SóProvas



Prova Marinha - 2012 - Quadro Técnico - Primeiro Tenente - Administração


ID
968170
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

No ordenamento jurídico-positivo brasileiro podem ser iden­tificados 12 princípios obrigatórios, com fundamento explí­cito ou implícito na Constituição. O princípio do procedi­mento administrativo, que consiste em "a Administração, ao invés de ficar restrita ao que as partes demonstrem no pro­cedimento, deve buscar aquilo que é realmente a verdade, com prescindência do que os interessados hajam alegado e provado” (ESCOLA, 1973, citado por MELLO, 2011), é o princípio da

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra A.

    Odete Madauar: “O princípio da verdade material ou real, vinculado ao princípio da oficialidade, exprime que a Administração deve tomar as decisões com base nos fatos tais como se apresentam na realidade, não se satisfazendo com a versão oferecida pelos sujeitos. Para tanto, tem o direito e o dever de carrear para o expediente todos os dados, informações, documentos a respeito da matéria tratada, sem estar jungida aos aspectos 
    considerados pelos sujeitos. Assim, no tocante a provas, desde que obtidas por meios lícitos (como impõe o inciso LVI do art. 5º da CF), a Administração detém liberdade plena de produzi-las.”

    Celso Antonio Bandeira de Mello: “Consiste em que a Administração, ao invés de ficar restrita ao que as partes demonstrarem no procedimento, deve buscar aquilo que é realmente a verdade, com prescindência do que os interessados hajam alegado e provado...” Citando Hector Jorge Escola, esta busca da verdade material está escorada no dever administrativo de realizar o interesse público

    Hely Lopes Mirelles: “O princípio da verdade material, também denominado de liberdade na prova, autoriza a Administração a valer-se de qualquer prova que a autoridade processante ou julgadora tenha conhecimento, desde que a faça trasladar para o processo. É a busca da verdade material em contraste com a verdade formal. Enquanto nos processos judiciais o Juiz deve-se cingir ás provas indicadas no devido tempo pelas partes, no processo administrativo a autoridade processante ou julgadora pode, até final julgamento, conhecer de novas provas, ainda que produzidas em outro processo ou decorrentes de fatos supervenientes que comprovem as alegações em tela. Este princípio é que autoriza a reformatio in pejus, ou a nova prova conduz o julgador de segunda instância a uma verdade material desfavorável ao próprio recorrente.”

    fonte: http://rocadvogados.com.br/artigos/artigo2.pdf

ID
968173
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Qual é o princípio contábil aplicado à contabilidade de custos que consiste no emprego de certo grau de precaução no exercício dos julgamentos feitos pelo Contador, os quais são necessários às estimativas em certas condições de incerteza?

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

     

    “Art. 10. O Princípio da PRUDÊNCIA determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido.

    Parágrafo único. O Princípio da Prudência pressupõe o emprego de certo grau de precaução no exercício dos julgamentos necessários às estimativas em certas condições de incerteza, no sentido de que ativos e receitas não sejam superestimados e que passivos e despesas não sejam subestimados, atribuindo maior confiabilidade ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais.”

    (Resolução CFC nº 1.282/2010)

ID
968176
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

O gerenciamento da cadeia de suprimentos ou supply chain management, como ele é mais conhecido, revolucionou comple­tamente não somente a forma de comprar como também a produção e distribuição de bens e serviços. Assinale a opção que NÃO apresenta um objetivo do gerente da supply chain.



Alternativas
Comentários
  • Questão  retirada do livro "Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais" de Petrônia Garcia Martins e Paulo Renato Campos (2ª edição) pg.378

    "O objetivo do gerente da supply chaint (SC) é:
    a)satisfazer rapidamente o cliente, criando um diferencial com a concorrência
    b)minimizar os  custos financeiros, pelo uso de menos capital de giro, e os custos operacionais, diminuindo desperdícios e evitando ao máximo atividades que não agregam valor ao produto, tais como esperar, armazenamentos, transportes e controles"

  • e) Criar controles de modo a agregar maior valor ao pro­ duto


ID
968179
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Uma vez que a atividade administrativa é subordinada à lei, e firmado que a Administração assim como as pessoas administrativas não tem disponibilidade sobre os interesses públicos, mas apenas o dever de curá-los nos termos das finalidades predeterminadas legalmente, compreende-se que estejam submetidas a princípios. Em relação aos princípios Constituicionais do Direito Administrativo Brasileiro, o trecho "na Administração Pública não há liberdade nem vonta­de pessoal. Enquanto na administração particular é licito fazer tudo que a lei não proíbe, na Administração Pública só é permitido fazer o que a lei autoriza" (MEIRELLES, 2011, citado por MELLO, 2011) sintetiza, excelentemente, o conteúdo do princípio

Alternativas
Comentários
  • resposta letra D.

    A Carta de 1988 não estabeleceu um enunciado específico pra o princípio da legalidade administrativa. Conforme exposto, entretanto, pode-se afirmar que no âmbito do direito administrativo, como decorrência do regime de direito público, a legalidade traduz a ideia de que a administração pública somente tem possibilidade de atuar quando exista lei que o determine (atuação vinculada) ou autorize (atuação discricionária), devendo obedecer estritamente ao estipulado na lei, ou, sendo discricionária a atuação, observar os termos, condições e limites autorizados na lei.
    Essa é a principal diferença do princípio da legalidade para os particulares  e para a administração. Aqueles podem fazer tudo o que a lei não proíbe, esta só pode fazer o que a lei determine ou autorize. Inexistindo previsão legal, não há possibilidade de atuação administrativa.

    Fonte: Direito administrativo descomplicado. Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo. 21ª edição.
  • Hely Lopes Meirelles, em sua obra Direito Administrativo Brasileiro, define: “A legalidade, como principio de administração (CF, art. 37, caput), significa que o administrador público está, em toda a sua atividade funcional, sujeito aos mandamentos da lei e às exigências do bem comum, e deles não se pode afastar ou desviar, sob pena de praticar ato inválido e expor-se a responsabilidade disciplinar, civil e criminal, conforme o caso.”

    E continua: “A eficácia de toda atividade administrativa está condicionada ao atendimento da Lei e do Direito. É o que diz o inc. I do parágrafo único do art. 2º da Lei 9.784/99. Com isso, fica evidente que, além da atuação conforme à lei, a legalidade significa, igualmente, a observância dos princípio administrativos.
    Fonte. http://www.viajus.com.br/viajus.php?pagina=artigos&id=628


ID
968182
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

"É toda atividade de oferecimento de utilidade ou comodidade material destinada à satisfação da coletividade em geral, mas fruível singularmente pelos administrados, que o Estado assume como pertinente a seus deveres e presta por si mesmo ou por quem lhe faça as vezes, sob um regime de Direito Público - portanto, consagrador de prerrogativas de supremacia e de restrições especiais instituído em favor dos interesses definidos como públicos no sistema normativo.'' (MELLO, 2011) . Segundo o autor, este é o conceito de



Alternativas
Comentários
  • Resposta letra D.

    Na dicção de Celso Antonio Bandeira de Mello, "serviço público é a atividade consistente na oferta de utilidade ou comodidade material fruível singularmente pelos administrados, que o Estado assume como pertinente a seus deveres em face da coletividade e cujo desempenho entende que deva se efetuar sob regime de direito público, isto é, outorgador de prerrogativas capazes de assegurar a preponderância do interesse no serviço e de imposições necessárias para protegê-lo contra condutas comissivas ou omissivas de terceiros ou dele próprio gravosas a direitos ou interesses dos administrados em geral e dos usuários do serviço em particular." 

ID
968185
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O componente da Cultura Organizacional que se constitui de crenças inconscientes, percepções, pensamentos e sentimentos é

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta letra A...

    Artefatos: Constituem o primeiro nível da cultura, o mais superficial, visível e perceptível. Artefatos são as coisas concretas que cada um vê, ouve e sente quando se depara com uma organização. Incluem os produtos, serviços, e os padrões, de comportamento dos membros de uma organização. Quando se percorre os escritórios de uma organização, pode-se notar como as pessoas se vestem, como elas falam, sobre o que conversam, como se comportam, o que são importantes e relevantes para elas. Os artefatos são todas ou eventos que podem nos indicar visual ou auditivamente como é a cultura da organização. Os símbolos, as histórias, os heróis, os lemas, as cerimônias anuais são exemplos de artefatos.

    Valores compartilhados: Constituem o segundo nível da cultura. São os valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros. Em muitas culturas organizacionais os valores são criados originalmente pelos fundadores da organização.

    Pressuposições básicas: Constituem o nível mais íntimo, profundo e oculto da cultura organizacional. São as crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes nos quais as pessoas acreditam. A cultura prescreve a maneira de fazer as coisas adotadas na organização, muitas vezes através de pressuposições não escritas e nem sequer faladas.

  •       ARTEFATOS
    Estrutura e processos
    Organizacionais visíveis
    (mais fáceis de se ver e decifrar)


            VALORES
     COMPARTILHADOS

    Filosofias, estratégias e
    Objetivos (justificações com
    Partilhadas)

    PRESSUPOSIÇÕES
            BASICAS


    Crenças inconscientes, percepções,
    pensamentos e sentimentos
    (fontes mais profundas de valores e
    Ações)
    Fonte: Administração Geral & Publica #Chiavenato

ID
968188
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Administração estratégica significa a administração voltada para objetivos globais da organização a longo prazo. Para isso, deve-se formular estratégias que reflitam a análise ambiental e as condições internas da organização, capazes de atingir a missão e alcançar os objetivos organizacionais. A ferramenta de planejamento estratégico organizacional, que busca diagnosticar as forças e fraquezas internas, bem como as oportunidades e ameaças externas, objetivando formular uma estratégia que compatibilize aspectos internos e exter­nos da organização, com o propósito de assegurar o sucesso da organização, é denominada de modelo de análise

Alternativas
Comentários
  •  Alternativa A

    A questão mostra o conceito da Análise SWOT - FF (forças e fraquesas) OA (oportunidades e ameaças)
  • So lembrar FOFA


ID
968191
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2012
Provas
Disciplina
Não definido

Em relação às diferenças entre empresas públicas e sociedades de economia mista, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B. Decreto 200/67. Art. 5º Para os fins desta lei, considera-se:

    I - Autarquia - o serviço autônomo, criado por lei, com personalidade jurídica, patrimônio e receita próprios, para executar atividades típicas da Administração Pública, que requeiram, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizada.

    II - Emprêsa Pública - a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com patrimônio próprio e capital exclusivo da União, criado por lei para a exploração de atividade econômica que o Govêrno seja levado a exercer por fôrça de contingência ou de conveniência administrativa podendo revestir-se de qualquer das formas admitidas em direito. (Redação dada pelo Decreto-Lei nº 900, de 1969)

    III - Sociedade de Economia Mista - a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, criada por lei para a exploração de atividade econômica, sob a forma de sociedade anônima, cujas ações com direito a voto pertençam em sua maioria à União ou a entidade da Administração Indireta. (Redação dada pelo Decreto-Lei nº 900, de 1969)

    IV - Fundação Pública - a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, criada em virtude de autorização legislativa, para o desenvolvimento de atividades que não exijam execução por órgãos ou entidades de direito público, com autonomia administrativa, patrimônio próprio gerido pelos respectivos órgãos de direção, e funcionamento custeado por recursos da União e de outras fontes

  • Segundo Maria Sylvia Zanela di Pietro:
    (...) a sociedade de economia mista é pessoa jurídica de direito privado, em que há conjugação de capital público e privado, participação do poder público na gestão e organização sob forma de sociedade anônima, com as derrogações estabelecidas pelo direito público e pela própria lei das S.A. (Lei n. 6404, de 15-12-76); executa atividades econômicas, algumas delas próprias da iniciativa privada (com sujeição ao art. 173 da Constituição) e outras assumidas pelo Estado como serviços públicos (com sujeição ao art. 175 da Constituição)”. 
  • Comentários sobre a questão E: 

    segundo a CF/88

    Art. 109. Aos juízes federais compete processar e julgar:

    I - as causas em que a União, entidade autárquica ou empresa pública federal

    forem interessadas na condição de autoras, rés, assistentes ou oponentes, exceto as de

    falência, as de acidentes de trabalho e as sujeitas à Justiça Eleitoral e à Justiça do Trabalho;


    Logo, cabe a Justiça Federal julgar os feitos em que a União, entidades autárquicas ou empresa pública federal forem interessadas na condição de autoras, rés, assistentes ou oponentes (salvo algumas exceções) e não sociedades de economia mista como colocado na questão.


     


ID
968194
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

"A lei orçamentária deverá conter apenas matéria financeira, excluindo-se dela qualquer dispositivo estranho à estimativa da receita e à fixação da despesa para o próximo exercício" (GIACOMONI, James; 2010). Esta definição refere-se ao princípio

Alternativas
Comentários
  • Princípio da Exclusividade - Como ensina Sanches (2004, p.149), o princípio da exclusividade é um “princípio orçamentário clássico, segundo o qual a lei orçamentária não conterá matéria estranha à previsão da receita e à fixação da despesa”. No entendimento de Silva (1962, p.31), “o princípio da exclusividade é uma simples regra de técnica legislativa”. O princípio tem por objetivo, segundo o mesmo autor: Disciplinar a votação do orçamento nas Assembléias Legislativas, impedindo que elas se utilizem de um processo legislativo mais rápido e sujeito a prazos fatais, para conseguirem a aprovação, sem maior exame ou discussão, de medidas estranhas à matéria financeira. Este princípio consta do texto constitucional desde 1926 e perdurou em todas as Constituições subseqüentes. Na Constituição vigente tem a seguinte redação: Art. 165, § 8º: a lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para a abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação da receita, nos termos da lei. 

ID
968197
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um dos temas fundamentais da Teoria Comportamental é a moti­vação humana. Dentre as Teorias Motivacionais, que compõem a abordagem behaviorista, aquela que compara estilos opostos e antagônicos de administrar: tendo, de um lado, o estilo baseado na teoria tradicional, mecanicxsta e pragmática e, de outro, o estilo baseado nas concepções modernas a respei­to do comportamento humano, é denominada de teoria

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra B, pessoal:

    Teoria que mostra o antagonismo quanto à sua visão do ser humano, a Teoria X e Y de Mcgregor mostra as possibilidades de duas formas de gerenciamento da produtividade humana dentro das organizações. As duas possibilidades – totalmente extremadas – deixam claro que ainda existem muitas empresas que trabalham tanto na forma X quanto na forma Y:
    TEORIA X: Funcionários não gostam de trabalhar e devem ter uma supervisão próxima para orientá-los, acompanhá-los ou até coagí-los, pois não há motivação para o trabalho.
    TEORIA Y: Os funcionários acham o trabalho algo tão natural como se divertir. Assim, uma pessoa pode aprender a aceitar a responsabilidade ou até buscá-la. A supervisão dos funcionários pode ser + branda.


  • • Douglas M. McGregor (1906-1964), lançou uma Teoria em que compara dois estilos opostos de administrar, a Teoria X (baseada na Teoria Clássica, mecanicista) e a Teoria Y (baseada nos conceitos de comportamento humano). 


ID
968200
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral

A estrutura linear ou militar, representada por uma pirâmide, demonstra claramente a unidade de comando e o principio do escalonamento hierárquico. Esse tipo de estrutura, dentro da teoria tradicional de administração, apresenta como van­tagem

Alternativas
Comentários
  • Encontrei o conceito na apostila do professor Ravazolo: 

    A globalização e a extrema competitividade das organizações nos dias de hoje, aliadas ao acesso impressionantemente veloz à informação e à constante necessidade de mudança, exigem que as empresas adaptem-se, buscando estruturação sólida, com equipes consolidadas. Os funcionários e as equipes de trabalho, atualmente, necessitam apresentar comportamentos, atitudes e posturas alinhados aos valores organizacionais e orientados ao resultado final


  • Esta no livro do chiavenato 

    Vantangens da organização linear:

    e)Tipo de organização indicado para pequenas empresas. Tanto pela facil operacionalização como pela economia de sua estruturação simples.


ID
968203
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

O entendimento das relações de interdependência entre os diversos componentes de uma organização, e entre a organização e o ambiente externo representa o conceito de que fundamento do modelo de excelência do Prêmio Nacional de Qualidade (PNQ)?

Alternativas
Comentários
  • Disciplinas que fundamentam a base do pensamento sistêmico:

    Domínio Pessoal: quanto mais você expande a sua capacidade pessoal para obter os resultados desejados, não somente para a empresa, mas para todos os que dela fazem parte, maior a probabilidade de se criar um ambiente favorável ao engajamento das pessoas para o alcance das metas escolhidas.

    Modelos Mentais: não existe nada que não possa ser questionado, modificado, repensado ou reorganizado, portanto, você deve refletir, esclarecer e pensar em como melhorar continuamente a sua maneira de as coisas para moldar também as suas decisões.

    Visão compartilhada: estabelecer uma visão é fácil, mas compartilhar essa visão e conquistar o engajamento do grupo em relação ao futuro que se deseja criar é um desafio. Lamentavelmente, para algumas empresas, a pressão funciona melhor do que a visão e a missão.

    Aprendizado em equipe: transformar aptidões coletivas e fazer com que as equipes desenvolvam capacidades maiores do que a soma dos talentos individuais é o grande desafio dos líderes.

    http://www.administradores.com.br/artigos/administracao-e-negocios/o-que-e-pensamento-sistemico/51725/

  • O Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) é baseado em 13 fundamentos e oito critérios. Como fundamentos podemos definir os pilares, a base teórica de uma boa gestão. Esses fundamentos são colocados em prática por meio dos oito critérios. São eles:

    Fundamentos: pensamento sistêmico; atuação em rede; aprendizado organizacional; inovação; agilidade; liderança transformadora; olhar para o futuro; conhecimento sobre clientes e mercados; responsabilidade social; valorização das pessoas e da cultura; decisões fundamentadas; orientação por processos; geração de valor.

    Critérios: liderança; estratégias e planos; clientes; sociedade; informações e conhecimento; pessoas e resultados.

    Fonte: http://www.fnq.org.br/avalie-se/metodologia-meg/modelo-de-excelencia-da-gestao


  • O Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ), concedido pela FNQ, constitui o maior reconhecimento público à excelência da gestão das organizações com sede no Brasil.


    Realizado anualmente, o ciclo de avaliação do Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ), reconhece as organizações referências em excelência da gestão no Brasil. O processo visa estimular o desenvolvimento do País, promover a melhoria da qualidade da gestão e o aumento da competitividade das organizações.


    De forma geral, candidatar-se ao PNQ auxilia a organização na realização de uma profunda análise de sua gestão, efetuada por avaliadores treinados pela FNQ, guiados por um rigoroso código de ética. Ao final do processo, obtém-se um amplo Relato Organizacional (RO).

    Fonte: http://www.fnq.org.br/avalie-se/pnq

     



ID
968206
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O contrato referente à prestação de serviços, executados de forma contínua, podendo tal contrato ter sua duração prorrogada por iguais e sucessivos períodos com vistas â obtenção de preços e condições mais vantajosas para a Administração, tem sua duração limitada a quantos meses?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D. Lei 8666/93.
    Art. 57. A duração dos contratos regidos por esta Lei ficará adstrita à vigência dos respectivos créditos orçamentários, exceto quanto aos relativos: 
    II - à prestação de serviços a serem executados de forma contínua, que poderão ter a sua duração prorrogada por iguais e sucessivos períodos com vistas à obtenção de preços e condições mais vantajosas para a administração, limitada a sessenta meses;
  • Apenas para complementar...
    Caso seja aluguel de equipamento e programas de informática são 48 meses e não 60 meses.

    Lei 8.666 - Art57 - IV - ao aluguel de equipamentos e à utilização de programas de informática, podendo a duração estender-se pelo prazo de até 48 (quarenta e oito) meses após o início da vigência do contrato

ID
968209
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em termos de aplicação prática, dos tipos específicos de liderança, propostos por House e Dessler (1974), aquele que formula objetivos claros e desafiadores aos subordinados, enfatiza o desempenho de alta qualidade e a melhoria sobre o desempenho atual, é o líder

Alternativas
Comentários
  • TEORIA DO CAMINHO-META

    A Teoria do Caminho-Meta foi desenvolvida por Robert House e é também conhecida como Teoria da Liderança em Passos Gradativos, Teoria Caminhos-Objetivos, entre outros. Para ela, o líder deve esclarecer o caminho que seus seguidores deverão tomar para que possam atingir determinados objetivos do trabalho. Com isso, pretende-se reduzir obstáculos e barreiras à execução dos objetivos, aumentando a motivação dos funcionários para que eles possam atingir seus próprios objetivos e os objetivos da organização. House visualizava a existência de quatro diferentes tipos de liderança que poderiam ser praticadas pelo mesmo líder a depender de cada situação. Trata-se, desse modo, de uma perspectiva ampla e dinâmica da liderança contingencial. Os quatro tipos de liderança são:
    Líder apoiador: é aquele que trata os subordinados igualmente, e se preocupa com o seu bem-estar.
     
    Líder diretivo: é extremamente objetivo, usando a comunicação para dizer exatamente o que pretende. Planos e padrões são os seus objetos de trabalho e a base de seu comportamento.
     
    Líder participativo: valoriza e encoraja os subordinados a participarem da tomada de decisões.
     
    Líder orientado para objetivos ou resultados: prepara objetivos desafiadores e que se preocupa com o desempenho atingido, buscando os melhores resultados.

    Fonte: Estratégia Concursos. Prof. Carlos Xavier.
  • Resposta correta :

    D - orientado para resultados

  • Diretivo: como o próprio nome indica, o líder diretivo é aquele que aponta a direção comum até um objetivo. Ele deixa claro o que é esperado de cada pessoa, tem uma relação de influência clara e monitora o tempo todo.

    Orientação a resultados: Um líder orientado a resultados alcança seus objetivos graças à criação de equipes eficientes. Esta orientação não é apenas uma das funções do líder, mas também deve ser uma ferramenta de trabalho baseada em análise, dados e interpretação.


ID
968212
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Que ferramenta de gerenciamento de qualidade é utilizada principalmente no mapeamento e na padronização de processos, na elaboração de planos de ação e no estabelecimento de pro­cedimentos associados a indicadores?

Alternativas
Comentários
    • O quê (what)
      Descrição do que deve ser feito, o nome da tarefa ou ação
    • Porque (why)
      Porque está ação deve ser feita, quais os benefícios
    • Onde (where)
      Onde ele será feita ou aplicada
    • Quando (when)
      Quando ela será feita ou quando deve estar pronta
    • Quem (who)
      Quem será o responsável por está atividade
    • Como (how)
      Como a tarefa será feita?
    • Quanto (how much ou how many)
      Qual o custo para fazer ou quantas serão feitas
    •  
    •  
    • http://www.blogcmmi.com.br/qualidade/5w2h-como-ferramenta-para-elaboracao-do-plano-de-negocios
  • Letra E.

    5W2H

    Esta ferramenta é utilizada principalmente no mapeamento e padronização de processos, na elaboração de planos de ação e no estabelecimento de procedimentos associados à indicadores. É de cunho basicamente gerencial e busca o fácil entendimento através da definição de responsabilidades, métodos, prazos, objetivos e recursos associados. Em resumo, o 5W2H é possível elaborar um plano de ação baseado na realidade, além de ser prático para gerenciamento de processos. Normalmente o gerente elabora o plano de ação para controlar as ações e prazos dos colaboradores incumbidos das tarefas.

    O 5W2H representa as iniciais das palavras, em inglês, why (por que), what (o que), where (onde), when (quando), who (quem), how (como) e how much (quanto). Surgiu no mercado uma variação dessa ferramenta, que passou a ser chamar 5W3H, correspondendo o terceiro H a how many (quanto custa).

    Fonte: http://sopixel.com.br/qualidademanaus/2012/07/20/ferramentas-e-metodologias-da-qualidade-eis-o-milagre-parte-ii/

  • Vale adicionar que o método 5w2h atua como uma ferramenta auxiliar na utilização do PDCA - Plan Do Check Act -, principalmente na fase planejar.
  • Diagrama de Dispersão.

    O diagrama de dispersão possibilita analisar a correlação entre

    duas variáveis. Ou seja, pode ajudar ao vermos como uma mudança

    ocorrida em um fator pode afetar outro fator. Portanto, podemos ver

    através deste gráfico a alteração em uma variável quando outra se

    modifica.

    Fluxograma é um tipo de diagrama, e pode ser entendido como uma representação esquemática de um processo, muitas vezes feito através de gráficos que ilustram de forma descomplicada a transição de informações entre os elementos que o compõem, ou seja, fluxograma é um gráfico que demonstra a seqüência operacional do desenvolvimento de um processo, o qual caracteriza: o trabalho que está sendo realizado, o tempo necessário para sua realização, a distância percorrida pelos documentos, quem está realizando o trabalho e como ele flui entre os participantes deste processo.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Fluxograma


  • Carta de controle é um tipo de gráfico, comumente utilizado para o acompanhamento durante um processo, determina uma faixa chamada de tolerância limitada pela linha superior (limite superior de controle) e uma linha inferior (limite inferior de controle) e uma linha média do processo(limite central), que foram estatisticamente determinadas. É uma das Sete Ferramentas da Qualidade.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Carta_de_controlo

    A estratificação de dados é uma ferramenta muito útil para gestão da qualidade que consiste em dividir um grupo de dados em diversos subgrupos com base em características que as diferenciam das demais, ou seja, a criação de estratos. Causas da variabilidade nos processos podem ser oriundas de fatores que ao serem estratificados podem indicar oportunidades de melhoria e controle dos processos.

    http://www.totalqualidade.com.br/2013/05/estratificacao-ferramentas-da-qualidade.html

  • Falou em "Plano de Ação", falou em 5W2H.


ID
968215
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Qual é o instrumento de planejamento, que a Constituição Federal de 1988 trouxe como novidade, que visa a cumprir o papel de integração entre o plano plurianual e o orçamento anual, que estabelece metas, prioridade, metas fiscais e orientará a elaboração da proposta orçamentária?

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra E

    CF, artigo 165


     A lei de diretrizes orçamentárias compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subseqüente, orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.
    Abracos e bons estudos !!!

ID
968218
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral

Segundo Chiavenato (2004), a visão do homem como um sistema intricado de valores, percepções, características pessoais e necessidades, que opera como um sistema aberto capaz de manter seu equilíbrio interno diante das demandas feitas pelas forças externas do ambiente é o conceito do homem

Alternativas
Comentários
  • Homem Complexo é, em administração, a concepção do homem como um sistema complexo de valores, percepções, características pessoais e necessidades.

    Como a maioria dos sistemas ele está preocupado em manter seu equilíbrio interno (homeostasia) e simultaneamente resolver problemas e atender as demanda e forças do seu ambiente externo (família, amigos, colegas e empresa).

  • Na abordagem moderna, predomina o modelo do homem complexo: a suposição de que as pessoas são motivadas por uma enorme variedade de incentivos, como salário, objetivos e metas a atingir, satisfação no cargo e na organização, necessidades de

    auto-realização etc. Aqui, a remuneração obedece a esquemas flexíveis, atende a processos personalizados,  dentro de uma política de adequação às diferenças individuais entre às pessoas e seus desempenhos. A remuneração é baseada nas metas e resultados

    a serem alcançados pelas pessoas, com ênfase no desempenho futuro e em valores variáveis e flexíveis 


ID
968221
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O método específico de gestão de qualidade que visa a mobilização dos colaboradores para implementar mudanças no ambi­ente de trabalho através da organização, disciplina, arru­mação, limpeza e padronização, incluindo a eliminação do desperdício, é o



Alternativas
Comentários
  • A partir do movimento de melhoria contínua e incrementaI surgiram várias ferramentas para apoio dos processos produtivos. Os chamados 5 Ss do housekeeping (arrumação da casa) constituem um exemplo clássico:
    1. Simplity (seiri): simplificar, isto é, separar e eliminar o que é desnecessário.
    2. Straighten (seiton): endireitar, isto é, organizar as coisas essenciais nos seus lugares de maneira que possam ser facilmente acessadas.
    3. Scrub (seiso): limpar, isto é, manter as máquinas limpas e tornar agradável o local de trabalho.
    4. Stabilize (seiketsu): estabilizar e padronizar, ou seja, fazer da limpeza e da vertificação uma prática rotineira.
    5. Sustain (shitsuke): apoiar e disciplinar, isto é, retomar os primeiros Ss de maneira que o processo seja contínuo e interminável.

    Gabarito letra D.

    Fonte: Administração geral e pública; Chiavenato, p.452
  • Benchmarking é um processo de comparação deprodutosserviços práticas empresariais, e é um importante instrumento de gestão das empresas. O  benchmarking é realizado através de pesquisas para comparar as ações de cada empresa.

    Seis Sigma ou Six Sigma  é um conjunto de práticas originalmente desenvolvidas pela Motorola para melhorar sistematicamente os processos ao eliminar defeitos. 1 Um defeito é definido como a não conformidade de um produto ou serviço com suas especificações. Seis Sigma também é definido como uma estratégia gerencial para promover mudanças nas organizações, fazendo com que se chegue a melhorias nos processos, produtos e serviços para a satisfação dos clientes. 2 Diferente de outras formas de gerenciamento de processos produtivos ou administrativos o Six Sigma tem como prioridade a obtenção de resultados de forma planejada e clara, tanto de qualidade como principalmente financeiros.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Seis_Sigma

    O QFD (Quality Function Deployment – Desdobramento da Função Qualidade) é uma das ferramentas da qualidade que foi criada na década de 60 pelo japonês Yoji Akao e que tem como objetivo principal permitir que a equipe de desenvolvimento do produto incorpore as reais necessidades do cliente em seus projetos de melhoria.

    http://www.infoescola.com/administracao_/desdobramento-da-funcao-qualidade-qfd/

  • DMAIC


    é um ciclo de desenvolvimento de projetos de melhoria originalmente utilizado na estratégia Seis Sigma. Inicialmente concebido para projetos relacionados à qualidade, o DMAIC não é efetivo somente na redução de defeitos, sendo abrangente para projetos de aumento de produtividade, redução de custo, melhoria em processos administrativos, entre outras oportunidades.
    Cada letra representa sequencialmente uma etapa do processo de evolução de um determinado projeto: Define (Definir), Measure (Medir), Analyse (Analisar), Improve (Melhorar), Control (Controlar). Por representar um ciclo organizado e ordenado de trabalho, o DMAIC é constantemente comparado ao ciclo PDCA, também conhecido como ciclo de Deming (Plan, Do, Check, Act). É importante ressaltar, contudo, que existem características que diferenciam essas duas técnicas.

    http://br.kaizen.com/artigos-e-livros/artigos/dmaic.html


ID
968224
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Quais são as hipóteses de "afastamentos licitatórios" pre­vistas na Lei 8.666/93 (Estatuto das Licitações e Contra­tos) ?

Alternativas
Comentários
  • alternativa correta letra C

    licitação dispensável: é o tipo  na qual, mesmo havendo viabilidade de competição, o administrador tem o ato discricionário de licitar ou não,
    Encontra-se no art 24 da lei 8666.
    como exemplo podemos citar:

     III - nos casos de guerra ou grave perturbação da ordem;

    licitação inéxigivel: é o tipo na qual não há viabilidade de competição. Encontra -se no art 25 da 8666

    licitação dispensada  é o tipo na qual o administrador está obrigado a dispensar. Como exemplo temos as alienações do art 17
  • A questão versou sobre as contratações diretas permitidas pela Lei nº 8.666/93:

    Contrações diretas = Inexigibilidade e Dispensa (Dispensável e Dispensada)

    Os casos de inexigibilidade, representam casos em que há inviabilidade de competição, estão descritos de forma exemplificativa no Art. 25 da referida Lei.

    Sobre a "dispensa", Matheus Carvalho (2017) afirma que:

    "As hipóteses de dispensa de licitação estampadas nos artigos da Lei 8.666/1993 são taxativas ou exaustivas, não se admitindo qualquer ampliação analógica. Ainda assim, costuma- -se estabelecer hipóteses em que a licitação é dispensável e outras nas quais a licitação é dispensada."

    "Art. 17: estabelece um rol de licitação dispensada. Nesses casos, o administrador público não pode emitir qualquer juízo de valor, sendo imperativa a contratação direta por determinação legal. Trata-se de dispensa definida legalmente como ato vinculado."

    "Art. 24: estabelece um rol de licitação dispensável. Nessas hipóteses, a legislação permite a celebração dos contratos pelo Poder Público sem a necessidade de realização do procedimento licitatório, mas se trata de atuação discricionária do administrador, a quem compete, em cada caso, definir se realizará ou não o certame licitatório"

    Analisando as alternativas:

    A- INCORRETA. Somente dispensável está correta.

    B- INCORRETA. Licitação extraordinária está incorreta.

    C- CORRETA. Os três itens representam formas de contratações diretas (sem licitação).

    D- INCORRETA. Licitação emergencial está incorreta.

    E- INCORRETA. Todos os itens estão incorretos.

    Fonte: CARVALHO, M. Manual de Direito Administrativo. Juspodium. 4ª edição. 2017. (PÁG 498 E 499)

    GABARITO: LETRA C


ID
968227
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

O estudo do papel dos estoques nas empresas é tão antigo quanto o estudo da própria administração. Como constituem parcela considerável dos ativos das empresas, eles recebem um tratamento contábil minucioso e são classificados, principalmente para efeitos contábeis, em cinco grandes catego­rias. Os estoques que correspondem a todos os itens que já foram despachados de uma unidade fabril para outra, normalmente da mesma empresa, e que ainda não chegaram ao seu des­ tino final, são classificados como estoques

Alternativas
Comentários
  • "Os itens que já foram despachados de uma unidade fabril para outra, normalmente da mesma empresa, e que ainda não chegaram a seu destino final são denominados ESTOQUES EM TRÂNSITO"


    Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais, 2ª edição, 2006, pg171
  • Estoque em Trânsito

    São os estoques que estão em trânsito entre o ponto de estocagem ou de produção. Quanto maior a distância e menor a velocidade de deslocamento, maior será a quantidade de estoque em trânsito.

  • Questão copiada deste material aqui: https://pt.scribd.com/doc/65199920/Apostila-Gestao-de-Compras-e-Estoque     "Como os estoques constituem uma parcela considerável dos ativos das empresas, eles recebem um tratamento contábil minucioso. São classificados em cinco grandes categorias:
          Estoques de matérias-primassão todos os itens utilizados nos processos de transformação em produtos acabados. Todos os materiais armazenados que a empresa compra para usar no processo produtivo fazem parte do estoque matérias-primas, independentemente de serem materiais diretos, que se incorporam ao produto final, ou indiretos, que não se incorporam ao produto final.      Estoques de produtos em processo: correspondem a todos os itens que já entraram no processo produtivo, mas que ainda não são produtos acabados. São os materiais que começam a sofrer alterações, sem, contudo, estar finalizados.     Estoques de produtos acabados: são todos os itens que já estão prontos para serem entregues aos consumidores finais. São os produtos finais da empresa. Os produtos acabados são bem conhecidos por nós em nosso dia-a-dia, e itens como os de revenda enquadram-se nesta categoria.    Estoques em trânsito: correspondem a todos os itens que já foram despachados de uma unidade fabril para outra, normalmente da mesma empresa, e que ainda não chegaram a seu destino final.    Estoques em consignação: são os materiais que continuam sendo propriedade do fornecedor até que sejam vendidos. Em caso contrário são devolvidos sem ônus. 


ID
968230
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Que técnica de seleção visa conhecer de forma objetiva e estandardizada uma amostra do comportamento, no que se refe­re a aptidões das pessoas?

Alternativas
Comentários
  • Entrevista de Seleção:

    A entrevista é a técnica mais utilizada na seleção, fato justificável por esta ser aplicável a qualquer função, e mais conhecida universalmente.

    Vantagens e Desvantagens da entrevista:

    A entrevista de seleção apresenta como vantagens determinar os requisitos de comunicação e competências sociais dos entrevistados, obter informação adicionais úteis para a tomada de decisão, avaliar a fluência verbal e os conhecimentos dos entrevistados.

    Como desvantagens apontadas nomeamos a subjectividade das avaliações, imprecisão e carência de base científica.

    Provas ou Testes de Conhecimentos ou Capacidade:

    As provas de conhecimentos ou de capacidade são instrumentos que permitem medir o "grau de conhecimentos profissionais e técnicos exigidos pelo cargo" assim como o "grau de capacidade ou habilidade para certas tarefas".

    Testes Psicométricos:

    "Os testes psicométricos constituem uma medida objetiva e estandardizada de amostras do comportamento das pessoas".

    Os testes psicométricos focalizam-se sobretudo em aptidões visando determinar em que quantidade elas existem em cada pessoa, baseando-se nas diferenças individuais a nível físico, intelectual ou de personalidade. Os resultados de cada pessoa vão ser posteriormente comparados com padrões de resultado de uma amostra representativa.

    Testes de Personalidade:

    Os testes de personalidade pretendem compreender a personalidade do indivíduo analisando os traços de personalidade inatos e adquiridos, ou seja, os traços determinados pelo caráter e pelo temperamento, respectivamente. Por traços de personalidade entende-se as características que são marcantes na pessoa e que a distingue das outras.

    Testes de Simulação:

    As técnicas de simulação são aplicadas em contexto grupal sendo portanto técnicas de dinâmica grupal. Baseadas no drama, é reconstruída em palco, no aqui e agora, a situação que se pretende analisar. Nele encontra-se o protagonista, cercado por outras pessoas que eventualmente poderão participar na dramatização. 

    Chiavenato GP

  • Testes psicológicos ou psicométricos = avaliam as aptidões, funções mentais (atenção, memória, raciocínio, noção espaço temporal, etc). É um teste privativo da área de psicologia. 

  • Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre as técnicas de seleção de pessoas. Dito isso, vejamos qual das alternativas apresenta a técnica que visa conhecer de forma objetiva e estandardizada uma amostra do comportamento, no que se refe­re a aptidões das pessoas.

    As definições em cada uma das alternativas estão de acordo com o que leciona Chiavenato.

    A - incorreta. A entrevista de seleção é a técnica de seleção mais utilizada. Podendo ser utilizada na triagem inicial dos candidatos no recrutamento, como entrevista pessoal inicial na seleção, como entrevista técnica para avaliar conhecimentos técnicos e especializados, como entrevista de aconselhamento e orientação profissional, como entrevista de avaliação do desempenho, como entrevista de desligamento na saída dos funcionários, etc.

    B - incorreta. As provas de conhecimentos são instrumentos para avaliar o nível de conhecimentos gerais e específicos dos candidatos exigido pelo cargo a preencher

    C - incorreta. Os testes de personalidade revelam certos aspectos das características superficiais das pessoas, como aqueles determinados pelo caráter (traços adquiridos ou fenotípicos), e aqueles determinados pelo temperamento (traços inatos ou genotípicos).

    D - correta. Os testes psicológicos, segundo Chiavenato, "constituem uma medida objetiva e estandartizada de uma amostra do comportamento no que se refere a aptidões das pessoas. Os testes psicológicos são utilizados como uma medida de desempenho e se baseiam em amostras estatísticas de comparação, sendo aplicados em condições padronizadas."

    E - incorreta. As técnicas de simulação deixam o tratamento individual e isolado para centrar-se no tratamento em grupos e substituem o método verbal ou de execução pela ação social.

    Após analisar as alterativas, concluímos que a alternativa "D" é a correta.

    GABARITO: D

    Fonte:

    CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4. ed. Barueri, SP: Manole, 2014. 


ID
968233
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a opção que apresenta um dos métodos modernos de avaliação de desempenho.

Alternativas
Comentários
  • Avaliação participativa por objetivos (APPO)

    Algumas organizações estão adotando um sistema  de administração do desempenho no qual participam ativamente o colaborador e o seu gerente. Esse sistema adota um intenso relacionamento e de visão  proativa. E aqui ressurge a velha Administração por Objetivos (APO) agora com novas roupagens e sem aqueles conhecidos traumas provocados pela antiga arbitrariedade, autocracia e contínuo estado de tensão  e aflição dos envolvidos que caracterizaram a  sua implantação na maioria de nossas organizações. 

    CHIAVENATO (2010)


ID
968236
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As críticas à Teoria Clássica são numerosas. Todas as teorias posteriores da Administração se preocuparam em apontar falhas, distorções e omissões naquela abordagem, que representou durante várias décadas o figurino que serviu de modelo para as organizações. Assinale a opção que NÃO representa uma crítica à Teoria Clássica.

Alternativas
Comentários
  • Apreciação crítica da teoria clássica:
    1. Abordagem simplificada da organização formal;
    2. Ausência de trabalhos experimentais;
    3. Extremo racionalismo na concepção da administração;
    4. Teoria da máquina;
    5. Abordagem incompleta da organização;
    6. Abordagem de sistema fechado;
  • a) Abordagem simplificada da Organização Formal
    Os autores clássicos partem do pressuposto de que a simples adoção dos princípios gerais da administração (divisão do trabalho, a especialização, a unidade de comando), permite uma organização formal capaz de proporcionar - lhes a máxima eficiência possível. Trata-se de uma abordagem extremamente simplificada da organização formal. Daí, a crítica quanto a essa visão simplória e reducionista da atividadde organizacional.

    b) Ausência de trabalhos experimentais 
    Os autores clássicos fundamentam seus conceitos na observação e no bom senso. Seu método é empírico e concreto, baseado na experiência direta e no pragmatismo e não confrontam a teoria como elementos de prova. A crítica se dá na falta de comprovação científica para as afirmações dos autores clássicos.


    c) Abordagem de Sistema Fechado
    Composto de poucas variáveis perfeitamente conhecidas e previsíveis e de alguns aspectos que podem ser manipulados por meios de princípios gerais e universais de administração. Apesar de todas as críticas, a teoria clássica é a abordagem mais utilizadas por iniciantes em administração, pois permite uma abordagem sistemática e ordenada.

    d) O extremo Racionalismo na concepção da Administração
    Os autores clássicos se preocupam com a apresentação racional e lógica das suas proposições, sacrificando a clareza de suas ideias. O abstracionismo e o formalismo são criticados por levarem a análise da administração à superficialidade, à supersimplificação e à falta de realismo.


    e) Abordagem descritiva e explicativa
    Abordagem descritiva e explicativa não é uma característica da Teoria Clássica. 
    Essa abordagem (descritiva e explicativa), na verdade, é uma evolução da abordagem adotada pela Teoria Clássica, que é a normativa PRESCRITIVA E NORMATIVA.

    Eis a diferença:

    abordagem prescritiva e normativa (Teoria Clássica)  visa circunscrever a administração como algo passível de ser normatizado, como uma receita de bolo. Porém, a realidade comprova que na prática as coisas não funcionam exatamente desse modo, inviabilizando a aplicação para todas as situações. 

    Na abordagem explicativa e descritiva encontram-se as teorias da Burocracia, Estruturalista, Comportamental, Sistemas e Contingencial. Tal abordagem, em vez de estabelecer uma norma, ou seja, de como a organização deverá agir, preocupa-se em descrevê-las, explicá-las, analisá-las para que o administrador escolha uma maneira mais adequada de lidar com elas.

    Fontes:
    http://nardelli.awardspace.com/disciplinas/d_tga_1/aulas/tga_1_03_classica/tga_03_classica_fayol/criticas.htmhttp://conteudodeadm.blogspot.com.br/2011/09/abordagens-explicativas-e-descritivas.html
  • A Teoria Clássica teve o seu início na França, tendo como fundador o francês Henri Fayol (1841-1925), engenheiro que se baseava em princípios e técnicas para o seu trabalho. Caracterizava-se pela ênfase na estrutura da organização, na busca pela eficiência.


ID
968242
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A Norma ISO que especifica os requisitos de um sistema de gestão de qualidade, podendo tais requisitos serem utiliza­dos na certificação da organização e em situações contratu­ais, é a NBR ISO

Alternativas
Comentários
  •  ISO 9001 é de longe a estrutura de qualidade melhor estabelecida, sendo utilizada atualmente por mais de 750 mil organizações em 161 países, e define o padrão não só para sistemas de gestão da qualidade, mas para sistemas de gestão em geral.

    Ela ajuda todos os tipos de organizações a obter sucesso através de uma melhora na satisfação dos seus clientes, da motivação dos colaboradores e da melhoria contínua.

    Gabarito B
  • as normas ISO série 9000 são normas que dizem respeito apenas ao sistema de gestão da qualidade de uma empresa, e não às especificações dos produtos fabricados por esta empresa. Ou seja, o fato de um produto ter sido fabricado por um processo certificado segundo as normas ISO 9000 não significa que este produto terá maior ou menor qualidade que um outro similar. Significa apenas que todos os produtos fabricados segundo este processo apresentarão as mesmas características e o mesmo padrão de As normas ISO 9001, 9002 e 9003 se aplicam em situações contratuais, que exijam demonstração de que a empresa fornecedora é administrada com qualidade qualidade.
  • Letra B

    A série ISO 9000 é composta porquatro normas principais:

    ISO 9000:2000, Sistemas de Gestão daQualidade – Fundamentos de Vocabulário. Estabelece um ponto de partida para oentendimento das normas e define os termos fundamentais usados na Família ISO9000.

    ISO 9001:2000, Sistema de Gestão daQualidade – Requisitos. Contem requisitos a serem utilizados para atendereficazmente os requisitos de clientes e regulamentares aplicáveis e paraaumentar a satisfação do cliente.

    ISO 9004:2000, Sistema de Gestão daQualidade – Diretrizes para melhorias de desempenho. Fornece diretrizes paramelhoria do sistema de gestão da qualidade, medida por meio da satisfação dos clientese de outras partes interessadas. Considera a eficácia e a eficiência de umsistema de gestão da qualidade.

    ISO 9011:2002, diretrizes sobre auditoriasem sistemas de gestão da qualidade e/ou ambiental. Fornece diretrizes paraverificação da capacidade do sistema em alcançar os objetivos da qualidade. Podeser usada para auditoria interna ou para auditar fornecedores.



ID
968245
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Na era da informação, o recurso mais importante deixou de ser o capital financeiro para ser o capital intelectual, baseado no conhecimento, o qual representa a informação estruturada com valor para a organização. A gestão do conhecimento é um processo integrado destinado a criar, organizar, disseminar e intensificar o conhecimento para melhorar o desempenho global da organização. Com base nas informações acima, assinale a opção que apre­senta os aspectos intangíveis do capital intelectual.

Alternativas
Comentários
  • Quem referencia "Clientes, Organização e Pessoas" como aspectos INTANGÍVEIS??? Substantivos concretos como são.

  • CAPITAL INTELECTUAL

    O Capital Intelectual é enfatizado, segundo Silva (2004) como o conjunto de informações e conhecimentos encontrados na organização, onde agregam ao produto ou serviço, valores mediante a aplicação de inteligência, e não do capital monentário.

    O Capital Intelectual por ser representativo nas empresas, não deve ser submetido e nem utilizado de forma ineficiente, acarretando em uma gestão ineficaz, mas pelo contrario, deve ser incentivado para assim, trazer á empresa melhor sensibilidade.

    A origem do Capital Intelectual está no intelecto das pessoas, composto pelo conhecimento, expertise, poder de inovação e habilidade dos funcionários, além dos valores, cultura e filosofia de empresa, geralmente conhecimento e inovando os objetivos das organizações, transformados em benefícios para seus acionistas e para a sociedade.

    É também conhecido como capital humano, ativos intangíveis. Isso faz com que a empresa seja mais valiosa do que sem balanço contábil. Este valor de mercado, geralmente é maior do valor contábil.

    O conhecimento é um recurso diferente. Ele não ocupa espaço físico. Ele é um ativo intangível. Em uma organização do conhecimento, os assuntos financeiros não representam necessariamente o verdadeiro valor do negócio. Existem ativos intangíveis - ainda não mensuráveis pelos tradicionais métodos da contabilidade - e que são identificados como "nossas pessoas", "nossos clientes" e "nossa organização".

    Sveiby propõe que o valor total dos negócios da organização seja calculado pelo valor dos clientes, valor da organização e valor de competências, respectivamente e não apenas pelos ativos tangíveis que formam o capital financeiro. Assim, o capital intelectual é constituído por três aspectos intangíveis:

    1. Nossos clientesBaseado no valor proporcionado pelo crescimento, força e lealdade dos clientes. Refere-se à estrutura externa, isto é, ao relacionamento com os clientes e seu impacto nos retornos e imagem e como essa estrutura pode ser expandida para incluir novas relações externas.

    2. Nossa organizaçãoBaseado no valor derivado de nossos sistemas, processos, criação de novos produtos e estilo administrativo. Refere-se à estrutura interna que inclui sistemas e processos, ferramentas de negócios, marcas registradas e cultura organizacional.

    3. Nossas pessoasBaseado no valor da organização proporcionado pelo crescimento e desenvolvimento das competências das pessoas e como essas competências são aplicadas às necessidades dos clientes. Refere-se às competências e habilidades dos funcionários para agirem eficazmente em uma ampla variedade de situações.

    Resposta: E


ID
968248
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O contrato administrativo pode ser conceituado como um tipo de avença travada entre a Administração e terceiros na qual, por força da lei, de cláusulas pactuadas ou do tipo de objeto, a permanência do vínculo e as condições preestabelecidas assujeitam-se a cambiáveis imposições de interesse público, ressalvados os interesses patrimoniais do contratante privado. Sobre o contrato administrativo é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Lei 8.666/93:

    Art. 65,

    § 8o  A variação do valor contratual para fazer face ao reajuste de preços previsto no próprio contrato, as atualizações, compensações ou penalizações financeiras decorrentes das condições de pagamento nele previstas, bem como o empenho de dotações orçamentárias suplementares até o limite do seu valor corrigido, não caracterizam alteração do mesmo, podendo ser registrados por simples apostila, dispensando a celebração de aditamento.

  • a lei prevê sanções pela prática de comportamentos configuráveis como infrações ADMINISTRATIVAS (ERRADO - PREVE INFRACOES PENAIS) como: travamento de contrato como resultado de fraude; prorrogação contratual fora das hipóteses admissíveis; e entrega de uma mercadoria por outra.


ID
968251
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Em relação aos bens públicos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra D.

    O artigo 98 do Código Civil conceitua bens públicos e discorre o seguinte:

    São públicos os bens do domínio nacional pertencentes às pessoas jurídicas de direito público interno; todos os outros são particulares, seja qual for a pessoa a que pertencerem.
     

    Em sua classificação, os bens públicos são divididos em 3 espécies: bens de uso comum do povo, bens de uso especial e bens dominicais.

    Os bens de uso comum do povo são aqueles que podem ser usados livremente pelo povo, mas sem a necessidade de ser um serviço gratuito e tem como exemplos as ruas, parques, praias, praças e rodovias pedagiadas.

    Os bens de uso especial são conceituados como os bens que tem destinação pública específica e são designados a serviço ou estabelecimento da administração pública federal, estadual e municipal, inclusive suas autarquias, e não podem ser usadas livremente da mesma maneira que os bens de uso comum. Tem como exemplos as repartições públicas, museus públicos, hospitais e cemitérios.

    Já os bens dominicais são o que não é bem de uso comum do povo e nem bem de uso especial, e não tem destinação especial, servindo de finalidade social e ambiental da administração pública.

    Segundo José dos Santos Carvalho Filho, afetação e desafetação dizem respeito aos fins para os quais está sendo utilizado o bem público.

    De acordo com o autor Marcus Vinícius Corrêa Bittencourt, afetação significa: “conferir uma destinação pública a um determinado bem, caracterizando-o como bem de uso comum do povo ou bem de uso especial, por meio de lei ou ato administrativo”.

    Deste modo, a desafetação se define pela perda da destinação pública de um bem de uso comum ou de uso especial para caracterizá-lo como bem dominical, visto que somente os bens dominicais podem ser alienados, pois não tem destinação específica.

    Fonte: http://www.viajus.com.br/viajus.php?pagina=artigos&id=1470

  • Bens de uso comum e de uso especial => estão na categoria AFETAÇÃO ( tem uma destinação pública )

    bens dominicais => estão na categoria de DESAFETAÇÃO ( não tem destinação pública )

    quando um bem de uso comum ou de uso especial perde sua destinação pública, se tornam bens dominicais e entram na categoria de desafetação e consequentemente podem ser alienados.


ID
968254
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Existem vários tipos de gráficos utilizados na administração. No entanto, existe um gráfico universal de processamento, por excelência, utilizado em trabalhos de análise administrativa e o qual representa a seqüência normal de qualquer trabalho, produto ou documento. Como é denominado este gráfico?

Alternativas
Comentários
  • fluxograma:É uma ferramenta gráfica que representa a dinâmica/rotina de um processo/atividade de forma analítica onde são representadas as operações de Início, deslocamentos, armazenamentos, esperas, inspeções, interrupções e conclusões deste processo, assim como, representa o fluxo de informações e as consequências decorrentes da escolha da atuação ou não em determinado momento do processo pelo executor.

     
    EXEMPLO DE FLUXOGRAMA
    Processo: Recebimeno de Materiais
    Setor Responsável: Almoxarifado
  • Olá amigos do QC, é importante sabermos a diferença entre fluxograma e organograma:

    Organograma é o gráfico que representa a estrutura formal de uma empresa, ou seja, a disposição e a hierarquia dos órgãos. Representação estática 

    Fluxograma é um diagrama que tem como finalidade representar processos ou fluxos de materiais e operações. Representação dinâmica.

    Grande abraço.

ID
968257
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Quais são os prazos mínimos, contados da publicação dos editais até o recebimento das propostas, para as licitações nas modalidades concurso e leilão, respectivamente?

Alternativas
Comentários
  • Lei 8.666/93:

    Art. 21,

    § 2o  O prazo mínimo até o recebimento das propostas ou da realização do evento será:

    I - quarenta e cinco dias para:

    a) concurso;

    (...)

    III - quinze dias para a tomada de preços, nos casos não especificados na alínea "b" do inciso anterior, ou leilão;

ID
968260
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2012
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Em relação a Métodos de Análise de Investimentos, o indicador que denota o tempo de recuperação do investimento, mas não deve ser utilizado, de forma isolada, na tomada de decisões sobre alternativas de investimentos, uma vez que não considera os valores dos fluxos de caixa a partir do ponto de retorno do capital investido, é denominado:

Alternativas
Comentários
  • Payback é o tempo decorrido entre o investimento inicial e o momento no qual o lucro líquido acumulado se iguala ao valor desse investimento. O payback pode ser

    Qualquer projecto de investimento possui de inicio um período de despesas (em investimento)a que se segue um período de receitas liquidas(liquidas dos custos do exercício). As receitas recuperam o capital investido. O período de tempo necessário para as receitas recuperam a despesa em investimento é o período de recuperação

    fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Payback
  • A questao seria muito mais fácil de ser entendida se nao tivesse tantas vírgulas que por sinal a maioria eh desnecessária na frase.


ID
968263
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A quem cabe a elaboração dos projetos de lei atinentes ao Plano Plurianual (PPA), à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e à Lei Orçamentária Anual (LOA)?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A. Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:

    I - o plano plurianual;

    II - as diretrizes orçamentárias;

    III - os orçamentos anuais.

  • Mamão com açúcar.



ID
968266
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2012
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Determine o valor do capital inicial de um investimento, sabendo-se que ao final de dois trimestres serão sacados R$ 10.000,00 que foram capitalizados a uma taxa de 5% ao mês, no regime de juros simples.

Alternativas
Comentários
  • Vamos lá...

    M= 10.000
    i= 5% a.m convertendo 0,05
    n= 2 trimestes  convertendo para a mesma unidade da taxa fica 6 meses.
    C=?

    M=C.(1+i.n)
    10 000= C. (1 + 0,05 . 6) Por que são 2 trimestres, então são 6 meses e por isso multiplicamos por 6.
    10.000=C. 1,3
    C= 10.000 / 1,3
    C= 7.692,31

    Espero ter ajudado...e Bom estudos para todos!!!!!                  


    A duvida do comentário abaixo...

    Vamos lá....

    Para calcular os números 10000/1,3...fica assim....
    Números com casas decimais...precisamos igualar as casas ....e como 10, 000 tem 3 casas depois da virgula...o número 1, 3 ...tem que ficar...1, 300...ai...esquece a vírgula e calcula normal....ficando....

    10000/1300...

    Ai fica tranquilo...

    Espero ter ajudado.... 
  • Por favor, não consigo chegrar no mesmo valor que vc meu cáclculo 10.000 / 1,3 dá o resultado R$ 9708,73, não sei onde estou errando.
  • Há uma relação da formula fundamental.

    O montante é [M = Capital + Juros ] , sendo Juros = Capital x taxa x tempo

    [...] logo

    M= C+J

    M=C+C.i.t

    M=C+(1+it)

    agora só jogar na fórmula

    10.000= C(1+0,05.6)

    10.000= 1,3C

    C= 7.692,31


ID
968269
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em relação aos atos administrativos, é correto afirmar que um ato pode ser

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

    Hely Lopes Meirelles considera estes campos interdependentes, mas para nós são campos autônomos:

    • Campo da existência: O ato administrativo é perfeito (concluído) quando cumprir os requisitos de existência jurídica, incluído nestes a publicidade.

    Para alguns autores a publicidade não faz parte da existência, mas para nós faz. Ex: Presidente assina um decreto e depois rasga. Para nós, o papel não era nada, apenas um simples projeto de ato administrativo, mas para quem acha que a publicidade não faz parte da existência, aquele papel é um ato administrativo.

    • Campo da validade: O ato administrativo é válido quando produzido de acordo com as normas jurídicas que o regem (adequado à ordem jurídica).

    • Campo da eficácia: Eficácia é uma palavra equívoca em direito, sendo ora utilizada para verificação da produção de efeitos no campo social e ora no sentido estritamente jurídico. Analisado por este último sentido, o ato administrativo é eficaz quando esta apto a produzir efeitos.

    Pode acontecer de um ato administrativo existir, ser válido, mas ser ineficaz (seus efeitos serem inibidos): Quando o ato administrativo é submetido a uma condição suspensiva (fato futuro e incerto que o suspende); a um termo inicial (subordinado a um fato futuro e certo) ou à pratica ou edição de outro ato jurídico que condiciona os seus efeitos (Ex: portaria que só produzirá efeitos após a decisão do governador).

    O ato administrativo pode ser perfeito, valido e eficaz (concluído; de acordo com a lei e apto a produzir efeitos); pode ser perfeito valido ineficaz (concluído; de acordo com a lei, mas não é apto a produzir efeitos); pode ser perfeito, invalido e eficaz (concluído; não esta de acordo com a lei, mas é capaz de produzir efeitos, pois ainda não foi extinto do mundo jurídico); pode ser perfeito, invalido e ineficaz. (concluído; não esta de acordo com a lei e ser revogado);


  • Qual é o erro da letra "a"?

  • De acordo com Celso de Mello:

    Ato perfeito é o ato que completou as etapas necessárias para sua existência. Não é sinônimo de perfeição. Ato válido é o ato que foi praticado de acordo com a lei. Ato eficaz é o ato que está apto a produzir efeitos. Ato pendente é o ato que está apto a produzir efeitos, dependendo da implementação de uma condição. Ato consumado é o que já produziu os seus efeitos.

      O ato pode, então, ser:

    a)Perfeito, válido e eficaz – concluiu o ciclo de formação, encontra-se ajustado às exigências legais e está disponível para deflagrar seus efeitos típicos;

    b)Perfeito, inválido e eficaz – conclui o ciclo de formação e apesar de não se achar conformado às exigências normativas, encontra-se produzindo os efeitos que lhe seriam inerentes;

    c)Perfeito, válido e ineficaz – conclui o ciclo de formação, está ajustado às exigências legais, mas não está pronto para a eclosão de seus efeitos típicos, por depender de um termo inicial ou de uma condição suspensiva, ou autorização, aprovação ou homologação, a serem manifestadas por uma autoridade controladora;

    d)Perfeito, inválido e ineficaz – esgotou o ciclo de formação, está em desconformidade com a ordem jurídica e seus efeitos ainda não podem fluir.


  • PERFEIÇÃO, VALIDADE E EFICÁCIA

     

    É perfeito quando esgotadas todas as fases necessárias à sua produção. Ato perfeito é o que completou o ciclo necessário à sua formação.

    É válido quando foi expedido em absoluta conformidade com as exigências do sistema normativo; quando se encontra adequado aos requisitos estabelecidos pela ordem jurídica.

    É eficaz quando está disponível para a produção de seus efeitos próprios; ou seja, quando o desencadear de seus efeitos típicos não se encontra dependente de qualquer evento posterior, como uma condição suspensiva, termo inicial ou ato controlador a cargo de outra autoridade.

     

    ATENÇÃO:

    Entre a eficiência e a eficácia existe uma tênue linha divisória. Estudar o princípio da eficiência, no que tange à ação administrativa, é analisar a órbita de sua discricionariedade. Os atos vinculados normalmente não são afetados pelo princípio da eficiência.

    Sendo assim, a alternativa D também estaria correta se os elementos fossem: perfeito, válido e ineficaz.

  • Atos Constitutivos: aqueles em que a administração cria, modifica ou extingue uma situação jurídica (ex: Permissão)

    Ato Pendente: está sujeito a condição ou termo para que comece a produzir efeitos

    Ato Perfeito: já completaram seu ciclo de formação (início à meio à fim). Ato terminado, mas não consumado

    Ato Eficaz: diz respeito aos seus efeitos (após sua edição produz efeitos, mesmo que seja nulo)

    Ato Consumado: já se exauriu seus efeitos (definitivo)

    PERFEITO, INVALIDO E EFICAZ: concluído; não está de acordo com a lei, mas é capaz de produzir efeitos, pois ainda não foi extinto do mundo jurídico;

    O ATO:

    Está em conformidade com a lei? É VÁLIDO.

    Surtiu efeitos? É EFICAZ.

    Cumpriu seu ciclo de formação? É PERFEITO.

    O ATO ADMINISTRATIVO PODE SER:

    a) Perfeito, valido e eficaz: concluído; de acordo com a lei e apto a produzir efeitos;

    b) Perfeito valido ineficaz: concluído; de acordo com a lei, mas não é apto a produzir efeitos;

    c) Perfeito, invalido e eficaz: concluído; não está de acordo com a lei, mas é capaz de produzir efeitos, pois ainda não foi extinto do mundo jurídico;

    d) Perfeito, invalido e ineficaz: concluído; não está de acordo com a lei e ser revogado.

    Fonte: http://www.webjur.com.br/doutrina/Direito_Administrativo/Atos_Administrativos.html


ID
968272
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em relação à centralização ou descentralização administrativa, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Comentários

    a) 
     A descentralizaçãpressupõe pessoas jurídicas diversas: aquela que originariamente tem ou teria titulação sobre atividade e aqueloutra ou aqueloutras às quais foi atribuído o desempenho das atividades em causa.

    A desconcentração está sempre referida a uma só pessoa, pois cogita-se da distribuição de competências na intimidade dela, mantendo-se, pois, o liame unificador da hierarquia.

    b)   O fenômeno da distribuição interna de plexos de compe­tências decisórias, agrupadas em unidades individualiza­das, denomina-se DESCONCENTRAÇÃO



    C) - Pela descentralização rompe-se uma unidade personalizada e não há vínculo hierárquico entre a Administração Central e a pessoa estatal descentralizada. Assim, a segunda não é subordinada à primeira.


    D) - A atividade administrativa é descentralizada quando é exercida, em uma das formas mencionadas, por pessoa ou pessoas distintas do Estado. A atividade administrativa é centralizada quando é Exercida pelo próprio Estado, ou seja, pelo conjunto orgânico que lhe compõe a intimidade.



    E)  Desconcentração se faz tanto em razão:

    1)da matéria, isto é, do assunto (por exemplo, Ministério da Justiça, da Saúde, da Educação etc...);

    2) como em razão do grau (hierarquia), ou seja, do nível de responsabilidade decisório conferido aos distintos escalões que corresponderão aos diversos patamares de autoridade (por exemplo, diretor de departamento, Chefe de seção, encarregado de setor). 


    Gab:. B
  • Ocorre desconcentração administrativa quando uma pessoa política ou uma entidade da administração indireta distribui competências no âmbito de sua própria estrutura afim de tornar mais ágil e eficiente a prestação dos serviços. Desconcentração envolve, obrigatoriamente, uma só pessoa jurídica. (Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino, 2010).

    Leciona o Professor CELSO ANTÔNIO BANDEIRA DE MELLO: "Diz-se que a atividade é descentralizada quando é exercida (...) por pessoas distintas do Estado. (...) Na descentralização, o Estado atua indiretamente, pois o faz através de outras pessoas, seres juridicamente distintos dele (...)."

ID
968275
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral

Tomar decisões é identificar e selecionar um curso de ação para lidar com um problema específico ou extrair vantagens em uma oportunidade. Que técnica de solução de problemas procura, a partir dos efeitos ou sintomas dos problemas, identificar todas as possibilidades de causas que estão provocando esses efeitos?

Alternativas
Comentários
  • Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Diagrama de Causa e EfeitoDiagrama Espinha-de-peixe ou Diagrama 6M , é uma ferramenta gráfica utilizada pela Administração para o gerenciamento e o Controle da Qualidade (CQ) em processos diversos de manipulação das fórmulas. Originalmente proposto pelo engenheiro químico Kaoru Ishikawa em 1943 e aperfeiçoado nos anos seguintes.


    Exemplo de diagrama de Ishikawa.Em sua estrutura, as causas dos problemas (efeitos) podem ser classificados como sendo de seis tipos diferentes (o que confere a esse diagrama o nome alternativo de "6M"):
  • Letra  b é a resposta correta.

ID
968278
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Assinale a opção que apresenta três modalidades de licitação previstas na Lei 8.666/93.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D. Art. 22. São modalidades de licitação:

    I - concorrência;

    II - tomada de preços;

    III - convite;

    IV - concurso;

    V - leilão.

  • A lei 10520 de 2002 institui o pregão


ID
968281
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Para reagir ao colossal abismo existente entre as mudanças ambientais velozes e a total inabilidade das organizações em ajustar-se a elas, foi criada a Reengenharia, que é definida como:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - A

    A Reengenharia, conceito introduzido por James Champy e Michael Hammer através do best-seller “Reenginnering the Corporation” publicado em 1993, consiste em repensar e redesenhar radicalmente as práticas e processos nucleares da organização tais como o serviço ao cliente, o desenvolvimento de novos produtos, a cultura organizacional, a resposta às encomendas, entre outras, afim de aumentar a produtividade através da redução de custos e do aumento do grau de satisfação do cliente.
  • A questão cobra conhecimento sobre a técnica reengenharia e pede a alternativa correta.

    De acordo com Maximiano (2013): "A reengenharia propõe a substituição radical dos processos ineficientes"

    Podemos identificar as palavras-chave ou termos relacionadas à técnica da seguinte forma:

    • Parte do zero, começa de novo, reinvenção;
    • Folha de papel em branco;
    • Orientada para processos;
    • Não busca melhoria contínua, nem marginais;
    • Fundamental, radical e drástica.

    A- CORRETA. É o redesenho radical dos processos.

    B- INCORRETA. Não é uma mera melhoria dos processos e sim uma mudança drástica dos processos (fazer do zero).

    C- INCORRETA. A redução de níveis hierárquicos é um enxugamento (downsizing). Nada impede que as técnicas sejam aplicadas em conjunto.

    D- INCORRETA. Reengenharia é planejada e radical.

    E- INCORRETA. Reengenharia é visa a mudança drástica dos processos.

    Fontes:

    MAXIMIANO, A. C A. Introdução à Administração.  8. ed. Atlas. São Paulo. 2013.

    MOREIRA, E. A. L Administração Geral e Pública para Concursos. 4. ed. Juspodivm. 2019

    GABARITO: LETRA A


ID
968284
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Assinale a opção que apresenta uma das características principais da Teoria Neoclássica.

Alternativas
Comentários

ID
968287
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Uma agregação de atividades análogas, interdependentes, que se encadeiam num único campo especializado de trabalho, de­vendo, consequentemente, para sua maior eficácia, ter seu desenvolvimento alocado a uma unidade organizacional específica, sob uma direção, ê denominada de

Alternativas
Comentários
  • Souza (2007, p. 138-139) apresenta as seguintes definições para função e atividade:
    FUNÇÃO, portanto, corresponde a uma agregação de atividades análogas,
    interdependentes que se encadeiam num único campo especializado de trabalho,
    devendo, consequentemente, para uma maior eficácia, ter o desenvolvimento
    alocado à unidade organizacional específica. [...] Ela tem, geralmente, caráter
    duradouro e sem término previsto e provê o suporte para a viabilização da missão da
    organização. A função indica o que é feito sem detalhar como é feito [...] A
    atividade compreende um conjunto de tarefas/ações caracterizadas pelo consumo de
    recursos e orientadas para um objetivo definido, de caráter global. Em resumo, é um
    conjunto de procedimentos necessários para a execução de uma função.
  • CARGO --> FUNÇÃO --> ATIVIDADE --> TAREFA

  • Tive o mesmo raciocínio!

  • Também fiz assim. Nos concursos, quem sabe muito erra.

  • pensei da mesma forma

  • pensei da mesma forma


ID
968290
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

"São as mais simples e indivisíveis unidades de competência a serem expressadas por um agente, previstas em número certo, com denominação própria, retribuídas por pessoas jurídicas de Direito Público e criadas por lei, salvo quando concernentes aos serviços auxiliares do Legislativo, caso em que se criam por resolução, da Câmara ou do Senado, conforme se trate de serviços de uma ou de outra destas Casas. 11 (MELLO, 2011).

Segundo o trecho supracitado, este é o significado de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D. Art. 1o Esta Lei institui o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias, inclusive as em regime especial, e das fundações públicas federais.

    Art. 2o Para os efeitos desta Lei, servidor é a pessoa legalmente investida em cargo público.

    Art. 3o Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor.

    Parágrafo único. Os cargos públicos, acessíveis a todos os brasileiros, são criados por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão.

    Art. 4o É proibida a prestação de serviços gratuitos, salvo os casos previstos em lei.


ID
968293
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2012
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Determine o valor do saldo credor, ao final do investimento de um investidor que aplicou a quantia de R$ 1.000,00 no Banco XYZ, pelo período de três anos, a uma taxa de juros de 1,5% ao mês, no regime de juros simples, e assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Questão simples para achar somente o montante

    C = 1.000
     t = 3 anos
     i = 1,5% a.m. = 18% a.a.
     m = ?

    M = C(1+it)
    M = 1.000(1+0,18x3)
    M = 1.000 x 1,54
    M = 1.540,00
  • Bom, aprendi que não é interessante transformar a unidade temporal das taxas(i) e sim do periodo (n). Nesse caso:

    C = $1000,00
    n= 3 anos ou 36 meses
    i= 1,5 a.m.
    M= ?

    M= 1000 (1+0,015 x 36)
    M= 1000(1+0,54)
    M= 1540

    Como não podemos usar calculadora em concurso, transformei 0,015 em fração e multipliquei por 36. Ficando 15/1000X36 = 540/1000=0,54.

ID
968296
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2012
Provas
Disciplina
Não definido

Em relação ã classificação dos agentes públicos, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • COMPLICADA EM:

    A RESPOSTA  LETRA : C

    EMPRESAS PUBLICAS E ECONOMIA MISTA REGIME: RGPS, Regime geral de previdencia social- Ex: Previdencia social(CLT)

    AUTARQUIAS E FUNDAÇÕES:RPPS,Regime Proprio Publico do Servidor Ex: Funprev (PREVIDENCIA PROPRIA)

ID
968299
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Qual é a demonstração contábil que evidencia o desempenho de uma determinada entidade no exercício?

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

    O artigo 187 da Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976 (Lei das Sociedades por Ações), instituiu a Demonstração do Resultado do Exercício.

    A Demonstração do Resultado do Exercício tem como objetivo principal apresentar de forma vertical resumida o resultado apurado em relação ao conjunto de operações realizadas num determinado período, normalmente, de doze meses.

    De acordo com a legislação mencionada, as empresas deverão na Demonstração do Resultado do Exercício discriminar:
    -         a receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos;
    -         a receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto;
    -         as despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais;
    -         o lucro ou prejuízo operacional, as outras receitas e as outras despesas;
    -         o resultado do exercício antes do Imposto sobre a Renda e a provisão para o imposto;
    -         as participações de debêntures, empregados, administradores e partes beneficiárias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados, que não se caracterizem como despesa;
    -         o lucro ou prejuízo líquido do exercício e o seu montante por ação do capital social.
    Na determinação da apuração do resultado do exercício serão computados em obediência ao princípio da competência:
    a) as receitas e os rendimentos ganhos no período, independentemente de sua realização em moeda; e
    b) os custos, despesas, encargos e perdas, pagos ou incorridos, correspondentes a essas receitas e rendimentos.

  • DEMONSTRAÇÃO DE LUCROS OU PREJUÍZOS ACUMULADOS (DLPA): Tem por objetivo demonstrar a movimentação da conta de lucros ou prejuízos acumulados, ainda não distribuídos aos sócios titular ou aos acionistas, revelando os eventos que influenciaram a modificação do seu saldo. Essa demonstração deve, também revelar o dividendo por ação do capital realizado.

    DEMONSTRAÇÃO DE MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO (DMPL): Fornece a movimentação ocorrida durante os exercícios nas contas componentes do Patrimônio Líquido, faz clara indicação do fluxo de uma conta para outra além de indicar a origem de cada acréscimo ou diminuição no PL.

    DEMONSTRAÇÃO DE ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS (DOAR): Tem por objetivo a demonstração contábil destinada a evidenciar num determinado período  as modificações que originaram as variações no capital circulante líquido da Entidade. E apresentar informações relacionadas a financiamentos (origens de recursos) e investimentos (aplicações de recursos) da empresa durante o exercício, onde, estes recursos são os que afetam o capital circulante líquido (CCL) da empresa.

    DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO ABRANGENTE: Demonstração que começa com lucro ou prejuízo do período e a seguir mostra os itens de outros resultados abrangentes do período.

    DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO (DRE): Destina-se a evidenciar a formação de resultado líquido do exercício, diante do confronto das receitas, custos e despesas apuradas segundo o regime de competência.


ID
968302
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Em relação a Lei 4.320/64, que dispõe sobre Normas Gerais de Direito Financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • LEI 4.320/64,
    Art. 59 - O empenho da despesa não poderá exceder o limite dos créditos concedidos.

    Art.60, § 2º Será feito por estimativa o empenho da despesa cujo montante não se possa determinar.

    Art.60, § 3º É permitido o empenho global de despesas contratuais e outras, sujeitas a parcelamento.
  • Não entendi.

    Então pode-se o empenho de despesa que não se pode determinar

  • Rodrigo, poderá através da estimativa.


  • Existem Trés tipos de Empenho: 

    Ordinário: Quando é compra algo a vista, ex: bens e imóveis.
    Estimativa:  No pagamento de contas de energia, água, quando não se pode ter certeza do valor..
    Global: Quando fecha o contrato e parcela o valor contratual. Exemplo: Serviço de limpeza.

ID
968305
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas das sentenças abaixo, em relação aos tipos orçamento.

I - O orçamento ____________ é o elo entre o planejamento e as funções executivas da organização.
II - No orçamento ____________ é dado ênfase aos aspectos contábeis da gestão. III - O controle dos agentes governamentais ê função princi­ pal do orçamento ______________ .
IV - O Principal critério de classificação no orçamento ____________ é o funcional-programático.

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

    Com o desenvolvimento do pensamento empresarial e acadêmico,que efetua o acompanhamento e controle da Função Administrativa estatal, era necessário estabelecer mecanismos que proporcionassem bases seguras para a condução das atividades empresariais. Neste contexto, surgiram as técnicas orçamentárias mais conhecidas: - Orçamento Tradicional; - Orçamento Base Zero; - Orçamento de Desempenho; - Orçamento-Programa; - Sistema de Planejamento, Programação e Orçamento; - Sistema de Racionalização do Orçamento; - dentre outras técnicas.

    A partir da Lei nº. 4320/1964 e com o advento da Lei Complementar nº 101/2000, o orçamento ganhou mais "status" com a implementação do orçamento-programa, integrado aos sistemas de contabilidade pública. No direito administrativo brasileiro, o orçamento público é uma lei através da qual o Poder legislativo autoriza o Poder executivo, bem como outras unidades administrativas independentes, como o Poder Judiciário, o Ministério Público, o Tribunal de Contas e o próprio Poder Legislativo a executar determinada despesa pública, destinada a cobrir o custeio do Estado ou a seguir a política econômica do país. Essa lei é de iniciativa exclusiva do Chefe do Executivo, que harmoniza as pretensões orçamentárias vindas dessas várias fontes, construindo uma única proposta de lei. Esse projeto de lei é submetido ao Poder Legislativo, que o discute, modifica, aprova e submete novamente ao Chefe do Executivo para sanção, como toda lei.

    Se a receita do ano for superior à estimada (estima-se através do produto da arrecadação dos tributos de competência do ente em questão), o governo encaminha à casa legislativa um projeto de lei pedindo autorização para incorporar e executar o excesso de arrecadação (créditos adicionais). Se as despesas superarem as receitas, o governo fica impossibilitado de executar o orçamento em sua totalidade, sendo obrigado a cortar despesas. Isso pode ser formalizado em ato administrativo do Chefe do Executivo ou autoridade por este delegada. Mas também costuma ocorrer "informalmente", através da simples não liberação de verbas às unidades orçamentárias.

    O Sistema de Planejamento Integrado, conhecido como Processo de Planejamento-Orçamento, baseia-se no Plano Plurianual (PPA), na Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei de Orçamentos Anuais (LOA).


ID
968308
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2012
Provas
Disciplina
Não definido

Órgãos são unidades abstratas que sintetizam os vários cír­culos de atribuições do Estado. Quanto às funções que exercem, os órgãos que expressam decisões estatais para o cumprimento dos fins da pessoa jurídica são tradicionalmente classificados em

Alternativas
Comentários
  • Quanto à função que exercem
     
    Órgãos ativos: “os que expressam decisões estatais para o cumprimento dos fins da pessoa jurídica”. Ex.: Conselho Monetário Nacional, que edita resoluções obrigatórias para todo o sistema financeiro nacional.
     
    Órgãos consultivos: “os de aconselhamento e elucidação (pareceres) para que sejam tomadas as providências pertinentes pelos órgãos ativos”. Ex.: Advocacia-Geral da União, que expede pareceres para a resolução de problemas jurídicos.
     
    Órgãos de controle: “são os prepostos a fiscalizar e controlar a atividade de outros órgãos e agentes”. Ex.: Tribunal de Contas da União, que controla (fiscaliza e revisa) as despesas governamentais.

    Fonte: http://www.alexandremagno.com/site/index.php?p=concurso&id=205

ID
968311
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral

Em relação a disciplina de Ciências Contábeis, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas

ID
968314
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

"É o procedimento investigativo, com prazo de conclusão não excedente de 30 dias (prorrogáveis pela autoridade superior por igual período), ao cabo do qual, se a conclusão não for pelo arquivamento do processo ou pela aplicação de penali­dade de advertência ou suspensão de até 30 dias, assegurada ampla defesa, será instaurado processo disciplinar, o qual é obrigatório sempre que o ilícito praticado ensejar sanção mais grave.” (MELLO, 2011)

Conforme Celso Antônio Bandeira de Mello, este ê o conceito de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E. Art. 143. A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa.
    § 3o A apuração de que trata o caput, por solicitação da autoridade a que se refere, poderá ser promovida por autoridade de órgão ou entidade diverso daquele em que tenha ocorrido a irregularidade, mediante competência específica para tal finalidade, delegada em caráter permanente ou temporário pelo Presidente da República, pelos presidentes das Casas do Poder Legislativo e dos Tribunais Federais e pelo Procurador-Geral da República, no âmbito do respectivo Poder, órgão ou entidade, preservadas as competências para o julgamento que se seguir à apuração. (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

    Art. 144. As denúncias sobre irregularidades serão objeto de apuração, desde que contenham a identificação e o endereço do denunciante e sejam formuladas por escrito, confirmada a autenticidade.

    Parágrafo único. Quando o fato narrado não configurar evidente infração disciplinar ou ilícito penal, a denúncia será arquivada, por falta de objeto.

    Art. 145. Da sindicância poderá resultar:

    I - arquivamento do processo;

    II - aplicação de penalidade de advertência ou suspensão de até 30 (trinta) dias;

    III - instauração de processo disciplinar.

    Parágrafo único. O prazo para conclusão da sindicância não excederá 30 (trinta) dias, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da autoridade superior.

  • Lei 8.112/90. Art. 143. A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa.
      § 1o  Compete ao órgão central do SIPEC supervisionar e fiscalizar o cumprimento do disposto neste artigo.(Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)  (Revogado pela Lei nº 11.204, de 2005)
            § 2o  Constatada a omissão no cumprimento da obrigação a que se refere o caput deste artigo, o titular do órgão central do SIPEC designará a comissão de que trata o art. 149. (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)
    § 3o A apuração de que trata o caput, por solicitação da autoridade a que se refere, poderá ser promovida por autoridade de órgão ou entidade diverso daquele em que tenha ocorrido a irregularidade, mediante competência específica para tal finalidade, delegada em caráter permanente ou temporário pelo Presidente da República, pelos presidentes das Casas do Poder Legislativo e dos Tribunais Federais e pelo Procurador-Geral da República, no âmbito do respectivo Poder, órgão ou entidade, preservadas as competências para o julgamento que se seguir à apuração. (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97).
    Este artigo foi modificado pela Lei n. 9.527/97, que lhe incluiu seu § 3º, e teve revogados seus §§ 1º e 2º pela Lei n. 11.204, de 5.12.2005. Este dispositivo estabelece que qualquer autoridade, ciente da irregularidade no serviço público, seja por denúncia de servidor, seja por qualquer outro meio, será obrigada a apurá-la imediatamente, através de sindicância ou processo disciplinar, garantindo sempre ampla defesa ao acusado. (RIGOLIN, Ivan Barbosa, Comentários ao Regime Único dos Servidores Públicos Civis, 6ª Ed., São Paulo: Editora Saraiva, 2010, p. 311).
  • FASES DA SINDICÂNCIA: instrução, defesa e relatório


ID
968317
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2012
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Sabe-se que existem diversos Quocientes/lndicadores Econômi­cos Financeiros afetos à Análise das Demonstrações Financeiras. Que quociente/indicador é representado pela seguinte

equação:    Ativo Permanete   
               Patrimônio Léquido ?


Alternativas
Comentários
  • LETRA C

    Representa quanto (%) do Patrimônio Líquido está alocado em Ativo Permanente, ou seja em bens não líquidos como investimentos em edificações, terrenos, máquinas pesadas etc. Também pode ser tratado como Imobilização do Patrimônio Líquido.