SóProvas



Prova CESPE - 2013 - SEGER-ES - Analista Executivo - Administração


ID
922498
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGER-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Robert Katz estabelece quais são as habilidades adequadas a cada nível gerencial das organizações e determina a correlação entre esses diferentes níveis de gerência. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Como o gerente intermediário (nível tático) faz o elo de ligação entre o nível estratégico e o nível operacional, ele deve tar habilidades conceituais e humanas, além de técnicas, ou seja, saber transitar entre as habilidades de todos os níveis.
  • Segundo Katz, existem três tipos de habilidades que o administrador deve possuir para trabalhar com sucesso:
    habilidade técnica, habilidade humana e habilidade conceitual.
    Habilidade é o processo de visualizar, compreender eestruturar as partes e o todo dos assuntos administrativos das empresas, consolidando resultados otimizados pela atuação de todos os recursos disponíveis. Definição das três habilidades do administrador segundo Katz:
    - habilidade técnica: (Supervisão)
    consiste em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para
    realização de tarefas específicas por meio da experiência profissional;
    -habilidade humana:(Gerência)
    consiste na capacitação e discernimento para trabalhar com pessoas, comunicar,
    compreender suas atitudes e motivações e desenvolver uma liderança eficaz;
    -habilidade conceitual:(Alta direção)
    consiste na capacidade para lidar com idéias e conceitos abstratos. Essa habilidade
    permite que a pessoa faça abstrações e desenvolva filosofias e princípios gerais de ação.

    A adequada combinação dessas habilidades varia à medida que um indivíduo sobe na escala hierárquica,
    de posições de supervisão a posição de alta direção.

    Fonte. http://www.cefetsp.br/edu/natanael/Apostila_ADM_parte1.pdf
  • Habilidades Gerenciais:

    1) Conceituais: teorias e princípios. Quanto mais sobre na estrutura, mais se faz necessária. Exemplo: estabelecimento do planejamento
    2) Técnicas: Habilidade de "colocar a mão na massa". Quando mais desce na estrutura, mais necessária.

    3)Humanas: Sempre necessária. Habilidade de motivar, influenciar, persuadir e convencer.
  • HABILIDADES CONCEITUAIS: LIGADA DIRETAMENTE AO NÍVEL ESTRATÉGICO, ESSA HABILIDADE TEM POR OBJETIVO ANALISAR E INTERPRETAR SITUAÇÕES ABSTRATAS E COMPLEXAS, E PERMITE COMPREENDER COMO AS PARTES INFLUENCIAM NO TODO. CONHECIMENTO DE CONCEITOS, TEORIAS E TÉCNICAS.


    HABILIDADES HUMANAS: LIGADA DIRETAMENTE AO NÍVEL TÁTICO, ESSA HABILIDADE TEM POR OBJETIVO O ATO DE SE RELACIONAR E SE COMUNICAR COM OUTRAS PESSOAS E GRUPOS, ENTENDENDO-AS, MOTIVANDO-AS E LIDERANDO-AS. RECURSOS HUMANOS.


    HABILIDADES TÉCNICAS: LIGADA DIRETAMENTE AO NÍVEL OPERACIONAL, ESSA HABILIDADE ESTÁ LIGADO AO USO DE FERRAMENTAS, PROCEDIMENTOS, TÉCNICAS E CONHECIMENTOS ESPECIALIZADOS À ÁREA DE ATUAÇÃO.

     

     

    VAMOS AOS ITENS...

     

    A - ERRADO - De acordo com Katz, na gerência intermediária, as habilidades técnicas e humanas devem ser enfatizadas. NA GERÊNCIA INTERMEDIÁRIA TEMOS O NÍVEL TÁTICO COM HABILIDADES HUMANAS. LEMBRANDO QUE NÃO EXISTE UMA PREDOMINÂNCIA, E SIM UM EQUILÍBRIO DE FORMA HÍBRIDA E HOMOGÊNEA.

     

     

    B - ERRADO - As habilidades conceituais são imprescindíveis na supervisão de primeira linha, justamente porque tratam da compreensão básica de conceitos. OS CONCEITOS POSSUEM CARÁTER ABSTRATO E COMPLEXO.

     

     

    C - ERRADO - A alta administração das organizações devem ter habilidades técnicas de níveis elevados. Essas habilidades têm papel determinante na administração superior. A ALTA ADMINISTRAÇÃO POSSUI HABILIDADES CONCEITUAIS.

     

    D - ERRADO - Os cargos de níveis hierárquicos mais elevados prescindem de habilidades humanas para o exercício de suas atividades. IMPRESCINDEM. EMBORA SEJA O SEGUNDO MAIS PREDOMINANTE, A ALTA CÚPULA DEVE TER HABILIDADES HUMANAS.

     

     

    E - CORRETO - A gerência intermediária pressupõe equilíbrio entre as habilidades conceituais, humanas e técnicas. VIDE "A".

     

     

     

     

    GABARITO ''E''

  • poxa... fiquei bastante em dúvida entre a alternativa B e E, e acabei marcando a alternativa B.

    O erro seria por ter conhecimento complexo de conceitos ao invés de básico? sacanagem, cespe é demais!!!

  • Coloquei essa questãozinha múltipla escolha, apesar de não ser o mais comum no CESPE, para que possamos exercitar os conceitos das habilidades gerenciais de Katz. Dá uma olhada:

    a) Na gerência intermediária, deve haver um equilíbrio entre as 3 (três) habilidades gerenciais. ERRADA

    b) A supervisão de primeira linha retrata o nível operacional, onde as habilidades conceituais possuem menor necessidade. ERRADA

    c) A alta administração necessita ter níveis elevados de habilidade conceituais, e não técnicas (sua menor proporção). ERRADA

    d) Prescindem é equivalente a “não precisam”. Os cargos mais elevados precisam sim de habilidades humanas. Aliás, todos os níveis organizacionais necessitam dessas habilidades em iguais proporções. ERRADA

    e) Exatamente. No nível tático há um equilíbrio entre as 3 (três) habilidades gerenciais. Daí o desafio de se estar na gerência intermediária. CORRETA

     

    NÍVEL ESTRATÉGICO à diretoria à maior ênfase nas habilidades conceituais

    NÍVEL TÁTICO à gerência à equilíbrio nas habilidades técnica, humana e conceitual

    NÍVEL OPERACIONAL à supervisão à maior ênfase nas habilidades técnicas

    Gabarito: E

  • Fiquei em dúvida entre a B e a E e acabei marcando B

  • Gabarito: e

    --

    Habilidades do administrador

    Trata-se de uma predominância de habilidade em cada nível, então não significa que as demais são totalmente desconsideradas. A cúpula, portanto, precisa de um mínimo de habilidade humana e técnica, além da conceitual.

    Para quem não sabe o que são habilidades do administrador, mando uma aula bacana com o professor Marco Ferrari da Editora Atualizar.

    Link: https://www.youtube.com/watch?v=gmOS6_yVEag

  • Habilidades conceituais - Nível Estratégico

    Habilidades humanas - Nível Tático

    Habilidades técnicas - Nível Operacional.

  • No intermediário é homogêneo as habilidades conceituais, humanas e técnicas.

  • B - Supervisão de primeira linha é nível operacional, foco nas habilidades técnicas, portanto as habilidades conceituais são prescindíveis.

    Habilidades Humanas - Imprescindíveis no três níveis, com maior ênfase no Tático

    Habilidades Técnicas - Imprescindível no Nível Operacional, Prescindível no Nível Estratégico

    Habilidades Conceituais - Imprescindível no Nível Estratégico, Prescindível no Nível Operacional

    *Nível Tático precisa das três áreas de habilidades

    (Imprescindível é tudo aquilo que não pode faltar, que é vital, que não se pode prescindir ou recusar. Prescindível" que significa dispensável, descartável.)


ID
922501
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGER-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O Balanced Scorecard (BSC) é uma ferramenta com metodologia própria de apoio à gestão estratégica e, entre outros elementos, fundamenta-se em indicadores, metas e perspectivas. As perspectivas do BSC são

Alternativas
Comentários
  • O BSC é um método de administração focado no equilíbrio organizacional e se ba­seia em quatro perspectivas básicas, a saber:
    Finanças. Para analisar o negócio do ponto de vista financeiro. Envolve os indi­cadores e medidas financeiras e contábeis que permitem avaliar o comporta­mento da organização frente a itens como lucratividade, retomo sobre investi­mentos, valor agregado ao patrimônio e outros indicadores que a organizaçãoadote como relevantes para seu negócio.
    Clientes. Para analisar o negócio do ponto de vista dos clientes. Inclui indi­cadores e medidas como satisfação, participação no mercado, tendências, retenção de clientes e aquisição de clientes potenciais, bem como valor agregado aos produtos/serviços, posicionamento no mercado, nível de ser­viços agregados à comunidade pelos quais os clientes indiretamente con­tribuem etc.
    Processos internos. Para analisar o negócio do ponto de vista intemo da organi­zação. Inclui indicadores que garantam a qualidade intrínseca aos produtos e processos, a inovação, a criatividade, a capacidade de produção, o alinhamento com as demandas, a logística e a otimização dos fluxos, assim como a qualidade das informações, da comunicação intema e das interfaces.
    Aprendizagem/crescimento organizacional. Para analisar o negócio do ponto de vista daquilo que é básico para alcançar o futuro com sucesso.  Considera as pes­soas em termos de capacidades, competências, motivação, empowerment, ali­nhamento e estrutura organizacional em termos de investimentos no seu futu­ro. Essa perspectiva garante a solidez e constitui o valor fundamental para as or­ganizações de futuro.

    Essas perspectivas podem ser tantas quanto a organização necessite escolher em função da natureza do seu negócio, propósitos, estilo de atuação etc. O BSC busca es­tratégias e ações equilibradas em todas as áreas que afetam o negócio da organização como um todo, permitindo que os esforços sejam dirigidos para as áreas de maior com­petência e detectando e indicando as áreas para eliminação de incompetências. É um
    sistema focado no comportamento e não no controle.


    Adm. Geral e Pública, Idalberto Chiavenato, p. 285
  • LETRA: B

    O Balanced Scorecard foi criado para solucionar o problema de comunicação do planejamento empresa como um todo, visando utilizar uma visão holística da administração em beneficio do seu planejamento estratégico. É o planejamento em ação. Foi escolhido pela Harvard Business Review (HBR) como uma das práticas de gerenciamento mais importantes dos últimos 75 anos, revela-se como uma ferramenta capaz de atender às novas exigências de gerenciamento dentro dos cenários econômicos em constantes mutações, como um instrumento de maior importância à construção de uma estrutura de indicadores estratégicos que possua abrangência e coerência compatível com a nova era do conhecimento. O BSC, de acordo com Campos (2001), não traz qualquer conceito novo, mas repensa temas antigos, chamando a atenção para pontos que estavam esquecidos ou mal compreendidos, mostrando a vinculação entre pontos vitais que não estavam claramente articulados. Ele mostra, assim, como esses conhecimentos estabelecidos podem ser aplicados aos tempos modernos, para atender às exigências impostas pelo ambiente mais competitivo para as empresas e, conseqüentemente, aumenta a compreensão do tema “vinculação entre estratégia e operação”. Espera-se que o BSC venha a fazer parte das ferramentas utilizadas pelos administradores para gerirem de maneira eficiente e eficaz as empresas e construírem organizações de grande sucesso. Assim, as indicações deste texto deverão ser entendidas como passo para uma jornada plena de aprimoramento da arte de administrar.Financeira, processos internos, clientes e aprendizagem e crescimento.
  • “O Balanced Scorecard materializa a visão e a estratégia da empresa por meio de um mapa com objetivos e indicadores de desempenho, organizados segundo quatro perspectivas diferentes: financeira; clientes, processos internos e aprendizagem e crescimento. Estes indicadores devem ser interligados para comunicar um pequeno número de temas estratégicos amplos, como o crescimento da empresa, a redução de riscos ou o aumento da produtividade.” (Kaplan & Norton, 1997).
  • Apenas para complementar, uma outra questão poderia ajudar a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2012 - ANATEL - Analista Administrativo

    Disciplina: Administração Pública | Assuntos: Balanced scorecard

    O BSC (balanced score card) — uma ferramenta de apoio à gestão estratégica organizacional pública ou privada — permite acompanhar e medir o desempenho mediante quatro perspectivas gerais: financeira, interna, clientes e aprendizagem e crescimento.

    GABARITO: CERTA.

  • b)

    financeira, processos internos, clientes e aprendizagem e crescimento.

  • LETRA B

     

    Falou em BSC , Processe a FCC!

     

    IMPLEMENTA :

     

    Processe -> Processo interno (mapear os processos críticos)

    Financeira ( Os indicadores financeiros não são priorizados) (receita, produtividade,lucratividade)

    Clientes (satisfação dos clientes)

    Conhecimento e aprendizado

  • Perspectivas do BSC - Kaplan e Norton (2004) apresentam quatro perspectivas de mensuração do desempenho: financeira, do cliente, dos processos internos da empresa e de aprendizagem e crescimento.

    Nesse contexto, as perspectivas podem ser descritas assim:

    ✿ Perspectiva financeira – analisa o negócio do ponto de vista financeiro. Relaciona-se normalmente com indicadores de lucratividade, como receita líquida, margem líquida, retorno sobre o investimento, entre outros. Indica se a estratégia da empresa está se traduzindo em resultados financeiros.

    Perspectiva dos clientesnesse ponto de vista, busca-se identificar os segmentos (de clientes e de mercados) em que a empresa atuará e as medidas de desempenho que serão aceitas. Geralmente envolve indicadores como: satisfação dos clientes, retenção de clientes, lucro por cliente e participação de mercado. Essa perspectiva possibilita ao gestor as estratégias de mercado que permitirão atingir resultados superiores no futuro.

    ✿ Perspectiva de processos internos – identifica os processos críticos que a empresa deve focar para ter sucesso. Ou seja, mapeia os processos que causam o maior impacto na satisfação dos consumidores e na obtenção dos objetivos financeiros da organização. Devem ser melhorados os processos existentes e desenvolvidos os que serão importantes no futuro.

    ✿ Perspectiva do aprendizado e do crescimento – identifica as medidas que a empresa deve tomar de modo a se capacitar para os desafios futuros. As principais variáveis são as pessoas, os sistemas e os procedimentos organizacionais. Dessa forma, as empresas devem treinar e desenvolver seu pessoal, desenvolver sistemas melhores e procedimentos que alinhem os incentivos aos objetivos corretos.

    Fonte: Prof. Heron Lemos – Tiradentes online - Apostila de Administração

  • Balanced Scorecard (BSC) é um ferramenta de gestão estratégica (usada sobretudo no alinhamento e no controle estratégico) que permite a medição de desempenho pelas perspectivas:

     

    F.I.C.A!!!

    1-Financeira e

    2-Interna (processos),

    3-Clientes e

    4-Aprendizagem e crescimento.

     

    Fonte: minha linda Sheyla: Q949564

     

  • GABARITO: LETRA B

    O Balanced Scorecard (BSC) é uma ferramenta de gestão de desempenho, que pode ser utilizada pelos gestores para medir o desempenho dos colaboradores, acompanhar e controlar a execução das metas pela equipe e verificar se estão caminhando no sentido correto para alcançar o objetivo central da organização. O objetivo do BSC é identificar as ações que devem ser tomadas para alcançar melhores resultados para organização e monitorar as consequências decorrentes dessas ações.

    Para MARTINS et al. (2010):

    De acordo com Kaplan e Norton (1997), o BSC é um instrumento que mede o desempenho organizacional em quatro perspectivas (financeira, clientes, processos internos e aprendizagem/crescimento), permitindo que a organização acompanhe o desempenho financeiro, monitore e ajuste a estratégia. [...] (p. 23)


ID
922504
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGER-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A forma de estruturar cada organização tem características específicas e pode apresentar vantagens e desvantagens em sua operação. O modelo de departamentalização matricial

Alternativas
Comentários
  • Letra D.

    "Estrutura matricial
    É também denominada matriz ou organização em grade. A essência da matriz é combinar as duas formas de departamentalização - a funcional com a departamentalização de produto ou projeto - na mesma estrutura organizacional. Trata-se, portanto, de uma estrutura mista. Ou melhor, híbrida. O desenho matricial apresenta duas dimensões: gerentes funcionais e gerentes de produtos ou de projeto. A organização adota os dois tipos de departamentalização. Com isso, o princípio da unidade de comando vai para o espaço e se cria uma delicada balança de duplo poder que caracteriza a matriz. Cada departamento passa a ter uma dupla subordinação: segue orientação dos gerentes funcionais e dos gerentes de produto/projeto simultaneamente. Assim, a estrutura matricial funciona como uma tabela de dupla entrada. Na realidade, a estrutura matricial é uma espécie de remendo na velha estrutura funcional para torná-la mais ágil e flexível às mudanças. Uma espécie de turbo em um motor velho e exaurido para fazê-lo funcionar com mais velocidade."

    Fonte: Livro TGA, Chiaventao, p. 530
  • Departamentalização matricial
    Vantagens
    Maior aprimoramento técnico de sua equipe de trabalho;
    Coordenação da equipe de maneira mais adequada e coerente;
    Maior desenvolvimento da capacitação profissional;
    Maior especialização nas atividades desenvolvidas;
    Uso adequado de recursos;
    Melhor atendimento ao cliente do projeto;
    Maior cumprimento de prazo dos orçamentos.

    Desvantagens
    Dupla subordinação, causando uma ambigüidade de papéis;
    Conflitos de interesse e de disputa de poder entre os chefes funcionais e os chefes de
    projetos
  • a)Departamentalização Funcional
    b)Departamentalização territorial ou por localização geográfica
    c)Departamentalização Funcional
    d)Departamentalização matricial
    e) Departamentalização por clientes
  • GAB D
    a) departamentalização funcional – alto grau de especialização do trabalho; b) departamentalização territorial – processo decisório local e ações mais rápidas na região; c) departamentalização por produtos – falta de oportunidades de troca de experiências entre especialistas de mesma área de conhecimento; d) departamentalização matricial – este tipo de agrupamento não leva em consideração o clássico princípio da unidade de comando – apresenta frequentemente dupla subordinação; e) departamentalização por clientes – atendimento (...) às necessidades específicas de diferentes tipos e classes de clientes.

  • LETRA D

     

    (Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: TRT - 10ª REGIÃO)

     

    Embora confira dinamicidade aos projetos de uma organização, o modelo de departamentalização matricial costuma gerar múltiplas subordinações e ambiguidade na definição de papeis e relações. (CERTO)


ID
922507
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGER-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A estrutura organizacional bem definida facilita a consecução dos objetivos organizacionais, incrementa os resultados e auxilia a gerência de recursos materiais, humanos e financeiros da instituição. A respeito desse tema, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • letra D

    Alternativa A: Errada. Para Chiavenato, os aspectos formais não ignoraram os problemas humanos, porém, não conseguiram dar um tratamento sistêmico à integração das pessoas nem aos conflitos intraorganizacionais e ao processo decisório. Para o autor, tanto a abordagem formal quanto a informal deve ser levadas em consideração no processo desenho organizacional. Assim, não poderia a alta administração trabalhar no sentido de eliminar a estrutura informal. Essa estrutura também é importante e deve ser considerada.
     
    Alternativa B: Errada. O fluxo de autoridade da estrutura informal de fato representa mais um privilégio do que um direito. No entanto, a alternativa erra ao afirmar que esse fluxo é descendente.
    Diferentemente do fluxo descendente da autoridade formal, a autoridade informal flui, em regra, de maneira ascendente ou horizontalmente. É geralmente mais instável que a autoridade formal, pois está sujeita aos sentimentos pessoais. Devido à sua natureza subjetiva, a estrutura informal não está sujeita ao controle da direção, como o está a estrutura formal.
     
    Alternativa C: Errada. A estrutura informal exerce influência no processo decisório da organização, na medida em que complementa sua estrutura formal. Assim, a estrutura informal é importante e deve ser considerada no processo de desenho organizacional.
     
    Alternativa E: Errada. Empowerment pode ser entendido como a delegação de autonomia para a tomada de decisões e da participação ativa dos colaboradores na gestão do negócio da organização. Por meio do empowerment a empresa descentraliza suas decisões, estabelece um estilo de gestão extremamente mais participativa e proporciona maior autonomia a seus colaboradores. As vantagens são a melhoria nos níveis de motivação, de satisfação das pessoas, de agilidade e flexibilidade e, portanto, de competitividade. Assim, empowerment pode ser entendido como uma descentralização de
    poder
  • Não entendi o erro da E

  • A - ERRADO - É IMPOSSÍVEL ELIMINAR A ESTRUTURA INFORMAL, A NÃO SER QUE A ORGANIZAÇÃO AUTOMATIZE TODAS AS OPERAÇÕES. MAS, NESSE CASO, CAIMOS NA VEDAÇÃO IMPOSTA PELA CONSTITUIÇÃO FEDERAL.

     

    B - ERRADO - O PRIVILÉGIO SERIA O FLUXO DA AUTORIDADE PARTIR DE BAIXO PARA CIMA, OU SEJA, DE FORMA ASCENDENTE. O SUBORDINADO MANDANDO NO CHEFE. rsrs

     

    C - ERRADO - A ESTRUTURA INFORMAL EXERCE INFLUÊNCIA NA DECIÇÃO, SEJA ELA MAPEADA OU NÃO. LEMBRANDO QUE, EMBORA SEJA GERENCIÁVEL, ELA NÃO PODE SER, EM HIPÓTESE ALGUMA, CONTROLADA.

     

    D - CORRETO - É COMO EU DISSE: EMBORA SEJA GERENCIÁVEL, A ESTRUTURA INFORMAL NÃO PODE SER, EM HIPÓTESE ALGUMA, CONTROLADA.

     

    E - ERRADO - EMPOWERMENTE É A REDUÇÃO DOS NÍVEIS HIERÁRQUICOS DA ESTRUTURA FORMAL, OU SEJA, DESBUROCRATIZAÇÃO. REDUÇÃO DA CADEIA E AUMENTO DA AMPLITUDE DE COMANDO.

     

     

     

    GABARITO ''D''

  • LETRA D.

     

    Uma outra questão na modalidade certo e errado aborda o mesmo assunto, veja:

     

    (CESPE – SEGER-ES/Administração/2013 - adaptada) A estrutura organizacional
    bem definida facilita a consecução dos objetivos organizacionais, incrementa os
    resultados e auxilia a gerência de recursos materiais, humanos e financeiros da
    instituição. A respeito desse tema, julgue os itens abaixo:


    1. No contexto organizacional, é imprescindível que os executivos saibam
    identificar o líder informal para assegurar que essa liderança acompanhe os
    objetivos organizacionais.


    Comentário: 

     

    O líder informal é aquele que surge espontaneamente das
    relações sociais e pessoais da organização.

    Por exemplo, uma empresa pode ter um operário que exerce uma liderança sobre os demais.

    Assim, é importante identificar a liderança deste operário e tentar direcioná-la em prol
    dos objetivos da organização. Dessa forma, este líder poderá interferir no
    desempenho dos demais funcionários, auxiliando a empresa na consecução
    de seus objetivos.

     

    Gabarito: correto.

     

    Prof. Herbert Almeida

     

  • Agora uma outra questão na modalidade certo e errado que aborda o assunto da letra A da questão acima.

     

     

    Para aumentar o controle sobre a organização, é importante que a alta
    administração elimine a estrutura informal presente.


    Comentário:

     

    Não há como eliminar a estrutura informal, pois não existe
    organização formal sem a sua informal contrapartida. A organização deve
    estabelecer mecanismos de harmonização entre as estruturas formal e
    informal, convergindo as duas para o alcance dos resultados.

     

    Gabarito: errado.

     

    Prof. Herbert Almeida
     

  • Agora uma outra questão na modalidade certo e errado que aborda o assunto da letra B da questão acima.

     

    O fluxo de autoridade descendente da estrutura informal representa mais um
    privilégio que um direito.


    Comentário:

     

    A autoridade da estrutura formal é descendente, pois decorre
    dos regulamentos e da estrutura da empresa. Já a autoridade informal
    normalmente é ascendente ou horizontal, pois não decorre de um instituto
    oficial, podendo ocorrer entre funcionários de mesmo nível hierárquico. Por
    fim, a parte que fala do privilégio está correta, pois a autoridade informal
    decorre das relações sociais e não é estabelecida como um direito posto pela
    organização.

     

    Gabarito: errado.

     

    Prof. Herbert Almeida
     

  • Agora uma outra questão na modalidade certo e errado que aborda o assunto da letra C da questão acima.

     

    Redes de relações sociais e pessoais não mapeadas no organograma da
    empresa não interferem nos processos decisórios da organização.

     

    Comentário:

     

    As redes de relações sociais e pessoas não mapeadas no
    organograma são justamente as relações informais, as quais devem ser
    consideradas no processo decisório.


    Gabarito: Errado.

     

    Prof. Herbert Almeida
     

  • "imprescindível" é forte hein!! Parece que nunca vou conseguir aprender esse jogo de palavras do Cespe...uma hora torna errado, outra hora não...

  • E) O empowerment contribui para a formação de grupos (in)formais pela descentralização do processo decisório da organização.


ID
922510
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGER-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O tipo de planejamento que faz parte do processo de desdobramento do plano estratégico de uma organização, determinando ações especializadas de produção, recursos humanos, financeiros e de marketing, é o

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Planejamento Tático


    Planejamento Estratégico:
    Fixa a natureza da organização: missão, estratégias, objetivos.
    Responsabilidade: direção geral (alta administração).

    Planejamento Tático:
    Serve para gerenciar recursos visando atingir os planos 
    estratégicos (projetos, ações etc.).
    Responsabilidade: executivos da diretoria e subordinados 

    Planejamento Operacional:
    Objetiva otimizar as operações, elaboração de proced
    imentos, visando a realização dos planos estratégicos e táticos.
    Responsabilidade: chefes de departamento (nível baixo).

     
     
  • LETRA D

    Planejamento Tático (médio)

    O planejamento tático é diferente para cada área da companhia. A area financeira terá seu próprio planejamento tático financeiro, assim como a RH, marketing e assim por diante. Esta etapa é mais focada que o planejamento estratégico, que é desdobrado em diversos planos táticos.

    O planejamento tático é feito de ano a ano e busca otimizar uma determinada área da empresa na busca de um resultado.

  • De acordo com Bateman e Snell (1998), as organizações podem ser divididas em três níveis: estratégico, tático e operacional, de acordo com o tipo de trabalho que é desenvolvido por cada nível.

    Estratégico

    O nível estratégico (Nível organizacional-Institucional):envolve os cargos de diretores e altos executivos. compreende os altos executivos da organização, responsáveis pela definição dos objetivos e planos da empresa, e tomada de decisões quanto às questões de longo prazo da empresa, como: sua sobrevivência, crescimento e eficácia geral (BATEMAN, 1998, p. 30).

    Tático

    O planejamento, no nível tático (gerencial, funcional, administrativo), (Nível organizacional-INTERMEDIÁRIO). , é utilizado para traduzir os objetivos gerais e as estratégias da alta diretoria em objetivos e atividades mais específicos. (BATEMAN, 1998). O principal desafio neste nível é promover um contato eficiente e eficaz entre o nível estratégico e o nível operacional.

    Operacional

    Já no planejamento operacional (Nível organizacional=> Operacional), o processo é de uma menor amplitude, onde o foco é trabalhar junto aos funcionários não administrativos, implementando os planos específicos definidos no planejamento tático. (BATEMAN, 1998).

    Fonte. http://www.administracaoegestao.com.br/planejamento-estrategico/niveis-de-planejamento/
  • Gente!!!
    Tático não é o mesmo que gerencial.
    Fiquei confusa. Se alguém puder me ajudar...
    Obrigada.
  • Fernanda, teoricamente, é sim a mesma coisa. Podemos dizer que Nível tático, nível GERENCIAL e nível FUNCIONAL são sinônimos.

    Entretanto cada autor nem uma nomenclatura específica, então anote essa para provas do CESPE:

    Sempre que aparecer numa questão para você optar entre GERENCIAL/FUNCIONAL e o Tático, opte pelo TÁTICO, será sua responta.

    Bons Estudos

  • -Gerencial: Organização como um todo

    -Tático: Departamentos
    -Operacional: tarefas
  • O PLANEJAMENTO TÁTICO É DESDOBRAMENTO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, ASSIM COMO O PLANEJAMENTO OPERACIONAL É DESDOBRAMENTO DO PLANEJAMENTO TÁTICO. EXISTE UMA RELAÇÃO DE DEPENDÊNCIA PARA SER INSTITUÍDO.

     

    ESTRATÉGICO ---> PLANOS GERENCIAIS, ESTABELECIMENTO DE METAS.

    TÁTICO ---> PLANOS FUNCIONAIS, ESTABELECIMENTO DE PLANOS, POLÍTICAS E DIRETRIZES. (unidades organizacionais)

    OPREACIONAL ---> PLANOS DE AÇÃO ESTABELECIMENTO DE ATIVIDADES.

     

     

     

     

    GABARITO ''D''

  • Questão da FGV que ajuda a fixar mais o assunto, basicamente a mesma questão. Q449463

  • LETRA D

     

    PLANEJAMENTO TÁTICO|SETORIAL|INTEMÉDIARIO =  voltado para o médio prazo e foca as tarefas das várias unidades ou departamentos da organização.

    Os planos táticos, geralmente, são desenvolvidos para as áreas de materiais, vendas, produção, marketing, tecnologia, pessoal, finanças e contabilidade
     

    O plano é o produto, resultado do planejamento.

     

    GIOVANNA CARRANZA
     

  • TÁTICO = GERENCIAL = FUNCIONAL


ID
922513
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGER-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

É característica da era do controle estatístico, na história da qualidade, a

Alternativas
Comentários
  • Letra A.

    "A análise estatística encontrou seu maior divulgador em W. Edwards Deming 31 (1900 - 1993) que popularizou no Japão - e posteriormente no mundo
    ocidental - o controle estatístico da qualidade (CEQ) - ou SQC - Statistical Quality Control. A idéia inicial era aplicar metodologia estatística na inspeção de qualidade, passando depois ao controle estatístico de qualidade e chegando à qualidade assegurada a fim de obter conformidade com as especificações
    e proporcionar alto grau de confiabilidade, durabilidade e desempenho nos produtos.
    O controle estatístico da qualidade é baseado nas técnicas de determinação do momento em que os erros tolerados na produção começam a ultrapassar os limites de tolerância, quando então a ação corretiva torna-se necessária.
    Trata-se de uma filosofia e de um sistema administrativo no sentido de reduzir perdas e incrementar ganhos de maneira incessante.
    O controle estatístico da qualidade tem por objetivo localizar desvios, erros, defeitos ou falhas no processo produtivo, comparando o desempenho com o padrão estabelecido. Essa comparação pode ser feita de três maneiras:
    1. Controle de qualidade 100%. Corresponde à inspeção total da qualidade. O controle de qualidade (CQ) total faz parte do processo produtivo e todos os produtos são inspecionados.
    2. Controle de qualidade por amostragem. É o CQ por lotes de amostras recolhidos para serem inspecionados. O controle amostral substitui o controle total por não interferir no processo produtivo. Se a amostra é aprovada, todo o lote é aprovado. Se a amostra é rejeitada, todo o lote deverá ser inspecionado.
    3. Controle de qualidade aleatório: É o CQ probabilístico e consiste em inspecionar apenas uma certa percentagem de produtos ou do trabalho aleatoriamente."

    Fonte: Livro TGA, Chiavenato, p. 452. 
  • As três eras da história da qualidade:

    1. Era da inspeção
     Produtos são verificados um a um.
     Cliente participa da inspeção.
     Inspeção encontra defeitos, mas não produz qualidade.

    2. Era do controle estatístico:
     Produtos são verificados por amostragem.
     Departamento especializado faz controle da qualidade.
     Ênfase na localização de defeitos.

    3. Era da qualidade total:
     Processo produtivo é controlado.
     Toda a empresa é responsável.
     Ênfase na prevenção de defeitos.
     Qualidade assegurada; sistema de administração da qualidade.

    Fonte: INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO. DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
    CURSOS DE ENGENHARIA INDUSTRIAL ELÉTRICA E MECANICA ADMINISTRAÇÃO/GESTÃO DA QUALIDADE
    Professor Carlos Magno dos Anjos Veras

  • CONTROLE ESTATÍSTICO DE QUALIDADE
    É BASEADO NAS TÉCNICAS DE DETERMINAÇÃO DO MOMENTO EM QUE OS ERROS TOLERADOS NA PRODUÇÃO COMEÇAM A ULTRAPASSAR OS LIMITES DE TOLERÂNCIA, QUANDO ENTÃO A AÇÃO CORRETIVA TORNA-SE NECESSÁRIA. O CONTROLE ESTATÍSTICO DA QUALIDADE TEM POR OBJETIVO LOCALIZAR DESVIOS, ERROS, DEFEITOS OU FALHAS NO PROCESSO PRODUTIVO, COMPARANDO O DESEMPENHO COM O PADRÃO ESTABELECIDO. ESSA COMPARAÇÃO PODE SER FEITA DE TRÊS MANEIRAS:


    CONTROLE DE QUALIDADE 100%: CORRESPONDE À INSPEÇÃO TOTAL DA QUALIDADE.

     

    CONTROLE DE QUALIDADE ALEATÓRIO: É O CONTROLE DE QUALIDADE PROBABILÍSTICO E CONSISTE EM INSPECIONAR APENAS UMA CERTA PERCENTAGEM DE PRODUTOS OU DO TRABALHO ALEATORIAMENTE.


    CONTROLE DE QUALIDADE POR AMOSTRAGEM: É O CONTROLE DE QUALIDADE POR LOTES DE AMOSTRAS RECOLHIDOS PARA SEREM INSPECIONADOS.O CONTROLE AMOSTRAL SUBSTITUIU O CONTROLE TOTAL POR NÃO INTERFERIR NO PROCESSO PRODUTIVO. SE A AMOSTRA É APROVADA, TODO O LOTE É APROVADO. SE A AMOSTRA É REJEITADA, TODO O LOTE DEVERÁ SER INSPECIONADO.

     

     

     

    GABARITO ''A''

  • Letra (a)

     

    controle estatístico da qualidade – surgiu em meados de 1931, tendo como referência Walter Andrew Shewhart, que deu um caráter científico à prática da busca da qualidade. Nesse período, o controle da qualidade no processo produtivo passa a ocorrer mediante procedimentos estatísticos, utilizando mecanismos como a amostragem. Porém, assim como na era da inspeção, a qualidade ainda era pensada de forma sistêmica, com envolvimento de todos.

     

    Herbert Almeida

  • GABARITO:

    a) era do controle estatístico;

    b) era da qualidade total;

    c) era da qualidade total;

    d) era da qualidade total;

    e) era da inspeção.

    __________________________________________________________

     

    Era da Inspeção: (1900 - 1960)

    I observação direta do produto/serviço pelo fornecedor/consumidor;

    II produto/serviço inspecionado um a um ou aleatoriamente.

     

    Era do Controle Estatístico e Garantia da Qualidade: (1961 - 1990)

    I observação direta do produto/serviço pelo fornecedor, ao final do processo produtivo;

    II produtos/serviços inspecionados em amostras.

     

    Era da Qualidade Total: (1991 em diante)

    I produtos/serviços definidos com base nos interesses do consumidor;

    II observação do produto/serviço durante o processo produtivo;

    III qualidade garantida do fornecedor ao cliente.


ID
922516
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGER-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O Modelo de Excelência da Gestão (MEG), proposto pela Fundação Nacional da Qualidade, considera, com base em oito critérios, a instituição como um sistema orgânico e adaptável ao ambiente em que se insere. Fazem parte desses critérios

Alternativas
Comentários
  • LETRA  A

    Como fundamentos, podemos definir os pilares, a base teórica de uma boa gestão. Esses fundamentos são colocados em prática por meio dos oito critérios.  Liderança Estratégias e Planos Clientes Sociedade Informações e Conhecimento Pessoas Processos Resultados 

            

  • Os oito critérios são: 1 Liderança, 2 Estratégias e Planos, 3 Clientes, 4 Sociedade,  5 Informações e Conhecimento,  6 Pessoas, 7 Processos, 8 Resultados.

  • O MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO (MEG) É BASEADO EM 11 FUNDAMENTOS E 8 CRITÉRIOS. COMO FUNDAMENTOS, PODEMOS DEFINIR OS PILARES E A BASE TEÓRICA DE UMA BOA GESTÃO. ESSES FUNDAMENTOS SÃO COLOCADOS EM PRÁTICA POR MEIO DOS 8 CRITÉRIOS. SÃO ELES:

     

    FUNDAMENTOS:
          - PENSAMENTO SISTÊMICO
          - APRENDIZADO ORGANIZACIONAL
          - CULTURA DE INOVAÇÃO
          - LIDERANÇA E CONSTÂNCIA DE PROPÓSITOS
          - ORIENTAÇÃO POR PROCESSOS E INFORMAÇÕES
          - VISÃO DE FUTURO
          - GERAÇÃO DE VALOR
          - VALORIZAÇÃO DE PESSOAS
          - CONHECIMENTO SOBRE O CLIENTE E O MERCADO
          - DESENVOLVIMENTO DE PARCERIAS 
          - RESPONSABILIDADE SOCIAL.

     

    CRITÉRIOS:
          - LIDERANÇA
          - ESTRATÉGIAS E PLANOS
          - CLIENTES
          - SOCIEDADE
          - INFORMAÇÕES E CONHECIMENTO
          - PESSOAS
          - PROCESSOS E RESULTADOS.

     

     

     

     

    GABARITO ''A''

  • (Cespe – Analista Adm/ANAC/2012) O modelo de excelência gerencial em gestão pública não contempla entre seus critérios de avaliação organizacional a liderança.

     

    ERRADO

     

    Os critérios do MEGP são: liderança, estratégias e planos, cidadãos, sociedade, informações e conhecimento, pessoas, processos e resultados.

  • A questão é de 2013, mas ATENÇÃO! A ÚLTIMA VERSÃO DO MEG, DE 2016, MUDA ALGUNS CONCEITOS. OS ANTIGOS 13 FUNDAMENTOS FORAM SINTETIZADOS EM 8. Os Fundamentos da Gestão para Excelência substituem os antigos Critérios de Excelência.

    __________________

    O novo Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), lançado em outubro de 2016, em sua 21ª edição, é o carro-chefe da FNQ para a concretização da sua missão, que é a de estimular e apoiar as organizações brasileiras no desenvolvimento e na evolução de sua gestão para que se tornem sustentáveis, cooperativas e gerem valor para a sociedade e outras partes interessadas. 

    Em sua 21ª edição, o MEG incorpora as mais recentes e emergentes questões concernentes à gestão e, ao mesmo tempo, representa uma mudança significativa na forma como ele é proposto.

    Os Fundamentos da Excelência foram sincopados em oito, desdobrando-se diretamente em Temas que, por sua vez, abrem-se em processos para os quais são indicados o ferramental mais adequado. 

    A antiga mandala dá lugar ao Diagrama do MEG, com seus oito Fundamentos da Gestão para Excelência, que substituem os antigos Critérios de Excelência.

    Os oito Fundamentos da Excelência, na 21ª edição do MEG, são: 

    1. Pensamento sistêmico; 

    2. Aprendizado organizacional e inovação; 

    3. Liderança transformadora; 

    4. Compromisso com as partes interessadas;

    5. Adaptabilidade;

    6. Desenvolvimento sustentável;

    7. Orientação por processos;

    8. Geração de valor.

    http://www.fnq.org.br/aprenda/metodologia-meg/modelo-de-excelencia-da-gestao


ID
922519
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGER-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A interdependência entre os diversos componentes que interagem com as organizações e afetam seus objetivos e estratégias exige, da alta administração, a elevada capacidade de reagir e se adaptar. Essa interdependência requer também a minuciosa observação do alinhamento dos planos em seus níveis de operação.

Considerando que a afirmação do texto acima se refere a um critério fundamental para excelência gerencial, assinale a opção que identifica esse critério.

Alternativas
Comentários
  • O Modelo de Excelência em Gestão (MEG) é baseado em 13 fundamentos e oito critérios.  

    Fundamentos são os pilares, a base teórica de uma boa gestão. São eles: 
    pensamento sistêmico; atuação em rede; aprendizado organizacional; inovação; agilidade; liderança transformadora; olhar para o futuro; conhecimento sobre clientes e mercados; responsabilidade social; valorização das pessoas e da cultura; decisões fundamentadas; orientação por processos; geração de valor.

    Critérios são uma tradução dos Fundamentos e estimulam a organização a responder de 54maneira ágil, assertiva e inovadora aos desafios propostos pelo cenário de negócios. São eles:

    liderança; estratégias e planos; clientes; sociedade; informações e conhecimento; pessoas; processos e resultados.

    O Modelo de Excelência em Gestão (MEG) estimula que a organização esteja atenta às necessidades e expectativas das diversas partes interessadas, e utilize essas informações para formular o seu planejamento estratégico e desdobramentos. Incentiva, ainda, o alinhamento, a integração, o compartilhamento e o direcionamento em toda a organização, para que ela atue com excelência na cadeia de valor e gere resultado a todas as partes interessadas.

    Fonte: www.fnq.org.br
  • Letra A.

    "Pensamento sistêmico: É uma disciplina de aprendizagem. Por meio dela, as pessoas aprendem melhor compreendendo a interdependência e a mudança para lidar eficazmente com as forças que produzem efeitos em suas ações. Pensamento sistêmico é baseado na retroação e na complexidade. Trata-se de mudar sistemas na sua totalidade e não mudar apenas os detalhes."

    Fonte: TGA, Chiavenato.
  • Letra A


    O Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) está alicerçado sobre um conjunto de conceitos fundamentais e estruturado em critérios e requisitos inerentes à Excelência em Gestão. Os Fundamentos da Excelência expressam esses conceitos reconhecidos internacionalmente e que são encontrados em organizações líderes de Classe Mundial. Além disso, o MEG® utiliza o conceito de aprendizado e melhoria contínua,de acordo com o ciclo de PDCL - Plan(planejar), Do (fazer), Check (verificar), Learn (aprender).

    .............................................................................................................

    Pensamento sistêmico: compreensão e tratamento das relações de interdependência e seus efeitos entre os diversos componentes que formam a organização, bem como entre eles e o ambiente com o qual interagem.

    .............................................................................................................
     

    Aprendizado organizacional: busca de maior eficácia e eficiência dos processos da organização e alcance de um novo patamar de competência, por meio da percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de conhecimento e experiências.

    .............................................................................................................

    Inovação: promoção de um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas ideias capazes de gerar ganhos de competitividade com desenvolvimento sustentável.

    .............................................................................................................

    Orientação por processos: busca de eficiência e eficácia nos conjuntos de atividades que formam a cadeia de agregação de valor para os clientes e demais partes interessadas.


    .............................................................................................................

    Geração de valor: alcance de resultados econômicos, sociais e ambientais, bem como de resultados dos processos que os potencializam, em níveis de excelência e que atendam às necessidades das partes interessadas.

  • A ABORDAGEM SISTÊMICA ESTABELECE COMO AS PARTES INFLUENCIAM NO TODO ORGANIZACIONAL. MELHOR DIZENDO, AS PARTES INFLUENCIAM NO TODO POR CONTA DA RELAÇÃO DE INTERDEPENDÊNCIA ENTRE ELAS. COMO EXEMPLO, O EXCESSO DE REMÉDIOS PARA DOR DE CABEÇA TENDE A CAUSAR PROBLEMAS ESTOMACAIS. OU SEJA, OS ÓRGÃOS QUE COMPÕEM O SITEMA VIVO DE DETARMINADA PESSOA ESTÃO INTERLIGADOS UNS AOS OUTROS.

     

     

     

     

    GABARITO ''A''

  • o comando da questão me induziu a marcar a letra C". Quanto ao que se pede no enunciado. letra A" (CORRETA)

  • Teoria sistêmica:

    - Criada por Ludwing Bertalanffy, em 1951

    -1° teoria que observa a organização como ABERTA ao ambiente.

    -Organização é vista como um sistema que interage com o meio ambiente, que recebe insumos(inputs), realiza o processamento e apresenta saídas (outputs)

    -Todo é maior q soma das partes.

    -Homem FUNCIONAL.

    Realidade + Complexa

    Abordagem Explicativa e Descritiva

    Fonte: Prof: Rafael Barbosa.


ID
922522
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGER-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Determinada escola criou certa ferramenta de gestão da qualidade que correlaciona a frequência das ocorrências, chegando, repetidas vezes, a um resultado próximo de 80-20 ou 70-30, e que permite a priorização de problemas. O nome dessa ferramenta é

Alternativas
Comentários
  • O diagrama de Pareto é um gráfico de barras que ordena as frequências das ocorrências, da maior para a menor, permitindo a priorização dos problemas, procurando levar a cabo o princípio de Pareto (80% das consequências advêm de 20% das causas), isto é, há muitos problemas sem importância diante de outros mais graves.1 Sua maior utilidade é a de permitir uma fácil visualização e identificação das causas ou problemas mais importantes, possibilitando a concentração de esforços sobre os mesmos. É uma das sete ferramentas da qualidade.
     
     http://pt.wikipedia.org/wiki/Diagrama_de_Pareto
  • Vilfredo Pareto, um economista italiano, definiu o princípio de que os valores majo­ritários (80% do seu valor) de um determinado grupo são decorrentes de uma parcela re­lativamente pequena de alguns de seus componentes (20% do seu número). Na prática,o seu princípio recebeu o nome de regra de 80 por 20. Para ele, 80% do volume de problemas é constituído por apenas 20% de eventos causadores. Na economia, por exemplo, 80% da riqueza está concentrada nas mãos de 20% da população. Na administração de materiais, a tendência genérica é de que 80% do capital empatado se refere a apenas 20% dos itens estocados. Na administração de contas a pagar, 80% do volume de paga­mentos é dirigido para 20% de fornecedores. Se se pretende reduzir custos, a abordagem inicial deve ser feita sobre esses 20% de itens estocados ou esses 20% de fornecedores.
    O Princípio de Pareto parte de uma representação gráfica feita através do histogra­ma, um diagrama de barras verticais para dirigir a atenção aos problemas mais impor­tantes e prioritários, localizados nas barras mais altas, deixando as barras mais baixas para constatação posterior.
    O Princípio de Pareto é um meio de comparação que permite analisar grupos de dados ou de problemas e verificar onde estão os mais importantes e prioritários.

    Adm. Geral e Pública. Idallerto Chiavenato, p.292
  • LETRA:E

    O termo Gráfico de Pareto ficou conhecido depois que Juran começou a utilizá-lo. O nome se originou no trabalho de Vilfredo Pareto, durante seus estudos na área de economia sobre distribuição de renda, e descobriu que 80% da riqueza estava concentrada em cerca de 20% da população. No ambiente empresarial, este tipo de análise encontra a sua aplicação verificando-se que 80% (ou um percentual alto) dos problemas são causados por 20% (ou um percentual baixo) das causas. Nesta linha, conclui-se que poucas causas são responsáveis pela maioria dos problemas, levando um bom gestor a atacar essas causas prioritariamente, pois assim, resolvem-se grande parte de problemas. O Princípio de Pareto é também conhecido como a regra dos 80/20

  •  “princípios de Deming”:

    1. Para a melhoria de produtos/serviços deve-se estabelecer uma constância de propósitos de forma a tornar a organização competitiva e mantê-la em atividade, assim como criar empregos;

    2. “Adote a filosofia”. Segundo Deming as organizações ocidentais deveriam acordar para o “novo desafio”, pois agora estamos em uma nova era econômica onde é se faz necessário que a administração ocidental assuma seu papel de liderança neste processo de transformação;

    3. Deming defendia que a qualidade deve fazer parte do produto/serviço desde o início, ou seja, deveria ser eliminada anecessidade de inspeção (que só detecta as falhas depois que elas já ocorreram);

    4. Para Deming o mais importante na aprovação de orçamentos não deveria ser o preço, mas a diminuição do custo total, para isso, deve-se desenvolver um fornecedor para cada matéria-prima ou insumo de forma a tornar o relacionamento mais duradouro, confiável e leal;

    5. Outra forma de reduzir os custos deveria ser a busca constante por melhorias no processo/serviço de forma a aumentar produtividade e a qualidade;

    6. “Institua treinamento no local de trabalho”. Manter uma mão-de-obra qualificada diminui os erros no processo por falha humana;

    7. Deve ser instituída a “liderança”. As “chefias” habituais devem ser revistas. O objetivo do líder é proporcionar as condições adequadas para uma execução melhor do trabalho;

    8. O medo deve ser eliminado a fim de possibilitar que todos trabalhem de forma eficaz e tranqüila;

    9. Todos devem trabalhar de forma conjunta. Os departamentos devem trabalhar juntos de forma a prever e evitar possíveis falhas;

    10. Segundo Deming deve ser eliminada qualquer alusão a metas do tipo “zero defeitos”, pois, elas servem apenas para causar inimizades e desmotivação uma vez que a maioria das falhas encontra-se nos processos e não estão ao alcance da maioria dos trabalhadores;

    11. Deve ser implantada a gestão por processos e substituídas todas as quotas na linha de produção. Elas devem ser substituídas pela liderança;

    12. Possibilite que os colaboradores orgulhem-se de se desempenho e mude os conceitos de responsabilidades de “números absolutos” para “qualidade” (abolição da avaliação anual de desempenho e da administração por objetivos).

    13. A organização deve instituir um sólido programa de treinamento a fim de possibilitar o auto-aprimoramento da equipe;

    14. Todos devem estar envolvidos no processo de realização da transformação.


    http://www.infoescola.com/administracao_/quatorze-principios-de-deming/


  • matriz GUT

    GUT, sigla para Gravidade, Urgência e Tendência, é uma ferramenta utilizada na priorização das estratégias, tomadas de decisão e solução de problemas de organizações/projetos. Está normalmente vinculada à análise SWOT, da análise de ambiente de marketing da área de gestão.


    http://pt.wikipedia.org/wiki/GUT

  • GRÁFICO DE DISPERSÃO

    Os Diagramas de dispersão são representações de duas ou mais variáveis que são organizadas em um gráfico, uma em função da outra.

    A figura abaixo mostra um gráfico de variáveis que representam uma medida experimental de um determinado produto, sendo que os dados do eixo Y representam a medição feita no laboratório “A” e os dados do eixo X, as medições feitas no laboratório “B”.

    Este tipo de Diagrama é muito mais utilizado para correlacionar dados, como as influências de um fator em uma propriedade, dados obtidos em diferentes laboratórios ou de diversas maneiras (predição X medição, por exemplo).

    Quando uma variável tem o seu valor diminuído com o aumento da outra, diz-se que elas são negativamente correlacionadas. Por exemplo, a venda de carros é negativamente correlacionada com o aumento de desemprego. Quanto maior o índice de desemprego, menor a venda de carros.

    Este gráfico permite que façamos uma regressão linear e determinemos uma reta, que mostra o relacionamento médio linear entre as duas variáveis.

    Com essa reta, acha-se a função que nos dá o "comportamento" da relação entre as duas variáveis.

    Dentre vários benefícios da utilização de diagramas de dispersão como ferramenta da qualidade, um de particular importância é a possibilidade de inferirmos uma relação causal entre váriáveis, ajudando na determinação da causa raiz de problemas.

    O diagrama de dispersão é também utilizado como ferramenta de qualidade .Um método gráfico de análise que permite verificar a existência ou não de relação entre duas variáveis de natureza quantitativa, ou seja, variáveis que podem ser medidas ou contadas, tais como: sinergia, horas de treinamento, intenções, número de horas em ação, jornada, intensidades, velocidade, tamanho do lote, pressão, temperatura, etc…

    • Desta forma, o diagrama de dispersão é usado para se verificar uma possível relação de causa e efeito.
    • Isto não prova que uma variável afeta a outra, mas torna claro se a relação existe e em que intensidade

    Na pratica muitas vezes temos a necessidade de estudar a relação de correspondência entre duas variáveis.


    http://pt.wikipedia.org/wiki/Gr%C3%A1fico_de_dispers%C3%A3o


  • Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Diagrama de Causa e EfeitoDiagrama Espinha-de-peixe1 ou Diagrama 6M (ver abaixo), é uma ferramenta gráfica utilizada pelaAdministração para o gerenciamento e o Controle da Qualidade (CQ) em processos diversos de manipulação das fórmulas. Originalmente proposto pelo engenheiro químico Kaoru Ishikawa em1943 e aperfeiçoado nos anos seguintes.1


    http://pt.wikipedia.org/wiki/Diagrama_de_ishikawa

  • Letra "E" está correta, uma outra questão ajuda a responder, vejam:

    O economista Vilfredo Pareto criou um princípio que, originalmente, se aplicava à análise da distribuição de renda e que, posteriormente, foi adaptado à realidade da administração da qualidade, tornando-se uma ferramenta para a escola de gestão. Esse princípio, denominado de princípio de Pareto, pode ser empregado para definir prioridades na correção de problemas e (ou) defeitos, permitindo ao administrador perceber que, em geral, 20% das causas ocasionam 80% dos efeitos.

    GABARITO: CERTA.

  • e)Diagrama de Pareto = 80-20/70-30.


ID
922525
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGER-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

De acordo com o PMBOK, a definição do escopo do projeto é atividade essencial para orientar sua gestão. Em relação a esse assunto e aos processos de gerenciamento de projetos que contêm essa atividade, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E
    O escopo do projeto são as necessidades das partes interessadas que devem ser atendidas ao final do projeto. Em outras palavras, contempla  tudo o que deve ser atendido para o sucesso do projeto. O gerenciamento do escopo do projeto engloba os processos necessários para assegurar  que  o  projeto  inclua  todas  as  atividades  imprescindíveis  a  uma finalização bem sucedida. Refere-se à definição e ao controle do que está ou não está incluído no projeto.
    BONS ESTUDOS!!!!
  • LETRA E

     

    VEJAM OUTRA:

     

     

    (Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: INPI Prova: Analista de Planejamento - Administração)

     

    O plano de escopo de um projeto refere-se à definição das atividades que serão ou não desenvolvidas ao longo do projeto.(CERTO)

  • e-

    nao é so sair fazendo. é necessario decidir o trabalho necessário, só o necessário, para terminar o projeto com sucesso.


ID
922528
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGER-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

O nome da ferramenta que permite a visualização dos principais eventos de um projeto e os evidencia e os evidencia é

Alternativas
Comentários
  • ** Gerenciamento de RISCOS do Projeto Inclui  os  processos  de  planejamento,  identificação,  análise,  planejamento  de respostas, monitoramento e controle de riscos de um projeto. Os  objetivos  do  gerenciamento  dos  riscos  são  aumentar  a  probabilidade  e  o impacto  dos  eventos  positivos  e  reduzir  a  probabilidade  e  o  impacto  dos eventos negativos no projeto. 

     Diagrama de Gantt, ou Gráfico de Gantt, uma ferramenta de  gestão  muito  usada  em Gestão  de  Projetos.  Ele  tem  uma  estrutura  bem 
    simples.  No  eixo  horizontal  podem  estar  os  dias,  semanas,  meses,  enfim,  a linha  do  tempo  do  projeto.  No  eixo  vertical  estão  as  atividades  a  serem realizadas.  Cada  "bloco"  representa  uma  atividade.  O  tamanho  do  bloco,  em relação  ao  eixo  vertical,  define  o  tempo  previsto  que  essa  atividade  levará. Dessa  forma  o  gráfico  mostra  em  qual  período  será  (ou  serão)  realizada(as) qual(ais)  atividade(s).  As  letras  representam  as  atividades  e  os  números  a linha do tempo. 

    Termo  de  abertura  do  projeto  -  desenvolvimento  de um  documento  que  formalmente  autoriza  um  projeto  ou  uma  fase  e  a documentação  dos  requisitos  iniciais  que  satisfaçam  as  necessidades  e expectativas das partes interessadas.
  • Gabarito preliminar do Cespe: Letra D

    Razão da anulação: A redação da opção prejudicou o julgamento objetivo da questão.


ID
922531
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGER-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Em relação às áreas de conhecimento que contemplam as atividades do gerente de projetos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    Gerenciamento de INTEGRAÇÃO do Projeto É a área de Gerenciamento de INTEGRAÇÃO do Projeto que consiste em garantir que todas as demais áreas estejam integradas em um todo único. Seu objetivo é estruturar todo o projeto de modo a garantir que as necessidades dos  envolvidos  sejam  atendidas.  Para  a  integração  gerencial  harmônica  do todo,  é  necessário o  comprometimento  da  organização  e  o  suporte  dos  altosexecutivos. 

  • Pessoal segue meu entendimento:


    •  a) A gestão da qualidade mapeia e define todos os passos necessários à execução dos projetos, além de encaminhar as demandas dos stakeholders ao gerenciamento da integração. ERRADO! A gestão da comunicação que é responsável por encaminhar as demandas dos stakeholders.
    •  b) O gerenciamento da integração tem como objetivo equilibrar todos os processos nas áreas de conhecimento, ou seja, reunir todas as partes de um projeto em uma unidade coesa. CERTO!
    •  c) A gestão da comunicação, apesar de gerenciar a maioria dos meios de comunicação de determinada instituição, desconsidera os meios de comunicação envolvidos em um projeto, porque estes não se incluem entre suas responsabilidades. ERRADO! Compreende todos os meios de comunicação envolvidos no projeto!
    •  d) A gestão de riscos foca especificamente no mapeamento e na definição de projetos de mitigação para evitar problemas que possam surgir ao longo da elaboração das partes do projeto. ERRADO! Existem várias estratégias que podem ser usadas na gestão de riscos! Uma delas é a mitigação. É impostante citar que é fundamental saber que os riscos nem sempre são negativos. Caso sejam negativas, as principais estratégias são a mitigar, evitar, aceitar e transferir. Caso contrário (positivos), as principais estratégias são aceitar, melhorar, compartilhar e explorar
    •  e) O gerenciamento do escopo é responsável por determinar os processos conforme suas áreas de conhecimento, ou seja, por reunir todas as partes de determinado projeto. ERRADO! O item refere-se às resposabilidades do gerenciamento de Integração!
    É isso ai galera! Espero ter ajudado! Vamo que vamo!

  • a) ERRADO

    Mapear e Definir os passos necessários à execução dos projetos = Gerenciamento do Escopo

    Encaminhar as demandas dos stekeholders e satifazê-las = Gerenciamento da Qualidade

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    B) CERTO

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    c) ERRADO

    Gestão da comunicação não desconsidera os meios de comunicação no projeto e sim escolhe os melhores canais dele.

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    d) ERRADO

    Gestão de riscos foca na identificação, prevenção e antecipação dos riscos. Os planos de mitigação são aplicados àqueles riscos considerados inaceitáveis.

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    e) ERRADO

    Reunir todas as partes de determinado projeto = Gerenciamento da Integração


    (qualquer erro enviar mensagem)

  • Complementando...

    A integração refere-se aos aspectos de unificação, consolidação, articulação e ações integradoras que são necessárias para que um projeto tenha sucesso.¹

    Esse processo geralmente envolve as escolhas e concessões sobre objetivos conflitantes e a administração das interdependências entre as áreas envolvidas no projeto. De certa forma, o objetivo é garantir que todas as áreas estejam integradas e que as necessidades dos envolvidos sejam atendidas.²

    ¹ Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos (Guia PMBOK), s.d.

    ² Vargas, 2003

  • b-

    gerenciamento da integração é escolhas sobre alocação de recursos, ver objetivos e alternativas conflitantes e gerenciamento das dependências mútuas entre as áreas de conhecimento. é a area do cnhecimento q dura todo o ciclo de vida


ID
922534
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGER-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

A estatística é importante para a gestão da qualidade, além de ser elemento imprescindível para o controle e a melhoria de processos. Considerando determinada sequência de resultados, a grandeza estatística utilizada para designar os dados que mais se repetem é

Alternativas
Comentários
  • Letra A



    Definição de Moda (Mo): é o valor que mais aparece num conjunto de dados. 
    ex: {35, 33, 36, 35, 37, 36, 39, 40, 42, 43, 35, 36, 42} 
    Nesse caso, existem dois números de sapatos que aparecem mais vezes: 35 e 36. Logo, a moda pode ser: Mo = 35 ou Mo = 36 

    Definição de Mediana (Md): é o valor (pertencente ou não ao conjunto de dados) que divide o conjunto de dados em dois subconjuntos de mesmo tamanho. De uma forma mais simples, é o valor que divide o conjunto de dados ao meio.
    ex: 
    Rol = {1100, 1200, 1210, 1250, 1300, 1450, 1500, 1600, 1980} , logo Md=1.300


    Os quartis são as separatrizes que dividem o conjunto em 4 partes iguais. O primeiro quartil ou quartil inferior (Qi) é o valor do conjunto que delimita os 25% menores valores: 25% dos valores são menores do que Qi e 75% são maiores do que Qi. O segundo quartil ou quartil do meio é a própria mediana (Md), que separa os 50% menores dos 50% maiores valores. O terceiro quartil ou quartil superior (Qs) é o valor que delimita os 25% maiores valores: 75% dos valores são menores do que Qs e 25% são maiores do que Qs.
  • LETRA : A
    moda é o valor que detém o maior número de observações, ou seja, o valor ou valores mais frequentes, ou ainda "o valor que ocorre com maior freqüência num conjunto de dados, isto é, o valor mais comum

    A moda de {maçã, banana, laranja, laranja, laranja, pêssego} é laranja.
    A série {1, 3, 5, 5, 6, 6} apresenta duas modas (BIMODAL): 5 e 6.
    A série {1, 3, 2, 5, 8, 7, 9} não apresenta moda (AMODAL).
    A série {1, 3, 5, 5, 6, 6, 7, 7} apresenta mais do que duas modas (MULTIMODAL): 5, 6 e 7
  • Média de um conjunto de dados numéricos obtém-se somando os valores de todos os dados e dividindo a soma pelo número de  dados.10, 20, 20, 10, 40, 20, 50, 30, 30, 20 =  média é 25


    Moda é o valor mais frequente de um conjunto de dados.10, 20, 20, 10, 40, 20, 50, 60, 20 = moda é o 20


    Mediana:  Depois de ordenados os valores por ordem crescente ou decrescente, a mediana é: – o valor que ocupa a posição central, se a quantidade desses valores for ímpar; – a média dos dois valores centrais, se a quantidade desses valores for par.

    Número de elementos ímpar:

    Para a seguinte população:

    133, 135, 137, 138, 140, 142, 145

    Logo, a mediana é o 4º elemento que é 138

    Número de elementos par:

    Na seguinte população:111

      133,  134, 135, 136, 138, 140, 142, 145

    Não há um valor central, portanto a mediana é calculada tirando-se a média dos dois valores centrais (no caso, o 4° e 5° elemento). Logo, a posição da mediana é = (136+138)/2 = 137.





  •  Se repete mais então "tá na moda"

  • Gabarito A

     

    Elemento que mais aparece (MODA)


ID
922537
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGER-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que se refere aos principais conceitos de abordagem por processos e técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A metodologia IDEF de processos tem como objetivo melhorar a produtividade da indústria, pela aplicação da tecnologia computacional.

    IDEF0: Modelo de funções (processos)
    IDEF1: Modelo de informações (dados)
    IDEF2: Modelo Dinâmico (comportamento)
    IDEF3: Workflow.

    Metodologia IDEF: linguagem gráfica de modelagem de processos totalmente padronizada e documentada, composta de: um conjunto de estruturas gráficas, documentação das definições dos processos, métodos padronizados.
    Características: metodologia de modelagem funcional, representa o que o projeto é no atual momento (as is), define o que o projeto deveria ser (to be).
    Técnica de mapeamento com as seguintes características: generalidade (para sistemas variáveis e complexos), rigor e precisão (modelos corretos e aplicáveis), concisão (facilidade de compreensão e consenso), conceito (representa requisitos funcionais), flexibilidade (para várias fases do ciclo de vida de um projeto).

    fonte: https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=2&ved=0CDUQFjAB&url=http%3A%2F%2Fwww.decex.ensino.eb.br%2Fpdfs_%2Fprocessos_profa_melisa.ppt&ei=LLNpUuewKoSE9QTC5IG4Dg&usg=AFQjCNHqDxLe-Df4SbBGbQ6j0ajogIXvhQ&sig2=ffKiv9saw4ZBNLz1DVbmPg&bvm=bv.55123115,d.eWU

    Letra A
  • Minha dúvida foi em relação a letra C, mas ao pesquisar vi que o BPMNO é orientado para o desenho do processo como um todo e não para o objeto.

    "O padrão atualmente utilizado para a modelagem (ou redesenho) de processos é o BPMN (Business Process Modeling Notation). Este é um modo de facilitar a visualização de um processo e construir o fluxograma. Este padrão engloba uma série de “notações gráficas”, ou seja, diversos símbolos padronizados que a atividade de descrever um processo seja simples e que estes documentos gerados sejam facilmente interpretados por outras pessoas."

    Fonte: Material Estratégia Concursos - Professor Rodrigo Rennó
  • Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Modelagem_de_processos_de_neg%C3%B3cio

    Fonte: https://portogente.com.br/portopedia/74134-mapeamento-do-processo

    Fonte: http://gestaoeprocessos.blogspot.com.br/2013/07/fluxo-continuo-de-melhoria-continua.html

    Fonte: https://web.fe.up.pt/~ee95027/idef3.pdf

  • a)A metodologia IDEF é uma linguagem gráfica totalmente padronizada para mapeamento de processos.

    IDEF é uma metodlogia para modelagem de processos que oferece uma visualização grafica dos processos de negocio. Os mais usados sao IDEF0, o qual oferece recursos para modelagem de funções, usando como principal caracteristica a simplicidade de usar notações para input/output, mecanismo e controle. IDEF3 é usado para descrição de processos de negocio e sedivide em 2 submodelos: fluxo de processo, o qual faz captura de como processos funcionam e transição de estado objeto de rede, o qual captura a transição do estado de um objeto

  • A TÉCNICA IDEF (DEFINIÇÃO INTEGRADA) É UM GRUPO DE MÉTODOS QUE FOI ORIGINALMENTE CRIADO PARA MODELAR E REPRESENTAR OS REQUISITOS NECESSÁRIOS AO DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. ESTA FOI CRIADA PELA FORÇA AÉREA AMERICANA NA DÉCADA DE 80 COMO UM PRODUTO DO PROGRAMA ICAM (INTEGRATED COMPUTER AIDED MANUFACTURING), QUE TINHA POR FINALIDADE DESENVOLVER FERRAMENTAS, TÉCNICAS E PROCESSOS PARA A INTEGRAÇÃO INDUSTRIAL.


    A METODOLOGIA IDEF É COMPOSTA DE 4 MODELOS DISTINTOS: FUNÇÕES, INFORMAÇÕES, DINÂMICO E FLUXO DE TRABALHO. 

     

    TÉCNICA / DESCRIÇÃO
        IDEF0 / MODELAGEM DE FUNÇÕES
        IDEF1 / MODELAGEM DE INFORMAÇÕES
        IDEF1X / MODELAGEM DE DADOS
        IDEF2 / MODELO DE SIMULAÇÃO
        IDEF3 / DESCRIÇÃO DE PROCESSOS
        IDEF4 / MODELO DE OBJETOS
        IDEF5 / MODELAGEM PARA COLETA E AQUISIÇÃO DE INFORMAÇÃO
        IDEF6 / MODELO DE CAPTURA RACIONAL
        IDEF7 / AUDITORIA DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO
        IDEF8 / MODELO DE INTERFACE COM O USUÁRIO
        IDEF9 / MODELO DE CENÁRIOS
        IDEF10 / MODELAGEM DE ARQUITETURA DE IMPLEMENTAÇÃO
        IDEF11 / MODELO DE ARTEFATO DE INFORMAÇÃO
        IDEF12 / MODELO ORGANIZACIONAL
        IDEF13 / PROJETO DE MAPEAMENTO ESQUEMA TRIPLO
        IDEF14 / PROJETO DE REDE

     

    ATÉ AGORA, O CESPE COBROU ATÉ O IDEF3.

     

     

    QUANTO AO ITEM ''C'', O BUSINESS PROCESS MODEL AND NOTATION (BPMN) É UMA NOTAÇÃO TECNOLOGIA/LINGUAGEM/FERRAMENTA) DA METODOLOGIA DE GERENCIAMENTO DE PROCESSOS E NÃO DE OBJETOS.

     

     

     

     

    GABARITO ''A''

  •  a) A metodologia IDEF é uma linguagem gráfica totalmente padronizada para mapeamento de processos. [certo]

     b) O IDEF3 é o desdobramento metodológico para representação de modelos dinâmicos. [errado]

     c) O BPMN é uma notação orientada para objeto. [errado] notação gráfica

     d) A metodologia IDEF0 define processo de forma muito semelhante àquela determinada pela ISO 9000:2000. -

     e)O IDEF1 corresponde ao modelo de fluxo de trabalho. - [errado] 1nformações

  • IDEF 

    IDEF (Integration Definition Language) é uma “família” de métodos para modelagem de processos.  

    IDEF0, por exemplo, trata da modelagem de funções.

    IDEF1, por sua vez, trata da modelagem de dados.

    IDEF8, se refere à interface de modelagem. 


ID
922540
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGER-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Não definido

A Escola de Serviço Público do Espírito Santo (ESESP) é vinculada à Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos do governo do Estado do Espírito Santo e integra a administração indireta do estado. Com base nessas informações e na legislação pertinente, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA A

    A Escola de Serviço Público do Espírito Santo – ESESP, criada pela Lei nº 3.043 de 31 de dezembro de 1975, transformada em autarquia pela Lei 4.912, de 28/06/94, reestruturada pela Lei complementar 333/05, de 28/10/05, com personalidade jurídica de direito público interno, autonomia administrativa e financeira, vinculada à Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos – SEGER, tem como finalidade a execução da política de capacitação e o desenvolvimento dos servidores públicos estaduais para o desempenho gerencial de suas competências e habilidades específicas e o seu desenvolvimento comportamental visando a profissionalização do serviço público; a execução e o controle da política de recrutamento e seleção, bem como a prestação de serviços de consultoria e assessoramento na área de modernização e gestão pública.


    http://www.esesp.es.gov.br/default.asp

  • Eu não conheço essa entidade, fui na letra E após analisar bastante a questão pois não existe autarquia de direito privado... CESPE sua maldita :(


ID
922543
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGER-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com relação ao papel do Estado e à atuação do governo nas finanças públicas, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • B) Os bens meritórios são definidos por possuir importância social. Ex: educação, saúde. São divisíveis e podem ser excluídos.

    C) O item fala da função distributiva.

    E) De acordo com a Lei de Wagner, o crescimento das despesas estatais que ocorreu a partir do século XIX deveu-se à ELASTICIDADE das despesas públicas em relação ao crescimento econômico dos países.

  • B) Assim, como nos bens públicos, nos bens meritórios não há exclusão do consumo. Quanto à rivalidade, podemos dizer que até que o limite de vagas seja alcançado.

    C) Errada. A eficiência na obra de PARETO é entendida como um ponto de equilíbrio a partir do qual se torna impossível melhorar a situação de um agente sem piorar a situação de outro.

    D) Errada. A atividade estatal na alocação de recursos públicos justifica- se pela provisão de bens e serviços que, em virtude da existência de falhas de mercado, não são ofertados adequadamente pelos mercados privados.

  • LETRA A

     

     

    Vejam outra pra ajudar:

     

     

    (Ano: 2016 Banca: CESPE Órgão: TCE-PR Prova: Auditor)

     

    A função do orçamento público que visa melhorar a posição de algumas pessoas em detrimento de outras e, com isso, corrigir falhas do mercado é denominada função distributiva. (CERTO)

  • ALTERNATIVA A)

    A função distributiva objetiva promover ajustamentos (correções) na distribuição de renda devido às falhas de mercado. É uma função que busca tornar a sociedade menos desigual. Ex.: subsídios, incentivos fiscais.

    -----------------------------------------------

    B) Os bens semipúblicos ou meritórios são oferecidos tanto pelo Estado como pelo mercado, porque não possuem as características de indivisibilidade e de não exclusão.

    C) A função estabilizadora está relacionada à aplicação das diversas políticas econômicas a fim de promover o emprego, o desenvolvimento e a estabilidade, tendo em vista a incapacidade do mercado em assegurar o atingimento de tais objetivos.

    ótimo de Pareto é um estado em que os recursos estão alocados da forma mais eficiente possível. Qualquer realocação dos recursos para melhorar a situação de um indivíduo irá necessariamente piorar as condições de outro indivíduo.

    D) A atividade estatal na alocação de recursos justifica-se naqueles casos em que não houver a necessária eficiência por parte do mecanismo da ação privada, como no caso de investimentos em infraestrutura econômica.

    E) A lei de Wagner foi comprovada empiricamente por Richard BIRD ao verificar que a elasticidade das despesas públicas em relação à Renda Nacional foi sempre superior à unidade em países como Reino Unido, Alemanha e Suécia nos períodos compreendidos entre 1910 e 1960.


ID
922546
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGER-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Acerca da evolução do orçamento público, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Alguem poderia comentar a letra D ?

  • Letra E é mais completa que a letra D.

  • Antes do advento da lei 4320/64 o orçamento utilizado pelo governo era o ORÇAMENTO TRADICIONAL, este é um processo orçamentário dissociado dos processos de planejamento e programação, portanto a letra D está errada.

    O orçamento público é, desde sua origem, instrumento de controle efetivo das ações do Estado e de planejamento das atividades governamentais.

  • Alguém poderia discorrer sobre a A?

  • a. Errada. É justamente o contrário! Segundo o pensamento Keynesiano, o Estado consiste em um ente ativo. A doutrina Keynesiana defendia a necessidade de o Estado buscar formas para se conter o desequilíbrio da economia. Nesse sentido, os governos deveriam injetar grandes montantes de capital na realização de investimentos como forma de aquecer a economia.


    b. Errada. O período destacado pelo item refere-se aos anos do Regime Militar. O erro do item está em afirmar que nesse período existia transparência das contas governamentais. A transparência só ganhou força com a promulgação da Constituição Federal de 1988 e, até hoje, vem se estabelecendo e fortalecendo-se a exemplo da edição da Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011), que surge como um grande passo na consolidação da transparência das atividades governamentais. A propósito, você sabia que a IBP - International Budget Partnership aponta que o Brasil, tem o mais alto índice de transparência em gestão pública na América Latina e um dos mais altos do mundo (12º no ranking de 2012)? Em uma escala que varia de 0 a 100, o Brasil conquistou 73 pontos na edição de 2012 – em 2010, obteve 71. O relatório destaca exemplos brasileiros de transparência pública como a elaboração de versões de orçamentos anuais com linguagem acessível ao público leigo - desde 2011.



    c. Errada.  O orçamento Tradicional ou Clássico caracterizava-se por ser um documento em que constava apenas a previsão da receita e a fixação da despesa (escrituração contábil da receita e da despesa), classificando estas últimas por objeto do gasto. Não havia nenhuma preocupação com as reais necessidades do governo e da sociedade, não eram considerados os objetivos econômicos e sociais. Ademais, não visava à racionalização da máquina pública.


    d. Errada. O orçamento Tradicional ou Clássico era dissociado do planejamento. Sua principal característica era dar ênfase aos objetos de gastos, não se importando com os aspectos econômicos e sociais.
    Segundo os autores das escolas clássica e neoclássica do pensamento econômico, o orçamento, instrumento de controle das contas governamentais, deve ser equilibrado, ou seja, elaborado com o objetivo de conter seus gastos e de não prejudicar a eficiência do mercado.


    e. Certa.  De fato essas escolas do pensamento econômico preceituavam que o orçamento deveria ser equilibrado na relação entre controle dos gastos x eficiência do mercado. Portanto, o item está correto, sendo o gabarito da questão.

     

    Comentário  Professor Possati

  • Gab: E

     

    Vou analisar apenas a alternativa A, a pedido do colega LUAN B, tendo em vista que a colega Juliana Alves já tratou muito bem das demais alternativas.

     

    Keynes defendia que, em épocas de crise econômica, o Estado deveria ignorar o princípio do equilíbrio e deveria injetar o máximo de dinheiro na econômia, para induzir às empresas a produzirem mais e voltarem a contratar. Certamente isso geraria um desequilíbrio econômico, no entanto, faria a economia sair da depressão e, com o aumento da produção, haveria o aumento do pagamento de impostos, o que permitiria ao Estado reequilibrar suas finanças. Essa era a solução defendida por ele, e que funcionou muito bem para o ex-presidente Roosevelt recuperar a economia norte-americana a partir de 1932.

     

    Logo, para a corrente keynesiana, o Estado não é visto como um ente passivo e também não preza 100% pelo orçamento equilibrado.


ID
922549
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGER-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

No que se refere às classificações orçamentárias, essenciais à programação, à execução, ao acompanhamento, ao controle e à avaliação da atividade financeira do Estado, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA C- CORRETA!

    http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:xQo1C2g0hdkJ:portal2.tcu.gov.br/portal/page/portal/TCU/comunidades/gestao_orcamentaria/programacao_orcamentaria/Conceitos%2520Or%25C3%25A7ament%25C3%25A1rios.doc+&cd=6&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&client=firefox-a
  • LETRA A (ERRADA): A natureza da despesa será complementada pela informação gerencial denominada “modalidade de aplicação”, a qual tem por finalidade indicar se os recursos são aplicados diretamente por órgãos ou entidades no âmbito da mesma esfera de Governo ou por outro Ente da Federação e suas respectivas entidades, e objetiva, precipuamente, possibilitar a eliminação da dupla contagem dos recursos transferidos ou descentralizados.
    Fonte:http://manualsiafi.tesouro.fazenda.gov.br/020000/020300/020332/
     
    LETRA B (ERRADA): As dotações orçamentárias, especificadas por categoria de programação em seu MENOR nível são consignadas às unidades orçamentárias, que são as estruturas administrativas responsáveis pelos recursos financeiros (dotações) e pela realização das ações.
    Fonte:http://www.camara.gov.br/internet/interacao/orcamento/resumo_topico_orcamento.asp
     
    LETRA C (CORRETA)
     
    LETRA D (ERRADA). A subfunção representa uma partição da função, visando agregar determinado subconjunto de despesas do setor público. Na nova classificação a subfunção identifica a natureza básica das ações que se aglutinam em torno das funções.
    As subfunções poderão ser combinadas com funções diferentes daquelas a que estão relacionadas, segundo a Portaria n.º 42.
    Fonte:portal2.tcu.gov.br/portal/page/.../Conceitos%20Orçamentários.doc
     
    LETRA E (ERRADA): Atividade concorre para a manutenção da ação do governo.
    Atividade: é um instrumento de programação para alcançar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operações que se realizam de modo contínuo e permanente, das quais resulta um produto necessário à manutenção da ação de governo.
    Projeto: é um instrumento de programação para alcançar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operações, que se realizam num período limitado de tempo, das quais resulta um produto que concorre para a expansão ou o aperfeiçoamento da ação de governo.
    Fonte:portal2.tcu.gov.br/portal/page/.../Conceitos%20Orçamentários.doc
  • a) >>> Grupos de Natureza de Despesa – entende-se por grupos de natureza de despesa a agregação de elementos de despesa (não modalidades de aplicação) que apresentem as mesmas características quanto ao objeto do gasto.


  • e) A construção detrecho rodoviário em uma rodovia federal constitui exemplo de ação do orçamentodenominada PROJETO que concorre para expansão de açãogovernamental.


  • A função Encargos Especiais engloba as despesas que não podem ser associadas a um bem ou serviço a ser gerado no processo produtivo corrente, tais como dívidas, ressarcimentos, indenizações e outras afins, representando, portanto, uma agregação neutra.

    Fonte: MTO 2020, página 33.

  • GAB: LETRA C

    Complementando!

     Fonte: Gilmar Possati - Estratégia 

    Vamos analisar as assertivas.

    a. Errada. O Grupo de Natureza de Despesa (GND) é um agregador de elementos de despesa com as mesmas características quanto ao objeto de gasto.

    b. Errada. As dotações orçamentárias, especificadas por categoria de programação em seu menor nível, são consignadas às unidades orçamentárias, que são as estruturas administrativas responsáveis pelos recursos financeiros (dotações) e pela realização das ações.

    c. Certa. Nos termos do MCASP, a função “Encargos Especiais” engloba as despesas orçamentárias em relação às quais não se pode associar um bem ou serviço a ser gerado no processo produtivo corrente, tais como: dívidas, ressarcimentos, indenizações e outras afins, representando, portanto, uma agregação neutra. Nesse caso, na União, as ações estarão associadas aos programas do tipo "Operações Especiais" que constarão apenas do orçamento, não integrando o PPA.

    d. Errada. Nos termos do MCASP, a subfunção, indicada pelos três últimos dígitos da classificação funcional, representa um nível de agregação imediatamente inferior à função e deve evidenciar cada área da atuação governamental, por intermédio da agregação de determinado subconjunto de despesas e identificação da natureza básica das ações que se aglutinam em torno das funções. As subfunções podem ser combinadas com funções diferentes daquelas às quais estão relacionadas na Portaria MOG nº 42/1999. Deve-se adotar como função aquela que é típica ou principal do órgão. Assim, a programação de um órgão, via de regra, é classificada em uma única função, ao passo que a subfunção é escolhida de acordo com a especificidade de cada ação governamental.

    e. Errada. Segundo o MCASP, o orçamento Federal está organizado em programas, a partir dos quais são relacionadas às ações sob a forma de atividades, projetos ou operações especiais, especificando os respectivos valores e metas e as unidades orçamentárias responsáveis pela realização da ação.

    Atividade: É um instrumento de programação utilizado para alcançar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operações que se realizam de modo contínuo e permanente, das quais resulta um produto ou serviço necessário à manutenção da ação de Governo. Exemplo: “Fiscalização e Monitoramento dasOperadoras de Planos e Seguros Privados de Assistência à Saúde”.

    Projeto: É um instrumento de programação utilizado para alcançar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operações, limitadas no tempo, das quais resulta um produto que concorre para a expansão ou o aperfeiçoamento da ação de Governo. Exemplo: “Implantação da rede nacional de bancos de leite humano”.

    Operação Especial: Despesas que não contribuem para a manutenção, expansão ou aperfeiçoamento das ações de governo, das quais não resulta um produto, e não gera contraprestação direta sob a forma de bens ou serviços.


ID
922552
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGER-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Assinale a opção correta em relação aos princípios orçamentários.

Alternativas
Comentários
  • a) A lei orçamentária do estado do Espírito Santo está em desacordo com o princípio da totalidade, uma vez que é editada anualmente por meio de três orçamentos distintos: o fiscal, o da seguridade social e o de investimento.
    ERRADO

    De acordo com o Princípio da Totalidade ou Unidade, 
    cada ente da federação (União, Estado, Distrito Federal ou Município) deve possuir apenas um orçamento, estruturado de maneira uniforme. Para melhor visibilidade dos programas do governo em cada área, o modelo orçamentário adotado a partir da CF/88, com base em seu §5º do art. 165, consiste em elaborar orçamento único, desmembrado em Orçamento Fiscal, da Seguridade Social e de Investimento da Empresas Estatais.

     b) De acordo com o princípio da periodicidade, as despesas públicas contempladas no orçamento fiscal devem ser executadas anualmente, ao passo que os programas de investimentos públicos podem ser iniciados independentemente de constarem do plano plurianual (PPA). ERRADO.
     OS INVESTIMENTOS CUJA DURAÇÃO SEJA SUPERIOR A UM EXERCÍCIO DEVEM ESTAR INCLUÍDOS NO PPA. 

    c) Em consonância com o princípio da não vinculação, as receitas de contribuições sociais devem ser recolhidas à conta única do Tesouro Nacional e utilizadas para o pagamento de quaisquer despesas públicas.

    O Princípio da Não Afetação ou Não Vinculação veda a vinculação de receita de impostos a órgão, fundo ou despesa, salvo exceções, não há vedação quanto as Contribuições Sociais.

    e) Um dos princípios respeitados na elaboração do orçamento geral da União é o da clareza, evidenciando-se o montante de recursos desvinculados das receitas da seguridade social no orçamento fiscal.

    O princípio da Clareza determina que a matéria orçamentária deve apresentar linguagem de modo fácil para que o homem-médio, ou seja, o homem-comum, possa compreendê-la. Assim, o orçamento deve ser expresso de forma clara, ordenada e completa.


  • Complementando...

    (CESPE – Analista Judiciário – Contabilidade – TRT/10 – 2013) Para que seja realizada operação de crédito por antecipação da receita, para resolver insuficiências de caixa poderá conter autorização ao executivo, na lei de orçamento vigente. C

  • RESOLUÇÃO:

    A alternativa A) está errada, pois o princípio da totalidade/unidade prevê que o orçamento deve ser uno, compreendendo os orçamentos fiscal, da seguridade social e de investimentos das estatais. Esse tema possui inclusive previsão constitucional:

    CF/1988, art. 165, § 5º. A lei orçamentária anual compreenderá:

    I - o orçamento fiscal referente aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público;

    II - o orçamento de investimento das empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto;

    III - o orçamento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e órgãos a ela vinculados, da administração direta ou indireta, bem como os fundos e fundações instituídos e mantidos pelo Poder Público.

    A alternativa B) está errada. O princípio da anualidade/periodicidade prevê simplesmente que o exercício financeiro deve coincidir com o ano civil.

    A alternativa C) está errada, pois o princípio da não afetação refere-se a receitas de impostos. Outros tipos de receitas, como é o caso das receitas de contribuição, podem ter prévia vinculação.

    A alternativa D) está certa. Esse é exatamente o texto do princípio da exclusividade constante na CF/1988, art. 165. Vejamos:

    § 8º A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei.

    A alternativa E) também está errada, pois o princípio da clareza estabelece que o orçamento público anual deve apresentar linguagem de fácil entendimento para que a pessoa comum possa compreendê-lo.

    Gabarito: LETRA D

  • Para os colegas não assinantes:

    Gabarito letra D

  • GAB: LETRA D

    Complementando!

    Fonte: Gilmar Possati - Estratégia

    a. Errada. O princípio da Unidade ou Totalidade determina a existência de orçamento único para cada um dos entes federados com a finalidade de se evitarem múltiplos orçamentos paralelos dentro da mesma pessoa política. Dessa forma, todas as receitas previstas e despesas fixadas, em cada exercício financeiro, devem integrar um único documento legal dentro de cada esfera federativa: a Lei Orçamentária Anual – LOA. Portanto, o fato de a LOA ser editada por meio de três orçamentos distintos não fere o princípio da unidade/totalidade, pois esses orçamentos são elaborados de forma independente sofrendo, contudo, consolidação que possibilita o conhecimento do desempenho global das finanças públicas.

    b. Errada. O princípio da Anualidade/Periodicidade delimita o exercício financeiro orçamentário: período de tempo ao qual a previsão das receitas e a fixação das despesas registradas na LOA irão se referir. Segundo o art. 34 da Lei n. 4.320/64, o exercício financeiro coincidirá com o ano civil, ou seja, de 1º de janeiro a 31 de dezembro de cada ano. O erro da opção está em afirmar que “os programas de investimentos públicos podem ser iniciados independentemente de constarem do plano plurianual (PPA)”. Nos termos do § 1º, art. 167, da Constituição Federal de 1988,

    § 1º - Nenhum investimento cuja execução ultrapasse um exercício financeiro poderá ser iniciado sem prévia inclusão no plano plurianual, ou sem lei que autorize a inclusão, sob pena de crime de responsabilidade.

    c. Errada. O inciso IV do art. 167 da CF/88 veda vinculação da receita de impostos a órgão, fundo ou despesa, salvo exceções estabelecidas pela própria Constituição. Tais exceções estão relacionadas à repartição do produto da arrecadação dos impostos (Fundos de Participação dos Estados (FPE) e Fundos de Participação dos Municípios (FPM) e Fundos de Desenvolvimento das Regiões Norte (FNO), Nordeste (FNE) e Centro-Oeste (FCO) à destinação de recursos para as áreas de saúde e educação, além do oferecimento de garantias às operações de crédito por antecipação de receitas. Portanto, o item está errado, pois as contribuições sociais não são impostos!

    d. Certa. Está de acordo com o que prescreve o § 8º, art. 165, da Constituição Federal de 1988, 

    § 8º - A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei.

    e. ErradaSegundo o princípio da clareza, o orçamento deve ser apresentado em linguagem clara e compreensível para todas as pessoas.


ID
922555
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGER-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Assinale a opção correta acerca das despesas públicas.

Alternativas
Comentários
  • a) O pagamento das despesas com consumo de energia elétrica é realizado mediante empenho por estimativa, devendo ser complementado caso o valor empenhado seja insuficiente. (CORRETA)

    b) A execução de obras, incluindo-se a aquisição de imóveis, é classificada, no orçamento público, como despesas com inversões.
    (ERRADA) DESPESA COM INVESTIMENTO.

    c) Ao criar reserva de pagamento, o empenho obriga o Estado a executar o crédito orçamentário e a realizar o pagamento aos seus fornecedores ou prestadores de serviço. (ERRADA) lei 4320/64 - Art. 62. O pagamento da despesa só será efetuado quando ordenado após sua regular liquidação.

    d) O pagamento de juros e encargos de dívidas classificadas como despesas de capital contribui diretamente para a formação ou aquisição de um bem de capital. (ERRADA) DESPESA CORRENTE

    e) A liquidação da despesa pública consiste no pagamento do direito adquirido pelo credor, com base em documentos que comprovem o respectivo crédito. (ERRADA) lei 4320/64 - Art. 63. A liquidação da despesa consiste na verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito.
  • As despesas com consumo de energia elétrica são empenhas por estimativa, daí a dizer que o PAGAMENTO dessas despesas é realizado mediante empenho por estimativa...

     

    "O Empenho, segundo o art. 58 da Lei nº 4.320/1964, é o ato emanado de
    autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento
    pendente ou não de implemento de condição. Consiste na reserva de
    dotação orçamentária para um fim específico."

     

    "O Pagamento, último estágio da despesa, consiste na entrega de
    numerário ao credor por meio de cheque nominativo, ordens de
    pagamentos ou crédito em conta, e só pode ser efetuado após a regular
    liquidação da despesa."

     

    Ao meu ver a questão não tem resposta.

  • GAB: LETRA A

    Complementando!!

    Fonte: Colegas do QC

    A - CERTA - Os empenhos podem ser classificados em:

     

    Ordinário: tipo de empenho utilizado para as despesas de valor fixo e previamente determinadocujo pagamento deva ocorrer de uma só vez.

     

    Estimativo: empenho utilizado para as despesas cujo montante não se pode determinar previamentetais como serviços de fornecimento de água e energia elétrica, aquisição de combustíveis e lubrificantes e outros.

     

    Global: empenho utilizado para despesas contratuais ou outras de valor determinadosujeitas a parcelamento, como, por exemplo, os compromissos decorrentes de aluguéis.

    B - ERRADA -

    INVESTIMENTO: Somente o termo Aquisição de imóveis, (Lei 4320 art.12 §4º)

    INVERSÕES FINANCEIRAS: Aquisição de imóveis, ou de bens de capital já em utilização(Lei 4320 art.12 §5º)

    C- ERRADA - Não há obrigação de pagamento no EMPENHO. Somente após a liquidação e constatado o direito do credor que o Estado será obrigado a realizar o pagamento.  

    D - ERRADA - O pagamento de juros e encargos de dívidas são classificadas como despesas correntes, pois não contribuem, diretamente, para a formação ou aquisição de um bem de capital

    E - ERRADA - LQUIDAÇÃO-> Verificação do direito do credor perante o Estado


ID
922558
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGER-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Em relação à lei de orçamentos, que deve compreender todas as receitas, inclusive as de operações de crédito autorizadas em lei, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • As etapas ou fases da Receita Pública se dividem em: Planejamento e Execução. A primeira consiste na previsão da receita, enquanto a segunda se refere ao lançamento, arrecadação e recolhimento. A ARRECADAÇÃO consiste na entrega dos valores devidos pelos contribuintes aos agentes arrecadadores, que depois serão repassados ao Caixa Único do Tesouro Nacional (Recolhimento).

    Portanto, a letra D é a correta.

  • Não seria no recolhimento que os valores são transferidos do agente arrecadador ao tesouro nacional??!!

  • A cespe foi infeliz nesta questão!
  • Alternativa E -Receita para a contabilidade pública - Para fins de registro das transações, ocorre quando há ingresso de recurso financeiro, qualquer que seja.

    Receita sob o enfoque patrimonial - Ocorre quando o fato administrativo provoca acréscimo de valor no patrimônio líquido, excluídos os que sejam provenientes de aporte dos proprietários a entidade.

    Receita sob o enfoque orçamentário - São os ingressos destinados ao suporte de despesas orçamentárias, mesmo que em alguns casos não tenha havido o ingresso de recursos financeiros. 

    Ou seja, o conceito de receita sob o enfoque orçamentário está errado, pois não são entradas compensatórias sujeitas a autorização legislativa.

  • A letra A esta errada porque

    RECEITA DERIVADA - Deriva do patrimônio da sociedade, Deriva do poder coercitivo do estado,

    ou seja, as Receitas derivadas são obtidas pelo Estado em função de sua autoridade coercitiva, mediante arrecadação de tributos e multas(sanção de ato ilícito)

    exemplo de receita derivada: Contribuições de intervenção de domínio econômico - CIDE;

    Taxa de fiscalização dos mercados de títulos e valores mobiliários;

    multa por atraso na entrega de declaração de IRPF.

    é isso.

    so na luta.

  • A ARRECADAÇÃO consiste na entrega dos valores devidos pelos contribuintes aos agentes arrecadadores, que depois serão repassados ao Caixa Único do Tesouro Nacional (Recolhimento)


    Justamente pelos valores serem entregues depois (recolhimento) é que considero a alternativa D errada! Não ocorre isso na arrecadação!

  • A letra D realmente é a correta. Os estágios da receita são: Lançamento Arrecadação e Recolhimento. A arrecadação corresponde a entrega dos recursos devidos ao Tesouro pelos contribuintes ou devedores...


  • Questão mal formulada, cabia recurso pois conforme já dito anteriormente ARRECADAÇÃO corresponde ao momento que o contribuinte efetua o pagamento da obrigação e RECOLHIMENTO é a transferência dos valores arrecadados à conta específica do Tesouro.

    Livro Orçamento Público, AFO e LRF - 5a edição de Augustinho Paludo, pág.181

     

    Para argumentar com a própria legislação, temos no MCASP a seguinte definição:

    3.5.2.3. Recolhimento

    É a transferência dos valores arrecadados à conta específica do Tesouro, responsável pela administração e controle da arrecadação e programação financeira, observando-se o princípio da unidade de tesouraria ou de caixa, conforme determina o art. 56 da Lei nº 4.320, de 1964, a seguir transcrito:

    Art. 56. O recolhimento de todas as receitas far-se-á em estrita observância ao princípio de unidade de tesouraria, vedada qualquer fragmentação para criação de caixas especiais.

  • O erro da letra é dizer que receita pública são entradas compensatórias.Essa pegadinha da banca nada mais é que Ingressos extraorçamentários  que são recursos financeiros de caráter temporário, do qual o Estado é mero depositário. Constituem passivos exigíveis. Sua restituição não se sujeita a autorização legislativa, portanto, não integram a Lei Orçamentária Anual (LOA). www.tesouro.fazenda.gov.br/.../AnexoII_RECEITA_ORCAMENTARIA.

    Receitas orçamentárias são disponibilidades de recursos financeiros que ingressam durante o exercício, constituem elemento novo para o patrimônio público e aumentam-lhe o saldo financeiro. São fonte de recursos por meio do qual se viabiliza a execução das políticas públicas. 

    A Lei nº 4.320/1964 dispõe:

    Art. 3º A Lei de Orçamentos compreenderá todas as receitas, inclusive as de operações de crédito autorizadas em lei.

    Parágrafo único. Não se consideram para os fins deste artigo as operações de credito por antecipação da receita, as emissões de papel-moeda e outras entradas compensatórias, no ativo e passivo financeiros.

    Art. 57. Ressalvado o disposto no parágrafo único do artigo 3º desta lei serão classificadas como receita orçamentária, sob as rubricas próprias, todas as receitas arrecadadas, inclusive as provenientes de operações de crédito, ainda que não previstas no Orçamento.

    Art. 35. Pertencem ao exercício financeiro:

    I - as receitas nele arrecadadas;

    II - as despesas nele legalmente empenhadas.

    Em sentido amplo, receitas públicas são ingressos de recursos financeiros nos cofres públicos, que se desdobram em ingressos extraorçamentários, quando representam apenas entradas compensatórias, e receitas orçamentárias, quando representam disponibilidades de recursos financeiros para o erário.

    Em sentido estrito, que é o sentido adotado por este Manual, receitas públicas são apenas as receitas orçamentárias.



  • questão cheia de peçonha

  • gabarito errado - letra d = o enunciado diz respeito a RECOLHIMENTO

    Segundo Augustinho Vicente Paludo, a ARRECADAÇÃO corresponde ao momento que o contribuinte comparece ao banco e efetua o pagamento da obrigação.

    Por sua vez, o RECOLHIMENTO caracteriza-se pela transferência dos valores arrecadados à conta específica do Tesouro, responsável pela administração e controle da arrecadaçãoe programação financeira (...).

     

  • Discordo do gabarito.

    Os depósitos em favor do tesouro é a fase do recolhimento, e não da arrecadação.

    A arrecadação é o adimplemento da obrigação tributária junto aos agentes financeiros autorizados. Ou seja, quando o comtribuinte vai no banco é paga o tributo.

     A transferência ou depósito do tributo, arrecadado pelos agentes financeiros autorizados em favor do tesouro nacional, é o recolhimento.

    Questão tosca !

  • Nem vim para rechamar da letra D) que realmente achei que seria recolhimento. Minha duvida é em relação a letra e). Alguem poderia me explicar ?

  • RECOLHIMENTO!!! Estou puto com essa questão

  • GABARITO D

     

    a) Receitas Originárias.

    b) Não é na arrecadação e sim na ocorrência do fato gerador.

    c) Receita de Contribuições.

    d) CORRETA

    e) Receitas orçamentárias NÃO são entradas compensatórias.

  • Pra mim é a típica questão que já foi feita com um jogo de palavras proposital para eliminar, não para medir conhecimento, porque ela tende a confundir justamente quem sabe a matéria.

     

    Vejam essa outra questão do cespe:

    Ano: 2017 Banca: CESPE Órgão: TRT - 7ª Região (CE) Prova: Analista Judiciário - Contabilidade

    A etapa da receita orçamentária que compreende a transferência dos valores arrecadados para a conta específica do Tesouro é denominada

     a) recolhimento. (GABARITO)

     

    Agora nessa questão a redação foi:

     d) A arrecadação, um dos estágios da receita pública, caracteriza- se pela transferência ou pelo depósito das obrigações dos contribuintes em favor do Tesouro Nacional.

    Ou seja, eles usaram a combinação Transferência/Tesouro que caracterizaria o recolhimento mas também usaram depósitos das obrigações dos contribuites, que caracteriza a arrecadação. Somada a uma redação confusa (proposital) não era possível afirmar com certeza se estavam falando do momento da transferência para a conta do tesouro (dos depósitos feitos previamente) ou o momento dos depósitos dos contribuintes, assim ficava aberto para a banca justificar da forma que quisessse.

    É o pior tipo de questão para quem sabe a matéria: o candidato já percebe na hora da prova que a banca tem os dois caminhos para indeferir os recursos, aí só resta a sorte para acertar qual foi a escolha da banca

  • D) A arrecadação, um dos estágios da receita pública, caracteriza- se pela transferência OU pelo depósito das obrigações dos contribuintes em favor do Tesouro Nacional. Vejam que na questão é utilizada a palavra "ou" que indica: alternativa ou opcionalidade. Além das alternanças da palavras que visa testar o conhecimento do assunto; também testa o conhecimento da lingua portuguesa. Prova que é aplicada pela CESPE costume-se corriqueira esse tipo de situação.

  • A alternativa D está errada, pois para a entrada no Tesouro Nacional é a ação RECOLHIMENTO.

  • Alternativa C: foi utilizada a classificação da Lei 4.320:

    Origem das receitas correntes:

    Tributária;

    de Contribuições

    Patrimonial;

    Industrial;

    Agropecuária;

    Serviços;

    Outras despesas correntes;

    Transferências correntes

    Segundo o Prof. Sérgio Mendes em seu livro do Estratégia, a nomenclatura dos códigos foi levemente alterada, os atuais são:

    Impostos, Taxas e Contribuições de Melhoria;

    Contribuições

    Patrimonial;

    Industrial;

    Agropecuária;

    Serviços;

    Outras despesas correntes;

    Transferências correntes

  • Analisando via Lei 4.320, a COFINS (contribuição para financiamento da seguridade social) pertence à Receita de Contribuições. Na Receita Tributária entra apenas a chamada Contribuições de Melhoria, e não todas as contribuições. As outras contribuições (que não seja a de melhorias) entram em receitas de contribuições - e não em receitas tributárias.

    Exemplo:

    RECEITA TRIBUTÁRIA (classificação quanto à origem)

    - Impostos (classificação quanto à espécie)

    - Taxas (classificação quanto à espécie)

    - Contribuições de Melhoria (classificação quanto à espécie)

    RECEITA DE CONTRIBUIÇÕES (classificação quanto à origem)

    - Contribuições sociais (classificação quanto à espécie)

    - Contribuição de intervenção no domínio econômico (classificação quanto à espécie)

    - Contribuição para o custeio de serviço de iluminação pública (classificação quanto à espécie)

  • GAB: LETRA D

    Complementando!

    Fonte: Gilmar Possati - Estratégia

    a. Errada. Nos termos do MCASP, a doutrina classifica as receitas públicas, quanto à procedência, em Originárias e Derivadas. Essa classificação possui uso acadêmico e não é normatizada; portanto, não é utilizada como classificador oficial da receita pelo Poder Público.

    Receitas públicas Originárias, segundo a doutrina, seriam aquelas arrecadadas por meio da exploração de atividades econômicas pela Administração Pública. Resultariam, principalmente, de rendas do patrimônio mobiliário e imobiliário do Estado (receita de aluguel), de preços públicos, de prestação de serviços comerciais e de venda de produtos industriais ou agropecuários.

    Receitas públicas Derivadas, segundo a doutrina, seria a receita obtida pelo poder público por meio da soberania estatal. Decorreriam de imposição constitucional ou legal e, por isso, auferidas de forma impositiva, como, por exemplo, as receitas tributárias e as de contribuições especiais.

    Portanto, o item(A) está errado, pois inverteu os conceitos supracitados

    .

    b. Errada. As Receitas Orçamentárias Correntes são arrecadadas dentro do exercício financeiro, aumentam as disponibilidades financeiras do Estado, em geral com efeito positivo sobre o Patrimônio Líquido e constituem instrumento para financiar os objetivos definidos nos programas e ações orçamentários, com vistas a satisfazer finalidades públicas.

    c. Errada. Para efeitos de Classificação Orçamentária, a Receita de Contribuições é diferenciada da Origem Receita Tributária. Assim, a contribuição para financiamento da seguridade social classifica-se como Receita de Contribuições.

    d. Certa. A arrecadação corresponde à entrega dos recursos devidos ao Tesouro pelos contribuintes ou devedores, por meio dos agentes arrecadadores ou instituições financeiras autorizadas pelo ente.

    e. Errada. O item inverteu os conceitos. Em sentido amplo, os ingressos de recursos financeiros nos cofres do Estado denominam-se receitas públicas, registradas como receitas orçamentárias, quando representam disponibilidades de recursos financeiros para o erárioou ingressos extraorçamentários, quando representam apenas entradas compensatórias.

    Em sentido estrito, chamam-se públicas apenas as receitas orçamentárias que são disponibilidades de recursos financeiros que ingressam durante o exercício  orçamentário e constituem elemento novo para o patrimônio público.


ID
922561
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGER-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No que se refere ao suprimento de fundos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Art 68 Lei 4320/64

    O regime de adiantamento é aplicável aos casos de despesas expressamente definidos em lei e consiste na entrega de numerário a servidor, sempre precedida de emprenho na dotação própria para o fim de realizar despesas, que não possam subordinar-se ao processo normal de aplicação.
  • Lei 4320/64

    Art. 68. O regime de adiantamento é aplicável aos casos de despesas expressamente definidos em lei e consiste na entrega de numerário a servidor, sempre precedida de empenho na dotação própria para o fim de realizar despesas, que não possam subordinar-se ao processo normal de aplicação.

    Art. 69. Não se fará adiantamento a servidor em alcance nem a responsável por dois adiantamento.

    Art. 70. A aquisição de material, o fornecimento e a adjudicação de obras e serviços serão regulados em lei, respeitado o princípio da concorrência.

  • Essa questao é cabivel recurso. A letra d) esta correta, a lei pode sim utilizar suprimento de fundos para aquisição de material permanente.

    A resolução n 49/2008 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho - Regulamenta a realização de despesa por meio de Suprimentos de Fundos e o uso do Cartao de Pagamento do governo federal - GPGF no ambito da Justiça do Trabalho de 1 e 2 graus:

    art. 3º Fica vedada a concessão de Suprimento de Fundos para realização de despesas com aquisição de material permanente.

    Paragrafo unico. Excepcionalmente, desde que devidamente justificado em processo especifico, o Ordenador de Despesa poderá autorizar, por suprimento de fundos, a aquisição de material permanente de pequeno vulto, assim entendido aquele cujo valor nao ultrapasse o limite estabelecido no art. 2 desta resolução.


    • a) Conforme legislação do governo do Estado do Espírito Santo sobre a matéria, não se concederá suprimento de fundos ao servidor responsável por três suprimentos e ao servidor que, após noventa dias, não prestar contas de sua aplicação.
    • ERRADA. Decreto 93.872/1986, art. 45, §3º. Não se concederá suprimento de fundos: a) a responsável por dois suprimentos.
    • b) No âmbito do governo do Estado do Espírito Santo, os pagamentos do suprimento de fundos devem ser efetuados mediante ordem bancária, em conta corrente institucional, por meio do SIAFEM, ou na conta bancária do servidor público beneficiado.
    • ERRADA.  2.3 A concessão de suprimento de fundos deverá ocorrer por meio do Cartão de Pagamento do Governo Federal.

      2.3.1 Em caráter excepcional, onde comprovadamente não seja possível a utilização do cartão, os órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário, do Ministério Público e dos Comandos Militares poderão movimentar suprimento de fundos por meio de conta corrente bancaria.

      Fonte: http://manualsiafi.tesouro.fazenda.gov.br/020000/021100/021121/?searchterm=alcance

    • c) O suprimento de fundos consiste no adiantamento concedido ao servidor, a critério e sob a responsabilidade do ordenador de despesas, com a finalidade de efetuar despesas, que, por sua excepcionalidade, não se subordinam ao processo normal de aplicação, ou seja, ao empenho direto.
    • CORRETA. Lei 4.320/64. Art. 68 - O Regime de Adiantamento é aplicável aos casos de despesas expressamente definidos em lei e consiste na entrega de numerário a servidor, sempre precedida de empenho na dotação própria para o fim de realizar despesa, que não possam subordinar-se ao processo normal de aplicação. 
    • O suprimento de fundo é fornecido a critério do Ordenador de Despesa ("toda e qualquer autoridade de cujos atos resultarem emissão de empenho, autorização de pagamento, suprimento ou dispêndio de recursos." (Decreto-lei Federal nº 200/67, art. 80§1º)) do órgão, portanto, é sua responsabilidade a utilização.

    • Continuando...
    • d) O governo do Espírito Santo permite a concessão de suprimento de fundos para a aquisição de material permanente ou de outra mutação patrimonial classificada como despesa de capital, desde que seja de pequeno vulto.
    • ERRADA. Bom, analisando a alternativa, que por sinal é bastante capciosa, acredito que o erro está na generalização da Despesa de Capital o qual normalmente, nem sempre, coincide com a despesa não efetiva (mutação patrimonial). A despesa de Capital, segundo Portaria Conjunta STN/SOF nº 1/2011, divide-se em três grupos: Investimentos; Inversões Financeira e Amortização da Dívida. Portanto, na generalização da Despesa de Capital o Suprimento de Fundo não serve para pagamento de Amortização da Dívida, por exemplo.  
    • e) As despesas relativas a viagens ao exterior, como as destinadas a alimentação e hospedagem, devem ser pagas por meio de suprimento de fundos.
    • ERRADA. "Todas as despesas relativas a alimentação, hospedagem e transporte, inclusive para Ministros de Estado, não são passíveis de realização por Suprimento de Fundos em viagens ao exterior, visto que tais gastos já são cobertos por diárias e/ou custeados por outras entidades, conforme especificado no ato de autorização de afastamento do paí." 
    • Fonte: http://www.cgu.gov.br/publicacoes/SuprimentoFundos/Arquivos/SuprimentosCPGF.pdf

    Espero ter ajudado! Bons estudos!


  • A - O prazo de aplicação do suprimento de fundos é de até 90 dias, contados da assinatura do ato de concessão, e a prestação de contas deverá ocorrer em até 30 dias, contados a a partir do término do prazo de aplicação.

    Cabe ao ordenador de despesas estipular o prazo de aplicação dos recursos e o de prestação de contas, limitados, respectivamente em até 90 dias e 30 dias

  • Como não se subordina ao empenho direto se o empenho precede a concessão do SF?

  • Questão sem nexo, a letra A diz exatemente a forma correta de NÃO conceder suprimento a um empregado

    Lei. 4.320/64

    Art. 69. Não se fará adiantamento a servidor em alcance nem a responsável por dois adiantamentos.

    Segundo a CGU

    d) não ter sido declarado em alcance, assim entendido aquele que tenha cometido apropriação indevida, extravio, desvio ou falta verificada na prestação de contas, de dinheiro ou valores confiados à sua guarda;


ID
922564
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGER-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A respeito dos restos a pagar no orçamento público, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Análise da alternativas:

    a) A prescrição relativa ao direito do credor ao recebimento de restos a pagar ocorre em dez anos, contados a partir da data de inscrição, independentemente de atos judiciais. (A prescrição será de 5 anos a partir da data de inscrisão em restos a pagar)

    b) 
    Os restos a pagar são as despesas empenhadas, pendentes de pagamento na data de encerramento do exercício financeiro, inscritas contabilmente como obrigações a pagar no exercício subsequente. (ALTERNATIVA CORRETA)

    c) 
    Os restos a pagar de despesas processadas referem-se às despesas cujo empenho, embora legalmente emitido, depende ainda da fase de liquidação. (Restos a pagar PROCESSADOS já são decorrentes de despesas LÍQUIDADAS)

    d) 
    As despesas com restos a pagar com prescrição interrompida não poderão ser pagas no orçamento subsequente, ainda que o orçamento respectivo tenha consignado crédito próprio, com saldo suficiente para atendê-las. (Se ainda estiver vigente o direito do credor, elas poderam ser pagas à conta de despesas de exercícios anteriores, respeitada a categoria economica própria) 

    e) Os restos a pagar de despesas não processadas correspondem aos restos de despesas cujo empenho tenha sido entregue ao credor, que, por sua vez, já tenha fornecido o material, prestado o serviço ou executado a obra, tendo sido as despesas consideradas liquidadas e aptas ao pagamento.  (As despesas NÃO PROCESSADAS, são as decorrentes de despesas NÃO LIQUIDADAS ou aquelas que dependem do cumprimento do credor com sua obrigações, através do fornecimento do material ou a prestação de serviço).
  • Até a opção "B" está mal formulada, pois os restos a pagar são inscritos contabilmente como obrigações a pagar para o exercício seguinte e não no exercício seguinte. A inscrição se dá no mesmo ano em foi empenhado, todavia não paga a despesa.

  • Silvio, você entendeu errado. Mas eu te dou toda a razão, pois essas redações da CESPE tem como característica forrte a ambiguidade.

     

    A CESPE disse isso: "...inscritas contabilmente como obrigações a pagar no exercício subsequente."

    Tu entendeu isso:  "...inscritas contabilmente no exercício subsequente, como obrigações a pagar ."

  • UM RESUMINHO

    RESTOS A PAGAR PROCESSADOS: são os liquidados e que o credor já tem direito

    Eles são prorrogados automaticamente até 31/12 do ano seguinte a sua inscrição (conforme art. 68 do Decreto 93.872/86)

    RESTOS A PAGAR NÃO PROCESSADOS: são NÃO LIQUIDADOS e que não há ainda direito do credor (pois ainda não cumpriu sua parte)

    Se não liquidados até 30 de junho do 2º ano subsequente a sua inscrição SERÃO BLOQUEADOS.

    Só não serão bloqueados (e permanecerão válidos) os restos a pagar não processados que sejam relativos às despesas:

    a) do Ministério da Saúde

    b) das emendas individuais impositivas emitidos a partir do exercício financeiro de 2016.

    (Decreto 10.315/2020)

    Decreto 93.872/86, art. 68, § 2º: Os restos a pagar inscritos na condição de não processados e que não forem liquidados serão bloqueados pela Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda em 30 de junho do segundo ano subsequente ao de sua inscrição, e serão mantidos os referidos saldos em conta contábil específica no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal - Siafi.  

    § 3º Não serão objeto de bloqueio os restos a pagar não processados relativos às despesas:

    I - do Ministério da Saúde; ou  

    II - decorrentes de emendas individuais impositivas discriminadas com identificador de resultado primário 6, cujos empenhos tenham sido emitidos a partir do exercício financeiro de 2016.


ID
922567
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGER-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Considerando que o orçamento anual consigna dotação específica destinada a fazer face aos pagamentos de despesas resultantes de compromissos gerados em exercícios financeiros já encerrados, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Lei 101/00 Art 42
    É vedado ao titular de Poder ou órgão referido no art.20, nos últimos dois quadrimestres do seu mandato, contrair obrigação de despesa que não possa ser cumprida integralmente dentro dele, ou que tenha parcelas a serem pagas no exercício seguinte sem que haja suficiente disponibilidade de caixa para este efeito.

    b) e c) e d) Lei 4320/64 Art. 37
    As despesas de exercícios encerradas, para as quais o orçamento respectivo consignava crédito próprio, com saldo suficiente para atendê-las, que não se tenham processado na época própria, bem como os Restos a Pagar com prescrição interrompida e os compromissos reconhecidos após o encerramento do exercício correspondente poderão ser pagos a conta de dotação específica consignada no orçamento, discriminada por elementos, obedecida, sempre que possível, a ordem cronológica.
  • Letra a- Ele está proibido nos dois últimos quadrimentres e não no último ano.

     

    Gab: letra c

  • Despesa de Exercício Anteriores

     

    - Despesas Não Processadas na época própria (Gabarito - Letra C)

    - Restos a Pagar com prescrição interrompida.

    - Compromissos reconhecidos após o exercício financeiro

  • LETRA C

  • LETRA C

    Pode ser enquadrada como despesa de exercício anterior a despesa relativa ao exercício encerrado no qual se tenha consignado crédito próprio com saldo suficiente para atendê-la, mas que não tenha sido processada na época própria.

    Com relação à letra A, não confundir que a proibição no último ANO de mandato refere-se a ARO.

    Art. 38.   A operação de crédito por antecipação de receita destina-se a atender insuficiência de caixa durante o exercício financeiro e cumprirá as exigências mencionadas no art. 32 e mais as seguintes:

    IV - estará proibida:

    b) no último ano de mandato do Presidente, Governador ou Prefeito Municipal.

    De outro modo:

    Art. 42. É vedado ao titular de Poder ou órgão referido no art. 20, nos últimos dois quadrimestres do seu mandato, contrair obrigação de despesa que não possa ser cumprida integralmente dentro dele, ou que tenha parcelas a serem pagas no exercício seguinte sem que haja suficiente disponibilidade de caixa para este efeito.


ID
922570
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGER-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Assinale a opção correta no que se refere à conta única do Tesouro Nacional.

Alternativas
Comentários
  • Fundamento Legal: Dec. 93.872/86 a) A posição líquida dos recursos do Tesouro Nacional no Banco do Brasil será depositada no Banco Central do Brasil, à ordem do Tesouro Nacional. CERTA

    Art. 2º [...]

    § 3º A posição líquida dos recursos do Tesouro Nacional no Banco do Brasil S.A. será depositada no Banco Central do Brasil, à ordem do Tesouro Nacional.

    • Fundamento Legal: Dec. 93.872/86
    • b) Os recursos de caixa do Tesouro Nacional incluem as parcelas ou cotas-partes dos recursos tributários e de contribuições, destinadas aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios. ERRADA

    Art . 3º Os recursos de caixa do Tesouro Nacional compreendem o produto das receitas da União, deduzidas as parcelas ou cotas-partes dos recursos tributários e de contribuições, destinadas aos Estados, ao Distrito Federal, aos Territórios e aos Municípios, na forma das disposições constitucionais vigentes.

    • c) As entidades da administração federal indireta poderão utilizar, em suas aplicações no mercado financeiro, recursos provenientes de dotações orçamentárias da União, inclusive transferências e eventuais saldos da mesma origem apurados no encerramento de cada ano financeiro. ERRADA

    Art . 6º As entidades da Administração Federal Indireta não poderão utilizar recursos provenientes de dotações orçamentarias da União, inclusive transferências, nem eventuais saldos da mesma origem apurados no encerramento de cada ano civil, em suas aplicações no mercado financeiro (Decreto-lei nº 1.290/73, art. 1º).

    • d) O Banco Central do Brasil fará o crédito em conta dos estados e municípios conforme a apuração e a classificação da receita arrecadada, assim como os percentuais de distribuição ou índices de rateio definidos pelos órgãos federais competentes. ERRADA

    Art . 3º Os recursos de caixa do Tesouro Nacional compreendem o produto das receitas da União, deduzidas as parcelas ou cotas-partes dos recursos tributários e de contribuições, destinadas aos Estados, ao Distrito Federal, aos Territórios e aos Municípios, na forma das disposições constitucionais vigentes.

    Parágrafo único. O Banco do Brasil S.A. fará o crédito em conta dos beneficiários mencionados neste artigo tendo em vista a apuração e a classificação da receita arrecadada, bem assim os percentuais de distribuição ou índices de rateio definidos pelos órgãos federais competentes, observados os prazos e condições estabelecidos na legislação específica (Decreto-lei nº 1.805/80, § 1º, do art. 2º).



    Fundamento Legal: IN STN 04/2004

    • e) A conta única do Tesouro Nacional, mantida no Banco Central do Brasil ou em instituição financeira pública federal, acolhe todas as disponibilidades financeiras da União, excetuando-se os recursos das autarquias, que escolherão a conta mediante concorrência bancária. ERRADA
    Art. 1º A Conta Única do Tesouro Nacional, mantida no Banco Central do Brasil, tem por finalidade acolher as disponibilidades financeiras da União a serem movimentadas pelas Unidades Gestoras da Administração Pública Federal, inclusive Fundos, Autarquias, Fundações, e outras entidades integrantes do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal - SIAFI, na modalidade "on-line".


    É isso... espero ter ajudado.

ID
922573
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGER-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Acerca do processo orçamentário, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Art 166 § 5º CF/88

    o Presidente da República poderá enviar mensagem ao Congresso Nacional para propor modificação nos projetos a que se refere este artigo enquanto não iniciada a votação , na Comissão Mista, da parte cuja alteração é proposta.
  • Complementando...

    ( Cespe – Administrador – Abin/2010) Ao Poder Executivo é permitido propor modificações no Projeto de Lei Orçamentária, enquanto não iniciada a votação, pela Comissão Mista de senadores e deputados a que se refere o art. 1 66 da Constituição Federal, da parte cuja alteração é proposta. C

    ( Cespe – ACE – TCE-AC/2008) O Presidente da República poderá remeter mensagem ao Congresso Nacional propondo modificação no PPA, após a votação na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização. E

  • Gab E

    Erro da letra C

    Fiscal e Investimento que têm a função de reduzir desigualdades INTER-REGIONAIS.

    Macete:

    INTER-REGIONAIS = FI

  • RESPOSTA E

    pegadinha

    CF 88. [...] I - o orçamento fiscal referente aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo poder público; II - o orçamento de investimento das empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto; [...] § 7º Os orçamentos previstos no § 5º, I e II, deste artigo, compatibilizados com o plano plurianual, terão entre suas funções a de reduzir desigualdades inter-regionais, segundo critério populacional.

    #SEFAZ-AL

  • No meu ponto de vista:

    O Item E está completamente correto, mas o item C não está completamente errado, visto que, não foi mencionado a negação que o Orçamento de Investimento não fazia o mesmo que o da Seguridade Social. Não vejo o item C como errado, apenas incompleto.

  • LETRA E


ID
922576
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGER-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Assinale a opção correta a respeito de programação e execução orçamentária.

Alternativas
Comentários
  • a) Lei 10.180/01, art. 18, VIII: Compete às unidades responsáveis pelas atividades do Sistema de Contabilidade Federal promover a integração com os demais Poderes e esferas de governo em assuntos de contabilidade.

     

    b) Não há essa exceção. O decreto de programação orçamentária e financeira também fixa limites para despesas com restos a pagar. Na União, tal decreto governamental que fixa limites para o exercício financeiro atual é o 8.961/17, e dispõe os valores máximos autorizados no Anexo II (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/D8961.htm).

     

    c) Resposta. Decreto 93.874/86, art. 5º, I: As atividades de programação financeira compreendem a formulação de diretrizes para elaboração das propostas de cronogramas setoriais de desembolso, estabelecimento do fluxo geral de caixa e fixação de limites de saques periódicos contra a Conta do Tesouro Nacional, objetivando assegurar às unidades orçamentárias, em tempo oportuno, a soma de recursos necessários e suficientes à melhor execução do seu programa anual de trabalho.

     

    Obs.: Mesmo o Cespe cobrando ipsis litteris, esse decreto foi revogado em 2000.

     

    d) Os duodécimos não incluem as despesas com pessoal e encargos sociais. LDO 2017, art. 57, §2°: Excetuadas as despesas com pessoal e encargos sociais, precatórios e sentenças judiciais, os cronogramas anuais de desembolso mensal dos Poderes Legislativo e Judiciário, do Ministério Público da União e da Defensoria Pública da União terão como referencial o repasse previsto no art. 168 da Constituição Federal, na forma de duodécimos.

     

    e) Lei 4.320/64, art. 47: Imediatamente após a promulgação da Lei de Orçamento e com base nos limites nela fixados, o Poder Executivo aprovará um quadro de cotas trimestrais da despesa que cada unidade orçamentária fica autorizada a utilizar.


ID
922579
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGER-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Em relação aos créditos orçamentários, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) A LOA pode conter autorização para abertura de creditos suplementares!

    b) A vigência dos créditos especiais e extraordinarios pode ultrapassar o exercício financeiro, desde que  promulgados nos últimos quatro meses daquele exercício.

    c) Em face de despesas decorrentes de calamidades públicas, o governo estadual deve fazer uso de créditos extraordinarios.

    e) O governo do estado que pretenda criar nova secretaria de governo após a aprovação da LOA pode fazer uso de créditos especial.

  • a) Devido à vedação constitucional, a LOA não autoriza o Poder Executivo a abrir créditos suplementares, sendo sempre necessária a autorização legislativa para o remanejamento de recursos do orçamento público. Errada. A autorização para abertura de Créditos Adicionais Suplementares poderá ocorrer na própria LOA, onde o Poder Legislativo autoriza, de forma antecipada, a abertura desse tipo de crédito. É uma autorização para um acréscimo (normalmente em percentual) ao valor da despesa já prevista para ser realizada, somente se necessário for.

     

    b) A vigência dos créditos especiais não pode ultrapassar o exercício financeiro a que eles se referem; a dos créditos adicionais e extraordinários pode ultrapassar o respectivo exercício financeiro desde que mediante expressa determinação legal. Errada. Créditos suplementares: exercício financeiro a que eles se referem. Créditos especiais e extraordinários: no exercício financeiro vigente, podendo ser prolongado para o exercício posterior. Obs.: com as devidas ressalvas da lei.

     

    c) Em face de despesas decorrentes de calamidades públicas, o governo estadual deve fazer uso de créditos suplementares, que se referem a despesas urgentes não previstas na LOA. Errada. O conceito em face é de créditos extraordinários.

     

    d) O crédito orçamentário é constituído pelo conjunto de categorias classificatórias e contas que especificam as ações e operações autorizadas pela LOA. Correta.

     

    e) O governo do estado que pretenda criar nova secretaria de governo após a aprovação da LOA pode fazer uso de créditos extraordinários, dada a inexistência de dotação específica para tal fim na referida lei. Errada. Criar nova secretária não se enquadra nas despesas imprevisíveis e urgentes dos créditos extraordinários.

     

     

    Fonte: Minhas anotações + aulas do professor Marcelo Adriano (Focus)

  • GAB: LETRA D

    Complementando!

     Fonte: Gilmar Possati - Estratégia

    a. Errada. Os créditos suplementares são destinados a reforço de dotação orçamentária. A LOA poderá conter autorização para abertura de créditos suplementares, limitados a determinada importância ou percentual, sem a necessidade de submissão ao Poder Legislativo. Os créditos suplementares terão vigência no exercício em que forem abertos.

    b. Errada. Os créditos especiais não poderão ter vigência além do exercício em que forem autorizados, salvo se o ato de autorização for promulgado nos últimos quatro meses, caso em que, reabertos nos limites dos seus saldos, serão incorporados ao orçamento do exercício financeiro subsequente. Os créditos extraordinários não poderão ter vigência além do exercício em que forem autorizados, salvo se o ato de autorização for promulgado nos últimos quatro meses daquele exercício, caso em que, reabertos nos limites dos seus saldos, serão incorporados ao orçamento do exercício financeiro subsequente. Os créditos suplementares terão vigência no exercício em que forem abertos.

    c. Errada. O item refere-se aos créditos extraordinários destinados a despesas urgentes e imprevisíveis, como as decorrentes de guerra, comoção interna ou calamidade pública, conforme art. 167 da Constituição Federal.

    d. Certa. Os créditos orçamentários são autorizações constantes na Lei Orçamentária Anual (LOA) para a realização de despesas. Dentro da LOA esses créditos são discriminados por categorias classificatórias e contas que especificam as ações e operações autorizadas.

    e. Errada. O item refere-se aos créditos especiais destinados a despesas, para as quais não haja dotação orçamentária específica, devendo ser autorizados por lei.


ID
922582
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGER-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Em relação à dívida ativa, à dívida flutuante e à dívida fundada, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A letra c está correta conforme o texto da Lei 4320/64 art 39

    Os créditos da Fazenda Pública, de natureza tributária ou não tributária, serão escriturados como receita do exercício em que forem arrecadados, nas respectivas rubricas orçamentárias.

    §1º Os créditos de que trata este artigo, exigíveis pelo transcurso do prazo para pagamento, serão inscritos , na forma da legislação própria, como Dívida Ativa, em registro próprio, após apurada a sua liquidez e certeza, e a respectiva receita será escriturada a esse título.
  • Letra B deveria ser dívida flutuante.

  • letra A refere-se a dívida fundada.

  • a) art.115§ 2º A dívida fundada ou consolidada compreende os compromissos de exigibilidade superior a 12 (doze) meses contraídos mediante emissão de títulos ou celebração de contratos para atender a desequilíbrio orçamentário, ou a financiamento de obras e serviços públicos, e que dependam de autorização legislativa para amortização ou resgate

    b)art115. § 1º A dívida flutuante compreende os compromissos exigíveis, cujo pagamento independe de autorização orçamentária, assim entendidos:  a)os restos a pagar, excluídos os serviços da dívida;

    c) vide comentário tatiapa

    d)Art . 117. Os juros e amortização dos títulos da dívida pública serão pagos, nas épocas próprias, por intermédio dos agentes financeiros do Tesouro Nacional

    e) Na inscrição da Dívida ativa ocorre uma exceção ao regime de caixa, pois não houve o efetivo recebimento do numerário.

    Fonte : DECRETO Nº 93.872, DE 23 DE DEZEMBRO DE 1986


ID
922585
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGER-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

O Estado do Espírito Santo adotou como estratégia de desenvolvimento de longo prazo o Plano de Desenvolvimento Espírito Santo 2025 (Plano ES 2025), com o objetivo de agregar esforços na elaboração e execução de ações que impulsionem o desenvolvimento do estado em todas as suas dimensões. Com referência ao orçamento como instrumento dessa estratégia governamental, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito preliminar do Cespe: B


    Razão da anulação: A redação da opção prejudicou o julgamento objetivo da questão.


ID
922588
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGER-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A gestão de pessoas refere-se às políticas, às práticas e aos sistemas que influenciam os membros de uma organização, com o fim de aumentar a competividade e a melhoria de desempenho dos funcionários. Nesse sentido, os processos da gestão de pessoas incluem

Alternativas
Comentários
  • ·         As políticas e práticas podem ser divididas em subsistemas de gestão de pessoas (ou processos de gestão de pessoas), classificados em seis categorias (mnemônico = PAMDeMoR):

    Prover (ou agregar ou suprir) pessoas: recrutamento e seleção;

    Aplicar pessoas: modelagem de trabalho, gestão de desempenho, avaliação de desempenho, desenho organizacional, desenho de cargos, análise e descrição de cargos, orientação de pessoas;

    Manter pessoas: disciplina, higiene e segurança, qualidade de vida, relações sindicais, cultura e clima organizacional;

    Desenvolver pessoas: treinamento, desenvolvimento, aprendizagem, gestão do conhecimento e gestão de competências, programas de mudanças, desenvolvimento de carreira, programas de comunicação e consonâncias;

    Monitorar pessoas: banco de dados, sistemas de informações gerenciais;

    Recompensar pessoas: remuneração, benefícios, serviços sociais e incentivos;

    LETRA C
  • Gabarito: letra C

    Segundo Chiavenato, os seis processos da Gestão de Pessoas são:

    1 - Agregar pessoas:          recrutamento e seleção;
    2 - Aplicar pessoas:            desenho de cargos, análise e descrição de cargos, orientação das pessoas e avaliação do desempenho.
    3 - Recompensar pessoas:   recompensas, remuneração, benefícios e serviços sociais;
    4 - Desenvolver pessoas:     treinamento, desenvolvimento, gestão do conhecimento, gestão de competências;
    5 - Manter pessoas:            cultura organizacional, clima organizacional, qualidade de vida
    6 - Monitorar pessoas:        banco de dados e sistemas de informações gerenciais - SIG.

    Isso tudo aí faz parte do planejamento de recursos humanos.


  • SEGUNDO CHIAVENATO, A GESTÃO DE PESSOAS É UM "DRAMMA":


    DESENVOLVER PESSOAS - TREINAMENTO, DESENVOLVIMENTO, GESTÃO DO CONHECIMENTO, GESTÃO DE COMPETÊNCIAS.
    RECOMPENSAR PESSOAS - RECOMPENSAS, REMUNERAÇÃO, BENEFÍCIOS E SERVIÇOS SOCIAIS.
    AGREGAR PESSOAS - RECRUTAMENTO E SELEÇÃO.
    • MONITORAR PESSOAS - BANCO DE DADOS E SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS – SIG.
    MANTER PESSOAS - CULTURA ORGANIZACIONAL, CLIMA ORGANIZACIONAL, QUALIDADE DE VIDA.
    • ATRIBUIR PESSOAS - DESENHO DE CARGOS, ANÁLISE E DESCRIÇÃO DE CARGOS, ORIENTAÇÃO DAS PESSOAS E AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO.

    OS QUAIS GERAM IMPACTOS SOBRE PESSOAS, QUE IMPULSIONAM A ORGANIZAÇÕES. 

     

     

     

    GABARITO ''C''
     

  • GABARITO C

    Aproveitem!!! O excelente enunciado que a banca deixou referente a GESTÃO DE PESSOAS

     

  • Quando falar em processos de GP, lembre-se de: Agregar, Aplicar, Manter, Desenvolver, Recompensar e Monitorar.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.


ID
922591
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGER-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

De acordo com a teoria da hierarquia das necessidades, formulada por Abraham Maslow, as necessidades de nível baixo são

Alternativas
Comentários
  • O que é motivação e como ocorre o processo de motivação para cada um desses autores? Motivação – consiste no processo responsável pela intensidade (esforço despendido), direção (caminho) e persistência (quanto tempo a pessoa consegue manter seus esforços) dos esforços de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta.
    Abraham Maslow ( ) propôs como teoria sobre motivação, uma hierarquia de cinco necessidades, acreditando que dentro de cada ser humano existisse uma hierarquia de cinco categorias de necessidades, sendo elas fisiológica, segurança, social, estima e auto realização.
    Segundo Maslow, para motivar alguém é necessário saber em qual nível da hierarquia a pessoa se encontra no momento e focar a satisfação naquele nível ou no nível superior.
     

     
    Maslow separou as cinco categorias de necessidades em dois patamares: necessidades de nível mais baixo e necessidades de nível mais alto. A diferença entre esses dois níveis parte da premissa de que as necessidades de nível mais baixo (fisiológicas e de segurança) quase sempre são satisfeitas externamente enquanto as necessidades de nível mais alto (social, estima e auto realização) são satisfeitas dentro do indivíduo.
    Observação: Apesar de ter recebido amplo reconhecimento, esta teoria não fornece comprovação empírica substancial que a validam.
     
  •  Teoria das necessidades humanas, de Maslow:

    5 Autorrealização

    4 Estima                           5,4 e 3 - São secundárias, de alta ordem, superiores.

    3 Social

    2 Segurança

    1 Fisiológica                      1 e 2 - são primárias, de baixa ordem, inferiores.


  • Gabarito: C

    -----------

    Teoria das necessidades de Maslow

    -----------

    Nível Baixo = Fisiológica e Segurança.

    Nível Alto = Social, Estima e Autorrealização.

  • Quetãos semelhante:

     

    (CESPE – TJ-ES / ANALISTA – 2011) Consoante os pressupostos da hierarquia de necessidades de Maslow, um administrador que
    almeje motivar seus colaboradores deve considerar primeiramente as necessidades fisiológicas destes.

     

    Rodrigo Rennó.

  • Gabarito letra C



    São necessidades internas: Autorrealização, estima e sociais

    São necessidades externas: Segurança e Fisiológicas


ID
922594
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGER-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A liderança pode ser exercida sob dois aspectos: comportamentos do líder orientados para o relacionamento com os liderados, e comportamentos do líder orientados para as tarefas dos liderados. De acordo com as características definidoras da liderança, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra C

    Dentre os tipos de liderança que existem, podemos destacar:

    Liderança voltada para para as tarefas dos liderados
    Aqui se um dos liderados tiver treinamento e experiência e treinamento nas tarefas realizadas, esse tem perfeitas condições de assumir a liderança, tendo em vista o tipo de liderança exigida.

    Liderança voltada para o relacionamento com os liderados
    Aqui o líder precisa ter diversas qualidades e se importar com tudo que possa atingir diretamente ou indiretamente seus liderados. Se esse líder for indiferente (não se importar) às recompensas oferecidadas pela empresa aos seus liderados, ele não poderá substituir o líder, visto que não dispõe de característica ou experiência para a liderança exigida.
  • Letra: C 

     

    Resolvi tentando achar lógica e fui eliminando e deu certo rs. Espero que ajude.

     

    Líder é orientado p/ relacionamento ou tarefas. Procurei na questão fazer o enquadramento.

     

     a) As tarefas altamente estruturadas e definidas podem neutralizar a influência do líder que tenha comportamentos orientados para o relacionamento com os liderados. 

    > Uma coisa não inviabiliza a outra. Se fosse assim, nas empresas o líder não teria autonomia p/ gerenciar de acordo com o seu estilo, bem como dos liderados. (achei a questão abrangente, então estou explicando de igual modo rs)

     

     b) O trabalho que apresenta feedback pode neutralizar a influência do líder orientado para as tarefas.

    > Mesma coisa do item anterior. Um (relacionamento) não inviabiliza o outro (tarefa).

     

     d) As metas explicitamente formalizadas podem substituir os líderes orientados para o relacionamento com seus liderados.

    Metas > tarefa 

    Certo ficaria assim: As metas explicitamente formalizadas NÃO podem substituir os líderes orientados para o relacionamento com seus liderados.

    Na verdade gente a letra A, B, D deram uma viajada. Quem pode substituir um líder é um funcionário. Não é a tarefa (a), feedbach (b) ou meta (d). Matamo 3 alternativas ;) agora vamos p/ as lazarentas rs

     

    Vejam que nas letras C e E ambos dizem que o funcionário com X Y atributos pode substituir o líder X Y (sacou?) Então, simbora!

     

    c) Um funcionário que tenha experiência e treinamento pode substituir o líder que tenha comportamentos orientados para as tarefas dos liderados.

    Pode, caro examinador! Neste caso, tais atributos são relacionados às tarefas. Se tivesse assim: "... comportamentos orientados para as relacionamento dos liderados" estaria errada. Cespe entende assim: falou em experiência e treinamento >>> é útil p/ tarefa! 

     

    e) Um funcionário indiferente às recompensas oferecidas pela organização pode substituir o líder que tenha comportamentos orientados para o relacionamento com os liderados.

    Achei essa questão meio loka. Podemos concluir que p/ o CESPE recompensa está relacionado à relacionamento (oi?). 

    Deixando a questão certa >>> Um funcionário indiferente às recompensas (esse funcionário pouco se importa com o relacionamento. O "cabra" quer trabalhar rs) oferecidas pela organização pode substituir o líder que tenha comportamentos orientados para a tarefa com os liderados.


ID
922597
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGER-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A respeito das intenções primárias de gerenciamento de conflitos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Competir: Desejo da pessoa em satisfazer seus próprios interesses, 
    independentemente do impacto sobre a outra parte em conflito.

    Colaborar: Situação em que as partes conflitantes pretendem satisfazer os 
    interesses de todos os envolvidos.

    Evitar: Desejo de fugir de um conflito ou tentar suprimí-lo.

    Acomodar-se: Disposição de uma das partes em conflito de
    colocar os interesses 
    do oponente antes dos seus próprios.

    Conceder: Situação na qual cada uma das partes de
    um conflito está disposta a 
    abrir mão de alguma coisa
  • Gabarito: letra C

    Gestão de Conflitos
    • Estilo de Competição
      • Impõe seu próprio interesse
      • Situação de emergência
    • Estilo de Abstenção/Evitação
      • Não acertiva, nem cooperativa
      • Assunto Trivial
      • Desentendimento pode ser oneroso
      • Assunto que não existe possibilidade de ganhar
    • Estilo de Intransigência
      • Objetivos igualmente importantes
      • Componentes de igual poder
    • Estilo de Acomodação
      • Alto grau de Cooperação
      • Um assunto é mais importante que outro
    • Estilo Compromisso
      • Moderada assertividade
      • Objetivos igualmente importante
      • Jogo de cintura
    • Estilo de Colaboração
      • Auto grau de assertividade e auto grau de cooperatividade
      • Negociação, intercâmbio
    • Atinge nível máximo
      • Catarce
        • colocam-se as partes em confronto numa situação
          controlada para que as partes cheguem a uma solução satisfatória;

      • Ruptura
        • as partes devem ser separadas de modo a se eliminar o conflito.  
  • Gabarito: C

    a) Há a intenção de evitar o conflito quando determinada pessoa prioriza os interesses de outrem envolvido no conflito em detrimento dos seus próprios interesses. ERRADO– tal comportamento refere-se à ACOMODAÇÃO (disposição de uma das partes em conflito de colocar os interesses do oponente antes dos seus próprios)

    b) Há a intenção de colaborar com os outros quando cada uma das partes envolvidas em um conflito está disposta a desistir de algo. ERRADO–  tal comportamento refere-se à CONCESSÃO (situação na qual cada uma das partes de um conflito está disposta a abrir mão de alguma coisa).

    c) Uma pessoa que deseja satisfazer seus próprios interesses, independentemente das consequências sobre a outra parte em conflito, age com a intenção de competir. CORRETO

    d) Em uma situação em que as partes conflitantes pretendem satisfazer os interesses de todos os envolvidos, adota-se a intenção de fazer concessão aos outros. ERRADO– tal comportamento refere-se à COLABORAÇÃO (situação em que as partes conflitantes pretendem satisfazer os interesses de todos os envolvidos.).

    e) A intenção de se acomodar ao conflito refere-se à situação em que se deseja fugir de um conflito ou suprimi-lo. ERRADO– tal comportamento refere-se à EVITAÇÃO (desejo de fugir de um conflito ou tentar suprimí-lo).


  • Gente, e por que a questão fala em intenções primárias?

  • ACOMODAÇÃO: O SUJEITO PREFERE CONCORDAR E APOIAR SEU OPOSITOR A QUESTIONÁ-LO. (ASSERTIVA ''A'')

     

    COMPROMISSO: AMBAS AS PARTES OU GRUPOS CEDEM PARTE DE SEUS INTERESSES EM BUSCA DE UM "MELHOR CAMINHO". (ASSERTIVA ''B'')

     

    COLABORAÇÃO/COOPERAÇÃO: É O OPOSTO DA COMPETIÇÃO; OS DOIS LADOS DO CONFLITO BUSCAM UMA SITUAÇÃO ''GANHA-GANHA'', COM UM COMPROMETIMENTO ENTE AS PARTES DO CONFLITO. (ASSERTIVA ''D'')

     

    EVITAÇÃO: REPRESENTA A FUGA DO CONFLITO, FINGE QUE O CONFLITO NÃO EXISTE OU O IGNORA. (ASSERTIVA ''E'')

     

    COMPETIÇÃO: NESTE ESTILO A PESSOA QUER ATENDER AOS SEUS DESEJOS SEM SE PREOCUPAR COM O OUTRO. NESTE ESTILO, ''GANHA-PERDE'', UM SERÁ O VENCEDOR E OUTRO PERDEDOR. (ASSERTIVA ''C'').

     

     

     

    GABARITO ''C''

  •  Questãozinha bem bacana de múltipla-escolha da CESPE, bem interessante para revisarmos todas as estratégias de solução de conflitos. Vamos lá!

    A) Errado. Não se trata de evitação, e sim da estratégia de acomodação.

    B) Errado. Na colaboração a relação é de ganha-ganha, ou seja, trabalha-se em conjunto com a outra pessoa para encontrar uma solução que satisfaça plenamente os interesses das duas partes. A característica de abrir mão de parte do seu interesse é própria do acordo ou compromisso, e não da colaboração.

    C) Correto. A competição é a estratégia de solução de conflitos de disputa, em que prevalece o uso do poder. Ao competir o indivíduo procura atingir seus próprios interesses em detrimento dos das outras pessoas, é um estilo agressivo onde o indivíduo faz uso do poder para vencer.

    D) Errado. Fazer concessões é o mesmo que procurar soluções de meio termo, em que nenhuma das partes sai plenamente satisfeitas, elas “abrem mão” de parte dos seus interesses.

    E) Errado. A acomodação é a estratégia em que a pessoa renuncia aos seus próprios interesses para satisfazer os interesses da outra parte. As características propostas na assertiva são próprias da estratégia de evitação.

    Gabarito: C

  • Segundo Robbins, Judge e Sobral (2010, p. 442),

    • Competição: estratégia na qual as partes buscam a satisfação dos próprios interesses, independentemente do impacto na outra parte.
    • Colaboração: estratégia em que as partes conflitantes buscam satisfazer os interesses de todos os envolvidos.
    • Evitamento: estratégia em que uma das partes procura fugir de um conflito ou tenta suprimi-lo.
    • Acomodação: estratégia caracterizada pela disposição de uma das partes em conflito de colocar os interesses dos outros antes dos seus.
    • Compromisso: estratégia na qual as partes estão dispostas a abrir mão de alguma coisa para solucionar um conflito.

    ROBBINS, S. P.; JUDGE, T. A.; SOBRAL, F. Comportamento organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.


ID
922600
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGER-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

No que se refere ao recrutamento e à seleção de pessoas, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

    Chiavenato (1999) ensina que o recrutamento misto é uma solução formada a partir de diversos gêneros ou opiniões com a liberdade de escolher o que julgar melhor, abordando tanto as fontes internas quanto as externas dos recursos humanos para o recrutamento. O recrutamento misto pode ser adotado por três funções: inicialmente recrutamento externo seguido de recrutamento interno e recrutamento externo e recrutamento interno, concomitantemente.

    http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/praticas-de-recrutamento-e-selecao/46587/
  • Sobre a letra D: 

    A entrevista é uma forma de a organização conhecer o candidato. A entrevista 
    deve  abordar  “aspectos  de  conteúdo  profissional  e  pessoal  do  candidato  tanto 
    relacionados  com  a  vida  pregressa  quanto  com  as  expectativas  de  vida 
    futura”
     

    Testes psicológicos 
    “Testes psicológicos são instrumentos padronizados que servem de estímulo a 
    determinado  comportamento  do  examinado.  Visam  predizer  o  comportamento 
    humano com base no que foi revelado na situação de teste”
    Existem  centenas  de  testes  psicológicos  diferentes,  mas  o  mais  importante  é 
    que eles tenham três características: predição, validadee precisão. 

    GABARITO: B 


     
  • CORRETO B

     

    c)   As agências públicas de emprego apresentam candidatos com os perfis necessários para mercados específicos, assim como em faculdades e universidades.

     

    d) A seleção de pessoas apenas mediante o uso de entrevista incorre em falhas metodológicas de escolha, pois essas técnicas, por serem predominantemente subjetivas, apresentam alto grau de imprecisão.

     

    e) A prova situacional e a prova prática devem ser utilizadas para selecionar candidato a cargo com elevado grau de padronização e rotinização de tarefas e atividades.

     

  • LETRA A) Os Grupos Focais baseiam-se na criação de um dispositivo de discussão grupal para colher informações a respeito de um tópico determinado e específico. São processos de obtenção de informações que devem emergir a partir do diálogo entre os participantes do grupo, conduzido por um pesquisador ou por uma dupla de pesquisadores. Os Grupos Focais são definidos como técnica de entrevista em grupo, que se baseia na interação social entre pessoas com características em comum, procurando compreender o que sentem ou pensam sobre um determinado assunto, produto ou serviço. Trata-se portanto, de uma técnica abrigada no campo qualitativo, orientada por narrativas produzidas coletivamente por sujeitos que se encontram juntos, com base em um tema-chave e por meio do manejo do trabalho por um profissional.

     

     

     http://conteudo.movesocial.com.br/uploads/abccbc3bdc9a4315.pdf

  • Grupo focal: quando nem o pesquisador nem os profissionais,
    objetos do estudo, dispõem de tempo para entrevistas individuais,
    alternativa é realizar uma entrevista coletiva, também denominada
    grupo focal (o entrevistador atua como moderador, estimulando e
    coordenando a discussão dos participantes

     

    OU SEJA NÃO É uma técnica amplamente utilizada em processos de seleção,

  • A entrevista é subjetiva, mas o teste de personalidade não?

     

    Não achei tal informação.

     

    Obrigada


ID
922603
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGER-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

No que concerne à análise de cargos, os requisitos especificação de instrução, conhecimento, especialização, experiência, complexidade das tarefas e iniciativa referem-se à especificação

Alternativas
Comentários
  • Letra E

     As especificações de cargos estão concentradas em 4 grandes áreas:

    Requisitos mentais:
     
    Este fator considera as exigências do cargo no que se refere aos requisitos mentais inerentes e adquiridos.
     
    Requisitos mentais inerentes são as aptidões que o cargo exige do ocupante, quais sejam, por exemplo: inteligência, memória, raciocínio mental, numérico, verbal, habilidade para lidar com pessoas, imaginação, liderança, iniciativa, etc.
     
    Requisitos mentais adquiridos são as qualificações que o cargo exige do ocupante, quais sejam, por exemplo: instrução escolar, conhecimentos gerais, experiência profissional, etc.
     
    Entre os requisitos mentais estão os seguintes sub-fatores:
     
    ·      instrução essencial;
    ·      experiência anterior essencial;
    ·      adaptabilidade ao cargo;
    ·      iniciativa necessária;
    ·      aptidões necessárias;
    ·      outros.
     
    Requisitos físicos:
     
    Este fator considera a quantidade e a continuidade de energia e de esforços físicos e mentais requeridos e a fadiga provocada.
     
    Considera também a compleição física exigida do ocupante para o adequado desempenho do cargo. Entre os requisitos físicos estão os seguintes sub-fatores:
     
    ·      esforço físico necessário;
    ·      concentração necessária (visual);
    ·      destreza ou habilidade;
    ·      compleição física necessária;
    ·      outros.
     
    Responsabilidades:
     
    Este fator considera a responsabilidade que o ocupante do cargo, além do desempenho normal de suas atribuições, tem com relação a supervisão direta ou indireta do trabalho de seus subordinados, com relação ao material, ao ferramental ou ao equipamento que utiliza, com relação ao patrimônio da empresa, ao dinheiro, aos títulos ou documentos, aos prejuízos ou lucros da empresa, aos contatos internos e/ou externos e as informações confidenciais.
     
    Os sub-fatores, normalmente, são as seguintes:
     
    ·      supervisão de pessoal;
    ·      material, ferramental ou equipamentos;
    ·      dinheiro, títulos ou documentos;
    ·      contatos internos ou externos; e
    ·      informações confidenciais.
     
    Condições de trabalho:
     
    Este fator considera as condições de ambiente e arredores onde o trabalho é executado, tornando-o desagradável, adverso ou sujeito à riscos, exigindo do ocupante um severo ajustamento, a fim de manter sua produtividade e seu rendimento nas funções. Avalia o grau de adaptação do ambiente e do equipamento ao elemento humano, facilitando o seu desempenho.
     
    Este sub-fator engloba os seguintes sub-fatores:
     
    ·      ambiente de trabalho;
    ·      riscos;
    ·      outros.
  • Gabarito: letra E


    ExemploAnálise de Cargos
  • REQUISITO MENTAIS:

    - instrução necessária;
    - experiência anterior
    - iniciativa
    - aptidões
  •  Boas e Andrade (2009) apontam Fatores de Especificação na Análise de Cargos: 


    • Requisitos mentais: instrução necessária; experiência anterior; iniciativa e aptidões; competências e habilidades. 
     Requisitos físicos: esforço físico; concentração visual e mental; destrezas ou habilidades, etc. 
    • Responsabilidade por: supervisão de pessoas; material, equipamentos e ferramentas; dinheiro, títulos e documentos; contratos internos e externos. 
    • Condições de trabalho: ambiente físico de trabalho; riscos de acidentes.

     

    PRof Carlos Xavier

     

  • quem apanha nunca esqe...anotado

  • Coloquei esta questão para que você fique atento para o fato de a CESPE de vez em quando cobrar quais são os requisitos mentais presentes em uma análise de cargos. Sei que você mal deu bola para a figura que eu trouxe acima, então vou repetir ela aqui, olha só:

    (Fonte: Chiavenato, Recursos Humanos, O Capital Humano das Organizações, 10a edição)

    Perceba, então, que por requisitos mentais temos, como exemplos, o grau de instrução do candidato, a sua experiência prévia, iniciativa, aptidões, especialização, adaptabilidade etc. Já como requisitos físicos temos habilidades, destreza, porte físico necessário, concentração etc. Então, temos que o item correto é a letra E.

    Gabarito: E

  • Durante a análise de cargo, existem diversos fatores de especificação a serem considerados. Idalberto Chiavenato afirma que os principais fatores são: a) requisitos mentais, b) requisitos físicos, c) responsabilidade e d) condições de trabalho.

    O enunciado apresenta elementos a serem considerados durante a especificação dos requisitos mentais do cargo, por isso o gabarito é a alternativa “E”.

    Se quiser relembrar o assunto, confira nosso esquema matador de questões:

    Gabarito: E

  • CESPE, EU VOU TE VENCERRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR


ID
922606
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGER-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A avaliação de desempenho capaz de diferenciar o bom desempenho do mau desempenho é a avaliação

Alternativas
Comentários
  • Nunca vi isso na minha vida. Alguém pode ajudar? Grato. :) 

  • Somos 2 Francisco.

  • Pessoal, devemos indicar essas questões para os professores comentarem, porque eles não comentam nenhuma questão dessa matéria, e pra variar, essa é uma das matérias mais chata que se tem para estudar. Vamos todos inducar para comentário pessoal!!! por favor, quem sabe assim, eles contratam um professor para isso. 

  • A prova é de administração, deve ser algo específico para eles. Mas nessa eu fui no feeling e na lógica e deu certo.

    Estamos procurando algo para mostrar diferenças entre desempenhos bons e ruins.
    Ora, esse algo deve ser algo flexível, sensível às características do desempenho em questão. Essa avaliação deve perceper completamente esse desempenho, para saber se é bom ou ruim. Inclusive, algo sensível é algo que recebe facilmente as impressões ou sensações externas e que indica a menor diferença ou alteração (diz-se de instrumento).

    Algo aceitável não avalia diferenças, assim como algo relevante ou prático.
    Algo confiável não necessariamente pode mostrar diferenças... Confiável pode ser no sentido que chegue ao resultado esperado, mas e se ele não for a demonstração da diferença entre os desempenhos?

    Não sei se entendem como eu pensei, mas foi isso :)

  • Nem no Google não aparece essa categorização da Avaliação de Desempenho. Cespe inventando conceitos novos unica e exclusivamente para suas provas? Quanta novidade! Rsrsrs.

  • AVA...

  • Fui no feeling tbm!

    ta osso estudar essa matéria...


ID
922609
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGER-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Considerando a equidade dos sistemas de cargos, carreiras e salários, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • O Cespe trabalha somente com questões de certo e errado, não é?
  • Conceito de Administraão de Salarios:
    Administração de salários é o conjunto de normas e procedimentos utilizados para estabelecer e/ou manter estruturas de salários equitativas e justas na organização. Como a organização e um conjunto integrado de cargos em diferentes níveis hierárquicos e em diferentes setores de atividades, a administração salarial é um assunto que envolve a organização como um todo e que repercute em todos os seus níveis e setores. Uma estrutura salarial é um conjunto de faixas salariais relacionado com os diferentes cargos existentes na organização. Para estabelecer e manter estruturas salariais equitativas e justas, torna-se necessária estabelecer duas formas de equilíbrio, a saber:
    1. Equilíbrio interno. Ou seja, consistência interna entre os salários em relação aos cargos da própria organização. o equilíbrio interno exige uma estrutura salarial justa e bem dosada.
     
    2. Equilíbrio externo. Ou seja, consistência externa dos salários em relação aos mesmos cargos de outras organizações que atuam no mercado de trabalho. o equilíbrio externo exige uma estrutura salarial compatível com o mercado. O equilíbrio interno e alcançado por meio de informaçes obtidas através da avaliação e classificação de cargos, que geralmente são baseadas em um programa previa de descrição e analise de cargos. O equilíbrio externo e alcançado por meio de informações externas obtidas através de pesquisas de salários. Com essas informa<;6es internas e externas, a organiza<;ao pode traçar sua política salarial -como parte de sua política de RH- para normalizar os procedimentos a respeito da remuneração do pessoal. A política salarial constitui um aspecto particular e espedfico das politicas de RH da organizaçao. LETRA - E
  • a) As carreiras mais almejadas são aquelas com salários maiores, independentemente da natureza do trabalho e das condições oferecidas pelas organizações.

    Errado.
    Primeiramente, devemos entender que não há nada mais frustrante na vida de uma pessoa que ser bem sucedida naquilo que não gosta de fazer. Ainda, a satisfação que se tem ao trabalhar supera a remuneração, abrangendo diversos aspectos: clima organizacional, ética organizacional, chefia e liderança inspiradora, além de os objetivos da organização em alinhamento com seus valores pessoais. Ainda  predomina  a  crença  de  que  a  satisfação  dos  funcionários  é  obtida  com quantidade  de  valores  e  aumentos  salarais.  Mas  está  suficientemente  provado que  eles  continuarão  insatisfeitos,  independentemente  de  valores,  enquanto perceberem falta de coerência, equidade e transparência.
    Portanto, não há essa relação direta entre cargos mais almejados x cargos com maiores salários.



    b) Há justiça nas compensações quando há equidade dos salários pagos por uma organização em relação aos salários pagos por outras instituições no mercado.

    Errado.
    Segundo Hipólito (2000), o sistema de equidade de cargos, carreiras e salários ajuda a dar coerência interna à organização, montando estruturas hierárquicas que são fáceis de serem compreendidas pelos funcionários e produzem um sentimento de justiça e eqüidade interna.



    c) Dois indivíduos com a mesma função, mas com desempenhos diferentes, devem receber compensações iguais.

    Errado.

    As funções desempenhadas por indivíduos que teoricamente ocupam os mesmos cargos são com freqüência diversas nas organizações; o próprio conceito de competência não permite que essa afirmação seja correta: a competência é o conjunto de características percebidas nas pessoas em termos de conhecimentos, habilidades e atitudes, que levam a um desempenho superior ou inferior, se comparado a um outro indivíduo de mesmo cargo, e que são expressos em comportamentos observáveis e mensuráveis relacionados ao trabalho.

     

    d) Quando há equidade externa, as pessoas tendem a sair da organização em busca de salários mais altos em outras instituições.

    Errado.
    Se há equidade externa, os salários são compatíveis entre as organizações comparadas. Logo, esse não será um fator decisivo.



    e) A equidade interna refere-se ao grau de justeza das compensações de uma organização em diferentes cargos e funções. Funções diferentes devem gerar compensações diferentes.

    Certo.

    A equidade interna resume-se em se ter os salários estabelecidos à partir de regras aplicáveis a todos na empresa, produzindo um sentimento de justiça entre os funcionários.

     

    Professor Adriel Sá.

  • Michel Rigueiral, não mesmo. Depende do contratante do concurso, ele quem exige como que a prova.


ID
922612
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGER-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A gestão por competências é uma alternativa conceitual e metodológica aos modelos tradicionais de gestão de pessoas. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Mapeamento de competências
    Como vimos, o mapeamento das competências é necessário para que se possa identificar  o  chamado  gap  de  competências,  a  lacuna  existente  entre  as competências necessárias e as que existem atualmente na organização.
    Carbone et. al. (2006) explicam que o passo inicial desse processo consiste em identificar  as  competências  (organizacionais  e  humanas)  necessárias  para  a consecução  dos  objetivos  organizacionais  e  que  para  esta  identificação geralmente  é  realizada,  primeiro,  uma  pesquisa  documental  que  inclui  a análise  do  conteúdo  da  missão,  da  visão  de  futuro,  dos  objetivos organizacionais e de outros documentos relativos à estratégia da organização; em seguida, realiza-se a coleta de dados com pessoas-chave da organização. LETRA - B
    Prof. Abelardo Neves
  • Gabarito: B.

    Discordo plenamente. Não deve haver, necessariamente, alinhamento entre as competências ambicionadas pela organização e as existentes. De fato, por meio do diagnóstico, verifica-se o grau de distanciamento entre o que se intenciona haver e o que, efetivamente, existe.

    Logo, os níveis das competências encontrados após o diagnóstico indicam os "gaps", que podem ser minimizados pelo uso de diversos tipos de ferramentas/ações a ser tomadas. Estas ferramentas/ações que devem, sim, estar alinhadas com as competências que a organização quiser desenvolver.

    Cespe, Cespe, sempre ruinzinha...
  • Quando eu erro, eu ergo a cabeça e luto - buscando mais e mais conhecimento e competência. Quem erra e fica reclamando; abraça a derrota, porque perde tempo com lamentações desnecessárias. 

  • A) ERRADA!

    A avaliação busca analisar o DESEMPENHO, e não apenas os aspectos comportamentais, das competências do individuo.

     

    B) CORRETA!

    O mapeamento de competências e as etapas da gestão por competências devem iniciar-se na formulação estratégica da organização, no intuito de haver alinhamento entre as competências esperadas e as competências existentes.

     

    C) ERRADA!

    Quando há lacuna de competência, mas há mão de obra qualificada disponível, PODE-SE PRIORIZAR a seleção ou a movimentação nas organizações

    Seleção EXTERNA -> Uma opção, não obrigação

     

    D) ERRADA!

    Quando há lacunas grandes de competências e não há mão de obra qualificada disponível, RECOMENDA-SE o desenvolvimento e a capacitação das pessoas.

    DESENVOLVIMENTO INTERNO -> Uma opção, não obrigação

     

    E) ERRADA!

    COMPETÊNCIA por si só nada VALE. É Preciso demonstrar Resultado!!

  • A - ERRADO - SEGUNDO DUTRA, O DESEMPENHO DE UMA PESSOA DIVIDE-SE EM TRÊS DIMENSÕES — DESENVOLVIMENTO, ESFORÇO E COMPORTAMENTO —, QUE INTERAGEM ENTRE SI E QUE DEVEM SER AVALIADAS DE MANEIRAS DIFERENCIADAS.
            - DESENVOLVIMENTO: ALCANCE DE UM PATAMAR CADA VEZ MAIS ELEVADO, O QUAL NÃO RETROCEDERÁ.
            - ESFORÇO: MOTIVAÇÃO QUE A PESSOA TEM PARA FAZER ALGO.
            - COMPORTAMENTO: AÇÃO DEMONSTRADA PELO INDIVÍDUO.

     

    B - CORRETO - UMA QUESTÃO DO CESPE PARA MELHOR COMPREENSÃO DA PROFUNDIDADE DO MAPEAMENTO.

    CESPE: "Para alcançar os objetivos propostos, as atividades de treinamento, desenvolvimento e educação devem estar alinhadas às estratégias organizacionais, desde a etapa inicial, denominada análise de necessidade de treinamento, quando se detectam as competências a serem trabalhadas (PELO MAPEAMENTO) e os indivíduos que necessitam de treinamento." (CERTO)

     

    C e D - ERRADO - QUANTO AO TAMANHO DA LACUNA ENCONTRADA NO MAPEAMENTO, O CESPE JA SE MANIFESTOU A RESPEITO.

    CESPE: ''Entre os resultados possíveis de um mapeamento de competências, o principal deles é a lacuna de competências. A partir desse resultado, podem-se estabelecer as prioridades da gestão de pessoas. Quando há lacunas grandes de competências e não há mão de obra qualificada disponível, recomenda-se o desenvolvimento e a capacitação das pessoas. Porém, quando há lacuna de competência, mas há mão de obra qualificada disponível, pode-se priorizar a seleção ou a movimentação nas organizações.'' (CERTO).

     

    E - ERRADO - REMUNERAÇÃO POR COMPETÊNCIA: CONHECIMENTO + HABILIDADE + ATITUDE = RECONHECIMENTO. COM ISSO AGREGA VALOR ECONÔMICO À ORGANIZAÇÃO E VALOR SOCIAL AO INDIVÍDUO.

     

     

     

     

     

    GABARITO ''B''


ID
922615
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGER-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

No que se refere ao desenvolvimento e à capacitação de pessoal, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    LEVANTAMENTO DAS NECESSIDADES DE TREINAMENTO:é a etapa do diagnóstico das necessidades e carências de treinamento. Constitui o diagnóstico preliminar dos problemas que devem ser removidos por meio do treinamento. O levantamento das necessidades pode ocorrer em três diferentes níveís de análise, a saber:

    • Análise da organização: envolve a análise da entidade como um sistema, como uma totalidade para verificar a situação, os objetivos organizacionais e as necessi­dades globais de competências e habilidades, enfim, a estratégia da entidade para a partir dela estabelecer a estratégia para o treinamento das pessoas. Os objetivosda entidade, os planos de expansão ou de encolhimento, o lançamento de novos serviços etc. constituem quase sempre novas necessidades de treinamento.

    • Análise departamental: envolve a análise de cada área da entidade como um sub­sistema, para verificar os objetivos departamentais, as necessidades de compe­tências e habilidades para detectar as necessidades de treinamento a serem supridas. Os objetivos do departamento, os planos de aumento de eficiência e de eficácia, os resultados da avaliação do desempenho do pessoal quase sempre constituem novas necessidades de treinamento.

    • Análise das tarefas e operações: envolve a análise das tarefas e operações de cada cargo para verificar os requisitos que o cargo exige de seu ocupante e as compe­tências e habilidades que este deve possuir. A diferença entre os requisitos que o cargo exige do ocupante e as suas habilidades atuais constituem a diferença que representa uma necessidade de treinamento.

    Chiavenato, Adm Geral e Pública, p. 156

  • 67% de erros a questão apresenta...

  •  

    As necessidades de treinamento e desenvolvimento devem ser identificadas a partir da concepção hierárquica das organizações?????????????????

     

    De onde tiraram isso?

  • A - ERRADO - A execução de treinamentos presenciais e online deve ser monitorada apenas nos casos em que o planejamento não foi realizado, o que garante a efetividade dos objetivos. HAVENDO OU NÃO PLANEJAMENTO, A MONITORIA SEMPRE SERÁ NECESSÁRIA.

     

     

    B - CORRETO - As necessidades de treinamento e desenvolvimento devem ser identificadas a partir da concepção hierárquica das organizações, visto que aspectos organizacionais, funcionais, operacionais e individuais determinam a existência ou não dessas necessidades.

     

    1ª FASE DO PROCESSO DE TREINAMENTO: NECESSIDADE DE SATISFAZER - DIAGNÓSTICO SITUACIONAL (IDENTIFICAR LACUNAS - MAPEAMENTO).

    - LEVANTAMENTO DAS NECESSIDADES DE TREINAMENO – LNT
           •  ANÁLISE ORGANIZACIONAL (DIAGNÓSTICO, OBJETIVOS, ESTRATÉGIAS) - ESTRATÉGICO.
           •  ANÁLISE DOS RECURSOS HUMANOS (COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS) - TÁTICO.
           •  ANÁLISE DOS CARGOS (PERFIL DESEJADO DE SEU OCUPANTE - CAPACIDADE, HABILIDADE E CONHECIMENTO) - OPERACIONAL.
           •  ANÁLISE DO TREINAMENTO
           •  ANÁLISE DE CENÁRIOS (REATIVOS PROBLEMAS JÁ EXISTENTE, PROSPECTIVO PARA MUDANÇAS PREVISTAS/FUTURAS).
           •  INDICADORES (A PRIORI PARA NECESSIDADES FUTURAS, A POSTERIORI VEM DE NECESSIDADES PASSADAS).

     

     

    C - ERRADO - Os modelos de avaliação que consideram apenas os efeitos imediatos de ações de desenvolvimento e capacitação na aprendizagem individual tendem a explicar mais claramente o impacto de treinamentos nas estruturas organizacionais.

     

    CONTINUANDO NA 1ª FASE DO PRECESSO, LEVANTAMENTO DAS NECESSIDADES DE TREINAMENO – LNT
           •  ANÁLISE ORGANIZACIONAL (DIAGNÓSTICO, OBJETIVOS, ESTRATÉGIAS) - ESTRATÉGICO.
           •  ANÁLISE DOS RECURSOS HUMANOS (COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS) - TÁTICO.
           •  ANÁLISE DOS CARGOS (PERFIL DESEJADO DE SEU OCUPANTE - CAPACIDADE, HABILIDADE E CONHECIMENTO) - OPERACIONAL.
           •  ANÁLISE DO TREINAMENTO
           •  ANÁLISE DE CENÁRIOS (REATIVOS PROBLEMAS JÁ EXISTENTE, PROSPECTIVO PARA MUDANÇAS PREVISTAS/FUTURAS).
           •  INDICADORES (A PRIORI PARA NECESSIDADES FUTURAS, A POSTERIORI VEM DE NECESSIDADES PASSADAS).

     

    OU SEJA, O MODELO DE AVALIAÇÃO, BASEADO EM CENÁRIOS E INDICADORES, CONSIDERAM NÃO SÓ EFEITOS IMEDIATOS COMO TAMBÉM EFEITOS MEDIATOS.

     

     

     

     

    GABARITO ''B''
     

  • D - ERRADO - Avaliar o retorno sobre os investimentos em treinamento significa identificar quanto as pessoas treinadas geraram de lucro para as organizações.

     

    A 4ª FASE DO PROCESSO TEM POR OBJETIVO A AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS - AVALIAÇÃO E CONTROLE (FEEDBACK). 
    REAÇÕES:  REAÇÃO DOS PARTICIPANTES AO PROGRAMA DE TREINAMENTO  A MEDIDA DE SATISFAÇÃO DOS TREINADOS.
    APRENDIZADO: ALTERAÇÃO DA FORMA DE PERCEBER A REALIDADE, AUMENTO DOS CONHECIMENTOS E MELHORIA DAS HABILIDADES.
    COMPORTAMENTO: EXTENSÃO DA MUDANÇA DE CONDUTA E DE PROCEDIMENTO DEVIDO AO TREINAMENTO.
    RESULTADOS: RESULTADOS ALCANÇADOS, COMO O AUMENTO DE PRODUÇÃO, MELHORIA DA QUALIDADE, REDUÇÃO DE CUSTOS..., E NÃO SOMENTE O LUCRO, COMO AFIRMA O ITEM.

     

     

    E - ERRADO - O planejamento de ações de treinamento fundamenta-se nas necessidades de se definir quem deve ser treinado, em que deve ser treinado e até quando deve ser treinado, visto que essas três questões são as prioridades de execução de treinamentos.

     

    2ª FASE: DESEMPENHO DO TREINAMENTO - DECISÃO QUANTO À ESTRATÉGIA (PERSONALIZAR PLANEJADAMENTE).

    PLANEJAMENTO INSTRUCIONAL: O PROCESSO SISTEMÁTICO E REFLEXIVO DE TRADUZIR PRINCÍPIOS DE COGNIÇÃO E APRENDIZAGEM PARA O PLANEJAMENTO DE MATERIAIS DIDÁTICOS, ATIVIDADES, FONTES DE INFORMAÇÃO E PROCESSOS DE AVALIAÇÃO. TRANSFORMAR AS NECESSIDADES DE TREINAMENTO DIAGNOSTICADAS ANTERIORMENTE EM OBJETIVOS INSTRUCIONAIS.

    PROGRAMAÇÃO DO TREINAMENTO:

       - QUEM TREINAR

    ​   - COMO TREINAR

    ​   - EM QUE TREINAR

    ​   - ONDE TREINAR

    ​   - QUANDO TREINAR.

     

     

     

     

    GABARITO ''B''

  • E a autoavaliação ? Avaliação dos pares ? Avaliação 360°, que envolve até clientes e fornecedores, não contam para identificar as necessidades de treinamento/desenvolvimento ?

    A assertiva dada como correta aponta que apenas a "concepção hierárquica da organização é balizadora para as ações de T&D".

    Não há como aceitar tal afirmação !!!


ID
922624
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGER-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Para a construção do gráfico de Pareto representativo da curva ABC, devem ser utilizados como ordenadas e abscissas, respectivamente,

Alternativas
Comentários

ID
922627
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGER-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Logística

Ser um sistema de transporte lento e de baixo custo para grandes distâncias, ser mais adequado para o transporte de grandes quantidades de cargas volumosas ou pesadas e exigir vias, terminais e veículos próprios são características do modal

Alternativas
Comentários
  • Justificativa da banca:
    Questão 74,  Há mais de uma opção correta, dado que o modal hidroviário também apresenta as características apresentadas no comando da questão. Por essa razão, opta-se por sua anulação. 
     

    http://www.cespe.unb.br/concursos/SEGER_ES_12/arquivos/SEGER_2012_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERA____O_DE_GABARITOS.PDF
  • TRANSPORTE RODOVIÁRIO: é o tipo de transporte destinado a volumes pequenos de carga, com prazos de entrega relativamente curtos.

    TRANSPORTE FERROVIÁRIO: Sua destinação principal é para transporte de cargas de maior volume e grande  peso,  sendo  que  o  prazo  de  entrega  normalmente  não  é  o  fator  em destaque, e sim o volume transportado.

    TRANSPORTE HIDROVIÁRIO: Sua  utilização  principal  está  no  transporte  de  grandes  volumes  de  carga  de baixo  valor  unitário.  E  se  no  transporte  ferroviário  o  tempo  não  era  fator preponderante,  no  transporte  hidroviário  o  tempo  é  totalmente  secundário.

    TRANSPORTE AEROVIÁRIO: a  carga  a  ser  transportada  por  ele  é,  no  mais  das  vezes, altamente  sofisticada,  de  preço  também  elevado  e,  de  quebra,  demanda agilidade na entrega. Recomendável para cargas nobres,digamos assim, por ser o meio de transporte  mais  rápido  disponível,  e  ainda,  para  transporte  entre  pontos longínquos  onde o  transporte  rodoviário  e ferroviário  não alcançariam.

    TRANSPORTE INTERMODAL: utilizado  para  cargas  que  demandam  o transporte  através  de  vários  modais.  Modalidade  que  pode  utilizar  dois  ou  mais dos meios de transporte anteriormente apresentados.

    TRANSPORTE DUTOVIÁRIO:  é utilizado para o transporte de óleos (em especial, petróleo). Consiste em uma rede de dutos (canos) que escoa
    a  produção  de  óleos  até  a  refinaria.  Exemplo,  Petrobras.  O  petróleo  extraído  é  levado  até  o  porto,  onde uma  rede  já  pronta  de  dutos  permite  o  escoamento  do  petróleo  extraído  até  a refinaria, para fabricação de seus derivados.

ID
922630
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGER-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais

Programar datas para as reposições de material, em intervalos de tempo iguais, constitui tarefa do sistema de controle de estoque denominado sistema

Alternativas
Comentários
  • Modelos de reposição

    Contínua ou Sistema de ponto de pedido

    LOTES FIXOS
    INTERVALO ENTRE OS PERÍODOS VARIA
    Se caracteriza por possuir ponto de pedido mais adequado para demanda fixa, altamente regulares, estáveis e constantes.

    Periódica 

    LOTES VARIAM
    INTERVALOS ENTRE PERÍODO FIXO
    É necessário fazer um inventário no estoque sempre antes de cada período.
  • Uma outra questão pode ajudar, vejam:

    Prova: CESPE - 2010 - ABIN - OFICIAL TÉCNICO DE INTELIGÊNCIA - ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO Disciplina: Administração de Recursos Materiais | Assuntos: Estoque; 

    No sistema de revisão periódica, o pedido de um item é emitido com base na quantidade disponível do item em estoque, em intervalos de tempo pré-especificados e fixos.
    GABARITO: CERTA.


    DICA:
     

                                           - Periódico: tempo fixo / quantidade de material variável.
    Métodos de revisão

                                      - contínuo: tempo variável / quantidade de material fixa.

     

ID
922633
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGER-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No curso da sessão de um pregão para aquisição de equipamento de última geração, poderão fazer novos lances verbais e sucessivos, até a proclamação do vencedor, o autor da oferta de valor mais baixo e os autores das ofertas com preços superiores à oferta de valor mais baixo, até o limite de

Alternativas
Comentários
  • SEGUNDO A LEI 10.520 (PREGÃO)

    CORRETA LETRA B

    VIII - no curso da sessão, o autor da oferta de valor mais baixo e os das ofertas com preços até 10% (dez por cento) superiores àquela poderão fazer novos lances verbais e sucessivos, até a proclamação do vencedor;
  • Essa questão poderia ser anulada, já que a lei apregoa ATÉ 10%, o que inclui 5%. 

  • Pois é Hudson... mas se o correto fosse ATÉ 5%, EXCLUIRIA os 10%. Então, indubitavelmente, o gabarito correto é a letra B. 

  • QUESTÃO SEMELHANTE:

     

    Q263285 Licitações Ano: 2011 Banca: CESPE Órgão: AL-CE Prova: Analista Legislativo   

     

    Na modalidade de licitação denominada pregão, é vedada a apresentação de lances verbais e sucessivos, por autores de oferta inicial 10% superior ao valor mais baixo inicialmente apresentado pelos fornecedores. (Gabarito: ERRADO)

     

    Lei 10.520, Art. 4º, VIII - no curso da sessão, o autor da oferta de valor mais baixo e os das ofertas com preços até 10% (dez por cento) superiores àquela poderão fazer novos lances verbais e sucessivos, até a proclamação do vencedor;
     

  • No curso da sessão de um pregão para aquisição de equipamento de última geração, poderão fazer novos lances verbais e sucessivos, até a proclamação do vencedor, o autor da oferta de valor mais baixo e os autores das ofertas com preços superiores à oferta de valor mais baixo, até o limite de 10%.


ID
922636
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGER-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Considere que as atividades de compras de determinada empresa estejam divididas entre pesquisa de fornecedores, aquisição e administração. Nessa situação, são atividades típicas da pesquisa de fornecedores

Alternativas
Comentários
  • LETRA E

    Podemos incluir como atividades típicas da seção de compras:

    a)     Pesquisa de Fornecedores

    Estudo de mercado Estudo de materiais Análise de custos Investigação das fontes de fornecimento Inspeção das fábricas dos fornecedores Desenvolvimento de fontes de fornecimento Desenvolvimento de fontes de materiais alternativoshttp://grupopdca.com.br/blog/?p=179&print=1
  • Segundo Marco Aurélio P. Dias, Administração de Materiais, 2010, P.230 temos:
    Podemos incluir como atividades típicas da Seção de Compras:
    a) Pesquisa - Estudo do mercado; Estudo dos Materiais; Análise dos Custos; Investigação das Fontes de Fornecimento; Inspeção das Fábricas dos Fornecedores; Desenvolvimento de fontes de Fornecimento; Desenvolvimento de Fontes de Materiais Alternativos.

    b) Aquisição - Conferência de requisições; Análise das Cotações; Decidir comprar por meio de contratos ou no mercado aberto; Entrevistar vendedores; Negociar contratos; Efetuar as encomendas de compras; Acompanhar o recebimento de Materiais.

    c) Administração - Manutenção de estoques mínimos; transferências de materiais; evitar excessos e obsolescência de estoque; Padronizar o que for possível

    d) Diversos - fazer estimativa de custo; Dispor de materiais desnecessários, obsoletos ou excedentes; cuidar das relações comerciais recíprocas.

    Além das atividades típicas dentro da organização de compras, outras responsabilidades poderão ser partilhadas com outros setores: determinação do que fabricar ou comprar; padronização e simplificação; especificações e substituições de materiais; testes comparativos; controle de estoques; seleção de equipamentos de produção; programas de produção dependentes da disponibilidade de materiais.

    Bons estudos! (:

  •  atividades típicas da seção de compras

     Pesquisa de Fornecedores

    Estudo de mercado

    Estudo de materiais

    Análise de custos

    Investigação das fontes de fornecimento

    Inspeção das fábricas dos fornecedores

    Desenvolvimento de fontes de fornecimento

    Desenvolvimento de fontes de materiais alternativos

     Uns encurvam-se e caem, mas nós nos levantamos e estamos de pé.

    Sm: 20; 8

    YOU TUBE: PROF ROGERIO SILVA

    https://www.youtube.com/channel/UCjqMyxJqW98dkyOgIXBc1Ig?view_as=subscriber

    ROGERIO CONCURSEIRO: MAPAS MENTAIS E QUESTÕES

    https://www.youtube.com/channel/UC9jMABWHjXyzLdLGa-ziRTw?view_as=subscriber

  • a) pesquisa e administração

    b) pesquisa e aquisição

    c) aquisição e pesquisa

    d) aquisição e administração

    e) pesquisa e pesquisa

     

  • NÃO A ESSA REFORMA ADMINISTRATIVA INJUSTA! VAMOS FAZER PRESSÃO NO CN!

  • LETRA E

  • E

    a inspeção das fábricas de fornecedores e o desenvolvimento de fontes de materiais alternativos.


ID
922639
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGER-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais

Poderá ocorrer o tombamento do material permanente diretamente no patrimônio do governo de determinado estado da Federação quando esse material se afigurar como bem doado pelo governo federal por razões de interesse social, sendo ele

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    Art. 15.  A doação, presentes razões de interesse social, poderá ser efetuada pelos órgãos integrantes da Administração Pública Federal direta, pelas autarquias e fundações, após a avaliação de sua oportunidade e conveniência, relativamente à escolha de outra forma de alienação, podendo ocorrer, em favor dos órgãos e entidades a seguir indicados, quando se tratar de material:

            I - ocioso ou recuperável, para outro órgão ou entidade da Administração Pública Federal direta, autárquica ou fundacional ou para outro órgão integrante de qualquer dos demais Poderes da União; 

            II - antieconômico, para Estados e Municípios mais carentes, Distrito Federal, empresas públicas, sociedade de economia mista, instituições filantrópicas, reconhecidas de utilidade pública pelo Governo Federal, e Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público;

            III - irrecuperável, para instituições filantrópicas, reconhecidas de utilidade pública pelo Governo Federal, e as Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público; 

            IV - adquirido com recursos de convênio celebrado com Estado, Território, Distrito Federal ou Município e que, a critério do Ministro de Estado, do dirigente da autarquia ou fundação, seja necessário à continuação de programa governamental, após a extinção do convênio, para a respectiva entidade convenente; 

            V - destinado à execução descentralizada de programa federal, aos órgãos e entidades da Administração direta e indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e aos consórcios intermunicipais, para exclusiva utilização pelo órgão ou entidade executora do programa, hipótese em que se poderá fazer o tombamento do bem diretamente no patrimônio do donatário, quando se tratar de material permanente, lavrando-se, em todos os casos, registro no processo administrativo competente.

            Parágrafo único.  Os microcomputadores de mesa, monitores de vídeo, impressoras e demais equipamentos de informática, respectivo mobiliário, peças-parte ou componentes, classificados como ociosos ou recuperáveis, poderão ser doados a instituições filantrópicas, reconhecidas de utilidade pública pelo Governo Federal, e Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público que participem de projeto integrante do Programa de Inclusão Digital do Governo Federal.

  • Tombamento significa atribuir uma numeração seqüencial ao bem
    público.
     
  • Achei a redação da questão muito mal feita, para mim a letra a também seria verdadeira. Alguém achou uma forma de realmente interpretar o que ele está dizendo?
  • Ô  moço capaz, vc só esqueceu de colocar a lei de onde tirou a resposta... Poderia disponibilizar pra nós? Os editais do cespe raramente sugerem as fontes de estudo principais... ô vida.
  • Vejam essa outra questão do cespe:


    Q335360 -  Cespe:


    "Bens patrimoniais adquiridos pela União e doados aos consórcios intermunicipais, com fins de execução descentralizada de programa federal, podem ter o seu tombamento diretamente no patrimônio do donatário."

    Gabarito: VERDADEIRO



    Ps: Donatário: Aquele que recebeu a doação.

  • Resposta:

    e)destinado à execução descentralizada de programa federal, para exclusiva utilização pelo órgão ou pela entidade do governo estadual executora do programa.

  • Apesar de a resposta ter por base o Decreto 99658/90, que já foi revogado pelo Decreto 9373/18, a questão não se encontra desatualizada.

    Atualmente, a resposta (E) tem como respaldo o Art. 12 desse decreto mais recente:

    Art. 12. Observada a legislação aplicável às licitações e aos contratos no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, os bens móveis adquiridos pela União, autarquias e fundações públicas federais para a execução descentralizada de programa federal poderão ser doados à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios e às suas autarquias e fundações públicas e aos consórcios intermunicipais, para exclusiva utilização pelo órgão ou entidade executor do programa.

    Parágrafo único. Na hipótese do caput, quando se tratar de bem móvel permanente, o seu tombamento poderá ser feito diretamente no patrimônio do donatário, lavrando-se registro no processo administrativo competente.


ID
922645
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGER-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Primeiro que entra, primeiro que sai (PEPS) e último que entra, primeiro que sai (UEPS) são métodos de valoração que se destinam a

Alternativas
Comentários
  • CORRETA LETRA B

    Segundo Oliveira (2000) os métodos de avaliação de estoque são necessários para o registro da movimentação dos estoques e também para  apuração das mercadorias. Passam por uma avaliação que contêm três métodos mais comuns utilizados no Brasil que se distribui em custo médio,  avaliação pelo método PEPS (FIFO), avaliação pelo método UEPS (LIFO). 
    http://www.unicap.br/ccs/20131/alexandre_serpa.pdf
  • LETRA : B

    PEPS (FIFO):

    Siglas do Primeiro que  Entra, Primeiro que Sai (First In, First Out). A avaliação dos estoques é feita pela ordem cronológica das entradas. Sai o material que entrou antes, isto é, do lote mais antigo e cujo preço está baseado no custo em que ele entrou no estoque. Terminado o lote mais antigo, aplica-se o preço do segundo lote mais antigo.

    UEPS (LIFO):

    Siglas do Último que Entra, Primeiro que Sai (Last In, First Out).  A saída do estoque é feita pelo preço do último lote a entrar no almoxarifado. O valor dos estoques é calculado ao custo do último preço, o qual normalmente é o mais elevado. Provoca com isso a supervalorização do preço do material computado na produção do PA e, ao final do exercício, produz um crédito positivo de materiais.

  • Uma outra questão responde, vejam:

    Prova: CESPE - 2009 - ANTAQ - Técnico Administrativo Disciplina: Administração de Recursos Materiais | Assuntos: Métodos FIFO e LIFO; UEPS (último que entra primeiro que sai) e PEPS (primeiro que entra primeiro que sai) são métodos utilizados para realização de uma avaliação de estoques.

    GABARITO: CERTA.
  • Entendo que além de avaliar (sabe o valor do produto), o FIFO e LIFO são métodos de controle também, afinal para saber o que está saindo primeiro e entrando por último é um meio de controle.

  • Complementando...

    De acordo com REATO FENILI, avaliar um estoque significa estimar quanto capital encontra-se imobilizado em estoque. Essa avaliação é feita a partir dos preços dos itens de material que temos em estoque. Há três métodos de avaliação de estoque mais comumente empregados nas organizações, são eles:

    CUSTO MÉDIO OU MÉDIA PONDERADA MÓVEL: adota-se um preço médio entre todas as entradas e saídas.
    PEPS OU FIFO: na saída do estoque, consideram-se os itens mais "antigos". O que resta no estoque são os itens com os preços de mercado mais atualizados.
    UEPS OU LIFO: na saída do estoque, consideram-se os itens mais "recentes". O que resta no estoque são os itens com os preços de mercado mais desatualizados.

    (CESPE/EBC/2011) Existem, basicamente, três formas de avaliação de estoques: PEPS, UEPS e custo médio. Em um ambiente inflacionário, o custo da mercadoria vendida será maior caso seja utilizado o método UEPS. C

  • AVALIAÇÃO DOS ESTOQUES

    - Avaliação pelo Custo Médio

    - Avaliação pelo Método PEPS (FIFO)

    - Avaliação pelo Método UEPS (UFO)

    - Avaliação pelo Custo de Reposição

  • UEPS e PEPS fazem parte da avaliação de estoques.
  • Penso como o colega Murilo Rossener. Que esses métodos, além de serem de avaliação, são de controle também. Não seria o caso de dois gabaritos?

  • SISTEMAS DE AVALIAÇÃO DE ESTOQUES: (avaliação de valores) 
    - PEPS; 
    - UEPS; 
    - Custo Médio. 

    SISTEMAS DE CONTROLE DE ESTOQUES: (controle de quantidades) 
    - Sistema de Reposição Contínua; 
    - Sistema de Revisão Periódica.