- ID
- 2890156
- Banca
- IDECAN
- Órgão
- AGU
- Ano
- 2019
- Provas
- Disciplina
- Redação Oficial
- Assuntos
João lançou dois dados sobre uma mesa e cobriu rapidamente com uma caixa escura. Entretanto, Maria viu o resultado dos dois dados (números que estão na face superior dos dados) e afirmou que somente uma das proposições abaixo é verdadeira:
I. O número 3 ou o número 4, ou ambos, são resultados do lançamento.
II. O número 3 ou o número 5, ou ambos, são resultados do lançamento.
Com base nessas proposições e na afirmação de Maria, é correto afirmar que
Durante sua campanha presidencial, o então candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro manifestou-se acerca da possibilidade de o Brasil transferir sua embaixada em Israel de Tel Aviv para Jerusalém, caso eleito. A respeito dessa possibilidade, analise as afirmativas a seguir:
I. Trata-se de uma decisão polêmica, uma vez que a Autoridade Nacional Palestina, recentemente reconhecida pela ONU como Estado, reivindica Jerusalém Ocidental como sua futura capital.
II. Caso implementada, a decisão alinharia o Brasil, no prisma geopolítico, com outros países ocidentais, como Estados Unidos, França e Holanda, que, nos últimos anos, optaram pela mesma transferência.
III. Uma das possíveis consequências indesejáveis dessa decisão seria a retaliação comercial ao Brasil por países árabes com os quais o Brasil mantém elevados déficits comerciais, principalmente no setor do agronegócio.
Assinale
Recentemente, a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou que a crise migratória na Venezuela poderia atingir o mesmo "momento de crise" observado no Mediterrâneo em 2015. A respeito da situação dos refugiados e da atuação do Brasil na resolução da crise, analise as afirmativas a seguir:
I. Por sua posição de líder geopolítico e principal economia da região, o Brasil acabou se tornando o país que mais recebeu fluxo de imigrantes venezuelanos.
II. Relatos de tensões entre alguns cidadãos brasileiros e imigrantes venezuelanos foram evidenciados em 2018, principalmente na fronteira com o Estado de Roraima.
III. Entre as diversas medidas propostas pelo então presidente Michel Temer, pode-se mencionar a adoção de câmbio fixo entre pesos bolivarianos e reais para permitir que imigrantes se ajustem à realidade econômica brasileira e não sofram efeitos da inflação em seu país.
Assinale
O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas é formado por 15 membros, sendo 5 permanentes e 10 não permanentes. Assinale a alternativa que indique um membro não permanente do Conselho.
Em 2014, a ativista paquistanesa Malala Yousafzai é laureada com o Prêmio Nobel da Paz. Acerca de sua atuação e premiação, analise as afirmativas a seguir:
I. A premiação foi um reconhecimento por sua atuação e ativismo em prol do direito à educação, em especial de mulheres e crianças.
II. Nascida em 1997, tornou-se a pessoa mais jovem laureada com esse prêmio.
III. A premiação representou o primeiro ano no qual apenas uma pessoa ou entidade foi contemplada com o Prêmio, algo não ocorrente desde 2009, quando o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama recebeu o mesmo prêmio.
Assinale
A respeito da chamada “Grande Recessão de 2007-2008”, analise as afirmativas a seguir:
I. Culminou na falência de instituições financeiras de importância global, como Lehman Brothers, Morgan Stanley e Goldman Sachs.
II. Agências de classificação de crédito como Standard & Poor’s foram fortemente criticadas por suas recomendações e, como consequência do pacote de ajuda do governo americano, posteriormente passaram a ser estatizadas.
III. Uma das respostas dos bancos centrais de países desenvolvidos à crise foi a implementação de programas de compras de ativos, expandindo a base monetária.
Assinale
A respeito da legislação de inclusão e acessibilidade, analise as afirmativas a seguir:
I. É obrigatória a acessibilidade nos sítios da internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no País ou por órgãos de governo, para uso da pessoa com deficiência, garantindo-lhe acesso às informações disponíveis, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente.
II. Para emissão de documentos oficiais, será exigida a situação de curatela da pessoa com deficiência.
III. De acordo com o Estatuto da Igualdade Racial, o poder público não adotará programas de ação afirmativa, mas poderá direcionar recursos para o combate à pobreza da população negra.
Assinale
A respeito do Estatuto da Igualdade Racial, assinale a afirmativa incorreta.
A soberania, a cidadania e o pluralismo político são considerados fundamentos da República Federativa do Brasil, a qual, segundo se pode afirmar com base na Constituição Federal, tem por objetivos fundamentais:
I. construir uma sociedade livre, justa e solidária;
II. garantir a independência nacional;
III. erradicar a pobreza e promover a defesa da paz.
Analisando os itens acima, é correto afirmar que
Para Rhoads (1989), o ciclo total de vida dos documentos é representado por quatro fases.
Com base nessa informação, faça a correta correlação entre as fases.
a Elaboração/criação/produção do documento (gestação)
b Utilização e manutenção do documento (do nascimento à vida produtiva)
c Disponibilização do documento (destinação final)
d Gestão de documentos de valor permanente
( ) Compreende o controle e a utilização dos documentos necessários para realizar ou facilitar as atividades de uma organização. Abarca a criação e o aperfeiçoamento dos sistemas de arquivo e a recuperação de dados, a gestão dos arquivos, a análise de sistemas de produção e a manutenção de programas de documentos vitais, o funcionamento dos centros de documentação e a automação dos processos.
( ) Contempla desenho e produção de formulários, estipulação de diretrizes e fomento de sistemas de gestão e aplicação de tecnologia moderna aos processos.
( ) Contempla a identificação e a descrição das séries documentais, o estabelecimento de programas de retenção, disponibilização e destinação dos documentos e as decisões acerca de conservação. A conservação de documentos comporta a eliminação de uma parte deles.
( ) Abarca o desenho e os equipamentos dos depósitos, os processos de conservação e preservação dos arquivos, o planejamento de políticas de acesso aos arquivos, os procedimentos dos serviços de referência, a criação de novos arquivos e a informação sobre eles.
Assinale a alternativa que traga a sequência correta da
correspondência entre as duas colunas, de cima para baixo.
O estabelecimento das classes e subclasses de um plano de classificação pode ser pelos critérios:
I. funcional, no qual as classes correspondem à função dos documentos;
II. estrutural, de acordo com a estrutura organizacional de determinada instituição;
III. por assunto, referente aos conteúdos registrados nos documentos;
IV. por local, onde a localização do documento determina a classificação.
Analise os itens acima e assinale
De acordo com o método de arquivamento alfabético, organize as entradas para os nomes a seguir:
a) João Pedro Filho
b) Antônia Sá de Pinho
c) Mariana Monte Castelo
d) Úrsula do Monte Calvo
e) Ataíde Dias Júnior
Assinale a alternativa que traga a ordem de alfabetação correta.
De acordo com Vitoriano (2017), a respeito das relações entre Arquivologia e Gestão da Informação no Brasil, analise as afirmativas a seguir:
I. A gestão da informação é apresentada acessoriamente à gestão documental.
II. No Brasil, a arquivologia ainda não conseguiu desenvolver um aporte teórico de aproximação com a CI no que se refere às temáticas de gestão da informação.
III. Há uma grande prevalência de pesquisas de gestão da informação na arquivologia.
Assinale
A partir de 1950, os métodos de arquivamento passaram a ser determinados pela natureza dos documentos a serem arquivados e pela estrutura da entidade. Esses métodos também são chamados de flexíveis.
Assinale a alternativa que apresente um exemplo de método de arquivamento flexível.
Um sistema de segurança da informação eficiente se baseia em princípios ou características que norteiam seus processos. Segundo a Norma ABNT NBR ISO/IEC 27002, os princípios seriam: confidencialidade, integridade e disponibilidade. A confidencialidade garante que as informações sejam acessíveis somente a pessoas que possuam permissão para acesso na instituição; a integridade proporciona a proteção das informações contra modificações, adulterações ou fraudes; e a disponibilidade assegura que os usuários autorizados tenham acesso às informações, quando requisitadas, e elas se mantenham protegidas e não se tornem indisponíveis.
(extraído de: AYRES SFREDDO, Josiane; FLORES, Daniel. Segurança da informação arquivística: o controle de acesso em arquivos públicos estaduais. Perspectivas em Ciência da Informação, [S.l.], v. 17, n. 2, p. 158-178, maio 2012. ISSN 19815344. Disponível em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/1290/1034. Acesso em: 07 jan. 2019, com adaptações)
Aliada a esses princípios, podem estar, ainda,
De acordo com Fod (2001), “a microfilmagem para preservação possui algumas características e benefícios únicos que a distinguem dos muitos tipos de filmagem de fontes documentais definidas nas normas técnicas nacionais. O proposito primário da microfilmagem para preservação é proporcionar substituição para materiais escritos ou impressos sobre papel de baixa qualidade, mais provavelmente que já tenham se tornado quebradiços, de forma que os conteúdos continuarão, para sempre, disponíveis à comunidade de estudiosos e de pesquisa.”
A esse respeito, o que distingue a microfilmagem para preservação como um subconjunto especial da microfilmagem de fontes documentais é o(a)
Os estudos sobre segurança da informação mostram-se, nos últimos anos, na área limítrofe entre a gestão e segurança da informação normalizadas e orientadas e a gestão e segurança da informação em ambientes não controlados. Este limite surge quando se pensa que tanto a gestão da informação, quanto a segurança da informação eram tópicos encarados dentro de uma perspectiva de hubs ou silos informacionais, ou seja, a informação teria obrigatoriamente que passar por “alguém” que poderia aplicar, sobre ela, um projeto de gestão informacional que levasse em conta aspectos relativos à segurança, por exemplo. Isto ocorria até meados dos anos 2000, quando o posicionamento do ambiente virtual era muito mais de download do que de “interação”. Foi a época de ouro dos portais de informações, ou grandes agregadores de dados, que possibilitavam aos geradores de mídia a implantação de políticas de gestão voltadas para seus interesses, sejam econômicos, políticos ou sociais. Com o advento de fenômenos como as redes sociais, em primeiro lugar – Facebook, Twitter – e com os acessos peer to peer (P2P), que independem de um órgão centralizador como WhatsApp e Telegram, por exemplo, a ligação entre o gerador da informação e o alvo desta informação torna-se cada vez mais direta, e é esta a grande preocupação atual no sentido de que a segurança da informação deixou de ser uma característica que possa ser imposta ou gerenciada, e está passando para um terreno onde não há nenhum tipo de regulação possível.
(Extraído de: NASSIF, Mônica Erichsen; RESENDE, Walisson da Costa.
Gestão da informação e do conhecimento e suas relações com segurança
da informação, tecnologias da informação e compartilhamento. Ciência da
Informação, [S.l.], v. 45, n. 3, feb. 2018. ISSN 1518-8353. Disponível em:
A microfilmagem para preservação implica a produção de três gerações de filme.
A seguir estão relacionadas duas delas:
✓ negativo matriz, que é o filme que se encontra dentro da câmara no momento da microfilmagem. Ele é duplicado uma vez para produzir a matriz de segurança e, após isto, é mantido em armazenamento ‘arquivístico’ como uma cópia permanente.
✓ matriz de segurança ou de impressão, que é uma duplicação feita diretamente a partir do negativo matriz. Ele deve também ser mantido em armazenamento arquivístico e é utilizado para gerar todas as cópias subsequentes.
O outro tipo de filme a ser gerado são as