SóProvas



Prova Quadrix - 2019 - CREA-GO - Analista - Contador


ID
3085678
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Julgue o item, considerando a correção gramatical dos trechos apresentados e a adequação da linguagem à correspondência oficial.


Referente as propostas que receberam os valores totais, informamos que não há necessidade de devolução dos referidos saldos desde que seja aplicado para o mesmo componente e dirigida exclusivamente à mesma entidade contemplada.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    Referente as propostas que receberam os valores totais, informamos que não há necessidade de devolução dos referidos saldos desde que seja aplicado para o mesmo componente e dirigida exclusivamente à mesma entidade contemplada.

    → referente a alguma coisa (preposição) + artigo definido "as" que acompanha o substantivo "propostas" → crase: às propostas;

    → referidos saldos... sejam aplicados... e dirigidos.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • a crase antes de 'mesma" também não estaria errado?

  • Sinceramente só marquei errado por conta da crase em à mesma . Está correto ?

  • Gab. CERTO

    Sobre a crase em "À MESMA"

    Troque a palavra feminina por uma masculina, caso na nova construção surgir a forma ao, ocorrerá crase.

    Por exemplo:

    Refiro-me à mesma pessoa. (Refiro-me ao mesmo indivíduo.)

    #DeusnoComando

  • Gabarito: Errado

  • No estudo para Concurso existem 3 pessoas: O Arthur, a Luíza e Brenda. No meu momento atual eu sou a Luíza kkkkkkkkkkkk

  • Casos especiais de crase:

    -Os pronomes “mesma(s), própria(s) e tal”, quando o termo reagente exigir preposição:

    Eles vão sempre à mesma lanchonete.

    Falaram à tal garota sobre o acidente.

    Fonte:https://www.todoestudo.com.br/portugues/crase

  • Referente ÀS propostas que receberam os valores totais, informamos que não há necessidade de devolução dos referidos saldos desde que SEJAM APLICADOS para o mesmo componente e DIRIGIDOS exclusivamente A mesma entidade contemplada.

  • Fiquei na dúvida, afinal, há ou não a crase diante da palavra "mesma" no trecho:

    ... dirigidos exclusivamente A mesma entidade contemplada.

    Trocando a palavra feminina por uma masculina, surgi a forma "ao", indicando a ocorrência da crase.

    No caso, substituindo ficaria assim:

    ...dirigidos exclusivamente Ao mesmo instituto contemplado. Por essa lógica estaria correta a crase.

    Alguém pode dizer se isto está correto?

  • Esta questão exige do candidato conhecimento referente à correção gramatical e à linguagem na correspondência oficial.


    O trecho apresentado neste item possui 2 erros:

    - o 1º erro diz respeito à regência do verbo referir. Tendo em vista que tal verbo é transitivo indireto (referir-se a algo ou a alguém) e, portanto, exige a preposição "a", a crase é possível. Entretanto, é importante esclarecer que ela ocorre apenas quando o termo seguinte for feminino e admitir o artigo feminino "a" ou um dos pronomes: aquele(s), aquela(s), aquilo e a qual(as quais)Com base na regra, e observando que "propostas" é um substantivo feminino, verificamos que ocorre crase após o verbo. Desse modo, a construção correta é "Referente às propostas";
    - o 2º erro é referente à concordância no trecho "devolução dos  referidos saldos desde que seja aplicado para o  mesmo  componente  e  dirigida  exclusivamente  à  mesma  entidade contemplada". Tendo em vista que as orações "que seja aplicado para o  mesmo  componente" e "e  dirigida  exclusivamente  à  mesma  entidade contemplada" concordam com "saldos", que é um substantivo masculino flexionado no plural, a construção correta é "devolução dos  referidos saldos desde que sejam aplicados para o  mesmo  componente  e  dirigidos  exclusivamente  à  mesma  entidade contemplada".

    Gabarito: ERRADO

    OBS.:  Na construção "à mesma" o emprego da crase está correto. Esse é um dos poucos casos em que ocorre crase diante dos pronomes. Para identificar se o emprego está correto troque a palavra feminina por uma masculina, caso na nova construção surgir a forma ao, ocorrerá crase. Por exemplo: Refiro-me à mesma pessoa. (Refiro-me ao mesmo indivíduo.)

  • A respeito da CRASE e dos PRONOMES DEMONSTRATIVOS:

    É proibido diante de:

    → este, esta, isto

    → esse, essa, isso

    É permitido diante de:

    → aquele, aquela, aquilo

    → mesmo(a), próprio(a), tal (aqui são advérbios, mas que podem funcionar como pronomes)

    Fonte: A Gramática para Concursos - Fernando Pestana

  • Segundo a professora Dayanna Menezes,

    Na construção "à mesma" o emprego da crase está correto. Esse é um dos poucos casos em que ocorre crase diante dos pronomes. Para identificar se o emprego está correto troque a palavra feminina por uma masculina, caso na nova construção surgir a forma ao, ocorrerá crase. Por exemplo: Refiro-me à mesma pessoa. (Refiro-me ao mesmo indivíduo.)

  • Daniel, um dos poucos casos nada, ocorre crase em muitos pronomes, assim como em muitos não. Eu diria que é bem dividido. Vejamos os usos da crase em pronomes:

    Não se usa crase:

    1. Antes de pronomes indefinidos. (Ex.: todos, ninguém, alguém...)
    2. Antes de pronomes de tratamento, com exceção de 'dona', 'madame', 'senhora' e 'senhorita'.
    3. Antes de pronomes pessoais pacientes antecedidos por preposição (Ex.: a mim, a ele...)
    4. Antes de pronomes demonstrativos que indicam proximidade (isto, isso, este, esse, essa, esta) *Nos demais pronomes demonstrativos, o uso é obrigatório, como veremos a seguir.

    Usa-se crase:

    1. Antes de pronomes relativos quando antecedidos por preposição + artigo feminino. (Ex.: à qual...)
    2. Antes de pronomes demonstrativos que indiquem uma certa distância daquele ou daquilo que se fala, quando antecedidos por preposição + artigo feminino. (Ex.: àquilo, àquela) *Neste caso se pode ter o uso de crase em conjunto de palavra masculina, como em 'àquilo' ou 'àquele'. Pronome masculino.

    Uso facultativo:

    1. A crase é facultativo antes de pronomes possessivos. (Ex.: meu, minha, seu, sua...) *É importante ressaltar que muitas bancas, nesse caso, acabam não usando a crase. Um exemplo disso é que se convencionou não usar crase antes desses pronomes em redações oficiais.

    Bons estudos! (:

  • GAB: ERRADO

    Referente as propostas que receberam os valores totais, informamos que não há necessidade de devolução dos referidos saldos desde que seja aplicado para o mesmo componente e dirigida exclusivamente à mesma entidade contemplada.

    Reescrita correta:

    Referente às propostas que receberam os valores totais, informamos que não há necessidade de devolução dos referidos, desde que seja aplicado para o mesmo componente e dirigidos exclusivamente à mesma entidade contemplada.

    Justificativas:

    1. Quem se refere se refere a algo ou alguma coisa, portanto 'referente' pede preposição 'a', aliada ao artigo 'a' que antecede o substantivo 'propostas' se forma a crase.
    2. Faltou uma vírgula antes da locução conjuntiva 'desde que'.
    3. O verbo 'dirigida' não estavam em concordância com seu referente. *Essa eu só percebi por causa do colega Rodrigo.

    OBS.: como bem alertou a colega Aline, a crase antes de 'mesma' é um caso especial. Fiquem atentos aos casos especiais e aos casos facultativos. A dica do colega Matheus é boa, porém ela ignora tais exceções, não se aplicando, portanto, em muitos outros casos.

    OBS.: os termos 'mesma(s)/mesmo(s)' podem ser usados em classes gramaticais diferentes, isso depende da construção da sentença, segue uma ótima aula sobre. FIQUEM ATENTOS!

    https://www.youtube.com/watch?v=a-e2dXtAFZ8

    Bons estudos! (:


ID
3085681
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Julgue o item, considerando a correção gramatical dos trechos apresentados e a adequação da linguagem à correspondência oficial.


Esclarecemos que a verba à que nos referimos acima diz respeito ao pagamento dos serviços tercerizados de limpeza e conservação contratados por este Conselho.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    → Esclarecemos que a verba à que nos referimos acima diz respeito ao pagamento dos serviços tercerizados de limpeza e conservação contratados por este Conselho.

    → quem se refere, refere-se a alguma coisa (preposição), porém não temos o artigo definido "a" antes do pronome relativo "que", logo não poderia ter crase, o correto seria: a que nos referimos;

    → o correto é "terceirizados".

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • correto seria ....que a verba à qual nos referimos..

  • Esclarecemos que a verba à que sem crase nos referimos acima diz respeito ao pagamento dos serviços tercerizados de limpeza e conservação contratados por este Conselho.

  • Regente após o QUE, sem crase!

  • Gabarito: Errado

  • Crase antes de 'que'.. seria um presente em qualquer prova.

    Se fosse "à qual" então estaria certo.

  • Esclarecemos que a verba à que nos referimos acima diz respeito ao pagamento dos serviços tercerizados de limpeza e conservação contratados por este Conselho. Resposta: Errado.

  • Arthur Carvalho, não atentei para a palavra "TERCERIZADOS"

  • Esclarecemos que a verba à que nos referimos acima diz respeito ao pagamento dos serviços tercerizados de limpeza e conservação contratados por este Conselho.

    Estaria correto se:

    Esclarecemos que a verba a que nos referimos acima diz respeito ao pagamento dos serviços terceirizados de limpeza e conservação contratados por este Conselho.

  • Esta questão exige do candidato conhecimento referente à correção gramatical e à linguagem na correspondência oficial.


    O trecho apresentado neste item possui 2 erros:

    - o 1º erro diz respeito ao emprego da crase em "à que nos referimos". De acordo com a regra da gramática normativa, a crase não deve ser empregada junto aos pronomes relativos QUE, QUEM e CUJO(A). Nas orações em que aparece um termo regido pela preposição "a" acompanhado de tais pronomes relativos, não se verifica a contração da preposição e do artigo, portanto, o acento grave indicativo da crase não é admitido. Sendo assim, a construção correta é "Esclarecemos que a verba a que nos referimos";
    - o 2º erro é referente ao vocábulo "tercerizados". De acordo com os dicionários da língua portuguesa, a grafia correta dele é terceirizados.

    Gabarito: ERRADO


  • ERRADO

    Crase antes do QUE, pra quê?!


ID
3085687
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A respeito dos tipos de computadores, do editor de texto LibreOffice Writer, versão 5, e do sistema operacional Windows 10, julgue o item.


Os servidores são grandes computadores que processam milhares de transações por segundo. São considerados como os computadores mais seguros e não estão suscetíveis a falhas, pois foram construídos com uma arquitetura mais robusta que a dos computadores desktops, motivo pelo qual não há preocupação quanto à questão da estabilidade deles.

Alternativas
Comentários
  • Se fosse assim, ninguém faria backups.

  • "não estão suscetíveis a falhas". Gabarito Errado)

  • Nada na informática é 100% garantido, tudo está suscetível a falhas
  • Não estão suscetíveis a falhas? Ah, coitado.

  • Quem monta,programa e executa qualquer tipo de máquina computacional é o ser humano, e o ser humano erra,por isso nenhum sistema esta livre de erros.

  • Recurso...

  • Gabarito: ERRADO.

    Na informática, nenhum software (programa) consegue oferecer 100% de segurança. Tanto é que grandes empresas como Microsoft e Google oferecem recompensas ou até mesmo empregos para Hackers que conseguem demonstrar alguma falha ou quebra na criptografia de determinado programa.

  • Direto ao ponto : A questão explica tudo de forma correta, no entanto peca ao dizer que não está susceptível a falhas .GAB ERRADO.

  • A Restauração do sistema riu dessa questão.

  • Gabarito: Errado

  • Errar é humano e tecnológico também ;)

  • GABARITO ERRADO

    Quando se trata de tecnologia nada é 100% seguro. Se fosse tudo seguro não precisaríamos de backups, formatar um computador ou outra coisa relacionada.

    bons estudos.

  • e de ''nada'' tu entende bem ne jair bolsonaro kkk

  • Mesmo filtrando as questões para não vir questões fáceis, ainda me aparecem...

  • Se essa é a de analista, imagina a de técnico. kkk

  • ERRADO

     

    Não há nada relacionado à Tecnologia da Informação - TI, que não seja suscetível a falhas. Nada em TI é 100% garantido ou seguro. 


ID
3085690
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A respeito dos tipos de computadores, do editor de texto LibreOffice Writer, versão 5, e do sistema operacional Windows 10, julgue o item.


Os computadores do tipo servidor são computadores que possuem alguns componentes/dispositivos obrigatórios semelhantes aos desktops, como, por exemplo, processador, teclado, mouse e, principalmente, monitor.

Alternativas
Comentários
  • Teclado mouse e monitor. Nada disso é obrigatório. Somente no momento de instalar e configurar o servidor (se este for local). Se não tudo é feito remotamente.
  • Questãozinha bem possível de um recurso viu.

  • @Klayton, não é passível de recurso não!

    A questão disse que é obrigatório, não é! Eu já vi meu colega criar um servidor sem mouse, por isso eu sabia a resposta. Portanto, quando a questão afirma que é obrigatório, já está errado!

    Para que um servidor vai ter monitor? É só ir num prédio de servidores da google, por exemplo, garanto que existem milhares de servidores e somente algumas dezenas de mouses e teclados...

  • A questão erra ao dizer que são obrigatórios, pois na instalação de um servidor Linux por exemplo, eu posso usar o mouse, teclado e monitor para uma pré configuração, e após isso , posso retirar o Monitor, teclado e mouse e acessar o servidor via conexão SSH ou telnet por exemplo de um outro computador e ter 100% de acesso a este servidor sem nenhum dos componentes citados .Força.

  • Os computadores do tipo servidor são computadores que possuem alguns componentes/dispositivos obrigatórios semelhantes aos desktops, como, por exemplo, processador, teclado, mouse e, principalmente, monitor.

    ERRADO

  • Gabarito: Errado

  • Galera, como comentou o nosso colega, Klayton Fco, o gabarito não é suscetível de recurso, pois a questão deixa claro o termo SERVIDOR. Logo, um computador só pode ser declarado servidor após o mesmo ser configurado para algum tipo de serviço que virá a prover. Então dizer que é preciso para configurar a máquina e serviços não vem ao caso, porque ele não era um servidor antes de ser configurado com um servidor, após ser configurado, podemos então acessá-lo remotamente.

  • GABARITO TOTALMENTE ERRADO.

    Pelo menos na minha opinião não cabe recurso como estão afirmando aí.

    ➤Geralmente os servidores são "apenas os gabinetes" , uma vez configurado não é necessário o uso de monitores teclados ou mouse tendo em vista que o acesso geralmente é feito de forma remota através de um outro PC. Esse sim obrigatoriamente deve ter teclado , mouse monitor (...)

    Espero ajudar, bons estudos.

  • Não e OBRIGATÓRIO, o servidor e uma maquina que usamos na maioria das vezes com acesso remoto.

  • Os servidores podem ter isso tudo ai, mas não obrigatoriamente necessitam para seu correto funcionamento.

  • foi mau elaborada, pq apesar de dizer é obrigatorio ele não listou q todos aqueles eram obrigatorios, mas tem q ter pelo menos o processador sim,,,acho que deveria ser anulada

  • Classificação errada. Questão de hardware e rede de computadores !

  • GABARITO: ERRADO

    Questão mal formulada, porém o erro está em dizer dispositivos/componentes OBRIGATÓRIOS.

  • Questão errada, vcs conhecem um servidor sem processador??? o Processador esta em todos os dispositivos eletrônicos praticamente, nem que seja um pequeno chip

  • ERRADA

    Os computadores do tipo servidor são computadores que possuem alguns componentes/dispositivos obrigatórios semelhantes aos desktops, como, por exemplo, processador, teclado, mouse e, principalmente, monitor.

    É só lembrar dos servidores das farmácias. Geralmente combinam monitor + teclado.

  • Onde eu trabalho usamos um servidor sem monitor, logo, essa foi fácil para mim. kk

  • Tipo servidor obrigatoriamente tem que ter processador, mas pode não ter teclado ou mouse, como os de farmácia que são processador, teclado e monitor.


ID
3085693
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A respeito dos tipos de computadores, do editor de texto LibreOffice Writer, versão 5, e do sistema operacional Windows 10, julgue o item.


Com o LibreOffice Writer 5, é possível exportar um documento de texto para o formato PDF.

Alternativas
Comentários
  • Caminho padrão para fazer isso: Menu Arquivo > Exportar... ou Exportar Como. Ambas terão a possibilidade de transformar o arquivo em PDF.

    Lembrando que o Writter não abre extensões como .PDF; o concorrente Word já abre a possibilidade para a abertura desde a versão 2013.

    Gabarito Certo)

  • Diferentemente do WORD, no WRITER na opção SALVAR COMO não existe PDF.

    Caso queria colocar um arquivo em PDF é necessário usar a opção EXPORTAR.

  • É possível exportar em pdf, mas não é possível abrir

  • Método Nishimura = "é possível"...

  • LIBREOFFICE NÃO SALVA EM PDF, APENAS EXPORTA!

  • Libre Office consegue exportar para PDF, porém não consegue abrir o mesmo.


ID
3085699
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca dos conceitos de redes de computadores, do programa de navegação Mozilla Firefox, em sua versão mais atual, e das noções de vírus e worms, julgue o item.


Por meio das redes de computadores, os usuários podem compartilhar recursos que vão desde a impressão de documentos até o armazenamento de dados, entre outros.

Alternativas
Comentários
  • conceito de nuvens

  • GABARITO CORRETO

    É só lembrar do conceito de nuvem, vários computadores trabalham em conjunto para atingir um determinado fim.

    ➤ vale lembrar que podem ser diversos sistemas operacionais diferentes.

    ➤ compartilha-se quase tudo, até mesmo memória.

    ➤ sem contar que esse é o principal objetivo da rede: compartilhamento.

    bons estudos

  • GABARITO: CERTO

    Rede de computadores: é um conjunto de terminais, equipamentos, meios de transmissão e comutação que interligados possibilitam a prestação de serviços. É um conjunto de dispositivos conectados por links de comunicação que possuem como objetivo o compartilhamento de recursos, deixando equipamentos, programas e principalmente dados ao alcance dos usuários. Serve também como meio de comunicação entre pessoas através da troca de mensagens.

    Em uma rede podemos ter um computador, uma impressora, um note, um cel, um tablet, ou qualquer outro dispositivo de envio ou recepeção de dados.

    Não pare até que tenha terminado aquilo que começou. - Baltasar Gracián.

    -Tu não pode desistir.

  • GABARITO - CERTO

    Rede de Computadores é um conjunto de dispositivos conectados por links de comunicação.

    Objetivo da rede de computadores é o compartilhamento de recursos, deixando equipamentos, programas e principalmente dados ao alcance de múltiplos usuários.

    DISCIPLINA, DISCIPLINA, DISCIPLINA.

    "Seja 1% melhor a cada dia".

  • Certo.

    Princípio básico da rede de computadores.

    Nessa rede pode haver comunicação entre os computadores. 

    Questão comentada pelo Prof. Jeferson Bogo

  • Lembrando que o compartilhamento de recursos independe da localização física do usuário.

    GAB: C.

  • Certo.

    Rede de computadores ou Rede de dados, na informática e na telecomunicação é um conjunto de dois ou mais dispositivos eletrônicos de computação (ou módulos processadores ou nós da rede) interligados por um sistema de comunicação digital (ou link de dados), guiados por um conjunto de regras (protocolo de rede) para compartilhar entre si informação, serviços e, recursos físicos e lógicos.

    Estes podem ser do tipo: dadosimpressoras, mensagens (e-mails), entre outros. As conexões podem ser estabelecidas usando mídia de cabo ou mídia sem fio.

  • Sim , pois tem como armazenar os dados nas nuvens.


ID
3085702
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca dos conceitos de redes de computadores, do programa de navegação Mozilla Firefox, em sua versão mais atual, e das noções de vírus e worms, julgue o item.


ICMP e IGMP são exemplos de protocolos utilizados na camada de rede.

Alternativas
Comentários
  • ICMP “Internet Control Message Protocol” – É um padrão TCP/IP necessário, são documentos regidos IETF que estabelecem os padrões de cada protocolo com o ICMP os hosts e roteadores que usam comunicação IP podem relatar erros e trocar informações de status e controle limitado.

    IGMP “Internet Group Management Protocol” – É usado por hosts para reportar seus participantes de grupos de hosts a roteadores multicast vizinhos, é um protocolo assimétrico.

  • gab. Certo

    ICMP “Internet Control Message Protocol” – É um padrão TCP/IP necessário, são documentos regidos IETF que estabelecem os padrões de cada protocolo com o ICMP os hosts e roteadores que usam comunicação IP podem relatar erros e trocar informações de status e controle limitado.

    IGMP “Internet Group Management Protocol” – É usado por hosts para reportar seus participantes de grupos de hosts a roteadores multicast vizinhos, é um protocolo assimétrico.

  • PRINCIPAIS PROTOCOLOS E SUA DISTRIBUIÇÃO NA ARQUITETURA TCP/IP:

    Camada de Aplicação: HTTP, FTP, SMTP, DNS, RIP, SNMP, TELNET e SSH.

    Camada de Transporte: TCP (com controle de envio), UDP (sem controle de envio) e SCTP.

    Camada de Rede/Internet: ARP, IP, (IPv4, IPv6), IPsec, RARP, IP, IGMP e ICMP.

    Camada de Interface com a rede (host/rede): ETHERNET, TOKEN RING, FRAME RELAY, ATM.

    Lembrando que o MODELO OSI é composto por 7 camadas:

    Camada de Aplicação, Apresentação e Sessão (equivalem à camada de aplicação na arquitetura TCP/IP);

    Camada de Transporte;

    Camada de Rede (equivale à camada de internet da arquitetura TCP/IP);

    Camada de Enlace e Física (equivalem à camada de Interface com a rede da arquitetura TCP/IP).

    Conforme nos ensina Forounzan:

    "(...) O conjunto de protocolos TCP/IP foi desenvolvido antes do modelo OSI. Portanto, as camadas no conjunto de protocolos TCP/IP não correspondem exatamente àquelas do modelo OSI.

    O conjunto de protocolos TCP/IP foi definido como tendo quatro camadas: host-rede, internet, transporte e aplicação. Entretanto, quando o TCP/IP é comparado ao modelo OSI, podemos dizer que a camada host-rede é equivalente à combinação das camadas física e de enlace de dados.

    A camada internet equivale à camada de rede e a camada de aplicação realiza, a grosso modo, as funções das camadas de sessão, de apresentação e de aplicação com a camada de transporte no TCP/IP cuidando também de parte das tarefas da camada de sessão (...)".

    Fonte: (Comunicação de Dados e Redes de Computadores, Forouzan, Capítulo 2)

  • ICMP (Protocolo de Mensagem de Controle de Internet)

    Funções de diagnóstico e reportando os erros devido à entrega sem êxito de dados

    Ex: "A página não pode ser exibida" "Erro 404"

  • Gabarito: Certo!

  • Esse professor é muito bom! Também pudera: é professor da ESAF, a banca mais #@%$¨&*$ em informática!!!!

  • ICMP= ajuda o IP, Detectando erros nos pacotes

  • ICMP “Internet Control Message Protocol” – É um padrão TCP/IP necessário, são documentos regidos IETF que estabelecem os padrões de cada protocolo com o ICMP os hosts e roteadores que usam comunicação IP podem RELATAR erros e trocar informações de status e controle limitado.

    .

    IGMP “Internet Group Management Protocol” – É usado por hosts para REPORTAR seus participantes de grupos de hosts a roteadores multicast vizinhos, é um protocolo assimétrico.

    Comentário de Aline Gouveia.

  • ICMP trata de mensagens de controle e de erro na entrega de pacotes. Surgiu devido à falta de mecanismos de controle de erros e de fluxo no IP para gerar notificações de erros ao originador da mensagem. Ele informa sobre congestionamento e alguns outros tipos de erros na rede ou no host de destino.

    Meus resumos

  • Certo.

    Protocolos:

    • IP “Internet Protocol” – Recebe segmentos de dados da camada de transporte e os encapsula em datagramas, é um protocolo não confiável por não exigir confirmação.
    • ICMP “Internet Control Message Protocol” – É um padrão TCP/IP necessário, são documentos regidos IETF que estabelecem os padrões de cada protocolo com o ICMP os hosts e roteadores que usam comunicação IP podem relatar erros e trocar informações de status e controle limitado.
    • IGMP “Internet Group Management Protocol” – É usado por hosts para reportar seus participantes de grupos de hosts a roteadores multicast vizinhos, é um protocolo assimétrico.

ID
3085705
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca dos conceitos de redes de computadores, do programa de navegação Mozilla Firefox, em sua versão mais atual, e das noções de vírus e worms, julgue o item.


Por ser considerado como um dos melhores navegadores, o Firefox consegue abrir todos os tipos de arquivos, independentemente de sua codificação.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    → Por ser considerado como um dos melhores navegadores, o Firefox consegue abrir todos os tipos de arquivos, independentemente de sua codificação.

    → incorreto, visto que não são todos os arquivos que o Firefox consegue abrir, vai depender das extensões que você tenha nele.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • Fiz alguns testes e o Mozilla Firefox abre arquivos como por exemplo: .txt .mp4 .mp3 .jpeg e o muito utilizado nos navegadores: o .pdf; dentre outras extensões.

    Fiquem atentos com os exageros("todos os tipos") em questões de informática. Gabarito Errado.

  • ERRADO.

    Temos uma generalização, é só imaginar o tamanho e tipos de dados hoje existentes. Não é possivel abarcar todos eles.

    Bons estudos

  • Gabarito: Errado

  • Gabarito errado para os não assinantes. Parei de ler no melhor navegador.

    Hahahaa atualmente quem é considerado o melhor navegador em disparado é o Google.

    O Chrome é o navegador de internet mais usado no mundo. É, também, um dos que têm melhor suporte a extensões, maior compatibilidade com uma diversidade de dispositivos e é bastante convidativo à navegação simplificada.

    https://www.weblink.com.br/blog/melhores-navegadores-de-internet/

  • Pra usar o método Nishimura tem que ESTUDAR
  • abre um .bat aí então, quero ver se tu é brabo

  • Atualmente quem é considerado o melhor navegador em disparado é o Google.

    O Chrome é o navegador de internet mais usado no mundo. É, também, um dos que têm melhor suporte a extensões, maior compatibilidade com uma diversidade de dispositivos e é bastante convidativo à navegação simplificada.

  • ERRADO

    Tome cuidado com os termos que generalizam numa questão de concurso:

    TODO, NUNCA, JAMAIS, NINGUÉM, SEMPRE... e por aí vai.

  • Todos é uma palavra forte


ID
3085708
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca dos conceitos de redes de computadores, do programa de navegação Mozilla Firefox, em sua versão mais atual, e das noções de vírus e worms, julgue o item.


O Firefox possui diversas funções para tornar o navegador acessível aos usuários com certas dificuldades, como, por exemplo, os deficientes visuais. Uma dessas funções consiste em poder usar o teclado para navegar em páginas web.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    ? O Firefox inclui diversos recursos para tornar o navegador e o conteúdo web acessíveis para todos os usuários, incluindo aqueles com problemas visuais ou limitações para usar um teclado ou mouse.

    >>> Fonte: https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/acessibilidade-firefox-e-web-acessiveis-a-todos?redirectlocale=pt-BR&redirectslug=acessibilidade-no-firefox-faca-o-firefox-e-web-ace

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ?

  • CERTO.

    Acessibilidade hoje é uma constate.

    ➤ Sem contar que não é apenas o Firefox, outros navegadores tb já é possível fazer uso dessa tecnologia assistiva.

    bons estudos.

  • Gabarito: Certo

  • Essa questão é dúbia. Se existe um deficiente visual que nunca teve contato com um computador, logos ele não terá facilidade em navegar mesmo com teclado.

  • Questão cabulosa.

  • Mateus Bruce kkkk resposta épica cara..Verdade deve ser msm um cego q enxerga na visão do examinador..kkk
  • As vezes estamos estudando aqui compenetrados e temos que rir com algumas bobeiras. Faz bem tbm descontrair... Mas para quem pensou que a pessoa é cega e não pode digitar lembre-se dos teclados em Braille.

    Braile é um sistema de escrita tátil utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão. É tradicionalmente escrito em papel relevo. Os usuários do sistema Braille podem ler em telas de computadores e em outros suportes eletrônicos.

    Ademais, a questão disse : " os deficientes visuais". Não necessariamente todo deficiente visual é cego. Uma pessoa que só tem um olho é deficiente visual? Sim, ela é cega? Não, pois enxerga com visão monocular. Uma pessoa que tem baixa visibilidade é deficiente visual? sim, é cega? não, pois ela vê um pouco. Logo, associar deficientes visuais a cegos é erro de interpretação de texto, você está extrapolando o que a questão está pedindo e as bancas adoram jogar com isso, principalmente nas provas de Português. Então, muito cuidado com isso!

    É ... Hoje em dia, só não aprende quem não quer!

  • Num aguento! kkkkkkkkk

  • Meu filho tem 4 anos, mas consegue lê melhor q esse professor...

    kkkkk

  • Que questão pooooooorca!

  • Quem fez essa questão é doente mental.

  • NÃO SABIA QUE EXISTIA BRAILE NO / PELOTECLADO.

    ESTUDANDO E APRENDENDO...

  • deficiência visual e teclado

ID
3085711
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca dos conceitos de redes de computadores, do programa de navegação Mozilla Firefox, em sua versão mais atual, e das noções de vírus e worms, julgue o item.


Um worm é um programa disfarçado que invade os sistemas com um único objetivo: publicidade. Esse tipo de vírus é inofensivo e não causa nenhum tipo de problema para a rede de computadores.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    → a questão diz que é um vírus inofensivo, está completamente equivocada;

    O worm é um tipo de malware mais perigoso que um vírus comum, pois sua propagação é rápida e ocorre sem controle da vítima. Assim que ele contamina um computador, o programa malicioso cria cópias de si mesmo em diferentes locais do sistema e se espalha para outras máquinas, seja por meio de Internet, mensagens, conexões locais, dispositivos USB ou arquivos. O objetivo do golpe, em geral, é roubar dados do usuário ou de empresas.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  •     

    Worm: são programas autorreplicantes, passando de um sistema a outro, sem, necessariamente, utilizar um arquivo hospedeiro. Além disso, pode causar danos sem a ativação pelo usuário, diferentemente dos vírus.

  • No caso da questão, a definição refere-se ao Adware.

  • GABARITO ERRADO

    Associe worm a rede, a questão trata de adware.

    bons estudos

  • Nao confundir work com virus. Worm não é vírus como diz a questão. Outro item, worm não trata de publicidade.
  • Gabarito "E"

    Parei de ler no VÍRUS !!!

  • Worm: Programa capaz de propagam automaticamente de diversas maneiras, mas a mais comum é através da rede, enviado cópia de se mesmo de PC para PC. (os worms apenas se copiam, não infectam outros arquivos, eles mesmos são os arquivos!). Os Worms são responsáveis por consumir muitos recursos e podem afetar (o desempenho de redes e dos computadores).

    Þ     os Worms Propagam por meio de exploração vulnerabilidades existentes ou falhas na configuração de softwares instalados em computadores.

    Þ     Autoaplicável- não necessita de hospedeiro.

    GAB - E

  • Primeiro que worm nem vírus é.

    Gab. E.

  • GABARITO: ERRADO

    Adwares: consiste em um programa projetado para exibir propagandas e anúncios normalmente sem autorização do usuário, tornando o computador mais lento e a navegação mais incômoda. Geralmente eles vêm em formato de diversos pop-ups e notificações inseridas em outro programa. Eles podem ser utilizados tanto para fins legítimos quanto para fins maliciosos.

    Não pare até que tenha terminado aquilo que começou. - Baltasar Gracián.

    -Tu não pode desistir.

  • GABARITO ERRADO

    Adware: projetado especificamente para apresentar propagandas. Pode ser usado para fins legítimos, quando incorporado a programas e serviços,como forma de patrocínio ou retorno financeiro para quem desenvolve programas livres ou presta serviços gratuitos. Também pode ser usado para fins maliciosos, quando as propagandas apresentadas são direcionadas, de acordo com a navegação do usuário e sem que este saiba que tal monitoramento está sendo feito.

    Worm: é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador. Diferente do vírus, o worm não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos, mas sim pela execução direta de suas cópias ou pela exploraçãoo automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores. 

    FONTE: Cartilha CERTBR - CGI

  • Errado

    A questão está falando de um ADWARE, este é conhecido por trazer para a tela do usuário algum tipo de propaganda.

    O Worms - Vermes exploram a vulnerabilidade do sistema alvo.

  • Gabarito errado para os não assinantes.

    Essa definição é de: Adware: projetado especificamente para apresentar propagandas. Pode ser usado para fins legítimos, quando incorporado a programas e serviços, como forma de patrocínio ou retorno financeiro para quem desenvolve programas livres ou presta serviços gratuitos. Também pode ser usado para fins maliciosos, quando as propagandas apresentadas são direcionadas, de acordo com a navegação do usuário e sem que este saiba que tal monitoramento está sendo feito.

    Worm: é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador. Diferente do vírus, o worm não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos, mas sim pela execução direta de suas cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.

    Worms são notadamente responsáveis por consumir muitos recursos, devido à grande quantidade de cópias de si mesmo que costumam propagar e, como consequência, podem afetar o desempenho de redes e a utilização de computadores.

  • Questão de raciocínio lógico:

    Praga virtual que não apresenta prejuízo?

    Item: Errado.

  • Gabarito: Errado.

    .

    .

    o   Worm:  como um vírus, um worm pode apagar arquivos, corromper dados, roubar informações ou permitir o controle remoto do computador através da Internet. Ao contrário de um vírus, um worm não infecta arquivos de computador e não precisa de interação humana a se espalhar. Worms são programas independentes que distribuem -se através de e-mails, sites, redes e outros métodos. Para detectar e remover os vermes só com software antivírus e ferramentas de remoção de malware.

  • GABARITO: [ERRADO]

    > "Um worm é um programa disfarçado que invade os sistemas com um único objetivo: publicidade. Esse tipo de vírus é inofensivo e não causa nenhum tipo de problema para a rede de computadores."

    ...

    > Destacando os três erros da questão, temos que:

    1) O objetivo principal de um worm é Roubar dados de usuários ou de empresas;

    2) Worm não é um Vírus, e sim um Malware;

    3) Degradam sensivelmente o desempenho de redes e podem lotar o disco rígido de computadores.

    ...

    Bons Estudos!

  • filtrei as difíceis e me aparece essa... ta de zoeira ne

  • gaba hiper ERRADO

    Inofensivo sou eu.. o worm é malicioso.

    pertencelemos!

  • WORM

    ➥ Também chamado de verme, é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador. Diferente do vírus, o worm não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos, mas sim pela execução direta de suas cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.

    ➥ Em outras palavras, é um tipo de malware mais perigoso que um vírus comum, pois sua propagação é rápida e ocorre sem controle da vítima.

    [...]

    PROPAGAÇÃO

    Assim que ele contamina um computador, o programa malicioso cria cópias de si mesmo em diferentes locais do sistema e se espalha para outras máquinas, seja por meio de Internet, mensagens, conexões locais, dispositivos USB ou arquivos.

    [...]

    O QUE ELE PODE FAZER?

    • Pode degradar sensivelmente o desempenho da(s) rede(s); e
    • Pode lotar o disco rígido do computador.

    [...]

    OBJETIVO

    ➥ O objetivo do golpe, em geral, é roubar dados do usuário ou de empresas.

    [...]

    RESUMO

    Worm --> PROPAGA automaticamente --> EXECUÇÃO direta --> EXPLORAÇÃO automática.

    ____________

    Fontes: Techtudo; Questões da CESPE; Colegas do QC.

  • Questão Errada!!

    WORM afeta o desempenho do PC, é um arquivo, não precisa de hospedeiro, cria cópias e é auto executável.

  • O objetivo do Worn é congestionamento de redes!


ID
3085714
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Em relação à Lei n.º 5.194/1966, julgue o item.


Exerce ilegalmente a profissão de arquiteto o profissional que emprestar seu nome a empresas executoras de obras e serviços sem sua real participação nos trabalhos.

Alternativas
Comentários
  • Art. 6º Exerce ilegalmente a profissão de engenheiro, arquiteto ou engenheiro-agrônomo:

    a) a pessoa física ou jurídica que realizar atos ou prestar serviços público ou privado reservados aos profissionais de que trata esta lei e que não possua registro nos Conselhos Regionais;

    b) o profissional que se incumbir de atividades estranhas às atribuições discriminadas em seu registro;

    c) o profissional que emprestar seu nome a pessoas, firmas, organizações ou emprêsas executoras de obras e serviços sem sua real participação nos trabalhos delas; (GABARITO)

    d) o profissional que, suspenso de seu exercício, continue em atividade;

  • Do exercício ilegal da profissão

    Art. 6º Exerce ilegalmente a profissão de engenheiro, arquiteto ou engenheiro-agrônomo:

    a) a pessoa física ou jurídica que realizar atos ou prestar serviços público ou privado reservados aos profissionais de que trata esta lei e que não possua registro nos Conselhos Regionais;

    b) o profissional que se incumbir de atividades estranhas às atribuições discriminadas em seu registro;

    c) o profissional que emprestar seu nome a pessoas, firmas, organizações ou emprêsas executoras de obras e serviços sem sua real participação nos trabalhos delas;

    d) o profissional que, suspenso de seu exercício, continue em atividade;

    e) a firma, organização ou sociedade que, na qualidade de pessoa jurídica, exercer atribuições reservadas aos

    profissionais da engenharia, da arquitetura e da agronomia, com infringência do disposto no parágrafo único do art. 8º desta lei.

  • Oi!

    Gabarito: Certo

    Bons estudos!

    -As pessoas costumam dizer que a motivação não dura sempre. Bem, nem o efeito do banho, por isso recomenda-se diariamente. – Zig Ziglar

  • Cuida-se de questão que exigiu domínio relativamente aos ditames da Lei 5.194/66, que regula o exercício das profissões de engenheiro, arquiteto e engenheiro agrônomo.

    No ponto, confira-se o disposto no art. 6º, "c", de tal diploma legal:

    "Art. 6º Exerce ilegalmente a profissão de engenheiro, arquiteto ou engenheiro-agrônomo:

    (...)

    c) o profissional que emprestar seu nome a pessoas, firmas, organizações ou emprêsas executoras de obras e serviços sem sua real participação nos trabalhos delas;"

    Assim sendo, é de se concluir que a proposição da Banca encontra-se em perfeita sintonia com a norma de regência da matéria, de sorte que inexistem equívocos a serem aqui apontados.


    Gabarito do professor: CERTO


ID
3085717
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Em relação à Lei n.º 5.194/1966, julgue o item.


Nas questões relativas às atribuições profissionais, a decisão do Conselho Federal exige, no mínimo, quinze votos favoráveis.

Alternativas
Comentários
  • CAPÍTULO II

    Do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia Seção I Da Instituição do Conselho e suas Atribuições 

    Art. 27.

    Parágrafo único - Nas questões relativas a atribuições profissionais, a decisão do Conselho Federal só será tomada com o mínimo de 12 (doze) votos favoráveis. 

  • (ERRADO)

    Parágrafo único - Nas questões relativas a atribuições profissionais, a decisão do Conselho Federal só será tomada com o mínimo de 12 (doze) votos favoráveis (e por 2/3 dos membros).

  • Art. 27. São atribuições do Conselho Federal:

    Parágrafo único. Nas questões relativas a atribuições profissionais, decisão do Conselho Federal só será tomada com mínimo de 12 (doze) votos favoráveis.

  • Mínimo 12 Votos favoráveis


ID
3085720
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Em relação à Lei n.º 5.194/1966, julgue o item.


Cabe às Câmaras Especializadas julgar as infrações do Código de Ética e aplicar as penalidades e multas previstas.

Alternativas
Comentários
  • Art. 46 - São atribuições das Câmaras Especializadas:

    a) julgar os casos de infração da presente Lei, no âmbito de sua competência profissional específica;

    b) julgar as infrações do Código de Ética;

    c) aplicar as penalidades e multas previstas;

    d) apreciar e julgar os pedidos de registro de profissionais, das firmas, das entidades de direito público, das entidades de classe e das escolas ou faculdades na Região;

    e) elaborar as normas para a fiscalização das respectivas especializações profissionais;

    f) opinar sobre os assuntos de interesse comum de duas ou mais especializações profissionais, encaminhando-os ao Conselho Regional.

  • Art . 46. São atribuições das Câmaras Especializadas:

    a) julgar os casos de infração da presente lei, no âmbito de sua competência profissional específica;

    b) julgar as infrações do Código de Ética;

    c) aplicar as penalidades e multas previstas;

    d) apreciar e julgar os pedidos de registro de profissionais, das firmas, das entidades de direito público, das

    entidades de classe e das escolas ou faculdades na Região;

    e) elaborar as normas para a fiscalização das respectivas especializações profissionais;

    f) opinar sôbre os assuntos de interêsse comum de duas ou mais especializações profissionais, encaminhando-os

    ao Conselho Regional.

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: Certo

    Bons estudos!

    -Tentar não significa conseguir, mas quem conseguiu, com certeza tentou. E muito.


ID
3085723
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Em relação à Lei n.º 5.194/1966, julgue o item.


Será automaticamente cancelado o registro do profissional que deixar de efetuar o pagamento da anuidade por dois anos consecutivos, sem prejuízo da obrigatoriedade do pagamento da dívida.

Alternativas
Comentários
  • Art. 75 - O cancelamento do registro será efetuado por má conduta pública e escândalos praticados pelo profissional ou sua condenação definitiva por crime considerado infamante.

  • Art. 64. Será automàticamente cancelado o registro do profissional ou da pessoa jurídica que deixar de efetuar o pagamento da anuidade, a que estiver sujeito, durante 2 (dois) anos consecutivos sem prejuízo da obrigatoriedade do pagamento da dívida.

    Parágrafo único. O profissional ou pessoa jurídica que tiver seu registro cancelado nos têrmos dêste artigo, se desenvolver qualquer atividade regulada nesta lei, estará exercendo ilegalmente a profissão, podendo reabilitar-se mediante novo registro, satisfeitas, além das anuidades em débito, as multas que lhe tenham sido impostas e os demais emolumentos e taxas regulamentares.

  • Art. 64. Será automàticamente cancelado o registro do profissional ou da pessoa jurídica que deixar de efetuar o pagamento da anuidade, a que estiver sujeito, durante 2 (dois) anos consecutivos sem prejuízo da obrigatoriedade do pagamento da dívida.

    Parágrafo único. O profissional ou pessoa jurídica que tiver seu registro cancelado nos têrmos dêste artigo, se

    desenvolver qualquer atividade regulada nesta lei, estará exercendo ilegalmente a profissão, podendo reabilitar-se

    mediante novo registro, satisfeitas, além das anuidades em débito, as multas que lhe tenham sido impostas e os demais

    emolumentos e taxas regulamentares.


ID
3085726
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Em relação à Lei n.º 5.194/1966, julgue o item.


A suspensão do registro será efetuada por má conduta pública e escândalos praticados pelo profissional.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    Lei 5.194

    Art. 75. O cancelamento do registro será efetuado por má conduta pública e escândalos praticados pelo

    profissional ou sua condenação definitiva por crime considerado infamante.

  • (ERRADO)

    Cancelamento do registro do profissional por (MacoEsCrinf)

    Má conduta

    Escândalo

    Crime Infamante

  • Essa conduta implica no cancelamento do registro.

  • Art. 75. O cancelamento do registro será efetuado por má conduta pública e escândalos praticados pelo

    profissional ou sua condenação definitiva por crime considerado infamante.

  • Art. 2º Para os fins desta resolução, considera-se:

    I - má conduta pública: a atuação incorreta, irregular, que atenta contra as normas legais ou que fere a moral quando do exercício profissional;

    II - escândalo: aquilo que, quando do exercício profissional, perturba a sensibilidade do homem comum pelo desprezo às convenções ou à moral vigente, ou causa indignação provocada por um mau exemplo, por má conduta pública ou por ação vergonhosa, leviana, indecente, ou constitui acontecimento imoral ou revoltante que abala a opinião pública;

    III - crime infamante: aquele que acarreta desonra, indignidade e infâmia ao seu autor, ou que repercute negativamente em toda a categoria profissional, atingindo a imagem coletiva dos profissionais do Sistema Confea/Crea;


ID
3085729
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Quanto à anotação de responsabilidade técnica (ART) e à Mútua de Assistência Profissional, previstas na Lei n.º 6.496/1977, julgue o item.


A ART define, para os efeitos legais, os responsáveis técnicos pelo empreendimento, sendo que sua falta sujeitará o profissional ou a empresa à multa e às demais cominações legais.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    Art 2º - A ART define para os efeitos legais os responsáveis técnicos pelo empreendimento de engenharia, arquitetura e agronomia.

    Art 3º - A falta da ART sujeitará o profissional ou a empresa à multa prevista na, e demais cominações legais.

  • Art 2º - A ART define para os efeitos legais os responsáveis técnicos pelo empreendimento de engenharia, arquitetura e agronomia.

    § 1º - A ART será efetuada pelo profissional ou pela empresa no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA), de acordo com Resolução própria do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFEA).

    § 2º - O CONFEA fixará os critérios e os valores das taxas da ART ad referendum do Ministro do Trabalho.

    Art 3º - A falta da ART sujeitará o profissional ou a empresa à multa prevista na, e demais cominações legais.

  • ART

    QUANDO Q É NECESSÁRIA? Todo contrato Escrito Verbal P/ execução Obras Serv Quaisquer serviços prof referentes Eng Arq Agro

    OQ ELA FAZ? Define p/ efeitos legais responsáveis técnicos pelo empreendimento Eng Arq Agro

    VALORES QUEM DEFINE? CONFEA

    QUAL MULTA SE N TIVER ART? 1 a 3 décimos salário-mínimo

    FONTE: Meu mapa mental de Eng. Civil

    Estou comercializando meus mapas mentais de Engenharia Civil! São materiais feitos com os melhores materiais do Estratégia + lei seca + 29 mil questões resolvidas.

    Tenho sobre diversas matérias como:

    ·        Instalações hidráulicas

    ·        Abastecimento e saneamento

    ·        Concreto pré-moldado

    ·        Empuxo e Contenção de taludes

    ·        Estrutura metálica

    ·        Hidrologia

    ·        Hidráulica

    ·        Instalações elétricas

    ·        Instalações especiais (gás, rede lógica, água quente, Telefone)

    ·        Lei 5.194/1996 (Regula o exercício das profissões de Engenheiro, Arquiteto e Engenheiro-Agrônomo, e dá outras providências)

    ·        Lei 6.496/1977 (Institui a " Anotação de Responsabilidade Técnica ")

    ·        Sistema nacional de viação

    ·        Fundações

    ·        Alvenaria

    ·        Tratamento de água

    ·        Estrutura de madeira

    ·        Segurança e saúde

    ·        Concreto Armado

    ·        Revestimento

    ·        Canteiro de obras

    ·        Cobertura

    ·        Terraplenagem

    ·        Sondagens

    ·        Pavimentação

    ·        Drenagem

    ·        OAE

    ·        Meio ambiente

    ·        Conservação rodoviária

    ·        Obras portuárias

    ·        Impermeabilização

    ·        Característica dos materiais

    ·        Análise orçamentária

    ·        Planejamento e gerenciamento obras

    ·        Ensaios

    ·        Fiscalização

    ·        Sinalização rodoviária

    ·        Ferrovia

    ·        Análise estrutura

    ·        Pisos

    ·        Esquadrias

    ·        Controle tecnológico

    ·        Argamassa

    ·        Lei 8.666/93

    ·        Entre outros

    O preço é camarada, apenas R$20 por matéria.

    Interessados entrem em contato por e-mail:consultoriaconcursos.wesley@gmail.com ou pelo bate-papo do qconcursos.

    Os arquivos estão em PDF, caso haja interesse na compra, eu disponibilizo o programa que realiza a criação e edição. Vc poderá alterar da forma que quiser e até mesmo fazer os seus próprios.

    Dou consultoria de estudo focada no concurso que estão estudando.

     


ID
3085732
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Quanto à anotação de responsabilidade técnica (ART) e à Mútua de Assistência Profissional, previstas na Lei n.º 6.496/1977, julgue o item.


A Mútua, vinculada diretamente ao Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, terá personalidade jurídica e patrimônio próprios, e seu regimento será submetido à aprovação do ministro do Trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    Art 4º - O CONFEA fica autorizado a criar, nas condições estabelecidas nesta Lei, uma Mútua de Assistência dos Profissionais da Engenharia, Arquitetura e Agronomia, sob sua fiscalização, registrados nos CREAs.

    § 1º - A Mútua, vinculada diretamente ao CONFEA, terá personalidade jurídica e patrimônio próprios, sede em Brasília e representações junto aos CREAs.

    § 2º - O Regimento da Mútua será submetido à aprovação do Ministro do Trabalho, pelo CONFEA.

  • Art 4º - O CONFEA fica autorizado a criar, nas condições estabelecidas nesta Lei, uma Mútua de Assistência dos Profissionais da Engenharia, Arquitetura e Agronomia, sob sua fiscalização, registrados nos CREAs.

    § 1º - A Mútua, vinculada diretamente ao CONFEA, terá personalidade jurídica e patrimônio próprios, sede em Brasília e representações junto aos CREAs.

    § 2º - O Regimento da Mútua será submetido à aprovação do Ministro do Trabalho, pelo CONFEA.

  • MUTUA

    VINCULADA AQ? CONFEA

    TERÁ OQ? I- Personalidade jurídica II- Patrimônio próprios

    ONDE FICA SEDE? BSB

    REGIMENTO SUBMETIDO: APROVAÇÃO DE QUEM? Min trabalho

    COMPOSIÇÃO: MEMBROS: 5 3 indicados pelo CONFEA 2 pelos CREAs, na forma ser fixada no Regimento

    INSCRIÇÃO: DEPENDE INCRIÇÃO PROFISSIONAL? N QUANDO Q POSSO TER BENEFÍCIOS? Após 1a pagamento 1ª contribuição

    BENEFÍCIOS/PRESTAÇÕES: QUAIS SÃO? I-  Auxílios Pecuniários Temporários Reembolsáveis Aos associados comprovadamente necessitados, por Falta eventual trabalho Invalidez ocasional Ñ superiores 12m II-  Pecúlio aos Cônjuges supérstites Filhos menores associados III-  Bolsas estudo aos Filhos de associados carentes de recursos Ou Candidatos a escolas Eng Arq Agro Nas msms condições carência IV-  Assistência Médica Hospitalar Dentária Aos Associados Dependentes SEM CARÁTER OBRIGATÓRIO, desde q reembolsável, ainda q parcialmente V-  Facilidades na aquisição, por parte inscritos, de Equip Livros Úteis ou necessários ao desempenho de suas atvs prof VI-  Auxílio funeral VII-  Ajuda farmacêutica, sempre reembolsável, ainda q parcialmente Poderá ser concedida, em caráter excep, desde q comprovada impossib momentânea associado arcar com ônus decorrente DEMAIS: Poderá financiar, exclusivamente p/ seus associados planos Férias no pais Seguro Vida Acidentes Outros Mediante contratação VALORES SERV PRESTADOS: Valor pecuniário das prestações assistenciais variará até limite máx constante da tabela a ser aprovada pelo CONFEA Nunca superior Inst Nac Previdência Social (INPS)

    DISSOLUÇÃO: COMO FICA BENS, VALORES E OBRIGAÇÕES? Assimilados pelo CONFEA Ressalvados direitos associados

    RESPONSABILIDADE: DE QUEM I-  CREAS II-  CONFEA QUAL Solidariamente

    RENDAS: I- 1/5 taxa ART II- 1 contribuição dos associados Cobrada anual ou parceladamente e recolhida, simultaneamente, com a devida aos CREAS III- Doações Legados Quaisquer valores adventícios Bem como outras fontes de renda eventualmente instituídas em lei IV- Outros rendimentos patrimoniais

    Fonte: Meu mapa mental de Eng. Civil

    Estou comercializando meus mapas mentais de Engenharia Civil! São materiais feitos com os melhores materiais do Estratégia + lei seca + 29 mil questões resolvidas.

    Tenho sobre diversas matérias como:

    ·        Instalações hidráulicas

    ·        Sondagens

    ·        Pavimentação

    ·        Drenagem

    ·        OAE

    ·        Esquadrias

    ·        Controle tecnológico

    ·        Argamassa

    ·        Lei 8.666/93

    ·        Entre outros

    O preço é camarada, apenas R$20 por matéria.

    Interessados entrem em contato por e-mail:consultoriaconcursos.wesley@gmail.com ou pelo bate-papo do qconcursos.

    Os arquivos estão em PDF, caso haja interesse na compra, eu disponibilizo o programa que realiza a criação e edição. Vc poderá alterar da forma que quiser e até mesmo fazer os seus próprios.

    Dou consultoria de estudo focada no concurso que estão estudando.


ID
3085735
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Quanto à anotação de responsabilidade técnica (ART) e à Mútua de Assistência Profissional, previstas na Lei n.º 6.496/1977, julgue o item.


A Mútua será administrada por um diretor e cinco membros, sendo dois indicados pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia e três pelos Conselhos Regionais.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado

    Art 5º - A Mútua será administrada por uma Diretoria Executiva, composta de 5 (cinco) membros, sendo 3 (três) indicados pelo CONFEA e 2 (dois) pelos CREAs, na forma a ser fixada no Regimento.

  • (ERRADO)

    Mútua (5): (3)CONFEA (2)CREA

  • Art 5º - A Mútua será administrada por uma Diretoria Executiva, composta de 5 (cinco) membros, sendo 3 (três) indicados pelo CONFEA e 2 (dois) pelos CREAs, na forma a ser fixada no Regimento.


ID
3085738
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Quanto à anotação de responsabilidade técnica (ART) e à Mútua de Assistência Profissional, previstas na Lei n.º 6.496/1977, julgue o item.


Entre os benefícios assegurados pela Mútua, estão previstos auxílios pecuniários, temporários e reembolsáveis aos associados comprovadamente necessitados, por falta de trabalho ou invalidez ocasional.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    Art 12 - A Mútua, na forma do Regimento, e de acordo com suas disponibilidades, assegurará os seguintes benefícios e prestações:

    I - auxílios pecuniários, temporários e reembolsáveis, aos associados comprovadamente necessitados, por falta eventual de trabalho ou invalidez ocasional;

    II - pecúlio aos cônjuges supérstites e filhos menores dos associados;

    III - bolsas de estudo aos filhos de associados carentes de recursos ou a candidatos a escolas de Engenharia, de Arquitetura ou de Agronomia, nas mesmas condições de carência;

    IV - assistência médica, hospitalar e dentária, aos associados e seus dependentes, sem caráter obrigatório, desde que reembolsável, ainda que parcialmente;

    V - facilidades na aquisição, por parte dos inscritos, de equipamentos e livros úteis ou necessários ao desempenho de suas atividades profissionais;

    VI - auxílio funeral.

  • Art 12 - A Mútua, na forma do Regimento, e de acordo com suas disponibilidades, assegurará os seguintes benefícios e prestações:

    I - auxílios pecuniários, temporários e reembolsáveis, aos associados comprovadamente necessitados, por falta eventual de trabalho ou invalidez ocasional;

    II - pecúlio aos cônjuges supérstites e filhos menores dos associados;

    III - bolsas de estudo aos filhos de associados carentes de recursos ou a candidatos a escolas de Engenharia, de Arquitetura ou de Agronomia, nas mesmas condições de carência;

    IV - assistência médica, hospitalar e dentária, aos associados e seus dependentes, sem caráter obrigatório, desde que reembolsável, ainda que parcialmente;

    V - facilidades na aquisição, por parte dos inscritos, de equipamentos e livros úteis ou necessários ao desempenho de suas atividades profissionais;

    VI - auxílio funeral.


ID
3085741
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Quanto à anotação de responsabilidade técnica (ART) e à Mútua de Assistência Profissional, previstas na Lei n.º 6.496/1977, julgue o item.


Na hipótese de sua insolvência, o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia responderá, subsidiariamente, por dívida da Mútua.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado

    Art 16 - No caso de dissolução da Mútua, seus bens, valores e obrigações serão assimilados pelo CONFEA, ressalvados os direitos dos associados.

    Parágrafo único - O CONFEA e os CREAs responderão, solidariamente, pelo déficit ou dívida da Mútua, na hipótese de sua insolvência.

  • (ERRADO)

    Responderá SOLIDARIAMENTE

  • Responderá solidariamente.

  • Art 16 - No caso de dissolução da Mútua, seus bens, valores e obrigações serão assimilados pelo CONFEA, ressalvados os direitos dos associados.

     Parágrafo único - O CONFEA e os CREAs responderão, solidariamente, pelo déficit ou dívida da Mútua, na hipótese de sua insolvência.


ID
3085744
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Com base na Lei n.º 6.838/1980 e na Lei n.º 7.410/1985, julgue o item.


A punibilidade por falta sujeita a processo disciplinar, por meio de órgão em que o profissional esteja inscrito, prescreve em cinco anos, contados da data de verificação do fato.

Alternativas
Comentários
  • gab. certo

    Lei n.º 6.838/1980

    Art. 1º- A punibilidade de profissional liberal, por falta sujeita a processo disciplinar, através de órgãos em que esteja inscrito, prescreve em 5 (cinco) anos, contados da data de verificação do fato respectivo.

    Art. 2º- O conhecimento expresso ou a notificação feita diretamente ao profissional faltoso interrompe o prazo prescricional de que trata o artigo anterior.

    Parágrafo único - O conhecimento expresso ou notificação de que trata este Artigo ensejará defesa escrita ou a termo, a partir de quando recomeçará a fluir novo prazo prescricional.

    Art. 3º- Todo processo disciplinar paralisado há mais de 3 (três) anos, pendente de despacho ou julgamento, será arquivado "ex officio", ou a requerimento da parte interessada 


ID
3085747
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Com base na Lei n.º 6.838/1980 e na Lei n.º 7.410/1985, julgue o item.


A notificação feita diretamente ao profissional faltoso suspende o curso do prazo prescricional, que será retomado quando for apresentada defesa escrita.

Alternativas
Comentários
  • A assertiva está "ERRADA".

    O prazo não será retomado! A partir da desfesa escrita, um novo prazo começará. (Art 2º + P.U.).

    TEXTO DA LEI - 6.838 / 80:

    Art. 2º O conhecimento expresso ou a notificação feita diretamente ao profissional faltoso interrompe o prazo prescricional de que trata o artigo anterior.

    Parágrafo único. O conhecimento expresso ou a notificação de que trata este artigo ensejará defesa escrita ou a termo, a partir de quando recomeçará a fluir novo prazo prescricional.
     

  • (verificação do fato)

    I

    I

    V

    --> prazo prescricional -->

    I

    I

    V

    (NOTIFICAÇÃO/CONHECIMENTO E INTERRUpÇÃO DO pRAZO -->

    I

    I

    V

    DEFESA ESCRITA OU A TERMO)

    I

    I

    ---> COMEÇO DO (NOVO) prazo prescricional -------- pROCESSO DISCILINAR pARALIZADO pOR MAIS DE 3 ANOS GERA ARQUIVAMENTO EX-OFFICIO OU Á REQUERIMENTO DA pARTE


ID
3085750
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Com base na Lei n.º 6.838/1980 e na Lei n.º 7.410/1985, julgue o item.


O exercício da atividade de técnico de segurança do trabalho dependerá de registro em Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.

Alternativas
Comentários
  • A assertiva está "ERRADA".

    Não depende do CREA, mas sim do registro no Ministério do Trabalho! (Art 3º).

    TEXTO DA LEI - 7.410 / 85:

    Art. 3º O exercício da atividade de Engenheiros e Arquitetos na especialização de Engenharia de Segurança do Trabalho dependerá de registro em Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, após a regulamentação desta Lei, e o de Técnico de Segurança do Trabalho, após o registro no Ministério do Trabalho.
     

  • (ERRADA)

    -- O exercício da atividade de Engenheiros e Arquitetos na especialização de Engenharia de Segurança do Trabalho (CREA)

    -- Técnico de Segurança do Trabalho (MTE)


ID
3085753
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Com base na Lei n.º 6.838/1980 e na Lei n.º 7.410/1985, julgue o item.


O exercício da especialização de engenheiro de segurança do trabalho será permitido exclusivamente ao engenheiro portador de certificado de conclusão do curso.

Alternativas
Comentários
  • A assertiva está "ERRADA".

    Não depende de um curso "qualquer", mas sim do curso de especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, a ser ministrado no País, em nível de pós-graduação! (Art 2º + P.U.).

    TEXTO DA LEI - 7.410 / 85:

    Art. 1º O exercício da especialização de Engenheiro de Segurança do Trabalho será permitido exclusivamente:
    I - ao Engenheiro ou Arquiteto, portador de certificado de conclusão de curso de especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, a ser ministrado no País, em nível de pós-graduação;
    Parágrafo único - O curso previsto no inciso I deste artigo terá o currículo fixado pelo Conselho Federal de Educação, por proposta do Ministério do Trabalho.
     


ID
3085756
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

A partir do Decreto n.º 23.196/1933 e do Decreto n.º 23.569/1933, julgue o item.


Não são atribuições dos engenheiros agrônomos a direção de serviços técnicos federais de genética agrícola, a produção de sementes e a fiscalização do comércio de sementes e plantas vivas.

Alternativas
Comentários
  • DEC. 23.196

    Art. 6º

    São atribuições dos agrônomos ou engenheiros agrônomos a organização, direção e execução dos

    serviços técnicos oficiais, federais, estaduais e municipais, concernentes às matérias e atividades seguintes:

    ...

    e) genética agrícola, produção de sementes, melhoramento das plantas cultivadas e fiscalização do comércio de sementes, plantas vivas e partes vivas de plantas;


ID
3085759
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

A partir do Decreto n.º 23.196/1933 e do Decreto n.º 23.569/1933, julgue o item.


A execução dos serviços técnicos oficiais de fitopatologia, entomologia e microbiologia agrícolas é atribuição dos engenheiros agrônomos.

Alternativas

ID
3085762
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

A partir do Decreto n.º 23.196/1933 e do Decreto n.º 23.569/1933, julgue o item.


É atribuição do Conselho Federal expedir a carteira profissional padronizada em todo o território nacional.

Alternativas
Comentários
  • Na verdade, é atribuição do CREA expedir a carteira profissional padronizada em todo o território nacional.

    Decreto n.º 23.569/1933

    Art. 26 - São atribuições dos Conselhos Regionais:

    g) expedir a carteira profissional prevista no Art. 14;

  • Essa atribuição é do CREA.


ID
3085765
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

A partir do Decreto n.º 23.196/1933 e do Decreto n.º 23.569/1933, julgue o item.


A pesquisa, a localização, a prospecção e a valorização de jazidas minerais são da competência do engenheiro‐geógrafo ou do geógrafo.

Alternativas
Comentários
  • DECRETO 23.569

    Art. 34 - Consideram-se da atribuição do engenheiro de minas:

    b) a pesquisa, localização, prospecção e valorização de jazidas minerais;

  • Engenheiro de Minas. 


ID
3085768
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

A partir do Decreto n.º 23.196/1933 e do Decreto n.º 23.569/1933, julgue o item.


Das multas impostas pelos Conselhos Regionais poderá, dentro do prazo de sessenta dias, ser interposto recurso, sem efeito suspensivo, para o Conselho Federal.

Alternativas
Comentários
  • DECRETO 23.569

    Art. 41 - Das multas impostas pelos Conselhos Regionais poderá, dentro do prazo

    de sessenta dias, contados da data da respectiva notificação, ser interposto recurso, sem efeito

    suspensivo, para o Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura.

  • Um bizu sobre recursos pra quem está estudando o dec. 23569 e também a lei 5.194

    Art. 41 (Dec. 23569) x Art. 78 (lei 5194)

    Multas impostas pelo CREA -> recurso p/ CONFEA -> sem efeito suspensivo (60 dias)

    Penalidades impostas pela Câmara Especializada -> recurso p/ CREA -> com efeito suspensivo (60 dias)


ID
3085771
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Considerando as Resoluções CONFEA n.º 218/1973 e n.º 336/1989, julgue o item.


Compete ao engenheiro químico o desempenho de atividades referentes a dimensionamento, à avaliação e à exploração de jazidas petrolíferas, o transporte e a industrialização do petróleo e serviços afins.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Art. 16 - Compete ao ENGENHEIRO DE PETRóLEO:

    I - o desempenho das atividades 01 a 18 do artigo 1º desta Resolução referentes a dimensionamento, avaliação e exploração de jazidas pretrolíferas, transporte e industrialização do petróleo; seus serviços afins e correlatos.

    Art. 17 - Compete ao ENGENHEIRO QUíMICO ou ao ENGENHEIRO INDUSTRIAL MODALIDADE QUíMICA:

    I - desempenho das atividades 01 a 18 do artigo 1º desta Resolução, referentes à indústria química e petroquímica e de alimentos; produtos químicos; tratamento de água e instalações de tratamento de água industrial e de rejeitos industriais; seus serviços afins e correlatos.

    Atividade 01 - Supervisão, coordenação e orientação técnica;

    Atividade 02 - Estudo, planejamento, projeto e especificação;

    Atividade 03 - Estudo de viabilidade técnico-econômica;

    Atividade 04 - Assistência, assessoria e consultoria;

    Atividade 05 - Direção de obra e serviço técnico;

    Atividade 06 - Vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico;

    Atividade 07 - Desempenho de cargo e função técnica;

    Atividade 08 - Ensino, pesquisa, análise, experimentação, ensaio e divulgação

    técnica; extensão;

    Atividade 09 - Elaboração de orçamento;

    Atividade 10 - Padronização, mensuração e controle de qualidade;

    Atividade 11 - Execução de obra e serviço técnico;

    Atividade 12 - Fiscalização de obra e serviço técnico;

    Atividade 13 - Produção técnica e especializada;

    Atividade 14 - Condução de trabalho técnico;

    Atividade 15 - Condução de equipe de instalação, montagem, operação, reparo

    ou manutenção;

    Atividade 16 - Execução de instalação, montagem e reparo;

    Atividade 17 - Operação e manutenção de equipamento e instalação;

    Atividade 18 - Execução de desenho técnico.


ID
3085774
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Considerando as Resoluções CONFEA n.º 218/1973 e n.º 336/1989, julgue o item.


As empresas públicas e as sociedades de economia mista serão enquadradas, para fins de registro, na Classe B.

Alternativas
Comentários
  • Art. 1º - A pessoa jurídica que se constitua para prestar ou executar serviços e/ou obras ou que exerça qualquer atividade ligada ao exercício profissional da Engenharia, Arquitetura, Agronomia, Geologia, Geografia ou Meteorologia enquadra-se, para efeito de registro, em uma das seguintes classes: CLASSE A - De prestação de serviços, execução de obras ou serviços ou desenvolvimento de atividades reservadas aos profissionais da Engenharia, Arquitetura, Agronomia, Geologia, Geografia ou Meteorologia; CLASSE B - De produção técnica especializada, industrial ou agropecuária, cuja atividade básica ou preponderante necessite do conhecimento técnico inerente aos profissionais da Engenharia, Arquitetura, Agronomia, Geologia, Geografia ou Meteorologia; CLASSE C - De qualquer outra atividade que mantenha seção, que preste ou execute para si ou para terceiros serviços, obras ou desenvolva atividades ligadas às áreas de Engenharia, Arquitetura, Agronomia, Geologia, Geografia ou Meteorologia. § 1º - As empresas públicas e sociedades de economia mista serão enquadradas, para o registro, nas classes estabelecidas neste artigo, conforme a atividade desenvolvida. § 2º - Uma pessoa jurídica pode ser enquadrada simultaneamente em mais de uma das classes relacionadas neste artigo. § 3º - As pessoas jurídicas enquadradas na classe "C" deverão proceder ao registro da seção técnica mantida na mesma. 

    Alternativa errada. poderá ser qualquer classe, depende da atividade a ser desenvolvida.

  • (ERRADO)

    CLASSE A - Prestação de serviços, execução de obras e serviços

    CLASSE B - Produção técnica especializada / atividade demande conhecimento técnico

    CLASSE C - Outras atividades não enquadradas nas classes A e B

  • Classe B - lembrar de Indústria.

  • As empresas públicas e a sociedade de economia mista estão enquadradas nas classes A, B e C. A banca limitou somente na B.


ID
3085777
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Considerando as Resoluções CONFEA n.º 218/1973 e n.º 336/1989, julgue o item.


A pessoa jurídica enquadrada na classe C, para efeito de registro, estará sujeita ao pagamento de anuidade diferenciada.

Alternativas
Comentários
  • resolução 336/89

    § 2º - A pessoa jurídica enquadrada na classe "C", para efeito de registro, estará sujeita ao pagamento de anuidade diferenciada fixada em Resolução que disciplina as anuidades e taxas. 


ID
3085780
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Considerando as Resoluções CONFEA n.º 218/1973 e n.º 336/1989, julgue o item.


A pessoa jurídica que requer registro em Conselho Regional deve apresentar responsável técnico que mantenha residência em local que torne praticável a sua participação efetiva nas atividades a serem desenvolvidas.

Alternativas
Comentários
  • resolução 336/89

    Art. 6º - A pessoa jurídica, para efeito da presente Resolução, que requer registro ou visto em qualquer Conselho Regional, deve apresentar responsável técnico que mantenha residência em local que, a critério do CREA, torne praticável a sua participação efetiva nas atividades que a pessoa jurídica pretenda exercer na jurisdição do respectivo órgão regional.

    correto


ID
3085783
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Considerando as Resoluções CONFEA n.º 218/1973 e n.º 336/1989, julgue o item.


A responsabilidade técnica por pessoa jurídica fica extinta quando o profissional for suspenso.

Alternativas
Comentários
  • Art. 17 - A responsabilidade técnica de qualquer profissional por pessoa jurídica fica extinta, devendo o registro ser alterado, a partir do momento em que: I - for requerido ao Conselho Regional, por escrito, pelo profissional ou pela pessoa jurídica, o cancelamento desse encargo; II - for o profissional suspenso do exercício da profissão; III - mudar o profissional de residência para local que, a juízo do Conselho Regional, torne impraticável o exercício dessa função; IV - tiver o profissional o seu registro cancelado; V - ocorram outras condições que, a critério do CREA, possam impedir a efetiva prestação da assistência técnica. 

    RESOLUÇÃO336/89


ID
3085786
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Considerando as Resoluções CONFEA n.º 218/1973 e n.º 336/1989, julgue o item.


O profissional poderá ser responsável técnico por uma única pessoa jurídica, não sendo permitido manter, concomitantemente, firma individual.

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO 336/89

    Art. 18 - Um profissional pode ser responsável técnico por uma única pessoa jurídica, além da sua firma individual, quando estas forem enquadradas por seu objetivo social no artigo 59 da Lei nº 5.194/66 e caracterizadas nas classes A, B e C do artigo 1º desta Resolução. Parágrafo único - Em casos excepcionais, desde que haja compatibilização de tempo e área de atuação, poderá ser permitido ao profissional, a critério do Plenário do Conselho Regional, ser o responsável técnico por até 03 (três) pessoas jurídicas, além da sua firma individual.

  • GAb: ERRADO

    Art. 18 - Um profissional pode ser responsável técnico por uma única pessoa jurídica, além da sua firma individual, quando estas forem enquadradas por seu objetivo social no artigo 59 da Lei nº 5.194/66 e caracterizadas nas classes A, B e C do artigo 1º desta Resolução.

    Parágrafo único - Em casos excepcionais, desde que haja compatibilização de tempo e área de atuação, poderá ser permitido ao profissional, a critério do Plenário do Conselho Regional, ser o responsável técnico por até 03 (três) pessoas jurídicas, além da sua firma individual.


ID
3085789
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

De acordo com as Resoluções CONFEA n.º 413/1997, n.º 1.007/2003, n.º 1.025/2009 e n.º 1.090/2017, julgue o item.


O prazo de validade de 180 dias do visto concedido à pessoa jurídica originária de outro Conselho Regional para a execução de obras ou prestação de serviços é improrrogável, sendo possível a concessão de novo visto.

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÂO 336/89

    Art. 5º - A atividade da pessoa jurídica, em região diferente daquela em que se encontra registrada, obriga ao visto do registro na nova região.

    § 1º - O visto exigido neste artigo pode ser concedido para atividade parcial dos objetivos sociais da requerente, com validade a ela restrito.

    § 2º - No caso em que a atividade exceda de 180 (cento e oitenta) dias, fica a pessoa jurídica, a sua agência, filial ou sucursal, obrigada a proceder ao seu registro na nova região. 

  • RESOLUÇÃO Nº 413, DE 27 JUN 1997

    Art. 8º - Poderá ser concedido novo "visto", nos seguintes casos:

    b) após 180 (cento e oitenta) dias do encerramento das atividades da pessoa jurídica na jurisdição do Regional.


ID
3085792
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

De acordo com as Resoluções CONFEA n.º 413/1997, n.º 1.007/2003, n.º 1.025/2009 e n.º 1.090/2017, julgue o item.


O profissional ficará isento do pagamento da anuidade durante o período de suspensão do registro.

Alternativas
Comentários
  • Art. 40. O profissional ficará isento do pagamento da anuidade durante o período de suspensão do registro.

    RESOLUÇÃO Nº 1.007, DE 5 DE DEZEMBRO DE 2003.


ID
3085795
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

De acordo com as Resoluções CONFEA n.º 413/1997, n.º 1.007/2003, n.º 1.025/2009 e n.º 1.090/2017, julgue o item.


É vedado ao profissional com o registro cancelado registrar ART, sendo permitido no caso de suspensão ou interrupção.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    RESOLUÇÃO Nº 1.025, DE 30 DE OUTUBRO DE 2009.

    Art. 8º É vedado ao profissional com o registro cancelado, suspenso ou interrompido registrar ART.


ID
3085798
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

De acordo com as Resoluções CONFEA n.º 413/1997, n.º 1.007/2003, n.º 1.025/2009 e n.º 1.090/2017, julgue o item.


Compete ao profissional cadastrar a ART múltipla no sistema eletrônico e efetuar o recolhimento do valor relativo ao registro quando for contratado como autônomo diretamente por pessoa física ou jurídica.

Alternativas
Comentários
  • Art. 36. Compete ao profissional cadastrar a ART de obra ou serviço no sistema eletrônico, efetuar o recolhimento do valor relativo ao registro e apresentar a via assinada no Crea em cuja circunscrição for exercida a atividade, nos seguintes casos:

    I – quando o profissional for contratado como autônomo diretamente por pessoa física ou jurídica; ou

    II – quando o profissional for o proprietário do empreendimento ou empresário.

  • ART múltipla?

  • Letícia Nogueira, também fiquei com dúvida no item. Porém está correto. Segue:

     

    Art. 40. Compete ao profissional cadastrar a ART múltipla no sistema eletrônico e efetuar o recolhimento do valor relativo ao registro no Crea em cuja circunscrição for exercida a atividade, nos seguintes casos:
    I – quando o profissional for contratado como autônomo diretamente por pessoa
    física ou jurídica; ou
    II – quando o profissional for o proprietário do empreendimento ou empresário.
     


ID
3085801
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

De acordo com as Resoluções CONFEA n.º 413/1997, n.º 1.007/2003, n.º 1.025/2009 e n.º 1.090/2017, julgue o item.


É enquadrável como má conduta, passível de cancelamento do registro profissional, ter sido penalizado com duas censuras públicas, em processos transitados em julgado, nos últimos cinco anos.

Alternativas
Comentários
  • Art. 3º São enquadráveis como má conduta ou escândalos passíveis de cancelamento do registro profissional, entre outros, os seguintes atos e comportamentos:

    VII - ter sido penalizado com duas censuras públicas, em processos transitados em julgado, nos últimos cinco anos.

  • (CERTO)

    Resolução CONFEA 1.090

    Art. 3º São enquadráveis como má conduta ou escândalos passíveis de cancelamento do registro profissional, entre outros, os seguintes atos e comportamentos:

    VII - ter sido penalizado com duas censuras públicas, em processos transitados em julgado, nos últimos cinco anos.


ID
3085804
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

De acordo com as Resoluções CONFEA n.º 413/1997, n.º 1.007/2003, n.º 1.025/2009 e n.º 1.090/2017, julgue o item.


A interrupção do registro é obrigatória ao profissional registrado que não pretenda exercer sua profissão e esteja em dia com as obrigações perante o Sistema CONFEA/CREA.

Alternativas
Comentários
  • Art. 30. A interrupção do registro é facultado ao profissional registrado que não pretende exercer sua profissão e que atenda às seguintes condições:

    I – esteja em dia com as obrigações perante o Sistema Confea/Crea, inclusive aquelas referentes ao ano do requerimento;


ID
3085807
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Conforme o Código de Ética Profissional, instituído pela Resolução n.º 1.002/2002, julgue o item.


No exercício da profissão, é permitido utilizar livremente do privilégio de exclusividade de direito profissional.

Alternativas
Comentários
  • 6. DAS CONDUTAS VEDADAS.

    II – ante à profissão:

    b) Utilizar indevida ou abusivamente do privilégio de exclusividade de direito profissional;


ID
3085810
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Conforme o Código de Ética Profissional, instituído pela Resolução n.º 1.002/2002, julgue o item.


É vedado impor ritmo de trabalho excessivo sobre os colaboradores.

Alternativas
Comentários
  • 6. DAS CONDUTAS VEDADAS. 

    Art. 10. No exercício da profissão, são condutas vedadas ao profissional:

    g) impor ritmo de trabalho excessivo ou, exercer pressão psicológica ou assédio moral sobre os colaboradores; 


ID
3085813
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Conforme o Código de Ética Profissional, instituído pela Resolução n.º 1.002/2002, julgue o item.


O profissional tem discricionariedade para alertar sobre os riscos relativos às prescrições técnicas e as consequências de sua inobservância, cabendo avaliar, conforme o caso, a conveniência dessa comunicação ao cliente.

Alternativas
Comentários
  • (ERRADO)

    O profissional tem discricionariedade para alertar sobre os riscos ... (É um ato vinculado / um dever)


ID
3085816
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Segundo as Resoluções n.º 1.004/2003 e n.º 1.008/2004, julgue o item.


O coordenador da Comissão de Ética Profissional designará um de seus membros, preferencialmente da mesma modalidade profissional do denunciado, como relator de cada processo.

Alternativas
Comentários
  • Art. 6º O coordenador da Comissão de Ética Profissional designará um de seus membros como relator de cada processo. 

    Parágrafo único. O relator designado deverá ser, preferencialmente, de modalidade profissional diferente daquela do denunciado. 

  • (ERRADO)

    Parágrafo único. O relator designado deverá ser, preferencialmente, de modalidade profissional diferente daquela do denunciado. 


ID
3085819
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Segundo as Resoluções n.º 1.004/2003 e n.º 1.008/2004, julgue o item.


A Comissão de Ética Profissional deve proceder à instrução do processo no prazo máximo de trinta dias, a contar da data da denúncia.

Alternativas
Comentários
  • Art. 9º Caberá à Comissão de Ética Profissional proceder instrução do processo no prazo máximo de noventa dias, contados da data da sua instauração. 


ID
3085822
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Segundo as Resoluções n.º 1.004/2003 e n.º 1.008/2004, julgue o item.


O denunciado não poderá arguir nulidade da intimação se a finalidade for atingida.

Alternativas
Comentários
  • Artigo 18 da Resolução 1004/2003:

    Art. 18. No caso de tomada de depoimento ou quando for necessária a ciência do denunciado, a prestação de informações ou a apresentação de provas propostas pelas partes, serão expedidas intimações para esse fim, mencionando-se data, prazo, forma e condições para atendimento do requerido.

    § 5º O denunciado não poderá argüir nulidade da intimação se ela atingir os fins para os quais se destina.


ID
3085825
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Segundo as Resoluções n.º 1.004/2003 e n.º 1.008/2004, julgue o item.


A câmara especializada competente julgará à revelia o autuado que não apresentar defesa, garantindo‐lhe o direito de ampla defesa nas fases subsequentes.

Alternativas
Comentários
  • Resoluções n.º 1.008/2004

    Art. 20. A câmara especializada competente julgará à revelia o autuado que não apresentar defesa,

    garantindo-lhe o direito de ampla defesa nas fases subsequentes.


ID
3085828
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Segundo as Resoluções n.º 1.004/2003 e n.º 1.008/2004, julgue o item.


Nos prazos, contam‐se apenas os dias úteis.

Alternativas
Comentários
  • § 2o Os prazos expressos em dias contam-se de modo contínuo.


ID
3085831
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Segundo as Resoluções n.º 1.004/2003 e n.º 1.008/2004, julgue o item.


Por qualquer ato inequívoco que importe apuração do fato, interromper‐se‐á a prescrição nos processos administrativos.

Alternativas
Comentários
  • Resoluções n.º 1.008/2004

    Art. 57. Interrompe-se a prescrição nos processos administrativos caracterizados no art. 56:

    I - pela notificação do autuado;

    II - por qualquer ato inequívoco que importe apuração do fato; e

    III - pela decisão recorrível.

    Parágrafo único. Ocorrendo qualquer dos casos previstos neste artigo, teremos o reinício do prazo

    prescricional de cinco anos


ID
3085834
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito das Normas ABNT NBR ISO 9000:2015 e 9001:2015, julgue o item.


A qualidade dos produtos e serviços inclui não apenas sua função e o desempenho pretendido, mas também seu valor percebido e o benefício para o cliente.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

  • Gab. ERRADO

    São 7 os princípios da qualidade contemplados na nova versão da ISO 9001:

    São eles:

    Foco no cliente: O foco principal da gestão da qualidade é atender aos requisitos do cliente e se esforçar para exceder suas expectativas.

    Liderança;

    Engajamento das pessoas;

    Abordagem de processo;

    Melhoria;

    Tomada de decisão baseada em evidência;

    Gestão de relacionamento.

    Fonte: https://vertile.com.br/gestao-da-qualidade/os-7-sete-principios-da-gestao-da-qualidade/

  • Perfeito. O valor percebido de um bem ou serviço não está relacionado apenas com a qualidade no sentido de função ou desempenho (valor funcional), mas também aspectos mais subjetivos relacionados ao próprio indivíduo. Em outras palavras, o valor de um bem ou serviço depende também de impressões individuais.

    Gabarito: Certo


ID
3085837
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito das Normas ABNT NBR ISO 9000:2015 e 9001:2015, julgue o item.


De acordo com o princípio da tomada de decisão com base em evidência, as decisões com base empírica são mais propensas a produzir resultados desejados.

Alternativas
Comentários
  • Gab E

    Se é com base em evidência não pode sem baseada em empirismo.

    Empirismo é o conhecimento que vem da experiência prática, e muitas vezes questiona o conhecimento instituído, acadêmico, etc.

    Já evidência é baseado em metodologia, ciência. Não é baseada em experiência prática somente.

  • De acordo com o princípio da tomada de decisão com base em evidência, as decisões com base empírica são mais propensas a produzir resultados desejados. Resposta: Errado.

    Empírico é um fato que se apoia somente em experiências vividas, na observação de coisas, e não em teorias e métodos científicos.

    Evidência é o atributo de tudo aquilo que não dá margem à dúvida. Pode também significar aquilo que indica, com probabilidade, a existência de algo.

  • ERRADO. De acordo com a declaração da ISO 9000:2015: “as decisões com base na análise e avaliação de dados e informações são mais propensas a produzir resultados desejados”.

  • Gab. ERRADO

    São 7 os princípios da qualidade contemplados na nova versão da ISO 9001:

    São eles:

    Foco no cliente;

    Liderança;

    Engajamento das pessoas;

    Abordagem de processo;

    Melhoria;

    Tomada de decisão baseada em evidência: Garantir que dados e informações sejam suficientemente precisos, confiáveis e seguros.

    Gestão de relacionamento.

    Fonte: https://vertile.com.br/gestao-da-qualidade/os-7-sete-principios-da-gestao-da-qualidade/


ID
3085840
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito das Normas ABNT NBR ISO 9000:2015 e 9001:2015, julgue o item.


Com base no princípio do foco no cliente, uma das ações possíveis é a comunicação com as pessoas para promover a compreensão da importância de sua contribuição individual.

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro da questão?

    ter trocado a palavra cliente por pessoas?

  • Since 2019 ☕, provavelmente é isso mesmo.

    Em vez de ta "Com base no princípio do foco no cliente" deveria ta com foco nas PESSOAS.

    Conforme o manual que eu vi, esse conceito ta dentro da parte Engajamento das pessoas.

    Pag 4 file:///C:/Users/Adriana/Downloads/principios%20da%20qualidade%209000%202015.pdf

    GAB: Errado

  • já dizia um colega.... é safadix

  • Cliente= foco nas pessoas

    Grupo= foco no indivíduo 

     

  • Com base no princípio do foco no cliente, uma das ações possíveis é a comunicação com as pessoas para promover a compreensão da importância de sua contribuição individual. Resposta: Errado.

  • Com base nessa questão, trás uma abordagem interessante com foco no cliente.Vamos! embasar aqui uma fabrica de panetones: que produz inúmeros panetones onde inclui ao mesmo tempo sinergia entre os funcionários, e foco no cliente que é distribuir os panetones para os varejos.Ou seja, nesse aspecto a contribuição coletiva é levado em consideração.

  • São 7 os princípios da qualidade: foco no cliente, liderança, engajamento das pessoas, abordagem de processo (unificado com Abordagem sistêmica de gestão), melhoria, tomada de decisão com base em evidência e gestão de relacionamento.

    Uma das ações possíveis para o princípio do foco no cliente é a medição e monitoramento do grau de satisfação de seus clientes e a tomada de ações a partir destes resultados.

    O item traz ações possíveis para o princípio engajamento das Pessoas.

    Gabarito: ERRADO

  • ERRADO

    Como o foco é no Cliente, não da pra buscar compreender uma contribuição Individual (isolada) de cada um, busca-se uma compreensão de categorias, na tentativa de satisfazer um todo.

  • Gab. ERRADO

    São 7 os princípios da qualidade contemplados na nova versão da ISO 9001:

    São eles:

    Foco no cliente;

    Liderança;

    Engajamento das pessoas: Comunicação clara para promover compreensão da importância da participação e contribuição de cada individuo.

    Abordagem de processo;

    Melhoria;

    Tomada de decisão baseada em evidência;

    Gestão de relacionamento.

    Fonte: https://vertile.com.br/gestao-da-qualidade/os-7-sete-principios-da-gestao-da-qualidade/


ID
3085843
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito das Normas ABNT NBR ISO 9000:2015 e 9001:2015, julgue o item.


A política da qualidade deve estar disponível, ser mantida como informação documentada e ser comunicada, entendida e aplicada na organização.

Alternativas
Comentários
  • A política de qualidade é uma diretriz criada pelas organizações com o objetivo de assegurar um padrão de qualidade aos produtos e serviços oferecidos pela empresa. É utilizada como parâmetro na melhoria contínua dos processos e para a tomada de decisões que impactam diretamente os clientes.

    A política da qualidade deve:

    a) estar disponível e ser mantida como informação documentada;

    b) ser comunicada, entendida e aplicada na organização.

    c) estar disponível para partes interessadas pertinentes, como apropriado.”

     

  • A política da qualidade deve estar disponível, ser mantida como informação documentada e ser comunicada, entendida e aplicada na organização. Resposta: Certo.

    Imagina cada um aplicar a política de qualidade da organização da maneira que entender o que é qualidade? Realmente ela deve estar documentada.


ID
3085846
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito das Normas ABNT NBR ISO 9000:2015 e 9001:2015, julgue o item.


A gestão dos processos e do sistema de gestão da qualidade pode ser realizada com o uso do ciclo PDCA e com um foco geral na mentalidade de risco.

Alternativas
Comentários
  • A ISO 9001 incorpora o ciclo  (PDCA) e a mentalidade de risco. Essas abordagens metodológicas permitem a construção de um processo de planejamento nas organizações oportunizando melhorias nas interações, processos, produtos e /ou serviços.

    GAB: C

    fonte: consultoria ISO.

  • A gestão dos processos e do sistema de gestão da qualidade pode ser realizada com o uso do ciclo PDCA e com um foco geral na mentalidade de risco. Resposta: Certo.

    Não restringiu!

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: Certo

    Bons estudos!

    -Quem ESTUDA tem em suas mãos o poder de TRANSFORMAR não só a própria vida, como também das pessoas que lhe cercam.


ID
3096940
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com relação às noções fundamentais de contabilidade, julgue o item.


A contabilidade propõe‐se a controlar o patrimônio das entidades, sem, no entanto, interpretar os fatos que o afetam direta ou indiretamente.

Alternativas
Comentários
  • CONTABILIDADE é a ciência que estuda e pratica, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a revelação desses fatos, com o fim de oferecer informações sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza econômica. (Prof. Hilário Franco).

    gab. errado

  • A Contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio, objetivando demonstrá-lo e evidenciar suas variações, e também servir como instrumento básico para a tomada de decisões de todos os setores direta ou indiretamente envolvidos com a empresa.

    Gab) Errado.

    Fonte: Ciro Bächtold 2011

  • Técnicas Contábeis:

    Escrituração

    Elaboração das Demonstrações Contábeis

    Auditoria

    Análise das Demonstrações Contábeis: interpretar os fatos que o afetam direta ou indiretamente.

    Errado

  • GABARITO ERRADO

    A contabilidade é a ciência SOCIAL que estuda e pratica as funções de:

    Orientação

    Controle

    Registro.

  • Contabilidade é uma ciência social que tem por objeto o patrimônio das entidades e por objetivo o controle desse patrimônio, com a finalidade de fornecer informações a seus usuários.

    Segundo Hilário Franco:

    A Contabilidade é a ciência que estuda os fenômenos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a classificação, a demonstração expositiva, a análise e a interpretação desses fatos, com o fim de oferecer informações e orientação – necessárias à tomada de decisões – sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial. (FRANCO, 1997, p. 21).

    Segundo Oswaldo Campiglia:

    Contabilidade é corpo de princípios e o mecanismo técnico por meio do qual os elementos econômicos de uma determinada organização são classificados, registrados e periodicamente apresentados e interpretados com escopo de se prover ao seu efetivo controle e à sua eficiente administração (CAMPIGLIA,1966, p. 22).

    O objetivo das demonstrações contábeis, portanto, é fornecer informações, interpretações e orientações sobre a composição e as variações do patrimônio, para a tomada de decisões de seus administradores.

    Com isso, incorreta a assertiva.

  • Direto ao ponto

    A contabilidade propõe‐se a controlar o patrimônio das entidades, sem, no entanto, (INTERPRETANDO OS FATOS...) interpretar os fatos que o afetam direta ou indiretamente.

    Justificativa:

    Contabilidadeé uma ciência social aplicada que estuda e pratica as funções de orientar + controlar + registrar interpretando os fatos.

    GABARITO: ERRADO

    Olá, estou corrigindo redações para concurso, para mais informações envie email para fuvio10@outlook.com ou chame aqui! Experiência comprovada, por meio de provas corrigidas por bancas.

  • “A contabilidade é a arte de registro, classificação e sintetização, de maneira significativa e em termos monetários, de transações e eventos que são em parte, de natureza financeira, e de interpretação de seus resultados.” (AICPA, 1941)

    GAB E


ID
3096943
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com relação às noções fundamentais de contabilidade, julgue o item.


Para atingir seu objetivo fundamental, a contabilidade deve priorizar a evidenciação de todas as informações que possibilitem o controle e a tomada de decisões por parte de seus usuários.

Alternativas
Comentários
  • NBCT 1

    Objetivo das Demonstrações Contábeis 

    12. O objetivo das demonstrações contábeis é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o desempenho e as mudanças na posição financeira da entidade, que sejam úteis a um grande número de usuários em suas avaliações e tomadas de decisão econômica. 

    GAB. CERTO

  • Gabarito: C

  • O objetivo da Contabilidade é fornecer informações úteis da posição patrimonial e financeira, do desempenho e do fluxo de caixa aos seus usuário para tomada de decisão econômica.

    Certo

  • Gabarito C

    O objetivo da contabilidade é fornecer informações aos usuários, sejam interno ou externos. As informações são fornecidas por meio de relatórios específicos ou de propósito geral.

  • Todas?

    Contudo, relatórios financeiros para fins gerais não fornecem nem podem fornecer todas as informações de que necessitam investidores, credores por empréstimos e outros credores, existentes e potenciais. Esses usuários precisam considerar informações pertinentes de outras fontes, como, por exemplo, condições e expectativas econômicas gerais, eventos políticos e ambientepolítico e perspectivas do setor e da empresa.

  • Contabilidade é uma ciência social que tem por objeto o patrimônio das entidades e por objetivo o controle desse patrimônio, com a finalidade de fornecer informações a seus usuários.

    Segundo Hilário Franco:

    A Contabilidade é a ciência que estuda os fenômenos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a classificação, a demonstração expositiva, a análise e a interpretação desses fatos, com o fim de oferecer informações e orientação – necessárias à tomada de decisões – sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial. (FRANCO, 1997, p. 21).

    Segundo Oswaldo Campiglia:

    Contabilidade é corpo de princípios e o mecanismo técnico por meio do qual os elementos econômicos de uma determinada organização são classificados, registrados e periodicamente apresentados e interpretados com escopo de se prover ao seu efetivo controle e à sua eficiente administração (CAMPIGLIA,1966, p. 22).

    O objetivo das demonstrações contábeis, portanto, é fornecer informações, interpretações e orientações sobre a composição e as variações do patrimônio, para a tomada de decisões de seus administradores.

    Com isso, incorreta a assertiva.

  • Acredito que seja passível de anulação, todas ?!

  • Fazer o simples e evitar de procurar pelo em ovo!!!!


ID
3096946
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com relação às noções fundamentais de contabilidade, julgue o item.


O resultado final de todas as contas do patrimônio líquido constitui uma dívida da entidade com seus sócios, acionistas ou proprietários.

Alternativas
Comentários
  • Eu marquei a questão como certa, por não ter atentado ao resultado das contas do PL.

    Gabarito: CERTO.

  • é uma questão muito vaga, mas fui na lógica do que está no PL é obrigação dos "Donos" e o que está no passivo é obrigação de terceiros.

  • Partindo do pressuposto que a companhia gerou lucro ao fim do exercício deve pagar os dividendos.

    Entretanto os dividendo somente podem ser pagos quando a companhia apresenta lucros no exercício o que também estaria certo se a resposta fosse errado.

  • No Patrimônio Líquido há contas redutoras... Como pagar aos seus acionistas o saldo de uma conta redutora?

    Exemplo: Ações em tesouraria.

    Questão péssima!

  • Essa banca tem demonstrado que deseja que o candidato adivinhe o que ela está pensando.

  • Como o Patrimônio Líquido representa o Capital Próprio da entidade, então o valor se refere ao aporte de capital dos sócios, acionistas ou proprietários para a empresa operar. Portanto, constitui uma dívidas com estes. Por outro lado, o capital de terceiro (passivo) representa uma dívida com credores externos.

    Gabarito Certo

  • GABARITO CORRETO

    O patrimônio líquido representa a obrigação da entidade com os sócios.

  • O que dizer sobre as contas:

    (-) Ações em Tesouraria e

    (-) Prejuízos Acumulados?

    Como vou honrar dívidas com os sócios, acionistas e proprietários com tais contas utilizadas para retificar o PL? Ora, a questão é explícita ao dizer: "todas as contas do PL."

    Se algum bruxo da contabilidade puder me explicar que magia é essa, serei muito grato. Pois não vejo outro gabarito que não o errado.


ID
3096949
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com relação às noções fundamentais de contabilidade, julgue o item.


Determinada dívida contraída por meio de empréstimo em instituições financeiras não constitui item patrimonial.

Alternativas
Comentários
  • O patrimônio é o conjunto de BENS, OBRIGAÇÕES E DIREITOS. Portanto, a dívida contraída é uma obrigação que compõe o patrimônio da entidade.

    GAB. ERRADO

  • D - CAIXA

    C - EMPRÉSTIMOS A PAGAR

    CONTAS DE PATRIMÔNIO

    ERRADA

  • REPITO COMIGO: Qual é mesma a fórmula fundamental? A= P + PL.

    Bons estudos.

  • AS OBRIGAÇÕES TAMBÉM FAZEM PARTE DO PATRIMÔNIO.

    UMA DIVIDA É UMA OBRIGAÇÃO COM TERCEIRO.

  • Gabarito: E

    Depois que comecei a estudar contabilidade, finalmente descobri que possuo um patrimônio, ou seja, dívidas.

    O Patrimônio é formado por BENS, DIREITOS e OBRIGAÇÕES.

    Bons estudos.

  • Lida a questão, vamos para a resolução.


    Uma dívida contraída pela empresa será considerada um passivo, independentemente de ser junto a uma instituição financeira ou não e de ser proveniente de empréstimos.


    Como os itens patrimoniais são os itens do ativo, passivo ou patrimônio líquido, pode se afirmar que a dívida será um item patrimonial.



    Gabarito do Professor: ERRADO.


ID
3096952
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com relação às noções fundamentais de contabilidade, julgue o item.


A venda com lucro de determinado bem imóvel não utilizado na atividade principal da empresa constitui um fato compensatório aumentativo.

Alternativas
Comentários
  • FATOS COMPENSATÓRIOS, PERMUTATIVOS OU QUALITATIVOS

    São fatos que acarretam uma troca (permuta) entre elementos do ativo, do passivo, ou de ambos, porém sem provocar alteração no Patrimônio Líquido.

    Creio que a venda com lucro altere o PL da entidade. Por isso, GAB ERRADO.

  • Os fatos (Compensatórios/Permutativos/Qualitativos) não alteram o PL. Portando, o correto seria Misto ou Composto Aumentativo.

    II- Ex: Venda de um veículo:

    D – caixa – R$ 12.000,00

    C – ganho na venda de veículos – R$ 500,00 (+PL)

    C – veículos – R$11.500,00

    Gab) Errado.

  • Creio que ao falar de lucro não tem que se falar em compensatório, pois irá refletir positivamente no resultado da empresa.

  • Gera uma VPA.

  • Errado, ao auferir receita com a venda temos um aumento positivo no PL, portanto é um fato misto aumentativo.

  • FATOS COMPENSATÓRIOS, PERMUTATIVOS OU QUALITATIVOS

    São fatos que acarretam uma troca (permuta) entre elementos do ativo, do passivo, ou de ambos, porém sem provocar alteração no Patrimônio Líquido.

  • GABARITO: ERRADO

    A venda com lucro de determinado bem imóvel não utilizado na atividade principal da empresa constitui um fato misto aumentativo.

    Fato misto -> Permutativo + Modificativo

    D - Caixa (A)... R$100.000,00

    C - Receita de venda (R).. R$25.000,00

    C - Imóvel (A)... R$100.000,00

  • Lida a questão, vamos para a resolução.

    Os fatos contábeis ou administrativos são classificados em três tipos:


    a) Fato permutativo ou qualitativo ou compensatório.

    Este fato não provoca alteração no valor da situação patrimonial líquida.

    b) Fato modificativo ou quantitativo.

    Este fato altera o valor da situação patrimonial líquida. Pode ser aumentativo, quando aumenta o valor da situação patrimonial líquida e diminutivo, quando reduz.

    c) Fato misto ou composto.

    Fato que é a junção de um fato permutativo com um fato modificativo. Podem também ser aumentativo ou diminutivo, conforme alteração provocada na situação patrimonial líquida.

    A venda de um imóvel com lucro é representada pelo seguinte lançamento.

    D – Caixa       100.000

    C- Lucro na venda de imobilizado    15.000

    C – Imobilizado         85.000

    Neste fato, temos a união dos seguintes fatos:

    1) D – Caixa

    C- Imobilizado           85.000

    2) D – Caixa

    C – Lucro na venda   15.000

    Onde o primeiro fato seria permutativo e o segundo modificativo aumentativo. Assim sendo, o fato é classificado como misto aumentativo.

    A banca aponta o fato como compensatório aumentativo. Como o fato compensatório é sinônimo de permutativo, a afirmativa está incorreta. 


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • A venda de imóvel com lucro constitui um fato modificativo aumentativo.

    Suponha, por exemplo, que a Companhia ABC esteja vendendo à vista um imóvel, cujo valor contábil seja de R$ 100 mil, pelo valor de R$ 120 mil. O lançamento contábil será o seguinte:

     D – Caixa           R$ 120.000           ( ↑ Ativo)

    C – Imóveis           R$ 100.000           ( ↓ Ativo)

    C – Outras Receitas           R$ 20.000           ( ↑ Resultado)

    Perceba que há alteração na situação líquida patrimonial.

    Com isso, incorreta a assertiva.

  •  fato compensatório é sinônimo de permutativo .

  • O fato é classificado como misto aumentativo.

    A banca aponta o fato como compensatório aumentativo. Como o fato compensatório é sinônimo de permutativo, a afirmativa está incorreta. 

  • Fatos compensatórios = fatos qualitativos = fatos permutativos

    ---------------

    Além disso os que podem ser classificados em aumentativos ou diminutivos são os fatos modificativos.


ID
3096955
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com relação às noções fundamentais de contabilidade, julgue o item.


As insubsistências são fatos não previstos pela contabilidade que provocam obrigatoriamente um fato modificativo diminutivo

Alternativas
Comentários
  • Se a insubsistência for ativa, representará um aumento no PL. Se for passiva, representará uma diminuição do PL.

  • Superveniência do Ativo: Aumento do Ativo provocando uma variação positiva no PL. (Receita).

    Superveniência do Passivo: Aumento de uma obrigação -> Variação negativa na entidade. (Despesa).

    Insubsistências do passivo: Desaparecimento de alguma divida, ou seja, variação positiva (Receita).

    Insubsistências do Ativo: Sinônimo da "Insubsistências do passivo", ou seja, (Despesa).

    Gabarito Letra E.

  • Welder gostei da riqueza de detalhes do seu comentário, mas acho q vc se equivocou no último item. Acredito q vc quis dizer: Insubsistências do Ativo: Sinônimo da "Superveniência do passivo", ou seja, (Despesa).

  • Superveniência trata-se da geração, de adição, do aumento.

    Então a Superveniência do Ativo (ou Superveniência Ativa) é uma Receita.

    Por outro lado, a Superveniência do Passivo (ou Superveniência Passiva) é uma Despesa.

    A Insubsistência, de outra forma, é o desaparecimento ou diminuição de algo. 

    Assim, a Insubsistência do Ativo (ou Insubsistência Passiva) representa uma Despesa, já que houve desaparecimento de um Bem ou Direito, por exemplo.

    Já a Insubsistência do Passivo (ou Insubsistência Ativa) representa uma Receita, já que houve o desaparecimento de uma obrigação.

    IGOR CINTRA, DIREÇÃO.

    RESUMO TOSCO:

    DIMINUIU COISA BOA (INSUBSITENCIA DO ATIVO) DESPESA

    DIMINUIU COISA RUIM (INSUBSISTÊNCIA DO PASSIVO) RECEITA

    AUMENTOU COISA BOA ( SUPERVENIÊNCIA DO ATIVO) RECEITA

    AUMENTOU COISA RUIM (SUPERVENIÊNCIA DO PASSIVO) DESPESA

  • Insubsistência é o desaparecimento ou diminuição de algo. Assim, a Insubsistência do Ativo (ou Insubsistência Passiva) representa uma Despesa, já que houve desaparecimento de um Bem ou Direito, por exemplo. Já a Insubsistência do Passivo (ou Insubsistência Ativa) representa uma Receita, já que houve o desaparecimento de uma obrigação.

    Sendo assim, as insubsistências podem resultar em fato modificativo aumentativo (receita) ou diminutivo (despesa).

    Com isso, incorreta a afirmativa.

  • Errado.

    Insubsistência - para entender melhor o termo, tomemos como sinônimo de "desaparecimento", logo :

    Insubsistência do ativo(Passiva) : Aqui há um desaparecimento de um ativo, como a morte de um bezerro do estoque por exemplo, que resulta em despesa.

    Insubsistência do passivo(Ativa) : Aqui há um desaparecimento de um passivo, como um perdão de uma dívida a pagar, que representa um receita.

    Logo o termo insubsistência pode implicar tanto e diminuição, quanto e aumento do Patrimônio Líquido da Empresa.

  • Se fosse insubsistência do passivo, teríamos um fato modificativo aumentativo, ou seja, uma receita.

  • Insubsistência é o desaparecimento ou diminuição de algo. Assim, a Insubsistência do Ativo (ou Insubsistência Passiva) representa uma Despesa, já que houve desaparecimento de um Bem ou Direito, por exemplo.

    Já a Insubsistência do Passivo (ou Insubsistência Ativa) representa uma Receita, já que houve o desaparecimento de uma obrigação.

    Sendo assim, as insubsistências podem resultar em fato modificativo aumentativo (receita) ou diminutivo (despesa).

    Com isso, incorreta a afirmativa.

    Prof. Igor Cintra - Direção Concursos

  • "As insubsistências são fatos não previstos pela contabilidade..." pessoal esta parte pode ser considerada verdadeira?

  • Questão sobre noções fundamentais de contabilidade.

    Todo fato contábil é um evento que afeta o patrimônio, quantitativa ou qualitativamente. Eles podem ser subdivididos em três tipos, em função do seu impacto no patrimônio líquido:

    (1) permutativos: provocam alterações qualitativas no patrimônio, mas não alteram o Patrimônio Líquido.
    (2) modificativos: provocam alterações quantitativas no patrimônio, alteram o Patrimônio Líquido.
    (3) mistos ou compostos: são fatos permutativos e modificativos simultaneamente.

    Atenção! (2) e (3) podem ser, aumentativos ou diminutivos, a depender da alteração provocada no PL. Se aumentarem o PL serão fatos modificativos ou mistos aumentativos, se diminuírem serão fatos modificativos ou mistos diminutivos.

    Pois bem, nesse contexto é que surgem as superveniências e insubsistências ativas e passivas, que são fatos não previstos pela contabilidade. Superveniência significa o aparecimento aleatório enquanto que insubsistência significa o desaparecimento aleatório. Resultado ativo significa aumento no PL enquanto que resultado passivo significa diminuição do PL.

    Por exemplo, se uma entidade recebe uma doação inesperada, um ativo aparece aleatoriamente, o que aumenta a situação patrimonial líquida da entidade (resultado ativo). Ocorreu uma superveniência ativa.

    De outro lado, se uma entidade descobre uma dívida inesperada, um passivo aparece aleatoriamente, o que diminui a situação patrimonial líquida da entidade (resultado passivo). Ocorreu uma superveniência passiva.

    A lógica da insubsistência é a mesma, só que inversa. Se uma entidade toma um calote de um cliente, um ativo desaparece aleatoriamente, o que diminui a situação patrimonial líquida da entidade (resultado passivo). Ocorreu uma insubsistência passiva.

    De outro lado, se uma entidade é perdoada de uma dívida, um passivo desaparece aleatoriamente, o que aumenta a situação patrimonial líquida da entidade (resultado ativo). Ocorreu uma insubsistência ativa.

    Dica! Vou fazer um resumo matador para vocês resolverem as questões do assunto:

    Superveniência ativa = superveniência do ativo = receita = aumento do PL = fato modificativo aumentativo.
    Superveniência passiva = superveniência do passivo = despesa = redução do PL = fato modificativo diminutivo.
    lnsubsistência ativa = insubsistência do passivo = receita = aumento do PL = fato modificativo aumentativo.
    lnsubsistência passiva = insubsistência do ativo = despesa = redução do PL = fato modificativo diminutivo.

    Feita a revisão, agora já podemos identificar o ERRO da assertiva:

    As insubsistências são fatos não previstos pela contabilidade que provocam obrigatoriamente um fato modificativo diminutivo.

    As insubsistências são fatos não previstos pela contabilidade que provocam um fato modificativo diminutivo ou aumentativo, a depender se são insubsistências passivas ou ativas, respectivamente.  


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • Insubsistência: Desaparecimento de algo

    Superveniência: Surgimento de algo


ID
3096958
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com relação às noções fundamentais de contabilidade, julgue o item.


Determinada conta deve ser considerada como analítica se agrupar informações de origem diferente sem, no entanto, agrupar dados de outras contas da mesma entidade.

Alternativas
Comentários
  • As contas analíticas são aquelas que representam os elementos patrimoniais no maior grau de detalhamento. O saldo deste tipo de conta é conseguido através dos lançamentos realizados no financeiro, ou seja, recebem diretamente o valor lançado.

    Certa!

    Fonte: suporte.sigecloud.com.br

  • 1 - fornecedores - conta sintética

    1-a - fornecedor A - conta analítica que faz parte da conta sintética, ou seja, onde sintetiza as analíticas.

    2 - despesas gerais - conta sintetica

    2a - energia elétrica - conta analitica

  • Determinada conta deve ser considerada como analítica se agrupar informações de origem diferente (ex: Conta Fornecedor Beta LTDA, dentro dessa conta tem diversas informações – lançamentos) sem, no entanto, agrupar dados de outras contas da mesma entidade (ex. Conta fornecedor, dentro tem Conta fornecedor Beta LTDA e Conta fornecedor Alfa LTDA)

    Para lembrar,

    Contas Analíticas são contas ABERTAS

    Contas sintética são contas SIMPLES ou SOMA de contas

  • Questão confusa.O mais difícil não é a contabilidade, mas a interpretação dos textos confusos.
  • Queria saber onde estão os professores do Qconcursos. Não comentam uma questão de contabilidade!

  • CONTA SINTÉTICA: BANCOS R$ 10.000

    CONTA ANALÍTICA: ( BANCO ITAU R$ 2000; BANCO DO BRASIL R$ 3500; BANCO INTER R$ 4500)

    "agrupar informações de origem diferente" AGRUPA CONTAS DE VÁRIOS BANCOS

    "sem, no entanto, agrupar dados de outras contas da mesma entidade" SÓ AGRUPA CONTA BANCOS

  • Determinada conta deve ser considerada como analítica se agrupar informações de origem diferente sem, no entanto, agrupar dados de outras contas da mesma entidade.

    Redação um tanto duvidosa, via de regra contas que agrupam saldos de outras contas são consideradas sintéticas, quanto ao quesito de " agrupar informações de origem diferente" não consegui encontrar nenhuma interpretação pertinente a nenhuma norma de contabilidade.

  • GABARITO CERTO

    As contas sintéticas são formadas pelas analíticas.

    Conta sintética -> Banco conta movimento... 100,00

    Contas analíticas -> Banco do Brasil.. 80,00 / Bradesco.. 20,00

  • Contas analíticas: representam o maior detalhamento do conjunto patrimonial da entidade e são as únicas que recebem efetivamente lançamentos contábeis.

    Contas sintéticas: não recebem os lançamentos contábeis propriamente ditos, mas apenas resumem, sumarizam, sinstetizam o saldo de DIVERSAS contas analíticas ou até mesmo sintéticas.

    Acredito que o ERRO dessa questão seja no final da redação que diz: sem, no entanto, agrupar dados de outras contas da mesma entidade.

  • Resposta: Certo

  • Certo.

    No entanto, não consegui compreender essa questão.

    Contas sintéticas são as que representam o somatório das contas analíticas, normalmente

    representam um subgrupo de contas. São contas genéricas.

    Já as contas analíticas são as contas que representam um item patrimonial ou do resultado com maior

    grau de detalhamento. São contas específicas. Seu saldo é apurado por meio de lançamentos no razonete.

  • (CERTA) Analítica =Detalhamento de contas especificas

    Contas sintéticas somatório das contas analíticas,

    subgrupo de contas. (Contas genéricas)

    Contas analíticas  representam um item patrimonial ou do resultado com 

    MAIOR GRAU DE DETALHAMENTO. 

    (contas específicas) = razonete.

  • As contas analíticas representam o maior detalhamento do conjunto patrimonial da entidade, e são as únicas que efetivamente recebem lançamentos contábeis.

    As contas sintéticas, por sua vez, não recebem os lançamentos contábeis propriamente ditos, mas apenas resumem, sumarizam, sintetizam o saldo de diversas contas analíticas ou até mesmo sintéticas.

    Pelo enunciado percebe-se que a conta em análise não agrupa dados (lançamentos) realizados em outras contas. Não se trata, portanto, de conta sintética, mas de conta analítica.

    Com isso, correta a assertiva.

  • CONTA ANALÍTICA = com detalhes

    CONTA SINTÉTICA = sem detalhes, representado de forma genérica

  • Certo. O examinador usou o verbo agrupar para causar confusão.

    Determinada conta deve ser considerada como analítica se agrupar informações de origem diferente (certo, a função de agrupar INFORMAÇÕES cabe às contas analíticas) sem, no entanto, agrupar dados de outras contas da mesma entidade (certo, a função de agrupar CONTAS é das sintéticas, não das analíticas).

    As contas analíticas são aquelas que representam os elementos patrimoniais no maior grau de detalhamento. O saldo deste tipo de conta é conseguido através dos lançamentos realizados no financeiro, ou seja, recebem diretamente o valor lançado.

    as contas sintéticas são aquelas cujo saldo é calculado através da soma de duas ou mais contas analíticas. Resumindo, a conta sintética será a soma de diversas contas analíticas.

  • CONTA ANALÍTICA = Detalhada (Ex: Conta Banco do Brasil)

    CONTA SINTÉTICA = Sem detalhes (Ex: Conta Bancos)


ID
3096961
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com relação às noções fundamentais de contabilidade, julgue o item.


Uma conta que é creditada para evidenciar a origem dos recursos de uma operação contábil deve ter o saldo credor.

Alternativas
Comentários
  • Exemplificando acho que fica mais fácil de entender:

    D- Investimento

    C- Caixa

    O caixa não DEVE ficar com o saldo credor. Acho que o que mata a questão é esse DEVE. Só pq estamos creditando algo não significa que necessariamente é uma conta credora. Se eu estiver errada me corrijam.

  • Há hipóteses em que irei creditar o "caixa",e nem por isso ele terá natureza credora.

  • Como falou em Origem de Recursos imaginei que se referia ao passivo, e quando uma conta é creditada no passivo sua natureza é credora....então errei

  • origens e passivo natureza credora

    saldo credor

  • Tanto os de natureza DEVEDORA quanto os de natureza CREDORA podem ser debitados ou creditados.

    1º exemplo:

    Pagamento de dívida de R$ 1.000,00

    conta banco( natureza devedora) como saiu dinheiro então vamos creditar.

    conta pagamento( natureza credora)como está diminuindo uma obrigação, então vamos debitar.

    natureza devedora: aumenta por débito e diminui por crédito.

    Natureza credora: aumenta por crédito e diminui por débito.

    A lógica é simples: basta saber a natureza e o impacto causado( aumenta ou diminui).

  • Pelo que eu entendi, a questão se refere apenas a Origens de Recursos, ou seja, PASSIVO.

    Toda vez que você credita uma conta do passivo ela fica com saldo credor? Não.

    A exemplo das contas retificadoras do passivo, como encargos. Elas têm natureza devedora e estão no passivo. Quando os encargos são liquidados tem-se um Crédito na conta de Encargos e Débito em Despesas.

    Se eu estiver errado, me corrijam.

  • Questão: "Uma conta que é creditada para evidenciar a origem dos recursos de uma operação contábil deve ter o saldo credor".

    As origens de recursos são as contas do passivo e PL. Mas nem todas são credoras. Pois, há contas retificadoras (débito na origem). Ex.: Juros a transcorrer.

    Portanto, nem sempre todas as contas de origem são credoras.

    Gabarito Errado

  • Uma conta que é creditada para evidenciar a origem dos recursos de uma operação contábil deve ter o saldo credor. A banca examinadora pede que julguemos a afirmativa acima.


    Vamos comentar.

    As contas, regra geral, possuem natureza definida como credoras ou devedoras. No primeiro grupo, temos as contas que representam as origens de recursos, como as contas do passivo, do patrimônio líquido e as de receitas. As retificadoras do ativo, também fazem parte deste grupo. No segundo, temos as contas que representam aplicação de recursos, como as contas do ativo e as contas de despesa. Também estão incluídas neste grupo, as retificadoras do passivo e do patrimônio líquido.

    As contas, independentemente de sua natureza, podem receber registros a crédito ou a débito.

    Quando fazemos um registro a débito em uma conta de natureza devedora, o seu saldo aumenta, quando creditamos uma conta de mesma natureza, o seu saldo diminui.

    De forma oposta, quando creditamos uma conta de natureza credora, haverá aumento do seu saldo, ao passo que ao debitar esta conta, seu saldo diminui.

    Em um registro de uma operação contábil, haverá pelo menos uma conta debitada, representando a aplicação nesta operação, e pelo menos uma creditada, que representa a origem.

    Podemos, por exemplo, registrar a compra de um veículo à vista.

    Neste fato, a conta caixa será creditada, pois demonstra a origem de recurso e a conta veículos debitada, por ser a aplicação.

    Como podemos ver, no exemplo, temos duas contas do ativo, natureza devedora. Nesta transação, a conta caixa representa de onde vem o recurso, origem, e por isso será creditada, porém não é uma conta credora. Com isso, a afirmativa está incorreta.


    Gabarito do Professor: Errado.
  • As contas de origem de recurso, todas elas, tem NATUREZA credora. Exemplo: receitas, passivo e PL. Porém a questão se refere à SALDO e apesar dessas contas terem natureza CREDORA os seus SALDOS podem ser tanto CREDOR como DEVEDOR. Portanto o erro da questão é que ela se refere a SALDO que pode ser os dois, exemplo: Ações em Tesouraria, em que ela é uma conta do PL (Origem de Recursos) porém tem SALDO devedorNa questão ela fala em origem, porém a colega deu um exemplo da conta CAIXA que pertence ao Ativo e é APLICAÇÃO de recurso.

  • Não necessariamente. Ora, o conceito de origem (crédito) e aplicação (débito) independe da natureza da conta. Por exemplo, em uma compra de veículos à vista, eu vou debitar e creditar o ativo e, dentro do ativo, haverá origem e aplicação.

    Isso posto, evidencia-se que o conceito de origem/aplicação não está intrinsicamente ligado à natureza da conta.

  • ERRADO

    Na contabilidade, todo crédito vai sempre representar uma origem, assim como todo débito vai sempre representar uma aplicação.

    Isso não necessariamente significa que para ser uma origem, ela precisa acontecer em uma conta de natureza credora.

    Ao vender um terreno à vista, por exemplo, vamos debitar a conta banco/caixa/disponível (ativo) e creditar terreno (também conta do ativo).

    Nesse fato, a origem do dinheiro foi o terreno, apesar de o ativo ter saldo/natureza devedora.

  • Creio que além do que foi dito pelos colegas, uma conta credora pode também ter saldo nulo, como uma empresa sem passivo exigível.

  • Conta Caixa tem natureza devedora e reduz a crédito.

    Aquisição de máquina à vista:

    C Caixa (D)

    D Máquina (D)

    Saldo da conta Caixa (origem) devedora portanto.

    Questão: Errada

    Corrijam-me em caso de erro, por favor!

  • Nas compras debita para onde vai o recurso e credita de onde saiu o recurso 

    Exemplo: empresa ABC adquiriu um veículo pago à vista 

    D- Veículo 

    C- Caixa 

    Sendo assim, a origem dos recursos não deve ter, necessariamente, uma conta creditada com o saldo credor.

    Caixa = Ativo = Devedor: aumenta a débito e diminui a crédito.

    Vejamos uma questão que ajuda com a resposta 

    (Q968080) Se a empresa CTR adquirir um veículo e realizar o pagamento à vista, utilizando dinheiro do caixa, considerando o Método das Partidas Dobradas, essa operação será de: Débito de Veículos a Crédito de Caixa. (CERTO)

    Saiu dinheiro = credita caixa

    Entrou dinheiro = debita caixa

    Outra questão para fixar

    (CESPE PF) A aquisição à vista de um veículo pelo valor de R$ 80.000, ainda que esse valor resulte de um desconto, negociado no momento da aquisição, no valor de R$ 4.000, representa-se por meio de um lançamento de primeira fórmula.

    D - Veículo - 80.000,00

    C - Caixa - 80.000,00

    Lançamento de 1ª Formula (1 Débito e 1 Crédito)


ID
3096964
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com relação às noções fundamentais de contabilidade, julgue o item.


O elenco de contas representa apenas uma parte do plano de contas, embora seja a parte mais importante.

Alternativas
Comentários
  • O plano de contas é composto pelo elenco de contas, manual de contas (funciona como um "dicionário" das contas) e modelo padronizado das demonstrações contábeis.

  • O elenco de contas representa apenas uma parte do plano de contas, embora seja a parte mais importante.

    >>> Elenco de contas: Compreende a relação ordenada e codificada de todas as contas utilizadas pela entidade, e é considerada a parte mais importante.

  • Conforme a doutrina dominante, o plano de contas é um conjunto de contas, diretrizes e normas que disciplina as tarefas do setor de contabilidade. Enquanto o elenco de contas é a relação de contas (intitulação) e respectivos códigos utilizados pela entidade. 

    Plano de Contas: Gênero

    Elenco de Contas: Espécie.

    Gabarito Certo

  • O Plano de Contas é composto pelas seguintes partes: Elenco das contas, Codificação das Contas, Função das Contas e Funcionamento das Contas

  • Plano de Contas em regra é definido como um conjunto de contas contábeis necessário para atender o registro, acumulação dos lançamentos contábeis e todas as necessidades futuras de informações por meio das demonstrações e relatórios contábeis, fiscais, societários e gerenciais, de forma a permitir o controle econômico da entidade.

    É importante considerar que são principais partes de um plano de contas:

    a) Elenco de contas – relação lógica e ordenada dos títulos (nomes) das contas que compõem um plano

    b) Função das Contas – definição da conta, seu comportamento e seu objetivo.

    c) Funcionamento – mostra o movimento da conta e a forma de se debitar e creditar.

    Conclui-se, portanto, que a assertiva está correta.


ID
3096967
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com relação às noções fundamentais de contabilidade, julgue o item.


No plano de contas, todas as contas de resultado têm o mesmo objetivo econômico, mas um funcionamento distinto.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o objetivo em comum das contas de resultados seria demonstrar se a entidade obteve Lucro ou Prejuízo. Esse foi meu raciocínio!

  • As contas de resultado indicam as variações positivas (receitas) e negativas (despesas) ocorridas no patrimônio, em virtude das atividades da empresa. As contas de resultado possibilitam a apuração dos lucros ou prejuízos em cada exercício. (mesmo objetivo econômico)

    Para cada bem ou agrupamento de bens, direitos, obrigações ou situação líquida, há uma conta específica. Da mesma forma, as modificações do patrimônio, positivas ou negativas, são representadas por contas de resultado. (funcionamento distinto)

  • Correto, Mesmo objetivo econômico = as receitas e despesas são os elementos das demonstrações contábeis que evidenciam o resultado econômico (CPC 00). Cumpre frisar, os ganhos e perdas, independente da sua relação ou não com as questões operacionais da empresa, estão compreendidos no conceito de receita e despesa como elementos que evidenciam o resultado econômico (CPC 00). Ou seja, cumprem o mesmo objetivo. Por sua vez, tem funcionamento distinto, haja vista serem contas credoras e devedoras, respectivamente.

  • RESOLUÇÃO: a questão afiram que, "No plano de contas, todas as contas de resultado têm o mesmo objetivo econômico, mas um funcionamento distinto".

    Temos que:

    Objetivo das contas de resultado: evidenciar desempenho econômico (lucro ou prejuízo).

    → Com funcionamento distinto: a receita a crédito (evidencia acréscimo patrimonial) e despesa a débito (evidencia decréscimo patrimonial).

    Gabarito: Certo.

  • As contas de resultado (receitas e despesas) têm o mesmo objetivo econômico.

    No entanto, enquanto as contas de receita possuem natureza credora (aumentam o resultado) as contas de despesa possuem natureza devedora (diminuem o resultado).

    Com isso, incorreta a assertiva.


ID
3096970
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Quanto às técnicas e ferramentas utilizadas na contabilidade, julgue o item.


A escrituração serve para controlar o impacto de eventos passados, presentes e futuros no patrimônio.

Alternativas
Comentários
  • NBC T 1

    Relevância 

    26. Para serem úteis, as informações devem ser relevantes às necessidades dos usuários na tomada de decisões. As informações são relevantes quando podem influenciar as decisões econômicas dos usuários, ajudando-os a avaliar o impacto de eventos passados, presentes ou futuros ou confirmando ou corrigindo as suas avaliações anteriores. 

  • Gabarito: CERTO.

    Registrar, escriturar uma operação da entidade é um meio de controlar os eventos.passados, presentes e futuros no patrimônio.

  • A escrituração serve para controlar o impacto de eventos passados, presentes e futuros no patrimônio.

    Correto. À técnica contábil que tem por objetivo os registros de todos os fatos contábeis e alguns atos administrativos.

  • Questão sobre técnicas e ferramentas utilizadas na contabilidade.

    A escrituração é uma técnica contábil, que permite o controle do patrimônio, objeto da contabilidade. Para isso, diversas regras são estabelecidas na ITG 2000 (R1) e em outras normas técnicas com vistas ao correto registro dos fatos contábeis, por meio dos lançamentos contábeis.

    São nos diversos livros contábeis que registramos os fatos e atos contábeis que ocorreram em determinado período, de acordo com o que determina a Lei n.º 6.404/76, com vistas ao controle de eventos econômicos que afetam (fatos contábeis) ou poderão afetar o patrimônio no futuro (atos contábeis).

    Vamos dar alguns exemplos mais práticos.

    Conforme CPC 00 (R2), ativo é um recurso econômico presente controlado pela entidade como resultado de eventos passados. Registramos ativos no balanço patrimonial da entidade através da escrituração.

    Podemos controlar o estoque presente da entidade, escriturando os eventos através de algum método de avaliação de estoques permanente (PEPS, UEPS, custo médio, etc.).

    Através da escrituração em contas de compensação, extrapatrimoniais, podemos registrar os atos contábeis relevantes cujos efeitos materializar-se-ão no futuro e que possam se traduzir em modificações no patrimônio da entidade.

    Para arrematar, podemos resgatar o revogado, porém essencialmente válido, trecho da antiga NBC T 1:

    "26. Para serem úteis, as informações devem ser relevantes às necessidades dos usuários na tomada de decisões. As informações são relevantes quando podem influenciar as decisões econômicas dos usuários, ajudando-os a avaliar o impacto de eventos passados, presentes ou futuros ou confirmando ou corrigindo as suas avaliações anteriores."

    Feita toda a revisão, já podemos identificar a correção da assertiva:

    A escrituração serve para controlar o impacto de eventos passados, presentes e futuros no patrimônio.


    Gabarito do Professor: CERTO.

ID
3096973
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Quanto às técnicas e ferramentas utilizadas na contabilidade, julgue o item.


O método das partidas dobradas pressupõe a existência de três categorias distintas de contas, destinadas a controlar cada uma das relações que as pessoas mantêm com a empresa ou entidade.

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia me dizer que 3 categorias são essas ?

  • tres categorias distintas?????????????

  • Contas Ativas, Passivas e de Compensação, estas últimas sem lançamentos apenas para controle

  • Temos as contas Patrimoniais (ativo, passivo e PL) e as de Resultado (receita e despesa). A questão considerou as contas Patrimoniais:

    Contas do Ativo -> natureza Devedora

    Contas do Passivo -> natureza Credora

    Contas do PL -> natureza Credora

  • Quando se fala em PARTIDAS DOBRADAS já vem a mente que a todo DÉBITO corresponde UM ou MAIS CRÉDITOS e visse versa. Mas ao que parece, a questão, apesar de mencionar tal método, deu ênfase a natureza das contas: CREDORA, DEVEDORA e de RESULTADO

    Bons estudos!

  • Credora, devedora e de resultados.

  • Ao meu ver caberia recurso, a questão ficou confusa. acredito que quis se referir aos elementos patrimoniais (Ativo, Passivo e PL). Ela usou "categoria" ao invés de "elemento". em relação a natureza das contas são apenas 2 (Devedora ou Credora).

  • O método das partidas dobradas pressupõe a existência de três categorias distintas de contas, destinadas a controlar cada uma das relações que as pessoas mantêm com a empresa ou entidade.

    R/ Teoria Personalista

    Consignatários - Ativo

    Correspondentes - Direitos e Bens

    Proprietários - PL, Receita e Despesa

  • Trata-se das partidas dobradas, no qual, cada débito corresponde a crédito de igual valor.

    A contabilidade utiliza-se de registros por meio de lançamentos de partidas dobradas de modo que, para cada conta debitada, corresponde uma conta creditada e com o mesmo valor.

    Podemos citar o comportamento do seguinte modo:

    Estável credora: quando sempre assume saldo credor. Ex.: Capital Social.

    Estável devedora: quando sempre assume saldo devedor. Ex.: Caixa.

    Instável: quando assumir saldo credor ou devedor, dependendo da situação. Ex.: Ajuste de Avaliação Patrimonial no PL.

    Gabarito: Certo.

  • CORRETO

    Como já bem mencionado pelo colega Alan Brito, Existem 3 categorias distintas de contas, segundo o método das partidas dobradas:

    1 - DEVEDORA

    2 - CREDORA

    3 - AJUSTE DE AVALIAÇÃO PATRIMONIAL (que pode ser tanto natureza DEVEDORA quanto CREDORA)

    Prof. Claudio Zorzo!

  • Trata-se das categorias CREDORA, DEVEDORA e MISTA.

    Fonte: Prof. Zorzo.

  • Podem ser devedoras, credoras ou mistas.

  •  Estável credora: quando sempre assume saldo credor

     Estável devedora: quando sempre assume saldo devedor

     Instável: quando assumir saldo credor ou devedor, dependendo da situação

  • Três categorias: Devedoras, credoras ou mistas. As mistas assumem natureza devedora ou credora a depender da conta. Exemplo: ajustes de avaliação patrimonial.

    (CESPE/TJ-PA/CONTADOR/2020) Assinale a opção que apresenta a conta do patrimônio liquido que, em decorrência da função que lhe foi atribuída pela legislação societária, pode apresentar tanto saldo credor quanto saldo devedor no balanço patrimonial.

    a) Ações em tesouraria

    b) Prejuízos acumulados

    c) Capital a integralizar

    d) Ajustes de avaliação patrimonial

    e) Reservas de capital


ID
3096976
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Quanto às técnicas e ferramentas utilizadas na contabilidade, julgue o item.


Nas operações com mercadorias, independentemente da natureza do negócio, as empresas devem calcular o IPI devido de modo que o valor total da nota fiscal seja igual ao valor da mercadoria mais o valor do referido imposto.

Alternativas
Comentários
  • ipi tipico imposto por fora

  • Errado, depende da natureza do negócio, ou seja, se há a necessidade de recolhimento do tributo.

  • Conforme a Lei n. 6.404/76, a Receita Operacional Líquida é determinada como se segue:

    (=) Faturamento Bruto

    (-) IPI faturado obs.: P/ empresas contribuintes do IPI.

    (=) Receita Operacional Bruta

    (-) devoluções e vendas canceladas

    (-) abatimentos concedidos e descontos incondicionais

    (-) impostos e contribuições sobre as vendas e serviços (ICMS, ISS, Cofins, PIS/Pasep)

    (=) Receita Operacional Líquida

    O IPI é um imposto por fora, logo não está embutido no valor da operação. O valor da operação corresponde ao montante das vendas de mercadorias.

    Se a sociedade empresária não é contribuinte do IPI, mesmo nas operações com mercadorias, independentemente da natureza do negócio, a empresa nem sempre necessita calcular o IPI para efeito de recolhimento. Mas a assertiva não faz a ressalva. Portanto, comete equívoco.

    Gabarito: Errado.

  • errado, apenas as indústrias podem compensar o IPI, a depender da operação.

    Para indústrias:

    a) Compra de matéria-prima para produção e revenda = IPI a recuperar;

    b)Compra de matéria-prima para uso = Não recuperável

  • GABARITO ERRADO

    não é independentemente da natureza do negócio.

    Em uma empresa industrial o IP sobre as compras de matérias primas deve ser contabilizado em conta de tributos a recuperar, em uma empresa comercial o IPI deve ser contabilizado como custas.

  • Gabarito: errado

    Comercial = Inclui IPI e ICMS

    Industrial = Inclui ICMS , mas não inclui IPI

  • QUANDO VOCÊ ACHAR QUE A RESPOSTA ESTIVER CERTO, VAI LÁ E MARQUE ERRADO.

    PORTANTO, GAB. ERRADO.


ID
3096979
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Quanto às técnicas e ferramentas utilizadas na contabilidade, julgue o item.


No que se refere ao ICMS, no momento de determinada venda, a empresa vendedora só precisa registrar a despesa com o referido imposto sobre a venda realizada.

Alternativas
Comentários
  • Acertei mas não tenho ideia se o motivo de raciocínio foi o correto. Fui no pensamento de que por competência o fato gerador ás vezes é antes da venda propriamente dita.

  • Errado, no registro da venda também é lançado ICMS a recolher como contra partida, veja:

    Valor dos produtos – R$ 200.000,00

    IPI Destacado – R$ 20.000,00

    Valor total da NF – R$ 220.000,00

    ICMS – R$ 36.000,00

    D – Clientes (Ativo Circulante – Contas a receber) R$ 220.000,00

    C – Faturamento Bruto (Resultado – Receita de vendas) R$ 220.000,00

    D – IPI Faturado (Resultado – Deduções da receita bruta) R$ 20.000,00

    C – IPI a Recolher (Passivo Circulante – Impostos a recolher) R$ 20.000,00

    D – ICMS S/ Vendas (Resultado – Deduções da receita) R$ 36.000,00

    C – ICMS a Recolher (Passivo Circulante – Impostos a recolher) R$ 36.000,00

  •  ICMS: Tributo por dentro na nota fiscal (receita de vendas): é dedução da receita na DRE.

    ICMS→Imposto por dentro→Já está incluso no preço.

    Exemplo:

    - Cálculo e contabilização do ICMS:

    A empresa vendeu essas mesmas mercadorias por R$ 1.000 com incidência de ICMS de 17%.

    Na operação de venda, há 2 lançamentos:

    ICMS=R$ 1.000*17%=R$ 170

    D – Caixa (AC) 1.000

    C – Receita com Vendas (DRE) 1.000

    D – ICMS sobre Vendas (DRE) R$ 170

    C – ICMS a Recolher (PC) R$ 170

    A empresa precisa registrar ICMS sobre Vendas (DRE) e ICMS a Recolher. Portanto, a questão se equivoca.

    Gabarito: Errado.


ID
3096982
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Quanto às técnicas e ferramentas utilizadas na contabilidade, julgue o item.


A taxa de depreciação de bens adquiridos usados é calculada considerando‐se que a vida útil do bem adquirido seja igual à metade da vida útil admissível para o mesmo bem, quando novo.

Alternativas
Comentários
  • Portal de contabilidade - Gabarito Errado

    DEPRECIAÇÃO DE BENS USADOS

    A taxa de depreciação de bens usados, para fins de apuração do custo ou despesa operacional das empresas tributadas pelo lucro real, pode ser calculada considerando como prazo de vida útil o maior dentre:

    1. Metade do prazo de vida útil admissível para o bem adquirido novo;

    2. Restante da vida útil do bem, considerada esta em relação á primeira instalação para utilização.

    Existe outra opção para o cálculo da taxa de depreciação. Por isso torna o gabarito errado.

    http://www.portaltributario.com.br/guia/depreciacao.html

  • Bens usados usam o maior valor entre o valor entre a metade da vida util de um bem novo ou o restante da vida útil de um bem.

  • Não sei se estou certa, mas vamos lá:

    Num contexto de depreciação de bens adquiridos usados, o prazo de depreciação a ser utilizado será o maior entre:

    • metade do prazo de vida útil do bem;
    • restante do prazo de vida útil do bem.

    Exemplo:

    Um bem com vida útil de 5 anos comprado com 3 anos de uso.

    • metade do prazo de vida útil = 5/2 = 2,5 anos;
    • restante do prazo de vida útil do bem = 5-3 = 2 anos.

    Como 2,5 > 2, o prazo de depreciação será de 2,5 anos.

    Portando, a afirmativa está incorreta, pois as duas situações citadas acima devem ser analisadas.

  • ERREI, mas reanalisando a questão, creio que o erro seja falar em "alteração na taxa de depreciação", pois na verdade o que mudará é base de cálculo sobre a qual a tx. depreciação irá incidir, ou seja, valor do bem ou sua vida útil.

    Creio que seja isto.

    Mais alguém ?

    Bons estudos.


ID
3096985
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Quanto às técnicas e ferramentas utilizadas na contabilidade, julgue o item.


Uma mesma operação de crédito pode constituir crédito de financiamento para determinada empresa, enquanto é classificada como crédito de funcionamento para outra empresa.

Alternativas
Comentários
  • CRÉDITOS DE FUNCIONAMENTO: direitos decorrentes de vendas a prazo

    CRÉDITOS DE FINANCIAMENTO: são os decorrentes de empréstimos concedidos pela Empresa em dinheiro.

    Fonte: Conceitos básicos de contabilidade - Portal ESAFAZ.

  • Uma mesma operação de crédito pode constituir crédito de financiamento para determinada empresa, enquanto é classificada como crédito de funcionamento para outra empresa.

    A nomenclatura entre crédito de funcionamento e crédito de financiamento é muito utilizada na análise de balanço. Assim:

    - Crédito de funcionamento: refere-se aos passivos relacionados às operações da entidade. Ex.: Fornecedores.

    - Crédito de financiamento: refere-se aos passivos relacionados a empréstimos direto de terceiros para tocar as operações da entidade. Ex.: Empréstimos bancários.

    -

    "Uma mesma operação de crédito pode constituir crédito de financiamento para determinada empresa, enquanto é classificada como crédito de funcionamento para outra empresa". Portanto, uma empresa do setor bancário possui atividade diferente de uma empresa do setor industrial. Portanto, a operação de crédito pode ter classificação diferente.

    Gabarito Certo

  • Vou dar um ctrl c e ctrl v do meu resumo:

     Créditos de Funcionamento: São as contas a receber, os adiantamentos concedidos e os valores a compensar decorrentes das atividades normais da empresa. É o caso das duplicatas a receber por vendas a prazo de mercadorias, dos adiantamentos a fornecedores de mercadorias, do ICMS, do IPI a recuperar.

    Créditos de Financiamento: São as contas a receber, adiantamentos concedidos e valores a compensar decorrentes das operações não usuais às atividades da empresa. É o caso, por exemplo, de empréstimos a diretores e adiantamentos a acionistas.

    Sobre a questão:

    Ora, se eu tenho uma empresa que vende picolé e eu empresto dinheiro para uma empresa que vende paçoca, vou ter um crédito de financiamento (Pois emprestar dinheiro não é uma operação usual da minha empresa, minha empresa lucra vendendo picolé).

    Agora, se eu sou um banco e eu empresto dinheiro para uma empresa que vende paçoca, vou ter um crédito de funcionamento (Uma das atividades fim da minha empresa é lucrar emprestando dinheiro).

    Logo, gabarito da questão: Certo.

    Enfim, essa foi minha interpretação da questão. Qualquer erro ou equívoco, manda aquela mensagem para eu corrigir ou excluir o comentário.


ID
3096988
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Quanto às técnicas e ferramentas utilizadas na contabilidade, julgue o item.


A conciliação contábil abrange qualquer conta cujo saldo possa não corresponder à realidade dos fatos que a conta pretende controlar.

Alternativas
Comentários
  • Trata-se de procedimentos de controle contábil

    A questão tentou confundir o aluno com os termos conciliação bancária e conciliação contábil.

    A conciliação bancária se refere ao procedimento que visa comparar a movimentação financeira das contas correntes e sua escrituração contábil, evidenciando as possíveis diferenças existentes, informando quais registros deixaram de ser computados em um ou outro, para fins de controle e eventuais ajustes.

    Porém, a conciliação contábil é um termo genérico que pode envolver todos as atividades contábeis.

    Ex.: conciliação contábil entre nota fiscal de mercadorias com o montante físico no final do mês.

    Gabarito Certo

  • conciliação bancária e conciliação contábil.

    A conciliação bancária se refere ao procedimento que visa comparar a movimentação financeira das contas correntes e sua escrituração contábil, evidenciando as possíveis diferenças existentes, informando quais registros deixaram de ser computados em um ou outro, para fins de controle e eventuais ajustes.

    conciliação contábil é um termo genérico que pode envolver todos as atividades contábeis.


ID
3096991
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Quanto às técnicas e ferramentas utilizadas na contabilidade, julgue o item.


Duas taxas distintas são consideradas como equivalentes se, para o mesmo período de aplicação, for indiferente aplicar o capital em qualquer das duas taxas.

Alternativas
Comentários
  • A mão de marcar errado chega a tremer quando tem questão fácil assim.

  • Duas ou mais taxas são equivalentes quando aplicadas a um mesmo capital durante o mesmo prazo produzem o mesmo montante. É, portanto, indiferente aplicarmos a uma ou outra taxa. 

    CERTO

  • No que concerne a taxas equivalentes, se taxas diferentes promoverem a igualdade de montantes, considerando mesmo capital, no mesmo intervalo de tempo, estamos tratando de taxas equivalentes, assim, matematicamente, podemos escrever: 
    1 + i = (1 + ip)n, onde i = taxa período 1, ip = taxa período 2, n: número de períodos

    Aplicando os conceitos, podemos exemplificar:

    Qual a taxa anual de juros equivalente a 3% ao mês?

    1 + ia = (1 + 0,03)^12

    1 + ia = 1,03^12

    1 + ia = 1,425760887

    ia = 1,425760887– 1

    ia = 0,425760887

    ia = 42,58%


    GABARITO DO PROFESSOR: CORRETO.
  • A adrenalina que eu sinto em responder essas questões é surreal!


ID
3096994
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Quanto às técnicas e ferramentas utilizadas na contabilidade, julgue o item.


O índice de endividamento de determinada empresa é definido pela parcela do patrimônio líquido comprometida com dívidas de médio e longo prazos.

Alternativas
Comentários
  • O índice de endividamento é representado pelo PC+PNC/AT

  • O cálculo é relativamente simples, pois deve-se pegar o total de capital de terceiros, composto pelos passivos de curto e de longo prazo e dividi-los pelo total de ativos que uma empresa possui. O valor percentual será encontrado multiplicando-se o resultado por 100.

  • Parcela do patrimônio total (ativo total) comprometida com terceiros (passivo exigível)

  • Questão que exige do candidato o conhecimento dos índices de estrutura de capital, especialmente os indicadores de endividamento.

    O índice de endividamento (também chamado pela maioria da doutrina de "Participação de Capital de Terceiros sobre Recursos Totais") indica a parcela do Ativo que é financiada pelo capital de terceiros. Em outras palavras, o  índice  de  endividamento  de  determinada  empresa   é  definido  pela  parcela  do  Ativo comprometida com dívidas de curto e longo prazos, e não do PL com dívidas de médio e longo prazos, como pretende a afirmativa.



    Em um primeiro momento, podemos afirmar que quanto menor esse indicador, melhor para a empresa. Essa conclusão está correta e é assim que devemos nos pautar para as provas de concurso. Todavia, é imprescindível ter em mente que muitas vezes é vantajoso para a empresa aumentar a sua relação de capitais de terceiros, quando o incremento do resultado advindo dessa captação de recursos alheios superar o custo desse capital. Quando isso acontece, dizemos que a empresa está se beneficiando da Alavancagem Financeira, assunto que deve ser estudado em conjunto com a análise da rentabilidade de uma empresa.




    Gabarito do Professor: ERRADO.

ID
3096997
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Quanto às técnicas e ferramentas utilizadas na contabilidade, julgue o item.


Se um capital de R$ 5.000,00 for aplicado, pelo prazo de 45 dias, a uma taxa de juros simples de 35% ao ano, considerando‐se o ano comercial, ao final do prazo, o aplicador obterá um valor acima de R$ 5.300,00.

Alternativas
Comentários
  • 5000.45.0,35/365= 215.75...

    5000+215.75...= 5215.75...

  • achei o resultado de R$ 5.218,70

    A Taxa tem que ser convertida para dias, para ter a mesma "configuração" do tempo.

    Tem que dividir a taxa por 360, por isso a explicação de ano comercial na questão.

    C = 5000 t = 45 dias i = 35%a.a = 0,0972a.d. M = ?

    J = Cit

    J = 5000 . 0,0972/100 . 45

    J = 5000 . 0,000972 . 45

    J = 5 . 0,972 . 45

    J = 225 . 0,972

    J = 218,70

    M = C + J

    M = 5000 + 218,70

    M = 5.218,70

    Se fiz os cálculos corretamente a resposta da questão é a letra E

  • J = C * I * n

    J = 5000 * 35% a.m. * 45d

    J = 5000 * 35/12 % a.m. * 45d

    J = 5000 * 2,916% a.m. * 45d

    J = 5000 * 0,02916 * 1,5

    J = 218,75

    M = C+J

    M = 5000 + 218,75

    M = 5218,75

    Gab. Errado

  • arredonda para 0,03 que facilita na hora da prova. se com esse valor já der abaixo, você mata.

    multiplicar 0,03 . 1,5 é muito prático

  • Fiz de uma maneira errada e deu certo,oloko!

  • i= 35%aa = 2,916 %am = 0,09722% ad = 0,0009722 ad

    j= C.i.n

    j = 5000.0,0009722 . 45

    j = 218,745

    m= 5000+218,745

    m = 5218,745

  • ERRADO, 35%a.a / 12 = 2,9..a/m.

    5000x 2,9 = 145,00 aproximadamente. Basta observar que esse valor múltiplicado por dois (supondo que seriam capitalizados dois meses completos) tem um resultado inferior ao proposto.

  • Vamos lá, mozamigos?

    Capital (c) = 5.000

    Tempo (n) = 45 dias

    taxa (i) = 35% ao ANO

    Fórmula: J = C . I . N

    J = 5.000 . 35 . 45

    100 360

    J = 5.000 . 35 . 45 CORTAMOS OS ZEROS, facilita a conta. a taxa está em % e os dias sob ano.

    100 360

    J = 5 . 35 . 45

    36

    J= 7875

    36

    J= 218,75 ,LOGO, 5.000 + 218,75 = 5.218,75 GABARITO ERRADO


ID
3097000
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca das normas legais e dos tópicos avançados da contabilidade, julgue o item.


As empresas públicas e as sociedades de economia mista controladas pelo Poder Público estão dispensadas de utilizar a modalidade de licitação do tipo pregão na aquisição de bens e serviços comuns.

Alternativas
Comentários
  • Decreto 3.555 de 8 de agosto de 2000.

    Aprova o Regulamento para a modalidade de licitação denominada pregão, para aquisição de bens e serviços comuns.

    Art. 1º  Este Regulamento estabelece normas e procedimentos relativos à licitação na modalidade de pregão, destinada à aquisição de bens e serviços comuns, no âmbito da União, qualquer que seja o valor estimado.

    Parágrafo único.  Subordinam-se ao regime deste Regulamento, além dos órgãos da administração direta, os fundos especiais, as autarquias, as fundações, as empresas públicas, as sociedades de economia mista e as entidades controladas direta e indiretamente pela União.

  • 13.303 - Lei das Estatais

    Art. 32. Nas licitações e contratos de que trata esta Lei serão observadas as seguintes diretrizes:     

    [...]

    IV - adoção preferencial da modalidade de licitação denominada pregão, instituída pela , para a aquisição de bens e serviços comuns, assim considerados aqueles cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações usuais no mercado;


ID
3097003
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Acerca das normas legais e dos tópicos avançados da contabilidade, julgue o item.


É vedada a participação de empresas estrangeiras nas licitações realizadas na modalidade pregão.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

     

     Art. 15.  É vedada a exigência de:

            I - garantia de proposta;

            II - aquisição do edital pelos licitantes, como condição para participação no certame; e

            III - pagamento de taxas e emolumentos, salvo os referentes a fornecimento do edital, que não serão superiores ao custo de sua reprodução gráfica, e aos custos de utilização de recursos de tecnologia da informação, quando for o caso.

            Art. 16.  Quando permitida a participação de empresas estrangeiras na licitação, as exigências de habilitação serão atendidas mediante documentos equivalentes, autenticados pelos respectivos consulados e traduzidos por tradutor juramentado.


ID
3097006
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Acerca das normas legais e dos tópicos avançados da contabilidade, julgue o item.


As companhias e sociedades por ações têm, obrigatoriamente, natureza mercantil e são regidas pelas leis e pelos usos do comércio.

Alternativas
Comentários
  • Lei nº 6.404:

    Art. 1º A companhia ou sociedade anônima terá o capital dividido em ações, e a responsabilidade dos sócios ou acionistas será limitada ao preço de emissão das ações subscritas ou adquiridas.

    Art. 2º Pode ser objeto da companhia qualquer empresa de fim lucrativo, não contrário à lei, à ordem pública e aos bons costumes.

    § 1º Qualquer que seja o objeto, a companhia é mercantil e se rege pelas leis e usos do comércio.

  • Olá!

    Gabarito: Certo

    Bons estudos!

    -As pessoas costumam dizer que a motivação não dura sempre. Bem, nem o efeito do banho, por isso recomenda-se diariamente. – Zig Ziglar


ID
3097009
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Acerca das normas legais e dos tópicos avançados da contabilidade, julgue o item.


Determinada companhia somente poderá negociar os valores mobiliários de sua emissão no mercado se fizer o registro na Comissão de Valores Mobiliários.

Alternativas
Comentários
  • Professores podem responder esta questão para nós?

    A banca Quadrix considerou como certa em uma questão.e em outra assertiva errada. Exemplo: Na de nº Q1032335 e como certa na de nº Q1032334 errada.

    .

    OBS:

    Determinada companhia somente poderá negociar os valores mobiliários de sua emissão no mercado se fizer o registro na Comissão de Valores Mobiliários.

  • ESSA QUESTÃO ESTÁ CERTA OU ERRADA???? TEM UMA QUESTÃO COM GABARITO CERTO E OUTRA COM O GABARITO ERRADO!

  • Fundamento jurídico Lei 6.404/76 LSA

    Art. 4o § 1 Somente os valores mobiliários de emissão de companhia registrada na Comissão

    de Valores Mobiliários podem ser negociados no mercado de valores mobiliários.

    Gabarito: CERTO

  • Certo, pois trata-se de um requisito.

    Abs!

  • Deveriam especificar se é de capital aberto ou fechado


ID
3097012
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Acerca das normas legais e dos tópicos avançados da contabilidade, julgue o item.


Determinada companhia somente poderá negociar os valores mobiliários de sua emissão no mercado se fizer o registro na Comissão de Valores Mobiliários.

Alternativas
Comentários
  • Art. 4. § 1 Somente os valores mobiliários de emissão de companhia registrada na Comissão de Valores Mobiliários podem ser negociados no mercado de valores mobiliários.

    Fonte: Lei 6.404/76

    Gabarito: E

  • Acho que o gabarito aqui no site está errado...

    Essa questão é a 94 da prova e segundo o gabarito definitivo a afirmativa está correta.

  • CERTO.

    O registro na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é um pré-requisito para a companhia poder negociar os valores mobiliários de sua emissão no mercado.

  • Questão sobre normas legais e dos tópicos avançados da contabilidade.

    Vamos começar revisando alguns termos técnicos importantes para entendermos as disposições da legislação societária - Lei n.º 6.404/76.

    De acordo com a Lei n.º 6.404/76, uma companhia (sociedade anônima) é classificada como aberta quando promove a colocação de valores mobiliários (ex.: ações, bônus de subscrição, debêntures, partes beneficiárias, etc.) no mercado de valores mobiliários (mercado de capitais).

    Diferentemente das companhias fechadas, as companhias abertas devem atender a diversos requisitos, definidos na Lei e nas regulamentações da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), com o objetivo de garantir a confiabilidade das informações financeiras divulgadas.

    A CVM é uma autarquia vinculada ao atual ministério da Economia, criada pela Lei nº 6385/76, que dispõe sobre o mercado de valores mobiliários. A CVM é tem competência para regulamentar, fiscalizar e normatizar esse mercado no Brasil.

    Atenção! Repare que a CVM exerce um importante papel em nossa sociedade, desenvolvendo o mercado das sociedades com ações negociadas em mercado de valores mobiliários. A autarquia protege investidores, assegura o acesso a informação, fiscaliza e pune os infratores das leis cujo cumprimento lhe compete fiscalizar.

    Dica! A observância das normas expedidas pela CVM é obrigatória especificamente para as companhias abertas. Entretanto, nada impede que companhias fechadas cumpram também essas normas, sendo, inclusive, uma boa prática de mercado.

    Pois bem, nesse contexto, dispõe a Lei n.º 6.404/76:

    "Art. 4º Para os efeitos desta Lei, a companhia é aberta ou fechada conforme os valores mobiliários de sua emissão estejam ou não admitidos à negociação no mercado de valores mobiliários.

    § 1º Somente os valores mobiliários de emissão de companhia registrada na Comissão de Valores Mobiliários podem ser negociados no mercado de valores mobiliários.                          

    § 2º Nenhuma distribuição pública de valores mobiliários será efetivada no mercado sem prévio registro na Comissão de Valores Mobiliários."

    Feita toda a revisão, já podemos identificar a correção da assertiva:

    Determinada companhia somente poderá negociar os valores mobiliários de sua emissão no mercado se fizer o registro na Comissão de Valores Mobiliários.


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: Certo

    Bons estudos!

    -Todo progresso acontece fora da zona de conforto. – Michael John Bobak


ID
3097015
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Acerca das normas legais e dos tópicos avançados da contabilidade, julgue o item.


A contabilidade informa sobre a situação atual de determinada entidade, sua evolução anual ou histórica e as previsões para o futuro.

Alternativas
Comentários
  • A risca não há demonstrativos com previsões ou projeções, mas sim com evolução anual e histórica.

    Mas se alguém puder compartilhar algum embasamento que torne a assertiva correta, agradeço !.

  • Para uma informação ser relevante ( uma das características qualitativas fundamentais) , ela precisa ter valor preditivo ou confirmatório ou ambos. Logo, com as demonstrações é possível fazer previsões e projeções.

  • CPC 00

    6.1. Características Qualitativas Fundamentais – Relevância e Representação Fidedigna

    Relevância

    A informação contábil-financeira será relevante quando fizer diferença nas tomadas de decisões dos usuários das informações contábeis e, para isso, deve ter valor preditivo, valor confirmatório ou ambos. De acordo com o Pronunciamento, a informação pode ser capaz de fazer a diferença em uma decisão mesmo no caso de alguns usuários decidirem não utilizar a informação (não levar em consideração), ou já conhecer a informação por meio de outras fontes.

  • Concordo com Felino. Questão mal formulada. Uma informação com valor preditivo não é a mesma coisa de a contabilidade informar as previsões para o futuro.

  • Previsões para o futuro?
  • Achei estranha a questão.

  • Sim pessoal, ao FUTURO. Uma boa contabilidade pode informar se determinada companhia pode vir a "quebrar" no futuro, ou não. A partir da analise das demonstrações é possível prever o FUTURO de uma empresa.

  • o que seria um provisão senão uma previsão futura

  • Banca Bizarra

  • NBC T 1 – DAS CARACTERÍSTICAS DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL

     

    1.1 – DO CONCEITO E CONTEÚDO

    1.1.1 A Contabilidade, na sua condição de ciência social, cujo objeto é o Patrimônio, busca, por meio da apreensão, da quantificação, da classificação, do registro, da eventual sumarização, da demonstração, da análise e relato das mutações sofridas pelo patrimônio da Entidade particularizada, a geração de informações quantitativas e qualitativas sobre ela, expressas tanto em termos físicos, quanto monetários.

    1.1.2 As informações geradas pela Contabilidade devem propiciar aos seus usuários base segura às suas decisões, pela compreensão do estado em que se encontra a Entidade, seu desempenho, sua evolução, RISCOS E OPORTUNIDADES QUE OFERECE.

    -

    Não há nada de bizarro na banca, basta observar a literalidade da NBC.

  • Quem faz as previsões para o futuro pode ser a administração ou os usuários, mas a contabilidade em si não faz previsão nenhuma.

    A contabilidade fornece INFORMAÇÕES (presentes ou passadas) que possuem VALOR PREDITIVO.

  • Leia o comentário, pode ser útil para você

    Questão

    Acerca das normas legais e dos tópicos avançados da contabilidade, julgue o item.

    A contabilidade informa sobre a situação atual de determinada entidade, sua evolução anual ou histórica e as previsões para o futuro.

    Explicando o ponto mais polêmico, na minha opinião

    As notas explicativas podem fornecer informações futuras, pois nelas são registradas provisões possíveis e prováveis que normalmente estão condicionadas a fatos futuros incertos.

    Pessoal, espero ter ajudado, caso você concorde ou discorde, apenas coloque seu ponto de vista nos comentários e contribua para o conhecimento coletivo.

  • Lembrei da RESERVA DE CONTINGÊNCIA, que é aquela reserva do Capital Social é usada para se prevenir de fatos futuros.

    Ex: As empresas grandes sabem que podem ser processadas por algum funcionário descontente com a empresa, então elas já elaboram as reservas de contingência para se, caso isso acontece, já ter sua reserva pra isso.

  • Contabilidade não é a cigana que lê a palma da sua mão no posto 9 da praia da Barra pra dizer seu futuro. Questão anulável.
  • Caracteristica Relevância

    -uma informação é relevante quando é capaz de fazer diferença nas decisões

    -a informação será capaz de influênciar nas decisões se:

    1 tiver valor preditivo: o usuário pode prever futuros resultados

    2 tiver valor confirmatório: fornece feedback sobre avaliações anteriores

    3 ou se tiver ambas

  • Exato. Através das contas contábeis.

    CESPE 2014: Define-se conta como um instrumento de registro contábil que pode receber valores de realização passada, presente ou futura. C


ID
3097018
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Acerca das normas legais e dos tópicos avançados da contabilidade, julgue o item.


O motivo para que os valores culturais de determinada empresa não integrem seu patrimônio contábil reside no fato de que esses valores não têm existência material.

Alternativas
Comentários
  • CPC 04 - Gabarito Errado

    Ágio derivado da expectativa de rentabilidade futura (Goodwill) gerado internamente

    47. O ágio derivado da expectativa de rentabilidade futura (goodwill) gerado internamente não deve ser reconhecido como ativo.

    48. Em alguns casos incorre-se em gastos para gerar benefícios econômicos futuros, mas que não resultam na criação de ativo intangível que se enquadre nos critérios de reconhecimento estabelecidos no presente Pronunciamento. Esses gastos costumam ser descritos como contribuições para o ágio derivado da expectativa de rentabilidade futura (goodwill) gerado internamente, o qual não é reconhecido como ativo porque não é um recurso identificável (ou seja, não é separável nem advém de direitos contratuais ou outros direitos legais) controlado pela entidade que pode ser mensurado com segurança ao custo. 

  • Errado. É pelo simples fato de não puder classificar (quantificar, atrelar valores) a valores culturais da empresa, isso tem haver com aspectos da cultura organizacional.

  • Reside no fato de não atender todos os critérios de reconhecimento e mensuração de ativo intangível

    Critérios para o reconhecimento de ativo intangível

    1-Não Monetário: não deve ser representado por dinheiro ou por direitos que gerem dinheiro.Ok

    2-Identificável: um ativo intangível é identificável quando for separável ou resultar de direitos contratuais ou outros direitos legais. Não Cumpre esse Critério

    3-Sem substância física: o ativo intangível deve ser deve ser incorpóreo/imaterial. Ok

    Critério de Mensuração

    -Provável geração de benefícios futuros;Não são diretamente atribuíveis

    -Custo mensurado com confiabilidade; Não

  • UP UP UP na explicação do Colega Klever

  • Acredito que o correto seria: O motivo para que os valores culturais de determinada empresa integrem seu patrimônio contábil reside no fato de que esses valores não têm existência material.

  • Patrimônio Cultural (MCASP-8a Edição), o reconhecimento é FACULTATIVO.

    Bons estudos.

  • Lida a questão, vamos para a resolução.

    Questão sobre reconhecimento do ativo intangível, de acordo com o CPC 04R1 – pronunciamento correlato da NBC TG 04.

    Conforme a Lei n.º 6404/76, serão classificados no ativo intangível os direitos que tenham por objeto bens incorpóreos destinados à manutenção das atividades da empresa, inclusive o fundo de comércio adquirido.

    Por exemplo, são classificados no ativo não circulante – intangível - os direitos autorais, marcas, patentes, concessões obtidas, entre outros bens incorpóreos (sem substância física, ou ainda, sem existência material).

    Dica! Aqui já poderíamos matar a questão, pois o fato de algo ter existência material ou não, não é motivo determinante no seu reconhecimento patrimonial contábil. Mas vamos aprofundar um pouco mais.

    Lembremos que o CPC 04, diz que um ativo intangível é um ativo não monetário, identificável e sem substância física. Para atender a definição de ativo intangível, o ativo precisa ser primeiro identificável (separável ou resultado de direitos). Para ser reconhecido o ativo intangível deve corresponder tanto a definição de ativo (recurso controlado com potencial de produzir benefícios econômicos) quanto aos critérios de reconhecimento (for provável que os benefícios esperados sejam gerados em favor da entidade e que o custo possa ser mensurado com confiabilidade).

    Perceba que a cultura de uma empresa não supre esses requisitos. Apesar de não ter substância física, a cultura não é identificável, pois não se pode separá-la da empresa. Ela não pode ser vendida, transferida, licenciada ou alugada.

    Ainda que se pudesse atribuir diretamente a geração de benefícios econômicos futuros à cultura de uma empresa, não se pode mensurar seu custo com confiabilidade, pois é extremamente difícil determinar quanto que custa uma cultura, quanto se gasta com cultura, etc.

    Dessa forma, já podemos identificar a ERRO da afirmativa:

    O motivo para que os valores culturais de determinada empresa não integrem seu patrimônio contábil reside no fato de que esses valores não têm existência material.

    O motivo para que os valores culturais de determinada empresa não integrem seu patrimônio contábil reside no fato de que esses valores não atendem aos critérios de definição e reconhecimento dos ativos intangíveis.  


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • ERRADO,

    cuidado com as respostas dadas sem pé nem cabeça!!

    O motivo para que os valores culturais de determinada empresa não integrem seu patrimônio contábil reside no fato de que esses valores não têm existência material.

    R: Valores que não têm existência material são tratados, se atendidos os critérios para reconhecimento, como intangível e, portanto, esta não poder ser uma justificativa válida para o não reconhecimento, uma vez que está sob o alcance do CPC 04.

    Mas vamos a real justificativa.

    18. O reconhecimento de um item como ativo intangível exige que a entidade demonstre que ele atende: (a) a definição de ativo intangível (ver itens 8 a 17); e (b) os critérios de reconhecimento (ver itens 21 a 23)

    Para atender a definição de intangível, o bem precisa ser identificado, controlado e gerador de benefício econômico. Caso contrário, não poderá ser reconhecido como tal:

    10. Nem todos os itens descritos no item anterior se enquadram na definição de ativo intangível, ou seja, são identificáveis, controlados e geradores de benefícios econômicos futuros

    Vamos então, ao primeiro ponto que impede o reconhecimento de valores culturais como intangível: Ele não pode ser Identificado, um ativo para ser identificável, segundo o CPC 04, ele precisa ser separável ou resultar de direitos contratuais:

    12. Um ativo satisfaz o critério de identificação, em termos de definição de um ativo intangível, quando: (a) for separável,

    (b) resultar de direitos contratuais ou outros direitos legais.

    Agora me diga? Os valores culturais de uma empresa são separáveis??? Vc consegue comprar tais valores?? Digamos que você seja uma empresa, você consegue vender seus valores? Em outra análise, seus valores resultam de direitos contratuais?? Bem... não!!!

    Então a questão estaria correta se reescrita da seguinte maneira:

    O motivo para os valores culturais de determinada empresa não integrem seu patrimônio contábil reside no fato de que esses valores não atendem a definição de ativo, por não serem identificáveis.

    Eu vi cada resposta que plmdd....

  • O motivo para que os valores culturais de determinada empresa não integrem seu patrimônio contábil reside no fato de que esses valores não atendem aos critérios de definição e reconhecimento dos ativos intangíveis.  

  • Não sei se estou certo, mas acredito que seja pelo fato de que você não pode mensurar e identificar o valor.


ID
3097021
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Acerca das normas legais e dos tópicos avançados da contabilidade, julgue o item.


Se determinada conta tem a natureza transitória, seu saldo no final do exercício deverá ser, obrigatoriamente, igual a zero.

Alternativas
Comentários
  • Com a alteração da lei das S.A a conta antigamente denominada lucros ou prejuízos acumulados passa a ser denominada prejuízos acumulados, ou seja, haverá de existir uma destinação para este lucro, não podendo ficar em conta específica do PL. Sobrando algo na conta lucros acumulados, devem ser pagos dividendos adicionais.

    Fonte: Meu caderno

    Gabarito: C

  • As conta de natureza transitória são as contas de resultado, dessa forma todas são encerradas ao final do exercício por meio do razonete da ARE (Apuração Resultado Exercício), que posteriormente após apuração de lucro ou prejuízo vai ter sua destinação e encerramento.

  • MINEIRO APF - Contas patrimoniais, vc quis dizer, né? Contas de resultado são as que necessariamente devem ser encerradas ao final do exercício. Contas permanentes são as contas patrimoniais..

  • GABARITO: CERTO

    As contas de resultado (transitórias/dinâmicas), que são as receitas e despesas, são encerradas no final do exercício para que seja apurado o resultado, que pode ser lucro ou prejuízo. Assim, no fim do ano, as contas acabam e começam do zero no ano seguinte.

  • Contas patrimoniais (Ativo,Passivo e PL) - São contas estáticas, pois demonstram como se encontra o patrimônio de uma empresa em determinado momento.

    Contas de resultados (Receitas e Despesas) - São contas dinâmicas, pois alteram a situação líquida da empresa; toda receita deixa a empresa mais rica e toda despesa deixa a empresa mais pobre.

    Lembrando que as contas patrimoniais não têm o seu saldo encerrado ao final do exercício social, já as contas de resultado são encerradas no final do exercício para que seja apurado o resultado, assim pode ser chamada de contas transitórias.

    Fonte: Gran Cursos

  • Errei pelo fato de que a questão diz "...no final do exercício seu saldo deverá ser, ..., zero".

    Não seria no começo do seu exercício? No final (momento de elaboração das demonstrações), o saldo existe. Ele é zerado ao iniciar o exercício social.

    Está incorreta a minha maneira de pensar? Se algum colega mais experiente puder ajudar, por favor...

  • Contas transitórias é uma referência as contas de resultado.

    Sendo assim as contas de resultados devem ser zeradas após o término do exercício social/corrente.

  • A questão aborda o tema classificação de contas.

    Contas transitórias são aquelas que terão duração máxima de um período contábil. Desta forma, ao iniciar cada período as contas começam com valor igual a zero. Durante o período estas contas recebem lançamento. Quando este prazo se encerra estas contas devem ser zeradas.

    Compreende as contas de receitas, despesas e apuração do resultado.


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • Contas transitórias são aquelas que terão duração máxima de um período contábil ;)

  • As contas de resultado (receitas e despesas) são denominadas transitórias, pois seus saldos são encerrados ao final de exercício contra a conta Apuração do Resultado do Exercício.

    Com isso, correta a assertiva.

  • contas de resultado.Essas serão zeradas no final do exercício

  • Contas transitórias e contas de resultado são a mesma coisa ? To meio confuso, alguma me ajuda ai =)


ID
3097024
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Acerca das normas legais e dos tópicos avançados da contabilidade, julgue o item.


A demonstração da origem e da aplicação dos recursos deve ser obrigatoriamente apresentada pelas empresas de capital aberto.

Alternativas
Comentários
  • A DOAR foi extinta em 2007, com a chegada da Lei 11.638. Hoje, estas informações são repassadas por meio de outras demonstrações financeiras, como a Declaração de Valor Adicionado (DVA).

    Fonte: Suno Research em <a href="https://www.sunoresearch.com.br/artigos/doar-o-que-era-a-demonstracao-de-origens-e-aplicacoes-de-recursos/">DOAR: O que era a Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos?</a>

  • Até 31.12.2007, a Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR) era obrigatória para as companhias abertas e para as companhias fechadas com patrimônio líquido, na data do balanço patrimonial, superior a R$ 1.000.000,00 (limite este atualizado pela Lei nº 9.457/97). 

    Fonte: <portal contabilidade www.portalcontabilidade.com.br/guia/demonstorigaplirecursos.htm>

  • A DOAR passou a ser Facultativa , mas não obrigatória.

  • A DOAR Não foi extinta passou a ser facultativa.

  • Com as atualizações na Lei 6.404/76, a Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR) deixou de ser obrigatória. Porém, não impede que as empresas de capital aberto a divulguem. Então, é opcional.

    Gabarito Errado

  • A DOAR não é obrigatória a mesma e facultativa.

  • A DOAR (Demonstração de origens e aplicações de recursos) deixou de ser obrigatória com as modificações contábeis da Lei 11.638 e 11941

    Fonte: Estratégia

  • Errado.

    A DOAR foi substituída pela DFC (demonstração do fluxo de caixa), assim não é mais obrigatória.

    Fonte: material Claúdio Zorzo

  • DOAR sangue não é obrigatório.

  • (CESPE ANTAQ 2009) Em uma companhia, ao fim de cada exercício social, as demonstrações financeiras deverão exprimir com clareza a situação do seu patrimônio, incluindo o balanço patrimonial, a demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados, a demonstração do resultado do exercício, a demonstração dos fluxos de caixa e, no caso de companhia aberta, a demonstração do valor adicionado. (CERTO)

    Art. 176 - Conjunto completo Lei 6.404

    • BP
    • DLPA* (Caso a empresa opte pelo DMPL é facultativo o DLPA - CPC 26)
    • DRE
    • DFC* (Capital fechado < 2 milhões fica desobrigada)
    • DVA*(Capital fechado - facultativo)

    + (Notas explicativas)

    De acordo com os pronunciamentos técnicos do CPC, julgue os itens seguintes, relativos à apresentação das demonstrações contábeis.

    (CESPE 2014 FUB) Um conjunto completo das demonstrações contábeis compreende o balanço patrimonial, a demonstração do resultado do exercício, a demonstração do resultado abrangente, a demonstração das mutações do patrimônio líquido, a demonstração dos fluxos de caixa, a demonstração do valor adicionado, quando exigida legalmente, e as notas explicativas. (CERTO)

    De acordo com CPC 26

    • BP
    • DRE
    • DRA
    • DMPL
    • DFC
    • DVA

    + (Notas explicativas)


ID
3097027
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Acerca das normas legais e dos tópicos avançados da contabilidade, julgue o item.


O custo da produção do período é composto pelo custo dos materiais diretos, da mão de obra direta e dos custos indiretos de fabricação.

Alternativas
Comentários
  • O Custo da Produção do Período envolve todos os custos que afetaram o produto, conforme a seguinte fórmula:

    CPP= MD+MOD+GFF

    MD: material direito

    MOD: mão de obra direta 

    GFF= Gastos gerais de fabricação

  • Questão sobre os diferentes termos técnicos envolvendo contabilidade de custos.

    É muito importante dominar essas terminologias básicas, pois são termos relacionados e parecidos, mas os examinadores aproveitam de suas pequenas diferenças para cobrá-las em prova. Vamos aproveitar a questão para revisarmos todos os termos correlatos.

    Vamos começar definindo do mais simples, ao mais consolidado.

    (1) Custos primários é a soma da matéria-prima (materiais diretos) e mão de obra direta.

    Dica! Não é a mesma coisa que Custo Direto. Uma embalagem, por exemplo, é um custo direto, mas não é primário. Custo primário envolve apenas esses dois itens acima.

    (2) Custos de transformação é a soma de todos os custos de produção (ou fabricação) exceto os relativos a matérias-primas e outros eventuais adquiridos empregados sem nenhuma modificação pela empresa (componentes adquiridos prontos, embalagens compradas etc.). Representa o valor do esforço da própria empresa no processo de elaboração de um item.

    Exemplos: mão-de-obra direta e indireta, energia, materiais de consumo industrial etc.

    (3) Custos de fabricação (ou produção) é a soma de todos os gastos relacionados com a produção do produto.

    Exemplos: materiais diretos e indiretos, mão-de-obra direta e indireta, depreciação de máquinas, etc.

    Atenção! Repare que todo custo de transformação é um custo de produção, mas o inverso não é verdadeiro! O mesmo acontece com custos de fabricação e custos primários.

    Dica! Por fim, podemos sumarizar o Custo da Produção do Período (CPP) com a seguinte fórmula: CPP = MD + MOD + CIF.

    Custo da produção do período (CPP) = materiais diretos (MD) + mão de obra direta (MOD) + custos indiretos de fabricação (CIF)

    Feita toda a revisão, já podemos identificar a correção da assertiva:

    custo da produção do período é composto pelo custo dos materiais diretos, da mão de obra direta e dos custos indiretos de fabricação


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: Certo

    Bons estudos!

    -É praticando que se aprende e a prática leva á aprovação.


ID
3097030
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No que se refere à contabilidade pública, julgue o item.


A emissão de empenho não integra os procedimentos contábeis orçamentários, tendo em vista se tratar de um mecanismo estritamente financeiro.

Alternativas
Comentários
  • MCASP - Gabarito Errado

    4.4.2. Execução

    A execução da despesa orçamentária se dá em três estágios, na forma prevista na Lei nº 4.320/1964: empenho, liquidação e pagamento.

    4.4.2.1. Empenho

    Empenho, segundo o art. 58 da Lei nº 4.320/1964, é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição. Consiste na reserva de dotação orçamentária para um fim específico.

  • A emissão de empenho não integra os procedimentos contábeis orçamentários, tendo em vista se tratar de um mecanismo estritamente financeiro. Resposta: Errado.

    Orçamentário.

  • GAB. Errado

    A lei 4.320/64 que tem um viés orçamentário diz em seu art. 35:

    Art. 35. Pertencem ao exercício financeiro:

    I - as receitas nêle arrecadadas;

    II - as despesas nêle legalmente empenhadas.

  • errado, estritamente ORÇAMENTÁRIO.

  • Essa questão versa sobre etapas da despesa orçamentária e procedimentos contábeis orçamentários.

    Essa questão contém dois erros:

    1) A emissão de empenho trata de um mecanismo orçamentário, e não financeiro. Isso porque o empenho trata sobre o "mundo" do crédito, e não sobre o "mundo" dos recursos financeiros.

    2) Ainda que o empenho se trate de um mecanismo orçamentário, é incorreto falar que a sua emissão não integra os procedimentos contábeis orçamentários. Ao contrário, ela é controlada por meio de contas contábeis da classe de contas 6 - Controle e Execução do Planejamento e Orçamento.


    Gabarito do Professor: ERRADO.


ID
3097033
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No que se refere à contabilidade pública, julgue o item.


As superveniências e insubsistências de itens do ativo e do passivo devem ser registradas no subsistema patrimonial.

Alternativas
Comentários
  • Art. 100. As alterações da situação líquida patrimonial, que abrangem os resultados da execução orçamentária, bem como as variações independentes dessa execução e as superveniências e insubsistências ativas e passivas, constituirão elementos da conta patrimonial. [...] 

    Fonte: MCASP 8ª Edição.

    Gabarito: C

  • Questão sobre superveniências e insubsistências.

    A Lei n.º 4.320/64 ao abordar o tema “Da Contabilidade", determina que as variações patrimoniais devam ser evidenciadas, sejam elas independentes ou resultantes da execução orçamentária:

    Art. 100. As alterações da situação líquida patrimonial, que abrangem os resultados da execução orçamentária, bem como as variações independentes dessa execução e as superveniências e insubsistências ativas e passivas, constituirão elementos da conta patrimonial.

    Segundo o MCASP, as variações patrimoniais podem ser definidas como:

    a. Variações Patrimoniais Aumentativas (VPA): corresponde a aumentos na situação patrimonial líquida da entidade não oriundos de contribuições dos proprietários;
    b. Variações Patrimoniais Diminutivas (VPD): corresponde a diminuições na situação patrimonial líquida da entidade não oriundas de distribuições aos proprietários.

    Dica! No MCASP, a receita patrimonial é denominada de variação patrimonial aumentativa (VPA) e a despesa patrimonial sob o enfoque patrimonial é denominada de variação patrimonial diminutiva (VPD). Ambas não devem ser confundidas com a receita e a despesa orçamentária, abordadas na Parte I do Manual.

    Pois bem, nesse contexto é que surgem as superveniências e insubsistências ativas e passivas. Superveniência significa o aparecimento aleatório enquanto que insubsistência significa o desaparecimento aleatório. Resultado ativo significa aumento no PL enquanto que resultado passivo significa diminuição do PL.

    Por exemplo, se uma entidade recebe uma doação inesperada, um ativo aparece aleatoriamente, o que aumenta a situação patrimonial líquida da entidade (VPA). Ocorreu uma superveniência ativa.

    De outro lado, se uma entidade descobre uma dívida inesperada, um passivo aparece aleatoriamente, o que diminui a situação patrimonial líquida da entidade (VPD). Ocorreu uma superveniência passiva.

    A lógica da insubsistência é a mesma, só que inversa. Se uma entidade toma um calote de um cliente, um ativo desaparece aleatoriamente, o que diminui a situação patrimonial líquida da entidade (VPD). Ocorreu uma insubsistência passiva.

    De outro lado, se uma entidade é perdoada de uma dívida, um passivo desaparece aleatoriamente, o que aumenta a situação patrimonial líquida da entidade (VPA). Ocorreu uma insubsistência ativa.

    Resumindo tudo isso que falamos:

    Superveniência ativa = superveniência do ativo = receita (VPA) = aumento do PL
    Superveniência passiva = superveniência do passivo = despesa (VPD) = redução do PL
    Insubsistência ativa = insubsistência do passivo = receita (VPA) = aumento do PL
    Insubsistência passiva = insubsistência do ativo = despesa (VPD) = redução do PL

    Feita toda essa revisão, agora já podemos identificar a correção da assertiva:

    As superveniências e insubsistências de itens do ativo e do passivo devem ser registradas no subsistema patrimonial.

    Dica! Vale explicar que não utilizamos mais as expressões sistemas e subsistemas (patrimonial, orçamentário, compensação e custos). Segundo o MCASP mais atual, utilizamos o termo técnico natureza das contas e das informações (patrimoniais, orçamentárias e de controle). Entretanto, existem normas ainda em vigor que ainda utilizam essas expressões (ex.: NBC T 16.11), por isso não se assustem ao encontrarem esse tipo de nomenclatura.


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • Olá!

    Gabarito: Certo

    Bons estudos!

    -Os únicos limites da sua mente são aqueles que você acreditar ter!


ID
3097036
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No que se refere à contabilidade pública, julgue o item.


Determinado fato que não produza variação qualitativa ou quantitativa no patrimônio público, mas que possa vir a resultar em uma dessas variações no futuro, deverá ser registrado no subsistema de compensação.

Alternativas
Comentários
  • Contas de Compensação: Compreende as contas representativas dos atos potenciais ativos e passivos. 

     Atos Potenciais Ativos: Compreende os atos a executar que podem vir a afetar positivamente o patrimônio, imediata ou indiretamente.

     Atos Potenciais Passivos: Compreende os atos a executar que podem vir a afetar negativamente o patrimônio, imediata ou indiretamente. 

    Fonte: MCASP 8ª edição.

    Gabarito C.

  • Lei 4320/64

    Art. 105. O Balanço Patrimonial demonstrará:

    [...]

    § 5º Nas contas de compensação serão registrados os bens, valores, obrigações e situações não compreendidas nos parágrafos anteriores e que, imediata ou indiretamente, possam vir a afetar o patrimônio.

  • Compensação = ato!

    Pq gabarito correto, se no enunciado diz: "Determinado fato"?

  • Vamos analisar a questão.

    Essa questão versa sobre a Lei nº 4.320/1964 e aborda o chamado "subsistema de compensação". Vejamos:
    Art. 105. O Balanço Patrimonial demonstrará:

    [...]

    VI - As Contas de Compensação.

    [...]

    § 5º Nas contas de compensação serão registrados os bens, valores, obrigações e situações não compreendidas nos parágrafos anteriores e que, mediata ou indiretamente, possam vir a afetar o patrimônio.

    Igualmente, o MCASP 8ª ed., dispõe que:

    Contas de Compensação
    Compreende as contas representativas dos atos potenciais ativos e passivos.

    Atos Potenciais
    Compreende os atos a executar que podem vir a afetar o patrimônio, imediata ou indiretamente, por exemplo: direitos e obrigações conveniadas ou contratadas; responsabilidade por valores, títulos e bens de terceiros; garantias e contragarantias recebidas e concedidas. A definição é orientada pelo fluxo de caixa a ser envolvido na execução futura do ato potencial.

    Atos Potenciais Ativos
    Compreende os atos a executar que podem vir a afetar positivamente o patrimônio, imediata ou indiretamente.

    Atos Potenciais Passivos
    Compreende os atos a executar que podem vir a afetar negativamente o patrimônio, imediata ou indiretamente.

    Note, portanto, que as chamadas contas de compensação contêm justamente informações acerca de fato que não produza variação qualitativa ou quantitativa no patrimônio  público, mas que possa vir  a resultar em uma dessas variações no futuro. Logo, tem-se que o item está certo.

    Vale dizer que a terminologia "subsistema de compensação" está adstrita à NBC T 16.2, revogada em 2017. No entanto, conforme vimos na resolução desta questão, terminologia similar, como "contas de compensação", ainda vigora na legislação correlata, bem como no MCASP, 8ª ed.


    Gabarito do Professor: CERTO.

  • Oi!

    Gabarito: Certo

    Bons estudos!

    -Os únicos limites da sua mente são aqueles que você acreditar ter!


ID
3097039
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No que se refere à contabilidade pública, julgue o item.


O plano de contas aplicado ao Setor Público abrange contas destinadas a controlar transações industriais, comerciais e financeiras.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

     

     

    2. PLANO DE CONTAS APLICADO AO SETOR PÚBLICO (PCASP)


    O PCASP representa uma das maiores conquistas da contabilidade aplicada ao setor público. Além
    de ser uma ferramenta para a consolidação das contas nacionais e instrumento para a adoção das
    normas internacionais de contabilidade, o PCASP permitiu diversas inovações, por exemplo:


    a. Segregação das informações orçamentárias e patrimoniais: no PCASP as contas contábeis são
    classificadas segundo a natureza das informações que evidenciam – orçamentária,
    patrimonial e de controle, de modo que os registros orçamentários não influenciem ou
    alterem os registros patrimoniais, e vice-versa.


    b. Registro dos fatos que afetam o patrimônio público segundo o regime de competência: as
    variações patrimoniais aumentativas (VPA) e as variações patrimoniais diminutivas (VPD)
    registram as transações que aumentam ou diminuem o patrimônio líquido, devendo ser
    reconhecidas nos períodos a que se referem, segundo seu fato gerador, sejam elas
    dependentes ou independentes da execução orçamentária.


    c. Registro de procedimentos contábeis gerais em observância às normas internacionais, como
    as provisões, os créditos tributários e não tributários, os estoques, os ativos imobilizados e
    intangíveis, dentre outros. Incluem-se também os procedimentos de mensuração após o
    reconhecimento, tais como a reavaliação, a depreciação, a amortização, a exaustão e a
    redução ao valor recuperável (impairment), dentre outros.

  • É ESTRANHA A AFIRMATIVA, MAS É ISSO MESMO.... POR EXEMPLO, A VPD FINANCEIRA.... E OP. CRÉDITO.... É DE NATUREZA FINANCEIRA....

    >>> QUESTÃO INTER´RETATIVA.

  • Questão sobre o Plano de Contas aplicado ao Setor Público (PCASP).

    O PCASP representa uma das maiores conquistas da contabilidade pública. O PCASP além de permitir a consolidação das contas nacionais, é importante instrumento para a adoção das normas internacionais de contabilidade.

    Conforme o MCASP, plano de contas é a estrutura básica da escrituração contábil, formada por uma relação padronizada de contas contábeis, que permite o registro contábil dos atos e fatos praticados pela entidade de maneira padronizada e sistematizada.

    Esses atos e fatos praticados pela entidade são evidenciados em contas contábeis que são segregadas em 3 grandes grupos de acordo com a natureza da informação que evidenciam:



    Atenção! Por meio dessas contas estabelecidas no PCASP, a entidade pública pode evidenciar, em seus registros, os fatos contábeis relacionados à sua administração, conforme art. 89 da Lei n.º 4.320/1964:

    "Art. 89. A contabilidade evidenciará os fatos ligados à administração orçamentária, financeira patrimonial e industrial."

    Feita a revisão do conteúdo, já podemos identificar a correção da assertiva:

    O plano de contas aplicado ao Setor Público abrange contas destinadas a controlar transações industriais, comerciais e financeiras.

    Por meio das contas do PCASP, podemos controlar as transações industriais (ex.: registro dos estoques), comerciais (ex.: registro da prestação de um serviço) e financeiras (ex.: registro de um empréstimo).


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • O PCASP atende às necessidades dos entes da Federação e dos demais usuários da informação contábil e está em conformidade com os princípios da administração pública, com as leis de finanças e orçamento público e com as normas e princípios contábeis. Esse plano foi concebido para possibilitar, de maneira uniforme e sistematizada, o registro contábil de atos e fatos no setor público, proporcionando flexibilidade no gerenciamento e consolidação dos dados, atendendo assim às necessidades de informações dos que atuam na área pública. 

    FONTE: PCASP

  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: Certo

    Bons estudos!

    -Se você não está disposto a arriscar, esteja disposto a uma vida comum. – Jim Rohn


ID
3097042
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

No que se refere à contabilidade pública, julgue o item.


Os servidores públicos no exercício de sua função não podem ser incluídos no conceito de Administração Pública.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO

    Em síntese, a Administração Pública é o conjunto de pessoas jurídicas, órgãos públicos e agentes públicos que realizam a atividade administrativa, consistente em serviços públicos, fomento, polícia administrativa e intervenção.

    Perceba que através desse conceito, você extrai QUEM FAZ (sentido subjetivo, formal ou orgânico) e o QUE É FEITO (sentido objetivo, material ou funcional).

    Logo os servidores públicos no exercício de sua função SÃO INCLUÍDOS no conceito de Administração Pública.

    》》 Neste site tem um esquema sobre o assunto: https://www.esquematizarconcursos.com.br/artigo/conceito-de-administracao-publica

    Bons estudos!!

  • Sentido Subjetivo/Orgânico ou Formal - Quem é a administração - órgãos, agentes e entidades - SUJEITO

    Sentido Objetivo/Material ou Funcional - O que faz a administração?

  • Os conceitos irmãos são:

    SOF: Subjetivo, Orgânico, Formal: Conjunto de órgãos e pessoas que compõem a Adm;

    MOF: Material, Objetivo, Funcional: Conjunto de atividades desempenhadas pela Adm;

  • ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: Pelo ponto de vista objetivo é caracterizada pela própria atividade exercida pelo Estado, por meio de seus agentes e órgãos.

    Portanto a afirmativa da questão está Errada.

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento de administração pública, sendo mais especificamente cobrado o sentido formal, subjetivo ou orgânico da administração pública.
    Diante disso, vamos a uma breve conceituação.

    Segundo Alexandrino (2017), “administração pública em sentido formal, subjetivo ou orgânico é o conjunto de órgãos, pessoas jurídicas e agentes que o nosso ordenamento jurídico identifica como administração pública, não importa a atividade que exerçam (como regra, evidentemente, esses órgãos, entidades e agentes desempenham função administrativa).". (Alexandrino, 2017, p. 22). Grifo nosso.
    Nesta esteira, perceba que o sentido subjetivo (formal ou orgânico) do conceito de administração pública está totalmente relacionado com os sujeitos (agentes) que compõem a administração e neste sentido estão incluídos os agentes públicos, que são gênero para espécie servidores públicos.
    Lado outro, para o conceito material, objetivo, funcional, o foco é o conjunto de atividades desempenhadas pela administração pública, como o serviço público, a política administrativa, o fomento e a intervenção.
    Portanto, a questão está errada ao afirmar que “os servidores públicos no exercício de sua função não podem ser incluídos no conceito de administração pública", dada a sua condição de agentes públicos, enquadram-se no sentido formal (subjetivo ou orgânico) do conceito de administração pública, desqualificando o item. 


    Gabarito do Professor: ERRADO.


    Fonte:

    Alexandrino, Marcelo. Direito administrativo descomplicado / Marcelo Alexandrino, Vicente Paulo. - 25. ed. rev. e atual. - Rio de Janeiro : Forense; São Paulo : MÉTODO, 2017.


ID
3097045
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

No que se refere à contabilidade pública, julgue o item.


O incentivo fiscal dado pela União a determinado setor econômico deverá ser discriminado no projeto de lei orçamentária, incluindo‐se a demonstração do efeito regionalizado do benefício.

Alternativas
Comentários
  • CF/88

    Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:

    § 6º O projeto de lei orçamentária será acompanhado de demonstrativo regionalizado do efeito, sobre as receitas e despesas, decorrente de isenções, anistias, remissões, subsídios e benefícios de natureza financeira, tributária e creditícia.

    Certo

  • CERTO

    O projeto de lei orçamentária será acompanhado de demonstrativo regionalizado do efeito, sobre as receitas e despesas, decorrente de: RAIS B FTC:

    >> Remissões, Anistias, Isenções, Subsídios e Benefícios de natureza Financeira, Tributária e Creditícia.

     

    Fonte: CF/88, art. 165, §6º

     

  • Não entendi o "deverá ser discriminado", alguem pode me explicar?

  • Deve ser descrito, exposto, relatado, Giovana.

  • GABARITO: CERTO

    Seção II

    DOS ORÇAMENTOS

    Art. 165.  § 6º O projeto de lei orçamentária será acompanhado de demonstrativo regionalizado do efeito, sobre as receitas e despesas, decorrente de isenções, anistias, remissões, subsídios e benefícios de natureza financeira, tributária e creditícia.

    FONTE: CF 1988

  • C.F

    Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:

    § 6º O projeto de lei orçamentária será acompanhado de demonstrativo regionalizado do efeito, sobre as receitas e despesas, decorrente de isenções, anistias, remissões, subsídios e benefícios de natureza financeira, tributária e creditícia.

    ............................................,,.......................................,,,...............................................,,,..................

    isenções-perdão da multa

    remissões-perdão da dívida

    subsídios- incentivos do Estado

    Fonte;Anderson

  • Incentivo fiscal é uma forma de renúncia de receita.

    Gabarito: certo

  • Sim. Sabe por quê?

    Porque a CF/88 diz o seguinte:

    Art. 165, § 6º O projeto de lei orçamentária será acompanhado de demonstrativo regionalizado do efeito, sobre as receitas e despesas, decorrente de isenções, anistias, remissões, subsídios e benefícios de natureza financeira, tributária e creditícia.

    E esse incentivo fiscal dado pela União a determinado setor econômico que a questão citou se encaixa nessas isenções, anistias, remissões, etc...

    Gabarito: Certo

  • É. O governo não pode sair renunciando receitas “a torto e a direito", “sem nenhum respeito pela vida". Se fizer isso, uma hora a conta vai chegar!

    Por isso, se quiser conceder algum incentivo fiscal, o governo deverá seguir algumas regras. E uma delas está na CF, olha só:

    Art. 165, § 6º O projeto de lei orçamentária será acompanhado de demonstrativo regionalizado do efeito, sobre as receitas e despesas, decorrente de isenções, anistias, remissões, subsídios e benefícios de natureza financeira, tributária e creditícia.

    Pois bem...

    Isenções, anistias, remissões, subsídios e os incentivos fiscais mencionados pela questão são renúncias de receitas (pois correspondem a tratamento diferenciado – LRF, art. 14, § 1º). Obviamente, o efeito dessas renúncias de receitas precisa ser calculado e demonstrado. 

    E isso será feito por meio desse demonstrativo regionalizado que acompanha o projeto de lei orçamentária anual (PLOA).

    Gabarito do professor: CERTO.

ID
3097048
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

No que se refere à contabilidade pública, julgue o item.


É vedado incluir determinações para a reestruturação administrativa dos órgãos públicos no orçamento.

Alternativas
Comentários
  • MCASP 8ª  Pág. 29 

    2.4. EXCLUSIVIDADE

    Previsto no § 8º do art. 165 da Constituição Federal, estabelece que a LOA não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa. Ressalvam-se dessa proibição a autorização para abertura de crédito suplementar e a contratação de operações de crédito, nos termos da lei. 

    Certo

  • Rafael Auuto,

    fundamentação e gabarito apresentados por Alan Brito estão corretos.

  • comentário do alan corretíssimo!

  • Principio da exclusividade

  • Lida a questão, vamos para a resolução.

    Questão sobre o princípio orçamentário da exclusividade.

    Segundo esse princípio o orçamento não conterá dispositivo estranho à previsão de receitas e fixação de despesas, ressalvados os casos previstos na própria Constituição Federal. 

    Conforme Giacomoni¹, esse princípio surgiu com o objetivo de impedir que a Lei de Orçamento, em função da natural celeridade de sua tramitação no legislativo, fosse utilizada como meio de aprovação de matérias que nada tinham que ver com questões financeiras, por exemplo, criação de cargos públicos e ministérios.

    Nesse contexto, o art. 165 da CF dispõe:

    "Art. 165. § 8º A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei."

    Por isso, não pode o texto da lei orçamentária instituir tributo, por exemplo, nem qualquer outra determinação que fuja às finalidades específicas de previsão de receita e fixação de despesa, com exceção da autorização genérica para a abertura de créditos suplementares, por causa da expressa ressalva constitucional.

    Dito isso já podemos identificar a correção da assertiva:

    É vedado incluir determinações para a reestruturação administrativa dos órgãos públicos no orçamento.


    Fonte:
    ¹Giacomoni, James Orçamento público / James Giacomoni. – 17ª ed. revista e atualizada – São Paulo: Atlas, 2017.


    Gabarito do Professor: CERTO.

ID
3097051
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que se refere à contabilidade pública, julgue o item.


Os contratos para a prestação de serviços técnicos profissionais especializados deverão ser obrigatoriamente celebrados mediante a realização de concurso.

Alternativas
Comentários
  • Lei 8666/93:

    ...

    Art. 13.  Para os fins desta Lei, consideram-se serviços técnicos profissionais especializados os trabalhos relativos a:

    I - estudos técnicos, planejamentos e projetos básicos ou executivos;

    II - pareceres, perícias e avaliações em geral;

    III - assessorias ou consultorias técnicas e auditorias financeiras;

    III - assessorias ou consultorias técnicas e auditorias financeiras ou tributárias;                   

    IV - fiscalização, supervisão ou gerenciamento de obras ou serviços;

    V - patrocínio ou defesa de causas judiciais ou administrativas;

    VI - treinamento e aperfeiçoamento de pessoal;

    VII - restauração de obras de arte e bens de valor histórico.

    VIII - (Vetado).     

                   

    § 1 Ressalvados os casos de inexigibilidade de licitação, os contratos para a prestação de serviços técnicos profissionais especializados deverão, preferencialmente, ser celebrados mediante a realização de concurso, com estipulação prévia de prêmio ou remuneração.

  • Serviço técnico profissional especializados está prevista no art. 13 e no artigo 25 da lei 8666.

    Art. 13.  Para os fins desta Lei, consideram-se serviços técnicos profissionais especializados os trabalhos relativos a:

    I - estudos técnicos, planejamentos e projetos básicos ou executivos; II - pareceres, perícias e avaliações em geral; III - assessorias ou consultorias técnicas e auditorias financeiras ou tributárias; IV - fiscalização, supervisão ou gerenciamento de obras ou serviços; V - patrocínio ou defesa de causas judiciais ou administrativas; VI - treinamento e aperfeiçoamento de pessoal; VII - restauração de obras de arte e bens de valor histórico.

    § 1 Ressalvados os casos de inexigibilidade  de licitação, os contratos para a prestação de serviços técnicos profissionais especializados deverão, preferencialmente, ser celebrados mediante a realização de concurso, com estipulação prévia de prêmio ou remuneração.

    Art. 25.  É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial:

    II - para a contratação de serviços técnicos enumerados no art. 13 desta Lei , de natureza singular, com profissionais ou empresas de notória especialização, vedada a inexigibilidade para serviços de publicidade e divulgação;

    Serviço de natureza singular para ser enquadrado como caso de INEXIGIBILIDADE há 3 exigências/requisitos (CUMULATIVAS). Que o serviço seja:1) Serviço técnico especializado 2) De natureza singular 3) Notória especialização do contratado. Não atendendo aos 3 requisitos cumulativos e havendo a possibilidade de competição, o serviço deve ser contratado, preferencialmente, por CONCURSO.

    Fonte: Meu caderno e Lei 8.666/93

    Gabarito: E

  • § 1° do art 13 da lei 8.666/93 "Ressalvados os casos de inexigibilidade de licitação, os contratos para a prestação de serviços técnicos profissionais especializados deverão, preferencialmente, ser celebrados mediante a realização de concurso, com estipulação prévia de prêmio ou remuneração."

  • Errado

    Art. 13. da Lei 8.666/93 Para os fins desta Lei, consideram-se serviços técnicos profissionais especializados os trabalhos relativos a:

    § 1º Ressalvados os casos de inexigibilidade de licitação, os contratos para a prestação de serviços técnicos profissionais especializados deverão, preferencialmente, ser celebrados mediante a realização de concurso, com estipulação prévia de prêmio ou remuneração.

  • A questão versa sobre a lei 8.666/93 (Lei de Licitações e Contratos Administrativos).

    Os serviços técnicos profissionais especializados podem ser contratados de 2 FORMAS:

    1)     Concurso com prêmio/remuneração ou

    2)     Inexigibilidade de licitação.

    Em relação às duas formas, a realização do concurso é preferencial, já que as hipóteses de inexigibilidade de licitação são excepcionais, admitidas apenas quando houver inviabilidade de competição.

    É o que podemos inferir do art. 13, caput e §1º c/c art. 25, II da lei 8.666/93:

    Art. 13. Para os fins desta Lei, consideram-se serviços técnicos profissionais especializados os trabalhos relativos a:

    I - estudos técnicos, planejamentos e projetos básicos ou executivos;

    II - pareceres, perícias e avaliações em geral;

    III - assessorias ou consultorias técnicas e auditorias financeiras ou tributárias;                   

    IV - fiscalização, supervisão ou gerenciamento de obras ou serviços;

    V - patrocínio ou defesa de causas judiciais ou administrativas;

    VI - treinamento e aperfeiçoamento de pessoal;

    VII - restauração de obras de arte e bens de valor histórico.

    § 1 Ressalvados os casos de inexigibilidade de licitação, os contratos para a prestação de serviços técnicos profissionais especializados deverão, preferencialmente, ser celebrados mediante a realização de concurso, com estipulação prévia de prêmio ou remuneração.

    Art. 25.  É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial: [...]

    II - para a contratação de serviços técnicos enumerados no art. 13 desta Lei, de natureza singular, com profissionais ou empresas de notória especialização, vedada a inexigibilidade para serviços de publicidade e divulgação;

    Portanto, a utilização do vocábulo “obrigatoriamente” (ao invés de preferencialmente) torna a assertiva incorreta.

    GABARITO: ERRADO 

  • A presente questão trata do tema Licitações, disciplinado na Lei 8.666/1993, e em especial, sobre os serviços técnicos profissionais especializados e a modalidade licitatória Concurso.


    Genericamente, a lei “estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios" – art. 1º.


    O parágrafo único do citado dispositivo complementa: “Subordinam-se ao regime desta Lei, além dos órgãos da administração direita, os fundos especiais, as autarquias, as fundações públicas, as empresas públicas, as sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios".



    Sobre as modalidades licitatórias, cabe destacar o art. 22 da Lei 8.666/93:


    “Art. 22.  São modalidades de licitação:


    I - concorrência;

    II - tomada de preços;

    III - convite;

    IV - concurso;

    V – leilão".


    Sobre o concurso, dispõe o §4º do referido artigo que “é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias".



    Para o completo entendimento da questão, importante fazer a leitura do art. 13 da lei 8.666/93. Vejamos:


    “Art. 13.  Para os fins desta Lei, consideram-se serviços técnicos profissionais especializados os trabalhos relativos a:


    I - estudos técnicos, planejamentos e projetos básicos ou executivos;

    II - pareceres, perícias e avaliações em geral;

    III - assessorias ou consultorias técnicas e auditorias financeiras ou tributárias;

    IV - fiscalização, supervisão ou gerenciamento de obras ou serviços;

    V - patrocínio ou defesa de causas judiciais ou administrativas;

    VI - treinamento e aperfeiçoamento de pessoal;

    VII - restauração de obras de arte e bens de valor histórico.

    VIII - (Vetado).


    § 1º Ressalvados os casos de inexigibilidade de licitação, os contratos para a prestação de serviços técnicos profissionais especializados deverão, preferencialmente, ser celebrados mediante a realização de concurso, com estipulação prévia de prêmio ou remuneração.




    Sendo assim, inexiste obrigatoriedade de celebração da licitação através da modalidade concurso, sendo uma faculdade da Administração Pública, conforme autorização legal. Inclusive, haverá casos em que não será necessário procedimento licitatório, mas realização de contratação direta (hipóteses de inexigibilidade – art. 25). Portanto, incorreta a afirmação trazida pela banca.




    Gabarito da banca e do professor
    : ERRADO

  • SE estes serviços forem de natureza singular, deverá ocorrer a inexigibilidade de licitação. poruqe a concorrência seria inviabilizada.

  • GABARITO: ERRADO

    Seção IV
    Dos Serviços Técnicos Profissionais Especializados

    Art. 13. § 1o Ressalvados os casos de inexigibilidade de licitação, os contratos para a prestação de serviços técnicos profissionais especializados deverão, PREFERENCIALMENTE, ser celebrados mediante a realização de concurso, com estipulação prévia de prêmio ou remuneração.

    FONTE: LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993.


ID
3097054
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No que se refere à contabilidade pública, julgue o item.


Na demonstração da despesa fixada, o balanço orçamentário incluirá as alterações feitas no orçamento, ao longo do exercício financeiro, por meio de créditos adicionais.

Alternativas
Comentários
  • MCASP 8ª Pág. 420 

    Dotação Inicial

    Demonstra os valores dos créditos iniciais conforme consta na Lei Orçamentária Anual (LOA). Os valores registrados nessa coluna permanecerão inalterados durante todo o exercício, pois refletem a posição inicial do orçamento previsto na LOA.  

    Dotação Atualizada

    Demonstra a dotação inicial somada aos créditos adicionais abertos ou reabertos durante o exercício de referência e às atualizações monetárias efetuadas após a data da publicação da LOA, deduzidos das respectivas anulações e cancelamentos.

    Se não ocorrerem eventos que ocasionem a atualização da despesa, a coluna Dotação Atualizada apresentará os mesmos valores da coluna Dotação Inicial. 

    Errado. É a Dotação Atualizada.

    Mas, a banca deu gabarito Certo.

  • Entendo perfeitamente o que pontuou o nobre colega Alan Brito. Até concordo.

    Mas, como contribuição, percebi um possibilidade de interpretação diferente do enunciado...

    Ao se referir à "despesa fixada", a banca não deve estar se referindo aos nomes das colunas (dotação inicial e dotação atualizada) do Balanço Orçamentário. Há a possibilidade de ela estar se referindo à despesa disposta na LOA.

    Ou seja, o Balanço Orçamentário demonstrará, na coluna Dotação Atualizada do Balanço Orçamentário, a despesa fixada na LOA e as alterações feitas no orçamento, ao longo do exercício financeiro, por meio de créditos adicionais.

  • Dotação fixada agora é a mesma coisa de dotação atualizada? Tsc.

  • Essa questão versa sobre o Balanço Orçamentário. 

    Vamos relembrar que o Balanço Orçamentário demonstra as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas (Lei n.º 4.320/1964, art. 102), sendo que as receitas são detalhadas por categoria econômica e origem, especificando a previsão inicial, a previsão atualizada para o exercício, a receita realizada e o saldo, que corresponde ao excesso ou insuficiência de arrecadação. Demonstrará, também, as despesas por categoria econômica e grupo de natureza da despesa, discriminando a dotação inicial, a dotação atualizada para o exercício, as despesas empenhadas, as despesas liquidadas, as despesas pagas e o saldo da dotação (MCASP, 8ª ed., pág. 411).

    Uma vez que a dotação atualizada consta do Balanço Financeiro e que essa advém da dotação inicial alterada por eventuais reduções de dotação ou acrescidas de eventuais créditos adicionais, tem-se que o item está certo.


    Gabarito do Professor: CERTO.

  • Olá!

    Gabarito: Certo

    Bons estudos!

    -Todo progresso acontece fora da zona de conforto. – Michael John Bobak


ID
3097057
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

No que se refere à contabilidade pública, julgue o item.


A responsabilidade pela prestação de contas sobre a utilização de recursos públicos é exclusiva de cada ordenador de despesa, não podendo ser atribuída a outrem, ainda que de forma solidária.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA

    O ordenador de despesas deve demonstrar a regularidade de seus atos, pois é o responsável pela aplicação orçamentária (Constituição Federal, art. 70, parágrafo único).

    Usando de seu poder discricionário, o ordenador primário pode delegar este poder a um agente administrativo por meio de ato formal. Este delegado é caracterizado como ordenador de despesas secundário revestido de autoridade para realizar despesas orçamentárias.

    Portanto, o ORDENADOR DE DESPESAS NÃO É EXCLUSIVO, como diz a questão.

  • Para responder essa questão, transcrevem-se a seguir trechos da CF/88 atinentes ao Controle Externo e da Lei Orgânica do Tribunal de Contas da União.

    CF/88:

    Art. 70. A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas, será exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder.

    Parágrafo único. Prestará contas qualquer pessoa física ou jurídica, pública ou privada, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores públicos ou pelos quais a União responda, ou que, em nome desta, assuma obrigações de natureza pecuniária.

    Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União, ao qual compete:

    II- julgar as contas dos administradores e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos da administração direta e indireta, incluídas as fundações e sociedades instituídas e mantidas pelo Poder Público federal, e as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuízo ao erário público;

    Lei Orgânica do TCU (Lei 8.443/1992):

    Art. 12. Verificada irregularidade nas contas, o Relator ou o Tribunal:
    I - definirá a responsabilidade individual ou solidária pelo ato de gestão inquinado;
    (...)
    Art. 16. As contas serão julgadas:
    (...)
    III - irregulares, quando comprovada qualquer das seguintes ocorrências:
    a) omissão no dever de prestar contas;
    b) prática de ato de gestão ilegal, ilegítimo, antieconômico, ou infração à norma legal ou regulamentar de natureza contábil, financeira, orçamentária, operacional ou patrimonial;
    c) dano ao Erário decorrente de ato de gestão ilegítimo ao antieconômico;
    d) desfalque ou desvio de dinheiros, bens ou valores públicos.
    (...)
    § 2° Nas hipóteses do inciso III, alíneas c e d deste artigo, o Tribunal, ao julgar irregulares as contas, fixará a responsabilidade solidária:
    a) do agente público que praticou o ato irregular, e
    b) do terceiro que, como contratante ou parte interessada na prática do mesmo ato, de qualquer modo haja concorrido para o cometimento do dano apurado.
    (...)

    Pessoal, a primeira ressalva que se faz é que PARTICULARES  "que utilizem, arrecadem, guardem, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores públicos ou pelos quais a União responda" também são RESPONSÁVEIS pela prestação de contas acerca do regular emprego de dinheiro público.

    Além disso, no âmbito de uma entidade pública, no contexto de sua governança, espera-se que competências relacionadas ao emprego de dinheiro público sejam delegadas pelo Dirigente Máximo (que pode ser o Ordenador de Despesas) aos subordinados hierarquicamente.

    Nesse sentido, não faz sentido afirmar que a responsabilidade da prestação de contas seria de responsabilidade exclusiva do ordenador de despesas, haja vista mandatório constitucional expresso que abarca a responsabilidade de prestação de contas, além dos administradores, de TODOS os responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos.

    Vejam, conforme explicitado pela Lei Orgânica do TCU, que na hipótese de julgamento de contas irregulares, a Corte de Contas fixará a responsabilidade solidária, por meio da individualização da conduta e responsabilidade, dos agentes públicos (não se restringindo ao Ordenador de Despesas) e de TERCEIROS que, "de qualquer modo haja concorrido para o cometimento do dano apurado"

    Para sintetizar o supracitado entendimento, transcreve-se a súmula 186 do Tribunal de Contas da União:

    SÚMULA TCU 186: Consideram-se sob a jurisdição do Tribunal de Contas da União os co-autores, embora sem vínculo com o serviço público, de peculato praticado por servidores - quer sejam ou não Ordenadores de Despesas ou dirigentes de órgãos - da Administração Direta ou Indireta da União e Fundação instituída ou mantida pelo Poder Público, e, ainda, pertencentes a qualquer outra entidade, que gerencie recursos públicos, independentemente da sua natureza jurídica e do nível quantitativo da sua participação no capital social. A juízo do Tribunal, atentas as circunstâncias ou peculiaridades de cada caso, os aludidos co-autores estão sujeitos à tomada de contas especial, em que se quantifiquem os débitos e se individualizem as responsabilidades ou se defina a solidariedade, sem prejuízo da adoção, pelas autoridades ou pelos órgãos competentes, das medidas administrativas, civis e penais cabíveis, nas instâncias próprias e distintas. (grifou-se)

    Logo, questão INCORRETA.

    Um exemplo prático: Imaginem a situação em que foi declarada, por um Tribunal de Contas, a ilegalidade uma inexigibilidade de licitação de um órgão público, ratificada pelo Ordenador de Despesa, com identificação de dano ao erário.

    Em sua análise, a Corte identificou que, para a prática de tal irregularidade, além do Ordenador de Despesas, concorreram agentes públicos responsáveis pela elaboração do processo administrativo de inexigibilidade.

    Faz sentido falar de responsabilidade exclusiva do Ordenador de Despesas? A resposta é NÃO.


    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADA

  • Contas de GESTÃO ou ORDINÁRIAS ==> TCs apreciação/parecer + Julgamento das contas (ordenadores de despesas, gestores, administradores, responsáveis pela gestão de recursos públicos, entre outros).

    E mais, os pressupostos de uma República (como é o Brasil) são: eletividade, temporalidade, representação popular e responsabilização dos governantes; aliado aos princípios da governança pública: "C.A.R.E.T.E" = (C)omplicance/conformidade, (A)ccountability (dever de prestar contas), (R)esponsabilidade, (É)tica, (T)ransparência, (E)quidade.

    Bons estudos.

  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: Errado

    Bons estudos!

    -Estude como se a prova fosse amanhã.


ID
3097060
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Julgue o item, relativo ao tópico de auditoria e às leis básicas que regem a contabilidade pública.


A auditoria de regularidade consiste no exame e na avaliação dos registros, das demonstrações contábeis e dos demais documentos de gestão, com o objetivo de expressar uma opinião sobre a conformidade da situação demonstrada.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito "C"

    Um dos principais aspectos em trabalhos de auditoria é a correta aplicação de testes para que o auditor obtenha maior segurança na emissão de sua opinião demonstrada através do parecer. Considerando que atualmente é praticamente impossível a verificação da totalidade das operações de uma organização, é imprescindível a realização do trabalho baseado em testes de auditoria.

  • Segundo os itens 1102.1.1 e 1102.1.1.2, das Normas de Auditoria Governamental (NAGs):

    1102.1.1 AUDITORIA DE REGULARIDADE: exame e avaliação dos registros; das demonstrações contábeis; das contas governamentais; das operações e dos sistemas financeiros; do cumprimento das disposições legais e regulamentares; dos sistemas de controle interno; da probidade e da correção das decisões administrativas adotadas pelo ente auditado, com o objetivo de expressar uma opinião. 

    Fonte: Estratégia Concursos

  • Segundo os itens 1102.1.1 e 1102.1.1.2, das Normas de Auditoria Governamental (NAGs):

    1102.1.1 AUDITORIA DE REGULARIDADE: exame e avaliação dos registros; das demonstrações contábeis; das contas governamentais; das operações e dos sistemas financeiros; do cumprimento das disposições legais e regulamentares; dos sistemas de controle interno; da probidade e da correção das decisões administrativas adotadas pelo ente auditado, com o objetivo de expressar uma opinião. 

    Fonte: Estratégia Concursos

  • Conforme versou as Normas Auditoria Governamental (NAGs) 1000 [1], a Auditoria de Regularidade, espécie de Auditoria Governamental, consiste no:

    "Exame e avaliação dos registros; das demonstrações contábeis; das contas governamentais; das operações e dos sistemas financeiros; do cumprimento das disposições legais e regulamentares; dos sistemas de  controle  interno;  da  probidade  e  da  correção  das  decisões  administrativas adotadas pelo ente auditado, com o objetivo de expressar uma opinião" (grifou-se)

    Logo, questão CORRETA.

    Por fim, frisa-se que é comum empregarem o termo Auditoria de Conformidade como sinônimo de Auditoria de Regularidade.

    Contudo, conforme supramencionada NAG, o termo Auditoria de Regularidade é mais amplo, abrangendo a auditoria contábil e a auditoria de cumprimento legal (conformidade).

    No mesmo sentido versa o Manual de Auditoria Operacional do Tribunal de Contas da União [2], o qual, com base na terminologia dada pelas Normas Internacionais das Entidades Fiscalizadoras Superiores (ISSAI) ressalta-se que o termo Auditoria de Regularidade (regularity audit) abrange a auditoria financeira, auditoria de controles internos e auditoria da legalidade de atos administrativos (conformidade).


    GABARITO DO PROFESSOR: CORRETA.


    REFERÊNCIAS: [1] Instituto Rui Barbosa. Normas de Auditoria Governamental - NAGs aplicáveis ao Controle Externo Brasileiro. Tocantins, 2011. [2] Brasil. Tribunal de Contas da União. Manual de auditoria operacional. 3ed. Brasília, 2010.
  • Casca de banana essa de "demonstrações contábeis": para a pessoa marcar "E" com medo de estar se referindo a auditoria contábil.


ID
3097063
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Julgue o item, relativo ao tópico de auditoria e às leis básicas que regem a contabilidade pública.


O auditor de instituições públicas não poderá realizar uma auditoria restrita a apenas um projeto ou à ação de determinado órgão, devendo incluir, em seu exame, o rol completo de despesas da unidade orçamentária sob auditoria.

Alternativas
Comentários
  • NORMAS DE AUDITORIA GOVERNAMENTAL (NAGs)

    NAG 1000 – NORMAS GERAIS

    1102.1 – AUDITORIA GOVERNAMENTAL: exame efetuado em entidades da administração direta e indireta, em funções, subfunções, programas, ações (projetos, atividades e operações especiais), áreas, processos, ciclos operacionais, serviços, sistemas e sobre a guarda e a aplicação de recursos públicos por outros responsáveis, em relação aos aspectos contábeis, orçamentários, financeiros, econômicos, patrimoniais e operacionais, assim como acerca da confiabilidade do sistema de controle interno (SCI). É realizada por profissionais de auditoria governamental, por intermédio de levantamentos de informações, análises imparciais, avaliações independentes e apresentação de informações seguras, devidamente consubstanciadas em evidências, segundo os critérios de legalidade, legitimidade, economicidade, eficiência, eficácia, efetividade, equidade, ética, transparência e proteção do meio ambiente, além de observar a probidade administrativa e a responsabilidade social dos gestores da coisa pública.

  • A questão versa sobre delimitação do escopo de uma auditoria governamental.

    De acordo com a classificação da pelas Normas Auditoria Governamental (NAGs)[1], a auditoria governamental divide-se em:

    Auditoria de Regularidade:

    "exame e avaliação dos registros; das demonstrações contábeis; das contas governamentais; das operações e dos sistemas financeiros; do cumprimento das disposições legais e regulamentares; dos sistemas de  controle  interno;  da  probidade  e  da  correção  das  decisões  administrativas adotadas pelo ente auditado, com o objetivo de expressar uma opinião" (grifou-se)

    Frisa-se que a auditoria de regularidade abarca a auditoria contábil e auditoria de cumprimento legal (conformidade)

    Auditoria Operacional:

    "exame de funções, subfunções, programas, ações (projetos, atividades, operações especiais), áreas, processos, ciclos operacionais,serviços e sistemas governamentais com o objetivo de se emitir comentários sobre o desempenho dos órgãos e das entidades da Administração Pública e o resultado das  políticas,    programas  e  projetos  públicos,  pautado  em  critérios  de economicidade, eficiência, eficácia, efetividade, equidade, ética e proteção ao meio ambiente, além dos aspectos de legalidade" (grifou-se)

    Conforme podemos verificar acima, as auditorias de caráter operacional e de caráter regularidade possuem finalidades distintas, o que, por si só, já tornaria a questão incorreta.

    Além disso, com base no OBJETIVO de cada auditoria, os auditores envolvidos na fiscalização DELIMITAM O ESCOPO, de modo que este seja suficiente a satisfazer os objetivos do trabalho, conforme versaram as Normas de Auditoria do Tribunal de Contas da União[2]:

    "O escopo envolve a definição das questões de auditoria, a profundidade e o detalhamento dos procedimentos, a delimitação do universo auditável (abrangência), a configuração da amostra (extensão) e a oportunidade dos exames" (grifou-se).

    Logo, ao contrário do que afirmou a questão, podem ocorrer auditorias governamentais restritas à execução de um projeto/programa de governo à cargo de um órgão, sem que isso abarque o rol completo de despesas da unidade orçamentária sob auditoria.

    Inclusive, os auditores devem ter cautela na delimitação do escopo de auditoria, tendo em vista que existe um cronograma para execução dos trabalhos e um objetivo a ser alcançado. Nesse sentido, um escopo de auditoria bastante amplo pode representar um risco a consecução desse trabalho.

    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADA


    REFERÊNCIAS: [1] Instituto Rui Barbosa. Normas de Auditoria Governamental - NAGs aplicáveis ao Controle Externo Brasileiro. Tocantins, 2011; [2] Brasil. Tribunal de Contas da União. NORMAS DE AUDITORIA DO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. Revisão Junho 2011, Brasília 2011;
  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: Errado

    Bons estudos!

    -É praticando que se aprende e a prática leva á aprovação.


ID
3097066
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Julgue o item, relativo ao tópico de auditoria e às leis básicas que regem a contabilidade pública.


Tendo em vista o sigilo da auditoria, é vedado ao auditor enviar solicitações de confirmação das evidências a agentes externos à entidade auditada.

Alternativas
Comentários
  • GAB. ERRADO

    NBC TI 01

    12.2.3.2 – Os testes de observância visam à obtenção de razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários e administradores da entidade. Na sua aplicação, devem ser considerados os seguintes procedimentos:

    a) inspeção – verificação de registros, documentos e ativos tangíveis;

    b) observação – acompanhamento de processo ou procedimento quando de sua execução; e

    c) investigação e confirmação – obtenção de informações perante pessoas físicas ou jurídicas conhecedoras das transações e das operações, dentro ou fora da entidade. 

  • A questão versa sobre a manutenção de sigilo em auditorias governamentais.

    De início, já se destaca que as  "solicitações  de  confirmação  das  evidências  agentes externos à entidade auditada" enviadas pela equipe de auditoria, caso seja detectada essa necessidade, consiste em uma TÉCNICA DE AUDITORIA chamada de CIRCULARIZAÇÃO (CONFORMAÇÃO EXTERNA), o que já torna a questão incorreta, conforme versaram os Padrões de Auditoria de Conformidade do Tribunal de Contas da União [1] e  as Normas Auditoria Governamental(NAGs) [2]:

    "circularização consiste na confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; no planejamento dos trabalhos, a equipe deve considerar as partes externas que podem ser circularizadas e os objetivos de fiscalização que poderão ser satisfeitos pela circularização" [1]

    "4402.2.8 – Confirmação externa ou circularização: é o procedimento praticado visando obter de terceiros, ou de fonte interna independente, informações sobre a legitimidade, regularidade e exatidão do universo ou de amostras representativas, mediante sistema válido e relevante de comprovação, devendo ser aplicado sobre posições representativas de bens, direitos e obrigações do ente auditado." [2]

    Pessoal, tratando-se de Tribunais de Contas, ressalta-se que a unidade jurisdicionada auditada não pode negar informações sob alegação de sigilo, certo? Caberia ao órgão auditado classificar as informações, de acordo com legislação vigente,  competindo ao TC a manutenção desse sigilo. Assim versaram as NAGs [2]:

    2208 – O TC deve manter sigilo sobre as informações obtidas durante a realização da auditoria.

    2301 – O TC, no exercício de suas competências constitucionais, legais e regimentais, não está sujeito a qualquer tipo de sigilo, quanto ao acesso, à obtenção e ao manuseio de informações, documentos ou locais, independentemente da natureza das transações e das operações examinadas.

    4408.5 – A documentação de auditoria é de propriedade exclusiva do TC, responsável por sua guarda e sigilo. Ela deve ser arquivada pelo prazo de cinco anos, contado a partir da data de julgamento ou apreciação das auditorias governamentais relacionadas. Após esse período, pode ser transferida para o arquivo permanente ou eliminada, conforme decisão do colegiado de cada TC, salvos os prazos fixados pela legislação pertinente ao ente auditado

    Em uma circularização, não, necessariamente, serão compartilhadas evidências e/ou informações obtidas no decurso da auditoria, essa, por exemplo, pode se limitar à confirmação de um dado específico junto à fonte primária.

    Frisa-se ainda a possibilidade de que as obtidas em uma auditoria governamental sejam ostensivas (não sigilosas), o que não geraria óbice legal na circularização com agentes externos.

    Ademais, ainda que se trate de uma informação sensível, a depender da relevância da confirmação externa dessa evidência, entende-se que o relator do processo referente à auditoria teria competência para autorizar essa circularização com um agente externo (especialmente se esse agente externo for uma unidade jurisidcionada), cabendo ao agente externo a manutenção desse sigilo (Termo de Confidencialidade, por exemplo).

    Portanto, a questão está incorreta.

    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADA


    REFERÊNCIAS: [1] Brasil. Tribunal de Contas da União. Padrões de Auditoria de Conformidade (Portaria-Segecex 26/2009). Brasília, 2009 [2] Instituto Rui Barbosa. Normas de Auditoria Governamental - NAGs aplicáveis ao Controle Externo Brasileiro. Tocantins, 2011;
  • JULGUE: Tendo em vista o sigilo da auditoria, é vedado ao auditor enviar solicitações de confirmação das evidências a agentes externos à entidade auditada. FALSO

    ===============================

    MANUTENÇÃO DE SIGILO EM AUDITORIAS GOVERNAMENTAIS

    ◙ Os procedimentos de Auditoria Interna constituem-se em exames e investigações, sendo classificados tem: testes de observância e testes substantivos.

    ► Um dos testes de observância é a confirmação que pode obter informações junto a pessoas físicas ou jurídicas de dentro ou de fora (externo) da entidade, conforme dispõe o NBC TI 01.

    12.2.3.2: os testes de observância visam à obtenção de razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários e administradores da entidade;

    Na sua aplicação, devem ser considerados os seguintes procedimentos:

    a) inspeção: verificação de registros, documentos e ativos tangíveis;

    b) observação: acompanhamento de processo ou procedimento quando de sua execução;

    c) investigação e confirmação: obtenção de informações perante pessoas físicas ou jurídicas conhecedoras das transações e das operações, dentrou ou fora da entidade.

    12.2.3.3: os testes substantivos visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelos sistemas de informação da entidade;

    ◙ As solicitações das evidências para agentes externos à entidade auditada enviadas pela equipe de auditoria, caso necessite, consiste em uma técnica de auditoria chamada de: Circularização (Conformação Externa), conforme dispõe os Padrões de Auditoria de Conformidade do Tribunal de Contas da União e as Normas de Auditoria Governamental (NAGs).

    ◙ Circularização: consiste na confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; no planejamento dos trabalhos, a equipe deve considerar as partes externas que podem ser circularizadas e os objetivos de fiscalização que poderão ser satisfeitos pela circularização;

    ===============================

    Fonte: Rafael Bittencourt, QC; Luis Kayanoki, TEC;

  • TIPOS DE PROCEDIMENTOS

    ◙ Os procecimentos (técnicas) mais usuais em auditoria que são utilizadas tanto nos testes de controle como nos procedimentos substantivos (a única ressalva é quanto às técnicas de auditoria interna);

    Tipos de procedimentos substantivos e testes de controle:

    ► Inspeção;

    ► Observação;

    ► Recálculo (Conferência de Cálculo);

    ► Indagação (Entrevista);

    ► Procedimentos Analítics;

    ► Reexecução;

    ► Circularização;

    ==============================================

    Fonte: Marcus Felipe, Direção;


ID
3097069
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Julgue o item, relativo ao tópico de auditoria e às leis básicas que regem a contabilidade pública.


A documentação de auditoria poderá incluir registros de eventos não presenciados pelo auditor, como, por exemplo, minutas de reuniões elaboradas pelo pessoal integrante da entidade auditada.

Alternativas
Comentários
  • Item A14 da NBC TA 230 (R1):

    “A documentação não se limita aos registros elaborados pelo auditor, mas podem incluir outros registros apropriados, como minutas de reuniões elaboradas pelo pessoal da entidade e acordadas com o auditor. O auditor pode discutir assuntos significativos com outros empregados da entidade e terceiros, como pessoas que prestam serviço de consultoria”

  • A questão versa sobre documentação de auditoria.

    De acordo com as Normas de Auditoria Governamental (NAGs) [1], a documentação de auditoria consiste em:

    "1105 – DOCUMENTAÇÃO DE AUDITORIA: documentos e anotações preparados em qualquer meio com informações e provas elaborados diretamente pelo profissional de auditoria governamental ou por sua solicitação e supervisão, ou por ele obtido,que registram as evidências dos trabalhos executados e fundamentam sua opinião e comentários. Também denominada papéis de trabalho" (grifou-se)
    (...)

    4408.11.2 – Elaborada por terceiros: documentação de auditoria que registra as evidências obtidas e que é preparada pelo ente auditado ou por outros que não sejam ligados aos trabalhos de auditoria, a qual pode ser subdividida em:
    4408.11.2.1 – Elaborada por solicitação direta do profissional de auditoria governamental: é a documentação de auditoria preparada pelo ente auditado a pedido do profissional de auditoria governamental e de uso específico para atendera um determinado procedimento de auditoria governamental (ex.: cartas de confirmação de terceiros ou circularização, resumo de movimentação de bens permanentes e de dívidas de longo prazo).
    4408.11.2.2 – Elaborada no exercício das atividades do ente auditado: as demais documentações de auditoria solicitadas pelo profissional de auditoria governamental ao ente auditado, que também são utilizadas para registrar ou evidenciar o trabalho executado, suportar as conclusões e fundamentar a opinião.

    Nesse mesmo sentido versaram as Normas de Auditoria do Tribunal de Contas da União [2]:

    109. Todo o trabalho de auditoria deve ser documentado de modo a assegurar a sua revisão e a manutenção das evidências obtidas. Todas as informações relevantes para dar suporte às conclusões e aos resultados da auditoria devem ser registradas.
    110. Os papéis de trabalho constituem a documentação que evidencia todo o trabalho desenvolvido pelo auditor, contendo registro de todas as informações utilizadas, das verificações a que procedeu e das conclusões a que chegou, independentemente da forma, do meio físico ou das características intrínsecas ou extrínsecas.
    (...)
    112. Consideram-se papéis de trabalho aqueles preparados pelo auditor, pelo auditado ou por terceiros, tais como, planilhas, formulários, questionários preenchidos, fotografias, arquivos de dados, de vídeo ou de áudio, ofícios, memorandos, portarias, documentos originais ou cópias de contratos ou de termos de convênios, confirmações externas, programas de auditoria e registros de sua execução em qualquer meio, físico ou eletrônico, como matrizes de planejamento, de achados e de responsabilização (grifou-se).

    Portanto, conforme exposto acima, a documentação de auditoria poderá incluir minutas de reuniões elaboradas pelo pessoal  integrante da entidade auditada, caso sejam relevantes à consecução do objetivo da auditoria

    GABARITO DO PROFESSOR: CERTO



    REFERÊNCIAS:  [1] Instituto Rui Barbosa. Normas de Auditoria Governamental - NAGs aplicáveis ao Controle Externo Brasileiro. Tocantins, 2011; [2] Brasil. Tribunal de Contas da União. NORMAS DE AUDITORIA DO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. Revisão Junho 2011, Brasília 2011. Brasília, 2009
  • PTs = 1) Permanentes (utilizáveis por + de 1 exercício = Ex.: plano contas, contratos sociais, estatutos, minutas etc) e 2)Corrente (ext.bancários, doctos em geral etc).

    Bons estudos.


ID
3097072
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Julgue o item, relativo ao tópico de auditoria e às leis básicas que regem a contabilidade pública.


O capital social integra o patrimônio líquido dos órgãos da Administração Pública Federal direta.

Alternativas
Comentários
  • MCASP 8ª Pág. 439 

    Patrimônio Social e Capital Social

    Compreende o patrimônio social das autarquias, fundações e fundos e o capital social das demais entidades da administração indireta

    Errado. Além do mais, a Administração Direta é composta por Órgãos (não são PJ’s).

  • Questão sobre as contas do Balanço Patrimonial.

    Conforme o MCASP, O Balanço Patrimonial (BP) é a demonstração contábil que evidencia, qualitativa e quantitativamente, a situação patrimonial da entidade pública por meio de contas representativas do patrimônio público, bem como os atos potenciais, que são registrados em contas de compensação (natureza de informação de controle).

    A estrutura do BP é bem similar com o BP da contabilidade privada. No Ativo, temos o conjunto de bens e direitos, sendo dividido em dois grandes grupos: Ativo Circulante (AC) e Ativo Não Circulante (ANC). Do outro lado do BP estão representados, o Passivo Exigível (PE) que representam obrigações – também subdividido em Passivo Circulante (PC) e Não Circulante (PNC) - e o Patrimônio Líquido (PL), que também pode ser chamado de Passivo Não Exigível.  

    Atenção! Apesar dessa similaridade, temos algumas diferenças importantes nas contas do BP da contabilidade pública. Por exemplo, no campo que a contabilidade privada contabiliza o capital social (conta do PL), a contabilidade pública utiliza dois termos técnicos: patrimônio social e capital social, para fazer referência ao patrimônio das entidades da administração indireta.

    Patrimônio Social e Capital Social

    Compreende o patrimônio social das autarquias, fundações e fundos e o capital social das demais entidades da administração indireta.

    Dessa forma, já podemos identificar o ERRO da assertiva:

    O capital social integra o patrimônio líquido dos órgãos da Administração Pública Federal direta.

    O patrimônio social integra o patrimônio líquido das autarquias, fundações e fundos e o capital social das demais entidades da administração indireta.


    Gabarito do Professor: ERRADO.

ID
3097075
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Julgue o item, relativo ao tópico de auditoria e às leis básicas que regem a contabilidade pública.


A empresa estatal que receber recursos financeiros do Tesouro Nacional para pagamento de despesas com pessoal ou de custeio em geral será considerada como dependente.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    ESTATAL DEPENDENTE = Recece recursos para pagar despesas com pessoal ou custeio em geral ou de capital. 

    ESTATAL INDEPENDENTE = Não depende dos recursos do estado para pagar pessoal ou financiar suas atividades. Faz isso com recursos próprios.

  • LRF

    Art. 2 Para os efeitos desta Lei Complementar, entende-se como:

        II - empresa controlada: sociedade cuja maioria do capital social com direito a voto pertença, direta ou indiretamente, a ente da Federação;

         III - empresa estatal dependente: empresa controlada que receba do ente controlador recursos financeiros para pagamento de despesas com pessoal ou de custeio em geral ou de capital, excluídos, no último caso, aqueles provenientes de aumento de participação acionária;

    Certo

  • Cabe recurso. Não basta ser empresa estatal, deve ser empresa controlada.

  • Lida a questão, vamos para a resolução.

    Essa questão exige conhecimentos da Lei de Responsabilidade Fiscal, na qual é conceituada a independência/dependência de empresas estatais.

    "Em seu art. 2º, inciso III, a LRF define que empresa estatal dependente é a empresa controlada que recebe do ente controlador recursos financeiros para pagamento de despesas com pessoal ou de custeio em geral ou de capital, excluídos, no último caso, aqueles provenientes de aumento de participação acionária;"

    Note que, portanto, o item descreve acertadamente uma das hipóteses de empresa estatal dependente.


    Gabarito do Professor: CERTO.


ID
3097078
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Julgue o item, relativo ao tópico de auditoria e às leis básicas que regem a contabilidade pública.


Se determinada despesa obrigatória de caráter permanente for criada por prazo determinado de acordo com a legislação vigente, a prorrogação do prazo inicialmente previsto poderá ser feita sem a observância das regras compensatórias.

Alternativas
Comentários
  • LRF

    Art. 17. Considera-se obrigatória de caráter continuado a despesa corrente derivada de lei, medida provisória ou ato administrativo normativo que fixem para o ente a obrigação legal de sua execução por um período superior a 2 exercícios.

    § 2 Para efeito do atendimento do § 1, o ato será acompanhado de comprovação de que a despesa criada ou aumentada não afetará as metas de resultados fiscais previstas no anexo referido no § 1 do art. 4, devendo seus efeitos financeiros, nos períodos seguintes, ser compensados pelo aumento permanente de receita ou pela redução permanente de despesa.

    § 7 Considera-se aumento de despesa a prorrogação daquela criada por prazo determinado.

    Errado. Deve cumprir o § 2.

  • Deve observar regra compensatória: ou aumento permanente de receita ou redução permanente de despesa.

  • A questão versa sobre Finanças e Contabilidade Pública, mais especificamente sobre despesas públicas à luz da Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF (Lei Complementar n.º 101/2000).

    Conforme caput, do art. 17, da LRF, considera-se obrigatória de caráter continuado a despesa corrente derivada de lei, medida provisória ou ato administrativo normativo que fixem para o ente a obrigação legal de sua execução por um período superior a dois exercícios.

    Já os § § 1º, 2º e 7º, do art. 17, da LRF, assim dispõem:

    "§ 1º Os atos que criarem ou aumentarem despesa de que trata o caput deverão ser instruídos com a estimativa prevista no inciso I do art. 16 e demonstrar a origem dos recursos para seu custeio. (Vide Lei Complementar n.º 176, de 2020.)

    § 2º Para efeito do atendimento do § 1º o ato será acompanhado de comprovação de que a despesa criada ou aumentada não afetará as metas de resultados fiscais previstas no anexo referido no § 1º do art. 4º devendo seus efeitos financeiros, nos períodos seguintes, ser compensados pelo aumento permanente de receita ou pela redução permanente de despesa.  

    (...)

    § 7º Considera-se aumento de despesa a prorrogação daquela criada por prazo determinado."

    Desse modo, conforme disposto acima, a prorrogação de despesa obrigatório de caráter permanente criada por prazo determinado, para fins da LRF, é considerada como um aumento de despesa, exigindo, consequentemente, COMPENSAÇÃO pelo aumento permanente de receita ou pela redução permanente de despesa.

    Logo, alternativa INCORRETA.


    Gabarito do Professor: ERRADO.

ID
3097081
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Julgue o item, relativo ao tópico de auditoria e às leis básicas que regem a contabilidade pública.


As receitas patrimoniais são provenientes da realização de recursos financeiros oriundos da constituição de dívidas.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    As receitas de capital que provém da constituição de dívidas. As receitas patrimoniais são provenientes da fruição do patrimônio público.

  • Questão de AFO e não de Contabilidade Geral.
  • Questão sobre a classificação econômica da receita pública.

    Nessa questão utilizaremos a classificação orçamentária por natureza, que tem por fundamento a Lei n.º 4.320/64. É uma classificação antiga, utilizada por todos os entes da Federação e visa identificar a origem do recurso segundo o fato gerador. As receitas segundo sua categoria econômica podem ser divididas em receitas correntes e receitas de capital.

    (1) As receitas correntes, segundo o MCASP, são aquelas que aumentam as disponibilidades financeiras do Estado, em geral, aumentando o Patrimônio Líquido (PL).

    Exemplos mais comuns são: impostos, taxas, contribuições de melhoria, de serviços, etc.

    Dica! A receita corrente, segundo sua origem, é TRICO PAIS TOU:

    TRIbutária (impostos, taxas e contribuições de melhoria)
    COntribuições (sociais, econômicas, profissionais e iluminação pública)
    Patrimonial
    Agropecuária
    Industrial
    Serviços
    Transferências correntes
    OUtras receitas correntes

    (2) As receitas de capital, também aumentam as disponibilidades financeiras do Estado, mas diferentemente das receitas correntes, em geral, não provocam efeito sobre o Patrimônio Líquido.

    É o que ocorre com a receita de capital proveniente da alienação de um bem, por exemplo. Imagine, uma venda em dinheiro de um carro pelo mesmo valor que estava registrado na contabilidade. Apesar de entrar dinheiro no caixa pela venda, ocorre a baixa do ativo registrado, não provocando efeito no PL.

    Exemplos mais comuns: Alienação de bens em geral, integralização de capital social, operações de crédito, amortizações de empréstimos concedidos.

    Dica! As receitas de capital é O ALAMOR TOU:

    Operação de Crédito (internas e externas)
    ALienação de Bens
    AMORtização de empréstimos
    Transferências de capital
    OUtras receitas de capital

    TRICO PAIS e O ALAMOR são os famosos irmãos TOU. Espero que eles ajudem você a lembrar das classificações.

    Voltando a questão, agora precisamos conhecer o detalhe da receita patrimonial, veja a disposição do MCASP:

    "Código 1.3.0.0.00.0.0 – Receita Corrente – Patrimonial

    São receitas provenientes da fruição do patrimônio de ente público, como por exemplo, bens mobiliários e imobiliários ou, ainda, bens intangíveis e participações societárias. São classificadas no orçamento como receitas correntes e de natureza patrimonial."

    Feita toda a revisão, já podemos identificar o ERRO da assertiva:

    As receitas patrimoniais são provenientes da realização de recursos financeiros oriundos da constituição de dívidas.

    As receitas de operação de crédito (receitas de capital) são as provenientes da realização de recursos financeiros oriundos da constituição de dívidas.

    Dica! A receita de capital também pode ser proveniente da conversão, em espécie, de bens e direitos (alienação de bens), bem como de recursos recebidos de outras pessoas de direito público ou privado e destinados a atender despesas classificáveis em Despesas de Capital (transferências de capital).


    Gabarito do Professor: ERRADO.

ID
3097084
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Julgue o item, relativo ao tópico de auditoria e às leis básicas que regem a contabilidade pública.


As dotações destinadas a cobrir a diferença entre os preços de mercado e os preços de revenda, pelo governo, de gêneros alimentícios ou outros materiais integram as subvenções sociais.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO 

    Subvenções Sociais:
    Despesas orçamentárias para cobertura de despesas de instituições privadas de caráter assistencial ou cultural, sem finalidade lucrativa.


    Subvenções Econômicas:
    Despesas orçamentárias com o pagamento de subvenções econômicas, a qualquer título, autorizadas em leis específicas, tais como: ajuda financeira a entidades privadas com fins lucrativos; concessão de bonificações a produtores, distribuidores e vendedores; cobertura, direta ou indireta, de parcela de encargos de empréstimos e financiamentos e dos custos de aquisição, de produção, de escoamento, de distribuição, de venda e de manutenção de bens, produtos e serviços em geral; e, ainda, outras operações com características semelhantes.

  • Errado. Trata-se de Subvenções Econômicas - LEI 4320/64 Art. 18, Parágrafo único, a.

  • As dotações destinadas a cobrir a diferença entre os preços de mercado e os preços de revenda, pelo governo, de gêneros alimentícios ou outros materiais integram as subvenções sociais. Resposta: Errado.

    Subvenção econômica.

  • GAB. Errado, está tratando de subvenção econômica.

    Lei 4.320/64 - Art. 18. A cobertura dos déficits de manutenção das emprêsas públicas, de natureza

    autárquica ou não, far-se-á mediante subvenções econômicas expressamente incluídas nas

    despesas correntes do orçamento da União, do Estado, do Município ou do Distrito Federal.

    Parágrafo único. Consideram-se, igualmente, como subvenções econômicas:

    a) as dotações destinadas a cobrir a diferença entre os preços de mercado e os preços

    de revenda, pelo Govêrno, de gêneros alimentícios ou outros materiais;

    b) as dotações destinadas ao pagamento de bonificações a produtores de determinados

    gêneros ou materiais.

  • Subv.sociais "S-E-C-AS" e Subs. Econ. "P-A-C-I".

    Bons estudos.

  • Lida a questão, vamos para a resolução.

    Essa questão exige conhecimentos da Lei n.º 4.320/1964. 

    Primeiramente, o art. 12 desse diploma legal dispõe que:

    "§ 3º Consideram-se subvenções, para os efeitos desta lei, as transferências destinadas a cobrir despesas de custeio das entidades beneficiadas, distinguindo-se como:

    I - subvenções sociais, as que se destinem a instituições públicas ou privadas de caráter assistencial ou cultural, sem finalidade lucrativa;

    II - subvenções econômicas, as que se destinem a empresas públicas ou privadas de caráter industrial, comercial, agrícola ou pastoril."

    O conceito acima já é o primeiro indício de que o item pode estar errado. De fato, o art. 18 desse da Lei n.º 4.320/1964 conceitua mais especificamente subvenções econômicas. Vejamos:

    "II) Das Subvenções Econômicas


    Art. 18. A cobertura dos déficits de manutenção das empresas públicas, de natureza autárquica ou não, far-se-á mediante subvenções econômicas expressamente incluídas nas despesas correntes do orçamento da União, do Estado, do Município ou do Distrito Federal.

    Parágrafo único. Consideram-se, igualmente, como subvenções econômicas:

    a) as dotações destinadas a cobrir a diferença entre os preços de mercado e os preços de revenda, pelo Governo, de gêneros alimentícios ou outros materiais;

    b) as dotações destinadas ao pagamento de bonificações a produtores de determinados gêneros ou materiais."

    Note que a alínea "a" do parágrafo único do art. 18 da Lei n.º 4.320/1964 coincide justamente com o item. No entanto, esse dispositivo é afeto a subvenções econômicas e não sociais, razão pela qual o item está errado.


    Gabarito do Professor: ERRADO.


ID
3097087
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Julgue o item, relativo ao tópico de auditoria e às leis básicas que regem a contabilidade pública.


A tabela de eventos utilizada pelo Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI) faz parte do plano de contas aplicado ao Setor Público.

Alternativas
Comentários
  • A execução contábil relativa aos atos e fatos de gestão financeira, orçamentária e patrimonial da União obedece ao Plano de Contas elaborado e mantido de acordo com os padrões estabelecidos, tendo como partes integrantes a relação das contas agrupadas segundo suas funções, a tabela de eventos (conjunto de todos os eventos existentes) e a indicação do mecanismo de débito e crédito de cada conta.

    O SIAFI promove, de forma automática, os lançamentos contábeis correspondentes aos registros dos atos e fatos praticados pelos gestores públicos quando do exercício de suas atividades.

    Fonte: Site do Tesouro Nacional

    Gabarito: C

  • Os Conselhos Profissionais e as demais entidades não compreendidas no conceito de entidades do setor público, incluídas as empresas estatais independentes, poderão aplicar as normas estabelecidas no MCASP de maneira facultativa ou por determinação dos respectivos órgãos reguladores, fiscalizadores e congêneres.

    PS: De acordo com o Acordão TCU n. 991/2019 (30/04/2019) é obrigatório ao Sistema S a aplicação da CASP.

  • Tabela de Eventos - SIAFI - é composta de: (total de 6 dígitos)

    =============================================

    * Classe de evento XX

    * Tipo Y

    * Código sequencial ZZZ

    Bons estudos.

  • Questão sobre SIAFI e a codificação da tabela de eventos.

    O SIAFI é o sistema integrado que acompanha as atividades da administração financeira, da execução orçamentária e patrimonial da União. Sinteticamente, o SIAFI é um sistema que registra, processa, controla e fornece informações sobre atos e fatos financeiros, orçamentários e patrimoniais das entidades do setor público que o utilizam.

    Já a tabela de eventos, que faz parte do Plano de Contas da Administração Federal, é o instrumento utilizado pelas unidades gestoras no preenchimento das telas e/ou documentos de entrada de dados no SIAFI para transformar os atos e fatos administrativos rotineiros em registros contábeis automáticos.

    Esses eventos são responsáveis pela característica atribuída ao SIAFI denominada otimização da escrituração, pois permite que os operadores do SIAFI efetuem lançamentos contábeis mesmo não sendo contadores, visto que é solicitado apenas o código do evento. Na prática, uma vez informado o código apropriado, ele identifica o fato que está sendo registrado no sistema e efetua automaticamente os débitos e os créditos correspondentes.

    Os eventos são identificados por um código composto de 6 dígitos, estruturados da seguinte forma: Classe: 1o e 2o dígitos; Tipo: 3o dígito; Código Sequencial: 4o, 5o, 6o dígitos.

    Veja alguns exemplos das principais classes de eventos com seus respectivos dígitos, conforme o Tabela de Eventos da Administração Pública Federal – Tesouro Nacional. Repare como os próprios códigos conversam com as classes e grupos do PCASP:

    "CLASSE DOS EVENTOS
    10.0.000 - PREVISAO DA RECEITA.
    20.0.000 - DOTACAO DA DESPESA
    55.0.000 - APROPRIAÇÕES DE BENS E DIREITOS.
    61.0.000 - BAIXAS DE VARIAÇÕES PATRIMONIAIS DIMINUTIVAS - VPD
    70.0.000 - TRANSFERÊNCIAS FINANCEIRAS SEM EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA"

    Feita toda a revisão, já podemos identificar a correção da assertiva:

    A tabela de eventos utilizada pelo Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI) faz parte do plano de contas aplicado ao Setor Público (PCASP). 


    Fonte:
    ¹ Paludo, Augustinho Vicente Orçamento público, administração financeira e orçamentária e LRF I Augustinho Vicente Paludo. - 7ª ed. rev. e atual. - Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO: 2017. p. 339.


    Gabarito do Professor: CERTO.