-
Se estiver desatento, o candidato erra essa questão, pois na alternativa E são os segmentos "a essa" e "a sua" que estão sublinhados, e não apenas a preposição "a", podendo sim ser substituído por "à".
-
*Crase PROIBIDA antes dos pronomes demonstrativos este(s), esta(s), esse(s), essa(s), isto.
Atenção pois a questão trata de substituição dos seguimentos "a essa" e "a sua", ficando:
" E você encontrou uma resposta À pergunta?" e "Para responder À pergunta"
Logo, a alternativa E é a resposta correta
-
GABA E
Há três formas válidas.
você encontrou uma resposta a essa pergunta? (não ocorre crase porque o pronome demonstrativo “essa” não aceita artigo, então falta um A, metade da crase. )
você encontrou uma resposta à pergunta? (Ocorre crase pela fusão: resposta A+A pergunta)
você encontrou uma resposta a sua pergunta? (não ocorre crase porque diante de pronome possessivo adjetivo, a crase é facultativa. O autor poderia optar por não usar.)
-
A pergunta está defeituosa, não sei se foi o site ou a FCC
-
CASO FACULTATIVO DE CRASE:
* ANTES DE PRONOMES POSSESSIVOS FEMININOS, NO SINGULAR, QUE NÃO SUBENTENDAM PALAVRAS (EX. MINHA, NOSSA, SUA, ETC)
a sua (...)
à sua (...)
-
Gabarito - E
a) Em o mundo da arte aceita com prazer a cerâmica (3° parágrafo), pode ser acrescentado o sinal indicativo de crase ao termo sublinhado, uma vez que a regência do verbo “aceitar” o permite.
→ Errado. O verbo "aceitar é (VTD), ou seja, não cabe preposição, logo não há crase.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
b) Em o mundo da arte aceita com prazer a cerâmica (3° parágrafo), caso o verbo em destaque seja substituído por “prefere”, o termo sublinhado deverá ser também substituído por “à”.
→ Errado. Caso houvesse a substituição dos verbos nesta oração, "a cerâmica" funcionaria como o objeto direto do verbo "preferir", ou seja, não caberia preposição, logo não haveria crase.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
c) Em especialista em questões ligadas à Amazônia (1° parágrafo), o sinal de crase pode ser suprimido, uma vez que se trata de uso opcional da preposição “a”.
→ Errado. A preposição "a" está sendo regida pelo termo anteposto, e como "amazônia" é um substantivo feminino, a crase é obrigatória.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
d) Em o nome da região de que a arte em questão vem (2° parágrafo), caso se substitua o verbo em destaque por “advém”, o termo sublinhado terá de ser substituído por “à”.
→ Errado. Corrigindo o meu comentário pelo aviso da colega Jamila Ibrahim, o verbo "advir" realmente rege a preposição "de", pois ele provém do verbo "vir", portanto não há de se falar na hipótese de substituir a preposição "de" pelo "à", pois a preposição "de" é uma exigência do verbo.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Quando a crase será facultativa?
1) Diante de nomes próprios femininos. Ex.: Sergio entregou o vinho à Isabela.
2) Diante de pronome possessivo feminino. Ex.: Sergio atribuiu confiança à sua luta diária.
3) Depois da preposição até. Ex.: Sergio foi até à árvore.
Fonte - https://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint81.php
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Confira o meu material gratuito > https://drive.google.com/drive/folders/1sSk7DGBaen4Bgo-p8cwh_hhINxeKL_UV?usp=sharing
-
caí na pegadinha , af
-
Só complementando o excelente comentário do colaga Sérgio Farias, fiquei em dúvida em relação à regência do verbo ADVIR e pesquisei o seguinte:
ADVIR
1. DE algo (provir, resultar)
_ A separação desse casal advém da incompatibilidade de temperamentos.
Acredito que tal verbo não rege a preposição A
Fonte: http://solinguagem.blogspot.com/2011/04/regencia-verbal.html
-
qual o erro da letra D
-
Amazônia é nome comum? 0.0
-
Pompeu Concurseira, o erro da D) é que crase não pode vir antes de pronome indefinido. No caso o "que". Mesmo que substuísse pelo verbo “advém”, o "que" ainda estaria ali.
Se eu estiver errada me avisem...
-
Na gramática do Fernando Pestana (pág 864) diz que há crase antes de topônimo, ou seja, nome de lugar, desde que caiba a seguinte situação:
Fui à Amazônia nas minhas férias. (quem vai, vai à Amazônia, logo volta da Amazônia. - caso que ocorrerá crase obrigatória)
Fui a Ipanema. (quem vai a Ipanema, volta de Ipanema. - caso que não há crase)
-
Mnemônicos
"Quem vai a e volta da crase haverá, quem vai a e volta de crase pra que?"
Fui à Amazônia nas minhas férias. (quem vai, vai à Amazônia, logo volta da Amazônia. - caso que ocorrerá crase obrigatória)
Fui a Ipanema. (quem vai a Ipanema, volta de Ipanema. - caso que não há crase)
vide CECILIA BARBOSA (acrecentando seu comentário)
-
O uso da crase antes de pronomes possessivos no singular, desde que antecedam um substantivo (pronome adjetivo), é facultativo.
ex: Fiz elogios a (à) sua prima.
Contudo, o aconselhável é fazer o uso deste sinal, de modo a evitar possíveis ambiguidades, o que resulta na incompreensão de sentido, sobretudo depois de verbos.
GAB: E
-
RESUMINHO TIRADO AQUI DO QC VIA:DIEGO
☆ CRASE FACULTATIVA:
● Depois da preposição ATÉ: Fui até a casa. / Fui até à casa.
● Antes de pronome possessivo feminino no singular: MINHA TUA VOSSA NOSSA. Respondi a sua irmã. / Respondi à sua irmã.
● Antes de nome próprio feminino: Entreguei a carta a Joana. / Entreguei a carta à Joana.
● *Pronomes de tratamento: Senhora, Senhorita, Madame, Dona. Refiro-mo a dona Maria. / Refiro-mo à dona Maria.
☆ CRASE PROIBIDA :
● Antes de palavras masculinas. Pinto a óleo.
●Palavras no plural sem artigo. Volto daqui a três dias.
●Diante de verbo. Estou disposta a passar.
●Entre palavras repetidas. Estava cara a cara. ; DIA A DIA
●Antes de artigo feminino indefinido: Referia-me a uma valsa.
●Antes de pronome: Pessoais, demonstrativos, indefinidos, tratamento e relativos. :Dirigi-me a ela. Refiro-mo a esta carta. Refiro-me a certa valsa. Falei a Vossa Santidade. Conheço a moça cuja mãe faleceu.
-
a) Incorreto. Aceitar não pede preposição, então não pode haver crase.
b) Incorreto. Preferir pede dois complementos: Preferir um coisa (OD) A outra (OI). Nesse caso, o termo “a cerâmica” é o objeto direto (OD), então não há preposição, logo não há crase.
c) Incorreto. Temos fusão de Ligado A+ A Amazônia. Trata-se de crase obrigatória, não facultativa.
d) Incorreto. O verbo ‘advir’ pediria a mesma preposição.
e) Correto. Há três formas válidas:
1ª) você encontrou uma resposta a essa pergunta? (não ocorre crase porque o pronome demonstrativo “essa” não aceita artigo, então falta um A, metade da crase);
2ª) você encontrou uma resposta à pergunta? (Ocorre crase pela fusão: resposta A+A pergunta);
3ª) você encontrou uma resposta a sua pergunta? (não ocorre crase porque diante de pronome possessivo adjetivo, a crase é facultativa. O autor poderia optar por não usar).
Prof Felipe Luccas, Estratégia Concursos.
-
Galera,vocês poderiam explicar melhor a alternativa E,pois pelo que pouco sei não se admite crase antes de pronomes demostrativos exceto o (aquele{s}) e suas variações,estou sem entender até agora,por favor ajudem!!!!!!
-
Joel, no caso da e), é preciso ler com bastante atenção.
O comando da afirmativa questiona se é possível efetuar a ´´a essa´´ na 1ª frase e ´´a sua´´ na 2ª frase por ´´à´´;
Nesse caso, ficaria assim:
1ª frase: E você encontrou uma resposta à pergunta? (fusão de ´´a´´ preposição com ´´a´´ artigo);
2ª frase: para responder à pergunta. (fusão de ´´a´´ preposição com ´´a´´ artigo);
Ambas estão corretas.
-
Depois de meia hora tentando entender .....tem que prestar atenção no comando da questão que pede para substituir o termo inteiro "a essa" ( cuja crase não seria permitida por se tratar de pronome) por "a sua" (cuja crase é facultativa por se tratar de pronome possessivo feminino) . Pegadinha mesmo!
-
Essa alternativa e) é praticamente uma ilusão de ótica, uma miragem! hahaha
-
Aqui o termo não está sublinhado. Por isso ficou impossível resonder
-
GABA E
-
A C, sem dúvida, também está certa. Trata-se de nome próprio feminino.
-
-
Apenas aperfeiçoando a regra da facultatividade da crase registrada pelo Sérgio TRT : a crase será facultativa antes de pronome possessivo feminino SINGULAR. Caso tal pronome esteja no plural, a crase passa a ser obrigatória: "Sérgio atribuiu confiança às suas lutas diárias."
-
Sobre a alternativa C:
Realmente se trata de um caso de crase opcional, pois Amazônia é nome próprio feminino, mas a justificativa está incorreta, porque se trata de uso opcional do artigo "a".
-
Fiquei com uma duvida na C, "especialista em questões ligadas à Amazônia"
amazonia nao é nome próprio topônimo)???
a crase é facultativa antes de nome ???
-
Fui que nem um pato na B...lendo melhor realmente o ''com prazer'' não seria o obj.direto
-
Um nome próprio é um substantivo que distingue e identifica algo de forma específica, como uma pessoa, um lugar ou entidade geográfica. Quando o nome próprio se refere a uma pessoa, é chamado de antropônimo; quando se refere a um lugar ou acidente geográfico é chamado de topônimo.
-
ALTERNATIVA A: Alternativa incorreta, pois o verbo “aceitar” é transitivo direto no caso em tela, não admitindo a preposição “a”.
ALTERNATIVA B: Alternativa incorreta, pois o verbo “preferir” requer objeto direto para representar a “coisa preferida” e objeto indireto introduzido pela preposição “a” para representar a “coisa preterida”. No caso específico do item, está-se falando da coisa preferida, não havendo, assim, preposição e, consequentemente, não sendo possível o emprego da crase.
ALTERNATIVA C: Alternativa incorreta, pois ocorre a fusão da preposição “a” - requerida pelo nome “ligadas” - com o artigo “a” – solicitado pelo topônimo “Amazônia”. Para chegar à conclusão de que “Amazônia” pede artigo, fazemos o teste “Voltamos da Amazônia com artigo”.
ALTERNATIVA D: Alternativa incorreta, pois a forma verbal “advém” segue não só o modelo de conjugação do verbo “vem” como também sua transitividade. Sendo assim, não se admitirá a preposição “a” em sua regência.
ALTERNATIVA E: Alternativa correta. No primeiro segmento, o uso da crase é obrigatório por causa da requisição do nome incompleto “resposta”, que pede a preposição “a”. A ela se soma o artigo “a”, solicitado pelo substantivo “resposta”. Além disso, do mesmo modo seria permitida a crase em “a sua”, pois o uso de artigo definido feminino antes de pronome possessivo é facultativo.
Resposta: E
-
Quem responde, responde A alguma coisa.
a+a=à