SóProvas



Prova CETAP - 2015 - MPCM-PA - Analista - Administração


ID
1469575
Banca
CETAP
Órgão
MPC-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

As versões Ultimate e Enterprise do Windows 7 trazem um novo recurso de seguranga chamado de sistema de arquivos com Criptografia (EFS - Encrypting File System) e a Criptografia de Unidade de DiscoBitLocker. Considerando a utilização desses recursos, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe explicar onde exatamente está o erro da C?

  • Acredito que o erro da alternativa C esteja na primeira parte da afirmação: "Os arquivos permanecem criptografados durante todo o seu ciclo de vida..." Em alguns momentos, como por exemplo no Windows Anytime Upgrade, os arquivos devem ser Descriptografados. 

  • O erro na letra C está no final da frase, senha de vida, o correto é senha devida, escrito tudo junto!

  • Quando você adiciona novos arquivos a uma unidade criptografada com o BitLocker, o BitLocker os criptografa automaticamente. Os arquivos permanecem criptografados somente enquanto estão armazenados na unidade criptografada. Os arquivos copiados para outra unidade ou computador são descriptografados. Se compartilhar arquivos com outros usuários, por exemplo, via rede, esses arquivos serão criptografados enquanto estiverem armazenados na unidade criptografada, mas poderão ser acessados normalmente por usuários autorizados.


    Letra c


    Fonte: http://windows.microsoft.com/pt-br/windows/protect-files-bitlocker-drive-encryption#1TC=windows-7

  • Aula top sobre o bitlocker

    https://www.youtube.com/watch?v=_d1_0FMWxVY

  • Para a criptografia de dispositivos externos seria o bitlocker TO GO. Estou errada? Alguém pode comentar mais a respeito?

  • kkkk essa é boa, erro de português pra justificar a incoerência na questão... o pessoal aqui anda bem criativo!

  • Concordo com Priscila Valle.

     

    Acerca dispositivos externos seria o bitlocker TO GO.


ID
1469578
Banca
CETAP
Órgão
MPC-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considerando o uso do Windows Vista / 7, no que consiste o aplicativo “Gerenciador de Tarefas" e qual combinação de teclas é usada para ativa-lo?

Alternativas
Comentários
  • Letra D. Ctrl+Shift+Esc, ou com clique com botão direito na Barra de Tarefas.

  • Observação: caso você esteja usando o navegador Google Chrome a combinação de teclas “Windows' + “Shift"+ “ESC" abrirá o Gerenciador de Tarefas do Chrome.

  • Oo aplicativo em questão é o Gerenciador de Tarefas, basta ele procurar saber qual a combinação de teclas que abre a aplicação: CTRL + Shift + Esc. Pronto! É o suficiente para esta questão.

  • Outro caminho possível (O que eu utilizo) é apertar Ctrl+Alt+Del e clicar na opção "Gerenciador de Tarefas".

  • Bastava saber o atalho

  • No Windows 8 tanto faz 'Ctrl + Shift + Esc' como 'Windows' + “Shift"+ “ESC". Ambos abrem o gerenciador de tarefas. 
    Porém, no Windows 7 , o gabarito fica letra D! 

  • num era: ctrl alt del ?


  • GABARITO D

     

    Atenção pessoal, o atalho CTRL + SHITF + ESC é o OFICIAL do gerenciador de tarefas, vai direto.

    Já o atalho CTRL + ALT+ DEL vai para uma tela com várias opções, dentre elas o gerenciador de tarefas e por isso não é o atalho "certo" PARA ele.

     

    Falo isso porque já cai em pegadinha de questão dizendo que esse segundo atalho é do gerenciador de tarefas e NÃO É.

     

     

    Bons estudos.


ID
1469581
Banca
CETAP
Órgão
MPC-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considerando a utilização do Windows Explorer no sistema operacional Windows 7, julgue as seguintes afirmações:

I- Quando se arrasta um arquivo para uma partição diferente, o arquivo original e apagado e apenas uma instância e preservada na nova partição.

II- A combinação de teclas CTRL+X e utilizada para mover arquivos de uma pasta para outra, sem deixar copias.

III- É possivel mover um arquivo de uma pasta a outra, enquanto este esta sendo editado.

IV- É possível criar arquivos compactados sem a necessidade de instalação de programas de terceiros.

Assinale a alternativa correta

Alternativas
Comentários
  • Letra C.

    I. entre unidades (partições) diferentes, o item é copiado.

    III. não é possível mover enquanto um arquivo estiver aberto na memória RAM

  • A primeira assertiva já está errada. Não precisa ler as demais, uma vez que, em todas aparece ela como opção.

  • II. Ctrl X e Ctrl V, só com Ctrl X o arquivo não é copiado.  duvidoso

  • ou, basta ver que a alternativa IV está certa, sendo a letra "c" a única que a contem.

  • Ali na Assertiva II está escrito "combinagão" em vez de "combinação" kk

  • Não concordo que a assertiva II esteja certa, pois ao acionar o comando CTRL + X o arquivo vai para a área de transferência, necessitando que o mesmo seja colado em outro local para que a alteração seja concluída. Caso ele não seja colado em outro local nada acontecerá. Passível de recurso.

  • Foi fácil resolver a questão pois tinha certeza que a I estava errada, e a II correta.

    Mas mesmo assim não conhecia o recurso de compactação do próprio sistema Windows, então fui pesquisar.

    Se alguém teve a mesma dúvida, segue ótima explicação:

    http://www.tecmundo.com.br/windows-7/5168-dicas-do-windows-economize-espaco-em-disco-compactando-seus-arquivos-e-pastas.htm

    "Para habilitar o recurso de compactação de arquivos, abra o Windows Explorer, clique com o botão direito em cima do arquivo ou pasta que você deseja compactar e escolha a opção “Propriedades”. Clique no botão “Avançados...” e, na nova janela, selecione a opção “Compactar o conteúdo para economizar espaço em disco”:


  • Meu amigo, desde sempre soube que o atalho CTRL + X era recortar arquivo se feito só isso, bem como CTRL +C= copiar e CTRL + V = colar. Nunca soube que essa combinação de teclas significava MOVER ARQUIVO.

  • A banca elaborou erroneamente a questão, o que descreve a opção II não é suficiente para mover o arquivo.

  • Genival, de fato o atalho Ctrl + X é utilizado para mover arquivos sem deixar cópias. A questão não afirma que esse é o único passo para tal objetivo.

  • Gente, a alternativa II esta correta. O CTRL +X ele COPIA. Significa que ele move o arquivo, independente se copia ou recorta, o que diz no final da questao deixa ela correta. Move sem deixar COPIAS. Se ele nao ti esse dito isso, a questao ai sim estaria incorreta
  • Letra C.I. entre unidades (partições) diferentes, o item é copiado.III....

    Autor: Fernando Nishimura, Professor de Informática, de Noções de Informática

    Letra C.

    I. entre unidades (partições) diferentes, o item é copiado.

    III. não é possível mover enquanto um arquivo estiver aberto na memória RAM

  • IV- É possível criar arquivos compactados sem a necessidade de instalação de programas de terceiros.

    Como faz isso no windows?


ID
1469587
Banca
CETAP
Órgão
MPC-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Qual tipo de virus (ou praga eletrônica) pode contaminar os arquivos criados por processadores de texto e planilhas eletrônicas?

Alternativas
Comentários
  • Letra B. Os vírus de macro infectam documentos do Office, como documentos de textos e planilhas de cálculos. As macros são pequenos códigos associados a um arquivo do Office, para automatização de tarefas .


  • Alternativa  correta : B -  Os vírus de macro são os tipos mais comuns. Macros do Microsoft Word e Excel podem executar, uma série de comandos automaticamente toda vez que um arquivo é aberto.
    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
    C - vermes, são os famosos  "Worms" : Programas que propagam automaticamente através de redes, enviando cópias de si mesmo. Diferente do vírus, o Worm não embute cópias de si mesmo em outros programas e não precisa ser executado, não havendo necessidade de estar ligado a um hospedeiro (um programa, por exemplo).
    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
    D - Keyloggers - São programas capazes de capturar e armazenar as teclas digitadas pelo usuário ou pelo mouse (screenloggers). Só é instalado se o usuário executar.
    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
    E - Dizer que é mutante  não garante a afirmação de que vai infectar os arquivos criados por processadores, até porque existem vírus que não têm por objetivo provocar danos reais ao seu computador. Por exemplo, vírus que nada façam além de apresentar mensagens em um determinado dia podem ser considerados benignos.
  • Vírus de Macro: vírus de macro ou macro-vírus é um vírus que é escrito em uma linguagem de macro, isto é, uma linguagem construída em um software aplicativo como um processador de textos. Uma vez que alguns aplicativos (notavelmente, mas não exclusivamente, as partes do Microsoft Office) permitem que programas macro sejam embutidos em documentos, desta forma os programas podem ser executados automaticamente quando o documento for aberto, o que fornece um mecanismo distinto pelo qual os vírus podem se espalhar. Este é o motivo que pode ser perigoso abrir anexos não esperados em e-mails. Softwares de antivírus modernos detectam vírus de macro bem como outros tipos.1

    Índice http://pt.wikipedia.org/wiki/V%C3%ADrus_de_macro

  • Acho que a letra A está errada,porque a pergunta é qual o TIPO de vírus ou pragas.

  • Na terminologia da computação, um vírus de macro ou macro-vírus é um vírus que é escrito em uma linguagem de macro, isto é, uma linguagem construída em um software aplicativo como um processador de textos. Uma vez que alguns aplicativos (notavelmente, mas não exclusivamente, as partes do Microsoft Office) permitem que programas macro sejam embutidos em documentos, desta forma os programas podem ser executados automaticamente quando o documento for aberto, o que fornece um mecanismo distinto pelo qual os vírus podem se espalhar. Este é o motivo que pode ser perigoso abrir anexos não esperados em e-mails. Softwares de antivírus modernos detectam vírus de macro bem como outros tipos.[1]

    https://pt.wikipedia.org/wiki/V%C3%ADrus_de_macro


    Os vírus de macro são vírus de computador que usam a própria linguagem de programação da macro do computador para se distribuir. Essas macros têm a capacidade de danificar o documento ou outro software do computador. Esses vírus de macro podem infectar arquivos do Word, bem como outros aplicativos que usam uma linguagem de programação.


    https://support.microsoft.com/pt-br/kb/187243

  • Essas macros têm a capacidade de danificar o documento ou outro software do computador. Esses vírus de macro podem infectar arquivos do Word, bem como outros aplicativos que usam uma linguagem de programação. Diferentes dos vírus anteriores, os vírus de macro não infectam programas; eles infectam documentos e modelos

     

    JESUS É A MINHA SABEDORIA!

  • GABARITO ITEM B

     

    FALOU EM VÍRUS QUE DANIFICA ARQUIVOS DE TEXTOS E PLANILHAS JÁ LEMBRO LOGO DO VÍRUS DE MACRO.

  • GABARITO B

     

    Genteeeeee, isso está sendo cobrado cada vez mais, então não se esqueçam : falou em vírus no pacote office = VÍRUS DE MACRO

     

     

    O que são vírus de macro? (MACROSOFT)

     

    Vírus de macro: tipo específico de vírus de script, escrito em linguagem de macro, que tenta infectar arquivos manipulados por aplicativos que utilizam esta linguagem como, por exemplo, os que compõe o Microsoft Office (Excel, Word e PowerPoint, entre outros ).

     

     

    bons estudos

  • Vírus de Macro contaminam todos os apps do Office
  • Comentários do prof. Diego do Estratégia (@professordiegocarvalho):

    O tipo de vírus capaz de infectar arquivos criados por processadores e de texto e planilhas eletrônicas são os Vírus de Macro.

    Letra B


ID
1469590
Banca
CETAP
Órgão
MPC-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação do Ministério Público
Assuntos

Em relação a Lei n.° 086/2013 - Lei Orgânica do Ministerio Público de Contas dos Municipios do Estado do Pará, analise os itens seguintes e marque a alternativa correta:

I- Ao membro do Ministério Público de Contas dos Municipios do Estado do Para poderão ser concedidas diárias para viagem e passagem ou indenização de transporte, para participar de congresso, seminário ou evento similar de caráter estadual, nacional ou internacional, no interesse da instituição.

II- Somente por imperiosa necessidade do serviço, assim reconhecido em ato motivado do Procurador-Geral, poderá ser suspenso o gozo autorizado de férias individuals dos membros do Ministerio Público de Contas dos Municipios do Estado do Pará.

III- Os membros do Ministerio Público de Contas dos Municipios do Estado do Para sujeitam-se a regime juridico especial, gozam de independencia no exercicio de suas funções e tern as seguintes garantias, como a vitaliciedade, apos o tempo de exercicio fixado na Constituição Federal, não podendo perder o cargo senão por decisão judicial transitada em julgado.

IV- Sao deveres do membro do Ministerio Público de Contas dos Municipios do Estado do Para, dentre outros previstos em lei ou em ato normativo da instituição, a aplicação correta dos recursos financeiros do Ministerio Público de Contas dos Municipios do Estado do Para que Ihe forem repassados para despesas ou serviços dos orgãos de Administração ou de execução pelos quais responder, e efetuar a respectiva prestção de contas, nos prazos e forma fixados em lei ou em ato normativo.

Alternativas
Comentários
  • Art. 31. Os membros do Ministério Público de Contas dos Municípios do Estado do Pará terão anualmente sessenta dias de férias individuais, respeitado o disposto nesta Lei Complementar ou em ato normativo do Conselho Superior.

    § 2º Somente por imperiosa necessidade do serviço, assim reconhecido em ato motivado do Procurador-Geral, poderá ser suspenso o gozo autorizado de férias individuais dos membros do Ministério Público de Contas dos Municípios do Estado do Pará.

    Art. 39. São deveres do membro do Ministério Público de Contas dos Municípios do Estado do Pará, dentre outros previstos em lei ou em ato normativo da instituição:

    X - aplicar corretamente os recursos financeiros do Ministério Público de Contas dos Municípios do Estado do Pará que lhe forem repassados para despesas ou serviços dos órgãos de Administração ou de execução pelos quais responder, e efetuar a respectiva prestação de contas, nos prazos e forma fixados em lei ou em ato normativo;​


ID
1469593
Banca
CETAP
Órgão
MPC-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Contas (TCU, TCEs e TCMs) e Ministérios Públicos de Contas
Assuntos

Ao Tribunal de Contas dos Municipios do Estado do Pará, orgão de controle externo da gestao de recursos públicos municipais, compete, nos termos da Constituição do Estado e na forma do art. Tda Lei Complementarn.0084/2012, exceto:

Alternativas
Comentários
  • OS TRIBUNAIS DE CONTAS NÃO APRECIAM AS CONTAS DE GOVERNO E SIM AS DE GESTÃO. TAL MISSÃO É DO PODER LEGISLATIVO REGIONAL.


  • o prazo é de 60 dias e não 200 dias

  • Uma observação sobre o comentário do Julio Henrique:

    Os tribunais de conta apreciam sim as contas do chefe do poder executivo (contas de governo) através da emissão de parecer prévio em 60 dias.


    O os tribunais não fazem é julgar as contas de governo, ai sim é função do legislativo.


    Já nas contas de gestão, os tribunais de contas fazem tanto a apreciação como o julgamento.

  • PELA Lei Complementar Nº 084/2012, sao 360 dias


ID
1469596
Banca
CETAP
Órgão
MPC-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Contas (TCU, TCEs e TCMs) e Ministérios Públicos de Contas
Assuntos

O art. 188 do Regimento Interno do Tribunal de Contas dos Municipios do Estado do Para determina que e obrigatória a audiencia do Ministério Público de Contas, entre outros indicados no Regimento ou por deliberação do Plenário, nos processos de:

I- inspeção ordinária e extraordinária.

II-denúncias.

III- admissão de pessoal, concessão de aposentadoria e pensões.

IV- recursos e pedidos de revisão.

V- Termo de Ajustamento de Gestão.

Após a analise dos itens anteriores, marque a unica alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Art. 188. É obrigatória a audiência do Ministério Público de Contas, entre outros indicados neste Regimento ou por deliberação do Plenário, nos processos de:

    I - prestação de contas; 

    II - tomada de contas e tomada de contas especial;
    III - inspeção ordinária e extraordinária;
    IV - denúncias; 
    V - admissão de pessoal, concessão de aposentadoria e pensões; 
    VI - recursos e pedidos de revisão; 
    VII - Termo de Ajustamento de Gestão. 
    § 1.° O Ministério Público será o último órgão a ser ouvido antes do julgamento, salvo nos processos de recurso que ele interpuser. 
    § 2.° Sempre que houver juntada de novos documentos ou alegações das partes, o processo retornará ao Ministério Público para nova manifestação.


    Gab.: A.
  • Pelo Regimento Interno do TCMP (Ato 23) com efeitos à partir de 01 de janeiro de 2021, será obrigatória a audiência do MPCM, "entre outros" indicados nesse Regimento Interno, nos processos de:

    I- Prestação de contas de Governo e Gestão

    II- Prestação de contas dos administradores e responsáveis pela gestão de recursos públicos municipais;

    III_ Tomada de contas especial:

    IV-Fiscalização

    V- Denúncias e representação de qualquer natureza;

    VI- Admissão de pessoal, concessão de aposentadoria e pensão

    VII- Fixação, revisão e reajustamento de remuneração, subsídios e diárias

    VIII- Recurso ordinário e pedido de revisão

    IX Termo de ajustamento de gestão

    § O MPCM será o último órgão a ser ouvido, antes do julgamento, salvo nos processos de recurso que ele impuser.


ID
1469599
Banca
CETAP
Órgão
MPC-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Em atenção a Lei n.° 5.810/94 - Regime Juridico Unico dos Servidores Publicos Civis da Administragao Direta, das Autarquias e das Fundações Públicas do Estado do Para, apenas não se pode afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Segundo o art 229. O processo disciplinar poderá ser revisto A QUALQUER TEMPO e não em 24 meses. Questão ERRADA.


ID
1469602
Banca
CETAP
Órgão
MPC-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Na Constituição do Estado do Pará, apenas não se refere a regra atinente ao “Controle dos atos da Administração Pública” :

Alternativas
Comentários
  • DO CONTROLE DOS ATOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

    CE PA

    Art. 23. A administração pública deve realizar o controle interno, finalístico e hierárquico de seus atos, visando a mantê-los dentro dos princípios fundamentais previstos nesta Constituição, adequando-os às necessidades do serviço e às exigências técnicas, econômicas e sociais. LETRA B CORRETA

    Art. 24. Ressalvados os casos previstos na lei, as obras, serviços, compras, concessões e alienações serão contratadas mediante processo de licitação pública que assegure igualdade de condições a todos os concorrentes, com cláusulas que estabeleçam obrigações de pagamento, mantidas as condições efetivas da proposta, nos termos da lei, o qual somente permitirá as exigências de qualificação técnica e econômica indispensáveis à garantia do cumprimento das obrigações.

    § 1°. O disposto neste artigo, também, se aplica aos órgãos e entidades da administração indireta.

    § 2°. Revogado. ()

    Art. 25. A administração pública tornará nulos seus atos, quando eivados de vícios que os tornem ilegais, bem como deverá revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, observado, em qualquer caso, o devido procedimento legal. LETRA C CORRETA

    Art. 26. Os atos de improbidade administrativa importarão na perda da função pública, na indisponibilidade dos bens e no ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível. LETRA D CORRETA

    Art. 27. As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável, nos casos de dolo e culpa. LETRA E CORRETA

    RESPOSTA LETRA A. A questão pede a que não se refere a regra atinente ao “Controle dos atos da Administração Pública”.

  • A letra A está incorreta, ao fato de não está contida no Capítulo III - DO CONTROLE DOS ATOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (conforme pediu a questão), mas sim, no TÍTULO III - Da Organização do Estado - CAPÍTULO I- DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

    Art. 14 - A incorporação, a subdivisão ou o desmembramento do Estado, para anexação a outros, ou formação de novos Estados ou Territórios Federais, só poderá ocorrer mediante aprovação da população, a ser definida em lei, através de plebiscito, e do Congresso Nacional, por lei complementar.


ID
1569943
Banca
CETAP
Órgão
MPC-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O artigo 1° do Código de Ética do profissional de Administração enumera os deveres do Administrador, são eles:


I- conservar dependência na orientação técnica de serviços e em órgãos que lhe forem confiados;


II- renunciar, demitir-se ou ser dispensado do posto, cargo ou emprego, se, por qualquer forma, tomar conhecimento de que o cliente manifestou desconfiança para com o seu trabalho, hipótese em que não deverá indicar substituto;


III- evitar declarações públicas sobre os motivos de seu desligamento, desde que do silêncio não lhe resultem prejuízo, desprestígio ou interpretação errônea quanto à sua reputação;


IV- informar e orientar o cliente a respeito da situação real da empresa a que serve.


Estão corretos:

Alternativas
Comentários
  • Não entendi essa questão...alguém consegue dar uma ajuda?

  • Juliana L., pelo que entendi, essa questão refere-se a Resolução Normativa CFA nº 393, de 6 de dezembro de 2010. 

    Espero ter ajudado.
    Bons estudos!
  • Art. 1º - São deveres do profissional de Administração:

    I - conservar independência na orientação técnica de serviços e órgãos que lhe forem confiados.

    II - renunciar ou demitir-se do posto, cargo ou emprego, se, por qualquer forma, tomar conhecimento de que o cliente manifestou desconfiança para com seu trabalho, hipótese em que deverá solicitar substituto;

  • que questão maluca.. se alguém puder explicar..

  • De acordo com o Dec. 1171/94 

    N.R.A

  • A questão foi classificada de forma errada.

  • errei por que realmente não tinha lido e achei a II tão absurda que acreditei que estava errada também... alguém explica isso? tenho que me demitir se alguém desconfiar do meu trabalho como servidor? a pessoa não devia ter provas, iniciar um PAD, etc?


ID
1569946
Banca
CETAP
Órgão
MPC-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

“A teoria de complexidade, desenvolvida com base na observação da natureza, traz novos insights à compreensão do que acontece no mundo. (...) O Instituto Santa Fé, destinado a buscar um arcabouço teórico capaz de conduzir à compreensão da natureza e da humanidade, é o mais importante centro de pesquisas em caos e complexidade, nos Estados Unidos. Estuda sistemas complexos adaptativos. A teoria dos sistemas já sinalizava para o fato de que uma das características dos sistemas abertos é sua capacidade de adaptação ao ambiente. Veja que não falo de acomodação, o que traz em seu bojo a ideia de passividade; falo em adaptação, o que pressupõe antenas ligadas, monitorando o ambiente, agindo e reagindo como num jogo de xadrez. Falo em ação. {...)".

{Fonte: VERGARA, Sylvia. Atlas, 2006.) Gestão de Pessoas. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2006.)


Não há dúvidas, quando se considera os contextos contemporâneos em que estão inseridas as organizações, de que a teoria anteriormente relatada pode ajudar na compreensão do universo organizacional, à medida que descobriu que os sistemas adaptativos:


I- são capazes de aprender e se auto-regulam;

II- se baseiam na pertinência da verticalidade dos processos;

III-tem como pressuposto a participação como desencadeadora de identidade organizacional.

IV- defendem a necessidade de agilização e fluidez do processo informacional.


É correto o que se afirma em:


Alternativas
Comentários
  • E) CHIAVENATO (2009) — 

    28.12 DESENHOS ORGANIZACIONAIS E ORGANIZAÇÕES ADAPTATIVAS

    As organizações formam conjuntos de pessoas e atividades integradas para alcançar

    um específico objetivo ou propósito. Para funcionar, elas precisam de um aparato

    vertical - a hierarquia - e de um aparato horizontal - as divisões ou departamentos.

    Contudo, as organizações interagem diariamente com um mundo composto de todos

    os tipos de organizações, como fomedores de produtos e serviços, bancos, financeiras,

    agências de propaganda, consultores externos, entidades governamentais etc. Na verdade,

    elas são organizações dentro de organizações e operam em uma sociedade de organizações.

    Muitas organizações mudam suas estruturas, utilizando redes internas de equipes,

    para incrementar criatividade e inovação no sentido de reduzir seus ciclos operacionais,

    melhorar a qualidade no atendimento ao cliente e incrementar a produtividade. O administrador

    precisa saber implementar mudanças e promover cooperação e colaboração

    entre as pessoas para flexibilizar e agilizar sua organização, gerar produtos e serviços

    inovadores e garantir o desempenho futuro. As abordagens de estrutura vertical e horizontal

    constituem tentativas para resolver problemas internos e lidar com desafios complexos

    do ambiente extemo. As organizações, como as pessoas, são diferentes entre si,

    pois operam em diferentes ambientes, com diferentes produtos e serviços, para diferentes

    clientes e enfrentando desafios e problemas diferentes. O administrador precisa compreender

    essas diferenças e saber ajustar as organizações a essas diferenças.


ID
1569949
Banca
CETAP
Órgão
MPC-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Quando Fernando analisou, atentamente, o órgão em que trabalha, verificou que há, internamente, um centro decisório, que traça as políticas e estratégias globais da organização. As atividades deste centro, levando em consideração o horizonte de temporalidade, são de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C


    Quando Fernando analisou, atentamente, o órgão em que trabalha, verificou que há, internamente, um centro decisório, que traça as políticas e estratégias globais da organização

    Estratégias globais são definidas na planejamento estratégico, de longo prazo.
  • Gabarito letra C


    Planejamento estratégico: longo prazo

    Planejamento tático: médio prazo

    Planejamento operacional: curto prazo


ID
1569952
Banca
CETAP
Órgão
MPC-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A história da Administração considera que a sociedade industrial foi a base para o surgimento de modelo burocrático de organização do trabalho proposto por Weber. A lógica deste modelo considera a:


I- existência de regras para os cargos dependendo das pessoas que os ocupem;

II- padronização, que leva à previsibilidade de tudo;

III- meritocracia, uma vez que seus membros, sendo especialistas treinados, fazem carreira de acordo com suas relações pessoais;

IV- hierarquia, percebida como propulsora da eficiência.


É correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • D) A Administração Pública burocrática surge na segunda metade do século XIX, na época do Estado liberal, como forma de combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista. Constituem princípios orientadores do seu desenvolvimento a profissionalização, a ideia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade, o formalismo, em síntese: o poder racional-legal. Os controles administrativos visando evitar a corrupção e o nepotismo são sempre a priori. Parte-se de uma desconfiança prévia nos administradores públicos e nos cidadãos que a eles dirigem demandas. Por isso são sempre necessários controles rígidos dos processos, como, por exemplo, na admissão de pessoal, nas compras e no atendimento a demandas (Pdrae, 1995).16

  • A história da Administração considera que a sociedade industrial foi a base para o surgimento de modelo burocrático de organização do trabalho proposto por Weber. A lógica deste modelo considera a:

    I- existência de regras para os cargos dependendo das pessoas que os ocupem; Errado.

    II- padronização, que leva à previsibilidade de tudo; Certo.

    III- meritocracia, uma vez que seus membros, sendo especialistas treinados, fazem carreira de acordo com suas relações pessoais; Errado.

    IV- hierarquia, percebida como propulsora da eficiência. Certo.

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre a Teoria da Burocracia. Neste caso, assinalemos a alternativa que contempla a sequência das afirmativas corretas.

    Compilando vários autores, podemos ver a seguir algumas características que marcam a burocracia, conforme a lição de Paludo (2020):

    • Caráter legal das normas: as normas e regulamentos escritos de forma exaustiva definem, antecipadamente, o funcionamento padronizado das organizações

    • Caráter formal das comunicações: a comunicação é realizada por escrito e exaustivamente, ao mesmo tempo em que os textos formais escritos asseguram a interpretação unívoca das comunicações, a forma exaustiva compreende todas as áreas da organização.

    • Caráter racional e divisão do trabalho: nas organizações burocráticas, o trabalho é dividido horizontalmente e de forma racional, buscando assegurar a eficiência e o alcance dos objetivos. As tarefas de cada cargo são descritas de forma clara, precisa e exaustiva.

    • Hierarquia da autoridade: nas organizações burocráticas, a estrutura é vertical e com muitos níveis hierárquicos. As chefias das áreas seguem uma escala em que a autoridade de cargo inferior obedece à autoridade de cargo superior.

    • Rotinas e procedimentos padronizados: o ocupante de cargo é guiado por normas técnicas claras e exaustivas, a fim de obter os objetivos definidos pela organização.

    • Impessoalidade nas relações: nas organizações burocrática, a contratação de servidores e a distribuição de tarefas acontece de forma impessoal. As pessoas são consideradas apenas pelos cargos que exercem, e os subordinados não obedecem a uma pessoa, mas ao ocupante do cargo.

    • Competência técnica e meritocrática: a contratação de pessoal segue critérios racionais de competência ou classificação em concurso, e a promoção é por mérito e baseada no desempenho.

    • Especialização da administração: nas organizações burocráticas, existe uma distinção muita clara entre o público e o privado; entre a propriedade pública e a propriedade privada. Os dirigentes não são os donos do negócio, e o funcionário não pode se apossar do cargo, nem o ter como sua propriedade.

    • Profissionalização dos funcionários: nas organizações burocráticas, a administração é profissional. O funcionário da burocracia é um especialista, e administrar é sua profissão. Os funcionários burocratas são especialistas nas funções que exercem.

    • Previsibilidade de funcionamento: nas organizações burocráticas, as normas e regulamentos escritos e exaustivos antecipadamente as possíveis ocorrências e padronizam a execução das atividades – o que assegura a completa previsibilidade do comportamento de seus membros.

    Dito isso, passemos às afirmativas (erros indicados em vermelho):

    I - incorreta. existência de regras para os cargos dependendo das pessoas que os ocupem;

    II - correta. padronização, que leva à previsibilidade de tudo;

    III - incorreta. meritocracia, uma vez que seus membros, sendo especialistas treinados, fazem carreira de acordo com suas relações pessoais;

    IV - correta. hierarquia, percebida como propulsora da eficiência.

    Podemos concluir que a alternativa "D" é a correta.

    GABARITO: D

    Fonte:

    PALUDO, Augustinho. Administração Pública. Salvador: Juspodivm, 2020.


ID
1569955
Banca
CETAP
Órgão
MPC-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

“Descobrir o significado, para você, do trabalho que executa, é, portanto, imprescindível.”

Sylvia Vergara


A citação da autora, anteriormente apresentada, tem sentido quando se analisa os processos motivacionais, porque:


I- as motivações individuais são todas iguais;

II- encontrar significado no trabalho ajuda a pessoa a crescer junto com a organização a qual faz parte;

III-o significado no trabalho dá certa direção e informa os motivos pelos quais as coisas fazem sentido;

IV- fatores como remuneração e clima de trabalho, no caso, imprescindíveis, são considerados motivacionais para clássicos como Herzberg e Maslow.


É correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • IV - Herzberg desenvolveu a teoria dos dois fatores, onde:

    - Fatores Motivacionais (intrínsecos) causam satisfação ou não satisfação.

    - Fatores Higiênicos (extrínsecos) causam não insatisfação ou insatisfação. Nestes estão englobados remuneração e clima de trabalho. Portanto, estes fatores são higiênicos e não motivacionais, conforme afirmado nesta assertativa.

  • Gab ; C

    Alternativa I - Incorreta - a motivação é individual, cada um tem a sua.

    Alternativa IV - incorreta - Herzberg - teoria 2 fatores - intrínsecos/ motivacionais causam satisfação ou insatisfação, extrínsecos/ higiênicos - aqui englobados a remuneração e clima de trabalho, erro da assertiva que coloca esses dois pontos como motivacionais.


ID
1569958
Banca
CETAP
Órgão
MPC-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

“A beleza de ser um eterno aprendiz.”

Gonzaguinha


O verso da canção de Gonzaguinha deveria servir como um princípio para todos os profissionais. Afinal, ter motivação para aprender evoca sentimentos de competência, o que, sem dúvida, interfere nos resultados de uma organização. Tal temática, inclusive, vem sendo discutida cada vez mais no âmbito das organizações contemporâneas, que, por sua vez, buscam:

I- introduzir programas de qualificação de longo prazo cujo foco são os treinamentos pontuais técnicos e de operação;

II- consolidar as competências críticas que suportam a operacionalização da missão institucional;

III- fortalecer uma cultura de aprendizagem contínua, cuja proposta independe da participação efetiva das lideranças;

IV- internalizar, por meio dos programas de educação, os valores organizacionais constantes no planejamento estratégico.


É correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B) Segundo CARLOS XAVIEIR (Estratégia Concursos) — A gestão do conhecimento preocupa-se com os ativos intangíveis da organização, ou seja, aqueles que não são fisicamente perceptíveis, mas que geram benefícios econômicos para a organização. Neste sentido, fala-se na existência de diferentes tipos de capital associados à gestão do conhecimento: capital ambiental (relacionado ao ambiente no qual a organização se insere; capital de relacionamento (ligado às relações entre pessoas, organização e ambiente); capital estrutural (trata-se do conhecimento ligado aos procedimentos, normas e estrutura da organização; e capital intelectual (ligado às competências intelectuais existentes). Fala-se ainda no capital humano, que é associado às competências existentes nos indivíduos da organização. O capital humano tipicamente detém o capital intelectual. 

  • Alternativa correta: B - II e IV

    ERRADA -I- introduzir programas de qualificação de longo prazo cujo foco são os treinamentos pontuais técnicos e de operação; ( os treinamentos são de acordo com as necessidades que podem variar de acordo com os pontos críticos e deficiencias. Por isso, não pode só ser com foco no nível operacional - técnico e operação- mas como também onde precisar.)

    II- consolidar as competências críticas que suportam a operacionalização da missão institucional;

    ERRADA - III- fortalecer uma cultura de aprendizagem contínua, cuja proposta independe da participação efetiva das lideranças; ( a participação das lideranças é importante para o processo de aprendizado)

    IV- internalizar, por meio dos programas de educação, os valores organizacionais constantes no planejamento estratégico.


ID
1569961
Banca
CETAP
Órgão
MPC-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A valorização da educação, anteriormente limitada ao mundo acadêmico, passa a ser, em função das necessidades do setor produtivo, cada vez mais demandada pelas organizações. Muito embora tal temática tenha feito parte do cotidiano das organizações contemporâneas, há que se observar alguns princípios para que os investimentos em educação corporativa possam trazer resultados efetivos, como, por exemplo:


I- a competitividade, que defende o envolvimento da alta cúpula com o sistema de educação;

II- a sustentabilidade, que exige a parceria com instituições de ensino externas;

III- a cidadania, por meio da formação de cidadãos éticos e socialmente responsáveis;

IV- a conectividade, criando-se conexão entre os conhecimentos existentes em cada área.


Estão corretos:

Alternativas
Comentários
  • Sabendo que a II está errada, mata-se a questão.

    Os sete princípios da Educação Corporativa

    Conheça agora os princípios que precisam existir para que um projeto de Educação Corporativa tenha êxito:

    1. Competitividade: Obter o comprometimento e envolvimento da alta cúpula com o sistema de educação. Educação como forma de valorizar o capital intelectual e fator de competitividade organizacional;

    2. Perpetuidade: Educação com o propósito de formar modelos mentais que conservem, transmitam, disseminem, reproduzam e transformem as crenças e valores organizacionais;

    3. Conectividade: Educação como instrumento gerador de relacionamentos, compartilhamento de conhecimento;

    4. Disponibilidade: Aprendizagem a qualquer hora e em qualquer lugar, gerando aprendizado contínuo e autodesenvolvimento;

    5. Cidadania: Obter sinergia entre programas educacionais e projetos sociais; Comprometer-se com a cidadania empresarial, estimulando a formação de atores sociais dentro e fora da organização e a construção social do conhecimento organizacional.

    6. Sustentabilidade: Ser um centro gerador de negócios;

    7. Parceria(Colaboração)Parcerias internas com líderes e gestores e externas com Instituições de Ensino Superior.

  • III- a cidadania, por meio da formação de cidadãos éticos e socialmente responsáveis;

    Erro: educação corporativa não forma cidadãos. Formar cidadãos é prerrogativa da educação básica.


ID
1569964
Banca
CETAP
Órgão
MPC-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Não há dúvidas de que as empresas foram levadas a reconhecer a realidade inexorável do mundo contemporâneo, cuja ideia defende novos modelos de gestão mais participativos. Tal modelo de liderança perpassa pelo(a):


I- compartilhamento das diretrizes estratégicas, como, por exemplo, a missão e a visão institucionais;

II- necessidade de perscrutar o ambiente externo, identificando pontos fortes e fracos;


III- contribuição na form ação de valores e crenças organizacionais dignificantes, modelando o caminho pelo exemplo de forma constante;

IV- habilidade na clarificação de problemas, utilizando-se, para isto, de matrizes como a GUT, que exigem o mapeamento da gravidade, urgência e dos times de trabalho.




Estão corretos apenas: 


Alternativas
Comentários
  • Gabarito B) Segundo XAVIEIR (Estratégia Concursos) 

    1. A liderança como um fenômeno de influência interpessoal. 

    2. A liderança como um processo de redução da incerteza de um grupo. 

    3. A liderança como uma relação funcional entre líder e subordinados.

    4. A liderança como um processo em função do líder, dos seguidores e variáveis da situação.

  • Gabarito B) Segundo XAVIEIR (Estratégia Concursos) 

    1. A liderança como um fenômeno de influência interpessoal. 

    2. A liderança como um processo de redução da incerteza de um grupo. 

    3. A liderança como uma relação funcional entre líder e subordinados.

    4. A liderança como um processo em função do líder, dos seguidores e variáveis da situação.

  • II- necessidade de perscrutar o ambiente externo, identificando pontos fortes e fracos; ( ERRADO )

     

    Pois a palavra perscrutar significa investigar de maneira minuciosa alguma coisa, o que falseia a alternativa II, é relacionar o ambiente externo a pontos fortes e fracos, sendo que na verdade se relaciona ao ambiente interno.

     

    IV- habilidade na clarificação de problemas, utilizando-se, para isto, de matrizes como a GUT, que exigem o mapeamento da gravidade, urgência e dos times de trabalho.  ( ERRADO )

     

    Pois  a palavra clarificação nos dá a idéia de tornar claro algo ou alguma coisa, na questão problemas.... utilizando matriz GUT que é uma ferramenta de auxílio na priorização de resolução de problemas. A matriz serve para classificar cada problema que você julga pertinente para a sua empresa pela ótica da gravidade (do problema), da urgência (de resolução dele) e pela tendência (dele piorar com rapidez ou de forma lenta). Logo, o T= não significa times de trabalho.

     

    GABARITO: LETRA B

    FONTE: 

     https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/clarifica%C3%A7%C3%A3o

     https://www.dicio.com.br/perscrutar/

     https://blog.luz.vc/o-que-e/matriz-gut-gravidade-urgencia-e-tendencia/

     https://marketingdeconteudo.com/como-fazer-uma-analise-swot/


ID
1569967
Banca
CETAP
Órgão
MPC-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

“Utilizando o poder como linha de análise, Weber definiu-o como a capacidade de alguém se fazer obedecido. Enfocou, assim, a questão da legitimidade, isto é, da aceitação, para dizer que autoridade é todo poder considerado legítimo, ou seja, é todo poder aceito.”

Sylvía Vergara


De acordo com o modelo de autoridade formal, defendido por Weber, pode-se identificar um tipo de autoridade cujo poder emana do carisma, que tem como característica:

Alternativas
Comentários
  • B) A dominação carismática está vinculada ao “carisma”, definido como qualidade superior e extraordinária de uma pessoa, na qual os demais acreditam e por isso lhe conferem poder. Segundo Weber, apud Diggins (1999), “o poder carismático não é estabelecido nem pelo direito, nem pela tradição, mas extrai sua significação da maneira espontânea, como surge para desafiar convenções e conquistar a fidelidade do povo em virtude do caráter profético ou heroico do líder”... “figura carismática – seja um salvador místico ou líder revolucionário”.

  • De acordo com Chiavenato a autoridade carismática é uma autoridade baseada na devoção afetiva e pessoal.

     

    logo, gabarito letra B.

     

     

    ad astra et ultra.


ID
1569970
Banca
CETAP
Órgão
MPC-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Analise as duas afirmações seguintes sobre a gestão do desempenho nas organizações contemporâneas:


I- O método das escalas gráficas permite aos líderes identificar quais competências devem ser desenvolvidas em cada empregado por meio de observação de registros sistemáticos de fatos positivos e negativos que afetam o desempenho.

PORQUE

II- Gerenciar talentos implica delegação de desafio com complexidade crescente e, por decorrência, demanda indivíduos cujas competências os diferenciem dos demais.


A respeito dessas duas afirmações, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    Falou em pontos fortes e fracos, é Incidentes Críticos

    INCIDENTES CRÍTICOS: leva em conta aspectos excepcionalmente positivos e excepcionalmente negativos do avaliado.

    ESCALAS GRÁFICAS: utiliza uma tabela de dupla entrada e avalia o desempenho por meio de fatores previamente definidos e graduados.

     

     

    Bons estudos a todos

  • A I é incidentes críticos - melhor qualidade e pior defeito. Positivo e Negativo. 

    Letra D a II está correta. 


ID
1569973
Banca
CETAP
Órgão
MPC-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A equipe responsável pelo Planejamento Estratégico do Ministério Público de Contas dos Municípios do Estado de Prudência, ao realizar a análise do ambiente interno, constatou corretamente que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C


    Nem precisa ler as alternativas integralmente para acertar a questão.

    Ambiente interno : forças e fraquezas
    Ambiente externo: oportunidades e ameaças

ID
1569976
Banca
CETAP
Órgão
MPC-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Quando foi elaborar o Mapa Estratégico do órgão em que trabalha de acordo com a metodologia do Balanced Scorecard, Ana Rita encontrou os seguintes objetivos estratégicos:


I- prover os recursos orçamentários necessários;

II- educar o público externo sobre os novos serviços prestados pelo órgão;

III- fortalecer o conhecimento das funções nas equipes de trabalho;

IV- incentivar uma cultura de criatividade e inovação.


Na dimensão “Aprendizado e crescimento”, ela deve incluir:

Alternativas
Comentários
  • PALUDO (2012: p.385) — • Perspectiva do aprendizado e crescimento: aqui se analisa a capacidade da organização para melhorar continuamente e se preparar para obter sucesso no futuro. Essa perspectiva abarca os principais ativos intangíveis: pessoas, sistemas/informação e clima/motivação: as pessoas, sua capacidade de aprender, de se desenvolver e gerar crescimento para a organização; as informações/conhecimentos armazenados a ser utilizados para inovações e melhorias; o clima/motivação e a cultura, que devem refletir um ambiente organizacional adequado ao aprendizado e ao crescimento. Os indicadores e medidas podem ser: treinamentos, competências, motivação, desenvolvimento de novos métodos etc.

  • hãm ???

  • Balanced Scorecard = finanças, clientes, processos internos e aprendizado e crescimento.

     

    I- prover os recursos orçamentários necessários; (Finanças)

    II- educar o público externo sobre os novos serviços prestados pelo órgão; (Clientes)

    III- fortalecer o conhecimento das funções nas equipes de trabalho; (Aprendizado e crescimento)

    IV- incentivar uma cultura de criatividade e inovação. (Aprendizado e crescimento)

  • so uma dúvida para prover o aprendizado  não necessari prover os recurso orçamentário para esse aprendizado? cada coisa q a gente vê.


ID
1569979
Banca
CETAP
Órgão
MPC-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Ana Maria, analista deT&D do Ministério Público de Contas dos Municípios do Estado de São Salvador, precisa levantar quais são as necessidade de treinamento para o ano seguinte. Quando iniciou este processo, verificou a existência de alguns indicadores retrospectivos que justificam tal necessidade, são eles:


I- atrasos em relação ao cumprimento dos cronogramas de trabalho;

II- constantes problemas de relacionamento;

III-baixa produtividade;

IV- aquisição futura de novas tecnologias e mudança do sistema operacional vigente.


Estão corretamente listados os indicadores contidos:

Alternativas
Comentários
  • GAB. D

     

    O que diz a questão ''Quando iniciou este processo, verificou a existência de alguns indicadores retrospectivos''  o único que não se trata de um indicador retrospectivo é o: 

     

    IV- aquisição futura de novas tecnologias e mudança do sistema operacional vigente.

     

     

    Retrospectivorelativo a fatos passados; que se volta para o passado.

  • Só é possível INDICAR (mensurar, avaliar) algo que já ocorreu! 

  • GABARITO : C

     

     1 ,2,3 são fatos... ok.

    Problema tá na IV- aquisição futura de novas tecnologias e mudança do sistema operacional vigente.

    Se alguém puder explicar , a gente agradece! Valeu!!

  • Treinamento faz referência a pessoas. Compra de equipamentos não está incluído nesse processo.

  • Entendi, da mesma forma que o colega Felipe Diener.


    " O Senhor é meu PROFESSOR e nada me faltará"

  • Treinamento: tem foco nas necessidades presentes

    Desenvolvimento: foco no futuro

  • Detalhe na questão para "necessidade do ano seguinte / indicadores retrospectivos"

    gabarito D


ID
1569982
Banca
CETAP
Órgão
MPC-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

De fato, quando se compara o sistema de remuneração por competência com o Plano de Cargos e Salários tradicional, encontra-se diferenças, já que o modelo por competências pressupõe:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B


ID
1569985
Banca
CETAP
Órgão
MPC-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral

"Já que, em sua maioria, aqueles que trabalham conseguem evitar deslizar na saúde mental, podemos admitir que, aquém da doença mental, existem estados de sofrimento compatíveis com o prosseguimento do trabalho {...)”

Christophe Dejours.


Preocupado com a qualidade de vida daqueles que trabalham no Ministério Público de Contas dos Municípios do Estado de Atibaia, João Paulo decidiu investigar quais aspectos são considerados como fundamentais para a gênese do sofrimento humano. Chamou, então, a equipe responsável pelos programas de qualidade de vida do órgão, que corretamente listou:


I- presença de espaço organizacional para expressão;

II- insuficiência de pausas e intervalos entre atendimentos para recuperação;

III- restrição ao diálogo com o público externo devido a roteiros predeterminados;

IV- forte solicitação de memória, de curto prazo, durante longos períodos.


É correto o que se afirma em:

Alternativas

ID
1569988
Banca
CETAP
Órgão
MPC-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Leia a reflexão a seguir:


“As organizações têm sido concebidas, tal qual como pregam Hamel e Prahalad (1995), como um portfólio de competências. Uma competência essencial para uma organização não precisa necessariamente ser baseada em "tecnologia stricto sensu”. Pode estar associada ao domínio de qualquer estágio do ciclo de negócios. Não obstante, para ser considerada uma competência essencial, este conhecimento deve estar associado a um sistem ático processo de aprendizagem que envolve descobrimento, inovação e capacitação de recursos humanos.”

Ana Cristina Limongi-França


Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:


I- A manutenção da relação dinâmica entre estratégia e competência é o principal objetivo dos processos de aprendizagem.

PORQUE

II-A definição das estratégias de uma organização deve partir da compreensão das possibilidades estratégicas passíveis de serem operacionalizadas, traduzindo-se em uma abordagem “de fora para dentro”.


Após a leitura das asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • II-A definição das estratégias de uma organização deve partir da compreensão das possibilidades estratégicas passíveis de serem operacionalizadas, traduzindo-se em uma abordagem “de fora para dentro”.

    O CORRETO SERIA:

    II-A definição das estratégias de uma organização deve partir da compreensão das possibilidades estratégicas passíveis de serem operacionalizadas, traduzindo-se em uma abordagem “de dentro para fora”.


ID
1569991
Banca
CETAP
Órgão
MPC-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma das funções do processo administrativo é o controle por meio de indicadores de desempenho. Sabendo disto, Pedro Paulo, Assessor de Planejamento, definiu como meta para sua equipe: Atingir 95% de satisfação dos usuários em relação ao atendimento prestado pela unidade até 30 de junho de 2015, Para monitorar o alcance desta meta, ele deve usar como indicador:

Alternativas
Comentários
  • Realmente - Sem comentários!

  • kkkkkkkkkkkk

  • VELHOOOOO!!!! F%*#@ SE !

    Tem cada examinador que acha que "INVENTAR" um novo modo de elaborar questões irá lhe dá o PRÊMIO NOBEL por melhor questão criada... 
    Sinceramente.. esse superou todas bizarrices já vistas aqui(ao menos por enquanto).


    Segue o baile!

  • número de usuários satisfeitos/total de usuários atendidos x 100.

  • Questão de matemática é? Ou raciocínio lógico?

  • A questão quer saber qual o item abaixo corresponde ao indicador que deve ser utilizado por Pedro Paulo no acompanhamento de sua meta.

    De acordo com Idalberto Chiavenato (2014), "as metas são resultados a serem alcançados num determinado período de tempo".

    O que ele quer?

    Atingir 95% de satisfação dos usuários em relação ao atendimento prestado pela unidade até 30 de junho de 2015.

    Então, a relação é do nº satisfeitos/ nº total de atendimentos no período.

    Como a meta se dará em termos percentuais, multiplica-se o quociente da relação por 100.

    O único gabarito possível é a letra" A"

    GABARITO: LETRA A.


ID
1569994
Banca
CETAP
Órgão
MPC-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considerado uma forma visual de representação da estrutura organizacional, o organograma circular:


I- tende a suplantar demais formas de elaboração gráfica, vez que é a mais recente técnica;

II- tem um visual mais suave;

III- reduz possibilidade de conflitos;

IV- ilustra a autoridade hierárquica da periferia para o centro.


É correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • - Organograma circular (ou radial), é o mais usado em instituições modernas onde o se quer ressaltar a importância do trabalho em grupo. Não há a preocupação em representar a hierarquia. É sobretudo caracterizado por economizar espaço e por suavizar a apresentação da estrutura, apesar disso é pouco utilizado.

    No organograma circular, a hierarquia é mais dividida e, apesar de se ter uma lógica das áreas que possuem mais responsabilidade (mais ao centro) para as que possuem menos (nas extremidades), se tenta ressaltar o trabalho em grupo e proximidade das áreas.

  • Organograma circular (ou radial), é o mais usado em instituições modernas - orgânicas - onde o se quer ressaltar a importância do trabalho em grupo ou equpes multifuncionais, com funcionários polivalentes.

     

     Não há a preocupação em representar a hierarquia como ocorre no tradicional, vertical ou diagonal (europeu).

     

    É sobretudo caracterizado por economizar espaço e por suavizar a apresentação da estrutura, apesar disso é pouco utilizado, pois a  maioria das departamentalizações necessitam de uma linha clara de comando (autoridade).

  •  

    MACETE : organograma Radial → busca Reduzir conflitos

     

    Organograma circular (ou radial), é usado quando se quer ressaltar o trabalho em grupo, não há a preocupação em representar a hierarquia. É o mais usado em instituições modernas ou do terceiro setor onde o se quer ressaltar a importância do trabalho em grupo. Esse tipo é aplicado principalmente em equipes de alto desempenho, como as das áreas acadêmicas de universidades e de hospitais 

     

  • Organograma Circular

    É considerado um modelo mais moderno de organograma. Nele, os níveis mais elevados estão dispostos no centro, com o nível hierárquico diminuindo sucessivamente nas camadas mais externas do gráfico.

    Muitas empresas utilizam esse modelo de organograma por acreditar que ele transmite melhor uma ideia de colaboração entre as áreas de diferentes níveis, sem valorizar de forma excessiva a questão da hierarquia.


ID
1569997
Banca
CETAP
Órgão
MPC-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Visões tradicionais do modelo de organização ideal defendiam a ideia de uma amplitude de controle de aproximadamente sete subordinados por Administrador. No entanto, as organizações contemporâneas, mais enxutas que as tradicionais, têm apresentado amplitudes de controle maiores. O fato é que diversos fatores influenciam, diretamente, naquilo que pode se considerar amplitude de controle ideal, são eles:


I- complexidade do trabalho;

II- sofisticação dos sistemas de informação e comunicação;

III-estilo pessoal dos administradores;

IV- similaridade de tarefas.


Estão corretamente listados os fatores contidos:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E). RIBAS (2013): 

    Análise de tarefa

    Ocorre a identificação das características das tarefas e das exigências do cargo, posto, trabalho, ocupação, definição dos conhecimentos, capacidades, atitudes e/ou habilidades associadas ao desempenho das tarefas e à classificação e à categorização das tarefas por natureza, complexidade e identidade de objetivos.

  • Gabarito E. 

     

    Quase fui pego nesta. Ele sinaliza sobre amplitude maior mas no final fala só em amplitude. Então, fiquei em dúvida se era a maior ou a menor. 

     

    Depois de ler algumas vezes para entender a questão, percebi q ele está falando somente de amplitude. Portanto, são todas corretas!  

  • Influenciam, diretamente, naquilo que pode se considerar amplitude de controle ideal:

     

    I- complexidade do trabalho;

     

    II- sofisticação dos sistemas de informação e comunicação;

     

    III-estilo pessoal dos administradoresl Liderança ou gerência;

     

    IV- similaridade de tarefas.

     

    A identificação das características das tarefas (uma atividade se divide em várias tarefas) e das exigências do cargo,  trabalho,

     

    do espaço ocupacional (trata da forma que cada pessoa evolui dentro de suas atribuições. Se o individuo executa bem o desafio que lhe foi dado é natural que outros desafios maiores lhe sejam dados. Porém, para que este profissional execute com competência tal desafio, não se faz necessário que ele mude de cargo, ele poderá desenvolver um trabalho eficiente e responsável, desde que seja observado o principio da remuneração por complexidade. Chamamos este processo de ampliação do espaço ocupacional; quando o individuo amplia sua atuação dentro da empresa. Ainda existem empresas com modelos de gestão tradicionais que valorizam seus colaboradores pelas tarefas que desempenham e não pelo grau de complexidade que estas tarefas exigem; o que deverá mudar com a disseminação de novos conceitos e formas de gerir os recursos humanos dentro das organizações)

     

    competências (conhecimentos, capacidades, atitudes e/ou habilidades)

     

    associadas ao desempenho das tarefas e à classificação e à categorização das tarefas por natureza, complexidade e identidade de objetivos.

  • Gabarito E.

    Análise de tarefa

    Ocorre a identificação das características das tarefas e das exigências do cargo, posto, trabalho, ocupação, definição dos conhecimentos, capacidades, atitudes e/ou habilidades associadas ao desempenho das tarefas e à classificação e à categorização das tarefas por natureza, complexidade e identidade de objetivos.


ID
1570000
Banca
CETAP
Órgão
MPC-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A última reunião entre os gestores de áreas do Ministério Público de Contas dos Municípios do Estado de Santa Fé foi motivada pela necessidade de realização de um diagnóstico socioambiental tendo como base a ferramenta SWOT. O resultado expressa-se a seguir:


I- os processos poluidores do órgão foram qualificados como fraquezas;

II- a organização foi considerada poluidora, motivo pelo qual listou-se tal asserção no campo das fraquezas;

III- o aumento da regulamentação ambiental, que exige investimentos adicionais do órgão, foi elencado como oportunidade;

IV- identificou-se que a administração e funcionários não são comprometidos com a preservação ambientai, o que foi considerado como ameaça.


É correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A. As duas primeiras casam com o conceito de Análise Swot.  RENNÓ (2013):  Diagnóstico Estratégico – Análise SWOT

    Entre as fases do planejamento, uma das mais importantes é a fase do diagnóstico estratégico. Nessa fase, analisa-se o ambiente externo e interno da empresa para que o gestor saiba qual a real situação em que se encontra a organização e possa definir quais tipos de estratégia são mais adequados no momento.

    Uma das ferramentas mais utilizadas é a análise SWOT (aerônimo dos termos em inglês: Strengths = forças; Weaknesses = fraquezas; Opportunities = oportunidades; Threats = ameaças).

    Portanto, é uma análise das forças e fraquezas da organização (ambiente interno) e das ameaças e oportunidades que ela pode ter de enfrentar (ambiente externo).

    A principal diferença entre o ambiente interno e externo para o gestor é que no primeiro caso (ambiente interno) as variáveis são controláveis, e no segundo caso (ambiente externo), não!

  • CORRETA A

     

    I- os processos poluidores do órgão foram qualificados como fraquezas; CORRETA

     

    II- a organização foi considerada poluidora, motivo pelo qual listou-se tal asserção no campo das fraquezas; CORRETA

     

    III- o aumento da regulamentação ambiental, que exige investimentos adicionais do órgão, foi elencado como FORÇA. ERRADA

     

    IV- identificou-se que a administração e funcionários não são comprometidos com a preservação ambientai, o que foi considerado como FRAQUEZA. ERRADA

     

    obs: se estiver algo errado me corrijam. 

  • 3 é ameaça

    4 é fraqueza

  • I- os processos poluidores do órgão foram qualificados como fraquezas; CERTO (Se a empresa possui processos poluidores ou é poluidora, afetará o desempenho dela quando surgir as ameaças - o aumento do regulamento citado no item III, por exemplo - representando uma fraqueza. Se fosse o contrário, ela ficaria "barrada" pelo regulamento? Não.

     

    II- a organização foi considerada poluidora, motivo pelo qual listou-se tal asserção no campo das fraquezas; CERTO (Mesma coisa do item I)

     

    III- o aumento da regulamentação ambiental, que exige investimentos adicionais do órgão, foi elencado como oportunidade; ERRADO (Se o regulamento ficou ainda mais exigente, a empresa vai precisar se adequar. Isso pode gerar mais custo pra ela, visto que o regulamento exige investimentos adicionais. Sendo então, uma AMEAÇA).

     

    IV- identificou-se que a administração e funcionários não são comprometidos com a preservação ambientai, o que foi considerado como ameaça. ERRADO (Ora, se a administração e os funcionários não são comprometidos, o risco da empresa ser "barrada" é ainda maior. Ou seja, é uma característica interna e negativa da empresa, logo uma FRAQUEZA)

     

    Gabarito: Letra A

  • Vale ressaltar que fraquezas são aquelas que dizem respeito ao ambiente interno da empresa, enquanto ameaças ao ambiente externo. Dessa forma, segue a análise das assertivas:

    I. Os processos poluidores foram qualificados como fraquezas. Correta.


ID
1570003
Banca
CETAP
Órgão
MPC-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Uma em presa adquiriu uma máquina pelo valor de R$200.000,00 no dia 01/10/2014, mesma data em que a máquina foi colocada em funcionamento no processo produtivo. No momento da aquisição, o gestor da empresa estimou a vida útil da máquina em 8 anos, e que, após esse período, o valor de mercado da máquina seria de R$50.000,00. Qual o valor de despesa com depreciação deve ser reconhecido no ano de 2014?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

    Depreciação anual = (valor total - valor residual) / tempo
    = (200.000 - 50.000) /8
    = 18.750

    período de apuração: 01/10/2014 até 31/12/2014 = 3 meses

    = (18.750/12) x 3
    = R$4.687,50


    bons estudos

  •   VC : 200.000

      VR :  50.000

    = VD : 150.000

      VU : 8 anos

    = DA :  18.750

    = DM :   1.562,5

    Depreciação total = 3 x 1562,5


ID
1570006
Banca
CETAP
Órgão
MPC-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

São princípios expressos na lei que instituiu normas gerais de direito financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços:

Alternativas
Comentários
  • Questão C Charlie

    Lei 4320

    Art. 2° A Lei do Orçamento conterá a discriminação da receita e despesa de forma a evidenciar a política econômica financeira e o programa de trabalho do Govêrno, obedecidos os princípios de unidade universalidade e anualidade.

  • princípios expressos da 4320

  • A  lei que instituiu normas gerais de direito financeiro é a 4.320/64.

    "Art. 1º - Esta lei estatui normas gerais de direito financeiro para elaboração e contrôle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal, de acôrdo com o disposto no art. 5º, inciso XV, letra b, da Constituição Federal."

     

    Nessa lei, o art. 2º cita:

    "A Lei do Orçamento conterá a discriminação da receita e despesa de forma a evidenciar a política econômica financeira e o programa de trabalho do Govêrno, obedecidos os princípios de unidade universalidade e anualidade."

     

    Gabarito C

  • Unidade; Universalidade e Anualidade.

  • Lei 4320/64

    art: 2º

    Gab. C


ID
1570009
Banca
CETAP
Órgão
MPC-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com os eventos apresentados a seguir e observando 0 Regime Orçamentário, descrito na Lei n°. 4320/64 e alterações, o lucro apurado, no mês de Novembro de 2014, foi de:


1 - Despesa empenhada em Setembro e paga dois meses depois R$10.000,00

2 - Despesa empenhada em Novembro e paga no próprio mês R$2.500,00

3 - Despesa empenhada em Julho com vencimento em Dezembro R$3.000,00

4 - Receita realizada em Setembro e arrecadada em Novembro R$5.000,00

5 - Receita realizada em Novembro e arrecadada em Dezembro R$15.000,00

6 - Receita realizada em Novembro e arrecadada em Novembro R$50.000,00 

Alternativas
Comentários
  • Para mim é 52.500

  • Tbm acho ser 62.500, pois foi empenhado em novembro 2500, e arrecadado em novembro 50.000 e 5.000

  • essa questão está com erro, Q543113 é a mesma questão 


  • As Despesa serão computadas pelo regime de competência (quando elas ocorrerem, independente de pagamento ou não).

    As Receitas pelo regime de caixa (quando os valores entrarem nos cofres públicos).Despesa empenhada em Novembro e paga no próprio mês R$2.500,00
    Receita realizada em Setembro e arrecadada em Novembro R$5.000,00 ( foi arrecada somente em novembro).
    Receita realizada em Novembro e arrecadada em Novembro R$50.000,00  (foi arrecada no próprio mês, novembro).
    50.000 + 5.000 - 2.500 = 52.500,00.


    Gabarito INCORRETO.


    Gabarito correto: D


    FFF - Foco, Força e Fé!

  • Oie Gente!!

    Também acho que o gabarito está incorreto!Na minha humilde análise a alternativa correta seria D.
    Vamos lá:Conceitos para a contabilidade pública:Receitas - tem regime de CAIXA, são registradas no momento da ARRECADAÇÃO (com exceção da dívida ativa)Despesas - tem regime de COMPETÊNCIA, são registradas de acordo com o período que se relacionam, ou seja, seu EMPENHO (o fato gerador que deu causa a despesa), independente de pagas ou não.Então, aplicando....Para a apuração de Novembro ficaria assim:R - realizada em Setembro e arrecadada em Novembro R$5.000,00 e  Receita realizada em Novembro e arrecadada em Novembro R$50.000,00D - Despesa empenhada em Novembro e paga no próprio mês R$2.500,00T - R$ 52.500,00;) PS.: NÃO CONSIGO EDITAR O COMENTÁRIO PARA DEIXAR ARRUMADINHO..... TKS QCONCURSO.
  • Se segue o regime orçamentario, tem que seguir o que preve a lei 4320..receitas arrecadadas despesas empenhadas...daria letra D.

  • com certeza errado! :/


  • Não consigo achar esse calculo onde dá 52.000 , impossível .

  • O gabarito está errado. A resposta correta é 52.500.

  • Nos meus calculos tambem deu 52.500,00 :/

  • A pegadinha está na letra "a" despesas de setembro pagas dois meses depois.

  • Para resolver é só lembrar que receita vem pelo regime de caixa e despesa pelo regime de competência.

  • Hoje O gabarito está marcando a D como resposta correta, devem ter retificado. 

  • De acorodo com a Lei 4.320/64 no art. 35 pertencem ao ciclo financeiro da instituição as despesas legalmente empenhadas (competência) e as receitas nele arrecadadas (caixa). Como a questão está pedindo somente o resultdo do mês de novembro e não até os respectivo mês, devemos conciderar as seguintes informmações: 

     

    Receita  

    Receita realizada em Setembro e arrecadada em Novembro    R$ 5.000,00 
    Receita realizada em Novembro e arrecadada em Novembro  R$ 50.000,00

     

    Total R$ 55.000

     

    Despesa

    Despesa empenhada em Novembro e paga no próprio mês R $2.500,00 

    Total R$ 2.500

     

    Resulatdo do mês de novembro

     

    55.000 - 2.500 = 52.500

    Gabarito: D 

  • Lucro no setor público? rsrs

  • Alguém pode me explicar esses R$ 10.000 por que não entra se é pago justamente em novembro?

  • A pegadinha da primeira análise seria por 2 meses depois cair em dezembro? Pra mim seria novembro. E vejo sentido nas 2 hipóteses. Alguém poderia esclarecer, por favor!?

    Obrigada!

  • Ana Silvia, a Despesa é reconhecida pelo Regime de Competencia, ou seja, pelo empenho e não pelo pagamento.

  • Lucro é pra acabar, hein? Fala sério.

  • Lei 4.320/64

    Art. 35. Pertencem ao exercício financeiro:

    I - as receitas nele arrecadadas; (regime de caixa)

    II - as despesas nele legalmente empenhadas. (regime de competência)

     

    Receitas arrecadadas em novembro: R$5.000 + R$50.000 = R$55.000

    Despesas empenhadas em novembro: R$2.500

    Superávit de Execução = R$52.500 ("lucro") demonstrado no Balanço Orçamentário no mês de novembro.


ID
1570012
Banca
CETAP
Órgão
MPC-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

O capítulo IX da Lei de Responsabilidade Fiscal discorre sobre a transparência, a fiscalização e o controle. Sobre este assunto, analise as afirmativas seguintes e marque a alternativa correta:


I- A transparência é assegurada também mediante incentivo à participação popular e realização de audiências públicas, durante os processos de elaboração e discussão dos planos, lei de diretrizes orçamentárias e orçamentos.

II- O Relatório Resumido da Execução Orçamentária deve ser publicado até trinta dias após o final de cada bimestre.

Ill- As contas apresentadas pelo Chefe do Poder Executivo ficarão disponíveis, durante todo o exercício, no respectivo Poder Legislativo e no órgão técnico responsável pela sua elaboração, para consulta e apreciação pelos cidadãos e instituições da sociedade.

IV- Os Tribunais de Contas poderão entrar em recesso mesmo quando existirem contas de Poder pendentes de parecer prévio.


Alternativas
Comentários
  • LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL


    ITEM I - CERTO

    Art. 48. Parágrafo único.  A transparência será assegurada também mediante: (Redação dada pela Lei Complementar nº 131, de 2009).

    I – incentivo à participação popular e realização de audiências públicas, durante os processos de elaboração e discussão dos planos, lei de diretrizes orçamentárias e orçamentos;


    ITEM II - CERTO

    Do Relatório Resumido da Execução Orçamentária

    Art. 52. O relatório a que se refere o § 3o do art. 165 da Constituição abrangerá todos os Poderes e o Ministério Público, será publicado até trinta dias após o encerramento de cada bimestre e composto de: [...]


    ITEM III - CERTO

    Art. 49. As contas apresentadas pelo Chefe do Poder Executivo ficarão disponíveis, durante todo o exercício, no respectivo Poder Legislativo e no órgão técnico responsável pela sua elaboração, para consulta e apreciação pelos cidadãos e instituições da sociedade.


    ITEM IV - ERRADO

    Art.57   § 2o Os Tribunais de Contas não entrarão em recesso enquanto existirem contas de Poder, ou órgão referido no art. 20, pendentes de parecer prévio.


    Fé em DEUS! Vamos chegar lá!

  • GAB:C

    Único item errado -----> IV - Os Tribunais de Contas poderão entrar em recesso mesmo quando existirem contas de Poder pendentes de parecer prévio.

    Art.57 § 2o Os Tribunais de Contas não entrarão em recesso enquanto existirem contas de Poder, ou órgão referido no art. 20, pendentes de parecer prévio.


ID
1570015
Banca
CETAP
Órgão
MPC-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Assinale a única opção correta:

Alternativas
Comentários
  • B) 

    Princípio da não afetação de receitas

    O princípio da não afetação de receitas veda a vinculação de receita de impostos a órgão, fundo ou despesa, e está definido na Constituição Federal. São vedados:

    Art. 167, IV – a vinculação da receita de impostos a órgão, fundo ou despesa, ressalvadas a repartição do produto da arrecadação dos impostos a que se referem os arts. 158 e 159, a destinação de recursos para as ações e serviços públicos de saúde, para manutenção e desenvolvimento do ensino e para realização de atividades da administração tributária, como determinado, respectivamente, pelos arts. 198, § 2o, 212 e 37, XXII, e a prestação de garantias às operações de crédito por antecipação de receita, previstas no art. 165, § 8o, bem como o disposto no § 4o deste artigo.

  • Gabarito B

    A) ERRADA.

    Princípio da Totalidade.

    L4320/64 - Art. 3º A Lei de Orçamentos compreenderá todas as receitas, inclusive as de operações de crédito autorizadas em lei.


    B) CORRETA.


    C) ERRADA.

    Princípio da Unidade - O orçamento deve ser uno, ou seja, deve existir apenas um orçamento para dado exercício financeiro. Dessa forma integrado, é possível obter eficazmente um retrato geral das finanças públicas e, o mais importante, permite-se ao Poder Legislativo o controle racional e direto das operações financeiras de responsabilidade do Executivo.

    http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/orcamentobrasil/cidadao/entenda/cursopo/principios.html


    D) ERRADA.

    Princípio da Exclusividade.

    CF - Art. 165. § 8º A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei.


    E) ERRADA.

    Princípio do Orçamento Bruto.

    L4320/64 - Art. 6º Todas as receitas e despesas constarão da Lei de Orçamento pelos seus totais, vedadas quaisquer deduções.

  • NÃO AFETAÇÃO/NÃO VINCULAÇÃO---VEDA VINCULAÇÃO DE IMPOSTOS, A ÓRGÃO,FUNDO OU DESPESA.


ID
1570018
Banca
CETAP
Órgão
MPC-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, a repartição dos limites globais com despesa de pessoal, em cada período de apuração, não poderá exceder aos seguintes percentuais:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A



    Art. 19. Para os fins do disposto no caput do art. 169 da Constituição, a despesa total com pessoal, em cada

    período de apuração e em cada ente da Federação, não poderá exceder os percentuais da receita corrente líquida, a

    seguir discriminados:

    I - União: 50% (cinqüenta por cento);

    II - Estados: 60% (sessenta por cento);

    III - Municípios: 60% (sessenta por cento).


  • GABARITO: LETRA A

    Art. 19. Para os fins do disposto no caput do art. 169 da Constituição, a despesa total com pessoal, em cada período de apuração e em cada ente da Federação, não poderá exceder os percentuais da receita corrente líquida, a seguir discriminados:

    I - União: 50% (cinqüenta por cento);

    II - Estados: 60% (sessenta por cento);

    III - Municípios: 60% (sessenta por cento).

    FONTE:  LEI COMPLEMENTAR N° 101, DE 04 DE MAIO DE 2000.  


ID
1570021
Banca
CETAP
Órgão
MPC-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Assinale a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • E) 

    Créditos suplementares

    Créditos suplementares são aqueles destinados ao reforço de dotação orçamentária recebida (art. 41, I, da Lei no 4.320/1964), ou seja, já existia uma dotação para aquela finalidade, mas essa dotação se mostrou insuficiente. Ex.: em uma entidade pública um programa é aprovado e descentralizado, e o crédito para material de consumo no valor de R$ 100 mil. No decurso do ano percebe-se que o valor necessário para material de consumo é de R$ 150 mil. Essa diferença de R$ 50 mil necessita de um crédito que suplemente, que complete o orçamento recebido. Por isso o nome de crédito suplementar.

  • WTF? Que porra de questão!?

    COMOÇÃO INTESTINA! UHUASHEUHASEUHASUE

    Vai entender essas bancas, né?

    Resposta: Letra E.

  • Lucas,

    decreto 4320,art 41 

    III - extraordinários, os destinados a despesas urgentes e imprevistas, em caso de guerra, comoção intestina ou calamidade pública.

  • GABARITO ITEM E

     

    CRÉDITOS EXTRAÓRDINÁRIOS ---> COMOÇÃO INTESTINA(INTERNA)

     

    QUEM LER A LETRA DA LEI MATOU A QUESTÃO FÁCIL FÁCIL

  • decreto 4320,art 41 

    III - extraordinários, os destinados a despesas urgentes e imprevistas, em caso de guerracomoção intestina ou calamidade pública.

     

  • CRÉDITOS EXTRAÓRDINÁRIOS - COMOÇÃO INTESTINA(INTERNA)

  • Lei 4320 Art. 43 § 3º Entende-se por excesso de arrecadação, para os fins deste artigo, o saldo positivo das diferenças acumuladas mês a mês entre a arrecadação prevista e a realizada, considerando-se, ainda, a tendência do exercíci


ID
1570024
Banca
CETAP
Órgão
MPC-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em 2003, com o advento da Emenda Constitucional n.°41, várias regras de aposentadoria foram reformadas, e, com a introdução do §19 no art. 40 da Constituição Federal, foi criado o abono de permanência que consiste em uma:

Alternativas
Comentários
  • CF 88

    Art.40

    ...

    § 19. O servidor de que trata este artigo que tenha completado as exigências para aposentadoria voluntária estabelecidas no § 1º, III, a, e que opte por permanecer em atividade fará jus a um abono de permanência equivalente ao valor da sua contribuição previdenciária até completar as exigências para aposentadoria compulsória contidas no § 1º, II.


    Gabarito Letra E

  • O abono de permanência equivale à dispensa do pagamento da contribuição previdenciária para o servidor que permaneça em atividade após ter completado os requisitos para requerer a aposentadoria voluntária não proporcional:

     

    --- > Servidor com 35 anos de contribuição e 60 anos de idade.

     

    --- > Servidora com 30 anos de contribuição e 55 anos de idade.

     

    O Abono Permanência é corresponde ao valor da contribuição previdenciária mensal do servidor.

     

    O pagamento do abono de permanência é de responsabilidade do Ente federativo.

     

    Apenas os servidores que preencherem os requisitos para fazerem jus à aposentadoria com proventos integrais terá direito ao abono de permanência.

     

    O servidor ficará na ativa poderá receber o Abono Permanência até dar entrada definitiva em sua aposentadoria ou até o limite de 70 anos, idade em que é alcançado pela aposentadoria compulsória.

     

    Enquanto as regras previdenciárias do regime geral de previdência são estudadas no Direito Previdenciário, as regras para aposentadoria dos servidores públicos são objeto do Direito Administrativo. Porém, além de certas disposições específicas dos regimes de previdência da União, dos estados e municípios, as questões mais abordadas em concursos são referentes às disposições constitucionais sobre o tema.

     

    Abono de permanência é uma vantagem concedida ao servidor que já podia se aposentar voluntariamente, ou seja, já preencheu os requisitos do §1º, III, do art. 41 da Constituição Federal, mas opta por prosseguir trabalhando.

     

    Como ele continua oferecendo uma contraprestação ao Estado (pois, se ele se aposentasse, continuaria recebendo salário, mas sem mais trabalhar), e como a aposentadoria dele não será maior em razão desse tempo a mais trabalhado, o constituinte viu, na instituição do abono de permanência, um incentivo para que esses servidores sigam em atividade.

     

    Faz todo o sentido: seria injusto se esse servidor em atividade continuar tendo o desconto da contribuição previdenciária, que em nada mais o aproveitaria. Por isso, enquanto estão nessa condição, os servidores recebem suas remunerações sem a incidência do desconto previdenciário, que voltará a ser pago após a aposentadoria.

  • Abono de Permanência é um incentivo financeiro do Regime Próprio da Previdência Social, RPPS, dado ao  estatutário contribuinte que deseja continuar trabalhando, escolhendo não se aposentar mesmo que já tenha requisitos para isso.

    Ou seja, esse incentivo é pago ao servidor que ainda quer continuar trabalhando.

    qual será o valor do Abono Permanência caso eu continue na função que estou exercendo no Poder Público?”.

    A resposta é bastante simples, esse incentivo é equivalente ao valor da sua contribuição previdenciária.


ID
1570027
Banca
CETAP
Órgão
MPC-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Sobre a estabilidade no serviço público é correto afirmar que com a Emenda Constitucional n.°19/98:

Alternativas
Comentários
  • ADCT  Art. 19. Os servidores públicos civis da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, da administração direta, autárquica e das fundações públicas, em exercício na data da promulgação da Constituição, há pelo menos cinco anos continuados, e que não tenham sido admitidos na forma regulada no art. 37, da Constituição, são considerados ESTÁVEIS no serviço público.

      § 1º O tempo de serviço dos servidores referidos neste artigo será contado como título quando se submeterem a concurso para fins de efetivação, na forma da lei.

      § 2º O disposto neste artigo não se aplica aos ocupantes de cargos, funções e empregos de confiança ou em comissão, nem aos que a lei declare de livre exoneração, cujo tempo de serviço não será computado para os fins do "caput" deste artigo, exceto se se tratar de servidor.

  • Questão inexoravelmente NULA. 


    Letra d (dada como correta pela banca)


    "É adquirida pelo servidor que, aprovado em concurso público, após 3 (três) anos de efetivo exercício e aprovação em avaliação de desempenho, só poderá perder seus cargos ou funções por sentença transitada em julgado ou processo administrativo com contraditório e ampla defesa."


                 A aquisição da estabilidade não é adquirida pela avaliação periódica de desempenho, como trazida pela questão; mas sim pela aprovação na avaliação ESPECIAL de desempenho. Aliás, na avaliação periódica de desempenho, se o servidor não conseguir aprovação nela, haverá perda do cargo. 


    Inteligência do art. 41, CF:


    Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público. 

    [...]

    § 1º O servidor público estável só perderá o cargo

    [...]

    III - mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa. 


    [...]


    § 4º Como condição para a aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade.


    Bons estudos e boa sorte!





  • Não consigo entender o erro da alternativa b. Alguém poderia explicar melhor?

  • Uai, existem 3 possibilidades de perder a estabilidade, na alternativa entende que é apenas 2. Para mim a a alternativa D não está errada!!! 

     

     

     


ID
1570030
Banca
CETAP
Órgão
MPC-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Marque a alternativa correta sobre Licitações:

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

    A modalidade de licitação “pregão” foi criada pela Lei n.° 10.520/2002 e é orientada essencialmente a contratações de objetos destituídos de peculiaridades, cuja seleção da proposta mais vantajosa observa o critério do menor preço.

    Letra totalmente idêntica à C.F
  • Ou seja não pode ser a alternativa "c" pois o pregão não faz parte da lei 8.666/93 como foi dito

    Só para memorizar melhor..pregão é o oposto de leilão, ou seja, ao invés de ganhar quem mais paga por um produto no pregão ganha quem oferecer o menor preço para aquele serviço...mas é claro que cada caso é caso.
  • O QUE É O PREGÃO

     

    1) O pregão é a modalidade de licitação para aquisição de bens e serviços comuns em que a disputa pelo fornecimento é feita em sessão pública, por meio de propostas e lances, para classificação e habilitação do licitante com a proposta de menor preço.

     

    2) A grande inovação do pregão se dá pela inversão das fases de habilitação e análise das propostas. Dessa forma, apenas a documentação do participante que tenha apresentado a melhor proposta é analisada.

     

    3) Além disso, a definição da proposta mais vantajosa para a Administração é feita através de proposta de preço escrita e, após, disputa através de lances verbais.

     

    4) Após os lances, ainda pode haver a negociação direta com o pregoeiro, no intuito da diminuição do valor ofertado.

     

    5) O pregão vem se somar às demais modalidades previstas na Lei n.º 8.666/93, que são a concorrência, a tomada de preços, o convite, o concurso e o leilão. Diversamente destas modalidades, o pregão pode ser aplicado a qualquer valor estimado de contratação, de forma que constitui alternativa a todas as modalidades. Outra peculiaridade é que o pregão admite como critério de julgamento da proposta somente o menor preço.

    OBS: Todavia o PREGÃO está em lei específica, Lei n.° 10.520/2002.

     

    6) O pregão foi instituído exclusivamente no âmbito da União, ou seja, só pode ser aplicado na Administração Pública Federal, compreendidos os três Poderes. Especificamente, alcança os mesmos órgãos e entidades da Administração Federal sujeitos à incidência da Lei n.º 8.666/93: a administração direta, as autarquias, as fundações, as empresas públicas e as sociedades de economia mista.

     

     

     

    " Se tem um sonho...,treine sua mente para protegê-lo "

  • Complementando...

     

    A) ERRADA. O RDC, regido pela lei 12.462/2011, estabeleceu normas especiais aplicáveis a determinadas hipóteses, nela enumeradas, de licitações e contratações públicas. Não é uma modalidade de licitação.
     

    B) CORRETA. O pregão é uma modalidade de licitação para a aquisição de bens e serviços comuns, quaisquer que seja o preço envolvido, realizada pelo tipo menor preço.
     

    C) ERRADA. Na lei de licitações são as seguintes modalidades: concorrência-convite-concurso-leilão-tomada de preços. O pregão e a consulta, embora sejam modalidades de licitação, não estão previstas na referida lei e sim em outras normas.
     

    D) ERRADA. Ata de registro de preços não é modalidade, consoante a letra C.
     

    D)?

  • GABARITO B

    Lei Federal nº 10.520/02 (pregão eletrônico)

    ART. 4º, X - para julgamento e classificação das propostas, será adotado o critério de menor preço, observados os prazos máximos para fornecimento, as especificações técnicas e parâmetros mínimos de desempenho e qualidade definidos no edital;