SóProvas



Prova INSTITUTO AOCP - 2016 - CASAN - Assistente Administrativo


ID
1817971
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
CASAN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

              Campinas tem alerta após 10 casos de microcefalia

                                                 Por Inaê Miranda – publicado em 05/12/2015

      O número de casos de microcefalia registrados em Campinas chegou a dez, segundo informou na última sexta-feira (4) a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), Brigina Kemp. Todos os bebês nasceram em Campinas, mas três deles são de mães moradoras de Sumaré.

      Uma criança nasceu no mês de outubro, a segunda no dia 3 de novembro e as outras oito nasceram nos últimos dias — do final de novembro até ontem. A média anual da doença até 2014 era de um registro, o que torna os casos recentes uma preocupação para os Serviços de Saúde da cidade. O município apura a relação dos casos com o zika vírus.

      No último sábado, o Ministério da Saúde confirmou a relação entre o zika vírus e o surto de microcefalia na região Nordeste do País. Até esta data, foram notificados 1.248 casos suspeitos, identificados em 311 municípios de 14 unidades da federação. Até então, São Paulo não figurava nesta lista e os únicos dois casos registrados ocorreram em Sumaré e São José do Rio Preto. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o vírus pode ter ocorrido na cidade sem que as autoridades tenham conhecimento.

      Segundo Brigina, Campinas está contabilizando os casos dos três residentes de Sumaré porque os bebês nasceram na cidade. “A gente notifica, avisando que é de outro município e esse município também é informado. As investigações iniciais ocorrem aqui e, na hora que a criança tem alta, a investigação tem continuidade na cidade onde ela reside", explicou.

      Ela informou que as crianças nasceram nas redes pública e privada, sendo que a maior parte foi na Maternidade de Campinas. “Quase todos", disse. Uma das mães é moradora de rua e usuária de crack. “Mas todos os dez permanecem sob investigação para o zika. Não confirmamos nenhum até agora, mas também não descartamos."

      A diretora do Devisa acrescentou que as mães estão recebendo toda a assistência necessária. “Se alguma mãe não tem condição de fazer a tomografia, nós estamos fazendo."

      Campinas tinha um caso de microcefalia por ano, entre 2010 a 2014, causada por infecção congênita. Sendo que em 2011 foram registrados quatro casos de microcefalia por infecção congênita. “Mas a gente acredita que esse era um número subnotificado. Agora todos estão bem sensibilizados para fazer as notificações", disse.

       Segundo Brigina, esse aumento da notificação pode estar relacionado com o alerta que foi dado pelo Ministério da Saúde.

       Múltiplas causas

       A microcefalia não é uma doença nova. Trata-se de uma malformação congênita, em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada. “É quando você mede a cabeça e vê que está menor do que deveria ser para a idade gestacional em que o bebê nasceu", explicou Brigina.

       A especialista esclarece que a microcefalia pode ser efeito de uma série de fatores de diferentes origens. “Microcefalia não significa zika vírus. É importante dizer isso para as pessoas não relacionarem imediatamente esses 10 casos de Campinas ao vírus", diz.

       As causas, segundo ela, em geral são o uso de drogas, medicamentos, cigarro, tabagismo, bebida, traumatismo, falta de irrigação adequada da cabeça do bebê durante a gestação, contato com radiação, fatores genéticos e uma série de vírus ou outros agentes infecciosos, chamados de infecção congênita.

       Segundo Brigina, o que tem causado a microcefalia nas crianças é o que está em questão. “As notificações chegaram para a gente e agora vamos investigar." De acordo com ela, a investigação consiste num exame de tomografia sem contraste, exames no sangue, na urina e no líquor, que é um líquido do sistema nervoso da coluna.

       As tomografias estão sendo feitas em Campinas, mas os exames estão sendo conduzidos pelo Instituto Adolfo Lutz, na Capital. “Vai para o Lutz porque toda doença sob vigilância e de importância para saúde pública a gente tem que fazer num laboratório de referência de saúde pública."

       Vírus

       Segundo as secretarias estadual e municipal de Saúde, o vírus zika não está circulando em São Paulo. Brigina, entretanto, não descarta que ele tenha entrado no Estado e se mantém despercebido. “Só posso dizer que tem uma possibilidade. E porque digo que tem uma possibilidade? Porque o vírus circulou amplamente no Norte e Nordeste, tem um percentual de casos que não apresentam sintomas, e porque é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti."

       Desde junho, Campinas organizou cinco unidades sentinelas na tentativa de detecção precoce do zika vírus. “A gente se organizou para tentar detectar, mas isso não me dá garantia de dizer que não teve. As pessoas circulam e viajam muito hoje em dia pelo País."

(Fonte: http://correio.rac.com.br/_conteudo/2015/12/campinas_e_rm-c/402739-campinas-tem-alerta-apos-dez-casos-de-microcefalia.html)

Qual é a tipologia do texto “Campinas tem alerta após 10 casos de microcefalia"?

Alternativas
Comentários
  • Está informando algo

  • esta informando e orientando

  • Informação, não é descrevendo ou narrando 

  • Textos informativos têm o objetivo de abordar algum tema e transmitir conhecimento a respeito desse tema, transmitir dados e conceitos. Para fins didáticos, podemos entender texto informativo como aquele que tem como objetivo central informar fatos ao leitor. 

  • O texto narrativo é uma modalidade textual em que se conta um fato, fictício ou não, que ocorreu num determinado tempo e lugar, envolvendo certos personagens. Toda narração tem um enredo ou intriga – o encadeamento, a sucessão dos fatos, o conflito que se desenvolve, podendo ser linear ou não.

    O texto descritivo é uma modalidade de composição textual cujo objetivo é fazer um retrato por escrito (ou não) de um lugar, uma pessoa, um animal, um pensamento, um sentimento, um objeto, um movimento etc.

    O texto injuntivo indica como realizar uma ação, aconselha, impõe, instrui o interlocutor. Chamado também de texto instrucional, o tipo de texto injuntivo é utilizado para predizer acontecimentos e comportamentos, nas leis jurídicas.

    O texto dissertativo pode ser expositivo ou argumentativo

    O texto informativo têm o objetivo de abordar algum tema e transmitir conhecimento a respeito desse tema, transmitir dados e conceitos. Para fins didáticos, podemos entender texto informativo como aquele que tem como objetivo central informar fatos ao leitor.

  • Tramsitiu informação, letra D.

  • Texto informativo faz parte dos gêneros textuais que é diferente de tipologia textual, ou estou enganado?

  • Eu vi o vídeo que a Isabel Vega explica que só temos 4 tipos de tipologia se eu fosse seguir a risca o estudo do video eu iria me dar mal. Então temos  tipos de Tipologia de Texto: NARRATIVO, DESCRITIVO, INFORMATIVO, DISSERTATIVO,INJUNTIVO.

    Uma forma de aprender : N.I.D.D.I = NARRATIVO. INFORMATIVO. DESCRITIVO, DISSERTATIVO, INJUNTIVO.

  • SIM É DIFERENTE

  • Como diferenciar o tipo dissertativo expositivo do tipo informativo?

  • Um texto dissertativo argumentativo tem a finalidade de convencer o leitor sobre determinado ponto de vista. O texto não tenta convencer ninguém, ele apenas informa. Resposta D

  • Em muitos casos não existe diferença entre um texto informativo e um texto expositivo .

    Isso porque a informação também é um dos seus principais recursos linguísticos de um texto expositivo. À informação se juntam, ainda, conceituação, definição, descrição, comparação e enumeração.

    Apesar da semelhança entre ambos, segundo o objetivo pretendido, os textos expositivos podem ser classificados em Texto Expositivo-argumentativo Texto Expositivo-informativo.

    Importante notar que o gênero de textos informativos pode conter outros tipos de textos: descritivos, narrativos ou expositivos.

    Fonte: https://www.todamateria.com.br/texto-informativo/

  • O texto injuntivo ou instrucional está pautado na explicação e no método para a concretização de uma ação.

    Ele indica o procedimento para realizar algo, por exemplo, uma receita de bolo, bula de remédio, manual de instruções, editais e propagandas.

    Com isso, sua função é transmitir para o leitor mais do que simples informações, visa sobretudo, instruir, explicar, todavia, sem a finalidade de convencê-lo por meio de argumentos.

    São textos o quais incitam a ação dos destinatários, controlando, assim, seu comportamento, ao fornecer instruções e indicações para a realização de um trabalho ou a utilização correta de instrumentos e/ou ferramentas.

  • "O texto expositivo busca apresentar um tema utilizando-se de recursos como a conceituação, a definição, a comparação, a informação e a enumeração. Dessa forma, o objetivo principal do emissor é explanar, discutir e explicar sobre determinado assunto.

    Tipos de textos expositivos

    Texto Informativo - Expositivo: tem como objetivo a transmissão de informações sem juízo de valor.

    Texto Expositivo - argumentativo: tem como foco a exposição do tema com defesa de opinião."


ID
1817974
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
CASAN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

              Campinas tem alerta após 10 casos de microcefalia

                                                 Por Inaê Miranda – publicado em 05/12/2015

      O número de casos de microcefalia registrados em Campinas chegou a dez, segundo informou na última sexta-feira (4) a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), Brigina Kemp. Todos os bebês nasceram em Campinas, mas três deles são de mães moradoras de Sumaré.

      Uma criança nasceu no mês de outubro, a segunda no dia 3 de novembro e as outras oito nasceram nos últimos dias — do final de novembro até ontem. A média anual da doença até 2014 era de um registro, o que torna os casos recentes uma preocupação para os Serviços de Saúde da cidade. O município apura a relação dos casos com o zika vírus.

      No último sábado, o Ministério da Saúde confirmou a relação entre o zika vírus e o surto de microcefalia na região Nordeste do País. Até esta data, foram notificados 1.248 casos suspeitos, identificados em 311 municípios de 14 unidades da federação. Até então, São Paulo não figurava nesta lista e os únicos dois casos registrados ocorreram em Sumaré e São José do Rio Preto. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o vírus pode ter ocorrido na cidade sem que as autoridades tenham conhecimento.

      Segundo Brigina, Campinas está contabilizando os casos dos três residentes de Sumaré porque os bebês nasceram na cidade. “A gente notifica, avisando que é de outro município e esse município também é informado. As investigações iniciais ocorrem aqui e, na hora que a criança tem alta, a investigação tem continuidade na cidade onde ela reside", explicou.

      Ela informou que as crianças nasceram nas redes pública e privada, sendo que a maior parte foi na Maternidade de Campinas. “Quase todos", disse. Uma das mães é moradora de rua e usuária de crack. “Mas todos os dez permanecem sob investigação para o zika. Não confirmamos nenhum até agora, mas também não descartamos."

      A diretora do Devisa acrescentou que as mães estão recebendo toda a assistência necessária. “Se alguma mãe não tem condição de fazer a tomografia, nós estamos fazendo."

      Campinas tinha um caso de microcefalia por ano, entre 2010 a 2014, causada por infecção congênita. Sendo que em 2011 foram registrados quatro casos de microcefalia por infecção congênita. “Mas a gente acredita que esse era um número subnotificado. Agora todos estão bem sensibilizados para fazer as notificações", disse.

       Segundo Brigina, esse aumento da notificação pode estar relacionado com o alerta que foi dado pelo Ministério da Saúde.

       Múltiplas causas

       A microcefalia não é uma doença nova. Trata-se de uma malformação congênita, em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada. “É quando você mede a cabeça e vê que está menor do que deveria ser para a idade gestacional em que o bebê nasceu", explicou Brigina.

       A especialista esclarece que a microcefalia pode ser efeito de uma série de fatores de diferentes origens. “Microcefalia não significa zika vírus. É importante dizer isso para as pessoas não relacionarem imediatamente esses 10 casos de Campinas ao vírus", diz.

       As causas, segundo ela, em geral são o uso de drogas, medicamentos, cigarro, tabagismo, bebida, traumatismo, falta de irrigação adequada da cabeça do bebê durante a gestação, contato com radiação, fatores genéticos e uma série de vírus ou outros agentes infecciosos, chamados de infecção congênita.

       Segundo Brigina, o que tem causado a microcefalia nas crianças é o que está em questão. “As notificações chegaram para a gente e agora vamos investigar." De acordo com ela, a investigação consiste num exame de tomografia sem contraste, exames no sangue, na urina e no líquor, que é um líquido do sistema nervoso da coluna.

       As tomografias estão sendo feitas em Campinas, mas os exames estão sendo conduzidos pelo Instituto Adolfo Lutz, na Capital. “Vai para o Lutz porque toda doença sob vigilância e de importância para saúde pública a gente tem que fazer num laboratório de referência de saúde pública."

       Vírus

       Segundo as secretarias estadual e municipal de Saúde, o vírus zika não está circulando em São Paulo. Brigina, entretanto, não descarta que ele tenha entrado no Estado e se mantém despercebido. “Só posso dizer que tem uma possibilidade. E porque digo que tem uma possibilidade? Porque o vírus circulou amplamente no Norte e Nordeste, tem um percentual de casos que não apresentam sintomas, e porque é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti."

       Desde junho, Campinas organizou cinco unidades sentinelas na tentativa de detecção precoce do zika vírus. “A gente se organizou para tentar detectar, mas isso não me dá garantia de dizer que não teve. As pessoas circulam e viajam muito hoje em dia pelo País."

(Fonte: http://correio.rac.com.br/_conteudo/2015/12/campinas_e_rm-c/402739-campinas-tem-alerta-apos-dez-casos-de-microcefalia.html)

Qual é o assunto central abordado pelo texto?

Alternativas
Comentários
  • Texto: Segundo Brigina, esse aumento da notificação pode estar relacionado com o alerta que foi dado pelo Ministério da Saúde.

  • Campinas tem alerta após 10 casos de microcefalia 

  •  

    Qual é o assunto central abordado pelo texto?

     b)O texto aborda principalmente o aumento no número de notificações de bebês nascidos com microcefalia em Campinas.

     

     Nesse  trecho há um relato desses números de notificações e faz comparação com o ano de 2014, justificando aí esse aumento:

    "Uma criança nasceu no mês de outubro, a segunda no dia 3 de novembro e as outras oito nasceram nos últimos dias — do final de novembro até ontem. A média anual da doença até 2014 era de um registro, o que torna os casos recentes uma preocupação para os Serviços de Saúde da cidade."

  • O título do texto da a resposta.

  • Volte ao título -  Campinas tem alerta após 10 casos de microcefalia

    Gab B


ID
1817977
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
CASAN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

              Campinas tem alerta após 10 casos de microcefalia

                                                 Por Inaê Miranda – publicado em 05/12/2015

      O número de casos de microcefalia registrados em Campinas chegou a dez, segundo informou na última sexta-feira (4) a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), Brigina Kemp. Todos os bebês nasceram em Campinas, mas três deles são de mães moradoras de Sumaré.

      Uma criança nasceu no mês de outubro, a segunda no dia 3 de novembro e as outras oito nasceram nos últimos dias — do final de novembro até ontem. A média anual da doença até 2014 era de um registro, o que torna os casos recentes uma preocupação para os Serviços de Saúde da cidade. O município apura a relação dos casos com o zika vírus.

      No último sábado, o Ministério da Saúde confirmou a relação entre o zika vírus e o surto de microcefalia na região Nordeste do País. Até esta data, foram notificados 1.248 casos suspeitos, identificados em 311 municípios de 14 unidades da federação. Até então, São Paulo não figurava nesta lista e os únicos dois casos registrados ocorreram em Sumaré e São José do Rio Preto. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o vírus pode ter ocorrido na cidade sem que as autoridades tenham conhecimento.

      Segundo Brigina, Campinas está contabilizando os casos dos três residentes de Sumaré porque os bebês nasceram na cidade. “A gente notifica, avisando que é de outro município e esse município também é informado. As investigações iniciais ocorrem aqui e, na hora que a criança tem alta, a investigação tem continuidade na cidade onde ela reside", explicou.

      Ela informou que as crianças nasceram nas redes pública e privada, sendo que a maior parte foi na Maternidade de Campinas. “Quase todos", disse. Uma das mães é moradora de rua e usuária de crack. “Mas todos os dez permanecem sob investigação para o zika. Não confirmamos nenhum até agora, mas também não descartamos."

      A diretora do Devisa acrescentou que as mães estão recebendo toda a assistência necessária. “Se alguma mãe não tem condição de fazer a tomografia, nós estamos fazendo."

      Campinas tinha um caso de microcefalia por ano, entre 2010 a 2014, causada por infecção congênita. Sendo que em 2011 foram registrados quatro casos de microcefalia por infecção congênita. “Mas a gente acredita que esse era um número subnotificado. Agora todos estão bem sensibilizados para fazer as notificações", disse.

       Segundo Brigina, esse aumento da notificação pode estar relacionado com o alerta que foi dado pelo Ministério da Saúde.

       Múltiplas causas

       A microcefalia não é uma doença nova. Trata-se de uma malformação congênita, em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada. “É quando você mede a cabeça e vê que está menor do que deveria ser para a idade gestacional em que o bebê nasceu", explicou Brigina.

       A especialista esclarece que a microcefalia pode ser efeito de uma série de fatores de diferentes origens. “Microcefalia não significa zika vírus. É importante dizer isso para as pessoas não relacionarem imediatamente esses 10 casos de Campinas ao vírus", diz.

       As causas, segundo ela, em geral são o uso de drogas, medicamentos, cigarro, tabagismo, bebida, traumatismo, falta de irrigação adequada da cabeça do bebê durante a gestação, contato com radiação, fatores genéticos e uma série de vírus ou outros agentes infecciosos, chamados de infecção congênita.

       Segundo Brigina, o que tem causado a microcefalia nas crianças é o que está em questão. “As notificações chegaram para a gente e agora vamos investigar." De acordo com ela, a investigação consiste num exame de tomografia sem contraste, exames no sangue, na urina e no líquor, que é um líquido do sistema nervoso da coluna.

       As tomografias estão sendo feitas em Campinas, mas os exames estão sendo conduzidos pelo Instituto Adolfo Lutz, na Capital. “Vai para o Lutz porque toda doença sob vigilância e de importância para saúde pública a gente tem que fazer num laboratório de referência de saúde pública."

       Vírus

       Segundo as secretarias estadual e municipal de Saúde, o vírus zika não está circulando em São Paulo. Brigina, entretanto, não descarta que ele tenha entrado no Estado e se mantém despercebido. “Só posso dizer que tem uma possibilidade. E porque digo que tem uma possibilidade? Porque o vírus circulou amplamente no Norte e Nordeste, tem um percentual de casos que não apresentam sintomas, e porque é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti."

       Desde junho, Campinas organizou cinco unidades sentinelas na tentativa de detecção precoce do zika vírus. “A gente se organizou para tentar detectar, mas isso não me dá garantia de dizer que não teve. As pessoas circulam e viajam muito hoje em dia pelo País."

(Fonte: http://correio.rac.com.br/_conteudo/2015/12/campinas_e_rm-c/402739-campinas-tem-alerta-apos-dez-casos-de-microcefalia.html)

De acordo com o texto, o que podemos afirmar a respeito da microcefalia?

Alternativas
Comentários
  • As causas, segundo ela, em geral são o uso de drogas, medicamentos, cigarro, tabagismo, bebida, traumatismo, falta de irrigação adequada da cabeça do bebê durante a gestação, contato com radiação, fatores genéticos e uma série de vírus ou outros agentes infecciosos, chamados de infecção congênita. 

  • Concordo com o gabarito, PORÉM...

    Analisando o trecho:  "A microcefalia não é uma doença nova. Trata-se de uma malformação congênita, em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada. “É quando você mede a cabeça e vê que está menor do que deveria ser para a idade gestacional em que o bebê nasceu", explicou Brigina."  Da a entender que a microcefalia é confirmada pela medida menor da cabeça do bebê, deixando também a alternativa D como correta

  • A especialista esclarece que a microcefalia pode ser efeito de uma série de fatores de diferentes origens. “Microcefalia não significa zika vírus. É importante dizer isso para as pessoas não relacionarem imediatamente esses 10 casos de Campinas ao vírus", 

      As causas, segundo ela, em geral são o uso de drogas, medicamentos, cigarro, tabagismo, bebida, traumatismo, falta de irrigação adequada da cabeça do bebê durante a gestação, contato com radiação, fatores genéticos e uma série de vírus ou outros agentes infecciosos, chamados de infecção congênita. 

  • Uma questão dessa acho que cabe recurso, D pode ser certa. É quando você mede a cabeça e vê que está menor do que deveria ser para a idade gestacional em que o bebê nasceu", explicou Brigina."  Da a entender que a microcefalia é confirmada pela medida menor da cabeça.

     

     

     

     

     

  • Atenção: A microcefalia é constatada ao medir a cabeça do bebê quando comparado com o normal para aquela fase gestacional, mas não a CAUSA como está na alternativa: A causa da microcefalia é confirmada pela medida menor da cabeça do bebê.

    As causas são variadas, não só zika vírus.

  • GAB: A

     

    JESUS NÃO DESISTIU DE VOCÊ!

  • Gabarito Letra A

     

    Entre os parágrafos 10 e 11

     

     

    Microcefalia não significa zika vírus. É importante dizer isso para as pessoas não relacionarem imediatamente esses 10 casos de Campinas ao vírus", diz.

      As causas, segundo ela, em geral são o uso de drogas, medicamentos, cigarro, tabagismo, bebida, traumatismo, falta de irrigação adequada da cabeça do bebê durante a gestação, contato com radiação, fatores genéticos e uma série de vírus ou outros agentes infecciosos, chamados de infecção congênita.

  • Gabarito Letra A.

    A microcefalia é uma malformação congênita ocasionada por fatores diversos.

    A microcefalia é constatada ao medir a cabeça do bebê quando comparado com o normal para aquela fase gestacional, mas não a CAUSA como está na alternativa: A causa da microcefalia é confirmada pela medida menor da cabeça do bebê.

    As causas são variadas, não só zika vírus.


ID
1817980
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
CASAN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

              Campinas tem alerta após 10 casos de microcefalia

                                                 Por Inaê Miranda – publicado em 05/12/2015

      O número de casos de microcefalia registrados em Campinas chegou a dez, segundo informou na última sexta-feira (4) a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), Brigina Kemp. Todos os bebês nasceram em Campinas, mas três deles são de mães moradoras de Sumaré.

      Uma criança nasceu no mês de outubro, a segunda no dia 3 de novembro e as outras oito nasceram nos últimos dias — do final de novembro até ontem. A média anual da doença até 2014 era de um registro, o que torna os casos recentes uma preocupação para os Serviços de Saúde da cidade. O município apura a relação dos casos com o zika vírus.

      No último sábado, o Ministério da Saúde confirmou a relação entre o zika vírus e o surto de microcefalia na região Nordeste do País. Até esta data, foram notificados 1.248 casos suspeitos, identificados em 311 municípios de 14 unidades da federação. Até então, São Paulo não figurava nesta lista e os únicos dois casos registrados ocorreram em Sumaré e São José do Rio Preto. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o vírus pode ter ocorrido na cidade sem que as autoridades tenham conhecimento.

      Segundo Brigina, Campinas está contabilizando os casos dos três residentes de Sumaré porque os bebês nasceram na cidade. “A gente notifica, avisando que é de outro município e esse município também é informado. As investigações iniciais ocorrem aqui e, na hora que a criança tem alta, a investigação tem continuidade na cidade onde ela reside", explicou.

      Ela informou que as crianças nasceram nas redes pública e privada, sendo que a maior parte foi na Maternidade de Campinas. “Quase todos", disse. Uma das mães é moradora de rua e usuária de crack. “Mas todos os dez permanecem sob investigação para o zika. Não confirmamos nenhum até agora, mas também não descartamos."

      A diretora do Devisa acrescentou que as mães estão recebendo toda a assistência necessária. “Se alguma mãe não tem condição de fazer a tomografia, nós estamos fazendo."

      Campinas tinha um caso de microcefalia por ano, entre 2010 a 2014, causada por infecção congênita. Sendo que em 2011 foram registrados quatro casos de microcefalia por infecção congênita. “Mas a gente acredita que esse era um número subnotificado. Agora todos estão bem sensibilizados para fazer as notificações", disse.

       Segundo Brigina, esse aumento da notificação pode estar relacionado com o alerta que foi dado pelo Ministério da Saúde.

       Múltiplas causas

       A microcefalia não é uma doença nova. Trata-se de uma malformação congênita, em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada. “É quando você mede a cabeça e vê que está menor do que deveria ser para a idade gestacional em que o bebê nasceu", explicou Brigina.

       A especialista esclarece que a microcefalia pode ser efeito de uma série de fatores de diferentes origens. “Microcefalia não significa zika vírus. É importante dizer isso para as pessoas não relacionarem imediatamente esses 10 casos de Campinas ao vírus", diz.

       As causas, segundo ela, em geral são o uso de drogas, medicamentos, cigarro, tabagismo, bebida, traumatismo, falta de irrigação adequada da cabeça do bebê durante a gestação, contato com radiação, fatores genéticos e uma série de vírus ou outros agentes infecciosos, chamados de infecção congênita.

       Segundo Brigina, o que tem causado a microcefalia nas crianças é o que está em questão. “As notificações chegaram para a gente e agora vamos investigar." De acordo com ela, a investigação consiste num exame de tomografia sem contraste, exames no sangue, na urina e no líquor, que é um líquido do sistema nervoso da coluna.

       As tomografias estão sendo feitas em Campinas, mas os exames estão sendo conduzidos pelo Instituto Adolfo Lutz, na Capital. “Vai para o Lutz porque toda doença sob vigilância e de importância para saúde pública a gente tem que fazer num laboratório de referência de saúde pública."

       Vírus

       Segundo as secretarias estadual e municipal de Saúde, o vírus zika não está circulando em São Paulo. Brigina, entretanto, não descarta que ele tenha entrado no Estado e se mantém despercebido. “Só posso dizer que tem uma possibilidade. E porque digo que tem uma possibilidade? Porque o vírus circulou amplamente no Norte e Nordeste, tem um percentual de casos que não apresentam sintomas, e porque é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti."

       Desde junho, Campinas organizou cinco unidades sentinelas na tentativa de detecção precoce do zika vírus. “A gente se organizou para tentar detectar, mas isso não me dá garantia de dizer que não teve. As pessoas circulam e viajam muito hoje em dia pelo País."

(Fonte: http://correio.rac.com.br/_conteudo/2015/12/campinas_e_rm-c/402739-campinas-tem-alerta-apos-dez-casos-de-microcefalia.html)

O que podemos inferir sobre o zika vírus, conforme os dados apresentados pelo texto? 

Alternativas
Comentários
  • Último paragráfo do texto! 

  • Gabarito: C
    " Desde junho, Campinas organizou cinco unidades sentinelas na tentativa de detecção precoce do zika vírus"

  • A letra C só está correta porquê o enunciado falou de "infere-se no texto". Se fosse "de acordo o texto" esta alternativa não caberia. É bom ficarmos atentos.

  • Gabarito Letra C

       

    Ultimo parágrafo do texto. 

     

      Desde junho, Campinas organizou cinco unidades sentinelas na tentativa de detecção precoce do zika vírus. “A gente se organizou para tentar detectar, mas isso não me dá garantia de dizer que não teve. As pessoas circulam e viajam muito hoje em dia pelo País."


ID
1817983
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
CASAN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

              Campinas tem alerta após 10 casos de microcefalia

                                                 Por Inaê Miranda – publicado em 05/12/2015

      O número de casos de microcefalia registrados em Campinas chegou a dez, segundo informou na última sexta-feira (4) a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), Brigina Kemp. Todos os bebês nasceram em Campinas, mas três deles são de mães moradoras de Sumaré.

      Uma criança nasceu no mês de outubro, a segunda no dia 3 de novembro e as outras oito nasceram nos últimos dias — do final de novembro até ontem. A média anual da doença até 2014 era de um registro, o que torna os casos recentes uma preocupação para os Serviços de Saúde da cidade. O município apura a relação dos casos com o zika vírus.

      No último sábado, o Ministério da Saúde confirmou a relação entre o zika vírus e o surto de microcefalia na região Nordeste do País. Até esta data, foram notificados 1.248 casos suspeitos, identificados em 311 municípios de 14 unidades da federação. Até então, São Paulo não figurava nesta lista e os únicos dois casos registrados ocorreram em Sumaré e São José do Rio Preto. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o vírus pode ter ocorrido na cidade sem que as autoridades tenham conhecimento.

      Segundo Brigina, Campinas está contabilizando os casos dos três residentes de Sumaré porque os bebês nasceram na cidade. “A gente notifica, avisando que é de outro município e esse município também é informado. As investigações iniciais ocorrem aqui e, na hora que a criança tem alta, a investigação tem continuidade na cidade onde ela reside", explicou.

      Ela informou que as crianças nasceram nas redes pública e privada, sendo que a maior parte foi na Maternidade de Campinas. “Quase todos", disse. Uma das mães é moradora de rua e usuária de crack. “Mas todos os dez permanecem sob investigação para o zika. Não confirmamos nenhum até agora, mas também não descartamos."

      A diretora do Devisa acrescentou que as mães estão recebendo toda a assistência necessária. “Se alguma mãe não tem condição de fazer a tomografia, nós estamos fazendo."

      Campinas tinha um caso de microcefalia por ano, entre 2010 a 2014, causada por infecção congênita. Sendo que em 2011 foram registrados quatro casos de microcefalia por infecção congênita. “Mas a gente acredita que esse era um número subnotificado. Agora todos estão bem sensibilizados para fazer as notificações", disse.

       Segundo Brigina, esse aumento da notificação pode estar relacionado com o alerta que foi dado pelo Ministério da Saúde.

       Múltiplas causas

       A microcefalia não é uma doença nova. Trata-se de uma malformação congênita, em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada. “É quando você mede a cabeça e vê que está menor do que deveria ser para a idade gestacional em que o bebê nasceu", explicou Brigina.

       A especialista esclarece que a microcefalia pode ser efeito de uma série de fatores de diferentes origens. “Microcefalia não significa zika vírus. É importante dizer isso para as pessoas não relacionarem imediatamente esses 10 casos de Campinas ao vírus", diz.

       As causas, segundo ela, em geral são o uso de drogas, medicamentos, cigarro, tabagismo, bebida, traumatismo, falta de irrigação adequada da cabeça do bebê durante a gestação, contato com radiação, fatores genéticos e uma série de vírus ou outros agentes infecciosos, chamados de infecção congênita.

       Segundo Brigina, o que tem causado a microcefalia nas crianças é o que está em questão. “As notificações chegaram para a gente e agora vamos investigar." De acordo com ela, a investigação consiste num exame de tomografia sem contraste, exames no sangue, na urina e no líquor, que é um líquido do sistema nervoso da coluna.

       As tomografias estão sendo feitas em Campinas, mas os exames estão sendo conduzidos pelo Instituto Adolfo Lutz, na Capital. “Vai para o Lutz porque toda doença sob vigilância e de importância para saúde pública a gente tem que fazer num laboratório de referência de saúde pública."

       Vírus

       Segundo as secretarias estadual e municipal de Saúde, o vírus zika não está circulando em São Paulo. Brigina, entretanto, não descarta que ele tenha entrado no Estado e se mantém despercebido. “Só posso dizer que tem uma possibilidade. E porque digo que tem uma possibilidade? Porque o vírus circulou amplamente no Norte e Nordeste, tem um percentual de casos que não apresentam sintomas, e porque é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti."

       Desde junho, Campinas organizou cinco unidades sentinelas na tentativa de detecção precoce do zika vírus. “A gente se organizou para tentar detectar, mas isso não me dá garantia de dizer que não teve. As pessoas circulam e viajam muito hoje em dia pelo País."

(Fonte: http://correio.rac.com.br/_conteudo/2015/12/campinas_e_rm-c/402739-campinas-tem-alerta-apos-dez-casos-de-microcefalia.html)

Na oração “As investigações iniciais ocorrem aqui e, na hora que a criança tem alta, a investigação tem continuidade na cidade onde ela reside", o pronome pessoal “ela" funciona como elemento coesivo, retomando o sintagma

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A 


     “As investigações iniciais ocorrem aqui e, na hora que a criança tem alta, a investigação tem continuidade na cidade onde ela (A CRIANÇA)reside"
  • ELA quem? a criança

  • Einstein Concurseiro  GABARITO LETRA C MEU COMPANHEIRO.

  • Pelos deuses! Mais fácil que mastigar água.

  • Designa-se pronome ANÁFORICO o termo ou expressão que, em um texto ou discurso, faz referência direta ou indireta a um termo anterior. O termo anafórico retoma um termo anterior, total ou parcialmente, de modo que, para compreendê-lo dependemos do termo antecedente.

    EXEMPLO:  João está doente. Vi-o na semana passada.

                           (pronome “o” retoma o termo “João”)


    Por sua vez, os pronomes CATAFÓRICO são aqueles que fazem referência a um termo subsequente, estabelecendo com ele uma relação não autônoma, portanto, dependente. Para compreender um termo catafórico é necessário interpretar o termo ao qual faz referência.

    EXEMPLO:  A irmã olhou-o e disse: - João, estás com um ar cansado.

                         (O pronome “o” faz referência ao termo subsequente “João”, de modo que só se pode compreender a quem o pronome se                                refere quando se chega ao termo de referência.)

  • Que banca chata, coloca uns textos gigantescos e só faz pergunta boba.

  • Letra C

  • GABARITO C

    ELA QUEM? A CRIANÇA!


ID
1817986
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
CASAN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

              Campinas tem alerta após 10 casos de microcefalia

                                                 Por Inaê Miranda – publicado em 05/12/2015

      O número de casos de microcefalia registrados em Campinas chegou a dez, segundo informou na última sexta-feira (4) a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), Brigina Kemp. Todos os bebês nasceram em Campinas, mas três deles são de mães moradoras de Sumaré.

      Uma criança nasceu no mês de outubro, a segunda no dia 3 de novembro e as outras oito nasceram nos últimos dias — do final de novembro até ontem. A média anual da doença até 2014 era de um registro, o que torna os casos recentes uma preocupação para os Serviços de Saúde da cidade. O município apura a relação dos casos com o zika vírus.

      No último sábado, o Ministério da Saúde confirmou a relação entre o zika vírus e o surto de microcefalia na região Nordeste do País. Até esta data, foram notificados 1.248 casos suspeitos, identificados em 311 municípios de 14 unidades da federação. Até então, São Paulo não figurava nesta lista e os únicos dois casos registrados ocorreram em Sumaré e São José do Rio Preto. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o vírus pode ter ocorrido na cidade sem que as autoridades tenham conhecimento.

      Segundo Brigina, Campinas está contabilizando os casos dos três residentes de Sumaré porque os bebês nasceram na cidade. “A gente notifica, avisando que é de outro município e esse município também é informado. As investigações iniciais ocorrem aqui e, na hora que a criança tem alta, a investigação tem continuidade na cidade onde ela reside", explicou.

      Ela informou que as crianças nasceram nas redes pública e privada, sendo que a maior parte foi na Maternidade de Campinas. “Quase todos", disse. Uma das mães é moradora de rua e usuária de crack. “Mas todos os dez permanecem sob investigação para o zika. Não confirmamos nenhum até agora, mas também não descartamos."

      A diretora do Devisa acrescentou que as mães estão recebendo toda a assistência necessária. “Se alguma mãe não tem condição de fazer a tomografia, nós estamos fazendo."

      Campinas tinha um caso de microcefalia por ano, entre 2010 a 2014, causada por infecção congênita. Sendo que em 2011 foram registrados quatro casos de microcefalia por infecção congênita. “Mas a gente acredita que esse era um número subnotificado. Agora todos estão bem sensibilizados para fazer as notificações", disse.

       Segundo Brigina, esse aumento da notificação pode estar relacionado com o alerta que foi dado pelo Ministério da Saúde.

       Múltiplas causas

       A microcefalia não é uma doença nova. Trata-se de uma malformação congênita, em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada. “É quando você mede a cabeça e vê que está menor do que deveria ser para a idade gestacional em que o bebê nasceu", explicou Brigina.

       A especialista esclarece que a microcefalia pode ser efeito de uma série de fatores de diferentes origens. “Microcefalia não significa zika vírus. É importante dizer isso para as pessoas não relacionarem imediatamente esses 10 casos de Campinas ao vírus", diz.

       As causas, segundo ela, em geral são o uso de drogas, medicamentos, cigarro, tabagismo, bebida, traumatismo, falta de irrigação adequada da cabeça do bebê durante a gestação, contato com radiação, fatores genéticos e uma série de vírus ou outros agentes infecciosos, chamados de infecção congênita.

       Segundo Brigina, o que tem causado a microcefalia nas crianças é o que está em questão. “As notificações chegaram para a gente e agora vamos investigar." De acordo com ela, a investigação consiste num exame de tomografia sem contraste, exames no sangue, na urina e no líquor, que é um líquido do sistema nervoso da coluna.

       As tomografias estão sendo feitas em Campinas, mas os exames estão sendo conduzidos pelo Instituto Adolfo Lutz, na Capital. “Vai para o Lutz porque toda doença sob vigilância e de importância para saúde pública a gente tem que fazer num laboratório de referência de saúde pública."

       Vírus

       Segundo as secretarias estadual e municipal de Saúde, o vírus zika não está circulando em São Paulo. Brigina, entretanto, não descarta que ele tenha entrado no Estado e se mantém despercebido. “Só posso dizer que tem uma possibilidade. E porque digo que tem uma possibilidade? Porque o vírus circulou amplamente no Norte e Nordeste, tem um percentual de casos que não apresentam sintomas, e porque é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti."

       Desde junho, Campinas organizou cinco unidades sentinelas na tentativa de detecção precoce do zika vírus. “A gente se organizou para tentar detectar, mas isso não me dá garantia de dizer que não teve. As pessoas circulam e viajam muito hoje em dia pelo País."

(Fonte: http://correio.rac.com.br/_conteudo/2015/12/campinas_e_rm-c/402739-campinas-tem-alerta-apos-dez-casos-de-microcefalia.html)

Na oração “O município apura a relação dos casos com o zika vírus.", podemos classificar o verbo “apurar" como

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D 




    O município              apura            a relação dos casos com o zika vírus.

    _SUJEITO_            _VTD_           _____________OD_______________


    O município apura o quê? R: a relação dos casos com o zika vírus
  • O "a" é artigo.

  • Verbo transitivo direto > Sem preposição no seu objeto

     

  • Mas por que não seria Bitransitivo?

    O município              apura            a relação dos casos com o zika vírus.

    _SUJEITO_            _VTDI_           /_______OD_____/ /______OI_____/

    Porque quem apura, apura algo com(preposição OI) alguma coisa. Ou não?

  • agora eu entedi agora eu saquei 

  • Dos casos com o zika virus é CN do susbstantivo "relação".

  • Quem apura, apura algo!

  • lembrando que o   " a "  pode ser  - 1 artigo  2 preposição  3 pronome

    1 quando pode variar

    2 quando não pode variar

    3 exerce a função de OD e é deslocavel na oração  ex eu A encontrei  /  eu encontrei-a

     

  • O município apura a relação dos casos com o zika vírus.

    Apura= vtd

    a relação.... = objeto direto

  • GABARITO D

    APURA ALGO, SEM PREPOSIÇÃO.  VTD

  • QUEM APURA,APURA ALGO

  • Quem apura, apura alguma coisa o ''A'' não é preposição, é um artigo.

  • Quem apura apura algo/alguma coisa.

    Não pede preposição, sendo assim um VTD.


ID
1817989
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
CASAN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

              Campinas tem alerta após 10 casos de microcefalia

                                                 Por Inaê Miranda – publicado em 05/12/2015

      O número de casos de microcefalia registrados em Campinas chegou a dez, segundo informou na última sexta-feira (4) a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), Brigina Kemp. Todos os bebês nasceram em Campinas, mas três deles são de mães moradoras de Sumaré.

      Uma criança nasceu no mês de outubro, a segunda no dia 3 de novembro e as outras oito nasceram nos últimos dias — do final de novembro até ontem. A média anual da doença até 2014 era de um registro, o que torna os casos recentes uma preocupação para os Serviços de Saúde da cidade. O município apura a relação dos casos com o zika vírus.

      No último sábado, o Ministério da Saúde confirmou a relação entre o zika vírus e o surto de microcefalia na região Nordeste do País. Até esta data, foram notificados 1.248 casos suspeitos, identificados em 311 municípios de 14 unidades da federação. Até então, São Paulo não figurava nesta lista e os únicos dois casos registrados ocorreram em Sumaré e São José do Rio Preto. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o vírus pode ter ocorrido na cidade sem que as autoridades tenham conhecimento.

      Segundo Brigina, Campinas está contabilizando os casos dos três residentes de Sumaré porque os bebês nasceram na cidade. “A gente notifica, avisando que é de outro município e esse município também é informado. As investigações iniciais ocorrem aqui e, na hora que a criança tem alta, a investigação tem continuidade na cidade onde ela reside", explicou.

      Ela informou que as crianças nasceram nas redes pública e privada, sendo que a maior parte foi na Maternidade de Campinas. “Quase todos", disse. Uma das mães é moradora de rua e usuária de crack. “Mas todos os dez permanecem sob investigação para o zika. Não confirmamos nenhum até agora, mas também não descartamos."

      A diretora do Devisa acrescentou que as mães estão recebendo toda a assistência necessária. “Se alguma mãe não tem condição de fazer a tomografia, nós estamos fazendo."

      Campinas tinha um caso de microcefalia por ano, entre 2010 a 2014, causada por infecção congênita. Sendo que em 2011 foram registrados quatro casos de microcefalia por infecção congênita. “Mas a gente acredita que esse era um número subnotificado. Agora todos estão bem sensibilizados para fazer as notificações", disse.

       Segundo Brigina, esse aumento da notificação pode estar relacionado com o alerta que foi dado pelo Ministério da Saúde.

       Múltiplas causas

       A microcefalia não é uma doença nova. Trata-se de uma malformação congênita, em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada. “É quando você mede a cabeça e vê que está menor do que deveria ser para a idade gestacional em que o bebê nasceu", explicou Brigina.

       A especialista esclarece que a microcefalia pode ser efeito de uma série de fatores de diferentes origens. “Microcefalia não significa zika vírus. É importante dizer isso para as pessoas não relacionarem imediatamente esses 10 casos de Campinas ao vírus", diz.

       As causas, segundo ela, em geral são o uso de drogas, medicamentos, cigarro, tabagismo, bebida, traumatismo, falta de irrigação adequada da cabeça do bebê durante a gestação, contato com radiação, fatores genéticos e uma série de vírus ou outros agentes infecciosos, chamados de infecção congênita.

       Segundo Brigina, o que tem causado a microcefalia nas crianças é o que está em questão. “As notificações chegaram para a gente e agora vamos investigar." De acordo com ela, a investigação consiste num exame de tomografia sem contraste, exames no sangue, na urina e no líquor, que é um líquido do sistema nervoso da coluna.

       As tomografias estão sendo feitas em Campinas, mas os exames estão sendo conduzidos pelo Instituto Adolfo Lutz, na Capital. “Vai para o Lutz porque toda doença sob vigilância e de importância para saúde pública a gente tem que fazer num laboratório de referência de saúde pública."

       Vírus

       Segundo as secretarias estadual e municipal de Saúde, o vírus zika não está circulando em São Paulo. Brigina, entretanto, não descarta que ele tenha entrado no Estado e se mantém despercebido. “Só posso dizer que tem uma possibilidade. E porque digo que tem uma possibilidade? Porque o vírus circulou amplamente no Norte e Nordeste, tem um percentual de casos que não apresentam sintomas, e porque é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti."

       Desde junho, Campinas organizou cinco unidades sentinelas na tentativa de detecção precoce do zika vírus. “A gente se organizou para tentar detectar, mas isso não me dá garantia de dizer que não teve. As pessoas circulam e viajam muito hoje em dia pelo País."

(Fonte: http://correio.rac.com.br/_conteudo/2015/12/campinas_e_rm-c/402739-campinas-tem-alerta-apos-dez-casos-de-microcefalia.html)

No excerto “(...) o cérebro não se desenvolve de maneira adequada.", o “se" funciona como

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E 



    “(...) o cérebro não se (O CÉREBRO) desenvolve de maneira adequada."


    O pronome "SE" retoma ao termo cérebro tornando assim reflexivo dizendo que o mesmo não tem desenvolvimento de maneira adequada. 

  • Quando o ''se1' tem valor de si mesmo é pronome reflexivo e tem que ter OD e OI

  • "O cérebro não desenvolve a si mesmo" Pronome Reflexivo

  • Se auto desenvolve

    Partícula reflexiva

  • O sujeito pratica e ele mesmo sofre a ação

     

    ...o cérebro não se desenvolve de maneira adequada...

     

    Ela se feriu com a faca

     

  • O cérebro não desenvolve a si mesmo. ( Denota reflexibilidade).

    Sendo assim, resposta correta é letra E.

  • Qual fica para diferente o Se quando pronome apassivador e índice de indeterminação do sujeito?

  • Gab Letra E

    Para descobrir se o pronome é reflexivo, basta trocar o "SE" por  "a si mesmo" .

    "O cérebro não desenvolve a si mesmo"  Pronome Reflexivo

     

    Rumo ao Oficialato PM/ES

  • Não entendi. Posso fazer a passagem pra passiva analitica, caracterizando pronome apassivador:

     

    O cerebro não se desenvolve: O cerebro não é desenvolvido. 

  • A questão Q590310 mostra o que quero dizer.

  • "Gabarito E"

     

     Cynthia Guerra, vou tentar esclarecer a diferença entre pronome apassivador e pronome reflexivo.

     

    Primeiro vou conceituá-los:

     

    Pronome Reflexivo: neste caso, o SE vai servir para indicar uma ação que é praticada pelo sujeito e ele mesmo receberá suas conseqüências. Dizemos que o sujeito pratica e sofre a ação.

     

    Pronome Apassivador: serve para indicar que a frase está na voz passiva, ou seja, o sujeito sofre a ação praticada por outro agente. Chamamos de sujeito “paciente”.

     

    ** Só com os conceitos já fica bem visível a diferença entre eles. Pronome Reflexivo-> Pratica e sofre a ação em si próprio, já Pronome Apassivador é só paciente (sofre a ação).

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Comparando os enunciados das duas questões:

     

    "o cérebro não se desenvolve de maneira adequada" ** Repare que esse "se" pratica e sofre a ação nele mesmo, ou seja,  "O pronome "SE" retoma ao termo cérebro dizendo que o ele não tem desenvolvimento de maneira adequada".

     

    "Muitas vezes não se persegue o encarceramento do agressor" ** Aqui o 'Se"  é pronome apassivador, pois o encarceramento do agressor não é perseguido, porém ele não pratica nem um ato que lhe cause o efeito regressivo, como no pronome reflexivo.

     

    Espero ter ajudado, Qq coisa chame-me no privado. Corrija-me se tiver cometido algum erro.

     

    Deus nos dá a força, por isso devemos pedir, diariamente, tudo o que precisamos para o nosso dia. Bons Estudos.

     

     

  • Pronome reflexivo: Ocorre com VTD, VTI, VTDI. Sentido de A SI MESMO.

  • Pronome Reflexivo --> Pratica e sofre a ação;

    Pronome Apassivador --> Só paciente (sofre a ação).


ID
1817992
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
CASAN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

              Campinas tem alerta após 10 casos de microcefalia

                                                 Por Inaê Miranda – publicado em 05/12/2015

      O número de casos de microcefalia registrados em Campinas chegou a dez, segundo informou na última sexta-feira (4) a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), Brigina Kemp. Todos os bebês nasceram em Campinas, mas três deles são de mães moradoras de Sumaré.

      Uma criança nasceu no mês de outubro, a segunda no dia 3 de novembro e as outras oito nasceram nos últimos dias — do final de novembro até ontem. A média anual da doença até 2014 era de um registro, o que torna os casos recentes uma preocupação para os Serviços de Saúde da cidade. O município apura a relação dos casos com o zika vírus.

      No último sábado, o Ministério da Saúde confirmou a relação entre o zika vírus e o surto de microcefalia na região Nordeste do País. Até esta data, foram notificados 1.248 casos suspeitos, identificados em 311 municípios de 14 unidades da federação. Até então, São Paulo não figurava nesta lista e os únicos dois casos registrados ocorreram em Sumaré e São José do Rio Preto. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o vírus pode ter ocorrido na cidade sem que as autoridades tenham conhecimento.

      Segundo Brigina, Campinas está contabilizando os casos dos três residentes de Sumaré porque os bebês nasceram na cidade. “A gente notifica, avisando que é de outro município e esse município também é informado. As investigações iniciais ocorrem aqui e, na hora que a criança tem alta, a investigação tem continuidade na cidade onde ela reside", explicou.

      Ela informou que as crianças nasceram nas redes pública e privada, sendo que a maior parte foi na Maternidade de Campinas. “Quase todos", disse. Uma das mães é moradora de rua e usuária de crack. “Mas todos os dez permanecem sob investigação para o zika. Não confirmamos nenhum até agora, mas também não descartamos."

      A diretora do Devisa acrescentou que as mães estão recebendo toda a assistência necessária. “Se alguma mãe não tem condição de fazer a tomografia, nós estamos fazendo."

      Campinas tinha um caso de microcefalia por ano, entre 2010 a 2014, causada por infecção congênita. Sendo que em 2011 foram registrados quatro casos de microcefalia por infecção congênita. “Mas a gente acredita que esse era um número subnotificado. Agora todos estão bem sensibilizados para fazer as notificações", disse.

       Segundo Brigina, esse aumento da notificação pode estar relacionado com o alerta que foi dado pelo Ministério da Saúde.

       Múltiplas causas

       A microcefalia não é uma doença nova. Trata-se de uma malformação congênita, em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada. “É quando você mede a cabeça e vê que está menor do que deveria ser para a idade gestacional em que o bebê nasceu", explicou Brigina.

       A especialista esclarece que a microcefalia pode ser efeito de uma série de fatores de diferentes origens. “Microcefalia não significa zika vírus. É importante dizer isso para as pessoas não relacionarem imediatamente esses 10 casos de Campinas ao vírus", diz.

       As causas, segundo ela, em geral são o uso de drogas, medicamentos, cigarro, tabagismo, bebida, traumatismo, falta de irrigação adequada da cabeça do bebê durante a gestação, contato com radiação, fatores genéticos e uma série de vírus ou outros agentes infecciosos, chamados de infecção congênita.

       Segundo Brigina, o que tem causado a microcefalia nas crianças é o que está em questão. “As notificações chegaram para a gente e agora vamos investigar." De acordo com ela, a investigação consiste num exame de tomografia sem contraste, exames no sangue, na urina e no líquor, que é um líquido do sistema nervoso da coluna.

       As tomografias estão sendo feitas em Campinas, mas os exames estão sendo conduzidos pelo Instituto Adolfo Lutz, na Capital. “Vai para o Lutz porque toda doença sob vigilância e de importância para saúde pública a gente tem que fazer num laboratório de referência de saúde pública."

       Vírus

       Segundo as secretarias estadual e municipal de Saúde, o vírus zika não está circulando em São Paulo. Brigina, entretanto, não descarta que ele tenha entrado no Estado e se mantém despercebido. “Só posso dizer que tem uma possibilidade. E porque digo que tem uma possibilidade? Porque o vírus circulou amplamente no Norte e Nordeste, tem um percentual de casos que não apresentam sintomas, e porque é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti."

       Desde junho, Campinas organizou cinco unidades sentinelas na tentativa de detecção precoce do zika vírus. “A gente se organizou para tentar detectar, mas isso não me dá garantia de dizer que não teve. As pessoas circulam e viajam muito hoje em dia pelo País."

(Fonte: http://correio.rac.com.br/_conteudo/2015/12/campinas_e_rm-c/402739-campinas-tem-alerta-apos-dez-casos-de-microcefalia.html)

Qual é o tipo de predicado da oração “A microcefalia não é uma doença nova."? 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A 


    “A microcefalia não é uma doença nova."? 
    Sujeito: A microcefalia é: verbo de ligação 
    Observe que nova exerce uma característica a doença, portanto é predicativo nominal 
  • Predicado nominal: verbo de ligação + predicativo do sujeito;

    (é o caso da questão: "A microcefalia não é (VL) uma doença nova. (PS)")

    Predicado verbal: verbo que não seja de ligação, sem predicativo;

    Predico verbo-nominal: verbo que não seja de ligação + predicativo do sujeito ou do objeto.

  • Predicativo nominal > O núcleo é o predicativo , há verbo de ligação .

  • Predicado Verbal

    Apresenta as seguintes características:

    a) Tem um verbo como núcleo; (que não seja de Ligação)

    b) Não possui predicativo do sujeito;

    c) Indica ação.

    EX: Eles revelaram toda a verdade para a filha.

                  (Predicado Verbal)

     

    Predicado Nominal

    Apresenta as seguintes características:

    a) Possui um nome (substantivo ou adjetivo) como núcleo;

    b) É formado por um verbo de ligação mais o predicativo do sujeito;

    c) Indica estado ou qualidade.

    EX: Leonardo é competente.
                           (Predicado Nominal)

     

    Predicado Verbo-Nominal

    Apresenta as seguintes características:

    a) Possui dois núcleos: um verbo e um nome; (que não seja de ligação)

    b) Possui predicativo do sujeito ou do objeto;

    c) Indica ação ou atividade do sujeito e uma qualidade.

    EX: Os alunos saíram da aula alegres.

                                  (Predicado Verbo-Nominal)

  • Predicado Nominal

    Apresenta as seguintes características:

    a) Possui um nome (substantivo ou adjetivo) como núcleo;

    b) É formado por um verbo de ligação mais o predicativo do sujeito;

    c) Indica estado ou qualidade.

    Por Exemplo:

    Leonardo 

    é competente.
                           Predicado Nominal

     

        No predicado nominal, o núcleo é sempre um nome, que desempenha a função de predicativo do sujeito. O predicativo do sujeito é um termo que caracteriza o sujeito, tendo como intermediário um verbo de ligação. Os exemplos abaixo mostram como esses verbos exprimem diferentes circunstâncias relativas ao estado do sujeito, ao mesmo tempo que o ligam ao predicativo.Veja:

    Ele está triste. (triste = predicativo do sujeito, está  = verbo de ligação)

    A natureza é bela. (bela = predicativo do sujeito, é = verbo de ligação)

    O homem parecia nervoso. (nervoso = predicativo do sujeito, parecia = verbo de ligação)

    Nosso herói acabou derrotado. (derrotado = predicativo do sujeito, acabou = verbo de ligação)

    Uma simples funcionária virou diretora da empresa. (diretora = predicativo do sujeito, virou = verbo de ligação)

     

    Predicativo do Sujeito

    É o termo que atribui características ao sujeito por meio de um verbo. Todo predicado construído com verbo de ligação necessita de predicativo do sujeito. Pode ser representado por:

    a) Adjetivo ou locução adjetiva:

    Por Exemplo:

    O seu telefonema 

    foi especial. (especial = adjetivo)
    Este bolo está sem sabor. (sem sabor = locução adjetiva)

     

    b) Substantivo ou palavra substantivada:

    Por Exemplo:

    Esta figura

     parece um peixe. (peixe = substantivo)
    Amar é um eterno recomeçar. (recomeçar  = verbo substantivado)

     

    c) Pronome Substantivo:

    Por Exemplo:

    Meu boletim 

    não é esse. (esse = pronome substantivo)

    d) Numeral:

    Por Exemplo:

    Nós 

    somos dez ao todo. (dez = numeral)

     

    FONTE:http://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint13.php

  • A microcefalia não   |    é       |      uma doença nova

    Sujeito             |Verbo de Ligação|      Predicativo Nominal

     

    Gabarito: A

     

  • vacilei nessa orr

  • A QUESTÃO FAZ MENÇÃO AO TIPO DO PREDICADO E NÃO O TIPO DO PREDICATIVO. LOGO, O PREDICADO É NOMINAL.

  • RESUMÃÃO !!!

    PREDICADO:

    1- VERBAL: Não apresenta predicativo nem verbo de ligação.

    2- NOMINAL: Apresenta predicativo e verbo de ligação.

    3- VERBO-NOMINAL: Não apresenta verbo de ligação e nem apresenta predicativo.

     

    GABARITO A

    Fonte: Minhas anotações das aulas da professora Flávia Ritta.

  • Predicado nominal 

    Verbo de ligação + predicativo do sujeito

  • PREDICADO                    HÁ VERBO DE LIGAÇÃO?           HÁ PREDICATIVO?

    VERBAL                                  não                                                   não

    NOMINAL                                sim                                                   sim

    VERBO-NOMINAL                    não                                                     sim

  • TEM VERBO DE LIGAÇÃO: PREDICADO NNOMINAL

    TEM VERBO DE AÇÃO MAIS CARACTERÍSTICA DO SUJEITO:  PRECICADO VERBO NOMINAL

    TEMM O VERBO DE AÇÃO: PREDICATIVO VERBAL

     

    Prof: NOSLEN

  • A microcefalia não é uma doença nova.

    A microcefalia não é uma doença e esta não é nova.

    Cuidado não é predicado verbo-nominal

    Olha o verbo de ligação é predicado verbal

  • O predicado nominal é aquele que tem como núcleo significativo um nome; este atribui uma qualidade ou estado ao sujeito, por isso e chamado de predicativo do sujeito. O predicativo é um nome que se liga a outro nome da oração por meio de um verbo (o verbo de ligação). Nos predicados nominais, o verbo não é significativo, isto é, não indica um processo, mas une o sujeito ao predicativo, indicando circunstâncias referentes ao estado do sujeito

    Os dados parecem corretos. 

    ✨O verbo "parecer" poderia ser substituído por estar, andar, ficar, ser, permanecer ou continuar, atuando como elemento de ligação entre o sujeito e as palavras a ele relacionadas.

    ✨* A função de predicativo é exercida, normalmente, por um adjetivo ou substantivo. 

  • predicado nominal = verbo de ligação


ID
1817995
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
CASAN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

              Campinas tem alerta após 10 casos de microcefalia

                                                 Por Inaê Miranda – publicado em 05/12/2015

      O número de casos de microcefalia registrados em Campinas chegou a dez, segundo informou na última sexta-feira (4) a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), Brigina Kemp. Todos os bebês nasceram em Campinas, mas três deles são de mães moradoras de Sumaré.

      Uma criança nasceu no mês de outubro, a segunda no dia 3 de novembro e as outras oito nasceram nos últimos dias — do final de novembro até ontem. A média anual da doença até 2014 era de um registro, o que torna os casos recentes uma preocupação para os Serviços de Saúde da cidade. O município apura a relação dos casos com o zika vírus.

      No último sábado, o Ministério da Saúde confirmou a relação entre o zika vírus e o surto de microcefalia na região Nordeste do País. Até esta data, foram notificados 1.248 casos suspeitos, identificados em 311 municípios de 14 unidades da federação. Até então, São Paulo não figurava nesta lista e os únicos dois casos registrados ocorreram em Sumaré e São José do Rio Preto. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o vírus pode ter ocorrido na cidade sem que as autoridades tenham conhecimento.

      Segundo Brigina, Campinas está contabilizando os casos dos três residentes de Sumaré porque os bebês nasceram na cidade. “A gente notifica, avisando que é de outro município e esse município também é informado. As investigações iniciais ocorrem aqui e, na hora que a criança tem alta, a investigação tem continuidade na cidade onde ela reside", explicou.

      Ela informou que as crianças nasceram nas redes pública e privada, sendo que a maior parte foi na Maternidade de Campinas. “Quase todos", disse. Uma das mães é moradora de rua e usuária de crack. “Mas todos os dez permanecem sob investigação para o zika. Não confirmamos nenhum até agora, mas também não descartamos."

      A diretora do Devisa acrescentou que as mães estão recebendo toda a assistência necessária. “Se alguma mãe não tem condição de fazer a tomografia, nós estamos fazendo."

      Campinas tinha um caso de microcefalia por ano, entre 2010 a 2014, causada por infecção congênita. Sendo que em 2011 foram registrados quatro casos de microcefalia por infecção congênita. “Mas a gente acredita que esse era um número subnotificado. Agora todos estão bem sensibilizados para fazer as notificações", disse.

       Segundo Brigina, esse aumento da notificação pode estar relacionado com o alerta que foi dado pelo Ministério da Saúde.

       Múltiplas causas

       A microcefalia não é uma doença nova. Trata-se de uma malformação congênita, em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada. “É quando você mede a cabeça e vê que está menor do que deveria ser para a idade gestacional em que o bebê nasceu", explicou Brigina.

       A especialista esclarece que a microcefalia pode ser efeito de uma série de fatores de diferentes origens. “Microcefalia não significa zika vírus. É importante dizer isso para as pessoas não relacionarem imediatamente esses 10 casos de Campinas ao vírus", diz.

       As causas, segundo ela, em geral são o uso de drogas, medicamentos, cigarro, tabagismo, bebida, traumatismo, falta de irrigação adequada da cabeça do bebê durante a gestação, contato com radiação, fatores genéticos e uma série de vírus ou outros agentes infecciosos, chamados de infecção congênita.

       Segundo Brigina, o que tem causado a microcefalia nas crianças é o que está em questão. “As notificações chegaram para a gente e agora vamos investigar." De acordo com ela, a investigação consiste num exame de tomografia sem contraste, exames no sangue, na urina e no líquor, que é um líquido do sistema nervoso da coluna.

       As tomografias estão sendo feitas em Campinas, mas os exames estão sendo conduzidos pelo Instituto Adolfo Lutz, na Capital. “Vai para o Lutz porque toda doença sob vigilância e de importância para saúde pública a gente tem que fazer num laboratório de referência de saúde pública."

       Vírus

       Segundo as secretarias estadual e municipal de Saúde, o vírus zika não está circulando em São Paulo. Brigina, entretanto, não descarta que ele tenha entrado no Estado e se mantém despercebido. “Só posso dizer que tem uma possibilidade. E porque digo que tem uma possibilidade? Porque o vírus circulou amplamente no Norte e Nordeste, tem um percentual de casos que não apresentam sintomas, e porque é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti."

       Desde junho, Campinas organizou cinco unidades sentinelas na tentativa de detecção precoce do zika vírus. “A gente se organizou para tentar detectar, mas isso não me dá garantia de dizer que não teve. As pessoas circulam e viajam muito hoje em dia pelo País."

(Fonte: http://correio.rac.com.br/_conteudo/2015/12/campinas_e_rm-c/402739-campinas-tem-alerta-apos-dez-casos-de-microcefalia.html)

Na oração “As pessoas circulam e viajam muito hoje em dia pelo País", os verbos “circular" e “viajar" estão, respectivamente, empregados em quais tempos verbais?

Alternativas
Comentários
  • Verbo referindo-se ao presente e indicando uma ceteza do que estar falando, logo será Verbo do Presente do Indicativo.

     

    Gabarito:A

  • Como tenho um pouco de dificuldade com verbos e seus tempos verbais, eu deduzi que por ambos estarem no mesmo tempo verbal, só poderia ser uma alternativa em que os tempos fozem os mesmo e dessa maneira tempos a alternativa A.

     

    O muito sem Deus é nada, mas o pouco com Deus é muito.

  • Ex.: Presente do indicativo.
    Eu passeio
    Tu passeias
    Ele passeia
    Nós passeamos
    Vós passeais
    Eles passeiam

  • Como diz o Prof Marcelo Bernardo,

     

    O Pai de todos - INDICATIVO

     

    Presente do Indicativo

  • Gabarito: A

    Indicativo: certeza, uma realidade.

    Subjuntivo: dúvida, uma possibilidade.

    Imperativo: ordem, um pedido.


ID
1817998
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
CASAN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

              Campinas tem alerta após 10 casos de microcefalia

                                                 Por Inaê Miranda – publicado em 05/12/2015

      O número de casos de microcefalia registrados em Campinas chegou a dez, segundo informou na última sexta-feira (4) a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), Brigina Kemp. Todos os bebês nasceram em Campinas, mas três deles são de mães moradoras de Sumaré.

      Uma criança nasceu no mês de outubro, a segunda no dia 3 de novembro e as outras oito nasceram nos últimos dias — do final de novembro até ontem. A média anual da doença até 2014 era de um registro, o que torna os casos recentes uma preocupação para os Serviços de Saúde da cidade. O município apura a relação dos casos com o zika vírus.

      No último sábado, o Ministério da Saúde confirmou a relação entre o zika vírus e o surto de microcefalia na região Nordeste do País. Até esta data, foram notificados 1.248 casos suspeitos, identificados em 311 municípios de 14 unidades da federação. Até então, São Paulo não figurava nesta lista e os únicos dois casos registrados ocorreram em Sumaré e São José do Rio Preto. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o vírus pode ter ocorrido na cidade sem que as autoridades tenham conhecimento.

      Segundo Brigina, Campinas está contabilizando os casos dos três residentes de Sumaré porque os bebês nasceram na cidade. “A gente notifica, avisando que é de outro município e esse município também é informado. As investigações iniciais ocorrem aqui e, na hora que a criança tem alta, a investigação tem continuidade na cidade onde ela reside", explicou.

      Ela informou que as crianças nasceram nas redes pública e privada, sendo que a maior parte foi na Maternidade de Campinas. “Quase todos", disse. Uma das mães é moradora de rua e usuária de crack. “Mas todos os dez permanecem sob investigação para o zika. Não confirmamos nenhum até agora, mas também não descartamos."

      A diretora do Devisa acrescentou que as mães estão recebendo toda a assistência necessária. “Se alguma mãe não tem condição de fazer a tomografia, nós estamos fazendo."

      Campinas tinha um caso de microcefalia por ano, entre 2010 a 2014, causada por infecção congênita. Sendo que em 2011 foram registrados quatro casos de microcefalia por infecção congênita. “Mas a gente acredita que esse era um número subnotificado. Agora todos estão bem sensibilizados para fazer as notificações", disse.

       Segundo Brigina, esse aumento da notificação pode estar relacionado com o alerta que foi dado pelo Ministério da Saúde.

       Múltiplas causas

       A microcefalia não é uma doença nova. Trata-se de uma malformação congênita, em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada. “É quando você mede a cabeça e vê que está menor do que deveria ser para a idade gestacional em que o bebê nasceu", explicou Brigina.

       A especialista esclarece que a microcefalia pode ser efeito de uma série de fatores de diferentes origens. “Microcefalia não significa zika vírus. É importante dizer isso para as pessoas não relacionarem imediatamente esses 10 casos de Campinas ao vírus", diz.

       As causas, segundo ela, em geral são o uso de drogas, medicamentos, cigarro, tabagismo, bebida, traumatismo, falta de irrigação adequada da cabeça do bebê durante a gestação, contato com radiação, fatores genéticos e uma série de vírus ou outros agentes infecciosos, chamados de infecção congênita.

       Segundo Brigina, o que tem causado a microcefalia nas crianças é o que está em questão. “As notificações chegaram para a gente e agora vamos investigar." De acordo com ela, a investigação consiste num exame de tomografia sem contraste, exames no sangue, na urina e no líquor, que é um líquido do sistema nervoso da coluna.

       As tomografias estão sendo feitas em Campinas, mas os exames estão sendo conduzidos pelo Instituto Adolfo Lutz, na Capital. “Vai para o Lutz porque toda doença sob vigilância e de importância para saúde pública a gente tem que fazer num laboratório de referência de saúde pública."

       Vírus

       Segundo as secretarias estadual e municipal de Saúde, o vírus zika não está circulando em São Paulo. Brigina, entretanto, não descarta que ele tenha entrado no Estado e se mantém despercebido. “Só posso dizer que tem uma possibilidade. E porque digo que tem uma possibilidade? Porque o vírus circulou amplamente no Norte e Nordeste, tem um percentual de casos que não apresentam sintomas, e porque é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti."

       Desde junho, Campinas organizou cinco unidades sentinelas na tentativa de detecção precoce do zika vírus. “A gente se organizou para tentar detectar, mas isso não me dá garantia de dizer que não teve. As pessoas circulam e viajam muito hoje em dia pelo País."

(Fonte: http://correio.rac.com.br/_conteudo/2015/12/campinas_e_rm-c/402739-campinas-tem-alerta-apos-dez-casos-de-microcefalia.html)

Observe o excerto: “Todos os bebês nasceram em Campinas, mas três deles são de mães moradoras de Sumaré." Como é classificada a oração iniciada pela conjunção “mas"? 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B 



    Mas --> Conjunção Coordenada Adversativa 



    O sindética é porque existe nesse caso explicitamente a conjunção. 

     

  • estava na dúvida, pensei que fosse a alternativa E. vlw

  • Conjuções coordenativas adversativas = Porém, Mas, Todavia, Entretanto, Contudo e etc.

     

    Gabarito:B

  • Conjunções Coordenativas  Adversativas: ligam duas orações ou palavras, expressando ideia de contraste ou compensação. São elas: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante.

  • b)Oração coordenada sindética adversativa.

    Quando há ideia de adversidade, contrariedade ou oposição, é oração coordenada sindética adversativa.

  • O ´´ mas`` está indicando uma adversidade. Por isso a letra correta é a B de bola.

     

    Votória na Guerra galera!

  • Adversativa

  • GABARITO B

     

    Oração coordenada assindética : são aquelas orações que não possuem CONJUNÇÃO. ex.: Maria foi ao parque esparecer a cabeça.

     

    Oração coordenada sindética : são aquelas orações que POSSUEM conjunção, como no enunciado (MAS). ex.: Maria foi ao parque PORQUE precisava esparecer a cabeça. (conjunção causal).

     

    Bons estudos !

  • ADVERSATIVA - MAS, PORÉM, CONTUDO, TODAVIA, ENTRETANTO, NO ENTANTO, SÓ QUE, ANTES, AGORA, AINDA QUE, NÃO OBSTANTE.

  • ADVERSATIVA - MAS, PORÉM, CONTUDO, TODAVIA, ENTRETANTO, NO ENTANTO,   , NÃO OBSTANTE.

  • Conjunções Coordenadas Adversativas: mas, contudo, entretanto, no entanto, todavia, porém, não obstante. 

  • Orações coordenadas assindéticas são orações que não estão ligadas através de conjunções, mas sim através de uma pausa, normalmente simbolizada pela vírgula.

    Orações coordenadas sindéticas são orações que estão ligadas através de conjunções, chamadas conjunções coordenativas.

  • GABARITO: LETRA B

    Adversativasligam duas orações ou palavras, expressando ideia de contraste ou compensação. São elas: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante. Por exemplo:

    Tentei chegar mais cedo, porém não consegui.

    FONTE: WWW.SÓPORTUGUÊS.COM.BR

  • A questão quer saber a classificação da conjunção "mas" na frase “Todos os bebês nasceram em Campinas, mas três deles são de mães moradoras de Sumaré.". Vejamos:

    Conjunções coordenativas são as que ligam termos ou orações de mesmo valor. As conjunções coordenativas podem ser: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas. 

    A Oração coordenada sindética aditiva.

    Oração coordenada sindética aditiva: tem valor semântico de adição, soma, acréscimo. É ligada às outras por meio das seguintes conjunções: e, nem (e não), não só... mas também, mas ainda, como também, ademais, outrossim...  

    Ex.: Estudaram muito e passaram no concurso. 

    B Oração coordenada sindética adversativa.

    Oração coordenada sindética adversativa: tem valor semântico de oposição, contraste, adversidade, ressalva ... É ligada às outras por meio das seguintes conjunções: mas, porém, entretanto, todavia, contudo, no entanto, não obstante, inobstante, senão (= mas sim)... 

    Ex.: Não estudou muito, mas passou nas provas. 

    C Oração coordenada sindética alternativa.

    Oração coordenada sindética alternativa: tem valor semântico de alternância, escolha ou exclusão... É ligada às outras por meio das seguintes conjunções: ou...ou; ora... ora; já... já..., seja... seja...; quer... quer; não... nem... 

    Ex.: Ou estudavaou trabalhava. 

    D Oração coordenada sindética conclusiva.

    Oração coordenada sindética conclusiva: tem o valor semânticos de conclusão, fechamento, finalização ... É ligada às outras por meio das seguintes conjunções: logo, portanto, por isso, por conseguinte, pois (posposto ao verbo), então, destarte, dessarte... 

    Ex.: Estudamos muito, portanto passaremos no concurso. 

    E Oração coordenada sindética explicativa.

    Oração coordenada sindética explicativa: tem valor semântico de explicação, justificativa, motivo, razão. É ligada às outras por meio das seguintes conjunções: porque, pois (antes do verbo), que, porquanto... 

    Ex.: Não espere meu apoio, pois seu pedido é absurdo. 

    Gabarito: Letra B

  • Estou ficando fera nessas questões graças ao professor Pedro Lima do YouTube. Alouuu Cascas!


ID
1818001
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
CASAN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Para pagamento um mês após a data da compra, certa loja cobrava juros de 25%. Se certa mercadoria tem preço a prazo igual a R$ 1500,00, o preço à vista era igual a

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A 

    R$ 1.500 ------------- 125% 

          X ------------------ 100% 


    125x = 150.000 
    x = 150.000/125 
    x = R$ 1.200 
  • Alguém achou outra forma de resolver essa ??

  • FÓRMULA DO MONTANTE

    M = P . ( 1 + ( i . n ) )

    1500 = P *(1+(0,25*1))

    1500 = P*(1+0,25)

    1500 = P*1,25

    P = 1500/1,25

    P= 1200

  •  1.500 ------------- 125%     

      X ------------------ 100%  ---------------> 125 x = 150.000 -------> x = 150.000/125 -------> x = 1.200 

    Resposta: Letra A

  • 1,25*x = R$ 1.500,00

    x = 1500/1,25

    x = R$ 1.200,00

  • Juros Compostos M = C.( 1+i) ^t

    1500 = C .( 1 +0.25)^1
    1500 = 1,25C
    C = 1200

  • Juros Simples.

     

    i=25% mês

    n=1 mês

    M= 1.500

    C= ?

     

    M=C.(1 + i . n)

    1500=C( 1 + 0,25 . 1)

    1,25C=1500

    C= 1.200

     

    Gabarito:A

      

  • 1500 / 1,25 = 1200

  • x é o valor do produto sem juros 

    25/100x é o juros após um mês 

    se somar X + 25/100X = 1500, acharemos justamente X que é o valor sem juros.

    Resolvendo : Tira o MMC: 100 e fica assim: 100x + 25x = 150000

                                                                      125x = 150000

                                                                           X = 1200 que é o valor antes do Juros cobrado .

    Boa sorte a Todos.  

  • 1,25 (1 = valor à vista, preço original; 0,25 = juros após o vencimento)

    1,25 X= 1500

    X = 1500/1,25

    X = 1200

  • 1500/1,25=1500/125/100=1500*100/125=150000/125=1200

  • 1500________125% (acréscimo com juros)

    X___________100% (o valor normal)

     

    X = 150.000 : 125  (SIMPLIFICA O 150:25 =6  e o 125: 25 = 5)

    x =6.000 : 5 ,   x =1.200

  • Se coloca na situação... mentaliza vc chegando na loja e perguntando o preço daquele livro que cê tanto deseja. Chorando aquele velho e bom desconto. O tiozinho da loja além de não se comover com o seu argumento de estudante falido, ainda diz que não existe desconto algum, e que se for comprar a prazo, o preço fica 25 por cento maior

    Ai cê fica virada na zorra, pq já achava o livro com o preço normal caro [100 por cento], pagando a prazo ele fica ainda mais caro [125 por cento]

    pronto... matou a questão.

    1500 é o valor do livro com juros

    vc quer saber o valor do livro sem o juros [ X ]

    ele dá o valor do livro cê comprando a prazo.... só jogar aquela sutil e marota regrinha do jogo de 3 e correr pro abraço

    1500------ 125/100

    X---------- 100/100

    X é igual a 1200 reais

  • X * 1,25 = 1.500

    x = 1500/1,25 = R$ 1.200,00

  • Eu não entendi de onde saiu o 125.

  • Oi pessoal! Tudo bem com vocês!?

    Caso você goste do meu conteúdo, se inscreve no meu canal, ativa o sininho e indica para os amigos. O link está abaixo. No mesmo, consta a resolução dessa questão da banca INSTITUTO AOCP.

    https://youtu.be/K9QnxlUtx0E


ID
1818004
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
CASAN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um número X somado à sua quinta parte é igual a 90. Então X vale

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C 

    x + 1/5x = 90 

    5x + x = 450  
    6x = 450 
    x = 75
  • x+1/5 =90

    Tire o MMC 

    5x+x/5  = 450/5 (Agora que tirou o MMC, somente corte o número 5 no denominador)

    Vai ficar assim: 5x+x=450

    6x=450

    x=450/6

    x=75

  • X + 5X/5 = 90

    X + 5X = 450

    6X = 450

    X = 450/6

    X = 75

    Respota: C

  • Questão de equação simples.

     

    X + X/5 = 90       MMC

     

    5X + X = 450

    6X=450

    X=75

     

    GABARITO:C

     

  • queria saber de onde veio esse 450 ...

  • Resposta:

    A respos é 75

    Se eu dividir 75/5, então tenho 15, ou seja, a quinta parte. Somados 75+15 eu tenho 90

     fazemos assim :     

    é simples:
    x + x/5 = 90

    multiplicando todo mundo por 5 para eliminar o denominador temos mmc:

    OBS:5x90=450

    5x + x = 450 => 6x = 450 => x = 75

    foco e fé bons estudos para todos

     

     

  • Simplificando:

    X+ X/5=90 (  tira-se o MMC)

    5X+1X=450

    6X=450

    X=450/6

    X=75

  • x + x/5 = 90

    5x + x / 5 = 90

    6x = 450

    x = 75

  • X . 1,25 = 1500

    X = 1500/1,25 = 1200,00.

  • 1/5 de 75 ( vai pelo resultado)

    75/5 = 15

    15 + 75 = 90

  • 1) X   +   1 =     90                    

    ---      -----  =  ------

    1        5x          1                          (MMC: 5)

     

    2) 5x + 1 = 450

    3) 6x = 450

    4) x = 450 : 6  =  75

      

     

  • Igor, infelizmente vc se equivocou em tudo que disse.

  • Paulo Corrêa , então fala o erro. Falar que tá errado e não corrigir n ajuda muito!!


ID
1818007
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
CASAN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Se 300g de atum custam R$5,10, então quanto custa 1 kg de atum?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D 


    300g ------------ R$ 5,10 

    1000g ----------     x 


    300x = 5.100 

    x = R$ 17,00 
  • QUESTÃO DE REGRA DE ''TRÊS SIMPLES''.

     

    1K= 1000g 

     

    300g_____________ 5,10

    1000g ___________ X

     

    X= 17

     

    Gabarito: D

     

  • 300g ------ 5,1 $

    1000g ------ x 

    1- Corta um 0 pela vírgula

    2- Corta dois 0 de100g por dois 0 de 300g

    3g ----- 51

    1g ------- x 

    3x= 51 

    x=17

  • 5,10/300 = 0,017 * 1000 = 17


ID
1818010
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
CASAN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Bia tinha 11 cédulas em sua carteira, entre notas de R$2,00 e notas de R$5,00, totalizando R$46,00. Quantas são as notas de R$2,00?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B 



    x = notas de R$ 2,00


    y = notas de R$ 5,00




    x + y = 11, logo: x = 11 - y


    2x + 5y = 46 




    2(11 - y) + 5y = 46 


    22 - 2y + 5y = 46


    22 + 3y = 46 


    3y = 24 


    y = 8 notas de R$ 5,00 




    Logo: 11 - 8 = 3 notas de R$ 2,00 



  • Correto. Excelente o raciocínio.

    Mas devemos lembrar do tempo de prova também, poderia ter descoberto logo a quantidade de notas de R$ 2,00 e nem precisava saber quantas notas de R$ 5,00. Ganhar tempo...
  • x+y=11; --> isola-se o y; y=11-x; porque queremos notas de 2,00.

    2x+5y=46; --> 2x+5(11-x)=46 --> 2x+55-5x=46 --> -3x =46-55 . 3x=9 --> x=3; Logo letra b.

  • Podemos ver pelo raciocínio lógico que são 8 notas de 5 e 3 notas de 2,00, equivalendo aos 46,00 é só contar 40,00 + 6,00. 

    Ou seja, 40,00= 8 notas de 5,00 e 6,00= 3 notas de 2,00

  • Pela adição

    x - número de notas de 2

    y - número de notas de 5

     

    x + y = 11 cédulas (multiplicar por -2)

    2x + 5y = 46 reais

     

    -2x - 2y = -22

    2x + 5y = 46

    3y = 24

    y = 8

     

    Se x + y = 11 e y = 8 ---> x = 3

    Temos 3 cédulas de dois reais. (letra b)

  • pode ser feito também por tentativo e erro. Por exemplo: 3 notas de 2 reais são 6 reais + 8 notas de 5 reais são 40 reais= 46 reais

  • Como eu fiz (sou muito ruim em matemática):

    46 = 2 (nota de 2) + 5 (nota de 5)

    11 notas (2 e 5) = 5,2,5,2,5,2,5,2,5,2,5, somando tudo = 30, para 40 falta 10 (2 notas de 5), substituindo (5,5,5,5,5,5,5,5) = tirei duas notas de 2, depois coloquei os 3 que faltavam (2,2,2), contei quantos 5 tinham = 8 e notas de 2 = 3

    Resposta: alternativa (B) = 3 notas de 2 reais 

     

    Lembre-se: 

    SOU MUITO RUIM EM MATEMÁTICA..

  • QUESTÃO DE EQUAÇÃO.

     

    X + Y= 11    .(-2)

    5X + 2Y = 46

     

    -2X -2Y= -22

    5X + 2Y= 46

     

    3X       =24

    X= 8

     

    X + Y= 11

    8 + Y= 11

    Y= 3

     

    GABARITO: B

  • não precisa de fórmula..

    5*8 =40 ( 8 cédulas de 5 )

    2*3 =6 ( 3 cédulas de 2 )

    = 46

    8+3 =11 cédulas

  • x+y = 11

    2x + 5y = 46

    x = 11 - y

    2(11-y) + 5y = 46

    22 - 2y+5y= 46

    3y = 24

    y=8

    x = 11-8 = 3

    2*3 + 5.8 = 46

    3 notas de 2

  • Descobrir contando nos dedos e vcs ai, com equações! Simplifiquem gente!

  • 5, 10, 15, 20, 25, 30, 35, 40, 2, 4 e 6 = R$ 46,00

  • Considere x = notas de R$ 2,00 e y = notas de R$ 5,00.

     

    Como Bia tinha 11 cédulas, então temos que x + y = 11. Logo: y = 11 x

     

    Como entre as notas de R$2,00 e as notas de R$5,00 havia R$46,00, então temos: 2x + 5y = 46.

     

    Organizando o sistema...

     

    (I) y = 11 x

    (II) 2x + 5y = 46

     

    Substituindo I em II, temos: 2 x + 5 (11 – x )= 46

     

    2x + 55 – 5x = 46

     

    – 3x = 46 – 55

     

    – 3x = – 9

     

    x = 3 ------ Portanto, temos 3 notas de R$ 2,00 ==== GABARITO: LETRA B.


ID
1818013
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
CASAN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

No chute, qual é a probabilidade de alguém acertar duas questões em que só há as possibilidades “Verdadeiro" e “Falso"?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E 
    Probabilidade é aquilo que quero dividido por todas as possibilidades, portanto existe a possibilidade de: 


    - acerta a primeira questão e errar a segunda  questão 
    - errar a primeira questão e acertar a segunda questão
    - acertar todas questões --> essa é a possibilidade que quero! 
    - errar todas as questões 

    Logo: 1/4 = 0,25% 
  • 1/2 x 1/2 = 1/4

    1/4 x 100% = 25% ou 0,25.

    Letra E.

  • situações excludentes 


    1 acertar 1/2 

          errar 1/2

    2 acertar 1/2 

          errar 1/2

    Dai 1/2 x1/2 =  1/4


  • Possibilidades:

    1.acertar/ errar

    2.errar/acertar

    3.acertar/acertar

    4.errar/ errar . 

    Probabilidade=  1/4 = 0,25  (1 chance de acertar as duas dentre 4 possibilidades é igual a 0,25 ou 25% )

  • 1 - Questão (Acertar ou Errar) = 2 Possibilidades

    2 - Questão (Acertar ou Errar) = 2 Possibilidades
    Total de 4 possibilidades: 100%/4= 25% ou 1/4.
    Resposta: E (0,25).
  • Há duas questões e cada uma tem quatro alternativas. O enunciado pede a probabilidade de ele acertar as duas, ou seja, acertar 2 em 4 possibilidades. Assim:

     

    2/4

    1/2 = 0,25

     

    (Gabarito E)

  • Observamos a questão temos 2 questões e 4 possibilidades, 2 possibilidades para cada questão.

    Como a questão pede em %, dividimos 100/4possibilidades=25% 

    Gabarito (E)

  • Bom eu respondi da seguinte forma:

    1/2 x 1/2 = 1/4, que fazendo essa divisão podemos encontrar 0,25.

     

    Bons estudos e Fé e Deus sempre !

  • fiz o seguinte , peguei 1/2 x 1/2 = 1/4
    transformar em % (100%) ne  ai fiz 1/4x100 = 100/4 = 25%

  • Imagine se a pergnta fosse: acertar todas as questões em 5?

    Seria um arranjo com repetição AR2;5 = 2^5 = 32, e só uma possibilidade de acertar 5 questões = V V V V V , todas as outras opções teria pelo menos um F. 1/32. Nesse caso como são só duas questões fica AR2;2 = 2^2 = 4. Qualquer que seja o número de qustões, sempre háverá uma única possibilidade de acertar todas 1/4. Pensando nisso fechar no chute uma prova da CESPE  de certo ou errado que tem 120 questões é impossível 1/2^120.  

  • Tem questão que é melhor fazer pela árvore de possibilidades (desenho link abaixo)

    Segue a resolução, para os não assinantes letra E


    http://sketchtoy.com/68852829




ID
1818016
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
CASAN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Existem diversos softwares com licenças livres (GNU) como alternativa para pessoas ou empresas que não possuem condições ou não querem pagar licenciamento de software. Assinale a alternativa que apresenta apenas softwares baseados em GNU. 

Alternativas
Comentários
  • a) Windows é pago
    b)MS-Word é pago
    c)Certo
    d)MS-Excel é pago
    e)MS-Office 365 é pago

  • WRITER - editor de textos (similar Microsoft Word)

    documento.odt - OpenDocument texts

    CALC - editor de planilhas eletrônicas (similar Microsoft Excel)

    documento..ods - OpenDocument spreadsheets

    IMPRESS - editor de apresentação de slides (similar Microsoft PowerPoint)

    documento.odp - OpenDocument presentations

    DRAW - editor de desenhos vetoriais (similar Microsoft Visio)

    documento.odg - OpenDocument graphics

    BASE - gerenciador de bancos de dados (similar Microsoft Access)

    documento.odb - OpenDocument base

    MATH - editor de fórmulas científicas e matemáticas

    documento.odf - OpenDocument formula

     

    fonte: https://goo.gl/YFdWCq

  • Windows não tem codigo de fonte aberto.

    Linux  é livre

    Libreoffice e os seus componetes são tudo livre: Base, Calc, Draw, Impress, Math e Writer

     

    Gabarito:C

  • LibreOffice é uma suíte de aplicativos livre para escritório disponível para Windows, Unix, Solaris, Linux e Mac OS X. A suíte utiliza o formato OpenDocument (ODF - OpenDocument Format) — formato homologado como ISO/IEC 26300 e NBR ISO/IEC 26300 — e é também compatível com os formatos do Microsoft Office, além de outros formatos legados. Alguns deles não são suportados pelas versões mais recentes do Microsoft Office, mas ainda podem ser abertos pelo LibreOffice.[4][5]

     

     

    É composto dos seguintes aplicativos:

    Writer - Editor de Texto

    Calc - Planilha

    Impress - Editor de apresentação

    Draw - Editor de Desenho

    Math - Editor de Fórmulas

    Base - Banco de Dados

  • Por “software livre” devemos entender aquele software que respeita a liberdade e senso de comunidade dos usuários. Grosso modo, isso significa que os usuários possuem a liberdade de executar, copiar, distribuir, estudar, mudar e melhorar o software. Assim sendo, “software livre” é uma questão de liberdade, não de preço. Para entender o conceito, pense em “liberdade de expressão”, não em “cerveja grátis”. Por vezes chamamos de “libre software” para mostrar que livre não significa a grátis, pegando emprestado a palavra em francês ou espanhol para “livre”, para reforçar o entendimento de que não nos referimos a software como grátis.

  • OS ITENS DA LETRA C FAZEM PARTE DA SUITE LIBREOFICCE QUE É GRATUITA

  • Comentário dessa questão no Youtube.

     

    Linux para concursos e software livre - Aula 25 - Rodrigo Schaeffer

    https://www.youtube.com/watch?v=vfYqqobOiwg&index=25&list=PLKaxXxugagVvAci2syhxTuXlPKkzh5CGO

  • sobre o GNU:

    GNU é um sistema operacional tipo Unix cujo objetivo é oferecer um sistema operacional completo e totalmente composto por software livre. O objetivo primário e contínuo do GNU é oferecer um sistema compatível com Unix que seria um software 100% livre. O nome do sistema, o GNU, é um acrônimo recursivo que significa GNU's Not Unix, uma maneira de prestar homenagem às ideias técnicas do Unix, enquanto ao mesmo tempo diz que o GNU é algo diferente. Tecnicamente, o GNU é como o Unix. Mas ao contrário do Unix, o GNU dá aos usuários liberdade.

    O GNU foi apoiado de várias maneiras pela Free Software Foundation, a organização sem fins lucrativos que defende ideais de software livre. A FSF aceita atribuições de direitos autorais e isenções de responsabilidade. Ou seja, contribuir com um programa para o GNU não requer a transferência de direitos autorais para a FSF. Se você atribuir direitos autorais, a FSF aplicará a General Public License (GPL) para o programa se alguém violar isso, se você manter os direitos autorais, a execução será sua. A FSF denomina que sua missão é preservar, proteger e promover a liberdade de usar, estudar, copiar, modificar e redistribuir software de computador e defender os direitos dos usuários de Software Livre.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/GNU

     

    Bons estudos!

  • GNU = sistema operacional tipo Unix -  software livre.

     

    Nessa linha, 

     

    WRITER - odt 

    CALC - .ods 

    IMPRESS - .odp 

    DRAW - odg  graphics

    BASE - odb - OpenDocument base

    MATH - .odf -formula

  • Dica das extenções (Minemonios) 

    WRITER - odt  od + texto

    CALC - .ods  od + soma

    IMPRESS - .odp  od + impressão 

    DRAW - odg  od + sem geito 

    BASE - odb - od + base

    MATH - .odf - formula

  • gabarito C

  • Essa tava "izi" ;)


ID
1818019
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
CASAN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Na atualidade, com o advento da internet e da informação, tornaram-se muito comuns diferentes formas de ataques a computadores. Esses crimes, os quais todos os usuários correm o risco de sofrer, podem causar danos aos computadores e aos seus usuários, como perda de arquivos, invasão de privacidade, danos financeiros, dentre outros. Sendo assim, existe uma gama de técnicas para vitimar um computador. Assinale a alternativa que apresenta somente o nome de técnicas de ataque a computadores. 

Alternativas
Comentários
  • McAfee
    Kaspersky
    Avira
    Avast
    Todos esses acima sao anti virus, logo nao sao técnicas de ataque a computadores!!
    Gabarito Letra B

  • O que são ataques DoS?

    Os ataques DoS (sigla para Denial of Service), que podem ser interpretados como "Ataques de Negação de Serviços", consistem em tentativas de fazer com que computadores - servidores Web, por exemplo - tenham dificuldade ou mesmo sejam impedidos de executar suas tarefas. Para isso, em vez de "invadir" o computador ou mesmo infectá-lo com malwares, o autor do ataque faz com que a máquina receba tantas requisições que esta chega ao ponto de não conseguir dar conta delas. Em outras palavras, o computador fica tão sobrecarregado que nega serviço.

    Fonte: http://www.infowester.com/ddos.php

  • ~~> O Conficker, também conhecido como DownupDownadup e Kido, é um vírus de computador que tem como objetivo afetar computadores dotados do sistema operacional Microsoft Windows, e que foi primeiramente detectado em outubro de 2008.


    https://pt.wikipedia.org/wiki/Conficker

  • Fomas de ataque: 

    Spoofing 

    Falsificação de e-mail, ou e-mail spoofing, é uma técnica que consiste em alterar campos do cabeçalho de um e-mail, de forma a aparentar que ele foi enviado de uma determinada origem quando, na verdade, foi enviado de outra.

    DoS

    Negação de serviço, ou DoS (Denial of Service), é uma técnica pela qual um atacante utiliza um computador para tirar de operação um serviço, um computador ou uma rede conectada à Internet.

    Sniiffer:

    Interceptação de tráfego, ou sniffing, é uma técnica que consiste em inspecionar os dados trafegados em redes de computadores, por meio do uso de programas específicos chamados de sniffers. Esta técnica pode ser utilizada de forma:

    Legítima: por administradores de redes, para detectar problemas, analisar desempenho e monitorar atividades maliciosas relativas aos computadores ou redes por eles administrados.Maliciosa: por atacantes, para capturar informações sensíveis, como senhas, números de cartão de crédito e o conteúdo de arquivos confidenciais que estejam trafegando por meio de conexões inseguras, ou seja, sem criptografia.

    Spoofing:

    Falsificação de e-mail, ou e-mail spoofing, é uma técnica que consiste em alterar campos do cabeçalho de um e-mail, de forma a aparentar que ele foi enviado de uma determinada origem quando, na verdade, foi enviado de outra.

    Defecement

    Desfiguração de página, defacement ou pichação, é uma técnica que consiste em alterar o conteúdo da página Web de um site.

    Força Bruta 

    Um ataque de força bruta, ou brute force, consiste em adivinhar, por tentativa e erro, um nome de usuário e senha e, assim, executar processos e acessar sites, computadores e serviços em nome e com os mesmos privilégios deste usuário.

  • Você, caro amigo, que acessa com frequência esses "sites quentes", tome muito cuidado.

  • a banca só pode está de sacanagem ela deu essa questão olha só 

    cada assertiva com um antivirus kkkk 

    A) McAfee

    B)Worms, DoS, Phishing.

    C)Kaspersky

    D) Avira

    E)Avast

     

    letra B certa ^^ 

  • Worm : Programa que se autorreplica.Enquanto o vírus infecta o programa  e necessita desse programa hospedeiro para se propagar,  worm é um programa completo e não precisa de outro para se propagar.

    DoS: vAtaque de navegação, é uma tentativa de tornar os recursos de um sistema indisponíveis para seus utilizadores.

    Phishing: Também chamado de phishing scam ou simplismente scam é um golpe usado na internet que tem como objetivo roubar dados ou tornar o controle do PC do usuário incauto.

     

  • Essa banca AOCP ta de sacanagem,cada alternativa tem um antivirus.

    Ta boa é pra fabricar Robocop.

  • Essa foi mais fácil que roubar pirulito de criança!! kkk

  • Ai, que louca, só eu pensei em DOS - sistema operacional?! 

    kkkk, acontece

  • Poliany, o Worm é semelhante ao vírus, mas a diferença é que o Worm não necessita de hospedeiro para se propagar. 

  •  b)

    Worms: verme , cria copias de si mesmo

     DoS:ataque de negacão de servico distribuido

     Phishing: engenharia social , email da receita federal requisitando cpf , Serasa  (GOLPE DA PESCARIA)

  • DoS - Ataque de negação de serviço

    DDoS - Ataque de negação de serviço distribuido

  • Worm é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador.

     

    Phishing, phishing-scam ou phishing/scam, é o tipo de fraude por meio da qual um golpista tenta obter dados pessoais e financeiros de um usuário, pela utilização combinada de meios técnicos e engenharia social.

     

    Negação de serviço, ou DoS (Denial of Service), é uma técnica pela qual um atacante utiliza um computador para tirar de operação um serviço, um computador ou uma rede conectada à Internet. Quando utilizada de forma coordenada e distribuída, ou seja, quando um conjunto de computadores é utilizado no ataque, recebe o nome de negação de serviço distribuído, ou DDoS (Distributed Denial of Service).

     

    http://cartilha.cert.br/golpes/

  • worm é um programa capaz de se propagar automaticamente através de redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador. Diferente do vírus, O WORM NÃO EMBUTE CÓPIAS DE SI MESMO EM OUTROS PROGRAMAS OU ARQUIVOS E NÃO NECESSITA SER EXPLICITAMENTE EXECUTADO PARA SE PROPAGAR. Sua propagação se dá através da exploração de vulnerabilidades existentes ou falhas na configuração de softwares instalados em computadores 

    Ddos termo criado para caracterizar o ataque de hacker cujo o objetivo é fazer o sistema parar de responder

    Phishing scan  é uma forma de tentar adquirir informações sensíveis, tais como nomes de usuários, senhas e detalhes de cartão de crédito por que aparece como uma entidade confiável em uma comunicação eletrônica.  É uma forma de fraude eletrônica, caracterizada por tentativas de roubo de identidade. Ocorre de várias maneiras, principalmente por e-mail, mensagem instantânea, SMS, dentre outros, e, geralmente, começa com uma mensagem de e-mail semelhante a um aviso oficial de uma fonte confiável, como um banco, uma empresa de cartão de crédito ou um site de comércio eletrônico. Normalmente, mensagens do tipo são criadas para parecerem ter sido emitidas por instituições sérias, como bancos, operadoras de telefonia ou órgãos do governo, embora também possam se passar por pessoas. Esta é uma das principais características do Phishing Scam.

  • Worms? hum... bom saber!

     

    Diferença entre pharming e o phishing, é que os pharmers não precisam esperar que a vítima aceite a “isca” para invadir um computador, ou seja, não é necessário que ele clique em links ou baixe arquivos do site que não é verdadeiro.

     

    É importante dizer, que no pharming os ataques são feitos a partir do redirecionamento das vítimas às páginas falsas, mesmo se elas digitarem o endereço correto.

     

    Phishing - É preciso clicar em algum link ou baixar algum arquivo

    Pharming - Aqui é ainda mais complicado: mesmo digitando o endereço correto (não precisa clicar em link algum) você é direcionada a um site falso ( que você não saberá porque é praticamente idêntico ao original).

    http://www.mundopositivo.com.br/noticias/segurancadigital/20299885-o_que_é_pharming_conheça_mais_um_tipo_de_golpe_online.html

     

    Bot é um programa que dispões de mecanismos com o invasor que permite que ele seja controlado remotamente. Propaga-se de maneira similar ao worm. O computador infectado por um bot pode ser chamado de zumbi, pois pode ser controlado remotamente, sem o conhecimento do dono. Por exemplo, zumbis podem ser utilizados para realizar ataques DDos e para envio de spam.Botnet é o nome dado a uma rede de Bots.

     

    Flooding ou DoS: é uma forma de ataque de negação de serviço (também conhecido como Denial of Service - DoS) em sistemas computadorizados, na qual o atacante envia uma seqüência de requisições para um sistema-alvo visando uma sobrecarga direta na camada de transporte e indireta na camada de aplicação do modelo OSI.Sua variante é o DdoS (Distributed Denial of Service).

     

    Victor dalton

  • Worms: técnica de ataque?

    (Worms é uma espécie de  malwares - software malicioso- e não uma técnica de ataque)

    Técnicas de ataques:

    1-DOS

    2- Phishing

    3- Pharming

    4- Engenharia Social

     

  • Fui por eliminação :)

     

  • Taty, a questão não está certa, mas e a menos errada...rsrs

  • DOS: SOBRECARREGAMENTO DO COMPUTADOR DEVIDO A MUITAS REQUISIÇOES.
    EX: INDISPONIBILIDADE DE SITES DE COMPRA NA ÉPOCA DO BLACKFRIDAY

  • WORM é um tipo de Malware, auto replicante, tem auto execução no sistema e por caracteristica deixa máquina mais lenta.

    Lembrando que os Malwares sáo dividios em 3: Spyware (Adwares, Keylogger e Screenlogger), Vírus virus de boot, virus de macro e virus stealth) e o já citado Worm.

    Vale ressaltar que a diferença de um vírus para um worm é que o virus para atingir sua finalidade (dano à maquina), ele precisa ser executado, diferente do Worm que se executa automaticamente.

    DOS é mais voltado para sistemas de internet, deixando-os indisponiveis

    PHISHING golpe que consiste em colher informações do usuário através da persuasão. (Lembre-se: PESCAR informações), não necessariamente precisando infectar o dispositivo.

  • Vamos la

    A)Trojan - O Cavalo de Tróia ou Trojan Horse é um tipo programa malicioso que podem entrar em um computador disfarçados como um programa comum e legítimo. Mcafee - Antivirus. Spam é um termo de origem inglesa cujo significado designa uma mensagem eletrônica recebida mas não solicitada pelo usuário. O conteúdo de um spam é normalmente uma mensagem publicitária que tem o objetivo de divulgar os serviços ou produtos

    B)Gabarito - Worm é um programa semelhante aos vírus, com a diferença de este ser auto-replicante, ou seja, ele cria cópias funcionais de si mesmo e infecta outros computadores. DoS (definição dos colegas) -. Phishing é uma forma de fraude eletrônica, caracterizada por tentativas de adquirir fotos, músicas e outros dados pessoais ao se fazer passar por uma pessoa confiável ou uma empresa enviando uma comunicação eletrônica oficial

    C) Virus é um software malicioso.  Conficker - é um vírus de computador que tem como objetivo afetar computadores dotados do sistema operacional Microsoft Windows. Kaspersky - antivirus

    D) Stuxnet é um worm. Cavalo de troia é o Trojan. Avira - Antivirus

    E) Avast - Antivirus. Comodo - Firewall. Spyware é um software espião de computador, que tem o objetivo de observar e roubar informações pessoais

  • DOS É ATAQUE? JA USEI TANTO O DOS Q ELE AGORA VIROU UM INIMIGO?KKKKKKKK

  • Eu acertei a questão ... mais o DOS eu fiquei na dúvida .. porque eu já fiz curso de DOS ... só se for outro DOS que eu realmente nem procurei saber ... O que importa é que acertei kkkk
  • Acertei , mas Dos também era um sistema operacional da Microsoft

  • essa banca não é dideus.

  • Gnt, DoS está certo:

     

    Negação de serviço, ou DoS (Denial oService), é uma técnica pela qual um atacante utiliza um computador para tirar de operação um serviço, um computador ou uma rede conectada à Internet.

     

    Quando utilizada de forma coordenada e distribuída, ou seja, quando um conjunto de computadores é utilizado no ataque, recebe o nome de negação de serviço distribuído, ou DDoS (Distributed Denial of Service).

     

    Fonte: https://cartilha.cert.br/ataques/

  • 1 computador -> DOS

    Conjunto de computadores -> DDOS

  • B

     

    A)Trojan - O Cavalo de Tróia ou Trojan Horse é um tipo programa malicioso que podem entrar em um computador disfarçados como um programa comum e legítimo. Mcafee - Antivirus. Spam é um termo de origem inglesa cujo significado designa uma mensagem eletrônica recebida mas não solicitada pelo usuário. O conteúdo de um spam é normalmente uma mensagem publicitária que tem o objetivo de divulgar os serviços ou produtos.

     

    B)Gabarito - Worm é um programa semelhante aos vírus, com a diferença de este ser auto-replicante, ou seja, ele cria cópias funcionais de si mesmo e infecta outros computadores. DoS (definição dos colegas) -. Phishing é uma forma de fraude eletrônica, caracterizada por tentativas de adquirir fotos, músicas e outros dados pessoais ao se fazer passar por uma pessoa confiável ou uma empresa enviando uma comunicação eletrônica oficial.

     

    C) Virus é um software malicioso.  Conficker - é um vírus de computador que tem como objetivo afetar computadores dotados do sistema operacional Microsoft Windows. Kaspersky - antivirus.

     

    D) Stuxnet é um worm. Cavalo de troia é o Trojan. Avira - Antivirus.

     

    E) Avast - Antivirus. Comodo - Firewall. Spyware é um software espião de computador, que tem o objetivo de observar e roubar informações pessoais.

  • bizu

     spyware=espião

    phinshing=fraude

    hoax=boatos

    adware=pelo sequestro de clicks e propagandas.

    ransomware=sequestrador(sequestra e pedi o resgate)

    worms=copiam

     

  • Questão mal redigida, fala em ATAQUE, phinshing não e ataque, e sim fraudes.

  • Assinale a alternativa que apresenta somente o nome de técnicas de ataque a computadores. 

    eu entendi que a questão pergunta sobre antivirus

  • McAfee, Kaspersky, Avira e Avast= Antivírus

  • Worm não seria um malwere? fique receoso em classifica-lo como um ataque.

    penso que ele é um meio para um ataque, e não a definição de um ataque, como é o caso do DD0S, Phisinhg, pharming, etc

  • McAfee, Kaspersky, Avira, Avast e Comodo são exemplos de antivírus que detectam e removem vírus de computador.
    Conflicker e Stuxnet são exemplos de vírus de computador que infectam arquivos e se propagam para outros arquivos.

    Os Worms são 'vermes', que infectam dispositivos e se propagam para outros dispositivos da rede provocando lentidão.
    Os ataques DoS (sigla para Denial of Service), que podem ser interpretados como "Ataques de Negação de Serviços", consistem em tentativas de fazer com que computadores - servidores Web, por exemplo - tenham dificuldade ou mesmo sejam impedidos de executar suas tarefas.
    Phishing é uma técnica que consiste em enviar para o usuário uma mensagem solicitando informações confidenciais, que caso seja fornecidas, poderão comprometer a privacidade dele.

    Trojan ou Cavalo de Troia é um ataque que consiste em entregar para o usuário um 'presente' e enquanto ele acessa, o código malicioso abre as portas do computador para outras invasões.
    Spyware é um software espião que coleta informações do usuário e envia para o seu criador.

    Gabarito: Letra B.





  • GABARITO B

    Worm : Programa que se autorreplica enquanto o vírus infecta o programa e necessita desse programa hospedeiro para se propagar, worm é um programa completo e não precisa de outro para se propagar.

    DoS: Ataque de navegação, é uma tentativa de tornar os recursos de um sistema indisponíveis para seus utilizadores.

    Phishing: Também chamado de phishing scam ou simplesmente scam é um golpe usado na internet que tem como objetivo de roubar dados ou tornar o controle do PC do usuário incauto.

     

  • Fiquei perdido na questão ...

    Oque me fez acertar foi essa parte - danos financeiros -

    mesmo assim fiquei muito na duvida ainda ...

    vamos pra cima ...

    Pertenceremos!!!!!

  • Alternativa: A, C, D e E apresentam antivirus.

  • A mais errada é a "B", pois worm não é uma técnica, mas um malware.

  • Não acho que a questão é válida, sendo passível de recurso, uma vez que não é Dos, mas sim, DDOS. Corrijam-me se eu estiver equivocado kkkk, TMJ Galera!!!!


ID
1818028
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
CASAN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Os computadores possuem alguns tipos de software para desempenhar suas funções. Sabendo disso, os softwares que gerenciam o hardware e ainda fornecem aos programadores e aos programas de aplicativos um conjunto de recursos abstratos e claros, ao invés de recursos confusos de hardware, são conhecidos como

Alternativas
Comentários
  • Enunciado tosco...o que querem dizer com "recursos confusos de hardware"??????

  • Alternativa correta: E


    “Software básico: responsável pelo gerenciamento dos recursos do computador e pela conversão da linguagem do homem para a da máquina e vice-versa.


    Exemplo: Sistema operacional


    Software aplicativo: são sistemas complexos que visam a atender a uma determinada área de atuação.


    Ex.: editores de texto, planilhas de cálculo, gerenciadores de bancos de dados.


    Software utilitário: são programas menos complexos que visam a atender a um objetivo específico.


    Exemplo: Desfragmentador de disco, formatador de disco, limpeza de disco, scandisk”.


    Fonte: Apostila da Casa do Concurseiro.


    Bons estudos! \o

  • Sistemas Operacionais (SO)

    Segundo Maia - Livro de Fundamentos de Sistemas Operacionais: O SO é formado por um conjunto de rotinas que oferece serviços aos usuários e às suas aplicações. Esse conjunto de rotinas é denominado núcleo do sistema.


    Letra E

  • "que gerenciam o hardware" = sistemas operacionais

  • software que gerenciam o hardware-sistemas operacionais;

  • Um sistema operacional é o software ou programa mais importante que é executado em um computador, é ele quem dá a possibilidade de usarmos e dar ordens ao mesmo. 

  • Software básico: responsáveis pela comunicação entre o usuário e a máquina, por meio do gerenciamento do hardware (sistemas operacionais);

    Software utilitários: são úteis para a máquina (ex. antivírus);

    Software aplicativos: são úteis para o usuário (ex. editor de texto).

     

  • O candidato que vai fazer prova da AOCP necessita desvendar o que o enunciado das questões pedem. Não me refiro a essa assertiva, mas a outras.

  • Enunciado:

    Softwares que fornecem aos programadores e aos programas de aplicativos um conjunto de recursos abstratos e claros, ao invés de recursos confusos de hardware.

    Significado:

    Sistema Operacional, pois são responsáveis pela comunicação entre o usuário e a máquina

  • "...softwares que gerenciam o hardware." = SISTEMAS OPERACIONAIS.

  • Comentário dessa questão no Youtube.

     

    Linux para concursos e software livre - Aula 26 - Rodrigo Schaeffer
    https://www.youtube.com/watch?v=Axc_IVElFRE&index=26&list=PLKaxXxugagVvAci2syhxTuXlPKkzh5CGO
     

  • Se você errar essa questão, pule do barco!

  • e-

    O SO permite ao usuario interação com o pc de foprma rapida, transparente e mais segura. A administracao de recursos como processador, memoria e dispositivos I/O é do SO. 

  • Segundo Silberschatz et al. (2004), um sistema operacional é um programa que efetua o gerenciamento dos componentes físicos do computador (hardware), como também uma base para os programas aplicativos. Além disso, atua como intermediário entre o usuário e o hardware do computador.

    - Aplicações: rotinas executadas de forma linear (início, meio e fim).

    - Sistema operacional: rotinas executadas concorrentemente em função de eventos assíncronos (podem ocorrer a qualquer momento).

  • Abstrato é esse enunciado. Ê, maconha.

  • Questão bem típica da AOCP, parece q o cara fumou uma maconha podre pra elaborar. Ainda tem concurseiro que abre a boca pra falar mal da CESPE


ID
1818031
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
CASAN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma estrutura organizacional é uma forma de atribuir tarefas e de especializar os blocos de trabalho da organização. Assinale a alternativa que apresenta a base utilizada no processo de organizar as tarefas em blocos de trabalho. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D — 

    CONCEITO: É uma divisão do trabalho por especialização dentro da estrutura

    organizacional da empresa.

    Ou

    Departamentalização é o agrupamento, de acordo com um critério específico de

    homogeneidade, das atividades e correspondente recursos (humanos, financeiros,

    materiais e equipamentos) em unidades organizacionais.

    Existem diversas maneiras básicas pelas quais as organizações decidem sobre a

    configuração organizacional que será usada para agrupar as várias atividades. O

    processo organizacional de determinar como as atividades devem ser agrupadas

    chama-se Departamentalização. 


    Fonte? http://www.professorcezar.adm.br/Textos/Departamentalizacao.pdf

  • Segundo Oliveira (1990) “Departamentalização é o agrupamento, de acordo com um critério especifico de homogeneidade, das atividades e correspondentes recursos (humanos, materiais e equipamentos) em unidades organizacionais”.


      Para Chiavenato (2000) “É o nome dado à especialização horizontal na organização através da criação de departamentalização através da criação de departamentos para cuidar das atividades organizacionais”. É decorrente da divisão do trabalho e da homogeneização das atividades.


    Segundo Colenghi (2007), “é uma outra forma de fracionar a estrutura organizacional (divisões, seções, diretorias, departamentos, coordenações, serviços etc.), objetivando agrupar as atividades homogêneas que possuem uma mesma linha de ação, segundo características de complementaridade e similaridade”.


    “(...) agrupar atividades em frações organizacionais definidas segundo um dado critério, visando à melhor adequação da estrutura organizacional e sua dinâmica de ação.” (ARAÚJO, 2001).

  • PALAVRAS-CHAVE:

     "...base utilizada no processo de organizar as tarefas em blocos de trabalho."

     

    >>>>CRITÉRIO DE DEPARTAMENTALIZAÇÃO.

  • GABARITO LETRA D.

     

    #JESUS O 4º HOMEM DA FORNALHA!!!

  • bloco/departamento de trabalho.

  • CRITÉRIO DE FORMALIZAÇÃO: Liga-se à ideia de cadeia de comando, ou seja, a estrutura VERTICAR, o grau de controle da organização sobre o indivíduo.

     

    CRITÉRIO DE DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Liga-se á ideia de amplitude de comando, ou seja, especialização HORIZONTAL, que permite simplificar o trabalho, aproveitando os recursos de mais mais racional, de forma homogenea.

     

     

     

    GABARITO ''D''

  • GABARITO D

    Departamentalização- é o agrupamento dos indivíduos em unidades gerenciáveis para facilitar a coordenação e controle

    Vantagens: especialização trabalho; economia de escala; custo menor; tempo produção reduzido

    Desvantagens: competição desleal; perda visão todo; resistência a mudanças

    Fonte: Giovanna Carranza

  • A junção de tarefas em blocos (áreas de trabalho) é a essência daquilo que significa a departamentalização.

    GABARITO: D.

    PROFESSOR CARLOS XAVIER

  • descentralização consiste na Administração Direta deslocar, distribuir ou transferir a prestação do serviço para a Administração a Indireta ou para o particular.

    departamentalização suprir às exigências internas e externas.Desenvolve um tipo de desenho departamental. O desenho departamental que consiste em escolher modalidades para obter homogeneidade nas tarefas e atividades em cada órgão, agrupando os componentes da organização em unidades organizacionais como departamentos, divisões ou equipes.


ID
1818034
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
CASAN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A gestão pela qualidade combina proposições de diversos especialistas. Considerando a notícia no site da CASAN de que a “companhia faz campanha para uso racional da água" e que a gestão pela qualidade também pressupõe a redução e mesmo a eliminação do desperdício, de quem é a responsabilidade pela qualidade em uma organização? 

Alternativas
Comentários
  • A gestão de qualidade total, desenvolvido por Deming e Juran, disciplina que todos os envolvidos em uma tarefa ou processo devem priorizar a qualidade. 


    Enfim, questão pro candidato não zerar a prova.

  • Última parte do comentário desnecessário. 

  • O controle da qualidade deve ser feito de modo descentralizado, logo, é um compromisso de toda a organização.

  • Absurdo. Onde já se viu o cliente ser responsável pela qualidade do produto/serviço que chega até ele? Esses autores de Admin não sabem mais o que falar pra encher linguiça.

    Vou comprar um notebook e ele chega sem funcionar, sou corresponsável porque sou uma pessoa envolvida, afinal se eu não tivesse comprado jamais chegaria até a minha casa.

    Ou estou enganado por entender todas como TODAS? 

    P.S.: Comentário ridículo desse Dimas Pereira (parte final). 

  • Eu também não achei nada de mais o comentário... Realmente essa faz parte das questões fáceis da prova, que não podemos errar.

  • Gab: E

    O conceito de Qualidade Total é para toda a organização, abrangendo todos os níveis organizacionais, desde o pessoal de escritório e do chão de fábrica até a cúpula em um envolvimento total.

    O tema central da Qualidade Total é bastante simples: a obrigação de alcançar qualidade está nas pessoas que a produzem. Os funcionários e não os gerentes são os responsáveis pelo alcance de elevados padrões de qualidade.

    Fonte: Chiavenato (2004, p. 581)

  • Gabarito E:

    Dica: Falou em redução ou eliminação de desperdício, falou em "Qualidade Total".

    Falou em 'Qualidade Total", falou em envolvimento/responsabilidade de todos os "STAKEHOLDERS".

    "STAKEHOLDERS" significa "todos os envolvidos", ou seja, dos funcionários aos fornecedores, dos acionistas aos clientes e assim por diante.

    Bons estudos!

  • Todos são responsáveis.

    O controle da qualidade deve ser feito de modo descentralizado, logo, é um compromisso de toda a organização.

    GAB.E.

  • Todos são responsáveis.

    O controle da qualidade deve ser feito de modo descentralizado, logo, é um compromisso de toda a organização.

    GAB.E.


ID
1818037
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
CASAN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em todas as organização são necessárias duas forças em equilíbrio para assegurar o desempenho, a continuidade e a permanência no mercado. Assinale a alternativa que apresenta essas forças importantes para a estabilidade e para proporcionar mudanças e inovações.

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe, qual literatura é a base para o gabarito da questão?

  •  Não sei de onde o examinador tirou esta literatura. acertei a questão pela parte final:
    forças importantes para a estabilidade e para proporcionar mudanças e inovações.

  • Como quase todas as respostas (erradas) foram a letra D, acredito que o examinador seja um alienígena.

  • Sobre a mudança organizacional, temos referencia Basil e Cook (1974); Araújo (1982); Woodman (1989 
    Força proativa e reativa tem, CHAVES; MARQUES; DIAS, 2005. 
    Tem um tcc ótimo que aborda toda esse temática e referências: http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/11826/Gest%C3%A3o%20da%20Mudan%C3%A7a-Uma%20Revis%C3%A3o%20Te%C3%B3rica.pdf?sequence=1

  • a BASE DEVE SER A MÃE DO EXAMINADOR DELE!!

  • Venhamos e covenhamos que o erro da formulação dessa questão já começa no início da mesma. "Em todas as organização" 

    Eu achava que era a D, mas realmente temos o equilibrio quando as forças reativas (terminantemente contrárias à mudanças bruscas, o que poderia ser a causa de choques de cultura em uma organização) e as proativas (que se orientam por mudanças de atitude e comportamento. Ao se depararem com determinada situação problemática, criam novas formas de minimizar os seus danos à organização, além da constância em apresentar novas ideias e conceitos), estão em equilibrio.

     

     

  • Essa questão foi baseada no modelo de campo de forças (Teoria de campo de Kurt Lewin). Esse modelo fala das forças que atuam para mudanças.

    Apoio as mudanças => Forças proativas

    Impede as mudanças => Forças reativas

    Questão passível de anulação, pois as forças externas e internas também atuam para mudanças (Ex: Análise SWOT).

  • Eu tbm pensei que fosse a D.

    Essa reativa é contra inovação e mudanças. Só se preocupa com o presente.

  • Brincadeira essa questão :(

    O examinador tem que especificar para a gente interpretar, pois adivinhar é foda!

     

     

  • kkkk boa Fabio Souto!

     

  • Forças Importantes para a estabilidade= Forças Reativas.

    Forças para proporcionar mudanças e inovações= Forças Proativas.

  • Galera, segue meu raciocínio:

    A força reativa está relacionada com a capacidade da organização responder aos eventos do ambiente, "é a reação", com a finalidade de se manter estável e em equilíbrio no mercado.

    Já a força proativa tem relação com a mutabilidade do ambiente e adaptação a mudanças. Essa proporciona criatividade e inovação empresarial.

    Espero ter ajudado!

  • A força proativa tem a ver com a "criacao" da mudança. .. Não tem essencialmente correlação com "adaptar-se á mudança", pois esta é característica da FORÇA REATIVA.
  • Eu marqui a letra D achando que estava certa, mas já percebi que não fui a única que errou. 

  • Forças internas e fraquezas internas, oportunidade externas e ameaça externas. Força interna equilíbra ameaça externa.... fazer o quê. .

     

  • Pra mim foi obívio que a correta é a B. Não sei pq tanta confusão em relação a D...

  • Acho que a banca quis dizer "respectivamente"... Não que justificaria, mas... ok.

  • Eu acetei por eliminação, mas essa banca é muito imprevisivél e louca, existe várias questões desse tipo e piores, nem sabemos qual as bases teóricas que ela usa. Antes a temida cespe, pq pelo o menos já sabemos com quem estamos lidando.

  • Quando penso que estou sabendo o conteúdo ...me deparo com uma questão dessa...conclusão: parece que quanto mais estudo menos sei...muito triste isso...bate um desânimo daqueles....Marquei letra D jurando está certa :( Acho essa matéria muito complexa para entender...

  • Essa prova da CASAN foi ridícula...uma questão pior que a outra.

  • Têm umas questões dessa banca que eu simplesmente desisto de tentar entender, apenas parto pra outra, e que Deus me ajude!

  • Sem condição essa questão.

  • Calma gente, pra tudo tem jeito. Fonte: Maximiano (Introdução à Adm)

  • Maximiano (2000) defende que o planejamento é a ferramenta usada para administrar suas relações com o futuro, e enfatiza que este pode ser definido de várias maneiras:

    • Planejar é definir objetivos ou resultados a serem alcançados.

    • É definir meios para possibilitar a realização de resultados.

    • É interferir na realidade, para passar de uma situação conhecida a outra situação desejada, dentro de um intervalo definido de tempo.

    • É tomar no presente decisões que afetem o futuro, para reduzir sua incerteza.

    De acordo com o autor, existem duas atitudes que a empresa pode tomar em relação ao planejamento: a atitude proativa ou a atitude reativa, conforme veremos no quadro a seguir:

    Forças que impulsionam e desejam a mudança. - proativa

    • Forças que desejam e preservam a estabilidade. - reativa

    • Espírito renovador. - proativa

    • Apego às tradições. - reativa

    • Capacidade de adaptação a novas situações. - proativa

    • Espírito conservador. - reativa

    • Antecipação de novas situações. - proativa

    • Incapacidade de adaptação a novas situações. - reativa

    FONTE: Maximiano (2000, p. 177)

  • Nunca nem vi.

  • Não diga!

    Tá de sacanagem!

  • QUESTÃO ABSURDA ....

  • Postura reativa às mudanças

    Ser reativo é reagir aos eventos no momento que eles acontecem. O gestor vai tocando sua vida normalmente e só age quando o problema efetivamente acontece

    Ser proativo às mudanças

    Antecipa e planeja suas ações. 


ID
1818040
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
CASAN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O planejamento é a mais importante das funções gerenciais, porque planejar é ao mesmo tempo

Alternativas
Comentários
  • Segundo Maximiano (2008), planejar é ao mesmo tempo um processo, uma habilidade e uma atitude. Assim, o planejamento é “a mais importante das funções gerenciais”. O planejamento organizacional tem três níveis principais, dependendo de sua abrangência e de seu impacto sobre a organização.


  • Eu diria que qualquer dos processos seriam processo, habilidade e atitude. Enfim, o que importa eh que acertamos. :)

  • pelo amor de deus

  • Questão de autor de bibliografia específica , feita pra pegar quem não foi exatamente pelo edital da prova.

  • é monte de autor e voce fica meio que sem saida, um diz uma coisa e outro diz outra. 

  • Esse é o tipo de questão assim - 

    O sol é

    a) Brilhante

    b) Amarelo

    c) Radiante

    d) Quente

    Tem que saber qual a linha que a banca segue =/

     

  • nesse caso foi a opção que eles acharam melhor...kkkk

    Qual o erro da:

    Um objetivo, uma ação e uma análise.

     

     

  • Péssima questão! ¬¬

  • Altamente subjetiva... se tivesse a opção todas estão corretas com certeza eu marcaria porque depende do ponto de vistão. Eu vi uma questão que dizia assim: Quando não se tem para onde ir qualquer lugar serve. (E, isto era uma definição de planejamento :( )

  • Essa AOCP quer brincar de ESAF sem ter a mesma classe, nem finesse,  nem elegância.

    Tipo, pergunte tentando ser madame...

  • AHUHEWAUHEAUWHEUAWHEUAWHE QQ LOCURA É ESSA?

  • Vai tomar cajú, AOCP 

  • Gabarito A.

    Obrigado Ítalo Márcio por citar o autor.

    Mas pô, que cretinagem da banca hein...!! Tem que saber os conceitos de 15 autores diferentes pra acertar umas questões, banca ridícula.

  • Nossa... q qstãozinha

  • REFORÇANDO ITALO

    Segundo Maximiano (2008), planejar é ao mesmo tempo um processo, uma habilidade e uma atitude. Assim, o planejamento é “a mais importante das funções gerenciais”. O planejamento organizacional tem três níveis principais, dependendo de sua abrangência e de seu impacto sobre a organização.

  • Planejar é um processo!! 

  • a gente vai na menos pior...

     

  • Afff... Qualquer uma poderia ser a resposta. Mas tem que ser as palavras que fulano de tal disse no livro tal no ano tal.. Se pelo menos tivesse as referências bibliográfias no edital, faria um tiquinho mais de sentido. (lei dos concursos, cadê vc minha filha??). 

  • Necessidade de MATAR os organizadores dsa bancas por adotar essas materias subjetivas com INFINITOSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS TEORICOS....... afff PQP

  • Se for o seu dia, você acerta. se não....

  • ÓDIO DESTA QUESTÃO. 

  • "Questão de autor de bibliografia específica , feita pra pegar quem não foi exatamente pelo edital da prova."

     

    Aham, vai sonhando que eles especificam o autor que vão usar. 

    Escolhem aleatoriamente e você que se lasque, pois existem 1001 autores e conceitos diferentes nessa matéria horrível.

  • Gabarito da questão letra A

     

    O planejamento é a mais importante das funções gerenciais, porque planejar é ao mesmo tempo

     

     a) um processo, uma habilidade e uma atitude. (veja que essa alterantiva está correta. poderiamos fazer até uma associação Planejamento = Processo)

     b) um objetivo, uma ação e uma análise. 

     c) uma descoberta, uma tendência e um alvo. 

     d) uma definição, um propósito e uma alternativa.

     e) um modo, uma ideia e uma forma.  

     

    Para facilitar o entendimento dessa questão mesmo que você tenha dúvidas de alguma alternativa era importante compreender o que significa a palavra  planejamento  " planejamento é o processo que objetiva orientar o sistema de decisões que afetam o futuro, visando reduzir a incerteza" (Adm. Geral e Pública - Giovanna Carranza, 2a edição, pg 59)

     

    Segundo Maximiano (2008), planejar é ao mesmo tempo um processo, uma habilidade e uma atitude. Assim, o planejamento é “a mais importante das funções gerenciais”. O planejamento organizacional tem três níveis principais, dependendo de sua abrangência e de seu impacto sobre a organização.

     

    Espero ter ajudado! Bons Estudos!

  • Fui direto na B. KKKKKKKKKKK ME FERREI.... KKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • COM ESSA BANCA FICA DIFICIL KKKKKKKKKKKKKKK

  • Não é a B, porque o planejamento envolve várias ações e várias análises. 

  • copiou e colou de algum livro. Me poupe! 

  • Depois dessa questão eu fui à igreja UNIVERSAL, na sessão do descarrego pedir oração por essa BANCA, com certeza está POSSESSA.

  • Qual será a nota de corte dessa banca 30? Pelo amore

  • KKKKKKKKKKKKKKK

  • Segue o fluxo...


    A banca mais abençoada de todas kkkkkkk

  • Melhor comentário: Isabela Freitas!

  • O problema é que administração tem tanta teoria diferente, que não importa quantas teorias você aprenda, sempre haverá outras q a banca vai usar.

  • questões mal elaboradas e sem sentido.

  • Segundo Maximiano (2008), planejar é ao mesmo tempo um processo, uma

    habilidade e uma atitude.

    O objetivo - é a finalidade do planejamento

    Gab (A)

  • Quem aqui acertou por causa da assertiva ter a palavra "processo" no meio dá joinha!

    o/\o

    AHAHAHAHA!

  • Tava fazendo aqui essa prova específica e praticamente todas as questões estão horríveis, meu Deus do céu!

  • Em 28/03/19 às 15:51, você respondeu a opção B.Você errou!

    Em 19/03/19 às 11:00, você respondeu a opção B. Você errou!

  • Nessas horas....... bola de cristal!

  • Quem foi de B?

  • Em 05/04/19 às 11:09, você respondeu a opção B.

    !

    Você errou!

    Em 04/03/19 às 14:24, você respondeu a opção B.

  • AOCP, mandar vocês tomar veneno ainda é pouco. PQP

  • Acertei, porém essa questão é muito subjetiva...por que não poderia ser a letra B?

  • ESSA QUESTÃO É SIMPLES, BASTA SABER TODAS AS TEORIAS SOBRE O ASSUNTO...

  • Como ser examinador da AOCP: chegue em uma biblioteca, vá até a seção de livros de Administração, faça 'uni duni tê' entre os livros e pegue um, abra uma página do livro aleatoriamente, feche os olhos e com o dedo escolha um trecho, pronto! Agora é só copiar a trecho, fazendo umas mudanças e jogar na prova pro candidato que estuda igual jumento errar, pq não faz ideia de qual teoria ou livro específico saiu essa marmota...............nem o examinador sabe, ele só anotou o gabarito e passou pra banca.

  • Agora nessa a banca mitou legal. parabéns à ela.

  • Já até imagino uma possível questão da AOCP: Julgue o item abaixo como V ou F:

    I) O planejamento é a mais importante das funções gerenciais

    Gabarito da banca: Falso, pois todas as funções são importantes. =/

  • Só sei que lembrei do CHA- Conhecimento + Habilidade + Atitude... tinha nem ideia se faria sentido com a pergunta e tão pouco a relação com a A...mas fui nela mesma kkkkkkkkkkk

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento sobre planejamento.

    Diante disso, vamos a uma breve explicação.

    Para a Teoria Neoclássica, as funções do administrador correspondem aos elementos da Administração, que Fayol definira no seu tempo (prever, organizar, comandar, coordenar e controlar), mas em outro arranjo.

    Para teoria Neoclássica, as funções do administrador são o planejamento, a organização, a direção e o controle, que constituem o chamado processo administrativo.

    Nesta esteira, é a função administrativa planejamento que define objetivos e os recursos necessários para alcança-los, bem como define missão, análise da situação atual, premissas sobre condições futuras, planos para alcançar os objetivos e programa as atividades.

    Neste contexto, segundo Maximiano (2008), planejar é ao mesmo tempo um processo, uma habilidade e uma atitude. Assim, o planejamento é “a mais importante das funções gerenciais". O planejamento organizacional tem três níveis principais, dependendo de sua abrangência e de seu impacto sobre a organização.

    Posto isso, vamos à análise da alternativa.

    A) Certa. De fato, o planejamento é um processo, uma habilidade e uma atitude, conforme citação do último parágrafo do texto acima.  Segundo Chiavenato, “O planejamento é a função administrativa que define objetivos e decide sobre os recursos e tarefas necessários para alcança-los adequadamente. A sua principal consequência são os planos. Planejar significa olhar para frente, visualizar o futuro e o que deverá ser feito." (Chiavenato, 2003, pág. 242).

    B) Errada. O planejamento está voltado ao estabelecimento de metas e ações para alcançar objetivos determinados.

    C) Errada. Cada vez mais importante dentro das organizações, o planejamento, é adotado para traçar os objetivos para a sobrevivência da organização, levando em consideração onde pretende chegar e os meios para isso. Logo, o planejamento está voltado para o longo prazo, visão de futuro.

    D) Errada. Planejamento não é uma alternativa, ele deve determinar com antecedência como será feito, como será colocado em prática para que se alcance o resultado pretendido.

    E) Errada. O processo do planejamento é tão importante para uma organização quanto seu processo produtivo, pois com o planejamento é possível compreender o futuro e adotar os devidos cuidados no presente.


    Fontes:

    CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos Novos Tempos. 2ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

    MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução à Administração. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.


    Gabarito do Professor: Letra A.
  • Só sei que nada sei.


ID
1818043
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
CASAN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um dos critérios mais relevantes para a classificação de planos é o da permanência. Com base na notícia veiculada no site da CASAN de que as “Inscrições para o concurso público da CASAN vão até 7 de janeiro", assinale a alternativa que apresenta o instrumento do plano temporário que é caracterizado por essa notícia.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com Bateman e Snell (apud Porto, 2000, p. 23), as decisões programadas apresentam “respostas objetivamente corretas e podem ser resolvidas pela utilização de regras, políticas ou resultados de computações numéricas simples. Diante de uma decisão programada, existe um procedimento ou uma estrutura clara para se chegar ao resultado correto”.


    Stoner e Freeman (1995) definem decisões programadas como sendo decisões envolvendo assuntos rotineiros e que podem ser tratados através de procedimentos, políticas ou regras, escritas ou não, tornando o processo decisório mais simples. São decisões que se explicam mediante um conjunto de procedimentos preestabelecidos e são tomadas em ambiente de certeza ou baixa incerteza, em razão de quase todos os resultados já serem conhecidos.

  • Tipos de Planos

    1 Planos relacionados com métodos, denominados procedimentos.  Métodos de trabalho ou de execução.Representados por fluxogramas.

    2 Planos relacionados com dinheiro, denominados orçamentos. 

    3 Planos relacionados com tempo, denominados programas ou programações.  Correlação entre tempo e atividades (agendas). Representados por cronogramas. (gabarito)

    4 Planos relacionados com comportamentos, denominados normas ou regulamentos. Corno as pessoas devem se comportar em determinadas situações.


    Idalberto Chiavenato - Introdução A Teoria Geral Da Administração


ID
1818046
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
CASAN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta uma decisão de organização.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A - RIBAS (2014): Se a estrutura organizacional é rígida e imutável, os cargos também serão fixos, permanentes e definidos, fechados, individualizados e delimitados. Se a estrutura é flexível e adaptável, os cargos também serão maleáveis, ajustáveis e abertos, com elevado índice de interação com o ambiente que o circunda. Quanto mais a estrutura organizacional for maleável e flexível, tanto mais os cargos serão mutáveis e tanto mais forte a presença de equipes multidisciplinares e autogeridas no lugar de órgãos permanentes e definitivos (CHIAVENATO, 1999).

  • Organizar é como todas as funções da administração, um processo de tomar decisões. As decisões de dividir o trabalho, atribuir responsabilidades a pessoas e estabelecer mecanismos de comunicação e coordenação são decisões de organização.

  • atenção!


    o processo de organização determina a comunicação organizacional, mas quem executa a comunicação é o processo de direção.
    Elisabete Moreira - cers
  • Prova cheia de pegadinhas, parece a cespe!

  •  

    "decisão de organização" É diferente de "decisão da organização", a 1° se refere a "FUNÇÃO"  e a 2° a própria instituição em si. analisando pela perspectiva de FUNÇÃO de se organizar podemos separar:

    a)Estabelecer mecanismos de comunicação e coordenação. (CORRETA)

     b)Definir objetivos e metas organizacionais a serem alcançados. (isso é planejamento)

     c)Escolher o tipo de estratégia empresarial a ser implementado. (isso é planejamento)

     d)Definição do negócio, da missão e de outros cursos de ação da empresa. (isso é planejamento)

     e)Determinação da utilização de tempo para as diversas atividades organizacionais. (cronograma /planejamento)

    FONTE:  aula de hoje, Prof Alessandro Dumont (adm geral) - Belém-pa.

  • Mais uma questão que parece inventada, sem lógica alguma.

     

  • Definir ainda não é uma decisão.

    Escolher tbm ainda não é uma decisão. Antecede a decisão.

    Determinar estava próximo de uma decisão.

    Estabelecer é uma decisão já tomada para por em prática.

  • Organizar é o processo de dispor qualquer coleção de recursos (ou conjunto de partes) em uma estrutura, classificação ou ordem. Um conjunto de partes, classificadas ou ordenadas é um conjunto organizado. Organização é um atributo de qualquer conjunto estruturado ou ordenado segundo algum critério.

     

    Organizar é como todas as funções da administração, um processo de tomar decisões. As decisões de dividir o trabalho, atribuir responsabilidades a pessoas e estabelecer mecanismos de comunicação e coordenação são decisões de organização.

     

    As principais etapas (ou decisões) no processo de organizar são:

     

    ·       Analisar os objetivos e o trabalho a serem realizados.

    ·       Dividir o trabalho, de acordo com os critérios mais apropriados para a realização dos objetivos.

    ·       Definir as responsabilidades pela realização do trabalho.

    ·       Definir os níveis de autoridade.

     

    FONTE: MAXIMIANO, Introdução a Administração. (6ª ed, pg 210)

  • A questão deveria ter perguntado qual das alternativas não é função de planejamento... vemos que todas, exceto a A(que é organização), são planejamento.
    Questão fraca

  • Se atenham ao comentario de Lydia, simples e com referência. Pessoal fica fazendo confusões, mas esquece que as bancas vão diretamente a teoria para elaborar questões.

  • Aposto que se colocassem no site uma questão desta, cada uma com o gabarito.. iria aparecer justificativas (inclusive com fontes) para cada resposta.

  • João Neto 

    errei a questao por conta disto.

  •  AOCP é uma desgraça! pergunta uma coisa mas quer saber outra. E é cada justificativa, PODC, aham, tá bom!

  • Estabelecer mecanismos de comunicação e coordenação tem a ver com estrutura organizacional que, por sua vez, está diretamente ligada à função organização.

  • Gabarito A

    Fiquei na dúvida entra A e E =/

  • loucura, loucura, loucura!

  • Banca Lixooo !!!!

  • Gosto de estudar, mas essa disciplina me desmotiva! :(

  • Em outras palavras, a organização é a etapa do processo de administração que agrupa e estrutura os recursos organizacionais e estabelece os mecanismos de comunicação e coordenação entre seus membros, de forma a permitir que se alcancem os objetivos estabelecidos de modo eficiente.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia!

  • Na minha concepção esse seria o conceito de direção, coordenar, comunicar... não entendi essa questão

  • Difícil de identificar a linha de raciocínio da banca. Organização como função administrativa? Organização como estrutura? Organização como sistema? Carece de um comando da questão mais bem elaborado! Chega a ser ridículo...

  • Qual o erro da letra E, gente? Tempo também é recurso.

  • Questão deprimente. Daquelas que qualquer que fosse o gabarito teria gente justificando.

ID
1818049
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
CASAN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A pessoa que comanda ou dirige seus colaboradores humanos está exercendo um estilo de liderança que depende da maneira como o líder se relaciona com os liderados. Com base no texto retirado do Relatório de Gestão 2014, na mensagem da administração, assinado pela diretoria da CASAN, transcrito a seguir e que apresenta o resultado de tarefas implementadas no ano, assinale a alternativa que apresenta o tipo de liderança praticado. “Em 2014, a Companhia aplicou R$ 181,5 milhões na expansão dos serviços de saneamento básico nos municípios atendidos e na realização de melhorias em suas unidades operacionais, o que se constitui no maior investimento de sua história, registrando um crescimento de 58,5% no período de um ano." 

Alternativas
Comentários
  • ??????


  • ????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

  • Liberal  :  O líder é  pouco presente  ?  O grupo toma as decisões sozinho ...voltada apenas  para  os  liderados  ???  ....

    Que banca  é  essa  ...  ??



  • Prova bizarra. Um estagiário faria questões melhores.

  • Que lixo de questão. Meu Deus.

  • ????????????????

  • cacetadas, que questão é essa?????????

  • Acho que a resposta está aqui: "assinado pela diretoria da CASAN". Ou seja, liderança autocrática. Será?

  • Pelo pequeno fragmento do texto fica complicado analisar o estilo de liderança.

  • Fácil. Em nenhum momento o texto fala em participação. Diz que a empresa aplicou "x" e pronto!

  • Quanto drama... O texto foi impessoal, direto e sucinto. [MARCAS EVIDENTES DE AUTOCRACIA]


    Dica: Saber português é essencial para responder questões de todas as matérias.

  • sai dae AOCp!!!! acertei...mas não vale bosta nenhuma essa questão...

  • Única explicação. =/

     

    Adivinhar :

    Predizer o futuro.
    Descobrir, por meios sobrenaturais, coisas passadas e presentes.
    Decifrar, pressentir; acertar com, atinar com.

     

    Exemplo: "Uma das grandes dificuldades da vida é adivinhar qual é o desejo do examinador"

     

    Fonte: Dicio

     

  • Trata-se da liderança autocrática uma vez que em um curto prazo houve um aumento significativo, o que so é possivel acontecer nesse tipo de liderança em que o poder é centralizado no lider.

  • Rapaz eu consegui acertar a questão, porém ela é confusa mesmo, minha linha de raciocínio foi que em nenhum momento o texto fala da participação dos liderados, e essa parte do texto "apresenta o resultado de tarefas implementadas no ano" me fez inferir que tratava-se de uma liderança sem muita participação ou nenhuma dos liderados, focada nas tarefas e seus resultados.. por isso, chutei autocrática e acertei... mas AOCP.. melhore né....

  • Liderança autocrática -> foco nas tarefas.

    Mas realmente o enunciado não dá margem para essa interpretação ser 100%.

  • No curto prazo, o estilo autocrático é o que dá MAIOR PRODUTIVIDADE.

  • Não adianta reclamar da banca se não indicarem a questão pra comentário, para que um prof explique para nós. 

  •  Terminei marcando liderança democrática pois ele fala que a companhia atingiu certos resultados. Eu pensei nesta "companhia" como um todo e não somente como a parte estratégica. A questão realmente não foi clara... penso que bem passível de anulação

  • O foco do fragmento da notícia está nos resultados ( produtividade) alcançados pelo orgão em questão. Logo, se houve tamanho resultado surpreendente em CURTO PERÍODO, só pode se falar de um líder que toma para si o estilo de DIREÇÃO. Ou seja, o tipo de  liderança utilizado foi o AUTOCRÁTICO, o líder tomou sozinho as decisões e estipulou TAREFAS, com risco calculado e centralizou o poder, para que as METAS repassadas pelo orgão a ele fossem atingidas. 

    Respota: D

  • ??????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

  • Pela linguagem extremamente formal usada no texto supracitado, da a entender que o estilo de liderança e bem formal autoritário autocratico.

  • Questão mais doida que eu já resolvi.

  • A liderança autocrática é um tipo de liderança que se caracteriza pelo controle de um indivíduo, o líder, sobre todas as decisões e por poucas consultas às opiniões dos membros da equipe.

     

    AUTOCRÁTICA

    Apenas o líder fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo;

    O líder determina as providências e as técnicas para a execução das tarefas, cada uma pôr vez, na medida em que se tornam necessárias e de modo imprevisível para o grupo;

    O líder determina qual a tarefa que cada um deve executar e qual o seu companheiro de trabalho;

    O líder é Dominador e é "pessoal" nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro.

  • Muito complicado, mas depois de saber a resposta da magem para um interpretação, logo a diretoria toma a decisão, no caso autocratica e  solicitou a execução.  

    Mesmo assim, a margens para varias interpretaçoes. 

  • Esses examidadores são tudo uma merda só, faz isso para prejudicar o candidato com uma merda de questão dessa.

  • ??????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

  • ... a Companhia aplicou ... ou seja  a diretoria tomou a decisão

  • Oxe!

  • Rapaz. que porra é essa? Acertei por eliminação bem forçada, pois não vi característica nenhuma das outras formas de liderança. 

  • Fui rápida e direta na liderança autocrática, pq apesar de ser altamente e unicamente diretiva ainda assim é a que tem maior resultado na produção. 

    Fiedler já dizia isto.

    E a produtividade de uma liderança democrática não chega a ser tão significativo.

  • Galera, a liderança Autocrática não tem só aspectos negativos. Um dos pontos positivos desse estilo de liderança é eficiência na produtividade. E, se vocês analisarem friamente, o texto se refere a isso.  

     

    "...o que se constitui no maior investimento de sua história, registrando um crescimento de 58,5% no período de um ano." 

  • Gabarito letra D = Liderança Autocrática 

    Duas formas de responder

    primeira: Quem foi esperto fez por eliminação, liderança democrática se divide ou se caracteriza em : consultiva e participativa. Pronto descartamos 3 erradas de uma só vez, visto que só pode haver uma certa. Como fala de eficiência pronto riscamos liberal que é pouco eficiente e o gabarito é o que sobrou.

    Segunda:

    Tarefas = AUTOCRÁTICO 

    Pessoas = Democrático

     Analise da pergunta:  ... assinale a alternativa que apresenta o tipo de liderança praticado. “Em 2014, a Companhia aplicou (TAREFA FEITA PELA EMPRESA - FICA IMPLÍCITO E NÃO EXPLICITO NA FRASE) R$ 181,5 milhões na expansão dos serviços de saneamento básico nos municípios atendidos e na realização de melhorias em suas unidades operacionais, o que se constitui no maior investimento de sua história, registrando um crescimento (AUMENTO DA EFICIÊNCIA) de 58,5% no período de um ano." "

    Dentre os comentários no site não procede dizer que é  eficiente  logo é autocrático. Isso é um chute que deu certo. Não é sempre assim.

    Ver livro Chiavenato de administração geral - Liderança - Estilos - níveis de eficiência. Ele ainda diz que a pior é a liberal em termos de eficiência .

    Lembre-se, do taylorismo onde a liderança era focada nas tarefas e era muito eficiente. Mas, recorde a Teoria de de Relações Humanas com o foco nas pessoas como diferencial para aumento da produtividade. É por fim, quando chega a Teoria Comportamental, com Lewin falando de liderança e suas implicações e contribuições. E outros autores.

    Ambos são eficientes. Porém o autocrático com o tempo gera um desgaste na relação chefe x empregado. Já o democrático por ser mais inclusivo gera alto desempenho com bem menos desgaste.

    Diretivo e Coercitivo = AUTOCRÁTICO 

    Prós: Em situações críticas, o estilo coercitivo tende a funcionar bem em situações de emergência, onde “mandar fazer é mais fácil que discutir soluções com toda a base de empregados”.

    Democrático = consultivo e participativo

    Prós: O democrático é o melhor líder para criação de ambientes de alta performance. Isso porque o compartilhamento das responsabilidades faz com os liderados se sintam corresponsáveis e parte de uma construção coletiva. 

    http://exame.abril.com.br/negocios/pros-e-contras-dos-6-estilos-de-lideranca/

  • Vlw pela tentativa de justificar a questão, José Carlos.. Mas ,mesmo assim,não foi o suficiente pra justificar o injustificável.. Chamar essa banca de decepção é de atéum elogio!!

  • Quando a questão relata está frase "...o que se constitui no maior investimento de sua história, registrando um crescimento de 58,5% no período de um ano."  , Mosta logo que é autocratica, pois o administrador não fez nenhum tipo de consulta a qualquer funcionário ou socio. Logo baseado no conceito

    O líder AUTOCRÁTICO seria aquele que controla mais rigidamente seus empregados. Ele toma as decisões e não delega autoridade nenhuma para seus funcionários.

  • Vamos lá, aquilo que eu entendi da questão e como montei minha linha de raciocinio.

    As provas da AOCP tem algumas caracterisiticas, duas delas são: eles sempre usam palavras chaves nos enunciados, palavras imperceptiveis e que exigem de você uma atenção a mais quando o assunto é Administração Geral, o outro ponto é, a AOCP sempre coloca uma alternativa que destoa das demais onde em (99% das vezes) ela vai ser a correta.

    “EM 2014, A COMPANHIA APLICOU R$ 181,5 milhões na expansão dos serviços de saneamento básico nos MUNICIPIOS ATENDIDOS e na realização de melhorias em suas unidades operacionais, o que se constitui no maior investimento de sua história, registrando um crescimento de 58,5% no período de um ano." 

    Repara que nos trechos que coloquei em CAPS, em nenhum momento faz menção à alguma consulta, mesmo a ação da empresa afetando municipios inteiros, a companhia simplesmente foi lá e investiu, executou a tarefa sem demais consultas, a partir de um momento que EU MESMO executo uma ação, SEM CONSULTAR outras fontes, isso caracteriza o tipo de liderança autrocratico. A Companhia não quis saber o que as pessoas do municipio achavam, ou o que o staff da empresa achava sobre o investimento, ela simplesmente foi lá e o fez. A companhia foi lá e simplesmente "APLICOU".

    Espero ter ajudado na resolução dessa dificil e confusa questão. Torçamos para que a AOCP não faça as nossas provas de concurso. Fé na caminhada.

     

  • que porra é essa?

  • a liderança AUTOCRÁTICA  é a mais eficiente para aumentar os ganhos financeiros ou tirar a empresa do aperto,isso que a questão diz,mas usando a linguagem da OACP,espero ter ajudado no entendimento!

  • Vejo colegas concurseiros querendo justificar o injustificável!!! Meu povo essa banca é louca mesmo. Os colegas tentam encaixar um argumento segundo o gabarito da banca, as pessoas primeiro veem a resposta aí depois vão justificar a resposta, mas na prova não temos acesso as respostas antes. Essa frase na questão não diz nada de concreto.

  • "transcrito a seguir e que apresenta o resultado de tarefas implementadas no ano, assinale a alternativa que apresenta o tipo de liderança praticado"

    TAREFAS = AUTOCRÁTICA.

    "na realização de melhorias em suas unidades operacionais"

    OPERAÇÃO = AUTOCRÁTICA

    "registrando um crescimento de 58,5% no período de um ano"

    AUTOCRÁTICA = ESTILO QUE TEM MAIOR PRUDUTIVIDADE EM CURTO PRAZO, SEGUNDO O AUTOR KURT LEWIN.

    Em decorrência dos fragmentos no texto, sem dúvida o estilo de liderança é autocrática.

     

  • Só por eliminação para responder essas questões subjetivas. Vai na que está menos absurda. 

  • Se a empresa investiu em expansão dos serviços (o que implica que os funcionários terão que arregassar as mangas) e também investiu em realização de melhorias em suas unidades operacionais (supõe-se que para tornar a execução da atividade mais eficaz), só podemos estar falando da liderança autocrática. A banca Vunesp explica o que é liderança autocrática: 

     

    QUESTÃO CERTA [Q411417]: O estilo de liderança em que o líder é focado apenas nas tarefas é conhecido como liderança autocrática.

     

    Percebe? A injeção de dinheiro na forma de investimento teve foco nas tarefas que a empresa executa.

     

    Aumentar e Melhorar Serviços = Atacar as Atividades = Promover Tarefas. 

     

    A característica da liderança autocrática é essa, fixar tarefas para os empregados de forma a motivá-los. Pode parecer algo controverso, já que o senso comum dita "quanto menos coisa para fazer, melhor". Contudo, experimente ficar trabalhando em uma prefeitura durante meses sem nada para fazer - de imediato você pensará "meu Deus, vou enlouquecer". A liderança ao atribuir ocupação a todos - como na empresa que abarrotou os funcionários de trabalho por conta do viés que teve o investimento - afeta a motivação deles. Mesmo que você pense "como pode ser bom ter tanto trabalho?" Não ter nenhum ou nada desafiador durante o ofício é pior

     

     

    Logo, a resposta é mesmo a letra d. 

  • eu fiz assim:

    liderança participativa e consultiva está dentro da liderança democrática, logo, não poderia ser as alternativas A, B ou C. não vi nada falando sobre ausência de liderança que então seria a liberal, então só restou a alternativa D autocrático.

    percebe-se que no trecho a mensagem fala com enfoque em resultados = autocrático.

     

  • qe banca chata, que texto cumprido

  • Eu vi da seguinte, ele investiu e dobrou, nao deixou margem pra fazer outras coisas, portanto só podia ser autocrático

  • A questão é a respeito da liderança autocrática porque os líderes irão identificar as áreas pouco eficientes na CASAN, e irão trabalhar para que se torne mais eficaz. Os  líderes mantêm o controle e responsabilidade dos projetos que lhes são atribuídos "expansão dos serviços de saneamento básico" outra característica é que as decisões são altamente pensadas e qualificadas "constitui no maior investimento de sua história", "a realização de melhorias em suas unidades operacionais"

  • Quem errou ...não se desespere! É o tipo de questão que faz um "belo" desserviço ao aprendizado de alguém.É tanta firula que se houvesse um bom senso por parte do examinador nem chegaria a uma prova.

  • O q?????????????????????????????????????
  • Letra D


    Teoria Comportamental – Os Estilos de Liderança. Kurt Lewin


    Líder AUTOCRÁTICO:

    ·       Controla mais rigidamente seus empregados.

    ·       Toma todas as decisões (decisão Centralizada) e

    ·       Não delega autoridade nenhuma para seus funcionários.


    Os líderes AUTOCRÁTICOS para muitas situações, eram os que conseguiam “entregar“ os melhores resultados.


  • Sinceramente, essa tem que se adivinhar o que o examinador quis bolar.

  • O texto de referência q eles apresentam, ao analisar direitinho, a gente vê q fala apenas do resultado alcançado. E a liderança autocrática tem o foco, justamente, no resultado.


    No democrático o foco é na qualidade da decisão; no moral da equipe.


    Enquanto que, no liberal, o resultado tende a ser menor, justamente por que ele está despreocupado com resultados.

  • Um líder autocrático não é necessariamente ruim. A característica do líder autocrático é não dividir a tomada de decisão ou delegar inteiramente essa responsabilidade à equipe. No caso exposto não menciona que a Companhia buscou a participação das pessoas na tomada de decisão (participativa) ou delegou a responsabilidade inteiramente à equipe (liberal).

    Questão muito boa para pensar em liderança!

  • O líder autocrático tem a fala direcionada para ele. O foco é nele. O texto está focado na companhia e não nos colaboradores.

    Assim diz o professor Carlos Xavier no início da aula.

    https://www.youtube.com/watch?v=-ec1e8zZc-8&t=1132s

  • No céu tem pão?

    e morreu

  • Acertei essa mas nem sei dizer porque, afinal o texto apresentado não deixa nada muito claro. Saudade da cesp

  • "expansão dos serviços de saneamento básico nos municípios atendidos e na realização de melhorias em suas unidades operacionais"

    O trecho se refere apenas às melhorias na execução das tarefas, não contempla as pessoas, funcionários. Ainda fiquei em dúvida porque no trecho fala das melhorias nas unidades operacionais, mas mesmo assim não se trata de uma melhoria para as pessoas/funcionários.

  • Tô vendo que vou ter que levar meu dado pra fazer essa prova.

  • Liderança autocrática.

    Liderança democrática - Participação.

    Liderança liberal - ausência do líder.

  • Esse foi o meu raciocínio, Lucas Araújo, para resolver a questão.

    Eficiência na produção, crescimento, números = Liderança autocrática

  • É...essa é daquele tipo: questão feita para candidato(s) especifico(s).

  • "(...) a Companhia aplicou R$ 181,5 milhões..." - autocrático --> Voltado para a tarefa

    se fosse: A companhia após deliberação em grupo decide aplicar... - Democrático participativo -> Voltado para o pessoal

    ou ainda: A companhia após consulta com tal tal tal para aplicação de tanto.... - Democrático consultivo -> Voltado para o pessoal

  • É normal ler o enunciado e pensar, pronto vou ter que adivinhar ?

    Mas temos sempre que tentar nos colocar no lugar do avaliador e procurar no comando da questão pistas que vão solucionar a questão. Então com calma fui reler e ver que no fragmento do relatório só há dados de resultados. Logo o entre os estilos de liderança que estão na alternativas que fala em foco no resultado só é um: AUTOCRÁTICO.

  • Autocrático, pois é voltado para a tarefa. Para complementar:

    As características desse tipo de líder (autocrático) são:

    ·        Fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo;

    ·        Determina as providências que devem ser tomadas e a forma como elas devem ser executadas;

    ·        Determina todas as tarefas e as parcerias que devem ser firmadas;

    ·        Emite ordens e conta com a obediência plena dos subordinados;

    ·        É dominador, pessoalizando elogios e críticas aos colaboradores de sua equipe;

    ·        É temido pelos funcionários, que só trabalham quando o líder está presente.

  • Utilizei um método de resolver questões muito bom para questões da AOCP: Eliminação lombrática

    Pensei: cara, o discurso direto só tá relatando algo. É como se um chefe chegasse pra um subordinado e simplesmente dissesse o que foi feito. Sem pedir opinião nem nada.

    Na minha cabeça, isso é autocrático.

    Não tô justificando a resposta. Pelo contrário, eu sei q essa banca é cheia de lombra. Só relatei o que eu fiz. Vá que ajude alguém...

  • A explicação da Amanda faz todo sentido mas mesmo assim não deixa de ser mais uma questão esquisita dessa banca...

  • Essa questão foi uma das mais idiotas que já vi na vida. Não diz nada com nada. É impossível adivinhar a mente do elaborador.

  • Acertei pensando que o modelo autocrático é , geralmente, o mais indicado quando se trabalha com produtividade, como apresentam bons resultados, liguei os resultas ao modelo autocrático o qual é voltado às tarefas e tal, mas questão confusa .

    Caminhando com Fé!

  • Não entendi o que ele falou...kkk

  • Confesso de forma tristonha que não entendi nada da questão. kkkk

  • Na liderança autocrática se consegue maior produtividade. Enquanto na democrática se consegue melhor qualidade do trabalho.

  • Liderança Autocrática: foco nas tarefas/ produção/ resultados. liderança democrática ( consultiva/ participativa): foco nas pessoas.
  • O texto exemplifica a procura pelo o melhor estilo de liderança aplicado nesse contexto, ou seja, os estudiosos White e Lippitt afirmam que o melhor método quando se almeja grande desempenho e produtividade é o autocrático.
  • Foi a empresa sozinha que investiu, sem consulta, de forma autocrática. Kkkk prova de português; interpretação de texto.

  • GABARITO D

    Concordo c os colegas. A questão deveria ter sido mais clara. Contudo, a partir dos verbos "aplicou" e "realizou", pode-se concluir que a decisão foi feita de forma isolada.

    LIDERANÇA AUTOCRÁTICA: As decisões do líder são tomadas de forma isolada, sem qualquer consulta ou participação de terceiros. Nesse aspecto, todas as rotinas, as divisões de tarefas etc são definidas unilateralmente.


ID
1818052
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
CASAN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As informações e decisões de controle permitem manter uma organização orientada para seus objetivos. O processo de controle fornece informações e possibilita tomar decisões sobre 

Alternativas
Comentários
  • Processo de Controle

    O processo de controle fornece informações e possibilita tomar decisões sobre:

    Objetivos que devem ser atingidos por uma organização;

    Desempenho da organização ou sistema em comparação com os objetivos;

    Riscos e oportunidades no trajeto desde o início das atividades até o objetivo;

    O que deve ser feito para assegurar a realização dos objetivos;

    A eventual necessidade de mudar os objetivos.


    Fonte:https://www.facebook.com/SAConsultoriaIndustrial/posts/883799205028016

  • Para tomar decisões é preciso verificar os risco e oportunidades 

  • Processo de controle dentro de Gestão de Processos? Como assim? É a mesma coisa que a função administrativa "controle"?? Em que se diferencia?

  • Só complementando, a AOCP considera cada função administrativa como um processo, logo as questões aparecem como processo de planejamento, processo de organização, processo de direção e processo de controle. Por isso que ao colocarmos questões de gestão de processos nos deparamos com questões de funções administrativas!

  • Entendi. Realmente, cada função administrativa é um processo, pois é cíclico, contínuo e se retroalimenta. Obrigado, Arly!

  • GABARITO: C

  • GABARITO: C

    O processo de controle fornece informações e possibilita tomar decisões sobre riscos e oportunidades no trajeto.

  • Para tomar decisões é preciso verificar os riscos e oportunidades.

    c.


ID
1818055
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
CASAN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A gestão por processos ou administração por processos é uma importante tendência organizacional cujo resultado é

Alternativas
Comentários
  • Segundo Davenport, um conjunto de atividades inter-relacionadas que busca gerar valor ao cliente.

    Simples assim. 


    Fonte: Rodrigo Rennó

  • Processo Organizacional

    É um conjunto de atividades logicamente interligadas, maneiras pelas quais se realiza uma operação, envolvendo pessoas, equipamentos, procedimentos e informações e, quando executadas, transformam entradas em saídas, agregam valor e produzem resultados.

    Fonte: http://www.mpf.mp.br/conheca-o-mpf/gestao-estrategica-e-modernizacao-do-mpf/escritorio-de-processos/publicacoes/livros/manualdegestaoporprocessos.pdf

     

  • De acordo com Rebouças (2007, p.58), processo: é o conjunto estruturado e intuitivo das funções de planejamento, organização, direção e avaliação das atividades sequenciais, que apresentam relação lógica entre si, com a finalidade de atender e, preferencialmente, suplantar, com minimização dos conflitos interpessoais as necessidades e expectativas dos clientes externos e internos da empresa.

  • LETRA D CORRETA

  •  processos ou administração por processos é uma importante tendência organizacional 

     

     d)

    uma cadeia horizontal de processos interligados.

     

    OS PROCESSOS SÃO INTERLIGADOS 

  • Letra (d)

     

    Segundo MAXIMIANO (2004), uma importante tendência do Terceiro Milênio é administrar as organizações como conjuntos de processos interligados e não como conjuntos de departamentos independentes. A Administração por processo (ou organização por processos) consiste em administrar as funções permanentes como elos de uma corrente e não como departamentos isolados uns dos outros. O resultado é uma cadeia horizontal de processos, em lugar da estrutura vertical. A adoção da organização por processo é também chamada horizontalização da empresa.

  • Gabarito D

    Importante destacar as diferenças entre gestão de processos e gestão por processos:

    "A gestão de processos significa que existem processos mapeados, sendo monitorados, mantidos sob controle e que estão funcionando conforme planejado;"

    "Quando se fala em gestão por processos, procura-se ver a organização de forma mais ampla, com as áreas se inter-relacionando. Vários processos estão interagindo e a gestão monitora isso como um todo, garantindo a satisfação do cliente. "

    fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/gestao-de-processos-ou-gestao-por-processos/70967

    Bons estudos

  • É uma cadeia horizontal, pois os processos estão intimamente ligados ao conceito de sistemas que é horizontalizado. Atentando para o brilhante comentário do Igor Brendo, vou adicionar um macete que fiz para ajudar no entendimento e acertar as questões entre Gestão de Processos e Gestão por Processos:

    de-> palavra menor (=específico para aquele determinado processo, gerenciamento dos processos)

    por-> palavra maior (=amplo, gerenciamento da organização com base nos seus processos, orientado com foco no cliente)

  • Conceitos relacionados a gerenciamento de processos:

    Modelo trans-funcional

    Horizontal, plana, achatada

    Arquitetura integrada

    Necessidades dos clientes = traduzem-se em requisitos

    Enfoque maior nas necessidades dos clientes

    Agregar valor para o cliente

  • D- Gestão de processos relaciona-se com estrutura/cadeia horizontal com forte interligação entre processos.

  • LETRA D CORRETA

    Tipos de Departamentalização

    Como estamos falando sobre divisão do trabalho por tipos de especialização, fica óbvio que cada empresa pode ter uma forma de departamentalizar diferente de acordo com a sua realidade.

    Por Função

    Esse é um dos tipos de abordagem mais comum que existem. Nesse caso, são criadas áreas na empresa agrupando pessoas especialistas em determinada atividade. É aquela velha estrutura que você já conhece (e talvez até trabalhe), onde uma empresa possui uma área de vendas, uma área financeira e por aí vai. No final das contas, o objetivo é ter pessoas com expertises similares trabalhando junto.

    Por Clientes

    Quando uma empresa conhece tão bem os seus clientes que se organiza para concentrar os esforços nos atributos e necessidades do seu público, ela provavelmente vai utilizar a departamentalização por clientes.

    Por Processos

    Nesse caso, a maior preocupação para a organização de setores na empresa vai ser no processo de produção.

    Por Produtos ou Serviços

    Esse tipo de departamentalização é similar à abordagem por clientes, já que a empresa se organiza agrupando seus colaboradores dentro de áreas específicas. A única diferença é que nesse caso, ao invés do foco ser um tipo de cliente, o foco passa a ser nos tipos de produtos oferecidos pela empresa.

    Matricial

    Essa é uma combinação da departamentalização funcional com uma de outro tipo. Essa outra pode ser por projetos (como mostraremos no exemplo abaixo), por produtos, serviços, clientes ou localização geográfica.

    Na realidade, nesse tipo de divisão, a empresa mantém a estrutura funcional para atividades internas e adota a departamentalização divisional para os projetos ou produtos/serviços ofertados. É muito comum ver esse tipo de estrutura em consultorias, agências de publicidade e empresas similares.

    Geográfica ou Territorial

    Como o próprio nome já diz, a abordagem territorial vai dividir a empresa de acordo com os locais onde ela atua. Ela é muito comum em empresas que possuem filiais em áreas ou regiões diferentes. Nesses casos, apesar de possuírem áreas unificadas, o foco é em prestar atenção nas características de cada região.

    Essa abordagem é especialmente positiva para não errar na alocação de produtos em regiões onde ele não tem aderência e propagandas mais direcionadas ao comportamento local.

    Por Projetos

    Na departamentalização por projetos, os colaboradores vão receber atribuições temporárias dentro de projetos. Isso ocorre, porque como você bem sabe um projeto tem início, meio e fim. Assim, as funções só vão existir enquanto o projeto existir.

  • Processo é algo contínuo...então pensei em algo já pronto acontecendo de maneira horizontal, sem muita hierarquia (vertical)... se é isso não sei, mas deu certo kkkkkkkk


ID
1818058
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
CASAN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma das características da organização por processos é medida por um indicador de desempenho. Considerando a informação retirada de uma notícia veiculada no site da CASAN de que “Em 2015 o call center da CASAN realizou uma série de melhorias que proporcionaram mais facilidade de acesso. O tempo médio de espera em uma ligação, que era superior a 90 segundos, em 2014 caiu para 15 segundos em média. E 97% das ligações recebidas são atendidas, sendo que as 3% restantes recebem retorno dos atendentes.", responda qual é esse indicador.

Alternativas
Comentários
  • “Em 2015 o call center da CASAN realizou uma série de melhorias que proporcionaram mais facilidade de acesso."

    por essa afirmação, pensei que a resposta era O retorno dos investimentos, já que a questão está mais na ótica da organização que do cliente...

     

  • satisfação dos clientes é uma forma das empresas se manter no mercado a partir da conquista e fidelização de seus parceiros comerciais

  • "Em 2015 o call center da CASAN realizou uma série de melhorias que proporcionaram mais facilidade de acesso."

    Amanda, facilidade de acesso ao CLIENTE.

  • Não concordo com essa resposta, não é porque o cliente foi atendido mais rápido consequentemente ele vai estar satisfeito, pois não sabe o motivo que o mesmo ligou e se foi atendida sua solicitação, a resposta mais lógica como minha colega Amanda santos falou seria letra D, tb fui por esse raciocínio 

  • A questão pede para categorizar o "tipo" de indicador e dentre as alternativas, de fato "A satisfação do cliente" é a que melhor se enquadra.

    É possível argumentar que seja o "Retorno dos investimentos", mas o próprio enunciado não toca nesse ponto de maneira específica (monetário), deixando transparecer apenas que houve uma grande melhoria na agilidade no atendimento e etc, o que primariamente melhora a percepção do cliente em relação à empresa, muito provavelmente aumentando o nível geral de satisfação.

    É o caso da melhor alternativa, para um estar mais correta não é necessário que as outras quatro estejam 100% incorretas.

  • Amanda Santos tive o mesmo raciocínio que o seu....estou com medo de zerar uma prova dessa matéria desgraçada

  • Uma das características da organização por processos é medida por um indicador de desempenho. Considerando a informação retirada de uma notícia veiculada no site da CASAN de que “Em 2015 o call center da CASAN realizou uma série de melhorias ( melhorias = algum problema que a empresa identificou ) que proporcionaram mais facilidade de acesso. O tempo médio de espera em uma ligação, que era superior a 90 segundos ( possivelmente clientes estavam reclamando do tempo e do atendimento), em 2014 caiu para 15 segundos  em média ( a empresa realizou mudanças significativas com foco no cliente e beneficiar o atendimento aos clientes). E 97% das ligações recebidas são atendidas, sendo que as 3% restantes recebem retorno dos atendentes. ( a empresa buscou a satisfação do cliente - feedback positivo )", responda qual é esse indicador.

  • Subjetividade x 10³

  • Essa banca é um lixo !!!

  • nada a ver! está incorreto pelo  "ressalvado seu estado civil",


ID
1818061
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
CASAN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A gestão de recursos humanos ou de pessoas requer a utilização de vários bancos de dados interligados que permitam obter e armazenar dados a respeito de diferentes estratos ou níveis de complexidade. Assinale a alternativa que apresenta alguns desses dados das pessoas nas organizações.

Alternativas
Comentários
  • Letra (e)


    A Gestão de Pessoas requer a utilização de vários bancos de dados interligados que permitam obter e armazenar dados a respeito de diferentes estratos ou níveis de complexidade, a saber:


    1 . Cadastro de pessoal: com dados pessoais sobre cada funcionário.
    2. Cadastro de cargos: com dados sobre os ocupantes de cada cargo.
    3. Cadastro de seções: com dados sobre os funcionários de cada seção, departamento ou divisão.
    4. Cadastro de remuneratório: com dados sobre os salários e incentivos salariais.
    5. Cadastro de benefícios: com dados sobre os benefícios e servi~os sociais.
    6. Cadastro de treinamento: com dados sobre programas de treinamento.
    7. Cadastro de candidatos: com dados sobre candidatos a emprego.
    8. Cadastro medico: com dados sobre consultas e exames médicos de admissão, exames periódicos etc.
    9. Outros cadastros dependendo das necessidades da organiza~ao, da ARH, dos gerentes de linha e dos próprios funcionários.


    Chiavenato

  • Segue questão relacionada:

     

    QUESTÃO CERTA: Gestão por competências constitui banco de talentos, visando à retenção, apoiado em mecanismos de mensuração e certificação de competências. 

     

    Fonte: Qconcursos

     

    Resposta: Letra E

     


ID
1818064
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
CASAN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A maior parte dos sistemas de informação de RH é computadorizada e procura atender objetivos administrativos e de suporte para decisão. Assinale a alternativa que apresenta a quem deve estar dedicado o sistema de informações de RH de uma empresa.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito/ A


    a alta direção também? Sério? Alguém me ajuda?

  • É porque o "sistema de informação" de uma empresa (incluindo-se o RH) está relacionado ao sistema de Banco de Dados daquela entidade, e a alta gerência utiliza as informações desse sistema para as tomadas de decisão.

  • Achei mal formulada. Os funcionários em geral poderiam ter acesso, porém em caráter restrito diferente dos acessos dos profissionais de RH e alta gestão pois trata-se, muitas vezes, de informações confidenciais.

  • Lorena, com certeza mal formula!

    Como é que uma empresa autoriza "funcionários em geral" a ter acesso a todos os dados do RH?


  • letra A corretíssima.

    A politica de monitoração de pessoas incluem os sistemas de informações, isto é,  Sistemas de informações gerenciais(decisões de gerencia), banco de dados(dados dos empregados) e auditoria de RH(mede custos e beneficios do programa global de RH).

  • Letras A e B são capiciosas, mas uma frase ajudou a matar a questão: suporte para decisão.

     

    Para quem questionou a generalização da informação, lembre-se que nossos vencimentos serão abertos a todos. ;) por aí, vemos que não é crime abrir dados de pgto, desconto de RH, etc., aos funcionários.

     

  • Gabarito confuso e mal elaborado. Em empresa nenhuma, o sistema de informações do RH fica aberto para "os funcionários em geral". Certamente eu marcaria a letra "B", e entraria com recurso para anulação desse gabarito.

  • Estudar para cargos de Adm é complicado, estudamos a teoria mas na prova vem umas coisas malucas que nunca vimos antes; se tentar estudar por questões vem umas bizarrices dessas que mais atrapalham que ajudam. o Negócio é se garantir nas matérias básicas e dar sorte nas específicas...

  • letra A corretíssima.

    A politica de monitoração de pessoas incluem os sistemas de informações, isto é,  Sistemas de informações gerenciais(decisões de gerencia), banco de dados(dados dos empregados) e auditoria de RH(mede custos e beneficios do programa global de RH).

  • "A manutenção e atualização dos bancos de dados é da responsabilidade dos seus usuários, isto é, dos especialistas de RH, dos gerentes de linha e dos próprios funcionários. Todos estão envolvidos na tarefa de manter os bancos de dados devidamente atualizados." (Chiavenato, 1999 - O novo papel dos recursos humanos nas organizações, pág 409)

  • Kkkkk o melhor são as pessoas loucas com a banca em todas as questões que ela faz.t

  • Pessoal, a questão não diz que todos terão acesso e sim: "a quem deve estar dedicado o sistema de informações de RH". 

    Todos os sistemas têm que considerar todos os elementos da organização.

    Vamos indicar para comentário... 

  •  AOCP sendo AOCP

  • O que é a AOCP elaborando questões de Gestão de Pessoas ou de Administração Geral?! #Medo!

  • Eu não sei quem é pior se é a AOCP ou esse povo querendo justificar o injustificável.

  • Allesson, ou tentamos entender ou nunca passaremos numa prova dessa banca... 

  • Janny, perfeito! Eles falam sobre a quem o sistema deve estar dedicado e não quem teria acesso a ele. Num primeiro momento não consegui achar resposta, mas depois lendo com calma, dá pra perceber essa diferença.

  • A manutenção e a atualização do banco de dados é
    responsabilidade dos usuários, isto é, dos profissionais
    de GP, dos gerentes de linha e dos próprios colaboradores.
    Todos estão envolvidos na tarefa de manter os bancos
    de dados devidamente atualizados. Quando o banco
    de dados é centralizado na GP, torna-se necessário fazer
    periodicamente recadastramentos ou recenseamentos
    para atualização de dados pessoais dos colaboradores,
    principalmente em relação a novas competências, experiências,
    cursos externos, estado civil, mudança de endereço,
    participação em eventos sociais, etc.

    Assunto do livro do Chiavenato de GP

  • Na prática, há dados que são restritos aos profissionais de RH, não cabendo aos demais funcionários terem acesso a certas informações. Por isso que marquei a letra B.

  • ''caçadores de talentos'' KKKKKKKKKKKKKK

  •  Chiavenato, Gestão de Pessoas, 1999, pág. 409

    "Assim, o sistema de informação de RH pode estar dedicado aos especialistas de RH, à alta direção, aos gestores de linhas e aos funcionários em geral."


ID
1818067
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
CASAN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Quais são as áreas de atividades para o desenvolvimento de RH nas empresas?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Alternativa C


    TREINAMENTO: de pessoal nas organizações tem como objetivo viabilizar o aprendizado e o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias à realização das atividades produtivas, tanto as administrativas quanto as operacionais, visando ao incremento de produtividade e efetividade da atuação do indivíduo e, por extensão, ao aumento do desempenho organizacional. É caracterizado pela intenção das organizações em promover o desenvolvimento da excelência humana e profissional de seus participantes.


    DESENVOLVIMENTO: o objetivo maior desse processo é estimular o crescimento pessoal de seus integrantes, sem necessariamente visar à melhoria do desempenho futuro. Borges-Andrade (2002) entende que desenvolvimento estaria mais baseado na autogestão da aprendizagem pelos integrantes da organização e, citando Bastos (1991), descreve que uma das maneiras de diferenciar treinamento e desenvolvimento seria pelos seguintes critérios: (1) da intencionalidade em produzir desempenhos e (2) do controle exercido pela organização sobre o processo de treinamento. Pilati e Abbad (2005), assim como Borges-Andrade (2002), entendem que a necessidade de formação e atualização profissional, na atualidade, tornou os conceitos de treinamento e desenvolvimento muito sobrepostos e oferecem uma definição mais atualizada de treinamento.


    EDUCAÇÃO: no âmbito organizacional, se refere a “programas ou conjuntos de eventos educacionais de média e longa duração que visam à formação e qualificação profissional contínuas dos empregados”.


    Fonte: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/EOR-B1757.pdf

  • Processo de Desenvolver Pessoas - Tarefas de Treinamento, Gestão de Aprendizagem e Programas de Comunicação

    Fonte: Minhas Anotações


ID
1818070
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
CASAN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Existem muitos métodos para o desenvolvimento de pessoas. Assinale a alternativa que apresenta a técnica de desenvolvimento de pessoas caracterizada pela ocorrência de algum problema de desempenho e com foco de discussão relacionado com o processo de disciplina.

Alternativas
Comentários
  • Aconselhamento / Counsueling = gerente assessora as pessoas, aconselhando-as, visando ao melhor desempenho de suas atividades. Ocorre apenas quando surge algum problema de desempenho, e o foco da discussão é relacionado com o processo de disciplina, exigindo do gerente capacidade de ouvir e influenciar. 


    Não confundir com TUTORIA, que é uma orientação profissional fora do cargo voltada para o desenvolvimento da carreira do indivíduo (longo prazo).

  • MÉTODOS DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS

    v  Rotação de cargos: a rotação vertical significa uma promoção provisória para uma nova posição mais complexa; a rotação horizontal funciona como uma transferência lateral de curto prazo para absorção de conhecimentos e experiências da mesma complexidade. Representa um excelente método para ampliar a exposição da pessoa às operações da organização e transformar especialistas em generalistas. Permite o aumento das experiências individuais e estimula o desenvolvimento de novas ideias, ao mesmo tempo que proporciona oportunidades para uma avaliação de desempenho mais ampla e confiável do funcionário.

    v  Posições de assessoria: dar oportunidade para que a pessoa, com elevado potencial, trabalhe provisoriamente sob a supervisão de um gerente bem sucedido em diferentes áreas da organização.

    v  Aprendizagem prática: é uma técnica de treinamento por meio da qual o treinando se dedica a um trabalho de tempo integral para analisar e resolver problemas em certos projetos ou em outros departamentos.

    v  Atribuição de comissões: oportunidade para a pessoa participar de comissões de trabalho compartilhando da tomada de decisões, aprender pela observação e pesquisar problemas específicos da organização.

    v  Participação em cursos e seminários externos;

    v  Exercícios de simulação: apresentam a vantagem de criar um ambiente similar em relação às situações reais em que a pessoa trabalha sem os altos custos envolvidos em ações reais indesejáveis. Contudo, é difícil simular todas as situações da vida cotidiana.

    v  Treinamento (outdoor) fora da empresa;

    v  Estudo de casos: é um método de desenvolvimento no qual a pessoa se defronta com a descrição de um problema organizacional para ser analisado e resolvido. Trata-se de uma técnica que permite diagnosticar um problema real e apresentar opções de solução, desenvolvendo habilidades de análise, comunicação e persuasão. 

    v  Jogos de empresas: equipes de funcionários ou de gerentes competem umas com as outras tomando decisões computadorizadas a respeito de situações reais ou simuladas de empresas.

    v  Centros de desenvolvimento internos: são métodos baseados em centros localizados na empresa para expor gerentes e pessoas a exercícios realísticos para desenvolver e melhorar habilidades pessoais. É o caso das universidades corporativas.

    v  Coaching;

    v  Tutoria ou mentoring: é a assistência que executivos da cúpula oferecem a pessoas que aspiram subir a níveis mais elevados na organização. Vantagem: como aprender fazendo, nas oportunidades de intensa interação e rápida retroação no desempenho de ações. As possíveis desvantagens são: tendência para perpetuar os atuais estilos e práticas da organização e a capacidade do mentor de ser um bom treinador. A tutoria pode ocorrer em qualquer nível da organização.

    Aconselhamento de funcionários: ocorre quando surge algum problema de desempenho e o foco da discussão é relacionado com o processo de disciplina.

    ​CHIAVENATO, GESTÃO DE PESSOAS O NOVO PAPEL DOS RH 

  • ... técnica de desenvolvimento de pessoas caracterizada pela ocorrência de algum problema de desempenho e com foco de discussão relacionado com o processo de disciplina.

     

    A questão citou métodos de desenvolvimento de pessoas no cargo atual ( Aprendizagem na prática, Rotação de cargos, Atribuição de comissões),  e fora do cargo (Tutoria e Aconselhamento de funcionários )

    Aprendizagem prática - são resolvidos problemas em certos projetos ou em outros departamentos. Em geral é aplicada com outras técnicas.

    Aconselhamento de funcionários - o gerente assessora pessoas, aconselhando-as, visando ao melhor desempenho de suas atividades. Ocorre apenas quando surge algum problema de desempenho, e o foco da discução é relacionado ao processo de disciplina.

    Rotação de cargos - movimentação de pessoas em várias posições na organização. Podendo ser vertical ou horizontal.

    Atribuições de comissões - compartilhar das tomadas de decisões, aprender pela obsevação dos outros e pesquisar problemas especificos da organização.

    Totoria - Assistencia que executivos oferecem as pessoas que aspiram crescimento na carreira. Também conhecida como mentoring.

    Fonte: Gestão de Pessoas (Ribas e Salim, 2013)

  • É só fingir que você é retardado (como os autores da área) e responder. Aí você acerta.

  • Esse enunciados da AOCP são uma tristeza só. 

  • Letra B

     


    Os principais métodos de desenvolvimento de pessoas no cargo atual são:

     

    Rotação de cargos, que consiste nos colaboradores em expandir suas habilidades, conhecimentos e capacidades;

     

    Posições de assessoria, que constitui na pessoa com potencial trabalhar provisoriamente sob a supervisão de um gerente;

     

    Aprendizagem prática, refere-se ao treinando a análise e resolução de problemas nos projetos;

     

    Atribuição de comissões, permite a pessoa participar de comissões de trabalho, compartilhando da tomada de decisões;

     

    Cursos e seminários externos, oferece oportunidade de adquirir novos conhecimentos e desenvolver habilidades conceituais e analíticas;

     

    Exercicios de simulação, incluem estudos de casos, jogos de empresas, simulações de papéis, etc;

     

    Treinamento fora da empresa, cujo foco primário é ensinar aos treinandos a importância em trabalhar em equipe;

     

    Estudos de casos, é a descrição escrita de um problema organizacional para ser analisado e resolvido;

     

    Jogos de empresa, equipes de funcionários ou de gerentes competem umas com as outras tomando decisões a respeito de situações reais ou simuladas de empresas;

     

    Centros de desenvolvimento internos, que são as universidades corporativas;

     

    Coaching, integra vários papéis como líder renovador para se tranformar em um coach. (CHIAVENATO, 2010, p. 411- 412).

     

    Chiavenato (2010, p. 413) aborda que, Os métodos de desenvolvimento de pessoas fora do cargo são:

    Tutoria ou mentoring, quando um executivo exerce um papel ativo em guiar e orientar uma pessoa em sua carreira;

     

    Aconselhamento de funcionários, é um aconselhamento que surge algum problemas de desempenho e o foco da discussão é relacionado com o processo de disciplina.

     

    Fonte: https://periodicos.set.edu.br/index.php/cadernohumanas/article/download/359/244

    Bons estudos !!! Persista sempre !!!

  • Que banca Fumada! Não usem Drogas!
  • O segredo dessa questão esta na palavra (disciplina) aconselhamento.

  • Aprendizagem prática: é uma técnica de treinamento
    por meio da qual o treinando se dedica a um
    trabalho de tempo integral para analisar e resolver
    problemas em certos projetos ou em outros departamentos.
    Geralmente, é aplicada em conjunto
    com outras técnicas. Muitos treinandos trabalham
    juntos para desenvolver projetos que requerem
    cooperação. CHIAVENATO GP 

  • O que disciplina tem a ver com aconselhamento??

  • Gestão de Pessoas, Chiavenato, pág. 325

    "O aconselhamento ocorre quando surgem algum problema de desempenho e o foco da discussão é relacionado com o processo de disciplina. Quando o funcionário apresenta um comportamento incosistente com o ambiente de trabalho (ausências, atrasos, irritação insubordinação) ou até incapaz de desempenhar o cargo satisfatorioamente o gerente deve intervir."


ID
1818073
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
CASAN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um elemento importante no processo de comunicação é o feedback ou a realimentação, que é o retorno da informação para o emissor. Assinale a alternativa que apresenta as formas em que ocorre o feedback.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E


    gente, não achei NADA sobre este "natural é induzido". Se alguém tiver algum material a respeito me envie mensagem, por favor.

  • A aprendizagem pode ser natural ou espontânea e induzida. A natural ou espontânea é pouco sistemática e tem como base as preferências, estilos e motivações pessoais, e ocorre por observação, imitação, tentativa e erro. A ocorrência de aprendizagens autônomas é possibilitada por várias fontes de informações de nosso cotidiano, como jornais, revistas, televisão, internet e interações com outras pessoas. A aprendizagem induzida, por sua vez, é caracterizada pelos processos e métodos estruturados e planejados que facilitam a aprendizagem, através da retenção e transferência do conhecimento (instrução, treinamentos, programas educacionais etc.).

    No sentido literal ou de acordo com o que se encontra nos dicionários, aprendizagem “é o ato de aprender, aprendizado”, e está associada às noções de “adquirir, tomar, reter, segurar, pegar, agarrar, prender, assimilar e apreender”. Esse conceito vem sendo usado no sentido figurado de apropriação, apreensão ou incorporação de algo que está no indivíduo.

    http://www.rhportal.com.br/artigos/rh.php?idc_cad=26c060mmz


  •  O autor Maximiano tratar desse assunto no livro: Introdução  à Administração.

  • Gab. E

     

     

    Alô Rennó. . .vamos atualizar o seu livro, tanto que estudo e caio numa dessa!!!! rsrsrs marquei "A" com toda convicção do mundo kkkkk

  • eu só acho que a maioria concorda que o feedback tb poderia ser oral e escrito não?

  • achei feedback positivo, corretivo, insignificante, ofensivo...e se bobear acho outros mas nada no google desse tal tal de natural e induzido.

    de que autor eles acharam isso? um autor que mora numa cabana no meio do mato em outro planeta?

  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Usu%C3%A1rio%28a%29:Rebeca_Nuvoli/Comunica%C3%A7%C3%A3o_no_meio_empresarial

     

    achei no wikipedia... mas nada de achar o raio do autor dessa bosta. aiai essa bancas são de lascar.

  • Galera, o Feedback natural é aquele espontâneo, que pode acontecer a qualquer momento, pois ele não é programado. Já o induzido sim,esse é programado.

  • Gabarito: E

    Oral e escrito seriam suportes...

  • Que ânimos exaltados, galera!  Maximiano (2011) em Administração Geral, pág. 297 fala sobre o feedback natural e induzido. 

  • Achei essa resposta boa, vi em outro grupo...

    Feedback significa realimentação – o retorno da informação para o emissor.

    Feedback Natural é quando você conta uma piada e a pessoa ri espontaneamente.

    Feedback Induzido é quando se pede a opnião de uma pessoa sobre uma ideia que apresentou.

    Gabarito:E

  • Um elemento importante no processo de comunicação é o feedback. Feedback significa realimentação – o retorno da informação para o emissor. O Feedback pode ser natural. Por exemplo, você percebe as pessoas rindo quando conta uma anedota. O feedback também pode ser induzido. Por exemplo, você pede a opinião de outra pessoa sobre uma idéia que apresentou. O feedback é uma garantia da eficácia do processo de comunicação. Todas as pessoas, os administradores e comunicadores profissionais em particular, devem cultivar o feedback.

    Fonte: MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. – Introdução à administração / Antonio César Amaru Maximiano. – 6. ed. ver e ampl. – São Paulo: Atlas, 2004.

  • TIPOS DE FEEDBACK:

    Um elemento importante no processo de comunicação é o feedback. Feedback significa realimentação - o retorno da informação para o emissor. O Feedback pode ser natural, por exemplo, você percebe as pessoas rindo quando conta uma piada; ou pode ser induzido, por exemplo, você pede a opinição de outra pessoa sobre uma ideia que apresentou. O feedback é uma garantia de eficácia do processo de comunicação.

    Fonte: MAXIANO, Antonio Cesar Amaru - Introdução à Administração - 6ª Edição.

  • vivendo e aprendendo né, nunca tinha ouvido falar nesses conceitos, preciso estudar mais Maximiano, tem umas bancas que gostam bastante das obras dele.

  • Tipos de feedback. Ta aí uma mensagem subliminar da banca pra fumar um beck antes da prova, senão nem precisa ir fazer a prova! ¬¬

  • E eu pensando que era a alternativa A.... Kkkkkkkkkk

  • erra e complementa o resumo, e bola pra frente! 

  • Feedback natural : é quando contamos uma piada e a outra pessoa ri

     

    Feedback induzido : é quando pedimos a opinião de alguém 

  • Quem mais caiu na pegadinha do Oral e Escrito dá um salve ae!

  • Letra E

    Retroação ou Feedback: é o retorno do entendimento da mensagem. O feedback pode ser natural (receptor mostra seu entendimento naturalmente) ou induzido (pedido de opinião/entendimento por parte do emissor).

  • Sabe quando você está na cara do gol, sem goleiro, apenas você e a trave? Foi como eu me senti nessa questão e o pior aconteceu... chutei para fora. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Fui com muita sede ao pote e marquei A.

    Alternativa correta E

  • O feedback pode ser oral e escrito sim ! Af, que banca do inferno.

  • Tiraram meu pirulito da boca :/

  • Essa questão pede as formas de feedback propostas por Antônio Maximiano em sua obra Introdução à Administração, 2000.

    ALTERNATIVA A. Errado. Oral e escrito são formas de comunicação verbal. Cuidado com a pegadinha, o feedback pode ser oral e escrito, mas a questão quer saber as formas de feedback.

    ALTERNATIVAS B, C e D são possíveis instrumentos utilizados na comunicação, portanto, erradas.

    ALTERNATIVA E. Certo. São os dois tipos de feedback de Maximiano,: a) natural, quando o feedback é espontâneo; b) induzido, quando você cria a oportunidade para receber o feedback.

    Já que falamos nesse autor vamos relembrar seu conceito sobre feedback.

    Tipos de feedback:

    Segundo Maximiano (2000), um elemento importante no processo de comunicação é o feedback. Feedback significa realimentação - o retorno da informação para o emissor. O Feedback pode ser natural, por exemplo, você percebe as pessoas rindo quando conta uma piada; ou pode ser induzido, por exemplo, você pede a opinião de outra pessoa sobre uma ideia que apresentou. O feedback é uma garantia de eficácia do processo de comunicação.

    Gabarito: E

  • letras A e E estão corretas. Como negar que o feedback possa ocorrer nas formas oral e escrita?

    Essa banca é inacreditável...

  • Nem fico bravo mais...

  • meu jesuss

  • Por que essa banca ainda existe? Não é possível!!!

  • mano, quem inventa essas teorias furadas aí?


ID
1818076
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
CASAN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Do que dependem os processos organizacionais ou corporativos de comunicação para que sejam eficazes? 

Alternativas
Comentários
  • Como uma empresa pode depender da qualidade de comunicação pessoal (dos funcionários? da alta gestão? de quem?) para seus processos organizacionais?????

  • confesso que essa banca da uma melequinha. não entendi nada. depende da qualidade da comunicação pessoal, mas não depende da disponibilidade de recursos da comunicação?  e o pior é que vc lê um material muito bacana , bem elaborado e vc ñ acha a justificativa...

    a sensação que tenho é que essa banca pega a resposta num TCC qualquer da vida.

  • Gente, a questão está se referindo a qualidade do processo comunicativo, de quem informa algo com o mínimo de ruído possível, sem barreiras pessoais que possam atrapalhar o processo comunicativo.Isso é primordial em qualquer empresa de sucesso.

  • Tipo a comunicação direta né Renato. Face a Face.

  • Comunicação pode ser :

     

    EFICIENTE : usou os minimos recursos.

    ...ou,e ...

    EFICAZ : a mensagem foi compreendida.

     

     

    gabarito "c"

  • c) Da qualidade da comunicação pessoal.

  • Mas comunicar com qualidade não pressupõe liberdade de expressão antes?

  • Errei, mas agora entendi. De que vale o suporte técnco,o incentivo, a disponibilidade,a liberdade de expressão se as pessoas não se respeitarem, não tiveram empatia; ou seja, se não há qualidade nas relações pessoas entre os funcionarios, algo vai dar errado.

    Gab: C

  • C: gab.

    A única que refere-se a "processo de comunicação".

    As demais alternativas referem-se ao emissor ou receptor, bem como ao canal.

  • Pessoal que dá seu entendimento da questão poderia colocar as fontes para servir de auxílio aos colegas.

    Com a resposta eu consigo arranjar uma lógica qualquer e colocar aqui, quero saber o que embasou o examinador!

  • Aceitem que dói menos. Não adianta discuti com a banca e sim entender como ela pensa pra pode fechar a prova. Façam mais questões da banca e parem de mimimi

  • o examinador usou como referência o livro de Antônio Maximiano. 

  • Essa AOCP é meio esquizo em relação a questões de administração. Pega uns conceitos obscuros e joga na prova sem o menor cuidado

  • Acredito que a banca foi infeliz ao afirma que a resposta seria a alternativa "C", mas fazer o que...


    Fatores envolvidos no atendimento:


    Instituição¹: materiais, informações, clima, reconhecimento, valorização.

    Atendente²: competências técnicas e interpessoais.

    Cliente³: quem é o cliente/ quais as expectativas.


    Atenção!

    Todos esses fatores formam um conjunto de elementos NECESSÁRIOS para um bom atendimento. O atendente não é totalmente competente se não possui materiais para trabalhar, ou seja, um elemento complementa o outro.

    O atendente precisa ter domínio técnico do assunto associado à habilidade interpessoal.


    Fonte: Profª Kátia Lima (Gran Cursos)

  • Esse Elaborador de ADM da AOCP nunca Trabalhou no Mundo real

  • Gabarito C.

    Na minha humilde opinião, faz sentido tanto A, B ou C, mas como só uma está certa, as coloquei numa escala hierárquica e percebi que a C é a mais correta; então não adianta ter as informações disponíveis e um bom suporte se não houver qualidade na comunicação, se o emissor não souber transmitir essas informações da melhor maneira, para que o processo de comunicação alcance o seu objetivo pretendido. E uma outra questão da banca também me fez pensar na C como correta, em que ela afirma que um dos objetivos mais importantes da comunicação é levar alguém a apoiar sua mensagem (Persuasão), e esse objetivo não pode ser alcançado se não houver qualidade da comunicação pessoal.

    "Não podemos esquecer que a comunicação é uma via de mão dupla, por isso, os profissionais que atuam na área de comunicação organizacional têm uma grande responsabilidade, precisam exercitar a empatia, o que não é fácil, precisam ter a sensibilidade para adequar a linguagem ao público-alvo. Gil (2001) afirma que não basta ter ideias claras, o emissor deve codificá-las adequadamente para conseguir estabelecer a comunicação com o receptor."

    Disponível em: http://pessoasegestao.blogspot.com/2012/03/comunicacao-organizacional-eficiente-e.html

  • Moácia Luzia eu acho que não tem como por nessa hierarquia que você utilizou, pois se não houver os recursos de comunicação, como será medida a qualidade do que não existe ?

  • td aí é importante para a comunicação, mas o primordial, na minha opinião seria: Da disponibilidade de recursos de comunicação. Sem estes nem começaria o processo... Esta banca peca pela subjetividade.

  • A mão chega a tremer na hora de clicar
  • Talvez essa questão possa ser anulada, pois o Item B também pode ser considerado correto.

  • Questão bem subjetiva, mas podemos responder se analisarmos corretamente.

    O enunciado pergunta do que dependem os processos organizacionais ou corporativos de comunicação para que sejam eficazes.

    Segundo Chiavenato (2010), o processo de comunicação pode ser eficiente e eficaz. A eficiência está relacionada com os meios utilizados para a comunicação, enquanto a eficácia está relacionada com o objetivo de transmitir uma mensagem com significado. 

    Portanto, para sermos eficazes na comunicação devemos transmitir significado para o destinatário da mensagem, ou seja, devemos ser compreendidos por ele. Para que isso ocorra em nível organizacional (geral) é preciso trabalhar as competências individuais de comunicação. Em outras palavras, quanto mais eficazes forem os colaboradores no processo de comunicação, mais eficaz será a comunicação da própria organização. Alternativa C é a resposta correta.

    Gabarito: C


ID
1818079
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
CASAN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Os grupos formais, também chamados equipes de trabalho, são aqueles criados pela administração para equipar qualquer unidade de trabalho. Há dois tipos principais de grupos formais ou equipes de trabalho nas organizações. A notícia no site da CASAN de que “força-tarefa da CASAN duplica equipes para última semana do ano" pertence a qual tipo de equipe de trabalho?

Alternativas
Comentários
  • D)  RIBAS (2014)

    Outras classificações dos grupos

    • Grupos de comando: um chefe e os subordinados.

    • Grupo de tarefa: pessoas em conjunto para realizar uma tarefa.

    • Grupo de interesse: pessoas se juntam para atingir um objetivo comum.

    • Grupo de amizade: pessoas se juntam para compartilhar algumas características em comu

  • Pensei assim: se é uma força-tarefa e é para a última semana do ano, logo, deixarão de existir cedo ou tarde, são apenas para aquele momento. Portanto, são temporárias.

  • Letra: D

     

    ------------------------------

     

    Grupos ou Equipes do tipo Força-Tarefa são consideradas Temporárias.

  • Ø Grupos Temporários com prazos definidos: formados para execução de certas tarefas organizacionais com prazos definidos de duração, como as comissões. As pesquisas indicam que esses grupos possuem sua própria seqüência de ações.

  • Letra A é pegadinha das bravas. Os grupos formais podem ser temporários ou permanentes. Quando são voltados  ou formados para TAREFAS são temporários. 

     

    Gab. Letra D

  • Apesar de mal elaborada,  o trecho: "para última semana do ano" mata a questão. Gab. D.

  • Letra A, incorreta. A equipe funcional é permanente, sendo relacionada a uma função específica da empresa: RH, finanças, marketing. Força-tarefa é temporária.
    Letra B, incorreta. Uma força-tarefa envolve contextos ou objetivos. Grupos de interesse envolve ideias em comum dos seus membros.
    Letra C, incorreta. Uma força-tarefa é temporária, criada para uma situação específica.
    Letra D, correta. Uma força-tarefa é designada temporariamente em razão de um contexto ou objetivo específico. Ao final, a equipe temporária é desfeita.
    Letra E, incorreta. Não são externos. A questão menciona força-tarefa da CASAN.

    Prof. Vinicius Ribeiro Ponto dos Concursos. 

     

  • Força-Tarefa = Temporários

  • Força-Tarefa me lembra final de ano. Contratação de funcionários temporários. Equipes temorárias.

  • Força-tarefa da lava-jato, é algo que não vai perdurar. Ou seja, é passageiro. Veja questão relacionada:

     

    QUESTÃO CERTA: Para um novo projeto nas organizações, os profissionais são escolhidos com base nas habilidades que possuem de contribuir para o sucesso da atividade planejada e passam a compor uma equipe de projeto, que se dissolverá após o término da tarefa para a qual tenha sido criada.

     

    Fonte: Qconcursos

     

    Resposta: Letra D

  • GABARITO: LETRA D. 

    se não fosse esse trecho: "para última semana do ano". Eu estaria perdido...

     

  • Gab. Letra D.

    Ø Grupos Temporários com prazos definidosformados para execução de certas tarefas organizacionais com prazos definidos de duração, como as comissões. As pesquisas indicam que esses grupos possuem sua própria seqüência de ações.

  • Alternativa A. Errado. Grupos funcionais são permanentes. Não é o caso do enunciado, pois o grupo constituído foi para atender a um período específico: última semana do ano. Vale relembrar que os grupos funcionais são aqueles constituídos por meio da similaridade das funções.

    Alternativa B. Errado. Grupos de interesse são espécies de grupos informais. Não é o caso do enunciado, pois o grupo foi constituído formalmente na estrutura da organização, ainda que de maneira temporária. Vale relembrar que os grupos de interesse são pessoas que se unem para atingir um interesse em comum.

    Alternativa C. Errado. Pelas informações do enunciado, o grupo constituído é temporário. Grupos permanentes são aqueles constituídos para atividades rotineiras e contínuas.

    Alternativa D. Certo. Os elementos do enunciado indicam que o grupo criado foi para atender uma demanda transitória. Trata-se, portanto de um grupo ou equipe temporária.

    Gabarito: D


ID
1818082
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
CASAN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O aprimoramento das competências dos integrantes de um grupo, com a finalidade de torná-los um grupo de alto desempenho, é caracterizado por um processo de desenvolvimento de equipes de trabalho. Quais são os fatores críticos de desempenho que caracterizam um grupo de alto desempenho ou uma equipe de trabalho?

Alternativas
Comentários
  • E) Trabalho em equipe

    A maioria das atividades dentro de uma organização vai além da capacidade de uma única pessoa realizar o trabalho. As evidências sugerem que as equipes de trabalho normalmente superam os indivíduos e os grupos quando a tarefa necessita de múltiplas habilidades, capacidade de análise e experiência.1 Além disso, as equipes são mais flexíveis e adaptam-se melhor aos desafios do que os grupos de trabalho normais. Vamos ver então a diferença entre um grupo e uma equipe de trabalho?

    Um grupo normalmente é definido como um somatório de duas ou mais pessoas que interagem para atingir um objetivo específico. Essas pessoas são interdependentes e trocam informação para que cada membro consiga atingir os objetivos desejados.

    (Robbins, 2004.)

  • Maximiano (2004), a sinergia combina-se com outras características encontradas nas equipes de alto desempenho, que também são chamadas de fatores críticos de desempenho, que são: clareza de objetivos, coesão, organização e comunicação. 

    link do trabalho: 

    www.salesianolins.br/universitaria/avaliacao/no2/artigo53.doc 

  • Equipes:

     

    Objetivo é o desempenho coletivo ---> Sinergia positiva--->Responsabilidade coletiva--->Habilidades complementares--> Relacionamento coeso e firme.

     

    Fonte: Rodrigo Rennó

  • Para Maximiano (2004), a sinergia combina-se com outras características encontradas nas equipes de alto desempenho, que também são chamadas de fatores críticos de desempenho, que são: clareza de objetivos, coesão, organização e comunicação.

  • CARACTERÍSTICAS DE EQUIPES COM ALTO DESEMPENHO

     

    Os Membros de uma Equipe devem:

     

    Compartilhar propósitos / metas comuns;

     

    Construir relações de confiança e respeito;  

     

    Equilibrar tarefas e processos;

     

    Planejar completamente antes de agir;

     

    Envolver a equipe na solução de problemas e tomadas de decisões claras que fazem sentido;

     

    Respeitar e entender cada diversidade “dos outros”;

     

    Estimular a sinergia e a interdependência;

     

    Recompensar desempenho individual de apoio à equipe;

     

    Comunicar eficientemente;

     

    Praticar o diálogo eficaz em vez do debate;

     

    Gabarito: letra "e"

     

    Canal voltado para concursos: https://www.youtube.com/channel/UCR1gvh_qu35xzI1lMyVqxXw

  • Coesão me lembrou o Robbins. Fui na E mais  por causa dela. 

  • Segue questão relacionada:

     

    QUESTÃO CERTA: São elementos fundamentais para o eficaz funcionamento de equipes de trabalho: clareza de papéis e recompensa grupal.

     

    Fonte: Qconcursos. 

     

    Resposta: Letra E

  • Pq não pode ser a alternativa A?
  • Gabarito Letra E.

    Clareza de objetivos, coesão, organização e comunicação.


  • Ana Clara, não poderia ser a "A" por que a liderança nas equipes não é bem definida, na verdade ela é compartilhada.
  • Lembra do mnemônico C³O:

    Clareza de objetivos

    Coesão

    Comunicação

    Organização

    Toda equipe de alto desempenho tem C³O.

  • Letra E

    Uma equipe deve saber o seu foco, o seu objetivo. Assim, é fundamental a clareza na definição do objetivo. A equipe precisa ser coesa, ou seja, unida. Precisa também de organização, tendo cada tarefa devidamente definida. Por fim, a comunicação entre os membros da equipe é fundamental para o bom andamento dos trabalhos. Os demais aspectos são importantes, mas não são necessariamente críticos de desempenho. 

  • A questão foi formulada a partir da obra de Antônio Cesar Maximiano (2004) e reproduz o conceito apresentado pelo autor sobre características de grupos de alto desempenho, vejamos:

    Segundo o autor, A principal característica de uma equipe eficaz é a sinergia, a capacidade de seus integrantes trabalharem coletivamente, produzindo um resultado maior que a simples soma de suas contribuições individuais. A sinergia combina-se com outras características dos grupos de alto desempenho também chamadas fatores críticos de desempenho. Clareza de objetivos, coesão, organização e comunicação são os principais fatores críticos de desempenho

    Do exposto, fica fácil perceber que a alternativa correta é a “E".

    Quer relembrar esses conceitos? Veja:

    Clareza de objetivos é definir missão e os objetivos, envolvendo os participantes do grupo nesse processo. Falta de objetivos claros é uma fonte de desperdícios e frustração.

    Coesão é o resultado do desejo de cada integrante de permanecer no grupo, defendê-lo e continuar trabalhando com as mesmas pessoas.

    Organização é definir papéis e suas ligações, de forma que fique claramente estabelecida uma estrutura orgânica capa de realizar objetivos.

    Comunicação é essencial em qualquer atividade coletiva. Sem troca de informações, não há decisão nem organização no grupo.

    Gabarito: E

  • ''Fator crítico''...já pensei em coisa ruim e fui na B kkkkk

  • É impressionante como comunicação é uma palavra chave para essa banca, bem como para a administração de um modo geral. Se não tiver comunicação bem definida, a coisa fica critica em vários aspectos, principalmente na interação relacionada aos grupos.

    Logo, gabarito letra E.

  • Clareza de objetivos, coesão, comunicação e organização fazem parte da característica da sinergia de uma equipe.


ID
1818085
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
CASAN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Desde os primórdios da administração, as relações humanas foram consideradas fundamentais para a atuação das pessoas nas organizações, incluindo a qualidade do tratamento dispensado pela gerência aos trabalhadores, o sistema social formado pelos grupos e o papel dos supervisores como intermediários entre os grupos de trabalho e a administração superior. Quais são as principais decisões que um gerente deve tomar para desenhar um programa de relações com os empregados?

Alternativas
Comentários
  • De proteção? Humm... Alguém tem fonte sobre?

  • As principais decisões dos gerentes de linha para desenhar um programa de relações com os empregados devem incluir:

    °comunicação: a organização deve comunicar a sua filosofia aos empregados e solicitar a eles sugestões para assuntos de trabalho.

    °cooperação: a organização deve dividir a tomada de decisões e o controle das atividades com os empregados em busca de cooperação.

    °proteção: o local de trabalho deve contribuir para o bem estar e proporcionar proteção os empregados contra possíveis perseguições e retaliações.

    °assistência: a organização deve responder às necessidades especias de cada funcionário dando lhes assistência para tanto.

    °disciplina e conflito: a organização deve ter regras claras para lidar com a disciplina e o conflito.

                                                                                                                                                                        Milkovich e Boudreau, 1994

  • Vê R., a fonte que você procura está no livro do CHIAVENATO - Gestão de Pessoas - 2014 - Cap. 14 - pág. 378

  • DESENHO DO PROGRAMA DE RELAÇÕES COM O EMPREGADO
    1.Comunicação  - mão dupla

    2.Cooperação – compartilhar decisão

    3.Proteção – cuidado com assédio moral

    4.Assistência – suporte/apoio

    5.Disciplina – regras de conduta

    6.Administração de conflito – resolução
     

  • Desenho de um Programa de Relacões com Empregados:

    Para Milkovich e Boudreau, as principais decisoes dos gerentes de linha para desenhar urn programa de relaçoes com empregados devem incluir:

     

    1. Comunicaçoes: a organizaçao deve comunicar e explicitar a sua filosofia aos funcionarios e solicitar deles sugestoes e opinioes sobre assuntos do trabalho. As comunicaçoes devem ser de mao dupla.

     

    2. Cooperaçao: a organizaçao deve compartilhar o processo decisorio e o controle das atividades com os funcionarios para obter sua cooperaçao e comprometimento.

     

    3. Proteçao: o local de trabalho deve afetar o bem-estar dos funcionarios sob o ponto de vista fsico e proporcionar proteçao contra possiveis retaliaçoes ou perseguiçoes do ponto de vista psicologico. As pessoas devem sentir que seu local de trabalho e agradavel e seguro.

     

    4. Assistencia: a organizaçao deve responder as necessidades especiais de cada funcionario dando-lhes suporte e apoio para tanto. As pessoas devem sentir apoio e suporte da organizaçao em suas necessidades e expectativas.

     

    5. Disciplina e conflito: a organizaçao deve ter regras claras para lidar com a disciplina e a resoluçao de possiveis conflitos.

     

    GAB: A

     

    Fonte: Idalberto Chiavenato - Gestão de pessoas.

    * O texto está sem acentos mesmo

  • essa prova da Casan que a AOCP fez cobrou cada coisinha que nunca tinha visto em prova antes, parece que pegaram aqueles detalhes que sempre passam batido nos cursos e cobraram.

  • Iria colocar a letra B, mas tinha a palavra "incentivo" acabei colocando a letra A como mais correta.

    Indiquem para comentário! 

  • As vezes um pouco de lógica ajuda, mesmo que você não soubesse a questão era só pensar: como que um gerente vai manter um programa de relações com os empregados se não tiver primeiro a comunicação? só aí você já matava a questão, foi o que eu fiz, não sabia mas pela lógica eu acertei.

  • PUTZ pegadinha geral! A palavrinha "conflito" na assertiva A me pegou! Errei :|


ID
1818088
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
CASAN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Os conflitos organizacionais podem ser solucionados através das abordagens estrutural, de processo e mista. Assinale a alternativa que apresenta uma maneira de administrar o conflito segundo a abordagem de processo.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: B

    Abordagem estrutural: recursos limitados e escassos e de interdependência. 
    Abordagem de processo: desativação do conflito, reunião de confrontação entre as partes, ou colaboração.
    Abordagem mista: envolve tanto os aspectos estruturais como os de processo.

    RH Portal

  • A alternativa B faz referência a uma das estratégias p/ gestão de conflitos de acordo com a Abordagem de Processo;


    As demais alternativas (A, C, D,E) fazem referência à Abordagem Estrutural;

  • Ø Abordagem de Processo: procura reduzir conflitos por meio da modificação do processo, isto é, de uma  intervenção no episódio do conflito, que pode ocorrer de três maneiras:

    (I) Desativação

    (II) Reunião de confrontação 

    (III) Colaboração

  • Resposta: B

    Abordagem estrutural: consiste na busca pelo controle do conflito através da modificação dos elementos que tratam das percepções criadas pelas condições de diferenciação, de recursos limitados e escassos e de interdependência. Esta abordagem atua a fim de: 

    i) reduzir a diferenciação dos grupos, identificando objetivos comuns entre os membros e também por meio do reagrupamento de indivíduos, fazendo com que os grupos conflitantes se tornem membros de uma unidade maior; 

    ii) interferir nos recursos compartilhados, por meio de sistemas de recompensa formais e de incentivos para recompensar o desempenho conjunto e combinado de dois ou mais grupos, criando um objetivo comum; 

    iii) reduzir a interdependência, buscando separar os grupos tanto fisicamente quanto estruturalmente. Neste caso os grupos conhecem suas incompatibilidades, mas a distância e o baixo nível de interdependência reduz consideravelmente a possibilidade de conflito.

     

    Abordagem de processo: busca a modificação do processo. Esta abordagem intervém diretamente no conflito. Pode ocorrer por de três maneiras distintas, mas complementares:

    i) desativação do conflito, por meio da reação cooperativa - não agressiva - de uma das partes;

    ii) reunião de confrontação entre as partes, através de um conflito aberto, com confrontação direta e hostil;

    iii) colaboração, por meio do trabalho unido entre as partes, com o propósito de solucionar problemas, identificar ou buscar soluções capazes de conjugar os objetivos de ambas as partes.

     

    Abordagem mista: busca administrar o conflito tanto na estrutura quanto no processo. Permite duas maneiras:

    i) adoção de regras para a resolução de conflitos, através do desenvolvimento prévio de regras e regulamentos para a resolução dos conflitos;

    ii) criação de papéis integradores: criar terceiras partes na organização, as quais irão intermediar a comunicação entre as partes conflitantes. São os chamados papéis de ligação.

     

    Fonte: Admin Concursos

  • a) Reduzir a diferenciação dos grupos, abordagem estrutural

    b) Reunião de confrontação entre as partes, abordagem de processo

    c) Interferir nos recursos compartilhados, abordagem estrutural

    d) Reduzir a interdependência dos grupos, abordagem estrutural

    e) Reagrupamento dos indivíduos, abordagem estrutural

  • PARA NUNCA MAIS ERRAR:

    O gestor tem à sua disposição três abordagens para administrar conflitos, sendo elas, conforme Chiavenato (2004):

    a)      Abordagem estrutural: o conflito se forma das percepções criadas pelas condições de diferenciação, recursos limitados e escassos e de interdependência.  Se o gestor agir sobre algum desses elementos geradores, a situação conflitante poderá ser controlada mais facilmente.

    b)       Abordagem de processo: essa abordagem procura reduzir conflitos através da modificação de processos, podendo ser realizada por uma parte do conflito, por pessoas de fora ou uma terceira parte, e pode ser conduzida de três formas: a desativação do conflito, onde uma das partes opta pela cooperação promovendo o acordo; reunião de confrontação entre as partes, em que são abertos os motivos do conflito de maneira mais direta entre os envolvidos; ou colaboração, que ocorre após passadas as etapas anteriores, com as duas partes buscando uma resolução vantajosa para todos.

    c)      Abordagem mista: envolve tanto os aspectos estruturais como os de processo, e pode ser feita através da adoção de regras para resolução de conflitos, ou criação de papéis integradores. A adoção de regras se utiliza de meios estruturais para influenciar no processo de conflito, criando regras e regulamentos que delimitem a ação das pessoas. Já a criação de papéis integradores consiste em criar terceiras partes dentro da organização, de forma que elas estejam sempre disponíveis para auxiliar na busca de soluções favoráveis dos conflitos que possam surgir.

  • Para nunca mais errar:
    Abordagem Estrutural = Antes do Conflito, ou o conflito apenas percebido, latente
    Abordagem de Processo = Conflito nas vias de fato, Manifesto
    Misto -=  Conflito Percebido, experenciado

    Só isto

    fonte: Professor Cassiano Ramalho Salim

  • Até me choca uma questão razoável dessa banca..

  • As demais alternativas são mecanismos da abordagem estrutural (ocorre antes da instalação do conflito).

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • ABORDAGEM ESTRUTURAL

    Vem antes do conflito

    Conflito é criado por uma situação de: diferenciação, recursos escassos ou de interdependências

    Medidas que podem ser tomadas: o desenho de recompensas e objetivos comuns e o reagrupamento, a separação e a rotação de pessoas

    ABORDAGEM DE PROCESSO

    O conflito já está presente

    Pode ser feito por uma pessoa envolvida no conflito ou não, como um consulto

    Técnicas: desescalonização, reunião de confrontação e a colaboração

  • abordagem de processo: procura reduzir os conflitos por meio da modificação do processo e intervenção no episódio do conflito; desativação ou descalonização do conflito; reunião de confrontação entre as partes; colaboração.

  • Questão relativa à abordagem quanto à gestão de conflitos, mais precisamente a abordagem de processo. Vamos analisar as alternativas.

    Alternativa A. Errado. Reduzir a diferenciação dos grupos faz parte da abordagem estrutural da administração de conflitos. Esta abordagem atua sobre uma condição existente que predispõe ao conflito, que ainda não está instalado, na tentativa de minimizar as diferenças.

    Alternativa B. Certo. Uma das características da abordagem de processo é a reunião e confrontação entre as partes.

    Alternativa C. Errado. Interferir nos recursos compartilhados faz parte da abordagem estrutural da administração de conflitos. Essa interferência atua por meio de sistemas de recompensa formais e de incentivos para recompensar o desempenho conjunto e combinado de dois ou mais grupos, criando um objetivo comum.

    Alternativa D. Errado. Reduzir a interdependência dos grupos faz parte da abordagem estrutural da administração de conflitos. Esse meio busca separar os grupos tanto fisicamente quanto estruturalmente. Neste caso os grupos conhecem suas incompatibilidades, mas a distância e o baixo nível de interdependência reduzem consideravelmente a possibilidade de conflito.

    Quer relembrar as três abordagens? Veja:

    Abordagem estrutural: o conflito surge de percepções criadas pelas condições de diferenciação, de recursos limitados e escassos e de interdependência. Nesse caso, as percepções e o conflito poderão ser controlados se tais elementos também forem. Esta abordagem atua sobre uma condição existente que predispõe ao conflito, que ainda não está instalado, na tentativa de minimizar as diferenças. A abordagem estrutural procura:

    a) minimizar as diferenças entre os grupos, identificando objetivos que possam ser compartilhados por eles. Se o gerente conseguir conscientizar os grupos de que eles têm interesses em comum, eles deixarão de perceber os próprios objetivos como incompatíveis;

    b) reduzir a diferenciação dos grupos por meio do reagrupamento de indivíduos, de maneira que os grupos conflitantes se tornem parte de uma unidade maior.

    Abordagem de processo: é a abordagem que procura reduzir os conflitos por meio da modificação do processo e intervenção no episódio do conflito. Pode ser utilizada por uma das partes em conflito, por pessoas de fora ou por uma terceira parte, como um consultor, um gerente neutro ou algum superior da organização, podendo ser realizada de três diferentes maneiras:

    a) desativação ou desescalonização do conflito: ocorre quando uma parte reage cooperativamente ao comportamento de conflito da outra, encorajando comportamentos menos conflitantes ou desarmando conflito.

    b) reunião de confrontação entre as partes: ocorre quando o ponto de desativação já foi ultrapassado e as partes se preparam para um conflito aberto via confrontação direta e hostil. A intervenção nesse processo pode ser feita pela reunião de confrontação que procura reunir, face a face, as partes conflitantes, exteriorizar as emoções, discutir e identificar as áreas de conflito e localizar soluções do tipo ganha-ganha antes de qualquer solução beligerante.

    c) Colaboração: é usada depois de ultrapassada a oportunidade de desativação e de reunião de confrontação. Na colaboração, as partes trabalham juntas para solucionar problemas, identificar soluções do tipo ganha-ganha ou soluções integrativas capazes de conjugar os objetivos de ambas as partes.

    Abordagem mista: procura administrar o conflito com aspectos estruturais e processuais; inclui intervenções sobre a situação estrutural e sobre o episódio conflitivo. Pode-se adotar uma abordagem mista ao influenciar o processo de conflito por meios estruturais, como a adoção de regras para a resolução de conflitos e determinando-se, previamente, os procedimentos e os limites para trabalhar o conflito, que pode ser contido e controlado, conduzindo as partes para a solução do problema

    Gabarito: B

  • Os conflitos organizacionais podem ser solucionados através das abordagens estrutural, de processo e mista. 

    Estrutural: atua na base, na causa do conflito, condições antecedentes.

    Processual: atua no episódio, no processo.

    Misto: atua na estrutura e no processo

    a)Reduzir a diferenciação dos grupos. - atua na causa / Estrutural

    b)certa Reunião de confrontação entre as partes. - atua no Processo, não resolve a causa, resolve o processo

    c)Interferir nos recursos compartilhados.- atua na causa / Estrutural

    d)Reduzir a interdependência dos grupos.- atua na causa / Estrutural

    e)Reagrupamento dos indivíduos. - atua na causa / Estrutural

    Gab.B


ID
1818091
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
CASAN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Na organização do ambiente de trabalho é realizado o estudo e distribuição dos trabalhos na empresa. Para que isso ocorra são definidos alguns termos. Assinale a alternativa que apresenta o termo que define um conjunto de atividades convergentes e afins, que caracteriza as atribuições das unidades organizacionais e dos cargos, servindo, inclusive, como critério de departamentalização da empresa.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C. RENNNO (2013): 

    É o critério mais usual na administração. Os departamentos são agrupados de acordo com a função organizacional, ou seja, são formados departamentos de Marketing, de Finanças, de Recursos Humanos etc.

    Nesse tipo de departamentalização, o agrupamento é feito tendo em vista a semelhança das tarefas, habilidades e recursos para a execução de cada função específica.

  • Definições: Função – conjunto de atividades convergentes e afins, que caracterizam as atribuições das unidades organizacionais e dos cargos, servindo, inclusive, como critério para departamentalização da empresa.


    Atividade – conjunto de tarefas necessárias à realização do trabalho atribuído às unidades organizacionais e aos cargos.


    Tarefa – agrupamento de operações interligadas mediante determinada ordem seqüencial, levando-se em consideração a subdivisão do trabalho entre os funcionários alocados em uma unidade organizacional.


    Operação – parte indivisível da execução de uma tarefa, podendo ser executada manualmente ou por intermédio de instrumentos, ferramentas, máquinas etc .


    Natureza da atividade – para o alcance de seus objetivos, as empresas executam inúmeras atividades, necessárias ao atendimento de aspectos legais, de produção, financeiros, contábeis etc.


    Atividades complementares – quando as atividades apresentam uma relação antecedente/subseqüente, encadeada numa ordem rígida e necessária com a atividade subseqüente funcionando como um complemento necessário da antecedente, para que o trabalho possa ser realizado.


    Atividades similares – ocorrem quando a realização de duas ou mais atividades obedece ao mesmo procedimento de execução.


    Fonte:http://slideplayer.com.br/slide/83650/

  • F> A> T> O

  • Complementando o comentário do erick medida:

    F > A > T > O

    Fato: conjunto de atividades

    Atividade: conjunto de tarefas

    Tarefa: conjunto de operações

    Operação: menor unidade indivisível

  • Onde Maurício colocou Fato, creio que quis colocar Função certo?...
  • LETRA C CORRETA

    Tipos de Departamentalização

    Como estamos falando sobre divisão do trabalho por tipos de especialização, fica óbvio que cada empresa pode ter uma forma de departamentalizar diferente de acordo com a sua realidade.

    Por Função

    Esse é um dos tipos de abordagem mais comum que existem. Nesse caso, são criadas áreas na empresa agrupando pessoas especialistas em determinada atividade. É aquela velha estrutura que você já conhece (e talvez até trabalhe), onde uma empresa possui uma área de vendas, uma área financeira e por aí vai. No final das contas, o objetivo é ter pessoas com expertises similares trabalhando junto.

    Por Clientes

    Quando uma empresa conhece tão bem os seus clientes que se organiza para concentrar os esforços nos atributos e necessidades do seu público, ela provavelmente vai utilizar a departamentalização por clientes.

    Por Processos

    Nesse caso, a maior preocupação para a organização de setores na empresa vai ser no processo de produção.

    Por Produtos ou Serviços

    Esse tipo de departamentalização é similar à abordagem por clientes, já que a empresa se organiza agrupando seus colaboradores dentro de áreas específicas. A única diferença é que nesse caso, ao invés do foco ser um tipo de cliente, o foco passa a ser nos tipos de produtos oferecidos pela empresa.

    Matricial

    Essa é uma combinação da departamentalização funcional com uma de outro tipo. Essa outra pode ser por projetos (como mostraremos no exemplo abaixo), por produtos, serviços, clientes ou localização geográfica.

    Na realidade, nesse tipo de divisão, a empresa mantém a estrutura funcional para atividades internas e adota a departamentalização divisional para os projetos ou produtos/serviços ofertados. É muito comum ver esse tipo de estrutura em consultorias, agências de publicidade e empresas similares.

    Geográfica ou Territorial

    Como o próprio nome já diz, a abordagem territorial vai dividir a empresa de acordo com os locais onde ela atua. Ela é muito comum em empresas que possuem filiais em áreas ou regiões diferentes. Nesses casos, apesar de possuírem áreas unificadas, o foco é em prestar atenção nas características de cada região.

    Essa abordagem é especialmente positiva para não errar na alocação de produtos em regiões onde ele não tem aderência e propagandas mais direcionadas ao comportamento local.

    Por Projetos

    Na departamentalização por projetos, os colaboradores vão receber atribuições temporárias dentro de projetos. Isso ocorre, porque como você bem sabe um projeto tem início, meio e fim. Assim, as funções só vão existir enquanto o projeto existir.


ID
1818094
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
CASAN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Uma boa administração de materiais requer alguns fatores para que a organização disponha, de modo contínuo, dos insumos necessários para suas atividades. Assinale a alternativa que apresenta o fator que demonstra a importância de se ter na organização mecanismos competentes de especificação, recebimento, triagem, monitoração e avaliação. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E / CHIAVENATO (2010,P. 116) = Almoxarifado  =  ahnoxarifado se incumbe de armazenar os materiais iniciais, como as matérias-primas e outros materiais adquiridos de terceiros. O depósito se incumbe de annazenar os produtos acabados. As várias envolvidas no processo produtivo também annazenam materiais -em processamento, semi-acabados e materiais acabados -enquanto os processam e transfonnam. Iconvém distinguir entre armazenamento de matérias-primas, de ma<  teriais em trânsito e de produtos acabados.

    IJJ :> ~ Almoxarifado é o órgão que guarda e estoca os materiais da empresa, :predominantemente as matérias-primas. O almoxarifado recebe os materiais V) adquiridos dos fornecedores externos por meio do de compras. O ór:ê *l gão de compras libera os materiais comprados para entrada no almoxarifado :l! somente após a aprovação pelo órgão de Controle de Qualidade (CQ), que Q) geralmente mantém uma seção denominada Inspeção de Qualidade na Re""o ucepção do Material. Os materiais são imediatamente annazenados no almotl~'cxarifado e passam a ser requisitados pelas diversas seções através da Requisi'E~ ção de Materiais (RM).

  • A Adm. materiais, tem impacto sobre a LUCRATIVIDADE, QUALIDADE DE PRODUTOS e SATISFAÇÃO DOS CLIENTES.

    A Qualidade dos Produtos pode ser enxergado por diversas dimensões, isso ocorre por se tratar de um conceito multidimensional, englobando os aspectos de desempenho, características, confiabilidade, conformidade, durabilidade, atendimento, aparência e qualidade percebida. Todos envolvendo o produto ou serviço prestado pela empresa.

    Gabarito: E

  • Os fatores fundamentais para uma boa gestão de materiais são;

    a) Qualidade do material --> Remete à importância de se ter na organização mecanismos competentes de especificação, recebimento, triagem, monitoração e avaliação dos competentes;

     

    b) Quantidade necessária --> Manter a estocagem e a distribuição de modo a garantir que as quantidades certas cheguem a cada destino sem danos à qualidade inicial;

     

    c) Prazo de entrega --> Ter soluções para caso de eventuais atrasos;

     

    d) Preço --> Realizar compras com pesquisa de preços dentro da qualidade especificada;

     

    e) Condições de pagamento --> Fazer negociação de condições mais favoráveis de pagamento;

    GAB. E

    Fonte: Administração pública / Claudia Costin. Pág. 183

  • Obrigado pelas informações!

  • Só eu que não entendo essa banca?

  • Até que enfim uma questão que eu entendi, as outras eu estudei mas quando fui resolver fiquei voando. Banca desgraçaaaaaa

  • Gabarito: E.

    Qualidade do material.

  • Alternativa correta: E

    "Esses fatores remetem à importância de se ter, na organização, mecanismos de especificação, recebimento, triagem, monitoração, e avaliação competentes (para assegurar a qualidade do material recebido), estocagem e distribuição (para garantir que as quantidades certas cheguem a cada destino, sem danos à qualidade inicial), administração dos prazos de entrega, com soluções construídas para casos de eventuais atrasos, processo de compras com pesquisa de preço, dentro da qualidade especificada, e negociação das condições de pagamento." COSTIN, Claudia. Administração Pública. Rio de Janeiro: Elsevier; Editora Campus, 2010.

  • Questão chata DA PESTE! já caiu na (Cespe/ Bacen 2013/ Téc Adm)... e a AOCP retirou de lá.

    Alguns objetivos da (ARM), que você não pode esquecer são os TQQ (“terça, quarta e quinta”). São eles:

    • Tempo Ideal;
    • Quantidade Certa;
    • Qualidade Adequada: a percepção de valor de qualidade é definida pelo cliente; a questão chamou de qualidade do material! Logo está CERTA. e
    • preço justo.

    Bizu

    Controle de qualidade, perceba que nele temos as palavras chaves: MONITORAMENTO e AVALIAÇÃO.

    Controle de qualidade, perceba que nele temos as palavras chaves: MONITORAMENTO e AVALIAÇÃO.

    Controle de qualidade, perceba que nele temos as palavras chaves: MONITORAMENTO e AVALIAÇÃO.

    Referencia: Apostila do estratégia

  • A tristeza de ser administradora e não entender por*a nenhuma do que essa banca pede... EU QUE LUTE


ID
1818097
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
CASAN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A administração de materiais no setor público é fortemente regulada e contempla as funções de compras governamentais e contratação de serviços, de armazenamento e administração de estoques, de distribuição e de administração patrimonial. A função de compras governamentais e contratação de serviços deve ser realizada através de licitações. Assinale a alternativa que apresenta algumas das modalidades de licitação para compras e contratações pela administração pública brasileira. 

Alternativas
Comentários
  • DI PIETRO (2014, 27ª Edição, p. 411) =  A Lei nº 8 .666/93 prevê cinco modalidades d e licitação, n o artigo 2 2 : concorrência,

    tomada de preços, convite, concurso e leilão; nos cinco primeiros parágrafos contidos no dispositivo, define cada uma dessas modalidades; no § 8º, veda a criação de outras modalidades de licitação ou a combinação das referidas neste artigo. No entanto, pela Medida Provisória nº 2.026, de 4-5-00, foi criado o pregão como nova modalidade de licitação, a ser utilizada exclusivamente pela União. A Lei nº 1 0 . 520, de 1 7-7-02, em que se converteu aquela medida provisória, não repete a restrição que impedia a utilização do pregão por Estados, Distrito Federal e Municípios, razão pela qual todos os entes federativos podem utilizá-lo. Essa modalidade de licitação está disciplinada pela própria Lei nº 1 0 . 5 2 0, porém, conforme o disposto em seu artigo 9º, aplicam-se subsidiariamente as normas da Lei nº 8. 666. A Lei nº 1 2.462, de 4-8- 1 1, instituiu o Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC),20 aplicável apenas às licitações e contratos necessários à realização : I - dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2 0 1 6, constantes da Carteira de Projetos Olímpicos a ser definida pela Autoridade Pública Olímpica (APO) ; II - da Copa das Confederações da Fifa - 2 0 1 3 e Copa do Mundo 2 0 1 4; e III - para as obras de infraestrutura e de contratação de serviços para os aeroportos das capitais dos Estados da Federação distantes até 350 km das cidades sedes do mundiais referidos nos incisos 1 e II. Em virtude de alterações posteriores, o mesmo Regime é aplicável às ações integrantes do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC (conforme Lei nº 1 2 . 688, de 18-7- 12), às obras e serviços de engenharia no âmbito dos sistemas de ensino público (nos termos da Lei nº 1 2 . 722, de 20- 1 0- 1 2) , às obras e serviços de engenharia celebrados no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS (conforme Lei nº 1 2 . 745, de 1 9- 1 2-12, conversão da Medida Provisória nº 580, de 14-9 - 1 2) e às ações da Conab relacionadas a reforma, modernização, amplicação ou construção de unidades armazenadoras próprias destinadas à conservação de produtos agropecuários em ambiente natural (conforme Lei nº 1 2. 8 73, de 24- 10-13) . Ainda é prevista a aplicação subsidiária da lei do RDC nas licitações destinadas à concessão de porto organizado e ao arrendamento de instalação portuária (art.66 da Lei de Portos, de nº 1 2 . 8 1 5 , de 5-6- 1 3) .


    Gabarito A. 

  • Letra A = modalidades 

    Letra E:  tipos de licitação

  • RESPOSTA - A

     

    Lei 8.666/93 - Art. 22 - São modalidades de licitação:

    I - concorrência;

    II - tomada de preço;

    III - convite;

    IV - concurso;

    V - leilão.

     

    OBS.: Além das modalidades expressamentes previstas na Lei 8.666/93, existe o pregão, regulamentado pela Lei 10.520/02, e a consulta, aplicável às exigências reguladoras, conforme a Lei 9.472/97.

  • Gabarito Letra A

     

    Mais vale lembrar:

    MODALIDADES - CONCORRÊNCIA , TOMADA DE PREÇO , CONVITE , CONCURSO , LEILÃO E PREGÃO.

     

    TIPOS: MENOR PREÇO, MELHOR TÉCNICA , TÉCNICA E PREÇO , MAIOR LANCE OU OFERTA.

  • Errei porque fui muito crítico ao olhar a questão.

    Foquei muito em que o CONCURSO não compra nem contrata, mas acabei esquecendo da palavrinha mágica MODALIDADES que valida a letra "A".

    Espero que os colegas não errem pelo mesmo motivo que errei.

  • Também fiquei muito em concurso, André. Porém quanto a modalidades, só existia essa alternativa na questão. Mas antes de marcar a letra eu procurei outras modalidades compatíveis com compra e contratação. Como não teve, letra A.
  • Regime: Empreitada por preço global, por preço unitário; tarefa, empreitada integral

    Modalidade: Concorrência, tomada de preços, convite, concurso e o leilão (8.666) + pregão (10.520)

    Tipo: Menor preço; técnica e preço; melhor técnica; maior lance ou oferta

  • BIZU: ART. 22: SÃO MODALIDADES DE LICITAÇÃO: (4COM PRE LEI TO OU COM PRE 4 LEI TO) = 4COMPRELEITO OU COMPRE 4 LEITO

  • se tivesse na alternativa pregão ainda estaria certo, mas se tivesse leilão estaria errado pq o enunciado fala de comprar.

  • GABARITO: A

    Art. 22. São modalidades de licitação:

    I - concorrência;

    II - tomada de preços;

    III - convite;

    IV - concurso;

    V - leilão.

  • Não entendi, a modalidade concurso serve para comprar ou contratar? Achei que era para premiar, nada haver acertei por falta de opção, mas não tem lógica não.

  • GABARITO: LETRA A

    Das Modalidades, Limites e Dispensa

    Art. 22. São modalidades de licitação:

    I - concorrência;

    II - tomada de preços;

    III - convite;

    IV - concurso;

    V - leilão.

    LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993.

  • ALTERNATIVA, LETRA, A.

    MODALIDADES DE LICITAÇÕES PARA COMPRAS E CONTRATAÇÕES SÃO:

    CONVITE > ESTÁ LIGADA A CONTRATAÇÃO E COMPRA

    CONCORRÊNCIA > ESTÁ LIGADA A CONTRATAÇÃO E COMPRA

    CONCURSO > EMBORA MUITOS DISCORDEM, ESTA OPÇÃO ESTÁ VINCULADA A CONTRATAÇÃO, POIS ELA SERVE APENAS PARA ESCOLHA DE TRABALHOS TÉCNICOS, CIENTÍFICOS E ARTÍSTICOS, MEDIANTE PAGAMENTO OU PREMIAÇÃO.

    DIFERENTE DAS DEMAIS MODALIDADES, NO CONCURSO NÃO HÁ COMPETITIVIDADE DE PREÇO, POIS O VALOR A SER PAGO PELA ADMINISTRAÇÃO JÁ ESTÁ DEFINIDO PREVIAMENTE NO ATO CONVOCATÓRIO.

    OUTRAS MODALIDADES QUE NÃO ESTAVAM NA OPÇÃO, MAIS TAMBÉM SÃO MODALIDADES DE LICITAÇÃO.

    TOMADA DE PREÇO

    LEILÃO > EMBORA ESSA SEJA PARA VENDER, TAMBÉM É UMA DAS MODALIDADES

    PREGÃO> EMBORA NÃO ESTEJA DESCRITA NA LEI 8.666/93. TAMBÉM É UMA DAS MODALIDADES

  • GABARITO: A

    Tipos de licitação:

    Menor Preço

    Melhor técnica

    Técnica e preço

    Maior lance ou oferta

    Modalidades de licitação:

    Concorrência

    Tomada de preços

    Convite

    Concurso

    Leilão


ID
1818100
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
CASAN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

O ciclo orçamentário começa com a elaboração do orçamento pelo Poder Executivo e aprovação pelo Poder Legislativo. Após a execução ao nível do Poder Executivo, acontece o último passo, que é o controle orçamentário e sua avaliação realizados pelo Poder Legislativo o qual proporciona informações e avaliações que influenciarão a proposta orçamentária seguinte. Com base em quais instrumentos, elaborados pelo Poder Executivo, o Poder Legislativo realiza o controle orçamentário?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C  — 

    Do Contrôle Externo

    Art. 81. O contrôle da execução orçamentária, pelo Poder Legislativo, terá por objetivo verificar a probidade da administração, a guarda e legal emprêgo dos dinheiros públicos e o cumprimento da Lei de Orçamento.

    Art. 82. O Poder Executivo, anualmente, prestará contas ao Poder Legislativo, no prazo estabelecido nas Constituições ou nas Leis Orgânicas dos Municípios.

    § 1º As contas do Poder Executivo serão submetidas ao Poder Legislativo, com Parecer prévio do Tribunal de Contas ou órgão equivalente.

    § 2º Quando, no Munícipio não houver Tribunal de Contas ou órgão equivalente, a Câmara de Vereadores poderá designar peritos contadores para verificarem as contas do prefeito e sôbre elas emitirem parecer.

  • Gab. C

    Uma breve explicação:

    A resposta é "Balanços e Relatórios" porque as outras alternativas são funções típicas. Balanços e relatórios seriam atípicos já que, em regra, quem faz é o Executivo. (Diaaa)

    "Balanço Patrimonial é tudo que a organização tem no momento. Então é um instrumento de controle. Quando se faz o controle, se quer saber o que a "organização" tem no momento: os ativos e passivos. E relatórios são os relatórios propriamente ditos. Neles contém descrição de despesas, receitas."(Isabele)

     

     

  • Letra C.

     

    Plano Plurianual = é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.

     

     

    Orçamento Fiscal = refere-se aos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) e órgãos de administração pública direta e indireta.

     

    Balanços e Relatórios = O balanço patrimonial é uma demonstração contábil da situação contábil, financeira e econômica de uma em determinada data. Relatório é o documento que apresenta os resultados de determinada atividade e respectiva interpretação, devendo estar de acordo com os procedimentos e normas técnicas aplicáveis.

     

     

    Orçamento da Seguridade Social = é um conjunto de ações estatais que compreende a proteção dos direitos relativos à saúde, previdência social e assistência social.

     

     

    Orçamentos de Investimentos das empresas estatais = compreende os investimentos das empresas controladas pela União, ou seja, aquelas em que direta ou indiretamente detenha a maioria do capital social com direito a voto, e cujas programações não constam integralmente do Orçamento Fiscal e da Seguridade Social.

     

  • Acertei pq o comando da questão pediu InstrumentoS, no plural, e a unica alternativa que apresentava duas coisas foi a letra C, se a banca errasse na concordância eu me fufu.


ID
1818103
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
CASAN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Dentro do ambiente empresarial, a administração financeira volta-se basicamente para as funções de planejamento e controle financeiro e administração de ativos e passivos. Com base nessas funções, quais são as grandes decisões financeiras tomadas por uma empresa?

Alternativas
Comentários
  • Decisões de investimentos e de financiamentos ligados a decisões de médio e longo prazo referentes respectivamente a receitas e despesas. Opção D 

  • Qual a fonte Daniel?


  • isso não é afo

  • Gabarito (D).

     

    Decisões de Investimento - referem-se tanto à administração da estrutura do ativo quanto à implementação de novos projetos.

    Decisões de Financiamento - visam a montar a estrutura financeira adequada às operações normais e aos novos projetos a ser implantados na empresa.

     

    At.te, CW.

    Fonte: http://www.maph.com.br/tematica/rotinasfinanceiras_areasdedecisoes.htm

  • Letra D.

     

    As três áreas de decisões financeiras são: Decisões de Investimento, Decisões de Financiamento e Decisões Relativos ao Lucro.

     

     

    a)         Decisões de Investimento = dizem respeito aos comprometimentos de recursos necessários para a organização obter, em um momento futuro, algum tipo de retorno. Sejam em ativos circulantes ou permanentes, sejam em ativos financeiros ou em outras empresas, é fundamental decidir que projetos receberão recursos, em que quantidade e quais são os retornos esperados, tendo em vista os objetivos traçados pela empresa e os meios necessários para atingi-los. 

     

     

    b)         Decisões de Financiamento = Uma vez definidos em quais ativos serão investidos os recursos financeiros, a próxima decisão refere-se ao seu financiamento. Geralmente, há algumas fontes de financiamento disponíveis aos gestores e analisar a(s) melhor(es) para as atividades da organização é a segunda grande decisão dos administradores financeiros. Normalmente, estas decisões têm como meta principal reduzir o custo de capital da organização, concorrendo, desta forma, para a maximização do seu valor.

     

     

    c)         Decisões relativas à Destinação do Lucro = Um gestor financeiro deve decidir, sobre o lucro observado em determinado período, que parcela será distribuída na forma de dividendos ou em outra forma. Como consequência desta decisão, tem-se o complemento desta parcela que será reinvestido para financiar parte das atividades da organização.

     

     

    http://www.virtual.ufc.br/solar/aula_link/gad/A_a_H/administracao_fin_orcam/aula_01/04.html

  • Senti uma pitada de contabilidade

  • FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR FINANCEIRO:

    1. análise, planejamento e controle financeiro.

    2. tomadas de decisões de investimento.

    3. tomadas de decisões de financiamentos.

    1. Análise, planejamento e controle financeiro. Coordenar, monitorar e avaliar todas as atividades da empresa, bem como participar ativamente das decisões estratégicas, para alavancar as operações.

    2. Tomadas de decisões de investimento. Destinação dos recursos financeiros para aplicação em ativos correntes (circulantes) e não correntes, considerando a relação adequada de risco e retorno.

    3. tomadas de decisões de financiamentos. Captação de recursos financeiros para o financiamento dos ativos, considerando a combinação adequada dos financiamentos de curto e longo prazos e a estrutura de capital.

    Fonte: APOSTILA (Administração Financeira) Prof. Petronio Castro


ID
1818109
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
CASAN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Logística pode ser definida como um ramo da gestão cujas atividades estão voltadas para o planejamento da armazenagem, circulação e distribuição de produtos. Com base nessa definição, analise os títulos das notícias disponíveis no site da CASAN, transcritas a seguir, e assinale a alternativa que apresenta a(s) notícia(s) que representa(m) ações de logística conforme a definição apresentada.

I. CASAN entrega reservatório em Ingleses.

II. 0800 da CASAN amplia equipes para feriadões.

III. CASAN lança aplicativo para região de Porto Belo e Bombinhas.

IV. CASAN atende em sistema de plantão nos feriados de final de ano.

V. Norte da ilha ganha o mais moderno reservatório de água do estado.

Alternativas
Comentários
  • Discordo desse gabarito. Para mim, todas as alternativas estão ligadas à gestão de logística.
    O item I, quando diz que a CASAN entrega reservatório em Ingleses, dá a entender que estão aumentando sua capacidade de armazanagem ou produção. O item II podemos supor que a instituição está fazendo uma força tarefa para atender a demanda, disponibilizando equipes para atender seu 0800 nos feriadões, isso reflete na demanda, no pedido, na agilidade e logística. O item III a empresa está lançando um aplicativo para determinada região. Apesar de não sabermos que tipo de aplicativo é esse, podemos inferir que é para algum tipo de melhoria, que reflete na produção final, na logística, entre outros, que são fatores aliados à tecnologia. O item IV é o mesmo pensamento do 0800, uma força tarefa para atender sazonalmente um tipo de demanda ou pedido. E o V é o mesmo raciocínio do I. Tudo isso influencia no processo logístico, seja de imediato ou longo prazo, aumentando sua capacidade ou reduzindo custos operacionais, entre outros.

  • Se não descreve qual o objetido do aplicativo não tem porque supôr que ele seja uma das alternativas corretas. II e III parece algo mais voltado ao planejamento das atividades.

  • Apenas exclui a alternativa "III. CASAN lança aplicativo para região de Porto Belo e Bombinhas". E já consegui acertar a quetão..

    O.o

  • Gab.: D

    Logística  -> atividades voltadas para o planejamento da armazenagem, circulação e distribuição de produtos.

    I. CASAN entrega reservatório em Ingleses. [distribuição]

    II. 0800 da CASAN amplia equipes para feriadões.

    III. CASAN lança aplicativo para região de Porto Belo e Bombinhas. [não informa qual a função do aplicativo, então não podemos inferir que envolve logística, pode ser apenas descrevendo sobre as funções da empresa]

    IV. CASAN atende em sistema de plantão nos feriados de final de ano.

    V. Norte da ilha ganha o mais moderno reservatório de água do estado. [distribuição]

  • LETRA D.  Existem quatro principais tipos de logística: de suprimento, de produção, de distribuição e reversa. 

     

    Logística de Suprimento: Voltada para o processo de implementar, planejar e controlar a aquisição, a estocagem e movimentação de suprimentos, de acordo com a necessidade de cada cliente em uma indústria. Os objetivos são: reduzir custos, reduzir capital investido em estoque e melhorar os serviços logísticos;

     

    Logística de Produção: Abrange os ambientes internos da empresa. Nele é feita a conversão de matérias em produtos acabados, sempre pensando em formas de se otimizar o processo;

     

    Logística de Distribuição: Processo de distribuição dos produtos nas diferentes praças de atuação da empresa (estoques, equipamentos de carga e descarga e os veículos propriamente ditos);

     

    Logística Reversa: Essa categoria de logística está diretamente ligada ao meio-ambiente e à ecologia. É um instrumento que caracteriza ações e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos no setor empresarial. 

  • Gab. D.

     

    http://www.sistemadearmazenagem.com.br/tiposdelogistica/

  • Entendi que CASAN é uma empresa de água e saneamento, então segui a seguinte lógica:

    I. CASAN entrega reservatório em Ingleses.  (vai melhorar a distribuição de água da região) ok

    II. 0800 da CASAN amplia equipes para feriadões. (0800 é serviço comunicação, não há entrega de produto)

    III. CASAN lança aplicativo para região de Porto Belo e Bombinhas. (a mesma coisa do iten II)

    IV. CASAN atende em sistema de plantão nos feriados de final de ano. (mesma coisa do iten II e III)

    V. Norte da ilha ganha o mais moderno reservatório de água do estado. (como o item I, vai melhorar a distribuição de água) ok

  • Nessa questão, deve ser observada que o examinador quer em relação ao pequeno conceito que ele deu sobre logística. Estamos acostumados a pensar na logística de forma ampla, mas o próprio enunciado da questão limitou a APENAS produtos.


ID
1818112
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
CASAN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a atividade relacionada aos documentos que pode ser considerada a espinha dorsal da gestão de documentos, que consiste em estabelecer a imagem do contexto onde são produzidos os documentos.

Alternativas
Comentários
  •  Classificação 

    Considerada a espinha dorsal da gestão de documentos,  consiste em estabelecer a imagem do contexto onde são produzidos os documentos. 


    Significa separar, diferenciar, distinguir ou dividir um conjunto de elementos da mesma composição (órgão produtor, competências, funções, atividades) em classes e subclasses documentais que se articulam formando o fundo de arquivo.  


    http://www.aperj.rj.gov.br/doc/manual%20de%20gestao.pdf

  • LETRA E

    A classificação de documentos é o instrumento de gestão documental, que permite a padronização dos documentos, o que facilita o critério de arquivamento.

  •  Ato ou efeito de analisar e identificar o conteúdo de documentos, selecionar a categoria de assunto sob a qual sejam recuperados, podendo-se lhes atribuir códigos.

  • Como função arquivística, a classificação pode ser considerada a espinha dorsal da gestão de documentos, que consiste em estabelecer a imagem do contexto onde são produzidos os documentos.

    http://diplomaticaemperformance.blogspot.com.br/

  • http://pt.slideshare.net/ElizeuFerro/09-administrao-gesto-de-documentos-parte-1

  • Perfeito Ingrid.

  • De onde diabus essa banca tira essas questões?! 

  • Eu e mais uns 40% foram de letra B. Quando li "espinha dorsal" só veio a cabeça "protocolo".

     

  • Protocolo tem haver com Controle .

  • CLASSIFICAÇÃO: ESPINHA DORSAL

  • O examinador dessa banca deve pegar esses conceitos em qualquer site do google. Só pode!

  • Aqui é o famoso "chute, acerte se tiver sorte".
  • Essa banca adora colocar questões de Classificação.

  • êta banca miseraveeee

  • Resolução: a classificação de documentos permite fazer uma identificação do que existe de documentação, fazendo com que essa documentação possa ser organizada em classes e a partir dessas classes, receberem sua temporalidade. A partir da temporalidade, saberemos por quanto tempo cada documento deve permanecer em cada idade e se deve ser eliminado ou guardado permanentemente após esse processo. Por isso a classificação é chamada de espinha dorsal, veja quantas atividades são desencadeadas após a aplicação do código de classificação! 

    Resposta: E 

  • plano de classificação: Esquema de distribuição de documentos em documentos classes, de classes acordo com métodos de arquivamento específicos, elaborado a partir do estudo das estruturas e funções de uma instituição e da análise do arquivo.

  • Como função arquivística, a classificação pode ser considerada a espinha dorsal da gestão de documentos, que consiste em estabelecer a imagem do contexto onde são produzidos os documentos.

  • cobraram a E), mas se o gabarito fosse a B ninguém diria que está errado. complicado.

  • Em 13/02/21 às 18:36, você respondeu a opção B.

    !

    Você errou!Em 09/02/21 às 09:20, você respondeu a opção B.

    !

    Você errou!

  • Alguém entendeu essa pergunta?

  • A classificação dos documentos é considerada a ESPINHA DORSAL da gestão de documentos!

  • Manual de Gestão de Documentos do Poder Executivo do RJ:

     

    Como função arquivística, a classificação pode ser considerada a espinha dorsal da gestão de documentos, que consiste em estabelecer a imagem do contexto onde são produzidos os documentos. Significa separar, diferenciar, distinguir ou dividir um conjunto de elementos da mesma composição (órgão produtor, competências, funções, atividades) em classes e subclasses documentais que se articulam formando o fundo de arquivo. É evidente que a dispersão de documentos compromete a integridade do arquivo, por isso a classificação está fundamentada no princípio de proveniência e no princípio da ordem original.

  • Como função arquivística, a classificação dos documentos pode ser considerada a espinha dorsal da gestão de documentos, que consiste em estabelecer a imagem do contexto onde são produzidos os documentos. 

  • Eu que senti frio na espinha dorsal quando fui marcar!

  • A gestão de documentos, para ser estruturada, necessita que alguns procedimentos sejam executados previamente. Um desses procedimentos é essencial, ou melhor, é a base para a existência da gestão de documentos em uma instituição, e é sobre isso que a questão trata.
    a) O registro é uma das fases do protocolo, juntamente com o recebimento, autuação, classificação, distribuição, tramitação/controle da tramitação e expedição de documentos. Nessa fase, os documentos recebem uma numeração de controle, controlada por um sistema manual ou informatizado. Além disso, informações que representam o documento são inseridos nesse sistema, de forma que o documento possa se recuperado posteriormente. O registro e o protocolo em si não são essenciais à gestão de documentos, apesar de fazerem parte dela. Errada

    b) Protocolo é a porta de entrada e saída dos documentos na instituição. O objetivo do protocolo é controlar a movimentação dos documentos e ele o faz por meio das fases de recebimento, registro, autuação, classificação, distribuição, tramitação/controle da tramitação e expedição de documentos. O protocolo não é essencial à gestão de documentos, apesar de fazer parte dela.  Errada. 

    c) Destinação é quando o documento, após ter cumprido as suas funções, pode ser eliminado ou recolhido para a guarda permanente. A destinação final é um processo importante diante da gestão de documentos, mas ela só terá estrutura para ser realizada caso outro procedimento mais importante seja feito anteriormente, que é a classificação, a aplicação do Plano de Classificação e da Tabela de Temporalidade. Errada.

    d) Recebimento é uma das fases de protocolo e significa somente o fato de que alguém responsável recebeu o documento na instituição, fornecendo comprovação para o interessado. O recebimento e o protocolo são importantes para a gestão de documentos, fazem parte dela, mas não são essenciais para a sua estruturação. Errada.

    e) Classificação de documentos é o ato de analisar o documento, identificar a qual função/atividade  da instituição ele representa e, a partir do que foi identificado, deve-se tentar encaixar o documento, dentro da classe do Plano/Código de Classificação que mais se adeque.

    A questão afirma que a classificação é a espinha dorsal da gestão de documentos porque é a partir do código que foi aplicado, aliado à tabela de temporalidade, que sabemos por quanto tempo cada documento vai ficar em cada fase do ciclo documental. Isso quer dizer que os documentos estarão no lugar certo, pelo tempo adequado e, posteriormente, os documentos serão eliminados ou recolhidos para o arquivo permanente, o que é, em outras palavras, a gestão documental em si. Certa. 

    Gabarito do Professor: Letra E.
  • arquivologia coloca a Classificação em primeiro lugar e a Avaliação em segundo como os principais instrumentos de gestão

    como pediu só uma prevalece a classificação, mas existem questões que perguntam das duas


ID
1818115
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
CASAN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

No que se refere aos tipos de documentos, o padrão ofício contempla o ofício, o aviso e o memorando e deve conter tipo e número, local e data, assunto, destinatário, texto, fecho, assinatura do autor e identificação do signatário. Quanto ao texto, qual é o elemento da estrutura que diferencia o documento que encaminha outros documentos do documento que não encaminha outros documentos?

Alternativas
Comentários
  • Alguém aí manja das arquivologia da vida? 

  • ENTENDI NADA, QUE LOUCURA ISSO.

    encaminha outros documentos do documento que não encaminha outros documentos?

  • Primeiro tem que entender a oq o autor quis dizer: qual é o elemento da estrutura que diferencia o documento que encaminha outros documentos, do documento que não encaminha outros documentos. Tem vírgula nesta frase.

  • Doidera é essa? Realmente, essa questão tem nada a ver com arquivologia... :/


  • Pessoal

    Este assunto está em Redação Oficial! Padrão Ofício. Também achei estranho estar no filtro do QC como Arquivologia, além do mais no Manual de Redação Oficial da Presidência da República nao encontrei nada parecido com "...que diferencia o documento que encaminha outros documentos do documento que não encaminha outros documentos

    BOLA PRA FRENTE !

  • ...que diferencia o documento que encaminha outros documentos do documento que não encaminha outros documentos...WTF?!!

  • Questão "malassombrada"...quer dizer que ao expedir um documento, ao final da leitura que estará informando o encaminhamento  do documento?

  • Acho que a questão estava querendo dizer que: quando o elemento "conclusão" está presente no texto de um documento, tal documento não poderá encaminhar outros documentos, pelo fato de o assunto deste, encerrar-se em sua conclusão. (uma viagem da bexiga, mas acho que é isso)

  • A questão é de redação oficial. Mas basicamente é relacionado a estrutura de um documento. Todo documento padrão ofício deve ter introdução, desenvolvimento e conclusão. Porém se for documento de mero encaminhamento terá Introdução (obrigatório) e pode ter desenvolvimento. Não tem conclusão.

  • Para encaminhamento de documentos normalmente apresentam a introdução e o desenvolvimento facultativo, caso contrário, quando não se trata de encaminhamento de documentos de padrão ofício, devem constar introdução, desenvolvimento e a conclusão no texto.


  • Ao meu ver essa e outras questões dessa prova foram muito mal formuladas. Foi minha primeira prova da banca e confesso que nem manjando um pouco entendi a pergunta :O

  • Qual é o elemento da estrutura que diferencia o documento que encaminha outros documentos do documento que não encaminha outros documentos?

    Oi?

    Essa questão tá pior que os discursos viajantes da Dilma. 

    #Sanguedejesustempoder

  • Isso é arquivologia ou redação oficial?

    Lixo de questão!

  • ENTENDI NADA, QUE LOUCURA ISSO.

    encaminha outros documentos do documento que não encaminha outros documentos?

    Somos dois...também falei hein????

     

  • Que banca louca! kkkkkkkkkk

     

  • TA NÓIADO.

  • Lixo de questão.

  • Embora classificada como Arquivologia, a resposta está no Manual de Redação da Presidência da República. Os expedientes de mero encaminhamento não têm conclusão.

     

    3. O Padrão Ofício

    3.1. Partes do documento no Padrão Ofício

    e) texto: nos casos em que não for de mero encaminhamento de documentos, o expediente deve conter a seguinte estrutura:

            – introdução, (...);

            – desenvolvimento, (...);

            – conclusão, (...).

            Os parágrafos do texto devem ser numerados, exceto nos casos em que estes estejam organizados em itens ou títulos e subtítulos.

     

    Já quando se tratar de mero encaminhamento de documentos a estrutura é a seguinte:

       – introdução: (...)

       – desenvolvimento: (...)

     

    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm

  • OI?! KKKKKKKKKK

  • Difícil interpretar esse tipo de enunciado.

    Ta pedindo o que diferencia um documento que tem mais coisas de um que não tem mais coisas.

    Acertei pela lógica. O texto de um documento que não tem mais coisas vai ter conclusão, o que tem mais coisas não.

  • O doce perguntou pro doce: 

    - Qual é o Doce mais doce que o doce de batata doce?

     

    É isso tem sentido! kkkk

  • Quanto mais vc lê, mais vc buga 

  • SÓÓÓÓÓÓHHHHHHHHHHHHHH!!!!

  • kkkkkkkkkk Essa questão superou todas as outras loucas que vi desta banca...Que viagem!!!

  • Arquivologia??? Não, Não, Não....

    Isso é Redação Oficial, conseguir acertar pelas alternativas.

    Na conclusão temos dois fechos, usados para "estruturas" diferentes: Respeitosamente e Atenciosamente. 

  • caraca, tô rindo aqui kkkk

  • e) texto: nos casos em que NÃO for de mero encaminhamento de documentos, o expediente deve conter a seguinte estrutura:
    – introdução, que se confunde com o parágrafo de abertura, na qual é apresentado o assunto que motiva a comunicação. Evite
    o uso das formas: "Tenho a honra de", "Tenho o prazer de", "Cumpre-me informar que", empregue a forma direta;
    – desenvolvimento, no qual o assunto é detalhado; se o texto contiver mais de uma idéia sobre o assunto, elas devem ser
    tratadas em parágrafos distintos, o que confere maior clareza à exposição;
    – conclusão, em que é reafirmada ou simplesmente reapresentada a posição recomendada sobre o assunto.
    Os parágrafos do texto devem ser numerados, exceto nos casos em que estes estejam organizados em itens ou títulos e
    subtítulos.
    Já quando se tratar de mero encaminhamento de documentos a estrutura é a seguinte:
    – introdução: deve iniciar com referência ao expediente que solicitou o encaminhamento. Se a remessa do documento não tiver
    sido solicitada, deve iniciar com a informação do motivo da comunicação, que é encaminhar, indicando a seguir os dados completos
    do documento encaminhado (tipo, data, origem ou signatário, e assunto de que trata), e a razão pela qual está sendo encaminhado,
    segundo a seguinte fórmula:
    "Em resposta ao Aviso nº 12, de 1º de fevereiro de 1991, encaminho, anexa, cópia do Ofício nº 34, de 3
    de abril de 1990, do Departamento Geral de Administração, que trata da requisição do servidor Fulano
    de Tal."
    ou
    "Encaminho, para exame e pronunciamento, a anexa cópia do telegrama no 12, de 1o de fevereiro de
    1991, do Presidente da Confederação Nacional de Agricultura, a respeito de projeto de modernização de
    técnicas agrícolas na região Nordeste."
    – desenvolvimento: se o autor da comunicação desejar fazer algum comentário a respeito do documento que encaminha,
    poderá acrescentar parágrafos de desenvolvimento; em caso contrário, não há parágrafos de desenvolvimento em aviso ou ofício de
    mero encaminhamento.
    f) fecho (v. 2.2. Fechos para Comunicações);
    g) assinatura do autor da comunicação; e
    h) identificação do signatário (v. 2.3. Identificação do Signatário).

  • Qual o nome do documento que documenta os documentos documentados no setor de documentação?

  • fumou o que examinador???

  • kkkkkk

  • ai não foi erva não, foi canjica!

  • Fácil!

    Fiz por regra de 3.....

  • AOCP sendo AOCP

  • OCP>>>>>>>>>>>AOCP

     

    A primeira criou o Robocop. A segunda cria questões merdas para concurso. Alguma dúvida de quem é a melhor? uahhahaahah

  • 'o documento que encaminha outros documentos do documento que não encaminha outros documentos? '

    Rachei de rir kkkkkkkkkkkk Deus é pai kkkkkkkkkkk

  • Muito fácil essa. É só você ter em mente que um carro a 40 km/h equivale a um cavalo dormindo de lado na estrada. Com isso, você já elimina a alternativa "c", pois ao bater com a cabeça em um teclado, o jabuti não morre. No final das contas, se você tirar a raiz quadrada de 17, você vai ver que o papelão tem gosto de orégano. Alternativa "A". 

     

     

  • Krl, tô quase me mijando kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Esses comentários são hilários. Estava precisando disso! 

     

     

  • Isso é raciocínio lógico!

  • Só por curiosidade. Quem elaborou a questão foi a mesma pessoa que disse: "Não acho que quem ganhar ou quem perder nem quem ganhar nem perder vai ganhar ou perder...vai todo mundo perder."

  • buguei

  • Passei meia hora filosofando essa questão !

  • É o que man, aidento. Tendi nada!

  • Apesar de cômica, talvez devido ao uso sequencial de orações adjetivas tão extensas, a questão é muito simples. Veja:

     

    DOC1 = documento que encaminha outros documentos

    DOC2 = documento que não encaminha outros documentos

     

    O DOC1 é um expediente de mero encaminhamento de outros documentos. Esse tipo de documento não possui conclusão. 

     

    O DOC2 é um expediente oficial que não encaminha outros documentos. A conclusão é parte integrante desse tipo de documento.

     

    Portanto a diferença entre o DOC1 e o DOC2 é que um tem conclusão e outro não.

    Acredito que a maior dificuldade da questão estava em separar as orações adjetivas.

     

    Fizeram bons comentários o Marcelo Ferreira e o Rodrigo Rodriguez.

  • Quem elaborou a questão também disse:

     

    Não vamos colocar meta.Vamos deixar a meta aberta,mas,quando atingirmos a meta,vamos dobrar a meta.

  • Eu li reli duas e tres vezes e nao entendi o que esta questão pediu? alguem entendeu? Socorro pra esta banca estou com medo de TRT RJ

  • kkkkkk isso aí Valéria!

    Questão sem sentido!

    Deve ter sido anulada!

  •   e) texto: nos casos em que não for de mero encaminhamento de documentos, o expediente deve conter a seguinte estrutura:

            – introdução, que se confunde com o parágrafo de abertura, na qual é apresentado o assunto que motiva a comunicação. Evite o uso das formas: "Tenho a honra de", "Tenho o prazer de", "Cumpre-me informar que", empregue a forma direta;

            – desenvolvimento, no qual o assunto é detalhado; se o texto contiver mais de uma idéia sobre o assunto, elas devem ser tratadas em parágrafos distintos, o que confere maior clareza à exposição;

            – conclusão, em que é reafirmada ou simplesmente reapresentada a posição recomendada sobre o assunto.

            Os parágrafos do texto devem ser numerados, exceto nos casos em que estes estejam organizados em itens ou títulos e subtítulos.

    Já quando se tratar de mero encaminhamento de documentos a estrutura é a seguinte:

            – introdução: deve iniciar com referência ao expediente que solicitou o encaminhamento. Se a remessa do documento não tiver sido solicitada, deve iniciar com a informação do motivo da comunicação, que é encaminhar, indicando a seguir os dados completos do documento encaminhado (tipo, data, origem ou signatário, e assunto de que trata), e a razão pela qual está sendo encaminhado, segundo a seguinte fórmula:

    "Em resposta ao Aviso nº 12, de 1º de fevereiro de 1991, encaminho, anexa, cópia do Ofício nº 34, de 3 de abril de 1990, do Departamento Geral de Administração, que trata da requisição do servidor Fulano de Tal."

            ou

    "Encaminho, para exame e pronunciamento, a anexa cópia do telegrama no 12, de 1o de fevereiro de 1991, do Presidente da Confederação Nacional de Agricultura, a respeito de projeto de modernização de técnicas agrícolas na região Nordeste."

            – desenvolvimento: se o autor da comunicação desejar fazer algum comentário a respeito do documento que encaminha, poderá acrescentar parágrafos de desenvolvimento; em caso contrário, não há parágrafos de desenvolvimento em aviso ou ofício de mero encaminhamento.

            f) fecho (v. 2.2. Fechos para Comunicações);

            g) assinatura do autor da comunicação; e

            h) identificação do signatário (v. 2.3. Identificação do Signatário).

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm

  • Gabarito A

  • Chama o "Bessias" pra responder essa questão.

  • Acho que a Dilma Roussef que fez essa questão!

  • FUMA,FUMA,FUMA FOLHA DE BANANEIRA.  (ARMANDINHO)

  • Em relação ao texto, os documentos padrão ofício (ofício, aviso, memorando), devem apresentar: introdução, desenvolvimento e conclusão. Exceto, os de mero encaminhamento que podem conter: apenas introdução OU introdução + desenvolvimento.

     

    Gabarito: A

  • Eta Leleeeee raciocínio lógico ?

  • raciocinio logico nivel aoCespÊ

  • na moral.depois de 3 horas de prova ver um bagulho desses, tem que chamar o fiscal e pedir pra ir no banheiro relaxar mano, sentar por 10 minutos no vaso e voltar pra fazer a prova. caraca, kkkkkkk

     

  • É isso que nos espera na prova do TRT RJ! Oremos!

  • Entendi tudo, mas não me peçam para explicar!! kkkkkkkkkkkkkkkkk...

  • que maconha é essa?

  • Foi Dilma Rousseff que elaborou essa questão.

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk 

  • XÔ SATANÁS

  • qual é o elemento da estrutura que diferencia o documento que encaminha outros documentos do documento que não encaminha outros documentos?


    conclusão, em que é reafirmada ou simplesmente reapresentada a posição recomendada sobre o assunto. 

    Fonte: Estrategia

  • Credooooo!!

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk sei nem o que chutar

  • Não sei qual o motivo de tanto auê com essa questão...

    O Manual de Redação Oficial da República é muito claro:


    Nos casos em que não for de mero encaminhamento de documentos, o expediente deve conter a seguinte estrutura:

    – introdução, que se confunde com o parágrafo de abertura, na qual é apresentado o assunto que motiva a comunicação. Evite o uso das formas: “Tenho a honra de”, “Tenho o prazer de”, “Cumpre-me informar que”, empregue a forma direta;

    – desenvolvimento, no qual o assunto é detalhado; se o texto contiver mais de uma idéia sobre o assunto, elas devem ser tratadas em parágrafos distintos, o que confere maior clareza à exposição;

    – conclusão, em que é reafirmada ou simplesmente reapresentada a posição recomendada sobre o assunto. 


     Já quando se tratar de mero encaminhamento de documentos a estrutura é a seguinte:

    – introdução: deve iniciar com referência ao expediente que solicitou o encaminhamento. Se a remessa do documento não tiver sido solicitada, deve iniciar com a informação do motivo da comunicação, que é encaminhar, indicando a seguir os dados completos do documento encaminhado (tipo, data, origem ou signatário, e assunto de que trata), e a razão pela qual está sendo encaminhado, segundo a seguinte fórmula: “Em resposta ao Aviso nº 12, de 1º de fevereiro de 1991, encaminho, anexa, cópia do Ofício nº 34, de 3 de abril de 1990, do Departamento Geral de Administração, que trata da requisição do servidor Fulano de Tal.” ou “Encaminho, para exame e pronunciamento, a anexa cópia do telegrama no 12, de 1o de fevereiro de 1991, do Presidente da Confederação Nacional de Agricultura, a respeito de projeto de modernização de técnicas agrícolas na região Nordeste.”

    – desenvolvimento: se o autor da comunicação desejar fazer algum comentário a respeito do documento que encaminha, poderá acrescentar parágrafos de desenvolvimento; em caso contrário, não há parágrafos de desenvolvimento em aviso ou ofício de mero encaminhamento.


    Ou seja: existem dois tipos de documentos, aqueles que encaminham documentos, e aqueles que não encaminham documentos. A diferença entre eles é a CONCLUSÃO. Simples assim.


    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/ManualRedPR2aEd.PDF



  • Questão horrível. Tanto a introdução muda, tanto quanto a parte em que fica a conclusão, que é omitida. A introdução terá que fazer menção ao que será encaminhado, logo será uma mudança em diferenciação aos outros encaminhamentos.

  • Quando encaminhar Documento padrão ofício e tiver docuemnto anexo, não tem conclusão. Quando o documento não tiver anexo, tem conclusão. Simples assim.

    O enunciado é sem dúvidas uma tremenda sem noção. 

  • KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK


    Me senti numa questão de RLM.

    Já iria usar a tabela verdade. hahahahaha


    Gabarito: A


  • É O QUÊ, HOMI?

     

    Quanto ao texto, qual é o elemento da estrutura que diferencia o documento que encaminha outros documentos do documento que não encaminha outros documentos?

    Resposta: CONCLUSÃO.

     

     

  • caraio. kajahahuuhauhauhauhahuahua

    tres tristes tigres comendo tres pratos de tigre triste

  • Que consumo exacerbado de ritalina com café e coca cola foi essa? " encaminha outros documentos do documento que não encaminha outros documentos?"​   

  • O texto do documento oficial deve seguir a seguinte padronização de estrutura:

    I – nos casos em que não seja usado para encaminhamento de documentos, o expediente deve conter a seguinte estrutura: 

    a) introdução 

    b) desenvolvimento

    c) conclusão 

    II – quando forem usados para encaminhamento de documentos, a estrutura é modificada: 

    a) introdução 

    b) desenvolvimento

    gab letra A

  • Que piada... A banca tá forçando a barra! Desnecessário isso!

  • EXEMPLO: MEMORANDO - Mero Encaminhamento, Sem Conclusão.

  • FOI DILMA...KKK

  • Questão que separa os adultos dos meninos

  • Estava respondendo essa questão no PDF e

    tive q vir aqui ver se eles n haviam colocado errado a questão no PDF....

    Não entendi P### nenhuma.

    A questão da clareza do Manual de Redação Oficial nunca fez tanto sentido com agora.

  • What P0rr@ is this???

  • deu um nó na minha cabeça. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • kkkk tenho certeza q o examinador quis frescar nessa hora.

  • Vamos entender o enunciado...

    Qual é o elemento da estrutura que diferencia o documento que encaminha outros documentos do documento que não encaminha outros documentos?

    Elementos da estrutura: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.

    Na pergunta...Qual é o elemento da estrutura (ele já deixa claro que é um elemento (pois está no singular). Se alguma das resposta apresentasse dois elementos em uma das alternativas, já eliminaria esse item.

    Separando assim, podemos entender com mais facilidade a pergunta...

    Resposta: letra A

  • Desatualizada com sucesso

  • A conclusão é o que diferencia.

  • Aocepeando

  • 5.1.6 Texto do documento

    O texto do documento oficial deve seguir a seguinte padronização de estrutura:

    I – nos casos em que não seja usado para encaminhamento de documentos, o expediente deve conter a seguinte estrutura:

    a) introdução: em que é apresentado o objetivo da comunicação. Evite o uso das formas: Tenho a honra de, Tenho o prazer de, Cumpre-me informar que. Prefira empregar a forma direta: Informo, Solicito, Comunico;

    b) desenvolvimento: em que o assunto é detalhado; se o texto contiver mais de uma ideia sobre o assunto, elas devem ser tratadas em parágrafos distintos, o que confere maior clareza à exposição; e

    c) conclusão: em que é afirmada a posição sobre o assunto. 

    II – quando forem usados para encaminhamento de documentos, a estrutura é modificada:

    a) introdução: deve iniciar com referência ao expediente que solicitou o encaminhamento. Se a remessa do documento não tiver sido solicitada, deve iniciar com a informação do motivo da comunicação, que é encaminhar, indicando a seguir os dados completos do documento encaminhado (tipo, data, origem ou signatário e assunto de que se trata) e a razão pela qual está sendo encaminhado; e

    b) desenvolvimento: se o autor da comunicação desejar fazer algum comentário a respeito do documento que encaminha, poderá acrescentar parágrafos de desenvolvimento. Caso contrário, não há parágrafos de desenvolvimento em expediente usado para encaminhamento de documentos.


ID
1818118
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
CASAN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

A ética é a disciplina ou campo do conhecimento que trata da definição e avaliação do comportamento de pessoas e organizações, identificando o comportamento ideal que é definido por meio de

Alternativas
Comentários
  • Interpretei a partir de um trecho das Regras Deontológicas; II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta.

    força, guerreiros

  • Gabarito B

    -

    Decreto 1.171 / 94 

    Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal

    CAPÍTULO I Seção I Das Regras Deontológicas

    -

    II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal.

  • Discordo do gabarito, existe ao menos duas respostas corretas.  Veja:  o comportamento ético é definido através de REGRAS               ( Regras contidas no art. 37  Constituição Fed.)  Agora a avaliação se ele está cumprindo ou não se dar através de sua CONDUTA.

  • Como assim? Todos sabem que um código de ética são um conjunto de REGRAS que todos no âmbito do trabalho devem seguir no exercício de suas funções.

    A alternativa A não está errada!

  • Quando se falar em conduta, associem, SEMPRE, à comportamentos.

  • Aff, que questão, já errei várias vezes !! Acho que fixei na mente pois vários professores dizem "conduta de regras" !! 

  • Letra B. Especificamente sobre o Código de Ética( Decreto 1171) trata-se de um Guia de Conduta Profiisional.

    Já  o Regime Juridico Único( Lei 8112) trata-se de um conjunto de regras aplicado ao servidor público da união.

  • O nome desse conjunto de regras é Código de Ética. Ou seja, um documento, um acordo, conjunto de normas.

    Eu pensei assim: ter ética não é apenas seguir um monte de regras. Dá ideia de algo forçado, q a qualquer momento a pessoa não vai conseguir cumprir.

    Mas ter ética é seguir um código de conduta. Que embora esse código seja formado por regras, a pessoa as adota como parte do seu caráter. 

    Acho q esse é o objetivo do código de ética.

     

    Espero ter ajudado.

  • Fora a explicação dos colegas, podemos matar a questão olhando para o nome do Decreto: Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.

    Lembrando que geralmente os regulamentos de ética são alcunhados de código.

    Bons estudos!

  • O Código é constituído de um conjunto de regras, não é isso? :) mas errei. rs

  • Apesar de ter marcado a assertiva B, não vejo nada de errado com a assertiva A, vez que, de maneira simplista, um Código de Conduta é necessariamente formado por um Conjunto de Regras a serem observadas.

  • Embora tenha ficado na dúvida e marcado a letra B, não vejo erro na letra A. 

  • Quem define o conjunto regras é o código de conduta, isto é, decreto 1.171/94 e 6.029/07. E essa é a pergunta da questão.

  • 1171/94

    Art. 1° Fica aprovado o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, que com este baixa.

     

    #FÉ

  •                                              ANEXO

                                 Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal

                                        CAPÍTULO I

                                           Seção I

                                           Das Regras Deontológicas

    I - A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.

    II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal.

    III - A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.

     

    Gabarito: B

  • Acredito que há um problema de interpretação da maioria. Não é certo afirmar que um código de conduta é o mesmo que um conjunto de regras, apesar de serem semelhantes. Ora, um gato não é o mesmo que um lince só porque são semelhantes. 
    É uma questão, não apenas conceitualmente dura escrita em uma lei, mas uma questão filosofica. 
    Abraços

  • Conduta pode ser definida como a nossa forma de pensar, agir e de viver. Existem dois tipos de conduta: a positiva e a negativa e, cada uma delas, é responsável por guiar nossas atitudes e comportamentos no dia a dia.

     

    “CANOTILHO diz que [...] "as regras são normas que prescrevem imperativamente uma exigência (impõe, permitem ou proíbem) que é ou não é cumprida".  São prescrições específicas que estabelecem pressupostos e conseqüências determinadas. A regra é formulada para ser aplicada a uma situação especificada, o que significa em outras palavras, que ela é elaborada para um determinado número de atos ou fatos.

     

    Conduta: comportamento

    Regras: prescrições específica

     

    A ética é a disciplina ou campo do conhecimento que trata da definição e avaliação do comportamento de pessoas e organizações, identificando o comportamento ideal que é definido por meio de um código de conduta

     

    Um conjunto de regras no código de conduta  vai orientar e disciplinar a conduta(comportamento) de um determinado grupo de pessoas de acordo com os seus princípios. 

     

    gab: b

     

     

  • comprtamento é equivalente a conduta!!!!

  • Ética, geralmente, é um valor social que identifica, qualifica e guia princípios universais e crenças e ações humanas. A palavra "ética" vem do grego ethos e significa aquilo que pertence ao "bom costume", "costume superior", "portador de caráter" ou "modo de ser". Trata-se de uma disciplina da filosofia que estuda a conduta humana.

     

    Ética, como um conceito, diferencia-se da moral pois, enquanto esta se fundamenta na obediência a costumes e hábitos recebidos, a ética, ao contrário, busca fundamentar as ações morais exclusivamente pela razão.[2][3] A ética também não deve ser confundida com a lei, embora com certa frequência a lei tenha como base princípios éticos. Ao contrário do que ocorre com a lei, nenhum indivíduo pode ser compelido, pelo Estado ou por outros indivíduos, a cumprir as normas éticas, nem sofrer qualquer sanção pela desobediência a estas; por outro lado, a lei pode ser omissa quanto a questões abrangidas no escopo da ética.

  • Código de ÉTICA = Código de CONDUTA

  • Art. 1  Fica instituído o Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo Federal com a finalidade de promover atividades que dispõem sobre a conduta ética no âmbito do Executivo Federal, competindo-lhe:

    DECRETO 6029

  • Resposta: letra B

    Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal - Decreto nº 1,171, de 22 de junho de 1994.

    Das Regras Deontológicas

    II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput e §4º, da CF.

  • A ética é um código de conduta onde estão inseridas as regras deônticas ou deonto....