da questão errada)
-
Acertei pensando errado. Pontuei!
Siga la pelota..
-
-
eu acho que dá dupla interpretação, com certeza fatos contabeis são um débito e um crédito, mas não necessariamene, pois podem ser dois debitos e um crédito e vice versa... é a CESPE agindo.
-
Método das Partidas Dobradas
"Para todo débito, existe um crédito de igual valor e vice-versa."
Frei Luca Pacioli.
Podemos ter os seguintes tipos de lançamentos:
Débito ----------- Crédito
1 ---------- 1 = 11 = 1ª Fórmula
1 ---------- 2 = 12 = 2ª Fórmula (2 ou mais créditos)
2 ---------- 1 = 21 = 3ª Fórmula (2 ou mais débitos)
2 ---------- 2 = 22 = 4ª Fórmula (2 ou mais débitos e créditos)
CONCLUSÃO:
O registro de um fato contábil SEMPRE implicará com PELO MENOS UM lançamento a débito e PELO MENOS UM lançamento a crédito. O quê não torna a questão errada. De fato, SEMPRE haverá um débito e um crédito no mínimo.
-
Débito: aplicação de recursos (ATIVO)
Crédito: origem de recursos (PASSIVO E PATRIMÔNIO LÍQUIDO)
Se houve uma aplicação, aconteceu uma origem e vice-versa.
Fato contábil é aquele que provoca modificação no Patrimônio da entidade, sendo, por isso, objeto de contabilização através de conta patrimonial ou conta de resultado, podendo ou não alterar o Patrimônio Líquido.
GABARITO: CORRETO.
-
Uma compra de um carro à vista acontece um débito e um crédito, mas os dois no ativo. A origem de recursos não é passivo e PL?
-
E o lançamento que envolve conta de receita ou despesa? Essas contas também representam origens e aplicação?
-
Questão que se for repetida terá o gabarito como errada.
-
GABARITO:QUESTIONÁVEL
PHODABAGARAI..... pq se parar p pensar esse "UM" ai pode ser relativo ao numeral 1 que faz a questão estar ERRADA(afinal são um ou mais lançamentos a debito ou a credito) ou pode ser o ARTIGO INDEFINIDO "UM" que faz a questão estar CERTA......
Questão ambigua e maldosa.....
Quando comecei a estudar e fazia as questões d cespe chutando e sem saber a materia acertava mais e ficava menos frustrado....desabafo.....
-
Galera, Gabarito : CERTO
Não há erro na questão. Realmente ela é dúbia, mas concurso público é isso. Questões do Cespe, infelizmente, ou não, devem ser respondidas rapidamente, quando o assunto é de entendimento conceitual e simples. Ficar procurando erros nas mesmas pode acabar por nos complicar na hora de marcarmos algo que sabemos.
Sobre a essência da questão: Sim, cada FATO contábil deverá ser registrado e sim, quando registrado, tal fato implicará, NECESSARIAMENTE, em um lançamento a débito e um a crédito. Se alguém conhecer um fato contábil onde não os hajam, favor me comunicar.
A questão é que, como eu, todos gostariam, que a redação nos auxiliasse com um " no mínimo" após a palavra "implicará". No entanto, o Cespe não vai facilitar e é pra isso que devemos estar preparados : o pior.
-
Se estivesse certa, todos os lançamentos seriam de primeira fórmula. O comentário do professor não ajudou. Ele mesmo falou que implica "pelo menos" um a débito e um a crédito.
-
Eita... o examinador agora brincou de professor de português: Lançou o "um" como Artigo Indefinido e todos nós (que erramos, lógico) pensamos que era um Numeral....
Mas bem que a redação da assertiva poderia estar escrita de forma diferente, como por exemplo:
"... o registro de um fato contábil sempre implicará em lançamento a débito, ........, e ___ (suprimi um "um") lançamento a crédito, que corresponde à origem dos recursos aplicados."
Foco, Força e Fé...
PS.: e Paciência tbm..
-
Contas unilaterais mandou lembrança.
-
"Sempre implicará um lançamento a débito, ..., e um lançamento a crédito"? Deveria ser "pelo menos um" e não SEMPRE.
-
"Sempre implicará um lançamento a débito, ..., e um lançamento a crédito"? Deveria ser "pelo menos um" e não SEMPRE.
-
Um lançamento a débito pode envolver diversas contas devedoras. Da mesma forma, um lançamento a crédito pode envolver diversas contas creditadas.
Gab. Correto!!!
-
Nesse caso a palavra "um" quer dizer "qualquer" e não unidade (um pra um).
Ficaria mais ou menos assim:
Segundo o método das partidas dobradas, o registro de "qualquer" fato contábil sempre implicará "qualquer" lançamento a débito, (...), e "qualquer" lançamento a crédito, (...).
Lembrando que lançamento pode envolver diversas contas.
-
Em suma, os débitos correspondem as aplicações, e os créditos as origens.
Débitos : Aplicações
Créditos : Origens
-
A essência do método das partidas dobradas é que o registro de qualquer operação contábil implica que um débito, em uma ou mais contas, deve corresponder a um crédito de igual valor, em uma ou mais contas. Desta forma, a soma dos valores creditados será sempre igual à soma dos valores debitados. Nunca haverá um débito sem crédito correspondente. Portanto, guarde que:
As contas de Passivo (Passivo Exigível e Patrimônio Líquido) representam as origens dos recursos. As contas do Ativo, por sua vez, representam, por sua natureza, aplicações de recursos. Em outras palavras, lançamentos a débito representam aplicações de recursos e a crédito sua origem.
Assim, correta a afirmativa.
-
Segundo o método das partidas dobradas, o registro de um fato contábil sempre implicará um lançamento a débito, que corresponde à aplicação dos recursos da entidade, e um lançamento a crédito, que corresponde à origem dos recursos aplicados.
Lançamento de desconto de duplicatas no valor de R$ 1000 com juros de 100:
D - caixa 900
D - despesa de juros a transcorrer 100
C - duplicatas descontadas 1000
Nesse caso a despesa de juros a transcorrer corresponde à aplicação de recursos da entidade? Se alguém conhecer bibliografia que afirme que uma conta redutora de origem equivale a uma aplicação por favor deixe nos comentários.
-
Quem faz faculdade de contabilidade normalmente aprende essa logo na primeira aula de débito e crédito rs
O débito é onde aplica o recurso (aplicação); e
O crédito é de onde sai, a fonte (origem)
Lembre-se sempre:
*Natureza devedora = Aplicação de recursos
*Natureza credora = Origem de recursos
GAB.) C
-
As vezes eu penso que quanto mais se estuda, mais fácil vc errar a questão.
1 lançamento a crédito nem sempre corresponde a 1 lançamento a débito.
Outra coisa confusa na questão é a origem e aplicação de recurso.
"Deus nos defenderai"
-
Todos nós concurseiros sabemos que o cespe faz cagada direto. O negócio é resolver questões anteriores e decorar a resposta que muitas vezes não é totalmente contrária aos livros. Fazer o quê?
-
Um lançamento a débito e um laçamento a crédito, 1ª fórmula. Ainda restam 2ª, 3ª e 4ª fórmulas.
-
Correto. Debita-se a aplicação e credita-se a origem.
Ativo: Natureza Devedora à Debita-se aplicação.
Passivo: Natureza Credora à Credita-se a origem.
Suponha existência de R$ 100.000,00 do elemento dinheiro num patrimônio qualquer.
Admitamos a compra de um terreno à vista por R$ 80.000,00. O que aconteceu? O elemento terreno foi aumentado em R$80.000,00. Em compensação, o elemento dinheiro foi diminuído nesse mesmo valor.
A utilização do método das Partidas Dobradas permite que, através de um único lançamento (ou registro contábil), as duas alterações sejam anotadas.
O lançamento, por si só, cuida de deixar evidenciados:
|͢ A redução de R$ 80.000,00 no dinheiro existente no patrimônio examinado.
|͢ O aumento de R$ 80.000,00 aplicados em aquisição de terrenos.
Em linguagem contábil, diríamos: DEBITA-SE a conta que representa aplicação de recursos, no caso TERRENOS; e CREDITA-SE a conta que representa a origem dos recursos aplicados, no caso CAIXA.
-
Esses PROFESSORES precisam parar de adaptar seus comentários ao
gabarito da banca.
COMENTÁRIO DO TECCONCURSOS.
GABARITO OFICIAL: CERTO.
GABARITO SUGERIDO: ERRADO.
A questão trata de Lançamentos Contábeis.
Entendo que o elaborador cometeu um pequeno equívoco acerca do método das partidas dobradas nos lançamentos contábeis.
O método das partidas dobradas pressupõe que não haja débitos sem créditos correspondentes, e vice versa, de forma que os lançamentos sejam realizados em valores equivalentes.
No registro de um fato contábil, o valor total de lançamentos A DÉBITO deve ser igual ao valor total dos lançamentos A CRÉDITO.
Assim, pode haver um ou mais lançamentos a débito em compensação de um ou mais lançamentos a crédito. O que importa é a fidedignidade dos valores e a correção das contas contábeis que serão afetadas.
Quanto à segunda parte, “que corresponde à aplicação dos recursos da entidade, e um lançamento a crédito, que corresponde à origem dos recursos aplicados”, está correta.
Entenda que, no lançamento, a partida a débito registra a conta de destino, e o lançamento a crédito representa a conta de origem do fato contábil. Exemplos:
Compra de Mercadorias à vista:
D – Mercadorias (conta de destino)
C – Caixa (origem do recurso)
Depreciação de um Imobilizado:
D – Despesa de Depreciação (conta de destino decorrente da depreciação do Ativo)
C – Depreciação Acumulada (origem do fato contábil que ensejou a Despesa)
GABARITO OFICIAL: CERTO.
GABARITO SUGERIDO: ERRADO.
-
Em suma, os débitos correspondem as aplicações, e os créditos as origens.
Débitos : Aplicações
Créditos : Origens
-
Segundo o método das partidas dobradas, o registro de um fato contábil sempre implicará um lançamento a débito, que corresponde à aplicação dos recursos da entidade, e um lançamento a crédito, que corresponde à origem dos recursos aplicados.
Sobre o advérbio "sempre": o item está correto e refere-se, inclusive, a um lançamento de primeira fórmula. A justificativa é que ele está incompleto, visto que um fato contábil recepciona outras maneiras de lançamento, sendo: 2/+ débitos e 1 crédito; 2/+ créditos e 1 débito; 2/+ débitos e 2/+créditos. Entretanto, a referência específica e suas respectivas associações dadas na questão, independente das demais situações existentes de fatos contábeis, estão corretas. Se no item mencionasse alguma palavra restritiva, como, por exemplo: "somente", "apenas"... aí, sim, estaria errado.
-
questão retirada diretamente das aventuras de tintim
-
Errado.
O método das partidas dobradas estabelece que, em um lançamento contábil, a soma dos registros a débito deve ser igual a soma dos registros a crédito.
Exemplificando, em um lançamento de 2a Fórmula:
Pelo recebimento de uma duplicata paga em atraso pelo cliente:
D - Caixa/Banco R$ 140,00
C - Clientes a receber R$ 100,00
C - Juros ativos R$ 40,00
Por isso, a questão erra ao afirmar que um fato sempre implicará UM lançamento a débito e UM lançamento a crédito.
Se assim fosse, não existiram os lançamentos de 2a, 3a e 4a fórmula
-
gab certo
Toda ORIGEM: Credito
Toda APLICACAO:Débito
-
gabarito: CERTO
toda origem...créditooo...toda aplicação...débitooo... (leiam com aquela "musiquinha" da igreja)
-
SINÔNIMOS ATIVO
patrimônio bruto
capital aplicado
capital investido
aplicações de recursos
investimentos
SINOMINOS PASSIVO
passivo exigivel
capital de terceiros
capital alheio
recursos de terceiros
origem/fonte recursos
SINONIMOS PATRIMONIO LIQUIDO
direito dos socios
situação liquida
capital proprio
recursos proprios
passivel não exigivel
riqueza propria
-
Discordo do gabarito.
Veja bem, para satisfazer o Método das Partidas Dobradas, o que importa mesmo é a computação do DÉBITO E DO CRÉDITO e não, especificamente, necessariamente, que tal débito seja do Ativo e o crédito do Passivo.
-
Ano: 2016 Banca: Órgão: Prova:
Considerando os princípios, teorias e normas contábeis aplicáveis no Brasil, julgue o item subsequente.
Uma conta de natureza devedora que não seja retificadora expressa uma aplicação de recurso. CERTO
OU SEJA..... CESPE SENDO CESPE
-
Na contabilidade, o método utilizado para se escriturar é o método das partidas dobradas. Esse método consiste em considerar que para todo e qualquer item que ingressa no patrimônio, há um lugar de onde ele é proveniente. Ou seja, não há geração espontânea de patrimônio, mas sim uma origem para todo elemento que se aplica no patrimônio, passando a integrá-lo.
A origem dos recursos será representada por um lançamento a crédito e a respectiva aplicação será contabilizada por um lançamento a débito. Como consequência desse método, não haverá débito sem o respectivo crédito.
Fonte: estratégia
-
Débito - Aplicação / Crédito - Origem
-
A galera que diz que quem acertou precisa estudar mais, só digo uma coisa: você que errou também tem que estudar mais, afinal, se está aqui é porque ainda não passou no que queria né? Não fique se achando melhor que os outros nao.
-
Aviso aos chorões: conhecer a banca é tão importante quanto estudar o conteúdo. Sempre implicará? Sim! Mas sempre implicará somente isso? NÃO!!!!! A CESPE gosta de brincar com a semântica das conjunções, advérbios... Tudo isso dentro de um contexto!
-
A lógica é a seguinte: quais são as possibilidades de lançamentos contábeis?
1D 1C, 1D 2C, 2D 1C, 2D 2C
INDEPENDENTE DE COMO SEJA O LANÇAMENTO, VIA DE REGRA, SEMPRE VAI TER QUE TER PELO MENOS 1 D e 1 C!
Obs.: Onde tem 2 podem ser 2 ou mais.
Bora buscaaaar!
-
Na contabilidade, o método utilizado para se escriturar é o método das partidas dobradas. Esse método consiste em considerar que para todo e qualquer item que ingressa no patrimônio, há um lugar de onde ele é proveniente. Ou seja, não há geração espontânea de patrimônio, mas sim uma origem para todo elemento que se aplica no patrimônio, passando a integrá-lo. A origem dos recursos será representada por um lançamento a crédito e a respectiva aplicação será contabilizada por um lançamento a débito. Como consequência desse método, não haverá débito sem o respectivo crédito. O item está, portanto,
certo.
-
Questão completamente malfeita!
-
CERTO
ATIVO: Aplicações (débitos)
PASSIVO + PL: Origem (crédito)
-
Pessoal, E quando envolve uma conta retificadora do passivo? ela tem natureza devedora, altera a composição patrimonial mas não representa uma aplicação de recurso... também acho que a palavra "SEMPRE" na questão dá uma margem para recurso.
-
Certo.
Transcrevo: "Segundo o método das partidas dobradas, o registro de um fato contábil sempre implicará um lançamento a débito, que corresponde à aplicação dos recursos da entidade, e um lançamento a crédito, que corresponde à origem dos recursos aplicados."
O que está em vermelho não é uma oração subordinada adjetiva explicativa? Portanto a inclusão desses trechos não invalida a questão, embora existam contas com lançamento de natureza retificadora. Agora, se a vírgula fosse omitida, a oração se tornaria subordinada adjetiva restritiva, o que tornaria a questão errada.
Encontrou algum erro? Por favor, notifique-me.
-
é o tipo de questão que derruba o cara, ela favorece quem não tem tanto conhecimento. '' sempre implicará um lançamento a débito '', a cespe forçou nessa, marquei com a mão tremendo. kkk
-
→ Natureza Devedora = Ativo, Despesa, Apliação de recursos, retificadora do passivo exigível, retificadora do patrimônio líquido (DADA)
→ Natureza Credora = Passivo exigível, Receitas, Origem de recursos, retificadora do ativo, Patrimônio Líquido (CPRO)
GAB CERTO
-
Toda origem terá uma aplicação e vice e versa.
-
Galera questão de 2017 e não foi anulada, então esse a interpretação da banca que realmente lança uma dessa pra prejudica, mas vamos levar ao pé da uma letra uma dessa e responder, se der como certo e a banca colocar como errado entra com recurso em cima dessa questão aqui e se por errado e a banca como certo entra com recurso tb, ficar questionando a banca não adianta aqui! vai adiantar só no pós prova!!
Vamos lá.
-
p o r r a ... teclado cadelo fez eu errar uma monte de palavras no meu comentário anterior!
Foi mal galera.
-
O método das partidas dobradas determina que para cada lançamento a débito em uma conta deve haver um lançamento corresponde a crédito em outra conta
A origem sempre será credora e a aplicação devedora
Alguém poderia me explicar, o porquê de tanto alvoroço na questão ? Muitos reclamaram; porém, não apresentaram explicações, desde já agradeço.
-
E quando envolve conta de resultado? Nesse caso o débito contabiliza despesa e não necessariamente aplicação de recursos, e o crédito receita e não origem de recursos...
Péssima questão.
-
Não entendi, e se for uma conta retificadora?
-
A CESPE não se decide! Vai ser ferrar
-
MÉTODO GILSÓVISK.
ALFARTANO QUE É ALFARTANO NÃO ERRA ESSA QUESTÃO!!!!
-
CORRETA
. Aplicações de recursos (sempre DEBITADA)
Ativo
Despesas
Aumento do ativo
Aumento das despesas
Redução do passivo
Redução do PL
. Origens de recursos (sempre CREDITADAS)
Passivo
PL
Receitas
Aumento do passivo
Aumento do PL
Redução do Ativo
2021: O ano da vitória
-
Gaba: CERTO
Comentários: essa foi fhod@, mas tá CERTA!
"Esqueçam" que Ativo = aplicação e Passivo = Origem!
Agora vejas esses exemplos:
Compra de Veículo à vista:
ATIVO
C↓ - Caixa (Origem)
D↑ - Veículo (Aplicação
Compra de Imóvel à vista:
ATIVO
C↓ - Caixa (Origem)
D↑ - Imóvel (Aplicação)
O Colega #sander fez um excelente comentário! CESPE Ama brincar com a interpretação de texto nas questões de contabilidade.
Essa questão o examinador esta querendo que vc tenha uma visão mais ampla da coisa, no inicio do estudo vc aprende que Ativo é aplicação de recursos e Passivo é a origem o examinador quer que vc veja isso nao só entre ativo é passivo mas entre as contas, creio que essa é uma questão que define quem entra ou não nas vagas!, se cair uma phorr@ dessa na PF leva uns 10 mil pra o buraco!
-
GABARITO: CERTO
O método das partidas dobradas estabelece que a cada lançamento, o registro de um débito em uma ou mais contas corresponde ao registro de um crédito no mesmo valor em uma ou mais contas.
Como decorrência desse método:
1 – Em cada lançamento, a soma dos débitos é igual à soma dos créditos;
2 – Não há débito sem crédito correspondente, e vice-versa;
3 – A soma das aplicações e das origens de recursos têm o mesmo valor;
4 – A soma dos saldos das contas devedoras equivale à soma dos saldos das contas credoras.
Assim, por exemplo, a aquisição de um veículo, com pagamento à vista, provocará o lançamento desse valor a débito na conta Veículos e a crédito na conta Disponibilidades.
FONTE: PDF DO ALFACON
-
Questão coringa. Típica questão de quem sabe mais erra. Porque existem as contas retificadoras
Essa questão é uma aula ! Contabilidade e Português. hã? Sério ! Repare !
"o registro de um fato contábil sempre implicará um lançamento a débito, que corresponde à aplicação dos recursos da entidade, e um lançamento a crédito, que corresponde à origem dos recursos aplicados."
Vírgula antes do "que" significa o quê ? oração subordinada adjetiva explicativa. Logo, o examinador não restringiu a informação. Pois ele sabe das contas retificadoras.
Caso alguém discorde, avise-me.
-
O grande "X" dessa questão está no "sempre implicará", a intenção do examinador nessa questão não foi restringir o registro de fato contábil apenas/somente a um débito e um crédito, o que ele quis dizer é que de acordo como o método das partidas dobradas haverá sempre uma aplicação e uma origem, afinal não existe geração espontânea do patrimônio.
Ex1: Compra à vista de um veículo
D - Veículo (aplicação)
C - Caixa\Banco (origem)
Ex2: Compra de um veículo, metade à prazo, metade à vista.
D - Veículo (aplicação)
C - Caixa/Banco (origem)
C - Duplicata (origem)
Vejam que sempre ocorrerá um débito e crédito, em ambas situações, por mais que o Ex2 tenha um débito e dois créditos, podemos entender que o requisito mínimo para obedecer às partidas dobrada foi preenchido, ou seja, a abordagem da questão não é em relação a quantidade de débitos ou créditos que pode ter um lançamento em si, ela versa sobre a possibilidade ou não de existir uma aplicação de recurso sem uma origem, por isso o "sempre implicará".
Não sei se me fiz entender, a questão não é simples como dizem alguns comentários, talvez na hora da prova marcasse errado.
Qualquer equivoco no comentário me avisem, por gentileza!!
-
Parece que o Cespe quer avaliar sua capacidade de argumentação também, porque essa questão com certeza merece ter o gabarito questionado!
-
toda origem; Crédito
toda aplicação; Débito
CERTO
-
✅Gabarito Certo.
A contabilidade usa como método para se escriturar, as partidas dobradas.
A origem é crédito e a respectiva aplicação é débito. Não tem como existir um crédito sem um débito.
Bons estudos!✌
-
só os cabaços erraram essa kkk
-
O que mais fiquei perdido nessa questão foi o fato de "sempre implicará um"
quando acredito que o correto deveria ser "sempre implicará um ou mais"
e nessa outra parte:
Questão: "e um lançamento a crédito"
Como acredito que deveria ser: "e um ou mais lançamento a crédito"
-
Origem e aplicação de recursos dizem respeito à natureza, somente à natureza da conta.
Portanto, não importa se a conta é do ativo, passivo, retificadora...
Natureza devedora: aplicação
Natureza credora: origem
-
É esse tipo de questão que a gente quer na prova... hahhahaha
-
Alesson, Fala isso não. Bate na madeira 3 vezes.
A questão é óbvia, porém o gabarito pode ser dado como a banca quiser. Consegui acertar a questão pq senti a "vibe" que estava pedindo regra geral. Mas e se a banca tivesse lembrado das contas retificadoras? Nesse caso estaria errada a questão.
-
o registro de um fato contábil sempre implicará ? serio? kkkkk
-
O cespe já abordou assunto parecido nesta questão:
TRE ESPIRITO SANTO/ ANALISTE CONTABILIDADE - 2011
O sistema de partidas dobradas consiste no registro de fatos contábeis de modo que, para cada conta debitada, corresponde uma conta creditada e com o mesmo valor.
GABARITO: ERRADO
Na origem do método digráfico (quando foi criado método partida dobrada), em que " A todo débito de uma pessoa corresponde crédito de outra por igual valor", os lançamentos continham apenas um débito e um crédito. Atualmente eles podem conter um ou mais débito e um ou mais créditos.
A palavra sempre invalidou a questão.
-
Cadê o comentário do Renato qdo eu preciso?
-
O método das partidas dobras é utilizado para se escriturar. Através dele tiramos algumas conclusões:
a) Todo e qualquer item que ingressa no patrimônio tem um lugar de onde ele veio;
b) Não existe geração espontânea de patrimônio;
c) Todo patrimônio tem uma origem;
d) As origem dos recursos são representadas por lançamentos a débito;
e) As aplicações dos recursos são representadas por lançamentos a crédito;
Desse modo, concluímos que não há débito sem o respectivo crédito.
Gabarito certo. ✅
-
Vou passar a acreditar na possibilidade do CESPE estar utilizando "um" como artigo indefinido...
-
Segue o ''mantra'' do prof. Gilson Nogueira que você acerta:
''Toooooda origeeeem... ➡ créeedito...
Tooooda aplicaçãaaaao.. ➡ débitooo...''
-
GABARITO CORRETO
O Método das Partidas Dobradas (Veneziano) é utilizado nos lançamentos dos fatos contábeis e preconiza que a todo o débito corresponde um ou mais créditos, sendo que o total de débito é exatamente igual ao total de crédito.
Débito = Aplicação.
Crédito = Origem.
FONTE: Estratégia Concursos.
Foco na missão!
-
Vez ou outra o CESPE gosta de trazer orações subordinadas adjetivas explicativas ou restritivas nas questões que cobram outro conhecimento. Sim, meu amigo, para responder essa questão precisa saber contabilidade E português (como se para ler o próprio enunciado já não precisasse...)
Vamos tirar as orações subordinadas adjetivas do enunciado, fica assim:
Segundo o método das partidas dobradas, o registro de um fato contábil sempre implicará um lançamento a débito e um lançamento a crédito.
Sem problemas certo? Vi gente falando que o "um" restringia a um lançamento apenas, excluindo, mas lembre-se que incompleto não é errado (apesar da banca recorrentemente quebrar nossas pernas, mas esse é o entendimento a ser seguido na maioria das vezes, inclusive aqui.)
Agora, analisando a oração subordinada explicativa. Primeira coisa e mais importante, ela é explicativa, não restritiva. Sim, um lançamento a débito corresponde, por exemplo, à aplicação de recursos; da mesma forma, um lançamento a crédito pode, por exemplo, corresponder a um lançamento de origem.
Gabarito certo.
-
Caralh0, perto da prova da PF as questões de contabilidade LOTAM de comentários.
-
Gabarito: Certo
Um = artigo indefinido - substitua por "algum": O registro do fato contábil sempre implicará algum registro a débito
OU
Um = numeral.
No caso, é artigo indefinido. Dizer que conterá um débito e um crédito não impede que contenha dois, três, quatro... Lembre-se que estamos julgando certo ou errado, nada mais que isso. Se o erro está na sua cabeça e não na assertiva, então ela é certa.
-
Então a questão não leva em consideração lançamentos de segunda, terceira e quarta fórmula ?
-
Para mim, o gabarito seria errado, pois diz ''SEMPRE UM lançamento a débito e UM lançamento a crédito"
Quando na verdade o correto seria UM OU MAIS lançamentos a débito e UM OU MAIS lançamentos a crédito!
OU POR ACASO SÓ EXISTE LANÇAMENTO DE 1° FÓRMULA?
-
DACO: Débito/Aplicação, Crédito/Origem.
Segue um hit pra te ajudar a decorar.
"Entrei numa loja estava em liquidação
Queima de estoque
Fogão na promoção
Escolhi da marca DACO porque DACO é bom... DACO é bommm"
(Tati Quebra Barraco, 2004)
-
CERTO
Na contabilidade, o método utilizado para se escriturar é o método das partidas dobradas. Esse método consiste em considerar que para todo e qualquer item que ingressa no patrimônio, há um lugar de onde ele é proveniente. Ou seja, não há geração espontânea de patrimônio, mas sim uma origem para todo elemento que se aplica no patrimônio, passando a integrá-lo.
A origem dos recursos será representada por um lançamento a crédito e a respectiva aplicação será contabilizada por um lançamento a débito. Como consequência desse método, não haverá débito sem o respectivo crédito.
Fonte: Estratégia
-
Independente de ser um lançamento de 1°,2°,3° ou 4° fórmula sempre terá no mínimo um débito e um crédito. Não tem pra que problematizar... lembrem-se que incompleta é diferente de incorreta.
-
sempre implicará deixa a questão errada
Ex.:
Compra de mercadorias a prazo:
D - ESTOQUES
C - CAIXA/BANCOS
C - FORNECEDORES
e aí?
Cespe tem horas que é f o d a pra crl
-
1 lançamento pode ter envolvimento de varias contas debitadas ou creditadas...questao correta
-
O método das partidas dobradas estabelece que a cada lançamento, o registro de um débito em uma ou mais contas corresponde ao registro de um crédito no mesmo valor em uma ou mais contas.
Como decorrência desse método:
1 – Em cada lançamento, a soma dos débitos é igual à soma dos créditos;
2 – Não há débito sem crédito correspondente, e vice-versa;
3 – A soma das aplicações e das origens de recursos têm o mesmo valor;
4 – A soma dos saldos das contas devedoras equivale à soma dos saldos das contas credoras.
-
A essência do método das partidas dobradas é que o registro de qualquer operação contábil implica que um débito, em uma ou mais contas, deve corresponder a um crédito de igual valor, em uma ou mais contas. Desta forma, a soma dos valores creditados será sempre igual à soma dos valores debitados. Nunca haverá um débito sem crédito correspondente. Portanto, guarde que:
As contas de Passivo (Passivo Exigível e Patrimônio Líquido) representam as origens dos recursos. As contas do Ativo, por sua vez, representam, por sua natureza, aplicações de recursos. Em outras palavras, lançamentos a débito representam aplicações de recursos e a crédito sua origem.
gabarito: certo
-
Imagina o seguinte, vem o auditor na sua empresa e pergunta ..... qual foi a ORIGEM do estoque de onde veio ???
ai vc responde veio do fornecedor (aplicação)
-
hahaha ,então,Cantaaaa:
TODA ORIGEEEEEM : crédito
TODA APLICAÇÃOOOOO : débito
-
(CESPE/Analista/TRE ES/2011)
O sistema de partidas dobradas consiste no registro de fatos contábeis de modo que, para cada conta debitada, corresponde uma conta creditada e com o mesmo valor.
Gabarito: Errado
Banca se contradizendo.
-
gente, questão tá certa.
Pq diz: lançamento e vcs estão interpretando conta a debito ou crédito.
O lançamento a debito pd ser tanto do passivo quanto do ativo.
-
Não procurem pelo em ovo, meu caros. Pão Pão Queijo Queijo. Se pensar demais erra.
-
"sempre implicará" forçou de mais a barra ein... Não podemos esquecer que temos as contas retificadoras, as contas de receitas. Responder questões desse jeito é o mesmo que dar murro em ponta de faca no dia da prova.
-
...sempre implicará PELO MENOS... (seria o correto)
-
Na contabilidade, o método utilizado para se escriturar é o método das partidas dobradas. Esse método consiste em considerar que para todo e qualquer item que ingressa no patrimônio, há um lugar de onde ele é proveniente. Ou seja, não há geração espontânea de patrimônio, mas sim uma origem para todo elemento que se aplica no patrimônio, passando a integrá-lo.A origem dos recursos será representada por um lançamento a crédito e a respectiva aplicação será contabilizada por um lançamento a débito. Como consequência desse método, não haverá débito sem o respectivo crédito,
-
Absurdo essa questão constar como certa, o método de partidas dobradas não necessariamente são um lançamento de débito e um de crédito, pode ser mais do que um, se cair uma questão dessa só acerta quem não sabe, que tipo de critério é esse que essa banca está usando?
-
Questão errada na minha opinião: ERRADA!
Por quê?
Simples:
Primeiro: um débito implica em UM OU MAIS créditos;
Segundo: nem toda conta de natureza devedora representa aplicação de recursos. Basta observar as contas retificadoras do Passivo, por exemplo a conta juros passivos a transcorrer tem natureza devedora e não representa aplicação de recursos.
Espero ter ajudado.
Interessante o professor do Q concursos concordar com a banca.
-
Essa questão está errada . Claramente os termos " um lançamento a débito " e " um lançamento a crédito " estão sendo usados como sinônimos de " um débito " e " um crédito " , pois se esse termo "um " citado anteriormente fosse usado de forma genérica podendo representar um lançamento do tipo a seguir ( como defendem alguns comentários):
D 100
C 50
C 50
Então seriam dois lançamentos na questão ( 1 lançamento para o primeiro " um " e outro para o segundo "um" ).
Questão ridícula.
-
Gab.: CERTO!
D - APLICAÇÕES = ↑ A, ↓ P, ↓ PL, D
C - ORIGEM = ↓ A, ↑ P, ↑ PL, R
-
Entende-se da questão a afirmação que "o método das partidas dobradas pressupõe sempre, no mínimo, um lançamento a débito e um lançamento a crédito", por isso, questão certa. Estaria errada, contudo, caso alegasse que se pressupõe sempre, necessariamente, apenas um débito e um crédito.
-
Toda ORIGEM: Crédito
Toda APLICAÇÂO: Débito
-
É certo que o registro de um fato contábil sempre implicará um (ou mais) lançamento a débito e um (ou mais) lançamento a crédito.
A minha dúvida era com a afirmação de que os lançamentos a DÉBITO correspondem a aplicação de recursos e que os a CRÉDITO correspondem à origem dos recursos aplicados.
Inicialmente pensei que essa relação só seria válida quando a conta a ser debita fosse do ATIVO (NATUREZA DEVEDORA) e a creditada do PASSIVO (NATUREZA CREDORA), mas simulando umas operações simples, acho que dá para entender melhor.
Por exemplo:
1) compra a prazo
D - Estoque (A) - Aplicação de recursos
C - Fornecedor (P) - Origens dos recursos
2) compra à vista
D - Estoque (A) - Aplicação de recursos
C - Caixa (A) - Origem dos recursos
Da mesma forma, no pagamento dessa dívida com o fornecedor a conta a ser debitada será a conta fornecedor (Passivo), que também corresponde à aplicação de recursos, assim como o crédito na conta caixa corresponderá à origem de recursos.
D - Fornecedores (P) - Aplicação de recursos
C - Caixa (A) - Origem dos recursos
Ou seja, todo débito representa uma aplicação de recurso e todo crédito a origem dos recursos.
Não seria isso, pessoal?
-
Débito não quer dizer aplicação de recurso, ativo sim
Crédito não quer dizer origem de recursos, passivo sim