SóProvas



Prova ESAF - 2017 - MAPA - Auditor Fiscal Federal Agropecuário - Médico Veterinário


ID
2576095
Banca
ESAF
Órgão
MAPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a opção que está de acordo com as ideias do texto.


A história demonstra: mesmo antes de adquirir o controle da agricultura e da criação de animais para consumo, o homem esteve preocupado em manter reservas de carne de caça e de vegetais coletados para sua sobrevivência. A natureza, o ciclo anual da mudança de estações e as oscilações climáticas que definem períodos de escassez e fartura e hábitos culturais – como o nomadismo –, são fatores que definem a necessidade de se preservar alimentos pelo maior tempo possível. A partir de experiências no dia-a-dia, o homem pré-histórico foi descobrindo os meios para conservar seu sustento e garantir a sobrevivência. O calor do sol, fogo e gelo, elementos encontrados na natureza, foram os recursos primitivos dos quais lançou mão. Esses elementos é que ofereceram as pistas para o futuro da preservação. Na era moderna, a ultrapasteurização e a liofilização, métodos tecnologicamente avançados e supereficientes para a conservação de alimentos, são baseados nos mesmos princípios do uso do calor e do frio. Outras maneiras de conservar comidas foram utilizadas, como o preparo das conservas por meio da adição de conservantes naturais, como mosto, mel, vinagre, óleos e gordura animal.

http://alimentacaoforadolar.com.br/quais-sao-as-fases-da-historia-da-alimentacao/ (com adaptações)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito (E)

    [...] Na era moderna, a ultrapasteurização e a liofilização, métodos tecnologicamente avançados e supereficientes para a conservação de alimentos, são baseados nos mesmos princípios do uso do calor e do frio.

  • Fiquei bem na dúvida entre a C e a E ... Acertei, mas ñ consegui ver o porquê a C ñ estar correta tbém... Só por Deus! ...

  • O respaldo da alternativa E:

    "O calor do sol, fogo e gelo, elementos encontrados na natureza, foram os recursos primitivos dos quais lançou mão. Esses elementos é que ofereceram as pistas para o futuro da preservação. Na era moderna, a ultrapasteurização e a liofilização, métodos tecnologicamente avançados e supereficientes para a conservação de alimentos, são baseados nos mesmos princípios do uso do calor e do frio."

  • Gabarito: Letra E

    É possível ter essa conclusão por causa do seguinte trecho do texto: Na era moderna, a ultrapasteurização e a liofilização, métodos tecnologicamente avançados e supereficientes para a conservação de alimentos, são baseados nos mesmos princípios do uso do calor e do frio.

    Bons Estudos!


ID
2576098
Banca
ESAF
Órgão
MAPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a opção em que o emprego de vírgula está correto.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D 

     

    Pode haver outros erros, mas aqui destacarei apenas aqueles que estão muito chamativos! 

     

    (a) Não se separa sujeito do verbo (A indústria alimentícia brasileira, tem cumprido seu papel de oferecer alimentos de boa qualidade) Essa vígula depois de "brasileira" está equivocada. 

     

    (b) Um progresso visível se observa, quando o mercado atual é comparado, ao mercado de alimentos dos anos 1980 (O termo "ao mercado de alimentos dos anos 1980" é complemento da palavra comparado, portanto vírgula equivocada) 

     

    (c) No bojo da globalização se insere, a política de regulação de mercado através de agências (Mesmo erro ocorrido na letra "a", pois o termo em sublinhado é sujeito) 

     

    (d) GABARITO 

     

    (e) Montagem de legislação, fortalecimento de órgãos, criação de canais de cooperação entre entes governamentais, chamamento da sociedade para o debate e participação são alguns dos instrumentos que o poder público tem lançado mão no sentido de criar uma cultura de livre mercado e concorrência. --> Assim estaria correta 

  • A expressão "com esta mudança" não deveria receber vírgulas?

  • Marcos More, no caso da alternativa (d) a resposta para sua pergunta é a seguinte: 

     

    A vírgula poderia sim ser empregada no trecho no qual se refere, mas existe a obrigatoriedade de marcar tal trecho por DUPLA vígula, ou seja, isolando-o. Portanto existem duas maneiras de reescrever a frase: 

     

    1°) Como está apresentada na própria questão

    2°)  O desafio ao poder público, com essa mudança, é o controle da concorrência e da concentração de mercado (...) 

     

    Espero ter sanado suas dúvidas. Bons estudos! 

  • Analisando as alternativas:

     

    a) A indústria alimentícia brasileira, tem cumprido seu papel de oferecer alimentos de boa qualidade, com variedade e a preço acessível. Esse processo teve seu início nos anos 1990, com a abertura do mercado e a estabilização da economia, inserindo o país na globalização.

    Errada. Nunca podemos separar o sujeito do verbo.

     

     

     

    b) Um progresso visível se observa, quando o mercado atual é comparado, ao mercado de alimentos dos anos 1980, que era limitado, caro e de baixa qualidade.

    Errada. Vírgulas entre o COMPLEMENTO e o nome não pode.

     

     

     

    c) No bojo da globalização se insere, a política de regulação de mercado através de agências, cuja implantação no Brasil vem sendo defendida como ferramenta indispensável à defesa dos interesses do livre mercado, e, em última análise, do consumidor.

    Errada. Vírgulas entre o verbo e o seu complemento.

     

     

     

    e) Montagem de legislação, fortalecimento de órgãos, criação de canais de cooperação, entre entes governamentais, chamamento da sociedade, para o debate e participação são alguns dos instrumentos, que o poder público tem lançado mão, no sentido de criar uma cultura, de livre mercado e concorrência.

    Errada. Vírgulas entre o nome e o seu complemento. Pode ser que há mais erros.

  • Rodrigo Marcelo, Data Venia, creio que há um equívoco em seu comentário, Guerreiro :

     

     

    letra b) Um progresso visível se observa, quando o mercado atual é comparado, ao mercado de alimentos dos anos 1980, que era limitado, caro e de baixa qualidade. (ERRADA)

     

    A vírgula nesse caso está separando erroneamente o verbo do seu objeto indireto (comparado, verbo transitivo indireto no particípio, A, preposição, ao mercado de alimentos dos anos 1980.

     

     

    Letra E, o correto ficaria assim a assertiva:  Montagem de legislação, fortalecimento de órgãos, criação de canais de cooperação entre entes governamentais, chamamento da sociedade para o debate e participação são alguns dos instrumentos ( sujeito e predicado não podem ser separados por vírgula) , que o poder público tem lançado mão, - a parte em vermelho posso deixar entre vírgulas pois é uma oração subordinada adjetiva explicativa-  no sentido de criar uma cultura de livre mercado e concorrência.

     

     

    Corrijam-me caso eu esteja errado, só quero ajudar, gente. Jesus abençoe a todos !!

  •  

    AZUL ONDE A VÍRGULA DEVERIA ESTAR

    VERMELHO INCORRETO

     a)

    SUJETO                                      verbo  = suj não separa do verb

    A indústria alimentícia brasileira, tem cumprido seu papel de oferecer alimentos de boa qualidade, com variedade e a preço acessível. Esse processo teve seu início nos anos 1990, com a abertura do mercado e a estabilização da economia, inserindo o país na globalização.

     b)

    Um progresso visível se observa, quando, o mercado atual é comparado, ao mercado de alimentos dos anos 1980, que era limitado, caro e de baixa qualidade.

     c)

    No bojo da globalização se insere, a política de regulação de mercado através de agências, cuja implantação no Brasil vem sendo defendida como ferramenta indispensável à defesa dos interesses do livre mercado, e, em última análise, do consumidor. O QUE SE INSERE NA GLOBALIZAÇÃO? ENTÃO, NÃO PODE NÉ, MESMO CASO DE A

     d)

    O desafio ao poder público com essa mudança é o controle da concorrência e da concentração de mercado, usada entre os concorrentes com objetivos diversos, seja no sentido saudável da redução de custos, seja no controle do mercado. APOSTO, VOCÊ PODE TIRAR DA FRASE SEM ALTERAÇÃO.

     e)

    Montagem de legislação, fortalecimento de órgãos, criação de canais de cooperação, entre entes governamentais, chamamento da sociedade, para o debate e participação são alguns dos instrumentos, que o poder público tem lançado mão, no sentido de criar uma cultura, de livre mercado e concorrência

  •  a) A indústria alimentícia brasileira (,) tem cumprido seu papel de oferecer alimentos de boa qualidade, com variedade e a preço acessível. Esse processo teve seu início nos anos 1990, com a abertura do mercado e a estabilização da economia, inserindo o país na globalização.

     

    b) Um progresso visível se observa, quando o mercado atual é comparado (,) ao mercado de alimentos dos anos 1980, que era limitado, caro e de baixa qualidade.

     

    c) No bojo da globalização se insere (,) a política de regulação de mercado através de agências, cuja implantação no Brasil vem sendo defendida como ferramenta indispensável à defesa dos interesses do livre mercado, e, em última análise, do consumidor.

     

     d) O desafio ao poder público com essa mudança é o controle da concorrência e da concentração de mercado, usada entre os concorrentes com objetivos diversos, seja no sentido saudável da redução de custos, seja no controle do mercado.

     

     e) Montagem de legislação, fortalecimento de órgãos, criação de canais de cooperação (,) entre entes governamentais, chamamento da sociedade(,) para o debate e participação são alguns dos instrumentos, que o poder público tem lançado mão, no sentido de criar uma cultura (,) de livre mercado e concorrência.

  • Eu não consigo entender como a letra D pode ser considerada correta sendo que o verbo ''USADA'' está separado do seu sujeito paciente ''CONCENTRAÇÃO DE MERCADO'' por uma vírgula?

    Creio que está faltando um pronome relativo entre a vírgula e o verbo USADA para que retome o termo anterior e sirva de sujeito daquela oração.

    Por favor, expliquem o que há de errado no meu pensamento, pois sempre vejo este tipo de separação nas provas da ESAF, para esta banca, aquela regra básica que diz: ''nunca se separa o sujeito do seu verbo'' parece não ter valor nenhum...

  • O verbo da oração é  o É e não o usada. Se suprimir a frase entre vírgulas não haverá perda de sentido tao pouco de forma, pois estará apenas omitindo uma informação dada.

    O desafio ao poder público com essa mudança é o controle da concorrência e da concentração de mercado, usada entre os concorrentes com objetivos diversos, seja no sentido saudável da redução de custos, seja no controle do mercado.

    O desafio ao poder público com essa mudança é o controle da concorrência e da concentração de mercado, seja no sentido saudável da redução de custos, seja no controle do mercado.

  • Breve Teoria sobre Vírgula. Fonte: "Português Esquematizado 2018 - Agnaldo Martino".

    a) separar o aposto explicativo:

    João, meu vizinho, bateu o carro.

    b) separar o vocativo:

    Dizei-me Vós, Senhor Deus, se eu deliro ou se é verdade tanto horror perante os céus.

    c) separar os termos de mesma função:

    Comprei arroz, feijão, carne.

    d) assinalar  inversão dos adjuntos adverbiais (facultativa):

    Na semana passada, o diretor conversou comigo.

    OBS.: ele não cita, pelo menos na página 336, a questão do adjunto ser de pequeno ou grande porte.

    e) marcar a supressão de um verbo:

    Uma flor, essa menina! (verbo ser).

    f) indicar a ocultação de verbo já escrito anteriormente (zeugma) ou outro temo (elipse):

    O decreto regulamenta os casos gerais; a portaria, os particulares.

    g) separar o nome do lugar, nas datas:

    São Paulo, 21 de novembro de 2004.

    h) nos complementos verbais deslocados para o começo da frase, repetidos por pronome enfático:

    A mim, nada mais me resta!

    i) isolar expressões explicativas, corretivas, escusativas, continuativas, conclusivas..

    A menina, aliás, estava linda!

    j) isolar orações ou termos intercalados ( pode usar aqui também, travessões ou parênteses).

    A casa, disse Asdrúbal, precisa de reforma.

    A casa - disse Asdrúbal - precisa de reforma.

    k) separar orações paralelas justapostas, isto é, não ligadas por conjunção:

    Abriu a geladeira, pegou a garrafa d'água, encheu um copo até a borda e deixou-o cheio sobre a mesa.

    l) separar as orações coordenadas assindéticas:

    Radegondes estudava Português, Childerico jogava cartas, Asdrúbal lia história em quadrinho.

    m) separar orações coordenadas ligadas por conjunções:

    Maria foi ao mercado, mas não comprou leite.

    n) separar conjunções coordenativas intercaladas ou pospostas ao verbo:

    Dedicava-se ao trabalho com afinco; não obtinha, contudo, resultados.

    o) separar orações subordinadas adjetivas explicativas:

    O homem, que pensa, é um ser racional.

    ** Dica sobre O.S. ADJ. Restritiva:

    As orações subordinadas adjetivas restritivas podem ter uma vírgula no fim, sobretudo quando forem longas. Essa pontuação é correta, mesmo que separe o sujeito expandido do seu verbo.
    O homem que carrega nos braços o seu filho adormecido, é o Asdrúbal.
    O autor do livro que virou um conhecido filme estrelado por um famoso ator brasileiro, morreu ontem.

    p) separar orações subordinadas adverbiais, principalmente quando antepostas à principal.

    Ela fazia a lição, enquanto a mãe costurava.

    Enquanto a mãe costurava, Pascoalina fazia a lição.

    q) separar as orações reduzidas:

    Somente casando com ASdrúbal, você será feliz.

    Ao sair, apague a luz.

     


ID
2576101
Banca
ESAF
Órgão
MAPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a opção que apresenta desvio de grafia da palavra.


A acupuntura é uma terapia da medicina tradicional chinesa que favorece a regularização dos processos fisiológicos do corpo, no sentido de promover ou recuperar o estado natural de saúde e equilíbrio. Pode ser usada preventivamente (1) para evitar o desenvolvimento de doenças, como terapia curativa no caso de a doença estar instalada ou como método paliativo (2) em casos de doenças crônicas de difícil tratamento. Tem também uma ação importante na medicina rejenerativa (3) e na reabilitação. O tratamento de acupuntura consiste na introdução de agulhas filiformes no corpo dos animais. Em geral são deixadas cerca de 15 a 20 minutos. A colocação das agulhas não é dolorosa para os animais e é possível observar durante os tratamentos diferentes reações fisiológicas (4), indicadoras de que o tratamento está atingindo o efeito terapêutico (5) desejado.

http://www.veterinariaholistica.net/acupuntura-fitoterapia-e-homeopatia.html/ (com adaptações)

Alternativas
Comentários
  • O CORRETO SERIA REGENERATIVA E NÃO REJENERATIVA . 

  • Gostaria de saber pq a resposta é C, uma vez que só vi erro em REGENERATIVA.

  • carlos costa, o (3) representa a palavra "regenerativa".

  • Carlos, a questão pede justamente a palavra grafada errada.

  • O erro está na opção C , Regenerativa que deriva da palavra Regenerar .

  • rejenerativa - Errado

    reGenerativa - Correto

  • Regenerativa -> deriva da palavra Regenerar

    LETRA C

  • C, o certo é regenerativa quem vem de regenerar.

  • Nessas questões eu costumo reescrever a palavra sem olhar para a questão. O erro induz ao erro. Se você olhar para a três antes de escrever pode confundir. 

    Siga isso, confie no que você sabe de gramática e você não erra.

  • A GRAFIA CORRETA SERIA  REGENERATIVA  QUE VEM DE REGENERAR E NÃO REJENERAR.

    Significado de Regenerar

    verbo transitivo direto e pronominal

    SIGNIFICA: Construir novamente; desenvolver ou realizar algo outra vez: esse tratamento regenera os tecidos; as células regeneraram-se.

    FONTE: https://www.dicio.com.br/regenerar/

  • Se toda questão fosse assim...

    Letra C: reGenerativa

  • O CERTO SERIA REGENERATIVA E NÃO REJENERATIVA . 

    GABARITO C.

  • Gabarito C.

    Samba e love

  • Definição de ReGenerativo 

    Classe gramatical: adjetivo
    Separação silábica: re-ge-ne-ra-ti-vo
    Plural: regenerativos 
    Feminino: regenerativa 

    https://www.dicio.com.br/regenerativo/

  • Se todos fossem iguais a você...

  • Pessoal, vejo todo mundo comentando aqui: "ai, se toda questão fosse assim...", se toda questão fosse fácil assim, os bons de verdade não conseguiriam suas vagas no concurso, pois quase todo mundo acertaria... Acredito até que quanto mais fáceis as questões, mais difícil é o concurso, pois basta você dar uma cochilada ou bobeira pra estar fora... Ser aprovado é bom, mas o objetivo mesmo é ser nomeado, não é mesmo...

    Quanto à questão:

    "REGENERATIVA" - SE ESCREVE COM A LETRA "G", UMA VEZ QUE DERIVA DO VERBO "REGENERAR".

    URBANA LEGIO OMNIA VINCIT

  • 1. Preventivamente - certo

    2. Paliativo - certo

    3. Rejenerativa - errado! A forma correta é: Regenerativa com "G"

    4. Fisiológicas - certo

    5. Terapêutico - certo

     

    Alternativa "C"

  • fisiológicas / terapêutico - todas as proparoxítonas são acentuadas

  • Só fui por eliminação na REJENERATIVA, às vezes é tão óbvia que a gente acha que tá errando... 

  • REGENERAÇÃO

  • Alternativa "C"

    O correto seria regenerativa e não rejenerativa.


ID
2576104
Banca
ESAF
Órgão
MAPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a opção que completa a lacuna do texto de forma coesa e coerente.


No cenário industrial da década de 80, surgiram os primeiros produtos enriquecidos com vitaminas e sais minerais, inicialmente, produzidos exclusivamente ao público infantojuvenil. No entanto, com a adesão do conceito pela população, começaram a surgir produtos também destinados à população adulta. ______________________________________________ _______________________________________________________________________

Nesse sentido, a preocupação com a saúde se tornou a tônica do século XXI. Estudos comprovaram a relação entre alimentação, saúde e doença. Foram descobertas novas funções para os nutrientes e identificadas novas substâncias capazes de exercer ações específicas no metabolismo humano. Os setores público, produtivo e a mídia começaram a estimular o hábito de uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas. Até chegar ao cenário atual: a luta mundial por hábitos saudáveis de vida.

http://alimentacaoforadolar.com.br/quais-sao-as-fases-da-historia-da-alimentacao/ (com adaptações)

Alternativas
Comentários
  • Letra A

     

    Repare que sempre em uma conclusão se retoma os aspectos já referidos no texto:

     

    último parg. " Nesse sentido, a preocupação com a saúde se tornou a tônica do século XXI. Estudos comprovaram a relação entre alimentação, saúde e doença."

  • Essa prova foi séria mesmo? Questão de Auditor Fiscal com nível de prova de fundamental...

  • Bom , o que Guerra e países como EUA, Canadá entre outros  têm a ver com o texto?

    B, C e D eliminadas.

     

    Letra E com muita contradição.

     

     

     

    Marquei a letra A

     

     

  • Letra A

     

    Qestões de coerência textual são questões de compreensão das relações de sentido de um texto. Englobam contexto, lógica, sentido, ideia central, núcleo, etc. O próprio texto nos dá as pistas para a alternativa que mantém o sentido. O tema tratado no texto é a relação entre alimentação e saúde na história recente. Das alternativas, a única que mantém a coerência temática é a letra A.

  • Bem, a questão fala de coesão também. Quando vi a conjunção adversativa "mas" no início do parágrafo da letra A, considerei errado, pois essa conjunção não é usada dessa forma. Interpretei coeso e coerentemente.

  • Ainda acho que deveriam parar de fazer questões desse tipo.

    Vejam: o que vocês precisam fazer é ler o texto sem a informação mesmo, depois olhar os conectivos. Além do nexo com o texto, o espaço tem que ser algo que concorda com o próximo parágrafo, iniciado com Nesse sentido. 

    Apesar de começar com o "mas", pode-se perceber que a letra a é a única que concorda e faz sentido com o resto do texto que fala sobre preocupação com a saúde relacionada a alimentos.

  • Só poderia ser a letra A, pois o texto inicia na década de 80, e na letra A, seria a continuidade à partir da década de 90. As outras que mencionam Guerra, não estão coerentes com o texto.
  • "Essa prova foi séria mesmo? Questão de Auditor Fiscal com nível de prova de fundamental..." 

    Então vira auditor fiscal e para de chorar. 

  • Gabarito: A.

    Questão tranquila. Lendo o primeiro trecho do texto, fica claro que a letra a) é a única que complementa o texto coerentemente.


ID
2576107
Banca
ESAF
Órgão
MAPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a opção correta em relação às estruturas do texto.


      Um dos processos mais utilizados hoje em dia para a conservação de alimentos se deve (1) às descobertas de Louis Pasteur. Até então acreditava-se que a conservação se dava apenas porque (2) os recipientes utilizados isolavam os produtos do ar, que seria a única fonte de contaminação. Pasteur provou que não era bem assim. O cientista francês fora chamado para resolver o problema da rápida fermentação de vinhos, que (3) vinha prejudicando a indústria vinícola da França. Após experiências, Pasteur descobriu que a acidificação do vinho era causada pela presença de microrganismos presentes na própria bebida. Ao mesmo tempo verificou que esses microrganismos eram eliminados ao serem submetidos com uma (4) temperatura em torno de 60ºC durante um determinado período. O método usado no vinho foi aplicado com sucesso por Pasteur também na produção da cerveja. No século XX foi desenvolvida a ultrapasteurização, utilizada principalmente para o (5) tratamento de leite. Por esse processo, o leite é submetido a temperaturas entre 140ºC e 150ºC por 2 a 4 segundos e imediatamente resfriado para temperatura inferior a 32ºC. O leite é então acondicionado em embalagens cartonadas ou assépticas, chamadas também de “longa vida”.

http://alimentacaoforadolar.com.br/quais-sao-as-fases-da-historia-da-alimentacao/ (com adaptações)


Para que o texto fique gramaticalmente correto é necessário substituir:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito (d)

    Deve-se a regência do verbo.

    Quem é submetido ..é submeti a alguma coisa!

    obs: nesse caso não cabe acento grave (informaçao adicinal, kkkk)

  • Por que a letra a está errada? 

    Esse é um caso de próclise? Por quê?

  • Na alternativa A é facultativo o uso da próclise ou ênclise

    Fonte: http://www.portalentretextos.com.br/materia/colocacao-pronominal-proclise-ou-enclise-recomendacoes-proibicoes-comeco-de-frase-locucao,459

    Quanto a alternativa D: Caso de regência

    Fonte: https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/submeter-a/15691

     

    QQ erro me avisem, estou aqui para aprender...

     

    "UMA FRASE BONITA E INTELIGENTE"

  • Gabarito: Letra D

    Vejamos:
     

    SUBMETER

    1. algo A algo ou alguém (apresentar, aguardando o parecer)
    _ Você deve submeter este texto à censura.
    _ Submeti o artigo aos pareceristas.

    2. alguém A algo ou verbo no infinitivo (oprimir, sujeitar)
    _ O médico tentou submeter o paciente experiências de risco.
    _ Helena conseguiu submeter seu marido viver isolado.

    3. ~ (se) A algo (conformar-se com, obeceder)
    _ Não vou me submeter aos desmandos do chefe.

    4. ~ (se) A alguém (render-se)
    _ Acabaram se submetendo à polícia

    Fonte: http://solinguagem.blogspot.com.br/2011/05/regencia-verbal_9317.html

    Bons Estudos!!

  • Comando da questão é: 
    "Para que o texto fique gramaticalmente correto é NECESSÁRIO substituir", ou seja, algum trecho do texto está incorreto e necessita ser substituído.

    Como já citado pelos colegas, o erro do texto está na regência da palavra "submetido": submete-se algo a alguma coisa. Ela pede Preposição. Por conseguinte, a alternativa D está correta.

    *Perceba que pela letra C, o termo "o que" substituiria corretamente a palavra "que" citada, cuja  função é de sujeito, retomando "problema...", em uma oração subordrinada adjtiva explicativa. Entretanto o trecho no texto também está correto; não precisa ser alterado, conquanto seja uma possibildiade.

  • Estou com dúvida da letra B.O porquê não tem sentido de pois,mas sim de pelo qual.

  • USO DO PORQUÊ.

     Por que / por quê - Preposição + pronome interrogativo.

    Em frases interrogativas (diretas ou indiretas):

    Por que não veio?

    Gostaria de saber por que lutamos.

    Ela não veio por quê?

    *** reparem que a palavra 'que' em final de frase recebe acento circunflexo:

    Você precisa de quê? 

    Ela sabe o quê!.

     

    Preposição + pronome relativo

    ** Equivale a pelo qual ( e variações).

    Ela é melhro por que me apaixonei.

    Não conheço as pessoas por que espero.

     

    Porque

    ***conjunção, equivale a pois.

    Eu não fui à escola porque estava doente.

     

    Porquê.

    **substantivo, vem sempre acompanhado de uma palavra que o caracteriza (artigo, pronome ou numeral).

    Qual o porquê da sua revolta?

    Este porquê não me convenceu.

    Deve haver um porquê para ele se atrasar tanto.

     

    FONTE: PORTUQUÊS ESQUEMATIZADO 2018 - AGNALDO MARTINO.

  • Gab d!

    A regência do verbo submeter exige a preposição À \ AO e não COM.

  • Observação, fonte: dicio.com

    O QUE X QUE X QUÊ (atuando como pronome interrogativo)

    O QUE

    Aqui, a letra ''o' é facultativa. Ele atua como pronome expletivo. Podemos por ou não:

    • O que significa isso? = Que Significa isso ?

    QUÊ

    Aqui, com acento, pronome interrogativo, usamos assim em fim de frase:

    • Isso significa o quê?


ID
2576110
Banca
ESAF
Órgão
MAPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a opção em que o trecho está gramaticalmente correto.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito (d)

    Fui pela eliminação mesmo!

  • Creio que não seria "em que o animal vive" na letra C e sim "onde o animal vive"

  • Alternativa correta - D

    Minha análise.

    a) Uma simples pastagem pode tornar um pesadelo e causar muitos transtornos para o rebanho bovino. É bastante comum presenciarmos a ocorrência de intoxicação em consequência do consumo de plantas nocivas. ERRADA - verbo TORNAR - transitivo indireto e pronominal.  Uma simples pastagem pode SE TORNAR um pesadelo e causar muitos transtornos para o rebanho bovino. É bastante comum presenciarmos a ocorrência de intoxicação em consequência do consumo de plantas nocivas

     b) A quantidade de plantas para que a intoxicação ocorra é bastante relativa e vai depender da espécie ingerida. Geralmente, o problema desencadeia depois que animal consome essas plantas por um período longo.  ERRADA - Verbo DESENCADEARtransitivo direto e pronominal. A quantidade de plantas para que a intoxicação ocorra é bastante relativa e vai depender da espécie ingerida. Geralmente, o problema SE DESENCADEIA depois que animal consome essas plantas por um período longo;

     c) Os sinais de intoxicação, nos casos de consumo prolongado, são distúrbios hepáticos e gastrointestinais. O diagnóstico pode ser realizado com base nas informações sob os tipos de plantas da região em que o animal vive e nos sintomas apresentados. ERRADA, na minha opinião, não cabe o SOB mas sim SOBRE (sinônimo de a respeito de). Os sinais de intoxicação, nos casos de consumo prolongado, são distúrbios hepáticos e gastrointestinais. O diagnóstico pode ser realizado com base nas informações sobre (a respeito de) os tipos de plantas da região em que o animal vive e nos sintomas apresentados

     d)  O controle da intoxicação está no combate dessas plantas, por meio de um eficaz manejo, o que requer conhecimento aprofundado acerca da flora. Às vezes algum pequeno descuido pode provocar grandes perdas. CORRETA

     e) O tratamento passa pelo uso de medicamentos em que promovam o restabelecimento das funções hepáticas e a eliminação das toxinas do organismo do animal.  ERRADA.O tratamento passa pelo uso de medicamentos que promovam...

     

    “Não se faz concurso pra passar, mas até passar”

          

  • @Matheus Scala "Em que" é um substituto válido para "onde"
  • Leonardo salva vidas.

  • Às vezes = de vez em quando

    Sinto-me solitário às vezes, mas gosto de morar sozinho. (de vez em quando)

    Você fala muito alto às vezes. (de vez em quando)

    As vezes = as ocasiões 

    Todas as vezes que como frituras passo mal. (as ocasiões)

    Fiquei ansioso todas as vezes que viajei de avião. (as ocasiões)

  • QUESTÃO ANULADA: "Embora o uso já tenha consagrado a regência 'combate de pragas' e 'combate dessas plantas', os dicionários de regência nominal ainda não registram essa ocorrência. Sendo assim, a argumentação dos candidatos procede e a questão deve ser anulada. A opção considerada correta pela banca apresenta uma regência que não encontra respaldo na bibliografia normativa gramatical. Recurso deferido."

    Fonte: http://189.9.128.38/assuntos/concursos_publicos/em-andamento-1/concurso-mapa-2017/pareceres_prova_objetiva.pdf

  • a regência nominal de combate é "combate + preposição a".


ID
2576113
Banca
ESAF
Órgão
MAPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a opção que apresenta desvio gramatical.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C.

     

    Rodrigo fds,

     

    Acredito que o trecho que você destacou não tenha erro.

     

    Penso que o desvio esteja relacionado ao pronome "cuja", faltando um verbo para completar a oração.

     

    "[...] cuja maior incidência em animais herbívoros." Proposta de correção: cuja maior incidência ocorre em animais herbívoros.

  •  c)Anthrax é uma doença causada por bactérias altamente infecciosas, e que pode atingir tanto animais quanto seres humanos, cuja maior incidência em animais herbívoros. (Emprego do pronome relativo ''cuja'' empregado de maneira errada, não pela falta de verbo, mas porque não tem como ele estabelecer relação de posse com consequente e voltar ao antecedente mantendo a coerência, pois ficaria ''a maior incidência dos seres humanos em animais herbívoros''... what??? não faz sentido.

  • Rafael Carneiro,

     

    "Cuja" não estaria retomando "doença"?

  • Eu até acertei, mas na D, o "se" depois da vírgula não está errado? Não deveria ser "Os sinais, de início, assemelham-se"? Será que é porque não seria um erro gramatical, mas algum outro tipo de erro? Alguém?

  • CRISTOPHER VIDOR, bom dia.

    Perceba que o termo "De início" está intercalado entre vírgulas, portando a frase seria escrita da seguinte maneira:

    "Os sinais se assemelham a uma gripe quando a infecção é por inalação". De início é apenas um adjunto adverbial deslocado.

  • Pessoal, equivocadamente, marquei a letra D também. 

     

     

    ''Os sinais, de início, se assemelham a uma gripe quando a infecção é por inalação. Sendo por via gastrointestinal, primeiro surgem vômitos, diarreia, perda de apetite, febre e dor abdominal. Em alguns casos, quando a doença se manifesta de forma cutânea, o primeiro sinal são as feridas na pele''. 

     

      O correto não seria     ''Os sinais, de início, assemelham-se a uma gripe quando a infecção é por inalação...''   usado no modo ênclítico ???

     

     

    Ps. Alguém poderia explicá-la? O colega Felipe Girolamo respondeu, entretanto, para mim, não fez muito sentido. 

  • Gabarito letra C.

     

    Com relação à alternativa "D", acredito, repito, acredito que quando há um termo adverbial intercalado, o pronome pode vir logo após a vírgula que o separou, sem que acarrete em erro gramatical.

     

    Caso não seja essa a justificativa, ficarei grato em ser alertado pelos colegas. Obrigado.

  • Sávio Luiz,

    mesmo se estivesse, não daria sentido à frase, ou seja, não manteria a coerência, que também é erro gramatical.

  • Para quem está com dúvida na letra D:

    "Os sinais, de início, se assemelham a uma gripe quando a infecção é por inalação. Sendo por via gastrointestinal, primeiro surgem vômitos, diarreia, perda de apetite, febre e dor abdominal. Em alguns casos, quando a doença se manifesta de forma cutânea, o primeiro sinal são as feridas na pele."

    É proibida a utilização de próclise no início de frase e depois de ponto e vírgula. Percebe-se que "Os sinais, de início, se assemelham" não se inclui em nenhuma dessas duas proibições. Não é aconselhado utiliar próclise depois de vírgula, mas ela não é proibida.

  • acho que o cuja esta antecedendo o verbo maior, este pronome possessivo so pode se relacionar com subestantivo..diante disso, que acertei a questão 

  • C. O pronome CUJA não está empregado no sentido de Posse.

  • Cuidado com o comentário do colega Eduardo Silva, pois está equivocado!

     

    De fato usa-se a vírgula antes do "porém", e a questão colocou essa vírgula perfeitamente.

    O problema é que o colega afirma que deveria haver vírgula depois do "porém", confundindo o conceito. Nesse caso depois do "porém" ela seria facultativa.

  • Com relação a letra D, a próclise utilizada nesta frase seria um caso especial, pois é permitida quando a frase for interrompida (vírgula), por aposto, termo anteciapado ou oração justificada.

    Ex: Ninguém, desde a manhã, a viu na vizinhaça.

     

  • QUANDO USAR -> CUJO

     

    - CUJO = sempre pronome relativo -> MORFOLOGICAMENTE, logo sempre ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA ( Sem vírgula - restritiva ; Com vírgula -> explicativa)

    - Adjunto Adnominal -> SINTATICAMENTE

    - Ideia de Posse - SEMÂNTICA

    - Não admite posposição de artigo

    - Tem que existir nome antes e depois do cujo

    -Estabelece concordância com o nome consequente(este tem a posse).

  • ( C ) Anthrax é uma doença causada por bactérias altamente infecciosas, e que pode atingir tanto animais quanto seres humanos, cuja maior incidência em animais herbívoros.

    Erro : Anthrax é uma doença causada por bactérias altamente infecciosas, e que pode atingir tanto animais quanto seres humanos, cuja maior incidência é em animais herbívoros.

     

  • O erro da letra C refere-se a conjunção "E".


    Anthrax é uma doença causada por bactérias altamente infecciosas, E que pode atingir tanto animais quanto seres humanos, cuja maior incidência em animais herbívoros.



    Não se separa com vírgula as Orações Coordenadas Sindéticas Aditivas quando tem o mesmo sujeito e iniciadas com conjunção E.

  • A conjunção "e" tem dois casos especiais:

    1º -  As conjunções "e"," antes", "agora"," quandosão adversativas quando equivalem a "mas". Por exemplo:

    Carlos fala, e não faz.

    **Logo, o motivo dela estar com vírgula.

    2º As orações coordenadas sindéticas aditivas, ainda que sejam iniciadas pela conjunção e, podem ser separadas por vírgula quando proferidas
    com pausa:
    Radegondes não trouxe o livro que prometera, e eu fiquei triste por isso.


    Todos olhavam para o menino que gritava, e não entendiam a razão daquele escarcéu!

     

    O caso 1º já vi cobrarem em prova, o 2º não!.

     

    FONTES: https://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf85.php

    PORTUGUÊS ESQUEMATIZADO 2018 - AGNALDO MARTINO.

     

     

  • Recomenda-se o emprego da vígula antes da conjunçõa "e" quando há orações aditivs de sjeitos diferentes. 

    Na alternativa "C" há apenas um sujeito "Anthrax ", não justificando o emprego dessa vírgula.


ID
2576116
Banca
ESAF
Órgão
MAPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a opção que preenche as lacunas de forma gramaticalmente correta.


O termo Bioeconomia designa __1__ ideia de uma estrutura industrial baseada em materiais, processos e serviços biológicos desenvolvidos de maneira sustentável. Setores da economia global, como a agricultura e a pecuária, têm suas bases econômicas em alterações biotecnológicas de forma __2__ elevar a qualidade e quantidade da produção. Hoje o conceito de Bioeconomia é utilizado para descrever pelo menos três conceitos baseados na noção de que os sistemas e recursos biológicos podem ser manipulados para manter os atuais sistemas industriais de produção, consumo e acumulação de capital: a economia de biomassa também designada de produção primária, relacionada ao melhoramento genético; a economia da biotecnologia industrial, identificada pelos biocombustíveis e alterações moleculares; e a economia da saúde, relacionada __3__ farmacogenética, aos alimentos funcionais, aos equipamentos médicos e __4__ terapêutica em que se enquadra a terapia com células tronco. Devido __5__ suas características multifuncionais, as células tronco vêm sendo utilizadas no ramo médico veterinário com o objetivo de tratar diferentes doenças que acometem tanto os grandes como os pequenos animais.

https://www.nucleodoconhecimento.com.br/veterinaria/terapeutica-das-celulas-tronco (com adaptações)

Alternativas
Comentários
  • Dica pra essa questão > SAIBA O NÚMERO 2 . 

    SE VOCÊ SOUBER QUE NÃO SE ADMITE CRASE ANTES DE VERBO VOCÊ MATA A QUESTÃO RAPIDAMENTE . ELIMINA-SE TODAS AS ALTERNATIVAS,  RESTANDO A LETRA A COMO CORRETA. 

  • Pensei o mesmo que o César kkk

  • a primeira não cabe pq é sujeito?

  • Crase antese de pronome possesivo é facultativa.

  • Alan Alves, a crase antes de pronome possessivo só será facultativa  quando estiver no singular, já no plural é obrigado utilizar!

  • Essa questão veio de forma tranquila pra quem gravou que antes de verbo não tem crase. 

  •  Vamos lá para as PROIBIÇÕES DO USO DA CRASE:

    Não ocorre crase antes de palavras repetidas;

    Não ocorre crase antes de palavras no masculino;

    Não ocorre crase no ''a'' singular antes do termo no plural;

    Normalmente, não ocorre crase antes de pronomes, pois pronomes não são precedidos de artigos, mas temos uma excessão, que é a faculdade de uso nos PRONOMES DEMONSTRATIVOS: AQUELE, AQUELA e AQUILO:

    Ex: Não pretendo voltar ÀQUELA loja (Nota-se que a crase não está antes, mas sim, no PRONOME.

    Não ocorre crase antes de VERBO

  • Marcos,

    No primeiro caso o verbo DESIGNAR é VTD, portanto sem preposição. Aquele A é o artigo da palavra IDEIA.

    Você pode substituir IDEIA por PENSAMENTO para ficar mais claro.

  • a 2ª lacuna mata o exercício. CRASE ANTES DE VERBO NÃO EXISTE.

  • Questão estranha p ser da ESAF, até achei que tinha errado quando cliquei na letra A.

    A Esaf não é disso, o que tá acontecendo? hahahahahhah

  • Até acertei a questão pq matei pela número 2 ( crase antes de verbo), mas confesso que na número 5 fiquei confuso. Aguem pode me explicar? Até onde sei a crase é facultatva antes de pronomes possessivos ( minha, sua e tua) no SINGULAR e antecedidos de um substatinvo, como o pronome está no plural não seria  caso de não ocorre crase ao invé de ser facultativo? 

  • NÃO SE USA CRASE ANTES:                                                                                     CASOS FACULTATIVOS:

    - VERBO                                                                                                                    -ANTES DE PRONOME  POSSESSIVO.

    -PRONOME MASCULINO                                                                                          -ANTES DE NOME DE MULHER

    -PRONOMES PESSOAIS                                                                                           -ANTES DA PALAVRA ATÉ.

    - NUMERAL

    -ARTIGOS INDEFINIDOS

    -PRONOME INDEFINIDO

     

  • Thiago, eu entendo que a crase foi utilizada porque a palavra 'devido' exige a preposiçao 'a' por conta da sua regência.

     

    https://novaescola.org.br/conteudo/215/como-deve-ser-feita-a-regencia-palavra-devido

  • Alternativa "A"

  • Adoro essas questões que há crese no começo.

  • antes de verbo é PROIBIDO crase.

  • Não entendi a lacuna 4 .-. , alguém entendeu?

  • Greicy Evellyn, esta tudo relacionado a palavra relacionada. relacionada  A+A farmacogenética, relacionada A+OS alimentos funcionais, relacionada A+OS equipamentos médicos e relacionada A+A terapêutica. Foi assim que entendi. 

  • Errar por falta de conhecimento é válido mas errar por falta de atenção é inadmissível ; /

  • SÓ PELA NUMERO 2 VOCÊ JÁ ACERTAVA ESSA QUESTÃO, NAO SE USA CRASE ANTES DO VERBO.

  • eu acertei só pelo numero 2, assim como a tamiris.

  • Por que "a ideia" não levou crase? 

  • Quem designa, designa alguma coisa ou alguém. Por isso "a ideia" não levou crase.

  • THIAGO CORRÊA, nos pronomes possessivos a crase é facultativa quando ele é adjetivo, e obrigatória quando o pronome possessivo é substantivo.

    Ex:

    Enviaram uma encomenda a (à) nossa residência, não à sua.

    O primeiro pronome é adjetivo e o segundo é substantivo.

     

  • 1) quem designa, designa algo. designa a ideia


    2) não se usa crase antes de verbo. de forma a elevar


    3 e 4) A coisa que está relacionada está relacionada a algo. reparem que observando o paralelismo, (os aos em termos masculinos), temos a certeza de que ambas precisam de crase.
    relacionada à farmacogenética, aos alimentos funcionais, aos equipamentos médicos e à terapêutica

    5) essa crase é facultativa, pois precede pronome possessivo femininos (bizu para crases facultativas-> ATÉ SUA JESSICA)
    Devido as/às suas características multifuncionais

  • Apenas pelo intem "2" ja encontrava o gabarito, pois não se usa crase antes de verbo. 

  • LETRA A CORRETA.

  • GABARITO: LETRA A

    COMPLEMENTANDO:

    Tudo o que você precisa para acertar qualquer questão de CRASE:

    I - CASOS PROIBIDOS: (são 15)

    1→ Antes de palavra masculina

    2→ Antes artigo indefinido (Um(ns)/Uma(s))

    3→ Entre expressões c/ palavras repetidas

    4→ Antes de verbos

    5→ Prep. + Palavra plural

    6→ Antes de numeral cardinal (*horas)

    7→ Nome feminino completo

    8→ Antes de Prep. (*Até)

    9→ Em sujeito

    10→ Obj. Direito

    11→ Antes de Dona + Nome próprio (*posse/*figurado)

    12→ Antes pronome pessoal

    13→ Antes pronome de tratamento (*senhora/senhorita/própria/outra)

    14→ Antes pronome indefinido

    15→ Antes Pronome demonstrativo(*Aquele/aquela/aquilo)

    II - CASOS ESPECIAIS: (são7)

    1→ Casa/Terra/Distância – C/ especificador – Crase

    2→ Antes de QUE e DE → qnd “A” = Aquela ou Palavra Feminina

    3→ à qual/ às quais → Consequente → Prep. (a)

    4→ Topônimos (gosto de/da_____)

    a) Feminino – C/ crase

    b) Neutro – S/ Crase

    c) Neutro Especificado – C/ Crase

    5→ Paralelismo

    6→ Mudança de sentido (saiu a(`) francesa)

    7→ Loc. Adverbiais de Instrumento (em geral c/ crase)

    III – CASOS FACULTATIVOS (são 3):

    1→ Pron. Possessivo Feminino Sing. + Ñ subentender/substituir palavra feminina

    2→ Após Até

    3→ Antes de nome feminino s/ especificador

    IV – CASOS OBRIGATÓRIOS (são 5):

    1→ Prep. “A” + Artigo “a”

    2→ Prep. + Aquele/Aquela/Aquilo

    3→ Loc. Adverbiais Feminina

    4→ Antes de horas (pode está subentendida)

    5→ A moda de / A maneira de (pode está subentendida)

    FONTE: Português Descomplicado. Professora Flávia Rita


ID
2576119
Banca
ESAF
Órgão
MAPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a opção que está de acordo com as ideias do texto.


Atualmente, a importância do uso de estratégias alternativas para a preservação da biodiversidade está em evidência. Visto que a criação de bancos de germoplasma é uma alternativa para a conservação de espécies ameaçadas, essa é uma técnica de suma importância para a manutenção da fauna brasileira. Desde o começo da década de 70, houve uma crescente preocupação com a necessidade de se preservar recursos genéticos essenciais para a alimentação, voltados, principalmente, para a conservação de material genético da agricultura e de animais de produção. Somente em julho de 2010, foi criado o primeiro Banco de Germoplasma de Animais Selvagens da América Latina, pelo Jardim Zoológico de Brasília, como uma estratégia alternativa para a conservação de espécies ameaçadas ou em perigo de extinção, utilizando tanto gametas como células somáticas e células-troncos. É urgente a criação de novos bancos ou redes de pesquisa inter-regionais voltados a essa preservação tecidual.

http://www.pvb.com.br/?link=verart&tipo=ID&campo1=1750 (com adaptações)

Alternativas
Comentários
  • b) O Banco de Germoplasma de Animais Selvagens da América Latina, em Brasília, conserva gametas, células somáticas e células-troncos de espécies ameaçadas de extinção.

    Correta.

    Linha 5

     

    [...]Banco de Germoplasma de Animais Selvagens da América Latina, pelo Jardim Zoológico de Brasília, como uma estratégia alternativa para a conservação de espécies ameaçadas ou em perigo de extinção [...]

     

  • Acredito que esta questão esteja furada. Uma vez espécies ameaçadas OU em perigo de extinção é diferente de espécies ameaçadas de extinção.

  • Gabarito: letra B

    É possível concluir através do seguinte trecho do texto:
    " Somente em julho de 2010, foi criado o primeiro Banco de Germoplasma de Animais Selvagens da América Latina, pelo Jardim Zoológico de Brasília, como uma estratégia alternativa para a conservação de espécies ameaçadas ou em perigo de extinção, utilizando tanto gametas como células somáticas e células-troncos."


ID
2576122
Banca
ESAF
Órgão
MAPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Assinale a opção correta em relação ao que propõe o Manual de Redação da Presidência da República.

Alternativas
Comentários
  • GAB. LETRA B

     

    Não se concebe que um ato normativo de qualquer natureza seja redigido de forma obscura, que dificulte ou impossibilite sua compreensão. A transparência do sentido dos atos normativos, bem como sua inteligibilidade, são requisitos do próprio Estado de Direito: é inaceitável que um texto legal não seja entendido pelos cidadãos. A publicidade implica, pois, necessariamente, clareza e concisão.

  • A) BIZU: Quem AVISA MINISTRO é.

    Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.

    ___________________________________________________________________________________________________________

    B) GABARITO

    As comunicações que partem dos órgãos públicos federais devem ser compreendidas por todo e qualquer cidadão brasileiro. Para atingir esse objetivo, há que evitar o uso de uma linguagem restrita a determinados grupos. Não há dúvida que um texto marcado por expressões de circulação restrita, como a gíria, os regionalismos vocabulares ou o jargão técnico, tem sua compreensão dificultada.

    ___________________________________________________________________________________________________________

    C) BIZU: A gente RESPEITA os SUPERIORES, a gente dá ATENÇÃO aos INFERIORES/MESMA HIERARQUIA

    a) para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República:

    Respeitosamente.

    b) para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior:

    Atenciosamente.

    ___________________________________________________________________________________________________________

    D)

    Já quanto aos adjetivos referidos a esses pronomes, o gênero gramatical deve coincidir com o sexo da pessoa a que se refere, e não com o substantivo que compõe a locução. Assim, se nosso interlocutor for homem, o correto é "Vossa Excelência está atarefado", "Vossa Senhoria deve estar satisfeito"; se for mulher, "Vossa Excelência está atarefada", "Vossa Senhoria deve estar satisfeita".

    ___________________________________________________________________________________________________________

    E) BIZU:  Ilustríssimo e Digníssimo estão em desuso.

    Como se depreende do exemplo acima, fica dispensado o emprego do superlativo ilustríssimo para as autoridades que recebem o tratamento de Vossa Senhoria e para particulares.

    Em comunicações oficiais, está abolido o uso do tratamento digníssimo (DD), às autoridades arroladas na lista anterior. A dignidade é pressuposto para que se ocupe qualquer cargo público, sendo desnecessária sua repetida evocação.

    Acrescente-se que doutor não é forma de tratamento, e sim título acadêmico. Evite usá-lo indiscriminadamente. Como regra geral, empregue-o apenas em comunicações dirigidas a pessoas que tenham tal grau por terem concluído curso universitário de doutorado. É costume designar por doutor os bacharéis, especialmente os bacharéis em Direito e em Medicina. Nos demais casos, o tratamento Senhor confere a desejada formalidade às comunicações.

    ___________________________________________________________________________________________________________

    Fonte: MRPR

    Não desistam!

    BONS ESTUDOS.

  • Atenção!  A clareza é um dos principais princípios da redação oficial.

     

                            Permite entendimento imediato (sem mediação) e único (sem ambigui­dade) do texto.

                            Não devem ser empregados no texto, segundo o Manual da Presidência: Linguagem rebuscada, ou informal (níveis de linguagem: culta – formal, norma padrão – e coloquial – informal, não existe em redação oficial; a linguagem culta se divide em dois níveis: rebuscada e usual – apenas a usual existe na redação oficial);

                            Regionalismo;

                            Jargões (linguagem de uso restrito a determinada categoria/grupo; só é compreendida dentro desse grupo), que não são sinônimos de lingua­gem técnica;

                            Linguagem figurada/Conotação.

                             

     

                            Não devem ser empregados indiscriminadamente: Linguagem técnica (pode ser usada quando for necessária);

                            Inversões sintáticas/Hipérbatos (preferência pela ordem direta).

                     

                     

     Atenção! A linguagem formal (norma culta) é a utilizada em redação oficial, mas não há um padrão oficial de uso restrito – como sugerido em algumas provas de concurso. É utilizada a linguagem comum, seguindo a norma culta da língua portuguesa.

  • A) AVISO: É um tipo de correspondência oficial emitida por ministro de Estado para autoridade de mesma hierarquia.
    OFÍCIO: É uma CORRESPONDÊNCIA EXTERNA, podendo ser de um órgão público para outro órgão público ou para particulares.



    B) CERTA!



    C) Todos devem ser tratados sem apreço e sem desapreço, sem manifestação que revele a relação entre o autor do texto e o destinatário, se houver (impessoalidade)
     


    D) ADJETIVOS E VERBOS NO PARTICÍPIO: concordam em gênero com o sexo da autoridade a quem a pessoa se refere, NÃO com o pronome em si.
     


    E)  Formas NÃO empregadas em redação oficial: “Digníssimo” (DD) e “Mui Digníssimo” (MD) – foram abolidas pelo Manual da Presidência, pois a dignidade é um pressuposto na ocupação de cargos públicos; por isso não precisa ser invocada nem reiterada – e “Ilustríssimo” (Ilmo./Ilma.).
    DOUTOR(A): não é pronome de tratamento, mas título acadêmico, dado àqueles que concluíram o doutorado. O uso é restrito a pessoas com essa titulação.



  • Para ajudar a galera vai aí, de forma bem resumida, os principais expedientes oficiais:

     

     

     

    Aviso: expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia. Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas.

     

    Ofício: expedido para e pelas demais autoridades e particulares (destina-se a outros orgãos e a particulares)

     

    Memorando: entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna. Segue o modelo do padrão ofício, com a diferença de que o seu destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa. Não se utiliza vocativo no memorando!

     

    OBS.: O ofício, o memorando, o aviso e a exposição de motivos são expedientes que seguem a estrutura do padrão ofício, embora tenham finalidades distintas

     

     

     

    Exposição de motivos: é o expediente dirigido ao Presidente da República ou ao Vice-Presidente para: a) informá-lo de determinado assunto; b) propor alguma medida; ou c) submeter a sua consideração projeto de ato normativo. Em regra, a exposição de motivos é dirigida ao Presidente da República por um Ministro de Estado. Nos casos em que o assunto tratado envolva mais de um Ministério, a exposição de motivos deverá ser assinada por todos os Ministros envolvidos, sendo, por essa razão, chamada de interministerial.

     

    Requerimento: é o instrumento por meio do qual o interessado requer a uma autoridade administrativa um direito do qual se julga detentor. Seu fecho é composto pela expressão “Nesses termos, pede deferimento”.

     

    Ata: registro sucinto de fatos, ocorrências, resoluções e decisões de uma assembléia, sessão ou reunião.

     

    Mensagem: instrumento de comunicação entre os chefes dos Poderes.

     

    Telegrama: trata-se de forma de comunicação dispendiosa aos cofres públicos e tecnologicamente superada.

     

    Fax: para transmissão antecipada de mensagens e documentos urgentes, quando não é possível o envio deles por correio eletrônico. Não possui formalidades de formatação. Em caso de arquivamento deve ser arquivada cópia do fax.

     

    Correio Eletrônico: principal forma de comunicação para transmissão de documentos, em virtude do baixo custo e da celeridade. Não possui formalidades de formatação, apenas deve ser utilizada a opção de visualização do destinatário, ou requerer durante o corpo do texto a confirmação de recebimento. (valor documental)->  Nos termos da legislação em vigor, para que a mensagem de correio eletrônico tenha valor documental, isto é, para que possa ser aceita como documento original, é necessário existir certificação digital que ateste a identidade do remetente, na forma estabelecida em lei

  • easy

  • GAB. LETRA B.


ID
2576140
Banca
ESAF
Órgão
MAPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

LEUGIM OTOMAR foi aprovado em concurso público de provas e títulos para ingressar no serviço público federal no cargo de Agente Administrativo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Ao entrar em exercício, ficou sujeito à avaliação de sua aptidão e capacidade para o desempenho do cargo:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E 

     

    CF/88 

     

    Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público

  • LEUGIM = MIGUEL

  • GABARITO: E

     

    O prazo da estabilidade é de três anos (e não dois conforme consta no art. 21 da Lei 8.112/1990). Tal prazo foi alterado na Constituição Federal por intermédio da EC 19/1998: "Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público. (Redação da EC 19/1998)".

     

    Lei 8.112/90 - Esquematizada, prof. Hebert e Erick.

     

     

    Bons estudos.

     

     

    E...:

    Concurso é igual fila do SUS, demora a chegar sua vez, mas chega!!!

  • observação nessa questão. como apenas fizeram a narrativa da questão e não pediu de acordo com a lei 8112 então logo é 3 anos. Caso tivesse mencionado de acordo com a lei 8112 seria 2 anos. Precisamos ficar sempre atentos ao comando da questão. 

     

    De acordo com a Lei 8112

    Art. 21. O servidor habilitado em concurso público e empossado em cargo de provimento efetivo adquirirá estabilidade no serviço público ao completar 2 (dois) anos  de efetivo exercício.

     

    De acordo com CF°88 

    Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público

  •                                                                                                              #DICA#

     

    A efetividade é um um atributo do próprio cargo.  Já a estabilidade  é um atributo pessoal do ocupante do cargo, após cumprir os requisitos legais.

  • Lei 8.112/90

    Da Estabilidade

            Art. 21. O servidor habilitado em concurso público e empossado em cargo de provimento efetivo adquirirá estabilidade no serviço público ao completar 2 (dois) anos de efetivo exercício. (prazo 3 anos - vide EMC nº 19)

  • Obama, os caras elaboram nome de personam em Aramaico... é difícil falar Miguel em Português?

     

    Ri demais com a sua percepção kkkkkkkkkkkkk

  • "são estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público."

  • O CARGO é efetivo

     

    O SERVIDOR é estável

     

    Letra E

  • Efetividade é diferente de estabilidade, pois a efetividade diz respeito ao cargo enquanto que a estabilidade diz respeito ao servidor.

  • A "estabilidade vs. efetividade" deve ser analisada quanto ao seguinte trecho: "...e títulos para ingressar no serviço público federal...", pois, apesar de a efetividade se dar no mesmo prazo da estabilidade, caso o servidor já fosse servidor estável da esfera federal, ocorreria apenas a aquisição de efetividade no cargo pelo cumprimento do estágio probatório.

     

    Com relação aos prazos, atentem-se ao seguinte:

     

    -> Apesar de o art. 20 da Lei 8.112/90, ainda vigente, determinar o prazo para o estágio probtório como sendo de 2 anos (24 meses), a jurisprudência do STF e do STJ já é pacífica no sentido de que, após a EC 19/1998, o prazo do estágio probatório passou a ser de três anos, coincidindo com a aquisição de estabilidade do servidor no serviço público. Entretanto, a aquisição de estabilidade não se confunde com a aquisição de efetividade do servidor.

    -> Estabilidade: serviço público

    -> Efetividade: cargo

     

    https://stj.jusbrasil.com.br/noticias/1021623/estagio-probatorio-dos-servidores-publicos-agora-e-de-tres-anos

     

    "Depois de algumas idas e vindas legislativas, a Terceira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) definiu: com a Emenda Constitucional (EC) n. 19/1998, o prazo do estágio probatório dos servidores públicos é de três anos. A mudança no texto do artigo 41 da Constituição Federal instituiu o prazo de três anos para o alcance da estabilidade, o que, no entender dos ministros, não pode ser dissociado do período de estágio probatório.

     

    O novo posicionamento, unânime, baseou-se em voto do ministro Felix Fischer, relator do mandado de segurança que rediscutiu a questão no STJ. O ministro Fischer verificou que a alteração do prazo para a aquisição da estabilidade repercutiu sim no prazo do estágio probatório. Isso porque esse período seria a sede apropriada para avaliar a viabilidade ou não da estabilização do servidor público mediante critérios de aptidão, eficiência e capacidade, verificáveis no efetivo exercício do cargo. Além disso, a própria EC n. 19 /98 confirma tal entendimento, na medida em que, no seu artigo 28 , assegurou o prazo de dois anos para aquisição de estabilidade aos servidores que, à época da promulgação, estavam em estágio probatório. De acordo com o ministro, a ressalva seria desnecessária caso não houvesse conexão entre os institutos da estabilidade e do estágio probatório.

     

    Não só magistrados como doutrinadores debateram intensamente os efeitos do alargamento do período de aquisição da estabilidade em face do prazo de duração do estágio probatório fixado no artigo 20 da Lei n. 8.112 /90. Conforme destacou o ministro Fischer, o correto é que, por incompatibilidade, esse dispositivo legal (bem como o de outros estatutos infraconstitucionais de servidores públicos que fixem prazo inferior para o intervalo do estágio probatório) não foi recepcionado pela nova redação do texto constitucional . Desse modo, a duração do estágio probatório deve observar o período de 36 meses de efetivo exercício."

     

     

  • ESTABILIDAD E PRESUMIDA 3 ANOS

    ESTABILIDADE ASSEGURADA 10 ANOS 

  • Não esquecer da estabilidade EXTRAORDINÁRIA (Nunca serão efetivos sem concurso);

  • 8112= 2 anos

    CF=3 anos

    bons estudos

     

  • LEUGIM = MIGUEL OTOMAR=MAROTO Cargo de Magistrado,Promotor e Defensor público- São estáveis após 2 anos,para adquirirem vitaliciedade.
  • Já, já essa questão fica desatualizada com a família tresloucada no Poder (não preciso mencionar qual né rsrrs)!!!

  • GABARITO: E

    Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.


ID
2576143
Banca
ESAF
Órgão
MAPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

FERNALD ZIRTAEB, servidor público do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), respondeu a processo pela prática de ato de improbidade administrativa que importou em enriquecimento ilícito. Entre as sanções a serem aplicadas, não pode constar:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A 

     

    CF/88 

     

    Art. 15. É vedada a cassação de direitos políticos, cuja perda ou suspensão só se dará nos casos de:

    I - cancelamento da naturalização por sentença transitada em julgado;

    II - incapacidade civil absoluta;

    III - condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos;

    IV - recusa de cumprir obrigação a todos imposta ou prestação alternativa, nos termos do art. 5º, VIII;

    V - improbidade administrativa, nos termos do art. 37, § 4º.

  • Lei 8.429:

    Art.  12.

    I - Na hipótese do art. 9º (casos de enriquecimento ilícito), perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, ressarcimento integral do dano, quando houver, perda da função pública, SUSPENSÃO DOS DIREITOS POLÍTICOS de 8 a 10 anos, pagamento de multa civil de até 3x o valor do acréscimo patrimonial e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de 10 anos. 

  • Não exista cassação dos direitos politicos. ou é suspenso ou terá perda. Logo a alternativa correta.

    Letra A de Azarado  e arrasado. kkkk 

  • A CF de 1988 veda a cassação de direitos políticos pois não admite penas perpétuas.

     

    perda de direitos políticos ocorre em virtude de:

     

    a) Cancelamento da naturalização por sentença judicial transitada em julgado, prevista em caso de práticas consideradas nocivas ao interesse nacional;

     

    b) Aquisição de outra nacionalidade pelo brasileiro natoexceto se houver:

     

    – reconhecimento de nacionalidade originária por lei estrangeira.

     

    – imposição de naturalização, pela norma estrangeira, ao brasileiro residente em Estado estrangeiro, como condição para permanência em seu território ou para o exercício de direitos civis.

     

     

  • Essa história de "cassação" já tá passada hein...

    GABARITO -> [A]

  • GABARITO A

    PENALIDADES:

    ** ressarcimento integral do dano;

    ** perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio;

    ** PERDA da função pública;

    ** SUSPENSÃO dos direitos políticos;

    ** pagamento de multa civil

  • SUSPENSÃO dos direitos políticos e não CASSAÇÃO.

  • Os atos de Impobridade Administrativa importarão em: RIPS
    ESSARCIMENTO AO ERÁRIO

    NDISPONIBILIDADE DOS BENS

    ERDA DA FUNÇÃO PÚBLICA

    USPENSÃO DOS DIREITOS POLÍTICOS

     

    OBS.1: As ações de ressarcimento são imprescritíveis.

    OBS.2: A perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos só se efetivam com o trânsito em julgado da sentença condenatória.

    OBS.3: Indisponibilidade dos bens é uma MEDIDA CAUTELAR e não uma pena.

    OBS.4: Quem decreta a indisponibilidade dos bens é o JUIZ e não o MP. 

  • - Importante ressaltar que a CF, em resposta á ditadura que a precedeu, não permite,em nenhuma hipótese,a cassação dos direitos políticos.

    Art 15- É vedado a cassação de direitos políticos,cuja perda ou suspensão só se dará nos casos de:

    1) Cancelamento da naturalização por sentença transitada em julgado

    2) Incapacidade civil absoluta

    3)Condenação criminal transitada em julgado,enquanto durarem seus efeitos

    4)Recusa de cumprir obrigações a todos imposta ou prestação alternativa,nos termos do art 5

    5)Improbidade adm,nos termos do art 37

    - Estratégia concursos

  • A) CASSAÇÃO dos direitos políticos. (SUSPENSÃO)

  • NÃO EXISTE PENALIDADE DE CASSAÇÃO DE DIREITOS POLÍTICOS.

     

    O que temos previsto na CF é perda e suspensão, que irão mudar de banca para banca.

    Para CESPE:

    Perda

    1 - escusa de consciência (aqui há divergência entre bancas)

    2 - sentença judicial transitada em julgado (naturalizado) por ato nocivo ao interesse nacional

     

    Suspensão

    1 - improbidade administrativa

    2 - incapacidade civil ABSOLUTA

    3 - enquanto perdurar a sentença condenatória (cumprimento de pena)

     

    GAB: A

     

  • Gab A

    A lei não trata de Cassação dos direitos políticos

    somente suspensão

    enriquecimento ilicito- 8 a 10 anos

    lesão ao erário- 5 a 8 anos

    contra os principios- 3 a 5 anos

  • O sobrenome dele de trás pra frente fica: BEATRIZ '-'

  • LEI 8429/92

    CAP. II
    Dos Atos de Improbidade Administrativa

    Seção I
    Dos Atos de Improbidade Administrativa que Importam Enriquecimento Ilícito

    Art. 9° Constitui ato de improbidade administrativa importando enriquecimento ilícito auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, mandato, função, emprego ou atividade nas entidades mencionadas no art. 1° desta lei, e notadamente:

    [...]

     

     

    CAP III
    Das Penas

    Art. 12.  Independentemente das sanções penais, civis e administrativas previstas na legislação específica, está o responsável pelo ato de improbidade sujeito às seguintes cominações, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato: 

     

    I - na hipótese do art. 9°, perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio [ALTERNATIVA B], ressarcimento integral do dano, quando houver, perda da função pública [ALTERNATIVA C], suspensão dos direitos políticos de oito a dez anos [ALTERNATIVA A - GABARITO], pagamento de multa civil de até três vezes o valor do acréscimo patrimonial [ALTERNATIVA D] e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de dez anos [ALTERNATIVA E];

     

    II - na hipótese do art. 10 [Atos de Improbidade Administrativa que Causam Prejuízo ao Erário], ressarcimento integral do dano, perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, se concorrer esta circunstância, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de cinco a oito anos, pagamento de multa civil de até duas vezes o valor do dano e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de cinco anos;

     

    III - na hipótese do art. 11 [Atos de Improbidade Administrativa que Atentam Contra os Princípios da Administração Pública], ressarcimento integral do dano, se houver, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos, pagamento de multa civil de até cem vezes o valor da remuneração percebida pelo agente e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de três anos.

     

    IV - na hipótese prevista no art. 10-A[Atos de Improbidade Administrativa Decorrentes de Concessão ou Aplicação Indevida de Benefício Financeiro ou Tributário], perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de 5 (cinco) a 8 (oito) anos e multa civil de até 3 (três) vezes o valor do benefício financeiro ou tributário concedido. 

     

    Parágrafo único. Na fixação das penas previstas nesta lei o juiz levará em conta a extensão do dano causado, assim como o proveito patrimonial obtido pelo agente.

     

  • nem li as outras

  • Cassação dos Direitos Políticos matou toda a dificuldade da questão

  • Não existe cassação de direitos políticos;

  • PERDA DA FUNÇÃO E SUSPENSÃO DOS DIREITOS POLÍTICOS – SOMENTE APÓS TRÂNSITO EM JULGADO

    ( TODAVIA, A DEMISSÃO PODE OCORRER POR PAD – 8112 – NO CASO DE IMPROBIDADE )

     

    - VALE LEMBRAR QUE A MULTA CIVIL  NÃO ESTÁ PREVISTA NA CONSTITUIÇÃO, MAS SOMENTE NA LIA!

     

     

    LESÃO AO PATRIMÔNIO E ENRIQUECIMENTO ILÍCITO – TRANSMITE-SE COM A HERANÇA

     

     

    - PRESCRIÇÃO

    EM 5 ANOS APÓS DEIXAR O CC / FC ou  MANDATO ELETIVO; ou  NO PRAZO PREVISTO NA LEI 8112 PARA

    DEMISSÃO A BEM DO SERVIÇO PÚBLICO – PARA QUEM EXERCE CARGO EFETIVO – ESTATUTÁRIO

     

    - O DANO AO ERÁRIO POR ATO DE IMPROBIDADE É IMPRESCRITÍVEL

     

    SE O DANO DECORRER DE OUTRO ILÍCITO CIVIL, PRESCREVE EM 5 ANOS

  • Os direitos políticos NUNCA podem ser cassados, por expressa disposição constitucional. [art. 15].

    Art. 15. É vedada a cassação de direitos políticos, cuja perda ou suspensão só se dará nos casos de: 

    [...]

  • Alguem percebeu que FERNALD ZIRTAEB é BEATRIZ ao contrário ????

    kkkkkkkkk

     

  • LETRA A CORRETA 

     

     Sanções para atos de improbidade:

     

    Enriquecimento ilícito

    perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, 

    ressarcimento integral do dano, quando houver, 

    perda da função pública, 

    suspensão dos direitos políticos de oito a dez anos

    pagamento de multa civil de até três vezes o valor do acréscimo patrimonial e 

    proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de dez anos;

     

    Lesão ao erário:

    ressarcimento integral do dano, 

    perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, se concorrer esta circunstância, 

    perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de cinco a oito anos, 

    pagamento de multa civil de até duas vezes o valor do dano e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente,

    ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de cinco anos;

     

    Contra os princípios da adm. pública:

    ressarcimento integral do dano, se houver, 

    perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos,

    pagamento de multa civil de até cem vezes o valor da remuneração percebida pelo agente e 

    proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de três anos.

  • GABARITO LETRA A

     

    LEI Nº 8429/1992 (DISPÕE SOBRE AS SANÇÕES APLICÁVEIS AOS AGENTES PÚBLICOS NOS CASOS DE ENRIQUECIMENTO ILÍCITO NO EXERCÍCIO DE MANDATO, CARGO, EMPREGO OU FUNÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DIRETA, INDIRETA OU FUNDACIONAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS)  

     

    ARTIGO 9º Constitui ato de improbidade administrativa importando enriquecimento ilícito auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, mandato, função, emprego ou atividade nas entidades mencionadas no art. 1º desta Lei, e notadamente:

     

    ===============================================================

     

    ARTIGO 12. Independentemente das sanções penais, civis e administrativas previstas na legislação específica, está o responsável pelo ato de improbidade sujeito às seguintes cominações, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato: 

     

    I - na hipótese do art. 9º, perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, ressarcimento integral do dano, quando houver, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de oito a dez anos, pagamento de multa civil de até três vezes o valor do acréscimo patrimonial e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de dez anos;


ID
2576146
Banca
ESAF
Órgão
MAPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Nos processos administrativos no âmbito da Administração Pública Federal, não será observado o seguinte critério:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D 

     

    LEI 9.784 

     

    Art. 2o A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência.

    Parágrafo único. Nos processos administrativos serão observados, entre outros, os critérios de:

    I - atuação conforme a lei e o Direito; (A) 

    II - atendimento a fins de interesse geral, vedada a renúncia total ou parcial de poderes ou competências, salvo autorização em lei;

    III - objetividade no atendimento do interesse público, vedada a promoção pessoal de agentes ou autoridades; (D) 

    IV - atuação segundo padrões éticos de probidade, decoro e boa-fé;

    V - divulgação oficial dos atos administrativos, ressalvadas as hipóteses de sigilo previstas na Constituição; (C) 

    VI - adequação entre meios e fins, vedada a imposição de obrigações, restrições e sanções em medida superior àquelas estritamente necessárias ao atendimento do interesse público; (E)

    VII - indicação dos pressupostos de fato e de direito que determinarem a decisão;

    VIII – observância das formalidades essenciais à garantia dos direitos dos administrados;

    IX - adoção de formas simples, suficientes para propiciar adequado grau de certeza, segurança e respeito aos direitos dos administrados;

    X - garantia dos direitos à comunicação, à apresentação de alegações finais, à produção de provas e à interposição de recursos, nos processos de que possam resultar sanções e nas situações de litígio;

    XI - proibição de cobrança de despesas processuais, ressalvadas as previstas em lei;

    XII - impulsão, de ofício, do processo administrativo, sem prejuízo da atuação dos interessados;

    XIII - interpretação da norma administrativa da forma que melhor garanta o atendimento do fim público a que se dirige, vedada aplicação retroativa de nova interpretação. (B) 

  • Gabarito letra D.

     

    O art. 37, § 1°, da CF admite a “publicidade de atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos”, desde que tenham “caráter educativo, informativo ou de orientação social”, e proíbe, apenas, que constem nomes, símbolos ou imagens que caracterizem a promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.

     

     

  • Bom dia,

     

    Objetividade no atendimento do interesse público(Princípio da impessoalidade / finalidade), vedada a promoção pessoal de agentes ou autoridades (Princípio da impessoalidade)

     

    Bons estudos

  • não sei porque os examinadores ainda ficam colocando essas questões erradas com essas palavras fortes, só para ajudar quem não estuda.

  • Fácil, a questão é bem logica e objetiva.

  • Tive que eliminar as erradas para encontrar a alternativa certa. Acertei por exclusão.

  • QUAIS SÃO OS CRITÉRIOS QUE DEVEM SER OBSERVADOS PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NO JULGAMENTO DOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS?

    Art. 2o A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência.

    Parágrafo único. Nos processos administrativos serão observados, entre outros, os critérios de:

    I - atuação conforme a lei e o Direito;

    II - atendimento a fins de interesse geral, vedada a renúncia total ou parcial de poderes ou competências, salvo autorização em lei;

    III - objetividade no atendimento do interesse público, vedada a promoção pessoal de agentes ou autoridades;

    IV - atuação segundo padrões éticos de probidade, decoro e boa-fé;

    V - divulgação oficial dos atos administrativos, ressalvadas as hipóteses de sigilo previstas na Constituição;

    VI - adequação entre meios e fins, vedada a imposição de obrigações, restrições e sanções em medida superior àquelas estritamente necessárias ao atendimento do interesse público;

    VII - indicação dos pressupostos de fato e de direito que determinarem a decisão;

    VIII – observância das formalidades essenciais à garantia dos direitos dos administrados;

    IX - adoção de formas simples, suficientes para propiciar adequado grau de certeza, segurança e respeito aos direitos dos administrados;

    X - garantia dos direitos à comunicação, à apresentação de alegações finais, à produção de provas e à interposição de recursos, nos processos de que possam resultar sanções e nas situações de litígio;

    XI - proibição de cobrança de despesas processuais, ressalvadas as previstas em lei;

    XII - impulsão, de ofício, do processo administrativo, sem prejuízo da atuação dos interessados;

    XIII - interpretação da norma administrativa da forma que melhor garanta o atendimento do fim público a que se dirige, vedada aplicação retroativa de nova interpretação.

    CAPÍTULO II

  • Letra D. "objetividade no atendimento do interesse público, admitida somente a promoção institucional de autoridades".

    Como diz o Prof. Alexandre Soares: "Questãozinha mixuruca".

  • RESUMO PROCESSO ADM - 9784

     

    PRINCÍPIOS EXPRESSOS - vai SER FÁCIL PRO MOMO

     

    SEGURANÇA JUR

    EFICIÊNCIA

    RAZOABILIDADE

    FINALIDADE

    AMPLA DEFESA

    CONTRADITÓRIO

    INFORMALISMO

    LEGALIDADE

    PROPORCIONALIDADE

    RAZOABILIDADE

    OFICIALIDADE, IMPULSO OFICIAL,

    MORALIDADE

    MOTIVAÇÃO

     

     Nos processos administrativos serão observados os critérios de:

    - atendimento a fins de interesse geral, vedada a renúncia total ou parcial de poderes ou competências, salvo autorização em lei;

    - objetividade no atendimento do interesse público, vedada a promoção pessoal de agentes

     - atuação segundo padrões éticos de probidade, decoro e boa-fé;

     - divulgação oficial dos atos administrativos, ressalvadas as hipóteses de sigilo previstas na CF;

     - adequação entre meios e fins, vedada a imposição de obrigações, restrições e sanções em medida superior àquelas estritamente necessárias

    - indicação dos pressupostos de fato e de direito que determinarem a decisão;

    – observância das formalidades essenciais à garantia dos direitos dos administrados;

    - adoção de formas simples, suficientes para propiciar adequado grau de certeza, segurança e respeito aos direitos 

     - garantia dos direitos à comunicação, à apresentação de alegações finais, à produção de provas e à interposição de recursos, nos processos de que possam resultar sanções e  litígio;

    - proibição de cobrança de despesas processuais, salvo previsão em lei;

    - impulsão, de ofício, sem prejuízo aos  interessados;

    - interpretação da norma que melhor garanta o atendimento do fim público a que se dirige, vedada aplicação retroativa de nova interpretação.

     

     

    ADM DEVE JULGAR E RESPONDER IMPUGNAÇÃO CONTRA EDITAL LICITAÇÃO EM 5 DIAS

    POR APLICAÇÃO SUBSIDIÁRIA DA LEI 9784 À LEI 8666 QUE É OMISSA

     

    PRINC IMPLÍCITOS

    FINALIDADE DECORRE DA IMPESOALIDADE

    P DA VERDADE MATERIAL  - ADM TEM PODER/DEVER DE PRODUZUIR PROVAS

     

     

    ALEGAÇÕES FINAIS – 10 DIAS

     

    LEGITIMADOS COMO INTERESSADOS

    PF ou PJ QUE TENHAM INTERESSES OU DIREITOS QUE POSSAM SER AFETADOS OU SEJAM REPRESENTANTES DAS PARTES

    - ORGANIZAÇÕES E ASSOCIAÇÕES -  INTERESES COLETIVOS

    PESSOAS OU ASSOCIAÇÕES – DIREITOS DIFUSOS

     

    IMEPIDIMENTO

    INETERESSE NA CAUSA,

    ATUOU COMO PERITO, TESTEMUNHA OU REPRESENTANTE

    CONJUGE OU PARENTE ATÉ 3º GRAU DAS PARTES

    ESTEJA LITIGANDO COM INTERESSADO OU SEU CÔNJUGE / COMPANHEIRO

     

    - OMISSÃO QUANTO AO DEVER DE COMINICAR IMPEDIMENTO É FALTA GRAVE

     

    NÃO OBRIGA A AUTORIDADE A DECLARAR-SE SUSPEITA

    SUSPEIÇÃO – SUBJETIVA - PRESUNÇÃO RELATIVA DE PARCIALIDADE

    AMIZADE OU INIMIZADE COM INTERESSADO OU PARENTE ATÉ 3º GRAU

    - CABE RECURSO SEM EFEITO SUSPENSIVO

     

     

    ATOS DEVEM SER PRATICADOS EM 5 DIAS, SALVO FORÇA MAIOR, PODE ser  DILATADO  + 5 DIAS

     

    INTIMAÇÃO PARA COMPARECIMENTO -  3 DIAS ÚTEIS ANTES

     

    INTERESSADO INDETERMINADO ou NÃO LOCALIZADO – INTIMAÇÃO  pelo  DOU

     

    NÃO SE APLICAM OS EFEITOS DA REVELIA NO PROC ADM

     

    RECURSO – 10 DIAS

    INTERPOSTO PERANTE AUTORIDADE INCOMPETENTE – SERÁ INDICADA E DEVOLVIDO O PRAZO

     

    - 5 DIAS ÚTEIS P/ ONTRARRAZÕES

     

    DELEGAÇÃO E REVOGAÇÃO DEVEM SER PUBLICADAS NO MEIO OFICIAL

     

  • É tanta mnemônica que não sei se é mais difícil decorar os macetes ou a matéria kkkkkk

  • LETRA D CORRETA 

    LEI 9.784 

    Art. 2o A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência.

    Parágrafo único. Nos processos administrativos serão observados, entre outros, os critérios de:

    I - atuação conforme a lei e o Direito;

    II - atendimento a fins de interesse geral, vedada a renúncia total ou parcial de poderes ou competências, salvo autorização em lei;

    III - objetividade no atendimento do interesse público, vedada a promoção pessoal de agentes ou autoridades;

  • Art. 2 A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência.

    Parágrafo único. Nos processos administrativos serão observados, entre outros, os critérios de:

    I - atuação conforme a lei e o Direito;

    II - atendimento a fins de interesse geral, vedada a renúncia total ou parcial de poderes ou competências, salvo autorização em lei;

    III - objetividade no atendimento do interesse público, vedada a promoção pessoal de agentes ou autoridades;

    IV - atuação segundo padrões éticos de probidade, decoro e boa-fé;

    V - divulgação oficial dos atos administrativos, ressalvadas as hipóteses de sigilo previstas na Constituição;

    VI - adequação entre meios e fins, vedada a imposição de obrigações, restrições e sanções em medida superior àquelas estritamente necessárias ao atendimento do interesse público;

    VII - indicação dos pressupostos de fato e de direito que determinarem a decisão;

    VIII – observância das formalidades essenciais à garantia dos direitos dos administrados;

    IX - adoção de formas simples, suficientes para propiciar adequado grau de certeza, segurança e respeito aos direitos dos administrados;

    X - garantia dos direitos à comunicação, à apresentação de alegações finais, à produção de provas e à interposição de recursos, nos processos de que possam resultar sanções e nas situações de litígio;

    XI - proibição de cobrança de despesas processuais, ressalvadas as previstas em lei;

    XII - impulsão, de ofício, do processo administrativo, sem prejuízo da atuação dos interessados;

    XIII - interpretação da norma administrativa da forma que melhor garanta o atendimento do fim público a que se dirige, vedada aplicação retroativa de nova interpretação.

  • A questão versa sobre a lei 9.784/99 e deseja saber qual critério NÃO deve ser observado pela Administração Pública:

    LETRA “A”: ERRADA. A Administração Pública precisa obedecer ao PRINCÍPIO DA LEGALIDADE: Art. 2º, parágrafo único, I da lei 9.784/99 - atuação conforme a lei e o Direito.

    LETRA “B”: ERRADA. A Administração Pública precisa obedecer ao PRINCÍPIO DA SEGURANÇA JURÍDICA: Art. 2º, parágrafo único, XIII da lei 9.784/99 - interpretação da norma administrativa da forma que melhor garanta o atendimento do fim público a que se dirige, vedada aplicação retroativa de nova interpretação.

    Isso significa que, se a Administração Pública interpreta hoje a norma de um modo, e, no futuro, altera sua orientação, NÃO poderá utilizar essa nova interpretação em relação ao ato que já havia sido praticado sob a égide da interpretação antiga. Ou seja, a NOVA INTERPRETAÇÃO apenas pode ser aplicada para CIRCUNSTÂNCIAS FUTURAS.

    LETRA “C”: ERRADA. A Administração Pública precisa obedecer ao PRINCÍPIO DA PUBLICIDADE: Art. 2º, parágrafo único, V da lei 9.784/99 - divulgação oficial dos atos administrativos, ressalvadas as hipóteses de sigilo previstas na Constituição.

    Por sua vez, a Constituição Federal estabelece as seguintes exceções ao princípio da publicidade: Art. 5º, LX, CF/88 – a lei só poderá restringir a publicidade dos atos processuais quando a defesa da intimidade ou o interesse social o exigirem.

    LETRA “D”: CERTA. O examinador solicitou a alternativa INCORRETA, então esta é a resposta. É VEDADA, e não ADMITIDA a promoção institucional de autoridades. Trata-se do PRINCÍPIO DA IMPESSOALIDADE: Art. 2º, parágrafo único, III da lei 9.784/99 - objetividade no atendimento do interesse público, vedada a promoção pessoal de agentes ou autoridades.

    LETRA “E”: ERRADA. A Administração Pública precisa obedecer ao PRINCÍPIO DA PROPORCIONALIDADE de acordo com o dispositivo a seguir:  Art. 2º, VI da lei 9.784/99 - adequação entre meios e fins, vedada a imposição de obrigações, restrições e sanções em medida superior àquelas estritamente necessárias ao atendimento do interesse público. Não confunda:

    PRINCÍPIO DA PROPORCIONALIDADE ou PROIBIÇÃO DO EXCESSO – as condutas administrativas não devem ultrapassar os limites necessários, garantindo-se a adequação entre meios e fins.

    PRINCÍPIO DA RAZOABILIDADE – as condutas administrativas devem ser guiadas pelo bom senso do homem médio.

    ATENÇÃO: Não há unanimidade na doutrina quanto aos princípios da razoabilidade e da proporcionalidade. Alguns afirmam que são sinônimos; outros, que são princípios autônomos e a proporcionalidade é um dos elementos da razoabilidade. Portanto, tenha isso em mente no momento da prova. Contudo, caso o examinador realize alguma distinção, será a ora apresentada.

    GABARITO: LETRA “D” é o único critério que a Administração NÃO deve obedecer.


ID
2576149
Banca
ESAF
Órgão
MAPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Assinale a opção incorreta, considerando o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A 

     

    INDENIZAÇÕES "DATA

     

    Diárias 

    Ajuda de custo 

    Tranposte 

    Auxílio moradia 

     

    Não consta no ROL Auxílio Alimentação (CUIDADO!!) 

     

     

    Lei 8.112

    Art. 51.  Constituem indenizações ao servidor:

            I - ajuda de custo;

            II - diárias;

            III - transporte.

            IV - auxílio-moradia.                        (Incluído pela Lei nº 11.355, de 2006)

  • Auxílio alimentação é um benefício e não tem natureza de indenização. 

     

    Gab. A

     

  • Conhecendo a "malícia"da dona CESPE chutei a alt. A, sabia que ela ia por ali alguma que não era ajuda de custo.

    Essa questão tá mais pra 8112/90 do que pra 8027/90. Eu heim...

  • Essa (C) está muito taxativa hein..


  • Auxilio alimentação é benefício, não se enquadra em indenização 

  • GABARITO: A

    Art. 51.  Constituem indenizações ao servidor:

    I - ajuda de custo;

    II - diárias;

    III - transporte.

    IV - auxílio-moradia.  

  • Art. 51.  Constituem indenizações ao servidor:

    I - ajuda de custo;

    II - diárias;

    III - transporte.

    IV -              

    IV - auxílio-moradia.                

    Art. 29.  Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de:

    I - inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo;

    II - reintegração do anterior ocupante.

    Parágrafo único.  Encontrando-se provido o cargo de origem, o servidor será aproveitado em outro, observado o disposto no art. 30.

    Art. 33.  A vacância do cargo público decorrerá de:

    VIII - posse em outro cargo inacumulável;

    Art. 41.  Remuneração é o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei.

    Art. 145.  Da sindicância poderá resultar:

    II - aplicação de penalidade de advertência ou suspensão de até 30 (trinta) dias;

  • Analisemos cada afirmativa:

    a) Errado:

    As indenizações devidas aos servidores públicos federais encontram-se elencadas no art. 51 da Lei 8.112/90, que abaixo transcrevo:

    "Art. 51.  Constituem indenizações ao servidor:

    I - ajuda de custo;

    II - diárias;

    III - transporte.

    IV - auxílio-moradia."

    Do exame deste rol, verifica-se que o auxílio alimentação não é previsto como um dos casos de indenização passível de ser paga aos servidores públicos, o que torna equivocada esta primeira alternativa.

    b) Certo:

    Cuida-se de assertiva perfeitamente conforme o art. 29, caput, da Lei 8.112/90:

    "Art. 29.  Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de:"

    c) Certo:

    Realmente, a posse em outro cargo inacumulável é prevista como um dos casos que rendem ensejo à vacância do cargo público, como se depreende do art. 33, VIII, da Lei 8.112/90:

    "Art. 33.  A vacância do cargo público decorrerá de:

    (...)

    VIII - posse em outro cargo inacumulável;"

    d) Certo:

    A presente proposição revela-se em sintonia com a regra do art. 41 da Lei 8.112/90, in verbis:

    "Art. 41.  Remuneração é o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei."

    e) Certo:

    De fato, a aplicação de penalidade de suspensão, por até 30 dias, é um dos possíveis desfechos da sindicância, como se extrai do art. 145, II, da Lei 8.112/90, que ora colaciono:

    "Art. 145.  Da sindicância poderá resultar:

    I - arquivamento do processo;

    II - aplicação de penalidade de advertência ou suspensão de até 30 (trinta) dias;

    III - instauração de processo disciplinar."


    Gabarito do professor: A


ID
2576152
Banca
ESAF
Órgão
MAPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C 

     

    CF/88

     

    (a) Art. 5°,  IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

     

    (b) Art. 5°, X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;

     

    (c) Art. 5°, I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;

     

    (d) Art. 5°,  XXX - é garantido o direito de herança; (NÃO HÁ RESSALVA!)

     

    (e) Art. 5°,  XXXIV - são a todos assegurados, independentemente do pagamento de taxas:

     a) o direito de petição aos Poderes Públicos em defesa de direitos ou contra ilegalidade ou abuso de poder;

     b) a obtenção de certidões em repartições públicas, para defesa de direitos e esclarecimento de situações de interesse pessoal;

  • Artigo 5º da CF, XXXI - A sucessão de bens de estrangeiros situados no País será regulada pela lei brasileira em benefício do cônjuge ou dos filhos brasileiros, sempre que não lhes seja mais favorável a lei pessoal do "de cujus";

     

    Gabarito: Alternativa Charlie

  • São a todos assegurados, independentemente do pagamento de taxas, a obtenção de certidões em repartições públicas para defesa de direitos e esclarecimento de situações de interesse pessoal.

  •  a)  É livre a manifestação do pensamento, admitido o anonimato no exercício do direito de resposta. O artigo 5º, inciso IV da CFRB/1988 é explicito quando declara SER VEDADO O ANONIMATO NO DIREITO DE RESPOSTA.

     b)  São invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, salvo, no último caso, quando participam de reuniões públicas ou abertas ao público. Independente da forma é inviolável, segundo o artigo 5º, inc. X da CFRB/1988 a intimidade, vida privada, honra e imagem das pessoas, garantindo-lhes ainda indenização pelo dano moral ou material dessa violação.

     c) Homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. GABARITO, ARTIGO 5º, INCISO I DA CFRB/1988.

     d) É garantido o direito de herança, desde que demonstrado em juízo o atendimento da função social do processo de sucessão. Não há qualquer exigência, salvo por óbvio pertecer a linha sucessória, para que o herdeiro tenha direito a usufruir do espólio.

     e) São a todos assegurados, mediante o pagamento de taxas, a obtenção de certidões em repartições públicas para defesa de direitos e esclarecimento de situações de interesse pessoal. Tal direito é garantido independente de pagamento de taxas.

  •  a) É livre a manifestação do pensamento, admitido o anonimato no exercício do direito de resposta.

     

     b) São invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, salvo, no último caso, quando participam de reuniões públicas ou abertas ao público.

     

     c) Homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

     

     d) É garantido o direito de herança, desde que demonstrado em juízo o atendimento da função social do processo de sucessão.

     

     e) São a todos assegurados, mediante o pagamento de taxas, a obtenção de certidões em repartições públicas para defesa de direitos e esclarecimento de situações de interesse pessoal.

  • c)

    Homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. (CORRETA)

  • São a todos assegurados, independentemente do pagamento de taxas, a obtenção de certidões em repartições públicas para defesa de direitos e esclarecimento de situações de interesse pessoal. o direito de petiçao aos poderes públicos,em defesa de direitos e esclarecimentos de situaçoes de interesse pessoal.

  • a - direito de reposta nao pode ser em anonimato

    b- independente da forma é inviolavel

    c -   ARTIGO 5º, INCISO I DA CFRB/1988.

    d - basta apenas ser da linha sucessoria

    e - o serviço é gratuito

  • c) Homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

  • Homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

     

     

    BASE LEGAL:

     

    TÍTULO II
    Dos Direitos e Garantias Fundamentais
    CAPÍTULO I
    DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS

     

     

    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

     

     

    I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;

     

  • É importante atentar que se busca, nesse artigo, a igualdade material. É por isso que há lesgislação que conferem direitos as mulheres como: licença maternidade de 120 dias, aposentadoria por tc e idade antes que o dos homens, dentre outros direitos, para que se possa garantir essa igualdade, que na verdade seria o equilíbrio.

    É só lembrar de uma velha charge: por trás de uma cerca de 1 metro,  uma pessoa de média estatura fica em pé sobre com um banco de 50 cm para poder assistir ao jogo. Para possibilitar uma pessoa de baixa estatura, que está do lado dessa outra, assistir ao mesmo jogo, é necessário um banco de um metro - aqui garante-se a igualdade material. 

    Bons estudos.

  • De acordo com o rol de direitos e deveres individuais e coletivos elencados no art. 5.° da Constituição Federal de 1988 (CF),

     a) em nenhuma circunstância haverá penas cruéis ou de morte, de caráter perpétuo, de trabalhos forçados ou de banimento.

     b) a definição do estabelecimento prisional onde será cumprida a pena independe do delito, da idade e do sexo do apenado.

     c) será protegida a livre manifestação do pensamento, inclusa a anônima.

     d) será ampla a liberdade de associação, independentemente de autorização dos poderes públicos.

     e) homens e mulheres são absolutamente iguais em direitos e obrigações.

    Resposta: d

     

    Incrível como muda de uma banca pra outra, nessa questão da CESPE, eu marquei a letra E e errei, pois segundo a banca homens e mulheres não são iguais em direitos e obrigações, alguns até explicaram que por conta do alistamento militar. Aí nessa aqui, da ESAF, a alternativa está certa. Assim fica tão complicado! :( 

     

  • Bancas malditas!

    A letra c é válida para CESPE 

  • Gabarito letra "C"

     

    a) É livre a manifestação do pensamento, admitido o anonimato no exercício do direito de resposta.

    b) São invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, salvo, no último caso, quando participam de reuniões públicas ou abertas ao público.

    c) Homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

    d) É garantido o direito de herança, desde que demonstrado em juízo o atendimento da função social do processo de sucessão.

    e) São a todos assegurados, mediante o pagamento de taxas, a obtenção de certidões em repartições públicas para defesa de direitos e esclarecimento de situações de interesse pessoal.

  • Ai fica difícil , venho responder questões para deixar no sangue o conteúdo e as bancas me  deixam mas confuso .

  • será que esta questão não seria caso de anulação? E em relação ao ao serviço militar? Mulher não é obriagada

  • Uma questão desse nivel para auditor fiscal e de cair pra trás. Uma prova do para tecnico administrativo Cespe cobra doutrina e sumula do STJ.... Não faz sentido ela cobrar algo facil para um nivel superior e algo mais elaborado para tecnicos. 

  • NÃO CABE ANULAÇÃO. GABARITO É A LETRA "C". IGUALDADE DE GÊNEROS, ART. 5º, I, CRFB/88.

    ACERCA DO ALISTAMENTO MILITAR, EM RELAÇÃO ÀS MULHERES, DE FATO, NÃO É OBRIGATÓRIO, PORQUANTO NENHUM DIREITO FUNDAMENTAL É ABSOLUTO, ISTO É, EXISTEM EXCEÇÕES.

  • Assinale a opção correta.

    A) É livre a manifestação do pensamento, admitido o anonimato no exercício do direito de resposta.

    CF Art. 5°,  IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

    ------------------------------------------------

    B) São invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, salvo, no último caso, quando participam de reuniões públicas ou abertas ao público.

    CF Art. 5°, X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;

    ------------------------------------------------

    C) Homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

    CF Art. 5°, I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição; [Gabarito]

    ------------------------------------------------

    D) É garantido o direito de herança, desde que demonstrado em juízo o atendimento da função social do processo de sucessão.

    CF Art. 5°,  XXX - é garantido o direito de herança; (NÃO HÁ RESSALVA!)

    ------------------------------------------------

    E) São a todos assegurados, mediante o pagamento de taxas, a obtenção de certidões em repartições públicas para defesa de direitos e esclarecimento de situações de interesse pessoal.

    CF Art. 5°,  XXXIV - são a todos assegurados, independentemente do pagamento de taxas:

    a) o direito de petição aos Poderes Públicos em defesa de direitos ou contra ilegalidade ou abuso de poder;

    b) a obtenção de certidões em repartições públicas, para defesa de direitos e esclarecimento de situações de interesse pessoal;


ID
2576155
Banca
ESAF
Órgão
MAPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Os direitos sociais, previstos como direitos fundamentais na Constituição, são destinados aos:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E 

     

    CF/88 

     

     Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

    (...) 

  • Só para acrescentar, não concordo com o gabarito, pois restringiu os direitos sociais apenas ao art. 7,quando na verdade eles se iniciam no art. 6:

    CAPÍTULO II
    DOS DIREITOS SOCIAIS

    Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.  

    Mas quem sou eu né. Bons estudos.

  • Creio que essa questão deveria ser anulada ou ter o gabarito trocado para a letra D, pois os direitos sociais expressos na CF _tais como saúde, educação, segurança, dentre outros_ são direitos garantidos aos brasileiros, estrangeiros no país, adultos, crianças e etc... 

  • Indiquem para comentário do Professor!

  • Indiquei para comentario..

  • Indiquem para comentário! Marquei letra D como gabarito

  • Boa Esaf! Quer dizer que só trabalhadores possuem direito à saúde, educação, moradia, lazer etc... Boa Esaf. é isso mesmo. ta certinho..
    Joinha pra você.

  • Questão a ser anulada. 

  • ???????

  • Obrigado aos colegas pelos comentários..
    Retificado o meu comentário.

    Não somente os trabalhadores urbanos e rurais terão direitos, mas todos os brasileiros.

    A BANCA não especificou o artigo da CF e no Capítulo II - Dos Direitos Sociais, há um rol de direitos expressos que se estendem também aos desempregados, o direito à saúde por exemplo, ( de buscar atendimento médico em hospital público) e afirmar que todos os direitos elencados se destinam apenas aos trabalhadores urbanos e rurais é um equívoco, portanto, foi anulada a questão.

    Desconsiderem os erros de pontuação.


    Seu sucesso depende de você!!

  • Direitos sociais são garantidos apenas a trabalhadores urbanos e rurais? 

     

    Quer dizer então que desempregado ou pobre não pode ir no SUS?

     

    Questão passível de anulação. A banca se enrolou toda

  • Esse gabarito ainda é preliminar?

  • @Alexandre Paiva não é questão de mimi, se você for dar uma olhada no art 6° la fala também dos direitos socias de forma mais ampla... Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. Só os trabalhadores urbanos e rurais têm esses direitos? Temos que ter o olhar mais amplo! O art 7° sim especifica os direitos sociais desses trabalhadores, mas não é somente eles que gozaram! o gabarito dessa questão foi muito infeliz!  

  • A banca deveria ter especificado, NO MÍNIMO, o artigo 7°. Dessa forma ficou amplo, e pensando de forma AMPLA, deve abranger a todos, não somente trabalhadores urbanos e rurais.

    Portanto, colega @Alexandre Paiva, é provável que você tenha acertado pelo desconhecimento do artigo 6°. Ainda bem que os comentários dos amigos puderam sanar tal lacuna no seu estudo. 

  • e digo mais ainda... a letra A  tambem estaria correta pois todo cidadao tem direitos sociais até os bandidos!!

  • Querem apostar quanto que ela não vai anular nem mudar o gabarito ??

  • Bizarro :(

  • sensato a anulação

  • A banca que faz uma questão dessa pede para ser anulada.

    Meu filho de 3 anos então não tem direito á saúde, á educação???

    É só uma questão de lógica

  • Tô vendo mesmo Jhony Q, só pra quem estudou de fato... tanto que a questão foi ANULADA. :) estudou mesmo em?

  • Basilio Junior, pensei a mesma coisa. Saco cheio já de ver esses METIDOS A ESPERTALHÕES defendendo questões como esta!

  • Questão anulada pela banca! Adoro ver esses metidos a saberem tudo, que falam com tanta propriedade defendendo o gabarito absurdo da banca tudo se estrepando!

    Passar em concurso é HUMILDADE antes de tudo!

  • Há muito tempo em outra conta comentei essa questao que era passivel de anulação e alguns sabidos disseram que a questão estava perfeita. KD os mesmos para comentar?

  • Questão anulada!

     

    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes.

     

    Observe: Os Direitos Sociais estão elencados no  TÍTULO II  > Dos Direitos e Garantias Fundamentais > CAPÍTULO I  > DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS


ID
2576158
Banca
ESAF
Órgão
MAPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

REYNARD ILLARY reuniu várias peças de seu acervo de artes plásticas (telas retratando trabalhadores em plena atividade laboral) e produziu um documentário, com imagens e sons, em relação a elas. É correto afirmar que a divulgação dessa atividade artística:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B 

     

    CF/88 

     

    Art. 5°, IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença

  • O direito à liberdade de expressão é relativo, pois não pode violar outros direitos como, por exemplo, o direito à intimidade e à privacidade. 

     

    E o autor responde civil e penalmente pelos abusos que cometer. 

  • nesse caso específico as obras de artes e o acervo são dele.Por isso ele é inteiramente responsável e livre para decidir o que irá fazer com elas e se divulga o documentário ou não, pois ele é livre para se expressar e as obras não são de outrem. Se fossem de outro artista ele teria que divulgar de quem pertecem as obras e verificar os direitos autorais da obra seguindo a legalidade e reprodução da obra de outro artista.

  • GAB B - ATUALMENTE NAO HÁ CENSURA NO BRASIL EM TODA E QUALQUER FORMA

  • Gab B

  • Independe de censura ou licença!

  • é livre e independe de censura ou licença.

  • Se é livre, independe de censura ou licença.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • REYNARD ILLARY reuniu várias peças de seu acervo de artes plásticas (telas retratando trabalhadores em plena atividade laboral) e produziu um documentário, com imagens e sons, em relação a elas. É correto afirmar que a divulgação dessa atividade artística:

    B) é livre e independe de censura ou licença. [Gabarito]

    CF Art. 5° - [...]

    IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;


ID
2576161
Banca
ESAF
Órgão
MAPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

GALVANI JALBERT, servidor público do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e PERGENTINO FABRIZZI, consultor contratado pelo MAPA para realizar estudos técnicos durante 6 (seis) meses, desprovido da condição de servidor público, fizeram, em conjunto, uso de informações privilegiadas obtidas no âmbito interno do serviço público em benefício de terceiros. Os fatos foram devidamente apurados e constatados, observados os direitos ao contraditório e à ampla defesa. Assim, a Comissão de Ética do MAPA:

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

     

    DECRETO Nº 1.171/94 Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.

     

    O decreto abarca tanto GALVANI JALBERT, servidor público, quanto PERGENTINO FABRIZZI, consultor contratado:

     

    XXIV - Para fins de apuração do comprometimento ético, entende-se por servidor público todo aquele que, por força de lei, contrato ou de qualquer ato jurídico, preste serviços de natureza permanente, temporária ou excepcional, ainda que sem retribuição financeira, desde que ligado direta ou indiretamente a qualquer órgão do poder estatal, como as autarquias, as fundações públicas, as entidades paraestatais, as empresas públicas e as sociedades de economia mista, ou em qualquer setor onde prevaleça o interesse do Estado.

     

    Vedação:

    m) fazer uso de informações privilegiadas obtidas no âmbito interno de seu serviço, em benefício próprio, de parentes, de amigos ou de terceiros;

     

    Pena:

    XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

     

     

  • Parabéns, achei muito Estranho essa Redação. logo não teria nem como responder de acordo com a Lia. Lool  Pois a questão se basei no decreto 1171

  • A Comissão de Ética é responsável por apurar as infrações contra o Código de Ética, podendo aplicar unicamente a pena de censura, conforme inciso XXII do Decreto 1.171/1994, abaixo transcrito.

    “XXII - a pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.”

     

    Prof. Lincoln Barros 

  • De fato a questão não é sobre a LIA e sim "Ética na Administração Pública"

    Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal - Decreto nº 1.171 de 1994

    CAPÍTULO II DAS COMISSÕES DE ÉTICA

     

    XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

  • Obrigado Gabriel... Esclareceu demais a minha dúvida.

  • (C)

    Única Pena aplicada pela comissão de ética é a CENSURA.
    Única Pena aplicada pela comissão de ética é a CENSURA.
    Única Pena aplicada pela comissão de ética é a CENSURA.
    Única Pena aplicada pela comissão de ética é a CENSURA.
    Única Pena aplicada pela comissão de ética é a CENSURA.
    Única Pena aplicada pela comissão de ética é a CENSURA.
    Única Pena aplicada pela comissão de ética é a CENSURA.

    Uma vez vi isso aqui no QC e nunca mais esqueci,talvez esse comentário ajude outros colegas.

  • No decreto1.171/ 94 abrange funcionario público no sentido AMPLO.

  • Para fins de apuração do comprometimento ético, entende-se por servidor público todo aquele que, por força de lei, contrato ou de qualquer ato jurídico, preste serviços de natureza permanente, temporária ou excepcional, ainda que sem retribuição financeira, desde que ligado direta ou indiretamente a qualquer orgão do poder estatal..A pena aplicada a ambos será a CENSURA.

  • RESPOSTA: item C

    Conforme DC 1.171/94, XXII e XXIV

  • Fiquei na dúvida se era censura ou advertência, mas isso, soa com "trairagem" então censura.

  • Comissao de Ética --------- Censura

  • Mais alguém caiu nessa quetão dessa forma:

    sabia que o conceito de servidor público era amplo, logo imaginei que PERGENTINO FABRIZZI, porém a questão diz que o mesmo é desprovido da qualidade de servidor público, então pensei que tivesse me enganado, houvesse uma brecha na lei, por isso pensei que ele não poderia sofrer a pena de censura. 

    Bem estranho esse tipo de questão

  • Todos os servidores da administração direta estão debaixo da comissão de ética, ainda que o indivíduo não seja servidor público, contudo seja CONTRATADO POR ORGÃO DA ADMINISTRAÇÃO DIRETA PARA SERVIÇOS DE CARÁTER TEMPORÁRIO, TRANSITÓRIO, EMERGENCIAL ELE ESTÁ TAMBÉM DEBAIXO DA COMISSÃO DE ETICA.

    outra dica é que o ESTAGIÁRIO TAMBÉM ESTA ABAIXO DA COMISSÃO DE ÉTICA.

    O TEX

    O texto grande e os nomes estrangeiros só foram para cansar e da insegurança nos candidatos.

    Foco,força e fé!!

    Rumo ao INSS 2019! Bons estudos galera!

  • Socorro Sombria uma vez que ele foi contratado por um orgão da administração direta ele passar a ficar enquadrado na comissão de ética AUTOMATICAMENTE.

    O mesmo é válido para administração INDIRETA Autarquias e fundações ;)

    Bom estudo para vc.

  • Sendo  PERGENTINO FABRIZZI ,consultor contratado pelo MAPA e sabendo da condição de servidor público de GALVANI JALBERT responde ele solidáriamente pelos danos que venha a cometer junto com o outro....

    fiz uma associação com direito administrativo RESPONSABILIDADE CIVIL.

  • Bom dia,

     

    Para fins de apuração do comprometimento ético, entende-se por servidor público todo aquele que, por força de lei, contrato ou de qualquer ato jurídico, preste serviços de natureza permanente, temporária, excepcional ou eventual, ainda que sem retribuição financeira, a órgão ou entidade da administração pública federal, direta e indireta.

     

    A única pena aplicada pela CE é a de censura.

     

    Bons estudos

  • Prestei mais atenção à frase "desprovido da condição de servidor público" do que à frase "consultor contratado pelo MAPA" e me ferrei!

    :(

    Conclusão: Tem de ler o enunciado ao menos 3 vezes, MESMO QUE PAREÇA TER ENTENDIDO DE PRIMEIRA!

  • Esse "desprovido da condição de servidor público" me confundiu, mas relendo a lei compreendi:

     

    - A lei é aplicável a qualquer agente público, seja ele servidor ou não (Art. 1º)

     

    - Entende-se como agente público "todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função nas entidades mencionadas no artigo anterior" (Art 2º)

  • XXIV - Para fins de apuração do comprometimento éticoentende-se por servidor público todo aquele que, por força de lei, contrato ou de qualquer ato jurídico, preste serviços de natureza permanente, temporária ou excepcional, ainda que sem retribuição financeira, desde que ligado direta ou indiretamente a qualquer órgão do poder estatal, como as autarquias, as fundações públicas, as entidades paraestatais, as empresas públicas e as sociedades de economia mista, ou em qualquer setor onde prevaleça o interesse do Estado.

     

    Ou seja, o fato de não ser servidor não escapa da Comissão de Ética, pois o que importa é a finalidade de apuração do comprometimento ético. 

     

    Bons estudos! :)


ID
2576164
Banca
ESAF
Órgão
MAPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

As normas contempladas no Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal envolvem:

Alternativas
Comentários
  • A moralidade administrativa se integra no Direito, como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade, erigindo-se, como conseqüência, em fator de legalidade.

    (Moralidade + Finalidade = Legalidade). 

    Caiu em prova uma vez, nunca me esqueço!   kkkkk  

  • Gabarito letra "B", inciso IV das regras deontologicas.

  • GABARITO: LETRA B

    III - A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.

    FONTE:  DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.  

  • Qual o erro da D?

  • Acredito que a letra "D" não esteja errada por si só; acontece que ela não consta do Decreto 1.171,

    mas sim do Decreto 6.029! O enunciado de uma questão da IDECAN ajuda a compreender:

    “Em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, indireta autárquica e fundacional, ou em qualquer órgão ou entidade que exerça atribuições delegadas pelo poder público, deverá ser criada uma Comissão de Ética, encarregada de orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público, competindo-lhe conhecer concretamente de imputação ou de procedimento susceptível de censura”. Assim determina o Decreto nº 6.029/2007 sobre as Comissões de Ética, importantes instrumentos preconizados pelo Decreto nº 1.171/1999 e que, posteriormente, tiveram a regulamentação de algumas de suas ações por meio do diploma legal retrocitado.

  • Em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, indireta autárquica e fundacional, ou em qualquer órgão ou entidade que exerça atribuições delegadas pelo poder público (não inclui entidades que prestem serviços ao Poder Público), deverá ser criada uma Comissão de Ética


ID
2576167
Banca
ESAF
Órgão
MAPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Assinale a opção correta, considerando o disposto no Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra "B" conforme regras deontologicas inciso I.

  • GABARITO: LETRA B

    Das Regras Deontológicas

    I - A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.

    FONTE:  DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.  


ID
2576170
Banca
ESAF
Órgão
MAPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No Windows 10 deve-se executar um conjunto de passos para permitir a exibição de arquivos ocultos. Assinale a opção cujo passo não faz parte desse conjunto.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B

    Questão um pouco confusa. Na verdade, o usuário deve reconhecer os passos para a exibição de pastas e arquivos ocultos e perceber que uma das alternativas possui um passo não existente. O roteiro correto é:

    1) Abra o Explorador de Arquivos na barra de tarefas.

    2) Selecionar Exibir > Opções > Alterar opções de pasta e pesquisa.

    3) Selecione a guia Modo de exibição.

    4) Em Configurações avançadas, selecione Mostrar arquivos, pastas e unidades ocultos.

    Você pode reproduzir esse procedimento em qualquer computador com Windows 10, e verá que não existe em nenhum local do sistema operacional essa “guia Arquivos Ocultos”. Essa era a deixa para encontrar a alternativa errada.

    (Victor Dalton)

  • Não existe a guia "ARQUIVOS OCULTOS", na hora da pressão podemos acabar sendo enganados por essas pegadinhas que tornam as respostas uma cópia da pergunta.

  • Não existe guia de arquivos ocultos e eu não me atentei para "guia" kkk ler com muita atenção!

  • Selecione a guia Arquivos ocultos e, em seguida, em Exibir todos.

  • Bem comentado Candido Costa!

  • Sei lá, pensei assim: não teria lógica ter um clicável dizendo "arquivos ocultos", não teria lógica oculta-los. 

  • Parece complicada, mas não é! Não existe a guia "Arquivos ocultos"!

    GABARITO -> [B]

    Guia EXIBIR, Grupo MOSTRAR/OCULTAR, opção ITENS OCULTOS.

  • Guias ( Grupos )

    Arquivo ( Abrir nova janela | Abrir prompt de comando | Abrir o Windows PowerShell | Excluir histórico | Ajuda | Fechar )
    Início ( Área de transferência | Organizar | Novo | Abrir | Selecionar )
    Compartilhar ( Enviar | Compartinhar com )
    Exibir ( Painéis | Layout | Exibição atual | Mostrar/ocultar )

    Logo não há a guia Arquivos ocultos, apenas o grupo Mostrar/ocultar que fica dentro da guia Exibir e apresenta as seguinte opções: Caixas de seleção de item; Extensões de nomes de arquivos; Itens ocultos; Ocultar itens selecionados; Opções.

  • No Windows 10 deve-se executar um conjunto de passos para permitir a exibição de arquivos ocultos. Assinale a opção cujo passo não faz parte desse conjunto.

     

    b) Selecione a guia Arquivos ocultos e, em seguida, em Exibir todos.

  • Selecione a guia Arquivos ocultos e, em seguida, em Exibir todos.

  • A guia nem existe.

  • atentar à pergunta

  • A guia Arquivos ocultos existe, ela so está oculta...

  • Pura decoreba.

  • A maneira mais fácil, rápida e decente de exibir os itens o cultos é simplesmente clicar na guia "Exibir" e ticar (marcar a caixinha) "Itens ocultos" dentro do Grupo Mostrar/Ocultar.

    O examinador claramente não se deu ao trabalho de abrir seu Explorador de Arquivos pra elaborar a questão.


ID
2576173
Banca
ESAF
Órgão
MAPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em relação aos aplicativos para Internet, é incorreto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Baidu, Inc. (chinês: 百度, pinyin: Bǎidù, AFI: [pàɪtû]) é um dos maiores motores de busca do mundo e o dominante na República Popular da China, ultrapassando inclusive o Google e o Yahoo!. Detém também, entre outros serviços, o Baidu Baike, que ultrapassa o número de artigos de todas as Wikipédias existentes.

    No Brasil predodmina o Google.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Baidu

  • Uma vez apareceu esse Baidu no meu PC nunca mais consegui tirar, já tem 5 anos isso. 

  • O Baidu é pior que ex namorada. Depois que fiz essa analogia eu nunca mais errei nada a respeito!

  • A) App Store é um serviço para o iPhone, iPod Touch e iPad criado pela Apple Inc., que permite aos usuários navegar e fazer downloadde aplicativos da iTunes Store. 

    B) Google Play (antigamente conhecido como Android Market) é um serviço de distribuição digital de aplicativos, jogos, filmes, programas de televisão, músicas e livros, desenvolvido e operado pela Google. Ela é a loja oficial de aplicativos para o sistema operacional Android, além de fornecer conteúdo digital.[1]

     

    C) telegram - O aplicativo mais comentado como grande alternativa ao WhatsApp é o Telegram. Totalmente gratuito (e sem propagandas) ele substitui muito bem o famoso app de mensagens, oferecendo bons recursos para conversas com texto e imagens

    Hangouts - O programa de mensagens da Google evoluiu recentemente e agora serve tanto para troca de SMS quanto para bater papo pelo Google+. Disponível para Android, iOS e computadores, o programa pode ser uma boa opção para quem tem muitos contatos na rede da Google. É possível criar conversas em grupos, enviar imagens e fazer videoconferências.

    Skype - O mensageiro da Microsoft é um dos mais populares, o que facilita a adesão do serviço (afinal, você tem com quem conversar). Como você deve saber, o Skype serve para trocar mensagens individuais e em grupo por texto ou vídeo. O programa tem versões para Windows, Mac OS X, Linux, Android, Windows Phone, iOS, BlackBerry, TVs e até video game. É uma ótima opção!

    D) Veículos de comunicação são os meios que divulgam as notícias. Os veículos de comunicação estão espalhados por diversos meios de comunicação, como a internet, a televisão, rádio, jornais e revistas.

    E)

    Baidu, Inc. (chinês: 百度, pinyin: Bǎidù, AFI: [pàɪtû]) é um dos maiores motores de busca do mundo e o dominante na República Popular da China, ultrapassando inclusive o Google e o Yahoo!. Detém também, entre outros serviços, o Baidu Baike, que ultrapassa o número de artigos de todas as Wikipédias existentes.

    No Brasil predodmina o Google.

  • E) Baidu é uma ME@#A! [GABARITO]

  • Dica 1 para lembrar do Baidu) Deseja instalar Baidu anti-virus

     

    ( ) SIM                 (x) NÃO

     

    Baidu Anti-virus instalado com sucesso kk

     

    Dica 2 para lembrar do Baidu) Baidu é a testemunha de Jeová da tecnologia 

     

    Dica 3 para lembrar do Baidu) Baidu é aquela tia inconveniente que pergunta toda hora se você já está namorando 

     

    E finalmente, chega na gata e fala: '' Você não é Baidu, mas é impossível te remover da minha memória, linda.'' 

     

    Gabarito letra E)

     

     

  • Passível de anulação.

    EU TENHO CERTEZA que o Baidu é o principal mecanismo de busca no Brasil, pelos motivos apontados pelos colegas.

  • KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK '' Você não é Baidu, mas é impossível te remover da minha memória, linda.' 


    O pessoal não perdoa nos comentários

  • Baidu gruda mais no computador que Despacito na mente.

  • Deuzulivre do Baidu. 

  • Nunca mais esquecerei pra que serve o Baidu pelo comentário do Rhuan Ferreira  kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Google Play? Sou desesperada e não tinha lido a e), marquei b) por achar que o correto era Play Store.
  • Baidu = Fuja !

  • O CORRETO NÃO SERIA PLAY STORE?

     

  • Até aqui essa desgraça de Baidu!!?? Nãããããooooooo Jesus!

     

    Gabarito e)

  • Baidu é uma praga! minha mãe foi sacar dinheiro no caixa eletrônico e instalou o Baidu nele! ehehehehe

  • Eu achando que Baidu era o primo fanho do Badoo kkkkkkkkkkkkkk
  • Rhuam Ferreira

    " E finalmente, chega na gata e fala: '' Você não é Baidu, mas é impossível te remover da minha memória, linda.''  kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • E o badoo é o principal mecanismo de busca de "crushs" por aí

  • Curiosidade:

    o Baidu é o principal mecanismo de busca da CHINA! =)

  • Professor do Estratégia colocou a Letra C como incorreta, dizendo que o Skype só permite comunicação por chamadas de voz e vídeo. Vai entender....


ID
2576176
Banca
ESAF
Órgão
MAPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O recurso do Google Chrome que permite ao usuário fazer login com suas senhas salvas em diferentes dispositivos, sincronizando estas senhas com sua Conta do Google quando ele está conectado no Chrome ou em um dispositivo Android, é denominado

Alternativas
Comentários
  •  O Google Smart Lock é o sincronizador de dispositivos do Google, assim como o FireFox Sync é o sincronizador do Firefox. 

     

    GABARITO > LETRA A 

     

    FONTE : VICTOR DALTON 

  • O que o Smart Lock faz?

    O Smart Lock para senhas facilita a proteção dos seus dispositivos e das suas contas. Ele pode salvar senhas na sua Conta do Google e, em seguida, ajudar você a usar suas senhas de forma segura e conveniente nos sites que acessa no Chrome e nos apps que usa nos seus dispositivos móveis.

    https://support.google.com/accounts/answer/7521194?hl=pt-BR

     

    O que é o Google Sync? [Descontinuado]

    Desde 30 de janeiro de 2013, apenas os clientes do G Suite, do Cloud Identity e do Drive for Work, Government e Education podem configurar novos dispositivos com o Google Sync.

    O Google Sync usa o Microsoft® Exchange ActiveSync® para permitir que seus usuários sincronizem o e-mail, os contatos e as agendas do G Suite com dispositivos móveis. Também é possível configurar alarmes sonoros ou vibratórios para mensagens recebidas e futuras reuniões.

    https://support.google.com/a/answer/135937?hl=pt-BR

  • GAB: A

     

    O que é o Google Sync?

     

    O Google Sync usa o Microsoft® Exchange ActiveSync® para permitir que seus usuários sincronizem o e-mail, os contatos e as agendas do G Suite com dispositivos móveis. Também é possível configurar alarmes sonoros ou vibratórios para mensagens recebidas e futuras reuniões.

    O Google Sync é ativado por padrão nos domínios do G Suite. Os domínios do G Suite e do Drive for Work, Education e Government podem impor políticas de segurança a dispositivos do Google Sync.

     

    O Google Sync foi um serviço de sincronização de arquivos do Google que forneceu sincronização no ar dos Gmail , Google Contactse Google Calendar com o PC e o dispositivo móvel. Correio, calendário e aplicativos do catálogo de endereços.  Utilizou o Microsoft® Exchange ActiveSync® para permitir que os usuários do serviço sincronizem seus e-mails, contatos e calendários do Google Apps com seus dispositivos móveis, nos quais os usuários também podem configurar ou personalizar os alertas de mensagens recebidas e as próximas reuniões..

     

    https://support.google.com/a/answer/135937?hl=pt-BR

  • Smart Look - sincroniza Senhas

    GOOGLE Sync - sincroniza dados (contatos, agenda, mensagens...)

  • Password Sync: O G Suite Password Sync (GSPS) mantém as senhas dos seus usuários sincronizadas automaticamente com as senhas do Microsoft® Active Directory®. Sempre que a senha do Active Directory de um usuário é alterada, o GSPS imediatamente faz a alteração na Conta do Google gerenciada dele.

     

    Fonte: https://support.google.com

  •  a)

    Smart Lock.

  • Gabarito: ERRADO

    O Smart Lock é um recurso que facilita a proteção dos seus dispositivos e das suas contas permitindo uma navegação segura em aplicativos por meio da sincronização de senhas salvas. O Smart Lock salva senhas na sua conta do Google e permite que você as utilize posteriormente com segurança e conveniência nos sites que você usa no Chrome, no Android e em alguns aplicativos de dispositivo móvel. Uns dias atrás, eu comprei um notebook. Ele veio completamente vazio e eu tive que instalar aqueles softwares fundamentais para todos os computadores – um deles foi o Google Chrome. Já imaginaram se eu tivesse que adicionar todas as minhas senhas salvas do outro computador uma por uma? Seria extremamente trabalhoso! O Smart Lock resolve esse problema...

    Ele pode salvar senhas na sua Conta do Google e, em seguida, ajudar você a usar suas senhas de forma segura e conveniente nos sites que acessa no Chrome e nos aplicativos que usa nos seus dispositivos móveis. O Google Chrome permite também sincronizar outras configurações salvas, tais como senhas, favoritos, histórico, entre outros. Dessa forma, eu consigo usar o navegador do meu notebook com a mesma configuração do navegador do computador. 

    Fonte: ESTRATÉGIA CONCURSOS


ID
2576179
Banca
ESAF
Órgão
MAPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No Microsoft Word, quando se pretende alterar rapidamente a formatação de texto, os estilos do Word são as ferramentas mais eficazes. Após aplicar um estilo em diferentes seções de texto no documento, é possível modificar a formatação desse texto alterando o estilo. O Word inclui vários tipos de estilos, alguns dos quais podem ser usados para criar tabelas de referência neste aplicativo. Por exemplo, o estilo usado para criar um Sumário é denominado

Alternativas
Comentários
  • Para criar um sumário que seja fácil de atualizar, aplique estilos de título ao texto que deseja incluir no sumário. Depois disso, o Word vai compilá-lo automaticamente a partir desses títulos.

  • Letra B - Título

  • um salve pra quem caiu na pegadinha do índice!

  • GABARITO: B

     

    Para criar um sumário que seja fácil de atualizar, aplique estilos de título ao texto que deseja incluir no sumário. Depois disso, o Word vai compilá-lo automaticamente a partir desses títulos.

    Escolha o texto que você deseja incluir no sumário e, em seguida, na guia Página Inicial, clique em um estilo do título, como Título 1.

     

     

    Fonte (aqui tem imagens):

    https://support.office.com/pt-br/article/criar-um-sumário-no-word-882e8564-0edb-435e-84b5-1d8552ccf0c0

  • b)Título.

  • GABARITO: B

     

    W.2016/365

    Sumário = Título 

     

    Página inicial --> Estilos --> Títulos

     

    PET

  • Vou errar eternamente essa questão. :-(

    Em 22/05/2018, às 09:26:09, você respondeu a opção C. Errada!

    Em 26/04/2018, às 10:28:33, você respondeu a opção C. Errada!

    Em 01/02/2018, às 13:44:27, você respondeu a opção C. Errada!

    Em 01/02/2018, às 13:44:27, você respondeu a opção C.Errada!

  • Em 23/05/2018, às 11:22:34, você respondeu a opção C. Errada!

    Em 12/02/2018, às 23:13:57, você respondeu a opção E.

  • Eu cai na pegadinha da referência

  • Em 29/10/2018, às 22:16:50, você respondeu a opção E.Errada!

    Em 07/08/2018, às 20:24:04, você respondeu a opção E.Errada

  • EM 31/05/2021 VOCÊ RESPONDEU "C" = VOCÊ ERROU


ID
2576185
Banca
ESAF
Órgão
MAPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Conforme previsão do Artigo 202 do RIISPOA/2017, as carcaças de suínos acometidas por Trichinella spirallis devem ser destinadas ao aproveitamento condicional. Para o cumprimento deste artigo, considerando os procedimentos já autorizados pelo RIISPOA/2017, a qual tipo de tratamento e seu respectivo binômio tempo-temperatura as carcaças de suínos devem ser submetidas?

Alternativas
Comentários
  • Pode ser:

    30 dias a -15ºC;

    ou

    20 dias a -25ºC;

    ou

    12 dias a -29ºC;

    APENAS!

  • Art. 202. As carcaças acometidas de Trichinella spirallis (Triquinelose) devem ser destinadas ao aproveitamento condicional, por meio de tratamento pelo frio.
    § 1º O tratamento pelo frio deve atender aos seguintes binômios de tempo e temperatura:
    I - por trinta dias, a -15ºC (quinze graus Celsius negativos);
    II - por vinte dias, a -25ºC (vinte e cinco graus Celsius negativos); ou
    III - por doze dias, a -29ºC (vinte e nove graus Celsius negativos).

  • ALTERNATIVA CORRETA E

    DECRETO Nº 10.468, DE 18 DE AGOSTO DE 2020 - RIISPOA 2020

    Art. 202. As carcaças acometidas de Trichinella spirallis (Triquinelose) devem ser destinadas ao aproveitamento condicional, por meio de tratamento pelo frio.

    § 1º O tratamento pelo FRIO deve atender aos seguintes binômios de tempo e temperatura:

    I - por trinta dias, a -15ºC (quinze graus Celsius negativos);

    II - por vinte dias, a -25ºC (vinte e cinco graus Celsius negativos); ou

    III - por doze dias, a -29ºC (vinte e nove graus Celsius negativos).


ID
2576188
Banca
ESAF
Órgão
MAPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Considerando os atributos de frescor de pescados previstos no RIISPOA/2017, assinale a alternativa que contemple os pescados que devem se apresentar vivos e vigorosos como características a serem verificadas conforme Artigo 210 do referido Regulamento.

Alternativas
Comentários
  • II- crustáceos:
    a) aspecto geral brilhante, úmido;
    b) corpo em curvatura natural, rígida, artículos firmes e resistentes;
    c) carapaça bem aderente ao corpo;
    d) coloração própria da espécie, sem qualquer pigmentação estranha;
    e) olhos vivos, proeminentes;
    f) odor próprio e suave; e
    g) lagostas, siris e caranguejos, estarem vivos e vigorosos;

    III - moluscos:

    c) gastrópodes:
    1. carne úmida, aderida à concha, de cor característica de cada espécie;
    2. odor próprio e suave; e
    3. estarem vivos e vigorosos;

    Relevante:

    III - moluscos:
    a) bivalves:
    1. estarem vivos, com valvas fechadas e com retenção de água incolor e límpida nas conchas;
    2. odor próprio e suave; e
    3. carne úmida, bem aderente à concha, de aspecto esponjoso, da cor característica de cada
    espécie;

     

     

     

     

     

  • DECRETO Nº 9.013, DE 29 DE MARÇO DE 2017 (RIISPOA)

     

    Art. 210. Na avaliação dos atributos de frescor do pescado, respeitadas as particularidades de cada espécie, devem ser verificadas as seguintes características sensoriais para:

     

    II - CRUSTÁCEOS

    g) lagostas, siris e caranguejos, estarem vivos e vigorosos;

     

    III - MOLUSCOS

    c) gastrópodes:

     3. estarem vivos e vigorosos;

     

    Alternativa: B

  • ALTERNATIVA CORRETA B

    RIISPOA 2020 - DECRETO Nº 10.468, DE 18 DE AGOSTO DE 2020

    Art. 210. Na avaliação dos atributos de frescor do pescado, respeitadas as particularidades de cada espécie, devem ser verificadas as seguintes características sensoriais para:

    I - peixes:

    • a) superfície do corpo limpa, com relativo brilho metálico e reflexos multicores próprios da espécie, sem qualquer pigmentação estranha;
    • b) olhos claros, vivos, brilhantes, luzentes, convexos, transparentes, ocupando toda a cavidade orbitária;
    • c) brânquias ou guelras róseas ou vermelhas, úmidas e brilhantes com odor natural, próprio e suave;
    • d) abdômen com forma normal, firme, não deixando impressão duradoura à pressão dos dedos;
    • e) escamas brilhantes, bem aderentes à pele, e nadadeiras apresentando certa resistência aos movimentos provocados;
    • f)carne firme, consistência elástica, da cor própria da espécie;
    • g) vísceras íntegras, perfeitamente diferenciadas, peritônio aderente à parede da cavidade celomática;
    • h)ânus fechado; e
    • i)odor próprio, característico da espécie;

    II- crustáceos:

    • a)aspecto geral brilhante, úmido;
    • b)corpo em curvatura natural, rígida, artículos firmes e resistentes;
    • c)carapaça bem aderente ao corpo;
    • d)coloração própria da espécie, sem qualquer pigmentação estranha;
    • e)olhos vivos, proeminentes;
    • f)odor próprio e suave; e
    • g)lagostas, siris e caranguejos, estarem vivos e VIGOROSOS;

    III - moluscos:

    a)bivalves:

    • 1. estarem vivos, com valvas fechadas e com retenção de água incolor e límpida nas conchas;
    • 2. odor próprio e suave; e
    • 3. carne úmida, bem aderente à concha, de aspecto esponjoso, da cor característica de cada espécie;

    b)cefalópodes:

    • 1. pele lisa e úmida;
    • 2. olhos vivos, proeminentes nas órbitas;
    • 3. carne firme e elástica;
    • 4. ausência de qualquer pigmentação estranha à espécie; e
    • 5. odor próprio;

    c)gastrópodes:

    • 1. carne úmida, aderida à concha, de cor característica de cada espécie;
    • 2. odor próprio e suave; e
    • 3. estarem vivos e VIGOROROS;

    IV- anfíbios:

    a) carne de rã:

    • 1. odor suave e característico da espécie;
    • 2. cor rosa pálida na carne, branca e brilhante nas proximidades das articulações;
    • 3. ausência de lesões e elementos estranhos; e
    • 4. textura firme, elástica e tenra; e V- répteis:

    b) carne de jacaré:

    • 1. odor característico da espécie;
    • 2. cor branca rosada;
    • 3. ausência de lesões e elementos estranhos; e
    • 4. textura macia com fibras musculares dispostas uniformemente;

    c) carne de quelônios:

    • 1. odor próprio e suave;
    • 2. cor característica da espécie, livre de manchas escuras; e
    • 3. textura firme, elástica e tenra.

ID
2576191
Banca
ESAF
Órgão
MAPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Assinale, entre as opções abaixo, qual dos patógenos relacionados à DTA possui uma peculiar habilidade de crescer e se multiplicar em baixas temperaturas, inclusive a temperaturas tão baixas quanto -1,5°C.

Alternativas
Comentários
  • e) Listeria monocytogenes.

  • LETRA E

     

    Parecer da própria banca ESAF

     

    A Listeria monocytogenes é uma bactéria sabidamente resistente ao congelamento e outras condições adversas, que sobrevive por longos períodos em indústrias processadoras de alimentos e áreas manipuladoras de alimentos. A maior incidência de listeriose está associada aos surtos de doenças transmitidas por alimentos, sobretudo alimentos refrigerados (queijos, leite e outros produtos lácteos como descrito por Silva et al., 2011 – L. monocytogenes em leite e produtos lácteos no Brasil: uma revisão. UNOPAR Cient. Ciênc. Biol. Saúde, 13:59-67).

     

    Nesta questão era fundamental o conhecimento de bactérias que podem crescer a baixas temperaturas, sobretudo em alimentos comercializados sob refrigeração. É sabido que a refrigeração inibe o crescimento de muitas bactérias transmitidas por alimentos, mas não pode matar a L. monocytogenes. Assim, esta bactéria se destaca das demais por esta característica (como apontado pelo artigo de Azizoglu et al., 2009 - Role of growth temperature in freeze-thaw tolerance of Listeria spp. Appl. Environ. Microbiol. 75:16 5315-5320). Especificamente o dado sobre o crescimento a -1,5ºC foi extraído da página 47 do livro “The Food Safety Hazard Guidebook” de Richard Lawley, Laurie Curtis, Judy Davis. Os autores descrevem as condições de crescimento e sobrevivência da L. monocytogenes em alimentos: “Listeria monocytogenes is psychrotrophic and the ability to grow at chill temperature is why it is a particular risk in extended-shelf-life chilled foods that can support growth. Extremely slow growth of L. monocytogenes has been recorded at temperatures as low as -1,5ºC and the maximum temperature for growth is generally accepted as 45ºC.” Por todos os fatores apontados acima a questão será mantida.

     

    Fonte: http://www.esaf.fazenda.gov.br/assuntos/concursos_publicos/em-andamento-1/concurso-mapa-2017/pareceres_prova_objetiva.pdf

  • Questão contraditória.


ID
2576194
Banca
ESAF
Órgão
MAPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

De acordo com o que determina o RIISPOA/2017, para fins de rotulagem de produto de origem animal, é incorreto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • c) é proibido o destaque de presença ou ausência de componentes que sejam extrínsecos aos produtos.

  • LETRA C

     

    De acordo com o que determina o RIISPOA/2017, para fins de rotulagem de produto de origem animal, é incorreto afirmar que: 

     

     a) o uso de alegações de propriedade funcional ou de saúde dos produtos deve ser previamente aprovado pelo órgão regulador da saúde.

    Art. 446 § 3º  O uso de alegações de propriedade funcional ou de saúde em produtos de origem animal deve ser previamente aprovado pelo órgão regulador da saúde, atendendo aos critérios estabelecidos em legislação específica.

     

     b) os rótulos devem ser impressos, litografados, gravados ou pintados, respeitados a ortografia oficial e o sistema legal de unidades e de medidas.

    Art. 448.  Os rótulos devem ser impressos, litografados, gravados ou pintados, respeitados a ortografia oficial e o sistema legal de unidades e de medidas.

     

     c) é proibido o destaque de presença ou ausência de componentes que sejam extrínsecos aos produtos.

    § 1º  Os rótulos dos produtos de origem animal não podem destacar a presença ou ausência de componentes que sejam intrínsecos ou próprios de produtos de igual natureza, exceto nos casos previstos em legislação específica.

     

     d) os rótulos e carimbos do SIF devem referir-se ao último estabelecimento onde o produto foi submetido a algum processamento, fracionamento ou embalagem.

    Art. 451.  Os rótulos e carimbos do SIF devem referir-se ao último estabelecimento onde o produto foi submetido a algum processamento, fracionamento ou embalagem.

     

     e) um mesmo rótulo pode ser usado para produtos idênticos, fabricados em diferentes unidades da mesma empresa, desde que cada estabelecimento tenha o seu processo de fabricação e composição registrados. 

    Art. 447.  Um mesmo rótulo pode ser usado para produtos idênticos, fabricados em diferentes unidades da mesma empresa, desde que cada estabelecimento tenha o seu processo de fabricação e composição registrados.

  • Letra C) é proibido o destaque de presença ou ausência de componentes que sejam extrínsecos aos produtos


ID
2576197
Banca
ESAF
Órgão
MAPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Considerando o previsto na Subseção II do RIISPOA/2017, que se refere ao abate normal dos animais, entre as práticas tecnológicas, podemos afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

     

    Considerando o previsto na Subseção II do RIISPOA/2017, que se refere ao abate normal dos animais, entre as práticas tecnológicas, podemos afirmar que: 

     

     a) caso ocorra retardamento da evisceração, as carcaças e vísceras deverão ser condenadas.

    Art. 118 § 1º  Caso ocorra retardamento da evisceração, as carcaças e vísceras serão julgadas de acordo com o disposto em normas complementares.

     

     b) é proibida a insuflação como método auxiliar no processo tecnológico da esfola.

    Art. 120. A insuflação é permitida como método auxiliar no processo tecnológico da esfola e desossa das espécies de abate.    (Redação dada pelo Decreto nº 10.468, de 2020)

    § 1º  O ar utilizado na insuflação deve ser submetido a um processo de purificação de forma que garanta a sua qualidade física, química e microbiológica final.

    § 2º  É permitida a insuflação dos pulmões para atender às exigências de abate segundo preceitos religiosos.

     

     c) as aves deverão, obrigatoriamente, ser depenadas após escaldagem em água previamente aquecida.

    Art. 115. As aves podem ser depenadas:

    I - a seco;

    II - após escaldagem em água previamente aquecida e com renovação contínua; ou

    III - por outro processo autorizado pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal.

     

     d) é proibido o chamuscamento de suídeos sem escaldagem e depilação prévias. CORRETA

    Art. 116 § 2º  É proibido o chamuscamento de suídeos sem escaldagem e depilação prévias.

     

     e) é proibido o emprego de coadjuvantes de tecnologia na água de escaldagem de suídeos.

    Art. 116 § 4º  Pode ser autorizado o emprego de coadjuvantes de tecnologia na água de escaldagem, conforme critérios definidos pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal.


ID
2576200
Banca
ESAF
Órgão
MAPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Com relação à pasteurização de leite e leite pasteurizado, segundo o RIISPOA/2017, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  •  a) a pasteurização rápida consiste no aquecimento do leite em camada laminar entre 72ºC (setenta e dois graus Celsius) e 75ºC (setenta e cinco graus Celsius) pelo período de sete a doze segundos. 

    II - pasteurização rápida, que consiste no aquecimento do leite em camada laminar entre 72ºC (setenta e dois graus Celsius) e 75ºC (setenta e cinco graus Celsius) pelo período de quinze a vinte segundos, em aparelhagem própria.

     b)o leite pasteurizado deve apresentar provas de fosfatase alcalina positiva e de peroxidase negativa.

      § 7º O leite pasteurizado deve apresentar provas de fosfatase alcalina negativa e de peroxidase positiva.

    c) desde que autorizada pelo Departamento de Produtos de Origem Animal, pode ser permitida a repasteurização do leite para consumo humano direto.

    § 8º É proibida a repasteurização do leite para consumo humano direto.

     

     d) para o sistema de pasteurização rápida, a aparelhagem deve incluir válvula para o desvio de fluxo do leite com acionamento automático e alarme sonoro.

    § 4º Para o sistema de pasteurização rápida, a aparelhagem de que trata o § 3º deve incluir válvula para o desvio de fluxo do leite com acionamento automático e alarme sonoro.

     

     e) o leite pasteurizado destinado ao consumo humano direto deve ser refrigerado em temperatura não superior a 4ºC (quatro graus Celsius), em até 30 minutos após a pasteurização.

     5º O leite pasteurizado destinado ao consumo humano direto deve ser refrigerado em temperatura não superior a 4ºC (quatro graus Celsius), imediatamente após a pasteurização, envasado automaticamente em circuito fechado no menor prazo possível e expedido ao consumo ou armazenado em câmara frigorífica em temperatura também não superior a 4ºC (quatro graus Celsius).

  • Segundo o RIISPOA/2017, Art. 255,

     

    § 1º , II - pasteurização rápida, que consiste no aquecimento do leite em camada laminar entre 72ºC (setenta e dois graus Celsius) e 75ºC (setenta e cinco graus Celsius) pelo período de quinze a vinte segundos, em aparelhagem própria. (letra A - errada)

    § 7º - O leite pasteurizado deve apresentar provas de fosfatase alcalina negativa e de peroxidase positiva. (letra B - errada)

    § 8º - É proibida a repasteurização do leite para consumo humano direto. (letra C - errada)

    § 4º - Para o sistema de pasteurização rápida, a aparelhagem deve incluir válvula para o desvio de fluxo do leite com acionamento automático e alarme sonoro. (letra D - correta)

    § 5º - O leite pasteurizado destinado ao consumo humano direto deve ser refrigerado em temperatura não superior a 4ºC (quatro graus Celsius), imediatamente após a pasteurização. (letra E - errada)

     

    Alternativa: D

  • ALTERNATIVA CORRETA D

    RIISPOA 2017 - DECRETO No- 9.013, DE 29 DE MARÇO DE 2017

    Art. 255. Para os fins deste Decreto, entende-se por pasteurização o tratamento térmico aplicado ao leite com objetivo de evitar perigos à saúde pública decorrentes de micro-organismos patogênicos eventualmente presentes, e que promove mínimas modificações químicas, físicas, sensoriais e nutricionais.

    § 1º Permitem-se os seguintes processos de pasteurização do leite:

    I - PASTEURIZAÇÃO LENTA, que consiste no aquecimento indireto do leite entre 63ºC (sessenta e três graus Celsius) e 65ºC (sessenta e cinco graus Celsius) pelo período de trinta minutos, mantendo-se o leite sob agitação mecânica, lenta, em aparelhagem própria; e

    II - PASTEURIZAÇÃO RÁPIDA, que consiste no aquecimento do leite em camada laminar entre 72ºC (setenta e dois graus Celsius) e 75ºC (setenta e cinco graus Celsius) pelo período de quinze a vinte segundos, em aparelhagem própria.

    § 3º É obrigatória a utilização de aparelhagem convenientemente instalada e em perfeito funcionamento, provida de dispositivos de controle automático de temperatura, registradores de temperatura, termômetros e outros que venham a ser considerados necessários para o controle técnico e sanitário da operação.

    § 4º Para o sistema de pasteurização rápida, a aparelhagem de que trata o § 3º deve incluir válvula para o desvio de fluxo do leite com acionamento automático e alarme sonoro.

    § 5º O leite pasteurizado destinado ao consumo humano direto deve ser refrigerado em temperatura não superior a 4ºC (quatro graus Celsius), imediatamente após a pasteurização, envasado automaticamente em circuito fechado no menor prazo possível e expedido ao consumo ou armazenado em câmara frigorífica em temperatura também não superior a 4ºC (quatro graus Celsius).

    § 7º O leite pasteurizado deve apresentar provas de fosfatase alcalina negativa e de peroxidase positiva.

    § 8º É PROIBIDA A REPASTEURIZAÇÃO do leite para consumo humano direto.

    RIISPOA 2020 - DECRETO Nº 10.468, DE 18 DE AGOSTO DE 2020

    § 5º O leite pasteurizado destinado ao consumo humano direto deve ser:

    I - refrigerado imediatamente após a pasteurização,

    II - envasado automaticamente em circuito fechado, no menor prazo possível; e

    III - expedido ao consumo ou armazenado em câmara frigorífica em temperatura não superior a 5ºC (cinco graus Celsius).


ID
2576203
Banca
ESAF
Órgão
MAPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Tendo em vista o disposto do RIISPOA/2017, são atribuições e responsabilidades exclusivas do Auditor-Fiscal Federal Agropecuário formado em Medicina Veterinária:

Alternativas
Comentários
  • LETRA A

     

    Art. 90. É obrigatória a realização do exame ante mortem dos animais destinados ao abate por servidor competente do SIF.

     

    § 3º Os casos suspeitos serão submetidos à avaliação por Auditor Fiscal Federal Agropecuário, com formação em Medicina Veterinária, que pode compreender exame clínico, necropsia ou outros procedimentos com o fim de diagnosticar e determinar a destinação, aplicando-se ações de saúde animal quando o caso exigir.

    ________________________________________________________________________________________________

    ATUALIZAÇÃO DO RIISPOA 2020

    OBS: Fiquem atentos pois ocorreu neste ano a adição do médico veterinário integrante da equipe do SIF para algumas atribuições que eram restritas aos auditores. Foi uma forma que o DIPOA achou para suprir a enorme carência de auditores. Segundo a diretora do RIISPOA, em breve deve ser feito o cadastro desses veterinários no MAPA.

    § 3º Os casos suspeitos serão submetidos à avaliação, por Auditor Fiscal Federal Agropecuário com formação em Medicina Veterinária ou por médico veterinário integrante da equipe do serviço de inspeção federal, que poderá compreender exame clínico, necropsia ou outros procedimentos com a finalidade de diagnosticar e determinar a destinação, aplicadas ações de saúde animal quando o caso exigir.  (Redação dada pelo Decreto nº 10.419, de 2020)

     

  •  a) avaliar os casos suspeitos dos animais segregados na inspeção ante-mortem. (CORRETA)

    Art. 90.  É obrigatória a realização do exame ante mortem dos animais destinados ao abate por servidor competente do SIF.

    § 3º Os casos suspeitos serão submetidos à avaliação por Auditor Fiscal Federal Agropecuário, com formação em Medicina Veterinaria, que pode compreender exame clínico, necropsia ou outros procedimentos com o fim de diagnosticar e determinar a destinação, aplicando-se ações de saúde animal quando o caso exigir. (RIISPOA 2017)
     

     b) autorizar o abate dos animais em estabelecimentos registrados no Serviço de Inspeção Federal. (ERRADA)

    Art. 102. Nenhum animal pode ser abatido sem autorização do SIF. (RIISPOA 2017)

     

    Obs.: "No decreto não menciona qual servidor autoriza o abate, mas deixa explícito que o abate deverá ser autorizado pelo SIF, dessa forma o abate é autorizado por um servidor do SIF, por isso a autotização do abate não é uma função exclusiva do AFFA com formação em Medicina veterinária"

     

    c) assegurar que a realização de todas as etapas de fabricação de produtos de origem animal ocorram de forma higiênica. (ERRADA)

    Art. 53. Os RESPONSÁVEIS PELO ESTABELECIMENTO  deverão assegurar que todas as etapas de fabricação dos produtos de origem animal sejam realizadas de forma higiênica, a fim de se obter produtos que atendam aos padrões de qualidade, que não apresentem risco à saúde, à segurança e ao interesse do consumidor. (RIISPOA 2017)

     

     d) os procedimentos de remoção, segregação e inutilização dos Materiais Especificados de Risco (MER). (ERRADA)

    Art. 124. É obrigatória a remoção, a segregação e a inutilização dos Materiais Especificados de Risco - MER para encefalopatias espongiformes transmissíveis de todos os ruminantes destinados ao abate. 
    § 1º Os procedimentos de que trata o caput devem ser realizados pelos ESTABELECIMENTOS, observado o disposto em normas complementares. (RIISPOA 2017)

     

     e) coletar material dos animais destinados ao abate de emergência que apresentem sinais clínicos neurológicos.  (ERRADA)

    Art. 107. O SIF deve coletar material dos animais destinados ao abate de emergência que apresentem sinais clínicos neurológicos e enviar aos laboratórios oficiais para fins de diagnóstico, conforme legislação de saúde animal. 

     

    Obs.: "De acordo com o decreto não é designado qual servidor é responsável pela coleta do material dos animais destinados ao abate de emergência que apresentem sinais neurológicos, porém conforme Art. 107 o SIF, ou seja um servidor do SIF, é responsável por tal coleta, e assim deixa claro que essa não é uma função exclusiva do AFFA com formação em Medicina veterinária".


ID
2576206
Banca
ESAF
Órgão
MAPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Com relação à Certificação de Produtos de Origem Animal prevista no RIISPOA/2017, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • a) a critério do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, pode ser dispensada a certificação sanitária para o trânsito de matérias-primas ou de produtos de origem animal, observada a legislação de saúde animal.

    Art. 492. É obrigatória a emissão de certificação sanitária para o trânsito de matérias-primas ou de produtos de origem animal.
    § 1º A critério do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, pode ser dispensada a certificação sanitária para o trânsito de matérias-primas ou de produtos de origem animal, conforme estabelecido neste Decreto e em normas complementares, observada a legislação de saúde animal.
    § 2º Os procedimentos de emissão da certificação sanitária serão definidos em normas complementares.

     

     b) os certificados sanitários para produtos de origem animal destinados ao comércio internacional devem ser assinados por Auditor-Fiscal Federal Agropecuário.

    § 1º Os certificados sanitários para produtos de origem animal destinados ao comércio internacional devem ser assinados por Auditor Fiscal Federal Agropecuário, com formação em Medicina Veterinária

     

     c) os certificados sanitários para produtos de origem animal destinados ao comércio internacional devem ser redigidos em língua estrangeira.

    Art. 491. Os certificados sanitários para produtos de origem animal destinados ao comércio internacional, quando redigidos em língua estrangeira, devem ser traduzidos em vernáculo.

     

     d) ao receber a solicitação do estabelecimento para a emissão de certificado sanitário para produtos de origem animal destinados ao comércio internacional, o SIF deve garantir e comprovar que o produto a ser certificado atende aos requisitos do país importador.

    § 2º Ao solicitar a emissão de certificado sanitário para produtos de origem animal destinados ao comércio internacional, o estabelecimento deve apresentar comprovação de que o produto a ser certificado atende aos requisitos do país importador, quando houver.

     

     e) a critério do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, pode ser dispensada a certificação sanitária para o trânsito de matérias-primas ou de produtos de origem animal destinados ao aproveitamento condicional ou à condenação.

    Art. 493. É obrigatória a emissão de certificação sanitária para o trânsito de matérias-primas ou de produtos de origem animal destinados ao aproveitamento condicional ou à condenação.
    § 1º Nos casos de matérias-primas ou de produtos destinados ao aproveitamento condicional, é obrigatória a comprovação do recebimento das matérias-primas e dos produtos pelo estabelecimento de destino junto ao estabelecimento expedidor.
    § 2º Nos casos de matérias-primas ou de produtos condenados, após desnaturação na origem, é obrigatória a comprovação do recebimento das matérias-primas e dos produtos pelo estabelecimento de destino junto ao estabelecimento expedidor.
    § 3º O SIF deve impedir a expedição de novas partidas de matérias-primas ou de produtos até que seja atendido o disposto nos § 1º e § 2º.

  • Art. 695. Os produtos e matérias-primas de origem animal procedentes de estabelecimentos sob Inspeção Federal, satisfeitas as exigências do presente Regulamento, tem livre trânsito e podem ser expostos ao consumo em qualquer parte do território nacional e constituir objeto de comércio internacional, desde que atendidas as legislações pertinentes. A resposta é a letra “A”.

  • Algumas atualizações do RIISPOA/2017

    .

    LETRA C

    Art. 491. Os certificados sanitários para produtos de origem animal destinados ao comércio internacional devem ser redigidos em vernáculo e em idioma aceito pelo país de destino. (Redação dada pelo Decreto nº 10.468, de 2020)

    .

    LETRA D

    § 2º Ao solicitar a emissão de certificado sanitário para produtos de origem animal destinados ao comércio internacional, o estabelecimento deve apresentar:   (Redação dada pelo Decreto nº 10.468, de 2020)

    I - a declaração de conformidade de que o produto a ser certificado atende aos requisitos do país importador; e   (Incluído pelo Decreto nº 10.468, de 2020)

    II - a documentação comprobatória de respaldo da certificação, conforme estabelecido em normas complementares.   (Incluído pelo Decreto nº 10.468, de 2020)

    .

    LETRA E

    Art. 493. É obrigatória a emissão de certificação sanitária para o trânsito de matérias-primas ou de produtos de origem animal destinados ao aproveitamento condicional ou à condenação determinados pelo SIF e a emissão de documentação de destinação industrial ou de condenação determinadas pelo estabelecimento. (Redação dada pelo Decreto nº 10.468, de 2020)

    § 1º Nas hipóteses do caput, é obrigatória a comprovação do recebimento das matérias-primas e dos produtos pelo estabelecimento de destino junto ao emitente, no prazo de quarenta e oito horas, contado do recebimento da carga.   (Redação dada pelo Decreto nº 10.468, de 2020)

    § 2º (Revogado pelo Decreto nº 10.468, de 2020)

    § 3º Não serão expedidas novas partidas de matérias-primas ou de produtos até que seja atendido o disposto no § 1º.   (Redação dada pelo Decreto nº 10.468, de 2020)

    § 4º Nos estabelecimentos de abate em que não seja possível separar o material condenado oriundo do Departamento de Inspeção Final e das linhas de inspeção de post mortem do material condenado pelo estabelecimento nas demais operações industriais, a certificação sanitária de que trata o caput fica dispensada e o trânsito desses produtos será respaldado pela declaração de condenação de que trata o art. 490 emitida pelo estabelecimento.   (Incluído pelo Decreto nº 10.468, de 2020)

  • ALTERNATIVA CORRETA A

    RIISPOA 2017 - DECRETO No- 9.013, DE 29 DE MARÇO DE 2017

    Art. 491. Os certificados sanitários para produtos de origem animal destinados ao comércio internacional, quando redigidos em língua estrangeira, devem ser traduzidos em vernáculo.

    § 1º Os certificados sanitários para produtos de origem animal destinados ao comércio internacional devem ser assinados por Auditor Fiscal Federal Agropecuário, com formação em Medicina Veterinária.

    § 2º Ao solicitar a emissão de certificado sanitário para produtos de origem animal destinados ao comércio internacional, o estabelecimento deve apresentar comprovação de que o produto a ser certificado atende aos requisitos do país importador, quando houver.

    Art 492 ... § 1º A critério do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, pode ser DISPENSADA a certificação sanitária para o trânsito de matérias-primas ou de produtos de origem animal, conforme estabelecido neste Decreto e em normas complementares, observada a legislação de saúde animal.

    Art. 493. É OBRIGATÓRIA a emissão de certificação sanitária para o trânsito de matérias-primas ou de produtos de origem animal destinados ao aproveitamento condicional ou à condenação.

    RIISPOA 2020 - DECRETO Nº 10.468, DE 18 DE AGOSTO DE 2020 

    Art. 491. Os certificados sanitários para produtos de origem animal destinados ao comércio internacional devem ser redigidos em vernáculo e em idioma aceito pelo país de destino.

    § 1º Os certificados sanitários para produtos de origem animal destinados ao comércio internacional devem ser assinados por Auditor Fiscal Federal Agropecuário, com formação em Medicina Veterinária.

    § 2º Ao solicitar a emissão de certificado sanitário para produtos de origem animal destinados ao comércio internacional, o estabelecimento deve apresentar:

    I - a declaração de conformidade de que o produto a ser certificado atende aos requisitos do país importador; e

    II - a documentação comprobatória de respaldo da certificação, conforme estabelecido em normas complementares."

    Art 492 (REVOGADO)

    § 1º A critério do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, pode ser DISPENSADA a certificação sanitária para o trânsito de matérias-primas ou de produtos de origem animal, conforme estabelecido neste Decreto e em normas complementares, observada a legislação de saúde animal.

    Art. 493. É OBRIGATÓRIA a emissão de certificação sanitária para o trânsito de matérias-primas ou de produtos de origem animal destinados ao aproveitamento condicional ou à condenação determinados pelo SIF e a emissão de documentação de destinação industrial ou de condenação determinadas pelo estabelecimento. 


ID
2576209
Banca
ESAF
Órgão
MAPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O item 1 da Portaria nº 210 de 10 de novembro de 1998 descreve a definição de aves domésticas de criação de acordo com o seu gênero ou espécie, assim, assinale a opção correta abaixo.

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

     

    Segundo a Portaria 210/1998:

     

    AVES: entenda-se como as aves domésticas de criação:

    a. Gênero Gallus: galetos, frangos, galinhas e galos.

    b. Gênero Meleagridis: perus e perus maduros.

    c. Gênero Columba: pombos

    d. Gênero Anas: patos e patos maduros.

    e. Gênero Anser: gansos e gansos maduros.

    f. Gênero Perdix: perdiz, chucar, codorna.

    g. Gênero Phaslanus: faisão

    h. Numida meleagris: galinha D´Angola ou Guiné.


ID
2576212
Banca
ESAF
Órgão
MAPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Conforme o Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária dos Produtos de Origem Animal (RIISPOA/2017), quanto aos critérios de julgamento de carcaça para presença de Cisticercose em carcaças bovinas e carcaças suínas, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

     

    Conforme o Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária dos Produtos de Origem Animal (RIISPOA/2017), quanto aos critérios de julgamento de carcaça para presença de Cisticercose em carcaças bovinas e carcaças suínas, pode-se afirmar que:

     

     a) o critério de classificação de infecção intensa por cisticercos é o mesmo para suínos e para bovinos quanto ao quantitativo de presença de cistos. 

    Bovinos (mínimo 8 cistos): Art. 185. § 1º  Entende-se por infecção intensa quando são encontrados, pelo menos, oito cistos, viáveis ou calcificados, assim distribuídos...

    Suínos (mínimo 4 cistos): Art. 197 § 1º  Entende-se por infecção intensa a presença de dois ou mais cistos, viáveis ou calcificados, localizados em locais de eleição examinados nas linhas de inspeção, adicionalmente à confirmação da presença de dois ou mais cistos nas massas musculares integrantes da carcaça, após a pesquisa mediante incisões múltiplas e profundas em sua musculatura (paleta, lombo e pernil).

     

     b) o aproveitamento de tecidos adiposos quando de uma constatação de infecção intensa por cisticercos é igual tanto para bovinos quanto para suínos.

    O RIISPOA/2017 cita apenas suínos: Art. 197. § 7º  Pode ser permitido o aproveitamento de tecidos adiposos procedentes de carcaças com infecções intensas para a fabricação de banha, por meio da fusão pelo calor, condenando-se as demais partes.

     

     c) descartada a infecção intensa, mas constatada a presença de cistos viáveis e calcificados, a destinação prevista para bovinos é diferente da destinação prevista para suínos.

    É o mesmo destino para ambos: aproveitamento condicional pelo uso do calor.

     

     d) o critério de julgamento para bovinos e suínos é igual quando da identificação de cisto viável nos locais de eleição.

    CORRETO

     

     e) tanto para bovinos quanto para suínos, quando encontrado um único cisto viável, a destinação da carcaça é a mesma de uma infecção intensa.

    Quando encontrado um único cisto viável a carcaça deve ser destinada ao aproveitamento condicional pelo uso do frio ou da salga, depois de removida e condenada a área atingida.

    As carcaças com infecção intensa devem ser condenadas.

  • ATUALIZAÇÃO DO RIISPOA 2020

    Decreto nº 10.468, de 2020

    Modificação do protocolo de destino de cisticercose no abate de bovinos. Revogado os § 3º (um cisto viável) e § 4º (um cisto calcificado).

    .

    Art. 185. As carcaças com infecção intensa por Cysticercus bovis (cisticercose bovina) devem ser condenadas.

    § 1º Entende-se por infecção intensa quando são encontrados, pelo menos, oito cistos, viáveis ou calcificados, assim distribuídos:

    I - quatro ou mais cistos em locais de eleição examinados na linha de inspeção (músculos da mastigação, língua, coração, diafragma e seus pilares, esôfago e fígado); e  (Redação dada pelo Decreto nº 10.468, de 2020)

    II - quatro ou mais cistos localizados no quarto dianteiro (músculos do pescoço, do peito e da paleta) ou no quarto traseiro (músculos do coxão, da alcatra e do lombo), após pesquisa no DIF, mediante incisões múltiplas e profundas.

    § 2º Nas infecções leves ou moderadas, caracterizadas pela detecção de cistos viáveis ou calcificados em quantidades que não caracterizem a infecção intensa, considerada a pesquisa em todos os locais de eleição examinados na linha de inspeção e na carcaça correspondente, esta deve ser destinada ao tratamento condicional pelo frio ou pelo calor, após remoção e condenação das áreas atingidas.   (Redação dada pelo Decreto nº 10.468, de 2020)

    § 5º O diafragma e seus pilares, o esôfago e o fígado, bem como outras partes passíveis de infecção, devem receber o mesmo destino dado à carcaça.

    § 6º Os procedimentos para pesquisa de cisticercos nos locais de eleição examinados rotineiramente devem atender ao disposto nas normas complementares.


ID
2576215
Banca
ESAF
Órgão
MAPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

De acordo com o item 1 – Triparia, do capítulo II – Anexos da Sala de Matança, disposto na Portaria nº 711/1995, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

     

    De acordo com o item 1 – Triparia, do capítulo II – Anexos da Sala de Matança, disposto na Portaria nº 711/1995, é correto afirmar que: 

     a) a primeira etapa é destinada ao recebimento dos estômagos e intestinos já esvaziados para lavagem e raspagem da mucosa.

     Na primeira seção serão realizados os trabalhos de esvaziamento do conteúdo gastrointestinal em equipamento de aço inoxidável próprio, adequado e dotado de chuveiros, e não o recebimento dos estômagos e intestinos já esvaziados (segunda etapa).

     

     b) a calibragem de tripas, quando realizada com água, deverá ser utilizada água hiperclorada (5ppm).

    Será permitida nesta etapa a calibragem de tripas, sendo a operação realizada pela insuflação de ar comprimido previamente filtrado, ou água potável;

     

     c) o resíduo gorduroso da triparia deve ser destinado exclusivamente ao fabrico de gordura Industrial. CORRETA

    O resíduo gorduroso da triparia deve ser destinado exclusivamente ao fabrico de gordura Industrial (graxa branca) devido a contaminação fecal;

     

     d) a salga prévia de tripas, quando permitida, não deve ser realizada na triparia

    É permitida a salga prévia de tripas nesta seção (segunda seção da triparia), sendo que deverá existir sala apropriada em local separado, exclusiva a esta finalidade. 

     

     e) o beneficiamento das tripas deve ser realizado em estabelecimento próprio para este fim.

    1.3 - IIª Etapa (zona limpa, na seção de triparia) onde serão realizados os trabalhos de beneficiamento das tripas e estômago; este em área própria separada;


ID
2576218
Banca
ESAF
Órgão
MAPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Tendo em vista o previsto no RIISPOA/2017, assinale a opção correta que correlaciona os critérios de julgamentos e destinações descritos abaixo com a doença específica para o caso.


I - Após remoção e condenação das áreas atingidas, as carcaças de suínos, caprinos, ovinos e búfalos que apresentem lesão localizada, reagentes ou não a testes diagnósticos para a doença em questão, devem ser destinadas ao aproveitamento condicional pelo uso do calor.

II - Depois de removidas e condenadas as áreas atingidas, as carcaças podem ser destinadas à esterilização pelo calor quando existam lesões concomitantes em linfonodos e em órgãos pertencentes à mesma cavidade.

Alternativas
Comentários
  • Art. 138. As carcaças e os órgãos de animais com sorologia positiva para brucelose devem ser condenados quando estes estiverem em estado febril no exame ante mortem. (Redação dada pelo Decreto nº 9.069, de 2017)

    § 2º As carcaças dos suínos, dos caprinos, dos ovinos e dos búfalos, reagentes positivos ou não reagentes a testes diagnósticos para brucelose, que apresentem lesão localizada, devem ser destinadas ao aproveitamento condicional pelo uso do calor, depois de removidas e condenadas as áreas
    atingidas. (Redação dada pelo Decreto nº 9.069, de 2017)

     

    Art. 171. As carcaças de animais com tuberculose devem ser condenadas quando: (Redação dada pelo Decreto nº 9.069, de 2017)

    § 2º Depois de removidas e condenadas as áreas atingidas, as carcaças podem ser destinadas à esterilização pelo calor quando:

    III - existam lesões concomitantes em linfonodos e em órgãos pertencentes à mesma cavidade.

  • Reagentes positivos ou não para brucelose, com lesão localizada:

    Suínos, caprinos, ovinos e búfalos --> condicional calor

    Bovinos e equinos--> podem ser liberadas para consumo em natureza

    Em ambos os casos devem ser removidas e condenadas as áreas atingidas.


ID
2576221
Banca
ESAF
Órgão
MAPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Os detalhes para o cálculo de percentual de líquido perdido da ave congelada está descrito no anexo VI (item 2. Durante os trabalhos de matança), da Portaria nº 210 de 10 de novembro de 1998. Com base nele, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

     

     d) Para o peso da ave mais vísceras entre 1.501 a 1.600 gramas, o tempo de imersão no banho de água à temperatura de 42ºC é de 119 minutos.

    A embalagem contendo a ave e vísceras deve ficar imersa no banho de água a temperatura de 42ºC, de tal maneira que a água não penetre no interior da mesma.

    Para determinar o tempo de imersão o candidato deveria saber o tempo descrito na tabela da Portaria 210/98 baseado no peso das aves. No caso de 1.501 a 1.600 gramas, o tempo definido é de 119 minutos

     

    Peso da ave mais vísceras (em gramas)                                          Tempo de imersão ( em minutos)

                       Até 800                                                                                                   65

                     801 a 900                                                                                                  72

                   901 a 1.000                                                                                                 78

                 1.001 a 1.100                                                                                                85

                 1.101 a 1.200                                                                                                91

                 1.201 a 1.300                                                                                                98

                 1.301 a 1.400                                                                                               105

                 1.401 a 1.500                                                                                               112

                1.501 a 1.600                                                                                                   119

                 1.601 a 1.700                                                                                               126

                 1.701 a 1.800                                                                                               133

        

    Definições de M0, M1, M2 e M3

    Manter as aves em uma temperatura de –12ºC até o momento da análise. Enxugar o lado externo da embalagem de modo a eliminar todo o líquido e gelo. Pesar arredondando para o inteiro mais próximo. Com isso obtém-se a medida "M0".

    Retirar a ave congelada de dentro da embalagem (com as vísceras), enxugar a embalagem e pesá-la, obtendo a medida "M1".

    Obtêm-se o peso da ave abatida subtraindo-se "M1" de "M0".

    Colocar a ave abatida, mais as vísceras, se houver, dentro de uma embalagem plástica (saco) com abertura no abdômen da ave voltado para o fundo da embalagem. A embalagem contendo a ave e vísceras deve ficar imersa no banho de água a temperatura de 42ºC, de tal maneira que a água não penetre no interior da mesma. Pesar a ave descongelada juntamente com as vísceras e sua embalagem. Obtém-se, assim, a medida "M2". Pesar a embalagem que continha as vísceras, obtendo-se assim a medida "M3".

  • Na prova acertei essa no chute kkkkk, quem que estudando aquele tanto de assunto vai decorar isso aí. 


ID
2576224
Banca
ESAF
Órgão
MAPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Considerando o tema “Abate de suínos”, tendo em conta o disposto no RIISPOA/2017 e na Portaria nº 711/1995, avalie as frases abaixo e assinale a opção correta.


I - A língua deverá sofrer corte longitudinal superficial na face dorsal mediana, para pesquisa de cisticercose e sarcosporidiose.

II - No caso de animais descartados da reprodução, deve ser feita a pesquisa da cisticercose no diafragma, mesmo que esta parasitose não tenha sido detectada nas demais linhas de inspeção.

III - As carcaças com artrite em uma ou mais articulações, com reação nos linfonodos, hipertrofia da membrana sinovial, sem repercussão no seu estado geral, devem ser destinadas ao aproveitamento condicional pelo uso do calor.

IV - Somente se permitirá o uso de carnes provenientes de cabeças de suínos “coureados” em produtos submetidos à esterilização pelo calor.

Alternativas
Comentários
  • LETRA E

    I - A língua deverá sofrer corte longitudinal superficial na face dorsal mediana, para pesquisa de cisticercose e sarcosporidiose.

    Portaria 711/95 3.4.2.3 - da língua c) corte longitudinal profundo na face ventral mediana, para pesquisa de cisticercose e sarcosporidiose;

    II - No caso de animais descartados da reprodução, deve ser feita a pesquisa da cisticercose no diafragma, mesmo que esta parasitose não tenha sido detectada nas demais linhas de inspeção. OK

    Portaria 711/95 3.6.2 - Técnicas de Inspeção g) No caso de animais descartados da reprodução, deve ser feita a pesquisa da cisticercose no diafragma, mesmo que esta parasitose não tenha sido detectada nas demais linhas de inspeção;

    III - As carcaças com artrite em uma ou mais articulações com reação nos linfonodos, hipertrofia da membrana sinovial, sem repercussão no seu estado geral, devem ser destinadas ao aproveitamento condicional pelo uso do calor. OK

    RIISPOA/2017 Art. 196.As carcaças com artrite em uma ou mais articulações com reação nos linfonodos, hipertrofia da membrana sinovial, sem repercussão no seu estado geral, devem ser destinadas ao aproveitamento condicional pelo uso do calor.

    IV - Somente se permitirá o uso de carnes provenientes de cabeças de suí­nos coureados "coureados" em produtos submetidos à esterilização pelo calor.

    Portaria 711/95 1.8 - Somente se permitirá o uso de carnes provenientes de cabeças de suínos "coureados" em produtos cozidos ou/e enlatados, devido as deficientes condições próprias de manipulação destas carnes.


ID
2576227
Banca
ESAF
Órgão
MAPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A Salmonella é uma causa importante de doenças de origem alimentar no mundo todo. Além de contaminar ovos, a Salmonella Enteritidis pode também ser isolada de gemas devido à infecção transovariana. A presença de salmonela na gema pode ser resultante da migração a partir da casca contaminada. Sabe-se que poros da casca dos ovos permitem a penetração de salmonelas e o índice de penetração está relacionado com:

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

     

    Parecer da banca ESAF

     

    Ademais, a questão foi especificamente sobre o índice de penetração de Salmonella Enteritidis na gema do ovo e não sobre a qualidade da casca. A presença de salmonela na gema pode ser resultante da migração a partir da casca contaminada. Sabe-se que poros da casca dos ovos permitem a penetração de salmonelas e o índice de penetração está relacionado com as condições de tempo e temperatura e não com o número de poros (Shah et al., 1991; Silva, 1995; Kanashiro et al., 2002).

    A diminuição da temperatura é fundamental para o fechamento dos poros da casca do ovo, independentemente da idade da ave. Schoeni et al. (2005) comparou o crescimento de Salmonella Enteritidis e outros sorovares inoculados na gema e clara de ovos estocados a 4ºC, 10ºC e 25ºC. Após a inoculação, foi observado crescimento a 10ºC, mas o número de microrganismos aumentou 3 logaritmos quando os ovos foram incubados a 25ºC por 24 horas.

    De Reu et al. (2006) demonstrated experimentally that the age of the hen and eggshell characteristics such as area, shell thickness and number of pores does not significantly influence the eggshell penetration by S. Enteritidis. Whiley and Ross, 2015 fizeram uma revisão sobre “Salmonella and Eggs: From Production to Plate” apontando que “control of temperature was identified as potential control method to minimise the risk for foods containing raw eggs” e “refrigerating eggs at 4°C for 15 min prior to Salmonella exposure significantly decreased penetration of the eggshell. This indicates that refrigeration of eggs at collection may be a useful tool for minimising internal Salmonella contamination.” Assim, estes dados em conjunto demonstram a importância do tempo e da temperatura de armazenagem na penetração da Salmonella Enteritidis na gema do ovo, portanto, a questão será mantida.

    Fonte: http://www.esaf.fazenda.gov.br/assuntos/concursos_publicos/em-andamento-1/concurso-mapa-2017/pareceres_prova_objetiva.pdf

  • Essa rendeu na época da prova hein! Esaf sendo Esaf...


ID
2576230
Banca
ESAF
Órgão
MAPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Considerando o sistema de marcação de carcaças e vísceras e o sistema de identificação de lotes, ambos previstos na Portaria nº 711/1995, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

     

    Considerando o sistema de marcação de carcaças e vísceras e o sistema de identificação de lotes, ambos previstos na Portaria nº 711/1995, é correto afirmar que:

     a) todos os suínos destinados à matança de emergência serão individualmente identificados por etiqueta metálica ou plástica numerada de 1 (um) a 30 (trinta), “tipo 6”, grampeada na orelha esquerda por meio de alicate especial. 

    Os suínos retidos para observação, serão abatidos sempre em separado (matança de emergência). Neste caso serão individualmente identificados por etiqueta metálica ou plástica numerada de 1 (um) a 50 (cinquenta) - ("tipo 6", des. nº 38) grampeada na orelha esquerda por meio de alicate especial. 

     

     b) a identificação de procedência, para suínos destinados ao coureamento, é realizada através de chapa metálica “tipo 5” na orelha esquerda do primeiro suíno de cada lote, logo após a insensibilização. CORRETA

    1.10 - Sistema de identificação de lotes e animais de matança de emergência a) Visando manter a identificação de procedência, o primeiro suíno de cada lote será marcado dependurando-se na orelha esquerda, logo após a insensibilização, a chapa metálica "tipo 5" numerada de 1 (um) a 30 (trinta).

     

     c) para marcação dos lotes, todos os suínos devem ser tatuados na região dorsal posterior direita após o desembarque dos animais. 

    2.1.1 - Marcação dos lotes Visando manter a identificação de procedência, os lotes de animais deverão ser tatuados na região dorsal anterior esquerda por meio de aparelho tatuador próprio a esta finalidade (Des.n..37) para atender os trabalhos de classificação e tipificação de carcaças. Esta tatuagem, preferencialmente, deverá ser feita na granja de onde procedem os animais, identificando o local de origem e proprietário dos animais.

     

     d) a chapinha “tipo 1” tem o objetivo de realizar a correlação víscera, carcaça e cabaça enquanto a chapinha “tipo 2” é vermelha e identifica uma lesão.

     e) a chapinha “tipo 1” é numerada de 1 (um) a 30 (trinta). 

    2.2.1.1 - Chapinhas tipo "1" (Des. nº 38) Serão metálicas, circulares, possuindo 0,04 m (quatro centímetros) de diâmetro, articuladas com um gancho, para serem presas às carcaças e às vísceras.

    2.2.1.2 - Chapinha Tipo "2" Existirão em três séries, numeradas de um a 30 (um a trinta), à disposição das diferentes linhas de inspeção destinando-se à identificação da correlação vísceras, carcaça e cabeça. Serão metálicas, circulares, possuindo 0,04m (quatro centímetros) de diâmetro, articuladas com um gancho, para serem presas às carcaças, vísceras e cabeça.


     


ID
2576233
Banca
ESAF
Órgão
MAPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O item 4.4 da Portaria nº 210 de 10 de novembro de 1998 determina as normas, estruturas e equipamentos para o procedimento de evisceração. Sendo assim, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA A

    Questão altamente "decoreba" da legislação. A ESAF gosta de texto de lei na íntegra.

     

    O item 4.4 da Portaria nº 210 de 10 de novembro de 1998 determina as normas, estruturas e equipamentos para o procedimento de evisceração. Sendo assim, assinale a opção correta. 

     a) O DIPOA poderá aprovar sistemas alternativos de higienização da calha de evisceração, desde que observe os preceitos higiênicos do equipamento. CORRETA

    4.4.9.1. o DIPOA poderá aprovar sistemas alternativos de higienização da calha de evisceração, desde que observe os preceitos higiênicos do equipamento;

     

     b) A calha de evisceração deverá apresentar declive moderado para o ralo coletor.  

    4.4.7. A calha de evisceração deverá apresentar declive acentuado para o ralo coletor, a fim de permitir remoção contínua dos resíduos para o exterior da dependência, de modo a evitar acúmulo na seção;

     

     c) A largura dessa calha, de borda a borda, será de no mínimo 0,50 cm (cinquenta centímetros). 

    4.4.8. A largura dessa calha, de borda a borda, será de no mínimo 0,60 m (sessenta centímetros), observando-se que o afastamento da sua borda até o ponto de projeção da nora sobre a calha seja, no mínimo, de 0,30 m (trinta centímetros);

     

     d) A calha disporá de água corrente, sob forte pressão, fornecida através de um sistema de aspersores, com finalidade de propiciar constante limpeza.

    4.4.9. A calha disporá de água corrente, sob pressão adequada, fornecida através de um sistema de canos perfurados (?), localizados na parte interna e ao longo da calha, com finalidade de propiciar constante limpeza e contínua remoção dos resíduos para os coletores;

     

     e) A calha de evisceração disporá de pontos de água localizados em suas bordas na proporção mínima de 2 (dois) para cada 1 (um) operário.

    4.4.10. A calha de evisceração disporá de pontos de água localizados em suas bordas na proporção mínima de 1 (um) para cada 2 (dois) operários, destinados à lavagem das mãos;


ID
2576236
Banca
ESAF
Órgão
MAPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A Portaria nº 711/1995, alterada parcialmente pela Portaria nº 155/2016, traz o regulamento complementar específico para a atividade de abate de suídeos e processamento de seus produtos derivados. Levando este ato normativo em consideração, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

     

     

     a) a raspagem do toucinho deverá ser procedida na zona suja da sala de matança, imediatamente antes do chuveiro de saída da zona suja.

    1.5 - A raspagem do toucinho deverá ser procedida fora da sala de matança, em dependência destinada exclusivamente a esta finalidade, atendendo as seguintes exigências:

     

     b) as carcaças condenadas na Linha de Inspeção deverão ser marcadas com um “C” e ter suas massas musculares desfiguradas com cortes na face direita do pernil.

    Para as carcaças condenadas, as massas musculares serão desfiguradas efetuando-se cortes em "X".

    MARCAÇÃO NAS MEIAS CARCAÇAS: "C"   DESTINO: Conserva    MODELO Nº 10

     

     c) é proibido o beneficiamento de gorduras de carcaças com vistas à obtenção de resíduo proteico quando provenientes de casos de aproveitamento condicional para banha. CORRETO

    2 - RESÍDUO PROTÉICO b) proibe-se beneficiamento de gorduras de carcaças com vistas à obtenção de resíduo protéico quando provenientes de casos de aproveitamento condicional para banha;

     

     d) os Linfonodos Poplíteos e Pré-crurais são obrigatoriamente incisados na Linha de Inspeção. 

    São obrigatoriamente incisados nas "Linhas de Inspeção" os seguintes nodos linfáticos"Apical, Brônquicos, Cervicais, Gástricos, Inguinais superficiais ou retromamários, Mandibulares, Mesentéricos, Parotidianos e Retrofaríngeos, sendo que estes e os demais são examinados na Inspeção Final.

     

     e) a linha “D” corresponde à linha de inspeção de coração e Língua. 

    Revisando as linhas de inspeção de suínos:

    "Linha A I" - Inspeção da cabeça e nodos linfáticos da "papada"

    "Linha A " - Inspeção de útero

    "Linha B" - Inspeção de intestino, estômago, baço, pâncreas e bexigas:

    "Linha C" - Inspeção de coração e língua

    "Linha D"- Inspeção dos pulmões e fígado

    "Linha E" - inspeção de carcaça:

    "Linha F" - Inspeção de rins:

    "Linha G" - Inspeção de cérebro:

     


ID
2576239
Banca
ESAF
Órgão
MAPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Considerando os trechos da Portaria nº 711/1995, transcritos abaixo, assinale a opção que corresponde à correta correlação entre os trechos transcritos e seus temas previstos neste ato normativo.


I - A matança deve ser realizada na sala de necropsia, destinando-se carcaças e vísceras à condenação total.

II - O banho obrigatório, anterior à insensibilização, deverá ser procedido com água hiperclorada (5 ppm) e pelo tempo mínimo de 3 min (três minutos).

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

     

    I - A matança deve ser realizada na sala de necropsia, destinando-se carcaças e vísceras à condenação total.

    2.2 - Matança de emergência mediata: É o abate dos animais não liberados da pocilga de sequestro após o exame clínico, devendo ser efetuado depois da matança normal. Nos casos de hipertermia ou hipotermia, a matança deve ser realizada na sala de necropsia, destinando-se carcaças e vísceras à condenação total.

     

    II - O banho obrigatório, anterior à insensibilização, deverá ser procedido com água hiperclorada (5 ppm) e pelo tempo mínimo de 3 min (três minutos). 

    1 - "COUREAMENTO" DE SUÍNOS 1.2 - O banho obrigatório, anterior à insensibilização deverá ser procedido com água hiperclorada (5 ppm) e pelo tempo mínimo de 3 (três minutos).


ID
2576242
Banca
ESAF
Órgão
MAPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Considerando o item 6, da Portaria nº 210 de 10 de novembro de 1998, que descreve os procedimentos para as instalações frigoríficas, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

     

    Considerando o item 6, da Portaria nº 210 de 10 de novembro de 1998, que descreve os procedimentos para as instalações frigoríficas, assinale a opção correta.

     a) As carcaças depositadas nas câmaras de resfriamento deverão apresentar temperatura ao redor de 1ºC (um grau centígrado) a 2ºC, tolerando-se, no mínimo, variação de um grau centígrado.

    6.6. As carcaças depositadas nas câmaras de resfriamento, deverão apresentar, temperatura ao redor de -1ºC (menos um grau centígrado) a 4ºC, tolerando-se no máximo, variação de um grau centígrado:

     

     b) As carcaças de aves congeladas não deverão apresentar, na intimidade muscular, temperatura superior a -10ºC (dez graus centígrados negativos), com tolerância mínima de 2ºC (dois graus centígrados).

    6.9. As carcaças de aves congeladas não deverão apresentar, na intimidade muscular, temperatura superior a -12ºC (doze graus centígrados negativos), com tolerância máxima de 2ºC (dois graus centígrados);

     

     c) A antecâmara deverá apresentar largura máxima de 3,00 m (três metros).

    6.10.1. antecâmara com largura mínima de 2,00 m (dois metros);

     

     d) A estocagem de aves congeladas deverá ser feita em câmaras próprias, com temperatura nunca superior a -18ºC (dezoito graus centígrados negativos). CORRETA

    6.7. A estocagem de aves congeladas deverá ser feita em câmaras próprias, com temperatura nunca superior a -18ºC (dezoito graus centígrados negativos);

     

     e) As portas deverão apresentar largura mínima de 1,00 m (um metro) de vão livre, de superfície lisa e de material oxidável.

    6.10.4. portas com largura mínima de 1,20 m (um metro e vinte centímetros) de vão livre, de superfície lisa e de material não oxidável;

     


ID
2576245
Banca
ESAF
Órgão
MAPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O item 9 da Portaria nº 210 de 10 de novembro de 1998 trata das instalações destinadas ao fabrico de subprodutos não comestíveis (graxaria). De acordo com esse item, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA A

     

     a) A condução dos resíduos para esta seção deve ser, preferentemente, por gravidade, através de condutores fechados, isolando-se do meio ambiente, ou por propulsores mecânicos. CORRETO

     

     b) Serão localizadas em prédio anexo à de matança, no máximo 15,00 m (quinze metros), dispondo de equipamento adequado à transformação de resíduos provenientes do abate. 

    9.1. Serão localizadas em prédio separado ao de matança, no mínimo 10,0 m (dez metros), dispondo de equipamento adequado e suficiente à transformação de resíduos provenientes do abate, inclusive carcaças e peças condenadas.

     

     c) A seção deve dispor de tanques de armazenamento, para o carregamento dos digestores, de maneira que os resíduos sejam depositados transitoriamente sobre o piso.

    A seção deve dispor de tanques de colheita, para separação e carregamento dos digestores, de maneira que os resíduos não sejam depositados diretamente sobre o piso;

     

     d) A farinha, na sua fase de preparação (“crackling” a 60° C), poderá ser armazenada temporariamente sobre o piso. 

    9.6. A farinha, quer na sua fase de preparação ("crackling" ou tancage), quanto na fase final, não poderá ser lançada ou depositada diretamente sobre o piso. A estocagem, quando feita em sacos, deverá ser sobre estrados, em área isolada, seca e ventilada.

     

     e) A estocagem, quando feita em contêineres, deverá ser sobre estrados, em área isolada, fechada e refrigerada.

    A Portaria 210 não cita estocagem em contêineres (me corrijam se eu estiver errado). A Portaria 210 cita: A estocagem, quando feita em sacos, deverá ser sobre estrados, em área isolada, seca e ventilada.

     


ID
2576248
Banca
ESAF
Órgão
MAPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Segundo a Portaria nº 210 de 10 de novembro de 1998, sobre o item “1. DEFINIÇÕES”, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

     

    ROTULAGEM: entende-se como o processo de identificação do alimento através do rótulo.

     

    RÓTULO: é toda a inscrição, legenda, imagem ou toda a matéria descritiva ou gráfica que esteja escrita, impressa, estampada, gravada em relevo ou litografada ou colada sobre a embalagem do alimento.

     

    EMBALAGEM: qualquer forma pela qual o alimento tenha sido acondicionado, empacotado ou envasado.

     

    EMBALAGEM PRIMÁRIA: qualquer embalagem que identifica o produto primariamente.

     

    EMBALAGEM SECUNDÁRIA: ou "plano de marcação" entende-se pela identificação de continentes de produtos já totalmente identificados com rótulo primariamente, sejam quais forem a natureza da impressão e da embalagem.

     

     


ID
2576251
Banca
ESAF
Órgão
MAPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Com relação ao congelamento, estocagem, embarque e transporte de produtos oriundos do abate de suínos, dispostos no Capítulo VI da Portaria nº 711/1995, alterada pela Portaria nº 155/2016, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  •  a) as carnes devem ser congeladas e atingir, em seu interior, pelo menos a temperatura de -12ºC (doze graus centígrados negativos) em túnel de congelamento e ser mantidas a esta temperatura durante o armazenamento. (Correto - Portaria 155 Capítulo VI Item 7.13 C)

     

     b) para que se dê por concluído o congelamento e se permita a saída das carnes congeladas dos túneis, será exigida, como medida mínima, a temperatura interna de -10ºC (dez graus centígrados abaixo de zero) na intimidade da peça. 

    Revogado pela Portaria 155 Capítulo VI Item 7.13: c) as carnes devem ser congeladas e atingir, em seu interior, pelo menos a temperatura de -12ºC (doze graus centígrados negativos) em túnel de congelamento e ser mantidas a esta temperatura durante o armazenamento.

     

     c) os produtos congelados devem ser expedidos à temperatura de -10ºC (dez graus centígrados abaixo de zero).

    Item 7.15.1.1: a) os produtos congelados devem ser expedidos à temperatura declarada nos rótulos. (Portaria 155 )

     

     d) os veículos frigoríficos devem estar devidamente higienizados e com a temperatura interna das câmaras a -8ºC (oito graus centígrados abaixo de zero) antes do embarque de produtos.

    Item 7.15.1.1 Congelados: c) os veículos frigoríficos devem estar devidamente higienizados e com a temperatura interna das câmaras a 0º C (zero grau centígrado), cumprindo à Inspeção Federal constatar antes do embarque, as condições de atendimento destes requisitos higiênicos; (Portaria 711)

     

     e) o embarque de congelados somente poderá ser realizado quando a temperatura interna das carnes atingir no mínimo -18ºC (dezoito graus centígrados abaixo de zero).

    Revogado pela Portaria 155 Item 7.15.1.1: a) os produtos congelados devem ser expedidos à temperatura declarada nos rótulos.

  • GABARITO A

    PORTARIA Nº 711, DE 1º DE NOVEMBRO DE 1995 - NORMAS TÉCNICAS DE INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS PARA ABATE E INDUSTRIALIZAÇÃO DE SUÍNOS

    7.13 - Congelamento e estocagem a) durante os trabalhos de desossa, as carnes e cortes devem ser continuamente encaminhadas para o congelamento, permitindo-se o uso de bandejas em aço inoxidável ou outro material aprovado pelo DIPOA para esta finalidade;

    c) ) as carnes devem ser congeladas e atingir, em seu interior, pelo menos a temperatura de -12ºC (doze graus centígrados negativos) em túnel de congelamento e ser mantidas a esta temperatura durante o armazenamento; (Redação dada pela Portaria nº 155, de 17 de julho de 2016)

    7.15.1.1 - Congelados:

    a) os produtos congelados devem ser expedidos à temperatura declarada nos rótulos; (Redação dada pela Portaria nº 155, de 17 de julho de 2016)

    c) os veículos frigoríficos devem estar devidamente higienizados e com a temperatura interna das câmaras a 0º C (zero grau centígrado), cumprindo à Inspeção Federal constatar antes do embarque, as condições de atendimento destes requisitos higiênicos;

    Igualmente deverá ser medida a temperatura interna das carnes congeladas, que para combinar com a temperatura, deverá estar no mínimo a -8º C (oito graus centígrados abaixo de zero);


ID
2576254
Banca
ESAF
Órgão
MAPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Na Portaria nº 210, de 10 de novembro de 1998, sobre o item “7. SEÇÃO DE EXPEDIÇÃO (PLATAFORMA DE EMBARQUE)”, assinale a opção correta abaixo em relação as suas características.

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

    A ESAF se superou nesta questão...

     

    Na Portaria nº 210, de 10 de novembro de 1998, sobre o item “7. SEÇÃO DE EXPEDIÇÃO (PLATAFORMA DE EMBARQUE)”, assinale a opção correta abaixo em relação as suas características.

     a) Área dimensionada, unicamente, para pesagem e armazenamento, quando for o caso, e acesso ao transporte, não sendo permitido aí a refrigeração de produtos.

    7.1.1. área dimensionada, unicamente, para pesagem, quando for o caso, e acesso ao transporte, não sendo permitido aí o acúmulo de produtos;

     

     b) Deverá dispor de gabinete de higienização para o pessoal que trabalha exclusivamente na área frigorífica. CORRETA

     

     c) Totalmente isolada do meio ambiente através de paredes e forro, dispondo de aberturas (janelas modulares) nos pontos de acostamento dos veículos transportadores.

    7.1.2. totalmente isolada do meio ambiente através de paredes, dispondo somente de aberturas (portas ou óculos) nos pontos de acostamento dos veículos transportadores, bem como entrada (portal) de acesso à seção para o pessoal que aí trabalha.

     

     d) Nas aberturas, recomenda-se a instalação de “cortinas de ar”, visando facilitar a entrada de ar frio do meio ambiente. 

    Nessas aberturas, recomenda-se a instalação de "cortinas de ar", visando atenuar a entrada de ar quente do meio ambiente;

     

     e) Proteção (cobertura), mínima de 2 (dois) metros, para os veículos transportadores, na área de acostamento, bem como canaletas para drenagem dos resíduos sólidos no piso. 

    7.1.3. proteção (cobertura), mínima de 3 (três) metros, para os veículos transportadores, na área de acostamento, bem como canaletas para drenagem dos resíduos no piso.


ID
2576257
Banca
ESAF
Órgão
MAPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Segundo o Art. 2º, da Instrução Normativa no 20, de 21 de outubro de 2016, o Capítulo I trata das disposições gerais, descrevendo que “O controle e monitoramento de Salmonella spp. na cadeia de produção de frangos e perus incluirá as seguintes ações”. Com base nesse artigo, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

     

    Art. 2º O controle e monitoramento de Salmonella spp. na cadeia de produção de frangos e perus incluirá as seguintes ações:

     

    I - controle e monitoramento de Salmonella spp. nos estabelecimentos avícolas comerciais de frangos e perus de corte;  LETRA C

     

    II - verificação do status sanitário dos lotes de galinhas e perus de reprodução, encaminhados para o abate; LETRA A

     

    III - monitoramento e controle de Salmonella spp. nos estabelecimentos de abate de aves registrados no SIF;

     

    IV - adoção de medidas de controle específicas para Salmonella Typhimurium e Salmonella Enteritidis por se tratarem de patógenos de grande relevância em saúde pública; LETRA B

     

    V - adoção de medidas de controle específicas para Salmonella Pullorum e Salmanolle Gallinarum por se tratarem de patógenos de grande relevância em saúde animal; LETRA D

     

    VI - gestão de risco, com base no banco de dados dos sorovares de Salmonella spp.; e LETRA E

    VII - revisão periódica e sistemática das ações de monitoramento e controle LETRA E

  • GABARITO: LETRA C

    RESOLUÇÃO DAS ALTERNATIVAS CONFORME o Art. 2º, da Instrução Normativa no 20, de 21 de outubro de 2016

    LETRA A) Verificação do status sanitário dos lotes de galinhas e perus de corte, encaminhados para a inspeção.

    II - verificação do status sanitário dos lotes de galinhas e perus de reprodução, encaminhados para o abate;

    ALTERNATIVA INCORRETA

    LETRA B) Adoção de medidas de controle para Salmonella Typhimurium e Salmonella Enteritidis por se tratarem de patógenos de grande relevância em saúde animal.

    IV - adoção de medidas de controle específicas para Salmonella Typhimurium e Salmonella Enteritidis por se tratarem de patógenos de grande relevância em saúde pública;

    ALTERNATIVA INCORRETA

    LETRA C) Controle e monitoramento de Salmonella spp. nos estabelecimentos avícolas comerciais de frangos e perus de corte.

    I - controle e monitoramento de Salmonella spp. nos es- tabelecimentos avícolas comerciais de frangos e perus de corte;

    ALTERNATIVA CORRETA

    LETRA D) Adoção de medidas de controle para Salmonella Pullorum e Salmonella Gallinarum por se tratarem de patógenos de grande relevância em saúde pública.

    V - adoção de medidas de controle específicas para Salmonella Pullorum e Salmanolle Gallinarum por se tratarem de patógenos de grande relevância em saúde animal;

    ALTERNATIVA INCORRETA

    LETRA E) Gerenciamento de risco, com base no banco de dados das espécies de Salmonella spp. e revisão periódica e sistemática das ações de verificação do status sanitário.

    essa alternativa une os itens VI e VII

    VI - gestão de risco, com base no banco de dados dos sorovares de Salmonella spp.;

    VII - revisão periódica e sistemática das ações de monitoramento e controle.

    ALTERNATIVA INCORRETA

  • A título de curiosidade:

    • A bactéria Salmonella está caracterizada em um gênero de duas espécies: Salmonella enterica, com 2.610 sorovares, e Salmonella bongori, com 23 sorovares. Sendo a espécie enterica, subespécie enterica a de maior importância em saúde animal e humana; englobando os sorovares de Salmonella Gallinarum (biovares Gallinarum e Pullorum) e ainda Enteritidis e Typhimurium.
    • As duas primeiras saúde animal e as duas últimas saúde pública

    Fonte: SALMONELAS- Publicado em 06/01/2020/ Atualizado em 11/01/2021- Site MAPA.


ID
2576260
Banca
ESAF
Órgão
MAPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Com base no item 6 da Portaria nº 46, de 10 de fevereiro de 1998, sobre os requerimentos para o plano de controle de insetos e roedores, assinale a opção correta (o plano deve constar de).

Alternativas
Comentários
  •  e)

    Empresa responsável (no caso de terceiros) e responsabilidade técnica.

  • LETRA E

     

    6. Controle de insetos e roedores É notório que insetos e roedores podem comprometer a higiene dos alimentos. Assim, o desenvolvimento de um programa de combate a insetos e roedores é outra medida preparatória à implementação do plano APPCC.

    Deve constar do plano:

    1. memorial descritivo do processo;

    2. produtos químicos empregados e seus respectivos antídotos;

    3. empresa responsável (no caso de terceiros) e responsabilidade técnica;

    4. planta de situação do estabelecimento com identificação dos locais de colocação de produtos (área externa) e armadilhas (áreas internas);

    5. modelos de relatórios de controles e providências.

    7. Limpeza e sanificação

     

     a) Projeto e procedimentos detalhados a serem realizados durante a execução do plano de combate a insetos e roedores.

     b) Produtos químicos empregados e seus respectivos modos de ação.

    2. produtos químicos empregados e seus respectivos antídotos;

     

     c) Planta baixa do estabelecimento com identificação dos locais de colocação de produtos (áreas internas) e armadilhas (áreas externas).

    4. planta de situação do estabelecimento com identificação dos locais de colocação de produtos (área externa) e armadilhas (áreas internas);

     

     d) Modelos de relatórios de frequência de aplicação e critérios utilizados na avaliação deste plano. 

    5. modelos de relatórios de controles e providências.

     

     e) Empresa responsável (no caso de terceiros) e responsabilidade técnica. CORRETO


ID
2576263
Banca
ESAF
Órgão
MAPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Na seção II, Art. 61 da Instrução Normativa nº 20, de 21 de outubro de 2016 (especificamente no capítulo III – Dos controles de Salmonella spp. nos estabelecimentos de abate de aves registrados no SIF), quando um estabelecimento for notificado pelo SIF, durante a execução do ciclo oficial, devido à identificação dos sorovares Salmonella Typhimurium ou Salmonella Enteritidis, ele deve:

Alternativas
Comentários
  • LETRA A

     

    Art. 61. Quando o estabelecimento for notificado pelo SIF que durante a execução do ciclo oficial foram identificados os sorovares Salmonella Typhimurium ou Salmonella Enteritidis deve:

    I - realizar investigação para identificar a causa, bem como adoção de um plano de ação para prevenção;

    II - revisar os programas de autocontrole, com o objetivo de restabelecer a conformidade em relação a esse agente;

    III - comprovar ao SIF as ações adotadas, por meio de registros auditáveis em até vinte dias a contar da data da notificação; e

    IV - solicitar dos seus fornecedores intensificação das ações de biosseguridade.

     

    QUESTÃO

     a) comprovar ao SIF as ações adotadas, por meio de registros auditáveis em até vinte dias a contar da data da notificação. CORRETO

     

     b) realizar investigação para identificar a origem, bem como adoção de um plano de ação e controle.

    I - realizar investigação para identificar a causa, bem como adoção de um plano de ação para prevenção;

     

     c) revisar os programas de prevenção, com o objetivo de estabelecer a conformidade em relação ao agente patogênico em questão.

    II - revisar os programas de autocontrole, com o objetivo de restabelecer a conformidade em relação a esse agente;

     

     d) comprovar ao SIF as ações adotadas, por meio de registros auditáveis em até vinte e cinco dias a contar da data de identificação do agente.

    III - comprovar ao SIF as ações adotadas, por meio de registros auditáveis em até vinte dias a contar da data da notificação;

     

     e) solicitar dos seus fornecedores intensificação das ações de manejo e prevenção.

    IV - solicitar dos seus fornecedores intensificação das ações de biosseguridade.

     

    PARECER DA ESAF: Os recursos indagam que há mais de uma alternativa correta com base no item do programa: 05. Controle e monitoramento de Salmonella spp. nos estabelecimentos avícolas comerciais de frangos e perus de corte e nos estabelecimentos de abate de frangos, galinhas, perus de corte e reprodução, registrados no Serviço de Inspeção Federal (Instrução Normativa nº 20 de 21 de outubro de 2016). A referida Instrução Normativa aborda no Capítulo I, no subitem “DAS DISPOSIÇÕES GERAIS” as regras para o controle e monitoramento de Salmonella spp. A única alternativa que está com a descrição correta corresponde ao subitem “I - controle e monitoramento de Salmonella spp. nos estabelecimentos avícolas comerciais de frangos e perus de corte;” sendo as demais alternativas incorretas ou em não conformidade com a respectiva Instrução Normativa. Portanto, a referida questão será mantida.


ID
2576266
Banca
ESAF
Órgão
MAPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Na Instrução Normativa nº 09, de 08 de abril de 2009, sobre o “Art. 6º Os resultados positivos para Listeria monocytogenes desencadearão os procedimentos de inspeção do processo de produção e a revisão dos registros dos produtos de origem animal prontos para o consumo. § 1º A inspeção do processo de produção deve contemplar os seguintes aspectos”:

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

     

    Art. 6º Os resultados positivos para Listeria monocytogenes desencadearão os procedimentos de inspeção do processo de produção e a revisão dos registros dos produtos de origem animal prontos para o consumo.

    § 1º A inspeção do processo de produção deve contemplar os seguintes aspectos:

     

    I - avaliação das instalações e equipamentos com o objetivo de evitar a contaminação cruzada;

    II - avaliação das facilidades de limpeza dos equipamentos utilizados;

    III - avaliação dos hábitos higiênico-sanitários e de higiene pessoal dos funcionários;

    IV - avaliação das condições da matéria-prima e dos procedimentos tecnológicos de elaboração dos produtos de origem animal prontos para o consumo;

    V - avaliação dos métodos utilizados pelo estabelecimento, para reduzir a contaminação biológica dos produtos de origem animal, prontos para o consumo, embalados; e

    VI - avaliação dos métodos utilizados pelo estabelecimento, para suprimir a multiplicação do microrganismo nos produtos de origem animal, prontos para o consumo, embalados.

     

     a) avaliação das instalações e equipamentos com o objetivo de evitar a contaminação direta e indireta.

    I - avaliação das instalações e equipamentos com o objetivo de evitar a contaminação cruzada;

     

     b) avaliação das características de limpeza e manutenção dos equipamentos utilizados.

    II - avaliação das facilidades de limpeza dos equipamentos utilizados;

     

     c) avaliação dos métodos utilizados pelo estabelecimento, para reduzir a contaminação biológica dos produtos de origem animal, prontos para o consumo, embalados. CORRETO

     

     d) avaliação dos hábitos higiênico-sanitários e de higiene pessoal e íntima dos funcionários.

    III - avaliação dos hábitos higiênico-sanitários e de higiene pessoal dos funcionários;

     

     e) avaliação das condições das instalações e dos procedimentos tecnológicos de elaboração dos produtos de origem animal destinados à comercialização. 

    IV - avaliação das condições da matéria-prima e dos procedimentos tecnológicos de elaboração dos produtos de origem animal prontos para o consumo;


ID
2576269
Banca
ESAF
Órgão
MAPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Considerando o item "4.1.3.12 Abastecimento de Água", constante da Portaria nº 368, de 04 de setembro de 1997, analise as assertivas abaixo e assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

     

     a) Deverá dispor de um abundante abastecimento de água potável, com pressão estática de 0,5 kgf/cm2 e temperatura de 25° C.

    4.1.3.12. Deverá dispor de um abundante abastecimento de água potável, com pressão adequada e temperatura conveniente, um apropriado sistema de distribuição e adequada proteção contra a contaminação.

     

     b) Evacuação de efluentes e águas residuais: os estabelecimentos deverão dispor de um sistema eficaz de evacuação de efluentes e águas residuais. CORRETA

    4.1.3.13. Evacuação de efluentes e águas residuais. os estabelecimentos deverão dispor de um sistema eficaz de e evacuação de efluentes e águas residuais, o qual deverá ser mantido, a todo momento em bom estado de funcionamento. Todos os condutos de evacuação (incluído o encanamento de despejo das águas) deverão ser suficientemente grandes para suportar cargas máximas e deverão ser construídos de maneira que se evite a contaminação do abastecimento de água potável.

     

     c) Órgão governamental competente determinará as especificações químicas e físico-químicas da composição da água para que não comprometa a inocuidade do produto e a saúde pública.

    4.1.3.12.2 O Órgão governamental competente poderá admitir variações das especificações químicas e físico-químicas diferentes das estabelecidas quando a composição da água for uma característica regional e sempre que não se comprometa a inocuidade do produto e a saúde pública.

     

     d) O vapor e o gelo utilizados em contato direto com os alimentos ou com as superfícies que entrem em contato com estes deverão conter temperaturas de 40°C e -4°C, respectivamente.

    4.1 .3.12.3 O vapor e o gelo utilizados em contato direto com os alimentos ou com as superfícies que entrem em contato com estes não deverão conter qualquer substância que cause perigo à saúde ou possa contaminar o alimento.

     

     e) A água não potável utilizada na produção de vapor, gelo e combate a incêndios deverá ser transportada por tubulações separadas por cores: amarela para potável e verde para não potável. 

    4.1.3.12.4 A água não potável utilizada na produção de vapor, refrigeração, combate a incêndios e outros propósitos correlatos não relacionados com alimentos deverá ser transportada por tubulações completamente separadas de preferência por cores, sem que haja nenhuma conexão transversal nem sifonada, refluxos ou qualquer outro recurso técnico que se comuniquem com as tubulações que conduzem a água potável.

     

    As cores não são especificadas pela Portaria nº 368, de 04 de setembro de 1997.  Entretanto vemos menção de cores na Portaria 711 de suínos:

    1 - Vermelha - incêndio;

    2 - Cinza - esgoto;

    3 - Verde - água potável;

    4 - Branco - água hiperclorada;

    5 - Amarela - amônea;

    6 - Cor de alumínio - vapor.

  • questão capsiosa! Parece que tudo está correto kkkk

ID
2576272
Banca
ESAF
Órgão
MAPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Com base no item definições do sistema APPCC da Portaria nº 46, de 10 de fevereiro de 1998, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

     

    Risco: É a probabilidade de ocorrência de um perigo à saúde pública, de perda da qualidade de um produto ou alimento ou de sua integridade econômica.

     

    Análise de Risco: Consiste na avaliação sistemática de todas as etapas envolvidas na produção de um alimento específico, desde a obtenção das matérias-primas até o uso pelo consumidor final, visando estimar a probabilidade da ocorrência dos perigos, levandose também em consideração como o produto será consumido.

     

    Ponto de Controle: Qualquer ponto, operação, procedimento ou etapa do processo de fabricação ou preparação do produto que permite controle de perigos.

     

    Perigo: Causas potenciais de danos inaceitáveis que possam tornar um alimento impróprio ao consumo e afetar a saúde do consumidor, ocasionar a perda da qualidade e da integridade econômica dos produtos. Genericamente, o perigo é qualquer uma das seguintes situações: - presença inaceitável de contaminantes biológicos, químicos ou físicos na matéria-prima ou nos produtos semi-acabados ou acabados; - crescimento ou sobrevivência inaceitável de microrganismos patogênicos e a formação inaceitável de substâncias químicas em produtos acabados ou semiacabados, na linha de produção ou no ambiente;

     

    Limite Crítico: Valor ou atributo estabelecido, que não deve ser excedido, no controle do ponto crítico.

     


ID
2576275
Banca
ESAF
Órgão
MAPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A Escherichia coli enterohemorrágica O157:H7 é um importante patógeno transmitido por alimentos que causa uma doença grave em humanos em todo o mundo. Vários estudos comparativos e epidemiológicos indicam que a E. coli O157:H7 pode ser descendente de uma cepa de E. coli não toxigênica e menos virulenta, denominada:

Alternativas
Comentários
  • LETRA E

     

    PARECER OFICIAL DA ESAF SOBRE OS RECURSOS

     

    Em relação aos recursos que indagam que a questão deve ser anulada porque a E. coli O157:H7 se origina, não de uma, mas duas estirpes e que a E. coli O55:H7 é uma cepa toxigênica produtora da toxina Stx2a. A referida questão está dentro do conteúdo programático, especificamente faz parte do item “9. Patógenos de interesse de saúde pública implicados em surtos alimentares por consumo de produtos de origem animal.” Além disso, a E. coli O157:H7 pertence ao patotipo enterohemorrágica (EHEC) e é produtora das toxinas Shiga (Stx1 e Stx2) que são adquiridas via bacteriófagos lisogênicos. É a cepa mais famosa deste patotipo, sendo responsável por surtos de colite hemorrágica relacionados com o consumo de hambúrgueres contaminados e malcozidos. A transferência horizontal de genes via elementos genéticos móveis, como os bacteriófagos e os plasmídeos, é um importante mecanismo que pode transformar cepas comensais em cepas patogênicas. O que torna o estrito controle importantíssimo com base na potencial disseminação deste patógeno. Por isto, que embora originalmente a cepa E. coli O55:H7 tenha sido considerada não-toxigênica e menos virulenta quando comparada a cepa E. coli O157:H7, ela adquiriu a toxina Shiga em um determinado momento ou hospedeiro e se transformou em uma cepa toxigênica como descrito em alguns artigos citados pelos candidatos em seus recursos. Em relação a origem evolutiva, o próprio artigo de Wick et al. (2005) citado também pelos candidatos em seus recursos, aponta a cepa E. coli O55:H7 como progenitora em sua origem evolucionária: “Evolutionary analysis has shown that O157:H7 strains are genetically most closely related to enteropathogenic E. coli O55:H7 strains and has engendered a model specifying that O157:H7 evolved through a series of transitional steps from a nontoxigenic progenitor (Fig. 1A)”. Além disso, o artigo de Lim et al. (2010) que faz uma breve revisão sobre a E. coli O157:H7 e o seu plasmídeo O157.

    Especificamente na página 2, os autores descrevem sobre a evolução da referida bactéria, não deixando dúvidas em relação a sua origem: 

    “Evolution Several comparative and epidemiological studies indicate that E. coli O157:H7 may have descended from the nontoxigenic and less virulent strain E. coli O55:H7. E. coli O15:H7 has emerged through four sequential events; (i) acquisition of an stx2-containing bacteriophage, (ii) acquisition of pO157 and the rfb region, (iii) acquisition of the stx1-containing bacteriophage, and (iv) loss of the ability to ferment D-sorbitol and loss of betaglucuronidase (GUD) activity.”


ID
2576278
Banca
ESAF
Órgão
MAPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Assinale a opção correta, segundo a Portaria nº 46, de 10 de fevereiro de 1998, sobre o item “B - Organograma da Empresa - Visando assegurar a eficiência do Plano, algumas exigências são necessárias: a) Relativas ao técnico”.

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

     

    a) Relativas ao técnico:

    - estar motivado para a importância do Plano de APPCC e totalmente comprometido com seus resultados, evidenciados no desempenho de suas funções e atribuições durante a execução de todo o processo;  LETRA A

     

    - possuir experiência comprovada no setor industrial de laticínios e demonstrar conhecimento em conceituação do Plano de APPCC, tecnologia de processamento de produtos lácteos, procedimentos de higiene e sanitização, análise sensorial, noções básicas de microbiologia, métodos de avaliação físico-química e planos de amostragem; LETRA B

     

    - ter perfil multiplicador, de modo a repassar para outros participantes do corpo técnico todo o conhecimento obtido durante a fase de capacitação (3a etapa);  LETRA D

     

    - ter poder de decisão diante de todos os aspectos técnicos do plano;  LETRA E

     

    - ser o elemento de contato direto para os assuntos referentes ao Plano junto à Direção-Geral da Empresa e ao Serviço de Inspeção Federal; LETRA C

     

    - ter formação universitária ou técnica compatível com o exercício dessas funções.


ID
2576281
Banca
ESAF
Órgão
MAPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O vírus da hepatite E é um dos principais agentes patogênicos que causam hepatite aguda em jovens em países em desenvolvimento com alta densidade populacional e saneamento básico inadequado. Infecções entre suínos e primatas não humanos foram demonstradas experimentalmente, evidenciando a natureza zoonótica do vírus. Assinale a opção correta em relação ao vírus da hepatite E.

Alternativas
Comentários
  •  d)

    O vírus tem sido isolado de animais selvagens e domésticos, incluindo suínos, bovinos, aves, ovinos, caprinos e roedores.


ID
2576284
Banca
ESAF
Órgão
MAPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Patógenos de interesse de saúde pública implicados em surtos alimentares por consumo de produtos de origem animal incluem principalmente bactérias e vírus. As bactérias presentes no alimento podem crescer sobre determinadas condições e então produzir toxinas no alimento. Já os vírus, diferentemente das bactérias, não podem replicar no alimento ou na água, assim, a contaminação viral do alimento não aumenta durante o processamento e pode até diminuir. Assinale a opção abaixo que independe da característica do vírus para a ocorrência de uma infecção viral via alimento.

Alternativas
Comentários
  •  a)

    Susceptibilidade do hospedeiro.


ID
2576287
Banca
ESAF
Órgão
MAPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Os vírus que causam hepatite podem ser divididos em vírus transmitidos entericamente e vírus transmitidos após o contato com sangue e outras secreções corporais contaminadas. Assinale a opção que corresponde aos vírus da hepatite que podem ser transmitidos através de água contaminada.

Alternativas
Comentários
  •  a)

    Vírus da hepatite A e vírus da hepatite E.

  • Essa estava mamão com açúcar

    detalhe a E é mais comum na África.

  • a) Vírus da hepatite A e vírus da hepatite E.

     

     

    Hepatite A - é transmitida por via oral-fecal, ou seja, pela ingestão de fezes contaminadas mesmo em quantidades microscópicas, por contato direto (pessoa para pessoa) ou através de água ou alimentos contaminados.

     

     

    Hepatite B - é transmitida por contato com sangue contaminado, sêmen e outros fluidos corporais de alguém infectado, agulhas ou instrumentos cirúrgicos contaminados. Pode ocorrer passagem do vírus de uma mãe contaminada ao recém-nascido durante o parto (transmissão vertical).

     

     

    Hepatite C - contato com sangue de uma pessoa contaminada.

     

     

    Hepatite D - contato com sangue contaminado. É muito semelhante ao contágio da hepatite B.

     

     

    Hepatite E - a transmissão do vírus é fecal-oral. Ocorre através da ingestão de água (principalmente) e alimentos contaminados. A transmissão direta de uma pessoa para outra é rara.


ID
2576290
Banca
ESAF
Órgão
MAPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

As intoxicações alimentares bacterianas ocorrem quando um indivíduo consome alimentos contendo toxinas previamente produzidas durante a multiplicação bacteriana nos alimentos. Alguns exemplos de bactérias que causam intoxicações incluem o Clostridium perfringens e o Bacillus cereus, que se diferenciam em:

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

     

    PARECER DA ESAF

     

    Em relação aos recursos que indagam que a questão deve ser anulada por não possuir alternativa correta, visto que o Clostridium perfringens é uma bactéria anaeróbia aerotolerante ou que o mesmo é causador de toxinfecções alimentares. Primeiramente, a referida questão está dentro do conteúdo programático, especificamente faz parte do item “9. Patógenos de interesse de saúde pública implicados em surtos alimentares por consumo de produtos de origem animal.” Além disso, a questão foi embasada no artigo de Schoeni and Wong (2005) que fazem uma revisão sobre o Bacillus cereus como causador de DTAs: “Aerobic sporulation and production of catalase distinguish members of this genus from those of Clostridium. Bacillus possesses aerobic or facultatively anaerobic modes of energy metabolismo”. Segundo Briolat and Reysset (2002) o termo estritamente anaeróbico é utilizado para Clostridium perfringens, mesmo sendo considerado aerotolerante: “Clostridium perfringens is a ubiquitous grampositive pathogen that is present in the air, soil, animals, and humans. Although C. perfringens is strictly anaerobic, vegetative and stationary cells can survive in a growth-arrested stage in the presence of oxygen and/or low concentrations of superoxide and hydroxyl radicals. Em relação ao termo “intoxicações alimentares” ele é sinônimo de “toxinfecções alimentares”, e tanto o Clostridium perfringens como o Bacillus cereus são causadores de intoxicações ou toxinfecções alimentares. Assim, com base nas explicações acima e nos artigos científicos citados, a referida questão será mantida. Briolat V, Reysset G. 2002. Identification of the Clostridium perfringens genes involved in the adaptive response to oxidative stress. J Bacteriol. 184:2333-2343. Schoeni JL, Wong, ACL. 2005. Bacillus cereus food poisoning and its toxins. Journal of Food Protection, 68:636-648.

     

    Fonte: http://www.esaf.fazenda.gov.br/assuntos/concursos_publicos/em-andamento-1/concurso-mapa-2017/pareceres_prova_objetiva.pdf

  • Bacillus cereus também é Gram-positivo (A - errada)

    Clostridium perfringens é anaeróbio estritoBacillus cereus é aeróbio ou anaeróbio facultativo. (B - correta)

    Clostridium perfringens é catalase negativo, Bacillus cereus é catalase positivo. (C - errada)

    Clostridium perfringens é anaeróbio estritoBacillus cereus é aeróbio ou anaeróbio facultativo. (D - errada)

    Bacillus cereus é formador de esporos. (E - errada)

     

    Alternativa: B


ID
2576293
Banca
ESAF
Órgão
MAPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

As intoxicações alimentares estão entre os maiores desencadeadores de vômitos, diarreias e outros problemas gastrointestinais. Essas intoxicações, que podem até mesmo levar a óbito, podem ser causadas por diferentes agentes, destacando-se o Bacillus cereus. Assinale, entre as opções abaixo, qual característica desta bactéria é a principal responsável pela sua presença em diferentes alimentos.

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

     

    Parecer da ESAF

    a) Bactéria produtora de esporo.

    Várias bactérias são produtoras de esporos e não necessariamente causam surtos de toxinfecções alimentares, a exemplo do Bacillus thuringiensis. A questão perguntou sobre a principal característica: “Assinale, entre as opções abaixo, qual característica desta bactéria é a principal responsável pela sua presença em diferentes alimentos.”

     

    b) Temperatura ótima de crescimento variando de 25 a 37oC.

    Esta temperatura de crescimento entre 25 a 37ºC é a temperatura ótima de crescimento para a maioria das bactérias causadoras de toxinfecções alimentares, não sendo uma característica exclusiva do Bacillus cereus.

     

    c) Temperaturas extremas de crescimento variando de 3 a 75ºC.

    Esta temperatura extrema de crescimento entre 3 a 75ºC é comum para bactérias termófilas, não sendo uma característica do Bacillus cereus.

     

    d) Bactéria habitante da rizosfera.

    Esta é a alternativa correta, pois a presença do Bacillus cereus na rizosfera permite com que a bactéria seja carreada com os alimentos, a exemplo do arroz. Sendo a característica principal responsável pela sua presença em diferentes alimentos. Tal característica está relacionada com a ubiquidade dos microrganismos, ou seja, a capacidade de habitar os mais diversos locais que se deve basicamente a três fatores: o tamanho reduzido, que possibilita a dispersão; a variação e flexibilização metabólica existente no grupo que permite se adaptar rapidamente às condições ambientais; e a sua grande capacidade de transferência horizontal de genes.

     

    e) Crescimento numa ampla faixa de pH, variando de 2 a 10.

    Também tal característica não é exclusiva do Bacillus cereus, que pode suportar uma faixa de pH entre 4,9 a 9,3.

     

    Fonte: http://www.esaf.fazenda.gov.br/assuntos/concursos_publicos/em-andamento-1/concurso-mapa-2017/pareceres_prova_objetiva.pdf


ID
2576296
Banca
ESAF
Órgão
MAPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A cisticercose é a zoonose mais frequentemente diagnosticada em abatedouros, assim como a principal causa de condenação de carcaças de bovinos abatidos, causando perdas econômicas associadas à produção de alimentos. Humanos adquirem a teníase através do consumo de carne crua ou malpassada. Em relação aos hospedeiros do complexo teníase-cisticercose, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

     

    Parecer da ESAF

     

    Em relação aos recursos que indagam que a questão deve ser anulada por possuir mais de uma alternativa correta. Primeiramente, a referida questão está dentro do conteúdo programático, especificamente faz parte do item “9. Patógenos de interesse de saúde pública implicados em surtos alimentares por consumo de produtos de origem animal.” Além disso, a questão foi embasada no artigo de Rossi et al. (2014) que retrata o complexo teníasecisticercose da seguinte maneira: “Segundo Almeida et al. (2006), a cisticercose é a zoonose mais frequentemente diagnosticada em abatedouros, assim como a principal causa de condenação de carcaças de bovinos abatidos, causando perdas econômicas associadas à produção de alimentos, além de diminuir o valor de seus produtos. No complexo, os cestódeos da família Taeniidae, Taenia saginata e Taenia solium têm como hospedeiro definitivo exclusivamente os humanos. Os hospedeiros intermediários, infectados por meio da ingestão de ovos, são, respectivamente, os suínos e os humanos, para a Taenia solium, e os bovinos para a Taenia saginata, nos quais serão formados os cisticercos (Santos; Barros, 2009). Humanos adquirem a teníase através do consumo de carne crua ou malpassada contendo cisticercos, podendo ainda portar-se como hospedeiro intermediário e desenvolver doença de maior gravidade, a cisticercose, por meio do consumo de ovos da Taenia solium presentes em frutas e hortaliças ingeridas sem higienização. Os animais, por sua vez, são infectados ao pastarem e consumirem água contaminada (Santos; Barros, 2009).” Assim, a Taenia saginata e a Taenia solium têm como hospedeiro definitivo exclusivamente os humanos e não suínos. Os bovinos são os hospedeiros intermediários infectados por meio da ingestão de ovos (e não cisticercos) da Taenia saginata (e não da Taenia solium). Os suínos são os hospedeiros intermediários infectados por meio da ingestão de ovos da Taenia solium, o que está de acordo com a única alternativa verdadeira da questão. Já os humanos adquirem a teníase através do consumo de carne crua ou malpassada contendo cisticercos e são considerados hospedeiros intermediários infectados por meio da ingestão de ovos da Taenia solium (e não da Taenia saginata). Assim, com base nas explicações acima e no artigo científico citado, a referida questão será mantida. Rossi GAM, Hoppe EGL, Martins AMCV, Prata LF. 2014. Zoonoses parasitárias veiculadas por alimentos de origem animal: revisão sobre a situação no Brasil. Arquivos do Instituto Biológico, 81:290-298.

     

    Fonte: http://www.esaf.fazenda.gov.br/assuntos/concursos_publicos/em-andamento-1/concurso-mapa-2017/pareceres_prova_objetiva.pdf

  • GABARITO C

    a

    Taenia saginata e Taenia solium têm como hospedeiro definitivo exclusivamente os HUMANOS.

     b

    Suínos são os hospedeiros intermediários, infectados por meio da ingestão de cisticercos de ovos da Taenia solium.

     c

    Os suínos são os hospedeiros intermediários, infectados por meio da ingestão de ovos da Taenia solium.

     d

    Bovinos são os hospedeiros intermediários, infectados por meio da ingestão de cisticercos de T. saginata.

     

     

  • NEUROCISTICERCOSE (Humanos) -> apenas relatado após ingestão de ovos de Taenia solium em que desencadeia reações inflamatórias em diversos órgãos e apresenta tropismo pelo sistema nervoso central.

  • Suínos => Taenia solium.

    Bovinos => Taenia saginata.

    Homem => hospedeiro definitivo que pode ser infectado por Taenia solium ou Taenia saginata

  • Taenia saginata — “nata” lembra leite, que lembra bovinos


ID
2576299
Banca
ESAF
Órgão
MAPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Com base no item 2 da Instrução Normativa nº 3, de 17 de Janeiro de 2000, que trata das definições, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

     

    2.2. Animais de açougue: são os mamíferos (bovídeos, equídeos, suínos, ovinos, caprinos e coelhos) e aves domésticas, bem como os animais silvestres criados em cativeiro, sacrificados em estabelecimentos sob inspeção veterinária.

     

    2.6. Atordoamento ou Insensibilização: é o processo aplicado ao animal, para proporcionar rapidamente um estado de insensibilidade, mantendo as funções vitais até a sangria;

     

    2.5. Contenção: é a aplicação de um determinado meio físico a um animal, ou de qualquer processo destinado a limitar os seus movimentos, para uma insensibilização eficaz;

     

    2.3. Recepção e encaminhamento ao abate: é o recebimento e toda a movimentação dos animais que antecedem o abate;

     

     

     

  • Questão desatualizada!

    A IN 3/2000 foi revogada pela PORTARIA Nº 365, DE 16 DE JULHO DE 2021 "Aprova o Regulamento Técnico de Manejo Pré-abate e Abate Humanitário e os métodos de insensibilização autorizados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento."


ID
2576302
Banca
ESAF
Órgão
MAPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Segundo a Instrução Normativa nº 3, de 17 de Janeiro de 2000, em relação ao item “5.3. Método da exposição à atmosfera controlada”, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA A

     

     

    a) A concentração de dióxido de carbono, em seu nível máximo, em volume, deve ser de, pelo menos, 70% para suínos e 30% para aves. CORRETA

    5.3.4. A concentração de dióxido de carbono, em seu nível máximo, em volume, deve ser de, pelo menos, 70% para suínos e 30% para aves.

     

    b) A atmosfera com monóxido de carbono e gases do ar onde os animais são expostos para insensibilização deve ser controlada para induzir e manter os animais em estado de consciência até a sangria, sem submetê- los a lesões e a sofrimento físico.

    5.3.1. A atmosfera com dióxido de carbono ou com mistura de dióxido de carbono e gases do ar onde os animais são expostos para insensibilização deve ser controlada para induzir e manter os animais em estado de inconsciência até a sangria, sem submetê-los a lesões e sofrimento físico;

     

     

    c) As câmaras de contenção onde os animais são expostos aos gases devem ser concebidas, construídas e mantidas de forma a conter o animal adequadamente.

    5.3.2. Os equipamentos onde os animais são expostos à atmosfera controlada devem ser concebidos, construídos e mantidos de forma a conter o animal adequadamente, eliminando a possibilidade de compressão sobre o corpo do animal, de forma que não provoque lesões e sofrimento físico;

     

    d) O equipamento deve dispor de registros para determinar a concentração de gás exata no ponto de exposição mínima.  

    5.3.3. O equipamento deve dispor de aparelhos para medir a concentração de gás no ponto de exposição máxima. Esses aparelhos devem emitir um sinal de alerta, visível e/ou audível pelo operador, caso a concentração de dióxido de carbono esteja fora dos limites recomendáveis pelo fabricante;

     

    e) Esses aparelhos devem emitir um sinal sonoro de alerta para o operador, caso a concentração de monóxido de carbono esteja fora dos limites recomendáveis pelo fabricante.

    5.3.3. O equipamento deve dispor de aparelhos para medir a concentração de gás no ponto de exposição máxima. Esses aparelhos devem emitir um sinal de alerta, visível e/ou audível pelo operador, caso a concentração de dióxido de carbono esteja fora dos limites recomendáveis pelo fabricante;

     

    Parecer da ESAF

    Os recursos indagam que há mais de uma alternativa correta com base no item do programa: 10. Regulamento Técnico de métodos de insensibilização para o abate humanitário de animais de açougue (Instrução Normativa n° 03, de 17 de janeiro de 2000). A referida instrução normativa aborda no subitem 5.3 as normas para o método da exposição à atmosfera controlada, copiadas exatamente com a mesma descrição da Instrução Normativa no 3: A única alternativa que está com a descrição correta faz jus ao subitem 5.3.4. “A concentração de dióxido de carbono, em seu nível máximo, em volume, deve ser de, pelo menos, 70% para suínos e 30% para aves”, sendo as demais alternativas incorretas ou em não conformidade com a respectiva instrução normativa. Portanto, a referida questão será mantida.

    Fonte: http://www.esaf.fazenda.gov.br

  • Adeus ESAF.

    Rest In Peace (RIP) 2017.

    Melhor se fosse FGV hehehe

  • Olha, gente. Mesmo sendo aprovado nesse concurso, notei uma falta de afinidade gigantesca do examinador com a profissão de Auditor fiscal federal agropecuário. Ele se limitou em fazer substituições literárias sutis, em detrimento de conhecimentos funcionais/essenciais e diários do cargo. Prova materialmente desequilibrada, com assuntos extremamente aprofundados de microbiologia. Se você não passou, saiba que não foi culpa sua, e creia que com a queda da ESAF, insurgirá banca mais "gabaritada", como a Carlos Chagas por exemplo. Todas as organizadoras são passiveis de erros - umas mais que outras, até -, pela abundância de certames. Não obstante, aquelas não podem se imiscuir naquilo do qual não possuem conhecimento técnico.