SóProvas



Questões de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica


ID
65275
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A partir das concepções pedagógicas, julgue os itens
subseqüentes.

A Lei n.º 5.692/1971, que organizou a educação brasileira durante um longo período, é uma manifestação da tendência liberal tecnicista nas políticas educacionais

Alternativas
Comentários
  • Essa fundou praticamente o tecnicismo no Brasil..
  • No dia 11 de agosto de 1971 foi promulgada a Lei nº 5.692, que regulamentava o ensino de primeiro e segundo graus. Entre outras determinações, ampliou a obrigatoriedade escolar de quatro para oito anos, aglutinando o antigo primário com o ginasial, suprimindo o exame de admissão e criando a escola única profissionalizante.Em 20/12/1996 foi revogada pela Lei 9394/96.
  • Tendência liberal tecnicista: (...) os marcos de implantação do modelo tecnicista são as leis 5.540/68 e 5.692/71, que reorganizam o ensino superior e ensino de 1° e 2° graus. (Libâneo)


    Gabarito: Certo.


    Bons estudos!^^

  • Militares: para que tsunami se os temos?


ID
90814
Banca
CETRO
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, expostas no Parecer CNE/CEB nº 4/98, constituem-se em princípios, fundamentos e procedimentos que deverão nortear os currículos e os seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar a formação básica comum. Dentre eles,

Alternativas
Comentários
  • gostei, parabensssssssssssssss

  • Discordo do termo " invenção da cultura". A cultura surge ( é criada)  naturalmente conforme as ações das pessoas, ela não é inventada. Acredito que quem elaborau essa questão não sabe muito bem o conceito de cultura. Portanto, discordo da resposta apontada com certa. A  a resposta da alternativa C é mais coerente para responder ao enunciado da questão.

  • penso ser a C, pois essa "invenção de cultura" não está nos DCns

  • tb. tinha marcado a letra C, e achei mais coerente.

  • não é a "C"?? G.G

  • Do parecer 04/98, página 9:


    "No caso, pode-se, também, recorrer ao estabelecido no art. 1º, da LDB quando reconhece a importância dos processos formativos desenvolvidos nos movimentos sociais, nos organismos da sociedade civil e nas manifestações culturais, apontando, portanto, para uma concepção de educação relacionada com a invenção da cultura"
  • Ao responder, é apontada a letra B como correta. Mas que historia é essa de inventação de cultura, desde quando cultura é fruto de invento?????

  • Questão corretíssima - letra B

    Aos colegas acima, ai vai a explicação. Atenham-se ao que diz a questão " expostas no Parecer CNE/CEB nº 4/98 " . Sendo assim, copiei e colei apenas o trecho do parecer de onde foi retirada a resposta da questão. " No caso, pode-se, também, recorrer ao estabelecido no artigo 1º, da LDB, quando reconhece a importância dos processos formativos desenvolvidos nos movimentos sociais, nos organismos da sociedade civil e nas manifestações culturais, apontando, portanto, para uma concepção de educação relacionada com a invenção da cultura; e a cultura é, sobretudo, o território privilegiado dos significados. Sem uma interpretação do mundo, não podemos entendê-lo. A interpretação é uma leitura do pensar, do agir e do sentir dos homens e das mulheres. Ela é múltipla e revela que a cultura é uma abertura para o infinito, e o próprio “homem é uma metáfora de si mesmo”. 
    Bons estudos!
  • Acredito que o item C está incompleta, pois não contemplou o princípio estéticos. 

    Assim a questão B está mais completa de acordo com o Parecer CNE/CEB 4/98.

  • não entendi invençao de cultura.


ID
90820
Banca
CETRO
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo o Parecer CNE/CEB nº 22/98, que dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil,

Alternativas
Comentários
  • A educação 8nfantiil visa  desenvolvimento ppweno da criannca.Enta ela trabalha com as Reas Fetivaads, social, cognitva etc.

  • gab. D

  • Questão desatualizada.


ID
423379
Banca
CEPERJ
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental destacam que é preciso reverter o quadro de discriminação e exclusão existente no interior das escolas, perpetrado pelo racismo, sexismo e preconceitos originados por situações socioeconômicas, regionais, culturais e étnicas.

Sendo assim, ao definir suas propostas pedagógicas, as escolas deverão explicitar, dentre outros aspectos:

Alternativas
Comentários
  •  


    RESOLUÇÃO Nº 7 DE 2010
    DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS

     

    Art.15

    § 3º A história e as culturas indígena e afro-brasileira, presentes, obrigatoriamente, nos conteúdos desenvolvidos no âmbito de todo o currículo escolar e, em especial, no ensino de Arte, Literatura e História do Brasil, assim como a História da África, deverão assegurar o conhecimento e o reconhecimento desses povos para a constituição da nação (conforme art. 26-A da Lei nº 9.394/96, alterado pela Lei nº 11.645/2008). Sua inclusão possibilita ampliar o leque de referências culturais de toda a população escolar e contribui para a mudança das suas concepções de mundo, transformando os conhecimentos comuns veiculados pelo currículo e contribuindo para a construção de identidades mais plurais e solidárias.


ID
555652
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, a atuação com as crianças deve promover articulações entre os seus universos e o patrimônio cultural socialmente reconhecido. A partir dessa fundamentação legal, o currículo na Educação Infantil deve levar em conta, principalmente,

Alternativas
Comentários
  • Articular o conhecimnento infantil com o patrimônio socialmente reconhecido só nos leva a resposta B pois devemos articular o conhecimento infantil ao conhecimento exigido pela sociedade.
  • O currículo da Educação Infantil é concebido como um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, científico e tecnológico. Tais práticas são efetivadas por meio de relações sociais que as crianças desde bem pequenas estabelecem com os professores e as outras crianças, e afetam a construção de suas identidades.

    http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=3748-parecer-dcnei-nov-2009&category_slug=fevereiro-2010-pdf&Itemid=30192


ID
555697
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Bruno, filho de Marisa, tem 4 anos e frequenta a Educação Infantil. Um dia, em casa, Bruno demorou-se muito ao lavar as mãos e Marisa repreendeu-o: “– Filho, chega disso, está gastando muita água!” Ele respondeu: “– É, mãe, assim pode acabar a água do Planeta!” Ela, atenta, continuou a conversa, dizendo: “– Pois é, meu filho! E o que faremos se a água do Planeta acabar?” Depois de alguns minutos de reflexão, Bruno respondeu: “– Mãe, a gente pega no tanque.”


Embora ainda não compreenda bem o significado e os riscos da escassez global de água, Bruno está familiarizado com uma preocupação elencada nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, que propõem o desenvolvimento de experiências que

Alternativas

ID
555733
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, Artigo 8º :

“A proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil deve ter como objetivo garantir à criança acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens (...).”

Nessa perspectiva, é importante que as propostas de Educação Infantil

Alternativas
Comentários
  •  a)

    considerem as relações entre as diferentes linguagens, não as tomando isoladamente.


ID
555760
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil afirmam em seu Art. 9º :

“As práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira, garantindo experiências que (...) b) possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos;” (p. 21).

Para atingir os objetivos dessa recomendação, uma Professora levou seus alunos com idade entre quatro e cinco anos para assistir a uma peça teatral. Na volta à sala de aula, promoveu diversas atividades relacionadas à peça. Qual, dentre os procedimentos a seguir, NÃO está de acordo com a recomendação das Diretrizes?

Alternativas
Comentários
  •  d)

    A professora forneceu fichas com os nomes das personagens para cópia.

  • eu nao concordo com essa questão, até porque na alternativa e, não diz que o livro lido é sobre a peça teatral, sendo assim, creio eu que poderia ter sido considerada essa opção. Mas enfim, parece que nos dias de hoje está proibido copiar lição.


ID
595765
Banca
FUNCAB
Órgão
SEE-AC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“Por sua característica, a memória distingue- se da História por não potencializar a reflexão crítica.”(Orientações Curriculares.Caderno 1, p. 70).
A frase acima é a representação de uma prática pedagógica equivocada e, por vezes, muito comum em séries iniciais, que é identificada, com base nas Orientações Curriculares para o Ensino Fundamental, em:

Alternativas
Comentários
  • A pergunta esta muito vaga.


ID
637306
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Congonhas - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em 2006, foi publicada a Lei nº. 11274 que:

Alternativas
Comentários
  • LEI Nº 11.274, DE 6 DE FEVEREIRO DE 2006.

     

    Altera a redação dos arts. 29, 30, 32 e 87 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, dispondo sobre a duração de 9 (nove) anos para o ensino fundamental, com matrícula obrigatória a partir dos 6 (seis) anos de idade

  • Para responder a esta questão, exige-se conhecimento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) Lei nº 9394/1996, em especial sobre a alteração com a Lei nº 11.274, de 6 de fevereiro de 2006. Vejamos:

    a) Correta.

    Lei nº 11.274, de 6 de fevereiro de 2006.

    Altera a redação dos arts. 29, 30, 32 e 87 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, dispondo sobre a duração de 9 (nove) anos para o ensino fundamental, com matrícula obrigatória a partir dos 6 (seis) anos de idade

    b) Incorreta.

    O correto é de 6 anos a entrada no ensino fundamental

    c) Incorreta.

    O ensino fundamental não é dividido em escola de ensino médio.

    d) Incorreta.

    A educação infantil só vai até os 5 anos.

    e) Incorreta.

    N.R.A.

    Gabarito do monitor: A


ID
637699
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Congonhas - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em 2006, foi publicada a Lei nº. 11274 que:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A

    Altera a redação dos arts. 29, 30, 32 e 87 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, dispondo sobre a duração de 9 (nove) anos para o ensino fundamental, com matrícula obrigatória a partir dos 6 (seis) anos de idade


ID
648058
Banca
PaqTcPB
Órgão
Prefeitura de Patos - PB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Nos anos 1990, o governo brasileiro buscou formar um consenso com entidades da sociedade em torno da reforma educacional, congregando os interesses do capital e do trabalho. Podem-se destacar, como propostas desse consenso:

I) A universalização do ensino fundamental e médio até a segunda década do século XXI.

II) A revisão dos conteúdos do ensino fundamental, com vistas ao atendimento da aquisição de competências básicas à participação do indivíduo na sociedade moderna.

III) A reestruturação dos cursos de formação de professores.

IV) A estruturação de planos de carreira, com mecanismos de progressão funcional e incentivos salariais à regência de classe.

A alternativa correta é:

Alternativas

ID
648076
Banca
PaqTcPB
Órgão
Prefeitura de Patos - PB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando a Lei nº 11.274, de 6 de fevereiro de 2006, relativa ao ensino fundamental de nove anos, com matrícula obrigatória a partir dos seis anos de idade, conjugada com a Resolução CEB/CNE nº 5, de 17 de dezembro de 2009, que fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, devem ser matriculadas no ensino fundamental as crianças que completarem seis anos de idade

Alternativas
Comentários
  • GAB B

    Art 5º § 3º As crianças que completam 6 anos após o dia 31 de março devem ser matriculadas na Educação Infantil. 

    RESOLUÇÃO Nº 5, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2009

  • § 1º É obrigatória a matrícula no Ensino Fundamental de crianças com 6 (seis) anos completos ou a completar até o dia 31 de março do ano em que ocorrer a matrícula, nos termos da Lei e das normas nacionais vigentes.

    § 2º As crianças que completarem 6 (seis) anos após essa data deverão ser matriculadas na Educação Infantil (Pré-Escola)


ID
713350
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Patrocínio - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Nos termos das normas vigentes, a classificação dos alunos em qualquer série ou etapa, exceto a primeira do ensino fundamental, NÃO pode ser feita

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D

    II - a classificação em qualquer série ou etapa, exceto a primeira do ensino fundamental, pode ser feita:

    a) por promoção, para alunos que cursaram, com aproveitamento, a série ou fase anterior, na própria escola;

    b) por transferência, para candidatos procedentes de outras escolas;

    c) independentemente de escolarização anterior, mediante avaliação feita pela escola, que defina o grau de desenvolvimento e experiência do candidato e permita sua inscrição na série ou etapa adequada, conforme regulamentação do respectivo sistema de ensino;



ID
774499
Banca
IF-PR
Órgão
IF-PR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Quanto à legislação de ensino no Brasil, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):


( ) Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB - Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, a Educação Básica no Brasil é composta pela Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Profissionalizante.

( ) A portaria MEC no 438/98 institui o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM,tendo como um dos objetivos constituir-se em modalidade de acesso a cursos profissionalizantes pós-médio.

( ) O objetivo da Educação Básica é assegurar a todos os brasileiros a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhes os meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.

( ) A Lei no 10.639 tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB - Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, a Educação Básica no Brasil é composta pela Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio.

  • Artigo 1º - Instituir o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, como procedimento de avaliação do desempenho do aluno, tendo por objetivos: I – conferir ao cidadão parâmetro para auto-avaliação, com vistas à continuidade de sua formação e à sua inserção no mercado de trabalho; II – criar referência nacional para os egressos de qualquer das modalidades do ensino médio; III – fornecer subsídios às diferentes modalidades de acesso à educação superior; IV – constituir-se em modalidade de acesso a cursos profissionalizantes pós-médio. 


ID
776683
Banca
VUNESP
Órgão
SAP-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na instituição das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental está presente o caráter de colaboração, estabelecido no sistema educacional pela Constituição Federal e LDB, ao configurar a definição curricular como sendo composta de uma base nacional comum e uma parte diversificada.
Sobre a base nacional comum, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A LDB TRAZ:

    Art. 26.  Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.  (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013)

    E A CF:

    Art. 210. Serão fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais.

    OU SEJA AS DUAS LEIS TRAZEM CONSIGO A FORMAÇÃO BASICA COMUM

  • Art. 12 Os conteúdos que compõem a base nacional comum e a parte diversificada têm
    origem nas disciplinas científicas, no desenvolvimento das linguagens, no mundo do trabalho,
    na cultura e na tecnologia, na produção artística, nas atividades desportivas e corporais, na
    área da saúde e ainda incorporam saberes como os que advêm das formas diversas de
    exercício da cidadania, dos movimentos sociais, da cultura escolar, da experiência docente, do
    cotidiano e dos alunos.
    Art. 13 Os conteúdos a que se refere o art. 12 são constituídos por componentes
    curriculares que, por sua vez, se articulam com as áreas de conhecimento, a saber:
    Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. As áreas de
    conhecimento favorecem a comunicação entre diferentes conhecimentos sistematizados e
    entre estes e outros saberes, mas permitem que os referenciais próprios de cada componente
    curricular sejam preservados.
    Art. 14 O currículo da base nacional comum do Ensino Fundamental deve abranger,
    obrigatoriamente, conforme o art. 26 da Lei nº 9.394/96, o estudo da Língua Portuguesa e da
    Matemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política,
    especialmente a do Brasil, bem como o ensino da Arte, a Educação Física e o Ensino
    Religioso.
    Art. 15 Os componentes curriculares obrigatórios do Ensino Fundamental serão assim
    organizados em relação às áreas de conhecimento:
    I – Linguagens:
    a) Língua Portuguesa;
    b) Língua Materna, para populações indígenas;
    c) Língua Estrangeira moderna;
    d) Arte; e
    e) Educação Física;
    II – Matemática;
    III – Ciências da Natureza;
    IV – Ciências Humanas:
    a) História;
    b) Geografia;
    V – Ensino Religioso.
     


ID
776686
Banca
VUNESP
Órgão
SAP-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A nação brasileira, por meio de suas instituições, e no âmbito de seus entes federativos, vem assumindo responsabilidades crescentes para que a Educação Básica seja prioridade nacional como garantia inalienável do exercício da cidadania plena. Assim, em relação ao ensino fundamental, é correto afirmar que é

Alternativas
Comentários
  • EDUCAÇÃO BÁSICA É EXPRESSAMENTE OBRIGATÓRIA PELA LDB BEM COMO CF :

    LDB:Art. 5o  O acesso à educação básica obrigatória é direito público subjetivo, podendo qualquer cidadão, grupo de cidadãos, associação comunitária, organização sindical, entidade de classe ou outra legalmente constituída e, ainda, o Ministério Público, acionar o poder público para exigi-lo.  (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013)

    CF:

    Art. 208. O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de:

    I - educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 59, de 2009) (Vide Emenda Constitucional nº 59, de 2009)


  • A letra A está incorreta porque a primeira etapa da Educação Básica é a pré escola;

    A letra B é a correta;

    A letra C está incorreta porque, embora o ensino fundamental seja organizado a partir da primeira série, ele deve ser assegurado inclusive para os que não tem idade própria;

    A letra D está incorreta porque o EF é organizado do 1º ao 9º ano;

    A letra E está incorreta pois creche e pré escola não compreendem ao EF.


ID
818398
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), os Currículos dos Ensinos Fundamental e Médio devem ser compostos por

Alternativas
Comentários
  • Esta questão pode ser resolvida com o art 26 da LDB.

    O final da letra 'c' pode ser considerado como: 

    Art. 26.  Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos. = Clientela atendida.

  • O curriculo da educacao basica sera organizado da seguinte forma:

    BNCC (Obrigatoria) + Parte diversificada (Parte mais flexivel) 

  •  c)

    uma base nacional comum a ser complementada em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar e uma parte diversificada que considere as características regionais, culturais e econômicas da clientela atendida. 

  • Questão desatualizada


ID
920260
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Quais são os fundamentos norteadores, definidos nas Diretrizes Curriculares Nacionais, para as Propostas Pedagógicas das Instituições de Educação Infantil?

Alternativas
Comentários
  • As propostas pedagógicas de Educação Infantil devem

    respeitar os seguintes princípios:

    - Éticos: da autonomia, da responsabilidade, da

    solidariedade e do respeito ao bem comum,

    ao meio ambiente e às diferentes culturas,

    identidades e singularidades.

    - Políticos: dos direitos de cidadania, do

    exercício da criticidade e do respeito à ordem

    democrática.

    - Estéticos: da sensibilidade, da criatividade, da

    ludicidade e da liberdade de expressão nas

    diferentes manifestações artísticas e culturais


  • Gab. B

  •  b)    Princípios políticos dos direitos e deveres de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática.

  • 4. Princípios As propostas pedagógicas de Educação Infantil devem respeitar os seguintes princípios: 

    Éticos: da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades.

    Políticos: dos direitos de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática.

     Estéticos: da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da liberdade de expressão nas diferentes manifestações artísticas e culturais.


ID
920263
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As instituições de Educação Infantil, de acordo com Diretrizes Curriculares Nacionais, devem:

Alternativas
Comentários
  • Art.3, III) ...promover práticas de educação e cuidado possibilitando a integração entre os aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivos/linguísticos e sociais da criança(...). Letra da Lei.

  • Letra     E

  • Pessoal, sei que a resposta correta é a E, mas alguém poderia por favor me apontar o erro da B? Agradeço desde já! (se postarem aqui, me avisem no inbox, por favor, hehehe)

  • Pessoal, sei que a resposta correta é a E, mas alguém poderia por favor me apontar o erro da B? Agradeço desde já! (se postarem aqui, me avisem no inbox, por favor, hehehe)

    +2

  • A C está corretíssima também. Vejam o que diz a DCN Geral da Educação Básica:

    § 3º A avaliação na Educação Infantil é realizada mediante acompanhamento e registro do

    desenvolvimento da criança, sem o objetivo de promoção, mesmo em se tratando de acesso ao

    Ensino Fundamental.


ID
920269
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, as escolas deverão estabelecer como norteadores de suas ações pedagógicas:

1) princípios éticos da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum.
2) princípios dos direitos e deveres da cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática.
3) princípios estéticos da sensibilidade, da criatividade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais.
4) princípios dos direitos sociais, do exercício da atividade política e da ordem econômica.
5) princípios de participação e autonomia social, políticos e éticos.

Estão corretas, apenas:

Alternativas
Comentários
  • a) Princípios éticos: valorização da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do

    respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades.

    b) Princípios políticos: dos direitos de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à

    ordem democrática.

    c) Princípios estéticos: valorização da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da diversidade

    de manifestações artísticas e culturais.




  • A questão é anulável, pois esses, considerada a literalidade do texto, são princípios das DCNs da EI

    Os princípios das DCNs do EF são os apontados no artigo 6° do seu parecer:

    Art. 6º Os sistemas de ensino e as escolas adotarão, como norteadores das políticas educativas

    e das ações pedagógicas, os seguintes princípios:

    I – Éticos: de justiça, solidariedade, liberdade e autonomia; de respeito à dignidade da pessoa

    humana e de compromisso com a promoção do bem de todos, contribuindo para combater e

    eliminar quaisquer manifestações de preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer

    outras formas de discriminação.

    II – Políticos: de reconhecimento dos direitos e deveres de cidadania, de respeito ao bem comum

    e à preservação do regime democrático e dos recursos ambientais; da busca da equidade

    no acesso à educação, à saúde, ao trabalho, aos bens culturais e outros benefícios; da exigência de

    diversidade de tratamento para assegurar a igualdade de direitos entre os alunos que apresentam

    diferentes necessidades; da redução da pobreza e das desigualdades sociais e regionais.

    III – Estéticos: do cultivo da sensibilidade juntamente com o da racionalidade; do enriquecimento

    das formas de expressão e do exercício da criatividade; da valorização das diferentes manifestações

    culturais, especialmente a da cultura brasileira; da construção de identidades plurais e solidárias.


ID
920272
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Assinale a alternativa incompatível com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental.

Alternativas
Comentários
  • LETRA E - 

    As escolas deverão reconhecer que as aprendizagens são constituídas na interação entre os processos de conhecimento, linguagem e afetivos, como consequência das relações entre as distintas identidades dos vários participantes do contexto escolarizado; as diversas experiências de vida dos alunos, professores e demais participantes do ambiente escolar, expressas através de múltiplas formas de diálogo, devem contribuir para a constituição de identidades afirmativas, persistentes e capazes de protagonizar ações solidárias e autônomas em relação a conhecimentos e valores indispensáveis à vida cidadã.

  • Alguém pode por favor explicar aqui qual é exatamente o erro da alternativa E? Não entendi...

    Se alguém fizer isso, peço por gentileza que me mande um inbox avisando. ;)

  • III - As Escolas deverão RECONHECER que as aprendizagens são constituídas

    pela interação entre os processos de conhecimento com os de linguagem e os afetivos,

    em consequência das relações entre as distintas identidades dos vários participantes do

    contexto escolarizado. ( parecer 2/1989)

    Na questão, está "conhecer". 

    Esta é a unica diferença. Não entendi pq eles consideraram isso ser incompatível.

    Se for por causa disso, meu deus. nem sei nem oq dizer

  • III - As Escolas deverão RECONHECER que as aprendizagens são constituídas

    pela interação entre os processos de conhecimento com os de linguagem e os afetivos,

    em consequência das relações entre as distintas identidades dos vários participantes do

    contexto escolarizado. ( parecer 2/1989)

    Na questão, está "conhecer". 

    Esta é a unica diferença. Não entendi pq eles consideraram isso ser incompatível.

    Se for por causa disso, meu deus. nem sei nem oq dizer


ID
972523
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Ensino Fundamental com duração de 9 anos, (Diretrizes Curriculares Nacionais), abrange a população na faixa etária dos :

Alternativas
Comentários
  • Facinho, facinho. Dessa vez, cobraram a mera memorização do Art 32. da LDBEN que se segue:

    "O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante: (Redação dada pela Lei nº 11.274, de 2006) ....

    Ora, se o educando inicia no ensino fundamental obrigatório aos 6 anos de idade e somente completa esta modalidade de educação 9 anos depois, logo, ao término desta etapa ele estará com a 14 anos de idade.

    Resposta, letra "b" de bucho!
  • "O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante: (Redação dada pela Lei nº 11.274, de 2006) ....

  • Vi que o colega postou o trecho de uma lei e tal mas, sinceramente, discordo dessa resposta correta. Tenho alunos em minha escola que não são repetentes e fazem/fizeram 15 anos no nono ano. Talvez até coubesse recurso nessa questão na época...


ID
978529
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9394/96) estabelece que o currículo do ensino fundamental e médio deve incluir:

Alternativas
Comentários
  • Penso que a resposta correta para esta questão seja letra c. Se verificarmos a LDB, artigo 26A, veremos que ele contempla o ensino de história e cultura indígena e afro-brasileira. Por isso, discordo do gabarito dessa questão.
  • Juliana o que está incorreto na alternativa "C" é a última palavra "públicos", porque a lei estabele que a cultura afro-brasileira e indígena sejam ministradas tanto em estabelecimentos públicos quanto privados. 

    Espero ter ajudado.

    Grande abraço.
  • É obrigatório o ensino de língua portuguesa e matemática tanto no ensino fundamental quando no ensino médio, porém, estas disciplinas devem fazer parte da base comum nacional e não da parte diversificada, que por sua vez deve levar em consideração a cultura regional e suas formas de desenvolvimento e produção. A letra A está errada, mas pode nos levar ao erro.

  • Art. 26.  Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos

    § 1º Os currículos a que se refere o caput devem abranger, obrigatoriamente, o estudo da língua portuguesa e da matemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente do Brasil.
    § 2o  O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.

    § 5º Na parte diversificada do currículo será incluído, obrigatoriamente, a partir da quinta série, o ensino de pelo menos uma língua estrangeira moderna, cuja escolha ficará a cargo da comunidade escolar, dentro das possibilidades da instituição.

    § 6o  A música deverá ser conteúdo obrigatório, mas não exclusivo, do componente curricular de que trata o § 2o deste artigo.

    § 7o  Os currículos do ensino fundamental e médio devem incluir os princípios da proteção e defesa civil e a educação ambiental de forma integrada aos conteúdos obrigatórios.
  • Art. 26-A.  Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.


  • As opções A, B, C e D têm junto ao seu texto "pegadinhas". A única alternativa em que o texto é idêntico ao da LDB é o da letra E. Como podemos verificar no Parágrafo 7º do Art. 26. Que, inclusive, foi acrescentado há pouco tempo na LDB.

    Art. 26 

    § 7o  Os currículos do ensino fundamental e médio devem incluir os princípios da proteção e defesa civil e a educação ambiental de forma integrada aos conteúdos obrigatórios.  (Incluído pela Lei nº 12.608, de 2012)

  • Questão mal formulada. A letra C poderia ser considerada correta, uma vez que não limita a obrigatoriedade APENAS para o público. A questão está apenas incompleta mas não errada.

  • Mal elaborada !

  • Questão desatualizada. Thiago essa já foi alterada " § 7o  A integralização curricular poderá incluir, a critério dos sistemas de ensino, projetos e pesquisas envolvendo os temas transversais de que trata o caput.            (Redação dada pela Lei nº 13.415, de 2017) "

  • DESATUALIZADA!


    ART. 26  Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.            (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013)


    § 7o  A integralização curricular poderá incluir, a critério dos sistemas de ensino, projetos e pesquisas envolvendo os temas transversais de que trata o  caput .            (Redação dada pela Lei nº 13.415, de 2017)

  • A questão está desatualizada, porém vale a correção com base na Lei atualizada,

    A) Art. 26. Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.  

    B) § 2 O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório da educação básica.

    § 6  As artes visuais, a dança, a música e o teatro são as linguagens que constituirão o componente curricular de que trata o § 2 deste artigo.  

    C) Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.  

    D) § 5   No currículo do ensino fundamental, a partir do sexto ano, será ofertada a língua inglesa.  

    § 4   Os currículos do ensino médio incluirão, obrigatoriamente, o estudo da língua inglesa e poderão ofertar outras línguas estrangeiras, em caráter optativo, preferencialmente o espanhol, de acordo com a disponibilidade de oferta, locais e horários definidos pelos sistemas de ensino. 

    E) § 7  A integralização curricular poderá incluir, a critério dos sistemas de ensino, projetos e pesquisas envolvendo os temas transversais de que trata o caput.

    => Ver Art 26 "...por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos."


ID
1067002
Banca
IBFC
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com base no período que compreende 1.985 a 2.000, chamado de Estado Democrático, assinale os itens que NÃO fazem parte da mudança educacional:

I. É promulgada a Lei 9.424, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino e Valorização do Magistério - FUNDEF.

II. É sancionada a Lei 9.394, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB.

III. Decretada e sancionada a Lei 5.692, que fixa Diretrizes e Bases para o Ensino de 1° e 2° Graus.

IV. Promulgada a Lei Federal 5.370, que cria o Movimento Brasileiro de Alfabetização - MOBRAL.

Das afirmativas apresentadas:

Alternativas
Comentários

ID
1102693
Banca
FUNCAB
Órgão
SEE-AC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com o art. 3º da Lei nº 11.274/2006, o Ensino Fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, tem início aos:

Alternativas
Comentários
  • A questão exige conhecimento da  Lei Nº 9.349/96 - Lei de diretrizes e bases da educação nacional (LDBEN), em especial sobre a O início do ensino fundamental.

    Educação Básica

    • obrigatória dos 4 aos 17 anos

    Educação Infantil

    • Creche para criança de até 3 anos
    • Pré- escola para criança de 4 a 5 anos

     Ensino Fundamental

    • começa aos 6 com duração de 9 anos.

    Ensino Médio

    • Duração mínima de 3 anos

    Art. 4º O dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de:

    I - educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, organizada da seguinte forma:  

    Art. 30. A educação infantil será oferecida em:

    I - creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até três anos de idade;

    II - pré-escolas, para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade. 

    Art. 32. O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante: 

    Art. 35. O ensino médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, terá como finalidades:

    Notem que o artigo 32 expressa o início do ensino fundamental que é aos 6 anos de idade, durante 9 anos.

    O gabarito é, portanto, a alternativa D.

    Referência bibliográfica:

    BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDBEN. 9394/1996. São Paulo: Saraiva, 1996.

    GABARITO: D


ID
1172344
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica estabelecem a base nacional comum, responsável por orientar a organização, a articulação, o desenvolvimento e a avaliação das propostas pedagógicas de todas as redes de ensino brasileiras. Acerca desse assunto, julgue os itens subsecutivos.


A qualidade social preconizada no referido documento pressupõe compromisso com o acesso e a permanência do estudante na escola, bem como com a qualidade de sua formação, cujo principal responsável é o professor.

Alternativas
Comentários
  • Resolução nº 4, de 13 de julho de 2010, Art. 8º A garantia de padrão de qualidade, com pleno acesso, inclusão e permanência dos sujeitos das aprendizagens na escola e seu sucesso, com redução da evasão, da retenção e da distorção de idade/ano/série, resulta na qualidade social da educação, que é uma conquista coletiva de todos os sujeitos do processo educativo.

  • O professor não é o principal responsável!
  • Estado, familia , sociedade e escola

  • O professor não é o principal responsável O Estado,a  familia ,a sociedade e a escola também  são.

     

  • A qualidade da educação para todos exige compromisso e responsabilidade de todos os envolvidos no processo político, que o Projeto de Nação traçou, por meio da Constituição Federal e da LDB, cujos princípios e finalidades educacionais são desafiadores: em síntese, assegurando o direito inalienável de cada brasileiro conquistar uma formação sustentada na continuidade de estudos, ou seja, como temporalização de aprendizagens que complexifiquem a experiência de comungar sentidos que dão significado à convivência.

    http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192

  • Restringiu ao professor !


ID
1172353
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que se refere às etapas e modalidades da educação básica que constam nas definições das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica, julgue os próximos itens.

A educação escolar indígena, a educação básica do campo e a educação quilombola são modalidades de ensino que compartilham a condição de possuírem normas e ordenamento jurídico próprios, visando à valorização plena das culturas de seus povos.

Alternativas
Comentários
  • Somente a educação escolar indígena, possui essas características da questão.

  • São modalidades de ensino, segundo a LDB: Educação de Jovens e Adultos, a Educação Profissional e a Educação Especial. 

  • O Parecer CNE/CEB nº 14/99, reconhece que a escola indígena é uma experiência pedagógica peculiar e como tal deve ser tratada pelas agências governamentais, promovendo as adequações institucionais e legais necessárias para garantir a implementação de uma política de governo que priorize assegurar às sociedades indígenas uma educação diferenciada, respeitando seu universo sociocultural. Essas Diretrizes se constituem num marco importante no cenário educacional brasileiro ao normatizar as experiências de educação diferenciada das comunidades indígenas. Nesse sentido, a Resolução CNE/CEB nº 3/99, em seu art. 1°, estabelece no âmbito da Educação Básica, a estrutura e o funcionamento das escolas indígenas, reconhecendo-lhes a condição de escolas com normas e ordenamento jurídico próprios, e fixando as diretrizes curriculares do ensino intercultural e bilíngüe, visando à valorização plena das culturas dos povos indígenas e à afirmação e manutenção de sua diversidade étnica. 

    http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=17212-diretrizes-curriculares-nacionais-para-educacao-basica-diversidade-e-inclusao-2013&category_slug=marco-2015-pdf&Itemid=30192

  • Errado

    .

    A educação escolar indígena (certo), a educação básica do campo (certo) e a educação quilombola (certa) são modalidades de ensino que compartilham a condição de possuírem normas e ordenamento jurídico próprios (errado, somente educação escolar indígena ), visando à valorização plena das culturas de seus povos.

    .

    Conforme pedido na questão modalidades da educação básica que constam nas definições das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica.

    Estas são as previstas explicitamente como Modalidades de Educação Básica pelas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a
    Educação Básica (Resolução CNE/CEB n° 4, de 13/06/2010)

    Educação de Jovens e Adultos (EJA) - Modalidade também prevista pela LDB

    Educação Profissional e Tecnologica - Modalidade também prevista pela LDB

    Educação Especial - Modalidade também prevista pela LDB

    Educação a distância - *não prevista como Modalidade de Ensino ou de Educação pelo Título V da LDB

    Educação Básica do campo *não prevista como Modalidade de Ensino ou de Educação pelo Título V da LDB

    Educação Escolar Indígena *não prevista como Modalidade de Ensino ou de Educação pelo Título V da LDB

    Educação Escolar Quilombola *não prevista como Modalidade de Ensino ou de Educação pelo Título V da LDB

     

    Estas são as previstas explicitamente como Modalidades de Ensino ou de Educação pelo Título V da Lei n° 9.394/1996 – LDB.

    Educação de Jovens e Adultos

    Educação Profissional e a Educação Especial. 

     

  •  RESOLUÇÃO CEB Nº 3, DE 10 DE NOVEMBRO DE 1999

     

    Art. 1 o . Estabelecer, no âmbito da educação básica, a estrutura e o funcionamento das Escolas Indígenas, reconhecendo-lhes a condição de escolas com normas e ordenamento jurídico próprios, e fixando as diretrizes curriculares do ensino intercultural, visando a valorização plena das culturas dos povos indígenas e a afirmação e manutenção de sua diversidade étnica.

     

    Fonte: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rceb03_99.pdf

  • DCN´s:

    Adicionalmente, na oferta de cada etapa pode corresponder uma ou mais das modalidades de ensino: Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo, Educação Escolar Indígena, Educação Profissional e Tecnológica, Educação a Distância, a educação nos estabelecimentos penais e a educação quilombola.

  • ERRADO

    CAPÍTULO II – MODALIDADES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

    Art. 27. A cada etapa da Educação Básica pode corresponder uma ou mais das modali-dades de ensino: Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Educação Profissional e Tecnológica, Educação do Campo, Educação Escolar Indígena e Educação a Distância.

    Art. 37. Na estruturação e no funcionamento das escolas indígenas, é reconhecida a sua condição de possuidores de normas e ordenamento jurídico próprios

  • Somente a educação indígena possui norma e ordenamentos próprios

ID
1172356
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que se refere às etapas e modalidades da educação básica que constam nas definições das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica, julgue os próximos itens.

Considere que uma professora de instituição de educação infantil opte por não acompanhar as crianças, com dois anos de idade, durante o almoço nem durante o descanso, deixando-as a cargo de monitores. Nessa situação, é correto afirmar que a professora usufrui de um direito seu, pelo fato de essas atividades não possuírem cunho pedagógico.

Alternativas
Comentários
  • GAB: ERRADO

    DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS 2013

    ... é oportuno e necessário considerar as dimensões do educar e do cuidar, em sua inseparabilidade, buscando recuperar, para a função social da Educação Básica, a sua centralidade, que é o estudante. Cuidar e educar iniciam-se na Educação Infantil, ações destinadas a crianças a partir de zero ano, que devem ser estendidas ao Ensino Fundamental, Médio e posteriores. 

    ...Nota-se que apenas pelo cuidado não se constrói a educação e as dimensões que a envolvem como projeto transformador e libertador. A relação entre cuidar e educar se concebe mediante internalização consciente de eixos norteadores, que remetem à experiência fundamental do valor, que influencia significativamente a definição da conduta, no percurso cotidiano escolar. Não de um valor pragmático e utilitário de educação, mas do valor intrínseco àquilo que deve caracterizar o comportamento de seres humanos, que respeitam a si mesmos, aos outros, à circunstância social e ao ecossistema.


ID
1172362
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que se refere às etapas e modalidades da educação básica que constam nas definições das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica, julgue os próximos itens.

Geralmente, o município se responsabiliza pelos anos iniciais do ensino fundamental e o estado, pelos anos finais. Essa medida de colaboração ocorre no sentido de se evitar obstáculos ao acesso de estudantes que se transfiram de uma rede para outra com vistas a completar todo o processo formativo escolar.

Alternativas
Comentários
  • Questão anulável, pois na verdade a responsabilidade do ensino médio é que faz parte das responsabilidades do Estado.

  • Art. 25. Os sistemas estaduais e municipais devem estabelecer especial forma de colaboração visando à oferta do Ensino Fundamental e à articulação sequente entre a primeira fase, no geral assumida pelo Município, e a segunda, pelo Estado, para evitar obstáculos ao acesso de estudantes que se transfiram de uma rede para outra para completar esta escolaridade obrigatória, garantindo a organicidade e a totalidade do processo formativo do escolar. 

  • não falou nada de ensino medio , mas de ensino fundamental e de acordo as dcn


ID
1172365
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que se refere às etapas e modalidades da educação básica que constam nas definições das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica, julgue os próximos itens.

Considere que uma escola de ensino médio tenha apresentado, nos últimos cinco anos, um quadro recorrente de necessidade de abertura de quinze turmas de 1.° ano, oito a nove turmas de 2.° ano e quatro a cinco turmas de 3.° ano. Nesse caso, é correto afirmar que essa situação indica fragilidade no cumprimento do preceito legal de assegurar a permanência dos jovens na escola, com proveito, até a conclusão da educação básica.

Alternativas
Comentários
  • Art. 4º As bases que dão sustentação ao projeto nacional de educação responsabilizam o poder público, a família, a sociedade e a escola pela garantia a todos os educandos de um ensino ministrado de acordo com os princípios de: I – igualdade de condições para o acesso, inclusão, permanência e sucesso na escola;


ID
1173187
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica estabelecem a base nacional comum, responsável por orientar a organização, a articulação, o desenvolvimento e a avaliação das propostas pedagógicas de todas as redes de ensino brasileiras. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir

A qualidade social preconizada no referido documento pressupõe compromisso com o acesso e a permanência do estudante na escola, bem como com a qualidade de sua formação, cujo principal responsável é o professor.

Alternativas
Comentários
  • Coitado do professor...

    Como também toda a comunidade escolar!!

  • Art. 4ª - As bases que dão sustentação ao projeto nacional de educação responsabilizam o poder público, a família, a sociedade e a escola pela garantia a todos os educandos de um ensino ministrado de acordo com os princípios de:

    I - Igualdade de condições para o acesso, inclusão, permanência e sucesso na escola.

  • A qualidade social preconizada no referido documento pressupõe compromisso com o acesso e a permanência do estudante na escola, bem como com a qualidade de sua formação, cujo principal responsável é o professor.

    Errado

  • Os reponsáveis são o poder público, a família, a sociedade e a escola.


ID
1173190
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica estabelecem a base nacional comum, responsável por orientar a organização, a articulação, o desenvolvimento e a avaliação das propostas pedagógicas de todas as redes de ensino brasileiras. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir

Os currículos dos ensinos fundamental e médio devem ter uma base nacional comum e complementada por uma parte diversificada, que inclui disciplinas facultativas ao aluno, como a educação física e o ensino religioso.

Alternativas
Comentários
  • A Educação Física é um componente curricular obrigatório.

    Já o Ensino Religioso se torna obrigatório no momento em que haja pedido pela comunidade local.

  • A Ed. Física é obrigatória para o discente, com algumas exceções (maior de 30 anos, trabalhador no caso da EJA, grávidas etc). Já o Ensino Religioso é de oferecimento obrigatório, mas matrícula facultativa pelo discente. São situações diferentes, embora ambas possuam caráter vinculativo para o sistema de ensino.

  • De acordo com o Art. 14 das DCNs, tanto a Educação Física quanto o Ensino Religioso integram base nacional comum. A parte diversificada será composta por uma língua estrangeira moderna, a partir do 6º ano (art. 26 §5º LDB), e no Ensino Médio será ofertado ainda  o ensino da língua espanhola (art. 15 §3º DCNs). 

  • Atualmente, após a MP 746/2016, educação física é uma disciplina obrigatória para o ensino fundamental e facultativa para o ensino médio. O que tornaria a questão certa.

  • Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica - RESOLUÇÃO Nº 4 DE 2010

     

    Art. 14.

    § 1º Integram a base nacional comum nacional:
    a) a Língua Portuguesa;
    b) a Matemática;
    c) o conhecimento do mundo físico, natural, da realidade social e política,
    especialmente do Brasil, incluindo-se o estudo da História e das Culturas Afro-Brasileira e
    Indígena,
    d) a Arte, em suas diferentes formas de expressão, incluindo-se a música;
    e) a Educação Física;
    f) o Ensino Religioso.

  • Anna, mas o enunciado diz em relação as DCNs

    e não LDB. Bom não misturar pra não se confundir!!

  • Acho que o erro está em dizer que Educação Física é disciplina facultativa, pois não é facultativa, apenas a sua prática é facultativa.


ID
1173193
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que se refere às etapas e modalidades da educação básica que constam nas definições das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica, julgue os itens subsecutivos.

Considere que uma escola de ensino médio tenha apresentado, nos últimos cinco anos, um quadro recorrente de necessidade de abertura de quinze turmas de 1.° ano, oito a nove turmas de 2.° ano e quatro a cinco turmas de 3.° ano. Nesse caso, é correto afirmar que essa situação indica fragilidade no cumprimento do preceito legal de assegurar a permanência dos jovens na escola, com proveito, até a conclusão da educação básica.

Alternativas
Comentários
  • Art. 4º, I.

  • Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica - RESOLUÇÃO Nº 4 DE 2010

     

    Art. 4º As bases que dão sustentação ao projeto nacional de educação responsabilizam o poder público, a família, a sociedade e a escola pela garantia a todos os educandos de um ensino ministrado de acordo com os princípios de: 
    I - igualdade de condições para o acesso, inclusão, permanência e sucesso na escola;


ID
1173196
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que se refere às etapas e modalidades da educação básica que constam nas definições das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica, julgue os itens subsecutivos.

Uma vez que a educação especial é parte integrante da educação regular, não cabe a ela ser caracterizada em níveis, etapas e modalidades da educação básica, já que perpassa todos eles de forma transversal.

Alternativas
Comentários
  • Enunciado bem elaborado, até parece correto, mas segundo a LDB a Educação Especial é a terceira modalidade de educação.

    Em tempo: as bancas costumam confundir os candidatos misturando níveis de ensino com modalidades de educação. É preciso ler com atenção todo o Título V da LDB (a partir do art. 21). Deixo a dica para os interessados:Há dois Níveis de Ensino: (1) Educação Básica (subdividida em Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio); e (2) a Educação Superior.Há três Modalidades de Educação: (1) EJA - Educação de Jovens e Adultos; (2) Educação Profissional Técnica de Nível Médio; e (3) a Educação Especial.ALERTA: a Educação Profissional e Tecnológica (LDB, Cap. III, art. 39 a 42) NÃO É MODALIDADE DE EDUCAÇÃO, mas sim, integra-se aos diferentes níveis (que são os dois supra citados) e modalidades (as três já citadas).Isso derruba centenas de candidatos ao magistério, cuidado!DICA: a LDB não faz uma separação clara entre níveis e modalidades, é preciso interpretar os artigos. Leia todo o Título V e boa sorte.
  • Só complementando o que Marcos Gomes disse: a Educação Profissional e Tecnológica é uma modalidade de educação na Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (RESOLUÇÃO Nº 4, DE 13 DE JULHO DE 2010 do Conselho Nacional de Educação).

  • A educação Especial é uma modalidade de ensino.

    Art. 29. A Educação Especial, como modalidade transversal a todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, é parte integrante da educação regular, devendo ser prevista no projeto político-pedagógico da unidade escolar".  (RESOLUÇÃO Nº 4, DE 13 DE JULHO DE 2010 do Conselho Nacional de Educação).

  • A Educação Especial é uma modalidade de ensino transversal a todas etapas e outras modalidades, como parte integrante da educação regular, devendo ser prevista no projeto políticopedagógico da unidade escolar.

    fonte : diretrize curricular nacional geral, pag. 44

     

  • § 1º Os sistemas de ensino devem matricular os estudantes com deficiência,

    transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas classes comuns

    do ensino regular e no Atendimento Educacional Especializado (AEE), complementar ou

    suplementar à escolarização, ofertado em salas de recursos multifuncionais ou em centros de

    AEE da rede pública ou de instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins

    lucrativos.


ID
1173202
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que se refere às etapas e modalidades da educação básica que constam nas definições das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica, julgue os itens subsecutivos. 


Considere que uma professora de instituição de educação infantil opte por não acompanhar as crianças, com dois anos deidade, durante o almoço nem durante o descanso, deixando-asa cargo de monitores. Nessa situação, é correto afirmar que a professora usufrui de um direito seu, pelo fato de essas atividades não possuírem cunho pedagógico.


Alternativas
Comentários
  • O cuidar faz parte do currículo da Educação Infantil.

  • Art. 6º Na Educação Básica, é necessário considerar as dimensões do educar e do cuidar, em sua inseparabilidade, buscando recuperar, para a função social desse nível da educação, a sua centralidade, que é o educando, pessoa em formação na sua essência humana.

  • De fato, é um direito da professora não acompanhá-los, afinal ela tem direito ao descanso. O erro da questão é eliminar o cuidar da esfera pedagógica. Além disso, a DCN da EB diz que o currículo infantil deve depositar ênfase:

    II – no desenvolvimento de hábitos higiênicos e alimentares;


ID
1173205
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que se refere às etapas e modalidades da educação básica que constam nas definições das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica, julgue os itens subsecutivos.

O ensino fundamental, com duração de nove anos, se inicia aos seis anos de idade e é dividido em duas fases sequentes e com características próprias: anos iniciais, com cinco anos de duração, e anos finais, com quatro anos de duração.

Alternativas
Comentários
  • Ensino Fundamental - 9 anos de duração - Até 14 anos de idade 


    Anos iniciais - 5 anos de duração - de 6 a 10 anos de idade

     Anos finais - 4 anos de duração - de 11 a 14 anos de idade 


    Fonte: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/passo_a_passo_versao_atual_16_setembro.pdf


    Gabarito: CERTO.


    Bons Estudos!!!^^

  • Etapas da Educação Básica, de acordo com as Diretrizes (p. 38):


    Quanto às etapas correspondentes aos diferentes momentos constitutivos do desenvolvimento educacional, a Educação Básica compreende:


     I – a Educação Infantil, que compreende: a Creche, englobando as diferentes etapas do desenvolvimento da criança até 3 (três) anos e 11 (onze) meses; e a Pré-Escola, com duração de 2 (dois) anos;


     II – o Ensino Fundamental, obrigatório e gratuito, com duração de 9 (nove) anos, é organizado e tratado em duas fases: a dos 5 (cinco) anos iniciais e a dos 4 (quatro) anos finais


    III – o Ensino Médio, com duração mínima de 3 (três) anos. 

  • Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica - RESOLUÇÃO Nº 4 DE 2010

     

    Art. 23. O Ensino Fundamental com 9 (nove) anos de duração, de matrícula obrigatória para as crianças a partir dos 6 (seis) anos de idade, tem duas fases sequentes com características próprias, chamadas de anos iniciais, com 5 (cinco) anos de duração, em regra para estudantes de 6 (seis) a 10 (dez) anos de idade; e anos finais, com 4 (quatro) anos de duração, para os de 11 (onze) a 14 (quatorze) anos.


ID
1173208
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que se refere às etapas e modalidades da educação básica que constam nas definições das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica, julgue os itens subsecutivos.

Geralmente, o município se responsabiliza pelos anos iniciais do ensino fundamental e o estado, pelos anos finais. Essa medida de colaboração ocorre no sentido de se evitar obstáculos ao acesso de estudantes que se transfiram de uma rede para outra com vistas a completar todo o processo formativo escolar.

Alternativas
Comentários
  • Segundo as DCN's:

    Seção II – Ensino Fundamental:


    Art. 25. Os sistemas estaduais e municipais devem estabelecer especial forma de colaboração visando à oferta do Ensino Fundamental e à articulação sequente entre a primeira fase, no geral assumida pelo Município, e a segunda, pelo Estado, para evitar obstáculos ao acesso de estudantes que se transfiram de uma rede para outra para completar esta escolaridade obrigatória, garantindo a organicidade e a totalidade do processo formativo do escolar.

    Portanto, gabarito: CERTO.

    Bons Estudos!!!^^

    Fonte: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf&Itemid=30192
  • Esse geralmente induz ao erro...


ID
1173211
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue o item , acerca das Diretrizes Nacionais para Educação em Direitos Humanos.

O desenvolvimento de concepções e práticas educativas que visem à mudança e à transformação social e que atendam às necessidades de igualdade e defesa de dignidade humana, preconizada em diversos documentos nacionais e internacionais, é de responsabilidade dos sistemas de ensino, desde o início da escolarização até o ensino superior.

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO Nº 1, DE 30 DE MAIO DE 2012 (*)

    Estabelece Diretrizes Nacionais para a
    Educação em Direitos Humanos.

     

    § 2º Aos sistemas de ensino e suas instituições cabe a efetivação da Educação
    em Direitos Humanos, implicando a adoção sistemática dessas diretrizes por todos(as) os(as)
    envolvidos(as) nos processos educacionais.

     

    Art. 7º A inserção dos conhecimentos concernentes à Educação em Direitos
    Humanos na organização dos currículos da Educação Básica e da Educação Superior poderá
    ocorrer das seguintes formas:


    I - pela transversalidade, por meio de temas relacionados aos Direitos Humanos
    e tratados interdisciplinarmente;


    II - como um conteúdo específico de uma das disciplinas já existentes no
    currículo escolar;


    III - de maneira mista, ou seja, combinando transversalidade e disciplinaridade

     

    Fonte:http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=10889-rcp001-12&category_slug=maio-2012-pdf&Itemid=30192


ID
1173214
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue o item , acerca das Diretrizes Nacionais para Educação em Direitos Humanos.

O objetivo central da educação em direitos humanos é a formação para a vida e para a convivência. No ensino superior, o exercício cotidiano dos direitos humanos deverá orientar, prioritariamente, o planejamento educacional da área de humanidades.

Alternativas
Comentários
  • Art. 5º A Educação em Direitos Humanos tem como objetivo central a formação para a vida e para a convivência, noexercício cotidiano dos Direitos Humanos como forma de vida e de organização social, política, econômica e cultural nos níveis regionais, nacionais e planetário.

    § 1º Este objetivo deverá orientar os sistemas de ensino e suas instituições no que se refere ao planejamento e ao desenvolvimento de ações de Educação em Direitos Humanos adequadas às necessidades, às características biopsicossociais e culturais dos diferentes sujeitos e seus contextos


ID
1173217
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue o item , acerca das Diretrizes Nacionais para Educação em Direitos Humanos.

Com a finalidade de promover a educação para a mudança e a transformação social, um dos princípios que fundamentam a educação em direitos humanos é a sustentabilidade socioambiental.

Alternativas
Comentários
  • Art. 3º A Educação em Direitos Humanos, com a finalidade de promover a educação para a mudança e a transformação social, fundamenta-se nos seguintes princípios:

    I - dignidade humana;

    II - igualdade de direitos;

    III - reconhecimento e valorização das diferenças e das diversidades;

    IV - laicidade do Estado;

    V - democracia na educação;.

    VI - transversalidade, vivência e globalidade; e

    VII - sustentabilidade socioambiental.


ID
1173226
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os currículos dos cursos de licenciatura do ensino superior brasileiro devem incluir conteúdos relacionados ao meio ambiente e à sustentabilidade socioambiental. Acerca dos dispositivos legais para a reforma curricular desses cursos, julgue os itens que se seguem

É de responsabilidade das instituições de ensino superior, pautadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais e nas normas para os cursos e programas de educação superior, incluir formação com vistas à qualificação profissional dos docentes tanto na graduação quanto na pós-graduação, focando na dimensão da educação ambiental, com metodologia integrada e interdisciplinar.

Alternativas

ID
1196161
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Currículo em Movimento da Educação Básica do Distrito Federal (2013) intenta enfrentar as fragilidades apresentadas pelas escolas públicas. Procura, especialmente, romper com as barreiras sociais, políticas, econômicas e culturais que segregam unidades escolares e distorcem as possibilidades de aprendizagem dos estudantes. O Currículo, como construção social, possibilita o acesso do estudante aos diferentes referenciais de leitura do mundo, com vivências diversificadas e a construção/reconstrução de saberes específicos de cada ciclo/ etapa/modalidade da educação básica. Sobre essa temática, indique a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • O conceito de Educação do Campo é antigo, tem mais de vinte anos e surgiu como mobilização organizada a favor da situação do meio rural: situação de conforto, de inclusão das pessoas do campo; situação de igualdades econômicas, sociais, que também são igualdades educacionais. Foi a partir de 1978, na Primeira Conferência Nacional por uma Educação Básica do Campo, realizada em Belo Horizonte (MG), que esse movimento incorporou o conceito de Educação do Campo

    gabarito: b

  • O termo Educação do campo foi criado a partir da 1º Conferencia Nacional de Educação Básica do Campo, realizada em 1990, que teve como propósito discutir acerca dos questionamentos que surgiram no 1º Encontro Nacional de Educadores da Reforma Agrária (ENERA).


ID
1196167
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre os princípios epistemológicos orientadores constantes no Currículo de Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal (SEDF), julgue os itens a seguir:

I. Para garantir a unicidade da teoria-prática no currículo e sua efetividade na sala de aula, deve-se privilegiar estratégias de integração que promovam reflexão crítica, síntese, análise e aplicação de conceitos voltados para a construção do conhecimento, permeados por incentivos constantes ao raciocínio, à problematização, ao questionamento. O ensino que articula teoria e prática requer de professores e estudantes a tomada de consciência, a revisão de concepções, a definição de objetivos, a reflexão sobre as ações desenvolvidas, o estudo da realidade para a qual se pensam as atividades.

II. Para garantir que a interdisciplinaridade se efetive, necessário se faz que os professores dialoguem. Nas escolas públicas do Distrito Federal, o diálogo necessário para que concepções e práticas interdisciplinares sejam assumidas devem ocorrer em coordenações pedagógicas, espaços-tempos privilegiados de formação continuada, de planejamento, discussão do currículo e organização do trabalho pedagógico que contemple a interdisciplinaridade como princípio.

III. Em relação à seleção e organização dos conteúdos, o currículo define uma base comum, sendo vedado que as escolas, considerando seus projetos político-pedagógicos e as especificidades locais e regionais, completem o trabalho com outros conhecimentos igualmente relevantes para a formação intelectual dos estudantes.

É correto o que se afirma nas sentenças:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A
    I. Para garantir a unicidade da teoria-prática no currículo e sua efetividade na sala de aula, deve-se privilegiar estratégias de integração que promovam reflexão crítica, síntese, análise e aplicação de conceitos voltados para a construção do conhecimento, permeados por incentivos constantes ao raciocínio, à problematização, ao questionamento. O ensino que articula teoria e prática requer de professores e estudantes a tomada de consciência, a revisão de concepções, a definição de objetivos, a reflexão sobre as ações desenvolvidas, o estudo da realidade para a qual se pensam as atividades.

    II. Para garantir que a interdisciplinaridade se efetive, necessário se faz que os professores dialoguem. Nas escolas públicas do Distrito Federal, o diálogo necessário para que concepções e práticas interdisciplinares sejam assumidas devem ocorrer em coordenações pedagógicas, espaços-tempos privilegiados de formação continuada, de planejamento, discussão do currículo e organização do trabalho pedagógico que contemple a interdisciplinaridade como princípio.


ID
1196176
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando a Resolução N° 4, de 2010, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica e considerando as dimensões do processo didático na educação básica no que tange ao ensinar, aprender e avaliar, julgue os itens a seguir:

I. Na Educação Básica, é necessário considerar as dimensões do educar e do cuidar, em sua inseparabilidade, buscando recuperar, para a função social desse nível da educação, a sua centralidade, que é o educando.

II. A Resolução N°. 04/2010 prevê eixos temáticos são uma forma de organizar o trabalho pedagógico, limitando a dispersão do conhecimento, fornecendo o cenário no qual se constroem objetos de estudo, propiciando a concretização da proposta pedagógica centrada na visão interdisciplinar, superando o isolamento das pessoas e a compartimentalização de conteúdos rígidos.

III. A Resolução N°. 04/2010 aboliu a adoção de rede de aprendizagem como ferramenta didático-pedagógica, visto que esta opção desconsidera o planejamento sistemático integrado estabelecido entre sistemas educativos ou conjunto de unidades escolares.

IV. De acordo com a Resolução N°. 04/2010, o Ensino Religioso não integra a base nacional comum.

V. O paradigma avaliativo recomendado pela Resolução N° 04/2010 é baseado em concepção positivista. A avaliação, nesse contexto, tem como premissa que o aluno só poderia ser promovido para a próxima série após o alcance dos objetivos educacionais, ou seja, dos critérios mínimos estabelecidos previamente.

São verdadeiros os itens:

Alternativas
Comentários
  • LETRA C- 

    I - VERDADEIRA;

    II - VERDADEIRA

    III- FALSA - A organização do percurso formativo, aberto e contextualizado, deve ser construída em função das peculiaridades do meio e das características, interesses e necessidades dos estudantes, incluindo não só os componentes curriculares centrais obrigatórios, previstos na legislação e nas normas educacionais, mas outros, também, de modo flexível e variável, conforme cada projeto escolar, e assegurando: (...) III- escolha da abordagem didático-pedagógica disciplinar, pluridisciplinar, interdisciplinar ou transdisciplinar pela escola, que oriente o projeto político-pedagógico e resulte de pacto estabelecido entre os profissionais da escola, conselhos escolares e comunidade, subsidiando a organização da matriz curricular, a definição de eixos temáticos e a constituição de redes de aprendizagem;

    IV- FALSA- § 1º Integram a base nacional comum nacional: a) a Língua Portuguesa; b) a Matemática; c) o conhecimento do mundo físico, natural, da realidade social e política, especialmente do Brasil, incluindo-se o estudo da História e das Culturas Afro-Brasileira e Indígena, d) a Arte, em suas diferentes formas de expressão, incluindo-se a música; e) a Educação Física; f) o Ensino Religioso; 

    V- FALSA - Art. 48. A promoção e a classificação no Ensino Fundamental e no Ensino Médio podem ser utilizadas em qualquer ano, série, ciclo, módulo ou outra unidade de percurso adotada, exceto na primeira do Ensino Fundamental, alicerçando-se na orientação de que a avaliação do rendimento escolar observará os seguintes critérios: I - avaliação contínua e cumulativa do desempenho do estudante, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais; II - possibilidade de aceleração de estudos para estudantes com atraso escolar; III - possibilidade de avanço nos cursos e nas séries mediante verificação do aprendizado; IV - aproveitamento de estudos concluídos com êxito; V - oferta obrigatória de apoio pedagógico destinado à recuperação contínua e concomitante de aprendizagem de estudantes com déficit de rendimento escolar, a ser previsto no regimento escolar. Art. 49. A aceleração de estudos destina-se a estudantes com atraso escolar, àqueles que, por algum motivo, encontram-se em descompasso de idade, por razões como ingresso tardio, retenção, dificuldades no processo de ensino-aprendizagem ou outras. Art. 50. A progressão pode ser regular ou parcial, sendo que esta deve preservar a sequência do currículo e observar as normas do respectivo sistema de ensino, requerendo o redesenho da organização das ações pedagógicas, com previsão de horário de trabalho e espaço de atuação para professor e estudante, com conjunto próprio de recursos didático-pedagógicos. Ou seja, não apenas após alcance dos objetivos educacionais mas através de outras formas de promoção. 


ID
1197865
Banca
CEFET-MG
Órgão
CEFET-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores para a Educação Básica (BRASIL. MEC/CNE, 2002), parágrafo 3º do artigo 6º, a definição dos conhecimentos exigidos para a constituição de competências, dentre outras, deverá contemplar os

Alternativas
Comentários
  • § 3º A definição dos conhecimentos exigidos para a constituição de competências deverá, além da formação específica relacionada às diferentes etapas da educação básica, propiciar a inserção no debate contemporâneo mais amplo, envolvendo questões culturais, sociais, econômicas e o conhecimento sobre o desenvolvimento humano e a própria docência, contemplando:

    I - cultura geral e profissional;

    II - conhecimentos sobre crianças, adolescentes, jovens e adultos, aí incluídas as especificidades dos alunos com necessidades educacionais especiais e as das comunidades indígenas;

    III - conhecimento sobre dimensão cultural, social, política e econômica da educação;

    IV - conteúdos das áreas de conhecimento que serão objeto de ensino;

    V - conhecimento pedagógico;

    VI - conhecimento advindo da experiência.


ID
1246681
Banca
FCC
Órgão
TCE-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As afirmações a seguir referem-se ao princípio da autonomia na capacitação do aluno. Analise a sua veracidade e se existe relação entre elas.

A autonomia, nas Diretrizes Curriculares Nacionais, é apresentada como capacidade a ser desenvolvida pelos alunos e como princípio orientador das práticas pedagógicas

PORQUE

O aluno, para refletir, participar e assumir responsabilidades, necessita inserir-se em um processo pedagógico, cuja opção metodológica, priorize estas ações e o considere construtor do próprio conhecimento.

Alternativas

ID
1249399
Banca
FUNCAB
Órgão
IF-RR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com as referências conceituais das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, o ensino deve obedecer a princípios como a:

Alternativas
Comentários
  • Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica - RESOLUÇÃO Nº 4 DE 2010

     

    Art. 4º As bases que dão sustentação ao projeto nacional de educação responsabilizam o poder público, a família, a sociedade e a escola pela garantia a todos os educandos de um ensino ministrado de acordo com os princípios de:
    I - igualdade de condições para o acesso, inclusão, permanência e sucesso na escola;
    II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;
    III - pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas;
    IV - respeito à liberdade e aos direitos; (ALTERNATIVA A)
    V - coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;
    VI - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;
    VII - valorização do profissional da educação escolar;
    VIII - gestão democrática do ensino público, na forma da legislação e das normas dos respectivos sistemas de ensino;
    IX - garantia de padrão de qualidade;
    X - valorização da experiência extraescolar; (ALTERNATIVA A)
    XI - vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.


ID
1258570
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IBC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, com relação a educação especial, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais.

II. Haverá, quando necessário, serviços de apoio especializado, na escola regular, para atender às peculiaridades da clientela de educação especial.

III. O atendimento educacional será feito em classes, escolas ou serviços especializados, sempre que, em função das condições específcas dos alunos, não for possível a sua integração nas classes comuns de ensino regular.

IV. A oferta de educação especial, dever constitucional do Estado, tem início na faixa etária de zero a seis anos, durante a educação infantil.

Alternativas
Comentários
  • DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

    Art. 58.  Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.  (REDAÇÃO DE 2013, o que torna a questão incompleta e desatualizada)

    § 1º Haverá, quando necessário, serviços de apoio especializado, na escola regular, para atender às peculiaridades da clientela de educação especial.

    § 2º O atendimento educacional será feito em classes, escolas ou serviços especializados, sempre que, em função das condições específicas dos alunos, não for possível a sua integração nas classes comuns de ensino regular.

    § 3º A oferta de educação especial, dever constitucional do Estado, tem início na faixa etária de zero a seis anos, durante a educação infantil.

    I - currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades;

    II - terminalidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental, em virtude de suas deficiências, e aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar para os superdotados;

    III - professores com especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integração desses educandos nas classes comuns;

    IV - educação especial para o trabalho, visando a sua efetiva integração na vida em sociedade, inclusive condições adequadas para os que não revelarem capacidade de inserção no trabalho competitivo, mediante articulação com os órgãos oficiais afins, bem como para aqueles que apresentam uma habilidade superior nas áreas artística, intelectual ou psicomotora;

    V - acesso igualitário aos benefícios dos programas sociais suplementares disponíveis para o respectivo nível do ensino regular.

    Parágrafo único.  O poder público adotará, como alternativa preferencial, a ampliação do atendimento aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação na própria rede pública regular de ensino, independentemente do apoio às instituições previstas neste artigo

  • Item IV desatualizada. O correto seria ao longo da vida.

  • QUESTÃO desatualizada


    I - Art. 58. Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013)

    “portadores de necessidades especiais.” (Desatualizado)


    II - § 1º Haverá, quando necessário, serviços de apoio especializado, na escola regular, para atender às peculiaridades da clientela de educação especial.


    III - § 2º O atendimento educacional será feito em classes, escolas ou serviços especializados, sempre que, em função das condições específicas dos alunos, não for possível a sua integração nas classes comuns de ensino regular.


    IV - § 3º A oferta de educação especial, nos termos do caput deste artigo, tem início na educação infantil e estende-se ao longo da vida, observados o inciso III do art. 4º e o parágrafo único do art. 60 desta Lei. (Redação dada pela Lei nº 13.632, de 2018)

    “tem início na faixa etária de zero a seis anos, durante a educação infantil” (Desatualizado)


    a questão diz que a letra E é a certa, porém, O CORRETO SERIA, apenas, o II e III.

    A questão é do ano de 2013, e, até o momento, já houve várias alterações na LDB.


  • "IV. A oferta de educação especial, dever constitucional do Estado, tem início na faixa etária de zero a seis anos, durante a educação infantil."

    Art. 29. A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.         

    Art. 32. O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:            

  • ESSAS QUESTÕES DESATUALIZADAS DEVERIAM SER RETIRADAS DO BANCO DE QUESTÕES, AFINAL TODOS QUE ESTÃO TEM UM PROPÓSITO: ESTUDAR PARA CONCURSOS!

  • Ótima observações


ID
1313368
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As opções a seguir apresentam diretrizes sobre a avaliação no Ensino Fundamental à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • letra a incorreta,os periodos de recuperacao nao devem ser facultativos e sim obrigatorios...

  • Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394/1996)

    Art. 24. A educação básica, nos níveis fundamental e médio, será organizada de acordo com as seguintes regras comuns:

    .

    .

    .

    V - a verificação do rendimento escolar observará os seguintes critérios:

    .

    .

    .

    e) obrigatoriedade de estudos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo, para os casos de baixo rendimento escolar, a serem disciplinados pelas instituições de ensino em seus regimentos.

  • Art. 32 A avaliação dos alunos, a ser realizada pelos professores e pela escola como parte integrante da proposta curricular e da implementação do currículo, é redimensionadora da ação pedagógica e deve:
    I – assumir um caráter processual, formativo e participativo, ser contínua, cumulativa e diagnóstica, com vistas a: (letra D)
    [...]
    II – utilizar vários instrumentos e procedimentos, tais como a observação, o registro descritivo e reflexivo, os trabalhos individuais e coletivos, os portfólios, exercícios, provas, questionários, dentre outros, tendo em conta a sua adequação à faixa etária e às características de desenvolvimento do educando; (letra B)
    III – fazer prevalecer os aspectos qualitativos da aprendizagem do aluno sobre os quantitativos, bem como os resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas fnais, tal com determina a alínea “a” do inciso V do art. 24 da Lei nº 9.394/96;
    IV – assegurar tempos e espaços diversos para que os alunos com menor rendimento tenham condições de ser devidamente atendidos ao longo do ano letivo;
    V – prover, obrigatoriamente, períodos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo, como determina a Lei nº 9.394/96; (letra A)
    VI – assegurar tempos e espaços de reposição dos conteúdos curriculares, ao longo do ano letivo, aos alunos com frequência insufciente, evitando, sempre que possível, a retenção por faltas;
    VII – possibilitar a aceleração de estudos para os alunos com defasagem idade-série. (letra C)
     


ID
1318039
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com a Carta Constitucional vigente, a educação deve ser tratada com a relevância que merece. Assinale (V) – verdadeiro, ou (F) – falso nas assertivas abaixo. 

 
( ) As diretrizes e bases da educação são de competência exclusiva da União.
( ) Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre educação.
( ) São direitos sociais, previstos no art. 6º da Constituição Federal, a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, a defesa do consumidor e a alimentação, dentre outros.
( ) Os princípios do ensino estão previstos no art. 206, da Constituição Federal, dentre os quais se encontra a valorização dos profissionais da educação escolar. 

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • São direitos sociais (previstos no art. 6º da Constituição Federal) a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta constituição.

  • Letra B.

    Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.

    Defesa do consumidor não entra no rol de direitos sociais presentes no Art. 6º da CF.

    As demais alternativas estão corretas.



  • Discordo do gabarito, pois segundo o artigo 22, inciso XXIV, é competência PRIVATIVA da União, legislar sobre as diretrizes e bases da educação. A questão fala que é EXCLUSIVA, o que não está de acordo com a CF de 1988.

  • Também discordo do gabarito, pois "Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre educação. " o certo seria cooperativamente ou coordenadamente. Nenhuma lei concorre com a lei federal.

  • "Direito do consumidor" não está previsto no art 6 da CF/88.

     

    Outras observações. 

    1 - A alternativa B. a lei não competem concorrentemente e sim cooperativamente. Não são sinônimos.

    2 - O termo "EXCLUSIAMENTE" está incorreto, em nenhum momento na CF ultiliza a palara  ou sinônimos para "exclusivamente"

  • Questão mal formulada. Além do que os colegas pontuaram, no artigo 206 aparece o seguinte:

    "O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

    [...] V - valorização dos profissionais da educação escolar, garantidos, na forma da lei, planos de carreira, com ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos, aos das redes públicas;          "


ID
1332424
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
SESC-PE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As Diretrizes Curriculares Nacionais e os Parâmetros Curriculares Nacionais, de um modo geral, defendem preceitos de inclusão e de respeito à diversidade, favorecendo o desenvolvimento da educação com qualidade social. Tudo isso implica

I. vivências de ações compartilhadas, visando à permanência bem sucedida dos alunos que apresentam necessidades educacionais especiais juntos com os demais educandos.

II. criação de espaços inclusivos que valorizem a diversidade e superem a (re)produção, pela própria escola, de atitudes de intolerância.

III. visão de sujeito com potencialidades a serem desenvolvidas, conforme o interesse da instituição escolar e o nível de inteligência de cada aluno.

IV. criação de práticas diversas inclusivas e não inclusivas na educação infantil e no ensino fundamental.

V. estabelecimento de políticas de inclusão com respeito à diversidade, estando o projeto pedagógico comprometido com a educação de qualidade para todos.

Estão CORRETOS os itens

Alternativas

ID
1332430
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
SESC-PE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No contexto da educação brasileira, as propostas educacionais, em conformidade com as exigências das Diretrizes Curriculares Nacionais, defendem uma concepção de ensino e de aprendizagem que seja capaz de desenvolver a capacidade do aluno de aprender de forma autônoma, na perspectiva da construção do conhecimento. Para que isso ocorra,

Alternativas

ID
1332439
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
SESC-PE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais, para a Educação Básica, Resolução n° 04, de 13 de julho/2010, a escolha da abordagem didático-pedagógica disciplinar, pluridisciplinar, interdisciplinar ou transdisciplinar pela escola deve orientar o projeto político-pedagógico, subsidiando a organização da matriz curricular, a definição de eixos temáticos e a constituição de redes de aprendizagem, que devem resultar em um pacto estabelecido entre todos os

Alternativas
Comentários
  • Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica - RESOLUÇÃO Nº 4 DE 2010

     

    Art. 13. §3º

    III - escolha da abordagem didático-pedagógica disciplinar, pluridisciplinar, interdisciplinar ou transdisciplinar pela escola, que oriente o projeto político-pedagógico e resulte de pacto estabelecido entre os profissionais da escola, conselhos escolares e comunidade, subsidiando a organização da matriz curricular, a definição de eixos temáticos e a constituição de redes de aprendizagem;


ID
1332445
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
SESC-PE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para efeito das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, são adotadas algumas definições, como: Educação Infantil, Criança, Currículo, Proposta Pedagógica. Qual a definição cunhada para Criança nas referidas Diretrizes?

Alternativas
Comentários
  • c-)Sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta


ID
1332448
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
SESC-PE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores

Alternativas
Comentários
  • b)

    as interações e a brincadeira.


ID
1332451
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
SESC-PE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As propostas pedagógicas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, em consonância com suas atuais Diretrizes, deverão respeitar os princípios:

Alternativas
Comentários
  • A fim de firmar práticas pedagógicas que abranjam todos os objetivos da Educação Infantil, destacam-se três princípios fundamentais: os Éticos;os Políticos; e os Estéticos. Segundo Oliveira, tais princípios se definem da seguinte forma:

    •Princípios éticos – valorização da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades.

    • Princípios políticos – garantia dos direitos de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática.

    •Princípios estéticos – valorização da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais. (2010, p.7).


ID
1332475
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
SESC-PE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Ensino Fundamental, no Brasil, deve ser ministrado em:

Alternativas

ID
1332478
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
SESC-PE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Qual é uma das maneiras em que deverá ser trabalhada a transversalidade nos componentes curriculares, nas áreas de conhecimento e nos temas sociais, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (Parecer CNE/CEB nº 7/2010 e Resolução CNE/CEB nº 4/2010)?

Alternativas
Comentários
  • Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica - RESOLUÇÃO Nº 4 DE 2010

     

    Art. 13. IX - § 4º A transversalidade é entendida como uma forma de organizar o trabalho didáticopedagógico em que temas e eixos temáticos são integrados às disciplinas e às áreas ditas convencionais, de forma a estarem presentes em todas elas.


ID
1332490
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
SESC-PE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Quanto à jornada escolar na Educação Infantil, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010), é considerada

Alternativas
Comentários
  • d) em tempo parcial, a jornada de, no mínimo, quatro horas diárias e, em tempo integral, a jornada com duração igual ou superior a sete horas diárias, compreendendo o tempo total que a criança permanece na instituição


ID
1337602
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com a Lei nº 9.394/96, que disciplina sobre as diretrizes e bases da educação nacional, o ensino será ministrado com base em determinados princípios.

Todas as alternativas abaixo apresentam um desses princípios, EXCETO uma, assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • A opção "E" não é um princípio do ensino (art. 3), mas sim uma GARANTIA do dever do Estado com a educação escolar pública. LDB, Art. 4, V.

  • Art. 3º
    O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
    I – igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
    II – liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensa-
    mento, a arte e o saber;
    III – pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas;
    IV – respeito à liberdade e apreço à tolerância;
    V – coexistência de instituições públicas e privadas de ensino
    VI – gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;
    VII – valorização do profissional da educação escolar;
    VIII – gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legis-
    lação dos sistemas de ensino;
    IX – garantia de padrão de qualidade;
    X – valorização da experiência extra-escolar;
    XI – vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.

    XI Consideracao com a diversidade etnico racial

  • A questão quer saber qual assertiva não traz um princípio da educação estampado no artigo 3º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9394/1996 que proíbe que seja cobrado taxas de matrículas e mensalidades. Façamos a leitura

    "Art. 3º O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

    I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; (Alternativa D)

    II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;

    III - pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas;

    IV - respeito à liberdade e apreço à tolerância; (Alternativa B)

    V - coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;

    VI - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;

    VII - valorização do profissional da educação escolar; (Alternativa C)

    VIII - gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino;

    IX - garantia de padrão de qualidade;

    X - valorização da experiência extraescolar;

    XI - vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais. (Alternativa A)

    XII - consideração com a diversidade étnico-racial.      

    XIII - garantia do direito à educação e à aprendizagem ao longo da vida."

    O erro da assertiva "E" foi trazer uma redação do artigo 4º que versa sobre atribuição do Estado. Vejam:

    Conforme o artigo 4, V, da LDB: “O dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de: acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um."

    Gabarito do monitor: E


ID
1338178
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação às Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A base comum e a base diversificada do currículo do Ensino Fundamental são consideradas distintas e separadas.

( ) A base comum deve abranger o estudo da Língua Portuguesa, da Matemática, do mundo físico e natural, da realidade social e política, bem como da Arte, Educação Física e Ensino Religioso.

( ) Os conhecimentos da base comum devem ser acessíveis para todos os alunos, enquanto a parte diversificada, apenas para os alunos das escolas privadas.

As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Comentários

  • RESOLUÇÃO Nº 7 DE 2010
    DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS

     

    Art. 11 A base nacional comum e a parte diversificada do currículo do Ensino Fundamental constituem um todo integrado e não podem ser consideradas como dois blocos distintos. (AFIRMATIMA I - Grifos na parte errada)

     

    Art. 14 O currículo da base nacional comum do Ensino Fundamental deve abranger, obrigatoriamente, conforme o art. 26 da Lei nº 9.394/96, o estudo da Língua Portuguesa e da Matemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente a do Brasil, bem como o ensino da Arte, a Educação Física e o Ensino Religioso. (AFIRMATIVA II)

     

    Afirmativa III não precisa nem comentar, né galera...

     

     


ID
1346317
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IF-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o texto a seguir para responder à questão.

São elementos constitutivos para a operacionalização das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica: o projeto político-pedagógico e o regimento escolar; o sistema de avaliação; a gestão democrática e a organização da escola; o professor e o programa de formação docente.

São questões tratadas no regimento escolar, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Art. 42 e 45 § único.

  • pelo que entendi, marco referencial, se encontra no PPP.

  • Gabarito: D

     

    RESOLUÇÃO Nº 4, DE 13 DE JULHO DE 2010 - da Câmara de Educação Básica
    que Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica

     

    Art. 45. O regimento escolar, discutido e aprovado pela comunidade escolar e conhecido por todos, constitui-se em um dos instrumentos de execução do projeto político-pedagógico, com transparência e responsabilidade.


    Parágrafo único. O regimento escolar trata da natureza e da finalidade da instituição (OPÇÃO A da questão), da relação
    da gestão democrática com os órgãos colegiados, das atribuições de seus órgãos e sujeitos 
    (OPÇÃO B da questão),
    das suas normas pedagógicas, incluindo os critérios de acesso, promoção, mobilidade do estudante,
    dos direitos e deveres dos seus sujeitos 
    (OPÇÃO C da questão): estudantes, professores, técnicos e funcionários,
    gestores, famílias, representação estudantil e função das suas instâncias colegiadas.

  • Na elaboração do Projeto Pedagógico podemos distinguir as seguintes etapas: o marco referencial; o diagnóstico ; a programação; e a avaliação.

  • Questão cabeluda!


ID
1346326
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IF-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o texto a seguir para responder à questão.

São elementos constitutivos para a operacionalização das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica: o projeto político-pedagógico e o regimento escolar; o sistema de avaliação; a gestão democrática e a organização da escola; o professor e o programa de formação docente.

A valorização do profissional da educação é um dos princípios definidos para a educação nacional, com a compreensão de que valorizá-lo é valorizar a escola, com qualidade gestorial, educativa, social, cultural, ética, estética, ambiental.

Sobre a valorização do profissional da educação, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Art. 58 de que lei hammm ????


  • Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica - RESOLUÇÃO Nº 4 DE 2010

     

    Art. 58. A formação inicial, nos cursos de licenciatura, não esgota o desenvolvimento dos conhecimentos, saberes e habilidades referidas, razão pela qual um programa de formação continuada dos profissionais da educação será contemplado no projeto político-pedagógico.


ID
1351546
Banca
CETRO
Órgão
Prefeitura de Araraquara - SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As novas Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Infantil, DCNEI (Resolução CNE/CEB, nº 05/09, artigo 7º), consideram que a função sociopolítica e pedagógica das unidades de Educação Infantil não inclui

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Infantil

    5. Concepção de Proposta Pedagógica

    Na observância das Diretrizes, a proposta pedagógica
    das instituições de Educação Infantil deve garantir que
    elas cumpram plenamente sua função sociopolítica e
    pedagógica:

    .
     Oferecendo condições e recursos para que as
    crianças usufruam seus direitos civis, humanos
    e sociais;

    .
     Assumindo a responsabilidade de compartilhar
    e complementar a educação e cuidado das
    crianças com as famílias;

    .
     Possibilitando tanto a convivência entre
    crianças e entre adultos e crianças quanto à
    ampliação de saberes e conhecimentos de
    diferentes naturezas
    ;

    .

    Promovendo a igualdade de oportunidades
    educacionais entre as crianças de diferentes
    classes sociais no que se refere ao acesso a
    bens culturais e às possibilidades de vivência
    da infância;

    .

    Construindo novas formas de sociabilidade
    e de subjetividade comprometidas com a
    ludicidade, a democracia, a sustentabilidade

    do planeta e com o rompimento de relações
    de dominação etária, socioeconômica, étnicoracial,
    de gênero, regional, linguística e
    religiosa.

  • Art. 7º Na observância destas Diretrizes, a proposta pedagógica das instituições de
    Educação Infantil deve garantir que elas cumpram plenamente sua função sociopolítica e
    pedagógica:
    I - oferecendo condições e recursos para que as crianças usufruam seus direitos civis, humanos e sociais;
    II - assumindo a responsabilidade de compartilhar e complementar a educação e cuidado das crianças com as famílias;
    III - possibilitando tanto a convivência entre crianças e entre adultos e crianças quanto a ampliação de saberes e conhecimentos de diferentes naturezas;
    IV - promovendo a igualdade de oportunidades educacionais entre as crianças de diferentes classes sociais no que se refere ao acesso a bens culturais e às possibilidades de
    vivência da infância;
    V - construindo novas formas de sociabilidade e de subjetividade comprometidas com
    a ludicidade, a democracia, a sustentabilidade do planeta e com o rompimento de relações de
    dominação etária, socioeconômica, étnico-racial, de gênero, regional, linguística e religiosa.
     


ID
1352236
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Brusque - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No longo percurso da história do atendimento à infância, pesquisas e práticas vêm buscando afirmar a importância de se promover uma educação de qualidade para todas as crianças, o que envolve também a importância de uma infraestrutura adequada ao atendimento à criança.

De acordo com o documento Parâmetros básicos de infraestrutura para instituições de educação infantil (Brasília : MEC, SEB, 2006), é correto afrmar:

1. O espaço lúdico infantil deve ser dinâmico, vivo, “brincável”, explorável, transformável e acessível para todos.

2. O professor, junto com as crianças, prepara o ambiente da Educação Infantil, organiza-o a partir do que sabe que é bom e importante para o desenvolvimento de todos e incorpora os valores culturais das famílias em suas propostas pedagógicas.

3. A criança pode e deve propor, recriar e explorar o ambiente, modificando o que foi planejado.

4. A construção de uma unidade de Educação Infantil demanda planejamento e envolve os estudos de viabilidade, a defnição das características ambientais e a elaboração do projeto arquitetônico, incluindo o projeto executivo, o detalhamento técnico e as especificações de materiais e acabamentos.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Todas as afirmativas estão corretas,logo gabarito letra E.

  • Esse deve na 3 torna a alternamtiva incorreta, pelo menos neste documento não vi esse tipo de obrigação impostas a criamça


ID
1352254
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Brusque - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As práticas pedagógicas, segundo o documento Diretrizes Curriculares ncionais para a Edicação Infantil (Brasília: MEC SEB, 2010), que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores:

Alternativas
Comentários
  • A) Interações e a brincadeira


ID
1389346
Banca
IPAD
Órgão
SESC-PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Nos documentos curriculares do Ensino Fundamental, a abordagem por competência tem lugar. Sobre competência, é correto afirmar:

1. Representa uma nova tecnologia de organização curricular associada a idéias de transversalidade e de interdisciplinaridade.
2. Compreende esquemas de mobilização de conhecimentos de modo a acionar esquemas que atuam como ferramentas em situações concretas.
3. Refere-se à associação linear de esquemas constitutivos do habitus do sujeito percebidos como esquemas mentais prévios e característicos do humano.
4. Remete ao saber fazer de modo a possibilitar o sujeito a atuar sobre uma situação geral em que esquemas previamente estabelecidos são transferidos a uma família de situações.
5. Implica na eficácia de acionar esquemas para fazer frente a uma dada situação, por meio de mobilização de recursos em diferentes domínios de atividades cotidianas.

Estão corretas:

Alternativas

ID
1393792
Banca
IPAD
Órgão
SEDUC-PE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O documento Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental:

Alternativas
Comentários
  •  c)é um novo paradigma curricular, cujo objetivo é o desenvolvimento da cidadania


ID
1393855
Banca
IPAD
Órgão
SEDUC-PE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O currículo por competência surge como “novo” paradigma, construindo a idéia de que a Escola deve estar sintonizada com as mudanças da sociedade. A complexa conjuntura que se apresenta tanto nos Referenciais (1999) como nas Diretrizes (2001) indica para a escola novas tarefas entre as quais a resignificação do ensino face aos desafios contemporâneos. Dias e Lopes (2003).

Assinale a alternativa incorreta em relação aos novos paradigmas curriculares:

Alternativas

ID
1399258
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para Educação Básica (Parecer CNE/CEB n° 07/2010 e Resolução CNE/CEB n° 04/2010), em seu Artigo 9o: A escola de qualidade social adota como centralidade o estudante e a aprendizagem, o que pressupõe atendimento aos seguintes requisitos:

I. revisão das referências conceituais quanto aos diferentes espaços e tempos educativos, abrangendo espaços sociais na escola e fora dela;

II. consideração sobre a inclusão, a valorização das diferenças e o atendimento à pluralidade e à diversidade cultural, resgatando e respeitando as várias manifestações de cada comunidade;

III. foco no projeto político-pedagógico, no gosto pela aprendizagem e na avaliação das aprendizagens como instrumento de contínua progressão dos estudantes;

IV. inter-relação entre organização do currículo, do trabalho pedagógico e da jornada de trabalho do professor, tendo como objetivo a aprendizagem do estudante;

V. preparação dos profissionais da educação, gestores, professores, especialistas, técnicos, monitores e outros.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica - RESOLUÇÃO Nº 4 DE 2010

     

    Art. 9º A escola de qualidade social adota como centralidade o estudante e a aprendizagem, o que pressupõe atendimento aos seguintes requisitos:

    I - revisão das referências conceituais quanto aos diferentes espaços e tempos educativos, abrangendo espaços sociais na escola e fora dela;

    II - consideração sobre a inclusão, a valorização das diferenças e o atendimento à pluralidade e à diversidade cultural, resgatando e respeitando as várias manifestações de cada comunidade;
    III - foco no projeto político-pedagógico, no gosto pela aprendizagem e na avaliação das aprendizagens como instrumento de contínua progressão dos estudantes;
    IV - inter-relação entre organização do currículo, do trabalho pedagógico e da jornada de trabalho do professor, tendo como objetivo a aprendizagem do estudante;

    V - preparação dos profissionais da educação, gestores, professores, especialistas, técnicos, monitores e outros;

     


ID
1399261
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com a Resolução n° 04 do Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação e da Câmara de Educação Básica, de 13/07/2010, as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica têm por objetivos:

I. sistematizar os princípios e as diretrizes gerais da Educação Básica contidos na Constituição, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e demais dispositivos legais, traduzindo-os em orientações que contribuam para assegurar a formação básica comum nacional, tendo como foco os sujeitos que dão vida ao currículo e à escola;

II. estimular a reflexão crítica e propositiva que deve subsidiar a formulação, a execução e a avaliação do projeto político- pedagógico da escola de Educação Básica;

III. orientar os cursos de formação superior e pós-graduação de docentes e demais profissionais da Educação Superior, os sistemas educativos dos diferentes entes federados e as escolas que os integram, indistintamente da rede a que pertençam.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Art. 2º Estas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica têm por objetivos:

     I - sistematizar os princípios e as diretrizes gerais da Educação Básica contidos na Constituição, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e demais dispositivos legais, traduzindo-os em orientações que contribuam para assegurar a formação básica comum nacional, tendo como foco os sujeitos que dão vida ao currículo e à escola; 

    II - estimular a reflexão crítica e propositiva que deve subsidiar a formulação, a execução e a avaliação do projeto político-pedagógico da escola de Educação Básica; 

    III - orientar os cursos de formação inicial e continuada de docentes e demais profissionais da Educação Básica, os sistemas educativos dos diferentes entes federados e as escolas que os integram, indistintamente da rede a que pertençam.


    Questão simples, mas exige atenção, pois as bancas confundem os candidatos ao trocarem algumas palavras. 

  • Questão fácil. Observe que a alternativa III é completamente equivocada, pois, a pergunta refere-se à câmara de educação básica. Note que a alternativa III) trata sobre a educação superior, ou seja, ela jamais seria a correta. Eliminando-a restará apenas a questão A. Muito fácil.

  • A letra A) I E II são as corretas. A III está errada não condiz com o que esta nessa resolução.

  • As corretas são I,II,?


ID
1399315
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com a Lei no. 9394/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e as Diretrizes Curriculares Nacionais e Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino fundamental de 9 anos, julgue os itens a seguir:



I. Constata-se um interesse crescente no Brasil em aumentar o número de anos do ensino obrigatório. A Lei 4.024, de 1961, estabelecia 4 anos; pelo Acordo de Punta Del Este e Santiago, o govemo brasileiro assumiu a obrigação de estabelecer a duração de 6 anos de ensino primário. Em 1971, a Lei 5.692 estendeu a obrigatoriedade para 8 anos. Já em 1996, a LDB sinalizou para um ensino obrigatório de 9 anos, a iniciar-se aos 6 anos de idade. Este se tornou meta da educação nacional pela Lei 10.172, de 9 de janeiro de 2001.



II. O Ensino Fundamental de 9 anos é um movimento mundial e, mesmo na América do Sul, são vários os países que o adotam, fato que chega até a colocar jovens brasileiros em uma situação delicada, uma vez que, para continuar seus estudos nesses países, é colocada a eles a contingência de compensara defasagem constatada.



III. Conforme a determinação legal (Lei n° 10.172/2001, meta 2 do Ensino Fundamental) de implantar progressivamente o Ensino Fundamental de 9 anos, pela inclusão das crianças de 6 anos de idade, tem duas intenções: “oferecer maiores oportunidades de aprendizagem no período da escolarização obrigatória e assegurar que, ingressando mais cedo no sistema de ensino, as crianças prossigam nos estudos, alcançando maior nível de escolaridade".



É correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Todas as alternativas estão corretas!!

    Resposta: LETRA A


ID
1399345
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando o Parecer e o Projeto de Resolução das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos (Parecer CNE/CEB n. 11/2010), e a ampliação do Ensino Fundamental obrigatório para 9 anos de duração, julgue os itens a seguir:

I. A Câmara de Educação Básica ratifica que a organização do Ensino Fundamental, com 9 (nove) anos de duração, implica na necessidade de um debate sobre o projeto político-pedagógico, o regimento escolar, a formação de professores, as condições de infraestrutura. No que tange aos recursos didático-pedagógicos apropriados ao atendimento da infância e da adolescência, tem-se uma série de apontamentos no referido parecer, de modo que as escolas podem adequar-se gradativamente ao sugerido, ficando a critério dos entes federativos a organização dos tempos e espaços escolares.

II. O documento evidencia que a estruturação do novo ensino fundamental apresenta desafios a serem enfrentados pelos sistemas de ensino, tais como a observação da convivência das duas estruturas do ensino fundamental (8 anos em extinção, e 9 anos em implantação e implementação), a elaboração de novo currículo, a reorganização da educação infantil e fortalecimento dos conselhos de educação. Todavia, o documento não disserta sobre a consolidação do ciclo de alfabetização, tema este deixado a regulamentação por lei complementar.

III. A data de ingresso das crianças no Ensino Fundamental é a partir dos 6 anos de idade, completos ou a completar até o dia 31 de março do ano em que ocorrer a matrícula, conforme as orientações legais e normas estabelecidas pelo CNE na Resolução CNE/CEB n° 3/2005 e nos seguintes Pareceres: CNE/CEB n° 6/2005, n° 18/2005, n° 7/2007, n° 4/2008, n° 22/209, e Resolução CNE/CEB n° 1/2010. A mesma recomendação aplica-se ao ingresso na Educação Infantil, nos termos do Parecer CNE/CEB n° 20/2009 e Resolução CNE/CEB n° 5/2009. Portanto, observando o princípio do não retrocesso, a matrícula no 1o ano fora da data de corte deve, imediatamente, ser corrigida para as matrículas novas, pois as crianças que não completaram 6 anos de idade no início do ano letivo devem ser matriculadas na Educação Infantil.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • letra A e alternativa correta, acertei mediante a eliminação.

  • Alguém saberia me informar por que a I está errada?

  • "ficando a critério dos entes federativos a organização dos tempos e espaços escolares" Acredito que essa frase deixa a letra A incorreta, não fica a critério, pois está no currículo que deve se fazer a ampliação de tempos e espaços.


ID
1399363
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na década de 1990, o discurso sobre integração curricular foi retomado no Brasil e em muitos países, no âmbito de propostas oficiais e de organismos internacionais. As diretrizes curriculares, elaboradas no movimento de reformas educacionais da época, preveem várias modalidades de integração para a Educação Básica e a Formação Docente. Sobre essa temática, julgue os itens a seguir:

I. Na defesa de projetos curriculares integrados, Santomé (in Globalização e interdisciplinaridade - o currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998) afirma que a utilidade social do currículo está em permitir aos alunos compreender a sociedade em que vivem, favorecendo, para tal, o desenvolvimento de aptidões, tanto técnicas como sociais, que os ajudem em sua localização na comunidade de forma autônoma, crítica e solidária. Para que tal objetivo seja alcançado, há temas, questões e problemas que precisam ser trabalhados e que não se enquadram, na maioria das vezes, nas áreas de conhecimento tradicionais.

II. As propostas de integração, que se constituíram ao longo da história do currículo, de modo geral, tiveram em comum a crítica à organização disciplinar. Isso coloca outro aspecto a ser considerado nessa discussão: a concepção de currículo disciplinar. Lopes (in Políticas de integração curricular. Rio de Janeiro: Ed. da UERJ, 2008) sinaliza uma tendência de as interpretações dos processos de disciplinarização na escola derivarem da análise dos processos de disciplinarização no campo científico.

III. O currículo integrado sob diferentes modalidades passou a fazer parte das reformas educacionais de vários países, sob distintos enfoques e modalidades. No Brasil, entre as mudanças introduzidas nas diretrizes previstas para a formação docente, assumiu centralidade o desenvolvimento de competências e habilidades. A denominação currículo integrado muitas vezes incorpora perspectivas epistemológicas, pedagógicas e mesmo políticas extremamente distintas e, em alguns casos, antagônicas. Diferentes perspectivas de integração curricular vêm sendo defendidas em contraposição à compartimentação e à fragmentação do conhecimento. Essa dicotomização inclui-se entre os aspectos mais criticados por pesquisadores ao longo da história do currículo, seja nas concepções tradicionais, seja nas críticas e pós-críticas (Lopes, Políticas de integração curricular. Rio de Janeiro: Ed. da UERJ, 2008).

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Todas corretas...mistura de ideias..

  • Essa banca viaja demais


ID
1409896
Banca
FUNCAB
Órgão
SEE-AC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo as Orientações Curriculares para o ensino Fundamental e Médio, reduzir a expressão poética dos sujeitos à funcionalidade do resultado daquilo que é realizado significa restringir a possibilidade de livre articulação do código expressivo. Portanto, quando as aulas de arte são aplicadas apenas como prática utilitária, demonstra a incompreensão, por parte da escola, da importância:

Alternativas

ID
1412881
Banca
CEC
Órgão
Prefeitura de Piraquara - PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil descreve que “a observação e o registro se constituem nos principais instrumentos de que o professor dispõe para apoiar sua prática. Por meio deles o professor pode registrar, contextualmente, os processos de aprendizagem das crianças; a qualidade das interações estabelecidas com outras crianças, funcionários e com o professor e acompanhar os processos de desenvolvimento obtendo informações sobre as experiências das crianças na instituição”.

Leia as sentenças a seguir referentes à avaliação na educação infantil e classifique-as com (V) Verdadeiras ou (F) Falsas. Em seguida, indique a alternativa que apresenta, de cima para baixo, a sequência correta.

( ) Esta observação e seu registro fornecem aos professores uma visão integral das crianças, porém não revela as particularidades do educando.
( ) A Lei de Diretrizes e Bases da Educação, sancionada em dezembro de 1996, estabelece, na Seção II, referente à educação infantil, artigo 31 que: “... a avaliação far-se-á mediante o acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental”.
( ) A avaliação é entendida, prioritariamente, como um conjunto de ações que auxiliam o professor a refletir sobre as condições de aprendizagem oferecidas e ajustar sua prática às necessidades colocadas pelas crianças.
( ) A avaliação é um elemento dissociável do processo educativo que possibilita ao professor definir critérios para planejar as atividades e criar situações que gerem avanços na aprendizagem das crianças.
( ) Para que possa se constituir como um instrumento voltado para reorientar a prática educativa, a avaliação deve se dar de forma sistemática e contínua, tendo como objetivo principal a melhoria da ação educativa.

Alternativas
Comentários
  • Neste documento, a avaliação é entendida, prioritariamente, como um conjunto de ações que auxiliam o professor a refletir sobre as condições de aprendizagem oferecidas e ajustar sua prática às necessidades colocadas pelas crianças. É um elemento indissociável do processo educativo que possibilita ao professor definir critérios para planejar as atividades e criar situações que gerem avanços na aprendizagem das crianças. Tem como função acompanhar, orientar, regular e redirecionar esse processo como um todo.


ID
1414369
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que se refere ao ensino médio, conforme disposto nas Diretrizes Nacionais para a Educação Básica (2013), julgue o item que se segue.

O fornecimento de informações pelos docentes e o desenvolvimento da capacidade de pesquisa dos discentes têm a mesma relevância para a organização do trabalho pedagógico no ensino médio.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que a capacidade de pesquisa dos discentes tenha mais relevância. (Ainda não encontrei fonte de pesquisa)

  • "...a relevância não está no fornecimento pelo docente de informações, as quais, na atualidade, são encontradas, no mais das vezes e de forma ampla e diversificada, fora das aulas e, mesmo, da escola. O relevante é o desenvolvimento da capacidade de pesquisa, para que os estudantes busquem e (re)construam conhecimentos." (Parecer da CNE/CEB nº 5/2011) Diretrizes Nacionais para a Educação Básica 2013

  • Que questão mais confusa!

  • Questão poderia ser anulada, pois ela está embasada no PARECER da DCN e não na DCN propriamente dita.

  • Toda questão que se baseia no parecer e não na DCN propriamente dita, pode ser anulada. Vários casos assim tem ocorrido com o CEbraspe.


ID
1417012
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito das estatísticas e avaliações oficiais, julgue os itens subsequentes.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é um indicador sintético, referente aos anos iniciais e finais do ensino fundamental e ao ensino médio, que combina informações relativas à aprendizagem dos alunos, apuradas em exames padronizados de larga escala, e o fluxo escolar, calculado a partir dos dados de aprovação do censo escolar.

Alternativas
Comentários
  • O Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.


ID
1420234
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Lages - SC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Consta nas Diretrizes da Política Nacional de Educação Infantil que:

Alternativas
Comentários
  • letra -c

     

  •  c)  A Educação Infantil tem função diferenciada e complementar à ação da família, o que implica uma profunda, permanente e articulada comunicação entre elas.


ID
1420246
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Lages - SC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Uma das metas previstas nas Diretrizes da Política Nacional de Educação Infantil é assegurar que:

Alternativas
Comentários
  •  c)

    Em todos os municípios, além de outros recursos municipais, os 10% dos recursos de manutenção e desenvolvimento do ensino não vinculados ao Fundef sejam aplicados, prioritariamente, na Educação Infantil. 


ID
1420255
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Lages - SC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com o documento elaborado pelo MEC, que apresenta as orientações para a inclusão das crianças de seis anos no ensino fundamental, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA CORRETA C

    A mudança na estrutura do ensino fundamental não deve se restringir ao que fazer exclusivamente nos primeiros anos: este é o momento para repensar todo o ensino fundamental – tanto os cinco anos iniciais quanto os quatro anos finais.

  • Ótimo essas questões


ID
1420273
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Lages - SC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com as políticas públicas que visam garantir a qualidade da Educação Infantil, a SEML vem ultrapassando a concepção de guarda da criança, estruturando-se em uma proposta pedagógica que envolve as dimensões do “educar” e do “cuidar”, priorizando:

1. o desenvolvimento integral de cada criança que frequenta as classes de Educação Infantil.

2. que a criança esteja no espaço educacional com o único propósito de ser cuidada.

3. o desenvolvimento cognitivo da criança, a partir de execução de exercícios de fixação de numerais e letras.

4. o desenvolvimento dos saberes escolares, preparando-os para o espaço dos anos iniciais.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

    1. o desenvolvimento integral de cada criança que frequenta as classes de Educação Infantil. CERTA

    2. que a criança esteja no espaço educacional com o único propósito de ser cuidada. ERRADA

    3. o desenvolvimento cognitivo da criança, a partir de execução de exercícios de fixação de numerais e letras. ERRADA

    4. o desenvolvimento dos saberes escolares, preparando-os para o espaço dos anos iniciais. ERRADA


ID
1420276
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Lages - SC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O documento As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2010) adota as seguintes definições para criança:

1. A criança é um sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade individual e coletiva.

2. Criança é um adulto em miniatura.

3. A criança deve ser entendida como um vir a ser, devendo sempre ser preparada para algo.

4. A criança é questionadora e constrói sentido sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • b)

    São corretas apenas as afirmativas 1 e 4


ID
1427632
Banca
FUNCAB
Órgão
SEE-AC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo o Caderno de Orientações Curriculares para o Ensino Fundamental (3° Ano), produzido pela Secretaria de Estado de Educação doAcre, no ensino de História, para a construção de relações históricas e temporais múltiplas nos estudos históricos com as crianças, recomenda-se:

Alternativas

ID
1427641
Banca
FUNCAB
Órgão
SEE-AC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

noções sobre a espacialidade, ou seja, que aprendam a pensar sobre o espaço a partir das semelhanças e diferenças, da relação ‘parte e todo’ e das contradições quemarcamo uso social que é feito dos processos da natureza. Assim se criam as condições para que desenvolvam, desde pequenas e progressivamente, umpensamento crítico e analítico, um raciocínio apoiado em diferentes referenciais ligados ao campo da geografia e de outras áreas do conhecimento”.

Caderno de Orientações Curriculares para o Ensino Fundamental (3°Ano) –Geografia (p. 92).

De acordo comas orientações pedagógicas previstas no Caderno de Orientações Curriculares para o Ensino deGeografia a expectativa é de que os alunos do 3° ano de escolaridade sejam capazes de reconhecer, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • errada letra A, pois a escrita não é a unica forma de registro;


ID
1427647
Banca
FUNCAB
Órgão
SEE-AC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“O processo de ‘letramento cartográfico’ é a introdução contínua no ensino domapa, cujo objetivo é estabelecer uma sequência de experiências comas noções básicas de representação espacial”

Caderno de Orientações Curriculares para o Ensino Fundamental (5°Ano) –Geografia (p. 93).

Aludido ao trecho acima o procedimento fundamental do letramento é partir do(a):

Alternativas

ID
1432117
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A sociedade promotora da inclusão social e pedagógica marca em suas diretrizes curriculares o enfoque ético dos direitos humanos na condução da educação de qualidade. Quanto a essa compreensão, dadas as afirmativas,

I. Manter interações entre a diversidade sociocultural e o currículo, sob concepções pedagógicas do campo histórico-crítico formador da consciência e da prática cidadã.
II. Promover, junto à comunidade escolar, a gestão democrática como fundamento de sua missão de ensinar a ler e escrever a todos.
III. Organizar o currículo com tratamento particular a cada uma das disciplinas escolares para atender à diversidade cultural nos níveis e modalidades da educação.
IV. Definir, em seu Projeto Político Pedagógico, o uso da interdisciplinaridade, estratégia que favorece as interações na escola inclusiva.
V. Buscar a colaboração de instituições/instâncias ligadas à diversidade cultural, promovendo interações no projeto pedagógico da escola.

verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • C

  • Porque a II e III estão erradas?

  • Gestão democrática vai muito além do que ler e escrever. (Errado)

    Tratamento particular de currículo (falso)


ID
1432132
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Há grande diversidade de regras para os cursos da educação, mas algumas regras são comuns. Dadas as afirmativas,

I. O ano letivo regular, independentemente do ano civil, tem, no mínimo, duzentos dias de trabalho acadêmico efetivo, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.
II. Os cursos de graduação devem seguir as orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais respectivas quanto aos conteúdos mínimos, cargas horárias, tempo de duração e demais requisitos obrigatórios, e ainda orientações das Comissões Nacionais de Especialistas, havendo flexibilidade para as universidades na formulação dos projetos pedagógicos de cursos.
III. Os diplomas expedidos pelas universidades serão por elas próprias registrados, e aqueles conferidos por instituições não universitárias serão registrados em universidades indicadas pelo Conselho Nacional de Educação.

verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas

ID
1471108
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e a Resolução CEB nº 02/1998 (Brasil, MEC/CNE) constituem documentos legais que traçam uma direção para que as escolas reflitam sobre suas propostas pedagógicas. Partindo dos princípios estabelecidos pelas Diretrizes, as escolas devem elaborar sua proposta pedagógica, observando os seguintes aspectos, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • c)

    O trabalho com a área das Linguagens parte do princípio de que a criança possui pouca sensibilidade e capacidade de expressão, dificultando o alcance dos objetivos do currículo. incorreto


ID
1479994
Banca
FUNCAB
Órgão
SESC-BA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A filha de Fernanda ingressará em 2013 no 1º Ano do Ensino Fundamental, porém, Fernanda receia não conseguir matriculá-la nesta série, pois durante este ano, sua filha obteve baixa frequência na escola, em razão de viagens e doenças. De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, o que Fernanda deverá fazer?

Alternativas
Comentários
  • Controle de frequência pela educação pre-escola e exigida é de 60% hora aula ( lei 12.796,de 2013) 

  • MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
    CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
    CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
    RESOLUÇÃO Nº 5, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2009 (*)
    Fixa as Diretrizes Curriculares
    Nacionais para a Educação Infantil
     

    Art. 5º A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, é oferecida em creches e pré-escolas, as quais se caracterizam como espaços institucionais não domésticos que constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças de 0 a 5 anos de idade no período diurno, em jornada integral ou parcial, regulados e supervisionados por órgão competente do sistema de ensino e submetidos a controle social.

    § 1º É dever do Estado garantir a oferta de Educação Infantil pública, gratuita e de qualidade, sem requisito de seleção.

    § 2° É obrigatória a matrícula na Educação Infantil de crianças que completam 4 ou 5 anos até o dia 31 de março do ano em que ocorrer a matrícula.

    § 3º As crianças que completam 6 anos após o dia 31 de março devem ser matriculadas na Educação Infantil.

    § 4º A frequência na Educação Infantil não é pré-requisito para a matrícula no Ensino Fundamental.

    § 5º As vagas em creches e pré-escolas devem ser oferecidas próximas às residências das crianças.

    § 6º É considerada Educação Infantil em tempo parcial, a jornada de, no mínimo, quatro horas diárias e, em tempo integral, a jornada com duração igual ou superior a sete horas diárias, compreendendo o tempo total que a criança permanece na instituição.
     

  •  b)    Matricular sua filha normalmente no 1º Ano do Ensino Fundamental, pois a frequência na Educação Infantil não é pré-requisito para a matrícula no Ensino Fundamental.

  • Correta letra B, pois a frequência no ensino infantil não é pré-requisito para ingresso no ensino fundamental.


ID
1479997
Banca
FUNCAB
Órgão
SESC-BA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo coma as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, as propostas pedagógicas das instituições deverão prever condições para o trabalho coletivo e para a organização de materiais, espaços e tempos que assegurem:

I. A educação em sua integridade, entendendo o cuidado como algo dissociável ao processo educativo.

II. A indivisibilidade das dimensões expressivomotora, afetiva, cognitiva, linguística, ética e sociocultural da criança.

III. A participação, o diálogo e a escuta cotidiana das famílias, o respeito e a valorização de suas formas de organização.

IV. O estabelecimento de uma relação efetiva com a comunidade local e de mecanismos que garantam a gestão democrática e a consideração dos saberes da comunidade.

Estão corretas apenas:

Alternativas
Comentários
  • A resposta correta é a letra e. Pois na afirmativa I a palavra dissociável torna o item incorreto. Para estar correto deveria ser: I. A educação em sua integridade, entendendo o cuidado como algo INDISSOCIÁVEL (inseparável) ao processo educativo.

  • A correta seria letra E.

    Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil

    Para efetivação de seus objetivos, as propostas pedagó- gicas das instituições de Educação Infantil deverão prever condições para o trabalho coletivo e para a organização de materiais, espaços e tempos que assegurem:

     *A educação em sua integralidade, entendendo o cuidado como algo indissociável ao processo educativo;

    *A indivisibilidade das dimensões expressivomotora, afetiva, cognitiva, linguística, ética, estética e sociocultural da criança;

    *O estabelecimento de uma relação efetiva com a comunidade local e de mecanismos que garantam a gestão democrática e a consideração dos saberes da comunidade;

    *A participação, o diálogo e a escuta cotidiana das famílias, o respeito e a valorização de suas formas de organização;

     

    Fonte: http://ndi.ufsc.br/files/2012/02/Diretrizes-Curriculares-para-a-E-I.pdf


ID
1481356
Banca
IDECAN
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando a Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB), em seu Título V – Dos Níveis e das Modalidades de Educação e Ensino, em seu Cap. I, que trata da Composição dos Níveis Escolares, a educação escolar compõe-se de

Alternativas
Comentários
  • Art. 21. A educação escolar compõe-se de:

    I – educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio;

    II – educação superior.

     

  • Essa questão cabe recurso, uma vez que, entende -se que o ensino superior é um componente da educação básica e está incorreto.
  • CAPÍTULO I

    DA COMPOSIÇÃO DOS NÍVEIS ESCOLARES

    Art. 21. A educação escolar compõe-se de:

    I - educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio;

    II - educação superior.


ID
1482772
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, são determinantes para a melhoria na qualidade do processo de ensino da Base Nacional Comum e sua Parte Diversificada:

Alternativas
Comentários
  • Na pratica muito professores afirmam que nao tem autonomia para isso, e apenas reproduzem.

    A mais consistente, e correta a meu ver seria a letra E, mas como se trata do sistema educacional do Brasil a letra já seria muita coisa.

  • Resumindo: a culpa da má qualidade é nossa...

  • Vcs que são assinantes gostam desse site?

  • Acho que a certa e a letra E não sei pq o gabarito tá diferente



  • b) o aperfeiçoamento constante dos docentes e a garantia de sua autonomia ao conceber e transformar as propostas pedagógicas de cada escola

  • Essa questão aborda os conhecimentos sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental . Para responder essa questão o candidato precisa ter conhecimento da Resolução Nº 7, de 14 de Dezembro de 2010, que fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Vejamos o que dispõe o documento em seu Art. 20o
    Art. 20o As escolas deverão formular o projeto político-pedagógico e elaborar o regimento escolar de acordo com a proposta do Ensino Fundamental de 9 (nove) anos, por meio de processos participativos relacionados à gestão democrática. 
    § 1º O projeto político-pedagógico da escola traduz a proposta educativa construída pela comunidade escolar no exercício de sua autonomia, com base nas características dos alunos, nos profissionais e recursos disponíveis, tendo como referência as orientações curriculares nacionais e dos respectivos sistemas de ensino.
    § 2º Será assegurada ampla participação dos profissionais da escola, da família, dos alunos e da comunidade local na definição das orientações imprimidas aos processos educativos e nas formas de implementá-las, tendo como apoio um processo contínuo de avaliação das ações, a 135 fim de garantir a distribuição social do conhecimento e contribuir para a construção de uma sociedade democrática e igualitária. 
    § 3º O regimento escolar deve assegurar as condições institucionais adequadas para a execução do projeto político-pedagógico e a oferta de uma educação inclusiva e com qualidade social, igualmente garantida a ampla participação da comunidade escolar na sua elaboração. 
    § 4º O projeto político-pedagógico e o regimento escolar, em conformidade com a legislação e as normas vigentes, conferirão espaço e tempo para que os profissionais da escola e, em especial, os professores, possam participar de reuniões de trabalho coletivo, planejar e executar as ações educativas de modo articulado, avaliar os trabalhos dos alunos, tomar parte em ações de formação continuada e estabelecer contatos com a comunidade. 
    § 5º Na implementação de seu projeto político-pedagógico, as escolas se articularão com as instituições formadoras com vistas a assegurar a formação continuada de seus profissionais.
    Art. 21 No projeto político-pedagógico do Ensino Fundamental e no regimento escolar, o aluno, centro do planejamento curricular, será considerado como sujeito que atribui sentidos à natureza e à sociedade nas práticas sociais que vivencia, produzindo cultura e construindo sua identidade pessoal e social.
    Parágrafo único. Como sujeito de direitos, o aluno tomará parte ativa na discussão e na implementação das normas que regem as formas de relacionamento na escola, fornecerá indicações relevantes a respeito do que deve ser trabalhado no currículo e será incentivado a participar das organizações estudantis. 

    Segundo o documento, o aperfeiçoamento constante dos docentes, a garantia de sua autonomia e sua participação na elaboração e desenvolvimento das propostas pedagógicas de cada escola, é que permitirão a melhoria na qualidade do processo de ensino da Base Nacional Comum e sua Parte Diversificada. Portanto, a alternativa que responde corretamente a questão é a letra B. 
    Gabarito do professor: B 
    Fonte: Resolução Nº 7, de 14 de Dezembro de 2010
  • Pessoal, não tem essa de "eu acho que a certa é essa ou aquela porque é a mais coerente". A questão quer saber o que consta no documento, independente de ser coerente, consistente ou a mais sensata.

    De qualquer forma, a banca cobrou a DCN de 1998, já revogada à época da prova. Acho isso um absurdo. Imaginem só o candidato fazer uma prova de direito constitucional e se deparar com normas da CF de 1934, é tipo isso.


ID
1483462
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No Brasil, a partir da década de 1980, no bojo do processo de redemocratização do país, a educação infantil ganhou um grande impulso, tanto no plano das pesquisas e do debate teórico quanto no plano legal, propositivo e de intervenção na realidade. A partir desses avanços, no que se refere às indicações efetuadas por intermédio da LDBN (BRASIL, 1996) e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009), analise as afirmativas abaixo.

I. A educação infantil é oferecida em creches e pré-escolas, as quais se caracterizam como espaços institucionais não domésticos que constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados, que educam e cuidam de crianças de zero a cinco anos de idade, no período diurno, em jornada integral ou parcial, sendo regulados e supervisionados por órgãos competentes do sistema de ensino e submetidos a controle social.
II. A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até cinco anos e onze meses de idade, em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais, complementando a ação da família e da comunidade.
III. As creches e as pré-escolas se constituem em estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças de zero a cinco anos e onze meses de idade por meio de profissionais com formação específica legalmente determinada, refutando assim funções de caráter meramente assistencialista, embora mantenham a obrigação de assistir às necessidades básicas de todas as crianças.
IV. As creches e as pré-escolas, por serem responsáveis pela complementação da ação das famílias, ainda que possuam caráter institucional, precisam buscar formatações que se assemelhem aos contextos domésticos, tendo em vista a necessidade das famílias.
V. Com a Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988, a educação infantil passa a constituir a primeira etapa da educação básica. Assim, por fazer parte dos serviços educacionais, precisa desresponsabilizar-se das ações vinculadas à assistência da criança (atendimento às suas necessidades de higiene e saúde), para poder dedicar-se apenas aos serviços educacionais.

Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • I. A educação infantil é oferecida em creches e pré-escolas, as quais se caracterizam como espaços institucionais não domésticos que constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados, que educam e cuidam de crianças de zero a cinco anos de idade, no período diurno, em jornada integral ou parcial, sendo regulados e supervisionados por órgãos competentes do sistema de ensino e submetidos a controle social.

    Como assim controle social? Alernativa duvidosa.

  • RESOLUÇÃO Nº 5, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2009 (*)

    Art. 5º A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, é oferecida em creches e pré-escolas, as quais se caracterizam como espaços institucionais não domésticos que constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças de 0 a 5 anos de idade no período diurno, em jornada integral ou parcial, regulados e supervisionados por órgão competente do sistema de ensino e submetidos a controle social.

    Assertiva correta

    Letra C


ID
1484746
Banca
FAFIPA
Órgão
Prefeitura de Maria Helena - PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Conforme as Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental, são componentes curriculares obrigatórios da Base Nacional Comum do Ensino Fundamental, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • conforme diretrizes nacionais do ensino fundamental....

    O Ensino Religioso, de matrícula facultativa ao aluno, é parte integrante da formação básica

    do cidadão e constitui componente curricular dos horários normais das escolas públicas de

    Ensino Fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural e religiosa do Brasil e vedadas

    quaisquer formas de proselitismo.

    Na parte diversificada do currículo do Ensino Fundamental, será incluído, obrigatoriamente,

    a partir do 6º ano, o ensino de, pelo menos, uma Língua Estrangeira moderna, cuja escolha

    ficará a cargo da comunidade escolar que poderá optar, entre elas, pela Língua Espanhola, nos

    termos da Lei nº 11.161/2005. É necessário esclarecer que língua indígena ou outras formas usuais

    de expressão verbal de certas comunidades não podem ocupar o lugar do ensino de Língua

    Estrangeira moderna.


  • Art. 15 Os componentes curriculares obrigatórios do Ensino Fundamental serão assim
    organizados em relação às áreas de conhecimento:
    I – Linguagens:
    a) Língua Portuguesa;
    b) Língua Materna, para populações indígenas;
    c) Língua Estrangeira moderna;
    d) Arte; e
    e) Educação Física;
    II – Matemática;
    III – Ciências da Natureza;
    IV – Ciências Humanas:
    a) História;
    b) Geografia;
    V – Ensino Religioso.
     

    Língua Estrangeira moderna conta como complemento de linguagens.

     

  • Quando a questão pergunta a respeito dos COMPONENTE CURRICULARES OBRIGATÓRIOS, são aqueles 5 listados na DCN de Ensino fundamental.

    Os componentes curriculares obrigatórios do Ensino Fundamental serão assim organizados em relação às áreas de conhecimento:

    I – Linguagens: a) Língua Portuguesa b) Língua materna, para populações indígenas c) Língua Estrangeira moderna d) Arte e) Educação Física

    II – Matemática

    III – Ciências da Natureza

    IV – Ciências Humanas: a) História b) Geografia

    V – Ensino Religioso

    Linguagens é obrigatória e dentro dela está contida língua portuguesa, língua materna (indígenas), língua estrangeira moderna, arte e educação física.

    Até a próxima.

  • Eu não concordo com essa questão, vejo a Língua Estrangeira Moderna, como componente curricular obrigatório.


ID
1494148
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A LDB- Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei 9394/96, em um dos seus artigos menciona que: “Os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos”. Conforme o enunciado, avalie as afirmativas abaixo:

I. Os currículos do fundamental e médio devem ter a base nacional, porém uma parte diversificada para atender as peculiaridades regionais.

II. Os currículos a que se refere a LDB devem abranger, obrigatoriamente, o estudo da língua portuguesa e da matemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente do Brasil.

III. O ensino da arte constituirá componente curricular opcional, nos diversos níveis da educação, podendo ser oferecido nas mais diversas linguagens, objetivando o desenvolvimento cultural dos alunos.

IV. A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da Educação Básica.

V. As disciplinas de História e Geografia são de caráter obrigatório, porém deverão ser adequadas a cada região ou comunidade em que vivem os alunos.

Está correto apenas o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Por que a I está errada? 

  • Caro Geraldo,

    Acredito que esteja errada por conta do  caráter COMPLEMENTAR da parte diversificada , ainda que a "base dos currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio , sejam comuns. 

    Art. 26.  Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos. (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013)

  • Art. 26.  Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.  

    Na I faltou educação infantil.

  • O fato de faltar "educação infantil" não torna a assertiva I incorreta. Falha da banca!!!!
    Deveria mudar a resposta dessa questão. 

  • Para esta banca torna-se errada a I pois ela avalia é a decoreba, transcrição pura e seca da lei !! Infelizmente é assim !!

  • Entendo que a parte diversificada citada na questão refira-se aos temas transversais ( educação para o trânsito, meio ambiente, etica...) e isso, para mim, nao deve existir para atender apenas as peculiaridades regionais, mas sim de uma sociedade.

  • Art. 26.  Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.

  • Analisando melhor, vi que o erro da questão é a palavra PORÉM. Que dá a ideia de ser base nacional comum, porém um pedacinho diferenciado. Essa ideia dá-se pelo uso de PORÉM.

  • A 1 está errada simplismente pq o ego do avaliador quis assim e ponto!!!

     

  • não concordo com o gabarito... iria na letra "C" novamente

  • Essa é uma boa questão para revisarmos alguns detalhes básicos sobre o currículo da educação básica. Vamos analisar e fundamentar a resposta de cada item. “Simbora!”

    I. Os currículos do fundamental e médio devem ter a base nacional, porém uma parte diversificada para atender as peculiaridades regionais.

    Errado! Esse item está mal escrito e, por isso, fica comprometida a sua compreensão. Perceba: “Os currículos do fundamental e médio devem ter a base nacional”, não ficou explícito sobre a que base o item se refere. Deveria ter ficado claro que se trata de uma base nacional curricular comum. Além disso, a questão omite a educação infantil. Veja o dispositivo da LDB:

    Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.

    II. Os currículos a que se refere a LDB devem abranger, obrigatoriamente, o estudo da língua portuguesa e da matemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente do Brasil.

    Correto, nos termos da LDB:

    Art. 26 [...]

    § 1º Os currículos a que se refere o caput devem abranger, obrigatoriamente, o estudo da língua portuguesa e da matemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente do Brasil.

    III. O ensino da arte constituirá componente curricular opcional, nos diversos níveis da educação, podendo ser oferecido nas mais diversas linguagens, objetivando o desenvolvimento cultural dos alunos.

    Errado! O ensino da arte é componente curricular obrigatório da educação básica. Ademais, a LDB informa quais são as linguagens que constituem o ensino da arte. Vejamos:

    Art. 26 [...]

    § 2o O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório da educação básica.

    [...]

    § 6º As artes visuais, a dança, a música e o teatro são as linguagens que constituirão o componente curricular de que trata o § 2o deste artigo.

    IV. A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da Educação Básica.

    Certo, nos termos do art. 26, § 3.º:

    A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica [...]

    V. As disciplinas de História e Geografia são de caráter obrigatório, porém deverão ser adequadas a cada região ou comunidade em que vivem os alunos.

    Errado! Embora as disciplinas: História e Geografia sejam de fato obrigatórias, não há essa previsão na LDB. Vejamos um dispositivo que trata de algo a respeito, mas que, mesmo assim, não se amolda aos termos que o item trouxe:

    Art. 26 [...]

    § 4º O ensino da História do Brasil levará em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes indígena, africana e europeia.

    GABARITO: alternativa “D”

  • Questão linda para anulação!

  • Questão linda para anulação!


ID
1503616
Banca
BIO-RIO
Órgão
Prefeitura de São João da Barra - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Avaliese,deacordocomaLDB–LeideDiretrizeseBasesda EducaçãoNacional,Lei94-94/96,asafirmativasaseguiracerca doacessoàeducaçãobásicasãofalsas(F)ouverdadeiras(V):

I- Oacessoàeducaçãobásicaobrigatóriaédireitopúblico subjetivo,podendoqualquercidadão,grupodecidadãos, associação comunitária, organização sindical, entidade de classe ou outra legalmente constituída e, ainda, o MinistérioPúblico,acionaropoderpúblicoparaexigi-lo.
II- Opoderpúblico,naesferadesuacompetênciafederativa, deve:(i)recensearanualmenteascriançaseadolescentes em idade escolar, bem como os jovens e adultos que não concluíram a educação básica; (ii) fazer-lhes a chamada pública;e (iii) zelar, juntoaospaisou responsáveis,pela frequência à escola.
III- Em todas as esferas administrativas, o Poder Público assegurará em primeiro lugar o acesso ao ensino obrigatório, contemplando em seguida os demais níveis e modalidades de ensino, conforme as prioridades constitucionaiselegais.

AsafirmativasI,IIeIIIsãorespectivamente:

Alternativas
Comentários
  • I - V

    Art. 5º O acesso à educação básica obrigatória é direito público SUBJETIVO, podendo qualquer cidadão, grupo de cidadãos e, ainda, o Ministério Público, acionar o poder público para exigi-lo. 

    II - V

    § 1º O poder público, na esfera de sua competência federativa, deverá: 

    I - recensear anualmente as crianças e adolescentes em idade escolar, bem como os jovens e adultos que não concluíram a educação básica; 

    II - fazer-lhes a chamada pública;

    III - zelar, junto aos pais ou responsáveis, pela frequência à escola.

    III - V

    § 2º Em todas as esferas administrativas, o Poder Público assegurará em primeiro lugar o acesso ao ensino obrigatório, nos termos deste artigo, contemplando em seguida os demais níveis e modalidades de ensino, conforme as prioridades constitucionais e legais.

    Todas estão no Art. 5 da LDB, Lei 9.394/96.

    Questão pura letra de lei !

    Gabarito: C


ID
1512490
Banca
CS-UFG
Órgão
IF-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

São regras comuns à organização da educação básica, nos níveis fundamental e médio:

Alternativas
Comentários
  • b)

    carga horária mínima anual de oitocentas horas, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver

  • Questão desatualizada


ID
1512496
Banca
CS-UFG
Órgão
IF-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a educação básica indicam três dimensões básicas de avaliação, quais sejam: avaliação da aprendizagem, avaliação institucional interna e externa e avaliação de redes de educação básica, sendo que a avaliação

Alternativas
Comentários
  • c)

    institucional deve ser realizada com base na proposta pedagógica da escola, assim como do seu plano de trabalho, de maneira a possibilitar a análise de seus avanços e localizar aspectos que merecem reorientação.

  • MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
    CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
    CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
    RESOLUÇÃO Nº 4, DE 13 DE JULHO DE 2010 (*)
    Define Diretrizes Curriculares Nacionais
    Gerais para a Educação Básica.
     

    Seção III
    Avaliação institucional
    Art. 52. A avaliação institucional interna deve ser prevista no projeto político
    pedagógico e detalhada no plano de gestão, realizada anualmente, levando em consideração as
    orientações contidas na regulamentação vigente, para rever o conjunto de objetivos e metas a
    serem concretizados, mediante ação dos diversos segmentos da comunidade educativa, o que
    pressupõe delimitação de indicadores compatíveis com a missão da escola, além de clareza
    quanto ao que seja qualidade social da aprendizagem e da escola.