-
ABORDAGEM FUNCIONAL
É a organização que cria departamentos formados por pessoas especialistas em uma determinada função.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL
Na departamentalização funcional os departamentos criados são formados por pessoas que possuem habilidades e conhecimentos similares e que participam de atividades e tarefas comuns dentro do processo de trabalho.
Dentro de cada departamento, as pessoas são responsáveis por um processo especifico de sua função especializada.
Como os departamentos são formados de acordo com a principal função especializada, as principais áreas adotadas são: produção, vendas e finanças, podendo também ser acompanhado de outras áreas como recursos humanos. Este tipo de departamentalização é o mais comum nas organizações.
VANTAGENS
Melhora a coordenação intradepartamental, que é a facilidade de contatos e comunicações dentro de um mesmo departamento, pois existe um compartilhamento de um mesmo conhecimento técnico.
Incentiva à especialização técnica, pois estabelece carreiras para os especialistas dentro de sua área de especialização, supervisionando-os por meio de pessoas de sua própria especialidade.
DESVANTAGENS
A cooperação e comunicação interdepartamental, que é o contado e comunicação entre diferentes departamentos, é reduzida, em decorrência do isolamento em relação aos outros departamentos, pois cada departamento funcional possui seus próprios objetivos e prioridades. Com isso, sob pressão, criam-se diversas barreiras e conflitos entre os outros departamentos. Também geram limitações de autoridade e tomadas de decisões dos administradores.
Dificulta a adaptação e flexibilidade a mudanças externas, pois a abordagem é interna e não visualiza o que acontece no ambiente externo da organização ou de outro departamento. É inadequada quando a tecnologia e as circunstâncias externas são mutáveis ou imprevisíveis.
-
Centralização do poder ?
-
DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL
Vantagens
a)Permite agrupar os especialistas sob uma única chefia, quando há uma tarefa especializada.
b) Garante o máximo de utilização das habilidades técnicas das pessoas.
c) Permite economia de escala pela utilização integrada de pessoas, máquinas e produção em massa.
d) Orienta as pessoas para uma específica atividade, concentrando sua competência de maneira eficaz e simplifica o treinamento do pessoal.
-
Ø Por funções. (Departamentalização Funcional)
A estrutura funcional é indicada para circunstâncias estáveis e de pouca mudança e que requeiram desempenho constante de tarefas rotineiras. É aconselhada para empresas que tenham poucas linhas de produtos ou de serviços e que permaneçam inalteradas por longo tempo. Ela reflete um dos mais altos níveis de auto-orientação e de introversão administrativa, demonstrando a preocupação da empresa com a sua própria estrutura interna.
A departamentalização por funções apresenta as seguintes vantagens:
a. Permite agrupar vários especialistas sob uma única chefia comum, quando sua atividade é especializada.
b. Garante plena utilização das habilidades técnicas das pessoas.Isso porque se baseia no princípio da especialização ocupacional.
c. Permite economia de escala pela utilização integrada de pessoas, máquinas e produção em massa.
d. Orienta as pessoas para uma específica atividade concentrando sua competência de maneira eficaz e simplifica o treinamento do pessoal.
e. É indicada para circunstâncias estáveis de poucas mudanças e que requeiram desempenho continuado de tarefas rotineiras.
f. Aconselhada para empresas que tenham produtos ou serviços que permaneçam inalterados por longo prazo.
g. Reflete elevado nível de auto-orientação e de introversão administrativa por parte da organização
A departamentalização funcional apresenta algumas desvantagens:
a. Reduz a cooperação interdepartamental, pois exige forte concentração intradepartamental e cria barreiras entre os departamentos devido à ênfase nas especialidades.
b. É inadequada quando a tecnologia e as circunstâncias externas são mutáveis ou imprevisíveis.
c. Dificulta a adaptação e a flexibilidade a mudanças externas, pois a sua abordagem introvertida não percebe e nem visualiza o que acontece fora da organização ou de cada departamento.
d. Faz com que as pessoas focalizem seus esforços sobre suas próprias especialidades em detrimento do objetivo global da empresa.
-
a)A tendência de existência de vários níveis organizacionais e a menor necessidade de coordenação.
Vários níveis organizacionais remetem à especialização vertival, cuja característica se dá pela "necessidade de aumentar a qualidade da supervisão ou chefia acrescentando mais níveis hierárquicos na estrutura." A especialização horizontal que é conhecida pelo nome de DEPARTAMENTALIZAÇÃO, pela sua tendência incrível de criar departamentos. Além disso, apesar de a departamentalização funcional refletir "um dos mais altos níveis de auto-orientação e de introversão administrativa", sendo indicada para circunstâncias estáveis e de poucas mudanças, exigem-se ainda mecanismos de coordenação)
b)A centralização do poder e a definição clara de responsabilidade atribuída aos ocupantes de cada cargo.
Se fosse para responder só pela segunda proposição ficaria difícil, pois não é só na departamentalização funcional que há definição clara de resposabilidades (arrisco até a dizer que não existe nenhuma que não tenha essa característica), mas por eliminação, como também pela primeira característica "Permite agrupar vários especialistas sob uma única chefia comum, quando sua atividade é especializada" dá pra responder o item.
c)A especialização e a facilidade de entendimento sistêmico da organização pelas chefias e subordinados dos níveis tático e operacional.
A "facilidade de entendimento sistêmico da organização" faz referência à visão global, estratégica, longo prazo da organização. Dito isso, observa-se o erro, pois, dentro das desvantagens da departamentalização funcional, estão "Faz com que as pessoas focalizem seus esforços sobre suas próprias especialidades em detrimento do objetivo global da empresa." "Dificulta a adaptação e a flexibilidade a mudanças externas, pois a sua abordagem introvertida não percebe e nem visualiza o que acontece fora da organização ou de cada departamento."
d)A facilidade de comunicação entre departamentos e a tendência de atuação dos funcionários em diferentes processos organizacionais.
A primeira proposição está erradíssima, pois a departamentalização funcional tem como uma de suas características a redução da cooperação interdepartamental, pois exige forte concentração intradepartamental e cria barreiras entre os departamentos devido à ênfase nas especialidades.
-
GABARITO B
Estrutura Funcional- foge à rigidez, possui uma descentralização maior, é bastante flexível, favorece melhor divisão, ideal fábricas e indústrias, comunicação e coordenação intradepartamental é boa, visão e responsabilidade parcial, comunicação e coordenação interdepartamental é péssima.
Vantagens- favorece cooperação e trabalho em equipe, além de aumentar controle indireto, haverá várias chefias em uma mesma filial, agrupa especialista sob chefia única, princípio da especialização ocupacional, concentra competência atividade específica, indicada ambientes estáveis ou tarefas rotineiras, poucas linhas de produto, reflete autoorientação e introversão administrativa, simplifica o treinamento, permite economia de escala
Desvantagens- reduz cooperação interdepartamental; inadequada quando tecnologia necessita ser mutável e evolutiva; dificulta adaptação às mudanças externas; detrimento objetivo global em prol dos esforços de especialistas, foco na especialidade
Fonte: Giovanna Carranza
-
Departamentalização:
A departamentalização é a forma como uma organização pode juntar e integrar pessoas, tarefas e
atividades em unidades, tendo como objetivo facilitar a coordenação da empresa.
O departamento é, portanto, uma unidade de trabalho que agrega um somatório de atividades
semelhantes ou coerentes entre si. De acordo com Chiavenato, a departamentalização é um meio
de se obter homogeneidade de tarefas em cada órgão.
A departamentalização deve facilitar o trabalho dos administradores, pois possibilita um
aproveitamento mais racional dos recursos da organização. Assim sendo, os critérios devem ser
os mais racionais, visando atingir os objetivos da organização.
Os principais tipos de departamentalização são:
1- Departamento Funcional;
2- Depertamento por Produto;
3- Departamento por Cliente;
4- Departamento Territorial ou Geográfica;
5- Departamento por Processo.
Rennó, Rodrigo
Administração geral para concursos / Rodrigo Rennó. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
Nunca desperdice a chance de fazer alguém feliz
GABARITO: B
-
Não entendi porque a questão considerou a centralização de poder como função da departamentalização funcional (?) Sendo que uma das principais características da organizaçaão funcional é justamente a autoridade dividida em função do princípio da especialização do staff. (Administração de Empresas - Uma abordagem contigencial - Chiavenato - 3ª edição, pagina 370)
-
centralização??????? departamentalização, sinonimo de agregar, agrupar, especializar a coodernação do processo, contribui para eficiencia, horizotalizção. centralização é linear é vertical é hieranquico. estanho ser a opção correta ser a letra B.
-
DEPARTAMENTALIZAÇÃO
Por Função
Esse é um dos tipos de abordagem mais comum que existem. Nesse caso, são criadas áreas na empresa agrupando pessoas especialistas em determinada atividade. É aquela velha estrutura que você já conhece (e talvez até trabalhe), onde uma empresa possui uma área de vendas, uma área financeira e por aí vai. No final das contas, o objetivo é ter pessoas com expertises similares trabalhando junto.
https://blog.luz.vc/o-que-e/tipos-de-departamentalizacao/
Entender a vontade de Deus nem sempre é fácil, mas crer que ele está no comando e tem um plano pra nossa vida, faz a caminhada valer a pena.
-
a) ERRADO. A tendência de existência de vários níveis organizacionais e a menor necessidade de coordenação.
A departamentalização tem por característica uma estrutura horizontal, e uma das suas dicotomias é a falta de coordenação entre departamentos, logo há necessidade de sanar esta desvantagem.
b) GABARITO.
c) ERRADO. A especialização e a facilidade de entendimento sistêmico da organização pelas chefias e subordinados dos níveis tático e operacional.
Outra dicotomia do modelo funcional está na estreita visão acerca da organização, voltada apenas ao departamento, não visualizando a organização em si.
d) ERRADO. A facilidade de comunicação entre departamentos e a tendência de atuação dos funcionários em diferentes processos organizacionais.
Tudo errado! A comunicação é intradepartamental, mas deficiente na interdepartamental. Os funcionários atuam num mesm processo, especializando-se, não há mudanças.
-
Quando penso que tô entendendo um pouquinho de Adm Geral vem uma questão assim e me desmonta todinha....aff maria!
-
Na por função cada um tem foco somente na sua especialização.
Gabarito (B)
-
Funcional (estrutura corporativa tradicional) – predominante dentro das organizações públicas. A divisão do trabalho será por especialização ocupacional. Cada departamento é como se fosse um feudo, um silo, cada bloco se reúne para realização de um fim, o que compromete a cooperação com outros setores, assim a tomada de decisão pode se tornar mais lenta, a criatividade e a inovação não é favorecida, embora tenha a vantagem da especialização que cada individuo tem em sua área de competência, e a ideia de definição precisa de papeis e relações.
-
A especialização do trabalho na Estrutura Funcional faz com que a organização seja mais formalizada, não permite visão ampla entre o conjunto, é mais centralizada e ainda a especialização gera conflitos entre as unidades.
http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/estrutura-organizacional-influencia-da-estrutura-na-eficiencia-da-organizacao-de-acordo/62071/
-
C) A especialização e a facilidade de entendimento sistêmico da organização pelas chefias e subordinados dos níveis tático e operacional.
Na departamentalização funcional o gestor e seus subordinados não possuem uma visão ampla da organização, mas apenas de suas atividades.
-
Departamentalização Funcional:
-Divisão por Atividade
-Pouca Linha de Produtos
-Inalteradas por longo Prazo
-Tarefas Interdepedentes
-Objetivos Únicos
-Divisão por Função
-Cria departamentos
-Pessoas especializadas a uma determinada função
-Departamentos Homogênios
-Especialização
-Pouca Estabilidade e Mudanças
-Agrupamento de Atividades
-Ambiente Estável
-
7 da manhã e uma questão dessa
-
INDIQUEM PARA COMENTÁRIO DO PROFESSOR!
-
Iportante não confundir DEPARTAMENTALIZAÇÃO (agrupamento de atividades) com ESTRUTURAÇÃO (tipo de organização).
A estrutura está relacionada às formas se "organizar a organização" (pleonasmo proposital), abarcando a cadeia de comando, o fluxo de comunicação e, ainda, o tipo de departamentalização. Os tipos de estruturas mais cumuns são: linha, função (o mesmo que staff), linha-staff, divisional, matricial e redes.
A departamentalização funcional permite agrupar especialistas sob uma única chefia comum, ou seja, ocorre a centralização do poder, pois cada departamento terá seu diretor. Vantagem: máximo aproveitamento das habilidades técnicas e economia de escala. Desvantagem, a coordenação entre departamentos fica prejudicada.
A estrutura funcional está baseada no princípio da especialização (staff). Suas principais caracteríscas são: autoridade funcional dividida e descentralização das decisões. Os funcionários submentem cada questão ao "expert" apropriado, que decidirá no âmbito de sua expertise. Assim, um diretor ou gerente de finanças poderia dar ordem (pedir) para um diretor ou gerente de marketing, e vice-versa. Ou seja, há uma forte coordenação entre as diversas áreas da empresa. Desvantagem: diluição da autoridade e parda de comando.
Obs.: A forma de departamentalizar está contida na estrutura, ou ainda, a estrutura engloba os departamentos, ou ainda, a estrutura envolve o todo, os departamentos são partes agrupadas do todo.
-
Famosa questão pega-ratão.
-
Estrutura funcional:
É o resultado do critério de departamentalização mais lógico e intuitivo, já que se refere à agregação de tarefas de acordo com a função organizacional (recursos necessários).
Trata-se de um critério de agrupamentos baseado na similaridade das tarefas, habilidades, uso de recursos e conhecimento necessário para o desempenho de cada função.
Vantagens da Estrutura Funcional:
Permite economia de escala e torna mais eficiente o uso de recursos.
Cria condições para centralizar o processo de decisão.
Facilita a direção unificada e o controle da organização aos administradores de topo.
Possibilita o aperfeiçoamento dos funcionários e administradores em suas funções. Facilita a comunicação e a coordenação dentro das áreas funcionais.
Desvantagens da Estrutura Funcional:
Estimula uma visão limitada dos objetivos organizacionais, muito focalizada nos objetivos de cada área funcional (introversão).
Dificulta a coordenação e a comunicação entre departamento funcionais.
Diminui a velocidade de resposta às mudanças externas em função da centralização da tomada de decisão.
Dificulta a avaliação da contribuição/responsabilidade de cada área funcional para o desempenho ou não da organização como um todo.
ADMEMP - Administração de Empresas. Prof. Ms. Paulo Cristiano.
-
Sobre a alternativa B, já é a segunda banca que fala sobre a centralização do poder como vantagem da departamentalização funcional.Olhem essa questão da FGV : Q918030. O grande problema é que ainda não vi nenhum autor de confiança ou literatura afirmando isso.
PS.: Quem souber compartilhe!
-
Vantagens Departamentalização Funional:
Mantém o poder e o prestígio das funções principais;
Cria eficiência através dos princípios da especialização;
Permite maior rigor no controle das funções pela alta administração;
Segurança na execução de tarefas e relacionamento de colegas;
Aconselhada para empresas que tenham poucas linhas de produtos;
Facilita a coordenação dentro da função;
Facilita a centralização.
Administração Geral e Pública, Giovanna Carranza,2018, p.139.
-
abordagem funcional:
vantagens
> facilita a especialização profissional
> facilita coordenação dentro da função
>favorece redução de custos
>Facilita a centralização: Projeção da chefia principal ao longo da organização, pois os demais executivos que lhe são subordinados são especialistas e cuidam de suas funções específicas, não tendo ingerência nas demais áreas e, em muitos casos, não têm boa visão sistêmica da organização. Isso tende a favorecer a centralização
Fonte: Administração princípios e tendências. Página 386
-
Uma desvantagem da estrutura funcional muito corriqueira em provas de concursos é que ela provoca centralização em cada departamento, o cara é bem especializado e com muitas responsabilidades, porém fica engessado somente aquela função, dificultando a comunicação e relacionamento com os demais órgãos da empresa. De fato, é praticamente impossível que esse mister atue nos outros processos organizacionais por está preso em sua "zona de conforto". Mas há algo de bom, a funcional cria um ambiente de centralização e esta nem sempre é ruim, há situações que necessita centralizar decisões, outro ponto fundamental é o alto nível de especialização, o cara do marketing tem que ser bom, a moça da logística e produção tem que mandar bem etc. no entanto o excesso pode levar a insatisfação e a perda de eficiência.
Bons estudos !
-
LETRA B
-
Departamentalização funcional tem foco na especialização e facilita a centralização do poder, visto que são vários especialistas que vão se reportar a apenas um chefe responsável por aquela área funcional. Ex. RH, contabilidade etc.
Falou em dep. funcional corre de tudo que tem PENSAMENTO SISTÊMICO, visão global da organização, comunicação ENTRE departamentos etc...
DEP. FUNCIONAL É CADA GRUPINHO DE ESPECIALISTAS EM SEU QUADRADO.
-
Gab. B - A centralização do poder e a definição clara de responsabilidade atribuída aos ocupantes de cada cargo.
-