SóProvas



Questões de Vygotsky


ID
90676
Banca
CETRO
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Martha Kohl, em Castorina, J. A. (2003), refletindo sobre as contribuições de Vygotsky para a educação e o ensino escolar, analisa a intervenção do outro social. De acordo com Vygotsky, pode-se entender essa intervenção como

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a teoria de Vygotsky, a construção do conhecimento se dá coletivamente, mas sem ignorar o que acontece dentro do sujeito, ou seja, a ação intrapsíquica.
    Durante o processo de aprendizagem o indivíduo traz consigo uma certa bagagem que irá interferir na interpretação e ressignificação do material cultural.

  • Alguém me diz o erro da letra "B"???
    Fiquei entre ela é a letra "E", mas não compreendi bem o erro dela...

    Obrigado
  •  a construção e a elaboração por parte do indivíduo dos significados que lhe são trazidos pelo grupo cultural.

    Como o indivíduo vai construir e elaborar significados que são trazidos pelo grupo cultural?
    Além do embarasso da acertiva, conceitos como "grupo cultural" são facilmente confundidos com meio social, sociedade e grupo étnico, sendo todos estes conceitos dotados de vastíssimas concepções nos campos antropológico e sociológico.
    Logo, falsa a questão.
    Abraço!
  • O erro da Letra B, Marcelo, consiste em afirmar que essa intervenção é uma "construção" por parte do indivíduo, quando na verdade é uma "interação", e nesta interação o indivíduo "reconstrói" os significados.

    Construtivismo =Piaget

    Interacionismo = Vigotsky


  • cada situação de interação com o mundo social, em que o indivíduo traz consigo determinadas possibilidades de interpretação e ressignificação do material cultural.

  • Alguem sabe dizer porque a "A" está errada ?


ID
213820
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A zona de desenvolvimento proximal, na concepção de Vigotsky, é, fundamentalmente,

Alternativas
Comentários
  • Letra e! 

    Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), é um conceito elaborado por Vygotsky, e define a distância entre o nível de desenvolvimento real, determinado pela capacidade de resolver um problema sem ajuda, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através de resolução de um problema sob a orientação de um adulto ou em colaboração com outro companheiro. Quer dizer, é a série de informações que a pessoa tem a potencialidade de aprender mas ainda não completou o processo, conhecimentos fora de seu alcance atual, mas potencialmente atingíveis.

  • ZDP é a distância entre o real e o potencial, sendo o real aquilo que a criança já é capaz de fazer sem intervenção de outrem e o potencial aquilo que ela ainda não consegue fazer sozinha.
    Como Vygotsky considera que a construção do conhecimento se dá coletivamente, é na ZDP que agem os educadores e os colegas do educando, sendo o professor considerado como um suporte mais experiente. Em sua intervenção, este utiliza uma metodologia através da linguagem. E é através do diálogo com o professor que a ZDP se desenvolve. Esse diálogo ocorre com o esquema I-R-F (Iniciação - Resposta - Feedback). Nesse esquema o professor dá pistas ao aluno que é levado a descobrir uma resposta e, em seguida, o professor dá o feedback à resposta.
    Nessa perspectiva, a função da educação é levar o aluno adiante, pois quanto mais ele aprende, mais se desenvolve mentalmente.

  • Nas palavras do próprio psicólogo, "a zona proximal de hoje será o nível de desenvolvimento real amanhã". Ou seja: aquilo que nesse momento uma criança só consegue fazer com a ajuda de alguém, um pouco mais adiante ela certamente conseguirá fazer sozinha
  • Beleza, tudo que foi dito até aqui eu já sabia, mas alguém pode comentar a questão "E" por favor???
  • Tomando como base que a teoria de Vygotsky se passa no âmbito psicológico transposto aos ambientes de ensino, tem-se:


    Na primeira parte da questão: o espaço psicológico próprio da mudança, é expresso o conceito de "zona", ou campo psicológico próprio para a concretização do ensino-aprendizagem (mudança);

    Na segunda parte: 
    criado na interação recíproca de processos de aprendizagem e desenvolvimento, aqui é expressa a segunda parte do conceito, ou seja, desenvolvimento proximal, que justamente é a interação do indivíduo com o professor, ou o aluno-colega, que já adquiriu aquele conhecimento.  
  • A (ZDP) é a distância entre o nível de desenvolvimento atual (real) - capacidade de solução de problemas sem ajuda - e o nível potencial de desenvolvimento - medido através da solução de problemas sob a orientação ou colaboração de crianças mais experientes. A zona de desenvolvimento proximal refere-se, assim, ao caminho que o indivíduo vai percorrer para desenvolver suas funções que estão em processo de amadurecimento e que se tornarão funções consolidadas, estabelecidas no seu nível de desenvolvimento real. 

  • Vigotsky é um teórico da velha URSS, portanto, defensor de ideias revolucionárias. Mudança: palavra´-chave para o acerto da questão.

  • A ZDP é o espaço psicológico próprio da mudança, criado na interação recíproca de processos de aprendizagem e desenvolvimento.

  • Algume sabe dizer por que a "B" está errada ?


ID
312424
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, acerca das bases psicológicas da
aprendizagem.

Para compreender as contribuições do pensamento de Vigotsky para a educação, é necessário que se faça uma breve consideração acerca dos fundamentos filosóficos subjacentes a suas ideias. Vigotsky construiu uma psicologia marxista, buscando as bases dessa teoria para explicar a formação da mente.

Alternativas
Comentários
  • ·    A sua teoria tem raízes na teoria marxista do materialismo dialéctico, ou seja, que as mudanças históricas na sociedade e a vida material produzem mudanças na natureza humana.

  • CERTO!!!


    A sua psicologia tem como base epistemológica o materialismo dialético de Karl Max, investigando os processos psicológicos humanos, como relevo em sua dimensão histórica e não natural. Extrai do marxismo a ideia de que o ser humano é uma realidade concreta e sua essência é construída nas relações sociais.


    Fonte: Psicologia da aprendizagem,: processos, teorias e contextos.

  • Errei por causa do "construiu"

ID
393073
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação às teorias de desenvolvimento e aprendizagem, julgue os itens seguintes.

A tese de que desenvolvimento psicológico do indivíduo independe do ambiente social é compatível com a perspectiva histórico-cultural desenvolvida por Vigotsky.

Alternativas
Comentários
  • A tese de que desenvolvimento psicológico do indivíduo independe do ambiente social é compatível com a perspectiva histórico-cultural desenvolvida por Vigotsky.
  • a escola russa de desenvolvimento, da qual era mentor o celebre lev vigotsky postulavam a importancia do ambiente no desenvolvimento da criança, e criou a teoria da area de desenvolvimento proximal. teve GRANDE E IMPORTANTE contribuição de LURIA E LEV  LEONTIEV para desenvolver as teorias russas de desenvolvimento infantil que, devido a sua pertinencia, influenciam fortemente as teorias educacionais atuais.
  • Gabarito: Errado

    a verdadeira trajetória de desenvolvimento do pensamento não vai no sentido do pensamento individual para o socializado, mas do pensamento socializado para o individual” (VYGOTSKY, s/d, grifo nosso).

    Essa constatação permitiu a Vygotsky compreender que o pensamento não é formado com autonomia e independência, mas sob condições determinadas, sob a mediação dos signos e dos instrumentos culturais que se apresentam histórica e socialmente disponíveis.


ID
503317
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Costuma-se definir aprendizagem como mudança de
comportamento. Esse termo não se aplica somente às atividades
escolares, mas é um fenômeno do dia-a-dia que ocorre desde o
início da vida. Uma área específica dentro da psicologia investiga
a aprendizagem e seus processos. Julgue os itens que se seguem,
relativos às teorias da aprendizagem.

Para Vigotsky, a maturação biológica é um fator primordial no desenvolvimento das formas complexas de comportamento humano. Apóia-se na idéia de que a criança contém os estágios de desenvolvimento intelectual esperando o momento adequado para emergir.

Alternativas
Comentários
  • Piaget privilegia a maturação biológica; Vygotsky, o ambiente social.

    Piaget, por aceitar que os fatores internos preponderam sobre os externos, postula que o desenvolvimento segue uma seqüência fixa e universal de estágios.
    Vygotsky, ao salientar o ambiente social em que a criança nasceu, reconhece que, em se variando esse ambiente, o desenvolvimento também variará. Neste sentido, não se pode aceitar uma visão única, universal, de desenvolvimento humano.
  • ERRADO!!! Quem vai falar sobre estágios é Piaget e Wallon


ID
503320
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Costuma-se definir aprendizagem como mudança de
comportamento. Esse termo não se aplica somente às atividades
escolares, mas é um fenômeno do dia-a-dia que ocorre desde o
início da vida. Uma área específica dentro da psicologia investiga
a aprendizagem e seus processos. Julgue os itens que se seguem,
relativos às teorias da aprendizagem.

Vigotsky identifica dois níveis de desenvolvimento: um que se refere às conquistas já efetivadas, nível de desenvolvimento real; e outro, de desenvolvimento potencial, que se relaciona às capacidades a serem construídas. Entre esses dois níveis, se localiza a zona de desenvolvimento proximal.

Alternativas
Comentários

  • Certo.

    Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP)  é um conceito elaborado por Vygotsky e define a distância entre o nível de desenvolvimento real, determinado pela capacidade de resolver um problema sem ajuda, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através de resolução de um problema sob a orientação de um adulto ou em colaboração com outro companheiro. Quer dizer, é a série de informações que a pessoa tem a potencialidade de aprender mas ainda não completou o processo, conhecimentos fora de seu alcance atual, mas potencialmente atingíveis

  • zona de de desenvolvimento real (capacidade de resolver um problema sem ajuda) -----zona de de desenvolvimento proximal(Determinado através de resolução de um problema sob a orientação de um adulto ou em colaboração com outro companheiro-------zona de desenvolvimento potencial( com a mediação possibilita-se fazer algo mais complexo se torne real).

    REAL -->PROXIMAL-->POTENCIAL

    Ou seja, zdp é a distância entre o real e o potencial a ser desenvolvido.

    Por isso, o professor é tido como mediador do processo.

    Bons estudos!


ID
594250
Banca
FUNCAB
Órgão
IDAF-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A questão da relação entre os processos de desenvolvimento e de aprendizagem é central no pensamento de Vygotsky. Sua posição é essencialmente genética: procura compreender a gênese. Isto é, a origem e o desenvolvimento dos processos psicológicos. Sua abordagem genética desdobra- se nos ní vei s f i logenét i co, sociogenético, ontogenético, e microgenético, os quais interagem na construção dos processos psicológicos. Sua preocupação com o desenvolvimento é constante (...) marcando claramente sua abordagem sobre os fenômenos psicológicos (Castorina, 2005 ). Para o pedagogo empresarial, tais conhecimentos são de fundamental importância por que:

Alternativas

ID
637738
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Congonhas - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com Vigotski, compreendemos que a criança quando imita, apreende a atividade do outro e realiza a aprendizagem. Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( ) O conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal se refere à diferença entre o desenvolvimento atual da criança e aquilo que ela consegue fazer com o auxílio de outras pessoas.

( ) A presença e ajuda do outro permite que a criança faça mais do que conseguiria fazer sozinha, atingindo novos níveis de desenvolvimento.

( ) O aprendizado da convivência não é potencializado nos espaços de Educação Infantil.

( ) A interação das crianças entre si e com os adultos no cotidiano infantil é de suma importância.

( ) O desenvolvimento humano se dá por meio das interações estabelecidas com outros seres humanos, em ambientes físicos e sociais culturalmente estruturados.

( ) A partir da interação, as crianças descobrirão formas socialmente construídas de estar juntas, comunicar-se, elaborarem regras coletivas.

A sequência está correta em:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C

    Segundo Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio da interação social, ou seja, de sua interação com outros indivíduos e com o meio. Para substancialidade, no mínimo duas pessoas devem estar envolvidas ativamente trocando experiência e idéias. A interação entre os indivíduos possibilita a geração de novas experiências e conhecimento. A aprendizagem é uma experiência social, mediada pela utilização de instrumentos e signos, de acordo com os conceitos utilizados pelo próprio autor. Um signo, dessa forma, seria algo que significaria alguma coisa para o indivíduo, como a linguagem falada e a escrita. A aprendizagem é uma experiência social, a qual é mediada pela interação entre a linguagem e a ação. Para ocorrer a aprendizagem, a interação social deve acontecer dentro da zona de desenvolvimento proximal (ZDP), que seria a distância existente entre aquilo que o sujeito já sabe, seu conhecimento real, e aquilo que o sujeito possui potencialidade para aprender, seu conhecimento potencial. Dessa forma, a aprendizagem ocorre no intervalo da ZDP, onde o conhecimento real é aquele que o sujeito é capaz de aplicar sozinho, e o potencial é aquele que ele necessita do auxílio de outros para aplicar. O professor deve mediar a aprendizagem utilizando estratégias que levem o aluno a tornar-se independente e estimule o conhecimento potencial, de modo a criar uma nova ZDP a todo momento. O professor pode fazer isso estimulando o trabalho com grupos e utilizando técnicas para motivar, facilitar a aprendizagem e diminuir a sensação de solidão do aluno. Mas este professor também deve estar atento para permitir que este aluno construa seu conhecimento em grupo com participação ativa e a cooperação de todos os envolvidos Sua orientação deve possibilitar a criação de ambientes de participação, colaboração e constantes desafios. Essa teoria mostra-se adequada para atividades colaborativas e troca de ideias, como os modelos atuais de fóruns e chats.

  • ZDP= [...] a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes. https://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/25984/a-zona-de-desenvolvimento-proximal-de-vygotsky


ID
805366
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Diversas correntes de pensamento acerca da natureza da
aprendizagem se desenvolveram, instituindo paradigmas
educacionais, como é o caso do empirismo, do inatismo, da
psicologia cognitiva, do construtivismo, do sociointeracionismo,
do associacionismo, entre outras. Considerando as diferentes
concepções de aprendizagem, julgue os próximos itens.

De acordo com a teoria desenvolvida por Vigotsky, a inteligência é, antes de tudo, adaptação, que consiste no equilíbrio entre o organismo e o meio ambiente, resultado de uma interação entre assimilação e acomodação, os motores da aprendizagem. Quando assimilação e acomodação equilibram- se, ocorre a adaptação intelectual.

Alternativas
Comentários
  • Esse conceito é desenvolvido por Piaget.
  • Essa teoria é do PIAGET!

    FOCO#


ID
805378
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Diversas correntes de pensamento acerca da natureza da
aprendizagem se desenvolveram, instituindo paradigmas
educacionais, como é o caso do empirismo, do inatismo, da
psicologia cognitiva, do construtivismo, do sociointeracionismo,
do associacionismo, entre outras. Considerando as diferentes
concepções de aprendizagem, julgue os próximos itens.

Para Piaget, os processos mentais elementares, resultantes do capital genético da espécie, da maturação biológica e da experiência da criança com seu ambiente físico, correspondem ao estágio de inteligência sensoriomotora de Vigotsky.

Alternativas
Comentários
  • O examinador trocou os conceitos...

    Para Piaget, os processos mentais elementares, resultantes do capital genético da espécie, da maturação biológica e da experiência da criança com seu ambiente físico, correspondem ao estágio de inteligência sensoriomotora de Vigotsky. ERRADO

    "Os processos mentais elementares correspondem ao estágio de inteligência sensório-motora de Piaget e são resultantes do capital genético da espécie, da maturação biológica e da experiência da criança com seu ambiente físico O CORRETO"


    FONTE:
    http://www.eps.ufsc.br/disserta98/ribeiro/cap2.html
  • nao acredito que errei só por não prestar atenção na palavra Vygotsky no final da questão --´


ID
850762
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No processo de permanente reconstrução da educação escolar, as visões construtivistas e sócio-interacionista têm avançado nas práticas em sala de aula. Vygotsky, um dos autores que tem sido bastante estudado e trabalhado para a construção de uma nova realidade, trouxe o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, que constitui:

Alternativas

ID
978646
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Pura Lucia Oliver Martins, citando Ives de La Taille, afirma que as pesquisas de Vygostsky indicam a motivação, inclinações, necessidades, interesses, impulsos, afeto e emoção como alicerces da cognição.
Assim, pode-se afirmar que assume uma posição central na formação da pessoa e no seu desenvolvimento cognitivo a dimensão:

Alternativas
Comentários
  • e) afetiva. 

  • ........Vygostsky indicam a motivação, inclinações, necessidades, interesses, impulsos, afeto e emoção ........ a resposta já estava dada.


ID
1015471
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens que se seguem.

Segundo Vigotsky, o aprendizado é o responsável por formar a zona de desenvolvimento proximal, pois quando a criança interage com outras pessoas, ela é capaz de colocar em movimento vários processos possíveis de ocorrer.

Alternativas
Comentários
  • Vygotsky ressaltou a importância do outro para a aprendizagem. Para

    esse autor o indivíduo é um sujeito histórico que se constrói por meio da

    relação com o mundo cultural. Esse autor foi profundamente influenciado

    pelas ideias marxistas. A teoria de Vygotsky sobre o funcionamento do

    cérebro aponta que ele é a base biológica, e suas especificidades definem

    limites e possibilidades para o desenvolvimento humano. Essas

    concepções baseiam sua ideia de que as funções psicológicas superiores

    (como por exemplo, a linguagem) são construídas ao longo da história

    social do homem, em sua relação com o mundo

  • Sem dúvida o ponto marcante de sua teoria está na ênfase no social, no papel prepoderante das relações sociais no processo de desenvolvimento intelectual. Daí a máxima conhecida de que o homem é um ser social.
  • Zona de Desenvolvimento Proximal - Intermediação entre o desenvolvimento real e o proximal.
    Desenvolvimento Real - o que a criança faz sozinha.
    Desenvolvimento Potencial - o que a criança pode fazer com a intervenção do outro.
  • eu descordo da resposta pois para o pesandor lev vigotsky o aprendizado ocorre apos a troca com o próximo... nao antes 

    Neste  caso o que vem antes e um conhecimento prévio que o individuo possui. zona de desenv. real


ID
1040932
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A sala de aula é um espaço privilegiado de negociações e de produção de novos sentidos e significados a respeito, principalmente, dos diferentes conceitos escolares. Isso acontece em uma rede interativa complexa. Para Vygotsky, educar é nutrir possibilidades relacionais. Nessa perspectiva, compete ao professor

Alternativas

ID
1040935
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para Vygotsky, “é muito mais importante ensinar a criança a pensar do que comunicar a ela determinados conhecimentos”. Na escola, a criança deveria aprender a transformar uma capacidade “em si” em uma capacidade “para si”, cabendo ao professor criar as condições para que os processos cognitivos se desenvolvam, “mas sem implantá-los diretamente na criança”. Diante do exposto, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • a)

    o que a criança é capaz de fazer hoje em cooperação, será capaz de fazer sozinha amanhã. Portanto, o único tipo positivo de aprendizado é aquele que caminha à frente do desenvolvimento, servindo-lhe de guia; deve voltar-se não tanto para as funções já maduras, mas principalmente para as funções em amadurecimento. O aprendizado deve ser orientado para o futuro e não para o passado.


ID
1102789
Banca
FUNCAB
Órgão
SEE-AC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A teoria desenvolvida por Vygotsky é aquela em que, no mínimo, duas pessoas estão envolvidas ativamente, trocando experiência e ideias, gerando novas experiências e conhecimento. Em sua teoria, Vygotsky propõe que o desenvolvimento cognitivo se dá pormeio da interação:

Alternativas
Comentários
    • Segundo Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio da interação social, ou seja, de sua interação com os outros indivíduos e com o meio. Par substancialidade, no mínimo duas pessoas devem estar envolvidas ativamente trocando experiências e ideias.

  • GABARITO: A

  • Vygotsky entende o homem e seu desenvolvimento numa perspectiva sociocultural, ou seja, percebe que o homem se constitui na interação com o meio em que está inserido . Por isso, sua teoria ganhou o nome de socioconstrutivismo, sendo também denominada sociointeracionismo.


ID
1197844
Banca
CEFET-MG
Órgão
CEFET-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A teoria de Vigotski deixou importantes contribuições para a educação escolar como os estudos sobre o ensino desenvolvimental. Para Davidov (1988), “um dos problemas centrais da psicologia do desenvolvimento e da educação é descobrir conexões entre o desenvolvimento da psique das crianças e sua educação e formação”.

O estudo dessas conexões é necessário para se compreender a(o):

I- vínculo entre o desenvolvimento psicológico e os sistemas educativos.

II- eficácia em relação ao desenvolvimento motricional dos alunos em formação.

III- influência psicossocial da educação e do ensino na formação das pessoas.

IV- relação linear entre a educação formal e informal materializada na vivência humana.

V- dependência interna que o desenvolvimento da psique exerce em relação a um determinado sistema de educação.

VI- construção do conhecimento como uma relação dialética entre a atividade cognitiva e o meio cultural.

Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas

ID
1201483
Banca
IADES
Órgão
SEAP-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em relação às obras e contribuições de Jean Piaget e Lev Vigotski, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O pensamento de Vigotski se diferencia consideravelmente do de Jean Piaget no que tange à influência da história e da cultura no desenvolvimento humano. 

     

  • São autores com linhas de raciocı́nio muito próximas, de modo que, nas obras de ambos, fala egocêntrica e fala socializada seguem o mesmo processo de desenvolvimento. Fala egocentrica é aquele diálogo interior

    O suı́ço Jean Piaget defendia, em suas obras, uma relação entre o desenvolvimento e a aprendizagem idêntica à defendida pelo bielorusso Lev Vigotski. Para Piaget primeiro precisa do desenvolvimento biológico, depois aprende. Pra Vygotski é o contrario, primeiro aprende depois desenvolve.

    O pensamento de Vigotski se diferencia consideravelmente do de Jean Piaget no que tange à influência da história e da cultura no desenvolvimento humano. Gabarito

    A maior semelhança entre ambos reside no fato de que tanto Piaget quanto Vigotski sofreram grande influe^ncia do pensamento marxista. Somente Vigotski sofreu forte influencia do Marxismo.

    A pedagogia construtivista foi uma criação de Jean Piaget, que escreveu o método construtivista de trabalho pedagógico, sendo seu trabalho complementado posteriormente por Lev Vigotski. Piaget era um biológo e sua obra buscava responder a "como o homem constrói o conhecimento?" - Nunca teve como foco a pedagogia. Vigotski não complementou o trabalho de Piaget, há divergências importantes na obra dos dois.


ID
1246603
Banca
FCC
Órgão
TCE-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Embora haja diferenças marcantes nas teorias de aprendizagem de Piaget e Vygotsky, há também aspectos a respeito dos quais o pensamento desses dois autores é bastante semelhante, tais como:

I. ambos são interacionistas: postulam a importância da relação entre indivíduo e ambiente na construção dos processos psicológicos.

II. nas duas abordagens, o indivíduo é ativo em seu próprio processo de desenvolvimento: nem está sujeito apenas a mecanismos de maturação, nem submetido passivamente a imposições do ambiente.

III. os dois autores partem do princípio de que o comportamento do indivíduo deve ser modelado pelo paradigma de estímulo e resposta.

IV. um e outro consideram que o aparecimento da capacidade de representação simbólica, evidenciado particularmente pela aquisição da linguagem, marca um salto qualitativo no processo de desenvolvimento humano.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • d)

    I, II e IV.

  • III. os dois autores partem do princípio de que o comportamento do indivíduo deve ser modelado pelo paradigma de estímulo e resposta. 

    Essa hipótese está errada, pois se remete ao BEHAVIORISMO, estímulo e resposta.

  • Gabarito D

    Analisando as alternativas:

    I. ambos são interacionistas: postulam a importância da relação entre indivíduo e ambiente na construção dos processos psicológicos. (V)

    Tanto Piaget quanto Vygostky são interacionistas e configuram a importância da relação do indivíduo com o ambiente e outras pessoas para construir os processos psicológicos de inteligência, os processos psicológicos superiores.

    II. nas duas abordagens, o indivíduo é ativo em seu próprio processo de desenvolvimento: nem está sujeito apenas a mecanismos de maturação, nem submetido passivamente a imposições do ambiente. (V)

    • Piaget: defende estágios de desenvolvimento, os processos maturacionais que impulsionam a aprendizagem.
    • Vygotsky: defende as relações sociais que permitem o aprendizado e impulsionam o desenvolvimento.

    Mas não é radical. Piaget não vai contra as interações sociais e Vygostky também não vai contra aos processos maturacionais, que também são importantes.  

    III. os dois autores partem do princípio de que o comportamento do indivíduo deve ser modelado pelo paradigma de estímulo e resposta. (F)

    Modelagem: estímulo-resposta. Skiner (modela o comportamento através de processos de reforço)

    IV. um e outro consideram que o aparecimento da capacidade de representação simbólica, evidenciado particularmente pela aquisição da linguagem, marca um salto qualitativo no processo de desenvolvimento humano. (V)

            Estude com dedicação e nada no mundo poderá afastar você dos seus sonhos! ♥☺☻


ID
1249426
Banca
FUNCAB
Órgão
IF-RR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A teoria de aprendizagem de Jerome Bruner, tanto quanto a de Piaget e Vygotsky, é reconhecida como cognitivista. Bruner salienta que a mais adequada organização curricular seria a de “currículo em espiral”. Isso significa um currículo que:

Alternativas
Comentários
  • O que há de errado na B?

  • o conteúdo é visto em diferentes níveis de profundidade e representações.

  • Letra C Jerome Bruner é um cognitivista que prega que qualquer assunto é possível de ser ensinado em qualquer estágio de desenvolvimento, diferente do Behaviorismo o reforço na aprendizagem depende do local e do momento e a instrução aumenta a oportunidade de conhecimento corretivo.

  • Na verdade a alínea B parece sugestiva, mas cai por terra por trazer a ideia de fixação. Olhe que os problemas no desenvolvimento não se repetem de forma homogénea (não tem as mesmas características), então fixando (memorizando), teria que aplicar em um problema com as mesmas característica. Desta for, em situações similares com alteração de variáveis, não teria sucesso. Ele prevê segundo Mwamwenda (2009) um currículo em aspiral onde o mesmo conteúdo é representando de forma repetitiva e hierárquica, tendo como base a complexidade nas abordagens desse conteúdo e o estádio de desenvolvimento cognitivo que se encontra. Olhando nesse prisma, fica evidente que ao abordar os conteudos, vai se iniciair do menos ao mais complexo, tendo como base os conhecimentos previos (embora essa questão não tenha sido muito aprofundada por este) e as suas conquistas,


ID
1249447
Banca
FUNCAB
Órgão
IF-RR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Uma das diferenças conceituais entre as teorias de Piaget e Vygotsky é que para o segundo, o desenvolvimento cognitivo:

Alternativas
Comentários
  • Piaget privilegia a maturação biológica; Vygotsky, o ambiente social, Piaget, por aceitar que os fatores internos preponderam sobre os externos, postula que o desenvolvimento segue uma seqüência fixa e universal de estágios. Vygotsky, ao salientar o ambiente social em que a criança nasceu, reconhece que, em se variando esse ambiente, o desenvolvimento também variará. Neste sentido, não se pode aceitar uma visão única, universal, de desenvolvimento humano.

  • Segundo Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio da interação social, ou seja, de sua interação com outros indivíduos e com o meio.

    Portanto, não depende de uma sequência universal de estágios de desenvolvimento biológico.

    Fonte:https://www.infoescola.com/pedagogia/teoria-de-aprendizagem-de-vygotsky/

     

     


ID
1258624
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IBC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em relação à formação dos conceitos, segundo Vygotsky, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1258627
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IBC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Há três fases básicas na trajetória da formação de conceitos, segundo Vygotsky e nesse sentido, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Literalidade do artigo.

    Formação dos conceitos científicos e práticas pedagógicas - SciELO


ID
1299100
Banca
IADES
Órgão
SEAP-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A psicologia histórico-cultural faz parte dos pressupostos teóricos que fundamentam o Currículo em Movimento da Educação Básica do Distrito Federal. Em relação à psicologia histórico-cultural, é correto afirmar que a aprendizagem

Alternativas
Comentários
  • Para Vygotsky a aprendizagem ( que está contida no social) promove o desenvolvimento (do sujeito). Portanto, alternativa C é a correta.

  • para Vygotsky a interação social e o meio que a criança (ou aluno) vive, tem a total conexão com a aprendizagem.
  • Segundo Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio da interação social, ou seja, de sua interação com outros indivíduos e com o meio. ... A interação entre os indivíduos possibilita a geração de novas experiências e conhecimento.


ID
1300387
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação às características da Teoria de Vygotsky, analise as afirmativas a seguir. 

 
I. A formação do ser humano se dá em uma relação dialética entre o sujeito e a sociedade ao seu redor.
II. O ensino de um novo conteúdo se resume à aquisição de uma só habilidade.
III. Os processos psicológicos mais complexos só se formam e desenvolvem pelo aprendizado. 

 Assinale:

Alternativas
Comentários
  •  d) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas

  • Resposta D

    I. A formação do ser humano se dá em uma relação dialética entre o sujeito e a sociedade ao seu redor.

    Para Vygotsky, a formação se dá numa relação dialética entre o sujeito e a sociedade a seu redor - ou seja, o homem modifica o ambiente e o ambiente modifica o homem. Essa relação não é passível de muita generalização. O que interessa para a teoria de Vygotsky é a interação que cada pessoa estabelece com determinado ambiente, a chamada experiência pessoalmente significativa.

    III. Os processos psicológicos mais complexos só se formam e desenvolvem pelo aprendizado.

    Segundo Vygotsky, apenas as funções psicológicas elementares se caracterizam como reflexos. Os processos psicológicos mais complexos - ou funções psicológicas superiores, que diferenciam os humanos dos outros animais - só se formam e se desenvolvem pelo aprendizado. Entre as funções complexas se encontram a consciência e o discernimento. Por exemplo, uma criança nasce com as condições biológicas de falar, mas só desenvolverá a fala se aprender com os mais velhos da comunidade.


ID
1300732
Banca
IDECAN
Órgão
DETRAN-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“As teorias de aprendizagem buscam reconhecer a dinâmica envolvida nos atos de ensinar e aprender, partindo do reconhecimento da evolução cognitiva do homem, tentando explicar a relação entre o conhecimento pré-existente e o novo conhecimento.” Considerando essa afirmação, relacione as teorias citadas às suas características.

1. Teoria epistemologia genética de Piaget.

2. Teoria construtivista de Bruner.

3. Teoria sociocultural de Vygotsky.

4. Teoria do aprendizado experimental de C. Rogers.

5. Teoria das inteligências múltiplas de Gardner.

( ) O ponto central desta teoria é a estrutura cognitiva do sujeito. As estruturas cognitivas mudam através dos processos de adaptação: assimilação e acomodação.

( ) O interesse e a motivação são essenciais para o aprendizado bem sucedido. Enfatiza a importância do aspecto interacional do aprendizado. O professor e o aluno aparecem como os corresponsáveis pela aprendizagem.

( ) O desenvolvimento cognitivo é limitado a um determinado potencial para cada intervalo de idade (ZPD); o indivíduo deve estar inserido em um grupo social e aprende o que seu grupo produz; e, o conhecimento surge primeiro no grupo, para só depois ser interiorizado. A aprendizagem ocorre no relacionamento do aluno com o professor e com outros alunos.

( )
O aprendizado é um processo ativo, baseado em seus conhecimentos prévios e os que estão sendo estudados. O aprendiz filtra e transforma a nova informação, infere hipóteses e toma decisões. O aprendiz é participante ativo no processo de aquisição de conhecimento. A instrução está relacionada a contextos e experiências pessoais.

( ) No processo de ensino, deve-se procurar identificar as inteligências mais marcantes em cada aprendiz e tentar explorá-las para atingir o objetivo final, que é o aprendizado de determinado conteúdo.

A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • a)1, 4, 3, 2, 5.

    (Teoria epistemologia genética de Piaget) O ponto central desta teoria é a estrutura cognitiva do sujeito. As estruturas cognitivas mudam através dos processos de adaptação: assimilação e acomodação.

    (Teoria do aprendizado experimental de C. Rogers) O interesse e a motivação são essenciais para o aprendizado bem sucedido. Enfatiza a importância do aspecto interacional do aprendizado. O professor e o aluno aparecem como os corresponsáveis pela aprendizagem. 

    (Teoria sociocultural de Vygotsky) O desenvolvimento cognitivo é limitado a um determinado potencial para cada intervalo de idade (ZPD); o indivíduo deve estar inserido em um grupo social e aprende o que seu grupo produz; e, o conhecimento surge primeiro no grupo, para só depois ser interiorizado. A aprendizagem ocorre no relacionamento do aluno com o professor e com outros alunos. 

    (Teoria construtivista de Bruner) O aprendizado é um processo ativo, baseado em seus conhecimentos prévios e os que estão sendo estudados. O aprendiz filtra e transforma a nova informação, infere hipóteses e toma decisões. O aprendiz é participante ativo no processo de aquisição de conhecimento. A instrução está relacionada a contextos e experiências pessoais. 

    (Teoria das inteligências múltiplas de Gardner) No processo de ensino, deve-se procurar identificar as inteligências mais marcantes em cada aprendiz e tentar explorá-las para atingir o objetivo final, que é o aprendizado de determinado conteúdo.

  • Teoria sociocultural de Vygotsky

    ) O desenvolvimento cognitivo é limitado a um determinado potencial para cada intervalo de idade (ZPD); o indivíduo deve estar inserido em um grupo social e aprende o que seu grupo produz; e, o conhecimento surge primeiro no grupo, para só depois ser interiorizado. A aprendizagem ocorre no relacionamento do aluno com o professor e com outros alunos.


ID
1300762
Banca
IDECAN
Órgão
DETRAN-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“Partindo do reconhecimento de que o homem não pode ser apreendido como objeto ou produto, já que ao mesmo tempo, é sujeito e produtor das relações sociais, Vygotsky marcou uma etapa diferenciada no estudo da determinação sócio-histórica do psiquismo.” Considerando a afirmativa e a teoria de Vygotsky, analise.

I. Define que as origens das formas superiores de comportamento consciente deveriam ser encontradas nas relações sociais que o indivíduo estabelece com o mundo exterior.

II. Considera que os processos psicológicos humanos se realizavam inicialmente no social enquanto processos intrapessoais ou intrapsicológicos.

III. Define as concepções que consideram que o comportamento social deriva-se do individual.

IV.
Afirma que o indivíduo sofre influências sociais de forma passiva e que se fundamentam em um conceito de “ambiente” no sentido estrito de um conjunto de circunstâncias ou contingências que, de acordo com suas características, podem ou não fornecer elementos que facilitem o desenvolvimento.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • O correto não seria processo interpessoais?

  • Sabendo que o item III é errado, dá para acertar a quetão.

    Vygotsky falou que o comportamento individual deriva do social.

  • A questão fala que deverá pagar se o outro devedor solidário se tornar insolvente após o pagamento.

    Se houve o pagamento da dívida, não há mais obrigação, logo não há que se falar em responsabilidade do exonerado da solidariedade.

  • A questão fala que deverá pagar se o outro devedor solidário se tornar insolvente após o pagamento.

    Se houve o pagamento da dívida, não há mais obrigação, logo não há que se falar em responsabilidade do exonerado da solidariedade.


ID
1333954
Banca
FGV
Órgão
TJ-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

– “Os trabalhos de Vygotsky constituem uma rica fonte de ideias para reconciliar o estudo das experiências culturais com o desenvolvimento cognitivo.” (COLE apud FREITAS. O pensamento de Vygotsky e Bakhtin no Brasil, 1984).

Nesse sentido, podemos pensar numa inequívoca aproximação entre os pensamentos de Vygostsky e Bakhtin, em relação à prática pedagógica, na medida em que:

Alternativas

ID
1351510
Banca
CETRO
Órgão
Prefeitura de Araraquara - SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre a construção do conhecimento, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Segundo a teoria piagetiana, no processo de formação dos conceitos científicos, as formas culturais internalizam-se durante o desenvolvimento dos indivíduos e é o material simbólico que possibilita sua relação com os objetos do conhecimento.
( ) Pode-se afirmar que tanto Vygotsky quanto Piaget, em suas teorias, deram destaque à atividade do sujeito na aquisição do conhecimento e ao qualitativo das mudanças no desenvolvimento.
( ) Analisando o processo de desenvolvimento da escrita na criança, Vygotsky assevera que a mecânica de ler o escrito, estimulada nas escolas, conduz necessariamente ao domínio da linguagem escrita.
( ) É correto afirmar que as ideias de Piaget sobre o desenvolvimento da criança centraram-se tão somente na teoria da equilibração das estruturas cognoscitivas, desconsiderando os fatores sociais que incidem no desenvolvimento e que surgem mais tardiamente na obra de Vygotsky.

Alternativas

ID
1351528
Banca
CETRO
Órgão
Prefeitura de Araraquara - SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Propor às crianças a brincadeira do faz-de-conta, como fala Lev Vygotsky, e/ou o jogo simbólico, como descreve Jean Piaget, como condição para o desenvolvimento infantil, requer uma forma de organização dos ambientes de aprendizagem que, na perspectiva do sistema de ensino, é orientada pelo(a)

Alternativas
Comentários
  • Letra A


ID
1351534
Banca
CETRO
Órgão
Prefeitura de Araraquara - SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No conceito de cultura estão implicados os significados que o homem produz a partir das relações que ele estabelece na sua vida em sociedade. Vygotsky fala da atividade humana como um ato criador. E a criação se torna possível principalmente porque o homem é um ser de linguagem, e a linguagem é fundamental na constituição da consciência e do próprio homem. Através da linguagem, o homem constitui-se como ser humano, participante da cultura na qual está inserido. Então, se a cultura está ligada à possibilidade da criação do homem e de sua capacidade de significar o mundo a partir da linguagem, pode-se afirmar que os seres humanos são os únicos seres

Alternativas

ID
1351540
Banca
CETRO
Órgão
Prefeitura de Araraquara - SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para se idealizar métodos eficazes de instrução das crianças em idade escolar no conhecimento sistemático, é necessário compreender o desenvolvimento dos conhecimentos científicos no espírito da criança. Vygotsky foi um dos estudiosos deste tema, desenvolvendo alguns estudos experimentais para observar a dinâmica do processo de formação de conceitos. Para Vygotsky, o desenvolvimento de um conceito científico geralmente começa com sua definição verbal e com sua aplicação em operações não espontâneas. Desse modo, é correto afirmar que o desenvolvimento dos conceitos espontâneos da criança

Alternativas
Comentários
  • ''...Pode-se dizer então que o desenvolvimento dos conceitos espontâneos da criança é ascendente, enquanto dos científicos é descendente.

    A conseqüência disto para aprendizagem é clara. Uns e outros têm significados diferentes para o indivíduo. Os espontâneos são sólidos e carregados de significado existencial. Para apreendê-los e desenvolvê-los nada se exige além de viver. Já os científicos, pela sua própria definição, são menos densos e impregnados de vida. Ainda mais, para desenvolvê-los é necessário um trabalho formal e específico...''

    FONTE: http://oficinadamente.com/construtivismo-vygotsky-e-suas-influencias/


ID
1351543
Banca
CETRO
Órgão
Prefeitura de Araraquara - SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A linguagem permite designar, qualificar e estabelecer relações entre objetos e ações. O surgimento da linguagem imprimiu mudanças essenciais nos processos psíquicos do homem. É justamente o poder da linguagem que diferencia os homens dos demais animais. A linguagem dos animais não designa coisas, não distingue ações e nem qualidades. Considerando os pensamentos de Vygotsky, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • c)

    As habilidades cognitivas e as formas de estruturar o pensamento do indivíduo são determinadas por fatores congênitos. Não é resultado das atividades praticadas de acordo com os hábitos sociais da cultura em que o indivíduo se desenvolve.


ID
1351558
Banca
CETRO
Órgão
Prefeitura de Araraquara - SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre os brinquedos e suas normas de utilização, leia o trecho abaixo.

Não se pode classificar o brinquedo como uma atividade prazerosa para a criança, mas sim uma atividade que preenche suas necessidades, pois, segundo Vygotsky, ela é uma forte motivadora da ação. Para que os brinquedos atendam as reais necessidades dos sujeitos envolvidos na ação lúdica, é necessário que alguns fatores estejam presentes. Deste modo, assinale a alternativa que não apresenta esses fatores

Alternativas
Comentários
  • b)

    Composição: as crianças gostam de saber como o brinquedo funciona ou como ele é por dentro. Por esta razão, os jogos desmontáveis são mais interessantes, mesmo que as peças sejam pequenas. Cores e formas: não deve ter uma variedade no colorido, na forma e na textura, pois poderá estimular a criança demasiadamente, levando-a ao cansaço, devido à poluição visual. Os brinquedos ideais são monocromáticos.


ID
1351564
Banca
CETRO
Órgão
Prefeitura de Araraquara - SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“De acordo com Vygotsky, todas as atividades cognitivas básicas do indivíduo ocorrem de acordo com sua história social e acabam se constituindo no produto do desenvolvimento histórico-social de sua comunidade.” (Luria, 1976). “Neste processo de desenvolvimento cognitivo, a linguagem tem papel crucial na determinação de como a criança vai aprender a pensar, uma vez que formas avançadas de pensamento são transmitidas à criança através de palavras.” (Murray Thomas, 1993). A linguagem é um meio de comunicação, podendo ser ou não verbal. Desse modo, é correto afirmar que, segundo Vygotsky, a linguagem

Alternativas

ID
1351570
Banca
CETRO
Órgão
Prefeitura de Araraquara - SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na concepção sociocultural de desenvolvimento, a criança não deveria ser considerada isolada de seu contexto sociocultural. Seus vínculos com os outros fazem parte de sua própria natureza. A noção de zona de desenvolvimento proximal ilustra, precisamente, esta concepção. Esta zona é definida como a diferença entre os desempenhos da criança por si própria e os desempenhos da mesma criança trabalhando em colaboração e com a assistência de um adulto. Com base neste conceito, é incorreto afirmar que

Alternativas

ID
1351576
Banca
CETRO
Órgão
Prefeitura de Araraquara - SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O jogo é importante para o desenvolvimento infantil. Para Piaget, por meio do jogo, a criança, principalmente nos períodos sensório-motor e pré-operatório, pode construir importantes conhecimentos sobre os objetos e suas qualidades, construir noções de espaço, tempo e casualidade. Para Vygotsky, diferente de Piaget, o jogo não é aproveitado pela criança em sua zona de desenvolvimento real, mas sim na proximal. Com base nisto, as atividades de jogos na educação infantil devem ter por objetivo

I. usar o jogo apenas como estratégia didática do ensino da Matemática e da Língua Portuguesa. Na escola, as brincadeiras não devem ter um fim em si mesmo.
II. a competição e a diversão. Ao competir, sobretudo nos jogos com regras, as crianças usam estratégias para vencer, mas quando perdem vem a frustração, ensinando-as a viver.
III. proporcionar prazer e divertimento para as crianças das instituições de educação infantil, sem a preocupação com a aprendizagem escolar propriamente dita.
IV. as funções em via de maturação e não as funções maduras.

É correto o que está contido em

Alternativas
Comentários
  • IV. as funções em via de maturação e não as funções maduras

  • Resposta correta:

    II. a competição e a diversão. Ao competir, sobretudo nos jogos com regras, as crianças usam estratégias para vencer, mas quando perdem vem a frustração, ensinando-as a viver.


ID
1352206
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Brusque - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Falar em processo de aprendizagem para Vigotski significa falar também em desenvolvimento da cultura. Para o referido autor: “No desenvolvimento cultural da criança cada função aparece em cena duas vezes, em dois planos, primeiro o social, depois o psicológico, primeiro entre pessoas como uma categoria interpsicológica, depois no interior da criança como uma categoria intrapsicológica”

Vigotski denominou a ideia descrita acima como:

Alternativas
Comentários
  • alguém sabe explicar?

  • Logo, para Vigotski, a cultura é um produto da vida social e, ao mesmo tempo, da atividade social do homem. Permeado por essa concepção histórica de cultura, o autor analisa o desenvolvimento cultural da conduta humana, à luz da qual postula a "lei genética geral do desenvolvimento cultural", que se desdobra na grande importância conferida à internalização de signos.

  • colisão entre a “ordem da natureza”, onde a criança nasce, e a

    “ordem da Cultura”, onde ela deve aceder. relação pensamento/linguagem; a formação de conceitos cotidianos e científicos; a relação

    aprendizado/ desenvolvimento e a noção de Zona de Desenvolvimento


ID
1379848
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São José dos Campos - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com Vygotsky, na obra A Formação Social da Mente, o estado de desenvolvimento mental de uma criança só pode ser determinado se forem revelados os seus dois níveis: o nível de desenvolvimento real e a zona de desenvolvimento proximal. Nesse sentido, o autor considera nível de desenvolvimento real quando a criança

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

  • essa é par nao zerar

  • Nível de desenvolvimento proximal: quando a criança não saber fazer aquela atividade sozinha, precisa da mediação do professor.

    Nível de desenvolvimento real: quando a criança já sabe fazer a atividade sozinha.

    Observação: o desenvolvimento do sujeito vem antes do aprendizado, daí a zona de desenvolvimento proximal.


ID
1379851
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São José dos Campos - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com Vygotsky, na obra A Formação Social da Mente, a tendência de uma criança muito pequena, com menos de três anos, é satisfazer seus desejos imediatamente. Suponhamos que ela queira, por exemplo, ocupar o papel de sua mãe; se não puder tê-lo, poderá ficar muito mal-humorada; no entanto, poderá ser distraída e acalmada de forma a esquecer seu desejo. Nesse sentido, uma criança na idade pré-escolar, com mais de quatro anos, quando surgem desejos (ocupar o papel de sua mãe) que não podem ser imediatamente satisfeitos ou esquecidos,

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

  • É o exemplo das brincadeiras FAZ DE CONTA, quando a criança tem vontade de ser algum personagem ou alguma profissão. Brincando de casinha, polícia e ladrão e até sendo um guerreiro medieval!

ID
1393669
Banca
IPAD
Órgão
Prefeitura de Goiana - PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para Lev Vygotsky, com sua teoria sócio-interacionista, o desenvolvimento humano é impulsionado pela linguagem, sofrendo as influências do meio. Nesse sentido:

1. Enquanto Piaget defende que a estruturação do organismo precede o desenvolvimento, Vygotsky afirma que o próprio processo de aprender gera e promove o desenvolvimento das estruturas mentais superiores.
2. O conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) constitui o ponto central para Vygotsky, correspondendo à distância existente entre o que o sujeito já sabe e aquilo que ele tem potencialidade de aprender.
3. Vygotsky sugere que se avalie o que o sujeito é capaz de fazer sozinho e o potencial que é aquilo que ele consegue fazer com a ajuda de outro sujeito.

Está(ão) correta(s)

Alternativas

ID
1393843
Banca
IPAD
Órgão
SEDUC-PE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando a teoria de Vygotsky, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Vygotsky salientava a relevância da educação, envolvendo o papel da escola e a importância do conhecimento sistematizado. Demonstra como ocorre o aprendizado ressaltando que a criança primeiro aprende para depois se desenvolver. Ela constrói seu desenvolvimento sendo um sujeito ativo em sua construção, apresenta a importância da imitação nas brincadeiras para o desenvolvimento de valores e como o professor deve agir perante tudo isso.

     

    Resposta: E

  • A aprendizagem e o conhecimeto se influeciam reciprocamete. Não achei coerente a resposta da colega Caline, A resposta é letra E, mas não por essa justificativa.

  • O indivíduos se desenvolvem conforme as mediações sociais que acontecem através de instrumento e signos a qual a escola é produtora.

    Então a escola é mediadora. Veja que a base da teoria: o desenvolvimento esta associado ao processo de socialização.

    letra "E". SEM DÚVIDAS.

  • A= APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA ASUBEL

    As intervenções do professor exercem maiores transformações quando atuam na consolidação de conhecimentos já adquiridos.


ID
1396063
Banca
FUNCAB
Órgão
SEE-AC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Jean Piaget (1970), Lev Semenovich Vygostky (2010) e Emilia Ferreiro (2004), a prática de montar os agrupamentos produtivos é muito significativa, pois a sala de aula é composta:

Alternativas
Comentários
  • de forma heterogênea.


ID
1404385
Banca
CETRO
Órgão
FUNDAÇÃO CASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Vygotsky traz grande contribuição para a avaliação da aprendizagem. Para ele, todas as crianças têm possibilidades intrínsecas de progresso intelectual e, assim, na perspectiva da avaliação para promover a aprendizagem, deve-se procurar analisar

Alternativas
Comentários
  • droga, li "substituir" no lugar de "subsidiar".


ID
1406278
Banca
FGV
Órgão
SUSAM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As opções a seguir indicam aspectos do conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, de Lev Vygostsky, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  •  à exceção é:

    c)O professor é considerado a única  fonte de  saber dentro de  sala de aula.


ID
1409233
Banca
FUNCAB
Órgão
SEDS-TO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para L. Vigotsky (1940), a aprendizagem da linguagem advém da:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C: Interação cultural

ID
1409236
Banca
FUNCAB
Órgão
SEDS-TO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em uma prática educacional considerada vigotskyana, o foco do professor está em:

Alternativas

ID
1440238
Banca
FUNCAB
Órgão
SEDUC-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“A análise pedagógica não é uma psicotécnica da questão escolar. O trabalho escolar da criança não é um artesanato análogo a uma atividade profissional de adultos. Descobrir os processos de desenvolvimento que realmente se realizam e estão por trás da aprendizagem significa abrir portas à análise pedagógica científica. Toda pesquisa reflete algum campo determinado da atividade.”

(VIGOTSKY, L.S. Psicologia e pedagogia. São Paulo: Martins Fontes, 2004, p.486)

Sobre desenvolvimento mental e o processo de aprendizagem, dentro da perspectiva de Vigotsky, pode-se dizer:

Alternativas

ID
1463131
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Tijucas - SC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Analise o texto abaixo.

De acordo com Vigotski ............ provê os psicólogos e educadores de um instrumento por meio do qual é possível entender o curso interno do desenvolvimento.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

Alternativas

ID
1480009
Banca
FUNCAB
Órgão
SESC-BA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Vygotsky introduziu os conceitos de zona de desenvolvimento proximal e zona de desenvolvimento real, que têm relação direta com o processo educativo. A zona de desenvolvimento proximal se caracteriza:

Alternativas
Comentários
  • Vigotsky descreve dois níveis de desenvolvimento, denominados desenvolvimento real Nível de Desenvolvimento Atual e desenvolvimento potencial Gama de Possibilidades. O desenvolvimento real é aquele que já foi consolidado pelo indivíduo, de forma a torná-lo capaz de resolver situações utilizando seu conhecimento de forma autônoma. O nível de desenvolvimento real é dinâmico, aumenta dialeticamente com os movimentos do processo de aprendizagem. O desenvolvimento potencial é determinado pelas habilidades que o indivíduo já construiu, porém encontram-se em processo. Isto significa que a dialética da aprendizagem que gerou o desenvolvimento real, gerou também habilidades que se encontram em um nível menos elaborado que o já consolidado. Desta forma, o desenvolvimento potencial é aquele que o sujeito poderá construir.

    real: aprendizado concreto

    potencial : aprendizado esta em processo

  • Resposta       C


ID
1483423
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Henry Wallon foi considerado o Psicólogo da Criança no Século XX, referência que se deve aos seus trabalhos acerca da criança e do seu desenvolvimento a partir de um olhar crítico. Com relação a Wallon, analise as afirmativas abaixo.

I. Foi um cientista engajado nas lutas do seu tempo, participou da resistência francesa e contribuiu com a educação através do Plano LANGEVIN-WALLON.
II. Fundamentou sua teoria no Materialismo Histórico-Dialético.
III. Trabalhou intensamente com Lev. S. Vygotsky no desenvolvimento de uma Psicologia Introspectiva.
IV. Trabalhou os conceitos de personalidade, emoção, movimento, socius em sua teoria.
V. Descreveu os estágios anal-retentivo, impulsivo-emocional, pensamento socializado e estágio fálico.

Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A Educação Psicomotora para nós está incluída num projeto mais amplo de educação que considera o conhecimento em relação à vida e que proporciona tanto a descoberta do mundo exterior, das coisas, do mundo objetivo, quanto a descoberta do mundo interno, o auto-conhecimento, a auto-organização; sendo ambos preciosos para o desenvolvimento. Dirige-se à personalidade, à sua expressão e organização através das atividades humanas de relação, realização e criação. Compreende aspectos motores (agir), emocionais (sentir) e intelectuais (pensar) numa dialética interna que se fundamenta nos níveis orgânicos, sociais e psicológicos do ser humano, em toda sua complexidade.

    A Educação Psicomotora, conforme o exposto, é compatível com a teoria psicogenética de Wallon, na medida em que respeita a complexidade do ser humano, compreendendo-o em sua multidimensionalidade psíquica, corporal e social, propondo-se a superar as dicotomias corpo-mente, indivíduo-sociedade e razão-emoção, heranças da visão cartesiana de homem que perpassa diversas reflexões ocidentais. Segundo Galvão (1993, p. 33),

    O projeto de sua psicogenética é o estudo da pessoa em sua totalidade, considerando suas relações com o meio (contextuada) e em seus diversos domínios (integrada). Contrário ao procedimento de se privilegiar um único aspecto no desenvolvimento da criança, Wallon o estudou em seus domínios afetivo, cognitivo e motor, procurando mostrar quais são, nos diferentes momentos do desenvolvimento, os vínculos entre cada um e suas implicações com o todo representado pela personalidade.

    O enfoque psicogenético enfatiza a gênese das funções psicológicas, considerando o desenvolvimento como uma construção progressiva resultante da inter-relação indivíduo-meio e que apreende o desenvolvimento através de estágios. É característica de Wallon, definir o desenvolvimento da pessoa em campos funcionais. O movimento, a afetividade e a inteligência, constituem a tríade que o autor toma como referência constante para buscar compreender a construção do Eu, da personalidade e do homem enquanto ser biológico e social. Foi projeto de H. Wallon, estudar o homem em sua complexidade, numa perspectiva multidimensional e integrada. Resultou deste, uma concepção de desenvolvimento não homogêneo e não linear; visão compatível com a dialética que permeia seu pensamento. Os estágios, em sua sucessão, aparentam oposição, ou alternância funcional dos pólos afetivos-emocionais e cognitivos, ora com a predominância de um, ora de outro campo funcional da atividade infantil. Trata-se de uma espécie de lei que rege o desenvolvimento, da infância à adolescência.


  • Materialismo Dialético =  Materialismo Histórico-Dialético ?

  •  b)

    Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.

  • somente I e IV

  • B


ID
1494205
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Zona de Desenvolvimento Proximal é a distância entre o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto. Este conceito é de

Alternativas
Comentários
  • Vygotsky

  •  

    Zona proximal de desenvolvimento

     

    De todos os conceitos desenvolvidos pelo grande psicólogo Vygotsky, o da zona proximal de desenvolvimento (ZPD) é o que mais influência tem exercido sobre a pesquisa e a prática educacional. Ele tenta explicar, entre outros fenômenos, a aprendizagem de conceitos científicos, como aqueles que as escolas se propõem a ensinar.

    Por trás desse nome complicado, há uma ideia extremamente simples: o que a criança faz hoje em conjunto com outros poderá fazer sozinha amanhã. 

    É claro que não é possível levar a criança a fazer qualquer tipo de coisa. Por exemplo, não se pode ensinar álgebra para um aluno que nem conhece as quatro operações. Mas é possível, dentro de certos limites, apresentar desafios e informações cuja utilidade ele possa começar a perceber. Esse limite entre o que o sujeito não pode fazer sozinho e as instruções que ele é incapaz de compreender é o que define a zona proximal de desenvolvimento para a aprendizagem de um determinado campo de conhecimentos.

    Um bom exemplo de atuação na ZPD é uma mãe ensinando um filho a falar. Ela sempre reage às tentativas da criança, incentivando, corrigindo, fazendo novas perguntas e exigências, em função de sua percepção do que a criança pode ou não fazer. A criança evolui porque sempre está recebendo novas informações e desafios, que exigem que ela vá um pouco além do que já sabe. Aos poucos, o que acontecia na ZPD passa a ser feito pela criança sozinha, e a mãe pode elevar novamente o nível de seus desafios e exigências.

    Para a pedagogia, o conceito de ZPD tem várias implicações. Na avaliação, por exemplo, que normalmente é centrada no que cada aluno pode fazer sozinho. Para Vygotsky, isso é um erro. O que deve ser avaliado é a capacidade que o aluno tem de fazer coisas colaborando com os outros e até recebendo informações e instruções. 

    A ZPD oferece também novas perspectivas para a área da "construção da autonomia". Para Vygotsky, só uma criança que foi "bem regulada" pelos outros poderá um dia assumir o papel de reguladora (passando a dar a si mesma orientações que encontram sua origem nas ordens que recebeu dos outros - uma ideia que tem o seu parentesco com o conceito de superego, de Freud). A consequência pedagógica é clara: para construir autonomia, não basta dar liberdade às crianças. É preciso pensar em formas de levá-las também a controlar a própria atividade.

  • Existe ainda outra consequência de se levar em conta o conceito de ZPD. Em vez de esperar que a criança esteja "pronta" para aprender, o processo de ensino deve se antecipar às aprendizagens e tentar criar novas possibilidades de desenvolvimento. Começamos a aprender qualquer conceito apenas no momento em que o vemos pela primeira vez, pois somente a partir desse momento seu significado poderá começar a transformar nosso pensamento.

    Para Vygotsky, as escolas pecam ora porque propõem atividades fora dos limites da ZPD (conceitos e exigências abstratos demais), ora porque não levam em conta sua existência (como no caso do ensino baseado apenas em materiais concretos e na espera de que a criança esteja "pronta" para aprender conteúdos mais sofisticados).

    As ideias de Vygotsky e conceitos como o da ZPD inspiram - e devem continuar inspirando pelo século XXI afora - diferentes tentativas de renovação dos métodos educacionais, que vão desde a busca de contextos ricos para as descobertas das crianças (aqui há uma semelhança com as ideias da Escola Nova) até a análise de como a comunicação dos tutores pode influenciar os processos de aprendizagem dos alunos.

     

  • Vygotsky define a zona de desenvolvimento proximal, como a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução, independente, de problemas; e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto.

     

    Letra: C


ID
1513276
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Quanto ao desenvolvimento das funções cognitvas, julgue o item subsequente.

Na abordagem de Vygotsky, como em Piaget, as curvas do aprendizado coincidem com as do desenvolvimento, o que corresponde ao conceito de zona de desenvolvimento proximal (ZDP).

Alternativas
Comentários
  • Nessa teoria há uma complexa relação entre o aprendizado e o desenvolvimento, ao contrário do que se tem em Piaget, onde a curva do desenvolvimento antecede em grande escala para que ocorra o aprendizado. Em Vygotsky, as curvas do aprendizado não coincidem com as do desenvolvimento, sendo que quando a criança aprende algum conceito, por exemplo: aritmética, o desenvolvimento dessa operação ou conceito apenas começou. Não há paralelismo entre aprendizagem e o desenvolvimento das funções psicológicas correspondentes. Tal relação é um processo extremamente complexo, dialético, não linear se dá aos saltos, mediante o surgimento de caos.

    A aprendizagem dos alunos vai sendo assim construída mediante processo de relação do indivíduo com seu ambiente sócio-cultural e com o suporte de outros indivíduos mais experientes. É na zona de desenvolvimento proximal (ZDP) que a interferência desses outros indivíduos é mais transformador. O conceito de ZDP é relativamente complexo, ele compreende a região de potencialidade para o aprendizado. No caso da criança, representa uma situação cognitiva em que ela só consegue resolver determinada tarefa psicointelectual com auxílio de alguém mais experiente.

  •      À grosso modo, Vygotsky dava ênfase na apredizagem da interação social e cultural, enquanto Piaget focava nos processos biológicos/cognitivos do ato de aprender. Resumindo, Vygotsky citava a aprendizagem como antes do desenvolimento (aspectos biológico) e Piaget, ao contrário, os aspectos orgânicos antes da aprendizagem.

    Keep on...


ID
1530082
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Podemos dizer sobre a teoria da aprendizagem sócio-cognitivista de (VIGOTSKY,1987/1989):

i. Seus pressupostos partem da ideia de homem enquanto corpo e mente, enquanto ser biológico e social e enquanto participante de um processo histórico-cultural.

ii. A linguagem humana é construída ao longo da história social do homem, em sua relação com o mundo. Ou seja, a linguagem, como função psicológica superior refere-se a processos voluntários, ações conscientes, mecanismos intencionais e depende de processos de aprendizagem.

iii. Ao nascer, as situações vividas vão permitindo, no universo da vida humana, interações sociais com parceiros mais experientes – adultos ou companheiros de mesma idade - que orientam o desenvolvimento do pensamento e o próprio comportamento da criança. Nesse processo de intermediação no qual a linguagem, principal instrumento simbólico de representação da realidade, desempenha papel fundamental, postula-se a transformação das funções psicológicas elementares em superiores.

Alternativas
Comentários
  • Todas estão corretas.

    Deus abençoe!


ID
1532662
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Conselho de Escola da EMEF Alberto Santiago reuniu--se a fim de estabelecer critérios para a montagem das turmas/classes daquela unidade de ensino. Durante os trabalhos, um dos pais sugeriu o abecedário para classificar os alunos: nas turmas A seriam colocados os que, no ano anterior, tiveram as melhores notas; nas B, os com desempenho mediano; nas C, aqueles com “dificuldades de aprendizagem”. Completando essa ideia, outro pai sugeriu salas apenas de meninos e salas exclusivamente de meninas. Essas sugestões geraram um acirrado debate entre os presentes, havendo quem aprovasse as duas propostas, quem fosse a favor de apenas uma e, ainda, quem desaprovasse ambas.

Sabendo que as alternativas a seguir exibem os principais argumentos apresentados pelos presentes na defesa de seus pontos de vista, assinale a que está corretamente fundamentada.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

  • Pais completamente retrógrados, para começar se houver diálogos assim, dentro de uma sala de aula e a equipe escolar não intervir para gerar reflexão, retiro meu filho da instituição! LETRA B (AO MENOS UM PAI EMBASADO EM LEITURA)!

ID
1535500
Banca
FCC
Órgão
SEE-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O conceito de “zona de desenvolvimento proximal”, elaborado por Lev Vygotsky, refere-se à distância entre

Alternativas
Comentários
  • FCC sempre brilhando em suas questões!

    Gabarito D

  • esse item D é muito interpretativo...não foi exatamente isso que o teórico falou.

  • EU ODEIO A FCC KKKK

  • Pra quem marcou a C como eu, e ficou em dúvida:

    "o que o aprendiz não sabe e aquilo que se pretende ensinar (meta de aprendizagem) pela mediação de outros mais “competentes” em relação a tal conhecimento, sejam eles adultos ou colegas."

    Tá errada por causa dessa negação aí, falta de atenção da minha parte.


ID
1539685
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Cachoeirinha - RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Conforme Barbosa, o ___________ representado pelas ideias de H. Wallon e de Vygostky afirma que o conhecimento é construído socialmente, a partir das possibilidades de interações entre os sujeitos e o ambiente físico e social onde estão inseridos.

A alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima é:

Alternativas
Comentários
  • O socioconstrutivismo, de forma resumida, promove aulas com grupos que objetivam aprender a respeitar diferentes visões de mundo e aprender as matérias necessárias ao mesmo tempo. Tal proposta é embasada no autor bielo-russo Lev S. Vygotsky. 

    Keep on...

  • socioconstrutivismo


ID
1569427
Banca
FUNCAB
Órgão
IF-RR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As concepções teóricas acerca do desenvolvimento do aluno têm trazido grandes contribuições na forma como o professor entende e media os processos de construção do conhecimento dos seus alunos. O trecho a seguir, representa uma dessas concepções:


“A zona de desenvolvimento proximal é a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes.”


Essa definição é elaborada e defendida pelo teórico:

Alternativas
Comentários
  • Uma das maiores contribuições do soviético Lev Semionovitch Vygotsky (1896-1924) para a Psicologia e a Educação consiste na forma original com que compreendeu a relação desenvolvimento/aprendizagem e a criação do conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal. Sua matriz epistemológica básica, o materialismo histórico e dialético, considera que, ao produzir o meio em que vive, o homem se produz; ou seja, o homem é determinado historicamente mas é, simultaneamente, determinante da história. Neste sentido, Vygotsky considera que o desenvolvimento e a aprendizagem interrelacionam-se desde o nascimento da criança, isto é, a constituição do sujeito é um movimento dialético entre aprendizagem e desenvolvimento.


ID
1573624
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir, extraídas do livro “Piaget, Vygostky e Wallon: teorias psicogenéticas em discussão" (LA TAILLE, Y.; DANTAS, H.; OLIVEIRA, M. K.,1992).


I. “A linguagem humana, sistema simbólico fundamental na mediação entre sujeito e objeto de conhecimento, tem duas funções básicas: a de intercâmbio social e a de pensamento generalizante."

II. “Vê-se portanto que não se trata de traçar uma fronteira entre o social e o não social, mas sim de, a partir de uma característica importante das relações possíveis entre pessoas de nível operatório - que representa o grau mínimo de socialização do pensamento -, comparar graus anteriores de socialização."

III. “No antagonismo entre motor e mental, ao longo do processo de fortalecimento deste último, por ocasião da aquisição crescente do domínio dos signos culturais, a motricidade em sua dimensão cinética tende a se reduzir, a se virtualizar em ato mental."


Assinale a alternativa que apresenta, na ordem correta, os teóricos a que cada uma das afirmativas faz referência.


Alternativas
Comentários
  • Gabarito A -  Vygotsky, Piaget, Wallon

  • Vygostsky - A linguagem muda radicalmente os nossos modos de pensar e agir.

    Wallon - Motor afetivo e motor cognitivo.

  • I - Vygotsky; II- Piaget; III- Wallon.


ID
1582348
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Marque C certo  ou E  errado, na questão abaixo.

Jean Piaget e Lev Vygotsky são os dois grandes representantes das correntes construtivista e socioconstrutivista que mais influenciaram a educação nas últimas décadas.

Alternativas

ID
1595662
Banca
IMA
Órgão
Prefeitura de Canavieira - PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A concepção de criança é uma noção historicamente construída e conseqüentemente vem mudando ao longo dos tempos, não se apresentando de forma homogênea nem mesmo no interior de uma mesma sociedade e época. A respeito disso, marque a opção FALSA.

Alternativas
Comentários
  • Resposta no referencial curricular nacional para educação infantil

  • Letra correta: D.

    Segundo o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil: "No processo de construção do conhecimento, as crianças se utilizam das mais diferentes linguagens e exercem a capacidade que possuem de terem idéias e hipóteses originais sobre aquilo que buscam desvendar. Nessa perspectiva as crianças constroem o conhecimento a partir das interações que estabelecem com as outras pessoas e com o meio em que vivem. O conhecimento não se constitui em cópia da realidade, mas sim, fruto de um intenso trabalho de criação, significação e ressignificação." 

  • LETRA: D

    No processo de construção do conhecimento, as crianças se utilizam das mais diferentes linguagens e exercem a capacidade que possuem de terem idéias e hipóteses originais sobre aquilo que buscam desvendar. Nessa perspectiva, as crianças constroem o conhecimento a partir das interações que estabelecem com as outras pessoas e com o meio em que vivem. O conhecimento se constitui, dessa forma, em cópia da realidade.


ID
1599079
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A capacidade de promoção de avanços no desenvolvimento do aluno a partir daquilo que potencialmente ele poderá vir a saber é uma proposição de

Alternativas
Comentários
  • e) Vygotsky em relação à construção do conceito de zona de desenvolvimento proximal.

    (desenvolvimento real / potencial)

  • estou vindo do futuro, 2021, p avisar que o MP agora possui essa prerrogativa


ID
1651942
Banca
CRSP - PMRJ
Órgão
PM-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A partir dos escritos de Vygotsky, é possível afirmar que o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal é de extrema importância para um ensino efetivo porque, conhecendo-se o que as crianças são capazes de realizar com ou sem ajuda, torna-se possível

Alternativas

ID
1675018
Banca
IPAD
Órgão
Prefeitura de Goiana - PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“Até agora, a escrita ocupou um lugar muito estreito na prática escolar, em relação ao papel fundamental que ela desempenha no desenvolvimento cultural da criança. Ensina-se as crianças a desenhar letras e construir palavras com ela, mas não se ensina a linguagem escrita. Enfatiza-se de ta forma a mecânica de ler o que está escrito que acaba-se obscurecendo a linguagem escrita como tal”.
Vygotsky, 1991.

De acordo com o texto acima, a compreensão da escrita pressupõe:

1. reflexão sobre o código escrito.

2. Contextualização do código escrito.

3. Utilização de gêneros textuais diferenciados.

4. Utilização da escrita para cópia e utilização da escrita para repetição.

Estão corretas:

Alternativas

ID
1679197
Banca
ADVISE
Órgão
SESC-SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A avaliação assistida: 

I. é um diagnóstico que faz com que o psicopedagogo participe ativamente do processo;

II. é uma combinação de avaliar e intervir;

III. está fundamentada na teoria de Vygotsky, que aborda a aprendizagem mediada e a zona de desenvolvimento temporal;

Estão corretos os itens: 


Alternativas

ID
1687066
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com La Taille et al. (1992), quando Vygotsky menciona em seus estudos as funções psicológicas superiores, principal objeto de seu interesse, refere-se a processos

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: a

    As funções psicológicas superiores, tipicamente humanas, referem-se a processos voluntários, ações conscientemente controladas, mecanismos intencionais. Apresentam alto grau de autonomia em relação a fatores biológicos, sendo, portanto, o resultado da inserção do homem em determinado contexto sócio-histórico.O processo de internalização de formas culturais de comportamento, que corresponde à própria formação da consciência, é um processo de constituição da subjetividade a partir de situações de intersubjetividade. Assim, a passagem do nível interpsicológico para o intrapsicológico envolve relações interpessoais e a construção de sujeitos únicos, com trajetórias pessoais singulares e experiências particulares em sua relação com o mundo e, fundamentalmente, com as outras pessoas.

     

    Fonte: http://educacadoresemluta.blogspot.com.br/2009/12/la-taille-yves-et-alii-piaget-vygotsky_11.html


ID
1709995
Banca
UFMT
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A produção teórica de Vygotsky e de seus colaboradores tem subsidiado as teorias críticas na educação brasileira, em especial, no que diz respeito à concepção de conhecimento. Nessa perspectiva, o conhecimento resulta da relação dos homens entre si e com

Alternativas
Comentários
  • C RESPOSTA

  • Para Vygotsky, a aprendizagem e o desenvolvimento ocorrem juntos entre o homem e o meio social;

    Conhecimento (aprendizagem e desenvolvimento) = relação do homem (sociedade) + mundo (meio);

    O desenvolvimento do indivíduo ocorre pelas relações sociais que ele estabelece no decorrer da vida, e a linguagem é de suma importância para a aprendizagem, pois fornece os conceitos, a organização do real, a mediação entre a pessoa e o objeto do conhecimento.


ID
1711876
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As teorias de Piaget e Vigotsky, embora possuam diferenças, contribuíram para fundamentar concepções de aprendizagem que entendem o conhecimento como algo que

Alternativas
Comentários
  • para piaget ele constitui q o processo de construção do conhecimento se origina dentro do individuo , maturando se e apos passa a exteriorizar esse conhecimento com outros individuos para vigotsky o processo de contrução ja se da desde o nascimento quando a criança chora para ser amamentada ou quando esta com sono,

  • Caro Rodrigo! O seu comentario é pertinente mas as ordens estão erradas, Piaget esta ligado a maturação biológica e Vigotsky ao ambiente.

  •  b)

    se constitui uma construção tanto individual quanto coletiva.


ID
1712593
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Um dos pilares do pensamento de Vygotsky é

Alternativas
Comentários
  • Mediação


    A relação do homem com o mundo não é uma relação direta, mas mediada por instrumentos e signos.
  • Para Vygotsky a relação do homem com o mundo não é uma relação direta, é uma relação mediada, sendo os sistemas simbólicos (signos) os elementos intermediários entre o sujeito e o mundo.

  • A relação homem-mundo é mediada por sistemas simbólicos.


ID
1720465
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Alguns pensadores e educadores importantes do século 20 têm forte influência na consolidação das atividades educacionais no âmbito formal e não-formal, em particular nos museus de ciência.

Com relação às concepções educacionais de importantes pensadores e educadores do século XX, que influenciaram atividades educacionais no âmbito formal e não-formal, analise as afirmativas a seguir. 

I. Paulo Freire, ao analisar o comportamento das crianças, propôs a existência de quatro estágios de desenvolvimento cognitivo no ser humano: Sensório-motor, Pré-operacional (Pré-Operatório), Operatório concreto e Operatório formal. O desenvolvimento se dá através do equilíbrio entre a assimilação e a acomodação, resultando em adaptação.

II. A teoria de Lev Vigotski postula a origem predominantemente sócio-histórica na estrutura cognitiva do ser humano: o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida.

III. A pedagogia de Jean Piaget tem como um de seus pilares básicos a inserção do educando como sujeito da ação educativa e não como mero objeto passivo desta. Um elemento essencial e norteador das relações educador-educando é o “diálogo" e seu objetivo maior é a “conscientização".

Assinale: 

Alternativas
Comentários
  • a questão trocou Piaget e Paulo Freire

    gabarito letra B


ID
1725805
Banca
SHDIAS
Órgão
Prefeitura de São Manuel - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Zona de Desenvolvimento Proximal foi proposta pela primeira vez por:

Alternativas
Comentários
  • Este conceito foi criado por Vigotsky

    “zona de desenvolvimento proximal”, ou “zona de desenvolvimento imediato”, é:

    [...] a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes.

    Para esse autor, o nível de desenvolvimento real refere-se a tudo aquilo que a criança já tem consolidado em seu desenvolvimento, e que ela é capaz de realizar sozinha sem a interferência de um adulto ou de uma criança mais experiente. Já a “zona de desenvolvimento proximal” refere-se aos processos mentais que estão em construção na criança, ou que ainda não amadureceram. 

     

    http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/25984/a-zona-de-desenvolvimento-proximal-de-vygotsky


ID
1725826
Banca
SHDIAS
Órgão
Prefeitura de São Manuel - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A brincadeira deve ser utilizada pelo professor apenas para recrear as crianças, não como atividade em si mesma, que não faça parte do plano de aula da escola. De acordo com Vygotsky, é no brinquedo que a criança aprende a agir numa esfera cognitiva. Porque ela transfere para o mesmo sua imaginação e, além disso, cria seu imaginário do mundo de faz de conta.

O trecho acima:

Alternativas
Comentários
  • a) Apenas a primeira frase esta incorreta


ID
1725961
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Poá - SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Conforme Vygotsky (in Kishimoto), as características ou elementos fundamentais da brincadeira são:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

  • Do livro "Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação" ( in Kishimoto, p.67 ):

    Para Vygotsky (1984), o que define o brincar é a situação imaginária criada pela criança. Além disso, devemos levar em conta que brincar preenche necessidades que mudam de acordo com a idade. Exemplo: um brinquedo que interessa a um bebê deixa de interessar a uma criança mais velha. Dessa forma, a maturação dessas necessidades são de suma importância para entendermos o brinquedo da criança como uma atividade singular. As crianças querem satisfazer certos desejos que muitas vezes não podem ser satisfeitos imediatamente.Por exemplo: uma criança quer ocupar o papel da mãe, porém, esse desejo não pode ser realizado imediatamente. Como a criança pequena não tem capacidade de esperar, cria um mundo ilusório, onde os desejos irrealizáveis podem ser realizados.


ID
1729327
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Relacione os teóricos às respectivas ideias.

1. Piaget

2. Vygostsky

( ) O desenvolvimento cognitivo é interpretado a partir da experiência com o meio físico.

( ) A aprendizagem interage com o desenvolvimento, produzindo as zonas de desenvolvimento proximal.

( ) O sujeito social não é apenas ativo mas, sobretudo, interativo.

Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • https://pedagogiaaopedaletra.com/piaget-e-vigotsky-diferencas-e-semelhancas/

ID
1732564
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O fundamento sócio-histórico do funcionamento psicológico do homem bem como a importância dos processos de mediação constituem-se, dentre outros, em postulados básicos da abordagem

Alternativas
Comentários
  • O autor tem como abordagem para a psicologia, três pontos básicos: as funções biológicas têm um suporte biológico; o funcionamento psicológico fundamenta-se nas relações sociais entre o indivíduo e o mundo exterior e a relação homem / mundo é uma relação mediada por sistemas simbólicos.

    Um ponto crucial de seu pensamento é a mediação simbólica, uma vez que esse conceito é o ponto central da teoria vygotskiana sobre o funcionamento psicológico, sendo que este se baseia na interação do homem com o mundo. Vygotsky diz que essa interação não é direta, mas sim mediada, a qual corresponde a um estímulo incorporado ao impulso direto de modo a facilitar a complementação da operação.


ID
1783063
Banca
FAFIPA
Órgão
Prefeitura de Pinhais - PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com a Proposta Pedagógica Curricular para Educação Infantil 2013 – Município de Pinhais, a teoria de Vygotsky entende que

Alternativas
Comentários
  • A - DESDE O NASCIMENTO


ID
1802101
Banca
EXATUS-PR
Órgão
Prefeitura de Nova Friburgo - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

São contribuições da teoria de Vygotsky, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

    Essa é uma teoria de PIAGET  e não de VYGOTSKY .

  • Os indivíduos passam por um processo de adaptação que envolvem dois mecanismos: a assimilação e a acomodação.

    A assimilação é o processo de entrada, é a incorporação de novos conceitos.
    A acomodação é o processo de saída dirigido ao meio.

  • Assimilação e acomodação é Teoria de Piaget.


ID
1809178
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca das teorias psicológicas que fundamentam a aprendizagem humana, julgue o item a seguir.

Os estudos de Lev Vigotski acerca do pensamento e da linguagem humana corroboram teses anteriores sobre a importância da imutabilidade do significado das palavras para o desenvolvimento do pensamento na criança.

Alternativas
Comentários
  • Quando se tratar de  Vigotski não há de se falar em imutabilidade. Porque ele é sociointeracionista e o indivíduo está sempre se modificando.

  • Corroborar = Dar força! 

  • Segundo Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio da interação social, ou seja, de sua interação com outros indivíduos e com o meio.

    1.Para substancialidade, no mínimo duas pessoas devem estar envolvidas ativamente trocando experiência e idéias.

    2.A interação entre os indivíduos possibilita a geração de novas experiências e conhecimento.

    3.A aprendizagem é uma experiência social, mediada pela utilização de instrumentos e signos, de acordo com os conceitos utilizados pelo próprio autor.

    4.Um signo, dessa forma, seria algo que significaria alguma coisa para o indivíduo, como a linguagem falada e a escrita.

    5.A aprendizagem é uma experiência social, a qual é mediada pela interação entre a linguagem e a ação.

    6.Para ocorrer a aprendizagem, a interação social deve acontecer dentro da zona de desenvolvimento proximal (ZDP), que seria a distância existente entre aquilo que o sujeito já sabe, seu conhecimento real, e aquilo que o sujeito possui potencialidade para aprender, seu conhecimento potencial.

  • Quem fala em maturidade/imaturidade é Piaget.

    Gabarito: Errado.


ID
1809184
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca das teorias psicológicas que fundamentam a aprendizagem humana, julgue o item a seguir.

De acordo com Vigotski, memória lógica e atenção arbitrária são funções superiores dominadas pela criança na idade escolar.

Alternativas
Comentários
  • Questão passível de recurso segundo a professora Fabiana Firmino do Estratégia Concursos:


    90 – O CESPE trocou atenção deliberada por atenção arbitrária:

    “O desenvolvimento dos conceitos, dos significados das palavras, pressupõe o desenvolvimento de muitas funções intelectuais: atenção deliberada, memória lógica, abstração, capacidade para comparar e diferenciar. Estes processos psicológicos complexos não podem ser dominados apenas através da aprendizagem inicial.

    Vygotsky, L. Pensamento e linguagem. 3.ed. São Paulo: M. Fontes, 1991.


    Fonte: http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/dpu-comentarios-gabarito-tae/

  • Ao longo do desenvolvimento existem, segundo Vygostsky, dois aspectos qualitativamentes diferentes a se considerar, que são as funções elementares (memória imediata, atenção não voluntária, percepção natuaral e etc) e as superiores (memória voluntária, atenção consciente, imaginação criativa, linguagem, pensamento conceitual, percepção mediada, desenvolvimento da volição entre outros). (..)

     

    FONTE: Livro:  Psicologia da aprendizagem: processos, teorias e contextos. Ana Ignez Belém Lima Nunes.

     

    OBS: Talvez passível de recurso ! 

     

     FOCOFORÇAFÉ#@

     

  • CORRETO

    Sobre a formação dos conceitos Vigotski (2000, p.246) afirma que “é, em termos psicológicos, um ato de generalização”, a apropriação de novos conceitos complexifica esta capacidade de generalização em tipos cada vez mais elevados, de modo a desenvolver toda umasérie de funções como a atenção arbitrária, a memória lógica,a abstração, a comparação e a discriminação, ambas essenciais para constituição de um sujeito criativo.

  • Questão passível de recurso:
    arbitrário (adjetivo)
    1. que não segue regras ou normas; que não tem fundamento lógico; que apenas depende da vontade ou arbítrio daquele que age.
    2p.ext. que se pode fazer ou deixar de fazer; facultativo, casual, eventual.

    Casual e eventual são diferentes de voluntária, consciente ou deliberada.

  • Tudo ok com a questão.. existem diferentes interpretações quando traduzem a obra de Vygotsky ( russo) para o Portugues !!

    Os dois termos da questão encontram respaldo em obras de autores referência em Vygotsky no Brasil

    Segundo Vygotsky (OLIVEIRA, 2003), a atenção faz parte das funções psicológicas superiores, tipicamente humanas. O funcionamento da atenção baseia-se inicialmente em mecanismos neurológicos inatos e involuntários.

    Ainda, para esse autor, a Psicologia distingue dois tipos básicos de atenção: o arbitrário (voluntário) e o involuntário. A atenção involuntária ocorre quando a atenção é atraída por um estímulo forte, novo ou interessante. Na atenção arbitrária (voluntária), a atenção não se sujeita às leis da natureza.

    Um outro exemplo é o termo zona de desenvolvimento proximal, caso encontre na prova zona de desenvolvimento eminente, também estará correto.. o que muda são as interpretações de autores acerca dos estudos de Vygotsky e traduzidos para o Português


ID
1853638
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com Vigotski, a Zona de Desenvolvimento Proximal resulta em:

Alternativas
Comentários
  •      Vygotsky diz que aprendizagem é o processo pelo qual o indivíduo adquire informações, habilidades, atitudes, valores, etc. a partir de seu contato com a realidade, o meio ambiente, as outras pessoas.    Na teoria vigotskiana, a idéia de aprendizagem inclui a interdependência dos indivíduos envolvidos no processo.   A concepção de que é o aprendizado que possibilita o despertar de processos internos do indivíduo liga o desenvolvimento da pessoa a sua relação com o ambiente sócio-cultural em que vive e reconhece que a situação do homem como organismo não desenvolve plenamente sem o suporte de outros indivíduos de sua espécie.

    A zona de desenvolvimento proximal refere-se, assim, ao caminho que o indivíduo vai percorrer para o desenvolver funções que estão em processo de amadurecimento e que se tornarão funções consolidadas, estabelecidas no seu nível de desenvolvimento, ou seja é um domínio psicológico em constante transformação; aquilo que uma criança é capaz de fazer com a ajuda de alguém hoje, ela conseguirá fazer sozinha amanhã

  • Para esse autor, o nível de desenvolvimento real refere-se a tudo aquilo que a criança já tem consolidado em seu desenvolvimento, e que ela é capaz de realizar sozinha sem a interferência de um adulto ou de uma criança mais experiente. Já a “zona de desenvolvimento proximal” refere-se aos processos mentais que estão em construção na criança, ou que ainda não amadureceram. A “zona de desenvolvimento proximal” é, pois, um domínio psicológico em constantes transformações, aquilo que a criança é capaz de fazer com a ajuda de alguém hoje, ela conseguirá fazer sozinha amanhã. É nesse sentido que a brincadeira pode ser considerada um excelente recurso a ser usado quando a criança chega à escola, por ser parte essencial de sua natureza, podendo favorecer tanto aqueles processos que estão em formação, como outros que serão completados.

    Fonte:


ID
1905610
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca da relação entre desenvolvimento e aprendizagem, é verdadeiro dizer sobre o pensamento de Lev Vygotsky que:

Alternativas
Comentários
  • Zona de Desenvolvimentos Proximal...

  • ALTERNATIVA "B"

    o bom ensino é aquele que se adianta ao aprendizado.

  • B

    A questão faz referência à zona de desenvolvimento proximal: a ideia é que a aprendizagem deve priorizar o que o aluno pode aprender a fazer sozinho no futuro, com base no que já consegue fazer com ajuda no presente. O conceito busca, portanto, ir além do que o aluno já sabe ou aprendeu.

  • Optei pela letra B; entretanto, Vygotsky não disse isto que a banca afirma, na obra Formação social da mente, o teórico afirma:

    "Assim, a noção de zona de desenvolvimento proximal capacitanos a propor uma nova fórmula, a de que o 'bom aprendizado' é somente aquele que se adianta ao desenvolvimento."(1991, p. 60)  


ID
1908142
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Assinale a alternativa que representa o pensamento de Vygotsky (1896-1934) sobre o processo educativo.

Alternativas
Comentários
  •  c)

     Para Vygotsky, a formação se dá numa relação dialética entre o sujeito e a sociedade a seu redor, onde o homem modifica o ambiente e o ambiente modifica o homem.


ID
1934959
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De base dialética, as teorias psicogenéticas, representadas, entre outros, por Jean Piaget (1896-1980) e Vygotsky (1896-1934), chamados teóricos interacionistas, entendem a gênese do comportamento humano na perspectiva interacionista, em que sujeito e objeto interagem em um processo que constrói e reconstrói estruturas cognitivas. Com relação ao exposto, analise as afirmativas a seguir.

I.Piaget sustenta que a gênese do conhecimento está no próprio sujeito, ou seja, o pensamento lógico não é inato ou tampouco externo ao organismo, mas é fundamentalmente construído na interação homem-objeto.

II. Para Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio da interação social, ou seja, de sua interação com outros indivíduos e com o meio e aprendizagem é uma experiência social, mediada pela utilização de instrumentos e signos, de acordo com os conceitos utilizados pelo próprio autor.

III. Para Piaget, a aprendizagem seria uma experiência social, a qual é mediada pela interação entre a linguagem e a ação. Sendo assim, o professor deve mediar a aprendizagem utilizando estratégias que levem o aluno a tornar-se independente.

IV. Para Vygotsky, o desenvolvimento da filogenia humana se dá através de um mecanismo autorregulatório que tem como base condições inatas biológicas e que é ativado pela ação e interação do organismo com o meio ambiente.

V. A teoria piagetiana defende que durante os dois primeiros anos de vida a linguagem tem um papel insignificante no desenvolvimento da criança, tendo em vista que sua forma de agir sobre o mundo e de compreendê-lo são individuais e construídas no plano de ação imediata. A criança se relaciona com o mundo e o elabora por meio dos seus sentidos e movimentos (período sensório-motor).

Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  •  c) II, IV e V.

  • Alguém poderia explicar as alternativas?


ID
1934965
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A abordagem histórico-social privilegia a importância das interações sociais para o desenvolvimento do indivíduo. Para entender a relação entre desenvolvimento e aprendizagem, em Vygotsky torna-se necessária a compreensão do conceito “(...) é a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes”. (Vygotsky, 1994:112.) Trata-se do conceito conhecido como Zona de Desenvolvimento:

Alternativas
Comentários
  • c) Proximal.


ID
1952665
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca da relação entre desenvolvimento e aprendizagem, é verdadeiro dizer sobre o pensamento de Lev Vygotsky que:

Alternativas

ID
1958308
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os teóricos Piaget, Vygotsky e Wallon estudaram o desenvolvimento das funções psicológicas à luz da gênese e da evolução dessas funções. Tal abordagem é comumente conhecida como:

Alternativas
Comentários
  •  

    Psicogenética

    Significado de Psicogenética Por Dicionário inFormal (SP) em 27-09-2016

    Relativo a psicogênese (estudo de processos mentais ou psicológicos). Psicogenésico.

    psicogenética é muito importante para diagnósticos mais rápidos.

  • Psicogenética= Psicologia Genética estuda as origens, isto é, a gênese dos processos psíquicos. 

  • psicogenética.


ID
1958956
Banca
Instituto Legatus
Órgão
Prefeitura de Curralinhos - PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para Vygotsky, um claro entendimento das relações entre pensamento e língua é necessário para que se entenda o processo de desenvolvimento intelectual. De acordo com ele, no processo da constituição humana é possível distinguir duas linhas qualitativamente diferentes de desenvolvimento. De um lado, os processos elementares que são de origem biológica e de outro, as funções psicológicas superiores que são de origem:

Alternativas
Comentários
  • Origem biológica;

    E interação social.

    Gabarito Letra C


ID
1964443
Banca
UFMT
Órgão
DETRAN-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Educação para o Trânsito incide sobre diferentes identidades geracionais e ocorre em instituições escolares e não escolares. Mediante esse pressuposto, a abordagem sociointeracionista do desenvolvimento humano tornou-se de fundamental importância para os educadores. Sobre a abordagem sociointeracionista fundamentada em Vygotsky, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Psicologia da Educação e teorias de aprendizagem - Pedagogia

  • GABARITO "C" -  Questão boa pra treinar a mira do chute

  • Não serve pra PRF

  • sem comentário para essa questão

  • Só quem já fez licenciatura que vai acertar essa hahah

  • Pqp. Isso não é legislação de trânsito.

  • Vygotsky = de fora para dentro; o desenvolvimento e aprendizagem do indivíduo ocorrem pela mediação (interação) de outras pessoas ou objetos, ou ainda qualquer coisa externa que ajude na obtenção do conhecimento. O ambiente, a sociedade, o professor, os símbolos (linguagem, signos, sistemas), os signos (objetos, exemplo: sinais de trânsito) são formas externas que interagem e colaboram para o desenvolvimento da pessoa.

    Como exemplo, quando no semáforo está na luz vermelha, obviamente, o carro/pessoa deve parar; na luz amarela = atenção; na verde = pode ir, avance. Então esses sinais/símbolos se fixam na nossa mente.

    Piaget = de dentro para fora; é algo biológico, ou seja, conforme a criança cresce, o conhecimento vai sendo elaborado espontaneamente.

    Para Piaget a construção do conhecimento é do individual para o social. Para Vygotsky não é individual, envolve outras pessoas.

    "É importante que a escola confronte pontos de vista de modo a desequilibrar as estruturas cognitivas de cada estudante, mobilizando e impulsionando o desenvolvimento mental individual, condição única à reelaboração e reconstrução coletiva dos conhecimentos." (Piaget)


ID
1974187
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Quais são os três temas sobrepostos que unificam a ampla teoria de Vygotsky, segundo Lefrançois (2009)?

Alternativas

ID
1986604
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A turma do 4º ano da Professora Raquel possui, aproximadamente, 40% de estudantes que foram retidos nesse ano de escolaridade. Buscando desenvolver as potencialidades de cada aluno e valorizando os saberes de todos, Raquel percebeu, a partir de uma diagnose inicial, os conhecimentos que cada estudante da turma já tinha consolidado e os que estavam prestes a se consolidar. Decidiu então, adotar o agrupamento por dupla, na qual um poderia mediar os novos conhecimentos na relação com o outro. Segundo Martha Kohl (1993), ao fazer essa escolha, Raquel assumiu uma posição teórica que se alinha com:

Alternativas
Comentários
  • Questão correta A

  • A criança que sabe mais determinado conteúdo vai ajudar a que sabe menos a construir seu conhecimento. Portanto, a professora está baseada no conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, de Vygotsky.

    d ) Vygotsky – nos conceitos de área de desenvolvimento real e área de desenvolvimento proximal

  • Nesta questão, é preciso indicar a alternativa que apresenta corretamente o teórico que possui uma posição teórica com a qual a escolha feita pela professora da situação descrita se alinha, de acordo a autora Martha Kohl (1993). 
    A) Skynner – nos conceitos comportamentais de estímulo e resposta 
    ERRADO - Os conceitos comportamentais de estímulo e resposta fazem parte do behaviorismo. Seu princípio é que só é possível teorizar e agir sobre o que é cientificamente observável. Com isso, ficam descartados conceitos e categorias centrais para outras correntes teóricas, como consciência, vontade, inteligência, emoção e memória - os estados mentais ou subjetivos. O behaviorismo se pauta no processo de aprendizado como um agente de mudança do comportamento. Skynner demonstrava a confiança no planejamento da educação, com base em uma ciência do comportamento humano. 
    B) Althusser - nos conceitos de estrutura e superestrutura do conhecimento 
    ERRADO - Segundo Althusser, principal representante marxista do método de análise denominado estruturalismo, Karl Marx entendia que a estrutura de qualquer sociedade seria constituída por níveis ou instâncias, articulados por uma determinação específica: a relação entre infraestrutura e superestrutura. A infraestrutura seria a base econômica (“unidade" das forças produtivas e das relações de produção), e a superestrutura, por sua vez, seria uma instância que comportaria em si mesma dois níveis: o jurídico-político (o direito e o Estado) e a ideologia. 
    C) Piaget – nos conceitos de equilibração, assimilação e área de desenvolvimento biológico 
    ERRADO - Na perspectiva construtivista de Piaget, o começo do conhecimento é a ação do sujeito sobre o objeto, ou seja, o conhecimento humano se constrói na interação homem-meio, sujeito-objeto. A adaptação ocorre através da organização, sendo que o organismo discrimina entre estímulos e sensações, selecionando aqueles que irá organizar em alguma forma de estrutura. A adaptação possui dois mecanismos opostos, mas complementares, que garantem o processo de desenvolvimento: a assimilação e a acomodação. Segundo Piaget, o conhecimento é a equilibração/reequilibração entre assimilação e acomodação, ou seja, entre os indivíduos e os objetos do mundo. 
    D) Vygotsky – nos conceitos de área de desenvolvimento real e área de desenvolvimento proximal 
    CORRETO - Lev Vygotsky defendia o convívio em sala de aula de crianças mais adiantadas com aquelas que ainda precisam de apoio para dar seus primeiros passos. Ele propôs a existência de dois níveis de desenvolvimento infantil. O primeiro é chamado de real e engloba as funções mentais que já estão completamente desenvolvidas. Já a distância entre o que já se sabe e o que se pode saber com alguma assistência consiste no segundo nível de desenvolvimento, batizado de proximal. A Zona de Desenvolvimento Proximal é a distância entre o nível de desenvolvimento real, determinado pela capacidade de resolver um problema sem ajuda e o Nível de desenvolvimento potencial determinado através de resolução de um problema sob a orientação de outro. Depois que Vygotsky elaborou o conceito, a integração de crianças em diferentes níveis de desenvolvimento passou a ser encarada como um fator importante no processo de aprendizado, proporcionando trocas positivas numa via de mão dupla. Por um lado, o aluno menos experiente se sente desafiado pelo que sabe mais e, com a sua assistência, consegue realizar tarefas que não conseguiria sozinho. Por outro, o mais experiente desenvolve maior compreensão e aperfeiçoa suas habilidades ao ajudar o colega. 
    Gabarito do Professor: Letra D. 
  • Deve ser porque, geralmente, o Windows já venha instalado no computador. Essa foi a minha interpretação na hora de resolver a questão, apesar de achar que o gabarito deveria mudar.

  • Oi. venho aqui para adicionar mais uma informação no meu comentário:

    • Veja que a parte de cima da questão fala assim -> ´´Acerca do sistema operacional Windows e de redes de computadores, julgue os itens a seguir.``

ID
1996237
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O neuropsicólogo Alexander Luria, especializado em psicologia do desenvolvimento e colaborador de Vygotsky, chama a atenção para o papel de mediador da linguagem no processo de aprendizagem escolar. O autor lembra que uma das maiores fontes de equívocos dessa ordem é a diferença de sentido atribuída às palavras e aos conceitos por professores e alunos. E enfatiza a necessidade de se estabelecer uma estreita relação entre:

Alternativas
Comentários
  • c)

    o saber que o aluno possui e o saber escolar.

  • Gabarito letra C


    Linguagem para Luria (1986, p. 25) é “um complexo sistema de códigos que designa objetos, características, ações ou relações; códigos que possuem a função de codificar e transmitir a informação, introduzi-la em determinados sistemas [...]”. Podemos inferir que cada indivíduo se comunica da forma que se possa fazer entender, dessa maneira, a comunicação deve ter um significado entendido coletivamente, mesmo que as vivências de cada um apresentem sentido individual e diferenciado.

    A segunda função da linguagem, a de pensamento generalizante é determinada pelo fornecimento que a linguagem oferece à criança em relação à organização do real que ela vivencia, convertendo em linguagem interna. A linguagem transforma o pensamento prático em verbal e revoluciona todas as operações intelectuais que passam de primitivas a superiores. E esse é um processo absolutamente humano.

    Em síntese, a primeira função da linguagem é social, a segunda função é individual. Esta função é interior, sua aquisição aciona o nível intrapsicológico, isto é, a organização da própria linguagem.

    Vygotsky e Luria (1996) sinalizam que o estudo da linguagem apresenta uma enorme significação pedagógica, porque esse estudo e esse entendimento podem ajudar a resolver uma série de questões práticas relacionadas ao cotidiano escolar, da criação e da educação das crianças. Dessa maneira, podemos inferir que se a linguagem desempenha um papel decisivo no pensamento, e se por qualquer motivo as duas funções da linguagem não forem apropriadas pela criança podemos comprometer o desempenho social e intelectual de sua fase educacional.

    http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/20322_9131.pdf

     


ID
1996243
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“O conceito de „Educação em Rede‟ envolve um desenho curricular flexível, sintetizado na expressão vigotskiana ensinar/aprender e na postura freiriana de sermos eternos aprendizes. A primeira, porque se refere ao processo no qual nos incluímos como aprendizes num contexto global de relações dialógicas.” (Margarita Gomez). A segunda, porque:

Alternativas

ID
1996252
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Tanto Piaget quanto Vygotsky sugerem, de maneira firme em seus estudos, a intervenção pedagógica desafiadora, seguindo o princípio de que o único bom ensino é o que acompanha o desenvolvimento dos alunos, salientando a importância da confiança mútua e da reciprocidade do pensamento educador/educando. Dessa forma, os dois estudiosos fundamentam o papel insubstituível do educador na construção do conhecimento:

Alternativas
Comentários
  • Os dois autores são interacionistas, defendem que o conhecimento não está nem no sujeito, nem no objeto a ser conhecido e sim na interação entre ambos.

    "A paciência é uma segunda coragem" Kafka


  • defendendo a importância da interação como desencadeadora dos processos de aprendizagem e desenvolvimento.


ID
1996309
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para Vygotsky, as crianças pequenas dão nome a seus desenhos somente após completá-los; elas têm necessidade de vê-los, antes de decidir o que eles são. À medida que as crianças se tornam mais velhas, elas adquirem a capacidade de decidir previamente o que vão desenhar. Esse deslocamento temporal do processo de nomeação significa uma mudança na função da fala. Inicialmente, a fala segue a ação, sendo provocada e dominada pela atividade. Posteriormente, entretanto, quando a fala se desloca para o início da atividade, surge uma nova relação entre palavra e ação. Nesse instante a fala dirige, determina e domina o curso da ação; surge, então:

Alternativas

ID
1996318
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No campo do desenvolvimento da linguagem infantil, existe um estágio que se manifesta no fato de a criança assimilar as estruturas e formas gramaticais antes de assimilar as estruturas e operações lógicas correspondentes a tais formas. A criança assimila a oração subordinada, as formas de linguagem como “porque”, “uma vez que”, “se", “quando”, “ao contrário”, “mas”, muito antes de assimilar as relações causais, temporais, condicionais, de oposições etc. Os estudos de Piaget mostraram claramente que a criança desenvolve a gramática antes de desenvolver a lógica, e só relativamente tarde assimila as operações lógicas que correspondem às estruturas gramaticais que vem usando há muito tempo.” (Vygostky)

Com base no trecho acima, é correto afirmar que a criança:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA A


ID
1999312
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o fragmento abaixo:

Normalmente, quando nos referimos ao desenvolvimento de uma criança, o que buscamos compreender é até onde a criança já chegou, em termos de um percurso que, supomos, será percorrido por ela. Assim, observamos seu desempenho em diferentes tarefas e atividades, como por exemplo: ela já sabe andar? Já sabe amarrar sapatos? Já sabe construir uma torre com cubos de diversos tamanhos? Quando dizemos que a criança já sabe realizar determinada tarefa, referimo-nos à sua capacidade de realizá-la sozinha. Por exemplo, se observamos que a criança já sabe amarrar sapatos, está implícita a ideia de que ela sabe amarrar sapatos, sozinha, sem necessitar de ajuda de outras pessoas.

OLIVEIRA, Martha Kolh de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento; um processo sóciohistórico. São Paulo: Scipione, 1991. Pág. 11

O trecho apresenta uma das categorias de análise usada por Vygotsky ao estudar o desenvolvimento humano, que é:

Alternativas
Comentários
  • Zona de Desenvolvimento Proximal:

    Real = a criança é capaz de fazer por si mesma.

    Proximal = meio termo; a distância do real ao potencial. Ela sabe fazer, mas ainda precisa de um mediador para ajudá-la.

    Potencial = a capacidade de aprender com outro.


ID
2001148
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O processo de construção de conhecimento ocorre quando o agente atua no sentido de alterar suas próprias estruturas cognitivas para acomodar os desequilíbrios e chegar, assim, a uma nova situação de equilíbrio, que será acrescentada às estruturas cognitivas prévias.
O trecho acima apresenta a

Alternativas
Comentários
  • Teoria de Piaget

    A construção do conhecimento ocorre quando acontecem ações físicas ou mentais sobre objetos que, provocando o desequilíbrio, resultam em assimilação ou, acomodação e assimilação dessas ações e, assim, em construção de esquemas ou conhecimento. Em outras palavras, uma vez que a criança não consegue assimilar o estímulo, ela tenta fazer uma acomodação e após, uma assimilação e o equilíbrio é, então, alcançado.

    site:http://penta.ufrgs.br/~marcia/teopiag.htm

  • O conheciemnto está sempre em construção e por isso em equilibrio e desequilíbrio, na tentiva de se acomodar a novas ou diferentes conhecimentos e realidades.

  • Quando falar de equilíbrio e desequilíbrio sempre é Piaget.

  • Quando fala-se de assimilação e acomodação é piaget!


ID
2011582
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o fragmento abaixo:

“Normalmente, quando nos referimos ao desenvolvimento de uma criança, o que buscamos compreender é até onde a criança já chegou, em termos de um percurso que, supomos, será percorrido por ela. Assim, observamos seu desempenho em diferentes tarefas e atividades, como por exemplo: ela já sabe andar? Já sabe amarrar sapatos? Já sabe construir uma torre com cubos de diversos tamanhos? Quando dizemos que a criança já sabe realizar determinada tarefa, referimo-nos à sua capacidade de realizá-la sozinha. Por exemplo, se observamos que a criança já sabe amarrar sapatos, está implícita a ideia de que ela sabe amarrar sapatos, sozinha, sem necessitar de ajuda de outras pessoas.”

OLIVEIRA, Martha Kolh de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento; um processo sóciohistórico. São Paulo: Scipione, 1991. Pág. 11

O trecho apresenta uma das categorias de análise usada por Vygotsky ao estudar o desenvolvimento humano, que é:

Alternativas

ID
2014483
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que diz respeito às bases psicológicas do desenvolvimento, ao analisar as correntes teóricas que interpretam as relações entre aprendizagem e desenvolvimento Vigotski defende o pressuposto de que:

Alternativas
Comentários
  • O ser humano so se desenvolve por meio da interação.

    Vigotski

  • b)

    A aprendizagem promove o desenvolvimento.

  • Aprendizagem ocorre por meio da interção com o meio e com outro de forma mediada.

  • Para Piaget o desenvolvido gera aprendizagem;

    Para Vygotsky a aprendizagem gera o desenvolvimento.


ID
2014495
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Analise o texto abaixo:

Vigotski, pautado na teoria_______________ , defende a ideia de que quando a criança soluciona alguma situação com ajuda pode-se identificar a existência da zona de desenvolvimento proximal.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

Alternativas
Comentários
  • A teoria histórico-cultural tem suas origens nos estudos de Lev Semenovich Vygotsky (1896-1934).

     

    Procurando entender a estagnação em que a psicologia se encontrava no início do século XX, Vygotsky desenvolveu estudos que demonstravam a mediação social no desenvolvimento das funções psicológicas superiores.

     

    Para Oliveira (1997), três são os pilares dessa nova abordagem:

     

    --- > as funções psicológicas têm um suporte biológico, pois são produtos da atividade cerebral;

     

    --- > o funcionamento psicológico fundamenta-se nas relações sociais entre os indivíduos e o mundo exterior, as quais se desenvolvem num processo histórico;

     

    --- > a relação homem/mundo é uma relação mediada por sistemas simbólicos (OLIVEIRA, 1997, p. 23).

     

    Para a teoria Histórico-Cultural a interação entre os sujeitos e o objeto do conhecimento promove o desenvolvimento da criança.

     

    Zona de desenvolvimento proximal (ZDP) é um conceito central na Psicologia sociocultural ou sócio-histórica, formulado originalmente por Vygotsky, na década de 1920.

     

    Na explicitação mais difundida, a ZDP é descrita como a distância entre o nível de desenvolvimento real, determinado pela capacidade de resolver tarefas de forma independente, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado por desempenhos possíveis, com ajuda de adultos ou de colegas mais avançados ou mais experientes.