SóProvas



Prova CESPE - 2008 - Banco do Brasil - Escriturário - 003


ID
85018
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O Sistema Financeiro Nacional (SFN) é composto por órgãos de
regulação, por instituições financeiras, e auxiliares, públicas e
privadas, que atuam na intermediação de recursos dos agentes
econômicos (pessoas, empresas, governo). Com relação ao SFN,
julgue os itens que se seguem.

São consideradas instituições financeiras as pessoas jurídicas, públicas ou privadas, que tenham como atividade principal ou acessória a coleta, a intermediação ou a aplicação de recursos financeiros próprios ou de terceiros, em moeda nacional ou estrangeira, e a custódia de valor de propriedade de terceiros.

Alternativas
Comentários
  • A Lei 4595/64 em seu artigo 17 define comoInstituições Financeiras, as pessoas jurídicas,públicas ou privadas, que tenham como atividadeprincipal ou acessória, a coleta, a intermediação ou aaplicação de recursos financeiros próprios ou deterceiros, em moeda nacional ou estrangeira, e acustódia de valor de propriedade de terceiros.
  • BACEN: De acordo com o ordenamento jurídico em vigor, são consideradas instituições financeiras as pessoas jurídicas, públicas ou privadas, que tenham como atividade principal ou acessória a coleta, a intermediação ou a aplicação de recursos financeiros próprios ou de terceiros, em moeda nacional ou estrangeira, e a custódia de valor de propriedade de terceiros.
  • Acertei, mas alguém poderia dar um exemplo de "custódia de valor de propriedade de terceiros."???

  • É a própria definição. Decoreba.

  • Ótima oportunidade para memorizar o conceito de uma instituição financeira.

  • Respondendo ao colega João Gaertner. Custódia significa a guarda de algo. O banco guarda o seu dinheiro, por meio de contas-correntes, poupanças, por exemplo. 

  • Para os efeitos desta lei e da legislação em vigor, equiparam-se às instituições financeiras as pessoas físicas que exerçam qualquer das atividades referidas neste artigo, de forma permanente ou eventual.

  •   Art. 17. Consideram-se instituições financeiras, para os efeitos da legislação em vigor, as pessoas jurídicas públicas ou privadas, que tenham como atividade principal ou acessória a coleta, intermediação ou aplicação de recursos financeiros próprios ou de terceiros, em moeda nacional ou estrangeira, e a custódia de valor de propriedade de terceiros.

            Parágrafo único. Para os efeitos desta lei e da legislação em vigor, equiparam-se às instituições financeiras as pessoas físicas que exerçam qualquer das atividades referidas neste artigo, de forma permanente ou eventual.

     

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L4595.htm

  • LSFN - Lei nº 4.595 de 31 de Dezembro de 1964

     

    Dispõe sobre a Política e as Instituições Monetárias, Bancárias e Creditícias, Cria o Conselho Monetário Nacional e dá outras providências.

     

    Art. 17. Consideram-se instituições financeiras, para os efeitos da legislação em vigor, as pessoas jurídicas públicas ou privadas, que tenham como atividade principal ou acessória a coleta, intermediação ou aplicação de recursos financeiros próprios ou de terceiros, em moeda nacional ou estrangeira, e a custódia (garantir proteção/guarda) de valor de propriedade de terceiros.

     

    Parágrafo único. Para os efeitos desta lei e da legislação em vigor, equiparam-se às instituições financeiras as pessoas físicas que exerçam qualquer das atividades referidas neste artigo, de forma permanente ou eventual.

  • Essa é a literalidade da Lei 4.595/64, veja:

    Art. 17. Consideram-se instituições financeiras, para os efeitos da legislação em vigor, as pessoas jurídicas públicas ou privadas, que tenham como atividade principal ou acessória a coleta, intermediação ou aplicação de recursos financeiros próprios ou de terceiros, em moeda nacional ou estrangeira, e a custódia de valor de propriedade de terceiros.

    Resposta: Certo


ID
85096
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A CAIXA, criada em 1861, está regulada pelo Decreto-lei
n.o 759/1969 como empresa pública vinculada ao Ministério da
Fazenda. A instituição integra o SFN e auxilia na execução da
política de crédito do governo federal. Acerca da CAIXA, julgue
os itens subsequentes

A CAIXA não pode emprestar sob garantia de penhor industrial e caução de títulos.

Alternativas
Comentários
  • A CAIXA é uma empresa pública assemelhada aos bancos comerciais, assim, pode operar como tal.
  • A Caixa Econômica Federal, criada em 1.861, está regulada pelo Decreto-Lei 759, de 12 de agosto de 1969, como empresa pública vinculada ao Ministério da Fazenda. Trata-se de instituição assemelhada aos bancos comerciais, podendo captar depósitos à vista, realizar operações ativas e efetuar prestação de serviços. Uma característica distintiva da Caixa é que ela prioriza a concessão de empréstimos e financiamentos a programas e projetos nas áreas de assistência social, saúde, educação, trabalho, transportes urbanos e esporte. Pode operar com crédito direto ao consumidor, financiando bens de consumo duráveis, EMPRESTAR SOB GARANTIA DE PENHOR INDUSTRIAL E CAUÇÃO DE TÍTULOS, bem como tem o monopólio do empréstimo sob penhor de bens pessoais e sob consignação e tem o monopólio da venda de bilhetes de loteria federal. Além de centralizar o recolhimento e posterior aplicação de todos os recursos oriundos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), integra o Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) e o Sistema Financeiro da Habitação (SFH).
  • Questão errada.
    Pelo contrário, a CAIXA tem o monopólio de empréstimo sob penhor de bens e também das loterias federais.
  • A Caixa detém apenas o monopólio das operações de penhor civil.  
  • ERRADO 

    A Caixa Econômica Federal, criada em 1.861, está regulada pelo Decreto-Lei 759, de 12 de agosto de 1969, como empresa pública vinculada ao Ministério da Fazenda. Trata-se de instituição assemelhada aos bancos comerciais, podendo captar depósitos à vista, realizar operações ativas e efetuar prestação de serviços. Uma característica distintiva da Caixa é que ela prioriza a concessão de empréstimos e financiamentos a programas e projetos nas áreas de assistência social, saúde, educação, trabalho, transportes urbanos e esporte. Pode operar com crédito direto ao consumidor, financiando bens de consumo duráveis, emprestar sob garantia de penhor industrial e caução de títulos, bem como tem o monopólio do empréstimo sob penhor de bens pessoais e sob consignação e tem o monopólio da venda de bilhetes de loteria federal. Além de centralizar o recolhimento e posterior aplicação de todos os recursos oriundos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), integra o Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) e o Sistema Financeiro da Habitação (SFH). Mais informações poderão ser encontradas no endereço:

    Fonte: 
    http://www.bcb.gov.br/pre/composicao/cef.asp 
  • Caixa Econômica Federal

    A Caixa Econômica Federal, criada em 1.861, está regulada pelo Decreto-Lei 759, de 12 de agosto de 1969, como empresa pública vinculada ao Ministério da Fazenda. Trata-se de instituição assemelhada aos bancos comerciais, podendo entre outras coisas:

    - captar depósitos à vista

    - realizar operações ativas e efetuar prestação de serviços

    - realizar a concessão de empréstimos e financiamentos a programas e projetos nas áreas de assistência social, saúde, educação, trabalho, transportes urbanos e esporte.

    - crédito direto ao consumidor, financiando bens de consumo duráveis

    emprestar sob garantia de penhor industrial e caução de títulos

    -  detem o monopólio do empréstimo sob penhor de bens pessoais e sob consignação

    -  detem o monopólio da venda de bilhetes de loteria federal 

    - centraliza o recolhimento e posterior aplicação de todos os recursos oriundos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS)

    - integra o Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) e o Sistema Financeiro da Habitação (SFH).

    Mais informações poderão ser encontradas no endereço: www.caixa.gov.br

  • Questão ERRADA

    Ponto de dúvida de muitos colegas é com relação ao penhor. O fato da CAIXA ter o monopólio do PENHOR CIVIL, não a impede de exercer outros tipos de penhor.

  •         e) exercer o monopólio das operações sôbre penhores civis, com caráter permanente e da continuidade;

     

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del0759.htm


ID
85102
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Com relação às Sociedades Corretoras de Títulos e Valores
Mobiliários (SCTVMs), que são constituídas sob a forma de
sociedade anônima ou por quotas de responsabilidade limitada,
julgue os itens a seguir.

As SCTVMs são supervisionadas pela CVM.

Alternativas
Comentários
  • Segundo a Resolução da CMN 1.655 de 1989, as SCTVMs, quando constituidas sob a forma de Sociedade Anônima ou por quotas de responsabilidade limitada, são supervisionadas pelo BACEN. Os Fundos de Investimento, administrados por corretoras ou outros intermediários financeiros, são contituídos sob a forma de condomínio, sendo supervisionados pela CVM.
  • As sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários são constituídas sob a forma de sociedade anônima ou por quotas de responsabilidade limitada. Dentre seus objetivos estão: operar em bolsas de valores, subscrever emissões de títulos e valores mobiliários no mercado; comprar e vender títulos e valores mobiliários por conta própria e de terceiros; encarregar-se da administração de carteiras e da custódia de títulos e valores mobiliários; exercer funções de agente fiduciário; instituir, organizar e administrar fundos e clubes de investimento; emitir certificados de depósito de ações e cédulas pignoratícias de debêntures; intermediar operações de câmbio; praticar operações no mercado de câmbio de taxas flutuantes; praticar operações de conta margem; realizar operações compromissadas; praticar operações de compra e venda de metais preciosos, no mercado físico, por conta própria e de terceiros; operar em bolsas de mercadorias e de futuros por conta própria e de terceiros. São supervisionadas pelo Banco Central do Brasil (Resolução CMN 1.655, de 1989). Os FUNDOS DE INVESTIMENTO, administrados por corretoras ou outros intermediários financeiros, são constituídos sob forma de condomínio e representam a reunião de recursos para a aplicação em carteira diversificada de títulos e valores mobiliários, com o objetivo de propiciar aos condôminos valorização de quotas, a um custo global mais baixo. A normatização, concessão de autorização, registro e a supervisão dos fundos de investimento são de competência da Comissão de Valores Mobiliários.
  • Resolução n.º 1.655, CMNArt. 3º - A CONSTITUIÇÃO e o FUNCIONAMENTO de sociedade corretora dependem de AUTORIZAÇÃO DO BANCO CENTRALArt. 16 - A sociedade corretora está sujeita às NORMAS DE ESCRITURAÇÃO expedidas pelo CONSELHO MONETÁRIO NACIONAL e pelo BANCO CENTRAL DO BRASIL.§ 1º - Cabe ao BANCO CENTRAL E À COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS a expedição de NORMAS DE AVALIAÇÃO dos valores mobiliários registrados nos ativos das sociedades corretoras.Art. 18 - A sociedade corretora está sujeita à PERMANENTE FISCALIZAÇÃO da BOLSA DE VALORES e, no âmbito das respectivas competências, às do BANCO CENTRAL E DA COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS.Os comentários abaixo foram tirados do sitio do Bacen, veja como essa questão é conflitante com a própria Res.1655,CMN.
  • Discordo do gabarito: São supervisionadas pelo BACEN (resolução CMN 1.655/89)Essa questão é p pesquisar...
  • Senhores...As SCTVMs são supervisionadas tanto pelo BACEN quanto pela CVM, conformeResolução n.º 1.655, CMNArt. 18 - A sociedade corretora está sujeita à permanente fiscalização da bolsa de valores e, no âmbito das respectivas competências, às do BANCO CENTRAL e DA COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS.
  • O gabarito OFICIAL do Cespe para essa questão é ERRADO.

    http://www.cespe.unb.br/concursos/bb32008/arquivos/BB083_001_2.pdf

    http://www.cespe.unb.br/concursos/BB32008/arquivos/BB083_Gab_Definitivo_001_2.pdf.

     

     

  • São supervisionadas pelo BACEN E CVM.
  • A resposta estaria errada se fosse afirmado que as SCTVMs são supervisionadas SOMENTE pela CVM.
  • Esta questão está certa segundo avaliação do cespe que diz na avaliação do recurso na Resolução CMN 1.655/1989  

    A Resolução CMN 1.655/1989, em seu artigo 18, estabelece que a Sociedade Corretora de Títulos e Valores Imobiliários (SCTVM) está sujeita a permanente fiscalização da Bolsa de Valores e, no âmbito das respectivas competências, às do Banco Central e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).


      http://www.cespe.unb.br/concursos/BB12009/arquivos/BB_2009_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERAO_ANULAO_DE_GABARITO.PDF  

  • Questão Errada!
    [Direto ao Assunto] SCTVM: Sua constituição depende do BACEN e o seu exercício da atividade da CVM, estando sujeita a fiscalização da Bolsa de Valores.
  • DISCORDO DO GABARITO
    ALGUMAS ATIVIDADES COMO  A normatização, concessão de autorização, registro e a supervisão dos fundos de investimento são de competência da Comissão de Valores Mobiliários.
  • direto ao assunto: 1- ESCRITURAÇÃO é competência do CMN e do BCB

                                  2 -  CONSTITUIÇÃO e FUNCIONAMENTO é do BCB

                                  3 - SUPERVISÃO e FUNCIONAMENTO PARA ATIV. e da CVM


    logo, o BCB e a CVM trabalham em conjunto quanto o quisito FUNCIONAMENTO.


    XIX - exercer outras atividades expressamente autorizadas ao funcionamento, em conjunto, pelo Banco Central do Brasil e pela Comissão de Valores Mobiliários. 




  • gente cuidado, ESSA QUESTÃO é CERTA. A questão não diz SOMENTE,  a supervisão pode ser pela CVM e, NÃO SOMENTE, pela CVM....o FUNCIONAMENTO pode ser pelos 2: BCB E CVM...bons estudos!!!

  • A banca Cespe adora colocar questões incompletas, mas não está errada, só está incompleta, Estaria errada se a banca afirmasse que APENAS a CVM supervisiona as SCTVMs.

  •  São supervisionadas pelo Banco Central do Brasil (Resolução CMN 1.655, de 1989)...

     A normatização, concessão de autorização, registro e a supervisão dos fundos de investimento são de competência da Comissão de Valores Mobiliários.

    http://www.bcb.gov.br/pre/composicao/sctvm.asp


  • SCTVM E SDTVM - Não há diferença entre elas, praticam os mesmos atos no mercado financeiro, porem eu pessoa fisica/jurídica com pequeno volume de recursos abro minha conta numa SCTVM e uma pessoa física/jurídica com GRANDE RECURSO opero com uma SDTVM. 

    Mas isso nao é regra. É habitual.
  • SCTVMs sofrem supervisão compartilhada, ou seja é supervisionadas pela CVM e pelo o BACEN. A questão está incompleta mais não está errada!

    Gab.: C

  • Estaria errada se tivesse usado a palavra "apenas", como as SCTVM como também as SDTVM operam com valores mobiliários, a CVM também as supervisionam, juntamente com o Bacen .

  • A razão de a supervisão das SCTVM e SDTVM sofrerem supervisão compartilhada tanto da CVM quanto do Bacen é porque elas operam tanto com administração de fundos de investimento (supervisão da CVM) quanto com cambio (supervisão do Bacen). 

  • A Resolução CMN 1.655/1989, em seu artigo 18, estabelece que a Sociedade Corretora de Títulos e Valores Imobiliários (SCTVM) está sujeita a permanente fiscalização da Bolsa de Valores e, no âmbito das respectivas competências, às do Banco Central e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).



    http://www.cespe.unb.br/concursos/BB12009/arquivos/BB_2009_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERAO_ANULAO_DE_GABARITO.PD

  • As SCTVM e SDTVM operam no mesmo ninho desde a decisão conjunta nº 17/2009. São supervisionadas pelo BACEN e CVM no geral.

  • Por mais questões  assim rsrs

  • Corretoras e Distribuidoras são supervisionadas e fiscalizadas tanto pelo Banco Central quanto pela Comissão de Valores Mobiliários. As Bolsas de Valores também têm competência para fiscalizar as operações realizadas pelas Corretoras e Distribuidoras.

    GABARITO: Certo


ID
85114
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Arrendamento mercantil ou leasing é uma operação em que o
proprietário de um bem cede a terceiro o uso desse bem por
prazo determinado, recebendo em troca uma contraprestação.
No que concerne ao leasing, julgue os itens seguintes.

A constituição e o funcionamento das pessoas jurídicas que tenham como objeto principal de sua atividade a prática de operações de arrendamento mercantil, denominadas sociedades de arrendamento mercantil, dependem de autorização da CVM.

Alternativas
Comentários
  • As sociedades de arrendamento mercantil são constituídas sob a forma de sociedade anônima, devendo constar obrigatoriamente na sua denominação social a expressão "Arrendamento Mercantil". As operações passivas dessas sociedades são emissão de debêntures, dívida externa, empréstimos e financiamentos de instituições financeiras. Suas operações ativas são constituídas por títulos da dívida pública, cessão de direitos creditórios e, principalmente, por operações de arrendamento mercantil de bens móveis, de produção nacional ou estrangeira, e bens imóveis adquiridos pela entidade arrendadorapara fins de uso próprio do arrendatário. São supervisionadas pelo Banco Central do Brasil (Resolução CMN 2.309, de 1996).
  • RESOLUÇÃO CMN 2.309, DE 1996CAPÍTULO II Da Constituição e do Funcionamento das Sociedades de Arrendamento Mercantil Art. 3º A constituição e o funcionamento das pessoas jurídicas que tenham como objeto principal de sua atividade a prática de operações de arrendamento mercantil, denominadas sociedades de arrendamento mercantil, dependem de autorização do BANCO CENTRAL DO BRASIL.
  • Até pela lógica se resolve essa questão: Leasing não é nem considerado como operação financeira; sendo assim, não tem lógica que a empresa que pratique essa atividade dependa de autorização da COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS.
  • Dependem exclusivamente do BACEN!!
  • Errado.
    Dependem da autorização do Bacen.
  • ERRADO

    RESOLUÇÃO CMN 2.309, DE 1996

    CAPÍTULO II Da Constituição e do Funcionamento das Sociedades de Arrendamento Mercantil

    Art. 3º A constituição e o funcionamento das pessoas jurídicas que tenham como objeto principal de sua atividade a prática de operações de arrendamento mercantil, denominadas sociedades de arrendamento mercantil, dependem de autorização do BANCO CENTRAL DO BRASIL.
  • Errada.

     A constituição e o funcionamento das pessoas jurídicas que tenham como objeto principal de sua atividade a prática de operações de arrendamento mercantil, denominadas sociedade de arrendamento mercantil, dependem de autorização do Banco Central do Brasil.
  • Leasing NÃO é valor mobiliário, portanto não é supervisionado nem normatizado pela CVM

  •  sociedades de arrendamento mercantil, dependem de autorização do BANCO CENTRAL DO BRASIL.

  • São equiparadas as instituições financeiras, por isso são fiscalizadas pelo Bacen e dependem de sua autorização.

  • Questão errada, quem regula é o BACEM.

  • Apenas lembrando que as SAM podem emitir debentures.

  • Dependem de autorização do BACEN

  • dependem de autorização do BACEN

  • ERRADO 

    Pois  copete ao BACEN, nao ao CVM

  • ERRADO. São supervisionadas pelo BACEN, conforme Resolução CMN 2.309, de 1996.

  • Errado:

    Constituição mediante autorização do BACEN; e

    Funcionamento mediante autorização da CVM.

  • (ERRADO)

    Resolução 2.309, de 1996.

    Art. 3°. A constiuição e funcionamento das pessoas jurídicas que tenham como obejtivo principal de sua atividade a prática de operações de arrendamento mercantil, denominadas sociedades de arrendamento mercantil, dependem de autorização do Banco Central do Brasil.


ID
85123
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

As sociedades corretoras de câmbio podem ser constituídas sob a
forma de sociedade anônima ou por quotas de responsabilidade
limitada. Na denominação social das sociedades corretoras de
câmbio, deve, obrigatoriamente, constar a expressão Corretora de
câmbio. Acerca das corretoras de câmbio, julgue os itens a seguir.

As sociedades corretoras de câmbio são supervisionadas pela CVM.

Alternativas
Comentários
  • Conforme Resolução CMN 1.770, de 1990, as sociedades corretoras de câmbio são supervisionadas pelo BACEN.
  • As sociedades corretoras de câmbio são constituídas sob a forma de sociedade anônima ou por quotas de responsabilidade limitada, devendo constar na sua denominação social a expressão "Corretora de Câmbio". Têm por objeto social exclusivo a intermediação em operações de câmbio e a prática de operações no mercado de câmbio de taxas flutuantes. São supervisionadas pelo Banco Central do Brasil (Resolução CMN 1.770, de 1990).
  • Câmbio = Bacen. 

  • Dos grandes mercados que temos (câmbio, crédito, capitais e monetário) apenas o mercado de capitais não é fiscalizado pelo Bacen e é fiscalizado pela CVM. Assertiva Incorreta.

  • As sociedades corretoras de câmbio são constituídas sob a forma de sociedade anônima ou por quotas de responsabilidade limitada, devendo constar na sua denominação social a expressão "Corretora de Câmbio".

    Têm por objeto social exclusivo a intermediação em operações de câmbio e a prática de operações no mercado de câmbio de taxas flutuantes.

    São supervisionadas pelo Banco Central do Brasil (Resolução CMN 1.770, de 1990).


ID
85279
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, a respeito de contagem.

A quantidade de permutações distintas que podem ser formadas com as 7 letras da palavra REPETIR, que começam e terminam com R, é igual a 60.

Alternativas
Comentários
  • R_ _ _ _ _ R Permutar 5 letras com E = repetindo 2 vezesP=!/2! = 5.4.3.2/2=60
  • uma questão simples de permutação de repetição. 
    a pegadinha da questão é o fato de começar e terminar com R, ou seja, obrigatoriamente os anagramas só terão uma possibilidade para a primeira e a última letra de cada anagrama, 
    resumindo:

    _1_ . ___ . ___ . ___ . ___ . __1__ ; assim, consideraremos apenas 5 letras restantes, e utilizaremos a fórmula da PERMUTAÇÃO DE REPETIÇÃO, que ficará:

    P  ²   (2 por que a letra '' E '' repete duas vezes ) = 5! / 2! = 5x4x3 = 60 [ questão CORRETA ]
        5

    espero ter ajudado (: 
  • R _   _   _   _   _ R 

       5  4   3   2  1 = 120/2=60 (C)

    QUANDO LETRAS SE REPETEM DEVE SE DIVIDIR POR 2

  • 5x4x3x2 / 2(EE)

  • SEM ENROLAÇÃO 

    SÓ ELIMINA AS LETRAS (R)

    LOGO FICARÁ UMA (P5!) / (P2! QUE SÃO AS LETRAS REPITIDAS)

    P5!/2! = 60

     

  • Bizu: A análise combinatória só trabalha com o que será calculado, isto é, o que já calculado você não deve considerá-lo, com no caso em questão:

    R R, os R, conforme o enunciado, já foi incluindo, assim, você apenas tem que fazer uma permutação com repetição dos cinco elementos restantes, amém????? Glória a DEUS!!!!

  • É só dividir a quantidade de letras que vão ser permutadas ( EPETI ) pela quantidade de repetições de letras dentro da permutação (2).

    No caso:

    R_ _ _ _ _R (fixo)

    _EPETI_ (permutar) = 5 letras e 2 repetições

    Como existe a repetição de 2 "E", eu preciso dividir o fatorial de 5 pelo fatorial de repetições. Dessa forma, ficaria:

    5! / 2!

    = 5 x 4 x 3 x 2! / 2!

    = 60

  • GAB: C

    AVANTE PMAL 2021!!

  • Vamos lá: Duas letras das 7 são obrigatórias nessa posição, logo restam apenas 5.

    R _ _ _ _ _ R 

    Permutação de 5: P5 = 5! ~ 5.4.3.2.1 = 120, porém a letra E se repete 2x então a permutação é de 5!/2!  

    5 4 3  2 1/ 2 = 120/2=60

  • Quase caí na pegadinha do "E"..


ID
85285
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, a respeito de contagem.

Ao se listar todas as possíveis permutações das 13 letras da palavra PROVAVELMENTE, incluindo-se as repetições, a quantidade de vezes que esta palavra aparece é igual a 6.

Alternativas
Comentários
  • Palavras que se repetem: V = 2xE = 3xP = 1R = 1O = 1V = 2 (DUAS DE DUAS OPÇÕES)A = 1V = 1 (UMA DE DUAS OPÇÕES)E = 3 (TRÊS DE TRÊS OPÇÕES)L = 1M = 1E = 2 (DUAS DE TRÊS OPÇÕES)N = 1T = 1E = 1 (UMA DE TRÊS OPÇÕES)Agora é só multiplicar tudo: = a 12, ou seja, a palavra provavelmente irá aparecer 12 vezes na montagem do seu anagrama.
  • Não consegui entender como é feita essa questão.
    Alguém pode me explicar de outro jeito???
    Obrigada
  • Questão inteligente... demorei a entender... mas é assim:

    PROVAVELMENTE - são 13 letras... digamos que eu permute todas as letras(incluindo as repetições), vou achar X quantidade de permutações...
    entre essas, em quais dessas permutações, aparece a palavra PROVAVELMENTE?

    Oq se repete?
    V - 2X
    E - 3X
    Ou seja, os Vs e os Es podem permutar que ainda terei a palavra PROVAVELMENTE
    Para isso permuto os 2 :
    2! X 3!  = 12
    12>6 ERRADO
  • Gabarito - ERRADO, porém acredito que por outro motivo, vejamos:
    A letra V aparece 2 vezes, portanto ela permuta entre si 2! = 2 (2 palavras PROVAVELMENTE)
    A letra E aparece 3 vezes, portanto ela permuta entre si 3! = 6 (6 palavras PROVAVELMENTE)
    No resulatado as parciais não se multiplicam, se somam ;
    2+6 = 8,
    isso porque as letras V e E não podem permutar entre si, senão poderiamos não ter PROVAVELMENTE dentro dessa variação.
  • Eu vou ter a palavra repetida 2 (duas) vezes trocando a letra V. Ok.
    e, eu vou ter a palavra repetida 3 (três) vezes trocando a letra E. Ok.
    Daí, "pra mim", eu só vejo 5 vezes em que ela irá se repetir!!

  • Luiz Fernando,

    acho que voc^e esqueceu das vezes em que h'a a possibilidade de voc^e permutar tanto o V (entre si) quanto o E (entre si) e nao necessariamente somente o V e somente o E.
  • Basta multiplicar as Permutações das palavras que se repetem

    P(V) -> 2!
    P(E) -> 3!

    P(V) . P(E) --> 2! . 3! --> 2 . 6 --> 12 

    12>6

    Cuidado para não multiplicar 3x2 e escorregar na casca de banana.
  • AS letras "E"s só podem permutar entre sí, e as letras "V"s também sómente entre sí.
    Se trocar (permutar)  um V por um E, não aparecererá a palaavra PROVAVELMENTE.
    Ex    P-R-O-V-A-V-E-L-M-E-N-T-E

            P-R-O-(E)-A-V-(V)-L-M-EN-T-E 
    Quando a alteração dos posiçoes afeta o resultado ou seja ,são "independentes soma-se e não ultiplica-se . Então :

    Somase os resultados de 3! e 2! =  8
  • Basta somar as Permutações das letras que se repetem

    P(V) -> 2!
    P(E) -> 3!

    P(V) + P(E) --> 2! . 3! --> 2 + 6 --> 8



    Cuidado para não multiplicar 3x2 , pois as letras "E"s só podem permutar entre si, e as letras "V"s também sómente entre sí.

  • O resultado correto é 2*6=12  

    Resultado errado 2+6=8

  • Só pra diferenciar as respostas...

    Vários disseram que são 8 possibilidades; outros que são 12 possibilidades. Tudo bem que ambas as respostas são diferentes de 6, levando ao gabarito correto da questão, que seria ERRADO.

    No meu ponto de vista, quem respondeu 12 acertou. Temos que multiplicar (e não somar). Vou explicar bem didaticamente:

    1) Substitua as letras V por 1 e 2 e as letras E por 3, 4 e 5.
    2) Compare: PRO1A23LM4NT5 é igual a PRO2A13LM4NT5 ? 

    NÃO, não é igual. Assim, pra cada combinação das letras E (3x2x1 = 6), teremos 2 combinações das letras V (2x1). Assim, multiplicando 6 por 2 teremos 12 possibilidades.

    Espero ter ajudado!

  • Questão boa para o QC comentar e sanar de vez a dúvida, 12 ou 8.

  • Para cada permutação da letra V (que são 2), eu tenho 6 permutações da letra E

    Então pra mim não faz sentido somar, mas multiplicar

    2x6 = 12

  • Gabarito: ERRADO

    A palavra PROVAVELMENTE possui 2 repetições da letra V e 3 repetições da letra E. Normalmente consideraríamos que, ao trocar uma letra V pela outra, ou uma letra E pela outra, temos em realidade um único anagrama. Entretanto, o enunciado mandou incluir as repetições, ou seja, considerar que ao trocar uma letra V pela outra e/ou trocar uma letra E pela outra, cada alteração dessas deve ser considerada uma permutação distinta.

    Para a palavra PROVAVELMENTE continuar aparecendo, devemos considerar apenas os casos onde trocamos um V pelo outro e/ou trocamos um E por outro. O número de permutações das duas letras V entre si é igual a P(2) = 2! = 2.

    E o número de permutações das 3 letras E entre si é igual a P(3) = 6. Para cada permutação das letras V, devemos contabilizar as 6 permutações da letra E. Ao todo, temos 2 x 6 = 12 permutações onde são trocadas apenas as posições das letras V entre si mesmas e/ou as posições das letras E entre si mesmas. Item ERRADO.​




    Fonte: ESTRATÉGIA CONCURSOS

  • ERRADO

     

    2! x 3! = 12

  • Comentário do Erick D'Icarahy foi matador.

  • Indiquem para comentário!

  • V1 V2 E1 E2 E3

    V1 V2 E1 E3 E2

    V1 V2 E2 E1 E3

    V1 V2 E2 E3 E1

    V1 V2 E3 E1 E2

    V1 V2 E3 E2 E1

    (6 Possibilidades)

    V2 V1 E1 E2 E3

    ... Repete o processo

    + (6 Possibilidades)

    = 12

  • Gabarito Errado.

    Trata-se de questão de permutação com repetição. As repetições ocorreram pela permutação das letras repetidas, que são 3 E e 2 V. fazendo o cálculo:

    P3 x P2

    3! x 2! = 6x2= 12 vezes que a palavra aparece e não 6.


ID
85288
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, a respeito de contagem.

Com as letras da palavra TROCAS é possível construir mais de 300 pares distintos de letras.

Alternativas
Comentários
  • T R O C A S TRTO ROTC RC OCTA RA OA CATS RS OS CS ASDessa forma cheguei a 15 pares distintos. Mas adianto que NÃO SEI se essa É A RESPOSTA CORRETA...
  • Obs.: Tem que multiplicar o resultado por 2, pois TR é difernete de RT
  • Supondo que a ordem dos pares é indiferente:C5,2 = 5!/(2!x(5-2)!)C5,2 = 5!/(2!x3!)C5,2 = 5x4x3!/(2!x3!)C5,2 = 20/2 = 10 pares distintos de letras
  • Ops, um equívoco, fiz o cálculo contando 05 elementos, mas são 06.C6,2 = 15.Exatamente as combinações mostradas abaixo pelo colega.
  • Pessoal muito cuidado com esse tipo de questão, como corretamente mencionado pelo colega goiano, o par TR é diferente do par RT, logo trata-se de uma questão de arranjo e não de combinação.A6,2 = 6*5 = 30Espero ter ajudado, bons estudos.
  • Muito simples. São duas posições!!!Os elementos não podem se repetir!!isto é arranjo, pois, a ordem entre eles importa, RT é diferente de TR.Logo, temos 6 elementos diferentes que podemos colocar na primeira posição, como não podemos repetir na segunda posição só restaram 5 elementos.6 x 5 = 30 pares de letras distintos.OBS.: se a ordem NÃO IMPORTASSE, RT fosse igual a TR, teríamos um caso de COMBINATÓRIA, C6,2!!OBS.: mesmo em caso de arranjo se os elementos pudessem se repetir, ou seja, não fossem pares distintos, teriamos 6 x 6 = 36 pares.
  • Por que é caso de Arranjo Simples, e não Arranjo com Reposição?

    Agradeço quem puder me ajudar.

  • Cada explicação complicada...

    Arranjo Simples = Combinação x Permutação

    Combinaremos as 6 letras em pares de 2 (T,O, R,T, etc...), porém como a questão é clara sobre os pares serem distintos, precisamos, após montarmos cada par (Combinação), arrumar estes pares montados entre eles mesmos (Permutação). Fazendo o exercício por etapas fica mais fácil e mais rápido, além de precisar decorar menos fórmulas.

    C(6,2) x 2! = 30

     

     


  • Nesse caso temos disponiveis 6 letras(não letra que se repete)

    _ _   Temos que construir pares distintos com essas 6 letras

    Então: na primeira posição temos 6 possibilidades de letras, já na segunda posição restam 5.
    _ _
    6.5 = 30  ( só podemos contruir 30 pares)



    Se não fosse necessário que os pares fossem distindo entao teriamos:
    _ _
    6.6 = 36 ( pares)




  • perfeito o comentário acima.
  • ainda nao consegui entender. Alguem pode explicar de outra forma????

  • T R O C A S

     ___   ___
       6  x   5    =  30

     apenas 30 pares distintos é possível formar.



  • Quando diz na questão pares distintos = ARRANJO
    Depois é só fazer pela formula:

    A6!= 6.5 =30
       2!



    Então a resposta esta errada.
  • a permtação da palavra TROCAS vai resultar em 720 possibilidades. 720 dividido por 2 vai formar 360 pares distintos de letras.
  • A palavra TROCAS pode ter 3 pares distintos (porque tem 6 letras)

    Pares distintos quer dizer que não repete a letra, logo:

    ____   ____   ____
     6           5          4

    Pelo principio fundamental da contagem fica:   6x5x4= 120

    Espero ter ajudado.
  • Boa noite Joao!
    O exercício pediu pares, mas vc utilizou três letras.
    Não seria 6x5=30pares
  • Muitas respostas erradas aqui.
    vejo como a correta: C6,2 = 15.

    Quando vocês fazem 6 x 5 = 30, a ordem está importando, ou seja, como se TR e RT fossem pares distintos, e eles não são.

  • - ERRADA - 

     

    Como já temos letras distintas, faz-se a combinação C(6,2) = 15 pares distintos.

     

    Avante!

  • Gabarito: ERRADO

     

    Temos 6 letras distintas nessa palavra. Para saber o número de pares que podemos formar, basta calcular o número de combinações
    destas 6 letras, 2 a 2:

     

                            6 x 5   

      C(6,2) =    -------------- =  15

                           2 x 3

     

    Este número é inferior a 300, portanto o item está ERRADO. Mesmo se considerássemos que a ordem das letras torna um par diferente do outro, teríamos 6 x 5 = 30 possibilidades apenas.

  • Uau, quantos comentários controversos


    Vamos resolver com calma.


    A ordem pedida importa ?

    Sim = Arranjo

    Não = Combinação


    OBS: lembrando que:

    Arranjo se calcula de maneira idêntica

    Princípio Fundamental da Contagem

    Permutações

    Arranjos

    Já a Combinação se calcula de maneira diferente.

    Ou seja, basta você guardar a 2 maneiras de resolução, da combinação e do arranjo.


    Resposta: a ordem importa, já que são maneiras DISTINTAS, isto é, AS = SA


    Resolução:

    Já sabemos que vamos utilizar a formula do arranjo ou permutação ou Princípio fundamental da contagem, visto que é a mesma resolução, mesma conta, mesma forma de pensar


    T.R.O.C.A.S = 6 letras


    6 x 5 = 30



    Espero ter ajudado, Forte abraço!

  • Estranho! O cespe não costuma se distanciar muito do número apresentado na questão, nesse caso 300. A maioria das respostas variou entre 15, 30 e 36.

  • Além de ser possível fazer um arranjo de 6.5 = 30. É preciso ter em mente que o exercício falar em PARES DISTINTOS e não LETRAS DISTINTAS. Portanto, ainda que se repitam as letras, será possível criar mais 6 pares diferentes usando a mesma letra (TT, RR, OO, CC, AA, SS).

    Resolução retirada do livro de RLM - Provas e Concursos: Professor Lustosa.

  • #TeamCombinação


ID
85300
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Proposições são sentenças que podem ser julgadas como
verdadeiras - V - ou falsas - F -, mas não como ambas,
simultaneamente. As proposições são freqüentemente
representadas por letras maiúsculas e, a partir de proposições
simples, novas proposições podem ser construídas utilizando-se
símbolos especiais. Uma expressão da forma A÷B, que é lida
como "se A, então B", é F se A for V e se B for F e, nos demais
casos, será sempre V. Uma expressão da forma AvB, que é lida
como "A e B", é V se A e B forem V e, nos demais casos, será
sempre F. Uma expressão da forma AwB, que é lida como "A ou
B", é F se A e B forem F e, nos demais casos, será sempre V.
Uma expressão da forma ¬A, a negação de A, é V se A for F e é
F se A for V.

Julgue os itens que seguem, a respeito de lógica sentencial e de
primeira ordem, tendo como referência as definições apresentadas
no texto.

A negação da proposição "Existe banco brasileiro que fica com mais de 32 dólares de cada 100 dólares investidos" pode ser assim redigida: "Nenhum banco brasileiro fica com mais de 32 dólares de cada 100 dólares investidos."

Alternativas
Comentários
  • [Não] Existe banco...

    Se não existe banco = a nenhum banco.

  • Se q é a proposição: , isto é, "existe y tal que y verifica a propriedade P", a negação do "existe" significa que a propriedade enunciada não é satisfeita "para todo" elemento do universo em questão. Ou seja, qualquer elemento do universo considerado não satisfaz a propriedade P.

  • Resposta: item correto

    Abaixo cito as principais terminologias utilizadas na lógica e suas respectivas negações:

    "Todo é" = negação => (1) "Pelo menos um não é" (2) "Existe um que não é" (3) "Algum não é"

    "Nenhum é" = negação => (1) "Pelo menos um é" (2) "Existe um que é" (3) "Algum é"

    "Algum é" = negação => "Nenhum é"

    "Algum não é" = negação => "Todo é"

    Portanto, a negação da proposição "Existe um banco brasileiro..." será "Nenhum banco brasileiro..."

  • GENTE NESTAS HORAS É BOM SIMPLIFICAR:
    NEGA-SE O ALGUM COM NENHUM E VICE E VERSA
    NEGA -SE O TODO COM ALGUM NAO E VICE E VERSA
    QUE DEUS NOS ABENÇOE
     
  • A questão afirma que a negação da proposição:
    Existe banco brasileiro que fica com mais de 32 dólares de cada 100 dólares investidos”
    É:
    Nenhum banco brasileiro fica com mais de 32 dólares de cada 100 dólares investidos.”
    Existe” e o “Algum” são sinônimos.
     Portanto, Nenhum é a negação do Algum.
    Gabarito: C
    Bons estudos

  • SIMPLIFICANDO

    NEGAÇÃO:

    (TODO) = ALGUM ...NÃO
    (ALGUM) = TODO..NÃO, NENHUM
    (NENHUM) = ALGUM

    EQUIVALÊNCIA:

    (TODO) = NENHUM...NÃO
    (NENHUM) = TODO...NÃO

    LOGO, "Existe (ALGUM) banco brasileiro que fica com mais de 32 dólares de cada 100 dólares investidos"

    NEGAÇÃO: "Nenhum banco brasileiro fica com mais de 32 dólares de cada 100 dólares investidos."
    Poderia também ser proposto: "Todo banco brasileiro não fica com mais de 32 dólares...".

    Corrijam-me se estiver errado!!!
  • Mais de 32...sua negação não seria: 32 ou menos?

  • Macete!!!
                   NEGAÇÃO
    TODO            ------  ALGUM NÃO
    NENHUM       ------ ALGUM
    ALGUM           ------ NENHUM
    ALGUM NÃO  ------  TODO

    Percebem que  a negação é ao inverso da primeira? Só decorar a primeira parte e pegar de baixo p cima e pronto =D

  • Macete:

     

     

    Proposição composta                                                 Negação

                       e                                                                  ou ( Princípio da comutação: admite inversão das orações )

                      ou                                                                  e

                 Ou...ou                                                  ...se e somente se...

              Se...,então                                                             e ( Ma -> mantém a primeira e nega a segunda )

       ...se e somente se...                                               Ou...ou...

     

     

                                                                                       -----

     

                                                                                  NEGAÇÃO

     

                                      TODO    ------------------->   ALGUM ... NÃO / PELO MENOS UM ... NÃO ... / EXISTE ... NÃO...

                        NENHUM / NÃO EXISTE           ----------------------->   ALGUM 

                                    ALGUM                           ------------------------->    NENHUM / NÃO EXISTE

    ALGUM ... NÃO / PELO MENOS UM ... NÃO ... / EXISTE ... NÃO... --------->   TODO 

     

     

    --

     

    Se houver erro, avisem-me.

  • Resolvo essa e outras questões similares aqui nesse vídeo

    https://youtu.be/ugwGDJGz3qI

    Ou procure por "Professor em Casa - Felipe Cardoso" no YouTube =D

  • GABARITO: CERTO

    Temos a proposição: “Existe banco brasileiro que fica com mais de 32 dólares de cada 100 dólares investidos”. Pede-se a negação dessa proposição quantificada. Logo, devemos trocar o quantificador e negar a sentença. Ao trocar o quantificador existencial “existe”, teremos o quantificador universal “todo”. Após, negamos a sentença. Vai ficar assim: “Todo banco brasileiro não fica com mais de 32 dólares de cada 100 dólares investidos”. Sabe-se que “todo... não” equivale a “nenhum”, portanto o item está CORRETO.

  • GAB: CERTO

    A negação do quantificador "ALGUM A é B" é o quantificador "NEHUM A é B", ou seja, conforme está na assertiva.

  • Gab C

    Negação e equivalência categórica.

    Negação do TODO = pelo menos um, existe, algum. (p.e.a) + NÃO

    Negação do pelo menos um, existe, algum. (p.e.a) = nenhum (forma 1)

    Negação do pelo menos um, existe, algum. (p.e.a) = todo + não (forma 2)


ID
85303
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Proposições são sentenças que podem ser julgadas como
verdadeiras - V - ou falsas - F -, mas não como ambas,
simultaneamente. As proposições são freqüentemente
representadas por letras maiúsculas e, a partir de proposições
simples, novas proposições podem ser construídas utilizando-se
símbolos especiais. Uma expressão da forma A÷B, que é lida
como "se A, então B", é F se A for V e se B for F e, nos demais
casos, será sempre V. Uma expressão da forma AvB, que é lida
como "A e B", é V se A e B forem V e, nos demais casos, será
sempre F. Uma expressão da forma AwB, que é lida como "A ou
B", é F se A e B forem F e, nos demais casos, será sempre V.
Uma expressão da forma ¬A, a negação de A, é V se A for F e é
F se A for V.

Julgue os itens que seguem, a respeito de lógica sentencial e de
primeira ordem, tendo como referência as definições apresentadas
no texto.

Se a proposição "Algum banco lucra mais no Brasil que nos EUA" tiver valor lógico V, a proposição "Se todos os bancos lucram mais nos EUA que no Brasil, então os correntistas têm melhores serviços lá do que aqui" será F.

Alternativas
Comentários
  • A proposição do tipo P então Q tem valor lógico V (verdadeiro) quando as duas condições são verdadeiras, as duas condições são falsas e A PRIMEIRA CONDIÇÃO É FALSA E A SEGUNDA É VERDADEIRA.

    Sabendo que a primeira condição é falsa (já que a questão afima que "algum banco lucra mais nos Brasil do que nos EUA"), concluímos que a segunda pode ser falsa ou verdadeira que a proposição terá valor lógico V(verdadeiro). 

    Logo, não podemos afirmar que a segunda proposição será F.

    Questão errada!!!





  • Eu confesso que esse negócio de raciocínio dá nó na cabeça. Não compreendi a explicação do colega acima.
    Acertei a questão me valendo de outra maneira de pensar: Para que a estrutura final tenha algum sentido, é preciso que ambas proposições guardem pertinência de conteúdo entre sí. Assim, na primeira é dito "Algum banco lucra mais no Brasil que nos EUA", e na segunda é dito  "Se todos os bancos lucram mais nos EUA que no Brasil, então os correntistas têm melhores serviços lá do que aqui"
    Desse modo, pergunto como interagir as proposições "algum banco" e "todos os bancos"? Ambas são diferentes e tratam de dimensões diferentes. Embora próximas, são díspares. De uma proposição não dá para deduzir qualquer coisa da outra.

    Bom, se estiver errado, me corrijam. Eu costumo acertar as questões de raciocínio lógico mas sem qualquer convicção do que estou fazendo. 
  • ERRADO.

    O colega Márcio está errado ao afirmar que a preposição "se todos os bancos (...)" é falsa. Pelo contrário, ela é verdadeira como a "algum banco (...), isso porque uma não é o contrário da outra

    O contrário de "algum é" É "nenhum é" (OU SEJA, dizer que todos são, não contraria a primeira preposição), então, se a primeira preposição: "se todos os bancos lucram mais no EUA que no Brasil é também verdadeira, vai depender da segunda preposição... entao nao será necessariamente F, como afirma a questão!
  • NEGAÇÃO:
    Todo A é B = Algum A não é B
    Algum A é B = Todo A não é B
    Algum A é B = Nenhum A é B
    Nenhum A é B = Algum A é B

    EQUIVALÊNCIA
    Todo A é B = Nenhum A não é B
    Nenhum A é B = Todo A não é B
    Todo A é B = A condicionado a (-->) B

    1- Verdadeiro -- Algum banco lucra mais no Brasil do que nos EUA

    2- Falso -- Todo banco não lucra mais no BR do que nos EUA

    3- Equivalente à  segunda-- Se todos os bancos não lucram mais no BR do que nos EUA, então  blabla (quer dizer que nos EUA lucram mais)
    A primeira parte é falsa, a segunda parte não importa, pois FALSO condicionado a QUALQUER COISA sempre será VERDADEIRO

    4- Equivalente à terceira Se todos os bancos lucram mais no EUA do que no BR, então BLABLA
    Não importa o resto, continua sendo FALSO condicionado a QUALQUER COISA, sendo verdadeiro, portanto.

    Alguém aí para confirmar se pensei corretamente?!!
  • Cristina, muito bom. Eu consegui entender seu raciocínio.
    Obrigada!!
  • ETA POVO QUE COMPLICAM AS COISAS.
    A QUESTÃO É MUITO SIMPLES, VEJAM:
    SO POR QUE OS BANCOS NOS EUA LUCRAM MAIS QUE NO BRASIL, ISSO NÃO QUER DIZER QUE OS CORRENTISTAS LÁ TÊM MELHORES SERVIÇOS - PODEM TER OU PODEM NÃO TER. ENTÃO NÃO POSSO CONCLUIR  SE A QUESTÃO É VERDADEIRA OU FALSA.
    ABRAÇOS SUCESSO E MUITAS REALIZAÇÕES NOS CONCURSOS....

  • SO CONCLUIR O QUE EU DISSE ACIMA:
    SE A QUESTÃO FOSSE DESSA FORMA:
    Se todos os bancos lucram mais nos EUA que no Brasil, então
                                                V

    os bancos nos EUA movimetam mais dinheiro"
                                                     V                                                                                                                                                  
    nesse caso eu poderia afirmar que a segunda proposição é verdadeira.
    portanto:       SE V ENTÃO V =   V
  • Fábio, acho que você está um pouco equivocado, Raciocínio Lógico não é igual a Português em que você interpreta textos ou frases.
    Devemos usar os conceitos da lógica, independente do sentido da frase analisada.
  • Se a proposição "Algum banco lucra mais no Brasil que nos EUA" tiver valor lógico V, a proposição "Se todos os bancos lucram mais nos EUA que no Brasil, então os correntistas têm melhores serviços lá do que aqui" será F.
     

    Algum banco lucra mais no Brasil que nos EUA = V

    Todos os bancos lucram mais nos EUA que no Brasil --> os Correntistas têm melhores serviços lá do que aqui. 

    P --> Q 

    P = F pois algum banco lucra mais no Brasil do que nos EUA.

    LOGO F --> Q  = V (independente de Q ser F ou V o valor da condicional será verdadeira)

    Lembrem da tabela verdade, condicional pra ser Falsa tem que ser V --> F = F. 

  • Melhor comentário o da Cristina...
    Explica o certo...
  • Questão. É um Operador Lógico Condicional!
    "Algum banco lucra mais no Brasil que nos EUA" tiver valor lógico V, a proposição "Se todos os bancos lucram mais nos EUA que no Brasil, então os correntistas têm melhores serviços lá do que aqui" será F.
    Resolvendo:
    "Algum banco lucra mais no Brasil que nos EUA" tiver valor lógico V. (apenas ilustrativo)
    "Se todos os bancos lucram mais nos EUA que no Brasil” = p.
    “então os correntistas têm melhores serviços lá do que aqui" = q.
    Resposta: p (V) -> q (V). V -> V = V.
    Portanto a questão está errada porque a sentença é verdadeira.

    Resumo sobre Conectivos / Operadores lógicos.
    Os conectivos lógicos são utilizados para construir novas proposições ou até mesmo modificá-las.
    Simbologia: “negação = ~”, “e = ^”, “ou = v”  , “ou..ou  = v”, “equivalente  = <=>” , “condicional = ->” , “bicondicional = <->”.
    "p: Gosto de lógica. q: Gosto de matemática".
    1) Conjunção: “e = ^”. Ex.: p ^ q: "Gosto de lógica e Gosto de matemática."
    p ^ q <=> q ^ p: Possui a propriedade comutativa.
    2) Disjunção:  “ou = v”. Ex.: p v q: "Gosto de lógica ou Gosto de matemática."
    p v q <=> q v p: Possui a propriedade comutativa.
    3) Disjunção exclusiva“ou..ou  = v”. v q: "Ou gosto de lógica ou gosto de matemática." 
    v q <=> q v p: Possui a propriedade comutativa.
    4) Condicional: ““condicional = ->”. Se...p. Então...q. p -> q: "Se gosto de lógica então gosto de matemática."
    p -> q não é <=> q -> p. É o único conectivo que não possui a propriedade comutativa. "Gostar de lógica é condição suficiente para gostar de matemática". "Gostar de matemática é condição necessária para gostar de lógica."
    5) Bicondicional: “bicondicional = <->”. “Se e somente, e somente se”.
    p <-> q: “Gosto de lógica se e somente se gosto de matemática.”
    p <-> q <=> q <-> p. Possui a propriedade comutativa.
  • A cristina está correta em seu pensamento, na condicional quando a causa é falsa a proposição tem valor lógico V. Como Algum banco lucra mais no Brasil que nos EUA é verdadeiro, então todos os bancos lucram mais nos EUA que no Brasil séra falso.

  • P1:   ''Algum banco lucra mais no Brasil que nos EUA"    =    VERDADEIRO


    P2:  "Se todos os bancos lucram mais nos EUA que no Brasil, então ..........................."   =    VERDADEIRO


    SABENDO QUE A 1ª PARTE DA CONDICIONAL É FALSA, NÃO IMPORTA SABER O RESTANTE, POIS SENDO VERDADEIRA OU FALSA RESULTARÁ SEMPRE EM UMA PREMISSA VÁLIDA.


    A  -->  B 

    F  -->  V  =  VERDADEIRO 
    F  -->  F  =  VERDADEIRO 



    GABARITO ERRADO
  • Algum banco lucra mais no Brasil que nos EUA torna falsa a "Se todos os bancos lucram mais nos EUA que no Brasil" e nós sabemos que o único jeito de ser falsa a afirmativa é V-->F o que nos leva a crer que é VERDADEIRA a condicional.


ID
85309
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Proposições são sentenças que podem ser julgadas como
verdadeiras - V - ou falsas - F -, mas não como ambas,
simultaneamente. As proposições são freqüentemente
representadas por letras maiúsculas e, a partir de proposições
simples, novas proposições podem ser construídas utilizando-se
símbolos especiais. Uma expressão da forma A÷B, que é lida
como "se A, então B", é F se A for V e se B for F e, nos demais
casos, será sempre V. Uma expressão da forma AvB, que é lida
como "A e B", é V se A e B forem V e, nos demais casos, será
sempre F. Uma expressão da forma AwB, que é lida como "A ou
B", é F se A e B forem F e, nos demais casos, será sempre V.
Uma expressão da forma ¬A, a negação de A, é V se A for F e é
F se A for V.

Julgue os itens que seguem, a respeito de lógica sentencial e de
primeira ordem, tendo como referência as definições apresentadas
no texto.

Considerando-se como V a proposição "Sem linguagem, não há acesso à realidade", conclui-se que a proposição "Se não há linguagem, então não há acesso à realidade" é também V.

Alternativas
Comentários
  • Sem linguagem = sem acesso à realidade. A segunda é consequência da primeira.

  • "sem linguagem" = "se não há linguagem"

    percebido isso, verifique que as proposições são idênticas.
  • Da proposição principal na condicional seria possível três proposições verdadeiras que seriam as seguintes:
    1 - Se não há linguagem, então não há acesso à realidade
    2 - Se há linguagem, então não há acesso à realidade
    3 - Se há lilnguagem, então há acesso à realidade

    Se eu fosse da banca, proporia a 2º mas do jeito que veio foi de graça.
    Se estivesse escrito que só seria possível concluir "Se não há linguagem, então não há acesso à realidade" como verdade, estaria errado.
  • Por que neste caso de condicional nao se troca os termos, p/ a negação  (como versa as regrinhas de consequência) se tornar verdadeira?
     
    P -->           negação =    ~Q  --> ~P   


  • estou com a mesma dúvida:
    Por que neste caso de condicional nao se troca os termos, p/ a negação  (como versa as regrinhas de consequência) se tornar verdadeira?

     

    P --> Q            negação =    ~Q  --> ~P 
  • Tô junto com vcs meninas!!!! Tô boiando... Tudo bem que pela lógica está certo, mais e quanto `as regrinhas que aprendemos nas aulas???? Que eu saiba, quando é "SE, ENTÃO" a negativa fica assim:( A--->B )   ~B ---> ~A ou, ainda, ~A ou B.
    Se alguém puder nos ajudar, muito obrigada!
  • Meninas talvéz vocês estejam com dificuldades de interpretação.
    Vejam, a banca não pergunta sobre  negação.  Acredito que ela tentou fazer uma pegadinha para os desatentos.

    Observem que dizer: sem linguagem = Não há linguagem.

    Observado isso, percebe-se a resposta de maneira óbvia, é a mesma afirmação!


    P= "Sem linguagem então 
    Q=não há acesso à realidade",

    conclui-se que a proposição "Se não há linguagem P, então Q não há acesso à realidade" é também V. Certíssimo! Pois é a mesma afirmação! 


    Bom estudo!!



    Considerando-se como V a proposição "Sem linguagem, não há acesso à realidade", conclui-se que a proposição "Se não há linguagem, então não há acesso à realidade" é também V.
  • Galera, a frase está REESCRITA com outras palavras, mas a estrutura (a->b) é a mesma em ambas, podem reler e conferir! Não é necessário nem usar as equivalências, pois não se trata de 2 proposições, mas só de 1 reescrita com outras palavras!
    Abraços
  • no início ele afirmou que a proposição era V, logo  P = V e Q = V

  • Eu entendi da seguinte forma:

    Ele assumiu que a primeira proposição é verdadeira, logo P e Q são verdades. Em seguida, ele transcreveu as informações usando as condicionais "se/então" (P->Q), mantendo o sentido das informações, ou seja, as duas afirmações continuaram verdadeiras, porém, escritas com outras palavras. Logo, na Tabela Verdade P->Q, duas informações verdadeiras têm resultado verdadeiro, tornando a segunda proposição verdadeira também.

    R: Certo


ID
85312
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Proposições são sentenças que podem ser julgadas como
verdadeiras - V - ou falsas - F -, mas não como ambas,
simultaneamente. As proposições são freqüentemente
representadas por letras maiúsculas e, a partir de proposições
simples, novas proposições podem ser construídas utilizando-se
símbolos especiais. Uma expressão da forma A÷B, que é lida
como "se A, então B", é F se A for V e se B for F e, nos demais
casos, será sempre V. Uma expressão da forma AvB, que é lida
como "A e B", é V se A e B forem V e, nos demais casos, será
sempre F. Uma expressão da forma AwB, que é lida como "A ou
B", é F se A e B forem F e, nos demais casos, será sempre V.
Uma expressão da forma ¬A, a negação de A, é V se A for F e é
F se A for V.

Julgue os itens que seguem, a respeito de lógica sentencial e de
primeira ordem, tendo como referência as definições apresentadas
no texto.

Se o valor lógico da proposição "Se as operações de crédito no país aumentam, então os bancos ganham muito dinheiro" é V, então é correto concluir que o valor lógico da proposição "Se os bancos não ganham muito dinheiro, então as operações de crédito no país não aumentam" é também V.

Alternativas
Comentários
  • Questão típica de proposição:P: "as operações de crédito no país aumentam"Q: "os bancos ganham muito dinheiro"P então QTal estrutura logica equivale a ~Q então ~P
  •  

    "Se as operações de crédito no país aumentam, então os bancos ganham muito dinheiro" equivale a A-->B;

    "Se os bancos não ganham muito dinheiro, então as operações de crédito no país não aumentam" equivale a ~B-->~A;

    Logo, como A-->B equivale a ~B-->~A a afirmativa é correta!!!

    Veja a exemplificação:

    A I B I ~A I ~B I A-->B I ~B-->~A

    V  V    F     F      V           V

    V  F    F     V       F           F

    F  V    V    F       V           V

    F  F    V    V       V           V

  • Para responder esta questão você tem que saber as equivalências de P--------> Q que são    ~PouQ   e   ~Q -----> ~P

    veja que a segunda equivale a: ~Q ------> ~P

  • A questão é simples: basta aplicar a propriedade inverte e troca do "se, então"
    A --> B équivale a ~ B--> ~A
  • RESPOSTA MAIS OBJETIVA E SIMPLES DO NOSSO AMIGO TIAGO E NÃO FOI BEM AVALIADO...POR QUE?

    PARA O CESPE É FUNDAMENTAL SABER AS EQUIVALÊNCIAS NOTÁVEIS....
  • Aprendi assimm:27

    A equivalência lógica do "SE... ENTÃO"  .... inverte as posições e troca os sinais....


    Se as operações de crédito no país aumentam, então os bancos ganham muito dinheiro"
    Se os bancos NÃO ganham muito dinheiro,então as operações de crédito no país NÃO aumentam
  • questão simples, tabela verdade
    se P entao Q equivale a: se não Q então não P, o resto nao interessa!!
  • P -> Q
    ¬Q -> ¬P
    ¬P v Q

    é um pincípio de reciprocidade...

  • Para resolver a questão é necessário entender como funciona a tabela verdade e seus conectivos.
    Resumo da tabela verdade com o significado dos conectivos.
    Entendedo a famigerada tabela verdade. 
    p = V V F F, q = V F V F, p ^ q = V F F F, p -> q = V F V V, p <-> q = V F F V, p v q =F V V F
    Conectivos:  “negação = ~”, “e = ^”, “ou = v”, “ou..ou  = v”, “equivalente  = <=>” , “condicional = ->”, “bicondicional = <->”.
    Obs.: Nesse exemplo utilizamos (2?= 2²) 4 linhas. Se fossem 3 letras (p, q, r) a montagem da tabela seria (2?= 2³) com 8 linhas.
  • Questão.  É um Operador lógico condicional!
    "Se as operações de crédito no país aumentam" = p
    "Então os bancos ganham muito dinheiro" = q
    "Se os bancos não ganham muito dinheiro" = ~p
    "Então as operadoras de crédito no país não aumentam" = ~q
    Resolvendo
    Primeira sentença: 
    p (V) -> q (V). V -> V = V.
    Segunda sentença: ~p (F) -> ~q (F). F -> F= V.
    Portanto a questão está correta porque as duas sentenças são verdadeiras.

    Entendendo os Conectivos / Operadores lógicos.
    Os conectivos lógicos são utilizados para construir novas proposições ou até mesmo modificá-las.
    Simbologia: “negação = ~”, “e = ^”, “ou = v”  , “ou..ou  = v”, “equivalente  = <=>” , “condicional = ->” , “bicondicional = <->”.
    "p: Gosto de lógica. q: Gosto de matemática".
    1) Conjunção: “e = ^”. Ex.: p ^ q: "Gosto de lógica e Gosto de matemática."
    p ^ q <=> q ^ p: Possui a propriedade comutativa.
    2) Disjunção:  “ou = v”. Ex.: p v q: "Gosto de lógica ou Gosto de matemática."
    p v q <=> q v p: Possui a propriedade comutativa.
    3) Disjunção exclusiva“ou..ou  = v”. v q: "Ou gosto de lógica ou gosto de matemática." 
    v q <=> q v p: Possui a propriedade comutativa.
    4) Condicional: ““condicional = ->”. Se...p. Então...q. p -> q: "Se gosto de lógica então gosto de matemática."
    p -> q não é <=> q -> p. É o único conectivo que não possui a propriedade comutativa. "Gostar de lógica é condição suficiente para gostar de matemática". "Gostar de matemática é condição necessária para gostar de lógica."
    5) Bicondicional: “bicondicional = <->”. “Se e somente, e somente se”.
    p <-> q: “Gosto de lógica se e somente se gosto de matemática.”
    p <-> q <=> q <-> p. Possui a propriedade comutativa.

  • equivale a sua contrapositiva 

              proposição: A ~> B        /        contrapositiva:  ~B ~> ~A
  • Certo. Porquê?

    Vejamos: P -> Q para o resultado ser verdadeiro o P deve ser Falso, pois para qualquer valor de Q F ou V o resultado será V.

    Como P é Falso na primeira sentenca. Na segunda sentença  ~Q ( F ou V) -> ~P ( P sendo Falso na primeira sentenca, a segunda sera verdade - negacao de P -, logo o valor de Q nao sera relevante, pois qualquer valor de Q gerara um resultado V).


  • EQUIVALÊNCIA DA CONDICIONAL   =  INVERTE E NEGA


      A  -->  B  =  VERDADEIRO 

    ~B  -->  ~A  =  VERDADEIRO 





    GABARITO CORRETO

  • Famoso "Volta Negando"

  • p -> q é equivalente a ~q -> ~p

    portanto possuem o mesmo valor lógico

    C


ID
85411
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atendimento (Escriturário)
Assuntos

Em cada um dos itens subseqüentes, é apresentada uma situação
hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada com base no
Código de Defesa do Consumidor.

Joana efetuou o pagamento de sua conta de telefone celular, na data do vencimento, no valor de R$ 150,00. Contudo, a prestadora dos serviços de telefonia celular, em razão de problemas internos, efetuou nova cobrança pelo mesmo valor, mediante débito automático na conta-corrente de Joana. Nessa situação, Joana terá direito a receber da prestadora dos serviços de telefonia celular o valor igual ao dobro do que foi pago em excesso.

Alternativas
Comentários
  • Bom, essa questão pode ter outra interpretação. Como foi dito na situação que a empresa teve problemas internos. Poderia apenas ter havido o estorno na conta da Joana, já que foi falha justificável.
  • LEI Nº 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990.Art. 42, Parágrafo único. O consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor IGUAL AO DOBRO do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais, SALVO HIPÓTESE DE ENGANO JUSTIFICÁVEL.
  • Eu marquei como errada pois faltou concluir "acrescido de correção monetária e juros legais" Essa cesp...
  • Questão muito mal formulada. Faz-se necessário que o candidato julgue se a falha interna é fustificável ou não.
  • O ENUNCIADO DEIXA DUVIDAS QTO AO ERRO DA EMPRESA. É O MESMO JUSTIFICAVEL OU NÃO?ENTÃO, NÃO SE PODE CONSIDERAR A ASSERTIVA COMO VERDADEIRA.
  • Caros Colegas, em se tratando de concurso, temos que levar em conta as tantas pegadinhas, temos que colocar na cabeça que a resposta correta, nem sempre é a mais completa.
  • concordo com a elisangela se tratando de concurso eles nao tao ali para medir seu conhecimento nao, estao para lhe eliminar e medir sua esperteza,principalmente a cespe ela nao mede conhecimento de niguem. um abraço e bom estudo a todos.
  • mediante problemas internos, ou seja, não foi engano justificável da empresa. Então a questão está correta. =D
  • Nessa questão precisamos usar a interpretação, não há nada escrito em relação que os problemas internos foram  erros justificáveis, interpretando assim estaremos cometendo um erro de extrapolação !! Questão muito bem elaborada do Cespe misturando Português com  o CDC ! Vamos ficar atentos. ;)
  • No CDC, art 42, parágrafo único nos diz: O consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à repetição do indébito,por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais, SALVO HIPÓTESE DE ENGANO JUSTIFICÁVEL.

    Houve erro de ambas as partes pois existe autorização para DÉBITO EM CONTA por parte do CONSUMIDOR e falta de atenção (PROBLEMA INTERNO), ENGANO JUSTIFICÁVEL, por parte do FORNECEDOR DO SERVIÇO.

    Joana receberá apenas o dinheiro pago a mais do valor devido.

  • No CDC, art 42, parágrafo único nos diz: O consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à repetição do indébito,por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais, SALVO HIPÓTESE DE ENGANO JUSTIFICÁVEL.

    Houve erro de ambas as partes pois existe autorização para DÉBITO EM CONTA por parte do CONSUMIDOR e falta de atenção (PROBLEMA INTERNO), ENGANO JUSTIFICÁVEL, por parte do FORNECEDOR DO SERVIÇO.

    Joana receberá apenas o dinheiro pago a mais do valor devido.


  • Se não aborda erro justificável na questão, não deve-se considerar. Considere apenas o valor cobrado equivocadamente...

    Joana tem direito de receber o dobro sim..


  • Já caiu uma questão como essa na FCC e estava incorreto por que o engano da operadora foi considerado erro justificável. 
    Depende da banca mesmo para saber o que interpretar...

  • certo. Por que na questão não fala em momento algum que a empresa se justificou.

  • e o juros???? devia ser errada pq se cobre juros tbm

  • Art. 42, Parágrafo único do CDC: "O consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais, salvo hipótese de engano justificável."

    Ao que eu estudei uma falha no sistema interno não é erro justificável e nesse caso o consumidor teria sim direito ao recebimento em dobro. - atenção aos que falaram que débito em conta é erro do consumidor, não tem isso não moçada! . 

  • Problema interno da empresa não é erro justificável. O problema é da empresa e não da Joana. QUESTÃO CERTA!

  • Ao meu ver essa questão não está bem elaborada, visto que o CDC não fala o que seria um problema interno, por exemplo um Hacker que invadiu o sistema da empresa e gerou esse cadastro indevido, mesmo sendo interno é justificável. A questão de ser interno ou externo não faz com que o erro seja justificável ou não. 

  • Lei 8078/90

    Capítulo V: práticas comerciais; Seção V: cobrança de dívida

    art 42. § único: o consumidor cobrado indevidamente tem direito a repetição do indébito por valor do dobro que pagou + correção monetária + juros legais, salvo hipótese de engano justificável.

  • Realmente o consumido tem o direito de receber o valor pago indébito e DOBRO, vejam o vídeo acima pelo link

  • mas e o salvo em caso de engano?


ID
85414
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atendimento (Escriturário)
Assuntos

Em cada um dos itens subseqüentes, é apresentada uma situação
hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada com base no
Código de Defesa do Consumidor.

Determinada instituição bancária veiculou panfletos avulsos em que divulgou a isenção de taxas bancárias aos clientes que contratarem certo título de capitalização. Nessa situação, a instituição bancária apenas será obrigada a cumprir o que estiver expressamente previsto no contrato firmado com o correntista, não se vinculando ao disposto nos citados panfletos.

Alternativas
Comentários
  • Questao ERRADA pois, segunto o artigo 30 do CDC, toda informacao ou publicidade, suficientemente precisa, veiculada por qualquer forma ou meio de comunicacao OBRIGA o fornecedor que a fizer veicular ou dela se utilizar e INTEGRA o contrato a ser celebrado.
  • Questão errada,pois se caracteriza propaganda enganosa.
  • a instituição bancária é obrigada a cumprir tanto o que estiver expressamente no contrato,quanto o vinculado ao disposto nos panfletos,caso não o faça é considerao propaganda enganosa,pois o mesmo não cumpriu o que prometeu,portanto questão ERRADA.
  • Fundamentação mais adequada realmente é o que assevera o Art 30

    Art.30 Toda informação ou publicidade,suficientemente precisa,veiculada por qualquer forma ou meio de comunicação com relação a produtos e serviços oferecidos ou apresentados,obriga o fornecedor que a fizer veicular ou dela se utilizar e integra o contrato que vier a ser celebrado.

  • Se o contrato não dispor de clausula que expresse o direito exposto no panfleto, esta será considerada propaganda enganosa!

    No pain, no victory!
  • não e propaganda enganosa e sim PUBLICIDADE ENGANOSA, só pra correção...

  • HÁ DOIS ERROS NAQUESTÃO.

    1° PROPAGANDA ENGANOSA 

    2° A INSTIUIÇÃO NÃO PODE CASAR VENDAS.

  • A questão está errada, contudo, não é uma venda casada. Venda casada é quando a empresa condiciona a aquisição de um produto/serviço à aquisição de outro. A isenção de taxas na questão se refere a um incentivo a quem contratar o título de capitalização. Isenção não é um produto ou serviço, nem sequer é passível de venda.

  • TODA A AFIRMATIVA ENCONTRA-SE ERRADA..o tal desconto nada tem a ver com venda casada, proibida pelo CDC.O desconto é um incentivo a aquisição do produto e não uma obrigação do consumidor adquirir outro produto. E após haver propaganda de algo a IF é obrigada a cumprir.

  • Essa questão não é de venda casada ou propaganda enganosa. Faz referência ao artigo 30 do CDC.

    Esse artigo é um pouco confuso de entender, mas em outras palavras ele diz que: toda informação ou publicidade, de produto ou serviço, veículada por qualquer meio, torna o responsável por ela obridado à assumí-la... logo ela fará parte do contrato.
    Demorei muito a entender este artigo...

    Art. 30. Toda informação ou publicidade, suficientemente precisa, veiculada por qualquer forma ou meio de comunicação com relação a produtos e serviços oferecidos ou apresentados, obriga o fornecedor que a fizer veicular ou dela se utilizar e integra o contrato que vier a ser celebrado.
     


ID
85417
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atendimento (Escriturário)
Assuntos

Acerca do Código de Defesa do Consumidor Bancário, julgue
os itens que se seguem.

Considere a seguinte situação hipotética. Ana recebeu em sua residência, de certa instituição financeira, um cartão de crédito com limite de compras de R$ 500,00, devendo efetuar o pagamento de anuidade no valor de R$ 90,00. Na correspondência que acompanhava o cartão de crédito, havia um alerta para que Ana efetuasse ligação para certo número, no prazo máximo de 48 horas, no caso de rejeição do cartão de crédito, o que não foi feito. Nessa situação, é lícito que a instituição financeira considere o silêncio de Ana como sinal de concordância em permanecer com o cartão de crédito e utilizá-lo.

Alternativas
Comentários
  • Caros Colegas, esta questão esta errada.Envio sem pedido é amostra grátisDiógenes Donizete Silva, técnico da área de Assuntos Financeiros da Fundação Procon-SP, acrescenta que o parágrafo único do artigo 39 diz que, se um produto ou serviço for encaminhado sem solicitação, ele deve ser considerado amostra grátis. “A anuidade não pode, então, ser cobrada.”Para Matos Franco, não há porque falar que existe um contrato, pois “ele exige a manifestação de ambas as partes. Como os consumidores não o assinaram, então ele não tem validade, mesmo tendo sido enviado”.
  • O comentário abaixo refere-se ao Código de Defesa do Consumidor, CDC - Lei 8078/90

    Artigo 39, Inciso III
    +
    §único
  •        Tal situação é caracterizada uma prática abusiva, segundo o código de defesa do consumidor.

            Art. 39. É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas: 
            
            III - enviar ou entregar ao consumidor, sem solicitação prévia, qualquer produto, ou fornecer qualquer serviço;
  • Prezado Tiago, quando o texto diz: "no caso de rejeição do cartão de crédito" deixa claro que a cliente não solicitou nenhum cartão. Se tivesse solicitado, não faria sentido deixar claro na carta que caso a mesma não aceite o recebimento do cartão, a mesma deveria informar via telefone. 

    A afirmativa é falsa, visto que todo produto enviado sem solicitação do cliente, é considerado como "brinde". Além de não pagar a anuidade, o cliente não é obrigado a pagar o limite disponibilizado, mesmo utilizando o cartão. 
  • É proibido por lei enviar cartões de crédito sem solicitação do cliente! 
  • Questão Errada!
    Isso contempla [AMOSTRA GRÁTIS]
    Código de Defesa do Consumidor
  • Na verdade, essa questão refere-se à Resolução CMN/BACEN Nº 3.694/2009

     art.1. V: "O encaminhamento de cartões de crédito no domicílio do cliente somente em decorrência de sua expressa solicitação''.

  • somente na hipótese de utilização do cartão por Ana é que os encargos devem ser cobrados a ela pois caso contrario ela tem o direito de devolução do cartão quando quiser sem nenhum encargo já que não solicitou o cartão, por isso não tem nenhuma responsabilidade com a institução. repetindo apartir do momento em que ela utilizar o cartão legalmente ela estará se responsabilizando pelos encargos cobrados já que a decisão de utilização é exclusivamente dela.

  • Caro Fabiano Oliveira, não é bem assim, pois existe o que se chama de má fé. Veja bem, se ela ligar e  e ativar o cartão estará se responsabilizando pelo uso do limite estabelecido, se não pagar será responsabilizada. No caso da anuidade sim, ela não terá responsabilidade de pagar, pois a mesma não solicitou tal cartão. Este é o entendimento correto.

  • Amostra Grátis de cartão de crédito??
    É cada coisa que eu leio nesses comentários, e o povo ainda curte.

    Não é amostra grátis pelo simples fato de existir lei/resolução falando a respeito.
    O envio de cartão de crédito sem o pedido expresso da cliente consta como infração. A IF está proibida de aplicar cobranças oriundas deste cartão de crédito. Óbvio que a cliente terá que reclamar, e se usar o cartão como "amostra grátis" é óbvio que ela irá pagar as dívidas e juros derivados deste cartão. O sistema financeiro JAMAIS fica em prejuízo.

  • Segundo a Resolução Nº 3694/09

    VIII - o encaminhamento de instrumento de pagamento (cheque ou cartões) ao domicílio do cliente ou

    usuário ou a sua habilitação somente em decorrência de sua expressa solicitação ou autorização;

    e (Incluído pela Resolução nº 4.283, de 4/11/2013.)


  • DAS PRÁTICAS ABUSIVAS

    Art.39. É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas:

    III - enviar ou entregar ao consumidor, sem solicitação prévia, qualquer produto, ou fornecer qualquer serviço.

    Força galera!

  • Achei a questãl mal formulada, levando em consideração que o enunciado não diz se o cartão foi solicitado pela Ana. Acredito que, na hipótese de ela ter solicitado o cartão, tal ato torna-se lícito. 

  • Complementando a questão, a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça aprovou, no dia 03/06/2015, a redação da Súmula 532, estabelecendo que: “Constitui prática comercial abusiva o envio de cartão de crédito sem prévia e expressa solicitação do consumidor, configurando-se ato ilícito indenizável e sujeito à aplicação de multa administrativa”.

    Bons Estudos!

  • CDC, Cap V, Seção IV: práticas abusivas

    art 39: é vedado ao fornecedor de serviços e produtos:

    III - Enviar ou entregar ao consumidor qualquer serviço ou produto não solicitado;

    Págrafo único: mediante equiparação a amostra grátis, inexistindo, portanto, obrigação de pagamento;


ID
85420
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atendimento (Escriturário)
Assuntos

Acerca do Código de Defesa do Consumidor Bancário, julgue
os itens que se seguem.

É facultado às instituições bancárias o cancelamento das autorizações de débitos automáticos em conta, efetuados em razão de convênios celebrados com concessionárias prestadoras de serviços públicos de energia elétrica.

Alternativas
Comentários
  • Não é obrigatório, ao contrário. É proibido! O banco não pode cancelar autorizações de contratos celebrados com a prestadora.
  • Sómente o cliente é que pode solicitar ao Banco que debite em sua conta bancária, suas contas de água, energia, telefone e outras conforme lhe convier.
  • Se você autoriza o débito automático em sua conta corrente para pagemento de Luz todo mês. Não pode o Banco simplesmente porque quer cancelar o débito.
  • No texto do Art. 18 e inciso I do Código de Defesa do Consumidor Bancário determina o seguinte: " transferir automaticamente os recursos de conta de depósito à vista e de conta de depósitos de poupança para qualquer modalidade de investimento, bem como realizar qualquer outra operação ou perstação de serviço sem prévia autorização do cliente ou do usuário, salvo em decorrência de ajustes anteriores entre as partes;"

     E no §2° de mesmo caput relata: " O cancelamento da autorização referida no inciso I deve surtir efeito a partir da data definida pelo cliente, ou na sua falta, a partir da data do recebimento pela instituição financeira do pedido pertinente."

    Com base nesses trechos do CDC Bancário percebe-se a impossibilidade de se realizar uma operação com cancelamento de autorização de débito automático em conta corrente sem o consentimento do cliente
    .
  • É obrigatório.Se eu autoriza o débito em conta e depois quero cancelar,o banco é obrigado a fazer o cancelamento mesmo que o banco tenha convênio com a empresa.
  • É facultado às instituições bancárias o cancelamento das autorizações de débitos automáticos em conta, efetuados em razão de convênios celebrados com concessionárias prestadoras de serviços públicos de energia elétrica.

    Facultado=Permitido decidir se sim ou não

    Nesse caso, não é permitido, cabe ao cliente cancelar ou não com a instituição bancária, independente se a instituição tem convênio com a empresa em questão.

  • e facultado significa que ela pode ou não cancelar isso é errado pois a instituição financeira não poderá por livre e espontânea vontade realizar o cancelamento de uma divida cobrada sobre a  conta de um cliente já que este solicitou e ele é quem poderá pedir ou não esse cancelamento. portanto errado!

  • somente autorizado pelo cliente.

  • RESOLUÇÃO CMN 2.878/012878

    Art. 18. Fica vedado às instituições referidas no art. 1.:

    VI - rescindir, suspender ou cancelar contrato, operação  ou serviço, ou executar garantia fora das hipóteses legais ou contratualmente previstas.

  • Segundo o CDC Lei 8078/90:

    Art. 39. É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas:

    IX - recusar a venda de bens ou a prestação de serviços, diretamente a quem se disponha a adquiri-los mediante pronto pagamento, ressalvados os casos de intermediação regulados em leis especiais;

    -Nesse caso o serviço é o pagamento por débito automático oferecido pelo banco.


ID
85423
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atendimento (Escriturário)
Assuntos

Acerca do Código de Defesa do Consumidor Bancário, julgue
os itens que se seguem.

Considere a seguinte situação hipotética. Em uma segunda-feira, Juarez, que é correntista do Banco Leste, foi informado de que uma grande loja estaria vendendo, por preço promocional de apenas R$ 7.300,00 para pagamentos em espécie, um modelo de televisor cujo preço, fora da promoção, era de R$ 10.900,00. Desejoso de comprar o referido televisor, na mesma segunda-feira, Juarez dirigiu-se ao Banco Leste para efetuar um saque em espécie no valor de R$ 7.300,00, a ser realizado em sua conta de depósitos à vista. Nessa situação, o Banco Leste poderá postergar a operação para o expediente seguinte, em razão do valor a ser sacado.

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO CMN 2.878 BANCO CENTRAL DO BRASIL, DE 26 DE JULHO DE 2001Art. 16. Nos saques em espécie, de valores acima de R$5.000,00 (cinco mil reais), realizados em conta de depósitos à vista, as instituições poderão postergar a operação para o expediente seguinte, vedada a utilização de tal faculdade nos saques de valores inferiores ao estabelecido.
  • Obrigado pelo comentário, ajudou muito Mauricio
  • CERTO.Pois valor acima de 5 mil reais,o banco poderá ter fazer o pagamento no dia seguinte ao cliente

  • Comentário de Mauricio

    "RESOLUÇÃO CMN 2.878 BANCO CENTRAL DO BRASIL, DE 26 DE JULHO DE 2001Art. 16. Nos saques em espécie, de valores acima de R$5.000,00 (cinco mil reais), realizados em conta de depósitos à vista, as instituições poderão postergar a operação para o expediente seguinte, vedada a utilização de tal faculdade nos saques de valores inferiores ao estabelecido."


    Engraçado que essa resolução é de 2001 e se perpetua até hoje 2014. Como se R$ 5.000,00 hoje valesse tanto quanto em 2001.

    Entendo que a bancarização aumentou, portanto hoje não se há necessidade de sacar valores em espécie como antes. E acredito que o SFN e a Receita Federal querem acompanhar melhor essas transações visto que valores de saque acima de R$ 5.000,00 precisam de identificação do CPF do portador.

    Me corrijam se estiver errado por favor amigos. 

  • valores acima de 5000 mil reais devem ser avisados com antecedência para a realização do saque, caso contrário se você chegar na instituição financeira no dia e pedir para fazer está operação eles irão agenda-la, ou seja, posterga-la.


ID
85426
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146 de 2015
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca das normas que estabelecem
prioridade de atendimento e critérios básicos para a promoção
da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com
mobilidade reduzida.

As instalações dos teatros devem ser acessíveis às pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, inclusive as áreas de acesso aos artistas, como os camarins.

Alternativas
Comentários
  • A promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou commobilidade reduzida dar-se-á em todas as suas dependências.
  • QUESTÃO CERTA
    Decreto 5.296/2004
    Art. 23, § 5o As áreas de acesso aos artistas, tais como coxias e camarins, também devem ser acessíveis a pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.

  • Art. 12. Os locais de espetáculos, conferências, aulas e outros de natureza similar deverão dispor de espaços reservados para pessoas que utilizam cadeira de rodas, e de lugares específicos para pessoas com deficiência auditiva e visual, inclusive acompanhante, de acordo com a ABNT, de modo a facilitar-lhes as condições de acesso, circulação e comunicação. (Lei 10.098 de 2000)

    Uma pegadinha, pois na lei não explicita isso, considera "outros de natureza similar". 



  • Bom dia,

     

    Basta imaginar que o artista também poderá ter obesidade mórbida, ou ser deficiente, a lei obviamente se estende a eles.

     

    Bons estudos

  • Princípio do desenho universal
  •   Q835447 - Luísa, cadeirante, foi a um centro cultural recentemente construído por uma empresa privada de seu município, para assistir a uma peça de teatro. Ao chegar ao edifício, Luísa notou que não havia rampas de acesso e foi informada por um atendente de que não existia, no auditório, espaço reservado para cadeirantes, apesar de haver, no prédio, elevadores reservados para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, bem como um banheiro acessível a elas. O auditório do centro cultural, por estar em edifício privado, está dispensado de reservar local especial para pessoas com deficiência. F

     

    Q28473  - As instalações dos teatros devem ser acessíveis às pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, inclusive as áreas de acesso aos artistas, como os camarins. C

     

    Lei nº 13.146 de 2015 :

     

    Art. 42.  A pessoa com deficiência tem direito à cultura, ao esporte, ao turismo e ao lazer em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, sendo-lhe garantido o acesso :

    II - a programas de televisão, cinema, teatro e outras atividades culturais e desportivas em formato acessível;

     

    Art. 44.  Nos teatros, cinemas, auditórios, estádios, ginásios de esporte, locais de espetáculos e de conferências e similares, serão reservados espaços livres e assentos para a pessoa com deficiência, de acordo com a capacidade de lotação da edificação, observado o disposto em regulamento.

     

    Em Breve: Resumos: https://www.facebook.com/Aprendendo-Direito-108313743161447/

  • É só você imaginar que o artista também pode ser pessoa com deficiência.

  • L13146

    Art. 44.  Nos teatros, cinemas, auditórios, estádios, ginásios de esporte, locais de espetáculos e de conferências e similares, serão reservados espaços livres e assentos para a pessoa com deficiência, de acordo com a capacidade de lotação da edificação, observado o disposto em regulamento. 

    § 5o Todos os espaços das edificações previstas no caput deste artigo devem atender às normas de acessibilidade em vigor

  • LEMBRE-SE DO CAREQUENHA DO PARALAMAS DE SUCESSO E ACERTE A QUESTÃO ; )

  • Lei nº 13.146 de 06 de Julho de 2015

     

    Art. 42. A pessoa com deficiência tem direito à cultura, ao esporte, ao turismo e ao lazer em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, sendo-lhe garantido o acesso:

    II - a programas de televisão, cinema, teatro e outras atividades culturais e desportivas em formato acessível; 

    Art. 44. Nos teatros, cinemas, auditórios, estádios, ginásios de esporte, locais de espetáculos e de conferências e similares, serão reservados espaços livres e assentos para a pessoa com deficiência, de acordo com a capacidade de lotação da edificação, observado o disposto em regulamento.

  • A colega Camila Bonfim postou:

    QUESTÃO CERTA
    Decreto 5.296/2004
    Art. 23, § 5o As áreas de acesso aos artistas, tais como coxias e camarins, também devem ser acessíveis a pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.

    Está no final dos comentários. Vai lá dar um joinha para ela que foi precisa no embassamento que cabe na questão. 
     

     

  • Correto.

    A proposta é levar a Pessoa com Deficiência a aproveitar ao máximo do evento, inclusive, com acesso aos camarins.

  • DUVIDA????

    esse termo PORTADORA DE DEFICIÊNCIA ainda esta sendo usado????

    o correto não seria  Pessoa com Deficiência????

  • Gente, ok, mas em que lei isso é previsto. poq se nao for a de 2015, passo batido pelo erro. 

    Real.

  • A colega Camila Bonfim postou:

    QUESTÃO CERTA
    Decreto 5.296/2004
    Art. 23, § 5o As áreas de acesso aos artistas, tais como coxias e camarins, também devem ser acessíveis a pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.

    Está no final dos comentários. Vai lá dar um joinha para ela que foi precisa no embassamento que cabe na questão. 

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

     

    L13146

    Art. 44.  Nos teatros, cinemas, auditórios, estádios, ginásios de esporte, locais de espetáculos e de conferências e similares, serão reservados espaços livres e assentos para a pessoa com deficiência, de acordo com a capacidade de lotação da edificação, observado o disposto em regulamento. 

    § 5o Todos os espaços das edificações previstas no caput deste artigo devem atender às normas de acessibilidade em vigor

     

     

  • As instalações dos teatros devem ser acessíveis às pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, inclusive as áreas de acesso aos artistas, como os camarins.

    Decreto 5.296/2004


    Art. 23, § 5o As áreas de acesso aos artistas, tais como coxias e camarins, também devem ser acessíveis a pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.

    Está no final dos comentários. Vai lá dar um joinha para ela que foi precisa no embassamento que cabe na questão. 

  • curioso que poder público obriga as empresas privadas de tanto acesso para os PCDs mas esquecem de fazer calçamento/sinalização apropriado para eles.
  • Decreto 5.296/2004

    Art. 23, § 5o As áreas de acesso aos artistas, tais como coxias e camarins, também devem ser acessíveis a pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.

  • TJ/RJ não cai esse decreto. Somente as leis: 13.146; 10.098 e 10.048.

  • Gabarito CERTO

    Art. 42. A pessoa com deficiência tem direito à cultura, ao esporte, ao turismo e ao lazer em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, sendo-lhe garantido o acesso:

    II - a programas de televisão, cinema, teatro e outras atividades culturais e desportivas em formato acessível; 

    Art. 44. Nos teatros, cinemas, auditórios, estádios, ginásios de esporte, locais de espetáculos e de conferências e similares, serão reservados espaços livres e assentos para a pessoa com deficiência, de acordo com a capacidade de lotação da edificação, observado o disposto em regulamento.

  • Acerca das normas que estabelecem prioridade de atendimento e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, é correto afirmar que: As instalações dos teatros devem ser acessíveis às pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, inclusive as áreas de acesso aos artistas, como os camarins.

  • Não cai no TJ SP ESCREVENTE


ID
85429
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atendimento (Escriturário)
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca das normas que estabelecem
prioridade de atendimento e critérios básicos para a promoção
da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com
mobilidade reduzida.

Nos estacionamentos internos dos centros comerciais (shopping centers), devem ser reservados, no mínimo, 2% do total de vagas para veículos que transportem pessoas portadoras de deficiência física ou visual.

Alternativas
Comentários
  • LEI No 10.098, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2000.Art. 7o Em todas as áreas de estacionamento de veículos, localizadas em vias ou em espaços públicos, deverão ser reservadas vagas próximas dos acessos de circulação de pedestres, devidamente sinalizadas, para veículos que transportem pessoas portadoras de deficiência com dificuldade de locomoção.Parágrafo único. As vagas a que se refere o caput deste artigo deverão ser em número equivalente a DOIS POR CENTO do total, garantida, no mínimo, uma vaga, devidamente sinalizada e com as especificações técnicas de desenho e traçado de acordo com as normas técnicas vigentes.
  •  Entende-se que deficiente visual tem dificudade de locomoçao?
  • "...veículos que transportem pessoas portadoras de deficiência física ou visual". O carona é transportado no veículo.
  • QUESTÃO CORRETA

    As Leis Federais nºs 10.048 e 10.098, ambas do ano de 2000, regulamentadas pelo Decreto Federal no 5.296/2004, dispõem sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência física ou visual nos estacionamentos de veículos, definindo inclusive o porte de identificação.

    A vaga especial, então, é um direito assegurado por lei federal com uso regulamentado por Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) que determina que 5% do total de vagas do estacionamento regulamentado sejam destinadas a idosos e 2% a portadores de deficiência. Curitiba, por exemplo, tem, atualmente, 8.148 vagas especiais de estacionamento.

    As leis em questão são federais e oferecem diretrizes para os procedimentos nos municípios, pois cada município é responsável pela implementação, gestão e fiscalização do uso de vagas especiais na sua localidade.

    De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o uso de vaga especial, sem credencial, é infração sujeita à multa de R$ 53,20, três pontos na Carteira Nacional de Habilitação e remoção do veículo.

    Este direito é concedido ao portador de deficiência física, seja ele condutor ou passageiro, que se enquadre em uma das três condições abaixo:

    - Pessoas com deficiência física ambulatória no(s) membro(s) inferior(es). Ou seja, pessoas que, devido a sua deficiência física nas perna e/ou pés, têm dificuldades para caminhar;

    - Pessoas com deficiência física ambulatória autônoma, decorrente de incapacidade mental. Ou seja, pessoas que, por conta de sua incapacidade mental apresentam dificuldades para andar sozinhas. Caso o portador não possa assinar, há a necessidade de apresentação de documento de representação legal como: Interdição, Curatela ou Procuração.

    - Pessoas com mobilidade reduzida temporária, com alto grau de comprometimento ambulatório, inclusive as com deficiência de ambulação -temporária- mediante solicitação médica. Ou seja, pessoas que, por alguma razão como por exemplo uma cirurgia, ficaram temporariamente com dificuldades graves para se locomover.


  • Decreto-lei 5296 de 2 de dezembro de 2004 

    Art. 25. Nos estacionamentos externos ou internos das edificações de uso público ou de uso coletivo, ou naqueles localizados nas vias públicas, serão reservados, pelo menos, dois por cento do total de vagas para veículos que transportem pessoa portadora de deficiência física ou visual definidas neste Decreto, sendo assegurada, no mínimo, uma vaga, em locais próximos à entrada principal ou ao elevador, de fácil acesso à circulação de pedestres, com especificações técnicas de desenho e traçado conforme o estabelecido nas normas técnicas de acessibilidade da ABNT. 

  • Gab: C

     

    Lei 13.146/15

     

    Art. 47. Em todas as áreas de estacionamento aberto ao público, de uso público ou privado de uso coletivo e em vias públicas,...(..)..

     

    §1º.  As vagas a que se refere o caput deste artigo devem equivaler a 2% (dois por cento) do total, garantida, no mínimo, 1 (uma) vaga devidamente
    sinalizada e com as especificações de desenho e traçado de acordo com as normas técnicas vigentes de acessibilidade.


ID
85432
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca das normas que estabelecem
prioridade de atendimento e critérios básicos para a promoção
da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com
mobilidade reduzida.

Se um prestador de serviços bancários estiver atendendo pessoa com menos de sessenta anos de idade, deve paralisar o atendimento para atender qualquer pessoa idosa que solicite seus serviços. Tal precedência deve-se ao fato de que as instituições bancárias devem dispensar atendimento preferencial, imediato e individualizado às pessoas idosas.

Alternativas
Comentários
  • Deve-se terminar primeiro a atendimento para depois atender a pessoa idosa.
  • Colegas, questão do decreto 5296, art. 6°:

    § 2o  Entende-se por imediato o atendimento prestado às pessoas referidas no art. 5o, antes de qualquer outra, depois de concluído o atendimento que estiver em andamento, observado o disposto no inciso I do parágrafo único do art. 3o da Lei no 10.741, de 1o de outubro de 2003 (Estatuto do Idoso).
  • concessionárias de serviços públicos oferecem o atendimento preferencial às pessoas portadoras de deficiência, aos idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, às gestantes, às lactantes e às pessoas acompanhadas por crianças de colo é totalmente incompatível com a legislação em vigor.A lei nº. 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dispõe sobre o atendimento prioritário, em momento algum abre precedente para que se crie uma fila exclusiva para essas pessoas, onde, em alguns casos, o atendimento na fila convencional se torna mais rápido. Vejamos o que diz a lei:"Art. 1º As pessoas portadoras de deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes e as pessoas acompanhadas por crianças de colo terão atendimento prioritário, nos termos desta Lei. (Redação dada pela Lei nº 10.741, de 2003)Art. 2º As repartições públicas e empresas concessionárias de serviços públicos estão obrigadas a dispensar atendimento prioritário, por meio de serviços individualizados que assegurem tratamento diferenciado e atendimento imediato às pessoas a que se refere o art. 1º.Parágrafo único. É assegurada, em todas as instituições financeiras, a prioridade de atendimento às pessoas mencionadas no art. 1º."Assim, a lei versa que às pessoas dispostas no artigo 1º deve ser assegurado o TRATAMENTO DIFERENCIADO e ATENDIMENTO IMEDIATO. Desta forma, não há que se falar em fila exclusiva, pois quando esta se torna lenta e não funcional, esses cidadãos têm direito a se dirigir a qualquer uma das filas, visando buscar o seu atendimento prioritário.Hoje mesmo, na agência dos Correios do centro de Campina Grande, uma senhora de 67 (sessenta e sete) anos de idade, encontrava-se em pé, na fila convencional, atrás de aproximadamente 15 (quinze) pessoas. Quando perguntei-a o porquê de ali se encontrar,  respondeu-me que não havia nenhum atendente no caixa da fila exclusiva e foi orientada a ficar na fila convencional. Vendo tamanho desrespeito à lei, encaminhei-a para o caixa mais próximo e disse que aguardasse encerrar o atendimento da pessoa que lá estava e que entrasse em seguida. Curiosamente o atendente pediu novamente que a idosa se dirigisse a fila convencional pelo mesmo motivo. Indignado com a situação, sem sair da posição da fila em que me encontrava, disse em alto e bom tom: “O senhor vai deixar uma idosa na fila?!”. Neste momento, ao perceber a minha revolta, chamou a idosa para perguntar-lhe a idade e imediatamente iniciou o seu atendimento.Na agência do Banco do Brasil da Avenida Canal, também notei que, apesar de lá possuir um meio eletrônico de senhas para controlarscreva seu comentário... Escreva seu comentário... Escreva seu comentário... Escreva seu comentário... Escreva seu comentário... Escreva seu comentário... Escreva seu comentário... Escreva seu comentário... Escreva seu comentário... QUESTÃO ERRADAAtendimento preferencial e prioritário.A forma com que algumas instituições bancárias, repartições públicas e
  • Decreto-lei 5296 de 2 de dezembro de 2004

    Art 6º. § 2o Entende-se por imediato o atendimento prestado às pessoas referidas no art. 5o, antes de qualquer outra, depois de concluído o atendimento que estiver em andamento, observado o disposto no inciso I do parágrafo único do art. 3o da Lei no 10.741, de 1o de outubro de 2003 (Estatuto do Idoso). 


ID
85435
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca de marketing.

Enquanto o benchmarking competitivo tem como foco medir funções, métodos e características básicas em relação aos seus concorrentes diretos, no benchmarking funcional não há necessidade de realizar comparação com um concorrente direto.

Alternativas
Comentários
  • Benchmarking competitivoCaracteriza-se por ter como alvo específico as práticas dos concorrentes. Na prática, é o menos usual uma vez que é quase impossível que as empresas se prestem a facilitar dados que estão ligados diretamente com a sua atividade à concorrência. Por isso muitas vezes é necessário contratar uma consultora externa para obter informações sobre o Benchmarking Competitivo. Além disso, tem como ojetivo atividades similares em diferentes locais, departamentos, unidades operacionais, país, etc.Benchmarking funcionalBaseado numa função específica, que pode existir ou não na própria organização e serve para trocarmos informações acerca de uma atividade bem definida como, por exemplo, a distribuição, o faturamento ou embalagem. Alguns autores vinculam o conceito de benchmarking funcional ao benchmarking genérico, pela possibilidade dos mesmos serem utilizados sem se levar em consideração a concorrência direta da organização que aprende ou patrocina o estudo e a organização "investigada".A questão está CORRETA.
  • Benchmarking Competitivo:
    +Ideal para o momento em que as empresas precisam "saber em que posição se encontram" em relação a concorrentes;
    +Buscam avaliar o desempenho das outras empresas proporcionado pelas melhores práticas para atividades similares;e
    +Compara-se de forma a se buscar maior produtividade.

    Benchmarking Funcional (Genérico):
    +Ideal para o momento em que as empresas necessitam entender seus próprios processos ("olhar para dentro") e os processos de terceiros;
    +Busca avaliar os níveis de desempenho associados a esses processos com foco introspectivo ainda que eventualmente verifique as funcionalidades de outras empresas.
  • Benchmarking Competitivo;

    São comparados produtos, serviços ou processos entre várias organizações concorrentes, com vista a superá-las.

    3. Benchmarking Funcional;

    São comparados processos similares entre organizações independentemente do setor de atividade (empresas não concorrentes).
     

  • Acontece que o Marketing funcional PODE usar empresas concorrentes diretas, mas não há a necessidade, ele pode muito bem acontecer com empresas de diferentes ramos de negócio, pois ela consiste em identificar as melhores práticas de qualquer tipo de organização, considerada excelente na área funcional.
    Ela pode também estudar uma função específica dentro da empresa. 
    Por exemplo, determinado setor da empresa é muito mais eficiente do que outro, cabe fazer um benchmarking para replicar as melhores práticas.

    Bons estudos.

  • Benchmarking competitivo

    Caracteriza-se por ter como alvo específico as práticas dos concorrentes. Na prática, é o menos usual uma vez que é quase impossível que as empresas se prestem a facilitar dados que estão ligados diretamente com a sua atividade à concorrência. Por isso muitas vezes é necessário contratar uma consultoria externa para obter informações sobre o Benchmarking Competitivo. Um método recomendado para obter as informações dos concorrentes é a utilização de "cliente oculto". Além disso, tem como objetivo atividades similares em diferentes locais, departamentos, unidades operacionais, país, etc.

    Benchmarking interno

    A procura pelas melhores práticas ocorre dentro da própria organização em unidades diferentes (outros departamentos, sedes, etc.). Tem como vantagens a facilidade para se obter parcerias, custos mais baixos e a valorização pessoal interna. A grande desvantagem é que as práticas estarão sempre impregnadas com os mesmos paradigmas. Este é o tipo mais utilizado.

    Benchmarking genérico  

    Ocorre quando o Benchmarking é baseado num processo que atravessa várias funções da organização e pode ser encontrado na maioria das empresas do mesmo porte, como por exemplo, o processo desde a entrada de um pedido até a entrega do produto ao cliente. É neste tipo de Benchmarking que encontramos a maioria dos exemplos práticos e onde as empresas estão mais dispostas a colaborar e a ser mais verdadeiras.

    Benchmarking funcionalBaseado numa função específica, que pode existir ou não na própria organização e serve para trocarmos informações acerca de uma atividade bem definida como, por exemplo, a distribuição, o faturamento ou embalagem. Alguns autores vinculam o conceito de benchmarking funcional ao benchmarking genérico, pela possibilidade dos mesmos serem utilizados sem se levar em consideração a concorrência direta da organização que aprende ou patrocina o estudo e a organização "investigada".


  • Nem sempre o benchmarking funcional é considerado o mesmo que benchmarking genérico.

    Apesar de os dois serem utilizados sem se levar em consideração a concorrência direta da organização que aprende ou patrocina o estudo e a organização "investigada", para alguns autores, o benchmarking funcional é baseado numa função específica, que pode existir ou não na própria organização e serve para trocarmos informações acerca de uma atividade bem definida como, por exemplo, a distribuição, o faturamento ou embalagem. Já o benchmarking genérico é baseado num processo que atravessa várias funções da organização e pode ser encontrado na maioria das empresas do mesmo porte, como por exemplo, o processo desde a entrada de um pedido até a entrega do produto ao cliente.

    Fonte: Wikipedia

  • Benchmarking competitivo

    Caracteriza-se por ter como alvo específico as práticas dos concorrentes. Na prática, é o menos usual, uma vez que é quase impossível que as empresas se prestem a facilitar acesso a dados que estão ligados diretamente com a sua atividade à concorrência. Por isso, é necessário, muitas vezes, contratar uma consultoria externa para obter informações sobre o Benchmarking Competitivo. Um método recomendado para obter as informações dos concorrentes é a utilização de "cliente oculto".

    Além disso, tem como objetivo atividades similares em diferentes locais, departamentos, unidades operacionais, países etc.

    Benchmarking interno

    A procura pelas melhores práticas ocorre dentro da própria organização em unidades diferentes (outros departamentos, sedes etc.). Tem como vantagens a facilidade para se obter parcerias, custos mais baixos e a valorização pessoal interna. A grande desvantagem é que as práticas estarão sempre impregnadas com os mesmos paradigmas. Este é o tipo mais utilizado.

    Benchmarking funcional

    Ocorre quando o Benchmarking é baseado num processo que atravessa várias funções da organização e pode ser encontrado na maioria das empresas do mesmo porte, como, por exemplo, o processo desde a entrada de um pedido até a entrega do produto final ao cliente. É neste tipo de Benchmarking que encontramos a maioria dos exemplos práticos e em que as empresas estão mais dispostas a colaborar e a ser mais transparentes.

    As empresas sob pesquisa geralmente são de ramos distintos, mas têm técnicas que podem ser colocadas em prática em qualquer organização. Exemplo: estocagem de produto.

    Benchmarking Genérico

    As empresas têm função ou processos empresariais semelhantes, mas não produzem o mesmo produto. Exemplo: analisar o passo-a-passo desde a compra do cliente até a entrega do produto a ele.

  • O enunciado descreve corretamente características de dois tipos de benchmarking. Vamos relembrá-los:

    Benchmarking competitivo: difícil de ser praticado pois depende de informações que estão sob a guarda dos concorrentes diretos. Consiste em identificar e compreender funções, métodos e características básicas de produção dos concorrentes diretos para, inicialmente, alcançá-los e depois ultrapassá-los no mercado.

    Benchmarking funcional: tipo mais utilizado por não depender de uma análise das práticas de um concorrente direto. Buscam-se melhores práticas em empresas que atuam em segmentos distintos de negócio e que aceitam compartilhar informações. Aproveitam-se as boas práticas das funções similares para melhorar as atividades da organização.

    Gabarito: Certo


ID
85438
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca de marketing.

Visando melhor atender e convencer o cliente em uma ação de telemarketing, o atendente deve ser incisivo e interromper o cliente, caso não tenha entendido algo, e anotar todos os detalhes, de forma a melhor compreender o que foi acertado ao término da conversação.

Alternativas
Comentários
  • É preciso esperar o cliente terminar de falar para poder questiona-lo sobre algo que possa não ter ficado claro para o atendente.
  • Detalhe! Jamais "interromper o cliente".
  • Telemarketing é o termo que designa a promoção de vendas e serviços por telefone. Atualmente, o termo foge deste corpo, ao abranger também cobranças e outros serviços, como atendimento ao consumidor e o suporte técnico, por telefone.

    O telemarketing é feito, por empresas especializadas trabalhos de divulgação e de orientação aos clientes de vários segmentos do mercado, sendo praticado em grandes ambientes denominados call centeres ou centrais de atendimento, chamadas de SAC, que significa serviço de atendimento ao cliente, permitindo variantes, como o SAT, serviço de atendimento ao telespectador. Na década de 80, o serviço se expandiu para outras áreas, inclusive a política, quando o consultor em marketing Mauro Ferreira introduziu-o pela primeira vez, isto aconteceu mais precisamente na campanha para vereador e prefeito do Rio de Janeiro em 1988, podendo ser certificado com quem tenha acesso a Câmara do Rio de Janeiro. A partir daí foi-se desenvolvendo e hoje se tornou em uma das mais poderosas estratégias políticas e de venda.

    Bons estudos =]


     

  • O trabalho de telemarketing exige do profissional boa dicção para atender satisfatoriamente o cliente, bons modos ao telefone, cordialidade, paciência, além de saber trabalhar em equipe.



ID
85441
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atendimento (Escriturário)
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca de marketing.

Ao final do século XX, o foco da satisfação e atração de clientes, em termos de marketing, foi pautado no compromisso com a clientela, que passou a ser o objeto de estudo, no intuito de se traçar o seu perfil, bem como na preocupação em agregar valor a produtos e serviços.

Alternativas
Comentários
  • O Marketing com foco de satisfação no cliente, nãomais é uma tendência: É uma questão desobrevivência! É preciso conhecer cada vez mais oque os clientes desejam e agregar aos produtos eserviços, também é necessário criar novos canais deatendimento e vendas que facilitem o contato com ocliente.fonte: http://www.sigaconcursos.com.br/arquivos/CONTEUDO/ARQ_12119.PDF
  • O que faz a diferença, atualmente, é a qualidade no atendimento.

    Bons estudos!
  • Questão CERTA

    Marketing
    é o processo usado para determinar que produtos ou serviços poderão interessar aos consumidores, assim como a estratégia que se irá utilizar nas vendas, comunicações e no desenvolvimento do negócio. A finalidade do marketing é criar valor e satisfação no cliente, gerindo relacionamentos lucrativos para ambas as partes.

    Bons estudos =]

ID
85444
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca de marketing.

Entre as similaridades dos conceitos de vendas e de marketing, inclui-se o foco nas necessidades do consumidor.

Alternativas
Comentários
  • Essa questão me pegou. O Contexto da frase induz o estudante ao erro. Em questões anteriores aprendi que:Marketing = foco nas necessidades do consumidor (cliente)Vendas = foco no produto ou serviço.Grande abraço e bom estudo a todos.
  • O Marketing é o planejamento da Venda a médiolongo prazo. Suas estratégias, Planejamento dapropaganda, levantamento das possibilidades demercado voltado a sobrevivência e lucratividade daempresa. Vendas é execução desse planejamento,ou seja voltado ao volume (quantidade de vendas)http://www.sigaconcursos.com.br/arquivos/CONTEUDO/ARQ_12119.PDF
  • Não há similaridade dos conceitos de vendas e de Marqueting.

    Vendas - o foco esta nos produtos e serviços

    Marketing - o foco esta na as necessidades do consumir (na sua satisfação)
  • Realmente esta me pegou mesmo! Uma falta de atenção minha! Bom...Essa é a intenção da banca não! é?
    Enfatizando o Wilson:

    Marketing = foco nas necessidades do consumidor (cliente)
    Vendas = foco no produto ou serviço.


    Vamos nessa!

  • Galera,

    O marketing visa transformar a necessidade básicas do cliente em necessidade de aceitação (desejo).

    Valeu prof. Ricardo!!


  • São distintas pois a venda se preocupa apenas em vender o produtor ou o serviço, não visa atender as necessidades do consumidor; já o marketing é o conjunto desde a fabricação, distribuição, saber as necessidades do consumidor, atender seus reais desejos.

  • O Marketing vai focar nas necessidades e desejos dos clientes.


    Vendas irá focar no produto.

  • O foco do Marketing  e da Venda é o lucro, porém no marketing o Lucro vem através da Satisfação do Cliente e na venda o Lucro vem através da Quantidade de produtos vendidos.
  • Conceito de vendas: foco no produto ou serviço.

     

    Conceito de marketing: foco nas necessidades do cliente.

  • Bem amigos,

    Fiquei em dúvidas. Será q essa questão não está desatualizada?

    "Vendas de ontem - venda agressiva/ Hard Selling: 70% do tempo e esforço em apresentar e fechar venda

    Vendas de Hoje - venda consultiva/ Soft Selling: 70% do tempo e esforço em criar um laço de confiança com o cliente e compreender suas necessidades"

    Trecho extraído de material da Casa do Concurseiro. Disponível em http://pt.slideshare.net/LucioBorges/atendimento-e-tcnicas-em-vendas 

    Bons estudos a todos

  • Tenho certeza que está desatualizada pois o que se preza no mercado é a venda ganha a ganha, bom para ambas as partes, o que se busca é formar um relacionamento duradouro com o cliente.

  • Questão errada, nem sempre um consumidor será o seu cliente, a questão induz ao erro o candidato ao trocar a palavra cliente por consumidor!

  • Venda - foco nas necessidades do vendedor de converter seu produto em dinheiro

    Marketing - foco nas necessidades do comprador, satisfazer as necessidades do cliente por meio do produto.

  • O “Foco no Marketing” pensa no produto a longo prazo, na criação de valor para o cliente, em atrair e reter clientes, na criação e implantação de estratégias que solidifiquem e expandam a posição da empresa no mercado, entre outros. Quem tem esse foco, vive em função do consumidor, da criação e satisfação de expectativas e necessidades dos assinantes. Pensa na criação e no fortalecimento da marca.

    O “Foco em Vendas” pensa na transação comercial a curto prazo, em realizar o negócio, em cumprir a meta do mês, em buscar resultado. É atirar primeiro e mirar depois!


    Fonte: http://www.cwa.com.br/site/noticias/pagina/27/Foco-no-Marketing-X-Foco-nas-Vendas

    de maio de 2010.

  • vendas: foco no produto/serviço.

     

     marketing: foco nas necessidades do cliente. Uma organização que está preparada para atingir seus objetivos diante da concorrência deve sempre buscar atender aos desejos e necessidades do consumidor

  • VENDA == FOCA NO PRODUTO, NO LUCRO 
    MARKETING === FOCA NO CLIENTE

  • MARKETING - "CLIENTING"

    VENDAS - PRODUTO OU SERVIÇO


ID
85447
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca de marketing.

Tanto no conceito de vendas como no conceito de marketing está implícita a idéia de lucro por meio da satisfação do consumidor.

Alternativas
Comentários
  • Errado, pois o marketing se preocupa somente com a satisfação do cliente.
  • Para a venda o enfoque está no produto, os meios são as promoções, os fins são os lucros através do volume de vendas, e o ponto de partida está na fabrica. No caso do marketing, ao contrário, o foco está nas necessidades do consumidor, o meio é o marketing coordenado, o fim é o lucro através da satisfação do consumidor e o ponto de partida é o mercado alvo (os Clientes).
  • Compilando os dois comentários anteriores, conclui que o erro está em que na venda a ideia do lucro NÃO se dá por meio da satisfação do consumidor, mas sim através do volume de vendas.

    Corrijam-me se estiver errada!
  • O TEXTO se adapta ao conceito de marketing e não ao de vendas ......No caso do marketing o foco está nas necessidades do consumidor, o meio é o marketing coordenado, o fim é o lucro através da satisfação do consumidor
  • Só para esquematizar o que já foi comentado:

     
      FOCO MEIOS FINS PONTO DE PARTIDA
    VENDA Produto Promoções Lucros através do volume de vendas Fabricação
    MARKETING Necessidades do consumidor Marketing coordenado Lucro através da satisfação do consumidor Mercado Alvo
     

    Bons estudos!
  • Marketing seria um investimento. Me corrijam se estiver errado. E o resultado das vendas que pode gerar lucro.

  • Conceito de vendas: lucro pelo volume de vendas.

     

    Conceito de marketing: lucro pela satisfação do cliente.

  • O marketing NÃO está focado só com a satisfação do cliente, como disseram aí, é mais do que isso.
    Marketing significa mais que vender, porque a venda é um processo de sentido único. O marketing é um processo com dois sentidos. A venda se apoia em ações de curto prazo. O marketing é uma atividade a médio e longo prazo, o objetivo final é assegurar a obtenção do maior benefício possível. No marketing são aplicados conhecimentos avançados a respeito da prospecção de mercados e a sondagem de opiniões.

    Como se pode notar, realmente está implícito no marketing a ideia de lucro, já as vendas é um caminho único que visa o lucro e maior volume possível de vendas.

  • O conceito de vendas está explícita a ideia de lucro. No Marketing está implícita a ideia de lucro.

  • O conceito de marketing possui um sentido mais completo do que o conceito de vendas. Enquanto que o conceito de vendas possui um caráter transacional, o conceito de marketing busca satisfazer o cliente e obter o lucro com o valor da venda.

  • Melhor comentário do Igor 

  • A melhor distinção:

    Conceito de vendas: lucro pelo volume de vendas.

     

    Conceito de marketing: lucro pela satisfação do cliente.


ID
85450
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca de marketing.

Segundo atuais estudos de marketing, quando um cliente procura os serviços de um banco, além da busca de uma conta-corrente, de uma linha de crédito ou de um cartão de crédito, outros valores, como status, conforto e proteção também estão sendo valorados.

Alternativas
Comentários
  •   As empresas precisam basear suas ofertas no valor que estão entregando aos clientes, mais do que no preço ou qualquel outra variável isolada do produto. A equação do valor soma os clientes - alvo (segmento) aos benefícios que estes esperam do produto, mais o preço que estão propenços a pagar por esse benefício. kotler.
  • Para reduzir a incerteza, os compradores procuram ‘sinais’ de qualidade de serviço.
    Tiram suas conclusões sobre a qualidade a partir de tudo que puderem observar sobre o lugar, as pessoas, o equipamento, o material de comunicação e o preço. Por tanto. a tarefa do prestador de serviços é tornar esses serviços tangíveis de várias maneiras.
    fonte: http://www.coladaweb.com/marketing/marketing-de-servicos


ID
85453
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca de marketing.

A propaganda consiste em um conjunto diversificado de ferramentas de incentivo, em sua maioria a curto prazo, que visa estimular a compra mais rápida e(ou) em maior volume de produtos e serviços específicos por consumidores ou comerciantes.

Alternativas
Comentários
  • Esse é o conceito de Promoção de vendas.
  • Propaganda - é um modo específico de apresentar informação sobre um produto, marca, empresa ou política que visa influenciar a atitude de uma audiência para uma causa, posição ou atuação. Seu uso primário advém de contexto político, referindo-se geralmente aos esforços de persuasão patrocinados por governos e partidos políticos.
     
    Uma manipulação semelhante de informações é bem conhecida: a propaganda comercial, que normalmente não é chamada de propaganda mas sim publicidade, embora no Brasil seja utilizada como sinônimo. Ao contrário da busca de imparcialidade na comunicação, a propaganda apresenta informações com o objetivo principal de influenciar uma audiência. Para tal, freqüentemente apresenta os fatos seletivamente (possibilitando a mentira por omissão) para encorajar determinadas conclusões, ou usa mensagens exageradas para produzir uma resposta emocional e não racional à informação apresentada. O resultado desejado é uma mudança de atitude em relação ao assunto no público-alvo para promover uma agenda. A propaganda pode ser usada como uma forma de luta política.
     
    Apesar do termo "propaganda" ter adquirido uma conotação negativa, por associação com os exemplos da sua utilização manipuladora, a propaganda em seu sentido original é neutra, e pode se referir a usos considerados geralmente benignos ou inócuos, como recomendações de saúde pública, campanhas a encorajar os cidadãos a participar de um censo ou eleição, ou mensagens a estimular as pessoas a denunciar crimes à polícia, entre outros.

    Bons estudos =]
  • Promoção de vendas que visar maior quantidade de vendas em curto tempo.
  • Esta afirmativa diz respeito a promoção de vendas
  • Isto é definição de promoção de vendas. Propaganda <-> Propagar, não necessariamente ela visa a venda de um maior volume, mais sim divulgar, despertar o desejo no consumidor, mostrar-lhe o produto. Definindo da maneira como a questão fala, deixa ela muito restritiva, aproximando ao conceito de promoção de vendas, que tem o caráter mais imediatos, e visa promover maior venda do produto no período em que é praticada. Portanto, ERRADO.

  • Propaganda visa atingir o público a longo prazo.

  • Para a questão ficar CERTA, no enunciado, basta trocar o nome propaganda por promoção.

    Fica assim: "A promoção de vendas consiste em um conjunto diversificado de ferramentas de incentivo, em sua maioria a curto prazo, que visa estimular a compra mais rápida e(ou) em maior volume de produtos e serviços específicos por consumidores ou comerciantes." Kotler (2000) (CESPE adora!)

    A paz do senhor!

  • A promoção de vendas consiste em um conjunto diversificado de ferramentas de incentivo, em sua maioria a curto prazo, que visa estimular a compra mais rápida e(ou) em maior volume de produtos e serviços específicos por consumidores ou comerciantes.

     

    OBS:

     

    Propaganda é a longo prazo.

  • DIFERENCA ENTRE PUBLICIDADE E PROPAGANDA ,ASSISTE ESSE VIDEO E RÁRIDO E PRÁTICO 

    http://www.youtube.com/watch?v=w_OnJadESpA

  • Palavra INCENTIVO já lembra promoção de vendas.

  • pense num povo arretado da gota! kkkk

  • progaganda = longo prazo ; pago ; impessoal ; patrocinador identificado

    promoção de vendas = curto prazo ; estimular compra ; incentivar ; fomentar ; brinde ; promover ; isca ; chamariz ; atrair ; chamarisco ; incitar

  • Propaganda - Propagandar (divulgar, aprensentar, ensinar, difundir, propagar, distribuir conhecimento)

    Promoção - Promover (Aumentar, Para Mover, Pró Ação) - Imediato, vender, estimular ação.

    E a Propaganda Promocional? - Divulgar em larga escala, um incentivo a ação.


ID
85456
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca de marketing.

O telemarketing é exemplo de ferramenta de marketing direto utilizado pelas instituições financeiras.

Alternativas
Comentários
  • Marketing Direto Pode ser definido como um sistema interativo que usa uma ou mais mídias de propaganda para obter resposta e ou transação mensurável em qualquer localização, mantendo um contato direto com o cliente. Uso de ferramentas de propaganda direcionada para possibilitar o cliente dar retorno ou realizar transação Ex.: Telemarketing
  • Questão certa!
    [Direto ao Assunto] Marketing Direto: consiste em contatos diretos entre empresa e um cliente, comunicação impessoal, via correios, faz, TELEFONE, internet etc..
    Bons estudos =]
  • Prezado carielo, o TELEMKT é uma comunicação PESSOAL, pois vc interage com o receptor. existe uma ligação entre emissor x receptor. São exemplos de comunicação pessoal: telefone, carta, conversa face a face..etc...cuidado com os comentários, podem prejudicar alguém. bons estudos]!

  • Marketing direto é um sistema, também interativo de marketing que usa uma ou mais mídias de propaganda para obter uma resposta mensurável e/ou uma transação em qualquer localização. (Marketing de Serviços – Conceitos e Estratégias, Marcos Cobra/Flávio Zwarg – 1986).

     

    Marketing direto é a forma de estar em contato com o cliente de modo direto e pessoal, através de várias maneiras que o marketing em si pode fazer. Dentre os meios mais tradicionais estão o envio de e-mail marketing e contatos telefônicos, sejam eles tanto para vendas ou simplesmente para manter um contato mais próximo com seus clientes através de informativos ou notícias que sejam pertinentes ao cliente.

     

     

  • Correto. Assim como as vendas on-line, por exemplo, o telemarketing é uma ferramenta de marketing direto.

    Resposta: CERTO

  • Telemarketing é uma ferramenta de marketing direto Ano: 2008 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: Banco do Brasil Prova: CESPE - 2008 - Banco do Brasil - Escriturário - 003 O telemarketing é exemplo de ferramenta de marketing direto utilizado pelas instituições financeiras. Certo

    Pode ser utilizado como marketing receptivo Ano: 2015 Banca: CESGRANRIO Órgão: Banco do Brasil Prova: CESGRANRIO - 2015 - Banco do Brasil - Escriturário ...correlacionando as informações existentes sobre o processo de vendas e as reclamações dos clientes, foi identificado que estes têm rejeição a serem contatados pelo banco via telemarketing. Eles preferem que o canal de comunicação com o banco esteja disponível para que possam entrar em contato quando sentirem necessidade ou desejo de fazê-lo. Com base na análise feita, verifica-se que os clientes preferem, como canal de comunicação com o banco, o(a): A marketing ativo B comunicação proativa C marketing direto D telemarketing receptivo E marketing de resposta

    O operador primeiro se identifica e depois informa o nome da empresa Ano: 2010 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: Caixa Prova: CESPE - 2010 - Caixa - Técnico Bancário - Administrativo Acerca da abertura no processo de telemarketing, assinale a opção correta. a) Na abertura de uma operação de telemarketing ativo, o operador deve inicialmente se identificar e, somente após essa etapa, informar o nome da empresa que oferta o produto ou serviço.

    É uma ferramenta mais flexível (muitas operações em curto período, para atender várias exigências da empresa) rápida (muitos contatos por dia) e custo baixo Ano: 2013 Banca: FCC Órgão: Banco do Brasil Prova: FCC - 2013 - Banco do Brasil - Escriturário As atividades do Telemarketing permitem conduzir campanhas de marketing direto e têm se tornado popular nos últimos anos. Seu uso em pesquisa de mercado, em promoção de vendas e em vendas é crescente, devido a um número considerado de vantagens. São vantagens do Telemarketing: a) flexibilidade e rapidez.

    Ano: 2013 Banca:  Órgão:  Prova: Uma das atividades mais disseminadas no mercado é o telemarketing, ou o esforço de contatar clientes e consumidores, atendê-los ou realizar vendas por meio do telefone. Pelo ponto de vista da gestão do composto de marketing, o motivo que justifica a utilização dessa atividade é: C o custo: o telemarketing pode substituir a disponibilização de vendedores e atendentes em locações físicas, o que gera economia de recursos.

    É considerado intrusivo Ano: 2010 Banca: CESGRANRIO Órgão: Banco do Brasil Prova: CESGRANRIO - 2010 - Banco do Brasil - Escriturário Em um congresso sobre novas ferramentas de vendas, um palestrante afirmou: "o telemarketing vem-se tornando uma ferramenta fundamental de marketing direto, muito aceita pelos consumidores". Essa afirmativa merece reparos porque o telemarketing: D provoca restrições por causa de sua natureza intrusiva.


ID
85459
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Acerca da etiqueta empresarial, julgue os itens subseqüentes.

Os diversos aspectos da etiqueta empresarial são universais e constantes.

Alternativas
Comentários
  • Exemplo disso são costumes adotados em cada país. Olhar nos olhos e apertar as mãos é uma forma de etiqueta no ocidente, mas em diversos orientais, isso pode ser encarado como ofensa ou falta de polidez.
  • Questão Errada

    Em determinados locais aperto de mão ou olho-no-olho pode significar ofensa ou falta de educação.
  • Na minha opinião o erro está em dizer que os costumes são CONSTANTES, uma vez que os costumes de etiqueta mudam com o passar do tempo e com a aderência de novas tecnologias. A respeito dos aspectos UNIVERSAIS acho que podem ser aceitos, a maior parte (não toda) a etiqueta empresarial tem pontos universais.
  • o erro estar em constante, pois toda etica é universal, mas os valores vai depender de cada cultura.

ID
85462
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Acerca da etiqueta empresarial, julgue os itens subseqüentes.

Segundo a etiqueta empresarial, durante uma reunião na organização, deve-se evitar discordar ou manifestar opiniões contrárias acerca do assunto que esteja em análise.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO
    Em uma reunião devemos falar sobre nossas idéias e, quando achar que devemos discordar, não devemos nos acanhar. Apenas devemos fazê-lo sem causar constrangimento e sem ofender os colegas.
     

  • O objetivo da REUNIÃO é exatamente esse: reunir diversas pessoas para que se discutam idéias e cheguem a uma melhor solução para um problema.

ID
85465
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Acerca da etiqueta empresarial, julgue os itens subseqüentes.

No ambiente de trabalho, mesmo que se esteja no meio de uma conversação que demore mais que o necessário, deve-se evitar responder antes que o interlocutor tenha concluído o seu pensamento.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva CORRETA

    É necessário que o interlocutor conclua o seu pensamento, para que logo em seguida, você exponha a sua opnião.

    Além de não interromper com sua resposta, não poderá de maneira nenhuma demonstrar falta de interesse pelo que o outro está falando, um exemplo bem comum é quando o individuo fica olhando para o relógio e suspirando... não pode!

    Bons estudos.

  • a banca sempre tentando nos enganar..


ID
85468
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Acerca da etiqueta empresarial, julgue os itens subseqüentes.

Com o objetivo de superar as expectativas de seu interlocutor, em uma conversa telefônica desenvolvida no ambiente de trabalho, o funcionário deve prestar todas as informações de forma detalhada, abrangendo todas as dimensões do assunto, inclusive aquelas não solicitadas.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva ERRADA

    Vamos a correção:
     

    "Com o objetivo de superar as expectativas de seu interlocutor, em uma conversa telefônica desenvolvida no ambiente de trabalho, o funcionário deve prestar todas as informações de forma detalhada  CONCISA, NÃO abrangendo todas as dimensões do assunto, inclusive aquelas não solicitadas.

    Bons Estudos.



     

  • NÃO abrangendo?


    Sinceramente eu não peguei essa!!!!

    Alguém relata?
  • No telemarketing, o funcionário deve ser conciso, isto é, falar o necessário para que o cliente entenda sobre tal assunto, E NÃO ABRANGENDO TODAS AS DIMENSÕES DO ASSUNTO, INCLUSIVE AQUELAS NÃO SOLICITADAS("encher linguiça").
    Boa sorte =]
  • O funcionário deve ser objetivo, não abrangendo dimensões do assunto não solicitadas (sobretudo em contato telefônico), afinal de contas, "Time is Money", o tempo gasto pelo cliente é visto como custo quando não utilizado para atender as suas demandas

  • Eis que você é abordado por um vendedor de cartão que não para de falar.


ID
85471
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O Sistema Financeiro Nacional (SFN) é composto por órgãos
de regulação e por instituições financeiras e auxiliares,
públicas e privadas, que atuam na intermediação de recursos
dos agentes econômicos (pessoas, empresas, governo). Com
relação ao SFN, julgue os itens seguintes.

Os pagamentos sem utilização de papel-moeda (non-cash) são efetuados principalmente por meio de cheques, transferências de crédito, cartões de crédito e de débito e, também, por débitos diretos. Todas essas movimentações, quando cursadas no SFN, podem ser realizadas em moeda nacional, em dólares norte-americanos ou em euros.

Alternativas
Comentários
  • No âmbito do SFN, os pagamentos sem utilização de papel-moeda (non-cash) podem ser realizados por vários meios (cheques, transferências de crédito, cartões de crédito e débito, débitos diretos), porém,sempre em moeda nacional e não em moeda estrangeira.
  • Os pagamentos sem utilização de papel-moeda (non-cash) só poderão ser realizados em MOEDA NACIONAL
  • 2.2 - Pagamentos sem utilização de dinheiro em espécie (non-cash)
     
    Pagamentos que não envolvem a utilização de dinheiro em espécie são efetuados principalmente por
    meio de transferências de crédito, cartões de pagamento, cheques e débitos diretos. Todas essas
    movimentações, quando cursadas no Sistema Financeiro Nacional, são realizadas exclusivamente na moeda
    nacional.
     
  • pois  o sistema finaceiro  so poderar pagar em moeda naciona esse é o erro..bons estudos  diretamente de alagoas,Delmiro gouveia...gil gomes
  • Gabarito: Errado. De acordo com o site do BC, no seguinte link: http://www.bcb.gov.br/htms/novaPaginaSPB/spb-textocompleto-pdf.pdf

    "Pagamentos que não envolvem a utilização de dinheiro em espécie são efetuados principalmente por  meio de transferências de crédito, cartões de pagamento, cheques e débitos diretos. Todas essas  movimentações, quando cursadas no Sistema Financeiro Nacional, são realizadas exclusivamente na moeda nacional."
  • pessoal olhem isso. SFN sitema financeiro nacional isso e brasil....entao a moeda  e brasileira....


  • Os pagamentos sem utilização de papel-moeda (non-cash) são efetuados principalmente por meio de cheques, transferências de crédito, cartões de crédito e de débito e, também, por débitos diretos.

     

    Todas essas movimentações, quando cursadas no SFN, podem ser realizadas apenas em moeda nacional.

  • Moeda internacional é no mercado de câmbio.

  • a moeda brasileira é de CURSO FORÇADO. mesmo se eu dispusesse de dolares (não tenho nem real, rsrsrs) não poderia andar por ai comprando coisas em dolares. por isso toda moeda que entra no pais necessariamente "é trocada" pelo o equivalente em reais.

  • Real é de curso forçado no território nacional!

  • SOMENTE EM MOEDA NACIONAAAALLLLLLL


ID
85474
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O Conselho Monetário Nacional (CMN), instituído pela Lei
n.º 4.595/1964, é um órgão normativo, responsável pelas
políticas e diretrizes monetárias para a economia do país. Com
relação ao CMN, julgue os itens que se seguem.

O CMN é o órgão formulador da política da moeda e do crédito, devendo atuar, inclusive, no sentido de promover o aperfeiçoamento das instituições e dos instrumentos financeiros, com vistas à maior eficiência do sistema de pagamentos e de mobilização de recursos.

Alternativas
Comentários
  • Dentre as competências do CMN destacam-se:- órgão formulador das políticas: monetária,creditícia, orçamentária, fiscal e da dívida pública interna e externa;- propiciar o aperfeiçoamento das instituições e dos instrumentos financeiros, de forma a tornar mais eficiente o sistema de pagamento e mobilização de recursos.
  • Correta. De acordo com a Lei 4595/64:

    Capítulo II
    Do Conselho Monetário Nacional

            Art. 2º Fica extinto o Conselho da atual Superintendência da Moeda e do Crédito, e criado em substituição, o Conselho Monetário Nacional, com a finalidade de formular a política da moeda e do crédito como previsto nesta lei, objetivando o progresso econômico e social do País.

    [...]
     V - Propiciar o aperfeiçoamento das instituições e dos instrumentos financeiros, com vistas à maior eficiência do sistema de pagamentos e de mobilização de recursos;

    Fonte: planalto.gov.br

  • GABARITO: CERTO

    CMN - Objetivos   1 - Adaptar o volume dos meios de pagamentos às reais necessidades da economia nacional e seu processo de desenvolvimento;   2- Regular o valor interno da moeda, para tanto prevenindo ou corrigindo os surtos inflacionários ou deflacionários de origem interna ou externa, as depressões econômicas e outros desequilíbrios oriundos de fenônimos conjunturais;   3 - Regular o valor externo da moeda e o equilibrio no balanço de pagamento do País, tendo em vista a melhor utilização dos recursos em moeda estrangeira;   4 - Orientar a aplicação dos recursos das instituições financeiras, quer públicas, quer privadas, tendo em vista propiciar, nas diferentes regiões do País, condições favoráveis ao desenvolvimento harmônico da economia nacional;   5 - Propiciar o aperfeiçoamento das instituições e dos instrumentos financeiros, com vistas à maior eficiência do sistema de pagamentos e de mobilização de recursos;   6 - Zelar pela liquidez e solvência das instituições financeiras;   7 - Coordenar as políticas monetárias, de crédito, orçamentária, fiscal e da dívida pública, interna e externa.
  •    V - Propiciar o aperfeiçoamento das instituições e dos instrumentos financeiros, com vistas à maior eficiência do sistema de pagamentos e de mobilização de recursos;
  • CERTO

    Art. 3º A política do Conselho Monetário Nacional objetivará:

     I - Adaptar o volume dos meios de pagamento ás reais necessidades da economia nacional e seu processo de desenvolvimento;

    II - Regular o valor interno da moeda, para tanto prevenindo ou corrigindo os surtos inflacionários ou deflacionários de origem interna ou externa, as depressões econômicas e outros desequilíbrios oriundos de fenômenos conjunturais;

    III - Regular o valor externo da moeda e o equilíbrio no balanço de pagamento do País, tendo em vista a melhor utilização dos recursos em moeda estrangeira;

    IV - Orientar a aplicação dos recursos das instituições financeiras, quer públicas, quer privadas; tendo em vista propiciar, nas diferentes regiões do País, condições favoráveis ao desenvolvimento harmônico da economia nacional;

    V - Propiciar o aperfeiçoamento das instituições e dos instrumentos financeiros, com vistas à maior eficiência do sistema de pagamentos e de mobilização de recursos;

    VI - Zelar pela liquidez e solvência das instituições financeiras;


  • Tenho dúvidas quanto a questão.

    Ela se inicia:

    "O CMN é o órgão formulador da política da moeda e do crédito..." A CMN coordena, mas quem formula as políticas de moeda e crédito é o BACEN.

  • Lembrou do mnemônico OZ PC? Veja novamente o que diz a lei 4.595/64:

    Art. 3º A política do Conselho Monetário Nacional objetivará:

    V - Propiciar o aperfeiçoamento das instituições e dos instrumentos financeiros, com vistas à maior eficiência do sistema de pagamentos e de mobilização de recursos;

    Resposta: Certo

  • Renato, formular significa criar, elaborar.

    Quem é responsável por elaborar as políticas monetária e creditícia é o CMN. Quem as coordena (controla e, portanto, as executa) é o BACEN.

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos! :)

  • O termo seria "propiciar" ela vai coloca "promover" só pra me quebrar. Ah Cespe que tem parte com o capeta.

  • Os objetivos do CMN são:

    1 - Promover o aperfeiçoamento do sistema financeiro nacional;

    2 - Zelar pela liquidez e solvência das instituições financeiras;

    3 - Orientar a aplicação dos recursos;

    4 - Coordenar as políticas monetárias.

  • "Óh! PZC!" — Betão

  • Propiciar é o mesmo que promover?


ID
85477
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O Conselho Monetário Nacional (CMN), instituído pela Lei
n.º 4.595/1964, é um órgão normativo, responsável pelas
políticas e diretrizes monetárias para a economia do país. Com
relação ao CMN, julgue os itens que se seguem.

O Banco Central do Brasil (BACEN) é o principal executor das orientações do CMN.

Alternativas
Comentários
  • O BACEN é o órgão de execução das políticas monetária, de crédito e cambial, estabelecidas pelo CMN.É por meio do BACEN que o Governo Federal intervém diretamente no Sistema Financeiro Nacional e, indiretamente, na economia.
  • Alguns autores dizem que o BACEN é a secretaria executiva do CMN.
  • http://concursos.acasadoconcurseiro.com.br/wp-content/uploads/2011/05/Meu-Sistema-Financeiro1.rar

    Ps. só vote no comentário quem executar o link. Vale a pena conferir!
  • O Banco Central do Brasil foi criado pela Lei 4.595, de 31 de dezembro de 1964. É o principal executor das orientações do Conselho Monetário Nacional e responsável por garantir o poder de compra da moeda nacional, tendo por objetivos:

    zelar pela adequada liquidez da economia; manter as reservas internacionais em nível adequado; estimular a formação de poupança; zelar pela estabilidade e promover o permanente aperfeiçoamento do sistema financeiro.
  • "O BACEN é o banco dos bancos."

  • Cuidado:zelar pela liquidez e solvência das instituições financeiras é o CMN e zelar pela liquidez da economia é o BACEN

  • Básico do básico.

  • CERTO

    CMN ÓRGÃO NORMATIVO

    BACEN ÓRGÃO SUPERVISOR

  • Simples, rápido e fácil. Se o BACEN é o principal executor do SFN e ele executa o que o CMN regula – ele será o principal executor das orientações do CMN.

    Resposta: Certo


ID
85480
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O Conselho Monetário Nacional (CMN), instituído pela Lei
n.º 4.595/1964, é um órgão normativo, responsável pelas
políticas e diretrizes monetárias para a economia do país. Com
relação ao CMN, julgue os itens que se seguem.

Entre as competências do CMN encontra-se a de definir a forma como o Banco do Brasil administrará as reservas vinculadas.

Alternativas
Comentários
  • Administração de reservas é competência do Banco Central do Brasil.
  • Questão Errada!
    Olha a pegadinha da banca, trocando o BB pelo BACEN.
    Fiquem atentos, bons estudos =]
  • XXV - Decidir da estrutura técnica e administrativa do Banco Central da República do Brasil e fixar seu quadro de pessoal, bem como estabelecer os vencimentos e vantagens de seus funcionários, servidores e diretores, cabendo ao Presidente deste apresentar as respectivas propostas
  • O colega abaixo deu a explicação errada!


      § 4º O Conselho Monetário Nacional, segundo critérios aprovados pelo Presidente da República:

      I - regulamentará o lastreamento do REAL;

      II - definirá a forma como o Banco Central do Brasil administrará as reservas internacionais vinculadas;

      III - poderá modificar a paridade a que se refere o § 2º deste artigo.


    É o BACEN que administra as reservas vinculadas.


    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9069.htm

  • É competencia do CMN sim! o erro esta no BB, a resposta certa é BACEN

  • já cai nessa pegadinha 2 vezes. tem que ter muita atencão.

  • Administração de reservas é do Banco Central do Brasil.

  • É competência do BCB!

  • ERRADO

    QUEM ADMINISTRA AS RESERVAS VINCULADAS DO BB É O BANCO CENTRAL E NÃO O CMN.

  • Compete ao BCB


ID
85483
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O BACEN, criado pela Lei n.º 4.595/1964, é uma autarquia
federal vinculada ao Ministério da Fazenda, com sede e foro
na capital da República e atuação em todo o território nacional.
Com relação ao BACEN, julgue os seguintes itens.

Entre as atribuições do BACEN estão a de estabelecer as condições para o exercício de quaisquer cargos de direção nas instituições financeiras, a de vigiar a interferência de outras empresas nos mercados financeiros e de capitais e a de controlar o fluxo de capitais estrangeiros no país.

Alternativas
Comentários
  • Essas afirmações estão contidos no art.10 da Lei 4.595/64 que trata das competências privativas do BC,importante ter em mente essas atribuições.
  • Instituições financeiras PRIVADAS... ok!Mas e as instituições financeiras públicas?
  • Dentre outras atrubuições do BACEN:- Estabelecer as condições para o exercício de quaisquer cargos de direção nas instituições financeiras.-vigiar a interferência de outras empresas nos mercados financeiros e de capitais e controlar o fluxo de capitais estrangeiros no país. ITEM CORRETO
  • LEI Nº 4.595, DE 31 DE DEZEMBRO DE 1964.Art. 10. Compete privativamente ao Banco Central da República do Brasil:VII - Efetuar o CONTROLE DOS CAPITAIS ESTRANGEIROS, nos termos da lei;Art. 11. Compete ainda ao Banco Central da República do Brasil;VII - EXERCER PERMANENTE VIGILÂNCIA NOS MERCADOS FINANCEIROS E DE CAPITAIS sobre empresas que, direta ou indiretamente, interfiram nesses mercados e em relação às modalidades ou processos operacionais que utilizem;Art. 32. As INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS PÚBLICAS deverão comunicar ao Banco Central da República do Brasil a nomeação ou a eleição de diretores e membros de órgãos consultivos, fiscais e semelhantes, no prazo de 15 dias da data de sua ocorrência.Art. 33. AS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS PRIVADAS deverão comunicar ao Banco Central da República do Brasil os atos relativos à eleição de diretores e membros de órgão consultivos, fiscais e semelhantes, no prazo de 15 dias de sua ocorrência, de acordo com o estabelecido no art. 10, inciso X, desta lei.§ 1º O Banco Central da República do Brasil, no prazo máximo de 60 (sessenta) dias, DECIDIRÁ ACEITAR OU RECUSAR O NOME DO ELEITO, que não atender às condições a que se refere o artigo 10, inciso X, desta lei.§ 2º A POSSE DO ELEITO DEPENDERÁ DA ACEITAÇÃO a que se refere o parágrafo anterior.
  • CERTO

    LEI Nº 4.595, DE 31 DE DEZEMBRO DE 1964.

    Art. 10. Compete privativamente ao Banco Central da República do Brasil:

    VII - Efetuar o CONTROLE DOS CAPITAIS ESTRANGEIROS, nos termos da lei;

    Art. 11. Compete ainda ao Banco Central da República do Brasil;

    VII - EXERCER PERMANENTE VIGILÂNCIA NOS MERCADOS FINANCEIROS E DE CAPITAIS sobre empresas que, direta ou indiretamente, interfiram nesses mercados e em relação às modalidades ou processos operacionais que utilizem;

    Art. 32. As INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS PÚBLICAS deverão comunicar ao Banco Central da República do Brasil a nomeação ou a eleição de diretores e membros de órgãos consultivos, fiscais e semelhantes, no prazo de 15 dias da data de sua ocorrência.

    Art. 33. AS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS PRIVADAS deverão comunicar ao Banco Central da República do Brasil os atos relativos à eleição de diretores e membros de órgão consultivos, fiscais e semelhantes, no prazo de 15 dias de sua ocorrência, de acordo com o estabelecido no art. 10, inciso X, desta lei. § 1º O Banco Central da República do Brasil, no prazo máximo de 60 (sessenta) dias, DECIDIRÁ ACEITAR OU RECUSAR O NOME DO ELEITO, que não atender às condições a que se refere o artigo 10, inciso X, desta lei.

    § 2º A POSSE DO ELEITO DEPENDERÁ DA ACEITAÇÃO a que se refere o parágrafo anterior.

  • o estranho da lei é interferência no mercado de capitais, área da cvm.
  • Também achei estranha a parte dos capitais...
  • Dentre suas atribuições estão:

    emitir papel-moeda e moeda metálica; executar os serviços do meio circulante; receber recolhimentos compulsórios e voluntários das instituições financeiras e bancárias; realizar operações de redesconto e empréstimo às instituições financeiras; regular a execução dos serviços de compensação de cheques e outros papéis; efetuar operações de compra e venda de títulos públicos federais; exercer o controle de crédito; exercer a fiscalização das instituições financeiras; autorizar o funcionamento das instituições financeiras; estabelecer as condições para o exercício de quaisquer cargos de direção nas instituições financeiras; vigiar a interferência de outras empresas nos mercados financeiros e de capitais e controlar o fluxo de capitais estrangeiros no país.
  • Pessoal analisem essa questão, exatamente a mesma.

    Prova: CESPE - 2009 - Banco do Brasil - Escriturário Disciplina: Conhecimentos Bancários | Assuntos: BACEN; 

    O BACEN, criado pela Lei n.o 4.595/1964, é uma autarquia
    federal vinculada ao Ministério da Fazenda, com sede e foro na
    capital da República e atuação em todo o território nacional.
    Com relação ao BACEN, julgue os próximos itens.

    As atribuições do BACEN incluem: estabelecer as condições para o exercício de quaisquer cargos de direção nas instituições financeiras, vigiar a interferência de outras empresas nos mercados financeiros e de capitais e controlar o fluxo de capitais estrangeiros no país.

     Certo   Errado


  • O mercado de capitais tem supervisão compartilhada -> CVM e BACEN..


  • O colega abaixo tem razão, os elaboradores da prova repetem as questões!

  • A única dúvida que poderia surgir nessa questão é quando fala sobre os cargos de direção, pois, segundo a lei, o BACEN só estabelece condições para os cargos de de direção em instituições financeiras PRIVADAS. Porém, mais uma vez a CESPE  nos mostra que incompleto é certo.

    Em relação aos mercados de capitais, como as SCTVM e as SDTVM são instituições financeiras, o BACEN também realiza sua fiscalização em conjunto com a CVM, porém se alguma delas se especializar em câmbio, tornando-se uma corretora de câmbio, a fiscalização fica por responsabilidade exclusiva do BACEN.

  • Pensei que nas instituições privadas (BRADESCO, Itaú, Santander) o BACEN não interferia nas condições para o exercício de quaisquer cargos de direção, apenas verificava se estava de acordo. Ou é justamente isso que a questão diz, e eu não soube interpretar.

  • CERTO

    Atribuições do BACEN:

    emitir papel-moeda e moeda metálica;

    executar os serviços do meio circulante;

    receber recolhimentos compulsórios e voluntários das instituições financeiras e bancárias;

    realizar operações de redesconto e empréstimo às instituições financeiras;

    regular a execução dos serviços de compensação de cheques e outros papéis;

    efetuar operações de compra e venda de títulos públicos federais;

    exercer o controle de crédito;

    exercer a fiscalização das instituições financeiras;

    autorizar o funcionamento das instituições financeiras;

    estabelecer as condições para o exercício de quaisquer cargos de direção nas instituições financeiras;

    vigiar a interferência de outras empresas nos mercados financeiros e de capitais e

    controlar o fluxo de capitais estrangeiros no país.

  • O QC não tem professores para C. BANCÁRIOS?

  • Apenas nas IF privadas...

  • Veja o que diz a lei 4.595/64:

    Art. 10. Compete privativamente ao Banco Central da República do Brasil:

    VII - Efetuar o controle dos capitais estrangeiros, nos termos da lei;

    XI - Estabelecer condições para a posse e para o exercício de quaisquer cargos de administração de instituições financeiras privadas, assim como para o exercício de quaisquer funções em órgãos consultivos, fiscais e semelhantes, segundo normas que forem expedidas pelo Conselho Monetário Nacional;

    Art. 11. Compete ainda ao Banco Central da República do Brasil;

    VII - Exercer permanente vigilância nos mercados financeiros e de capitais sobre empresas que, direta ou indiretamente, interfiram nesses mercados e em relação às modalidades ou processos operacionais que utilizem;

    Resposta: Certo


ID
85486
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O BACEN, criado pela Lei n.º 4.595/1964, é uma autarquia
federal vinculada ao Ministério da Fazenda, com sede e foro
na capital da República e atuação em todo o território nacional.
Com relação ao BACEN, julgue os seguintes itens.

O BACEN tem competência para regulamentar, autorizar o funcionamento e supervisionar os sistemas de compensação e de liquidação, atividades que, no caso de sistemas de liquidação de operações com valores mobiliários, exceto títulos públicos e privados emitidos por bancos, são compartilhadas com a Comissão de Valores Mobiliários.

Alternativas
Comentários
  • Os títulos públicos e os privados são supervisionados pelo BACEN e os demais São compartilhados com a CVM. Consta da Portaria nº 43.003, de 31.01.2008 do Bacen (regimento interno) e convênio realizado com a CVM, em 2004.
  • não se prenda aos verdos no caso do banco central.A regra dos verbos: Normatizar, Regulamentar e Formular só cabe mesmo ao CMN...o banco central tem algumas pouquissimas tiradas de regra nor verbos: Executar, Supervisionar e outros.é uma dicazinha em caso de dúvida na prova...mas nada téorico.
  • "...competência ao Banco Central do Brasil para regulamentar, autorizar o funcionamento e supervisionar os sistemas de compensação e de liquidação, atividades que, no caso de sistemas de liquidação de operações com valores mobiliários, exceto títulos públicos e títulos privados emitidos por bancos, são compartilhadas com a Comissão de Valores Mobiliários - CVM."

    http://www.bcb.gov.br/?SPBLEG
  •  Uma dica que vi e achei bem interessante:
             
     REGULAMENTAR + COMPE OU MERCADO DE CÂMBIO = BACEN
     
     REGULAMENTAR + VALORES MOBILIÁRIOS = CVM
     
     REGULAMENTAR + OUTROS ASSUNTOS = CMN
  • Eu não estou vendo coisas? outra vez questão igual de um ano para outro!

    Prova: CESPE - 2009 - Banco do Brasil - Escriturário

    Disciplina: Conhecimentos Bancários | Assuntos: BACEN; 

    O BACEN, criado pela Lei n.o 4.595/1964, é uma autarquia
    federal vinculada ao Ministério da Fazenda, com sede e foro na
    capital da República e atuação em todo o território nacional.
    Com relação ao BACEN, julgue os próximos itens.

    O BACEN tem competência para regulamentar, autorizar o funcionamento e supervisionar os sistemas de compensação e de liquidação, atividades que, no caso de sistemas de liquidação de operações com valores mobiliários, exceto títulos públicos e títulos privados emitidos por bancos, são compartilhadas com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

     Certo   Errado


  • Será que não é o site que está repetindo as questões?

  • Não gente, quem ta repetindo questões é o cespe, por isso é tão importante resolver exercícios de concursos anteriores, as questões se repetem.

  • Engraçado galera! eu pensava que as questões do Cespe eram todas inéditas, pois com essa questão e em outras oportunidades resolvendo questões, verifiquei que não é a primeira vez que a banca repete.

    veja só o caso dessa questão, também caiu exatamente igual na Prova: CESPE - 2009 - Banco do Brasil - Escriturário

    Boa prova.. 


  • Questão Correta!

    O BACEN tem competência para regulamentar, autorizar o funcionamento e supervisionar os sistemas de compensação e de liquidação, atividades que, no caso de sistemas de liquidação de operações com valores mobiliários, exceto títulos públicos e privados emitidos por bancos, são compartilhadas com a Comissão de Valores Mobiliários.


  • CERTO

    Atribuições do BACEN:

    emitir papel-moeda e moeda metálica;

    executar os serviços do meio circulante;

    receber recolhimentos compulsórios e voluntários das instituições financeiras e bancárias;

    realizar operações de redesconto e empréstimo às instituições financeiras;

    regular a execução dos serviços de compensação de cheques e outros papéis;

    efetuar operações de compra e venda de títulos públicos federais;

    exercer o controle de crédito;

    exercer a fiscalização das instituições financeiras;

    autorizar o funcionamento das instituições financeiras;

    estabelecer as condições para o exercício de quaisquer cargos de direção nas instituições financeiras;

    vigiar a interferência de outras empresas nos mercados financeiros e de capitais e

    controlar o fluxo de capitais estrangeiros no país.


ID
85489
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O BACEN, criado pela Lei n.º 4.595/1964, é uma autarquia
federal vinculada ao Ministério da Fazenda, com sede e foro
na capital da República e atuação em todo o território nacional.
Com relação ao BACEN, julgue os seguintes itens.

O CMN é o principal órgão executor da política traçada pelo BACEN, cumprindo-lhe, também, autorizar o funcionamento e exercer a fiscalização das instituições financeiras, emitir moeda e executar os serviços do meio circulante.

Alternativas
Comentários
  • O CMN é um órgão de supervisão e não de execução.
  • Questão errada, pois o BACEN é o principal órgão executor da política traçada pelo CMN.E o restante do texto se aplica às atribuições do BACEN e não do CMN.
  • A banca trocou o CMN pel BACEN, ficaria CORRETO:O BACEN é o principal órgão executor da política traçada pelo CMN, cumprindo-lhe, também, autorizar o funcionamento e exercer a fiscalização das instituições financeiras, emitir moeda e executar os serviços do meio circulante.
  • Está trocado. O Bacen que é o executor da política traçada pelo CMN. As demais atribuíçoes que constam na questão são do Bacen.
  • o CMN é um órgão normativo ao passo que o BACEN é um órgão executivo.
  • O CMN não executa absolutamente NADA.
  • CMN: Orgão exclusivamente normativo
    BACEN; orgão executor.
  • O CMN é o principal órgão executor da política traçada pelo BACEN, cumprindo-lhe, também, autorizar o funcionamento e exercer a fiscalização das instituições financeiras, emitir moeda e executar os serviços do meio circulante.

    Invertendo as posições na assertiva:

    O BACEN é o principal órgão executor da política traçada pelo CMN, cumprindo-lhe, também, autorizar o funcionamento e exercer a fiscalização das instituições financeiras, emitir moeda e executar os serviços do meio circulante.

  • CMN: Orgão normativo.
    BACEN: Orgão executor.


  • O CMN não executa nada, CMN n é " peão "


    O CMN manda

  • Bacen é executor da política traçada pelo CMN.

  • "O CMN é o principal órgão executor da política traçada pelo BACEN (...)" 

    Nem continuem lendo o resto da questão, é perda de tempo, e este, é crucial em um prova de concurso público, ainda mais na CEF com a redação pra fazer. 

  • Novamente o poste mijando no cachorro

  • ERRADO

    CMN ÓRGÃO NORMATIVO

    BACEN ÓRGÃO SUPERVISOR

  • só trocar de bacen para cmn.

  • Parei de ler antes da vírgula. CMN regula, BACEN executa.
  • BACEN ---- EMITE

    EN DE ENITE

  • Facil demais ja ta errado a questao logo de inicio
  • Esse enunciado foi erro atrás de erro...

    O CMN é o principal órgão executor (erradíssimo, ele não tem atribuição executiva) da política traçada pelo BACEN (quem traça as políticas é o CMN), cumprindo-lhe, também, autorizar o funcionamento e exercer a fiscalização das instituições financeiras, emitir moeda e executar os serviços do meio circulante (finalizou errando com chave de ouro: quatro competências do BACEN seguidas).

    Veja o que diz a lei 4.595/64:

    Art. 10. Compete privativamente ao Banco Central da República do Brasil:

    I - Emitir moeda-papel e moeda metálica, nas condições e limites autorizados pelo Conselho Monetário Nacional.

    II - Executar os serviços do meio-circulante;

    IX - Exercer a fiscalização das instituições financeiras e aplicar as penalidades previstas; 

    X - Conceder autorização às instituições financeiras, a fim de que possam: 

    a) funcionar no País;

    Resposta: Errado

  • O CMN não é órgão executor.

  • A questão inverteu as posições do CMN e BACEN.


ID
85492
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O Comitê de Política Monetária (COPOM) do BACEN tem como
objetivos estabelecer as diretrizes da política monetária e definir a
taxa de juros. A criação desse comitê buscou proporcionar maior
transparência e ritual adequado ao processo decisório da instituição.
No que se refere ao COPOM, julgue os próximos itens.

É objetivo do COPOM implementar as políticas econômica e tributária do governo federal.

Alternativas
Comentários
  • O Copom é o Comitê de Política Monetária do Banco Central. A função desse grupo é definir as diretrizes da política monetária e a taxa básica de juros do País
  • O COPOM apenas estabelece as diretrizes da política monetária.As decisões do COPOM, sobre taxas de juros, têm por objetivo cumprir as metas para a inflação definidas pelo CMN. Não sendo atingidas as metas estabelecidas, cabe ao Presidente do Banco Central,divulgar em carta aberta ao Ministro da Fazenda os motivos do não cumprimento, bem como as providências e o prazo para retorno da taxa de inflação aos limites determinados, conforme estabelece o parágrafo único do artigo 4º do Decreto3.088 de 21 de junho de 1.999.
  • BANCO CENTRAL DO BRASILCIRCULAR 3.297Art. 1º O Comitê de Política Monetária (Copom), constituído no âmbito do Banco Central do Brasil, tem como objetivos IMPLEMENTAR A POLÍTICA MONETÁRIA, definir a meta da taxa selic e seu eventual viés e analisar o Relatório de Inflação a que se refere o Decreto 3.088, de 21 de junho de 1999.
  • Segundo o BACEN:"O Copom foi instituído em 20 de junho de 1996, com o objetivo de estabelecer as diretrizes da política monetária e de definir a taxa de juros."
  • Tributos relaciona-se com impostos, e este não se encaixa em todo o SFN. Resposta errada.
  • Definição e histórico

     
    O Copom foi instituído em 20 de junho de 1996, com o objetivo de estabelecer as diretrizes da política monetária e de definir a taxa de juros.

    fonte: http://www.bcb.gov.br/?copomhist
  • Errado. Somente a política monetária.
  • Criado em 1996, estabelecendo a POLÍTICA MONETÁRIA, e definindo TAXA BÁSICA DE JUROS.  A taxa de juros fixada na reunião do COPOM é a meta para a taxa SELIC ( taxa média dos financiamentos diários com lastro em títulos federais, apurados na SELIC). O COPOM também pode definir o viés ( que é prerrogativa dada so presidente do BACEN).
  • O objetivo do COPOM e implementar as Políticas “Monetárias” e não econômica e tributária do governo federal.  Bons estudos!  
  • Basta um pouco de atenção, pois a resposta encontra-se no próprio enunciado quando diz:

    ''... BACEN tem como objetivo estabelecer as diretrizes da politica MONETÁRIA E DEFINIR A TAXA DE JUROS... (meta da taxa SELIC)''


    Bons estudos a todos... NO PAIN, NO VICTORY!
  • É objetivo do COPOM implementar as políticas econômica e tributária do governo federal.(errado)

    É objetivo do COPOM implementar as política monetária, definir a meta da Taxa Selic e seu eventual viés.  (correto)  
  • Função do CUPOM eh definir a taxa selic, analisar o relatório inflacionario

  • ERRADO

    o objetivo do COPOM é implementar políticas monetarias, sua principal funçao eh taxa selic

  • ERRADO.

    O OBJETIVO DO COPOM É DE ESTABELECER AS DIRETRIZES DA POLÍTICA MONETÁRIA E DE DEFINIR A META DA TAXA BÁSICA DE JUROS, QUE NO BRASIL É A TAXA SELIC E SEU EVENTUAL VIÉS.

  • É objetivo do COPOM implementar as política monetária, definir a meta da Taxa Selic e analisar o relatório de inflação.

  • ERRADO

    Objetivos do COPOM é "DIA"

    efinir a meta da taxa SELIC e seu eventual viés

    mplementar a política monetária

    nalisar o relatório de inflação

  • Lembrando q a taxa selic será sempre sem viés.


ID
85495
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O Comitê de Política Monetária (COPOM) do BACEN tem como
objetivos estabelecer as diretrizes da política monetária e definir a
taxa de juros. A criação desse comitê buscou proporcionar maior
transparência e ritual adequado ao processo decisório da instituição.
No que se refere ao COPOM, julgue os próximos itens.

Desde a adoção da sistemática de metas para a inflação como diretriz de política monetária, as decisões do COPOM passaram a ter como objetivo cumprir as metas para a inflação definidas pelo CMN. Se as metas não forem atingidas, cabe ao presidente do BACEN divulgar, em carta aberta ao ministro da Fazenda, os motivos do descumprimento, bem como as providências e o prazo para retorno da taxa de inflação aos limites estabelecidos.

Alternativas
Comentários
  • Não sendo atingidas as metas estabelecidas, cabe ao Presidente do Banco Central,divulgar em carta aberta ao Ministro da Fazenda os motivos do não cumprimento, bem como as providências e o prazo para retorno da taxa de inflação aos limites determinados, conforme estabelece o parágrafo único do artigo 4º do Decreto 3.088 de 21 de junho de 1.999.
  • Decreto 3.088/99Art. 4º, Parágrafo único:“Caso a meta não seja cumprida, o Presidente do Banco Central do Brasil divulgará publicamente as razões do descumprimento, por meio de carta aberta ao Ministro de Estado da Fazenda, que deverá conter: I - descrição detalhada das causas do descumprimento; II - providências para assegurar o retorno da inflação aos limites estabelecidos; e III - o prazo no qual se espera que as providências produzam efeito.”
  • CERTO

    Decreto 3.088/99
    Art. 4º,

    Parágrafo único: “Caso a meta não seja cumprida, o Presidente do Banco Central do Brasil divulgará publicamente as razões do descumprimento, por meio de carta aberta ao Ministro de Estado da Fazenda, que deverá conter:

    I - descrição detalhada das causas do descumprimento;

    II - providências para assegurar o retorno da inflação aos limites estabelecidos; e

    III - o prazo no qual se espera que as providências produzam efeito.”
  • GABARITO: CERTO

     - Desde 1999, a política monetária brasileira adota o chamado Regime de Metas para a inflação, no qual o BCB se compromente a tuar de forma a garantir que a inflação medida em determinado período atenda a uma meta preestabelecida.

     - No Brasil, a taxa-meta é fixada pelo CMN. O Comitê de Política Monetária (Copom), formado pelos Diretores do BCB, se reúne então aproximadamente a cada 45 dias para aferir como fazer para cumprir a meta. Como a atual metodologia de execução da política monetária é baseada no regime de metas inflacionárias as reuniões do Copom são atulamente voltadas para decidir basicamente o percentual da taxa Selic que irá vigorar no período entre suas reuniões.

    - Quando as metas fixadas pelo CMN não são cumpridas (ou seja, quando a inflação fica acima ou abaixo do intervalo estabelecido), o presidente do BCB deve enviar uma carta aberta ao Ministro da Fazenda para explicitar os motivos do descumprimento.;
  • Decreto 3.088/99

    Art. 4º, Parágrafo único:

    “Caso a meta não seja cumprida, o Presidente do Banco Central do Brasil divulgará publicamente as razões do descumprimento, por meio de carta aberta ao Ministro de Estado da Fazenda, que deverá conter: 
    I - descrição detalhada das causas do descumprimento; 
    II - providências para assegurar o retorno da inflação aos limites estabelecidos; e 
    III - o prazo no qual se espera que as providências produzam efeito.” bons estudo........direto de Delmiro gouveia gil

  • Então o Bacen determina a meta da taxa Selic e o CMN a meta para a inflação??
  • "Desde a adoção da sistemática de metas para a inflação como diretriz de política monetária, as decisões do COPOM passaram a ter como objetivo cumprir as metas para a inflação definidas pelo CMN. Se as metas não forem atingidas, cabe ao presidente do BACEN divulgar, em carta aberta ao ministro da Fazenda, os motivos do descumprimento, bem como as providências e o prazo para retorno da taxa de inflação aos limites estabelecidos".

    - Esse tipo de questão é legal que seja analisado por partes.

    1º) É verdadeiro que a política monetária brasileira adotou a sitemática de metas para a inflação? Sim. O CMN define as metas de inflação, a partir de propostas do Ministro da Fazenda, cabendo ao BACEN, por meio do COPOM, cumpri-las.
     
    Base normativa (Decreto 3088/99): Art. 1o  Fica estabelecida, como diretriz para fixação do regime de política monetária, a sistemática de "metas para a inflação".
                § 2o  As metas e os respectivos intervalos de tolerância serão fixados pelo Conselho Monetário Nacional - CMN, mediante proposta do Ministro de Estado da Fazenda.


    2º) Há a possibilidade de descumprimento dessas metas? O que caracteriza esse descumprimento? Claro que sim. Metas são postas para serem perseguidas. E, considerar-se-ão descumpridas quando a variação da inflação não se mantiver na faixa do seu respectivo intervalo de tolerância.  

    Base normativa (Decreto 3088/99): Art. 4º. Considera-se que a meta foi cumprida quando a variação acumulada da inflação - medida pelo índice de preços referido no artigo anterior, relativa ao período de janeiro a dezembro de cada ano calendário - situar-se na faixa do seu respectivo intervalo de tolerância.
     
    3º) No caso de descumprimento qual a conduta a ser tomada?

    Base normativa (Decreto 3088/99): Parágrafo único.  Caso a meta não seja cumprida, o Presidente do Banco Central do Brasil divulgará publicamente as razões do descumprimento, por meio de carta aberta ao Ministro de Estado da Fazenda, que deverá conter:

            I - descrição detalhada das causas do descumprimento;

            II - providências para assegurar o retorno da inflação aos limites estabelecidos; e

            III - o prazo no qual se espera que as providências produzam efeito.

  • Complementando:

    até a data de hoje houve 3 Cartas abertas: 2002 (mnemônico: a partir do ano do penta); 2003 e 2004.


    http://www.bcb.gov.br/?CARTAMETA


    Bons estudos!

  • Terceira pergunta exatamente igual a prova de 2009 da CESPE. É comum uma banca repetir perguntas de concursos anteriores em novos concursos ou isso é coincidência?

  • Acho mais provável que seja um pequeno bug do site!

  • Outra questão repetida prova 2008 BC e prova 2009 BC.rsrsrs....

    Assim fica fácil demais rsrsrs...

  • Os professores de Conhecimentos Bancários sempre dizem:Calejem nas perguntas,pois estas irão se repetir!

  • Atenção!

    O Ministério da Fazenda foi transformado/incorporado ao Ministério da Economia, ou seja, o final da resposta da presente questão está desatualizada, conforme a lei 13.844/2019, no artigo 57, in verbis:

    Art. 57. Ficam transformados:

    I - o Ministério da Fazenda, o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços e o Ministério do Trabalho no Ministério da Economia;

  • O CMN define, em junho, a meta para a inflação com três anos de antecedência. Esse prazo de antecedência reduz as incertezas em relação à inflação futura, contribuindo para um melhor planejamento financeiro das famílias, das empresas e do governo.

    Se a inflação ao final do ano se situar fora do intervalo de tolerância, o presidente do BC tem de divulgar publicamente as razões do descumprimento, por meio de carta aberta ao ministro da Economia, presidente do CMN, contendo descrição detalhada das causas do descumprimento, as providências para assegurar o retorno da inflação aos limites estabelecidos e o prazo no qual se espera que as providências produzam efeito.

    Fonte: site do Bacen


ID
85498
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM), autarquia vinculada ao
Ministério da Fazenda, instituída pela Lei n.º 6.385/1976, é um
órgão normativo do SFN voltado para o desenvolvimento, a
disciplina e a fiscalização do mercado mobiliário. Com relação à
CVM, julgue os itens subseqüentes.

Promover a expansão e o funcionamento eficiente e regular do mercado de ações e estimular as aplicações permanentes em ações do capital social das companhias abertas são funções da CVM.

Alternativas
Comentários
  • Questão com a letra da lei 6.385/76,segue abaixo:Art.4°,II - promover a expansão e o funcionamento eficiente e regular do mercado de ações, e estimular as aplicações permanentes em ações do capital social de companhias abertas sob controle de capitais privados nacionais;
  • CVM é um órgão normativo?? Olha só... e eu achando que era uma entidade supervisora... Valeu hein CESPE...
  • CVM : entidade autárquica em regime especial, vinculada ao Ministério da Fazenda
    CVM : Orgão Normativo do Sistema Finaceiro nacional

     

  • Lei 6385

    Art 4º

    II - promover a expansão e o funcionamento eficiente e regular do mercado de ações, e estimular as aplicações permanentes em ações do capital social de companhias abertas sob controle de capitais privados nacionais.

  • A CVM É SUBORDINADA AO MIN. DA FAZENDA E NÃO VINCULADA. PRESTEM ATENÇÃO GALERA


  • A CVM é uma autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda. 

    Ver site do Bacen http://www.bcb.gov.br/Pre/composicao/cvm.asp


  • CVM é supervisora.  

    De normativos temos CMN, CNSP e CNPC.

  • Pessoal, existem alguns comentários errados aqui.

     

    1) A CVM é normativo? É normativo!

    SUBSISTEMA NORMATIVO onde se encontram: ÓRGÃOS NORMATIVOS ( CMN, CNPC, CNSP) + ENTIDADES SUPERVISORAS ( BACEN, CVM, SUSEP, PREVIC) 

     

    2) A CVM é vinculada. (não é subordinada, há uma diferença no Direito Administrativo sobre isso.)

     

    CERTO

  • Pessoal, dizer que a CVM é órgão normativo ou supervisor está correto. Dependerá da divisão do SFN que você adotar. Há dois tipos:

    1º: Divide o Sistema Financeiro Nacional em entidades normativas, supervisoras e operadoras (mais conhecido); e

    2º: Divide o SFN em entidades normativas e operadoras (o CESPE gosta dessa divisão, porém, é necessário verificar no enunciado da questão)

    No 1º, a CVM/BACEN/SUSEP/PREVIC são classificados como supervisores.

    Já no 2º, porém, são retratados como normativos junto ao CMN/CNSP/CNPC.

    BONS ESTUDOS! :)


ID
85501
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM), autarquia vinculada ao
Ministério da Fazenda, instituída pela Lei n.º 6.385/1976, é um
órgão normativo do SFN voltado para o desenvolvimento, a
disciplina e a fiscalização do mercado mobiliário. Com relação à
CVM, julgue os itens subseqüentes.

Assegurar a observância de práticas comerciais eqüitativas no mercado de valores mobiliários e estimular a formação de poupança e sua aplicação em valores mobiliários são funções da CVM.

Alternativas
Comentários
  • Cabe à CVM, entre outras, disciplinar as seguintes matérias: registro de companhias abertas; registro de distribuições de valores mobiliários; credenciamento de auditores independentes e administradores de carteiras de valores mobiliários; organização, funcionamento e operações das bolsas de valores; negociação e intermediação no mercado de valores mobiliários; administração de carteiras e a custódia de valores mobiliários; suspensão ou cancelamento de registros, credenciamentos ou autorizações; suspensão de emissão, distribuição ou negociação de determinado valor mobiliário ou decretar recesso de bolsa de valores;
  • A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) também é uma autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda, instituída pela Lei 6.385, de 7 de dezembro de 1976. É responsável por regulamentar, desenvolver, controlar e fiscalizar o mercado de valores mobiliários do país. Para este fim, exerce as funções de: assegurar o funcionamento eficiente e regular dos mercados de bolsa e de balcão; proteger os titulares de valores mobiliários; evitar ou coibir modalidades de fraude ou manipulação no mercado; assegurar o acesso do público a informações sobre valores mobiliários negociados e sobre as companhias que os tenham emitido; assegurar a observância de práticas comerciais eqüitativas no mercado de valores mobiliários; estimular a formação de poupança e sua aplicação em valores mobiliários; promover a expansão e o funcionamento eficiente e regular do mercado de ações e estimular as aplicações permanentes em ações do capital social das companhias abertas.
  • A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) também é uma autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda, instituída pela Lei 6.385, de 7 de dezembro de 1976. É responsável por regulamentar, desenvolver, controlar e fiscalizar o mercado de valores mobiliários do país. Para este fim, exerce as funções de: assegurar o funcionamento eficiente e regular dos mercados de bolsa e de balcão; proteger os titulares de valores mobiliários; evitar ou coibir modalidades de fraude ou manipulação no mercado; assegurar o acesso do público a informações sobre valores mobiliários negociados e sobre as companhias que os tenham emitido; assegurar a observância de práticas comerciais eqüitativas no mercado de valores mobiliários; estimular a formação de poupança e sua aplicação em valores mobiliários; promover a expansão e o funcionamento eficiente e regular do mercado de ações e estimular as aplicações permanentes em ações do capital social das companhias abertas.
  •  Serão disciplinadas e fiscalizadas de acordo com esta Lei as seguintes atividades:
    I - a emissão e distribuição de valores mobiliários no mercado;
    II - a negociação e intermediação no mercado de valores mobiliários;
    III - a negociação e intermediação no mercado de derivativos;
    IV - a organização, o funcionamento e as operações das Bolsas de Valores;
    V - a organização, o funcionamento e as operações das Bolsas de Mercadorias e Futuros;
    VI - a administração de carteiras e a custódia de valores mobiliários;
    VII - a auditoria das companhias abertas;

    VIII - os serviços de consultor e analista de valores mobiliários.
    Art. 4° - O Conselho Monetário Nacional e a Comissão de Valores Mobiliários exercerão as atribuições previstas na lei para o fim de:
    I - estimular a formação de poupanças e a sua aplicação em valores mobiliários;
    II - promover a expansão e o funcionamento eficiente e regular do mercado de ações,
    e estimular as aplicações permanentes em ações do capital social de companhias abertas sob controle de capitais privados nacionais;
    III - assegurar o funcionamento eficiente e regular dos mercados da bolsa e de balcão;
    IV - proteger os titulares de valores mobiliários e os investidores do mercado contra:
    a) emissões irregulares de valores mobiliários;
    b) atos ilegais de administradores e acionistas controladores das companhias abertas, ou de administradores de carteira de valores mobiliários;
    c) o uso de informação relevante não divulgada no mercado de valores mobiliários.
    V - evitar ou coibir modalidades de fraude ou manipulação destinadas a criar condições artificiais de demanda oferta ou preço dos valores mobiliários negociados no mercado;
    VI - assegurar o acesso do público a informações sobre os valores mobiliários negociados e as companhias que os tenham emitido;
    VII - assegurar a observância de práticas comerciais eqüitativas no mercado de valores mobiliários;
    VIII - assegurar a observância no mercado, das condições de utilização de crédito
    fixadas pelo Conselho Monetário Nacional.

  • A Comissão de Valores Mobiliários (CVM), autarquia vinculada ao
    Ministério da Fazenda, instituída pela Lei n.º 6.385/1976, é um
    órgão normativo do SFN voltado para o desenvolvimento, a
    disciplina e a fiscalização do mercado mobiliário. Com relação à
    CVM, julgue os itens subseqüentes.

    Ele é um orgão supervisor, e não normativo!!
  • Edgar, me desculpe mas a CVM também é um órgão normativo, alem de supervisionar o mercado de capitais.

  • cmn é normativo !


ID
85504
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Bancos comerciais são instituições financeiras privadas ou públicas
que têm como objetivo principal proporcionar suprimento de
recursos necessários para financiar, a curto e a médio prazos, o
comércio, a indústria, as empresas prestadoras de serviços, as
pessoas físicas e terceiros em geral. Quanto aos bancos comerciais,
julgue os itens seguintes.

Bancos comerciais devem ser constituídos sob a forma de sociedade anônima e na sua denominação social deve constar a palavra "Banco".

Alternativas
Comentários
  • Os bancos comerciais são instituições financeiras privadas ou públicas que têm como objetivo principal proporcionar suprimento de recursos necessários para financiar, a curto e a médio prazos, o comércio, a indústria, as empresasprestadoras de serviços, as pessoas físicas e terceiros em geral. A captação de depósitos à vista, livremente movimentáveis, é atividade típica do banco comercial, o qual pode também captar depósitos a prazo. Deve ser constituído sob a forma de sociedade anônima e na sua denominação social deve constar a expressão "Banco" (Resolução CMN 2.099, de 1994).
  • SEGUNDO O BACEN: Deve ser constituído sob a forma de sociedade anônima e na sua denominação social deve constar a expressão "Banco" (Resolução CMN 2.099, de 1994).
  • correta

    Segundo o BANCEN os bancos comerciais devem ser constituidos sob regime de S.A, e devem conter a denominação "BANCO" em sua nomeclatura.
    EX: Banco do Brasil S.A, Banco do Amazonas S.A etc.
  • Correto.

    Segundo a: (Resolução CMN 2.099, de 1994).Deve ser constituído sob a forma de S.A e na sua expressão social deve constar a palavra "Banco"

  • Duas coisas:

    Se é instituição financeira => Sociedade Anônima (memorize IF => SA)

    Se é Banco => óbvio que na denominação (razão social) tem que ter a palavra "Banco"


    :)


  • Os bancos comerciais são instituições financeiras privadas ou públicas que têm como objetivo principal proporcionar suprimento de recursos necessários para financiar, a curto e a médio prazos, o comércio, a indústria, as empresas prestadoras de serviços, as pessoas físicas e terceiros em geral. A captação de depósitos à vista, livremente movimentáveis, é atividade típica do banco comercial, o qual pode também captar depósitos a prazo. Deve ser constituído sob a forma de sociedade anônima e na sua denominação social deve constar a expressão "Banco" (Resolução CMN 2.099, de 1994).

  •  

     

    Deve ser constituído sob a forma de sociedade anônima e na sua denominação social deve constar a expressão "Banco" (Resolução CMN 2.099, de 1994).

     

    http://www.bcb.gov.br/pre/composicao/bc.asp

  • CERTO

    Bancos comerciais

     

    Os bancos comerciais são instituições financeiras privadas ou públicas que têm como objetivo principal proporcionar suprimento de recursos necessários para financiar, a curto e a médio prazos, o comércio, a indústria, as empresas prestadoras de serviços, as pessoas físicas e terceiros em geral. A captação de depósitos à vista, livremente movimentáveis, é atividade típica do banco comercial, o qual pode também captar depósitos a prazo. Deve ser constituído sob a forma de sociedade anônima e na sua denominação social deve constar a expressão "Banco"


  • Perfeito.

    Resposta: Certo 


ID
85507
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Bancos comerciais são instituições financeiras privadas ou públicas
que têm como objetivo principal proporcionar suprimento de
recursos necessários para financiar, a curto e a médio prazos, o
comércio, a indústria, as empresas prestadoras de serviços, as
pessoas físicas e terceiros em geral. Quanto aos bancos comerciais,
julgue os itens seguintes.

A captação de depósitos à vista, livremente movimentáveis, é atividade típica dos bancos comerciais.

Alternativas
Comentários
  • A captação de depósito a vista é tambem conhecida por captação a "custo zero" !!
  • Os bancos comerciais são instituições financeiras privadas ou públicas que têm como objetivo principal proporcionar suprimento de recursos necessários para financiar, a curto e a médio prazos, o comércio, a indústria, as empresas prestadoras de serviços, as pessoas físicas e terceiros em geral. A captação de depósitos à vista, livremente movimentáveis, é atividade típica do banco comercial, o qual pode também captar depósitos a prazo. Deve ser constituído sob a forma de sociedade anônima e na sua denominação social deve constar a expressão "Banco" (Resolução CMN 2.099, de 1994).
  • SEGUNDO O BACEN: A captação de depósitos à vista, livremente movimentáveis, é atividade típica do banco comercial, o qual pode também captar depósitos a prazo.
  • Os bancos Comerciais captam depósitos à vista e a prazo também.
  • O Banco Comercial pode ser privado ou público, com o objetivo de oferecer recursos de financiamento de curto e médio prazo (2 anos para baixo), para pessoa física ou jurídica. Tem como efeito multiplicar o dinheiro que recebe. Os depósitos à vista são livremente movimentáveis, já os a prazos regulamente movimentáveis.Sua constituição deve ser anônima e denominação "BANCO" (Resolução 2.099/94). Sofre fiscalização pelo BACEN. Observação também pode captar poupança.

  • Os bancos comerciais são instituições financeiras privadas ou públicas que têm como objetivo principal proporcionar suprimento de recursos necessários para financiar, a curto e a médio prazos, o comércio, a indústria, as empresas prestadoras de serviços, as pessoas físicas e terceiros em geral. A captação de depósitos à vista, livremente movimentáveis, é atividade típica do banco comercial, o qual pode também captar depósitos a prazo. Deve ser constituído sob a forma de sociedade anônima e na sua denominação social deve constar a expressão "Banco" (Resolução CMN 2.099, de 1994).
  • Os bancos comerciais :

    A captação de depósitos à vista, livremente movimentáveis, é atividade típica do banco comercial, o qual pode também captar depósitos a prazo.

     

    http://www.bcb.gov.br/pre/composicao/bc.asp

  • Questão chuchu essa.

     

  • CERTO

    Bancos comerciais

     

    Os bancos comerciais são instituições financeiras privadas ou públicas que têm como objetivo principal proporcionar suprimento de recursos necessários para financiar, a curto e a médio prazos, o comércio, a indústria, as empresas prestadoras de serviços, as pessoas físicas e terceiros em geral. A captação de depósitos à vista, livremente movimentáveis, é atividade típica do banco comercial, o qual pode também captar depósitos a prazo. Deve ser constituído sob a forma de sociedade anônima e na sua denominação social deve constar a expressão "Banco"


  • Isso mesmo. Uma das principais características dos bancos comerciais é a captação depósitos à vista.

    Resposta: Certo


ID
85510
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Bancos múltiplos são instituições financeiras privadas ou públicas
que realizam as operações ativas, passivas e acessórias de diversas
instituições financeiras, por intermédio das seguintes carteiras:
comercial, de investimento e(ou) de desenvolvimento, de crédito
imobiliário, de arrendamento mercantil e de crédito, financiamento
e investimento. Com relação aos bancos múltiplos, julgue os itens
a seguir.

Os bancos múltiplos com carteira comercial devem ser organizados sob a forma de sociedade anônima e podem captar depósitos à vista.

Alternativas
Comentários
  • Todos os bancos devem ser constituídos sob a forma de sociedade anônima. Os bancos múltiplos com carteira comercial exercem todas as atividades de um banco comercial.
  • Os bancos múltiplos são instituições financeiras privadas ou públicas que realizam as operações ativas, passivas e acessórias das diversas instituições financeiras, por intermédio das seguintes carteiras: comercial, de investimento e/ou de desenvolvimento, de crédito imobiliário, de arrendamento mercantil e de crédito, financiamento e investimento. Essas operações estão sujeitas às mesmas normas legais e regulamentares aplicáveis às instituições singulares correspondentes às suas carteiras. A carteira de desenvolvimento somente poderá ser operada por banco público. O banco múltiplo deve ser constituído com, no mínimo, duas carteiras, sendo uma delas, OBRIGATORIAMENTE, COMERCIAL OU DE INVESTIMENTO, e ser organizado sob a FORMA DE SOCIEDADE ANONIMA. As instituições com carteira comercial podem captar depósitos à vista. Na sua denominação social deve constar a expressão "Banco" (Resolução CMN 2.099, de 1994). A questão, típica do CESPE, apresenta um texto literal retirado do site do BACEN.
  • Não esquecendo que tem que constar a denominação" BANCO"
  • Os bancos múltiplos são instituições financeiras privadas ou públicas que realizam as operações ativas, passivas e acessórias das diversas instituições financeiras, por intermédio das seguintes carteiras: comercial, de investimento e/ou de desenvolvimento, de crédito imobiliário, de arrendamento mercantil e de crédito, financiamento e investimento. Essas operações estão sujeitas às mesmas normas legais e regulamentares aplicáveis às instituições singulares correspondentes às suas carteiras. A carteira de desenvolvimento somente poderá ser operada por banco público. O banco múltiplo deve ser constituído com, no mínimo, duas carteiras, sendo uma delas, obrigatoriamente, comercial ou de investimento, e ser organizado sob a forma de sociedade anônima. As instituições com carteira comercial podem captar depósitos à vista. Na sua denominação social deve constar a expressão "Banco" (Resolução CMN 2.099, de 1994).
  • Realmente é complicada esta questão,pois se não está escrito em nenhum lugar como podemos provar que está certa  a questao?
  • SOCORROO!!!Quanto mais leio, menos acredito no que vejo...
  • Os bancos múltiplos com carteira comercial devem ser organizados sob a forma de sociedade anônima e podem captar depósitos à vista.

    Bancos múltiplos com carteira comercial também é um banco comercial.

    Correto.

  • a Caixa Econômica Federal tem definição própria, que é CAIXA ECONÔMICA!

  • Os bancos múltiplos são instituições financeiras privadas ou públicas que realizam as operações ativas, passivas e acessórias das diversas instituições financeiras, por intermédio das seguintes carteiras: comercial, de investimento e/ou de desenvolvimento, de crédito imobiliário, de arrendamento mercantil e de crédito, financiamento e investimento.

     

    Essas operações estão sujeitas às mesmas normas legais e regulamentares aplicáveis às instituições singulares correspondentes às suas carteiras. A carteira de desenvolvimento somente poderá ser operada por banco público.

     

    O banco múltiplo deve ser constituído com, no mínimo, duas carteiras, sendo uma delas, obrigatoriamente, comercial ou de investimento, e ser organizado sob a forma de sociedade anônima.

     

    As instituições com carteira comercial podem captar depósitos à vista.

     

    Na sua denominação social deve constar a expressão "Banco" (Resolução CMN 2.099, de 1994).

     

    http://www.bcb.gov.br/pre/composicao/bm.asp

  • CERTO

    Instituições financeiras que Captam depósito a vista, são as seguintes:

    Bancos Comerciais;

    Bancos Cooperativos;

    Cooperativas de Crédito;

    Caixa Econômica Federal;

    Banco Múltiplo com carteira Comercial.

     NÃO CAPTAM ===> bancos de investimentos e bancos de desenvolvimento.

  • Isso mesmo. O banco múltiplo deve respeitar as mesmas regras que se aplicam às áreas em que irá atuar. Portanto, neste caso, as mesmas regras que recaem sobre os bancos comerciais.

    Resposta: Certo

  • Os bancos comerciais são instituições financeiras privadas ou públicas que têm como objetivo principal proporcionar suprimento de recursos necessários para financiar, a curto e a médio prazos, o comércio, a indústria, as empresas prestadoras de serviços, as pessoas físicas e terceiros em geral. A captação de depósitos à vista, livremente movimentáveis, é atividade típica do banco comercial, o qual pode também captar depósitos a prazo. Deve ser constituído sob a forma de sociedade anônima e na sua denominação social deve constar a expressão "Banco" (Resolução  CMN  2.099, de 1994).


ID
85513
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Bancos múltiplos são instituições financeiras privadas ou públicas
que realizam as operações ativas, passivas e acessórias de diversas
instituições financeiras, por intermédio das seguintes carteiras:
comercial, de investimento e(ou) de desenvolvimento, de crédito
imobiliário, de arrendamento mercantil e de crédito, financiamento
e investimento. Com relação aos bancos múltiplos, julgue os itens
a seguir.

Na denominação social dos bancos múltiplos deve constar a expressão "Banco Múltiplo".

Alternativas
Comentários
  • Não é preciso ,Como Banco Multiplo é possivel atuar no limite de até seis Carteiras , São essas:comercial,de investimento,de desenvolvimento,financeira,crédito imobiliário,e em 1994,na adesão de Basiléia foi incluída a carteira de leasing.
  • Nos bancos Cooperativos, há exigência de "Banco Cooperativo".
  • Os bancos múltiplos são instituições financeiras privadas ou públicas que realizam as operações ativas, passivas e acessórias das diversas instituições financeiras, por intermédio das seguintes carteiras: comercial, de investimento e/ou de desenvolvimento, de crédito imobiliário, de arrendamento mercantil e de crédito, financiamento e investimento. Essas operações estão sujeitas às mesmas normas legais e regulamentares aplicáveis às instituições singulares correspondentes às suas carteiras. A carteira de desenvolvimento somente poderá ser operada por banco público. O banco múltiplo deve ser constituído com, no mínimo, duas carteiras, sendo uma delas, obrigatoriamente, comercial ou de investimento, e ser organizado sob a forma de sociedade anônima. As instituições com carteira comercial podem captar depósitos à vista. Na sua denominação social deve constar a expressão "BANCO" (Resolução CMN 2.099, de 1994). A questão apresenta o erro residente na expressão "Banco Múltiplo", como assinalado acima, não é obrigatório o uso da palavra MÚLTIPLO, mas só da palavra BANCO.
  • Os bancos múltiplos são instituições financeiras privadas ou públicas que realizam as operações ativas, passivas e acessórias das diversas instituições financeiras, por intermédio das seguintes carteiras: comercial, de investimento e/ou de desenvolvimento, de crédito imobiliário, de arrendamento mercantil e de crédito, financiamento e investimento. Essas operações estão sujeitas às mesmas normas legais e regulamentares aplicáveis às instituições singulares correspondentes às suas carteiras. A carteira de desenvolvimento somente poderá ser operada por banco público. O banco múltiplo deve ser constituído com, no mínimo, duas carteiras, sendo uma delas, obrigatoriamente, comercial ou de investimento, e ser organizado sob a forma de sociedade anônima. As instituições com carteira comercial podem captar depósitos à vista. Na sua denominação social deve constar a expressão "BANCO" (Resolução CMN 2.099, de 1994).
  • Na sua denominação social deve constar  a palavra "Banco".
  • IMPORTANTE: O banco múltiplo deve ser constituído com, no mínimo, duas carteiras, sendo uma delas, obrigatoriamente, comercial ou de investimento, e ser organizado sob a forma de sociedade anônima. As instituições com carteira comercial podem captar depósitos à vista. Na sua denominação social deve constar a expressão "BANCO".
  • SUA DENOMINAÇÃO DEVE  CONSTAR  SOMENTE " BANCO ";      NÃO   BANCO MULTIPLO
  • Acho que é só pensar no nome social da I.F. no mercado de ações:  já viu escrito Banco Múltiplo Itaú S.A.? visto que esse é um exemplo de banco múltiplo...
  • Deve constar a expressão BANCO!

  • pegadinha do malandro


  • A denominação, entre parênteses, dos bancos são as seguintes:

    Banco comercial (= "Banco") 

    Banco múltiplo (= "Banco")

    Banco de desenvolvimento (= "Banco de desenvolvimento") 

    Banco de câmbio (= "Banco de câmbio")

    Banco de investimento ( = "Banco de investimento")

    Banco cooperativo (= "Banco cooperativo")

    Só pra facilitar a memorização pensem assim: banco comercial e múltiplo são diferenciados porque aquele, banco comercial, capta depósito à vista e esse, banco múltiplo, possui duas carteiras. 

  • O banco múltiplo deve ser constituído com, no mínimo, duas carteiras, sendo uma delas, obrigatoriamente, comercial ou de investimento, e ser organizado sob a forma de sociedade anônima.

    As instituições com carteira comercial podem captar depósitos à vista.

    Na sua denominação social deve constar a expressão "Banco" (Resolução CMN 2.099, de 1994).

     

    http://www.bcb.gov.br/pre/composicao/bm.asp

  • ERRADO

    Bancos múltiplos

     

    Os bancos múltiplos são instituições financeiras privadas ou públicas que realizam as operações ativas, passivas e acessórias das diversas instituições financeiras, por intermédio das seguintes carteiras: comercial, de investimento e/ou de desenvolvimento, de crédito imobiliário, de arrendamento mercantil e de crédito, financiamento e investimento. Essas operações estão sujeitas às mesmas normas legais e regulamentares aplicáveis às instituições singulares correspondentes às suas carteiras. A carteira de desenvolvimento somente poderá ser operada por banco público. O banco múltiplo deve ser constituído com, no mínimo, duas carteiras, sendo uma delas, obrigatoriamente, comercial ou de investimento, e ser organizado sob a forma de sociedade anônima. As instituições com carteira comercial podem captar depósitos à vista. Na sua denominação social deve constar a expressão "Banco"


  • Obrigatório apenas "Banco"

  • Apenas Banco,papou denovo...

  • Correto.

    Resposta: Certo

  • Banco do Brasil S/A é um banco múltiplo que não possui a denominação "Banco Múltiplo"


ID
85516
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A participação das cooperativas de crédito nos agregados
financeiros do segmento bancário é crescente. Essas
instituições observam, além da legislação e normas do SFN, a
Lei n.º 5.764/1971, que define a Política Nacional de
Cooperativismo e institui o regime jurídico das sociedades
cooperativas. No que se refere às cooperativas de crédito,
julgue os itens que se seguem.

As cooperativas de crédito estão autorizadas a realizar operações de captação por meio de depósitos à vista e a prazo somente de associados, de empréstimos, repasses e refinanciamentos de outras entidades financeiras, e de doações.

Alternativas
Comentários
  • As cooperativas de crédito observam, além da legislação e normas do sistema financeiro, a Lei 5.764, de 16 de dezembro de 1971, que define a política nacional de cooperativismo e institui o regime jurídico das sociedades cooperativas. Atuando tanto no setor rural quanto no urbano, as cooperativas de crédito podem se originar da associação de funcionários de uma mesma empresa ou grupo de empresas, de profissionais de determinado segmento, de empresários ou mesmo adotar a livre admissão de associados em uma área determinada de atuação, sob certas condições. Os eventuais lucros auferidos com suas operações - prestação de serviços e oferecimento de crédito aos cooperados - são repartidos entre os associados. As cooperativas de crédito devem adotar, obrigatoriamente, em sua denominação social, a expressão "Cooperativa", vedada a utilização da palavra "Banco". Devem possuir o número mínimo de vinte cooperados e adequar sua área de ação às possibilidades de reunião, controle, operações e prestações de serviços. Estão autorizadas a realizar operações de captação por meio de depósitos à vista e a prazo somente de associados, de empréstimos, repasses e refinanciamentos de outras entidades financeiras, e de doações. Podem conceder crédito, somente a associados, por meio de desconto de títulos, empréstimos, financiamentos, e realizar aplicação de recursos no mercado financeiro (Resolução CMN 3.106, de 2003).
  • Só mais alguns detalhes:

    Parte dos recursos captados em depósitos é recolhida pelo Banco do Brasil, constituindo a reserva matemática.
    Apesar das cooperativas de crédito não incidirem no depósito compulsório, elas estão sujeitas a recolher parte de seus recursos ao Banco do Brasil constituiindo uma reserva matemática.
    Essa exigência tem como objetivo minimizar a criação de moedas por parte das cooperativas.

  • Resposta Certa. Alguém tem que ir direto ao ponto ao invés de ficar enrolando. 

  • Já respondi uma 10 questões todas iguais... Acho que o estoque de perguntas da CESPE está se esgotando. Tomara que ela não invente nada de 'novo" para os próximos concursos.

  • Georges Pietrus,

    Não é o CESPE que está repetindo questões nas provas, é o QC que está classificando uma mesma questão em dois anos diferentes. Assim como aquelas questões de Matemática no meio de Conhecimentos Bancários...

    Abração meu rei! Bons estudos!

  • Art. 23. As cooperativas de crédito podem:

    I – captar depósitos, somente de associados, sem emissão de certificado; obter empréstimos ou repasses de instituições financeiras nacionais ou estrangeiras; receber recursos oriundos de fundos oficiais e recursos, em caráter eventual, isentos de remuneração ou a taxas favorecidas, de qualquer entidade na forma de doações, empréstimos ou repasses;

    II – conceder créditos e prestar garantias, inclusive em operações realizadas ao amparo da regulamentação do crédito rural em favor de produtores rurais, somente a associados;

    III – aplicar recursos no mercado financeiro, inclusive em depósitos à vista e a prazo com ou sem emissão de certificado, observadas eventuais restrições legais e regulamentares específicas de cada aplicação.

  • CERTO

    Cooperativa de crédito é uma instituição financeira formada pela associação de pessoas para prestar serviços financeiros exclusivamente aos seus associados. Os cooperados são ao mesmo tempo donos e usuários da cooperativa, participando de sua gestão e usufruindo de seus produtos e serviços. Nas cooperativas de crédito, os associados encontram os principais serviços disponíveis nos bancos, como conta corrente, aplicações financeiras, cartão de crédito, empréstimos e financiamentos. Os associados têm poder igual de voto independentemente da sua cota de participação no capital social da cooperativa. O cooperativismo não visa lucros, os direitos e deveres de todos são iguais e a adesão é livre e voluntária.

    Por meio da cooperativa de crédito, o cidadão tem a oportunidade de obter atendimento personalizado para suas necessidades. O resultado positivo da cooperativa é conhecido como sobra e é repartido entre os cooperados em proporção com as operações que cada associado realiza com a cooperativa. Assim, os ganhos voltam para a comunidade dos cooperados.

    No entanto, assim como partilha das sobras, o cooperado está sujeito a participar do rateio de eventuais perdas, em ambos os casos na proporção dos serviços usufruídos.

    As cooperativas de crédito são autorizadas e supervisionadas pelo Banco Central, ao contrário dos outros ramos do cooperativismo, tais como transporte, educação e agropecuária


    Proteção

    Os depósitos em cooperativas de crédito têm a proteção do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop). Esse fundo garante os depósitos e os créditos mantidos nas cooperativas singulares de crédito e nos bancos cooperativos em caso de intervenção ou liquidação extrajudicial dessas instituições. Atualmente, o valor limite dessa proteção é o mesmo em vigor para os depositantes dos bancos. 

  • Lembrando que o deposito a prazo é somente RDB! No caso de CDB somente BANCOS

  • Veja como a Resolução BACEN nº 3.106/2003 dispõe sobre:

    Art. 23. As cooperativas de crédito podem:

    I - captar depósitos, somente de associados, sem emissão de certificado; obter empréstimos ou repasses de instituições financeiras nacionais ou estrangeiras; receber recursos oriundos de fundos oficiais e recursos, em caráter eventual, isentos de remuneração ou a taxas favorecidas, de qualquer entidade na forma de doações, empréstimos ou repasses;

    Resposta: Certo

  • "CAPTAÇÕES DE SEUS ASSOCIADOS, DE EMPRÉSTIMOS, REPASSES E REFINANCIAMENTO DE ENTIDADES FINANCEIRAS OU ESTRANGEIRAS, DE RECURSOS OFICIAIS E DE DOAÇÕES, SOBBRE DEPÓSITO OU PRAZO.


ID
85519
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A participação das cooperativas de crédito nos agregados
financeiros do segmento bancário é crescente. Essas
instituições observam, além da legislação e normas do SFN, a
Lei n.º 5.764/1971, que define a Política Nacional de
Cooperativismo e institui o regime jurídico das sociedades
cooperativas. No que se refere às cooperativas de crédito,
julgue os itens que se seguem.

As cooperativas de crédito podem conceder crédito a qualquer brasileiro maior de 21 anos de idade, por meio de desconto de títulos, empréstimos e financiamentos.

Alternativas
Comentários
  • O erro da questão não está na idade, está em "qualquer brasileiro". Não é a qualquer brasileiro que as cooperativas de crédito concedem o crédito, é somente aos associados. O resto da questão está correta.
  • A questão possui dois erros. Primeiro as cooperativas de crédito não podem fazer transações com quaiquer brasileiros, mas somente os associados. E segundo a idade mínima é de 18 anos e não 21 anos de idade.
  •  

    O erro da questão não está somente na idade,que é de maior de 18 anos, está também em "qualquer brasileiro". Não é a qualquer brasileiro que as cooperativas de crédito concedem o crédito, é somente aos associados. O resto da questão está correta

  • GABARITO: ERRADO

    Comentário:

     As cooperativas de crédito são classificadas como instituições financeiras, "voltadas a viabilizar créditos a seus associados, além de prestar determinados serviços.
  • 1 - O que é uma cooperativa de crédito?

    A cooperativa de crédito é uma instituição financeira formada por uma associação autônoma de pessoas unidas voluntariamente, com forma e natureza jurídica próprias, de natureza civil, sem fins lucrativos, constituída para prestar serviços a seus associados.

    O objetivo da constituição de uma cooperativa de crédito é prestar serviços financeiros de modo mais simples e vantajoso aos seus associados, possibilitando o acesso ao crédito e outros produtos financeiros (aplicações, investimentos, empréstimos, financiamentos, recebimento de contas, seguros, etc), desenvolvendo o espírito de cooperação e ajuda mútua.


    2 - As cooperativas de crédito só podem ser formadas por empregados de empresas?

    Não. As cooperativas também podem ser formadas por pessoas de uma determinada profissão ou atividade; agricultores; pequenos e microempresários e microempreendedores. Além disso, existem cooperativas de crédito de livre admissão de associados, nas quais coexistem grupos de associados de diversas origens e atividades econômicas.


    Bons estudos =]

  • Pessoal...


    A idade mínima que as cooperativas de crédito podem conceder e de "18 anos" e não pode ser concedido crédito a qualquer brasileiro.
    Quando na verdade só pode ser concedido "aos associados".


    Bons estudos!
  • A questão possui dois erros. Primeiro as cooperativas de crédito não podem fazer transações com quaiquer brasileiros, mas somente os associados. E segundo a idade mínima é de 18 anos e não 21 anos de idade.  fiquem atentos,bons estudos
  • A questão não falou a idade minima, só falou 21 anos!!! 
  • quando se tratar de cooperativas de créditos sempre lembrar apenas associados. 

  • As cooperativas podem conceder crédito a um maior de 21 anos: CERTO.

    Estaria errado se estivesse "apenas" para maiores de 21 anos.

    O erro está em omitir a condição de ASSOCIADO que o sujeito deve ter para receber benefícios da cooperativa de crédito.

  • O erro está em "a qualquer brasileiro". Na verdade o certo seria "apenas aos associados".

    A afirmação dos maiores de 21 anos está correta.

  • Art. 23. As cooperativas de crédito podem:

    I – captar depósitos, somente de associados, sem emissão de certificado; obter empréstimos ou repasses de instituições financeiras nacionais ou estrangeiras; receber recursos oriundos de fundos oficiais e recursos, em caráter eventual, isentos de remuneração ou a taxas favorecidas, de qualquer entidade na forma de doações, empréstimos ou repasses;

  • ERRADO

    Cooperativa de crédito é uma instituição financeira formada pela associação de pessoas para prestar serviços financeiros exclusivamente aos seus associados. Os cooperados são ao mesmo tempo donos e usuários da cooperativa, participando de sua gestão e usufruindo de seus produtos e serviços. Nas cooperativas de crédito, os associados encontram os principais serviços disponíveis nos bancos, como conta corrente, aplicações financeiras, cartão de crédito, empréstimos e financiamentos. Os associados têm poder igual de voto independentemente da sua cota de participação no capital social da cooperativa. O cooperativismo não visa lucros, os direitos e deveres de todos são iguais e a adesão é livre e voluntária.

    Por meio da cooperativa de crédito, o cidadão tem a oportunidade de obter atendimento personalizado para suas necessidades. O resultado positivo da cooperativa é conhecido como sobra e é repartido entre os cooperados em proporção com as operações que cada associado realiza com a cooperativa. Assim, os ganhos voltam para a comunidade dos cooperados.

    No entanto, assim como partilha das sobras, o cooperado está sujeito a participar do rateio de eventuais perdas, em ambos os casos na proporção dos serviços usufruídos.

    As cooperativas de crédito são autorizadas e supervisionadas pelo Banco Central, ao contrário dos outros ramos do cooperativismo, tais como transporte, educação e agropecuária


    Proteção

    Os depósitos em cooperativas de crédito têm a proteção do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop). Esse fundo garante os depósitos e os créditos mantidos nas cooperativas singulares de crédito e nos bancos cooperativos em caso de intervenção ou liquidação extrajudicial dessas instituições. Atualmente, o valor limite dessa proteção é o mesmo em vigor para os depositantes dos bancos. 


ID
85522
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A Caixa Econômica Federal (CAIXA), criada em 1861, está
regulada pelo Decreto-Lei n.º 759/1969, como empresa
pública vinculada ao Ministério da Fazenda. A instituição
integra o SFN e auxilia na execução da política de crédito do
governo federal. Com relação à CAIXA, julgue os itens
seguintes.

Além de centralizar o recolhimento e a posterior aplicação de todos os recursos oriundos do FGTS, a CAIXA integra o Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) e o Sistema Financeiro da Habitação (SFH).

Alternativas
Comentários
  • Questão típica do CESPE, retirada do site do BACEN:A Caixa Econômica Federal, criada em 1.861, está regulada pelo Decreto-Lei 759, de 12 de agosto de 1969, como empresa pública vinculada ao Ministério da Fazenda. Trata-se de instituição assemelhada aos bancos comerciais, podendo captar depósitos à vista, realizar operações ativas e efetuar prestação de serviços. Uma característica distintiva da Caixa é que ela prioriza a concessão de empréstimos e financiamentos a programas e projetos nas áreas de assistência social, saúde, educação, trabalho, transportes urbanos e esporte. Pode operar com crédito direto ao consumidor, financiando bens de consumo duráveis, emprestar sob garantia de penhor industrial e caução de títulos, bem como tem o monopólio do empréstimo sob penhor de bens pessoais e sob consignação e tem o monopólio da venda de bilhetes de loteria federal. Além de centralizar o recolhimento e posterior aplicação de todos os recursos oriundos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), integra o Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) e o Sistema Financeiro da Habitação (SFH).
  • --Composição do Sistema Financeiro da Habitação (SFH):*Secretaria Especial de Desenvolvimento Urbano da Presidência da República (SEDU/PR), *o Conselho Monetário Nacional (CMN), *o Banco Central do Brasil (Bacen) e a *Caixa Econômica Federal (CEF).--Composição do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE):*instituições que captam poupança,*o Conselho Monetário Nacional (CMN), *o Banco Central do Brasil (Bacen)*Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão(MPOG), *Caixa Econômica Federal (CEF).
  • Questão CORRETA

    CAIXA: Além de centralizar o recolhimento e posterior aplicação de todos os recursos oriundos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), integra o Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) e o Sistema Financeiro da Habitação (SFH).

    Bons estudos =]
  • O QC não tem professores para C. BANCÁRIOS?

  • Exatamente! A Caixa centraliza o recolhimento e posterior aplicação de todos os recursos oriundos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Além disso, integra o Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) e o Sistema Financeiro da Habitação (SFH)

  • Exatamente! A Caixa centraliza o recolhimento e posterior aplicação de todos os recursos oriundos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Além disso, integra o Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) e o Sistema Financeiro da Habitação (SFH).

    Resposta: Certo

  • engenheiro nao erra essa questao


ID
85525
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A Caixa Econômica Federal (CAIXA), criada em 1861, está
regulada pelo Decreto-Lei n.º 759/1969, como empresa
pública vinculada ao Ministério da Fazenda. A instituição
integra o SFN e auxilia na execução da política de crédito do
governo federal. Com relação à CAIXA, julgue os itens
seguintes.

Após ter incorporado o Banco Nacional da Habilitação (BNH) e o papel de agente operador do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), a CAIXA passou a centralizar todas as contas recolhedoras do FGTS existentes na rede bancária e a administrar a arrecadação desse fundo e o pagamento dos valores aos trabalhadores.

Alternativas
Comentários
  • a centralização das contas se deu em 1990anterior a isso, 1986 a caixa incorporou o BNH ..no mesmo ano, 1986 se tornou o gestor do FGTS
  • Em 1931, começou a operar a carteira hipotecária para a aquisição de bens imóveis. Cinqüenta e cinco anos mais tarde, incorporou o Banco Nacional de Habitação (BNH), assumindo definitivamente a condição de maior agente nacional de financiamento da casa própria e de importante financiadora do desenvolvimento urbano, especialmente do saneamento básico.

    Também em 1986, a CAIXA assumiu o papel de gestor do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS, antes gerido pelo BNH. Em 1990, foram iniciados os trabalhos com vistas à centralização de todas as contas vinculadas do FGTS na CAIXA. À época, as contas do FGTS era administradas por mais de 70 instituições Bancárias. Além de manter e controlar as contas do FGTS, a CAIXA passou a administrar a arrecadação desse Fundo e o pagamento dos valores aos trabalhadores. Fonte: http://www.caixa.gov.br/acaixa/historia_missao.asp

  • A Caixa Econômica Federal, criada em 1.861, está regulada pelo Decreto-Lei 759, de 12 de agosto de 1969, como empresa pública vinculada ao Ministério da Fazenda. Trata-se de instituição assemelhada aos bancos comerciais, podendo captar depósitos à vista, realizar operações ativas e efetuar prestação de serviços. Uma característica distintiva da Caixa é que ela prioriza a concessão de empréstimos e financiamentos a programas e projetos nas áreas de assistência social, saúde, educação, trabalho, transportes urbanos e esporte. Pode operar com crédito direto ao consumidor, financiando bens de consumo duráveis, emprestar sob garantia de penhor industrial e caução de títulos, bem como tem o monopólio do empréstimo sob penhor de bens pessoais e sob consignação e tem o monopólio da venda de bilhetes de loteria federal. Além de centralizar o recolhimento e posterior aplicação de todos os recursos oriundos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), integra o Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) e o Sistema Financeiro da Habitação (SFH).

    Bons estudos =]
  • A Caixa incorporou o Banco Nacional de "Habitação", não o Banco Nacional da "Habilitação".

  • Essa com certeza foi erro de digitação hauahshua

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk..."habilitação"


ID
85528
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Bancos de câmbio são instituições financeiras autorizadas a
realizar, sem restrições, operações de câmbio e operações de
crédito vinculadas às de câmbio. Com relação aos bancos de
câmbio, julgue os itens que se seguem.

Os bancos de câmbio são instituições financeiras, mas não estão autorizados a receber depósitos em contas sem remuneração, não movimentáveis por cheque ou por meio eletrônico pelo titular, cujos recursos sejam destinados à realização das operações de câmbio e operações de crédito vinculadas às de câmbio.

Alternativas
Comentários
  • Os bancos de câmbio são instituições financeiras autorizadas a realizar, sem restrições, operações de câmbio e operações de crédito vinculadas às de câmbio, como financiamentos à exportação e importação e adiantamentos sobre contratos de câmbio, e ainda a receber depósitos em contas sem remuneração, não movimentáveis por cheque ou por meio eletrônico pelo titular, cujos recursos sejam destinados à realização das operações acima citadas. Na denominação dessas instituições deve constar a expressão "Banco de Câmbio" (Res. CMN 3.426, de 2006).
  • Questão ERRADA

    Os bancos de câmbio são instituições financeiras autorizadas a realizar, sem restrições, operações de câmbio e operações de crédito vinculadas às de câmbio, como financiamentos à exportação e importação e adiantamentos sobre contratos de câmbio, e ainda a receber depósitos em contas sem remuneração, não movimentáveis por cheque ou por meio eletrônico pelo titular, cujos recursos sejam destinados à realização das operações acima citadas.

    Bons estudos =]
  • Os bancos de câmbio são instituições financeiras, estando autorizados a receber depósitos em contas sem remuneração, não movimentáveis por cheque ou por meio eletrônico pelo titular, cujos recursos sejam destinados à realização das operações de câmbio e operações de crédito vinculadas às de câmbio.

  • Questão errada!

    Como não tem autorização para depósito, logo também não tem movimentação!

  • Os bancos de câmbio são instituições financeiras autorizadas a realizar, sem restrições, operações de câmbio e operações de crédito vinculadas às de câmbio, como financiamentos à exportação e importação e adiantamentos sobre contratos de câmbio, e ainda a receber depósitos em contas sem remuneração, não movimentáveis por cheque ou por meio eletrônico pelo titular, cujos recursos sejam destinados à realização das operações acima citadas. Na denominação dessas instituições deve constar a expressão "Banco de Câmbio" (Res. CMN 3.426, de 2006).

  • Os bancos de câmbio são instituições financeiras autorizadas a realizar, sem restrições, operações de câmbio e operações de crédito vinculadas às de câmbio, como financiamentos à exportação e importação e adiantamentos sobre contratos de câmbio, e ainda a receber depósitos em contas sem remuneração, não movimentáveis por cheque ou por meio eletrônico pelo titular, cujos recursos sejam destinados à realização das operações acima citadas.


    Na denominação dessas instituições deve constar a expressão "Banco de Câmbio" (Res. CMN 3.426, de 2006).


    http://www.bcb.gov.br/pre/composicao/Bancos_Cambio.asp

  • Alguém poderia dar um exemplo de banco de câmbio...

    Por exemplo banco múltiplo Bradesco, BB, Banrisul e os bancos de câmbio quais são?


ID
85531
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Bancos de câmbio são instituições financeiras autorizadas a
realizar, sem restrições, operações de câmbio e operações de
crédito vinculadas às de câmbio. Com relação aos bancos de
câmbio, julgue os itens que se seguem.

Na denominação dos bancos de câmbio, deve constar a expressão "Casa de Câmbio".

Alternativas
Comentários
  • Os bancos de câmbio são instituições financeiras autorizadas a realizar, sem restrições, operações de câmbio e operações de crédito vinculadas às de câmbio, como financiamentos à exportação e importação e adiantamentos sobre contratos de câmbio, e ainda a receber depósitos em contas sem remuneração, não movimentáveis por cheque ou por meio eletrônico pelo titular, cujos recursos sejam destinados à realização das operações acima citadas. Na denominação dessas instituições deve constar a expressão "Banco de Câmbio" (Res. CMN 3.426, de 2006).
  • Questão ERRADA!

    Na denominação dessas instituições deve constar a expressão
    "Banco de Câmbio.


    Bons estudos =]

  • seria na verdade BANCO DE CÂMBIO

    QUESTÃO ERRADA
  • ERRADO: 

    DENOMINAÇÃO: BANCO DE CÂMBIO

  • Errado

    Segundo a Res. CMN 3.426, de 2006, na denominação dessas instituições deve constar a expressão "Banco de Câmbio" e não "Casa de Câmbio".

    fonte: http://www.bcb.gov.br/pre/composicao/Bancos_Cambio.asp?idPai=?SFNCOMP

  • Nada a ver "casa do câmbio".

  • Errado....... Casa de Carnes = Casa de Câmbio. Pegadinha boa para a hora da prova (nervosismo ao extremo!).

  • Os bancos de câmbio são instituições financeiras autorizadas a realizar, sem restrições, operações de câmbio e operações de crédito vinculadas às de câmbio, como financiamentos à exportação e importação e adiantamentos sobre contratos de câmbio, e ainda a receber depósitos em contas sem remuneração, não movimentáveis por cheque ou por meio eletrônico pelo titular, cujos recursos sejam destinados à realização das operações acima citadas.

    Na denominação dessas instituições deve constar a expressão "Banco de Câmbio" (Res. CMN 3.426, de 2006).


    http://www.bcb.gov.br/pre/composicao/Bancos_Cambio.asp


ID
85534
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Bancos de câmbio são instituições financeiras autorizadas a
realizar, sem restrições, operações de câmbio e operações de
crédito vinculadas às de câmbio. Com relação aos bancos de
câmbio, julgue os itens que se seguem.

Financiamentos à exportação e à importação e adiantamentos sobre contratos de câmbio são exemplos de operações de câmbio e(ou) operações de crédito vinculadas às operações de câmbio.

Alternativas
Comentários
  • Os bancos de câmbio são instituições financeiras autorizadas a realizar financiamentos à exportação e importação e adiantamentos sobre contratos de câmbio
  • Os bancos de câmbio são instituições financeiras autorizadas a realizar, sem restrições, operações de câmbio e operações de crédito vinculadas às de câmbio, como financiamentos à exportação e importação e adiantamentos sobre contratos de câmbio, e ainda a receber depósitos em contas sem remuneração, não movimentáveis por cheque ou por meio eletrônico pelo titular, cujos recursos sejam destinados à realização das operações acima citadas. Na denominação dessas instituições deve constar a expressão "Banco de Câmbio" (Res. CMN 3.426, de 2006).

    Bons Estudos =]
  • Os bancos de câmbio são instituições financeiras autorizadas a realizar, sem restrições, operações de câmbio e operações de crédito vinculadas às de câmbio, como financiamentos à exportação e importação e adiantamentos sobre contratos de câmbio, e ainda a receber depósitos em contas sem remuneração, não movimentáveis por cheque ou por meio eletrônico pelo titular, cujos recursos sejam destinados à realização das operações acima citadas. Na denominação dessas instituições deve constar a expressão "Banco de Câmbio" (Res. CMN 3.426, de 2006).


    Fonte:
    http://www.bcb.gov.br/pre/composicao/Bancos_Cambio.asp
  • Os bancos de câmbio são instituições financeiras autorizadas a realizar, sem restrições, operações de câmbio e operações de crédito vinculadas às de câmbio, como financiamentos à exportação e importação e adiantamentos sobre contratos de câmbio, e ainda a receber depósitos em contas sem remuneração, não movimentáveis por cheque ou por meio eletrônico pelo titular, cujos recursos sejam destinados à realização das operações acima citadas.


    Na denominação dessas instituições deve constar a expressão "Banco de Câmbio" (Res. CMN 3.426, de 2006).

  • GAB: CERTO

    Complementando!

    Fonte: Prof. Amanda Aires

    É possível existir uma operação de crédito ligada à operação de câmbio. Quando o exportador efetua  a  contratação  prévia  total  do  câmbio,  por  exemplo,  ele  pode  adiantar  os  valores  da venda  para financiar a produção do bem a ser exportado. 

    ===

    PRA  AJUDAR:

    (CESPE - Escriturário (BB)/2007/3) As taxas de câmbio praticadas no Brasil são definidas pelo BACEN. (ERRADO)

    • R: Não! As taxas são definidas pelo mercado, o que configura a taxa como flutuante. Se definida pelo Bacen, seria considerada fixa. 

    ===

    (CESPE/BB/2009) As sociedades corretoras de câmbio são supervisionadas pela CVM.(ERRADO)

    • R: O BACEN é o órgão supervisor do mercado de câmbio, pelo que supervisiona as sociedades autorizadas a operar no mercado de câmbio 

    ===


ID
85537
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

As sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários (SCTVM),
bem como as sociedades distribuidoras de títulos e valores
mobiliários (SDTVM), são constituídas sob a forma de sociedade
anônima ou por quotas de responsabilidade limitada. Em relação às
SCTVM e às SDTVM, julgue os próximos itens.

O BACEN poderá cancelar a autorização para funcionamento da SDTVM e de suas dependências que, no prazo de trinta dias contados da sua concessão, não iniciarem suas atividades.

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode explicitar se o prazo de 6 meses e a condição de não iniciarem suas atividades são válidas para outras entidades do SFN?
  • sim ... o artigo citado pela colega foi regovado passando a vigorar a Res. CMN 2.099/1994https://www3.bcb.gov.br/normativo/detalharNormativo.do?N=094163143&method=detalharNormativoArt. 9º Os bancos múltiplos, os bancos comerciais,as caixas econômicas, os bancos de investimento, os bancos de desen-volvimento, as sociedades de crédito imobiliário, as sociedades decrédito, financiamento e investimento, as sociedades de arrendamentomercantil, as cooperativas de crédito, as sociedades corretoras detítulos e valores mobiliários, as sociedades distribuidoras de títu-los e valores mobiliários e as sociedades corretoras de câmbio podemmanter Unidade Administrativa Desmembrada (UAD), destinada a executaratividades contábeis e administrativas de natureza interna, observadoo seguinte: ...Art. 13. Uma vez obtida a autorização de que trata o artigo anterior, a agência deverá entrar em funcionamento no prazo de até 360 (trezentos e sessenta) dias. Parágrafo único. A não observância do prazo previsto neste artigo implicará o cancelamento automático da autorização.
  • Suas constituições dependem do Banco Central e o exercício de suas atividades dependem de AUTORIZAÇÃO DA CVM.
  • RESOLUÇÃO Nº 2.099 DE 17 DE AGOSTO DE 1994.
    CAPÍTULO IX. Art. 13 - Uma vez obtida a autorização de que trata o artigo anterior, a agência deverá entrar em funcionamento no prazo de até 360 (trezentos e sessenta) dias.
    Parágrafo único - A não observância do prazo previsto neste artigo implicará o cancelamento automático da autorização.
  • O BACEN poderá cancelar a autorização para funcionamento da SDTVM e de suas dependências que, no prazo de 360 dias contados da sua concessão, não iniciarem suas atividades.

  • A fim de atualizar os comentários (de forma alguma estão inadequados), devemos nos atentar para a Resolução n.º 4.072, de 26 de abril de 2012, que altera e consolida as normas sobre a instalação, no País, de dependências de instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Bacen.

    A citada Resolução revogou, dentre outras disposições, o Anexo III da Resolução n.º 2.099, dessa forma, a previsão do parágrafo único, art. 13 da Resolução n.º 2.099 não mais está em vigor.

    Estabelecia o art. 13 e parágrafo único:

    "Art. 13. Uma vez obtida a autorização de que trata o artigo anterior, a agência deverá entrar em funcionamento no prazo de 360 (trezentos e sessenta) dias."

    "Parágrafo único. A não observância do prazo previsto neste artigo implicará o cancelamento automático da autorização".

    Deus abençoa o que estuda!!!

  • LEI Nº 4.728, DE 14 DE JULHO DE 1965.
    Art. 3º Compete ao Banco Central:

      I - autorizar a constituição e fiscalizar o funcionamento das Bôlsas de Valôres;

      II - autorizar o funcionamento e fiscalizar as operações das sociedades corretoras membros das Bôlsas de Valôres (arts. 8º e 9°) e das sociedades de investimento;

      III - autorizar o funcionamento e fiscalizar as operações das instituições financeiras, sociedades ou firmas individuais que tenham por objeto a subscrição para revenda e a distribuição de títulos ou valôres mobiliários;

    LEI No 6.385, DE 7 DE DEZEMBRO DE 1976.

     Art . 16. Depende de prévia autorização da Comissão de Valores Mobiliários o exercício das seguintes atividades:

      I - distribuição de emissão no mercado (Art. 15, I);

      II - compra de valores mobiliários para revendê-los por conta própria (Art. 15, II);

      III - mediação ou corretagem de operações com valores mobiliários; e (Redação dada pela Lei nº 10.411, de 26.2.2002)

      IV - compensação e liquidação de operações com valores mobiliários.(Redação dada pela Lei nº 10.411, de 26.2.2002)

      Parágrafo único. Só os agentes autônomos e as sociedades com registro na Comissão poderão exercer a atividade de mediação ou corretagem de valores mobiliários fora da bolsa.


  • Mas a CVM pode cancelar a autorização para funcionamento da SDTVM e de suas dependências que, no prazo de trinta dias contados da sua concessão, não iniciarem suas atividades?

  • RESOLUÇÃO Nº 4.122, DE 2 DE AGOSTO DE 2012

    ANEXO I

    REGULAMENTO

    Disciplina os requisitos e procedimentos para a autorização de constituição e funcionamento, o cancelamento da autorização e as alterações de controle ereorganizações societárias das instituições que especifica.

    Art. 1º - Sujeitam-se àsdisposições deste Regulamento os bancos múltiplos, bancos comerciais,bancos de investimento, bancos de desenvolvimento, bancos de câmbio, sociedadesde crédito, financiamento e investimento, sociedades de crédito imobiliário,companhias hipotecárias, agências de fomento, sociedades de arrendamentomercantil, sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários, sociedades distribuidoras de títulos evalores mobiliários e sociedades corretoras de câmbio.

    Art. 21 - O Banco Central do Brasil poderá cancelar a autorização parafuncionamento das instituições de que trata esta Resolução, quando constatada, a qualquer tempo, uma ou mais dasseguintes situações:

    II - inatividade operacional;

  • O erro está em trinta dias, o correto seria 360 dias.

  • Oh dúvida cruel!!!! Em 360 dias ou a qualquer tempo?? 

  • § 2º - O Banco Central do Brasil estabelecerá as condições a serem observadas para fins de obtenção da autorização de que trata este artigo. Art. 13 - Uma vez obtida a autorização de que trata o artigo anterior, a agência deverá entrar em funcionamento no prazo de até 360 (trezentos e sessenta) dias.
    Parágrafo único - A não observância do prazo previsto neste artigo implicará o cancelamento automático da autorização.

    OBS: ESTA ERRADO O PRAZO.


    resoluçao 2099/94 anexo III

    "Art. 13. Uma vez obtida a autorização de que trata o artigo anterior, a agência deverá entrar em funcionamento no prazo de 360 (trezentos e sessenta) dias."

    "Parágrafo único. A não observância do prazo previsto neste artigo implicará o cancelamento automático da autorização".

    foi revogado pela resolução 4072/12


    OBS: ESTA DESATUALIZADA



  • Conforme comentou a Mari Mentges, RESOLUÇÃO Nº 4.122, DE 2 DE AGOSTO DE 2012 do BACEN: estabelece os requisitos e procedimentos para constituição, autorização, para funcionamento e cancelamento de autorização das SDTVM (sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários). 

     

    OBS: A resolução abrange muito mais instituiçoes e tambem versa sobre condições para o exercício de cargos em órgãos estatutários ou contratuais das instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil. LINK: http://www.bcb.gov.br/pre/normativos/res/2012/pdf/res_4122_v1_O.pdf

     

    Art. 21. O Banco Central do Brasil poderá cancelar a autorização para
    funcionamento das instituições de que trata esta Resolução, quando constatada, a qualquer
    tempo, uma ou mais das seguintes situações:

     

    I - falta de prática habitual de operações consideradas essenciais, nos termos das normas aplicáveis, para as espécies de instituições mencionadas no art. 1º deste Regulamento;
    II - inatividade operacional;
    III - não localização da instituição no endereço informado ao Banco Central do Brasil;
    IV - interrupção, por mais de 4 (quatro) meses, sem justificativa, do envio ao Banco Central do Brasil dos demonstrativos exigidos pela regulamentação em vigor;

    V - descumprimento do plano de negócios previsto no inciso II do art. 6º,
    considerando o período de averiguação de que trata o art. 11.

     

    → Não está especificado o prazo para o cancelamento da autorização por inatividade operacional 

  • Em 30 dias vc não consegue nem organizar uma loja de roupas

  • "Art. 13. Uma vez obtida a autorização de que trata o artigo anterior, a agência deverá entrar em funcionamento no prazo de 360 (trezentos e sessenta) dias."

    "Parágrafo único. A não observância do prazo previsto neste artigo implicará o cancelamento automático da autorização".


ID
85540
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

As sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários (SCTVM),
bem como as sociedades distribuidoras de títulos e valores
mobiliários (SDTVM), são constituídas sob a forma de sociedade
anônima ou por quotas de responsabilidade limitada. Em relação às
SCTVM e às SDTVM, julgue os próximos itens.

As SDTVM operam no mercado acionário, comprando, vendendo e distribuindo títulos e valores mobiliários, inclusive ouro financeiro, por conta de terceiros, entre outras atividades.

Alternativas
Comentários
  • As SDTVM operam no mercado de títulos e valoresmobiliários, comprando, vendendo e distribuindo,inclusive ouro financeiro.
  • As sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários são constituídas sob a forma de sociedade anônima ou por quotas de responsabilidade limitada, devendo constar na sua denominação social a expressão "Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários". Algumas de suas atividades: • Intermedeiam a oferta pública e distribuição de títulos e valores mobiliários no mercado; • Administram e custodiam as carteiras de títulos e valores mobiliários;• Instituem, organizam e administram fundos e clubes de investimento; • Operam no mercado acionário, comprando, vendendo e distribuindo títulos e valores mobiliários, inclusive ouro financeiro, por conta de terceiros; • Fazem a intermediação com as bolsas de valores e de mercadorias; • Efetuam lançamentos públicos de ações; • Operam no mercado aberto e intermedeiam operações de câmbio.
  • As sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários são constituídas sob a forma de sociedade anônima ou por quotas de responsabilidade limitada, devendo constar na sua denominação social a expressão "Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários". Algumas de suas atividades: intermedeiam a oferta pública e distribuição de títulos e valores mobiliários no mercado; administram e custodiam as carteiras de títulos e valores mobiliários; instituem, organizam e administram fundos e clubes de investimento; operam no mercado acionário, comprando, vendendo e distribuindo títulos e valores mobiliários, inclusive ouro financeiro, por conta de terceiros; fazem a intermediação com as bolsas de valores e de mercadorias; efetuam lançamentos públicos de ações; operam no mercado aberto e intermedeiam operações de câmbio. São supervisionadas pelo Banco Central do Brasil.

    Bons Estudos =]
  • Queria saber onde o cespe arrumou OURO FINANCEIRO.
    ART.IV - opera no mercado acionário, comprando, vendendo e distribuindo TVM, inclusive ouro por conta de terceiros.
    para mim, era errada POR CONTA DO OURO FINANCEIRO, não entendo porque a resposta está correta.

    fonte de pesquisa - BCB.

    As sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários são constituídas sob a forma de sociedade anônima ou por quotas de responsabilidade limitada, devendo constar na sua denominação social a expressão "Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários". Algumas de suas atividades: intermedeiam a oferta pública e distribuição de títulos e valores mobiliários no mercado; administram e custodiam as carteiras de títulos e valores mobiliários; instituem, organizam e administram fundos e clubes de investimento; operam no mercado acionário, comprando, vendendo e distribuindo títulos e valores mobiliários, inclusive ouro financeiro, por conta de terceiros; fazem a intermediação com as bolsas de valores e de mercadorias; efetuam lançamentos públicos de ações; operam no mercado aberto e intermedeiam operações de câmbio. São supervisionadas pelo Banco Central do Brasil (Resolução CMN 1.120, de 1986).
    BONS ESTUDOS!!! E APERTEM MINHA ESTRELA!

  • Por favor, me digam a diferença entre SCTVM e SDTVM, pois ainda não consegui diferenciar.

     

    Grata!

  • As SCTVM tem a função corretagem ,ou seja, auxiliam na compra de valores e títulos mobiliários .

    As SDTVM tem a função de distribuidoras ,ou seja, auxiliam na venda/distribuição dos títulos e valores mobiliários...Por ex: Uma empresa deseja emitir novas ações(mercado primário) e é nesse momento que aparace a figura das SDTVM sendo que nesse sentido, elas operam como uma figura denominada no mercado de Underwriting.

  • Suzy....

    Sociedade Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários (SDTVM)

    Sociedade Corretora de Títulos e Valores Mobiliários (SCTVM)

  • Matei a questão por inclusive ouro financeiro. rs

  • Não vi erro na questão...


    As sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários são constituídas sob a forma de sociedade anônima ou por quotas de responsabilidade limitada, devendo constar na sua denominação social a expressão "Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários". Algumas de suas atividades: intermedeiam a oferta pública e distribuição de títulos e valores mobiliários no mercado; administram e custodiam as carteiras de títulos e valores mobiliários; instituem, organizam e administram fundos e clubes de investimento; operam no mercado acionário, comprando, vendendo e distribuindo títulos e valores mobiliários, inclusive ouro financeiro, por conta de terceiros; fazem a intermediação com as bolsas de valores e de mercadorias; efetuam lançamentos públicos de ações; operam no mercado aberto e intermedeiam operações de câmbio. São supervisionadas pelo Banco Central do Brasil (Resolução CMN 1.120, de 1986).

    http://www.bcb.gov.br/pre/composicao/sdtvm.asp

  • As sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários são constituídas sob a forma de sociedade anônima ou por quotas de responsabilidade limitada, devendo constar na sua denominação social a expressão "Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários". Algumas de suas atividades: intermedeiam a oferta pública e distribuição de títulos e valores mobiliários no mercado; administram e custodiam as carteiras de títulos e valores mobiliários; instituem, organizam e administram fundos e clubes de investimento; operam no mercado acionário, comprando, vendendo e distribuindo títulos e valores mobiliários, inclusive ouro financeiro, por conta de terceiros; fazem a intermediação com as bolsas de valores e de mercadorias; efetuam lançamentos públicos de ações; operam no mercado aberto e intermedeiam operações de câmbio. São supervisionadas pelo Banco Central do Brasil (Resolução CMN 1.120, de 1986). 




    Fonte : http://www.bcb.gov.br/pre/composicao/sdtvm.asp


  • Muito obrigada Francisco Daniel!

    Bons estudos!!!

  • SDTVM e SCTVM hoje em dia são iguais e fazem tudo:

    intermedeiam a oferta pública e distribuição de títulos e valores mobiliários no mercado; administram e custodiam as carteiras de títulos e valores mobiliários; instituem, organizam e administram fundos e clubes de investimento; operam no mercado acionário, comprando, vendendo e distribuindo títulos e valores mobiliários, inclusive ouro financeiro, por conta de terceiros; fazem a intermediação com as bolsas de valores e de mercadorias; efetuam lançamentos públicos de ações;

  • Correto. São atribuições das corretoras e distribuidoras, entre outras:

    • ​Comprar e vender títulos e valores mobiliários por conta própria e de terceiros;

    • Praticar operações de compra e venda de metais preciosos, no mercado físico, por conta própria e de terceiros;

    Resposta: Certo


ID
85543
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

As sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários (SCTVM),
bem como as sociedades distribuidoras de títulos e valores
mobiliários (SDTVM), são constituídas sob a forma de sociedade
anônima ou por quotas de responsabilidade limitada. Em relação às
SCTVM e às SDTVM, julgue os próximos itens.

As SCTVM podem intermediar operações de câmbio; praticar operações no mercado de câmbio de taxas flutuantes; praticar operações de conta margem; realizar operações compromissadas.

Alternativas
Comentários
  • As sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários são constituídas sob a forma de sociedade anônima ou por quotas de responsabilidade limitada. Dentre seus objetivos estão: operar em bolsas de valores, subscrever emissões de títulos e valores mobiliários no mercado; comprar e vender títulos e valores mobiliários por conta própria e de terceiros; encarregar-se da administração de carteiras e da custódia de títulos e valores mobiliários; exercer funções de agente fiduciário; instituir, organizar e administrar fundos e clubes de investimento; emitir certificados de depósito de ações e cédulas pignoratícias de debêntures; intermediar operações de câmbio; praticar operações no mercado de câmbio de taxas flutuantes; praticar operações de conta margem; realizar operações compromissadas; praticar operações de compra e venda de metais preciosos, no mercado físico, por conta própria e de terceiros; operar em bolsas de mercadorias e de futuros por conta própria e de terceiros. São supervisionadas pelo Banco Central do Brasil (Resolução CMN 1.655, de 1989). Os FUNDOS DE INVESTIMENTO, administrados por corretoras ou outros intermediários financeiros, são constituídos sob forma de condomínio e representam a reunião de recursos para a aplicação em carteira diversificada de títulos e valores mobiliários, com o objetivo de propiciar aos condôminos valorização de quotas, a um custo global mais baixo. A normatização, concessão de autorização, registro e a supervisão dos fundos de investimento são de competência da Comissão de Valores Mobiliários.Fonte:Banco Central do Brasil
  • "Dentre seus objetivos estão: operar em bolsas de valores, subscrever emissões de títulos e valores mobiliários no mercado; comprar e vender títulos e valores mobiliários por conta própria e de terceiros; encarregar-se da administração de carteiras e da custódia de títulos e valores mobiliários; exercer funções de agente fiduciário; instituir, organizar e administrar fundos e clubes de investimento; emitir certificados de depósito de ações e cédulas pignoratícias de debêntures; intermediar operações de câmbio; praticar operações no mercado de câmbio de taxas flutuantes; praticar operações de conta margem; realizar operações compromissadas; praticar operações de compra e venda de metais preciosos,no mercado físico, por conta própria e de terceiros; operar em bolsas de mercadorias e de futuros por conta própria e de terceiros."
    http://www.bcb.gov.br/pre/composicao/sctvm.asp
  • Art. 2. A sociedade corretora tem por objeto social:         XII - intermediar operações de câmbio;                               XIII  -  praticar  operações no mercado de câmbio  de  taxasflutuantes;                                                                   XIV   -   praticar  operações  de  conta  margem,   conformeregulamentação da Comissão de Valores Mobiliários;                            XV - realizar operações compromissadas;   


    RESOLUCAO N. 001655, de 26 de Outubro de 1989
  • As sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários são constituídas sob a forma de sociedade anônima ou por quotas de responsabilidade limitada. Dentre seus objetivos estão: operar em bolsas de valores, subscrever emissões de títulos e valores mobiliários no mercado; comprar e vender títulos e valores mobiliários por conta própria e de terceiros; encarregar-se da administração de carteiras e da custódia de títulos e valores mobiliários; exercer funções de agente fiduciário; instituir, organizar e administrar fundos e clubes de investimento; emitir certificados de depósito de ações e cédulas pignoratícias de debêntures; intermediar operações de câmbio; praticar operações no mercado de câmbio; praticar determinadas operações de conta margem; realizar operações compromissadas; praticar operações de compra e venda de metais preciosos, no mercado físico, por conta própria e de terceiros; operar em bolsas de mercadorias e de futuros por conta própria e de terceiros. São supervisionadas pelo Banco Central do Brasil (Resolução CMN1.655, de 1989).

  • As corretoras e distribuidoras de títulos e valores mobiliários e sociedades corretoras de câmbio podem realizar:

    • operações de câmbio com clientes para liquidação pronta de até US$100 mil ou o seu equivalente em outras moedas; e
    • operações no mercado interbancário, arbitragens no País e, por meio de banco autorizado a operar no mercado de câmbio, arbitragem com o exterior.


ID
85546
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

As sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários (SCTVM),
bem como as sociedades distribuidoras de títulos e valores
mobiliários (SDTVM), são constituídas sob a forma de sociedade
anônima ou por quotas de responsabilidade limitada. Em relação às
SCTVM e às SDTVM, julgue os próximos itens.

Praticar operações de compra e venda de metais preciosos, no mercado físico, por conta própria e de terceiros, e operar em bolsas de mercadorias e de futuros, por conta própria e de terceiros, estão entre os objetivos das SCTVM.

Alternativas
Comentários
  • Entre os objetivos das SCTVM, está a intermediaçãode negócios, na compra e venda de metais preciosose nas operações em bolsas de mercadorias e defuturos.
  • Resolução n.º 1.655, CMNArt. 2º - A sociedade corretora tem por objeto social:I - operar em recinto ou em sistema mantido por bolsa de valores;II - subscrever, isoladamente ou em consórcio com outras sociedades autorizadas, emissões de títulos e valores mobiliários para revenda;III - intermediar oferta pública e distribuição de títulos e valores mobiliários no mercado;IV - comprar e vender títulos e valores mobiliários por contra própria e de terceiros, observada regulamentação baixada pela Comissão de Valores Mobiliários e Banco Central do Brasil nas suas respectivas áreas de competência;V - incumbir-se da subscrição de carteiras e da custódia de títulos e valores mobiliários;VI - incumbir-se da administração, da transferência e da autenticação de endossos, de desdobramento de cautelas, de recebimento e pagamento de resgates, juros e outros proventos de títulos e valores mobiliários;VII - exercer funções de agente fiduciário;VIII - instituir, organizar e administrar fundos e clubes de investimento;IX - constituir sociedade de investimento - capital estrangeiro e administrar a respectiva carteira de títulos e valores mobiliários;X - exercer as funções de agente emissora de certificados e manter serviços de ações escriturais;XI - emitir certificados de depósito de ações e cédulas pignoratícias de debêntures;XII - intermediar operações de câmbio;XIII - praticar operações no mercado de câmbio de taxas flutuantes;XIV - praticar operações de conta margem, conforme regulamentação da Comissão de Valores Mobiliários;XV - realizar operações compromissadas;XVI - PRATICAR OPERAÇÕES DE COMPRA E VENDA DE METAIS PRECIOSOS, NO MERCADO FÍSICO, por conta própria e de terceiros, nos termos da regulamentação baixada pelo Banco Central do Brasil;XVII - OPERAR EM BOLSAS DE MERCADORIAS E DE FUTUROS por conta própria e de terceiros, observada regulamentação baixada pela Comissão de Valores Mobiliários e Banco Central do Brasil nas suas respectivas(...)
  • As sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários são constituídas sob a forma de sociedade anônima ou por quotas de responsabilidade limitada. Dentre seus objetivos estão: operar em bolsas de valores, subscrever emissões de títulos e valores mobiliários no mercado; comprar e vender títulos e valores mobiliários por conta própria e de terceiros; encarregar-se da administração de carteiras e da custódia de títulos e valores mobiliários; exercer funções de agente fiduciário; instituir, organizar e administrar fundos e clubes de investimento; emitir certificados de depósito de ações e cédulas pignoratícias de debêntures; intermediar operações de câmbio; praticar operações no mercado de câmbio de taxas flutuantes; praticar operações de conta margem; realizar operações compromissadas; praticar operações de compra e venda de metais preciosos, no mercado físico, por conta própria e de terceiros; operar em bolsas de mercadorias e de futuros por conta própria e de terceiros. São supervisionadas pelo Banco Central do Brasil (Resolução CMN 1.655, de 1989).

    Bons estudos =]
  • Por favor! ALGUEM SABE DIZER SE ESSA QUESTÃO ESTÁ ATUALIZADA ???

    Eu errei pq na minha apostila nao tinha essa opcao sobre a SCTVM.

    Obrigado

  • Questão CORRETA.

  • As sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários são constituídas sob a forma de sociedade anônima ou por quotas de responsabilidade limitada. Dentre seus objetivos estão: operar em bolsas de valores, subscrever emissões de títulos e valores mobiliários no mercado; comprar e vender títulos e valores mobiliários por conta própria e de terceiros; encarregar-se da administração de carteiras e da custódia de títulos e valores mobiliários; exercer funções de agente fiduciário; instituir, organizar e administrar fundos e clubes de investimento; emitir certificados de depósito de ações; intermediar operações de câmbio; praticar operações no mercado de câmbio; praticar determinadas operações de conta margem; realizar operações compromissadas; praticar operações de compra e venda de metais preciosos, no mercado físico, por conta própria e de terceiros; operar em bolsas de mercadorias e de futuros por conta própria e de terceiros. São supervisionadas pelo Banco Central do Brasil (Resolução CMN 1.655, de 1989).

    Fonte 

    http://www.bcb.gov.br/pre/composicao/sctvm.asp

  • As sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários são constituídas sob a forma de sociedade anônima ou por quotas de responsabilidade limitada.


    Dentre seus objetivos estão: operar em bolsas de valores, subscrever emissões de títulos e valores mobiliários no mercado; comprar e vender títulos e valores mobiliários por conta própria e de terceiros; encarregar-se da administração de carteiras e da custódia de títulos e valores mobiliários; exercer funções de agente fiduciário; instituir, organizar e administrar fundos e clubes de investimento; emitir certificados de depósito de ações e cédulas pignoratícias de debêntures; intermediar operações de câmbio; praticar operações no mercado de câmbio de taxas flutuantes; praticar operações de conta margem; realizar operações compromissadas; praticar operações de compra e venda de metais preciosos, no mercado físico, por conta própria e de terceiros; operar em bolsas de mercadorias e de futuros por conta própria e de terceiros.


    São supervisionadas pelo Banco Central do Brasil (Resolução CMN 1.655, de 1989).

  • Exatamente!

    Resposta: Certo

  • Odeio "comentários do professor" que são simplesmente reafirmações do enunciado. Se for pra comentar, comente algo que vá acrescentar, não algo redundante como "Exatamente!".


ID
85549
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

As sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários (SCTVM),
bem como as sociedades distribuidoras de títulos e valores
mobiliários (SDTVM), são constituídas sob a forma de sociedade
anônima ou por quotas de responsabilidade limitada. Em relação às
SCTVM e às SDTVM, julgue os próximos itens.

A normatização, a concessão de autorização, o registro e a supervisão dos fundos de investimento, tanto das SCTVM quanto das SDTVM, são de competência do BACEN.

Alternativas
Comentários
  • Quanto às SCTVM e às SDTVM, enquanto a constituição depende de autorização do BACEN, o exercício de suas atividades depende de autorização da CVM.
  • Quanto às SCTVM e às SDTVM, enquanto aconstituição depende de autorização do BACEN, oexercício de suas atividades depende de autorizaçãoda CVM
  • Resolução n.º 1.655, CMNArt. 3º - A CONSTITUIÇÃO e o FUNCIONAMENTO de sociedade corretora dependem de AUTORIZAÇÃO DO BANCO CENTRALArt. 16 - A sociedade corretora está sujeita às NORMAS DE ESCRITURAÇÃO expedidas pelo CONSELHO MONETÁRIO NACIONAL e pelo BANCO CENTRAL DO BRASIL.§ 1º - Cabe ao BANCO CENTRAL E À COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS a expedição de NORMAS DE AVALIAÇÃO dos valores mobiliários registrados nos ativos das sociedades corretoras.Art. 18 - A sociedade corretora está sujeita à PERMANENTE FISCALIZAÇÃO da BOLSA DE VALORES e, no âmbito das respectivas competências, às do BANCO CENTRAL E DA COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS.
  • Os FUNDOS DE INVESTIMENTOS são supervisionados pela CVM, competência da CVM e não BACEN
  • "São SUPERVISIONADAS PELO BANCO CENTRAL DO BRASIL (Resolução CMN 1.655, de 1989). Os FUNDOS DE INVESTIMENTO, administrados por corretoras ou outros intermediários financeiros, são constituídos sob forma de condomínio e representam a reunião de recursos para a aplicação em carteira diversificada de títulos e valores mobiliários, com o objetivo de propiciar aos condôminos valorização de quotas, a um custo global mais baixo. A NORMATIZAÇÃO, CONCESSÃO DE AUTORIZAÇÃO, REGISTRO E A SUPERVISÃO DOS FUNDOS DE INVESTIMENTO SÃO DE COMPETÊNCIA DA COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS. "Fonte: sítio BACEN - http://www.bcb.gov.br/pre/composicao/sctvm.asp
  • Galera, a SUPERVISÃO,AUTORIZAÇÃO DOS  FUNDOS DE INVEST. E FUNCIONAMENTO DE ATIVIDADES é competência do CVM, e o CONSTITUIÇÃO E FUNCIONAMENTO que é do BC. ESCRITURAÇÃO: BCB E CMN
    E APERTEM AS MINHAS ESTRELAS...:-)
  • As sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários são constituídas mediante autorização do BACEN, e o exercício de suas atividades depende de autorização da CVM.
    Fonte: Marcos Freire Guimarães
    Obra: Conhecimentos Bancários - Teoria e Exercícios
  • Art.  3.  A  constituição  e  o funcionamento  de  sociedadecorretora dependem de autorização do Banco Central.                           Parágrafo  1.  A sociedade corretora deverá ser  constituídasob  a  forma  de sociedade anônima ou por quotas de responsabilidadelimitada.                                                                     Parágrafo  2. São condições indispensáveis para a  concessãoda  autorização prevista neste artigo, dentre outras, a admissão comomembro  de  bolsa  de  valores,  em  razão  da  aquisição  de  títulopatrimonial  de  emissão dessa e a aprovação da Comissão  de  ValoresMobiliários  para  o  exercício de atividades no mercado  de  valoresmobiliários.                                                                  Parágrafo 3. Caso a autorização para funcionamento não  sejapleiteada  no  prazo de 180 (cento e oitenta) dias  da  aquisição  dotítulo  patrimonial,  a bolsa de valores procederá  à  sua  venda  emleilão.            FONTE: https://www3.bcb.gov.br/normativo/detalharNormativo.do?N=089147609&method=detalharNormativo
  • A normatização, a concessão de autorização, o registro e a supervisão dos fundos de investimento, tanto das SCTVM quanto das SDTVM, são de competência do BACEN.  R= Errado

     Os FUNDOS DE INVESTIMENTO, administrados por corretoras (SCTVM/SDTVM) ou outros intermediários financeiros, são constituídos sob forma de condomínio e representam a reunião de recursos para a aplicação em carteira diversificada de títulos e valores mobiliários, com o objetivo de propiciar aos condôminos valorização de quotas, a um custo global mais baixo. A normatização, concessão de autorização, registro e a supervisão dos fundos de investimento são de competência da Comissão de Valores Mobiliários
    .

    http://www.bcb.gov.br/pre/composicao/sctvm.asp

    Bons estudos! 
  • Atenção! A constituição e funcionamento das DTVMs depende de autorização do Bacen, enquanto que o exercício de suas atividades, de autorização da CVM. Desta forma, enquanto para existir elas dependem do Bacen, para se exercitar dependem da CVM.

  • A normatização, concessão de autorização, registro e a supervisão dos fundos de investimento são de competência da Comissão de Valores Mobiliários.

    FONTE: http://www.bcb.gov.br/pre/composicao/sctvm.asp

  • A normatização, a concessão de autorização, o registro e a supervisão dos fundos de investimento, tanto das SCTVM quanto das SDTVM, são de competência da CVM.

  • Questão bem complicada, pois o Bacen e a CVM concorrem na tutela das distribuidoras e corretoras.


ID
85552
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

As sociedades corretoras de câmbio podem ser constituídas sob a
forma de sociedade anônima ou por quotas de responsabilidade
limitada. Na denominação social das sociedades corretoras de
câmbio, deve constar, obrigatoriamente, a expressão "Corretora de
Câmbio". No que tange às corretoras de câmbio, julgue os itens a
seguir.

As sociedades corretoras de câmbio têm por objeto social, entre outras atribuições, a intermediação em operações de câmbio e a prática de operações no mercado de câmbio de taxas flutuantes.

Alternativas
Comentários
  • As Sociedades Corretoras de Câmbio, têm por objeto social EXCLUSIVO (e não entre outras atribuições),a intermediação em operações de câmbio e a práticade operações no mercado de câmbio de taxas flutuantes (Res. CMN 1.770 de 1.990).
  • Complementando:

    As sociedades corretoras de câmbio são constituídas sob a forma de sociedade anônima ou por quotas de responsabilidade limitada, devendo constar na sua denominação social a expressão "Corretora de Câmbio". Têm por objeto social exclusivo a intermediação em operações de câmbio e a prática de operações no mercado de câmbio de taxas flutuantes. São supervisionadas pelo Banco Central do Brasil (Resolução CMN 1.770, de 1990).


    Bons Estudos =]
  • O que torna a questão errada é a expressão "entre outras atribuições" pois, a intermediação em operações de câmbio e a prática de operações no mercado de câmbio de taxas flutuantes, são objeto exclusivo das sociedades corretoras de câmbio.

  • Questão maliciosa hein... O erro está  em "entre outras atribuições".

  • As sociedades corretoras de câmbio têm por objeto social, apenas, a intermediação em operações de câmbio e a prática de operações no mercado de câmbio de taxas flutuantes.

  • As sociedades corretoras de câmbio não tem outras atribuições como enunciado na questão.

    São atribuições apenas a intermediação em operações de câmbio e a prática de operações no mercado de câmbio de taxas flutuantes.


  •  CTVM; DTVM e Corretoras de Câmbio realizam apenas as duas operações a seguir:

    1) operações de câmbio com clientes para liquidação pronta de até US$100 mil ou o seu equivalente em outras moedas;  2 )operações no mercado interbancário, arbitragens no País e, arbitragem no exterior por intermédio de instituição autorizada a operar no mercado de câmbio.

    Agências de turismo e meios de hospedagem de turismo operavam no mercado de câmbio. Atualmente, não se concede mais autorização para esses agentes, permanecendo ainda apenas aquelas agências de turismo cujos proprietários pediram ao Banco Central autorização para constituir instituição autorizada a operar em câmbio. Enquanto o Banco Central está analisando tais pedidos, as agências de turismo ainda autorizadas podem continuar a realizar operações de compra e venda de moeda estrangeira em espécie, cheques e cheques de viagem, relativamente a viagens internacionais.

    Correspondentes bancários também podem operar no mercado de câmbio de 3 formas: 1)transferência unilateral do e para o exterior até U$ 3 mil dólares americanos; 2) compra e venda de moeda estrangeira até U$ 3 mil dólares; 3) receber e encaminhar proposta de operação de câmbio.


    OBS.: Vale salientar que, enquanto as instituições autorizadas podem operar em qualquer moeda, os correspondentes bancários operam em dólar americano apenas; suas operações são de responsabilidade das instituições contratantes.

    http://www.bcb.gov.br/pre/bc_atende/port/mercCam.asp#1

  • Carielo, 

    essa resolução que você citou (1770/90) está revogada desde 1991 (http://www.bcb.gov.br/pre/normativos/circ/1990/pdf/circ_1770_v2_L.pdf)

    Além disso, não tratava de câmbio, e sim de penalidade para atraso na entrega dos demonstrativos do recolhimento compulsório/encaixe obrigatório sobre depósitos à vista e sob aviso e revoga outras prerrogativas.

  • O erro está em entre outras atribuições, pois estas são as atribuições exclusivas das sociedades corretoras de câmbio.

  • foda-se a cespe, fdp

  • Atenção...

  • Mercado de Câmbio de Taxas Flutuantes
    Segmento existente até 2005, criado pela Resolução 1.552, de 22/12/1988, no qual cursavam, por exemplo, operações relativas a turismo, manutenção de residente, tratamento de saúde, pensões e aposentadorias. O Mercado de Câmbio de Taxas Flutuantes e o Mercado de Câmbio de Taxas Livres foram unificados em 2005 com a Resolução 3.265. Desde então, há um único mercado de câmbio no País.

    http://www.bcb.gov.br/glossario.asp?Definicao=445&...



    DESATUALIZADA

  • Sociedade corretora de câmbio

    24.   A sociedade corretora de câmbio tem por objeto social exclusivo a intermediação em operações de câmbio e a prática de operações no mercado de câmbio (Res. 1.770/1990, Regulamento anexo, art. 1º; Res. 3.568/2008, art. 3º, III, com a redação dada pela Res. 4.051/2012).

    25.   Ressalte-se que a corretora de câmbio pode ser autorizada a funcionar apenas para exercer a atividade de intermediação de operações de câmbio. Assim, caso ela pretenda praticar operações no mercado de câmbio, necessitará de autorização específica para tal, observado o disposto no capítulo 4.11.

    26.   É vedado à sociedade corretora de câmbio (Res. 1.770/1990, Regulamento anexo, art. 8º, com a redação dada pela Res. 3.356/2006):

    a)   realizar operações que caracterizem, sob qualquer forma, a concessão de financiamentos, empréstimos ou adiantamentos a seus clientes, inclusive através de cessão de direitos;

    b)   adquirir bens não destinados ao uso próprio, salvo os recebidos em liquidação de dívidas de difícil ou duvidosa solução, caso em que deverá vendê-los dentro do prazo de um ano, a contar do recebimento, prorrogável até duas vezes, a critério do Banco Central do Brasil;

    c)    obter empréstimos ou financiamentos junto a instituições financeiras, exceto aqueles vinculados à aquisição de bens para uso próprio.

  • Podem ser autorizados pelo Banco Central a operar no mercado de câmbio: bancos múltiplos; bancos comerciais; caixas econômicas; bancos de investimento; bancos de desenvolvimento; bancos de câmbio; agências de fomento; sociedades de crédito, financiamento e investimento; sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários; sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários e sociedades corretoras de câmbio.

    Esses agentes podem realizar as seguintes operações:

    Além desses agentes, o Banco Central também concedia autorização para agências de turismo e meios de hospedagem de turismo para operarem no mercado de câmbio. Atualmente, não se concede mais autorização para esses agentes, permanecendo ainda apenas aquelas agências de turismo cujos proprietários pediram ao Banco Central autorização para constituir instituição autorizada a operar em câmbio. Enquanto o Banco Central está analisando tais pedidos, as agências de turismo ainda autorizadas podem continuar a realizar operações de compra e venda de moeda estrangeira em espécie, cheques e cheques de viagem, relativamente a viagens internacionais.

    As instituições financeiras autorizadas a operar em câmbio podem contratar correspondentes (pessoas jurídicas em geral) para a realização das seguintes operações de câmbio:

  • Podem ser autorizados pelo Banco Central a operar no mercado de câmbio: bancos múltiplos; bancos comerciais; caixas econômicas; bancos de investimento; bancos de desenvolvimento; bancos de câmbio; agências de fomento; sociedades de crédito, financiamento e investimento; sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários; sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários e sociedades corretoras de câmbio.

    Esses agentes podem realizar as seguintes operações:

    Além desses agentes, o Banco Central também concedia autorização para agências de turismo e meios de hospedagem de turismo para operarem no mercado de câmbio. Atualmente, não se concede mais autorização para esses agentes, permanecendo ainda apenas aquelas agências de turismo cujos proprietários pediram ao Banco Central autorização para constituir instituição autorizada a operar em câmbio. Enquanto o Banco Central está analisando tais pedidos, as agências de turismo ainda autorizadas podem continuar a realizar operações de compra e venda de moeda estrangeira em espécie, cheques e cheques de viagem, relativamente a viagens internacionais.

    As instituições financeiras autorizadas a operar em câmbio podem contratar correspondentes (pessoas jurídicas em geral) para a realização das seguintes operações de câmbio:


ID
85555
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Arrendamento mercantil ou leasing é uma operação em que o
proprietário de um bem cede a terceiro o uso desse bem por prazo
determinado, recebendo em troca uma contraprestação. Acerca do
arrendamento mercantil, julgue os itens que se seguem.

Às sociedades de arrendamento mercantil é vedada a contratação de operações de arrendamento mercantil com o próprio fabricante do bem arrendado.

Alternativas
Comentários
  • Não é permitido que a operadora de leasing, contrate operações de arrendamento mercantil com o próprio fabricante do bem arrendado (Res. CMN 2.309 de1.996). Segue abaixo o citado dispositivo:Art. 28. Às sociedades de arrendamento mercantil e às instituições financeiras citadas no art. 13 deste Regulamento é vedada a contratação de operações de arrendamento mercantil com: I - pessoas físicas e jurídicas coligadas ou interdependentes; II - administradores da entidade e seus respectivos cônjuges e parentes até o segundo grau; III - o próprio fabricante do bem arrendado.
  • Atenção: Não confundir com o caso do Lease-back (Leasing de Retorno). Nessa modalidade, a empresa arrendatária era a próprietária do bem que será arrendado, vende-o à empresa arrendadora e então faz o contrato de leasing junto à ela.
  • Lei 6099/1974

    Art 2º Não terá o tratamento previsto nesta Lei o arrendamento de bens contratado entre pessoas jurídicas direta ou indiretamente coligadas ou interdependentes, assim como o contratado com o próprio fabricante.
  • Muinto bem lembrado pelo Gabriel.

  • E o Leasing Operacional? Que é praticado diretamente entre o produtor e os usuários...

  • Art. 28. Às sociedades de arrendamento mercantil e às instituições financeiras 

    citadas no art. 13 deste Regulamento é vedada a contratação de operações de arrendamento 

    mercantil com: 

    I - pessoas físicas e jurídicas coligadas ou interdependentes; 

    II - administradores da entidade e seus respectivos cônjuges e parentes até o 

    segundo grau; 


    III - o próprio fabricante do bem arrendado. 


  • E o leasing operacional? A arrendadora não pode contratar operações de arrendamento mercantil com o próprio fabricante, mas o fabricante pode ser o arrendador? Não entendi foi nada.

  • correto

    é vedado que o arrendatario( cliente do leasing) seja o fabricante do bens arrendado

             

           no leasing operacional o fabricante é o arrendador

  • achei que se enquadrava no lease back

  • Os bens objetos de arrendamento mercantil – Leasing, não podem ser arrendados ao próprio fabricante do

    bem, ou seja, por exemplo: A EMBRAER que fabrica aviões no Brasil, não pode arrendar seus aviões para si.

    Professor Sirlo Oliveira

  • Por essas e outras que eu não devo fazer questão antiga.


ID
85558
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
(BNDES), criado em 1952 como autarquia federal, foi
enquadrado como empresa pública federal, com personalidade
jurídica de direito privado e patrimônio próprio, pela
Lei n.º 5.662/1971. Com relação ao BNDES, julgue os
próximos itens.

O BNDES é o órgão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão que tem como objetivo apoiar empreendimentos que contribuam para o desenvolvimento do país.

Alternativas
Comentários
  • O BNDES é uma empresa pública federal,sob forma jurídica de direito privado, vinculada ao Ministério de desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior,instituição criada pela lei n°1.628/52,responsável pela política de investimentos de longo prazo do Governo Federal.
  • O BNDES é um órgão vinculado ao MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR e tem como objetivo apoiar empreendimentos que contribuam para o desenvolvimento do país.
  • BNDES não é órgão, é Empresa Pública. Órgão # Empresa pública e isso pode derrubar o candidato
  • " O BNDES é um ORGAO vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e tem como objetivo apoiar empreendimentos que contribuam para o desenvolvimento do país."
    Portanto o BNDS é ORGAO segundo definiçao do site do banco central.
  • " O BNDES é um ORGAO vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e tem como objetivo apoiar empreendimentos que contribuam para o desenvolvimento do país." 
    Portanto o BNDS é ORGAO segundo definiçao do site do banco central." -> Errado!!!
     
    Colega Delma, seguindo seu raciocínio, a CEF seria um banco também né?
    "A CAIXA é o maior banco público da América Latina. Números e conquistas do primeiro semestre de 2010 demonstram isso."
    Essa afirmação é errônea pois 
    ela é a única reperesentante do gênero CAIXA ECONÔMICA aqui no Brasil, e não um banco.
     
    Órgão, não é PJ e sim uma ramificação feita por meio da desconcentração na administração indireta. O BNDES é vinculado ao MDIC e É UMA EMPRESA PÚBLICA FEDERAL.

    Se a prova considerar uma assertiva dessas como certa, com certeza choverá recursos.
  • O BNDES é órgão VINCULADO e não órgão DO.

    O BNDES é órgão VINCULADO AO Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão que tem como objetivo apoiar empreendimentos que contribuam para o desenvolvimento do país.

    a preposição ´´DO´´ muda todo o sentido da frase.

    bons estudos!
  • O BNDES é uma empresa pública vinculada ao Ministério do Desenvolvimento

  • Errado

    O BNDES é um órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e tem como objetivo apoiar empreendimentos que contribuam para o desenvolvimento do país. Suas linhas de apoio contemplam financiamentos de longo prazo e custos competitivos, para o desenvolvimento de projetos de investimentos e para a comercialização de máquinas e equipamentos novos, fabricados no país, bem como para o incremento das exportações brasileiras.

    fonte: http://www.bcb.gov.br/pre/composicao/bndes.asp

  • Questão errada pois:

    **** ORGÃO NÃO POSSUI PERSONALIDADE JURÍDICA ***** 

    O BNDES é uma empresa pública federal, sob forma jurídica de direito privado, vinculada ao Ministério de desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. 


  • Aff...que pegadinha mais injusta...cara da CESPE isso.

    Como digo, ainda bem que aqui é o local de errar e acertar.

  • O BNDES é uma empresa pública federal vinculada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão que tem como objetivo apoiar empreendimentos que contribuam para o desenvolvimento do país.

  • O BNDES é uma empresa pública federal (e não órgão) componente da administração pública indireta e vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, tendo como objetivo apoiar empreendimentos que contribuam para o desenvolvimento do Brasil.

  • Art. 1º O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES, empresa pública dotada de personalidade jurídica de direito privado e patrimônio próprio, reger-se-á pelo presente Estatuto Social e pelas disposições legais que lhe forem aplicáveis.

            Parágrafo único.  O BNDES fica sujeito à supervisão do Ministro de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

     

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2002/D4418compilado.htm

     

     

  • QUESTÃO DESATUALIZADA

    Atualmente, após a reestruturação ministerial, o BNDES passou a integrar a estrutura do MPOG (Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão).

  •   Art. 1º O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES, empresa pública dotada de personalidade jurídica de direito privado e patrimônio próprio, reger-se-á pelo presente Estatuto Social e pelas disposições legais que lhe forem aplicáveis. Parágrafo único.  O BNDES fica sujeito à supervisão do Ministro de Estado do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

     

    Lei 13.303, de 2016, a "Lei das Estatais", e por seu regulamento, o Decreto 8.945/2016. 

  • Questão desatualizada, agora é MPOG

  • MPOG TAMBÉM FOI EXTINTO,HOJE É MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO DESENVOLVIMENTO E GESTÃO.


  • Gabarito: ERRADO

    Desconsiderando a parte que está desatualizada, o erro da questão está em afirmar que o BNDES é um orgão. O BNDES é uma empresa pública.

  • BNDES = Min. Desenvolvimento

  • BNDES agora faz parte do "Ministério da Economia" A Medida Provisória nº 870, de 1º de janeiro de 2019, criou o Ministério da Economia. Com isso, as estruturas dos ministérios da Fazenda; do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão; da Indústria, Comércio Exterior e Serviços; e do Trabalho passaram a integrar um novo ministério chamado Economia.


ID
85561
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
(BNDES), criado em 1952 como autarquia federal, foi
enquadrado como empresa pública federal, com personalidade
jurídica de direito privado e patrimônio próprio, pela
Lei n.º 5.662/1971. Com relação ao BNDES, julgue os
próximos itens.

A parceria com instituições financeiras que têm agências estabelecidas em todo o país permite a disseminação do crédito, possibilitando maior acesso aos recursos do BNDES.

Alternativas
Comentários
  • Apenas a título de exemplificação,instituições credenciadas pelo país:# Daycoval BM, Desenbahia, Dibens Leasing, Direção CFI, DLL Brasil# Fibra BM, Fidis BM # Guanabara BM# HSBC BM# Industrial BM, Investe-Rio, Itaú BBA, Itaú BM, Itaú Leasing # John Deere# Mercedes BM, Mercedes Leasing, Moneo BM# Nossa Caixa# Pine BM, Porto Real# Rabobank, Rendimento BM, Rodobens BM# Safra BM, Safra Leasing, Santander BM # Unibanco BMFonte:http://www.bndes.gov.br/
  • O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), criado em 1952 como autarquia federal, foi enquadrado como uma empresa pública federal, com personalidade jurídica de direito privado e patrimônio próprio, pela Lei 5.662, de 21 de junho de 1971. O BNDES é um órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e tem como objetivo apoiar empreendimentos que contribuam para o desenvolvimento do país. Suas linhas de apoio contemplam financiamentos de longo prazo e custos competitivos, para o desenvolvimento de projetos de investimentos e para a comercialização de máquinas e equipamentos novos, fabricados no país, bem como para o incremento das exportações brasileiras. Contribui, também, para o fortalecimento da estrutura de capital das empresas privadas e desenvolvimento do mercado de capitais. A BNDESPAR, subsidiária integral, investe em empresas nacionais através da subscrição de ações e debêntures conversíveis. O BNDES considera ser de fundamental importância, na execução de sua política de apoio, a observância de princípios ético-ambientais e assume o compromisso com os princípios do desenvolvimento sustentável. As linhas de apoio financeiro e os programas do BNDES atendem às necessidades de investimentos das empresas de qualquer porte e setor, estabelecidas no país. A parceria com instituições financeiras, com agências estabelecidas em todo o país, permite a disseminação do crédito, possibilitando um maior acesso aos recursos do BNDES. 

     http://www.bcb.gov.br/pre/composicao/bndes.asp 
    site  
  • Para a consecução dos seus objetivos, conta com um conjunto de fundos e programas especiais de fomento, como por exemplo, FINAME, FINEM, FUNTEC e FINAC.

  • A parceria com instituições financeiras, com agências estabelecidas em todo o país, permite a disseminação do crédito, possibilitando um maior acesso aos recursos do BNDES.  

    Resposta: CERTO
  •         Art. 3º  O BNDES é o principal instrumento de execução da política de investimento do Governo Federal e tem por objetivo primordial apoiar programas, projetos, obras e serviços que se relacionem com o desenvolvimento econômico e social do País.

     

     

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2002/D4418compilado.htm

  • Exatamente. O BNDES tem parceria com diversas instituições financeiras, com agências estabelecias em todo o país, para permitir a disseminação do crédito e um maior acesso aos recursos do BNDES, por meio das operações de repasse.

    Resposta: Certo


ID
85564
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) apresenta alto grau
de automação, com crescente utilização de meios eletrônicos
para transferência de fundos e liquidação de obrigações, em
substituição aos instrumentos baseados em papel. Com relação
ao SBP, julgue os itens seguintes.

O BACEN tem procurado atuar no sentido de promover o desenvolvimento dos sistemas de pagamentos de varejo, visando, sobretudo, ganhos de eficiência relacionados, por exemplo, com o maior uso de instrumentos eletrônicos de pagamento, com a melhor utilização das redes de máquinas de atendimento automático (ATM) e de transferências de crédito a partir do ponto de venda (PDV), bem como com a maior integração entre os pertinentes sistemas de compensação e de liquidação.

Alternativas
Comentários
  • Um dos grandes objetivos do SPB, é a interligaçãoentre os bancos, através de uma grande intranetbancária, onde as operações de transferência derecursos ocorra de forma rápida e eficiente
  • A partir de 22 de abril de 2002, esse quadro muda para melhor. Entra em operação o novo SPB, um sistema eletrônico que permitirá aos clientes transferirem dinheiro, no mesmo dia, para pagamentos e outras finalidades. Pessoas, empresas, governo e instituições financeiras poderão transferir dinheiro para pagamentos, cobertura de saldos, aplicações e outras finalidades com muito mais segurança e sem a espera necessária ao processamento de cheques ou DOCs no sistema de compensação tradicional.O novo SPB oferecerá uma nova opção para transferência de recursos de um banco para outro denominada Transferência Eletrônica Disponível - TED. Utilizando a TED o valor será creditado na conta do favorecido e estará disponível para uso assim que o banco destinatário receber a mensagem de transferência.
  • Mais recentemente, o BCB tem procurado atuar de forma mais intensa também no sentido de promover o desenvolvimento dos sistemas de pagamentos de varejo, visando, sobretudo, ganhos de eficiência relacionados, por exemplo, com o maior uso de instrumentos eletrônicos de pagamento, com a melhor utilização das redes de máquinas de atendimento automático (ATM) e de transferências de crédito a partir do ponto de venda (PDV), bem como com a maior integração com os outros sistemas de compensação e de liquidação. Fonte: http://www.bcb.gov.br/?SPBVISGER

  • Tão fácil que dá até medo de marcar.


ID
85567
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) apresenta alto grau
de automação, com crescente utilização de meios eletrônicos
para transferência de fundos e liquidação de obrigações, em
substituição aos instrumentos baseados em papel. Com relação
ao SBP, julgue os itens seguintes.

Por disposição regulamentar, todas as transferências de fundos entre contas de reservas bancárias têm de ser feitas por intermédio do Sistema de Transferência de Reservas (STR), operado pelo BACEN.

Alternativas
Comentários
  • As ordens de transferência de fundos podem ser emitidas pelos participantes em nome próprio ou por conta de terceiros, a favor do participante destinatário ou de cliente do participante destinatário, sem qualquer limitação de valor. A transferência de fundos é considerada final, isto é irrevogável e incondicional, no momento em que feitos os correspondentes lançamentos nas contas de liquidação (contas de reservas bancárias tituladas por instituições financeiras bancárias, contas tituladas por instituições financeiras não-bancárias, Conta Única do Tesouro Nacional e contas mantidas no Banco Central do Brasil por entidades operadoras de sistemas de compensação e de liquidação). O participante destinatário é informado da transferência de fundos apenas no momento em que ocorre sua liquidação.Fonte:www.bcb.gov.br/?SPBSTR
  • Todas as transferências de fundos entre contas de reservas bancárias têm de ser feitas via Sistema de Transferência de Reservas (STR), operado peloBACEN.
  • O STR é, por assim dizer, o centro de liquidação das operações interbancárias em decorrência da conjugação dos seguintes fatos: primeiro, por disposição legal (Lei 4.595), todas as instituições bancárias (instituições que captam depósitos à vista) têm de manter suas disponibilidades de recursos no Banco Central do Brasil; segundo, por determinação regulamentar (Circular 3.057), os resultados líquidos apurados nos sistemas de liquidação considerados sistemicamente importantes devem ter sua liquidação final no Banco Central do Brasil, em contas de reservas bancárias; e finalmente, também por disposição regulamentar (Circular 3.101), todas as transferências de fundos entre contas de reservas bancárias têm de ser feitas por intermédio do STR.

    Embora a Circular 3101 tenha sido revogada, a Circular 3438/2009 dispõe em sentido semelhante.
  • "Participam obrigatoriamente do STR, além do Banco Central do Brasil, os titulares de Conta Reserva Bancária e os titulares de Conta de Liquidação."

    http://www.bcb.gov.br/?STRGERAL

  • Certo...


    Complemento - Valores acima do VLB são intermediadas diretamente pelo STR.

    Exemplo - 

    Cheque com valor inferior ao VLB (R$ 250.000,00) é feita pela COMPE . Igual ou superior ao VLB é intermediado diretamente no STR.

    TED - Até 999.999 pela câmara SITRAF. A partir de 1.000.000,00 STR

    Boletos bancários - Até 249.000,00 SILOC. A partir de 250.000,00 STR.

    DOC - não tem valor VLB.

    Obs .: tudo está ligado ao STR, mas acima a partir dos valores VLB são tratados diretamente no STR, não passando pelas câmaras...

    Cespe pode cobrar qualquer coisa...

  • Na CIP funciona o C3, o SILOC e o SITRAF

    - C3 é para tranferências entre bancos, exemplo, na venda de uma carteira de clientes - SILOC é para processamento de DOCs e boletos até 249.999,99 pelo sistema LDL - SITRAF é para processamento da TED até 1.000.000,00 pelo sistema LDL e LBTR Obs: os valores superiores ao que foi citado acima são intermediados pelo o STR que funciona somente pelo sistema LBTR Casa do Concurseiro
  • Ressalte-se que toda liquidação financeira dos sistemas de compensação e liquidação é cursada no Sistema de Transferência de Reservas – STR 

    http://www4.bcb.gov.br/pec/gci/port/focus/faq%207-sistema%20de%20pagamentos%20brasileiro.pdf

  • O STR é o núcleo do SPB, no qual serão feitas todas as transferências de fundos entre contas de reservas bancárias. Aqui também é feito o gerenciamento de riscos de crédito, liquidez, sistêmico envolvendo grande atuação do BACEN (como, por exemplo, monitoramento do saldo das contas de reservas bancárias). 

    Gabarito: Correto.


ID
85570
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional (CCS)
é um sistema informatizado, centralizado no BACEN, que
permite indicar onde os clientes de instituições financeiras
mantêm bens, direitos e valores, diretamente ou por seus
representantes legais e procuradores. No que se refere ao CCS,
julgue os itens a seguir.

Antes da existência desse cadastro, havia dificuldade em identificar contas de depósitos e ativos mantidos no SFN por pessoas físicas e jurídicas, o que dificultava investigações e ações destinadas a combater a criminalidade.

Alternativas
Comentários
  • A implantação do Cadastro de Clientes do SistemaFinanceiro Nacional (CCS), permitiu indicar onde osclientes de instituições financeiras mantêm contas dedepósitos à vista, de depósitos de poupança, dedepósitos a prazo e outros bens, direitos e valores,diretamente ou por intermédio de seusrepresentantes legais e procuradores.
  • COMO ERA ANTES DO CCS?
    Antes
    era feito através de ofícios em papel, com considerável prejuízo à celeridade, passa a se dar através de convênios que integram tais bancos de dados e permitem consultas e requisições pelo Poder Judiciário, quase em tempo real, agilizando a busca e o cotejo dos dados, possibilitando a localização de bens dos devedores, a detecção de fraudes à execução, bem como o desmascaramento de interpostas pessoas, as quais sob seu nome ocultam os reais titulares de valores em contas bancárias ou os verdadeiros proprietários de uma determinada empresa. Em tal contexto se insere o sistema BACEN CCS, revelando vínculos bancários que auxiliam na identificação e comprovação de tais situações.

     

  •   O CCS, Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional, é um sistema de informações de natureza cadastral.

          Sua função é permitir a identificação das instituições financeiras nas quais os clientes do sistema financeiro mantêm relacionamentos representados por bens, direitos e valores, como depósitos à vista, em poupança ou a prazo, entre outros produtos.

          O cadastro contempla informações sobre relacionamentos bancários com as instituições participantes do sistema, mantidos diretamente pelos clientes ou por intermédio de seus representantes legais ou procuradores.

          O CCS não mantém informações sobre valores ou movimentações financeiras nem saldos de quaisquer contas ou aplicações.

          O CCS entrou em funcionamento em 25 de julho de 2005, dando cumprimento ao art. 3º da Lei nº 10.701, de 9/7/2003, que incluiu dispositivo na Lei de Lavagem de Dinheiro (Art. 10-A da Lei nº 9.613/1998) determinando que o Banco Central mantenha "registro centralizado formando o cadastro geral de correntistas e clientes de instituições financeiras, bem como de seus procuradores".

          O principal objetivo do CCS é auxiliar nas investigações financeiras conduzidas pelas autoridades competentes, mediante requisição de informações pelo Poder Judiciário, por meio de ofícios eletrônicos, ou por outras autoridades, quando devidamente habilitadas.

          O CCS pode ser útil também ao cidadão ou empresa interessados em verificar a ocorrência de uso indevido de seu CPF ou CNPJ ou, ainda, na busca de relacionamentos bancários de pessoa falecida para fins de inventário

    http://www.bcb.gov.br/?SFNCCSENT


ID
85573
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional (CCS)
é um sistema informatizado, centralizado no BACEN, que
permite indicar onde os clientes de instituições financeiras
mantêm bens, direitos e valores, diretamente ou por seus
representantes legais e procuradores. No que se refere ao CCS,
julgue os itens a seguir.

O CCS contém todos os dados de valor, de movimentação financeira e de saldos de contas e(ou) aplicações.

Alternativas
Comentários
  • O CCS NÃO contém dados de valor, de movimentação financeira ou de saldos decontas/aplicações.
  • O Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional (CCS) é um sistema informatizado, que permitir indicar onde os clientes de instituições financeiras mantêm contas de depósitos à vista, depósitos de poupança, depósitos a prazo e outros bens, direitos e valores, diretamente ou por intermédio de seus representantes legais e procuradores. O Cadastro NÃO conterá dados de valor, de movimentação financeira ou de saldos de contas/aplicações.
  • O principal objetivo do CCS é auxiliar nas investigações financeiras conduzidas pelas autoridades competentes, mediante requisição de informações pelo Poder Judiciário, por meio de ofícios eletrônicos, ou por outras autoridades, quando devidamente habilitadas. Pode ser útil também ao cidadão ou empresa interessados em verificar a ocorrência de uso indevido de CPF ou CNPJ ou, ainda, na busca de relacionamentos bancários de pessoa falecida para fins de inventário.

  • ERRADO

    O CCs é apenas um sistema que diz: o João tem conta no banco X, a Maria no Y. Porém, ele não mostra o valor aplicado nas IFs, ou seja, o quanto cada cliente tem.