SóProvas



Prova FCC - 2010 - TRF - 4ª REGIÃO - Analista Judiciário - Psicologia do Trabalho


ID
109828
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que diz respeito ao atributo da tipicidade do ato administrativo, é certo que

Alternativas
Comentários
  • "A tipicidade é atributo do ato administrativo que determina que o ato deve corresponder a uma das figuras definidas previamente pela lei, como aptas a produzir determinados resultados, sendo corolário, portanto, do princípio da legalidade. A sua função é impossibilitar que a Administração venha a praticar de atos inominados, representando, pois, uma garantia ao administrado, já que impede que a Administração pratique um ato unilateral e coercitivo sem a prévia previsão legal. Representa, também, a segurança de que o ato administrativo não pode ser totalmente discricionário, pois a lei define os limites em que a discricionariedade poderá ser exercida. A tipicidade só existe em relação aos atos unilaterais,não existe nos contratos porque, com relação a eles, não há imposição de vontade da Administração, que depende sempre da aceitação do particular; nada impede que as partes convencionem um contrato inominado, desde que atenda melhor ao interesse público a ao do particular."
  • A TIPICIDADE caracteriza que os atos administrativos UNILATERAIS devem ser munidos de alguma PREVISÃO LEGAL!
  • Esse atributo representa uma garantia para o administrado, pois impede que a administração pratique atos dotados de imperatividade e executoriedade, vinculando unilateralmente o particular, sem que haja previsão legal; também fica afastada a possibilidade de ser praticado ato totalmente discricionário, pois a lei, ao prever o ato, já define os limites em que a discricionariedade poderá ser exercida. (DI PIETRO, 2004. p. 195)

  • Complementando!!!
     
    a) Diz respeito ao atributo da Imperatividade

    b) Atributo da Auto-executoriedade

    c) Tipicidade é justamente o contrário. Não permite pratica de atos inominados!

    d) Não existe nos contratos, só nos Atos

    e) verdadeira
  • http://descomplicandoodireitocomentando.blogspot.com.br/2012/02/direito-administrativo-atos-atributos.html

  • A Tipicidade é um atributo que está presente em todos os atos administrativos ou somente nos unilaterais? Segundo aquele macete das vogais e consoantes, Presunção de Legitimidade e Tipicidade estariam presentes em todos os atos... Entretanto, pelo qure pude observar da questão e dos comentários, bem como de alguns outros textos que li, a Tipicidade só existirá em relação a atos unilateriais, pois visa a proteger os administrados contra as atuações arbitrárias, totalmente discricionárias ou sem previsão legal,  dos administradores. Os macetes são válidos, mas temos que conhecer as exceções. Muito válido o aprendizado. Simples, mas necessário para acertar a questão.

     

  • Tipicidade só pode agir quando houver lei determinando ou autorizando, só existe em relação aos atos unilaterais, em que há imposição da vontade da administração. 

  • Gab: E.


ID
109831
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em relação aos atos administrativos negociais, é certo que

Alternativas
Comentários
  • Atos negociais são aqueles em que a manifestação de vontade da Administração coincide com determinado interesse do particular.Neles a Administração concorda com uma pretensão do administrado ou reconhece que ele preenche os requisitos para o exercício de certo direito.Os principais atos negociais são a Licença, a Permissão e a Autorização.ERROS DAS ALTERNATIVASa) A licença é vinculada e definitiva, logo há atos negociais dessa espécie.b) Atestado é um ato enunciativo.c) Produzem efeitos concretos.e) Não são dotados de imperatividade nem de coercibilidade, pois são exercidos a pedido do administrado.
  • Os atos administrativos são editados em situações nas quias uma determinada pretensão do particular coincide com a manifestação da vontade da Administração, ainda que esta tenha apenas interesse indireto. Não há imperatividade ou coercitividade. O administrado requer o reconhecimento de uma situação, de um direito ou uma autorização para a prática de determinado ato e a Administração se tiver interesse público (mesmo que indireto - o interesse do particular é predominante) defere a pretensão solicitada.os atos negociais não são contratos, mas sim manifestações unilaterais de vontade da Administração, coincidentes com a pretensão do particular. Eles produzem efeitos concretos e individuais para o administrado.(Direito Administrativo Descomplicado)
  • Continuandoo comentário...Atos negociais vinculados: são aqueles em que existe um direito do particular à sua obtenção, atendidos os requisitos legais não caberá a Adminsitração escolha. o ato deverá ser praticado (Licença).Atos negociais discricionários: são aqueles que podem ou não ser praticados pela Administração, conforme seu juízo de oportunidade e convenência, mesmo que o particular tenha atendido as exigências em lei. Não há direito para a prática do ato. (Autorização)Atos negociais precários: são aqueles que predominam o interesse do particular. É uma liberalidade da Administração e também não geram direitos adquiridos podendo ser revogados a qualquer tempo (Autorização).Atos negociais definitivos: embasam-se em um direito individual do requerente, predomina o interesse da Administração, mas também podem ser revogados, mas esta não é inteiramente livre, deve haver interesse público superveniene, salvo na hipótese de ter gerado direito adquirido. Costuma conferir direito à indenização. (Licença).(Direito Administrativo descomplicado)
  • a) podem ser discricionários ou precários, dependendo de sua espécie, mas nunca vinculados ou definitivos.O erro na alternativa está na negação da possibilidade de existirem atos administrativos negociais vinculados ou definitivos.-Atos Negociais vinculados são aqueles que a Administração pratica por requerimento do particular, quando este atende a todos os requisitos previstos em lei para a obtenção do ato, não cabendo esolha à Administração.-Atos negociais definitivos são aqueles que têm como embasamento um direito individual do requerente, porém possuem interesse predominante da Administração. Estes podem (discricionariedade) ser revogados.-Como pode-se perceber, em ambos os casos os atos são requeridos pelos particulares os quais tenham interesse no ato, porém apenas os Definitivos admitem revogação.b)podem ser considerados desta espécie as autorizações, as apostilas e os atestados.- O erro na questão está em definir como atos negociais as apostilas e os atestados, sendo esses atos enunciativos.c) não produzem quaisquer efeitos concretos e individuais para os administrados.- Estes produzem efeitos para os administrados, visto que estes requerem à Administração que se pratique ato de interesse de ambas as partes, mesmo que seja interesse indireto da Administração.d) Correta.- Vale lembrar que Contrato não é Ato Administrativo, estes não se confundem, enquanto o primeiro é manifestação bilateral, o segundo é manifestação unilateral de vontade.e) são dotados, como os demais atos, de imperatividade ou coercitividade.- Atos negociais são editados em situaçãoes nas quais uma determinada pretensão do particular coincide com a manifestação de vontade da Administração, ainda que o interesse da Administração naquela situação seja indireto. Como se vê, não há imperatividade ou coercitividade nos atos negociais. (Definição dada por Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo)
  • Um macete que eu aprendi pra decorar Atos Negociais:

    Tomar um NEGOCInho na LAPA.

    Licenças (Vinculado)
    Autorizações (Discricionário e Precário)
    Permissões (Discricionário e Precário)
    Admissões (Vinculado)
  • Espécie - 1. Normativos - ("são os que contêm um COMANDO GERAL visando a correta aplicação da lei.") ; Exemplos: Decretos Regulamentares, Regimentos (...)
    Espécie - 2. Ordinatórios - ("...endereçados aos servidores públicos, que veiculam DETERMINAÇÕES atinentes ao adequado DESEMPENHO de suas funções, e não atingem os administrados...") ; Exemplos: Circular, Provimentos (...)
    Espécie - 3. Negociais - ("embora UNILATERAIS, encerram um conteúdo negocial, de interesse recíproco da Administração e do Administrado, mas não adentram a esfera contratual.") ; Exemplos: Licença (ato vinculado), Autorização (ato discricionário), (...)
    Espécie - 4. Enunciativos - ("são os que CERTIFICAM, ATESTAM ou DECLARAM um fato.") ; Exemplos: Certidão, Atestado, Parecer, Apostila

  • Letra A - Errado. Em relação aos atos administrativos negociais, é certo que podem ser discricionários ou precários, dependendo de sua espécie, assim como vinculados ou definitivos. Atos administrativos negociais vinculados são aqueles que a Administração pratica por requerimento do particular,quando este atende a todos os requisitos previstos em lei para a obtenção do ato, não cabendo escolha à Administração ex : LICENÇA. Já os atos negociais definitivos são aqueles que têm como embasamento um direito individual do requerente, porém possuem interesse predominante da Administração. Estes podem ser revogados. Portanto, em ambos os casos os atos são requeridos pelos particulares que tenham interesse no ato, porém apenas os definitivos admitem revogação.


    Letra B - Errado. Em relação aos atos administrativos negociais, é certo que podem ser considerados desta espécie a autorização, a licença e a permissão.


    Letra C - Errado. Os atos negociais produzem efeitos para os administrados, visto que estes requerem à Administração que se pratique ato de interesse de ambas as partes, mesmo que seja interesse indireto da Administração, ex. autorização ou permissão de uso de um bem público.



    Letra D - Correto. Atos negociais são os atos praticados pela Administração nos quais há uma declaração de vontade do Poder Público coincidente com a pretensão do particular. Apesar de encerrarem um conteúdo tipicamente negocial, esses atos unilaterais de interesse recíproco da Administração e do administrado, não são caracterizados como contratos.


    Letra E - Errado. Atos negociais são os atos praticados pela Administração nos quais há uma declaração de vontade do Poder Público coincidente com a pretensão do particular, não há imperatividade ou coertividade neles.
  • OBS2.: Atos negociais:     são aqueles que contêm uma declaração de vontade da Administração, coincidente com a pretensão do particular, visando concretizar atos jurídicos, nas condições previamente impostas pela Administração Pública. São espécies: alvará, licença, concessão, permissão, autorização administrativa, admissão, aprovação e homologação.

     

    FCC-  Embora unilaterais, encerram conteúdo tipicamente negocial, de interesse recíproco da Administração e do administrado, sem adentrar na esfera contratual.

    Não são contratos, mas sim manifestações unilaterais de vontade da Administração coincidentes com a pretensão do particular.

    Os atos negociais, embora unilaterais, encerram um conteúdo negocial, de interesse recíproco da Administração e do administrado, mas não adentram a esfera contratual.

     

    1.           NORMATIVOS

    1.1 -           regulamento/decreto

    1.2 -            instrução normativa

    1.3 -            resolução

    1.4 -            deliberação

    1.5 -             regimento

     

    2.              ORDINATÓRIOS

    2.1 -            INSTRUÇÃO

    2.2 -            circular

    2.3 -            aviso

    2.4 -            portaria

    2.5 -           ordens de serviços

    2.6 -           ofícios

    2.7 -            despacho

     

    3.                     NEGOCIAIS

    3.1 -           autorização         (discricionário)

    3.2 -          permissão             (discricionário)

    3.3 -          renuncia administrativa       (discricionário)

    3.3.1 -        APROVAÇÃO          (discricionário)

    3.4 -         licença                    (VINCULADO)

    3.5 -         homologação        (VINCULADO)

    3.6 -         admissão                (VINCULADO)

    3.7 -          protocolo administrativo

     

    4.             ENUNCIATIVOS        (CAPA)

    4.1 -           certidão

    4.2 –         atestado

    4.3 -          parecer

    4.4  -         apostila

    5.              PUNITIVOS

    5.1 -        multa

    5.2 -       interdição de atividade

    5.3 -       destruição de objetos

     

     

    OBS1 .:  APROVAÇÃO   (NEGOCIAL):           É ato unilateral e discricionário pelo qual se exerce o controle a priori ou a posteriori do ato administrativo. Ex.: aprovação prévia do senado para escolha dos ministros do TCU.

    HOMOLOGAÇÃO (NEGOCIAL):           É ato unilateral e VINCULADO pelo qual a administração pública reconhece a legalidade de um ato jurídico. Ela se realiza sempre a posteriori e examina apenas o aspecto de legalidade, no que se distingue da aprovação. Ex.: homologação pela autoridade competente do procedimento de licitação. 


ID
109834
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A investidura em cargo público ocorrerá com a

Alternativas
Comentários
  • Lei 8.112/90Art. 7º A investidura em cargo público ocorrerá com a posse.
  • a nomeação é a única forma de provimento originário do cargo público, podendo ser em caráter efetivo ou em comissão. É ato administrativo unilateral, gerando apenas o direito subjetivo para que a pessoa realize seu vínculo com a Adminstração por meio da posse, este sim ato bilateral, onde a pessoa assume direitos e obrigações, tornando-se efetivamente servidor. A partir da nomeação a lei determina 30 dias para se tomar posse, não o fazendo, não se aperfeiçoa o vínculo com a Adminstração, tornado-se o ato de provimento sem efeito.A Lei do Servidor Público determina que a investidura do cargo público se dá com a posse.(Direito Adminstrativo Descomplicado).
  • O provimento se dá com a nomeação;A investidura se dá com a posse.:)
  • LEI 8112/90Art. 7º A investidura em cargo público ocorrerá com a posse.
  • FCC ama perguntar isso!!!
  • Provimento se dá com a nomeação, após terá 30 dias para posse (pode ser por procuração), se não houver a posse, tornará nula a nomeação. Após a posse, terá 15 dias para início do exercício, se não houver neste prazo, será exonerado.

  • Lei nº 8.112/90. Art. 7o  A investidura (junção da nomeação e da posse) em cargo público ocorrerá com A POSSE (em até 30 dias da publicação do ato de provimento).

     

    A Investidura é o ato formal da pessoa que irá investir-se da posição jurídica correspondente ao cargo. Faz-se mediante a posse, e ocorrerá apenas nos casos de provimento do cargo por nomeação.

     

    Obs.: Caso não venha tomar posse em até 30 dias, o ato de provimento se tornará sem efeito.

     

    Nomeação é quando o classificado tem seu nome divulgado no meio de comunicação oficial.  

     

    Depois de nomeado, o classificado terá até 30 dias para tomar POSSE.  

     

    Neste momento o classificado assina o termo de posse com a administração pública e terá 15 dias para entrar em efetivo EXERCÍCIO (Ato Personalíssimo) que não pode ser feito por meio de procuração.

     

    Caso o classificado nomeado tenha tomado posse, mas não tenha entrado em efetivo exercício em até 15 dias será EXONERADO.

  • Ele se veste bem para a posse.

    investidura

  • GAB C

  • Lei nº 8.112/90. Art. 7o  A investidura  em cargo público ocorrerá com a posse.


ID
109837
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens, é

Alternativas
Comentários
  • Lei 8.112/90Art. 28. A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.
  • A- ERRADA!Art. 29. Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de: I - inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo; II - reintegração do anterior ocupante. B- ERRADA!Art. 30. O retorno à atividade de servidor em disponibilidade far-se-á mediante aproveitamento obrigatório em cargo de atribuições e vencimentos compatíveis com o anteriormente ocupado. C- ERRADA!Art. 25. Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado:I - por invalidez, quando junta médica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria; ou II - no interesse da administração(...)D- ERRADA!Art. 24. Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica. E- CORRETA!Art. 28. A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens. :)
  • Macete pra prova!


    Eu aproveito o disponível
    Eu reintegro o demitido
    Eu readapto o incapacitado
    Eu reverto o aposentado
    Eu reconduzo o inabilitado e o ocupante do cargo do reintegrado
  • Estou achando que reintegração é a forma de investidura mais utilizada pela FCC
  • Reintegração gab: E


ID
109840
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No âmbito do regime disciplinar do servidor público federal,

Alternativas
Comentários
  • a) Art. 135. A destituição de cargo em comissão exercido por não ocupante de cargo efetivo será aplicada nos casos de infração sujeita às penalidades de suspensão e de demissão.b) Art. 117. Ao servidor é proibido:X - participar de gerência ou administração de sociedade privada, personificada ou não personificada, exercer o comércio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditário;c) Art. 142. A ação disciplinar prescreverá:I - em 5 (cinco) anos, quanto às infrações puníveis com demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade e destituição de cargo em comissão;II - em 2 (dois) anos, quanto à suspensão;III - em 180 (cento e oitenta) dias, quanto á advertência.OBS: Questão que deverá ser anulada, pois contém 2 respostas, letra (B) e (C)d) e e) Art. 118. Ressalvados os casos previstos na Constituição, é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos.§ 1º A proibição de acumular estende-se a cargos, empregos e funções em autarquias, fundações públicas, empresas públicas, sociedades de economia mista da União, do Distrito Federal, dos Estados, dos Territórios e dos Municípios.§ 2º A acumulação de cargos, ainda que lícita, fica condicionada à comprovação da compatibilidade de horários.
  • Questão NULA DE PLENO DIREITO pois possui 2 respostas válidas e corretas (letra B e C) com arrimo na lei 8112/90:b) Art. 117. Ao servidor é proibido: X - participar de gerência ou administração de sociedade privada, personificada ou não personificada, exercer o comércio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditário;c) Art. 142. A ação disciplinar prescreverá: I - em 5 (cinco) anos, quanto às infrações puníveis com demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade e destituição de cargo em comissão; II - em 2 (dois) anos, quanto à suspensão; III - em 180 (cento e oitenta) dias, quanto á advertência.
  • c) a ação disciplinar prescreverá, dentre outras hipóteses, em 2 (dois) anos, quanto à suspensão.O art. 142 da Lei 8.112/1990 regula a “prescrição da ação disciplinar”. Tal prescrição simplesmente extingue o direito da Administração de punir o servidor pela infração disciplinar que ele tenha praticado. Para que se aperfeiçoe qualquer prescrição, é sempre necessária a conjugação do transcurso do lapso de tempo estabelecido em lei com a inércia do titular do direito cuja extinção ocorrerá. A “prescrição da ação disciplinar”, portanto, acarreta a perda, por decurso de prazo, do direito de a Administração federal aplicar a penalidade disciplinar que decorreria da sindicância, ou do PAD.“Art. 142. A ação disciplinar prescreverá: I - em 5 (cinco) anos, quanto às infrações puníveis com demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade e destituição de cargo em comissão; II - em 2 (dois) anos, quanto à suspensão; III - em 180 (cento e oitenta) dias, quanto á advertência.”Está correta a afirmação. A banca não considerou como errada a parte 'dentre outras hipóteses',porém a utilizou no sentido de "das hipóteses de prescrição possíveis"... (existe a prescrição em 2 anos no caso de suspensão).
  • Questão anulada e atribuída a todos os candidatos por ter duas respostas certas.

    Letras: B, C

  • Só pra esclarecer na letra"A".
    .
    1 - a destituição de cargo em comissão exercido por ocupante de cargo efetivo será aplicada nos casos de infração sujeita às penalidades de advertência  demissão.
    .
    2 - a destituição de cargo em comissão exercido por servidor não ocupante de cargo efetivo será aplicada nos casos de infração sujeita às penalidades de suspensão e advertência.
    .
    Letras B e C corretas.
  • Olá, caros amigos.

    Correndo o risco de querer discutir o sexo dos anjos, eu tenho a seguinte dúvida:

    se um servidor público acumula, legalmente, um cargo efetivo e um cargo em comissão, e, no exercício de um deles, tem conduta punível com demissão (por exemplo, inassiduidade habitual no cargo efetivo, ou conduta escandalosa na repartição, no caso do cargo em comissão), esse servidor será:

    1-)punido com demissão ou destituição de cargo em comissão apenas em relação ao cargo no qual se deu a falta?
    2-)punido com demissão e destituição de cargo em comissão em relação aos dois cargos, automaticamente, mesmo que a falta funcional tenha se dado apenas em relação a um cargo?
    3-)dependendo do tipo de infração, punido em relação apenas a um cargo, ou aos dois? (por exemplo, improbidade - punição nos dois cargos; abandono de cargo - apenas o cargo abandonado;)Muito grato pela ajuda!

ID
109843
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

NÃO é assegurado pela Constituição Federal aos servidores públicos o direito

Alternativas
Comentários
  • Letra d - Trata-se de uma proibição na verdade. Art.37 XIV, CF:"Os acrescimos pecuniários percebidos por servidor público não serão computados nem acumulados para fins de concessão de acrescimos ulteriores".
  • Seguem os artigos para conferência...a) CORRETA!Art. 37, X - a remuneração dos servidores públicos e o subsídio de que trata o § 4º do art. 39 somente poderão ser fixados ou alterados por lei específica, observada a iniciativa privativa em cada caso, assegurada revisão geral anual, sempre na mesma data e sem distinção de índices;b) CORRETA!Art. 37,VI - é garantido ao servidor público civil o direito à livre associação sindical;c) CORRETA!Art. 37, VII - o direito de greve será exercido nos termos e nos limites definidos em lei específica; d) ERRADA!Art. 37,XIV - os acréscimos pecuniários percebidos por servidor público não serão computados nem acumulados para fins de concessão de acréscimos ulteriores;e) CORRETA!Art. 37,IV - durante o prazo improrrogável previsto no edital de convocação, aquele aprovado em concurso público de provas ou de provas e títulos será convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira;:)
  • A alternativa "e" poderia ser também considerada incorreta pois está incompleta.
  • Acredito que a letra "d" também deve ser considerada ERRADA, pois se refere a SERVIDOR como sendo aquele aprovado em concurso público, quando na verdade são conceitos que não se confundem. Servidor público é aquele que aprovado em concurso público é nomeado, empossado e exerce cargo público. Aquele que for aprovado em concurso público não pode ser considerado servidor, pois não obteve nomeação ou posse. Se eu estiver errado, por favor, me corrijam.
  • “A Constituição da República veda a acumulação de acréscimos pecuniários para fins de cálculo de acréscimos ulteriores, sob o mesmo fundamento.” (AI 392.954-AgR, Rel. Min. Cezar Peluso, julgamento em 4-11-2003, Plenário, DJ de 5-3-2004.)
  • A alternativa "E" suscita alguma dúvida. Mas temos que ficar superatentos ao ENUNCIADO da questão...pois infelizmente o sistema jurídico brasileiro é uma verdadeira colcha de retalhos. Segundo a lei 8112/90 não será admitido a realização de novo concurso publico enquanto existirem candidatos aprovados em concurso anterior....Art. 12. O concurso público terá validade de até 2 (dois ) anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período. § 1o O prazo de validade do concurso e as condições de sua realização serão fixados em edital, que será publicado no Diário Oficial da União e em jornal diário de grande circulação. § 2o Não se abrirá novo concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade não expirado. Então, temos que ficar de olhos bem abertos, no enunciado da questão, e verificar a que estrato do sistema jurídico a questão está se referindo, como por exemplo:conforme doutrina majoritária, conforme stj ou stf, segunda a CF, segundo a lei tal....
  • Fiquem atentos essa questão está sendo repetida em vários concursos pela FCC!!!

  • Acontece que na Letra C fala em Lei. E LEI não é a mesma coisa que LEI ESPECÍFICA. Toda lei específica é uma lei ordinária, mas nem toda LEI ORDINÁRIA É UMA LEI ESPECÍFICA. Essa letra C está errada.

     

    Alguém concorda?

  • RESPOSTA: D

     

    VEDAÇÃO AO EFEITO CASCATA

  • XIV - os acréscimos pecuniários percebidos por servidor público não serão computados nem acumulados para fins de concessão de acréscimos ulteriores

    Exemplo; Um servidor público recebe um Adicional de Qualificação, no âmbito da Administração Pública Federal, de 22% sobre o vencimento de R$ 3.400,00 por ter concluído o mestrado. Depois de um tempo, ele concluí o doutorado, aumentando o AQ - Adicional de Qualificação para 52%. Esse nova alíquota de AQ não poderá incidir sobre a anterior. Devendo incidir sobre o vencimento, que na situação exemplificada é R$ 3.400,00 e não sobre esse vencimento com o AQ anterior de 22%. Do contrário, estaria tendo um efeito cumulativo.

    Vencimento + AQ Mestrado = R$ 3400,00+22% >> R$ 4.148,00
    Vencimento + AQ Doutorado = R$ 3400,00+52%>>R$ 5.168,00

    Se o AQ fosse cumulativo o valor seria:
    (Vencimento+AQ Mestrado) +AQ Doutorado = 4.148,00+52% >>>R$ 6304,96 (Exemplo de cumulação de acréscimo pecuniário para concessão de acréscimo ulterior)
     

  • Art. 37, XIV CF: os acréscimos pecuniários percebidos por servidor público não serão computados nem acumulados para fins de concessão de acréscimos ulteriores.

    gab: D.

  • GABARITO LETRA D

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 

     

    ARTIGO 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:  

     

    XIV - os acréscimos pecuniários percebidos por servidor público não serão computados nem acumulados para fins de concessão de acréscimos ulteriores;     


ID
109846
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

É correto afirmar que os Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos e, desde a expedição do diploma, serão submetidos a julgamento perante o

Alternativas
Comentários
  • Art. 53, CF§ 1º Os Deputados e Senadores, desde a expedição do diploma, serão submetidos a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal.
  • Elencando a competência do STF quanto aos julgamentos. O STF julga:b) nas infrações penais comuns, o Presidente da República, o Vice-Presidente, OS MEMBROS DO CONGRESSO NACIONAL, seus próprios Ministros e o Procurador-Geral da República;c) nas infrações penais comuns e nos crimes de responsabilidade, os Ministros de Estado e os Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, ressalvado o disposto no art. 52, I, os membros dos Tribunais Superiores, os do Tribunal de Contas da União e os chefes de missão diplomática de caráter permanente;(
  • Entendo que a questão deveria ser anulada, pois é incompleta na parte em que se refere a "Deputados" sem adjetivá-los de FEDERAIS, pois existem os Deputados Estaduais.
  • Art. 53, CF § 1º Os Deputados e Senadores, desde a expedição do diploma, serão submetidos a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal.Informações adicionais: o art. 53 da CF, caput, trata da imunidade material a qual se inicia com a posse. Para esse tipo de imunidade, o STF vem exigindo a chamada pertinência temática quando as opiniões, palavras e votos são manifestados fora do recinto do Congresso Nacional.Já os §§ tratam da imunidade processual, que se subdividem em imunidade em razão do foro (§1º), em razão da prisão (§2º), em razão do processo (§3º), e em razão da testemunha (§6º). Esta imunidade inicia-se com a diplomação, ou seja, antes da posse.
  • Foro Privilegiado- § 1º - Os Deputados e Senadores, desde a expedição do diploma, serão submetidos a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal.
  • Questão super manjada, foro por prerrogativa de função no STF. Tranquilidade.
  • lembrando q o privilegio do foro foi mitigado pelo stf.

  • GAB A

  • Supremo Tribunal Federal.

  • Art. 53, CF § 1º Os Deputados e Senadores, desde a expedição do diploma, serão submetidos a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal.

    Gab: A.

  • GABARITO LETRA A

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 

     

    ARTIGO 53. Os Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos.          

     

    § 1º Os Deputados e Senadores, desde a expedição do diploma, serão submetidos a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal.

  • CANAL CANTIOLEGIS NO YOUTUBE TEM VÁRIAS PARTES DA CF CANTADA! VÍDEOS ATUALIZADOS! CONHECI HÁ POUCO TEMPO E ESTOU ADORANDO!


ID
109849
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A Constituição poderá ser emendada mediante proposta de, no mínimo,

Alternativas
Comentários
  • Art.60 - CF: A constituição poderá ser emendada mediante proposta:I) DE UM TERÇO, NO MÍNIMO, DOS MEMBROS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS OU DO SENADO FEDERAL.;II)do Presidente da República;III) de mais da metade das Assembléias Legislativas das Unidades da Federação, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros.
  • A Constituição Poderá ser emendada mediante ProPosta (art. 60, CF):I - DE UM TERÇO (1/3), no mínimo, dos membros da Câmara dos DePutados ou do Senado Federal;(...)Serão, no entanto, TRÊS QUINTOS (3/5) Para a aProvação:§2º - A ProPosta será discutida e votada em cada casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aProvada se obtiver, em ambos, TRÊS QUINTOS (3/5) DOS VOTOS dos resPectivos membros."Alea Jacta Est"!.
  • E a ALTERAÇÃO da constutuição se dará por 2/3 dos votos nas duas casas. Pelo Poder Constituinte Derivada Reformador.
  • Alternativa B

    Art. 60, I, CF

    A Constituição poderá ser emendada mediante proposta:

    I- de um terço, no mínimo, dos membros da Câmara do Deputados ou do Senado Federal;

    II- do Presidente da República;

    III- de mais de metade das Assembleias Legislativas das unidades da Federação, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros.

  • Art. 60, I, CF: A Constituição poderá ser emendada mediante proposta:

    I- de um terço, no mínimo, dos membros da Câmara do Deputados ou do Senado Federal;

    Gab: B.

  • GABARITO LETRA B

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 

     

    ARTIGO 60. A Constituição poderá ser emendada mediante proposta:

     

    I - de um terço, no mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal;

     

    II - do Presidente da República;

     

    III - de mais da metade das Assembléias Legislativas das unidades da Federação, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros.


ID
109852
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

O Presidente da República poderá delegar a atribuição de conceder indulto e comutar penas, com audiência, se necessário, dos órgãos instituídos em lei, ao

Alternativas
Comentários
  • Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República:XII - conceder indulto e comutar penas, com audiência, se necessário, dos órgãos instituídos em lei;Parágrafo único. O Presidente da República poderá delegar as atribuições mencionadas nos incisos VI, XII e XXV, primeira parte, aos Ministros de Estado, ao Procurador-Geral da República ou ao Advogado-Geral da União, que observarão os limites traçados nas respectivas delegações.
  • O Presidente da República poderá delegar algumas atribuições somente aos Ministros de Estado, ao Procurador-Geral da República ou ao Advogado-Geral da União. E são apenas as seguintes:

    VI – dispor, mediante decreto, sobre:
           a) organização e funcionamento da administração federal, quando não implicar aumento de despesa nem criação ou extinção de órgãos públicos;
           b) extinção de funções ou cargos públicos, quando vagos;

    XII - conceder indulto e comutar penas, com audiência, se necessário, dos órgãos instituídos em lei;

    XXV - prover os cargos públicos federais, na forma da lei;

    Então, conforme visto acima, a única opção cabível é a letra A.

    Bons estudos!

  • Comentário objetivo:

    A função de conceder indultos e comultar penas, juntamente com as funções de dispor, mediante decreto, sobre a organização e funcionamento da administração federal, quando não implicar aumento de despesa nem criação ou extinção de órgãos públicos e sobre a extinção de funções ou cargos públicos, quando vagos, além de prover os cargos públicos federais, na forma da lei, pode ser delegada pelo Presidente da República aos Ministros de Estado, ao Procurado-Geral da República e ao Advogado-Geral da União.

  • Poderá delegar também ao Procurador Geral da República e aos ministros de estado.

  • Aí vai a dica estranha que inventei, rs:

    "DEI PRO PAN".

    DEcreto
    Indulto
    PROver

    Procurador Geral
    Advogado geral da União
    Ministros de Estado

    Parágrafo único. O Presidente da República poderá delegar as atribuições mencionadas nos incisos VI, XII e XXV, primeira parte, aos Ministros de Estado, ao Procurador-Geral da República ou ao Advogado-Geral da União, que observarão os limites traçados nas respectivas delegações.

    O inciso XXV é só primeira parte: PROVER CARGOS e não extingui-los.

  • O PRESIDENTE PODERÁ DELEGAR AS SEGUINTES ATRIBUIÇÕES ( PARA OS MINISTROS DE ESTADO, PGR OU AGU):

     

     

    ===> DISPOR MEDIANTE DECRETO (AUTÔNOMO) SOBRE ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DA ADMINISTRAÇÃO FEDERAL, QUANDO NÃO IMPLICAR AUMENTO DE DESPESA, NEM CRIAÇÃO OU EXTINÇÃO DE ÓRGÃOS PÚBLICOS.

     

    ====> DISPOR MEDIANTE DECRETO (AUTÔNOMO)  SOBRE EXTINÇÃO DE FUNÇÕES OU CARGOS PÚBLICOS, QUANDO VAGOS

     

    ====> CONCEDER INDULTO E COMUTAR PENAS, COM AUDIÊNCIA, SE NECESSÁRIO, DOS ÓRGÃOS INSTITUÍDOS EM LEI

     

    ===> PROVER OS CARGOS PÚBLICOS, NA FORMA DA LEI

  • Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República:

    XII - conceder indulto e comutar penas, com audiência, se necessário, dos órgãos instituídos em lei;

    Parágrafo único. O Presidente da República poderá delegar as atribuições mencionadas nos incisos VI, XII e XXV, primeira parte, aos Ministros de Estado, ao Procurador-Geral da República ou ao Advogado-Geral da União, que observarão os limites traçados nas respectivas delegações.

    Gab: A.

  • Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República:

    XII - conceder indulto e comutar penas, com audiência, se necessário, dos órgãos instituídos em lei;

    Parágrafo único. O Presidente da República poderá delegar as atribuições mencionadas nos incisos VI, XII e XXV, primeira parte, aos Ministros de Estado, ao Procurador-Geral da República ou ao Advogado-Geral da União, que observarão os limites traçados nas respectivas delegações.

  • Para mim , o AGU , deveria ser da carreira,mediante lista tríplice,vez que ele defende a UNIÃO e não o presidente da REP. Os presidentes passam , A UNIÃO FICA !!!

  • GABARITO LETRA A

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 

     

    ARTIGO 84. Compete privativamente ao Presidente da República:

     

    VI – dispor, mediante decreto, sobre:        

        

    a) organização e funcionamento da administração federal, quando não implicar aumento de despesa nem criação ou extinção de órgãos públicos;    

     

    b) extinção de funções ou cargos públicos, quando vagos;                 

     

    XII - conceder indulto e comutar penas, com audiência, se necessário, dos órgãos instituídos em lei;

     

    XXV - prover e extinguir os cargos públicos federais, na forma da lei;

     

    Parágrafo único. O Presidente da República poderá delegar as atribuições mencionadas nos incisos VI, XII e XXV, primeira parte, aos Ministros de Estado, ao Procurador-Geral da República ou ao Advogado-Geral da União, que observarão os limites traçados nas respectivas delegações.


ID
109855
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Os Tribunais poderão declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público somente pelo voto

Alternativas
Comentários
  • Art. 97. Somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo órgão especial poderão os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público.
  • Tudo da Carta Constitucional de 88, na qual reza que: "Somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo órgão especial poderão os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público".
  • Essa questão aborda a cláusula de reserva de plenário (a full bench dos norte-americanos), introduzida no Brasil pela CF/34 e prevista atualmente no art. 97 da CF/88.
    A cláusula de reserva de plenário é o instituto segundo o qual os Tribunais só poderão declarar a inconstitucionalidade da lei ou ato normativo - seja pelo controle difuso ou concentrado de constitucionalidade - pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou do respectivo órgão especial.
    De acordo com a orientação da súmula vinculante n. 10 do STF, “Viola a cláusula de reserva de plenário(CF, artigo 97) a decisão de órgão fracionário de tribunal que, embora não declare expressamente a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do poder público, afasta sua incidência, no todo ou em parte”.
    Segue o texto do art. 97 da CF/88:
    Art. 97 - Somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo órgão especial poderão os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público.
  • É sempre bom relembrar que há exceção ao referido princípio da reserva legal quando já houver manifestação do ÓRGÃO ESPECIAL OU do STF na mesma matéria....

    CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL
    Art. 480. Argüida a inconstitucionalidade de lei ou de ato normativo do poder público, o relator, ouvido o Ministério Público, submeterá a questão à turma ou câmara, a que tocar o conhecimento do processo.
    Art. 481. Se a alegação for rejeitada, prosseguirá o julgamento; se for acolhida, será lavrado o acórdão, a fim de ser submetida a questão ao tribunal pleno.
    Parágrafo único. Os órgãos fracionários dos tribunais não submeterão ao plenário, ou ao órgão especial, a argüição de inconstitucionalidade, quando já houver pronunciamento destes ou do plenário do Supremo Tribunal Federal sobre a questão. (Incluído pela Lei nº 9.756, de 1998)
  • Dica:

    Pessoal, lembrem-se sempre de uma coisa: declaração de INCONSTITUCIONALIDADE é feita  sempre por MAIORIA ABSOLUTA!

  • Apenas para complementar a informação dos colegas acima, segue o entendimento sumulado pelo STF (Súmula Vinculante):

    SÚMULA VINCULANTE Nº 10

    VIOLA A CLÁUSULA DE RESERVA DE PLENÁRIO (CF, ARTIGO 97) A DECISÃO DE ÓRGÃO FRACIONÁRIO DE TRIBUNAL QUE, EMBORA NÃO DECLARE EXPRESSAMENTE A INCONSTITUCIONALIDADE DE LEI OU ATO NORMATIVO DO PODER PÚBLICO, AFASTA SUA INCIDÊNCIA, NO TODO OU EM PARTE.


  • CF/88

    (...)

    ...

    Art. 97. Somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo órgão especial poderão os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público.

    ...

    (...).

  • Dispositivo bastante cobrado em concursos:

     

    Art. 97. Somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo órgão especial poderão os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público.

  • Art. 97 da CF: Maioria ABSOLUTA. (cláusula de reserva de plenário SV. 10).

  • GABARITO: C

    Art. 97. Somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo órgão especial poderão os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público.

  • GABARITO LETRA C

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 

     

    ARTIGO 97. Somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo órgão especial poderão os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público.


ID
207739
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV-TR) aponta que os indivíduos com Episódio Depressivo Maior frequentemente apresentam propensão ao choro, irritabilidade,

Alternativas
Comentários
  •  

    Critérios DSM-IV para Episódio Depressivo Maior
     A. Cinco (ou mais) dos seguintes sintomas estiveram presentes durante o mesmo período de 2 semanas e representam uma alteração a partir do funcionamento anterior. Pelo menos um dos sintomas é:
    (1) humor deprimido ou;
    (2) perda do interesse ou prazer.
    Nota: Não incluir sintomas nitidamente devidos a uma condição médica geral ou alucinações ou delírios incongruentes com o humor.
    (1) humor deprimido na maior parte do dia, quase todos os dias, indicado por relato subjetivo (por ex., sente-se triste ou vazio) ou observação feita por outros (por ex., chora muito).
    Nota: Em crianças e adolescentes, pode ser humor irritável
    (2) interesse ou prazer acentuadamente diminuídos por todas ou quase todas as atividades na maior parte do dia, quase todos os dias (indicado por relato subjetivo ou observação feita por outros)
    (3) perda ou ganho significativo de peso sem estar em dieta (por ex., mais de 5% do peso corporal em 1 mês), ou diminuição ou aumento do apetite quase todos os dias.
    Nota: Em crianças, considerar falha em apresentar os ganhos de peso esperados
    (4) insônia ou hipersonia quase todos os dias
    (5) agitação ou retardo psicomotor quase todos os dias (observáveis por outros, não meramente sensações subjetivas de inquietação ou de estar mais lento)
    (6) fadiga ou perda de energia quase todos os dias
    (7) sentimento de inutilidade ou culpa excessiva ou inadequada (que pode ser delirante), quase todos os dias (não meramente auto-recriminação ou culpa por estar doente)
    (8) capacidade diminuída de pensar ou concentrar-se, ou indecisão, quase todos os dias (por relato subjetivo ou observação feita por outros)
    (9) pensamentos de morte recorrentes (não apenas medo de morrer), ideação suicida recorrente sem um plano específico, tentativa de suicídio ou plano específico para cometer suicídio
    B. Os sintomas causam sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social ou ocupacional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.
    C. Os sintomas não se devem aos efeitos fisiológicos diretos de uma substância (por ex., droga de abuso ou medicamento) ou de uma condição médica geral (por ex., hipotiroidismo).
    D. Os sintomas não são melhor explicados por Luto, ou seja, após a perda de um ente querido, os sintomas persistem por mais de 2 meses ou são caracterizados por acentuado prejuízo funcional, preocupação mórbida com desvalia, ideação suicida, sintomas psicóticos ou retardo psicomoto

  • No DSMIV-revisado na página 351 nas Características e Transtornos associados [a depressão maior] diz literalmente o que o item coloca:
    "frequentemente apresentam propensão ao choro, irritabilidade, ruminação obsessiva, ansiedade, fobias, preocupação com a saúde física e queixas de dores"
    Por isso a resposta é A..

    Agora vou tentar excluir as outras alternativas:
    b: não ocorre diminuição do estado de consciência (estupor).
    c:.Pode ocorrer insônia, mas  sonanbulismo não. E sem maneirismos.
    d:Não vi agressividade no DSMIV, se bem que aqueles que se matam certamente fizeram uso dela! (sic). Também não vi nada de estereotipia.
    d: Ataque de Pânico sim, fobia, agressividade e sentimento de perseguição não.

    Bons estudos!



ID
207742
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo a Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10, nos Transtornos de Transe e Possessão (F44.3), há uma perda

Alternativas
Comentários
  • F44.3    Estados de transe e de possessão

    Transtornos caracterizados por uma perda transitória da consciência de sua própria identidade, associada a uma conservação perfeita da consciência do meio ambiente. Devem aqui ser incluídos somente os estados de transe involuntários e não desejados, excluídos aqueles de situações admitidas no contexto cultural ou religioso do sujeito.
  • Acredito que a questão deveria ser anulada. Atentem que a alternativa expõe: Há uma perda  temporária TANTO do senso de identidade pessoal QUANTO da consciência plena do ambiente.   A gora observemos o que tras o texto referente ao CID - 10:
    A CID.10 (Classificação Internacional das Doenças) rotula, sob o código F44.3, o chamado Estado de Transe e de Possessão. Trata-se de um transtorno caracterizado por uma perda transitória da consciência da própria identidade, associada a uma conservação perfeita da consciência do meio ambiente. Devem ser incluídos nesse diagnóstico somente os estados de transe involuntários e não desejados, excluídos aqueles de situações admitidas no contexto cultural ou religioso do sujeito.
    Portanto, a consciência do meio ambiente fica conservada e não há perda temporária como coloca a alternativa. 
  • Questão que caberia recurso em função da incompatibilidade com a referêcia (CID 10)


ID
207745
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na abordagem junguiana, o ego é um dos maiores arquétipos da personalidade e é

Alternativas
Comentários
  • Segundo Jung, o ego é:

    - arquétipo da personalidade
    - não emerge da consciência
    - Não possui elementos inconscientes
    - Centro da consciência, mas não é o centro da personalidade

  • “Portanto, em minha concepção, o ego é uma espécie de complexo, o mais próximo e valorizado que conhecemos. É sempre o centro de nossas atenções e de nossos desejos, sendo o cerne indispensável da consciência.”.[2] (JUNG, 1999, § 7).

    https://psicoterapiajunguiana.com/conceitos/selfsi-mesmo-ego-eixo-ego-self/

  • EGO = CENTRO DA CONSCIÊNCIA  (JUNG)

  • a) o da ordem e totalidade da personalidade; (self)

    b) a forma pela qual nos apresentamos ao mundo; (persona)

    c) o centro do inconsciente pessoal; (sombra)

    d) a parte sexual de cada indivíduo; (sizígia)

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: E

  • Segundo Jung, o ego é:

    - arquétipo da personalidade

    - não emerge da consciência

    - Não possui elementos inconscientes

    - Centro da consciência, mas não é o centro da personalidade

  • "O termo ego refere-se à experiência que a pessoa tem de si mesma como um centro de vontade, de desejo, de reflexão e ação. Essa definição do ego como o centro da consciência mantém-se constante do começo ao fim dos escritos de Jung". Livro: Jung, o mapa da alma, de Murray Stein ed Cultrix


ID
207748
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A abordagem reichiana aponta que o caráter é composto das atitudes habituais de uma pessoa e

Alternativas
Comentários
  • Correta: A

    Literalidade da obra de Fadiman e Frager - Teorias da Personalidade.

    "De acordo com Reich, o caráter é composto das atitudes habituais de uma pessoa e de seu padrão consstende de respostas para várias situações". (p. 92)

    Erro da letra E: 

    "À medida que as defesas do ego se tornam cronicamente ativas e automáticas, elas evoluem para traços ou couraças caracteriológicas" (p. 93)

  • RESPOSTA "A"

    Vejamos, 

    a) de seu padrão consistente de respostas a várias situações. CORRETA

     b) das atitudes e valores CONSCIENTES

     c) que é mais importante tratar os sintomas do paciente do que interpretar a natureza e função de seu caráter. ( Reich começou a trabalhar de forma direta no relaxamento da couraça muscular, concomitantemente com seu trabalho analítico. Ele descobriu  que a perda da couraça muscular libertava considerável energia libidinal e auxiliava o processo de psicanálise). 

     d) que ele se forma COMO UMA DEFESA contra a ansiedade criada pelos intensos sentimentos onipotentes e consequente  medo da punição. (NÃO É FALTA DE MEDO)

     e) que, quando as defesas do ego se tornam cronicamente ATIVAS E AUTOMÁTICAS  elas evoluem para traços ou couraça caracterológica.

    As alternativas da questão foram retiradas do livro Teorias da Personalidade Fadiman e Frager páginas 92 e 93

    De acordo com Reich, o caráter é composto das atitudes habituais de uma pessoa e de seu padrão consistente de respostas para várias situações. . Inclui atitudes e valores conscientes, estilo de comportamento (timidez, agressividade e assim por diante) e atitudes físicas (postura, hábitos de manutenção e movimentação do corpo.

    Reich sentia que o caráter se forma como uma defesa contra a ansiedade criada pelos intensos sentimentos sexuais da criança e o consequente medo da punição. A primeira defesa contra este medo é a repressão, que refreia os impulsos sexuais por algum tempo.  à medida que as defesas do ego se tornam cronicamente ativas e automáticas, elas evoluem para traços ou couraça caracterológica. 


ID
207751
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Frederick S. Perls rompeu abertamente com o movimento psicanalítico e desenvolveu a Gestalt-Terapia, sendo que uma contribuição importante dos adeptos da Gestalt refere-se à exploração

Alternativas
Comentários
  • O homem é um ser que deve ser visto por completo, como um todo vivendo em seu campo único de atividades e não como a soma de suas partes em funcionamento independente. Esse campo, para Perls (1977), é um o ambiente em que se dão as interações e relações entre o indivíduo e o meio. O meio não cria o indivíduo nem este cria o meio. Ou seja, organismo e meio se mantém numa relação de reciprocidade. O contato entre o indivíduo e o meio ocorre através da fronteira de contato. Nela os eventos psicológicos têm lugar. Os pensamentos, ações, comportamentos e emoções são o modo de experiência e de encontro com os eventos desse meio (PERLS, data). 

  • Gestalt- Terapia - Frederick S. Perls

    --> rompeu abertamente com o movimento psicanalítico

    --> explora a maneira como as partes constituem e estão relacionadas com um todo


ID
207754
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A escola dejouriana analisa a relação prazer-sofrimentotrabalho e indica que, quando a situação de trabalho, as relações sociais de trabalho e as escolhas gerenciais empregam o sofrimento no sentido patogênico, o trabalho

Alternativas
Comentários
  • c) funciona como mediador da desestabilização e da fragilização da saúde.

     


ID
207757
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Eduardo Kalina e colaboradores afirmam, na obra Drogadição Hoje ? indivíduo, família e sociedade, que, independentemente de padecer de uma psicose processual ou de um quadro de psicose tóxica, todo drogadito

Alternativas
Comentários
  • [...] os profissionais e paraprofissionais que opinam contra a internação forçada não oferecem um caminho alternativo, porém sugerem deixar a pessoa a seu livre-arbítrio até que ela mesma solicite tratamento. E se morrem, ou, para ser mais trágicos, se sofrem lesões orgânicas macro e microscópicas que possam chegar a ser irreversíveis, durante esse lapso de espera, que, às vezes, não chega a terminar? Nossa posição está baseada na experiência de 18 anos na intensiva prática clínica, e no embasamento teórico de que todo drogadito, independente de padecer de uma psicose processual ou de um quadro de psicose tóxica, está funcionando psicoticamente [...] e, por tal razão, não é consciente de suas atitudes autodestrutivas, e carece da capacidade de agir pelo livre arbítrio. (KALINA, 1999, p. 201).
     
     

  • "Todo drogadito está funcionando psicoticamente?? e, por isso, não é consciente de suas atitudes autodestrutivas, carecendo da capacidade de agir pelo livre-arbítrio, sendo necessária sua internação para que se lhe estabeleça um limite???."

    Minha gente, que suposição absurda. Essa daqui eu errei, mas me sinto feliz por não ter considerado o gabarito como a assertiva correta.


ID
207760
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Entrevista delineada para auxiliar aos clientes na decisão de mudança nos comportamentos considerados aditivos, tais como transtornos alimentares, tabagismo, abuso de álcool e drogas, jogo patológico e outros comportamentos compulsivos, trabalhando a resolução da ambivalência.
Trata-se da Entrevista

Alternativas
Comentários
  • Segundo Cunha (2007), no livro Psicodiagnóstico - V, pág 88.

     

    A ENTREVISTA MOTIVACIONAL "foi delineada para ajudar aos clientes na decisão de mudança nos comportamentos considerados aditivos, tais como transtornos alimentares, tabagismo, abuso de álcool e drogas, jogo patológico e outros comportamentos compulsivos."

     

    GABARITO - B

  • Segundo Cunha (2007), no livro Psicodiagnóstico - V, pág 88.

     

    ENTREVISTA MOTIVACIONAL "foi delineada para ajudar aos clientes na decisão de mudança nos comportamentos considerados aditivos, tais como transtornos alimentares, tabagismo, abuso de álcool e drogas, jogo patológico e outros comportamentos compulsivos."

     

  • Gabarito B.

    Falou em entrevista com foco em mudança de comportamento, falou em entrevista motivacional.


ID
207763
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Para Blanca Guevara Werlang, o papel do psicólogo na entrevista lúdica diagnóstica é passivo, porque funciona como observador, mas também é ativo, na medida em que sua atitude é atenta na compreensão e formulação de hipóteses sobre a problemática do entrevistado, assim como na ação de efetuar perguntas para

Alternativas
Comentários
  • "Em parte, o papel do psicólogo na entrevista lúdica diagnóstica é passivo, porque funciona como observador, mas também é ativo, na medida em que sua atitude é atenta na compreensão e formulação de hipóteses sobre a problemática do entrevistado, assim como na ação de efetuar perguntas para esclarecer dúvidas sobre a brincadeira. Ainda, dependendo de cada situação, o psicólogo poderá não participar do jogo ou brincadeira, ou poderá desempenhar um determinado papel, caso seja o desejo da criança (Efron, Fainberg, Kleiner et alii, 1978).

     

    http://professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/17963/material/Entrevista%20L%C3%BAdica%20-%20Texto.pdf

  • Jurema Cunha, pg 99


ID
207766
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A anamnese pressupõe uma reconstituição

Alternativas
Comentários
  •  O objetivo dessa técnica é o de organizar e sistematizar os dados do paciente, de forma tal que seja permitida a orientação de determinada ação terapêutica com a respectiva avaliação de sua eficácia; o fornecimento de subsídios para previsão do prognóstico; o auxílio no melhor atendimento ao paciente, pelo confronto de registros em situações futuras. Então, há uma retrospectiva global da vita do paciente. Letra A

  • Livro: Psicodiagnóstico-V

    Jurema Alcides Cunha

    .

    HISTÓRIA PESSOAL OU ANAMNESE
    "A história pessoal pressupõe uma reconstituição global da vida do paciente, como um marco referencial em que a problemática atual se enquadra e ganha significação." (pág. 59)


ID
207769
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No processo psicodiagnóstico, quando o objetivo é investigar irregularidades ou inconsistências do quadro sintomático, para distinguir alternativas diagnósticas, níveis de funcionamento ou a natureza da patologia, o psicólogo estará diante de

Alternativas
Comentários
  • Segundo Quadro 2.1 (pág. 27) do livro Psicodiagnóstico - V de Jurema Cunha:

    Avaliação compreensiva: é determinado o nível de funcionamento da personalidade, são examinadas as funções do ego, em especial a do insight, condições do sistema de defesas, para facilitar  a indicação de recursos terapeuticos e prever a possível resposta aos mesmos.

    Diagnóstico Diferencial - são investigadas irregularidades ou inconsistências do quadro sintomático, para diferenciar alternativas diagnósticas, níveis de funcionamento ou natureza da patologia.

    Entendimento Dinâmico: Pressupõe um nível mais alto de inferência clínica, havendo uma integração de dados com base teórica.

    Classificação Nosológica: Hipóteses iniciais são testadas, tomando como referência critérios diagnósticos.

    Prevenção: Procura identificar problemas precocemente, avaliar riscos, fazer uma estimativa de forças e fraquezas do ego, de sua capacidade para enfrentar situações novas, difíceis e estressantes.


ID
207772
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Para criar o Teste de Apercepção Temática ? T.A.T., Henry A. Murray partiu do princípio de que diferentes indivíduos, frente a uma mesma situação vital, experimentamna cada um a seu modo, de acordo com sua perspectiva

Alternativas
Comentários
  • Esta questão foi copiada o Livro de Jurema Cunha. Vale salientar que a Personologia de Murray procura considerar o indivíduo naquilo que tem de mais próprio na sua relação consigo e com o mundo. Essa singularidade é o que o TAT procura revelar,
  • Murray

    partiu da pressuposição de que pessoas diferentes,

    frente à mesma situação vital, experimentá-

    la-ão cada uma ao seu modo, de acordo

    com sua perspectiva pessoal. Essa forma

    pessoal de elaborar uma experiência revela a

    atitude e a estrutura do indivíduo frente à realidade

    experienciada.

  • Para criar o Teste de Apercepção Temática ? T.A.T., Henry A. Murray partiu do princípio de que diferentes indivíduos, frente a uma mesma situação vital, experimentam-na cada um a seu modo, de acordo com sua perspectiva pessoal, sendo que essa forma particular de elaborar a experiência revela a atitude e a estrutura do indivíduo frente à realidade experimentada pessoal, sendo que essa forma particular de elaborar a experiência revela a atitude e a estrutura do indivíduo frente à realidade experimentada.


ID
207775
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo o Manual e Guia de Interpretação da técnica projetiva de desenho H-T-P (Casa ? Árvore ? Pessoa) de John N. Buck, os desenhos coloridos feitos após os desenhos acromáticos e o inquérito posterior ao desenho evocam um nível

Alternativas
Comentários
  • Trecho do livro de Jurema Cunha:

    Hammer (1991) faz a complementação dos desenhos acromáticos com a fase cromática, que constitui um recurso para explorar "camadas mais profundas da personalidade" permitindo obter um quadro "da hierarquia de conflitos e defesas do paciente"
  • Trecho do livro de Jurema Cunha:

    Hammer (1991) faz a complementação dos desenhos acromáticos com a fase cromática, que constitui um recurso para explorar "camadas mais profundas da personalidade" permitindo obter um quadro "da hierarquia de conflitos e defesas do paciente"

     "Os desenhos coloridos feitos após os desenhos acromáticos e o inquérito posterior ao desenho evocam um nível mais profundo de experiência do que os desenhos acromáticos."


ID
207778
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O Manual de Elaboração de Documentos Decorrentes de Avaliações Psicológicas (Resolução CFP N° 007/2003) aponta que o relatório ou o laudo psicológico, em relação à sua Estrutura, deve conter, no mínimo, 5 (cinco) itens. No item 4 ? Análise ? consta que o psicólogo

Alternativas
Comentários
  • Análise é a parte do documento na qual o psicólogo faz uma exposição descritiva de forma metódica, objetiva e fiel dos dados colhidos e das situações vividas relacionados à demanda em sua complexidade. Como apresentado nos princípios técnicos, “O processo de avaliação psicológica deve considerar que os objetos deste procedimento (as questões de ordem psicológica) têm determinações históricas, sociais, econômicas e políticas, sendo as mesmas elementos constitutivos no processo de subjetivação. O DOCUMENTO, portanto, deve considerar a natureza dinâmica, não definitiva e não cristalizada do seu objeto de estudo”. Nessa exposição, deve-se respeitar a fundamentação teórica que sustenta o instrumental técnico utilizado, bem como princípios éticos e as questões relativas ao sigilo das informações. Somente deve ser relatado o que for necessário para o esclarecimento do encaminhamento, como disposto no Código de Ética Profissional do Psicólogo. O psicólogo, ainda nesta parte, não deve fazer afirmações sem sustentação em fatos e/ou teorias, devendo ter linguagem precisa, especialmente quando se referir a dados de natureza subjetiva, expressando-se de maneira clara e exata.
  • O relatório psicológico deve conter, no mínimo, 5 (cinco) itens: identificação, descrição da demanda, procedimento, análise e conclusão.

    Identificação: 
     É a parte superior do primeiro tópico do documento com a finalidade de identificar: 
     O autor/relator – quem elabora; 
     O interessado – quem solicita; 
     O assunto/finalidade – qual a razão/finalidade. 
    Descrição da demanda: 
     Esta parte é destinada à narração das informações referentes à problemática apresentada e dos motivos, razões e expectativas que produziram o pedido do documento. Nesta parte, deve-se apresentar a análise que se faz da demanda de forma a justificar o procedimento adotado. 
    Procedimento: 
     A descrição do procedimento apresentará os recursos e instrumentos técnicos utilizados para coletar as informações (número de encontros, pessoas ouvidas etc) à luz do referencial teórico-filosófico que os embasa. O procedimento adotado deve ser pertinente para avaliar a complexidade do que está sendo demandado. 
     Análise: 
    É a parte do documento na qual o psicólogo faz uma exposição descritiva de forma metódica, objetiva e fiel dos dados colhidos e das situações vividas relacionados à demanda em sua complexidade. Como apresentado nos princípios técnicos, “O processo de avaliação psicológica deve considerar que os objetos deste procedimento (as questões de ordem psicológica) têm determinações históricas, sociais, econômicas e políticas, sendo as mesmas elementos constitutivos no processo de subjetivação. O DOCUMENTO, portanto, deve considerar a natureza dinâmica, não definitiva e não cristalizada do seu objeto de 
    estudo”. 
    O psicólogo, ainda nesta parte, não deve fazer afirmações sem sustentação em fatos e/ou teorias, devendo ter linguagem precisa, especialmente quando se referir a dados de natureza subjetiva, expressando-se de maneira clara e exata.
    Conclusão: 
    Na conclusão do documento, o psicólogo vai expor o resultado e/ou considerações a respeito de sua investigação a partir das referências que subsidiaram o 
    trabalho. As considerações geradas pelo processo de avaliação psicológica devem transmitir ao solicitante a análise da
  • a) refere-se a IDENTIFICAÇÃO

    b) refere-se à CONCLUSÃO

    c) resposta certa

    d) refere-se à DESCRIÇÃO DA DEMANDA

    e) refere-se ao PROCEDIMENTO


  • questão desatualizada


ID
207781
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com o Art. 15 do Código de Ética Profissional do Psicólogo, em caso de interrupção do trabalho do psicólogo, por quaisquer motivos, ele deverá zelar pelo destino dos seus

Alternativas
Comentários
  • Art. 15 – Em caso de interrupção do trabalho do psicólogo, por
    quaisquer motivos, ele deverá zelar pelo destino dos seus arquivos
    confidenciais.
    § 1° – Em caso de demissão ou exoneração, o psicólogo deverá
    repassar todo o material ao psicólogo que vier a substituí-lo, ou
    lacrá-lo para posterior utilização pelo psicólogo substituto.
    § 2° – Em caso de extinção do serviço de Psicologia, o psicólogo
    responsável informará ao Conselho Regional de Psicologia, que
    providenciará a destinação dos arquivos confidenciais.
  • É claro que arquivos confidenciais de um profissional de psicologia são documentos profissionais.
    Mas a FCC cobrou a literalidade do dispositivo, logo alternativa D

  • RESOLUÇÃO CFP Nº 010/05

     

    Art. 15 – Em caso de interrupção do trabalho do psicólogo, por quaisquer motivos, ele deverá zelar pelo destino dos seus arquivos confidenciais.

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: D

  • Como Alex Locadio relatou abaixo, arquivos confidenciais são documentos profissionais. Mais uma vez a FCC cobrando literalidade, fiquem atentos.


ID
207784
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Kurt Lewin, interessado em fazer experiências em psicologia social, utilizou-se do termo Dinâmica de Grupo e centralizou seus esforços sobre o estudo dos microgrupos, por ele chamado

Alternativas
Comentários
  • Só poderia ser observado no contexto dos pequenos grupos (face-to-face groups), cuja configuração deveria ser tal que permitisse a seus participantes existirem psicologicamente uns para os outros e se encontrarem em uma situação de interdependência e interação possível no decurso da experiência.

    http://xa.yimg.com/kq/groups/22703089/727584799/name/Aula+Principais+Teorias+-+Lewin.pdf
  • CONCEPÇÕES DA DINÂMICA GRUPAL

    Psicologia da Gestalt. Dessa escola da Psicologia, o grande impulsionador da Dinâmica Grupal foi Kurt Lewin. Lewin, em sua Teoria de Campo, desenvolveu um esquema sui-generis para explicar as interações humanas: baseando-se nos princípios da topologia — ramo da geometria que trata das relações espaciais sem considerar a mensuração quantitativa, estabeleceu uma teoria dinâmica da personalidade centrada na idéia de campo psicológico que mantém interpendência com múltiplas forças sociais; daí, desenvolveu uma metodologia de trabalho: pesquisa-ação, na qual o indivíduo é, ao mesmo tempo, sujeito e objeto da ação em estudo; e criou o primeiro laboratório de Dinâmica Grupal, onde em estudos realizados com grupos primários (face to face groups) introduz conceitos retirados da física do campo magnético para descrever os fenômenos da existencialidade social do ser humano — entre os termos os mais comuns são: coesão, locomoção em direção a objetivos, procura de uniformidade, atração e equilíbrio de forças; e a partir deles concebe a idéia do grupo como um todo dinâmico, uma gestalt que não é só resultado da soma dos seus integrantes, mas é possuidor de propriedades específicas enquanto ‘um todo’. 

    Enfim, para Lewin, esse grupo como uma totalidade dinâmica, busca formas de equilíbrio no seio de um campo de forças sociais, sendo isso, por exemplo, o que explica a emergência de lideranças, fenômenos que aparecem como que reunindo um campo social de alto privilégio, e funciona como centro de atração de todos os movimentos coletivos.

    http://www.campogrupal.com/dinamica.html


ID
207787
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Fela Moscovici aponta que, nas relações interpessoais em situações de trabalho, sentimentos positivos de simpatia e atração provocarão aumento de

Alternativas
Comentários
  • "À medida que as atividades e interações prosseguem, os sentimentos despertados podem ser diferentes dos indicados inicialmente, e então - inevitavelmente - os sentimentos influenciarão as interações e as próprias atividades. Assim, sentimentos positivos de simpatia e atração provocarão aumento de interação e cooperação, repercutindo favoravelmente nas atividades e ensejando maior produtividade. Por outro lado, sentimentos negativos de antipatia e rejeição tenderão à diminuição das interações, ao afastamento, à menor comunicação, repercutindo desfavoravelmente nas atividades, com provável queda de produtividade". (MOSCOVICI, F. Desenvolvimento interpessoal. Treinamento em grupo).


ID
207790
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As distorções de percepção ocasionam fenômenos que interferem no processo de comunicação interpessoal. Na Estereotipagem,

Alternativas

ID
207793
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Para Abraham Maslow, desejar algo implica a ocorrência da satisfação de outros desejos, sendo que os desejos possuem uma ordem de predominância. Existem estudos que mostram que trabalhadores de níveis mais baixos tendem a preocupar-se mais com as necessidades de baixa ordem (fisiológicas e de segurança), enquanto gerentes e trabalhadores de nível mais alto voltam-se mais para o atendimento das necessidades de

Alternativas
Comentários
  • Hierarquia das Necessidades de Maslow

    O Fundamento desta teoria é que as necessidades podem ser hierarquizadas, distribuídas em escala de importância para as pessoas.

    As necessidades de baixo nível ou primárias são as fisiológicas e de segurança.

    As necessidades de alto nível ou secundárias são as sociais, estima e auto-realização.

    Sendo assim, das alternativas colocadas, a única que fala das necessidades de nível mais elevado é a letra A.  Nas demais alternativas são colocadas necessidades não listadas por Maslow

  • Vamos pensar em uma pirâmide e a base seria o menor número. Vejam:

    5. Auto realização

    4. Estima                                                        2º nível 

    3. Sociais-------------------------------------------------------

    2. Segurança                                                   1º nível (básico)

    1. Necessidades fisiológicas


ID
207796
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na teoria do Ciclo Vital da Liderança ou Liderança Situacional desenvolvida por Paul Hersey e Kenneth H. Blanchard, o bom líder é aquele que consegue exibir o comportamento adequado de acordo com o estado de

Alternativas
Comentários
  • Cavalcanti
    "a liderança situacional de Hersey e Blanchard tem foco voltado para os seguidores. a liderança bem sucedida só será alcançada por meio da seleção de um estilo de liderança  adequado ao nível de maturidade de seus seguidores."
  • Alguém sabe quem é o autor que chama essa teoria de "Ciclo Vital da Liderança"?
    Os próprios Hershey e Blachard ou existe um autor especifico que se refere a ela assim?

  • LETRA C

     

    Liderança Situacional ou Contingencial  → Analisa o ambiente + maturidade.

     

    Q855110 Segundo Paul Hersey e Kenneth Blanchard, liderança é o processo de exercer influência sobre um indivíduo ou um grupo, nos esforços para a realização de um objetivo, em determinada situação. Referidos autores desenvolveram um modelo situacional de análise da liderança com ênfase : e) na maturidade dos liderados, ao que deve adequar-se o estilo de liderança adotado, que pode ser: dirigir, persuadir, participar ou delegar.

     

    Q827518 Na teoria da liderança situacional, a maturidade do subordinado é definida como  : a) a capacidade para fixar metas elevadas, porém, alcançáveis; disposição para assumir responsabilidades; e educação e/ou experiência relevante. 

     

  • Na teoria do Ciclo Vital da Liderança ou Liderança Situacional desenvolvida por Paul Hersey e Kenneth H. Blanchard, o bom líder é aquele que consegue exibir o comportamento adequado de acordo com o estado de maturidade do grupo.


ID
207799
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O treinamento, depois do ingresso no cargo, poderá ser levado a efeito sob dois aspectos:

Alternativas
Comentários
  • A questão se refere a modalidade de treinamento, que pode ser quanto à clientela, a finalidade, o momento, o nível de tecnologia empregado ou quanto ao LOCAL. Neste último o treinamento pode ser feito em serviço ou fora do serviço, ou seja, no local de trabalho ou fora do local de trabalho. As demais alternativas não dizem respeito a nenhum tipo de modalidade de treinamento. Portanto a questão correta é a letra D.
    Espero ter ajudado.
  • A questão se refere a modalidade de treinamento, que pode ser quanto à clientela, a finalidade, o momento, o nível de tecnologia empregado ou quanto ao LOCAL. Neste último o treinamento pode ser feito em serviço ou fora do serviço, ou seja, no local de trabalho ou fora do local de trabalho.


ID
207802
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As técnicas de treinamento desenhadas para mudar atitudes, desenvolver consciência de si e dos outros, e desenvolver habilidades interpessoais são consideradas técnicas de treinamento orientadas para

Alternativas
Comentários
  • As Técnicas orientadas para o conteúdo são formuladas para a transmissão de informações de conhecimentos como o uso da técnica de leitura, dos recursos audiovisuais, instrução programada e instrução assistida por computador (CHIAVENATO, 1999). 
    Técnicas orientadas para o processo são formuladas para mudar atitudes, desenvolver consciência de si e de outros e desenvolver habilidades inter-pessoais. São as que fazem a integração entre os treinandos para fazer a mudança de comportamento ou atitude, é mais do que simplesmente transmitir conhecimentos cognitivos. Alguns processo são utilizados para desenvolver intra-visão inter-pessoal que é a consciência de si e de outros para mudar as atitudes e desenvolver relações humanas como a liderança. Entre as técnicas orientadas para o processo estão o role-playing, o treinamento da  sensitividade, o treinamento de grupos-T, e etc (CHIAVENATO, 1999). 
      Técnicas mistas são as técnicas que não só transmite informações, como também procuram mudar atitudes e comportamentos. São usadas não apenas para transmissão de conhecimento substantivos ou conteúdo, mas também para alcançar objetivos estabelecidos para as técnicas mais orientadas. Das técnicas mistas, as que se sobressaem são os métodos de conferência, estudos de casos, simulações e jogos e várias técnicas on the job (CHIAVENATO, 1999).   
  • B) o processo.

  • Para Gil (1994, p. 71), o treinamento na empresa "pode assumir modalidades diversas, segundo se considere a clientela, a finalidade, o momento e o local". 

    a) Quanto à clientela: o treinamento pode ser dirigido a todos os segmentos ocupacionais da empresa ou voltado para os empregados da hierarquia mais elevada. Gil (1994, p. 71) diz que se o treinamento for voltado para os executivos, pode ser chamado de desenvolvimento gerencial. Para os empregados de nível hierárquico inferior ao gerencial, pode ser designado de treinamento técnico, treinamento técnico-administrativo ou treinamento operacional, dependendo do grau de escolaridade e do setor de trabalho; 

    b) Quanto à finalidade: para Gil (1994, p. 72), o treinamento pode "voltar-se para o conteúdo ou para o processo. No primeiro caso, enfatiza a aquisição de conhecimentos. No segundo, volta-se para a mudança de atitudes e o desenvolvimento das relações interpessoais".Também há treinamentos mistos, com os objetivos visando tanto o conteúdo quanto o processo; 

     

    c) Quanto ao momento: pode ser realizado o treinamento antes do ingresso no trabalho, ou treinamento de integração, ou após o inicio do trabalho, para suprir necessidades detectadas; e, 

    d) Quanto ao local: o treinamento pode ser realizado no ambiente de trabalho ou em um outro local mais apropriado

  • Técnicas de Treinamento

    1- Orientadas para o conteúdo: formuladas para a transmissão de informações de conhecimentos 

    --> leitura

    --> recursos audiovisuais

    --> instrução programada

    --> instrução assistida por computador

    2- Orientadas para o processo: formuladas para mudar atitudes, desenvolver consciência de si e de outros e desenvolver habilidades inter-pessoais

    --> role-playing

    --> treinamento da sensitividade

    --> treinamento de grupos-T


ID
207805
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O levantamento de necessidades de treinamento é a primeira etapa do treinamento e corresponde ao diagnóstico preliminar do que deve ser feito, podendo ser efetuado em três diferentes níveis de análise: da organização total; dos recursos humanos e

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    Os três níveis de análise para aferir necessidade de treinamento são: organização total, recursos humanos e operações e tarefas. Pois deve ser feita uma análise de como as tarefas são executadas para verificar o que pode ser implementado para melhoria da execução das mesmas.

  • Segundo Chiavenato (2009) o levantamento das necessidades de treinamento ocorre em três níveis:

     

    - Análise Organizacional - Sistema Organizacional - Objetivos Organizacionais e Filosofia de Treinamento

     

    - Análise dos Recursos Humanos - Sistema de Treinamento - Análise da Força de Trabalho (Análise das Pessoas)

     

    - Análise de Operações e Tarefas - Sistemas de Aquisição de Habilidades - Análise das Habilidades, Capacidades, Atitudes, Comportamentos e Características pessoais exigidos pelos cargos (Análise dos cargos)


     

  • Segundo Chiavenato (2009) o levantamento das necessidades de treinamento ocorre em três níveis:

     

    - Análise Organizacional - Sistema Organizacional - Objetivos Organizacionais e Filosofia de Treinamento

     

    - Análise dos Recursos Humanos - Sistema de Treinamento - Análise da Força de Trabalho (Análise das Pessoas)

     

    - Análise de Operações e Tarefas - Sistemas de Aquisição de Habilidades - Análise das Habilidades, Capacidades, Atitudes, Comportamentos e Características pessoais exigidos pelos cargos (Análise dos cargos)


ID
207808
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No nível organizacional, o treinamento é um dos meios de aumentar a eficácia organizacional. Nesse nível, ele deve proporcionar resultados como:

Alternativas
Comentários
  • Errei a questão por não prestar atenção ao comando que pedia os efeitos do treinamento no nível organizacional.


    Dessa forma:

    A avaliação dos programas de treinamento pode ser feita em níveis:

    1 - Avaliação no nível organizacional
    Aumento da eficácia organizacional; Melhoria da imagem da empresa; Melhoria do clima organizacional; Facilidade de mudanças e inovações; Melhoria do relacionamento entre empresa e empregado; Melhor atendimento ao cliente; Envolvimento dos gerentes nas práticas de treinamento.


    2  - Avaliação no nível dos Recursos Humanos
     

    Redução da rotatividade e de absenteísmo do pessoal; Aumento da eficácia individual dos empregados; Elevação do conhecimento (habilidades) das pessoas;

    3 - Avaliação no nível das tarefas e operações
     

    Adequação das pessoas aos requisitos exigidos pelo cargo; Aumento da produtividade; Melhor atendimento ao cliente; Melhoria da qualidade dos produtos e serviços; Redução do índice de acidentes de trabalho; Redução do índice de manutenção de máquinas e equipamentos.

    4 - Avaliação no nível do treinamento:
     

    Alcance dos objetivos do treinamento; Retorno do investimento efetuado em treinamento.

    FONTE:

    http://www.ebah.com.br/content/ABAAAALKkAE/desenvolvimento-organizacional

    Bons Estudos!!!
  • A avaliação dos programas de treinamento pode ser feita em níveis: 

    1 - Avaliação no nível organizacional 

    Aumento da eficácia organizacional; Melhoria da imagem da empresa; Melhoria do clima organizacional; Facilidade de mudanças e inovações; Melhoria do relacionamento entre empresa e empregado; Melhor atendimento ao cliente; Envolvimento dos gerentes nas práticas de treinamento.

    2 - Avaliação no nível dos Recursos Humanos

     Redução da rotatividade e de absenteísmo do pessoal; Aumento da eficácia individual dos empregados; Elevação do conhecimento (habilidades) das pessoas;

    3 - Avaliação no nível das tarefas e operações

     Adequação das pessoas aos requisitos exigidos pelo cargo; Aumento da produtividade; Melhor atendimento ao cliente; Melhoria da qualidade dos produtos e serviços; Redução do índice de acidentes de trabalho; Redução do índice de manutenção de máquinas e equipamentos.

    4 - Avaliação no nível do treinamento: 

     Alcance dos objetivos do treinamento; Retorno do investimento efetuado em treinamento. 


ID
207811
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Chiavenato (1999) afirma que a cultura organizacional pode ser classificada de duas formas distintas: adaptativa e não adaptativa. As culturas adaptativas dizem respeito àquelas organizações que buscam a inovação, aceitando

Alternativas
Comentários
  • letra E - Segundo Chiavenato (Administração geral e pública, pag. 225) a sobrevivência e o crescimento da organização ocorrem a medida que ela consegue ajustamento e adaptabilidade á mudança que ocorre em seu ambiente. mas devem possuir uma certa dose de estabilidade como complemento ou suplemento à mudança para não gerar o caos e tensão entre os membros da organização.
  • Se são adpatáveis ou não, são adaptaveis às mudanças, portatnto neste pensamento, elas se adequam a mudanças como um processo natural, visto serem organizações mais flexiveis (orgânicas) diferentes daquelas mecanicistas, sistema fechado da época de taylor e fayol, tanto porque naquela época tudo que era produzido era vendido, não havia a necessidade de se abrir ao ambiente externo.

    Olha eu filosofando, realmente aprendi mais administração estudando por conta nos concursos do que na faculdade, espero tera ajudado. Boa Sorte.
  • Segundo Chiavenato (2008), existem dois tipos de cultura organizacional: ADAPTATIVAS e NÃO-ADAPTATIVAS. A escolha por uma delas é influenciada nas características pessoais de personalidade e nas características da cultura corporativa.

     

    As culturas adaptativas são maleáveis, flexíveis diante das mudanças organizacionais, são criativas, abertas à inovação. Atribuem grande valor às pessoas (clientes, investidores e empregados), e aos processos que podem criar mudanças úteis como liderança acima e abaixo da hierarquia administrativa, mesmo que isso signifique assumir riscos.

     

    Culturas Não-adaptativas são conhecidas também, como Conservadoras têm como características manutenção de idéias, valores, costumes e tradições que permanecem obstinados e que não mudam ao longo do tempo. Despertam comportamento burocrático e político de modo isolado, não mudam suas estratégias para ajustar ou ganhar vantagens com mudanças no ambiente de trabalho. Focados em si, no grupo imediato de trabalho ou no produto/tecnologia associado ao seu grupo de trabalho. Valorizam a ordem e a redução de riscos nos processos administrativos do que liderar iniciativas. O perigo é que o mundo e o ambiente mudam e muitas vezes, essas organizações mantêm-se totalmente inalteradas às mudanças ao seu redor.

     

    https://www.webartigos.com/artigos/cultura-organizacional/87953#ixzz5Fzf78khh

     


ID
207814
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Entre os vários elementos que constituem a cultura organizacional estão os ritos, que são

Alternativas
Comentários
  • Para criar e manter a cultura, a rede de concepções, normas e valores devem ser afirmados e comunicados aos membros da organização de uma forma tangível (Fleury, 1991), que são as formas culturais, ou seja, os ritos, rituais, mitos, histórias, gestos e artefatos.

    O rito se configura como uma categoria analítica privilegiada para desvendar a cultura das organizações. Ao desempenhar um rito, as pessoas se expressam através de diversos símbolos: certos gestos, linguagem, comportamentos ritualizados, artefatos para salientar uma visão consensual apropriada à ocasião. Comparando os relatos antropológicos dos ritos das sociedades tribais com os da vida das organizações modernas, Beyer e Trice (Fleury, 1991) identificaram seis tipos de ritos:

    1. Ritos de passagem: o processo e introdução e treinamento básico no Exército americano;

    2. Ritos de degradação: o processo de despedir e substituir um alto executivo;

    3. Ritos de confirmação: seminários para reforçar a identidade social e seu poder de coesão;

    4. Ritos de reprodução: atividades de desenvolvimento organizacional;

    5. Ritos para redução de conflito: processos de negociação coletiva;

    6. Ritos de integração: festas de natal nas organizações.

    Para os autores, os ritos organizacionais são facilmente identificáveis, porém dificilmente interpretáveis.

  • Pelos ritos de integração acima citados, nos leva a crer que é a mesma coisa que os rituais:

    Rituais e Cerimonias: São seqüências repetitivas de atividades que expressam e reforçam os valores principais da organização. As cerimônias de fim de ano e as comemorações do aniversário da organização são rituais que reúnem e aproximam a totalidade dos funcionários para motivar e reforçar aspectos da cultura da organização, bem como reduzir os conflitos.
  • - Ritos, rituais e cerimônias: podem ser definidos como atividades que envolvem o coletivo que são tecnicamente supérfluas, mas são essenciais, no ponto de vista social. Ex.: celebrações, festas de final de ano, premiações. Viabiliza a aculturação ou socialização.


    a) Ritos de Passagem:usados para facilitar a mudança de status, seja no caso de introdução, seja no treinamento de pessoal.

    b) Ritos de Degradação: usados para dissolver identidades sociais e retirar seu poder, como nos casos de demissão, afastamento de alto executivo, "encostar" alguém, denunciar falhas, incompetências publicamente etc.

    c) Ritos de Reforço:celebração pública de resultados positivos, reforço de identidades sociais e seu poder.

    d) Ritos de Renovação:visa renovar as estruturas sociais e aperfeiçoar seu funcionamento, como: programas de desenvolvimento organizacional, assistência ao empregado, team building, etc.

    e) Ritos de Redução de Conflitos:usados para restaurar o equilíbrio em relações sociais perturbadas, reduzindo os níveis de conflitos e agressão, como nos casos de barganha coletiva.

    f) Ritos de Integração:encorajar e reviver sentimentos comuns e manter as pessoas comprometidas com o sistema social. Comumente usado nas festas de Natal, rodadas de cerveja, jogos.

  • Não entendi porque a letra b está errada. Alguém poderia comentar por favor?

  • questão difícil.

  • site: portal da educação

    Freitas (2010) define rituais, ritos e cerimônias como atividades planejadas que manifestam o lado concreto da cultura organizacional. Ainda menciona:

    Eles preenchem várias funções: comunicam a maneira como as pessoas devem se comportar na organização, sinalizam os padrões de intimidade e decoro aceitáveis, exemplificam a maneira como os procedimentos são executados, liberam tensões e ansiedades, visto que geralmente têm um lado criativo ou lúdico, dramatizam os valores básicos e exibem experiências que poderão ser lembradas com mais facilidade ou como exemplos (FREITAS, 2010, p. 17). 


    Empresas cuidadosas têm sua atenção voltada para este aspecto, visto que resulta em adequação do indivíduo à cultura da organização, estabilidade do grupo, construção e partilha de regras em relação à forma de agir em certas situações, e a maneira de perceber o nível de importância das coisas (TRICE; BEYER, 1984; FREITAS, 2010).

  • De acordo com Trice & Bayer (1987), uma definição que oferece um grande auxílio à compreensão é a que considera os ritosatividades relativamente elaboradas e planejadas que combinam várias formas de expressão cultural e muitas vezes têm conseqüências tanto práticas quanto expressivas”.

     

    Segundo os mesmos autores, os rituais referem-se aos “métodos e procedimentos detalhados, seguidos fiel e regularmente". Além disso, segundo Petri Jr. et al (1998), "os ritos e rituais podem ser elaborados para atividades como trabalho, distração, reconhecimento e reuniões das administrações”. Eis o erro da alternativa "B", pois trata-se de rituais e não de ritos.

     

    ------------------- 

    Gabarito: C


ID
207817
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A fim de demonstrar que, para desgrudar do poder é necessário ser dotado de certas características, Galbraith (1999) propôs três fontes de poder: personalidade, propriedade ou riqueza e organização. A organização é considerada a fonte de poder mais importante para este autor, pois ela consiste em

Alternativas
Comentários
  • Olá,

    O “poder” pode causar grandes transformações na vida das pessoas e, em especial, nas organizações.

    As fontes de poder, (GALBRAITH, 1999):

    Personalidade: engloba “qualquer característica pessoal que dá acesso a um ou mais instrumentos de poder”, tais atributos se   encontram enraizados nas pessoas, não podendo ser adquiridos, pois são natos

    Propriedade ou riqueza: podem provocar a submissão daquelas pessoas desprovidas de tais atributos, ou seja, “confere um aspecto de autoridade, uma firmeza de propósito, e isto pode induzir à    submissão condicionada”;

    Organização: consiste em um grupo de pessoas que se encontram unidas em prol de um objetivo comum, refere-se ao    “poder para fazer”, podendo ser modificado de acordo com os interesses em jogo, como é o caso dos partidos políticos.

    Bons estudos.


ID
207820
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Blake e Mouton, uma dupla de pesquisadores da liderança, desenvolveram a ideia da grade gerencial. De acordo com esse modelo de liderança, o líder pode dar muita ou pouca ênfase para

Alternativas
Comentários
  • O Grid Gerencial foi elaborado por Robert Blake e Jane Mouton, na década de 20, a partir dos resultados encontrados nos estudos sobre liderança, realizados nas Universidades de Michigan e de Ohio. Os autores destacaram, nessa teoria, cinco estilos diferentes de liderança, denominados de: 9,1; 1,9; 1,1; 5,5 e 9,9, focalizados por meio de duas dimensões básicas: orientação para a produção e orientação para as pessoas.


    Bom estudo.
  • O Grid Gerencial foi desenvolvido por Blake e Mounton para medir a preocupação com as pessoas e preocupação com a tarefa e plotar os resultados em uma grade com nove posições. Trata-se de um modelo tridimensional baseado em cinco estilos de liderança colocados em uma grade com eixos vertical (preocupação com as pessoas) e horizontal (preocupação com a tarefa). Cada eixo tem uma escala de 9 pontos, sendo 1 uma baixa preocupação e 9 uma elevada preocupação, resultando nos estilos:
    1.1 - Gestão pobre: exercício de um mínimo esforço para fazer o trabalho e manter-se como membro da organização.
    1.9 - Gestão de clube de campo: atenção às necessidades das pessoas para alcançar relações que assegurem uma atmosfera confortável e amigável.
    5.5 - Gestão do meio do caminho: o desempenho organizacional adequado é possível por meio do balanço das necessidades do trabalho com a manutenção do moral das pessoas em um nível satisfatório.
    9.1 - Autoridade-submissão: a eficiência nas operações depende das cndições do trabalho de maneira que as pessoas interfiram pouco.
    9.9 - Gestão de equipes: o cumprimento do trabalho decorre de pessoas comprometidas; interdependência através de um senso comum dos propósitos organizacionais que levam a relações de confiança e respeito.
  • Letra A Produção e Pessoas

  • Blake e Mouton, uma dupla de pesquisadores da liderança, desenvolveram a ideia da grade gerencial. De acordo com esse modelo de liderança, o líder pode dar muita ou pouca ênfase para a tarefa e as pessoas


ID
207823
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na passagem para o século XXI, o estudo da liderança focaliza o estilo motivacional. O líder que oferece recompensas materiais é denominado líder

Alternativas
Comentários
  • a) ERRADA porque: Líder liberal é aquele que delega totalmente as decisões ao grupo e deixa-o completamente à vontade e sem controle algum.

    b) ERRADA porque: Líder carismático (ou transformador) é aquele que leva seus seguidores a transcenderem seus próprios interesses e a trabalhar excepcionalmente para a concretização da missão, meta ou causa.

    c) ERRADA porque: Líder autoritário é aquele que centraliza as decisões e a impõe suas ordens ao grupo.

    d) CERTA porque: Líder transacional é aquele eficiente em dar às pessoas algo em troca do apoio ou trabalho. Ele promete recompensas ou ameaças para conseguir com que seus seguidores ou subordinados trabalhem para realizar as metas. O líder q oferece recompensas materiais é denominado líder transacional.

    e) ERRADO porque: Líder com foco em resultados é aquele que insiste em cumprir metas, superar concorrência e desempenho passado. É mais preocupado com a tarefa e metas a alcançar do que com o grupo q a executa.
  • LETRA D -  Pra quem busca assimilar, somente, é só ligar as palavras transacional com transação = recompensa.

  • Há 10 anos já exploravam esse tema da liderança transacional...


ID
207826
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O envolvimento no processo decisório vai além da simples comunicação. Envolver significa consultar as pessoas, individualmente ou em grupo, sobre a solução de problemas, no nível do local de trabalho. As pessoas passam a auxiliar os gerentes a tomar decisões. Há três modalidades principais de envolvimento no processo decisório: decisões participativas, equipes autogeridas e

Alternativas
Comentários
  • cogestão

    substantivo feminino

    gestão exercida em comum por duas ou mais pessoas; administração ou gerência em sociedade.

    adm sistema de gerência e administração de empresas privadas ou públicas em que os funcionários participam, com poderes variáveis, do processo de decisão e, por vezes, partilham dos resultados econômicos ou outros da administração assim conduzida.

  • São três modalidades de envolvimento no processo decisório: a) cogestão; b) equipes autogeridas; c) decisões participativas.

    Gabarito: C


ID
207829
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Pessoas que escolhem metas desafiadoras, porém viáveis, não se arriscam demasiadamente, preferindo as situações cujos resultados podem controlar, precisam de feedback específico sobre seu desempenho e dedicam tempo para pensar sobre seus feitos. Segundo a Teoria de McClelland, tais pessoas são motivadas por necessidade de

Alternativas
Comentários
  • A teoria de McClleand apoia-se na teoria de Maslow e de Herzenberg que são teorias de conteúdo, motivações intrínsecas como as de realização 

  • Teoria das necessidades - McClelland

    Nesse conceito as pessoas são dividas em uma minoria que é movida pelas oportunidades e uma maioria que não são capazes, nem dispotsas, a enfrentar desafios.

     

    Motivos que orientam:

    Realização: necessidade de ter exito competivivo, ter sucesso. Representa os objetivos a pessoa.

    Afliação: necessidade de relacionamento humano, ter amigos, ser sociável. Representa as relações pessoais.

    Poder: necessidade de influenciar, de controlar, de coordenar. Representa a vontade de ser resposável por comportamento de outras pessoas.


ID
207832
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Como processo de decisão, a seleção de pessoal comporta 3 modelos de comportamento: colocação, seleção e classificação. Trata-se do modelo de colocação quando NÃO inclui a categoria de

Alternativas
Comentários
  • o modelo de colocação é aquele que só existe uma vaga e apenas um candidato para ocupá-lo . 
    Logo , a empresa não poderá REJEITAR  esse individuo , pois só existe ele para ocupar a vaga 

    como diz o ditado " se não tem outro vai tu mesmo " 

    abraço 
  • :

  • só rezando...

  • Modelo de Colocação: Há um só candidato e uma só vaga a ser preenchida por aquele candidato. Este modelo não inclui a alternativa de rejeitar o candidato. O candidato apresentado deve ser admitido sem sofrer qualquer rejeição. 

     


ID
207835
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O método de avaliação de desempenho que consiste na distribuição forçada dos funcionários em grupos predefinidos de desempenho é denominado

Alternativas
Comentários
  • - Método da Escolha Forçada: consiste em avaliar o desempenho dos indivíduos por intermédio de frases descritivas de alternativas de desempenho individual. Em cada bloco, ou conjunto composto de duas, quatro ou mais frases, o avaliador deve escolher forçosamente apenas uma ou duas frases que mais se aplicam ao desempenho do empregado avaliado.
  • Mas ai ele fala, em forçadamente em grupos ?


  • Nenhuma das alternativas. A Fundação Copia e Cola nem copiar e colar sabe fazer direito.
    O método de avaliação de desempenho que consiste na distribuição forçada dos funcionários em grupos predefinidos de desempenho é denominado: Distribuição Forçada.

    Esse método distribui os funcionários em categorias com limites percentuais.
    Ex.:

    Quem são os funcionários excelentes? (no máximo 20% do total)
    Quem são os funcionários bons (no máximo 50%)
    Quem são os funcionários ruins (no máximo 30%)

    - Os excelentes podem receber promoções ou incentivos.
    - Os bons podem receber incentivos e motivação.
    - Os ruins devem receber motivação, treinamentos, aplica-lo em outro cargo ou em último caso demiti-los.

    Já vi questões mal formuladas, mas é a primeira vez que vejo uma questão cuja resposta certa não está entre as alternativas!

  • O método de avaliação de desempenho que consiste na distribuição forçada dos funcionários em grupos predefinidos de desempenho é denominado escolha forçada.


ID
207838
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Além do enfoque biopsicossocial, o conceito de QVT (Qualidade de Vida no Trabalho) baseia-se em uma visão ética da condição humana. A ética, como base da QVT, procura identificar, eliminar ou, pelo menos, minimizar todos os tipos de riscos operacionais. A QVT pode ser avaliada por dois ângulos:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    A QVT pode ser avaliada por dois ângulos: satisfação dos funcionários e práticas da empresa.

    Bons estudos para nós!

ID
207841
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na forma participativa de formulação de objetivos, subordinado e chefe formulam juntos os objetivos a serem cumpridos pelo subordinado, cuja forma está dentro da abordagem intitulada Administração por Objetivos (APO) e gera maior motivação por parte dos indivíduos. Os objetivos, no entanto,

Alternativas
Comentários
  • A Administração por Objetivos (APO) é um processo pelo qual gerentes e subordinados identificam objetivos co­muns, definem as áreas de responsabilidade de cada um em termos de resultados espe­rados e utilizam esses objetivos como guias para sua atividade. A APO é um método no qual as metas são definidas em conjunto pelo gerente e seus subordinados, as respon­sabilidades são especificadas para cada um em função dos resultados esperados, que passam a constituir os indicadores ou padrões de desempenho sob os quais ambos se­rão avaliados. Analisando o resultado final, o desempenho do gerente e do subordina­do podem ser objetivamente avaliados e os resultados alcançados são comparados comos resultados esperados.
    Embora tenha um passado autocrático, a APO funciona hoje com uma abordagem amigável, democrática e participativa. Ela serve de base para os novos esquemas de avaliação do desempenho humano, remuneração flexível e, sobretudo, para a compatibilização entre os objetivos organizacionais e os objetivos individuais das pessoas.
    Dentro dessa concepção, a APO trabalha dentro do seguinte esquema:
    1. Gerente e subordinado se reúnem, discutem, negociam e em conjunto formu­lam os objetivos de desempenho para o subordinado. Objetivos, metas e resul­tados são negociados entre eles.A formulação de objetivos é consensual e parti­cipativa.
    2. A partir daí, o gerente se compromete a proporcionar apoio, direção e recursospara que o subordinado possa trabalhar eficazmente orientado para o alcance de objetivos. O gerente cobra resultados e garante os meios e recursos (treinamento,habilidades, equipamentos etc.) para que o subordinado possa alcançá-los.
    3. O subordinado passa a trabalhar para desempenhar metas e cobra os meios e re­cursos necessários para alcançar os objetivos.
    4. Periodicamente, gerente e subordinado se reúnem para uma avaliação conjunta dos resultados e do alcance dos objetivos.
    5. A partir da avaliação conjunta, há uma reciclagem do processo: os objetivos são reavaliados ou redimensionados, bem como os meios e recursos necessários.

    Administração Geral e Pública, Idalberto Chiavenato, p.29


ID
207844
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Para Mills e colaboradores, existem recursos e competências importantes para a organização ? por serem fontes para sustentar atuais ou potenciais vantagens competitivas ?, e existem recursos e competências da organização que não apresentam nada de especial no momento presente. Todos, entretanto, são recursos e competências da organização. Daí a importância de criar categorias distintivas. Tais autores propõem as seguintes competências:

Alternativas
Comentários
  • Não enttendi. Alguém pode por favor me explicar?
  • Mills et al (2002) afirmam não existir recursos e competências, daí a importância de criar categorias distintivas, e propõem as seguintes:

    competências essenciais:fundamentais para a sobrevivência da organização e centrais em sua estratégia;
    competências distintas:reconhecidas pelos clientes como diferenciais em relação aos competidores, conferem à organização vantagens competitivas;
    competências de unidades de negócio:pequeno número de atividades-chave (entre três e seis) esperadas pela organização das unidades de negócio;
    competências de suporte:atividades que servem de alicerce para outras atividades da organização. Por exemplo: a construção e o trabalho eficientes em equipes podem ter grande influência na velocidade e na qualidade de muitas atividades dentro da organização;
    capacidade dinâmica:condição da organização de adaptar continuamente suas competências às exigências do ambiente.
  • Recursos e competências - Mills et al (2002)

    • competências essenciais:fundamentais para a sobrevivência da organização e centrais em sua estratégia;

    • competências distintas:reconhecidas pelos clientes como diferenciais em relação aos competidores, conferem à organização vantagens competitivas;

    • competências de unidades de negócio:pequeno número de atividades-chave (entre três e seis) esperadas pela organização das unidades de negócio;

    • competências de suporte:atividades que servem de alicerce para outras atividades da organização. Por exemplo: a construção e o trabalho eficientes em equipes podem ter grande influência na velocidade e na qualidade de muitas atividades dentro da organização;

    • capacidade dinâmica:condição da organização de adaptar continuamente suas competências às exigências do ambiente.

  • COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS - MILLS

    -ESSENCIAIS

    -DISTINTIVAS

    -DE UNIDADES DE NEGÓCIO

    -DE SUPORTE

    -CAPACIDADE DINÂMICA


ID
207847
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Pesquisas indicam que o método tradicional de entrevistas, principalmente aquele que se baseia na intuição do selecionador como indicador do candidato certo, não garante uma contratação de sucesso. Uma qualidade essencial da seleção por competências é o fato de não se basear na intuição para a escolha do candidato, mas sim em fatos concretos e mensuráveis, como

Alternativas
Comentários
  • Uma qualidade essencial da Seleção por Competências é o fato de não se basear na intuição para a escolha do candidato, mas sim em fatos concretos e mensuráveis como o comportamento.

    A definição do perfil de competências para o cargo a ser preenchido é baseada nos comportamentos que o ocupante do cargo faz e que exemplificam e clarificam o que deve ser procurado nos pretendentes para o cargo em questão.
  • Gente, eu acertei a questão... mas depois fiquei me perguntando qual seria a diferença entre comportamento e atitude???? Não caberia como resposta também a letra E? O que acham?

  • Para fim de esclarecer à dúvida apresentada no comentário anterior, comportamento é diferente de atitude. De forma sintética e de fácil entendimento, lembre-se de que comportamento é ação, atitude é intenção.
    A seleção por competências tem como ferramentas de avaliação a entrevista comportamental e os jogos com foco em competências. Em ambas, o foco é o comportamento, a primeira observa o comportamento apresentado em experiências passadas e a segunda o comportamento vivenciado nos jogos.

ID
207850
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os testes psicológicos apresentam três características que as entrevistas e provas tradicionais ou objetivas aplicadas em processos de seleção não têm: preditor, validade e

Alternativas
Comentários
  • Os instrumentos voltaram a ser valorizados a partir da década de 1980, e esse resgate da legitimidade dos instrumentos será consolidado quando houver uma maior preocupação científica com a construção, correção e interpretação dos resultados. Van Kolck (1981, p. 20) afirma que validade e precisão são exigências essenciais para um bom teste “e este deve medir exatamente aquilo que pretende, mas realizar essa medida com acuidade, sem erros”.
     

  • Todo teste psicológico para ser eficaz deve possuir três atributos: predição, validade e precisão.
    Predição: ser preditor é a capacidade do teste de oferecer resultados prospectivos capazes de servir como prognósticos para o desempenho do cargo.
    Validade: ser válido é a capacidade do teste de aferir exatamente a variável que se pretende.
    Precisão ou Fidedignidade: ser  preciso é a capacidade de o teste apresentar resultados semelhantes em várias aplicações na mesma pessoa sob as mesmas condições.
    ROCHA, E.; ROCHA, K.; DURAN, C. Gestão de Pessoas para concursos. v. 02 Rio de Janeiro: Elservier, 2009.
  • Colegas, acho que esta questão caberia recurso. Pois existem duas alternativas corretas: a letra A e a letra D.
     Inclusive muitos autores colocam como caracteristicas dos testes o termo FIDEDIGNIDADE E PRECISÃO como uma coisa só.
    Qual a diferença entre Fidedignidade e precisão? nenhuma, os dois termos referem-se a mesma coisa...ate a colega acima postou estes dois termos juntos...e com a devida referencia bibliografica!!!
  • está correta,cunha diz que fidegnidade é quando usamos o palmo como medida para medir uma mesa, mas a fita metrica é mais precisa. ambas sao válidas, mas a fita métrica é precisa.

  • E precisão e fidedignidade num são a mesma coisa?

  • E não foi anulada? Brincadeira...

  • pela estatística a maioria das pessoas marcaram a letra A. Pra mim fidedignidade e precisão são a mesma coisa....

  • Penso que a questão deveria ter sido anulada. Vejamos:

    Cunha (2009),diz: "outra observação importante, no contexto da lingua portuguesa, é a utilização do termo "fidedignidade" para representar precisão, consistência das escalas". pág. 160

     Ainda aqui:

    http://www2.pol.org.br/satepsi/CD_testes/pdf/relatoriotestes_cap4.pdf

    Precisão Outra característica ligada aos fundamentos científi cos dos instrumentos é a precisão. Como toda avaliação é vulnerável ao erro, uma questão de ordem prática é saber o tamanho do erro que geralmente ocorre nas avaliações. Os estudos de precisão criam uma nova oportunidade de avaliação, procurando garantir que, na segunda oportunidade, o atributo avaliado não tenha mudado, buscando-se, com isso, verifi car as fl utuações dos escores de um teste em condições nas quais deveriam permanecer constantes. São, portanto, maneiras sistemáticas de se estudar os erros de medida. A precisão, ou fidedignidade, como às vezes é chamada, refere-se ao quanto os escores de um teste são imunes às fl utuações geradas por fatores indesejáveis, isto é, os fatores incontroláveis que inevitavelmente interferem nos escores, mas que não possuem nenhuma relevância para o que é avaliado. Esses fatores são chamados fontes de erro. Várias fontes de erro podem interferir na avaliação, produzindo ruídos ou erros nos escores dos testes, dentre elas a subjetividade no processo de correção, fl utuações entre diferentes situações de avaliação ou problemas no conteúdo das tarefas usadas na avaliação. As medidas psicológicas sempre estarão vulneráveis ao erro, sendo que a questão de ordem prática colocada pelos estudos de precisão é que a magnitude de erro é tolerável antes que a medida se torne inútil. Delineamentos de estudo da precisão dos instrumentos tentam estimar a magnitude das fl utuações dos escores de um teste em condições nas quais deveriam permanecer constantes, separando, portanto, a variabilidade, que pode ser considerada “real”, isto é, associada às características de interesse da variação de “erro”, ou seja, associada a fatores irrelevantes. Nesse sentido, a Resolução CFP n° 002/2003 considera como estudos de precisão a utilização dos seguintes delineamentos: equivalência (formas paralelas), consistência interna, estabilidade (teste-reteste) e precisão de avaliadores. Não obstante, também é analisado se os coefi cientes decorrentes desses estudos são calculados para diferentes grupos de sujeitos

     

     

  • Fidedignidade e precisão são a mesma coisa...essa questão deveria ter sido anulada!!

     

  • Os resultados dos testes psicológicos de uma pessoa são comparados com padrões de resultados em amostras representativos para obter resultados em percentis. Por isso, os testes psicológicos apresentam três características que as entrevistas e provas tradicionais ou objetivas não têm. 

     

    1.      Preditor. Significa a capacidade de um teste de oferecer resultados prospectivas capazes de servir como prognósticos para o desempenho do cargo.

    2.      Validade. Significa a capacidade de aferir exatamente aquela variável humana que se pretende medir. Validade representa a relação entre um esquema de seleção com algum critério relevante.

    3.      Precisão significa a capacidade do teste de apresentar resultados semelhantes em várias aplicações na mesma pessoa. Precisão representa a consistência da mensuração e ausência de discrepâncias na medida.

  • Os resultados dos testes psicológicos de uma pessoa são comparados com padrões de resultados em amostras representativos para obter resultados em percentis. Por isso, os testes psicológicos apresentam três características que as entrevistas e provas tradicionais ou objetivas não têm. 

     

    1.      Preditor. Significa a capacidade de um teste de oferecer resultados prospectivas capazes de servir como prognósticos para o desempenho do cargo.

    2.      Validade. Significa a capacidade de aferir exatamente aquela variável humana que se pretende medir. Validade representa a relação entre um esquema de seleção com algum critério relevante.

    3.      Precisão significa a capacidade do teste de apresentar resultados semelhantes em várias aplicações na mesma pessoa. Precisão representa a consistência da mensuração e ausência de discrepâncias na medida.


ID
207853
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Remuneração variável é a parcela da remuneração total creditada periodicamente ? trimestral, semestral ou anualmente ? a favor do funcionário. Em geral, é de caráter

Alternativas

ID
207856
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Depois de formados, os grupos podem diferir sobremaneira em sua aparência e comportamento. Interiormente, no entanto, todos têm três elementos básicos: interação, atividades e sentimentos. Sentimento inclui

Alternativas
Comentários
  • O terceiro elemento, sentimento, “[...] inclui os processos mentais e emocionais que estão dentro 
    das pessoas e que não podem ser vistos, mas cuja presença é inferida a partir das atividades e  interações das pessoas”. De tal modo, “[...] um sorriso sugere um determinado sentimento, um 
    punho ameaçador sugere outro. Mas são as atitudes, os sentimentos, as opiniões e as crenças 
    compartilhadas pelas pessoas que interessam especialmente para a compreensão do 
  • Especificando cada elemento:
                                                                             Interação  Refere-se ao comportamento interpessoal, que pode variar de grupo para grupo. A relação social de interação não implica, necessariamente, no estabelecimento de uma conversa ou de um contato pessoal muito próximo. Quando os atos de duas  ou mais pessoas que se encontram, estão  intimamente relacionados, é possível reconhece r e se falar em inte ração (HAMPTON, 1991, p. 108).    Atividade  As coisas que as pessoas fazem são denominadas simplesmente atividades. No contexto organizacional desde o ato de falar até o executar tarefas de alta complexidade, são ações que determinam a atividade por elas exercida. Dessa fo rma, é possível notar que  há diferença entre as atividades desenvolvidas pelas diversas pessoas  junto a uma organização. Tais diferenças podem ser medidas e tomadas como indicador es de desempenho. (HAMPTON, 1991, p. 108).  Assim, ao avaliar uma determinada atividade, necessário se faz um reconhecimento de que a mesma, por mais insignificante que pareça, é de  vital importância junto ao meio organizacional. As pessoas responsáveis pela execução de tarefas de alta complexidade nã o são, por si só, auto-suficientes. Realizá-las depende da realiza ção de outras atividades consideradas menos complexas ou, aparentemente, sem quaisquer importâncias.

    Sentimento  O terceiro elemento, sentimento, “[...] inclui os processos mentais e emocionais que estão dentro das pessoas e que não podem ser vistos, mas cuja pr esença é inferida a partir das atividades e interações das pessoas”. De tal modo, “[...] um sorriso sugere um determinado sentimento, um punho ameaçador sugere outro. Mas são as atitudes, os sentimentos, as opiniões e as crenças compartilhadas pelas pessoas que interessam especialmente para a compreensão do comportamento dos grupos.”( Ibid , p. 110)    Claro está que os elementos, interação, atividade e sentimento, aliados às atitudes, opiniões e experiências compartilhadas pelas pessoas, são os fatores que vão nortear a análise do comportamento das pessoas e/ou dos grupos em suas  relações e, em sendo assim, tais elementos interagem mutuamente. Uma mudança de sentimento, inevitavelm ente, implicará numa mudança de comportamento e, vice-versa.  A necessidade de compreender a interdependência destes três elementos é de vital relevância e deve ser mantid a como instrumento eficiente na manutenção das relações interpessoais nas organizações. 

    http://intranet.sefaz.ba.gov.br/gestao/rh/treinamento/monografia_jeannette.pdf
  • Depois de formados, os grupos podem diferir sobremaneira em sua aparência e comportamento. Interiormente, no entanto, todos têm três elementos básicos: interação, atividade e sentimento.

     

    Interação  refere-se ao comportamento interpessoal. Quando olhamos o comportamento de duas ou mais pessoas, podemos observar quem faz o quê, quem reage e como reage. A interação pode nem implicar conversa. Dois jogadores de tênis ou um par de dançarinos podem interagir sem falar. Mas, quando os atos de duas pessoas ou mais que se encontram face a face estão intimamente relacionados, é possível reconhecer e falar de interação. 

     

    Atividade  de modo bem simples, são as coisas que as pessoas fazem. Elas caminham, falam, sentam-se, comem, escrevem, dormem, datilografam e jogam.Tais diferenças nas atividades podem ser medidas e tomadas como indicadores de desempenho. Nos negócios e em outros tipos de atividades, a produtividade é muitas vezes a medida de importância fundamental da atividade.

     

    Sentimento – inclui os processos mentais e emocionais que estão dentro das pessoas e que não podem ser vistos, mas cuja presença é inferida a partir das atividades e interação das pessoas.

    São as atitudes, os sentimentos, as opiniões e as crenças compartilhadas pelas pessoas que interessam especialmente para a compreensão do comportamento dos grupos.

    Fonte: http://pt.scribd.com/doc/96606871/1/Aula-1-1-Comportamento-Organizacional