SóProvas



Prova UFMT - 2021 - UFMT - Tecnólogo em Gestão Pública


ID
5403070
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    A China está se tornando um dos maiores produtores de vinho do mundo. Está investindo e daqui a dez, vinte anos deve ter grandes vinhos. Já em relação ao consumo, é preocupante. Se um dia os chineses resolverem beber uma taça de vinho cada um, não vai sobrar. Além disso, se o consumo chinês aumentar como está se desenhando, a bebida ficará mais cara. Por outro lado, é um mercado em potencial para o avanço das exportações de diversos países.

(VIANNA JÚNIOR, D. Revista Veja, Ed. 2666.)

A leitura do texto permite afirmar que o aumento do consumo de vinho pelos chineses acarreta várias consequências, positivas e negativas. Qual seria consequência positiva?

Alternativas
Comentários
  • Oi!

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -Os únicos limites da sua mente são aqueles que você acreditar ter!


ID
5403139
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Barreiras, de diferentes naturezas, são problemas que interferem na comunicação. Qual a natureza da barreira de comunicação que decorre do uso inadequado de uma linguagem não comum ao receptor, isto é, em que os códigos empregados não fazem parte do repertório do conhecimento em determinado ambiente comunicacional?

Alternativas
Comentários
  • Gab.: A

    Barreiras de comunicação são obstáculos ou resistências à comunicação entre as pessoas.

    Para Chiavenato, há três tipos de barreiras à comunicação humana:

    • Barreiras semânticas: São as limitações decorrentes dos símbolos, por meio dos quais a comunicação é feita. Estas barreiras podem ser verificadas não só por palavras, mas também por gestos, sinais etc., os quais podem ter diferentes sentidos para as pessoas envolvidas no processo.

    1. Relacionadas ao Símbolos, códigos, palavras......

    • Barreiras pessoais: As interferências decorrentes das limitações, emoções e valores de cada pessoa. No ambiente de trabalho as mais comuns são a deficiência para ouvir, as percepções, as emoções e os sentimentos pessoais.

    1. Relacionadas aos aspectos de cada indivíduo, ou seja, varia de pessoa para pessoa.

    • Barreiras físicas: São as interferências presentes no ambiente onde ocorre o processo de comunicação, ruídos de portas que, no decorrer de uma aula ou palestra, se abrem, a distância física, um canal congestionado etc.

    CHIAVENATO, Idalberto. Comportamento organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. São Paulo: Thomson, 2004.

    Dicas no insta: 

    @concurseironnildo 

    • PCCE 2021: Inspetor 2º e Escrivão 102º.
    • CRF - PI: 1º Assistente Administrativo (Picos).
    • Pss. IBGE Picos (2°).
    • Câmara Municipal de Petrolina-Pe (28°).
    • PMPE 2018 (CR)

  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -Quem ESTUDA tem em suas mãos o poder de TRANSFORMAR não só a própria vida, como também das pessoas que lhe cercam.

  • GAB A

    SÃO BARREIRAS À COMUNICAÇÃO:

    1. Barreiras mecânicas ou físicas: a comunicação é bloqueada por fatores físicos.
    2. Barreiras fisiológicas: dizem respeito aos problemas genéticos ou de má-formação dos órgãos vitais da fala.
    3. Barreiras psicológicas: são os preconceitos e estereótipos que fazem com que a comunicação fique prejudicada.
    4. Barreiras semânticas: são as que decorrem do uso inadequado da linguagem não comum ao receptor ou a grupos visados.
    5. Barreiras pessoais: as pessoas podem facilitar ou dificultar a comunicação. Tudo dependerá da personalidade de cada um, do estado de espírito, das emoções, dos valores etc.
    6. Barreiras administrativas/burocráticas: decorrem das formas como as organizações atuam e processam as informações.
    7. Filtragem – é a manipulação da mensagem pela pessoa que envia (fonte), para que seja vista favoravelmente pelo recebedor. Acontece quando um subordinado não quer dar uma má notícia ao chefe ou quer “dizer” ao chefe o que ele quer ouvir. (CAI MUUUUUUITO)
    8. Percepção seletiva – as pessoas que recebem a mensagem as interpretam com base em suas necessidades, experiências, motivações e outras características pessoais.
    9. Linguagem – a idade, o nível educacional e a cultura de uma pessoa influenciam como ela usa a linguagem. As palavras não significam a mesma coisa para todo mundo. Quando vamos a um médico e ele usa termos técnicos para nos explicar que doença temos, podemos não entender a mensagem.
    10. Excesso de informação – todos nós temos uma capacidade nítida de processar informação. Quando essa capacidade é superada, tendemos a esquecer de informações, postergar a comunicação ou ação necessária.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

  • Gab. A

    "Os dias prósperos não vêm por acaso; nascem de muita fadiga e muita persistência."

    Henry Ford

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre as barreias à comunicação. Neste caso, marquemos a alternativa que contempla corretamente a barreira descrita no enunciado.

    Barreiras Culturais, segundo Robbins:

    • Barreiras semânticas: como já mencionamos, as palavras significam coisas diferentes para pessoas diferentes. Isto é particularmente verdadeiro para pessoas de culturas diferentes.

    • Barreiras causadas pelas conotações: as palavras têm implicações diversas em diferentes idiomas.

    • Barreiras causadas pelas diferenças de entonação: em algumas culturas, a linguagem é formal; em outras, informal. As vezes, a entonação depende do contexto: as pessoas falam diferente quando estão em casa, numa festa ou no trabalho. A utilização de um tom pessoal e informal em uma situação que demanda um estilo mais formal pode causar embaraço e até constrangimento.

    • Barreiras causadas pelas diferenças de percepção: pessoas que falam idiomas diferentes, na verdade, veem o mundo de formas diferentes.

    Concluímos que a alternativa "A" é a correta.

    GABARITO: A

    Fonte:

    ROBBINS, Stephen R. Comportamento organizacional. 11. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.


ID
5403328
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    Os últimos anos já deixaram uma coisa muito clara para todo o mundo que está prestando atenção nas notícias, nas atitudes e na produção cultural de nosso tempo: nada mais será “estável”, a transformação será constante. Os mais variados aspectos do comportamento humano – da forma como você viaja às escolhas que faz com relação ao trabalho, à alimentação ou uso do próprio tempo – passarão por mudanças nem sempre fáceis de antecipar ou de compreender no primeiro momento. Mas há algumas evidências que já aparecem com contornos claros no horizonte.
    Uma delas é o envelhecimento da população mundial, e da brasileira em especial. Até 2031, teremos 43 milhões de pessoas com mais de 60 anos no Brasil. Pela primeira vez na história, haverá, em nosso país, mais avós do que netos. Mais idosos do que crianças e adolescentes. Diante desse cenário, é fundamental olhar para esse público com respeito e entender que o envelhecimento precisa ser melhor compreendido e, principalmente, tratado de forma mais digna e inteligente no Brasil. Infelizmente, num sinal claro de que temos muito que evoluir, a velhice ainda é vista em grande medida como uma fase de “descarte”. Por mais que continuem reinando no universo midiático expressões como “melhor idade” e imagens de casais de idosos sorridentes usando uniformes de paraquedismo para disfarçar e tentar produzir uma ideia infantil de uma “adolescência eterna”, o fato é que o último trecho das vidas de quem tem a benção de existir por mais tempo costuma ser bastante sofrido por aqui. Administra-se permanentemente um misto de ignorância, sofrimento, esquecimento e desatenção por parte de uma sociedade que, num inominável equívoco, se julga eterna, onisciente e dona da capacidade sobre-humana de se manter jovem e poderosa para sempre. [...]
(KAKINOFF, P. Revista Gol, agosto de 2019.)

A respeito do texto, analise as afirmativas.


I- Entre as mudanças sociais que ocorrerão, encontra-se o envelhecimento da população mundial, processo que não é bem compreendido no Brasil.

II- Denominar a velhice como “melhor idade” ou último trecho das vidas de quem tem a benção de existir por mais tempo constitui sinestesia, recurso estilístico para enfatizar o sentido das expressões.

III- Os travessões no primeiro parágrafo foram utilizados para isolar conteúdo da frase que tem o objetivo de explicitar o que foi dito anteriormente.

IV- As aspas empregadas em “estável” e “descarte” têm a função de destacar que esses vocábulos constituem termos arcaicos, em desuso na língua.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • I- Entre as mudanças sociais que ocorrerão, encontra-se o envelhecimento da população mundial, processo que não é bem compreendido no Brasil.CERTO -Infelizmente, num sinal claro de que temos muito que evoluir, a velhice ainda é vista em grande medida como uma fase de “descarte”.

    II- Denominar a velhice como “melhor idade” ou último trecho das vidas de quem tem a benção de existir por mais tempo constitui sinestesia, recurso estilístico para enfatizar o sentido das expressões.ERRADO

    sinestesia ocorre quando há o uso de sensações de diferentes órgãos do sentido em uma expressão. Essa figura de linguagem está ligada aos sentidos: audição, visão, tato, paladar e olfato.

    Exemplo: André tinha um cheiro doce característico. Lembrava a chocolate.

    III- Os travessões no primeiro parágrafo foram utilizados para isolar conteúdo da frase que tem o objetivo de explicitar o que foi dito anteriormente. CERTO

    IV- As aspas empregadas em “estável” e “descarte” têm a função de destacar que esses vocábulos constituem termos arcaicos, em desuso na língua.ERRADO- Há um modo figurado, quase irônico, por isso o uso das aspas.

    DRACARYS.

  • Estável está em uso sim. Principalmente para os concurseiros.. hehehe

  • Para responder a esta questão, exige-se conhecimento em interpretação textual, pontuação e figura de linguagem. O candidato deve indicar quais assertivas estão corretas. Vejamos:

    I- Correta.

    No trecho abaixo retirado do texto, podemos concluir que a velhice ainda não é compreendida no Brasil

    "Diante desse cenário, é fundamental olhar para esse público com respeito e entender que o envelhecimento precisa ser melhor compreendido e, principalmente, tratado de forma mais digna e inteligente no Brasil. Infelizmente, num sinal claro de que temos muito que evoluir, a velhice ainda é vista em grande medida como uma fase de “descarte”."

    II- Incorreta.

    A sinestesia é usada para misturar sentidos "audição, visão, tato, paladar e olfato." com expressões.

    Ex: "Esta chuvinha de água viva esperneando luz e ainda com gosto de mato longe..." (Mário de Andrade)

    A sinestesia usada aqui foi a do paladar, pois a chuva não possui gosto de mato longe.

    Quando se fala melhor idade, usa-se eufemismo, pois para suavizar uma outra expressão é usada essa figura de linguagem, porque o correto era falar que a pessoa está idosa.

    III- Correta.

    Os travessões foram usados para retomar de forma mais detalhada "aspectos do comportamento humano".

    IV- Incorreta.

    As aspas foram usadas em "estável" e em "descarte" para dar destaque a essas expressões, e não para mostrar que essas palavras estão em desuso.

    Portanto, estão corretas as assertivas I e III.

    Gabarito: C


ID
5403331
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    Os últimos anos já deixaram uma coisa muito clara para todo o mundo que está prestando atenção nas notícias, nas atitudes e na produção cultural de nosso tempo: nada mais será “estável”, a transformação será constante. Os mais variados aspectos do comportamento humano – da forma como você viaja às escolhas que faz com relação ao trabalho, à alimentação ou uso do próprio tempo – passarão por mudanças nem sempre fáceis de antecipar ou de compreender no primeiro momento. Mas há algumas evidências que já aparecem com contornos claros no horizonte.
    Uma delas é o envelhecimento da população mundial, e da brasileira em especial. Até 2031, teremos 43 milhões de pessoas com mais de 60 anos no Brasil. Pela primeira vez na história, haverá, em nosso país, mais avós do que netos. Mais idosos do que crianças e adolescentes. Diante desse cenário, é fundamental olhar para esse público com respeito e entender que o envelhecimento precisa ser melhor compreendido e, principalmente, tratado de forma mais digna e inteligente no Brasil. Infelizmente, num sinal claro de que temos muito que evoluir, a velhice ainda é vista em grande medida como uma fase de “descarte”. Por mais que continuem reinando no universo midiático expressões como “melhor idade” e imagens de casais de idosos sorridentes usando uniformes de paraquedismo para disfarçar e tentar produzir uma ideia infantil de uma “adolescência eterna”, o fato é que o último trecho das vidas de quem tem a benção de existir por mais tempo costuma ser bastante sofrido por aqui. Administra-se permanentemente um misto de ignorância, sofrimento, esquecimento e desatenção por parte de uma sociedade que, num inominável equívoco, se julga eterna, onisciente e dona da capacidade sobre-humana de se manter jovem e poderosa para sempre. [...]
(KAKINOFF, P. Revista Gol, agosto de 2019.)

Sobre recursos linguísticos empregados, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Para mim, a palavra Coisa na primeira linha tem sentido de Algo

  • Um fato, uma constatação.......

  • A palavra coisa pode ser usada em muitas situações de comunicação com sentidos diversos; na primeira linha, expressa sentido de causa, motivo, razão.

  • A) A palavra coisa pode ser usada em muitas situações de comunicação com sentidos diversos; na primeira linha, expressa sentido de causa, motivo, razão.

    Incorreta. Embora a primeira parte da assertiva esteja correta, podendo o termo "coisa", de semântica demasiadamente aberta, assumir múltiplos sentidos, a parte final da assertiva está incorreta.

    O termo é empregado na passagem como referente catafórico, adiantando a introdução de algo que será nomeado à frente. Não há qualquer sentido de causa, razão ou motivo no uso do termo.

    "Os últimos anos já deixaram uma coisa muito clara...: isso." (...)

    Fonte: comentário do colega Ivan Lucas (Q1801008)

  • QUESTÃO COM ERRO.

    "Os mais variados aspectos do comportamento humano passarão por mudanças ...".

    O "MAIS" na frase não está intensificando ou modulando o verbo. Logo, não pode ser advérbio.

  • Deve ficar claro que a C não tem respaldo em nada, é só a opinião da banca. E deve-se ignorar o comentário de FAEL GMAIL, pois o advérbio se refere praticamente qualquer outra classe de palavras; nesse exemplo ele intensifica o adjetivo variadas.

  • Na primeira linha, a palavra "coisa" expressa sentido de Algo!

  • Para responder a esta questão, exige-se conhecimento em morfologia. O candidato deve indicar a assertiva incorreta. Vejamos:

    a) Incorreta.

    A palavra "coisa" possui valor substantivo com sentido de "situação" ou "fato", e não de causa.

    "Os últimos anos já deixaram uma situação muito clara..."

    "Os últimos anos já deixaram um fato muito claro..."

    b) Correta.

    "Os mais variados aspectos"

    O advérbio "mais" dá sentido de intensidade ao adjetivo variado.

    c) Correta.

    A palavra "já" está apenas realçando o sujeito "os últimos anos" que possui por si só possui sentido temporal, tornando assim a palavra "já" apenas com realçando, e não dando circunstancia de tempo.

    d) Correta.

    As locuções "diante de" e 'perante de" são intercambiáveis, mutáveis pois ambas possuem sentidos parecidos.

    Gabarito: A

  • Primeira vez que vejo advérbio de realce.

    Vivendo e aprendendo.

  • banca que gosta de repetir questão ....


ID
5403334
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    Os últimos anos já deixaram uma coisa muito clara para todo o mundo que está prestando atenção nas notícias, nas atitudes e na produção cultural de nosso tempo: nada mais será “estável”, a transformação será constante. Os mais variados aspectos do comportamento humano – da forma como você viaja às escolhas que faz com relação ao trabalho, à alimentação ou uso do próprio tempo – passarão por mudanças nem sempre fáceis de antecipar ou de compreender no primeiro momento. Mas há algumas evidências que já aparecem com contornos claros no horizonte.
    Uma delas é o envelhecimento da população mundial, e da brasileira em especial. Até 2031, teremos 43 milhões de pessoas com mais de 60 anos no Brasil. Pela primeira vez na história, haverá, em nosso país, mais avós do que netos. Mais idosos do que crianças e adolescentes. Diante desse cenário, é fundamental olhar para esse público com respeito e entender que o envelhecimento precisa ser melhor compreendido e, principalmente, tratado de forma mais digna e inteligente no Brasil. Infelizmente, num sinal claro de que temos muito que evoluir, a velhice ainda é vista em grande medida como uma fase de “descarte”. Por mais que continuem reinando no universo midiático expressões como “melhor idade” e imagens de casais de idosos sorridentes usando uniformes de paraquedismo para disfarçar e tentar produzir uma ideia infantil de uma “adolescência eterna”, o fato é que o último trecho das vidas de quem tem a benção de existir por mais tempo costuma ser bastante sofrido por aqui. Administra-se permanentemente um misto de ignorância, sofrimento, esquecimento e desatenção por parte de uma sociedade que, num inominável equívoco, se julga eterna, onisciente e dona da capacidade sobre-humana de se manter jovem e poderosa para sempre. [...]
(KAKINOFF, P. Revista Gol, agosto de 2019.)

A frase Pela primeira vez na história, haverá, em nosso país, mais avós do que netos. pode ser reescrita, sem problema gramatical, de várias maneiras. Em qual alternativa a reescrita apresenta problema quanto ao emprego da vírgula?

Alternativas
Comentários
  • B) Haverá, mais avós do que netos em nosso país, pela primeira vez na história.

    → O verbo haver com sentido de existir, ocorrer ou acontecer é impessoal, logo a expressão logo em seguida ao verbo não deve, nesse caso, ser virgulada, pois estará separando o verbo do objeto direto.

    GABARITO. B

  • Gabarito na alternativa B

    Solicita-se indicação da passagem com uso incorreto de virgula:

    A) Em nosso país, haverá, pela primeira vez na história, mais avós de que netos.

    Correta. A primeira virgula isola adjunto adverbial locativo antecipado; a segunda e terceira virgulas isolam adjunto adverbial temporal deslocado.

    B) Haverá, mais avós do que netos em nosso país, pela primeira vez na história.

    Incorreta. A primeira virgula separa indevidamente a forma verbal impessoal de seu complemento direto.

    C) Pela primeira vez na história, haverá mais avós do que netos em nosso país.

    Correta. A virgula isola adjunto adverbial temporal antecipado.

    D) Haverá mais avós do que netos em nosso país, pela primeira vez na história.

    Correta. A virgula, embora dispensável, demarca adjunto adverbial temporal em sua posição natural. Sua utilização é estilística e enfatiza a separação entre dois termos adverbiais.

  • GAB: B- Questão pede a incorreta!

    A ordem canônica de uma frase em língua portuguesa é sujeito, verbo e complementos. Quando essa sequência é respeitada, não se coloca vírgula alguma. Então, resumidamente, não se separa por vírgula sujeito e predicado, nem verbo e complementos.

  • GABARITO: LETRA B

    ACRESCENTANDO:

    USO DA VÍRGULA

    Vírgula – indica uma pequena pausa na sentença.

    Não se emprega vírgula entre:

    • Sujeito e verbo.

    • Verbo e objeto (na ordem direta da sentença).

    Para facilitar a memorização dos casos de emprego da vírgula, lembre-se de que:

    A vírgula:

    Desloca

    Enumera

    Explica

    Enfatiza

    Isola

    Separa

    Emprego da vírgula:

    a) separar termos que possuem mesma função sintática no período:

    - João, Mariano, César e Pedro farão a prova.

    - Li Goethe, Nietzsche, Montesquieu, Rousseau e Merleau-Ponty.

    b) isolar o vocativo:

    - Força, guerreiro!

    c) isolar o aposto explicativo:

    - José de Alencar, o autor de Lucíola, foi um romancista brasileiro.

    d) mobilidade sintática:

    - Temeroso, Amadeu não ficou no salão.

    - Na semana anterior, ele foi convocado a depor.

    - Por amar, ele cometeu crimes.

    e) separar expressões explicativas, conjunções e conectivos:

    - Isto é, ou seja, por exemplo, além disso, pois, porém, mas, no entanto, assim, etc.

    f) separar os nomes dos locais de datas:

    - Cascavel, 10 de março de 2012.

    g) isolar orações adjetivas explicativas:

    - O Brasil, que busca uma equidade social, ainda sofre com a desigualdade.

    h) separar termos enumerativos:

    - O palestrante falou sobre fome, tristeza, desemprego e depressão.

    i) omitir um termo:

    - Pedro estudava pela manhã; Mariana, à tarde.

    j) separar algumas orações coordenadas

    - Júlio usou suas estratégias, mas não venceu o desafio.

    Vírgula + E

    1)Para separar orações coordenadas com sujeitos distintos:

    Minha professora entrou na sala, e os colegas começaram a rir.

    2) Polissíndeto:

    Luta, e luta, e luta, e luta, e luta: é um filho da pátria.

    3) Conectivo “e” com o valor semântico de “mas”:

    Os alunos não estudaram, e passaram na prova.

    4) Para enfatizar o elemento posterior:

    A menina lhe deu um fora, e ainda o ofendeu.

    FONTE: RITA SILVA

  • Gabarito:B

    USO DA VÍRGULA

    • Enumeração;
    • Ruptura da forma canônica (ordem direta);
    • Termo explicativo (aposto);
    • Vocativo.

    APOSTO EXPLICATIVO

    O aposto explicativo serve para:

    1. Referir-se a nome;
    2. Expressão de natureza substantiva;
    3. Identidade semântica;
    4. Característica única.

    Ex.: O ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no STF, autorizou a abertura de um inquérito.

    "Faça da dificuldade a sua motivação."

  • Não se usa virgula para separar sujeito e verbo!

  • Para responder a esta questão, exige-se conhecimento em uso da vírgula. O candidato deve indicar a alternativa que a vírgula foi usada de forma incorreta. Vejamos:

    a) Correta.

    "Em nosso país, haverá, pela primeira vez na história, mais avós de que netos."

    A primeira vírgula está separando um adjunto adverbial antecipado e as duas últimas estão intercalando outro adjunto adverbial.

    b) Incorreta.

    "Haverá, mais avós do que netos em nosso país, pela primeira vez na história."

    A vírgula está incorretamente separando o objeto direto do verbo "haverá".

    c) Correta.

    "Pela primeira vez na história, haverá mais avós do que netos em nosso país."

    A vírgula está separando o adjunto adverbial antecipado..

    d) Correta.

    "Haverá mais avós do que netos em nosso país, pela primeira vez na história."

    A vírgula está separando o adjunto adverbial no final da frase, esse é um caso facultativo, pois está na sua ordem direta.

    Gabarito: B

  • A virgula não é usada para separar verbos e complementos verbais

    Haverá (vtd), mais avós do que netos (od) em nosso país, pela primeira vez na história.


ID
5403340
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia as frases a seguir.


1- A esquizofrenia, ou distúrbio da mente dividida, é marcada por surtos em que o mundo real acaba substituído por delírios e alucinações.

2- Apesar de serem esses os sintomas mais famosos da condição, geralmente ela se inicia com uma simples apatia no final da adolescência e no começo da vida adulta.

3- Os cientistas do final do século XIX foram buscar inspiração na língua grega para caracterizar um transtorno que, até então, ficava jogado no limbo da loucura.

4- Por meio da junção dos termos esquizo, dividir no idioma dos filósofos clássicos, e frenia, algo próximo de mente, eles deram um nome perfeito para a doença que atinge 1% da população do planeta.

5- A esquizofrenia é investigada há décadas, mas segue cheia de mistérios.


Unindo as frases em um único parágrafo, com coesão e coerência, a ordem correta é:

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    3, 4, 1, 2, 5

    3- Os cientistas do final do século XIX foram buscar inspiração na língua grega para caracterizar um transtorno que, até então, ficava jogado no limbo da loucura.

    4- Por meio da junção dos termos esquizo, dividir no idioma dos filósofos clássicos, e frenia, algo próximo de mente, eles deram um nome perfeito para a doença que atinge 1% da população do planeta.

    1- A esquizofrenia, ou distúrbio da mente dividida, é marcada por surtos em que o mundo real acaba substituído por delírios e alucinações.

    2- Apesar de serem esses os sintomas mais famosos da condição, geralmente ela se inicia com uma simples apatia no final da adolescência e no começo da vida adulta.

    5- A esquizofrenia é investigada há décadas, mas segue cheia de mistérios.

  • 1- A esquizofrenia, ou distúrbio da mente dividida, é marcada por surtos em que o mundo real acaba substituído por delírios e alucinações.

    2- Apesar de serem esses os sintomas mais famosos da condição, geralmente ela se inicia com uma simples apatia no final da adolescência e no começo da vida adulta.

    Dica: a frase 1 tem que vir primeiro para explicar os sintomas que a frase 2 se refere.


ID
5403343
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Instrução: Leia a parte final do artigo Pessoas e pragas, de J.R. Guzzo, publicado em 21/08/2019, no blog Fatos, e responda à questão.

[...]
    Nunca houve tanto agronegócio no mundo. Nunca se consumiram tanta carne, frango e outras proteínas básicas. Nunca houve tanto alimento para o homem – e nunca se produziu e vendeu tanto produto artificial para o campo. Ao mesmo tempo, jamais a população do planeta foi tão grande como hoje. Nem tão bem alimentada, até por razões legais – uma Volkswagen, por exemplo, é obrigada por lei a oferecer dois tipos de proteínas em seus refeitórios, no almoço e no jantar, todos os dias. Só consegue cumprir a lei se acha frango e boi em quantidade suficiente – e para isso frangos e bois têm de engordar cada vez mais depressa, o que é impossível sem hormônios, rações com complementos químicos, vacinas. Milhares de outras empresas brasileiras precisam, por lei, fazer exatamente a mesma coisa – ou os fiscais vão lhes socar em cima uma quantidade de multas capaz de levar até o Google à falência.
    Como fica, então? Se estivessem pondo “veneno” na comida, você iria ver gente caindo morta na sua frente em cada esquina, todo dia. Em vez disso, a população só aumenta. É óbvio que o uso da química, biogenética e de outras tecnologias na agricultura é uma questão de doses certas, produtos de qualidade, mais segurança quanto aos seus danos prejudiciais à saúde, mais competência no manejo. Mas nunca, também, houve progressos tão espetaculares na melhoria científica dos adubos, pesticidas, transgênicos e tudo o mais que se põe na lavoura. São os fatos. A alternativa é voltar à Idade da Pedra, quando a alimentação era 100% natural – e o sujeito precisava ter uma sorte do cão para chegar vivo aos 30 anos de idade.

Em relação ao uso de tempos verbais no texto, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito na alternativa B

    Solicita-se indicação da assertiva correta:

    A) Em Mas nunca, também, houve progressos tão espetaculares na melhoria científica dos adubos, o verbo haver, por referir-se a um substantivo no plural, deveria também ser usado no plural.

    Incorreta. O verbo "haver", empregado na passagem com semântica existencial, é impessoal e não deve sofrer flexão.

    B) Em Se estivessem pondo “veneno” na comida, você iria ver gente caindo morta na sua frente em cada esquina, todo dia., a correlação verbal é feita pelo uso dos tempos pretérito imperfeito do subjuntivo do verbo estar e futuro do pretérito do indicativo do verbo ir.

    Correta. Os verbos estão conjugados nos tempos e modos indicados na assertiva. O primeiro denota ação hipotética passada, e o segundo, ação ação futura não realizada por ausência do cumprimento de condição também passada.

    C) Na frase Em vez disso, a população só aumenta., a forma verbal aumenta deveria estar no plural, pois o substantivo a que se refere traz ideia de muitas pessoas.

    Incorreta. O verbo concorda com o substantivo singular "população". Ausente termo ligado ao substantivo, com função nuclear ou adjunta, inexistente é outra possibilidade de concordância.

    D) A voz passiva empregada no trecho nunca se produziu e vendeu tanto produto artificial para o campo. é denominada analítica, composta pelo verbo e o pronome se.

    Incorreto. A voz passiva composta pelo pronominal apassivador "se" + verbo conjugado é dita sintética. A voz passiva analítica é composta por verbo auxiliar, normalmente "ser", + verbo principal em forma de particípio passado.

  • Pretérito imperfeito do subjuntivo HIPÓTESE: SE

    SE EU CANTASSE, SE EU FOSSE.

    Futuro do pretérito: POSSIBILIDADE, DÚVIDA: RIA

    EU CANTARIA.

  • Português é sofrimento.

  • futuro do pretérito INDICATIVO -> trata-se de um futuro em relação a outro fato passado (IRIA, VIAJARIA..)

    pretérito imperfeito SUBJUNTIVO -> indica uma ação hipotética, mas possível, no passado ( Se ESTIVESSEM, QUISSESE...)

    Dica 1: Preterito Imperfeito do Subjuntivo -----> Futuro do Pretérito do Indicativo

    "SSE" combina com "ria"

    "soubeSSE" -----> "teRIA"

    Dica 2: Presente do Indicativo -----> Presente do subjuntivo

    "espero" combina com "faça/fique/saiba/fale...."

    Dica 3: Pretérito imperfeito do indicativo ------> Pretérito imperfeito do subjuntivo

    "VA" combina com "SSE"

    "Esperava que soubesse disso"// "andava por onde pudesse"

  • Esta questão avalia os conhecimentos do candidato sobre as flexões verbais. Os verbos possuem as flexões de modo (indicativo, subjuntivo e imperativo); tempo (presente, pretérito e futuro); número e pessoa (singular e plural); e voz (ativa, passiva e reflexiva). Vejamos cada uma delas:

     

    Flexão de Modo: indica a atitude do falante em relação à ação que anuncia. Os modos são:

     

    ·         Indicativo: o falante tem a certeza de sua atitude, ou seja, o fato é, foi ou será uma realidade.

    Exemplos: Estudei para a prova (pretérito perfeito)/ Estudarei para a prova (futuro do presente).

     

    ·         Subjuntivo: o falante não tem certeza da atitude, ou seja, o fato é duvidoso, incerto. Existe uma possibilidade de que aconteça.

    Exemplo: Pode ser que eu estude (presente)/ Se eu estudar terei mais chances na prova (futuro).

     

    ·         Imperativo: o falante expressa uma ordem, um pedido ou um conselho.

    Exemplo: Desligue a televisão e vá estudar.

     

    Flexão de tempo: os tempos verbais são três, a saber, presente, pretérito e futuro.

     

    ·         Presente: tem relação com algo que ocorre no momento em que se fala.

    Exemplo: O dia está muito bonito hoje.

     

    ·         Pretérito: tem relação com algo que ocorreu em momento anterior à fala.

    Exemplo: O dia estava muito bonito ontem.

     

    ·         Futuro: tem relação com algo que ainda vai ocorrer.

    Exemplo: Lavarei as roupas no fim de semana.

     

    Flexão de número e pessoa: indica o singular ou o plural em sua forma. Aparecem no singular quando se referem a uma única pessoa (eu corro/ ela corre) e no plural quando é mais de uma pessoa (nós corremos, eles correm). Logo, os verbos se flexionam em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª, 3ª).

     

    Flexão de voz: faz referência ao tipo de relação entre sujeito e verbo.

     

    ·         Voz ativa: quando o sujeito pratica a ação.

    Exemplo: O aluno respondeu à pergunta do professor.

     

    ·         Voz passiva: quando o sujeito sofre ação.

    Exemplo: A pergunta do professor foi respondida pelo aluno.

     

    ·         Voz reflexiva: quando o sujeito pratica e sofre a ação.

    Exemplo: Danilo cortou-se com o estilete.

     

    Em termos de estrutura o exercício pede que assinalemos a alternativa correta. Vejamos caso a caso:

     

    A) Em Mas nunca, também, houve progressos tão espetaculares na melhoria científica dos adubos, o verbo haver, por referir-se a um substantivo no plural, deveria também ser usado no plural.

    Esta afirmação está incorreta. Quando o verbo “haver" é aplicado no sentido de “existir" e “ocorrer", o verbo se torna impessoal. Nesse caso, ele passa a ser aplicado sem o uso do sujeito, sempre no singular, e não pode ser flexionado.

     

    Veja os exemplos a seguir:

     

    “Haver" = “existir" (conjugado na 3ª pessoa do singular, sem sujeito):

     

    • Havia três pessoas na frente da casa
    • Havia um mês que não se falavam
    • Havia 12 remédios na caixa.

     

    Aqui, as frases não possuem um sujeito, portanto, não cabe a flexão do verbo “haver", que ficará sempre no singular. O mesmo ocorre com a frase da afirmação A. E como temos de assinalar a alternativa correta, devemos descartar a letra A.



    B)
    Em Se estivessem pondo “veneno" na comida, você iria ver gente caindo morta na sua frente em cada esquina, todo dia., a correlação verbal é feita pelo uso dos tempos pretérito imperfeito do subjuntivo do verbo estar e futuro do pretérito do indicativo do verbo ir.

     

    Esta é a afirmação correta. Existe uma relação de causa e consequência entre as duas orações: se algo for feito, uma consequência será gerada. No caso, a coisa a ser feita é colocar veneno na comida, que, por sua vez, gera a consequência de ver cair gente morta. E, de fato, a relação é dada pela presença do verbo “estar" conjugado na 3ª pessoa do plural do pretérito imperfeito do subjuntivo e do verbo “ir" conjugado na 3ª pessoa do singular do futuro do pretérito do indicativo.



    C)
    Na frase Em vez disso, a população só aumenta., a forma verbal aumenta deveria estar no plural, pois o substantivo a que se refere traz ideia de muitas pessoas.

     

    Esta afirmação está incorreta. O substantivo ao qual a forma verbal “aumenta" se refere é “população", no singular. Como temos de assinalar a alternativa correta, devemos descartar a letra C.



    D)
    A voz passiva empregada no trecho nunca se produziu e vendeu tanto produto artificial para o campo. é denominada analítica, composta pelo verbo e o pronome se.

     

    Esta afirmação está incorreta. A voz passiva analítica não é formada pelo verbo + pronome “se", mas sim, por sujeito paciente + verbo auxiliar + particípio + preposição + agente da passiva, como na frase “O bolo foi comido por mim", que obedece exatamente a essa estrutura. Na verdade, o que está presente na afirmação D é uma partícula apassivadora (pronome apassivador “se" + verbo transitivo direto – “produzir"). Como temos de apontar a alternativa correta, devemos descartar a letra D.

     

    Gabarito do Professor: Letra B.

  • Em Mas nunca, também, houve progressos tão espetaculares na melhoria científica dos adubos, o verbo haver, por referir-se a um substantivo no plural, deveria também ser usado no plural.

    Errada, pois o verbo haver no sentido de existir, ocorrer e acontecer é impessoal, ou seja, não pode ser flexionado.

    Em Se estivessem pondo “veneno” na comida, você iria ver gente caindo morta na sua frente em cada esquina, todo dia., a correlação verbal é feita pelo uso dos tempos pretérito imperfeito do subjuntivo do verbo estar e futuro do pretérito do indicativo do verbo ir.

    Correto: pretérito imperfeito do subjuntivo > ou seja, é um verbo do passado que indica um passado inacabado indicando uma possibilidade, que é o modo subjuntivo.

    Na frase Em vez disso, a população só aumenta., a forma verbal aumenta deveria estar no plural, pois o substantivo a que se refere traz ideia de muitas pessoas. Errada.

    A voz passiva empregada no trecho nunca se produziu e vendeu tanto produto artificial para o campo. é denominada analítica, composta pelo verbo e o pronome se. Errada, pois a voz passiva analítica é expressa por um verbo ser + particípio passado.


ID
5403346
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Instrução: Leia a parte final do artigo Pessoas e pragas, de J.R. Guzzo, publicado em 21/08/2019, no blog Fatos, e responda à questão.

[...]
    Nunca houve tanto agronegócio no mundo. Nunca se consumiram tanta carne, frango e outras proteínas básicas. Nunca houve tanto alimento para o homem – e nunca se produziu e vendeu tanto produto artificial para o campo. Ao mesmo tempo, jamais a população do planeta foi tão grande como hoje. Nem tão bem alimentada, até por razões legais – uma Volkswagen, por exemplo, é obrigada por lei a oferecer dois tipos de proteínas em seus refeitórios, no almoço e no jantar, todos os dias. Só consegue cumprir a lei se acha frango e boi em quantidade suficiente – e para isso frangos e bois têm de engordar cada vez mais depressa, o que é impossível sem hormônios, rações com complementos químicos, vacinas. Milhares de outras empresas brasileiras precisam, por lei, fazer exatamente a mesma coisa – ou os fiscais vão lhes socar em cima uma quantidade de multas capaz de levar até o Google à falência.
    Como fica, então? Se estivessem pondo “veneno” na comida, você iria ver gente caindo morta na sua frente em cada esquina, todo dia. Em vez disso, a população só aumenta. É óbvio que o uso da química, biogenética e de outras tecnologias na agricultura é uma questão de doses certas, produtos de qualidade, mais segurança quanto aos seus danos prejudiciais à saúde, mais competência no manejo. Mas nunca, também, houve progressos tão espetaculares na melhoria científica dos adubos, pesticidas, transgênicos e tudo o mais que se põe na lavoura. São os fatos. A alternativa é voltar à Idade da Pedra, quando a alimentação era 100% natural – e o sujeito precisava ter uma sorte do cão para chegar vivo aos 30 anos de idade.

Sobre recursos linguísticos e expressivos, analise as afirmativas.


I- A repetição do advérbio de negação nunca ressalta a intencionalidade do articulista em marcar fortemente a relação entre a produção do agronegócio e a alimentação da população mundial.

II- A frase Como fica, então?, no início do segundo parágrafo, pode ser substituída por O que fazer? ou por Qual a solução?, sem prejuízo do sentido.

III- O uso das expressões informais socar em cima e sorte do cão em artigo jornalístico sugere intenção de envolver o leitor e fazê-lo comungar das ideias do articulista.

IV- O trecho quantidade de multas capaz de levar até o Google à falência não se apresenta relevante na construção dos sentidos do texto, pois é uma empresa sólida e muito rica.

V- Em Se estivessem pondo “veneno” na comida, você iria ver gente caindo morta na sua frente em cada esquina, todo dia., a conjunção que inicia o período pode ser substituída, sem prejuízo do sentido, por posto que, se bem que e conforme.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

  • Para responder a esta questão, exige-se conhecimento em morfologia e em elementos significativos textuais. O candidato deve indicar as assertivas corretas. Vejamos:

    I- Correta.

    De fato, a repetição do advérbio "nunca" indica que o momento atual do agronegócio e da alimentação da população mundial andam em alta, em boa relação.

     "Nunca houve tanto agronegócio no mundo. Nunca se consumiram tanta carne, frango e outras proteínas básicas. Nunca houve tanto alimento para o homem – e nunca se produziu e vendeu tanto produto artificial para o campo."

    II- Correta.

    Como fica, então?" "O que fazer?" ou por "Qual a solução?" são frases interrogativas e uma pode substituir a outra.

    III- Correta.

    Comungar significa participar. Quando o autor usa expressão menos formal em um texto, normalmente quer fazer com que o leitor se aproxime mais da leitura do texto, e por isso foi usada a expressão conotativa "quantidade de multas capaz de levar até o Google à falência".

    IV- Incorreta.

    A conjunção "se" no texto é condicional e as conjunções “por posto que, se bem que e conforme" são respectivamente de natureza concessiva, concessiva e conformativa.

     Portanto, somente as assertivas I, II e III estão corretas.

    Gabarito: D

  • só ler as alternativas. após ler a alternativa IV, já terá o gabarito. hauhauhua


ID
5403349
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Instrução: Leia a parte final do artigo Pessoas e pragas, de J.R. Guzzo, publicado em 21/08/2019, no blog Fatos, e responda à questão.

[...]
    Nunca houve tanto agronegócio no mundo. Nunca se consumiram tanta carne, frango e outras proteínas básicas. Nunca houve tanto alimento para o homem – e nunca se produziu e vendeu tanto produto artificial para o campo. Ao mesmo tempo, jamais a população do planeta foi tão grande como hoje. Nem tão bem alimentada, até por razões legais – uma Volkswagen, por exemplo, é obrigada por lei a oferecer dois tipos de proteínas em seus refeitórios, no almoço e no jantar, todos os dias. Só consegue cumprir a lei se acha frango e boi em quantidade suficiente – e para isso frangos e bois têm de engordar cada vez mais depressa, o que é impossível sem hormônios, rações com complementos químicos, vacinas. Milhares de outras empresas brasileiras precisam, por lei, fazer exatamente a mesma coisa – ou os fiscais vão lhes socar em cima uma quantidade de multas capaz de levar até o Google à falência.
    Como fica, então? Se estivessem pondo “veneno” na comida, você iria ver gente caindo morta na sua frente em cada esquina, todo dia. Em vez disso, a população só aumenta. É óbvio que o uso da química, biogenética e de outras tecnologias na agricultura é uma questão de doses certas, produtos de qualidade, mais segurança quanto aos seus danos prejudiciais à saúde, mais competência no manejo. Mas nunca, também, houve progressos tão espetaculares na melhoria científica dos adubos, pesticidas, transgênicos e tudo o mais que se põe na lavoura. São os fatos. A alternativa é voltar à Idade da Pedra, quando a alimentação era 100% natural – e o sujeito precisava ter uma sorte do cão para chegar vivo aos 30 anos de idade.

Na frase Nunca se consumiram tanta carne, frango e outras proteínas básicas., o verbo encontra-se no plural em concordância com o sujeito composto posposto a ele. Assinale a frase que também exemplifica essa regra da norma culta.

Alternativas
Comentários
  • Quem visitaram o estande do Instituto de Educação na feira agropecuária?

    a professora de ciências, os estudantes de Técnicas Agrícolas e alguns pais de alunos.

  • Gabarito na alternativa A

    Solicita-se caso de concordância similar ao encontrado em:

    "Nunca se consumiram tanta carne, frango e outras proteínas básicas."

    A construção é forma de voz passiva sintética com verbo que concorda com o sujeito paciente composto.

    A) Visitaram o estande do Instituto de Educação na feira agropecuária a professora de ciências, os estudantes de Técnicas Agrícolas e alguns pais de alunos.

    Correta. Temos forma de voz ativa com sujeito posposto à forma verbal que com ele concorda em forma plural.

    B) Os gritos, a correria e o desespero dos presentes fizeram com que os bombeiros dividissem sua ação em vários blocos de atendimento.

    Incorreta. Temos construção em ordem direta, com sujeito anteposto a forma verbal.

    C) Não se apanham mosquitos da dengue com açúcar em água, mas com produtos especiais da Vigilância Sanitária.

    Incorreta. Temos caso de voz passiva sintética com sujeito simples posposto. A banca condiciona a concordância solicitada a caso de sujeito composto.

    D) Meus companheiros de pesquisa são: um geógrafo, um historiador e um linguista.

    Incorreta. O sujeito da forma verbal "são" é o termo "meus companheiros". A construção após os dois pontos é apenas enumerativa.


ID
5403352
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Instrução: Leia a parte final do artigo Pessoas e pragas, de J.R. Guzzo, publicado em 21/08/2019, no blog Fatos, e responda à questão.

[...]
    Nunca houve tanto agronegócio no mundo. Nunca se consumiram tanta carne, frango e outras proteínas básicas. Nunca houve tanto alimento para o homem – e nunca se produziu e vendeu tanto produto artificial para o campo. Ao mesmo tempo, jamais a população do planeta foi tão grande como hoje. Nem tão bem alimentada, até por razões legais – uma Volkswagen, por exemplo, é obrigada por lei a oferecer dois tipos de proteínas em seus refeitórios, no almoço e no jantar, todos os dias. Só consegue cumprir a lei se acha frango e boi em quantidade suficiente – e para isso frangos e bois têm de engordar cada vez mais depressa, o que é impossível sem hormônios, rações com complementos químicos, vacinas. Milhares de outras empresas brasileiras precisam, por lei, fazer exatamente a mesma coisa – ou os fiscais vão lhes socar em cima uma quantidade de multas capaz de levar até o Google à falência.
    Como fica, então? Se estivessem pondo “veneno” na comida, você iria ver gente caindo morta na sua frente em cada esquina, todo dia. Em vez disso, a população só aumenta. É óbvio que o uso da química, biogenética e de outras tecnologias na agricultura é uma questão de doses certas, produtos de qualidade, mais segurança quanto aos seus danos prejudiciais à saúde, mais competência no manejo. Mas nunca, também, houve progressos tão espetaculares na melhoria científica dos adubos, pesticidas, transgênicos e tudo o mais que se põe na lavoura. São os fatos. A alternativa é voltar à Idade da Pedra, quando a alimentação era 100% natural – e o sujeito precisava ter uma sorte do cão para chegar vivo aos 30 anos de idade.

A leitura atenta e competente do texto NÃO permite afirmar que o articulista

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C, para os não assinantes.

    Que desserviço esse artigo. Com essa argumentação frágil, fico me perguntando quanto custou, lamentável.

  • C

    considera o aumento do agronegócio – Nunca houve tanto agronegócio no mundo – a causa dos problemas ambientais e alimentares existentes hoje


ID
5403355
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Instrução: Leia o texto abaixo de Walcyr Carrasco, Revista Veja Ed. 2668, e responda à questão.

    Início de ano é sempre assim: a gente faz promessas, ambiciona novidades. Como o ano só começa realmente depois do Carnaval, costumo aguardar até lá. Mas aí já é tarde: o ano ganhou seu ritmo e eu deixo as mudanças para o futuro. Em 2019 pensei no que realmente desejaria para este 2020. Há uma palavra que não me sai da cabeça: segurança. É claro que o país tem problemas de todo tipo. Mas a segurança toca no meu cotidiano diretamente. [...] Eu me admiro ver as pessoas convivendo com a violência como se fosse absolutamente normal. Uma amiga sai sempre com dois celulares. Um velho e um bom, escondido. O mais antigo é para, no caso de assalto, entregar ao ladrão. Já ouvi um conhecido dizer que o “meliante” foi legal, pois o deixou ficar com os documentos. Ou seja: o sujeito assalta, ameaça, mas é “legal”? Recentemente, um amigo fez aniversário. Tínhamos um evento, mas queríamos nos reunir depois das dez da noite. Foi difícil achar um restaurante: a maioria está fechando mais cedo. Em São Paulo, no centro, as mulheres andam agarradas às bolsas. O pior, porém, repito, é nossa atitude passiva. Nós nos acostumamos ao absurdo. [...]. 
    Há alguns anos, eu saía do Leblon e andava até o Arpoador pela praia. É uma boa e saudável distância. Não tenho mais coragem. Quero voltar a andar pelo calçadão sem medo. Se caminhar, realizarei meu segundo desejo de Ano Novo: perder a barriga. Mas quando? A falta de segurança mudou a minha vida. Sem dúvida, continuarei barrigudo.

A respeito dos sentidos do texto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Dois desejos foram feitos pelo autor para 2020: segurança no país e perder a barriga.
( ) O autor não acredita que vá realizar seus desejos em 2020, conforme está expresso no segundo parágrafo.
( ) Os exemplos dados, da amiga, do conhecido e do amigo aniversariante, funcionam como argumentos a fundamentar o ponto de vista de Carrasco sobre a falta de segurança no país.
( ) No segundo parágrafo, aparece o segundo desejo e é retomado o primeiro como causa da não realização do segundo.

Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra (D).

    (V) - Dois desejos foram realizados: primeiro o autor clama pela segurança pública, em seguida, no segundo parágrafo, desabafa e diz haver ainda um segundo desejo: perder a barriga.

    (V) - "A falta de segurança mudou a minha vida. Sem dúvida, continuarei barrigudo".

    (F) - O texto possui caráter pessoal e os relatos do autor buscam tão somente demonstrar a percepção da realidade que o cerca sobre a falta de segurança. Desta forma, utiliza-se de exemplos próximos a ele para relatar o motivo de acreditar na falta de segurança do país. Conclui-se que não há objetivo em fundamentar um tese argumentativa, todavia, um relato pessoal.

    (V) - Vide item II dado como correto.

  • #PJCMT22


ID
5403358
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Instrução: Leia o texto abaixo de Walcyr Carrasco, Revista Veja Ed. 2668, e responda à questão.

    Início de ano é sempre assim: a gente faz promessas, ambiciona novidades. Como o ano só começa realmente depois do Carnaval, costumo aguardar até lá. Mas aí já é tarde: o ano ganhou seu ritmo e eu deixo as mudanças para o futuro. Em 2019 pensei no que realmente desejaria para este 2020. Há uma palavra que não me sai da cabeça: segurança. É claro que o país tem problemas de todo tipo. Mas a segurança toca no meu cotidiano diretamente. [...] Eu me admiro ver as pessoas convivendo com a violência como se fosse absolutamente normal. Uma amiga sai sempre com dois celulares. Um velho e um bom, escondido. O mais antigo é para, no caso de assalto, entregar ao ladrão. Já ouvi um conhecido dizer que o “meliante” foi legal, pois o deixou ficar com os documentos. Ou seja: o sujeito assalta, ameaça, mas é “legal”? Recentemente, um amigo fez aniversário. Tínhamos um evento, mas queríamos nos reunir depois das dez da noite. Foi difícil achar um restaurante: a maioria está fechando mais cedo. Em São Paulo, no centro, as mulheres andam agarradas às bolsas. O pior, porém, repito, é nossa atitude passiva. Nós nos acostumamos ao absurdo. [...]. 
    Há alguns anos, eu saía do Leblon e andava até o Arpoador pela praia. É uma boa e saudável distância. Não tenho mais coragem. Quero voltar a andar pelo calçadão sem medo. Se caminhar, realizarei meu segundo desejo de Ano Novo: perder a barriga. Mas quando? A falta de segurança mudou a minha vida. Sem dúvida, continuarei barrigudo.

Assinale o trecho que NÃO corrobora a opinião do autor expressa em Eu me admiro ver as pessoas convivendo com a violência como se fosse absolutamente normal. 

Alternativas
Comentários
  • B

    É claro que o país tem problemas de todo tipo

  • B de BOLA


ID
5403361
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Instrução: Leia o texto abaixo de Walcyr Carrasco, Revista Veja Ed. 2668, e responda à questão.

    Início de ano é sempre assim: a gente faz promessas, ambiciona novidades. Como o ano só começa realmente depois do Carnaval, costumo aguardar até lá. Mas aí já é tarde: o ano ganhou seu ritmo e eu deixo as mudanças para o futuro. Em 2019 pensei no que realmente desejaria para este 2020. Há uma palavra que não me sai da cabeça: segurança. É claro que o país tem problemas de todo tipo. Mas a segurança toca no meu cotidiano diretamente. [...] Eu me admiro ver as pessoas convivendo com a violência como se fosse absolutamente normal. Uma amiga sai sempre com dois celulares. Um velho e um bom, escondido. O mais antigo é para, no caso de assalto, entregar ao ladrão. Já ouvi um conhecido dizer que o “meliante” foi legal, pois o deixou ficar com os documentos. Ou seja: o sujeito assalta, ameaça, mas é “legal”? Recentemente, um amigo fez aniversário. Tínhamos um evento, mas queríamos nos reunir depois das dez da noite. Foi difícil achar um restaurante: a maioria está fechando mais cedo. Em São Paulo, no centro, as mulheres andam agarradas às bolsas. O pior, porém, repito, é nossa atitude passiva. Nós nos acostumamos ao absurdo. [...]. 
    Há alguns anos, eu saía do Leblon e andava até o Arpoador pela praia. É uma boa e saudável distância. Não tenho mais coragem. Quero voltar a andar pelo calçadão sem medo. Se caminhar, realizarei meu segundo desejo de Ano Novo: perder a barriga. Mas quando? A falta de segurança mudou a minha vida. Sem dúvida, continuarei barrigudo.

Sobre sinais de pontuação presentes no texto, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra A. CERTA

    Letra B nos primeiros dois pontos percebe-se que há uma anáfora, isto é, não haverá uma retomada, mas sim a introdução de um novo termo a ser adiantado

    Letra C Ao contrário do que se afirma a oração adverbial está anteposta a principal.

    Letra D na primeira frase tem-se um adjunto adverbial de lugar isolado por vírgulas, já na segunda frase temos uma oração coordenada adverbial adversativa introduzida pelo sindeto "mas".

  • Gabarito na alternativa A

    Solicita-se indicação da assertiva correta:

    A)O sinal de interrogação em Ou seja: o sujeito assalta, ameaça, mas é “legal”? dá à ideia caráter retórico, haja vista a frase Eu me admiro ver as pessoas convivendo com a violência como se fosse absolutamente normal.

    Correta. A segunda frase contida no enunciado deixa claro que o autor tem consciência da situação, o que faz com que sua pergunta, proferida mais adiante, seja retorica e não necessite resposta.

    B)Os dois pontos usados nas linhas 2 e 10 apresentam a mesma finalidade: introduzir um exemplo ao que foi dito anteriormente.

    Incorreta. Os dois pontos indicados são os localizados após os termos "tarde" e "restaurante", ambos demarcando a inserção de uma explicação.

    C)Em Se caminhar, realizarei meu segundo desejo de Ano Novo: perder a barriga., a vírgula separa a oração adverbial condicional posposta à principal.

    Incorreta. A oração adverbial demarcada pela virgula encontra-se anteposta à principal.

    D)Nas frases Em São Paulo, no centro, as mulheres andam agarradas às bolsas. e Tínhamos um evento, mas queríamos nos reunir depois das dez da noite., as ocorrências de vírgula exemplificam a regra: usa-se vírgula entre a oração subordinada e a principal.

    Incorreta. Não há regra que prescreva o uso de virgula entre a oração subordinada e a oração principal. A possibilidade de virgulação, nesse caso, dependera da natureza da oração, da posição dos termos e da existência de elementos intercalados ou deslocados.

  • até estranho quando a resposta está na primeira kkkkkk

  • A questão requer conhecimento sobre o emprego dos sinais de pontuação.

    Alternativa (A) correta - O ponto de interrogação foi usado por ser uma pergunta direta. Trata-se de uma pergunta retórica porque a resposta não é dada pelo enunciador/autor, este deixa para o interlocutor refletir e responder.

    Alternativa (B) incorreta - Tanto no primeiro caso “Mas aí já é tarde: o ano ganhou seu ritmo e eu deixo as mudanças para o futuro" (linha 2), quanto no segundo “Se caminhar, realizarei meu segundo desejo de Ano Novo: perder a barriga" (linha 10), os dois-pontos foram empregados para introduzir uma explicação.

    Alternativa (C) incorreta - A vírgula separa a oração subordinada adverbial condicional anteposta à principal e, nesse caso, a vírgula é obrigatória.

    Alternativa (D) incorreta - Na frase “Em São Paulo, no centro, as mulheres andam agarradas às bolsas", as vírgulas foram usadas para destacar um adjunto adverbial deslocado. Já na frase “Tínhamos um evento, mas queríamos nos reunir depois das dez da noite", a vírgula foi usada para separar a oração coordenada adversativa introduzida pela conjunção “mas".

    Gabarito da Professora: Letra A.

  • Alternativa (A) correta - O ponto de interrogação foi usado por ser uma pergunta direta. Trata-se de uma pergunta retórica porque a resposta não é dada pelo enunciador/autor, este deixa para o interlocutor refletir e responder.


ID
5403364
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Instrução: Leia o texto abaixo de Walcyr Carrasco, Revista Veja Ed. 2668, e responda à questão.

    Início de ano é sempre assim: a gente faz promessas, ambiciona novidades. Como o ano só começa realmente depois do Carnaval, costumo aguardar até lá. Mas aí já é tarde: o ano ganhou seu ritmo e eu deixo as mudanças para o futuro. Em 2019 pensei no que realmente desejaria para este 2020. Há uma palavra que não me sai da cabeça: segurança. É claro que o país tem problemas de todo tipo. Mas a segurança toca no meu cotidiano diretamente. [...] Eu me admiro ver as pessoas convivendo com a violência como se fosse absolutamente normal. Uma amiga sai sempre com dois celulares. Um velho e um bom, escondido. O mais antigo é para, no caso de assalto, entregar ao ladrão. Já ouvi um conhecido dizer que o “meliante” foi legal, pois o deixou ficar com os documentos. Ou seja: o sujeito assalta, ameaça, mas é “legal”? Recentemente, um amigo fez aniversário. Tínhamos um evento, mas queríamos nos reunir depois das dez da noite. Foi difícil achar um restaurante: a maioria está fechando mais cedo. Em São Paulo, no centro, as mulheres andam agarradas às bolsas. O pior, porém, repito, é nossa atitude passiva. Nós nos acostumamos ao absurdo. [...]. 
    Há alguns anos, eu saía do Leblon e andava até o Arpoador pela praia. É uma boa e saudável distância. Não tenho mais coragem. Quero voltar a andar pelo calçadão sem medo. Se caminhar, realizarei meu segundo desejo de Ano Novo: perder a barriga. Mas quando? A falta de segurança mudou a minha vida. Sem dúvida, continuarei barrigudo.

A respeito de elementos coesivos presentes no texto, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Os conectores pois (linha 7), mas (linha 8) e porém (linha 11) imprimem efeito de sentido de explicação à oração à qual se ligam e podem ser substituídos por no entanto.

    Pois (conectivo explicativo)

    Mas, porém, contudo, entretanto, no entanto, todavia -> adversativo (oposição)

  • Gabarito na alternativa C

    Solicita-se indicação da assertiva incorreta:

    A) Em Como o ano só começa realmente depois do Carnaval, costumo aguardar até lá., a conjunção no início do período apresenta efeito de sentido de causa, podendo ser substituído por Porque.

    Correta. O termo "como" é conjunção subordinativa adverbial causal e encabeça oração subordinada adverbial causal. É prontamente substituível pela também conjunção adverbial causal "porque".

    B) O pronome relativo em Há uma palavra que não me sai da cabeça: segurança. estabelece relação de sentido com o vocábulo palavra e pode ser substituído por a qual.

    Correta. O relativo indicado retoma o termo imediatamente anterior, introduzindo oração adjetiva e sendo substituível pelo também pronome reativo "a qual": "...palavra a qual não me...".

    C) Os conectores pois (linha 7), mas (linha 8) e porém (linha 11) imprimem efeito de sentido de explicação à oração à qual se ligam e podem ser substituídos por no entanto.

    Incorreta. Os conjuncionais demarcados engendram sentidos diversos, nenhum com sentido explicativo. O primeiro conectivo introduz construção com valor causal, enquanto os demais possuem valor adversativo e, apenas estes, podem ser substituídos por "no entanto".

    D) Em Como o ano só começa realmente depois do Carnaval, costumo aguardar até lá. Mas aí já é tarde, os advérbios lá e  retomam o sentido da expressão depois do Carnaval, estabelecendo referência anafórica.

    Correta. Os termos adverbiais introduzem circunstâncias de lugar e tempo que podem ser retomadas na passagem anterior, dai a banca afirmar atuarem como termos de referência anafórica.

  • Conjunções Adversativas

    Exprimem oposição, contraste, compensação de pensamentos: masporém, contudo, entretanto, no entanto, todavia. Exemplo: Não fomos campeões, todavia exibimos o melhor futebol

    GAB-C

  • Assertiva C  INCORRETA.

    Os conectores pois (linha 7), mas (linha 8) e porém (linha 11) imprimem efeito de sentido de explicação à oração à qual se ligam e podem ser substituídos por no entanto.

  • Para responder à questão, exige-se conhecimento em elementos de coesão textual. O candidato deve indicar a assertiva incorreta. Vejamos:

    a) Correta.

    "Como o ano só começa realmente depois do Carnaval, costumo aguardar até lá."

    Quando puder trocar o "como" por "já que" será causal.

    "Já que o ano só começa realmente depois do Carnaval, costumo aguardar até lá."

    b) Correta.

    "Há uma palavra que não me sai da cabeça: segurança."

    O pronome relativo "que" faz referência ao substantivo feminino "palavra", assim, pode ser substituído por "a qual".

    "Há uma palavra a qual não me sai da cabeça: segurança."

    c) Incorreta.

    Mas e porém indicam contradição, assim, são conjunções de adversidade.

    d) Correta.

    "Como o ano só começa realmente depois do Carnaval, costumo aguardar até . Mas aí já é tarde."

    Ambos os advérbios expressam circunstâncias se referindo ao evento  "depois do carnaval".

    Gabarito do monitor: C

  • Pois, porque, porquanto > conjunção causal

    No entanto, não obstante > conjunção adversativa


ID
5403367
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    A China está se tornando um dos maiores produtores de vinho do mundo. Está investindo e daqui a dez, vinte anos deve ter grandes vinhos. Já em relação ao consumo, é preocupante. Se um dia os chineses resolverem beber uma taça de vinho cada um, não vai sobrar. Além disso, se o consumo chinês aumentar como está se desenhando, a bebida ficará mais cara. Por outro lado, é um mercado em potencial para o avanço das exportações de diversos países. 

(VIANNA JÚNIOR, D. Revista Veja, Ed. 2666.)

Em relação aos recursos linguísticos e textuais, analise as afirmativas.

I- As locuções verbais com gerúndio no texto conferem ideia de continuidade, ou seja, de uma ação que ainda está em andamento, exprimindo a ideia de progressão indefinida.
II- A expressão Por outro lado funciona como operador argumentativo, estabelecendo ideia de contraposição ao que foi dito anteriormente no texto.
III- A expressão coesiva Além disso é uma locução adverbial pela qual algo é acrescentado ao que foi dito, pode ser substituída por Em adição a isso.
IV- No trecho Já em relação ao consumo, é preocupante., o advérbio tem sentido de prontamente, incontinente, e pode ser substituído por imediatamente.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Gabarito na alternativa B

    Solicita-se julgamento das assertivas:

    I- As locuções verbais com gerúndio no texto conferem ideia de continuidade, ou seja, de uma ação que ainda está em andamento, exprimindo a ideia de progressão indefinida.

    Correta. Construções verbais munidas de gerúndio, como "está se tornando" e "está investindo" têm como principal sentido a continuidade temporal, denotando ação atual de progressão indefinida.

    II- A expressão Por outro lado funciona como operador argumentativo, estabelecendo ideia de contraposição ao que foi dito anteriormente no texto.

    Correta. O termo é conector discursivo que marca contraposição entre informações. Por força do termo, explicita o "outro lado", a informação contrária ao exposto anteriormente.

    III- A expressão coesiva Além disso é uma locução adverbial pela qual algo é acrescentado ao que foi dito, pode ser substituída por Em adição a isso.

    Correta. O termo é equivalente semântico de "ademais", expressa adição e pode ser substituído por expressões como "em adição a isso", que possui a mesma natureza semântica.

    IV- No trecho Já em relação ao consumo, é preocupante., o advérbio tem sentido de prontamente, incontinente, e pode ser substituído por imediatamente.

    Incorreta. A banca tenta condicionar sentido temporal ao adverbio "", que na construção em tela é aplicado como conector com valor retificativo/adversativo.

  • Fiquei na dúvida na 3º alternativa porque "além disso" é conjunção.

  • Nesta questão o candidato deve mobilizar conhecimentos acerca de vários tópicos de Morfologia e Sintaxe, bem como demonstrar que sabe reconhecer elementos coesivos. A estrutura é bastante conhecida e costuma aparecer em provas elaboradas por várias bancas: algumas afirmações são propostas pelo enunciado e o concurseiro deve apontar qual (quais) está (estão) correta (corretas).

    Vejamos as afirmações.

    Em relação aos recursos linguísticos e textuais, analise as afirmativas.

     

    I- As locuções verbais com gerúndio no texto conferem ideia de continuidade, ou seja, de uma ação que ainda está em andamento, exprimindo a ideia de progressão indefinida.

     

    Esta afirmação está correta. Locuções verbais são uma sequência de dois ou mais verbos que exercem a função sintática de apenas um. Numa locução verbal temos a presença de um verbo auxiliar e de um verbo principal, como na frase “Irei (verbo auxiliar) viajar (verbo principal) no próximo mês". No caso das locuções verbais com verbos no gerúndio temos de nos atentar ao fato de que essa forma nominal expressa justamente uma ideia de continuidade, como em “indo", “viajando" ou “caminhando".

     

    II- A expressão Por outro lado funciona como operador argumentativo, estabelecendo ideia de contraposição ao que foi dito anteriormente no texto.

     

    Esta afirmação está correta. Operadores argumentativos são palavras ou expressões que ligam orações, períodos ou até mesmo parágrafos, conforme a intenção do autor. Tais elementos fundamentais para a coesão textual, ou seja, para a ligação entre as diversas orações, períodos e parágrafos que existem em um texto. E, com efeito, no texto associado a expressão “Por outro lado" serve para estabelecer um contraponto a uma ideia que já havia sido trabalhada anteriormente.

    III- A expressão coesiva Além disso é uma locução adverbial pela qual algo é acrescentado ao que foi dito, pode ser substituída por “Em adição a isso".

     

    Esta afirmação está correta. As locuções adverbiais integram os termos constituintes de uma oração e podem exercer as funções sintáticas de advérbio, alterando os sentidos de um verbo, de um adjetivo ou de outro advérbio. Via de regra, a maioria das locuções adverbiais é formada pelas junções de preposição e substantivo (Ex.: “de novo"), de preposição e adjetivo (Ex.: “em breve") e de preposição e advérbio (Ex.: “por aqui"). Porém, em alguns casos, as locuções adverbiais são formadas pela junção de outras palavras, como em “Além disso" (substantivo + advérbio). E, sim, tal expressão tem a função de acrescentar uma informação nova a algo que já foi dito anteriormente, sendo perfeitamente possível a substituição de “Além disso" por “Em adição a isso".

     

    IV- No trecho Já em relação ao consumo, é preocupante., o advérbio tem sentido de prontamente, incontinente, e pode ser substituído por imediatamente.

    Esta afirmação está errada. Aqui, “já" não tem o sentido de “prontamente" ou de “imediatamente". Na verdade, o “já" sequer é um advérbio nesta frase, visto que o vocábulo está sendo exercendo a função sintática de conjunção e é responsável por retomar um elemento anteriormente trabalhado no texto.

    Como ficou nossa sequência de respostas?

    São corretas as afirmações I, II e III.

    Sendo assim, a única resposta possível é a letra B.



    Gabarito do Professor: Letra B.

  • UFMT muita das vzs ajuda quem pouco sabe. quem estiver respondendo ter o mínimo de conhecimento, ele mata a 4 alternativa e gabarita.

ID
5403373
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre hardware, analise as afirmativas.


I- Registradores são memórias de armazenamento temporário de dados localizadas na CPU (Unidade Central de Processamento).

II- As portas DisplayPort e HDMI podem ser utilizadas para conectar um monitor de vídeo ao computador.

III- O processador possui um clock interno que define a velocidade de processamento, medida em Gbs (gigabits por segundo).

IV- SSD (Solid-State Drive) é uma pequena unidade de armazenamento não volátil de dados que utiliza sistema magnético, semelhante ao do HD (Hard Disk).


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • CUIDADO COM COMENTÁRIOS EQUIVOCADOS!

    O HDD NÃO POSSUI MEMÓRIA VOLÁTIL! ASSIM COMO O SDD TAMBÉM NÃO!

    Basicamente são dois tipos de memórias que existem: memórias voláteis, isto é, perdem seus dados com ausência de energia, como a memória cache, registradora, memória de acesso aleatória (RAM). As memórias flash, disco rígido (HD), são memórias não voláteis, isto é, não perdem seus dados na ausência de energia.

  • GABARITO: D) I e II, apenas.

    I- Registradores são memórias de armazenamento temporário de dados localizadas na CPU (Unidade Central de Processamento).

    II- As portas DisplayPort e HDMI podem ser utilizadas para conectar um monitor de vídeo ao computador.

    III- O processador possui um clock interno que define a velocidade de processamento, medida em Gbs (gigabits por segundo).

    O clock mede, em Hertz, o ritmo de comunicação em partes de um computador.

    IV- SSD (Solid-State Drive) é uma pequena unidade de armazenamento não volátil de dados que utiliza sistema magnético, semelhante ao do HD (Hard Disk).

    A memória SSH não utiliza meio magnético (HD), e sim meio eletrônico.

    * Por meios ópticos (CDs, DVDs, Blu-Ray).

    * Por meios magnéticos (HDs, disquetes).

    * Por meios eletrônicos (SSDs) - chip - Exemplos: cartão de memória e pen drive.

  • O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia.

  • GAB-D

    I- Registradores são memórias de armazenamento temporário de dados localizadas na CPU (Unidade Central de Processamento).

    II- As portas DisplayPort e HDMI podem ser utilizadas para conectar um monitor de vídeo ao computador.

    MUITO FACIL COLOCAR SOMENTE A LETRA DA ALTERNATIVA, SEM SABER O MOTIVO E NEM A RESPOSTA, ESTUDE!

  • Essa pergunta é um caso em que você consegue responder por eliminação. A afirmativa III está errada, pois o clock do processador é medido em GHz e não em GBs. Apenas a alternativa D não traz a afirmativa III como verdadeira, logo, pode-se deduzir que todas as demais estão erradas. Esse tipo de dedução é um macete bom pra ganhar tempo nas provas.

  • gab. D

    O clock é medido em Hertz e o SSD é construído em torno de um circuito integrado semicondutor, diferente do HD que é magnético.

  • GABARITO: LETRA D

    ACRESCENTANDO:

    HD:

    Vantagens

    Menor preço – Por ser uma tecnologia mais antiga e já estar presente em nossos primeiros computadores, os HDs convencionais são mais baratos, mesmo oferecendo um espaço de armazenamento maior;

    Maior capacidade de armazenamento – Os HDs são facilmente encontrados com tamanhos superiores a 1TB, trazendo inúmeras opções de espaço para o seu armazenamento de arquivos.

    Desvantagens

    Tempo de leitura e escrita menor – Devido a ter um funcionamento mecânico, o tempo que ele leva para acessar ou modificar um dado é bem maior em comparação ao SSD. A sua velocidade de leitura e gravação de dados pode variar entre 50 à 120 MB/s;

    Ruído – Graças ao processo de leitura de discos ser feito por cabeçotes, é possível escutar o barulho de um HD tendo alguma informação sendo acessada;

    Frágil – Por possuir discos móveis e que são acessados por um cabeçote, se você fizer um movimento brusco durante esta ação, o HD pode ser facilmente danificado tendo os seus dados corrompidos. Além disto, ele é suscetível a perder dados em casos de interferências magnéticas.

    SSD:

    Vantagens

    Velocidade – O SSD alcança velocidades entre 200MB/s à 500MB/s, que garantem mais velocidade para iniciar um sistema operacional ou abrir programas e arquivos em comparação ao HD convencional;

    Não faz barulho – Como o seu funcionamento não envolve nada mecânico, apenas o acesso as memórias Flash, não é possível escutar nenhum som vindo dele;

    Mais resistente – Por não possuir discos móveis como o HD, o SSD dificilmente sofrerá algum dano ou perda por conta de ser movimentado. Além disto, ele não sofre possíveis perdas ou corrupção de arquivos por interferências magnéticas;

    Baixo consumo de energia – O SSD chega a gastar duas vezes menos energia que um HD convencional.

    Desvantagens

    Preço caro – Mesmo sendo vendido com espaços de armazenamento menor do que um HD convencional, o SSD ainda sai mais caro;

    Vida útil menor – Apesar de eles serem mais resistentes fisicamente, cada gravação feita no SSD gasta a sua cédula tirando um pouco de sua capacidade de segurar cargas elétricas;

    Pouco espaço de armazenamento – A maioria dos SSDs vendidos possuem entre 120 à 240 GB de espaço. Apesar de já existirem opções com alguns terabytes de espaço, o seu preço tende a ser inacessível para muitas pessoas.

    FONTE: QC

  • Clock é a medida de desempenho do processador. Indica a frequência de processamento (ciclos por segundo). Exemplos: 900Mhz; 2.4Ghz, 3.8Ghz.


ID
5403379
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A coluna da esquerda apresenta tipos de códigos maliciosos (malware) e a da direita, a caracterização de cada um. Sobre o tema, numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

1- Rootkit
2- Worm
3- Trojan
4- Backdoor
5- Vírus

( ) Programa que, além de executar as funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras funções, normalmente maliciosas, e sem o conhecimento do usuário.
( ) Programa que permite o retorno de um invasor a um computador comprometido, por meio da inclusão de serviços criados ou modificados para esse fim.
( ) Conjunto de programas e técnicas que permite esconder e assegurar a presença de um invasor ou de outro código malicioso em um computador comprometido.
( ) Programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos.
( ) Programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador. Não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos, mas pela execução direta de suas cópias ou por meio da exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.

Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • ROOTKIT conjunto de programas e técnicas que permite esconder e assegurar a presença de um invasor ou de outro código malicioso em um equipamento comprometido;

    WORM programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, explorando vulnerabilidades nos programas instalados e enviando cópias de si mesmo de equipamento para equipamento;

    BACKDOOR programa que permite o retorno de um invasor a um equipamento comprometido, por meio da inclusão de serviços criados ou modificados para este fim;

    CAVALO DE TROIA (TROJAN) programa que, além de executar as funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras funções, normalmente maliciosas, e sem o conhecimento do usuário; e

    VÍRUS programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos.

    Fonte: https://cartilha.cert.br/fasciculos/codigos-maliciosos/fasciculo-codigos-maliciosos.pdf

    Gabarito: B)

  • Lista de Programas e Ataques Maliciosos

    • (CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS)

    Adware → Exibe Propagandas.

    Backdoor → Permite retorno Futuro, pelas Portas.

    Bot → Comunicador Remoto, Explorador.

    Botnet → Rede de comunicação Remota.

    Boot → Atinge a área de Inicialização do SO.

    Chameleon → Identifica Pontos de Acesso, Wi-Fi Gratuito.

    Defacement → Pichação, Altera o conteúdo visual do site.

    DoS → Ataque que visa Travar um Sistema.

    DDoS → Ataque Coordenado de negação de serviço.

    Exploit → Pedaço de Software, Comandos executáveis.

    Fileless → Ataque sem arquivo.

    Força Bruta → Advinhação de Senha por Tentativa e Erro.

    Hijacker → Altera o funcionamento do Navegador.

    Hoax → Boato qualquer.

    Jamming → Sinais de Rádio Frequência, tipo de DoS.

    Keylogger → Captura Teclas digitadas.

    Kinsing → Minerador de Criptomoedas.

    Man in the Middle → Interceptador, Intercepta uma Troca de Dados.

    Pharming → Redireciona o DNS, Página Falsa.

    Phishing → Pescador, Engana a vítima.

    Ransomware → Encripta Dados, Exige Resgate.

    Rogue → Mentiroso, Instala programas Maliciosos.

    Rootkit → Se Esconde, Mantém acesso ao PC.

    Screenlogger → Espiona o Cursor, a Tela do PC.

    Smurf → Ataque DDoS, Explora vulnerabilidades dos protocolos IP e ICMP.

    Sniffing → Fareijador, Registra e Intercepta o Tráfego.

    Spoofing → Mascara, Falsifica o Cabeçalho do E-mail.

    Spyware → Monitor, Coletor de Informações.

    Time Bomb → Fragmento de Código, Carga ativa.

    Trackware → Cookie do Mal, Monitor de Atividades.

    Trojan → Executa diversas funções Escondido.

    Vírus → Infecta Arquivos, precisa ser Executado.

    Vírus de Macro → Desordena Funções (Excel, Word).

    Vírus de script → Auto Executável.

    Vírus Flooder → Inunda, Sobrecarrega uma Conexão.

    Vírus Stealth → Camuflador, Torna o malware Invisível.

    Wardriving → Buscar Redes sem fio Vulneráveis dirigindo pela Rua.

    Worm → Explorador Automático, Execução Direta.

    Zumbi → PC Infectado, Controlado por 3°os.

    ____________

    DECOREM!!!

  • ROOTKIT conjunto de programas e técnicas que permite esconder e assegurar a presença de um invasor ou de outro código malicioso em um equipamento comprometido;

    WORM programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, explorando vulnerabilidades nos programas instalados e enviando cópias de si mesmo de equipamento para equipamento;

    BACKDOOR programa que permite o retorno de um invasor a um equipamento comprometido, por meio da inclusão de serviços criados ou modificados para este fim;

    CAVALO DE TROIA (TROJAN) programa que, além de executar as funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras funções, normalmente maliciosas, e sem o conhecimento do usuário; e

    VÍRUS programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos.

  • GABARITO: B

    O que é um rootkit? Basicamente é um programa de computador ilegal projetado para fornecer acesso privilegiado contínuo a um computador e esconder sua presença. O termo rootkit é uma conexão das duas palavras “root” e “kit”. Originalmente, um rootkit era uma coleção de ferramentas que habilitava o acesso no nível de administrador a um computador ou rede.

    O worm é um tipo de malware mais perigoso que um vírus comum, pois sua propagação é rápida e ocorre sem controle da vítima. Assim que ele contamina um computador, o programa malicioso cria cópias de si mesmo em diferentes locais do sistema e se espalha para outras máquinas, seja por meio de Internet, mensagens, conexões locais, dispositivos USB ou arquivos. O objetivo do golpe, em geral, é roubar dados do usuário ou de empresas.

    Os trojans podem ser usados ​​por um invasor para vários fins maliciosos, como abrir backdoors, assumir o controle do dispositivo da vítima, roubar dados do computador infectado e enviá-los ao invasor, baixar e executar no computador ou dispositivo da vítima um software malicioso adicional, entre outras ações. Ao basear seu êxito na simulação e na necessidade do usuário executar o arquivo, os trojans são caracterizados por um alto uso de técnicas de engenharia social.

    Backdoor é um método não documentado de entrada em sistemas (software, plataformas, dispositivos etc.) que pode ser usado de forma legítima por fabricantes para restaurar acessos. Porém, existem ameaças cibernéticas que tentam explorar o mesmo método para dar acesso remoto a um centro de comando e controle externo ao ecossistema invadido, criando uma via permanente para futuras contaminações. Assim, um atacante poderia ter acesso a diversos arquivos e até o controle completo do seu ambiente.

    Há muitas informações (inclusive erradas) circulando online sobre o termo “vírus”, então vamos esclarecer e definir de uma vez por todas o vírus de computador: ele é um programa ou parte de um código malicioso capaz de se autorreplicar que se infiltra no seu dispositivo sem o seu conhecimento ou permissão.

  • Adware → Exibe Propagandas.

    Backdoor → Permite retorno Futuro, pelas Portas.

    Bot → Comunicador Remoto, Explorador.

    Botnet → Rede de comunicação Remota.

    Boot → Atinge a área de Inicialização do SO.

    Força Bruta → Advinhação de Senha por Tentativa e Erro.

    Keylogger → Captura Teclas digitadas.

    Phishing → Pescador, Engana a vítima.

    Ransomware → Encripta Dados, Exige Resgate.

    Rootkit → Se Esconde, Mantém acesso ao PC.

    Screenlogger → Espiona o Cursor, a Tela do PC.

    Sniffing → Fareijador, Registra e Intercepta o Tráfego.

    Spoofing → Mascara, Falsifica o Cabeçalho do E-mail.

    Spyware → Monitor, Coletor de Informações.

    Trojan → Executa diversas funções Escondido.

    Vírus → Infecta Arquivos, precisa ser Executado.

    Vírus de Macro → Desordena Funções (Excel, Word).

    Vírus de script → Auto Executável.

    Vírus Flooder → Inunda, Sobrecarrega uma Conexão.

    Vírus Stealth → Camuflador, Torna o malware Invisível.

    Worm → Explorador Automático, Execução Direta.

  • Quanto MAIOR forem os seus estudos, MENORES são as chances de cair no fracasso.


ID
5403385
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre o uso seguro da internet, analise as afirmativas.

I- Sempre que um acesso envolver a transmissão de informações sigilosas, é importante certificar-se do uso de conexões seguras que utilizem o protocolo HTTP, que, além de oferecer criptografia, também garante que os dados não possam ser interceptados, coletados, modificados ou retransmitidos.
II- Ao utilizar uma lan house, recomenda-se ativar a navegação anônima, disponibilizada pelos navegadores Web (chamada de privativa), para que informações como cookies, sites acessados e dados de formulários não sejam gravadas pelo navegador Web.
III- Em redes Wi Fi públicas, é recomendado evitar aquelas que utilizam mecanismos de segurança WEP, por ter sido o primeiro a ser lançado e apresentar vulnerabilidades. É preferível optar por aquelas que utilizam o WPA2 sempre que disponível ou, no mínimo, o WPA.
IV- É recomendado sempre utilizar sites de busca para intermediar o acesso ao site do banco, realizando uma pesquisa e logo em seguida clicando em um link existente disponibilizado pela busca, mas nunca digitar o endereço do site diretamente no navegador Web.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • I - HTTPS: O HyperText Transfer Protocol Secure é a implementação do HTTP aliado a uma camada de segurança, criptografada, por meio da utilização do protocolo SSL/TLS (Secure Sockets Layer/Transport Layer Security – Segurança da Camada de Transporte). O HTTPS, invariavelmente, é utilizado em endereços web que trafegam informações sensíveis, como senhas, dados bancários, dentre outros. Utiliza a porta 443 (fonte: Direção concursos)

    Obs: A despeito da criptografia, não é certeza de que ela não possa ser quebrada

    II - Isso mesmo. Tal ação evita algumas intrusões de privacidade. Características da navegação anônima

    • O Chrome não salva seu histórico de navegação, cookies e dados do site ou informações inseridas em formulários.

    Obs:

    • Arquivos transferidos por download e sites adicionados aos "favoritos" são mantidos.
    • Sua atividade permanece visível para os sites que você visita, seu empregador, escola ou provedor de acesso à Internet

    (fonte: support google)

    III - WEP é o mais antigo e provou ser vulnerável à medida que várias falhas de segurança foram descobertas. WPA melhorou a segurançamas agora também é considerada vulnerável à intrusão. WPA2, embora não seja perfeito, atualmente é considerada por muitos como a escolha mais segura. (fonte: techmundo)

    IV - Ao meu ver, é mais seguro digitar o nome do site diretamente. Isto posto, é devido a um ataque chamado Pharming, que corrompe o navegador web (DNS) e o direciona a um site (URL) falso. Ou seja, é uma vulnerabilidade entrar em contas mediante links. (fonte: minhas anotações)

    *Erro? Inbox.

  • Gabarito: C

  • DICA PRA LEVAR PRA VIDA! Nunca, de forma alguma, JAMAIS clique em link de sites de banco. Baixe o aplicativo.. Bem mais seguro!
  • Não se faz concurso só PARA passar, se faz ATÉ passar.

  • c-

    A segurança WPA2, utilizada na comunicação sem fio na família do padrão 802.11, no modo Personal (chave pré-compartilhada), faz uso do algoritmo de criptografia de chave simétrica AES. key: 256 bits

    EMbora seguro, o WPA/WPA2 PSK é vulnerável a ataques de dicionário, diferentemente do WEP que é suscetível a ataques de força bruta.

  • Essa era só eliminar a alternativa IV que se encontrava a resposta

  • GAB: C Item II e III.

    navegação privadaanónima é um recurso de privacidade em alguns navegadores da web. Ao operar nesse modo, o navegador cria uma sessão temporária que é isolada da sessão principal do navegador e dos dados do usuário.

    1. Windows, Linux ou Chrome OS: pressione Ctrl + Shift + n.
    2. Mac: pressione ⌘ + Shift + n.

    WPA2: Wi-Fi Protected Acces II: O sistema-padrão atual e também o mais seguro, implementado pela Wi-Fi Alliance em 2006. A diferença aqui é a maneira como o sistema lida com senhas e algoritmos, excluindo completamente a possibilidade de um ataque de força bruta. Sendo assim, esse é o tipo mais seguro da atualidade.

    WPA é basicamente um protocolo de segurança de rede de internet Wi-Fi que protege informações e dados do usuário contra invasores e hackers. O WPA (Wi-Fi Protected Acess, ou Acesso Protegido Wi-Fi) é uma proteção de comunicação via rádio que foi criado no ano de 2003.

  • II- Ao utilizar uma lan house, recomenda-se ativar a navegação anônima, disponibilizada pelos navegadores Web (chamada de privativa), para que informações como cookies, sites acessados e dados de formulários não sejam gravadas pelo navegador Web.

    III- Em redes Wi Fi públicas, é recomendado evitar aquelas que utilizam mecanismos de segurança WEP, por ter sido o primeiro a ser lançado e apresentar vulnerabilidades. É preferível optar por aquelas que utilizam o WPA2 sempre que disponível ou, no mínimo, o WPA.


ID
5403388
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Assistente digital do Windows 10 que, quando ativado, pode ajudar o usuário a realizar algumas tarefas no computador utilizando comandos de voz:

Alternativas
Comentários
  • A assistente de voz padrão do windows 10 é a Cortana.

    Em sua configuração original (de fábrica) o comando correto para acionar é "Hey Cortana"

  • Edge - é um navegador da microsoft

    Cortana - assistente de voz do windows 10

    Groove - é um aplicativo de música da microsoft, que substituiu o Xbox music

    Siri - assistente de voz da apple

    *Erro? Inbox.

  • Hey cortana

    Ela me ignorou !!

    Edge - é um navegador da microsoft

    Cortana - assistente de voz do windows 10

  • GABARITO; B

    A Cortana é a assistente de produtividade pessoal da Microsoft que o ajudará a economizar tempo e se concentrar no que é mais importante.

    Fonte: https://support.microsoft.com/pt-br/topic/o-que-%C3%A9-a-cortana-953e648d-5668-e017-1341-7f26f7d0f825

  • Não esquecer do atalho: W + C

    Bons estudos!

  • Quanto MAIOR forem os seus estudos, MENORES são as chances de cair no fracasso.


ID
5403391
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre as configurações de sistema do Windows 10, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O Windows 10 permite ativar o Sensor de Armazenamento, que pode liberar espaço automaticamente livrando-se de arquivos que não mais são utilizados, tais como arquivos temporários e conteúdos da lixeira.
( ) Nas configurações de energia e suspensão, somente é possível ajustar o desligamento da tela para, no mínimo, após 15 minutos ou, no máximo, após 12 horas que o dispositivo não estiver em uso.
( ) Por questões de segurança, no Windows 10, não mais é permitido habilitar a área de trabalho remota, que permitia se conectar e controlar o computador a partir de um dispositivo remoto, o que era possível nas versões anteriores do Windows.
( ) O Windows 10 permite ativar o histórico da área de transferência, de forma que vários itens que foram copiados ou recortados possam ser nela armazenados para serem utilizados posteriormente.

Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • I - CORRETO:

    II - ERRADO:

    1 -Clique no Iniciar > Configurações. (Ou pressione simultaneamente as teclas Windows + i);

    2 - Clique em Personalização > Tela de bloqueio;

    3 - Clique em Configurações de proteção de tela marque a opção Ao reiniciar, exibir tela de logon;

    4 - Em frente a opção Aguardar coloque o tempo que você deseja e clique em Aplicar > Ok;

    Fonte: https://answers.microsoft.com/pt-br/windows/forum/all/alterar-tempo-para-bloqueio-de-tela-no-windows-10/7939b27c-473f-4977-91b0-9f47c61f3a1e

    III - ERRADO:  

    1 - Iniciar Configurações Sistema Sobre e procure por Edição. Para obter mais informações sobre como obtê-lo, vá para 

    2 - Quando você estiver pronto, selecione Iniciar  > Configurações  > Sistema > Área de trabalho remota e ative Habilitar área de trabalho remota.

    3 - Anote o nome desse computador em Como se conectar a este computador. Você precisará disso mais tarde.

    4 - No seu computador Windows 10 local: Na caixa de pesquisa na barra de tarefas, digite Conexão da área de trabalho remota e selecione Conexão da área de trabalho remota. Em Conexão da área de trabalho remota, digite o nome do computador ao qual você quer se conectar (da Etapa 1) e selecione Conectar.

    Fonte: https://support.microsoft.com/pt-br/windows/como-usar-a-%C3%A1rea-de-trabalho-remota-5fe128d5-8fb1-7a23-3b8a-41e636865e8c

    IV - CORRETO: -

    Gabarito: D)

  • Dica baseada na minha experiência: Quase sempre que a afirmação diz que NÃO é possível algo, ela esta errada. Vice e versa.

  • (V) O Windows 10 permite ativar o Sensor de Armazenamento, que pode liberar espaço automaticamente livrando-se de arquivos que não mais são utilizados, tais como arquivos temporários e conteúdos da lixeira.

    (F) Nas configurações de energia e suspensão, somente é possível ajustar o desligamento da tela para, no mínimo, após 15 minutos | 1 minuto ou, no máximo, após 12 horas | 5 horas que o dispositivo não estiver em uso.

    Também há a opção de nunca suspender a tela/desligar. Por isso, o "somente" está incorreto

    (F) Por questões de segurança, no Windows 10, não mais é permitido habilitar a área de trabalho remota, que permitia se conectar e controlar o computador a partir de um dispositivo remoto, o que era possível nas versões anteriores do Windows.

    A versão continua habilitada no Windows 10. Pode ser encontrada em Configurações > Sistema > Área de Trabalho Remota

    (V) O Windows 10 permite ativar o histórico da área de transferência, de forma que vários itens que foram copiados ou recortados possam ser nela armazenados para serem utilizados posteriormente.

    Qualquer dúvida ou sugestão de como melhorar esse comentário, manda mensagem =)

  • "Sensor de armazenamento" foi novidade pra mim kkk

  • Sobre o item I)

    O Sensor de Armazenamento é uma função adicionada com o Windows 10 Creators Update que promete ajudar a amenizar problemas de espaço no HD de computadores com Windows 10.

    Bons estudos!

  • Quanto MAIOR forem os seus estudos, MENORES são as chances de cair no fracasso.

  • GAB-D

    V,F,F,V

    BAIXEM O WINDOS 10

  • Precisa decorar isso aqui:

    Capacidade:

    Windows até 8: 01

    Windows 10: até 25

    BrOfice: 01

    MS Office: Até 24

  • ÁREA DE TRANSFERÊNCIA DO WINDOWS 10

    A Área de transferência também é conhecida como OLE.

    OOP (Programação orientada a um objeto).

    A área de transferência somente aceita 01 item por vez.

    Área de transferência do MS-Windows 7: 01 item. (O Windows apenas uma cópia por vez).

    Área de transferência do MS-Office 2010: 24 itens. (Até 24 itens).

     

    Novidade do Windows 10 -----> a área de transferência pode ter vários arquivos copiados, você ativa com as teclas Windows + V e tudo que você copiar fica guardado nela, não é igual no W7 que se eu copio algo por cima de outra coisa que estava na área de transferência some, fica tudo armazenado. É muito prático, basta ativar.

    É sabido que a área de transferência do Windows armazena apenas o último item copiado; no entanto, a área de transferência do Office 365 armazena até 24 itens!

     

    Isso no Office: A Área de Transferência pode conter até 24 itensSe você copiar 25 itens, o primeiro item na Área de Transferência do Office será excluído. Fonte: Microsoft.

    No editor de textos, o usuário poderá trabalhar com os recursos da Área de Transferência que são nativos do sistema operacional, com estilos de fontes para os textos do documento e com organização dos dados em tabelas (células, colunas e linhas).

    A inserção de tabelas poderá ser realizada pelo ícone Tabelas, disponível na guia Inserir. É possível converter um texto em tabela, usando separadores como marcas de parágrafo, tabulações, ponto e vírgula, ou outro.

    É possível aplicar diferentes estilos simultaneamente em um texto. Os estilos Negrito (Ctrl+N), Itálico (Ctrl+I) e Sublinhado (Ctrl+S) podem ser combinados em um único local.

    A Área de Transferência é um espaço da memória RAM, e no Office armazenará até 24 itens.

    ( ) A Área de Transferência do Windows é uma área de armazenamento temporário de informações que o usuário copiou ou moveu de algum lugar.

  • BIZU = Vranferência = WINDOWS+V. 

  • Q1801128 = Q1801128


ID
5403394
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre as configurações de privacidade e segurança do navegador Mozilla Firefox, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) As informações restritas de acesso aos sites sempre são salvas automaticamente, não sendo possível habilitar opção de perguntar se contas e senhas de sites devem ser salvas.
( ) O navegador possui um recurso chamado Não rastrear, que envia um sinal aos sites visitados, anunciantes e outros provedores de conteúdo, informando que o comportamento de navegação não deve ser monitorado.
( ) O navegador permite habilitar a opção de sempre utilizar o modo de navegação privativa, para que históricos de navegação, pesquisa, formulários e downloads não sejam armazenados.
( ) O navegador permite bloquear a instalação de extensões pelos sites, porém não possui gerenciamento de exceções para configurar quais sites têm permissão para instalar extensões.

Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • ( V ) As informações restritas de acesso aos sites sempre são salvas automaticamente, não sendo possível habilitar opção de perguntar se contas e senhas de sites devem ser salvas.

    ( V ) O navegador possui um recurso chamado Não rastrear, que envia um sinal aos sites visitados, anunciantes e outros provedores de conteúdo, informando que o comportamento de navegação não deve ser monitorado.

    ( V ) O navegador permite habilitar a opção de sempre utilizar o modo de navegação privativa, para que históricos de navegação, pesquisa, formulários e downloads não sejam armazenados.

    ( F ) O navegador permite bloquear a instalação de extensões pelos sites (c), porém não possui gerenciamento de exceções para configurar quais sites têm permissão para instalar extensões(e). Há sim a opção de gerenciamento das permissões/exceções

    Bons estudos!

  • Gabarito: A Basta lembrar de uma "lan house"...
  • lembre-se: em se tratando de internet quase tudo é possível.
    1. Mas quando estou na pesquisa anônima, o download fica armazenado, nao?
  • Na minha opinião, o terceiro item está errôneo. Na NAVEGAÇÃO PRIVATIVA, o que não fica salvo é a LISTA DE DOWNLOADS, já os DOWNLOADS são salvos sim e ficam armazenados. Cabe recurso essa questão.

  • Discordo.

    No modo de navegação anônima os downloads são salvos no computador.

  • O navegador permite habilitar a opção de sempre utilizar o modo de navegação privativa, para que HISTÓRICOS de navegação, pesquisa, formulários e downloads não sejam armazenados

    Gente, ele só esta dizendo que não guarda o histórico dos Downloads, não comentou nada sobre eles em si

  • GAB-A

    F,V,V,F

    ESTUDE ENQUANTO ELES SE MOTIVAM E NAO FAZEM NADA.


ID
5403400
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre o recurso de mala direta do Microsoft Word 2016, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Uma planilha do Microsoft Excel pode ser utilizada como fonte de dados para a mala direta.
( ) A formatação do texto deve ser feita na fonte de dados, pois tal formatação será mantida quando os dados forem mesclados no documento principal.
( ) Não é permitido inserir um campo de mesclagem no documento principal cujo conteúdo esteja em branco para algum destinatário na lista de destinatários.
( ) Para auxiliar na criação da mala direta, pode-se acionar o Assistente de Mala Direta Passo a Passo na aba Correspondências, menu Iniciar Mala Direta.

Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • Assinale a sequência correta. GABARITO LETRA C.

    Sobre o recurso de mala direta do Microsoft Word 2016, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

    Fiz assim,

    (V) Uma planilha do Microsoft Excel pode ser utilizada como fonte de dados para a mala direta.

    (F) A formatação do texto deve ser feita na fonte de dados, pois tal formatação será mantida quando os dados forem mesclados no documento principal.

    (F) Não é permitido inserir um campo de mesclagem no documento principal cujo conteúdo esteja em branco para algum destinatário na lista de destinatários.

    (V) Para auxiliar na criação da mala direta, pode-se acionar o Assistente de Mala Direta Passo a Passo na aba Correspondências, menu Iniciar Mala Direta.

  • GABARITO LETRA (C)

    (V) Uma planilha do Microsoft Excel pode ser utilizada como fonte de dados para a mala direta.

    Uma planilha do Excel funciona bem como uma fonte de dados para mala direta se todos os dados estiverem bem formatados e estiverem em uma única planilha, para que possam ser lidos pelo Word.

    (F) A formatação do texto deve ser feita na fonte de dados, pois tal formatação será mantida quando os dados forem mesclados no documento principal.

    Pode ser em ambos (excel ou word)

    (F) Não é permitido inserir um campo de mesclagem no documento principal cujo conteúdo esteja em branco para algum destinatário na lista de destinatários.

    Depois que você tiver uma fonte de dados conectada ao seu documento, adicionar campos de mesclagem é uma maneira de personalizar um documento com as informações de fonte de dados. Os campos de mesclagem vêm dos títulos de coluna na fonte de dados.

    (V) Para auxiliar na criação da mala direta, pode-se acionar o Assistente de Mala Direta Passo a Passo na aba Correspondências, menu Iniciar Mala Direta.

    O Word torna a mala direta fácil usando um assistente que o orienta através de todas as etapas. 

  • O que é mala direta? aaaaaaaa

  • O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia.

  • Gabarito – Alternativa C.

  • DECORE E ESQUEÇA SUA EX > AQUELA EXIBIDA

    PAI RE LA INSERIR

    DEsign>>formataçao documento-->plano fundo > A guia tem-se recursos relacionados à "aparência gráfica" do texto, como estilos, cores, marca d'agua, com da página , etc

    COrrespondência>>mala direta--->etiquetas > guia utilizada para trabalhar, principalmente, com mala direta

    REvisão>>ortografia--->gramática--->alterações > QUANT DE LETRAS E CARACTERES,  (Ctrl+ Shift +E) > é nessa guia que encontraremos os recursos de revisão do texto, como ortografia e gramática, idioma, dicionário de sinônimos, alterações, etc > Comparar

     

    EXibição>>modos de exibição doc. --> painel navegação >> aqui podemos definir o que será exibido na tela, como régua, linhas de grade, etc e os modos de exibição, como leitura, layout da web, etc > Modo de Leitura

     

    PÁgina Inicial>>espaçamento-->estilos texto > recursos que tratam de aspectos básicos do texto, como formatação de fonte e parágrafo, por exemplo

     

    REferência>>índices-->nota rodapé-->notas fim >> é só lembrar que essa é a guia do TCC é aqui que encontraremos recursos como sumário, inserir citação, inserir notas de rodapé, citações, etc

    LAyout>>margens--->quebra página-->colunas--->espaçamento > nessa guia encontraremos recursos relacionados à estrutura do texto, como orientação, colunas, recuo e espaçamento entre parágrafos, margens, quebras, etc

     

    INserir>>páginas-->tabelas--->imagens-->hiperlinks >> guia utilizada para inserir algo ao documento, como imagens, formas, tabelas, cabeçalho, rodapé, gráficos, etc

    Principais atalhos utilizados no WORD:

    CTRL + A: abre um arquivo já existente

    CTRL + B: salva o documento

    CTRL + C: copia o texto selecionado

    CTRL + D: altera a formatação dos caracteres (comando Fonte, menu Formatar)

    CTRL + E: centraliza o texto

    CTRL + F: abre a caixa de diálogo de busca e pesquisa

    CTRL + G: alinha à direita

    CTRL + H: substitui o texto e a formatação especial

    CTRL + I: formata o texto para itálico

    CTRL + J: formata o parágrafo para justificado

    CTRL + K: insere hyperlink

    CTRL + L: abre a pesquisa

    CTRL + M: insere parágrafo

    CTRL + N: formata o texto para negrito

    CTRL + O: abre um novo documento em branco

    CTRL + P: imprime seu documento

    CTRL + Q: formata o parágrafo para alinhar à esquerda

    CTRL + R: refaz a ação

    CTRL + S: sublinha o texto selecionado

    CTRL + T: seleciona todo o texto do documento

    CTRL + U: substitui texto, formatação ou outros itens

    CTRL + V: cola o texto copiado

    CTRL + X: recorta o texto selecionado

    CTRL + Y: refaz a última ação

    CTRL + Z: desfaz a última ação

    CTRL + ENTER: começa uma nova página no mesmo documento

    CTRL + F10: maximiza ou restaura a janela

  • Assertiva II: A formatação do texto deve ser feita na fonte de dados, pois tal formatação será mantida quando os dados forem mesclados no documento principal. ERRADA

    "Para formatar dados mesclados, você deve formatar os campos de mesclagem no documento principal. Não formate os dados na fonte de dados, porque sua formatação não é mantida quando você mescla os dados no documento."

    (fonte: https://support.microsoft.com/pt-br/topic/como-usar-o-recurso-de-mala-direta-no-word-para-criar-e-imprimir-cartas-que-usam-os-dados-de-uma-planilha-do-excel-d8709e29-c106-2348-7e38-13eecc338679)

  • GAB-C

    V, F, F, V

    COMEÇA DA ÚLTIMA , AI JÁ MATA A QUESTÃO.

    A jornada de mil quilômetros começa com o primeiro passo.

    CONTINUE ESTUDANDO!!


ID
5403415
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considere uma planilha do Microsoft Excel 2016 com as células A1, A2, B1 e B2 preenchidas com os valores 10, 30, 20 e 40, respectivamente. Quais valores seriam produzidos pelas fórmulas =SOMASE(A1:B2;">20") e =SE(B1>A2;A1;B2), respectivamente?

Alternativas
Comentários
  • Errei e fica de lição. Para o excel, vinte não é superior a vinte.

  • =SOMASE(A1:B2;">20")

    Bora somar todos os números que são maiores que 20, logo: 30+40 =70

  • nao entendi a segunda parte. pq de ser 40

  • GAB-C

    70 E 40

  • O lance no SOMASE é "dessa célula até essa outra você vai somar os valores que forem igual, maior, menor, etc, a essa outra aqui) e no SE é "se essa célula for maior, menor, igual, etc, a essa outra aqui, você vai me retornar esse valor, caso contrário você vai me retornar esse valor aqui).

  • Gabarito C

    A1 =10

    A2=30

    B1=20

    B2=40

    = SE (condição;seforverdade;seforfalso)

    Assertiva>>>=SE(B1>A2;A1;B2)

    SE B1> A2 (condição) o resultado padrão é VERDADEIRO (A1=10), caso contrário o resultado é FALSO (B2 =40).

    B1 =20

    A2= 30

    B1 é menor que A2 = resultado "Falso" (B2=40)

    = SE (condição;seforverdade;seforfalso)

    =SE(B1>A2;A1;B2)

    =SE(20>30;40)

  • GABARITO: C

    Fórmulas do Excel

    Condicional

    =SE(): Verifica se determinadas condições lógicas são verdadeiras. Estes testes incluem conferir qual valor é maior entre duas células ou o resultado da soma de determinadas entradas.

    =E(): Confere se dois testes lógicos são verdadeiros ao mesmo tempo.

    =OU(): Confere se apenas um de dois testes lógicos é verdadeiro.

    =NÃO(): Confere se o valor inserido em uma célula é igual ao especificado.

    =SEERRO(): Identificar se o resultado presente em uma célula (que, geralmente, contém outra fórmula) é um erro.

    Procura

    =PROCV(): Procura determinados valores em células específicas e retornar o valor de outra célula na mesma linha.

    =ÍNDICE(): Procura o resultado em uma linha e coluna específicos dentro de um conjunto determinado de células.

    =CORRESP(): Procura por uma determinada célula em um conjunto determinado e retorna sua localização relativa.

    =DESLOC(): Procura por um valor específico em uma coluna e retorna o valor de uma célula relativa.

    =PROCH(): Procura um valor em uma linha e retorna o valor de outra célula na mesma coluna.

    Data e hora

    =DIATRABALHOTOTAL(): Calcula quantos dias existem entre duas datas e retorna apenas os dias da semana.

    =MÊS(): Calcula quantos meses de diferença existem entre duas datas.

    =ANO(): Retorna o ano em uma data.

    =HORA(): Retorna apenas a hora de uma célula que contenha um horário.

    =MINUTO(): Retorna apenas o minuto de uma célula que contenha um horário.

    =SEGUNDO(): Retorna apenas o segundo de uma célula que contenha um horário.

    =HOJE(): Retorna o dia atual (baseado no horário do sistema).

    =AGORA(): Retorna a hora atual (baseado no horário do sistema).

    Financeiro

    =XTIR(): Retorna a taxa de crescimento anual de um investimento.

    Estatísticas

    =MÉDIA(): Calcula a média entre uma série de entradas numéricas.

    =MÉDIASE(): Calcula a média entre uma série de entradas numéricas, mas ignora qualquer zero encontrado.

    =MED(): Encontra o valor do meio de uma série de células.

    =MODO(): Analisa uma série de números e retorna o valor mais comum entre eles.

    =SOMARPRODUTO(): Multiplica os valores equivalentes em duas matrizes e retorna a soma de todos eles.

    Matemática

    =SOMA(): Retorna a soma total entre os valores inseridos.

    =SOMASE(): Adiciona os valores de um intervalo especificado apenas se elas passarem em um teste lógico.

    =BDSOMA(): Adiciona os valores de um intervalo especificado se eles coincidirem com condições específicas.

    =FREQÜÊNCIA(): Analisa uma matriz e retorna o número de valores encontrados em um determinado intervalo.

    =MULT(): Multiplica os valores do intervalo.

    =POTÊNCIA(): Calcula a potência entre dois números.

    =MÍNIMO(): Retorna o menor número encontrado em um intervalo.

    =MÁXIMO(): Retorna o maior número encontrado em um intervalo.

    =MENOR(): Igual a =MÍNIMO(), mas pode ser usada para identificar outros valores baixos na sequência.

    Fonte: https://www.techtudo.com.br/listas/2019/01/formulas-do-excel-as-68-funcoes-mais-importantes-do-programa.ghtml

  • como q b1 ser menor q a2 é falso??

  • Os únicos limites da sua mente são aqueles que você acreditar ter!

  • Obrigada Renata Rodrigues, o que significa o ponto e vírgula? Não entendi o 70 e 40. Onde vejo aulas e como se chama essa matéria? RL?

  • Por que do segundo resultado ser 40 ?

  • =SOMASE(A1:B2;">20")

    Soma no intervalo aqueles que são maiores que 20. Por isso resultado é 70.

    =SE(B1>A2;A1;B2)

    o número que está B1 (20) não é maior do que o que está A2 (30), portanto, a condição não foi satisfeita. Logo o retorna um valor falso B2 (40).


ID
5403418
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A Constituição Federal de 1988 estabelece que as atividades de pesquisa, de extensão e de estímulo e fomento à inovação realizadas por universidades e instituições de educação profissional e tecnológica

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

    • Art. 213, § 2º, CF. As atividades de pesquisa, de extensão e de estímulo e fomento à inovação realizadas por universidades e/ou por instituições de educação profissional e tecnológica poderão receber apoio financeiro do Poder Público. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 85, de 2015)

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre educação.

    A- Correta. É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 213, § 2º: "As atividades de pesquisa, de extensão e de estímulo e fomento à inovação realizadas por universidades e/ou por instituições de educação profissional e tecnológica poderão receber apoio financeiro do Poder Público".

    B- Incorreta. Não é o que dispõe a CRFB/88 sobre o tema, vide alternativa A.

    C- Incorreta. Não é o que dispõe a CRFB/88 sobre o tema, vide alternativa A.

    D- Incorreta. Não é o que dispõe a CRFB/88 sobre o tema, vide alternativa A.

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa A.

  • GABARITO: A

    Art. 213, § 2º As atividades de pesquisa, de extensão e de estímulo e fomento à inovação realizadas por universidades e/ou por instituições de educação profissional e tecnológica poderão receber apoio financeiro do Poder Público.

  • Quanto MAIOR forem os seus estudos, MENORES são as chances de cair no fracasso.

  • Questão duplicada! Ajude a manter o site conciso, notifique!

  • A questão exige conhecimento acerca da organização constitucional relacionada à educação, em especial no que tange às atividades de pesquisa e de extensão. Sobre o tema, é correto afirmar que a Constituição Federal de 1988 estabelece que as atividades de pesquisa, de extensão e de estímulo e fomento à inovação realizadas por universidades e instituições de educação profissional e tecnológica poderão receber apoio financeiro do Poder Público. Conforme a CF/88:

     

    Art. 213, § 2º - As atividades de pesquisa, de extensão e de estímulo e fomento à inovação realizadas por universidades e/ou por instituições de educação profissional e tecnológica poderão receber apoio financeiro do Poder Público (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 85, de 2015).

     

    O gabarito, portanto, é a alternativa “a”, pois compatível com o texto constitucional. Todas as demais alternativas destoam da norma contida no art. 213, §2º da CF/88.

     

    Gabarito do professor: letra a.   

ID
5403421
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Considerando o disposto na Lei n.º 9.394/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, analise as assertivas acerca dos cursos e programas da educação superior.

I- Os cursos sequenciais por campo de saber, de diferentes níveis de abrangência, são abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos pelas instituições de ensino, desde que tenham concluído o ensino médio ou equivalente.
II- Os cursos de graduação são abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente e tenham sido classificados em processo seletivo.
III- Os cursos de pós-graduação, compreendendo programas de mestrado e doutorado, cursos de especialização e aperfeiçoamento, são abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino.
IV- Os cursos de extensão são abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos em cada caso pelas instituições de ensino, desde que tenham concluído o ensino médio ou equivalente.

Estão corretas as assertivas

Alternativas
Comentários
  • LDBE - Lei nº 9.394 de 20 de Dezembro de 1996

    Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

    Art. 44. A educação superior abrangerá os seguintes cursos e programas: (Regulamento)

    IV - de extensão, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos em cada caso pelas instituições de ensino.

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -Tentar não significa conseguir, mas quem conseguiu, com certeza tentou. E muito.

  • Art. 44. A educação superior abrangerá os seguintes cursos e programas:

    I - cursos seqüenciais por campo de saber, de diferentes níveis de abrangência, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos pelas instituições de ensino, desde que tenham concluído o ensino médio ou equivalente;          

    II - de graduação, abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente e tenham sido classificados em processo seletivo;

    III - de pós-graduação, compreendendo programas de mestrado e doutorado, cursos de especialização, aperfeiçoamento e outros, abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino;

    IV - de extensão, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos em cada caso pelas instituições de ensino.

    Dica: o único que não fala expressamente em "que tenham concluído o ensino médio" é o de extensão.


ID
5403424
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em consonância com a Lei n.º 8.112/1990, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis federais, assinale a afirmativa correta acerca da remoção.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

    Assertiva A. Incorreta. Art. 36, parágrafo único, L. 8.112/90. Para fins do disposto neste artigo, entende-se por modalidades de remoção: (...) III - a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administração: a) para acompanhar cônjuge ou companheiro, também servidor público civil ou militar, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, que foi deslocado no interesse da Administração;               

    • (...) 3. Da leitura dos autos, extrai-se que o pedido de remoção foi motivado pela aprovação de um dos recorrentes em concurso público para o cargo efetivo de Escrivão da Polícia Federal, tendo sido lotado em município diverso do domicílio do casal. 4. No caso, não se configurou aquele requisito - deslocamento no interesse da Administração, pois o cônjuge assumiu cargo em outra localidade de forma voluntária, objetivando satisfazer interesse próprio. Ou seja, o caso dos autos versa sobre assunção de forma originária em cargo público federal, após aprovação em concurso público, e não de remoção por obra da Administração. 5. Inevitável perceber, portanto, que os recorrentes não se enquadram entre as hipóteses taxativas do art. 36 da Lei 8.112/90. (...) (STJ. 2ª Turma. REsp 1310531/CE, Rel. Min. Mauro Campbell Marques, julgado em 06/11/2012)

    Assertiva B. Incorreta. Art. 36, L. 8.112/90. Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

    Art. 37, L. 8.112/90.  Redistribuição é o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC, observados os seguintes preceitos: (...)

    Assertiva. C. Correta. Art. 36, parágrafo único, L. 8.112/90. Para fins do disposto neste artigo, entende-se por modalidades de remoção: I - de ofício, no interesse da Administração; II - a pedido, a critério da Administração; III - a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administração:   

    Assertiva D. Incorreta. Art. 36, parágrafo único, L. 8.112/90. Para fins do disposto neste artigo, entende-se por modalidades de remoção: (...) III - a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administração: (...) c) em virtude de processo seletivo promovido, na hipótese em que o número de interessados for superior ao número de vagas, de acordo com normas preestabelecidas pelo órgão ou entidade em que aqueles estejam lotados.  

  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -Quanto MAIOR forem os seus estudos, MENORES são as chances de cair no fracasso.

  • GABARITO: C

    a) ERRADO: Art. 36, Parágrafo único. Para fins do disposto neste artigo, entende-se por modalidades de remoção: III - a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administração: a) para acompanhar cônjuge ou companheiro, também servidor público civil ou militar, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, que foi deslocado no interesse da Administração;

    b) ERRADO: Art. 36. Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

    c) CERTO: Art. 36, Parágrafo único. Para fins do disposto neste artigo, entende-se por modalidades de remoção: I - de ofício, no interesse da Administração; II - a pedido, a critério da Administração; III - a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administração:

    d) ERRADO: Art. 36, Parágrafo único. Para fins do disposto neste artigo, entende-se por modalidades de remoção: III - a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administração: c) em virtude de processo seletivo promovido, na hipótese em que o número de interessados for superior ao número de vagas, de acordo com normas preestabelecidas pelo órgão ou entidade em que aqueles estejam lotados.

  • A questão exigiu conhecimento acerca da Lei 8.112/90 (Estatuto do Servidor Público Federal).

    A- Incorreta. Art. 36, Parágrafo único da Lei 8.112/90: “Para fins do disposto neste artigo, entende-se por modalidades de remoção: [...] III - a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administração: a) para acompanhar cônjuge ou companheiro, também servidor público civil ou militar, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, que foi deslocado no interesse da Administração.”     

    B- Incorreta. Art. 36 da Lei 8.112/90: “Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.”

    C- Correta. Art. 36, Parágrafo único da Lei 8.112/90: “Para fins do disposto neste artigo, entende-se por modalidades de remoção:                

    I - de ofício, no interesse da Administração;               

    II - a pedido, a critério da Administração;                 

    III - a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administração: [....].”     

    D- Incorreta. Art. 36, Parágrafo único da Lei 8.112/90: “Para fins do disposto neste artigo, entende-se por modalidades de remoção: [...] III - a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administração: [....] c) em virtude de processo seletivo promovido, na hipótese em que o número de interessados for superior ao número de vagas, de acordo com normas preestabelecidas pelo órgão ou entidade em que aqueles estejam lotados.     

    GABARITO DA MONITORA: “C”


ID
5403427
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Sobre o procedimento previsto na Lei n.º 8.112/1990 para os casos de acumulação ilegal de cargos, empregos ou funções públicas, assinale a assertiva INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    "Assinale a assertiva INCORRETA"

    Assertiva A. Correta. Art. 133. § 6º, L. 8.112/90. Caracterizada a acumulação ilegal e provada a má-fé, aplicar-se-á a pena de demissão, destituição ou cassação de aposentadoria ou disponibilidade em relação aos cargos, empregos ou funções públicas em regime de acumulação ilegal, hipótese em que os órgãos ou entidades de vinculação serão comunicados.  

    Assertiva B. Incorreta. Art. 133. Detectada a qualquer tempo a acumulação ilegal de cargos, empregos ou funções públicas, a autoridade a que se refere o art. 143 notificará o servidor, por intermédio de sua chefia imediata, para apresentar opção no prazo improrrogável de dez dias, contados da data da ciência e, na hipótese de omissão, adotará procedimento sumário para a sua apuração e regularização imediata, cujo processo administrativo disciplinar se desenvolverá nas seguintes fases: I - instauração, com a publicação do ato que constituir a comissão, a ser composta por dois servidores estáveis, e simultaneamente indicar a autoria e a materialidade da transgressão objeto da apuração. (...)

    Art. 133, §3º, L. 8.112/90. Apresentada a defesa, a comissão elaborará relatório conclusivo quanto à inocência ou à responsabilidade do servidor, em que resumirá as peças principais dos autos, opinará sobre a licitude da acumulação em exame, indicará o respectivo dispositivo legal e remeterá o processo à autoridade instauradora, para julgamento.     

    Art. 133, § 4º, L. 8.112/90. No prazo de cinco dias, contados do recebimento do processo, a autoridade julgadora proferirá a sua decisão, aplicando-se, quando for o caso, o disposto no § 3º do art. 167.      

    Art. 143, L. 8.112/90. A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa.

    Assertiva C. Correta. Art. 133, § 5º, L. 8.112/90. A opção pelo servidor até o último dia de prazo para defesa configurará sua boa-fé, hipótese em que se converterá automaticamente em pedido de exoneração do outro cargo.        

    Assertiva D. Correta. Art. 133, L. 8.112/90. Detectada a qualquer tempo a acumulação ilegal de cargos, empregos ou funções públicas, a autoridade a que se refere o art. 143 notificará o servidor, por intermédio de sua chefia imediata, para apresentar opção no prazo improrrogável de dez dias, contados da data da ciência e, na hipótese de omissão, adotará procedimento sumário para a sua apuração e regularização imediata, cujo processo administrativo disciplinar se desenvolverá nas seguintes fases:  

  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -As pessoas costumam dizer que a motivação não dura sempre. Bem, nem o efeito do banho, por isso recomenda-se diariamente. – Zig Ziglar

  • GABARITO: B

    a) CERTO: Art. 133, § 2o A comissão lavrará, até três dias após a publicação do ato que a constituiu, termo de indiciação em que serão transcritas as informações de que trata o parágrafo anterior, bem como promoverá a citação pessoal do servidor indiciado, ou por intermédio de sua chefia imediata, para, no prazo de cinco dias, apresentar defesa escrita, assegurando-se-lhe vista do processo na repartição, observado o disposto nos arts. 163 e 164.  

    b) ERRADO: Art. 133. Detectada a qualquer tempo a acumulação ilegal de cargos, empregos ou funções públicas, a autoridade a que se refere o art. 143 notificará o servidor, por intermédio de sua chefia imediata, para apresentar opção no prazo improrrogável de dez dias, contados da data da ciência e, na hipótese de omissão, adotará procedimento sumário para a sua apuração e regularização imediata, cujo processo administrativo disciplinar se desenvolverá nas seguintes fases:

    c) CERTO: Art. 133, § 5o A opção pelo servidor até o último dia de prazo para defesa configurará sua boa-fé, hipótese em que se converterá automaticamente em pedido de exoneração do outro cargo.    

    d) CERTO: Art. 133. Detectada a qualquer tempo a acumulação ilegal de cargos, empregos ou funções públicas, a autoridade a que se refere o art. 143 notificará o servidor, por intermédio de sua chefia imediata, para apresentar opção no prazo improrrogável de dez dias, contados da data da ciência e, na hipótese de omissão, adotará procedimento sumário para a sua apuração e regularização imediata, cujo processo administrativo disciplinar se desenvolverá nas seguintes fases:

  • A questão exigiu conhecimento acerca da Lei 8.112/90 (Estatuto do Servidor Público Federal) e deseja obter a alternativa incorreta:

    A- Correta. Art. 133, § 6, Lei 8.112/90. “Caracterizada a acumulação ilegal e provada a má-fé, aplicar-se-á a pena de demissão, destituição ou cassação de aposentadoria ou disponibilidade em relação aos cargos, empregos ou funções públicas em regime de acumulação ilegal, hipótese em que os órgãos ou entidades de vinculação serão comunicados.” 

    B- Incorreta. Art. 166, Lei 8.112/90. “O processo disciplinar, com o relatório da comissão, será remetido à autoridade que determinou a sua instauração, para julgamento.”

    C- Correta. Art. 133, § 5, Lei 8.112/90. “A opção pelo servidor até o último dia de prazo para defesa configurará sua boa-fé, hipótese em que se converterá automaticamente em pedido de exoneração do outro cargo.”        

    D- Correta. Art. 133., Lei 8.112/90. “Detectada a qualquer tempo a acumulação ilegal de cargos, empregos ou funções públicas, a autoridade a que se refere o art. 143 notificará o servidor, por intermédio de sua chefia imediata, para apresentar opção no prazo improrrogável de dez dias, contados da data da ciência e, na hipótese de omissão, adotará procedimento sumário para a sua apuração e regularização imediata, cujo processo administrativo disciplinar se desenvolverá nas seguintes fases: [...]”.             

    GABARITO DA MONITORA: “B”

  • A questão trata da acumulação ilegal de cargos, empregos ou funções públicas. De acordo com o artigo 37, XVI, da Constituição Federal, a acumulação de cargos, empregos ou funções públicas é, em regra, vedada.

    Excepcionalmente, a acumulação de cargos, empregos ou funções públicas é possível quando existir compatibilidade de horários nos casos expressamente previstos no artigo 37, XVI, da Consituição que são os seguintes: i) dois cargos de professor; ii) um cargo de professor com outro técnico ou científico e iii) dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas.

    De acordo com o artigo 133 da Lei nº 8.112/1990, detectada a acumulação ilegal de cargos, empregos ou funções públicas, a autoridade competente deverá notificar o servidor para apresentar opção no prazo improrrogável de 10 dias.

    Caso o servidor não apresente a opção no prazo mencionado, será instaurado procedimento administrativo sumário. Se ao final desse procedimento, ficar comprovada a acumulação ilegal e má-fé do servidor será aplicada a pena de demissão com relação aos cargos empregos ou funções públicas, na forma do artigo 133, §6º, da Lei nº 8.112/1990.

    Vejamos as afirmativas da questão:

    A) Caracterizada a acumulação ilegal e provada a má-fé, aplicar-se-á a pena de demissão em relação aos cargos, empregos ou funções públicas em regime de acumulação ilegal, hipótese em que os órgãos ou entidades de vinculação serão comunicados.

    Correta. A alternativa reproduz o § 6º do artigo 133 da Lei nº 8.112/1990 que dispõe o seguinte:

    Art. 133

    § 6o  Caracterizada a acumulação ilegal e provada a má-fé, aplicar-se-á a pena de demissão, destituição ou cassação de aposentadoria ou disponibilidade em relação aos cargos, empregos ou funções públicas em regime de acumulação ilegal, hipótese em que os órgãos ou entidades de vinculação serão comunicados.                

    B) A autoridade que determinar a instauração do processo administrativo disciplinar, bem como assinar o ato que constituir a comissão processante, fica impedida de proferir o julgamento.

    Incorreta. Não há impedimento para que a autoridade que instaurou o procedimento administrativo disciplinar profira o julgamento. Pelo contrário, a autoridade que instaura o procedimento é a que deve preferir o julgamento.

    Determina o artigo 133, §3º, da Lei nº 8.112/1990 que, apresentada defesa, a comissão processante fará relatório conclusivo e devolverá o processo à autoridade instauradora deste para julgamento.

    C) A opção pelo servidor até o último dia de prazo para defesa configurará sua boa-fé, hipótese em que se converterá automaticamente em pedido de exoneração do outro cargo.

    Correta. A alternativa reproduz o disposto no artigo 133, §5º, da Lei nº 8.112/1990 que determina que “a opção pelo servidor até o último dia de prazo para defesa configurará sua boa-fé, hipótese em que se converterá automaticamente em pedido de exoneração do outro cargo". 

    D) O procedimento sumário para apuração e regularização imediata será instaurado quando ficar constatada omissão do servidor regularmente notificado para apresentar opção no prazo legal.

    Correta. Constatada a acumulação ilegal de cargos, empregos ou funções públicas, o servidor será notificado para apresentar opção no prazo de dez dias e apenas se o servidor for omisso na apresentação desta omissão é que será instaurado procedimento sumário para apuração de acumulação ilegal e má-fé do servidor.

    Gabarito do professor: B. 


ID
5403430
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considere a seguinte situação hipotética:

Modestino, servidor ocupante de cargo técnico-administrativo em educação da Universidade Federal de Mato Grosso, utilizava maquinário em serviço quando danificou veículo pertencente a terceiro. O proprietário postulou os reparos de seu veículo, uma vez que estacionou em local permitido e o servidor não instalou rede de proteção para isolar a área onde utilizava o maquinário.

De acordo com o regime disciplinar instituído pela Lei n.º 8.112/1990, o servidor responde

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

    • Art. 122, L. 8.112/90. A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros.
    • § 1º A indenização de prejuízo dolosamente causado ao erário somente será liquidada na forma prevista no art. 46, na falta de outros bens que assegurem a execução do débito pela via judicial.
    • § 2º Tratando-se de dano causado a terceiros, responderá o servidor perante a Fazenda Pública, em ação regressiva.
    • § 3º A obrigação de reparar o dano estende-se aos sucessores e contra eles será executada, até o limite do valor da herança recebida.
  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia.

  • GABARITO: C

    Resumo sobre Responsabilidade Civil do Estado

    • Teoria da irresponsabilidade do Estado: A teoria da não responsabilização do Estado decorre da crença de não contestar as atitudes do rei. Portanto entendia-se que o rei não podia errar (“The king can do no wrong”).
    • Teoria da responsabilidade civil por atos de gestão: Os atos de império são os atos realizados pelo Estado Soberano. Enquanto nos atos de gestão, o Estado coloca-se em uma situação de igualdade com o indivíduo. Assim, a teoria considera que o Estado poderia ser responsável apenas pelos atos de gestão.
    • Teoria da culpa civil: Essa teoria é subjetiva porque depende da comprovação de dolo ou culpa do agente estatal para responsabilização do Estado. Porém, o terceiro lesado deve comprovar a culpa da administração.
    • Teoria da culpa administrativa: Essa teoria foca na falta de responsabilidade com base no serviço. Por isso, essa teoria se aplica em três situações: serviço não funcionou, serviço não funcionou bem ou o serviço atrasou.
    • Teoria do risco administrativo: A teoria do risco administrativo representa o fundamento da responsabilidade objetiva do Estado. Para gerar responsabilidade do Estado, devem surgir três elementos: a conduta administrativa, o dano e o nexo causal.
    • Causas excludentes ou atenuantes da responsabilidade do Estado: A teoria do risco administrativo admite algumas hipóteses de exclusão de responsabilidade civil. Portanto, são elas: Caso fortuito ou força maior, culpa exclusiva da vítima e fato exclusivo de terceiro.
    • Teoria do risco integral: A teoria do risco integral também exige responsabilidade objetiva do Estado. Porém, diferencia-se da teoria do risco administrativo, já que neste caso não aceita excludentes na responsabilidade da administração. Por isso, o Estado deve suportar os danos sofridos por terceiros em qualquer hipótese.
    • Sujeitos da responsabilidade civil do Estado: No Brasil vigora a teoria da responsabilidade objetiva do Estado na modalidade do risco administrativo. Portanto, a Constituição Federal define quem deve seguir essa teoria: as pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.
    • Responsabilidade direta: Portanto, os ditames constitucionais alcançam: Autarquias e fundações públicas de direito público; Empresas públicas e sociedades de economia mista quando prestarem serviço público; Pessoas privadas que prestam serviço público por delegação do Estado.
    • Responsabilidade indireta: Porém, o Estado tem o direito de regresso contra o agente público. Mas, só pode ocorrer o direito de regresso no caso de o agente público ter agido com culpa ou dolo. Ou seja, a responsabilidade do agente público é sempre subjetiva.

    Fonte: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/resumo-sobre-responsabilidade-civil-do-estado/


ID
5403433
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

João é Servidor Público Federal efetivo e Maria nomeada em cargo exclusivamente comissionado do mesmo Órgão. Os dois foram denunciados à Comissão de Ética em razão de terem priorizado o andamento de um processo de interesse de um amigo de ambos e, como agradecimento, aceitaram um jantar especial. Sobre o caso, pode-se afirmar que a apuração do comprometimento ético recairá sobre

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o Decreto nº 1.171 de 1994:

    XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

    Logo, independente do vínculo com o órgão, a comissão de ética pode somente aplicar a pena de censura e a alternativa D está ERRADA.

    XXIV - Para fins de apuração do comprometimento ético, entende-se por servidor público todo aquele que, por força de lei, contrato ou de qualquer ato jurídico, preste serviços de natureza permanente, temporária ou excepcional, ainda que sem retribuição financeira, desde que ligado direta ou indiretamente a qualquer órgão do poder estatal, como as autarquias, as fundações públicas, as entidades paraestatais, as empresas públicas e as sociedade de economia mista, ou em qualquer setor onde prevaleça o interesse do Estado.

    A alternativa C está CERTA e ambos serão responsabilizados como servidores públicos, independentemente do tipo de vínculo com o órgão. (Assim sendo, a alternativa B está ERRADA porque não importa se o servidor é efetivo ou não).

    Além disso, a Lei 8429 prevê como ato de improbidade administrativa não somente aqueles que importem de prejuízo ao erário, mas também:

    Seção I - Dos atos de improbidade administrativa que importam enriquecimento ilícito.

    Seção II - Dos atos de improbidade administrativa que causam prejuízo ao erário.

    Seção II - Dos atos de improbidade administrativa que atentam contra os princípios da administração pública

    Assim, temos que a alternativa A também está ERRADA.

  • Pena da Comissão de Ética > CENSURA.


ID
5403442
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Uma característica importante de uma equipe de trabalho é a existência de relações de interdependência que podem ser de tarefas ou de resultados. Quando o resultado do trabalho é intercambiado entre os indivíduos e as decisões afetam as outras pessoas envolvidas no processo, trata-se da interdependência

Alternativas
Comentários
  • Relações de Interdependência:

    • Agrupada - os trabalhos acontecem em paralelo. Ex.: Uma equipe de ginástica em que a soma das notas de cada atleta é que vão determinar o resultado final
    • Sequencial - os indivíduos ou as áreas dependem do input da outra, sendo que não há dependência no sentido inverso. Ex.: Corrida de revezamento
    • Recíproca GABARITO. Ex.: Time de basquete
  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -É praticando que se aprende e a prática leva á aprovação.

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os tipos de interdependência. Neste caso, marquemos a alternativa que mostra o tipo de interdependência narrado no enunciado da questão.

    De acordo com o modelo de Wagner e Hollenbeck (2009), a interdependência no ambiente de trabalho pode se manifestar das seguintes formas:

    • Agrupada: é aquela que acontece entre os indivíduos que procuras os recursos da mesma fonte (comum), porém, eles mesmos não tem muita coisa em comum. Neste caso, não há a necessidade de muita interação social, ou de nenhuma.

    • Sequencial: neste caso existe uma dependência de uns para com aqueles que lhes antecederam. os indivíduos acabam dependendo de outros que não dependem deles.

    • Recíproca: existe uma ligação bidirecional que une o grupo, de modo que uns dependem dos outros, necessariamente.

    • Inclusiva: bem semelhante a interação recíproca, porém, com a diferença de apresentar interações mais intensas, duradouras e frequentes.

    Com base nas alternativas apresentadas, podemos concluir que a alternativa "D" é a correta.

    GABARITO: D

    Fonte:

    WAGNER, John A. HOLLENBECK, John R. Comportamento Organizacional: criando vantagem competitiva. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2009


ID
5403445
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sobre os tipos de conflitos, numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

1- Conflito latente
2- Conflito percebido
3- Conflito sentido
4- Conflito manifesto

( ) Não é declarado e não há uma clara consciência de sua existência.
( ) Ambas as partes são atingidas e há emoção e forma consciente.
( ) Já atingiu ambas as partes, já é percebido por terceiros e pode interferir na dinâmica da organização.
( ) Os envolvidos constatam racionalmente a existência, embora não haja manifestações abertas.

Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta B: 1 ( conflito latente). 3 ( conflito sentido, 4 ( conflito manifesto, 2 (conflito percebido.

  • Minha contribuição.

    Gabarito: B

    Conflito latente: Estado inicial, situação antecede o conflito.

    Conflito Percebido: Conflito notado por terceiros.

    Conflito sentido: Parte emocional do conflito.

    Conflito manifestado: ponto máximo do conflito, o famoso " agora é guerra".

    Seja disciplinado, porque nem sempre estará motivado.

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia.

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre os tipos de conflito. Sendo que neste caso, a alternativa a ser marcada é que apresenta a relação correta entre as colunas apresentadas.

    Maximiano (2016) apresenta os seguintes estágios do conflito:

    Conflito latente: no seu estado inicial, o conflito é latente. Isso significa dizer que há uma situação que antecede o conflito e tem potencial para produzi-lo. Por exemplo, a diferença de opinião.

    O conflito latente, segundo o próprio Maximiano (2016, p.340), "permanece 'nas sombras' - talvez nunca se manifeste. Se as opiniões não fores expressas, o conflito não se instala". Ou seja, é um conflito que pode não ser percebido pelos indivíduos ou simplesmente "bloqueado" pelos envolvidos, já que eles têm outras coisas a fazer.

    O conflito latente pode evoluir para o conflito percebido e o conflito vivido.

    Conflito percebido: é o conflito claramente notado pelas pessoas, a partir da interação e diferenças entre cada indivíduo e suas preferências.

    Conflito sentido (sensação de conflito): é a parte emocional do conflito. Segundo Maximiano (2016, p.341), "alguns conflitos nunca chegam a esse estágio porque as partes envolvidas podem não se hostilizar, apesar de discordar uma da outra".

    Conflito manifestado: é aquele que chegou ao ponto de máximo da escala. Conforme Maximiano (2016, p.341), "agora é guerra. O conflito pode ser verbal, escrito ou físico - agressão." Independente do meio, aqui impera a sobreposição de um interesse sobre o outro.

    Sequelas do conflito: se o conflito for encerrado deixando algumas causas, a situação tem as sementes para o surgimento de um novo conflito.

    Tendo apresentado os estágios acima, podemos concluir que:

    • 1- Conflito latente: não é declarado e não há uma clara consciência de sua existência.
    • 3- Conflito sentido: ambas as partes são atingidas e há emoção e forma consciente.
    • 4- Conflito manifesto: já atingiu ambas as partes, já é percebido por terceiros e pode interferir na dinâmica da organização.
    • 2- Conflito percebido: os envolvidos constatam racionalmente a existência, embora não haja manifestações abertas.

    Portanto, temos que a alternativa "B" é a correta.

    GABARITO: B

    Fonte:

    MAXIMIANO, A. C. A. Administração para concursos. São Paulo: Método, 2016.


ID
5423053
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sobre os Princípios Básicos da Administração, a expressão “Maneira pela qual um processo complexo pode ser decomposto em uma série de pequenas tarefas que o constituem” se refere

Alternativas
Comentários
  • Oi!

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -Quanto MAIOR forem os seus estudos, MENORES são as chances de cair no fracasso.

  • GABARITO: D

    O objetivo imediato e fundamental de todo e qualquer tipo de organização é a produção. Para ser eficiente, a produção deve basear-se na divisão do trabalho, que nada mais é do que a maneira pela qual um processo complexo pode ser decomposto em uma série de pequenas tarefas.

    Fonte: Administração Geral e Pública para provas e concursos - Idalberto Chiavenato

  • GABARITO: LETRA D

    Divisão do trabalho:

    O objetivo imediato e fundamental de toda e qualquer organização é a produção de bens ou serviços. Para ser eficiente, a produção deve basear-se na divisão do trabalho, que nada mais é do que a maneira pela qual um processo complexo pode ser decomposto em uma série de pequenas tarefas que o constituem. O procedimento de dividir o trabalho começou a ser praticado com o advento da Revolução Industrial, provocando uma mudança radical no conceito de produção pela fabricação maciça de grandes quantidades por meio do uso da máquina, em substituição ao artesanato, e da aplicação da especialização do trabalhador na linha de montagem. O importante era que cada pessoa pudesse produzir a maior quantidade possível de unidades dentro de um padrão aceitável de qualidade, objetivo que somente poderia ser atingido por uma relativa automatização na atividade humana baseada na repetição constante da mesma tarefa.

    As consequências que a divisão do trabalho trouxe no curto prazo foram:

    a. Maior produtividade e melhor rendimento do pessoal envolvido.

    b. Maior eficiência da organização, como resultante do item anterior.

    c. Redução dos custos de produção, principalmente os de mão de obra e de materiais diretos.

    FONTE: Idalberto Chiavenato - Administração Geral e Pública - para provas e concursos - 3º Ed. - 2012.  

  • Divisão do trabalho: para que a atividade fosse executada de forma mais rápida (eficiente), dividiam-se os processos em pequenas tarefas e se especializava o trabalhador para realizar apenas uma tarefa específica.

    Fonte: Aulas do Prof. Marcelo Soares.

    Gab. D

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre alguns princípios básicos da administração. Neste caso, marquemos qual das alternativas apresenta o termo que indica a maneira pela qual um processo complexo pode ser decomposto em uma série de pequenas tarefas que o constituem.

    A - incorreta. Organograma é o gráfico que representa a organização formal configurada na estrutura, seus diversos órgãos com suas posições e respectivas interdependências, via hierárquica, linhas de autoridade, vinculação e subordinação.

    B - incorreta. Em toda organização formal existe uma hierarquia que divide a organização em camadas ou níveis de autoridade. À medida que se sobe na escala hierárquica, aumenta o volume de autoridade do administrador.

    C - incorreta. Especialização refere-se ao domínio intelectual e/ou técnico em relação à uma área do conhecimento ou realização de uma atividade.

    D - correta. princípio da Divisão do trabalho é a maneira pela qual um processo complexo pode ser decomposto em uma série de pequenas tarefas que o constituem. A aplicabilidade desse princípio começou com o advento da Revolução Industrial, provocando uma mudança radical no conceito de produção.

    Segundo Chiavenato (2014), o princípio se manifesta na especialização vertical e horizontal das tarefas sob a responsabilidade de um trabalhador, baseada na repetição constante da mesma tarefa, na hierarquia e na consequente disposição de autoridades e responsabilidades ao longo da cadeia de comando e nas diferenças horizontais que existem entre os departamentos de uma organização.

    As consequências que esse princípio trouxe foram:

    • maior produtividade e melhor envolvimento do pessoal envolvido,
    • maior eficiência da organização e redução dos custos de produção, principalmente os de mão de obra e de materiais diretos.

    Concluímos que a alternativa "D" é a correta.

    GABARITO: D

    Fonte:

    CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014.

  • PRINCÍPIOS BÁSICOS DA ORGANIZAÇÃO (Chiavenato, 200). Ideias trazidas pelo neoclassicismo.

    Especialização e Hierarquia advém do conceito trazido pela DIVISÃO DO TRABALHO.

    Divisão do trabalho: processo complexo que PODE ser decomposto em uma série de pequenas tarefas.

    Especialização: Cada órgão ou cargo passa a ter funções e tarefas específicas e especializadas.

    Hierarquia: Diversificação funcional ou pluralidade de funções imposta pela especialização.

    Organograma funcional: Representação gráfica da estrutura organizacional que demonstra a divisão interna da organização.

  • PRINCÍPIOS BÁSICOS DA ORGANIZAÇÃO

    Divisão do trabalho: processo complexo que PODE ser decomposto em uma série de pequenas tarefas.

    Especialização: Cada órgão ou cargo passa a ter funções e tarefas específicas e especializadas.

    HierarquiaDiversificação funcional ou pluralidade de funções imposta pela especialização.

    Organograma funcional: Representação gráfica da estrutura organizacional que demonstra a divisão interna da organização.


ID
5423056
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Fayol consolidou um conjunto de quantos elementos ao definir as funções do administrador?

Alternativas
Comentários
  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre as funções do administrador. A alternativa a ser marcada deve conter o número que indica quantas funções são, segundo Fayol.

    Para Fayol, as cinco funções do administrador, que em momento posterior seriam adicionadas no processo administrativo, são:

    • Planejar (prever): tem o objetivo de projetar os caminhos a serem perseguidos, traçar objetivos e programas de ação.

    • Organizar: volta-se para a estrutura material e social da organização.

    • Comandar: é direcionada para a orientação e direção do elemento humano das organizações, de modo a obter o seu melhor desempenho possível.

    • Coordenar: busca harmonizar os atos e esforços de todos em busca do alcance dos objetivos organizacionais.

    • Controlar: visa monitorar o alcance dos planos da organização.

    Visto o assunto, concluímos que a alternativa "A" é a correta.

    GABARITO: A

    Fonte: 

    MOREIRA, E. A. L. Administração Geral e Pública para concursos. Salvador: Juspodivm, 2016.

  • ✅Letra A.

    Está "tatuado" assim na mente... rsrsrs

    PO3C:

    Prever.

    Organizar.

    Comandar.

    Coordenar.

    Controlar.

    TOIL!! ❤️☕✍

  • O estudo e as teorias da abordagem clássica da administração, divulgada por Fayol, revolucionou a lógica de trabalho dentro das empresas e trouxe o desenvolvimento da teoria conhecida como gestão administrativa ou processo administrativo, no qual, pela primeira vez, se falou em administração como disciplina e profissão.

    A partir daí, surgiu o conceito de que administrar é um processo de tomar decisões. De acordo com Henri Fayol, essas decisões se encontram agrupadas em cinco categorias, que são: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar. Cada uma dessas categorias se trata de um processo distinto e são comumente chamadas de funções que juntas tornam a administração mais dinâmica e eficiente.

    Para o engenheiro francês, a ciência da administração não se referia apenas ao topo de uma organização, pelo contrário, ela se distribuía por todos os níveis hierárquicos. Uma de suas principais teorias era a de que, a administração nada mais era do que uma sequência de medida, ponderação e bom senso.

    Com o passar do tempo e dos avanços sociais, tecnológicos que transformaram a forma como enxergamos e fazemos negócios dentro das organizações, a teoria de Fayol foi atualizada a lógica neoclássica. Dessa maneira, ocorreu uma pequena alteração nas cinco funções básicas da administração, que passaram a ser quatro. Os autores do movimento neoclássico entendiam que as funções de comandar e coordenar tinham o mesmo sentido singular de “direção”. Assim, o já consagrado POC3 transformou-se no PODC (planejar, organizar, dirigir e controlar), respectivamente. 

    Fonte; < https://www.ibccoaching.com.br/portal/voce-conhece-as-funcoes-basicas-da-administracao-podc/>

  • Oi!

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia.

  • LETRA A).

    De acordo com Chiavenato (2021), Fayol estabelece o ato de administrar em 5 funções, a saber:

    -PREVER;

    -ORGANIZAR;

    -COMANDAR;

    -COORDENAR; e

    -CONTROLAR.

    Esses 5 elementos definidores do processo administrativo fazem parte das FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS. Aprofundando mais um pouco, essas funções fazem parte de outras 5 funções que toda empresa deve ter de forma estruturada e encadeada, a saber:

    -FUNÇÃO TÉCNICA:

    -FUNÇÃO COMERCIAL;

    -FUNÇÃO FINANCEIRA;

    -FUNÇÃO DE SEGURANÇA;

    -FUNÇÃO CONTÁBIL.

  • POC3, DECORA!

    Logo, 5 funções.

    Gab. A

  • FAYOL

    bizu

    FAYOL Funcao sao 5 , igual o numero de letras do seu nome

    POC 3

    Prever

    Organizar

    Comandar

    Coordenar

    Controlar

  • Teoria Clássica: Em períodos correlatos mas não juntos, Fayol começa a se preocupar com a desorganização e com a busca da produtividade; de um lado tendo ênfase nas tarefa e do outro na anatomia (estrutura) e na fisiologia (funcionamento) da organização, o aumento da eficiência que viria com a melhor disposição dos órgão e com os critérios ideais de departamentalização, sendo a abordagem do topo para a base. Nesta teoria, tem-se um processo administrativo com 5 (cinco) etapas: previsão, organização, comando, coordenação e controle, chamado de POC3.

    Outro assuntos que cai muito em provas:

     Os 14 princípios de Fayol:

    1. Divisão do trabalho;

    2. Autoridade e responsabilidade;

    3. Disciplina;

    4. Unidade de comando; (significa que um funcionário deve receber ordens de um gerente e manter-se responsável perante esse gerente).

    5. Unidade de direção; (cada funcionário deve responder a somente um chefe, a fim de evitar confusões e conflitos internos).

    6. Subordinação dos interesses individuais aos gerais;

    7. Remuneração do pessoal;

    8. Centralização;

    9. Cadeia escalar;

    10. Ordem;

    11. Equidade;

    12. Estabilidade do pessoal;

    13. Iniciativa;

    14. Espírito de equipe.

  • É o famoso PO3C...

    Prever

    Organizar

    Comandar

    Coordenar

    Controlar


ID
5423059
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O clima organizacional pode ser considerado a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que é percebida ou experimentada pelos participantes da organização e que influencia o seu comportamento. NÃO é dimensão do clima organizacional:

Alternativas
Comentários
  • Será que esse gabarito está certo? Pesquisei por aqui e liderança parece ter tudo a ver com clima organizacional.

  • GAB.: B

    Acredito que a banca se confundiu com os fatores que influenciam o Clima e as dimensões do Clima.

    Segundo Litwin e Stringer são seis os fatores que influenciam no clima organizacional:

    • Estrutura organizacional: percepções sobre a extensão das restrições organizacionais, regras, regulamentos, burocracia.
    • Responsabilidade individual: sensação de autonomia de ser o próprio chefe.
    • Recompensas: sentimentos relacionados a confiar em recompensas adequadas e apropriadas.
    • Risco e assunção de riscos: percepções do grau de desafio e risco na situação de trabalho.
    • Relacionamentos sociais e Apoio: Sensação de boa comunhão e utilidade geral prevalecente no ambiente de trabalho.
    • Tolerância e conflito: grau de confiança de que o clima pode tolerar opiniões divergentes.

    Dimensões do Clima Organizacional:

    1. Orientação dominante;
    2. Relações interpessoais;
    3. Gerenciamento de conflitos;
    4. Autonomia individual;
    5. Sistema de controle organizacional;
    6. Estrutura organizacional;
    7. Estilos de liderança e gestão;
    8. Recompensas e punições;
    9. Comunicação;
    10. Disposição para assumir riscos.

    https://www.rhacademy.com.br/2020/03/27/clima-organizacional-tudo-o-que-voce-precisa-saber/

  • Questão controversa, depende muito da referência bibliográfica

    Dimensões do Clima Organizacional

    Conformismo:

    Sentimento de limitações por regras, procedimentos, políticas e práticas da organização

    Responsabilidade

    Grau em que os funcionários sentem que podem tomar decisões e resolver problemas sem consultar os superiores

    Padrões

    Sentimentos sobre como a organização enfatiza a qualidade do desempenho e a produtividade das pessoas, e como ela define objetivos que estimulem seu compromisso

    Recompensas

    Como os funcionários percebem que estão sendo reconhecidos e recompensados por um bom trabalho, e como são criticados e punidos quando erram

    Clareza organizacional

    Sentimento a respeito da organização interna e como os objetivos são definidos claramente

    Calor e apoio

    Reconhecimento da amizade como norma e o grau de confiança que as pessoas têm em relação às outras, e como elas se apoiam mutuamente

    Liderança

    Disposição para aceitar direção e liderança e assumi-la quando necessária com base na perícia

    Fonte: (Chiavenato, Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações, p.471 - 4ª Edição 2014)

  • Oi!

    Errei, marquei C! Faz parte...

    Cuidado, é muita pegadinha! Bons estudos!

    -Não se faz concurso só PARA passar, se faz ATÉ passar.


ID
5423062
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O líder apresenta características marcantes de personalidade por meio das quais pode influenciar o comportamento das demais pessoas e os resultados da organização. Segundo Chiavenato (2020), NÃO são traços característicos da personalidade de um líder:

Alternativas
Comentários
  • As teorias dos traços partem do pressuposto de que certas pessoas possuem uma combinação especial de traços de personalidade que podem ser utilizados para identificar futuros líderes potenciais, bem como para avaliar a capacidade de liderança. Assim, o líder apresenta características marcantes de personalidade por meio das quais pode influenciar o comportamento das demais pessoas.

    Cada autor especifica alguns traços característicos de personalidade que definem o líder:

    • ❚❚ Traços físicos: energia, aparência pessoal, estatura e peso.
    • ❚❚ Traços intelectuais: adaptabilidade, agressividade, entusiasmo e autoconfiança.
    • ❚❚ Traços sociais: cooperação, habilidades interpessoais e habilidade administrativa.
    • ❚❚ Traços relacionados com a tarefa: impulso de realização, persistência e iniciativa.

    Chiavenato, I. (2014). Teoria Geral da Administração: Abordagens Prescritivas e Normas, Volume 1, 7th Edition.

  • Uma serie de características e qualidades em um indivíduo são avaliadas e mostram se ele é um líder ou não. Esses traços são divididos em 3 dimensões:

    Personalidade: Aqui é avaliada a maneira que a pessoa se porta perante outras pessoas e suas principais características, como coragem, audácia, autoconfiança, sensibilidade, sociabilidade, iniciativa, diplomacia entre outros.

    Aspectos físicos: Uma boa estrutura física, força, aparência e postura também eram considerados traços favoráveis a um líder nato.

    Habilidades intelectuais: Aqui avalia-se a inteligência, capacidade de comunicação com outras pessoas e os conhecimentos variados (como saber falar outras línguas, entender de matemática, artes e etc.).

    https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Tra%C3%A7os_de_lideran%C3%A7a

  • GABARITO: LETRA

    ACRESCENTANDO:

    Chiavenato (2003: p. 123) afirma que, segundo a Teoria de Traços da Personalidade “em resumo, um líder deve inspirar confiança, ser inteligente, perceptivo e decisivo para ter condições de liderar com sucesso”. Então, as características únicas e especiais das quais o líder é dotado, segundo esta Teoria podem se referir a traços físicos, sociais e comportamentais. O que eleva o líder a condição de iluminado, como aquele predestinado, dotado de traços incomuns às demais pessoas que, portanto, devem ser lideradas. Cumpre trazer a discussão então as críticas à Teoria de Traços da Personalidade. Em primeiro esta Teoria é criticada por não considerar a relevância dos traços e características do líder individualmente, isto é, “nem todos os traços são igualmente importantes na definição de um líder, pois alguns deveriam ter maior realce do que outros” (CHIAVENATO, 2003: p. 124).

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre a teoria dos traços de personalidade. Neste caso, marquemos a alternativa que não remete ao um traço de personalidade.

    Antes de passarmos à alternativa correta, pensemos no que consiste, exatamente, a Teoria dos Traços de Personalidade.

    A Teoria dos Traços consiste em diferenciar líderes dos não-líderes com base nas qualidades e características pessoais. Conforme leciona Chiavenato (2014), são consideradas traços:

    • físicos
    • intelectuais
    • sociais
    • relacionados com a tarefa

    Podemos concluir, portanto, que a alternativa "C" é a que atende ao comando da questão.

    GABARITO: C

    Fonte:

    CHIAVENATO, Idalberto. Teoria Geral da Administração: Abordagens Prescritivas e Normativas. 7. São Paulo: Manole, 2014

  • Teoria dos traços: algumas pessoas já nascem com características de lider, como: inteligencia, aspectos fisicos e personalidade (traços relacionados a tarefa)

  • Segundo Ribas (2015, apud HERSEY e BLANCHARD, 1986), liderança “é o processo de exercer influência sobre um indivíduo ou um grupo, nos esforços para realização de um objetivo, em determinada situação".

    Além disso, segundo ROBBINS (2005), liderança é a “capacidade de influenciar um grupo em direção ao alcance de objetivos".

    Assim, podemos depreender que a liderança baseia-se no relacionamento entre líderes e subordinados.

    Nesse contexto, há quem diga que algumas pessoas já nascem com o “dom" de liderança, com traços em suas personalidades que identificam esse “dom". A Teoria dos Traços acredita que essas pessoas nasceram para serem líderes. Segundo essa teoria, a qual começou na década de 40, a liderança era considerada algo nato, não podendo ser desenvolvida e os traços mais comumente apontados pelas pesquisas foram: físicos, intelectuais, sociais e relacionados com a tarefa.

    Em face do exposto, ao analisar as alternativas apresentadas pela questão, podemos afirmar que a alternativa que não apresenta um traço característico do líder é a letra C, “traços de aprendizagem".


    Fontes:

    RIBAS, Andréia Lins. Gestão de Pessoas para concursos. 3­ª Ed. – Brasília: Alumnus, 2015.

    RENNÓ, Rodrigo. Administração Geral para Concursos. 2ª Ed. – Rio de Janeiro: Método, 2015.


    Gabarito do Professor: Letra C.
  • Teoria dos traços= "ou você nasceu líder ou nasceu para ser liderado"


ID
5423065
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito do estilo de liderança Autocrata, analise as afirmativas a seguir.

I- O líder fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo.
II- Há liberdade total para as decisões grupais ou individuais.
III- O líder é dominador e é pessoal nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro.
IV- Cada membro tem liberdade de escolher seus companheiros de trabalho.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre a Teoria dos Estilos de liderança. Vejamos como os itens podem ser julgados, e qual das alternativas apresenta a sequência dos itens corretos.

    Os estilos são determinados a partir da observação do comportamento e atitudes do líder, o que ele faz e como ele age (Paludo, 2020). Diante disso, os estilos podem ser:

    Liderança autocrática – Focado líder, que centraliza em si o processo de tomada de decisão. O líder determina quem realizará, o que realizará e quando realizará determinada atividade. Não há participação dos liderados, e se tem é a mínima possível.

    Esse estilo pode ser subdividido em:

    • Benevolente: é aquele líder que possui alguma confiança na equipe, de modo a permitir que lhe dê sugestões, mas apenas isso.
    • Coercitivo: é aquele que não confia de modo algum na sua equipe e, por isso, centraliza tudo o que for possível, inclusive a organização do trabalho.

    Na liderança autocrática, as críticas e elogios acontecem de modo individual.

    Liderança Democrática – É o estilo que incentiva a participação dos liderados nas decisões da organização. O líder orienta, consulta, valoriza e ouve aqueles sob sua liderança. A liderança democrática pode ser:

    • Consultiva: o líder busca a opinião dos liderados para que possa decidir.
    • Participativa: o líder dá orientações aos liderados para que eles possam decidir, conforme a orientação dada.

    No estilo de liderança democrática, as críticas e elogios ocorrem de forma impessoal.

    Liderança Liberal/ Laissez-faire – Nesse modelo a participação do líder é mínima, o líder delega tudo o que for possível. Os liderados possuem total liberdade para tomar as decisões.

    De acordo com Paludo (2020), tanto a divisão do trabalho quanto a escola dos companheiros ficam TOTALMENTE a cargo do grupo. A marca do modelo liberal/laissez-faire é a total falta de participação do líder.

    I - correto. O líder fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo.

    II - incorreto. Há liberdade total para as decisões grupais ou individuais = LIBERAL.

    III - correto. O líder é dominador e é pessoal nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro.

    IV - incorreto. Cada membro tem liberdade de escolher seus companheiros de trabalho = DEMOCRÁTICO/LIBERAL.

    Está correto o que se afirma apenas em I e II, sendo a alternativa "A" a correta.

    GABARITO: A

    Fontes:

    DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.

    PALUDO, Augustinho. Administração Pública. Salvador: Juspodivm, 2020.

  • Liderança Autocrática pertence ao estilo de liderança de White e Lippit, as principais características são:

    • Apenas o líder decide e fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo;
    • O líder determina providências para a execução das tarefas, uma por vez, na medida em que são necessárias e de modo imprevisível para o grupo;
    • O líder determina qual a tarefa que cada um deverá executar e qual será seu companheiro de trabalho;
    • O líder é pessoal e dominador nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada um;
    • Ênfase no líder.

    Fonte: Aulas do Prof. Marcelo Soares.

    Gab. A

  • Oi!

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -Não se faz concurso só PARA passar, se faz ATÉ passar.

  • Há 3 estilos de liderança: Autocrático, Burocrático e Liberal (ou Laissez-Faire)

    Liderança Autocrática: O líder centraliza toda a tomada de decisões e não há qualquer tipo de delegação aos liderados. O líder é dominador, impõe suas ordens e traça as diretrizes sem qualquer participação do grupo. A divisão das tarefas e os companheiros de trabalho de cada funcionário são determinados e escolhidos pelo líder. O líder é “pessoal” ao criticar e elogiar o trabalho dos membros de sua equipe. O trabalho somente tem um bom andamento quando o líder está presente fisicamente no local. É um estilo de liderança que gera nos subordinados insatisfação, frustração, falta de iniciativa e ausência de formação de grupos de amizade. A ênfase está no líder: 

    Gabarito: Letra A

  • GABARITO: LETRA A

    ACRESCENTANDO:

    AUTOCRÁTICA

    ▪ Apenas o líder fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo;

    ▪ O líder determina as providências e as técnicas para a execução das tarefas, cada uma pôr vez, na medida em que se tornam necessárias e de modo imprevisível para o grupo;

    ▪ O líder determina qual a tarefa que cada um deve executar e qual o seu companheiro de trabalho;

    ▪ O líder é Dominador e é "pessoal" nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro.

     

    DEMOCRÁTICA

    ▪ As diretrizes são debatidas pelo grupo, estimulado e assistido pelo líder;

    ▪ O próprio grupo esboça as providências e as técnicas para atingir o alvo solicitando aconselhamento técnico ao líder quando necessário, passando este a sugerir duas ou mais alternativas para o grupo escolher. As tarefas ganham novas perspectivas com os debates;

    ▪ A divisão das tarefas fica a critério do próprio grupo e cada membro tem liberdade de escolher seus companheiros de trabalho;

    ▪ O líder procura ser um membro normal do grupo, em espírito, sem encarregar-se muito de tarefas.

    ▪ O líder é "objetivo" e limita-se aos "fatos" em suas críticas e elogios. 

     

    LIBERAL

    ▪ Há liberdade completa para as decisões grupais ou individuais, com participação mínima do líder;

    ▪ A participação do líder no debate apenas materiais variados ao grupo, esclarecendo que poderia fornecer informações desde que as pedissem;

    ▪ Tanto a divisão das tarefas, como a escolha dos companheiros, fica totalmente a cargo do grupo. Absoluta falta de participação do líder;

    ▪ O líder não faz nenhuma tentativa de avaliar ou de regular o curso dos acontecimentos;

    ▪ O líder somente faz comentários irregulares sobre as atividades dos membros quando perguntado.

    FONTE: QC

  • Liderança autocrata:

    I- O líder fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo.

    III- O líder é dominador e é pessoal nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro.


ID
5423071
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O fenômeno da Homeostasia Dinâmica, ou seja, manutenção de equilíbrio por ajustamento constante e antecipação, está diretamente relacionado a qual Teoria da Administração?

Alternativas
Comentários
  • Bora lá: “Homeostasia Dinâmica... manter equilíbrio por ajustes constantes, antecipados...”

    TEORIA DOS SISTEMAS:

    • Bertalanffy
    • ênfase ambiente
    • org. como um ambiente
    • homem funcional
    • sistema aberto
    • abordagem explicativa e descritiva;

    lembrem-se das borboletas no jardim

    CARACTERÍSTICAS: busca integração real das demais teorias; constante interação com ambiente externo; holismo; globalismo; resiliência; homeostase.

    TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL:

    • Lewin
    • ênfase pessoas e ambiente
    • considera org. formal e informal
    • enxerga homem administrativo
    • sistema aberto
    • abordagem explicativa e descritiva;

    CARACTERÍSTICAS: mudar pessoas e cultura de forma planejada; espírito de equipe; percepção do grupo com ambiente externo; senso de identidade entre funcionário e organização;

  • Olá!

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -Todo progresso acontece fora da zona de conforto. – Michael John Bobak

  • GABARITO: LETRA C

    A Teoria Geral dos Sistemas (TGS) surgiu com os trabalhos do biólogo austríaco Ludwig Von Bertalanffy, publicados entre 1950 e 1968. Segundo a TGS os sistemas vivos, sejam indivíduos ou organizações, são analisados como "sistemas abertos", mantendo um contínuo intercâmbio de matéria/energia/informação com o ambiente. (CHIAVENATTO, 1993, p. 749).

    Segundo essa teoria, a empresa é vista como um sistema organizador e transformador de  inputs  trazidos do ambiente em  outputs  para o mesmo ambiente. (AIROLDI et al., 1989, p. 73).

    De acordo com o princípio da homeostase, as organizações, como todo sistema aberto, procuram manter uma certa constância no intercâmbio de energia importada e exportada do ambiente, assegurando o seu caráter organizacional e evitando o processo entrópico (desintegração).

    FONTE: https://jus.com.br/artigos/13669/a-teoria-dos-sistemas-e-a-caracterizacao-da-atividade-empresaria

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre algumas teorias administrativas. Neste caso, deve ser marcada a alternativa que contempla a teoria possui a homeostasia como uma das suas características.

    Teoria dos Sistemas defende que tudo depende de tudo e que qualquer situação em inúmeras causas e pode produzir os mais inúmeros efeitos. O foco está no ambiente e sua visão sobre o homem é de que ele é funcional, visto que desempenha um papel específico, inter-relacionado com o ambiente.

    Dentro desta Teoria, temos o conceito de homeostasia, que segundo Chiavenato (2014, p.411), homeostasia é um equilíbrio dinâmico obtido pela autorregulação, ou seja, pelo autocontrole. É a capacidade que o sistema tem de manter certas variáveis dentro de limites, mesmo quando os estímulos do meio externo forçam essas variáveis a assumirem valores que ultrapassam os limites da normalidade.

    Concluímos, portanto, que a alternativa "C" é a correta.

    GABARITO: C

    Fonte: 

    CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014.

    MOREIRA. E. A. L. Administração Geral e Pública para Concursos. Salvador: Juspodivm, 2016.


ID
5423074
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito do Planejamento Estratégico, analise as afirmativas a seguir.

I- O planejamento diz respeito às decisões futuras.
II- O planejamento é um ato isolado.
III- O processo de planejamento é mais importante que seu resultado final.
IV- O resultado final do processo de planejamento normalmente é um plano.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Sobre a primeira assertiva: O planejamento não diz respeito às decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes (Peter Drucker). 

    FONTE: brainly.com.br/tarefa/44045287

  • Gab. B

    I-

    a decisão é presente

    a implicação é futura

    fonte: https://administradores.com.br/artigos/planejando-o-futuro-parte-i

  • GABARITO: B

    Se o Planejamento não prever o futuro, como que ele pode ser elaborado para tomar decisões futuras? Logo item I errado.

  • São citações do autor Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira; entendo o conceito do que ele quer dizer mas discordo da III, vejo que o produto do planejamento tem importância equivalente ao processo. A banca pegar uma citação tão subjetiva, de apenas um autor, o qual faz um afirmação que não é apoiada por outros autores de forma mais difundida, é trapacear com o candidato, ao meu ver. Impossível alguém ter lido todos os autores, ainda mais citações tão pequenas.

  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -Os únicos limites da sua mente são aqueles que você acreditar ter!

  • Para estabelecer algumas características básicas da função do planejamento como um processo contínuo, Oliveira salienta alguns dos principais aspectos:

    I . O planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas a implicações futuras de decisões presentes” (DRUKER, 1962, p. 131), portanto aparece como um processo sistemático e constante de tomada de decisões, cujos efeitos e consequências deverão ocorrer em futuros períodos de tempo.

    II. O planejamento não é um ato isolado. Por conseguinte, deve ser visualizado como um processo composto de ações inter-relacionadas e interdependentes que visam o alcance de objetivos previamente estabelecidos.

    III e IV. O processo de planejamento é muito mais importante que seu produto final. O produto final do processo de planejamento normalmente é o plano, sendo que este deve ser desenvolvido “pela” empresa e não “para” a empresa. Se não for respeitado este aspecto, têm-se planos inadequados para a empresa, bem como uma resistência e descrédito efetivos para a sua implantação (Oliveira, 1996, p. 34).

    https://monografias.brasilescola.uol.com.br/administracao-financas/planejamento-gestao-importancia-dos-processos-implementacao.htm

  • GABARITO: LETRA B

    O fato de o planejamento ser um processo de estabelecimento de um estado futuro desejado e um delineamento dos meios efetivos de torná-lo realidade justifica que o mesmo anteceda à decisão e à ação.

    Oliveira (2007, p. 6) destaca alguns dos principais aspectos do planejamento, sem a preocupação de estabelecer todas as características básicas de sua função como um processo contínuo:

    • O planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes.
    • O planejamento não é um ato isolado e, sim, visualizado como um processo de ações inter-relacionadas e interdependentes.
    • O processo de planejamento é muito mais importante que seu resultado final.

    O resultado final é o plano, sendo que este deve ser desenvolvido pela organização e não para a organização.

    FONTE: OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento estratégico. São Paulo: Atlas, 2007.

  • Decisões presentes/impacto futuro

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre o planejamento estratégico. Neste caso, julguemos as afirmativas apresentadas.

    Planejamento estratégico: é o planejamento mais amplo e abrange toda a organização.

    Para Oliveira (2007), o planejamento estratégico tem as seguintes características:

    • não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes.

    • não é um ato isolado e, sim, visualizado como um processo de ações inter-relacionadas e interdependentes.

    • O produto final do processo de planejamento normalmente é o plano,

    • O processo de planejamento é muito mais importante que seu resultado final.

    Suas características são, segundo Chiavenato (2014) são:

    • Projetado para o longo prazo, tendo seus efeitos e consequências estendidos a vários anos pela frente.

    • Envolve a empresa como uma totalidade, abrange todos os recursos e áreas de atividade, e preocupa-se em atingir os objetivos em nível organizacional.

    • Definido pela cúpula da organização (no nível institucional) e corresponde ao plano maior ao qual todos os demais estão subordinados. 

    • Está relacionado com a adaptação da organização a um ambiente mutável.

    • É um processo de construção de consenso.

    • É uma forma de aprendizagem organizacional.

    Dito isso, vamos às afirmativas:

    I- incorreta. O planejamento diz respeito às decisões futuras.

    • Segundo Oliveira (2007), o planejamento estratégico não diz respeito às decisões futuras.

    II- incorreta. O planejamento é um ato isolado.

    • O planejamento é um ato integrado, na verdade.

    III- correta. O processo de planejamento é mais importante que seu resultado final.

    IV- correta. O resultado final do processo de planejamento normalmente é um plano.

    Concluímos, portanto, que a alternativa "B" é a correta.

    GABARITO: B

    CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014.

    OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento estratégico. São Paulo: Atlas, 2007

  • O Planejamento é um processo racional que influencia a tomada de decisão dos gestores de uma organização.

    O Planejamento pode ser dividido em: planejamento estratégico, tático e operacional.

    O Planejamento Estratégico está voltado para o longo prazo e para o macroambiente (cenários políticos, econômicos, sociais, ambientais, legais) em que a empresa está inserida.

    O Planejamento Tático está voltado para o médio prazo e aborda questões ligadas a cada área ou departamento da empresa, como logística, gestão de pessoas, finanças e TI.

    O Planejamento Operacional está voltado para o curto prazo e para o microambiente, para as rotinas diárias, ou seja, para a operação da empresa, como ela opera determinado maquinário, como os empregados atendem ao público etc.

    Em face do exposto, podemos afirmar que os itens III e IV estão corretos. Porém, os itens I e II estão errados, pois o planejamento diz respeito a decisões presentes que impactam no futuro e ele é um ato em conjunto, e não isolado.


    Gabarito do Professor: Letra B.

ID
5423077
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Ao considerar os grandes níveis hierárquicos, o planejamento estratégico pode ser definido em quais categorias?

Alternativas
Comentários
  • Para que a questão em exame seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre os níveis do planejamento, devendo ser marcada a alternativa que contém os três níveis em que o planejamento de desdobra.

    O planejamento pode ser desdobrado em três níveis, sendo eles:

    • Estratégico;
    • Tático;
    • Operacional.

    Consoante Chiavenato (2014), vejamos as caraterísticas de cada um a seguir.

    Planejamento estratégico: é o planejamento mais amplo e abrange toda a organização.

    Suas características são:

    • Projetado para o longo prazo, tendo seus efeitos e consequências estendidos a vários anos pela frente.
    • Envolve a empresa como uma totalidade, abrange todos os recursos e áreas de atividade, e preocupa-se em atingir os objetivos em nível organizacional.
    • Definido pela cúpula da organização (no nível institucional) e corresponde ao plano maior ao qual todos os demais estão subordinados. 
    • Está relacionado com a adaptação da organização a um ambiente mutável.
    • É um processo de construção de consenso.
    • É uma forma de aprendizagem organizacional.

    Planejamento tático: é o planejamento que abrange cada departamento ou unidade da organização.

    Suas características são:

    • Projetado para o médio prazo, geralmente para o exercício anual.
    • Envolve cada departamento, abrange seus recursos específicos e preocupa-se em atingir os objetivos departamentais.
    • Definido no nível intermediário, em cada departamento da empresa.

    Planejamento operacional: é o planejamento que abrange cada tarefa ou atividade específica.

    Suas características são:

    • Projetado para o curto prazo, para o imediato.
    • Envolve cada tarefa ou atividade isoladamente e preocupa-se com o alcance de metas específicas.

    Visto o assunto, concluímos duas coisas, sendo a primeira que a alternativa "A" é a correta; a outra, que a redação da questão foi bem estranha.

    GABARITO: A

    Fonte:

    CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014.

  • GABARITO: A

    o planejamento estratégico é dividido em:

    • Estratégico;
    • Tático;
    • Operacional.

  • dica tosquinha, mas útil: lembra daquele jogador de futebol Etô: Estratégico, Tático, Operacional = ETO
  • Na verdade o planejamento é dividido em estratégico, tático e operacional, planejamento estratégico é espécie, não gênero.

  • Tipos de Planejamento

    • Estratégico: Alta administração; Longo Prazo; Conteúdo Genérico e Sintético.
    • TáticoNível Gerencial; Médio Prazo; Conteúdo menos Genérico e mais detalhado.
    • Operacional: Nível Operacional; Curto Prazo; Conteúdo detalhado e analítico; Tipos/Espécies.

    Fonte: Aulas do Prof. Marcelo Soares.

    Gab. A

  • Planejamento - Tipos.

    Estratégico:

    • Prazo - Longo
    • Amplitude - Toda a organização.
    • Nível responsável - Alta direção (Cúpula organizacional)
    • Grau de incertezas e riscos - Alto
    • Nível de detalhamento - Baixo
    • Grau de flexibilidade - Menos flexível

    Tático:

    • Prazo - Médio
    • Amplitude - Setor ou departamento
    • Nível responsável - Gerências (Nível intermediário)
    • Grau de incertezas e riscos - Médio
    • Nível de detalhamento - Médio
    • Grau de flexibilidade - Flexível

    Operacional:

    • Prazo - Curto
    • Amplitude - Atividades e tarefas
    • Nível responsável - Supervisores
    • Grau de incertezas e riscos - Baixo
    • Nível de detalhamento - Alto (Analítico)
    • Grau de flexibilidade - Mais flexível.
  • Olá!

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -Tentar não significa conseguir, mas quem conseguiu, com certeza tentou. E muito.

  • GABARITO: LETRA A

    PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. • Envolve a empresa como uma totalidade, abrange todos os recursos e áreas de atividade, e preocupa-se em atingir os objetivos em nível organizacional. • É projetado no longo prazo e seus efeitos e consequências são estendidos para vários anos pela frente. • É definido pela cúpula da organização (no nível institucional) e corresponde ao plano maior ao qual todos os demais estão subordinados. • Define os valores da empresa, como a visão e missão. • Efetua a análise do ambiente externo, as oportunidades e ameaças para a empresa. • Efetua a análise do ambiente interno, mais concretamente as forças e fraquezas da empresa. 

    PLANEJAMENTO TÁTICO. • Envolve cada departamento, abrange seus recursos específicos e preocupa-se em atingir os objetivos departamentais. • É projetado para o médio prazo, geralmente para o exercício anual. • É definido no nível intermediário, em cada departamento da empresa. 

    PLANEJAMENTO OPERACIONAL. • Envolve cada tarefa ou atividade isoladamente e preocupa-se com o alcance de metas específicas. • É projetado para o curto prazo, para o imediato. • É definido no nível operacional, para cada tarefa ou atividade.

    FONTE: Idalberto Chiavenato

  • Essa questão confunde muito, pois está perguntando especificamente em quais categorias o planejamento ESTRATÉGICO pode ser definido. Logo, se estivesse falando apenas de PLANEJAMENTO, seriam os três níveis. Acredito fielmente que poderia ser anulada.

  • Questãozinha mal elaborada

ID
5423080
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito das fases básicas para elaboração e implementação do planejamento estratégico, analise os itens.

I- Diagnóstico estratégico
II- Missão da empresa
III- Plano financeiro
IV- Instrumentos prescritivos e quantitativos
V- Controle e avaliação

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • gab d

    Elementos para a elaboração e implementação do planejamento estratégico

    1. Diagnóstico estratégico
    2. Missão da empresa
    3. Instrumentos prescritivos e quantitativos
    4. Controle e avaliação
  • principais etapas do Planejamento Estratégico e sua implementação

    Missão, Visão e Valores. ...

    Análise dos ambientes interno e externo. ...

    Definição de metas e objetivos.

    Definição do plano de ação. ...

    Mensuração e acompanhamento de resultado

  • Controle no processo de planejamento?

  • Essas 4 fases do planejamento estratégico são do Djalma Oliveira

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -Você nunca sai perdendo quando ganha CONHECIMENTO!

  • GABARITO D

    I- Diagnóstico estratégico - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

    II- Missão da empresa - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

    III- Plano financeiro- PLANEJAMENTO TÁTICO

    IV- Instrumentos prescritivos e quantitativos- PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

    V- Controle e avaliação- PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

  • GABARITO: LETRA D

    De acordo com Oliveira (2004, p. 68-81) o processo do planejamento estratégico são dividido nas seguintes fases basilares para sua elaboração e implementação: 

    Fase I – Diagnóstico Estratégico: nesta fase a empresa busca definir “como está”. Ela é desempenhada através de pessoas representativas das várias informações, que analisam e conferem todos os aspectos inerentes à realidade externa e interna da empresa. 

    Fase II- Missão da Empresa: define a razão de ser da empresa e seu posicionamento competitivo e também a sua postura estratégica, ou seja, a maneira mais apropriada para a empresa alcançar seus propósitos, respeitando sua situação interna e externa atual, apurada no diagnóstico estratégico. 

    Fase III- Instrumentos Prescritivos e Quantitativos: nesta fase a análise fundamental é de “como chegar na situação que se deseja”. 

    Fase IV – Controle e Avaliação: nesta fase examina-se “como a empresa está indo” para a situação almejada. 

    FONTE: OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e praticas. 20 ed. São Paulo: Atlas, 2004. 

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre as fases básicas do planejamento estratégico. Neste caso, marquemos a alternativa que apresenta a sequência correta.

    No geral esse assunto é bastante controverso, já que cada autor costuma apresentar uma sequência diferentes. No caso desta questão, no entanto, é possível notar que banca fez uso da classificação adotada por Oliveira (2004), como será visto a seguir.

    Para o autor supracitado, o processo do planejamento estratégico pode ser dividido nas seguintes fases: 

    • Diagnóstico Estratégico
    • Missão da Empresa
    • Instrumentos Prescritivos e Quantitativos
    • Controle e Avaliação

    Chiavenato (2007), por sua vez, só a título de comparação, ensina que o planejamento estratégico é composto por sete etapas, sendo elas:

    • Definição de objetivos - Aonde queremos chegar?
    • Análise ambiental externa - O que há no ambiente?
    • Análise organizacional interna - O que temos na empresa?
    • Formulação de alternativas - O que fazer?
    • Elaboração do planejamento - Como fazer?
    • Implementação e execução - Como tornar realidade?
    • Avaliação dos resultados - Como estamos indo?

    De todo modo, podemos dizer que a alternativa "D" é a correta.

    GABARITO: D

    Fontes:

    CHIAVENATO, Idalberto. Administração: teoria, processo e prática. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007

    OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e praticas. 20 ed. São Paulo: Atlas, 2004. 


ID
5423083
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

O Estado brasileiro é organizado por diferentes entidades de administração direta. Assinale a alternativa que apresenta uma dessas entidades.

Alternativas
Comentários
  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos das entidades que compõem a administração Direta e indireta do Estado. No caso em exame, deve ser marcada a opção que apresenta uma entidade da Administração Direta.

    A fim de uma compreensão melhor do assunto, vamos ver o que dispõe o Decreto-Lei n° 200/67.

    No seu artigo 4°, ele dispõe que a Administração Federal compreende:

    I - A Administração Direta, que se constitui dos serviços integrados na estrutura administrativa da Presidência da República e dos Ministérios.

     II - A Administração Indireta, que compreende as seguintes categorias de entidades, dotadas de personalidade jurídica própria:

    • a) Autarquias;
    • b) Empresas Públicas;
    • c) Sociedades de Economia Mista.
    • d) fundações públicas.  

    Então, pessoal, com base no decreto supracitado, concluímos que as alternativas "B" e "C" estão se referindo a entidades da Administração Indireta. Sendo que a "B" é o gabarito, e a alternativa "A" representa uma organização que não está vinculada de qualquer forma à estrutura do Estado, pertencendo a Administração Direta ou Indireta.

    GABARITO: C

    Fonte:

    DECRETO-LEI Nº 200, DE 25 DE FEVEREIRO DE 1967

  • Gabarito: C

    • Administração Direta: Formada por entidades políticas (também conhecidas por entidades federativas) que recebem as suas atribuições da própria Constituição Federal. São consideradas pessoas jurídicas de direito público interno (possuem poderes políticos). São elas: União, Estados, DF e Municípios.

    • Administração Indireta: Formada por entidades administrativas que exercem suas competências conforme estabelecida na lei que as instituiu (elas não detêm poderes políticos e nem legislam). São elas: Autarquias, Fundações, Sociedades de Economia Mista e Empresas Públicas.

    Prof.: Emilly Albuquerque.

  • Olá!

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -Tentar não significa conseguir, mas quem conseguiu, com certeza tentou. E muito.

  • GABARITO: LETRA C

    O conjunto formado pela somatória de todos os órgãos públicos integrantes da estrutura de cada entidade federativa recebe o nome de Administração Pública Direta ou Centralizada. Assim, pertencem à Administração Direta, além das próprias ​entidades federativas, ou seja, União, Estados, Distrito Federal, Territórios e Municípios, também os Ministérios, Secretarias, Delegacias, Tribunais, Casas Legislativas, Prefeituras, Ministério Público, Defensorias, Tribunais de Contas etc.

    FONTE: Manual de Direito Administrativo (2019) - Alexandre Mazza.

    Direta : M.E.D.U

    Municípios

    Estados

    DF

    União

    Indireta : F.A.S.E

    Fundações

    Autarquias

    Sociedades de economia mista

    Empresas públicas

    FONTE: QC

  • GABARITO C

    Ministérios são órgãos públicos, logo não possuem personalidade jurídica e integram a Administração Pública direta.

    Um detalhes importante e curioso é que órgãos públicos possuem CNPJ (cadastro nacional de pessoa jurídica), mas não possuem personalidade jurídica. O Direito Civil e o Direito Administrativo são uma "ZONA".

  • DIGNA DE ANULAÇÃO.

    O Estado brasileiro é organizado por diferentes entidades de administração direta. Assinale a alternativa que apresenta uma dessas entidades.

    ADM. DIRETA É COMPOSTA POR ORGÃOS E NÃO ENTIDADES.

    ADM. INDIRETA COMPOSTA POR ENTIDADES CRIADAS POR LEI OU POR AUTOIRIZAÇÃO LEGAL.


ID
5423086
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

O conceito “Esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado único” refere-se à

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

    Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado único. 

    FONTE: PMBOK 6

  • Para que a questão seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre alguns conceitos. Neste caso, marquemos a que se referem as características elencadas no enunciado.

    De acordo com o PMBOK, "projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. A natureza temporária dos projetos indica que eles têm um início e um término definidos. O término é alcançado quando os objetivos do projeto são atingidos ou quando o projeto é encerrado porque os seus objetivos não serão ou não podem ser alcançados, ou quando a necessidade do projeto deixar de existir. Um projeto também poderá ser encerrado se o cliente (cliente, patrocinador ou financiador) desejar encerrá-lo. Temporário não significa necessariamente de curta duração."

    Concluímos, portanto, que a alternativa "D" é a correta.

    GABARITO: D

    Fonte:

    Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®). — Quinta edição

  • GAB D

    GESTÃO DE PROJETOS é um esforço temporário feito para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Note que ele é temporário, ou seja, tem início e fim. Além disso, ele busca como consequência a criação de um produto, serviço ou resultado específico.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

  • Gestão de Projetos.


ID
5423089
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Ao considerar a Administração Patrimonialista, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos te conhecimentos sobre os modelos teóricos de administração pública. No caso desta questão, deve ser marcada a alternativa que contém uma afirmação incorreta sobre o modelo patrimonialista de de Administração Pública.

    Antes de apontar a alternativa equivocada, vejamos alguns pontos valiosos sobre o assunto.

    Na administração patrimonialista não existiam carreiras organizadas no serviço público, muito menos o estabelecimento de divisão do trabalho. Todos os cargos eram livremente escolhidos pelo soberano, que, por óbvio, os direcionava a parentes diretos e a amigos da família. Outra prática comum era a troca de favores por cargos públicos. A regra geral era que quem detinha um cargo o considerava como um bem próprio. Os cargos denominavam-se prebendas ou sinecuras, e quem os exercia usufruía do status de nobreza real. Diante da falta de separação entre o que era público e o que era privado, a corrupção e o nepotismo tornaram-se traços marcantes do modelo patrimonialista.

    Segundo Paludo (2020), o Estado não buscava prestar serviços à população, que vivia abandonada, largada ao acaso. Os benefícios oriundos da ação estatal eram direcionados a um grupo bem seleto de pessoas. O aparelho do Estados ficava à disposição dos interesses particulares do soberano, seus familiares e amigos.

    De forma resumida, as principais características da administração patrimonialista são:

    • Confusão entre a propriedade pública e a propriedade privada;
    • Impermeabilidade à participação social-privada;
    • Endeusamento do soberano;
    • Corrupção e nepotismo;
    • Caráter discricionário e arbitrário das decisões;
    • Ausência de carreiras administrativas;
    • Desorganização do estado e da administração;
    • Cargos denominados prebendas ou sinecuras;
    • Descaso pelo cidadão e pelas demandas sociais;
    • Poder originado da tradição/hereditariedade.

    Pessoal, confesso que achei esta questão bem estranha. Ainda que o estado não privilegiasse o atendimento das demandas sociais, a banca entende que isso não significava que o Estado deixava de lado a sua função de provedor de bens e serviços sociais. Bem, eu respeitosamente discordo, o ideal patrimonialista é atender às demandas do soberano e àqueles que comem à sua mesa (isto é, o Estado), por essa razão, creio que o mais sensato aqui seria a anulação desta questão.

    GABARITO DA BANCA: D

    GABARITO SUGERIDO: ANULAÇÃO

    Fonte:

    PALUDO, Augustinho. Administração Pública. Salvador: Juspodivm, 2020

  • Oi!

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -Os únicos limites da sua mente são aqueles que você acreditar ter!

  • Meu pensamento foi o seguinte:

    Não importa qual seja o modelo de administração pública (patrimonialista, burocrático ou gerencial) adotado pelo Estado, o Estado sempre terá, entre as suas funções, o dever de prestar serviços sociais. Por isso, a letra D está incorreta.

  • GAB D

    Logo após o surgimento dos Estados nacionais, os bens do soberano não se separavam das propriedades públicas, representando uma só coisa. Neste período, era comum o uso da coisa pública em favor dos monarcas. Tratava-se do modelo patrimonialista da administração pública, onde o Estado era usado como uma extensão das posses do monarca.

    CARACTERÍSTICAS DO PATRIMONIALISMO

    1. Confusão entre a propriedade privada e a propriedade pública;
    2. Impermeabilidade à participação social-privada;
    3. Endeusamento do soberano;
    4. Corrupção e nepotismo;
    5. Caráter discricionário e arbitrário das decisões;
    6. Ausência de carreiras administrativas;
    7. Desorganização do Estado e da Administração;
    8. Cargos denominados prebendas ou sinecuras;
    9. Descaso pelo cidadão e pelas demandas sociais;
    10. Poder oriundo da tradição/hereditariedade.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

  • ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PATRIMONIAL

    Na administração patrimonialista não existiam carreiras organizadas no serviço público, muito menos o estabelecimento de divisão do trabalho. Todos os cargos eram livremente escolhidos pelo soberano, que, por óbvio, os direcionavam a parentes diretos e amigos da família. Outra prática comum era a troca de favores por cargos públicos. A regra geral era que quem detinha um cargo o considerava como um bem próprio. Os cargos denominavam-se prebendas ou sinecuras, e quem os exercia usufruía do status de nobreza real. Diante da falta de separação entre o que era público e o que era privado, a corrupção e o nepotismo tornaram-se traços marcantes do modelo patrimonialista.

    Ainda que a burocracia e o gerencialismo busquem evitar, traços patrimonialistas como corrupção e nepotismo ainda estão presentes na estrutura do Estado.

  • A questão em análise diz respeito ao conceito do modelo de Administração Pública Patrimonialista.

    Dessa forma, temos que:

    MODELO PATRIMONIALISTA - “No patrimonialismo, o aparelho do Estado funciona como uma extensão do poder do soberano, e os seus auxiliares, servidores, possuem status de nobreza real. Os cargos são considerados prebendas. A res publica não é diferenciada das res principis. Em consequência, a corrupção e o nepotismo são inerentes a esse tipo de administração" (Pereira, 1995).

    A partir disso, podemos analisar cada alternativa separadamente.

    A) CORRETA. Como citado acima, o soberano atua como se o Estado fosse uma extensão do seu poder.

    B) CORRETA. No Modelo Patrimonialista, as pessoas que giravam entorno do soberano faziam parte do governo e possuíam o status de nobreza.

    C) CORRETA. Justamente pelo fato de o Estado estar nas mãos do soberano e das pessoas que estão entorno desse monarca, a facilidade para a corrupção e o nepotismo preponderavam nesse modelo de Administração.

    D) INCORRETA. Alternativa incorreta, visto que, a prioridade desse modelo era o progresso do patrimônio privado do soberano e não da população.


    Fonte:

    PEREIRA, Luiz Carlos Bresser. Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado. Brasília - DF, 1995.


    Gabarito do Professor: Letra D.
  • CARACTERÍSTICAS DO PATRIMONIALISMO

    1. Corrupção e Nepotismo;
    2. Não distinção entre o público e o privado (res público e res privado);
    3. Decisões arbitrárias e discricionárias;
    4. Ocupação de cargo público por confiança (prebendas ou sinecuras);
    5. Não cidadania, mas a subserviência e paternalismo;
    6. Poder proveniente da hereditariedade (tradição);

     Estado era usado como uma extensão das posses do monarca. 


ID
5423092
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A respeito do Plano Plurianual, analise as afirmativas


I- Apresenta a definição das metas e das prioridades da administração.

II- Apresenta as respectivas despesas de capital de cada exercício financeiro.

III- Apresenta alterações da Lei Orçamentária ao longo do ano.

IV- Apresenta a avaliação, controle e transparência das contas públicas.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Eu errei por achar que o Item I era tema da LDO, não do PPA
  • LDO

    Estabelece diretrizes para a confecção da Lei Orçamentária Anual (LOA), contendo metas e prioridades do governo federal, despesas de capital para o exercício financeiro seguinte, alterações na legislação tributária e política de aplicação nas agências financeiras de fomento.

    Fonte: Senado

    -

    Tenho minhas suspeitas sobre esse gabarito

  • Essa questão está errada por vários motivos.

    O enunciado deveria falar em LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS (LDO), visto que a questão claramente foi escrita em cima da definição da LDO que está no site do SENADO.

    Definição da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) pelo site Agência Senado:

    Estabelece diretrizes para a confecção da Lei Orçamentária Anual (LOA), contendo metas e prioridades do governo federal, despesas de capital para o exercício financeiro seguinte, alterações na legislação tributária e política de aplicação nas agências financeiras de fomento. Também fixa limites para os orçamentos do Legislativo, Judiciário e Ministério Público e dispõe sobre gastos com pessoal e política fiscal, entre outros temas. Tem que ser enviada pelo Executivo ao Congresso até 15 de abril e aprovada pelo Legislativo até 30 de junho. Se não for aprovada nesse período, o Congresso não pode ter recesso em julho.

    A respeito do Plano Plurianual, analise as afirmativas

    A respeito da Lei de Diretrizes Orçamentárias, analise as afirmativas

    I- Apresenta a definição das metas e das prioridades da administração. CORRETA

    "...contendo metas e prioridades do governo federal..."

    II- Apresenta as respectivas despesas de capital de cada exercício financeiro. ERRADA

    "...despesas de capital para o exercício financeiro seguinte..."

    III- Apresenta alterações da Lei Orçamentária ao longo do ano. ERRADA

    "... alterações na legislação tributária e política de aplicação nas agências financeiras de fomento."

    IV- Apresenta a avaliação, controle e transparência das contas públicas. ERRADA

    Parece ser uma definição de Accountability.

    Portanto, apenas a I está correta considerando o enunciado como Lei de Diretrizes Orçamentárias.

  • Quem errou talvez tenha acertado kkkkk

  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -Quem ESTUDA tem em suas mãos o poder de TRANSFORMAR não só a própria vida, como também das pessoas que lhe cercam.

  • PPA - Diretrizes, objetivos e metas. O item I está incorreto e a questão deveria ser anulada.

  • Sobre "metas e prioridades" estarem relacionadas ao PPA, algumas bancas vêm cobrando desde 2020 conceitos doutrinários que defendem o PPA como instrumento que estabelece metas de planejamento que permitam à sociedade dimensionar as pretensões do governo no médio-longo prazo.

    "Em síntese, no contexto das finanças públicas a elaboração do PPA se configura um processo de imposição de metas de planejamento, que permite à sociedade dimensionar suas pretensões e seu perfil econômico, integrando-os nas projeções governamentais ou adotando critério próprio para desenvolvimento de suas atividades de acordo com realidades locais." (BASTOS; MARTINS, 1991, p. 181).

    Outros autores como Giacomoni mencionam "prioridades".

    A banca IFEPEA, IAOCP, cobraram "metas e prioridades'.. estejam sempre atentos a formas de eliminar as assertivas.

    Podemos afirmar categoricamente que "III- Apresenta alterações da Lei Orçamentária ao longo do ano.

    IV- Apresenta a avaliação, controle e transparência das contas públicas." estão erradas. Consequentemente, letras A, C e D estão incorretas.

    Abraços!


ID
5423095
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A Constituição Federal de 1988, especificamente em seu artigo 165, criou um conjunto de normas complexas para regulamentar o processo orçamentário federal. Quanto a essas normas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre as disposições constitucionais acerca do orçamento público, marcando a alternativa que contempla alguns instrumentos do orçamento público brasileiro.

    O artigo 165 da Constituição dispõe que:

    Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:

    I - o plano plurianual;

    II - as diretrizes orçamentárias;

    III - os orçamentos anuais.

    Sendo que:

    PPA:

    • Art. 165, § 1º A lei que instituir o plano plurianual estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada.

    LDO:

    • Art. 165, § 2º A lei de diretrizes orçamentárias compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal, estabelecerá as diretrizes de política fiscal e respectivas metas, em consonância com trajetória sustentável da dívida pública, orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.

    LOA:

    § 5º A lei orçamentária anual compreenderá:

    • I - o orçamento fiscal referente aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público;
    • II - o orçamento de investimento das empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto;
    • III - o orçamento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e órgãos a ela vinculados, da administração direta ou indireta, bem como os fundos e fundações instituídos e mantidos pelo Poder Público.

    Esquematizando....

    PPA, LDO e LOA: iniciativa do Poder Executivo

    PPA: DOM

    • Diretrizes
    • Objetivos
    • Metas

    LDO: MP

    • Metas
    • Prioridades

    LOA: FIS

    • Fiscal
    • Investimentos
    • Seguridade social

    Concluímos que a alternativa "A" é a correta.

    GABARITO: A

    Fonte:

    CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre orçamento.

    A- Correta. É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 165: "Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão: I - o plano plurianual; II - as diretrizes orçamentárias; III - os orçamentos anuais".

    B- Incorreta. Não é o que dispõe a CRFB/88 sobre o tema, vide alternativa A.

    C- Incorreta. Não é o que dispõe a CRFB/88 sobre o tema, vide alternativa A.

    D- Incorreta. Não é o que dispõe a CRFB/88 sobre o tema, vide alternativa A.

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa A.

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -Quanto MAIOR forem os seus estudos, MENORES são as chances de cair no fracasso.

  • GABARITO: LETRA A

    Seção II

    DOS ORÇAMENTOS

     Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:

    I - o plano plurianual;

    II - as diretrizes orçamentárias;

    III - os orçamentos anuais.

    FONTE: CF 1988

  • Não sabia que podiam se chamar de Normas complexas.

    Vivendo e aprendendo

  • A questão trata dos INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO, de acordo com o art. 165, Constituição Federal/88 (CF/88).

    Segue o art. 165, CF/88:

    “Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:

    I - o plano plurianual;
    II - as diretrizes orçamentárias;
    III - os orçamentos anuais".

    CF/88 introduziu no ordenamento jurídico um novo modelo de planejamento, tendo em vista ser diferente da Constituição anterior. Esse modelo é composto por 3 leis orçamentáriasPlano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA).

    Esses instrumentos de planejamento são leis independentes, mas atuam de forma conjunta, conforme disposto na própria Constituição. Cada uma com suas competências diretamente previstas na CF/88. Então, NÃO há hierarquia formal entre as leis orçamentárias.

    Do ponto de vista do nível de planejamento público, de acordo com a doutrina, as leis orçamentárias adotam a seguinte forma:

    PPA – Planejamento Estratégico;
    LDO – Planejamento Tático; e
    LOA – Planejamento Operacional.

    Há parte da doutrina que entende que o PPA também pode ter planejamento tático e a LDO pode ter planejamento operacional.

    Portanto, como pode se observar, a banca cobrou a literalidade da norma. Muito importante a leitura da CF/88.


    Gabarito do Professor: Letra A.

ID
5423098
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

A respeito das fontes de Risco de Gerenciamento do Projeto, considere:

I- Risco de Tecnologia

II- Risco de Recursos

III- Risco de Organização

IV- Risco de Concorrência


São riscos de Gerenciamento de Projetos:

Alternativas

ID
5423101
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Sobre a perspectiva do processo que utiliza Painéis de Monitoramento como ferramenta, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • "De acordo com o BPM CBOK, o gerenciamento de desempenho de processos é o monitoramento formal e planejado da execução de processos e o acompanhamento do desempenho com o objetivo de apurar a eficiência e eficácia dos processos."

    https://blog.grancursosonline.com.br/bpm-gerenciamento-de-desempenho-de-processos/

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre o CBOK. Vejamos qual das alternativas indica corretamente a perspectiva do processo que utiliza Painéis de Monitoramento como ferramenta.

    Segundo o Guia CBPK, "Gerenciamento de desempenho de processos é o monitoramento formal e planejado da execução de processos e o acompanhamento do desempenho com o objetivo de apurar a eficiência e eficácia dos processos.

    A informação é usada para comparar o desempenho real com as metas dos processos e tomar decisões a respeito de melhorar ou descontinuar processos existentes e/ou introduzir novos processos a fim de conectar os objetivos estratégicos da organização ao foco do cliente e partes interessadas.

    Os tópicos cobertos incluem a importância e benefícios da medição de desempenho, definições-chave de desempenho de processos, operações de monitoramento e controle, alinhamento de processos de negócio e desempenho corporativo, o que medir, métodos de medição, apoio à decisão para donos de processos e gestores e a estrutura de medição centrada em cliente."

    Concluímos, portanto, que a alternativa "B" é a correta.

    GABARITO: B

    Fonte:

    Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio Corpo Comum de Conhecimento ABPMP BPM CBOK V3.0


ID
5423104
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O conceito “tem o propósito de medir, monitorar, controlar atividades e administrar o presente e o futuro do negócio” é apresentado em qual alternativa?

Alternativas
Comentários
  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre os tipos dos processos de negócios, devendo ser marcada a alternativa que apresenta o processo a que pertencem as características descritas no enunciado.

    Segundo o Guia CBOK existem três tipos de processos organizacionais, que independentemente da sua categoria pode sem ser divididos em três categorias:

    • Processos primários/processos-chave/essenciais/finalísticos: são aqueles que representam as atividades essenciais da organização e agregam valor direto ao cliente. São caracterizados pelos objetivos principais a serem atendidos pela atuação do órgão, e geram produtos ou serviços para os clientes da entidade, internos ou externos. São relacionados ao core business, ou negócio principal da organização.

    • Processos secundários/de apoio/suporte: são aqueles que dão suporte aos processos primários e, apesar de essenciais ao negócio, seus resultados não geram valor direto/ perceptível ao cliente externo. Estão direcionados a aspectos infraestrutura e recursos.

    • Processos gerenciais/de gerenciamento: segundo o CBOK (2013, p.37), são processos que têm o "propósito de medir, monitorar, controlar atividades e administrar o presente e o futuro do negócio. Processos de gerenciamento, assim como os processos de suporte, não agregam valor diretamente para os clientes, mas são necessários para assegurar que a organização opere de acordo com seus objetivos e metas de desempenho. Podem estar associados a áreas funcionais ou serem interfuncionais."

    Tendo visto as definições acima, concluímos que a alternativa "A" é a correta.

    GABARITO: A

    Fontes:

    BRASIL. Escritório de Processos do Conselho Nacional do Ministério Público – CNMP. Metodologia de Gestão por Processos. Versão 1.0 2016. Disponível em: <https://www.cnmp.mp.br/portal/images/visao_360/processos/metodologia_de_gestao_por_processos_do_cnmp/Metodologia_GESTAO_POR_PROCESSOS_agosto2016.pdf>. Acesso em: 08.09.2021.

    Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio - Corpo Comum de Conhecimento - ABPMP BPM CBOK V3.0 1ª EDIÇÃO © 2013 Association of Business Process Management Professionals.

  • GABARITO: LETRA A

    Processo primário: interfuncional, ponta a ponta, agrega valor diretamente para o cliente, processos essenciais ou finalísticos;

    Processo de suporte: entregam valor para outros processos e NÃO diretamente para clientes.

    Processo de gerenciamento: tem o proposito de medir, monitorar, controlar atividades e administrar o presente e o futuro do negócio. São necessários para assegurar que a organização opere de acordo com seus objetivos e metas de desempenho. Asseguram que processos primários e de suportes atinjam as sua metas.

    FONTE: QC


ID
5423107
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

O conceito “Mecanismos institucionais por meio dos quais os governantes são constrangidos a responder, ininterruptamente, por seus atos ou omissões perante os governados” refere-se à

Alternativas
Comentários
  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre alguns conceitos relacionados à Administração Pública. No caso desta questão, devemos marcar a opção que apresenta o instrumento definido no enunciado da questão.

    A - incorreta. Compliance é um termo que pode ser entendido como "conformidade", mas conformidade a quê mesmo? Bem, conformidade a leis, normas, regras, acordos etc. Na administração pública, a conformidade é responsável por direcionar os agentes públicos a cumprirem seus deveres do jeito que se espera, fugindo de práticas que ferem a moralidade e a legalidade administrativa.

    B - incorreta. Governabilidade refere-se às condições sistêmicas, substantivas e materiais do exercício do poder, para que exerça sua missão. Envolve o sistema político, a forma de governo, as relações entre os poderes, o sistema partidário etc.

    C - incorrera. Governança diz respeito às condições adjetivas ou instrumentais. A governança está intimamente ligada à maneira como o poder é exercido na administração dos recursos, sejam eles humanos, financeiros ou administrativos. Refere-se ao processo de tomada de decisão que antecipa e ultrapassa ao governo; ao modo como a autoridade é exercida; à repartição do poder entre os governados etc.

    D - correta. Accountability é o termo usado para se referir ao dever que o agente público tem de prestar contas aos cidadãos. É um instrumento que busca limitar o poder, por assim dizer, dos agentes do estado. Para controlar o pode concedido, ao corpo funcional e político, o processo de responsabilização depende da informação/transparência, explicação sobre determinadas atitudes e de sanção aos que usarem de modo impróprio o poder que lhe foi concedido, assim como os recursos colocados à sua disposição. É de três tipos:

    • Horinzontal: é aquela prestação de contas que acontece unicamente em nível de governo. Podendo ser entre os poderes, mediante o sistema de freios e contrapesos (check and balances), ou entre órgãos, por meio dos Tribunais de Contas, Ministério Público, Agências Reguladores e outros órgãos de controle.

    • Vertical: Refere-se ao processo de prestação de contas entre o Governo e os cidadãos. Neste caso, os meios que podem ser usados são: o voto eleitoral e a ação popular.

    • Societal: Trata-se do processo de controle e fiscalização por meio de grupos pertencentes à sociedade civil. Os mecanismos de controle são os movimentos sociais, associações, sindicatos, a imprensa etc.

    Vendo que as características do enunciado remetem ao conceito de Accountability, concluímos que a alternativa "D" é a correta.

    GABARITO: D

    Fontes: 

    FENILI, Renato. Administração Geral e Pública para concursos. 3.ed. Niterói, RJ: Impetus, 2017

    MOREIRA, Elisabete de Abreu e Lima. Administração Geral e Pública para Concursos. Salvador: Juspodivm, 2016.

  • GABARITO D

    Accountability é a responsabilização dos governantes.

    * O objetivo é evitar e corrigir os abusos de modo geral.

    Accountability >> prestação de contas / transparência/responsabilização

    > Accountability Vertical: Ocorre quando o controle é feito pelos cidadãos sobre os políticos por meio do voto, plebiscito ou referendo, ou seja, é um controle realizado por desiguais.

  • GABARITO: LETRA D

    ACRESCENTANDO:

    GOVERNABILIDADE

    - Capacidade política de governar;

    - Legitimidade;

    - Apoio (Cidadão/ Legislativo);

     

    GOVERNANÇA

    - Capacidade de implantar políticas públicas;

    - Serviços públicos;

    - Financeiro/ Administrativo;

     

    ACCOUNTABILITY

    - Prestação de contas;

    - Recursos (fiscalização);

    - Responsividade

    FONTE: QC

  • GABARITO D

    Accountability  nada mais é do que o dever de prestação de contas por parte dos gestores públicos. Está diretamente ligada ao princípio da publicidade e da transparência, e visa promover uma percepção positiva dos cidadãos em relação aos governantes, no sentido destes estarem agindo na defesa do interesse público/coletivo.

    Na prática, como tudo, é diferente do que o previsto na teoria, no papel.

  • Sobre a alternativa "A"

    Compliance: Trata-se de agir de acordo com as regras e normas. Obedecer e fazer cumprir as regras e as normas (tanto internas, quanto externas).

    Estratégia

  • a. Errada. Compilance: É o conjunto de ações corporativas com objetivo de garantir que as organizações cumpram: legislações; controles dos regulamentos organizacionais; compromissos contratuais, etc. Está ligada com a responsabilidade corporativa.

    b. Errada. Governabilidade: É o próprio poder político, legitimado e contando com o apoio da sociedade e de seus representantes. A capacidade política de governar decorre do relacionamento do Estado e do seu governo com a sociedade ou capacidade para agregar múltiplos interesses da sociedade e apresentar-lhes um objetivo comum.

    c. Errada. Governança: É a capacidade que um determinado governo tem para formular e implementar as suas políticas, regulação de transações e operacionalização de soluções.

    d. Correta. Accountability refere-se á capacidade de se prestar contas transparentemente e de a responsabilização dos agentes públicos.

  • GABARITO: LETRA D

    ACRESCENTANDO:

    GOVERNABILIDADE

    - Capacidade política de governar;

    - Legitimidade;

    - Apoio (Cidadão/ Legislativo);

     

    GOVERNANÇA

    - Capacidade de implantar políticas públicas;

    - Serviços públicos;

    - Financeiro/ Administrativo;

     

    ACCOUNTABILITY

    - Prestação de contas;

    - Recursos (fiscalização);

    - Responsividade

    FONTE: QC

  • Accountability

    • É o mecanismo que garante maior nível de transparência e exposição pública das políticas, por meio da indução dos dirigentes governamentais à prestação de contas dos resultados de suas ações à sociedade.

    _______________________

    • Accountability vertical: se dá entre a população e o Estado, referindo-se ao controle que aquela exerce sobre os agentes públicos e os governos e é relacionada à capacidade da população de votar e de se manifestar de forma livre, tendo como exemplo o voto e a ação popular;

    • Accountability horizontal: se dá entre entes ou órgãos estatais, ocorrendo quando um poder, órgão, agência reguladora, etc., fiscaliza o outro;

    • Accountability societal: se dá entre a sociedade civil organizada e entes ou órgãos estatais, em que aquela, muitas vezes representada por ONG’s, sindicatos, associações, etc., fiscaliza os agentes públicos e o os governos, exercendo “pressão” legítima sobre a Administração Pública.
  • Para respondermos à questão, vamos à análise das alternativas:

    A) Compliance - O termo compliance ou confirmidade não se caracteriza como um princípio diretamente relacionado à prestação de contas ou transparência, mas se refere à verificação de cumprimento de requisito. Ademais, podemos considerar que a conformidade contribui para a correta prestação de contas. Entretanto, esse termo não se relaciona com prestação de contas ou transparência.

    B) Governabilidade - governabilidade refere-se às condições sistêmicas do exercício do poder e envolve características do sistema político e do sistema partidário. Ademais, durante a proposta do Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, em 1995, Bresser Pereira ressaltou que: “O governo brasileiro não carece de “governabilidade", ou seja, de poder para governar, dada sua legitimidade democrática e o apoio com que conta na sociedade civil. Enfrenta, entretanto, um problema de governança, em que sua capacidade de implementar as políticas públicas é limitada pela rigidez e ineficiência da máquina administrativa".

    C) Governança - Segundo o Banco Mundial, governança é a “maneira pela qual o poder é exercido na administração dos recursos econômicos e sociais do país, com vistas ao desenvolvimento". Além disso, segundo Bresser Pereira (1995), governança é a capacidade de implementar de forma eficiente políticas públicas.

    D) Accountability Accountability pode ser entendido como a capacidade do gestor público de prestar contas de suas responsabilidades à sociedade. Assim, com vistas à apresentação de resultados das ações governamentais, o termo accountability surge como um conjunto de mecanismos e procedimentos que levam os decisores governamentais a prestarem contas dos seus resultados, garantindo-se maior transparência e exposição das políticas públicas. Portanto, essa alternativa é o gabarito da questão em análise.


    Fonte:

    BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado. Brasília, 1995.


    Gabarito do Professor: Letra D.
  • GAB D

    NÃO CONFUNDA:

    1. GOVERNANÇA -> É a capacidade de implementar políticas públicas;
    2. GOVERNABILIDADE -> É a legitimiDADE para governar;
    3. ACCOUNTABILITY -> É a prestação de contas/transparência;
    4. COMPLIANCE -> Atuar conforme as normas e regras fixadas.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)


ID
5423110
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os processos de negócio podem ser classificados em três tipos. Sobre esses tipos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre os tipos dos processos de negócios. A alternativa a ser marcada deve contê-los.

    Segundo o Guia CBOK existem três tipos de processos organizacionais, que independentemente da sua categoria pode sem ser divididos em três categorias:

    • Processos primários/processos-chave/essenciais/finalísticos: são aqueles que representam as atividades essenciais da organização e agregam valor direto ao cliente. São caracterizados pelos objetivos principais a serem atendidos pela atuação do órgão, e geram produtos ou serviços para os clientes da entidade, internos ou externos. São relacionados ao core business, ou negócio principal da organização.

    • Processos secundários/de apoio/suporte: são aqueles que dão suporte aos processos primários e, apesar de essenciais ao negócio, seus resultados não geram valor direto/ perceptível ao cliente externo. Estão direcionados a aspectos infraestrutura e recursos.

    • Processos gerenciais/de gerenciamento: são aqueles processos responsáveis por coordenar os recursos e meios necessários ao bom desempenho da organização, facilitando a execução tanto dos processos primários, quanto dos processos de apoio. Não agregam valor direto aos clientes.

    Tendo visto o assunto, podemos concluir que a alternativa "A" é a correta.

    GABARITO: A

    Fonte:

    BRASIL. Escritório de Processos do Conselho Nacional do Ministério Público – CNMP. Metodologia de Gestão por Processos. Versão 1.0 2016. Disponível em: <https://www.cnmp.mp.br/portal/images/visao_360/processos/metodologia_de_gestao_por_processos_do_cnmp/Metodologia_GESTAO_POR_PROCESSOS_agosto2016.pdf>. Acesso em: 08.09.2021

  • GABARITO: A

  • Alternativa A!

    Os processos de negócio podem ser classificados em três tipos:

    Processos Primários: Resultam na entrega de algum bem ou serviço ao cliente final. Ex. Produção de um carro

    Processos Secundários ou de Suporte: Viabilizam o funcionamento da organização, dando suporte à execução dos processos principais. Ex. Gestão de pessoas, manutenção, treinamentos.

    Processos Gerenciais: São ligados às diretrizes e estratégias e utilizados nas decisões e na coordenação dos demais processos. Ex. Planejamento estratégico.

  • Esta questão é de Gestão de Processo de Negócio.

  • GAB A

    Os processos podem ser classificados em: (cai muito)

    1. Processos primários/principais/centrais/essenciais/finalísticos: são os processos que resultam na entrega de algum bem ou serviço ao cliente final - devem satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes e demais partes interessadas. Exemplo: no caso do site QC: oferecer questões no site para os usuários.
    2. Processos secundários/auxiliares/de suporte/de meio: são os processos internos que geram apenas bens e serviços internos, mas que, ao mesmo tempo, são indispensáveis para que os processos principais possam ser executados; dão suporte à execução dos processos principais, contribuindo para o sucesso da organização. Os processos secundários ou de suporte não agregam valor direto aos clientes. Porém, apoiam os processos primários. Exemplo: O bom funcionamento do site do QC.
    3. Processos gerenciais (gerenciamento): Medem, Monitoram e Controlam as atividades de uma organização. Não agregam diretamente valor para os clientes, mas são necessários para assegurar que a organização atinja as suas metas.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)


ID
5426311
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Na comunicação informal, qual é o tipo de rede de boatos que se caracteriza por ser um pouco interessante, mas insignificante, em que os indivíduos contam aleatoriamente, indiferentes com relação à pessoa a quem dão a informação?

Alternativas
Comentários
  • Oi!

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -Você nunca sai perdendo quando ganha CONHECIMENTO!

  • Gab. D

    Na rede de “probabilidade”, os indivíduos são indiferentes com relação à pessoa a quem dão a informaçãocontam aleatoriamente. Essa corrente provavelmente será usada quando a informação é um pouco interessantemas insignificante.

  • GABARITO: LETRA D

    Por ser extremamente dinâmica e versátil a rede de boatos pode possuir diferentes maneiras de atuação. De uma forma geral, a literatura identifica quatro tipos possíveis de redes de boatos:

    Na rede “linha única” a pessoa A diz algo à pessoa B, que conta à pessoa C, e assim vão seguindo a linha. Essa rede é menos precisa na transmissão da informação.

    Na rede “fofoca”, uma pessoa descobre e conta a todo mundo a informação que obteve. Essa rede costuma ser usada quando uma informação interessante, mas não relacionada ao trabalho, está sendo transmitida.

    Na rede de “probabilidade”, os indivíduos são indiferentes com relação à pessoa a quem dão a informação; contam aleatoriamente. Essa corrente provavelmente será usada quando a informação é um pouco interessante, mas insignificante.

    Na rede “grupo”, a pessoa A transmite a informação a poucos indivíduos selecionados, alguns dos quais, em seguida, transmitem-na a outros. 

    FONTE: http://www.tjrj.jus.br/

  • NUNCA NEM VI

  • Quem elaborou essa questão parecia não saber se comunicar direito.