Martha Kohl, em Castorina, J. A. (2003), refletindo sobre as contribuições de Vygotsky para a educação e o ensino escolar, analisa a intervenção do outro social. De acordo com Vygotsky, pode-se entender essa intervenção como
Martha Kohl, em Castorina, J. A. (2003), refletindo sobre as contribuições de Vygotsky para a educação e o ensino escolar, analisa a intervenção do outro social. De acordo com Vygotsky, pode-se entender essa intervenção como
A zona de desenvolvimento proximal, na concepção de Vigotsky, é, fundamentalmente,
Julgue os itens subsequentes, acerca das bases psicológicas da
aprendizagem.
Para compreender as contribuições do pensamento de Vigotsky para a educação, é necessário que se faça uma breve consideração acerca dos fundamentos filosóficos subjacentes a suas ideias. Vigotsky construiu uma psicologia marxista, buscando as bases dessa teoria para explicar a formação da mente.
Com relação às teorias de desenvolvimento e aprendizagem, julgue os itens seguintes.
A tese de que desenvolvimento psicológico do indivíduo independe do ambiente social é compatível com a perspectiva histórico-cultural desenvolvida por Vigotsky.
Costuma-se definir aprendizagem como mudança de
comportamento. Esse termo não se aplica somente às atividades
escolares, mas é um fenômeno do dia-a-dia que ocorre desde o
início da vida. Uma área específica dentro da psicologia investiga
a aprendizagem e seus processos. Julgue os itens que se seguem,
relativos às teorias da aprendizagem.
Para Vigotsky, a maturação biológica é um fator primordial no desenvolvimento das formas complexas de comportamento humano. Apóia-se na idéia de que a criança contém os estágios de desenvolvimento intelectual esperando o momento adequado para emergir.
Costuma-se definir aprendizagem como mudança de
comportamento. Esse termo não se aplica somente às atividades
escolares, mas é um fenômeno do dia-a-dia que ocorre desde o
início da vida. Uma área específica dentro da psicologia investiga
a aprendizagem e seus processos. Julgue os itens que se seguem,
relativos às teorias da aprendizagem.
Vigotsky identifica dois níveis de desenvolvimento: um que se refere às conquistas já efetivadas, nível de desenvolvimento real; e outro, de desenvolvimento potencial, que se relaciona às capacidades a serem construídas. Entre esses dois níveis, se localiza a zona de desenvolvimento proximal.
A questão da relação entre os processos de desenvolvimento e de aprendizagem é central no pensamento de Vygotsky. Sua posição é essencialmente genética: procura compreender a gênese. Isto é, a origem e o desenvolvimento dos processos psicológicos. Sua abordagem genética desdobra- se nos ní vei s f i logenét i co, sociogenético, ontogenético, e microgenético, os quais interagem na construção dos processos psicológicos. Sua preocupação com o desenvolvimento é constante (...) marcando claramente sua abordagem sobre os fenômenos psicológicos (Castorina, 2005 ). Para o pedagogo empresarial, tais conhecimentos são de fundamental importância por que:
Com Vigotski, compreendemos que a criança quando imita, apreende a atividade do outro e realiza a aprendizagem. Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) O conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal se refere à diferença entre o desenvolvimento atual da criança e aquilo que ela consegue fazer com o auxílio de outras pessoas.
( ) A presença e ajuda do outro permite que a criança faça mais do que conseguiria fazer sozinha, atingindo novos níveis de desenvolvimento.
( ) O aprendizado da convivência não é potencializado nos espaços de Educação Infantil.
( ) A interação das crianças entre si e com os adultos no cotidiano infantil é de suma importância.
( ) O desenvolvimento humano se dá por meio das interações estabelecidas com outros seres humanos, em ambientes físicos e sociais culturalmente estruturados.
( ) A partir da interação, as crianças descobrirão formas socialmente construídas de estar juntas, comunicar-se, elaborarem regras coletivas.
A sequência está correta em:
Diversas correntes de pensamento acerca da natureza da
aprendizagem se desenvolveram, instituindo paradigmas
educacionais, como é o caso do empirismo, do inatismo, da
psicologia cognitiva, do construtivismo, do sociointeracionismo,
do associacionismo, entre outras. Considerando as diferentes
concepções de aprendizagem, julgue os próximos itens.
De acordo com a teoria desenvolvida por Vigotsky, a inteligência é, antes de tudo, adaptação, que consiste no equilíbrio entre o organismo e o meio ambiente, resultado de uma interação entre assimilação e acomodação, os motores da aprendizagem. Quando assimilação e acomodação equilibram- se, ocorre a adaptação intelectual.
Diversas correntes de pensamento acerca da natureza da
aprendizagem se desenvolveram, instituindo paradigmas
educacionais, como é o caso do empirismo, do inatismo, da
psicologia cognitiva, do construtivismo, do sociointeracionismo,
do associacionismo, entre outras. Considerando as diferentes
concepções de aprendizagem, julgue os próximos itens.
Para Piaget, os processos mentais elementares, resultantes do capital genético da espécie, da maturação biológica e da experiência da criança com seu ambiente físico, correspondem ao estágio de inteligência sensoriomotora de Vigotsky.
No processo de permanente reconstrução da educação escolar, as visões construtivistas e sócio-interacionista têm avançado nas práticas em sala de aula. Vygotsky, um dos autores que tem sido bastante estudado e trabalhado para a construção de uma nova realidade, trouxe o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, que constitui:
Pura Lucia Oliver Martins, citando Ives de La Taille, afirma que as pesquisas de Vygostsky indicam a motivação, inclinações, necessidades, interesses, impulsos, afeto e emoção como alicerces da cognição.
Assim, pode-se afirmar que assume uma posição central na formação da pessoa e no seu desenvolvimento cognitivo a dimensão:
Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens que se seguem.
Segundo Vigotsky, o aprendizado é o responsável por formar a zona de desenvolvimento proximal, pois quando a criança interage com outras pessoas, ela é capaz de colocar em movimento vários processos possíveis de ocorrer.
A sala de aula é um espaço privilegiado de negociações e de produção de novos sentidos e significados a respeito, principalmente, dos diferentes conceitos escolares. Isso acontece em uma rede interativa complexa. Para Vygotsky, educar é nutrir possibilidades relacionais. Nessa perspectiva, compete ao professor
Para Vygotsky, “é muito mais importante ensinar a criança a pensar do que comunicar a ela determinados conhecimentos”. Na escola, a criança deveria aprender a transformar uma capacidade “em si” em uma capacidade “para si”, cabendo ao professor criar as condições para que os processos cognitivos se desenvolvam, “mas sem implantá-los diretamente na criança”. Diante do exposto, é correto afirmar que
A teoria desenvolvida por Vygotsky é aquela em que, no mínimo, duas pessoas estão envolvidas ativamente, trocando experiência e ideias, gerando novas experiências e conhecimento. Em sua teoria, Vygotsky propõe que o desenvolvimento cognitivo se dá pormeio da interação:
A teoria de Vigotski deixou importantes contribuições para a educação escolar como os estudos sobre o ensino desenvolvimental. Para Davidov (1988), “um dos problemas centrais da psicologia do desenvolvimento e da educação é descobrir conexões entre o desenvolvimento da psique das crianças e sua educação e formação”.
O estudo dessas conexões é necessário para se compreender a(o):
I- vínculo entre o desenvolvimento psicológico e os sistemas educativos.
II- eficácia em relação ao desenvolvimento motricional dos alunos em formação.
III- influência psicossocial da educação e do ensino na formação das pessoas.
IV- relação linear entre a educação formal e informal materializada na vivência humana.
V- dependência interna que o desenvolvimento da psique exerce em relação a um determinado sistema de educação.
VI- construção do conhecimento como uma relação dialética entre a atividade cognitiva e o meio cultural.
Estão corretas apenas as afirmativas
Em relação às obras e contribuições de Jean Piaget e Lev Vigotski, assinale a alternativa correta.
Embora haja diferenças marcantes nas teorias de aprendizagem de Piaget e Vygotsky, há também aspectos a respeito dos quais o pensamento desses dois autores é bastante semelhante, tais como:
I. ambos são interacionistas: postulam a importância da relação entre indivíduo e ambiente na construção dos processos psicológicos.
II. nas duas abordagens, o indivíduo é ativo em seu próprio processo de desenvolvimento: nem está sujeito apenas a mecanismos de maturação, nem submetido passivamente a imposições do ambiente.
III. os dois autores partem do princípio de que o comportamento do indivíduo deve ser modelado pelo paradigma de estímulo e resposta.
IV. um e outro consideram que o aparecimento da capacidade de representação simbólica, evidenciado particularmente pela aquisição da linguagem, marca um salto qualitativo no processo de desenvolvimento humano.
Está correto o que se afirma APENAS em
A teoria de aprendizagem de Jerome Bruner, tanto quanto a de Piaget e Vygotsky, é reconhecida como cognitivista. Bruner salienta que a mais adequada organização curricular seria a de “currículo em espiral”. Isso significa um currículo que:
Uma das diferenças conceituais entre as teorias de Piaget e Vygotsky é que para o segundo, o desenvolvimento cognitivo:
Em relação à formação dos conceitos, segundo Vygotsky, assinale a alternativa correta.
Há três fases básicas na trajetória da formação de conceitos, segundo Vygotsky e nesse sentido, assinale a alternativa INCORRETA.
A psicologia histórico-cultural faz parte dos pressupostos teóricos que fundamentam o Currículo em Movimento da Educação Básica do Distrito Federal. Em relação à psicologia histórico-cultural, é correto afirmar que a aprendizagem
Com relação às características da Teoria de Vygotsky, analise as afirmativas a seguir.
“As teorias de aprendizagem buscam reconhecer a dinâmica envolvida nos atos de ensinar e aprender, partindo do reconhecimento da evolução cognitiva do homem, tentando explicar a relação entre o conhecimento pré-existente e o novo conhecimento.” Considerando essa afirmação, relacione as teorias citadas às suas características.
1. Teoria epistemologia genética de Piaget.
2. Teoria construtivista de Bruner.
3. Teoria sociocultural de Vygotsky.
4. Teoria do aprendizado experimental de C. Rogers.
5. Teoria das inteligências múltiplas de Gardner.
( ) O ponto central desta teoria é a estrutura cognitiva do sujeito. As estruturas cognitivas mudam através dos processos de adaptação: assimilação e acomodação.
( ) O interesse e a motivação são essenciais para o aprendizado bem sucedido. Enfatiza a importância do aspecto interacional do aprendizado. O professor e o aluno aparecem como os corresponsáveis pela aprendizagem.
( ) O desenvolvimento cognitivo é limitado a um determinado potencial para cada intervalo de idade (ZPD); o indivíduo deve estar inserido em um grupo social e aprende o que seu grupo produz; e, o conhecimento surge primeiro no grupo, para só depois ser interiorizado. A aprendizagem ocorre no relacionamento do aluno com o professor e com outros alunos.
( ) O aprendizado é um processo ativo, baseado em seus conhecimentos prévios e os que estão sendo estudados. O aprendiz filtra e transforma a nova informação, infere hipóteses e toma decisões. O aprendiz é participante ativo no processo de aquisição de conhecimento. A instrução está relacionada a contextos e experiências pessoais.
( ) No processo de ensino, deve-se procurar identificar as inteligências mais marcantes em cada aprendiz e tentar explorá-las para atingir o objetivo final, que é o aprendizado de determinado conteúdo.
A sequência está correta em
“Partindo do reconhecimento de que o homem não pode ser apreendido como objeto ou produto, já que ao mesmo tempo, é sujeito e produtor das relações sociais, Vygotsky marcou uma etapa diferenciada no estudo da determinação sócio-histórica do psiquismo.” Considerando a afirmativa e a teoria de Vygotsky, analise.
I. Define que as origens das formas superiores de comportamento consciente deveriam ser encontradas nas relações sociais que o indivíduo estabelece com o mundo exterior.
II. Considera que os processos psicológicos humanos se realizavam inicialmente no social enquanto processos intrapessoais ou intrapsicológicos.
III. Define as concepções que consideram que o comportamento social deriva-se do individual.
IV. Afirma que o indivíduo sofre influências sociais de forma passiva e que se fundamentam em um conceito de “ambiente” no sentido estrito de um conjunto de circunstâncias ou contingências que, de acordo com suas características, podem ou não fornecer elementos que facilitem o desenvolvimento.
Estão corretas as afirmativas
– “Os trabalhos de Vygotsky constituem uma rica fonte de ideias para reconciliar o estudo das experiências culturais com o desenvolvimento cognitivo.” (COLE apud FREITAS. O pensamento de Vygotsky e Bakhtin no Brasil, 1984).
Nesse sentido, podemos pensar numa inequívoca aproximação entre os pensamentos de Vygostsky e Bakhtin, em relação à prática pedagógica, na medida em que:
Sobre a construção do conhecimento, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Segundo a teoria piagetiana, no processo de formação dos conceitos científicos, as formas culturais internalizam-se durante o desenvolvimento dos indivíduos e é o material simbólico que possibilita sua relação com os objetos do conhecimento.
( ) Pode-se afirmar que tanto Vygotsky quanto Piaget, em suas teorias, deram destaque à atividade do sujeito na aquisição do conhecimento e ao qualitativo das mudanças no desenvolvimento.
( ) Analisando o processo de desenvolvimento da escrita na criança, Vygotsky assevera que a mecânica de ler o escrito, estimulada nas escolas, conduz necessariamente ao domínio da linguagem escrita.
( ) É correto afirmar que as ideias de Piaget sobre o desenvolvimento da criança centraram-se tão somente na teoria da equilibração das estruturas cognoscitivas, desconsiderando os fatores sociais que incidem no desenvolvimento e que surgem mais tardiamente na obra de Vygotsky.
Propor às crianças a brincadeira do faz-de-conta, como fala Lev Vygotsky, e/ou o jogo simbólico, como descreve Jean Piaget, como condição para o desenvolvimento infantil, requer uma forma de organização dos ambientes de aprendizagem que, na perspectiva do sistema de ensino, é orientada pelo(a)
No conceito de cultura estão implicados os significados que o homem produz a partir das relações que ele estabelece na sua vida em sociedade. Vygotsky fala da atividade humana como um ato criador. E a criação se torna possível principalmente porque o homem é um ser de linguagem, e a linguagem é fundamental na constituição da consciência e do próprio homem. Através da linguagem, o homem constitui-se como ser humano, participante da cultura na qual está inserido. Então, se a cultura está ligada à possibilidade da criação do homem e de sua capacidade de significar o mundo a partir da linguagem, pode-se afirmar que os seres humanos são os únicos seres
Para se idealizar métodos eficazes de instrução das crianças em idade escolar no conhecimento sistemático, é necessário compreender o desenvolvimento dos conhecimentos científicos no espírito da criança. Vygotsky foi um dos estudiosos deste tema, desenvolvendo alguns estudos experimentais para observar a dinâmica do processo de formação de conceitos. Para Vygotsky, o desenvolvimento de um conceito científico geralmente começa com sua definição verbal e com sua aplicação em operações não espontâneas. Desse modo, é correto afirmar que o desenvolvimento dos conceitos espontâneos da criança
A linguagem permite designar, qualificar e estabelecer relações entre objetos e ações. O surgimento da linguagem imprimiu mudanças essenciais nos processos psíquicos do homem. É justamente o poder da linguagem que diferencia os homens dos demais animais. A linguagem dos animais não designa coisas, não distingue ações e nem qualidades. Considerando os pensamentos de Vygotsky, assinale a alternativa incorreta.
Sobre os brinquedos e suas normas de utilização, leia o trecho abaixo.
Não se pode classificar o brinquedo como uma atividade prazerosa para a criança, mas sim uma atividade que preenche suas necessidades, pois, segundo Vygotsky, ela é uma forte motivadora da ação. Para que os brinquedos atendam as reais necessidades dos sujeitos envolvidos na ação lúdica, é necessário que alguns fatores estejam presentes. Deste modo, assinale a alternativa que não apresenta esses fatores
“De acordo com Vygotsky, todas as atividades cognitivas básicas do indivíduo ocorrem de acordo com sua história social e acabam se constituindo no produto do desenvolvimento histórico-social de sua comunidade.” (Luria, 1976). “Neste processo de desenvolvimento cognitivo, a linguagem tem papel crucial na determinação de como a criança vai aprender a pensar, uma vez que formas avançadas de pensamento são transmitidas à criança através de palavras.” (Murray Thomas, 1993). A linguagem é um meio de comunicação, podendo ser ou não verbal. Desse modo, é correto afirmar que, segundo Vygotsky, a linguagem
Na concepção sociocultural de desenvolvimento, a criança não deveria ser considerada isolada de seu contexto sociocultural. Seus vínculos com os outros fazem parte de sua própria natureza. A noção de zona de desenvolvimento proximal ilustra, precisamente, esta concepção. Esta zona é definida como a diferença entre os desempenhos da criança por si própria e os desempenhos da mesma criança trabalhando em colaboração e com a assistência de um adulto. Com base neste conceito, é incorreto afirmar que
O jogo é importante para o desenvolvimento infantil. Para Piaget, por meio do jogo, a criança, principalmente nos períodos sensório-motor e pré-operatório, pode construir importantes conhecimentos sobre os objetos e suas qualidades, construir noções de espaço, tempo e casualidade. Para Vygotsky, diferente de Piaget, o jogo não é aproveitado pela criança em sua zona de desenvolvimento real, mas sim na proximal. Com base nisto, as atividades de jogos na educação infantil devem ter por objetivo
I. usar o jogo apenas como estratégia didática do ensino da Matemática e da Língua Portuguesa. Na escola, as brincadeiras não devem ter um fim em si mesmo.
II. a competição e a diversão. Ao competir, sobretudo nos jogos com regras, as crianças usam estratégias para vencer, mas quando perdem vem a frustração, ensinando-as a viver.
III. proporcionar prazer e divertimento para as crianças das instituições de educação infantil, sem a preocupação com a aprendizagem escolar propriamente dita.
IV. as funções em via de maturação e não as funções maduras.
É correto o que está contido em
Falar em processo de aprendizagem para Vigotski significa falar também em desenvolvimento da cultura. Para o referido autor: “No desenvolvimento cultural da criança cada função aparece em cena duas vezes, em dois planos, primeiro o social, depois o psicológico, primeiro entre pessoas como uma categoria interpsicológica, depois no interior da criança como uma categoria intrapsicológica”
Vigotski denominou a ideia descrita acima como:
De acordo com Vygotsky, na obra A Formação Social da Mente, o estado de desenvolvimento mental de uma criança só pode ser determinado se forem revelados os seus dois níveis: o nível de desenvolvimento real e a zona de desenvolvimento proximal. Nesse sentido, o autor considera nível de desenvolvimento real quando a criança
De acordo com Vygotsky, na obra A Formação Social da Mente, a tendência de uma criança muito pequena, com menos de três anos, é satisfazer seus desejos imediatamente. Suponhamos que ela queira, por exemplo, ocupar o papel de sua mãe; se não puder tê-lo, poderá ficar muito mal-humorada; no entanto, poderá ser distraída e acalmada de forma a esquecer seu desejo. Nesse sentido, uma criança na idade pré-escolar, com mais de quatro anos, quando surgem desejos (ocupar o papel de sua mãe) que não podem ser imediatamente satisfeitos ou esquecidos,
Para Lev Vygotsky, com sua teoria sócio-interacionista, o desenvolvimento humano é impulsionado pela linguagem, sofrendo as influências do meio. Nesse sentido:
1. Enquanto Piaget defende que a estruturação do organismo precede o desenvolvimento, Vygotsky afirma que o próprio processo de aprender gera e promove o desenvolvimento das estruturas mentais superiores.
2. O conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) constitui o ponto central para Vygotsky, correspondendo à distância existente entre o que o sujeito já sabe e aquilo que ele tem potencialidade de aprender.
3. Vygotsky sugere que se avalie o que o sujeito é capaz de fazer sozinho e o potencial que é aquilo que ele consegue fazer com a ajuda de outro sujeito.
Está(ão) correta(s)
Considerando a teoria de Vygotsky, é correto afirmar que:
Segundo Jean Piaget (1970), Lev Semenovich Vygostky (2010) e Emilia Ferreiro (2004), a prática de montar os agrupamentos produtivos é muito significativa, pois a sala de aula é composta:
Vygotsky traz grande contribuição para a avaliação da aprendizagem. Para ele, todas as crianças têm possibilidades intrínsecas de progresso intelectual e, assim, na perspectiva da avaliação para promover a aprendizagem, deve-se procurar analisar
As opções a seguir indicam aspectos do conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, de Lev Vygostsky, à exceção de uma. Assinale-a.
Para L. Vigotsky (1940), a aprendizagem da linguagem advém da:
Em uma prática educacional considerada vigotskyana, o foco do professor está em:
“A análise pedagógica não é uma psicotécnica da questão escolar. O trabalho escolar da criança não é um artesanato análogo a uma atividade profissional de adultos. Descobrir os processos de desenvolvimento que realmente se realizam e estão por trás da aprendizagem significa abrir portas à análise pedagógica científica. Toda pesquisa reflete algum campo determinado da atividade.”
(VIGOTSKY, L.S. Psicologia e pedagogia. São Paulo: Martins Fontes, 2004, p.486)
Sobre desenvolvimento mental e o processo de aprendizagem, dentro da perspectiva de Vigotsky, pode-se dizer:
Analise o texto abaixo.
De acordo com Vigotski ............ provê os psicólogos e educadores de um instrumento por meio do qual é possível entender o curso interno do desenvolvimento.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
Vygotsky introduziu os conceitos de zona de desenvolvimento proximal e zona de desenvolvimento real, que têm relação direta com o processo educativo. A zona de desenvolvimento proximal se caracteriza:
Henry Wallon foi considerado o Psicólogo da Criança no Século XX, referência que se deve aos seus trabalhos acerca da criança e do seu desenvolvimento a partir de um olhar crítico. Com relação a Wallon, analise as afirmativas abaixo.
I. Foi um cientista engajado nas lutas do seu tempo, participou da resistência francesa e contribuiu com a educação através do Plano LANGEVIN-WALLON.
II. Fundamentou sua teoria no Materialismo Histórico-Dialético.
III. Trabalhou intensamente com Lev. S. Vygotsky no desenvolvimento de uma Psicologia Introspectiva.
IV. Trabalhou os conceitos de personalidade, emoção, movimento, socius em sua teoria.
V. Descreveu os estágios anal-retentivo, impulsivo-emocional, pensamento socializado e estágio fálico.
Assinale a alternativa CORRETA.
A Zona de Desenvolvimento Proximal é a distância entre o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto. Este conceito é de
Quanto ao desenvolvimento das funções cognitvas, julgue o item subsequente.
Na abordagem de Vygotsky, como em Piaget, as curvas do aprendizado coincidem com as do desenvolvimento, o que corresponde ao conceito de zona de desenvolvimento proximal (ZDP).
Podemos dizer sobre a teoria da aprendizagem sócio-cognitivista de (VIGOTSKY,1987/1989):
i. Seus pressupostos partem da ideia de homem enquanto corpo e mente, enquanto ser biológico e social e enquanto participante de um processo histórico-cultural.
ii. A linguagem humana é construída ao longo da história social do homem, em sua relação com o mundo. Ou seja, a linguagem, como função psicológica superior refere-se a processos voluntários, ações conscientes, mecanismos intencionais e depende de processos de aprendizagem.
iii. Ao nascer, as situações vividas vão permitindo, no universo da vida humana, interações sociais com parceiros mais experientes – adultos ou companheiros de mesma idade - que orientam o desenvolvimento do pensamento e o próprio comportamento da criança. Nesse processo de intermediação no qual a linguagem, principal instrumento simbólico de representação da realidade, desempenha papel fundamental, postula-se a transformação das funções psicológicas elementares em superiores.
O Conselho de Escola da EMEF Alberto Santiago reuniu--se a fim de estabelecer critérios para a montagem das turmas/classes daquela unidade de ensino. Durante os trabalhos, um dos pais sugeriu o abecedário para classificar os alunos: nas turmas A seriam colocados os que, no ano anterior, tiveram as melhores notas; nas B, os com desempenho mediano; nas C, aqueles com “dificuldades de aprendizagem”. Completando essa ideia, outro pai sugeriu salas apenas de meninos e salas exclusivamente de meninas. Essas sugestões geraram um acirrado debate entre os presentes, havendo quem aprovasse as duas propostas, quem fosse a favor de apenas uma e, ainda, quem desaprovasse ambas.
Sabendo que as alternativas a seguir exibem os principais argumentos apresentados pelos presentes na defesa de seus pontos de vista, assinale a que está corretamente fundamentada.
O conceito de “zona de desenvolvimento proximal”, elaborado por Lev Vygotsky, refere-se à distância entre
Conforme Barbosa, o ___________ representado pelas ideias de H. Wallon e de Vygostky afirma que o conhecimento é construído socialmente, a partir das possibilidades de interações entre os sujeitos e o ambiente físico e social onde estão inseridos.
A alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima é:
As concepções teóricas acerca do desenvolvimento do aluno têm trazido grandes contribuições na forma como o professor entende e media os processos de construção do conhecimento dos seus alunos. O trecho a seguir, representa uma dessas concepções:
“A zona de desenvolvimento proximal é a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes.”
Essa definição é elaborada e defendida pelo teórico:
Leia as afirmativas a seguir, extraídas do livro “Piaget, Vygostky e Wallon: teorias psicogenéticas em discussão"
(LA TAILLE, Y.; DANTAS, H.; OLIVEIRA, M. K.,1992).
I. “A linguagem humana, sistema simbólico fundamental na mediação entre sujeito e objeto de conhecimento, tem
duas funções básicas: a de intercâmbio social e a de pensamento generalizante."
II. “Vê-se portanto que não se trata de traçar uma fronteira entre o social e o não social, mas sim de, a partir de uma
característica importante das relações possíveis entre pessoas de nível operatório - que representa o grau mínimo
de socialização do pensamento -, comparar graus anteriores de socialização."
III. “No antagonismo entre motor e mental, ao longo do processo de fortalecimento deste último, por ocasião da
aquisição crescente do domínio dos signos culturais, a motricidade em sua dimensão cinética tende a se reduzir, a
se virtualizar em ato mental."
Assinale a alternativa que apresenta, na ordem correta, os teóricos a que cada uma das afirmativas faz referência.
Marque C certo ou E errado, na questão abaixo.
Jean Piaget e Lev Vygotsky são os dois grandes representantes das correntes construtivista e
socioconstrutivista que mais influenciaram a educação nas últimas décadas.
A concepção de criança é uma noção historicamente construída e conseqüentemente vem mudando ao longo dos tempos, não se apresentando de forma homogênea nem mesmo no interior de uma mesma sociedade e época. A respeito disso, marque a opção FALSA.
A capacidade de promoção de avanços no desenvolvimento do aluno a partir daquilo que potencialmente ele poderá vir a saber é uma proposição de
A partir dos escritos de Vygotsky, é possível afirmar que o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal é de extrema importância para um ensino efetivo porque, conhecendo-se o que as crianças são capazes de realizar com ou sem ajuda, torna-se possível
A avaliação assistida:
I. é um diagnóstico que faz com que o psicopedagogo participe
ativamente do processo;
II. é uma combinação de avaliar e intervir;
III. está fundamentada na teoria de Vygotsky, que aborda a
aprendizagem mediada e a zona de desenvolvimento
temporal;
Estão corretos os itens:
De acordo com La Taille et al. (1992), quando Vygotsky menciona em seus estudos as funções psicológicas superiores, principal objeto de seu interesse, refere-se a processos
A produção teórica de Vygotsky e de seus colaboradores tem subsidiado as teorias críticas na educação brasileira, em especial, no que diz respeito à concepção de conhecimento. Nessa perspectiva, o conhecimento resulta da relação dos homens entre si e com
As teorias de Piaget e Vigotsky, embora possuam diferenças, contribuíram para fundamentar concepções de aprendizagem que entendem o conhecimento como algo que
Um dos pilares do pensamento de Vygotsky é
Alguns pensadores e educadores importantes do século 20
têm forte influência na consolidação das atividades
educacionais no âmbito formal e não-formal, em particular
nos museus de ciência.
Com relação às concepções educacionais de importantes
pensadores e educadores do século XX, que influenciaram
atividades educacionais no âmbito formal e não-formal,
analise as afirmativas a seguir.
I. Paulo Freire, ao analisar o comportamento das crianças,
propôs a existência de quatro estágios de
desenvolvimento cognitivo no ser humano: Sensório-motor,
Pré-operacional (Pré-Operatório), Operatório
concreto e Operatório formal. O desenvolvimento se dá
através do equilíbrio entre a assimilação e a
acomodação, resultando em adaptação.
II. A teoria de Lev Vigotski postula a origem
predominantemente sócio-histórica na estrutura cognitiva
do ser humano: o desenvolvimento intelectual das
crianças ocorre em função das interações sociais e
condições de vida.
III. A pedagogia de Jean Piaget tem como um de seus
pilares básicos a inserção do educando como sujeito da
ação educativa e não como mero objeto passivo desta.
Um elemento essencial e norteador das relações
educador-educando é o “diálogo" e seu objetivo maior é
a “conscientização".
Assinale:
A Zona de Desenvolvimento Proximal foi proposta pela primeira vez por:
De acordo com a Proposta Pedagógica Curricular para Educação Infantil 2013 – Município de Pinhais, a teoria de Vygotsky entende que
São contribuições da teoria de Vygotsky, EXCETO:
Acerca das teorias psicológicas que fundamentam a aprendizagem humana, julgue o item a seguir.
Os estudos de Lev Vigotski acerca do pensamento e da
linguagem humana corroboram teses anteriores sobre a
importância da imutabilidade do significado das palavras para
o desenvolvimento do pensamento na criança.
Acerca das teorias psicológicas que fundamentam a aprendizagem humana, julgue o item a seguir.
De acordo com Vigotski, memória lógica e atenção arbitrária
são funções superiores dominadas pela criança na idade
escolar.
De acordo com Vigotski, a Zona de Desenvolvimento Proximal resulta em:
Acerca da relação entre desenvolvimento e aprendizagem, é verdadeiro dizer sobre o pensamento de Lev Vygotsky que:
Assinale a alternativa que representa o pensamento de Vygotsky (1896-1934) sobre o processo educativo.
Os teóricos Piaget, Vygotsky e Wallon estudaram o desenvolvimento das funções psicológicas à luz da gênese e da evolução dessas funções. Tal abordagem é comumente conhecida como:
Quais são os três temas sobrepostos que unificam a ampla teoria de Vygotsky, segundo Lefrançois (2009)?
No campo do desenvolvimento da linguagem infantil, existe um estágio que se manifesta no fato de a criança assimilar as estruturas e formas gramaticais antes de assimilar as estruturas e operações lógicas correspondentes a tais formas. A criança assimila a oração subordinada, as formas de linguagem como “porque”, “uma vez que”, “se", “quando”, “ao contrário”, “mas”, muito antes de assimilar as relações causais, temporais, condicionais, de oposições etc. Os estudos de Piaget mostraram claramente que a criança desenvolve a gramática antes de desenvolver a lógica, e só relativamente tarde assimila as operações lógicas que correspondem às estruturas gramaticais que vem usando há muito tempo.” (Vygostky)
Com base no trecho acima, é correto afirmar que a criança:
Leia o fragmento abaixo:
Normalmente, quando nos referimos ao desenvolvimento de uma criança, o que buscamos compreender é até onde a criança já chegou, em termos de um percurso que, supomos, será percorrido por ela. Assim, observamos seu desempenho em diferentes tarefas e atividades, como por exemplo: ela já sabe andar? Já sabe amarrar sapatos? Já sabe construir uma torre com cubos de diversos tamanhos? Quando dizemos que a criança já sabe realizar determinada tarefa, referimo-nos à sua capacidade de realizá-la sozinha. Por exemplo, se observamos que a criança já sabe amarrar sapatos, está implícita a ideia de que ela sabe amarrar sapatos, sozinha, sem necessitar de ajuda de outras pessoas.
OLIVEIRA, Martha Kolh de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento; um processo sóciohistórico. São Paulo: Scipione, 1991. Pág. 11
O trecho apresenta uma das categorias de análise usada por Vygotsky ao estudar o desenvolvimento humano, que é:
Leia o fragmento abaixo:
“Normalmente, quando nos referimos ao desenvolvimento de uma criança, o que buscamos compreender é até onde a criança já chegou, em termos de um percurso que, supomos, será percorrido por ela. Assim, observamos seu desempenho em diferentes tarefas e atividades, como por exemplo: ela já sabe andar? Já sabe amarrar sapatos? Já sabe construir uma torre com cubos de diversos tamanhos? Quando dizemos que a criança já sabe realizar determinada tarefa, referimo-nos à sua capacidade de realizá-la sozinha. Por exemplo, se observamos que a criança já sabe amarrar sapatos, está implícita a ideia de que ela sabe amarrar sapatos, sozinha, sem necessitar de ajuda de outras pessoas.”
OLIVEIRA, Martha Kolh de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento; um processo sóciohistórico. São Paulo: Scipione, 1991. Pág. 11
O trecho apresenta uma das categorias de análise usada por Vygotsky ao estudar o desenvolvimento humano, que é:
No que diz respeito às bases psicológicas do desenvolvimento, ao analisar as correntes teóricas que interpretam as relações entre aprendizagem e desenvolvimento Vigotski defende o pressuposto de que:
Analise o texto abaixo:
Vigotski, pautado na teoria_______________ , defende a ideia de que quando a criança soluciona alguma situação com ajuda pode-se identificar a existência da zona de desenvolvimento proximal.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.