SóProvas



Prova NC-UFPR - 2018 - UFPR - Vestibular


ID
2833996
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No preâmbulo da Declaração Universal dos Direitos Humanos, lê-se:


“[...] Considerando que o desconhecimento e o desprezo dos direitos do Homem conduziram a atos de barbárie que revoltam a consciência da Humanidade e que o advento de um mundo em que os seres humanos sejam livres de falar e de crer, libertos do terror e da miséria, foi proclamado como a mais alta inspiração do Homem [...]”. (grifo nosso)


A partir dos conhecimentos sobre o contexto histórico dessa declaração, assinale a alternativa que indica os eventos históricos em que ocorreram “atos de barbárie” no século XX, antes da publicação desse documento e que tiveram impacto na sua elaboração.

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    Segunda guerra mundial e Holocausto, sendo o Holocausto um grande destaque no XX pois estima-se que 6 milhões de judeus foram mortos pelos nazista nos campos de concentração , o que foi considerado um dos maiores crimes contra a humanidade.


ID
2833999
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Atualmente, no Brasil, as eleições para os representantes do povo nos poderes legislativo e executivo são decididas pelo voto obrigatório, direto, secreto e universal. Sobre as eleições e os direitos políticos em nosso território, desde o período colonial até o século XX, considere as seguintes afirmativas:


1. No período do Império (1822-1889), com a Constituição de 1824, para escolha de representantes políticos legislativos, os homens de todos os grupos sociais podiam votar.

2. No início da República (1891), foi instituído o voto a descoberto, que podia ser conhecido ou declarado, e logo foi apelidado de “voto de cabresto”.

3. Após mobilização do movimento sufragista feminino no início do século XX, as mulheres receberam o direito de votar a partir de 1932.

4. Com o Estado Novo em 1937, as eleições diretas para presidente foram mantidas, por meio de voto censitário.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • o voto feminino foi outorgado na constituição de 1934, ficou meio confuso a questao

  •  Após mobilização do movimento sufragista feminino início do século XX, as mulheres receberam o direito de votar a partir de 1932. a partir Karin farias

  • A constituição de 34 só reforçou o que o Código Eleitoral de 1932 feito por Vargas já estabelecia
  • Criação da Justiça eleitoral, novo código eleitoral (1932): buscava combater as fraudes sistemática nas apurações, ou seja, o voto de cabresto. 

    -voto secreto. 

    -voto para as mulheres: O DIREITO AO VOTO PARA A MULHER SÓ SURGIU EM 1932, COM O CÓDIGO ELEITORAL, e foi colocado na constituição somente em 1934

    -maiores de 21 podem votar. 

  • gabarito letra C

    Comentário:

    1. errada➡ A Constituição Política do Império do Brasil, comumente referida como Constituição de 1824, foi a primeira constituição do Brasil, outorgada em 25 de março de 1824. Nela não eram todos que podiam votar ➡ Podiam votar os maiores de vinte e cinco anos, com renda líquida anual de cem mil réis para as eleições paroquiais, e de duzentos mil réis para as de província. (voto censitário com base em renda)

    2. certo ➡ O voto de cabresto é um mecanismo de acesso aos cargos eletivos por meio da compra de votos com a utilização da máquina pública ou o abuso de poder econômico. característica do coronelismo.

    3. certoem 24 de fevereiro de 1932, o Código Eleitoral passou a assegurar o voto feminino; todavia, esse direito era concedido apenas a mulheres casadas, com autorização dos maridos, e para viúvas com renda própria. Essas limitações deixaram de existir apenas em 1934, quando o voto feminino passou a ser previsto na Constituição Federal.

    4. errado ➡ em 37 temos a “ditadura” de vargas. Portanto não há que se falar em eleições muito menos com base em renda (censitário)

    bons estudos

    estou montando um insta pra gente se ajudar lá https://www.instagram.com/mike_estudante/


ID
2834002
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O ano de 1968 foi um período de tensões sociais e políticas em diferentes partes do mundo. A respeito de alguns desses movimentos históricos, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:


( ) No Brasil, houve a promulgação do Ato Institucional n° 5 pela ditadura civil-militar, aumentando a repressão a grupos considerados subversivos ou comunistas pelos governantes.

( ) Na Tchecoslováquia, houve a Primavera de Praga, que foi a Reforma do Capitalismo com a ajuda do Bloco Europeu Ocidental.

( ) Na França, houve mobilização de trabalhadores em greves por ampliação de salários e direitos, além da contestação de jovens estudantes contra o autoritarismo no ensino e a ordem vigente.

( ) Nos Estados Unidos, aumentaram as tensões raciais entre negros e brancos com o assassinato do ativista Martin Luther King Jr.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • promulgação????
  • As reformas da Primavera de  foram uma tentativa de Dubček, aliado a intelectuais tchecoslovacos, de conceder direitos adicionais aos cidadãos num ato de  parcial da  e de . As reformas concediam também um relaxamento das restrições às liberdades de , de  e de movimento e ficaram conhecidas como a tentativa de se criar uma “

  • Qual o significado histórico da Primavera de Praga?

    Dubcek tornou-se o arquiteto do que ficou conhecido como Primavera de Praga ao defender medidas reformistas para o comunismo implantado no seu país. Dubcek chamava suas ideias reformistas de “socialismo com rosto humano” e, basicamente, defendia a democratização do comunismo em seu país.

    O que foi a Primavera de Praga Brainly?

    A Primavera de Praga foi um movimento político ocorrido na Tchecoslováquia em 1968. Liderado pelo chefe de estado Alexander Dubček, o movimento buscou implantar reformas liberalizantes, que eram contrárias ao socialismo centralizador e conservador soviético.

  • Errado:  ) Na França, houve mobilização de trabalhadores em greves por ampliação de salários e direitos, além da contestação de jovens estudantes contra o autoritarismo no ensino e a ordem vigente.


ID
2834005
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o trecho abaixo, escrito por Agostinho de Hipona (354-430) em 410, sobre a devastação de Roma:


Não, irmãos, não nego o que ocorreu em Roma. Coisas horríveis nos são anunciadas: devastação, incêndios, rapinas, mortes e tormentos de homens. É verdade. Ouvimos muitos relatos, gememos e muito choramos por tudo isso, não podemos consolar-nos ante tantas desgraças que se abateram sobre a cidade.

(Santo Agostinho. Sermão sobre a devastação de Roma. Tradução de Jean Lauand. Disponível em: <http://www.hottopos.com/mp5/agostinho1.htm#_ftn2 . Acesso em 11 de agosto de 2018.)


Considerando os conhecimentos sobre a história do Império Romano (27 a.C. – 476 d.C.) e as informações do trecho acima, assinale a alternativa que situa o contexto histórico em que ocorreram os problemas relatados sobre Roma e a sua consequência para o Império, entre os séculos IV e V.

Alternativas
Comentários
  • Crise e decadência do Império Romano

    Por volta do século III, o império romano passava por uma enorme crise econômica e política. A corrupção dentro do governo e os gastos com luxo retiraram recursos para o investimento no exército romano. Com o fim das conquistas territoriais, diminuiu o número de escravos, provocando uma queda na produção agrícola. Na mesma proporção, caia o pagamento de tributos originados das províncias.

    Em crise e com o exército enfraquecido, as fronteiras ficavam a cada dia mais desprotegidas. Muitos soldados, sem receber salário, deixavam suas obrigações militares. 

     

    Os povos germânicos, tratados como bárbaros pelos romanos, estavam forçando a penetração pelas fronteiras do norte do império. No ano de 395, o imperador Teodósio resolveu dividir o império em: Império Romano do Ocidente, com capital em Roma, e Império Romano do Oriente (Império Bizantino), com capital em Constantinopla.

    Em 476, chegou ao fim o Império Romano do Ocidente, após a invasão de diversos povos bárbaros, entre eles, visigodos, vândalos, burgúndios, suevos, saxões, ostrogodos, hunos etc. Foi o fim da Antiguidade e início de uma nova época, chamada de Idade Média.

    Fonte: https://www.suapesquisa.com/imperioromano/

  • BAIXO IMPÉRIO A principal causa da decadência do Império Romano foi a crise do sistema escravista. O fim das guerras diminuiu a oferta de escravos, elevando o seu valor. Como eram a base da economia romana, todos os preços começaram a subir. Algumas reformas foram tentadas. Diocleciano, em 284, implantou o colonato (arrendamento de terra por colonos), visando a substituir os escravos. Constantino, em 313, buscou o apoio dos cristãos – até então perseguidos –, legalizando o cristianismo e convertendo-se a ele. Em 330, mudou a capital para Constantinopla – atual Istambul. Teodósio, em 395, dividiu o império em duas partes: Império do Ocidente, com a capital em Roma, e Império do Oriente, com centro em Constantinopla.

    Porém, com a intensificação das invasões dos “bárbaros”, que atacavam as fronteiras romanas desde o século III, o Império do Ocidente não resistiu e caiu em 476. O Império do Oriente, também conhecido como Império Bizantino, duraria até 1453, quando foi dominado pelos turco-otomanos. Com a queda de Roma, ninguém se sentia seguro nas cidades. Começou um processo de desurbanização e regressão do comércio. Do ponto de vista político, a grande transformação é que o poder político centralizado, que vigorava no período do Império, deu lugar a uma multiplicidade de reinos bárbaros, fragmentando a autoridade no Ocidente. A única esfera de poder centralizado que sobreviveu foi a Igreja


ID
2834008
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o trecho abaixo, retirado de uma carta escrita entre 830 e 840 pelo aristocrata franco Eginhardo, em favor de camponeses:


Ao nosso mui querido amigo, o glorioso conde Hatton, Eginhardo, saudação eterna do Senhor. Um dos vossos servos, de nome Huno, veio à igreja dos santos mártires Marcelino e Pedro pedir mercê* pela falta que cometeu contraindo casamento sem o vosso consentimento [...]. Vimos, pois, solicitar a vossa bondade para que em nosso favor useis de indulgência em relação a este homem, se julgais que a sua falta pode ser perdoada. Desejo-vos boa saúde com a graça do Senhor.

(Cartas de Eginhardo. Tradução de Ricardo da Costa. Extratos de documentos medievais sobre o campesinato (sécs. V-XV). Disponível em:<https://www.ricardocosta.com/extratos-de-documentos-medievais-sobre-o-campesinato-secs-v-xv#footnoteref19_nuc8key . Acesso em 11 de agosto de 2018.)


*pedir mercê = pedir intercessão


No extrato acima, encontramos elementos da vida social e econômica do período medieval europeu (Alta Idade Média). Esse documento insere-se em qual sistema social, político e econômico predominante nesse contexto? 

Alternativas
Comentários
  • Letra "A"

    Alta idade média foi antes da Baixa idade média. Feudalismo presente desde a alta idade média até o surgimento de uma nova ordem burguesa na baixa idade média.

    Mercantilismo está relacionado com o fortalecimento dos Estados Monárquicos por meio da aquisição de metais preciosos, estas eram comumente controladas por reis absolutistas, como Luís XIV e Fernando de Aragão.


ID
2834014
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A seleção de futebol da França, campeã da Copa de 2018, possui mais da metade dos seus jogadores de origem africana e/ou árabe. Desde 1998, a seleção francesa é conhecida em seu país como equipe “black-blanc-beur” (negra, branca e árabe). Uma razão histórica do aumento da diversidade étnica, racial e religiosa na Europa, presente nos dias atuais é:

Alternativas

ID
2834017
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Considere o excerto abaixo sobre o livro Utopia, do escritor inglês Thomas Morus (1478-1535), lançado entre 1516 e 1518:


[...] Em sua obra Utopia, Morus descreve a vida numa ilha em formato de lua crescente, na qual tudo é dividido de maneira equânime entre as pessoas, onde não existe injustiça e violência e se vive confortavelmente. [...] na ilha de Utopia, o problema da exclusão social, tema candente de seu tempo, [...] seria resolvido de uma vez por todas. E de que maneira? Pela aplicação de todos ao trabalho [...]”.

(LOPES, M. A. Uma História da ideia de utopia: o real e o imaginário no pensamento político de Thomas Morus. História: Questões & Debates, Curitiba, n. 40, 2004, p. 141-142.)


A partir do trecho acima e dos conhecimentos sobre o início da Idade Moderna (1453-1789), é correto afirmar que a obra de Morus pertenceu ao:

Alternativas
Comentários
  • Errada "A" O Iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu durante o século XVIII na Europa, que defendia o uso da razão (luz) contra o antigo regime (trevas) e pregava maior liberdade econômica e política.

    Errada "B" O Renascimento (ou Renascença, Renascentismo) foi, ao mesmo tempo, um período histórico e um movimento cultural, intelectual e artístico surgido na Itália, entre os séculos XIV e XVII, e atingiu seu ápice no século XVI. Inglaterra República de Cromwell (1649-1658) marcando o curto período de tempo em que a Inglaterra foi uma república.

    Errada "C" arcadismo é uma escola literária que surgiu na Europa no século XVIII mais precisamente entre 1756 e 1825

    Errada "E" O Romantismo foi um movimento artístico que surgiu na Europa no século XVIII e durou até meados do século XIX. Ele influenciou a literatura, a pintura, a música e a arquitetura.

  • O Humanismo foi uma visão do homem no mundo, ele foi visto com o centro das indagações e preocupações, tentando entendê-lo como individuo. Já o renascimento, foi uma expressão dos movimentos artísticos, científicos, econômicos e até musical..


ID
2834020
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em 5 de outubro de 1988 foi promulgada a Constituição que se encontra em vigência no Brasil. A respeito da história da construção e da aplicação dessa Constituição, considere as seguintes afirmativas:


1. Essa Constituição ampliou os direitos civis, políticos e sociais, tais como a previdência social, a proteção à maternidade e à infância e a garantia ao acesso universal à educação e à saúde.

2. Após 30 anos da promulgação dessa constituição, comemora-se o cumprimento do item III do artigo 3º da Constituição: “erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais”.

3. Essa Constituição foi elaborada por uma Assembleia Nacional Constituinte eleita por voto indireto em colégio eleitoral, por conta da rejeição da emenda das “Diretas Já” pelo Congresso Nacional.

4. Essa Constituição foi elaborada com a finalidade de romper com o período da ditadura civil-militar (1964-1985) e atender ao processo de redemocratização.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra B ( 1, 4 )

    ERRADA: 2 - “erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais”.

    R: Como vai comemorar algo que ainda não foi bem sucedido ?

    ERRADA: 3 - Essa Constituição foi elaborada por uma Assembleia Nacional Constituinte eleita por voto indireto em colégio eleitoral, por conta da rejeição da emenda das “Diretas Já” pelo Congresso Nacional.

    R: Voto Direto! democracia com voto indireto não é democracia.

  • Longe de estar erradicado a pobreza no Brasil.

  • COMPLEMENTO

    O que foi o movimento diretas já? foi um movimento popular que pedia o fim do regime militar a partir das eleições com o voto direto

    **a emenda Dante de oliveira que pedia isso NÃO foi aprovada e Tancredo neves foi eleito INDIRETAMENTE.

  • Brasil de volta ao mapa da fome.


ID
2834032
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Evidências científicas mostraram que a poluição produzida por navios de guerra durante a Segunda Guerra Mundial interferiram no crescimento das árvores na Noruega. Embarcações da Alemanha ficaram estacionadas boa parte da guerra na costa da Noruega, com a função de impedir uma possível invasão dos inimigos. Para camuflar as embarcações, era produzida uma névoa química, e foi essa névoa artificial a responsável por limitar o crescimento das árvores nesse período. Uma estratégia muito comum para gerar essa névoa artificial era por meio da queima incompleta de óleo combustível, mas também outros métodos foram empregados, como o lançamento na atmosfera de misturas que produziam cloreto de zinco, óxido de titânio ou pentóxido de fósforo.


Esses métodos capazes de produzir névoa artificial se baseiam em reações que:

Alternativas
Comentários
  • O ar atmosférico é uma dispersão coloidal denominada aerossol. As dispersões são sistemas nos quais uma substância está disseminada (disperso), sob a forma de pequenas partículas, em uma segunda substância (dispersante). O ar atmosférico é formado por uma mistura de gases e de partículas sólidas de poeira dispersas em meio as substâncias gasosas, mesmo em ambientes não poluídos. Quando você está no trânsito e o caminhão ou ônibus a frente lança uma fumaça negra, o que acontece é que a queima incompleta do óleo diesel no motor desse veículo produz partículas de carvão que ficam suspensas no ar. Esse é o mesmo princípio usado pelos alemães na guerra. Eles utilizaram a queima do óleo combustível e o lançamento na atmosfera de compostos que formam precipitados suspensos na atmosfera, diminuindo a visibilidade. Resposta: letra D

    Diego Souza

    Estratégia Concursos


ID
2834038
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Um certo metal (M), de massa molar igual a 48 g mol-1 , forma um sal de cloreto bastante reativo, que em água sofre hidrólise e produz o óxido desse metal. Verificou-se que na composição de 80 g do óxido, 48 g correspondem a massa apenas do metal.

(Dado: massa molar do oxigênio igual a 16 g mol-1 )


A fórmula mínima desse óxido é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito incorreto. A resposta correta é a C de casa

  • ESTA QUESTÃO REALMENTE TEM UMA INCOERÊNCIA NA REAÇÃO PROPOSTA

    MOH + HCl => MCl + H2O

    MCl + H2O => MO2 + HCl (tal reação não dá para balancear, é quimicamente incorreta!)

    ----------------

    MOH + HCl => MCl + H2O

    2 MCl + H2O => M2O + 2 HCl (reação devidamente certa, dando como gabarito letra C)

    ------------------------------------------------------

    RESOLVENDO DE ACORDO COM O GABARITO (letra B):

    M (48 g/mol) ==> ... ==> MO2 (80g) .:. considerando 1 mol

    MO2 (80g do Óxido - 48g do Metal = 32g de Oxigênio)

    Logo, como a massa do Oxigênio é 16 g/mol e considerando 1 mol para toda a reação tem-se, 2 Oxigênios, tendo assim, MO2.

    Créditos: VctMR


ID
2834050
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em animais pluricelulares, as células organizam-se constituindo tecidos. Considerando os tecidos, suas funções e as características das células que os constituem, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Actina e miosina são proteínas (macromoléculas biológicas), não células.

    "As células musculares são alongadas, por isso são também chamadas fibras musculares. Elas são ricas nos filamentos de actina e de miosina, responsáveis pela sua contração."


ID
2834053
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma doença genética muito rara tem padrão de herança dominante. Um homem, filho de mãe afetada e pai normal, é afetado pela doença e é casado com uma mulher que não é afetada pela doença. A respeito dos filhos desse casal, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • As duas filhas, pois fazendo o quadro temos XX - XX afetado e Xy Xy não afetado. então 100% das meninas são afetadas


ID
2834059
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No Brasil, doenças como a febre amarela, o sarampo e a tuberculose são problemas de saúde pública. Com relação a essas doenças, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • (A) - ERRADA - Febre Amarela é uma doença viral - causada pelo vírus do gênero Flavivirus febricis.

    (B) - ERRADA - Sarampo é uma enfermidade causada por vírus do gênero Morbillivirus. A tuberculose É uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria denominada Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch

    (C) - CORRETA

    (D) ERRADA - A tuberculose É uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria denominada Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch. A vacina usada na prevenção da tuberculose é a BCG.

    (E) - ERRADA - Sarampo é uma enfermidade viral, Tuberculose é bacteriana. Ambas podem ser prevenidas por vacina.


ID
2834062
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre a divisão celular, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A (errada): Não ocorre redução da ploidia

    Alternativa B (correta):

    Alternativa C (errada): Não ocorre segregação e sim condensação

    Alternativa D (errada):Os gametas haploides são originados a partir das células filhas haploides e posteriormente pela separação dos cromossomos homólogos na meiose I

    Alternativa E (errada): O crossing-over ocorre durante a meiose

  • Não existe mitose II.

  • A) Ao final da mitose ocorre redução da ploidia da célula por meio da separação das cromátides-irmãs.

    Ploidia: é o número de conjuntos completos de cromossomos presentes em uma células

    Não ocorre a redução da ploidia na mitose! Na mitose uma célula mãe (2n) origina duas células-filhas idênticas (2n). A redução da ploidia somente ocorre na meiose, no processo de meiose I.

    B) Os gametas haploides são originados por meio da separação dos cromossomos homólogos que ocorre na meiose I.

    Gametas = meiose

    haploide  = n  = 1 cromossomo

    Correta! A separação dos cromossomos homólogos (2n) ocorre na meiose I, a qual origina cromossomos haploides (n)

    C) A segregação dos cromossomos homólogos ocorre durante a mitose I, originando gametas haploides.

    A separação dos cromossomos homólogos (2n) ocorre na MEIOSE I, a qual uma célula diploide (2n) separam os cromossomos homólogos originando células haploides (n)

    D) A meiose origina gametas haploides por meio da separação das cromátides-irmãs.

    A etapa da meiose que origina gametas haploides (n) é a meiose I, na qual ocorre a separação dos homólogos de uma célula diploide (2n). Esse processo é dado quando uma célula diploide (2n) origina duas células haploides (n), através da separação de seus cromossomos homólogos, na etapa de anáfase I.

    A separação das cromátides-irmãs é dada na meiose II, a qual duas célula haploide (n) originam quatro células haploides(n)

    n = número de cromossomos

    E) O crossing over ocorre durante a mitose, podendo produzir gametas recombinantes.

    O crossing over ocorre durante a meiose. Deforma mais detalhada, o crossing over ocorre na meiose I, mais especificamente, no processo de prófase I em sua etapa 3, denominada Paquíteno.

    Caso você tenha muitas dúvidas sobre esses conceitos, aconselho a assistir a playlist no Youtube do professor Kennedy Ramos chamada Citogenética, é excelente!


ID
2834065
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em relação às espermatófitas, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A- Incorreta. Todas as plantas apresentam embrião multicelular maciço, sendo até mesmo uma das características taxonômicas que diferenciaram as mesmas das algas verdes.

    B- Incorreta. As briófitas são os únicos vegetais que apresentam gametófito como fase duradoura\dominante.

    C- Incorreta. Nem toda planta espermatófita (apresenta semente) é envolvida por fruto, exemplo disso são as Gimnospermas que possuem semente nua.

    D- Correta. Todas as espermatófitas,Gimnospermas e Angiospermas, possuem grão-de-pólen que representa o gametófito masculino imaturo. Vale ressaltar que em todas as plantas o gametófito é N (haplóide) e esporófito 2N (diplóide).

    E- Incorreta. Apenas Gimnospermas e Angiospermas possuem sementes (espermatófitas)

    Espero ter ajudado :)


ID
2834068
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A lactase é uma enzima presente no intestino delgado que converte lactose em galactose e glicose. Algumas pessoas apresentam níveis baixos da enzima lactase e, por isso, podem ter dificuldade em digerir a lactose presente no leite. O diagnóstico dessa deficiência de lactase pode ser feito por meio de exames de sangue: são colhidas amostras de sangue e medidos os níveis de glicemia após 12 horas de jejum e após 30 e 60 minutos da ingestão de lactose dissolvida em água. Nos pacientes com níveis normais de lactase, ocorre aumento da glicemia em 20 mg/dL ou mais em pelo menos um dos intervalos de tempo (30 e 60 minutos). Em pacientes com níveis baixos de lactase, o aumento da glicemia nas duas dosagens após a ingestão de lactose é menor que 20 mg/dL. Considerando a deficiência de lactase e o teste descrito no texto, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • muitos marcaram a D, o erro dela é na palavra "síntese", pois a lactose não é produzida pela enzima lactase, mas, sim, degradada

  • Células secretoras da parede do intestino delgado produzem muco e diversas enzimas que compõe o suco entérico, na qual sua função é completar a digestão iniciada pelas outras secreções, dentre as principais enzimas entéricas, estão a maltase, sacarose e a lactose. Se a dosagem glicemia estiver maior que 20 mg/dL, então a redução da lactose em galactose e glicose, por meio da lactase foi efetiva. Alternativa E.


ID
2834071
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre o processo evolutivo, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • C. Em uma população, uma característica vantajosa tende a aumentar de frequência na geração seguinte pela ação da seleção natural.


  • Por que a B está errada ?

  • a alternativa B está errada porque alterações na sequencia do aminoácidos é sempre negativa pode vim a desenvolver câncer , exemplo radiação se voce chega muito perto eles trocam as cadeias do seu DNA e voce fica suscetível a desenvolver câncer

  • Nao entendi o erro da B

  • Letra C.

    A questão fala acerca de processos evolutivos. Nesse sentido, não pode ser o item B apesar da afirmativa estar certa, visto que a mutação é uma ocorrência aleatória e não tem a finalidade de promover processos evolutivos.

  • A alternativa B está errada porque o DNA não contém aminoácidos e sim nucleotídeos. Aminoácidos são monômeros de proteínas e não de ácidos nucleicos. Além disso, mudanças nas sequências de nucleotídeos não são sempre negativas, afinal, esse é um dos fatores para a variabilidade genética.

  • Pura pegadinha.

  • Aminoácidos fazem referência à tradução do RNA, o DNA trabalha com bases nitrogenadas. Por conta disso a B está errada.


ID
2834074
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em relação às trocas gasosas que os animais realizam com o meio externo, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:


( ) Brânquias, pulmões e traqueias são estruturas especializadas para trocas gasosas.

( ) As trocas gasosas podem ocorrer por difusão através da superfície corporal, caracterizando as trocas tegumentares ou cutâneas.

( ) Os túbulos de Malpighi são estruturas que realizam as trocas gasosas nas aves.

( ) O gás carbônico (CO2) e o oxigênio (O2) são gases importantes para as trocas gasosas.

( ) As traqueias são estruturas relacionadas com a respiração em ambientes aquáticos e ocorrem em peixes e anfíbios.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas

ID
2834077
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Diana pretende distribuir 6 litros de geleia em 25 potes iguais. Cada pote possui internamente o formato de um paralelepípedo de base quadrada com 5 cm de lado. Dividindo igualmente a geleia em todos os potes, qual é a altura interna que a geleia atingirá em cada recipiente?

Alternativas
Comentários
  • 1 PASSO: divida os 6000 cm cúbicos de geleia por 25

    2 PASSO : iguale esse resultado a formula do volume do paralelepípedo [ área da base x altura } de área da base = 25

    3 PASSO: divida o resultado por 25 , 25 que corresponde a área da base do pote .

    desse modo, achará a resposta = 9,6 cm

  • Nossa, questão linda de se fazer. Cobra sistema métrico + volume.

  • fiz assim..

    6L / 25 potes = 0,24L por pote

    como está em centimetros, então já passei para ml, então 240ml.

    volume do paralelepipedo = base x altura

    base= 5x5 = 25

    240 = 25 x h

    h = 240/25

    h= 9,6


ID
2834083
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Suponha que a carga suportada por uma viga seja diretamente proporcional à sua largura e ao quadrado de sua espessura e inversamente proporcional ao seu comprimento. Sabendo que uma viga de 2 m de comprimento, 15 cm de largura e 10 cm de espessura suporta uma carga de 2.400 kg, qual é a carga suportada por uma viga de 20 cm de largura, 12 cm de espessura e 2,4 m de comprimento?

Alternativas
Comentários
  • Proporcional à largura

    Proporcional ao quadrado da espessura

    Inversamente proporcional ao comprimento

    .

    Viga original:

    Comprimento = 2 m

    Largura = 15 cm

    Espessura = 10 cm

    Carga = 2400 kg

    .

    Nova viga:

    Comprimento = 2,4 m

    Largura = 20 cm

    Espessura = 12 cm

    Carga = ?

    .

    Cálculo:

    Proporcional à largura = se uma largura de 15 cm suporta 2400 kg, então a nova largura de 20 cm (que é 4/3 da anterior) suportará: 2400 * 4/3 = 3200 kg

    Proporcional ao quadrado da espessura = se uma espessura de 10 cm (quadrado dá 100) suporta 2400 kg, então a nova espessura de 12 cm (quadrado dá 144, ou seja, 1.44 da anterior) suportará: 3200 * 1.44 = 4608 kg

    Inversamente proporcional ao comprimento = se um comprimento de 2 m suporta 2400 kg, então o novo comprimento de 2,4 m (1.2 da anterior) suportará: 4608 / 1.2 = 3840 kg (dividiu pois é inversamente proporcional)

    .

    RESPOSTA = LETRA D) 3840kg


ID
2834089
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Alexandre pegou dois empréstimos com seus familiares, totalizando R$ 20.000,00. Ele combinou pagar juros simples de 8% ao ano em um dos empréstimos e de 5% ao ano no outro. Após um ano nada foi pago, e por isso sua dívida aumentou de R$ 20.000,00 para R$ 21.405,00. Quanto foi tomado emprestado de cada familiar?

Alternativas
Comentários
  • X + Y = 20 000

    Y = 20 000 - X

    1,08.X + 1,05. Y = 21405

    1,08X + 1,05 . ( 20 000 - X) = 21405

    (...)

    x = 13 500

    y = 6 500

    Letra C


ID
2834095
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um tanque contém uma solução de água e sal cuja concentração está diminuindo devido à adição de mais água. Suponha que a concentração Q(t) de sal no tanque, em gramas por litro (g/l), decorridas t horas após o início da diluição, seja dada por


                                Q(t) = 100 x 5 -0,3t


Assinale a alternativa que mais se aproxima do tempo necessário para que a concentração de sal diminua para 50 g/l.

(Use log5 = 0,7)

Alternativas
Comentários
  • 50 = 100.5^-0,3t

    1/2 = 5^-0,3t

    2⁻¹ = 5^-0,3t

    Log 2⁻¹ = Log 5^-0,3t

    -(log 10 - log5) = -0,3t.log5

    -(1 - 0,7) = 0,3t.0,7

    -0,3 = - 0,21t

    t = 0,3 / 0,21

    t = 1,42 h

    Ou seja, 1 hora e um pouco menos da metade.

    GABARITO: LETRA D


ID
2834098
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em quantos pontos do plano cartesiano a circunferência de equação (x - 2)2 + (y + 1 )2 = 9 e a parábola de equação y = -2x2 + 8x -6 se intersectam?

Alternativas
Comentários
  • É possível notar que a resposta é 3 caso vc desenhe a circunferência e a parábola.

    No caso da circunferência, através de sua equação, obtêm-se centro (2,-1) e raio = 3.

    Para a parábola, através de sua equação, nota-se que possui concavidade para baixo, raízes = 3 e 1, vértice = (2,2).

    Sendo assim, o vértice da parábola coincide com a circunferência, além disso, haverá mais outros dois pontos coincidentes.


ID
2834101
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Sejam x,y (0,π/2), tais que cos(x)= 4/5 e sen(y)= 5/13. Podemos concluir que tg (x+y) é igual a:

Alternativas
Comentários
  • Fórmulas:

    sen(x)² + cos(x)² = 1 sen(x+y) = sen(x) * cos(y) + sen(y) * cos(x) cos(x+y) = cos(x) * cos(y) - sen(x) * sen(y) tg(x+y) = sen(x+y) / cos(x+y)


    Dados:

    cos(x) = 4/5 sen(y) = 5/13


    Resolução:

    sen(x)² + cos(x)² = 1 -> sen(x)² + (4/5)² = 1 -> sen(x)² = 1 - 16/25 = 9/25 -> sen(x) = 3/5

    sen(y)² + cos(y)² = 1 -> (5/13)² + cos(y)² = 1 -> cos(y)² = 1 - 25/169 = 144/169 -> cos(y) = 12/13


    sen(x+y) = sen(x) * cos(y) + sen(y) * cos(x) = 3/5 * 12/13 + 5/13 * 4/5 = 36/65 + 20/65 = 56/65

    cos(x+y) = cos(x) * cos(y) - sen(x) * sen(y) = 4/5 * 12/13 - 3/5 * 5/13 = 33/65

    tg(x+y) = sen(x+y) / cos(x+y) = 56/65 / 33/65 = 56/33


    Gabarito: E







ID
2834104
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto a seguir é referência para a questão.


      A explosão das medusas em todo o mundo se deve a uma série de fatores inter-relacionados. Uma das principais causas é o excesso de pesca de seus predadores naturais, como o atum, o que ao mesmo tempo elimina a concorrência pelo alimento e o espaço de reprodução. Em paralelo, diversas atividades humanas em regiões costeiras também ajudam a explicar o fenômeno: ali onde enormes quantidades de nutrientes são jogadas no mar (em forma de resíduos agrícolas, por exemplo), produzindo grandes explosões de populações de algas e plânctons, que consomem o oxigênio da água e geram as denominadas zonas mortas. Não muitos peixes e mamíferos aquáticos conseguem sobreviver nelas, mas as medusas sim, além de encontrarem no plâncton uma fonte de alimentação abundante e ideal. Quando as populações de medusas conseguem se estabelecer, as larvas de outras espécies acabam sendo parte do cardápio também, desequilibrando a cadeia trófica.

      As medusas são, além disso, um dos poucos vencedores naturais da mudança climática, já que seu ciclo reprodutivo é favorecido pelo aumento da temperatura nos ciclos oceânicos. Mas há mais fatores. Existem evidências de que certas espécies de medusa se reproduzem com mais facilidade junto a estruturas costeiras artificiais, como molhes e píeres. Por isso, é difícil saber se os esforços para deter, ou até reverter a mudança climática, representam uma solução à crescente presença de medusas nos mares, pelo menos enquanto continuem gerando problemas em ecossistemas costeiros e cadeias alimentares marinhas. [...]

      No entanto – e não muito longe de Monte Hermoso – um cientista elucubra uma ideia mais interessante: se queremos resolver o problema das medusas, temos de parar de vê-las como um mal, e começar a vê-las como comida.

(Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2018/09/18/ ciencia/1537282711_ 864007.html> .) 

Entre principais e secundários, o texto menciona como causas de origem antrópica da proliferação de medusas:

Alternativas
Comentários
  • Causas verificadas no texto:

    1 - pesca do atum;

    2 - nutrientes jogados no mar;

    3 - mudanças climáticas;

    4 - construção de molhes e píeres.

  • Se vc não souber o significado de antrópico, vc se lasca...

    Antrópico: relativo ou pertencente ao homem ou ao seu período de existência na Terra;

    relativo à ação do homem.

    Então a resposta são as causas oriundas da ação humana.

  • desde quando mudanças climáticas são exclusivamente de origem antrópica?

  • Eu contei 3 e por isso errei a questão! e continuo errado porque não forçarei a barra para concordar com a banca!

    Mudanças climáticas ocorrem independente do homem, a chuva é naturalmente ácida a exemplo.... o gado libera CH4 (metano) enfim...banca triste!

  • mudanças climáticas é bem forçado


ID
2834107
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto a seguir é referência para a questão.


      A explosão das medusas em todo o mundo se deve a uma série de fatores inter-relacionados. Uma das principais causas é o excesso de pesca de seus predadores naturais, como o atum, o que ao mesmo tempo elimina a concorrência pelo alimento e o espaço de reprodução. Em paralelo, diversas atividades humanas em regiões costeiras também ajudam a explicar o fenômeno: ali onde enormes quantidades de nutrientes são jogadas no mar (em forma de resíduos agrícolas, por exemplo), produzindo grandes explosões de populações de algas e plânctons, que consomem o oxigênio da água e geram as denominadas zonas mortas. Não muitos peixes e mamíferos aquáticos conseguem sobreviver nelas, mas as medusas sim, além de encontrarem no plâncton uma fonte de alimentação abundante e ideal. Quando as populações de medusas conseguem se estabelecer, as larvas de outras espécies acabam sendo parte do cardápio também, desequilibrando a cadeia trófica.

      As medusas são, além disso, um dos poucos vencedores naturais da mudança climática, já que seu ciclo reprodutivo é favorecido pelo aumento da temperatura nos ciclos oceânicos. Mas há mais fatores. Existem evidências de que certas espécies de medusa se reproduzem com mais facilidade junto a estruturas costeiras artificiais, como molhes e píeres. Por isso, é difícil saber se os esforços para deter, ou até reverter a mudança climática, representam uma solução à crescente presença de medusas nos mares, pelo menos enquanto continuem gerando problemas em ecossistemas costeiros e cadeias alimentares marinhas. [...]

      No entanto – e não muito longe de Monte Hermoso – um cientista elucubra uma ideia mais interessante: se queremos resolver o problema das medusas, temos de parar de vê-las como um mal, e começar a vê-las como comida.

(Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2018/09/18/ ciencia/1537282711_ 864007.html> .) 

Entre o segmento “Quando as populações de medusas conseguem se estabelecer” e o segmento “as larvas de outras espécies acabam sendo parte do cardápio também”, exprime-se uma relação de:

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra D

    Quando as populações de medusas conseguem se estabelecer” e o segmento “as larvas de outras espécies acabam sendo parte do cardápio também”.

    Exprimir o sentido de tempo.

  • Quando as larvas de outras espécies acabam sendo parte do cardápio também? Quando as populações de medusas conseguem se estabelecer.

  • Quando - Conjunção subordinativa temporal.


ID
2834110
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o excerto abaixo:


As bombas que os aliados lançaram sobre a Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial conseguiram atingir a borda inferior do espaço: a ionosfera se enfraqueceu sob a influência da onda expansiva de tantos explosivos. __________ o efeito tenha sido temporário, chegou a ser sentido nos céus da Inglaterra. __________, os bombardeios alemães, primeiro os da Luftwaffe (a aviação nazista) e, depois, com os foguetes V1 e V2, mal deixaram vestígios na atmosfera.


Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima, na ordem em que aparecem no texto.

Alternativas
Comentários
  • Embora conjunção subordinativa concessiva, trazendo ou levando o verbo sempre ao subjuntivo.

    No entanto conjunção coordenativa adversariva, trazendo ou levando o verbo ao indivativo.

    Minha dúvida ficou a cargo da afirmativa B, trazendo uma conjunção conclusiva (por isso), pois, ao meu ver, ele conclui o que foi afirmado.

    Por isso, os bombardeiros alemães mal deixaram vestígios na atmosfera.

    Caso possam sanar a dúvida agradeço.

    Gabarito: A

  • O sentido do texto é de grande importância .

    Sumariamente o texto diz: ''Os aliados lançaram bombas danosas a atmosfera, Embora danosa, foi temporária, No entanto a bomba dos alemães foram praticamente irrisória ''

    Há uma relação de comparação entre a bomba dos aliados com a da Alemanha, tal comparação é expressa com o conectivo adversativo , inferindo que a bomba alemã é mais fraca que a dos aliados.

    LETRA A

    APMBB


ID
2834113
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

É verdade que na Alemanha (da mesma forma que em outros países europeus) sempre existiram ressentimentos xenófobos e antissemitas, como também grupos e partidos de extrema direita. Não são fenômenos novos. A novidade desses últimos anos é o exibicionismo desavergonhado ____________ são manifestadas em público essas posturas desumanas, o desenfreio ____________ se assedia e se fustiga nas ruas os que têm aspecto, crenças e uma forma de amar diferentes dos da maioria. A novidade é o consenso social ____________ é tolerável dizer e o que deve continuar sendo intolerável.

(<https://brasil.elpais.com/brasil/2018/09/21/opinion/1537548764_065506.html?id_externo_rsoc=FB_BR_CM>.)


Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima, na ordem em que aparecem no texto.

Alternativas
Comentários
  • Questão difícil! Alguém sabe a solução?

  • "A novidade desses últimos anos é o exibicionismo desavergonhado____________..."

    1) eliminamos a letra B, pois a palavra "onde" refere-se a lugar.

    "...exibicionismo desavergonhado_________"

    Desavergonhado com alguma coisa.

    2) eliminamos a letra C e E.

    Ficamos com a letra A e D, por enquanto.

    "...o desenfreio____________ se assedia e se fustiga nas ruas os que têm aspecto...."

    3) O desenfreio COM ALGO....

    Logo, temos a letra D como resposta.

    Por final temos a opção mais tranquila...que é "sob" e "sobre".

    "A novidade é o consenso social__________ é tolerável dizer e o que deve continuar sendo intolerável."

    Resposta: sobre o que

    Sob: embaixo de; em estado de; sujeito à influência ou ao comando de algo ou alguém.

    Sobre: em cima de; acima de; a respeito de.

  • Vamos lá.

    > A novidade desses últimos anos é o exibicionismo desavergonhado com o qual são manifestadas ( O qual retoma ao núcleo do sujeito O exibicionismo desavergonhado a preposição com é devido a regência do verbo desavergonhado : quem é desavergonhado é desavergonhado COM alguma coisa ).

    > o desenfreio com o qual se assedia e se fustiga nas ruas os que têm aspecto ( Preposição COM vem devido a regência do verbo assediar , O qual retoma o desenfreio )

    >  A novidade é o consenso social sobre o que é tolerável dizer . ( Preposição sobre vem devido a regência do verbo dizer , quem diz, diz SOBRE algum , sobre o que ? O consenso social )

    Bons estudos

  • Notem que a UFPR sempre coloca uma alternativa com o "onde" no local que não pode

  • não sou dos melhores em pronomes, regências etc...

    no entanto, notei que essa banca cobra com bastante recorrência o uso de pronomes (que, onde e lhe), então tentei decorar algum bizu para não erar mais esse tipo de questão.

    me corrijam se eu estiver errado.

    LHE - EXIGE PREPOSIÇÃO PARA SER USADO;

    QUE - SEMPRE REFERE-SE À FALA;

    ONDE - REFERE-SE A LUGAR (GERALMENTE EM QUESTÕES QUE NÃO CABE O USO DE "ONDE", TROQUE-O POR "EM QUE")

    GABALEVELS: D

    BONS ESTUDOS!


ID
2834131
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa corretamente pontuada.

Alternativas
Comentários
  • o "desde então" da alternativa "E" não deveria estar entre vírgulas por ser uma partícula conclusiva deslocada?

  • E) A técnica de Mourou e Strickland, criada em 1985 e conhecida como amplificação de pulso com varredura em frequência (CPA, por sua sigla em inglês), tornou-se muito rapidamente a ferramenta-padrão para obter lasers de alta intensidade, utilizados desde então em milhões de cirurgias do olho.

  • Resolução em vídeo: https://www.qconcursos.com/questoes-militares/questoes/f9999162-f2


ID
2834134
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

             ‘Ferrugem’: um ótimo nacional encara o cyberbullying


      Um celular perdido, um vídeo viralizado, e Tati, de 16 anos, se vê no meio de um furacão que abalaria qualquer um – e muito mais uma menina a quem ainda falta o equipamento emocional para lidar com uma situação tão drástica de exposição da intimidade e de ostracismo social. Os amigos e amigas vão caindo fora; com os pais, ela não consegue falar. Renet, o garoto com quem ela começava a engatar um flerte quando tudo começou, dá as costas a ela. E Tati, interpretada pela ótima novata Tiffanny Dopke, de fisionomia suave e jeitinho cativante, sucumbe à pressão.

      ‘Ferrugem’, do diretor Aly Muritiba, é um dos pontos altos de uma safra surpreendentemente boa do cinema nacional nos últimos meses (completada ainda por ‘Aos Teus Olhos’, ‘As Boas Maneiras’, ‘O Animal Cordial’ e ‘Benzinho’). Da agitação e cacofonia dessa primeira parte do filme, Muritiba vai, na segunda metade, para um estilo oposto: com atenção e reflexão, acompanha o sofrimento de Renet (o também muito bom Giovanni de Lorenzi) com as consequências do episódio que afetou Tati. Aqui, duas visões morais muito distintas se opõem: a do pai (Enrique Diaz), que quer poupar Renet, e a da mãe (a calorosa Clarissa Kiste), que quer obrigá-lo a enfrentar os fatos.

      Maduro, lúcido, muito bem escrito e filmado, ‘Ferrugem’ está na comissão de frente dos possíveis indicados do Brasil ao Oscar do ano que vem.

(Disponível em: <https://veja.abril.com.br/tveja/em-cartaz/ferrugem-um-otimo-nacional-encara-o-cyberbullying/> . Acesso em 31/08/2018.) 

Com base no texto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:


( ) O filme “Ferrugem”, segundo a reportagem apura, concorrerá ao Oscar de melhor filme estrangeiro no ano que vem.

( ) O filme “Ferrugem” narra a história de uma menina, Tati, que tem sua intimidade exposta publicamente depois de perder o celular.

( ) O filme apresenta duas linhas narrativas: uma agitada e dissonante, e outra, psicológica e reflexiva.

( ) O filme “Ferrugem” critica a exposição descuidada dos adolescentes em redes sociais.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Cadê os professores do qc pra comentarem as questões?????????????


ID
2834137
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

             ‘Ferrugem’: um ótimo nacional encara o cyberbullying


      Um celular perdido, um vídeo viralizado, e Tati, de 16 anos, se vê no meio de um furacão que abalaria qualquer um – e muito mais uma menina a quem ainda falta o equipamento emocional para lidar com uma situação tão drástica de exposição da intimidade e de ostracismo social. Os amigos e amigas vão caindo fora; com os pais, ela não consegue falar. Renet, o garoto com quem ela começava a engatar um flerte quando tudo começou, dá as costas a ela. E Tati, interpretada pela ótima novata Tiffanny Dopke, de fisionomia suave e jeitinho cativante, sucumbe à pressão.

      ‘Ferrugem’, do diretor Aly Muritiba, é um dos pontos altos de uma safra surpreendentemente boa do cinema nacional nos últimos meses (completada ainda por ‘Aos Teus Olhos’, ‘As Boas Maneiras’, ‘O Animal Cordial’ e ‘Benzinho’). Da agitação e cacofonia dessa primeira parte do filme, Muritiba vai, na segunda metade, para um estilo oposto: com atenção e reflexão, acompanha o sofrimento de Renet (o também muito bom Giovanni de Lorenzi) com as consequências do episódio que afetou Tati. Aqui, duas visões morais muito distintas se opõem: a do pai (Enrique Diaz), que quer poupar Renet, e a da mãe (a calorosa Clarissa Kiste), que quer obrigá-lo a enfrentar os fatos.

      Maduro, lúcido, muito bem escrito e filmado, ‘Ferrugem’ está na comissão de frente dos possíveis indicados do Brasil ao Oscar do ano que vem.

(Disponível em: <https://veja.abril.com.br/tveja/em-cartaz/ferrugem-um-otimo-nacional-encara-o-cyberbullying/> . Acesso em 31/08/2018.) 

As expressões ‘equipamento emocional’ e ‘ostracismo social’, no segundo parágrafo, podem ser interpretadas, segundo o contexto de ocorrência, respectivamente, como:

Alternativas
Comentários
  • maturidade – isolamento.

  •  "Um celular perdido, um vídeo viralizado, e Tati, de 16 anos, se vê no meio de um furacão que abalaria qualquer um – e muito mais uma menina a quem ainda falta o equipamento emocional para lidar com uma situação tão drástica de exposição da intimidade e de ostracismo social."

    equipamento emocional - maturidade da Jovem de 16 anos

    ostracismo social - pelo sentido literal da palavra "ostracismo" - isolamento, esquecimento etc.

  • "As expressões ‘equipamento emocional’ e ‘ostracismo social’, no segundo parágrafo" - segundo paragrafo?

  • Cadê os professores do qc pra comentarem as questões?????????????

  • O Ostracismo foi um tipo de punição existente em Atenas, no século V a.C, na qual, o cidadão, geralmente um político, que atentasse contra a liberdade pública, era votado pelos outros cidadãos para ser banido ou exilado, por um período de dez anos.


ID
2834140
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Segundo Antonio Candido:


Gonçalves Dias é um grande poeta, em parte por encontrar na poesia o veículo natural para a sensação de deslumbramento ante o Novo Mundo [...]. O seu verso, incorporando o detalhe pitoresco da vida americana ao ângulo romântico e europeu de visão, criou (verdadeiramente criou) uma convenção poética nova. Esse cocktail de medievismo, idealismo e etnografia fantasiada nos aparece como construção lírica e heroica, de que resulta uma composição nova para sentirmos os velhos temas da poesia ocidental.

(Formação da literatura brasileira. Rio de Janeiro: Itatiaia (8. ed.) vol. 2, 1975, p. 73.)


Considerando o trecho citado e a leitura integral do livro Últimos Cantos, de Gonçalves Dias, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Cadê os professores do qc pra comentarem as questões?????????????


ID
2834143
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O Uraguai foi publicado pela primeira vez antes da independência do Brasil, em 1769, e narra as disputas entre espanhóis e portugueses pelos territórios do sul do continente, envolvendo os índios e os jesuítas. No fragmento abaixo, podemos conferir um trecho da fala do comandante português:


O nosso último rei e o rei de Espanha

Determinaram por cortar de um golpe,

Como sabeis, neste ângulo da terra,

As desordens de povos confinantes,

Que mais certos sinais nos dividissem.

(GAMA, Basílio da. “Canto Primeiro”. O Uraguai. Porto Alegre: L&PM, 2009, p. 47.)


O talento de Basílio da Gama, que transforma o árido assunto em matéria literária, recebe, cem anos depois, o elogio de Machado de Assis. Ao compará-lo com seu contemporâneo, Tomás Antônio Gonzaga, o escritor afirma: “Não lhe falta, também a ele, nem sensibilidade, nem estilo, que em alto grau possui; a imaginação é grandemente superior à de Gonzaga, e quanto à versificação nenhum outro, em nossa língua, a possui mais harmoniosa e pura” (MACHADO DE ASSIS. A nova geração. In. Obras completas. Rio de Janeiro: José Aguilar Editora, 1973. p.815).


Sobre o poema de Basílio da Gama, considere as seguintes afirmativas:


1. O contexto histórico trabalhado no poema de Basílio da Gama é fundamental para o seu entendimento: a descentralização do poder colonial, protagonizada pelo Marquês de Pombal, e a disputa de territórios coloniais entre Espanha e Portugal, mediada e pacificada pelos jesuítas, na segunda metade do século XVIII.

2. Ao longo dos cinco cantos de O Uraguai, compostos em decassílabos sem rima, podemos perceber a marca da epopeia, na narração da guerra e dos feitos dos heroicos portugueses, e a presença da sátira, na caricatura dos jesuítas, particularmente na figura do Padre Balda.

3. O grande destaque dado aos índios e à defesa da sua terra, a exaltação lírica da natureza e a centralidade do par amor/morte, presente na relação de Lindoia e Cacambo, deram ao poema de Basílio da Gama o lugar de inaugurador do romantismo em todos os manuais de história da literatura brasileira.

4. Para narrar acontecimentos reais da ação de portugueses e espanhóis na disputa dos territórios delimitados pelo rio Uruguai, que hoje correspondem ao noroeste do Rio Grande do Sul e ao norte da Argentina, Basílio da Gama toma o cuidado de inserir apenas personagens ficcionais no seu poema, para não se comprometer.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi... é Historia ou língua portuguesa?

  • Entendi só a primeira linha do poema... vem Federal

  • O erro da alternativa 3, seria: o Grande destaque dado aos índios?

  • Questão de literatura.

  • o erro da afirmativa 3 é que a obra pertence ao arcadismo, não ao romantismo, a semelhança com essa última se da pela figura do índio herói

  • 1 está errada pois apesar de o contexto histórico trabalhado no poema ser fundamental para o entendimento, a disputa colonial luso-espanhola NÃO foi PACIFICADA pelos jesuítas. Pelocontrário, eles são os "vilões" da obra, criticados por manipularem os índios e serem uma das causas do conflito.

    2 está correta

    3 está errada pois esse poema não foi o inaugurador do romantismo brasileiro (foi Suspiros Poéticos e Saudades, de Gonçalves de Magalhães)

    4 está errada pois até mesmo o português Gomes Freire de Andrade, um dos personagens principais foi uma pessoa real.


ID
2834146
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Escritores de uma nova geração, Milton Hatoum (nascido em 1952) e Bernardo Carvalho (nascido em 1960) já garantiram seu lugar no panorama multifacetado da literatura brasileira contemporânea. Relato de um certo oriente, publicado em 1989, marcou a estreia de Milton Hatoum na literatura. Nove noites, publicado em 2002, é o sétimo livro lançado por Bernardo Carvalho, que estreou na literatura em 1993 com o livro de contos Aberração.


A respeito das comparações entre Relato de um certo oriente e Nove noites, considere as seguintes afirmativas:


1. Milton Hatoum consegue trazer para a sua ficção o espaço amazonense sem cair no exagero do exotismo; Bernardo Carvalho, por sua vez, tensiona o realismo pela inclusão, na ficção, de fatos e personagens históricos, autobiografia e experiências pessoais.

2. Através de estratégias diferentes, os dois romances buscam compreender o passado, conscientes da obrigação histórica de recuperá-lo tal como aconteceu: Relato de um certo oriente resgata a memória trágica de uma família que viveu em Manaus; Nove noites investiga a morte de um antropólogo no sul do Maranhão, para entregar ao leitor a solução de um mistério até então não resolvido.

3. A epígrafe de W.H. Auden – “Que a memória refaça/A praia e os passos/O rosto e o ponto do encontro” (em tradução de Sandra Stroparo e Caetano Galindo) – anuncia o elemento central da narrativa de Milton Hatoum. O título do romance de Bernardo Carvalho se refere às nove noites que o antropólogo Buell Quain passou na companhia de Manoel Perna, durante a sua estada entre os índios Krahô.

4. O tratamento dado aos nativos em Relato de um certo oriente pode ser verificado na humilhação e nos abusos sofridos pelas caboclas e índias que trabalhavam na casa de Emilie, principalmente por parte dos dois “inomináveis”. Em Nove noites, a narração do jornalista volta a momentos centrais da história do Brasil no século XX – Estado Novo, Ditadura Militar e Período Democrático –, marcando a situação de vulnerabilidade permanente dos índios num mundo de brancos.

5. Na Manaus multicultural da primeira metade do século XX, Emilie e seus filhos, com a curiosidade natural do imigrante, atravessam constantemente o rio que separa a cidade da floresta. Da mesma forma, o narrador-jornalista de Nove noites visita inúmeras vezes os índios Krahô, em busca de informações sobre o suicídio de Buell Quain.


Assinale a alternativa correta

Alternativas
Comentários
  • As incorretas:

    2 - Em dois pontos: primeira o local do suicídio do antropólogo Buell Quain. O incidente ocorreu no Tocantins em meado de 1939 em sua estadia de estudo aos índios Krahô; o segundo ponto se remete a solução dessa fatalidade, não há.

    5 - Em relação a quantidade de visita aos índios Krahô. Não foi inúmeras vezes, na obra o narrador-investigador realiza apenas uma vez.


ID
2834149
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Leitor e admirador de Basílio da Gama, e escritor já consagrado pela publicação de Memórias póstumas de Brás Cubas e Quincas Borba, Machado de Assis lança Várias histórias (1895). O livro reúne 16 contos, publicados anteriormente no jornal Gazeta de Notícias entre 1884 e 1891. Sobre Machado de Assis, leia o seguinte texto:


Um século depois de sua morte, Milton Hatoum afirma que os leitores atuais “nas narrativas breves do Bruxo vão encontrar os temas dos grandes romances: a loucura, o adultério, o jogo de sedução e poder, os carreiristas e alpinistas sociais, e a combinação de falta de escrúpulos e crueldade nas atitudes de determinada elite brasileira do século XIX. Um século depois da morte de Machado, alguns desses temas perduram, porque fazem parte constitutiva da natureza humana. Quanto à crueldade de uma elite que cultiva privilégios... até nisso Machado acertou em cheio, e com um pessimismo e uma ironia que nos deixam sem fôlego”.

(Terra magazine. Publicado em 22/09/2008. Disponível em:<http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,OI3198423-EI6619,00-Machado+de+Assis+um+seculo+depois.html>.)


Com base na leitura integral dos contos de Várias histórias e no trecho citado de Milton Hatoum, assinale a alternativa que propõe a associação correta entre tema central e conto.

Alternativas

ID
2834152
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Considere o seguinte trecho do romance Clara dos Anjos, de Lima Barreto:


Por esse intrincado labirinto de ruas e bibocas é que vive uma grande parte da população da cidade, a cuja existência o governo fecha os olhos, embora lhe cobre atrozes impostos, empregados em obras inúteis e suntuárias noutros pontos do Rio de Janeiro. (Clara dos Anjos, p. 38.)


Com base no trecho selecionado e na leitura integral do romance Clara dos Anjos, de Lima Barreto, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2834155
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Anatol Rosenfeld, um importante estudioso da cena teatral brasileira, faz no trecho abaixo uma síntese que explica as motivações para o emprego de recursos narrativos na dramaturgia que, segundo ele, começa a ser realizada no Brasil ao fim da década de 50 do século XX.


O uso de recursos épicos por parte de dramaturgos e diretores teatrais não é arbitrário, correspondendo, ao contrário, a transformações históricas que suscitam o surgir de novas temáticas, novos problemas, novas valorações e novas concepções de mundo.

(ROSENFELD, Anatol: O teatro épico. São Paulo: Perspectiva, 1985, p. 12.)


Considerando o trecho citado e a leitura integral de Morte e Vida Severina, Auto de Natal Pernambucano, de João Cabral de Melo Neto, e Eles não usam Black-tie, de Gianfrancesco Guarnieri, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Literatura...


ID
2834158
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

O Sistema Internacional de Unidades (SI) tem sete unidades básicas: metro (m), quilograma (kg), segundo (s), ampère (A), mol (mol), kelvin (K) e candela (cd). Outras unidades, chamadas derivadas, são obtidas a partir da combinação destas. Por exemplo, o coulomb (C) é uma unidade derivada, e a representação em termos de unidades básicas é 1 C = 1 A.s. A unidade associada a forças, no SI, é o newton (N), que também é uma unidade derivada. Assinale a alternativa que expressa corretamente a representação do newton em unidades básicas.

Alternativas
Comentários
  • Newton (N) é unidade de força, e força (pela primeira lei de Newton) é massa (Kg) * aceleração (m/s^2), logo:

    N = Kg*(m/s^2)

    Letra A)

  • LETRA: A

     

    1N = M x A 

     

    1N = Massa x Aceleração

     

    1N = kg x M/s² <-- Unidade utilizada para física.

     

  • Vai com esse pensamento pra provas do cespe pra vc ver...

  • KKKKKKK realmente bela!

  • esse método Nakamura...


ID
2834161
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um objeto move-se numa pista retilínea, descrevendo um movimento retilíneo uniformemente variado, quando observado por um sistema de referência inercial. A posição desse objeto é descrita pela equação x(t) = 5 – 6t + 3t 2 , onde x é medido em metros e t em segundos. Sabe-se que a massa do objeto é fixa e vale m = 600 g. Tendo em vista essas informações, considere as seguintes afirmativas:


1. A posição inicial do objeto vale 5 m.

2. A força agindo sobre o objeto durante o movimento vale, em módulo, F = 3,6 N.

3. O objeto tem velocidade nula em t = 1 s.

4. No intervalo de t = 0 a t = 3 s, o objeto tem deslocamento total nulo.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • x(t) = 5 – 6t + 3t 2

    Posição inicial=5 m

    Velocidade inicial=-6 m/s

    Aceleração=3x2=6 m/s²

    1.Correto,a fórmula mostrou isso

    2.Correto, F=m.a --- F=0,6 kg x 6 m/s² ---- F=3,6 N

    3.Correto, v=vo+at ---- v= -6 + 6 x 1 ---- v=0

    4.Falso, é só substituir na fórmula o t=0,t=1,t=2 e t=3 e somar os resultados.

  • Modo Ratão ativado!

  • Em primeiro momento temos que fazer analogia da equação dada com a equação de posição MRUV

    X(t) = 5 - 6t + 3*t^2

    X = Xo + Vot + a/2 * t^2

    Temos assim de forma análoga que:

    Xo = 5 m

    Vo = -6 m/s

    a/2 = 3 = 6 m/s^2

    Logo: 1, 2 e 3 estão corretas


ID
2834167
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um conceito importante que surge no estudo dos fluidos é o conceito de pressão. Com relação a ele, considere as seguintes afirmativas:


1. A pressão atmosférica ao nível do mar a 0 °C vale 1 atm.

2. Um processo termodinâmico que ocorra sujeito a uma pressão constante é chamado isobárico.

3. A pressão exercida por um líquido num dado ponto aumenta à medida que a profundidade desse ponto aumenta.

4. No Sistema Internacional de Unidades, a unidade de pressão é o pascal (Pa).


Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2834170
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um dado meio tem um índice de refração n1. Um outro meio tem um índice de refração n2. Assinale a alternativa que expressa corretamente a relação entre os módulos das velocidades da luz nos dois meios, quando n2 = 2n1.

Alternativas
Comentários
  • n = c/v

    Para v1:

    n1 = c/v1

    v1 = c/n1

    Para v2:

    n2 = c/v2

    2n1 = c/v2

    v2 = c/2n1

    v2 = v1/2

    GABARITO: LETRA D

  • N = C / V

    Então,

    N1= C / V1

    N2 = C / V2

    Porém, N2 equivale ao dobro de N1

    N2 = 2N1

    Assim, é só substituir.

    C/V2 = 2 x C/V2

    2 x V2 = V1 (Cuidado, pois aí teve uma pegadinha na questão. As alternativas querem o V2 isolado)

    V2 = V1/2


ID
2834173
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um motociclista descreve uma trajetória circular de raio R = 5m, com uma velocidade de módulo v = 10 m/s medida por um observador inercial. Considerando que a massa combinada do motociclista e da motocicleta vale 250 kg, assinale a alternativa que expressa corretamente o módulo da força centrípeta necessária para a realização da trajetória circular.

Alternativas
Comentários
  • fc=m.v2/r

    fc=250.10(2)/5

    fc=5000

    5KN

  • Como toda força:

    F = m.a

    Neste o movimento é circular, então a aceleração adotada deve ser a aceleração centrípeta (acp). Assim:

    acp = (V^2)/R

    Onde: acp = (100^2)/5 = 20m/s^2

    Logo:

    Fcp = m. acp

    Fcp = 250 . 20

    Fcp = 5000N = 5KN


ID
2834176
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um certo resistor dissipa uma potência de 1 W quando percorrido por uma corrente de 100 mA. Assinale a alternativa que expressa corretamente a tensão V aplicada a esse resistor quando percorrido por uma corrente de 50 mA.

Alternativas
Comentários
  • P=R.i²

    1=R.(100.10⁻³)

    R=100Ω

    U=Ri

    U=100.50.10⁻³

    U=5V


ID
2834185
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Tramita na Assembleia Legislativa do Paraná o Projeto de Lei nº 527/2016, que propõe uma redução significativa na área destinada à Unidade de Conservação Estadual da Área de Proteção Ambiental (APA) da Escarpa Devoniana. A redução da área da APA resultaria em diversos reflexos ambientais, ecológicos, culturais e socioeconômicos na região, ocasionando a potencialização do debate conservacionistas versus produtivistas. Cabe evidenciar que o objetivo dessa unidade de conservação, conforme o artigo 1º do seu decreto de criação, nº 1.231, de 27 de março de 1992, é “[...] assegurar a proteção do limite natural [...], inclusive faixa de Campos Gerais, que se constituem em ecossistema peculiar que alterna capões da floresta com araucária, matas de galerias e afloramentos rochosos, além de locais de beleza cênica, como os ‘canyons’, e de vestígios arqueológicos e pré-históricos”. Com relação ao assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:


( ) APA é uma categoria de unidade de conservação em geral constituída de extensa área, com possibilidade de ocupação humana, dotada de formações vegetais, fauna e flora específicas e características estéticas ou culturais únicas.

( ) Não é possível nenhum tipo de ocupação no interior de uma APA, visto que esse tipo de Unidade de Conservação é destinada para a proteção integral da fauna, flora e sítios, permitindo-se apenas a visitação controlada.

( ) A Escarpa Devoniana, assim designada, é uma destacada forma de relevo que está situada na passagem entre os compartimentos geomorfológicos denominados de Primeiro Planalto Paranaense e Segundo Planalto Paranaense.

( ) Os Campos Gerais que ocorrem no Paraná apresentam aspecto singular, caracterizando-se por extensas áreas de gramíneas baixas desprovidas de arbustos, ocorrendo apenas matas ou capões limitados às áreas próximas às nascentes. As árvores e arbustos crescem em faixas ao longo dos rios e córregos, formando matas ciliares.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas

ID
2834191
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“No período de 2009 a 2014, a economia de Cuba apresentou baixo crescimento do PIB e do PIB per capita, além de déficit fiscal em quase todos os anos. São evidências de uma profunda crise estrutural ocasionada por deficiências internas e influências externas que limitam fortemente o desempenho da economia, o desenvolvimento e a melhora da qualidade de vida da população” (Rodríguez, 2016). Sobre Cuba, levando em consideração os dados apresentados e os conhecimentos de geografia, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • GAB.D

    A crise internacional de 2008, o bloqueio econômico dos EUA e as deficiências do modelo de economia planificada são fatores externos e internos que contribuem para o baixo dinamismo econômico.


ID
2834200
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No ano de 2017, o IBGE lançou um estudo intitulado “Classificação e caracterização dos espaços rurais e urbanos do Brasil: uma primeira aproximação”. Na introdução desse trabalho, lê-se: “As transformações que ocorreram no campo e nas cidades nos últimos 50 anos vêm a demandar, nos dias de hoje, abordagens multidimensionais na classificação territorial. O rural e o urbano, enquanto manifestações socioespaciais, se apresentam de forma bastante complexa e heterogênea, portanto, a identificação de padrões dessas manifestações se constitui um desafio principalmente ao se considerar a extensão do território brasileiro”. A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas:


1. Essa discussão ganha relevância proporcionalmente ao aumento das atividades não agrícolas no meio rural e à intensificação da pluriatividade.

2. A aceleração do processo de urbanização no Brasil no início do século XXI e a intensificação do êxodo rural motivam a retomada da discussão sobre o tema.

3. A relevância do estudo justifica-se pela necessidade de se superar a determinação federal, que considera cidade as áreas urbanas de todas as sedes municipais.

4. Uma das formas de manifestação da complexidade do rural e do urbano na atualidade pode ser identificada a partir do crescente aumento das áreas de segunda residência, além da implantação de empreendimentos residenciais, como os condomínios fechados.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Apenas, no século XX, que ocorre o crescimento populacional em cidades.

  • "O êxodo rural no Brasil ocorreu, de forma mais intensa, em apenas duas décadas: entre 1960 e 1980, mantendo patamares relativamente elevados nas décadas seguintes e perdendo força total na entrada dos anos 2000."

    https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/Exodo-rural-no-brasil.htm

  • GAB D- Meu resumo da explicação do professor:

    1-CORRETO. Vale lembrar que rural é diferente de agrícola. Rural é o modo de ocupação, enquanto agrícola é a atividade econômica. Logo, é normal que um indivíduo esteja morando na cidade e exerça sua atividade econômica no campo. 

    2-ERRADO- Os dois processos que serão citados estão desacelerando.

    • Urbanização no início do século XXI? 85% do Brasil é considerado urbano, logo, como vai se acelerar isso? 
    • Intensificar o êxodo rural? Atualmente quem está no campo é porque precisa estar lá. O êxodo em massa já aconteceu, hoje acontece em menor número. 

    3-CORRETO. O próprio IBGE disse no texto que não é muito claro o que é urbano ou não. 

    4-CORRETO. Se as pessoas constroem casas no ambiente rural, segue rural ou agora é urbano? 

  • Os dados das PNADs mostram que na década de 90 houve uma diminuição do êxodo rural e até um pequeno crescimento da população rural em várias regiões do país, resultado do aumento de empregos não-agrícolas, de desempregados e de inativos (principalmente aposentados) residentes em áreas rurais.

    essas novas atividades são as chamadas novas ruralidades.


ID
2834203
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com respeito à globalização e a seus impactos sobre o setor industrial, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:


( ) Os investimentos e inovações no setor de transportes e as políticas de abertura comercial, praticadas dos anos 1990 em diante, impulsionaram processos de realocação das indústrias em escala internacional.

( ) Desde 1978, quando retornou à economia de mercado, a China vem experimentando processos de industrialização, urbanização e de aumento da desigualdade de renda.

( ) A industrialização chinesa representa um desafio para o Brasil, porque a China está deixando de importar produtos industriais brasileiros e deverá se tornar um competidor internacional na indústria automobilística e em outros setores importantes para o Brasil.

( ) Nas últimas décadas, os investimentos industriais atraídos pelo custo da mão de obra na China e na Índia agravaram a pobreza de largas parcelas da população desses países, o que implicou o aumento do número de pessoas vivendo abaixo da linha de pobreza em escala mundial.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • cuidado com a china

  • alem de todos esses produtos de plástico ainda precisamos nós preocupar com o auto.

  • COMPLEMENTO 

    ( ) Os investimentos e inovações no setor de transportes e as políticas de abertura comercial, praticadas dos anos 1990 em diante, impulsionaram processos de realocação das indústrias em escala internacional.  

    Blocos econômicos: integração econômica, que visa facilitar a economia dos países, estimulando as trocas e a produção  

    DIT- divisão internacional do trabalho: é uma fragmentação produtiva, pois as empresas transnacionais têm suas sedes nos países desenvolvidos e deixam sua produção nos subdesenvolvidos, porque lá a matéria prima é barata e as leis ambientais frágeis, mão de obra abundante, mercado consumidos. 


ID
2834206
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O meio rural brasileiro protagoniza, desde longa data, uma série de questões, algumas das quais contadas em “verso e prosa”, como no clássico Urupês, em que Monteiro Lobato tece uma crítica social ao “Brasil agrário” por meio do imortalizado Jeca Tatu, um personagem indolente, desleixado, ingênuo e desprovido de educação. A respeito do assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • OLHA QUE ENGRAÇADO UMA BANCA FALANDO MAL DO GOVERNO RSRS

  • jeca tatu realmente demonstra um país atrasado e isso é um tanto preconceituoso

  • como assim o Jeca tatuzinho era da economia agroexportadora ?
  • show


ID
2834209
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os avanços científicos e tecnológicos têm possibilitado uma compreensão crescente sobre a dinâmica climática global. Apesar desses avanços, grande parte da população mundial ainda não tem acesso aos conhecimentos e tecnologias à disposição e, para a compreensão e predição dos fenômenos naturais que vivenciam, muitos continuam se baseando em conhecimentos populares tradicionais passados de geração em geração. Essas habilidades tradicionais de prognóstico do tempo “se efetivam no contato contínuo do homem com o ambiente, reforçadas pela inteligência, atenção, sensibilidade e experiência, que variam muito de um indivíduo para outro” (Sartori, 2002). A respeito do assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:


( ) A observação de sinais da natureza para a previsão das chuvas é bastante difundida entre os sertanejos do Nordeste do Brasil, conhecidos como “profetas do tempo”.

( ) A compreensão fenomenológica do clima e do tempo restringe-se às áreas rurais, que permitem o contato direto do ser humano com a natureza.

( ) A observação da fauna e da flora, seja através da presença ou ausência de espécies, da floração e frutificação, são elementos comuns e recorrentes de referência para a compreensão fenomenológica do clima e do tempo.

( ) A observação das condições atmosféricas, através da direção do vento, tipos de nuvens e variação da temperatura, integra os elementos de referência para a compreensão fenomenológica do clima e do tempo.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • /com a alternativa A e B , já se responde a questão ! :}

  • profetas do tempo existe no sul também não acham

  • Gab B: V – F – V – V.


ID
2834212
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Em um texto chamado “Resposta à questão: o que é esclarecimento?”, Kant afirma que o “esclarecimento é a saída do homem da menoridade”. Afirma também que a “menoridade é a incapacidade de servir-se do próprio entendimento sem direção alheia” e que “o homem é o culpado por esta incapacidade, quando sua causa resulta na falta, não do entendimento, mas de resolução e coragem para fazer uso dele sem a direção de outra pessoa”.

(KANT, Resposta à questão: O que é esclarecimento? In: MARÇAL, J.; CABARRÃO, M.; FANTIN, M. E. (Org.). Antologia de Textos Filosóficos. Curitiba: SEED-PR, 2009, p. 407.)


Por sua vez, Foucault afirma: “Houve, durante a época clássica, uma descoberta do corpo como objeto e alvo do poder. Encontraríamos facilmente sinais dessa grande atenção dedicada então ao corpo – ao corpo que se manipula, se modela, se treina, que obedece, responde, se torna hábil ou cujas forças se multiplicam [...]”, referindo-se a um corpo (homem) que se torna ao mesmo tempo analisável e manipulável.

(FOUCAULT, Michel. Os corpos dóceis. In: FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Trad. Ligia M. Pondé Vassalo. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 1987, p. 125.).


Com base nos dois textos e no pensamento desses filósofos, considere as afirmativas abaixo:


1. O Esclarecimento seria uma espécie de menoridade intelectual e corresponderia à afirmação da religião como ponto de partida para o homem tomar suas principais decisões.

2. Enquanto Kant se preocupa em avaliar o quanto os indivíduos são responsáveis por se deixarem dirigir por outros, Foucault trata de mostrar os modos como a sociedade torna o homem manipulável.

3. Tanto Kant quanto Foucault se questionam pelo nível de autonomia do homem, ambos, porém, a partir de abordagens diferentes e chegando a conclusões diferentes.

4. Fica claro no texto de Foucault que a idade clássica favorece o autoconhecimento e a autonomia de pensamento.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • para KANT o homem se permite ser manipulado, para FOUCAULT o homem é manipulado "contra sua vontade"


ID
2834215
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Quando soube daquele oráculo, pus-me a refletir assim: “Que quererá dizer o Deus? Que sentido oculto pôs na resposta? Eu cá não tenho consciência de ser nem muito sábio nem pouco; que quererá ele então significar declarando-me o mais sábio? Naturalmente não está mentindo, porque isso lhe é impossível”. Por longo tempo fiquei nessa incerteza sobre o sentido; por fim, muito contra meu gosto, decidi-me por uma investigação, que passo a expor.

(PLATÃO. Defesa de Sócrates. Trad. Jaime Bruna. Coleção Os Pensadores. Vol. II. São Paulo: Victor Civita, 1972, p. 14.)


O texto acima pode ser tomado como um exemplo para ilustrar o modo como se estabelece, entre os gregos, a passagem do mito para a filosofia. Essa passagem é caracterizada:

Alternativas

ID
2834218
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Mas, logo em seguida, adverti que enquanto eu queria assim pensar que tudo era falso, cumpria necessariamente que eu, que pensava, fosse alguma coisa. E, notando que esta verdade: eu penso, logo existo, era tão firme e tão certa que todas as mais extravagantes suposições dos céticos não seriam capazes de abalar, julguei que podia aceitá-la, sem escrúpulo, como o primeiro princípio da Filosofia que procurava.

(DESCARTES. Discurso do método. Col. Os Pensadores. Trad. J. Guinsburg e Bento Prado Júnior. São Paulo: Nova Cultural, 1991, p. 46.)


O texto citado corresponde a uma das passagens mais marcantes da filosofia de Descartes, um filósofo considerado por muitos intérpretes como o pai do racionalismo. Com base no texto e na ideia geral de racionalismo, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • aqui apanhando da ufpr...apanhando agora pra dar o troco na hora da prova. CFO-PMPR - 2022

    -Aprovado como soldado na PMPR


ID
2834221
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

A estética corresponde ao ramo da filosofia que se ocupa das manifestações artísticas, buscando apontar, por exemplo, os diferentes critérios e modos como em diferentes momentos ou culturas se percebe e classifica algo como belo, sublime ou agradável. Trata-se, assim, de uma forma de conhecimento que não nega a razão, ao certo, mas que coloca em relevo a forma como ela se relaciona com a imaginação e com a sensibilidade.


A partir do exposto acima, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • É correta a alternativa A, já que esta descrição do fenômeno estético se baseia nas ideias de Kant, que via a estética como um exemplo claro do encontro das inclinações pessoais com a condição humana de interpretar o mundo a partir do referencial racional.

    A apreensão do mundo e das coisas, no caso do belo, passava pela imaginação e sensibilidade na medida em que as nossas preferências e vocações pessoais nos inclinavam a preferir uma ou outra coisa. Passavam pela Razão já que Kant descreve a Razão como o conjunto de ferramentas de que o homem dispõe para dar sentido ao real, não havendo nenhum fenômeno de entendimento humano que não fosse, ao menos em parte, racional.

  • Kant quebrou a Antinomia que existia no campo estético

    Gregos : Arte está na natureza

    Racionalistas : A beleza é bela quando provém de uma ideia nossa., confundindo-se com a verdade

    Empiristas: Belo é o que agrada nossas sensações.

    Kant : 'A arte seria sensações e racionalizações, entretanto não há um conceito absoluto do que é um arte boa.

    A arte tem uma harmonia da Episteme.

    LETRA A

    APMBB


ID
2834224
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Considere as três premissas abaixo:


1. Devemos proibir legalmente apenas o que é moralmente incorreto.

2. Os filhos mentirem para os pais é moralmente incorreto.

3. Todavia, os filhos mentirem para os pais não deve ser legalmente proibido.


A partir dessas premissas, é correto inferir que:

Alternativas

ID
2834227
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Quando se conquistam Estados habituados a reger-se por leis próprias e em liberdade, há três modos de manter a sua posse: primeiro, arruiná-los; segundo, ir habitá-los; terceiro, deixá-los viver com suas leis, arrecadando um tributo e criando um governo de poucos, que se conserve amigos. [...] Quem se torna senhor de uma cidade tradicionalmente livre e não a destrói será destruído por ela. Tais cidades têm sempre por bandeira, nas rebeliões, a liberdade e suas antigas leis, que não esquecem nunca, nem com o correr do tempo, nem por influência dos benefícios recebidos. Por muito que se faça, quaisquer que sejam as precauções tomadas, se não se promovem o dissídio e a desagregação dos habitantes, não deixam eles de se lembrar daqueles princípios e, em toda oportunidade, em qualquer situação, a eles recorrem [...]. Assim, para conservar uma república conquistada, o caminho mais seguro é destruí-la ou habitá-la pessoalmente.

                 (MAQUIAVEL, N. O príncipe. São Paulo: Abril Cultural, 1983, p. 21-22.)


Com base nessa passagem, extraída da obra O Príncipe, de Maquiavel, assinale a alternativa correta

Alternativas
Comentários
  • Na opção A, o trecho "levar a cabo os planos de expansão do próprio governo..." me deixou confusa, já que no início do texto fala "quando se conquistam Estados...", logo, imaginei que isso se tratava de expansão. Alguém poderia elucidar? Obrigada!

  • O objetivo do príncipe é se manter no poder, custe o que custar.


ID
2834230
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Sobre a questão do etnocentrismo, Roque de Barros Laraia escreve que “o fato de o indivíduo ver o mundo através de sua cultura tem como consequência a propensão em considerar o seu modo de vida mais correto e o mais natural. Tal tendência, denominada etnocentrismo, é responsável em seus casos extremos pela ocorrência de numerosos conflitos sociais. O etnocentrismo, de fato, é um fenômeno universal. É comum a crença de que a própria sociedade é o centro da humanidade, ou mesmo sua única expressão. [...] A dicotomia ‘nós e os outros’ expressa em níveis diferentes essa tendência. Dentro de uma mesma sociedade, a divisão ocorre sob a mesma forma de parentes e não parentes. Os primeiros são melhores por definição e recebem um tratamento diferenciado. [...] Comportamentos etnocêntricos resultam também em apreciações negativas dos padrões culturais de povos diferentes. Práticas de outros sistemas culturais são catalogadas como absurdas, deprimentes e imorais”.

(LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Zahar, 2001, p. 73-74.)


Em resumo, Laraia tenta nos mostrar que:

Alternativas

ID
2834233
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

No livro Mulheres, raça e classe, Angela Davis perfaz um caminho histórico e social da luta das mulheres nos Estados Unidos e como diferentes movimentos e campanhas possibilitaram a construção dos direitos e das pautas políticas de gênero naquele país. Numa das passagens da obra, em que aborda as campanhas pelo direito ao aborto, Davis afirma que “o controle de natalidade – escolha individual, métodos contraceptivos seguros, bem como abortos, quando necessário – é um pré-requisito fundamental para a emancipação das mulheres. [...] E se a campanha pelo direito ao aborto do início dos anos 1970 precisava ser lembrada de que mulheres de minorias étnicas queriam desesperadamente escapar dos charlatões de fundo de quintal, também deveria ter percebido que essas mesmas mulheres não estavam dispostas a expressar sentimentos pró-aborto. Elas eram a favor do direito ao aborto, o que não significava que fossem defensoras do aborto. Quando números tão grandes de mulheres negras e latinas recorrem a abortos, as histórias que relatam não são tanto sobre o desejo de ficar livres da gravidez, mas sobre as condições sociais miseráveis que as levam a desistir de trazer novas vidas ao mundo”.

(DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. São Paulo: Boitempo, 2016, p. 219-220.)


Com base no texto, é correto concluir que:

Alternativas

ID
2834236
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Em 1848, Karl Marx e Friedrich Engels publicaram o Manifesto Comunista. Segundo seus autores, “a burguesia desempenhou na História um papel iminentemente revolucionário. Onde quer que tenha conquistado o poder, a burguesia destruiu as relações feudais, patriarcais e idílicas. Rasgou todos os complexos e variados laços que prendiam ao homem feudal e seus superiores naturais, para só deixar subsistir, de homem para homem, o laço do frio interesse. [...] Fez da dignidade pessoal um simples valor de troca; substituiu as numerosas liberdades, conquistadas duramente, por uma única liberdade sem escrúpulos: a do comércio. Em uma palavra, em lugar da exploração dissimulada por ilusões religiosas e políticas, a burguesia colocou uma exploração aberta, direta, despudorada e brutal. [...] Tudo o que era sólido e estável se desmancha no ar, tudo o que era sagrado é profanado e os homens são obrigados finalmente a encarar sem ilusões a sua posição social e as suas relações com outros homens”.

(MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. O manifesto comunista. São Paulo: Boitempo, 2001, p. 42-43.)


Com base nessa passagem de O Manifesto Comunista, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2834239
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Ciência Política
Assuntos

Escreve Gerard Lebrun: “Com efeito, o que é política? A atividade social que se propõe a garantir pela força, fundada geralmente no direito, a segurança externa e a concórdia interna de uma unidade política particular (conforme descreve Julien Freund em Qu’estce que la Politique). Não é dogmaticamente que eu proponho esta definição (outras são possíveis), mas simplesmente para ressaltar que, sem o uso da noção de força, a definição seria visivelmente defeituosa. Se, numa democracia, um partido tem peso político, é porque tem força para mobilizar um certo número de eleitores. Se um sindicato tem um peso político é porque tem força para deflagrar uma greve. Assim, força não significa necessariamente a posse de meios violentos de coerção, mas de meios que permitam influir no comportamento de outra pessoa. A força não é sempre (ou melhor, é raríssimamente) um revólver apontado para alguém”.

(LEBRUN, Gerard. O que é poder. São Paulo: Brasiliense, 1981, p. 04.)


Qual é a relação entre força e política expressa pelo autor nesse excerto?

Alternativas

ID
2834242
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

                        More than 100 South African gold miners

                                treated for smoke inhalation


      JOHANNESBURG (Reuters) – Hundreds of South African gold mine workers were rescued and over 100 treated for smoke inhalation after an underground fire, the National Union of Mineworkers (NUM) said on Thursday.

      Safety is a huge issue in South Africa’s dangerous deep-level mines and a focus for investors. A spate of deaths at SibanyeStillwater’s gold operations, including a seismic event that killed seven miners in early May, has highlighted the risks.

      In the latest incident, more than 600 miners were initially trapped after a fire broke out at a mine east of Johannesburg operated by unlisted Gold One, NUM said.

      This comes almost two weeks after five miners died in an underground fire at a South African copper mine operated by unlisted Palabora Mining Company in Limpopo.

      Company officials could not immediately be reached for comment.

      “As the NUM, we vehemently condemn this kind of incident as it is becoming a trend”, the union said in a statement.

(Disponível em:<https://www.reuters.com/article/us-safrica-mining-fire/more-than-100-south-african-gold-miners-treated-for-smoke-inhalation-idUSKBN1KG294  .)

According to the information reported by the National Union of Mineworkers (NUM), hundreds of South African mine workers:

Alternativas

ID
2834245
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

                        More than 100 South African gold miners

                                treated for smoke inhalation


      JOHANNESBURG (Reuters) – Hundreds of South African gold mine workers were rescued and over 100 treated for smoke inhalation after an underground fire, the National Union of Mineworkers (NUM) said on Thursday.

      Safety is a huge issue in South Africa’s dangerous deep-level mines and a focus for investors. A spate of deaths at SibanyeStillwater’s gold operations, including a seismic event that killed seven miners in early May, has highlighted the risks.

      In the latest incident, more than 600 miners were initially trapped after a fire broke out at a mine east of Johannesburg operated by unlisted Gold One, NUM said.

      This comes almost two weeks after five miners died in an underground fire at a South African copper mine operated by unlisted Palabora Mining Company in Limpopo.

      Company officials could not immediately be reached for comment.

      “As the NUM, we vehemently condemn this kind of incident as it is becoming a trend”, the union said in a statement.

(Disponível em:<https://www.reuters.com/article/us-safrica-mining-fire/more-than-100-south-african-gold-miners-treated-for-smoke-inhalation-idUSKBN1KG294  .)

Gold One and Palabora Mining Company operate South African mines. Both companies have one aspect in common: they are unlisted. This means that these companies:

Alternativas

ID
2834248
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

                        More than 100 South African gold miners

                                treated for smoke inhalation


      JOHANNESBURG (Reuters) – Hundreds of South African gold mine workers were rescued and over 100 treated for smoke inhalation after an underground fire, the National Union of Mineworkers (NUM) said on Thursday.

      Safety is a huge issue in South Africa’s dangerous deep-level mines and a focus for investors. A spate of deaths at SibanyeStillwater’s gold operations, including a seismic event that killed seven miners in early May, has highlighted the risks.

      In the latest incident, more than 600 miners were initially trapped after a fire broke out at a mine east of Johannesburg operated by unlisted Gold One, NUM said.

      This comes almost two weeks after five miners died in an underground fire at a South African copper mine operated by unlisted Palabora Mining Company in Limpopo.

      Company officials could not immediately be reached for comment.

      “As the NUM, we vehemently condemn this kind of incident as it is becoming a trend”, the union said in a statement.

(Disponível em:<https://www.reuters.com/article/us-safrica-mining-fire/more-than-100-south-african-gold-miners-treated-for-smoke-inhalation-idUSKBN1KG294  .)

De acordo com o texto, é correto afirmar:

Alternativas

ID
2834251
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

             Ancient dreams of intelligent machines: 3,000 years of robots


      The French philosopher René Descartes was reputedly fond of automata: they inspired his view that living things were biological machines that function like clockwork. Less known is a strange story that began to circulate after the philosopher’s death in 1650. This centred on Descartes’s daughter Francine, who died of scarlet fever at the age of five.

      According to the tale, a distraught Descartes had a clockwork Francine made: a walking, talking simulacrum. When Queen Christina invited the philosopher to Sweden in 1649, he sailed with the automaton concealed in a casket. Suspicious sailors forced the trunk open; when the mechanical child sat up to greet them, the horrified crew threw it overboard.

      The story is probably apocryphal. But it sums up the hopes and fears that have been associated with human-like machines for nearly three millennia. Those who build such devices do so in the hope that they will overcome natural limits – in Descartes’s case, death itself. But this very unnaturalness terrifies and repulses others. In our era of advanced robotics and artificial intelligence (AI), those polarized responses persist, with pundits and the public applauding or warning against each advance. Digging into the deep history of intelligent machines, both real and imagined, we see how these attitudes evolved: from fantasies of trusty mechanical helpers to fears that runaway advances in technology might lead to creatures that supersede humanity itself.

         (Disponível em: <https://www.nature.com/articles/d41586-018-05773-y)

According to the text, it is correct to say that René Descartes:

Alternativas

ID
2834254
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

             Ancient dreams of intelligent machines: 3,000 years of robots


      The French philosopher René Descartes was reputedly fond of automata: they inspired his view that living things were biological machines that function like clockwork. Less known is a strange story that began to circulate after the philosopher’s death in 1650. This centred on Descartes’s daughter Francine, who died of scarlet fever at the age of five.

      According to the tale, a distraught Descartes had a clockwork Francine made: a walking, talking simulacrum. When Queen Christina invited the philosopher to Sweden in 1649, he sailed with the automaton concealed in a casket. Suspicious sailors forced the trunk open; when the mechanical child sat up to greet them, the horrified crew threw it overboard.

      The story is probably apocryphal. But it sums up the hopes and fears that have been associated with human-like machines for nearly three millennia. Those who build such devices do so in the hope that they will overcome natural limits – in Descartes’s case, death itself. But this very unnaturalness terrifies and repulses others. In our era of advanced robotics and artificial intelligence (AI), those polarized responses persist, with pundits and the public applauding or warning against each advance. Digging into the deep history of intelligent machines, both real and imagined, we see how these attitudes evolved: from fantasies of trusty mechanical helpers to fears that runaway advances in technology might lead to creatures that supersede humanity itself.

         (Disponível em: <https://www.nature.com/articles/d41586-018-05773-y)

In the sentence “This centred on Descartes’s daughter Francine, who died of scarlet fever …”, the underlined word refers to the:

Alternativas

ID
2834257
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

             Ancient dreams of intelligent machines: 3,000 years of robots


      The French philosopher René Descartes was reputedly fond of automata: they inspired his view that living things were biological machines that function like clockwork. Less known is a strange story that began to circulate after the philosopher’s death in 1650. This centred on Descartes’s daughter Francine, who died of scarlet fever at the age of five.

      According to the tale, a distraught Descartes had a clockwork Francine made: a walking, talking simulacrum. When Queen Christina invited the philosopher to Sweden in 1649, he sailed with the automaton concealed in a casket. Suspicious sailors forced the trunk open; when the mechanical child sat up to greet them, the horrified crew threw it overboard.

      The story is probably apocryphal. But it sums up the hopes and fears that have been associated with human-like machines for nearly three millennia. Those who build such devices do so in the hope that they will overcome natural limits – in Descartes’s case, death itself. But this very unnaturalness terrifies and repulses others. In our era of advanced robotics and artificial intelligence (AI), those polarized responses persist, with pundits and the public applauding or warning against each advance. Digging into the deep history of intelligent machines, both real and imagined, we see how these attitudes evolved: from fantasies of trusty mechanical helpers to fears that runaway advances in technology might lead to creatures that supersede humanity itself.

         (Disponível em: <https://www.nature.com/articles/d41586-018-05773-y)

A partir das informações apresentadas no texto, considere as seguintes afirmativas:


1. Descartes viajou para a Suécia com um robô escondido.

2. Os marinheiros abriram à força um baú que continha o simulacro de uma criança.

3. A tripulação fez uma apresentação do robô para os passageiros do navio.

4. Chocados com o que viram, os marinheiros jogaram o humanoide ao mar.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2834260
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

             Ancient dreams of intelligent machines: 3,000 years of robots


      The French philosopher René Descartes was reputedly fond of automata: they inspired his view that living things were biological machines that function like clockwork. Less known is a strange story that began to circulate after the philosopher’s death in 1650. This centred on Descartes’s daughter Francine, who died of scarlet fever at the age of five.

      According to the tale, a distraught Descartes had a clockwork Francine made: a walking, talking simulacrum. When Queen Christina invited the philosopher to Sweden in 1649, he sailed with the automaton concealed in a casket. Suspicious sailors forced the trunk open; when the mechanical child sat up to greet them, the horrified crew threw it overboard.

      The story is probably apocryphal. But it sums up the hopes and fears that have been associated with human-like machines for nearly three millennia. Those who build such devices do so in the hope that they will overcome natural limits – in Descartes’s case, death itself. But this very unnaturalness terrifies and repulses others. In our era of advanced robotics and artificial intelligence (AI), those polarized responses persist, with pundits and the public applauding or warning against each advance. Digging into the deep history of intelligent machines, both real and imagined, we see how these attitudes evolved: from fantasies of trusty mechanical helpers to fears that runaway advances in technology might lead to creatures that supersede humanity itself.

         (Disponível em: <https://www.nature.com/articles/d41586-018-05773-y)

In the sentence “Those who build such devices do so in the hope that they will overcome natural limits …”, the underlined word refers to:

Alternativas

ID
2834263
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

             Ancient dreams of intelligent machines: 3,000 years of robots


      The French philosopher René Descartes was reputedly fond of automata: they inspired his view that living things were biological machines that function like clockwork. Less known is a strange story that began to circulate after the philosopher’s death in 1650. This centred on Descartes’s daughter Francine, who died of scarlet fever at the age of five.

      According to the tale, a distraught Descartes had a clockwork Francine made: a walking, talking simulacrum. When Queen Christina invited the philosopher to Sweden in 1649, he sailed with the automaton concealed in a casket. Suspicious sailors forced the trunk open; when the mechanical child sat up to greet them, the horrified crew threw it overboard.

      The story is probably apocryphal. But it sums up the hopes and fears that have been associated with human-like machines for nearly three millennia. Those who build such devices do so in the hope that they will overcome natural limits – in Descartes’s case, death itself. But this very unnaturalness terrifies and repulses others. In our era of advanced robotics and artificial intelligence (AI), those polarized responses persist, with pundits and the public applauding or warning against each advance. Digging into the deep history of intelligent machines, both real and imagined, we see how these attitudes evolved: from fantasies of trusty mechanical helpers to fears that runaway advances in technology might lead to creatures that supersede humanity itself.

         (Disponível em: <https://www.nature.com/articles/d41586-018-05773-y)

According to the text, it is correct to say:

Alternativas