- ID
- 244375
- Banca
- FCC
- Órgão
- SJDHDS - BA
- Ano
- 2010
- Provas
- Disciplina
- Legislação Estadual
- Assuntos
É certo que a responsabilidade civil ou administrativa do servidor público do Estado da Bahia será afastada no caso de absolvição criminal
É certo que a responsabilidade civil ou administrativa do servidor público do Estado da Bahia será afastada no caso de absolvição criminal
Analise as cinco situações postas abaixo:    
I.  Mévio, servidor do Ministério Público do Estado da Bahia,  lotado no  Interior do Estado, sabedor que havia  sido  contratado  estagiário  de  nível médio  para  auxiliar  nos  serviços  do  setor  em  que  é  lotado,  pede  ao  estagiário recém-chegado, uma vez que ainda não havia nenhuma tarefa a ele destinada, que vá, no horário  do  expediente,  até  uma  agência  bancária  próxima  e  realize  o  depósito  de um  cheque,  que  recebera  em  pagamento do aluguel de um imóvel particular que locara, em sua conta bancária pessoal.    
II.  Mévio,  servidor  do  Ministério  Público  do  Estado  da  Bahia,  lotado  no  Interior  do  Estado,  ao  tomar  conhecimento, pelo contido em um Inquérito Civil Público para apuração de suposto dano ambiental, de que  a empresa investigada atravessava séria crise financeira, fornece essa informação privilegiada a um seu tio,  que  tinha ações dessa empresa,  razão pela qual o seu  tio efetuou a venda das mencionadas ações antes  que  seu  valor  despencasse  na Bolsa  de Valores,  sem  que Mévio  auferisse  qualquer  benefício  financeiro  com tal venda.    
III. Mévio, servidor do Ministério Público do Estado da Bahia, lotado na Capital do Estado, dado ao consumo de  bebidas alcoólicas,  apresenta-se embriagado, habitualmente, em eventos  sociais  realizados no  bairro em  que reside. Jamais, porém, o faz em seu local de trabalho.    
IV. Mévio, servidor do Ministério Público do Estado da Bahia,  lotado na Capital do Estado, ao atender pessoa  idosa  que  buscava  informações  sobre  benefícios  previdenciários,  dispensou-lhe  tratamento  o  mais  cuidadoso  possível,  dizendo  que  ali  ela  nada  poderia  resolver  e  deveria  procurar  a  Agência  do  Instituto  Nacional de Seguridade Social - INSS.      
V. Mévio,  servidor  do  Ministério  Público  do  Estado  da  Bahia,  lotado  no  Interior  do  Estado,  em  localidade  litorânea,  frequentador assíduo das belas praias ali  situadas, utiliza, para  ir à praia,  somente uma  sunga,  contudo, para apresentar-se em seu local de trabalho, utiliza calça comprida e camisa social.    
Escolha a alternativa que contempla, dentre as situações acima, duas situações, no que se refere às atitudes  de Mévio e  levando em consideração sua condição de servidor do Ministério Público do Estado da Bahia, em  que sua conduta pode ser considerada ética. 
 
A  relação de  serviço que  se estabelece entre o  servidor e a Administração  tem um acentuado caráter ético,  próprio do conceito de dever.    Considerando o quanto acima afirmado como verdadeiro, analise as assertivas abaixo.     
I.  O  dever  de  lealdade  ou  fidelidade  à Administração  exige  de  todo  servidor  público  a maior  dedicação  ao  serviço e o integral respeito às leis, identificando-o com os superiores interesses do Estado.  
II.  O  dever  de  obediência  impõe  ao  servidor  o  acatamento  às  ordens  legais  de  seus  superiores  e  sua  fiel  execução.  
III. O dever de reivindicação obriga o servidor público a associar-se ao sindicato de sua categoria funcional.  
IV. O dever de exclusividade para com a Administração impede, em qualquer caso, a acumulação remunerada  de cargos públicos.  
V. O  dever  de  modicidade  estabelece  a  remuneração  do  servidor  público  necessariamente  em  valores  reduzidos, uma vez que o lucro não deve ser objetivo do servidor público.    
Escolha a alternativa que  contempla dois dos deveres a serem observados pelos servidores públicos para o  bom desempenho de seus encargos e regular funcionamento dos serviços públicos. 
 
Os prazos relativos ao estágio probatório de servidor público civil do Estado da Bahia, nomeado para cargo de  provimento permanente, e de estabilidade econômica do servidor público civil do Estado da Bahia, nos termos  da Lei Estadual 6.677/94, são, respectivamente, de 
 
De acordo com a Lei 6.677/04, que dispõe sobre o Estatuto dos Servidores Públicos do Estado da Bahia, 
 
Para responder às questões 79 e 80, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas. Em seguida, marque, na Folha de Respostas, a alternativa que contém a seqüência correta, de cima para baixo, de acordo com o seguinte código: 
A)  V  V  F  F 
B)  F  V  V  F 
C)  V  F  V  F 
D)  F  F  V  V 
E)  V  V  V  V 
Com base na Lei Estadual 6.677/04, é correto afirmar:
(    )  A nomeação poderá ocorrer em caráter vitalício.   
(    )  Reintegração e reversão são formas de provimento de cargo público.   
(    )  A  posse  deverá  verificar-se  até  trinta  dias,  contados  da  data  da  publicação  do  ato  de  nomeação,  período  esse  improrrogável.  
(    )  O candidato que residir há mais tempo no Estado da Bahia, em caso de empate em concursos públicos de provas ou de  provas e títulos, terá preferência. 
 
Quanto às formas de provimento de cargo público previstas  na Lei estadual no  6.677/94, é correto afirmar: 
 
Acerca do direito de petição assegurado ao servidor público estadual pela Lei Estadual nº 6.677/94, é correto afirmar:
Nos termos da Lei Estadual nº 6.677/94, NÃO constitui dever do servidor
Sobre a licença por doença em pessoa da família, de acordo com  a Lei n. 6.677/94, analise as afirmativas a seguir.  
I.  Poderá  ser  concedida  por  motivo  de  doença  dos  pais,  do  padrasto ou da madrasta.  
II.  Somente será deferida se a assistência direta do servidor  for  indispensável  e  não  puder  ser  prestada  simultaneamente  com o exercício do cargo.  
III.  Durante  o  período  da  licença,  é  vedado  o  exercício  de  atividade remunerada.
Assinale:    
Segundo a Lei n. 6.677/94, a pena de demissão será aplicada nos  casos de 
 I.  reincidência em faltas punidas com advertência.  
II.  inassiduidade habitual.  
III.  incontinência pública e conduta escandalosa.  
Assinale:  
Dispõe o Estatuto dos Servidores Públicos da Bahia que, sem qualquer prejuízo, poderá o servidor ausentar‐se do serviço
De acordo com a Lei nº 6.677/1994, assinale a opção que indica o momento em que o servidor poderá se aposentar voluntariamente.
Conforme dispõe a Lei nº 6.677/94, o servidor nomeado para o  cargo de provimento permanente ficará sujeito a estágio  probatório, período  no qual sua aptidão e capacidade serão  objeto de avaliação para desempenho do cargo.    
Durante o referido período, deve ser observado o seguinte fator: 
De acordo com o Estatuto dos Servidores Públicos da Bahia (Lei n° 6.677/1994), assinale a afirmativa correta.
Sobre o regime disciplinar do servidor público estadual, o Estatuto dos Servidores Públicos da Bahia estabelece as seguintes disposições, à exceção de uma. Assinale-a.
Analise  as  afirmativas  a  seguir,  tendo  em  vista  a  disciplina  da Lei nº 6.677/94 sobre a posse 
do servidor.  
Carmem, servidora pública estadual ocupante de cargo efetivo, foi aposentada por invalidez por doença psiquiátrica. Meses depois, Carmem se recuperou da enfermidade e, desejando regressar ao serviço público, ajuizou ação ordinária em face do Estado da Bahia. Durante a instrução probatória, por meio de perícia judicial que ratificou a nova conclusão de junta médica oficial, restou comprovado que Carmem se curou completamente da doença e está apta a voltar ao trabalho. De acordo com o Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado da Bahia, no caso em tela:
João, servidor público civil estadual ocupante de cargo efetivo, com o objetivo de colaborar com sua irmã Maria, igualmente servidora pública estadual, que sofreu um acidente e estava impossibilitada de se locomover, atuou como seu procurador junto a determinada repartição pública estadual, para tratar de assunto relativo à percepção de remuneração e benefícios assistenciais em favor dela. Pelos fatos narrados, de acordo com a Lei Estadual nº 6.677/94 da Bahia, em matéria de sanção disciplinar, João:
Em relação à licença à gestante e à adotante, o Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado da Bahia estabelece que:
Em matéria de adicional por serviço extraordinário, o Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado da Bahia prevê que:
Em relação à licença prêmio, o Estatuto dos Servidores P blicos Civis do Estado da Bahia (Lei Estadual nº 6.677/94) estabelece que:
Em matéria de frequência ao serviço e cumprimento da carga horária, o Estatuto dos Servidores P blicos Civis do Estado da Bahia (Lei Estadual nº 6.677/94) estabelece que poderá:
Antônio, servidor público efetivo estadual, sofreu um acidente automobilístico que lhe causou limitações em sua capacidade física, conforme comprovado por junta médica oficial. De acordo com o Estatuto dos Servidores P blicos Civis do Estado da Bahia, o cometimento ao servidor Ant nio de novas atribuições, compatíveis com a citada limitação, garantida a remuneração do cargo de que é titular, é a:
De acordo com a Lei n.6.677/1994 (Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado da Bahia), é cabível licença ao servidor:
José, servidor da Justiça Estadual da Bahia, ocupante de cargo efetivo, requereu sua remoção da Comarca de Salvador para a Comarca de Vitória da Conquista. Seu pleito foi indeferido pelo órgão competente, sob a alegação de prejuízo à continuidade do serviço público, eis que a Vara na qual estava lotado originariamente já estava com carência de pessoal. Inconformado com tal decisão, José manejou ação judicial, tentando conseguir sua remoção. No caso em tela:
Em relação aos agentes públicos, é CORRETO afirmar:
Em matéria de licença ao servidor, o Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado da Bahia (Lei nº 6.677/94) dispõe que a licença:
José, servidor estadual ocupante de cargo efetivo, fazia questão de, livre e conscientemente, inobservar freios inibitórios mínimos e, em seu setor de trabalho, agia com incontinência pública e conduta escandalosa, além de praticar insubordinação grave no serviço. Consoante dispõe o Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado da Bahia, José está sujeito à pena disciplinar de:
De acordo com o Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado da Bahia (Lei nº 6.677/94), é dever do servidor:
Assinale a alternativa correta sobre o que constitui a posição hierarquizada de cargos da mesma denominação dentro da categoria funcional no âmbito do Estatuto do Servidor Público Civil do Estado da Bahia, das Autarquias e das Fundações Públicas Estaduais (Lei estadual n° 6.677 de 26 de setembro de 1994).
Assinale a alternativa correta sobre o que o Estatuto do Servidor Público Civil do Estado da Bahia, das Autarquias e das Fundações Públicas Estaduais (Lei estadual n° 6.677 de 26 de setembro de 1994) considera ser promoção dentre as formas de provimento de cargo público.
Assinale a alternativa correta sobre as disposições do Estatuto do Servidor Público Civil do Estado da Bahia, das Autarquias e das Fundações Públicas Estaduais (Lei estadual n° 6.677 de 26 de setembro de 1994).
José, servidor público estável ocupante do cargo efetivo de assistente técnico-administrativo do Ministério Público da Bahia, foi aposentado por invalidez, no ano de 2016. Ocorre que, no ano de 2017, os motivos determinantes de sua aposentadoria foram declarados insubsistentes por junta médica oficial.
Dessa forma, de acordo com o Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado da Bahia, a Administração Pública determinou o retorno de José ao trabalho, mediante:
Maria, servidora pública estável do Estado da Bahia, deu entrada no departamento de recursos humanos em requerimento de concessão de licença por motivo de doença em pessoa da família, para acompanhar sua avó, acometida de doença grave, conforme comprovado por junta médica oficial.
Consoante dispõe a Lei Estadual nº 6.677/1994, o pleito da servidora:
Maria, servidora pública civil do Estado da Bahia, no mês passado, permaneceu trabalhando na repartição pública na qual está lotada, pelo período de duas horas a mais por dia, após seu horário regular de expediente (das 18 às 20h), desempenhando tarefas para atender a situação excepcional e temporária, em razão de correição da Corregedoria realizada no início do mês em curso.
No caso em tela, de acordo com a Lei Estadual nº 6.677/1994, Maria:
Joana, ocupante estável do cargo efetivo de Analista Técnico do Ministério Público da Bahia, acaba de adotar um bebê de cinco meses de idade.
De acordo com o Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado da Bahia, Joana tem direito à licença:
Instaurou-se processo administrativo disciplinar para apurar suposta prática de ato ímprobo por servidor de determinado tribunal de contas. Encerrada a fase de instrução e de defesa do servidor, foi apresentado relatório da comissão processante propondo que lhe fosse aplicada suspensão de sessenta dias. Posteriormente, a autoridade julgadora, em decisão motivada, lavrou decisão impondo ao servidor pena de demissão, por entender ter sido comprovada a prática de ato de improbidade.
Nessa situação hipotética,
I a autoridade julgadora não poderia ter agravado a pena indicada no relatório da comissão processante.
II a pena de demissão não poderia ter sido aplicada ao servidor, diante da ausência de decisão judicial condenatória em ação de improbidade.
III a autoridade estava vinculada quanto à aplicação da pena de demissão.
IV cabem pedido de reconsideração e recurso hierárquico em relação à decisão.
Estão certos apenas os itens
Dentre as disposições constitucionais e legais vigentes que constituem o regime jurídico dos servidores públicos do Estado da Bahia, inclui-se:
Jonas, servidor público civil do estado da Bahia, intermediou junto à repartição pública onde presta serviço, de forma a agilizar o trâmite do processo em que sua tia Rosa é pessoa diretamente interessada.
Nessa situação hipotética, considerando-se o disposto no Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado da Bahia, Jonas cometeu infração disciplinar cuja penalidade prevista é a
No que diz respeito à movimentação funcional dos servidores públicos civis do estado, a Lei Estadual n. 6.677/94 dispõe que