SóProvas



Prova Exército - 2016 - EsFCEx - Oficial - Ciências Contábeis


ID
2321347
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Marque a alternativa correta com relação a escorregamento (deslizamento) em áreas urbanas no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • esta questão foi facil.

  • Sim, muito fácil

  • Gabarito letra B. 

     b) Tem relação com acúmulo de lixo, esgoto e ocupação desordenada de determinadas áreas.

  • Por isso q é melhor mais difícil. A banca vê os "humildih"  dizendo fácil...

  • A intensa e acelerada urbanização brasileira resultou em sérios problemas sociais urbanos, entre os quais podemos destacar:

     

    Aumento do número de comunidades carentes ( favelas e cortiços ) que ocupam, muitas vezes, áreas de mananciais ou áreas florestais consideradas regiões de risco. Isso significa que os mananciais, isto é, as fontes de abastecimento de água, podem ser poluídos. Nas áreas florestais, o desmatamento de encostas põe em risco a vida das pessoas.

     

    A falta de estrutura acompanha o crescimento das comunidades carentes. A rede de esgotos, de coleta de lixo, de água encanada, de luz, de telefone é insuficiente ou clandestina. Além de objetos serem jogados em rios ou em áreas de mananciais, soma-se o risco de contaminação por roedores e insetos.

     

    GABARITO: LETRA B

    FONTE: LIVRO VOAZ, GEOGRAFIA, VOL.ÚNICO, LÚCIA MARINA E TÉRCIO.

  • O estabelecimento de núcleos urbanos em encostas de alta declividade intensificou a ocorrência de deslizamentos de terra, provocando mortes e desalojamentos. 

  • Da para ver que é a b pelo fato das outras terem nada a ver, mas falar que lixo e esgoto por si ajudam no escorregamento kkkk, beleza ta "serto".

  • Felipe Silveira, e eu ia marca a letra C, mas por algum motivo marquei a B por achar mais "coerente".

    Mas fiquei em dúvida com a relação da alternativa e os deslizamentos que ocorrem nos morros.

    Como o Wisner Santos apresentou abaixo, pela bibliografia do Voaz Geografia, o contexto do lixo, esgoto e ocupação, tem mais relação com a falta de estrutura, do que com os deslizamentos ocorridos, como cita o livro, sendo que o mesmo seria consequência dos desmatamentos das encostas, como também cita o Brasil Escola da UOL:

    "O deslizamento é um fenômeno comum em áreas de relevo acidentado, sobretudo nas encostas. Esse processo pode ocorrer em locais onde não há ocupação humana, no entanto, são mais comuns em terrenos onde houve a retirada da cobertura vegetal original, que é responsável pela consistência do solo e que impede, através das raízes, o escoamento das águas."

    Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/deslizamentos-encostas.htm

  • Depende da ação antrópica sim, no caso a ação do homem. Pois muitas vezes são construídas casas, cortiços, sobretudo pela classe com menor poder aquisitivo em morros, onde são locais os quais não são propícios a urbanização justamente por não ser de planície.

  • Cuidado com as desinformações!!

    Os deslizamentos em encostas ocorrem de maneira natural, não dependendo da ação antrópica direta, porém podem ser intensificados pela ação humana.

    O erro na C) está em afirmar que ocorre em todas as área, sendo que ocorre apenas em lugares íngremes.

    Agora, a B) afirmar que os deslizamentos têm relação com o acúmulo de lixo é viagem também, mas daria para chegar na alternativa correta através de eliminação.


ID
2321350
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Analise as afirmativas sobre as Metrópoles Brasileiras, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F, quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Brasília, Salvador, Campinas e Recife são metrópoles nacionais.
( ) São Paulo e Rio de Janeiro são metrópoles globais.
( ) Manaus, Goiânia e Salvador são consideradas como metrópoles regionais.

Alternativas
Comentários
  • Salvador não é considerado metrópole nacional?

     

  • O erro da 1ª alternativa é afirmar que CAMPINAS e RECIFE são metrópoles nacionais .

  • Ué Salvador não é metrópole nacional?

  • Metrópole – No terceiro nível hierárquico, estão os centros urbanos de Manaus, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia e Porto Alegre. Todos esses centros urbanos possuem população acima de 1,5 milhão de habitantes. A mais populosa das metrópoles é Belo Horizonte.

  • Gabrito letra C.

     c) F - V - V

  • Há, portanto, três principais tipos de metrópoles no Brasil: as globais, as nacionais e as regionais.

    As metrópoles globais representam as cidades com maior grau de complexidade socioeconômica e geográfica do país, pois abrigam sedes dos principais polos do sistema financeiro, como bancos, bolsas de valores, multinacionais e outros. Nesse sentido, suas respectivas redes de transporte e comunicação, bem como a sua integração territorial, possuem um nível de alcance que, muitas vezes, extrapola as fronteiras nacionais.

    As duas metrópoles mundiais brasileiras são: Rio de Janeiro e São Paulo.

    As metrópoles nacionais atuam basicamente da mesma forma que as globais, porém com um nível de abrangência que alcança somente a escala nacional, pois suas relações exteriores encontram-se apenas parcialmente desenvolvidas. Mesmo assim, essas cidades também são importantes pontos nas redes financeiras do Brasil.

    As metrópoles nacionais são: Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Salvador (BA) e Curitiba (PR).

    As metrópoles regionais restringem suas áreas de influência a um nível regional não necessariamente muito bem definido. Sendo assim, sua polarização é limitada, bem como os serviços por elas oferecidos, porém muito elevados quando postos em comparação com as regiões de entorno. Em geral, as metrópoles regionais possuem uma forte conexão com metrópoles nacionais ou globais próximas.

    As metrópoles regionais brasileiras são: Goiânia (GO), Belém (PA) e Manaus (AM).

    Portanto, resposta deveria ser: E

    Gabarito provisório era E, mas após recurso foi mudado para C.

    http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/metropoles-brasileiras.htm

  • Eu não concordo com a desqualificação de Recife e Salvador a metrópole regional, mas segue justificativa da banca:

     

    "Esse estudo (REGIC 2007 – IBGE) reconhece a existência de 12 metrópoles: São Paulo, considerada Grande Metrópole Nacional; Rio de Janeiro e Brasília, consideradas Metrópoles Nacionais; e Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Manaus, Porto Alegre, Recife e Salvador, como Metrópoles. A identificação da natureza desses espaços se valeu de um amplo conjunto de informações que confirmaram a adequação do conceito de metrópole apenas a essas unidades. Tal conceito considera como metropolitanos os centros que se caracterizam pelos principais papeis em gestão do território, grande porte, fortes relacionamentos entre seus municípios, e extensa área de influência direta (IBGE, 2008). Portanto, podemos seguramente afirmar que Manaus, Goiânia e Salvador são consideradas como metrópoles, porém o estudo em questão não aponta essas grandes cidades como metrópoles nacionais, as mesmas são apontadas apenas como metrópoles, ficando assim subentendido que a abrangência dessas metrópoles é de caráter regional."

  •  Brasília, Salvador, Campinas e Recife são metrópoles nacionais. (FALSO) Campinas não é considerada metrópole  nacional.

     

    São Metrópoles Nacionais: Porto Alegre, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Brasília, Salvador e Curitiba. 

     

     São Paulo e Rio de Janeiro são metrópoles globais. (VERDADEIRO) As duas metrópoles brasileiras são Rio de Janeiro e São Paulo.

     

     Manaus, Goiânia e Salvador são consideradas como metrópoles regionais.​ (VERDADEIRO)

     

    GABARITO: LETRA C

    FONTE: https://www.goconqr.com/p/4609604-ibge-2016---geografia---hierarquia-urbana---metropoles-flash_card_decks

     

  • Resposta sem noção o gabarito, q eu saiba Salvador é metrópole nacional

  • Porque não é a letra E a correta? Salvador é metropole Nacional.. ???

  • A EsFCEx sendo EsFCEx...

  • Por isso que deve existir uma regulamentação nos concursos. Os caras se baseiam de forma aleatória ,com estudos feitos e que são aceitos em minoria. Brincadeira

  • Metrópole nacional no Brasil (segundo o IBGE): Rio de Janeiro e Brasília.

  • GRANDE METRÓPOLE NACIONAL: SÃO PAULO

    METRÓPOLE NACIONAL: RIO DE JANEIRO E BRASÍLIA

    METRÓPOLES REGIONAIS: BELÉM, MANAUS; FORTALEZA, RECIFE, SALVADOR; GOIÂNIA; BELO HORIZONTE; PORTO ALEGRE E CURITIBA.

  • GRANDE METRÓPOLE NACIONAL: SÃO PAULO

    METRÓPOLE NACIONAL: RIO DE JANEIRO E BRASÍLIA

    METRÓPOLES REGIONAIS: BELÉM, MANAUS; FORTALEZA, RECIFE, SALVADOR; GOIÂNIA; BELO HORIZONTE; PORTO ALEGRE E CURITIBA

  • O Acre é uma metrópole mundial

  • 1) Metrópole globalsão metrópoles que possuem articulações em termos de transporte, economia e política com diversas partes do mundo. No Brasil, existem duas metrópoles globais: Rio de Janeiro e São Paulo.

    2) Metrópole Nacionalsão grandes metrópoles que possuem um nível de influência apenas dentro do país: Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Salvador (BA) e Curitiba (PR). 

    3) Metrópole Regionalsão metrópoles de porte médio, com populações que não costumam ser maiores que 4 milhões de habitantes e que influenciam apenas uma região próxima dentro do país. Exemplos: Goiânia, Belém, Curitiba e Salvador.

  • Esta questão teve o gabarito alterado, anteriormente tinham divulgado a letra E, na verdade deveria ser anulada, pois apresentou informações dúbias visto que tratou da hierarquia urbana baseada em duas diferentes referências (dois mapas do mesmo livro do Eustáquio de Sene) e não fizeram nenhuma indicação de qual estavam utilizando.

    A hierarquia urbana está vinculada à área de influência de uma cidade, segundo os estudos de 2008 do IBGE, no nível nacional, temos São Paulo como Grande metrópole nacional, Rio e Brasília como metrópoles nacionais e outras nove (Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Goiânia, Salvador, Recife, Fortaleza, Belém e Manaus) simplesmente denominadas de metrópoles. São Paulo e Rio de Janeiro são Cidades Globais e, numa pretensa rede mundial, também enquadradas como metrópoles globais, visto que a sua hinterlândia excede o espaço nacional.

    Neste sentido, a Letra C é a menos pior.

    Fonte: Curso Cidade


ID
2321353
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Analise as afirmativas sobre as Depressões no território brasileiro, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F, quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Foram geradas em sua maioria por processos erosivos com grande atuação nas bordas das bacias sedimentares.
( ) Estão localizadas nos pontos de maior altitude e possuem relevo residual.
( ) Foram formadas no Pré-Cambriano pelo acúmulo de sedimentos oriundos da rede hidrológica.

Alternativas
Comentários
  • Na definição de Ross, depressões são superfícies formadas por processos erosivos, com suave inclinação e menos irregulares que planaltos. 

    O processo de acumulação de sedimentos é referente ao conceito de Planícies, as planícies são superfíceis planas e áreas em que a acumulação de sedimentos é maior que o erosivo.

    Letra A

  • ALTERNATIVA: A 

    Depessões possuem altitudes mais baixas, sofrem erosão. Elas podem ser tanto depressões absolutas quanto relativas

    Os planaltos é que se formaram apartir do período Pre-cambriano. 

  • Gabarito letra A - a)V -F -F

  • para acrescentar: depressões no território brasileiro foram formadas na Era Cenozoica

  • eu fiz o seguinte, sabia q as duas primeiras estavam certas, mas no livro que estudei nao falou nada do periodo de formaccao ( livro vade mecum area militar) portanto coloquei falos pois nao disse nada e muito menos que provem de eras tao antigas.

    estou ainda na luta pra encontrar um livro bom mesmo para concurso, nao é facil pra estudar e encontrar um material completo

     

  • Foram geradas em sua maioria por processos erosivos com grande atuação nas bordas das bacias sedimentares. ( CORRETO )

    Estão localizadas nos pontos de maior altitude e possuem relevo residual. ( FALSO ) 

    ESSA AFIRMAÇÃO DIZ RESPEITO A PLANALTOS QUE ESTÃO PRESENTES NA MAIOR PARTE DO BRASIL E SÃO CONSIDERADAS FORMAS RESIDUAIS, ISTO É, CONSTITUIDA POR ROCHAS QUE RESISTIRAM Á EROSÃO.

     

    Foram formadas no Pré-Cambriano pelo acúmulo de sedimentos oriundos da rede hidrológica. ( FALSO ) DEPRESSÕES OCORRERAM NA ERA CENOZÓICA.

     

    GABARITO: LETRA A

    FONTE: LIVRO VOAZ GEOGRAFIA, LUCIA MARINA E TÉRCIO

     

  • AS BACIAS SEDIMENTARES VEM A SER DEPRESSÕES EXISTENTES NO RELEVO TERRESTRE.

  • O item 1 está correto. No Brasil, não há depressões absolutas, e as relativas são decorrentes de processos erosivos de planaltos residuais, normalmente, em áreas de formações sedimentares.

    O item 2 está incorreto pois refere-se aos Planaltos.

    O item 3 está incorreto, visto que no pré-cambriano nem mesmo tinham se formado as bacias sedimentares.

  • As bacias sedimentares sofrem erosão, não há acúmulo de sedimentos.

    Único relevo com acúmulo de sedimentos é a planície.

  • SeguEoFluxo...


ID
2321356
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Marque a alternativa correta com relação ao agronegócio e a formação de cidades no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • a) A utilização intensiva de máquinas pesadas no processo produtivo dificulta a formação de cidades.

    b) A participação de grande número de trabalhadores na produção de soja e milho atrai serviços urbanos e favorecem a formação de cidades.

    c) É possível identificar diversas áreas nas quais a urbanização se deve diretamente ao agronegócio globalizado. ex: Goias e Mato Grosso

    d) A instalação de indústrias processadoras contribui para a concentração de serviços e, consequentemente, para a dispersão espacial de vilas urbanas.

    e)Os grandes investimentos no agronegócio garantem pleno desenvolvimento urbano nas áreas de produção.

  • As modificações na organização do território nacional funcionaram como uma superestrutura para o desenvolvimento do capitalismo, neste sentido, o espaço urbano foi fortemente influenciado pelo agronegócio, visto que a proximidade entre urbano e rural, tornou-se característica fundamental. As cidades se tornaram o local de gestão, comercialização e fornecimento de mão de obra, produtos e serviços voltados ao campo. A gestão do agronegócio globalizado necessita da sociabilidade e dos espaços urbanos (ELIAS e PEQUENO, 2007, P. 28)

     

    Fonte: http://tede.unioeste.br/bitstream/tede/2994/5/Cirineu_Ribeiro_dos_Reis_2017.pdf

  • Qual o erro da D?

  • @Thomas medeiros

    Acho que ao invés de dispersão, seria concentração?

  • A) A utilização intensiva de máquinas pesadas no processo produtivo dificulta a formação de cidades.

    (facilita a concentração espacial de vilas urbanas havendo a possibilidade de surgir novas cidades)

    B) A participação de grande número de trabalhadores na produção de soja e milho atrai serviços urbanos e favorecem a formação de cidades.

    (Não atrai serviço por serviços urbanos)

    C) É possível identificar diversas áreas nas quais a urbanização se deve diretamente ao agronegócio globalizado.

    (Certamente. Vide Sinop e Sorriso no MT)

    D) A instalação de indústrias processadoras contribui para a concentração de serviços e, consequentemente, para a dispersão espacial de vilas urbanas.

    (Concentração espacial de vilas urbanas)

    E) Os grandes investimentos no agronegócio garantem pleno desenvolvimento urbano nas áreas de produção.

    (o investimento é no agronegócio, não no desenvolvimento urbano)

  • "É possível identificar diversas áreas nas quais a urbanização se deve diretamente ao agronegócio globalizado."

    Para tratar da assertiva, podemos seguir o caminho da revolução verde, que é um processo de modernização do campo, ou seja, aumento de maquinários, pesquisas científicas, maior qualificação dos trabalhadores etc.

    E o que isso afeta na urbanização?

    Em tudo!! basta pensarmos que o centro-oeste hoje, apesar de ser o 5º no ranking populacional, tendo pouco mais de 14 milhões de pessoas, ele é o 2º no ranking de urbanização. O agronegócio, necessita que sejam desenvolvidas tecnologias a serem aplicadas no campo e isso é feito nas cidades, ou seja, a revolução verde trouxe a necessidade de urbanização imediata dessas regiões onde imperam a indústria agroexportadora, sem isso ela não sobreviveria. (LETRA C)

    (CASO ESTEJA ERRADO, ME INFORMEM POR PRIVADO)


ID
2321359
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Marque a alternativa correta com relação às Corporações e o espaço no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • Gabrito letra A.

    a) A grande corporação passou a constituir, nos dias atuais, o mais importante agente da reorganização espacial capitalista.

  • No atual contexto da organização espacial do sistema capitalista, as corporações multifuncionais e multilocalizadas aparecem como atores privilegiados, responsáveis por uma ampla reestruturação do espaço geográfico e da ordem preexistente no início de suas atividades, sendo capazes de exercer notório controle sobre vasto território, cujas atividades mantêm-se intimamente vinculadas ao estabelecimento, no espaço, de uma racionalidade capitalista, que busca a valorização, a ampliação e a reprodução de suas unidades e condições produtivas.

    Nessa condição, é preciso entender como se organizam e se reorganizaram os antigos atores e como entraram em cena os novos atores, particularmente, aqueles associados às corporações, sejam estas oriundas dos capitais locais, ou provenientes dos capitais nacionais ou globais, e a sua notável importância nas reconfigurações espaciais, como resultado de suas práticas sociopolíticas e de suas complexas espacialidades. Ante essa realidade, a grande corporação passou a constituir, no período pós Segunda Guerra Mundial, “[...] o mais importante agente da reorganização espacial capitalista [...]”, (CORRÊA, 1991, p. 137). As suas práticas traduzem-se em múltiplas escalas, no estabelecimento de divisões territoriais do trabalho, capazes de determinar o surgimento de complexas espacialidades e territorialidades, que resultam da “[...] crescente multifuncionalidade e multilocalização das escalas geográficas de operações [...]” (SILVA, 2003, p. 13), sendo responsáveis por significativas transformações no espaço geográfico.

     

    A corporação, ao estabelecer as suas espacialidades, torna-se agente promotor de um amplo processo de organização e de reorganização de arranjos espaciais, caracterizados pela justaposição entre horizontalidades e verticalidades (SANTOS, 1996) e pela articulação de proeminentes interações espaciais (CORRÊA, 1997), expressando uma complexa trama espacial embasada por uma ordem reticular.

     

    Fonte: www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/download/26313/16439+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

     

    Resposta: Letra a. 

  • Essa questão nem parece ser da EsFCEx, muito simples.

    Gab A


ID
2321362
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Marque a alternativa correta com relação à geração de resíduos e o meio ambiente no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • b

    As atividades industriais e a elevada concentração populacional nas grandes cidades produzem volumosa quantidade de resíduos sólidos, líquidos e gasoso.

  • Gabarito letra B. 

    b) As atividades industriais e a elevada concentração populacional nas grandes cidades produzem volumosa quantidade de resíduos sólidos, líquidos e gasoso.

    Questão fácil.

  • A questão trata de um dos principais problemas da atualidade no espaço urbano e industrial. A sociedade de consumo gera uma quantidade nunca antes experimentada de resíduos, seja no ato da produção, seja no descarte após o consumo. Não obstante o discurso e as leis ambientais, o problema está longe de ser superado. Destaque a lei de resíduos sólidos do Brasil que foi redimensionada em 2014 projetando para as próximas décadas a transformações de lixões em aterros sanitários para todos os municípios do Brasil, meta ainda distante, notadamente nas cidades menores.

  • Os resíduos hospitalares infectantes e perfurocortantes são descartados, conjuntamente, com os domésticos nos lixões e aterros sanitários. Por que está errado ?


ID
2321365
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Analise as afirmativas sobre a inserção da economia brasileira no capitalismo monopolista do pós II Guerra Mundial, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F, quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A dívida externa foi severamente reduzida e a economia nacional teve picos de crescimento.
( ) A produção industrial cresceu fortemente e aprofundou o processo de nacionalização das empresas.
( ) Houve expressivo crescimento da dívida e dependência do financiamento externo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra E.

     e) F - F - V

  • Na 2º alternativa ressalta o crescimento industrial e a nacionalização das empresas. Nesta época (também conhecida como república populista) surgiram grande parte das gigantes nacionais, dentre elas a Petrobrás, além da abertura ao capital extrangeiro ( com JK) e crescente industrialização. Alguem poderia explicar porque esta errada?

  • Jean Vinícius, acho que o erro da segunda é dizer que a produção industrial cresceu fortemente. 

  • a 2º ta errado no cresceu fortemente e o processo de nacionalizacao, pelo contrario, foi interrompido, começa o capitalismo de fato a surgir que inclusive ficou mais forte apos a queda da URSS

  • O item II - A produção industrial cresceu fortemente e aprofundou o processo de nacionalização das empresas. ERRADO

    Devido ao pedido de empréstimo no exterior e aumento da dívida externa para investimentos internos, no Brasil AUMENTOU o processo de nacionalização das empresas.

  • A dívida externa foi severamente reduzida e a economia nacional teve picos de crescimento. (FALSO)

    A produção industrial cresceu fortemente e aprofundou o processo de nacionalização das empresas.(FALSO)

     

    Esses dois itens são falsos, pois entre 1930 e 1960, completou-se a etapa da industrialização brasileira caracterizada pelo modelo de substituição de importações voltado para o abastecimento interno e baseado na união de capitais estatais e nacionais e estrangeiros privados, o que acarrreta o aumento da divida externa e consequentemente na privatização de empresas nacionais.

     

    GABARITO: LETRA E

    FONTE: LIVRO VOAZ GEOGRAFIA, LUCIA MARINA E ETÉRCIO

  • "A produção industrial cresceu fortemente e aprofundou o processo de nacionalização das empresas."

     

    Não "aprofundou" o processo de nacionalização das empresas. Lembremos, por exemplo, da Instrução 113 da SUMOC (criada no fim do governo Café Filho e largamente utilizada no governo JK), que era um mecanismo cambial que facilitava a entrada de empresas estrangeiras no Brasil. Lembremos, também, da implantação da indústria automobilística com empresas estrangeiras (Ford, Volksvagen, General Motors...) no governo JK.

     

  • A questão tem uma grande armadilha que é o recorte temporal. Deter-se no imediato período pós II Guerra é pensar no segundo momento da Era Vargas. Entretanto o texto de chamada fala da inserção da economia brasileira no capitalismo monopolista que apenas começa na metade do século XX, mas se aprofunda nos anos seguintes. Nos períodos de JK, governos militares e mesmo na redemocratização, o que se viu foi aumento da dívida externa, crescimento da produção industrial, privatização (especialmente pós-1990) e internacionalização do parque industrial e forte dependência tecnológica e financeira em relação aos capitais externos

    Fonte: Curso Cidade


ID
2321368
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Marque a alternativa correta sobre qual fato teve papel importante no processo de interiorização do povoamento no Brasil entre os séculos XVII e XIX.

Alternativas
Comentários
  • Configuração do periodo pré tecnico, onde fica muito evidenciado utilização da força motriz do gado, bem como alimento atraves da carne seca do animal, e o proprio auxilio que dava no deslocamento por regioes desconhecidas , com muitos saqueadores, trajeto este feito principalmente por meio hídrico, por facilitar a localizaçao, ter agua em abundância para beber .

  • Gabarito letra C. 

    c) A mineração no interior e a criação de gado nas fazendas.

  • Lembrar do Alvará de 1701 em que a criação de gado só pudesse ser praticada a partir de 10 léguas do litoral

  • Com a descoberta do ouro, a região de Minas Gerais passa a conhecer a criação de gado, para abastecer a enorme concentração populacional.

  • lembrar dos "reis do gado " que surgiram na epoca da mineracao, pois vendiam a preços altos seus gados que eram criados em terras longe do litoral e proximo as minas

  • No século XVII, aconteceram as primeiras expedições denominadas bandeiras, que povoou em grande escala o território brasileiro, principalmente nas extremidades do Rio Amazonas, do Rio São Francisco e do sertão nordestino. Os portugueses, em maior número que os nativos, dominaram a região e começaram a capturar os nativos para juntos buscarem ouro e pedras preciosas. Em 1616, fundaram Belém do Pará.

    No século XVIII, houve um grande aumento na população do território, fato que foi causado pela descoberta de ouro e pedras preciosas em regiões hoje denominadas Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Bahia. Esta população se alojou em povoamentos dispersos no interior do território, mas estes logo foram se esvaziando. Na medida em que as preciosidades foram se esgotando, o povo foi se dispersando.

    O povoamento ocorrido no interior do território teve intenção de explorar e extrair riquezas de lá, mas este também trouxe alguns benefícios, como a abertura de estradas que dava acesso a regiões litorâneas e o fortalecimento das ligações entre os criadores de gado.

    No século XIX, houve a grande expansão territorial onde os territórios ao sul tornaram-se inteiramente povoados. As procuras por algodão e café se intensificaram, mas a prosperidade originada pelo algodão se finda juntamente com a guerra de independência norte-americana e em contrapartida a do café se intensifica com sua valorização na Europa. O cultivo do café incentivou o trabalho assalariado e a acumulação de capitais, o que impulsionou o desenvolvimento industrial. Este período ainda marca o início da mecanização com a instalação das ferrovias, dos telégrafos e das companhias de navegação.

    https://brasilescola.uol.com.br/historiab/povoamento-brasileiro.htm

  • BIZU: lembrar das charqueadas do RS. O charque se desenvolveu principalmente por conta da mineração. Se há necessidade de charque, há a necessidade de criação de gado em larga escala.

    "Com o aumento dos centros urbanos, principalmente por conta da atividade mineradora, o charque passou a ser produzido em grandes quantidades. Ao sustentar a demanda alimentar de outras regiões, o charque foi sendo agente responsável na consolidação de grandes centros urbanos no sul do Brasil". (Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/historiab/charqueadas.htm#:~:text=Com%20o%20aumento%20dos%20centros,urbanos%20no%20sul%20do%20Brasil).

  • Alguém pode comentar o erro da alternativa E) ?


ID
2321371
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Analise as afirmativas sobre processo de redemocratização no Brasil na década de 1980, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F, quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Com a morte de Tancredo Neves a tarefa de governar e iniciar a transição para a democracia coube a Ulisses Guimarães que, na época, era ocupante da presidência do Senado.
( ) Foi um período de mobilização para preencher os anseios de uma maior participação política com a convocação da Constituinte.
( ) Caracterizou-se por um clima de ampliação da cidadania com a participação de organizações da sociedade civil, surgimento de novos partidos e com a promulgação da Constituição de 1988.

Alternativas
Comentários
  • Ulysses Guimarães era presidente da Camara dos Deputados

     

  • AFIRMATIVA : " C".

  • Com a morte de Tancredo Neves a tarefa de governar e iniciar a transição para a democracia coube a Sarney .

  • o erro na primeira esta na expressao " Ulysses Guimarães era presidente do senado" qdo na verdade era da camara federal e outra houve o apoio institucional do exercito para o Sarney governar pois na pratica tancredo nao havia tomado posse logo presidente nao era, apenas um candidato vencedor, no entanto prevaleceu o argumento de que era relevante  analisar a opiniao da populacao na epoca e infelizmente foi o Sarney hhehehee

  • ITEM I - (FALSO) 

    Internado ás pressas em um hospital  de Brasília, Tancredo sofreu uma primeira e discutida operação, com políticos e amigos presentes na sala de cirurgia. Nessa ínterim, Sarney subiu a rampa do Plananlto, tomando posse no lugar do presidente eleito, em uma situação que se acreditava fosse transitória. E não Ulisses guimarães como afirma a alternativa.

     

    GABARITO: LETRA C

    FONTE: LIVRO HISTÓRIA DO BRASIL, BORIS FAUSTO, PG.438

  • José Sarney assumiu a presidência no lugar de Tancredo Neves

    Ulysses Guimarães foi presidente da câmara dos deputados.

  • Tancredo Neves morreu e Sarney assumiu, Ulysses Guimarães era lider do mov diretas já!GAB(C)


ID
2321374
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre a economia brasileira no século XIX, analise as proposições abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
I. O açúcar até 1830 era o primeiro produto no mercado de exportação, sendo superado nas décadas seguintes pelo café.
II. A política tarifária, iniciada no Império com a Reforma Alves Branco de 1844, contribuiu para o equilíbrio entre a importação e exportação no comércio exterior, entre 1861 e 1900.
III. O Alvará de 1° de Abril de 1808, assinado por D. João VI, conseguiu dar ao Brasil um expressivo surto industrial na primeira década do século XIX.
IV. O Governo regencial promulgou em 1831, a lei que proibiu o tráfico de escravos para o Brasil, resultando na imediata interrupção da entrada de negros escravizados no país.

Alternativas
Comentários
  • O primeiro produto brasileiro no mercado de exportação foi o pau brasil, a produção de açucar veio depois .

  • @Raphael Barros, a questão trata no período 1830,

    Pau Brasil foi no período PRÉ-COLONIAL, 1500 a 1530.

    Em 1830 realmente era o açucar o primeiro produto mais exportado, o pau brasil ai ja estava "manjado" rsrsrs

  •  GABARITO LETRA C.

    c) Somente I e II estão corretas.

  • Uma questão presente da Esfcex
  • Surto industrial  por causa de um alvara de 1808? viajou mesmo, o Brasil ate vargas nao vai saber o que é rev. industrial!!

  • a proibição do tráfico de escravos foi em 1850 e não interrompeu imediatamente a vinda de escravos africanos para o BR

  • O ouro não superou o açucar?

  • RAPHAEL BAROS certamente o primeiro produto mais exportado na historia do brasil foi o pau brasil, entretanto na pergunta se faz o primeiro em relação ao mais exportado daquele seculo e decada.

    sendo assim seria o açucar mesmo.

    lembrando que teve o ouro tempos anteriores e posterior o café.

  • Pelo que entendi, a questão está dizendo que o açúcar era o primeiro colocado entre os produtos exportados pelo Brasil, até mesmo na frente do ouro.

    A alternativa está correta, sendo que somente o café ultrapassou o açúcar. Isso próximo à metade do séc XIX.

    Antes disso, o açúcar esteve à frente de qualquer produto, mesmo com as crises que passou em virtude da concorrência com a produção internacional.

  • I. O açúcar até 1830 era o primeiro produto no mercado de exportação, sendo superado nas décadas seguintes pelo café.

    ( CORRETO )

     

    II. A política tarifária, iniciada no Império com a Reforma Alves Branco de 1844, contribuiu para o equilíbrio entre a importação e exportação no comércio exterior, entre 1861 e 1900. ( CORRETO )

     

    III. O Alvará de 1° de Abril de 1808, assinado por D. João VI, conseguiu dar ao Brasil um expressivo surto industrial na primeira década do século XIX. ( INCORRETO ), o Alvará de 1 ° de abril de 1808 revogou o de 1785, que proibia a instalação de manufaturas no Brasil, complementando desse modo a Carta Régia de 1808 que decretava a abertura dos portos; Além disso, a abertura dos portos não proporcionou um surto industrial, pois esse fato só ocorre a partir do primeiro governo de Getúlio vargas (1930-1945 ).

     

    IV. O Governo regencial promulgou em 1831, a lei que proibiu o tráfico de escravos para o Brasil, resultando na imediata interrupção da entrada de negros escravizados no país. ( INCORRETO ) Pois, A Lei Eusébio de Queiróz foi uma modificação que ocorreu em 1850 na legislação escravista brasileira. A lei proibia o tráfico de escravos para o Brasil. É considerado um dos primeiros passos no caminho em direção à abolição da escravatura no Brasil. O nome da lei é uma referência ao seu autor, o senador e então ministro da Justiça do Brasil Eusébio de Queirós Coutinho Matoso da Câmara

     

    GAB: LETRA C

    FONTE: http://www.culturabrasil.org/encaminhamentoemancipacao.htm / https://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/lei_eusebio_queiros.htm

  • Meu Deus do céu.. Eu juro que li 1530 no item I... Nossa! É nisso que dá querer papirar a noite toda e, no dia seguinte, querer continuar por falta de sono...

  • IV. A lei Feijó de 1831 foi uma lei que proibia o tráfico de escravos no Brasil, mas não teve real efetivação, ficando conhecida como Lei para inglês ver.

    Foco no papiro!!!


ID
2321377
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Durante o período regencial (1831-1840), de Norte a Sul do país eclodiram revoltas, de proporções, durabilidade e impacto político-social. Sobre estas, associe a segunda coluna de acordo com a primeira e, a seguir, assinale a alternativa com a sequência correta.
Revoltas
1. Cabanagem
2. Guerra dos Farrapos
3. Sabinada
4. Balaiada
5. Guerra dos Cabanos
Local e motivos
( ) Eclodiu em Pernambuco e lutaram pela religião e pelo retomo do Imperador com apoio de comerciantes portugueses de Recife.
( ) Ocorreu na Bahia, reuniu uma base ampla de apoio e lutavam pelos ideais federalistas e republicanos.
( ) Eclodiu no Maranhão por disputa política local e ganhou amplitude de uma revolta popular.

Alternativas
Comentários
  • Cabanagem -> Pará;

    Guerra dos Farrapos ou Farroupilha -> Rio Grande do Sul;

    Sabinada -> Bahia;

    Balaiada -> Maranhão;

    Guerra dos Cabanos - > Pernambuco.

  •  GABARITO LETRA A.

    a) 5 -3 -4

  • tal questao é dificil por ter tantas revoltas e apenas 3 sao certas, paciencia neh

  • Cabanagem -> Pará;

    Guerra dos Farrapos ou Farroupilha -> Rio Grande do Sul;

    Sabinada -> Bahia;

    Balaiada -> Maranhão;

    Guerra dos Cabanos - > Pernambuco.

  • Cabanagem foi uma revolta popular extremamente violenta, ocorrida de 1835 a 1840, na província do Grão-Pará. A rebelião tinha como objetivo a independência da região.

     

    Guerra dos Farrapos, também conhecida como Revolução Farroupilha, foi a mais importante rebelião do período da regência no Brasil, que ocorreu no Rio Grande do Sul e durou dez anos, de 1835 até 1845.Foi promovida pela classe dominante gaúcha, constituída de estanceiros, donos de grandes propriedades rurais usadas para criação de gado, indignados com os elevados impostos territoriais, além de altas taxas sobre as exportações de charque, couro e sebos.

     

    Sabinada foi um levante armado ocorrido na província da Bahia, entre novembro de 1837 e março de 1838, tendo como palco principal a cidade de Salvador.O nome do movimento se deve a seu líder, Francisco Sabino Álvares da Rocha Vieira, republicano, médico, jornalista e revolucionário federalista.Podemos citar como principais causas da revolta:Insatisfação diante da falta de autonomia política e administrativa da província, pois aos olhos dos revoltosos, o governo regencial era ilegítimo. e o recrutamento obrigatório imposto aos baianos em função da Guerra dos Farrapos.

     

    Balaiada foi uma luta popular que sucedeu na província do Maranhão durante os anos de 1838 e 1841.A revolta surgiu como um levante social por melhores condições de vida e contou com a participação de vaqueiros, escravos e outros desfavorecidos. As principais causas da Balaiada estão ligadas à pobreza da população da província maranhense, bem como sua insatisfação diante dos desmandos políticos dos grandes fazendeiros da região. Estes lutavam pela hegemonia política e não se importavam com a miséria da população, a qual ainda sofria com as injustiças e abuso de poder pelas autoridades.

     

    A Cabanada, também conhecida como Guerra dos Cabanos, foi uma revolta popular ocorrida entre 1832 e 1835 em Pernambuco e Alagoas. Teve como principal objetivo a restituição do poder do imperador D. Pedro I, que havia abdicado em 1831. 

     

    Principais causas da Cabanada:

     

    - Os cabanos defendiam a volta de D. Pedro I ao poder.

    - Defendiam suas terras nas florestas, que constantemente eram invadidas por proprietários rurais e comerciantes de madeiras.

     

    GABARITO: LETRA (A)

    FONTE: https://www.historiadobrasil.net/resumos/cabanada.htm

  • Muito fácil! Só ir por eliminação


  • Muito boa essa questão

  • Como responder apenas cm 2 conhecimentos do assunto ?

    Não cita o RS e nem o PARÁ -> Marca A, pois não cita a Farroupilha e nem a Cabanagem.


ID
2321380
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre o coronelismo durante a Primeira República, analise as proposições abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
I. Durante a República Oligárquica as oposições desapareceram e as dissidências só reapareceram na Revolução de 1930.
II. O “Sistema Político Oligárquico” foi operacionalizado por Campos Sales com a “Política dos Governadores”.
III. O coronelismo era a manifestação do compromisso entre o poder estatal que necessitava de votos e o poder econômico privado.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA E. 

     e) Somente II e III estão corretas.

    República Oligárquica foi marcada pelo controle político exercido sobre o governo federal pela oligarquia cafeeira paulista e pela elite rural mineira, na conhecida “política do café com leite”. Foi nesse período ainda que se desenvolveu mais fortemente o coronelismo, garantindo poder político regional às diversas elites locais do país.

    O período marca também a ascensão e queda do poder econômico dos fazendeiros paulistas, baseado na produção do café para a exportação. Além disso, os capitais acumulados com a exportação do produto garantiram o início da industrialização do país, ao menos na região Sudeste.

  • Quem dera que nosso sitema politico tivesse ja nesta epoca  uma conciliacao entra a  oposição e o governo para atingir o interesse público, quem dera!!!!!!!!

  • I. Durante a República Oligárquica as oposições desapareceram e as dissidências só reapareceram na Revolução de 1930.

    ( FALSO )

     

    Pois durante o período da "república oligárquica" houve grandes oposições pois o país foi controlado por uma elite reduzida, os partidos republicanos decidiam os destinos da politica nacional e fechavam os acordos para a indicação de candidatos á presidência da república, havia um revezamento entre a oligarquia gaúcha e mineira e participação da oligarquia paulista, o que ocasionou grandes conflitos entre eles.

     

    GABARITO: LETRA E

    FONTE: LIVRO HISTÓRIA DO BRASIL, BORIS FAUSTO

     

  • Vale ressaltar que, nesse período houve a Guerra de canudos, onde teve oposição do líder do arraial Antônio conselheiro ao estado

  • E essa explicação sobre o Corolenismo ai ?


ID
2321383
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Marque a alternativa correta sobre o “Processo Político Partidário na Primeira República” brasileira.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D.

    http://www.ebah.com.br/content/ABAAABLtsAD/processo-politico-partidario-na-primeira-republica

  • As bases sociais dos federalistas encontravam-se principalmente entre os estanceiros da Campanha. Os republicanos baseavam-se na população do litoral e da serra, onde se encontravam muitos imigrantes. Formavam uma elite mais recente que irrompia na política disposta a monopolizar o poder.

     

    A guerra civil entre os dois grupos, conhecida como Revolução Federalista, começou em fevereiro de 1893 e só terminou mais de dois anos e meio depois, já na Presidência de Prudente de Morais.

     

    GABARITO: LETRA D

    FONTE: HISTÓRIA DO BRASIL, BORIS FAUSTO, 14.ED ATUALIZADA

  • "ampliação do regime representativo"...mulheres só votaram com Vargas. Analfabetos, com a CF88. Sem contar o coronelismo, voto de cabresto, eleições bico de pena, comissão de verificação de poderes. Diante de tudo isso é complicado falar em "ampliação do regime representativo".

  • Discordo Mateus, é possível sim falar em ampliação do regime representativo, isso não significa que foi universal, mas a primeira constituição da Republica ampliou o voto, já que retirou a característica do voto censitário que existia na constituição de 1824.

  • A questão - ESFCEX 2018 CONSIDEROU ERRADA A ALTERNATIVA QUE AFIRMAVA AMPLIAÇÃO DOS DIREITOS A CIDADANIA AOS MAIS VARIADOS SEGUIMENTOS SOCIAIS, POR MEIO DO DIREITO AO VOTO.

  • Federalismo, presidencialismo e ampliação do regime representativo foram as principais coordenadas legais da Primeira República.

    GABARITO - D

  • A questão fala sobre o processo político partidário na primeira república e seu item correto é o “D” que afirma as primeiras mediadas tomadas pela república foram a instalação do federalismo, do presidencialismo e da ampliação do regime representativo.

    Quanto aos itens errados temos:

    “A” o equívoco na afirmação de que os analfabetos participavam das eleições.

    “B” a contradição nas afirmações de que na Constituição o cargo de mandatário supremo deveria ser protegido dos políticos.

    “C” de que a autonomia regional, característica do federalismo, ampliaria a agricultura açucareira inclusive no cenário internacional, uma vez que a primeira república o produto que sustentava o país era o café.

    “E” afirmando que o setor interno urbano da economia, que cresceu a sombra do café, não apoiava o setor exportador

    Fonte: Curso Cidade


ID
2321386
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Marque a alternativa correta sobre o período de 1945-1964 na História do Brasil.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO PRELIMINAR B - ANULADA - Deferido com anulação Baseando-se em FAUSTO, 2000 p. 390-440. Verificou-se na bibliografia que trata da Constituição de 1946 e do direito de greve nessa legislação, assim como o entendimento dos autores que mesmo não sendo regulamentado, necessitando de autorização para que as greves fossem consideradas legais o direito se mantinha. Este entendimento tem base em CARVALHO, 2008, p. 127, assim com em FAUSTO, 2000 p. 221, quando o autor afirma que o direito de greve foi reconhecido em princípio. Diante do exposto acima, julgo o pedido deferido, que se anule a questão.

  • a) As eleições para presidente da República, senadores, deputados federais, governadores, deputados estaduais, prefeitos e vereadores não ocorreram de forma regular. - Ocorreram de forma regular

     b) Vários partidos políticos nacionais foram organizados e funcionaram livremente dentro e fora do Congresso, a exceção do Partido Comunista, que teve seu registro cassado em 1947.

     c) O direito de greve foi mantido mesmo sem a autorização da justiça, diferente do que previa a Constituição de 1937.

     d) Getúlio Vargas foi eleito pelo voto popular em 1950 e esse governo foi marcado pelo modelo econômico liberal radical, provocando intensa oposição que, consequentemente, levou ao seu suicídio.

     e)A oposição a Vargas vinha principalmente dos nacionalistas, que se tinham oposto ao Estado Novo e agrupavam-se no principal partido de oposição que era o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).


ID
2321389
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“...a grande lavoura que produz para exportação, e a agricultura que chamei de “subsistência”, por destinar-se ao consumo e à manutenção da própria colônia. [...] Há naturalmente entre estes setores um terreno em comum.”(grifos do autor)

PRADO Jr., Caio. Formação do Brasil Contemporâneo. 23. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1994. p, 157.

Marque a alternativa correta, a partir da afirmação acima de Caio Prado, sobre a agricultura de subsistência no Brasil Colônia.

Alternativas
Comentários
  • a)

    Tanto os produtos da grande lavoura, quanto os da agricultura de subsistência se consumia no país e, também, exportava. A diferença estava na natureza econômica intrínseca de cada categoria de atividade produtiva e no seu objetivo primário.

  • Qual o erro da E?

  • O erro da E

    O que distingue não é o local (dentro ou fora dos engenhos), mas o propósito de cada uma. Você tinha plantação de mandioca para alimentação de escravos, dentro de engenhos.

  • "Produtos da grande lavoura"? a não ser o açúcar, que era destinado unicamente a exportação, qual outro "produto da grande lavoura" que se destinava ao consumo interno?

  • Tanto os produtos da grande lavoura, quanto os da agricultura de subsistência se consumia no país e, também, exportava. A diferença estava na natureza econômica intrínseca de cada categoria de atividade produtiva e no seu objetivo primário.

    GABARITO - A


ID
2321392
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Com base no texto abaixo, marque a alternativa correta na qual é correto afirmar que o crescimento da produção industrial no período entre 1929 e 1937, apontado por Furtado foi decorrente da (do):
“Produção industrial cresceu em cerca de 50 por cento entre 1929 e 1937 e a produção primária para o mercado interno cresceu em mais de 40 por cento”.

Alternativas
Comentários
  • A rentabilidade no setor voltado para o mercado interno foi beneficiada tanto pela demanda nacional quanto pelo corte das importações que represavam a maior parte da demanda no mercado interno e não no externo. Ao mesmo tempo o setor exportador registrava queda nos lucros, o que beneficia a migração dos capitais deste setor para o ligado ao mercado interno, que se tornara mais atraente. Mesmo com a limitada capacidade de importar equipamentos para se expandir esse setor aproveita intensamente a sua capacidade já instalada, segundo suposição de Furtado. Essa condição cria estímulos para a instalação de indústrias do setor de produção de bens de capital, mas a instalação desse setor em uma economia subdesenvolvida e dependente era complicado. Contudo, as indústrias já instaladas, de ferro e aço e cimento registraram crescimento a partir de 1931, o que demonstra que a economia brasileira encontrou instrumentos de enfrentamento da crise dentro de seu próprio sistema e mais, conseguiu fabricar parte dos materiais que precisava para expandir sua capacidade produtiva independentemente das importações. Segundo Furtado, entre 1929 e 1937 a produção industrial cresceu cerca de 50%, a produção primária para o mercado interno, mais de 40% e a renda nacional aumentou em 20%, dados que mostram como o Brasil conseguiu se recuperar da crise enquanto os Estados Unidos, por exemplo, teve um decréscimo na renda per capita no mesmo período...

    Fonte :http://rrecia.blogspot.com.br/2013/05/feb-capitulos-27-32.html

  • Vargas era protecionista,nacionalista, ele não deixava os produtos importados tirar lucro do governo,aumentando as taxas de importação para o brasileiro comprar produtos nacionais, Assim como o governo de JANGO.

  • Entre 1929 e 1937, a produção industrial cresceu 50% e a produção agrícola para o mercado interno cresceu 40%. A renda nacional, apesar da depressão mundial, aumentou entre os mesmos anos, 20%, enquanto a renda per capita cresceu 7%. Era o começo de um crescimento que nos 40 anos seguintes foi o maior entre todos os países capitalistas.

    Para manter o crescimento econômico e reduzir a importação de insumos básicos (aço, petróleo, produtos químicos), Getúlio concentrou, através do Estado, os recursos e os esforços necessários para criar a siderurgia nacional - CSN -, a indústria petrolífera - Petrobrás - a indústria química - Companhia Nacional de Alcalis -, e projetou a Eletrobrás. Deu extraordinário impulso à indústria de máquinas e equipamentos, com a Fábrica Nacional de Motores; fundou a Companhia do Vale do Rio Doce para colocar os recursos minerais, antes explorados e exportados, a serviço do povo e do desenvolvimento brasileiros.

     

    Fonte: https://www.passeiweb.com/estudos/sala_de_aula/historia/era_vargas

  • Sobre a letra D, Vargas na verdade  limitou os vistos para imigrantes,  logo após a revolução de 1930

  • Costuma- se tomar a data de 1930 como marco inicial do processo de susbstituição de importação de produtos manufaturados pela produção interna. Um dado relevante  indica a crescente significação das atividades ligadas ao mercado interno. Trata-se do sensível aumento na importância relativa da produção agrícola para esse mercado.

     

    GAB: LETRA (A)

    FONTE: LIVRO HISTÓRIA DO BRASIL, BORIS FAUTO

  • Lembra da crise de 30 e as 70 milhões de sacas de cafés queimadas por Vargas. Mata a questão resposta Letra A

  • Vargas e sua política nacionalista.

  • GABARITO= A

    VARGAS = É NACIONALISTA.

  • A famosa substituição de importações..

  • Aproveitamento do mercado interno e do corte nas importações.

    VARGAS POLÍTICA NACIONALISTA

    GABARITO - A


ID
2321395
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“Os casais apaixonados chegavam à ponte para realizar o ritual romântico tradicional daquele lugar. Vinham de toda parte, contemplavam a paisagem, faziam juras de amor e depois de fechar os cadeados, lançavam as chaves ao mar, desejando amor eterno.”
Marque a alternativa correta, com base no texto acima, no qual observa-se o uso da:

Alternativas
Comentários
  • predominancia do sujeito oculto (eliptico)

  • Elipse é uma figura de linguagem da língua portuguesa, que consiste na omissão de um ou mais termos de uma oração, sendo que estes são facilmente identificados a partir do contexto do texto.

  • Ambiguidade é considerada um vício de linguagem. É também chamada de Anfibologia. Ocorre quando há a duplicidade de sentido em palavras ou expressões do texto.

    ex:  A menina disse à colega que sua mãe havia chegado.

    (A oração deixa um entendimento duvidoso, pois não se sabe ao certo quem chegou. A mãe da menina ou a mãe da colega).

     

    hiperonímia indica uma relação hierárquica de significado que uma palavra superior estabelece com uma palavra inferior. O hiperônimo é uma palavra hierarquicamente superior porque apresenta um sentido mais abrangente que engloba o sentido do hipônimo, uma palavra hierarquicamente inferior, com sentido mais restrito.

     

    hiponímia indica, assim, essa mesma relação hierárquica de significado. Foca-se, no entanto, na perspectiva da palavra hierarquicamente inferior - hipônimo, que, a nível semântico, pode ser incluída numa classe superior que abrange o seu significado - hiperônimo.

     

    País é hiperônimo de Brasil. / Mamífero é hiperônimo de cavalo. / Jogo é hiperônimo de xadrez.

    Brasil é hipônimo de país. / Cavalo é hipônimo de mamífero. / Xadrez é hipônimo de jogo.

     

    Os hiperônimos:

    Apresentam um sentido abrangente;Transmitem a ideia de um todo;Representam as características genéricas de uma classe;

    Permitem a formação de subclasses associadas a elas.

     

    Os hipônimos:

    Apresentam um sentido restrito; Transmitem a ideia de um item ou uma parte de um todo; Representam as características específicas de uma subclasse; Permitem a associação a uma classe superior mais abrangente.

     

    elipse: consiste na omissão de um termo facilmente identificável pelo contexto.
    “Na sala, apenas quatro ou cinco convidados.” (omissão de havia)

     

    Na frase da questão:

     

    Os casais apaixonados chegavam à ponte para realizar o ritual romântico tradicional daquele lugar. Vinham de toda parte, contemplavam a paisagem, faziam juras de amor e depois de fechar os cadeados, lançavam as chaves ao mar, desejando amor eterno.”

     

    (Podemos observar que há a omissão das palavras casais apaixonados, porém ela é identificável se retomado ao termo do início da frase).

     

    GABARITO: LETRA E

    FONTE: https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/resumo-de-portugues-figuras-de-linguagem/

  • Poderia ser ZEUGMA se tivesse nas opções?

  • Elipse. Sujeitos ocultos.

    Os casais apaixonados vinham de toda parte,

    os casais apaixonados contemplavam a paisagem,

    os casais apaixonados faziam juras de amor e depois de fechar os cadeados,

    os casais apaixonados lançavam as chaves ao mar, desejando amor eterno.

     

  • Respondendo a pergunta do Filho deDeus abaixo, acredito que seria Zeugma se fosse uma única oração. Porém, percebe-se duas orações nesta frase, a primeira seria: "Os casais apaixonados chegavam à ponte para realizar o ritual romântico tradicional daquele lugar.", a segunda oração, há omissão do pronome pessoal do caso reto da terceira pessoa no singular, Eles, que identifica os casais apaixonados da oração anterior, logo, caracterizando elipse, pois, omite um termo que está implícito e não um termo que foi dito antes na mesma oração, se não seria Zeugma.

    Agora... se a banca colocasse Zeugma em alguma alternativa, eu teria marcado de primeira, pois só percebi duas orações depois. Figura de linguagem pode se tornar confuso, pois depende do contexto e interpretação de vida de cada pessoa também (no caso o da banca), por exemplo, para algumas pessoas um casal só é casal se estiver apaixonado, logo, casais apaixonados poderia ser pleonasmo?

    É confuso!

  • Elipse - Termo Subtendido / evita a repetição vocabular.

    Os casais apaixonados (sujeito)

    -faziam

    -lançavam (verbo)

    -vinham


ID
2321398
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F, quando se tratar de afirmativa falsa. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) As palavras cabido, falange e plêiade são classificadas como substantivos coletivos referentes a conjuntos de pessoas.
( ) As palavras junta, piara e ruma são consideradas substantivos coletivos utilizados para se referir a grupos de coisas ou objetos.
( ) As palavras cordão, fato e lote podem ser utilizadas como substantivos coletivos para designar grupos de animais.

Alternativas
Comentários
  • "Meo Deos", não imaginei que cairia algo desse tipo em uma prova de concurso, e usou os piores substantivos coletivos para ferra! 

  • ¬_¬ - O único propósito de uma questão como esta é ferrar o candidato.

    ( V ) Cabido: De Cônegos. / Falange: De Soldados. / Plêiade: De poetas, De artistas.

    CÔNEGO: São Presbíteros que fazem parte de um ?colegiado?, os quais tinham a função de eleger o novo bispo e assessorá-lo e caso acontecesse um impasse, quem escolhia era o Papa. Essa função perdura do século XII ao XVI. Atualmente eles são um conselho do Bispo na Catedral.

    ( F )  Junta: De bois, De médicos, De credores / Piara: Animais / Ruma (não é coletivo): quantidade não estipulada 

    ( V ) Cordão: De formigas / Fato: De cabras / Lote: De burros

     

    Eu teria que ser muito bom na arte de "chutar" para acertar a questão!

  • ess foi do mal 

  • Eu acertei na época pela palavra junta, que lembrei de junta militar. Então era falso. Dai restou 50/50.

  • carai, quem fez esta questao fez pra fu... com o candidato, pra mim so se fosse prova para prof. de Portugues, pois obrigação deste e olha lá hein..

  • Resposta: Letra C
    Essa é uma questão inteiramente retirada do livro de Evanildo Bechara.
    Segundo o autor:
    (V) Cabido (coletivo de cônegos de uma catedral), falange (de guerreiros, de heróis e de espíritos) e plêiade (de poetas, de artistas ou de talentos) são classificadas como substantivo coletivos referentes a conjunto de pessoas.
    (F) Junta (de bois) e piara (de porcos) não são coletivos que se referem a grupo de coisas ou objetos, conforme afirma a alternativa, mas sim a grupo de animais. Apenas a palavra ruma (coletivo de livros, malas e tábuas) é considerado coletivo referente a coisas ou objetos.
    (V) Embora pareça muito estanha esta afirmativa, acredite: está correta! Segundo Bechara, cordão (de formigas), fato (de cabras) e lote (de burros ou bestas de cargas) são coletivos que se referem a grupos de animais.

  • As palavras junta, piara e ruma são consideradas substantivos coletivos utilizados para se referir a grupos de coisas ou objetos. ( FALSO )

     

    ( GRUPO DE ANIMAIS ):

    JUNTA, CINGEL, JUGO, JUGADA: DE BOIS

    PIARA, VARA: DE PORCOS

     

    GABARITO: LETRA C

    FONTE: MODERNA GRAMÁTICA PORTUGUESA, EVANILDO BECHARA, 9 EDIÇÃO.

  • Questão apelona pra cacete, pegou mesmo aqueles coletivos que muitos livros nem trabalham os mesmos, só o livro do Evanildo Bechara tem. 

  • Uni duni tê

     

  • Essa tem que ser na técnica do chute

  • kkk Só acertei pq lembrei de Junta Militar....

  • É nesses tipos de questões que o filho chora e a mãe não vê. :')


ID
2321401
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considerando os aspectos ortográficos, analise as proposições abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
I. O hífen está corretamente empregado em conta-gotas, decreto-lei, primeiro-ministro e tenente-coronel, que são palavras compostas.
II. Do mesmo modo, as palavras bem-humorado, bem-vindo, recém-casado e sem-terra devem ser grafadas com o hífen.
III. O uso do hífen também é obrigatório em palavras que recebem apóstrofo, como olho-d’água e cobra-d’água, por exemplo.
IV. E também obrigatório o uso do hífen em palavras como mal-criado, mal-entendido, mal-informado e mal-visto.

Alternativas
Comentários
  • Emprega-se hífen:

    - " Mal ", antes de vogal, H e L.

    Ex: mal-humorado, mal-encarado, mal-limpo.

  • "

    O caso de “mal” é parecido: se agrega com hífen a palavras iniciadas por vogal, “h” ou “l“ quando forma com elas uma unidade semântica (adjetivo ou substantivo composto): mal-afortunado, mal-educado, mal-estar, mal-humorado, mal-limpo.

    Às demais letras, quando forma uma unidade semântica, “mal” se une diretamente: malcolocado, malcriado, malgrado, malnascido, malpago, malpesado, malsoante, malvisto, malsinalizado."

     

  • IV. E também obrigatório o uso do hífen em palavras como mal-criado, mal-entendido, mal-informado e mal-visto. ( FALSO )

     

    Emprega-se o Hífen nos compostos sem elemento de ligação quando o 1º elemento está representado pela forma mal e o 2º elemento começa por vogal, h ou l:

     

    mal-afortunado, mal-entendido, mal-estar, mal-humorado, mal-informado, mal-limpo. Porém: malcriado, malgrado, malvisto, etc, não contém hífen. 

     

    GABARITO: LETRA (B)

    FONTE: MODERNA GRAMÁTICA PORTUGUESA, EVANILDO BECHARA, 9 EDIÇÃO.

  • depois da palavra BEM sempre haverá HÍFEN. BEM-ESTAR

    DEPOIS DO ADVÉRBIO MAL haverá hífen em 3 situações: MAL TEM TRÊS LETRAS, LOGO 3 REGRAS.

    quando a outra palavra iniciar por VOGAL MAL-AMADO

    quando a outra palavra iniciar por L MAL-LEGAL

    quando a outra palavra iniciar por H MAL-HUMORADO

  • MALVISTO

    MALCRIADO

  • Pode ajudar:

    O mal não gosta de vogal, mas somente de consoante:

    Malvisto, malfalado...

    O bem não gosta de consoante só de vogal:

    Bem-criado, bem-visto.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • O mal não gosta de vogal; (nem de "h" -> mal-educado, mal-humorado, malcriado)

    O bem não gosta de ninguém. (bem-vindo, bem-estar)

    Exceção do prefixo "bem": quando for seguido pelos verbos "querer" e "fazer" (e suas derivações), não possui hífen.

    benquerer, benfeito.

  • Eu sou MAL não gosto de VOGAL

    vrauuuuuuuuuuuu


ID
2321404
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Marque a alternativa correta que representa o fenômeno semântico-lexical presente no texto: “A natação e o voleibol podem dar medalhas ao país nos próximos jogos olímpicos. Esses esportes contam com atletas dedicados e também bons treinadores.”

Alternativas
Comentários
  • GAB D- 

    substantivo feminino

    ling relação estabelecida entre um vocábulo de sentido mais genérico e outro de sentido mais específico (p.ex., animal está numa relação de hiperonímia com leãogato etc.).

  • Metonomia Metonímia é figura de linguagem do grupo dasfiguras de palavras ou tropos, quando há o emprego do sentido figurado da palavra. Acontece metonímiaquando há substituição lógica de uma palavra por outra semelhante, mas mantendo uma relação de proximidade entre o sentido de um termo e o sentido do termo que o substitui.

    1. Autor pela obra: Gosto de ler Machado de Assis (= Gosto de ler os livros de Machado de Assis)
    2. Continente pelo conteúdo: Comi um prato de macarrão! (= Comi todo o macarrão que estava no prato)
    3. Parte pelo todo: Completou dez primaveras (= Completou dez anos)
    4. Instrumento pela pessoa que o utiliza: Os flashes o seguiam aonde fosse (= Os fotógrafos o seguiam aonde fosse)
    5. Gênero pela espécie: Nós, os mortais, lutamos dia a dia por nossa sobrevivência (= Nós, os seres-humanos, lutamos...)
    6. Singular pelo plural: A mulher conquistou seu lugar! (= Todas as mulheres conquistaram...)
    7. Marca pelo produto: Meu filho adora danone. (= Meu filho adora iogurte)
    8. Matéria pelo objeto: Lavou os cristais e as porcelanas para usá-los no jantar. (= Lavou os copos e os pratos...)
    9. O sinal pela coisa significada: A cruz o salvará! (= A fé o salvará)
     

    Homonimia:

    Homônimas homógrafas: são as palavras que com a mesma grafia, mas com pronúncia e significados distintos. Exemplo: “gosto” (substantivo) e “gosto” (verbo gostar) / “este” (ponto cardeal) e “este” (pronome demonstrativo). ​

    Homônimas homófonas: são palavras igual na pronúncia, mas diferentes na grafia e no significado. Exemplo: “sessão” (período de tempo) e “seção” (departamento) / “cela” (substantivo) e “sela” (verbo).

    Homônimos perfeitos: são as palavras com a mesma grafia e pronúncia, mas com significados diferentes. Exemplo: “verão” (verbo) e “verão” (substantivo) / “cedo” (verbo) e “cedo” (advérbio). Homonímia e paronímia Homonímia e polissemia Saiba mais sobre o significado de polissemia.

    Parafrase:

    Uma paráfrase é uma reafirmação do sentido de um texto ou passagem usando outras palavras. O termo em si é derivado do latim paraphrasis, do grego antigo παράφρασις, cujo significado é "maneira adicionar de expressar-se"

    Hiperonimia:

    Hiponímia e Hiperonímia.

    As palavras que possuem um sentido mais restrito, relativamente a outra de sentido mais geral, chamam-se hipónimos.

    Exemplos:

    Rosa é HIPÓNIMO de flor.
    andorinha é HIPÓNIMO de ave.
    leão é HIPÓNIMO de felino.
    polvo é HIPÓNIMO de molusco.


    As palavras de sentido mais geral, relativamente a outras de sentido mais restrito, chamam-se hiperónimos.

    Exemplos:

    flor é HIPERÓNIMO de rosa, malmequer, etc.
    ave é HIPERÓNIMO de andorinha, gaivota, etc.
    felino é HIPERÓNIMO de leão, tigre, pantera, etc.
    molusco é HIPERÓNIMO de polvo, lula, etc.

    Sinominia: 

  • hiperonímia indica uma relação hierárquica de significado que uma palavra superior estabelece com uma palavra inferior. O hiperônimo é uma palavra hierarquicamente superior porque apresenta um sentido mais abrangente que engloba o sentido do hipônimo, uma palavra hierarquicamente inferior, com sentido mais restrito.

     

    País é hiperônimo de Brasil.  / Mamífero é hiperônimo de cavalo. / Jogo é hiperônimo de xadrez.

     

    “A natação e o voleibol podem dar medalhas ao país nos próximos jogos olímpicos. Esses esportes contam com atletas dedicados e também bons treinadores.” Esses esportes é o hiperônimo de natação e futebol.

     

    GABARITO: LETRA D

    FONTE: https://www.normaculta.com.br/hiponimia-e-hiperonimia/

  • Gabarito: d) Hiperonímia é o fenômeno semântico que representa a relação entre uma palavra de sentido mais genérico com outra de sentido mais específico. Veja que no texto as palavras natação e voleibol foram representadas pelo vocábulo mais genérico e que engloba os dois termos ao mesmo tempo: esportes.

    a) A metonímia consiste em empregar um termo no lugar de outro, havendo entre ambos estreita afinidade ou relação de sentido. Ex: Usar a marca no lugar do produto – Ela gosta de danone. Na verdade, ela gosta de iogurte da marca danone.

    b) A homonímia consiste no emprego idêntico entre palavras com significados distintos. A Homonímia pode ser quanto à grafia, nesse caso as palavras são grafadas de maneira idênticas, mas a pronúncia de ambas é diferente. São os chamados homônimos homógrafos. Ex: colher (é) – substantivo e colher (ê) – verbo. Pode ainda a homonímia apresentar grafias diferentes e pronúncias idênticas. São os chamados homônimos homófonos. Ex: Assento (lugar de sentar-se) e acento (representação gráfica). Por fim, há ainda os homônimos perfeitos, que consistem no emprego idêntico tanto na escrita quanto na pronúncia entre palavras de significados distintos. Ex: morro (verbo) e morro (substantivo).

    c) A paráfrase consiste em reescrever um texto ou uma informação com o objetivo de torná-lo mais fácil de interpretar. Ex: “A irrupção de Febo deixou a nossa morada iluminada” é uma expressão que pode dar origem a uma paráfrase como “A saída do Sol iluminou a nossa casa”.

    e) Já a sinonímia consiste em uso de palavras ou expressões que possuem significados idênticos ou semelhantes. Ex: preto e negro são sinônimos

  • SARGENTO FOREVER


ID
2321407
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Marque a alternativa que apresenta corretamente o que estabelece a Máxima da Quantidade.

Alternativas
Comentários
  • Máximas conversacionais

    Conjunto de regras que, segundo Grice, devem conduzir o ato conversacional e que concretizam o princípio da cooperação. As máximas conversacionais são princípios descritivos do comportamento linguístico dos falantes e normas específicas de conduta linguística. Segundo Grice, as máximas conversacionais, que regem o comportamento comunicativo dos falantes numa interação verbal, são quatro:

     

    Máxima da qualidade: Seja o mais verdadeira possível, para isso, não afirme o que crê ser falso e não afirme aquilo de que não tem provas suficientes para confirmar a sua veracidade. (VERDADEIRA)

     

    Máxima da quantidade: Seja tão informativa quanto necessária, isto é, que seja nem mais nem menos informativa do que aquilo que é fundamental para os objetivos de uma interação verbal. (PRECISA)

     

    Máxima da relevância: Tente que a sua contribuição conversacional revele ser pertinente em relação ao objetivo da conversa para que se estabeleça uma relação de pertinência entre os enunciados. (PERTINENTE)

     

    Máxima do modo:  Tente que a sua contribuição conversacional seja ordenada, clara e breve. (ORGANIZADA)

     

    Logo...

    a) Seja relevante -  Relevância

    b) Seja organizado -  Modo

    c) Seja verdadeiro - Qualidade

    d) Seja preciso - Quantidade

    e) Seja simples - Modo

     

    Fonte: https://www.infopedia.pt/$maximas-conversacionais

     

    @papirobizurado

  • isso sim é um absurdo!! pedi algo desse na prova de direito é pra fu........ com o candidato

  • "A máxima de quantidade expressa o seguinte princípio: tente que a sua contribuição conversacional seja tão informativa quanto necessária, isto é, que seja nem mais nem menos informativa do que aquilo que é fundamental para os objetivos de uma interação verbal. Um discurso repetitivo constitui uma violação desta máxima, pois ao sobrecarregar o enunciado de informação redundante e desnecessária criar-se-á ruído na comunicação.

    Exs.:

    A – O que estás a almoçar?

    B – Lasanha.

    Os seguintes enunciados violariam a máxima da quantidade:

    – Lasanha,que é uma das sugestões do chefe deste restaurante que eu, por acaso, conheço desde pequena."

    Fonte: https://www.infopedia.pt/$maximas-conversacionais

    Então, seguindo o que foi descrito sobre a máxima de quantidade, a expressão tem que conter somente a informação necessária sem redundância para o que deve passar.

    Olhando as alternativas, a única que se percebe redundância é a palavra "preciso", pois, a pessoa pode estar precisando de algo ou ela quer que alguém seja "acurado" ou "exato" com alguma coisa ou situação.

    Que no caso o Seja preciso é o mínimo de informação que uma pessoa pode dar para que outra pessoa faça perfeitamente ou com exatidão alguma coisa.

    Letra D.

    Questão difícil para quem não conhece Máximas Conversacionais!

    Só acertei a questão, pois li a fonte antes, se não, sem condições, era chute e com certeza trave ou fora!


ID
2321410
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considerando os padrões normativos, analise as proposições abaixo e, em seguida, complete as lacunas assinalando a alternativa que apresenta a sequência correta.
_______________ as circunstâncias em que __________________ os problemas com os gastos no orçamento disponível, nem um nem outro integrante dos grupos concorrentes_____________ a aplicação de uma pena.

Alternativas
Comentários
  • nem um integrante dos grupos concorrentes recebeu, nem o outro integrante dos grupos concorrentes recebeu 

  • "Nem um, nem outro"

         = verbo no singular.

    Exemplo: Nem um, nem outro respondeu à questão.

     

    Fonte: http://pucrs.br/manualred/verbal.php

  • já li que nesse caso a concordância é facultativa, depende do autor. É necessário ver a bibliografia do edital dessa prova.

  • Nem um, nem outro, sentido de exclusão = verbo no singular

  • Pessoal, sobre a concordância do verbo DAR, segue uma ótima explicação.

    forma correta de concordância é dadas as, como em: dadas as circunstâncias, dadas as informações, dadas as respostas, dadas as indicações,… Sendo um particípio, concorda em gênero e número com o substantivo a que se refere: dado o, dados os, dada a e dadas as. 

    fonte: Professora Flávia Neves.

    www.duvidas.dicio.com.br/dado-as-ou-dadas-as/

  • O verbo tanto poderá está na terceira pessoa do singular como na terceira pessoa do plural, mas o SUBSTANTIVO ficará sempre no singular.

    Ex: UM E OUTRO aluno fez (ou fizeram) o trabalho.


ID
2321413
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia as orações abaixo e, em seguida, marque a alternativa onde ocorre objeto direto preposicionado.
I. Poucos assistiram ao espetáculo.
II. Conheci a mulher a quem ele há muito admira.
III. Ele ama a Deus sobre todas as coisas.

Alternativas
Comentários
  • Conhecer - VTD

    Amar - VTD

  • Gabarito: 

    e) Somente II e III estão corretas.

  • I. Poucos assistiram ao espetáculo. SUJEITO INDETERMINADO

    II. Conheci a mulher a quem ele há muito admira. VERBO Conhecer – VTD = precedido de SUJEITOS (ELE CONHECEU A MULHER)

    III. Ele ama a Deus sobre todas as coisas. VERBO Amar – VTD = precedido de SUJEITOS (ELE AMA A DEUS)

  • Quem conhece, conhece alguém - objeto direto

     

    Quem ama, ama alguém - objeto direto

     

    Por eliminação, letra E

  • objeto direto preposicionado é precedido de uma preposição, apesar de a ideia expressa pelo verbo não exigi-la.

  • - O pronome relativo quem é sempre precedido de preposição, ocasionando no caso da questão um VTD Prep.

     

    - O pronome, na alternativa II, não completa o verbo conhecer da 1ª oração da frase, como dizem os comentários dos colegas, mas completa o verbo admirar da 2ª oração retomando um termo da 1ª.

     

    - Substituamos o pronome relativo a quem pelo termo da 1ª oração que ele retoma:

    Ele há muito admira a mulher.

     

    Logo, o verbo admirar é VTD, não pedindo preposição para se ligar a seu complemento, preposição essa que é colocada antes do pronome quem pela obrigatoriedade da norma culta (o pronome relativo quem é sempre precedido de preposição).

     

     

  • O verbo amar é um verbo transitivo direto. Tipicamente, seleciona um complemento não preposicionado. Pode, no entanto, em contextos muito restritos, sobretudo no discurso religioso, ser usado com um complemento encabeçado pela preposição a:

    «Amar a Deus.»

    «Amar ao próximo.»

     

    Bechara, na sua Moderna Gramática Portuguesa, também refere que a preposição a pode aparecer a anteceder o objeto direto quando este é o pronome relativo quem, como acontece na frase referida pelo consulente e no exemplo apresentado nessa gramática: «Conheci a pessoa a quem admiras.»


ID
2321416
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Chose the correct alternative according to the use of modals.
( ) I was so tired last night but I couldn’t sleep.
( ) She not must help you.
( ) I’m not sure. I might not go to the movies.

Alternativas
Comentários
  • Corrigindo a errada: She must not...
  • POR ISSO QUE ERREI


ID
2321419
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Choose the alternative that correctly completes the sentences below:

____Christmas I went to Montreal to see my friend. He lives_____a boat. Can you believe it? ____the winter he moves to an apartment ____the city.

Alternativas

ID
2321422
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Choose the alternative that correctly completes the sentences according to the right use of articles:
I wrote__ letter to my friend yesterday. Today I saw_____ letter on ____dinner table. I forgot to post it.

Alternativas
Comentários
  • Letra E

     

  • Olá, pessoal

    No meu canal, eu gravei um vídeo explicando sobre os artigos.

    https://youtu.be/bIEE7_mCoJk

  • Alguém explica

  • Usa-se (A/AN) quando menciona algo pela primeira vez ------------------------------A LETTER

    Usa-se o (The) quando menciona esse algo pela segunda vez --------------------- THE LETTER

    Usa-se (The) para substantivos contáveis -------------- THE DINNER

    LETRA E

  • Lembrei do exemplo que a Marcela Mallet fala no vídeo de artigos

    I got a new dress. The dress is a really nice.

    1º Eu falo de uma coisa nova, que tu ainda não sabe. Eu comprei um vestido. Tu não sabe que vestido eu comprei.

    Mas na 2ª frase eu já to falando do vestido que eu comprei, e agora tu já sabe que eu comprei um vestido e to falando dele. De um vestido específico.

    E

  • Lembrei do exemplo que a Marcela Mallet fala no vídeo de artigos

    I got a new dress. The dress is a really nice.

    1º Eu falo de uma coisa nova, que tu ainda não sabe. Eu comprei um vestido. Tu não sabe que vestido eu comprei.

    Mas na 2ª frase eu já to falando do vestido que eu comprei, e agora tu já sabe que eu comprei um vestido e to falando dele. De um vestido específico.

    E


ID
2321425
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Choose the alternative that correctly completes the sentences according to the right use of pronouns.
Dear friend, thanks for _____email. It is so nice to hear from ______. Let _____tell you ______news, even though ______are much more interesting.

Alternativas
Comentários
  • Escolha a alternativa que completa corretamente as frases de acordo com o uso correto dos pronomes.

    Dear friend, thanks for your email. It is so nice to hear from you. Let me tell you my good news, even though yours are much more interesting. (Querido amigo, obrigada pelo seu email. É tão bom ter notícias suas. Deixe-me contar a você minhas boas novidades, mesmo que as suas sejam mais interessantes.)

    GABARRITO: A.
  • Olá, pessoal
    Eu tenho um canal no youtube que dou algumas dicas de Inglês!!!
    Esse vídeo aqui é sobre Pronomes
    https://youtu.be/33P1Rd6GX5k

  • Bizu: Possessive Adjective vem Antes da coisa a qual ele se refere, Possessive Pronoun vem Pós tal coisa

  • A


ID
2321428
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Choose the word that best completes the sentence below.

_________________ place I’ve ever visited was the Netherlands.

Alternativas
Comentários
  • O superlativo de far faz parte de uma das exceções do inglês, os irregulares. Existem dois comparativos:

    Farthest => Distância literal.

    Furthest => Sentido conotativo.

    Alternativa C)


ID
2321431
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Which of the relative clauses below modifies the object of the sentence?

Alternativas
Comentários
  • Relative Clauses(Pron. Relativo)

     

    Reiteram a informação (qualidade – adjetivo, portanto) do substantivo. Eles podem ser:

    Who (que/qual – utilizado para pessoas);

    Which (qual – utilizado para coisas);

    Whose (cujo);

    That (que – Sujeito/Objeto, Pessoa/Coisa);

    Whom (que – Pessoas, Objeto).

    Das alternativas apresentadas, a única cujo pronome relativo modifica o objeto da frase (ou ocupa a posição de objeto é a letra E):  

     

  • I (subject) can't find (what?) the person(object) to whom you talked (this modifies the object that no longer is just a simple person)

  • A presente questões envolve o estudo dos Pronomes Relativos e das orações subordinadas relativas, bem como o conhecimento de análise sintática. Isso porque, o candidato deve indicar qual das orações relativas relacionadas modifica o objeto da oração.

    As “Relative Clauses" [Orações Relativas] são orações subordinadas que trazem informações a respeito de uma pessoa, objeto ou ideia da oração principal. Ou seja, elas complementam a oração principal, criando uma frase mais complexa.

    Elas equivalem às orações subordinadas adjetivas do português. E funcionam como um complemento de um substantivo da oração principal, o antecedente, informando detalhes ou especificações sobre ele.

    Logo, para resolvermos a questão, basta identificarmos a oração relativa cujo antecedente é o objeto da oração principal.

    Vamos às alternativas.

    Alternativa A.
    ERRADA. A oração relativa “who lives near me" qualifica “boy" , que é o sujeito da oração principal “The boy has four cats."

    Alternativa B.
    ERRADA. A oração subordinada relativa “which end in death" restring o antecedente “stories" que é o sujeito da oração principal “Stories make me cry".

    Alternativa C.
    ERRADA. A oração relativa “that she could fly" refere-se a “idea", sujeito da oração “The idea is completely nonsense."

    Alternativa D.
    ERRADA. A oração relativa restritiva “whose father died yesterday" diz respeito a “girl", que é o sujeito da oração principal “The girl will move to China."

    Alternativa E.
    CORRETA. A oração relativa “to whom you talked" refere-se a “person" que é o objeto da oração “I can't find the person". É “person" que sofre a ação “can´t be found" (ou seja, é a pessoa que não pode ser encontrada pelo sujeito “I").


    Gabarito do Professor: Letra E.

ID
2321434
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Which of the alternatives below best completes the dialogue?
• John:_______you watch the soccer game on channel 4 last night?
• George: No: _____ it good?
• John: Awesome! The visiting team_______score a single goal.
• George: I'm glad I _______ there. I hate to see a visiting team lose.
• John: I _____ _know you were that crazy !!!! Why should the visiting team win?

Alternativas

ID
2505082
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

De acordo com a Constituição Federal de 1988, a competência para legislar sobre Direito Financeiro e Orçamento Público é:

Alternativas
Comentários
  • Art. 24. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre:

     I - direito tributário, financeiro, penitenciário, econômico e urbanístico;

    II - orçamento;

    III - juntas comerciais;

    IV - custas dos serviços forenses;

    V - produção e consumo;

    VI - florestas, caça, pesca, fauna, conservação da natureza, defesa do solo e dos recursos naturais, proteção do meio ambiente e controle da poluição;

    VII - proteção ao patrimônio histórico, cultural, artístico, turístico e paisagístico;

    VIII - responsabilidade por dano ao meio ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico;

    IX - educação, cultura, ensino e desporto;

    IX - educação, cultura, ensino, desporto, ciência, tecnologia, pesquisa, desenvolvimento e inovação;                          (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 85, de 2015)

    X - criação, funcionamento e processo do juizado de pequenas causas;

    XI - procedimentos em matéria processual;

    XII - previdência social, proteção e defesa da saúde;

    XIII - assistência jurídica e Defensoria pública;

    XIV - proteção e integração social das pessoas portadoras de deficiência;

    XV - proteção à infância e à juventude;

    XVI - organização, garantias, direitos e deveres das polícias civis.

    § 1º No âmbito da legislação concorrente, a competência da União limitar-se-á a estabelecer normas gerais.

    § 2º A competência da União para legislar sobre normas gerais não exclui a competência suplementar dos Estados.

    § 3º Inexistindo lei federal sobre normas gerais, os Estados exercerão a competência legislativa plena, para atender a suas peculiaridades.

    § 4º A superveniência de lei federal sobre normas gerais suspende a eficácia da lei estadual, no que lhe for contrário.

  • União, Estado e DF: Concorrentemente

    Município: Suplementarmente


ID
2505085
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A abertura de Crédito Adicional Extraordinário, para atender a despesas com comoção interna, será realizada, especialmente, mediante:

Alternativas
Comentários
  • Crédito Extraordinário é para despesas URGENTES E IMPREVISÍVEIS; e abertura é feita por MEDIDA PROVISÓRIA (no caso da União).

  • MEDIDAS PROVISÓRIAS --->UNIÃO E ENTES FEDERATIVOS QUE TENHAM ESSA ESPÉCIE NORMATIVA

    DECRETO DO EXECUTIVO ---> PARA OS ENTES FEDERATIVOS QUE NÃO TENHAM ESSA ESPÉCIE, SERÁ POR DECRETO.

  • gabarito errado

    resposta letra C

     

    Os créditos suplementares especiais dependem de autorização legislativa, ao passo que os extraordinários são abertos por decreto do Executivo, que deles dará ciência imediata ao Legislativo. Os créditos adicionais, uma vez aprovados, incorporam-se ao orçamento do exercício.

  • Tendo em vista que o Crédito Extraordinário é indicado para as situações em que a intervenção estatal deve dar-se rapidamente, não caberia aguardar-se o provimento legislativo prévio. Assim, de conformidade com a Lei 4.320/64, os Créditos Extraordinários são abertos por Decreto do Poder Executivo, que informará de imediato ao Poder Legislativo sobre a providência tomada.

    Já a CF/88 trouxe duas novidades nesta questão:

    1) ampliou as situações possíveis de ser atendidas por meio de Crédito Extraordinário; e

    2) estabeleceu a Medida Provisória como instrumento legal de abertura do Crédito Extraordinário.”

  • De acordo com a aula do professor Marcel Guimarães, para o ambito federal a resposta correta é a "E"

    Ja para estados/municipios, a resposta correta seria a "C".

  • Art. 44. Os créditos extraordinários serão abertos por decreto do Poder Executivo, que dêles dará imediato conhecimento ao Poder Legislativo.

    gabarito C)


ID
2505088
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A Lei complementar nº 101 de 04/05/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal-LRF) foi editada com o objetivo de:

Alternativas
Comentários
  • § 1o A responsabilidade na gestão fiscal pressupõe a ação planejada e transparente, em que se previnem riscos e corrigem desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas, mediante o cumprimento de metas de resultados entre receitas e despesas e a obediência a limites e condições no que tange a renúncia de receita, geração de despesas com pessoal, da seguridade social e outras, dívidas consolidada e mobiliária, operações de crédito, inclusive por antecipação de receita, concessão de garantia e inscrição em Restos a Pagar.

  • Questão caiu na FAB 2013 para Economista e na EsFCEx 2016 para Contador.

     

    As bancas deram gabaritos distintos.

     

    FAB - A 

    (Fonte: PEREIRA, José Matias. Curso de Administração Pública - Foco nas Instituições e Ações Governamentais. 2º Ed. São Paulo: Atlas, 2009, p. 238.)

     

    EsFCEx - B 

    (Fonte: Art 1º, § 1º A responsabilidade na gestão fiscal pressupõe a ação planejada e transparente, em que se previnem riscos e corrigem desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas, mediante o cumprimento de metas de resultados entre receitas e despesas e a obediência a limites e condições no que tange a renúncia de receita, geração de despesas com pessoal, da seguridade social e outras, dívidas consolidada e mobiliária, operações de crédito, inclusive por antecipação de receita, concessão de garantia e inscrição em Restos a Pagar.)

     

  • Vamos aguardar para ver agora o ponto de vista da MARINHA em relação a esta questão........


ID
2505091
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

O limite de gastos da despesa Pessoal e endividamento público será calculado com base na Receita Corrente líquida, que é composta pelas seguintes fontes de Receita:

Alternativas
Comentários
  • Art. 11 da Lei nº 4.320/64

    Art. 11 - A receita classificar-se-á nas seguintes categorias econômicas: Receitas Correntes e Receitas de
    Capital.


    § 1º - São Receitas Correntes as receitas tributária, de contribuições, patrimonial, agropecuária, industrial, de
    serviços e outras e, ainda, as provenientes de recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito público ou
    privado, quando destinadas a atender despesas classificáveis em Despesas Correntes. (Redação dada pelo
    Decreto Lei nº 1.939, de 1982)

     

  •  

    LRF - art. 2º

     IV - receita corrente líquida: somatório das receitas tributárias, de contribuições, patrimoniais, industriais, agropecuárias, de serviços, transferências correntes e outras receitas também correntes...

  • TRIBUTA CON PAIS TRANSOU = Tributárias, contribuições, patrimoniais, agropecuária, industriais, serviços, transferências correntes e outras receitas correntes.


ID
2505094
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Não definido

Indique qual das seguintes restrições sobre a União, Estados, Distrito Federal e Municípios não consta da Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF (Lei Complementar nº 101/2000):

Alternativas

ID
2505097
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Segundo a Lei 4.320 de 17/03/1964, as despesas com subvenções econômicas, juros da dívida pública e amortização da dívida pública são classificadas, ao nível de Categoria Econômica, respectivamente, como:

Alternativas
Comentários
  • DESPESAS CORRENTES

     

    Despesas de Custeio

     

    Transferências Correntes

     

    § 3º Consideram-se subvenções, para os efeitos desta lei, as transferências destinadas a cobrir despesas de custeio das entidades beneficiadas, distinguindo-se como:

     

    I - subvenções sociais, as que se destinem a instituições públicas ou privadas de caráter assistencial ou cultural, sem finalidade lucrativa;

    II - subvenções econômicas, as que se destinem a emprêsas públicas ou privadas de caráter industrial, comercial, agrícola ou pastoril.

     

    Art. 13. Observadas as categorias econômicas do art. 12, a discriminação ou especificação da despesa por elementos, em cada unidade administrativa ou órgão de govêrno, obedecerá ao seguinte esquema:

     

    DESPESAS CORRENTES

     

    Despesas de Custeio

     

    Pessoa Civil
    Pessoal Militar
    Material de Consumo
    Serviços de Terceiros
    Encargos Diversos

     

    Transferências Correntes

     

    Subvenções Sociais
    Subvenções Econômicas
    Inativos
    Pensionistas
    Salário Família e Abono Familiar
    Juros da Dívida Pública
    Contribuições de Previdência Social
    Diversas Transferências Correntes.

     

    DESPESAS DE CAPITAL

     

    Amortização da Dívida Pública
    Auxílios para Obras Públicas
    Auxílios para Equipamentos e Instalações
    Auxílios para Inversões Financeiras
    Outras Contribuições.

  • Despesas Correntes: PEJUROU = pessoal, juros e outras despesas correntes

    Despesas de Capital: AMOR IN INVERSO = amortizações, investimentos e inversões financeiras


ID
2505100
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Despesa Pública de caráter continuado, segundo a Lei Complementar nº 101 de 04/05/2000:

Alternativas
Comentários
  • Art. 17. Considera-se obrigatória de caráter continuado a despesa corrente derivada de lei, medida provisória ou ato administrativo normativo que fixem para o ente a obrigação legal de sua execução por um período superior a dois exercícios.

  • Despesa com obra pública não é corrente, é de capital.

  • Eu gostaria de saber a justificativa da letra A ser correta, professrores do qconcursos.


ID
2505103
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

O cidadão Azambuja dos Santos, ao falecer, deixou em testamento registrado em Cartório, como gratidão pelo excelente tratamento que recebeu no hospital da sua cidade, tendo como beneficiário da herança jacente, o seu município, o saldo total de sua caderneta de poupança no valor de R$500.000,00(quinhentos mil reais), a ser aplicado na manutenção do hospital. O Município ao receber a referida quantia registrará na sua Contabilidade como:

Alternativas
Comentários
  • Exemplos de outras despesas correntes

     

    - doação;

    - juros de mora;

    - recebimento de dívida ativa - genérica, oriundo de receita corrente. 

  • Ocorrendo a doação em forma de “gratidão”, vai aumentar a capacidade financeira da Administração Pública, incorporando-se,então, ao Patrimônio Líquido devido a intenção do sr Azambuja: atender despesas com MANUTENÇÃO. Sendo,então: uma receita orçamentária CORRENTE (pode atender a despesas com manutenção ou funcionamento, por exemplo). No caso de uma Receita Orçamentária de Capital, haveria uma intenção para implemento em despesas com INVESTIMENTOS ou inversões financeiras, por exemplo. Portanto: A-errada. B-errada. Receitas correntes tributárias são impostos,taxas,contribuições de melhoria (art.145 da CF) C-errada. Indenizações ocorrem como forma de restituir o que foi afetado. No caso, o senhor Azambuja atestou em forma de “gratidão”. D-gabarito E-errada. Caução (garantia) ocorre em Receitas Extraorçamentárias (o Estado é mero agente depositário, não incorporando o valor recebido em seu PL).

ID
2505106
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Com a inscrição do crédito da Fazenda Pública em Dívida Ativa, lavra-se o “Termo de Inscrição da Dívida Ativa”, no qual não é necessário indicar:

Alternativas
Comentários
  • O Termo de Inscrição de Dívida Ativa deverá conter:

    I - o nome do devedor, dos co-responsáveis e, sempre que conhecido, o domicílio ou residência de um e de outros;

    II - o valor originário da dívida, bem como o termo inicial e a forma de calcular os juros de mora e demais encargos previstos em lei ou contrato;

    III - a origem, a natureza e o fundamento legal ou contratual da dívida;

    IV - a indicação, se for o caso, de estar a dívida sujeita à atualização monetária, bem como o respectivo fundamento legal e o termo inicial para o cálculo;

    V - a data e o número da inscrição, no Registro de Dívida Ativa; e

    VI - o número do processo administrativo ou do auto de infração, se neles estiver apurado o valor da dívida.


ID
2505109
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Acerca do Orçamento Público marque a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Lei Orçamentária Anual

  • Gab.: B

    A) é um instrumento de planejamento que estima a despesa e fixa a receita para determinado ano. [O contrário: estima receita e fixa despesa]

    B) sob o enfoque formal, tem natureza jurídica de lei anual. [O orçamento é uma lei ânua, de efeitos concretos.]

    C) tem natureza jurídica de Lei Complementar. [Lei Ordinária!]

    D) o projeto de lei orçamentária é de iniciativa do Poder Legislativo. Poder Executivo.

    E) a lei 4.320/64 estabelece o rito de tramitação do projeto de lei orçamentária. [O rito do projeto de lei orçamentária consta na CF/88, sendo considerada lei originária mas com rito especial]

    Questão cópia: Q95498


ID
2505112
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Na forma da Constituição Federal/88, o exame e a emissão de parecer sobre os projetos do Plano Plurianual - PPA, Leis de diretrizes Orçamentárias - LDO e Lei Orçamentária Anual - LOA cabe:

Alternativas
Comentários
  • CF88

    Art. 166. Os projetos de lei relativos ao plano plurianual, às diretrizes orçamentárias, ao orçamento anual e aos créditos adicionais serão apreciados pelas duas Casas do Congresso Nacional, na forma do regimento comum.

    § 1º Caberá a uma Comissão mista permanente de Senadores e Deputados:

    - examinar e emitir parecer sobre os projetos referidos neste artigo e sobre as contas apresentadas anualmente pelo Presidente da República;

    II - examinar e emitir parecer sobre os planos e programas nacionais, regionais e setoriais previstos nesta Constituição e exercer o acompanhamento e a fiscalização orçamentária, sem prejuízo da atuação das demais comissões do Congresso Nacional e de suas Casas, criadas de acordo com o art. 58.

    AGORA, O §2º É DE FATO A RESPOSTA MAIS COMPLETA.

    § 2º As emendas serão apresentadas na Comissão mista, que sobre elas emitirá parecer, e apreciadas, na forma regimental, pelo Plenário das duas Casas do Congresso Nacional.


ID
2505115
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

São modalidades de fiscalização da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas, previstas na Constituição Federal/88:

Alternativas
Comentários
  • CF88

    Título IV   

    Da Organização dos Poderes

    Capítulo I   

    Do Poder Legislativo

    Seção IX   

    Da Fiscalização Contábil, Financeira e Orçamentária

     

    Art. 70. A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas, será exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder.

        Parágrafo único. Prestará contas qualquer pessoa física ou jurídica, pública ou privada, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores públicos ou pelos quais a União responda, ou que, em nome desta, assuma obrigações de natureza pecuniária.

  • Fiscalização COFOP

    Contábil

    Orçamentária

    Financeira

    Operacional

    Patrimonial


ID
2505118
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Na classificação dos tipos de auditoria, a que avalia a eficácia dos resultados em relação aos recursos disponíveis, bem como a economicidade, a eficiência, a efetividade e a qualidade dos controles internos existentes, é denominada auditoria:

Alternativas
Comentários
  • Letra A.

    TIPOS DE AUDITORIAS

    I. Auditoria de Avaliação da Gestão: esse tipo de auditoria objetiva emitir opinião com

    vistas a certificar a regularidade das contas, verificar a execução de contratos, acordos,

    convênios ou ajustes, a probidade na aplicação dos dinheiros públicos e na guarda ou

    administração de valores e outros bens da União ou a ela confiados, compreendendo,

    entre outros, os seguintes aspectos: exame das peças que instruem os processos de

    tomada ou prestação de contas; exame da documentação comprobatória dos atos e fatos

    administrativos; verificação da eficiência dos sistemas de controles administrativo e

    contábil; verificação do cumprimento da legislação pertinente; e avaliação dos resultados

    operacionais e da execução dos programas de governo quanto à economicidade,

    eficiência e eficácia dos mesmos.

    II. Auditoria de Acompanhamento da Gestão: realizada ao longo dos processos de

    gestão, com o objetivo de se atuar em tempo real sobre os atos efetivos e os efeitos

    potenciais positivos e negativos de uma unidade ou entidade federal, evidenciando

    melhorias e economias existentes no processo ou prevenindo gargalos ao desempenho da

    sua missão institucional.

    III. Auditoria Contábil: compreende o exame dos registros e documentos e na coleta de

    informações e confirmações, mediante procedimentos específicos, pertinentes ao controle

    do patrimônio de uma unidade, entidade ou projeto. Objetivam obter elementos

    comprobatórios suficientes que permitam opinar se os registros contábeis foram efetuados

    de acordo com os princípios fundamentais de contabilidade e se as demonstrações deles

    originárias refletem, adequadamente, em seus aspectos mais relevantes, a situação

    econômico-financeira do patrimônio, os resultados do período administrativo examinado e

    as demais situações nelas demonstradas.

    IV. Auditoria Operacional: consiste em avaliar as ações gerenciais e os procedimentos

    relacionados ao processo operacional, ou parte dele, das unidades ou entidades da

    administração pública federal, programas de governo, projetos, atividades, ou segmentos

    destes, com a finalidade de emitir uma opinião sobre a gestão quanto aos aspectos da

    eficiência, eficácia e economicidade, procurando auxiliar a administração na gerência e

    nos resultados, por meio de recomendações, que visem aprimorar os procedimentos,

    melhorar os controles e aumentar a responsabilidade gerencial.


ID
2505121
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

No âmbito do Poder Executivo, o órgão ou unidade de controle interno, deve elaborar documentos que, como forma de comunicação, reflitam os resultados dos exames realizados. Constitui atributo de qualidade:

Alternativas
Comentários
  • As informações que proporcionem a abordagem da auditoria, quanto aos atos de gestão, fatos ou situações observados, devem reunir principalmente os seguintes atributos de qualidade:

    Concisão - usar linguagem clara e concisa de forma que seja fácil o seu entendimento por todos, sem necessidade de explicações adicionais por parte de quem o elaborou;

    Objetividade - deve conter mensagem clara e direta, a fim de que o leitor entenda facilmente o que se pretendeu transmitir;

    Convicção - relatar de tal modo que as evidências conduzam a qualquer pessoa prudente às mesmas conclusões a que chegou o auditor;

    Clareza - assegurar-se de que a estrutura do relatório e a terminologia empregada permitam que as informações reveladas possam ser entendidas por quaisquer pessoas, ainda que não versadas na matéria;

    Integridade - devem ser incluídos no relatório todos os fatos relevantes observados, sem nenhuma omissão, proporcionando uma visão objetiva das impropriedades/irregularidades apontadas, recomendações efetuadas e conclusão;

    Coerência - assegurar-se de que os resultados da auditoria correspondam aos objetivos determinados;  Oportunidade - os relatórios devem ser emitidos tempestivamente, a fim de que os assuntos neles abordados possam ser objeto de oportunas providências;

    Apresentação - o auditor governamental deve cuidar para que os assuntos sejam apresentados numa seqüência lógica, segundos os objetivos do trabalho, de forma correta, isto é, em uma linguagem perfeita, isenta de erros ou rasuras que possam prejudicar o correto entendimento; e

    Conclusivo - o relatório deve permitir a formação de opinião sobre as atividades realizadas. 

    Gab: C


ID
2505124
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Quando o Almoxarifado de um ente público fizer a distribuição de material de expediente para os Setores requisitantes, a contabilização correta evidenciará uma:

Alternativas
Comentários
  • No momento em que ocorre tal distribuição, há uma baixa de estoque (ativo).
  • Na minha opinião, esta questão caberia recurso, pois a distribuição de material de almoxarifado para os setores do ente não é o mesmo que o consumo desses materiais. Por isso, nesse caso específico seria um fato permutativo transferindo valores dentro das contas analíticas de estoque. O efetivo consumo, esse sim, consumaria a despesa e geraria uma VPD.

    Logo consumo de materiais gera despesa ou VPD e somente a distribuição não gera, pois é um fato permutativo.

    Gabarito: Sem resposta.

    É um ponto de vista apenas, se algum colega tiver outra visão, compartilhe.


ID
2505127
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

As afirmações, abaixo, tratam da consolidação das Demonstrações Contábeis inseridas na NBC-T 16.7. Analise e marque a correta:

Alternativas
Comentários
  • Olá deixarei minha contribuição:

    De acordo com a NBCT 16.7

    A alternativa correta é a letra C.

    Vejamos:

    A) as demonstrações consolidadas devem abranger as transações contábeis das entidades ditas independentes incluídas na consolidação. ERRADA

    RESP: as demonstrações consolidadas devem abranger as transações contábeis de TODAS AS UNIDADES CONTÁBEIS incluídas na consolidação.

    B) os ajustes e as eliminações decorrentes do processo de consolidação devem ser realizados por lançamentos na escrituração das entidades que formam a unidade contábil. ERRADA

    RESP: os ajustes e as eliminações decorrentes do processo de consolidação devem ser realizados EM DOCUMENTOS AUXILIARES, NÃO ORIGINANDO NENHUM TIPO DE LANÇAMENTO NA ESCRITURAÇÃO das entidades que formam a unidade contábil

    C) as demonstrações contábeis consolidadas devem ser complementadas por notas explicativas. CERTO

    As demonstrações contábeis consolidadas devem ser complementadas por notas explicativas que contenham, pelo menos, as seguintes informações:

    (a) identificação e características das entidades do setor público incluídas na consolidação;

    (b) procedimentos adotados na consolidação;

    (c) razões pelas quais os componentes patrimoniais de uma ou mais entidades do setor público não foram avaliados pelos mesmos critérios, quando for o caso;

    (d) natureza e montantes dos ajustes efetuados;

    (e) eventos subseqüentes à data de encerramento do exercício que possam ter efeito relevante sobre as demonstrações contábeis consolidadas.

    D) no processo de consolidação de demonstrações contábeis devem ser consideradas as relações de dependência entre as entidades do setor público e privado. ERRADO

    RESP: No processo de consolidação de demonstrações contábeis devem ser consideradas as relações de dependência entre as entidades do setor PÚBLICO.

    E) as demonstrações contábeis das entidades do setor público, para fins de consolidação, devem ser levantadas na mesma data, admitindo-se a defasagem de até seis meses, desde que os efeitos dos eventos relevantes entre as diferentes datas sejam divulgados em notas explicativas. ERRADA

    RESP: As demonstrações contábeis das entidades do setor público, para fins de consolidação, devem ser levantadas na mesma data, admitindo-se a defasagem de ATÉ TRÊS MESES, desde que os efeitos dos eventos relevantes entre as diferentes datas sejam divulgados em notas explicativas.


ID
2505130
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No MCASP, as contas contábeis que registram, processam e evidenciam os atos de gestão cujos efeitos possam produzir modificações no patrimônio da entidade do setor público são:

Alternativas

ID
2505133
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A estrutura do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público-PCASP foi concebida para possibilitar, de forma independente, o registro das seguintes naturezas de informações segregadas em subsistemas:

Alternativas
Comentários
  • MCASP 8ª

    O PCASP está estruturado de acordo com as seguintes naturezas das informações contábeis:

    a. Natureza de Informação Orçamentária: registra, processa e evidencia os atos e os fatos relacionados ao planejamento e à execução orçamentária.

    b. Natureza de Informação Patrimonial: registra, processa e evidencia os fatos financeiros e não financeiros relacionados com a composição do patrimônio público e suas variações qualitativas e quantitativas.

    c. Natureza de Informação de Controle: registra, processa e evidencia os atos de gestão cujos efeitos possam produzir modificações no patrimônio da entidade do setor público, bem como aqueles com funções específicas de controle. 

    Gab. E


ID
2505136
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Um automóvel de determinado ente público, está avaliado por R$15.000,00 e sua vida útil foi estimada em 05 anos. Espera-se que o automóvel ao final dos 05 anos, possa ser vendido por R$3.000,00. Utilizando-se o método linear (ou cotas constantes) para cálculo da depreciação e supondo-se que não houve modificação na sua vida útil estimada e nem no valor residual, ao final de 02 anos, o valor líquido, contábil, a ser reconhecido do automóvel, como Ativo do patrimônio do ente público será de:

Alternativas
Comentários
  • Depreciação dos dois anos: 15.000 - 3000 = 12.000 (tem que tirar o valor residual)

    12.000 / 5 =2400 ao ano de depreciação

    logo em dois anos = 2400 + 2400 = 4.800

    Então o valor contábil é o valor de aquisição menos o valor de depreciação acumulada:

    15.000-4800= 10.200


ID
2505139
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

As transações no Setor Público são os atos e os fatos que provocam alterações qualitativas ou quantitativas, efetivas ou potenciais, no patrimônio das entidades do setor público, as quais são objeto de registro contábil em estrita observância aos Princípios e às NBC TSP. Marque a alternativa que apresenta, respectivamente, uma alteração quantitativa e uma alteração qualitativa no patrimônio de uma entidade pública.

Alternativas
Comentários
  • Receitas de capital são qualitativas

    Receitas correntes são Quantitativas


ID
2505142
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

O prazo médio de giro das duplicatas a receber é de 60 dias e a frequência de giro é calculada em função do total de recebimento de clientes por vendas a prazo e o saldo médio da conta Duplicatas a Receber. Sabe-se que as vendas totais do exercício (360 dias) montam a R$ 2.500.000,00, das quais 60% foram efetuadas à vista. Se o saldo (Si) de duplicatas a receber era de R$ 140.000,00, o saldo final (Sf) será de:

Alternativas
Comentários
  • Giro = Exercício/ PMDR (Prazo Médio de Duplicata a Receber)

    Giro = 360/60 = 6 dias

    Sabe-se que as vendas totais do exercício (360 dias) montam a R$ 2.500.000,00, das quais 60% foram efetuadas à vista.

    60% = 1.500.000 (à vista)

    40% = 1.000.000 (a prazo)

    A frequência de giro é calculada em função do total de recebimento de clientes por vendas a prazo e o saldo médio da conta Duplicatas a Receber

    Giro = Si + Venda a Prazo - Sf / (Si + Sf / 2)

    6 = 140.000 + 1.000.000 - Sf / (140.000 + Sf / 2)

    Sf = 180.000


ID
2505145
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Ao iniciar o período “t”, a Ind. Zelite dispunha dos seguintes estoques em R$: Produtos Prontos – R$ 108.000,00 e de Produtos em Processo – R$ 75.000,00. Durante o período, os custos de produção montaram a R$ 472.000,00. Sabe-se que o estoque final dos Produtos em Processo é de R$ 60.000, e o custo dos produtos vendidos, R$ 503.000,00. O valor dos estoques finais de Produtos Prontos é de:

Alternativas
Comentários
  • CUSTO DA PRODUÇÃO ACABADA

    CPA = EIPE + CPP - EFPE

    CPA = 75.000 + 472.000 - 60.000

    CPA = 487.000

    CUSTO DA MERCADORIA VENDIDA

    CMV = EIPA + CPA - EFPA

    503.000 = 108.000 + 487.000 - EFPA

    EFPA = 595.000 - 503.000

    EFPA = 92.000

    GAB C


ID
2505148
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Para o semestre, os custos indiretos de fabricação (CIF) e as horas de MOD foram orçados em R$ 306.000,00 e 45.000 horas MOD, respectivamente. Na confecção de uma Ordem de Produção (OP 23/2016), foram necessárias 2450 horas MOD e os CIF reais montaram a R$ 18.400,00. Verificou-se, então:

Alternativas
Comentários
  • Primeiro temos que saber quanto de CIF é distribuído pra cada hora de modo padrão (o que foi orçado/estimado):

    $306.000 / 45.000h = 6,8

    Então no custo padrão cada hora equivale a 6,8. Daí sabendo as horas reais que foram usadas a gente pode usar o cif por unidade nessas horas reais:

    $6,8 x 2.450h = $16.660 essa seria o total de cif gasto se eles tivessem seguido o que foi orçado. Comparando esse valor padrão com o real ($18.400) analisamos que o custo real foi superior ao custo padrão e quando isso acontece temos uma subaplicação (foi desfavorável). Mas quantos $ subaplicados/desfavoráveis? a diferença do padrão e do real!

    18.400 - 16.660 = $1740 subaplicação/desfavorável

    OBS:

    Padrão > Real = Sobreaplicação / favorável

    Padrão < Real = Subaplicação / desfavorável

    Padrão = Real = Nulo


ID
2505151
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

A demanda da Matéria prima MP x, para o período “t” é de 120.000 unidades. Sabe-se que o estoque inicial (Ei) desta MP é superior ao estoque final (Ef) em 8.000 unidades. A matéria prima aplicada na produção será, então, de:

Alternativas
Comentários
  • MPA = EI + D - EF

    MPA =( EF +8.000) + 120.000 - EF

    MPA = 8000 + 120.000

    MPA = 128.000,00.


ID
2505154
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

No semestre, serão aplicadas na produção do artigo Lambda 95.000 unidades da matéria prima (MP) Delta. Sabe-se que o estoque final (Ef) desta MP deverá ser superior ao estoque inicial (Ei) em 5.000 unidades e que o custo de posse do estoque por unidade/ano será de R$ 10,00. O lote econômico de compra (LEC) é de 4.000 unidades. Então, o custo de cada pedido monta a:

Alternativas
Comentários
  • Primeiro iremos calcular a demanda:

    MP= EI + D -EF

    95000= EI +D - (EI+5000)

    95000=D- 5000

    95000+5000 = D

    100.000 = D

    LEC= RAIZ de 2 * D * CPu/ CMu , onde Cpu é o custo do pedido ou ordem e CMu é o custo de manutenção, estocagem, posse ou armazenagem.

    LEC= RAIZ de 2 * D * CPu/ CMu

    4000 = Raiz de 2 * 100.000 * CPu/ 10

    4000^2 = (raiz de 200.000* CPu/ 10)^ 2 , elevamos os dois lados ao quadrado para poder cortar a raiz.

    16.000.000 = 200.000 * CPu /10

    160.000.000= 200.000 * CPu

    CPu = 160.000.000 / 200.000

    CPu = 800,00

    Faço uma observação, pois a questão no inicio disse ao semestre, e trouxe o custo de manutenção ao ano, porem se colocarmos o valor da manutenção ao semestre, não tem resposta.


ID
2505157
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Levando-se em consideração os dados do item 55, o prazo médio entre os pedidos (considerando o semestre de 180 dias) deverá ser de:

Alternativas
Comentários
  • PMP= 180/ (D/LEC)

    PMP= 180/ (100.000/4.000) = 7,2


ID
2505160
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Na matriz do Boston Consulting Group (BCG) original, as unidades de negócios com elevada taxa de crescimento no mercado e baixa participação relativa são classificadas como:

Alternativas

ID
2505163
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Os custos e despesas fixas da Ind. CORD montam a R$ 180.000,00 e a margem de contribuição unitária (MCu) é de R$ 60,00. Na venda de 4.000 unidades, o lucro será de:

Alternativas
Comentários
  • MCt= 4000*60 = 240.000,00

    Lucro = MCt - DCF

    Lucro = 240.000- 180.000 = 60.000,00.


ID
2505166
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A frequência de rotação dos estoques é definida em função da quantidade de produtos vendidos (QPV) e o estoque médio (Ei + Ef)/2 de produtos em estoque. A quantidade produzida no exercício (de 360 dias) foi de 200.000 unidades, o estoque inicial (Ei) de 20.000 unidades e o prazo médio de giro de 60 dias. O estoque final (Ef) e a quantidade de produtos vendidos (QPV) são, respectivamente de:

Alternativas
Comentários
  • CMV=EI+PRODUÇÃO-EF

    EM=EI+EF/2

    PMG=360/G

    G=CMV/EM

    ---

    CMV=20000+200000-EF

    60=360/G

    G=6

    LOGO

    G=CMV/EM

    6=20000+200000-EF/20000+EF/2

    EF=40000

    LOGO

    CMV=20000+200000-40000

    CMV=180000


ID
2505169
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Não definido
Assuntos

As vendas do período “t” montaram a R$ 200.000,00 e o giro do ativo é 2. Sabendo-se que a rentabilidade do ativo é de 0,50, então o lucro foi de:

Alternativas
Comentários
  • G = VENDAS/EI+EF/2

    2 = 200.000/EI+EF/2

    EF = 200.000 - EI

    ROA = LUCRO/ATmédio

    0,50 = LUCRO/ EI+ (200.000 - EI)

    0,50 = LUCRO/200.000

    LUCRO = 50.000,00


ID
2505175
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Assinale a alternativa que completa adequadamente as lacunas abaixo.


A Indústria de Artefatos BERN produz e vende 8.000 unidades do Prod. PL e sua capacidade de produção é de 8.700 unidades. Seus custos e despesas fixos montam a R$ 280.000,00; o preço de venda unitário (PVu) é de R$ 100,00 e o custo variável por unidade (CVu) é de R$ 40,00.

Recebeu uma proposta para o fornecimento de 1.200 unidades ao preço unitário de R$ 85,00 e, para atendê-la, deverá reduzir a produção normal de 8.000 para 7.500 unidades, a fim de ajustar o pedido à sua capacidade de produção.

Caso a proposta seja aceita seu lucro se alteraria de__________________ para________________.

Alternativas
Comentários
  • Vamos lá:

    1ª parte

    -Rec c/ vendas 8000* $ 100= 800.000

    (-) CV 8000*40=320.000

    (-) CF 280.000

    LL= 200.000

    2ª parte

    7500 ( unidades produzidas)* 100$ = 750.000

    (-) CV 7500* 40

    ( lembrando que o CV unitário é constante, só varia em seu total)= 300.000

    (-) CF = 280.000

    LL= 170.000

    3ª parte

    1200 ( qtidades vendidas por preço determinado) / 85 = 102.000

    1200* 40=48.000

    O CF já foi inteiro rateado nas unidades de 7500

    LL=54.000

    Soma-se , portante, os dois LL da parte 2 e 3:

    170.000+54.000= 224,000

    Alternativa: E

  • Antes:

    MCunit. = 100 - 40 = 60

    MC Total = 60 x 8.000 unidades = 480.000 - 280.000 (C.F./D.F.)

    L.L. = 200.000

    Depois : a produção normal dele agora é de 7.500 unidades + 1.200 por um preço diferente ($85)

    MCunit. = 85 - 40 = 45 da proposta recebida

    MC (1) = 60 X 7500 = 450.000

    MC (2) = 45 x 1.200 = 54.000

    L.L = MC 1 + MC 2 - C.F. e/ou D.F.

    L.L = 450.000+ 54.000 - 280.000

    L.L. = 224.000


ID
2505178
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

No período “t”, a Ind. ESAM produziu 4.700 unidades do Produto G, das quais 100 ficaram totalmente imprestáveis e sem valor econômico e 300 foram vendidas ao preço unitário de R$ 150,00. Os custos totais do período montaram a R$ 948.000,00. O custo unitário de cada unidade boa é de:

Alternativas
Comentários
  • Pra fazer o cálculo do custo do coproduto necessita-se eliminar os subprodutos e as sucatas:

    4.700 - 100 - 300 = 4.300 unidades

    Porém como houve uma venda dos subprodutos esse valor diminui o custo total que sera distribuído para os coprodutos:

    948.000 - 150 unidades x $300 = 903.000

    Daí distribui o custo total nos coprodutos:

    903.000 / 4.300 = $210


ID
2505181
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

O preço de venda do Prod. LC é de R$ 720,00 por unidade, calculado a partir da aplicação do mark up multiplicador de R$ 1,50 sobre os custos básicos. Sabe-se que a composição percentual dos custos é a seguinte: 30% para a MP, 50% para a MOD e 20% para os CIFs.


Uma elevação de 20% no custo da MOD, o novo preço de venda será de:

Alternativas
Comentários
  • PV = 720

    PV = 1,5CB

    720 = 1,5CB ---> CB = 480

     

    CB = MOD+CIF ---> MOD+CIF = 480

    480 ---- 80% CUSTOS

     X    ---- 100%

    X = 600

     

    Então:

    MP = 30% 600 = 180

    MOD1 = 50% 600 = 300

    CIF = 20% 600 = 120

     

    Elevação na MOD em 20%:

    MOD2 = 300 x 1,2 = 360

     

    Novo Preço de venda:

    PV = 1,5CB

    PV = 1,5 (MP + MOD2)

    PV = 1,5 (180+360)

    PV = 810

  • custos basicos = custos primários = mp + mod

  • Retificando comentário do Jaci Duarte

    Custo Basico = Mão de obra direta + Matéria prima .

    No inicio da resolução coloca CB = CIF + MOD onde na verdade é MP + MOD.

    A resolução está toda correta, somente no momento de transcorrer a fórmula houve esse engano.


ID
2505184
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Serão aplicadas 56.000 unidades da MP 076, no exercício (360 dias). Sabe-se que o estoque inicial (Ei) é superior em 6.000 unidades ao estoque final (Ef) e que o custo de fazer cada pedido monta a R$ 160,00 e o custo de manutenção do estoque por unidade/ano é de R$ 1,00. O prazo médio entre um pedido e outro é de:

Alternativas
Comentários
  • EI: X+6000

    EF: X

    Aplica na fórmula do CMV = EI + C - EF

    56.000 = X+6000 + C - X (Corta x positivo com x negativo)

    56.000= 6000 + C

    56.000 - 6000 = C

    50.000 = C

    Só pra lembrar: aqui eu quero encontrar as compras do período e pra isso eu tenho que voltar fórmula do CPV. Tendo o CPV pra voltar a fórmula você diminui o EI e soma o EF, já que para chegar no CPV eu preciso somar o EI e diminuir o EF.

    Agora aplica a fórmula do LEC:

    LEC = √ 2 x Demanda x Custo do Pedido / Custo de Armazenamento

    LEC = √ 2 x 50.000 x 160 / 1,00

    LEC = √ 16.000.000 / 1

    LEC = √ 16.000.000

    LEC = 4.000 unidades

    Do LEC da pra saber o número de pedidos por ano

    nº pedidos = 50.000 / 4000 = 12,5 pedidos por ano.

    Esse número de pedidos pode ser considerado o número de giros do estoque, então, se eu tenho isso, é só "voltar" a fórmula do giro do estoque pra saber de quanto em quanto tempo o estoque se renova:

    Giro do estoque = 360 (ano) / tempo de renovação de estoque

    12,5 = 360 / X

    12,5x = 360

    X(tempo de renovação de estoque) = 360 / 12,5

    X = 28,8


ID
2505187
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

No calculo do fator de normalização (aplainamento) da MOD foram considerados os seguintes dados: (a) número de horas MOD à disposição da empresa, no exercício: 2.100 e (b) remuneração total a uma taxa salarial unitária, aí incluídos os encargos e eventuais: R$ 4.095,00. Supondo que a MOD aplicada no mês “n” montou a R$ 20.000,00, em valores nominais, o valor aplainado será de:

Alternativas
Comentários
  • calculo do índice de aplainação= 4095/2100 = 1,95

    aplainação da MOD= 20.000 * 1,95 = 39.000,00.

  • Não entendi por que a taxa de aplainamento foi aplicada primeiro na quantidade de horas (2.100) e depois no valor nominal (20.000). Pra mim, faltou uniformidade.

  • Eu gostaria que alguém me ajudasse a entender o conceito de aplainação/aplainamento da MOD. Entendi o cálculo, mas eu gostaria de entender a parte conceitual. Procurei no google pelo tema não achei. Também fiz uma pesquisa no livro de Eliseu Martins e não encontrei nada sobre isso. De onde esse povo da esfcex tirou isso?


ID
2505190
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

As receitas com as vendas de 4.500 unidades do Produto EPSILON, no período “t”, montaram a R$ 1.575.000,00. Sabe-se que os custos e despesas fixos foram de R$ 450.000,00 e os custos variáveis unitários, de R$ 200,00. A margem de segurança (Ms) é de:

Alternativas
Comentários
  • $1.575.000,00/4.500,00= $350 (PVu)

    CVu = $200; MCu= PVu - CVu = $150

    PEC= Custos e despesas fixas/MCu

    PEC=$450.000/$150 = 3000

    MS= 4500-3000

    MS= 1500

    MS%= 1500/4500= 0,33


ID
2505193
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

O estoque final (Ef) do Produto Alfa é determinado em função da duração do ciclo de produção e das vendas médias diárias esperadas para o período “ t+1”. O ciclo de produção tem a duração de 10 dias, podendo sofrer atrasos de até 3 dias e as vendas médias diárias esperadas em t+1 são de 200 unidades, podendo serem ampliadas em até 15%. O efeito do atraso, das vendas adicionais e o efeito combinado do atraso e das vendas diárias adicionais sobre o Ef são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Meu jeito de resolver a questão foi o seguinte:

    10 dias ------------------------ 13 dias

    200 Q -------------------------- 230 Q (200 x 0,15)

    Padrão(10x200) - (13 x 230)Real

    2.000 - 2990

    Variação = 2990 - 2000 = 990 sabendo que a variação total é de 990 eu somei o valor dos itens pra ver qual dava 990. Daí ficamos com A,B,E

    Beleza daí vamos descobrir qual a variação só do efeito combinado do atraso e das vendas diárias adicionais sobre o Ef que passou do padrão, que foi 3 dias e 30 unidades.

    3x30= 90 Daí a gente elimina B e ficamos com A e E

    Agora vamos descobrir o efeito das vendas adicionais:

    Padrão Real

    10 dias ------------------------ 13 dias ---------> Fiz meio pelos extremos disso aqui!

    200 Q -------------------------- 230 Q

    (10x230) - (200x13)

    2300 - 2600 = 300 com isso entre A e E ficamos com letra E. Se quiser ter certeza é só pegar a diferença total menos os 90 e 300 = 990 - 300 - 90 = 600 que é o efeito do atraso! Mas não vou mentir, não consegui fazer um cálculo pra achar só os 600 se alguém conseguir ou tiver uma forma mais rápida, compartilhe!

  • Neste caso :

    200 unidades dia x 10 dias = 20000

    20000+15%= 23000

    23000-20000=3000

    3000/10DIAS= 300

  • Ciclo ----------- 10 dias -------- 3 atraso

    Venda ---------- 200 unidades -------- 30 unidades (15% 200)

    1º Efeito do atraso: 200*3 = 600

    2º Das vendas adicionais: 30*10 = 300

    3º Atraso e vendas adicionais = 30*3 = 90


ID
2505199
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

O orçamento que tem por finalidade, além de reduzir custos, a melhoria da qualidade, desenvolvido no Japão, é conhecido como:

Alternativas