-
Exista a necessidade de produção de 20 unidades do produto em 10 dias de trabalho. Nessa situação hipotética, necessita-se de 2 operários trabalhando 8 horas por dia para cumprir essa tarefa.
5/X = 2/2 . 6/8 . 3/10
5/X = 36/160
5/X = 36/160
36 . X = 5 . 160
36 . X = 800
X = 800 / 36
X = 22,22 Produtos
logo, necessitaria de menos horas trabalhadas, porém atenderia essas horas atenderia essa necesidade de fazer 20 produtos!
Gabarito Certo!
-
coloquei errado, pois calculando seria necessario trabalhar 9 dias 8h por dia para fazer 20 unidades, portanto estaria errado.
se em :
18h = 5 unit
x = 20 unit
x= 72h
72h / (8h/dia)
9dias
-
Não fiz da maneira dos demais colegas e encontrei uma justificativa de uma professora que é mais lógico.
meu modo.
5 produtos - 2 operários - 6h/d - 3 dias
20 produtos - X operários - 8h/d - 10 dias
Para fazer a relação de proporção é preciso pensar que quanto mais gente trabalhando, mais se produz, em menos tempo por dia e menos dias serão precisos. Assim, só se inverte a parte do tempo. Como a alternativa diz que serão oito horas por dia, precisa-se descobrir quantos operários são necessários.
Desse modo temos:
2/x =5/20 x 10/3 x 8/6 --------------- calculando ---------2/x = 40/36 ------ x = 72/40 ------ x=1,8 operários
Conclui-se, portanto, que para conseguir cumprir a meta estabelecida pela questão são necessários 2 operários, pois não há operário fracionário.
Correta a afirmativa
-
Se considerarmos o explicado pela heloisa esta certo, entretanto, veja que eles pedem para confirmarmos duas hipoteses: uma com 2 funcionarios e outra trabalhando 8h por dia.
Vamos aos calculos:
Operadores:
são proporcionais: operadores + unidades
são inversamente proporcionais: Horas e dias
2/x = 5/20 x 8/6 x 10/3 = (multiplica os numeradores com numeradores e denominadores com denominadores)
2/x= 400/360 ( agora multiplicaremos numerador com denominador e denominador com numerador)
720/400x= 1,8 operadores = ou seja, necessita de 2 operadores
---------------------
Vamos calcular as horas:
são proporcionais: horas + unidades
são inversamente proporcionais: operadores + dias
6/x= 5/20 x 2/2 x 10/3 (multiplica os numeradores com numeradores e denominadores com denominadores)
6/x= 100/120 ( agora multiplicaremos numerador com denominador e denominador com numerador)
720/100x = 7,2h
Veja que necessita 7,2h não 8h.
Partindo dessa premissa, a questão deveria ser considerada errada. pois se for ao longo de 10 dias corridos trabalhando 8h, o numero seria maior de produtos produzidos.
-
Para mim o gabarito está errado. Em um cálculo simples podemos perceber que precisarão trabalhar 7,2 horas e não 8. Em 8 horas teriam mais produtos do que o citado pela assertiva. Vai entender o que a cespe quis com essa questão.
-
As pegadinhas do CESPE.....esse prazo É MAIS DO QUE SUFICIENTE, então no raciocínio da banca, está certo. Quem fez matematicamente, errou.
-
Resolução:
https://youtu.be/y0ePmO-K7M0?t=3776
-
pra que tanto calculo? tem que raciocinar!
-
Já é a quarta questão que erro pq quando o resultado "sobra" a Cespe considera certo. Droga, isso é matemática, considera o resultado exato. Vai entender viu.
-
A razão de se considerar 1,8 como 2 é justamente porque não se pode ter 1 e um parte de um operário, daí arredonda para mais. Isso também motiva o cálculo das horas ter como resultado 7,2, já que, ao utilizar 2 inteiro como referência para o cálculo, iremos obter um valor diferente daquele considerado, em que foi obtido 1,8.
Não sei se o que disse ficou claro, mas deve-se levar em consideração o pedido pela questão a fim de conquistar o ponto.
-
Eu discordo e ponto final, banca quer causar polêmica até na matemática, zoando com quem estuda, questão completamente inútil..
-
O detalhe e que escreveram NECESSITA ou seja imperativo, obrigatório mínimo de 2 operário e obrigatório 8h. Não foi relativo apenas aos operários que obviamente não podemos fracionar. Mas as 8h não são Necessárias, só 7,2 h ! Absurdo, essa questão se entrasse com MS ganhava.
-
O Cespe consegue tornar até ciências exatas uma verdadeira "baguncinha". Na minha humilde opinião, questão até boa, mas esse gabarito aí não desce nem ferrando. Inclusive como recurso, daria pra pegar muitas outras questões que o CESPE usa que não vão por essa linha de raciocínio. Uma pouca vergonha com o concurseiro.
-
Essa questão envolve interpretação... e uma bola de cristal!
Se mantermos 8h, precisamos de 1,8 operários. Se fixarmos 2 operários, teremos 7,2 horas.
Na correria da prova os resultados deram diferentes da assertiva, marca-se como errado, e perde-se a questão.
-
Rapaziada, a questão está ERRADA.
Você poderia fazer colocando a incógnita tanto na parte dos operários quanto na parte das horas, vejamos o resultado:
1) incógnita nos operários = 1,8 operários;
2) incógnita nas horas = 7,2h ou 7 horas e 12 minutos.
-
Quem errou, ACERTOU e quem acertou,ERROU. rs
-
5/20 X 3/10 X 6/H
SIMPLIFICANDO: 1/20 X 3/2 X 6/H
MULTIPLICANDO: 6 x 2 x 20 = 240 1 x 3 x H= 3H
240/3 = 80 HORAS divididas para 10 dias = 8 horas por dia
-
Questão totalmente errada!!! se voces colocarem 1 operario trabalhando 8 horas por dia ele ira produzir 3,3 unidades multiplicando por 10 dias voce ira ter 33 unidas!! então necessariamente vc não precisa de 2 operarios, um daria conta.
-
Como uma questão dessa não foi anulada??
-
nada a ver o gabarito da questão!
-
banca fdp, não dá esse resultado.
-
operários horas dias produto
2 6 3 5
X
x 8 10 20
x . 8 . 10 . 5 = 2.6.3.20
400 x = 720
x = 1,8
Tem que arredondar para mais, só assim vai dar os dois funcionários.
Regra de três composta.
-
Rapaz, no meu cálculo deu 7,2 de quantitativo de horas.
-
A cespe até contrariando a matemática.
-
quem errou acertou lllkkkkk
-
Primeiramente lembrar que matemática não é conta, é primeiro interpretação do problema, pra depois raciocinar ele e resolver
PRECISO OLHAR PARA O ICOGNITA QUE A QUESTÃO ESTÁ ME PEDINDO, mesmo que saibamos usar qualquer parâmetro da questão como X, ignorando os resultados com outras incógnitas.
A questão pediu pra conferir pelo número de trabalhadores, e no final das contas dá 1,8 , e que como não existem pessoas fracionadas devo considerar o 2, e a questão como correta.
Na verdade usando qualquer dos parâmetros como incógnitas eles tendem a um valor um pouco mais baixo que o oferecido pela questão, mas como ela pede pra calcular um em especifico devemos seguir o mandamento da banca, ela diz que seriam necessários 2 operários, mas somente 1,8 foi suficiente, só que não existe 1,8 pessoas (não me venha com humor negro e piadinha de amputados kkkkkkkkkkkkk) então devemos considerar 2, mantendo a coerência da possibilidade e, ainda assim, garantindo o resultado, inclusive com uma sobrinha.
Menção honrosa a esse comentário do Paulo Palhari, que está na time line da questão:
"os professores de matemática ensinam que para ganhar tempo deve-se eliminar as incógnitas que se repetem, porque não vão influenciar no resultado, no caso desta questão a banca veio para matar o concursando." 24 de Dezembro de 2018 às 01:25
Grifo meu: Ou seja, quem cortou o 2 com 2 já foi se condenando ao erro.
-
Essa questão não é parâmetro. Lixo -.-
-
-
Muita gente não concorda com o gabarito. Eu também não. É o tipo de questão que dependendo da banca pode ser tanto CERTO como ERRADO.
Interpretar "necessita-se de 2 operários...", complicou! Porque com essas quantidades combinadas (2 operários e 8 h/dia), não é forçoso, imprescindível, fundamental, basilar, vital e inevitável (só para citar alguns sinônimos) para cumprir a tarefa, tendo em vista que as quantidades amarradas são: produção de 20 unidades do produto e 10 dias.
Então vamos lá,
o que é amarrado
o que é pra gente verificar se é necessário ou não
- operários (2)
- Hora/dia de trabalho (8)
Começando com operários. Então com 2 operários seriam necessárias quantas horas/dia de trabalho? Armando a regra de três composta com a incógnita em horas/dia de trabalho na hipótese apresentada:
6/X = 5/20 x 2/2 x 10/3 (10/3 porque número de dias é inversamente proporcional a Hora/dia de trabalho), simplificando fica X = 7,2.
Ou seja, com 2 operários a tarefa é cumprida com apenas 7,2 horas por dia de trabalho (7 horas e 12 minutos) durante os 10 dias. Ok que com 8h/dia também se produz a quantidade necessária, porém não é necessário! O que é realmente necessário é respeitar esse limite mínimo de 7,2 h/dia (minha interpretação).
Agora, avaliando as horas/dia de trabalho. Processo similar, colocando a incógnita nos operários, fica:
2/X = 5/20 x 8/6 x 10/3 (tanto h/dia quanto dias são inversamente proporcionais ao número de funcionários), logo, X = 1,8. Ou seja, como se trata de pessoas não podemos fracionar, logo é necessário arredondar para 2 operários.
Assim, certamente, com 8 horas/dia de trabalho realmente é necessário que se tenha o valor redondo dos operários, ou seja 2 operários. Porém, com 2 operários somente são necessárias 7 horas e 12 minutos de trabalho por dia, para que se realize o trabalho de produzir 20 unidades em 10 dias, porque com 8 h/dia o trabalho de produzir 20 unidades do produto seria realizado em 9 dias, e não em 10 dias, essa condição está amarrada no problema!
Justificativa, forçamos os 2 operários tralhando 8h/dia sugeridos na hipótese com a incógnita no número de dias:
3/X = 5/20 x 2/2 x 8/6 (lembrando que o número de h/dia trabalhado é inversamente proporcional a quantidade de dias trabalhados). Logo, X = 9 dias.
Portanto, concluímos que a hipótese sugerida (2 operários trabalhando 8h/dia) prejudica a necessidade de se produzir 20 unidades do produto em 10 dias (condição necessária) porque antecipando a produção para 9 dias tem-se um dia ocioso, e assim, visivelmente, extrapolando o necessário.
-
JUSTIFICATIVA DA BANCA: Como a maioria dos apadrinhados colocaram CERTO, o gabarito oficial teve que ser CERTO mesmo.