- ID
- 182230
- Banca
- FCC
- Órgão
- PGE-AM
- Ano
- 2010
- Provas
- Disciplina
- Legislação Estadual
- Assuntos
Para o cálculo do valor da pensão oriunda de falecimento de servidor em atividade dá-se a inclusão
Para o cálculo do valor da pensão oriunda de falecimento de servidor em atividade dá-se a inclusão
As alternativas a seguir representam uma forma de provimento dos cargos públicos previstas pelo Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado do Amazonas (Lei 1.762, de 14.11.1986), à exceção de uma. Assinale-a.
As alternativas a seguir representam pena disciplinar prevista pelo Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado do Amazonas (Lei 1.762, de 14.11.1986), à exceção de uma. Assinale-a.
Com  relação  às  formas  de  provimento  derivado  previstas  na   Lei 1.762/1986, assinale a afirmativa incorreta. 
 
No  caso de  adoção  realizada por  servidor público,  a  legislação  pertinente do Estado do Amazonas prevê licença maternidade: 
 
Consoante a Lei Estadual no  1.762/86 (Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado do Amazonas), o regime disciplinar  dos servidores a ele submetidos prevê a 
 
O  Estatuto dos Funcionários Públicos  Civis do Estado do Amazonas  prevê, que   será
considerado como de  efetivo  exercício, o  período de afastamento do  funcionário em  virtude de: 
I. Licença, inclusive a que determinar a perda do vencimento. 
II. Competições  esportivas em  que represente  o  Brasil   ou  o   Estado do  Amazonas.
III. Prestação de  concurso público.
Assinale:  
A Lei n. 1.762/86 dispõe sobre o regime jurídico dos funcionários públicos civis do Estado do Amazonas. De acordo com tal diploma, as formas de provimento dos cargos públicos estão relacionadas a seguir, à exceção de uma . Assinale- a.
A Lei n. 1.762/86 – Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do  Estado do Amazonas – traz algumas definições a serem adotadas  no âmbito de sua incidência.  
Dentre as definições listadas a seguir, assinale a incorreta.
São deveres do funcionário, segundo o Estatuto dos Funcionários  Públicos Civis do Estado do Amazonas, além do exercício das  atribuições de seu cargo, 
I.  a assiduidade e a pontualidade. 
II.  o sigilo sobre os assuntos da repartição. 
III.  a urbanidade com companheiros de serviços e público em  geral.  
Assinale:  
É assegurado ao funcionário o direito de requerer, representar, pedir reconsideração e recorrer, desde que o faça dentro das normas de urbanidade. O prazo para pleitear na esfera administrativa, segundo o Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado do Amazonas, quanto aos atos de demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade e aos referentes à matéria patrimonial, é de
Com   relação  à   Lei  n.  1.762/8 86  –  Estatuto  dos  Funcionários Públicos Civis do E Estado do Amazonas – as formas de provimento dos  cargos  públicos  estão  listadas  a  seguir,  à  exceção  de  uma.
Assinale - a.
Segundo o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado do Amazonas, assinale a alternativa que apresenta uma hipótese de vacância de cargo público.
Com base no Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado do Amazonas, assinale a alternativa que indica um tipo de licença que pode ser concedido ao servidor.
Sobre  a  nomeação  de  funcionários  públicos  civis  do  Estado  do  Amazonas,  analise as afirmativas a  seguir.
 I.  Será  feita  em  caráter  efetivo,  mediante  aprovação  em  concurso  público. 
II.  Será  feita  em  comissão,  quando  se  tratar  de  cargo  que,  por  lei, assim deva  ser provido.
 III.  Será  feita  em  substituição,  nos  casos  de  impedimento  do  titular do  cargo em  comissão. 
Assinale: 
A  Lei  n.  1.762/1986 -   Estatuto dos  Funcionários  Públicos Civis do  Estado  do  Amazonas  -   prevê  diversas  espécies  de  licença  que  podem  ser concedidas aos servidores. 
Os  itens  a  seguir  apresentam  espécies  de  licença  que  constam  expressamente da  referida  lei, à exceção de um. Assinale-o. 
Sobre  o  Poder  Disciplinar  atinente  aos  Servidores  Públicos  Civis  do  Estado do Amazonas,  tem-se  na  penalidade de demissão  uma  das  mais  gravosas  penas  aplicáveis  ao  servidor  que  infrinja  os  deveres funcionais. 
Por  isso,  as  hipóteses  de  aplicação  da  pena  de  demissão  são  restritas a  infrações severas, dentre as quais se podem apontar os  seguintes casos, à exceção de um. Assinale-o. 
O  Estatuto  dos  Funcionários  Públicos  Civis  do  Estado  do  Amazonas  estabelece  que  podem  ser concedidas  ao  funcionário,  na forma  regulamentar, as seguintes gratificações: 
I.  De produtividade. 
II.  De  representação.
 III.  Por tempo de serviço.
 IV.  Pela  participação  como  membro  ou  auxiliar  de  comissão  examinadora de concurso.
 V.  Pela  prestação  de  serviço  em  regime  de  tempo  integral  ou  tempo  integral com dedicação exclusiva. 
Assinale  a  alternativa  que  aponta  as  gratificações  que  não  são  cumuláveis entre  si. 
O Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado do Amazonas prevê uma licença especial de três meses, à qual o funcionário fará jus a cada quinquênio de efetivo exercício de suas funções. Não se concederá licença especial quando, no quinquênio correspondente, o servidor houver gozado licença
A  Lei  n° 1.762/86  -   Estatuto  dos  Funcionários  Públicos  Civis  do  Estado  do  Amazonas  -   prevê  diversas  espécies  de  licença  que  podem ser concedidas aos servidores. 
As alternativas a seguir apresentam espécie de  licença que consta  expressamente da  referida  lei, à exceção de uma. Assinale-a.  
A  Lei  n°  1.762/86  -   Estatuto  dos  Funcionários  Públicos  Civis  do  Estado  do  Amazonas  -   tem  um  capítulo  dedicado  ao  processo  disciplinar. 
A  esse  respeito,  é  correto  afirmar que  o  inquérito  administrativo  será  conduzido  por  uma  Comissão,  permanente  ou  especial,  composta por 
O  Estatuto  dos  Funcionários  Públicos  Civis  do  Estado  do  Amazonas  prevê,  quanto  aos  períodos  de  afastamento  do  funcionário,  que  será  considerado  como  de  efetivo  exercício  o  afastamento em virtude de: 
I.  Licença,  inclusive a que determinar a  perda do vencimento. 
II.  Trânsito  em  decorrência  de  mudança  da  sede  de  exercício,  até  trinta dias. 
III.  Competições  esportivas,  em  que  represente  o  Brasil  ou  o  Estado do Amazonas. 
IV.  Prestação de concurso público. 
V.  Casamento, até oito dias.
Assinale: 
Conforme preceitua a Lei Estadual nº 1.762/86, que trata do Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado do Amazonas, instaura-se inquérito administrativo quando a falta disciplinar, por sua gravidade ou natureza, possa determinar a aplicação das penas de suspensão, por mais de trinta dias, demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade. Sobre esse assunto é correto afirmar:
De acordo com o Estatuto dos uncionários úblicos Civis do Estado do Amazonas, é exemplo de forma de investidura por readaptação quando Mário, servidor público civil estável do Estado do Amazonas ocupante de cargo efetivo, retorna ao serviço:
O Estatuto dos funcionários públicos Civis do Estado do Amazonas (Lei nº 1.762/1986) estabelece que a licença:
Em relação à chamada licença especial, o Estatuto dos uncionários úblicos Civis do Estado do Amazonas Lei n 1.762/1986) dispõe que:
Fernando, servidor público civil estadual do Amazonas, ocupante de cargo efetivo de Técnico de Nível Superior da Secretaria de Segurança Pública, era notoriamente conhecido por seus colegas de trabalho por não ter paciência com os cidadãos que lhe pediam informações em seu setor. Certo dia, Fernando passou dos limites e praticou ofensa física gratuita contra um cidadão, causando-lhe graves lesões. De acordo com o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado do Amazonas (Lei n.º 1.762/1986), Fernando está sujeito à pena disciplinar de:
De acordo com o que determina a Lei n° 1.762/1986, no que concerne às formas de provimento de cargos públicos,
Durante um processo de tomada de contas especial para controle de um contrato de concessão de serviço público, um dos agentes envolvidos na apuração identificou que a concessionária, a qual estava sendo imputada a prática de fraude à licitação, por suspeita de deter, à época do certame, mais informações que os demais licitantes, tinha em seu quadro de sócios, como minoritário, mas com poderes de gerência, um funcionário da Administração pública, coincidentemente classificado no órgão responsável pela licitação, no âmbito do poder concedente. Esse servidor, de acordo com a Lei n° 1.762/1986 e com a Lei n° 8.429/1992,
A respeito do Regime Disciplinar dos Servidores Públicos do Estado do Amazonas, analise as assertivas a seguir:
I - A pena de repreensão será aplicada de forma verbal, nos casos de indisciplina.
II - A pena de demissão será aplicada ao servidor que coagir ou aliciar subordinados a se filiarem a partido político.
III - Poderá o servidor promover listas de donativos na repartição, para fins de caridade;
IV - Não poderá o servidor participar do conselho técnico de empresa, ainda que a mesma não tenha vínculo com a Administração Pública ou tenha atividade diversa à natureza do cargo ocupado pelo servidor.
V - É dever do servidor representar contra ordens superiores ilegais.
Estão corretas as assertivas:
A respeito do Regime Disciplinar dos Servidores Públicos do Estado do Amazonas, analise as assertivas a seguir:
I - A pena de repreensão será aplicada de forma verbal, nos casos de indisciplina.
II - A pena de demissão será aplicada ao servidor que coagir ou aliciar subordinados a se filiarem a partido político.
III - Poderá o servidor promover listas de donativos na repartição, para fins de caridade;
IV - Não poderá o servidor participar do conselho técnico de empresa, ainda que a mesma não tenha vínculo com a Administração Pública ou tenha atividade diversa à natureza do cargo ocupado pelo servidor.
V - É dever do servidor representar contra ordens superiores ilegais.
Estão corretas as assertivas:
A respeito do Regime Disciplinar dos Servidores Públicos do Estado do Amazonas, analise as assertivas a seguir:
I - A pena de repreensão será aplicada de forma verbal, nos casos de indisciplina.
II - A pena de demissão será aplicada ao servidor que coagir ou aliciar subordinados a se filiarem a partido político.
III - Poderá o servidor promover listas de donativos na repartição, para fins de caridade;
IV - Não poderá o servidor participar do conselho técnico de empresa, ainda que a mesma não tenha vínculo com a Administração Pública ou tenha atividade diversa à natureza do cargo ocupado pelo servidor.
V - É dever do servidor representar contra ordens superiores ilegais.
Estão corretas as assertivas:
A respeito do Regime Disciplinar dos Servidores Públicos do Estado do Amazonas, analise as assertivas a seguir:
I – A pena de repreensão será aplicada de forma verbal, nos casos de indisciplina.
II – A pena de demissão será aplicada ao servidor que coagir ou aliciar subordinados a se filiarem a partido político.
III – Poderá o servidor promover listas de donativos na repartição, para fins de caridade;
IV – Não poderá o servidor participar do conselho técnico de empresa, ainda que a mesma não tenha vínculo com a Administração Pública ou tenha atividade diversa à natureza do cargo ocupado pelo servidor.
V – É dever do servidor representar contra ordens superiores ilegais.
Estão corretas as assertivas:
Tendo como referência a legislação institucional e a legislação do Poder Judiciário do estado do Amazonas, julgue o item a seguir.
Se um servidor público do estado do Amazonas, que havia sido
demitido, reingressar no serviço público por decisão judicial
transitada em julgado, ocorrerá, nesse caso, a readmissão do
funcionário, com ressarcimento de todos os direitos e as
vantagens pecuniárias.
Com base na legislação institucional e na legislação do Poder Judiciário do estado do Amazonas, julgue o item a seguir.
Caso um servidor público civil do estado do Amazonas que
esteja em gozo de licença para tratamento de saúde exerça
atividade remunerada, ele será suspenso da licença até a
reassunção ao cargo.
Julgue o próximo item, tendo como referência as disposições do Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado do Amazonas (Lei n.º 1.762/1986).
A licença sem remuneração para tratar de assuntos particulares
é direito do servidor, mas se limita ao prazo máximo de
dois anos.
Julgue o próximo item, tendo como referência as disposições do Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado do Amazonas (Lei n.º 1.762/1986).
A cassação de aposentadoria é aplicável a inativo que tiver
praticado, quando em atividade, falta punível com suspensão
ou demissão.
Julgue o próximo item, tendo como referência as disposições do Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado do Amazonas (Lei n.º 1.762/1986).
A licença sem remuneração para tratar de assuntos particulares
é direito do servidor, mas se limita ao prazo máximo de
dois anos.
Julgue o próximo item, tendo como referência as disposições do Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado do Amazonas (Lei n.º 1.762/1986).
A cassação de aposentadoria é aplicável a inativo que tiver
praticado, quando em atividade, falta punível com suspensão
ou demissão.
Com base na legislação institucional e na legislação do Poder Judiciário do estado do Amazonas, julgue o item a seguir.
Caso um servidor público civil do estado do Amazonas que
esteja em gozo de licença para tratamento de saúde exerça
atividade remunerada, ele será suspenso da licença até a
reassunção ao cargo.
José, Auditor Técnico de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, no exercício da função, após breve discussão por preferências políticas, praticou ofensa física gratuita contra o particular Antônio, que sequer esboçou reação.
Após regular processo administrativo disciplinar, de acordo com o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado do Amazonas (Lei Estadual nº 1.762/1986), em tese, José está sujeito à sanção disciplinar da: