SóProvas



Prova IBFC - 2014 - SEPLAG-MG - Gestor de Transportes e Obras - Administração


ID
1154290
Banca
IBFC
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I

                                  O que faz bem pra saúde?

      Cada semana, uma novidade. A última foi que pizza previne câncer do esôfago. Acho a maior graça. Tomate previne isso, cebola previne aquilo, chocolate faz bem, chocolate faz mal, um cálice diário de vinho não tem problema, qualquer gole de álcool é nocivo, tome água em abundância, mas peraí, não exagere...

      Diante desta profusão de descobertas, acho mais seguro não mudar de hábitos. Sei direitinho o que faz bem e o que faz mal pra minha saúde. Prazer faz muito bem. Dormir me deixa 0 km. Ler um bom livro faz eu me sentir novo em folha. Viajar me deixa tenso antes de embarcar, mas depois eu rejuvenesço uns cinco anos. Viagens aéreas não me incham as pernas, me incham o cérebro, volto cheio de idéias. Brigar me provoca arritmia cardíaca. Ver pessoas tendo acessos de estupidez me embrulha o estômago. Testemunhar gente jogando lata de cerveja pela janela do carro me faz perder toda a fé no ser humano. E telejornais os médicos deveriam proibir - como doem!
     
      [...]Acordar de manhã arrependido do que disse ou do que fez ontem à noite é prejudicial à saúde. E passar o resto do dia sem coragem para pedir desculpas, pior ainda. Não pedir perdão pelas nossas mancadas dá câncer, não há tomate ou muzzarela que previna. Ir ao cinema, conseguir um lugar central nas fileiras do fundo, não ter ninguém atrapalhando sua visão, nenhum celular tocando e o filme ser espetacular, UAU!

      Cinema é melhor pra saúde do que pipoca. Beijar é melhor do que fumar. Exercício é melhor do que cirurgia. Humor é melhor do que rancor. Amigos são melhores do que gente influente.

      Pergunta é melhor do que dúvida. Tomo pouca água, bebo mais que um cálice de vinho por dia, faz dois meses que não piso na academia, mas tenho dormido bem, trabalhado bastante, encontrado meus amigos, ido ao cinema e confiado que tudo isso pode me levar a uma idade avançada.

      Sonhar é melhor do que nada.

                                                                                                                      (Luis Fernando Veríssimo)

No trecho “Tomate previne isso, cebola previne aquilo,”, os pronomes demonstrativos fazem referência:

Alternativas
Comentários
  • Ao ler o primeiro parágrafo do texto percebe-se que se trata de algo impreciso, algo que beira ao senso comum. Percebe-se também que os termos ISSO e AQUILO, mesmo sendo anafóricos, não remetem a termo ou ideia anterior.

    Alternativa C)

  • "Tomate previne isso, cebola previne aquilo,”, os pronomes demonstrativos isso e aquilo  dão a ideia de algo genérico, porém que não foram citados anteriormente como fala as questões A e D .

  • Sabem qual é o maior erro dos concurseiros, em se tratando de pronomes demonstrativos? DECOREBA!!! pois é, esquecem de ler e VER QUAL A FUNÇÃO SEMÂNTICA (SENTIDO) QUE O PRONOME ESTÁ TENDO NO TEXTO... "Tomate previne isso, cebola previne aquilo" os pronomes ISSO e AQUILO estão se referindo a quê? estão retomando algo, mas o quê? notem que estão se referindo NO TEXTO a algo VAGO, GENÉRICO... Não estão retomando algo que foi dito. 

  • valor semântico  de indefinido 


  • Gab C

    Questão de interpretação de texto, não de pronomes.
  • Isso ou aquilo... genérico, algo impreciso, não determinado.


ID
1154296
Banca
IBFC
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101 de 4 de maio de 2000), que disciplina os artigos 163 e 169 da Constituição da República Federativa do Brasil, fxa diversas regras a serem seguidas na gestão fscal. Indique a alternativa correta sobre o assunto.

Alternativas
Comentários
  • alt. a


    Art. 1, § 1o LC101/2000. A responsabilidade na gestão fiscal pressupõe a ação planejada e transparente, em que se previnem riscos e corrigem desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas, mediante o cumprimento de metas de resultados entre receitas e despesas e a obediência a limites e condições no que tange a renúncia de receita, geração de despesas com pessoal, da seguridade social e outras, dívidas consolidada e mobiliária, operações de crédito, inclusive por antecipação de receita, concessão de garantia e inscrição em Restos a Pagar.


    bons estudos

    a luta continua

  • Para mim a alternativa "B" também está correta. O fato de não mencionar o Distrito Federal não a torna errada. Alguém que tenha um entendimento diferente pode me explicar?

  • belo comentário,munis prestes. Só copiou a alternativa.

  • Flávio Bruna a Lei é expressa.

      Art. 1o § 2o As disposições desta Lei Complementar obrigam a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.

    O Distrito Federal não é Estado nem Município.
    Ele é um ente Sui Generis, logo se não foi mencionado, quer dizer que não se aplica.

    Por isso torna a questão errada.

     

    Sui generis significa literalmente "de seu próprio gênero", ou seja, "único em seu gênero".
     

  •  a) A responsabilidade na gestão fscal pressupõe a ação planejada e transparente, em que se previnem riscos e corrigem desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas, mediante o cumprimento de metas de resultados entre receitas e despesas e a obediência a limites e condições no que tange a renúncia de receita, geração de despesas com pessoal, da seguridade social e outras, dívidas consolidada e mobiliária, operações de crédito, inclusive por antecipação de receita, concessão de garantia e inscrição em Restos a Pagar. Art. 1, § 1o LC101/2000

     b) A Lei de Responsabilidade Fiscal aplica-se à União, aos Estados e aos Municipios, obrigando-os ao cumprimento de seus dispositivos.A BANCA CONSIDERA INCOMPLETO COMO ERRADO.

     c) A concessão ou ampliação de incentivo ou benefício de natureza tributária do qual decorra renúncia de receita deverá ser precedida de dispositivo que a autorize, presente na Lei Orçamentária Anual. ART 14 ...deverá estar acompanhada de estimativa do impacto orçamentário-financeiro no exercício em que deva iniciar sua vigência e nos dois seguintes, atender ao disposto na LDO e a pelo menos uma das seguintes condições:

     d) A Lei de Responsabilidade Fiscal determina que o cumprimento de suas normas deverá ser fscalizado diretamente pelo Ministério Público, auxiliado pelo Poder Legislativo e pelos Tribunais de Contas ESSA NEM VALE A PENA SER COMENTADA.

  • Alternativa D está errada pois

    Art. 59 - O poder Legislativo, diretamente ou com o auxílio dos Tribunais de Contas, e o sistema de controle interno de cada poder e do Ministário Publico, fiscalização o cumprimento das normas desta Lei Complementar... 

  • Eu acho que o erro da B está na palavra "obrigando-os", pois na LRF há seção "Da garantia e da Contragarantia" que NÃO é obrigatório. Acho que não tem nada a ver com DF não, porque na própria LRF diz no art 1, 3º "a Estados entende-se considerado o Distrito Federal".

  • Sobre o item B:

    Lei complementar nº 101:

     Art. 1 Esta Lei Complementar estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal.

    § 2 As disposições desta Lei Complementar obrigam a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios:

    ->Desse inciso em diante, a lei faz as referências explicando o que compreende esses entes, exemplifica ente da federação, empresa controlada, empresa estatal, rcl e as deduções que constitui.

    Sim, eles estão obrigados a cumprir esses dispositivos, e DF está incluso.


ID
1154299
Banca
IBFC
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A Lei Complementar 131 de 2009 também é conhecida como Lei da Transparência, inseriu algumas alterações na Lei Complementar 101 de 2000, para explicitar regras relativas à questão da transparência da gestão pública, Indique a alternativa correta sobre esse tema.

Alternativas
Comentários
  • alt. c


    Art. 1o  O art. 48 da Lei Complementar no 101, de 4 de maio de 2000, passa a vigorar com a seguinte redação: 

    “Art. 48.  ................................................................................... 

    Parágrafo único.  A transparência será assegurada também mediante: 

    I – incentivo à participação popular e realização de audiências públicas, durante os processos de elaboração e discussão dos planos, lei de diretrizes orçamentárias e orçamentos; 

    bons estudos

    a luta continua

  • De acordo com a LCP 101 com a nova Redação da LC 131 - 

    Art. 48. São instrumentos de transparência da gestão fiscal, aos quais será dada ampla divulgação, inclusive em meios eletrônicos de acesso público: os planos, orçamentos e leis de diretrizes orçamentárias; as prestações de contas e o respectivo parecer prévio; o Relatório Resumido da Execução Orçamentária e o Relatório de Gestão Fiscal; e as versões simplificadas desses documentos.

            Parágrafo único.  A transparência será assegurada também mediante: (Redação dada pela Lei Complementar nº 131, de 2009).

            I – incentivo à participação popular e realização de audiências públicas, durante os processos de elaboração e discussão dos planos, lei de diretrizes orçamentárias e orçamentos;  GABARITO C 

             II – liberação ao pleno conhecimento e acompanhamento da sociedade, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira, em meios eletrônicos de acesso público;  ERRADA ALTERNATIVA D, MENSALMENTE NÃO, MAS SIM EM TEMPO REAL 

            III – adoção de sistema integrado de administração financeira e controle, que atenda a padrão mínimo de qualidade estabelecido pelo Poder Executivo da União e ao disposto no art. 48-A. 

            Art. 48-A.  Para os fins a que se refere o inciso II do parágrafo único do art. 48, os entes da Federação disponibilizarão a qualquer pessoa física ou jurídica o acesso a informações referentes a: 

            I – quanto à despesa: todos os atos praticados pelas unidades gestoras no decorrer da execução da despesa, no momento de sua realização, com a disponibilização mínima dos dados referentes ao número do correspondente processo, ao bem fornecido ou ao serviço prestado, à pessoa física ou jurídica beneficiária do pagamento e, quando for o caso, ao procedimento licitatório realizado;

            II – quanto à receita: o lançamento e o recebimento de toda a receita das unidades gestoras, inclusive referente a recursos extraordinários. 

    Art. 73-A.  Qualquer cidadão, partido político, associação ou sindicato é parte legítima para denunciar ao respectivo Tribunal de Contas e ao órgão competente do Ministério Público o descumprimento das prescrições estabelecidas nesta Lei Complementar. ALTERNATIVA B ERRADA, QUALQUER CIDADÃO É PARTE LEGÍTIMA

     Art. 73-B.  Ficam estabelecidos os seguintes prazos para o cumprimento das determinações dispostas nos incisos II e III do parágrafo único do art. 48 e do art. 48-A:  ALTERNATIVA A ERRADA, 2 ANOS SOMENTE PARA MUNICÍPIOS ENTRE 50 E 100 MIL HABITANTES 

            I – 1 (um) ano para a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios com mais de 100.000 (cem mil) habitantes;

            II – 2 (dois) anos para os Municípios que tenham entre 50.000 (cinquenta mil) e 100.000 (cem mil) habitantes

            III – 4 (quatro) anos para os Municípios que tenham até 50.000 (cinquenta mil) habitantes.  

          

  • RESPOSTA LETRA C

    A) A Lei da Transparência obrigou os entes federativos a disponibilizarem dados relativos à execução orçamentária por meio de sistema informatizado, de modo que o prazo concedido aos entes federativos para adequação a tais regras foi de dois anos.

    B) Têm legitimidade para denunciar o descumprimento das normas dessa Lei aos Tribunais de Contas apenas as associações, os partidos políticos, o Ministério Público e as Defensorias Públicas.

    C)A Lei da Transparência prevê que também se assegurará a transparência por meio do incentivo à participação popular e realização de audiências públicas.

    D) A transparência será assegurada também mediante a liberação ao pleno conhecimento e acompanhamento da sociedade, mensalmente as informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira, em meios eletrônicos de acesso público.

    REFERÊNCIAS:

    LEI COMPLEMENTAR Nº131 DE 27 DE MAIO DE 2009

    “Art. 48. ................................................................................... 

    A transparência será assegurada também mediante: 

    I – incentivo à participação popular e realização de audiências públicas, durante os processos de elaboração e discussão dos planos, lei de diretrizes orçamentárias e orçamentos; 

    II – liberação ao pleno conhecimento e acompanhamento da sociedade, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira, em meios eletrônicos de acesso público; 

    “  Qualquer cidadão, partido político, associação ou sindicato é parte legítima para denunciar ao respectivo Tribunal de Contas e ao órgão competente do Ministério Público o descumprimento das prescrições estabelecidas nesta Lei Complementar.” 

    “ Ficam estabelecidos os seguintes prazos para o cumprimento das determinações dispostas nos incisos II e III do parágrafo único do art. 48 e do art. 48-A: 

    I – 1 (um) ano para a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios com mais de 100.000 (cem mil) habitantes; 

    II – 2 (dois) anos para os Municípios que tenham entre 50.000 (cinquenta mil) e 100.000 (cem mil) habitantes; 

    III – 4 (quatro) anos para os Municípios que tenham até 50.000 (cinquenta mil) habitantes. 

    Parágrafo único. Os prazos estabelecidos neste artigo serão contados a partir da data de publicação da lei complementar que introduziu os dispositivos referidos no caput deste artigo.” 


ID
1154302
Banca
IBFC
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A Constituição Federal traça princípios e regras gerais que incidem sobre toda a administração pública e seus servidores. A esse respeito, indique a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • alt. b


    Art. 37, inc. VII CF - o direito de greve será exercido nos termos e nos limites definidos em lei específica;


    bons estudos

    a luta continua

  • Complementando o colega:

    XVI - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI:

    a) a de dois cargos de professor; 

    b) a de um cargo de professor com outro técnico ou científico; 

  • Vou comentar as duas assertivas mais maldosas:


    c)As funções de confiança e os cargos em comissão destinam-se apenas às atribuições de direção e assessoramento. ERRADO:

    Art. 37, V - as funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento;



    d) É possível a acumulação remunerada de cargos públicos, desde que compatíveis as jornadas de trabalho. ERRADO(Deve haver compatibilidade de horário e não é para qualquer cargo, apenas os descritos abaixo):

    XVI - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI:

    a) a de dois cargos de professor;

    b) a de um cargo de professor com outro técnico ou científico;

    c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas;

  • Erro do item a) o artigo 37, I da CF cita que "Os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei assim como aos estrangeiros na forma da lei".

  • A opção D está certa, pois é possível a acumulação remunerada de cargos públicos, desde que haja compatibilidade de horários. A questão não especificou quais são os requisitos. 

    I. Dois cargos de professor

    II. Um cargos de professor e outro de técnico/científico 

    III. Dois cargos na área da saúde

     

     

  • GREVE - LEI ESPECÍFICA

  • Passível de anulação. Qual o erro da D?
  • O examinador quis justamente colocar em dúvida o candidato e assim ele se baseou na assertiva que mais está completa e representa uma cópia fiel conforme a CF:

    B - Art. 37 CF. A administração pública direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e, também, ao seguinte: VII - o direito de greve será exercido nos termos e nos limites definidos em lei específica;         

    D - XVI - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários:

    a)  a de dois cargos de professor;

    b)  a de um cargo de professor com outro técnico ou científico;

    c)  a de dois cargos privativos de médico;

    Percebemos que o artigo 37 XVI trata da regra de que não deve haver acumulação de cargos com exceção dos cargos acima citados. Ainda percebemos que faltou na alternativa D mencionar quais são os cargos, dando a entender que a qualquer cargo público pode ser acumulado. Por isso a letra D está errada por não estar completa, vejamos que no inciso XVI logo apos a palavra horário há uma continuação, entretanto se a B estivesse errada a mais correta seria a letra D, isso vai depender do examinador. Logo, a letra B é assertiva correta pois é uma cópia fiel da CF/88.


ID
1154305
Banca
IBFC
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Estão previstos no artigo 37 da Constituição da República Federativa do Brasil os princípios que regem a administração pública. Indique a alternativa que não traz um princípio expresso nesse dispositivo.

Alternativas
Comentários
  • alt. c


    Art. 37 CF. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência 


    bons estudos

    a luta continua

  • Embora este macete seja mais velho que a minha avó, não custa nada postar aqui:

    "LIMPE" ("L" de legalidade; "I" de impessoalidade; "M" de moralidade; "P" de publicidade; "E" de eficiência)

    Abs

  • C.....o famoso LIMPE.

  • LEGALIDADE, IMPESSOALIDADE, MORALIDADE, PUBLICIDADE E EFICIÊNCIA..

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a única opção que não representa um dos princípios constitucionais expressos da Administração Pública, que devem ser memorizados pelos alunos, por representarem tema recorrente em provas dos mais variados níveis.

    Conforme expresso na Constituição Federal Brasileira de 1988:

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:          

    Ou seja, a Constituição Federal dedica um capítulo específico ao estudo da administração pública e, logo no artigo inaugural desta parte, menciona de forma expressa os princípios que devem ser observados pelos administradores – União, Estados, Distrito Federal, Municípios Autarquias, Fundações Públicas, Empresas Públicas, Sociedades de Economia Mista.

    Trata-se do famoso LIMPE.

    Legalidade

    Impessoalidade

    Moralidade

    Publicidade

    Eficiência

    Assim:

    A. ERRADO. Legalidade. Princípio constitucional expresso. O Administrador não pode agir, nem deixar de agir, senão de acordo com a lei, na forma determinada.

    B. ERRADO. Publicidade. Princípio constitucional expresso. Os atos públicos devem, como requisito de sua eficácia, ter divulgação oficial, com as exceções previstas em lei (segurança nacional, certas investigações policiais, processos cíveis em segredo de justiça etc.).

    C. CERTO. Motivação. Não é um dos princípios constitucionais expressos no art. 37, porém deve ser observado pela Administração Pública. Este princípio determina que haja uma exigência de fundamentação de todas decisões e atos da Administração Pública. Esta motivação possibilita um maior controle e transparência dos atos administrativos, em especial dos atos discricionários.

    D. ERRADO. Impessoalidade. Princípio constitucional expresso. A Administração deve atuar de forma a servir a todos, independente de preferências ou aversões partidárias ou pessoais. Encontra-se diretamente relacionado ao princípio da impessoalidade a ideia de igualdade/isonomia. Assim, por exemplo, os concursos públicos representam uma forma de que todos tenham a mesma possibilidade (igualdade formal) de conquistar um cargo público, independentemente de favoritismos e/ou nepotismo. No entanto, o princípio da impessoalidade também se encontra diretamente ligado à ideia de finalidade das ações organizacionais, ou seja, as ações da Administração Pública devem atingir o seu fim legal, a coletividade, não sendo utilizada como forma de beneficiar determinados indivíduos ou grupos apenas.

    Gabarito: ALTERNATIVA C.

  • Respota correta:C

    LIMPE

    LEGALIDADE, IMPESSOALIDADE, MORALIDADE, PUBLICIDADE E EFICIÊNCIA


ID
1154308
Banca
IBFC
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Os direitos e garantias fundamentais ocupam espaço de destaque na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Sobre esse tema, indique a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    CRFB/88

    Art. 39. § 3º Aplica-se aos servidores ocupantes de cargo público o disposto no art. 7º, IV, VII, VIII, IX, XII, XIII, XV, XVI, XVII, XVIII, XIX, XX, XXII e XXX, podendo a lei estabelecer requisitos diferenciados de admissão quando a natureza do cargo o exigir.  

  • C) "Durante o periodo do servico mililar obrigatorio, os conscritos" nao podem votar? Alguem comenta esse item por favor...

  • Art 14. Parágrafo 2. 

    Não podem alistar-se como eleitores os estrangeiros e, durante o período do serviço militar obrigatório, os conscritos



  • acredito que o ERRO na questão (D) está no fato de ela dizer:

    "trabalhadores SOCIAIS"

    a CF, no art 7º, não estabelece isso.... ela define o seguinte:

    Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

    bons estudos!

  • Há dois erros na questão.

    Todos os direitos dos trabalhadores sociais e urbanos, previstos pelo artigo 7º da Constituição Federal, também são garantidos aos servidores públicos.

    Não são todos os direitos: servidor não tem direito a FGTS, VENDER 10 DIAS DAS FÉRIAS, FÉRIAS EM DOBRO SE ACUMULAR A SEGUNDA SEM GOZO, ACORDO COLETIVO,( AUMENTO DE SALÁRIO SÓ POR LEI), ETC.

    Os trabalhadores RURAIS E URBANOS TÊM OS MESMOS DIREITOS.

  • Exatamente , não podem se alistar como eleitores , está previsão se encontra no paragrafo 2 do artigo 14 da CF e está correta. O enunciado pede a incorreta o que se vÊ somente na alternativa D.

  • Palavra derivada de conscrição s. f 
    conscrito adj. Recrutado; Alistato. trata-se daquela pessoa que já foi recrutada; alistado no serviço militar obrigatório.

    Na Constituição Federal, no art. 14, § 2º, "Não podem alistar-se como eleitores os estrangeiros e, durante o período do serviço miltar obrigatório, os conscritos"

  • [questão desatualizada]

    De acordo com a emenda 90/2015, publicada no DOU em 16.9.2015,  TRANSPORTE agora é direito social.

  • Gabarito: letra e

    O art. 39 § 3 da CF elenca os direitos sociais individuais conferidos aos servidores públicos, mais precisamente em número de 14 incisos. Como se vê o art. 7º da CF possui 34 incisos, portanto, a alternativa está incorreta.

  • D- ESAMPARADOS

    I-NFÂNCIA

    L-AZER

    M-ORADIA

    A-LIMENTAÇÃO

    S-AÚDE

    S-EGURANÇA

    E-DUCAÇÃO

    M-ATERNIDADE

    P-REVIDÊNCIA SOCIAL

    T-RABALHO

    DILMAS SEM PT

  • [Questão desatualizada]

    Art. 6º, CF - São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.

    A alimentação -  EC 64 de 2010 / A moradia -  EC 26 de 2000 / O transporte -  EC 90 de 2015.

     

  • Pessoal, nem sempre é questão estar desatualizada.

    o IBFC tem essa mania de citar apenas alguns elementos de um grupo e dar a questão como certa.

    Quando se diz que " São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição" , e a questão não fala nada sobre "exatamente como está na lei", podemos considerar como certa, mesmo faltando itens.

    Cuidado !

  • LETRA D - INCORRETA

    Art. 39, § 3º Aplica-se aos servidores ocupantes de cargo público o disposto no art. 7º, IV, VII, VIII, IX, XII, XIII, XV, XVI, XVII, XVIII, XIX, XX, XXII e XXX, podendo a lei estabelecer requisitos diferenciados de admissão quando a natureza do cargo o exigir.(Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

    IV - salário mínimo, fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim;

    VII - garantia de salário, nunca inferior ao mínimo, para os que percebem remuneração variável;

     VIII - décimo terceiro salário com base na remuneração integral ou no valor da aposentadoria;

     IX - remuneração do trabalho noturno superior à do diurno;

     XII - salário-família pago em razão do dependente do trabalhador de baixa renda nos termos da lei;  

    XIII - duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho;  

     XV - repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos;

     XVI - remuneração do serviço extraordinário superior, no mínimo, em cinqüenta por cento à do normal; (Vide Del 5.452, art. 59 § 1º)

    XVII - gozo de férias anuais remuneradas com, pelo menos, um terço a mais do que o salário normal;

     XVIII - licença à gestante, sem prejuízo do emprego e do salário, com a duração de cento e vinte dias;

     XIX - licença-paternidade, nos termos fixados em lei;

     XX - proteção do mercado de trabalho da mulher, mediante incentivos específicos, nos termos da lei;

    XXII - redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança;

    XXX - proibição de diferença de salários, de exercício de funções e de critério de admissão por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil;

     

  •  a) CERTA. ART. 5, LXXIV, CF. O Estado prestará assistência jurídica integral e gratuita aos que comprovarem insufciência de recursos. 

     b) CERTA. ART. 6, CF. São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. *Na assertiva da questão faltou o transporte, mas a banca considerou o item correto! 

     c) CERTA. ART. 14, § 2, CF. Não podem alistar-se como eleitores os estrangeiros e, durante o período do serviço militar obrigatório, os conscritos.

     d) ERRADA. ART. 39, § 3, CF.  A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios instituirão conselho de política de administração e remuneração de pessoal, integrado por servidores designados pelos respectivos Poderes. § 3º Aplica-se aos servidores ocupantes de cargo público o disposto no art. 7º, IV, VII, VIII, IX, XII, XIII, XV, XVI, XVII, XVIII, XIX, XX, XXII e XXX, podendo a lei estabelecer requisitos diferenciados de admissão quando a natureza do cargo o exigir. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

    Bons estudos!

     

  • Quanto à letra B, lembrar que a Emenda Constitucional nº 90/2015 acrescentou o "transporte" como direito social constitucionalmente garantido.

  • Questao está desatualizada na letra b, mas devem observar que a questao eh de 2014...por isso a banca considerou certa a alternativa de forma devida!!

  • Quanto a alternativa C- A questão está desatualizada, pois foi adicionado pela EC nº 90/2015 "o transporte" no rol dos direitos sociais;

     

    Quanto a alternativa D - Além do erro de falar que é garantido a "Todos os servidores públicos", também tem o erro que diz "Todos os direitos dos trabalhadores SOCIAIS e urbanos", onde na verdade seria "Todos os direitos dos trabalhadores RURAIS e urbanos".

  • Na alternativa D, basta lembrar que servidor público não tem direito ao FGTS. 

  • FALTOU TRANSPORTE! QUESTÃO DESATUALIZADA!!!!

  • BIZU DA LETRA B: 

    Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. BIZU: PLASSATEM. PT


ID
1154311
Banca
IBFC
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A lei Federal 8.666 de 1993 estabelece as normas gerais sobre as licitações e contratos administrativos. Indique a alternativa que corretamente aborda essa temática.

Alternativas
Comentários
  • Lei 8.666/93:

    a) (errada)

    Art. 3o (...)

    § 2o Em igualdade de condições, como critério de desempate, será assegurada preferência, sucessivamente, aos bens e serviços:

    III - produzidos ou prestados por empresas brasileiras. 


    b) (errada)

    Art. 24. É dispensável a licitação:

    III - nos casos de guerra ou grave perturbação da ordem; 


    c) (correta)

    Art. 7o (...)

    § 8o Qualquer cidadão poderá requerer à Administração Pública os quantitativos das obras e preços unitários de determinada obra executada. 


    d) (errada)

    Art. 7o (...)

    § 5o É vedada a realização de licitação cujo objeto inclua bens e serviços sem similaridade ou de marcas, características e especificações exclusivas, salvo nos casos em que for tecnicamente justificável, ou ainda quando o fornecimento de tais materiais e serviços for feito sob o regime de administração contratada, previsto e discriminado no ato convocatório. 

  • A letra B também está correta, uma vez que, pelo art. 24 da referida lei: É DISPENSÁVEL A LICITAÇÃO. Pelo dicionário: DISPENSÁVEL: que se pode dispensar, desnecessário. INEXIGÍVEL: que não se pode exigir. Acho que o sentido é o mesmo. Não entendi tal gabarito.

  • Cara Alessandra Goes,

    O rol apresentado no artigo 25 não é taxativo, e sim, exemplificativo, pois como fala a lei: É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, EM ESPECIAL: (significa dizer que outras situações poderão que nao estas elencadas no artigo.)

  • Licitação:

    DISPENSADA: É QUANDO HÁ OBRIGATORIEDADE DE NÃO LICITAR;

    DISPENSÁVEL: É QUANDO HÁ FACULDADE DE LICITAR, OU SEJA, A ADMINISTRAÇÃO DECIDE SE QUER LICITAR OU NÃO.

    INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO: PRODUTOS EXCLUSIVOS; SERVIÇOS EXCLUSIVOS E ARTISTA OU CANTOR. 

  • A letra A fala da nacionalidade do prestador, nao da empresa, como diz a lei
  • Letra c

    As outras alternativas são pavorosas

  • a Errada. 

    Lei n° 8.666.

    Art. 3° § 2o  Em igualdade de condições, como critério de desempate, será assegurada preferência, sucessivamente, aos bens e serviços:

    II - produzidos no País;

    III - produzidos ou prestados por empresas brasileiras.

    IV - produzidos ou prestados por empresas que invistam em pesquisa e no desenvolvimento de tecnologia no País.       

     V - produzidos ou prestados por empresas que comprovem cumprimento de reserva de cargos prevista em lei para pessoa com deficiência ou para reabilitado da Previdência Social e que atendam às regras de acessibilidade previstas na legislação. 

    Art. 45 § 2o  No caso de empate entre duas ou mais propostas, e após obedecido o disposto no § 2o do art. 3o desta Lei, a classificação se fará, obrigatoriamente, por sorteio, em ato público, para o qual todos os licitantes serão convocados, vedado qualquer outro processo.

    b. Errada. 

    Lei n° 8.666.

    Art. 24.  É dispensável a licitação: 

    III - nos casos de guerra ou grave perturbação da ordem;

    d. Errada. 

    Lei n° 8.666.

    rt. 7. § 5o  É vedada a realização de licitação cujo objeto inclua bens e serviços sem similaridade ou de marcas, características e especificações exclusivas, salvo nos casos em que for tecnicamente justificável, ou ainda quando o fornecimento de tais materiais e serviços for feito sob o regime de administração contratada, previsto e discriminado no ato convocatório.

  • Complementando com bizus:

     

    Dispensada: não e obrigado;

     

    Dispensável: pode ou não fazer

     

    Inexigibilidade: e Inviável a competição

     

  • Fonte de consulta: Lei 8.666/93 - Atualizada e Esquematizada. Profs. Érick Alves e Herbert Almeida. Estratégia Concursos

    1. Hipóteses de DISPENSA:

     

    1.1. Licitação DISPENSADA: a Administração é OBRIGADA a NÃO licitar, ainda que haja possibilidade de competição. Hipóteses taxativas do art. 17, I e II.

     

    1.2. Licitação DISPENSÁVEL: quando a Administração pode ou não fazer a licitação, de acordo com a discricionariedade administrativa. Rol do art. 24 é taxativo (se a situação não se enquadrar em uma dessas hipóteses, não poderá haver dispensa).

     

    2. Hipóteses de INEXIGIBILIDADE: quando é Inviálvel a competição. Rol do art. 25 é exemplificativo. 

  • Cristiane, primeiro: meu nome é Andressa, obrigada. Segundo, eu coloquei que o rol é EXEMPLIFICATIVO. Não sei onde você enxergou o taxativo. Até hoje me pergunto, mas obrigada por nada. 

     

    Att. ANDRESSA GOES

  • GABARITO: LETRA C

    Seção III

    Das Obras e Serviços

    Art. 7 § 8   Qualquer cidadão poderá requerer à Administração Pública os quantitativos das obras e preços unitários de determinada obra executada.

    FONTE:  LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993.


ID
1154314
Banca
IBFC
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

Indique a alternativa que traz direito não previsto expressamente na Declaração Universal Dos Direitos Humanos.

Alternativas
Comentários
  • alt. c


    Artigo XIV

      1.Toda pessoa, vítima de perseguição, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros países. 


    bons estudos

    a luta continua


  • A questão pediu direito NAO previsto expressamente...não entendi o gabarito...


  • Está errado em virtude do item 2 do seguinte artigo da Declaração:

    Artigo XIV

      1.Toda pessoa, vítima de perseguição, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros países. 
      2. Este direito não pode ser invocado em caso de perseguição legitimamente motivada por crimes de direito comum ou por atos contrários aos propósitos e princípios das Nações Unidas.


  • O erro da alternativa c), é referente a concessão de asilo político devido a perseguição legitimamente motivado por crime comum.

    Nessa instância não se pode conceder asilo político

    Também poderíamos mencionar uma outra hipótese  prevista na DUDH, na qual  atos praticados  que são contrários aos princípios da referida carta , não poder-se-a conceder asilo político

    Lembrar que no Brasil, conforme disposto constitucionalmente, no art 4º da CF, rege-se internacionalmente pela concessão de asilo político.

    Outro detalhe, somado, é mensurado nos direitos e garantias fundamentais, onde o estrangeiro não pode ser extraditado em caso de crime de opinião ou político.

  • DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS


    Artigo XIV

      1.Toda pessoa, vítima de perseguição, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros países. 
      2. Este direito não pode ser invocado em caso de perseguição legitimamente motivada por crimes de direito comum ou por atos contrários aos propósitos e princípios das Nações Unidas. (ITEM III -- INCORRETO)


    Artigo XXI
    1. Todo ser humano tem o direito de fazer parte no governo de seu país diretamente ou por intermédio de representantes livremente escolhidos. (ITEM B - CORRETO)


    Artigo XXIII
    1.Todo ser humano tem direito ao trabalho, à livre escolha de emprego, a condições justas e favoráveis de trabalho e à proteção contra o desemprego.
    2. Todo ser humano, sem qualquer distinção, tem direito a igual remuneração por igual trabalho. (ITEM A - CORRETO)
    3. Todo ser humano que trabalha tem direito a uma remuneração justa e satisfatória, que lhe assegure, assim como à sua família, uma
    existência compatível com a dignidade humana e a que se acrescentarão, se necessário, outros meios de proteção social.
    4. Todo ser humano tem direito a organizar sindicatos e a neles ingressar para proteção de seus interesses.


    Artigo XXIV
    Todo ser humano tem direito a repouso e lazer, inclusive a limitação razoável das horas de trabalho e a férias remuneradas periódicas (ITEM D - CORRETO)


  • Delito de crime comum nao de opinao politico ou religiosa

  • concordo com você.

  •  a) Todo ser humano, sem qualquer distinção, tem direito a igual remuneração por igual trabalho. Artigo 23 inciso II

      b) Todo ser humano tem o direito de fazer parte no governo de seu país diretamente ou por intermédio de representantes livremente escolhidos. Artigo 21 inciso I

      c) Todo ser humano, vítima de perseguição por crimes de delito comum, tem o direito ao asilo em outros países. ERRADO

    "Artigo 14
    I) Todo o homem, vítima de perseguição, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros países.
    II) Este direito não pode ser invocado em casos de perseguição legitimamente motivada por crimes de direito comum ou por atos contrários aos objetivos e princípios das Nações Unidas."

      d) Todo ser humano tem direito a repouso e lazer, inclusive a limitação razoável das horas de trabalho e a férias remuneradas periódicas. Artigo 24


  • Nesse sentido,tem o direito de asilo em outros paises,caso a perseguição seja (Racial,Politica e Religiosa)...Bons estudos guerreiros!!

  • A garantia é vazada nos seguintes termos, pela Declaração Universal dos Direitos Humanos: 

    Artigo XIV. 1 - Todo homem, vítima de perseguição, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros países. 
    2 - Este direito  não  pode ser invocado em caso de perseguição legitimamente motivada por crimes de direito comum ou por atos contrários aos objetivos e princípios das Nações Unidas. 
     

  • GAB: C

    #PMSE

  • C de caveira

  • Quero ver no dia esse monte de PMSe!

  • Artigo XIV. 1 - Todo homem, vítima de perseguição, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros países. 

     

    Erro do item C é que fala em "vítima de perseguição por crimes de delito comum"

  • Esse não dá questão sem grifo pode passar despercebido! Atenção redobrada em questões mais elaboradas! 

  • Mantendo o padrão de sempre neh ? 

     

    Em 26/06/2018, às 14:06:42, você respondeu a opção C.

    Em 28/05/2018, às 00:55:57, você respondeu a opção C.

     

    #vemPMSE

  • c) Todo homem, vítima de perseguição, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros países

  • Gab C

     

    Art 14°- Todo ser humano, vítima de perseguição, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros países.

     

    2- Esse direito não pode ser invocado em caso de perseguição legitimamente motivada por crimes de direito comum ou por atos contrários aos objetivos e princípios das Nações Unidas. 

  • Art 14°-  1- Todo ser humano, vítima de perseguição, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros países.

     

    2- Esse direito não pode ser invocado em caso de perseguição legitimamente motivada por crimes de direito comum ou por atos contrários aos objetivos e princípios das Nações Unidas

  • GABARITO: LETRA C

     

    Artigo 14
    I) Todo o homem, vítima de perseguição, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros países.
    II) Este direito não pode ser invocado em casos de perseguição legitimamente motivada por crimes de direito comum ou por atos contrários aos objetivos e princípios das Nações Unidas."

     

    ALGUÉM ME TRAGA UMA CACHAÇA
     

  • ARTIGO XIV

    1 - TODO SER HUMANO, VITIMA DE PERSEGUIÇÃO, TEM O DIREITO DE PROCURAR E DE GOZAR DE ASILO EM OUTROS PAÍSES.

    2- ESTE DIREITO NÃO PODE SER INVOCADO EM CASO DE PERSEGUIÇÃO LEGITIMAMENTE MOTIVADA POR CRIMES DE DIREITO COMUM OU POR ATOS CONTRÁRIOS AOS OBJETIVOS E PRINCÍPIOS DAS NAÇÕES UNIDAS.

  • Casos de perseguição que comportam asilo, são eles ( Político, Racial e Religioso). > Exceto quando motivado por crimes de direito comum, ou por atos contrários aos objetivos e princípios constitucionais.

  • Lembrando que a questão pede a incorreta!!!

  • ESTÃO AI APENAS DOIS DIREITOS EXPRESSAMENTE NA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DE DIREITOS HUMANO

  • questão boa que brinca com o candidato

  • RUMO A PMMG 2021

  • não tem direito de ASILO :

    1. Perseguição legítima por crime de direito Comum.
    2. Atos contrários aos propósitos e princípios das Nações Unidas
  • boiei

  • PPMG/2022. A vitória está chegando!!


ID
1154317
Banca
IBFC
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

Indique a afirmação correta sobre os direitos expressamente previstos na Declaração Universal dos Direitos humanos.

Alternativas
Comentários
  • alt. a


    Artigo XXVII

      1. Toda pessoa tem o direito de participar livremente da vida cultural da comunidade, de fruir as artes e de participar do processo científico e de seus benefícios. 

    bons estudos

    a luta continua

  • a) CORRETA: já mencionado acima.


    b) ERRADA: Artigo XXIV item 3: "Esses direitos e liberdades não podem, em hipótese alguma, ser exercidos contrariamente aos propósitos e princípios das Nações Unidas."


    c) ERRADA:

    Há menção expressa no art. 16. 

    " 1. Os homens e mulheres de maior idade, sem qualquer retrição de raça, nacionalidade ou religião, têm o direito de contrair matrimônio e fundar uma família. Gozam de iguais direitos em relação ao casamento, sua duração e sua dissolução. 
      2. O casamento não será válido senão com o livre e pleno consentimento dos nubentes."


    d) ERRADA: o item 2 do art. 17 diz que "ninguém será arbitrariamente privado de sua propriedade". Significa que haverá hipóteses, como a desapropriação e o confisco, em que se tornará legítima a privação.


  •  a)Todo ser humano tem o direito de participar livremente da vida cultural da comunidade, de fruir das artes e de participar do progresso científico e de seus benefícios.

     b)Os direitos e liberdades previstos na Declaração Universal dos Direitos Humanos podem ser exercidos até mesmo de modo contrário aos objetivos e princípios das Nações Unidas.

     c)A Declaração Universal dos Direitos humanos não trata expressamente de direitos envolvendo o matrimônio e o casamento.

     d)Ninguém, sob qualquer justificativa, poderá ser privado de sua propriedade.

  • GAB: A

    #PMSE

  • Mente bugada pelas questões INCORRETAS.

  • GABARITO: LETRA A

    Artigo XXVII

      Toda pessoa tem o direito de participar livremente da vida cultural da comunidade, de fruir as artes e de participar do processo científico e de seus benefícios. 

     

    ALGUÉM ME TRAGA UMA CACHAÇA
     

  • gabarito A rumo a aprovação pmba 2019

  • ALGUÉM ME TRAGA UMA CACHAÇA? BIZU? SE SIM, ALGUÉM PODE ME EXPLICAR?

  • 1. Todo ser humano tem o direito de participar livremente da vida cultural da comunidade, de desfrutar das artes e de participar do processo científico e de seus benefícios.

    2. Todo ser humano tem direito à proteção dos interesses morais e materiais decorrentes de qualquer produção científica, literária ou artística da qual seja autor. SERTÃO..........

  • PMBA 2019 SELVA!!
  • AQUI É CATINGA BANDO DE FULEIRO SE VIER VENHA SEM MEDO PORQUE DIA 19 AS CRIANÇAS VÃO CHORAR

  • kkkkkkk É cada louco.

  • Gabarito letra (A); Artigo XXVII 27 (DUDH)

  • GABARITO - A

    Artigo XXVII -1. Todo ser humano tem o direito de participar livremente da vida cultural da comunidade, de fruir das artes e de participar do progresso científico e de seus benefícios.

    2.Todo ser humano tem direito à proteção dos interesses morais e materiais decorrentes de qualquer produção científica literária ou artística da qual seja autor. 

    Artigo XXIX - 3. Esses direitos e liberdades não podem, em hipótese alguma, ser exercidos contrariamente aos objetivos e princípios das Nações Unidas.

    Artigo XVI -1. Os homens e mulheres de maior idade, sem qualquer restrição de raça, nacionalidade ou religião, têm o direito de contrair matrimônio e fundar uma família. Gozam de iguais direitos em relação ao casamento, sua duração e sua dissolução. 

    2. O casamento não será válido senão com o livre e pleno consentimento dos nubentes. A família é o núcleo natural e fundamental da sociedade e tem direito à proteção da sociedade e do Estado.

    Artigo XV - 1. Todo homem tem direito a uma nacionalidade.

    2. Ninguém será arbitrariamente privado de sua nacionalidade, nem do direito de mudar de nacionalidade. 

  • PPMG UMA VAGA É MINHA!!!

  • a) CORRETA: Artigo XXVII - Toda pessoa tem o direito de participar livremente da vida cultural da comunidade, de fruir as artes e de participar do processo científico e de seus

    benefícios.

    b) ERRADA: Artigo XXIV item 3: "Esses direitos e liberdades não podem, em hipótese alguma, ser exercidos contrariamente aos propósitos e princípios das Nações Unidas."

    c) ERRADA: Há menção expressa no art. 16.

    " 1. Os homens e mulheres de maior idade, sem qualquer restrição de raça, nacionalidade pu religião, têm o direito de contrair matrimônio e fundar uma família. Gozam de iguais direitos em relação ao casamento, sua duração e sua dissolução.

    2. O casamento não será válido senão com o livre e pleno consentimento dos nubentes."

    d) ERRADA: o item 2 do art. 17 diz que "ninguém será arbitrariamente privado de sua propriedade". Significa que haverá hipóteses, como a desapropriação e o confisco, em que se tornará legítima a privação.

  • a) CORRETA: Artigo XXVII - Toda pessoa tem o direito de participar livremente da vida cultural da comunidade, de fruir as artes e de participar do processo científico e de seus

    benefícios.

    b) ERRADA: Artigo XXIV item 3: "Esses direitos e liberdades não podem, em hipótese alguma, ser exercidos contrariamente aos propósitos e princípios das Nações Unidas."

    c) ERRADA: Há menção expressa no art. 16.

    " 1. Os homens e mulheres de maior idade, sem qualquer restrição de raça, nacionalidade pu religião, têm o direito de contrair matrimônio e fundar uma família. Gozam de iguais direitos em relação ao casamento, sua duração e sua dissolução.

    2. O casamento não será válido senão com o livre e pleno consentimento dos nubentes."

    d) ERRADA: o item 2 do art. 17 diz que "ninguém será arbitrariamente privado de sua propriedade". Significa que haverá hipóteses, como a desapropriação e o confisco, em que se tornará legítima a privação.


ID
1154320
Banca
IBFC
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

A Lei Estadual nº 869 de 05 de julho de 1952 também é conhecida como Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de Minas Gerais. Indique a alternativa que traz dispositivo previsto expressamente nessa norma.

Alternativas
Comentários
  • REVERSÃO: é o retorno do servidor aposentado por invalidez quando os motivos causadores da inatividade desapareceram. A cessação das causas do ato de aposentadoria deverá ser comprovada por junta médica oficial.

    A efetivação da reversão: efetiva-se a reversão com o retorno do servidor no mesmo cargo ou no cargo transformado. Caso inexista vaga para que se dê esse retorno, o servidor será posto em disponibilidade remunerada.

    Prazo a ser respeitado para o retorno do servidor: a reversão deverá ocorrer no prazo de 30 dias, a contar da publicação do ato. Caso o servidor não observe esse prazo limite, estará sujeito à cassação da aposentadoria.

    Reversão proibida: o estatuto prevê hipótese de reversão vedada. Tal ocorrência se dá quando o servidor, sujeito ao retorno, já completou 70 anos. Sabe-se que a aposentadoria compulsória no serviço público, aos 70 anos para o servidor e para a servidora, foi mantida pela Emenda Constitucional nº 20.

    fonte: http://www.ouvidoriageral.ba.gov.br/2011/06/02/saiba-o-que-e-reversao-reintegracao-e-reconducao/


  • Art. 28. A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens

  • Gabarito D   lei estadual 869 MG

    Capítulo IX 

    Das Férias 

    Art. 152. O funcionário gozará, obrigatoriamente, por ano, vinte e cinco dias úteis de férias, 

    observada a escala que for organizada de acordo com a conveniência do serviço, não sendo 

    permitida a acumulação de férias. 


  • Preciso ser funcionario publico estadual em MG já que as férias tem mais de 30 dias KKKKKK 

  • a) É permitido que o servidor público retire objetos da repartição, desde que relacionados estritamente com sua atuação. (ERRADO)

    art. 217 - Ao funcionário é proibido: II - retirar sem prévia autorização da autoridade competente qualquer documento ou objeto da repartição;

    b) Reversão é o ato pelo qual o servidor exonerado retorna ao serviço público em razão de revisão no processo administrativo que determinou sua exoneração. (ERRADO)

    art. 54 - Reversão é o ato pelo qual o aposentado reingresse no serviço público, após verificação, em processo, de que não subsistem os motivos determinantes da aposentadoria.

    C) O servidor público pode administrar sociedade comercial ou exercer o comércio, desde que tal atividade seja compatível com sua jornada de trabalho. (ERRADO)

    art. 217 - Ao funcionário é proibido: VII - exercer comércio ou participar de sociedade comercial, exceto como acionista, quotista ou comandatário;

    d) O funcionário gozará, obrigatoriamente, por ano, vinte e cinco dias úteis de férias, observada a escala que for organizada de acordo com a conveniência do serviço, não sendo permitida a acumulação de férias. (CORRETO)

    Letra da lei - art. 152 da Lei Estadual nº 869 de 05 de julho de 1952.


  • Alternativa A: Art. 217 – Ao funcionário é proibido: II – retirar sem prévia autorização da autoridade competente qualquer documento ou objeto da repartição.

    Alternativa B: Art. 54 - Reversão é o ato pelo qual o aposentado reingresse no serviço público, após verificação, em processo, de que não subsistem os motivos determinantes da aposentadoria.

    Alternativa C: Art. 217 – Ao funcionário é proibido: VI – participar da gerência ou administração de empresa comercial ou industrial, salvo os casos expressos em lei.

    Alternativa D: Art. 152 - O funcionário gozará, obrigatoriamente, por ano vinte e cinco dias úteis de férias, observada a escala que for organizada de acordo com conveniência do serviço, não sendo permitida a acumulação de férias.

    Gabarito: D.

  • FÉRIAS: Obrigatoriamente, (25) vinte e cinco dias úteis, por ano, observada a escala que for organizada de acordo com a conveniência do serviço, não sendo permitida a acumulação de férias.

  • Sobre as férias prémio: O servidor público terá, automaticamente, contado em dobro, para fins de aposentadoria e vantagens dela decorrentes, o tempo de férias prêmio não gozadas.

  • ReVEISAO: aposentado invalidez

    VEDADO o funcionário administrar sociedade comercial..

  • a.Não se pode retirar objetos da repartição. Por exemplo: imagine que o servidor queira levar o computador do tribunal para casa porque é objeto relacionado ao trabalho. Ele pode fazer isso? Não.

    c. Não pode exercer comércio

  • RESP: D

    obs.: Monte de respostas desnecessárias.

    se não sabem a respostas, não lote a plataforma de informações desnecessárias.

  • servidor nao pode retirar objetos das reparticoes ;

    servidor nao pode exercer atividade comercial.

  • Art. 152 - O funcionário gozaráobrigatoriamente, por ano vinte e cinco dias úteis de férias, observada a escala que for organizada de acordo com conveniência do serviço, não sendo permitida a acumulação de férias.

  • A - Art. 217 – Ao funcionário é proibido:

    II – retirar sem prévia autorização da autoridade competente qualquer documento ou objeto da repartição;

    C - VII – exercer comércio ou participar de sociedade comercial, exceto como acionista, quotista ou comandatário;

    B - Art. 54 – ReVersão ( V de velho ) é o ato pelo qual o aposentado reingresse no serviço público, após verificação, em processo, de que não subsistem os motivos determinantes da aposentadoria.

    D- Art. 152 – O funcionário gozará, obrigatoriamente, por ano vinte e cinco dias úteis de férias, observada a escala que for organizada de acordo com conveniência do serviço, não sendo permitida a acumulação de férias.


ID
1154323
Banca
IBFC
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

O Código de Conduta Ética do Servidor Público e da Alta Administração Estadual foi instituído pelo decreto nº 43.885 de 2004. Indique a alternativa incorreta que trata desse assunto.

Alternativas

ID
1154746
Banca
IBFC
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Happy end

O meu amor e eu
nascemos um para o outro

agora só falta quem nos apresente
                                                (Cacaso)

O texto explora os desencontros amorosos. Assinale o vocábulo que melhor contribua para a construção do humor no poema.

Alternativas
Comentários
  • Entendo que o humor construído na frase está na última estrofe. 

    Partindo desse princípio, só teremos os vocábulos "agora" e "só".

    "Agora" está trazendo ideia de tempo.

    Por outro lado, "só" apresenta um duplo sentido.

  • Eu nunca vi uma questão tão mal elaborada


  • GABARITO: d

     

     

     


     

  • só - só falta isso o humor está ae

  • essa banca é lamentável!1!

  • Falta humor para entender esse  gabarito.

  • Somente...

  • KKKKKKK que questão terrível.


ID
1154749
Banca
IBFC
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Controlar consiste em acompanhar a execução de alguma ação e compará-la com a intenção, ou ação planejada. O processo de controle possui algumas finalidades. Leia as sentenças que falam sobre algumas finalidades do processo de controle, e assinale a alternativa correta:

I. Verificar se a ação planejada está efetivamente sendo executada e se os resultados dessa ação correspondem ao desempenho desejado.
II. Assegurar que os objetivos sejam alcançados. Verificar se há necessidade de modificações ou correções.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • CONCEITO DE CONTROLE

    A palavra controle pode assumir vários e diferentes significados. Quando se fala em controle, pensa-se em significados como Frear, cercear, regular, conferir ou verificar, exercer autoridade sobre alguém, comparar com um padrão ou critério. No fundo, todas essas conotações constituem meias-verdades a respeito do que seja o controle. Contudo, sob um ponto de vista mais amplo, os três significados mais comuns de controle são:1

    1. Controle como função restritiva e coercitiva. Utilizada no sentido de coibir ou restringir certos tipos de desvios indesejáveis ou de comportamentos não aceitos pela comunidade. Nesse sentido, o controle assume um caráter negativo e restritivo, sendo muitas vezes interpretado como coerção, delimitação, inibição e manipulação. É o chamado controle social aplicado nas organizações e nas sociedades para inibir o individualismo e a liberdade das pessoas.

    2. Controle como um sistema automático de regulação. Utilizado no sentido de manter automaticamente um grau constante no fluxo ou funcionamento de um sistema. É o caso do processo de controle automático das refinarias de petróleo, de indústrias químicas de processamento contínuo e automático. O mecanismo de controle detecta possíveis desvios ou irregularidades e proporciona automaticamente a regulação necessária para voltar à normalidade. É o chamado controle cibernético que é inteiramente auto-suficiente na monitoração do desempenho e na correção dos possíveis desvios. Quando algo está sob controle significa que estã dentro do normal ou da expectativa.

    3. Controle como função administrativa. É o controle como parte do processo administrativo, como o planejamento, a organização e a direção. Trataremos o controle sob o ponto de vista do terceiro significado, isto é, como parte do processo administrativo. Assim, o controle é a função administrativa que monitora e avalia as atividades e os resultados alcançados para assegurar que o planejamento, a organização e a direção sejam bem-sucedidos. Tal como o planejamento, a organização e a direção, o controle é uma função administrativa que se distribui entre todos os níveis organizacionais. 


    CHIAVENATO (2010: p. 376). Gabarito C

  • O processo de controle, também chamado monitoramento, é a contrapartida dos processos de planejamento e execução.

    Controlar consiste em acompanhar a execução de alguma ação e compará-la com a intenção ou ação planejada, com a finalidade de:

    • Verificar se a ação planejada está efetivamente sendo executada e se os resultados dessa ação correspondem ao desempenho desejado.

    • Assegurar que os objetivos sejam alcançados.

    • Verificar se é necessário modificar a ação ou o objetivo.

    Fonte: Maximiano

  • PESSOAL , p.fvr, coloquem a letra do gabarito nos comentários . Pois quem nao é assinante só tem direito a dez respostas por dia! Valeu!

  • C)As alternativas I e II estão corretas.

  • Aceitei porque, após 100 questões, já sei que pra IBFC a palavra "assegurar" é considerada. Se fosse CESPE/FCC, estaria errado.

  • A questão versou sobre a função controle e pediu para que julgássemos as duas assertivas em relação a esse tema. Para isso, frisamos que é importante saber sobre o CONTROLE.

    CONTROLE: Busca assegurar que os resultados obtidos estejam de acordo com aquilo que foi planejado.

    O processo de controle possui 4 fases (Chiavenato, 2014):

    1ª etapa: Estabelecimento de critérios ou definição de padrões: padrões se relacionam ao desempenho que se busca obter. São meios comparativos. Os tipos de padrões são os de: quantidade, de qualidade, de tempo e de custos.

     etapa: Monitoramento do desempenho ou coleta das informações: refere-se à observação do desempenho.

    3ª etapa: Comparação dos resultados para verificar os possíveis desvios: é o confronto entre o desempenho e o padrão estabelecido.

    4ª etapa: Medidas ou ações corretivas: ações que buscam manter o desempenho dentro do padrão esperado.

    O controle pode ser executado em três diferentes momentos em relação à execução da ação, de acordo com MOREIRA (2019):

    Controle prévio: é o tipo de controle proativo que visa evitar que os problemas aconteçam. é realizado sobre as entradas e insumos. 

    Controle simultâneo: controle realizado na execução do evento, ou seja, é um controle sobre o processo.

    Controle posterior: é o controle de feedback ou retroação que ocorre sobre os resultados após o evento. esse processo nesse momento visa a identificação e a correção de erros e falhas após o seu acontecimento.

    Fontes:

    Idalberto Chiavenato. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9 ed. Manole. 2014.

    MOREIRA, E. A. L “Administração Geral e Pública para Concursos”. 4ª ed. Juspodivm. 2019

    Agora, partiremos para a análise dos itens:

    I. Verificar se a ação planejada está efetivamente sendo executada e se os resultados dessa ação correspondem ao desempenho desejado.

    CERTO. A verificação da execução é uma das ação do controle

    II. Assegurar que os objetivos sejam alcançados. Verificar se há necessidade de modificações ou correções.

    CERTO. As ações corretivas que visam assegurar os resultados desejados (planejados) são ações inerentes à função controle.

    Os dois itens estão corretos!

    GABARITO: LETRA C


ID
1154752
Banca
IBFC
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas

Uma empresa cujos empregados são sindicalizados exige que o gerente de recursos humanos conheça integralmente todos os acordos de negociação de salário. As condições relativas à determinação e aos aumentos de salário e os programas de incentivo são muito específcos.

Esses acordos fechados com os sindicatos sobre aumento de salários denominam-se
:

Alternativas
Comentários
  • A seguir, monta-se um questionário de pesquisa salarial, contendo os cargos amostrais e suas respectivas descrições e análises (para melhor comparabilidade dos cargos de uma empresa para outra) e um espaço, onde se colocam os salários individuais que a empresa pesquisada está pagando. Outras informações básicas são coletadas no questionário, como a data de dissídio coletivo ou de reajustes salariais, benefícios concedidos (e sua transformação em reais) etc 


    Gabarito A. 
    Fonte: CHIAVENATO (2010: p. 302)

  • Absenteísmo: Prática ou costume de se ausentar de um local onde seria obrigatória sua presença. O absenteísmo é a principal razão da baixa produtividade em inúmeras organizações. Algumas razões que contribuem para o absenteísmo: Liderança despreparada, Clima organizacional, cultura organizacional, ausência de feedback, metas inatingíveis.


    Turnover é uma palavra de origem inglesa que significa “renovação” e que no ramo dos Recursos Humanos (RH) é empregada para determinar a taxa média entre admissões e desligamentos em relação ao efetivo médio em uma empresa. Também conhecido como rotatividade. Calculo do turno over: 


    de admissões + número de demissões

      _____________________________________

                                        2

    ______________________________________

                 número total de funcionários

                                       


ID
1154755
Banca
IBFC
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Existem várias teorias a respeito da Administração, que funcionam como modelos de pensar sobre o curso de ação diante de uma situação específica. Sobre o tema, leia as sentenças e assinale a alternativa correta:

I. A Teoria Geral da Administração começou com a ênfase nas tarefas (atividades executadas pelos operários das fábricas) por meio da Administração Científica de Weber.
II. A reação humanística surgiu com a ênfase nas pessoas por meio da Teoria das Relações Humanas, mais tarde desenvolvida pela Teoria Comportamental e pela Teoria do Desenvolvimento Organizacional.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Weber foi burocracia e Adm Cientifica foi Taylor. Espero q eu esteja certo

  • "A Teoria Geral da Administração começou com a "ênfase nas tarefas", na Administração Científica de Taylor. A seguir, a preocupação básica passou para a "ênfase na estrutura" com a Teoria Clássica de Fayol, e com outros princípios como o Fordismo de Henry Ford e a Teoria Burocrática de Max Weber, seguindo-se mais tarde a Teoria Estruturalista.

    A Reação Humanística surgiu com a "ênfase nas pessoas", por meio da Teoria Comportamental e pela Teoria do Desenvolvimento Organizacional (DO). A "ênfase no ambiente" surgiu com a Teoria dos Sistemas, sendo completada pela Teoria da Contingência. Esta, posteriormente, desenvolveu a "ênfase na tecnologia".

    Cada uma dessas cinco variáveis - tarefas, estrutura, pessoas, ambiente e tecnologia - provocou a seu tempo uma diferente teoria administrativa, marcando um gradativo passo no desenvolvimento da TGA. Cada teoria procurou privilegiar ou enfatizar uma dessas cinco variáveis, omitindo ou relegando a um plano secundário todas as demais."

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Administra%C3%A7%C3%A3o

  • RESPOSTA B

    I -ERRADA   -  A Teoria Geral da Administração começou com a ênfase nas tarefas (atividades executadas pelos operários das fábricas) por meio da Administração Científica de Frederick Taylor.  

    A Teoria da Administração Científica tem seu início em plena Revolução Industrial, onde havia novas fontes de trabalho braçal, porém desqualificadas e ineficientes, e muito desperdício, então Taylor começou a observar que era possível melhorar a eficiência e a produtividade, inicialmente fez um estudo chamado de "tempos e movimento" e percebeu é possível produzir mais com menos,  desde que tivesse uma padronização desses movimentos. Então, introduziu a divisão do trabalho, especialização, padronização,  e incentivos através de pagamentos por produtividade. Mas era uma visão limitada à tarefa. 

    O WEBER que cita a questão é MAX WEBER da teoria burocrática que possui como tripé: Formalidade, Impessoalidade e Meritocracia.




    II - CORRETA - A reação humanística surgiu com a ênfase nas pessoas por meio da Teoria das Relações Humanas, com a Grande Depressão de 1930 houve desemprego, greve e diversos conflitos entre funcionários e empregados, e percebeu - se que era preciso dar mais atenção as pessoas. Então ELTON MAYO, resolveu fazer uma pesquisa de campo para descobrir com manter funcionários satisfeitos e mais produtivos, então, em Hawthorne fez a pesquisa de "Efeito de Iluminação", a tese principal era de que aumentando a iluminação elevaria a produtividade, entre essa e outras teses, descobriu-se a produtividade aumentava porque as pessoas se sentiam valorizadas, que aspectos psicológicos são mais importantes que aspectos fisiológicos, que a integração social afeta a produtividade, a organização possui grupos formais e informais, entre outros aspectos que  mais tarde foram desenvolvidos pela Teoria Comportamental e Teoria do Desenvolvimento Organizacional. 



    Comentário com base nas aulas da Prof° Giovanna Carranza  do  EVP


  • A questão tratou da Teoria do Desenvolvimento Organizacional como sendo uma evolução indireta da Teoria das Relaçoes Humanas. Porém, a primeira está mais relacionada ao estudo do ambiente, enquanto a segunda está relacionada ao estudo das pessoas. Razão pelo qual a DO está dentro da Escola Estruturalista,  e a RH dentro da Escola de Relações Humanas.


    A questão deveria ter sido mais clara e concisa.

  • I. A Teoria Geral da Administração começou com a ênfase nas tarefas (atividades executadas pelos operários das fábricas) por meio da Administração Científica de Weber.  (CORRETO SERIA  TAYLOR) - ERRADA.

    II. A reação humanística surgiu com a ênfase nas pessoas por meio da Teoria das Relações Humanas, mais tarde desenvolvida pela Teoria Comportamental e pela Teoria do Desenvolvimento Organizacional. - CORRETA
  • Livro Introdução à Teoria Geral da Administração,Chiavenato, 7ª ed, pg 11 ("Dicas")

    A Teoria Geral da Administração começou com a  ênfase nas tarefas (atividades executadas pelos operários em uma fábrica), por meio da Administração Científica de Taylor. A seguir, a preocupação básica passou para a ênfase na estrutura com a Teoria Clássica de Fayol e com a Teoria da Burocracia de Weber, seguindo-se mais tarde a Teoria Estruturalista. A reação humanística surgiu com a ênfase nas pessoas, por meio da Teoria das Relações Humanas, mais tarde desenvolvida pela Teoria Comportamental e pela Teoria do Desenvolvimento Organizacional. A ênfase no ambiente surgiu com a Teoria dos Sistemas, sendo completada pela Teoria da Contingência. Essa, posteriormente, desenvolveu a ênfase na tecnologia. Mais recentemente, as novas abordagens trouxeram à tona a emergente necessidade de competitividade das organizações em um mundo globalizado e carregado de mudanças e transformações. Assim, cada uma dessas seis variáveis - tarefas, estrutura, pessoas, ambiente, tecnologia e competitividade - provocou a seu tempo uma diferente teoria administrativa, marcando um gradativo passo no desenvolvimento da TGA. Cada teoria administrativa privilegia ou enfatiza mais dessas seis variáveis.

  • LETRA 

    B) Apenas a afirmativa II está correta.

  • Excelente comentário, Catarina! Revisaço!

  • Teoria geral da Administração = Frederick W. Taylor

    Teoria das Relações Humanas = Elton Mayo

    Teoria da Organização Burocrática = Max Weber

  • Mata a questão só em saber que WEBER está ligado a  Teoria Burocrática.

  • Patrícia Lyra, tem gente que posta a alternativa para pessoas que têm limite de resposta ficarem cientes da alternativa.

    Nem todo mundo é Premium, como você.

  • Acho que a Patricia Lyra tava falando da Catarina Holanda
  • Taylor inventou, Ford foi lá e fez >> dessa frase tire a letra de Taylor >> Tarefas

     

    WeBer >> Burocrática

     

    Elton Maya >> HuManas

  • Teoria CienTífica- foco nas Tarefas - autor Taylor


ID
1154758
Banca
IBFC
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A Teoria Geral da Administração – TGA estuda a Administração das organizações e empresas sobre o ponto de vista da interação e da interdependência, entre algumas variáveis principais: tarefa, estrutura, pessoas, tecnologia, ambiente e competitividade. Sobre estas variáveis, seu comportamento e interação dentro da administração, leia as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta:

I. O comportamento desses componentes é sistêmico e complexo, pois cada um influencia e é influenciado pelos outros. A adequação e a integração entre essas seis variáveis constituem o desafio fundamental da Administração.
II. O comportamento do conjunto destas variáveis é igual à soma dos comportamentos de cada componente, considerado isoladamente.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • II. O comportamento do conjunto destas variáveis é igual à soma dos comportamentos de cada componente, considerado isoladamente. 


    A soma das partes é maior que cada uma considerada individualmente. Teoria contingencial : Holismo

  • "As cinco variáveis básicas: tarefa, estrutura, pessoas, tecnologia e ambiente constituem os principais componentes no estudo da Administração das empresas. O comportamento desses componentes é sistêmico e complexo: cada qual influencia e é influenciado pelos outros componentes. Modificações em um provocam modificações em maior ou menor grau nos demais. O comportamento do conjunto desses componentes é diferente da soma dos comportamentos de cada componente considerado isoladamente. Na realidade, a adequação entre essas cinco variáveis constitui o principal desafio da administração. Ao nível de uma subunidade especializada (p. ex., um departamento, uma divisão, uma seção), algumas dessas variáveis podem assumir papel preponderante." Adalberto chiavenato
  • II. O comportamento do conjunto destas variáveis é igual à soma dos comportamentos de cada componente, considerado isoladamente. 

     

    é maior! SINERGIA

  • \OTIMO COMENTÁRIO PAULA ARNAUD!!! SENSACIONAL


ID
1154761
Banca
IBFC
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As variáveis: tarefas, estrutura, pessoas, ambiente, tecnologia e competitividade, provocaram cada uma em seu tempo diferente, uma teoria administrativa; que privilegia ou enfatiza uma ou mais variáveis. Sobre o tema, analise as sentenças, atribua valores Falso (F) e Verdadeiro (V), e assinale a alternativa que representa a sequência correta de cima para baixo.

( ) Ênfase na Estrutura é quando o foco das teorias consideram a Administração uma ciência que cuida da confguração e da estruturação das organizações, como nos casos da Teoria Clássica e da Teoria da Burocracia.
( ) Ênfase nas Tarefas é quando o foco das teorias consideram a Administração uma ciência aplicada na racionalização e no planejamento das atividades operacionais, como no caso da Administração Científca.
( ) Ênfase nas Pessoas é quando o foco das teorias consideram a Administração uma ciência aplicada sobre as pessoas e suas atividades dentro das organizações, como nos casos da Teoria das Relações Humanas e da Teoria Comportamental.

A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • O pulo do gato desse tipo de questão é: ler com calma e marcar as palavras-chaves. Estas servirão de gatilhos para lembrar dos conceitos preconizados pelos autores de Teoria Geral da Administração.  Em vez de inserir conceitos enormes, vou resumir dois que ajudam:


    Fayol —> Estrutura —> Teoria Clássica

    Taylor — Tarefa :D —> Teoria Científica —> Estudos dos Movimentos e Gastos, Conceito de Homu Economicus


    Sobre Relações Humanas e Teoria Comportamental: Aqui a banca não pediu diferenças, pediu a superficialidade. Apenas isso, mas fica a dica que a Teoria Comportamental é uma crítica —  porém bebe um pouco dessa fonte — à Teoria das Relações Humanas de Mayo. Esta era vista como não muito realista, ingênua (...).


    Gabarito D.

  • essa banca é doente mental, só pode, faz cada questão! de onde tiraram que a teoria clássica se situava na abordagem estruturalista? eu acertei fazendo uma força pra colocar a primeira como verdadeira... 

  • A Teoria Geral da Administração começou com ênfase nas tarefas (atividades executadas pelos operários em uma fábrica), por meio da Administração Científica de Taylor. A seguir, a preocupação básica passou para a ênfase na estrutura com a Teoria Clássica de Fayol e com a Teoria da Burocracia de Weber, seguindo-se mais tarde a Teoria Estruturalista. A reação humanística surgiu com a ênfase nas pessoas, por meio da Teoria das Relações Humanas, mais tarde desenvolvida pela Teoria Comportamental e pela Teoria do Desenvolvimento
    Organizacional.
    A ênfase no ambiente surgiu com a Teoria dos Sistemas, sendo completada pela Teoria da Contingência. Essa,
    posteriormente, desenvolveu a ênfase na tecnologia. Mais recentemente, as novas abordagens trouxeram à tona a emergente necessidade de competitividade das organizações em um mundo globalizado e carregado de mudanças e transformações. Assim, cada uma dessas seis variáveis tarefas, estrutura, pessoas, ambiente, tecnologia e competitividade - provocou a seu tempo uma diferente teoria administrativa, marcando um gradativo passo no desenvolvimento da teoria administrativa privilegia ou enfatiza uma ou  mais dessas seis variáveis.

     

    Introdução ateoria da adm. - Chiavenato - pag 11

     

    Bons estudos


ID
1154764
Banca
IBFC
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Leia a sentença e assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

“ _________________ é a corrente iniciada por Fayol para o tratamento da Administração como ciência na formatação e estruturação das organizações.”

Alternativas
Comentários
  • A Teoria Clássica

      Em um contexto semelhante ao da Administração Científica (pois foram geradas na mesma época), a Teoria Clássica da Administração, desenvolvida por Henri Fayol, buscou a melhoria da eficiência através do foco nas estruturas organizacionais.12

      Dessa forma, o foco com Fayol saiu das tarefas para a estrutura. Ele tinha uma visão de “cima para baixo” das empresas. Através dos estudos da departamentalização, via os departamentos como partes da estrutura da organização.

      Foi, portanto, um dos pioneiros no que se chamou de teóricos fisiologistas da administração. Assim, o escopo do trabalho do administrador foi bastante ampliado dentro da visão de Fayol.

      Fayol é considerado o “pai da teoria administrativa”, pois buscou instituir princípios gerais do trabalho de um administrador.13 Seu trabalho ainda é (após um século) considerado relevante para que possamos entender o trabalho de um gestor atual.

      O autor definiu seis funções empresariais que as empresas em geral devem conter. As funções seriam: a técnica, a comercial, a financeira, a de segurança, a contábil e a administrativa. Essa última seria a responsável pela coordenação das outras funções.14   Além disso, Fayol definiu o trabalho de um administrador dentro do que ele chamou de processo administrativo – as funções do administrador. De acordo com Fayol,15 elas são:

      Ø Prever: visualizar o futuro e traçar o programa de ação em médio e longo prazos;

      Ø Organizar: constituir a estrutura material e humana para realizar o empreen- dimento da empresa;

      Ø Comandar: dirigir e orientar o pessoal para mantê-lo ativo na empresa;

      Ø Coordenar: ligar e harmonizar todos os atos e todos os esforços coletivos;

      Ø Controlar: cuidar para que tudo se realize de acordo com os planos da empresa.


    FONTE? Chiavenato, Introdução à Teoria Geral da Administração, 2011

  • Questão fácil!!!

  •  Questãozinha de administração "mamão com açúcar" essa, hem?.

  • Não confundir teoria clássica com abordagem clássica, essa última é mais abrangente, envolvendo tbm a adm científica e a teoria da burocracia.
    Rodrigo Rennó

  • cai uma questão dessa na minha prova.

  • Letra: A


    ------------------------


    “  A Teoria Clássica é a corrente iniciada por Fayol para o tratamento da Administração como ciência na formatação e estruturação das organizações.”


    ------------------------


  • Galera, entendo aqui como um espaço para tecer análise das questões. Se for para dizer que é fácil é melhor ficar quieto porque isso não acrescenta em nada.

  • Concordo, Silvia.

    Quem fundamenta os comentários ganha por revisar o conteúdo e por ajudar os outros estudantes.

  • Pag 23 - Livro Introdução à Teoria Geral da Administração, 2011

  • e eu que não tenho livro fico como

  • Rodrigo inacio, só baixar o pdf desse livro no google.

  • Teoria geral da Administração = Frederick W. Taylor 
    Teoria das Relações Humanas = Elton Mayo 
    Teoria da Organização Burocrática = Max Weber

  • Gostei da professora!!!

     

  • GAB: A

     

    Em um contexto semelhante ao da Administração Científica (pois foram geradas na mesma

    época), a Teoria Clássica da Administração, desenvolvida por Henri Fayol, buscou a melhoria da eficiência através do foco nas estruturas organizacionais.

     

    Rodrigo Rennó​


ID
1154767
Banca
IBFC
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O Governo Federal utiliza o seu poder de compra para incentivar diversos setores da economia brasileira.” Sobre o Portal de compras do Governo Federal – Comprasnet, leia as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta:

I. O portal Comprasnet é a plataforma para operar processos eletrônicos de aquisições e disponibilizar informações referentes às licitações e contratações promovidas pela Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional.
II. No sítio do portal podem ser consultados editais e atas e acompanhadas as licitações pela sociedade.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Tanto em I quanto em II está implícito o princípio da publicidade.

  • O COMPRASNET - Portal de Compras do Governo Federal, é um site web, instituído pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão - MP, para disponibilizar à sociedade informações referentes às licitações e contratações promovidas pelo Governo Federal, bem como permitir a realização de processos eletrônicos de aquisição.

    No endereço www.comprasnet.gov.br, o COMPRASNET oferece informações e serviços para a sociedade, para o governo e para os fornecedores. 

    (Extraído do Manual Comprasnet: www.fampesc.org.br/site/wp-content/uploads/.../Manual_ComprasNet%5B1%5D.pdf)

  • Pelos comentários, deduz-se q I e II estão corretas!

  • Gab. C

  • O COMPRASNET - Portal de Compras do Governo Federal, é um site web, instituído pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão - MP, para disponibilizar, à sociedade, informações referentes às licitações e contratações promovidas pelo Governo Federal, bem como permitir a realização de processos eletrônicos de ...

    Marquei apenas a alternativa II, pois o termo "operar" da alternativa deixou-me com um pé atrás.

     

  • GABARITO: LETRA C

    O Portal de Compras do Governo Federal, é um site WEB, instituído pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão - MP, para disponibilizar, à sociedade, informações referentes às licitações e contratações promovidas pelo Governo Federal, bem como permitir a realização de processos eletrônicos de aquisição.

    É um módulo do Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais - SIASG, composto, atualmente, por diversos subsistemas com atribuições específicas voltadas à modernização dos processos administrativos dos órgãos públicos federais integrantes do Sistema de Serviços Gerais - SISG.

    No endereço www.comprasnet.gov.br, podem ser vistos os avisos de licitação, as contratações realizadas, a execução de processos de aquisição pela modalidade de pregão e outras informações relativas a negociações realizadas pela administração pública federal direta, autárquica e fundacional. O COMPRASNET disponibiliza, também, a legislação vigente que regula o processo de serviços gerais e de contratação, além de diversas publicações relativas ao assunto. No Portal, os fornecedores poderão ter acesso a diversos serviços, como o pedido de inscrição no cadastro de fornecedores do Governo Federal, a obtenção de editais, a participação em processos eletrônicos de aquisição de bens e contratação de serviços e vários outros.

    FONTE: WWW.COMPRASNET.GOV.BR


ID
1154770
Banca
IBFC
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Sobre o processo de licitações previsto em lei, e definições pertinentes, analise as sentenças abaixo, atribua valores Falso (F) e Verdadeiro (V), e assinale a alternativa que representa a sequência correta de cima para baixo:

( ) Nos processos de licitação previstos em lei, nunca poderá ser estabelecido margem de preferência para produtos manufaturados nem para serviços nacionais, mesmo que atendam a normas técnicas brasileiras.
( ) O procedimento licitatório previsto em lei caracteriza ato administrativo formal, seja ele praticado em qualquer esfera da Administração Pública.
( ) Todos os valores, preços e custos utilizados nas licitações terão como expressão monetária a moeda corrente de maior valor internacional, ressalvado dispostos específicos considerados em lei.

A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • Lei 8666/93, Art. 3º, § 5º - § 5o  Nos processos de licitação previstos no caput, poderá ser estabelecido margem de preferência para produtos manufaturados e para serviços nacionais que atendam a normas técnicas brasileiras.

    Art. 5o Todos os valores, preços e custos utilizados nas licitações terão como expressão monetária a moeda corrente nacional,

    Restando somente a correta a segunda opção. Assim resposta correta letra "b"

  • GABARITO: LETRA B

    Art. 5   Todos os valores, preços e custos utilizados nas licitações terão como expressão monetária a moeda corrente nacional, ressalvado o disposto no art. 42 desta Lei, devendo cada unidade da Administração, no pagamento das obrigações relativas ao fornecimento de bens, locações, realização de obras e prestação de serviços, obedecer, para cada fonte diferenciada de recursos, a estrita ordem cronológica das datas de suas exigibilidades, salvo quando presentes relevantes razões de interesse público e mediante prévia justificativa da autoridade competente, devidamente publicada.

    FONTE:  LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993.


ID
1154773
Banca
IBFC
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com as definições estabelecidas, pertinentes ao processo licitatório na Administração Pública, leia a sentença e preencha a lacuna corretamente: “ _______________ é todo e qualquer ajuste entre órgãos ou entidades da Administração Pública e particulares, em que haja um acordo de vontades para a formação de vínculo e a estipulação de obrigações recíprocas, seja qual for a denominação utilizada.”

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa: D

    Art. 2º, parágrafo único, da Lei 8.666/93. Para os fins desta Lei, considera-se contrato todo e qualquer ajuste entre órgãos ou entidades da Administração Pública e particulares, em que haja um acordo de vontades para a formação de vínculo e a estipulação de obrigações recíprocas, seja qual for a denominação utilizada.

  • Grande questão... 

  • LETRA D CORRETA 

    LEI 8.666

    Art. 2o  As obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações, concessões, permissões e locações da Administração Pública, quando contratadas com terceiros, serão necessariamente precedidas de licitação, ressalvadas as hipóteses previstas nesta Lei.

    Parágrafo único.  Para os fins desta Lei, considera-se contrato todo e qualquer ajuste entre órgãos ou entidades da Administração Pública e particulares, em que haja um acordo de vontades para a formação de vínculo e a estipulação de obrigações recíprocas, seja qual for a denominação utilizada.

  • IBFC AMA esse dispositivo.

  • A IBFC tem liiiteraalmente um fetiiiiche por esse artigo de lei...O cara já responde no automático kkkkkkkkkkkkk

     Todo e qualquer ajuste entre órgãos ou entidades da Administração Pública e particulares, em que haja um acordo de vontades para a formação de vínculo e a estipulação de obrigações recíprocas, seja qual for a denominação utilizada é CONTRATO..

    GABA D

    #rumooaoTJPE

  • QUESTÃO DE CONCORDÂNCIA NOMINAL:

    Pergunta-se: o que é todo(subs masc) e qualquer ajuste...?

    Aí a banca deu 3 opções no feminino (compra, alienação e obra), e uma no masculino (contrato)

    TODO COMPRA

    TODO OBRA

    TODO ALIENAÇÃO

    OU TODO CONTRATO ?

    Sigamos!!!

    Bons estudos.

  • GABARITO: LETRA D

    Art. 2  As obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações, concessões, permissões e locações da Administração Pública, quando contratadas com terceiros, serão necessariamente precedidas de licitação, ressalvadas as hipóteses previstas nesta Lei.

    Parágrafo único.  Para os fins desta Lei, considera-se contrato todo e qualquer ajuste entre órgãos ou entidades da Administração Pública e particulares, em que haja um acordo de vontades para a formação de vínculo e a estipulação de obrigações recíprocas, seja qual for a denominação utilizada.

    FONTE:  LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993.

  • Art. 2º ...

    Parágrafo único.  Para os fins desta Lei, considera-se contrato todo e qualquer ajuste entre órgãos ou entidades da Administração Pública e particulares, em que haja um acordo de vontades para a formação de vínculo e a estipulação de obrigações recíprocas, seja qual for a denominação utilizada.

    Art. 6  Para os fins desta Lei, considera-se:

    I - Obra - toda construção, reforma, fabricação, recuperação ou ampliação, realizada por execução direta ou indireta;

    II - Serviço - toda atividade destinada a obter determinada utilidade de interesse para a Administração, tais como: demolição, conserto, instalação, montagem, operação, conservação, reparação, adaptação, manutenção, transporte, locação de bens, publicidade, seguro ou trabalhos técnico-profissionais;

    III - Compra - toda aquisição remunerada de bens para fornecimento de uma só vez ou parceladamente;

    IV - Alienação - toda transferência de domínio de bens a terceiros;


ID
1154776
Banca
IBFC
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com a legislação que estipula normas para licitações e contratos, no que se refere às compras, leia as sentenças e assinale a alternativa correta:

I. As compras, sempre que possível, deverão atender ao princípio da padronização, que imponha compatibilidade de especificações técnicas e de desempenho, observadas, quando for o caso, as condições de manutenção, assistência técnica e garantia oferecidas.
II. As compras, sempre que possível, deverão submeter-se às condições de aquisição e pagamento diferentemente das do setor privado.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Lei 8.666/1993

    Art. 15. As compras, sempre que possível, deverão: 

    I - atender ao princípio da padronização, que imponha compatibilidade de especificações técnicas e de desempenho, observadas, quando for o caso, as condições de manutenção, assistência técnica e garantia oferecidas;

    II - ser processadas através de sistema de registro de preços;

    III - submeter-se às condições de aquisição e pagamento semelhantes às do setor privado;

    IV - ser subdivididas em tantas parcelas quantas necessárias para aproveitar as peculiaridades do mercado, visando economicidade;

    V - balizar-se pelos preços praticados no âmbito dos órgãos e entidades da Administração Pública.


  • Sõ a afirmativa I esta correta

  • Princípio da padronização:

    A padronização é tendência inexorável da Administração Pública, cujo objetivo deverá ser o de buscar a uniformização de produtos e serviços previamente selecionados e qualificados e, conseqüentemente, a redução de gastos; logo, tornar mais próspera a relação custo x benefício

  • GABARITO: A

    Art. 15. As compras, sempre que possível, deverão: 

    I - atender ao princípio da padronização, que imponha compatibilidade de especificações técnicas e de desempenho, observadas, quando for o caso, as condições de manutenção, assistência técnica e garantia oferecidas;

    III - submeter-se às condições de aquisição e pagamento semelhantes às do setor privado;


ID
1154779
Banca
IBFC
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

As atividades da Administração Federal obedecerão a alguns princípios fundamentais. Leia as sentenças abaixo contendo alguns destes princípios, e assinale a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • Decreto-Lei N.º 200/67

    Art. 6.º - As atividades da Administração Federal obedecerão aos seguintes princípios fundamentais:

    I - Planejamento.

    II - Coordenação.

    III - Descentralização.

    IV - Delegação de Competência.

    V - Controle.


  • DECRETO 200/67 ( deu maior autonomia à Adm Indireta e foi a primeira experiência de Administração Gerencial no país):

     

     Princípios implementados: Planejamento, Descentralização, Delegação, Coordenação e Controle

  • Decreto-Lei N.º 200/67

    Art. 6.º - As atividades da Administração Federal obedecerão aos seguintes princípios fundamentais:

    a) Planejamento. (I)

    b) Centralização. Descentralização (III)

    c) Coordenação. (II)

    d) Controle. (V)

  • GABARITO: LETRA B

    TÍTULO II

    DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

    Art. 6º As atividades da Administração Federal obedecerão aos seguintes princípios fundamentais:

    I - Planejamento.

    II - Coordenação.

    III - Descentralização.

    IV - Delegação de Competência.

    V - Contrôle.

    DECRETO-LEI Nº 200, DE 25 DE FEVEREIRO DE 1967.

  • Excelente explicação

  • MDS TE AMO

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os princípios fundamentais que regem a Administração Federal. Neste caso, marquemos a opção incorreta.

    De acordo com o Decreto-Lei N.º 200/67, art. 6º - As atividades da Administração Federal obedecerão aos seguintes princípios fundamentais:

    • I - Planejamento.
    • II - Coordenação.
    • III - Descentralização.
    • IV - Delegação de Competência.
    • V - Controle.

    Logo, podemos concluir que a alternativa que atende ao comando da questão é a "B". O decreto fala justamente o contrário, em descentralização.

    GABARITO: B

    Fonte:

    DECRETO-LEI Nº 200, DE 25 DE FEVEREIRO DE 1967.


ID
1154782
Banca
IBFC
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Administração Federal compreende a Administração Direta e a Administração Indireta. Baseado no tema, leia as sentenças e assinale a alternativa correta:

I. A Administração Direta se constitui dos serviços integrados na estrutura administrativa da Presidência da República e dos Ministérios.
II. Administração Indireta compreende categorias de entidades, dotadas de personalidade jurídica própria: Autarquias, Empresas Públicas, Sociedades de Economia Mista, fundações públicas.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • lembrete:

    secretarias = órgãos = subdivisões = ministérios = qualquer outra palavra que podemos definir que esteja dentro de uma "Pirâmide Hierárquica" = faz parte de Administração Direta.

    vs

    a administração indireta será o oposto digamos assim.... associar adm indireta com: INSS, BB, CPTM (vejam que não fazem parte de uma pirâmide hierárquica dentro do "poder"... mas sim são entidades diferentes.

    bons estudos!

  • Gab. C

  • Para mim a alternativa I) estava muito incompleta, por isso que julguei como errada.

  • A alternativa I fez menção ao Decreto Lei nº 200/67, que prevê:

    A Administração Federal é composta pela Administração Direta, que se constitui dos serviços integrados na estrutura administrativa da Presidência da República e dos Ministérios [...].

    Achei que estava errada, pois também a achei incompleta, mas depois notei que o enunciado se refere, especificamente, à Administração Federal.

    Gabarito, portanto, letra C

    Avante!

  • Essa questão polemica, não só o presidente, ADM Direta tem Prefeito, Governador, poder executivo.A questão da entender que só o presidente e os ministro fazem parte da ADM Direta!

  • Tanan tive o mesmo pensamento que você, por isso errei a questão.

  •  Colocaram o Presidência da República e dos Ministérios, mas não limitaram somente a eles!


ID
1154785
Banca
IBFC
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A Administração Pública Gerencial se inspira na Administração de Empresas, entretanto, não pode ser confundida com esta última. Sobre alguns conceitos da Administração Pública Gerencial, leia as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta:

I. A administração pública gerencial vê o cidadão como contribuinte de impostos, não como cliente de seus serviços.
II. Na Administração Pública Gerencial os resultados da ação do Estado são considerados bons não apenas porque os processos administrativos estão sob controle, são seguros, como quer a administração pública burocrática, mas porque as necessidades do cidadão- cliente estão sendo atendidas.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • A nova administração pública enxerga o cidadão como um cliente, que deve ter suas necessidades atendidas e satisfeitas. Ela busca a gestão por resultados, que pode ser mensurada por indicadores, como efetividade (impacto).

  • Segundo Bresser Pereira, a administração pública gerencial vê o cidadão como contribuinte de impostos e como cliente dos seus serviços. Os resultados da ação do Estado são considerados bons não porque os processos administrativos estão sob controle e são seguros, como quer a administração pública burocrática, mas porque as necessidades do cidadão-cliente estão sendo atendidas.

  • Gerencial pura: redução de gastos e o cidadão apenas como contribuinte dos impostos.

  • Pode-se dividir a Administração Gerencial em três fases:

    Gerencialismo Puro: As pessoas são tratadas como Contribuintes;

    Consumerism: As pessoas são tratadas como Clientes/Consumidores;

    PSO: As pessoas são tratadas como Cidadãos

  • Gab. B

  • I. A administração pública gerencial vê o cidadão como contribuinte de impostos, não como cliente de seus serviços. ERRADA
    II. Na Administração Pública Gerencial os resultados da ação do Estado são considerados bons não apenas porque os processos administrativos estão sob controle, são seguros, como quer a administração pública burocrática, mas porque as necessidades do cidadão- cliente estão sendo atendidas. CERTO

  • Gabarito: B


    Pessoal, essa questão é muito boa, vejamos


    A administração gerencial, em sua forma mais atual (PSO), trata o destinatário dos serviços públicos como cidadãos detentores de direitos e deveres e não somente como um cliente, visto que em uma relação de consumo, por exemplo, o cliente que detém maior capacidade econômica recebe melhores tratamentos. Nesse caso, o destinatário do serviço público é um cidadão em um aspecto de deter direitos e deveres ajudando na participação política e de outro lado como um cliente recebedor do serviço público. Esses aspectos se desenvolveram em uma linha de tempo evolutiva da administração gerencial:


    1 - Gerencialismo puro - visava à eficiência e a redução de custos e excesso de formalismo como primados maiores. (Sob crítica de deixar de lado os aspectos sociais).

    2 - Consumerism - nessa fase da administração gerencial, o aspecto social passa a ser considerado importante tanto quanto a eficiência e passa a tratar o serviço público como uma espécie de consumo em que as pessoas são tratadas como clientes do serviço público. (A crítica nessa fase se acentuou na ótica de tratar as pessoas como simples cliente, pois são eles os detentores da coisa pública).

    3 - Public service orientation (PSO) - é a fase mais atual da administração gerencial, nessa etapa o gerenciamento busca uma eficiência contínua tratando as pessoas como cidadãos possuidores de direitos e deveres e, da mesma forma, como clientes do serviço público.


  • eu não entendi ,o porque da resposta ser a B!

    Em resumo, a administração pública gerencial vê o cidadão como contribuinte de impostos e como cliente dos seus serviços. Os resultados da ação do Estado são considerados bons não porque os processos administrativos estão sob controle e são seguros, como quer a administração pública burocrática, mas porque as necessidades do cidadão-cliente estão sendo atendidas.


ID
1154788
Banca
IBFC
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

“A Administração Pública gerencial busca o atingimento de metas com a efciência necessária.” Baseado no tema, analise as sentenças abaixo, atribua valores Verdadeiro (V) e Falso (F), e assinale a alternativa que representa a sequência correta de cima para baixo:

( ) Com a Administração Pública Gerencial foca-se no princípio da legalidade, do controle de procedimentos, distanciando-se do controle do resultado a ser obtido pela administração e do cumprimento de metas.
( ) A Administração Pública Gerencial revê as características principais do modelo burocrático, ou seja, as estruturas rígidas, a hierarquia, a subordinação, o controle de procedimentos, passando a direcionar a atuação para o controle de resultados pretendidos.
( ) Com a Administração Pública Gerencial a efciência da administração pública, a necessidade de reduzir custos e aumentar a qualidade dos serviços públicos prestados, tendo o cidadão como benefciário, torna-se a meta do Estado, a essência da atividade desempenhada por este.

A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • FCC fazendo escola. Se a pessoa não souber o assunto vai usar a lógica e errar.

  • distanciando-se do controle do resultado a ser obtido pela administração e do cumprimento de metas. - Como que se distancia do cumprimento de metas, se a adm pública gerencial é extremamente planejada para resultados? 

  • A Administração Pública Gerencial revê as características principais do modelo burocrático, ou seja, as estruturas rígidas, a hierarquia, a subordinação, o controle de procedimentos, passando a direcionar a atuação para o controle de resultados pretendidos. 

    JAMAIS! Assertiva completamente desfocada. 

    APG é flexível, descentralização administrativa, maior autonomia gerencial, controle dos resultados. A semelhança com o modelo burocrático está em: separação do interesse público x privado, profissionalismo, impessoalidade, racionalidade.

  • Gabarito Vitória, a APG não rompeu totalmente com os preceitos da Adm. Burocrática, apenas direcionou o foco da gestão para os fins (controle de resultados) e não SOMENTE para os meios. Por isso a questão diz: "A Administração Pública Gerencial revê as características principais do modelo burocrático, ou seja, as estruturas rígidas, a hierarquia, a subordinação, o controle de procedimentos, passando a direcionar a atuação para o controle de resultados pretendidos."

     

    O que acontece é que a Adm. Burocrática parava nos meios. Seus controles eram rígidos para padronizar e diminuir a variabilidade nos processos operacionais e administrativos, mas não, necessariamente, interessava a eficácia, efetividade e o alcançe da qualidade. O lance era ser efetivo, mais com menos. A APG veio justamente para focar na efetividade e a qualidade nos resultados. Mas, para isso, não precisava 'jogar fora' tudo o que a Adm. Burocrática havia conquistado. Bastava ajustar o foco.

     

    Olhe para a Adm. Pública: você ainda tem procedimentos, estruturas hierárquicas (autoridade e subordinação), entre outros aspectos burocráticos. O próprio princípio constitucional da LEGALIDADE representa um aspecto burocrático, ou seja, é uma forma de controle pra não virar 'Casa da mãe Joana'. Contudo, o foco maior está na efetividade e qualidade dos resultados e na percepção que nós, como sociedade, somos clientes da Adm.Pública, pagamos por ela e esperamos receber serviços de qualidade, que atendam nas expectativas e necessidades.
     

    Nossa, ficou textão, mas espero ter contribuído para esclarecer sua dúvida. Bons estudos!   ;)

  • ( F ) Com a Administração Pública Gerencial foca-se no princípio da legalidade, do controle de procedimentos, distanciando-se do controle do resultado a ser obtido pela administração e do cumprimento de metas.
    ( V ) A Administração Pública Gerencial revê as características principais do modelo burocrático, ou seja, as estruturas rígidas, a hierarquia, a subordinação, o controle de procedimentos, passando a direcionar a atuação para o controle de resultados pretendidos.
    ( V ) Com a Administração Pública Gerencial a efciência da administração pública, a necessidade de reduzir custos e aumentar a qualidade dos serviços públicos prestados, tendo o cidadão como benefciário, torna-se a meta do Estado, a essência da atividade desempenhada por este.

    .

     

  • Como assim??????

    Como podem dizer que a acertiva II está correta? Baseado em que fundamentação?

    Até onde sei a APG não é rígida e sim flexível!

    (Que Deus tenha misericórdia de nós!)

  • Graci Determinada, o item fala que REVÊ características do modelo burocrático, no qual está incluído a estrtura rígida. Faltou atenção..


ID
1154791
Banca
IBFC
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A Teoria Neoclássica complementa contribuições anteriores com novas abordagens sobre departamentalização. De acordo com a Teoria Neoclássica, leia as sentenças abaixo, e assinale a alternativa correta:

I. Na medida em que ocorre a especialização do trabalho, a organização passa a ter a necessidade de coordenação dessas diferentes atividades, agrupando- as em unidades maiores. O princípio que deve reger a departamentalização ou agrupamento de atividades é o princípio da segregação.
II. A Departamentalização é um meio para se obter homogeneidade de tarefas em cada órgão. As funções são homogêneas à medida em que seu conteúdo apresenta semelhanças entre si.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • A abordagem neoclássica nada mais é do que a redenção da Teoria Clássica devidamente atualizada e redimensionada aos problemas administrativos atuais e ao tamanho das organizações de hoje. Em outros termos, a Teoria Neoclássica representa a Teoria Clássica colocada em um novo figurino e dentro de um ecletismo que aproveita a contribuição de todas as demais teorias administrativas.

    A abordagem neoclássica baseia-se nos seguintes fundamentos:

    1. A Administração é um processo operacional composto por funções, como: planejamento, organização, direção e controle.

    2. Como a Administração envolve uma variedade de situações organizacionais,ela precisa fundamentar-se em princípios básicos que tenham valor preditivo. 

    A Administração é uma arte que, como a Medicina ou a Engenharia, deve se apoiar em princípios universais.

    4. Os princípios de administração, a exemplo dos princípios das ciências lógicas e físicas, são verdadeiros

    5. A cultura e o universo físico e biológico afetam o meio ambiente do administrador.

    Como ciência ou arte, a teoria da Administração não precisa abarcar todo o conhecimento para poder servir de fundamentação científica aos princípios de Administração.


    CHIAVENATO (2010: P.  24, 25)

  • Oi????? Espero nunca fazer avaliações suas IBFC! (desculpa galera, só um desabafo)

  • Afinal, qual é o erro da I? O site precisa urgentemente de um professor para explicar as questões de Adm. Geral.


    I. Na medida em que ocorre a especialização do trabalho, a organização passa a ter a necessidade de coordenação dessas diferentes atividades, agrupando- as em unidades maiores. O princípio que deve reger a departamentalização ou agrupamento de atividades é o princípio da segregação. 

  • O erro da I é o princípio da segregação. Se a organização passa ter dificuldades em coordenar os departamentos, não poderá jamais adotar a segregação (a margem, separados) e sim juntar da melhor maneira possível para obter um controle (informação) desejado dos departamentos. Nesse caso me parece que o examinador prescreve uma departamentalização funcional. Ele poderia ser mais contundente.

  • O Princípio que Deve Reger a Departamentalização é o Princípio da Homogeneidade.

  • Na medida em que ocorre a especialização do trabalho, a organização passa a ter a necessidade de coordenação dessas diferentes atividades, agrupando- as em unidades maiores. O princípio que deve reger a departamentalização ou agrupamento de atividades é o princípio da segregação. ERRADA

    Estudar administração não é fácil realmente. Sou formanda em Administração, mas quando se trata de concursos, a matéria fica muito complicada. Olha o que encontrei em dois livros do Chiavenato:

    -------------------

    Reuniões de confrontação intergrupal. Para desenvolver a interface entre os grupos e melhorar a coordenação entre grupos. É o desenvolvimento intergrupal. A departamentalização segrega e separa criando fronteiras dentro da organização e tomando a coordenação e a cooperação essenciais à realização empresarial. Essa fase busca aprender a atingir o máximo de cooperação e coordenação.

    Fonte: Adm. Geral e Pública - Chiavenato, pág. 137.

    ------------------

    Mas a questão foi retirada desse livro, também do Chiavenato.

    Na medida em que ocorre a especialização do trabalho, a organização passa a agrupar diferentes atividades em unidades maiores para garantir uma adequada coordenação e integração. Daí o princípio da homogeneidade: as funções devem ser designadas a unidades organizacionais na base da homogeneidade de conteúdo, com o objetivo de alcançar operações mais eficientes e econômicas. As funções são homogêneas na medida em que seu conteúdo apresenta certas semelhanças entre si.

    Introduçao a Teoria Geral Da Administraçao, Chiavenato, pág. 170.

    ------------

    Enfim, a alternativa está errada por dizer que p princípio que deve reger a departamentalização é o da segregação. Há segregação na departamentalização também, mas o princípio que REGE  a departamentalização é o da homogeneidade.

  • Já vi outros comentários seus Vanessa, são muito bons!

  • Vanessa, obrigada pelos seus comentários. São sempre de grande valia. 

  • Departamentalização é o agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondente recursos (humanos, financeiros, materiais e equipamentos) em unidades organizacionais. 

    1. Segregação:  ato ou efeito de segregar(-se); afastamento, separação, segregamento.

    2.  Homogeneidade: qualidade, característica, propriedade do que é homogêneo; homogenia

  • Se bem entendi pelos comentários e simplificando... A departamentalização é a junção de atividades parecidas, ou seja, homogêneas. A primeira assertiva diz que a departamentalização deve reger-se pelo princípio da segregação, o que está errado, pois segregação significa separação/distinção/diferenciação, uma vez que departamentalização rege-se pela igualdade/semelhança de funções que são agrupadas. Porém, a departamentalização cria uma certa segregação na organização, pois ao se criar departamentos, cria-se uma separação entre grupos.

    Logo, a segregação é uma consequência da departamentalização e esta última rege-se pela homogeneidade. 
  • Resp.: letra B. Apenas a segunda assertiva está correta.

     

  •  

    significado de homogeneidade:caracteriscas,agrupamento de atividades,melhor desempenho,com o objetivo de alcançar operações mais eficientes e econômicas.

    entendimento de departamentalização segundo mestre dos magos: Ela é um meio pelo
    qual se atribuem e SE AGRUPAM ATIVIDADES DIFERENTES
    por meio da ESPECIALIZAÇÃO DOS ORGÃOS, a fim de se obter melhores resultados no conjunto
    do que fosse necessario a dispersar todas atividades de uma organizaçao indistintamente.

    Assim, o princípio que deve
    reger
    a departamentalização ou agrupamento de
    atividades é o princípio da homogeneidade.

  • I-Errada. Diz respeito ao princípio da Homogeneidade.

    Link: https://books.google.com.br/books?id=0j1NJ69Zm0kC&pg=PA234&lpg=PA234&dq=princ%C3%ADpio+que+deve+reger+a+departamentaliza%C3%A7%C3%A3o+ou+agrupamento+de+atividades&source=bl&ots=HRVPImOO4L&sig=LL71dM1yzLAHveiv_xhRtCjIW2s&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwiQx9mI7OnNAhVCTJAKHYaDAGgQ6AEIJDAB#v=onepage&q=princ%C3%ADpio%20que%20deve%20reger%20a%20departamentaliza%C3%A7%C3%A3o%20ou%20agrupamento%20de%20atividades&f=false.

    II- correta.

  • Segregação = separação 

     

  • I - Chiavenato - Introdução a TGA p. 209:

     

    "Na medida em que ocorre a especialização do trabalho, a organização passa a necessitar de coordenação dessas diferentes atividades, agrupando-as em unidades maiores. Daí o princípio da homogeneidade: as funções devem ser designadas a unidades organizacionais na base da homogeneidade de conteúdo, com o objetivo de alcançar operações mais eficientes e econômicas."

  • A departamentalização deve visar a homogeneidade, mas não é um meio para alcançá-la. O meio para alcançar é a padronização... alguém pode me ajudar? 

  • I. Na medida em que ocorre a especialização do trabalho, a organização passa a ter a necessidade de coordenação dessas diferentes atividades, agrupando- as em unidades maiores. O princípio que deve reger a departamentalização ou agrupamento de atividades é o princípio da segregação.

     

    Segregar é um verbo transitivo que significa separarapartarcolocar de ladoisolarexpulsar ou expelir.

     

    Você faz a departamentalização com homogenidade entre os departamentos e não segregação.

     


ID
1154794
Banca
IBFC
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os principais tipos de departamentalização são por funções (funcional), por produtos ou serviços, por localização geográfica, por clientes, por fases do processo, por projetos. Leia abaixo algumas vantagens da departamentalização funcional e assinale a alternativa correta:

I. Orienta as pessoas para uma específica atividade concentrando sua competência de maneira eficaz e simplifica o treinamento do pessoal.
II. Garante plena utilização das habilidades técnicas das pessoas. Porque se baseia no princípio da especialização ocupacional.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Nesse tipo de departamentalização, o agrupamento é feito tendo em vista a semelhança das tarefas, habilidades e recursos para a execução de cada função específica. Suas principais vantagens são: junta todas as pessoas que executam as mesmas tarefas em um só departamento, facilitando a utilização das capacidades técnicas das mesmas; facilita o treinamento e é indicada para organizações em setores mais estáveis e que não mudem muito seus produtos e serviços.

      Já as desvantagens se relacionam com uma falta de coordenação entre os departamentos, a dificuldade de se adaptar às mudanças externas e uma visão mais “estreita” dos membros dos departamentos, pois só analisam seus próprios problemas


    Gabarito C.

    Fonte: Chiavenato, Introdução à Teoria Geral da Administração, 2011

  • Chiavenato, Introdução à TGA, p.212

     

    Vantagens da departamentalização funcional


    A departamentalização por funções apresenta as seguintes vantagens:


    a. Permite agrupar vários especialistas sob uma única chefia comum, quando sua atividade é especializada.

    b. Garante plena utilização das habilidades técnicas das pessoas Isso porque se baseia no princípio da especialização ocupacional.

    c. Permite economia de escala pela utilização integrada de pessoas, máquinas e produção em massa.

    d. Orienta as pessoas para uma específica atividade concentrando sua competência de maneira eficaz e simplifica o treinamento do pessoal.

    e. É indicada para circunstâncias estáveis de poucas mudanças e que requeiram desempenho continuado de tarefas rotineiras.

    f. Aconselhada para empresas que tenham produtos ou serviços que permaneçam inalterados por longo prazo.

    g. Reflete elevado nível de auto-orientação e de introversão administrativa por parte da organização.

  • "Garante"??? Acho que é a primeira vez que estou contra ao pensamento de Chiavenato...mas se está no livro, a questão está correta!!!
  • Essas palavras só nos derrubam!!! "garantiu meu erro" kkkkkkk

  • GAB C

     

    Vantagens da departamentalização :



    I. Orienta as pessoas para uma específica atividade concentrando sua competência de maneira eficaz e simplifica o treinamento do pessoal.

    Sim. Agrega vários especialistas e os treina explorando suas habilidades.


    II. Garante plena utilização das habilidades técnicas das pessoas. Porque se baseia no princípio da especialização ocupacional.

    Garante tanto o aproveitamento máximo das capacidades técnicas dos especialistas como leva em conta o princípio de economia de escala. Ex: uma máquina de xerox é utilizada por todos os setores da empresa.

     

    "Não importa quantas pessoas bem sucedidas você veja, sempre vai ser injusto se comparar e negar seu próprio progresso."

  • Essa banca gosta de considerar a palavra "garante" como verdadeira, indo de encontro a qualquer experiência de concurseiro, que está acostumado a considerar errada a alternativa que aparecer com palavras que restringem ou ampliam muito o alcance de uma afirmação.

    Porém, não dá pra dizer que ela age SEMPRE assim. Há exceções. Por isso é importante, sempre, ler alternativa por alternativa. É melhor não arriscar hehe

  • Para que a questão seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimento sobre o critério de departamentalização funcional. Vejamos, de acordo com esse critério, como as afirmações apresentadas podem ser julgadas.

    O modelo de departamentalização funcional fundamenta-se no agrupamento de atividades por especialidades, isto é, aquelas funções semelhantes são agrupadas em um só departamento, como produção, vendas e finanças. Chiavenato indica em sua obra que a departamentalização por funções é indicada para circunstâncias estáveis e de pouca mudança e que requeiram o desempenho de atividades rotineiras e que permaneçam inalteradas por longo prazo.

    A departamentalização funcional possui como vantagens (CHIAVENATO, p212, 2014). :

    • Permite agrupar vários especialistas sob uma única chefia comum, quando sua atividade é especializada.
    • Garante plena utilização das habilidades técnicas das pessoas, pois se baseia no princípio da especialização ocupacional.
    • Permite economia de escala pela utilização integrada de pessoas, máquinas e produção em massa.
    • Orienta as pessoas para uma atividade específica, concentrando sua competência de maneira eficaz, e simplifica o treinamento do pessoal.
    • É indicada para circunstâncias estáveis, de poucas mudanças e que requeiram desempenho continuado de tarefas rotineiras.
    • É aconselhada para empresas que tenham produtos ou serviços que permaneçam inalterados por longo prazo.
    • Reflete elevado nível de auto-orientação e de introversão administrativa por parte da organização

    Após verificar o assunto, concluímos que a alternativa "C" é a correta.

    GABARITO: C

    Fonte: CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014.

  • Talvez fosse melhor substituir a palavra "garantir" por "possibilitar".


ID
1154797
Banca
IBFC
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

“A administração por Objetivos (APO) ou administração por resultados constitui o modelo administrativo identificado com o espírito pragmático e democrático da Teoria Neoclássica.” Dando sequência ao tema, leia as sentenças e assinale a alternativa correta:

I. A APO é um processo pelo qual gerentes e subordinados identificam objetivos comuns, definem as áreas de responsabilidade de cada um em termos de resultados esperados e utilizam estes objetivos como guias para sua atividade.
II. Dentro da concepção da APO o gerente e o subordinado se reúnem, discutem, negociam, e formulam os objetivos de desempenho para o subordinado, em conjunto. Metas e resultados são negociados e a formulação dos objetivos é autocrática por parte da gerência.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Tudo está correto até a parte "e a formulação dos objetivos é autocrática por parte da gerência"; a formulação dos objetivos na APO não é autocrática e sim democrática, por ambas as partes.

  • Que eu saiba, essas definições da questão correspondem a APPO (Avaliação Participativa por Objetivo) e aí sim a segunda afirmação estaria errada por ser chamada de autocrática. A APPO, veio em substituição a APO, justamente por esta ter se mostrado não participativa, não democrática, ser um modelo que na prática se mostrou autocrático, rigoroso.

    Alguém poderia explicar melhor? Eu não possuo um livro de referência aqui, eu aprendi assistindo aula... Obrigada.

  • Chiavenato, Introdução à TGA, p.228

     

    Características da APO


    A APO é um processo pelo qual gerentes e subordinados identificam objetivos comuns, definem as áreas de responsabilidade de cada um em termos de resultados esperados e utilizam esses objetivos como guias para sua atividade.

    (...)

    1. Gerente e subordinado se reúnem, discutem, negociam e em conjunto formulam os objetivos de desempenho para o subordinado. Objetivos, metas e resultados são negociados entre eles. A formulação de objetivos é consensual e participativa.

  • As afirmativas I e II estão corretas.

  • Autocrático: líder rígido e centralização de decisões.

     Democrático: líder delega atribuições. Podendo ser:

    - Consultivo: líder decide.

    - Participativo: grupo decide.

     Liberal: líder apenas responde dúvidas e fornece os recursos necessários

    II. Dentro da concepção da APO o gerente e o subordinado se reúnem, discutem, negociam, e formulam os objetivos de desempenho para o subordinado, em conjunto. Metas e resultados são negociados e a formulação dos objetivos é autocrática por parte da gerência.

    OBS : A formulação de objetivos é DEMOCRÁTICO( consensual e participativa)

  • APO os objetivos são definidos em conjunto:líder e subordinado,portanto não é uma definição autocratica de objetivos e sim democrática.

  • A Avaliação Participativa por Objetivos (APO) ocorre quando o gestor planeja, juntamente com o subordinado, as metas de desempenho e os meios de alcançá-lo. Dentro desta moderna forma de avaliação, temos que a formulação dos objetivos acontece de forma clara e consensual, com a intensa participação do liderado, negociação entre ambos para a alocação dos recursos necessários, e aceitação das métricas por ambas as partes. Além disso, na avaliação participativa por objetivos (APO), a medição dos resultados ocorre de forma constante e há um intenso processo de retroação de dados e feedback, aumentando assim a comunicação e confiança entre o gestor e o subordinado.

    Depois desta rápida revisão dos conceitos da APO, podemos julgar os itens:

    I. Correto. Vimos na explicação acima que a Administração Participativa por Objetivos é um intenso processo de definição de objetivos, controle e avaliação conjuntos entre líder e liderado.

    II. Errado. Esta parte do item está completamente correta: “Dentro da concepção da APO o gerente e o subordinado se reúnem, discutem, negociam, e formulam os objetivos de desempenho para o subordinado, em conjunto. Metas e resultados são negociados”. O problema está na afirmativa que vem em seguida, que diz que a formulação dos objetivos é autocrática (imposta, decidida somente pelo gestor, de forma autoritária). Na verdade, tudo é negociado e definido em conjunto. Por isso a assertiva se torna incorreta.

    Gabarito: A

  • Moral da história: as duas afirmações estão corretas. Essa banca não é certa mesmo não, galera


ID
1154800
Banca
IBFC
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A tarefa principal de um gestor é garantir que sua equipe atinja os resultados esperados. Sobre o gerenciamento do trabalho em equipe, leia as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta:

I. Uma das primeiras coisas que um gestor precisa considerar ao montar sua equipe é identificar quais são as capacidades e habilidades necessárias para a realização dos trabalhos.
II. Responsabilidades e obrigações confusas desperdiçam tempo, aumentam a sobrecarga gerencial e contribuem significativamente para o aumento dos riscos.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com Clock e Goldsmith,3 para que uma equipe tenha sucesso são necessárias algumas habilidades:

      Habilidades de Comunicação – sem uma comunicação eficaz entre os membros da equipe, será muito difícil atingir os resultados desejados. Os canais de comunicação devem estar sempre abertos.

      Habilidade de Autogerenciamento – A equipe deve, em conjunto, ultrapassar obstáculos por meio da construção de um senso de propriedade, responsabilidade, compromisso e eficiência de cada membro, encorajando a total participação e a autocrítica para melhorar incessantemente as condições de trabalho.

      Habilidades de Liderança – Devem existir oportunidades para que todos exerçam a liderança. Cada membro deve aprender a organizar, colaborar, planejar, facilitar, relacionar e servir como coach e mentor.

      Habilidades de Responsabilidade – Cada membro da equipe é responsável não só pelo seu trabalho, mas também pelo trabalho dos seus colegas. A responsabilidade do trabalho é compartilhada por todos.

      Habilidade de Apoio à Diversidade – Quanto mais diversificada a equipe, tanto maior sua habilidade de responder a novos problemas e apresentar novas soluções. Os preconceitos devem ser evitados. Pessoas com “perfis” diferentes trazem novas ideias e pontos de vista que podem acrescentar e enriquecer o trabalho da equipe.

      Habilidade de Retroação e Avaliação – Sem aprender com os erros passados, nenhuma equipe cresce. Devemos incentivar a autocrítica e a busca pelo autoaprendizado constante.

      Habilidade de Planejamento Estratégico – Em vez de responder a problemas com respostas isoladas, a equipe deve utilizar o planejamento estratégico para mapear os desafios e as oportunidades de modo participativo.

      Habilidade de Conduzir Reuniões Bem-sucedidas – Não deve existir perda de tempo com reuniões longas e pouco produtivas. A equipe deve aprender a utilizar técnicas de modo que as reuniões sejam curtas e produtivas.

      Habilidade de Resolver Conflitos – A equipe deve aprender a resolver problemas, negociar colaborativamente, responder a situações difíceis e resolver conflitos internos.

      Habilidades de Desfrutar – O trabalho não deve ser encarado como uma “pena” para os membros da equipe. Aprender a gostar do trabalho que é feito e desfrutar dos momentos juntos é importante para que a equipe tenha sucesso


    Gabarito C. RENNÓ (2013: P. 289)



ID
1154803
Banca
IBFC
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Existem alguns itens principais que devem ser seguidos pelos gestores de equipes que buscam bons resultados. Baseado no tema, leia as sentenças e assinale a alternativa correta:

I. Atribuir funções claras e objetivos definidos contribui fundamentalmente para o bom resultado de uma equipe. A clareza se restringe à atribuição das funções, não sendo relevante a forma como estas funções devam ser realizadas.
II. Manter uma distribuição de trabalho justa entre os membros da equipe pode ser um item relevante para o sucesso.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com Clock e Goldsmith,3 para que uma equipe tenha sucesso são necessárias algumas habilidades:

     Habilidades de Comunicação – sem uma comunicação eficaz entre os membros da equipe, será muito difícil atingir os resultados desejados. Os canais de comunicação devem estar sempre abertos.

      Habilidade de Autogerenciamento – A equipe deve, em conjunto, ultrapassar obstáculos por meio da construção de um senso de propriedade, responsabilidade, compromisso e eficiência de cada membro, encorajando a total participação e a autocrítica para melhorar incessantemente as condições de trabalho.

      Habilidades de Liderança – Devem existir oportunidades para que todos exerçam a liderança. Cada membro deve aprender a organizar, colaborar, planejar, facilitar, relacionar e servir como coach e mentor.

      Habilidades de Responsabilidade – Cada membro da equipe é responsável não só pelo seu trabalho, mas também pelo trabalho dos seus colegas. A responsabilidade do trabalho é compartilhada por todos.

      Habilidade de Apoio à Diversidade – Quanto mais diversificada a equipe, tanto maior sua habilidade de responder a novos problemas e apresentar novas soluções. Os preconceitos devem ser evitados. Pessoas com “perfis” diferentes trazem novas ideias e pontos de vista que podem acrescentar e enriquecer o trabalho da equipe.

      Habilidade de Retroação e Avaliação – Sem aprender com os erros passados, nenhuma equipe cresce. Devemos incentivar a autocrítica e a busca pelo autoaprendizado constante.

      Habilidade de Planejamento Estratégico – Em vez de responder a problemas com respostas isoladas, a equipe deve utilizar o planejamento estratégico para mapear os desafios e as oportunidades de modo participativo.

      Habilidade de Conduzir Reuniões Bem-sucedidas – Não deve existir perda de tempo com reuniões longas e pouco produtivas. A equipe deve aprender a utilizar técnicas de modo que as reuniões sejam curtas e produtivas.

      Habilidade de Resolver Conflitos – A equipe deve aprender a resolver problemas, negociar colaborativamente, responder a situações difíceis e resolver conflitos internos.

      Habilidades de Desfrutar – O trabalho não deve ser encarado como uma “pena” para os membros da equipe. Aprender a gostar do trabalho que é feito e desfrutar dos momentos juntos é importante para que a equipe tenha sucesso


    Gabarito C. RENNÓ (2013: P. 289)


  • GAB B

    Né Vanessa?! É irrelevante como vai ser feito? Claro que não né...


ID
1154806
Banca
IBFC
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Existem algumas características básicas que se manifestam nas equipes de alta performance. Baseado no tema, leia as sentenças e assinale a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • A questão cobra do candidato o conhecimento mediano por trás dos conceitos: Equipe de Trabalho e Grupos dentro da ambiência organizacional.

    Um grupo de trabalho é aquele que interage basicamente para compartilhar informações e tomar decisões, a fim de ajudar cada membro em certo desempenho em uma área de responsabilidade (ROBBINS, 2005).

      Os grupos de trabalho não têm necessidade nem oportunidade de se engajar em um trabalho coletivo que requeira esforço conjunto. Assim, o desempenho deles é apenas a somatória das contribuições individuais dos membros. Não existe uma sinergia positiva que possa criar um nível geral de desempenho maior do que a soma das contribuições individuais.

      1.2 Equipes de trabalho

      As equipes de trabalho geram uma sinergia positiva por meio do esforço coordenado. Os esforços individuais resultam em um nível de desempenho maior do que a soma das contribuições individuais


    Gabarito D. 
    Fonte: RIBAS E SALIM; ROBINS (2013:  P. 189)


  • Gabarito D.

    A questão fala da ausência de sinergia na equipe, mas é o contrário, Uma equipe sinérgica é aquela que possui metas em comum, pensa na mesma linha e age harmoniosamente e conjuntamente para superar obstáculos e vencer desafios. Vale destacar que sem sinergia, os membros do grupo caminham em direções opostas e custam a conquistar os ideais corporativos.


ID
1154809
Banca
IBFC
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A avaliação de desempenho é um instrumento muito usado na administração de RH. Sobre o tema, leia as sentenças e assinale a alternativa correta:

I. A avaliação de desempenho foi criada basicamente para acompanhar o desenvolvimento cognitivo dos empregados durante sua permanência na organização e especificamente para medir seu nível de CHA (conhecimentos, habilidades e atitudes). Através deste instrumento as empresas podem direcionar seus programas de treinamento.
II. Fornecer feedback às pessoas é o processo de avaliar, informar e reforçar o desempenho humano. Uma das mais importantes finalidades do processo de controle é dar ao gestor elementos para fornecer feedback aos integrantes de sua equipe.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C. 

    Além de proporcionar feedback aos funcionários, a avaliação de desempenho também serve:

      • como base na distribuição e alocação de recompensas, uma vez que as recompensas diretas e indiretas, além de promoções e movimentações, podem ser atreladas ao resultado da avaliação de desempenho;

      • como auxílio na tomada de decisões gerenciais, uma vez que a avaliação demonstra pontos de melhorias e pontos de destaque no desempenho dos funcionários;

      • como input no processo de identificação de necessidades de treinamento e desenvolvimento, tendo em vista que os resultados negativos apresentados na avaliação de desempenho demonstram a necessidade de melhoria do resultado dos funcionários por meio de ações de capacitação;

      • como validação do processo de seleção de pessoal, tendo em vista que, se o funcionário foi bem avaliado alguns meses após a contratação, significa que a seleção, e posterior escolha por ele, foi correta


    Fonte: RIBAS E SALIM.  (2013: 94)

  • I.Correto. A gestão do desempenho planeja, auxilia e mede o desempenho dos funcionários em termos de conhecimentos, habilidades e atitudes (competências) durante o período em que estes estiverem trabalhando na empresa. Este processo está interligado com várias outras atividades da Gestão de Pessoas, inclusive para fornecer informações de necessidades de treinamento e desenvolvimento, recrutamento e seleção, transferências, promoções e reconhecimento de pessoas, entre outros. Assim, a avaliação de desempenho fornece informações dos objetivos atingidos e dos comportamentos dos funcionários e, a partir daí, a organização pode direcionar seus esforços para auxiliar os funcionários no seu desenvolvimento, como fornecendo treinamentos, por exemplo.

    II. Correto. Uma das características mais incríveis da avaliação de desempenho é a possibilidade de prover os funcionários de feedback de qualidade, ou seja, de informações acerca do seu desempenho e de planos para a melhoria contínua, visando sempre o desenvolvimento das pessoas no trabalho e o alcance dos objetivos organizacionais.

    Gabarito: C


ID
1154812
Banca
IBFC
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

O Gerenciamento dos riscos é um processo sistemático de definição, análise e resposta aos riscos. Sobre o processo de gerenciamento dos riscos, avaliação administrativa dentro de uma organização, leia as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta:

I. Sob o ponto de vista gerencial as causas dos riscos são os aspectos mais importantes. Devem ser investigadas, analisadas, e comprometidas para que possam ser empreendidas ações adequadas de gerenciamento destes riscos.
II. O gerenciamento dos riscos tem por objetivo minimizar os resultados dos eventos positivos e maximizar as consequências dos eventos negativos.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • II. O gerenciamento dos riscos tem por objetivo minimizar (MAXIMIZAR) os resultados dos eventos positivos e maximizar (MINIMIZAR) as consequências dos eventos negativos. 
     

  • I. Sob o ponto de vista gerencial as causas dos riscos são os aspectos mais importantes. Devem ser investigadas, analisadas, e comprometidas para que possam ser empreendidas ações adequadas de gerenciamento destes riscos. 

    GABARITO (CERTO)

    Os riscos do projeto podem influenciar o objetivo almejado, negativamente ou positivamente, sob a forma de ameaças ou oportunidades, por isso o gerenciamento dos riscos é essencial em qualquer projeto para aumentar as taxas de sucesso, porque não adianta somente identificá-los e sim gerenciá-los.

    Os riscos envolvem incertezas e perdas, sendo assim todos os projetos têm algum risco, ou então não seriam projetos. Todo projeto possui um responsável por administrá-lo que é o gerente de projeto, sendo necessário que ele seja capaz de identificar problemas concretos, de preferência com sua probabilidade e impactos que poderão ocorrer.

    Os riscos estão ligados diretamente ao projeto, se os riscos realmente se concretizarem durante a execução, causará ameaças aos planos, atraso nos cronogramas e aumento dos custos.

    Através de três componentes pode ser feito a análise: pelo evento, pela probabilidade e pelo impacto. Mas, geralmente os gerentes se concentram em evitá-los, pois é conhecido como um evento de consequências negativas, pois envolvem custo, tempo e qualidade, se esquecendo que os riscos podem ser positivos, que a partir de um risco pode surgir uma oportunidade.

    Muitas vezes o analista encontra nas ameaças novas oportunidades de negócios, pois na maioria dos casos o que significa risco para uma empresa pode caracterizar oportunidade para outra.

    Projetos precisam ser bem geridos por profissionais capacitados, estes devem estar preparados para qualquer eventualidade que ocorrer sabendo como contorná-los sem ter que parar ou comprometer todo o projeto.

    O Gerenciamento de riscos é algo que merece muita atenção e que as empresas devem se planejar antecipadamente para que os riscos não causem grandes impactos comprometendo o sucesso.

     

     

    II. O gerenciamento dos riscos tem por objetivo minimizar os resultados dos eventos positivos e maximizar as consequências dos eventos negativos. 

    GABARITO (ERRADO)

    Questão bem interpretativa.

    O objetivo de um gerenciamento proativo é aumentar a probabilidade e o impacto dos eventos positivos (oportunidades) e reduzir a probabilidade e o impacto dos eventos negativos (ameaças) do projeto.

     

    GABARITO LETRA A

     

    Referência

     

    SANTOS,Paulo Sérgio Monteiro dos.Gestão de riscos empresariais,Um guia prático e estratégico para gerenciar os riscos de sua empresa.Osasco-SP:Novo Século Esitora,2002.

     

    Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/academico/a-importancia-do-gerenciamento-de-riscos-em-um-projeto/98452/

  • Questões da IBFC sobre Administração tem seus proprios fundamentos, que não sei dizer de onde vem essas teorias (deve ser da cabeça do examinador), mas analisando podemos descartar previamente a segunda alternativa, observando que se fosse outra banca conceituada poderia dar margem para erros a primeira alternativa, generalizar que as causas dos riscos são os aspectos mais importantes e um pouco duvidoso, visto que no gerenciamento de riscos todos aspectos são importantes como causa, prevenção, impacto, etc.

     

    Então essa analise "fria" vale apenas para IBFC.

  •  as causas dos riscos são os aspectos mais importantes. Devem ser investigadas, analisadas, e comprometidas.....

    *AS CAUSAS DEVEM SER....COMPROMETIDAS????

    Alguém se habilita?


ID
1154815
Banca
IBFC
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

“Uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por fnalidade realizar propósitos coletivos.” Uma organização é formada pela soma de pessoas, máquinas, recursos, fnanceiros entre outros. Sobre organização, estrutura organizacional, leia as sentenças abaixo e assinale a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • Pessoal, ele pediu a incorreta: ) A organização da empresa também pode ser defnida como a ordenação e agrupamento de atividades e recursos, visando o alcance dos objetivos e resultados estabelecidos, de forma individual e independente. 


    Deveria ser: integrada e interdependente. 

  • Questão confusa...

  • A 'a' estaria errada se estivesse 'se resumem à...'

  • Pensei o mesmo que o Ednardo Raposo.

    Questão de interpretação.


ID
1154818
Banca
IBFC
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Técnicas Administrativas

Atualmente é considerado ideal que os sistemas sejam desenvolvidos sob a atuação efetiva do princípio sistêmico da área de Organização e Métodos (O&M). Sobre o tema, leia as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta:

I. Método é a forma de se executar os sistemas da organização com o menor dispêndio de energia e maior eficácia do executante.
II. A Organização no sentido sistêmico ou no sentido puro da atividade de O&M é vista como o desenvolvimento ou adequação dos sistemas funcionais da empresa, de forma a capacitá-la ao desenvolvimento de suas atividades dentro dos conceitos de produtividade.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    O conceito de organização dentro do campo administrativo é de gerir capital, recursos humanos, equipamentos e processos com o objetivo de se atingir um determinado resultado.

    A Organização no sentido sistêmico ou no sentido puro da atividade de OSM (Organização, Sistemas e Métodos) é vista como o desenvolvimento ou adequação dos sistemas funcionais da Empresa, de forma a capacitá-la ao desenvolvimento de suas atividades dentro dos conceitos de produtividade.

    Quanto ao Método, de forma mais prática, seria traduzido como a forma de executar os referidos sistemas com o menor dispêndio de energia e maior eficácia do executante.

    Os Sistemas podem ser conceituados como um conjunto de métodos, procedimentos e/ou técnicas, que trabalhados geram informações necessárias ao processo decisório da Empresa.

    Ele trabalha tanto as informações processadas no computador, quando as processadas manualmente.

    Assim, definindo Organização, Sistemas e Métodos, teremos como seu objetivo principal a procura de sistemas racionais, que executem as várias tarefas da empresa dentro do parâmetro de produtividade e eficiência garantindo, assim, a segurança de tais procedimentos e das informações envolvidas.

    Disciplina: ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS http://jwnovato.sites.uol.com.br/OSMUmaIntroducao.htm


ID
1154821
Banca
IBFC
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Técnicas Administrativas

Um adequado desenvolvimento de um sistema de Organização e Métodos, desenvolvido pelas próprias unidades organizacionais usuárias, propicia alguns benefícios relevantes. Leia abaixo alguns destes benefícios, e assinale a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • Essa questão nem precisa de um conhecimento técnico para responder. 
    Qualquer mudança em alguma organização, seja ela qual for, como por exemplo cita a questão," a implementação de um sistema", haverá com certeza total resistência e não aceitação imediata do usuário, tudo isto, ocorrera, em virtude de grande movimentação na zona de conforto em que os funcionários se inserem, e de fato isto incomoda.

    Lembrando que a questao pede a incorreta....
  • Gabarito: D.

  • Na verdade, quando os usuários não participam do desenvolvimento do sistema, eles ficam mais DESCONFORTÁVEIS para desempenhar seus trabalhos.

    Gabarito letra D.


ID
1154824
Banca
IBFC
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Leia as sentenças e assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna: “________________ é a relação entre os resultados alcançados e os objetivos.”

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    Eficiência - Fazer certo as coisas (Geralmente Operacional)

    Eficácia - Fazer as coisas certas  (Geralmente Gerencial)
  • Eficiência: relação entre os objetivos e os custos;

    Eficácia: relação entre os objetivos atingido e esperado.

  • “EFICÁCIA é a relação entre os resultados alcançados e os objetivos.”

  • A Eficiência está para os meios assim como a Eficácia está para os fins.

    GAB: A


ID
1154827
Banca
IBFC
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais

A Administração de Materiais é um conjunto de atividades desenvolvidas dentro de uma empresa, de forma centralizada ou não, destinadas a suprir as diversas unidades, com os materiais necessários para assegurar o desempenho normal das respectivas atribuições.” Sobre o tema, leia as sentenças e assinale a alternativa correta:

I. A Administração de Materiais visa à garantia de existência contínua de um estoque, organizado de modo que nunca falte nenhum dos itens que o compõem, mesmo que se torne excessivo o investimento total. Estoque de sobra nunca é um problema.
II. A Administração de Materiais destina-se a dotar a administração dos meios necessários ao suprimento de materiais imprescindíveis ao funcionamento da organização, no tempo oportuno, na quantidade necessária, na qualidade requerida e pelo menor custo.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • A questão pede os conceitos primordiais da área de Administração de Recursos Materiais.  

    O item I está simplesmente incorreto ao afirmar que "estoque não é problema". Estoque significa capital não utilizado. Este, segundo a visão do setor de compras, deve empregado de acordo com o Plano Mestre e se puder  o mínimo. O setor de estoque não visa da mesma forma. Há um embate entre os dois setores. A correta ARM prima pelo equilíbrio e pela boa comunicação entre os setores do alto ao baixo escalão. 

    Já o item II está correto. Conceito cobrado fora abarcado pelo autor Chiavenato em Administração de Materiais: Uma Abordagem Introdutória, 2005


    Gabarito correto Item II

  • Gabarito letra B

     

    I - Errada - Como se sabe que a gestão de estoques impacta nos recursos financeiros disponíveis da empresa, o setor financeiro busca sempre o estoque mínimo possível de modo a “liberar” ao máximo o seu caixa.

     

    II - Um dos objetivos da função compra: Adquirir materiais de forma econômica, compatíveis com a qualidade requerida e de acordo com a sua finalidade ou aplicação.

    ______________________________________________________________________________________________________________

    Fonte: Rodrigo Rennó

     

  • ALTERNATIVA I) ERRADA. Estoque de sobra em excesso é problema. Estoque parado é capital parado. Além disso, um excessivo investimento em estoque onera o sistema de materiais, principalmente a área financeira. Assim, o objetivo básico do controle de estoques é evitar a falta de material e, ao mesmo tempo, evitar estoques excessivos às reais necessidades da empresa.


    ALTERNATIVA II) CORRETA. A administração de materiais é o conjunta de atividades que tem por finalidade o abastecimento de materiais para a organização no tempo certo, na quantidade certa, na qualdiade solicitada e ao menor custo possível.

  • 1 - ESTOQUE PARADO É PREJUDICIAL PORQUE É DINHEIRO PARADO .


ID
1154830
Banca
IBFC
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Leia a sentença e assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna: “________________ é o conjunto de mercadorias, materiais ou artigos existentes fisicamente no almoxarifado à espera de utilização futura e que permite suprir regularmente os usuários, sem causar interrupções às unidades funcionais da organização.”

Alternativas
Comentários
  • Ele definiu estoque. Segundo CHIAVENATO (2005):  Estoque é a composição de materiais -MPs, materiais em processamento, ~ .l!l ~ro materiais semi-acabados, materiais acabados, PAs que não é utilizada em NUM determinado momento na empresa, mas que precisa existir em função de  futuras necessidades. Assim, o estoque constitui todo suprimento que a empresa possui e utiliza no processo de produção de seus produtos e serviços.

  • Isso pra mim nao é definicao de estoque e sim de material acabado.

  • Isso pra mim é estoque mínimo e não estoque propriamente dito. Banca louca!

  • Hudson ele disse na questão "que permite suprir regularmente os usuários"..O estoque minimo não é feito para suprir regularmente a empresa e sim em caso de atraso no fornecimento ou qualquer outra variante.

    Estoque Mínimo - também conhecido como Estoque de Segurança, é a quantidade mínima que deve existir no estoque. Ela se destina a cobrir os atrasos de reposição por parte do fornecedor, e tem a finalidade de garantir que o produto não irá faltar.

  • Se essa for a dúvida de muitos, segue conceito de ...


    ESTOQUE MÍNIMO (tem haver com a área de armazenamento e produção)


    O estoque mínimo é a quantidade mínima a ser estabelecida ao atendimento normal da organização. Ela se destina a cobrir os atrasos de reposição por parte do fornecedor, e tem a finalidade de garantir que o produto não irá faltar.


    As principais causas de faltas de estoque, normalmente são: picos de consumo, atraso na entrega por parte do fornecedor, e você deve estar atento a estes fatos para ter um bom controle de estoque e fazer com que sua empresa mantenha o fluxo de vendas normalmente.


    Também conhecido como estoque mínimo, estoque isolador ou ainda estoque reserva, é o estoque de produto para suprir determinado período, alem do prazo de entrega para consumo ou vendas, prevenindo possíveis atrasos na entrega por parte do fornecedor e garantindo o andamento do processo produtivo caso ocorra um aumento na demanda do item. 


    Deverão ser maiores quanto maior for a distância do fornecedor ou mais problemático for o fornecedor com relação aos prazos de entregas. Quando se trata de estoques, na maioria das ocasiões, não é possível conhecer as demandas de produtos ou os tempos de ressuprimento no sistema logístico. 


    Para garantir disponibilidade do produto, deve-se manter um estoque adicional (estoque de segurança) que tem de ser adicionado ao estoque regular para atender as necessidades de produção, manuseio ou de mercado e que possibilita absorver eventualidades é conhecida.


    Ao estabelecer os valores de estoque mínimo, tenha em mente que um estoque mínimo muito elevado irá representar custos de aquisição e armazenagem, já por outro lado, um estoque mínimo muito baixo poderá causar os chamados "custos de ruptura", ou seja: os custos de não possuir o produto em estoque, isto é: a perda de vendas, ou a paralisação da produção.

  • Não briguem com a banca, joguem o jogo!

     

    Pontos de Estocagem - locais aonde os itens em estoque são armazenados e sujeitos ao controle da administração;

    Estoque Morto ou Inativo - não sofre flutuações, é estático;

    Estoque Mínimo: é a menor quantidade de um artigo ou item que deverá existir em estoque para prevenir qualquer eventualidade ou emergência (falta) provocada por consumo anormal ou atraso de entrega;

    Estoque - conjunto de mercadorias, materiais ou artigos existentes fisicamente no almoxarifado à espera de utilização futura e que permite suprir regularmente os usuários, sem causar interrupções às unidades funcionais da organização;

     

    Fonte: https://www.passeidireto.com/arquivo/1003658/administracao-de-recursos-materiais-e-patrimoniais/3

  • Estoque mínimo e estoque de segurança são coisas diferentes. Mínimo é quanto eu quero ter no estoque quando chegar o lote de compras. O ponto do pedido conta o prazo para, quando chegar o lote, o estoque não estar abaixo desse mínimo. Estoque de segurança é uma reserva para emergências (atraso na entrega, aumento na demanda,...)

  • Pra mim, misturaram conceitos de estoque e estoque mínimo. Aí complica acertar. As bancas não são perfeitas. Eu pediria anulação.

  • GABARITO: LETRA D

    Estoques são materiais ou produtos que ficam fisicamente disponíveis pela empresa, até o momento de ingressarem no processo produtivo ou seguirem para a comercialização direta ao consumidor final

  • GABARITO: LETRA D

    “Estoque é a acumulação armazenada de materiais em um sistema de transformação.”

    Estoque é o somatório de materiais armazenados em uma organização, que permanecem reservados para uso oportuno.

    Estoque é toda e qualquer porção armazenada de material, com valor econômico para a organização, que é reservada para emprego em momento futuro, quando se mostrar necessária às atividades organizacionais.

    FONTE:  Gestão de Materiais Renato Ribeiro Fenili.  


ID
1154833
Banca
IBFC
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Os índices econômicos-financeiros mostram informações sobre solvência, endividamento, gestão, lucratividade do negócio. Eles fornecem diferentes perspectivas sobre o desempenho de um negócio. Sobre o tema, leia as sentenças e assinale a alternativa correta:

I. O índice de liquidez corrente procura demonstrar quantas vezes o ativo de curto prazo (Ativo Circulante) cobre as obrigações de curto prazo (Passivo Circulante).
II. A margem de lucratividade bruta, em termos percentuais, mostra o quanto sobrou da receita líquida da empresa, depois de incorridos os custos de venda.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • I. Liquidez corrente

    Calculada a partir da Razão entre os direitos a curto prazo da empresa (Caixas, bancos, estoques, clientes) e a as dívidas a curto prazo (Empréstimos, financiamentos, impostos, fornecedores). No Balanço estas informações são evidenciadas respectivamente como Ativo Circulante e Passivo Circulante.

    Liquidez Corrente = Ativo Circulante / Passivo Circulante

     

    ii. ÍNDICES DE LUCRATIVIDADE Margem Bruta = LB / VL

    Onde: LB = Lucro Bruto VL = Vendas Líquidas (ou Receitas Líquidas ou Faturamento Líquido) Margem Bruta é quanto a empresa tem de lucro após a dedução dos custos da empresa. Ou seja, quanto restou da receita líquida após deduzidos os custos de venda.


ID
1154836
Banca
IBFC
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A relação entre as contas das demonstrações financeiras possibilitam o cálculo dos índices econômicos-financeiros. As demonstrações financeiras são relatórios que classificam e quantificam as contas de uma empresa. Sobre o tema, leia as sentenças e assinale a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • Falsa: "B"

    Passivo e PL = Origens

    Ativo = Aplicações