SóProvas



Questões de Auditoria Interna Contábil


ID
7981
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2006
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Preencha a lacuna com a expressão adequada. A ___________________ compreende os exames, análises, avaliações, levantamentos e comprovações, metodologicamente estruturados para a avaliação da integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade dos processos, dos sistemas de informações e de controles internos integrados ao ambiente e de gerenciamento de riscos, com vistas a assistir à administração da entidade no cumprimento de seus objetivos.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que a única alternativa que poderia gerar confusão seria a alternativa A (Auditoria Independente).
    Uma diferença fundamental entre as duas é que a auditoria interna visa assistir à Administração (como diz o texto), enquanto a auditoria independente é voltada a todos os interessados na empresa (Administração, acionistas, fornecedores, clientes, etc...)
  • MANUAL DE AUDITORIA INTERNAA Auditoria Interna compreende os exames, análises, avaliações, levantamentos e comprovações, metodologicamente estruturados para a avaliação da integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade dos processos, dos sistemas de informações e de controles internos integrados ao ambiente e de gerenciamento de riscos, com vistas a assistir à administração da entidade no cumprimento de seus objetivos.http://www.portaldeauditoria.com.br/legislacao/normas/auditoria.htm
  • a NBC TI 01, que define que a Auditoria Interna compreende os exames, análises, avaliações, levantamentos e comprovações, metodologicamente estruturados para a avaliação da integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade dos processos, dos sistemas de informações e de controles internos integrados ao ambiente, e de gerenciamento de riscos, com vistas a assistir à administração da entidade no cumprimento de seus objetivos.


    A alternativa A está incorreta, pois a Auditoria Independente não tem por objetivo assistir à administração da entidade no cumprimento de seus objetivos.


    A alternativa B está incorreta, pois, embora exista uma Auditoria Interna Governamental, a expressão utilizada (Auditoria Governamental) inclui as auditorias realizadas pelos Tribunais de Contas, que não fazem parte da

    Auditoria Interna.


    A alternativa C está incorreta. A técnica de amostragem é utilizada durante a fase de planejamento da auditoria, a fim de se definir o escopo (objetivo da auditoria), tendo em vista que, em geral, não é possível que se efetue uma

    avaliação da totalidade das operações.


    A alternativa D está incorreta, pelos mesmos motivos citados na análise da alternativa A.


    Prof. Claudenir Brito

  • RESOLUÇÃO: Segundo a NBC TI 01 – Da Auditoria Interna:

    “A auditoria interna compreende os exames, análises, avaliações, levantamentos e comprovações, metodologicamente estruturados, para avaliação da integridade, adequação, eficiência, eficácia e economicidade dos processos, dos sistemas de informações, e de controles internos integrados ao ambiente, e de gerenciamento de riscos, com vistas a assistir à administração da entidade no cumprimento de seus objetivos.”

    Portanto, correta a letra E. Auditoria externa e independente são a mesma coisa, alternativa A e D incorreta. Sobre a alternativa B, teremos uma aula específica sobre auditoria Governamental.


ID
9859
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2004
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Não é função da auditoria interna avaliar a

Alternativas
Comentários
  • "A Auditoria Interna é uma atividade de avaliação independente e de assessoramento da administração, voltada para o exame e avaliação da adequação, eficiência e eficácia dos sistemas de controle, bem como da qualidade do desempenho das áreas em relação às atribuições e aos planos, metas, objetivos e políticas definidos para as mesmas.
    A ação da Auditoria Interna estende-se por todos os serviços, programas, operações e controles existentes na entidade."

    Fonte: http://www.auditoriainterna.com.br/conceitos.htm
  • A  questão reproduz  literalmente o item 12.1.1.3 da Resolução CFC nº 986/03, a qual aprovou a NBC T 12 – Da Auditoria Interna.
    “12.1.1.3 – A  Auditoria  Interna  compreende os exames,análises, avaliações, levantamentos e comprovações,metodologicamente estruturados para  a  avaliação da integridade, adequação, eficáciaeficiência  e economicidade dos processos, dos sistemas de informações e de controles internos integrados  ao ambiente, e de gerenciamento de riscos, com vistas a  assistir à  administração da  entidade no cumprimento de seus objetivos.”

ID
48115
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Entre as Normas Brasileiras de Contabilidade, a NBC-T- 12 trata da atividade e dos procedimentos da Auditoria Interna. Nesse contexto é incorreto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • NBC T- 12 – DA AUDITORIA INTERNAA) 12.1.2.1 – Os procedimentos de auditoria interna são os exames, incluindo testes de observância e testes substantivos, que permitem ao auditor interno obter provas suficientes para fundamentar suas conclusões e recomendações.B) 12.1.3.1 – Os papéis de trabalho são o conjunto de documentos e apontamentos com informações e provas coligidas pelo auditor interno que consubstanciam o trabalho executado.C) 12.1.1.1 – A auditoria interna constitui o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo examinar a integridade, adequação e eficácia dos controles internos e das informações físicas, contábeis, financeiras e operacionais da Entidade.D) 12.1.2.3 – Os testes substantivos visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelos sistemas de informações da Entidade. E) 12.2.4.1 – Ao determinar a extensão de um teste de auditoria interna de método de seleção dos itens a serem testados, o auditor interno pode empregar técnicas de amostragem estatística.
  • A Alternativa A está incorreta pois o PARECER é o documento mediante o qual o auditor expressa sua opinião, de forma clara e objetiva, sobre as demonstrações contábeis por ele auditadas.Como o auditor assume, através do parecer, responsabilidade técnico-profissional definida, inclusive de ordem pública, é indispensável que tal documento obedeça às características intrínsecas e extrínsecas, estabelecidas nas normas de auditoria.O parecer classifica-se, segundo a natureza da opinião que contém, em:parecer sem ressalva; parecer com ressalva; parecer adverso; e parecer com abstenção de opinião. Segundo essa classificação, o PARECER não vai conter RECOMENDAÇÕES.Consoante as disposições contidas no item 11.1.1.1, da NBC T 11, O auditor deve mencionar, no seu parecer, as responsabilidades da administração e as suas, evidenciando que: a) a administração é responsável pela preparação e pelo conteúdo das demonstrações contábeis, cabendo ao contabilista que as assina a responsabilidade técnica; eb) o auditor é responsável pela opinião que expressa sobre as demonstrações contábeis objeto dos seus exames.5. O auditor deve, no seu parecer, declarar se o exame foi efetuado de acordo com as normas de auditoria.6. O parecer deve, ainda, conter a descrição concisa dos trabalhos executados pelo auditor, compreendendo: planejamento dos trabalhos, considerando a relevância dos saldos, o volume de transações e o sistema contábil e de controle interno da entidade; execução dos procedimentos com base em teses; avaliação das práticas e das estimativas contábeis adotadas, bem como da apresentação das demonstrações contábeis tomadas em conjunto.O parecer deve expressar, clara e objetivamente, se as demonstrações contábeis auditadas, em todos os aspectos relevantes, na opinião do auditor, estão adequadamente representadas ou não.Que Deus nos abençoe!!!
  • Comentário objetivo:

    A questão é de 2009 e foram cobradas as normas antigas (NBC T's).

    Por essas normas, o auditor interno NÃO emite parecer, que é o instrumento emitido pelo auditor independente para expressar sua opinião sobre as demonstrações contábeis. À época das referidas normas, o auditor interno emitia um relatório com as características em questão (comunicando os trabalhos realizados, suas conclusões e recomendações).


ID
59866
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

No que concerne à responsabilidade do auditor interno na
execução dos trabalhos de auditoria, julgue os itens subseqüentes.

A amplitude do trabalho do auditor interno e sua responsabilidade não estão limitadas à sua área de atuação, pois compete à auditoria interna avaliar o grau de confiabilidade dos controles internos.

Alternativas
Comentários
  • A amplitude do trabalho do auditor interno está limitada à sua área de atuação A segunda parte da assertiva está certa, o auditor deve avaliar a adequação, eficiência, eficácia e efetividade do controle interno, subsidiariamente apresentará o grau de confiabilidade que a administração poderá depositar nas informações geradas internamente.
  • amplitude do trabalho do auditor interno e sua responsabilidade não estão limitadas à sua área de atuação ...

    ERRADO.

    -x-

    NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE

    NBC-P-3 - NORMAS PROFISSIONAIS DO AUDITOR INTERNO

    3.1 - COMPETÊNCIA TÉCNICO-PROFISSIONAL

    ...

    3.3 - RESPONSABILIDADE DO AUDITOR INTERNO NA EXECUÇÃO DOS TRABALHOS

    3.3.2 - A amplitude do trabalho do auditor interno e sua responsabilidade estão limitadas à sua área de atuação.

  • O âmbito do trabalho de auditoria interna envolve a determinação do trabalho de auditoria a ser feito, cabendo à alta administração, contudo, fornecer orientação geral quanto ao âmbito desse trabalho e os setores a serem examinados.

    No âmbito do trabalho dos auditores internos devem ser considerados os controles internos da organização. Porém, as responsabilidades da
    Administração e dos auditores são claramente estabelecidas e distintas. A Administração planeja, organiza, implanta e mantém controles internos e aos auditores internos cabe revisar, avaliar e contribuir para a melhoria da eficácia desses controles.

    Portanto, a amplitude do trabalho e a responsabilidade estão limitadas à sua área de atuação, ou seja, dentro da própria organização e até o limite definido em normas e pela própria administração. Item errado.
  • Nas premissas de auditoria, o auditor se certifica (docto formal) com a Administração ou governança corporativa, de que ela é responsável por/pelas: (NBC TA - 200)

    * elaboração das DCs demonstrações contábeis,

    Bons estudos.


ID
59869
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

No que concerne à responsabilidade do auditor interno na
execução dos trabalhos de auditoria, julgue os itens subseqüentes.

Cabe ao auditor interno, quando solicitado, prestar assessoria ao conselho fiscal ou a órgãos equivalentes.

Alternativas
Comentários
  • NBC P33.3 – RESPONSABILIDADE DO AUDITOR INTERNO NA EXECUÇÃO DOS TRABALHOS 3.3.1 – O auditor interno deve ter o máximo de cuidado, imparcialidade e zelo na realização dos trabalhos e na exposição das conclusões. 3.3.2 – A amplitude do trabalho do auditor interno e sua responsabilidade estão limitadas à sua área de atuação. 3.3.3 – A utilização da equipe técnica supõe razoável segurança de que o trabalho venha a ser executado por pessoas com capacitação profissional e treinamento requeridos nas circunstâncias. ****3.3.4 – Cabe também ao auditor interno, quando solicitado, prestar assessoria ao Conselho Fiscal ou Órgãos equivalentes****
  • RESOLUÇÃO: é responsabilidade do auditor interno na execução de seus trabalhos, quando solicitado, prestar assessoria ao Conselho Fiscal ou a órgãos equivalentes.


ID
77407
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BACEN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

. Quanto às características da auditoria interna e externa, analise as afirmativas a seguir.

I - O processo pelo qual o auditor se certifica de que as demonstrações financeiras representam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira da empresa, por meio da emissão de parecer, caracteriza a auditoria externa.

II - O exercício da auditoria interna é privativo de contabilista registrado no Conselho Regional de Contabilidade da jurisdição.

III - A principal característica da auditoria interna é a independência, ou seja, não possui vínculo com a empresa auditada.

IV - O parecer do auditor independente pode ser classificado em: sem ressalva, com ressalva, adverso ou com abstenção de opinião.

Está correto SOMENTE o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Item I - correto, a emissão de um parecer sobre a adequação das demonstrações financeiras caracteriza de fato auditoria independente.Item II - errado, o exercício é privativo de contador e não de contabilista, ou seja, um técnico em contabilidade não pode exercer a função de auditor interno.Item III - errado, o auditor interno possui vínculo com a empresa, quem não possui vínculo é o auditor independente.Item IV - correto, essa é classificação trazida pelo item 11.3.1.9 da NBC T 11.
  • O erro do Item II é também porque NÃO é necessário ser registrado somente na sua jurisdição, pode ser registrado no CRC de outra jurisdição, pois do contrário, impediria que um contador se mudasse para outra cidade, por exemplo.

ID
80446
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Os auditores internos devem abster-se de avaliar operações específicas pelas quais tenham sido responsáveis anteriormente, entretanto podem prestar serviços de consultoria relacionados a tais operações.

Alternativas
Comentários
  • 1130.A1 – Os auditores internos devem abster-se de avaliar operações específicas pelas quais tenham sido responsáveis anteriormente. Presume-se prejudicada a objetividade, se um auditor prestar serviços de avaliação para uma atividade pela qual tenha sido responsável no ano anterior.1130.C1 – Os auditores internos podem prestar serviços de consultoria relacionados às operações pelas quais tenham sido responsáveis anteriormente.questão correta!
  • Segundo a norma internacional do "The Institute of Internal Auditors":
     
    NORMAS INTERNACIONAIS PARA A PRÁTICA PROFISSIONAL DE AUDITORIA INTERNA (NORMAS)
    ...
    1130.A1 – Os auditores internos devem abster-se de avaliar operações específicas pelas quais tenham sido responsáveis anteriormente. Presume-se que a objetividade fique prejudicada se um auditor interno prestar serviços de avaliação (assurance) de uma atividade pela qual o auditor interno tenha sido responsável durante ano anterior.
    1130.A2 – Os trabalhos de avaliação (assurance) de funções pelas quais o executivo chefe de auditoria tenha responsabilidade devem ser supervisionados por uma parte externa à atividade de auditoria interna.
    1130.C1 – Os auditores internos podem prestar serviços de consultoria relativos às operações pelas quais tenham sido responsáveis anteriormente.
    1130.C2 – Caso os auditores internos tenham potenciais prejuízos à independência ou à objetividade com relação aos serviços de consultoria propostos, o cliente do trabalho de auditoria deve ser informado antes do trabalho ser aceito.
  • GAB: CERTO

    Complementando!

    Fonte: Prof. Guilherme Sant Anna

    Os auditores internos devem abster-se de avaliar operações específicas pelas quais tenham sido  responsáveis  anteriormente.  Presume-se  que  a  objetividade  fique  prejudicada  se  um auditor interno prestar serviços de avaliação (assurance) de uma atividade pela qual o auditor interno tenha sido responsável durante ano anterior. 

    Os  auditores  internos  podem  prestar  serviços  de  consultoria  relativos  às  operações  pelas quais tenham sido responsáveis anteriormente.


ID
80458
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

As evidências que respaldam os resultados da auditoria interna devem ser, entre outros aspectos, fidedignas, sendo considerada adequada a informação que, sendo confiável, propicie, com o emprego apropriado das técnicas da auditoria interna, a melhor evidência possível.

Alternativas
Comentários
  • Item 11.1.2.3 da NBC T 11:
    Os Testes Substantivos visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelo sistema contábil da entidade, dividindo-se em:
    a) testes de transações e saldos; e
    b) procedimentos de revisão analítica.

    Este trecho da Norma pode auxiliar na resolução da questão, que tenta descreve o artigo (em negrito) em outras palavras.

  • 12.2.3.5 – O processo de obtenção e avaliação das informações compreende:

     

    I – a obtenção de informações sobre os assuntos relacionados aos objetivos e ao alcance da Auditoria Interna, devendo ser observado que:

     

    1. a informação suficiente é aquela que é factual e convincente, de tal forma que uma pessoa prudente e informada possa entendê-la da mesma forma que o auditor interno;

     

    1. a informação adequada é aquela que, sendo confiável, propicia a melhor evidência alcançável, por meio do uso apropriado das técnicas de Auditoria Interna;

     

    1. a informação relevante é a que dá suporte às conclusões e às recomendações da Auditoria Interna;

     

    1. a informação útil é a que auxilia a entidade a atingir suas metas.

  • Certo.

     

    Comentários:

     

    De acordo com a NBC TI 01, as informações que fundamentam os resultados da auditoria interna são denominadas

    evidências, que devem ser suficientes, fidedignas, relevantes e úteis, de modo a fornecer base sólida para

    as conclusões e recomendações à administração da entidade.

     

    Gabarito: C

     

    Prof. Claudenir Brito


ID
80512
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A respeito do monitoramento, supervisão e controle de qualidade
dos trabalhos de auditoria, julgue os itens que se seguem.

A atividade da auditoria interna deve fazer parte de projeto de monitoramento e avaliação da eficácia geral do programa de qualidade. Entre as avaliações externas, podem-se mencionar as revisões periódicas executadas por outras pessoas da organização com conhecimento das práticas internas da auditoria. Entre as avaliações internas, podem-se citar as revisões de qualidade conduzidas todos os anos por pessoa qualificada, da própria equipe de trabalho do responsável pela auditoria.

Alternativas
Comentários
  •  Errada a questão.

    a questão fala que "revisões periódicas executadas por outras pessoas da organização com conhecimento das práticas internas da auditoria" é uma avaliação externa, e é um caso de avaliação interna.

  • Complementando o colega a questão peca na seguinte afirmação:
    "Entre as avaliações externas, podem-se mencionar as revisões periódicas executadas por outras pessoas da organização com conhecimento das práticas internas da auditoria." 

    Desse modo não há respeito ao sigilo do trabalho do auditor interno. Este nunca pode divulgar suas práticas para terceiros exceto por decisão judicial.
  • A qualidade dos trabalhos executados em uma auditoria, por um auditor independente, não será avaliada nem monitorada pelo auditor interno.

    Por avaliação externa entende-se a revisão dos pares, que é regulamentada pelo CFC, esta revisão deverá ser executada por profissional de fora da organização.

    Por avaliação interna entende-se a avaliação da qualidade de um trabalho executado pelo auditor, feita por pessoas, com capacidade para isso, de dentro da própria organização.

    FONTE: FORUM DOS CONCURSEIROS

    bons estudos!!
  • O quesito está incorreto.

    Com base na Norma de Atributos do IPPF 2013 (ressalte-se que é mais atual do que o próprio quesito), tem-se:

    1311 - As avaliações internas devem incluir:
    - Monitoramento contínuo do desempenho da atividade de auditoria interna; e
    - Autoavaliações ou avaliações periódicas realizadas por outras pessoas da organização com conhecimento suficiente das práticas de auditoria interna.

    1312 – As avaliações externas devem ser realizadas pelo menos uma vez a cada cinco anos, por um avaliador, ou uma equipe de avaliação, qualificado e independente, externo à organização. O executivo chefe de auditoria deve discutir com o conselho:
    - A forma e a frequência da avaliação externas; e
    - A qualificação e independência do avaliador externo, ou equipe de avaliação, incluindo qualquer potencial conflito de interesses.

    Sucesso a todos!
  • A atividade da auditoria interna deve fazer parte de projeto de monitoramento e avaliação da eficácia geral do programa de qualidade. Entre as avaliações externas, podem-se mencionar as revisões periódicas executadas por outras pessoas da organização com conhecimento das práticas internas da auditoria. Entre as avaliações internas, podem-se citar as revisões de qualidade conduzidas todos os anos por pessoa qualificada, da própria equipe de trabalho do responsável pela auditoria.

    Se é externa, não é executada por pessoas da organização
  • Avaliações Externas

    As avaliações externas devem ser realizadas pelo menos uma vez a cada cinco anos, por uma valiador, ou uma equipe de avaliação, qualificado e independente, externo à organização. O executivo chefe de auditoria deve discutir com o conselho:

    • A forma e a frequência da avaliação externa; e

    • A qualificação e independência do avaliador externo, ou equipe de avaliação, incluindo

    qualquer potencial conflito de interesses.

    Um avaliador, ou equipe de avaliação, independente significa não haver nenhum conflito de interesses real ou aparente, e não ser parte ou estar sob o controle da organização da qual a atividade de auditoria interna faz parte.


ID
123238
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-SP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

O trabalho da auditoria interna

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: "E"

    Solução:
    O trabalho da auditoria interna tem menor independência que o de auditoria externa. Portanto, alternativa A está incorreta.

    Os auditores internos examinam e contribuem para a eficácia do sistema de controle interno através de suas avaliações e recomendações, mas não possuem responsabilidade primária pelo planejamento, implantação e manutenção do processo. A alternativa B também está incorreta.

    O trabalho da auditoria interna deve estar subordinado à alta administração da empresa, para assegurar a sua independência das demais áreas da empresa. A alternativa C também está incorreta.

    A auditoria interna não emite parecer sobre as demonstrações contábeis. Este é o papel da auditoria externa. A alternativa D está incorreta.

    Por fim, verifica-se que a auditoria interna efetua a revisão e o aperfeiçoamento dos controles internos da organização, para auxiliá-la a
    atingir seus objetivos. A alternativa E é a correta.

    FONTE: Ponto dos Concursos - Prof. Marcelo Aragão
  •  a) tem menos independência que a auditoria externa.

     b) quem é responsável pela implantação e pelo cumprimento dos controles internos é a controladoria interna.

     c) a auditoria interna é de responsabilidade de toda a entidade.

     d) deve emitir relatório, que poderá será publicado com as demonstrações contábeis.

     e) CORRETA.

  • A está incorreta, pelo fato de que, quando a banca comparar a independência da Auditoria Independente com da Auditoria Interna, diremos que a primeira é mais independente.


    B está incorreta, pois já vimos que o responsável pela implantação e pelo cumprimento dos controles internos é a administração da entidade.


    C está incorreta, pois a Auditoria Interna não pode estar subordinada a qualquer área da empresa, e sim à Alta Administração, a fim de manter sua autonomia.


    D está incorreta, pois quem emite parecer sobre as demonstrações contábeis é a Auditoria Independente. Ainda hoje, caso a banca faça esse tipo de informação, eu sugiro que concordem com ela, mesmo que nas

    novas normas não se fale mais em parecer, e sim em Relatório. É que nem sempre a banca dá o braço a torcer.


    A alternativa E está correta, por afirmar que a Auditoria interna deve efetuar a revisão e o aperfeiçoamento dos controles internos.


    Prof. Claudenir Brito

  • GABARITO: E

    COMENTÁRIOS: independentemente de sua posição funcional ( em regra é funcionário da entidade), o auditor interno deve agir de acordo com a chamada "autonomia profissional". As normas Internacionais de Auditoria Interna (IIA) também incluem a Independência como atributo do auditor interno. No entanto, em comparação com o auditor externo (independente), o grau de independência do auditor interno é MENOR (letra A errada).

    A auditoria interna avalia a integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade dos controles internos, e até pode recomendar soluções para seu aperfeiçoamento. No entanto, quem implanta e tem a responsabilidade primária pelos controles internos, que permite a elaboração de demonstrações contábeis livres de distorções relevantes, é a ADMINISTRAÇÃO da entidade (letra b errada).

    O auditor interno - em regra - é diretamente subordinado à Administração da Entidade ( ou órgãos de nível mais alto tais como Presidência, Conselho de Administração, etc.) (letra c errada).

    Quem emite parecer (atualmente chamado de relatório) juntamente com as demonstrações contábeis é o auditor independente. O auditor interno também emite relatório, porém ele tem outro foco que não são os usuários das demonstrações contábeis. (letra d errada). A letra E está corretíssima.

  • RESOLUÇÃO: Vamos item por item.

    A alternativa A está incorreta, pois é auditoria externa possui maior independência que a auditoria interna.

    A letra B está incorreta, pois a responsável pela implantação e cumprimento dos controles internos é a própria administração.

    A letra C está incorreta, pois a auditoria interna não pode estar subordinada a qualquer setor da empresa, apenas à alta administração, a fim de manter sua autonomia.

    A letra D está incorreta, pois quem emite parecer sobre as demonstrações contábeis é a auditoria externa.

    A letra E está correta e é o gabarito, sendo uma das finalidades da auditoria interna.

  • Gabarito: E

    A) Independentemente de sua posição funcional (em regra é funcionário da entidade), o auditor interno deve agir de acordo com a chamada “autonomia profissional”. As normas Internacionais de Auditoria Interna (IIA) também incluem a Independência como atributo do Auditor Interno. No entanto, em comparação com o auditor externo (independente), o grau de independência do auditor interno é MENOR.

    B) A auditoria interna avalia a integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade dos controles internos, e até pode recomendar soluções para seu aperfeiçoamento. No entanto, quem implanta e tem a responsabilidade primária pelos controles internos, que permitem a elaboração de demonstrações contábeis livres de distorções relevantes, é a ADMINISTRAÇÃO da entidade.

    C) O auditor interno – em regra – é diretamente subordinado à Administração da Entidade (ou órgãos de nível mais alto tais como Presidência, Conselho de Administração, etc.).

    D) Quem emite parecer (atualmente chamado relatório) juntamente com as demonstrações contábeis é o auditor independente. O auditor interno também emite relatório, porém ele tem outro foco que não os usuários das demonstrações contábeis.


ID
123709
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

O auditor interno, ao realizar seus testes, efetuou o acompanhamento dos inventários físicos, confrontou as notas fiscais do período com os registros e realizou a circularização dos advogados internos e externos. Esses procedimentos correspondem respectivamente a:

Alternativas
Comentários
  • A questão deve estar errada pois as definições apontam para letra e)
  • GABARITO ERRADO

    O gabarito correto segundo a ESAF é a letra E (observação, inspeção, investigação)

    Acompanhamento dos inventários físicos - O acompanhamento de processo ou procedimento durante a sua execução é denominado de OBSERVAÇÃO.

    Confrontou as notas fiscais do período com os registros - O exame de registros e documentos e de ativos tangíveis é denominado INSPEÇÃO.

    Circularização dos advogados internos e externos - A obtenção de informações junto a pessoas ou entidades conhecedoras da transação, dentro ou fora da entidade é chamada de INVESTIGAÇÃO.

  • Acompanhamento dos inventários físicos - O acompanhamento de processo ou procedimento durante a sua execução é denominado de OBSERVAÇÃO.

    Confrontou as notas fiscais do período com os registros - O exame de registros e documentos e de ativos tangíveis é denominado INSPEÇÃO.

    Circularização dos advogados internos e externos - A obtenção de informações junto a pessoas ou entidades conhecedoras da transação, dentro ou fora da entidade é chamada de INVESTIGAÇÃO.
     

     

    PORTANTO, LETRA E

  • De acordo com o último gabarito que baixei do site da ESAF, a resposta dessa questão é letra E.

    Favor corrigir!

  • Olá, pessoal!

    A banca trocou o arquivo de gabarito sem nenhum aviso na sua página.

    Já trocamos também aqui no site.

    Desculpem o transtorno.

    Gabarito correto, segundo última publicação da banca: "E".


ID
124747
Banca
FGV
Órgão
SEFAZ-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Com relação à Resolução 986/03, que estabelece os procedimentos relacionados à Auditoria Interna, analise as afirmativas a seguir.

I. Tem por finalidade agregar valor ao resultado da organização, apresentando subsídios para o aperfeiçoamento dos processos, da gestão e dos controles internos, por meio da recomendação de soluções para as não-conformidades apontadas nos relatórios.
II. Deve ser documentada por meio de papéis de trabalho, elaborados em meio físico ou eletrônico, que devem ser organizados e arquivados de forma sistemática e racional.
III. Deve assessorar a administração da entidade no trabalho de prevenção de fraudes e erros, obrigando-se a informá-la, sempre por escrito, de maneira reservada, sobre quaisquer indícios ou confirmações de irregularidades detectadas no decorrer de seu trabalho.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • As justificativas para os itens acima estão todos na NBC T 12, mais especificamente, nos itens 12.1.1.4 (item I); 12.1.2.1 (item II); e 12.1.3.1 (item III)
    Professor Fernando Graeff - Auditoria Contábil e Auditoria Governamental
  • Alternativa E

    NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE NBC T 12. DA AUDITORIA INTERNA

    12.1.1.4 -A atividade de Auditoria Interna está estruturada em procedimentos, com enfoque técnico, objetivo sistemático e disciplinado, e tem por finalidade agregar valor ao resultado da organização, apresentando subsídios para o aperfeiçoamento dos processos, da gestão e dos controles internos, por meio da recomendação de soluções para as não-conformidades apontadas nos relatórios. (ITEM I CORRETO)

    12.1.2.1. A Auditoria Interna deve ser documentada por meio de papéis de trabalho, elaborados em meio físico ou eletrônico, que devem ser organizados e arquivados de forma sistemática e racional.(ITEM II CORRETO)

    12.1.3.1-A Auditoria Interna deve assessorar a administração da entidade no trabalho de prevenção de fraudes e erros, obrigando se a informá-la, sempre por escrito, de maneira reservada, sobre quaisquer indícios ou confirmações de irregularidades detectadas no decorrer de seu trabalho..(ITEM III CORRETO)
     




  • Todas verdadeiras. Transcrições da NBC TI 01.


ID
128293
Banca
ESAF
Órgão
SET-RN
Ano
2005
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir e assinale a opção correta.

I. A auditoria interna deve assessorar a administração na prevenção de fraudes e erros;
II. A auditoria interna é independente e imparcial;
III. Fraude é o ato intencional de omissão praticado para manipular documentos, registros e relatórios.

Alternativas
Comentários
  • I - CORRETA

    No item 11.1.4 da NBC T 11, são definidos os conceitos de Fraude e Erro:
    Fraude – ato intencional de omissão ou manipulação de transações, adulteração de documentos, registros e demonstrações contábeis;
    Erro – ato não intencional resultante de omissão, desatenção ou má interpretação de fatos na elaboração de registros e demonstrações contábeis.

     

    II - ERRADA

    Auditoria é realizada normalmente por profissionais que possuem vínculo empregatício com a entidade auditada, embora também possa ser efetuada por meio de serviços terceirizados. O Auditor Interno tem como função assessorar a administração da entidade e acompanhar continuamente (monitorar) a execução do SCCI da entidade.

     

    III - CORRETA

    No item 11.1.4 da NBC T 11, são definidos os conceitos de Fraude e Erro:
    Fraude – ato intencional de omissão ou manipulação de transações, adulteração de documentos, registros e demonstrações contábeis;
    Erro – ato não intencional resultante de omissão, desatenção ou má interpretação de fatos na elaboração de registros e demonstrações contábeis.

     

  • Numa análise mais profunda da questão, podemos chegar a conclusão de que a assertiva III não está perfeitamente correta! Inclusive possui certa ambiguidade!

    FRAUDE, segundo o MANUAL DE AUDITORIA de Ricardo J. Ferreira, aplica-se ao ato intencional de omissão e/ou manipulação de transações e operações, adulteração de documentos, registros, relatórios, informações e demonstrações contábeis, tanto em termos físicos quanto monetários.

    Portanto, FRAUDE não é o "ato intencional de omissão praticado para manipular". Não é somente ato de omissão! Gabarito correto seria D. Questão passível de recurso.  
  • NBCT12 - O relatório deve ser redigido com objetividade e imparciabilidade, de forma a expressar claramente os resultados dos trabalhos realizados.

    E segundo o IIA, que se refere ao auditor interno:

    1120 - Objetividade Individual

    Os auditores internos devem adotar uma atitude imparcial e isenta e evitar qualquer conflito de interesses.

    Auditor externo tem que ser mais imparcial ainda, pelo próprio trabalho que executa.

    Logo, não entendi pq não é IMPARCIAL.


  • Edilson, acho que força um pouco a barra considerar o item III errado por conter somente o termo "omissão". Ele não cita na questão "apenas". Caso falasse, consideraria o item errado.

    Com relação ao item II, existe certa divergência. A meu ver problema dela não é na imparcialidade mas na independência. Já vi uma questão, da própria ESAF, considerar a auditoria interna como independente. Depois considerar apenas como autônoma. Quem defende a visão da autonomia utiliza como embasamento da subordinação que eles teriam com relação a alta administração.

     

    Desculpe não poder fundamentar mas foi conhecimento passado "de boca" por professor do EVP e da minha faculdade.


ID
128509
Banca
ESAF
Órgão
SET-RN
Ano
2005
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

O auditor interno, ao constatar impropriedades e irregularidades relevantes com necessidade de providências imediatas, deve

Alternativas
Comentários
  • 12.3.4 – A Auditoria Interna deve avaliar a necessidade de emissão de relatório parcial, na hipótese de constatar impropriedades/irregularidades/ ilegalidades que necessitem providências imediatas da administração da entidade, e que não possam aguardar o final dos exames, considerando o disposto no item 12.1.3.1.
  • emitir relatório parcial para permitir providências imediatas.


ID
139735
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-TO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

De acordo com a relação do auditor com a entidade auditada, distinguem-se as auditorias interna e externa. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • NBC T-12

    12.1.1.1 – A auditoria interna constitui o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo examinar a integridade, adequação e eficácia dos controles internos e das informações físicas, contábeis, financeiras e operacionais da Entidade.

    12.3.1 – O relatório é o instrumento técnico pelo qual o auditor interno comunica os trabalhos realizados, suas conclusões, recomendações e as providências a serem tomadas pela administração.

  • Segundo Ricardo J. Ferreira em sua obra "Manual de Auditoria":

    "Em uma grande empresa, os administradores não podem estar presentes em todos os setores. Em virtude das limitações decorrentes do porte da empresa, eles são obrigados a delegar funções. Mas normalmente estabelecem controles internos que garantam um bom desempenho na gestão dos negócios e um sistema contábil que produza informações adequadas sobre o patrimônio e suas mutações. Cabe à auditoria interna verificar se o sistema contábil e de controles internos, estabelecido pela administração, está funcionando conforme o previsto e se precisa ser aperfeiçoado. A auditoria interna funciona como órgão de assessoria da administração."

    •  a) O vínculo de emprego do auditor interno lhe retira a independência profissional desejável para atuar nos termos das normas vigentes.
    •  b) As empresas, de um modo geral, independentemente de seu porte e da relação custo-benefício, devem dispor de auditoria interna permanente.
    •  c) A auditoria interna não tem como objetivo precípuo a emissão de parecer sobre as demonstrações contábeis, sendo executada mais para fins administrativos internos do que para prestação de contas a terceiros.
    •  d) A auditoria externa deve prescindir do concurso da auditoria interna, sob pena de ser induzida em seus exames e perder a desejável independência.
    •  e) A auditoria externa deve atuar permanentemente e continuamente, exercendo um controle prévio, concomitante e consequente.
  • A resposta correta é a letra C ,porque a Auditoria externa tem por objetivo emitir parecer sobre a adequação das demonstrações contábeis, já a Auditoria Interna tem como objetivo apoiar a administração da entidade no cumprimento dos seus objetivos.

  • Qual o erro da letra E?

  • Igor Fonseca, o erro na letra "e" é que a Auditoria Externa não atua de forma permanente e contínua, pois a Auditoria Externa é exercida por uma empresa de auditoria contratada pela entidade auditada. Portanto, possui caráter eventual.

  • RESOLUÇÃO: Item A: apesar de o auditor interno ser empregado da entidade, essa característica não interfere em sua independência. INCORRETO

    Item B: As empresas devem levar em conta a relação custo-benefício para dispor de uma auditoria interna permanente. Se o custo da auditoria interna for mais que os seus benefícios, a entidade pode optar por não executar os trabalhos de auditoria de forma permanente. INCORRETO

    Item C: é objetivo da Auditoria Independente a emissão do parecer sobre as demonstrações contábeis. CORRETO

    Item D: tema ainda a ser abordado em momento oportuno, mas de antemão ressalto que a auditoria independente pode utilizar os trabalhos da auditoria interna. A palavra prescindir é sinônimo de dispensar. INCORRETO

    Item E: é a auditoria interna que deve atuar permanentemente. INCORRETO

  • a)     Incorreta. De fato, o auditor interno é empregado da empresa e tem com ela um vínculo realizado por contrato de trabalho. No entanto, se a auditoria interna for vinculada ao conselho de administração e houver acesso do Auditor Geral ao conselho, estão cumpridas as condições de independência. Ou seja, a independência da auditoria interna não depende do vínculo empregatício do auditor interno.

    b)     Incorreta. Vimos em aula que não é assim. Manter uma estrutura de auditoria interna custa recursos e nem sempre compensa para as organizações de menor porte ter essa auditoria interna própria. Tudo depende da relação custo-benefício.

    c)      Correto. Perfeito. Quem tem como objetivo emitir opinião sobre as demonstrações contábeis é a auditoria independente. A auditoria interna tem como foco agregar valor e melhorar as operações da organização. Ela possui um foco bem mais administrativo, enquanto que a auditoria independente possui foco contábil.

    d)     Incorreta. “concurso” aqui não é concurso público! Hahaha Mas sim o “auxílio” que a auditoria interna pode prestar a auditoria independente. Como vimos em aula, o auditor independente pode, sem problema nenhum, aproveitar algum trabalho da auditoria interna ou mesmo solicitar ajuda medianta assistência direta.

    Nessas situações, o auditor independente não perderá sua independência e nem será induzido em seus exames. Até porque a responsabilidade pela avaliação das demonstrações contábeis ainda permanece sendo dele.

    e)     Incorreta. A auditoria externa tem caráter PERIÓDICO (de 3 em 3 meses e anualmente). Quem possui caráter contínuo é a auditoria interna.

    Resposta: C


ID
139738
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-TO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A auditoria interna é exercida nas pessoas jurídicas em geral, públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras. Vários aspectos são peculiares e relevantes no planejamento dos trabalhos, como

Alternativas
Comentários
  • NBC T 1212.2.1.1 – O planejamento do trabalho de auditoria interna compreende os exames preliminares da Entidade, para definir a amplitude do trabalho a ser realizado de acordo com as diretivas estabelecidas pela administração. 12.2.1.3 – O auditor interno deve documentar seu planejamento e preparar, por escrito, o programa de trabalho, detalhando o que for necessário à compreensão dos procedimentos que serão aplicados, em termos de natureza, oportunidade e extensão.
  • Acredito que da maneira que ficou a alternativa A ela também estaria correta.

    Vários aspectos são peculiares e relevantes no planejamento dos trabalhos, como a (im)possibilidade de contar com outros especialistas.

    Se a possibilidade é relevante a impossibilidade também o é.

     

  • Letra B.

     

    Comentários:

     


    A NBC TI 01 (da auditoria interna) estabelece, em seu item 12.2.1.2, que o planejamento de auditoria deve considerar,

    entre outros fatores, o uso do trabalho de especialistas. Dessa forma, a letra A está errada.

    A mesma norma determina que o auditor deve ter conhecimento das políticas e estratégias da empresa (letra C) e planejar

    seu trabalho de auditoria de acordo com as diretrizes estabelecidas pela administração da entidade, não devendo, dessa

    forma, neutralizar as expectativas da administração (alternativa D).

    Em relação aos programas de trabalho, eles devem ser estruturados de forma a servir como guia e meio de controle de

    execução do trabalho,devendo ser revisados e atualizados sempre que as circunstâncias o exigirem, o que torna a opção

    E também incorreta.
    Por fim, a letra B retrata exatamente um dos fatores que devem ser considerados quando do planejamento do auditor

    interno, conforme item 12.2.1.3 da norma citada.

     

     

    Gabarito: B

     

     

     

    Prof. Claudenir Brito

  • Letra B

    NBC TI 01

    12.2 – NORMAS DE EXECUÇÃO DOS TRABALHOS

    12.2.1 – Planejamento da Auditoria Interna

    12.2.1.3 – O planejamento deve ser documentado e os programas de trabalho formalmente preparados, detalhando-se o que for necessário à compreensão dos procedimentos que serão aplicados, em termos de natureza, oportunidade, extensão, equipe técnica e uso de especialistas.

    12.2.1.4 – Os programas de trabalho devem ser estruturados de forma a servir como guia e meio de controle de execução do trabalho, devendo ser revisados e atualizados sempre que as circunstâncias o exigirem

  • RESOLUÇÃO: Mais uma questão que trata da NBC TI 01. Segundo tal norma, o planejamento da Auditoria Interna deve considerar os fatores relevantes na execução dos trabalhos, especialmente os seguintes (importante):

    a) o conhecimento detalhado da política e dos instrumentos de gestão de riscos da entidade (Item C INCORRETO);

    b) o conhecimento detalhado das atividades operacionais e dos sistemas contábil e de controles internos e seu grau de confiabilidade da entidade;

    c) a natureza, a oportunidade e a extensão dos procedimentos de auditoria interna a serem aplicados, alinhados com a política de gestão de riscos da entidade;

    d) a existência de entidades associadas, filiais e partes relacionadas que estejam no âmbito dos trabalhos da Auditoria Interna;

    e) o uso do trabalho de especialistas (Item A INCORRETO);

    f) os riscos de auditoria, quer pelo volume ou pela complexidade das transações e operações;

    g) o conhecimento do resultado e das providências tomadas em relação a trabalhos anteriores, semelhantes ou relacionados;

    h) as orientações e as expectativas externadas pela administração aos auditores internos; e

    i) o conhecimento da missão e objetivos estratégicos da entidade.

    Da mesma forma que para os trabalhos de Auditoria Independente, o planejamento de Auditoria Interna também deve ser documentado e os programas de trabalho formalmente preparados, detalhando-se o que for necessário à compreensão dos procedimentos que serão aplicados, em termos de natureza, oportunidade, extensão, equipe técnica e uso de especialistas (Item B CORRETO).

    Os programas de trabalho devem ser estruturados de forma a servir como guia e meio de controle de execução do trabalho, devendo ser revisados e atualizados sempre que as circunstâncias o exigirem (Item E INCORRETO).

    O auditor deve planejar seu trabalho de auditoria de acordo com as diretrizes estabelecidas pela administração da entidade, não devendo, dessa forma, neutralizar as expectativas da administração (Item D INCORRETO).

    Gabarito: alternativa B.

  • NBC TI 01, 12.2.1.2

    O planejamento deve considerar os fatores relevantes na execução dos trabalhos, especialmente os seguintes:

    a) o conhecimento detalhado da política e dos instrumentos de gestão de riscos da entidade;

    b) o conhecimento detalhado das atividades operacionais e dos sistemas contábil e de controles internos e seu grau de confiabilidade da entidade;

    c) a natureza, a oportunidade e a extensão dos procedimentos de auditoria interna a serem aplicados, alinhados com a política de gestão de riscos da entidade;

    d) a existência de entidades associadas, filiais e partes relacionadas que estejam no âmbito dos trabalhos da Auditoria Interna;

    e) o uso do trabalho de especialistas;

    f) os riscos de auditoria, quer pelo volume ou pela complexidade das transações e operações;

    g) o conhecimento do resultado e das providências tomadas em relação a trabalhos anteriores, semelhantes ou relacionados;

    h) as orientações e as expectativas externadas pela administração aos auditores internos; e

    i) o conhecimento da missão e objetivos estratégicos da entidade.

    NBC TI 01, 12.2.1.3

    O planejamento deve ser documentado e os programas de trabalho formalmente preparados, detalhando-se o que for necessário à compreensão dos procedimentos que serão aplicados, em termos de natureza, oportunidade, extensão, equipe técnica e uso de especialistas.


ID
146941
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Como princípio fundamental da administração pública, previsto
já no Decreto-lei n.º 200/1967, o controle da administração
pública federal envolve o exercido pela chefia imediata, pelos
órgãos próprios de cada sistema, pelos órgãos responsáveis pela
aplicação dos dinheiros públicos e guarda dos bens da União e
pelos órgãos próprios do sistema de contabilidade e auditoria.
Acerca do controle na administração pública federal e da atuação
do TCU nesse sentido, julgue os itens seguintes.

A auditoria interna é classificada em: avaliativa da gestão, contábil, operacional e especial.

Alternativas
Comentários
  • Art. 4o O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal utiliza como técnicas de trabalho, para a consecução de suas finalidades, a auditoria e a fiscalização. § 1o A auditoria visa a avaliar a gestão pública, pelos processos e resultados gerenciais, e a aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado.
  • No âmbito do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, utiliza-se os seguintes tipos de auditoria: i) de gestão; ii) de acompanhamento da gestão; c) operacional; iv) contábil; e v) especial.dificil, hein
  • ACOMPANHAMENTO DA GESTÃO e não AVALIAÇÃO da GESTÃO

  • Tipos de auditoria:

    1. Auditoria de Avaliação da Gestão

    2. Auditoria de Acompanhamento da Gestão

    3. Auditoria Operacional

    4. Auditoria Contábil

    5. Auditoria Especial

    Fonte: IN16/2001

  • Conforme Manual de Auditoria do Sistema CFC/ CRCs, páginas 27/28, Brasilia 2007. 153 p.:

    Os tipos de auditoria são:

    - Auditoria de avaliação de Gestão;

    -Auditoria de Acompanhamento de Gestão;

    -Auditoria Contábil;

    -Auditoria Especial;

    -Auditoria Operacional.

    Ou seja, dessa forma, o equívoco da questão é a ausência da auditoria de acompanhamento da gestão.

    Bons Estudos

    Raimundo Santos

  • Segundo o site do Senado Feredal, os tipos de auditoria governamental são:

    * Auditoria de GESTÃO 
    * Auditoria de PROGRAMAS
    * Auditoria OPERACIONAL
    * Auditoria de SISTEMAS
    * Auditoria CONTÁBIL
    * Auditoria ESPECIAL

    São 6 tipos ao todo.


  • Auditoria Governamental - fico com o comentário da colega Ana!


ID
146947
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Como princípio fundamental da administração pública, previsto
já no Decreto-lei n.º 200/1967, o controle da administração
pública federal envolve o exercido pela chefia imediata, pelos
órgãos próprios de cada sistema, pelos órgãos responsáveis pela
aplicação dos dinheiros públicos e guarda dos bens da União e
pelos órgãos próprios do sistema de contabilidade e auditoria.
Acerca do controle na administração pública federal e da atuação
do TCU nesse sentido, julgue os itens seguintes.

A auditoria interna deve-se subordinar diretamente ao diretor de administração, ou ao cargo de denominação equivalente.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.O parecer do auditor interno dever ser independente, porém sempre seguindo as normas de auditoria e contabilidade.A auditoria interna bem realizada e independente eh fundamental para o bom desempenho da auditoria externa.
  • QUESTÃO DE LÓGICA.

     

    Uma auditoria não deve se SUBORDINAR ao CHEFE.

    Pois se ela fosse SUBORDINADA a ele, o mesmo poderia fazer alterações ou simplismente NÃO CONCORDAR com a AUDITORIA.

    Porem a AUDITORIA depois de INICIADA é INDEPENDENTE nos seus PARECERES

  •  

    Entendimento CESPE sobre o assunto: (questão de prova considerada CORRETA)

    Quando o órgão possuir unidade de auditoria interna, esta deverá estar subordinada ao conselho de administração ou a órgão de atribuições equivalentes. Se a entidade não tiver conselho de administração ou órgão equivalente, a auditoria interna ficará subordinada diretamente ao dirigente máximo da entidade, sendo vedado delegar a vinculação a outra autoridade.

  • Auditoria interna é subordinada, a externa que não
  • Q48980 - A auditoria interna deve-se subordinar diretamente ao diretor de administração, ou ao cargo de denominação equivalente.

    Resposta: (Errado)
    Justificativa:
    Regra geral a auditoria interna subordina-se ao conselho de administração ou órgão equivalente. Todavia, quando a entidade não contar com os referidos órgãos, a auditoria interna será subordinada ao dirigente máximo da entidade (o presidente da entidade). Importante ressaltar que a subordinação a qualquer outra autoridade, que fujam às regras aqui estabelecidas, é vedada.
    Embasamento:
    DECRETO Nº 3.591, DE 6 DE SETEMBRO 2000 (Dispõe sobre o Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal e dá outras providências.)
    Art. 15.  As unidades de auditoria interna das entidades da Administração Pública Federal indireta vinculadas aos Ministérios e aos órgãos da Presidência da República ficam sujeitas à orientação normativa e supervisão técnica do Órgão Central e dos órgãos setoriais do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, em suas respectivas áreas de jurisdição.
    (...)
    § 4º  Quando a entidade da Administração Pública Federal indireta não contar com conselho de administração ou órgão equivalente, a unidade de auditoria interna será subordinada diretamente ao dirigente máximo da entidade, vedada a delegação a outra autoridade.
  • Nessa hipótese, não seria independente para avaliar este setor. Por esse motivo, a posição da auditoria interna é normalmente vinculada ao comitê de auditoria da organização.


ID
183460
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A materialidade é uma das variáveis básicas utilizadas em todas as fases do processo de planificação dos trabalhos de controle interno de uma unidade orçamentária. Ela pode ser definida como

Alternativas
Comentários
  • Seção II - Materialidade, Relevância e Criticidade
    1. As variáveis básicas utilizadas em todas as fases do processo de planificação dos trabalhos de
    controle são fundamentais, sendo que, determinadas variáveis apresentam-se com maior destaque ou
    contribuição para o processo. Essas variáveis são:
    a) Materialidade;
    b) Relevância; e
    c) Criticidade.
    2. A materialidade refere-se ao montante de recursos orçamentários ou financeiros alocados por uma
    gestão, em um específico ponto de controle (unidade, sistema, área, processo, programa ou ação) objeto
    dos exames de auditoria ou fiscalização. Essa abordagem leva em consideração o caráter relativo dos
    valores envolvidos.

    3. A relevância significa a importância relativa ou papel desempenhado por uma determinada questão,
    situação ou unidade, existentes em um dado contexto.
    4. A criticidade representa o quadro de situações críticas efetivas ou potenciais a auditar ou fiscalizar,
    identificadas em uma determinada unidade ou programa. Trata-se da composição dos elementos
    referenciais de vulnerabilidade, das fraquezas, dos pontos de controle com riscos latentes, das trilhas de
    auditoria ou fiscalização. Deve-se levar em consideração o valor relativo de cada situação indesejada. A
    criticidade, é ainda, a condição imprópria, por ilegalidade, por ineficácia ou por ineficiência, de uma
    situação gestional. Expressa a não-aderência normativa e os riscos potenciais a que estão sujeitos os
    recursos utilizados. Representa o perfil organizado, por área, dos pontos fracos de uma organização.

ID
218425
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Com relação às normas de auditoria interna, julgue os itens a seguir.

A auditoria interna deve assessorar a administração da entidade no trabalho de prevenção de fraudes e erros.

Alternativas
Comentários
  •  CERTO.

     

    A auditoria interna é uma atividade realizada no âmbito da própria organização, a fim de alcançar o exame e avaliação da ADEQUAÇÃO, EFICIÊNCIA e EFICÁCIA dos sistema de controle, ou seja, tem como função prevenir erros e fraudes e melhoria contínua dos processos organizacionais.

  • CORRETO CONFORME A NBC TI 01 SUBITEM 12.1.3.1
    – A Auditoria Interna deve assessorar a administração da entidade no trabalho de prevenção de fraudes e erros, obrigando-se a informá-la, sempre por escrito, de maneira reservada, sobre quaisquer indícios ou confirmações de irregularidades detectadas no decorrer de seu trabalho.
  • Gostaria de parabenizar o Silvelandio pelo comentário, o qual coloca o item e a norma, facilitando a veracidade da informção.
    Parabéns!!!
  • Contribuindo:

     

    (CESPE/INMETRO/2009) A responsabilidade primária na prevenção e identificação de fraudes e erros é do auditor contratado pela entidade, que deve comunicá-los imediatamente à administração. (ERRADO)

    O responsável primário pela identificação e prevenção de fraudes e erros é a própria administração.
    Cabe lembrar também que a Auditoria Interna deve assessorar a administração da entidade no trabalho de prevenção de fraudes e erros, obrigando-se a informá-la, sempre por escrito, de maneira reservada, sobre quaisquer indícios ou confirmações de irregularidades detectadas no decorrer de seu trabalho.

    FONTE: prof. Claudenir Brito.

     

    bons estudos

  • Ao contrário do informado pelo colega Mateus Junior, o auditor interno NÃO TEM como função prevenir erros e fraudes.

    Como corretamente apontou o Leandro Holmes, essa atribuiçao é da administração da entidade.

  • A Auditoria Interna deve assessorar a administração da entidade no trabalho de prevenção de fraudes e erros, obrigando-se a informá-la, sempre por escrito, de maneira reservada, sobre quaisquer indícios ou confirmações de irregularidades detectadas no decorrer de seu trabalho. Apesar de assessorar à administração, destaque-se que a responsabilidade primária na prevenção de fraudes e erros é da administração.

  • GAB: CERTO

    Complementando!

    Fonte: Prof. Guilherme Sant Anna,

    Essa  é  uma  das  principais  finalidades  da  auditoria  interna,  alinhada  com  o objetivo  maior  que  é  agregar  valor  ao  resultado  da  organização.  Tal  entendimento  está expresso na NBC TI 01. 

    • Veja: 
    • 12.1.3.1 – A Auditoria Interna deve assessorar a administração da entidade no trabalho de prevenção  de  fraudes  e  erros,  obrigando-se  a  informá-la,  sempre  por  escrito,  de  maneira reservada,  sobre  quaisquer  indícios  ou  confirmações  de  irregularidades  detectadas  no decorrer de seu trabalho. 

    ===

    (CESPE – Analista Judiciário (TRE TO)/Contabilidade/ Administrativa – 2017)  Objetivos Gerais do Auditor Independente e a Condução da Auditoria em Conformidade com Normas de Auditoria, são: Obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis como um todo estão livres de distorção relevante, independentemente se causadas por fraude ou erro, possibilitando assim  que  o  auditor  expresse  sua  opinião  sobre  se  as  demonstrações  contábeis  foram elaboradas, em parte dos aspectos relevantes, em conformidade com a estrutura de relatório financeiro aplicável. (ERRADO)

    • TODOS OS aspectos relevantes, em conformidade…


ID
218431
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Com relação às normas de auditoria interna, julgue os itens a seguir.

A obtenção de informações acerca dos assuntos relacionados aos objetivos e ao alcance da auditoria interna exclui os testes substantivos nas avaliações das informações obtidas.

Alternativas
Comentários
  • Os testes Substantivos servem para obter evidências quanto a Exatidão e validade dos dados produzidos pelos sistemas de informação da entidade.

    São também chamados de Aderência ou Controle e são OBRIGATÓRIOS.

  • ERRADO pois conforme a NBC TI 01 subitem 12.2.3.1 
    – Os procedimentos da Auditoria Interna constituem exames e investigações, incluindo testes de observância e testes substantivos, que permitem ao auditor interno obter subsídios suficientes para fundamentar suas conclusões e recomendações à administração da entidade.
  • ITEM ERRADO. EXCLUI NÃO.......INCLUI É O CERTO

  • O auditor interno se vale de testes de observância e testes substantivos para colher evidências que fundamentem sua opinião e recomendações. O fato de obter informações sobre certos assuntos não implicam em abandonar outros testes, até porque para obter tais informações, seria necessário aplicar testes substantivos e de observância conforme o caso. Outro ponto de vista é que essas “informações acerca dos assuntos....” precisam ser validadas, confirmadas etc. E como isso seria feito? Por meio dos próprios testes substantivos e de observância que o enunciado sugere abandonar. Assim, um depende do outro!

    Resposta: errado


ID
252343
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Com base nas normas brasileiras para o exercício da auditoria
interna, julgue os itens a seguir.

O trabalho realizado pelos auditores internos pode ser relevante para os auditores independentes, visto que, embora os meios utilizados por ambos, para alcançar seus objetivos, sejam, necessariamente, diferentes, os objetivos de suas respectivas funções são semelhantes.

Alternativas
Comentários
  • Eles podem sim usar os mesmo meios para alcançar os seus objetivos.
    Seus objetivos são diferentes, não são semelhantes.

    Os principais objetivos do auditor INTERNO são: -verificar a existência, a suficiência e a aplicação dos controles internos, bem como contribuir para o seu aprimoramento; -verificar se as normas internas estão sendo seguidas; -verificar a necessidade de melhoramento das normas internas vigentes; -avaliar a necessidade de novas normas internas;

    O principal objetivo do auditor EXTENO/INDEPENDENTE é avaliar as demonstrações contábeis. Dar uma opinião sobre as Demonstrações Contábeis.
  • Na verdade é o contrário:

    O trabalho realizado pelos auditores internos pode ser relevante para os auditores independentes,CORRETO
    visto que, embora os meios utilizados por ambos, para alcançar seus objetivos, sejam, necessariamente, diferentes,PODEM SER IGUAIS
    objetivos de suas respectivas funções são semelhantes.DEVEM SER DIFERENTES

  • Os objetivos da função de auditoria interna são determinados pela administração e, quando aplicável, pelos responsáveis pela governança. Embora os objetivos da função de auditoria interna e o do auditor independente sejam diferentes, os meios utilizados pela auditoria interna e pelo o auditor independente para alcançar seus respectivos objetivos podem ser semelhantes
  • A auditoria interna tem como finalidade avalizar a qualidade e aderência as normas da empresa no que se refere aos procedimentos operacionais e controles internos. Nesse sentido o auditor interno deve examinar a integridade, adequação e a eficácia dos controles internos.

    Já a auditoria externa tem como propósito aumentar o grau de confiança das DCs por parte dos usuários. Desse modo o auditor expressa uma opinião sobre as demonstrações contábeis em todos os aspectos relevantes em conformidade com uma estrutura de relatório financeiro aplicável.

  • De fato, o trabalho do auditor interno (AI) e suas conclusões podem ser relevantes para o auditor externo (AE). Este, pode “aproveitar” alguns testes já realizados pelo AI para modificar a extensão, natureza e oportunidade de alguns testes que devem ser realizados.

    Por exemplo: Se o AE confia nos exames realizados pelo AI nos estoques, o AE poderia aproveitar estes resultados e assim não dispensar muito tempo ou recursos nesta validação.

    Entretanto, os objetivos do AI ( agregar valor à Administração) e do AE (opinar sobre as DC’s) são completamente distintos, embora possam usar exames semelhantes ( inspeção, circularização, observação etc). Pelo exposto, incorreta a assertiva.

    Resposta: errado

  • GAB: ERRADO

    Complementando!

    Fonte: Prof. Guilherme Sant Anna,

    A primeira parte da questão correta. Segundo a NBC TI 01, “o auditor interno, quando  previamente  estabelecido  com  a  administração  da  entidade  em  que  atua,  e  no âmbito de planejamento conjunto do trabalho a realizar, deve apresentar os seus papéis de trabalho ao auditor independente e entregar-lhe cópias, quando este entender necessário”

    Por outro lado, OS MEIOS UTILIZADOS (normalmente os procedimentos de auditoria) por eles – auditores  internos  e  externos  (independentes)  –  NÃO  SÃO  NECESSARIAMENTE  DIFERENTES.  

    Pelo contrário,  via  de  regra  os  meios  utilizados  para  o  alcance  dos  objetivos  de  cada  um  são semelhantes (planejamento dos trabalhos > execução de procedimentos de auditoria > coleta de  evidências  >  expressão  de  opinião  ...). 

    Por  fim,  os  objetivos  dos  auditores  internos  e externos (independentes), como já vimos em questão anterior, são diferentes.  

    Crepaldi,  em  sua  obra,  versão  digital,  “Auditoria  Contábil:  teoria  e  prática.  10ª  ed.  São Paulo: Atlas, 2016,p. 9/98” explicita que: 

    • Um dos principais objetivos do auditor interno é examinar a integridade, a adequação e a eficácia  dos  controles  internos.  Para  o  fornecimento  de  evidências  às  conclusões  e recomendações  da  auditoria  interna,  as  informações  devem  ser  suficientes,  adequadas, relevantes e úteis. 
    • A principal finalidade do trabalho da auditoria interna é avalizar a qualidade e aderência às normas da empresa no que se refere aos procedimentos operacionais e controles internos exercidos pela empresa.

    Já o objetivo precípuo da auditoria externa, segundo a NBC TA 200(R1): 

    • 3. O objetivo da auditoria é aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte  dos  usuários.  Isso  é  alcançado  mediante  a  expressão  de  uma  opinião  pelo  auditor sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com uma estrutura de relatório financeiro aplicável. No caso da maioria das  estruturas  conceituais  para  fins  gerais,  essa  opinião  expressa  se  as  demonstrações contábeis  estão  apresentadas  adequadamente,  em  todos  os  aspectos  relevantes,  em conformidade com a estrutura de relatório financeiro.


ID
252346
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Com base nas normas brasileiras para o exercício da auditoria
interna, julgue os itens a seguir.

A fim de preservar sua independência, a auditoria interna verifica a compatibilização dos procedimentos adotados no âmbito da empresa com as normas existentes e os respectivos controles internos; contudo, nesse processo, a auditoria interna não deve interferir nem influenciar na implementação ou na revisão das normas e dos controles, nem recomendar modificações nos mesmos.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a NBC T-12 um dos principais objetivos da auditoria interna é o de avaliar a eficácia dos controles internos.
  • Os auditores internos são responsáveis pela avaliação da adequação dos controles, pela apresentação de recomendações e sugestões para o seu aprimoramento, bem como por aprontar à administração a ocorrência de desvios, irregularidades e ilegalidades que venham a observar em decorrência de seus exames.
    Fonte: Prof. Marcelo Aragão
  • A auditoria interna DEVE recomendar mudanças na implementação e revisões das normas e controles.

    Isso ocorre porque seu objetivo principal é agregar valor à instituição. Seria ir contra esse objetivo caso a auditoria interna visse uma oportunidade de melhoria e simplesmente nada fizesse.

     

    Vide questão Q109921.

  • Objetivo maior da Aud.Interna ==> agregar valor ao negócio

    Bons estudos.

  • O auditor não deve ser responsável pela implementação e responsável pela avaliação de um processo, controle interno, operação etc. São evidentes o prejuízo a objetividade se o auditor incorresse na situação em que que deveria avaliar algo que ele executou anteriormente. Teríamos a autorrevisão.

    Entretanto, o auditor pode prestar consultoria sobre algo que implementou. Então devemos diferenciar se se trata de auditoria propriamente dita (avaliação) ou consultoria.

    IAA, 1130.A1

    Os auditores internos devem abster-se de avaliar operações específicas pelas quais tenham sido responsáveis anteriormente. Presume-se que a objetividade fique prejudicada se um auditor interno prestar serviços de avaliação (assurance) de uma atividade pela qual o auditor interno tenha sido responsável durante ano anterior.

    IAA, 1130.C1

    Os auditores internos podem prestar serviços de consultoria relativos às operações pelas quais tenham sido responsáveis anteriormente.

    Resposta errado.


ID
264007
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Com a crescente expansão dos negócios, as administrações das empresas instituíram o órgão de auditoria interna, que, em muitos ramos, tornou-se um setor obrigatório por força de lei. A auditoria interna auxilia a organização a alcançar seus objetivos, adotando uma abordagem sistemática para a

Alternativas
Comentários
  • Auditoria interna é a atividade que permite que sejam verificadas se as normas internas estão sendo seguidas e que avalia a
    necessidade de novas normas. É o controle do controle, ou seja, o auditor interno avalia de forma contínua e autônoma o funcionamento das atividades
    de controle interno da administração, sugerindo aperfeiçoamentos sempre que necessário.
  • CORRETO LETRA A
    ESSE É O CONCEITO CONFORME AS NORMAS INTERNACIONAIS DE AUDITORIA INTERNA DO IIA
  • Resposta A

     

    Definição de Auditoria Interna (segundo o IPPF)
     


    "A auditoria interna é uma atividade independente e objetiva de avaliação (assurance) e de consultoria, desenhada para adicionar valor e melhorar as operações de uma organização.  



    Ela auxilia uma organização a realizar seus objetivos a partir da aplicação de uma abordagem sistemática e disciplinada para avaliar e melhorar a eficácia dos processos de gerenciamento de riscos, controle e governança."



    A Norma 2120 declara que “a atividade de auditoria interna deve avaliar a eficácia e contribuir para a melhoria dos processos de gerenciamento de riscos”. 

    Fontes: http://www.iiabrasil.org.br/new/IPPF.html
    http://www.iiabrasil.org.br/new/2013/downs/guia_pratico/Avaliando_a_adequacao_do_gerenciamento_de_riscos_usando_a_ISO31000.pdf

    Bons estudos !


ID
329770
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Com relação às normas brasileiras para o exercício da auditoria
interna, julgue os itens a seguir.

Um dos objetivos precípuos da auditoria interna é avaliar a necessidade de edição de novas normas internas ou de reformulação das existentes.

Alternativas
Comentários
  • Os objetivos das funções de auditoria interna variam amplamente e dependem do tamanho e da estrutura da entidade e dos requerimentos da administração e, quando aplicável, dos responsáveis pela governança. As atividades da função de auditoria interna podem incluir um ou mais dos itens a seguir:
    • Monitoramento do controle interno. A função de auditoria interna pode receber responsabilidades específicas de revisão dos controles, monitoramento de sua operação e recomendação de melhorias nos mesmos.
    • Exame das informações contábeis e operacionais. A função de auditoria interna pode ser responsável por revisar os meios usados para identificar, mensurar, classificar e reportar informações contábeis e operacionais e fazer indagações específicas sobre itens individuais, incluindo o teste detalhado de transações, saldos e procedimentos.
    • Revisão das atividades operacionais. A função de auditoria interna pode ser responsável por revisar a economia, eficiência e eficácia das atividades operacionais, incluindo as atividades não financeiras de uma entidade.
    • Revisão da conformidade com leis e regulamentos. A função de auditoria interna pode ser responsável por revisar a conformidade com leis, regulamentos e outros requerimentos externos e com políticas e normas da administração e outros requerimentos internos.
    • Gestão de risco. A função de auditoria interna pode ajudar a organização mediante a identificação e avaliação das exposições significativas a riscos e a contribuição para a melhoria da gestão de risco e dos sistemas de controle.
    • Governança. A função de auditoria interna pode avaliar o processo de governança quanto à realização de seus objetivos de ética e valores, administração de desempenho e prestação de contas, comunicando informações sobre risco e controle para as áreas apropriadas da organização, e da eficácia da comunicação entre as pessoas responsáveis pela governança, os auditores internos e independentes e a administração.

    Item: Certo
    Fonte: Res. CFC 1.229/2009 que aprova a NBC TA 610

  • Tenhamos cuidado!

    A NBC T 12 não existe mais com essa nomenclatura desde o dia 22 de março de 2011, dia em que foi alterada pela res. CFC 1329/2011 (publicada no DOU). A mudança está na alteração de NBC T 12 para NBC TI 01.

  • O texto da questão apresenta um erro, pois um dos objetivos da auditoria interna é avaliar a necessidade de ADIÇÃO de novas normas internas ou de reformulação das existentes.

    Só podemos alterar as que já existem, tornando impossível editar algo novo.
  • NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE NBC TI 01 – DA AUDITORIA INTERNA

    12.1 – CONCEITUAÇÃO E DISPOSIÇÕES GERAIS

    12.1.1 – Conceituação e Objetivos da Auditoria Interna

    12.1.1.1 – Esta norma trata da atividade e dos procedimentos de Auditoria Interna Contábil, doravante denominada Auditoria Interna.

    12.1.1.2 – A Auditoria Interna é exercida nas pessoas jurídicas de direito público, interno ou externo, e de direito privado.

    12.1.1.3 – A Auditoria Interna compreende os exames, análises, avaliações, levantamentos e comprovações, metodologicamente estruturados para a avaliação da integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade dos processos, dos sistemas de informações e de controles internos integrados ao ambiente, e de gerenciamento de riscos, com vistas a assistir à administração da entidade no cumprimento de seus objetivos.

    12.1.1.4 – A atividade da Auditoria Interna está estruturada em procedimentos, com enfoque técnico, objetivo, sistemático e disciplinado, e tem por finalidade agregar valor ao resultado da organização, apresentando subsídios para o aperfeiçoamento dos processos, da gestão e dos controles internos, por meio da recomendação de soluções para as não-conformidades apontadas nos relatórios. 

  • Uma coisa e revisar , outra e adicionar . Eu heim , tem que ter q cabeça de boi do examinador

ID
329779
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Com relação às normas brasileiras para o exercício da auditoria
interna, julgue os itens a seguir.

O contador, na condição de auditor interno de uma entidade, deve mencionar irregularidade com efeitos relevantes sobre o resultado, descoberta durante a realização de seu trabalho, independentemente da obrigação de manter sigilo sobre aquilo de que tenha tomado conhecimento.

Alternativas
Comentários
  • O auditor deve comunicar a administração mesmo fatos considerados irrelevantes, informações que indiquem possibilidade de fraude, para que possam ser corrigidos tempestivamente pela administração.
    O sigilo do auditor interno diz respeito a obrigação de manter sigilo em relação a terceiros, para os quais só poderá divulgar informações a respeito da auditada com autorização  expressa desta.
  • Concordo com o comentário da colega e acho que a questão ficou mal formulada, uma vez que o auditor deve sim mencionar os fatos encontrados à administração da entidade.
  • A questão, em momento algum, citou o alcance do sigilo: se é interno, para com a alta direçao, externo, para com os membros do conselho ou governança.

    Dependendo de cada situação há de se resguardar sigilo a cada caso.

    A questão foi mal formulada está incompleta. De qualquer forma, ele deve guardar sigilo, resta saber contra quem se deve guardar este sigilo.
  • O auditor deve divulgar as irregularidades encontradas a quem? A questão não fala a quem ele deve divulgar, ficando bem ampla a afirmativa, logo
    a questão encontra-se INCORRETA.

    "O contador, na condição de auditor interno de uma entidade, deve mencionar irregularidade com efeitos relevantes sobre o resultado, descoberta durante a realização de seu trabalho, independentemente da obrigação de manter sigilo sobre aquilo de que tenha tomado conhecimento".

    A regra é manter o sigilo quanto a terceiros.
    "NBC PI 01:

    3.5 – SIGILO
     
    3.5.1 – O auditor interno deve respeitar o sigilo relativamente às informações obtidas durante o seu trabalho, não as divulgando para terceiros, sob nenhuma circunstância, sem autorização expressa da Entidade em que atua.
     
    3.5.2 – O dever de manter o sigilo continua depois de terminado o vínculo empregatício ou contratual".
  • A questão não especificou para quem o auditor interno poderia mencionar as irregularidades, então, poderia ser pra qualquer um. Por isso está errada.
  • questão de retardado!

    obviamente a comunicação seria para os Administradores ou Responsáveis; ou o Auditor iria ligar para o PROCON?

    ...

  • Há que se tomar cuidado em dizer que haverá sigilo. Claramente a questão é de auditoria, mas não raras vezes os conteúdos de auditoria e auditoria governamental estão descritos em um mesmo Edital de concurso. Assim, apenas para complementar o debate, é importante destacar que, quando se trata de auditoria governamental (que não é o caso da questão em tela), a CF reza que:

    Art. 74: § 1º Os responsáveis pelo controle interno, ao tomarem conhecimento de qualquer irregularidade ou ilegalidade, dela darão ciência ao Tribunal de Contas da União, sob pena de responsabilidade solidária.

  • Questão confusa, pois o auditor interno o teria dever de relatar à Administração o ocorrido. Por outro lado, não deve revelar essas informações a terceiros. A questão não especifica para quem seriam reveladas essas informações. Assim, pela abrangência da assertiva, poderia haver violação ao sigilo se ele mencionasse " a qualquer um". Logo, não deveria revelar tais informações.,

    Resposta: errado.

  • O auditor deve manter sigilo.

    IIA:

    Código de Ética

    3. Confidencialidade 

    Os auditores internos respeitam o valor e a propriedade das informações que recebem e não divulgam informações sem a autorização apropriada, a não ser em caso de obrigação legal ou profissional de assim procederem.

    Resposta: errado.


ID
352393
Banca
FUNCAB
Órgão
SES-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Os auditores internos:

Alternativas
Comentários
  • Procedimentos de Auditoria
     

    É o conjunto de verificações e averiguações previstas num programa de auditoria, que permite obter evidências ou provas suficientes e adequadas para analisar as informações necessárias à formulação e opinião do auditor. Divide-se em:

     

    - testes de observância: visam à obtenção de razoável segurança de que os procedimentos de controle interno estabelecidos pela Administração tão em efetivo funcionamento e cumprimento.

     

    - testes substantivos: visam à obtenção de evidências quanto à suficiência, exatidão e validação dos dados produzidos pelos sistemas contábil e administrativo da entidade, dividindo-se em testes de transações e saldos e procedimentos de revisão analítica.

     

    Fonte: Domingos Poubel de Castro; Auditoria, Contabilidade E Controle Interno No Setor Público - 7ª Ed.

     

     

    Gabarito: E


ID
464380
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A administração das empresas utiliza a Auditoria Interna como

Alternativas
Comentários
  • Correta Letra B
    A auditoria interna passou a ser um instrumento amplo controle para os administradores, através de suas atividades de trabalho serve à administração como meio de identificação de que todos os processos internos e políticas definido pela companhia, assim como sistemas contábeis e de controle interno, estão sendo efetivamente seguidos e que as transações realizadas estão refletidas contabilmente em concordância com os critérios previamente definidos.
    Fonte: Portal da Contabilidade
  • B. Órgão de assessoria e controle


ID
464383
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

O(s) objetivo(s) da Auditoria Interna é(são)

Alternativas
Comentários
  • A NBC TA 3151 define controle interno como: “o processo planejado, implementado e mantido pelos responsáveis da governança, administração e outros funcionários para fornecer segurança razoável quanto à realização dos objetivos da entidade no que se refere à confiabilidade dos relatórios financeiros, efetividade e eficiência das operações e conformidade com leis e regulamentos aplicáveis”. Portanto avaliar a eficácia da gestão é consequência da aferição do cumprimento dos objetivos da entidade. 


     

  • pessoal,

    a resposta ficaria melhor se fosse somente -examinar os controles internos. Avaliar a eficiência e eficácia da gestão seria realmente função da auditoria interna? 
  • LETRA E
    ESSA QUESTÃO TEVE COMO BASE O ART. 74, II DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, SENÃO VEJAMOS:

    Art. 74. Os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de:
    II - comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e eficiência, da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e entidades da administração federal, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado;
  • E

     

    A auditoria interna no setor público é formada por um conjunto de normas e procedimentos, com o objetivo de examinar a adequação, a eficácia e a legalidade dos controles internos, dos atos, fatos e das informações contábeis, financeiras e operacionais das unidades públicas.



    Fonte: http://biblioteca.univap.br/dados/INIC/cd/inic/IC6%20anais/IC6-63.PDF

     

    bons estudos

  • Auditoria: avaliar a eficiência, economicidade e eficácia de uma gestão


ID
464443
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A Auditoria Operacional constituiu uma função independente de apoio à administração, funcionando como os olhos dessa mesma administração. A sua mais-valia está refletida no auxílio dado à administração, para que realize suas atividades de forma mais eficaz e com o menor risco possível na tomada de decisão.

A atuação da Auditoria Interna tem como objetivo primeiro

Alternativas
Comentários
  • Segundo a NBC T-12: A auditoria interna constitui o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo examinar a integridade, adequação e eficácia dos controles intenos e das informações físicas, contábeis, financeiras e operacionais da Entidade.

ID
495100
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CGE-PB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Entre as normas de atributos, deve-se considerar que, se a independência ou objetividade forem prejudicadas de fato ou na aparência, os detalhes de tal prejuízo devem ser informados às partes apropriadas. Neste sentido, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    A   assertiva   A   está errada,   pois trabalhos de   auditoria   relacionados   a   funções sob responsabilidade do dirigente de auditoria podem ser realizados desde que  supervisionados por pessoa externa à unidade de auditora.  

    A assertiva B está errada, pois o cliente deve ser informado antes da realização dos trabalhos. 

    A assertiva C  está  correta. As  normas permitem  a prestação de  consultoria relacionada a operações pelas quais o auditor tenha sido responsável anteriormente, fazendo restrição, nesse particular, apenas para os trabalhos de avaliação ou segurança objetiva. 

    A assertiva D está errada, pois nesses casos, o auditor interno deve abster-se de realizar os trabalhos, não resolvendo caso declare essa condição.  

    A assertiva  E está errada,  pois não prejudica a objetividade o  fato de prestar consultoria e assumir  futuramente  uma  responsabilidade  sobre  as  respectivas  operações.  Porém,  essa questão ficou no limite ou próxima de ser considerada errada, pois fere a objetividade o auditor assumir responsabilidade gerencial pela implementação do produto da consultoria.


    Fonte: Marcelo Aragão Ponto dos Concursos


  • O auditor não poderá avaliar algo em que ele foi consultor. Haveria perda de objetividade por avaliar o próprio trabalho.

    Resposta: C


ID
531298
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A auditoria interna compreende os exames, análises, avaliações, levantamentos e comprovações, metodologicamente estruturados para a avaliação da integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade dos processos, dos sistemas de informações e de controles internos integrados ao ambiente e de gerenciamento de riscos, com vistas a _____.

De acordo com a norma (NBC T 12 – 12.1.1.3 aprovada pela Resolução CFC 986/03), assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna acima.

Alternativas
Comentários
  • Copiaram e colaram NBC TI 01
    12.1.1.3 – A Auditoria Interna compreende os exames, análises, avaliações, levantamentos e comprovações, metodologicamente estruturados para a avaliação da integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade dos processos, dos sistemas de informações e de controles internos integrados ao ambiente e de gerenciamento de riscos, com vistas a assistir à administração da entidade no cumprimento de seus objetivos.
  • COMPLEMENTANDO:

    A RESOLUÇÃO CFC Nº 1329/2011 ALTEROU A NOMENCLATURA DA NORMA CITADA NESTA QUESTÃO PARA NBC TI 01. ESSA INFORMAÇÃO É ÚTIL PARA TODOS OS CONCURSOS A PARTIR DE 2011. FIQUEMOS ALERTAS!

    ;)

    BONS ESTUDOS!
    • COMENTÁRIO OBJETIVO ITEM POR ITEM
    • a) assistir à administração da entidade no cumprimento dos seus objetivos CORRETO CONF. NORMA CITADA NO COMENTÁRIO ANTERIOR
    • b) apoiar o controle externo no exercício de sua missão ERRADA. ESSA É UMA DAS FINALIDADES DO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO CONFORME ART. 74 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL.
    • c) prevenir a ocorrência de fraudes e erros. ERRADA. A AUDITORIA INTERNA DEVE ASSESSORAR A ADMINISTRAÇÃO DA ENTIDADE NO TRABALHO DE PREVENÇÃO DE FRAUDES E ERROS, CONFORME A NORMA SUPRACITADA (SUBITEM 12.1.3.1), PORÉM ESSA TAREFA NÃO E CONSIDERADA UMA FINALIDADE DO TRABALHO DO AUDITOR INTERNO.
    • d) possibilitar o adequado planejamento da auditoria. ERRADA. CONFUSÃO DE CONCEITOS. O PLANEJAMENTO DE AUDITORIA, CONFORME A NORMA JÁ CITADA, COMPREENDE OS EXAMES PRELIMINARES DAS ÁREAS, ATIVIDADES, PRODUTOS E PROCESSOS, PARA DEFINIR A AMPLITUDE E A ÉPOCA DO TRABALHO A SER REALIZADO, DE ACORDO COM AS DIRETRIZES ESTABELECIDAS PELA ADMINISTRAÇÃO DA ENTIDADE (SUBITEM 12.2.1.1)
    • e) permitir ao auditor fundamentar suas conclusões e recomendações à administração. ERRADA. SÃO OS PROCEDIMENTOS DA AUDITORIA INTERNA (EXAMES E INVESTIGAÇÕES, INCLUINDO TESTES DE OBSERVÂNCIA E TESTES SUBSTANTIVOS, QUE PERMITEM AO AUDITOR INTERNO OBTER SUBSÍDIOS SUFICIENTES PARA FUNDAMENTAR SUAS CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES À ADMINISTRAÇÃO DA ENTIDADE. (SUBITEM 12.2.3.1).

ID
531301
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

O planejamento da auditoria interna deve considerar os fatores relevantes na execução dos trabalhos, entre os quais os relacionados a seguir, à exceção de um. Assinale-o.

Alternativas
Comentários
  • e) o uso do trabalho de especialistas em função dos riscos de auditoria, quer pela relevância ou pela especialidade das transações e operações. Errada! Em função do risco usa-se o trabalho de outros auditores.
    O uso de especialistas se dá em outras situações que precisem de 
    evidências para dar suporte às suas conclusões, como por exemplo a determinação de montantes que requeiram técnicas ou métodos especializados, como por exemplo avaliações atuariais;


    Tais fatores se encontram enumerados na NBC T- 12

    12.2.1.2 – O planejamento deve considerar todos os fatores relevantes na execução dos trabalhos, especialmente os seguintes:

    a) o conhecimento detalhado dos sistemas contábil e de controles internos da Entidade e seu grau de confiabilidade;

    b) a natureza, oportunidade e extensão dos procedimentos de auditoria interna a serem aplicados;

    c) a existência de Entidades associadas, filiais e partes relacionadas que estejam no âmbito dos exames da auditoria interna;

    d) o uso do trabalho de especialistas e outros auditores;

    e) os ciclo operacionais da Entidade relacionados com volume de transações e operações;

    f) o conhecimento das atividades operacionais da Entidade, como suporte para a análise eficaz dos procedimentos e sistemas de Contabilidade de Custos que estão sendo aplicados para acompanhar e controlar o uso e o consumo de recursos, visando verificar a existência de desvios em relação às rotinas preestabelecidas;

    g) o conhecimento da execução orçamentária, tanto operacional como de investimentos, no sentido de verificar a exatidão de apropriação dos valores, se os desvios estão sendo controlados e se as conseqüentes ações corretivas estão sendo aplicadas.

  • COMPLEMENTANDO:

    O USO DO TRABALHO DE ESPECIALISTAS É PRERROGATIVA TANTO DO AUDITOR INTERNO COMO DO AUDITOR EXTERNO (INDEPENDENTE). O PROBLEMA DA ALTERNATIVA ESTAR INCORRETA É QUE ELA ASSOCIOU ISSO A QUESTÃO DOS RISCOS DE AUDITORIA, O QUE NÃO TEM CONFORMIDADE COM ESTA MESMA NORMA.
  • A questão misturou os fatores relevantes relativos ao planejamento " e) uso do trabalho de especialistas" com " f) os riscos de auditoria, quer pelo volume ou pela complexidade das transações e operações".

     

  • Questões parecidas da mesma banca (FGV): Q629120, Q477365 e Q177098


ID
531304
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Avalie as assertivas a seguir sobre auditoria interna:

I. Os procedimentos da Auditoria Interna constituem exames e investigações, incluindo testes de observância e testes substantivos que permitem ao auditor interno obter subsídios suficientes para fundamentar suas conclusões e recomendações à administração da entidade.

II. Os testes substantivos visam à obtenção de razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários e administradores da entidade.

III. Os testes de observância visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelos sistemas de informação da entidade.

IV. O processo de obtenção e avaliação das informações compreende a obtenção de informações sobre os assuntos relacionados aos objetivos e ao alcance da Auditoria Interna.

V. As informações que fundamentam os resultados da Auditoria Interna são denominadas de “evidências, que devem ser suficientes, fidedignos, relevantes e úteis, de modo a fornecer base sólida para as conclusões e recomendações à administração da entidade”.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • As definições de teste de observância e testes substântivos estão invertidas, o restante Ok, isso de acordo com a NBCT 11 que foi revogada pela Nbc TA 200. Portanto, questão desatualizada!
  • CUIDADO: PERMITAM-ME DISCORDAR DO COMENTÁRIO ANTERIOR:
    A QUESTÃO SUPRACITADA FOI BASEADA NA NBC T 12 QUE TEVE SUA NOMENCLATURA ALTERADA PARA NBC TI 01. PORTANTO, NÃO FOI REVOGADA, E CONFORME O CFC ESTÁ PLENAMENTE EM VIGOR! FIQUEMOS DE OLHO!


    COMENTÁRIO OBJETIVO ITEM POR ITEM:

    I. Os procedimentos da Auditoria Interna constituem exames e investigações, incluindo testes de observância e testes substantivos que permitem ao auditor interno obter subsídios suficientes para fundamentar suas conclusões e recomendações à administração da entidade. CORRETO CONFORME SUBITEM 12.2.3.1 DA NBC TI 01 - AUDITORIA INTERNA


    II. Os testes substantivos visam à obtenção de razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários e administradores da entidade. INCORRETO. VER NBC TI 01 SUBITEM 12.2.3.3 - AUDITORIA INTERNA

    III. Os testes de observância visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelos sistemas de informação da entidade. INCORRETO. VER NBC TI 01 SUBITEM 12.2.3.2 - AUDITORIA INTERNA 

    IV. O processo de obtenção e avaliação das informações compreende a obtenção de informações sobre os assuntos relacionados aos objetivos e ao alcance da Auditoria Interna. CORRETO CONFORME SUBITEM 12.2.3.5, I DA NBC TI 01 - AUDITORIA INTERNA

    V. As informações que fundamentam os resultados da Auditoria Interna são denominadas de “evidências, que devem ser suficientes, fidedignos, relevantes e úteis, de modo a fornecer base sólida para as conclusões e recomendações à administração da entidade”. CORRETO CONFORME SUBITEM 12.2.3.4 DA NBC TI 01
  • Essa dava pra matar fácil fácil...

    A segunda assertiva está totalmente errada pq  a definição que ela traz é de testes de observância ou de controle e não de testes substantivos.

    Daí é so verificar que todas as alternativas, com exceção da letra "D" contêm a assertiva II, portanto todas elas , exceto a "D", estão erradas.

ID
601132
Banca
FMP Concursos
Órgão
TCE-MT
Ano
2011
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

De acordo com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), assinale a afirmativa correta em relação à auditoria interna.

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO CFC Nº  986/03
     
    a - A análise dos riscos da Auditoria Interna deve ser feita na fase de planejamento e execução dos trabalhos,.......
    b -  O parecer é o documento pelo qual a Auditoria Interna apresenta o resultado dos seus trabalhos..... RELATORIO..
    c - O planejamento do trabalho da Auditoria Interna compreende os exames preliminares das áreas, atividades, produtos e processos, para definir a amplitude e a época do trabalho a ser realizado, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela administração da entidade.
    d - São considerados na aplicação dos testes de observância os seguintes procedimentos: inspeção, observação, investigação e confirmação, cálculo e revisão analítica. REFERE-SE A TESTES SUBSTANTIVOS.
  • COMPLEMENTANDO
    Subitem 12.3.4 da Res. 986/03 -A Auditoria Interna deve avaliar a necessidade de emissão de relatório parcial, na hipótese de constatar impropriedades/irregularidades/ ilegalidades que necessitem providências imediatas da administração da entidade, e que não possam aguardar o final dos exames
  • Não entendi o erro da alternativa "a"... Alguém poderia explicar, por favor?
  • Erro da (A): A análise dos riscos deve ser feita na fase de planejamento, e não de execução...
  • Comentários:

    item a: A análise dos riscos da A.I deve ser feita na fase do planejamento dos trabalhos e deve considerar as possibilidades de não se atingir os objetivos programados de forma satisfatória. Na fase do planejamento deve-se considerar as eventuais limitações e a possibilidade de extensão das atribuições do auditor interno para outros especilistas. Item errado porque na fase de execução o Auditor Interno pode comprovar ou não os riscos anteriormente elencados.

    item b:  É um relatório - e não parecer - que a Auditoria Interna apresenta com os resultados obtidos.

    Item c: O planejamento do trabalho de auditoria aborda justamente as áreas, atividades, produtos e processos, levando em consideração sempre as diretrizes da administração. Portanto, o erro está na confusão entre os conceitos. Não existe auditoria interna sem um planejamento que leve em consideração a área que será auditada, assim como as diretrizes da administração para aquela área específica. Conhecer a área não é o mais relevante, importante é conhecer as determinação da administração para aquela área e planejar em cima disso.

    item d:  Os testes de observância são aqueles que dão relativa segurança para afirmar que os Controles Internos anteriormente estabelecidos pela administração estão dando o resultado esperado e pertencem aos procedimentos de auditoria interna. Para isso o auditor interno pode considerar inicialmente apenas: a inspenção; a observação; e a investigação e confirmação. Contudo, a revisão análitica e o cálculo podem ser aplicados nos testes de observância. O erro do item está por considerar o calculo e a revisão análitica como  integrantes dos testes de observância. Para isso ocorrer deve o auditor interno decidir por tal procedimento conjunto.

    item e: Caso a auditoria interna constate irregularidades/impropriedades/ilegalidades não necessariamente deve esperar o fim dos trabalhos  para se reportar à autoridade superior. Com isso possibilita a correão do erro antes do final dos exames. Item correto.

    Fonte: Manual de Auditoria de Ricardo Ferreira e comentários do professor Davi Barreto.


ID
633073
Banca
FMP Concursos
Órgão
TCE-RS
Ano
2011
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Assinale a alternativa correta com relação à auditoria interna.

Alternativas
Comentários
  • ANALISANDO ITEM POR ITEM DE FORMA OBJETIVA
    a) A auditoria interna está obrigada a informar à Administração quaisquer indícios ou confirmações de irregularidades detectadas no decorrer do trabalho de prevenção de fraudes ou erros, sempre por escrito e de maneira reservada. CORRETO.
    b) A análise dos riscos da Auditoria Interna deve ser feita tanto na fase de planejamento, quanto na etapa de execução dos trabalhosERRADO. SOMENTE NA FASE DE PLANEJAMENTO. VIDE RES. 986/03
    c) Os testes substantivos visam à obtenção de razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários e administradores da entidade. ERRADO. ESSE CONCEITO TRATA DOS TESTES DE OBSERVÂNCIA. VIDE RES. 986/03
    d) Os testes de observância visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelos sistemas de informação da entidade. ERRADO. ESSE CONCEITO TRATA DOS TESTES SUBSTANTIVOS. VIDE RES. 986/03
    e) Na aplicação dos testes substantivos devem ser considerados os procedimentos: inspeção, observação, investigação e confirmação. ERRADO. CLASSIFICAÇÃO DOS TESTES DE OBSERVÂNCIA. VIDE RES. 986/03
  • Letra A


ID
670387
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TSE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A auditoria interna constitui-se no controle gerencial que assessora a administração quanto ao desempenho das atribuições definidas para cada área. Em relação à profissão de auditor interno, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Errada. Todo auditor, seja ele interno ou externo, deve estar atualizado com as normas brasileiras de contabilidade.
    b) Correta.
    c) Errada. O auditor interno deve sempre trabalhar em parceria com outras áreas, de modo a adquirir conhecimento que melhore a apuração dos dados e registros da empresa.
    d) Errada. O auditor interno facilita o trabalho do auditor externo, sendo assim, ele pode apresentar seus trabalhos sem nenhum problema.
  • NBC P 3

    3.3 – RESPONSABILIDADE DO AUDITOR INTERNO NA EXECUÇÃO DOS TRABALHOS

    3.3.1 – O auditor interno deve ter o máximo de cuidado, imparcialidade e zelo na realização dos trabalhos e na exposição das conclusões.

    3.3.2 – A amplitude do trabalho do auditor interno e sua responsabilidade estão limitadas à sua área de atuação.

    3.3.3 – A utilização da equipe técnica supõe razoável segurança de que o trabalho venha a ser executado por pessoas com capacitação profissional e treinamento requeridos nas circunstâncias.

    3.3.4 – Cabe também ao auditor interno, quando solicitado, prestar assessoria ao Conselho Fiscal ou Órgãos equivalentes.


ID
695362
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

NÃO é uma atividade da função da auditoria interna:

Alternativas
Comentários
  • NBC TA 610

    Objetivo da função de auditoria interna)

    A3.  Os objetivos das funções de auditoria interna variam amplamente e dependem do
    tamanho e da estrutura da entidade e dos requerimentos da administração e, quando
    aplicável, dos responsáveis pela governança. As atividades da função de auditoria
    interna podem incluir um ou mais dos itens a seguir:

    Monitoramento do controle interno. A função de auditoria interna pode receber
    responsabilidades específicas de revisão dos controles, monitoramento de sua
    operação e recomendação de melhorias nos mesmos.

    Exame das informações contábeis e operacionais. A função de auditoria interna
    pode ser responsável por revisar os meios usados para identificar, mensurar,
    classificar e reportar informações contábeis e operacionais e fazer indagações
    específicas sobre itens individuais, incluindo o teste detalhado de transações,
    saldos e procedimentos.

    Revisão das atividades operacionais. A função de auditoria interna pode ser
    responsável por revisar a economia, eficiência e eficácia das atividades
    operacionais, incluindo as atividades não financeiras de uma entidade.

    Revisão da conformidade com leis e regulamentos. A função de auditoria
    interna pode ser responsável por revisar a conformidade com leis, regulamentos
    e outros requerimentos externos e com políticas e normas da administração e
    outros requerimentos internos.

    Gestão de risco. A função de auditoria interna pode ajudar a organização
    mediante a identificação e avaliação das exposições significativas a riscos e a
    contribuição para a melhoria da gestão de risco e dos sistemas de controle.

    Governança. A função de auditoria interna pode avaliar o processo de
    governança quanto à realização de seus objetivos de ética e valores,
    administração de desempenho e prestação de contas, comunicando informações
    sobre risco e controle para as áreas apropriadas da organização, e da eficácia da
    comunicação entre as pessoas responsáveis pela governança, os auditores
    internos e independentes e a administração.
  • A Auditoria Externa quando concluir seus trabalhos oferece um parecer. Já a Auditoria Interna quando finaliza seus exames oferece um relatório. O erro do item é dizer que a Auditoria Interna aprova o relatório da Auditoria Externa que por sua vez apresenta suas conclusões na forma de pareceres.
  • Relatorio = Parecer. Independente das auditorias, meu povo!

  • A aprovação do relatório de auditoria externa quem faz é o controle de qualidade.

     

    Esse controle de qualidade é feito através de outro auditor (ou, dependendo da amplitude do trabalho, outra equipe de auditor) que, sinceramente, apesar de eu não estar muito certo se é necessário ou não ser externo à organização, eu sei que não é feito pela auditoria interna.

     

    Espero ter ajudado.

  • GAB: C

     

    A Auditoria Interna não aprova o Relatório do Auditor Independente (da Auditoria Externa), pois a contratação de uma firma de auditoria para emitir umaopinião sobre as demonstrações contábeis se dá justamente pela necessidade de independência, o que não ocorreria caso essa opinião tivesse que ser "aprovada" pela Auditoria Interna.

     

    Prof. Claudenir Brito

  • RESOLUÇÃO: Veja que os itens A, B, C e D tratam da finalidade da Auditoria Interna que é agregar valor ao resultado da organização, apresentando subsídios para o aperfeiçoamento dos processos, da gestão e dos controles internos. Não faz parte das atribuições da auditoria interna aprovar o relatório de auditoria externa, uma vez que este possui independência na produção do seu parecer.


ID
729628
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

NÃO constitui um princípio básico do controle interno da administração pública:

Alternativas
Comentários
  • Aspectos de Controle Interno:

    a) Relação Custo-Benefício;

    b) Definição de Responsabilidades e Autoridade;

    c) Segregação de Funções;

    d) Acesso aos Ativos;

    e) Estabelecimento de Comprovações e Provas Independentes;

    f) Métodos de Processamento de Dados;

    g) Pessoal.


    c) Segregação de Funções

    Um sistema de controle adequado é aquele que elimina a possibilidade de dissimulação de erros ou irregularidades. Assim sendo, os procedimentos destinados a detectar tais erros ou irregularidades, devem ser executados por pessoas que não estejam em posição de praticá-los, isto é, deve haver uma adequada segregação de funções. De uma maneira geral, o sistema de controle interno, deve prever segregação entre as funções de aprovação de operações, execução e controle das mesmas, de modo que nenhuma pessoa possa ter completa autoridade sobre uma parcela significativa de qualquer transação.

    b) unicidade no ciclo de uma transação, que preconiza que apenas uma pessoa deva realizar todas as fases de uma transação, para facilitar o subsequente trabalho de auditoria.

    Gabarito: b.


    Fonte: http://www.portaldeauditoria.com.br/sobreauditoria/conceitos-basicos-de-controles-internos.asp


  • PRINCÍPIOS DO CONTROLE INTERNO, segundo Poubel de Castro (Livro Auditoria, Contabilidade e Controle Interno no Setor Público):


    A preocupação com o controle interno está intimamente ligada a dois fatores básicos: responsabilidade do administrador e risco para o patrimônio da entidade. Essa preocupação do administrador é compartilhada por profissionais do controle, mais especificamente por aqueles que têm a responsabilidade de emitir certificado de auditoria, onde está em julgamento a avaliação dos controles internos da entidade. Os princípios básicos são:

     

    . fixação de responsabilidades: numa estrutura de controles internos, deve haver clara de limitação de responsabilidades, para evitar o comprometimento de sua eficiência;

     

    . segregação de funções: a segregação de funções, conhecida como Princípio da Oposição de Interesse, consiste no fato de que, numa estrutura de controles internos, a pessoa que realiza uma operação não pode ser a mesma envolvida na função de registro.

     

    . ciclo de uma transação: preconiza que uma só pessoa não deve realizar todas as fases de uma transação, quer seja funcionário ou administrador;

     

    . pessoal de controle deve ser criteriosamente selecionado: para contratação de funcionários para cargos de controle, torna-se necessário que seu passado seja investigado, e as referências, conferidas;

     

    . rodízio de pessoal: a entidade deve promover, periodicamente, o rodízio de servidores, visando, inclusive, permitir que cada um possa ser capaz de desenvolver novas tarefas. Isso impede a existência de servidores imprescindíveis. Traz motivação ao pessoal e aumenta a segurança do sistema de controles;

     

    . as tarefas devem estar previstas em manuais operacionais: as instruções inerentes ao desempenho funcional da estrutura devem ser escritas em manual de organização, a fim de evitar a ocorrência de erros e aumentar a eficiência operacional; e

     

    . utilização de processamento eletrônico: sempre que possível, a entidade deve adotar processo eletrônico para registrar as operações. Este procedimento aumenta a eficiência operacional dos controles internos, evita erros e dificulta as fraudes.

     

    Gabarito: B


ID
823924
Banca
VUNESP
Órgão
SPTrans
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A atividade da Auditoria Interna está estruturada em procedimentos, com enfoque_______________, e tem por finalidade agregar valor ao resultado da organização, apresentando subsídios para o aperfeiçoamento dos processos, da gestão e dos controles internos, por meio da recomendação de soluções para as _____________ apontadas nos relatórios.

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas.

Alternativas
Comentários
  • NBC TI 01:

     

    12.1.1.4 – A atividade da Auditoria Interna está estruturada em procedimentos, com enfoque técnico, objetivo, sistemático e disciplinado, e tem por finalidade agregar valor ao resultado da organização, apresentando subsídios para o aperfeiçoamento dos processos, da gestão e dos controles internos, por meio da recomendação de soluções para as não-conformidades apontadas nos relatórios.

     

    Resposta "C".

     

    Bons estudos.

  • RESOLUÇÃO:  mais uma questão retirada de maneira literal da NBC TI 01. Vejamos.

              

    A NBC TI 01 define a finalidade da Auditoria Interna da seguinte forma:

             

     “A atividade da Auditoria Interna está estruturada em procedimentos, com enfoque técnico, objetivo, sistemático e disciplinado, e tem por finalidade agregar valor ao resultado da organização, apresentando subsídios para o aperfeiçoamento dos processos, da gestão e dos controles internos, por meio da recomendação de soluções para as não-conformidades apontadas nos relatórios”.

  • A atividade da Auditoria Interna está estruturada em procedimentos, com enfoque técnico, objetivo, sistemático e disciplinado,

     não-conformidades ?????????O QUE É NÃO CONFORMIDADES?????????????????????????


ID
823939
Banca
VUNESP
Órgão
SPTrans
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A Auditoria Interna compreende os exames, análises, avaliações, levantamentos e comprovações, metodologicamente estruturados para a avaliação da integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade dos processos, dos sistemas de informações e de controles internos integrados ao ambiente, bem como de gerenciamento de riscos, com vistas a assistir a administração da entidade no cumprimento de seus objetivos. Portanto, considerando o conceito e essência da governança corporativa, a Auditoria Interna faz parte integrante

Alternativas
Comentários
  • Letra D

  • Gab D

    A Auditoria Interna representa um elo importante na estrutura da governação das organizações, sendo uma atividade que procura antever os problemas, atuando nas causas, oferecendo oportunidades de melhorias, fortalecendo os controles internos e tendo uma visão preditiva e globalizada que a torna indispensável no bom desempenho da companhia.

    Fonte: portaldeauditoria.com.br


ID
827086
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Assinale a opção em que é apresentado o processo por meio do qual um órgão controla sua gestão, medindo e avaliando a eficiência e a eficácia dos controles sem, contudo, estabelecer estratégias para gerenciamento de riscos.

Alternativas
Comentários
  • A unidade de controle interno, quando existente na organização, é parte da gestão e do sistema ou da estrutura de controle interno da própria entidade. Tem o papel de assessorar os gestores, com seu conhecimento especializado, na definição de estratégias para gerenciamento de riscos, na identificação e avaliação destes e na definição, implantação e no monitoramento de controles internos adequados para mitigá-los.
    Fonte: http://portal2.tcu.gov.br/portal/pls/portal/docs/2056688.PDF
  • Gabarito: Correto.

    Para o TCU,  “A auditoria interna, que não deve ser confundida com controle interno ou com unidade de ou do controle 
    interno, é um controle da própria gestão, que tem por atribuição medir e avaliar a eficiência e eficácia de outros controles. Importa destacar que não cabe à auditoria interna estabelecer estratégias para gerenciamento de riscos ou controles internos para mitigá-los, pois estas são atividades próprias dos gestoresCabe-lhe avaliar a qualidade desses processos. A auditoria interna de um órgão ou entidade do Poder Executivo Federal integra, por força do que dispõe o Decreto n° 3.591/2000, o sistema de controle interno desse Poder, mas não se confunde, ressalte-se mais uma vez, com o controle interno da própria entidade.” 
  • Controle Interno X Auditoria Interna

    CONTROLE INTERNO: O processo realizado com base nas regras da estrutura organizacional e no conjunto de políticas e procedimentos adotados por uma organização para a vigilância, a fiscalização e a verificação de suas próprias atividades, por meio do qual se pode prever, observar, dirigir ou governar os eventos que poderão impactar na consecução de seus objetivos. Q275690

    AUDITORIA INTERNA: Processo por meio do qual um órgão controla sua gestão, medindo e avaliando a eficiência e a eficácia dos controles sem, contudo, estabelecer estratégias para gerenciamento de riscos. (de acordo com essa questão)

    A auditoria interna equivale a um trabalho organizado de revisão e apreciação dos controles internos, normalmente executado por um departamento especializado, ao passo que o controle interno se refere a procedimentos de organização adotados como planos permanentes da empresa.” (Fonte: Site CRCRS)


    Abs.



ID
854851
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Com base nas normas brasileiras para o exercício da auditoria interna, julgue o item. 

A função da auditoria interna de uma entidade pode ser relevante para os auditores independentes, caso as atividades e as responsabilidades da auditoria interna tenham como referência os relatórios contábeis da entidade e os auditores independentes almejem utilizar esse trabalho para reduzir a extensão dos procedimentos a serem adotados.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    NBC P 3 – NORMAS PROFISSIONAIS DO AUDITOR INTERNO

    3.6 – COOPERAÇÃO COM O AUDITOR INDEPENDENTE

    3.6.1 – O auditor interno, quando previamente estabelecido com a administração de Entidade em que atua, e, no âmbito de planejamento conjunto de trabalho a realizar, deve apresentar os seus papéis de trabalho ao auditor independente e entregar-lhe cópias, quando este entender necessário.

  • A questão é confusa pois para que sejam reduzidos os procedimentos realizados pela auditoria independente devem ser asseguradas às informações. E a questão não citou essa parte. Deve ser comprovada pelo auditor independente a exatidão e confiabilidade das informações.


ID
854857
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Com base nas normas brasileiras para o exercício da auditoria interna, julgue o item. 

Uma das atividades que a função de auditoria interna pode executar é a revisão de conformidade com leis, regulamentos e outros requerimentos externos.

Alternativas
Comentários
  • Essa é a Auditoria de Conformidade.

    Resposta: C.

  • A NBC TA 610 indica as seguintes finalidades para auditoria interna:

    -Monitoramento do controle interno

    -Exame das informações contábeis e operacionais.

    -Revisão das atividades operacionais.

    -Revisão da conformidade com leis  

    -Gestão de risco.

    -Governança. 

  • GABARITO: CERTO

    Objetivos de Conformidade – relacionam-se com o cumprimento de leis e regulamentos. Em alguns casos dependem de fatores externos e tendem a ser semelhantes em todas as organizações, e em outros casos em todo um setor industrial.


ID
854863
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Com base nas normas brasileiras para o exercício da auditoria interna, julgue o item. 

Caso um auditor transfira parcialmente a execução dos serviços que lhe foram contratados a outro profissional legalmente habilitado, a responsabilidade técnica sobre esse serviço também será transferida a esse outro profissional.

Alternativas
Comentários
  • Os auxiliares, especialistas, terceiros contratados não retiram a responsabilidade pela auditoria, que continua sendo do sócio encarregado.

     Resposta: errado

  • Resposta: Errado

    Os auxiliares, especialistas, terceiros contratados não retiram a responsabilidade pela auditoria. O auditor poderá consultar especialista em assuntos complexos e contenciosos para subsidiar seu julgamento. Porém o julgamento é do auditor e não se transfere para o especialista.

  • Os auxiliares, especialistas, terceiros contratados não retiram a responsabilidade pela auditoria, que continua sendo do sócio encarregado.


ID
864940
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A atividade da Auditoria Interna está estruturada em procedimentos com enfoque técnico, objetivo, sistemático e disciplinado. (NBC TI 01).

Segundo a legislação em vigor, afirma-se que a finalidade da auditoria interna é

Alternativas
Comentários
  • Mais uma vez, GABARITO: "A".

    Segundo a NBC T 12 da Auditoria Interna:

    12.1.1.4 -A atividade de Auditoria Interna está estruturada em procedimentos, com enfoque técnico, objetivo sistemático e disciplinado, e tem por finalidade agregar valor ao resultado da organização, apresentando subsídios para o aperfeiçoamento dos processos, da gestão e dos controles internos, por meio da recomendação de soluções para as não-conformidades apontadas nos relatórios.

ID
876571
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Em relação à natureza, campo de atuação e noções básicas de
auditoria interna e externa, julgue os itens subsequentes.

O escopo dos trabalhos do auditor interno deve ser fixado pela gerência, contudo o trabalho do auditor externo é predefinido no contrato.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o professor Marcelo Aragão, '' a doutrina aponta que o escopo dos trabalhos feitos pelo auditor interno normalmente é determinado pela gerência, enquanto o escopo ou extensão dos exames do auditor externo é determinado pelas normas usuais, reconhecidas no país ou requeridas por legislação específica'' .
    Dessa forma, a questão está errada ao falar que o escopo dos trabalhos de auditoria externa é predefinido no contrato.
  • O professor Sérgio Jund, em seu livro Auditoria: Conceitos, Normas, Técnicas e Regulamentos (2005), ainda nos ensina que:

    "Uma das características que distingue a auditoria externa é justamente o grau de independência que o auditor pode, e deve, manter em relação à entidade auditada. A independência do auditor externo deve ser absoluta, e jamais poderá aceitar imposições da empresa quanto ao procedimento que deverá adotar para a realização da auditoria, nem quanto às conclusões a que deve chegar."


    Abraços e bons estudos!
  • Acredito que o uso da palavra gerência esteja errado. A auditoria mesmo interna deve estar associada aos mais autos niveis da organização. Tá mais relacionado a governança e os conselhos que gerência ou gestão ou até mesmo a diretoria executiva.

    Não sei se foi isso que o CESPE considerou.

     

     

  • não vejo erro na questão, visto que o trabalho do auditor externo - tipo de auditoria externa que será realizada -, realmente, é estabelecido no contrato...

    Auditoria Contábil; Auditoria Operacional ...

    Asseguração Razoável; Asseguração Limitada...

    Ou seja, ao meu ver, a questão não disse em momento algum que a empresa contratada irá influir no "modo de trabalho" do auditor externo.

     

  • Gabarito.: errado

    Ora, se a própria norma dá indicações de como realizar a auditoria, e não obrigações taxativas, não é o contrato que vai comprometer a independência do auditor externo.

  • Não concordo. Já trabalhei em diversas empresas como Coordenador Financeiro em que a Diretoria contratava uma auditoria externa e era acertado em contrato que o Escopo dos trabalhos iria se dar "SOMENTE" no Departamento Financeiro e Contábil. Em outra empresa o Escopo era "SOMENTE" para trabalhos específicos nas atividades de Marketing e Comercial. Importante não confundir o Escopo dos trabalhos contratados, com a metodologia a ser empregada pelo Auditor, este seguirá o que a legislação diz, mas o que a Diretoria ou o Conselho de Administração define em contrato é o que vai ser observado pelo Auditor. Isso não quer dizer que durante os trabalhos de auditoria ele indentifique uma atividade correlacionada ao Escopo definido que o deixe em dúvida a respeito de fraude ou prejuízo à empresa, ele não posso relatar o fato (por escrito e reservadamente é claro). Essa é minha opinião.

    Vamos caminhando pois nossa luta é árdua!!!

     

  • O escopo dos trabalhos de auditoria interna é definido pelo próprio auditor, a partir de seu julgamento profissional. O auditor interno, entretanto, por ser um funcionário da empresa, deve levar em consideração os objetivos e as diretrizes da alta administração.

    O escopo do auditor externo também é definido pelo próprio auditor externo, e isso não está definido em contrato. O que será definido no contrato celebrado entre auditor externo e empresa contratante são as condições do trabalho a ser realizado, como valor, número de profissionais, objetivo do trabalho, etc.

  • A atividade de auditoria interna deve ser livre de interferências na determinação do escopo da auditoria interna, na execução do trabalho e na comunicação de resultados. Quanto ao auditor externo a definição do escopo deve seguir as normas pertinentes aos trabalhos de auditoria (e não necessariamente o que prevê o contrato de trabalho).

  • O auditor externo não pode ficar restrito a contrato, uma vez que seu objetivo é emitir uma opinião sobre as demonstrações a respeito da sua fidedignidade e deste modo aumentar a confiança dos usuários dessas demonstrações. Na busca desse objetivo, o contrato pode ser um limitador. O auditor é livre para utilizar seu julgamento profissional até que consiga evidências suficientes e adequadas.

    Resposta errado

  • O planejamento do trabalho da Auditoria Interna compreende os exames preliminares das áreas e processos a fim de definir a amplitude e a época do trabalho a ser realizado, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela administração da entidade.

  • Gestor diz para a empresa de auditoria independente (auditoria externa): "olha vocês irão analisar só essa parte das demonstrações contábeis".

    Resposta: errado.

  • De acordo com o Prof. Arthur Leone: "O auditor externo não pode ficar restrito a contrato, uma vez que seu objetivo é emitir uma opinião sobre as demonstrações a respeito da sua fidedignidade e deste modo aumentar a confiança dos usuários dessas demonstrações. Na busca desse objetivo, o contrato pode ser um limitador. O auditor é livre para utilizar seu julgamento profissional até que consiga evidências suficientes e adequadas"

  • GAB: ERRADO

    Complementando!

    Fonte: Prof. Guilherme Sant Anna

    A primeira parte da questão está errada, segundo normas do IIA  (Institute of Internal Auditors). Veja: 

    • 1110 – Independência Organizacional 
    • O diretor executivo de auditoria deve estar subordinado a um nível dentro da organização, que permita à atividade de auditoria interna cumprir suas responsabilidades. 

    • 1110.A1 – A atividade de auditoria interna deve ser livre de interferências na determinação do escopo da auditoria interna, na execução do trabalho e na comunicação de resultados

    A  segunda  parte  da  questão  também  está  errada.  O  auditor  externo  (independente)  deve cumprir as exigências éticas relevantes e as normas de auditoria, inclusive as pertinentes à independência,  no  que  se  refere  aos  trabalhos  de  auditoria  de  demonstrações  contábeis, bem como o seu escopo. Em outros termos, a definição do escopo deve seguir as normas pertinentes aos trabalhos de auditoria. 


ID
889447
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Relacione a coluna da direita com a da esquerda. Em seguida, assinale a alternativa que representa a sequência Correta. (Alguns números poderão ser utilizados mais de uma vez.)

(1) Auditoria interna
(2) Auditoria externa

(    ) maior grau de independência.
(    ) utiliza maior volume de testes.
(    ) executa auditoria contábil e operacional.
(    ) não tem vínculo empregaticio com a empresa auditada.
(    ) o principal objetivo é emitir um parecer ou opinião sobre as demonstrações contábeis, no sentido de verificar se estas refletem adequadamente a posição patrimonial e financeira,o resultado das  operações,as mutações do patrimônio liquido e os fluxos de caixa da empresa examinada.

Alternativas

ID
911830
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A auditoria interna deve estar vinculada aos mais altos níveis hierárquicos de uma entidade com vistas a

Alternativas
Comentários
  • A ligação com a Alta Administração da empresa é que dá a
    necessária autonomia aos trabalhos da Auditoria Interna, pois não é
    dependente de qualquer setor da entidade.
    Essa autonomia é exigida, inclusive, pela NBC PI 01, norma profissional do
    auditor interno, emitida pelo CFC, que em seu item 3.2.1 estabelece que
    “O auditor interno, não obstante sua posição funcional, deve preservar
    sua autonomia profissional”.
  • A) o papel da Auditoria Interna é mais amplo do que o de um órgão fiscalizador. A auditoria interna também atua de forma educativa e gerencial, por exemplo.

    B) Isso é tarefa da auditoria independente.

    D e E) PUNIR é função da Administração.

  • Vejam a contradição da banca, quanto a resposta desta, em relação a essa outra questão: Q839692.

  • Pedro Lopes também pensei nesta questão e achei que autonomia e independência não seria a resposta. Mas, diante das alternativas apresentadas, esta é a única que se encaixa nas características de Auditoria Interna.

     

  • A principal finalidade dessa vinculação aos mais altos níveis hierárquicos da empresa se dá pela necessidade de autonomia e independência.


    Gabarito: C

  • RESOLUÇÃO: Lembrem que a Auditoria Interna faz parte da estrutura da entidade. Dessa forma, a principal finalidade de vinculação aos mais altos níveis hierárquicos da empresa é garantir autonomia e independência ao seu trabalho, de forma a não estar subordinada a nenhum outro setor. Em relação ao item A, nenhum tipo de auditoria atua como órgão fiscalizador. O item B refere-se à auditoria independente. O item D está incorreta pois não é objetivo da auditoria interna punir responsáveis, e sim emitir recomendações. Quanto ao item E, a responsabilidade de apurar fraudes é da administração.

  • Como a auditoria interna está dentro da estrutura da organização, ela não tem um grau de independência tão alto quanto a auditoria externa.

    Mesmo assim, uma das formas de garantir a independência à auditoria interna, é vinculá-la às instâncias mais altas da organização, a exemplo do Conselho de Administração. Fazendo assim, a auditoria interna estará em posição hierarquicamente superior às áreas que ela fiscaliza.

    Vale lembrar que além da vinculação ao Conselho, outra forma de garantir a independência da auditoria interna é proporcionar ao chefe da auditoria interna (comumente chamado de Auditor Interno Geral) o acesso direto ao Conselho de Administração, que representa o principal na empresa.

    Por fim, a auditoria interna presta serviços de avaliação e também de consultoria (portanto, além de fiscalizar, ela também aconselha/orienta). Assim, errada letra A.

    Quem emite opinião sobre demonstrações contábeis é o auditor independente. A auditoria interna tem viés gerencial e de agregação de valor, não viés punitivo (errada D). E a auditoria não tem por objetivo apurar fraudes (errada E).

    Resposta: C

  • Auditoria interna com independência não combina , autonomia Ok . Gabarito mais correto e B , pra mim .

ID
912136
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Com base nas normas brasileiras para o exercício de auditoria
interna, julgue os itens de 27 a 32.

Considere a seguinte situação hipotética.
Uma pesquisa realizada por uma empresa de auditoria identificou que a maior divergência de opinião entre os participantes referia-se às recomendações da auditoria, sendo que, para 74% dos executivos entrevistados, elas são construtivas, factíveis e contribuem para a geração de valores à organização.
Em face dessa situação, é correto afirmar que a informação mencionada é coerente com a finalidade da auditoria interna, pois esta pretende agregar valor ao resultado da organização e fazer recomendações que visam fornecer soluções para as não conformidades apontadas nos relatórios.

Alternativas
Comentários
  • 12.1.1.1 – A auditoria interna constitui o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo examinar a

    integridade, adequação e eficácia dos controles internos e das informações físicas, contábeis, financeiras e

    operacionais da Entidade.

    Fonte: NBC T- 12 – DA AUDITORIA INTERNA

  • Segundo a NBC TI 01

    12.1 – CONCEITUAÇÃO E DISPOSIÇÕES GERAIS

    12.1.1 – Conceituação e Objetivos da Auditoria Interna

    [...]

    12.1.1.3  –   A Auditoria Interna compreende os exames, análises, avaliações, levantamentos e comprovações, metodologicamente estruturados para a avaliação da integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade dos processos, dos sistemas de informações e de controles internos integrados ao ambiente, e de gerenciamento de riscos, com vistas a assistir à administração da entidade no cumprimento de seus objetivos.

    12.1.1.4  –  A atividade da Auditoria Interna está estruturada em procedimentos, com enfoque técnico, objetivo, sistemático e disciplinado, e tem por finalidade agregar valor ao resultado da organização, apresentando subsídios para o aperfeiçoamento dos processos, da gestão e dos controles internos, por meio da recomendação de soluções para as não-conformidades apontadas nos relatórios.


    Gabarito: certo

  • Esclarecimento:


    A resolucao CFC 1329/11 alterou a sigla e a numeracao da Norma NBC T12 para NBC TI 01- Da auditoria Interna.


    Bons Estudos!!

  • Questão louvavel, clara e objetiva.

  • RESOLUÇÃO: A atividade da Auditoria Interna está estruturada em procedimentos, com enfoque técnico, sistemático e disciplinado, e tem por finalidade agregar valor ao resultado da organização, apresentando subsídios para o aperfeiçoamento dos processos, da gestão e dos controles internos, por meio da recomendação de soluções para as não conformidades apontadas nos relatórios.

  • Perfeito! A auditoria interna existe para agregar valor e melhorar as operações da organização em que atua. Ela faz isso avaliando as operações da empresa e fazendo recomendações de melhoria.

    Vale lembrar que, além de avaliar, a auditoria interna também pode fazer consultoria, aconselhando e orientando o gestor.

    Resposta: Certo


ID
912139
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Com base nas normas brasileiras para o exercício de auditoria
interna, julgue os itens de 27 a 32.

Embora os exames para a avaliação da eficácia, eficiência e economicidade dos processos operacionais estejam no campo da auditoria operacional, a auditoria interna também emprega exames e análises para a avaliação da integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade dos processos e dos sistemas de informações da entidade, com vistas a assistir à administração da entidade no cumprimento de seus objetivos.

Alternativas
Comentários
  • Segundo NBC TI 01


    12.1 – CONCEITUAÇÃO E DISPOSIÇÕES GERAIS

    12.1.1 – Conceituação e Objetivos da Auditoria Interna

    [...]

    12.1.1.3  –   A Auditoria Interna compreende os exames, análises, avaliações, levantamentos e comprovações, metodologicamente estruturados para a avaliação da integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade dos processos, dos sistemas de informações e de controles internos integrados ao ambiente, e de gerenciamento de riscos, com vistas a assistir à administração da entidade no cumprimento de seus objetivos.


    Gabarito: certo

  • assistir pela televisão?

  • Auditoria interna e operacional não são a mesma coisa?

  • Bem observado "Rei Delas": a transitividade do verbo assistir, que pode ser transitivo direto ou indireto. No primeiro caso (direto), assistir no sentido de ajudar, por exemplo, "assistir a administração da entidade" (no caso, a própria norma NBC TI 01 está escrita de forma errada). No segundo caso (indireto), aplica-se ao caso de alguém assistir ao jogo, ou assistir ao filme.

    Gente, foi mal, eu sei que a matéria aqui é Auditoria, mas acho muito válida essa observação.

  • A auditoria interna poderá atuar em vasto campo que compreende tudo aquilo que possa agregar valor à Administração. Há poucos limites para esta atuação, de modo que avaliar os sistemas de informações da entidade quanto a eficiência, eficácia, integridade etc poderá ser um dos objetos de avaliação se estes estão inseridos entre os objetivos e interesses da organização.

    Conforme a NBC TI 01:

    2.1.1.3 – A Auditoria Interna compreende os exames, análises, avaliações, levantamentos e comprovações, metodologicamente estruturados para a avaliação da integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade dos processos, dos sistemas de informações e de controles internos integrados ao ambiente, e de gerenciamento de riscos, com vistas a assistir à administração da entidade no cumprimento de seus objetivos.

    Resposta: certo


ID
912142
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Com base nas normas brasileiras para o exercício de auditoria
interna, julgue os itens de 27 a 32.

Se a auditoria interna estiver incorporada ao departamento de contabilidade, a rotina normal dos trabalhos de contadoria poderá implicar perda da eficiência no cumprimento das finalidades de auditoria, situação que prejudica a autonomia profissional dos auditores internos.

Alternativas
Comentários
  • Falta de Imparcialidade e desrespeito à Segregação de Funções: quem executa não deve fiscalizar.

  • Não haverá a segregação de funções. 

  • RESOLUÇÃO: Lembre-se que a Auditoria Interna está ligada apenas à alta administração (Conselho Fiscal por exemplo), a fim de garantir sua autonomia na execução de seus trabalhos. Uma incorporação ao departamento de contabilidade implicaria na perda da autonomia profissional do auditor.

  • A vinculação ou subordinação da auditoria interna ao setor de contabilidade poderá lhe retirar a autonomia necessária para avaliar com independência funcional este setor.

    Resposta: Certo

  • Como a auditoria interna está dentro da estrutura da organização, ela não tem um grau de independência tão alto quanto a auditoria externa.

    Mesmo assim, uma das formas de garantir a independência à auditoria interna, é vinculá-la às instâncias mais altas da organização, a exemplo do Conselho de Administração. Fazendo assim, a auditoria interna estará em posição hierarquicamente superior às áreas que ela fiscaliza.

    A auditoria interna também exerce seu trabalho na área de contabilidade, especialmente para cumprir os seus propósitos de agregar valor e melhorar as operações dessa área. Se a auditoria interna estiver dentro do departamento de contabilidade, ela perderá a independência para conduzir seus trabalhos.

    O ideal é que ela esteja vinculada ao Conselho de Administração (e não incorporada em um departament0).

    Vale lembrar que além da vinculação ao Conselho, outra forma de garantir a independência da auditoria interna é proporcionar ao chefe da auditoria interna (comumente chamado de Auditor Interno Geral) o acesso direto ao Conselho de Administração, que representa o principal na empresa.

    Resposta: Certo

  • Gab: certo

    Como a auditoria interna está dentro da estrutura da organização, ela não tem um grau de independência

    tão alto quanto a auditoria externa, chamamos isso de indepedência relativa.

    Mesmo assim, uma das formas de garantir a independência à auditoria interna, é vinculá-la às instâncias mais altas da organização, a exemplo do Conselho de Administração. Fazendo assim, a auditoria interna estará em posição hierarquicamente superior às áreas que ela fiscaliza.

    A auditoria interna também exerce seu trabalho na área de contabilidade, especialmente para cumprir os

    seus propósitos de agregar valor e melhorar as operações dessa área. Se a auditoria interna estiver dentro do departamento de contabilidade, ela perderá a independência para conduzir seus trabalhos.

    O ideal é que ela esteja vinculada ao Conselho de Administração (e não incorporada em um departamento). Vale lembrar que além da vinculação ao Conselho, outra forma de garantir a independência da auditoria interna é proporcionar ao chefe da auditoria interna (comumente chamado de Auditor Interno Geral) o acesso

    direto ao Conselho de Administração, que representa o principal na empresa.

    Fonte: PDF Direção Concursos


ID
912151
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A respeito das normas internacionais para o exercício profissional
da auditoria interna, julgue os itens que se seguem.

O auditor interno em consultoria ou no gerenciamento de riscos deve limitar suas funções ao estabelecimento ou melhoria dos processos, devendo abster-se de cumprir o papel de gerenciador efetivo dos riscos da organização.

Alternativas
Comentários
  • auditor deve manter a imparcialidade
  • O principal gerenciador efetivo dos riscos da organização é a Administração e não o auditor interno. Este apenas auxilia a Administração no cumprimento dos objetivos da organização.
  • A propriedade do gerenciamento de riscos é uma atividade que pode compromter a independencia e a objetividade da atividade da auditoria interna. A terceirização poderia ser uma solução para esse problema.

  • Gabarito: CORRETO

    De acordo com as Normas Internacionais para a Prática Profissional de Auditoria Intern, vide abaixo item 2120.3, os auditores internos devem abster-se de assumir qualquer responsabilidade da administração de efetivamente gerenciar os riscos.

    2120 – Gerenciamento de riscos

    A atividade de auditoria interna deve avaliar a eficácia e contribuir para a melhoria dos processos de gerenciamento de riscos quanto à:

    •             Os objetivos da organização dão suporte e estão alinhados com a missão da organização;

    •             Os riscos significativos são identificados e avaliados;

    •             Respostas apropriadas aos riscos são selecionadas de forma a alinhar os riscos com o apetite de risco da organização; e

    •             Informações de riscos relevantes são capturadas e comunicadas de forma oportuna através da organização, permitindo que colaboradores, administração e conselho cumpram com suas responsabilidades.

    2120.C3 – Os auditores internos devem abster-se de assumir qualquer responsabilidade da administração de efetivamente gerenciar os riscos.


ID
912154
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A respeito das normas internacionais para o exercício profissional
da auditoria interna, julgue os itens que se seguem.

É lícita aos auditores internos a prestação de serviços de consultoria à administração, desde que sejam relativos às operações pelas quais não tenham sido responsáveis anteriormente.

Alternativas
Comentários
  • Não tenham sido responsáveis anteriormente na questão está ligado à já ter analisado anteriormente.
  • Errado.
    A consultoria só pode ser dada caso o profissional, atuando em outra função anterior a de Auditor Interno, já tenha executado as mesmas.
  • Item Errado

    As normas do IIA trazem algumas recomendações sobre esse tópico:

    Os auditores internos podem prestar serviços de consultoria relacionados às operações pelas quais tenham sido  responsáveis anteriormente

    Agora, caso os auditores internos constatem potenciais prejuízos à independência ou objetividade relacionados a serviços de consultoria propostos, o cliente do trabalho deve ser informado antes que a execução do mesmo seja aceita.


  • O auditor pode prestar consultoria, mas não avaliar as operações pelas quais foi responsável anteriormente.

  • Simples, o cara era auditor de uma empresa, dps virou auditor interno, então ele só pode prestar consultoria aos trabalhos que ele fez anteriormente

  • Questão bate pino! O cespe faz essas questões parciais e subjetivas que não ensinam nada e ainda põe em dúvida o que o candidato sabe. Decepcionante uma banca de renome com esses obscurantismos.

  • De acordo com a IIA (Normas Internacionais para a Prática Profissional de Auditoria Interna):

    1130.C1 – Os auditores internos podem prestar serviços de consultoria relativos às operações pelas quais tenham sido responsáveis anteriormente. 


ID
952126
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MC
Ano
2008
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A auditoria interna existe em empresas privadas e também no poder público. A respeito das especificidades da auditoria interna, julgue os itens de 49 a 55.

Os empregados que desempenham atividades na unidade de auditoria interna podem retirar cópia pessoal de relatório de auditoria, de nota técnica ou dos respectivos papéis de trabalho em meio físico ou em meio magnético, quando participarem de auditoria de departamentos superiores hierarquicamente ao setor auditado.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    "É vedado a qualquer empregado em exercício na Unidade de Auditoria Interna a extração de cópia pessoal de relatório de auditoria ou de nota técnica e dos respectivos papéis de trabalho (file = programa de auditoria + elementos comprobatórios), em meio físico ou em meio magnético, pois que esta documentação é propriedade da Companhia, permanecendo sob o estrito controle da Unidade de Auditoria Interna e estando acessível apenas a pessoal autorizado16, sendo arquivada pelo prazo de 5 (cinco) anos a contar do julgamento da Prestação de Contas Anual da Companhia, relativamente ao exercício financeiro da execução da respectiva auditagem."

      Fonte:MAI;pág.13;     http://www.conab.gov.br/downloads/regulamentos/ManualdeAuditoriaInterna.pdf
  • A retirada de cópias comprometeria o dever de sigilo da auditoria.


ID
976942
Banca
FUNCAB
Órgão
SUDECO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

O CFC – Conselho Federal de Contabilidade – através da Resolução nº 986, de 21 de novembro de 2003, estabeleceu os procedimentos da Auditoria Interna ao aprovar a Norma Brasileira de Contabilidade (NBC T 12 - Da Auditoria Interna). Em relação ao procedimento de“testes de observância”,identifique e assinale qual das alternativas abaixoNÃO apresenta uma ação relacionada com essa modalidade de teste.


Alternativas
Comentários
  • Olá amigos,

    Os testes de observância visam a obtenção de uma razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários da Entidade.
    As ações de inspeção, observação, investigação e confirmação estão relacionadas a essa modalidade.

    Fonte:

    http://www.portaldecontabilidade.com.br/nbc/t12.htm

    Gabarito C

    Bons estudos ;D
  • 12.2.3.2 – Os testes de observância visam à obtenção de razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários e administradores da entidade. Na sua aplicação, devem ser considerados os seguintes procedimentos:
    a) inspeção – verificação de registros, documentos e ativos tangíveis;
    b) observação – acompanhamento de processo ou procedimento quando de sua execução; e

    c) investigação e confirmação – obtenção de informações perante pessoas físicas ou jurídicas conhecedoras das transações e das operações, dentro ou fora da entidade.

     

    Fonte: Resolução CFC nº 986/03 
     

    Gab. C


ID
1039150
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MTE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Com base nas normas brasileiras para o exercício da auditoria interna, julgue os itens a seguir.

Um dos requisitos para assegurar a necessária independência técnica aos auditores internos é a garantia de que, no planejamento de seu trabalho, eles não serão influenciados pelas orientações emanadas da administração da entidade e, eventualmente, por suas expectativas.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA

    Segundo a NBC TI 01, “o planejamento do trabalho da Auditoria Interna compreende os exames preliminares das áreas, atividades, produtos e processos, para definir a amplitude e a época do trabalho a ser realizado, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela administração da entidade”.

    http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/aft-prova-de-auditoria-comentada/

  • Errado.


    NBC TI 01

    12.2 – NORMAS DE EXECUÇÃO DOS TRABALHOS

    12.2.1 – Planejamento da Auditoria Interna

    [...]

    12.2.1.2  –   O planejamento deve considerar os fatores relevantes na execução dos trabalhos, especialmente os seguintes:

    a)  o conhecimento detalhado da política e dos instrumentos de gestão de riscos da entidade;

    b)  o conhecimento detalhado das atividades operacionais e dos sistemas contábil e de controles internos e  seu grau de confiabilidade da entidade;

    c)  a natureza, a oportunidade e a extensão dos procedimentos de auditoria interna a serem aplicados, alinhados com a política de gestão de riscos da entidade;

    d)  a existência de entidades associadas, filiais e partes relacionadas que estejam no âmbito dos trabalhos da Auditoria Interna;

    e)  o uso do trabalho de especialistas;

    f)  os riscos de auditoria, quer pelo volume ou pela complexidade das transações e operações;

    g)  o conhecimento do resultado e das providências tomadas em relação a trabalhos anteriores, semelhantes ou relacionados;  

    h)  as orientações e as expectativas externadas pela administração aos auditores internos; e

    i)  o conhecimento da missão e objetivos estratégicos da entidade.


  • Além de ser um fator relevante a influência da administração nas orientações ao auditor interno, da forma como a banca descreveu, está se referindo ao Auditor Independente, que não deverão ser influenciados por orientações da entidade que está auditando. 

  • Oie gente!

    A questão descreveu o que não deve influenciar o Auditor INDEPENDENTE.

    Lembrando que o Auditor Interno é empregado da organização e assim sendo deve ter seu trabalho influenciado pelas ordens e expectativas desta.

    ;)

  • Apesar da justificativa dos colegas acho essa questão questionável. É evidente que os auditores internos farão o planejamento de suas atividades com base na orientação da administração. Isso é a literalidade da norma, mas orientar e influenciar não são palavras sinônimas. Entendo que orientar esteja voltado para fornecer as diretrizes enquanto influenciar é induzir uma opinião ou ação. Não vejo como uma auditoria possa ser imparcial sendo influenciada pelas orientações da administração. A banca só colocou a palavra "influenciar" dentro desse contexto para ferrar com quem estudou o assunto. Colocasse então a literalidade da norma "considerar as orientações e as expectativas externadas pela administração aos auditores internos"

  • Errado.

     

    Comentários:

     

    Segundo a NBC TI 01, "o pplanejamento do trabalho da Auditoria Interna  compreende os exames preliminares das áreas,

    atividades, produtos e processos, para definir a amplitude e a época do trabalho a ser realizado, de acordo com as diretrizes

    estabelecidas pela administração da entidade”.

     

     

    Gabarito: E

     

     

    Prof. Claudenir Brito

  • Quem elaborou a questão não conhece auditoria e nem lingua portuguesa. Na prova da PM RJ a justiça anulou 3 questões, isto deve se tornar mais recorrente, tendo em vista os delírios das bancas.

  • Se o objetivo da AI é auxiliar a administração a atingir seus objetivos é mais do que normal que essa esteja inserida no planejamento .
  • Segundo a NBC TI 01, “o planejamento do trabalho da Auditoria Interna compreende os exames preliminares das áreas, atividades, produtos e processos, para definir a amplitude e a época do trabalho a ser realizado, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela administração da entidade”.


    Prof. Claudenir Brito

  • A questão refere-se ao item 12.2.1 da NBC TI 01:

    O planejamento deve considerar os fatores relevantes na execução dos trabalhos, especialmente os seguintes:

    h) as orientações e as expectativas externadas pela administração aos auditores internos.

  • RESOLUÇÃO: A assertiva está quase toda correta, tornando-se errada no final. Veja que, segundo a NBC TI 01:

    "o planejamento do trabalho da Auditoria Interna compreende os exames preliminares das áreas, atividades, produtos e processos, para definir a amplitude e a época do trabalho a ser realizado, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela administração da entidade”. Lembre-se que o Auditor Interno é empregado da organização e assim sendo deve ter seu trabalho influenciado pelas ordens e expectativas desta.

  • O auditor interno está a serviço da entidade, de modo que ele existe em função das necessidades da entidade. Portanto, os objetivos e expectativas da administração da entidade quanto ao alcance dos objetivos influenciam as auditorias, porém, não o julgamento do auditor. Na execução do trabalho, a opinião do auditor é soberana, porém a programação dos trabalhos de auditoria ou quais áreas serão auditadas, não podem ser dissociadas dos objetivos da organização, caso contrário a auditoria interna não conseguiria gerar o efeito que é uma das suas razões de existir: agregar valor à administração.


ID
1069708
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Nos termos da Resolução CFC 986/03, a auditoria interna é exercida nas pessoas jurídicas de direito público, interno e externo, e de direito privado. É regra atinente à auditoria interna que:

Alternativas
Comentários
  • Nos termos da Resolução CFC986/03

    a)  O relatório é o documento pelo qual a Auditoria Interna apresenta o resultado dos seus trabalhos, devendo ser redigido com objetividade e imparcialidade, de forma a expressar, claramente, suas conclusões, recomendações e providências a serem tomadas pela administração da entidade.

    b)  A Auditoria Interna deve assessorar a administração da entidade no trabalho deprevenção de fraudes e erros, obrigando-se a informá-la, sempre por escrito, de maneira reservada, sobre quaisquer indícios ou confirmações de irregularidades detectadas no decorrer de seu trabalho.

    c) investigação e confirmação – obtenção de informações perante pessoas físicas ou jurídicas conhecedoras das transações e das operações, dentro ou fora da entidade.

    d)  observação – acompanhamento de processo ou procedimento quando de sua execução;

         inspeção – verificação de registros, documentos e ativos tangíveis;

    e) a informação adequada é aquela que, sendo confiável, propicia a melhor evidência alcançável, por meio do uso apropriado das técnicas de Auditoria Interna; 

        a informação suficiente é aquela que é factual e convincente, de tal forma que uma pessoa prudente e informada possa entendê-la da mesma forma que o auditor interno; 

  • Não entendi a alternativa A.. 

    "não podendo ser parcial" não é o mesmo de ser imparcial?

    Qual o erro então? Não ser a literalidade da referida resolução?

    Enfim...

  • Jotajota... Eu entendi que a alternativa indagou sobre a possibilidade de o relatório ser parcial (no sentido de abrangência).

    Nada impede que o auditor faça um relatório parcial, desde que fundamentado. O auditor interno pode emitir um relatório parcial em casos de problemas que precisam de intervenção rápida, por exemplo.

    Espero que ajude. 

    Abraço.

  • Os erros são:

    a) o relatório pode ser parcial;

    b) informações sempre por escrito, não verbal;

    d) procedimento investigação;

    e) informações consideradas suficientes.

  • Boa tarde a todos.


    Caro Ricardo, me permita uma correção:


    Letra

    D - INSPEÇÃO e não INVESTIGAÇÃO:


    "a verificação de registros, documentos e atos tangíveis é procedimento denominado INSPEÇÃO"


    Bons estudos!

  • Com relação a possibilidade de relatório parcial, segue o item da resolução CFC 986/2003 que estabelece:

    12.3.4  –   A Auditoria Interna deve avaliar a necessidade de emissão de relatório parcial, na hipótese de constatar impropriedades/irregularidades/ ilegalidades que necessitem providências imediatas da administração da entidade, e que não possam aguardar o final dos exames, considerando o disposto no item 12.1.3.1.

    Ou seja, o termo parcial mencionado na assertiva A significa a possibilidade de não estar completo (finalizado), e não a possibilidade de afastar a imparcialidade.

  •  a) o relatório é o documento pelo qual a auditoria interna apresenta o resultado dos seus trabalhos, não podendo ser parcial.

    NBC TI 01 (Item 12.3.4) - A Auditoria Interna deve avaliar a necessidade de emissão de relatório parcial, na hipótese de constatar impropriedades/irregularidades/ilegalidades que necessitem providências imediatas da adminsitração da entidade, e que não possam aguardar o final dos exames.

     

    b) deve assessorar a administração da entidade no trabalho da prevenção de fraudes e erros, obrigando-se a informá-la, ainda que verbalmente e de maneira reservada, sobre quaisquer indicações de irregularidades. 

    NBC TI 01 (Item 12.1.3.1) 0 A Auditoria Interna deve assessorar a administração da entidade no trabalho de prevenção de fraudes e erros, obrigando-se a informá-la, sempre por escrito, de maneira reservada, sobre quaisquer indícios ou confirmações de irregularidades detectadas no decorrer de seu trabalho.

     

     c) a obtenção de informações perante pessoas físicas ou jurídicas conhecedoras das transações e das operações, dentro e fora da entidade, é denominada investigação e confirmação

    NBC TI 01 (Item 12.2.3.2 - c) - Investigação e confirmação (Procedimentos de auditoria interna) - obtenção de informações perante pessoas físicas ou jurídicas conhecedoras das transações e das operações, dentro ou fora da entidade.

     

     d) a verificação de registros, documentos e atos tangíveis é procedimento denominado observação.

    NBC TI 01 (Item 12.2.3.2 - b) Observação (Procedimentos de auditoria interna) - acompanhamento de processo ou procediento quando de sua execução.

     

     e) devem ser obtidas e avaliadas informações consideradas adequadas, que são aquelas convincentes e factuais, de tal forma que uma pessoa prudente e informada possa entendê-la da mesma forma que o auditor interno.

    NBC TI 01 (Item 12.2.3.5 - a) A informação suficiente é aquela que é factual e convincente, de tal forma que uma pessoa prudente e informada possa entendê-la da mesma forma que o auditor interno. (suficiência -> quantidade)

    NBC TI 01 (Item 12.2.3.5 - b) A informação adequada é aquela que, sendo confiável, propicía a melhor evidência alcançável, por meio do uso apropriado das técnicas de Auditoria Interna.

  • De fato na época da prova (2014) a alternativa correta era a letra C, pois baseia- se na NBC T11. Atualmente a norma aplicada é a NBC T 500 cuja descrição não refere-se a (Investigação e Confirmação) e sim ( Confirmação externa e Indagação). Diga-se de passagem, com redação diferente. Logo , Muito cuidado com essas questões desatualizadas. Ressalto que marquei EXCLUIR DESATUALIZADAS no filtro das questões.


ID
1091125
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Entre as características das organizações e dos indivíduos que executam auditoria interna dispostas nas Normas Internacionais para o exercício profissional da auditoria interna emitidas pelo The Institute of Internal Auditors, destaca-se que o(s)

Alternativas
Comentários
  • Essa matéria cai muito para auditor de controladoria municipal, estadual e federal.


    1220.A1 – Os auditores internos devem exercer o zelo profissional devido levando em consideração:


    • A extensão do trabalho necessária para alcançar os objetivos do trabalho de auditoria;

    • A complexidade relativa, a materialidade ou a significância dos assuntos aos quais os procedimentos de avaliação (assurance) são aplicados;

    • A adequação e a eficácia dos processos de governança, gerenciamento de riscose controles;

    • A probabilidade de erros significativos, fraudes ou não conformidades; e

    • O custo da avaliação (assurance) em relação aos potenciais benefícios


    Segue o documento traduzido

    http://www.iiabrasil.org.br/new/2013/downs/IPPF/standards2013_portuguese.pdf


    Fé em DEUS! Vamos chegar lá!


ID
1091128
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

De acordo com o The Institute of Internal Auditors, a estrutura das Normas Internacionais para a Prática Profissional de Auditoria Interna é dividida entre Normas de Atributos e de Desempenho.

As Normas de Atributos e as Normas de Desempenho se referem, respectivamente, a

Alternativas
Comentários
  • NORMAS INTERNACIONAIS PARA A PRÁTICA PROFISSIONAL DE AUDITORIA INTERNA (NORMAS)



    A estrutura das Normas é dividida entre Normas de Atributos e de Desempenho. As Normas de Atributos endereçam as características das organizações e dos indivíduos que executam auditoria interna. As Normas de Desempenho descrevem a natureza da auditoria interna e fornecem os critérios de qualidade contra os quais o desempenho desses serviços possa ser avaliado. As Normas de Atributos e de Desempenho são fornecidas para serem aplicadas a todos os serviços de auditoria interna.


    IPPF - 2013 (Atualizado)

    http://www.iiabrasil.org.br/new/2013/downs/IPPF/standards2013_portuguese.pdf


    Fé em DEUS! Vamos chegar lá!

  • Letra A.

     

    Comentários:

     

    As Normas do IIA compreendem:

     

    ฀– Normas de Atributos (série 1000): tratam das características de organizações e indivíduos que realizam atividades

    de auditoria,

    ฀– Normas de Desempenho (série 2000): descrevem a natureza das atividades da auditoria interna e apresentam critérios

    de qualidade contra os quais o desempenho desses serviços é avaliado, e

      – Normas de Implantação: as Normas de Atributos e de Desempenho se aplicam a todos os serviços de auditoria interna

    ; já as Normas de Implantação se aplicam a tipos específicos de trabalhos de auditoria.

     

     

     

    Gabarito: A

     

     

    Prof. Sérgio Mendes


ID
1091131
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A avaliação (assurance) é uma das atividades no processo de auditoria interna, que se caracteriza por

Alternativas
Comentários
  • Auditoria interna é uma atividade independente e objetiva que presta serviços de avaliação (assurance) e consultoria e tem como objetivo adicionar valor e melhorar as operações de uma organização. A auditoria auxilia a organização a alcançar seus objetivos através de uma abordagem sistemática e disciplinada para a avaliação e melhoria da eficácia dos processos de gerenciamento de riscos, de controle e governança corporativa.
  • IIA - The Institute of Internal Auditors


    NORMAS INTERNACIONAIS PARA A PRÁTICA PROFISSIONAL DE AUDITORIA INTERNA (NORMAS)


    Os serviços de avaliação (assurance) compreendem a avaliação objetiva da evidência pelo auditor  interno, a fim de fornecer uma opinião ou conclusões independentes a respeito de uma entidade, operação, função, processo, sistema ou outro ponto importante. A natureza e o escopo do trabalho de avaliação (assurance) são determinados pelo auditor interno. 



    IPPF 2013 (mais atualizado)

    http://www.iiabrasil.org.br/new/2013/downs/IPPF/standards2013_portuguese.pdf


    Fé em DEUS! Vamos chegar lá!

  • segundo o IIA, a atividade avaliação compreende uma análise objetiva por parte do auditor interno, com o objetivo de apresentar uma opinião ou conclusões independentes sobre algum processo, tais como processos de governança, gerenciamentos de riscos e controle. A natureza e o escopo do trabalho de avaliação são determinados pelo auditor interno.

    Gabarito: alternativa C

  • GAB: LETRA C

    Complementando!

    Fonte: Prof. Guilherme Sant Anna

    Os serviços de avaliação (assurance) compreendem a avaliação objetiva da evidência pelo auditor interno,  a  fim  de  fornecer  uma  opinião  ou  conclusões  independentes  a  respeito  de  uma entidade,  operação,  função,  processo,  sistema  ou  outro  ponto  importante.  A  natureza  e  o escopo do trabalho de avaliação (assurance) são determinados pelo auditor interno. 

    Geralmente há  três  partes  envolvidas  nos  serviços  de  avaliação  (assurance):  

    • (1)  a  pessoa  ou  o  grupo diretamente  envolvido  com  a  entidade,  operação,  função,  processo,  sistema  ou  outro  ponto importante - o proprietário do processo, 

    • (2) a pessoa ou grupo que efetua a avaliação – o auditor interno, e 

    • (3) a pessoa ou grupo que utiliza a avaliação – o usuário. 

    Questão extraída literalmente dessa norma. Portanto, alternativa correta é C.


ID
1120507
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Com relação à auditoria interna e externa, julgue os itens que se seguem.

Ao suspeitar da ocorrência de fraude na entidade sob seu controle, o auditor interno deve levar o fato ao conhecimento da administração da entidade, realizando essa comunicação em conversa reservada

Alternativas
Comentários
  • A Auditoria Interna deve assessorar a administração da entidade no

    trabalho de prevenção de fraudes e erros, obrigando-se a informá-la,

    sempre por escrito, de maneira reservada, sobre quaisquer indícios ou

    confirmações de irregularidades detectadas no decorrer de seu

    trabalho.


    Fonte - NBC TI 01

  • Está errada porque fala em "conversa" reservada?

  • Isso mesmo Heide,

    Conversa leva a enteder que é uma comunicação informal, enquanto que a norma afirma que deve ser formalizada por meio de documento escrito.

  • Q373751

    Ano: 2013   Banca: CESPE    Órgão: FUB     Prova: Auditor

    De acordo com as Normas Brasileiras para o Exercício da Auditoria Interna e com a Resolução CFC n.º 986/2003, julgue os itens que se seguem. 

    No caso de a auditoria interna detectar indícios de irregularidades no decorrer de seus trabalhos e avaliar que a administração da entidade deve adotar providências imediatas,a auditoria deve fazer a comunicação por escrito, em caráter reservado.

     

    GABARITO: CERTO

  • Conforme a NBC TI 01, a Auditoria Interna “deve assessorar a administração da entidade no trabalho de prevenção de fraudes e erros, obrigando-se a informá-la, sempre por escrito, de maneira reservada, sobre quaisquer indícios ou confirmações de irregularidades detectadas no decorrer de seu trabalho”. A comunicação deve ser por meio escrito e não por meio de uma conversa.

    Gabarito: ERRADO
     

  • Segundo a NBC TI 01, a Auditoria Interna “deve assessorar a administração da entidade no trabalho de prevenção de fraudes e erros,
    obrigando-se a informá-la, sempre por escrito, de maneira reservada, sobre quaisquer indícios ou confirmações de irregularidades detectadas no
    decorrer de seu trabalho”.

     Dessa forma, a questão está errada, pois a comunicação de suspeita de fraude não deve ser por meio de uma conversa e sim por escrito.

    Prof. Claudenir Brito

     

  • Um outro erro da questão é dizer, de forma generalizada, que qualquer fraude DEVE ser levada a conhecimento da administração.

    Enunciado: Ao suspeitar da ocorrência de fraude na entidade sob seu controle, o auditor interno deve levar o fato ao conhecimento da administração da entidade, realizando essa comunicação em conversa reservada

    Fundamentação: NBC TA 265, item A20. Certas deficiências significativas de controle interno identificadas podem colocar em dúvida a integridade ou a competência da administração. Por exemplo, pode haver evidência de fraude ou não conformidade intencional de leis ou regulamentos pela administração, ou a administração pode demonstrar ser incapaz de supervisionar a elaboração adequada de demonstrações contábeis adequadas pode gerar dúvida sobre a competência da administração. Consequentemente, pode não ser apropriado comunicar essas deficiências diretamente à administração.

  • A Auditoria Interna deve assessorar a administração da entidade no trabalho de prevenção de fraudes e erros, obrigando-se a informá-la, sempre por escrito, de maneira reservada, sobre quaisquer indícios ou confirmações de irregularidades detectadas no decorrer de seu trabalho. 

    Resposta errado 

  • deve levar por ESCRITO...Palavras o vento leva, de boca só b...

  • Comunicação de fraude

    Auditor interno: sempre por escrito

    Auditor externo: verbal ou por escrito

    Gabarito: ERRADO

  • Caramba , só sendo perito pra acertar essa kkk. Tem que seduzir o que não está escrito . Sai pra lá

ID
1121251
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

De acordo com as Normas Brasileiras para o Exercício da Auditoria Interna e com a Resolução CFC n.º 986/2003, julgue os itens que se seguem.

Os auditores internos, apesar de sua subordinação à administração da empresa e do âmbito de seu trabalho, devem adotar, entre seus procedimentos, a investigação e a confirmação, que envolvem pessoas físicas ou jurídicas de dentro ou de fora da entidade.

Alternativas
Comentários
  • Procedimentos da Auditoria Interna
    Os procedimentos da Auditoria Interna constituem exames e investigações, incluindo testes de observância e testes substantivos, que permitem ao auditor interno obter subsídios suficientes para fundamentar suas conclusões e recomendações à administração da entidade.

    Os testes de observância visam à obtenção de  razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários e administradores da entidade. Na sua aplicação, devem ser considerados os seguintes procedimentos:
    a)  inspeção – verificação de registros, documentos e ativos tangíveis;
    b)  observação – acompanhamento de processo ou procedimento quando de  sua execução;
    c)  investigação e confirmação – obtenção de informações perante pessoas físicas ou jurídicas conhecedoras das transações e das operações, dentro ou fora da entidade.

     

    Fonte - http://www.portaldeauditoria.com.br/legislacao/normas/auditoria.htm

  • O auditor interno, devido a necessidade de independência, está subordinado aos responsáveis pela governança. Ele assessora a administração o cumprimento de seus objetivos.

    Por isso o AI aplica procedimentos de inspeção (registro, docs), observação (processos e procedimentos) e investigação/confirmação (obtenção de informações pf/pj).

    Diferença entre o auditor interno e externo: o primeiro assessora a administração, o segundo visa aumentar o grau de confiança das demonstrações contábeis(credibilidade).

  • Certo.

     

    Comentários:

     

    Entre as técnicas que o auditor interno utiliza para coletar evidências de auditoria estão a investigação e a confirmação

    que, conforme definição da norma de auditoria interna, podem envolver pessoa física ou jurídica de dentro ou fora da

    entidade.

    Isso pode acontecer independente dessa subordinação existente entre o auditor interno e a alta administração.

     

     

     

    Gabarito: C

     

    Prof. Claudenir Brito

  • Segundo a NBC TI 01, são procedimentos de auditoria interna, quando da aplicação dos testes de observância:

    inspeção – verificação de registros, documentos e ativos tangíveis;

    observação – acompanhamento de processo ou procedimento quando de sua execução;

    investigação e confirmação – obtenção de informações perante pessoas físicas ou jurídicas conhecedoras das transações e das operações, dentro ou fora da entidade.

    CERTO


ID
1121260
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

De acordo com as Normas Brasileiras para o Exercício da Auditoria Interna e com a Resolução CFC n.º 986/2003, julgue os itens que se seguem.

No caso de a auditoria interna detectar indícios de irregularidades no decorrer de seus trabalhos e avaliar que a administração da entidade deve adotar providências imediatas,a auditoria deve fazer a comunicação por escrito, em caráter reservado.

Alternativas
Comentários
  • Fraude e erro

    A Auditoria Interna deve assessorar a administração  da entidade no trabalho de prevenção de  fraudes e erros, obrigando-se a informá-la, sempre por escrito, de maneira reservada, sobre quaisquer indícios ou confirmações de irregularidades detectadas no decorrer de seu trabalho.

    Fonte - http://www.portaldeauditoria.com.br/legislacao/normas/auditoria.htm

  • RESOLUÇÃO CFC Nº 986/03 Aprova a NBC TI 01 – Da Auditoria Interna.


    12.1.3 – Fraude e Erro

    12.1.3.1 – A Auditoria Interna deve assessorar a administração da entidade no trabalho de prevenção de fraudes e erros, obrigando-se a informá-la, sempre por escrito, de maneira reservada, sobre quaisquer indícios ou confirmações de irregularidades detectadas no decorrer de seu trabalho. 


    Fé em DEUS! Vamos chegar lá!

  • Comunicar fraude/erro: por escrito E reservado.

    Esse detalhe  do ajuda em outra questão semelhante que afirma "em casos de fraude, pode-se falar em reservado".- Não. deve ser ESCRITO E RESERVADO.


  • Essa comunicação deve ser feita por escrito, em caráter reservado, a fim de comprovar que a administração tomou conhecimento do fato e preservar a integridade do auditor.

  • RESOLUÇÃO: Aprendemos que, de acordo com a NBC TI, é atribuição da Auditoria Interna assessorar a administração da entidade nesse sentido, informando-a, sempre por ESCRITO e de maneira RESERVADA, quaisquer indícios de irregularidades detectadas no decorrer do trabalho.

  • NBC TI 01, 12.1.3.1

    A Auditoria Interna deve assessorar a administração da entidade no trabalho de prevenção de fraudes e erros, obrigando-se a informá-la, sempre por escrito, de maneira reservada, sobre quaisquer indícios ou confirmações de irregularidades detectadas no decorrer de seu trabalho.

    Resposta certo


ID
1121263
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

De acordo com as Normas Brasileiras para o Exercício da Auditoria Interna e com a Resolução CFC n.º 1.229/2009, julgue os itens seguintes.

A auditoria interna, além de suas funções convencionais, pode ser incumbida de avaliar o processo de governança, no que diz respeito à realização de seus objetivos de ética e valores, assim como atuar na identificação e avaliação das vulnerabilidades relevantes a riscos.

Alternativas
Comentários
  • Segundo a NBC TA 610, aprovada pela resolução que consta no

    caput da questão, a função de auditoria interna pode avaliar o processo

    de governança quanto à realização de seus objetivos de ética e valores,

    administração de desempenho e prestação de contas, comunicando

    informações sobre risco e controle para as áreas apropriadas da

    organização, e da eficácia da comunicação entre as pessoas responsáveis

    pela governança, os auditores internos e independentes e a

    administração. Portanto, questão praticamente literal.


    Fonte: https://d2tacdowib50bg.cloudfront.net/51507/00000000000/curso-5187-aula-00-v2.pdf?Expires=1425243907&Signature=edbAkB7~BBKUw7wjPN-a4JZQQjQNrQNQaPdYFE--moktVGeULjFqHeZ~OjyReMBpL2SNqn405AcZ7ZjBvnGEubjmIfDKf4mHgXGTSEUs~cJiG~6Fuajfu7xuTB7j9qCSi7bvp6mrnzqgIm0-jv58cdCVVvIaefFvm-GqIQcJrvg_&Key-Pair-Id=APKAIKHUAVWTIL5FVANA

  • NBC TA 610 

    Objetivo da função de auditoria interna (ver item 3) A3. 

    Os objetivos das funções de auditoria interna variam amplamente e dependem do tamanho e da estrutura da entidade e dos requerimentos da administração e, quando aplicável, dos responsáveis pela governança. As atividades da função de auditoria interna podem incluir um ou mais dos itens a seguir: 

    1.Monitoramento do controle interno. A função de auditoria interna pode receber responsabilidades específicas de revisão dos controles, monitoramento de sua operação e recomendação de melhorias nos mesmos. 

    2.Exame das informações contábeis e operacionais. A função de auditoria interna pode ser responsável por revisar os meios usados para identificar, mensurar, classificar e reportar informações contábeis e operacionais e fazer indagações específicas sobre itens individuais, incluindo o teste detalhado de transações, saldos e procedimentos. 

    3. Revisão das atividades operacionais. A função de auditoria interna pode ser responsável por revisar a economia, eficiência e eficácia das atividades operacionais, incluindo as atividades não financeiras de uma entidade. 

    4. Revisão da conformidade com leis e regulamentos. A função de auditoria interna pode ser responsável por revisar a conformidade com leis, regulamentos e outros requerimentos externos e com políticas e normas da administração e outros requerimentos internos. 

    5. Gestão de risco. A função de auditoria interna pode ajudar a organização mediante a identificação e avaliação das exposições significativas a riscos e a contribuição para a melhoria da gestão de risco e dos sistemas de controle. 


    6. Governança. A função de auditoria interna pode avaliar o processo de governança quanto à realização de seus objetivos de ética e valores, administração de desempenho e prestação de contas, comunicando informações sobre risco e controle para as áreas apropriadas da organização, e da eficácia da comunicação entre as pessoas responsáveis pela governança, os auditores internos e independentes e a administração. 


    Fé em DEUS! Vamos chegar lá!

  • Questão aborda uma das funções realizadas pela auditoria interna, qual seja: atividades relacionadas à governança, segundo a NBC TA 610. Veja:

    A1. Os objetivos e o alcance da função de auditoria interna geralmente incluem as atividades de asseguração e consultoria planejadas para avaliar e aprimorar a eficácia dos processos de governança, gestão de risco e controle interno da entidade tais como:

     

    Atividades relacionadas à governança

    • A auditoria interna pode avaliar o processo de governança na concretização dos seus objetivos éticos e valores, na gestão do desempenho e prestação de contas (ou accountability) da administração, comunicação de risco e controle de informação para as áreas apropriadas da organização e eficácia da comunicação entre os responsáveis pela governança, auditores internos, auditores independentes e a administração.

  • vejam que a questão está de acordo com a definição de auditoria do IIA:

    “Auditoria Interna é uma atividade independente e objetiva de avaliação (assurance) e de consultoria, desenhada para adicionar valor e melhorar as operações de uma organização. Ela auxilia uma organização a realizar seus objetivos a partir da aplicação de uma abordagem sistemática e disciplinada para avaliar e melhorar a eficácia dos processos de gerenciamento de riscos, controle e governança.

    Gabarito: CORRETO.


ID
1121266
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

De acordo com as Normas Brasileiras para o Exercício da Auditoria Interna e com a Resolução CFC n.º 1.229/2009, julgue os itens seguintes.

O auditor independente assume a responsabilidade pela opinião de auditoria expressa, mas essa responsabilidade é mitigada ou compartilhada sempre que há utilização do trabalho feito pelos auditores internos.

Alternativas
Comentários
  • Responsabilidade do auditor independente pela auditoria das demonstrações contábeis

    11.   O auditor independente tem total responsabilidade pela opinião expressa em seu relatório de auditoria e essa responsabilidade não é reduzida pela utilização de trabalhos da função de auditoria interna ou pela obtenção de assistência direta de auditores internos pelo auditor independente no seu trabalho.


    Fonte - NBC TA 610 CFC
  • O auditor independente assume integral responsabilidade pela opinião expressa, e essa responsabilidade não é reduzida pela utilização do trabalho feito pelos auditores internos.

  • para os não assinantes

    gabarito ERRADO

  • Não há no que se falar em compartilhar a responsabilidade, visto que o auditor interno e o independente possuem objetivos e finalidades diferentes.

    Auditor INTERNO - está voltado para o controle interno/ operacional, com a finalidade de assistir a Administração no cumprimento de seus objetivos, RECOMENDANDO soluções para as não- conformidades encontradas;

    Auditor EXTERNO/ INDEPENDENTE - seu objetivo é emitir uma opinião sobre se as demonstrações financeiras estão livres de distorção relevante de acordo com o relatório financeiro aplicável. Seu intuito é dar maior CREDIBILIDADE as demonstrações financeiras.

  • Ajudas não servem para dividir a responsabilidade , seja por auditor interno , seja por profissional específico .

ID
1121269
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

De acordo com as Normas Brasileiras para o Exercício da Auditoria Interna e com a Resolução CFC n.º 1.229/2009, julgue os itens seguintes.

Com o objetivo de determinar se o trabalho dos auditores internos pode estar adequado para os fins da auditoria, o auditor independente deve avaliar a competência desses auditores

Alternativas
Comentários
  • 28.   O auditor independente não deve utilizar auditor interno para prestar assistência direta se:

    (a)   existirem ameaças significativas à objetividade do auditor interno; ou

    (b) o auditor interno não tem competência suficiente para executar o trabalho proposto (ver itens A32 a A34).


    Fonte - NBC TA 610

  • Correto

    9. Para determinar se é provável que o trabalho dos auditores internos seja adequado para os fins da auditoria, o auditor independente deve avaliar:

    (a) a objetividade da função de auditoria interna;

    (b) a competência técnica dos auditores internos;

    (c) se é provável que o trabalho dos auditores internos seja realizado com o devido zelo profissional; e 

    (d) se é provável que haja comunicação eficaz entre os auditores internos e o auditor independente (ver item A4).


  • gabarito: certo

    Transcrevendo o item para facilitar:

    "Com o objetivo de determinar se o trabalho dos auditores internos pode estar adequado para os fins da auditoria, o auditor independente deve avaliar a competência desses auditores."

    Resolução CFC n.º 1.229/2009:

    9. Para determinar se é provável que o trabalho dos auditores internos seja adequado para os fins da auditoria, o auditor independente deve avaliar:

    (a) a objetividade da função de auditoria interna;

    (b) a competência técnica dos auditores internos;

    (c) se é provável que o trabalho dos auditores internos seja realizado com o devido zelo profissional; e

    (d) se é provável que haja comunicação eficaz entre os auditores internos e o auditor independente.

    fonte: www.normaslegais.com.br/legislacao/resolucaocfc1229_2009.htm

    Fé nas mensagens de Jesus e bons estudos!!!!

  • NBC TA 610, 15

    O auditor independente deve determinar se o trabalho da auditoria interna pode ser utilizado para os fins da auditoria, considerando o seguinte:

    (a) a extensão na qual a posição hierárquica da auditoria interna na organização e

    suas políticas e procedimentos propiciam objetividade dos auditores internos;

    (b) o nível de competência da função de auditoria interna; e

    (c) se a função de auditoria interna aplica uma abordagem sistemática e disciplinada, incluindo controle de qualidade.

    Resposta CERTO

  • Gabarito Correto.

    Resolução CFC n.º 1.229/2009: REVOGADA pela NBC TA 610 que dispõe sobre a utilização do trabalho de

    auditoria interna.

    Resolução CFC n.º 1.229/2009 era vigente na época da questão, a resposta é:

    9. Para determinar se é provável que o trabalho dos auditores internos seja adequado para os fins da auditoria, o auditor independente deve avaliar:

    (a) a objetividade da função de auditoria interna;

    (b) a competência técnica dos auditores internos;

    (c) se é provável que o trabalho dos auditores internos seja realizado com o devido zelo profissional; e

    (d) se é provável que haja comunicação eficaz entre os auditores internos e o auditor independente.

    Atualizado- NBC TA 610 para futuras questões. Ainda continuaria correto a questão.

    27. Se a utilização de auditores internos para prestar assistência direta não for proibido por lei ou regulamento, como no caso brasileiro em que não existe tal proibição, e o auditor independente pretende utilizar os auditores internos para prestar assistência direta no trabalho de auditoria das demonstrações contábeis, o auditor independente deve avaliar a existência e a importância das ameaças à objetividade, bem como o nível de competência dos auditores internos que fornecerão a assistência. Essa avaliação deve incluir investigação sobre os interesses e relacionamentos dos auditores internos que podem criar ameaça à objetividade deles (ver itens A32 a A34).

    28. O auditor independente não deve utilizar auditor interno para prestar assistência direta se:

    (a) existirem ameaças significativas à objetividade do auditor interno; ou

    (b) o auditor interno não tem competência suficiente para executar o trabalho proposto (ver itens A32 a A34).


ID
1127494
Banca
FCC
Órgão
TRT - 19ª Região (AL)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

O auditor verificou a existência de irregularidades que necessitam de providências imediatas da administração da entidade auditada, não sendo possível aguardar o final dos exames. Nesse caso, o auditor deve emitir

Alternativas
Comentários
  • "4)  RELATÓRIOS PARCIAIS 

    Durante as verificações, o auditor muitas vezes se depara com fatos ou ocorrências que devem ser levadas de imediato ao conhecimento da gerência ou direção da empresa.

    É bastante comum que durante os exames surjam problemas que exijam correções imediatas para que se evite a continuidade de falhas e haja tempo suficiente para elaboração do relatório final.

    O Relatório Parcial é o recurso disponível para essa finalidade.

    Ao efetuar uma auditoria no departamento pessoal, por exemplo, o auditor constata que uma determinada alíquota da GRPS- Guia de Recolhimento da Previdência Social, vem sendo calculada erroneamente. Ele deve imediatamente elaborar um Relatório Parcial comunicando a situação existente e que deve ser corrigida.

    É evidente que esse relatório não terá a sobriedade e a mesma apresentação de um relatório completo sobre a extensão do ocorrido, porém, atende a necessidade de solucionar o problema.

    O Relatório Parcial pode ser apresentado em uma simples folha de papel de trabalho, devidamente identificada.

    O Relatório Parcial também serve para comunicar alguma dificuldade ou qualquer tipo de ocorrência que interfira diretamente no trabalho em execução ou, que de uma forma ou de outra, possa estar relacionado com a atividade do auditor."


    Fonte: http://www.portaldeauditoria.com.br/tematica/relaud_introducao.htm

  • NBC TI 01 - Da Auditoria Interna.

    12.3.4  – A Auditoria Interna deve avaliar a necessidade de emissão de relatório parcial, na hipótese de constatar impropriedades/irregularidades/ ilegalidades que necessitem providências imediatas da administração da entidade, e que não possam aguardar o final dos exames, considerando o disposto no item 12.1.3.1.


    Fé em DEUS! Vamos chegar lá!.
  • Letra E.

     

    Comentário:

     

    [...]

    A Auditoria Interna deve avaliar a necessidade de emissão de relatório parcial,na hipótese de constatar

    impropriedades/irregularidades/ ilegalidades quenecessitem providências imediatas da administração da

    entidade, e que não possam aguardar o final dos exames.

     

    Prof. Claudenir Brito


ID
1165318
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IFN-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A resolução do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) nº 1.229/2009 define que a expressão Auditoria Interna se refere

Alternativas
Comentários
  • Li a norma e não vi fundamento para a alternativa B. Acredito que o gabarito esteja errado.
    Vamos acompanhar os comentários.

  • caramba! supervisão da auditoria independente???!!?! como assim!?!?

  • No gabarito pós-recursos está marcando a letra "c". Atentos QC!!

  • RESOLUÇÃO CFC Nº. 1.229/09

    Aprova a NBC TA 610 – Utilização do Trabalho de Auditoria Interna.


    A3. Os objetivos das funções de auditoria interna variam amplamente e dependem do tamanho e da estrutura da entidade e dos requerimentos da administração e, quando aplicável, dos responsáveis pela governança. As atividades da função de auditoria interna podem incluir um ou mais dos itens a seguir:

    1. Monitoramento do controle interno. [..]

    2. Exame das informações contábeis e operacionais. [...]

    3. Revisão das atividades operacionais. [...]

    4. Revisão da conformidade com leis e regulamentos. [...]

    5. Gestão de risco. [...]

    6. Governança. [...]



    Fé em DEUS! Vamos chegar lá!

  • Acertei a questão apenas retirando "auditor independente", aí só sobra a resposta C.


ID
1165780
Banca
FJPF
Órgão
CONAB
Ano
2006
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Pode-se afirmar sobre a auditoria interna que:

Alternativas

ID
1171510
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Atualmente, as instituições buscam formas de proteger seus ativos.

Nesse sentido, o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo examinar a integridade, adequação e eficácia dos controles internos e das informações físicas, contábeis, financeiras e operacionais da entidade é denominado ;

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA A

    A auditoria interna é uma atividade independente e objetiva de avaliação e de consultoria, desenhada para adicionar valor e melhorar as operações de uma organização.  Ela auxilia uma organização a realizar seus objetivos a partir da aplicação de uma abordagem sistemática e disciplinada para avaliar e melhorar a eficácia dos processos de gerenciamento de riscos, controle e governança.

    A globalização da economia e o surgimento de mercados comuns fazem com que a Auditoria Interna deixe de ter uma função com conotação Policialesca e Repressiva para ter uma função de assessoramento à alta Administração e Gestores para o cumprimento da missão empresarial e, para isso a Auditoria Interna precisa estar preparada e com suporte adequado para que possa cumprir sua missão com eficácia e eficiência.

    Empregada como ferramenta de Controle e Gestão de Riscos Empresariais, a Auditoria Interna estará contribuindo com seu trabalho de forma eficaz na condução dos negócios pelos Gestores.

    Neste cenário, a Auditoria Interna desempenha um papel de importância fundamental para as empresas quando identifica Riscos e falhas de Controles em seus trabalhos.

    Os resultados do trabalho da Auditoria Interna, além de se constituírem em algo precioso para a tranquilização dos Gestores do alto comando, fornecem recomendações corretivas e preventivas à exposição da organização face aos riscos empresariais que podem ser de natureza; sistêmica, operacional, financeira, tecnologia da informação, recursos humanos, mercadológicas e de fatores externos que podem impactar os resultados e estratégias globais da empresa.

    Assim, adicionalmente, o trabalho eficaz da Auditoria Interna libera os Gestores para a condução e o gerenciamento dos negócios, permitindo-lhes exercer com segurança o processo decisório sobre as importantes transações Empresariais. (...)


    Fonte: http://www.portaldeauditoria.com.br/auditoria-interna/Auditoria-Interna.asp


  • Esta é uma questão de Auditoria e não de Contabilidade Geral.


ID
1187665
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

De acordo com as Normas Profissionais do Auditor Interno, no que tange à responsabilidade na execução dos trabalhos, o Auditor Interno deve ter o máximo de cuidado, imparcialidade e zelo na sua realização e na exposição das conclusões. A amplitude do trabalho do Auditor Interno e sua responsabilidade estão

Alternativas
Comentários
  • NPC 3- 3.3.2 – A amplitude do trabalho do auditor interno e sua responsabilidade estão limitadas à sua área de atuação.

  • Letra A

  • Responsabilidade do Auditor Interno na Execução dos Trabalhos

    ✓ O auditor interno deve ter o máximo de cuidado, imparcialidade e zelo na realização dos

    trabalhos e na exposição das conclusões.

    ✓ A amplitude do trabalho do auditor interno e sua responsabilidade estão limitadas à sua

    área de atuação.

    ✓ A utilização da equipe técnica supõe razoável segurança de que o trabalho venha a ser executado por pessoas com capacitação profissional e treinamento, requeridas nas circunstâncias.

    ✓ Cabe também ao auditor interno, quando solicitado, prestar assessoria ao Conselho Fiscal ou órgãos equivalentes

    Gabarito A


ID
1228099
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Os trabalhos de auditoria interna devem ter por objetivo a obtenção de informação que:

I. seja factual e convincente, de tal forma que uma pessoa prudente e informada possa entendê-la da mesma forma que o auditor interno.

II. sendo confiável, propicie a melhor evidência alcançável, por meio do uso apropriado das técnicas de Auditoria Interna.

III. de suporte às conclusões e às recomendações da Auditoria Interna.

IV. auxilie a entidade a atingir suas metas.

Essas informações são denominadas, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Sem muito o que acrescentar, a questão e respostas são copiadas da NBC TI 01:

    12.2.3.5 – O processo de obtenção e avaliação das informações compreende:
    (...)
    a) a informação suficiente é aquela que é factual e convincente, de tal
    forma que uma pessoa prudente e informada possa entendê-la da
    mesma forma que o auditor interno;
    b) a informação adequada é aquela que, sendo confiável, propicia a
    melhor evidência alcançável, por meio do uso apropriado das
    técnicas de Auditoria Interna;
    c) a informação relevante é a que dá suporte às conclusões e às
    recomendações da Auditoria Interna;
    d) a informação útil é a que auxilia a entidade a atingir suas metas.


  • Só corrigindo o colega, é NBC T 12.

  • A partir de 2010, a norma correta é a NBC TI 01.

  • NBC TI 01 : 12.2.3.5 – O processo de obtenção e avaliação das informações compreende: I – a obtenção de informações sobre os assuntos relacionados aos objetivos e ao alcance da Auditoria Interna, devendo ser observado que: 8 AUDITORIA INTERNA a) a informação suficiente é aquela que é factual e convincente, de tal forma que uma pessoa prudente e informada possa entendê-la da mesma forma que o auditor interno; b) a informação adequada é aquela que, sendo confiável, propicia a melhor evidência alcançável, por meio do uso apropriado das técnicas de Auditoria Interna; c) a informação relevante é a que dá suporte às conclusões e às recomendações da Auditoria Interna; d) a informação útil é a que auxilia a entidade a atingir suas metas.

  • Letra D

     

    Comentários:

     

    Questão literal. Segundo a NBC TI 01, o processo de obtenção e avaliação das informações compreende

    a obtenção de informações sobre os assuntos relacionados aos objetivos e ao alcance da Auditoria Interna,

    devendo ser observado que:

     

    a) A informação suficiente é aquela que é factual e convincente, de tal forma que uma pessoa prudente

    e informada possa entendêla da mesma forma que o auditor interno.

    b) A informação adequada é aquela que, sendo confiável, propicia a melhor evidência alcançável, por meio

    do uso apropriado das técnicas de Auditoria Interna.

    c) A informação relevante é a que dá suporte às conclusões e às recomendações da Auditoria Interna.

    d) A informação útil é a que auxilia a entidade a atingir suas metas.

     

    Prof. Claudenir Brito

  • As evidências devem ser:

    Suficiente   >>>>         Factual e convincente

    Útil              >>>>         Auxilia a atingir metas

    Relevante   >>>>        Suporte às conclusões e às recomendações

    Fidedigna   >>>>        Confiável (ADEQUADA)

     

    As EVIDÊNCIAS são SURF(A).

  • A NBC TI 01, o processo de obtenção e avaliação das informações compreende a obtenção de informações sobre os assuntos relacionados aos objetivos e ao alcance da Auditoria Interna, devendo ser observado que:

    a) A informação suficiente é aquela que é factual e convincente, de tal forma que uma pessoa prudente e

    informada possa entendê-la da mesma forma que o auditor interno.

    b) A informação adequada é aquela que, sendo confiável, propicia a melhor evidência alcançável, por meio do uso apropriado das técnicas de Auditoria Interna.

    c) A informação relevante é a que dá suporte às conclusões e às recomendações da Auditoria Interna.

    d) A informação útil é a que auxilia a entidade a atingir suas metas.

  • Um a dúvida, por que salario está na conta devedora e não na conta credora?


ID
1250794
Banca
IADES
Órgão
CONAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

O conflito de interesses é uma situação na qual um auditor interno, no exercício da própria atividade, tem um interesse profissional ou pessoal conflitante. Essa situação pode tornar difícil a ele executar as funções com imparcialidade. Quando isso ocorre, o auditor deve

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B


    De acordo com IPPF ( International Planned Parenthood Federation) que fala sobre as Normas Internacionais para a pratica profissional de auditoria Interna, fala das Normas de Atributos que menciona exatamente o enunciado da questão:



    1120 – Objetividade Individual

    Os auditores internos devem adotar uma atitude imparcial e isenta e evitar qualquer conflito de interesses.

    Interpretação:

    O conflito de interesses é uma situação na qual um auditor interno, que esteja em uma posição de confiança, tenha um interesse profissional ou pessoal conflitante. Tais interesses conflitantes podem  tornar  difícil  a ele ou ela executar  suas  funções  com imparcialidade. Um conflito de interesses existe mesmo que não se resulte em nenhum ato antiético ou impróprio. Um conflito de interesses pode criar uma aparência de impropriedade que pode abalar a confiança no auditor interno,  na  atividade  de  auditoria  interna  e  na  profissão.  Um  conflito  de  interesses  pode prejudicar   a  habilidade   do  indivíduo   de   executar   suas   funções   e   responsabilidades objetivamente.



    1130 – Prejuízo à Independência ou à Objetividade

    Caso a independência ou a objetividade sejam prejudicadas de fato ou na aparência, os detalhes de  tal  prejuízo  devem  ser  divulgados  às  partes  apropriadas.  A  natureza  da  divulgação dependerá do tipo de prejuízo.

    Interpretação:

    O prejuízo à independência  organizacional  e objetividade individual pode incluir, mas não se limitar, a  um  conflito de  interesses pessoal; limitações de  escopo; restrição de  acesso aos registros, ao pessoal e às propriedades e limitações de recursos, tais como: recursos financeiros.

    A determinação das partes apropriadas para as quais os detalhes do prejuízo à independência ou à objetividade devem ser divulgados depende das expectativas em relação à atividade de auditoria  interna  e  das  responsabilidades  do  executivo  chefe  de  auditoria  junto  à  alta administração e ao conselho, conforme esteja descrito no estatuto de auditoria interna, assim como da natureza do prejuízo.


    Fonte: http://auditoriaoperacional.com.br/normas-internacionais-para-a-pratica-profissional-de-auditoria-interna-normas-de-atributos


    Bons Estudos!!


  • É difícil o auditor atuar com neutralidade quando existe conflito de interesses, pois, mesmo que execute seus trabalhos de maneira imparcial, o resultado final terá aparência de prejuízo à sua independência, comprometendo a confiança dos usuários nas informações.


ID
1250836
Banca
IADES
Órgão
CONAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Na execução de suas atividades, o auditor interno deverá zelar pelo cumprimento e pela observância de determinados comportamentos. Entre eles, está o de cooperação, no sentido de agregar o máximo valor ao desenvolvimento dos trabalhos do grupo. Acerca desse tema, assinale a alternativa que indica outros aspectos a serem observados.

Alternativas
Comentários
  • Disposições do manual de auditoria interna da CONAB


     5.7 A cooperação no sentido de agregar o máximo valor ao desenvolvimento dos trabalhos do grupo, observando, entre outros, os seguintes aspectos:

    Comportamento ético

    Cautela e zelo profissional

    Independência

    Soberania

    Imparcialidade

    Objetividade

    Conhecimento técnico e capacidade operacional

    Atualização dos conhecimentos técnicos e procedimentos de auditoria

    Cortesia - ter habilidade no trato.


    http://www.conab.gov.br/conabweb/download/nupin/ManualdeAuditoriaInterna.pdf


    Fé em DEUS! Vamos chegar lá!


ID
1254820
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEAP-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Tendo como referência as Normas Internacionais para a Prática Profissional de Auditoria Interna do IIA (Institute of Internal Auditors), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Auditoria Interna – Independência:
    A atividade de auditoria interna deve ser independente.
    Independência é a imunidade quanto às condições que ameaçam a capacidade de conduzir as
    atividades de auditoria interna de maneira imparcial.
    Para atingir o grau de independência necessário para conduzir eficazmente as
    responsabilidades da atividade de auditoria interna, o executivo chefe de auditoria tem acesso
    direto e irrestrito ao Conselho de Administração, ao Presidente ou ao Vice-Presidente da
    entidade.
    Desta forma, a Auditoria Interna possui independência organizacional.

    webserver.crcrj.org.br/APOSTILAS/A0127P0417.pdf

  • A auditoria interna é uma atividade independente e objetiva de avaliação e de consultoria, desenhada para adicionar valor e melhorar as operações de uma organização.  Ela auxilia uma organização a realizar seus objetivos a partir da aplicação de uma abordagem sistemática e disciplinada para avaliar e melhorar a eficácia dos processos de gerenciamento de riscos, controle e governança.


  • Gabarito: A

     

    Embora o gabarito tenha sido letra A, não identifiquei erro na alternativa D. Veja o que estabelece o IIA, segundo o Prof Claudenir Brito do Estratégia Concursos:

    "1130.A1 - Os auditores internos devem se abster de avaliar operações específicas pelas quais tenham sido responsáveis anteriormente

    "1130.A3 - A auditoria Interna pode prestar serviço de avaliação (assurance) em casos em que, anteriormente, tenham prestado serviços de consultoria, desde que a natureza da consultoria não prejudique a objetividade e que a objetividade individual seja gerenciada na alocação de recursos para o trbalho"

     

    Ou seja, a regra geral é que os Auditores Internos podem prestar avaliação (examinarem)  as operações em relação às quais tenham prestado serviços de consultoria anteriormente. O fato de não ter citado a exceção não torna a assertiva errada, pois está citando a regra geral. Os auditores devem se abster dos serviços em que tenham prestado avaliação.

  • Confusa essas questões mal elaboradas, a letra A está a letra da norma, mas a letra D tbm, uma vez que o que é impedido é que o auditor deve se abster de examinar operações realizadas por ele anteriormente (o que é óbvio: não se coloca o lobo para tomar conta das galinhas), mas o auditor pode examinar trabalhos de auditoria realizados por ele anteriormente (o que é óbvio: ele pode comparar achados, recorrer a informações úteis de trabalhos anteriores "backtest").


    A questão: "Os auditores internos podem examinar as operações em relação às quais tenham prestado serviços de consultoria anteriormente."


    A letra da lei:


    "1130.A1 - Os auditores internos devem se abster de avaliar operações específicas pelas quais tenham sido responsáveis anteriormente. (isso é uma coisa, não é isso q a questão fala. Uma coisa é vc ser responsável pela operação, outra é vc ser responsável por serviços de consultoria relativos à tal operação. De qualquer forma, se não há clareza na lei, AS BANCAS DEVERIAM SE ABSTER DE ADENTRAR NO ASSUNTO, sob risco de prejudicar a objetividade das provas)


    "1130.A3 - A auditoria Interna pode prestar serviço de avaliação (assurance) em casos em que, anteriormente, tenham prestado serviços de consultoria (isso é outra coisa, aqui que a questão entra), desde que a natureza da consultoria não prejudique a objetividade e que a objetividade individual seja gerenciada na alocação de recursos para o trbalho"



ID
1280266
Banca
UEG
Órgão
TJ-GO
Ano
2006
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Quanto à forma de intervenção, a auditoria pode ser interna ou externa. Tendo em vista esta afirmação, é CORRETO afirmar:

Alternativas

ID
1333897
Banca
FGV
Órgão
TJ-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

De acordo com as Normas Internacionais para a Prática Profissional de Auditoria Interna, emitidas pelo Institute of Internal Auditors (IIA), a atividade de auditoria interna deve ser independente e a independência dentro da organização se alcança de forma efetiva quando o executivo chefe de auditoria se reporta funcionalmente ao conselho.

Um exemplo de reporte funcional ao Conselho que está dissociado da independência organizacional da auditoria interna é a aprovação:

Alternativas
Comentários
  • A independência dentro da organização se alcança de forma efetiva quando o executivo chefe de auditoria se reporta funcionalmente ao conselho. Alguns exemplos de reporte funcional ao Conselho implicam que este:

    • Aprove o estatuto de auditoria interna;

    • Aprove o planejamento de auditoria baseado em riscos;

    • Aprove o orçamento de auditoria e o plano de recursos;

    • Receba comunicações do executivo chefe de auditoria sobre o desempenho do plano de auditoria interna e outros assuntos;

    • Aprove as decisões referentes à nomeação e demissão do executivo chefe de auditoria;

    • Aprove a remuneração do executivo chefe de auditoria; e

    • Formule questionamentos adequados à administração e ao executivo chefe de auditoria para determinar se existem escopos inadequados ou limitações de recursos.

  • Questão respondida com a literalidade da interpretação disposta nas normas. Infelizmente, as interpretações dispostas nas normas são esclarecimentos, exemplos etc. Assim, o fato de não estar citado lá, não significa necessariamente que está errado. Mas, conforme a literalidade do texto interpretativo da norma, a letra D não está citada como um dos exemplos e foi escolhida pela banca como item errado.

    Interpretação:

    A independência organizacional é alcançada de forma eficaz quando o chefe executivo de auditoria reporta funcionalmente ao conselho. Exemplos de reporte funcional ao conselho implicam que o conselho:

    Aprove o estatuto de Auditoria Interna.

    Aprove o plano de auditoria baseado em riscos.

    Aprove o orçamento e o plano de recursos da Auditoria Interna.

    Receba comunicações do chefe executivo de auditoria sobre o desempenho da atividade de Auditoria Interna em relação ao seu plano e outros assuntos.

    Aprove as decisões referentes à nomeação e demissão do chefe executivo de auditoria.

    Aprove a remuneração do chefe executivo de auditoria.

    Faça os devidos questionamentos à gestão e ao chefe executivo de auditoria, para determinar se há limitações inapropriadas de escopo ou de recursos.

    Resposta D

  • LETRA D - dos departamentos priorizados na auditoria interna

    Esta assertiva não está listada na Norma 1110, portanto, não está associada à independência organizacional da auditoria interna. 

    Segundo a interpretação na norma 1110 – Independência Organizacional, do IIA - The Institute of Internal Auditors

    A independência dentro da organização se alcança de forma efetiva quando o executivo chefe de auditoria se reporta funcionalmente ao conselho. Alguns exemplos de reporte funcional ao Conselho implicam que este:

     

    • Aprove o estatuto de auditoria interna; LETRA A

     

    • Aprove o planejamento de auditoria baseado em riscos; LETRA B

     

    • Aprove o orçamento de auditoria e o plano de recursos; LETRA C

     

    • Receba comunicações do executivo chefe de auditoria sobre o desempenho do plano de auditoria interna e outros assuntos;

     

    • Aprove as decisões referentes à nomeação e demissão do executivo chefe de auditoria; LETRA E

     

    • Aprove a remuneração do executivo chefe de auditoria;

     

    • Formule questionamentos adequados à administração e ao executivo chefe de auditoria para determinar se existem escopos inadequados ou limitações de recursos.

     

    1110.A1 – A atividade de auditoria interna deve estar livre de interferências na determinação do escopo da auditoria interna, na execução dos trabalhos e na comunicação de resultados.


ID
1338334
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Agregar valor ao resultado da organização, apresentando subsídios para o aperfeiçoamento dos processos, da gestão e dos controles internos, por meio da recomendação de soluções para as não conformidades apontadas nos relatórios, é finalidade, decorrente da atividade

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B;

    Questão direta...

    Segundo a NBC TI 01

    12.1 – CONCEITUAÇÃO E DISPOSIÇÕES GERAIS

    12.1.1 – Conceituação e Objetivos da Auditoria Interna

    ...

    12.1.1.4  –  A atividade da Auditoria Interna está estruturada em procedimentos, com enfoque técnico, objetivo, sistemático e disciplinado, e tem por finalidade agregar valor ao resultado da organização, apresentando subsídios para o aperfeiçoamento dos processos, da gestão e dos controles internos, por meio da recomendação de soluções para as não-conformidades apontadas nos relatórios.

    Bons estudos,

  • O Controle Interno é um processo planejado, implementado e mantido pela administração, responsáveis pela governança e outros funcionários. A sua finalidade é fornecer razoável segurança quanto à realização nos objetivos da entidade no que se refere à confiabilidade das demonstrações contábeis, efetividade e eficiência das operações e conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis.


    A Auditoria Interna está estruturada em procedimento e tem como finalidade a avaliação de integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade para assistir a administração da entidade no cumprimento de seus objetivos, apresentando subsídios para o aperfeiçoamento dos processos, da gestão e dos controles internos.

  • De acordo com a NBC TI 01 – Da Auditoria Interna – do CFC, a atividade da Auditoria Interna “tem por finalidade agregar valor ao resultado da organização, apresentando subsídios para o aperfeiçoamento dos processos, da gestão e dos controles internos, por meio da recomendação de soluções para as não-conformidades apontadas nos relatórios”.


    Professor Claudenir Brito

  • RESOLUÇÃO: Veja que a questão trata do conhecimento da NBC TI 01, que dispõe sobre auditoria interna. Segundo a norma, a finalidade da Auditoria Interna é:

    “Agregar valor ao resultado da organização, apresentando subsídios para o aperfeiçoamento dos processos, da gestão e dos controles internos, por meio da recomendação de soluções para as não-conformidades apontadas nos relatórios.”

  • Mais uma questão que cobra o conceito de auditoria do IIA!

    Vamos relembrar!

    Auditoria interna é uma atividade independente e objetiva de avaliação e consultoria criada para agregar valor e melhorar as operações de uma organização. Ela auxilia a organização a atingir seus objetivos a partir de uma abordagem sistemática e disciplinada à avaliação e melhoria da eficácia dos processos de gerenciamento de riscos, controle e governança. 

    Veremos a função do Conselho Fiscal, do conselho de administração e do controle interno mais à frente aqui no curso.

    Assim, gabarito: B

    Resposta: B

  • Controle interno abrange a auditoria interna . Esclarecendo
  • o principal objetivo do auditor interno, é auxiliar a administração da entidade no cumprimento de seus objetivos, sempre com vistas a agregar valor ao resultado da organização.

    Gabarito B


ID
1338340
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Considere:

I. A auditoria interna é exercida nas pessoas jurídicas de direito público, interno ou externo, e de direito privado.

II. Os exames, análises, avaliações, levantamentos e comprovações, realizados pela auditoria independente, têm a finalida- de de promover melhorias nos controles da empresa de forma a assegurar a proteção ao patrimônio.

III. A opinião do auditor independente sobre as demonstrações contábeis trata de determinar se as demonstrações contábeis são elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com a estrutura de relatório financeiro aplicável.

IV. A perícia contábil, exercida sob a tutela da justiça como a exercida no âmbito arbitral, estatal ou voluntária, é de compe- tência exclusiva de contador registrado em Conselho Regional de Contabilidade.

V. É um dos objetivos da auditoria independente a prevenção de fraudes e erros.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • II. Os exames, análises, avaliações, levantamentos e comprovações, realizados pela auditoria independente, têm a finalida- de de promover melhorias nos controles da empresa de forma a assegurar a proteção ao patrimônio. 

    Errado: quem tem por objetivo promover a melhoria nos controles da empresa é a auditoria interna;

    V. É um dos objetivos da auditoria independente a prevenção de fraudes e erros.

    Errado: a responsabilidade pela prevenção de fraudes e erros é da administração da empresa.

  • ITEM IV

    NORMASBRASILEIRAS DE CONTABILIDADE

    NBCTP 01 – NORMA TÉCNICA DE PERÍCIA CONTÁBIL

    4.A perícia contábil, tanto a judicial como a extrajudicial, é decompetência

    exclusivade contador registrado em Conselho Regional de Contabilidade.

    Entende-secomo perícia judicial aquela exercida sob a tutela da justiça. A

    períciaextrajudicial é aquela exercida no âmbito arbitral, estatal ouvoluntária.

    ITEM V

    NORMASBRASILEIRAS DE CONTABILIDADE INTERPRETAÇÃO TÉCNICA NBC T 11 – IT– 03 FRAUDE E ERRO

    ARESPONSABILIDADE DA ADMINISTRAÇÃO

    4.A responsabilidade primeira na prevenção e identificação defraudes e/ou erros é da administração da entidade, mediante amanutenção de adequado sistema de controle interno, que,entretanto, não elimina o risco de sua ocorrência.

    ARESPONSABILIDADE DO AUDITOR

    5.O auditor não é responsável nem pode ser responsabilizado pelaprevenção de fraudes ou erros. Entretanto, deve planejar seutrabalho avaliando o risco de sua ocorrência, de forma a tergrande probabilidade de detectar aqueles que impliquem efeitosrelevantes nas demonstrações contábeis.


  • Destaco esse trecho: O auditor não é responsável nem pode ser responsabilizado pela prevenção de fraudes ou erros.

  • I: Certo: 12.1.1.2 – A Auditoria Interna é exercida nas pessoas jurídicas de direito público, interno ou externo, e de direito privado. NBC TI 01.

    II: Errado: é objetivo da auditoria interna: 12.1.1.4 – A atividade da Auditoria Interna está estruturada em procedimentos, com enfoque técnico, objetivo, sistemático e disciplinado, e tem por finalidade agregar valor ao resultado da organização, apresentando subsídios para o aperfeiçoamento dos processos, da gestão e dos controles internos, por meio da recomendação de soluções para as não-conformidades apontadas nos relatórios. NBC TI 01 

    III: Certo: Literal da norma: Objetivos gerais do auditor 11. Ao conduzir a auditoria de demonstrações contábeis, os objetivos gerais do auditor são: (a) obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis como um todo estão livres de distorção relevante, independentemente se causadas por fraude ou erro, possibilitando assim que o auditor expresse sua opinião sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com a estrutura de relatório financeiro aplicável; e NBC TA 200.

    IV: Certo: Praticamente literal da norma: 4. A perícia contábil, tanto a judicial como a extrajudicial, é de competência exclusiva de contador registrado em Conselho Regional de Contabilidade. Entende-se como perícia judicial aquela exercida sob a tutela da justiça. A perícia extrajudicial é aquela exercida no âmbito arbitral, estatal ou voluntária. NBC TP 01

    V: Errado:Objetivos da auditoria interna: 12.1.3.1 – A Auditoria Interna deve assessorar a administração da entidade no trabalho de prevenção de fraudes e erros, obrigando-se a informá-la, sempre por escrito, de maneira reservada, sobre quaisquer indícios ou confirmações de irregularidades detectadas no decorrer de seu trabalho. NBC TI 01


    Fé em DEUS! Vamos chegar lá!

  • A RESPONSABILIDADE PELA PREVENÇÃO DE FRAUDES E ERROS É A ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA

  • So pra lembrar que NBC TP 01 (Pericia Contabil) e a NBC PP 01 (Perito Contabil) tiveram as suas normas alteradas em 27 de fevereiro de 2015, pra quem tem essa materia no edital tem que dar uma olhada.

    http://www.crcpr.org.br/new/content/diaDia/anterior.php?id=1873

    Bons estudos!!
  • Letra A

  • Resolução:

    I – Certo. Qualquer entidade poderá dispor de Auditoria interna.

    II – Errado. Estes são procedimentos de PERÍCIA (não é auditoria independente)

    III – Certo. O limite é a opinião sobre a adequação das demonstrações contábeis em seus aspectos relevantes.

    IV – Certo. Qualquer perícia contábil é de competência exclusiva de contador habilitado.

    V – Errado. Esse objetivo é da Administração da entidade.

    Resposta: A

  • Quem previne fraudes e erros e a adm da empresa .
  • GAB: LETRA A

    Complementando!

    Fonte: Prof. Guilherme Sant Anna,

    Questão  trata  de  alguns  trechos  importantes  da  NBC  TA  200  (R1),  bem  como  de  algumas diferenças entre as Auditorias Interna e Externa (Independente). Vamos avaliar cada um dos itens do enunciado: 

    Item I – CORRETO, nos exatos termos do item 12.1.1.2 da NBC TI 01. 

    Item  II  –  ERRADO.  Falou  em  “melhorias/aperfeiçoamento  de  controles  da  entidade”  só podemos estar diante do auditor interno (e não do auditor independente). 

    Item III – CORRETO

    Item IV – CORRETO, nos termos do item 4 da NBC TP 01, a seguir descrito: “A perícia contábil, tanto a judicial como a extrajudicial, é de competência exclusiva de contador registrado em Conselho Regional de Contabilidade. Entende-se como perícia judicial aquela exercida sob a tutela  da  justiça.  A  perícia  extrajudicial  é  aquela  exercida  no  âmbito  arbitral,  estatal  ou voluntária”. 

    Item V – ERRADO. Trata-se também de pegadinha clássica: a responsabilidade primária pela prevenção  de  fraudes  e  erros  é  da  administração  da  entidade  (com  supervisão  dos responsáveis pela governança), e não do auditor.

    ===

    O que NÃO é objetivo do Auditor 

    ➥ Assegurar a viabilidade futura da entidade (fora do escopo do trabalho); Q1132193

    ➥ Atestar a eficiência/eficácia dos negócios (fora do escopo do trabalho); Q477137

    ➥ Elaborar demonstrações contábeis (cabe à Administração da entidade); Q1205101 - Q547829

    ➥ Estimativas Contábeis (cabe à Administração da entidade); Q1187730

    ➥ Detectar e prevenir erros e fraudes (cabe à Administração da entidade); Q503469

    ➥ Auxiliar a administração da entidade no cumprimento de seus objetivos (isso é objetivo do Auditor Interno).  Q15985


ID
1391107
Banca
FGV
Órgão
SEFAZ- MT
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Sobre a auditoria interna, de acordo com a NBC TI 01 – da Auditoria Interna, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E; 

    NBC TI 01...

    A Auditoria Interna deve assessorar a administração da entidade no trabalho de prevenção de fraudes e erros, obrigando-se a informá-la, sempre por escrito, de maneira reservada, sobre quaisquer indícios ou confirmações de irregularidades detectadas no decorrer de seu trabalho. 

    Percebem que a alternativa, com os trechos inseridos pela banca, fica visivelmente errada;

    Bons estudos! ;)

  • NBC TI 01


    ASSERTIVA A: 12.1.2.1 –   A Auditoria Interna deve ser documentada por meio de papéis de trabalho, elaborados em meio físico ou eletrônico, que devem ser organizados e arquivados de forma sistemática e racional.


    ASSERTIVA B: 12.2.3.1 –   Os procedimentos da Auditoria Interna constituem exames e investigações, incluindo testes de observância e testes substantivos, que permitem ao auditor interno obter subsídios suficientes para fundamentar suas conclusões e recomendações à administração da entidade.


    ASSERTIVA C: 12.2.5.2 - O uso de técnicas de Auditoria Interna, que demandem o emprego de recursos tecnológicos de processamento de informações, requer que exista na equipe da Auditoria Interna profissional com conhecimento suficiente de forma a implementar os próprios procedimentos ou, se for o caso, orientar, supervisionar e revisar os trabalhos de especialistas.


    ASSERTIVA D: 12.3.4  –   A Auditoria Interna deve avaliar a necessidade de emissão de relatório parcial,na hipótese de constatar impropriedades/irregularidades/ ilegalidades que necessitem providências imediatas da administração da entidade, e que não possam aguardar o final dos exames.


    ASSERTIVA E: 12.1.3.1  – A Auditoria Interna deve assessorar a administração  da entidade no trabalho de prevenção de  fraudes e erros, obrigando-se a informá-la, sempre por escrito, de maneira reservada, sobre quaisquer indícios ou confirmações de irregularidades detectadas no decorrer de seu trabalho.


    bons estudos.....

  • o erro está na letra E, lá diz forma eletrônica, mas na verdade é por escrito.


    Acho hilário como quase todas as questões de auditoria costumam ser copia e cola do exato texto da norma. Assim fica fácil ser examinador. Pega uma norma qualquer e dá um ctrl C ctrl V...

  • André,

    na verdade o principal erro da alternativa "E" é dizer que a auditoria interna deve divulgar para os FUNCIONÁRIOS da empresa quaisquer indícios...

    O correto é divulgar as irregularidades à Administração.


    Bons estudos!

  • Acredito que a letra "C" esteja errada ao afirmar que "deve empregar recursos tecnológicos de processamento de informações".

     

    Conforme a própria NBC TI 01:

     

    12.1.2 – Papéis de Trabalho

    12.1.2.1 – A Auditoria Interna deve ser documentada por meio de papéis de trabalho, elaborados em meio físico ou eletrônico, que devem ser organizados e arquivados de forma sistemática e racional.

     

    12.2.5 – Processamento Eletrônico de Dados – PED

    12.2.5.1 – A utilização de processamento eletrônico de dados pela entidade requer que exista, na equipe da Auditoria Interna, profissional com conhecimento suficiente sobre a tecnologia da informação e os sistemas de informação utilizados.

    12.2.5.2 – O uso de técnicas de Auditoria Interna, que demandem o emprego de recursos tecnológicos de processamento de informações, requer que exista na equipe da Auditoria Interna profissional com conhecimento suficiente de forma a implementar os próprios procedimentos ou, se for o caso, orientar, supervisionar e revisar os trabalhos de especialistas.

     

    Bons estudos.

  • Letra E.

     

    Comentários: (com o devido crédito)


    Segundo a NBC TI 01, a Auditoria Interna deve assessorar a administração da entidade no trabalho de prevenção de fraudes e erros, obrigando-se a informá-la, sempre por escrito, de maneira reservada, sobre quaisquer indícios ou confirmações de irregularidades detectadas no decorrer de seu trabalho.

     

    Prof. Claudenir Brito

  • Foram transcritos fragmentos da NBC TI 01.

    Consta incorreção da letra E, já que a Auditoria Interna deve assessorar a administração da entidade no trabalho de prevenção de fraudes e erros, obrigando-se a informá-la, sempre por escrito, de maneira reservada, sobre quaisquer indícios ou confirmações de irregularidades detectadas no decorrer de seu trabalho.”

    Resposta E


ID
1396648
Banca
FGV
Órgão
PROCEMPA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Em relação ao exercício da auditoria interna, o auditor interno deve

Alternativas
Comentários
  • NBC P 1 – NORMAS PROFISSIONAIS DE AUDITOR INDEPENDENTE

    O auditor, quando previamente autorizado, por escrito, pela entidade auditada, deverá fornecer as informações que forem julgadas necessárias ao trabalho do auditor independente que o suceder, as quais serviram de base para emissão do último parecer de auditoria por ele emitido.

    Espero ter ajudado, fiquem na paz!!


  • COmplementando 

    NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE – NBC PG 100, DE 24 DE JANEIRO DE 2014

    Dispõe sobre a NBC PG 100 – Aplicação Geral aos Profissionais da Contabilidade.

    140.6 A necessidade de cumprir o princípio do sigilo profissional permanece mesmo após o término das relações entre o profissional da contabilidade e seu cliente ou empregador. Quando o profissional da contabilidade mudar de emprego ou obtiver novo cliente, ele pode usar sua experiência anterior. Contudo, ele não deve usar ou divulgar nenhuma informação confidencial obtida ou recebida em decorrência de relacionamento profissional ou comercial.

    http://www.cfc.org.br/sisweb/sre/detalhes_sre.aspx?codigo=2014/NBCPG100

  • NBC PI 01 – NORMAS PROFISSIONAIS DO AUDITOR INTERNO


    3.2 – AUTONOMIA PROFISSIONAL

    3.2.1 – O auditor interno, não obstante sua posição funcional, deve preservar sua autonomia profissional.


    3.3 – RESPONSABILIDADE DO AUDITOR INTERNO NA EXECUÇÃO DOS TRABALHOS

    3.3.1 – O auditor interno deve ter o máximo de cuidado, imparcialidade e zelo na realização dos trabalhos e na exposição das conclusões.

    3.3.2 – A amplitude do trabalho do auditor interno e sua responsabilidade estão limitadas à sua área de atuação. (ALTERNATIVA D)

    3.3.3 – A utilização da equipe técnica supõe razoável segurança de que o trabalho venha a ser executado por pessoas com capacitação profissional e treinamento, requeridas nas circunstâncias.

    3.3.4 – Cabe também ao auditor interno, quando solicitado, prestar assessoria ao Conselho Fiscal ou órgãos equivalentes. (ALTERNATIVA A)


    3.4 – RELACIONAMENTO COM PROFISSIONAIS DE OUTRAS ÁREAS

    3.4.1 – O auditor interno pode realizar trabalhos de forma compartilhada com profissionais de outras áreas, situação em que a equipe fará a divisão de tarefas, segundo a habilitação técnica e legal dos seus participantes. (ALTERNATIVA B) 



  • ASSERTIVA E - manter sigilo, sobre as informações obtidas durante o trabalho, as divulgando somente quando autorizado pela Entidade em que atua, inclusive depois de terminado o vínculo contratual ou empregatício.

  • Letra E.

     

    Uma outra questão para agregar.

     

    37. (CESPE/FUB/2013) De acordo com as Normas Internacionais para o exercício profissional da Auditoria Interna e o IIA/AUDIBRA, julgue os itens a seguir. No caso de obrigação legal ou profissional, os auditores internos devem divulgar as informações a que têm acesso, mesmo sem a autorização de seus superiores hierárquicos.


    Comentários:


    A confidencialidade diz respeito ao sigilo profissional, segundo o qual o auditor deve respeitar o valor e a propriedade das informações a que tem acesso e não as divulgar sem a autorização apropriada a não ser em caso de obrigação legal ou profissional.
    Gabarito: C

     

    Prof. Claudenir Brito

  • RESOLUÇÃO: Vejamos item por item.

    Item A: cabe ao auditor interno, quando solicitado, prestar assessoria ao Conselho Fiscal ou órgãos equivalentes. INCORRETO

    Item B: o auditor interno pode realizar trabalhos de forma compartilhada com profissionais de outras áreas, situação em que a equipe fará a divisão de tarefas. INCORRETO

    Item C: tema que será abordado em momento oportuno, mas de antemão ressalto que os trabalhos de auditoria interna podem ser apresentados ao auditor independente. INCORRETO

    Item D: a amplitude do trabalho do auditor e sua responsabilidade estão limitadas à sua área de atuação. INCORRETO

    Item E: o auditor, quando previamente autorizado, por escrito, pela entidade auditada, poderá fornecer as informações que tem acesso. CORRETO

  • Letra A – Errado. A auditoria interna assessora a Administração.

    Letra B – Errado. Pode ocorrer trabalho compartilhado com outros profissionais.

    Letra C – Errado. É comum, quando autorizado pela entidade, o fornecimento dos papeis de trabalho ao auditor independente.

    Letra D– Errado. A atuação se dá em área de domínio do profissional.

    Letra E – Certo.

    Resposta: E


ID
1430074
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a sigla da norma técnica que estabelece os conceitos doutrinários, as regras e os procedimentos aplicados de contabilidade para Auditoria Interna

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO CFC Nº  986/03

    Aprova a NBC TI 01 – Da Auditoria Interna

    12.1.1 – Conceituação e Objetivos da Auditoria Interna

    12.1.1.1 –   Esta norma trata da atividade e dos procedimentos de Auditoria Interna Contábil, doravante denominada Auditoria Interna.


    gabarito: a


    Normas Brasileiras de Contabilidade Técnicas de Auditoria

     Independente de Informação Contábil Histórica – NBC TA (Auditoria Independente)

     de Contabilidade Técnica de Perícia – NBC TP (Perícia)

     Normas Brasileiras de Auditoria Governamental - NBC TAG 

    Normas Brasileiras de Contabilidade Técnicas de Serviço Correlato – NBC TSC


  • Vergonhosa essa questão... mas:

    I=Interna

    A=Auditoria (que se refere à externa)

    P=Perícia

    G=Governamental

  • Não acredito no que meus olhos estão lendo. ISSO FOI MESMO UMA QUESTÃO DE CONCURSO???????????????

    O pior que eu nem sei qual é, mas por dedução acertei...


ID
1432864
Banca
FCC
Órgão
TCE-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

O relatório é o documento pelo qual a Auditoria Interna apresenta o resultado dos seus trabalhos. Nos termos da NBC TI 01, entre os itens que devem ser abordados no relatório, estão

I. os principais procedimentos de auditoria aplicados e sua extensão.
II. os responsáveis por eventuais prejuízos causados à entidade.
III. a capacidade financeira da entidade para honrar seus compromisso.
IV. o objetivo e a extensão dos trabalhos.
V. os riscos associados aos fatos constatados.

Está correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

    12.3.2 – O relatório da Auditoria Interna deve abordar, no mínimo, os seguintes aspectos:
    a) o objetivo e a extensão dos trabalhos;
    b) a metodologia adotada;
    c) os principais procedimentos de auditoria aplicados e sua extensão;
    d) eventuais limitações ao alcance dos procedimentos de auditoria;
    e) a descrição dos fatos constatados e as evidências encontradas;
    f) os riscos associados aos fatos constatados; e
    g) as conclusões e as recomendações resultantes dos fatos constatados.

  • o item III, refere-se a analise das demonstrações contábeis.

  • O item II está tão errado que nem tem nas alternativas....kkkkkkkk....nunca vi isso!!!
  • Segundo a NBC TI 01, no relatório de auditoria interna deve constar, no mínimo, os seguintes aspectos:

    “a) o objetivo e a extensão dos trabalhos;

    b) a metodologia adotada;

    c) os principais procedimentos de auditoria aplicados e sua extensão;

    d) eventuais limitações ao alcance dos procedimentos de auditoria;

    e) a descrição dos fatos constatados e as evidências encontradas;

    f ) os riscos associados aos fatos constatados; e

    g) as conclusões e as recomendações resultantes dos fatos constatados.”


ID
1445647
Banca
FCC
Órgão
TCE-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Nos termos da NBC TI 01, os riscos de auditoria interna estão relacionados à possibilidade de não se atingir, de forma satisfatória, o objetivo dos trabalhos. Assim, a análise dos riscos da Auditoria Interna deve ser feita na fase de planejamento dos trabalhos, considerando, entre outros, o seguinte aspecto:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D;

    12.2.2 – Riscos da Auditoria Interna

    12.2.2.1  –   A análise dos riscos da Auditoria Interna deve ser feita na fase de planejamento dos trabalhos; estão relacionados à possibilidade de não se atingir, de forma satisfatória, o objetivo dos trabalhos. Nesse sentido, devem ser considerados, principalmente,os seguintes aspectos:

    a)  a verificação e a comunicação de eventuais limitações ao alcance dos procedimentos da Auditoria Interna, a serem aplicados, considerando o volume ou a complexidade das transações e das operações;

    b)  a extensão da responsabilidade do auditor interno no uso dos trabalhos de especialistas

    Bons estudos! ;)



  • As provas da FCC viraram pura decoreba, não há mais raciocínio envolvido. Quem decorou a NBC TI 01 acertou, quem raciocinou marcou B...

  • Entendo que a questão é passível de anulação dado que a norma afirma que devem ser considerados PRINCIPALMENTE os aspectos que lista. Dessa forma, entendo que outros aspectos como o apontado no item b, por exemplo, também devem ser considerados, logo, questão nula.


    Se querem cobrar a literalidade da norma, que façam o questionamento literal também! ;-)

  • FCC = prova imbecil!

  • Em 25/05/2018, às 17:36:58, você respondeu a opção B. Errada!

    Em 30/01/2018, às 19:12:45, você respondeu a opção B. Errada! =/


ID
1455565
Banca
Marinha
Órgão
CP-PCNS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Um dos principaiss objetivos da auditoria interna é

Alternativas
Comentários
  • As normas internas representam controles que devem ser seguidos pela entidade e quando o auditor interno analisa a eficácia e eficiência dos controles ele, de certa forma, está verificando se as normas internas estão sendo seguidas pelos funcionários.


    NBC TI 01


    São objetivos da auditoria interna:

    12.1.1.3 – A Auditoria Interna compreende os exames, análises, avaliações, levantamentos e comprovações, metodologicamente estruturados para a avaliação da integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade dos processos, dos sistemas de informações e de controles internos integrados ao ambiente, e de gerenciamento de riscos, com vistas a assistir à administração da entidade no cumprimento de seus objetivos.


    Fé em DEUS! Vamos chegar lá!



  • AUDITOR INTERNO: é empregado da empresa auditada, logo possui menor grau de independência; executa auditoria contábil e operacional; maior volume de testes; seus objetivos são: verificar se as normas internas estão sendo seguidas, verificar a necessidade de aprimorar as normas internas vigentes, verificar as necessidade de novas normas internas, efetuar auditoria das diversas áreas das demonstrações contábeis e em áreas operacionais. (Fonte: Livro de auditoria, autor: Almeida, Marcelo Cavalcanti, 8ª edição, atlas, 2012).

     

    a) verificar se as normas internas estão sendo seguidas. (CORRETA)

    b) emitir um parecer ou opinião sobre as demonstrações contábeis. (AUDITORIA EXTERNA)

    c) verificar menor volume de testes. (AUDITORIA EXTERNA)

    d) verificar se as demonstrações foram elaboradas de acordo com os princípios contábeis. (AUDITORIA EXTERNA)

    e) ter maior grau de independência da empresa auditada. (AUDITORIA EXTERNA)

     


ID
1459132
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

52 De acordo com a NBC TI 01, que trata da auditoria interna, aprovada pela Resolução do CFC n° 986/2003 com nova numeração dada pela Resolução CFC n° 1.329/2011, a aplicação do procedimento da inspeção consiste em

Alternativas
Comentários
  • 12.2.3.2 – Os testes de observância visam à obtenção de razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários e administradores da entidade. Na sua aplicação, devem ser considerados os seguintes procedimentos: 

    a) inspeção – verificação de registros, documentos e ativos tangíveis; 

    b) observação – acompanhamento de processo ou procedimento quando de sua execução; e 

    c) investigação e confirmação – obtenção de informações perante pessoas físicas ou jurídicas conhecedoras das transações e das operações, dentro ou fora da entidade.

  • a) acompanhar processos ou procedimentos quando de sua execução. OBSERVAÇÃO

    b) conseguir informações com pessoas físicas ou jurídicas conhecedoras das operações dentro e fora da entidade. INDAGAÇÃO

    d) verificar os registros, documentos e ativos tangíveis. INSPEÇÃO

     

  • c) Testes de observância: objetivam ter razoável segurança de que os controles INTERNOS estão em efetivo funcionamento e cumprimento pelos funcionários e administradores da entidade.

    e) Testes substantivos: objetivam ter evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelos sistemas de informação da entidade.

  • Cuidado 2 RC para não confundir Auditoria Interna com Externa.

  •  a) acompanhar processos ou procedimentos quando de sua execução. Observação

     b) conseguir informações com pessoas físicas ou jurídicas conhecedoras das operações dentro e fora da entidade. Investigação e confirmação 

     c) obter razoável segurança de que os controles externos estão em efetivo funcionamento. Testes de observância

     d) verificar os registros, documentos e ativos tangíveis. ( Inspeção!!!!! ) Gabarito!!

     e) visar à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelo sistema de informação da entidade. Testes substantivos

  • Quanto à C: 12.2.3.2 – Os testes de observância visam à obtenção de razoável segurança de que os controles internos (e não externos) estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários e administradores da entidade. Na sua aplicação, devem ser considerados os seguintes procedimentos:


ID
1572985
Banca
FUNCERN
Órgão
SEBRAE-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Dentre as opções a seguir, assinale qual representa a natureza da Auditoria que é determinada pela própria empresa e constituída dentro de seu quadro funcional por profissionais habilitados nas suas várias especialidades e dentro de suas áreas de competência.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C; 


    A questão trata da diferença entre Auditoria INTERNA e EXTERNA....


    ===> Auditoria Externa ou independente é aquela realizada por profissionais ou empresas que não possuem vinculo e/ou subordinação à empresa auditada; 


    ===> Já a Auditoria Interna, é aquela executada pela própria organização. O Auditor é empregado da empresa.


    Sabendo apenas disso e analisando o trecho: "...e constituída dentro de seu quadro funcional" , chegamos ao gabarito.


    Bons estudos! ;)

  • ASSERTIVA C - Auditoria Interna.

    Auditoria Interna, é aquela executada pela própria organização. O Auditor é empregado da empresa.

  • ASSERTIVA C - Auditoria Interna.

    Auditoria Interna, é aquela executada pela própria organização. O Auditor é empregado da empresa.

  • Letra C


ID
1585225
Banca
FCC
Órgão
TCE-CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Em uma organização está sendo realizada uma avaliação do processo de gestão, no que se refere a seus diversos aspectos, tais como governança corporativa, gestão de riscos e procedimentos de aderência a normas regulatórias, apontando eventuais desvios e vulnerabilidades às quais a organização está sujeita. Essa avaliação é típica da auditoria

Alternativas
Comentários
  • Perceba que está sendo realizada uma avaliação da gestão buscando as vulnerabilidades às quais a empresa está sujeita, ou seja, é uma prevenção para quando a auditoria externa vier não haver problemas.

    De qualquer forma já dá pra excluir A e B porque significam a mesma coisa, a auditoria externa é a mesma auditoria independente.

    Não existe auditoria de condição nem de efeito.

  • "...apontando eventuais desvios e vulnerabilidades às quais a organização está sujeita." Essa parte me fez ir direto em auditoria interna. Letra C.

  • NBC TI 01 (Item 12.1.1.3) - A Auitoria Interna compreende os exames, análises, avaliações, levantamentos e comprovações, metodologicamente estruturados para a avaliação da integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade dos processos, dos sistemas de informações e de controles internos integrados ao ambiente, e de gerenciamento de riscos, com vistas a assistir à adminsitração da entidade no cumprimento de seus objetivos.

     

    Destacando objetivamente alguns pontos do enunciado é possível perceber que os procedimentos indicados são atinentes à Auditoria Interna.

     

    "Em uma organização está sendo realizada uma avaliação do processo de gestão, no que se refere a seus diversos aspectos, tais como governança corporativa, gestão de riscos e procedimentos de aderência a normas regulatórias, apontando eventuais desvios e vulnerabilidades às quais a organização está sujeita. Essa avaliação é típica da auditoria...."


ID
1722862
Banca
FCC
Órgão
TRT - 12ª Região (SC)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Nos termos da Resolução CFC nº  986/03, que trata das normas brasileiras de contabilidade relacionadas à auditoria interna,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    RESOLUÇÃO CFC Nº 986/03  - NBC TI 01 – Da Auditoria Interna.

    12.3 – NORMAS RELATIVAS AO RELATÓRIO DA AUDITORIA INTERNA

    12.3.2 – O relatório da Auditoria Interna deve abordar, no mínimo, os seguintes aspectos:

     a) o objetivo e a extensão dos trabalhos;
     b) a metodologia adotada; 
    c) os principais procedimentos de auditoria aplicados e sua extensão; 
    d) eventuais limitações ao alcance dos procedimentos de auditoria; 
    e) a descrição dos fatos constatados e as evidências encontradas;
    f) os riscos associados aos fatos constatados; e 
    g) as conclusões e as recomendações resultantes dos fatos constatados. 

    Bons Estudos!!



  • Gabarito Letra C

    A)  12.2.2.1  –       A análise dos riscos da Auditoria Interna deve ser feita na fase de planejamento dos trabalhos; estão relacionados à possibilidade de não se atingir, de forma satisfatória, o objetivo dos trabalhos

    B)  12.2.3.3  –       Os testes substantivos visam à obtenção de evidência quanto à     suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelos sistemas de informação da entidade

    C) CERTO: 12.3.2 – O relatório da Auditoria Interna deve abordar, no mínimo, os seguintes aspectos:
     b) a metodologia adotada; 
    d) eventuais limitações ao alcance dos procedimentos de auditoria; 

    D) 12.3.4  –   A Auditoria Interna deve avaliar a necessidade de emissão de relatório parcial, na hipótese de constatar impropriedades/ irregularidades/ ilegalidades que necessitem providências imediatas da administração da entidade, e que não possam aguardar o final dos exames, considerando o disposto no item 12.1.3.1.


    E) 12.2.5.1  –       A utilização de processamento eletrônico de dados pela entidade requer que exista, na equipe da Auditoria Interna, profissional com conhecimento suficiente sobre a tecnologia da informação e os sistemas de informação utilizados

    bons estudos


ID
1756630
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

No que diz respeito às normas de auditoria interna, julgue o item subsecutivo.

O auditor interno está investido de poder para divulgar para terceiros as informações obtidas durante o seu trabalho de auditoria,desde que com autorização expressa da entidade auditada.

Alternativas
Comentários
  • Errei essa questão. Mas analisado bem:

    O auditor interno está investido de poder para divulgar para terceiros as informações obtidas durante o seu trabalho de auditoria,desde que com autorização expressa da entidade auditada.

    Regra geral, existe o princípio do sigilo do auditor. O auditor deve divulgar as informações para a entidade auditada. Em caso de terminação judicial, o  auditor DEVERÁ divulgar a informação pedido pela justiça.



  • Acredito que a questão esteja errada por não mencionar que a autorização deverá ser por escrito.


    1.6.3 – O auditor somente deverá divulgar a terceiros informações sobre a entidade auditada ou sobre o trabalho por ele realizado, caso seja autorizado, por escrito, pela administração da entidade, com poderes para tanto, que contenha de forma clara e objetiva os limites das informações a serem fornecidas, sob pena de infringir o sigilo profissional.


    http://www.portaldecontabilidade.com.br/nbc/p1.htm


    Bons estudos

  • O auditor somente deverá divulgar a terceiros informações sobre a entidade auditada ou sobre o trabalho por ele realizado, caso seja autorizado, por escrito, pela administração da entidade, com poderes para tanto, que contenha de forma clara e objetiva os limites das informações a serem fornecidas, sob pena de infringir o sigilo profissional.

    http://www.portaldecontabilidade.com.br/nbc/p1.htm

  • Acredito que a questão está errada, pois existem casos em que por obrigação profissional ou judicial o auditor é obrigado a divulgar as informações, independente do consentimento da empresa auditada.

  • Camilla M., a NBC PI 01 (norma específica da AI) no item 3.5.1 dispõe sobre a divulgação das informações a terceiros:

    3.5.1 – O auditor interno deve respeitar o sigilo relativamente às informações obtidas durante o seu trabalho, não as divulgando para terceiros, sob nenhuma circunstância, sem autorização expressa da Entidade em que atua.

    Não consegui entender o erro da questão!

  • Essa questão deveria ser anulada. tendo em vista que a divulgação a terceiro é com autorização expressa da entidade auditada.

  • Eu acredito que o unico erro da questão é a seguinte informação "O auditor interno está investido de poder para divulgar para terceiros as informações obtidas durante o seu trabalho de auditoria". De acordo com a norma o Auditor interno primeiramente deve respeitar o sigilo, então, não goza de poderes para tal divulgação, porém,  ele é autorizado conforme regras, e posteriormente divulgar, mas aqui não se trata de poder exclusivo é sim uma autorização. 

  • Essa não entendi...
  • Faltou uma 2ª condição: a divulgação ser permitida por lei.

    NBC PG 100

    "140.7 A seguir, são apresentadas circunstâncias nas quais os profissionais da contabilidade são ou podem ser solicitados a divulgar informações confidenciais ou nas quais essa divulgação pode ser apropriada:

    (a) a divulgação é permitida por lei e autorizada pelo cliente ou empregador, por escrito;

    (b) a divulgação é exigida por lei;

    (c) há dever ou direito profissional de divulgação, quando não proibido por lei."

  • Eu acho que a banca quis fazer uma mistura das regras de divulgação para auditores externos e internos. Só acertei porque desconfiei que era uma pegadinha.

    Mas da forma como foi escrita, concordo com os colegas, não há como dizer que esta afirmativa está errada.

  • "O auditor interno está investido de poder para divulgar para terceiros as informações obtidas durante o seu trabalho de auditoria,desde que com autorização expressa da entidade auditada."

     

    O termo desde que sugere que é somente esta a possibilidade, o que invalida a acertiva.

  • Fabíola Dantas respondeu a questão
  • A própria alternativa é uma contradição em si mesma.

    Não faz sentido estar investido de poder e precisar de autorização para divulgação dos trabalhos para terceiros. A regra é o sigilo, ressalvado quando da autorização por escrito da Entidade ou mediante ordem judicial ou previsão legal.

  • ô cespe ... incompleta transita entre certa e errada conforme o gosto da banca....

  • putssss! questão boa pra derrubar

  • Segundo as normas da IAA, no caso do auditor interno, é imprescindível que respeite a confidencialidade das informações que recebe - não podendo divulga-las sem autorização.

    Só cabe divulgação de informação da organização em cumprimento de dever profissional ou legal - caso em que estará dispensado o pedido de autorização junto ao superior. Segue trecho do documento elaborado pela instituição em questão:

    Código de Ética

    3. Confidencialidade 

    Os auditores internos respeitam o valor e a propriedade das informações que recebem e não divulgam informações sem a autorização apropriada, a não ser em caso de obrigação legal ou profissional de assim procederem.

    Resposta: errado.

  • Não basta ter autorização do cliente para divulgar. É preciso verificar se há dever legal ou proibição quanto à divulgação.

    Resposta: errado

  • GABARITO: ERRADO

    Os papéis de trabalho são de propriedade exclusiva do auditor, mas partes e trechos podem ser colocados pelo auditor à disposição da própria entidade auditada. Apesar de pertencerem ao auditor, este tem o dever de confidencialidade e somente pode apresentá-los a terceiros, em caso de obrigação legal de fazê-lo ou com a autorização por escrito da administração da entidade auditada.

  • Pessoal, acho que essa outra questão do Cespe de 2013 explica o erro da questão:

    Q373759 No caso de obrigação legal ou profissional, os auditores internos devem divulgar as informações a que têm acesso, mesmo sem a autorização de seus superiores hierárquicos. Gabarito: CERTO.


ID
1756633
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

No que diz respeito às normas de auditoria interna, julgue o item subsecutivo.

Em uma organização, o diretor executivo de auditoria, considerado membro do staff na pirâmide hierárquica, não se subordina nem mesmo ao presidente, o que garante a independência da atividade desempenhada pela auditoria interna diante das interferências das demais áreas da entidade.

Alternativas
Comentários
  • Em uma organização, o diretor executivo de auditoria, considerado membro do staff na pirâmide hierárquica, não se subordina nem mesmo ao presidente, o que garante a independência da atividade desempenhada pela auditoria interna diante das interferências das demais áreas da entidade.

    Embora o auditor tenha a independência, essa não é absoluta. Dessa forma, há uma certa subordinação ao presidente.

  • Até porque o auditor (no caso diretor executivo) pode possuir vínculo trabalhista com o ente auditado, o que náo descaracteriza a existencia de independencia do auditor na conduçao dos trabalhos.

  • O auditor interno deve considerar alguns fatores relevantes na excecuçao dos seus trabalhos, dentre eles, as orientaçoes e expctativas externadas pela admnistaçao.

  • Gabarito 'Errado'

     

    Para haver o máximo do independência possível no trabalho da auditoria interna, o auditor subordina-se diretamente à alta administração, e mais ninguém. Dessa forma, está ele subordinado ao Presidente da empresa.

     

  • Não dá para entender o motivo que determinados colegas repetem inteiramente o conteúdo da questão. Pessoal sem noção do óbvio. 

  • Mas se o auditor não está subordinado ao diretor presidente (membro da diretoria) ele possui SIM independência em relação a este. É claro que o auditor deve estar subordinado à alta administração, que, no contexto da questão, está acima da diretoria, ou seja, podemos concluir que provavelmente há um órgão ou pessoa superior; p. ex. Conselho de Administração. Assim, acredito que a assertiva proposta deveria ser considerada CORRETA.

  • Embora o auditor seja independente,

    ainda sim, é subordinado a empresa através

    de vínculo empregatício.

  • O auditor interno não é independente, mas sim autônomo, ele pode escolher o que auditar, como auditar e dar o seu parecer. Gab: E
  • Apesar de a auditoria interna ser um órgão staff do ponto de vista do organograma (está apensado lateralmente, e não inserido na linha vertical de autoridade formal), a auditoria interna pertence à organização, o que, por consequência, torna incorreta a assertiva, por afirmar que o executivo chefe de auditoria não está subordinado ao Presidente, visto que, ora bolas, ele é um funcionário.

    Resposta: errado.

  • Sem precisar dominar muito qualquer organograma típico, já conseguimos deduzir que um diretor está naturalmente subordinado ao presidente. Isso já seria suficiente para considerá-la incorreta.

    O que ocorre com a Auditoria interna é que, normalmente, ela está em posição de assessoria  no organograma. Normalmente está vinculada a um conselho ou comitê de auditoria para que seja possível atuar em toda organização livre de influências. Apesar dessa desejável autonomia, não devemos esquecer que são empregados da organização e estão ali para agregar valor à Administração-ADM. Assim, não é algo que podemos dizer “livre leve e solto”, pois há uma vinculação de objetivos muito claro: servir à ADM da entidade.

    Evidente que essa estrutura pode variar conforme seja a entidade. Entidades abertas e maiores não demandam a mesma estrutura de auditoria interna ou governança que aquelas menores e fechadas. Pensando em estruturas grandes, normalmente a Auditoria interna subordina-se a um comitê de auditoria.

    ERRADO

  • Marquei correto pensando na existência de um conselho de administração. Nesse caso, a auditoria se reportando a esse conselho e não ao conselho executivo do qual faz parte o presidente.

ID
1789897
Banca
FGV
Órgão
SUDENE-PE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Quanto à auditoria, analise as afirmativas a seguir.

I. A auditoria interna apresenta, como um de seus objetivos, avaliar a necessidade de novas normas internas ou de modificação das já existentes.

II. O controle interno não apresenta limitações ou restrições para a execução de suas atividades por fazer parte do corpo funcional do próprio órgão controlado.

III. Mesmo que a entidade tenha um excelente controle interno, o auditor independente deve executar procedimentos mínimos de auditoria.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Objetivos da auditoria interna;

    • Verificar se as normas internas estão sendo seguidas;

    • Avaliar a necessidade de novas normas internas ou de modificação das já existentes.

     

    GAB: C

  • Gabarito Letra C
     

    I - CERTO: Almeida (2003,p.70) afirma que os objetivos da auditoria interna, são:

    “- verificar se as normas internas estão sendo seguidas;

    - avaliar a necessidade de novas normas internas ou de modificação das já existentes”.
     

    II - ERRADO: Mesmo que a empresa atenda todos os princípios do controle interno, o controle interno não fornecerá segurança absoluta, pois os sistemas são operados por pessoas e existe a possibilidade de falhas.
    O controle interno eficiente, não elimina os riscos, ele auxilia a empresa a alcançar seus objetivos, com a maior segurança possível. As limitações do controle interno são principalmente com relação a:

         - Conluio de funcionários na apropriação de bens da empresa;

         - Os funcionários não são adequadamente instituídos com relação as normas internas;

         - Funcionários negligentes na execução de suas tarefas diárias”. (ALMEIDA, 2003, p.70).

     

    III - CERTO: Almeida (2003) recomenda que mesmo que a empresa tenha um excelente sistema de controle interno, o auditor externo deve executar procedimentos mínimos de auditoria.
     

    REF: ALMEIDA, Marcelo Cavalcanti. Auditoria: um curso moderno e completo. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2003

    bons estudos

  • Limitação para a FGV é sinônimo de "segurança não absoluta"

  • Resolução:

    Item I- Verdadeiro. Os objetivos e o alcance da função de auditoria interna geralmente incluem as atividades de asseguração e consultoria planejadas para avaliar e aprimorar a eficácia dos processos de governança, gestão de risco e controle interno da entidade.

    Em relação aos controles internos, a auditoria interna poderá desenvolver as seguintes atividades (rol meramente exemplificativo), segundo a NBC TA 610...

    NBC TA 610, A1

     A auditoria interna pode ter responsabilidade específica para revisar controles, avaliar o seu funcionamento e recomendar melhorias a esses controles. Ao fazê-las, a auditoria interna fornece segurança sobre o controle. Por exemplo, a auditoria interna pode planejar e executar testes ou outros procedimentos para fornecer segurança à gerência e aos responsáveis pela governança relativos ao planejamento, implantação e eficácia operacional do controle interno, incluindo os controles que sejam relevantes para a auditoria.

     Análise da informação operacional e financeira. A auditoria interna pode ser designada para revisar os meios usados para identificar, reconhecer, mensurar, classificar e reportar as informações financeiras e operacionais e realizar investigação específica de itens individualizados, incluindo testes detalhados de transações, saldos e procedimentos.

     Revisão das atividades operacionais. A auditoria interna pode ser designada para revisar a economicidade, a eficiência e a eficácia das atividades operacionais, incluindo as atividades não financeiras de uma entidade.

     Revisar a observância das legislações e regulamentações. A auditoria interna pode ser designada para revisar a observância das legislações e regulamentações, outros requisitos externos, além das políticas e diretrizes da administração e outros requisitos internos.

    Item II- Falso. O controle interno, não importa o quão efetivo, pode fornecer à entidade apenas segurança razoável quanto ao cumprimento dos objetivos de demonstrações contábeis da entidade. A probabilidade de seu cumprimento é afetada por limitações inerentes do controle interno. Estas incluem os pressupostos de que o julgamento humano é falho e de que rupturas no controle interno podem ocorrer por erro humano. Poderia haver, por exemplo, um erro na concepção ou na modificação de um controle. Igualmente, a operação de um controle pode não ser efetiva, por exemplo, quando as informações apresentadas para os fins do controle interno (por exemplo, um relatório de exceção) não são usadas efetivamente porque o indivíduo responsável pela revisão das informações não compreende o seu propósito ou deixa de tomar a ação apropriada.

    Item III- Verdadeiro. Quanto melhor for o controle interno e o auditor puder constatar essa efetividade dos controles mediantes testes de controle, é provável que, já que há confiança nestes controles, o auditor utilize menos testes substantivos. Assim, em tese, quanto melhor o controle interno menos testes substantivos são requeridos. Entretanto, por melhor que sejam os controles, o auditor não poderá deixar de executar uma quantidade mínima de procedimentos substantivos.

    Resposta C


ID
1794586
Banca
EXATUS-PR
Órgão
Prefeitura de Nova Friburgo - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Sobre Auditoria é INCORRETO afirmar que: 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D


    NBC T.12 - "A auditoria interna constitui o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo examinar a integridade, adequação e eficácia dos controles internos e das informações físicas, contábeis, financeiras e operacionais da Entidade."


    A auditoria interna foca principalmente o funcionamento dos controles internos da entidade. O enfoque sobre o balanço patrimonial e demonstrações contábeis está mais relacionado à auditoria externa.

  • Ademais, a auditoria interna é continua, enquanto a externa  é periódica. 

  • Gabarito D

     

    Incorreta, pois refere-se à auditoria externa, e não à interna.

     

     

    Bons estudos!


ID
1802530
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Avalie se, no planejamento da auditoria interna, devem ser considerados os fatores relevantes na execução dos trabalhos indicados nos itens a seguir:

I. O conhecimento detalhado da política e dos instrumentos de gestão de riscos da entidade.

II. O conhecimento detalhado das atividades operacionais e dos sistemas contábil e de controles internos e seu grau de confiabilidade da entidade.

III. Os riscos de auditoria, quer pelo volume, quer pela complexidade das transações e operações.

IV. A natureza, a oportunidade e a extensão dos procedimentos de relacionamento com auditoria externa.

Estão corretos:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A: I, II e III corretas.


    RESOLUÇÃO 986-2003 - CFC: 12.2.1.2  – O planejamento deve considerar os fatores relevantes na execução dos trabalhos, especialmente os seguintes:


    a)  o conhecimento detalhado da política e dos instrumentos de gestão de riscos da entidade; (I)


    b)  o conhecimento detalhado das atividades operacionais e dos sistemas contábil e de controles internos e seu grau de confiabilidade da entidade; (II)


    c)  a natureza, a oportunidade e a extensão dos procedimentos de auditoria interna a serem aplicados, alinhados com a política de gestão de riscos da entidade; (IV - auditoria interna e não auditoria externa)


    d)  a existência de entidades associadas, filiais e partes relacionadas que estejam no âmbito dos trabalhos da Auditoria Interna;


    e)  o uso do trabalho de especialistas;


    f)  os riscos de auditoria, quer pelo volume ou pela  complexidade das transações e operações; (III)


    g)  o conhecimento do resultado e das providências tomadas em relação a trabalhos anteriores, semelhantes ou relacionados;


    h)  as orientações e as expectativas externadas pela administração aos auditores internos; e


    i)  o conhecimento da missão e objetivos estratégicos da entidade.


ID
1809028
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Com base nas normas brasileiras para o exercício e a execução de trabalho da auditoria interna, julgue o item subsequente.

O principal objetivo do auditor interno é obter achados que permitam fundamentar as evidências acerca dos procedimentos de auditoria aplicados.

Alternativas
Comentários
  • Errado


    NBC T 12 - Auditoria Interna

    12.1.1 – CONCEITUAÇÃO E OBJETIVOS DA AUDITORIA INTERNA


    12.1.1.1 – A auditoria interna constitui o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo examinar a integridade, adequação e eficácia dos controles internos e das informações físicas, contábeis, financeiras e operacionais da Entidade.


  • Além do comentário abaixo, acredito que a questão esteja errado por inverter duas palavras "achados" e " evidências", de forma que, para mim, o correto seria: "O principal objetivo do auditor interno é obter evidências que permitam fundamentar os achados acerca dos procedimentos de auditoria aplicados."

  • Achados de Auditoria

     

    "É toda prova obtida pelo auditor, com a aplicação dos procedimentos de auditoria, para avaliar se os critérios estabelecidos estão sendo ou não atendidos. Ou seja, são fatos resultantes dos programas de auditoria que remetem a deficiências encontradas na entidade auditada.

     

    Seus requisitos básicos são:

     

    Mostrar a relevância do fato;


    Ser respaldados nos papéis de trabalho;

     

    Ser objetivos;

     

    Amparar as conclusões e recomendações e 

     

    Ser convincentes a uma pessoa estranha ao processo"

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Auditoria

    Bons Estudos!!

     

     

  • NBC TI 01 

     

    12.1.1.3 – A Auditoria Interna compreende os exames, análises, avaliações, levantamentos e comprovações, metodologicamente estruturados para a avaliação da integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade dos processos, dos sistemas de informações e de controles internos integrados ao ambiente, e de gerenciamento de riscos, com vistas a assistir à administração da entidade no cumprimento de seus objetivos.

    12.1.1.4 – A atividade da Auditoria Interna está estruturada em procedimentos, com enfoque técnico, objetivo, sistemático e disciplinado, e tem por finalidade agregar valor ao resultado da organização, apresentando subsídios para o aperfeiçoamento dos processos, da gestão e dos controles internos, por meio da recomendação de soluções para as não-conformidades apontadas nos relatórios.

  • NBC P01

     

    3.2.1 – O auditor interno, não obstante sua posição funcional, deve preservar sua autonomia profissional.

     

    3.3.1 O auditor interno deve ter o máximo de cuidado, imparcialidade e zelo na realização dos trabalhos e na exposição das conclusões.

  • Errado.

     

    Comentários:

     

    Segundo a NBC TI 01, a atividade da Auditoria Interna "está estruturada em procedimentos, com enfoque técnico,

    objetivo, sistemático e disciplinado, e tem por finalidade agregar valor ao resultado da organização, apresentando

    subsídios para o aperfeiçoamento dos processos, da gestão e dos controles internos, por meio da recomendação

    de soluções para as não conformidades apontadas nos relatórios".

     

    Os procedimentos de auditoria aplicados não são a finalidade da auditoria, mas sim o meio pelo qual o auditor obtém

    evidências para fundamentar suas conclusões e suas recomendações.

     

     

    Assim, a assertiva está incorreta.

     

     

    Gabarito: E

     

     

    Prof. Claudenir Brito

  • 1.             A auditoria interna constitui-se em um conjunto de procedimentos, tecnicamente normatizados, que funciona por meio de acompanhamento indireto de processos, avaliação de resultados e proposição de ações corretivas para os desvios gerenciais da entidade à qual está vinculada. Os trabalhos de auditoria interna são executados por unidade de auditoria interna, ou por auditor interno, especialmente designado para a função, e tem como característica principal assessoramento à alta administração da entidade, buscando agregar valor à gestão.

     

    INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º  01, DE 06 DE ABRIL DE 2001

  • gabarito: errado

    Transcrevendo o item para facilitar:

    "O principal objetivo do auditor interno é obter achados que permitam fundamentar as evidências acerca dos procedimentos de auditoria aplicados."

    Porém, de acordo com o Portal de Contabilidade,

    principal objetivo do auditor interno é emitir sua opinião em relação ao funcionamento dos controles internos e aos resultados obtidos no setor. Para atingir seu objetivo, o auditor necessita planejar adequadamente seu trabalho, avaliar o sistema de controle interno a fim de estabelecer natureza, datas e extensão dos procedimentos de auditoria e colher evidências comprobatórias das informações. 

    fonte: www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/auditoira-interna-organizacoes.htm

    Fé nas mensagens de Jesus e bons estudos!

  • Obter evidencias é um dos meios para consecução do trabalho, não o principal, o que torna o item errado. O principal objetivo do auditor interno é auxiliar a administração da entidade no cumprimento de seus objetivos, sempre com vistas a agregar valor ao resultado da organização.

    G: E

  • NBC TI 01 - AUDITORIA INTERNA

    12.1 – CONCEITUAÇÃO E DISPOSIÇÕES GERAIS

    12.1.1 – Conceituação e Objetivos da Auditoria Interna

    12.1.1.1 –  Esta norma trata da atividade e dos procedimentos de Auditoria Interna Contábil, doravante denominada Auditoria Interna.

    12.1.1.2 – A Auditoria Interna é exercida nas pessoas jurídicas de direito público, interno ou externo, e de direito privado.

    12.1.1.3 – A Auditoria Interna compreende os exames, análises, avaliações, levantamentos e comprovações, metodologicamente estruturados para a avaliação da integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade dos processos, dos sistemas de informações e de controles internos integrados ao ambiente, e de gerenciamento de riscos, com vistas a assistir à administração da entidade no cumprimento de seus objetivos.

    12.1.1.4 – A atividade da Auditoria Interna está estruturada em procedimentos, com enfoque técnico, objetivo, sistemático e disciplinado, e tem por finalidade agregar valor ao resultado da organização, apresentando subsídios para o aperfeiçoamento dos processos, da gestão e dos controles internos, por meio da recomendação de soluções para as não-conformidades apontadas nos relatórios.

  • O objetivo é agregar valor à Administração.

    Conforme NBC 12.1.1.4 – A atividade da Auditoria Interna está estruturada em procedimentos, com enfoque técnico, objetivo, sistemático e disciplinado, e tem por finalidade agregar valor ao resultado da organização, apresentando subsídios para o aperfeiçoamento dos processos, da gestão e dos controles internos, por meio da recomendação de soluções para as não-conformidades apontadas nos relatórios.

    Errado.

  • Para o colega Hitsugaya San: os conceitos de achados e evidências estão corretos na questão. A questão apenas errou em atribuir o objetivo principal da auditoria independente (ainda que exposto de maneira bastante incompleta pela questão) como o objetivo principal da auditoria interna. Que na verdade é descrita como muitos colegas já comentaram. Achados de auditoria são na verdade aquilo que fundamenta as evidências de auditoria. As evidências de auditoria são baseadas em achados. E já vi o Cespe cobrar o conceito de um e colocar como se fosse de outro.

  • Objetivo do auditor interno: assistir à administração da entidade no cumprimento de seus objetivos.

    Finalidade: agregar valor ao resultado da organização.

  • Achado - Qualquer fato significativo, digno de relato pelo auditor, constituído de quatro atributos: situação encontrada, critério, causa e efeito. Decorre da comparação da situação encontrada com o critério e deve ser devidamente comprovado por evidências juntadas ao relatório. O achado pode ser negativo (quando revela impropriedade ou irregularidade) ou positivo (quando aponta boas práticas de gestão).

    PADRÕES DE AUDITORIA DE CONFORMIDADE

    PORTARIA-SEGECEX Nº 26, DE 19 DE OUTUBRO DE 2009

  • Principal erro e trocar achados por evidências .
  • o principal objetivo do auditor interno, é auxiliar a administração da entidade no cumprimento de seus objetivos, sempre com vistas a agregar valor ao resultado da organização.

    Gabarito Errado


ID
1809031
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Com base nas normas brasileiras para o exercício e a execução de trabalho da auditoria interna, julgue o item subsequente.

Recomenda-se que haja uma relação pessoal entre o auditor interno e o gestor da entidade auditada, o que favorece a confidencialidade das informações, que não devem ser reveladas a terceiros.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO


    NBC TI 01:

    12.3.1 – O relatório é o documento pelo qual a Auditoria Interna apresenta o resultado dos seus trabalhos, devendo ser redigido com objetividade e imparcialidade, de forma a expressar, claramente, suas conclusões, recomendações e providências a serem tomadas pela administração da entidade.

    12.3.3  –   O relatório da Auditoria Interna deve ser apresentado a quem tenha solicitado o trabalho ou a quem este autorizar, devendo ser preservada a confidencialidade do seu conteúdo.


  • NBC TA 200

    A16. No caso de trabalho de auditoria ser de interesse público e, portanto, exigido pelo Código de Ética Profissional do Contabilista e pelas normas profissionais do CFC, se exige que o auditor seja independente da entidade sujeita a auditoria. O Código de Ética Profissional do Contabilista e as normas profissionais descrevem a independência como abrangendo postura mental independente e independência na aparência. A independência do auditor frente à entidade salvaguarda a capacidade do auditor de formar opinião de auditoria sem ser afetado por influências que poderiam comprometer essa opinião. A independência aprimora a capacidade do auditor de atuar com integridade, ser objetivo e manter postura de ceticismo profissional.

     

  • ERRADO

    O auditor interno deve preservar o SIGILO das informações, mas estas podem ser reveladas a terceiros se previamente for autorizado pela administração.

    NBC PI 01 - 3.5.1 – O auditor interno deve respeitar o sigilo relativamente às informações obtidas durante o
    seu trabalho, não as divulgando para terceiros, sob nenhuma circunstância, sem autorização
    expressa da Entidade em que atua.

    Apesar de ser geralmente ligado diretamente à administração da entidade, esta relação precisa ser impessoal entre o AI e a administração.

    NBC PI 01 - 3.2.1 – O auditor interno, não obstante sua posição funcional, deve preservar sua autonomia
    profissional.

  • Mesmo sendo o auditor interno funcionário da entidade. Este deve preservar a sua independência profissional.

  • NBC PI 01–NORMAS PROFISSIONAIS DO AUDITOR INTERNO

    3.2– AUTONOMIA PROFISSIONAL

    3.2.1–O auditor interno, não obstante sua posição funcional, deve preservar sua autonomia profissional.

    Ou seja, se houver uma relação pessoal entre o auditor interno e o gestor da entidade auditada, a autonomia profissional poderá ser prejudicada.

     

  • Errado.

     

    Comentários:

     

    A questão trata da Auditoria Interna,  requisitos do auditor.
    Independência é a capacidade que o auditor tem de julgar e atuar com integridade e objetividade, permitindo a emissão

    de relatórios imparciais em relação à entidade auditada, aos acionistas, aos sócios, aos quotistas, aos cooperados e a

    todas as demais partes que possam estar relacionadas com o seu trabalho.
    Embora o papel principal da Auditoria Interna seja auxiliar a entidade a atingir seus objetivos, uma relação pessoal entre

    o auditor interno e o gestor da entidade auditada poderia prejudicar sua independência.

     

     

     

     

     

    Gabarito: E

     

     

     

    Prof. Claudenir Brito

  • GABARITO: E

     

    Independência é a capacidade que o auditor tem de julgar e atuar com integridade e objetividade, permitindo a emissão de relatórios imparciais em relação à entidade auditada, aos acionistas, aos sócios, aos quotistas, aos cooperados e a todas as demais partes que possam estar relacionadas
    com o seu trabalho.

    Embora o papel principal da Auditoria Interna seja auxiliar a entidade a atingir seus objetivos, uma relação pessoal entre o auditor interno e o gestor da entidade auditada poderia prejudicar sua independência.

     

    Prof. Claudenir Brito

     

  • exatamente o contrário

  • Relação Profissional 

  • Embora o papel principal da Auditoria Interna seja auxiliar a entidade a atingir seus objetivos, uma relação pessoal entre o auditor interno e o gestor da entidade auditada poderia prejudicar sua independência.


    Professor Claudenir Brito 

  • RESOLUÇÃO: embora o papel principal da Auditoria Interna seja auxiliar a entidade a atingir seus objetivos, uma relação pessoal entre o auditor interno e o gestor da entidade auditada poderia prejudicar sua independência. Portanto, apesar de a auditoria interna ser geralmente ligada diretamente à alta administração da entidade, esta relação precisa ser impessoal.

     

    Gabarito: ERRADO

  • Apesar da auditoria interna auxiliar à Administração da entidade, deve se pautar por critérios objetivos e manter a sua independência funcional para que seja capaz de avaliar sem sofrer ameaças de toda sorte. 

    Errado.


ID
1818565
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Parnarama - MA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A Auditoria Interna compreende os exames, análises, avaliações, levantamentos e comprovações, metodologicamente estruturados para a avaliação da integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade dos processos, dos sistemas de informações e de controles internos integrados ao ambiente, e de gerenciamento de riscos, com vistas a assistir à administração da entidade no cumprimento de seus objetivos. Com relação a Auditoria Interna, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A


    a)  12.1.2.1 – A Auditoria Interna deve ser documentada por meio de papéis de trabalho, elaborados em meio físico ou eletrônico, que devem ser organizados e arquivados de forma sistemática e racional.

    b)  12.1.3.1 – A Auditoria Interna deve assessorar a administração da entidade no trabalho de prevenção de fraudes e erros, obrigando-se a informá-la, sempre por escrito, de maneira reservada, sobre quaisquer indícios ou confirmações de irregularidades detectadas no decorrer de seu trabalho.

    c)  12.2.1.1 – O planejamento do trabalho da Auditoria Interna compreende os exames preliminares das áreas, atividades, produtos e processos, para definir a amplitude e a época do trabalho a ser realizado, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela administração da entidade.

    d)  12.2.2.1 – A análise dos riscos da Auditoria Interna deve ser feita na fase de planejamento dos trabalhos; estão relacionados à possibilidade de não se atingir, de forma satisfatória, o objetivo dos trabalhos.

    e)  12.1.2.2 – Os papéis de trabalho constituem documentos e registros dos fatos, informações e provas, obtido no curso da auditoria, a fim de evidenciar os exames realizados e dar suporte à sua opinião, críticas, sugestões e recomendações.

    Fonte: NBC TI 01
  • Letra A


ID
1829851
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Considere as hipóteses abaixo.

I. O Auditor Interno pode não atender um requisito relevante de uma norma.

II. O Auditor Interno pode executar procedimentos adicionais referentes a fatos ocorridos após a data do relatório de auditoria.

III. O Auditor Interno deve documentar inconsistências em relação a sua conclusão final, referentes a assuntos significativos.

Nos termos da NBC TA 230, está correto o que se afirma em 

Alternativas
Comentários
  • NBC TA 230

    Não atendimento de exigência relevante

    12.  Se, em circunstâncias excepcionais, o auditor julgar necessário não atender um requisito relevante de uma norma, ele deve documentar como os procedimentos alternativos de auditoria executados cumprem a finalidade desse requisito, e as razões para o não atendimento (ver itens A18 e A19).

    Desvio de exigência relevante (ver item 12)

    A18. Os requisitos das normas de auditoria destinam-se a permitir ao auditor cumprir os objetivos especificados nas normas de auditoria e, portanto, dos objetivos globais do auditor. Desta forma, a não ser em circunstâncias excepcionais, as normas pedem conformidade com cada requisito que seja relevante nas circunstâncias da auditoria.

    A19. A exigência de documentação aplica-se apenas àquelas que sejam relevantes nas circunstâncias. Uma exigência não é relevante (NBC TA 200, item 22) apenas nos casos em que:

    (a)  a NBC TA por inteiro não é relevante (por exemplo, se uma entidade carece de uma função de auditoria interna, nada na NBC TA 610 é relevante); ou

    (b)  a exigência é condicional e a condição não existe (por exemplo, o requisito de modificar a opinião do auditor quando há impossibilidade de obter evidência de auditoria apropriada suficiente e não existe tal impossibilidade).

  • Item I está correto: se, em circunstâncias excepcionais, o auditor julgar necessário não atender um requisito relevante de uma norma, ele deve documentar como os procedimentos alternativos de auditoria executados cumprem a finalidade desse requisito, e as razões para o não atendimento;


    Item II está correto: se, em circunstâncias excepcionais, o auditor executar procedimentos novos ou adicionais ou chegar a outras conclusões após a data do relatório, o auditor deve documentar; e


    Item III está correto: se o auditor identificou informações referentes a um assunto significativo que são inconsistentes com a sua conclusão final, ele deve documentar como tratou essa inconsistência.


    Gabarito: B

  • Resolução:

    O enunciado fundamenta uma questão sobre auditor interno com base na norma de auditor independente. Desprezando esse deslize, e admitindo que estamos tratando da auditoria das demonstrações contábeis e não da auditoria interna, temos: 

    Item I - certo

    NBC TA 230, 12. 

    Se, em circunstâncias excepcionais, o auditor julgar necessário não atender um requisito relevante de uma norma, ele deve documentar como os procedimentos alternativos de auditoria executados cumprem a finalidade desse requisito, e as razões para o não atendimento (ver itens A18 e A19).

    Item II - certo

    NBC TA 230, 13

    Se, em circunstâncias excepcionais, o auditor executar procedimentos novos ou adicionais ou chegar a outras conclusões após a data do relatório, o auditor deve documentar (ver item A20):

    (a) as circunstâncias identificadas;

    (b) os procedimentos novos ou adicionais executados, a evidência de auditoria obtida e as novas conclusões alcançadas, e seu efeito sobre o relatório do auditor; e

    (c) quando e por quem as modificações resultantes da documentação de auditoria foram executadas e revisadas.

    Item III – certo.

    NBC TA 230, 11. 

    Se o auditor identificou informações referentes a um assunto significativo que são inconsistentes com a sua conclusão final, ele deve documentar como tratou essa inconsistência.

    Resposta B


ID
1829854
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Considere os itens abaixo.

I. O objetivo do Auditor Interno é preparar documentação que forneça registro suficiente do embasamento do seu relatório.

II. Arquivo de auditoria compreende o registro de procedimentos de auditoria executados, da evidência de auditoria relevante obtida e conclusões alcançadas pelo auditor.

III. A documentação de auditoria pode substituir os registros contábeis da entidade.

Sobre a documentação de auditoria, está correto o que se afirma em 

Alternativas
Comentários
  • NBC TA 230

    Item I

    O objetivo do auditor é preparar documentação que forneça:
    (a) registro suficiente e apropriado do embasamento do relatório do auditor; e
    (b) evidências de que a auditoria foi planejada e executada em conformidade com as normas e as exigências legais e regulamentares aplicáveis

    Item II

    Arquivo de auditoria compreende uma ou mais pastas ou outras formas de armazenamento, em forma física ou eletrônica que contêm os registros que constituem a documentação de trabalho específico.

    O que está no item é o conceito de documentação de auditoria.

  • Gabarito: C


    Complementando: 


    NBC TA 230 - Documentacao da Auditoria


    Documentação de auditoria é o registro dos procedimentos de auditoria executados, da evidência de auditoria relevante obtida e conclusões alcançadas pelo auditor (usualmente também é utilizada a expressão “papéis de trabalho”). 


    Sobre o Item III  a documentação de auditoria NÃO pode substituir os registros contábeis!!


    Bons Estudos!!

  • Item I está correto: o item 5 da norma dispõe que o objetivo do auditor é preparar documentação que forneça (i) registro suficiente e apropriado do embasamento do relatório do auditor; e (ii) evidências de que a auditoria foi planejada e executada em conformidade com as normas e as exigências legais e regulamentares aplicáveis.


    Item II está errado: o arquivo de auditoria compreende uma ou mais pastas ou outras formas de armazenamento, em forma física ou eletrônica que contêm os registros que constituem a documentação de trabalho específico.


    Item III está errado: o item A3 da norma dispõe o auditor pode incluir resumos ou cópias de registros da entidade (por exemplo, contratos e acordos significativos e específicos) como parte da documentação de auditoria. A documentação de auditoria, porém, não substitui os registros contábeis da entidade

  • Quanto ao item I:

    O objetivo do auditor é o descrito no item, Todavia, o objetivo da auditoria é assegurar a fidelidade dos registros e proporcionar credibilidade às demonstrações financeiras e outros relatórios da administração.

    Está correto o raciocinio?

  • É Gustavo, também iria por aí. Mas na verdade como se trata de auditoria interna o objetivo compreenderia os exames, análises, avaliações, levantamentos e comprovações, metodologicamente estruturados para a avaliação da integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade dos processos, dos sistemas de informações e de controles internos integrados ao ambiente, e de gerenciamento de riscos, com vistas a assistir à administração da entidade no cumprimento de seus objetivos.

     

    Com certeza o objetivo da auditoria não é preparar documentação. Faltou a FCC contextualizar.

     

    Quanto ao item II, difícil dizer que está errado, está correto quando dizem que o conceito é de documentação mas a palavra compreender pode ser interpretado como incluir.

     

    Compreender: Abarcar em si mesmo; carregar em sua essência; incluir ou abranger-se:

     

    Enfim questão muito mal elaborada.

     

  • Questão mal formulada.

     

    quando usamos a NBC TA 230, estamos diante de norma referente à auditoria externa. A questão é bem clara que se trata de auditoria interna. Devemos, portanto, fazer uso da NBC TI 01.

     

    Bons estudos.

  • Papel de trabalho é o registro de procedimentos de auditoria executados, da evidência de auditoria relevante obtida e conclusões alcançadas pelo auditor.

    Conceito trocado.


  •  

    I. O objetivo do Auditor Interno é preparar documentação que forneça registro suficiente do embasamento do seu relatório. Item certo.


    5. O objetivo do auditor é preparar documentação que forneça:  
    (a) registro suficiente e apropriado do embasamento do relatório do auditor; e
      (b) evidências de que a auditoria foi planejada e executada em conformidade com as normas e as exigências legais e regulamentares aplicáveis.

     

    II. Arquivo de auditoria compreende o registro de procedimentos de auditoria executados, da evidência de auditoria relevante obtida e conclusões alcançadas pelo auditor. Item errado. 6. Para fins das normas de auditoria, os seguintes termos possuem os significados atribuídos abaixo:

      Arquivo de auditoria compreende uma ou mais pastas ou outras formas de armazenamento, em forma física ou eletrônica que contêm os registros que constituem a documentação de trabalho específico.

    III. A documentação de auditoria pode substituir os registros contábeis da entidade. Item errado.

    A3. [...]   O auditor pode incluir resumos ou cópias de registros da entidade (por exemplo, contratos e acordos significativos e específicos) como parte da documentação de auditoria. A documentação de auditoria, porém, não substitui os registros contábeis da entidade.


  • Resolução:

    Item I – Foi considerado correto, mas ficaria melhor se fosse escrito assim: “O objetivo do Auditor Interno, ao elaborar os papeis de trabalho, é preparar documentação que forneça registro suficiente do embasamento do seu relatório

    Item II – Errado. A confusão entre os conceitos de documentação e arquivo de auditoria.

    Documentação de auditoria é o registro dos procedimentos de auditoria executados, da evidência de auditoria relevante obtida e conclusões alcançadas pelo auditor (usualmente também é utilizada a expressão “papéis de trabalho”).

    Arquivo de auditoria compreende uma ou mais pastas ou outras formas de armazenamento, em forma física ou eletrônica que contêm os registros que constituem a documentação de trabalho específico.

    Item III – Errado. A documentação é propriedade do auditor, logo não será utilizada pela entidade.

    Resposta C

  • Em resumo:

    Documentação de auditoria - registro dos procedimentos, evidências e conclusões.

    Arquivo de auditoria - uma ou mais pastas ou outras formas de armazenamento dos registros da documentação de trabalho.