SóProvas



Prova FEPESE - 2018 - CELESC - Contador


ID
2642671
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O desenvolvimento tecnológico cada vez mais rápido, em especial o das telecomunicações, prenuncia uma grande guinada nos meios de produção, anunciada como a 4ª Revolução Industrial.


Assinale a alternativa que identifica avanços que poderão possibilitar essa transformação.

Alternativas
Comentários
  • gabarito D

    internet 5 geração , internet das coisas e inteligencia artificial

  • Internet de quinta geração, 5G :  rede de celular vai permitir velocidades de 1 Gbps e conversas entre drones. 

     

    À título de conhecimento: Byte = 8 bits. 1 Kilobyte (KB) = 1024 bytes. 1 Megabyte (MB) = 1024 kilobytes. 1 Gigabyte (GB) = 1024 megabytes. Pense só no que vai ser isso!

     

    Tecnologia deve chegar em 2019 nos primeiros países. Multinacionais e nações debatem padrão da rede, que vai tornar internet mais rápida e facilitar conexão entre máquinas. Até lá, países e multinacionais correm para deslocar o eixo das decisões em torno da rede que terá velocidades de download superiores a 1 Gbps (gigabits por segundo) e permitirá que robôs conversem entre si.

     

     

    Internet das Coisas: Talvez você tenha um videogame de última geração que, obrigatoriamente, se conecta à internet. Super Nintendo, Mega Drive e tantos outros consoles antigos não tinham toda essa conectividade.

     

    Agora imagine um cenário em que, além da sua TV, vários objetos da sua casa se conectam à internet: geladeira, máquina de lavar, forno de micro-ondas, termostato, alarme de incêndio, sistema de som, lâmpadas, enfim.

     

    Veja aqui que a ideia não é, necessariamente, fazer com que você tenha mais um meio para se conectar à internet. Pense, por exemplo, no quão impraticável deve ser acessar um portal de notícias em uma tela acoplada à porta da sua geladeira. Não é uma função que a gente espera desse eletrodoméstico...

     

    A proposta é outra: a conectividade serve para que os objetos possam ficar mais eficientes ou receber atributos complementares. Nesse sentido, a tal da geladeira com internet poderia te avisar quando um alimento está perto de acabar e, ao mesmo tempo, pesquisar na web quais mercados oferecem os melhores preços para aquele item. A geladeira também poderia pesquisar e exibir receitas para você. Como se vê, a criatividade é capaz de trazer aplicações realmente interessantes.   UAL kk

     

    FONTES: O GLOBO/PORTALDENOTÍCIASG1

                   INFOWESTER.COM

                   EXPLICATORIUM.COM

  • Inteligência Artificial é um software capaz de raciocinar, agir por si mesmo, perceber seu ambiente e  tomar decisões a partir de um banco de dados, memórias visuais, sonoras etc, foi criada para ser o mais parecido possível com um cérebro humano. Se você pensava que o filme Exterminador do Futuro estava muito distante da nossa realidade, olhe essa :

    Notícia do dia 16/04/2018.

     

    Pesquisadores criam primeira inteligência artificial psicopata do mundo. Robô Norman foi alimentado com imagens presentes em fóruns do site de mídia social Reddit.

     

    Para instigar o debate sobre as diversas facetas que a inteligência artificial (IA) pode adotar conforme o seu uso, pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), dos Estados Unidos, apresentaram ao mundo o que seria a primeira IA psicopata já criada: o robô "Norman".

     

    Norman é capaz de descrever imagens. Foi ensinado por meio de uma técnica conhecida como aprendizado de máquina para que conseguisse identificar objetos e ações em fotografias. Mas ele não aprendeu com o banco de dados comumente aplicado na instrução de sistemas de IA, cuja sigla em inglês é COCO. Norman foi alimentado com imagens presentes  em fóruns do site de mídia social Reddit. 

     

    “Ele foi inspirado no fato de que os dados usados para ensinar um algoritmo podem influenciar significativamente seu comportamento. Norman sofreu uma prolongada exposição aos piores recantos do Reddit — o maior fórum de discussões da internet — e representa um estudo de caso sobre os perigos da inteligência artificial quando dados enviados são usados em algoritmos de aprendizado de máquina”, disseram os pesquisadores do MIT Media Lab, em comunicado.

     

    Em um momento em que se investiga o vazamento de dados envolvendo o Facebook e a consultoria Cambridge Analytica, que coletaram dados de 87 milhões de usuários no mundo ilegalmente - , possivelmente com auxílio de sistemas de IA -, especialistas ressaltam o potencial para o bem e para o mal que seu uso pode provocar. Professor da UFRGS e integrante da Comissão Especial em Algoritmos da Sociedade Brasileira de Computação, Luís da Cunha Lamb ressalta a necessidade de se inserir valores éticos em sistemas inteligentes cada vez mais autônomos. 

     

    A ação, porém, é tida como mais complexa do que ensinar esses algoritmos a identificar objetos em fotografias. De acordo com o professor de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe/UFRJ, Carlos Eduardo Pedreira, distinguir entre o certo e o errado configura-se como uma capacidade intrinsecamente humana, sendo necessário passos a mais para ser possível ensinar valores a uma máquina. 

    Para Lamb, ainda não estamos preparados para lidar com essas máquinas, visto que, no fim, elas refletem o que os humanos veem. 

    — Mesmo que ensinemos valores éticos, serão os valores éticos de quem programá-las — diz Lamb.

     

    Você entendeu ? Uma máquina capaz de fazer o mal por conta própria e ela aprende as coisas observando, a própria Skynet.

  • Embora eu achar que a letra E também poderia estar correta, o gabarito é a letra D. Seguem explicações abaixo.

     

    Células fotoelétricas ou fotovoltaicas são dispositivos capazes de transformar a energia luminosa, proveniente do Sol ou de outra fonte de luz, em energia elétrica. Uma célula fotoelétrica pode funcionar como geradora de energia elétrica a partir da luz, ou como um sensor capaz de medir a intensidade luminosa.

     

    Células geradoras de energia são chamadas também de "células solares", por aproveitarem principalmente a luz solar para gerar energia elétrica. Atualmente, as células solares comerciais ainda apresentam uma baixa eficiência de conversão, da ordem de 16%. Existem células fotovoltaicas com eficiências de até 28%, fabricadas com arsenieto de gálio, mas o seu custo elevado limita a produção destas células solares ao uso na indústria espacial.

     

    Por não gerar nenhum tipo de resíduo, a célula solar é considerada uma forma de produção de energia limpa, sendo alvo de estudos em diversos institutos de pesquisa.  A luz solar produz até 1.000 Watts de energia por metro quadrado, o que representa um enorme potencial energético.

     

    Diga-me se isso agora não influenciaria fortemente os meios de produção ?

  • Gabarito D, pois no texto relata "especialmente das telecomunicações"

    O item E, como o comentario abaixo relata, também seria uma grande revolução, no entanto entraria em contradição ao texto referenciado.

  • O que é a 4ª revolução industrial - e como ela deve afetar nossas vidas?


    Também chamada de 4.0, a revolução acontece após três processos históricos transformadores. A primeira marcou o ritmo da produção manual à mecanizada, entre 1760 e 1830. A segunda, por volta de 1850, trouxe a eletricidade e permitiu a manufatura em massa. E a terceira aconteceu em meados do século 20, com a chegada da eletrônica, da tecnologia da informação e das telecomunicações.

    ...


    No Fórum Mundial de Davos, em janeiro deste ano, houve uma antecipação do que os acadêmicos mais entusiastas têm na cabeça quando falam de Revolução 4.0: nanotecnologias, neurotecnologias, robôs, inteligência artificial, biotecnologia, sistemas de armazenamento de energia, drones e impressoras 3D.


    ...


    https://www.bbc.com/portuguese/geral-37658309


    Valeria Perasso

    Da BBC

    22 outubro 2016


ID
2642674
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Leia as afirmativas abaixo.


1. A altitude, a longitude, a maritimidade, o relevo e a vegetação são fatores que influenciam no clima de uma região.

2. A latitude e o relevo acidentado da região sul tornam o clima seco, impedem a formação de chuvas e contribuem para o baixo nível dos rios em toda a região.

3. O clima dos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul é significativamente influenciado pelas massas de ar frias, vindas do Polo Sul.

4. A inconstância do regime de chuvas prejudica históricamente a produção de energia elétrica nos Estados do sul. A maior parte da energia elétrica consumida vem de outras regiões, principalmente do centro oeste e nordeste.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Aternativa B

     

  • A alternativa 4 não pode ser verdadeira, pois a UHE Itaipu fica justamente na região Sul.

  • A longitude não influencia no clima de uma região conforme afirmado na alternativa 1. Ela influencia no fuso horário. Quem influencia no clima é a latitude, porque, quanto mais longe do equador, mais fria é a região. Muito estranho a 1 ser considerada correta.

  • Esta questão foi anulada.

  • QUESTAO ANULADA

    1 Errado pois longitude não intefere no clima

    2 Errado pois o clima da região sul é úmido

    3 Certo

    4 Errado pois o sul produz a maior parte da energia que utiliza e dificilmente conseguiria importar energia da região oeste e nordeste que são secas


ID
2642677
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Ampliou-se recentemente o permanente clima de tensão na região do Oriente Médio.


Assinale a alternativa que indica o acontecimento que motivou tal acirramento.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra C
     

    "A Assembleia Geral da ONU aprovou, com 128 votos a favor, 9 contra e 35 abstenções, a resolução que rejeita a decisão dos EUA de reconhecer Jerusalém como a capital de Israel.

     

    A decisão, votada nesta quinta-feira durante uma sessão extraordinária do órgão, reitera que qualquer decisão sobre Jerusalém não tem efeito e deve ser revogada.

    A resolução também condena as medidas adotadas pelo presidente norte-americano, Donald Trump, de transferir a embaixada dos EUA de Tel Aviv para Jerusalém. "

     

    https://br.sputniknews.com/mundo/2017122110121991-ONU-UNGA-Jerusalem-Irael-eua/

  • Ótima reportagem:

    https://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/oriente-medio-trump-reconhece-jerusalem-como-capital-de-israel-e-acirra-conflito-na-regiao.htm

  • EUA se retiram do Conselho de Direitos Humanos da ONU

    Governo Trump acusa órgão de ser contra Israel e de defender países que violam os direitos humanos

    Os Estados Unidos anunciaram a sua retirada do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, acusando-o de ter um viés crônico contra Israel e a disposição de permitir que países que abusam notoriamente dos direitos humanos sejam membros da entidade. 

    “Olhem para os membros do conselho e verão uma terrível falta de respeito aos direitos mais básicos”, disse a embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Nikki Haley. Ela exemplificou, citando o caso da admissão da República Democrática do Congo como membro, mesmo quando foram descobertas valas comuns no país, e a não discussão de abusos aos direitos humanos no Irã e na Venezuela. 

    A diplomata afirma ter deixado claro há um ano que os EUA só permaneceriam no conselho se "reformas essenciais fossem alcançadas", e alega estar claro que essas exigências não foram atendidas. Segundo ela, governos com lamentáveis registros de violações de direitos humanos procuram um lugar no órgão para evitar a fiscalização. 

    Notícia de 19/06/2018

     

    https://www.gazetadopovo.com.br/mundo/eua-se-retiram-do-conselho-de-direitos-humanos-da-onu-64s9asxawhe9pfp8y6lz8010v

     

    Vamos nos precaver, pode ser que caia algo sobre isso também. 

  •  

    A decisão do Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, de transferir a embaixada americana em Israel para Jerusalém. 

     

    a correta


ID
2642680
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Assinale a alternativa que indica corretamente o local do ponto de entrega de energia elétrica, quando se tratar de condomínio horizontal, onde a rede elétrica interna não seja de propriedade da distribuidora.

Alternativas
Comentários
  • DE ACORDO COM A RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 414, DE 9 DE SETEMBRO DE 2010:

    Art. 14. O ponto de entrega é a conexão do sistema elétrico da distribuidora com a unidade consumidora e situa-se no limite da via pública com a propriedade onde esteja localizada a unidade consumidora, exceto quando: (Redação dada pela REN ANEEL 418, de 23.11.2010)


ID
2642683
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Pesca
Assuntos

Assinale a alternativa que indica corretamente as atividades cujas matérias-primas devem ser diretamente provenientes para fins de reconhecimento e faturamento de acordo com a sazonalidade:

Alternativas
Comentários
  • art.10 da resolução normativa 414/2010 da aneel.

    Art. 10. A sazonalidade deve ser reconhecida pela distribuidora, para fins de faturamento, mediante solicitação do consumidor, observados os seguintes requisitos:

    I – energia elétrica destinada à atividade que utilize matéria-prima advinda diretamente da agricultura, pecuária, pesca, ou, ainda, para fins de extração de sal ou de calcário, este destinado à agricultura;


ID
2642686
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

As instalações para atendimento das áreas de uso comum, em empreendimentos com múltiplas unidades consumidoras, constituem uma unidade consumidora de responsabilidade:

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 414, DE 9 DE SETEMBRO DE 2010

    Dos Empreendimentos com Múltiplas Unidades Consumidoras

    Art. 17. Em empreendimento com múltiplas unidades, cuja utilização da energia elétrica ocorra de forma independente, cada fração caracterizada por uso individualizado constitui uma unidade consumidora.

    Parágrafo único. As instalações para atendimento das áreas de uso comum constituem uma unidade consumidora de responsabilidade do condomínio, da administração ou do proprietário do empreendimento.


ID
2642689
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Regimento Interno
Assuntos

Ocorre o fornecimento de energia a título precário quando:

Alternativas
Comentários
  • Art. 53. A distribuidora pode atender, a título precário, unidades consumidoras localizadas em outra área de concessão ou permissão, desde que se cumpram as condições a seguir:

    I – o atendimento seja justificado técnica e economicamente;

    II – a decisão econômica se fundamente no critério do menor custo global;

    III – a existência de acordo entre as distribuidoras, contendo todas as condições comerciais e técnicas cabíveis, observados os procedimentos e padrões da distribuidora que prestar o atendimento;

    IV – os contratos firmados para unidades consumidoras do grupo A devem ter prazo de vigência não superior a 12 (doze) meses, podendo ser automaticamente prorrogados; e

    V – a tarifa a ser aplicada deve ser aquela homologada para a distribuidora que prestar o atendimento.


ID
2642692
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Se três pessoas fazem 72 peças de sushi a cada 2 horas, quantas pessoas são necessárias para fazer 252 peças de sushi a cada 1 hora e meia?

Alternativas
Comentários
  • Gaba: C

     

    3 pessoas    72 peças (diretamente proporcional)     120 min (inversamente proporcional)

     

    x                                  252 peças                                                  90 min 

     

     

     

    3 pessoas   =     72 peças             *     90  min

     

    x                        252 peças                    120 min 

     

     

    x = 14

     

                          

  • Não entendi esse exemplo da colega, ficou confuso. Alguém poderia ajudar?!

     

  • Olá  , amigo pode me explicar o porque do  90 minutos  ao invés do 60 minutos  , ? 

  • PESSOAS   PEÇAS     HORAS

    3           -       72      -      2 horas ( 120 Minutos )

    X           -       252      -  1 hora e 30 Minutos  ( 90 Minutos )

     

    PERGUNTA 1 : Para fazer 72 peças eu preciso de 3 pessoas para fazer MAIS PEÇAS  (272) eu vou precisar de MAIS pessoas , LOGO DIRETAMENTE PROPORCIONAL 

     

    PERGUNTA 2 : Se com 2 Horas eu preciso de 3 pessoas com MENOS HORAS ( 1H E 30M) eu vou precisar de MAIS pessoas,  LOGO INVERSAMENTE PROPORCIONAL 

     

    FICA ASSIM :

     

    PESSOAS   PEÇAS     HORAS

    3           -       72      -     1 hora e 30 Minutos  ( 90 Minutos )

    X           -       252      -  2 horas ( 120 Minutos )  

     

    72 × 90 = 6480

    252 x 120 = 30240

     

    3 - 6480

    X - 30240

     

    6480X = 90720 

    X = 90720 / 6480

    X = 14

     

  •         Processo                                Poduto final        1º passo: converter horas para minutos

    Funcionários      Horas                 Peças Sushi            2º passo: separar oque faz parte do processo e do produto final

    3                       120 min                 72                     3º passo: igualar os termos  com os valores de acordo com as cores

    x                        90 min                   252                  4º passo: (Dividir, simplificar, cortar) os valores entre os termos   

     

    x  * 90 min * 72 3 * 120 min * 252  ( Simplifica, divide 90/3 = 30)

    x  * 30  * 72 =  120 min * 252 ( Simplifica, divide 120/30 = 4)

    * 72 =  4 * 252 ( Simplifica, divide 72/4 = 18)

    * 18 =   252  ( Divide 252/18 = 14)

    x = 14

  • Método Teeeeeeeeeeeeeeeelles! 

  • Bom dia,

     

    Não precisava nem transformar a hora em minutos, fazendo com hora e meia (1,5) encontra-se 1.4 = 14

     

    Bons estudos

  • 3 - 72 - 2

    x - 252 -1,5


    72 . 1,5 = 108

    252 . 2 = 504


    3 - 108

    x - 504


    x = 1512/ 108 = 14

  • PROCESSO PRODUTO

    PESSOAS  HORAS  PEÇAS

    3 (120 minutos) 72

     X (90 minutos) 252

     X . 90 . 72    =   3 . 120 . 252

    6480x = 90720

    x = 90720/6480

    x = 14 

    https://www.youtube.com/watch?v=NVLx8lWGeDE

    Foi o melhor método que achei para resolver regras de três

  • PESSOAL, O PULO DO GATO ESTÁ EM NOS ATENTARMOS EM CONVERTER HORAS EM MINUTOS.

  • GAB C

    LEMBRE-SE DE CONVERTER O TEMPO

    3------2---------72

    X-------1,5 --------252

    108X=1512

    X=1512/108 = 14


ID
2642695
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

João gastou 4/5 de seu salário e lhe sobraram R$ 350. Portanto, para que seu salário seja igual a R$ 2.000, ele precisa receber um aumento de: 

Alternativas
Comentários
  • (4/5)X + 350 = X    =>   X = 1750

    2000 - 1750 =  250

    250/1750 = 0,1428 ou 14,28%.

  • excelente gleice, obg!

  • bom dia no videio 4 tem uma conta errada , esta falando de numeros decimais

    (1- 0,352)

  • Gastou 4/5, por tanto sobrou 1/5 que é o valor de R$ 350.

    Logo, 350*5=1.750,00 (valor total do salário)

    1.750----100

    2.000------x

    x=114,28  

    ou seja, o aumento precisa ser de 14,28%

     

     

  • 350 x 5 = 1750  => 5/5

    1750 - 350 = 1400 => 4/5

    2000 - 1750 = 250

    1750 ------------- 100%

    250 -------------- x%

    1750x = 25000

    x= 25000/1750

    x= 14,28.

  • GAB D


ID
2642698
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em um campeonato de futebol um time decide estimular 3 de seus jogadores, oferecendo um prêmio de R$ 75.000, que deve ser dividido entre os 3 jogadores de maneira proporcional ao número de gols que cada um marcar no campeonato.


Se os jogadores marcaram 15, 10 e 7 gols no campeonato, então a quantia que o jogador que marcou mais gols receberá é:

Alternativas
Comentários
  • x/15  y/10  z/7

    x+y+z=75.000

    15+10+7=32

    Divide os 75.000 pela soma dos valores (32) que é igual= 2.343,75 

    Agora é multiplicar=

    x= 15*2.343,75= 35.156,25

    y= 10*2.343,75= 23.437,50

    z= 7*2.343,75= 16.406,25

     RESPOSTA LETRA ''B'' 

    (Maior que R$ 35.000 e menor que R$ 36.000)

  • 15+10+7= 32 gol

    32      75000

    15        x

    32x=1125000

    x= 1125000/32

    x=35.156,25     resposta B

  • 15+10+7=32

    32=75000

    7500/32=2,343.75

     2,343.75 x  15= 35.156,25

  • 1º Somar o número total de gols feitos pelos três jogadores no campeonato --> 15 + 10 + 7 = 32 gols

    2º Para saber quantos R$ vale cada gol --> R$ 75.000,00 / 32 gols = R$ 2.343,75 gol

    3º Jogador que mais fez gols --> 15 gols x R$ 2.343,75 gol = R$ 35.156,25

     

    RESPOSTA *B*


ID
2642701
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma empresa tem 14 funcionários, dos quais 8 são homens e 6, mulheres. Para resolver um problema, é necessário montar uma comissão com 2 mulheres e 3 homens.


De quantas maneiras diferentes essa comissão pode ser escolhida?

Alternativas
Comentários
  • Questão de combinação

    C8,3 * C6,2= (8*7*6/ 3*2*1) * (6*5/2*1) = 840

    Portanto, mais que 800 e menos que 850 (LETRA C)

  • Homens => temos 8 e precisamos de 3 => C8,3

    Mulheres => temos 6 e precisamos de 2 => C6,2

     

    C 8,3  x  C 6,2 = 

    8.7.6/1.2.3 x 6.5/1.2 = 

    56 x 15 = 

    840

     

    Logo, gabarito C

  • 6 . 5 x 8 . 7 . 6

    -------------------- = 840

    2 . 1 x 3 . 2 . 1

  • Segue a fórmula da Análise Combinatória pra ficar mais claro, a resposta já foi dada anteriormente pelos colegas:

    C n,p = n! / p! . (n-p)!

  • Segue a fórmula da Análise Combinatória pra ficar mais claro, a resposta já foi dada anteriormente pelos colegas:

    C n,p = n! / p! . (n-p)!


ID
2642704
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma empresa troca seu presidente a cada 6 anos, seu vice-presidente a cada 4 anos e seu contador a cada 8 anos.


Se em 2018 a empresa trocou o presidente, o vice-presidente e o contador, qual o primeiro ano em que isso ocorrerá novamente?

Alternativas
Comentários
  • MMC (6, 4, 8) = 24 

    2018+24 = 2042

  • Presidente (+6): 2024, 2030, 2036, 2042, 2048, 2054...

    Vice-presidente (+4): 2022, 2026, 2030, 2034, 2038, 2042, 2046...

    Contador (+8): 2026, 2034, 2042, 2050, 2058...

    Gabarito letra B.

  • MMC multiplica todos os fatores primos, já o MDC multiplica apenas os fatores primos que dividiram a linha inteira simultaneamente!

    Para achar o resultado temos que tirar o MMC de 4, 6 e 8 e Somar com 2018.

    4   6   8   | 2

    2   3   4   | 2

    1   3   2   | 2

        3   1   | 3          

        1       | 2.2.2.3 = 24 (mmc) A cada 24 anos haverá a troca de todos!

     

    Início   2018

    2018 

    + 24 (mmc)

    -----------

    2042 - Próxima troca!

     

    Alternativa "B"

  • É só fatorar o 6,4,8 e o mmc deles que é o 24 deve ser somado com o 2018! 

    A resposta correta é a alternativa B.

    Deus é fiel!

  • Resolvi essa questão nesse vídeo aqui:

    https://youtu.be/iNthGqc6VHM

    Se inscreva no canal PROFESSOR EM CASA no YouTube e tire suas dúvidas comigo! =D


ID
2642707
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Como as faces de Janus


Vivemos no mundo das redes, dos computadores portáteis, da telefonia móvel, na era da informação ubíqua, da notícia instantânea, global, planetária, que percorre – num átimo– as veias e artérias de fibra óptica do planeta. Nesse contexto, a cibercultura tem um papel ambiguamente universal: ela potencializa aquilo que somos, sem fazer exceções acerca de valores morais, políticos e ideológicos. Ela, como as demais projeções de nossa própria cognição, enfim, de nossa consciência e inteligência além de nossos próprios corpos biológicos, exprime com precisão aquilo que realmente somos. Na internet, por exemplo, encontra-se absolutamente tudo, em termos de conteúdos. O que vai diferenciar a experiência é justamente o usuário e sua cognição particular, que se estende além dele através dessas redes informacionais. Num só termo, trata-se de extensões de nossa própria mente plasmadas nos objetos técnicos que concebemos e usamos. Se mergulho no ciberespaço para pesquisar algo importante, que diz respeito à minha pesquisa da crítica da tecnologia, e já tenho em mente o que procuro, minha experiência será uma, e dirá respeito a uma intenção que já trago comigo e que estendo aos tais objetos, mas se só intuo a minha busca, se saio a navegar de link em link, minha experiência será completamente diferente, e poderei chegar a lugares inimaginados, ou, também, a lugar algum, dependendo do que sejam as minhas próprias expectativas.

O que queremos dizer é que não há nada nas tecnologias que não seja absolutamente humano. Todos os conteúdos foram programados, postados e produzidos por seres humanos, e é por isso que a cibercultura e o ciberespaço servem também a terroristas fundamentalistas, pois são como espelhos límpidos da nossa própria face no mundo, de nossas ações e intenções, sejam elas pacifistas, terroristas, ecologistas, capitalistas e assim por diante. Como as duas faces de Janus, a cibercultura e o ciberespaço trazem para nós que os utilizamos potencializações e reciprocidades daquilo que de fato já somos, e se por um lado podem ser usados como ferramentas educacionais, pedagógicas, humanitárias, por exemplo, de pesquisa escolar, acadêmica e científica, objetivando uma sociedade melhor, mais esclarecida e igualitária, por outro podem, também, dar suporte a fins e intenções totalmente diversos, como ensinar a fazer bombas, espalhar pelo mundo ideologias extremistas e fundamentalistas infames, coordenar ataques terroristas aqui ou alhures e assim por diante. É como se Janus não tivesse apenas duas, mas sim infindáveis faces e expressões, assim como a humanidade tem, ou seja, não foi a internet que começou e provocou o terrorismo, mas sim o contrário: há terrorismo, intolerância e desumanidade no mundo, nas culturas, nas mentes e corações humanos, por isso também se refletem nesse grande espelho que a internet de fato é.

Nota: Janus é um deus romano cuja imagem está associada a mudanças e transições. No texto, a referência a Janus indica ambiguidade.

QUARESMA, A. Ruptura e tragédia social. Sociologia. ed. 72. 2017. p. 52; 55-57.[Adaptado]

Assinale a alternativa correta, de acordo com o texto

Alternativas
Comentários
  • Sobre a letra "e", o texto não deixa claro que se refere ao "mundo adulto".

    Força!!!

  • Gabarito letra D

  • Na literatura e no jornalismo, uma crónica ou crônica é uma narração curta, produzida essencialmente para ser veiculada na imprensa, seja nas páginas de uma revista, seja nas páginas de um jornal ou mesmo na rádio. 


ID
2642710
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Como as faces de Janus


Vivemos no mundo das redes, dos computadores portáteis, da telefonia móvel, na era da informação ubíqua, da notícia instantânea, global, planetária, que percorre – num átimo– as veias e artérias de fibra óptica do planeta. Nesse contexto, a cibercultura tem um papel ambiguamente universal: ela potencializa aquilo que somos, sem fazer exceções acerca de valores morais, políticos e ideológicos. Ela, como as demais projeções de nossa própria cognição, enfim, de nossa consciência e inteligência além de nossos próprios corpos biológicos, exprime com precisão aquilo que realmente somos. Na internet, por exemplo, encontra-se absolutamente tudo, em termos de conteúdos. O que vai diferenciar a experiência é justamente o usuário e sua cognição particular, que se estende além dele através dessas redes informacionais. Num só termo, trata-se de extensões de nossa própria mente plasmadas nos objetos técnicos que concebemos e usamos. Se mergulho no ciberespaço para pesquisar algo importante, que diz respeito à minha pesquisa da crítica da tecnologia, e já tenho em mente o que procuro, minha experiência será uma, e dirá respeito a uma intenção que já trago comigo e que estendo aos tais objetos, mas se só intuo a minha busca, se saio a navegar de link em link, minha experiência será completamente diferente, e poderei chegar a lugares inimaginados, ou, também, a lugar algum, dependendo do que sejam as minhas próprias expectativas.

O que queremos dizer é que não há nada nas tecnologias que não seja absolutamente humano. Todos os conteúdos foram programados, postados e produzidos por seres humanos, e é por isso que a cibercultura e o ciberespaço servem também a terroristas fundamentalistas, pois são como espelhos límpidos da nossa própria face no mundo, de nossas ações e intenções, sejam elas pacifistas, terroristas, ecologistas, capitalistas e assim por diante. Como as duas faces de Janus, a cibercultura e o ciberespaço trazem para nós que os utilizamos potencializações e reciprocidades daquilo que de fato já somos, e se por um lado podem ser usados como ferramentas educacionais, pedagógicas, humanitárias, por exemplo, de pesquisa escolar, acadêmica e científica, objetivando uma sociedade melhor, mais esclarecida e igualitária, por outro podem, também, dar suporte a fins e intenções totalmente diversos, como ensinar a fazer bombas, espalhar pelo mundo ideologias extremistas e fundamentalistas infames, coordenar ataques terroristas aqui ou alhures e assim por diante. É como se Janus não tivesse apenas duas, mas sim infindáveis faces e expressões, assim como a humanidade tem, ou seja, não foi a internet que começou e provocou o terrorismo, mas sim o contrário: há terrorismo, intolerância e desumanidade no mundo, nas culturas, nas mentes e corações humanos, por isso também se refletem nesse grande espelho que a internet de fato é.

Nota: Janus é um deus romano cuja imagem está associada a mudanças e transições. No texto, a referência a Janus indica ambiguidade.

QUARESMA, A. Ruptura e tragédia social. Sociologia. ed. 72. 2017. p. 52; 55-57.[Adaptado]

Assinale a alternativa correta, de acordo com o texto.

Alternativas
Comentários
  • Referente a assertiva "d", pelo contrário, o autor usa da figura mitológica romana para admitir a ideia da cibercultura e ciberespaço.

    Força, galera!!!

  • Gabarito letra E 

  • "É como se Janus não tivesse apenas duas, mas sim infindáveis faces e expressões, assim como a humanidade tem, ou seja, não foi a internet que começou e provocou o terrorismo, mas sim o contrário: há terrorismo, intolerância e desumanidade no mundo, nas culturas, nas mentes e corações humanos, por isso também se refletem nesse grande espelho que a internet de fato é."


ID
2642713
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Como as faces de Janus


Vivemos no mundo das redes, dos computadores portáteis, da telefonia móvel, na era da informação ubíqua, da notícia instantânea, global, planetária, que percorre – num átimo– as veias e artérias de fibra óptica do planeta. Nesse contexto, a cibercultura tem um papel ambiguamente universal: ela potencializa aquilo que somos, sem fazer exceções acerca de valores morais, políticos e ideológicos. Ela, como as demais projeções de nossa própria cognição, enfim, de nossa consciência e inteligência além de nossos próprios corpos biológicos, exprime com precisão aquilo que realmente somos. Na internet, por exemplo, encontra-se absolutamente tudo, em termos de conteúdos. O que vai diferenciar a experiência é justamente o usuário e sua cognição particular, que se estende além dele através dessas redes informacionais. Num só termo, trata-se de extensões de nossa própria mente plasmadas nos objetos técnicos que concebemos e usamos. Se mergulho no ciberespaço para pesquisar algo importante, que diz respeito à minha pesquisa da crítica da tecnologia, e já tenho em mente o que procuro, minha experiência será uma, e dirá respeito a uma intenção que já trago comigo e que estendo aos tais objetos, mas se só intuo a minha busca, se saio a navegar de link em link, minha experiência será completamente diferente, e poderei chegar a lugares inimaginados, ou, também, a lugar algum, dependendo do que sejam as minhas próprias expectativas.

O que queremos dizer é que não há nada nas tecnologias que não seja absolutamente humano. Todos os conteúdos foram programados, postados e produzidos por seres humanos, e é por isso que a cibercultura e o ciberespaço servem também a terroristas fundamentalistas, pois são como espelhos límpidos da nossa própria face no mundo, de nossas ações e intenções, sejam elas pacifistas, terroristas, ecologistas, capitalistas e assim por diante. Como as duas faces de Janus, a cibercultura e o ciberespaço trazem para nós que os utilizamos potencializações e reciprocidades daquilo que de fato já somos, e se por um lado podem ser usados como ferramentas educacionais, pedagógicas, humanitárias, por exemplo, de pesquisa escolar, acadêmica e científica, objetivando uma sociedade melhor, mais esclarecida e igualitária, por outro podem, também, dar suporte a fins e intenções totalmente diversos, como ensinar a fazer bombas, espalhar pelo mundo ideologias extremistas e fundamentalistas infames, coordenar ataques terroristas aqui ou alhures e assim por diante. É como se Janus não tivesse apenas duas, mas sim infindáveis faces e expressões, assim como a humanidade tem, ou seja, não foi a internet que começou e provocou o terrorismo, mas sim o contrário: há terrorismo, intolerância e desumanidade no mundo, nas culturas, nas mentes e corações humanos, por isso também se refletem nesse grande espelho que a internet de fato é.

Nota: Janus é um deus romano cuja imagem está associada a mudanças e transições. No texto, a referência a Janus indica ambiguidade.

QUARESMA, A. Ruptura e tragédia social. Sociologia. ed. 72. 2017. p. 52; 55-57.[Adaptado]

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) com relação à frase abaixo retirada do texto.


Vivemos no mundo das redes, dos computadores portáteis, da telefonia móvel, na era da informação ubíqua, da notícia instantânea, global, planetária, que percorre – num átimo– as veias e artérias de fibra óptica do planeta. (1° parágrafo)


) Na frase, há marca gramatical que evidencia que o autor faz parte do contexto descrito.

( ) A palavra “ubíqua” pode ser substituída por “onipresente”, sem prejuízo de sentido na frase.

( ) A palavra “átimo” pode ser substituída por “instante”, sem prejuízo de sentido na frase.

( ) Em “as veias e artérias de fibra óptica do planeta”, há uso figurativo da linguagem, por isso a informação não deve ser interpretada em sentido literal.

( ) A expressão “num átimo” funciona como aposto explicativo do termo “percorre”.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Todas estão corretas, exceto a última. O que pode ocorrer é que o "num átimo” seja um adjunto adverbial deslocado ao invés de um aposto.

    OBS: ADJ ADV traz uma circunstância de tempo, modo, lugar, etc. Neste caso a um verbo.

    Enquanto que aposto: "É um termo que se junta a outro de valor substantivo ou pronominal para explicá-lo ou especificá-lo melhor." - soportugues.com.br

    Por favor me corrijam se estiver errado. Obrigado!

  • Na frase: “as veias e artérias de fibra óptica do planeta”, correta, está no sentido conotativo.

  • Gabarito letra A

  • Tá certinho Dr Rey ;)

  • ubiquidade

    1.TEOLOGIA

    faculdade divina de estar concomitantemente presente em toda parte.

    2.fato de estar ou existir concomitantemente em todos os lugares, pessoas, coisas.

    "a u. de uma opinião no seio de um grupo"

    3.qualidade de um ser que dá a impressão de estar física e concomitantemente presente em diversos lugares.

    "possuir o dom da u."

    4.grande rapidez com que se domina um espaço considerado.

    "a u. dos olhares infantis"

    5.qualidade do que existe em todos ou em praticamente todos os lugares.

    "a u. das bactérias"

     

    átimo

    1.pequena parte; porção mínima.

    2.BRASILEIRISMO BRASIL

    momento, instante.

    Origem: ⊙ ETIM segundo JM, de átomo, tomado na acp. de 'instante, momento', aduzida na loc. in atomo 'num instante, num momento'


ID
2642716
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere o trecho abaixo em seu contexto:


Todos os conteúdos foram programados, postados e produzidos por seres humanos, e é por isso que a cibercultura e o ciberespaço servem também a terroristas fundamentalistas, pois são como espelhos límpidos da nossa própria face no mundo, de nossas ações e intenções, sejam elas pacifistas, terroristas, ecologistas, capitalistas e assim por diante. (2° parágrafo)


Analise as afirmativas abaixo em relação ao trecho.


1. A construção “Todos os conteúdos foram programados, postados e produzidos por seres humanos” está na voz passiva.

2. O segmento “Todos […] fundamentalistas” pode ser reescrito, sem prejuízo de significado entre as orações, como “A cibercultura e o ciberespaço servem também a terroristas fundamentalistas, uma vez que todos os conteúdos foram programados, postados e produzidos por seres humanos”.

3. O vocábulo “pois” funciona como conector que introduz uma oração subordinada conclusiva.

4. O vocábulo “como” introduz uma comparação entre “terroristas fundamentalistas” e “espelhos límpidos”.

5. A palavra “sejam” expressa uma ideia de alternância entre as características atribuídas a “ações e intenções”.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • 1. A construção “Todos os conteúdos foram programados, postados e produzidos por seres humanos” está na voz passiva.

    (Correto)

    'Todos os conteúdos' é o sujeito paciente e 'seres humanos' é o agente da passiva.

     

    2. O segmento “Todos […] fundamentalistas” pode ser reescrito, sem prejuízo de significado entre as orações, como “A cibercultura e o ciberespaço servem também a terroristas fundamentalistas, uma vez que todos os conteúdos foram programados, postados e produzidos por seres humanos”.

    (Correto)

    Substitui e traz o mesmo significado.

     

    3.O vocábulo “pois” funciona como conector que introduz uma oração subordinada conclusiva.

    (Errado)

    O 'pois' nesse caso introduz uma oração coordenada explicativa.

     

     

    Sendo assim, alternativa D.

     

     

    Calma, calma! Eu estou aqui!

  • Acertei a questão, mas confesso que não vi erro na 4, pois o COMO dá ideia de IGUAL A, que seria uma comparação entre tais palavras, se alguém souber me dizer qual o erro, agradeço.

  • Camila e Tom, o "COMO" da número 4 realmente é comparativo, porém ele está comparando "cibercultura e o ciberespaço" e não “terroristas fundamentalistas” e “espelhos límpidos”.

    "...cibercultura e o ciberespaço (..) são como espelhos límpidos da nossa própria face no mundo...".


ID
2642719
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere o trecho abaixo:


É como se Janus não tivesse apenas duas, mas sim infindáveis faces e expressões, assim como a humanidade tem, ou seja, não foi a internet que começou e provocou o terrorismo, mas sim o contrário: terrorismo, intolerância e desumanidade no mundo, nas culturas, nas mentes e corações humanos, por isso também se refletem nesse grande espelho que a internet de fato é. (2° parágrafo)


Assinale a alternativa correta em relação ao trecho

Alternativas
Comentários
  • Resposta Letra (B)

    a conjunção e também pode ser usada no sentido adversativo.

  • Alguém poderia explicar-me o erro da Letra (a) por mensagem? Obrigado!

  • GABARITO: B

     

    Explicação sobre a "A":

    http://sualingua.com.br/2010/09/01/concordancia-com-verbos-impessoais-haver-fazer-etc/

  •  a) Os verbos ter e haver são usados com valor existencial em “tivesse”, “tem” e “há”. (O verbo TER foi usado com valor de posse. Esse, inclusive, é seu único uso dentro da norma culta, ou seja, ele não deve ser usado com valor existencial: Tem muita gente aqui (errado) --> Há muita gente aqui (certo))

     

    b) A expressão “mas sim”, nas duas ocorrências, pode ser substituída por “e sim” sem prejuízo na relação semântica de adversidade. (Certo. Seria o caso do "e" com valor adversativo)

     

     c) A expressão “ou seja” introduz uma informação que retifica um equívoco da informação precedente. (A expressão "ou seja" ratifica o que foi dito. Ex.: Ela terminou comigo, ou seja, estou solteiro)

     d) As formas verbais se alternam, no trecho, exclusivamente entre os tempos pretérito perfeito e presente do modo indicativo. (O verbo "tivesse" na primeira linha já nos mostra uma forma no pretérito imperfeito do subjuntivo, logo, alternativa errada)

     e) As partícula “se” (nas duas ocorrências) e “que” (nas duas ocorrências) funcionam, respectivamente, como pronome oblíquo e pronome relativo. ( "Se" com função de P.O.A? Não dá. Os dois "quês" realmente são pronomes relativos, mas os "ses" não são p.o.a)

  • Carlos Caetano,

    Não se usa o verbo TER (e variações) com sentido EXISTENCIAL.

     

    Ex.: pessoas aqui. (verbo impessoal)

    Existem pessoas aqui. (verbo pessoal, varia)

     

    A colocação do verbo TER, nesses dois casos, acarretaria erro gramatical  (mesmo soando bem ao sentido)

     

     

  • Achava que esse "e" deveria vir com vírgulam, haja vista que tem sentido de "mas".

    Exemplo: Nasceu rico, e morreu probre. ( e - mas)

    Mas nesse caso, refere-se ao valor adversativo do "e".

  • Nathália Oliveira. por que o "se" não é pronome oblíquo átono? Toda tabela de P.O.A. mostra o "se".





  • Já tem que tem gente se questionando o se como Pronome Oblíquo Átono, aí vai as funções morfológicas do se:

    O se pode ser

    Substantivo

    Pronome oblíquo átono = pronome reflexivo (ou recíproco), parte integrante do verbo, partícula expletiva, partícula de indeterminação do sujeito e partícula apassivadora.

    Conjunção integrante, condicional, causal, concessiva e temporal.

     

    Na alternativa "e", o "se" é uma conjunção


ID
2642722
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Assinale a alternativa que descreve corretamente a função COMPACTAR() do MS Excel.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A (quando acho que já vi de tudo...)

     

    Se copiar texto de outro programa em Excel você pode muitas vezes acabar com excesso de espaço em branco que acaba por desconfigurar a nossa folha de cálculo, ora a função COMPACTAR ajuda a limpar tudo. Assim, esta função remove todos os espaços do texto excepto os espaços únicos entre palavras. Utilize COMPACTAR no texto que recebeu de outra aplicação que pode ter espaçamento irregular.

    Uma desvantagem desta função é o facto de poder apenas lidar com texto de uma única célula.

     

    https://pplware.sapo.pt/truques-dicas/conheca-15-funcoes-essenciais-do-excel/

     

    ================================================

    Remove todos os espaços do texto exceto os espaços únicos entre palavras. Utilize COMPACTAR no texto que recebeu de outra aplicação que pode ter espaçamento irregular.

    Sintaxe:    COMPACTAR(texto)

     

    https://support.office.com/pt-pt/article/compactar-função-compactar-410388fa-c5df-49c6-b16c-9e5630b479f9

  • Remove todos os espaços do texto exceto os espaços únicos entre palavras. Use ARRUMAR no texto que recebeu de outro aplicativo que pode ter espaçamento irregular.

    https://support.office.com/pt-br/article/arrumar-fun%C3%A7%C3%A3o-arrumar-410388fa-c5df-49c6-b16c-9e5630b479f9

    ??

  • ESSA QUESTAO FOI DE QUEBRAR AS PERNAS DO CAMARADA,

    COMPACTAR ESTA DISPONIVEL NO ROL DE FUNCOES DO EXCEL NO IDIOMA "PORTUGUES, PORTUGAL"

    JA NO IDIOMA "PORTUGUES, BRASIL" ESTA COMO ARRUMAR.

  • Essa questão (18 da prova S01) foi anulada.

    http://2018celesc.fepese.org.br/?go=download&arquivo=2018_CELESC_gabarito_definitivo.pdf


ID
2642725
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Assinale a alternativa que contém uma forma válida de obter informações sobre a versão do MS Word em uso, ao utilizar o software MS Word 2013 Home and Business 2013 em português.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

     

    1 Abra qualquer aplicativo do Office, como o Word ou o Excel, e crie um novo documento.

    2 Escolha Arquivo na parte superior esquerda e selecione Conta ou Ajuda na lista à esquerda.

    3 Em Informações do Produto, você verá o nome e, em alguns casos, o número completo da versão do produto do Office.

    4 Se o número completo da versão não aparecer aqui, escolha Sobre o Word. Será aberta uma caixa de diálogo mostrando o número completo da versão e a versão em bits (32 ou 64 bits) na parte superior.

     

    https://support.office.com/pt-br/article/sobre-o-office-qual-versão-do-office-estou-usando-932788b8-a3ce-44bf-bb09-e334518b8b19

  • Gabarito: E

    Se o seu Word for 2007:

    1 - Clique no botão Microsoft Office, no canto extremo superior da esquerda.

    2 - Clique no botão Opções do Word.

    3 - Clique em recursos e, em seguida, clique em sobre.

    4 - Para ver informações sobre o seu computador, clique em Informações do sistema.

  • Alternativa (E)

     

    Se for Word versão 2010

     

    -> Guia Arquivo.

          -> Seleciona Ajuda.

     

    bons estudos 

  • iuhiuhsIUhsaiuHAS eu errei essa questão por ter lida umas trocentas vezes na letra E "oitem conta". O correto é o item conta.


ID
2642728
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Que utilitário do Windows 10 em português permite ao usuário verificar o uso corrente de memória RAM do computador?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

     

    Atalho para acessar diretamente o GERENCIADOR DE TAREFAS é  Ctrl + Shift + Esc

     

    É possível que você:

    1 - Visualize todos os processos

    2 - Obtenha informações sobre um processo

    3 - Verifique o uso de memória RAM   (GABARITO -  e mais detalhes)  

          Após a confirmação das opções, você visualizará as colunas na guia Processos. A guia Conjunto de Trabalho (Memória) indica a quantidade de memória física utilizada por cada processo (essa memória pode ser compartilhada pelos demais processos).

          A outra guia, Memória (Conjunto de Trabalho Particular), exibe a quantidade de memória física utilizada individualmente por cada processo (esse valor é a parte do total que não pode ser compartilhado com outros processos).

    4 - Verifique o uso de disco

    5 - Acabe com problemas de inicialização de programas

    6 - Acabe com processos rebeldes

    7 - Acabe com devoradores de memória

    8 - Acabe com vazamento de recursos

    9 - Crie um arquivo de despejo

    10 - Inicie ou interrompa um serviço

    11 - Reinicie o Explorer

    12 - Compreenda o uso da CPU

    13 - Obtenha informações sobre o sistema

    14 - Monitore a utilização da rede

    15 - Gerencie usuários da rede

    16 - Alternativas ao Gerenciador de tarefas do Windows

     

    =======================

    Ferramentas para substituir o Gerenciador de Tarefas

    Assim como usuários perceberam a falta de algumas opções, diversos desenvolvedores também notaram que o Gerenciador de Tarefas podia ser mais completo.  Alguns substitutos:

    -System Explorer

    -Security Process Explorer

    -AnVir Task Manager Free

     

    https://www.tecmundo.com.br/windows-xp/3567-fique-craque-com-estas-dicas-para-o-gerenciador-de-tarefas-do-windows.htm

    https://www.tecmundo.com.br/programas/2930-ferramentas-para-substituir-o-gerenciador-de-tarefas.htm

  • Outro atalho é: Digite WIN+R, posteriormente digite "taskmgr"

  • Que utilitário do Windows 10 em português permite ao usuário verificar o uso corrente de memória RAM do computador?

     c) Gerenciador de Tarefas

  • GERENCIADOR DE TAREFAS (CTRL+SHIFT+ESC)

    O Gerenciador de Tarefas é uma ferramenta do Windows que permite monitorar o funcionamento do sistema. Outra função muito comum desse serviço é a opção de fechar programas que estão travados no sistema por meio da opção “Finalizar Tarefa”.

    Vale lembrar que existem duas opções para se acessar o Gerenciador de Tarefas. Uma delas é diretamente por meio do comando Ctrl + Shift + Esc e a outra é pressionando o comando Ctrl + Alt + Del e selecionando a opção “Gerenciador de Tarefas”. O Gerenciador de Tarefas é composto por diversas abas que são: Processos, Desempenho, Histórico de aplicativos, Inicializar, Usuários, Detalhes e Serviços. O nome dessas abas pode ser cobrado em provas de concursos públicos, logo, é importante guardar essa informação. 

  • Outra maneira de acessar o gerenciador de tarefas que é muito cobrada em provas (Olá, FCC!) é o classico Ctrl + Alt + Del que NÃO acessa diretamente o gerenciador de tarefas, mas exibe uma tela com algumas opções, dentre elas o gerenciador de tarefas.


ID
2777359
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A respeito dos conhecimentos sobre tributos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • CTN:

    Art. 35. O imposto, de competência dos Estados, sobre a transmissão de bens imóveis e de direitos a eles relativos tem como fato gerador:

    I - a transmissão, a qualquer título, da propriedade ou do domínio útil de bens imóveis por natureza ou por acessão física, como definidos na lei civil;

    II - a transmissão, a qualquer título, de direitos reais sobre imóveis, exceto os direitos reais de garantia;

    III - a cessão de direitos relativos às transmissões referidas nos incisos I e II.

    Parágrafo único. Nas transmissões causa mortis, ocorrem tantos fatos geradores distintos quantos sejam os herdeiros ou legatários.

    Art. 36. Ressalvado o disposto no artigo seguinte, o imposto não incide sobre a transmissão dos bens ou direitos referidos no artigo anterior:

    I - quando efetuada para sua incorporação ao patrimônio de pessoa jurídica em pagamento de capital nela subscrito;

    II - quando decorrente da incorporação ou da fusão de uma pessoa jurídica por outra ou com outra.

    Parágrafo único. O imposto não incide sobre a transmissão aos mesmos alienantes, dos bens e direitos adquiridos na forma do inciso I deste artigo, em decorrência da sua desincorporação do patrimônio da pessoa jurídica a que foram conferidos.

    Art. 37. O disposto no artigo anterior não se aplica quando a pessoa jurídica adquirente tenha como atividade preponderante a venda ou locação de propriedade imobiliária ou a cessão de direitos relativos à sua aquisição.

    § 1º Considera-se caracterizada a atividade preponderante referida neste artigo quando mais de 50% (cinqüenta por cento) da receita operacional da pessoa jurídica adquirente, nos 2 (dois) anos anteriores e nos 2 (dois) anos subseqüentes à aquisição, decorrer de transações mencionadas neste artigo.

     

    bons estudos!

  • CF: art. 149-A Os Municípios e o Distrito Federal poderão instituir contribuição, na forma das respectivas leis, para o custeio do serviço de iluminação pública, observado o disposto no art. 150, I e III.

  • O errado na letra C seria a palavra cisao?

    O imposto sobre a transmissão causa mortis e doação, de quaisquer bens ou direito, não incide sobre a transmissão de bens ou direitos incorporados ao patrimônio de pessoa jurídica em realização de capital, nem sobre a transmissão de bens ou direitos decorrentes de fusão, incorporação, cisão ou extinção de pessoa jurídica

  • a) A União, e somente ela, usando sua capacidade residual, poderá instituir, mediante lei complementar, impostos não previstos em sua competência, desde que sejam não cumulativos e não tenham fato gerador ou base de cálculo próprios dos discriminados na Constituição.

    Correto. Art. 154, I da CF.

    b) A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão instituir taxas, cobradas em razão do exercício do poder de polícia ou pela utilização, efetiva ou potencial, de serviços públicos específicos e divisíveis, prestados ao contribuinte ou postos a sua disposição. Um exemplo desses serviços é o de iluminação pública, que é cobrado mediante a instituição pelos municípios da taxa de iluminação pública.

    Errada. CF: art. 149-A Os Municípios e o Distrito Federal poderão instituir contribuição, na forma das respectivas leis, para o custeio do serviço de iluminação pública, observado o disposto no art. 150, I e III.

    c) O imposto sobre a transmissão causa mortis e doação, de quaisquer bens ou direito, não incide sobre a transmissão de bens ou direitos incorporados ao patrimônio de pessoa jurídica em realização de capital, nem sobre a transmissão de bens ou direitos decorrentes de fusão, incorporação, cisão ou extinção de pessoa jurídica.

    Errada. O correto seria para ITBI (inter vivos - municipal) e não ao ITCMD (causa mortis - estadual).

    Art. 156. Compete aos Municípios instituir impostos sobre:

    (...)

    II - transmissão inter vivos, a qualquer título, por ato oneroso, de bens imóveis, por natureza ou acessão física, e de direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como cessão de direitos a sua aquisição;

    (...)

    § 2º O imposto previsto no inciso II:       

    I - não incide sobre a transmissão de bens ou direitos incorporados ao patrimônio de pessoa jurídica em realização de capital, nem sobre a transmissão de bens ou direitos decorrente de fusão, incorporação, cisão ou extinção de pessoa jurídica, salvo se, nesses casos, a atividade preponderante do adquirente for a compra e venda desses bens ou direitos, locação de bens imóveis ou arrendamento mercantil;

    d) Os municípios, e somente eles, poderão instituir contribuição de melhoria, decorrente de obras públicas realizadas em seus territórios, desde que os recursos aplicados na obra sejam decorrentes de receitas do próprio município.

    Errada. CF - Art. 145. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão instituir os seguintes tributos: (...)  III - contribuição de melhoria, decorrente de obras públicas.

    e) O imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza, de competência da União, será seletivo em função da essencialidade da renda obtida e da atividade exercida pelo contribuinte.

    Errada.

  • RESOLUÇÃO:

    A despeito de ter sido anulada pela banca, a questão traz importante resumo sobre os temas tratados na aula de hoje.

    CF Art. 154. A União poderá instituir:

    I - mediante lei complementar, impostos não previstos no artigo anterior, desde que sejam não-cumulativos e não tenham fato gerador ou base de cálculo próprios dos discriminados nesta Constituição

    Logo, correta a assertiva A.

    b) Súmula vinculante 41: O serviço de iluminação pública não pode ser remunerado mediante taxa

    c) A alternativa menciona o imposto de transmissão causa mortis e doação, de competência estadual, mas traz imunidade referente ao imposto de transmissão inter vivos, de competência municipal.

    d) Qualquer ente competente para efetuar a obra também o será para cobrar o tributo.

    e) Segundo a CF, o IR será informado pelos critérios da generalidade, da universalidade e da progressividade.

    Gabarito: Anulada.


ID
2777362
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A respeito dos conhecimentos sobre o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestações de Serviços de Transporte e de Comunicação (ICMS), previsto na Lei Complementar Federal n° 87/96, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • letra c errada: porque é Rio Grande o local de desembarque dos peixes.

     Art. 11. O local da operação ou da prestação, para os efeitos da cobrança do imposto e definição do estabelecimento responsável, é:

    I - tratando-se de mercadoria ou bem:     

    i) o de desembarque do produto, na hipótese de captura de peixes, crustáceos e moluscos;

  • Letra D

    "importou, se lascou" ; Da Rocha, Eduardo, Estratégia Concursos.


ID
2777368
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Companhia de distribuição de energia elétrica de determinado estado da federação é proprietária de postes de rede elétrica entre dois municípios vizinhos. Fez a locação dos postes para uma empresa de telefonia instalar cabos para comunicação.


Nesse caso, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Lei complementar nº 116/2003:

    Art. 7º A base de cálculo do imposto é o preço do serviço.

    § 1º Quando os serviços descritos pelo subitem 3.04 da lista anexa forem prestados no território de mais de um Município, a base de cálculo será proporcional, conforme o caso, à extensão da ferrovia, rodovia, dutos e condutos de qualquer natureza, cabos de qualquer natureza, ou ao número de postes, existentes em cada Município

    3.04 Locação, sublocação, arrendamento, direito de passagem ou permissão de uso, compartilhado ou não, de ferrovia, rodovia, postes, cabos, dutos e condutos de qualquer natureza.

     

    bons estudos!

  • RESOLUÇÃO:

    A – Há incidência de ISS uma vez que a locação de postes está incluída na lista anexa à LC 116/03.

    B – A questão versa sobre a locação de postes:

    3.04 – Locação, sublocação, arrendamento, direito de passagem ou permissão de uso, compartilhado ou não, de ferrovia, rodovia, postes, cabos, dutos e condutos de qualquer natureza.

    C – O contribuinte é o prestador do serviço. No caso, quem está prestando o serviço de alugar os postes é a companhia de distribuição elétrica.

    D – Ainda que prestado à empresa contribuinte de ICMS não há desnaturação do fato gerador do ISS.

    E – Correto! Sobre a base de cálculo:

    § 1º Quando os serviços descritos pelo subitem 3.04 da lista anexa forem prestados no território de mais de um Município, a base de cálculo será proporcional, conforme o caso, à extensão da ferrovia, rodovia, dutos e condutos de qualquer natureza, cabos de qualquer natureza, ou ao número de postes, existentes em cada Município

    Gabarito E


ID
2777374
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A respeito dos conhecimentos sobre o Decreto Estadual (SC) n° 2.870/2001 e anexos (RICMS/SC), na saída de bens e mercadorias nas operações iniciadas em outra unidade da federação com destino ao consumidor final não contribuinte do imposto, localizado em Santa Catarina, o remetente do bem ou mercadoria deverá:

Alternativas

ID
2777377
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A respeito dos conhecimentos sobre o Imposto sobre Serviços (ISS) previsto nas Leis Complementares Federais n° 116/03 e 157/2016, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Art. 3o  O serviço considera-se prestado, e o imposto, devido, no local do estabelecimento prestador(1º) ou, na falta do estabelecimento, no local do domicílio do prestador(2º), exceto nas hipóteses previstas nos incisos I a XXV, quando o imposto será devido no local(3º): [...]

    bons estudos!

  • Imposto sobre Serviços – ISS: Lei Complementar Federal nº 116/03 e Lei Complementar nº 157/2016:

    a) Não há incidência do imposto nos serviços prestados no local do domicílio do prestador.

    Errado.  O serviço considera-se prestado, e o imposto, devido, no local do estabelecimento prestador ou, na falta do estabelecimento, no local do domicílio do prestador, exceto nas hipóteses previstas nos incisos I a XXV, quando o imposto será devido no local.

    b) Os serviços de transporte coletivo municipal rodoviário de passageiros não estão sujeitos à incidência do imposto.

    Errado, está contido na lista de serviços no Anexo.

    Serviços de transporte coletivo municipal rodoviário, metroviário, ferroviário e aquaviário de passageiros.

    c) No caso dos serviços prestados pelas administradoras de cartão de crédito e débito, os terminais eletrônicos ou as máquinas das operações efetivadas deverão ser registrados no local do domicílio do tomador do serviço.

    Correto. Art. 3º; § 4 No caso dos serviços prestados pelas administradoras de cartão de crédito e débito, descritos no subitem 15.01, os terminais eletrônicos ou as máquinas das operações efetivadas deverão ser registrados no local do domicílio do tomador do serviço. (NR)

    d) Para que haja a caracterização do fato gerador a prestação de serviços deve ser exercida como atividade preponderante do prestador, ou seja, ser geradora da maior parte de suas receitas.

    Errado. O Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza, de competência dos Municípios e do Distrito Federal, tem como fato gerador a prestação de serviços constantes da lista anexa á , ainda que esses não se constituam como atividade preponderante do prestador.

    e) Contribuinte é a pessoa física ou jurídica, tomadora do serviço, obrigada por lei a fazer a retenção do imposto devido em cada operação.

    Errado. Art. 5 Contribuinte é o prestador do serviço.


ID
2777380
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A respeito dos conhecimentos sobre retenção e responsabilidade solidária previstas no Decreto Federal n° 3.048/99 e na Instrução Normativa RFB n° 971/2009, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: A

    Decreto 3.048

    Art. 219.  A empresa contratante de serviços executados mediante cessão ou empreitada de mão-de-obra, inclusive em regime de trabalho temporário, deverá reter onze por cento do valor bruto da nota fiscal, fatura ou recibo de prestação de serviços e recolher a importância retida em nome da empresa contratada, observado o disposto no § 5º do art. 216. 


ID
2777383
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Compete aos Estados e ao Distrito Federal instituir impostos sobre:

Alternativas
Comentários
  • CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988

     

    Seção IV


    DOS IMPOSTOS DOS ESTADOS E DO DISTRITO FEDERAL

     

    Art. 155. Compete aos Estados e ao Distrito Federal instituir impostos sobre:

    I - transmissão causa mortis e doação, de quaisquer bens ou direitos;

    II - operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação, ainda que as operações e as prestações se iniciem no exterior;

    III - propriedade de veículos automotores.

  • Questão de Direito Tributário

ID
2777386
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A respeito das diferenças entre o PIS e a COFINS nos regimes de apuração cumulativos e não cumulativos, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • PIS – Programa de Integração Social: É um tributo “por dentro”. Existe nas modalidades cumulativas e não-cumulativas. As alíquotas são:

    Cumulativa: 0,65 %

    Não-cumulativa: 1,65 %

    COFINS – Contribuição para a Seguridade Social: É um tributo “por dentro”. Existe nas modalidades cumulativas e não-cumulativas. As alíquotas são:

    Cumulativa: 3,0 %

    Não-cumulativa: 7,6 %

    GABARITO LETRA ''B ''


ID
2777389
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

A respeito dos conhecimentos sobre direito tributário, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA C.

     

    A) Art. 119. Sujeito ativo da obrigação é a pessoa jurídica de direito público, titular da competência para exigir o seu cumprimento.

    Art. 121. Sujeito passivo da obrigação principal é a pessoa obrigada ao pagamento de tributo ou penalidade pecuniária.

     

    B) Art. 81. A contribuição de melhoria cobrada pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios, no âmbito de suas respectivas atribuições, é instituída para fazer face ao custo de obras públicas de que decorra valorização imobiliária, tendo como limite total a despesa realizada e como limite individual o acréscimo de valor que da obra resultar para cada imóvel beneficiado.

     

    C) Art. 16. Imposto é o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte.

     

    D) Art. 15. Somente a União, nos seguintes casos excepcionais, pode instituir empréstimos compulsórios:

    I - guerra externa, ou sua iminência;

    II - calamidade pública que exija auxílio federal impossível de atender com os recursos orçamentários disponíveis;

    III - conjuntura que exija a absorção temporária de poder aquisitivo.

     

    E) Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI)

    Art. 46. O imposto, de competência da União, sobre produtos industrializados tem como fato gerador:

    I - o seu desembaraço aduaneiro, quando de procedência estrangeira;

    II - a sua saída dos estabelecimentos a que se refere o parágrafo único do artigo 51;

    III - a sua arrematação, quando apreendido ou abandonado e levado a leilão.

     

    FONTE: ​LEI Nº 5.172, DE 25 DE OUTUBRO DE 1966 - CÓDIGO TRIBUTÁRIO NACIONAL (CTN)

  • Complementando a resposta da colega CONCURSEIRA RJ em relação à assertiva b).

     

    O enunciado trata do princípio da capacidade contributiva, que somente se aplica aos IMPOSTOS, segundo art 145, §1º, da CF/88.

    Art. 145. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão instituir os seguintes tributos:

    [...]

    § 1º Sempre que possível, os impostos terão caráter pessoal e serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte, facultado à administração tributária, especialmente para conferir efetividade a esses objetivos, identificar, respeitados os direitos individuais e nos termos da lei, o patrimônio, os rendimentos e as atividades econômicas do contribuinte.

     

  • Prezado Gabriel Silva, 

    entendo que a questão deve ser anulada. A sua explicação em relação a alternativa "b" estaria corretíssima se o enunciado fizesse referência à CF/88, mas não o fez, pois disse a respeito de "...conhecimentos sobre o direito tributário".

    O conhecimento sobre o direito tributário passa, em especial, pelo conhecimento da jurisprudência, sobretudo do STF.

    Para o STF o princípio da capacidade contributiva se aplica a todos os tributos, o que inclui, por óbvio, a contribuição de melhoria. O examinador quis dar uma de esperto e acabou mostrando desconhecimento! 

    Só acertei essa questão, pois, de fato, a letra "c" é indiscutível, mas, provavelmente, essa questão deve ou já foi anulada, muito embora o "q concursos" ainda não tenha atualizado já que a prova é de 2018 (recente).   

  • A - O sujeito ativo da obrigação tributária é a pessoa, física ou jurídica, obrigada ao pagamento de tributo ou penalidade pecuniária.

    ERRADO – O sujeito ativo da obrigação tributária é a pessoa jurídica de direito público (art. 119, CTN).

    B - Sempre que possível, as contribuições de melhoria terão caráter pessoal e serão graduadas segundo a capacidade econômica do contribuinte, facultado à administração tributária, especialmente para conferir efetividade a esses objetivos, identificar, respeitados os direitos individuais e nos termos da lei, o patrimônio, os rendimentos e as atividades econômicas do contribuinte.

    ERRADO – Art. 145, CF/88 sempre que possível os IMPOSTOS terão caráter pessoal e serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte, facultado à administração tributária, especialmente para conferir efetividade a esses objetivos, identificar, respeitados os direitos individuais e nos termos da lei, o patrimônio, os rendimentos e as atividades econômicas do contribuinte.

    C - Imposto é o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte. 

    CERTO – Os impostos são tributos que incidem sobre manifestações de riqueza (solidariedade social).

    D - A União, os Estados, o Distrito Federal e os municípios, mediante lei complementar, poderão instituir empréstimos compulsórios para atender a despesas extraordinárias, decorrentes de calamidade pública, de guerra externa ou sua iminência.

    ERRADO – Os empréstimos compulsórios são de competência exclusiva da UNIÃO – art. 148, CF/88 – A União, mediante lei complementar, poderá instituir EMPRESTIMOS COMPULSÓRIOS: I – para atender despesas extraordinárias, decorrentes de calamidade pública, de guerra externa ou sua iminência; II – no caso de investimento público de caráter urgente e de relevante interesse nacional, observado o disposto no art. 150, III, b (Princípio da Anterioridade).

    - ATENÇÃO: O EC compulsório por calamidade ou guerra não se submete a anterioridade anual e a noventena, mas o EC por investimento se submete a anterioridade anual, mas não a noventena.

    E - O Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) será fiscalizado e cobrado pelos municípios que assim optarem, desde que seja reduzido seu impacto sobre a aquisição de bens de capital pelo contribuinte do imposto.

    ERRADO – O IPI é de competência da UNIÃO (art. 153, IV, CF/88). O enunciado refere-se ao ITR, conforme art. 153, §4º, III, CF/88 c/c art. 158, II, CF/88).

  • Sujeito ativo é quem cobra

    Sujeito Passivo é quem paga


ID
2777392
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Outros resultados abrangentes compreendem itens de receita e despesa (incluindo ajustes de reclassificação), que não são reconhecidos na demonstração do resultado.


Os componentes dos outros resultados abrangentes não incluem:

Alternativas
Comentários
  • CPC 26 (R1) - Apresentação das Demonstrações Contábeis

    Os componentes dos outros resultados abrangentes incluem:

    (a) variações na reserva de reavaliação, quando permitidas legalmente;

    (b) ganhos e perdas atuariais em planos de pensão com benefício definido;

    (c) ganhos e perdas derivados de conversão de demonstrações contábeis de operações no exterior;

    (d) ganhos e perdas resultantes de investimentos em instrumentos patrimoniais designados ao valor justo por meio de outros resultados abrangentes;

    (e) parcela efetiva de ganhos ou perdas advindos de instrumentos de hedge em operação de hedge de fluxo de caixa;

    [...]

    CPC 28 - Propriedade para Investimento

    35. O ganho ou a perda proveniente de alteração no valor justo de propriedade para investimento deve ser reconhecido no resultado do período em que ocorra.

    Gab. D


ID
2777395
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A loja Tudo em Fixadores – Comércio de Materiais para Construção Ltda., enquadrada no lucro presumido, estabelecida na cidade de Itajaí (SC), adquiriu para revenda um lote de parafusos de origem nacional por R$ 50.000,00, mais IPI de R$ 5.000,00, diretamente de fabricante (não enquadrado no Simples Nacional), situado na cidade de Joinville – SC. Considere que tais mercadorias estão sujeitas à substituição tributária, com retenção antecipada do ICMS, que a Margem de Valor Agregado (MVA) é de 50%, que a alíquota interna da mercadoria em SC é de 17% e que não há outros valores envolvidos, tampouco isenção ou redução de base de cálculo nas operações.


Na venda feita à loja Tudo em Fixadores, o valor do ICMS retido antecipadamente por substituição tributária pelo fabricante de Joinville (SC) foi de:

Alternativas
Comentários
  • IPI 5000

    Merc 50000 x17% 8500 ICMS própio

    NF 55000

    +50% VA 27500

    T Merc 82500 x17% 14025 ICMS total


    ICMS st 14025-8500= 5525.

  • Gabarito A

    Vamos lá;;; Pra quem ainda tem dificuldade

    Primeiro vamos descobrir o ICMS próprio da mercadoria que custou

    50.000

    50.000 x 0,17= 8.500 ICMS

    ( Separa esses 8.500 de ICMS... é que nem receita de bolo..)

    Agora vamos achar o valor da mercadoria agregada do MVA... Para

    isso vamos somar o valor da mercadoria com IPI mais 50% desse valor a titulo de

    MVA

    50.000 + 5.000 x 50%

    55.000 x 1,50 = 82.500

    Em cima desse valor de 82.500 vamos calcular novamente a alíquota

    de 17%

    82.500 x 0,17 = 14.025

    Pronto.... agora é só subtrair os 14.025 pelos 8.500 que

    havíamos separado lá atrás.

    14.025 - 8.500 = 5.525

    o valor do ICMS retido antecipadamente por substituição

    tributária pelo fabricante de Joinville (SC) é de 5.525

    " A VIDA NÃO ACEITA DESCULPAS "


ID
2777398
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Segundo o Manual de Controle Patrimonial do Setor Elétrico (MCPSE), as instruções, os conceitos e as normas contidas no Manual são específicos para:

Alternativas

ID
2777401
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo com a Instrução Normativa RFB n° 971/2009, poderão ser deduzidas da base de cálculo da retenção as parcelas que estiverem discriminadas na nota fiscal, na fatura ou no recibo de prestação de serviços que correspondam:

Alternativas
Comentários
  • LETRA A

    Art. 124. Poderão ser deduzidas da base de cálculo da retenção as parcelas que estiverem discriminadas na nota fiscal, na fatura ou no recibo de prestação de serviços, que correspondam:

    I - ao custo da alimentação in natura fornecida pela contratada, de acordo com os programas de alimentação aprovados pelo MTE, conforme Lei nº 6.321, de 1976;

    II - ao fornecimento de vale-transporte, de conformidade com a legislação própria.


ID
2777404
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Na determinação do lucro real, serão adicionados ao lucro líquido do período de apuração:


1. As despesas com brindes.

2. O resultado positivo da equivalência patrimonial.

3. O valor da contribuição social sobre o lucro líquido, registrado como custo ou despesa operacional.

4. O prejuízo fiscal do exercício anterior.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Decreto 9.580/2018 (Regulamento do Imposto de Renda)

    Ajustes do Lucro líquido - Adições:

    Art. 260. Na determinação do lucro real, serão adicionados ao lucro líquido do período de apuração:

    (...)

    VII - as despesas com brindes;

    VIII - o valor da CSLL, registrado como custo ou despesa operacional

  • Gab. B

    1. As despesas com brindes.

    3. O valor da contribuição social sobre o lucro líquido, registrado como custo ou despesa operacional.

    2. O resultado positivo da equivalência patrimonial.

    4. O prejuízo fiscal do exercício anterior.


ID
2777407
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A Empresa Energil S.A. vendeu 2.000 produtos em 15 de janeiro de 2018, ao preço total de $ 2.000.000, com garantia contra defeitos de 2 anos. O custo total dos produtos é de $ 700.000. Além disso, a Energil S.A. vendeu garantias estendidas relacionadas a 400 produtos por 3 anos pelo total de $ 18.000.


Assinale a alternativa que contabiliza corretamente as operações em 15 de janeiro de 2018.

Alternativas
Comentários
  • PROVISÃO PARA GARANTIAS DE PRODUTOS

     

    A constituição da provisão para garantia de produtos é alicerçada no regime de competência, segundo o qual devem ser imputados ao custo todos os encargos e provisões correspondentes ao período, independentemente de sua realização em caixa.

     

    Tanto por questões legais (Código de Defesa do Consumidor) quanto comerciais (busca da satisfação do cliente e valorização da marca), o fabricante se responsabiliza pelo reparo ou substituição de itens que não funcionem adequadamente por determinado período a partir da data da compra, junto ao consumidor final. 

     

    Desta forma, uma empresa fabricante que vende bens com uma garantia segundo a qual os clientes estão cobertos pelo custo da reparação de qualquer defeito de fabricação após a compra deve provisionar tal garantia no balanço.

     

    Contabilização:

     

    D - Constituição de Provisão para Garantia de Produtos (Conta de Resultado)

    C - Provisão para Garantia de Produtos (Passivo Circulante)

     

    Nota: para fins tributários (IRPJ e CSLL), tal provisão não é dedutível na base de cálculo.

     

    http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/provisao-para-garantia-de-produtos.htm

     

    A Receita de Garantia é PASSIVO!

  • Gab. c)

    Débito: Caixa 2.018.000

    Débito: Custo das Merc. Vendidas 700.000

    Crédito: Estoques 700.000

    Crédito: Receita de Vendas 2.000.000

    Crédito: Receita de garantia (Passivo) 18.000

  • o porquê Crédito: Estoques 700.000 ??


ID
2777410
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta um ativo que pode ser mensurado a valor justo.

Alternativas
Comentários
  • A) Ativos biológicos são mensurados ao VALOR JUSTO, mas planta portadora é uma exceção do CPC 29.

    B) CUSTO

    C) CUSTO

    D) CUSTO

    E) VALOR JUSTO


ID
2777413
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a classificação correta das operações apresentadas referente às atividades operacionais, de investimento e de financiamento presentes na Demonstração dos Fluxos de Caixa.


1. Recebimentos de caixa decorrentes de royalties, honorários, comissões e outras receitas.

2. Amortização de empréstimos e financiamentos.

3. Pagamentos em caixa para aquisição de ativo imobilizado, intangíveis e outros ativos de longo prazo. Esses pagamentos incluem aqueles relacionados aos custos de desenvolvimento ativados e aos ativos imobilizados de construção própria.

4. Adiantamentos em caixa e empréstimos feitos a terceiros (exceto aqueles adiantamentos e empréstimos feitos por instituição financeira).

5. Pagamentos de caixa a fornecedores de mercadorias e serviços.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • 1 - Opercacional;

    2 - Financiamento;

    3 - Investimento;

    4 - Investimento;

    5 - Operacional;

    Gab. Letra C: 3 e 4 são atividades de investimento.

  • Empréstimos e Adiantamentos de Caixa são o assunto mais complicado em DFC.

    Se for um Adiantamento de Caixa concedido a um FORNECEDOR ou um Adiantamento recebido de um CLIENTE (uma Receita Antecipada), é OPERACIONAL.

    Se for um Empréstimo ou Adiantamento de Caixa concedido a um TERCEIRO, é INVESTIMENTO.

    Se for um Empréstimo recebido de um TERCEIRO, é FINANCIAMENTO.

    Já os JUROS RECEBIDOS de um Empréstimo concedido serão preferencialmente OPERACIONAIS, podendo ser alternativamente classificados como INVESTIMENTO.

    E os JUROS PAGOS de em Empréstimo obtido serão preferencialmente OPERACIONAIS, podendo ser alternativamente classificados como FINANCIAMENTO.

  • Vamos analisar os itens apresentados.

    1. Recebimentos de caixa decorrentes de royalties, honorários, comissões e outras receitas são classificados nas Atividades Operacionais.

    2. Amortização de empréstimos e financiamentos é classificada nas Atividades de Financiamento.

    3. Pagamentos em caixa para aquisição de ativo imobilizado, intangíveis e outros ativos de longo prazo são classificados nas Atividades de Investimentos.

    4. Adiantamentos em caixa e empréstimos feitos a terceiros (exceto aqueles adiantamentos e empréstimos feitos por instituição financeira) são classificados nas Atividades de Investimento.

    5. Pagamentos de caixa a fornecedores de mercadorias e serviços são classificados dentro das Atividades Operacionais.

    Com isso, correta a alternativa C. 

  • CPC 03 (R2):

    As atividades de investimento relacionam-se normalmente com o aumento (aquisição) e diminuição (venda) dos ativos de longo prazo (não circulantes) que a empresa utiliza para produzir bens e serviços. As atividades de investimento incluem, ainda, outros investimentos não incluídos como equivalentes de caixa. Referido Pronunciamento cita os seguintes exemplos de fluxos de caixa advindos das atividades de investimento, PRESENTES nos itens 3 e 4 da questão:

    3. Pagamentos em caixa para aquisição de ativo imobilizado, intangíveis e outros ativos de longo prazo. Esses pagamentos incluem aqueles relacionados aos custos de desenvolvimento ativados e aos ativos imobilizados de construção própria.

    4. Adiantamentos em caixa e empréstimos feitos a terceiros (exceto aqueles adiantamentos e empréstimos feitos por instituição financeira).

    Quanto aos demais itens:

    1. Recebimentos de caixa decorrentes de royalties, honorários, comissões e outras receitas: exemplo de fluxo de caixa que decorre das atividades operacionais.

    2. Amortização de empréstimos e financiamentos: exemplo de fluxo de caixa advindo das atividades de financiamento.

    5. Pagamentos de caixa a fornecedores de mercadorias e serviços: é classificado como fluxo de caixa das atividades operacionais.

    Gabarito: Letra C


ID
2777416
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta as características qualitativas de melhoria que aumentam a utilidade da informação.

Alternativas
Comentários
  • Dica:

    O MELHOR só a CVC TEM.

    O MELHOR só a Comparabilidade Verificabilidade Compreensibilidade TEMpestividade.

    Deus no comando!!!

  • Gabarito: letra D.

     

    Características Qualitativas Fundamentais: relevância e representação fidedigna.

     

    Características Qualitativas de Melhoria: comparabilidade, verificabilidade, tempestividade e compreensibilidade.

     

    Fonte: NBC TG - Estrutura Conceitual (http://portalcfc.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2013/04/NBC_TG_COMPLETAS03.2013.pdf).

  • Características Qualitativas de Melhoria - CCVT

     Comparabilidade

    Identificar e compreender similaridades e diferenças entre os itens.

    Não significa uniformidade.

    Consistência: Auxilia a alcançar a comparabilidade.


    Compreensibilidade

    Informação classificada, caracterizada e apresentada com clareza e concisão.


    Verificabilidade

    Assegura que a informação representa fidedignamente o fenômeno a que se propõe a representar.

    Verificação Direta: Observação direta.

    Verificação Indireta: Utilização de modelos, fórmulas ou técnicas para cálculo, de posse dos dados de entrada.


    Tempestividade

    Informação disponível a tempo para que os usuários possam tomar as decisões.

    Informação influencia na decisão dos usuários.


    FONTE: https://www.pontodosconcursos.com.br/artigo/13602/moraes-junior/comentarios-sobre-o-cpc-00-parte-5


ID
2777419
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Sobre a Reclassificação de Ativos Financeiros, analise as afirmativas abaixo.


1. Se a entidade reclassificar um ativo financeiro da categoria de mensuração ao custo amortizado para a categoria de mensuração ao valor justo por meio do resultado, seu valor justo deve ser mensurado na data da reclassificação. Qualquer ganho ou perda decorrente da diferença entre o custo amortizado anterior do ativo financeiro e o valor justo deve ser reconhecido em outros resultados abrangentes.

2. Se a entidade reclassificar o ativo financeiro da categoria de mensuração ao valor justo por meio do resultado para a categoria de mensuração ao custo amortizado, seu valor justo na data da classificação tornar-se-á seu novo valor contábil líquido.

3. Se a entidade reclassificar o ativo financeiro da categoria de mensuração ao valor justo, por meio de outros resultados abrangentes para a categoria de mensuração ao valor justo por meio do resultado, o ativo financeiro deve continuar a ser mensurado ao valor justo. O ganho ou a perda acumulada, anteriormente reconhecido em outros resultados abrangentes, deve ser reclassificado do patrimônio líquido para o resultado como ajuste de reclassificação, na data da reclassificação.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • CPC 48 - Instrumentos Financeiros

    5.6.2 Se a entidade reclassificar um ativo financeiro da categoria de mensuração ao custo amortizado para a categoria de mensuração ao valor justo por meio do resultado, seu valor justo deve ser mensurado na data da reclassificação. Qualquer ganho ou perda decorrente da diferença entre o custo amortizado anterior do ativo financeiro e o valor justo deve ser reconhecido no resultado.

    Errado

    5.6.3 Se a entidade reclassificar o ativo financeiro da categoria de mensuração ao valor justo por meio do resultado para a categoria de mensuração ao custo amortizado, seu valor justo na data da reclassificação tornar-se-á seu novo valor contábil bruto

    Errado

    5.6.5 Se a entidade reclassificar o ativo financeiro da categoria de mensuração ao valor justo por meio de outros resultados abrangentes para a categoria de mensuração ao custo amortizado, o ativo financeiro deve ser reclassificado ao seu valor justo na data da reclassificação. Entretanto, o ganho ou a perda acumulada anteriormente reconhecida em outros resultados abrangentes deve ser transferido do patrimônio líquido e ajustado contra o valor justo do ativo financeiro na data da reclassificação.

    Certo

    Gab. B

  • Mesmo lendo as respostas dificil de entender!

  • Que pegadinha cruel no item 2 :'(

  • Vamos analisar os itens apresentados.

    1. Incorreto. Se a entidade reclassificar um ativo financeiro da categoria de mensuração ao custo amortizado para a categoria de mensuração ao valor justo por meio do resultado, seu valor justo deve ser mensurado na data da reclassificação. Qualquer ganho ou perda decorrente da diferença entre o custo amortizado anterior do ativo financeiro e o valor justo deve ser reconhecido ao resultado.

    2. Incorreto. Se a entidade reclassificar o ativo financeiro da categoria de mensuração ao valor justo por meio do resultado para a categoria de mensuração ao custo amortizado, seu valor justo na data da classificação tornar-se-á seu novo valor contábil bruto.

    3. Correto. Trata-se da seguinte situação:

    Com isso, correta a alternativa B.

  • DICAZINHA PRA MATAR:

    A) Sempre que reclassficar para Valor justo por meio do Resultado = VAI PARA O RESULTADO

    B)Sempre que for para Custo Amortizado = NÃO VAI PARA O RESULTADO.

  • i) O erro está no final da afirmativa: deve ser reconhecido no resultado.

    II) O erro está no final da afirmativa: valor contábil bruto

    III) Correta a afirmativa.

    B


ID
2777422
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Ao final do exercício social de 2017 a empresa Energia Limpa S.A. apurou um lucro líquido no valor de $ 50.000,00. O estatuto social da empresa determina que 15% do lucro líquido seja destinado a dividendos. Dado que o Patrimônio Líquido da empresa Energia Limpa S.A. apresentava em 31/12/2016 os seguintes saldos: Capital Social no valor de $ 100.000 e Reserva Legal $ 20.000,00. Apesar de ter obtido lucro líquido no período, a situação financeira da empresa não corresponde ao montante, situação que foi exposta em Assembleia Geral Ordinária.


Assinale a alternativa correta em relação ao caso apresentado.

Alternativas
Comentários
  • Reserva Especial para dividendos obrigatórios não-distribuídos

    Mesmo havendo lucro no período, devido a situação financeira precária da empresa, a qual não possa fazer a distribuição de dividendos, este saldo irá para esta reserva.

  • Segundo o enunciado apesar de ter obtido lucro líquido no período, a situação financeira da empresa não corresponde ao montante, situação que foi exposta em Assembleia Geral Ordinária.

    Neste sentido, o Art. 202, § 4° diz que:

    “O dividendo previsto neste artigo não será obrigatório no exercício social em que os órgãos da administração informarem à assembléia-geral ordinária ser ele incompatível com a situação financeira da companhia. O conselho fiscal, se em funcionamento, deverá dar parecer sobre essa informação e, na companhia aberta, seus administradores encaminharão à Comissão de Valores Mobiliários, dentro de 5 (cinco) dias da realização da assembléia-geral, exposição justificativa da informação transmitida à assembléia.”

    Com isso, correta a alternativa E.

  • Não existe dividendo mínimo de 25%!!!! Essa é uma lenda que surgiu entre contadores após a vigência da Lei das S.A., devido a uma peculiaridade histórica.

    A companhia pode estabelecer percentuais abaixo de 25% em seu estatuto, que é soberano para tal.

  • Os lucros que deixarem de ser distribuídos serão registrados como reserva especial e, se não absorvidos por prejuízos em exercícios subsequentes, deverão ser pagos como dividendo assim que a situação financeira da companhia permitir.


ID
2777425
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A empresa Central Elétrica Nuclear S.A. apresenta as contas que compõem o Patrimônio Líquido da companhia.


1. Ações em Tesouraria.

2. Capital Social.

3. Gastos com Emissão de Ações.

4. Reservas de Lucros.

5. Reservas de Capital.


Assinale a alternativa que apresenta de forma correta as contas de natureza devedora.

Alternativas
Comentários
  • Para facilitar a compreensão: somente contas que reduzem o PL

  • Vamos classificar as contas apresentadas de acordo com sua natureza.

    1. Ações em Tesouraria: Natureza Devedora

    2. Capital Social: Natureza Credora

    3. Gastos com Emissão de Ações: Natureza Devedora

    4. Reservas de Lucro: Natureza Credora

    5. Reservas de Capital: Natureza Credora

    Assim, correta a alternativa A.

  • GABARITO: Letra A

    Ações em Tesouraria: Natureza Devedora

    Capital Social: Natureza Credora

    Gastos com Emissão de Ações: Natureza Devedora

    Reservas de Lucro: Natureza Credora

    Reservas de Capital: Natureza Credora

  • Quanto à natureza, as contas podem ser:

    Credoras: aumenta a crédito e diminui a débito.

    Contas do passivo, PL, retificadoras do ativo e as de receita.

    Devedoras: aumenta a débito e diminui a crédito.

    Contas do ativo, retificadoras do passivo, retificadoras do PL e as de despesa.

    Então, temos:

    1. Ações em Tesouraria: é retificadora do PL, logo, DEVEDORA.

    2. Capital Social: é conta do PL, logo, CREDORA.

    3. Gastos com Emissão de Ações: é retificadora do PL, logo, DEVEDORA.

    4. Reservas de Lucros: : é conta do PL, logo, CREDORA.

    5. Reservas de Capital: : é conta do PL, logo, CREDORA.

    Por fim, os itens 1 e 2 apresentam contas DEVEDORAS.

    Gabarito: Letra A.

  • Ações em Tesouraria: Apesar de ser uma conta do PL, é retificadora, portanto, é devedora (inversa às contas do PL)

    Gastos com Emissão de Ações: Devedora

  • Valeu, Alan ! O pessoal (inclusive o professor) esqueceu de mencionar que tem conta retificadora aí no meio...Tinha ficado confuso.

  • as retificadoras de pl têm natureza credora , é o caso das açoes em tesoouraria e as despesas têm natureza credora.

  • Mayara Barreto, as retificadoras do PL ou do passivo, tem natureza devedora e não credora.

    Ações em Tesouraria: Apesar de ser uma conta do PL, é retificadora, portanto, é devedora (inversa às contas do PL)

    Gastos com Emissão de Ações: Devedora

  • Ações em Tesouraria: possui natureza devedora por ser uma conta retificadora de PL.

    Gastos com Emissão de Ações: É uma conta de resultado, que vai para a DRE, portanto a sua natureza é devedora.

  • São todas contas do Patrimonio liquido, porém as 1 e 3 são retificadoras

    1. Ações em Tesouraria: Natureza Devedora - Retificadora do PL

    2. Capital Social: Natureza Credora - PL

    3. Gastos com Emissão de Ações: Natureza Devedora - Retificadora do PL

    4. Reservas de Lucro: Natureza Credora -PL

    5. Reservas de Capital: Natureza Credora - PL


ID
2777428
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A Lei 11.638/07 tornou obrigatória a Demonstração do Valor Adicionado (DVA) para todas as companhias abertas.


Assinale a alternativa correta sobre a DVA.

Alternativas
Comentários
  • PRIMEIRA PARTE DVA

    DESCRIÇÃO 20X1 20X0

    1 - Receitas

    1.1) Vendas de mercadorias, produtos e serviços

    1.2) Outras receitas

    1.3) Receitas relativas à construção de ativos próprios

    1.4) Provisão para créditos de liquidação duvidosa - Reversão /

    (Constituição)

    2 - Insumos adquiridos de terceiros (Inclui os valores dos impostos

    - ICMS, IPI, PIS E COFINS)

    2.1) Custos dos produtos, das mercadorias e dos serviços vendidos

    2.2) Materiais, energia, serviços de terceiros e outros

    2.3) Perda / Recuperação de valores ativos

    2.4) Outras (especificar)

    3 - Valor adicionado bruto (1-2)

    4 – Retenções: Depreciação, amortização e exaustão

    5 - Valor adicionado líquido produzido pela entidade (3-4)

    6 - Valor adicionado recebido em transferência

    6.1) Resultado de equivalência patrimonial

    6.2) Receitas financeiras

    6.3) Outras

    7 - Valor adicionado total a distribuir (5+6)

    1.1) Vendas de mercadorias, produtos e serviços - Inclui os valores

    dos tributos incidentes sobre essas receitas (por exemplo, ICMS, IPI, PIS e

    COFINS), ou seja, corresponde ao ingresso bruto ou faturamento bruto, mesmo

    quando na demonstração do resultado tais tributos estejam fora do cômputo

    dessas receitas.

  • Qual o erro da E?

  • Bernardo, imagino que o erro da E seja por estar incompleta ao não citar a distribuição da riqueza ao governo através dos tributos.

  • acertei esta questão, mas fiquei confuso com a letra E

  • Sobre a letra E: acredito que o erro está em colocar "pessoal" como remuneração de capitais de terceiros. 

  • Vamos analisar as alternativas apresentadas.

    a) Incorreta. Compõem os insumos adquiridos de terceiros o custo dos produtos, das mercadorias e dos serviços vendidos, que inclui os valores das matérias-primas adquiridas junto a terceiros e contidas no custo do produto vendido, das mercadorias e dos serviços vendidos adquiridos de terceiros; não inclui gastos com pessoal próprio.

    b) Correta. Venda de mercadorias, produtos e serviços inclui os valores dos tributos incidentes sobre essas receitas (por exemplo, ICMS, IPI, PIS e COFINS), ou seja, corresponde ao ingresso bruto ou faturamento bruto, mesmo quando na demonstração do resultado tais tributos estejam fora do cômputo dessas receitas.

    c) Incorreta. Nos valores dos custos dos produtos e mercadorias vendidos, materiais, serviços, energia, etc. consumidos, devem ser considerados os tributos incluídos no momento das compras (por exemplo, ICMS, IPI, PIS e COFINS), recuperáveis ou não. Esse procedimento é diferente das práticas utilizadas na demonstração do resultado.

    d) Incorreta. O resultado da equivalência pode representar receita ou despesa e deve ser evidenciado como Valor Adicionado Recebido em Transferência. Se despesa, deve ser considerado como redução ou valor negativo.

    e) Incorreta. A remuneração de capitais de terceiros inclui juros, aluguéis, royalties, direitos autorais etc. Os valores referentes à remuneração direta, benefícios e FGTS são evidenciados junto à remuneração de pessoal.

  • a resposta correta é a letra B

  • A)ERRADO, bem sabemos que na DVA será reconhecida a receita BRUTA;

    B)CORRETO, corroborando à alternativa anterior: Venda de mercadorias, produtos e serviços - inclui os valores dos tributos incidentes sobre essas receitas (por exemplo, ICMS, IPI, PIS e COFINS) (CPC 09)

    C)ERRADO, assim como o valor da vendar de mercadorias, o custo será reconhecido pelo seu valor BRUTO;

    D)ERRADO, O resultado da equivalência patrimonial, seja positivo, seja negativo, representa o valor Recebido em Transferência: Resultado de equivalência patrimonial - o resultado da equivalência pode representar receita ou despesa; se despesa, deve ser considerado como redução ou valor negativo.(CPC 09)

    E)ERRADO, No valor referente a distribuição do capital de terceiros não está compreendido as despesas com pessoal; compreende, na verdade, as despesas com juros, aluguéis e outras (outras remunerações que configurem transferência de riqueza a terceiros). A despesa com pessoal é um dos grupos de distribuição da riqueza e não um item que compõe um grupo.


ID
2777431
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta corretamente a contabilização da operação apresentada.

Alternativas
Comentários
  • Hein???

  • Não entendi. Para mim não possui resposta.

  • A Uma receita diferida contabilizada no Patrimônio Líquido da entidade.

    Errado: PC/PÑC

    B Uma despesa antecipada contabilizada no passivo da entidade.

    Errado: AC

    C Um passivo contingente assumido em combinação de negócios contabilizado no passivo da entidade (se ele for uma obrigação presente que surge de eventos passados e se o seu valor justo puder ser mensurado com confiabilidade, mesmo se não for provável que sejam requeridas saídas de recursos).

    CPC 15 (R1) - Combinação de Negócios

    23. As exigências do Pronunciamento Técnico CPC 25 - Provisões, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes não se aplicam na determinação de quais passivos contingentes devem ser reconhecidos na data da aquisição. Em vez disso, o adquirente deve reconhecer, na data da aquisição, um passivo contingente assumido em combinação de negócios se ele for uma obrigação presente que surge de eventos passados e se o seu valor justo puder ser mensurado com confiabilidade. Portanto, de forma contrária ao Pronunciamento Técnico CPC 25, o adquirente deve reconhecer, na data da aquisição, um passivo contingente assumido em combinação de negócios, mesmo se não for provável que sejam requeridas saídas de recursos (incorporando benefícios econômicos) para liquidar a obrigação. O item 56 orienta a contabilização subsequente de passivos contingentes.

    Certo 

    D Um adiantamento de clientes contabilizado no ativo circulante da entidade.

    Errado: PC

    E Um pagamento de salários contabilizado no Patrimônio Líquido a crédito.

    Errado: AC ou PC e Despesa

    Gab. C

  • faltou o texto referência.

  • ah..??? onde?...rs

  • Entendi assim:

    CPC 25: Passivo contingente 27 - A entidade não deve reconhecer um passivo contingente.

    Passivo contingente é uma informação gerencial.

    Mas, "se o seu valor justo puder ser mensurado com confiabilidade" (CPC 15, estrofe 23), vc reconhece esse passivo, que agora sim é reconhecido como nas contas da empresa como passivo. Essa parte do CPC 15 trata de "Exceções no reconhecimento" do passivo contingente.

  • Vivendo e aprendendo. Tudo nessa vida tem exceções e, no caso de Passivo Contingente, a Combinação de Negócios é uma exceção! :)


ID
2777434
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A C-Energia S.A., contribuinte do ICMS, comprou à vista mercadorias para revenda no valor de $3.850, com IPI incluído de 10% e ICMS, que também está incluído no preço total, correspondendo a 18% do valor líquido do IPI.


Assinale a alternativa que apresenta os valores do IPI e do ICMS, respectivamente.

Alternativas
Comentários
  • O IPI é considerado imposto calculado "por fora", ou seja, seu valor é calculado em cima do valor da nota fiscal, ao contrário do ICMS que é incluso na nota. Sendo assim:

     

    Valor IPI = 3.850/1.1 = 3500(Valor da nota). 3850-3500= 350.

    Valor ICMS = 3.500x0.18= 630.

  • IPI, QUE É 10%, ESTÁ INCLUSO NO VALOR DA MERCADORIA, ENTÃO:


    3.850 = X * 1,1


    ONDE X É VALOR DA MERCADORIA SEM O IPI


    X = 3.850 / 1,1

    X = 3.500


    LOGO, O IPI É:


    IPI = 3850 - 3.500 = 350


    O ICMS É 18% SOBRE O VALOR DA MERCADORIA SEM IPI

    ICMS = 18% * 3.500 = 630,00


    PORTANTO,


    MERCADORIA 3.500

    IPI 350

    ICMS 630

    VALOR DA NF 3.850

  • O IPI é um imposto "por dentro", isto é, já está incluído no valor da nota fiscal (VNF):

    mercadoria + IPI = VNF

    como IPI = 10% x mercadoria (o IPI equivale a 10% do valor da mercadoria), então:

    mercadoria + 10% x mercadoria = VNF

    1 x mercadoria + 10% x mercadoria = VNF

    (1 + 0,10) x mercadoria = VNF

    1,1 x mercadoria = VNF

    mercadoria = VNF / 1,1

    mercadoria = R$ 3.850,00 / 1,1

    mercadoria = R$ 3.500,00


    IPI = 10% x mercadoria

    IPI = 10% x R$ 3.500,00

    IPI = R$ 350,00


    ICMS = 18% x mercadoria

    ICMS = 18% x R$ 3.500,00

    ICMS = R$ 630,00


    Assim, a Nota Fiscal da compra à vista da mercadoria deve vir:


    VM = R$ 3.500,00 (VM - Valor da mercadoria)

    IPI (10%) = R$ 350,00

    ICMS (18%) = R$ 630,00


    VNF = R$ 3.850,00 (VNF - Valor da Nota Fiscal, inclui o IPI)



  • Segundo o enunciado o valor total de compra foi de R$ 3.850, estando incluso neste valor o IPI e o ICMS. Ou seja, trata-se do valor total da Nota Fiscal. 

    Mercadorias  X

    ( + )  IPI  0,1X

    ( = )  Valor da Nota Fiscal  R$ 3.850

    Assim, conclui-se que o valor do IPI é de R$ 350. Resta, portanto, calcular o valor do ICMS, cuja base de cálculo deve ser o valor de R$ 3.500.

    Com isso, correta a alternativa A.

  • Dados da questão:

    Valor total da NF = 3.850

    Valor da mercadoria = M

    IPI = 10% M

    ICMS = 18% M

    NF = M + 0,1M

    3.850 = 1,1M

    M = 3.850/1,1

    M= R$ 3.500

    IPI = 10% . 3.500 = R$ 350,00

    ICMS = 18% . 3.500 = R$ 630,00

  • Não entendi a questão, pois menciona que o ICMS também está incluído no valor total. Conforme enunciado, valor total é 3.850. Se a mercadoria é 3.500, IPI 350 e ICMS 630, o valor total será maior do que os 3.850. Alguém para esclarecer?

  • não entendi sobre esse 1,1 aí...

    fiz da seguinte forma 3850 - 10% do IPI que deu 385

    3850 - 385= 3465

    3465 - 18%= 623,70.

    alguém pode explicar?

  • Desde de quando 10 porcento de 3.850 é 350????? Como fizeram esse cálculo???

  • O enunciado diz "correspondendo a 18% do valor líquido do IPI." Se o IPI é R$ 350,00, e o enunciado diz que o ICMS é 18% do valor do IPR, o ICMS tem de ser R$ 63,00... (18% de R$ 350,00)...

  • Respondendo a Maria Aparecida:

    Primeiramente tens que levar em consideração que o IPI é calculado por fora, ou seja, após a inclusão do ICMS no valor do produto. Ou seja: há uma mercadoria com valor X, nesse valor X é incluído o ICMS, e após isso é incluído o IPI sobre o valor X + ICMS.. Vamos lá:

    1 - Cálculo do IPI

    Levando em conta o que eu falei acima, sabemos que o IPI é calculado sobre o valor final da nota (valor da mercadoria + ICMS). Diz-se no enunciado que ele já está incluso no valor de R$3850, portanto apenas temos que tirá-lo dali do seguinte jeito:

    X (mercadoria + ICMS) + 0,1X (IPI) = 3850

    1,1X (mercadoria + ICMS + IPI) = 3850

    X = 3500 (esse valor NÃO é o preço da mercadoria, mas sim o preço da mercadoria MAIS o ICMS)

    2 - Retirar o ICMS desse valor, para chegarmos ao valor da mercadoria:

    Sabemos que o ICMS é calculado por dentro, ou seja, ele é um imposto que integra sua própria base de cálculo. Para incluirmos o ICMS no valor de uma mercadoria dividimos o valor desta por 1 - alíquota do ICMS. Para retirarmos o ICMS fazemos o inverso: multiplicamos por 1 - alíquota do ICMS. Veja:

    3500 x (1 - 0,18) = R$2870 (esse sim é o valor da mercadoria).

    O ICMS é a diferença de R$2870 para R$3500 = R$630,00. Poderia calcular ele também pelo cálculo: 0,18 * 3500 = R$630,00

    Somando tudo: mercadoria + ICMS + IPI = R$2870 + R$630 + R$350 = R$3850.

    Espero que tenha compreendido!

  • PESSOAL, O ENUNCIADO ESTA DIZENDO QUE O VALOR DO ICMS É 18% DO VALOR LÍQUIDO DO IPI.....

  • Sei que não é o mais adequado, mas, se um é 10% e outro é 18%, só verificar que os valores serão um menos e outro maior.... Ficamos entre a letra A e B.

    Como IPI é um imposto por fora, não seria 10% de 3850 (que daria 385,00), então só tem a resposta A pra marcar.

  • Pessoal, tem gente que errou por causa de matemática, não por causa da contabilidade...

    Quando você tem um valor inicial e adicionou 10% nele, você não pode simplesmente subtrair 10% depois... é necessário DIVIDIR por 1,1 que você voltará ao valor inicial.

    -----

    Explicando:

    100 reais + 10% = 100 x 1,1 = 110,00

    Se for tirar 10% de 110, vai ficar 99,00.... se pra gerar multiplicamos por 1,1, pra voltar iremos dividir.

    Espero ter ajudado!!

  • Gabarito: A

    Justificativa

    Valor de compra na NF (com IPI e ICMS) = 3850,00

    IPI = 10%

    ICMS = 18%

    1)    Calculo do IPI

    Como a mercadoria é para revenda, o IPI não compõe a Base de Cálculo do ICMS. Logo vamos retirar o IPI. Como o IPI é imposto por fora, vamos calcular o valor da mercadoria (Com ICMS) da seguinte forma:

    (=) Mercadoria: X

    (+) IPI: 0,1X

    Valor da NF: 3850,00

    X + 0,1 X = 3850,00

    1,1X = 3850,00

    X = 3500 => valor da mercadoria com ICMS de 18%

    IPI = 0,1 X = 0,1 * 3500 = 350,00

    2) Cálculo do ICMS

    Como o ICMS é imposto “por dentro”, ele é calculado da seguinte forma:

    O valor de 3500 corresponde ao valor da mercadoria mais o ICMS, correspondendo a 100%. O ICMS é 18% desse valor. Logo:

    100 % -- 3500

    18% -- Y

    18% * 3500 = 100%* Y

    Y = 0,18 * 3500

    Y = 630,00

    Valor da mercadoria (Sem IPI e sem ICMS) = 3500 – 630 = 2870,00

    Logo:

    IPI = 350,00

    ICMS = 630,00


ID
2777437
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

De acordo com o Controle Interno do COSO - Framework Integrado, qual dos seguintes componentes é projetado para garantir que os controles internos continuem a operar efetivamente?

Alternativas
Comentários
  • Atividades de Monitoramento
    Avaliações contínuas ou avaliações pontuais ou a combinação dos dois tipos são utilizadas para determinar se cada um dos cinco componentes de controle interno, incluindo os controles para efetivar os princípios dentro de cada componente, estão presentes e funcionando.

  • GAB: E

    O monitoramento é a avaliação dos controles internos ao longo do tempo. Ele é o melhor indicador para saber se os controles internos estão sendo efetivos ou não.

    O monitoramento é feito tanto através do acompanhamento contínuo das atividades quanto por avaliações pontuais, tais como auto-avaliação, revisões eventuais e auditoria interna.

    A função do monitoramento é verificar se os controles internos são adequados e efetivos. Controles adequados são aqueles em que os cinco elementos do controle (ambiente, avaliação de riscos, atividade de controle, informação & comunicação e monitoramento) estão presentes e funcionando conforme planejado. Controles são eficientes quando a alta administração tem uma razoável certeza:

    Do grau de atingimento dos objetivos operacionais propostos

    De que as informações fornecidas pelos relatórios e sistemas corporativos são confiáveis; e

    Leis, regulamentos e normas pertinentes estão sendo cumpridos.

    Fonte: www.portaldeauditoria.com.br/o-processo-de-auditoria-interna-segundo-o-coso

  • A MEU VER, ANULAR.

    GARANTIR que os controles internos continuem a operar efetivamente?

    GARANTIR "forçou a barra demais"

  • Independentemente da fonte de consulta para responder à questão, isto é, se vamos buscar na doutrina, no COSO ou nas NBC TAs, para “saber” se algo está “funcionando” constantemente precisamos “monitorar”. A palavra "garantir" causa alguma dificuldade de interpretação, pois passa a ideia de garantia 100%, e sabemos que isso não existe. A falha, o erro, a burla sempre continuará existindo, ainda que seja de 0,0000000000001%.

    Em alguns momentos, o COSO utiliza as palavras "garantir", "certificar" isoladas em seu texto, assim, a melhor interpretação conforme os referenciais teóricos é que nada é 100%, ainda que o verbo ou substantivo venha desacompanhado do "razoável", como "garantia razoável", "certificação razoável" etc. Por exemplo: 

    O COSO diz:

    "A organização seleciona, desenvolve e realiza avaliações contínuas e/ou independentes para se certificar da presença e do funcionamento dos componentes do controle interno." Está implícito que a certificação não é 100%, pois sempre existe possibilidade de falha.

    ou então:

    "Atividades de controle são ações estabelecidas por meio de políticas e procedimentos que ajudam a garantir o cumprimento das diretrizes determinadas pela administração para mitigar os riscos à realização dos objetivos.". Está implícito que essa garantia é razoável.

    Assim, apesar de sabermos que o controle interno oferece uma garantia razoável e isso é citado por diversas vezes no framework do COSO, vamos avaliar com cautela se a palavra "garantir" está inadequada no texto.

    Primeiro, como se trata do comando da questão, não podemos julgá-la, assim só nos restava julgar as assertivas. Porém, numa eventual questão do tipo Certo/Errado, se o "garantir" trouxer a ideia de asseguração 100% ou totalidade, é possível que esteja ERRADA.

    Resposta: E

  • Componentes do Controle Interno

    COSO 1

    11

    AMBIENTE DE CONTROLE

    AVALIAÇÃO DE RISCOS

    ATIVIDADES DE CONTROLE

    INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

    MONITORAÇÃO OU MONITORAMENTO


ID
2777440
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Derivativos são contratos que derivam a maior parte de seu valor de um ativo subjacente.


Assinale a alternativa correta em relação ao assunto.

Alternativas
Comentários
  • Referente à alternativa A o CPC 48 orienta que se reconheçam os ganhos e perdas originadas de operações de hedge:

    - de valor justo => DRE

    - de fluxo de caixa:

    * se ganho/perda efetiva => OUTROS RESULTADOS ABRANGENTES

    * se ganho/perda não efetivo => DRE


ID
2777446
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A respeito da Lei 6.404/1976, é correto afirmar.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

     

    a) Art. 201. A companhia somente pode pagar dividendos à conta de lucro líquido do exercício, de lucros acumulados e de reserva de lucros; e à conta de reserva de capital, no caso das ações preferenciais de que trata o §5o do artigo 17.

     

    b) Art. 202 §6o Os lucros não destinados nos termos dos arts. 193 a 197 deverão ser distribuídos como dividendos.

     

    c) Art. 200 As RESERVAS DE CAPITAL somente poderão ser utilizadas para:
    I - absorção de prejuízos que ultrapassarem os lucros acumulados e as reservas de lucros (artigo 189, parágrafo único);
    II - resgate, reembolso ou compra de ações;
    III - resgate de partes beneficiárias;
    IV - incorporação ao capital social;
    V - pagamento de dividendo a ações preferenciais, quando essa vantagem lhes for assegurada.

     

    d) Art. 193 §2o A reserva legal tem por fim assegurar a integridade do capital social e somente poderá ser utilizada para compensar prejuízos ou aumentar o capital.

     

    e) Art. 193 §1o A companhia poderá deixar de constituir a reserva legal no exercício em que o saldo dessa reserva acrescido do montante das reservas de capital de que trata o §1o do artigo 182, exceder de 30% (trinta por cento) do capital social.

  • SEÇÃO II - Reservas e Retenção de Lucros

    Reserva Legal

    Art. 193. Do lucro líquido do exercício, 5% (cinco por cento) serão aplicados, antes de qualquer outra destinação, na constituição da reserva legal, que não excederá de 20% (vinte por cento) do capital social.

    § 1º A companhia poderá deixar de constituir a reserva legal no exercício em que o saldo dessa reserva, acrescido do montante das reservas de capital de que trata o § 1º do artigo 182, exceder de 30% (trinta por cento) do capital social.

    § 2º A reserva legal tem por fim assegurar a integridade do capital social e somente poderá ser utilizada para compensar prejuízos ou aumentar o capital.

  • Vamos analisar as alternativas apresentadas.

    a) Incorreta. O estatuto poderá estabelecer o dividendo como porcentagem do lucro ou do capital social, ou fixar outros critérios para determiná-lo, desde que sejam regulados com precisão e minúcia e não sujeitem os acionistas minoritários ao arbítrio dos órgãos de administração ou da maioria.

    b) Incorreta. Segundo o art. 202, § 6°, os lucros não destinados para as Reservas de Lucros deverão ser distribuídos como dividendos.

    c) Incorreta. As reservas de capital somente poderão ser utilizadas para: I – absorção de prejuízos que ultrapassarem os lucros acumulados e as reservas de lucros; II – resgate, reembolso ou compra de ações; III – resgate de partes beneficiárias; IV – incorporação ao capital social; V – pagamento de dividendo a ações preferenciais, quando essa vantagem lhes for assegurada.

    d) Correta. Segundo o art. 193§ 2°, da Lei n° 6.404/76 a reserva legal tem por fim assegurar a integridade do capital social e somente poderá ser utilizada para compensar prejuízos ou aumentar o capital.

    e) Incorreta. A companhia poderá deixar de constituir a reserva legal no exercício em que o saldo dessa reserva, acrescido do montante das reservas de capital, exceder de 30% (trinta por cento) do capital social.

  • erro da Letra B - pode ser destinada a aumento de capital se excedido o valor das reservas de lucro.

    Art. 199. O saldo das reservas de lucros, exceto as para contingências, de incentivos fiscais e de lucros a realizar, não poderá ultrapassar o capital social. Atingindo esse limite, a assembléia deliberará sobre aplicação do excesso na integralização ou no aumento do capital social ou na distribuição de dividendos. 


ID
2777449
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A Seção 302 da lei americana Serbanes-Oxley (SOX) determina que Diretores Executivos e Diretores Financeiros devem declarar pessoalmente que são responsáveis pelos controles e procedimentos de divulgação.


Assinale a alternativa incorreta sobre o que cada relatório anual ou trimestral submetido deve conter.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA A.

    A Seção 302 determina que Diretores Executivos e Diretores Financeiros devem declarar pessoalmente que são responsáveis pelos controles e procedimentos de divulgação.

    Cada arquivo trimestral deve conter a certificação de que eles executaram a avaliação do desenho e da eficácia desses controles. Os executivos certificados também devem declarar que divulgaram todas e quaisquer deficiências significativas de controles, insuficiências materiais e atos de fraude ao seu Comitê de Auditoria.

    A SEC também propôs uma exigência de certificação mais abrangente que inclui os controles internos e os procedimentos para a emissão de relatórios financeiros, além da exigência relacionada com os controles e procedimentos de divulgação.A Seção 302 determina que Diretores Executivos e Diretores Financeiros devem declarar pessoalmente que são responsáveis pelos controles e procedimentos de divulgação. Cada arquivo trimestral deve conter a certificação de que eles executaram a avaliação do desenho e da eficácia desses controles. Os executivos certificados também devem declarar que divulgaram todas e quaisquer deficiências significativas de controles, insuficiências materiais e atos de fraude ao seu Comitê de Auditoria.

    A SEC também propôs uma exigência de certificação mais abrangente que inclui os controles internos e os procedimentos para a emissão de relatórios financeiros, além da exigência relacionada com os controles e procedimentos de divulgação.

    FONTE:https://www.ibgc.org.br/biblioteca/download/DELOITTE_2003_LeiSarbanes...fol.pdf

  • . Avaliação da eficácia dos controles internos do emissor

    . data dentro de 120 dias antes do relatório submetido.


ID
2777452
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O serviço de concessão pública geralmente envolve o concedente outorgando ao concessionário pelo prazo da concessão, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Amém.

  • Acertei na eliminação. Questão, a meu ver, muito mal elaborada.



    Sigamos Fortes.

  • Questão elaborada pela banca bom base no item 2 do Anexo da Resolução nº 1.375/2011 do Conselho Federal de Contabilidade:

    2.O serviço de concessão pública geralmente envolve o concedente outorgando ao concessionário pelo prazo da concessão:

    (a)o direito de prestar serviços que permitem ao público acesso a diversas facilidades econômicas e sociais; e

    (b)em alguns casos, o direito de utilizar ativos tangíveis especificados, ativos intangíveis ou ativos financeiros; em contrapartida de o concessionário:

    (c)assumir o compromisso de prestar serviços conforme determinados termos e condições contratuais, durante o período de concessão; e

    (d)quando aplicável, assumir o compromisso de reverter, ao término do período de concessão, os direitos recebidos no início do período de concessão e/ou adquiridos ao longo desse período.

  • Como mencionado pelo colega, mal formulada!

  • Redação péssima!

  • Que banca horrível! Questões muito mal elaboradas...

  • Como ninguém mencionou expressamente ainda: gabarito letra C.

  • Trata-se de questão formulada em prova para o cargo de contador e que demandou conhecimentos específicos acerca de ato normativo do Conselho Federal de Contabilidade, qual seja, a Resolução CFC n.º 1.375, de 8/12/2011, e que assim preceitua no tópico 2 de seu Anexo:

    "2.O serviço de concessão pública geralmente envolve o concedente outorgando ao concessionário pelo prazo da concessão:

    a)o direito de prestar serviços que permitem ao público acesso a diversas facilidades econômicas e sociais; e

    b)em alguns casos, o direito de utilizar ativos tangíveis especificados, ativos intangíveis ou ativos financeiros; em contrapartida de o concessionário:

    c) assumir o compromisso de prestar serviços conforme determinados termos e condições contratuais, durante o período de concessão; e

    d) quando aplicável, assumir o compromisso de reverter, ao término do período de concessão, os direitos recebidos no início do período de concessão e/ou adquiridos ao longo desse período."

    Como daí se extrai, as opções A, B, D e E correspondem aos dispositivos normativos acima transcritos.

    De seu turno, a alternativa C destoa da mencionada previsão normativa, razão pela qual, a despeito da especificidade de tal regramento infralegal, é de se ter como equivocada esta opção.


    Gabarito do professor: C

  • não entendi foi Nada


ID
2777455
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Sobre a descontinuidade do uso do método da equivalência patrimonial presente no CPC 12 - Investimento em Coligada, em Controlada e em Empreendimento Controlado em Conjunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • ¬¬

    Primeiro, CPC 12 não é o de Investimento em Coligada... mas sim o CPC 18...caso alguém prefira checar na norma a base para essa questão.

     

    Imaginando que um investimento em coligada perca esse "status" e passe a ser mensurado pelo método de custo. Ainda assim, no momento dessa "transição" a entidade irá reconhecer esse "novo investimento" pelo valor justo dele na data dessa mudança de métodos de mensuração.

     

    Por exemplo, Empresa Controladora possuía 25% da Investida e aplicava MEP.

     

    Posteriormente, vendeu 20%, restando-lhe 5% de participação. Isso faz com que ela deixe de aplicar o MEP e passe a se utilizar do método de custo sobre esse investimento.

     

    Porém, nesse momento de mudança de metodologias, ela irá registrar em seu ativo a "participação remanescente" pelo valor justo dela... e aí então aplicará o método de custo nos períodos subsequentes.

     

     

  • GABARITO B

  • Gabarito: Letra B

    Justificativas (todas do CPC 18):

    LETRA A) 22. (...)

    (c) Quando a entidade descontinuar o uso do método da equivalência patrimonial, deve contabilizar todos os montantes previamente reconhecidos em seu patrimônio líquido em rubrica de outros resultados abrangentes, e que estejam relacionados com o investimento objeto da mudança de mensuração contábil, na mesma base que seria requerido caso a investida tivesse diretamente se desfeito dos ativos e passivos relacionados.

    LETRA C) 22. (...) A entidade deve reconhecer na demonstração do resultado do período, como receita ou despesa, qualquer diferença entre: (i) o valor justo de qualquer interesse remanescente e qualquer contraprestação advinda da alienação de parte do interesse no investimento; e (ii) o valor contábil líquido de todo o investimento na data em que houve a descontinuidade do uso do método da equivalência patrimonial.

    LETRA D) 22. (...)

    (b) Se o interesse remanescente no investimento, antes qualificado como coligada, controlada, ou empreendimento controlado em conjunto, for um ativo financeiro, a entidade deve mensurá-lo ao valor justo. 

    LETRA E) 24. Se o investimento em coligada tornar-se investimento em controlada ou em controlada em conjunto (de modo compartilhado), a entidade deve continuar adotando o método da equivalência patrimonial e não proceder à remensuração do interesse retido.

  • a)ERRADA, Quando a entidade descontinuar o uso do método da equivalência patrimonial, deve contabilizar todos os montantes previamente reconhecidos em seu patrimônio líquido em rubrica no resultado do exercício. (rubrica de outros resultados abrangentes, e que estejam relacionados com o investimento objeto da mudança de mensuração contábil)

    b)CORRETO, for um ativo financeiro, a entidade deve mensurá-lo ao valor justo(...)

    c)ERRADA, A entidade deve reconhecer na demonstração do resultado do período, como receita ou despesa, somente, o valor contábil líquido de todo o investimento na data em que houve a descontinuidade do uso do método da equivalência patrimonial. ((i) o valor justo de qualquer interesse remanescente e qualquer contraprestação advinda da alienação de parte do interesse no investimento; e (ii) o valor contábil líquido de todo o investimento na data em que houve a descontinuidade do uso do método da equivalência patrimonial;

    d)ERRADO, Vide explicação anterior

    e)ERRADO, deve continuar adotando o método da equivalência patrimonial e não proceder à remensuração do interesse retido.

  • Descontinuidade do uso do método da equivalência patrimonial:

    Segundo o CPC 18 (e não 12), a entidade deve descontinuar o uso do método da equivalência patrimonial a partir da data em que o investimento deixar de se qualificar como coligada, controlada, ou como empreendimento controlado em conjunto. Bem lógico, não é mesmo? É claro que alguns procedimentos devem ser adotados nesse caso.

    Esses procedimentos são bem específicos. De qualquer forma, objetivamente é o seguinte: Se o interesse remanescente no investimento, antes qualificado como coligada, controlada, ou empreendimento controlado em conjunto, for um ativo financeiro, a entidade deve mensurá-lo ao valor justo (aplicação do CPC 38). Nesse caso, a entidade deve reconhecer na demonstração do resultado do período, como receita ou despesa, qualquer diferença entre:

    (i) o valor justo de qualquer interesse remanescente e qualquer contraprestação advinda da alienação de parte do interesse no investimento; e (ii) o valor contábil líquido de todo o investimento na data em que houve a descontinuidade do uso do método da equivalência patrimonial.


ID
2777458
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Considere que a empresa Desterrados do Brasil tenha um custo fixo de R$ 240.000,00, um preço de venda unitário de R$ 12,00 e um custo variável unitário de R$ 8,00.


Qual é o Ponto de Equilíbrio caso a Desterrados pretenda obter um lucro de R$ 20.000,00?

Alternativas
Comentários
  • MCu = PV - (DV+CV)

    MCu = 12,00 - 8,00

    MCu = 4,00






    PEE = DCFT + Custo oport./MCu

    PEE = 240.000 + 20.000/4,00

    PEE = 65.000

  • CF: R$ 240.000

    PV: R$12,00

    CV: R$ 8,00

    LUCRO: 20.000

    Mcu=PV-CV

    Mcu= 12-8

    Mcu= 4

    PEE = DCF+ LUCRO./MCu

    PEE=240.000+20.000/4

    PEE= 65.000

  • Gente, a empresa não tá querendo o ponto de equilíbrio?

    240.000,00 / 4 = 60.000,00


ID
2777461
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Lucro incremental pode ser considerado como:

Alternativas
Comentários
  • LUCRO INCREMENTAL – Este lucro é resultante da diferença entre a receita incremental resultante da venda dos novos produtos, menos o custo incremental que se deve incorrer para que estes produtos sejam realizados na fábrica. No custo incremental incluímos apenas o custo direto do produto (matéria–prima e mão de obra) e os de custos de capital (juros e depreciação) de algum novo equipamento que necessite ser adquirido para a introdução do novo produto.

    Gab: D.


ID
2777464
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Imagine que você seja um empreendedor individual e pretenda obter uma receita de R$ 90.000,00 por ano pelos serviços de instalação de ar condicionado. Considere também que seus custos gerais e impostos importam em R$ 30.000,00 por ano e que você tem capacidade de trabalhar 2.000 horas por ano também. Além disso, 25% da sua capacidade de trabalho anual deverá ser aplicada na prospecção de novos negócios e, consequentemente, não gerará receitas.


Qual é o valor que você deverá cobrar por hora de serviço prestado?

Alternativas
Comentários
  • Receita = Valor da hora de serviço x horas trabalhadas

    só que das 2000 horas disponíveis apenas 75% gerará receitas, pois as outras serão aplicadas em outros negócios.

    Ou seja apenas 1500 horas.

    Ele quer uma receita de 90000 reais

    90000= 1500*Valor da hora de serviço

    Valor da hora de serviço = 60 reais


ID
2777467
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

O conceito de custo-meta ou custo-alvo pode ser definido como sendo:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    É exatamente isto. O custo meta parte do custo praticado no mercado para um determinado produto e desconta a margem de lucro que a empresa espera obter naquele produto para chegar ao custo-meta, depois controla seus custos para que o custo real seja igual ou menor que o custo-meta.

    Como se parte do custo de mercado, fica claro que este conceito poderá ser usado por empresas que vendem produtos idênticos aos já existentes no mercado o pelo menos similares (por isso que para carros por exemplo há tantas classificações: sedã médio, SUV full size, etc. Os carros das diferentes montadoras não são idênticos mas são posicionados em classificações por suas similaridades).

    Empresas realmente inovadoras são formadoras de preço e até poderiam usar o custo-meta baseada no preço pelo qual ofertarão o produto no mercado, mas nesse caso existe uma chance maior de erro.


ID
2777470
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

A empresa Dinâmica compra e vende produtos de terceiros, produz produtos próprios e também presta serviços para seus clientes. No final de 2017, a Dinâmica obteve um lucro bruto decorrente: da sua própria produção de R$ 45.850,00, das mercadorias que comprou de terceiros de 69.900,00, e dos serviços que prestou de R$ 34.120,00. No mesmo período, a Dinâmica gerou receitas: da sua própria produção de R$ 65.902,00, das mercadorias que adquiriu de terceiros de R$ 91.440,00, e dos serviços que prestou de R$ 98.870,00.

Considerando tais informações, os custos totais das atividades de produção, revenda e de serviços foram:

Alternativas
Comentários
  • Lucro produção própria 45.850,00

    Lucro mercadorias Adquiridas 69.900,00

    Lucro serviços prestados 34.120,00

    (=) Lucro total 149.870,00

    Receita produção própria 65.902,00

    Receita mercadorias Adquiridas 91.440,00

    Receita serviços prestados 98.870,00

    (=) Receita total 256.212,00

    Receita total (-) Lucro total = 106.342,00