SóProvas



Prova CESPE - 2004 - ANVISA - Especialista em Regulação - Farmácia


ID
883411
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito Sanitário

Acerca da Lei n.º 8.080/1990 — Lei Orgânica da Saúde —, julgue
os itens a seguir.

A utilização da epidemiologia para estabelecer prioridades, alocar recursos e orientar ações e serviços públicos de saúde e serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS) é uma regra que poderá ser colocada de lado com o objetivo de preservar a autonomia das pessoas na defesa de sua integridade física e moral.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA

    O erro está quando a questão fala que "é uma regra que pode ser colocada de lado".


    De acordo com a Lei 8080/90:


    Art. 7º As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no art. 198 da Constituição Federal, obedecendo ainda aos seguintes princípios:

    I - universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência;

    II - integralidade de assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;

    III - preservação da autonomia das pessoas na defesa de sua integridade física e moral;

    IV - igualdade da assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie;

    V - direito à informação, às pessoas assistidas, sobre sua saúde;

    VI - divulgação de informações quanto ao potencial dos serviços de saúde e a sua utilização pelo usuário;

    VII - utilização da epidemiologia para o estabelecimento de prioridades, a alocação de recursos e a orientação programática;

     


  • A utilização da epidemiologia para estabelecer prioridades, alocar recursos e orientar ações e serviços públicos de saúde e serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS) é uma regra que poderá ser colocada de lado (Erradíssimo ) com o objetivo de preservar a autonomia das pessoas na defesa de sua integridade física e moral.

    Em se tratando de saúde nada se coloca de lado!

    Bons estudos!

  • Acredito que aqui seria aplicado o princípio da concordância prática ou harmonização, haja vista a impossibilidade de supressão total de um princípio, de forma que a utilização da epidemiologia para os fins referidos não poderia ser colocado totalmente "de lado" em benefício da preservação da autonomia das pessoas.

  •   A autonomia diz respeito ao indivíduo, (direito de não querer receber um orgão de doação por exemplo).  O serviço de saúde deve respeitar a integridade física e moral.  A epidemiologia tem caráter coletivo e não pode ser posta de lado sob pretexto de preservar autonomia das pessoas, uma vez que não se conhece o desejo de todas elas.


ID
883414
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito Sanitário

Acerca da Lei n.º 8.080/1990 — Lei Orgânica da Saúde —, julgue
os itens a seguir.

O dever do Estado de garantir a saúde consiste na formulação e na execução de políticas econômicas e sociais que objetivem a redução de riscos de doenças e de outros agravos. Consiste também no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação, não excluindo desse campo os deveres das pessoas, das famílias, das empresas e da sociedade.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO. CONSTITUIÇÃO FEDERAL. Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
  • CORRETA

    De acordo com a lei 8080/ 1990:

    Art. 2º - A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as  condições indispensáveis ao seu pleno exercício.  § 1º - O dever do Estado de garantir a saúde consiste na reformulação e execução de  políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros  agravos no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário  às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação.  § 2º - O dever do Estado não exclui o das pessoas, da família, das empresas e da  sociedade.
  • Apenas reforçando os comentários. Precisamos tomar cuidado, pois essa é uma questão do CESPE e no enunciado diz "acerca da Lei n.º 8.080/90..." então o embasamento para a resposta deve ser encontrado exclusivamente na referida lei e não na CF/88. Já que o cespe quis saber especificamente dessa Lei e não de toda a legislação atual

  • Ainda reforçando o que o colega Rodrigo disse, a CESPE é craque em fazer questões extensas em que coloca ou tira uma palavra para tornar a questão incorreta.

    Atenção !!!!!!

ID
883417
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Acerca da Lei n.º 8.080/1990 — Lei Orgânica da Saúde —, julgue
os itens a seguir.

Os fatores determinantes e condicionantes da saúde incluem a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais.

Alternativas
Comentários
  • Art. 3º - A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais; os níveis de saúde da população expressam a organização social e econômica do País.
  • *Atenção* - Nova redação do art. 3º da Lei 8080/90:

    Art. 3o  Os níveis de saúde expressam a organização social e econômica do País, tendo a saúde como determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais.(Redação dada pela Lei nº 12.864, de 2013)

  • GABARITO: CERTO

    TÍTULO I

    DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

    Art. 3o Os níveis de saúde expressam a organização social e econômica do País, tendo a saúde como determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais.  (Redação dada pela Lei nº 12.864, de 2013)

    Parágrafo único. Dizem respeito também à saúde as ações que, por força do disposto no artigo anterior, se destinam a garantir às pessoas e à coletividade condições de bem-estar físico, mental e social.

    LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.

  • A afirmativa nao possui a expressão " entre outros" logo para ser correta deve expressar tal e qual todos os condicionantes e determinantes da saúde expressos na lei. A afirmativa nao inclui a atividade física conforme nova redação da lei. Portanto a afirmativa é errada.

  • A questão está certa apesar de desatualizada.

    Art. 3 Os níveis de saúde expressam a organização social e econômica do País, tendo a saúde como determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais.       

     

  • Ano: 2010 Banca:  Órgão:  Provas:  

    A Política Nacional de Atenção Oncológica deve ser organizada de forma articulada com o Ministério da Saúde e com as secretarias de saúde dos estados e dos municípios. Em relação aos componentes dessa política, julgue o item a seguir.

    As ações de vigilância da saúde devem desencadear ações que propiciem a preservação do meio ambiente e a promoção de entornos e ambientes mais seguros e saudáveis.

    Ano: 2004 Banca:  Órgão:  Provas:  

    Os fatores determinantes e condicionantes da saúde incluem a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais.

    Ano: 2017 Banca:  Órgão:  Prova: 

    À luz do disposto na Lei Orgânica da Saúde, julgue o item que se segue. Nesse sentido, considere que a sigla SUS, sempre que utilizada, refere-se a Sistema Único de Saúde.

    Faz parte do campo de atuação do SUS colaborar com a proteção do meio ambiente, bem como fiscalizar e inspecionar a água consumida pela população.

    Ano: 2009 Banca:  Órgão:  Prova: 

    A chamada abordagem ecossistêmica da saúde enfatiza as relações entre saúde e meio ambiente, não apenas em sua vertente tradicional - poluição, saneamento, contaminação etc. -, mas também estudando os riscos modernos: monocultura, transgênicos, fontes energéticas, mudanças climáticas etc.


ID
883420
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito Sanitário

Acerca da Lei n.º 8.080/1990 — Lei Orgânica da Saúde —, julgue
os itens a seguir.

A vigilância sanitária deve ser entendida como um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, abrangendo o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo, e o controle da prestação de serviços que se relacionem direta ou indiretamente com a saúde.

Alternativas
Comentários
  • Lei 8.080/90
           Art. 6º Estão incluídas ainda no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS):

           . . .

              § 1º Entende-se por vigilância sanitária um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, abrangendo:

    I - o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo; e

    II - o controle da prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde.

  • É de grande importância para o estudo das questões, e avaliação para o cargo pretendido do concurso da secretaria de Saúde do DF.

  • A palavra : ELIMINAR causa insegurança...rsrs No entanto, a assertiva está correta.  


ID
883423
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito Sanitário

A respeito da Lei n.º 8.142/1990, que dispõe sobre a participação
da comunidade na gestão do SUS, julgue os itens seguintes.

A Conferência de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, é órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários. Esse órgão atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO... Não é a conferência de Saúde mas sim o CONSELHO DE SAÚDE

    LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE 1990 diz:

    § 2° O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.
  • caraca me pegou heim rsrsrrssr errei a questão pq jurava que estava certa mais o erro estava bem no início rsrsr..mais atenção....
  • isso mesmo D.rª Faby, temos que lê a questão com muita atenção, se não fica pra proxima.....
  • nossa, eu li conselho de saúde no  ínicio... errei feio!

  • Questão incorreta.
    ...
    § 2° O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.

    ***Quando se fala em órgãos, é sempre bom lembrar de Conselhos. As "conferências" nada mais são do que "reuniões" (entre representantes, por exemplo).
  • ERRADO,

    O CONCEITO DESCRITO ACIMA É DO CONSELHO DE SAÚDE, E NÃO CONFERÊNCIA DE SAÚDE, EXIGIU SOMENTE ATENÇÃO NA LEITURA.

     Art. 1° O Sistema Único de Saúde (SUS), de que trata a Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990, contará, em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com as seguintes instâncias colegiadas:

      I - a Conferência de Saúde; e

      II - o Conselho de Saúde.

      § 1° A Conferência de Saúde reunir-se-á a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, por esta ou pelo Conselho de Saúde.

     § 2° O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.

  • O CONCEITO DESCRITO ACIMA É DO CONSELHO DE SAÚDE, E NÃO CONFERÊNCIA DE SAÚDE, EXIGIU SOMENTE ATENÇÃO POIS AS BANCAS SEMPRE TROCAS ...

     Art. 1° O Sistema Único de Saúde (SUS), de que trata a Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990, contará, em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com as seguintes instâncias colegiadas:

      I - a Conferência de Saúde; e

      II - o Conselho de Saúde.

      § 1° A Conferência de Saúde reunir-se-á a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, por esta ou pelo Conselho de Saúde.

     § 2° O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.


  •  Atua na formulação de estrategias e e no controle da execução da política de saúde = CONSELHO DE SAÚDE

    Avalia a situação de saúde e propõe diretrizes para a formulação da politica de saúde= CONFERENCIA DE SAÚDE

     

  • Canalha essa questão.

  • A questão apresentou o conceito de CONSELHO DE SAÚDE.

  • A Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, é órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários. Esse órgão atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.


ID
883426
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito Sanitário

A respeito da Lei n.º 8.142/1990, que dispõe sobre a participação
da comunidade na gestão do SUS, julgue os itens seguintes.

Os municípios, os estados e o Distrito Federal (DF), para receberem os recursos do Fundo Nacional de Saúde alocados como cobertura das ações e serviços de saúde, deverão constituir fundo de saúde, conselho de saúde e plano de saúde, fornecer relatórios de gestão, incluir contrapartida de recursos para a saúde no respectivo orçamento e constituir comissão de elaboração do plano de carreira, cargos e salários com previsão de dois anos para a sua implantação.

Alternativas
Comentários
  • Correta:
    Art. 4° Para receberem os recursos, de que trata o art. 3° desta lei, os Municípios, os Estados e o Distrito Federal deverão contar com:

    I - Fundo de Saúde;

    II - Conselho de Saúde, com composição paritária de acordo com o Decreto n° 99.438, de 7 de agosto de 1990;

    III - plano de saúde;

    IV - relatórios de gestão que permitam o controle de que trata o § 4° do art. 33 da Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990;

    V - contrapartida de recursos para a saúde no respectivo orçamento;

    VI - Comissão de elaboração do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS), previsto o prazo de dois anos para sua implantação.

    http://conselho.saude.gov.br/legislacao/lei8142_281290.htm


ID
883429
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o item abaixo, referente à evolução da vigilância sanitária
no Brasil.

O início, no Brasil, do que hoje se entende por vigilância sanitária foi marcado pelo advento, no século XVIII, da polícia sanitária, que detinha a competência para exercer o saneamento da cidade e fiscalizar cemitérios e o comércio de alimentos.

Alternativas

ID
883432
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito Sanitário

A respeito da Lei n.º 9.782/1999, que instituiu o Sistema
Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), julgue os seguintes
itens.

No âmbito desse sistema, a vigilância sanitária de portos, aeroportos e fronteiras é de competência exclusiva dos estados, do DF e dos municípios.

Alternativas
Comentários
  • Errado - 

    Lei 9782/ 99 diz:

    Art. 2º  Compete à União no âmbito do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária:

     IV - exercer a vigilância sanitária de portos, aeroportos e fronteiras, podendo essa atribuição ser supletivamente exercida pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos Municípios;
  • ERRADO

    Segundo a Lei 8080/90:

    Art. 16. A direção nacional do Sistema Único da Saúde (SUS) compete:


    VII - estabelecer normas e executar a vigilância sanitária de portos, aeroportos e fronteiras, podendo a execução ser complementada pelos Estados, Distrito Federal e Municípios

    Portanto, o erro está quando diz que é competência exclusiva dos Estados, DF e municípios. 
     

  • À União compete tanto editar normas quanto executar. Aos estados e municípios, executar complementarmente

  • ANVISA que atua nesses ambientes...


ID
883435
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito Sanitário

A respeito da Lei n.º 9.782/1999, que instituiu o Sistema
Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), julgue os seguintes
itens.

Cabe à União estimular a cooperação técnica e financeira entre os estados, o DF e os municípios, por intermédio do Ministério da Saúde, da ANVISA e dos demais órgãos e entidades do Poder Executivo federal cujas áreas se relacionem com o sistema.

Alternativas
Comentários
  • O erro da questão esta na palavra "estimular" quando o correto seria "prestar". O resto da questão esta correto

    Lei 9.782/99

       Art. 2º  Compete à União no âmbito do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária:

            I - definir a política nacional de vigilância sanitária;

            II - definir o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária;

            III - normatizar, controlar e fiscalizar produtos, substâncias e serviços de interesse para a saúde;

            IV - exercer a vigilância sanitária de portos, aeroportos e fronteiras, podendo essa atribuição ser supletivamente exercida pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos Municípios;

            V - acompanhar e coordenar as ações estaduais, distrital e municipais de vigilância sanitária;

            VI - prestar cooperação técnica e financeira aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios;

            VII - atuar em circunstâncias especiais de risco à saúde; e

            VIII - manter sistema de informações em vigilância sanitária, em cooperação com os Estados, o Distrito Federal e os     Municípios.

            § 1º  A competência da União será exercida:

            I - pelo Ministério da Saúde, no que se refere à formulação, ao acompanhamento e à avaliação da política nacional de vigilância sanitária e das diretrizes gerais do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária;

            II - pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVS, em conformidade com as atribuições que lhe são conferidas por esta Lei; e

            III - pelos demais órgãos e entidades do Poder Executivo Federal, cujas áreas de atuação se relacionem com o sistema.

  • Vale dá uma lida no artigo 14, paragrafo único, da Lei 8080/90. que trata a respeitos das comissões permanentes.

  • Sacanagem trocar prestar por estimular...aff...banca de cool.


ID
883438
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2004
Provas
Disciplina
Regimento Interno
Assuntos

No que se refere ao regimento interno da ANVISA, julgue os
itens subseqüentes.

Incumbe à ANVISA regulamentar, controlar e fiscalizar os produtos e serviços que envolvam riscos à saúde pública, de forma autônoma e independente da legislação em vigor.

Alternativas
Comentários
  • Errado,

    Portaria 354 de 11 de agosto de 2006 - Regimento Interno da Anvisa

    Art. 3º Incumbe à Agência, respeitada a legislação em vigor, regulamentar, controlar e fiscalizar os produtos e serviços que envolvam risco à saúde pública.
  • lei 9782

    Art. 8º  Incumbe à Agência, respeitada a legislação em vigor, regulamentar, controlar e fiscalizar os produtos e serviços que envolvam risco à saúde pública

  • Ora, se fosse independente da legislação em vigor, como poderia ser criada agência reguladora por meio de lei que não precisasse seguir a lei....doidera...


ID
883441
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2004
Provas
Disciplina
Regimento Interno
Assuntos

No que se refere ao regimento interno da ANVISA, julgue os
itens subseqüentes.

Poderá ser precedido de audiência pública qualquer processo decisório que implicar a efetiva afetação de direitos sociais do setor de saúde ou dos consumidores, decorrente de ato administrativo da ANVISA ou de anteprojetos de lei propostos por ela.

Alternativas
Comentários
  • Certo, 

    Portaria 354 de 11 de agosto de 2006 - Regimento Interno da Anvisa

    CAPÍTULO XXII
    DAS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS

    Art. 51. As iniciativas de projetos de lei ou de alteração de normas administrativas que impliquem afetação de direitos sociais do setor de saúde ou dos consumidores propostas pela ANVISA, poderão ser precedidas de audiência pública, observados os objetivos e disposições estabelecidas na Lei n.º 9.782, de 1999,
  • pelo decreto 3.029/1999 temos:

    Art. 32.  O processo decisório de registros de novos produtos, bens e serviços, bem como seus procedimentos e de edição de normas poderão ser precedidos de audiência pública, a critério da Diretoria Colegiada, conforme as características e a relevância dos mesmos, sendo obrigatória, no caso de elaboração de anteprojeto de lei a ser proposto pela Agência.

    Acho que devido a essa obrigatoriedade a questão deveria ser considerada ERRADA pelo termo "Poderá ser precedido..." no começo do enunciado da questão.

  • O texto associado à questão faz referência ao REGIMENTO INTERNO da ANVISA, talvez por essa razão não se aplique o decreto 3.029/99, que aprova o REGULAMENTO da autarquia. Segundo esse decreto, não há dúvida que a questão está errada.
    Já a portaria 354 - que é de 2006 e portanto posterior ao concurso (2004) - não pode ser usada como embasamento para a resposta. Resta saber se o Regimento Interno anterior (que não sei qual era) tinha dispositivo semelhante a este. Só isso poderia justificar essa questão como certa.

ID
883456
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito Sanitário

Julgue os itens que se seguem.

De acordo com a Lei n.º 6.360/1976, toda empresa é livre para extrair, produzir, fabricar, transformar, sintetizar, purificar, fracionar, embalar, reembalar, importar, exportar, armazenar ou expedir medicamentos, drogas, insumos farmacêuticos, produtos de higiene, cosméticos, perfumes, saneantes domissanitários e produtos destinados à correção estética.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO. NÃO SÃO TODAS AS EMPRESAS. Art. 1º - Ficam sujeitos às normas de vigilância sanitária instituídas por esta Lei os medicamentos, as drogas, os insumos farmacêuticos e correlatos, definidos na Lei nº  5.991, de 17 de dezembro de 1973, bem como os produtos de higiene, os cosméticos, perfumes, saneantes domissanitários, produtos destinados à correção estética e outros adiante definidos.
    Art. 2º - Somente poderão extrair, produzir, fabricar, transformar, sintetizar, purificar, fracionar, embalar, reembalar, importar, exportar, armazenar ou expedir os produtos de que trata o Art. 1º as empresas para tal fim autorizadas pelo Ministério da Saúde e cujos estabelecimentos hajam sido licenciados pelo órgão sanitário das Unidades Federativas em que se localizem.
  • Dica pessoal para responder questões, sempre que tiver as palavras:

    SEMPRE, TODO(A), EXCLUSIVAMENTE, COMPLETO(A), SEM EXCESSÃO(ÕES)

    Fique atento, provavelmente é pegadinha
  • As empresas para tal fim autorizadas pelo Ministério da Saúde e cujos estabelecimentos hajam sido licenciados pelo órgão sanitário das Unidades Federativas em que se localizem.

  • Art. 2o  Lei 6360

    Somente empresas para tal fim autorizadas pelo MINISTÉRIO DA SAÚDE.O erro está em dizer que toda empresa é livre.

  • Art. 2º - Somente poderão extrair, produzir, fabricar, transformar, sintetizar, purificar, fracionar, embalar, reembalar, importar, exportar, armazenar ou expedir os produtos de que trata o Art. 1º as empresas para tal fim autorizadas pelo Ministério da Saúde e cujos estabelecimentos hajam sido licenciados pelo órgão sanitário das Unidades Federativas em que se localizem


ID
883459
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue os itens que se seguem.

Conforme determina a Lei n.º 6.437/1977, as infrações sanitárias serão punidas com penalidades tais como advertência, multa e apreensão de produto, aplicadas de forma alternativa ou cumulativamente, sem prejuízo das sanções de natureza civil ou penal cabíveis ao caso concreto.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO. Art . 1º - As infrações à legislação sanitária federal, ressalvadas as previstas expressamente em normas especiais, são as configuradas na presente Lei.
    Art . 2º - Sem prejuízo das sanções de natureza civil ou penal cabíveis, as infrações sanitárias serão punidas, alternativa ou cumulativamente, com as penalidades de:
    I - advertência;
    II - multa;
    III - apreensão de produto;
    IV - inutilização de produto;
    V - interdição de produto;
    VI - suspensão de vendas e/ou fabricação de produto;
    VII - cancelamento de registro de produto;
    VIII - interdição parcial ou total do estabelecimento;
    IX - proibição de propaganda; (Redação dada pela Lei nº 9.695, de 1998)
    X - cancelamento de autorização para funcionamento da empresa; (Redação dada pela Lei nº 9.695, de 1998)
    XI - cancelamento do alvará de licenciamento de estabelecimento; (Redação dada pela Lei nº 9.695, de 1998)
    XI-A - intervenção no estabelecimento que receba recursos públicos de qualquer esfera.
  • certo

    Porém para mim a questão estava incompleta,pois como pode observar no comentario acima o rol é bem mais extenso

  • Ragnaroc Magno, a questão disse "tais como", não limitando o rol de penalidades e sim exemplificando. 

  • Naquela época era tão simples kkkkk, hoje em dia, o CESPE quer que saibamos todas as infrações aplicadas em cada caso! =(

  • oxe André queria o que???que fosse facil era??assim a chance do teu concorrente acertar tbm seria grande

  • "tais como" da o entendimento de "entre outros", portanto, de acordo com a lei 6.437/77, estão presentes advertência, multa e apreensão de produto dentre as outras penas do artigo 2º:

    I - advertência;
    II - multa;
    III - apreensão de produto;

    IV - inutilização de produto;
    V - interdição de produto;
    VI - suspensão de vendas e/ou fabricação de produto;
    VII - cancelamento de registro de produto;
    VIII - interdição parcial ou total do estabelecimento;
    IX - proibição de propaganda;
    X - cancelamento de autorização para funcionamento da empresa;
    XI - cancelamento do alvará de licenciamento de estabelecimento;
    XI-A - intervenção no estabelecimento que receba recursos públicos de qualquer esfera.

  • gab Certo

    cita apenas algumas, não todas e questão DEIXA CLARO ISSO

    art 2º lei 6437/77


ID
883462
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito Sanitário

Julgue os itens que se seguem.

De acordo com a Lei n.º 5.991/1973, o ato de fornecimento ao consumidor de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, a título remunerado ou não, é privativo de farmácia, drogaria, posto de medicamento e unidade volante e de dispensário de medicamentos.

Alternativas
Comentários
  • CORRETA A QUESTÃO

    De acordo com a Lei 5991 /1973 , Art 6

    Art. 6º - A dispensação de medicamentos é privativa de:

    a) farmácia :estabelecimento de manipulação de fórmulas magistrais e oficinais, de comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, compreendendo o de dispensação e o de atendimento privativo de unidade hospitalar ou de qualquer outra equivalente de assistência médica;
    b) drogaria: estabelecimento de dispensação e comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos em suas embalagens originais.
    c) posto de medicamento e unidade volante:estabelecimento destinado exclusivamente à venda de medicamentos industrializados em suas embalagens originais e constantes de relação elaborada pelo órgão sanitário federal, publicada na imprensa oficial, para atendimento a localidades desprovidas de farmácia ou drogaria.
    d) dispensário de medicamentos.: setor de fornecimento de medicamentos industrializados, privativo de pequena unidade hospitalar ou equivalente;

  • A comercialização de correlatos é privativa desses locais??
  • De acordo com a Lei n 5.991/73 

    Art. 5º - O comércio de drogas, medicamentos e de insumos farmacêuticos é privativo das empresas e dos estabelecimentos definidos nesta Lei.

    § 1º (...)
    § 2º (...)


    Art. 6º - A dispensação de medicamentos é privativa de:

    a) farmácia;

    b) drogaria;

    c) posto de medicamento e unidade volante;

    d) dispensário de medicamentos.



  • Eu discordo do gabarito.

    A venda de correlatos não é privativas desses estabelecimentos.

    Se assim fosse cosméticos por exemplo só poderiam ser vendidos nos estabelecimentos citados.

    Art. 4º - Para efeitos desta Lei, são adotados os seguintes conceitos:

    I - Droga - substância ou matéria-prima que tenha a finalidade medicamentosa ou sanitária;

    II - Medicamento - produto farmacêutico, tecnicamente obtido ou elaborado, com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico;

    III - Insumo Farmacêutico - droga ou matéria-prima aditiva ou complementar de qualquer natureza, destinada a emprego em medicamentos, quando for o caso, e seus recipientes;

    IV - Correlato - a substância, produto, aparelho ou acessório não enquadrado nos conceitos anteriores, cujo uso ou aplicação esteja ligado à defesa e proteção da saúde individual ou coletiva, à higiene pessoal ou de ambientes, ou a fins diagnósticos e analíticos, os cosméticos e perfumes, e, ainda, os produtos dietéticos, óticos, de acústica médica, odontológicos e veterinários;

  • Só pra esclarecer (pois eu não tinh conhecimento desse significado).

    De acordo com o Mini Aurélio, sexta edição, editora Positivo.

    DISPENSÁRIO: Estabelecimento onde se dispensam cuidados gratuitos a enfermos pobres.
  • Discordo do gabarito, visto que o comércio de determinados correlatos poderá ser extensivo às farmácias e drogarias e não privativo.

    Art. 5º - O comércio de drogas, medicamentos e de insumos farmacêuticos é privativo das empresas e dos estabelecimentos definidos nesta Lei.

    § 1º - O comércio de determinados correlatos, tais como, aparelhos e acessórios, produtos utilizados para fins diagnósticos e analíticos, odontológicos, veterinários, de higiene pessoal ou de ambiente, cosméticos e perfumes, exercido por estabelecimentos especializados, poderá ser extensivo às farmácias e drogarias, observado o disposto em lei federal e na supletiva dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios.

  • EM RESUMO: o que é privativo a estes estabelecimentos são dispensação de medicamentos e não dos demais citados. (QUESTÃO COM GABARITO ERRADO COMO OS COLEGAS JÁ MENCIONARAM). Ok que o artigo 5º cita esse rol ali de produtos, mas menciona TBM q pode ser vendido por todos os estabelecimentos citados na lei.


ID
883465
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito Sanitário

Com base no Decreto n.º 79.094/1977, julgue os itens a seguir.

Tendo razões fundamentadas e com o objetivo de manter a segurança sanitária, o órgão de vigilância sanitária competente do Ministério da Saúde poderá suspender a fabricação e a venda de medicamentos, cosméticos e perfumes que, embora registrados, se tornem suspeitos de produzir efeitos nocivos à saúde humana.

Alternativas
Comentários
  • Com base no Decreto n.º 79.094/1977,

    CORRETA

    Art 8º Como medida de segurança sanitária e à vista de razões fundamentadas o órgão de vigilância

    sanitária competente do Ministério da Saúde, poderá, a qualquer momento, suspender a fabricação e venda de

    qualquer dos produtos de que trata este Regulamento, o qual embora registrado, se torne suspeito de ter efeitos

    nocivos à saúde humana.

  • Complementando: a lei que traz este dispositivo é a 6360/1976.

    Art. 7 - Como medida de segurança sanitária e à vista de razões fundamentadas do órgão competente, poderá o
    Ministério da Saúde, a qualquer momento, suspender a fabricação e venda de qualquer dos produtos de que trata
    esta Lei, que, embora registrado, se torne suspeito de ter efeitos nocivos à saúde humana.


    Segundo a RDC Nº 48, DE 6 DE OUTUBRO DE 2009:

    Art. 198. Nos casos em que a suspensão da fabricação foi motivada pelo não atendimento de requerimentos técnicos, a reativação da fabricação ficará condicionada ao cumprimento dos requerimentos que motivaram a suspensão.

ID
883468
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito Sanitário

Com base no Decreto n.º 79.094/1977, julgue os itens a seguir.

É permitida, sem a anuência prévia e expressa do Ministério da Saúde, a importação de produtos submetidos ao regime de vigilância sanitária, desde que os mesmos sejam doações destinadas a pessoas de direito público ou de direito privado, ainda que suas quantidades e qualidade possam comprometer a execução de programas nacionais de saúde.

Alternativas
Comentários
  • Lei 79.094/77

    Art 11 É vedada a importação de qualquer dos produtos submetidos ao regime de vigilância sanitária, para fins industriais e comerciais, sem prévia e expressa manifestação favorável do Ministério da Saúde, através do órgão de vigilância sanitária competente.

    § 1º Compreendem-se nas exigências deste artigo as aquisições e doações destinadas a pessoas de direito público ou de direito privado, cuja quantidade e qualidade possam comprometer a execução de programas nacionais de saúde.

    § 2º Excluem-se da vedação deste artigo as importações de matérias-primas, desde que figurem em relações publicadas pelo órgão de vigilância sanitária competente do Ministério da Saúde, que, para esse fim, levará em conta a precariedade de sua existência no mercado nacional, e seu caráter prioritário para a indústria específica e o atendimento dos programas de saúde.

    § 3º Independe de autorização a importação, por pessoas físicas, dos produtos abrangidos por este Regulamento, não submetidos a regime especial de controle e em quantidade para uso individual, que não se destinem à revenda ou comércio.

  • Se a quantidade e qualidade não comprometessem a execução de programas nacionais de saúde seria permitido?
    Estaria certo a questão se o enunciado estivesse dessa maneira:
    " É permitida, sem a anuência prévia e expressa do Ministério da Saúde, a importação de produtos submetidos ao regime de vigilância sanitária, desde que os mesmos sejam doações destinadas a pessoas de direito público ou de direito privado, SEM que suas quantidades e qualidade possam comprometer a execução de programas nacionais de saúde."

ID
883471
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito Sanitário

Suponha que, de uma grande população, n pessoas serão
selecionadas ao acaso. Da amostra, contar-se-á o número k de
pessoas (k < n) que possuem uma determinada doença. De acordo
com estudos médicos anteriores, acredita-se que 10% dos
indivíduos dessa população têm essa doença. Considere X a
variável aleatória que representa o número de pessoas observadas
na amostra que possuem a doença.

A partir do texto acima, julgue os itens a seguir.

Se, de fato, 10% dos indivíduos dessa população têm a doença, então a média de X é igual a 0,1n.

Alternativas

ID
883474
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2004
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Suponha que, de uma grande população, n pessoas serão
selecionadas ao acaso. Da amostra, contar-se-á o número k de
pessoas (k < n) que possuem uma determinada doença. De acordo
com estudos médicos anteriores, acredita-se que 10% dos
indivíduos dessa população têm essa doença. Considere X a
variável aleatória que representa o número de pessoas observadas
na amostra que possuem a doença.

A partir do texto acima, julgue os itens a seguir.

Se, de fato, 10% dos indivíduos dessa população têm a doença, então, em uma amostra de 5 pessoas, a probabilidade de que pelo menos uma pessoa tenha a doença é inferior a 0,45.

Alternativas
Comentários
  • A Questão não é de Saúde Pública e sim de Raciocínio Lógico. Tentei sugerir a alteração, mas não obtive êxito.
  • Creio que o raciocínio seja o abaixo. Sou muito ruim em probabilidade, desculpem se apresentei algo errado.

    se 10% da população tem a doença, cada pessoa que for selecionada para amostragem terá 10% de chance de ter a doença ou 90% de NÂO tê-la.

    consederando ainda:

    "probabilidade de pelo menos 1 ter a doença" é a mesma coisa que probabilidade de "1 - nenhuma ter a doença", logo, 

    probabilidade de pelo menos 1 ter a doença = 1 - 90%*90%*90%*90%*90%

    probabilidade de pelo menos 1 ter a doença = 1 - (9/10)^5

    probabilidade de pelo menos 1 ter a doença = 1 - 0,5904

    probabilidade de pelo menos 1 ter a doença = 0,409

     

  • Bom, eu fiz da seguinte maneira:

     

    10% de 5 pessoas tem a doença, que é igual a 0,5

    Então, o espaço amostral é o total de pessoas do problema, ou seja, 5 pessoas, assim:

     

    Probabilidade = evento/espaço amostral

    Probabilidade = 0,5/5  ==> Probabilidade = 0,1

     

    Assim, 0,1 < 0.45, sendo portanto o Item Correto.

     

    Obs: Essa questão poderia ser aberta para solicitarmos o comentário do professor e ver qual a forma correta de resolução da mesma.

    Espero que tenha contribuído, mas se meu raciocínio estiver errado, por favor me informem para corrigi-lo.

  • Wagner ta errado. Não é 10% de 5, é 10% da população. 5 é a amostra. Então se 10% da população têm a doença, 90%(0,9) não tem. 

     

    P(pelo menos uma) = 1 - P(nenhuma)

     

    Então em uma amostra de 5:

     

    P(pelo menos uma tenha a doença) =  1 - P(nenhum) = 1 - 0,9 * 0,9 * 0,9 * 0,9 * 0,9 = 1 - 0,59049 = 0,4095 =~ 0,41

     

    0,41 < 0,45

     

    gab CERTO

     

  • Essa se faz por binomial P = C(n,k) x Q(elevado a k) x p[ Elevado a (n-k)]

    k é o sucesso e varia de 1 a 4.

    n é o número da amostra

    p é a probabilidade de dar certo

    Q é a probabilidade de dar errado.

    Você vai calcular a probabilidade de pra os 4 valores de k. Aí, depois, vc soma.

    eu não fiz isso, nem vou.

  • Caro Eliebe, é desnecessário calcular os 4 valores, amigo. Basta calcular a probabilidade do evento X=0, já que 1,2,3,4,5 nos importa

    C(n,k) . p^k . q^n-k

    1 . (1/10)^0 . (9/10)^5

    1 . 1 . 59049/100000 = 0,59

    P(X=0) = 0,59

    Logo, probabilidade de pelo menos 1 ---- > 1 - 0,59 = 0,41


ID
883483
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2004
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A partir dos anos 80 do século passado, com a quebra dos
principais paradigmas pertinentes à gestão pública, temas que
anteriormente eram discutidos e aplicados apenas no contexto
das organizações privadas passaram a fazer parte do
vocabulário da administração pública, dando início à gestão
pública moderna. Quanto à gestão pública moderna e à estrutura
da administração pública brasileira, julgue os itens a seguir.

O Estado regulador brasileiro, em âmbito federal, vem utilizando predominantemente a regulação do tipo setorial, limitando-se a determinados segmentos de atividades afins. O ideal em relação à implementação de uma agência reguladora ocorre quando a eficiência da atividade regulada se alinha com o interesse dos usuários e com um modelo regulatório centralizador.

Alternativas
Comentários
  • Eu acredito também que há diferença entre "interesse do usuário" e "bem estar do usuário". Nem sempre o interesse do usuário será atendido, algumas vezes tarifas terão que ser aumentadas, por exemplo. Há um compromisso (trade-off) entre o interesse dos consumidores, dos setores regulados e do governo que as Agências Reguladoras tem que remediar, buscando um consenso. 
  • Partindo do pressuposto de que o "povão" quer tarifas baratas e o delegatário quer compensar o seu investimento o mais rápido possível à custa de tarifas mais elevadas.
    A agência reguladora terá de ajustar ambos interesses, prezando pela qualidade (princípio da atualização do serviço a ser prestado) sem custos exorbitantes de modo a não sobrecarregar o "povão" (princípio da modicidade).
    Outrossim, o modelo regulatório centralizador remonta ao marco burocrático preconizador da ineficiência.
    O modelo constitucional contemporâneo exige um marco regulatório gerencial prezando a excelência nos resultados - Princípio da Modicidade/Princípio da Atualização do Serviço.
  • Comentário ao meu ver.
    Questão > "O Estado regulador brasileiro, em âmbito federal, vem utilizando predominantemente a regulação do tipo setorial, limitando-se a determinados segmentos de atividades afins. O ideal em relação à implementação de uma agência reguladora ocorre quando a eficiência da atividade regulada se alinha com o interesse dos usuários e com um modelo regulatório centralizador".

    1 >
    "O Estado regulador brasileiro, em âmbito federal, vem utilizando predominantemente a regulação do tipo setorial, limitando-se a determinados segmentos de atividades afins".   (não se limita a determinados segmentos) 
     Agência reguladora é uma pessoa jurídica de Direito público interno, geralmente constituída sob a forma de autarquia especial ou outro ente da administração indireta, cuja finalidade é regular e/ou fiscalizar a atividade de determinado setor da economia de um país. [Fonte: wikipédia]
    2 > "O ideal em relação à implementação de uma agência reguladora ocorre quando a eficiência da atividade regulada se alinha com o interesse dos usuários e com um modelo regulatório centralizador". (Além do bem-estar do consumidor; considerado um dos objetivos; existem outros. Selecionando um dos objetivos existentes da regulação encontramos: promover e garantir a competitividade do respectivo mercado, somente este objetivo, mostra que há uma dinâmica e abrange além do interesse dos usuários e com um modelo regulatório centralizador. Outro objetivo que vai além: A segurança e proteção ambiental.)

    A questão nos induz ao erro. Boa questão!
  • “(...) O ideal em relação à implementação de uma agência reguladora ocorre quando a eficiência da atividade regulada se alinha com o interesse dos usuários e com um modelo regulatório centralizador.”

    ERRADO

    É fato que o modelo regulatório brasileiro é participativo e, mais recentemente, também muito focado na transparência. Basta fazer uma visita rápida a um ou dois sites de agências reguladoras federais para que se comprove isso (sugiro o da Anvisa), inclusive com a possibilidade de acessar propostas de atos normativos que estão sob consulta pública, recebendo as contribuições / opiniões de qualquer pessoa física ou jurídica.

    “As instituições de procedimento envolvendo a oitiva dos interessados tornou- se expediente comum nos diplomas legislativos criadores das assim chamadas 'agências reguladoras'. Nesse sentido, encontram-se várias normas contemplando diferentes formas de participação do cidadão, com a instituição de ouvidores junto a diferentes órgãos públicos, audiências públicas, consulta pública, criação de Conselhos, sistemas de 'disque-denúncia', coletas de opinião e tantas outras, devendo ser destacadas suas virtualidades no Estado Democrático de Direito como instrumentos de legitimidade do poder, aproximando o Estado e a sociedade.
    (...)
    É o caso da Lei nº 9.472, de 16-06-97 (Lei Geral das Telecomunicações), que introduziu a exigência de consulta pública das minutas dos atos normativos a serem editados pela Agência Nacional de Telecomunicações – ANATEL (art. 42), gerando a necessidade de realização de um procedimento administrativo normativo e a justificação da decisão que vier a adotar por uma exposição formal dos motivos que a justifiquem (LGT, art. 40), procedimento esse disciplinado pelo Regimento Interno da Agência...”

    As agências reguladoras, Dinorá Adelaide Musetti Grotti.
    Doutora e Mestre pela PUC/SP
    Professora de Direito Administrativo da PUC/SP
    Ex-Procuradora do Município de São Paulo


    Espero ter contribuído.
    Bons estudos e sucesso, galera!
  • Entendi que um modelo regulatório centralizador se aplicaria ao modelo das "agências", no sentido de que, embora a regulação seja do tipo setorial, cada agência reguladora teria o papel de regular o seu setor. Cada qual no seu quadrado. Anatel centralizando a regulação das telecomunicações e tal. ANP no petróleo, ANVISA na vigilância sanitária e assim vai....

  • Cada órgão regulador possui características específicas, logo não cabe um modelo geral centralizador para todos. 

  • REGULAMENTAÇÃO (Estado regulador)

    • descentralização (agências reguladoras, agências executivas --> AUTARQUIAS)
    • horizontalidade
    • transferência de autonomia de níveis hierárquicos superiores para inferiores
    • entre outros.

    Bons estudos.


ID
883486
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2004
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A partir dos anos 80 do século passado, com a quebra dos
principais paradigmas pertinentes à gestão pública, temas que
anteriormente eram discutidos e aplicados apenas no contexto
das organizações privadas passaram a fazer parte do
vocabulário da administração pública, dando início à gestão
pública moderna. Quanto à gestão pública moderna e à estrutura
da administração pública brasileira, julgue os itens a seguir.

Os gestores do setor público enfrentam um duplo desafio: o de fazer que os valores da gestão da qualidade total sejam aceitos e o de monitorar o seu uso adequado. Cumpridos esses desafios, o programa de qualidade total terá evoluído de um conjunto de metas e atividades a serem cumpridas para uma filosofia gerencial. Assim, as mudanças dos atores da administração governamental tendem a não impactar negativamente na gestão da qualidade total.

Alternativas
Comentários
  • Questão dúbia porque a afirmação "as mudanças dos atores da administração governamental tendem a não impactar negativamente na gestão da qualidade total" em teoria estaria correta, entretnto, na prática, é totalmente equivocada.


ID
883489
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2004
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos à administração pública e à
regulamentação.

Na falta de informação referente aos resultados das atividades da administração pública, uma das formas encontradas atualmente pelos governos di tos empreendedores para recompensar seus funcionários é premiá-los com base nos seguintes critérios: tempo de serviço, volume de recursos e de pessoal que administram, além da própria hierarquia da administração pública.

Alternativas
Comentários
  • governo empreendedor adota uma gestão moderna – coordenada, compartilhada, descentralizada, aberta á participação e ao trabalho em equipe. Procura unir valores como orientação para a missão e para os objetivos, com formas modernas de administrar focadas no cliente-cidadão e nos resultados, além de apregoar a motivação dos servidores mediante incentivos.

    Há uma série de princípios que orientam os governos e gestores a agirem como empreendedores, quais sejam:
     
    • Governo Catalisador: navegando em vez de remar– promove a atuação conjunta: pública, privada e voluntária (o governo coordena, regula e fomenta, deixando a maior parte da execução aos demais atores);
    • O governo pertence á comunidadedando responsabilidade ao cidadão ao em vez de servi-lo – os cidadãos são chamados para participar das decisões que afetam a comunidade e a colaborar com a fiscalização/controle dos seviços públicos;
    • Governo competitivosintroduzindo a competição na prestação de serviços – com a finalidade de aumentar a eficiência (melhorar a qualidade dos serviços, reduzir gastos e minimizar esforços);
    • Governo orientado por missões: transformando órgãos burocratizados– as antigas regras cedem lugar á missão e aos objetivos organizacionais;
    • Governo de resultados: financiamento resultados e não recursos – não se financia a estrutura administrativa, mas a eficiente prestação dos serviços públicos de qualidade (indicadores devem ser utilizados para avaliarem os resultados);
    • Governo e seus clientes: atendendo as necessidades do cliente e não da burocracia – identificar e ouvir os clientes-cidadãos e direcionar os serviços prestados para o atendimento de suas necessidades;
    • Governo empreendedorgerando receita ao invés de despesa;
    • Governo preventivo: a prevenção em lugar da cura– atuar preventivamente de acordo com um planejamento pode evitar/minimizar problemas, proporcionar melhores resultados e permitir a economia de recursos;
    • Governo descentralizado: da hierarquia á participação e ao trabalho em equipe – dar mais autonomia a servidores e equipes, como forma de democratizar a gestão e agilizar a prestação de serviços;
    • Governo orientado para o mercado: introduzindo mudanças por meio do mercado – ora fomentando a atuação dos mercados, ora implantando no meio público mecanismos/soluções utilizados pelo mercado.
     
     
  •  
    O empreendedorismo governamental procura mobilizar a atuação de todos os setores – público, privado e voluntário – para a ação conjunta dirigida á resolução de problemas e ao atendimento das demandas sociais, tornando mais eficiente e mais transparente a utilização dos recursos públicos, e mais eficaz o resultado de suas ações. Governos empreendedores devem ser catalizadores em vez de remadores, devem identificar e aproveitar oportunidades, imaginar, desenvolver e realizar visões que solucionem os problemas sociais, mesmo que para isso tenham de assumir alguns riscos calculados.

    O governo empreendedor não apregoa o Estado mínimo e nem o Estado gigante: apregoa o Estado forte; um estado visionário, ativo, que lidera, que aponta o caminho, que incentiva, fomenta, apoia; que regula e controla; e que avalia os resultados – e que deixa a maior parcela da execução por conta da iniciativa privada.

    Fonte: livro de Administração Pública do Augustinho Paludo

    Bons estudos!
  • Governo empreendedor atual remuneração não é por tempo de serviço e sim por resultados.


ID
883492
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2004
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos à administração pública e à
regulamentação.

A organização de gestão empreendedora em que o processo de descentralização destaca a importância da existência de líderes dispostos a investirem em seus funcionários é uma organização orientada para o poder de competência — aquele que emana do saber — e para o desempenho de papéis específicos.

Alternativas
Comentários
  • "A organização de gestão empreendedora em que o processo de descentralização destaca a importância da existência de líderes dispostos a investirem em seus funcionários é uma organização orientada para" até aqui eu não vejo nenhum erro, mas após isto ele afirma "o poder de competência — aquele que emana do saber — e para o desempenho de papéis específicos." que é a definição da gestão por competências e NÃO da gestão empreendedora!
    Ao meu ver a segunda parte ficaria certo se assim reescrita "o poder da inovação - aquele que emana da informação - e para o desempenho de qualidade". 

    Espero ter ajudado e bons estudos!
  • Se alguém tiver mais informações a respeito dessa questão, poste aqui, por favor.


    Eu acho que o erro está em "desempenho de papéis específicos.". Na descentralização não há desempenho de papéis específicos, mas melhor uso do CONHECIMENTO específico.

  • Governo descentralizado: da hierarquia à participação e ao trabalho em equipe – dar mais autonomia a servidores e equipes, como forma de democratizar a gestão e agilizar a prestação de serviços;
    Fonte:Administração Pública. Augustinho Paludo
  • Imagino que o erro está em classificar de poder de competência. Este refere-se ao saber, conhecimento... creio que seja o poder de referente.

  • O erro da questão encontra-se no fato de que uma organização descentralizada é composta por pessoas que possuem capacidade e autonomia para a tomada de decisão, portanto, não se baseia no poder de competência do líder, haja vista que organizações deste tipo tendem a ser centralizadas, pois o líder é o detentor do conhecimiento e centraliza as decisões.

  • *Teoria comportamental

    líder orientado para tarefas --> competência

    Líder orientado para pessoas ** QUESTÃO CORRETA. Os líderes que investem em seus funcionários.

  • Poder coercitivo: É utilizado para conseguir o que quer com base em ameaças e punições.

    Poder de recompensa: Da forma contraria do coercitivo, as pessoas são induzidas a fazer o que o individuo quer porque isso produz um beneficio como recompensa.

    Poder de competência: É baseado no domínio de um indivíduo sobre determinados assuntos.

    Poder de referência: Baseia-se no carisma e personalidade, criam certo poder a influenciar pessoas pelos seus traços pessoais.

    Até aqui OK, na questão fala que poder de competência é exatamente isso.

    Agora, quando você aceita realizar uma gestão empreendedora na empresa, é preciso ter em mente que a confiança em cada profissional é essencial. Assim, eles terão total liberdade para pensar, criar e inovar dentro da empresa.

    Sendo assim, a ideia central da gestão empreendedora não é voltada para desempenho de papéis específicos (isso tem mais a ver com uma gestão burocrática), mas sim na criação de um ambiente propício à inovação, com equipes motivadas e comprometidas a idealizarem novos produtos e serviços.

  • A organização de gestão empreendedora em que o processo de descentralização destaca a importância da existência de líderes dispostos a investirem em seus funcionários é uma organização orientada para o poder de competência — aquele que emana do saber — e para o desempenho de papéis específicos. Resposta: Errado.

    Comentário: é uma organização voltada para as pessoas.

    Robert Blake e Mouton, em 1964, desenvolveram um modelo de análise comportamental dos líderes, conhecida por grid (ou grade) gerencial e que, ainda hoje, é o modelo mais utilizado na formação de líderes. Segundo esses autores o gestor orienta à ação para dois aspectos fundamentais:

    ü Ênfase nas pessoas (1º dígito): preocupação com os subordinados, colegas ou chefes.

    Ênfase na produção (2º dígito): preocupação com os resultados dos esforços dos subordinados.


ID
883495
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos à administração pública e à
regulamentação.

A partir do momento em que foram introduzidas no modelo regulatório brasileiro, as agências reguladoras fizeram surgir o conceito de otimização funcional. Sua eficaz implementação baseia-se na autonomia da agência reguladora e na definição de instrumentos que proporcionem a eficiência produtiva desta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Certo. 

    De acordo com Augustinho Paludo,  Agências Reguladoras são autarquias especiais criadas para exercer as funções de regulação e fiscalização, e, embora sujeitas à supervisão ministerial, se encontram fora da hierarquia administrativa e da influência política. Em sua maioria foram criadas para proporcionar mais garantia aos investidores que participavam dos processos de privatizações ocorridas na década 1990, nos setores de telecomunicações, energia elétrica etc., no entanto, outras agências destinam-se a regular atividades não privatizadas na área de Saúde, Petróleo/Combustíveis etc.  Essas agências são autarquias com regime jurídico especial, que atendem ao princípio da especialidade, e sua maior independência ocorre em relação ao Poder Executivo, apenas. Desempenham atividades típicas de Estado na área de regulação e fiscalização. Podem ser classificadas em duas espécies: as que “exercem o Poder de Polícia” como Anvisa, ANS, ANA, e as que “controlam as atividades que constituem objeto de concessão, permissão, ou autorização de serviço público” (Maria Sylvia Z. Di Pietro, 2010).

              Espécies de Agências Reguladoras

              →  Exercem o poder da polícia

                     → Controlam atividade econômica

  • UM DOS PRINCIPAIS MOTIVOS PARA QUE AS AGÊNCIAS REGULADORAS COMUMENTE SEJAM CRIADAS COMO "AUTARQUIAS ESPECIAIS" É:

     

    ---> O MODELO QUE SE PRETENDEU ADOTAR - CARACTERIZADO PELA PREOCUPAÇÃO EM SINALIZAR AO SERTOR PRIVADO QUE A ATUAÇÃO DA AGÊNCIA SERÁ TÉCNICA E IMPARCIAL, IMUNE A INTERFERÊNCIAS POLÍICAS, ELEITORAIS, DEMAGÓGICAS, OU QUAISQUER OUTRAS ESTRANHAS AO ITNERESSE DAS PARTES ENVOLVIDAS NO SETOR REGULADO - DIFICILMENTE SERIA VIÁVEL, OU TERIA CREDIBILIDADE, SE A ATIVIDADE DE REGULAÇÃO FOSSE EXERCIDA POR UM ÓRGÃO DA ADMINISTRAÇÕ DIRETA, HIERARQUICAMENTE SUBORDINADO AOS ÓRGÃOS DE CÚPULA DO PODER EXECUTIVO, TRADICONALMENTE PATROCINADORES DOS MAISS VARIADOS GRUPOS DE PODER ATUANTES EM NOSSO MEIO POLÍTICO.

     

     

    Direito Adm. Descomplicado

     

     

  • Relativos à administração pública e à regulamentação, é correto afirmar que: A partir do momento em que foram introduzidas no modelo regulatório brasileiro, as agências reguladoras fizeram surgir o conceito de otimização funcional. Sua eficaz implementação baseia-se na autonomia da agência reguladora e na definição de instrumentos que proporcionem a eficiência produtiva desta.


ID
883498
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2004
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos à administração pública e à
regulamentação.

Em uma gestão de qualidade total, as necessidades dos usuários de produtos e serviços a serem disponibilizados pelo governo são definidas por especialistas. Dessa forma, será possível se atingir um padrão de qualidade que proporcionará a satisfação dos usuários.

Alternativas
Comentários
  •  A reforma gerencial de 1995 incorporou a ideia da qualidade e a definiu como '' a satisfação das necessidades e expectativas do usuário-cidadão'': se ele está satisfeito, é sinal de que os serviços têm qualidade, e se ele não está é sinal que os serviços devem ser melhorados. Portanto, não é ''simplismente a presença ou ausência de alguma propriedade'' que caracteriza a qualidade no serviço público, mas o atendimento satisfatório dos cidadãos.
    Fonte: Administração Pública - Augustinho Paludo.
  • Errada.
    São definidas pelos clientes-cidadãos.
  • Gabarito: errada! 

    Conforme comentário acima a qualidade é definida pelo cliente/cidadão. Apenas como complemento dos estudos segue abaixo conceitos de dois autores considerados como pioneiros do movimento da qualidade:

    Segundo Deming a Qualidade de um produto ou serviço apenas pode ser definida pelo cliente. A Qualidade é, assim, um termo relativo que vai mudando de significado à medida que as necessidades dos clientes evoluem.

     
    Juran define Qualidade como adequação ao uso. A palavra produto (bem ou serviço) refere-se ao output de um processo e é necessário encontrar o equilíbrio entre as características positivas do produto e a não existência de deficiências no produto. Essas características positivas não se referem a componentes luxuosos mas sim a características técnicas dum produto que foi desenhado para corresponder às necessidades dos clientes. As deficiências causam problemas aos clientes e portanto provocam a sua não satisfação.
  • A qualidade total não se alinha à projetos predefinidos e terminantemente determinados, mas sim às nececidades dos clientes (cidadãos).

  • As necessidades são definidas pelo próprio usuário. MAXIMIANO

  • NA GESTÃO DE QUALIDADE A QUALIDADE É DEFINIDA POR TODOS. NA GESTÃO DE QUALIDADE A QUALIDADE É ALGO A SER BUSCADO POR TODOS DA EMPRESA.

  • DEFINIDA POR TODOS!


ID
883513
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2004
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca do controle e gerenciamento da
qualidade.

Em um sentindo abrangente, garantia da qualidade são as ações planejadas e sistemáticas necessárias para fornecer a confiabilidade adequada para o produto ou serviço e que satisfaçam critérios da qualidade.

Alternativas
Comentários
  • Sim, dum ponto de vista abrangente sim, mas dum ponto de vista mais estrito a coisa muda muito. A garantia que se atribui a um produto seria uma espécie de remédio que o fabricante prescreve como precaução para que o cliente a use quando este produto vier com algum vício ou defeito. É justamente onde reside o fim da expectativa do fabricante de que até certas circunstancias - através de testes -  o produto pode resistir ao seu uso. Errei a questão por pensar estritamente. 



  • Falar em gestão da qualidade sem citar o cliente é pegadinha demais... AFF.

  • é mess


ID
883516
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2004
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca do controle e gerenciamento da
qualidade.

O controle de qualidade é o conjunto de técnicas e atividades operacionais usadas para cumprir os critérios da qualidade, como o uso de gráficos de controle, diagramas de causa e efeito, entre outros.

Alternativas
Comentários
  • Certo.
  • Nossa, achei essa questão bem mal feita ao dizer que o "controle de qualidade é o conjunto de técnicas e atividades operacionais usadas para cumprir os critérios da qualidade".
    O controle de qualidade é uma atividade que utiliza esse conjunto de técnicas, mas reduzi-lo ao próprio conjunto de técnicas etc achei que forçou uma barra...
    Vai entender...
  • Quando a questão coloca que o controle de qualidade é o conjunto de técnicas e atividades operacionais, não está restringindo o controle a apenas atividades operacionais?? a gestão da qualidade não é uma ferramenta sistêmica?? o controle se dá como um todo, desde a diretoria e gerência até o nível operacional.
  • Jurava que a parte dos critérios era pegadinha...bendito cespe...


  • Quer dizer cespe que só o nível operacional pode operar com as ferramentas de qualidade ok, vou guardar isso pra errar.

  • TÉCNICAS ESTRATÉGICAS E ATIVIDADES OPERACIONAIS, OU SEJA, CONFORME O 14º PRINCÍPIO DE DEMING: É PRECISO ENGAJAR TODOS DA EMPRESA NO PROCESSO PARA REALIZAR A TRANSFORMAÇÃO. A TRANSFORMAÇÃO É DA COMPETÊNCIA DE TODO MUNDO.

     

     

     

    GABARITO CERTO

  • Essas ferramentas nao sao utilizadas em atividades estrategicas ao inves de operacionais?

  • GABARITO CERTO.


ID
883519
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca do controle e gerenciamento da
qualidade.

O sistema da qualidade é o conjunto de medidas destinadas a verificar a qualquer momento, em qualquer etapa da cadeia de produção, desde a fabricação até o cumprimento das etapas específicas, a comprovação da qualidade, eficácia e segurança dos produtos.

Alternativas
Comentários
  • Bem eu não entendi esse item, então procurei a prova, olhei o edital e pesquisei. Vi que o edital solicitava a leitura da Lei 6360/1976 e lá está a resposta do item.

    Decreto 3961/2001 (Altera o Decreto 79.094/77, que regulamenta a Lei 6.360/1976)

    Art.3° traz diversos conceitos:

    XXXI - Inspeção de Qualidade - Conjunto de medidas destinadas a verificar a qualquer momento, em qualquer etapa da cadeia de produção, desde a fabricação até o cumprimento das boas práticas específicas, incluindo a comprovação da qualidade,  eficácia e segurança dos produtos;
    A questão diz: "O sistema da qualidade é o conjunto de medidas destinadas a verificar a qualquer momento, em qualquer etapa da cadeia de produção, desde a fabricação até o cumprimento das etapas específicas, a comprovação da qualidade, eficácia e segurança dos produtos."

    O erro da questão é que o conceito está trocado, o item se refere a inspeção de qualidade e não ao sistema da qualidade.
    Questão específica da legislação da Anvisa.

    Vivendo e aprendendo.

    Fonte: http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/d235950049997d6f8ff0af6dcbd9c63c/DECRETO+N%C2%BA+3.961-01+ALTERA+O+DECRETO+79.094-77.pdf?MOD=AJPERES
  • Errado.

    Nesse caso seria a inspeção como o colega acima citou, pois é verificado ao final da cadeia de produção se a qualidade está ok. 





  • SGQ – Sistema de Gestão da Qualidade.
    Angelo Ribeiro de Paiva 
     
    É um sistema de gestão que permite dirigir e controlar uma organização no que respeita à Qualidade (ISO 9000:2000).

    O SGQ - Sistema de Gestão da Qualidade, como ferramenta que traz padronização de processos e controle sobre os mesmos, viabiliza medir a eficiência e verificar a eficácia das ações tomadas, com foco específico na satisfação do cliente e na melhoria cotínua dos processos. Esse sistema proporciona segurança à alta direção nas tomadas de decisão, pois possibilita a leitura de indicadores de desempenho precisos e confiáveis. Até o momento, 175 países reconhecem e adotam as normas ISO como parâmetro para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) nas mais diversas atividades empresariais.

    É um conjunto de elementos interligados, integrados na organização, que trabalham coordenados para estabelecer e alcançar o cumprimento da política e dos objectivos da qualidade, dando consistência aos produtos e serviços para que satisfaçam as necessidades e expectativas dos seus clientes

    Existe um organismo internacional que dita as normas desse Sistema de Gestão – o ISO – International Organization for Standardization, com sede em Genebra, Suíça. As empresas que se propõem a adotar o SGQ segundo as normas ISO, passam por um longo processo de alinhamento de procedimentos e ajustes tecnológico, físico e de pessoas, além de serem auditadas por organismos certificadores acreditados e, finalmente, a Certificação é concedida.

    A ISO 9001:2000 especifica requisitos para a gestão da qualidade quando
     uma organização :

    •Necessita demonstrar sua habilidade em fornecer produtos que atendam às necessidades dos clientes e aos requisitos regulatórios aplicáveis, e

    •Desejam alcançar a satisfação dos clientes através da efetiva aplicação do sistema, incluindo processo para a melhoria contínua do sistema e a garantia de conformidade com os requisitos do cliente e requisitos regulatórios aplicáveis.

    Principios de Gestao pela Qualidade

    1. Focalização no Cliente
    2. Liderança
    3. Envolvimento das pessoas
    4. Abordagem por Processos
    5. Abordagem da Gestão como um Sistema
    6. Melhoria Contínua
    7. Decisões baseadas em factos
    8. Relações de mútuo benefício com os fornecedores
     

    FONTE: http://gestaopelaqualidade.forumeiros.com/t32-resumo-sgq-sistema-de-gestao-da-qualidade
  • Oi Dennis,

    A inspeção ocorre a qualquer momento, como diz a lei 6360/1976. Ao final da produção, existe o CONTROLE de qualidade, com métodos validados para aprovação ou reprovação de cada lote.

    Espero ter ajudado. =)
  • no sistema de qualidade a inspeção é no final


ID
883522
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2004
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca do controle e gerenciamento da
qualidade.

Uma avaliação mais completa da qualidade de um hospital, de uma clínica odontológica ou de qualquer unidade de saúde pode ser realizada por meio de uma auditoria.

Alternativas
Comentários
  • Para os não colaboradores:

    O gabarito é CERTO.
  • A Auditoria consiste no exame das atividades gerenciais ou financeiras da organização para verificar sua precisão ou eficácia.  Tem como característica principal o fato de ser realizada por alguém de fora da área auditada.  Divide-se em auditoria externa, quando é realizada por uma empresa ou por um grupo de auditores externos à empresa; e auditoria interna, quando é realizada por um grupo de pessoas da própria empresa." Iniciação ao Estudo da Administração, Anna Maris Pereira de Moraes, 2001, pág. 128.
    Porém ainda não fiquei convencida de que esta é a avaliação mais completa da qualidade.
  • avaliação mais completa da qualidade também me deixou em dúvidas, pois existem outros métodos, inclusive externos à empresa, senão a auditoria.

    Entretanto ele cita UMA e não A avaliação mais completa. Ou seja, basicamente pergunta se é possível avaliar a qualidade através da auditoria.

    Questão, se não de propósito, mal formulada.


     

  • Quando a questão diz PODE, quer dizer que É POSSÍVEL, É UM MEIO e não,  SOMENTE ou É SUFICIENTE. Acredito que por isso ela PODE estar certa. ;)
  • Quando a assertiva diz "uma avaliação mais completa da qualidade..." seria no sentido de complementá-la, de adicioná-la, de suplementá-la. Ou seja a assertiva não diz no sentido de  ser a mais completa, a melhor.
  • CERTO.

     


ID
883525
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2004
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca do controle e gerenciamento da
qualidade.

Toda não-conformidade detectada e a respectiva ação corretiva/preventiva implementada deve ser registrada e estar disponível no laboratório clínico e nos serviços que realizam atividades laboratoriais.

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta, conforme meu entendimento da NBR 14500:2000, Gestão da Qualidade no Laboratório Clínico, que pelo que parece foi substitída pela ABNT NBR NM ISO 15189:2008.
  • Pessoal, ela pode estar disponível mas não estar visível, não é isso??? Me ajudem...

  • Marcus Michel,

    As ações corretivas e preventivas implementadas devem ser registradas e estar disponíveis no laboratório clínico e nos serviços que realizam atividades laboratoriais para uso interno do laboratório para evitar a ocorrência de mesmos erros no futuro. 

    O meio onde estarão disponibilizadas é o que se adequada ao próprio laboratório. 

  • Aos não assinantes: GABARITO: CERTO


ID
883528
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2004
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca do controle e gerenciamento da
qualidade.

A tomada de decisão para adoção de ações corretivas deve incluir um processo investigativo para determinar e identificar as causas da não-conformidade e a necessidade de adoção de ações corretivas.

Alternativas
Comentários
  • Esse processo é o PDCA, a questão aborda ele de trás pra frente.

  • Aos não assinantes: GABARITO: CERTO


ID
883531
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito Sanitário

Julgue os itens seguintes, relativos à certificação de boas práticas
de fabricação.

O Manual de Boas Práticas de Fabricação é um documento que descreve as operações realizadas pelo estabelecimento, incluindo, no mínimo, os requisitos sanitários dos edifícios, a manutenção e higienização das instalações, dos equipamentos e dos utensílios, o controle da água de abastecimento, o controle integrado de vetores e pragas urbanas, o controle da higiene e saúde dos manipuladores e o controle e garantia de qualidade do produto final.

Alternativas
Comentários
  • As Boas Práticas de Fabricação (BPF) abrangem um conjunto de medidas que devem ser adotadas pelas indústrias de alimentos a fim de garantir a qualidade sanitária e a conformidade dos produtos alimentícios com os regulamentos técnicos. A legislação sanitária federal regulamenta essas medidas em caráter geral, aplicável a todo o tipo de indústria de alimentos e específico, voltadas às indústrias que processam determinadas categorias de alimentos.


ID
883534
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito Sanitário

Julgue os itens seguintes, relativos à certificação de boas práticas
de fabricação.

A higienização consiste de apenas uma etapa: a limpeza.

Alternativas
Comentários
  • Higienização: operação que engloba a limpeza e a desinfecção do
    estabelecimento, das instalações, equipamentos e utensílios.

    http://desaobernardo.edunet.sp.gov.br/ManualBoasPraticasCompleto.pdf

ID
883537
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito Sanitário

Julgue os itens seguintes, relativos à certificação de boas práticas
de fabricação.

A antissepsia é uma operação destinada à redução de microrganismos presentes na pele, por meio de agente químico, após lavagem, enxágüe e secagem das mãos.

Alternativas
Comentários
  • Anti-sepsia: operação destinada à redução de microrganismos presentes na pele em níveis seguros, por meio de agente químico, após a lavagem, enxágüe e secagem das mãos.

    http://desaobernardo.edunet.sp.gov.br/ManualBoasPraticasCompleto.pdf

ID
883540
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito Sanitário

Julgue os itens seguintes, relativos à certificação de boas práticas
de fabricação.

O procedimento escrito de forma objetiva que estabelece instruções seqüenciais para a realização de operações rotineiras e específicas na produção, armazenamento e transporte é denominado procedimento operacional padronizado (POP). Esse procedimento não pode apresentar outras nomenclaturas em nenhuma circunstância.

Alternativas
Comentários
  • Consideradas como o instrumento mais simples do rol das informações técnicas e gerenciais da área da qualidade, as Instruções de Trabalho – IT, também, conhecidas como NOP (Norma Operacional Padrão) ou POP (Procedimento Operacional Padrão), têm uma importância capital dentro de qualquer processo funcional, cujo objetivo básico é o de garantir, mediante uma padronização, os resultados esperados por cada tarefa executada (Colenghi, 2007).
    2.1 Procedimento Operacional Padronizado - POP: procedimento escrito de forma objetiva que estabelece instruções seqüenciais para a realização de operações rotineiras e específicas na produção, armazenamento e transporte de alimentos. Este Procedimento pode apresentar outras nomenclaturas desde que obedeça ao conteúdo estabelecido nesta Resolução.  Resolução - RDC nº 275, de 21 de outubro de 2002 - Anexo I

ID
883543
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito Sanitário

Julgue os itens seguintes, relativos à certificação de boas práticas
de fabricação.

Os POPs devem abordar as operações relativas ao controle da potabilidade da água, incluindo as etapas em que a mesma é crítica para o processo produtivo, especificando os locais de coleta das amostras, a freqüência de sua execução, as determinações analíticas, a metodologia aplicada e os responsáveis.

Alternativas
Comentários
  • Resolução - RDC nº 275, de 21 de outubro de 2002 -
    4.2.2 Os Procedimentos Operacionais Padronizados devem abordar as operações relativas ao controle da potabilidade da água, incluindo as etapas em que a mesma é crítica para o processo produtivo, especificando os locais de coleta das amostras, a freqüência de sua execução, as determinações analíticas, a metodologia aplicada e os responsáveis. Quando a higienização do reservatório for realizada pelo próprio estabelecimento, os procedimentos devem contemplar os tópicos especificados no item

ID
883546
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2004
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação à validação, julgue os itens subseqüentes.

Validação é documento que prova que um procedimento, processo, equipamento ou método funciona da forma esperada e proporciona o resultado desejado.

Alternativas
Comentários
  • RDC n. 210(2003):
    Define validação de processo como ato documentado que atesta que qualquer procedimento, processo, equipamento, material, operação ou sistema, realmente conduza aos resultados esperados.
  • RDC 210/03: Validação é um ato documentado que atesta que qualquer procedimento, processo, equipamento, material, operação, ou sistema realmente conduza aos resultados esperados.
    Não consegui achar o erro da questão.
  • Validação é um ATO DOCUMENTADO e não um documento.
  • Acredito que o erro pode estar tb na palavra PROVA.
    Prova é um ato de demonstrar um fato, diferente de ATESTAR, que significar afirmar/declarar algo que é verdadeiro/correto e que pode ser usado como prova.
    Não sei se fui clara.
    Mas acredito que possa ser isso.
  • O Certificado de Validação é o documento comprobatório.

    A Validação é um ato, algo que se faz para conferir a validade do equipamento ou processo.

ID
883549
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2004
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Com relação à validação, julgue os itens subseqüentes.

A utilização dos reagentes e insumos deve respeitar as recomendações de uso do fabricante, condições de preservação, armazenamento e os prazos de validade, sendo permitida a sua revalidação depois de expirada a validade.

Alternativas
Comentários
  • A utilização dos reagentes e insumos deve respeitar as recomendações de uso do fabricante, condições de preservação, armazenamento e os prazos de validade, sendo permitida  VEDADA a sua revalidação depois de expirada a validade.

  • A utilização dos reagentes e insumos deve respeitar as recomendações de uso do fabricante, condições de preservação, armazenamento e os prazos de validade, sendo permitida a sua revalidação depois de expirada a validade. Resposta: Errado.


ID
883552
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2004
Provas
Disciplina
Farmácia

Com relação à validação, julgue os itens subseqüentes.

O fabricante pode aceitar o certificado de análise emitido pelo fornecedor, desde que a sua confiabilidade seja estabelecida por meio da validação periódica dos resultados apresentados e de auditorias às suas instalações, o que exclui a necessidade da realização do teste de identidade.

Alternativas
Comentários
  • CONTROLE DE QUALIDADE (RDC 210 )

    O fabricante pode aceitar o certificado de análise emitido pelo fornecedor, desde que a sua confiabilidade seja estabelecida através da validação periódica dos resultados apresentados e através de auditorias às sua instalações, o que não exclui a necessidade da realização do teste de identidade. Os certificados emitidos pelo fornecedor devem ser originais e sua autenticidade assegurada . Devem conter as seguintes informações  a) Identificação de fornecedor, assinatura do funcionário responsável; b) Nome e Nº de lote do material testado; c) Descrição das especificações e dos métodos utilizados; d) Descrição dos resultados dos ensaios e a data em que tenham sido realizados.
  • Gab. Errado

    O fabricante pode aceitar o certificado de análise emitido pelo fornecedor, desde que a sua confiabilidade seja estabelecida por meio da validação periódica dos resultados apresentados e de auditorias às suas instalações, o que exclui a necessidade da realização do teste de identidade.

    o correto é nao exclui a necessidade da realizacao do teste de identidade.

  • O fabricante pode aceitar o certificado de análise emitido pelo fornecedor, desde que a sua confiabilidade seja estabelecida por meio da validação periódica dos resultados apresentados e de auditorias às suas instalações, o que NÃO exclui a necessidade da realização do teste de identidade.


ID
883555
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2004
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais

Com relação à validação, julgue os itens subseqüentes.

Todos os processos devem ser validados, obrigatoriamente, concorrente, prospectiva e(ou) retrospectivamente.

Alternativas
Comentários
  • O erro está no fato de que nem todo processo precisa ser validado, e sim apenas as etapas críticas.
    RDC 17 "cada etapa crítica do processo de fabricação precisa ser validada. Outras etapas e processos devem estar sob controle para que os produtos sejam consistentemente produzidos e que atendam a todas as especificaçoes definidas e requisitos de qualidade."

ID
883558
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito Sanitário

O controle das doenças transmissíveis baseia-se em
intervenções que, atuando sobre um ou mais elos conhecidos da
cadeia epidemiológica de transmissão, sejam capazes de vir a
interrompê-la. Entretanto, a interação do homem com o meio
ambiente é muito complexa, envolvendo fatores desconhecidos
ou que podem ter-se modificado no momento em que se
desencadeia a ação. Assim sendo, os métodos de intervenção
tendem a ser aprimorados ou substituídos, na medida em que
novos conhecimentos são aportados, seja por descobertas
científicas (terapêuticas, fisiopatogênicas ou epidemiológicas),
seja pela observação sistemática do comportamento dos
procedimentos de prevenção e controle estabelecidos.

Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir, referentes
a epidemiologia, vigilância epidemiológica e análise e avaliação
de riscos.

Avaliação de risco consiste de dados obtidos pelo laboratório quanto ao perigo, além de dados da microbiologia preditiva, dados epidemiológicos, classes e estado imunológico dos consumidores e análise estatística.

Alternativas
Comentários
  • FIOCRUZ. Nas atividades laboratoriais que envolvam materiais infecciosos ou potencialmente infecciosos, a avaliação do risco é um parâmetro de essencial importância para a definição de todos os procedimentos de Biossegurança sejam eles de natureza construtiva, de procedimentos operacionais ou informacionais. Irá determinar os níveis de biossegurança [instalações, equipamentos de proteção (individual e coletivo), procedimentos e informação] que minimizarão ao máximo a exposição de trabalhadores e do meio ambiente a um agente infeccioso. A avaliação de risco pode ser qualitativa ou quantitativa.


ID
883561
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito Sanitário

O controle das doenças transmissíveis baseia-se em
intervenções que, atuando sobre um ou mais elos conhecidos da
cadeia epidemiológica de transmissão, sejam capazes de vir a
interrompê-la. Entretanto, a interação do homem com o meio
ambiente é muito complexa, envolvendo fatores desconhecidos
ou que podem ter-se modificado no momento em que se
desencadeia a ação. Assim sendo, os métodos de intervenção
tendem a ser aprimorados ou substituídos, na medida em que
novos conhecimentos são aportados, seja por descobertas
científicas (terapêuticas, fisiopatogênicas ou epidemiológicas),
seja pela observação sistemática do comportamento dos
procedimentos de prevenção e controle estabelecidos.

Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir, referentes
a epidemiologia, vigilância epidemiológica e análise e avaliação
de riscos.

Coleta e análise de informações são funções da vigilância epidemiológica.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Lei 8080/90

    Art 6

    § 2º - Entende-se por vigilância epidemiológica um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos. 

    De acordo com o Guia de Vigilância Epidemiológica do MS , a sua função é:

    São funções da vigilância epidemiológica: 
    • coleta de dados;
    • processamento de dados coletados;
    • análise e interpretação dos dados processados;
    • recomendação das medidas de prevenção e controle apropriadas;
    • promoção das ações de prevenção e controle indicadas;
    • avaliação da e?cácia e efetividade das medidas adotadas;
    • divulgação de informações pertinentes
  • O erro está em informações... o correto seria: Coleta e análise de dados..

    Informação é todo o conjunto de dados devidamente ordenados e organizados de forma a terem significado.


     
  • Pessoal,

    O Guia de Vigilância Epidemiológica, disponibilizado pelo Ministério da Saúde, traz em seu capitulo "Coleta de dados e informações" a diferenciação clara dos dois conceitos, conforme segue trecho:

    "O cumprimento das funções de vigilância epidemiológica depende da disponibilidade de dados que sirvam para subsidiar o processo de produção de informação para a ação. A qualidade da informação depende, sobretudo, da adequada coleta de dados gerados no local onde ocorre o evento sanitário (dado coletado). É também nesse nível que os dados devem primariamente ser tratados e estruturados para se constituírem em um poderoso instrumento – a informação –, capaz de subsidiar um processo dinâmico de planejamento, avaliação, manutenção e aprimoramento das ações."

    A coleta e análise de dados são funções da Vigilância Epidemiológica, assim como a produção de informações. Sendo essas, etapas sequenciais.

    Resumindo: QUESTÃO MALDOSA!

    A quem interessar, segue o link do guia:

    http://www.prosaude.org/publicacoes/guia/Guia_Vig_Epid_novo2.pdf

    [ ]'s

ID
883564
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito Sanitário

O controle das doenças transmissíveis baseia-se em
intervenções que, atuando sobre um ou mais elos conhecidos da
cadeia epidemiológica de transmissão, sejam capazes de vir a
interrompê-la. Entretanto, a interação do homem com o meio
ambiente é muito complexa, envolvendo fatores desconhecidos
ou que podem ter-se modificado no momento em que se
desencadeia a ação. Assim sendo, os métodos de intervenção
tendem a ser aprimorados ou substituídos, na medida em que
novos conhecimentos são aportados, seja por descobertas
científicas (terapêuticas, fisiopatogênicas ou epidemiológicas),
seja pela observação sistemática do comportamento dos
procedimentos de prevenção e controle estabelecidos.

Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir, referentes
a epidemiologia, vigilância epidemiológica e análise e avaliação
de riscos.

Investigação epidemiológica de campo, classicamente conhecida por investigação epidemiológica, consiste do levantamento epidemiológico realizado por meio de coleta ocasional de dados, quase sempre por amostragem, e que fornece dados sobre a prevalência de casos clínicos ou portadores, em determinada comunidade.

Alternativas
Comentários
  • INQUÉRITO EPIDEMIOLÓGICO: levantamento epidemiológico feito por meio de coleta ocasional de dados, quase sempre por amostragem, e que fornece dados sobre a prevalência de casos clínicos ou portadores, em uma determinada comunidade. .

    http://www.misodor.com/GLOSSARIO.html
  • Como dito acima, essa é a definição de Inquérito epdemiológico, mais voltado para a prevalência das doenças.

    A investigação epidemiológica de campo é o estudo efetuado a partir de casos clínicos, ou de portadores, para a identificação das fontes de infecção e modos de transmissão do agente. Pode ser realizada quando de casos esporádicos ou surtos. É a conhecida Investigação epidemiológica de casos e epidemias, caracterizada pela busca ativa de dados.

     

ID
883567
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito Sanitário

O controle das doenças transmissíveis baseia-se em
intervenções que, atuando sobre um ou mais elos conhecidos da
cadeia epidemiológica de transmissão, sejam capazes de vir a
interrompê-la. Entretanto, a interação do homem com o meio
ambiente é muito complexa, envolvendo fatores desconhecidos
ou que podem ter-se modificado no momento em que se
desencadeia a ação. Assim sendo, os métodos de intervenção
tendem a ser aprimorados ou substituídos, na medida em que
novos conhecimentos são aportados, seja por descobertas
científicas (terapêuticas, fisiopatogênicas ou epidemiológicas),
seja pela observação sistemática do comportamento dos
procedimentos de prevenção e controle estabelecidos.

Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir, referentes
a epidemiologia, vigilância epidemiológica e análise e avaliação
de riscos.

Inquérito é o conjunto de estudos efetuados a partir de casos clínicos ou de portadores para a identificação das fontes de infecção e dos modos de transmissão do agente. Pode ser realizado em face de casos esporádicos ou surtos.

Alternativas
Comentários
  • Errado- 

    Guia da vigilância epidemiológica/ ministério da Saúde diz que: 

    O inquérito epidemiológico é um estudo seccional, geralmente realizado em amostras da população, levado a efeito quando as informações existentes são inadequadas ou insuficientes, em virtude de diversos fatores, dentre os quais se podem destacar: notificação imprópria ou deficiente; mudança no comportamento epidemiológico de uma determinada doença; dificuldade na avaliação de coberturas vacinais ou eficácia de vacinas; necessidade de se avaliar eficácia das medidas de controle de um programa; descoberta de agravos inusitados.
  • A definição dada se enquadra mais com "Investigação epidemiológica", que junto com o "Inquérito Epidemiológico" são considerados fontes especiais de dados na VE.

    Podemos resumir as fontes especiais como:

    Levantamento epidemiológico – estudo realizado com base nos dados existentes nos registros dos serviços de saúde ou de outras instituições. Não é um estudo amostral e destina-se a coletar dados para complementar informações já existentes

    Inquérito Epidemiológico: estudo realizado por período de tempo determinado, geralmente amostral, realizado para levantar dados quando as informações existentes são inadequadas ou insuficientes.   Investigação epidemiológica – conjunto de etudos utilizados para esclarecer a ocorrência de doenças transmissíveis ou de agravos inusitados à saúde, a partir de casos isolados ou relacionados entre si.

    [ ]'s

ID
883570
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito Sanitário

O controle das doenças transmissíveis baseia-se em
intervenções que, atuando sobre um ou mais elos conhecidos da
cadeia epidemiológica de transmissão, sejam capazes de vir a
interrompê-la. Entretanto, a interação do homem com o meio
ambiente é muito complexa, envolvendo fatores desconhecidos
ou que podem ter-se modificado no momento em que se
desencadeia a ação. Assim sendo, os métodos de intervenção
tendem a ser aprimorados ou substituídos, na medida em que
novos conhecimentos são aportados, seja por descobertas
científicas (terapêuticas, fisiopatogênicas ou epidemiológicas),
seja pela observação sistemática do comportamento dos
procedimentos de prevenção e controle estabelecidos.

Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir, referentes
a epidemiologia, vigilância epidemiológica e análise e avaliação
de riscos.

A vigilância epidemiológica pode ser definida como o conjunto de atividades que proporcionam a informação indispensável para se conhecer, detectar ou prever qualquer mudança que possa ocorrer nos fatores condicionantes do processo saúde-doença, com a finalidade de recomendar, oportunamente, as medidas indicadas que levem à prevenção e ao controle das doenças.

Alternativas
Comentários

  • CAPÍTULO I

    Dos Objetivos e Atribuições

    Art. 5º São objetivos do Sistema Único de Saúde SUS:
    (....)

    § 2º Entende-se por vigilância epidemiológica um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.

    CORRETA


     



     

  • Artigo 6º, § 2º da Lei 8080

ID
883573
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito Sanitário

O controle das doenças transmissíveis baseia-se em
intervenções que, atuando sobre um ou mais elos conhecidos da
cadeia epidemiológica de transmissão, sejam capazes de vir a
interrompê-la. Entretanto, a interação do homem com o meio
ambiente é muito complexa, envolvendo fatores desconhecidos
ou que podem ter-se modificado no momento em que se
desencadeia a ação. Assim sendo, os métodos de intervenção
tendem a ser aprimorados ou substituídos, na medida em que
novos conhecimentos são aportados, seja por descobertas
científicas (terapêuticas, fisiopatogênicas ou epidemiológicas),
seja pela observação sistemática do comportamento dos
procedimentos de prevenção e controle estabelecidos.

Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir, referentes
a epidemiologia, vigilância epidemiológica e análise e avaliação
de riscos.

Busca ativa de casos é a busca de casos suspeitos, que se dá, de forma permanente ou não, por meio de visitas periódicas do serviço de saúde em áreas silenciosas e na ocorrência de casos em municípios vizinhos.

Alternativas
Comentários
  •  Busca ativa de casos
    O propósito desta etapa é identificar casos adicionais (secundários ou não) ainda não notificados, ou aqueles oligossintomáticos que não buscaram atenção médica. Tem como finalidade: tratar adequadamente esses casos; determinar a magnitude e extensão do evento; ampliar o espectro das medidas de controle.
    Para isso, deve-se identificar e proceder à investigação de casos similares no espaço geográfico onde houver suspeita da existência de contatos e/ou fonte de contágio ativa. Essa busca de casos pode ser restrita a um domicílio, rua ou bairro, e/ou ser realizada em todas as unidades de saúde (centros, postos de saúde, consultórios, clínicas privadas, hospitais, laboratórios, etc.), ou ainda ultrapassar barreiras geográficas de municípios ou estados, conforme as correntes migratórias ou características dos veículos de transmissão.

ID
883576
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito Sanitário

O controle das doenças transmissíveis baseia-se em
intervenções que, atuando sobre um ou mais elos conhecidos da
cadeia epidemiológica de transmissão, sejam capazes de vir a
interrompê-la. Entretanto, a interação do homem com o meio
ambiente é muito complexa, envolvendo fatores desconhecidos
ou que podem ter-se modificado no momento em que se
desencadeia a ação. Assim sendo, os métodos de intervenção
tendem a ser aprimorados ou substituídos, na medida em que
novos conhecimentos são aportados, seja por descobertas
científicas (terapêuticas, fisiopatogênicas ou epidemiológicas),
seja pela observação sistemática do comportamento dos
procedimentos de prevenção e controle estabelecidos.

Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir, referentes
a epidemiologia, vigilância epidemiológica e análise e avaliação
de riscos.

A vigilância epidemiológica tem como propósito fornecer orientação técnica permanente para os que têm responsabilidade de decidir a execução de ações de controle de doenças e agravos. Ela torna disponíveis informações atualizadas da ocorrência dessas doenças ou agravos e seus fatores condicionantes em uma área geográfica ou população.

Alternativas
Comentários
  • A vigilância epidemiológica tem como propósito fornecer orientação técnica permanente
    para os profissionais de saúde, que têm a responsabilidade de decidir sobre a execução de ações
    de controle de doenças e agravos, tornando disponíveis, para esse fim, informações atualizadas
    sobre a ocorrência dessas doenças e agravos, bem como dos fatores que a condicionam, numa área
    geográfica ou população definida
    . Subsidiariamente, a vigilância epidemiológica constitui-se em
    importante instrumento para o planejamento, a organização e a operacionalização dos serviços de
    saúde, como também para a normatização de atividades técnicas correlatas.
    A operacionalização da vigilância epidemiológica compreende um ciclo de funções específicas
    e intercomplementares, desenvolvidas de modo contínuo, permitindo conhecer, a cada momento,
    o comportamento da doença ou agravo selecionado como alvo das ações, para que as medidas de
    intervenção pertinentes possam ser desencadeadas com oportunidade e eficácia. São funções da
    vigilância epidemiológica:
    • coleta de dados;
    • processamento de dados coletados;
    • análise e interpretação dos dados processados;
    • recomendação das medidas de prevenção e controle apropriadas;
    • promoção das ações de prevenção e controle indicadas;
    • avaliação da eficácia e efetividade das medidas adotadas;
    • divulgação de informações pertinentes.


ID
883579
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito Sanitário

Acerca de inspeção e de boas práticas de fabricação (BPF),
julgue os itens seguintes.

Inspeção sanitária é uma verificação in loco da existência ou não de fatores de risco sanitário que poderão produzir agravo à saúde individual ou coletiva, incluindo a avaliação documental.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta!

    A verificação in loco dos riscos sanitários que poderão trazer problema à saúde da população, utilizando como instrumento documental o poder de polícia administrativo é o que chamamos de INSPEÇÃO SANITÁRIA.


ID
883582
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito Sanitário

Acerca de inspeção e de boas práticas de fabricação (BPF),
julgue os itens seguintes.

Certificação é uma inspeção detalhada do cumprimento integral das BPF em determinada linha de produção em funcionamento.

Alternativas
Comentários
  • Certificação

     

    Verificação, mediante inspeção sanitária, do cumprimento integral das Boas Práticas de Fabricação em determinada linha de produção em funcionamento, por forma farmacêutica.

    http://www.diariodasleis.com.br/busca/exibelink.php?numlink=1-9-34-2003-08-04-210
     

  • Resolução - RDC nº 210, de 04 de agosto de 2003
    Certificação: Verificação, mediante inspeção sanitária, do cumprimento integral das Boas Práticas de Fabricação em determinada linha de produção em funcionamento, por forma farmacêutica.
  • Cuidado com as legislações revogadas.

    A RDC 210 de 2003 foi revogada pela 17 de 2010!
  • Não compreendi o erro. A rdc 39/2013 diz: 

    Art.14 A Certificação de Boas Práticas de Fabricação de Medicamentos será concedida para cada estabelecimento, por linha de produção.



ID
883585
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito Sanitário

Acerca de inspeção e de boas práticas de fabricação (BPF),
julgue os itens seguintes.

Autorização de funcionamento para fabricação de produtos de saúde compete a órgão do Ministério da Saúde, conforme previsto na legislação sanitária vigente.

Alternativas
Comentários
  • Resolução - RDC nº 210, de 04 de agosto de 2003
    Fabricante
    Detentor da Autorização de Funcionamento para fabricação de medicamentos, expedida pelo
    órgão competente do Ministério da Saúde, conforme previsto na legislação sanitária vigente
  • Aline,

    A RDC 210 de 2003 foi revogada pela RDC 17 de 2010. E além disso, essas duas trazem dispositivos específicos de MEDICAMENTOS!

    A questão está correta, pois utilizou a letra da Lei 6.360 de 1976, que dispõe sobre a Vigilância Sanitária (inclusive dos produtos médicos) e continua vigente:

    "O funcionamento das empresas de que trata esta Lei dependerá de autorização do Ministério da Saúde, à vista da indicação da atividade industrial respectiva, da natureza e espécie dos produtos e da comprovação da capacidade técnica, científica e operacional, e de outras exigências dispostas em regulamentos e atos administrativos pelo mesmo Ministério."


    Ao meu ver, essa questão estaria errada, pois hoje essa função foi OUTORGADA (passou a execução e a titularidade do serviço) à Anvisa, que é uma autarquia vinculada ao MS e não um orgão do MS, como citado na questão.


ID
883588
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito Sanitário

Acerca de inspeção e de boas práticas de fabricação (BPF),
julgue os itens seguintes.

Os critérios de avaliação para os itens do roteiro de inspeção para as empresas fabricantes de medicamentos estão embasados no risco potencial inerente a cada item em relação à qualidade e segurança do produto e à segurança do trabalhador em sua interação com os produtos e processos durante a fabricação.

Alternativas

ID
883591
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito Sanitário

Acerca de inspeção e de boas práticas de fabricação (BPF),
julgue os itens seguintes.

O objetivo da auto-inspeção, ou auditoria da qualidade, é avaliar o cumprimento das BPF pelo fabricante em todos os aspectos da produção e do controle da qualidade.

Alternativas

ID
883594
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito Sanitário

Com relação a análise e gerenciamento de risco sanitário, julgue
os itens a seguir.

A avaliação da exposição é sempre quantitativa, da ingestão provável de agentes biológicos, químicos e físicos por meio dos alimentos, assim como as exposições que derivam de outras fontes, caso sejam relevantes.

Alternativas
Comentários
  • Avalia-se a quantidade da exposição e o grau de exposição (qualidade) ..
    RESOLUÇÃO Nº 17, DE 30 DE ABRIL DE 1999 2.7. Avaliação da exposição: avaliação qualitativa e ou quantitativa da ingestão provável de agentes biológicos, químicos e físicos através dos alimentos, assim como as exposições que derivam de outras fontes, caso sejam relevantes.

ID
883597
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito Sanitário

Com relação a análise e gerenciamento de risco sanitário, julgue
os itens a seguir.

A caracterização do risco é uma estimativa qualitativa, incluídas as incertezas inerentes, da probabilidade de ocorrência de um efeito adverso, conhecido ou potencial, e de sua gravidade para a saúde de uma determinada população, com base na identificação do perigo, sua caracterização e a avaliação da exposição.

Alternativas
Comentários
  •  
    RESOLUÇÃO Nº 17, DE 30 DE ABRIL DE 1999
    2.8. Caracterização do risco: estimativa qualitativa e ou quantitativa, incluídas as incertezas
    inerentes, da probabilidade de ocorrência de um efeito adverso, conhecido ou potencial, e de sua
    gravidade para a saúde de uma determinada população, com base na identificação do perigo, sua
    caracterização e a avaliação da exposição.

ID
883600
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito Sanitário

Com relação a análise e gerenciamento de risco sanitário, julgue
os itens a seguir.

Gerenciamento de risco é um processo de ponderação das distintas opções normativas à luz dos resultados da avaliação de risco e, caso necessário, da seleção e aplicação de possíveis medidas de controle apropriadas, incluídas as medidas de regulamentação.

Alternativas

ID
883603
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito Sanitário

Com relação a análise e gerenciamento de risco sanitário, julgue
os itens a seguir.

A função do gerenciamento de risco eficaz deve minimizar o risco técnico.

Alternativas
Comentários
  • Pegadinha da banca. O correto é: ...deve CONTROLAR o risco técnico através de medidas apropriadas, incluindo as de regulamentação, após avaliação de risco. Na sequência: análise do risco, avaliação do risco e CONTROLE DO RISCO.
  • Risco Técnico: risco associado com a introdução de novas técnicas e procedimentos elaborados para aumentar o desempenho de uma tarefa;
     
    Risco Operacional: risco de prejuízo à consecução dos objetivos institucionais como resultado de sistemas e controle inadequados, erro humano e falha gerencial;

ID
883606
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito Sanitário

Em estudo da agência ambiental norte-americana
Environmental Protection Agency (EPA) acerca de acidentes
industriais, o Brasil ocupa o sétimo lugar na lista dos dez países
com maior número de acidentes químicos, com cinco óbitos ou
mais entre 1945 e 1991. Porém, quando a classificação é pelo
número de óbitos por acidente — indicador da gravidade —, o
país passa para a segunda posição. Acidentes catastróficos
associados a processos produtivos, denominados acidentes
maiores, ou acidentes ampliados na definição mais correta e atual,
independentemente de localização geográfica ou modalidade
técnica, como as marés negras, panes sérias e colapsos nucleares,
incêndios e explosões em instalações petrolíferas e petroquímicas
e nuvens tóxicas, são ocorrências com fortes características de
desordem, tumulto e falta de controle, tornando-as de fácil
detecção e de repercussão imediata na percepção pública, o que
nem sempre é observado em eventos contaminantes crônicos com
carga agressiva baixa, porém cumulativa.

Com relação ao assunto abordado no texto acima, julgue os itens
que se seguem.

As posturas adotadas em relação ao risco avaliado não variam entre diferentes países, diferentes regiões de um mesmo país, ou até entre empresas e governos de uma mesma região.

Alternativas

ID
883609
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito Sanitário

Em estudo da agência ambiental norte-americana
Environmental Protection Agency (EPA) acerca de acidentes
industriais, o Brasil ocupa o sétimo lugar na lista dos dez países
com maior número de acidentes químicos, com cinco óbitos ou
mais entre 1945 e 1991. Porém, quando a classificação é pelo
número de óbitos por acidente — indicador da gravidade —, o
país passa para a segunda posição. Acidentes catastróficos
associados a processos produtivos, denominados acidentes
maiores, ou acidentes ampliados na definição mais correta e atual,
independentemente de localização geográfica ou modalidade
técnica, como as marés negras, panes sérias e colapsos nucleares,
incêndios e explosões em instalações petrolíferas e petroquímicas
e nuvens tóxicas, são ocorrências com fortes características de
desordem, tumulto e falta de controle, tornando-as de fácil
detecção e de repercussão imediata na percepção pública, o que
nem sempre é observado em eventos contaminantes crônicos com
carga agressiva baixa, porém cumulativa.

Com relação ao assunto abordado no texto acima, julgue os itens
que se seguem.

Algumas vezes, apesar das evidências científicas do perigo, as possíveis soluções dependem de fatores não apenas técnicos, como nível de informação da população a respeito do risco, organização da população envolvida, pressão social, custos econômicos advindos da eliminação do risco, desenvolvimento tecnológico para buscar produtos alternativos e interesses políticos.

Alternativas

ID
883612
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito Sanitário

Em estudo da agência ambiental norte-americana
Environmental Protection Agency (EPA) acerca de acidentes
industriais, o Brasil ocupa o sétimo lugar na lista dos dez países
com maior número de acidentes químicos, com cinco óbitos ou
mais entre 1945 e 1991. Porém, quando a classificação é pelo
número de óbitos por acidente — indicador da gravidade —, o
país passa para a segunda posição. Acidentes catastróficos
associados a processos produtivos, denominados acidentes
maiores, ou acidentes ampliados na definição mais correta e atual,
independentemente de localização geográfica ou modalidade
técnica, como as marés negras, panes sérias e colapsos nucleares,
incêndios e explosões em instalações petrolíferas e petroquímicas
e nuvens tóxicas, são ocorrências com fortes características de
desordem, tumulto e falta de controle, tornando-as de fácil
detecção e de repercussão imediata na percepção pública, o que
nem sempre é observado em eventos contaminantes crônicos com
carga agressiva baixa, porém cumulativa.

Com relação ao assunto abordado no texto acima, julgue os itens
que se seguem.

Os responsáveis pelo gerenciamento de riscos tecnológicos, por vezes, contestam e resistem em considerar como o público percebe e entende o risco, pois estão acostumados a decidir a partir de uma abordagem tradicionalmente empregada no campo da análise de risco, ou seja, baseada em dados resultantes de experimentos e análises probabilísticas, os denominados riscos objetivos, e não consideram os riscos subjetivos.

Alternativas

ID
883615
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito Sanitário

Em estudo da agência ambiental norte-americana
Environmental Protection Agency (EPA) acerca de acidentes
industriais, o Brasil ocupa o sétimo lugar na lista dos dez países
com maior número de acidentes químicos, com cinco óbitos ou
mais entre 1945 e 1991. Porém, quando a classificação é pelo
número de óbitos por acidente — indicador da gravidade —, o
país passa para a segunda posição. Acidentes catastróficos
associados a processos produtivos, denominados acidentes
maiores, ou acidentes ampliados na definição mais correta e atual,
independentemente de localização geográfica ou modalidade
técnica, como as marés negras, panes sérias e colapsos nucleares,
incêndios e explosões em instalações petrolíferas e petroquímicas
e nuvens tóxicas, são ocorrências com fortes características de
desordem, tumulto e falta de controle, tornando-as de fácil
detecção e de repercussão imediata na percepção pública, o que
nem sempre é observado em eventos contaminantes crônicos com
carga agressiva baixa, porém cumulativa.

Com relação ao assunto abordado no texto acima, julgue os itens
que se seguem.

O interesse público pelos riscos de impactos ambientais negativos provocados por resíduos industriais, inclusos os subprodutos gerados em acidente com situações de vazamentos, fogo e explosão, tornou a comunicação de risco um elemento decisivo no gerenciamento da atividade.

Alternativas

ID
883618
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito Sanitário

Em estudo da agência ambiental norte-americana
Environmental Protection Agency (EPA) acerca de acidentes
industriais, o Brasil ocupa o sétimo lugar na lista dos dez países
com maior número de acidentes químicos, com cinco óbitos ou
mais entre 1945 e 1991. Porém, quando a classificação é pelo
número de óbitos por acidente — indicador da gravidade —, o
país passa para a segunda posição. Acidentes catastróficos
associados a processos produtivos, denominados acidentes
maiores, ou acidentes ampliados na definição mais correta e atual,
independentemente de localização geográfica ou modalidade
técnica, como as marés negras, panes sérias e colapsos nucleares,
incêndios e explosões em instalações petrolíferas e petroquímicas
e nuvens tóxicas, são ocorrências com fortes características de
desordem, tumulto e falta de controle, tornando-as de fácil
detecção e de repercussão imediata na percepção pública, o que
nem sempre é observado em eventos contaminantes crônicos com
carga agressiva baixa, porém cumulativa.

Com relação ao assunto abordado no texto acima, julgue os itens
que se seguem.

A comunicação de risco é um intercâmbio interativo de informações e opiniões sobre risco, entre as pessoas responsáveis pela avaliação de risco, pelo gerenciamento de risco, os consumidores e outras partes interessadas.

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO N. 17 DE 1999
    2.10. Comunicação de risco: intercâmbio interativo de informações e opiniões sobre risco, entre as pessoas responsáveis pela avaliação de risco, pelo gerenciamento de risco, os consumidores e outras partes interessadas.

ID
883621
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito Sanitário

Todo profissional de saúde tem a obrigação ética de garantir que
os serviços sejam de boa qualidade. As pesquisas vêm
demonstrando que a qualidade desses serviços está relacionada,
entre outros fatores, a benefícios práticos aos clientes e
programas de planejamento familiar. A respeito da qualidade em
serviços de saúde, julgue os itens subseqüentes.

Constituem benefícios práticos que podem aumentar a qualidade de serviços de saúde a segurança, a eficácia, a satisfação do cliente, que, assim, continua a procurar os serviços, o uso da anticoncepção, a satisfação com o trabalho por parte dos profissionais da área de saúde, a reputação e a competitividade dos programas e o acesso ampliado aos serviços.

Alternativas

ID
883624
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito Sanitário

Todo profissional de saúde tem a obrigação ética de garantir que
os serviços sejam de boa qualidade. As pesquisas vêm
demonstrando que a qualidade desses serviços está relacionada,
entre outros fatores, a benefícios práticos aos clientes e
programas de planejamento familiar. A respeito da qualidade em
serviços de saúde, julgue os itens subseqüentes.

Estrutura refere-se a características relativamente estáveis, como condições físicas, organizacionais, equipamentos e recursos humanos, enquanto processo é um conjunto de atividades desenvolvidas nas relações de produção em geral e, no caso de serviços de saúde, entre profissionais e pacientes.

Alternativas

ID
883627
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito Sanitário

Todo profissional de saúde tem a obrigação ética de garantir que
os serviços sejam de boa qualidade. As pesquisas vêm
demonstrando que a qualidade desses serviços está relacionada,
entre outros fatores, a benefícios práticos aos clientes e
programas de planejamento familiar. A respeito da qualidade em
serviços de saúde, julgue os itens subseqüentes.

Eficiência é a capacidade de contribuir para a melhoria das condições de saúde.

Alternativas
Comentários
  • Eficiência é a melhor forma de utilizar os recursos públicos a fim de contribuir com a melhoria dos serviços de saúde prestados.
  •  eficiência é a medida do custo com o qual uma dada melhoria na saúde é alcançada. Se duas estratégias de cuidado são igualmente ficazes e efetivas, a mais eficiente é a de menor custo

    Eficácia significa o melhor que se pode fazer nas condições mais favoráveis, dado o estado do paciente e mantidas constantes as demais circunstâncias
    EFETIVIDADE - melhoria na saúde, alcançada ou alcançável nas condições usuais da prática cotidiana. Ao definir e avaliar a qualidade, a efetividade pode ser mais precisamente especificada como sendo o grau em que o cuidado, cuja qualidade está sendo avaliada, alça-se ao nível de melhoria da saúde que os estudos de eficácia têm estabelecido como alcançáveis.


  • Gente, Gabarito é errado pq ?

     


ID
883630
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito Sanitário

Todo profissional de saúde tem a obrigação ética de garantir que
os serviços sejam de boa qualidade. As pesquisas vêm
demonstrando que a qualidade desses serviços está relacionada,
entre outros fatores, a benefícios práticos aos clientes e
programas de planejamento familiar. A respeito da qualidade em
serviços de saúde, julgue os itens subseqüentes.

A quantidade de melhorias obtida nas condições de saúde é uma medida correta da eficácia de um plano de qualidade em serviços de saúde. Eficácia é a capacidade de se obter a maior melhoria possível nas condições de saúde, ao menor custo possível.

Alternativas
Comentários
  • Diferença entre eficácia e eficiencia:

    Ser eficaz é atingir o objetivo, cumprir meta.
    Ser eficiente é não só atingir o objetivo, mas com perfeição. Ou seja, ao menor custo possivel, ou com a redução dos prejuízos, erros, falhas, etc, ao longo do processo.
  • Os sete pilares da qualidade segundo Donabedia:

    EFICÁCIA - capacidade de a arte e a ciência da medicina produzirem melhorias na saúde e no bem-estar. Significa o melhor que se pode fazer nas condições mais favoráveis, dado o estado do paciente e mantidas constantes as demais circunstâncias.

    EFETIVIDADE - melhoria na saúde, alcançada ou alcançável nas condições usuais da prática cotidiana. Ao definir e avaliar a qualidade, a efetividade pode ser mais precisamente especificada como sendo o grau em que o cuidado, cuja qualidade está sendo avaliada, alça-se ao nível de melhoria da saúde que os estudos de eficácia têm estabelecido como alcançáveis.

    EFICIÊNCIA - é a medida do custo com o qual uma dada melhoria na saúde é alcançada. Se duas estratégias de cuidado são igualmente ficazes e efetivas, a mais eficiente é a de menor custo.

    OTIMIZAÇÃO - torna-se relevante à medida que os efeitos do cuidado da saúde não são avaliados em forma absoluta, mas relativamente aos custos. Numa curva ideal, o processo de adicionar benefícios pode ser tão desproporcional aos custos acrescidos, que tais "adições" úteis perdem a razão de ser.

    ACEITABILIDADE - sinônimo de adaptação do cuidado aos desejos, expectativas e valores dos pacientes e de suas famílias. Depende da efetividade, eficiência e otimização, além da acessibilidade do cuidado, das características da relação médico-paciente e das amenidades do cuidado.

    LEGITIMIDADE - aceitabilidade do cuidado da forma em que é visto pela comunidade ou sociedade em geral.

    EQÜIDADE - princípio pelo qual se determina o que é justo ou razoável na distribuição do cuidado e de seus benefícios entre os membros de uma população. A eqüidade é parte daquilo que torna o cuidado aceitável para os indivíduos e legítimo para a sociedade.


ID
883633
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito Sanitário

Cada vez mais as pessoas se informam a respeito da qualidade
dos serviços de saúde e desejam saber se serão bem tratadas, se
estarão seguras e protegidas de riscos excessivos decorrentes da
estrutura e dos processos realizados nas instituições. Acerca da
acreditação e da qualidade em serviços de saúde, julgue os
seguintes itens.

O fluxograma e os métodos de solução de problemas são utilizados na manutenção e na melhoria contínua da qualidade, devido a sua simplicidade e objetividade.

Alternativas
Comentários
  • Creio eu que entrou um pouco de Gestão de Qualidade nessa questão.


ID
883636
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito Sanitário

Cada vez mais as pessoas se informam a respeito da qualidade
dos serviços de saúde e desejam saber se serão bem tratadas, se
estarão seguras e protegidas de riscos excessivos decorrentes da
estrutura e dos processos realizados nas instituições. Acerca da
acreditação e da qualidade em serviços de saúde, julgue os
seguintes itens.

Gestão da qualidade descreve um conjunto de atividades relacionadas à organização e à coordenação dos processos de planejamento, gestão e política da qualidade.

Alternativas

ID
883639
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito Sanitário

Cada vez mais as pessoas se informam a respeito da qualidade
dos serviços de saúde e desejam saber se serão bem tratadas, se
estarão seguras e protegidas de riscos excessivos decorrentes da
estrutura e dos processos realizados nas instituições. Acerca da
acreditação e da qualidade em serviços de saúde, julgue os
seguintes itens.

Auditoria em serviços de saúde é a medida do grau com que um conjunto de características inerentes a esses serviços satisfaz requisitos preestabelecidos.

Alternativas
Comentários
  • Auditoria : “Exame sistemático e independente para determinar se as atividades da qualidade e seus resultados estão de acordo com as disposições planejadas, se estas foram efetivamente implementadas e se são adequadas à consecução dos objetivos.”

ID
883642
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito Sanitário

Cada vez mais as pessoas se informam a respeito da qualidade
dos serviços de saúde e desejam saber se serão bem tratadas, se
estarão seguras e protegidas de riscos excessivos decorrentes da
estrutura e dos processos realizados nas instituições. Acerca da
acreditação e da qualidade em serviços de saúde, julgue os
seguintes itens.

O Manual Brasileiro de Acreditação é um instrumento específico para avaliar a qualidade da assistência e não carece de revisões periódicas, pois é um documento adequado à realidade dos serviços de saúde brasileiros.

Alternativas
Comentários
  • Errado!

    È necessário sim revisões periódicas, afinal a realidade dos serviçoes de saúde
    sofre mudanças no decorrer do tempo.

ID
883645
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito Sanitário

Cada vez mais as pessoas se informam a respeito da qualidade
dos serviços de saúde e desejam saber se serão bem tratadas, se
estarão seguras e protegidas de riscos excessivos decorrentes da
estrutura e dos processos realizados nas instituições. Acerca da
acreditação e da qualidade em serviços de saúde, julgue os
seguintes itens.

Acreditação ou certificação é o procedimento pelo qual uma entidade concede reconhecimento formal da competência de uma organização ou pessoa para realizar tarefas específicas.

Alternativas
Comentários
  • ANVISA (2000)
    Acreditação se define como um procedimento de avaliação integral (sistêmico) da qualidade, que procura abranger os aspectos de estrutura, processo e resultados.
  • Acreditação: É de caráter voluntário e representa o reconhecimento formal da competência de um laboratório ou organização para desenvolver tarefas específicas, segundo requisitos estabelecidos.
    CertificaçãoProcedimento pelo qual um organismo imparcial acreditado atesta por escrito que o sistema da qualidade, produto, processo ou serviço está conforme requisitos especificados.

    Se um laboratório implanta um sistema da qualidade segundo a NBR ISO 9001 ele pode solicitar, a um organismo certificador, a sua certificação. Este mesmo laboratório, para solicitar a acreditação ao Inmetro, precisará implantar um sistema da qualidade que atenda a NBR ISO/IEC 17025. É inadequado, portanto, utilizar os dois termos como se fossem sinônimos ou trocá-los. O Inmetro acredita diretamente os laboratórios. A certificação é realizada pelo Organismo Certificador acreditado ao Inmetro ou por um organismo equivalente internacional.

ID
883648
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2004
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Cada vez mais as pessoas se informam a respeito da qualidade
dos serviços de saúde e desejam saber se serão bem tratadas, se
estarão seguras e protegidas de riscos excessivos decorrentes da
estrutura e dos processos realizados nas instituições. Acerca da
acreditação e da qualidade em serviços de saúde, julgue os
seguintes itens.

O ciclo de controle/gerenciamento PDCA, o diagrama de causa e efeito (espinha de peixe), o diagrama de afinidades, o diagrama de inter-relação, o diagrama de Pareto, a carta de controle e os CCQ são ferramentas utilizadas em CQT e GQT.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO

     

    Comentando as ferramentas que eu não conhecia:

     

    Diagrama de afinidades

    O diagrama de afinidades (DA) é uma ferramenta da qualidade que tem como objetivo agrupar um grande número de ideias, opiniões e informações em grupos, conforme a afinidade que apresentam entre si. É construído através das ideias, opiniões e outras preocupações sobre determinado problema, organizando-se em grupos baseados em uma relação natural que exista entre elas, estimulando a criatividade e facilitando o aparecimento de novas ideias e enfoques através da participação dos membros, o que gera um melhor entendimento daquilo que está acontecendo.

     

    Diagrama de Inter-relação

    Dada uma atividade básica, o diagrama identifica elementos que dela dependam ou estão a ela relacionados. Definidos os fluxos lógicos dentro dos quais as atividades se desenvolvem, o diagrama mostra como causas e efeitos se relacionam. O diagrama de inter-relação é adaptável tanto a um assunto operacional específico como a problemas organizacionais de ordem geral.

     

    Círculos de Controle da Qualidade (CCQ)

    O conceito de Círculos de Controle de Qualidade (CCQ) teve origem no Japão, em 1962, no período pós-guerra e costuma ser relacionado à má qualidade dos produtos japoneses daquela época. Em 1963 expandiu-se no Japão e em outros países, chegando ao Brasil em 1971, pelas organizações Johnson & Johnson, Volkswagen e Embraer. Mas somente em 1990, com a chegada do conceito de Controle Total de Qualidade, o CCQ foi se tornando uma prática nas empresas brasileiras.

    O CCQ é formado por um grupo de pessoas que pertencem ao nível operacional, com o objetivo de propor modificações naquilo que precisa ser melhorado ou solucionado. É uma atividade de grupos voluntários, composta de preferencialmente, no mínimo três participantes e no máximo sete, que fazem parte de um mesmo setor.

     

    http://www.blogdaqualidade.com.br/diagrama-de-afinidades/

    http://marketingfuturo.com/as-7-novas-ferramentas-de-qualidade/

    http://www.blogdaqualidade.com.br/circulos-de-controle-de-qualidade/

  • Diagrama de afinidades?! Poxa vida!

  • Controle de Qualidade Total ou Gestão de Qualidade Total (CQT ou GQT)

  • GABARITO: CERTO.


ID
883651
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2004
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A Lei n.º 10.742/2003 estabeleceu normas de regulação do setor
farmacêutico, com a finalidade de promover assistência à
população, por meio de mecanismos que estimulem a oferta de
medicamentos e a competitividade do setor. Com base nessa lei,
julgue os itens a seguir.

De acordo com a referida lei, as empresas produtoras de medicamentos devem observar as regras previstas para o ajuste e a determinação de seus preços, ficando as farmácias, drogarias, distribuidores e importadores de medicamentos de procedência estrangeira, que têm registros dos respectivos produtos importados junto à ANVISA, livres da observação dessas regras.

Alternativas
Comentários
  • Art. 2o Aplica-se o disposto nesta Lei às empresas produtoras de medicamentos, às farmácias e drogarias, aos representantes, às distribuidoras de medicamentos, e, de igual modo, a quaisquer pessoas jurídicas de direito público ou privado, inclusive associações de entidades ou pessoas, constituídas de fato ou de direito, ainda que temporariamente, com ou sem personalidade jurídica, que, de alguma maneira, atuem no setor farmacêutico.
  • Lei n.º 10.742/2003

    Parágrafo único. Equiparam-se às empresas produtoras de medicamentos os estabelecimentos importadores de medicamentos de procedência estrangeira que têm registros dos respectivos produtos importados junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa.

           Art. 4 As empresas produtoras de medicamentos deverão observar, para o ajuste e determinação de seus preços, as regras definidas nesta Lei, a partir de sua publicação, ficando vedado qualquer ajuste em desacordo com esta Lei.


ID
883654
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2004
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A Lei n.º 10.742/2003 estabeleceu normas de regulação do setor
farmacêutico, com a finalidade de promover assistência à
população, por meio de mecanismos que estimulem a oferta de
medicamentos e a competitividade do setor. Com base nessa lei,
julgue os itens a seguir.

O modelo de teto de preços, calculado com base no índice nacional de preços ao consumidor amplo, deve ser empregado no ajuste de preços de medicamentos.

Alternativas
Comentários

  • Inicialmente tem-se que o modelo de teto de preços (price cap) possui dentre suas características: o teto tarifário - imposto pelo governo - e o reajuste por índice de preços. Este, que reflete a taxa de inflação nacional, é o responsável direto pela diminuição nos custos das empresas, pois com a existência do teto, elas têm que trabalhar na diminuição nos custos com vistas a garantir seus lucros.

    O INPC/IBGE - Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo foi criado inicialmente com o objetivo de orientar os reajustes de salários dos trabalhadores.

      O Sistema Nacional de Preços ao Consumidor - SNIPC efetua a produção contínua e sistemática de índices de preços ao consumidor tendo como unidade de coleta estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, concessionária de serviços públicos e domicílios (para levantamento de aluguel e condomínio). 

    A população-objetivo do INPC abrange as famílias com rendimentos mensais compreendidos entre 1 (hum) e 5 (cinco) salários-mínimos (aproximadamente 50% das famílias brasileiras), cujo chefe é assalariado em sua ocupação principal e residente nas áreas urbanas das regiões, qualquer que seja a fonte de rendimentos, e demais residentes nas áreas urbanas das regiões metropolitanas abrangidas.

    Abrangência geográfica: Regiões metropolitanas de Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre, Brasília e município de Goiânia.

     Calculado pelo IBGE entre os dias 1º e 30 de cada mês, compõe-se do cruzamento de dois parâmetros: a pesquisa de preços nas onze regiões de maior produção econômica, cruzada com a Pesquisa de Orçamento Familiar (POF).

    Conclusão: o INPC é realmente o instrumento utilizado para a apuração da taxa nacional de inflação, correspondendo ao critério de reajuste de preços dos produtos ou serviços sujeitos a regulação estatal, como se dá com os medicamentos, fiscalizados pela ANVISA.

  • Conforme Lei 10.742 de 2003:

     

    Art. 4o As empresas produtoras de medicamentos deverão observar, para o ajuste e determinação de seus preços, as regras definidas nesta Lei, a partir de sua publicação, ficando vedado qualquer ajuste em desacordo com esta Lei.
    § 1o O ajuste de preços de medicamentos será baseado em modelo de teto de preços calculado com base em um índice, em um fator de produtividade e em um fator de ajuste de preços relativos intra-setor e entre setores.


ID
883657
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2004
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A Lei n.º 10.742/2003 estabeleceu normas de regulação do setor
farmacêutico, com a finalidade de promover assistência à
população, por meio de mecanismos que estimulem a oferta de
medicamentos e a competitividade do setor. Com base nessa lei,
julgue os itens a seguir.

O mecanismo que permite repassar aos consumidores projeções de ganhos de produtividade das empresas produtoras de medicamentos é denominado fator de ajuste de preços relativos, que é expresso em percentual.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a lei.

    O fator de produtividade, expresso em percentual, é o mecanismo que permite repassar aos consumidores, por meio dos preços dos medicamentos, projeções de ganhos de produtividade das empresas produtoras de medicamentos.

    P
    ortanto fator de produtividade e não fator de ajuste de preços relativos como diz a questão.
  • É o fator de produtividade


ID
883660
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2004
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A Lei n.º 10.742/2003 estabeleceu normas de regulação do setor
farmacêutico, com a finalidade de promover assistência à
população, por meio de mecanismos que estimulem a oferta de
medicamentos e a competitividade do setor. Com base nessa lei,
julgue os itens a seguir.

As atribuições da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) incluem a prerrogativa de consultar a Câmara de Medicamentos no que se refere à regulação do mercado de drogas magistrais e oficinais manipuladas em farmácias.

Alternativas
Comentários

ID
883663
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Acerca da competência da ANVISA na regulação econômica e
monitoramento do mercado de medicamentos, julgue os itens
seguintes.

A realização de estudos da evolução de produtos, inclusive de seus componentes, serviços e demais itens afetos a sua área de atuação é atividade que compete à Gerência de Monitoração de Mercado.

Alternativas

ID
883666
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito Sanitário

Acerca da competência da ANVISA na regulação econômica e
monitoramento do mercado de medicamentos, julgue os itens
seguintes.

Quando verificados indícios de infrações previstas na Lei n.º 8.884/1999, é atribuição da Gerência-Geral de Regulação Econômica e Monitoramento de Mercado, a instauração de processo administrativo, a realização de julgamento e a aplicação das penalidades cabíveis.

Alternativas
Comentários
  • Na vigência da antiga Câmara, o trabalho desenvolvido limitava-se à análise e aprovação dos preços dos medicamentos que eram lançados no mercado, a fixar os limites para os reajustes de preços e a instaurar processos administrativos contra laboratórios em casos de desobediência à legislação. Atualmente, a MP nº 123, além de haver propiciado à CMED o resgate dessas atribuições, permitiu ainda o avanço em diversos outros pontos, tais como a possibilidade de fixar as margens de comercialização para toda a cadeia produtiva, competências para sugerir a celebração de acordos e convênios internacionais relativos ao setor de medicamentos, solicitar informações sobre produção, insumos, matérias-primas, vendas e para auxiliar no monitoramento do mercado farmacêutico.

    À nova CMED cabe também opinar sobre regulamentações que envolvam tributação de medicamentos e sugerir a adoção, pelos órgãos competentes, de diretrizes e procedimentos voltados à política de acesso da população a medicamentos, atuando como órgão de apoio às políticas planejadas e a serem implementadas pelo Executivo.


ID
883669
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2004
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca da atuação do órgão regulador do
mercado farmacêutico.

Nos anos 90 do século passado, os dados disponíveis sobre o consumo de medicamentos no país indicavam que a maior parte da população brasileira não tinha acesso a esses produtos, ficando evidente a necessidade de se aumentar o número de brasileiros com acesso ao mercado, como única forma de se garantir o direito à saúde, constitucionalmente previsto. Por outro lado, a parcela da população que tinha acesso a esses produtos convivia com aumentos sistemáticos de preços, que drenavam parte de sua renda de maneira compulsória, em uma distribuição de renda socialmente perversa do consumidor para o produtor. Desse modo, o objetivo prioritário da regulação econômica do setor farmacêutico era à época e ainda é garantir o acesso ao produto da parcela da população excluída desse mercado.

Alternativas
Comentários
  • Os dados disponíveis sobre o consumo de medicamentos no país indicam que a maior parte da população brasileira não tem acesso aos produtos da indústria. Fica evidente a necessidade de que se aumente drasticamente o número de brasileiros com acesso ao mercado, como única forma de garantir o direito à saúde, constitucionalmente previsto.Por outro lado, a parcela da população que tem acesso ao produto convive com aumentos sistemáticos de preços, que drenam parte de sua renda de maneira compulsória, numa distribuição de renda socialmente perversa do consumidor para o produtor. O objetivo
    prioritário da regulação econômica do setor farmacêutico, desse modo, é garantir o acesso ao produto da parcela da população excluída desse mercado e impedir o abuso do poder econômico sobre a outra parcela. Como é de conhecimento geral, o abuso do poder econômico nos mercados é fonte de ineficiência econômica e perda de bem-estar, inaceitável no mercado em questão.
  • Acredito que "garantir o acesso ao produto da parcela da população excluída" é uma consequência da regulação, mas não seu objetivo...

  • A regulamentação econômica visa garantir acesso a medicamentos não importando se a parcela possui ou não alto poder aquisitivo.

ID
883672
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2004
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca da atuação do órgão regulador do
mercado farmacêutico.

No segmento farmacêutico, o que preocupa não é especificamente a formação de cartel, nem a prática de preços predatórios, mas sim o aumento continuado de preços que drena a renda dos consumidores e limita o acesso de parte da população ao produto essencial.

Alternativas
Comentários

ID
883675
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2004
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca da atuação do órgão regulador do
mercado farmacêutico.

O aumento de preços no setor farmacêutico é a conduta que precisa ser reprimida de alguma forma pelo setor público, no cumprimento do mandato constitucional, por meio da aplicação da lei de defesa da concorrência ou da regulação específica do mercado.

Alternativas
Comentários
  • http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/b62f0a80483c0bb3a433af0d8b4275ce/regula_farmaceutico.pdf?MOD=AJPERES

    Brasília, maio de 2001
    A
    NVISA

    Os dados disponíveis sobre o consumo de medicamentos no país indicam que a maior parte da população brasileira não tem acesso aos produtos da indústria. Fica evidente a necessidade de que se aumente drasticamente o número de brasileiros com acesso ao mercado, como única forma de garantir o direito à saúde, constitucionalmente previsto. Por outro lado, a parcela da população que tem acesso ao produto convive com aumentos 
    sistemáticos de preços, que drenam parte de sua renda de maneira compulsória, numa distribuição de renda socialmente perversa do consumidor para o produtor. O objetivo prioritário da regulação econômica do setor farmacêutico, desse modo, é garantir o acesso ao produto da parcela da população excluída desse mercado e impedir o abuso do poder econômico sobre a outra parcela. Como é de conhecimento geral, o abuso do 
    poder econômico nos mercados é fonte de ineficiência econômica e perda de bem-estar, inaceitável no mercado em questão.

ID
883678
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2004
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca da atuação do órgão regulador do
mercado farmacêutico.

Os dados disponíveis indicam que, após a entrada dos genéricos no mercado, não houve redução no número de unidades vendidas de produtos de marca. Dessa maneira, o preço médio desses produtos não caiu. Por outro lado a entrada dos genéricos no mercado propiciou o acesso de parte da população de baixa renda a certos medicamentos, antes inacessíveis em razão do elevado preço.

Alternativas
Comentários
  • Com a entrada do genérico no mercado há redução de venda dos produtos de marca, haja vista que o preço torna-se acessível. Não havendo razão ou justificativa para a compra de um medicamento mais caro.


ID
883681
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2004
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Empregados para o tratamento da insuficiência cardíaca
congestiva há mais de 200 anos, os compostos digitálicos são
extraídos principalmente de plantas da família das apocináceas,
como Digitalis lanata e Digitalis purpurea. Seus produtos mais
utilizados são a digoxina e a digitoxina, cujas meias-vidas no
organismo humano são de aproximadamente 40 horas e 6 dias,
respectivamente. Ambas as drogas são medicamentos de índice
terapêutico baixo. Para evitar efeitos tóxicos, os níveis
plasmáticos de digoxina não devem ultrapassar o valor de
2 ng/mL e, os de digitoxina, 35 ng/mL. A digitoxina,
diferentemente da digoxina, é extensivamente metabolizada pelo
fígado. O volume de distribuição aparente da digoxina é de
9 L/kg de peso corporal, enquanto o da digitoxina é de somente
0,5 L/kg. Uma outra diferença é que 97 % das moléculas de
digitoxina se ligam a proteínas plasmáticas, enquanto somente
25 % das de digoxina encontram-se ligadas.

Considerando essas informações, julgue os itens subseqüentes.

Em um paciente com intoxicação por digitoxina, com níveis plasmáticos de 120 ng/mL, deve-se esperar em torno de 12 dias para que os níveis de digitoxina diminuam a valores abaixo da faixa tóxica.

Alternativas
Comentários
  • Meia-vida da digitoxina - 6 dias;
    Os níveis plasmáticos de digitoxina não deve ultrapassar 35 ng/mL;
    Questão -  120 ng/mL/ 2 (PRIMEIRA MEIA-VIDA - 6 primeiros dias) = 60 ng/mL
                     60 ng/mL/ 2 (SEGUNDA MEIA-VIDA - 12 primeiros dias) = 30 ng/mL

    Portanto, 
    em torno de 12 dias os níveis de digitoxina apresentam valores abaixo da faixa tóxica (abaixo de 35 ng/mL).

    Resposta CORRETA
  • Pessoal , questão extremamente mal formulada, desde quando fica-se esperando 12 dias em caso de intoxicação por digitálicos? Isso é surreal.


ID
883684
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2004
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Empregados para o tratamento da insuficiência cardíaca
congestiva há mais de 200 anos, os compostos digitálicos são
extraídos principalmente de plantas da família das apocináceas,
como Digitalis lanata e Digitalis purpurea. Seus produtos mais
utilizados são a digoxina e a digitoxina, cujas meias-vidas no
organismo humano são de aproximadamente 40 horas e 6 dias,
respectivamente. Ambas as drogas são medicamentos de índice
terapêutico baixo. Para evitar efeitos tóxicos, os níveis
plasmáticos de digoxina não devem ultrapassar o valor de
2 ng/mL e, os de digitoxina, 35 ng/mL. A digitoxina,
diferentemente da digoxina, é extensivamente metabolizada pelo
fígado. O volume de distribuição aparente da digoxina é de
9 L/kg de peso corporal, enquanto o da digitoxina é de somente
0,5 L/kg. Uma outra diferença é que 97 % das moléculas de
digitoxina se ligam a proteínas plasmáticas, enquanto somente
25 % das de digoxina encontram-se ligadas.

Considerando essas informações, julgue os itens subseqüentes.

Se um medicamento possui índice terapêutico baixo, isso significa que os níveis plasmáticos para se obter o efeito terapêutico são próximos dos níveis plasmáticos tóxicos.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva correta.

                           
    Índice terapêutico é uma comparação entre a quantidade de um agente terapêutico necessária para causar um efeito terapêutico e a quantidade que causa efeitos tóxicos.[1] Quantitativamente, é a proporção dada entre a dose tóxica dividida pela dose terapêutica. Uma medida comumente utilizada do índice terapêutico é a dose letal da droga para 50% da população (LD50) dividida pela dose efetiva mínima para 50% da população (ED50). Um IT baixo condiz com drogas que podem atingir níveis tóxicos com extrema facilidade, tais como a digoxina e a varfarina.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%8Dndice_terap%C3%AAutico

    Conhecimento + dedicação + equilíbrio = sucesso.
  • É verdade, em auditoria aprendemos que os auditores devem, se detectado erro/fraudes, fazer relatório disso e entregar ao responsável, não corrigir o erro ou a fraude.


ID
883687
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2004
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Empregados para o tratamento da insuficiência cardíaca
congestiva há mais de 200 anos, os compostos digitálicos são
extraídos principalmente de plantas da família das apocináceas,
como Digitalis lanata e Digitalis purpurea. Seus produtos mais
utilizados são a digoxina e a digitoxina, cujas meias-vidas no
organismo humano são de aproximadamente 40 horas e 6 dias,
respectivamente. Ambas as drogas são medicamentos de índice
terapêutico baixo. Para evitar efeitos tóxicos, os níveis
plasmáticos de digoxina não devem ultrapassar o valor de
2 ng/mL e, os de digitoxina, 35 ng/mL. A digitoxina,
diferentemente da digoxina, é extensivamente metabolizada pelo
fígado. O volume de distribuição aparente da digoxina é de
9 L/kg de peso corporal, enquanto o da digitoxina é de somente
0,5 L/kg. Uma outra diferença é que 97 % das moléculas de
digitoxina se ligam a proteínas plasmáticas, enquanto somente
25 % das de digoxina encontram-se ligadas.

Considerando essas informações, julgue os itens subseqüentes.

Em pacientes com insuficiência renal, as meias-vidas da digoxina e da digitoxina são significativamente maiores que em uma pessoa saudável.

Alternativas
Comentários
  • Meia-vida de eliminação: 36 horas (DCE normal); para pacientes com alteração da função renal, a meia-vida pode variar entre 3,5 a 5 dias.
    http://www.medicinanet.com.br/conteudos/biblioteca/3217/digoxina.htm
  • Da digoxina a meia vida aumenta mesmo....
  • O erro da questão está justamente na frase contida no próprio texto da questão:

    A digitoxina, diferentemente da digoxina, é extensivamente metabolizada pelo fígado.

    Portante, em pacientes com insuficiência renal apenas a meia-vida da digoxina será significativamente maior que em uma pessoa saudável.
  • Digoxina em grande parte é metabolizada nos rins, fator que vai colaborar para maior tempo de meia vida da droga. Em contra partida, a digitoxina é metabolizada extensivamente pelo fígado, visto isso, a questão está ERRADA.

  • Acredito que a resposta está certa, pois a excreção com certeza, das 2 substâncias, será comprometida e com isso aumenta-se a meia vida. Portanto,vamos questionar mais e não só procurarmos justificativa para o gabarito. ... "A meia-vida (t ): é o tempo gasto necessário para que a quantidade de uma matéria se reduza à metade. Mais especificamente, quando tratamos de medicamentos dizemos que a meia-vida é o tempo gasto para que a concentração plasmática de um fármaco no organismo se reduza à metade". Bons Estudos a todos.

  •  digitoxina é metabolizada no fígado e excretada no intestino pela bile.

  • Os digitálicos não possuem contra-indicação para pacientes com Insuficiente Renal.


ID
883690
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2004
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Empregados para o tratamento da insuficiência cardíaca
congestiva há mais de 200 anos, os compostos digitálicos são
extraídos principalmente de plantas da família das apocináceas,
como Digitalis lanata e Digitalis purpurea. Seus produtos mais
utilizados são a digoxina e a digitoxina, cujas meias-vidas no
organismo humano são de aproximadamente 40 horas e 6 dias,
respectivamente. Ambas as drogas são medicamentos de índice
terapêutico baixo. Para evitar efeitos tóxicos, os níveis
plasmáticos de digoxina não devem ultrapassar o valor de
2 ng/mL e, os de digitoxina, 35 ng/mL. A digitoxina,
diferentemente da digoxina, é extensivamente metabolizada pelo
fígado. O volume de distribuição aparente da digoxina é de
9 L/kg de peso corporal, enquanto o da digitoxina é de somente
0,5 L/kg. Uma outra diferença é que 97 % das moléculas de
digitoxina se ligam a proteínas plasmáticas, enquanto somente
25 % das de digoxina encontram-se ligadas.

Considerando essas informações, julgue os itens subseqüentes.

Em geral, a ligação de uma toxina às proteínas plasmáticas favorece seu metabolismo e sua excreção renal por filtração glomerular.

Alternativas
Comentários
  • A ligação de uma toxina às proteínas plasmáticas dificulta seu metabolismo, visto que, ficarão ligadas mais tempo a elas ao invés de serem eliminadas.
    Sua excreção renal torna-se mais demorada.
  • Diria que a fração livre favorece à excreção renal por filtração glomerular.


ID
883693
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2004
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Empregados para o tratamento da insuficiência cardíaca
congestiva há mais de 200 anos, os compostos digitálicos são
extraídos principalmente de plantas da família das apocináceas,
como Digitalis lanata e Digitalis purpurea. Seus produtos mais
utilizados são a digoxina e a digitoxina, cujas meias-vidas no
organismo humano são de aproximadamente 40 horas e 6 dias,
respectivamente. Ambas as drogas são medicamentos de índice
terapêutico baixo. Para evitar efeitos tóxicos, os níveis
plasmáticos de digoxina não devem ultrapassar o valor de
2 ng/mL e, os de digitoxina, 35 ng/mL. A digitoxina,
diferentemente da digoxina, é extensivamente metabolizada pelo
fígado. O volume de distribuição aparente da digoxina é de
9 L/kg de peso corporal, enquanto o da digitoxina é de somente
0,5 L/kg. Uma outra diferença é que 97 % das moléculas de
digitoxina se ligam a proteínas plasmáticas, enquanto somente
25 % das de digoxina encontram-se ligadas.

Considerando essas informações, julgue os itens subseqüentes.

A alta afinidade da digitoxina a proteínas plasmáticas facilita sua difusão para todos os tecidos do organismo. Por outro lado, a baixa afinidade da digoxina a proteínas plasmáticas favorece sua permanência mais restrita à circulação sanguínea.

Alternativas
Comentários
  • As drogas sofrem ligação a proteínas plasmáticas. A eficácia de uma droga é afetada pelo grau em que ela se liga a proteínas noplasma sanguíneo. Quanto menos ligante a droga for, mais eficientemente ela pode transpor as membranas celular ou se difundir. As proteínas em que as drogas mais se ligam são a albuminalipoproteínaglicoproteína e globulinas α, ß‚ e γ.
  • • Afinidade a proteínas plasmáticas: a taxa de ligação a proteínas determina quanto de fármaco vai permanecer livre e apto a se distribuir para outros compartimentos, e quanto de fármaco vai permanecer ligado, como fração de reserva nas proteínas. Na corrente sanguínea o fármaco encontra-se sob duas formas: A)Livre e B)Ligada a proteínas plasmática (fração de reserva). A ligação de fármacos a essas proteínas circulantes é reversível, de maneira que a medida que a fração livre for sendo utilizada (ação farmacológica → metabolismo → excreção), esta fração vai sendo disponibilizada, este processo ocorre devido a estas duas frações (livre e ligada) estarem sempre em equilíbrio dinâmico.
    Quanto menos ligante a droga for, mais eficientemente ela pode transpor as membranas celular ou se difundir.
    Notavelmente, é a fração não-ligada (ou livre) que exibe efeitos farmacológicos. É também a fração que pode ser metabolizada e/ou excretada. Por exemplo, a "fração ligante" doanticoagulante varfarina é de 97%. Isso significa que 97% de toda varfarina presente no sangue está ligada a proteínas plasmáticas. Os 3% restantes (fração não-ligada) são a fração que está realmente ativa e pode ser excretada.

    Resumindo: A alta afinidade da digitoxina a proteínas plasmáticas dificulta sua difusão para todos os tecidos do organismo. Por outro lado, a baixa afinidade da digoxina a proteínas plasmáticas favorece sua permanência mais restrita à circulação sanguínea.