SóProvas



Prova CESPE / CEBRASPE - 2020 - Ministério da Economia - Tecnologia da Informação - Processos de Negócios


ID
4845853
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue os seguintes itens, referentes a análise de negócios.


O analista de negócios faz o levantamento dos processos de um setor e os analisa a fim de compreender as atividades desenvolvidas e atender uma meta do negócio, enquanto o dono do processo é o responsável pela análise das restrições e rupturas que impedem o alcance da meta do negócio.

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

    Todas as atividades mencionadas na questão se referem ao analista de processos.

    Analistas de processos tipicamente possuem grande habilidade em entendimento e documentação de processos e padrões de desempenho. Criam modelos de estado atual ("AS-IS"), realizam análise e avaliação de processos, sugerem melhorias de processos e alternativas de desenho, e fazem recomendações de transformação. Definição: Analistas de processo realizam trabalhos de análise de processos e apoiam o desenho de processos em iniciativas de transformações.

    Dono de processo pode ser uma pessoa ou um grupo de pessoas com a responsabilidade e a prestação de contas pelo desenho, execução e desempenho de um ou mais processos de negócio. A propriedade dos processos pode ser uma responsabilidade em tempo integral ou parcial. 

    Analistas de negócio são responsáveis pelo levantamento de requisitos e propostas de solução de tecnologia da informação. (...) Dentro do ciclo de desenvolvimento de sistemas, o analista de negócios tipicamente assume a função de ligação entre áreas funcionais da organização e a área de Tecnologia da Informação ou provedores de serviços externos. 

    Fonte: ABPMP_CBOK_Guide__Portuguese

  • Lida a questão, vamos para a resolução.

    A questão em análise aborda conceitos relacionados à gestão por processos. Ela pergunta, especificamente, sobre a função de analista de negócios. Segundo o BPM CBOK V3.0, pág. 327, o analista de negócios é a pessoa responsável pelo levantamento de requisitos e propostas de solução de tecnologia da informação. Essas pessoas exercem papéis de ligação entre as áreas funcionais de uma organização e a área de Tecnologia da Informação. Por outro lado, os donos de processos (BPM CBOK V3.0, pág. 315) pode ser uma pessoa com a responsabilidade e a prestação de contas pelo desenho, execução e desempenho de um processo de negócio. Além disso, segundo o BPM CBOK V3.0, pág. 425, os Analistas de processos possuem a habilidade em entendimento e documentação de processos e padrões de desempenho. Criam modelos de estado atual ("AS-IS"), realizam análise e avaliação de processos, sugerem melhorias de processos e alternativas de desenho, e fazem recomendações de transformação. Em face do exposto, podemos afirmar que a questão em análise está errada, pois os conceitos apresentados referem-se ao de Analista de Processos, e não ao de Analista de Negócios.


    FONTE:
    Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio – Corpo Comum de Conhecimento (BPM CBOK) - versão 3.0. ABPMP, 1ª edição, 2013.


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • Os conceitos estão invertidos.

    • Analistas de processos
    • Tipicamente possuem grande habilidade em entendimento e documentação de processos e padrões de desempenho.
    • Criam modelos de estado atual ("AS-IS"), realizam análise e avaliação de processos, sugerem melhorias de processos e alternativas de desenho, e fazem recomendações de transformação.
    • Definição: realizam trabalhos de análise de processos e apoiam o desenho de processos em iniciativas de transformações.
    • Dono de processo
    • Pode ser uma pessoa ou um grupo de pessoas com a responsabilidade e a prestação de contas pelo desenho, execução e desempenho de um ou mais processos de negócio.
    • A propriedade dos processos pode ser uma responsabilidade em tempo integral ou parcial.
    • Analistas de negócio
    • São responsáveis pelo levantamento de requisitos e propostas de solução de tecnologia da informação. (...) Dentro do ciclo de desenvolvimento de sistemas.
    • Assume a função de ligação entre áreas funcionais da organização e a área de Tecnologia da Informação ou provedores de serviços externos.

  • Não acredito que os conceitos estejam invertidos, Thiago

  • Não estão invertidos, se referem apenas a um ator: o analista de processos

  • KKKK quem faz análise é o analista, por isso o nome... Conceitos distorcidos


ID
4845856
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue os seguintes itens, referentes a análise de negócios.


A criação de várias regras interpretativas para preencher espaços em branco em processos de trabalho não automatizados dificulta que a mesma atividade seja executada da mesma forma duas vezes, o que pode comprometer a consistência de resultados na organização.

Alternativas
Comentários
  • Poucas pessoas realmente conhecem como o trabalho é de fato executado na totalidade de um processo ou mesmo de uma área funcional. Gestores obviamente têm uma boa ideia, mas o fato de que muitas regras são criadas para atender "espaços em branco" de trabalho não automatizados e que a maioria das regras existentes é interpretativa, significa que ninguém realmente pode assegurar que qualquer atividade será executada da mesma forma duas vezes. Essa é uma razão para que a consistência de resultado seja um problema em muitas organizações.

    Fonte: ABPMP_CBOK_Guide__Portuguese, página 119.

  • Gabarito: Certo

    Questão interpretativa: se uma organização apresenta várias lacunas e que são interpretadas de formas diferentes por cada funcionário, então cada um irá executar a atividade da forma que acha eficaz, ou seja, a mesma atividade dificilmente será executada da mesma forma duas vezes.

    Qualquer erro podem avisar no privado!

    Namastê

  • Wandinha quando a gente não sabe, a gente não responde, quando a gente sabe a gente responde e justifica! fica a dica!

     

  • Acho que o erro ta na parte sobre as regras serem interpretativas.Tudo que é interpretativo abre margem pra percepções diferentes sobre um mesmo fator, o que dificulta a constância do processo.

  • As regras devem ser objetivas, e não interpretativas, para evitar mais de uma interpretação.

  • A regras tendem a uniformizar ou reduzir interpretações variadas sobre um mesmo assunto. Veja por exemplo um código de conduta. As pessoas, seguindo as regras, tenderão a se comportar da mesma maneira ou parecida.

    Por isso, não concordo com esse gabarito.


ID
4845859
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue os seguintes itens, referentes a análise de negócios.


Ao analisar um processo, o analista de negócio deve dispor das informações de entrada do processo — que incluem os fornecedores —, mas não necessariamente de informações sobre a saída do processo.

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

    Como a análise de processos proporciona uma compreensão das atividades do processo e os resultados dessas atividades e dos processos em relação à sua capacidade de atender as metas pretendidas, o analista deve considerar as informações sobre a saída do processo.

    Fonte: ABPMP_CBOK_Guide__Portuguese

    @qineditas_

    bons estudos!

  • Analisei da seguinte forma: como um analista vai analisar um processo sem considerar a sua saída? Fica meio sem nexo isso!!!

    GABA ERRADO

  • ERRADO.

    Pra entender a questão, é necessário dizer que esses três conceitos não devem ser confundidos:

    • analista de processos;
    • analista de negócios;
    • analista de sistemas;

    O analista de negócios surge da abordagem da “O&P” (Organizações e processos), antigo “O&M” (Organizações e métodos). Este vem de maneira complementar ao analista de processos e o analista de sistemas. Os três analistas não devem ser confundidos entre si.

     

    Agora sobre o analista de negócios, o conceito está diretamente atrelado a sigla BPN (Bussiness Process Management) que significa Gerenciamento de Processo de Negócio, cuja abordagem serve para identificar, desenhar, executar, documentar, medir, monitorar, controlar e melhorar processos de negócio (automatizados ou não) para alcançar resultados pretendidos, consistentes e alinhados com as metas estratégicas de uma organização.

     

    Logo, se fala de resultados, infere-se que está falando de output do processo, leia-se saída. 

     

    Fonte: BPM CBOK v2, 2009, ABPMP


ID
4845862
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue os seguintes itens, referentes a análise de negócios.


Na análise de um processo, devem ser geradas métricas de desempenho que demonstrem se a execução do processo está boa ou conforme o previsto.

Alternativas
Comentários
  • o propósito da análise de processos e atividades que proveem suporte à decomposição de processos, técnicas analíticas, papéis, escopo, contexto de negócio, regras e métricas de desempenho. O foco é compreender os processos atuais (“AS-IS”). 

  • Segundo o Guia de Gestão de Processos de Governo do GesPública, a análise reúne informações oriundas de planos estratégicos, modelos de processo, medições de desempenho, mudanças no ambiente externo e outros fatores, a fim de compreender os processos no escopo da organização como um todo. Nessa etapa são vistos alguns pontos como: objetivos da modelagem de negócio, ambiente do negócio que será modelado, principais stakeholders e escopo da modelagem de processos relacionados com o objetivo geral.

    A análise dos processos leva em conta diferentes metodologias para facilitar as atividades de identificação do contexto e de diagnóstico da situação atual, que constituem o foco desta etapa.

    Prof. Carlos Xavier - Estratégia concursos

  • Gab. C

    A informação gerada a partir da análise de processos inclui: métricas de desempenho que podem ser usadas para monitorar o processo

    Uma análise metódica pode ajudar a compreender a natureza de lacunas de desempenho de processo, por que existem e como a situação pode ser corrigida. Um elemento-chave dessa análise é identificar métricas acionáveis e auditáveis que, com precisão, indiquem o desempenho do processo. Essas métricas permitiram identificar ONDE e COMO um processo deveria ser ajustado

    Conceito de Métrica: é uma extrapolação de medidas, isto é, uma conclusão com base em dados finitos. Métrica representa uma informação. Por exemplo, o número de defeito de produtos pelo número total de produtos produzidos ou erros identificados pelos executores nos primeiros 18 meses de atividade. 

    Fonte: ABPMP_CBOK_Guide__Portuguese

  • CERTO

    Análise de Processo é uma das áreas de conhecimento de Gerenciamento de Processos de Negócio segundo o Guia BPM CBOK. Essa área envolve a compreensão dos processos de negócio, levando em consideração a eficiência e a eficácia dos processos frente aos objetivos para os quais esses processos foram desenhados. 

  • GAB: C

    A análise de processos é essencial para avaliar como os processos de negócio estão operando. O principal benefício de analisar o estado atual ("AS-IS") é o entendimento comum de como o trabalho é feito. Com a criação de uma avaliação inicial baseada em fatos documentados e validados, a análise do "AS-IS" pode ajudar na transformação de processos e melhor atender os objetivos de negócio.

    Por que fazer análise de processos?

    Uma compreensão da estratégia, metas e objetivos da organização

    O ambiente de negócio e o contexto do processo (por que o processo existe)

    Uma visão do processo na perspectiva interfuncional

    As entradas e saídas do processo, incluindo fornecedores e clientes

    Os papéis e handoffs de cada área funcional no processo•Uma avaliação da escalabilidade, utilização e qualificação de recursos

    Uma compreensão das regras de negócio que controlam o processo

    Métricas de desempenho que podem ser usadas para monitorar o processo

    Resumo das oportunidades identificadas para aumentar a eficiência e a eficácia

    BPM CBOK V3.0

  • Análise (AS IS = como está) : análise de processos envolve a compreensão de processos de negócio, incluindo sua eficiência e eficácia para atendimento dos objetivos para os quais foram desenhados.

    #Persista

  • MEDIDAS

    • Conjunto de dados relacionados a um PADRÃO ACEITÁVEL

    • Tempo do Processo, Custo, Capacidade e Qualidade

    MÉTRICAS

    • Cálculo Matemático

    INDICADORES

    • Representação de uma Medida ou Indicador em COMPARAÇÃO a um Objetivo

    • Indicadores DIRECIONADORES

    • Indicadores de RESULTADOS

    Gabarito: CERTO

  • medidas são estabelecidas para verificar se vc não está fazendo cagada ^^


ID
4845865
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue os seguintes itens, referentes a análise de negócios.


A análise do processo pela perspectiva ponta a ponta permite que os gestores tenham a visão dos problemas, porém não permite que eles saibam onde esses problemas podem iniciar-se, já que isso requer uma análise programada do processo.

Alternativas
Comentários
  • Ponta a ponta é a modelagem completa, então é possível saber onde os problemas começam.

  • A análise de processos envolve a compreensão de processos de negócio, incluindo sua eficiência e eficácia para atendimento dos objetivos para os quais foram desenhados. 

  • Gab. E

    A perspectiva ponta a ponta que uma visão de processos oferece permite que gestores compreendam o escopo e o imediato impacto dos problemas e onde eles iniciam. Essa é uma questão-chave na eliminação de problemas ou seu relacionamento com coisas que não podem ser mudadas (tais como uma regulamentação governamental ou uma restrição natural). Ademais, a informação gerada a partir da análise de processos inclui não apenas uma visão do processo na perspectiva interfuncional, mas os papéis e handoffs de cada área funcional no processo. 

    A análise programada do processo é realizada em resposta a desvios em desempenho de processos ou acionada por eventos externos ou temporais.

    Fonte: ABPMP_CBOK_Guide__Portuguese

    @qineditas_

    bons estudos!

  • Hein? É o quê?

  • A análise do processo pela perspectiva ponta a ponta permite que os gestores tenham a visão dos problemas, porém não permite que eles saibam onde esses problemas podem iniciar-se, já que isso requer uma análise programada do processo. Resposta: Errado.

    A análise ponta a ponta é possível saber onde os problemas se iniciam.


ID
4845868
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue os próximos itens, referentes à gestão de processos e à gestão funcional.


Organizações tradicionais atribuem responsabilidade de forma horizontal e valorizam a entrega de valor ao cliente.


Alternativas
Comentários
  • Organizações tradicionais: responsabilidade de forma VERTICAL, de cima para baixo. - Manda quem pode, obedece quem tem juízo.
  • essas características diz respeito as Organizações modernas

  • Gab. E

    Muito pelo contrário!

    REESCRITA CORRETA: Organizações tradicionais atribuem responsabilidade de forma vertical e não valorizam a entrega de valor ao cliente.

    "Há vários problemas com as estruturas funcionais verticais tradicionais. O foco do cliente na perspectiva ponta a ponta não é relevante e, tal como ocorreu nos primeiros da fabricação de automóveis, o consumidor poderia escolhia qualquer cor do veículo contanto que fosse preta: as organizações ditavam o que o consumidor precisava." 

    Fonte: ABPMP_CBOK_Guide__Portuguese

    @qineditas_

    bons estudos!

  • ERRADO

    Organização Tradicional centraliza suas decisões e ações em pouquíssimas pessoas. É uma organização que ocorre de forma escalar, ou seja, fica bem claro a hierarquia da empresa, onde o comando se dá de forma vertical, a ordem passa do presidente para os gerentes, dos gerentes para os respectivos subordinados. Portanto, é errado falar em responsabilidade de forma horizontal

    Existem três tipos tradicionais básicos de estrutura organizacional:

    Organização Linear

    Organização Funcional

    Organização Linha-staff

  • Organizações tradicionais, forma verticalizada.

  • Gabarito: E

    Organizações tradicionais têm estrutura hierárquica com departamentalização vertical com uma avaliação de desempenho focada no desempenho funcional do indivíduo. Uma organização que adota uma gestão por processos é fundamentada em equipes de processos com departamentalização horizontal com foco nos resultados de processo de negócio e valorizam a entrega de valor ao cliente.

  • Forma vertical = top-down.

  • TRADICIONAL=VERTICAL

ID
4845871
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue os próximos itens, referentes à gestão de processos e à gestão funcional.


Organizações orientadas por processos possuem gerentes de processos que apoiam as diversas equipes e os gerentes funcionais, que, independentemente da hierarquia, executam o processo que gera valor ao negócio.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    Gerente de processos, possuindo independência de preocupações funcionais das operações de negócio, coordena e gerencia o desempenho dos processos no dia a dia e lidera iniciativas de transformação de processos. Esse papel é responsável pelo monitoramento, controle e eficácia global de um ou mais processos.

    Gerente de processos atua no nível tático e mede o desempenho no dia a dia e ajuda gestores funcionais a trabalhar com outros gestores funcionais que contribuem com o processo e seus resultados. Esse é um papel de medição e resolução de problemas que envolve a criação e coordenação de comitês compostos por gestores funcionais que executam o trabalho do processo

    Fonte: ABPMP_CBOK_Guide__Portuguese

    @qineditas_

    bons estudos!

  • Que prova desgraçada

  • Questão Top.

  • Sairia com uns -60 fácil nessa prova.

  • gerentes funcionais, que, independentemente da hierarquia, executam o processo que gera valor ao negócio??? alguém explica, por favor.

  • Gabarito: C

    Gestor de Processos x Gerente de Processos

    O Guia BPM CBOK destaca, ainda, que em organizações mais maduras, o Gestor do Processo (Dono do Processo) tem um subordinado, chamado de Gerente do Processo. O Gerente de Processos é responsável por coordenar e gerenciar o desempenho dos processos no dia a dia, bem como liderar as iniciativas de transformação dos processos. Ou seja, ao Gerente de Processos compete apoiar a rotina dos processos no dia a dia.

    Estratégia

  • Gerente de processos coordena e gerencia o desempenho dos processos no dia a dia e lidera iniciativas de transformação de processos. Já o gerente funcional é responsável pela execução de uma parte do processo que gera valor ao negócio. 

    Fonte: Prof de TI Thiago Rodrigues Cavalcanti.


ID
4845874
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue os próximos itens, referentes à gestão de processos e à gestão funcional.


A responsabilidade sobre conjuntos de tarefas de forma hierárquica, de cima para baixo, determina uma organização orientada por processos, na qual o foco gerencial e a prestação de contas são atribuídos às partes interessadas da organização.

Alternativas
Comentários
  • 8.2.2 Contrastes entre estrutura funcional e orientada por processos

    Estruturas organizacionais tradicionais envolvem gerenciamento hierárquico de recursos e delegação de responsabilidade de um nível hierárquico para o próximo, com prestação de contas final atribuída a partes interessadas da organização. Essa delegação é expressa como um foco gerencial de cima para baixo de comando e controle de trabalhadores individuais que têm a responsabilidade por conjuntos específicos de tarefas.

    CBOK V.3

  • Gab. E

    REESCRITA CORRETA: A responsabilidade sobre conjuntos de tarefas de forma hierárquica, de cima para baixo, determina uma estrutura organizacional tradicional, na qual o foco gerencial e a prestação de contas são atribuídos às partes interessadas da organização.

    Fonte: Comentário do Carlos Bruno

  • ERRADO

    Na verdade, "a responsabilidade sobre conjuntos de tarefas de forma hierárquica, de cima para baixo, determina uma organização" é uma das barreiras e silos quebrada na Gestão por Processos, onde a supervisão hierárquica é flexível e sua estrutura é HORIZONTAL.

  • Determnia tbm ai é dose

  • quando fala de cima para baixo com níveis hierárquicos.. já considera errada, pois é horizontalizada.

  • Cuidado com os comentários sem embasamento !

    Segundo o BPM (2016) , o gerenciamento por processo é horizontalizado e a modelagem pode ser de cima para baixo, meio para fora e baixo para cima.

    ________________

    Eu tenho vários cadernos de Administração. Quem se interessar é só ir lá no meu perfil .

    Vamos espalhar o conhecimento ! = )

  • ERRADO.

    A gestão de processos tem estrutura HORIZONTALIZADA.

    de cima para baixo é vertical.

  • A organização orientada por processos é horizontal. Já a vertical, faz parte das organizações tradicionais.

  • Estruturas organizacionais tradicionais envolvem gerenciamento hierárquico de recursos e delegação de responsabilidade de um nível hierárquico para o próximo, com prestação de contas final atribuída a partes interessadas da organização. Essa delegação é expressa como um foco gerencial de cima para baixo de comando e controle de trabalhadores individuais que têm a responsabilidade por conjuntos específicos de tarefas. 

    Fonte: Prof de TI - Thiago Rodrigues Cavalcanti,


ID
4845877
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue os próximos itens, referentes à gestão de processos e à gestão funcional.


Em linhas de montagem, os colaboradores têm a atribuição de fazer o trabalho funcional apenas de sua área, o que é uma das características de organizações verticais integradas.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    Lendo o CBOK 3.0 v (p. 300), vemos certa equivalência entre "organizações verticalmente integradas" e "estrutura funcional vertical tradicional". 

    "Há vários problemas com as estruturas funcionais verticais tradicionais. No entanto, houve momento em que funcionavam bem, pois era assim que o mercado funcionava. O foco do cliente na perspectiva ponta a ponta não era relevante e, tal como ocorreu nos primeiros dias da fabricação de automóveis, o consumidor poderia escolher qualquer cor do veículo contanto que fosse preta. As organizações ditavam o que o consumidor precisava e o consumidor estava feliz por ter alguém que lhe dissesse o que era melhor. 

    Nessas organizações verticalmente integradas, cada colaborador era especializado em fazer o trabalho de sua área funcional específica, seja em linhas de montagem ou na fundição de aço". 

    Canal de Questões Inéditas → https://t.me/qinedita

  •  linhas de montagem = característica de organizações verticais integradas. ???

    Não seria horizontal???

  • Integração vertical é uma estratégia de expansão que agrega dois ou mais processos de uma mesma cadeia de valor. Ou seja, ela acontece quando a empresa passa a dominar também outras etapas do seu processo produtivo.

    Ou seja, na estratégia de integração vertical, uma das empresas assumirá o controle dos fatores de produção ou assumirá o controle dos fatores de distribuição. A diferença para a integração horizontal, nesse caso, é que a empresa terá o controle total sobre o processo.

  • Mesmo sendo um enunciado meio truncado, a meu ver. Achei certinha a questão em pensar no filme: Tempos Modernos de Charles Chaplin.

    GAB CERTO.

    (estratégia) Nas organizações verticalmente integradas, cada colaborador era especializado em fazer o trabalho de sua área funcional específica, seja em linhas de montagem ou na fundição de aço. Medições eram em nível de trabalho expressas como resultados, por exemplo, de unidades por dia.

    Há vários problemas com as estruturas funcionais verticais tradicionais. No entanto, houve momento em que funcionavam bem, pois era assim que o mercado funcionava. O foco do cliente na perspectiva ponta a ponta não era relevante e, tal como ocorreu nos primeiros dias da fabricação de automóveis, o consumidor poderia escolher qualquer cor do veículo contanto que fosse preta. As organizações ditavam o que o consumidor precisava e o consumidor estava feliz por ter alguém que lhe dissesse o que era melhor.

  • O quê?

  • CERTO.

    PRINCIPAIS características das Linhas de montagem:

    *Produção empurrada;

    *Trabalho funcional;

    *Chão de fabrica;

    *Trabalho técnico e especializado;

    *Organizações verticais

  • Não consigo visualizar a integração se cada trabalhador está focado apenas no trabalho da sua área.

    De qualquer maneira já está anotado: Organização vertical integrada foi usada como sinônimo de organização vertical tradicional.


ID
4845880
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue os próximos itens, referentes à gestão de processos e à gestão funcional.


O foco no cliente que gera valor para si em toda a cadeia produtiva da empresa é aplicado em empresas com estruturas tradicionais verticais.

Alternativas
Comentários
  • Horizontais

  • Gab. E

    O gerenciamento processo considera o foco no cliente e tem perspectiva interfuncional (indo além das estruturas hierárquicas de comando e dos controles em silos voltados para a realidade interna). 

    @qineditas_

    bons estudos!

  • Quando a empresa possui estrutura vertical ou tradicional, seu foco é no CHEFE/HIERARQUIA.

    Mas, quando a estrutura é horizontal e focada em processos, o foco é no CLIENTE.

    Fonte: Anotações da aula do Professor Renato Lacerda (Gran Cursos).

    GABARITO: Errado.

  • O foco no cliente que gera valor para si em toda a cadeia produtiva da empresa é aplicado em empresas com estruturas tradicionais verticais. Resposta: Errado.

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento de gestão da qualidade, sendo mais especificamente cobrado o foco do cliente.


    Diante disso, vamos a uma breve explicação.


    O foco no cliente é um princípio fundamental da gestão da qualidade, que deve sempre buscar o atendimento pleno das necessidades do cliente e a superação das suas expectativas, de forma que a satisfação dos clientes possa ser medida por meio de indicadores.


    Como um dos benefícios desse princípio à organização, tem se o aumento da eficácia na utilização de recursos da organização para melhorar a satisfação do cliente, e criar a sua fidelização.


    Contudo, as organizações centralizadas e de estrutura funcional com muitos cargos de chefia tipicamente utilizam o controle burocrático. Por outro lado, as organizações mais flexíveis e ágeis tendem a privilegiar o foco no cliente, com estruturas mais horizontalizadas, funções integradas e baseadas no trabalho em rede, e são orientadas para a descentralização da autoridade na tomada de decisões.


    Ante o exposto, a alternativa está errada ao afirmar que o foco no cliente é aplicado em empresas com estruturas tradicionais verticais, dado que este modelo é característico de estruturas horizontalizadas.



    Gabarito do Professor: ERRADO.

  • O foco no cliente que gera valor para si em toda a cadeia produtiva da empresa é aplicado em empresas com estruturas horizontais.

    Gab: Errado

  • O certo é em estruturas HORIZONTAIS

  • FOCO NO CLIENTE=HORIZONTAL

ID
4845883
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue os próximos itens, referentes à gestão de processos e à gestão funcional.


A responsabilidade sobre um processo em tempo integral pode ser conferida a um grupo de pessoas que tenha as atribuições de prestar contas e desenhar e executar o processo de negócio.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo.

    Quando falamos em processo logo pensamos em um grupo de pessoas desenvolvendo cada um a sua parte pela qual será responsável. Ao final, todos serão responsáveis pelo resultado do processo, pois ele é interdependente.

  • Questão: CERTA.

    Segundo o Guia CBOK, V.3.0 Pág: 303:

    Dono do processo: Pode ser uma pessoa ou um grupo de pessoas com a responsabilidade e a prestação de contas, pelo desenho, execução e desempenho de um ou mais processos de negócio. A propriedade dos processos pode ser uma responsabilidade em tempo integral ou parcial.

  • Outra questão relacionada:

    Q693872 - TCE/PR - CESPE

    Denomina-se dono do processo o responsável pelo desenho do processo e pela prestação de contas relativas ao desempenho do processo.

    ► CORRETA


ID
4845886
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito do gerenciamento de processos de negócio, julgue os seguintes itens.


O analista de processos indica alternativas para os processos que serão mapeados, gerando insights.

Alternativas
Comentários
  • insight significa compreensão súbita de alguma coisa ou determinada situação. O termo também está relacionado com a capacidade de discernimento e pode ser descrito como uma espécie de epifania. ... No mundo dos negócios, o insight passou a representar uma parte importante da criação, desenvolvimento de empresas e produtos

  • Primeiramente isso não deveria estar classificado como Gestão de Projetos, e sim Gestão de Processos! E quem provê Insights nos processos de negócios são os Especialistas.

    Na imagem a seguir são descritas as responsabilidades de alguns papéis dentro da equipe de análise.

    https://ibb.co/f2mPy2S

  • Gabarito Errado

    "Responsabilidades do analista de processos BPM

    Podemos resumir essas responsabilidades numa frase simples: o analista de processos BPM é responsável pela implementação de uma ferramenta BPM na organização. Mas isso diz pouco, vamos detalhar essas responsabilidades:

    Analisar os processos da empresa

    Modelar esses processos

    Documentá-los

    Automatizá-los

    Monitorá-los

    Identificar evoluções e correções

    Promover a melhoria contínua

    Além disso, o analista de processos BPM também pode desempenhar alguns outros papéis importantes:

    Apoiar os diversos departamentos da empresa na definição de seus processos específicos.

    Identificar os chamados processos críticos e otimimizá-los.

    Promover treinamentos sobre processos de negócios e BPM na organização."

    Fonte: https://www.venki.com.br/blog/analista-de-processos-bpm/

  • Gabarito: Errado

    Conforme o site blog.solides.com.br (https://blog.solides.com.br/como-gerar-insights-para-sua-gestao-de-pessoas/#:~:text=Gerar%20insights%20%C3%A9%20uma%20maneira,otimizando%20o%20dia%20a%20dia.):

    "Gerar insights é uma maneira de promover o crescimento dos setores e da organização. Eles são fundamentais para sanar problemas em processos e rotina de trabalho, otimizando o dia a dia."

    Assim, gerar insights é uma função relacionada mais ao nível gerencial ou níveis maiores, que possuem poder de transformação.

    Somando-se com a definição de gerente de processo, constante no ebook METODOLOGIA DE GESTÃO DE PROCESSOS, da PGE-BA (https://sistemas.pge.ba.gov.br/gesp/documentos/processos/manual_gestao_processos.pdf):

    "O Gerente de Processo é o responsável por realizar a gestão, bem como garantir o padrão de desempenho estabelecido para o mesmo, e identificar oportunidades de melhoria que permitam a alavancagem desse desempenho."

    Podemos dizer que a função de gerar insights é do Gerente de Processos.

  • A seguir, são descritas responsabilidades de alguns papéis dentro da equipe de análise:

    Gerente do projeto de análise:

    • Decide com as partes interessadas a profundidade e o escopo da 

    análise e como o processo será analisado 

    • Gerencia o projeto de análise e facilita o avanço dos trabalhos 

    • Ajuda o grupo na aplicação das técnicas analíticas escolhidas 

    Analista de processos:

    • Coleta informações, elabora modelos e realiza análise 

    • Providencia documentação e reportes para partes interessadas 

    Especialista:

    Provê insights nos processos de negócio 

    • Provê insights na infraestrutura técnica e de negócio que provê 

    suporte ao processo 

    Fonte: BPM CBOK, versão 3.0, 1° edição, página 115.

    Espero ter ajudado. Qualquer erro, por favor, me avisem (:

  • GAB. E

    Pessoas Engajadas em BPM

    Donos de processos, que são responsáveis em última instância pela execução de processos de negócio de acordo com as expectativas de desempenho definidas para entrega de valor para o cliente; Responsável pelo desenho do processo e pela prestação de contas;

    • Gerentes de processos, que acompanham e monitoram a execução no dia a dia de processos de negócio, resolvem conflitos e reportam a situação a donos de processos;

    • Arquitetos de processos, que compreendem o inter-relacionamento entre os diversos processos;

    • Analistas de processos, que modelam o estado atual de processos ("AS-IS");

    • Designers de processos, que modelam o estado futuro de processos ("TO-BE");

    • Especialistas de processos: Provê insights na infraestrutura técnica e de negócio.

  • Gab: ERRADO

    O Analista se relaciona com os documentos, processos e negócios. Já o Especialista volta-se para a visão, ou seja, insights.


ID
4845889
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

A respeito do gerenciamento de processos de negócio, julgue os seguintes itens.


O gerente de projetos de análise deve negociar com o cliente e com o dono do processo o que será analisado no processo.

Alternativas
Comentários
  • O Gerente do projeto de análise decide com as partes interessadas a profundidade e o escopo da análise e como o processo será analisado, gerencia o projeto de análise e facilita o avanço dos trabalhos e ajuda o grupo na aplicação das técnicas analíticas escolhidas.

    Fonte: Estratégia

  • O termo "negociar" foi que dificultou a análise da questão.

    Seria o mesmo que "debater" ou "discutir" com as partes interessadas.

  • Eu já marquei errado logo quando vi que misturou os conceitos de projeto e processos... Sempre tive em mente que os conceitos não se misturam. Vá entender...

  • mas o gerente é também dono do projeto... Ou será que não ?!


ID
4845892
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

A respeito do gerenciamento de processos de negócio, julgue os seguintes itens.


O analista de processos é responsável por providenciar as documentações dos processos levantados e por validá-las junto ao dono do processo, que é uma das partes interessadas.

Alternativas
Comentários
  • Analista de processos: facilitador que conduz o levantamento e documentação do diagnóstico atual do processo

    GAB. certo

    https://blog.iprocess.com.br/2018/05/definindo-a-equipe-nos-projetos-de-bpm/

  • Gab. C

    Analistas de processos tipicamente possuem grande habilidade em entendimento e documentação de processos e padrões de desempenho. Criam modelos de estado atual ("AS-IS"), realizam análise e avaliação de processos, sugerem melhorias de processo e alternativas de desenho, e fazem recomendações de transformação. 

    Dono de processos pode ser uma pessoa ou um grupo de pessoas com a responsabilidade e a prestação de contas pelo desenho, execução e desempenho de um ou mais processos de negócio

    Fonte: ABPMP_CBOK_Guide__Portuguese

    @qineditas_

    bons estudos!


ID
4845895
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito do gerenciamento de processos de negócio, julgue os seguintes itens.


Compete ao analista de processos informar à equipe o plano de ação e os papéis que cada um deverá executar, além de cobrar o cumprimento do prazo estipulado no planejamento do projeto.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Analista de processos: é quem faz o mapeamento de processos. Ele tem a função de representar os processos de trabalho por meio de um mapa e, conseguir gerenciá-lo e melhorá-lo;

    Creio que essas competências que a questão cita é de um gestor.

    Corrija-me caso esteja equivocado.

  • Só pensar em uma organização, um analista vai cobrar alguém? kkkk

  • "O gerente do projeto é responsável por garantir que o trabalho relacionado a requisitos seja considerado no plano de gerenciamento do projeto, e que as atividades relacionadas a requisitos sejam realizadas no prazo e dentro do orçamento, e entreguem valor." Fonte PMI edição 6

  • Questão Errada.

    Resposta correta: Gerente de Projetos

  • O analista de processos analisa, identifica falhas e mapeia o fluxo das atividades a fim de estabelecer estratégias e propor melhoria para os processos da organização. Questão errada.

    O enunciado diz respeito ao gerente de projetos. Segundo o guia PMBOK, o gerente do projeto é responsável por garantir que o trabalho relacionado a requisitos seja considerado no plano de gerenciamento do projeto, e que as atividades relacionadas a requisitos sejam realizadas no prazo e dentro do orçamento, e entreguem valor.

    Gabarito: ERRADO

  • Errado.

    PESSOAS ENVOLVIDAS NA GESTÃO DE PROCESSOS:

    Gerente de processos: Coorderna e gerencia o desempenho dos processos. (RESPOSTA DA QUESTÃO)

    Patrocinador: Determina a direção e estratégia do gerenciamento

    Analista de Processos: Fazem analise de processo e apoiam o desenho.

    Designer de processos: Desenham novos processos.

    Arquiteto de Processos: Desenvolve modelo de arquitetura

    Dono de processo:Pessoa com responsabilidade e prestação de contas pelo desenho e execução.

    Responsavel pela instancia de processo: Se responsabiliza apenas por um ciclo do processso.

  • ERRADO

    Papel desenvolvido pelo Gerente de processo.

    Gerente de processo

    Atua no nível tático e mede o desempenho do processo dia a dia e ajuda os gestores funcionais a trabalhar com outros gestores funcionais. É subordinado ao dono do processo e possui independência de preocupações funcionais.

    Também conhecido como guardião de processos

    Analista de processo

    → Realizam trabalhos de análise de processos e apoiam o desenho de processo em iniciativa de transformação (AS-IS). Possuem grande habilidades em atendimento e documentação de processo e padrões de desempenho.

  • Cabe ao gerente.

  • PESSOAS ENVOLVIDAS NA GESTÃO DE PROCESSOS:

    Gerente de processos: Coorderna e gerencia o desempenho dos processos. (RESPOSTA DA QUESTÃO)

    Patrocinador: Determina a direção e estratégia do gerenciamento

    Analista de Processos: Fazem analise de processo e apoiam o desenho.

    Designer de processos: Desenham novos processos.

    Arquiteto de Processos: Desenvolve modelo de arquitetura

    Dono de processo:Pessoa com responsabilidade e prestação de contas pelo desenho e execução.

    Responsavel pela instancia de processo: Se responsabiliza apenas por um ciclo do processso

  • Copiando para revisar depois!

    PESSOAS ENVOLVIDAS NA GESTÃO DE PROCESSOS:

    Gerente de processos: Coorderna e gerencia o desempenho dos processos. (RESPOSTA DA QUESTÃO)

    Patrocinador: Determina a direção e estratégia do gerenciamento

    Analista de Processos: Fazem analise de processo e apoiam o desenho.

    Designer de processos: Desenham novos processos.

    Arquiteto de Processos: Desenvolve modelo de arquitetura

    Dono de processo:Pessoa com responsabilidade e prestação de contas pelo desenho e execução.

    Responsavel pela instancia de processo: Se responsabiliza apenas por um ciclo do processo

    Gaba E

  • ERRADO

    Equipe de Análise

    • Dono do processo
    1. o responsável pelo desenho do processo e pela prestação de contas relativas ao desempenho do processo.
    • Gerente do projeto de análise:
    1. Decide com as partes interessadas a profundidade e o escopo da 
    2. análise e como o processo será analisado 
    3. Gerencia o projeto de análise e facilita o avanço dos trabalhos 
    4. Ajuda o grupo na aplicação das técnicas analíticas escolhidas 
    • Analista de processos:
    1. Coleta informações, elabora modelos e realiza análise 
    2. Providencia documentação e reportes para partes interessadas 
    • Especialista
    1. Provê insights nos processos de negócio 
    2. Provê insights na infraestrutura técnica e de negócio que provê 

  • Analista -> analisa

ID
4845898
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Considerando o BPMN e suas técnicas, julgue os itens a seguir.


Por meio da simulação de desempenho do processo, o analista de negócios poderá definir o nível de serviço aceito para o processo e indicar se o tempo de resposta está de acordo com as metas.

Alternativas
Comentários
  • simulação é a técnica utilizada para testar o desempenho de um processo submetido a diferentes circunstâncias e cargas de trabalho. A simulação de processos de negócio pode ser formal e informal utilizando-se de uma variedade de técnicas. A simulação de processos geralmente atribui valores às atividades e define previamente um número de casos de uso para verificar como o processo responderá sob diferentes cenários.

    A simulação de processos complexos pode revelar resultados que as equipes de  não conseguem prever. A técnica requer dados suficientes para permitir que o processo seja matematicamente simulado.

  • Gab. E

    Os analistas de negócio são responsáveis pelo levantamento de requisitos e propostas de solução de tecnologia da informação.

    O papel afirmado na questão "simulação de desempenho do processo" é função do analista de processo. É ele que está envolvido na simulação de desempenho de processo em suas análises.

    @qineditas_

    bons estudos!

  • "Comitê de processo: Esse é um comitê que deve ser responsável pela avaliação do atendimento dos acordos de nível de serviço e alcance de metas de tempo, custo, capacidade e qualidade, bem como de melhoria no processo e nas áreas funcionais individuais."

    Página 332 do guia BPM CBOK 3.0


ID
4845901
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Considerando o BPMN e suas técnicas, julgue os itens a seguir.


Com a técnica de levantamento de requisitos por meio da interação do cliente, contabiliza-se a quantidade de vezes em que o cliente interage com o processo, o que permite entender quão importante é o processo para a cadeia de valor da organização.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    Questão bem conceitual, é valido lembrar que o levantamento de requisitos é papel do analista de negócios.


ID
4845904
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Considerando o BPMN e suas técnicas, julgue os itens a seguir.


Conferências via Web são vantajosas, entre outras razões, por não envolverem custo de deslocamento dos participantes e por possibilitarem a interação de membros geograficamente distribuídos.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    Conferência via web pode ser empregada para obter vários benefícios que workshops presenciais oferecem, mas funcionam melhor com grupos melhores. Pode ser mais conveniente e menos dispendiosa quando os participantes estão geograficamente distribuídos, mas o uso desse tipo de ambiente tecnológico de forma eficaz depende da habilidade dos facilitadores. Em conferência via web pode ser mais difícil controlar e gerenciar a participação individual no trabalho em grupo.

    Fonte: ABPMP_CBOK_Guide__Portuguese

    @qineditas_

    bons estudos!

  • Lógica purinha... Teletrabalho na pandemia que o diga...


ID
4845907
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Considerando o BPMN e suas técnicas, julgue os itens a seguir.


O método de observação direta do executor do processo de negócio tem como objetivo representar a rotina natural do serviço realizado, já que, na presença de um observador, há uma tendência a se executarem as transações conforme acontece no dia a dia da organização.

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

    A observação direta é boa maneira de documentar detalhes do processo atual. Pode revelar atividades e tarefas que, de outra forma, poderiam não ser reconhecidas e pode ser eficaz na identificação de variações e desvios que ocorrem no dia a dia do trabalho.

    No entanto, por ser necessariamente limitada a um tamanho de amostra relativamente pequeno, a observação direta pode não capturar a gama de variações entre os diversos grupos de executores e locais.

    A observação direta também implica o risco dos executores fazerem aquilo que acham que o observador quer ver e não o que realmente fazem

    Fonte: ABPMP_CBOK_Guide__Portuguese

    @qineditas_

    bons estudos!

  • É lógica purinha...

    Com alguém olhando, você trabalha do mesmo jeito, né? kkkkk

    Elton Mayo que o diga...

  • Algumas questões de BPM você resolve sem nem precisar ler as centenas de páginas do manual...

  • O método de observação direta do executor do processo de negócio tem como objetivo representar a rotina natural do serviço realizado, já que, na presença de um observador, há uma tendência a se executarem as transações conforme acontece no dia a dia da organização. Resposta: Errado.

    As atividades não são realizadas conforme se planejou, existe a possibilidade de melhoria por um empregado quando se observa possíveis gargalos.

  • A observação direta implica o risco dos executores fazerem aquilo que acham que o observador quer ver e não o que normalmente fazem


ID
4845910
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Considerando o BPMN e suas técnicas, julgue os itens a seguir.


Na análise das regras de negócio, os processos diretamente vinculados a legislações devem ser descritivos, de forma que não sejam modificados nem mesmo para responder eventuais lacunas que existirem.

Alternativas
Comentários
  • Se até a legislação se atualiza/modifica, imagine os processos!

    Até a Lei 4320/64 e o Decreto-Lei 200/67 passam por mudanças, como novas interpretações, por mais arcaicos que sejam. Nos processos, isso ocorre mais ainda.

  • que vinculação fajuta '-'

  • Gabarito ERRADO

    Sobre as regras de negócio podemos afirmar que são uma lógica que irá guiar o comportamento e definir o que, onde, quando, por que e como algo será feito. Elas também nos dizem como o negócio será gerenciado ou governado.

     Partindo dessa premissa, as regras de negócio, de forma muito "amorosa e delicada", impõem algumas restrições, ou seja, o que não pode, e dão a direção, para girar o leme, das decisões que impactam a natureza e o desempenho do processo. 

    Uma outra informação é que as regras de negócio são criadas sem o conhecimento por completo de todos os cenários que a organização poderá encontrar. Devido a isso elas não podem ser rígidas e quando necessário serem readequadas de acordo com a necessidade.

     Por esse motivo é plenamente possível que os processos vinculados a legislação permitam que a organização possa analisar e alterar as suas regras de negócio para se adequar à legislação vigente.

    Referência: BMP CBOK

    FONTE: Prof Heitor Pasti - https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1390102


ID
4845913
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Considerando o BPMN e suas técnicas, julgue os itens a seguir.


Ao se desenhar um processo destinado a atender, por exemplo, a utilização do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) dentro de um banco virtual, o analista de requisitos deve levantar as regras de negócio que sejam necessárias para garantir a conformidade legal.


Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    O Analista de Requisitos, também denominado Analista de Negócio, possui a função de levantar as regras de negócio. Essas regras de negócio definem O QUE será feito, QUANDO será feito, ONDE será feito, POR QUE será feito, COMO será feito e como tudo será gerenciado. 

    @qineditas_

    bons estudos!

  • O Analista de Requisitos é a peça fundamental na criação do produto que se transformará no software. Transmite para a equipe de desenvolvimento o que foi relatado pela parte que encomendou o software e outros detalhes que o analista de requisitos conseguiu mapear por observações e entrevistas. Possui a difícil tarefa de traduzir as diversas perspectivas em uma especificação e manter o elo entre todos os stakeholders.

  • ✅Gabarito(Certo) 

    Errei a questão por achar que não estaria correto o termo "Analista de Requisitos".

    Segundo o livro BPM CBOK:

    8.4 Papéis na orientação por processos

    Organizações orientadas por processos nos diversos estágios de desenvolvimento, incluem indivíduos que realizam ou proveem suporte à execução e transformação de processos, dentre os quais se destacam os seguintes papéis:

    • Dono de processos

    • Gerente de processos

    • Analista de processos

    • Designer de processos

    • Arquiteto de processos

    • Representante funcional

    • Analista de negócios

    • Especialista

    • Patrocinador

    • Tecnólogos

    Fonte: BPM CBOK Versão 3.0 1° Edição


ID
4845916
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação à notação BPMN, julgue os itens subsequentes.


Por meio de raias no BPMN, é possível acompanhar o trabalho e o papel desempenhado por cada ator dentro do desenho de um processo de negócio.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    EM BPMN, raias dividem um modelo em várias linhas paralelas. Cada uma dessas raias é definida como um papel desempenhado por um ator na realização do trabalho. O trabalho se move de atividade para atividade seguindo o caminho do fluxo de papel a papel. 

    Fonte: ABPMP_CBOK_Guide__Portuguese

    @qineditas_

    bons estudos!

  • as raias não representam uma notação específica nas a construção útil para outras . facilitam visualizar os handoff.
  • GAB: C

    Raias de piscina (Swim lanes) são um complemento a "caixas e setas" que representam como os fluxos de trabalho cruzam funções ou transferem o controle de um papel para outro. Realizado por meio da utilização de linhas dispostas horizontal ou verticalmente (raias), representam uma área funcional, papel ou, em alguns casos, organização externa. Essas linhas lembram as faixas de marcação em piscinas de natação.

    Principais características:

    As raias representam executores ou combinações de executores;

    Raias podem indicar papéis, organizações, sistemas ou qualquer outro executor, ou ainda uma combinação deles.

    Quando usar:

    Para distinguir claramente em que ponto a responsabilidade pela execução é transferida;

    Para aumentar o entendimento entre as partes interessadas no processo.

    Vantagens:

    Auxilia a colaboração na medida em que os executores do processo são capazes de distinguir seus papéis em relação aos demais;

    Define claramente os pontos de handoff em um processo;

    Pode descrever fluxos de precedência operacional, material e mensagens.

    Desvantagens:

    Torna-se complexo em áreas em que a responsabilidade pelo desempenho é compartilhada;

    Em certos casos, pode preservar uma mentalidade de silo de processo.

    BPM CBOK V3

  • raias dividem um modelo em várias linhas paralelas cd uma e definida com o papel desenhado por um ator na realização do trabalho pag 80 do BPM CBOCK v3.0
  • Raias de piscina são muitas vezes incorporadas no BPMN, EPC, UML ou fluxogramas como meio de definir o executor responsável pela realização de uma ou mais atividades.

    Fonte: BPM CBOK V3 pg 91

  • O professor explica muito bem a questão

  • BPMN é uma notação gráfica que visa buscar um padrão que atenda as boas praticas de modelagem dos processos de negocio.Pode ser visto como um idioma comum que permite o entendimento dos requisitos e regras do negocio por os diversos níveis de usuários envolvidos nos processos.


ID
4845919
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação à notação BPMN, julgue os itens subsequentes.


Na representação de um fluxograma, a presença de uma seta que é proveniente de um símbolo e que aponta para outro símbolo indica que o controle do processo foi passado para o símbolo do qual provém a seta.

Alternativas
Comentários
  • O primeiro símbolo a ser apresentado é a seta, um símbolo de conexão que serve para indicar uma interligação entre dois outros símbolos e a direção do fluxo.

  • Gab. E

    Segundo o CBOK 3.0 v, "Setas provenientes de um símbolo e terminando em outro, indicando que o controle passa de um símbolo para o próximo.".

    Dada a definição, vê-se que o erro da questão reside na afirmativa de que o processo é passado ao símbolo que provém/advém da seta, quando, na verdade, o controle é passado ao símbolo destinatário/receptor da seta.

    portanto,

    REESCRITA CORRETA: Na representação de um fluxograma, a presença de uma seta que é proveniente de um símbolo e que aponta para outro símbolo indica que o controle do processo foi passado para o símbolo que se destina a seta.

    @qineditas_

    bons estudos!

  • Resposta:Errado

    ---------------------------

    Direção de Fluxo (--------->) - Usado para identificar a sequência dos passos.As setas colocadas na horizontal serão colocadas junto aos símbolos que representam a ação seguinte.

    ---------------------------

    FONTE:ADMINISTRAÇÃO PARA CONCURSOS / PROF. GIOVANNA CARRANZA

  • Pegadinha !

  • Graficamente, ninguém erraria essa questão. Mas a banca fez uma redação meio complicada.

    Gabarito ERRADO

  • Na verdade é só imaginar um processo para matar a questão.

    GABA E

  • significa: direção de fluxo, a ação seguinte

  • A seta simplesmente indica a direção do fluxo.

    Gabarito: ERRADO

  • Questão de pura interpretação!

  • Invertendo o final da questão parece facilitar o entendimento:

    Na representação de um fluxograma, a presença de uma seta que é proveniente de um símbolo e que aponta para outro símbolo indica que o controle do processo foi passado para o símbolo do qual a seta provém.

    Não foi passado de volta para o símbolo que "gerou" a seta, mas para o PRÓXIMO símbolo.

    GAB E


ID
4845922
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação à notação BPMN, julgue os itens subsequentes.


Dentro de um fluxograma, uma decisão é representada por um losango com duas setas — uma representa verdadeiro para a decisão, e a outra, falso.

Alternativas
Comentários
  • O losango dentro de um fluxograma representa uma estrutura condicional. Dele saem duas setas, sendo uma para caso a validação condicional seja positiva e outra caso seja negativa.

  • Gab. C

    Símbolos do fluxograma que mais cobrados:

    >> Símbolos de início e fim são representados por retângulos arredondados geralmente contendo a palavra "Início" ou "Fim". 

    >> Seta é o símbolo de conexão que serve para indicar uma interligação entre dois outros símbolos e a direção do fluxo

    >> Os passos de processamento são representados em retângulos

    >> Entradas e saídas são representadas por paralelogramos 

    >> Condição ou decisão são representadas por losango, geralmente contendo teste de sim/não ou verdadeiro/falso

    @qineditas_

    bons estudos!

  • "Condição ou decisão representada como losango, geralmente contendo teste de sim/não ou verdadeiro/falso. Esse símbolo é único na medida em que possui duas setas saindo, geralmente a partir da extremidade inferior e extremidade direita, uma correspondente a um sim ou verdadeiro e uma correspondente a não ou falso"

    BPM CBOK 3.0

  • Nooossa gente quem essa prova foi bem punk viu?!

  • Nooossa gente quem fez essa prova...foi bem punk viu?! Quem passou mecere muito esse cargo pq vou te contar...que prova!!!!

  • Nooossa gente quem fez essa prova...foi bem punk viu?! Quem passou mecere muito esse cargo pq vou te contar...que prova!!!!

  • Alguém sabe informar se no fluxograma normal sem ser o bpmn estaria certo a afirmativa?

  • (2014) Em um fluxograma, o losango é um símbolo que indica a possibilidade de desvios para outros pontos do programa. GAB CERTO

    GAB CERTO.

  • Na faculdade aprendi "SIM" e "NÃO", não tinha "verdadeiro" e "falso", tanto que usei assim em minha monografia. Fica difícil tem que saber a nomenclatura de todos os autores, senão a gente fica achando que é pegadinha.

  • CARAMBA, EU IA USAR OUTRA PALAVRA MAS DEIXA PRA LÁ !!!

    QUESTÃO COBROU ESPECÍFICO DO ESPECIFICO....

  • copiando o comentário do colega

    Símbolos do fluxograma que mais cobrados:

    >> Símbolos de início fim são representados por retângulos arredondados geralmente contendo a palavra "Início" ou "Fim". 

    >> Seta é o símbolo de conexão que serve para indicar uma interligação entre dois outros símbolos e a direção do fluxo

    >> Os passos de processamento são representados em retângulos

    >> Entradas e saídas são representadas por paralelogramos 

    >> Condição ou decisão são representadas por losangogeralmente contendo teste de sim/não ou verdadeiro/falso

  • Do jeito que a questão está redigida parece que o FALSO não corresponde a uma decisão...


ID
4845925
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação ao gerenciamento de processos, julgue os itens que se seguem.


A manutenção de repositórios de processos e de inventário e o gerenciamento de regras de negócio são exemplos de funcionalidades de BPMS.

Alternativas
Comentários
  • Ferramentas BPMS oferecem um grupo de funcionalidades avançadas que ferramentas mais simples de modelagem não conseguem prover, tais como gerenciamento de regras, gerenciamento de fluxo de trabalho, medição de desempenho, geração de aplicações e manipulação de dados.

    Fonte: CBOK v3.0, pág 134.

    Gab. C

  • certa

    A manutenção de repositórios de processos e de inventário e o gerenciamento de regras de negócio são exemplos de funcionalidades de BPMS porque representam uma atividade desenvolvida pelo arquiteto de processos. Atividades de gerenciamento de repositório de processos é função do arquiteto de processos, incluem armazenamento, gerenciamento e alteração do conhecimento de processos (objetos, relacionamentos, habilitadores, atributos, regras de negócio, medições e modelos).

  • padim more


ID
4845928
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Com relação ao gerenciamento de processos, julgue os itens que se seguem.


Em BPMS, para se realizar a codificação de atividades de processos que são executáveis, deve ser utilizado o padrão XML (extensible markup language).

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    A notação BPMN apresenta uma desvantagem: o código de execução gerado a partir dos seus diagramas não é compatível com a Extensible Markup Language – XML.

    fonte: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos13/40618636.pdf

  • GAB: ERRADO

    Achei essa questão puxada. Entretanto, foi para um cargo específico que envolve TI e Processos de Negócios.

    O que é XML?

    XML é a sigla, em inglês, de Extensible Markup Language, ou seja, é uma linguagem de marcação que define um conjunto de regras para codificação de documentos.

    Linguagem de marcação é um conjunto de códigos que podem ser aplicados na leitura de dados ou textos feitos por computadores ou pessoas. A linguagem XML fornece uma plataforma para definir elementos de marcação e gerar uma linguagem personalizada.

    O que é BPMS?

    BPMS significa em inglês ‘Business Process Management Suites/System’ e em português ‘Suítes/Sistemas de Gestão de Processos de Negócio’. São as ferramentas de software que suportam e agrupam as tecnologias responsáveis pela automação e execução dos processos por meio digital.

    É muito comum, mas não mandatório, que empresas que adotam a disciplina BPM, transformem seus processos analógicos em digitais, suportados então por um BPMS.

    Um BPMS é uma ferramenta complexa que, em linhas gerais, é responsável pela realização de grande parte do ciclo de vida do gerenciamento de processos de negócio.

    https://esesp.es.gov.br/Media/esesp/Apostilas/Documenta%C3%A7%C3%A3o%20e%20Padroniza%C3%A7%C3%A3o%20de%20Processos.pdf - Essa apostila é excelente para quem está estudando Gestão de processos.

  • O padrão XML não é o recomendado para o BPMS.

    GAB: E

  • Em BPMS, para se realizar a codificação de atividades de processos que são executáveis, deve ser utilizado o padrão XML (extensible markup language). Resposta: Errado.

    O comentário do colega Gustavo Moura está bem simples e explica bem o erro da questão.


ID
4845931
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação ao gerenciamento de processos, julgue os itens que se seguem.


O ciclo de gerenciamento de processos é formado pelas seguintes etapas: análise; desenho e modelagem; implementação; gerenciamento de desempenho; e refinamento ou transformação.

Alternativas
Comentários
  • Errei porque achei que estava faltando o PLANEJAMENTO.

    Ciclo de vida contínuo para os processos:

    1) Planejamento

    2) Análise

    3) Desenho e modelagem

    4) Implementação

    5) Monitoramento e controle

    6) Refinamento

    Apostila Estratégia Concursos - Carlos Xavier

  • Questão bem perigosa, faltou a etapa PLANEJAMENTO.

  • Errei, pois achei que faltava o planejamento. Não entendi o motivo de estar certa. =X

  • Ciclo de gerenciamento de um processo:

    PADIM MORE

    Planejamento

    Análise

    Desenho

    Implementação

    Monitoramento

    Refinamento

    Fonte: aulas do professor José Wesley - IMP

  • Faltou planejamento, mas como se trata de Cespe... (tá certo porque eu quero que esteja FDC !!! by Cespe)

    GABA CERTO

  • QUESTÃO COM GABARITO FINAL ALTERADO PARA ERRADO.

    Justificativa do CESPE: As fases do ciclo de vida são: planejamento, análise, desenho e modelagem, implementação, gerenciamento de 

    desempenho, e refinamento ou transformação. 

  • CICLOS

    O BPM CBOK considera como ciclo:

    • Planejamento

    • Análise (As is)

    • Desenho e modelagem

    • Implementação

    • Monitoramento e controle

    • Refinamento

    ----------------------------------------------------------------------

    A SDPS ( Sociedade p/ Desenho e Ciências de Processos) considera a existência de um ciclo para os processos:

    • Modelagem --> Identifica os valores

    • Simulação --> Incorpora dados estatísticos

    • Emulação --> Inclusão dos dados reais com as estimativas

    • Encenação --> É o processo em prática

  • QUESTÃO ERRADA

    Faltou a etapa de "PLANEJAMENTO"

    Ciclo de gerenciamento de um processo: P. A. D. IM. MO. RE

    • Planejamento
    • Análise
    • Desenho e modelagem
    • Implementação
    • Monitoramento e controle
    • Refinamento
  • desde quando cespe considera questões incompletas como erradas?

  • ERRADO

    A questão esqueceu de mencionar o Planejamento.

    O ciclo de gerenciamento de processos é o PADIMORE:

    • Planejamento
    • Análise
    • Desenho e Modelagem
    • Implementação
    • Monitoramento e Controle
    • Refinamento ou Transformação

    -

    Ano: 2016 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: TCE-PR 

    O gerenciamento do ciclo de vida de um processo objetiva assegurar que a organização entenda as necessidades de seus clientes e, na expectativa de melhor atendê-los, modifique a forma de realizar o trabalho. CERTO

  • Quase fui na máxima da incompleta é questão certa.. PORÉM, o processo NÃO É FORMADO por essas fases.. e faltando PLANEJAMENTO. Mas vimos que o cespe alterou, pois bem, considerou c/e. Típico que ele pode decidir.

    Somente essas fases? NÃO.

    Contém essas fases? SIM.

    GAB ERRADO.

  • É um PDCA mais encorpado!

  • Ciclo de Gerenciamento de um Processo - CBOK (versão 3.0)

    PLANEJAMENTO - Análise (As-is) - Desenho ou Modelagem (To-be) - Implementação - Monitoramento - Refinamento

    Gabarito: Errado, pois faltou a etapa PLANEJAMENTO

    Fonte: Estratégia Concursos

  • Acho que a questão poderia ser anulada ou o gabarito alterado. CESPE geralmente aceita questão incompleta e não foi afirmado que essas são as únicas etapas
  • COMENTARIO DA COLEGA DENISE , MUITO BOM !!

    QUESTÃO COM GABARITO FINAL ALTERADO PARA ERRADO.

    Justificativa do CESPE: As fases do ciclo de vida são: planejamento, análise, desenho e modelagem, implementação, gerenciamento de 

    desempenho, e refinamento ou transformação. 

    FONTE > DENISE RODRIGUES

  • Comentário para quem não tem acesso!!!

    Lida a questão, vamos para a resolução.

    O controle estatístico da qualidade é uma abordagem em que o controle da qualidade é realizado por lotes recolhidos para inspeção. Esse controle amostral substitui o controle total por não interferir no processo produtivo. Se a amostra é aprovada, todo o lote é aprovado. Essa metodologia foi utilizada na era do Controle Estatístico da Qualidade. A inspeção total foi utilizada em momento anterior, na era da Inspeção em massa.

    Gabarito do Professor: ERRADO.

  • e daí que faltou planejamento? questão apesar de incompleta está certa! Se fosse o enunciado APENAS POR ESSAS ETAPAS aí sim gabarito ERRADO.

  • A questão por um momento restringiu e ficou devendo uma das fases do ciclo que é o PLANEJAMENTO.

    Questão: Errada

  • Planejamento - Análise - Desenho e modelagem - Implementação - Monitoramento e controle - Refinamento e transformação


ID
4845934
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Com relação ao gerenciamento de processos, julgue os itens que se seguem.


O compartilhamento de modelos de processos entre ferramentas de BPM pode ser feito por meio do formato de arquivo XPDL, compatível com o padrão da notação BPMN.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    resolvendo questões e aprendendo...

    O .XPDL extensão de arquivo é usado principalmente por TIBCO iProcess. Ele é usado para se referir aos arquivos que são criados com o uso deste software, uma aplicação que lida com processos de negócios.

  • nunca nem vi

  • que pergunta mais específica

  • Galera, essa questão é específica pra ti, não perde tempo tentando decorar isso

  • Nunca nem vi parte 2 !!!!

  • Segundo o glossário do CBOK 3.0:

    XPDL (XML Process Definition Language) É um formato de documento XML definido pela Workflow Management Coalition (WfMC) que permite que um processo seja desenhado em uma ferramenta e posteriormente aberto em outra ferramenta mantendo sua aparência e lógica.

  • Será que corre o risco desse tipo de questão cair para Técnico Administrativo?

  • XPDL é uma Linguagem de Definição de Processo XML. É um formato padronizado pela Workflow Management Coalition para trocar definições de processos de negócios entre diferentes produtos de fluxo de trabalho, ou seja, entre diferentes ferramentas de modelagem e conjuntos de gerenciamento.  XPDL é compatível com BPMN 2.0.


ID
4845937
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação ao gerenciamento de processos, julgue os itens que se seguem.


A integração entre os processos na prática e a forma com que eles são gerenciados pelos sistemas automatizados são objetivos de BPMS.

Alternativas
Comentários
  • Benefícios da abordagem por processos:

    -Alinhamento com a missão, visão e estratégias. 

    -Melhoria da coordenação e comunicação entre áreas. 

    -Eliminação de custos.

    -Atendimento das reais necessidades dos clientes.

  • BPM (Gerenciamento de Processos de Negócio – Business Process Management) é um conceito que une gestão de negócios e tecnologia da informação com foco na otimização dos resultados das organizações por meio da melhoria dos processos de negócio.

    Fonte: ORGPT_Wikipedia_Guide_Portuguese

  • GAB: Certo

    Um benefício de BPMS é o de oferecer suporte a mudanças rápidas, podendo apoiar a modelagem de processos, gerenciamento de regras, geração de aplicações, controle de acesso a dados, monitoramento e medição de desempenho. Um BPMS forma um ambiente operacional integrado de tecnologia e negócio.

    A questão central é que, em um ambiente BPM suportado por BPMS, a mudança pode acompanhar melhor o ritmo da necessidade em qualquer nível no modelo de processos.

    BPM CBOK V3.0

  • Para compreender a resposta da questão primeiramente temos que saber a diferença entre BPM e BPMS, vamos lá:

    BPM - O processo não se restringe a execução no sistema -- mas pode ser alterado, adaptado, melhorado, monitorado em tempo real e disponibilizado por toda a organização.

    Assim, para da suporte as novas exigências do BPM é que surgiram os BPMS. Mas o que é BPMS?

    BPMS - Business Process Management Systems - é o sistema informatizado que dá suporte para a gestão de processos nas organizações/instituições, é a tecnologia que suporta o conceito e as tarefas de gestão de processos do BPM.

    O BPMS é um sistema computacional que suporta a gestão da informação pela organização, com foco no gerenciamento de processos. Ele é uma peça de software que dá suporte às atividades como modelagem, análise e aprimoramento de processos de negócio. O BPMS é a plataforma que dá suporte aos processos de negócios.

    Trocando em miúdos:

    BPM --> Foco no negócio e na gestão

    BPMS --> Foco em T.I - Tecnologia da informação

    GABA CERTO

  • Pessoal, para quem assiste as aulas, fica travando e demorando pra carregar? Eu tento assistir as aulas de 15min e passo quase 30min pra conseguir ver. Demora horrores pra carregar. Queria saber se o problema está no site ou no meu acesso, outros locais eu vejo as vídeo aulas na vel. 2x. Só aqui que demora tanto. Se puder, me diga no pv, só pra eu ter certeza de que não é só cmg.

  • CERTA

    BPM --> Foco no negócio e na gestão

    BPMS --> Foco em T.I - Tecnologia da informação


ID
4845940
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação ao gerenciamento de processos, julgue os itens que se seguem.


A gestão por processos tem como base uma estrutura vertical em que cada membro da hierarquia conhece os limites de suas funcionalidades.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

  • Essa questão ajuda a justificar

    (CESPE/STM/2018) Com referência a gestão de processos e processos decisórios, julgue o próximo item. Caracterizada por ser uma estrutura de gestão verticalizada, a gestão por processos foca as funções específicas de cada departamento de uma organização e sua participação nas tarefas.

    ERRADA

  • Você sabia que existe diferença entre: gestão DE e Gestão POR

    gestão de processos significa que existem processos mapeados, sendo monitorados, mantidos sob controle e que estão funcionando conforme planejado;

    Quando se fala em gestão por processos, procura-se ver a organização de forma mais ampla, com as áreas se inter-relacionando.

    Por essa razão, a gestão horizontal também é conhecida como “gestão por processos”, em oposição ao modelo tradicional que é chamado de “gestão funcional”.

  • Gestão por processos: Horizontal

  • Gestão por processo = horizontal

  • Gab. E

    Essa já é questão batida, toda prova tem uma rsr. A gestão por processos tem por base uma estrutura horizontalizada com novos papeis que impõem a quebra de limites funcionais (ou silos funcionais).

    Apenas um exemplo:

    Ano: 2018 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: STM Prova: CESPE - 2018 - STM - Analista Judiciário - Área Administrativa

    Caracterizada por ser uma estrutura de gestão verticalizada, a gestão por processos foca as funções específicas de cada departamento de uma organização e sua participação nas tarefas. Resp.: E

    @qineditas_

    bons estudos!

  • Resposta:Errado

    --------------------------

    Organização gerida por processos: DESCENTRALIZADA/ HORIZONTALIZADA / FLEXÍVEL.

  • A gestão por processos tem como base uma estrutura hierarquizada, de forma que as áreas se relacionem umas com as outras, conforme o desenrolar do processo em si.

  • Gestão DE Processos” VS “Gestão POR Processos

    Gestão DE Processos: visão unitária; específica; 

     Em outras palavras, consiste em gerenciar o próprio processo. 

    (RELAÇÃO VERTICALIZADA)

    Gestão POR Processos :  visão organizacional; abordagem geral;

    muitos departamentos sob o mesmo nível hierárquico.

    • Divisão do trabalho.

    • Foco em resultados.

    • Trabalho em equipe.

    • Tomada de decisão compartilhada.

     •inter-relacionamento e integração entre esses processos. 

    (RELAÇÃO HORIZONTAL).

    #PERSISTA

    #NÃODESISTA

  • Gestão por processo

    É mais amplo, visa à empresa como um todo. Faz interligações com os departamentos e trabalhos.

    Gestão de processo

    É mais limitado foca apenas em um departamento.

    GABA E

  • CESPE – Técnico Administrativo – 2014)

    A estrutura utilizada na gestão de processos é a verticalizada, ao contrário da gestão tradicional, que trabalha com estruturas horizontalizadas.

    COMENTÁRIO:

    A estrutura organizacional adotada pela gestão de processos é horizontalizada. Contrapõe-se, dessa forma, à

    estrutura de organizações por funções que é verticalizada.

    fonte: Direção concursos

    Fiquei confusa : tanto (gestão de processos) e (gestão por processos)

    São horizontalizadas ? Alguém me ajude ?

  • Gestão por processos é horizontal

  • A gestão por processos busca, assim, uma maior integração das áreas, com um entendimento maior de quais são os agentes envolvidos com os processos de trabalho, que devem trabalhar em conjunto. Seria uma visão mais "horizontalizada" da instituição, ao contrário de uma visão "verticalizada" da gestão tradicional.

    Errado

    Fonte : Estratégia Concursos PDF Prof Rodrigo Rennó


ID
4845943
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que diz respeito ao escritório de processos, julgue os seguintes itens.


Os centros de excelência em BPM podem ser organizados por áreas funcionais, como aquisições, engenharia de produtos e tecnologia da informação (TI), de forma a alocar apropriadamente novas habilidades funcionais para maior racionalização dos processos de negócio.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    Os centros de excelência são equipes que podem trabalhar de forma relativamente independente com orientação e apoio da gerência de processos. São responsáveis por assegurar que recursos com competências adequadas sejam alocados e distribuídos corretamente ao longo do processo de negócio da organização, podendo ser virtuais ou até grupos institucionalizados em instalações de grandes dimensões. Muitos centros de excelência são organizados em torno de uma determinada habilidade ou profissão, por exemplo, vendas, marketing, finanças e tecnologia da informação

    • Resumindo: os centros de excelências são áreas funcionais voltadas ao gerenciamento de processos.

    Fonte: ABPMP_CBOK_Guide__Portuguese (há organogramas que valem a pena dar uma olhada nas p. 48 e 298 do manual)

    @qineditas_

    bons estudos!

  • CENTROS DE EXCELÊNCIA / ESCRITÓRIOS DE PROCESSOS

    -> Agrupamento de Profissionais

    • MELHORES práticas

    • MELHOR capacitação e Formação

    • Responsabilidade pela ALOCAÇÃO DE RECURSOS

    • Oferecimento de TREINAMENTO/NETWORKING -> Compartilhamento de Experiências

    Gabarito: CERTO


ID
4845946
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que diz respeito ao escritório de processos, julgue os seguintes itens.


São atribuições fundamentais do escritório de processos a definição de padrões e ferramentas de gerenciamento de processos, a responsabilidade pela integração entre processos corporativos e a governança geral do gerenciamento de processos.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    Escritório de processos é o dono do processo de gerenciamento de processos de negócio. São menos centrados no conteúdo dos processos e mais sobre como esse conteúdo é gerenciado, incluindo responsabilidades de:

    1. definir princípios
    2. práticas e padrões de BPM
    3. proporcionar ferramentas e métodos comuns

    Fonte: Manual CBOK 3.0v; p. 321 (dica: as páginas 321-324 têm ótimo custo-benefício)

    bons estudos

  • Escritório de processos centra-se no plano estratégico

  • Gab: CERTO

    Escritório de Processos: é o dono do escritório de gerenciamento de processos de negócios. São menos centrados no conteúdo dos processos e mais sobre como esse conteúdo é gerenciado, incluindo responsabilidades de:

    ------> Definir princípios, práticas, padrões e cultura;

    ------> Prever recursos (humanos e ferramentas);

    ------> Proporcionar governança;

    ------> Identificar, monitorar, apoiar, consolidar e relatar a situação em diversos projetos;

    ------> Fomentar a inovação.

    Desempenham um papel fundamental na definição de prioridades e alocação de recursos para promover uma abordagem consistente, por meio da criação de políticas e normas para coordenar os padrões e evitar sobreposições.

    BPM CBOK, 1° Ed. Volume 3. pág 321.

    Erros, mandem mensagem :)

  • Errei a questão porque fiquei com dúvida com relação a parte que fala: "  integração entre processos corporativos ".

    O Guia BPM CBOK , versão 3.0, pág. 321 confirma essa informação:

    Escritório de processo é o dono do processo de gerenciamento de processos de negócio. Incluindo responsabilidades de: -Integrar processos de negócio a nível corporativo.

    2

    22

  • ESCRITÓRIO DE PROCESSOS

    GERENCIAMENTO de Processos de Negócio

    • Prioridades, Alocação de Recursos, Melhoria e aumento da Maturidade dos Processos

    • Criação de POLÍTICAS/REGRAS/NORMAS

    COMITÊ DE PROCESSOS

    • Grupo de gestores

    • Gestores de Processos

    • Gestores Funcionais

    Gabarito: CERTO


ID
4845949
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que diz respeito ao escritório de processos, julgue os seguintes itens.


As principais atribuições do escritório de processos incluem monitorar os indicadores-chave e incorporar melhorias em cada um dos processos da organização.

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

    Escritório de processo centra-se no plano estratégico do gerenciamento de processo de negócio — definição de princípios; práticas; padrões de BPM; difusão da cultura BPM; formar e educar sobre práticas e princípios de gerenciamento — e não no conteúdo dos processos, como monitoramento de indicadores, que é nível operacional

    @qineditas_

    bons estudos!

  • Gab: ERRADO

    Escritório de Processos: é o dono do escritório de gerenciamento de processos de negócios. São menos centrados no conteúdo dos processos e mais sobre como esse conteúdo é gerenciado, incluindo responsabilidades de:

    • ------> Definir princípios, práticas e cultura;
    • ------> Prever recursos (humanos e ferramentas);
    • ------> Proporcionar governança;
    • ------> Identificar, monitorar, apoiar, consolidar e relatar a situação em diversos projetos;
    • ------> Fomentar a inovação.

    Desempenham um papel fundamental na definição de prioridades e alocação de recursos para promover uma abordagem consistente, por meio da criação de políticas e normas para coordenar os padrões e evitar sobreposições.

    BPM CBOK, 1° Ed. Volume 3. pág 321.

    Erros, mandem mensagem :)

  • Escritórios de projetos não integram melhorias em cada um dos processos da organização, integram processos de negócios em nível corporativo

    Fonte: BPM CBOK , 1° Ed. Volume 3. Pq 322

  • As principais atribuições do escritório de processos incluem monitorar os indicadores-chave e incorporar melhorias em cada um dos processos da organização. Resposta: Errado.

    Vide comentário dos colegas.

  • As principais atribuições do escritório de processos incluem monitorar os indicadores-chave e incorporar melhorias em cada um dos processos da organização. ERRO

    Ano: 2020 Banca: Órgão: Prova:

    No que diz respeito ao escritório de processos, julgue os seguintes itens.

    São atribuições fundamentais do escritório de processos a definição de padrões e ferramentas de gerenciamento de processos, a responsabilidade pela integração entre processos corporativos e a governança geral do gerenciamento de processos.

  • GAB. E

    Donos de processos:

    são responsáveis em última instância pela execução de processos de negócio de acordo com as expectativas de desempenho definidas para entrega de valor para o cliente;

    Responsável pelo desenho do processo e pela prestação de contas.

    Gerentes de processos:

    acompanham e monitoram a execução no dia a dia de processos de negócio, resolvem conflitos e reportam a situação aos donos de processos.

    Arquitetos de processos:

    compreendem o inter-relacionamento entre os diversos processos.

    Analistas de processos:

    modelam o estado atual de processos ("AS-IS").

    Designers de processos:

    modelam o estado futuro de processos ("TO-BE").

    Especialistas de processos:

    provê insights na infraestrutura técnica e de negócio.

    Quem monitora é o GERENTE DE PROCESSOS.

  • O escritório de processos tende a ser a ponte entre o ambiente operacional e as diretrizes estratégicas, tornando as iniciativas tecnológicas alinhadas com as necessidades de crescimento da empresa.

  • Escritório de processo centra-se no plano estratégico do gerenciamento de processo de negócio — definição de princípios; práticas; padrões de BPM; difusão da cultura BPM; formar e educar sobre práticas e princípios de gerenciamento — e não no conteúdo dos processos, como monitoramento de indicadores, que é nível operacional.


ID
4845952
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que diz respeito ao escritório de processos, julgue os seguintes itens.


O escritório de processos é responsável pelo desenho, pelo desenvolvimento e pela execução de um processo.

Alternativas
Comentários
  • "O Escritório de processos é o dono do gerenciamento de processos de negócio. Desempenha um papel fundamental na definição de prioridades e alocação de recursos para os esforços de transformação e são fundamentais nos esforços de aumento de maturidade em processos por meio da padronização do uso de metodologias e tecnologias."

  • Gab. E

    Essa prova pegou pesado na definição de Escritório de Processos.

    Basta pensar no Escritório de Processos como o responsável tipicamente pelo planejamento-estratégico do gerenciamento de processos. Esse "centro" tem por finalidade criar políticas e normas para processos.

    E o que afirma a questão? A questão afirma que o Escritório de Processo responsabiliza-se pela execução do processo; portanto, questão errada.

    @qineditas_

    bons estudos!

  • Escritório de processo é o dono do processo de gerenciamento de processo de negócio. São menos centrados no conteúdo do processo e mais sobre como esse conteúdo é gerenciado.

    Fonte: BPM CBOK V.3.0 - Pág 320

    Logo, a questão erra na parte em que diz que o escritório é responsável pela execução do processo. O escritório está mais ligado à área de gerenciamento.

  • Errado.

    Escritório: China.

    Execução: Canadá.

  • Gab: ERRADO

    Escritório de Processos: é o dono do escritório de gerenciamento de processos de negócios. São menos centrados no conteúdo dos processos e mais sobre como esse conteúdo é gerenciado, incluindo responsabilidades de:

    ------> Definir princípios, práticas e cultura;

    ------> Prever recursos (humanos e ferramentas);

    ------> Proporcionar governança;

    ------> Identificar, monitorar, apoiar, consolidar e relatar a situação em diversos projetos;

    ------> Fomentar a inovação.

    Desempenham um papel fundamental na definição de prioridades e alocação de recursos para promover uma abordagem consistente, por meio da criação de políticas e normas para coordenar os padrões e evitar sobreposições.

    BPM CBOK, 1° Ed. Volume 3. pág 321.

    Erros, mandem mensagem :)

  • A questão trata do Escritório de processo, que nada mais é que o dono do escritório de gerenciamento de processo de negócio. São menos centrados no conteúdo do processo e mais sobre como esse conteúdo é gerenciado.

    O erro da questão está em dizer que o escritório de processo seria o responsável pela execução do processo, pois ele está mais relacionado à parte de gestão e gerenciamento do processo em si e não na sua execução.

  •  Achei interessante esse comentário de um colega em uma questão desse mesmo tema e dessa mesma prova inclusive e acho que tem relação, vejam:

    O Escritório de Processo seja assim denominado porque, no organograma, constitui uma função de negócio, órgão staff, especializado em abordagem, conceitos, métodos, técnicas e ferramentas de gerenciamento de processo responsável por prestar consultoria interna aos outros responsáveis pelo processo (analista de processo, designer de processo, arquiteto de processo) etc. 

    Lembrando que, ainda segundo o CBOK 3.0 V "função de negócio é uma classificação de trabalho com base em habilidades específicas ou especializações profissionais". Por exemplo: vendas, financeiro, produção, suprimentos e distribuições são funções clássicas de negócio.

    Li esse comentário na questão anterior e por isso julguei a assertiva como incorreta e acertei. Os comentários ajudam muito a gente, obrigada.

    GABA ERRADO

  • O erro esta na execução, pois ele pode ater executá lo. mas terá caso que a execução não será por ele, e sim por outro.

  • Cuidado ao filtrar questões

    Assim como ocorre com gestão de projetos, a gestão de processos é amplamente estudada pelos

    profissionais da área de tecnologia da informação. Assim, questões de gestão de processos cobradas dentro

    das disciplina de TI são sensivelmente mais difíceis do que aquelas cobradas dentro de Administração

    Geral/Administração Pública.

    Como esse assunto não caiu no meu edital, não vou chegar nem perto !

    achei meu complicado esse assunto .

  • Outras questões para ajudar:

    CESPE - 2016 - TCE-PR - Denomina-se dono do processo o responsável pelo desenho do processo e pela prestação de contas relativas ao desempenho do processo. CERTO

    Prefeitura RJ - 2016 - Segundo Capote (2011), na representação dos processos, o responsável pelo desenho e pela prestação de contas do seu desempenho é o dono do processo. CERTO

    CESPE - 2020 - O escritório de processos é responsável pelo desenho, pelo desenvolvimento e pela execução de um processo. ERRADO

  • Escritório de Processos é o responsável tipicamente pelo planejamento estrategico , ( longo prazo ) do gerenciamento de processos. Tem a finalidade criar políticas e normas para processos.


ID
4845955
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que diz respeito ao escritório de processos, julgue os seguintes itens.


Centro de excelência BPM, ou BPMCOE (business process management center o f excellence), e escritório de gerenciamento de processos de negócio, ou BPMO (business process management office), são denominações sinônimas de escritório de processos.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    Segundo o manual CBOK 3.0 V, "Escritório de processos também é conhecido como centro de excelência BPM (BPMCOE - BPM Center of Excellence)".

    Acredito que o Escritório [de Gerenciamento] de Processo seja assim conhecido porque constitui uma função de negócio (órgão staff) especializado em abordagem, conceitos, métodos, técnicas e ferramentas de gerenciamento de processo. Ou seja, é responsável por prestar consultoria interna a outros responsáveis pelo processo (analista de processo, designer de processo, arquiteto de processo) etc. 

    Ainda segundo o CBOK 3.0 V, "função de negócio é uma classificação de trabalho com base em habilidades específicas ou especializações profissionais". Por exemplo: vendas, financeiro, produção, suprimentos e distribuições são funções clássicas de negócio.

    É nesse contexto que o centro de excelência BPM, conceituado como um grupo de pessoas e ferramentas especializadas em um domínio específico de conhecimento — processos —, aproxima-se do conceito de função de negócio, que por sua vez, aproxima-se também do conceito do Escritório [de Gerenciamento] de Processo — que é uma função de negócio especializada em processos. Em última análise, todos esses termos são sinônimos.

    @qineditas_

    bons estudos!

  • Escritório de processo também é conhecido como centro de excelência BPM - GABARITO: CERTO

    Escritório de processo :É o dono do processo de gerenciamento de processo de negócio

    Centro de Excelência: Grupo de melhores práticas

    Fonte: BPM CBOK V. 3.0 Páginas:320 a 323

  • Gab: CERTO

    Escritório de Processos: é o dono do escritório de gerenciamento de processos de negócios. São menos centrados no conteúdo dos processos e mais sobre como esse conteúdo é gerenciado. Escritório de processos também é conhecido como Centro de Excelência BPM, (BPMCOE). BPM Center Off Excellence.

    BPM CBOK, 1° Ed. Volume 3. pág 322.

    Erros, mandem mensagem :)

  • por onde vcs estudam para saber essas questões ?

  • final da página 334 do cbok 3.0

  • ESSA MATÉRIA É PANK.. É UM CAMINHÃO DE INFORMAÇOES SOLTAS NAO TEM NEM COMO DECORAR AFFF !!

  • Sangue de Jesus tem Poder!

    Não consigo assimilar questões dessa matéria.

  • Por isso a necessidade de fazer questões .Só pela leitura de PDFs passa batido !


ID
4845958
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Quanto ao gerenciamento de indicadores, metas e resultados, julgue os próximos itens.


A técnica SMART (specific, measurable, attainable, relevant, time-based) é utilizada para avaliar se os indicadores foram bem definidos.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    A técnica SMART é utilizada para se definir metas.

    https://blog.bettha.com/tecnica-smart/

  • GABARITO ERRADO

    O nome SMART vem de um acrônimo de cinco palavras em inglês, são elas: specific, measurable, attainable, relevant e time-based. Em português, essas palavras podem ser compreendidas como: específica, mensurável, alcançável, relevante e temporal. 

    specific (específica): uma meta deve ser clara o suficiente para que todos os colaboradores entendam.

    measurable (mensurável): uma meta mensurável é aquela possível de medir em termos financeiros ou de resultados.

    attainable (alcançável): se uma meta não for entendida como alcançável, é provável que nenhum funcionário tenha interesse em sua execução.

    relevant (relevante): é importante que a meta seja realmente relevante para o crescimento da companhia.

    time-based (temporal): toda meta deve ser temporal, ou melhor, ter um prazo certo para o seu alcance.

    Fonte: https://www.pontomais.com.br/blog/tecnica-smart#:~:text=Para%20isso%2C%20%C3%A9%20importante%20usar,%2C%20alcan%C3%A7%C3%A1vel%2C%20relevante%20e%20temporal.

  • Gabarito: Errado!

    Erro da questão: A técnica SMART é utilizada para a criação de METAS e Não de indicadores.

    -->O SMART é um sistema de criação de metas que se baseia em 5 pontos chave: Ser específico (Specific), mensurável (Measurable), alcançável (Attainable), realista (Realistic) e temporal (Timely). Se baseando nesses pontos, você se torna capaz de criar metas inteligentes e mais eficientes

    Fonte: https://www.opcaoconsultoria.com/post/metas?gclid=CjwKCAiA4o79BRBvEiwAjteoYBcjnCzBJxd_6lCwQork7DDyzQqF_vtYqKddqiKl44GmqaaC24_yTBoCmWYQAvD_BwE

    Qualquer erro podem avisar no privado!

    Namastê

  • ERRADO

  • SMART = Metas

  • Nunca nem vi

  • Gab: ERRADO

    Sempre que uma questão se referir à SMART associe aos OBJETIVOS e METAS, pois eles devem ser:

    • eSpecíficos;
    • Mensuráveis;
    • Alcançáveis;
    • Relevantes e
    • Temporais.

    Portanto, o erro da questão está em dizer que a SMART serve para AVALIAR (ERRADO), ela serve para DEFINIR OBJETIVOS e METAS. Quem avalia é a etapa do controle! Assim, gabarito errado.

  • SMART lembrei de TV


ID
4845961
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Quanto ao gerenciamento de indicadores, metas e resultados, julgue os próximos itens.


Um mapa estratégico adaptado à administração pública federal possui quatro perspectivas, as quais podem ser avaliadas por meio de indicadores como, por exemplo, percentual de processos otimizados e percentual de satisfação dos usuários com os serviços.

Alternativas
Comentários
  • em que planeta porcentagem de processos otimizados é indicador estratégico?

  • Vamos lembrar que o MAPA ESTRATÉGICO é resultado da ferramenta estratégica BSC e atua, portanto, em 4 perspectivas:

    APRENDIZADO E CONHECIMENTO

    PROCESSO INTERNO (percentual de processos otimizados*)

    CLIENTE (percentual de satisfação dos usuários com os serviços*)

    FINANCEIRA

    *Esses processos tanto podem como devem ser avaliados por indicadores, como os exemplos acima, indicados na questão.

  • Contestável esse gabarito. Se ele está considerando BSC, ele deve apontar no comando da questão.

  • Resposta:Certo

    ------------------------

    #Mapa Estratégico

    O Balanced Scorecard é uma ferramenta utilizada para traduzir a estratégia e a visão em objetivos, metas, medidas e iniciativas claras e bem definidas. Assim, o BSC envolve um conjunto de indicadores financeiros e não financeiros para demonstrar como a organização está em relação aos seus objetivos principais.

    Dessa forma, Kaplan e Norton desenvolveram uma ferramenta, chamada de mapa estratégico, que serve como referencial geral para a implementação da estratégia. Segundo os autores, o mapa estratégico é tão importante como os referenciais utilizados pelos gerentes financeiros.

    Portanto, o mapa estratégico descreve a estratégia da empresa através de objetivos relacionados entre si e distribuídos nas 4 dimensões (financeiro,cliente,processos internos,aprendizado e crescimento)

    ------------------------

    FONTE:APOSTILA DE ADMINISTRAÇÃO GERAL / PROF. GIOVANNA CARRANZA

  • O MAPA ESTRATÉGICO é a representação visual da história da estratégia de uma organização. Auxilia na comunicação e visualização das estratégias gerenciadas pelo BSC. Não é o BSC!

    Autor: Rodrigo Rennó - Livro Adm. Geral para Concursos

  • CERTO

    BSC, ou Balanced Scorecard, é uma metodologia de medição e gestão de desempenho, baseada em quatro perspectivas: financeira, clientes, processos internos e aprendizado/crescimento. 

  • Achei a questão um pouco estrana mas arrisquei e acertei...

    gaba certo

  • Achei a questão um pouco estrana mas arrisquei e acertei...

    gaba certo

  • Achei a questão um pouco estranha mas arrisquei e acertei...

    gaba certo

  • O mapa estratégico nada mais é do que o desenho das estratégias de planejamento da empresa. Ele é baseado nas perspectivas do BSC, podendo usar as 4 ou apenas as que a empresa precisar. Não confundam ambos.

    BSB - ferramenta com as 4 perspectivas internas e externas pra avaliar o negocio

    Mapa estratégico - o desenho do planejamento em cima das perspectivas.

  • (BSC) As perspectivas básicas são:

    1. aprendizagem/crescimento organizacional;
    2. processos internos;
    3. clientes;
    4. finanças.

    O que não quer dizer que não possam ser alteradas ou excluídas.

  • Fui de certo, mas achei muito forçoso dizer que a Administração Pública Federal possui quatro perspectivas, já que em organizações públicas e sem fins lucrativos raramente existem objetivos centrais na perspectiva financeira.

  • CESPE GOSTA DESSA PARADA

    - Balanced Scorecard (BSC) é a principal ferramenta do controle estratégico (Mapa estratégico é o resultado do BSC) 

    • CESPE: As perspectivas financeira, cliente, processos internos e aprendizado e crescimento podem fazer parte do mapa estratégico de um BSC. 
    • CESPE: O BSC é um instrumento integrado à estratégia organizacional embasado em indicadores referentes às perspectivas financeira, do cliente, dos processos internos e da aprendizagem e crescimento. 
    • CESPE: Por meio do balanced scorecard, mede-se o desempenho organizacional como um todo, de acordo com as seguintes perspectivas: financeiras; processos internos do negócio; aprendizado e crescimento; e clientes. 
    • CESPE: Sob o enfoque do Balanced Scorecard (BSC), que é alicerçado na premissa de convergência estratégica, a consistência interna da estratégia refere-se ao grau de alinhamento dos planos estratégico, tático e operacional entre si. 

  • QUESTÃO CERTA - Um mapa estratégico adaptado à administração pública federal possui quatro perspectivas, as quais podem ser avaliadas por meio de indicadores como, por exemplo, percentual de processos otimizados e percentual de satisfação dos usuários com os serviços.

    _________________

    Gabarito contestável !

    (1) De fato, o BSC adaptado à Administração Publica possui quatro perspectivas (na verdade, alguns autores consideram 6, mas é possível relevar a informação, já que uma perspectiva engloba 2) , com diferentes enfoques. Conforme Costa e Gelman: [1]

    1. Cliente torna-se Sociedade/ Cidadão;
    2. Processo Interno;
    3. Aprendizado e Crescimento reparte-se em dois: Pessoas e Modernização Administrativa;
    4. Financeiro torna-se Finanças e Orçamento;

    OBS.: Até aqui. Tudo certo! Tudo zen!

    (2) Os exemplos apresentados pelo examinador são apenas duas informações, não podem ser considerados indicadores.

    Conforme a Fundação Nacional de Qualidade - FNQ, a característica principal de um indicador '' “ é a existência de fórmulas mais complexas para seu cálculo que preconizam, no mínimo, uma razão (conta de dividir) entre duas informações. Se não houver divisão de duas informações, então não existe indicador genuíno, apenas uma informação (ou um número “puro”) '' ( Apud. Enap,2013, p. 7) [2]

    ______

    Fontes:

    [1] Gelman, Silvio. Artigo : Adaptando o BSC para o setor público utilizando os conceitos de efetividade, eficácia e eficiência. Stella Regina Reis da Costa e Silvio Ghelman. 2006

    [2] Uchoa, Carlos Eduardo. Elaboração de indicadores de desempenho institucional / Carlos Eduardo Uchoa; desenho e elaboração Coordenação Geral de Programas de Capacitação /DDG. Brasília: ENAP/DDG, 2013.

    ________________

    Eu tenho vários cadernos de Administração. Quem se interessar é só ir lá no meu perfil .

    Vamos espalhar o conhecimento ! = )

  • GABARITO: CERTO

    Embora não haja, de fato, um modelo de BSC especificamente criado para o setor público por Kaplan e Norton, a utilização dessa ferramenta estratégica despertou especial atenção quando da reforma gerencial brasileira de 1995, na medida em que possibilitaria a substituição de sistemas e indicadores de desempenho tradicionais por outros essencialmente gerenciais, além de poder conferir maior qualidade aos serviços públicos.

    Nesse sentido, conquanto não formalizassem um modelo para a administração pública, Kaplan e Norton afirmavam que "foco, motivação e responsabilidade" poderiam ser obtidos não só pelas empresas públicas, como também pelas instituições sem fins lucrativos, caso utilizassem o BSC.

    Os autores deixam claro também que o BSC não poder ser visto como uma "camisa de força", o que daria margem à transformação das perspectivas em conformidade com a finalidade da instituição. Desse modo, as perspectivas para o setor público usualmente colocadas em prática são:

    1) FINANCEIRA/ORÇAMENTÁRIA (BASE DO BSC, NÃO PODENDO SER VISTA COMO RESULTADO FINAL);

    2) CLIENTE/CLIENTE-CIDADÃO;

    3) FIDUCIÁRIA (ATINENTE AOS OBJETIVOS DOS INTERESSADOS. NÃO É OBRIGATÓRIA);

    4) PROCESSOS INTERNOS e

    5) APRENDIZADO E CRESCIMENTO.

    Fonte: Administração Pública, PALUDO, Agustinho, 5 ed., 2016, p. 366-369

  • Fala-se do BSC : financeira ou produto , mercadologia ou clientes , processos internos e aprendizagem e crescimento ….
  • BSC

    FICA

    FINANCEIRA - EXTERNO

    PROCESSOS INTERNOS - INTERNO

    CLIENTE - EXTERNO

    APRENDIZADO E CRESCIMENTO - INTERNO


ID
4845964
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Quanto ao gerenciamento de indicadores, metas e resultados, julgue os próximos itens.


Os indicadores podem ser classificados, segundo a posição que ocupam na cadeia de valor, nos seguintes tipos: efetividade, eficácia, eficiência, execução e insumos.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO

    As seis categorias de indicadores (6E) estão relacionados a algum dos elementos da cadeia de valor.

    ELEMENTOS DA CADEIA DE VALOR

    Insumos (inputs);

    Processos/Projetos (ações);

    Produtos/serviços (outputs)

    Impactos (outcomes).

    ---

    INDICADORES DE DESEMPENHO (6E)

    Dimensão de Resultado: Eficiência | Eficácia | Efetividade

    Dimensão de Esforço: Economicidade | Excelência | Excecução

    ---

    Tabela que mostra correlação pagina 17

    http://www.gespublica.gov.br/sites/default/files/documentos/guia_indicadores_jun2010.pdf

  • Gabarito certo

    Complementando

    De acordo com Bennett (1976) e Wholey (1979)23, ”cadeia de valor é definida como o levantamento de toda a ação ou processo necessário para gerar ou entregar produtos ou serviços a um beneficiário. É uma representação das atividades de uma organização e permite melhor visualização do valor ou do benefício agregado no processo, sendo utilizada amplamente na definição dos resultados e impactos de organizações”.

    A Administração Pública, por exemplo, utiliza seus insumos (recursos financeiros, pessoal, etc.) para, através de ações/atividades, gerar produtos/serviços (policiamento, transporte, etc.) que causem algum impacto (segurança, bem-estar, etc.) na sociedade.

    Fonte: Material Estratégia Concursos - Prof. Stefan Fantini

  • Certo.

    No entanto, acabei de dar uma olhada no PDF do GESPÚBLICA e entendi que os indicadores estão ligados a certos elementos da cadeia de valor (inputs, ações, produtos, insumos), mas a banca afirmou:

    Os indicadores podem ser classificados, segundo a posição que ocupam na cadeia de valor, nos seguintes tipos: efetividade, eficácia, eficiência, execução e insumos.

    O insumo não é apenas um elemento da cadeia de valor?

    Observação: só sei que nada sei.

  • Eu sei que "insumos" está ligado aos indicadores de: economicidade, excelência, eficiência; mas eu marquei errado, pois insumos não é um indicador propriamente dito, e sim um elemento da cadeia de valor.

    A palavra insumo aparece como indicador em algum livro nessa matéria infinita?

  • Nem o professor entendeu o porquê da mistura que a Cespe fez, mas deu uma forçada e disse que insumos está dentro de eficiência. Não contribui em nada para o aprendizado da matéria.

  • Se insumo for indicador com base na cadeia de valor do processo, então está faltando o produto.

  • Como os colegas, eu também errei a questão.

    No material do Estratégia do prof. Stefan Fantini há o seguinte trecho:

    "A Economicidade, ao seu turno, está alinhada ao conceito de obtenção e uso de recursos com o

    menor ônus possível. Por esse motivo, na cadeia de valor, está ligada (pela linha tracejada) apenas

    aos insumos."

    É somente uma especulação, mas será que a banca quis substituir o indicador de economicidade por insumos, visto que ele se relaciona somente à eles?

  • Analisando a questão, encontrei no livro da Professora Elisabete de Abreu, pg. 154 o seguinte " insumo: possui relação direta com a necessidade de recursos(...). "

    No mesmo assunto no livro, denominado de "Taxonomia de Indicadores", nas pgs. 155 a 157, temos os Indicadores de Avaliação de Desempenho (Guia Referencial para Medição de Desempenho e Manual para Construção de Indicadores, 2009):

    • Efetividade
    • Eficácia
    • Eficiência
    • Execução
    • Excelência
    • Economicidade : está alinhada ao conceito de obtenção e uso de recursos com o menor ônus possível, (...)

    Pelo que me parece a banca fez o uso de insumo no lugar de economicidade, e considerou que é a mesma coisa. Mas ainda assim acho que não justifica.

    Referência: LIMA MOREIRA, Elisabete de Abreu. Administração Geral e Pública para concursos. 3ª

    edição.

    Qualquer erro, me avise.

  • Não sei não viu!!!

  • Como é que é?

    Esse é bem aquele tipo de questão Cespe, que dá pra justificar tanto gabarito certo quanto o errado. Alguém precisa parar essa banca!!

  • Gabarito: CORRETO

    Classificação dos indicadores pelo posicionamento da cadeia de valor:

    Efetividade: Mede Mede o impacto de ações no contexto, agragando-lhes valor

    Eficácia: Mede o quanto foi entregue do que era necessário entregar;

    Eficiência: Mede a relação entre os serviços entregues e os recursos despendidos;

    Execução: Mede o quantitativo executado;

    Insumos: Mede a quantidade de insumos ou recursos humanos, materiais ou financeiros gastos ou necessários.

    Fonte: https://repositorio.enap.gov.br/bitstream/1/2403/1/Elabora%C3%A7%C3%A3o%20de%20indicadores%20de%20desempenho_apostila%20exerc%C3%ADcios.pdf


ID
4845967
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Quanto ao gerenciamento de indicadores, metas e resultados, julgue os próximos itens.


Indicadores de efetividade servem de insumos para a análise dos resultados de curto e médio prazos, necessários para se obterem determinados produtos ou impactos.

Alternativas
Comentários
  • Efetividade? Curto prazo? Tá bom né?

  • GABARITO CERTO

    Efetividade: são os impactos gerados pelos produtos/serviços, processos ou projetos.

    A efetividade está vinculada ao grau de satisfação ou ainda ao valor agregado, a transformação produzida no contexto em geral.

    Esta classe de indicadores, mais difícil de ser mensurada (dada a natureza dos dados e o caráter temporal), está relacionada com a missão da instituição. Por exemplo, se uma campanha de vacinação realmente imunizar e diminuiu a incidência de determinada doença entre as crianças, a campanha foi efetiva. Indicadores de efetividade podem ser encontrados na dimensão estratégica do Plano Plurianual (PPA).

    A efetividade, portanto, está relacionada ao impacto das ações. É alcançar os resultados pretendidos, de forma a alterar a realidade. Não basta alcançar os objetivos; deve haver transformação. O foco é EXTERNO e relaciona-se aos IMPACTOS (benefícios gerados) das ações desenvolvidas. É a medida de avaliação do impacto gerado.

    Definição pela professora Maria das Graças Rua: Indicadores de Efetividade têm por objetivo avaliar os impactos que os produtos/serviços fabricados pela organização geram nos clientes ou na sociedade. Estão relacionados à efetividade.

    Fonte: Material Estratégia Concursos - Prof. Stefan Fantini

  • POXA, EFETIVIDADE CURTO PRAZO? NÃO ENTENDI

  • Efetividade = impactos na sociedade. Sendo assim, estes acontecem a todo instante (curto, médio ou longo prazo).

  • efetividade e curto prazo são duas coisas que não se batem
  • Supondo que o governo lance uma campanha para vacinar a população contra um novo vírus que surgiu:

    Eficiência: Utilizar os recursos da melhor forma possível para que a vacina chegue em todas as partes do país.

    Eficácia: Vacinar a população conforme a meta estabelecida.

    Efetividade: Verificar se a incidência do vírus diminuirá e se é possível erradicá-lo (ou seja, impossível essa verificação no curto prazo).

    Na minha opinião, a banca forçou a barra com "curto prazo".

  • Efetividade esta ligado ao impacto

  • Apenas uma crítica

    O problema de quem fez a questão é a língua portuguesa, pois marcar a questão como certa baseado em termos chaves faz o candidato passar em concurso, mas tem que tomar cuidado com o sentido da assertiva.

    Eu de pronto marcaria a questão como certa, como foi o gabarito da banca, pois ela possui os termos chaves: "análise dos resultados" e "impactos".

    Mas para mim, a assertiva está incorreta, pois o verbo OBTEREM nos remete a isto. Os indicadores de efetividade não OBTÉM produtos ou impactos, eles na verdade DEMONSTRAM ou evidenciam tais elementos. Eles evidenciam os produtos (no sentido de resultado) ou impactos que as políticas, projetos e outras ações geraram.

    O verbo "obter" significa alcançar, conquistar, ganhar, conseguir, adquirir, conforme consta em "https://www.dicio.com.br/obter/"

    Mas como dizem os gurus dos concursos: "O importante é acertar questões!"

  • Achei estranho na questão:

    obterem determinados produtos - entendo como eficácia.

    ou obterem impactos - entendo como eficácia.

    No comentário de Kamila F.

    A efetividade, portanto, está relacionada ao impacto das ações. É alcançar os resultados pretendidos, de forma a alterar a realidade. Não basta alcançar os objetivos; deve haver transformação. O foco é EXTERNO e relaciona-se aos IMPACTOS (benefícios gerados) das ações desenvolvidas. É a medida de avaliação do impacto gerado. Fonte: Material Estratégia Concursos - Prof. Stefan Fantini

  • GESTÃO DE RESULTADOS segundo PALUDO:

    Indicadores:

    INTERNO: mede esforço / desempenho >>> eficiência

    EXTERNO: mede os resultados >>> eficácia e efetividade

  • Efetividade e efeitos e impactos , nada a ver com produtos . Se aceitar esse conceito , erro tudo o resto da matéria anexa . Fico com gabarito errado
  • Esse gabarito está certo mesmo? "Curto prazo" forçou um pouco a barra.

    Segundo o manual do GesPública - Indicadores de efetividade: são os impactos gerados pelos produtos/serviços, processos ou projetos. A efetividade está vinculada ao grau de satisfação ou ainda ao valor agregado, a transformação produzida no contexto em geral. Esta classe de indicadores, mais difícil de ser mensurada (dada a natureza dos dados e o caráter temporal), está relacionada com a missão da instituição. Por exemplo, se uma campanha de vacinação realmente imunizar e diminuiu a incidência de determinada doença entre as crianças, a campanha foi efetiva.

  • Cespe sendo Cespe..

  • Gabarito alterado para ERRADO

  • A efetividade está relacionada à sensação de mudança que se gera em decorrência de determinada ação. Ela é atemporal; não está ligada a prazos curtos, médios e muito menos longos (assim, resposta para a questão: errado). Quando a prefeitura planeja construir 5 guaritas e constrói o número de 5 é porque atingiu o objetivo traçado (logo, foi eficaz). Quando ela planeja construí-las em 1 ano e o faz em 6 meses, é porque ela foi eficiente. Quando a população beneficiada por esta edificação percebe que roubos na comunidade caíram (há mais segurança) - e as pessoas enxergam que isso é fruto das guaritas construídas, dizemos que a ação pública (e a própria prefeitura) foi efetiva.

  • GABARITO DEFINITIVO DA BANCA: CERTO

    Gente, em agosto/2021 eu havia errado essa questão (marquei certo aqui no QC) e notifiquei o site. Hoje errei novamente porque a plataforma indica o gabarito como ERRADO, mas NÃO ESTÁ ERRADAAAAAAAA!

    1. De acordo com a questão 91 da prova: https://cdn.cebraspe.org.br/concursos/ME_20_PSS/arquivos/MATRIZ_CARGO1.PDF

    • E COM O GABARITO DEFINITIVO DA BANCA: https://cdn.cebraspe.org.br/concursos/ME_20_PSS/arquivos/GAB_DEFINITIVO_551_ME_001_00_MATRIZ.PDF

    A QUESTÃO É CERTAAAAAA!

    Notifiquem o Qc.


ID
4845970
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Quanto ao gerenciamento de indicadores, metas e resultados, julgue os próximos itens.


Os indicadores de insumo, processo, produto, resultado e impacto são utilizados para a avaliação de desempenho.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Os indicadores de insumo, processo, produto, resultado e impacto são utilizados para a avaliação de um PROGRAMA.

    fonte: http://www.fazenda.rj.gov.br/sefaz/content/conn/UCMServer/uuid/dDocName%3AWCC191378

  • GAB. ERRADO

    Complementando o Coment. de Gustavo Moura

    Avaliação de Desempenho → ferramenta para conhecer e medir a performance dos indivíduos em uma organização e um dos pilares da prática da gestão de desempenho para melhorar os resultados coletivos e individuais. É fundamental para alcançar as metas e fornecer ao setor de recursos humanos dados importantes sobre a atuação de cada profissional, subsidiando decisões importantes junto aos gestores.

    https://kenoby.com/blog/avaliacao-de-desempenho/?gclid=Cj0KCQjwit_8BRCoARIsAIx3Rj6eJwcaRFzKo8VnviPFdUPMBRFucmFM4veutOcYTjuEUkU3EIMJMtAaAoBkEALw_wcB

  • Por que esses indicadores (além de outros) também não podem ser utilizados para avaliação de desempenho?

  • economicidade, eficiência, eficácia, efetividade, qualidade

  • de resultado e não de desempenho
  • Indicadores de Gestão do Fluxo de Implementação: Insumo, Economicidade, Processo, Produto Resultado, Impacto

    Indicadores de Avaliação de Desempenho: Efetividade, Eficácia, Eficiência, Economicidade

    Fonte: https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/planejamento-e-orcamento/plano-plurianual-ppa/arquivos/ppas-anteriores/ppa-2016-2019/guia_indicadores_ppa.pdf

  • ERRADO

    Q643635 (TCE-SC/2016) Com base no modelo de cadeia de valor, insumos, processos, produtos e impactos são os elementos que devem ser considerados no desenvolvimento de indicadores para a avaliação de programas. CERTA.

  • Os indicadores de insumo, processo, produto, resultado e impacto são utilizados para a avaliação de desempenho. Resposta: Errado.

    O examinador tentou confundir a galera que está estudando administração pública e gestão de pessoas. Percebam que estamos na matéria administração geral, que engloba gestão de pessoas! Logo, não há como se atribuir os indicadores listados na questão na avaliação de desempenho porque ela se trata do indivíduo.

    Já na matéria administração pública de fato os indicadores listados acima fazem parte dos critérios da avaliação de desempenho da gestão pública, sendo esses divididos em duas dimensões:

    Indicadores ou dimensões de resultados: eficiência, eficácia e efetividade.

    Indicadores de dimensões de esforço: economicidade, excelência e execução.

  • O Guia Referencial propõe uma cadeia de valor que identifica 06 dimensões: 03 dimensões de esforço (economicidade, execução e excelência) e 03 dimensões de resultado (são eficiência, eficácia e efetividade). A partir da combinação dessas dimensões, é obtida a mensuração do desempenho.

    Os indicadores de insumo, processo, produto, resultado e impacto estão relacionados à dimensão resultado e não avaliação de desempenho.

  • resultado

  • QUESTÃO ERRADA - Os indicadores de insumo, processo, produto, resultado e impacto são utilizados para a avaliação de desempenho.

    ___________________________

    Justificativa: Os indicadores são insumo, processo (eficácia) , produto (eficiência) e impacto (efetividade). Não existe nessa abordagem indicador de resultado.

    _________________

    Base teórica:

    (1) Os indicadores são utilizados para a avaliação do desempenho. Conforme MPOG (2009):

    ''Indicadores são instrumentos de gestão essenciais nas atividades de monitoramento e avaliação do desempenho das organizações, assim como de seus projetos, programas e políticas, pois permitem acompanhar o alcance das metas, identificar avanços, melhorias de qualidade, correção de problemas e necessidades de mudança.'' [1]

    (2) Para o MPOG (2009) , Insumos (inputs) , Processos/Projetos (ações), Produtos/serviços (outputs), Impactos (outcomes) eram elementos da cadeia de valor.

    Os indicadores eram os 6E: Economicidade, Execução, Excelência, Eficiência , Eficácia e Efetividade. (MPOG , 2009) [1]

    Para a ENAP (2021) os indicadores são : insumo, processo (eficácia) , produto (eficiência) e impacto (efetividade). [Repare, aqui não existe ''resultado''] [2]

    Talvez, aí resida o erro. Para a nova abordagem na gestão publica, o indicador resultado abrange dois indicadores : Eficácia e Efetividade. (Bahia, ENAP, 2021, p. 14) [2]

    (3) Fique ligado, caso esteja estudando Políticas Públicas/ AFO ! Dentro do Desenho de políticas públicas/ Desenho de programas do PPA (2020 -2023), existe uma abordagem chamada : modelo lógico. Nessa abordagem são designadas ''camadas estruturais da cadeia causa'' que são exatamente essas citadas pelos examinador: ''insumo, processo, produto, resultado e impacto''. [3]

    _______________________

    Fontes:

    [1] MPOG. GUIA REFERENCIAL PARA MEDIÇÃO DE DESEMPENHO E MANUAL PARA CONSTRUÇÃO DE INDICADORES, 2009.

    [2] Bahia, Leandro Oliveira Guia referencial para construção e análise de indicadores / Leandro Oliveira Bahia. -- Brasília: Enap, 2021.

    [3] MANUAL TÉCNICO DO PLANO PLURIANUAL DO GOVERNO FEDERAL - MT PPA, 2019, p. 19.

  • Gab: ERRADO

    1. De início havia relacionado esta questão aos 6 E's do Desempenho, que são (grave o mnemônico).
    • --> Eu vou ter RESULTADO se eu for EficienteEficaz e Efetivo. Indicadores de Resultado.
    • --> Eu vou me ESFORÇAR se eu for EconômicoExcelente e Executivo (execução). Indicadores de Esforços.

    Contudo, note que a questão cita indicadores de AVALIAÇÃO de desempenho e exemplifica com indicadores de Processos os quais avaliam Entradas (insumos) Processamentos (processos) e Saídas (produtos/ resultados e impactos). Assim, gabarito errado!

    ---------

    Baixem as amostras dos meus resumos disponíveis aqui --> Linktr.ee/soresumo

    Erros, mandem mensagem :)

  • ai sinceramente nem sei pq tem esse conteúdo no edital.....

ID
4845973
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Quanto ao gerenciamento de indicadores, metas e resultados, julgue os próximos itens.


O planejamento estratégico organizacional deve pautar-se nos resultados futuros a serem alcançados, sem deixar de considerar as melhorias dos processos de trabalho nas organizações.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO

    O planejamento estratégico:

    - é orientado para o futuro e seu horizonte de tempo é o longo prazo

    - é uma forma de aprendizagem organizacional (melhorias para aprender a se ajustar ao ambiente dinâmico)

    - contribui para a maior eficiência, eficácia e efetividade das ações da organização

    CARRANZA, 2016, 3ª Ed.

  • O Planejamento Estratégico tem como principais fases:

    A definição do negócio, missão, visão e valores da organização, o diagnóstico estratégico ( composto da análise interna e externa da organização), a formulação da estratégia, a implatação dela e o controle de todo o processo. Ou seja a organização deve primeiro analisar quais suas razões de existir, seus valores e como ela quer impactar a sociedade,(missão,visão,negócio). Após isso, a organização deve decidir aonde quer chegar, ou seja, qual é o "destino " desejado (versão) e qual é a situação atual (diagnóstico estratégico).

    A estratégia então é o "caminho" escolhido para que a organização possa chegar nesse "destino desejado" pela visão estratégica.

    De acordo com Matos e Chiavenato, o planejamento estratégico consiste em cinco características principais:

    1 - O planejamento estratégico está relacionado com a adaptação da organização a um ambiente mutável -- ou seja, devemos entender que estamos lidando com a incerteza. Portanto, todo planejamento deve ser dinâmico -- sendo constantemente reavaliado e monitorado.

    2 - O planejamento estratégico é orientado para o futuro -- o planejamento é voltado ao longo prazo,, e como as decisões atuais poderão impactar a organização nesse futuro.

    3 - O planejamento estratégico é compreensível -- dessa forma, envolve a organização como um todo. Todos devem ser envolvidos nesse processo para que a organização tenha sucesso..

    4 - O planejamento estratégico é um processo de processo de construção de consenso -- naturalmente existem pensamnetos diferentes e conflitantes dentro de uma organização. Entretanto, o planejamento deve buscar o melhor resultado para todos dentro da organização. Uma das características de um planejamento de sucesso é o envolvimento e o comprometimento de todas as áreas e pessoas para que seja bem executado.

    5 - O planejamento estratégico é uma forma de aprendizagem organizacional -- com a prática do planejamento, a organização passa tanto a se conhecer melhor como a conhecer melhor seu ambiente externo e seus desafios.

    Fonte: Rodrigo Rennó

    GABA Certo

  • Correto

    Planejamento Estratégico

    • Realizado pela alta cúpula (presidentes e diretores)

    • Envolve e impacta toda a organização

    • É orientado para o futuro e para o "destino" da organização

    • É voltado para o longo prazo

    • Realiza o "mapeamento" ambiental, otimizando a relação com o ambiente externo

    • Envolve a "construção do consenso"

    • Alto nível de incertezas

    • É genérico e sintático

    • Cúpula (diretores e presidentes)

    • Definir objetivos - Top Down

    • Decisões afetam toda a organização

    • Longo prazo

    • Ambiente externo

    Fonte: meus resumos

  • O próprio diagnóstico situacional, quando da elaboração do planejamento estratégico, é uma forma de considerar a situação dos processos organizacionais, em especial suas melhorias (pontos fortes da empresa).

    GAB C

  • O planejamento é um processo constituído de uma sequência e seis passos, a saber:

    Definir os objetivos: O primeiro passo do planejamento é o estabelecimento de objetivos que se pretende alcançar. Os objetivos da organização devem servir de direção a todos os principais planos, servindo de base tanto aos objetivos departamentais quanto àqueles das áreas subordinadas. Os objetivos devem especificar os resultados desejados e os pontos finais em que se pretende chegar, para conhecer os passos intermediários.

    Verificar qual é a situação atual em relação aos objetivo: Em contraposição aos objetivos desejados, deve-se avaliar a situação atual; verificar onde se está e oque precisa ser feito.

    Desenvolver premissas quanto às condições futuras: Premissas constituem os ambientes esperados dos planos em operações. Como a organização opera em ambientes complexos, quanto mais pessoas estiverem atuando na elaboração e na compreensão do planejamento e quanto mais se obter envolvimento para utilizar premissas consistentes, tanto mais coordenado será o planejamento. Trata-se de gerar cenários alternativos para os estados futuros das ações, analisar o que pode ajudar ou prejudicar o progresso em direção aos objetivos. A previsão é um aspecto importante no desenvolvimento de premissas, pois está relacionado com pressuposições antecipatórias a respeito do futuro.

    Analisar alternativas de ação: O quarto passo do planejamento é a busca e análise dos cursos alternativos de ação. Trata-se de relacionar e avaliar as ações que devem ser tomadas, escolher uma delas para perseguir um ou mais objetivos e fazer um plano para alcançá-los.

    Escolher um curso de ação entre várias alternativas: O quinto passo é selecionar o curso de ação adequado para alcançar os objetivos propostos. Trata-se de uma tomada de decisão em que se escolhe uma alternativa e abandona-se as demais. A alternativa escolhida se transforma em um plano para o alcance dos objetivos.

    Implementar o plano e avaliar os resultados: Fazer aquilo que o plano determina e avaliar cuidadosamente os resultados para assegurar o alcance dos objetivos, seguir pelo que foi planejado e as ações corretivas à medida que se tornarem necessárias.

  • O planejamento estratégico organizacional deve pautar-se nos resultados futuros a serem alcançados,

    Sabe-se que o planejamento estratégico é voltado para o futuro.

    sem deixar de considerar as melhorias dos processos de trabalho nas organizações.

    Sim, no meu planejamento estratégico eu devo inserir os planos de melhorias de processos.


ID
4845976
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação ao uso de técnicas de planejamento e gestão estratégica, julgue os itens a seguir.

Na técnica 5W2H, as dimensões de custo e tempo são representadas, respectivamente, por how much e how long.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO

    Dimensão custo: HOW MUCH

    Dimensão tempo: WHEN

    O outro H é HOW (como)

    LEMBRANDO:

    WHAT = O QUE DEVE SER FEITO

    WHO = QUEM DEVE FAZER

    WHEN = QUANDO DEVE SER FEITO

    WHERE = ONDE SERÁ FEITO

    WHY = POR QUE FAZER

    HOW = COMO FAZER

    HOW MUCH = QUANTO CUSTA

  • Gabarito: ERRADO.

    Em relação a CUSTO está correto, é HOW MUCH. Mas a dimensão relacionada a TEMPO é WHEN.

    5W:

    What? – O que? (o que será feito)

    Why? – Por que? (justificativa)

    Where? – Onde? (local)

    When? – Quando? (prazo)

    Who? – Quem? (Responsável)

    2H:

    How? – Como? (método)

    How much? – Quanto? (custo)

    Se ainda tiver dúvida, pode acessar a aula que gravei sobre esse assunto no meu canal do YouTube.

    Pesquise "Professor Herick Paiva".

    Abraço!

    Instagram:

    @prof_herick_paiva_hp

  • Resposta:Errado

    --------------------------

    #Por que 5W2H?

    O nome desta ferramenta foi assim estabelecido por juntar as primeiras letras dos nomes (em inglês) das diretrizes utilizadas neste processo. Abaixo você pode ver cada uma delas e o que elas representam:

    What >>O que será feito (etapas)

    Why >> Por que será feito (justificativa)

    Where >> Onde será feito (local)

    When >> Quando será feito (tempo)

    Who >> Por quem será feito (responsabilidade)

    How >> Como será feito (método)

    How much >> Quanto custará fazer (custo)

    --------------------------

    FONTE:GESTÃO DA QUALIDADE / PROF. GIOVANNA CARRANZA

  • Pegadinha capirótica.

  • ERRADO

  • What: o que deve ser executado?

    Who: Quem irá executar a tarefa?

    Where: onde a tarefa será executada?

    When: Quando a tarefa será executada?

    Why: Por que a tarefa será executada?

    How much: Quanto custa para executar a tarefa?

    How: Como a tarefa será executada?

    E

  • Errado.

    A ferramenta 5W2H tem por objetivo facilitar o planejamento das atividades e auxiliar o gestor a traçar os planos de ação.

    •What? (O que?)

    •Why? (Por que?)

    •Who? (Quem?)

    •Where? (Onde?)

    •When? (Quando?)

    •How? (Como?)

    •How much? (Quanto?)

  • how long nunca vi esse nome. acertei por causa disso.
  • Gente simplifica...

    How much = custo

    How long = no equexiste... seria = when = tempo

  • WHAT - O QUE SERÁ FEITO ? REFORMAR UMA CASA.

    WHY - PORQUE SERÁ FEITO? PORQUE PRECISO.

    WHERE - ONDE SERÁ FEITO? NO BAIRRO X, CIDADE Y

    WHEN - QUANDO SERÁ FEITO? NO ANO DE 2022.

    WHO - POR QUEM SERÁ FEITO? UM CONSTRUTOR

    HOW MUCH? QUANTO VAI CUSTAR? R$ 10.000,00.

    HOW ? COMO SERÁ FEITO? EM FASES DIFERENTES.

    RESPONDENDO, DIMENSÕES TEMPO E CUSTO, RESPECTIVAMENTE.

  • Pegadinha do malandro total!

  • ERRADO

    TEMPO - WHEN

    CUSTO- HOW MUCH

    5W2H

  • Nessas horas o inglês salva. When ---> Quando (tempo).

  • How long é "quanto tempo mais"

    When é "quando"

    Why?When?Where?Who?What?

    How much? How?

    Gabarito: ERRADO


ID
4845979
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação ao uso de técnicas de planejamento e gestão estratégica, julgue os itens a seguir. 

Na reengenharia de processos de negócio, a mudança nas organizações ocorre de forma radical, de cima para baixo, geralmente apoiada por ferramenta de automatização de processos; na melhoria empresarial, por sua vez, a mudança é incremental e pontual. 

Alternativas
Comentários
  • CORRETO

    REENGENHARIA

    - De cima para Baixo (Top-down)

    - Enfatiza o Cliente

    MELHORIA EMPRESARIAL (CONTÍNUA)

    - Baixo para Cima

    - Incremental

    QUADRIX|2019|CRB 6ª REGIÃO

    A reengenharia caracteriza‐se pela alteração dos processos organizacionais de modo radical e drástico, sem reaproveitar a estrutura atual. CORRETO

  • GABARITO CERTO

    A Reengenharia é uma técnica que foi criada com o objetivo de que as organizações fossem capazes de se adaptar e se ajustar a grandes e intensas mudanças ambientais.

    A Reengenharia consiste em realizar uma nova e diferente “engenharia” da estrutura organizacional. Ou seja, trata-se de uma reconstrução total dos processos fundamentais da organização. A reengenharia descarta todos os processos existentes e vai em busca de outros totalmente novos. A reengenharia “parte do zero”.

    De acordo com o Guia BPM CBOK68, a “reengenharia de processos (BRP – Business Process Reengineering) é um repensar fundamental e um redesenho radical de processos para obter melhorias dramáticas no negócio”.

    A Reengenharia é uma mudança organizacional drástica, radical e com foco nos processos e na agregação de valor para o cliente (ou seja, o foco não está nas tarefas ou funções).

    (CESPE – Banco da Amazônica – Técnico Científico) Ao se analisar os processos de uma organização que pretende realizar a reengenharia, não se adotam mudanças incrementais; outrossim, é preciso aplicar uma mudança radical, partindo-se do zero. Gabarito: correta.

    Fonte: Material Estratégia Concursos - Prof. Stefan Fantini

  • Resposta:Certo

    ------------------------

    Reengenharia significa fazer uma nova engenharia da estrutura organizacional. Representa uma reconstrução e não simplesmente uma reforma total ou parcial da empresa. Não se trata de fazer reparos rápidos ou mudanças cosméticas na engenharia atual, mas de fazer um desenho organizacional totalmente novo e diferente. A reengenharia se baseia nos processos empresariais e considera que eles é que devem fundamentar o formato organizacional. Não se pretende melhorar os processos já existentes, mas a sua total substituição por processos inteiramente novos. Nem se pretende automatizar os processos já existentes. Isso seria o mesmo que sofisticar aquilo que é ineficiente ou buscar uma forma ineficiente de fazer as coisas erradas. . A reengenharia não se confunde com a melhoria contínua: pretende criar um processo inteiramente novo e baseado na TI e não o aperfeiçoamento gradativo e lento do processo atual.

    ------------------------

    FONTE: GESTÃO DA QUALIDADE / PROF. GIOVANNA CARRANZA

  • Apenas a título de contribuição!!!

    REENGENHARIA

    Surgiu na década de 1990, com Hammer e Champy, como uma forma de responder às intensas mudanças globais ocorridas nos cenários econômicos, tecnológicos e culturais. É baseada nos princípios da quebra de departamentamentalização e desburocratização, com ênfase nos processos que eram valor para o cliente. A reengenharia foca os processos, e repensa conceitos, métodos e sistemas: primeiro define o que precisa ser feito e somente depois se preocupa em como fazer.

    São palavras chaves que identificam a reegenharia: fundamental, radical, drástica, processos.

    A reegenharia é uma forma de intervenção estratégica para adaptaras organizações às mudanças no ambiente que atuam.

    Poderá abranger uma área ou toda organização.

    São objetivos principais da reegenharia:

    Aumentar a qualidade dos produtos e serviços;

    Aumentar a satisfação dos clientes quanto aos produtos/serviços

    Ampliar a competitividade da organização

    Melhorar a flexibilidade e facilitar a adaptação às mudanças no ambiente;

    Facilitar e simplificar as operações.

    Fonte: Meus Resumos

    GABA CERTO

  • Reengenharia é detonar uma bomba no prédio para construi-lo do zero. De cima pra baixo, radical.

  • REENGENHARIA de cima para Baixo o chamado Top-down.

  • Errei por causa do final da assertiva, que afirma que na melhoria empresarial, a mudança é incremental e pontual. Não seria incremental e contínua?

  • Arf, esse final aí foi mortal. Incremental e pontual? Pra mim são duas palavras antagônicas.

  • Os videos de resolucão e o de aula não estão aparecendo
  • O cespe realmente sabe como desestabilizar um candidato vc leu a questão todinha e só errou por causa da palavra incremental.

    (CESPE – Banco da Amazônica – Técnico Científico) Ao se analisar os processos de uma organização que pretende realizar a reengenharia, não se adotam mudanças incrementais; outrossim, é preciso aplicar uma mudança radical, partindo-se do zero. Gabarito: correta.

    Angelo S.M. respondendo sua duvida no material do professor Vinicius Ribeiro encontrei esse comentário do professor...

    A reengenharia não se trata de uma mudança continua/paulativa e sim uma mudança drástica. (Administração para concursos- Vinicius Ribeiro pg 174)

  • REENGENHARIA É INCREMENTAL?????????????

    Que dizer que vou aplicando pouco a pouco????!!

    Se danar!

  • Complementando: conforme guia BPM CBOK, são 4 as metodologias de transformação ou aprimoramento de processos:

    1. Melhoria de processos

    2. Redesenho de processos

    3. Reengenharia de processos

    4. Mudança de paradigma

  • Na minha perspectiva dizer que a reengenharia promove uma mudança "pontual" está completamente errado. Gera uma mudança drástica ....

  • Melhoria empresarial é uma mudança incremental e pontual. Demorei para entender que são dois assuntos nesta questão, um é reengenharia e a outra melhoria empresarial.


ID
4845982
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação ao uso de técnicas de planejamento e gestão estratégica, julgue os itens a seguir.

Na análise SWOT, a identificação das forças e fraquezas é feita com foco no ambiente interno do negócio, mas estas devem ser comparadas com aquelas dos concorrentes.

Alternativas
Comentários
  • Sim. Forças e fraquezas pertencem ao ambiente interno, já oportunidades e ameaças ao ambiente externo. Mas, comparando suas forças e fraquezas com seu concorrente, você pode notar pontos que vc mesmo pode melhorar, ou seja, gerar oportunidades. Por isso a questão está correta quando diz que devemos comparar tais aspectos.

  • FORÇAS E FRAQUEZAS - AMBIENTE INTERNO

    OPORTUNIDADES E AMEAÇAS - AMBIENTE EXTERNO

  • Resposta:Certo

    ------------------------

    As Forças e Fraquezas são fatores que estão caracterizados como internos de criação ou de destruição de valores. Estes valores podem ser ativos, habilidades ou recursos financeiros e humanos que uma organização possui a disposição em relação aos seus concorrentes (Value Based Management, 2011).

  • Utilizei dois instrumentos de análise organizacional para responder a essa questão.

    O primeiro foi, de fato, a análise SWOT, a saber que forças e fraquezas estão relacionadas ao ambiente interno, e ameaças e oportunidades ao ambiente externo.

    A segunda parte da assertiva se refere à comparação entre concorrentes, em relação aos aspectos internos.

    Se pensarmos agora, num segundo instrumento, que é o Benchmarking, que preconiza justamente esse tipo de processo, podemos claramente correlacionar a comparação entre organizações, através deste mecanismo. Portanto, questão correta.

  • ANÁLISE SWOT --> DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO

    S - Strengths - Forças --> Fatores internos que deixam a empresa em vantagem perante seus pares;

    W - Weaknesses - Fraquezas --> Fatores internos que deixam a empresa em desvantagem em relação aseus concorrentes

    O - Opportunities - Oportunidades --> Fatores externos que podem beneficiar a empresa;

    T - Threats - Ameaças --> Fatores externos que podem prejudicar a empresa

    (Variáveis externas , e a princípio, não controláveis)

    GABA CERTO

  • ANÁLISE SWOT --> DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO

    S - Strengths - Forças --> Fatores internos que deixam a empresa em vantagem perante seus pares;

    W - Weaknesses - Fraquezas --> Fatores internos que deixam a empresa em desvantagem em relação a seus concorrentes

    O - Opportunities - Oportunidades --> Fatores externos que podem beneficiar a empresa;

    T - Threats - Ameaças --> Fatores externos que podem prejudicar a empresa

    (Variáveis externas , e a princípio, não controláveis)

    GABA CERTO

  • QUESTÃO ANULADA PELO CESPE.

    Justificativa: A redação do item é categórica e não contempla todas as possibilidades de elaboração da matriz SWOT. 

  • O próprio benchmarking é feito para se melhorar algo dentro da empresas, como um serviço, um processo, uma operação, etc. Então, associando essa ferramenta à matriz Swot, pode-se dizer que da comparação com a concorrência surgem possíveis identificações de pontos fracos.

    Agora, em relação ao DEVER, abordado pela questão, eu discordo. Nem sempre há necessidade de se comparar.


ID
4845985
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação ao uso de técnicas de planejamento e gestão estratégica, julgue os itens a seguir.

No BSC, cada perspectiva é formada por um conjunto de objetivos e o alcance dos objetivos de uma perspectiva ajuda a impulsionar a próxima perspectiva imediatamente acima.

Alternativas
Comentários
  • Na perspectiva do BSC, primeiro se deve investir em INOVAÇÂO E APRENDIZADO para desenvolver PROCESSOS INTERNOS de qualidade, fidelizando o CLIENTE e consequentemente obtendo resultados FINANCEIROS.

  • Resposta:Certo

    ------------------------

    Se eu tenho funcionários bem treinados (aprendizado e crescimento),os processos internos serão melhor gerenciados.Se os processos internos são melhor gerenciados, o cliente ficará satisfeito.Se o cliente fica satisfeito,eu consigo arrecadar/vender mais (financeiro).

    ------------------------

    FONTE:Aula da Prof. Giovanna Carranza

  • Se eu bem sei, não há hierarquia entre as perspectivas, mas devo estar estudando errado...

  • BSC

    processe a fcc: processos internos, financeiro, cliente e crecimento.

    o crescimento ----===== objetivos e o alcance dos objetivos de uma perspectiva ajuda a impulsionar A QUEM? a próxima perspectiva imediatamente acima.

    OU SEJA CRESCER

  • O BSC traduz a missão, a visão e a estratégia organizacional, através de um mapa estratégico, composto por objetivos estratégicos que estão distribuídos nas diferentes perspectivas (Financeira, Cliente, Processos Internos e Aprendizado e Crescimento), as quais estão inter-relacionadas por uma relação de causa e efeito; associando-se, ainda, os objetivos estratégicos a indicadores, metas e planos de ação.

    Fonte: Colegas do Qc.

  • O Balanced Scorecard é um mecanismo para implementação da estratégia, não para a sua formulação. O foco está no alinhamento com a missão,visão e os objetivos, visando a implementação das estratégias, a satisfação do cliente, a melhoria dos processos internos e o aprendizado e crescimento organizacional. O BSC deveria ser mais do que uma coleção de indicadores críticos. Desta forma, o BSC deve incorporar uma série de relacionamentos de causa e efeito e uma mistura de indicadores de desempenho e os vetores que levam a estes desempenhos.

    Para o sucesso na implementação do BSC, é fundamental que se elaborem dois dois documentos:

    O mapa estratégico busca estabelecer uma relação de causa e efeito que conecta os resultados desejados com os seus vetores, impulsionadores ou temas que podem levar ao resultado pretendido.

    Estas relações buscam tornar claros os vínculos mais significativos das relações estabelecidas entre os objetivos centrais localizados em cada pespectiva do BSC.

    Fonte: Meus resumos

    GABA CERTO

  • Complementando o comentário perfeito do colega Victor Viana, o BSC alinha objetivos estratégicos e operacionais. As perspectivas não subordinadas umas às outras e sim, interdependentes e devem estar alinhadas.

  • Cuidado!!!! Porque pelo que li, até Giovana Carranza se passou...

    Vamos ao que Kaplan e Norton dizem a respeito:

    A hierarquia sugerida por Kaplan e Norton (2004, p.7), segue-se em primeiro plano com a perspectiva financeira, em segundo plano com a perspectiva do cliente, em terceiro plano com a perspectiva dos processos internos e em quarto e último plano com a perspectiva de aprendizado e crescimento. (há hierarquia e essa é a ordem dela)

    Quem tiver a fim de ler um pouco mais... segue:

    A perspectiva financeira indica se a estratégia de uma empresa, sua implementação e execução estão contribuindo para a melhoria dos resultados financeiros. “A estratégia descreve como a organização pretende promover o crescimento de valor sustentável para os acionistas”.

    Na perspectiva do cliente, os executivos identificam os segmentos de clientes e mercados nos quais a unidade de negócios irá competir. “O sucesso com os clientes-alvo é o principal componente da melhora do desempenho financeiro”.

    Na perspectiva interna, são identificados os processos internos críticos nos quais a empresa deve alcançar a excelência. “O desempenho dos processos internos é um indicador de tendência de melhorias que terão impacto junto aos clientes e nos resultados financeiros”.

    Na perspectiva do aprendizado e crescimento é identificado a infra-estrutura que a empresa deve construir para gerar crescimento e melhoria a longo prazo. Seus objetivos, “descrevem como pessoas, tecnologia e clima organizacional se conjugam para sustentar a estratégia”. As melhorias nos resultados de aprendizado e crescimento são indicadores de tendência para os processos internos, clientes e desempenho financeiro.

  • essas questões mais recente mais parecem um trava língua. miseri
  • É A PRIMEIRA VEZ NA MINHA VIDA QUE EU RESOLVO UMA QUESTÃO AFIRMANDO QUE AS PERSPECTIVAS SÃO "HIERARQUÍCAS" E A QUESTÃO ESTÁ CERTA. BANCA RIDÍCULA

  • O BSC é causa e efeito, estão interrelacionadas, se você mexe em um afeta o outro! Vide aula gratuita no youtube

  • CESPE > No BSC, cada perspectiva é formada por um conjunto de objetivos e o alcance dos objetivos de uma perspectiva ajuda a impulsionar a próxima perspectiva imediatamente acima.

    Existe hierarquia: 1° Financeiro, 2° clientes, 3° processos internos e 4° aprendizagem e crescimento.

  • Mas não se fala em hierarquia...

  • Gabarito: Certo

    Colegas, a CESPE ama cobrar a relação de causa e efeito entre as perspectivas Financeiras, P. de Clientes, P. de Processos Internos e P. de Aprendizado e Crescimento. Há sim uma relação entre esses 4 indicadores , que já foi muito bem exemplificada pelo colega Humberto.

    ---> Olha como a CESPE AMA esse assunto:

    q298599- CESPE

    As relações de causa e efeito, presentes nas medições do BSC, possibilitam o entendimento de como os indicadores não financeiros direcionam os indicadores financeiros na organização.

    GAB: CERTO

    q768699- CESPE

    O pressuposto central do balanced scorecard é a relação de causa e efeito hipotetizada entre suas dimensões, objetivos e ações para que haja retorno de valor ao acionista ou aos stakeholders.

    GAB: CERTO

    q982094- CESPE

    O sistema de medição de desempenho global (SMDG) e o BSC são sistemas de mensuração de desempenho organizacional que apresentam como vantagem a identificação de relações de causa e efeito.

    GAB: CERTO

    ________________________________________________________________________________________________

    Fonte Estratégia

    Qualquer erro podem avisar!

    Namastê

  • Não sabia dessa relação hierarquíca.


ID
4845988
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação ao uso de técnicas de planejamento e gestão estratégica, julgue os itens a seguir.

As perspectivas financeira, cliente, processos internos e aprendizado e crescimento podem fazer parte do mapa estratégico de um BSC.

Alternativas
Comentários
  • GAB.: CORRETO

    O mapa estratégico é uma ferramenta que permite visualizar a estratégia a partir das diferentes perspectivas do BSC e dos objetivos de uma organização, representados nas perspectivas numa cadeia de causa-efeito que relaciona os resultados pretendidos com os respectivos impulsionadores.

    Com ele é possível organizar os objetivos estratégicos da empresa numa sequencia que ilustra como se dá a agregação de valor no negócio.

    FONTE: https://professorannibal.com.br/2018/02/06/entendendo-o-mapa-estrategico-da-empresa/

  • CORRETO

    CESPE|2016|TCE-PA

    O BSC é um instrumento integrado à estratégia organizacional embasado em indicadores referentes às perspectivas financeira, do cliente, dos processos internos e da aprendizagem e crescimento. CORRETO

    CESPE|2014|ANATEL

    Por meio do balanced scorecard, mede-se o desempenho organizacional como um todo, de acordo com as seguintes perspectivas: financeiras; processos internos do negócio; aprendizado e crescimento; e clientes. CORRETO

    ---

    Resumindo (basicamente um organograma)

    Mapa Estratégico: é um ferramenta do BSC com o objetivo de ajudar as organizações a colocarem sua estratégia em prática.  Criada por  Kaplan e Norton.

  • Gabarito: Correto

    Todos os itens citados fazem parte do mapa estratégico - BSC

  • GAB. CORRETO

    Balanced Scorecard (BSC) é a principal ferramenta do controle estratégico.

    Desenvolvida por Robert Kaplan e David Norton (1990)

    4 perspectivas:

    Sendo externa:

    1- financeira

    2- cliente

    Sendo interna:

    3- processos internos

    4- aprendizado e crescimento

    FONTE: Meus resumos

  • Podem ou devem?

  • Resposta:Certo

    -------------------------

    Nesse contexto, as perspectivas podem ser descritas assim:

    Perspectiva financeira >> Analisa o negócio do ponto de vista financeiro.

    Perspectiva dos clientes >>Nesse ponto de vista, busca-se identificar os segmentos (de clientes e de mercados) em que a empresa atuará e as medidas de desempenho que serão aceitas.

    Perspectiva de processos internos >> Identifica os processos críticos que a empresa deve focar para ter sucesso.

    Perspectiva do aprendizado e do crescimento >>Identifica as medidas que a empresa deve tomar de modo a se capacitar para os desafios futuros.

    -------------------------

    FONTE: APOSTILA DE ADMINISTRAÇÃO GERAL / PROF. GIOVANNA CARRANZA

  • Pessoal sobre a questão do PODEM OU DEVEM, assisti uma aula do professor Douglas do estratégia ele disse que as perspectivas podem sofrer alterações; por exemplo, em uma entidade sem fins lucrativos a perspectiva financeira poderia ser alterada ou até mesmo excluída.

  • Mapa Estratégico

    “Representação gráfica” que permite a visualização das relações de causa e efeito entre as perspectivas estratégicas (Financeira, Cliente, Processos Internos e Aprendizado e Crescimento) e os objetivos estratégicos da organização.

     

    Princípios que norteiam o mapa estratégico:

    A estratégia equilibra forças contraditórias;

    A estratégia baseia‐se em proposição de valor diferenciada para os clientes;

    O valor é criado por meio dos processos internos;

    A estratégia é composta por temas complementares e simultâneos;

    O alinhamento estratégico determina o valor dos ativos intangíveis.

    Fonte: comentários do Qc.

  • CERTO

    BSC, ou Balanced Scorecard, é uma metodologia de medição e gestão de desempenho, baseada em quatro perspectivas: financeira, clientes, processos internos e aprendizado/crescimento. 

  •  Kaplan e Norton. (Lembre-se desse nome)

  • Gab.: Certo

    O BSC é um método de administração focado no equilíbrio organizacional e se baseia em quatro perspectivas básicas:

    a. Finanças

    b. Clientes

    c. Processos internos

    d. Aprendizadem/crescimento organizacional

    Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução a Teoria Geral da Administração. 9ed. 2014. pag. 453

  • Perspectivas estratégicas do Balanced Scorecard (BSC) para a organização:

    • Perspectiva financeira
    • Perspectiva do cliente
    • Perspectiva dos processos internos
    • Perspectiva da aprendizagem e crescimento (ou inovação).

    Organizações públicas e sem fins lucrativos raramente têm objetivos centrais na perspectiva financeira, que geralmente representa, para estas organizações, uma restrição e não o foco, por isso está correto o fato de a questão apresentar "podem" e não "devem".

  • FALAR QUE "PODEM" FAZER É fo...%$#@...HAHAHAHAHAHAHA...FAZEM PARTE né, obrigatório fazer!!

  • CERTO.

    Hey, você ai que FIICCA lendo os comentários do qc.

    as Perspectivas estratégicas do Balanced Scorecard (BSC) são : FIICCA aqui mais um pouquinho

    Financeira,

    processo Interno,

    Inovação,

    Clientes,

    Crescimento,

    Aprendizagem.

    O Balanced Scorecard (BSC) esta vinculado ao planejamento estratégico de Kaplan e Norton - desenvolvedores do BSC.

  • obrigada Rodrigo porque eu errei por causa desse bendito PODEM
  • podem ? acho que não vou colocar nenhuma no bsc e mesmo assim será bsc. a questão me deu a faculdade né?! kkk

  • CERTO

    O mapa estratégico é uma representação gráfica que traz a missão, a visão e a estratégia organizacional, descrevendo objetivos estratégicos que estão inter-relacionados e distribuídos nas quatro perspectivas - Financeira, Cliente, Processos Internos e Aprendizado e Crescimento.

    O mapa estratégico permite a visualização das relações de causa e efeito entre essas perspectivas e os objetivos estratégicos da organização

  • FICA

    FINANCEIRA - EXTERNO

    PROCESSOS INTERNOS - INTERNO

    CLIENTE - EXTERNO

    APRENDIZADO E CRESCIMENTO - INTERNO


ID
4845991
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação ao uso de técnicas de planejamento e gestão estratégica, julgue os itens a seguir.

Os objetivos são passos para se atingirem as metas, no planejamento estratégico de uma empresa.

Alternativas
Comentários
  • Pra mim seria Os objetivos(as metas) são passos para se atingirem as metas(os objetivos), no planejamento estratégico de uma empresa.

    Mas não posso afirmar pq não achei uma fonte ,alguém mais poderia comentar esta questão ?

  • Acho que é isso mesmo, Paula. A banca inverteu a ordem. As metas são passos para atingir os objetivos. Pense numa partida de futebol, o objetivo é a vitória, fazer gol é uma meta.
  • Objetivo é a descrição daquilo que se pretende alcançar. Meta é a definição em termos quantitativos, e com um prazo determinado.

    Por exemplo, o objetivo de uma determinada pessoa é enriquecer. A meta, por sua vez, terá de vir acompanhada de dois dados: a quantidade de dinheiro que ela pretende acumular e em quanto tempo.

    Perceba que objetivo se atém à definição daquilo que é almejado enquanto a meta responde a duas perguntas: quanto? e até quando?.

  • ERRADO

    Dentro de um Planejamento Estratégico:

    OBJETIVO: é um resultado desejado que se pretende alcançar dentro de um determinado período de tempo. (Em regra, Qualitativo)

    META: É o desdobramento (detalhamentos) do objetivo, sendo essa quantitativa.

    ** A questão fez uma inversão o correto seria: As metas são passos para se atingirem os objetivos, no planejamento estratégico de uma empresa.

    Fonte: CARRANZA, 2017 | CHIAVENATO, 2004.

  • GAB. B

    Objetivo → mais abrangente.

    Por exemplo, depois de estudar suas forças e fraquezas e de analisar a competitividade, a empresa percebeu que existe uma oportunidade clara de lançar novos produtos no mercado em que atua.

    Assim, seu objetivo pode ser: lançar 3 novos produtos no mercado até o final do ano.

    Meta → mais específica.

    Ela precisa definir um número que mostrará se o objetivo foi atingido com sucesso, por exemplo, nesse caso:

    Meta: lançar 3 novos produtos no mercado até o final do ano e conseguir um ganho de  de 20% no total e de, no mínimo, 6% em cada um deles.

    https://www.setting.com.br/blog/estrategia/planejamento-estrategico-metas-e-objetivos/

    Nossa eu sempre me confundo Meta com Objetivo e vice-versa.

  • Achei essa explicação no livro do Rodrigo Rennó muito massa sobre o tema onde ele explica direitinho a diferença entre objetivo e meta, segue:

    Um objetivo é um estado (ou situação) desejado. Ou seja, é aonde queremos "chegar". Por exemplo, o governo pode definir como objetivo reduzir o número de jovens com menos de 15 anos fora das escolas.

    Esse objetivo, porém, deve ser quantificado! Assim, para que a administração possa distribuir seus recursos, ela deve saber quantas pessoas devem ser incluídas no programa e quando (exemplo: 150 mil alunos até dezembro de 2013). Isso agora virou uma meta!

    Assim, uma meta é um desdobramento de um objetivo. Com ela, podemos controlar e avaliar melhor a execução de um planejamento, já que um objetivo final pode ser muito " distante ".

    Dessa maneira, devemos " quebrar" o objetivo em diversas metas intermediárias. O somatório dessas metas nos levará, então, a atingir o nosso objetivo.

    Logo GABA errado

  • metas=====objetivo

  • Resposta:Errado

    ---------------------------

    ▪Objetivos e Metas

    Objetivo é um resultado desejado que se pretende alcançar dentro de um determinado período de tempo. Os objetivos organizacionais podem ser rotineiros, inovadores e de aperfeiçoamento. A partir dos objetivos se estabelece a estratégia adequada para alcançá-los. Enquanto os objetivos são qualitativos, as metas são quantitativas. Ex.:Uma determinada empresa estabeleceu como objetivo aumentar as vendas, e a meta é de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais), os objetivos só serão alcançados se as vendas chegarem às metas estabelecidas.

    OBS:Os objetivos e as metas tem em comum que devem ser reais, alcançáveis, devem ter prazo, são hierárquicos, específicos e desafiadores.

    ---------------------------

    FONTE:APOSTILA DE ADMINISTRAÇÃO GERAL / PROF. GIOVANNA CARRANZA

  • Errada

    O objetivo é detalhado através das metas.

    Objetivo = Onde chegar?

    Meta = Partição dos objetivos, mais específica.

    Estratégia = Como chegar?

    Fonte: Prof: Rafael Barbosa, Estratégia Concursos.

  • Gabarito Errado

    As metas são passos para se atingirem os objetivos, no planejamento estratégico de uma empresa.

    Objetivos - qualitativo (+ abrangente) / Metas - quantitativo (detalhada)

    Pontos em comum:

    3 níveis (estratégico, tático e operacional) ;

    Reais;

    Alcançáveis;

    Prazos;

    Consistentes;

    Hierárquicos;

    Específicos.

    Fonte: Giovanna Carranza

  • Metas = Partes de um objetivo.

    Exemplo:

    Objetivo do dia: Ganhar 100,00

    Meta: Ganhar 50,00 pela manhã.

    Exemplo do Professor Rafael Barbosa, Estratégia Concursos.

  • As metas são passos para se atingirem os objetivos, a questão inverteu o conceito.

  • Metas são os objetivos de forma quantificada.

  • A questão inverteu os conceitos, visto que metas são os desdobramentos dos objetivos em partes a serem cumpridas ao longo do tempo, por áreas e pessoas específicas da organização. São etapas para a concretização dos objetivos.

    PDF Estratégia.

  • ERRADO

    Para ficar mais fácil a visualização do erro:

    Qual nosso objetivo? Passar em concurso

    Quais são nossas metas? Horas de estudo; percentual de acertos; classificação nos simulados ...

    Perceberam? São as metas que ajudam a alcançar os objetivos, não o contrário.

    Reescrevendo a questão: As METAS são passos para se atingirem os OBJETIVOS, no planejamento estratégico de uma empresa.

    Bons estudos.

  • Faz 100 anos que o CESPE usa essa técnica de inverter os Conceitos.

    ERRADO

  • METAS são passos para se atingir OBJETIVOS!!

  • No planejamento estratégico as metas são os passos para alcançar os objetivos. O conceito foi trocado. Gabarito Errado.
  • ERRADO: Os objetivos são passos para se atingirem as metas, no planejamento estratégico de uma empresa.

    CERTO: As metas são passos para se atingirem os objetivos, no planejamento estratégico de uma empresa.

  • OBJETIVOS - Onde eu quero chegar

    METAS - Partição/Parte/Passos/Pedaço de um objetivo

    ESTRATÉGIAS - Como chegar

    INDICADORES - Medição do resultado

    A questão trouxe o conceito de Meta e inverteu com o de Objetivo.

    Gabarito: ERRADO

  • ERRADO

    Objetivos são os fins desejados para se alcançar, como a aprovação no concurso, posse e efetivo exercício.

    Metas é tudo o que vc tem que fazer prá chegar lá, estudar, se dedicar, focar no objetivo.

    Alice perguntou: Gato Cheshire... pode me dizer qual o caminho que eu devo tomar?

    Isso depende muito do lugar para onde você quer ir – disse o Gato.

    Eu não sei para onde ir! – disse Alice.

    Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve.

    (Alice no País das Maravilhas)

    Sucesso!

  • METAS: etapas para alcançar objetivos → É um objetivo quantificado (envolvem percentuais a serem atingido e prazos)

  • Qual o meu objetivo? "Passar em um concurso Público"

    Qual a minha meta para atingir meu objetivo? "Estudar 12 horas por dia"

  • metinhas metas metonas para chegar nos grandes objetivos


ID
4845994
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A respeito de gerenciamento de projetos, julgue os itens a seguir, com base no PMBOK 6.a edição.

Requisitos funcionais envolvem as características de confiabilidade e de desempenho de um sistema.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado

    Características de confiabilidade e de desempenho são requisitos não funcionais.

    Requisitos Funcionais: declarações de serviços que um sistema deve oferecer, como o sistema deve reagir a entradas específicas e como o sistema deve (ou não) se comportar em situações particulares.

    Requisitos Não Funcionais: são restrições nos serviços ou funções oferecidas pelo sistema.

  • GABARITO ERRADO

    Requisitos funcionais definem funções(OHHHHHHHH!!!), logo confiabilidade e desempenho não são funções que o sistema deve oferecer aos clientes

  • ERRADO

    Algumas das principais métricas para testar os requisitos não funcionais são, a velocidade(desempenho), o tamanho, a usabilidade, a confiabilidade, a reusabilidade, a robustez, a manutenabilidade e a portabilidade.

    Segue lá para dicas de TI

    @rodofodalves

  • Errado, estaria certo se fosse Requisitos Não Funcionais.

ID
4845997
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A respeito de gerenciamento de projetos, julgue os itens a seguir, com base no PMBOK 6.a edição.

Na etapa de coleta de requisitos, são elaboradas as histórias de usuários, utilizadas para, entre outras finalidades, descrever as metas das partes interessadas.

Alternativas

ID
4846000
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A respeito de gerenciamento de projetos, julgue os itens a seguir, com base no PMBOK 6.a edição.

No processo de gerenciamento de conhecimento do projeto, as entradas incluem o plano de gerenciamento do projeto e o registro das lições aprendidas.

Alternativas
Comentários
  • Registro das Lições aprendidas. Não seria uma saída do processo?

  • Pensei a mesma coisa. Vou ler o PMBOK 6 pra confirmar.
  • Oi gente, acabei de ver no PMBOK6 e o registro das liçoes aprendidas aparece mesmo como saída do processo, e nao entrada como afirma a questao. mas pelo jeito nao houve recurso para tentar modificar o gabarito =(

  • PMBOK 6 página 98:

    Nas entradas (entre outras) constam tanto plano de gerenciamento do projeto quanto o registro das lições aprendidas.

    Detalhe que o registro de lições aprendidas também é saída do processo.

    Se parar para pensar bem, faz sentido, é um documento cíclico de gerenciamento, mantido durante todo o projeto.

  • Figura extraída de Ricardo Vargas em seu site. Realmente é uma saída e não uma entrada como mostra a questão

  • Cespe não muda gabarito por mais errado que esteja
  • No PMBOK 6, pág. 71 "Visão Geral do Gerenciamento da Integração do Projeto - 4.4 Gerenciar o conhecimento do projeto" traz:

    • ENTRADAS:

    1.Plano de gerenciamento de projeto;

    2.Documetos do projeto;

    3.Entregas;

    4.Fatores ambientais da empresa;

    5.Ativos de processos organizacionais.

    • SAÍDAS:

    1.Registro das lições aprendidas;

    2.Atualizações do plano de gerenciamento de projetos;

    3.Atualizações de ativos de processos organizacionais.

    Questão ERRADA.

  • Figura 4-9. Gerenciar o Conhecimento do Projeto: Diagrama de Fluxo de Dados

    página 99; siga o fluxo.

    correta

  • Eu não sei o que o CESPE alegou nos recursos, porém, lições aprendidas está contido em documentos do projeto que está explícito como processo de entrada. Parando para pensar, você utiliza o que aprendeu em um projeto para ser utilizado em outro. É retroalimentado.


ID
4846003
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A respeito de gerenciamento de projetos, julgue os itens a seguir, com base no PMBOK 6.a edição.

O termo de abertura de um projeto contém os critérios de aceitação, que são um conjunto de condições a serem atendidas para que as entregas sejam aceitas.

Alternativas
Comentários
  • Mais sobre o assunto em: https://robsoncamargo.com.br/blog/Termo-de-abertura-de-projeto-saiba-tudo-sobre-ele

    GAB E

  • Só para recordar, a EAP (Estrutura Analítica do Projeto), ou WBS (Work Breakdown Structure), é a decomposição hierárquica das entregas do projeto em componentes menores, em pacotes de trabalho, e mais facilmente gerenciáveis.

    E o dicionário de EAP traz a descrição desses pacotes de trabalho, com o objetivo de orientar a equipe do projeto. Pode conter informações técnicas, recursos e critérios de aceitação.

    https://robsoncamargo.com.br/blog/Dicionario-da-EAP

  • pmbok 6, página 155. letra E

  • Já errei essa questão!

    O termo de abertura de um projeto contém os critérios de aceitação, que são um conjunto de condições a serem atendidas para que as entregas sejam aceitas.

    O termo de abertura não contém critérios de aceitação, ele autoriza a existência de um projeto.

    Foco!

  • A gente bota muita fé no termo de abertura. E com isso acaba achando que ele tem bastante informações. Mas ele é bem chifrim, tosco mesmo. Não contém tantas informações assim

    Sempre pense melhor quando tiver uma questão sobre o TA, a banca adora isso

  • Tap termo de abertura do projeto: autoriza a existência do projeto


ID
4846006
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A respeito de gerenciamento de projetos, julgue os itens a seguir, com base no PMBOK 6.a edição.

Uma das ferramentas utilizadas para estimar os recursos das atividades é a estimativa análoga, que usa um algoritmo baseado em dados históricos e parâmetros de projetos.

Alternativas
Comentários
  • Mais sobre o assunto em: https://blog.grancursosonline.com.br/pmbok-6-area-de-conhecimento-dos-custos/

    GAB E

  • Estimativa Análoga

    A estimativa análoga é uma técnica de estimativa de duração ou custo de uma atividade ou de um projeto que usa dados históricos de uma atividade ou projeto semelhante. A estimativa análoga usa parâmetros de um projeto anterior semelhante, tais como duração, orçamento, tamanho, peso e complexidade como base para a estimativa dos mesmos parâmetros ou medidas para um projeto futuro. 

    Estimativa Paramétrica

    A estimativa paramétrica é uma técnica de estimativa em que um algoritmo é usado para calcular o custo ou a duração com base em dados históricos e parâmetros do projeto. A estimativa paramétrica utiliza uma relação estatística entre dados históricos e outras variáveis (por exemplo, metros quadrados em construção) para calcular uma estimativa para parâmetros da atividade, tais como custo, orçamento e duração.

    PMBOK v6, pag 200


ID
4846009
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A respeito de gerenciamento de projetos, julgue os itens a seguir, com base no PMBOK 6.a edição.

A implementação de respostas aos riscos pode produzir como resultado uma solicitação de mudança em qualquer componente do plano de gerenciamento do projeto.

Alternativas
Comentários
  • Implementar respostas aos riscos é um dos novos processos da Sexta Edição do Guia PMBOK®.

    As atividades de implementar respostas aos riscos sempre existiram, porém, eram executadas nas edições anteriores dentro do processo Orientar e gerenciar o trabalho do projeto. 

    O processo tem como objetivo implementar as respostas planejadas em Planejar as respostas aos riscos.


ID
4846012
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

A respeito de gerenciamento de projetos, julgue os itens a seguir, com base no PMBOK 6.a edição.

No ciclo de vida de projetos ágeis, os requisitos são elaborados com a entrega em andamento, com as fases contínuas ocorrendo sem sobreposição.

Alternativas
Comentários
  • Contínua = cascata

    Sobrepostas = iterativo, incremental e ágil.

  • projetos ágeis sem sobreposição? Aí ficou fácil. tudo no tempo de Deus. amém
  • ÁGEIS: há sobreposição

    Gabarito: errado


ID
4846015
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

A respeito de gerenciamento de projetos, julgue os itens a seguir, com base no PMBOK 6.a edição.

O gerenciamento de custos do projeto é dividido nas fases de planejamento, estimativa, determinação do orçamento e controle.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Correto

    Os processos de gerência do custo do projeto incluem:

    -Planejar o gerenciamento dos custos: determinar como o gerenciamento de custos será feito

    -Estimar os custos: desenvolver uma aproximação dos gastos com os recursos necessários para execução do projeto;

    -Determinar o orçamento: agregar os custos estimados de atividades ou de pacotes individuais de trabalho para estabelecer uma base de custo;

    -Controlar os custos: influenciar nos fatores que geram uma variação de custo e controlar as mudanças de orçamento do projeto.

  • Fases? Palhaçada.

    Seria: Processos.

    Fases: Iniciação, organização e preparação, execução e encerramento.

  • Perfeito. O gerenciamento de custos do projeto, segundo o guia PMBOK, inclui os processos usados em planejamento, estimativa, orçamento, financiamento, gerenciamento e controle dos custos, para que o projeto possa ser realizado dentro do orçamento aprovado. Os processos de Gerenciamento dos Custos do Projeto são:

    Planejar o Gerenciamento dos Custos—O processo de definir como os custos do projeto serão estimados, orçados, gerenciados, monitorados e controlados.

    Estimar os Custos—O processo de desenvolver uma aproximação dos recursos monetários necessários para terminar o trabalho do projeto.

    Determinar o Orçamento—Processo que agrega os custos estimados de atividades individuais ou pacotes de trabalho para estabelecer uma linha de base dos custos autorizada.

    Controlar os Custos—O processo de monitoramento do status do projeto para atualizar custos e gerenciar mudanças da linha de base dos custos.

    Gabarito: CERTO

  • Compreende a estimativa dos custos, a elaboração do orçamento e o gerenciamento e controle de custos.

    Fonte: Administração Pública, 8ª edição, p 435, Augustinho Paludo.

    Qualquer erro avise-me.

  • As bancas de vez em quando consideram os GRUPOS DE PROCESSOS como FASES dos projetos, como neste caso.


ID
4846018
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

A respeito de gerenciamento de projetos, julgue os itens a seguir, com base no PMBOK 6.a edição.

O triângulo de talentos do gerente de projetos inclui a habilidade de gerenciamento estratégico por meio do uso de ferramentas adequadas para cada projeto.

Alternativas
Comentários
  • As habilidades desse conjunto dizem respeito às competências necessárias ao gerenciamento de projetos propriamente dito. Ou seja, às características essenciais para gerenciar cada uma das áreas de conhecimento apresentadas pelo PMBOK. Algumas delas são:

    FONTE:http://pmimg.org.br/blog/competencias-e-talentos-de-um-gerente-de-projetos/

  • Uso de ferramentas adequadas para cada projeto tá muito mais ligado ao gerenciamento de projetos técnico.

    3.4.2 HABILIDADES DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS TÉCNICO

    As habilidades de gerenciamento de projetos técnico são definidas como as habilidades para aplicar efetivamente o conhecimento em gerenciamento de projetos para fornecer os resultados desejados de programas ou projetos. (...)

    Ou seja, como bem disse a Paula, dizem respeito às competências necessárias ao gerenciamento de projetos propriamente dito. 

    Triângulo de Talentos

    -Gerenciamento de Projetos Técnico

    -Gerenciamento Estratégico e de Negócios

    -Liderança

    PMBOK v6

  • O triângulo de talentos do gerente de projetos inclui a *habilidade de gerenciamento estratégico* por meio do uso de ferramentas adequadas para cada projeto. Resposta: Errado. Habilidade está vinculada na aplicação do conhecimento. O que estaria ligada à estratégia seria o conhecimento.
  • Questão: O triângulo de talentos do gerente de projetos inclui a habilidade de gerenciamento estratégico (técnico) por meio do uso de ferramentas adequadas para cada projeto.

    Primeiramente, qual é o Triângulo de Talentos do PMI?

         · Gerenciamento Estratégico de negócios

         · Gerenciamento de Projetos técnicos

         · Liderança

    Agora, vamos as definições encontradas no PMBOK.

    HABILIDADES DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS TÉCNICO

    As habilidades de gerenciamento de projetos técnico são definidas como as habilidades para aplicar efetivamente o

    conhecimento em gerenciamento de projetos para fornecer os resultados desejados de programas ou projetos.

    HABILIDADES DE GERENCIAMENTO ESTRATÉGICO E DE NEGÓCIOS

    As habilidades de gerenciamento estratégico e de negócios envolvem a capacidade de identificar a visão geral de alto

    nível da organização e de negociar efetivamente e implementar decisões e ações que apoiam o alinhamento estratégico

    e a inovação.

    HABILIDADES DE LIDERANÇA

    As habilidades de liderança envolvem a capacidade de orientar, motivar e dirigir uma equipe. Essas habilidades

    podem incluir a demonstração de capacidades essenciais como negociação, resiliência, comunicação, resolução de

    problemas, pensamento crítico e habilidades interpessoais.

  • ITEM 3.4.3 do PMBOK 6ª edição:

    HABILIDADES DE GERENCIAMENTO ESTRATÉGICO E DE NEGÓCIOS

    As habilidades de gerenciamento estratégico e de negócios envolvem a capacidade de identificar a visão geral de alto nível da organização e de negociar efetivamente e implementar decisões e ações que apoiam o alinhamento estratégico e a inovação. Esta habilidade pode incluir um conhecimento prático de outras funções, como finanças, marketing e operações. As habilidades de gerenciamento estratégico e de negócios também podem incluir desenvolvimento e aplicação de expertise pertinente do produto e do setor. Esse conhecimento de negócios também é conhecido como conhecimento do domínio. Os gerentes de projetos devem conhecer suficientemente os negócios para poderem explicar aos outros os aspectos de negócio essenciais de um projeto; Trabalhar com o patrocinador, a equipe e o pessoal com conhecimento especializado no assunto do projeto para desenvolver uma estratégia apropriada para entregar o projeto; Implementar essa estratégia de modo a maximizar o valor de negócio do projeto.

  • GABARITO: ERRADO, porque a questão trata do Gerenciamento de Projetos Técnico e não do Gerenciamento Estratégico.

    Questão: O triângulo de talentos do gerente de projetos inclui a habilidade de gerenciamento estratégico por meio do uso de ferramentas adequadas para cada projeto.

    "Triângulo de Talentos do PMI:

    • Gerenciamento de Projetos Técnico: os melhores gerentes de projetos concentram-se nos elementos críticos de gerenciamento de projetos técnico para cada projeto que eles gerenciam. Esse enfoque é tão simples quando tem os artefatos certos, prontamente disponíveis.

    • Gerenciamento Estratégico e de Negócios

    • Liderança"

    FONTE: Guia PMBOK 6ª edição, página 58.

  • Até hoje não sei qual o erro da questão. O professor Ramon do Estratégia afirmou que a questão está certa.

    Comentário dele:

    As competências de um gerente de projetos são sintetizadas por meio de um triângulo de talentos,

    que se concentra em três conjuntos de habilidades-chave:

    Gerenciamento de Projetos Técnico. Conhecimento, habilidades e comportamentos relativos a

    domínios específicos de gerenciamento de projetos, programas e portfólios. Os aspectos

    técnicos da execução da sua função.

    Liderança. Conhecimento, habilidades e comportamentos necessários para orientar, motivar e

    dirigir uma equipe, para ajudar a organização a atingir suas metas de negócio.

    ▪ Gerenciamento estratégico e de negócios. Conhecimento e expertise no setor e na organização,

    de forma a melhorar o desempenho e fornecer melhor os resultados do negócio.

    Gabarito: Certo

    ???

  • ✅Gabarito(Errado)

    Tentar simplificar...

    A questão esta errada.

    As 3 habilidades segundo o PMI ao gerente de projetos são:

    ➥ Gerenciamento de Projetos Técnico. 

    ➥ Liderança.

    ➥ Gerenciamento estratégico e de negócios.

    ✕ O que acontece é que o "uso de ferramentas adequadas para cada projeto" não está dentro da categoria de habilidade "gerenciamento estratégico" conforme está na descrição!

    ✓ O "uso de ferramentas adequadas para cada projeto" está dentro da categoria "Gerenciamento de Projetos Técnico".

    Fonte: Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos - Guia PMBOK - 6° Edição.

  • Segundo o guia PMBOK, triângulo de talentos são habilidades que os gerentes de projetos precisam. São três conjuntos de habilidades-chave:

    Gerenciamento de Projetos Técnico: Conhecimento, habilidades e comportamentos relativos a domínios específicos de gerenciamento de projetos, programas e portfólios. Os aspectos técnicos da execução da sua função.

    Liderança: Conhecimento, habilidades e comportamentos necessários para orientar, motivar e dirigir uma equipe, para ajudar a organização a atingir suas metas de negócio.

    Gerenciamento estratégico e de negócios: Conhecimento e expertise no setor e na organização, de forma a melhorar o desempenho e fornecer melhor os resultados do negócio.

    O uso de ferramentas adequadas está ligado ao gerenciamento de projetos técnico e não de gerenciamento estratégico, portanto, questão errada.

    Gabarito: ERRADO

  • GABARITO: ERRADO

    De acordo com o Guia PMBOK, o gerente de projeto deve ter algumas habilidades, que se concentram em 03 “conjuntos de habilidades-chave”, chamado de “Triângulo de Talentos do PMI”. Os conjuntos de habilidades-chave são os seguintes:

    • Habilidades de Gerenciamento de Projetos Técnico: Compreende os conhecimentos, as habilidades e os comportamentos relativos a domínios específicos de gerenciamento de projetos, programas e portfólios. Corresponde aos aspectos técnicos da execução da sua função.
    • Habilidades de Liderança: Compreende os conhecimentos, as habilidades e os comportamentos necessários para orientar, motivar e dirigir uma equipe, com o objetivo de ajudar a organização a atingir suas metas de negócio.
    • Habilidades de Gerenciamento estratégico e de negócios: Compreende os conhecimentos e a expertise no setor do negócio e na organização, de forma a melhorar o desempenho e fornecer melhores resultados para o negócio.

    Dessa forma, a questão refere-se as habilidades de Gerenciamento de Projetos Técnicos e não estratégicos.

  • Os gerentes devem estar aptos a conduzir os projetos de forma profissional, demonstrando habilidades como liderança, negociação e comunicação, demonstrando capacidade e acrescentando seu empenho pessoal e seu know-how, de forma que a comunicação seja suficientemente clara e a equipe envolvida mantenha-se motivada para o cumprimento de cada atividade prevista, no tempo, custo e escopo definidos, e, ainda, a alta administração, os clientes e os demais stakeholders estejam satisfeitos com sua evolução e conclusão.

    Para o PMBOK, 6ª edição, os gerentes de projetos devem ter um " triângulo de talentos " que compreende três habilidades-chave:

    • Gerenciamento de projetos técnico ( domínio acerca do gerenciamento de projetos);
    • Liderança( necessária para orientar, motivar e dirigir a equipe);
    • Gerenciamento estratégico e de negócios( conhecimento e expertise no setor e na organização).

    Fonte: Administração Pública, 8ª edição, p 423, Augustinho Paludo.

    Qualquer erro avise-me.

  • Triângulo de Talentos

    -Gerenciamento de Projetos Técnico

    -Gerenciamento Estratégico e de Negócios

    -Liderança

    PMBOK v6

  • Triângulo de Talentos

    -Gerenciamento de Projetos Técnico

    -Gerenciamento Estratégico e de Negócios

    -Liderança

    PMBOK v6

  • Triângulo de Talentos

    -Gerenciamento de Projetos Técnico

    -Gerenciamento Estratégico e de Negócios

    -Liderança

    PMBOK v6

  • 70% de erro. Parabéns examinador!

  • Gerenciamento estratégico e de negócios. Conhecimento e expertise no setor e na organização, de forma a melhorar o desempenho e fornecer melhor os resultados do negócio. (PMOK, 6ª ed.)

  • Caramba, quem não estudou, vai tentar a lógica, e vai errar. Que nem eu, que não domino o PMBOK kkkkkkkk

  • Caramba, quem não estudou, vai tentar a lógica, e vai errar. Que nem eu, que não domino o PMBOK kkkkkkkk

  • gerenciamento estratégico não especifica (departamentalização / operacionaliza ) nada em administração. logo não pode estar associada à ferramentas específicas para cada projeto. O olhar estratégico de maneira geral está focado no global : Conhecimento e expertise no setor e na organização, de forma a melhorar o desempenho e fornecer melhor os resultados do negócio.) (PMOK, 6ª ed.)

  • Estudei o assunto TODO em pdfs do Etratégia, no livro do Rennó, também no PMBOK 5 e não adiantou na resolução dessa questão. Moral da história; vou ter que baixar o PMBOK versão 6


ID
4846021
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

A respeito de gerenciamento de projetos, julgue os itens a seguir, com base no PMBOK 6.a edição.

A distribuição geográfica das instalações de uma organização é considerada um fator ambiental interno da empresa, que se refere a condições que estão fora do controle da equipe e que podem impactar o projeto.

Alternativas
Comentários
  • 2.2.1 FAES INTERNOS À ORGANIZAÇÃO

    Os FAEs seguintes são internos à organização:

    Cultura, estrutura e governança organizacionais. Entre os exemplos incluem-se visão, missão, valores, crenças, normas culturais, estilo de liderança, relações de autoridade e hierarquia, estilo organizacional, ética e código de conduta.

    Distribuição geográfica de instalações e recursos. Entre os exemplos incluem-se localização de fábricas, equipes virtuais, sistemas compartilhados e computação na nuvem.

    Infraestrutura. Entre os exemplos incluem-se instalações, equipamentos, canais de telecomunicações organizacionais, hardware de tecnologia da informação, disponibilidade e capacidade existentes.

    Software de tecnologia de informação. Entre os exemplos incluem-se ferramentas de software para a elaboração de cronogramas, sistemas de gerenciamento de configuração, interfaces web para outros sistemas online automatizados e sistemas de autorização de trabalho

    Disponibilidade de recursos. Exemplos incluem restrições de contratação e compras, provedores e subcontratados aprovados e acordos de colaboração.

    Capacidade dos funcionários. Entre os exemplos incluem-se expertise, habilidades, competências e conhecimentos especializados de recursos humanos existentes

  • Então quer dizer que o ambiente interno é incontrolável? Questão passível de recurso, pois mesmo que a distribuição geográfica das instalações não esteja necessariamente no mesmo local é possível controlá-la
  • A CESPE anda fazendo umas provas bem porcas, hein!

  • "Os fatores ambientais da empresa (FAEs) se referem às condições fora do controle da equipe do projeto que influenciam, restringem ou direcionam o projeto. Essas condições podem ser internas e/ou externas à organização." ( pág 38, PMBOK v6)

    Ou seja, tantos os fatores ambientais internos quanto os externos estão fora do controle da equipe do projeto.

    Os FAEs seguintes são internos à organização:

    -Cultura, estrutura e governança organizacionais

    -Distribuição geográfica de instalações e recursos.

    -Infraestrutura. 

    -Software de tecnologia de informação.

    -Disponibilidade de recursos.

    -Capacidade dos funcionários.

    Os FAEs seguintes são externos à organização:

    -Condições de mercado

    -Influências e questões sociais e culturais

    -Restrições legais.

    -Bancos de dados comerciais. 

    -Pesquisa acadêmica. 

    -Padrões governamentais ou setoriais.

    -Considerações financeiras. 

    -Elementos ambientais físicos. 

    Portanto, questão correta.

    PMBOK V6, Pág 38

  • Questão considerada correta.

    Podemos considerar como fatores ambientais todas aquelas condições que escapam do controle da equipe do projeto e que influenciam positiva ou negativamente o mesmo, que restringem ou modificam o projeto. Todas estas condições devem se considerar no gerenciamento de projetos e variam notoriamente no tipo e natureza dependendo da organização. Como referência alguns dos fatores ambientais que podem afetar o gerenciamento de projeto são: Visão, missão, valores, crenças e expectativas compartilhadas da organização;

    A cultura, estrutura e governo da organização;

    A disponibilidade e distribuição geográfica de instalações, recursos, infraestruturas e materiais;

    Os estandares da indústria ou governamentais que afetam a organização

    Normas, politicas, métodos e procedimentos internos

    Os recursos humanos existentes, suas habilidades e conhecimentos

    Gerenciamento de pessoal, sistemas de motivação e incentivos

    Percepção da liderança, hierarquia e relações de autoridade

    Tolerância ao risco da organização

    Ambientes operativos e sistemas de autorização de trabalhos na empresa

    Os canais de comunicação formais e informais estabelecidos na organização

    As bases de dados disponíveis

    O sistema de informação para a direção de projetos. Fonte. https://www.itmplatform.com/br/blog/fatores-ambientais-da-empresa-que-afetam-o-gerenciamento-de-projetos/

  • De acordo com o guia PMBOK, os fatores ambientais da empresa (FAEs) se referem às condições fora do controle da equipe do projeto que influenciam, restringem ou direcionam o projeto. Essas condições podem ser internas e/ou externas à organização.

    O enunciado está correto. A distribuição geográfica e instalações e recursos está entre os FAEs internos. Entre os exemplos desse FAE incluem-se localização de fábricas, equipes virtuais, sistemas compartilhados e computação na nuvem.

    Outros FAEs internos

    Cultura, estrutura e governança organizacionais.

    Infraestrutura

    Software de tecnologia de informação.

    Disponibilidade de recursos.

    Capacidade dos funcionários.

    FAEs externos:

    Condições de mercado.

    Influência e questões sociais e culturais.

    Restrições legais.

    Banco de dados comerciais.

    Pesquisa acadêmica.

    Padrões governamentais ou setoriais.

    Considerações financeiras.

    Elementos ambientais físicos.

    Gabarito: CERTO

  • A própria questão se contradiz.

  • Demorei para entender, mas entendi. O fato da organização ter determinada distribuição geográfica é um fator interno controlado pela empresa, porém essa distribuição é uma consequência dos fatores externos. A distribuição geográfica decorre de demandas do mercado que é extremamente incontrolável. Questão bem formulada, porém requer uma abstração e um conhecimento médio/avançado da matéria de ADM+GESTÃO DE PROJETOS

  • Fatores Internos

    Cultura, estrutura e governança organizacionais

    Distribuição geográfica de instalações e recursos

    Infraestrutura

    Software de tecnologia de informação

    Disponibilidade de recursos

    Capacidade dos funcionários

    Fatores Externos

    Condições de mercado

    Influências e questões sociais e culturais

    Restrições legais

    Bancos de dados comerciais

    Padrões governamentais ou setoriais

    Elementos ambientais físicos

    FONTE : TECCONCURSO

  • Os fatores ambientais da empresa (FAEs) se referem às condições fora do controle da equipe do projeto que influenciam, restringem ou direcionam o projeto. Os FAEs estão fora do controle da equipe do projeto, independentemente de serem internos ou externos à organização.

    A distribuição geográfica é um exemplo de FAE interno. É só pensar no seguinte, a distribuição é definida pela organização ou pelo meio? Pela organização. Então é interno. 

    Fonte: Estratégia

  • rapaz, o nível de decoreba que o cespe chegou no pmbok não faz o menor sentido

  • Ainda bem que não fui o único que achou essa questão bem estranha

  • No que se refere aos fatores ambientais da empresa, tanto os fatores ambientais internos quanto os externos estão fora do controle da equipe do projeto, uma vez que a equipe é alocada de outros setores especializados para trabalhar em tal projeto específico.

    Para responder à questão, é necessário saber o conceito geral de projeto: o porquê e para que.


ID
4846024
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Acerca de gerenciamento de serviços, julgue os próximos itens, com base na ITIL 4.


De acordo com a ITIL 4, informação e tecnologia formam uma perspectiva para a entrega de serviços.

Alternativas
Comentários
  • "O sistema de valor de serviço (SVS) é um componente chave do ITIL 4 que facilita a cocriação de valor. Ele descreve como todos os componentes e atividades de uma organização trabalham juntos para permitir a criação de valor. Como o SVS tem interfaces com outras organizações, ele forma um ecossistema e também pode criar valor para essas organizações, seus clientes e partes interessadas."

    "Uma abordagem holística para o gerenciamento de serviços é fundamental no ITIL 4. Ele define quatro dimensões que são críticas para a facilitação bem-sucedida de valor para os clientes e outras partes interessadas."

    "As quatro dimensões são Organizações e pessoas [...] Informação e tecnologia: No contexto da SVS, isso inclui as informações e o conhecimento, bem como as tecnologias necessárias para o gerenciamento de serviços.[...] Parceiros e fornecedores [...] Fluxos e processos de valor"

    Disponível em:

    https://www.itsmnapratica.com.br/tudo-sobre-itil/

  • Informação e tecnologia formam uma perspectiva para a entrega de serviços, Além de INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA, que é uma das 4 dimensões da ITIL4, existem mais 3 PERSPECTIVA, que são: ORGANIZAÇÕES E PESSOAS, PARCEIROS E FORNECEDORES e por último FLUXO DE VALOR E PROCESSOS!!!

    OBS: PERSPECTIVA PALAVRA CHAVE DA CESPE!!!

  • Perspectiva agora é dimensão??? Será que tem alguma fonte em português pra estudar esse lixo? O examinador tá tirando essas questões desses blogs de tecnologia BR?

    https://www.joetheitguy.com/10-key-changes-in-itil-4-and-my-take-on-them/

  • É o famoso FLU-OR de PA-IN

    Fluxo de valor processos

    Organizações e pessoas

    Parceiros e fornecedores

    Informação e tecnologia

    Mnemônico criado por: Professor Leandro Vilar do Gran Cursos Online

  • Se levar ao pé da letra erra, quase errei esta questão.

  • Fiquei na dúvida do que seria "perspectiva", deveriam colocar "dimensões".

  • É uma DIMENSÃO para o GERENCIAMENTO de serviços.

    Mesmo sabendo a matéria é difícil saber se o examinador quer o termo exato, ou se ele considera certo esses "sinônimos" aleatórios.

  • Tive a mesma dúvida do companheiro acima. Perspectiva e dimensão são as mesmas coisas?

  • Tive a mesma dúvida do companheiro acima. Perspectiva e dimensão são as mesmas coisas?

  • Nesta questão, perspectiva = dimensão


ID
4846027
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Acerca de gerenciamento de serviços, julgue os próximos itens, com base na ITIL 4.


A governança é um dos componentes do SVS (service value system) da ITIL 4.

Alternativas
Comentários
  • SVS:

    - princípios orientadores

    - Governança

    - Práticas

    - melhoria contínua

    Gab. C

  • "O Sistema de Valor de Serviço (SVS) é composto pelos Princípios Orientadores, Governança, Cadeia de Valor de Serviço, Práticas e Melhoria Contínua. [...] Governança. As atividades de governança do SVS, permitem que as organizações continuem alinhando suas operações com as decisões e o direcionamento estratégico de negócio. [...] "

    Referência:

    O que muda com a ITIL 4?

    Disponível em: https://www.kalendae.com.br/blog/itil-4/

  • Os componentes centrais do ITIL SVS são:

    Princípios orientadores, q criam a base para a cultura e o comportamento de uma organização;

    Governança, q permitem às organizações alinhar operações com a estratégica.

    Cadeia de valor de serviço, q fornece um modelo operacional para a criação, entrega e melhoria contínua dos serviços.

    Práticas, q é 1 conjunto de recursos organizacionais para desenvolver um trabalho ou fornecer um serviço.

    Melhoria contínua, q busca continuamente formas de melhorar a operação da organização.

    Referencias:

    Exponencial concursos

  • CAGO-PRA-MELHORAR-PRINCÍPIOS


ID
4846030
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Acerca de gerenciamento de serviços, julgue os próximos itens, com base na ITIL 4.


O mesmo papel de consumidor de serviços é compartilhado entre consumidor, usuário e patrocinador.

Alternativas
Comentários
  • Consumidor de serviço (service consumer) é um papel genérico usado para simplificar a definição e descrição da estrutura das relações de serviço que envolve papéis mais específicos. São eles:

    Cliente (client): pessoa que define os requisitos de um serviço e assume a responsabilidade pelos resultados provenientes do consumo do serviço.

    Usuário (user): pessoa que usa o serviço.

    Patrocinador (sponsor): pessoa que autoriza o orçamento para o consumo do serviço.

    Fonte: ITIL 4

  • Na prática, o papel do consumidor de serviços é dividido em alguns papéis.

    Cliente: uma pessoa que define os requisitos para um serviço e leva responsabilidade pelos resultados do consumo do serviço.

    Usuário: uma pessoa que usa serviços.

    Patrocinador: uma pessoa que autoriza o orçamento para consumo de serviço.

    Dizer q o papel é compartilhado é o mesmo q afirmar q 1 usuario, por exemplo, o Feitosa da limpeza(isso é só 1 exemplo....portanto, s/ mimimi), patrocina/autoriza o orçamento para o serviço, o q é uma aberra*cao!!!

  • Service consumer is a generic role that is used to simplify the definition and description of the structure of service relationships. In practice, there are more specific roles involved in service consumption, such as customers, users, and sponsors. These roles can be separate or combined.

    Definitions

    • Customer A person who defines the requirements for a service and takes responsibility for the outcomes of service consumption.
    • User A person who uses services.
    • Sponsor A person who authorizes budget for service consumption.

    Itil 4, pág: 23

  • Service Consumer Roles

    Customer- A person who defines requirements for services and takes responsibility for outcomes from service consumptiono

    User-A person who uses services

    Sponsor- A person who authorizes the budget for service consumption

    https://raw.githubusercontent.com/PacktPublishing/ITIL-4-Foundation-Complete-Course-with-2-Practice-Exams/master/Study%20Guide%20(ITIL%204%20Foundation).pdf


ID
4846033
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Acerca de gerenciamento de serviços, julgue os próximos itens, com base na ITIL 4.


Em relação à organização do consumidor, o provedor do serviço deve ser uma entidade externa.

Alternativas
Comentários
  • Acertei mas nunca nem vi...

    GABA errado

  • Que desgraça é essa???

  • Eu heim!!!Misericórdia!

  • vamos pedir comentários dos professores ali na aba ao lado pessoal!

  • É sério essa classificação????????????

  • certa

    A questão é de TI.

  • ERRADO

    O Provedor do serviço PODE ser uma entidade interna.

    Provedor:

    Qualquer organização que fornece serviços aos consumidores

    • Normalmente o departamento de TI de uma organização

    • Pode ser uma empresa com clientes no mercado

  • Concordo com o Kakizu. Basicamente, a questão pergunta o seguinte:

    Para o cliente, o provedor do serviço, obrigatoriamente, entidade externa? E a resposta é Não!

    A equipe de TI pode prestar serviço para o público externo(por ex, um provedor de internet), mas tbm pode prestar serviço para o publico interno(por exemplo, o setor de cobrança precisa usar os computadores e sistemas dessa empresa para calcular e fazer as cobranças dos clientes do provedor)

  • Um fornecedor, mediante um contrato, é um provedor externo para o cliente. Contudo, há provedores de serviços internos à organização do cliente, como por exemplo a área de TI dentro da organização é uma provedora de serviços para as áreas negociais. Por isso um provedor de serviços não é exclusivamente externo, pois pode ser interno.

  • ERRADO.

    Para quem não entendeu...

    Imagine o Departamento de T.I em uma empresa. T.I É O PROVEDOR e os clientes são os outros setores que precisam desses serviços da t.i. (RH, RECEPÇÃO, ETC)

  • Questão faltando explicação da banca, deu pra chutar que ta errado, mas só da pra saber que ta realmente errado quando ASSUME-SE que ela se refere ao TI


ID
4846036
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Com base no Decreto n.° 10.332/2020, julgue os itens subsequentes.


Uma das iniciativas da implementação da Lei Geral de Proteção de Dados é o estabelecimento de uma plataforma de gestão da privacidade de dados dos cidadãos.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO.

  • Decreto nº 10.332/2020

    Objetivo 10 - Implementação da Lei Geral de Proteção de Dados no âmbito do Governo federal

    Iniciativa 10.1. Estabelecer método de adequação e conformidade dos órgãos com os requisitos da Lei Geral de Proteção de Dados, até 2020.

    Iniciativa 10.2. Estabelecer plataforma de gestão da privacidade e uso dos dados pessoais do cidadão, até 2020.

  • Aonde entra a parte de "disponibilizar a identificação digital ao cidadão"? Não encontrei....


ID
4846039
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Com base no Decreto n.° 10.332/2020, julgue os itens subsequentes.


A coordenação da avaliação da Estratégia de Governo Digital compete à Secretaria de Governo Digital, vinculada à Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO.

  • Art. 5º Compete à Secretaria Especial de Modernização do Estado da Secretaria-Geral da Presidência da República: I - coordenar e monitorar a execução da Estratégia de Governo Digital; II - coordenar a avaliação da Estratégia de Governo Digital; e III - monitorar a execução dos Planos de Transformação Digital dos órgãos e das entidades.
  • Art. 5º Compete à Secretaria Especial de Modernização do Estado da Secretaria-Geral da Presidência da República:

    I - coordenar e monitorar a execução da Estratégia de Governo Digital;

    II - coordenar a avaliação da Estratégia de Governo Digital; e

    III - monitorar a execução dos Planos de Transformação Digital dos órgãos e das entidades.

    Parágrafo único. O Secretário Especial de Modernização do Estado da Secretaria-Geral da Presidência da República editará as normas complementares necessárias à execução das competências previstas no caput


ID
4846042
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Com base no Decreto n.° 10.332/2020, julgue os itens subsequentes.


A convite do presidente do Comitê de Governança Digital, representantes de órgãos e entidades poderão participar das reuniões desse comitê, porém sem direito a voto.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO.

  • Art 2º § 5º O Presidente do Comitê de Governança Digital poderá convidar representantes de outros órgãos e

    entidades para participar de suas reuniões, sem direito a voto.


ID
4846045
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Com base no Decreto n.° 10.332/2020, julgue os itens subsequentes.


A integração dos serviços públicos tem como iniciativa a consolidação dos domínios do governo federal no portal único<gov.br>.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO.

  • As iniciativas citadas no enunciado se referem ao OBJETIVO 4 - ACESSO DIGITAL ÚNICO AOS SERVIÇOS PÚBLICOS e não quanto ao OBJETIVO 6 - SERVIÇOS PÚBLICOS INTEGRADOS.

    Objetivo 4 - Acesso digital único aos serviços públicos

    Iniciativa 4.1. Consolidar 1500 domínios do Governo federal no portal único gov.br, até 2020.

    Iniciativa 4.2.  Integrar todos os Estados à Rede Gov.br, até 2022.

    Iniciativa 4.3. Consolidar a oferta dos aplicativos móveis na conta única do Governo federal nas lojas, até 2020.

    Iniciativa 4.4: Ampliar a utilização do login único de acesso gov.br para mil serviços públicos digitais, até 2022.

    GABARITO - ERRADO


ID
4846048
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Com base no Decreto n.° 10.332/2020, julgue os itens subsequentes.


O Plano de Transformação Digital engloba as ações de transformação digital de serviços e de interoperabilidade de sistemas.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO.

  • DECRETO Nº 10.332, DE 28 DE ABRIL DE 2020

    Art. 9º O , passa a vigorar com as seguintes alterações:

    "................................................................................................................................

    II - ...........................................................................................................................

    ..........................................................................................................................................

    2. ............................................................................................................................

    .........................................................................................................................................

    Os objetivos a serem alcançados, por meio da Estratégia de Governo Digital incluem:

    - oferecer serviços públicos digitais simples e intuitivos, consolidados em plataforma única e com avaliação de satisfação disponível;

    - conceder acesso amplo à informação e aos dados abertos governamentais, para possibilitar o exercício da cidadania e a inovação em tecnologias digitais;

    - promover a integração e a interoperabilidade das bases de dados governamentais;

    - promover políticas públicas baseadas em dados e evidências e em serviços preditivos e personalizados, com utilização de tecnologias emergentes;

    - implementar a Lei Geral de Proteção de Dados, no âmbito do Governo federal, e garantir a segurança das plataformas de governo digital;

    - disponibilizar a identificação digital ao cidadão;

    - adotar tecnologia de processos e serviços governamentais em nuvem como parte da estrutura tecnológica dos serviços e setores da administração pública federal;

    - otimizar as infraestruturas de tecnologia da informação e comunicação; e

    - formar equipes de governo com competências digitais." (NR)

  • Art. 3º Para a consecução dos objetivos estabelecidos na Estratégia de Governo Digital, os órgãos e as entidades elaborarão os seguintes instrumentos de planejamento:

    I - Plano de Transformação Digital, que conterá, no mínimo, as ações de:

    a) transformação digital de serviços;

    b) unificação de canais digitais; e

    c) interoperabilidade de sistemas;

    https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/decreto-n-10.332-de-28-de-abril-de-2020-254430358


ID
4846051
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Com base no Decreto n.° 10.332/2020, julgue os itens subsequentes.


Um dos objetivos da Estratégia de Governo Digital é adotar tecnologia baseada em nuvem para serviços e setores da administração pública federal.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO.

  • Art 9º

    Os objetivos a serem alcançados, por meio da Estratégia de Governo Digital

    incluem:

    - oferecer serviços públicos digitais simples e intuitivos, consolidados em

    plataforma única e com avaliação de satisfação disponível;

    - conceder acesso amplo à informação e aos dados abertos governamentais,

    para possibilitar o exercício da cidadania e a inovação em tecnologias digitais;

    - promover a integração e a interoperabilidade das bases de dados

    governamentais;

    - promover políticas públicas baseadas em dados e evidências e em serviços

    preditivos e personalizados, com utilização de tecnologias emergentes;

    - implementar a Lei Geral de Proteção de Dados, no âmbito do Governo federal,

    e garantir a segurança das plataformas de governo digital;

    - disponibilizar a identificação digital ao cidadão;

    - adotar tecnologia de processos e serviços governamentais em nuvem como

    parte da estrutura tecnológica dos serviços e setores da administração pública federal;

    - otimizar as infraestruturas de tecnologia da informação e comunicação; e

    - formar equipes de governo com competências digitais


ID
4846054
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Com base no Decreto n.° 10.332/2020, julgue os itens subsequentes.


Faz parte do Comitê de Governança Digital o encarregado do tratamento de dados pessoais, indicado pela instituição para atuar exclusivamente junto ao controlador e aos titulares dos dados.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO.

  • Errado. O encarregado faz parte do comitê, mas também se relaciona com a ANPD.

    LGPD

    Art. 5º

    VIII - encarregado: pessoa indicada pelo controlador e operador para atuar como canal de comunicação entre o controlador, os titulares dos dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD); 

    Decreto nº 10.332/2020

    Art. 2º

     § 1º O Comitê de Governança Digital será composto:

    (...)

    IV - pelo encarregado do tratamento de dados pessoais, nos termos do disposto da Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018.

  • Ao meu ver, seria uma questão passível de recurso, pois no enunciado pede com base no decreto, mas a informação errada consta da LGPD


ID
4846057
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Com base no Decreto n.° 10.332/2020, julgue os itens subsequentes.


O monitoramento da execução dos planos de transformação digital dos órgãos e das entidades compete à Secretaria Especial de Modernização do Estado da Secretaria-Geral da Presidência da República.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO.

  • Art. 5º Compete à Secretaria Especial de Modernização do Estado da Secretaria-Geral da Presidência da República:

    I - coordenar e monitorar a execução da Estratégia de Governo Digital;

    II - coordenar a avaliação da Estratégia de Governo Digital; e

    III - monitorar a execução dos Planos de Transformação Digital dos órgãos e das entidades.

    Decreto 10.332/2020

    Certo.

  • § 3º O Plano de Transformação Digital incluirá sua estratégia de monitoramento, que será pactuada com a Secretaria Especial de Modernização do Estado da Secretaria-Geral da Presidência da República.

    https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/decreto-n-10.332-de-28-de-abril-de-2020-254430358


ID
4846060
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Com base no Decreto n.° 10.332/2020, julgue os itens subsequentes.


Estados, Distrito Federal e municípios devem, obrigatoriamente, aderir à Rede Nacional de Governo Digital, para a promoção do intercâmbio de informações relacionadas à Estratégia de Governo Digital.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO.

  • Decreto n.º 10.332/2020

    Art. 7º Fica instituída a Rede Nacional de Governo Digital - Rede Gov.br, de natureza colaborativa e adesão voluntária, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, com a finalidade de promover o intercâmbio de informações e a articulação de medidas conjuntas relacionadas à expansão da Estratégia de Governo Digital.

    Gabarito: ERRADO

    Fonte: https://www.in.gov.br/eb/web/dou/-/decreto-n-10.332-de-28-de-abril-de-2020-254430358