SóProvas



Prova Marinha - 2009 - Quadro Complementar - Segundo-Tenente - Administração


ID
1930219
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Assinale a opção INCORRETA, em relação à Classificação dos Custos.

Alternativas
Comentários
  • Também existem Despesas Fixas e Variáveis.

    O gabarito correto é a letra "c". Pois, os Cf e Cv são uma classificação que levam em consideração o volume de produção e não o produto.

  • O gabarito está equivocado. 
    Despesas também podem ser classificadas em fixas e variáveis. 

    Despesas Fixas: independentemente das vendas mensais ou dos custos de produção, as despesas classificadas como fixas permanecerão a mesma.
    Despesas Variáveis: O gasto é variável e seu valor total muda conforme as vendas, produção ou alguma outra atividade da empresa.

    Correto seria letra C, uma vez que a classificação em custos fixos ou variáveis é baseado no volume de produção e nao no produto, que é o caso de custos diretos e indiretos.


ID
1930222
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Coloque F(Falso) ou V (Verdadeiro) nas afirmativas abaixo, em relação à tomada e prestações de contas, assinalando a seguir a opção correta.

(   ) Os agentes responsáveis, titular e substituto, serão relacionados nas tomadas ou nas prestações de contas por todo o exercício financeiro, exceto se tiverem sido nomeados ou exonerados no decorrer do exercício.

(   ) Tomada de contas é o processo de contas relativo à gestão dos responsáveis por unidades jurisdicionadas da administração federal indireta.

(   ) Processo de Contas Consolidado é o processo de contas ordinárias, organizado com a finalidade de possibilitar o exame conjunto da gestão de unidades administrativas não integrantes da estrutura da unidade jurisdicionada.

(   ) Rol de responsáveis, balanço financeiro e demonstração do resultado do exercício são peças integrantes dos processos de tomadas e prestações de contas anuais.

(   ) Será instaurada tomada de contas especial quando se verificar que não houve prestação de contas por agente responsável ou que ocorreu desfalque, desvio de bens ou outra irregularidade que resulte prejuízo para a Fazenda Nacional.

Alternativas

ID
1930228
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2009
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Uma instituição financeira realiza suas operações financeiras a juros compostos, com uma taxa efetiva de juros de 2,0% ao mês. Os financiamentos são realizados com um prazo de seis meses e podem ser liquidados pelos seguintes planos de pagamentos:

I - Em seis prestações mensais, iguais e sucessivas, ocorrendo a 1a prestação 30 dias após a liberação dos recursos; e
II - Em duas prestações trimestrais, iguais e sucessivas, ocorrendo a 1a prestação 90 dias após a liberação dos recursos.
Sabendo-se que o principal é de R$10.000,00, o valor das prestações em cada um dos planos, de modo que sejam equivalentes à taxa de 2,0% ao mês, no regime de juros compostos, será, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Maior trabalho da vida fazer sem calculadora =(

    A sorte é que resolvendo a 1º já mata a questão.

    I - P = VP. Jx(1+j)^n/(1+j)^n-1 = 10.000 x 0,02x(1+0,02)^6/(1+0,02)^6-1 = 10.000x0,02x1,1261/1,1261-1 = 200x1,1261/0,1261 = 1786.04 (por aproximação,claro)

     


ID
1930231
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

De acordo com a Lei n° 4320/ 64, qual o tipo de crédito adicional destinado a despesas para as quais não haja dotação específica?

Alternativas
Comentários
  • Art. 41. Os créditos adicionais classificam-se em:

     I - suplementares, os destinados a refôrço de dotação orçamentária;

    II - especiais, os destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica;

    III - extraordinários, os destinados a despesas urgentes e imprevistas, em caso de guerra, comoção intestina ou calamidade pública.

  • TÍTULO V - Dos Créditos Adicionais

    Art. 40. São créditos adicionais, as autorizações de despesa não computadas ou insuficientemente dotadas na Lei de Orçamento.

    Art. 41. Os créditos adicionais classificam-se em:

     I - suplementares, os destinados a reforço de dotação orçamentária;

    II - especiais, os destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica;

    III - extraordinários, os destinados a despesas urgentes e imprevistas, em caso de guerra, comoção intestina ou calamidade pública.

    Art. 42. Os créditos suplementares e especiais serão autorizados por lei e abertos por decreto executivo.

    Art. 43. A abertura dos créditos suplementares e especiais depende da existência de recursos disponíveis para ocorrer a despesa e será precedida de exposição justificativa.           

    § 1º Consideram-se recursos para o fim deste artigo, desde que não comprometidos:            

    I - o superávit financeiro apurado em balanço patrimonial do exercício anterior;        

    II - os provenientes de excesso de arrecadação;   

    III - os resultantes de anulação parcial ou total de dotações orçamentárias ou de créditos adicionais, autorizados em Lei;  

    IV - o produto de operações de credito autorizadas, em forma que juridicamente possibilite ao poder executivo realiza-las.       

    § 2º Entende-se por superávit financeiro a diferença positiva entre o ativo financeiro e o passivo financeiro, conjugando-se, ainda, os saldos dos créditos adicionais transferidos e as operações de credito a eles vinculadas.            

    § 3º Entende-se por excesso de arrecadação, para os fins deste artigo, o saldo positivo das diferenças acumuladas mês a mês entre a arrecadação prevista e a realizada, considerando-se, ainda, a tendência do exercício.            

    § 4° Para o fim de apurar os recursos utilizáveis, provenientes de excesso de arrecadação, deduzir-se-á a importância dos créditos extraordinários abertos no exercício.             

    Art. 44. Os créditos extraordinários serão abertos por decreto do Poder Executivo, que deles dará imediato conhecimento ao Poder Legislativo.

    Art. 45. Os créditos adicionais terão vigência adstrita ao exercício financeiro em que forem abertos, salvo expressa disposição legal em contrário, quanto aos especiais e extraordinários.

    Art. 46. O ato que abrir crédito adicional indicará a importância, a espécie do mesmo e a classificação da despesa, até onde for possível.

  • Não é identica! kkkk lá é perguntado sobre outro conectivo.

  • Não é idêntica.

  • Esta questão usa o "uma vez que" (causal) e essa que citou (Q97227) usa o "mesmo que" (concessivo).


ID
1930234
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A etapa do processo de treinamento que visa planejar como as necessidades diagnosticadas deverão ser atendidas, ou seja, o que treinar, quem, quando, onde e como treinar, a fim de utilizar a tecnologia instrucional mais adequada, chama-se

Alternativas
Comentários
  • programação de treinamento

ID
1930237
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Quanto à gestão de estoques, existem vários indicadores de produtividade na análise e controle dos estoques. Assinale o indicador que mede quantas vezes, por unidade de tempo, o estoque se renovou.

Alternativas
Comentários
  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre alguns indicadores relacionados aos estoques. Neste caso, vejamos qual das alternativas apresenta o indicador descrito no enunciado.

    A - incorreta. Cobertura de estoques, para Martins e Alt (2009), indica o número de unidades de tempo, que pode ser em dias, por exemplo, que o estoque médio será suficiente para cobrir a demanda média.

    B - incorreta. inventário físico consiste na contagem física dos itens, e no caso de encontrar diferenças entre o inventário físico e os registros de controles de estoques, devem ser feitos os ajustes necessários.

    C - incorreta. Nível de serviço/atendimento é o indicador de quão eficaz foi o estoque para atender às solicitações do usuário. Assim, quanto mais requisições forem atendidas, nas quantidades e especificações solicitadas, maior será o nível de serviço.

    D - correta. Giro de estoques, para Martins e Alt, mede quantas vezes, por unidade de tempo, o estoque de determinado item de material é renovado. O giro de estoque é determinado pela seguinte fórmula:

    • Giro de estoque = Itens consumidos no período/Estoque médio no período.

    E - incorreta. De acordo com Martins e Campos Alt. (2009) acurácia é igual ao número de itens corretos pelo número total de itens do estoque, ou o valor dos itens corretos pelo valor total dos itens do estoque

    Tendo visto cada uma das opções apresentadas, concluímos que a alternativa "D" é a correta.

    GABARITO: D

    Fonte:

    MARTINS, Petrônio Garcia; ALT, Paulo Renato Campos. Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.


ID
1930240
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Em relação à Contabilidade de Custos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Eliseu Martins

    a) Os Custos de Transformação constituem a soma de todos os custos de produção, exceto os relativos a matérias-primas e outros eventuais adquiridos e empregados sem nenhuma modificação pela empresa. (CORRETO)

     b) O Custeio Baseado em Atividades é um método de custeio que procura reduzir sensivelmente as distorções provocadas pelo rateio arbitrário dos custos indiretos.

     c) O Custeio por Absorção consiste na apropriação de todos os custos de produção aos bens elaborados, e só os de produção; todos os gastos relativos ao esforço de produção são distribuídos para todos os produtos ou serviços feitos.

     d) O Princípio da Realização da Receita é responsável por uma das grandes diferenças entre entre os conceitos de lucro na Economia e na Contabilidade.

     e) Pelo Princípio da Competência ou da Confrontação tem-se o reconhecimento das despesas.


ID
1930243
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Na definição do objeto da licitação, o conjunto de elementos necessários e suficientes, que caracteriza a obra ou o serviço ou complexo de obras ou serviços, objeto da licitação, elaborado com base nas indicações dos estudos técnicos preliminares capazes de assegurar a viabilidade técnica e o adequado tratamento do impacto ambiental do empreendimento, é denominado

Alternativas
Comentários
  • Letra "e", conforme art. 6º da Lei 8.666:

    IX - Projeto Básico - conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar a obra ou serviço, ou complexo de obras ou serviços objeto da licitação, elaborado com base nas indicações dos estudos técnicos preliminares, que assegurem a viabilidade técnica e o adequado tratamento do impacto ambiental do empreendimento, e que possibilite a avaliação do custo da obra e a definição dos métodos e do prazo de execução, devendo conter os seguintes elementos:
    (...)

  •  Projeto Executivo - o conjunto dos elementos necessários e suficientes à execução completa da obra, de acordo com as normas pertinentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT;

     Projeto Básico - conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar a obra ou serviço, ou complexo de obras ou serviços objeto da licitação, elaborado com base nas indicações dos estudos técnicos preliminares, que assegurem a viabilidade técnica e o adequado tratamento do impacto ambiental do empreendimento, e que possibilite a avaliação do custo da obra e a definição dos métodos e do prazo de execução, devendo conter os seguintes elementos [...]


ID
1930249
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral

Segundo Petrônio Martins (2006), em relação à Gestão de distribuição, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A análise custo/benefício pode determinar que, para itens de alto volume e baixo custo unitário, o transporte aéreo pode ser, a longo prazo, muito mais econômico do que o transporte marítimo.

ID
1930252
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria

A administração da empresa é responsável pelo estabelecimento do sistema de controle interno, pela
verificação do seu cumprimento pelos funcionários, bem como pela modificação desse sistema, no sentido de adaptá-lo às novas circunstâncias.

Correlacione os princípios fundamentais dos controles contábeis, segundo Almeida (2003), e assinale a opção correta.

    PRINCÍPIOS                           

I - Responsabilidade
II - Rotinas internas
III- Acesso aos ativos
IV - Segregação de funções
V - Auditoria interna

CARACTERÍSTICAS

( ) Verificar se as normas internas estão sendo seguidas.
( ) Guarda de títulos em cofre.
( ) Assegurar que todos os procedimentos de controles sejam executados.
( ) Fichas de lançamento contábil.
( ) Uma mesma pessoa não pode ter acesso aos ativos e aos registros contábeis.
( ) Contagem de caixa e comparação com o saldo do razão geral.

Alternativas

ID
1930255
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Correlacione os tipos de planejamento às suas respectivas características e assinale a opção correta.

TIPOS DE PLANEJAMENTO

I - Estratégico
II - Tático
III - Operacional

CARACTERÍSTICAS

(   )  Visão do futuro, fatores ambientais externos e fatores organizacionais internos.
(   )  Detalhado e analítico. Aborda cada operação em separado.
(   )  Macroorientado. Aborda a organização como um todo.
(   )  Tradução e interpretação das decisões estratégicas em planos concretos ao nível departamental.
(   )   Envolve cada tarefa/atividade. Direcionado a curto prazo.
(   )   Aborda cada unidade organizacional em separado. Menos genérico e mais detalhado.

Alternativas
Comentários
  • A questão cobrou as principais características do planejamento de acordo com os níveis organizacionais.

    Para isso, traremos esse breve resumo sobre cada uma dos três níveis organizacionais baseado na obra de Chiavenato (2014):

    ◾ NÍVEL ESTRATÉGICO OU INSTITUCIONAL

    ➡ "corresponde ao nível mais elevado e é composto por diretores, proprietários ou acionistas e dos altos executivos. É o nível em que as decisões são tomadas e são definidos os objetivos da organização e as estratégias para alcançá-los." (Chiavenato, 2014)

    Esse nível tem visão sistêmica, global (olha para organização como um todo). Suas decisões e planejamentos são de longo prazo (voltado para o futuro) e também possuem maior risco.

    ◾ NÍVEL TÁTICO/DEPARTAMENTAL/ GERENCIAL/MEDIADOR OU INTERMEDIÁRIO

    ➡ "Trata-se da linha do meio de campo. Atua na escolha e captação dos recursos necessários, bem como na distribuição e colocação do que foi produzido pela empresa nos diversos segmentos do mercado." (Chiavenato, 2014)

    Tem visão departamental/setorial e suas decisões e planejamentos são de médio prazo envolvendo médio risco;

    ◾ NÍVEL OPERACIONAL

    ➡ "Está ligado aos problemas de execução cotidiana e eficiente das tarefas e operações da organização e orientado para as exigências impostas pela natureza da tarefa técnica a ser executada, com os materiais a serem processados e a cooperação de vários especialistas necessários ao andamento dos trabalhos. É o nível no qual as tarefas são executadas e as operações realizadas: envolve o trabalho básico relacionado com a produção dos produtos ou serviços da organização." (Chiavenato, 2014)

    Tem visão específica voltada para as operações e suas decisões e planejamentos são de curto prazo envolvendo baixo risco.

    Fonte: Idalberto Chiavenato. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9 ed. Manole. 2014

    TIPOS DE PLANEJAMENTO

    I - Estratégico II - Tático III - Operacional

    CARACTERÍSTICAS

    (I) Visão do futuro, fatores ambientais externos e fatores organizacionais internos. 

    (III) Detalhado e analítico. Aborda cada operação em separado.

    (I) Macroorientado. Aborda a organização como um todo. 

    (II) Tradução e interpretação das decisões estratégicas em planos concretos ao nível departamental. 

    (III) Envolve cada tarefa/atividade. Direcionado a curto prazo.

    (II) Aborda cada unidade organizacional em separado. Menos genérico e mais detalhado.

    Logo, a sequência correta é (I) (III) (I) (II) (III) (II)

    GABARITO: LETRA D


ID
1930258
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2009
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Uma loja de eletrodoméstico oferece seu Plano Especial de Inverno, no qual as vendas de agosto podem ser financiadas com o 1° pagamento só em dezembro. A taxa de juros efetiva cobrada nesse financiamento é de 2,0% ao mês, no regime de juros compostos, e os cálculos são feitos considerando que os meses têm 30 dias. Um cliente realizou, em 13 de agosto, compras no valor de R$1.000,00 e deseja pagá-las em quatro prestações mensais, iguais e sucessivas.

Aproveitando a oferta do Plano Especial, esse cliente, fará o pagamento da 1a prestação em dezembro, e o valor de suas prestações mensais será de 

Alternativas
Comentários
  • Toda vez que a questão pedir o valor de determinadas parcelas/prestações iguais e sucessivas usaremos a fórmula do valor presente da anuidade (VPA)

    VPA = C x [1 - (1 / 1 + i)^t] / i

    VPA = 1.000 x (1,02^3)

    VPA = 1.061.208

    1.061.208 = C x [ 1 - (1 / 1 + 0,02)^4] / 0,02

    1.061.208 = C x 3,807728699

    C = 278,70

    GAB. C


ID
1930261
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Segundo Cury (2005), qual tipo de estrutura organizacional tem larga aplicação em trabalhos de natureza industrial, especialmente operários de linha de produção ou montagens em grande volume?

Alternativas
Comentários
  • D) Funcional.

    Segundo Cury, a Estrutura Funcional é baseada nas ideias de Taylor e é aplicada em larga escala na base da organização, prevalecendo a especialização. A estrutura é bastante utilizada em trabalhos de natureza industrial.


ID
1930264
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Assinale a opção que, segundo Chiavenato (2003), apresenta a principal técnica de Desenvolvimento Organizacional (DO) para as relações intergrupais, que constituem uma técnica de alteração comportamental a partir da atuação de um consultor interno ou externo como moderador.

Alternativas
Comentários
  • Reunião de Confrontação - É uma técnica de alteração comportamental desenvolvida através de algum consultor interno ou externo (terceira parte) que diagnostica o conflito duradouro existente entre duas ou mais pessoas, e baseado no conhecimento da dinâmica de situações e conflitos interpessoais, facilita uma confrontação no sentido de superar o conflito.

  • Téc. intervenção para indivíduos ----------- t- group/sensitive

    Téc intervenção para duas ou mais pessoas -----------------transacional/ auto diagnostico

    Téc intervenção para grupos ---------------------------------------consultória de procedimentos e desenvolvimento

    Téc intervenção intergrupal ------------------------------------reunião de confrontação

    Téc intervenção de organização como um todo -----------feedback

  • a) Consultoria de procedimentos é uma técnica que utiliza equipes coordenadas por um consultor interno ou externo. O consultor promove intervenções nas equipes para torná-las mais sensíveis aos seus processos internos de estabelecer metas e objetivos, participação, de sentimentos, liderança, tomada de decisões, confiança e criatividade. O consultor trabalha com os membros da equipe para ajudá-los a compreender a dinâmica de suas relações de trabalho em situações de grupo ou equipe, a mudar os meios com os quais eles trabalham juntos e a desenvolver o diagnóstico e as habilidades de solução de problemas que eles necessitam para poder aumentar sua eficácia.

    b) Reuniões de confrontação constituem uma técnica de alteração comportamental a partir da atuação de um consultor interno ou externo (chamado terceira parte), como moderador. Dois grupos antagônicos em conflito (por desconfiança recíproca, discordância, antagonismo, hostilidade etc.) podem ser tratados através de reuniões de confrontação, nas quais cada grupo se autoavalia, bem como avalia o comportamento do outro, como que se colocado frente a um espelho. (Gabarito)

    c) Desenvolvimento de equipes é uma técnica de alteração comportamental na qual grupos de pessoas de vários níveis e áreas reúnem-se sob a coordenação de um consultor e criticam-se mutuamente, procurando um ponto de encontro em que a colaboração seja mais frutífera, eliminando-se as barreiras interpessoais de comunicação através do esclarecimento e compreensão das suas causas. Cada equipe autoavalia seu desempenho e comportamento através de determinadas variáveis. O trabalho em equipe elimina as diferenças hierárquicas e os interesses específicos de cada departamento, proporcionando uma predisposição sadia para a criatividade e a inovação.

    d) A principal técnica de DO para toda a organização é a retroação de dados, ou ainda técnica de levantamento e suprimento de informações é uma técnica de mudança de comportamento que parte do princípio de que quanto mais dados cognitivos o indivíduo recebe, tanto maior será a sua possibilidade de organizar os dados e agir criativamente.

    e) Treinamento da sensitividade é uma modalidade de dinâmica de grupo destinada a reeducar o comportamento humano e melhorar as relações sociais. É realizado por meio de grupos chamados “T-groups” (grupos de treinamento que recebem nomes como learning groups, grupos de encontro, grupos autoanalíticos), que têm por volta de 10 participantes e são orientados em laboratório (sala de aula ou área isolada) por um psicólogo a fim de aumentar sua sensibilidade quanto às suas habilidades de relacionamento interpessoal. Em várias reuniões, osparticipantes diagnosticam e experimentam o seu comportamento em grupo, atuando como sujeitos e experimentadores ao mesmo tempo e recebendo assessoria de um psicólogo. 

    Fonte: https://www.tecconcursos.com.br/blog/teorias-administrativas-resumo-bizu/


ID
1930267
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2009
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Assinale a opção que apresenta as denominações das taxas de juros ligadas ao fenômeno da inflação.

Alternativas

ID
1930270
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

No orçamento público, as aplicações correspondem às despesas classificadas segundo categorias econômicas, ou seja, corrente e de capital. Assinale a opção que contém apenas despesas de capital.

Alternativas
Comentários
  • Despesas de Capital -são aquelas que contribuem, diretamente, para a formação ou aquisição de um bem de capital.

    Ex: Obras Públicas, Amortização da Dívida Pública, Aquisição de Imóveis

    Letra C


ID
1930273
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Segundo Gulick, citado por Cury (2005), facilitar a coordenação dos trabalhos técnicos, pois os empregados que se dedicam a um determinado tipo de função são reunidos numa única estrutura, sob uma única supervisão, o que favorece também o controle central, é uma das vantagens do critério
básico de departamentalização por

Alternativas
Comentários
  • processo dominante

ID
1930276
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em relação às Teorias Administrativas, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe se o erro da A é que a teoria da burocracia tem relação com o ambiente exterior?


ID
1930279
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2009
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Um certificado de depósito bancário tem um valor de regaste de R$10.000,00 e um prazo de 60 dias a decorrer até seu vencimento. Realizando os cálculos no regime de juros compostos e considerando o mês comercial com 30 dias, qual o valor a ser aplicado nesse certificado para que sua taxa de remuneração efetiva seja de 1% ao mês?

Alternativas
Comentários
  • VF = 10.000; n = 60 dias /30 = 2 meses; i = 1% a.m. = 0,01.

    10.000 = VP x ( 1 + 0,01 ) ^2

    10.000 = VP x 1,0201

    VP = 10.000 / 1,0201 = 9.802,96 letra b.


ID
1930282
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em relação à modalidade de licitação Pregão, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • os licitantes poderão deixar de apresentar os documentos de habilitação que já constem do Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores - Sicaf e sistemas semelhantes mantidos por Estados, Distrito Federal ou Municípios, assegurado aos demais licitantes o direito de acesso aos dados nele constantes.

    Lei 10.520 Art.4º, XIV.

    LETRA D 

  • E) declarado o vencedor, qualquer licitante poderá manifestar imediata e motivadamente a intenção de recorrer, quando lhe será concedido o prazo de 5 dias para apresentação das razões do recurso.

     

    Art. 4º  A fase externa do pregão será iniciada com a convocação dos interessados e observará as seguintes regras:

    XVIII - declarado o vencedor, qualquer licitante poderá manifestar imediata e motivadamente a intenção de recorrer, quando lhe será concedido o prazo de 3 (três) dias para apresentação das razões do recurso, ficando os demais licitantes desde logo intimados para apresentar contra-razões em igual número de dias, que começarão a correr do término do prazo do recorrente, sendo-lhes assegurada vista imediata dos autos;

    Lei 10.520.

  • a) fase externa;

    b) menor preço;

    c) caberá ao pregoeiro;

    d) GABARITO;

    e) 3 dias.

  • Letra E => 5 dias para qualquer interessada e 3 dias para participantes


ID
1930285
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Em relação ao Orçamento Público, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
1930288
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo.


I- O prazo contratual é, via de regra, coincidente com a vigência do crédito orçamentário, que é idêntica ao ano civil (Lei n° 4320/ 64, art 34), salvo se celebrado o negócio no último quadrimestre.

II- O contrato administrativo poderá ser verbal, nas pequenas contratações que tenham por objeto compras, sendo escrito em todas as demais hipóteses.

III- Para a execução do contrato pode ser admitida a subcontratação parcial, vedada apenas quando se tratar de serviços técnicos especializados.

IV- No regime de execução de um contrato por empreitada, a contraprestação é devida na proporção em que é realizada a obra, periodicamente, após a medição da administração.

Alternativas
Comentários
  • I- Art. 7 (...) § 2  As obras e os serviços somente poderão ser licitados quando:

    (...) III - houver previsão de recursos orçamentários que assegurem o pagamento das obrigações decorrentes de obras ou serviços a serem executadas no exercício financeiro em curso, de acordo com o respectivo cronograma;

    II- Art. 60.  (...) Parágrafo único.  É nulo e de nenhum efeito o contrato verbal com a Administração, salvo o de pequenas compras de pronto pagamento, assim entendidas aquelas de valor não superior a 5% (cinco por cento) do limite estabelecido no art. 23, inciso II, alínea "a" desta Lei, feitas em regime de adiantamento.

    III- Art. 72. O contratado, na execução do contrato, sem prejuízo das responsabilidades contratuais e legais, poderá subcontratar partes da obra, serviço ou fornecimento, até o limite admitido, em cada caso, pela Administração.

    Art. 23 (...) § 5   É vedada a utilização da modalidade "convite" ou "tomada de preços", conforme o caso, para parcelas de uma mesma obra ou serviço, ou ainda para obras e serviços da mesma natureza e no mesmo local que possam ser realizadas conjunta e concomitantemente, sempre que o somatório de seus valores caracterizar o caso de "tomada de preços" ou "concorrência", respectivamente, nos termos deste artigo, exceto para as parcelas de natureza específica que possam ser executadas por pessoas ou empresas de especialidade diversa daquela do executor da obra ou serviço.  

    IV- Art. 6              

    a) empreitada por preço global - quando se contrata a execução da obra ou do serviço por preço certo e total;

    b) empreitada por preço unitário - quando se contrata a execução da obra ou do serviço por preço certo de unidades determinadas;

    d) tarefa - quando se ajusta mão-de-obra para pequenos trabalhos por preço certo, com ou sem fornecimento de materiais;

    e) empreitada integral - quando se contrata um empreendimento em sua integralidade, compreendendo todas as etapas das obras, serviços e instalações necessárias, sob inteira responsabilidade da contratada até a sua entrega ao contratante em condições de entrada em operação, atendidos os requisitos técnicos e legais para sua utilização em condições de segurança estrutural e operacional e com as características adequadas às finalidades para que foi contratada;

  • Contrato Verbal = 5% do valor do convite | Contrato Dispensável = 10% do valor do convite

    SUBCONTRATAÇÃO: somente admitida se prevista no Edital + haja concordância da Administração (Exceção a natureza intuito personae). Não é possível a subcontratação Total, somente parcial. A morte do contratado não implica na execução por seus herdeiros. Há quem sustente ser “inconstitucional” a previsão expressa da subcontratação na Lei 8.666. Subcontratação não admitidas em edital ensejam a rescisão do contrato.


ID
1930291
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2009
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Com relação ao recrutamento de pessoal, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • No meu modo de ver, caracteriza se, recrutamento externo...

    Essa modalidade de recrutamento é caracterizada pela busca de profissionais qualificados, para o preenchimento de uma vaga em aberto, fora do quadro de funcionários presente na empresa. Em vez de fazer uma seleção interna, essa procura é realizada entre pessoas que estão buscando um novo emprego.

     

  • Acredito que os erros são estes abaixo, se alguém explicar melhor agradeço.

    a) O recrutamento interno incide, exclusivamente, sobre candidatos reais (potenciais) aplicados na própria empresa.

    b) A apresentação de candidatos por parte dos funcionários da empresa é uma técnica de recrutamento externo. (Correta, uma vez que os possíveis funcionários da empresa estarão no ambiente externo não participando ainda da cultura da empresa da mesma forma das pessoas que os indicaram).

    c) O objetivo básico do recrutamento (seleção) é o de escolher e classificar os candidatos adequados ao cargo e às necessidades da organização.

    d) As palestras e as conferências, em universidades e escolas, para divulgar a empresa e as oportunidades de trabalho, são técnicas de recrutamento interno (externo).

    e) O recrutamento externo (interno), quando administrado incorretamente, pode levar à situação que Laurence Peter denomina de "Princípio de Peter".

    (O Princípio de Peter em conjunto como o recrutamento interno tenta informar que uma grande quantidade de promoções internas e de forma rápida até a última posição poderá gerar desestímulo e até ocasionar que se alcance o cúmulo da sua incompetência aos promovidos).

  • Gabarito B

    A) não somente reais, mas podem os candidatos potenciais;

    C) O objetivo básico do recrutamento é atrair pessoas. o informado na questão é sobre seleção;

    D) Recrutamento externo;

    E) princípio de Peter é relacionado ao recrutamento interno sobre até onde o funcionário pode chegar para atingir seu nível de incompetência.


ID
1930294
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em relação à Administração Estratégica, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A estabilização é uma alternativa de formulação de estratégia adotada pela organização para manter ou aumentar levemente o atual volume de negócios que uma unidade estratégica de negócio está gerando; e é desejada quando existe baixo risco e um ambiente receptivo.

ID
1930297
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Uma empresa compra um item de estoque, cuja demanda é de 500 unidades/mês. A empresa mantém estoque de segurança de 80 unidades, e a entrega é efetuada em 5 dias úteis. Supondo que as compras sejam feitas em lotes de 2000 unidades, o Ponto de Pedido (PP) desse item, considerando o mês com 20
dias úteis, será de quantas unidades?

Alternativas
Comentários
  • Ponto de Pedido= Consumo mensal x tempo de reposição + Estoque mínimo 

    PP= 500x 5/20 + 80 = 205

     

    Fé!


ID
1930300
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

O investimento inicial de capital e seus aumentos posteriores ou desinvestimentos feitos numa entidade, bem como o resultado obtido do confronto entre contas de receitas e despesas dentro do período contábil, são as causas principais que fazem variar:

Alternativas
Comentários
  • (E)

    Tais fatos irão alterar o PL.


ID
1930303
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em relação aos tipos de filosofia do planejamento apontados por Ackoff, citado por Chiavenato (2004), assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A questão cobrou conhecimento sobre as filosofias da ação do planejamento de Ackoff.

    De acordo com o autor, os tipos de planejamento são os seguintes:

    • CONSERVADOR: relaciona-se com a manutenção das condições existentes. Ele é voltado para a estabilidade. "sua base é predominantemente retrospectiva no sentido de aproveitar a experiência passada e projetá-la para o futuro." (Chiavenato, 2005); Visa identificar e sanar problemas. O planejamento conservador, também chamado de filosofia da satisfação ou defensiva possui ênfase na sobrevivência da organização. Visa manter o status quo. É de baixo custo de implementação e voltada para o curto prazo.
    • OTIMIZANTE: tem relação com a inovação e a adaptabilidade da organização. Visa incrementar as suas práticas e torná-las cada vez melhores. Visa minimizar recursos e maximizar resultados. Planejamento otimizante é a filosofia de Ackof é voltada para fazer "tão bem quanto possível, utilizando objetivos quantificáveis" (Moreira, 2020)
    • ADAPTATIVO: é o planejamento voltado para os ajustes relacionados às contingências que podem ocorrer no caminho da organização. Nela, a adaptação ou prospecção busca o equilibro da organização em resposta a uma mudança que ela tenha sofrido.

    Analisando as alternativas, temos que:

    A- ERRADO. O planejamento conservador procura manter o status quo.

    B- ERRADO. Pois descreve o planejamento otimizante.

    C- ERRADO. Refere-se ao planejamento conservador.

    D- CERTO. É o planejamento voltado para os ajustes relacionados às contingências

    E- ERRADO. No planejamento otimizante a organização trabalha com um ambiente mutável e com isso deve lidar com as implicações das inovações e adaptabilidades.

    Fontes:

    MOREIRA. E.A.L. Administração Geral e Pública para concursos. 4ª ed Juspodivm,2020.

    CHIAVENATO, I. Administração dos novos tempos. 2ª ed. Elsevier. 2005 (Pág. 194)

    GABARITO: LETRA D

  • Lembre-se que ADAPTABILIDADE é PLANEJAMENTO OTIMIZANTE,

    enquanto FUTURO é PLANEJAMENTO ADAPTATIVO

    Adaptabilidade, Inovação = Otimizante Estabilidade, manutenção = Conservador Futuro = Adaptativo

    Ano: 2019 Banca: FASTEF Órgão: UFCA Prova: FASTEF - 2019 - UFCA - Assistente em Administração O tipo de planejamento voltado para a estabilidade e a manutenção da situação existente na organização é chamado de: A) planejamento conservador.

    Ano: 2014 Banca: Marinha Órgão: CP-PCNS Prova: Marinha - 2014 - CP-PCNS - Administrador O planejamento consiste em uma tomada antecipada de decisões, e pode se subordinar a alguns tipos de filosofia. Ackoff, citado por Chiavenato (2010), aponta tres tipos de filosofia do planejamento. Como se denomina a filosofia do planejamento voltada para a adaptabilidade e inovação dentro da organização, na qual as decisoes sao tomadas no sentido de se obterem os melhores resultados possiveis? B) Planejamento otimizante.

    Ano: 2009 Banca: Marinha Órgão: Quadro Complementar Prova: Marinha - 2009 - Quadro Complementar - Segundo-Tenente - Administração Em relação aos tipos de filosofia do planejamento apontados por Ackoff, citado por Chiavenato (2004), assinale a opção correta. D) O planejamento adaptativo é o planejamento voltado para as contingências e para o futuro das organizações.

    Ano: 2015 Banca: IF-PB Órgão: IF-PB Prova: IF-PB - 2015 - IF-PB - Assistente em Administração Leia o texto a seguir: É o planejamento voltado para as contingências e para o futuro da organização. As decisões são tomadas no sentido de compatibilizar os diferentes interesses envolvidos, elaborando uma composição capaz de levar a resultados para o desenvolvimento natural da empresa e ajustá-la às contingências que surgem no meio do caminho. Essa descrição corresponde ao tipo de planejamento: E) Adaptativo.

    Ano: 2014 Banca: IDECAN Órgão: CNEN Prova: IDECAN - 2014 - CNEN - Assistente Administrativo “O planejamento voltado para as contingências e para o futuro da organização.” Baseado em Chiavenato, a afirmativa anterior é ::: C) planejamento adaptativo.

    Ano: 2021 Banca: Quadrix Órgão: CRT - SP Prova: Quadrix - 2021 - CRT - SP - Técnico Administrativo Para Russell L. Ackoff, o planejamento pode ser conservador, otimizante ou adaptativo. O planejamento otimizante é voltado para a adaptabilidade e tem base incremental, buscando a melhoria contínua. Certo


ID
1930306
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Segundo Cury (2005), assinale a opção que apresenta uma característica da Adhocracia.

Alternativas
Comentários
  • Adhocracia = o antônimo de burocrácia.

  • adhocracia - teoria contingencial - situacional(generalista)

  • C) Cargos generalistas, continuamente redefinidos por interação com outros indivíduos participantes da tarefa.

    Adhocracia:

    • estruturas temporárias e flexíveis;
    • tomada de decisão descentralizada;
    • cargos generalistas, com grande interação com os indivíduos;
    • interação horizontal;
    • ênfase na doutrina Behaviorista e enfoque na Teoria Contingencial.

ID
1930309
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Com relação à Despesa Pública, analise as afirmativas abaixo.
I- O empenho da despesa é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição.
II- O agente fiscal é a autoridade competente para conceder suprimento de fundos, fixando-lhe o valor.
III-O terceiro estágio da despesa consiste na verificação do direito adquirido pelo credor ou entidade
beneficiária.
IV- Consideram-se Restos a Pagar as despesas empenhadas e não pagas até 31 de dezembro.
V- O empenho é definido como ordinário quando o montante for previamente conhecido e deva ocorrer de uma só vez.

Assinale a opção correta.

Alternativas

ID
1930312
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Dentre os tipos básicos de decisão estabelecidos por Thompson, citado por Chiavenato (2004), qual deles é indicado quando se há certeza quanto às causas das alternativas disponíveis, mas ambigüidade e incerteza quanto às preferências dos resultados esperados?

Alternativas
Comentários
  • TIPOS BÁSICOS DE DECISÃO

     

    Os quatro tipos de decisão podem ser assim descritos:

     

    Computação: quando há certeza em relação a causalidade e aos resultados, a estratégia computacional é a indicada para a tomada de decisão. Torna-se um assunto técnico e mecânico. É a chamada decisão programada, em que a máquina e o computador prestam excelentes resultados.

     

    Julgamento: quando as causas são incertas e discutíveis, mas as preferências com respeito aos resultados são claras e certas, a tomada de decisão traz dificuldades e complexidades que desafiam a análise objetiva. Trata-se de uma decisão não-programável e, quando se repete freqüentemente, pode ser tratada através de estimativas probabilísticas.

     

    Compromisso: quando há certeza quanto às causas das alternativas disponíveis, mas ambigüidade e incerteza quanto às preferências dos resultados esperados, surge a estratégia de decisão pelo compromisso ou pela transigência. Se os recursos são escassos ou limitados, como geralmente o são, os cursos alternativos de ação são escolhidos em função do sucesso em alguma direção, mas como as preferências são incertas e ambíguas, deve-se acomodar as preferências concorrentes dos tomadores de decisão.

     

    Inspiração: é a situação em que ocorre incerteza tanto quanto às causas como quanto às preferências de resultado. É o caso das situações caracterizadas por confusão ou caos, em que as pessoas não concordam com causas ou preferências e as decisões ocorrem por inspiração, muitas vezes sem lógica nenhuma.

     

    GAB: LETRA E

    FONTE: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAK_kAB/intruducao-a-administracao?part=4

  • Decisão

    https://imgur.com/6We8bQP


ID
1930315
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Observe as operações abaixo.

Estoque Inicial, em 01MAR2009, composto por 40 unidades de botes novos, adquiridos por R$13.000,00 cada um, num total de R$ 520.000,00. No mesmo mês ocorre a. seguinte movimentação:

03MAR - Compra de 15 unidades por R$ 14.000, 00 cada uma.

04MAR - Venda de 16 unidades por R$ 16.000,00 cada uma.

06MAR - Venda de 20 unidades por R$ 17.000,00 cada uma.

07MAR - Compra de 10 unidades por R$ 15.000,00 cada uma.

08MAR - Venda de 19 unidades por R$ 18.000,00 cada uma.

Com base nos dados apresentados, utilizando o critério UEPS, o valor do Custo das Mercadorias Vendidas e do Estoque Final será, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • CMV = EI + CL - EF

    CMV = 520.000 + 360.000 - 130.000

    CMV = 750.000

    EF = 10 Unid x 13.000

    EF = 130.000

    Gabarito: C


ID
1930318
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária

De acordo com Ross (2007), assinale a opção correta em relação aos critérios de investimento.

Alternativas

ID
1930321
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Quanto aos fatores de especificação na análise de cargos, assinale a opção que NÃO representa um requisito mental.

Alternativas
Comentários
  • Informação a respeito dos cargos: o método requer uma cuidadosa e completa análise dos cargos a serem avaliados para desenvolver especificações dos cargos em termos de fatores de avaliação.

    Escolha dos fatores de avaliação: os fatores de avaliação derivam das especificações dos cargos. Em geral, o método de comparação por fatores utiliza cinco elementos de avaliação:

    Requisitos mentais: instrução necessária, experiência anterior, iniciativa e aptidões.

    Requisitos físicos: esforço físico, concentração visual ou mental, destrezas ou habilidades físicas e compleição física.

    Responsabilidades: supervisão de pessoas, material, equipamento ou ferramental, dinheiro, títulos ou documentos, e contatos internos ou externos.

    Condições de trabalho: ambiente físico de trabalho e riscos de acidentes.

    (CHIAVENATO, 2014)


ID
1930324
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Segundo a Lei 8666/ 93, assinale a opção que apresenta uma situação de inexigibilidade de licitação.

Alternativas
Comentários
  • Letra "d", as outras todas são hipóteses de dispensa.

    Art. 25.  É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial:
    (...)
    III - para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.

  • A letra D ainda não está de toda correta, o inciso III do artigo 25 diz:

    III - para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada OU pela opinião pública.

    Logo, pode ser um ou outro e não os dois. 

  • Letra D

    Questão CLÁSSICA de Inexigibilidade.

    a) Em casos de guerra ou grave perturbação da ordem. (Dispensa)

    b) Quando a União tiver de intervir no domínio econômico para regular ou normalizar o abastecimento.(Dispensa)

    c) Quando houver possibilidade de comprometimento da segurança nacional, nos casos estabelecidos em decreto do Presidente da República, ouvido o Conselho de Defesa Nacional. (Dispensa)

    d) Contratação de profissional de qualquer setor artístico, desde que o mesmo seja consagrado pela crítica especializada e pela opinião pública.

    e) Contratação do fornecimento de suprimento de energia elétrica, com concessionário, permissionário ou autorizado, segundo as normas da legislação específica. (Dispensa)

    Marinha, BRASIL.

  • INEXIGIBILIDADE: inviabilidade de competição (rol exemplificativo)

    DISPENSÁVEL: possibilidade de não realização (rol taxativo)

    DISPENSADA: vedação legal da licitação, sempre ligado à alienação (rol taxativo)

    *Decore isso e não erre mais esses tipos de questões.


ID
1930327
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação à motivação, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Os fatores higiênicos(extrínsecos) referem-se : CONTEXTO do cargo; condições de trabalho; salário; relações com o superior; benefícios e serviços sociais

     


ID
1930330
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária

Segundo Giacomoni (2007), a Lei Orçamentária Anual é constituída por três orçamentos. Quais são eles?

Alternativas

ID
1930333
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Segundo Almeida (2003), as normas de auditoria representam as condições necessárias a serem observadas pelos auditores externos no desenvolvimento do serviço de auditoria, e podem ser relativas à pessoa do auditor, à execução do trabalho e ao parecer.
Classifique os itens abaixo quanto à pessoa do Auditor (A), à execução do Trabalho (T) ou ao Parecer (P), e assinale a opção que indica a seqüência correta.

(  ) O auditor deve estudar e avaliar o sistema contábil e o controle interno da empresa, como base para determinar a confiança que neles pode depositar.

(  ) O auditor deve ser independente em todos os assuntos relacionados com seu trabalho.

(  ) O auditor deve expressar, no parecer, sua opinião sobre as demonstrações contábeis tomadas em conjunto.

(  ) O auditor deve aplicar o máximo de cuidado e zelo na realização de seu exame e na exposição de suas conclusões.

Alternativas

ID
1930336
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Dentre os níveis administrativos citados por Cury (2005), assinale a opção que apresenta atribuição típica de um gerente de segundo nível administrativo.

Alternativas
Comentários
  • Nível tático.

  • Níveis Administrativos citados por Cury:

    1º Nível: Administração Estratégica;

    2º Nível: Administração Setorial ou Administração de Cúpula de Produção;

    3º Nível: Administração Funcional;

    4º Nível: Administração de Supervisão.

  • A) Traduzir as políticas, estratégias e diretrizes em objetivos setoriais. 2º Nível Adm. (Adm de cúpula de produção ou Setorial) CORRETA

    B) Definir as políticas e estabelecimento de estratégias e diretrizes com lógica de sistema aberto. 1º Nível Adm. (Adm Estratégica)

    C) Executar os planos instrumentais e operacionais. Misturou o 3º e 4º níveis.

    D) Realizar atividades e tarefas com lógica de sistema fechado. 4º Nível Adm. (Adm. de Supervisão)

    E) Definir, a partir dos objetivos setoriais, as metas a serem desenvolvidas pelos órgãos subordinados. 3º Nível Adm. (Adm. Funcional)

    Fonte: Quadro-resumo dos Quatros Níveis Administrativos, Cury 2005

  • 4 níveis administrativos citados por cury:

    1º nível = administração estratégica

    2º nível = administração setorial

    3º nível = administração funcional

    4º nível = administração de supervisão

    Traduzir as políticas, estratégias e diretrizes em objetivos setoriais.

  • 4 níveis administrativos citados por cury:

    1º nível = administração estratégica

    2º nível = administração setorial

    3º nível = administração funcional

    4º nível = administração de supervisão

    Traduzir as políticas, estratégias e diretrizes em objetivos setoriais.

  • Níveis Administrativos citados por Cury:

    1º Nível: Administração Estratégica: Definição das políticas e estabelecimento de estratégias e diretrizes com lógica de sistema aberto; planos gerais, visando fins.

    2º Nível: Administração Setorial ou Administração de Cúpula de Produção: Traduzir as políticas, estratégias e diretrizes em objetivos setoriais; planos direcionais, visando adequar meios a fins.

    3º Nível: Administração Funcional: Definir, a partir dos objetivos setoriais, as metas a serem desenvolvidas pelos órgãos subordinados; planos instrumentais.

    4º Nível: Administração de Supervisão: Realizar atividades e tarefas com lógica de sistema fechado; planos operacionais.


ID
1930339
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Assinale a opção que apresenta as características do auditor interno.

Alternativas
Comentários
  • O auditor interno tem menor grau de indepêndencia, pois, independente de sua titularidade, responde as normas e regras da entidade. O mesmo, executa auditoria contábil e operacional, conforme o regimento da empresa e por fim, realiza maior volume de testes, pois é sua maior atribuição.


ID
1930342
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Segundo Almeida (2003), o controle interno representa, em uma organização, o conjunto de procedimentos, métodos ou rotinas com o objetivo de ajudar a administração na condução ordenada dos negócios da empresa.

Assinale a opção que NÃO constitui um exemplo de controle administrativo.

Alternativas
Comentários
  • A auditoria interna não faz parte do controle administrativo, pois sua função é revisar e manter a fidedignidade contábil e patrimônial. Para ser pertencente ao controle administrativo, deve-se ter uma função proativa com resultados progressivos e não procedimentos corretivos e de análise.


ID
1930345
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2009
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas

Quanto aos três estilos de liderança propostos por White e Lippitt, citados por Chiavenato (2004), assinale a opção correta.

Alternativas

ID
1930348
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O processo de solução de problemas é um processo de tomada de decisão que apresenta uma variedade de técnicas. Qual das técnicas de solução de problemas é um meio de comparação que permite analisar grupos de dados ou de problemas e verificar onde estão os mais importantes e prioritários?

Alternativas

ID
1930351
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Segundo Chiavenato (2003), a descentralização em si não é boa, nem má, indicável ou contra indicável, ela depende das circunstâncias. De acordo com esse contexto, há quatro elementos que concorrem para aumentar a descentralização. Assinale a opção que NÃO apresenta um desses elementos.

Alternativas
Comentários
  • Quatro elementos que concorrem para acelerar a DESCENTRALIZAÇÃO

    Complexidade dos problemas empresariais 

    Delegação de autoridade

    Mudança e incerteza (requer decisões na hora necessária)

    Tempos de estabilidade - Certeza e previsibilidade, várias atividades repetitivas que não exigem inovação.

  • 1. Complexidade dos problemas organizacionais.O avanço tecnológico, as inovações, a intensificação das comunicações, a diversificação das linhas de produtos e os mercados em desenvolvimento requerem versatilidade, rapidez e precisão nas decisões, o que é impossível obter se toda a autoridade for concentrada nas mãos de um só executivo no topo da organização. Aí, um só pensa, enquanto a totalidade das pessoas trabalha dependendo de suas decisões. A descentralização permite a utilização de todos oscérebrose músculos da organização.

    2. Delegação de autoridade. Ocrescimento é um sinal de vitalidade e de garantia de sobrevivência. Para não atrofiar essa vitalidade com sobrecarga de trabalho e estagnação, a delegação de autoridade parece ser a resposta correta para o esforço total da organização.

    3. Mudança e incerteza. Quanto maior a necessidade de mudança e de inovação, tanto maior será a necessidade de descentralização.

    4. Em tempos de estabilidade. Os neoclássicos preferem a descentralização em épocas de certeza e previsibilidade. Para eles, em situações de risco, de crise ou de dificuldade, a autoridade costuma ser centralizada no topo enquanto durar a emergência e a descentralização somente voltará quando o perigo já tiver sido ultrapassado. Essa visão é criticada e hoje a descentralização é enfatizada em tempos de mudança e de emergências.

    (CHIAVENATO, 2011)


ID
1930354
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2009
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Que taxa efetiva semestral é equivalente a uma taxa nominal de 12% ao ano, capitalizados trimestralmente?

Alternativas
Comentários
  • I = (1+i)^K - 1 

    12% -> 3% ao trimestre 

    Taxa efetiva semestral ( há 2 semestres no ano) 

    I = (1+0,03)^2 - 1

    I= 1,0609 - 1 

    I = 0,0609 *100

    I= 6,09%

  • 1º Passo: Tentar fazer por partes.... Você só conseguirá o que a questão quer depois que transformar a taxa nominal em efetiva...

    Vamos lá -> A taxa nominal de 12% ao ano, para se tornar efetiva terá que ser transformada em trimestre, porque a questão diz que ela é capitalizada trimestralmente... Sendo assim, basta dividir 12% por 4, pois um ano têm 4 trimestres.... logo teremos a nova taxa (A EFETIVA) de 3% AO TRIMESTRE e não mais nominal de 12% ANO.

    2º Passo: Agora vamos resolver a questão, trabalhando com a nova taxa efetiva trimestral que é 3% A.T.

    APLICAÇÃO DE FÓRMULA:

    (1+i semestral) = (1,03)^2 ->> Obs.: ficou elevado a 2 porque ele pede a taxa equivalente, logo 2 trimestres corresponde a 1 semestre.

    (1+ i semestral) = 1,0609

    i semestral = 0,0609

    Colocando em percentagem (multiplicando por 100):

    i semestral = 6,09% ou seja a taxa efetiva semestral.

    Espero ter me feito entendido, sou apenas um aluno que também tenta aprender tentando ajudandar os que ainda não entenderam. rsrs

    Um abraço.


ID
1930357
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2009
Provas
Disciplina
Controle Externo
Assuntos

Assinale a opção que, de acordo com Giacomoni (2007), apresenta uma finalidade do Controle Externo.

Alternativas
Comentários
  • É competência exclusiva do Congresso Nacional julgar anualmente as contas prestadas pelo Presidente da República e apreciar os relatórios sobre a execução dos planos de governo. (CF, art. 49).

     

    DEUS É BOM!

  • CF/88

     

    Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União, ao qual compete:

     

    I - apreciar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da República, mediante parecer prévio que deverá ser elaborado em sessenta dias a contar de seu recebimento;

     

    GAB: LETRA D

    FONTE: https://portal.tcu.gov.br/fiscalizacao-e-controle/prestacao-de-contas/tomada-de-contas-especial/legislacao-e-normativos-infralegais/​


ID
1930363
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Administrativo

Segundo Sidney Bittencourt (2001), em relação aos tipos de licitação, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Lei 8.666/93

    Art. 45.  O julgamento das propostas será objetivo, devendo a Comissão de licitação ou o responsável pelo convite realizá-lo em conformidade com os tipos de licitação, os critérios previamente estabelecidos no ato convocatório e de acordo com os fatores exclusivamente nele referidos, de maneira a possibilitar sua aferição pelos licitantes e pelos órgãos de controle.

    § 1o  Para os efeitos deste artigo, constituem tipos de licitação, exceto na modalidade concurso:           (Redação dada pela Lei nº 8.883, de 1994)

    I - a de menor preço - quando o critério de seleção da proposta mais vantajosa para a Administração determinar que será vencedor o licitante que apresentar a proposta de acordo com as especificações do edital ou convite e ofertar o menor preço;

    II - a de melhor técnica;

    III - a de técnica e preço.

    IV - a de maior lance ou oferta - nos casos de alienação de bens ou concessão de direito real de uso. 


ID
1930366
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Que processo contínuo e sistemático de pesquisa avalia produtos, serviços e processos de trabalho de organizações reconhecidas como líderes empresariais ou como representantes das melhores práticas, com o propósito de aprimoramento organizacional?

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta:

    E - BENCHMARKING