SóProvas



Prova CESPE - 2012 - TJ-AC - Analista Judiciário - Comunicação Social


ID
883861
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos às teorias da comunicação.

O termo cultura de massa, assim como a ideia nele contida, que se refere, em geral, à cultura consumida pelas massas e à cultura popular, foi criado por Adorno e Horkheimer, por meio do termo indústria cultural.

Alternativas
Comentários
  • Questão muito discutível.

    O termo "cultura de massa" é ANTERIOR ao termo "indústria cultural". Aliás, este último foi criado justamente em contraposição ao primeiro. Vejam o que o teórico Mauro Wolf escreveu a respeito:

    O termo «indústria cultural» foi utilizado pela primeira vez por Horkheimer e Adorno na Dialéctica do Iluminismo (texto iniciado em 1942 e publicado em 1947), onde se descreve a «transformação do progresso cultural no seu contrário, a partir de análises de fenómenos sociais característicos da sociedade americana,  entre os anos 30 e os anos 40. Nas notas anteriores à edição definitiva da Dialéctica do Iluminismo,  empregava-se o termo «cultura de massa». A expressão foi substituída por «indústria cultural» para o  suprimir, e desde o início a interpretação corrente é a de que se trate de uma cultura que nasce espontaneamente das próprias massas, de uma forma contemporânea de arte popular.

    Ou seja, é um erro afirmar que o termo "cultura de massa" foi criado POR MEIO do termo "indústria cultural".

    Algumas questões dessa prova do TJ-AC são bem esquisitas. E é muito estranho que só existam gabaritos preliminares desse exame no site do CESPE.
  • Errei a questão por pensar exatamente como o colega Diego. E de fato o termo cultura de massa é anterior ao termo industria cultural . Para Adorno e Horkheimer  os funcionalistas camuflaram a expressão cultura de massa, para que o mesmo, parecesse ter bases e  origens na própria massa. O consumo dos produtos da mídia se dava de forma passiva, o indivíduo não participava da formação cultura. 


  • Cultura de massa é sinônimo de cultura popular? Nunca li nada sobre cultura popular figurar nessa teoria! Alguém pode explicar? valeu!

  • Essa questão é difícil mesmo porque sua interpretação é confusa. Porém, o que ela quer dizer é que Adorno e Horkheimer criaram um sentido diferente para o termo Cultura de Massa ao chamá-lo de Indústria Cultural, ou seja, o termo Cultura de Massa é ressignificado por esses pensadores e viram um termo novo que remete não mais a uma produção criada "PELAS" massas e sim uma produção criada "PARA" as massas. 

  • Questão errada, simples assim. O funcionalismo, anterior a teoria crítica, criou o termo cultura da massa. A indústria cultural é um termo posterior, feito para critica-lo. 

  • Concordo com o Diego, foi exatamente o que eu pensei. Me entristece estudar pra valer e ver questões confusas como esta. 

  • Acertei porque respondi pela segunda vez e lembrava a posição da banca. Mas não concordo com o gabarito, pelos motivos pelos colegas!

  • De acordo com o material que eu estudei, o termo passou a ser usado em teorias funcionalistas, depois foi criticado pelos membros da escola de Frankfurt, que usavam o conceito de indústrial cultural. Mas a religião Cespe é isso aí, anotado o dogma da banca.

  • Observem a questão Q309938 e percebam o quão esquizofrênico o Cespe é.

  • Débora, segue a questão que você mencionou. O gabarito é CERTO - CESPE, 2010, prova de Analista - Comunicação Social do SERPRO.

     

    A expressão comunicação de massa foi preterida por pensadores da escola de Frankfurt em favor da designação indústria cultural, por considerarem um contrassenso que a massa, sob a influência de um sistema econômico de dominação, ainda fosse capaz de produzir cultura.

  • Os responsáveis pela criação do termo e conceito da Indústria Cultural foram os filósofos alemães Theodor Adorno (1903 - 1969) e Max Horkheimer (1895 - 1973), fundadores da Escola de Frankfurt. Na definição dos filósofos, a Indústria Cultura representava os grandes grupos midiáticos que controlavam os meios de comunicação de massa e, assim, ditavam o padrão de consumo, de notícias e de outros serviços que "alimentam" e alienam as pessoas.

    https://www.significados.com.br/cultura-de-massa/ 

     

  • Acabei de ver a professora falando disso.. é isso mesmo.. Certo.. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Questão contestável. Os autores abandonam o termo cultura de massa para inserir industria cultural. Questão, no mínimo, mal elaborada.

  • Concordo com os colegas. Questão mto mal elaborada. Mas acho que a colega Bruna Lira resumiu bem a questão.

    'Tudo indica que o termo “indústria cultural” foi empregado pela primeira vez no livro Dialética do esclarecimento, que Horkheimer e eu publicamos em 1947, em Amsterdã. Em nossos esboços, tratava-se do problema da cultura de massa. Abandonamos essa última expressão para substituí-la por “indústria cultural”, a fim de excluir de antemão a interpretação que agrada aos advogados da coisa; estes pretendem, com efeito, que se trata de algo como uma cultura surgindo espontaneamente das próprias massas, em suma, da forma contemporânea da arte popular. Ora, desta arte a indústria cultural se distingue radicalmente.

    (ADORNO, 1986, p. 92)'

    Fonte: Indústria cultural e sociedade. Theodor Adorno


ID
883864
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos às teorias da comunicação.

Os estudos culturais consideram como cultura todas as práticas sociais, sendo a soma de todas as suas inter-relações.

Alternativas
Comentários
  • Correto. Os teóricos dos Estudos Culturais, apesar da diversidade, tinham um conceito amplo de cultura, ao "misturar" cultura contemporânea e sociedade (práticas sociais).
  • A origem desta área de investigação é situada nos finais da década de 50 do século XX, na Inglaterra, tendo-se posteriormente espalhado por todo o mundo. A sua institucionalização pode situar-se a partir da criação, em 1964, na Universidade de Birmingham do Center of Contemporary Cultural Studies (CCCS). O CCCS vem a registrar uma influência máxima, quer em termos geográficos, quer em impacto nos meios acadêmicos e extra-acadêmicos com Stuart Hall, já nas décadas de 70 e 80 do século XX.

    Em consequência deste rápido e prodigioso desenvolvimento, os Estudos Culturais passaram a apresentar-se como uma prática intelectual dispersa, cujo único centro talvez tenha passado a ser o de procurar articular e fazer dialogar três nós problemáticos essenciais: cultura, teoria e ação cívica. O que poderemos sublinhar de interesse comum entre estes objetos de investigação é o fato de todos os estudos procurarem revelar os discursos marginais, não-oficiais, ou daqueles que propriamente não têm voz. Em síntese, trata-se de estudar aspectos culturais da sociedade, isto é, de tomar a cultura como prática central da sociedade e não como elemento exógeno ou separado, ou mesmo como uma dimensão mais importante do que outras sob investigação, mas como algo que está presente em todas as práticas sociais e é ela própria o resultado daquelas interações.

    Fonte:
    revistas.ua.pt/index.php/Carnets/article/download/466/422
  • Estudos Culturais

    Os estudos feitos no Centre for Contemporary Cultural Studies (CCCS), ou Escola de Birmingham, fundado em 1964. São estudos trans- ou interdisciplinares de elementos da cultura contemporânea como caminho para entender as relações sociais.

    (...)

    A questão abrangente, nesses estudos, era a relação do simbólico com o social; os grandes temas eram a ideologia, as subjetividades, as identidades e a representação, discutidos com a ajuda da sociologia, da antropologia, da filosofia e da teoria literária.

    Dicionário da Comunicação, Ciro Marcondes Filho, p. 178/9


ID
883867
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos às teorias da comunicação.

Segundo a abordagem do newsmaking, a produção de notícias não sofre influência dos fatores organizacionais, institucionais e profissionais.

Alternativas
Comentários
  • O erro da questão está em: a produção de notícia não sofre influência dos fatores organizacionais.

    Diante da IMPREVISIBILIDADE dos acontecimentos, as empresas jornalísticas precisam colocar ordem no tempo e no espaço. Para isso, estabelecem determinadas práticas unificadas na produção das notícias. É dessas práticas que se ocupa a teoria do newsmaking.

    Dentre as práticas apresentadas por essa teoria, destacam-se as seguintes:

    • Noticiabilidade: Critérios que escolhem, entre inúmeros fatos, uma quantidade limitada de notícias.
    • Sistematização: rotina de divisão das ações que envolvem a pauta, a reportagem e a edição.
    • Valores-notícia: senso comum das redações. Qualquer jornalista sabe dizer o que é notícia e o que não é de acordo com o senso comum.

  • Errado

    Sofre influência sim. A corrente que aponta a neutralidade nas notícias é a Teoria do Espelho


ID
883870
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos às teorias da comunicação.

A teoria hipodérmica foi elaborada no mesmo período em que as comunicações de massa se difundiram em larga escala.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Importante estudar os principais paradigmas da Teoria da Comunicação

    Teoria Hipodérmica é um modelo de teoria da comunicação, também conhecido como Teoria da Bala Mágica. Segundo este modelo, uma mensagem lançada pela mídia é imediatamente aceita e espalhada entre todos os receptores, em igual proporção. Coincide, historicamente, com o período do entre-guerras (entre a primeira e segunda guerras mundiais). Responde sobretudo à interrogação: que efeito eles produzem numa sociedade de massa? Além disso, pode-se descrever o modelo hipodérmico como sendo uma teoria da propaganda e sobre a propaganda, compreendendo o termo "propaganda" em sentido muito amplo, ou seja, a difusão de concepções, idéias, valores e atitudes através dos sistemas de comunicação de massa (rádio, jornal, TV, cinema, revista). Trata-se de uma concepção mais ampla de "propaganda", que não se restringe ao que conhecemos por "comerciais", mas a própria difusão de idéias em espaços editoriais, informacionais, educativos e de entretenimento.

    Para compreender melhor a Teoria Hipodérmica, é fundamental definir o conceito de sociedade de massa. A massa é constituída por um conjunto homogêneo de indivíduos que, enquanto seus membros são considerados iguais, indiferenciáveis, mesmo que provenham de ambientes diferentes, heterogêneos, e de todos os grupos sociais. É composta por pessoas que não se conhecem, que estão separadas umas das outras no espaço e que têm pouca ou nenhuma possibilidade de exercer uma ação ou influência recíprocas.

ID
883873
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos às teorias da comunicação.

De acordo com a teoria crítica, o sistema social é um organismo em que diferentes partes desempenham funções de integração e manutenção do sistema.

Alternativas
Comentários
  • A corrente funcionalista aborda hipóteses sobre a relação entre os indivíduos, a sociedade e os meios de comunicação de massa. A partir de uma linha sociopolítica que tem como a preocupação e o equilíbrio da sociedade, na perspectiva do funcionamento do sistema social no seu conjunto e seus componentes.

     
  • Errado

    Como o colega acima falou, o conceito apresentado na questão é da Teoria Funcionalista. In casu, a Teoria Crítica da sociedade é uma abordagem teórica que, contrapondo-se à teoria tradicional, de tipo cartesiano, busca unir teoria e prática, ou seja, incorporar ao pensamento tradicional dos filósofos uma tensão com o presente. A teoria crítica da sociedade tem um início definido a partir de um ensaio-manifesto, publicado por Max Horkheimer em 1937, intitulado "Teoria Tradicional e Teoria Crítica". Foi utilizada, criticada e superada por diversos pensadores e cientistas sociais, em face de sua própria construção como teoria, que é autocrítica por definição. A teoria crítica é comumente associada à Escola de Frankfurt.
  • A Teoria Crítica não utiliza a expressão e o conceito de "organismo".

    "A Teoria Crítica é uma teoria da sociedade que implica uma avaliação crítica da própria criação científica."

  • A corrente teórica que se interessa pelas funções é a funcionalista. A teoria crítica está mais preocupada em problematizar o que está posto. 

  • Teoria Funcionalista

    O principal objetivo é explicar as funções dos meios de comunicação de massa na sociedade, como o próprio nome já diz. Perceba, portanto, que o foco não são os efeitos em si (como em teorias anteriores), mas na forma como a comunicação exerce um papel em relação ao contexto no qual ela está inserida.

    Teoria Crítica da Comunicação (Escola de Frankfurt)

    Adorno, Horkheimer e outros teóricos da Escola de Frankfurt se dedicam à análise sociológica e ideológica das forças políticas que determinam o fenômeno da mídia de massa. Conforme a teoria crítica, os grandes veículos de comunicação trabalham para a manutenção da ordem social existente, por meio de seus produtos, contra o interesse público social.

    Gabarito: Errado


ID
883876
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca das técnicas de relações públicas, julgue o item a seguir.

A comunicação organizacional integrada constitui-se da comunicação institucional, da comunicação mercadológica, da comunicação interna e da comunicação administrativa.

Alternativas
Comentários
  • A "Comunicação Organizacional Integrada" é constituída pelos segmentos:

    1) Comunicação Administrativa: processada dentro da organização, viabiliza o sistema organizacional e comunicacional. É fundamental para o processamento das informações no âmbito das funções administrativas internas e externas em relação a diversos públicos.

    2) Comunicação Interna: sistema de informação paralela, e não substitutivo do fluxo comunicativo funcional, que circula por uma organização e necessário para seu desenvolvimento. Ferramenta estratégica para compatibilização dos interesses dos empregados e da empresa, através do estímulo ao diálogo, à troca de
    informações e de experiências e à participação de todos os níveis.

    3) Endomarketing: consiste em ações de marketing voltadas para o público interno da empresa, com o fim de promover entre seus funcionários e departamentos valores destinados a servir clientes.

    4) Comunicação Institucional: difunde informações de interesse público sobre as filosofias, políticas e praticas de uma organização. Colabora na construção de uma imagem e identidade corporativa. Enfatiza a missão, visão e os valores e objetivos de uma organização. Está relacionada com prestígio e reconhecimento social.

    5) Comunicação Mercadológica: compreende toda e qualquer manifestação comunicativa gerada a partir de um objetivo mercadológico. Mensagem persuasiva elaborada a partir do quadro sócio-cultural do consumidor alvo.

    Fonte: Margarida Kunsch (ECA/USP)

ID
883879
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação à comunicação dirigida e aos públicos de uma
instituição, julgue os próximos itens.

Entre os públicos estratégicos das organizações não se incluem os grupos ambientalistas.

Alternativas
Comentários
  • No plano estratégico da organização consta obviamente a melhoria da imagem desta. Tendo em vista que a preocupação com o meio ambiente é uma forma de conseguir este resultado, os grupos ambientalistas devem sim estar entre os públicos estratégicos da organização. 


ID
883882
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação à comunicação dirigida e aos públicos de uma
instituição, julgue os próximos itens.

Os conceitos de comunicação dirigida e de comunicação de massa são intercambiáveis.

Alternativas
Comentários
  • Errado porque o resultado será prejudicado. 
  • Errado

    Os conceitos são, na realidade, antagônicos, pois a comunicação dirigida é aquela focada, direcionada a um determinado público com características específicas; já a comunicação de massa é, como o nome sugere, para o público em geral, grandes audiências, heterogêneas, da qual não se pode identificar os indivíduos. Portanto, o erro está em afirmar que são conceitos intercambiáveis (ou seja, sinônimos).

  • Prestar atenção no sentido da palavra "intercambiáveis": "que podem ser substituídos entre si". A partir daí, pode-se concluir que está errado. A comunicação de massa não é seletiva e dirige-se para um grande número de pessoas, sem distinções. Ao contrário da comunicação dirigida, que seleciona qual público deve receber atenção.

  • São opostos.

  • INTERCAMBIÁVEL SIGNIFICA QUE SE PODE PERMUTAR.


ID
883885
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação à comunicação dirigida e aos públicos de uma
instituição, julgue os próximos itens.

Os fornecedores, distribuidores, acionistas e revendedores de uma organização são considerados como público misto.

Alternativas
Comentários
  • A classificação clássica dos públicos de uma organização baseia-se no critério de proximidade física, no nível de relacionamento que os públicos mantêm com a organização e na existência de interesses em comum. Segundo essa classificação, os públicos de uma organização podem ser divididos em: público interno, público externo e público misto. Público interno: os empregados de todos os níveis da organização e seus familiares. Público externo: consumidores, concorrentes, imprensa, governo, comunidade e público em geral. Público misto: acionistas, distribuidores, fornecedores, revendedores. Segundo Pinho, classificar acionistas, distribuidores, fornecedores e revendedores como público misto não é uma classificação consensual. Para o autor, alguns estudiosos classificam esses públicos como interno, uma vez que esses grupos possuem ligações estreitas com as organizações e nas suas manifestações se assemelham às reações do público interno. (MONTEIRO, Graça)

ID
883888
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação à comunicação dirigida e aos públicos de uma
instituição, julgue os próximos itens.

Os stakeholders são os públicos estratégicos que possuem interesses coincidentes e essenciais a uma organização.

Alternativas
Comentários

ID
883891
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A respeito de assessoria de imprensa, julgue os itens subsequentes.

A minoria dos jornalistas brasileiros atua nas assessorias de imprensa das organizações do país.

Alternativas
Comentários
  • Conheça o perfil desses profissionais em atividade no Brasil

    De acordo com a pesquisa “Perfil profissional do jornalista brasileiro”, realizada em 2012, 55% dos jornalistas brasileiros que estão no mercado de trabalho atuam em mídia (veículos de comunicação, produtoras de conteúdo, entre outros), 40% trabalham como assessores de imprensa ou de comunicação, ou em outras funções que utilizam conhecimento jornalístico, enquanto 5% trabalham como professores da área.

    Em relação aos jornalistas que atuam fora da mídia, um terço trabalha em empresas ou órgãos públicos e outro terço em empresas privadas especializadas em assessoria de imprensa ou comunicação. Os demais se dividem, principalmente, em organizações do terceiro setor ou da sociedade civil e em empresas privadas.

    As mulheres representam 64% dos profissionais em atuação no mercado de trabalho, mas são os homens que ocupam, predominantemente, cargos de chefia.

    Quase a totalidade dos jornalistas que atuam no Brasil tem formação superior (98%). Desses, 91,7% têm graduação em jornalismo.
    O levantamento apontou ainda que 59,9% dos jornalistas recebem até cinco salários mínimos e que o índice de desemprego na categoria coincide com a taxa no país: 5,5% em 2012. Quase metade dos jornalistas trabalha mais de oito horas por dia.

    Iniciativa do Núcleo de Estudos sobre Transformações no Mundo do Trabalho da Universidade Federal de Santa Catarina (TMT/UFSC), em parceria com a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), e apoio do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ) e da Associação Brasileira de Pesquisadores do Jornalismo (SBPJor), a pesquisa compilou dados a partir das respostas de 2.731 jornalistas de todo o Brasil que preencheram um questionário online.

    Acesse os resultados completos da pesquisa, cuja divulgação faz parte das comemorações do Dia Nacional do Jornalista, em 7 de abril.

    *Com informações do site Nós da Comunicação.

    http://www.themarp.com.br/noticias/pesquisa-revela-que-maioria-dos-jornalistas-brasileiros-atua-em-veiculos-de-comunicacao/

  • Para a frase ficar correta: A maioria dos jornalistas brasileiros atua nas assessorias de imprensa das organizações do país.


ID
883894
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A respeito de assessoria de imprensa, julgue os itens subsequentes.

No Brasil, é prática corrente entre os profissionais da área de comunicação trabalhar, simultaneamente, na assessoria de comunicação e no veículo de comunicação.

Alternativas
Comentários
  • Esta prática era corrente nos anos 60 e na época da ditadura militar. Mas, com o código de ética dos jornalistas, inclusive, esta prática é condenada. Segundo o código, o jornalista não deve fazer matérias para a empresa em que atua como assessor ou se valer do papel de assessor para obter informações e utilizá-las enquanto jornalista de redação. 
  • Alguem sabe porque o gabarito é correto? Não entendi
  • Também não entendi porque ela está como correta.
  • Na minha opinião esta questão deveria ser a alternativa errada, pois não é comum e muito menos ético profissionais aturem em assessorias e veículos simultaneamente. Vai entender o Cespe.
  • Considero a questão correta, pois a pergunta versa sobre o que é comum e não se é ético ou não.
  • Concordo com a Mayara. A prática é super comum. E a questão não fez menção à ética.
  • Mais uma vez deixo meu desabafo contra esse tipo de questão. Assertivas em que temos que responder secamente se estão certas ou erradas, sem espaço para ponderação, não poderiam jamais ter esse tipo de comando. "É comum", "É raro", "É de difícil conceituação" - são comandos subjetivos, variam de acordo com a percepção de cada um e não deveriam ser objeto de questionamento em provas objetivas de certo ou errado.

    Enfim, só um desabafo mesmo...
  • Talvez a banca tenha considerado, no conceito de "veículo de comunicação", house organs ou publicações institucionais. Nesse sentido, realmente é uma "prática corrente". Mas a questão não deixa de ser maldosa.
  • Gente, a prática é extremamente comum até hoje. E, mesmo no que tange à ética, o que não pode é o jornalista fazer matérias na empresa onde é assessor ou entrevistar assessorados e, nem se valer, de nenhuma forma, do cargo de assessor para influenciar as matérias no veículo onde trabalha. Eu sei, é uma linha tênue e de difícil aplicação na prática, mas, pelo menos, em teoria é assim.

  • Existe alguma estatística que oficialize quantos assessores também trabalham em veículos? Se não... é uma pergunta subjetiva e como tal não deve ter apenas uma resposta como "certo" ou "errado". 

  • Marquei como correta, pois é padrão, em órgãos públicos, produzir o jornal do órgão e exercer a assessoria do mesmo. Era assim na comunicação da UnB e tb no STJ, onde estagiei. Não vejo problema algum...

  • Questão safada!! :(

  • Que questão cheia de maldade! Só depois de ler os comentários consegui entender o pq do gabarito


ID
883897
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A respeito de assessoria de imprensa, julgue os itens subsequentes.

A imagem do assessor de imprensa depende de sua credibilidade.

Alternativas

ID
883900
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A respeito de assessoria de imprensa, julgue os itens subsequentes.

A assessoria de imprensa volta-se à gestão do relacionamento e da informação entre as fontes de informação e a imprensa.

Alternativas
Comentários
  • Item correto e muito parecido com uma questão respondida anteriormente que diz: "O assessor de imprensa é o intermediário do relacionamento entre as fontes e a imprensa". 

    Assessor de imprensa:
    Sua principal tarefa é tratar da gestão do relacionamento entre uma pessoa física, entidade, empresa ou órgão público e a imprensa.
     


ID
883903
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A respeito de assessoria de imprensa, julgue os itens subsequentes.

Denomina-se mídia espontânea a publicação de notas e de informações pagas por determinada organização, bem como o agendamento de entrevistas.

Alternativas
Comentários
  • Mídia espontânea é obtida por forma não paga e geralmente é obtida através de ações de assessoria de imprensa, como envio de release para as redações, que fazem matérias sobre o assessorado.
  • em 2020 podemos falar em post orgânico

ID
883906
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A respeito de assessoria de imprensa, julgue os itens subsequentes.

As atividades relacionadas à comunicação organizacional não compreendem a assessoria de imprensa.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Comunicação Organizacional é o tipo ou processo de comunicação que ocorre no contexto de uma organização, seja esta pública ou privada. Fazem parte da Comunicação Organizacional o conhecimento e o estudo dos grupos de interesse de uma instituição (públicos), o planejamento de práticas de comunicação nos âmbitos interno (comunicação interna) e externo (comunicação externa), aí compreendidos a escolha e os usos de medias empregadas, sua implementação e sua contínua avaliação.

    Hodiernamente, a Comunicação Organizacional agrega também o conceito de Comunicação Integrada, da qual fazem parte as atividades de assessoria de imprensa, RP, dentre outras.

    Fica a dica de um excelente livro sobre o assunto, um clássico, porém ainda muito atual:


  • Comunicação organizacional= institucional, mercadológica, interna e administrativa

    A comunicação institucional tem o intuito de melhorar a imagem da empresa perante a sociedade, os consumidores e os investidores. Ela é a responsável, por meio da gestão estratégica das relações públicas, pela construção de uma imagem e identidade corporativa de uma organização.

    Para que isso aconteça, além das relações públicas, são necessárias ações de assessoria de imprensa, marketing social e cultural, entre outros.

    FONTE: https://endomarketing.tv/comunicacao-organizacional/


ID
883909
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No que se refere ao release, ao press-kit e à organização de
entrevistas coletivas e de notas, julgue os itens que se seguem.

A nota oficial consiste em uma comunicação que é elaborada e divulgada pela imprensa, visando prestar esclarecimentos ao público e reduzir a possibilidade de boatos sobre determinado assunto.

Alternativas
Comentários
  • A nota oficial não seria elaborada pela organização e divulgada pela imprensa????
  • Nota oficial
    1 Comunicado emitido por órgão oficial. 
    http://aulete.uol.com.br/nossoaulete/nota
  • Questão muito mal formulada. A nota é redigida pela organização que poderá divulgar pela imprensa ou por seus canais próprios. Palhaçada do Cespe.
  • Eu marcaria errado, pois é elaborado pela empresa e possivelmente divulgado pela imprensa, sendo que esta não tem a obrigação de o fazer.
  • "A nota oficial consiste em uma comunicação que é elaborada e divulgada pela imprensa..." NÃO!

    "Nota oficial: documento distribuído à imprensa, muitas vezes veiculado de forma paga, contendo declaração, posicionamento oficial ou esclarecimento sobre assunto relevante, urgente e de interesse público."
    Além disso é um produto de Assessoria de Imprensa.
  • A nota oficial consiste em uma comunicação que é elaborada PELO ÓRGÃO/ENTIDADE e divulgada pela imprensa

  • A questão é tão óbvia, que a gente começa a duvidar da  idoneidade de algumas bancas! É lógico que o teor da nota oficial é elaborado pelo órgão ou entidade que tem interesse em divulgar, através da imprensa, alguma informação necessária à elucidação de algum fato relevante. A questão é bem formulada! O gabarito é que deve estar atendendo a algum interesse obscuro ou a banca deve ter buscado a definição de algum autor totalmente minoritário para bancar esse gabarito ridículo. Dessa feita, concurso vira loteria! 

  • Cabe recurso com algum embasamento teórico?


ID
883912
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No que se refere ao release, ao press-kit e à organização de
entrevistas coletivas e de notas, julgue os itens que se seguem.

O release é um documento estruturado na forma de matéria jornalística que é encaminhado à imprensa.

Alternativas

ID
883915
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No que se refere ao release, ao press-kit e à organização de
entrevistas coletivas e de notas, julgue os itens que se seguem.

Atualmente, a função do assessor de imprensa resume-se na produção de releases.

Alternativas
Comentários
  • Cada vez mais a figura do assessor de comunicação torna-se estratégica nas empresa. Como compara Jorge Duarte, o assessor é um gestor, um consultor, que tem visão estratégica do relacionamento entre  o assessorado e os stakeholders, no caso, a mídia. 
  • Algumas diferenças entre Assessoria de Imprensa e Assessoria de Comunicação.

    A Assessoria de Imprensa é composta somente por jornalistas, que têm a função de lidar diretamente com repórteres, além de conhecer as atividades, projetos, propostas e ideais da instituição ou cliente para, assim, elaborar releases e sugerir pautas noticiáveis para a mídia. Deve ainda divulgar eventos, montar clippings, dar orientações sobre como executivos e colaboradores devem se relacionar com a mídia e possuir mailing atualizado. Mas seu principal papel é a divulgação.

    Enquanto que a Ascom é constituída por, pelo menos, um profissional de cada área da comunicação, ou seja, jornalista, publicitário, relações públicas e marqueteiro. Por ser mais completa, já se subentende que o trabalho exercido também seja mais aprofundado. Esses profissionais precisam conhecer detalhadamente o produto ou cliente que assessoram e, além das funções da assessoria de imprensa, devem ainda saber quais são os pontos negativos da instituição e tentar apresentar meios para solucioná-los e também criar um ambiente harmônico entre colaboradores, proprietários e executivos.

    http://www.casadosfocas.com.br/destaque/assessoria-de-imprensa-ou-de-comunicacao/


ID
883918
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No que se refere ao release, ao press-kit e à organização de
entrevistas coletivas e de notas, julgue os itens que se seguem.

O press-kit, constituído de material de apoio de caráter informativo, é entregue aos jornalistas durante suas visitas, coberturas, entrevistas coletivas e lançamentos.

Alternativas
Comentários
  • Press-kit reúne uma série de itens que facilitam a cobertura jornalística sobre o que se quer divulgar (um evento ou novo produto, por exemplo). Apresenta dados mais completos ou uma amostra daquilo que será lançado, estimulando os profissionais da imprensa a publicar sobre o produto/evento.
  • press-kit, constituído de material de apoio de caráter informativo, é entregue aos jornalistas durante suas visitas, coberturas, entrevistas coletivas e lançamentos. Acredito que essa questão está errada porque delimita a entrega de press-kit durante as visitas e entrevistas coletivas, sendo que ele pode e deve ser entregue com certa antecedência a esses eventos.

ID
883921
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No que se refere ao release, ao press-kit e à organização de
entrevistas coletivas e de notas, julgue os itens que se seguem.

As entrevistas coletivas só devem ser realizadas em situações emergenciais ou de crise, quando muitos jornalistas procuram simultaneamente uma mesma instituição.

Alternativas
Comentários
  • As entrevistas coletivas também podem ser feitas para anunciar fusões, operações, lançamentos e comunicados que tenham relevância pública, não apenas em caso de crise.

ID
883924
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, referentes a clipping.

As assessorias, as agências e os veículos de comunicação devem tomar conhecimento das informações divulgadas nas redes sociais ao elaborarem o clipping.

Alternativas
Comentários
  • Cada vez mais as redes sociais são usadas pelas empresas como forma de fazer  "um raio x" da imagem que os stakeholders tem da empresa na web. Vale a pena ler o livro Mídias sociais na prática, do Ramalho. Ele acredita que as redes sociais potencializam o antigo "boca a boca"  e podem ser utilizadas como ferramenta de aproximação com os públicos e até mesmo no CRM. 
  • Um livroo que vocês podem encontrar muita informação sobre redes sociais, comportamento e comunicação e que eu mesma sempre reviso antes das provas é Cumplicidade Virtual, da Editora Casa do Psicólogo, de 2013. http://www.ciadoslivros.com.br/cumplicidade-virtual-p538541/

ID
883927
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, referentes a clipping.

O trabalho de clipping não pode ser realizado por empresa terceirizada, devendo ser realizado pelo próprio assessor de imprensa.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    O mais comum é exatamente o oposto; as organizações atualmente terceirizam esse tipo de serviço à empresas especializadas, principalmente clipping eletrônico.

ID
883930
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, referentes a clipping.

Denomina-se clipping eletrônico o clipping de rádio e televisão.

Alternativas
Comentários
  • E os jornais digitais? 
  • Para o CESPE, se a questão estiver incompleta, não quer dizer que esteja errada.
  • O clipping nada mais é do que um recorte das notícias que são de interesse da empresa. Esse processo seleciona e “recorta” as notícias que citam a sua marca.

    Por anos a fio, esse trabalho era realizado com as chamadas mídias tradicionais: revistas, jornais, rádios, TV’s.

    O termo clipping vem da gíria “clip”, que em inglês significa a clipagem de matérias sobre um mesmo assunto, recortadas de vários meios de comunicação.

    Com o advento da internet, das mídias digitais, o processo de clipagem ficou mais simples e acessível, o que conhecemos hoje por clipping eletrônico.

    Esse tipo de clipping acontece dentro do mundo digital. Com o auxílio de algumas ferramentas de pesquisas, o clipping eletrônico é o mais abrangente e, por esse motivo, é o mais procurado nos dias atuais.

    Hoje, uma boa empresa de clipping eletrônico fornece não só cópia do que saiu de seu interesse em rádio, jornais e emissoras de TV, mas também nos portais de notícias e nas redes sociais.

    Portanto, a avaliação não fica presa apenas às notícias, mas aos comentários, reações, interações, cliques, compartilhamentos, enfim, toda a interação que o usuário de internet pode ter com a sua marca.

     

    Fonte: http://www.amazonpicture.com.br/blog/precisa-clipping-eletronico/

  • Para quem marcou errado por achar incompleto, sugiro inverter a ordem da frase. Veja:

     

    O clipping de rádio e televisão é denominado clipping eletrônico.

     

    Agora parece certo, não?

  • Jorge Duarte (sempre ele rs), em AI e Relacionamento com a Mídia (2010):

    "... o serviço rotineiro de clipping de rádio e televisão (chamado clipping eletrônico) é trabalhoso ou tem custo alto, se terceirizado."


ID
883933
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos a marketing institucional.

Entre as áreas de aplicação do marketing institucional não se inclui o marketing cultural.

Alternativas
Comentários
  • Ações de marketing cultural estão incluidas no escopo do marketing institucional, ajudando a empresa a fortalecer sua marca e posicionar seus atributos diante da concorrencia. 

  • O BNDES e a Petrobras são os melhores exemplos de uso do marketing cultural através de exposições de arte, shows musicais em suas instalações, além de oferecer patrocínios a peças de teatro, filmes, seriados, bandas e orquestras, sempre destacando o logo das empresas patrocinadoras. 

  • ​O Marketing Institucional não tem como objetivo imediato à venda, pois visa criar atitudes e comportamentos favoráveis nos diversos segmentos do público em relação à empresa. A partir do momento em que a imagem de uma empresa junto ao público consumidor, acionistas, funcionários, fornecedores e terceirizados é uma questão importante no sucesso das efetuações das vendas, o Marketing Institucional aparece com uma força dominante.


    O Marketing Institucional é a execução de atividades necessárias para atingir o objetivo de uma determinada instituição, onde o seu principal objetivo é reforçar a imagem ou conseguir apoio, englobando várias ferramentas, onde envolve o Marketing Público, Marketing Social, Marketing Esportivo, Marketing Cultural, Marketing Comunitário, Marketing Pessoal e Marketing Ecológico.​

  • Segmentos do Marketing Institucional:

    Marketing Cultural , Social, Esportivo, Comunitario, Pessoal , Ecologicoe etc.

    gab. ERRADO.

  • Marketing institucional – Modalidade de marketing que cuida de todos os aspectos relacionados à imagem da instituição. Mais voltado para o share of mind (fixação da marca na memória) do que para o market share (participação da marca no mercado), seu objetivo imediato não é a venda, e sim a criação de uma atitude favorável, nos diversos segmentos do público, em relação à empresa ou qualquer outro tipo de organização. Engloba uma série de outras modalidades, como o marketing cultural, o esportivo, o ecológico, o comunitário.  (...) São questões afetas ao marketing institucional, entre outras: cuidar do correto posicionamento da empresa no mercado e na sociedade, da imagem corporativa e da identidade visual (quanto à correta aplicação e preservação da logomarca da empresa), além de zelar pelo cumprimento dos princípios contidos no código de ética aceito por seus executivos. 

    Dicionário Essencial de Comunicação, Rabaça & Barbosa, p. 172


ID
883936
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos a marketing institucional.

Em uma organização com fins lucrativos, o marketing institucional não se destina à indução do consumo ou ao estímulo à venda, mas à mudança da imagem da organização em face da sociedade.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Um pequeno detalhe na questão, está quase toda certa, o porém é "organização com fins lucrativos", pois nesse caso, o marketing institucional se destina, sim, à indução do consumo estímulo à venda, pois trata-se de empresa ou organização que visa ao lucro.
  • Vale destacar ainda que não necessariamente o marketing institucional visa a mudança da imagem da organização. Ele trabalha a identidade, a formação e a consolidação da imagem da instituição.
  • A propaganda institucional de uma empresa com fins lucrativos justamente vai estimular o consumo e as vendas. Como o princípio é o de reforçar a imagem da organização (valores), é até natural que o consumidor tocado por uma mensagem positiva de determinada empresa passe a preferir os produtos dessa instituição frente a uma empresa desconhecida ou com a imagem manchada no mercado.
  • Esse é um exemplo onde a troca da palavra SEM pela palavra COM pode te tirar a nomeação. ATENÇÃO SEMPRE GALERA!

  • O Marketing Institucional é usado para formação, reforço ou mudança de imagem, com objetivos econômicos.

  • O Marketing Institucional não tem como objetivo imediato à venda, pois visa criar atitudes e comportamentos favoráveis nos diversos segmentos do público em relação à empresa. A partir do momento em que a imagem de uma empresa junto ao público consumidor, acionistas, funcionários, fornecedores e terceirizados é uma questão importante no sucesso das efetuações das vendas, o Marketing Institucional aparece com uma força dominante. O Marketing Institucional é a execução de atividades necessárias para atingir o objetivo de uma determinada instituição, onde o seu principal objetivo é reforçar a imagem ou conseguir apoio, englobando várias ferramentas, onde envolve o Marketing Público, Marketing Social, Marketing Esportivo, Marketing Cultural, Marketing Comunitário, Marketing Pessoal e Marketing Ecológico.


    obs : Para mim esta errado mesmo, pois o objetivo e reforçar a imagem e não fazer a mudança da instituição. a mudança é uma consequencia apenas.


ID
883939
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de pesquisa em comunicação, julgue os itens seguintes.

O grupo focal é uma ferramenta de pesquisa quantitativa que auxilia a identificação de tendências e do foco.

Alternativas
Comentários
  • Grupo focal é uma ferramenta de pesquisa qualitativa.
  • Errado

    As entrevistas de grupo focal constituem uma técnica de pesquisa bastante utilizada na área do Marketing. Trata-se de um método de pesquisa qualitativo, dada a ausência de medidas numéricas e análises estatísticas e pode ser: Exploratória - Fenomenológica - Clínica.
  • tendências  são evidenciadas por pesquisas quantitativas.

  • O grupo focal é uma ferramenta de pesquisa QUALITATIVA!

  • Morgan (1997) define grupos focais como uma técnica de pesquisa qualitativa, derivada das entrevistas grupais, que coleta informações por meio das interações grupais. Para Kitzinger (2000), o grupo focal é uma forma de entrevistas com grupos, baseada na comunicação e na interação. Seu principal objetivo é reunir informações detalhadas sobre um tópico específico (sugerido por um pesquisador, coordenador ou moderador do grupo) a partir de um grupo de participantes selecionados. Ele busca colher informações que possam proporcionar a compreensão de percepções, crenças, atitudes sobre um tema, produto ou serviços.

  • errada

    O grupo focal, como ferramenta qualitativa, pode ser útil para identificar tendências, desvendar problemas ou ajudar na busca de agenda oculta do problema.


ID
883942
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de pesquisa em comunicação, julgue os itens seguintes.

A pesquisa de opinião pública é um tipo de pesquisa pouco utilizado na área de comunicação.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA

    "Os estudos de opinião pública são uma tradição no IBOPE e ajudam a compreender as expectativas e a percepção da população brasileira sobre diversos assuntos de interesse nacional. Na sua grande maioria, são estudos customizados, de acordo com demandas específicas.

    Não raro, estas pesquisas obtêm grande visibilidade na imprensa, quando contratadas com essa finalidade. É o caso, por exemplo, das pesquisas sobre aborto da ONG Católicas pelo Direito de Decidir, além do Índice Nacional de Expectativa do Consumidor e das pesquisas de avaliação do Governo Federal, ambas divulgadas regularmente pela Confederação Nacional da Indústria."

    FONTE: http://www.ibope.com.br/pt-br/solucoes/Opinaopublicaepolitica/opiniaopublica/Paginas/Opiniao-publica.aspx










  • A pesquisa de opinião pública é amplamente utilizada em eleições, assim como em momentos decisivos da realidade social e política.


ID
883945
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere à responsabilidade social e ao consumo
sustentável, julgue os próximos itens.

Uma organização socialmente responsável incorpora ao planejamento de atividades os públicos estratégicos, tais como os empregados, os fornecedores, os acionistas, os consumidores, o governo, a comunidade e o meio ambiente.

Alternativas
Comentários
  • Correto.

    Responsabilidade social é uma forma de gestão de empresas, não é exercer a caridade ou filantropia. É quando a organização é ética e transparente; age com respeito às leis; com sustentabilidade; concorre no mercado de forma limpa; visa o bem-estar dos funcionários, é norteada por uma ampla visão social e econômica. Por fim, a responsabilidade da empresa se estende para uma preocupação das consequências de suas ações para com a sociedade.

    Na questão acima, conclui-se o conceito de responsabilidade social ao se ter "comunidade e meio ambiente" entre os públicos. 


  • O "meio ambiente" não é bem um público, né? Mas ok.

  • "Responsabilidade social é uma forma de conduzir os negócios da empresa de tal maneira que a torna parceira e co-responsável pelo desenvolvimento social. A empresa socialmente responsável é aquela que possui a capacidade de ouvir os interesses das diferentes partes (acionistas, funcionários, prestadores de serviços, fornecedores, consumidores, comunidade, Governo e meio ambiente) e consegue incorporá-los no planejamento de suas atividades, buscando atender às demandas de todos, e não apenas dos acionistas ou proprietários" (disponível em: <>).

    "O movimento da responsabilidade social das empresas, que ocorreu nos anos 1960, nos EUA, relacionado à degradação do meio ambiente e aos direitos dos consumidores, no Brasil, passou a ser pauta da agenda do setor privado a partir dos anos 1990, referindo-se à participação do setor empresarial no enfrentamento dos já tradicionais e novos problemas de ordem social, resultantes de um crescimento econômico desarticulado de um projeto de desenvolvimento econômico e social, e de transformações ocorridas no contexto econômico, no século XX, o que torna a prática da responsabilidade social no setor privado brasileiro um desafio ainda maior."

    "A evolução da rs das empresas pode ser dividida em três estágios, que, ao contemplarem permanentemente diferentes enfoques e públicos-alvo, envolvem todas as partes interessadas no processo de gestão social empresarial, através de ações gerenciais desenvolvidas para o enfrentamento das novas demandas sociais. Tais estágios são: "(...) 1º estágio � exercício da gestão social interna (...) 2º � exercício da gestão social externa (...) 3º � exercício da gestão social cidadã (...)" (Melo Neto e Froes, 2001: 80-81)"

    Segundo estágio inclui MEIO AMBIENTE

    FONTE: https://www.scielo.br/j/rec/a/rWpSZz36LrP58Pxc9ncmGVB/?lang=pt


ID
883948
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

No que se refere à responsabilidade social e ao consumo
sustentável, julgue os próximos itens.

Ética e transparência são atributos essenciais ao estabelecimento de responsabilidade social na gestão dos negócios.

Alternativas
Comentários
  • Off Topic:


    Código de Ética não passa de balangá beiço, já viu o que fizeram na Petrobrás.

    E todo mundo se considera Ético.


ID
883951
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere à responsabilidade social e ao consumo
sustentável, julgue os próximos itens.

A empresa socialmente responsável é aquela que desconsidera o interesse público na gestão dos seus negócios.

Alternativas

ID
883954
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação ao planejamento de comunicação organizacional,
julgue os itens subsequentes.

O planejamento estratégico de comunicação organizacional deve ter como base a missão e os valores da organização.

Alternativas
Comentários
  • Correto.

    O Planejamento Estratégico de Comunicação
      deve estar alinhado ao Planejamento Estratégico da Empresa. Ou seja, as ações de comunicação devem estar voltadas para a missão, visão, valores e objetivos da empresa. Aliás, não tem sentido a comunicação agir em sentido contrário ao que a alta gestão da organização deseja/estudou para o futuro.

    De acordo com informações do professor Luiz Campos:

    Planejamento Estratégico: relativo à alta gestão da organização. Responsável pelas grandes decisões que repercutem na empresa como um todo. É de longo prazo, afinado com as alterações ambientais, com as demandas sociais e competitivas, e com a necessidade de ações no presente que tragam os melhores resultados no futuro. 

  • CORRETA

    [...] O Planejamento Estratégico organizacional tem como base fundamental: a missão, a visão e os valores da organização.

    Rodrigo Rennó



ID
883957
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação ao planejamento de comunicação organizacional,
julgue os itens subsequentes.

Atualmente, a comunicação organizacional é de responsabilidade única de um setor ou departamento da organização, o qual produz e divulga as informações.

Alternativas
Comentários
  • Não cabe necessariamente a apenas um departamento ou setor da organização, algumas atividades podem integrar diferentes setores:

    Assessoria de Imprensa e Comunicação Interna - cabe a assessoria de Comunicação Social 

    Comunicação Administrativa - cabe a área de Recursos Humanos
    Mídias on line - em alguns casos total interação com equipe de TI para desenvolvimento de Portal Corporativo e Intranet
    Área de Marketing - monitoramento e produção de web sites, blogs, facebook e redes sociais
    Espero ajudar, vamos adiante. Obrigada

ID
883960
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Com relação ao planejamento de comunicação organizacional,
julgue os itens subsequentes.

Mediante a técnica SWOT, analisam-se os pontos fortes e fracos de uma organização, assim como suas oportunidades e ameaças, visando auxiliar o processo de elaboração do planejamento.

Alternativas
Comentários
  • Segundo o http://www.significados.com.br/swot/:

    SWOT é a sigla dos termos ingleses Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities(Oportunidades) e Threats (Ameaças). Em Administração de Empresas, a Análise SWOT é um importante instrumento utilizado para planejamento estratégico que consiste em recolher dados importantes que caracterizam o ambiente interno (forças e fraquezas) e externo (oportunidades e ameaças) da empresa.

    A Análise SWOT é uma ferramenta utilizada para fazer análise ambiental, sendo a base da gestão e do planejamento estratégico numa empresa ou instituição. Graças à sua simplicidade pode ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário, desde a criação de um blog à gestão de uma multinacional. Este é o exemplo de um sistema simples destinado a posicionar ou verificar a posição estratégica da empresa/instituição no ambiente em questão.

    A técnica de análise SWOT foi elaborada pelo norte-americano Albert Humphrey, durante o desenvolvimento de um projeto de pesquisa na Universidade de Stanford entre as décadas de 1960 e 1970, usando dados da Fortune 500, uma revista que compõe um ranking das maiores empresas americanas.

  • SWOT é a sigla dos termos ingleses Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) que consiste em uma metodologia bastante popular no âmbito empresarial.


    Em Administração de Empresas, a Análise SWOT é um importante instrumento utilizado para planejamento estratégico que consiste em recolher dados importantes que caracterizam o ambiente interno (forças e fraquezas) e externo (oportunidades e ameaças) da empresa.


    A Análise SWOT é uma ferramenta utilizada para fazer análise ambiental, sendo a base da gestão e do planejamento estratégico numa empresa ou instituição. Graças à sua simplicidade pode ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário, desde a criação de um blog à gestão de uma multinacional. Este é o exemplo de um sistema simples destinado a posicionar ou verificar a posição estratégica da empresa/instituição no ambiente em questão.


ID
883963
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação ao planejamento de comunicação organizacional,
julgue os itens subsequentes.

O planejamento de comunicação organizacional realiza-se exclusivamente no nível operacional.

Alternativas
Comentários
  • nível operacional, tático e estratégico

ID
883966
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Considerando a interface entre as relações públicas e a
administração de empresas e organizações, julgue os itens que se
seguem.

As ações de relações públicas e as de comunicação administrativa, por serem dissociáveis em seus objetivos, não se integram no composto de comunicação organizacional de uma empresa.

Alternativas
Comentários
  • Errado. A comunicação organizacional e a comunicação administrativa são elementos do mesmo conjunto, de um todo chamado de comunicação integrada. 


ID
883969
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando a interface entre as relações públicas e a
administração de empresas e organizações, julgue os itens que se
seguem.

Cabe ao profissional de relações públicas esclarecer seus assessorados acerca da obrigatoriedade de gratuidade das ações de relações públicas aos seus destinatários (públicos internos e externos da organização).

Alternativas
Comentários
  • Correto, já que se as ações não forem pagas não é mais RP e sim marketing ou publicidade.


ID
883972
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando a interface entre as relações públicas e a
administração de empresas e organizações, julgue os itens que se
seguem.

Ao profissional de relações públicas compete coordenar esforços em prol da reputação corporativa da organização a que presta serviços, a despeito de as ações de relações públicas independerem das ações de responsabilidades social, financeira e ambiental, que são coordenadas por divisões específicas.

Alternativas
Comentários
  • Ao profissional de relações públicas compete coordenar esforços em prol da reputação corporativa da organização a que presta serviços, a despeito de as ações de relações públicas independerem das ações de responsabilidades social, financeira e ambiental, que são coordenadas por divisões específicas. DEPENDE!
  • É importante que haja um planejamento organizacional e que as estratégias de comunicação, incluindo as atividades de Relações Públicas, representem os interesses da organização. Daí não faz sentido se dizer "a despeito de as ações de relações públicas independerem das ações de responsabilidades social, financeira e ambiental....", porque é necessário haver uma sintonia entre estas iniciativas em prol da reputação da corporação.

    Espero estar pensando de forma correta. Obrigada

  • Erro por contradição:

    "Ao profissional de relações públicas compete coordenar esforços em prol da reputação corporativa da organização a que presta serviços, a despeito de as ações de relações públicas independerem das ações de responsabilidades social, financeira e ambiental, que são coordenadas por divisões específicas."

    O que está em negrito (certo) contradiz frontalmente ao que está sublinhado (errado). Responsabilidade social, financeira e ambiental afetam diretamente a reputação corporativa.

  • Em 2012 ja tinha sem noçao no QC, que doidera.


ID
883975
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando a interface entre as relações públicas e a
administração de empresas e organizações, julgue os itens que se
seguem.

As certificações que atestam a responsabilidade social de uma organização não consistem em diferenciais qualitativos que propiciam o acesso ao mercado de capitais, visto que balanço social e balanço contábil apresentam resultados distintos.

Alternativas
Comentários
  • Item errado!

    As organizações atualmente respondem por suas ações humanas,  econômicas e sociais, causando um grande enlaçamento entre todos os processos, inclusive entre os balanços contábil e social. Dessa forma, não apresentam resultados distintos, mas sim complementares, quando não integrados. 

    Para os interessados, segue link de um artigo muito esclarecedor sobre o assunto.
    http://www.ead.fea.usp.br/tcc/trabalhos/artigo_Daniela%20Moraes.pdf

    Bom estudo :)
  • Consiste sim em diferenciais qualitativos. 


ID
883978
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Com relação à formação da reputação corporativa de uma
organização, julgue os próximos itens.

A imagem corporativa, um retrato que o público constrói de uma organização, pode ser influenciada pelas experiências do público com a organização.

Alternativas
Comentários
  • Apenas para lembrar: IDENTIDADE é diferente de IMAGEM.

    IDENTIDADE: é o que a empresa é, sua cultura, maneira de produzir, como se posiciona no mercado observando seus limites e desejos de percepção;
    IMAGEM: é como o outro percebe a empresa, ou seja, há algo de subjetivo aqui.
     

  • Seguem os conceitos:

     

    IDENTIDADE - como a empresa quer ser vista

    IMAGEM - como a empresa é vista

    REPUTAÇÃO - resultado da soma das imagens da empresa ao longo do tempo

     

    Aprofundando:

     

    A imagem, portanto, ou as imagens (para sermos mais exatos) de uma organização são percepções que estão na cabeça dos públicos ou das pessoas individualmente, formadas pelo contato direto ou não com essa organização (temos imagens para organizações com as quais nunca tomamos contato direto como , por exemplo, o Pentágono, reino dos falcões da guerra).

     

    A reputação também é um conceito, uma avaliação, que, como a imagem, decorre das percepções dos públicos e das pessoas individualmente mas, diferentemente da imagem, ela é menos fluída, é construída num prazo maior de tempo, tem maior consistência e intensidade. A maioria das organizações tem imagens, mas poucas chegam a ter uma reputação, porque essa é resultado de um processo mais demorado de interação.  A gente pode dizer que a imagem é como algo que se sente na pele e a reputação como algo que se sente na alma.

     

    A identidade encerra, porém, outra perspectiva. Ela é a somatória de esforços, produtos, significados, valores, marcas etc, construídos ou produzidos por uma organização. Podemos falar na identidade visual, por exemplo, que incorpora as formas pelas quais a organização se torna visível, "legível" no mercado e na sociedade (embalagens, logos, fachadas, papelaria),  e que é um dos componentes da identidade de uma organização. A identidade inclui também a missão e a visão da organização,  sua capacidade de inovação, seu talento humano (capital intelectual) e assim por diante.

     

    Fonte: http://www.portalimprensa.com.br/noticias/wilson+da+costa+bueno/193/imagem+reputacao+e+identidade+revisitando+conceitos


ID
883981
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Com relação à formação da reputação corporativa de uma
organização, julgue os próximos itens.

A identidade corporativa, um autorretrato da organização, constitui-se dos valores básicos e das características atribuídas a uma corporação pelos seus membros (público interno ou externo).

Alternativas
Comentários
  • http://www.youtube.com/watch?v=vgLs2xZHetA
  • "...características atribuídas a uma corporação pelos seus membros (público interno ou externo)."

    A característica atribuída pelo público externo não seria a imagem corporativa? Fiquei sem entender... 

  • No meu ponto de vista caberia recurso nessa questão.


    ERRO DA QUESTÃO:  AS CARACTERISTICAS DA  IDENTIDADE CORPORATIVA.SÃO ATRIBUIDAS APENAS PELO PÚBLICO INTERNO,    OU SEJa,Não atribuida pelos seus públicos INTERNO E EXTERNO.

    Qual a diferença entre identidade e imagem corporativa?

    Enquanto a identidade corporativa expressa a realidade da empresa em sua essência, a imagem se refere à percepção externa, ou seja, às características que as pessoas atribuem à organização, com base nas experiências de uso, nas relações interpessoais e nos meios de comunicação de massa. O conceito de identidade corporativa não possui um caráter simplesmente visual, pois abarca aspectos culturais, ambientais e de comportamento. Já a imagem corporativa, é um conjunto de significados que uma pessoa associa à organização, uma representação mental, no imaginário coletivo, de um conjunto de atributos e valores que funcionam como um estereótipo e determinam a conduta e as opiniões dessa coletividade. O quadro abaixo esclarece as diferenças entre os dois conceitos, com base nas proposições de Brandt e Johnson (1997).


    Tabela3 Identidade e Imagem Corporativa
  • Nossa, não tem como esse está certa!

    Eu entendo que se as características são atribuidas pelo público, seja interno ou externo, estamos falando da IMAGEM CORPORATIVA.
  • Também discordo do gabarito.

    "IDENTIDADE é a manifestação tangível, o autorretrato da organização ou a soma total de seus atributos, sua comunicação etc." (Kunsch)

    É a forma de uma organização se apresentar a seus públicos. Nunca vi um conceito que fale que são valores e características atribuídas PELOS SEUS MEMBROS. Muito menos pelo público externo.
  • Questão CORRETA

    Caros, vejam só esse trecho do livro "Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada", de Margarida Kunsch -- 3a. ed., 2002, página 172. (OBS.: esse livro é uma das principais referências usadas pelo Cespe e suponho que a questão foi retirada dele):

    "A identidade corporativa reflete e projeta a real personalidade de uma organização. (...) De acordo com Joan Costa (2001, p. 214), ela 'se define por dois parâmetros: o que a empresa é e o que ela faz'. (...) Para Costa, esses dois parâmetros constituem o lado racional, a face objetiva da identidade. Mas existe também o outro lado da moeda, o que corresponde à face subjetiva da identidade corporativa, que emerge dos públicos e da interpretação destes sobre o que é e faz a organização. Em outras palavras, a identidade corporativa refere-se aos valores básicos e às características atribuídas às organizações pelos seus públicos internos e externos. Além do que ela é e faz, a identidade corporativa se origina de três níveis de comunicação: o que a organização diz, o que ela realmnte faz e o que dizem e acham dela os seus públicos."
  • Coloquei errado justamente igual aos colegas abaixo, "O público externo" Invalida a questão! 

  • Identidade Corporativa nada mais é do que o conjunto de valores e crenças que diferenciam uma organização das outras que existem no mercado, em outras palavras podemos dizer que é a personalidade da organização. Além disso, a Identidade Corporativa inclui um conjunto de imagem, logotipo, símbolo e cores que são veiculados junto à imagem da instituição formando sua marca.

  • Seguem os conceitos:

     

    IDENTIDADE - como a empresa quer ser vista

    IMAGEM - como a empresa é vista

    REPUTAÇÃO - resultado da soma das imagens da empresa ao longo do tempo

     

    Aprofundando:

     

    A imagem, portanto, ou as imagens (para sermos mais exatos) de uma organização são percepções que estão na cabeça dos públicos ou das pessoas individualmente, formadas pelo contato direto ou não com essa organização (temos imagens para organizações com as quais nunca tomamos contato direto como , por exemplo, o Pentágono, reino dos falcões da guerra).

     

    A reputação também é um conceito, uma avaliação, que, como a imagem, decorre das percepções dos públicos e das pessoas individualmente mas, diferentemente da imagem, ela é menos fluída, é construída num prazo maior de tempo, tem maior consistência e intensidade. A maioria das organizações tem imagens, mas poucas chegam a ter uma reputação, porque essa é resultado de um processo mais demorado de interação.  A gente pode dizer que a imagem é como algo que se sente na pele e a reputação como algo que se sente na alma.

     

    A identidade encerra, porém, outra perspectiva. Ela é a somatória de esforços, produtos, significados, valores, marcas etc, construídos ou produzidos por uma organização. Podemos falar na identidade visual, por exemplo, que incorpora as formas pelas quais a organização se torna visível, "legível" no mercado e na sociedade (embalagens, logos, fachadas, papelaria),  e que é um dos componentes da identidade de uma organização. A identidade inclui também a missão e a visão da organização,  sua capacidade de inovação, seu talento humano (capital intelectual) e assim por diante.

     

    Fonte: http://www.portalimprensa.com.br/noticias/wilson+da+costa+bueno/193/imagem+reputacao+e+identidade+revisitando+conceitos


ID
883984
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando a comunicação interna em organizações, julgue os
itens seguintes.

As ferramentas de comunicação mercadológica não se incluem entre os recursos utilizados na comunicação interna.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o CESPE tenha se referido a comunicação interna como sinônimo de endomarketing. E o endomarketing pode utilizar todas as modernas ferramentas do marketing, voltadas para dentro da instituição.
  • Questão ERRADA.

    Mais uma vez, a referência do Cespe foi o livro "Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada", de Margarida Kunsch. Vejam o que ela diz na página 154 (3a. ed, 2002):

    "COMUNICAÇÃO INTERNA:

    (...)Ela seria um setor planejado, com objetivos bem definidos, para viabilizar toda a interação possível entre a organização e seus empregados, usando ferramentas da comunicação institucional e até da comunicação mercadológica (para o caso do endomarketing ou marketing interno)"

    Vale ressaltar que ela NÃO CONSIDERA que a comunicação interna seja sinônimo de endomarketing. Ao contrário, M. Kunsch diz que "o endomarketing limita-se a ver os funcionários como 'clientes internos'. Enquanto isso, defendemos, para o relacionamento com o público interno, uma política de relações públicas numa perspectiva muito mais ampla."

ID
883987
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando a comunicação interna em organizações, julgue os
itens seguintes.

O setor de comunicação interna consiste em um setor planejado cuja principal finalidade é viabilizar a interação entre a organização e seus empregados.

Alternativas
Comentários
  • A comunicação interna é um setor planejado, com objetivos bem definidos, para viabilizar toda a interação entre a organização e seus colaboradores. Para isto utiliza-se ferramentas da comunicação institucional e até da comunicação mercadológica (endomarketing). Wilson Costa Bueno ressalta a importância de não restringir a comunicação interna apenas à chamada comunicação descendente, ou seja, aquela que flui de cima para baixo na hierarquia empresarial. Uma boa comunicação organizacional interna é feita de forma descendente, ascendente e horizontalmente. O próprio conceito básico de comunicação já remete a uma via de mão dupla.

    Fonte: https://endomarketing.tv/comunicacao-organizacional/


ID
883990
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O ambiente da comunicação digital originou novos procedimentos
para o tratamento das informações destinadas aos mais diversos
públicos. Acerca desse assunto, julgue o item abaixo.

Para publicar em plataformas digitais, em que o espaço é ilimitado, os redatores não estão mais obrigados a seguir normas típicas constantes dos manuais de redação jornalística, como, por exemplo, o emprego de palavras curtas, conhecidas e precisas.

Alternativas
Comentários
  • Em plataformas digitais a objetividade é ainda mais necessária, as pessoas não tem tempo para ficar lendo textos grandes.
  • Gabarito errado.

    Embora as plataformas digitais gerem, sim, certa liberdade aos redatores, é sabido que o nível de atenção dos leitores (attention span) tem-se reduzido a cada ano, em virtude das próprias características desse tipo de comunicação.

    Portanto, agora mais do que nunca, tal comportamento e não só recomendado, como necessário para o sucesso de um plano de comunicação.
  • Questão polêmica, afinal ninguém é obrigado a seguir normas para escrever em qualquer plataforma digital. Há apenas recomendações, é claro.


ID
883993
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A respeito das estratégias de relacionamento com consumidores,
julgue os itens subsequentes.

A comunicação dirigida refere-se a toda forma de comunicação que incite uma resposta direta do cliente e que não utilize para isso recursos como mala direta, email, fax, telefone ou call center.

Alternativas
Comentários
  • Comunicação dirigida é um processo comunicacional para um determinado público.
  • Essas ferramentas que a questão enumera parecem-me exatamente as ferramentas de comunicação dirigida. :P 
  • A proposta da comunicação dirigida é elaborar mensagens eficientes, eficazes e aptas a produzir os efeitos desejados em seu público receptor. Suas principais ferramentas são:

    - correspondências
    - mala direta
    - publicações (house-organ, revistas)
    - relatório
    - discurso (lobby)
    - reunião
    - eventos
    - visitas
    - barra de hollerith
    - manual de integração
    - quadro de avisos
    - jornal mural
    - caixa de sugestões
    - vídeo empresarial
    - correio eletrônico/e-mail/intranet



    Bons estudos!
  • “O uso da comunicação dirigida é eficiente para a venda e divulgação de qualquer produto porque alia a personalização da mensagem com um custo/benefício mais vantajoso”

    “A empresa investe recursos com mais racionalidade e sabe exatamente qual o retorno deste investimento”

    “Uma mensagem de venda personalizada é mais persuasiva e por isso reflete em possibilidades de venda muito maiores”

  • O exemplos citados são de comunicação dirigida. Além disso, esse formato não exige resposta do cliente.


ID
883996
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito das estratégias de relacionamento com consumidores,
julgue os itens subsequentes.

Do composto de endomarketing, conjunto de ações de comunicação dirigidas ao público interno de uma organização, excluem-se as ações voltadas a colaboradores terceirizados, fornecedores e parceiros comerciais.

Alternativas
Comentários
  • Para alguns autores, como Torquato, estes públicos são considerados internos, portanto, fazem parte das ações de endomarketing. 
  • Eu consideraria mais como stakeholders do que público interno, mas de qualquer forma são pessoas que têm interesse nas informações da empresa.
  • A opinião do público interno tem grande influência nas opiniões e perspectivas do público externo, do consumidor em geral. Partindo desse princípio, as empresas cada vez mais têm investido no endomarketing como uma estratégia de Recursos Humanos.


    O endomarketing existe para atrair e reter seu primeiro cliente: o cliente interno, obtendo significativos resultados para as empresas e, também, atraindo e retendo clientes externos.


    Endomarketing é uma das mais novas áreas da administração e busca adaptar estratégias e elementos do marketing tradicional, normalmente utilizado no meio externo às empresas, para uso no ambiente interno das corporações.


    obs: como a questão excluiu os colaboradores terceirizados, fornecedores e parceiros comerciais. dai fica como ERRADA.


ID
883999
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A respeito das estratégias de relacionamento com consumidores,
julgue os itens subsequentes.

Embora não possibilite contatos face a face, o telemarketing é considerado uma ferramenta importante para a prática do marketing de relacionamento, podendo ser utilizado de forma integrada com outras tecnologias de telecomunicações e informática.

Alternativas
Comentários
  • Telemarketing é o termo que designa a promoção de vendas e serviços por telefone. Com o tempo, passou a designar também serviços de cobrança e outros, como atendimento ao consumidor e suporte técnico por telefone. Estes serviços são feitos por empresas especializadas em trabalhos de divulgação e de orientação aos clientes em vários segmentos do mercado e utilizam em suas operações, grandes ambientes denominados call centers [nota 1] ou centrais de atendimento, chamadas de SAC (serviço de atendimento ao cliente), permitindo variantes como por exemplo, SAT (serviço de atendimento ao telespectador).​


    O Telemarketing tem sido utilizado eficazmente para potenciar negócios e impactar directamente o consumidor. De entre as principais vantagens para as empresas utilizarem o Telemarketing enquanto meio de comunicação com o seu consumidor actual ou prospecto destacam-se as seguintes:


    Interatividade: O Telemarketing constitui um meio muito pessoal e interativo;

    Flexibilidade: As ações de Telemarketing tem uma flexibilidade muito grande porque pode servir para, num determinado momento, potenciar uma campanha, e no momento seguinte para incentivar os consumidores a ir ao ponto de venda

    Rapidez A qualquer momento uma estratégia pode ser modificada, uma vez que as informações sobre a implementação das ações chegam rapidamente;

    Optimização Num só contacto podem ser recolhidas muitas informações sobre um cliente e as suas necessidades e preferências

    Controle As operações de Telemarketing são relativamente fáceis de controlar e de implementar, se devidamente alicerçadas num sistema informático

    Foco O fornecedor de serviços de telemarketing adapta facilmente o conteúdo e o preço dos seus serviços consoante a segmentação desejada

    Cobertura Pode atingir distâncias continentais em segundos, pois permite uma cobertura larga e controlada

    Comodidade Tanto para o comprador quanto para o vendedor

    Custo Vender por Telemarketing tem custo mais flexíveis já os custos de comissões, estrutura e logística são menores do que num ponto de venda físico

    Rapidez Um operador de Telemarketing pode efectuar mais contactos do que um vendedor de campo num mesmo período de tempo.


ID
884002
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos à comunicação pública.

As funções da comunicação pública não se restringem aos objetivos e às estratégias da administração estatal, estando também relacionadas ao debate público, à tomada de consciência do cidadão e aos anseios da sociedade por mudanças.

Alternativas
Comentários
  • Vale a pena dar uma lida no livro Comunicação Pública, do Jorge Duarte, que apresenta as dimensões da comunicaçãp pública, para além  do que é feito na esfera governamental, mas como a comunicação que apresenta ao cidadão, temas de importância pública que levem a tomada de decisão e atuação ativa na realidade social. 
  • É mesmo, colega, eu tenho esse livro, não é bem do Jorge Duarte, ele é o organizador, pois são vários autores, inclusive ele esvreve um ou mais artigos, tenho que reler esta obra.
  • Comunicação Pública - Estado, Mercado, Sociedade e Interesse Público
    Organizador Jorge Duarte
    Editora Atlas



ID
884005
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos à comunicação pública.

Desde a vigência da Lei de Acesso à Informação, qualquer cidadão pode solicitar acesso às informações públicas, excetuadas as que constituam dados sigilosos, sujeitas a procedimentos específicos, relacionados a prazos e instrumentos de controle de acesso.

Alternativas
Comentários
  • Certo
     
    Essa lei tem sido cobrada em muitos certames, segue o link da lei:
    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12527.htm
     
    E do decreto que a regula:
    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/Decreto/D7724.htm

  • Errei essa questão só por conta desse "desde a vigência da Lei de Acesso à Informação". Lembrei logo do artigo Art 5º, XXXIII, da Constituição Federal/88:

    "Todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado".




  • Acho que a questão está errada. Qualquer pessoa pode sim solicitar acesso às informações públicas, inclusive as que constituam dados sigilosos... Isso não quer dizer que ele terá acesso a essa informação, mas solicitar ele pode sim. 

  • Lei 12.527/11, Art. 7, § 2o  Quando não for autorizado acesso integral à informação por ser ela parcialmente sigilosa, é assegurado o acesso à parte não sigilosa por meio de certidão, extrato ou cópia com ocultação da parte sob sigilo.( Errei por isso)

  • Difícil entender por que a (banca) CESPE considerou esta questão correta. Além de compartilhar do entendimento de Cristiane Dutra, que comentou aqui também, o art. 10 da referida lei diz que qualquer interessado poderá requerer pedido de informação, os conceitos de interessado e cidadão são diferentes. Enfim... CESPE.

  • Qualquer Interessado é diferente de QUALQUER CIDADÃO ! 

  • Pessoal, não é porque a letra pura da lei diz "interessado" que "cidadão" esteja incorreto. Qualquer cidadão pode solicitar informação de acordo com a lei? Pode! Então pronto.


ID
884008
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de imagem institucional, julgue os itens subsecutivos.

De acordo com a Constituição Federal, é vedada a criação de identidade visual que caracterize promoção pessoal de autoridades e funcionários públicos.

Alternativas
Comentários
  • Certo.
    De acordo com o art. 37, § 1º:
    § 1º - A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.
  • Complementando, dentre os fundamentos expressos da CF: legalidade, IMPESSOALIDADE, moralidade, publicidade e eficiência. 
  • Bem lembrado Juliana, muita gente pode confundir essa questão da promoção pessoal dos agentes públicos com ofensa ao princípio da publicidade (o que não tem nada a ver), quando na verdade é ofensa à impessoalidade. 
  • Na verdade a criação de identidade visual que caracterize promoção pessoal de autoridades e funcionários públicos não é proibida, inclusive é muito usada durante o período de eleições. O que é proibido é fazer promoção pessoal em obras e serviços públicos, ou seja, relacionar essa identidade pessoal às ações de um determinado governo.


ID
884011
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de imagem institucional, julgue os itens subsecutivos.

A administração pública estadual e a municipal, para a criação de suas identidades visuais, o que inclui marca, logomarca e logotipo, sujeitam-se aos padrões gráficos gerais estabelecidos pelas instruções normativas da Presidência da República relativas à publicidade.

Alternativas
Comentários
  • No "Manual de Uso da Marca do Governo Federal" não disciplina nada com relação a administração pública estadual e municipal, apenas aos órgãos do Governo Federal. 
  • Se fosse administração publica FEDERAL estaria correta, mas o manual não menciona em relação a adm. publica estadual e municipal.

  • A administração pública FEDERAL, para a criação de suas identidades visuais, o que inclui marca, logomarca e logotipo, sujeitam-se aos padrões gráficos gerais estabelecidos pelas instruções normativas da Presidência da República relativas à publicidade.


ID
884014
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando o que o cerimonial público prescreve para as
solenidades realizadas na capital federal, nos estados, nos territórios
federais e nas missões diplomáticas do Brasil, julgue os itens
seguintes.

Em solenidade ou cerimônias em que o presidente da República se fizer representar, deve seu representante posicionar-se à direita da autoridade que preside o evento.

Alternativas
Comentários
  • Decreto 70.274/1972

    Art . 18. Quando o Presidente da República se fizer representar em solenidade ou cerimônias, o lugar que compete a seu representante é à direita da autoridade que as presidir.

ID
884017
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando o que o cerimonial público prescreve para as
solenidades realizadas na capital federal, nos estados, nos territórios
federais e nas missões diplomáticas do Brasil, julgue os itens
seguintes.

Nenhum convidado pode fazer-se representar nas cerimônias a que comparecer o presidente da República.

Alternativas
Comentários
  • Decreto 70.274/1972

     Art . 18,  § 2º Nenhum convidado poderá fazer-se representar nas cerimônias a que comparecer o Presidente da República.

ID
884020
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando o que o cerimonial público prescreve para as
solenidades realizadas na capital federal, nos estados, nos territórios
federais e nas missões diplomáticas do Brasil, julgue os itens
seguintes.

O presidente da República, ao visitar oficialmente um estado ou território da federação, deve ser recebido, no local da chegada, pelo chefe do cerimonial do estado ou território, a quem incumbe apresentar o chefe do Poder Executivo federal às autoridades presentes.

Alternativas
Comentários
  • Decreto 70.274

    Art . 59. Quando o Presidente da República visitar oficialmente Estado ou Território da Federação, competirá à Presidência da República, em entendimento com as autoridades locais, coordenar o planejamento e a execução da visita, observando-se o seguinte cerimonial:

            § 1º O Presidente da República será recebido, no local da chegada, pelo Governador do Estado ou do Território e por um Oficial-General de cada Ministério Militar, de acordo com o cerimonial Militar.

            § 2º Após as honras militares, o Governador apresentará ao Presidente da República as autoridades presentes.

            § 3º Havendo conveniência, as autoridades civis e eclesiásticas e as autoridades militares poderão formar separadamente.

            § 4º Deverão comparecer à chegada do Presidente da República, o Vice-Governador do Estado. O Presidente da Assembléia Legislativa, Presidente do Tribunal de Justiça, Secretários de Governo e o Prefeito Municipal observada a ordem de precedência estabelecida neste Decreto.

            § 5º Ao Gabinete Militar da Presidência da República, ouvido o Cerimonial da Presidência da República, competirá organizar o cortejo de automóveis da comitiva presidencial bem como o das autoridades militares a que se refere o parágrafo 1º deste artigo.

            § 6º As autoridades estaduais encarregar-se-ão de organizar o cortejo de automóveis das demais autoridades presentes ao desembarque presidencial.

            § 7º O Presidente da República tomará o carro do Estado, tendo à sua esquerda o Chefe do Poder Executivo Estadual e, na frente, seu Ajudante-Ordens.

            § 8º Haverá, no Palácio do Governo, um livro onde se inscreverão as pessoas que forem visitar o Chefe de Estado.


ID
884023
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando o que o cerimonial público prescreve para as
solenidades realizadas na capital federal, nos estados, nos territórios
federais e nas missões diplomáticas do Brasil, julgue os itens
seguintes.

Incumbe ao presidente da República presidir as cerimônias a que comparecer, mesmo que estejam presentes ex-presidentes e chefes de Estado.

Alternativas
Comentários
  • A questão está correta, segundo o Decreto 70.274/1972.

    Art . 1º O Presidente da República presidirá sempre a cerimônia a que comparecer.

            Parágrafo único. Os antigos Chefes de Estado passarão logo após o Presidente do Supremo Tribunal Federal, desde que não exerçam qualquer função pública. Neste caso, a sua precedência será determinada pela função que estiverem exercendo.


ID
884026
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere a eventos, julgue os itens que se seguem.

Fórum é o evento realizado em um ou mais dias, com participação de grande número de pessoas, para o debate de ideias e opiniões, prevendo-se debates entre apresentadores e intervenções da plateia.

Alternativas
Comentários
  • Fórum: destinado exclusivamente às pessoas que dominem o assunto a ser tratado. O participante poderá debater com liberdade suas posições, sem restrições quanto à quantidade de participantes. Existe um mediador para garantir a participação livre dos interessados, direcionando-os na busca do consenso e no registro de opiniões significativas. (MARTINS, 1999, p. 77-81).

ID
884029
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere a eventos, julgue os itens que se seguem.

Define-se congresso como uma reunião formal e periódica de profissionais que atuam em uma mesma área, promovida por entidades associativas regionais, nacionais ou internacionais, com duração de até cinco dias, a cujos participantes são entregues certificados.

Alternativas
Comentários
  • Congressos só são promovidos por entidades associativas? 

  • De onde o cespe tirou essa limitação de 5 dias?

  • O CESPE também considera que todos os Congressos são deliberativos, uma visão ultrapassada hoje.


ID
884032
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere a eventos, julgue os itens que se seguem.

Seminário consiste em evento em que, na presença de um coordenador, dois ou mais expositores apresentam vários aspectos de determinado assunto.

Alternativas
Comentários
  • Seminário é um evento que se caracteriza por explanações sobre tema de interesse  comum da plateia, estando os expositores em um mesmo patamar de 
    conhecimentos sobre o que estão abordando; é um tipo de encontro  voltado para a aprendizagem.

    Pode ser dividido em três etapas:
    1. Exposição - o explanador leva ao público o tema que pesquisou.
    2. Discussão - o assunto é discutido por todos, que manifestam  suas opiniões sobre os vários aspectos do tema.
    3. Conclusão - após reunir as opiniões dominantes, o coordenador  submete à aprovação do grupo, gerando um documento com as recomendações/informações finais do seminário

ID
884035
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere a eventos, julgue os itens que se seguem.

Denomina-se workshop evento, com duração de um a três dias, em que especialistas de renome expõem seus conhecimentos e suas experiências sobre assuntos relativos a um único tema, com o objetivo de analisar, discutir e estudar esse tema de diferentes pontos de vista.

Alternativas
Comentários
  • Workshop: Tem o caráter de treinamento. Seu objetivo consiste em aprofundar a discussão sobre temas específicos e, para isso, apresenta casos práticos. O público participa intensamente. Objetiva-se detalhar, aprofundar um determinado assunto de maneira mais prática. Normalmente possui um moderador e um ou dois expositores. A dinâmica da sessão divide-se em três momentos: exposição, discussão em grupos ou equipe e conclusão.
  • Marceli,

    até onde eu sei, o evento que se divide em 3 fases (esposição, discussão e conclusão) é o seminário, e não o workshop... 
    tem um tempinho que li sobre isso e se não me engano encontrei essas diferenças no livro da Gilda Fleury!

    o workshop se divide em uma parte expositiva e outra demosntrativa, podendo ser parte de um evento maior!

    bons estudos!
  • Colegas,
    pelo que pesquisei, workshop é uma espécie de seminário - uma vez que, em geral, trata-se de uma exposição ou mostra de trabalhos. Este tipo de evento, no entanto, enfatiza a troca de idéias, a demonstração e aplicação de técnicas, habilidades etc. A pessoa que participa de um workshop pretende aprender - muitas vezes de uma forma prática - o assunto abordado. A platéia é convocada a participar ativamente. Os participantes não são meros espectadores, mas interagem com o que está acontecendo. O workshop tem caráter mais prático e sua realização requer uma abertura ao diálogo por parte do palestrante/instrutor e do público.

    Abraços!
  • É uma oficina de trabalho orientada. A intenção do workshop é aliar teoria e prática.
  • Muitos definem Workshop como sendo somente um treinamento intensivo, mas sua função pode ser mais abrangente segundo Maria Cecilia Giacaglia: 'Curso intensivo ou experimental. Na prática, nesse tipo de evento profissionais do mesmo ramo, área de negócio ou até da mesma empresa reúnem-se em um determinado local com o objetivo de solucionar um problema ou tema a eles apresentado"

    A mesma autora coloca ainda os seguintes possíveis objetivos para esse tipo de evento:

    1 - Desenvolvimento ou aprimoramento de produtos

    2 - Discussão de temas relevantes para o futuro da empresa

    3 - Solução de problemas operacionais da empresa

    4 - Treinamento 

  • Workshop: na verdade, trata-se de uma Loja de Trabalho, cuja finalidade é promover o aprendizado de forma prática. (MARTINS, 1999, p. 77-81).


ID
884038
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Em relação aos princípios que regem a ética no serviço público,
julgue os itens seguintes.

O sigilo dos documentos da administração pública, em âmbito federal, estadual e municipal, constitui princípio basilar do Estado republicano, razão por que a proteção de todo e qualquer ato administrativo é requisito de sua eficácia e moralidade.

Alternativas
Comentários
  • Decreto 1171 seção 1 VII - Salvo os casos de segurança nacional, investigações policiais ou interesse superior do Estado e da Administração Pública, a serem preservados em processo previamente declarado sigiloso, nos termos da lei, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar.
  • O princípio basilar é o da PUBLICIDADE.


ID
884041
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em relação aos princípios que regem a ética no serviço público,
julgue os itens seguintes.

A função pública não se integra na vida particular do servidor público, razão por que os fatos e atos referentes a sua conduta na vida privada não influenciam o conceito a ele atribuído na vida funcional.

Alternativas
Comentários
  • VI - A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional. Decreto 1171 seção 1
  • Uma lei que responde a questão: Lei 10.261 / 1968

    Artigo 241 - São deveres do funcionário:

    XIV - proceder na vida pública e privada na forma que dignifique a função pública.

    Gabarito ( E )

    Obs: Quando meus comentários estiverem desatualizados ou errados, mandem-me msgns no privado, por favor, porque irei corrigi-los.


ID
884044
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Sabendo que, para o manuseio da bandeira nacional em eventos
públicos, são estabelecidos procedimentos específicos de decoro,
julgue os itens subsequentes.

Os estabelecimentos de ensino fundamental e médio, públicos ou particulares, devem ofertar o ensino do desenho e do significado da bandeira nacional, bem como do canto e da interpretação da letra do hino nacional.

Alternativas
Comentários
  • http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L5700.htm

    Art. 39. É obrigatório o ensino do desenho e do significado da Bandeira Nacional, bem como do canto e da interpretação da letra do Hino Nacional em todos os estabelecimentos de ensino, públicos ou particulares, do primeiro e segundo graus.

    Parágrafo único:  Nos estabelecimentos públicos e privados de ensino fundamental, é obrigatória a execução do Hino Nacional uma vez por semana. (Incluído pela Lei nº 12.031, de 2009).


ID
884047
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Sabendo que, para o manuseio da bandeira nacional em eventos
públicos, são estabelecidos procedimentos específicos de decoro,
julgue os itens subsequentes.

Nas cerimônias de hasteamento ou arriamento, nas ocasiões em que a bandeira se apresentar em marcha ou cortejo, assim como durante a execução do hino nacional, todos os presentes devem tomar atitude de respeito, de pé e em silêncio. Os civis de sexo masculino devem estar com a cabeça descoberta e os militares em continência.

Alternativas
Comentários
  • CAPÍTULO V

    Do respeito devido à Bandeira Nacional e ao Hino Nacional

    Art. 30. Nas cerimônias de hasteamento ou arriamento, nas ocasiões em que a Bandeira se apresentar em marcha ou cortejo, assim como durante a execução do Hino Nacional, todos devem tomar atitude de respeito, de pé e em silêncio, o civis do sexo masculino com a cabeça descoberta e os militares em continência, segundo os regulamentos das respectivas corporações.


    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L5700.htm

  • Até parece que vou fazer isso...

  • certa

    Lei nº 5.700/1971 - Art. 30. Nas cerimônias de hasteamento ou arriamento, nas ocasiões em que a Bandeira se apresentar em marcha ou cortejo, assim como durante a execução do Hino Nacional, todos devem tomar atitude de respeito, de pé e em silêncio, os civis do sexo masculino com a cabeça descoberta e os militares em continência, segundo os regulamentos das respectivas corporações.

    Parágrafo único. É vedada qualquer outra forma de saudação.


ID
884050
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Sabendo que, para o manuseio da bandeira nacional em eventos
públicos, são estabelecidos procedimentos específicos de decoro,
julgue os itens subsequentes.

Não constitui manifestação de desrespeito à bandeira nacional apresentá-la em mau estado de conservação ou eventualmente com alterações de forma, cores, proporções e dístico, desde que tais ações sejam publicamente justificadas.

Alternativas
Comentários
  • Art. 31. São consideradas manifestações de desrespeito à Bandeira Nacional, e portanto proibidas:

    I - Apresentá-la em mau estado de conservação.

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L5700.htm


     


ID
884053
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Sabendo que, para o manuseio da bandeira nacional em eventos
públicos, são estabelecidos procedimentos específicos de decoro,
julgue os itens subsequentes.

As bandeiras em mau estado de conservação que forem substituídas por exemplares novos deverão ser incineradas, sem a observância de qualquer forma pública ou particular de decoro.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Que absurdo, queimar a bandeira da Pátria!
    Salve a Bandeira do Brasil.


     
  • Errado. O erro da assertiva está em dizer que as bandeiras em mau estado de conservação devem ser incineradas sem a observância de qualquer forma pública ou particular de decoro. Pois segundo a Lei 5700/71:

    Lei nº 5.700 de 01 de Setembro de 1971

    Dispõe sobre a forma e a apresentação dos Símbolos Nacionais, e dá outras providências.

     

    Art. 32. As Bandeiras em mau estado de conservação devem ser entregues a qualquer Unidade Militar, para que sejam incineradas no Dia da Bandeira, segundo o cerimonial peculiar.


ID
884056
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando as prescrições legais, éticas e protocolares relativas
ao hino nacional, julgue os itens subsequentes.

Nas cerimônias em que se deva executar hino nacional estrangeiro, este deve, por cortesia, preceder o hino nacional brasileiro.

Alternativas
Comentários
  • Lei nº. 5.700, de 1º de setembro de 1971:

     Art. 25. Será o Hino Nacional executado:
     § 4º Nas cerimônias em que se tenha de executar um Hino Nacional Estrangeiro, este deve, por cortesia, preceder o Hino Nacional Brasileiro.
  • certa

    preceder

    verbo

    1. transitivo direto, transitivo indireto e intransitivo estar adiante de, ir na frente de, chegar ou ocorrer antes de; anteceder."o substantivo precede o (ou ao) adjetivo" 2. bitransitivo colocar (algo) antes de (outra coisa)."precedeu o jantar de uma conversa interessante"



ID
884059
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando as prescrições legais, éticas e protocolares relativas
ao hino nacional, julgue os itens subsequentes.

O Ministério da Educação é o órgão responsável pela edição oficial das partituras do Hino Nacional, bem como da gravação de sua execução instrumental e vocal e de sua letra declamada, ao M EC competindo esclarecimentos correlatos.

Alternativas
Comentários
  • Certo. Segundo o art. 41 da lei 5700/71, que dispõe sobre a forma e a apresentação dos símbolos nacionais: " Art. 41. O Ministério da Educação e Cultura fará a edição oficial definitiva de tôdas as partituras do Hino Nacional e bem assim promoverá a gravação em discos de sua execução instrumental e vocal, bem como de sua letra declamada."

ID
884062
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando as prescrições legais, éticas e protocolares relativas
ao hino nacional, julgue os itens subsequentes.

Nos casos de simples execução instrumental do hino nacional, a música deve ser tocada integralmente, mas sem repetição; já nos casos de execução vocal, devem ser cantadas as duas partes do poema.

Alternativas
Comentários
  • Certo. O art. 24 da Lei 5700/71, que dispõe sobre a forma e a apresentação dos símbolos nacionais, responde à assertiva: Art. 24. A execução do Hino Nacional obedecerá às seguintes prescrições:

    I - Será sempre executado em andamento metronômico de uma semínima igual a 120 (cento e vinte);

    II - É obrigatória a tonalidade de si bemol para a execução instrumental simples;

    III - Far-se-á o canto sempre em uníssono;

    IV - Nos casos de simples execução instrumental tocar-se-á a música integralmente, mas sem repetição; nos casos de execução vocal, serão sempre cantadas as duas partes do poema;

    V - Nas continências ao Presidente da República, para fins exclusivos do Cerimonial Militar, serão executados apenas a introdução e os acordes finais, conforme a regulamentação específica.

  • IV - nos casos de simples execução instrumental ou vocal, o Hino Nacional será tocado

    ou cantado integralmente, sem repetição.         (Redação dada pela Lei nº 13.413, de 2016)

    questão desatualizada


ID
884065
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando as prescrições legais, éticas e protocolares relativas
ao hino nacional, julgue os itens subsequentes.

É obrigatória a execução do hino nacional na abertura de sessões cívicas, nas cerimônias religiosas a que se associe sentido patriótico, no início e no encerramento das transmissões diárias das emissoras de rádio e televisão e em ocasiões festivas de regozijo público.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO


    Lei 5.700/1971:

    Art. 25, 3º Será facultativa a execução do Hino Nacional na abertura de sessões cívicas, nas cerimônias religiosas a que se associe sentido patriótico, no início ou no encerramento das transmissões diárias das emissoras de rádio e televisão, bem assim para exprimir regozijo público em ocasiões festivas.
  • É FACULTATIVA!


ID
884068
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação ao uso das armas nacionais, julgue o item abaixo.

Em sessões comemorativas ou em homenagens, a disposição dos arranjos de flores não pode prejudicar a visibilidade das armas da república, dispostas na parte central da mesa.

Alternativas