-
a) Ressentiu-se, com razão, da oposição da prima, e pensou que, se expusesse com calma seus motivos, poderia obter sua concordância. (correta)
b) A casa que, na época, nos instalamos era a que podíamos pagar, mas tínhamos um pacto: se todos se mantessem firmes em seus empregos, moraríamos melhor. (errada)
A casa em que, na época, nos instalamos era a que podíamos pagar, mas tínhamos um pacto: se todos se mantivessem firmes em seus empregos, moraríamos melhor. (Pessoal, já coloquei o "em". Não havia percebido esse detalhe na época em que escrevi o comentário. Valeu pela observação!)
c) Aborreceu-se de tanta conferência de abaixo-assinados e requis transferência para outro setor da administração. (errada)
Aborreceu-se de tanta conferência de abaixo-assinados e requereu transferência para outro setor da administração.
d) Dizem que é ele que obstroi a discussão, por isso, para defender-se, aludiu o nome do responsável pelo atraso. (errada)
Dizem que é ele que obstrui a discussão, por isso, para defender-se, aludiu ao nome do responsável pelo atraso.
De acordo com o dicionário Houaiss, o verbo aludir é VTI.
e) Medio, sim, seu encontro com esse advogado mais experiente, pois sei como você está temeroso pelo poder de argumentação do promotor. (errada)
Medeio, sim, seu encontro com esse advogado mais experiente, pois sei como você está temeroso pelo poder de argumentação do promotor.
-
Atenção com os verbos especiais queridinhos da FCC:
Formam a sigla "MARIO" (MEDIAR - ANSIAR - REMEDIAR - INCENDIAR - ODIAR) e seguem a flexão do verbo ODIAR (mais utilizado no cotidiano). Logo, como exemplo, a primeira pessoa do singular no presente do indicativo é: EU MEDEIO (LETRA E); EU ANSEIO;EU REMEDEIO; EU INCENDEIO; EU ODEIO.
-
-
Para completar seu excelente comentário Andrew:
Na dúvida de como se conjulgam os verbos especificados pela palavra MARIO basta conjugar o verbo Odiar:
eu odeio - tu odeias - ele odeia - nós odiamos - vós odiais - eles odeiam
o mesmo segue para os outros verbos:
eu remedeio - tu remedeias - ele remedeia - nós remediamos - vós remediais - eles remedeiam.
façam isso com todos os verbos, a terminação é a mesma que o verbo odiar e em todos os tempos verbais.
eu odiei = eu mediei = eu ansiei = eu remediei = eu incendiei
eu odiava = eu mediava = eu ansiava = eu remediava = eu incendiava
eu odiara = eu mediara = eu ansiara = eu remediara = eu incendiara
e assim por diante.
-
Macete para esses verbos que a FCC ama
MARIO É FEIO
MEDIAR-MEDEIO
ANSIAR- ANSEIO
REMEDIR-REMEDEIO
INCENDIAR-INCENDEIO
ODIAR-ODEIO
-
a. Ressentiu-se, com razão, da oposição da prima, e pensou que, se expusesse com calma seus motivos, poderia obter sua concordância. CORRETA.
b A casa que, na época, nos instalamos era a que podíamos pagar, mas tínhamos um pacto: se todos se mantessem firmes em seus empregos, moraríamos melhor.
A CASA EM QUE, na época, nos instalamos...
VERBO MANTER- MANTIVESSEM
c Aborreceu-se de tanta conferência de abaixo-assinados e requis transferência para outro setor da administração.VERBO REQUERER- REQUEREU (não é requis, não segue o verbo querer)
d Dizem que é ele que obstroi a discussão, por isso, para defender-se, aludiu o nome do responsável pelo atraso.VERBO OBSTRUIR- OBSTRUI
e Medio, sim, seu encontro com esse advogado mais experiente, pois sei como você está temeroso pelo poder de argumentação do promotor
VERBO MEDIAR (conjuga igual o verbo odiar) EU ODEIO - EU MEDEIO
-
Larissa, ótimo comentário, mas falta corrigir na letra b o que a Fabiana apontou: A CASA EM QUE, na época, nos instalamos
-
Vejam o comentário da Fabiana, abaixo. Está excelente! Só vou complementar um pouquinho quanto ao erro da letra B.
Para aqueles que tem dúvidas sobre essa alternativa, aí vai:
B) A casa que, na época, nos instalamos era a que podíamos pagar, mas tínhamos um pacto: se todos se mantessem firmes em seus empregos, moraríamos melhor.
O correto é: A CASA EM QUE, pois quem se INSTALA se INSTALA EEEEMMMMMM algum lugar. Portanto, esse "em" vai para o início da frase: A CASA EM QUE.
-
Rafael Augusto,
O sujeito do verbo "ressentiu-se" é indeterminado, note que o verbo está na terceira pessoa do singular (SEMPRE SERÁ IIS, OU SEJA, VERBO NO SINGULAR 3 PESSOA + SE).
Quem ressentiu???? ALGUÉM, logo se fala em Índice de Indeterminação do Sujeito, há presença da partícula "se".
GAB LETRA A, altos termos deslocados para confundi o cidadão.
-
Sobre o verbo ressentir:
a) Ressentiu-se, com razão, da oposição da prima, e pensou que, se
expusesse com calma seus motivos, poderia obter sua concordância.
(correta)
Ressentiu-se
do quê?
Da oposição da prima.
Portanto, nesse contexto, o verbo "ressentir" é transitivo indireto.
Sempre que houver um verbo transitivo indireto + "SE", o sujeito será indeterminado e, por isso, o verbo deverá permanecer no singular.
Obs.: Nesse caso, o "SE" é um índice de indeterminação de sujeito.
-
Eu só não entendi uma coisa. "Ressentiu-se da oposição da prima". Não poderia ser: "Ele se ressentiu da oposição da prima"? Porque se a gente consegue por "Ele" na frase, ela acaba por ter um sujeito subentendido (oculto). Daí minha dúvida, se ele for um índice de indeterminação do sujeito (a partícula "se") não pode ser subentendido (o sujeito). Ou seja, a minha pergunta é:
Quem se ressente, se ressente DE algo ou POR algo e se ressente COM alguém? Por isso não daria para escrever "Ele se ressentiu da oposição da prima"? Alguém pode me responder?
-
Além do erro no verbo requerer na letra C, quem se aborrece, aborrece-se COM alguma coisa.
Aqui tem alguma regências: http://www.revisoeserevisoes.pro.br/gramatica/regencias/
-
Não entendi o seguinte:
Letra a) se expusesse esta após vírgula então não deveria ser : expusesse-se????
-
Incorreto Adriana, olha como fica na ordem direta:
Ressentiu-se, com razão, da oposição da prima, e pensou que, se expusesse com calma seus motivos, poderia obter sua concordância.
Ele(suj. elíptico) Ressentiu-se(VTI - pede a preposição "de" - de + a = da-) da oposição da prima e pensou que poderia obter sua concordância SE(CASO - condicão) expusesse com calma seus motivos com razão.
O "se" nesse caso não é PIS ou PA.
-
GABARITO A
a) CORRETA. Ressentiu-se, com razão, da oposição da prima, e pensou que, se expusesse com calma seus motivos, poderia obter sua concordância.
b) ERRADA. A casa que, na época, nos instalamos era a que podíamos pagar, mas tínhamos um pacto: se todos se MANTIVESSEM (pret. imperfeito do subjuntivo) firmes em seus empregos, moraríamos melhor.
c) ERRADA. Aborreceu-se de tanta conferência de abaixo-assinados e REQUEREU (Pret. perfeito do indicativo) transferência para outro setor da administração.
d) ERRADA. Dizem que é ele que OBSTRUI (presente do indicativo) a discussão, por isso, para defender-se, aludiu o nome do responsável pelo atraso.
e) ERRADA. MEDEIO, (presente do indicativo) sim, seu encontro com esse advogado mais experiente, pois sei como você está temeroso pelo poder de argumentação do promotor.
-
MEDEIO!! Essa é nova pra mim... =(
-
-
muito bom seu macete Camila!!
#avante
-
Pensei que o verbo ressentir pedisse a preposição com.
-
Minha dúvida quanto à alternativa correta foi no emprego do verbo RESSENTIR, ao pesquisar seu significado, vi que existem 2 significados para ele. Portanto, todo cuidado é pouco.
RESSENTIR - sentir novamente. é VTD
RESSENTIR-SE - (pronominal) ofender-se Ela ressentiu-se DA oposição da prima.
-
O verbo mediar tem, por mais estranho que soe, em sua primeira pessoa eu medeio.
-
ressentir-se de
Muitos dos habitantes do sul, estimulados por políticos populistas, passaram a se ressentir dos estrangeiros e dos moradores do norte.Folha de São Paulo, 06/04/2011
Os policiais disseram ressentir qualquer implicação de que a questão racial influenciou na prisão do especialista em estudos afro-americanos da Universidade de Harvard, Louis Gates Jr.Folha de São Paulo, 24/07/2009
Os negócios devem se ressentir da ausência das Bolsas americanas, devido a um feriado local (Martin Luther King Jr.Folha de São Paulo, 18/01/2010
caí nessa..do verbo não caio mais.
-
Gab. A
a) CORRETO. Ressentiu-se, com razão, da oposição da prima, e pensou que, se expusesse com calma seus motivos, poderia obter sua concordância.
b) ERRADO. A casa (em) que, na época, nos instalamos era a que podíamos pagar, mas tínhamos um pacto: se todos se mantessem (mantivessem) firmes em seus empregos, moraríamos melhor.
c) ERRADO. Aborreceu-se de tanta conferência de abaixo-assinados e requis (requeriu) transferência para outro setor da administração.
d) ERRADO. Dizem que é ele que obstroi (obstrui) a discussão, por isso, para defender-se, aludiu (a)o nome do responsável pelo atraso.
e) ERRADO. Medio (medeio), sim, seu encontro com esse advogado mais experiente, pois sei como você está temeroso pelo poder de argumentação do promotor