-
Funções da Administração Moderna: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar.
Controlar é, resumidamente, a função na qual se estabelece o modelo de desempenho considerado ideal, apura-se o desempenho atual, compara-se as duas situações (real e desejada) e adotam-se medidas corretivas. O processo de controle também é muito importante no ciclo de melhoria contínua. Fonte: Professor Rafael Ravazolo
-
Controle é a função administrativa relacionada com a monitoração das atividades a fim de manter a organização no caminho adequado para o alcance dos objetivos e permitindo as correções necessárias para atenuar os desvios.Na própria questão tem a definição de controle: "o gerente da unidade estabeleceu um sistema para acompanhar o fluxo de produção, que possibilita detectar desvios e proporcionar ações corretivas para que o fluxo volte à normalidade".
-
Controle - Monitorar as atividades e corrigir os desvios.
-
GABARITO LETRA D
CONTROLE E AVALIAÇÃO
Proporciona a mensuração e avaliação das ações empreendidas pela organização a partir dos processos de planejamento, organização e direção.
Busca verificar como as demais etapas do processo administrativo estão sendo executadas, e visa a correção dos rumos.
Mecanismos de controle:
- Objetivo: o controle reque um objetivo, uma linha de atuação, um critério.
- Medição: requer um meio de medir a atividade desenvolvida.
- Comparação: um procedimento para comparar tal atividade com o critério definido.
- Correção: algum mecanismo que corrija as atividades para que possam atingir ao objetivo.
-
Gabarito: D
Se for desistir, desista de ser fraco.
-
Planejamento
Definir os Objetivos
Verificar onde as coisas estão hoje
Desenvolver premissas sobre condições futuras
Identificar meios para alcançar os objetivos
Implementar os planos de ação necessários
Organização
Dividir o Trabalho
Agrupar as atividades em uma estrutura Lógica
Designar as pessoas pra a sua execução
Alocar os Recursos
Coordenar os esforços
Dirigir
Dirigir os esforços para um propósito comum
Comunicar
Liderar
Motivar
Controle
Definir os padrões de Desempenho
Monitorar o Desempenho
Comparar o Desempenho com os padrões
Tomar a ação corretiva para assegurar os objetivos desejados
-
De acordo com Chiavenato:
Controlar:
- Definir os padrões de desempenho;
- Monitorar o desempenho;
- Avaliar o desempenho;
- Tomar a ação corretiva para assegurar os objetivos desejados;
-
Controle
Após a definição de planejamento, organização e liderança no processo administrativo, será analisada a função de controle, que pode ser compreendida, de acordo com Maximiano (2009), como um processo contínuo do processo administrativo, que tem como principal objetivo ajustar e controlar as atividades organizacionais, tornando-as consistentes no desempenho de seus planos e metas. Na função de controle, os gerentes precisam saber de todas as informações essenciais da organização para decidir os padrões e as medidas que serão necessárias para obter um monitoramento e um controle eficaz da organização.
Segundo Robbins (2005, p. 33), "a função final, desempenhada pelos gerentes, é o controle", ou seja, depois que as metas são fixadas, os planos formulados, os arranjos estruturais definidos e as pessoas contratadas, treinadas e motivadas, alguma coisa ainda pode não tomar a direção correta. Desta forma, para garantir que as coisas caminhem como devem, a administração precisa monitorar o desempenho da organização. O desempenho real deve ser comparado às metas previamente fixadas, de forma que os gerentes possam trazer a organização novamente para o seu curso. Esse processo de monitorar, comparar e corrigir se constitui na função controle.
O processo de controle é executado em todas as áreas de uma organização, sendo necessário para medir e avaliar padrões de desempenho das organizações, além de fazer uso eficaz do feedback para tomar medidas de correção quando for necessário.
Segundo Maximiano (2009), o processo de controle fornece informações e possibilita a tomada de decisões sobre quais objetivos a serem atingidos por uma organização, como deve ser o desempenho da organização em comparação com os seus objetivos, quais os riscos e oportunidades do início das atividades até o seu objetivo e o que deve ser feito para assegurar a realização dos objetivos. Controlar é um processo de tomar decisões, e seu objetivo é o critério para controle e avaliação da execução de suas respectivas atividades.
O processo de controle apresenta quatro etapas ou fase:
1 - Estabelecimento de objetivos ou padrões de desempenho;
2 - Avaliação ou mensuração do desempenho atual;
3 - Comparação do desempenho atual com os objetos ou padrões estabelecidos; e
4 - Tomada de ação corretiva para corrigir possíveis desvios ou anormalidades.
Fonte: Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol.03
-
GABARITO LETRA D.
A solução encontrada pelo gerente refere-se à função controle.
-
A questão cobrou conhecimento sobre as funções administrativas: planejamento, organização, direção e controle.
Do enunciado extraímos que a questão quer a função que possua entre suas atividades, as seguintes: detectar desvios e proporcionar ações corretivas.
Para respondermos, vamos ver um breve resumo de cada uma das funções a seguir:
◾ Planejamento é a função que precede as demais funções. Nela os objetivos são estabelecidos e também os meios para seja possível atingi-los. São palavras-chave da função planejamento: primeira função, objetivos, planos, missão, influenciar o futuro. As atividades típicas dessa função, de acordo com Chiavenato, são: definir missão; formular objetivos; definir planos e programar atividades.
◾ Organização é a função que visa facilitar a consecução dos objetivos por meio da disposição adequada de recursos e atividades na infraestrutura organizacional. São palavras-chave da função organização: recursos, estrutura, atividades, posições. São atividades da organização: dividir o trabalho; designar as atividades; agrupar as atividades em órgão e cargos; Definir ou atribuir autoridade e responsabilidade a pessoas. (Chiavenato, 2014)
◾ Direção é a função que, de acordo com Chiavenato (2014), relaciona-se com a atuação sobre pessoas. Ela dinamiza e promove ação na organização. São palavras-chave da função direção: pessoas, motivação, ação, liderança, comunicação, coordenação. São atividades da direção: designar pessoas; coordenar esforços; comunicar; motivar.
◾ Controle é a função que busca assegurar que os resultados obtidos estejam de acordo com aquilo que foi planejado. Nela, faz-se a comparação do realizado com o planejado e busca-se identificar se há necessidade de correção ou modificação. São palavras-chave da função controle: comparar, corrigir, padrões, monitorar. São atividades (e fases) do controle: Definir padrões, monitor desempenho, avaliar desempenho e agir corretivamente.
Agora vamos verificar as alternativas:
A- Incorreta. Planejamento tem relação com objetivos e meios, vide resumo acima.
B- Incorreta. Coordenação não é das função administrativa atuais. Foi uma das cinco funções originais estabelecidas por Fayol no início do Século XX.
C- Incorreta. Organização tem relação com a alocação de recursos na estrutura organizacional.
D- Correta. Monitoramento, a detecção de desvios, a avaliação e tomada ações corretivas são algumas atividades inerentes do processo de controle.
O processo de controle possui 4 fases (Chiavenato, 2014):
- 1ª etapa: Estabelecimento de critérios ou definição de padrões: padrões se relacionam ao desempenho que se busca obter. São meios comparativos. Os tipos de padrões são os de: quantidade, de qualidade, de tempo e de custos.
- 2ª etapa: Monitoramento do desempenho ou coleta das informações: refere-se à observação do desempenho.
- 3ª etapa: Comparação dos resultados para verificar os possíveis desvios: é o confronto entre o desempenho e o padrão estabelecido.
- 4ª etapa: Medidas ou ações corretivas: ações que buscam manter o desempenho dentro do padrão esperado.
E- Incorreta. A função direção ou liderança visa dinamizar a organização através da ação de pessoas.
Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9 ed. Manole. 2014
GABARITO: LETRA D