SóProvas



Prova SELECON - 2021 - EMGEPRON - Analista Técnico (Licitações)


ID
5295607
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Pandemia reverte progressos na igualdade de gênero


    A pandemia do coronavírus reverteu o progresso global no alcance da igualdade entre homens e mulheres, concluiu o Fórum Econômico Mundial (FEM) em seu relatório Global Gender Gap de 2021, divulgado nesta quarta-feira (31/03). As consequências, segundo o órgão, podem ser duradouras.

    O índice anual, que rastreia a evolução de lacunas na paridade de gênero desde 2006, avalia o progresso na obtenção da igualdade de gênero em quatro esferas principais: participação e oportunidade econômica, realização educacional, saúde e sobrevivência e representação política.

    A lacuna global de paridade de gênero está atualmente 68% fechada, de acordo com o relatório deste ano, que abrangeu 156 países. Isso representa uma redução de meio ponto percentual em relação ao ano anterior. Continuando nesse ritmo, levará 133,4 anos para alcançar a paridade global entre homens e mulheres.

   Segundo o documento, o declínio mundial na paridade de gênero foi impulsionado principalmente pelo fraco desempenho em grandes economias avançadas e emergentes.

    Neste contexto, o coronavírus foi apontado como parcialmente responsável por reabrir essas lacunas. Dados preliminares sugerem que as consequências econômicas e sociais da pandemia afetaram mais a ala feminina, com 5% de todas as mulheres que tinham alguma ocupação tendo perdido seus empregos até o momento, em comparação com 3,9% dos homens. Outros dados também mostraram um declínio significativo no número de mulheres contratadas para cargos de liderança, revertendo o progresso recente em um a dois anos.

    A crise sanitária provocada pela covid-19 também acelerou a digitalização e a automação, levando a rápidas inovações no mercado de trabalho. Mas os dados indicam que as disparidades de gênero são mais prováveis justamente no setor de inovação tecnológica. As mulheres, segundo o relatório, representam um terço ou menos da força de trabalho nos setores de computação em nuvem, engenharia e dados e inteligência artificial. A baixa chegada de novos talentos em tais setores é um sinal de que a proporção de mulheres que ingressam aumentou apenas marginalmente, ou mesmo caiu, nos últimos anos.

    Dos oito setores de empregos analisados, apenas dois ("Pessoas e Cultura" e "Produção de Conteúdo") alcançaram a paridade de gênero. Enquanto isso, as mulheres continuam severamente sub - representadas em muitos setores. Um novo indicador introduzido este ano aponta inclusive que é ainda mais difícil para as mulheres fazerem a transição para campos onde elas já estão sub-representadas.

    No contexto da pandemia, as mulheres também estão mais propensas ao estresse devido a uma longa "dupla jornada" de trabalho remunerado e não remunerado, devido ao fechamento de escolas e à oferta limitada de serviços de assistência. Este seria outro obstáculo para as mulheres conquistarem posições de liderança ou ingressarem em novos setores.

    As condições agravadas pela pandemia, adverte o relatório, podem deixar "cicatrizes" nas oportunidades econômicas para as mulheres no futuro.

    Com apenas 22,3% de sua lacuna fechada, a representação política é a menos desenvolvida das quatro lacunas de gênero analisadas pelo FEM. A diferença aumentou 2,4 pontos percentuais desde o relatório do ano passado. Em todos os países avaliados, as mulheres representaram apenas 25,7% dos cerca de 35,5 mil assentos no parlamento e 22,8% dos mais de 3,4 mil ministros em todo o mundo. No ritmo atual, levará 145,5 anos para alcançar a paridade de gênero na esfera política.

   Participação e oportunidade econômica, por sua vez, compõem a segunda lacuna de menor evolução. Após um ano de ligeira melhora, o índice mais recente mediu a lacuna como 58% fechada. Por enquanto, serão necessários 257,2 anos para que a participação e as oportunidades econômicas sejam iguais para homens e mulheres.

    Quando se trata de realização educacional, saúde e sobrevivência, entretanto, as lacunas estão quase fechadas. A lacuna global de realização educacional entre homens e mulheres, por exemplo, encontra-se 96,3% fechada. No ritmo atual, a paridade total deve ser alcançada em 13 anos, sendo que 30 países já a conquistaram.

    Já a lacuna de saúde e sobrevivência está 95,6% fechada atualmente, após um pequeno declínio no ano passado (não relacionado à covid-19). O tempo que levará para o fechamento dessa lacuna não foi definido.

    Pelo décimo segundo ano consecutivo, a Islândia foi classificada como o país com maior igualdade de gênero no mundo.

    A Europa Ocidental continuou sendo a região que mais progrediu em direção à paridade de gênero, com 77,5% da lacuna fechada, seguida pela América do Norte, com 76,4%. Por outro lado, com apenas 61,5% de lacunas fechadas, o Oriente Médio e o Norte da África foram novamente as regiões que têm um caminho mais longo pela frente.

    Os maiores avanços deste ano foram observados na Lituânia, Sérvia, Timor-Leste, Togo e Emirados Árabes Unidos. Timor-Leste e Togo ficaram entre os únicos quatro países (incluindo a Costa do Marfim e a Jordânia) que conseguiram melhorar suas lacunas de participação e oportunidade econômica em pelo menos um ponto percentual desde o último relatório.

    Para alcançar um futuro com maior igualdade entre homens e mulheres, o FEM recomenda um maior investimento no setor de cuidados, bem como políticas de licenças iguais para homens e mulheres. Políticas e práticas direcionadas também são necessárias para superar a segregação ocupacional por gênero. Por último, o relatório apela para políticas de requalificação e práticas gerenciais em meio de carreira que incorporem práticas sólidas e imparciais para contratação e promoções.


(Adaptado de: dw.com/pt-br)

No segundo parágrafo, o emprego dos dois-pontos tem o objetivo de:

Alternativas
Comentários
  • No segundo parágrafo, o emprego dos dois-pontos tem o objetivo de:

    b) introduzir uma enumeração de elementos

    GAB. LETRA "B".

    ----

     O índice anual, que rastreia a evolução de lacunas na paridade de gênero desde 2006, avalia o progresso na obtenção da igualdade de gênero em quatro esferas principais: participação e oportunidade econômica, realização educacional, saúde e sobrevivência e representação política.

    ----

    4. Enumerações

    Essa é outra função que é bastante relacionada aos dois pontos. Trata-se da ação de listar e enumerar determinadas coisas, características ou eventos.

    André, durante a aula de geografia, precisou citar os estados da região Nordeste: Bahia, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Alagoas, Piauí, Maranhão e Rio Grande do Norte.

    José foi ao mercado e realizou sua compra de frutas da semana: banana, maçã, melão, laranja, umbu e ciriguela.

    O Poder de Polícia pode ser subdividido nas seguintes etapas: ordem, consentimento, fiscalização e sanção.

    Fonte: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/dois-pontos-aprenda-de-vez-como-e-quando-utiliza-lo/

  • gaba B

     introduzir uma enumeração de elementos

    ".....em quatro esferas principais: (1)participação e oportunidade econômica, (2)realização educacional, (3)saúde e sobrevivência e (4)representação política."

    _________________________________________

    canal no telegram com questões diárias, minemônicos & Dicas → https://t.me/aplovado

    pertencelemos!

  • GAB B.

    Enumeração.

    São apostos que fazem parte do termo ''quatro esferas''

    quatro esferas principais: participação e oportunidade econômica, realização educacional, saúde e sobrevivência e representação política.

    Reparar que como todo aposto, (não há verbos), mas sim substantivos ABSTRATOS derivados de verbos (participação, realização, sobrevivência, representação)

    ex:

    a realização = substantivo abstrato

    realizar = verbo infinitivo

    realizo, realizas, realizamos, realizei, realizávamos = verbo conjugado em tempo, modo e pessoa.

  • A ( ) apresentar uma sequência em gradação

    B (X) introduzir uma enumeração de elementos

    C ( ) sintetizar um conjunto de aspectos indicados

    D ( ) estabelecer comparação entre grupos de fatores

    R: Os dois-pontos marcam uma supressão de voz em frase ainda não concluída.

    Em termos práticos, este sinal é usado para:

    --> COMEÇAR UMA ENUMERAÇÃO.

    Preciso que você passe no mercado e compre: três pacotes de arroz, um quilo de feijão e meio quilo de carne moída.

  • o termo "quatro esferas principais" já deixa claro que é uma enumeração

  • A questão é exige conhecimento sobre pontuação e quer saber qual o motivo do emprego dos dois pontos. Vejamos:

    "O índice anual, que rastreia a evolução de lacunas na paridade de gênero desde 2006, avalia o progresso na obtenção da igualdade de gênero em quatro esferas principais: participação e oportunidade econômica (1), realização educacional (2), saúde e sobrevivência (3) e representação política (4)."

    a) Incorreta.

    Para apresentar uma sequência em gradação deveria ter uma sequencia de forma continua que seja crescente.

    Ex: um, dois, três...

    b) Correta.

    Os termos destacados por mim no trecho acima é uma enumeração, pois são as quatro esferas principais sendo mostradas em detalhes, elas aparecem em sequência.

    c) Incorreta.

    Sintetizar é o mesmo que resumir e o que vem após os dois pontos está estendendo o que estava resumido antes dos dois pontos, pois está mostrando o que são as quatro esferas principais com detalhes.

    d) Incorreta

    Não há nada sendo comparado, mas sim explicado.

    Gabarito do monitor: B

  • Esta questão requer conhecimento sobre o uso dos sinais de pontuação, especialmente os dois-pontos.

    Empregam-se os dois-pontos nos seguintes casos:

    1) antes de uma enumeração:

    Gosto de ler vários tipos de romance: policial, social, histórico e regional.

    2) antes de uma citação:

    Segundo o Art. 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente: “É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária".

    3) antes de uma exposição ou explicação:

    Fez tudo conforme o combinado: saiu às sete horas.

    4) no discurso direto é usado antes de uma pergunta ou resposta:

    Perguntei-lhe: Sabes andar?

    O moço respondeu: Nunca pude fazê-lo.


    No 2º parágrafo “O índice anual, que rastreia a evolução de lacunas na paridade de gênero desde 2006, avalia o progresso na obtenção da igualdade de gênero em quatro esferas principais: participação e oportunidade econômica, realização educacional, saúde e sobrevivência e representação política", os dois-pontos foram empregados para introduzir uma enumeração de elementos.

    Gabarito da Professora: Letra B.

  • GABARITO: letra B

    O sinal de dois pontos (:) serve para introduzir uma "enumeração, explicação, citação ou fala de um personagem."

    Observa- se que no 2º parágrafo ocorre uma enumeração das quatros esferas principais.

    O índice anual, que rastreia a evolução de lacunas na paridade de gênero desde 2006, avalia o progresso na obtenção da igualdade de gênero em quatro esferas principais:  participação e oportunidade econômica, 2º realização educacional, 3º saúde e 4º sobrevivência e representação política.


ID
5295610
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Pandemia reverte progressos na igualdade de gênero


    A pandemia do coronavírus reverteu o progresso global no alcance da igualdade entre homens e mulheres, concluiu o Fórum Econômico Mundial (FEM) em seu relatório Global Gender Gap de 2021, divulgado nesta quarta-feira (31/03). As consequências, segundo o órgão, podem ser duradouras.

    O índice anual, que rastreia a evolução de lacunas na paridade de gênero desde 2006, avalia o progresso na obtenção da igualdade de gênero em quatro esferas principais: participação e oportunidade econômica, realização educacional, saúde e sobrevivência e representação política.

    A lacuna global de paridade de gênero está atualmente 68% fechada, de acordo com o relatório deste ano, que abrangeu 156 países. Isso representa uma redução de meio ponto percentual em relação ao ano anterior. Continuando nesse ritmo, levará 133,4 anos para alcançar a paridade global entre homens e mulheres.

   Segundo o documento, o declínio mundial na paridade de gênero foi impulsionado principalmente pelo fraco desempenho em grandes economias avançadas e emergentes.

    Neste contexto, o coronavírus foi apontado como parcialmente responsável por reabrir essas lacunas. Dados preliminares sugerem que as consequências econômicas e sociais da pandemia afetaram mais a ala feminina, com 5% de todas as mulheres que tinham alguma ocupação tendo perdido seus empregos até o momento, em comparação com 3,9% dos homens. Outros dados também mostraram um declínio significativo no número de mulheres contratadas para cargos de liderança, revertendo o progresso recente em um a dois anos.

    A crise sanitária provocada pela covid-19 também acelerou a digitalização e a automação, levando a rápidas inovações no mercado de trabalho. Mas os dados indicam que as disparidades de gênero são mais prováveis justamente no setor de inovação tecnológica. As mulheres, segundo o relatório, representam um terço ou menos da força de trabalho nos setores de computação em nuvem, engenharia e dados e inteligência artificial. A baixa chegada de novos talentos em tais setores é um sinal de que a proporção de mulheres que ingressam aumentou apenas marginalmente, ou mesmo caiu, nos últimos anos.

    Dos oito setores de empregos analisados, apenas dois ("Pessoas e Cultura" e "Produção de Conteúdo") alcançaram a paridade de gênero. Enquanto isso, as mulheres continuam severamente sub - representadas em muitos setores. Um novo indicador introduzido este ano aponta inclusive que é ainda mais difícil para as mulheres fazerem a transição para campos onde elas já estão sub-representadas.

    No contexto da pandemia, as mulheres também estão mais propensas ao estresse devido a uma longa "dupla jornada" de trabalho remunerado e não remunerado, devido ao fechamento de escolas e à oferta limitada de serviços de assistência. Este seria outro obstáculo para as mulheres conquistarem posições de liderança ou ingressarem em novos setores.

    As condições agravadas pela pandemia, adverte o relatório, podem deixar "cicatrizes" nas oportunidades econômicas para as mulheres no futuro.

    Com apenas 22,3% de sua lacuna fechada, a representação política é a menos desenvolvida das quatro lacunas de gênero analisadas pelo FEM. A diferença aumentou 2,4 pontos percentuais desde o relatório do ano passado. Em todos os países avaliados, as mulheres representaram apenas 25,7% dos cerca de 35,5 mil assentos no parlamento e 22,8% dos mais de 3,4 mil ministros em todo o mundo. No ritmo atual, levará 145,5 anos para alcançar a paridade de gênero na esfera política.

   Participação e oportunidade econômica, por sua vez, compõem a segunda lacuna de menor evolução. Após um ano de ligeira melhora, o índice mais recente mediu a lacuna como 58% fechada. Por enquanto, serão necessários 257,2 anos para que a participação e as oportunidades econômicas sejam iguais para homens e mulheres.

    Quando se trata de realização educacional, saúde e sobrevivência, entretanto, as lacunas estão quase fechadas. A lacuna global de realização educacional entre homens e mulheres, por exemplo, encontra-se 96,3% fechada. No ritmo atual, a paridade total deve ser alcançada em 13 anos, sendo que 30 países já a conquistaram.

    Já a lacuna de saúde e sobrevivência está 95,6% fechada atualmente, após um pequeno declínio no ano passado (não relacionado à covid-19). O tempo que levará para o fechamento dessa lacuna não foi definido.

    Pelo décimo segundo ano consecutivo, a Islândia foi classificada como o país com maior igualdade de gênero no mundo.

    A Europa Ocidental continuou sendo a região que mais progrediu em direção à paridade de gênero, com 77,5% da lacuna fechada, seguida pela América do Norte, com 76,4%. Por outro lado, com apenas 61,5% de lacunas fechadas, o Oriente Médio e o Norte da África foram novamente as regiões que têm um caminho mais longo pela frente.

    Os maiores avanços deste ano foram observados na Lituânia, Sérvia, Timor-Leste, Togo e Emirados Árabes Unidos. Timor-Leste e Togo ficaram entre os únicos quatro países (incluindo a Costa do Marfim e a Jordânia) que conseguiram melhorar suas lacunas de participação e oportunidade econômica em pelo menos um ponto percentual desde o último relatório.

    Para alcançar um futuro com maior igualdade entre homens e mulheres, o FEM recomenda um maior investimento no setor de cuidados, bem como políticas de licenças iguais para homens e mulheres. Políticas e práticas direcionadas também são necessárias para superar a segregação ocupacional por gênero. Por último, o relatório apela para políticas de requalificação e práticas gerenciais em meio de carreira que incorporem práticas sólidas e imparciais para contratação e promoções.


(Adaptado de: dw.com/pt-br)

No sétimo parágrafo, a segunda frase é introduzida e ligada à primeira por expressão que tem o valor de:

Alternativas
Comentários
  • No sétimo parágrafo, a segunda frase é introduzida e ligada à primeira por expressão que tem o valor de:

    a) simultaneidade

    GAB. LETRA "A".

    ----

    Dos oito setores de empregos analisados, apenas dois ("Pessoas e Cultura" e "Produção de Conteúdo") alcançaram a paridade de gênero. Enquanto isso, as mulheres continuam severamente sub - representadas em muitos setores. Um novo indicador introduzido este ano aponta inclusive que é ainda mais difícil para as mulheres fazerem a transição para campos onde elas já estão sub-representadas.

    (em + quanto)

    conjunção

    1. Indica duração em simultaneidade; durante o tempo em que (ex.: enquanto estive em casa, o telefone não tocou).

    "enquanto", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/enquanto [consultado em 08-07-2021].

  • gaba A

    "[...]Dos oito setores de empregos analisados, apenas dois ("Pessoas e Cultura" e "Produção de Conteúdo") alcançaram a paridade de gênero. Enquanto isso, as mulheres continuam severamente[...]

    A palavra enquanto passa a ideia de tempo, conformidade ou proporção. Consiste em uma conjunção temporal, proporcional ou conformativa, que pode indicar: durante o tempo que, à medida que, ao mesmo tempo que, na qualidade de, entre outros.

    _________________________________________

    canal no telegram com questões diárias, minemônicos & Dicas → https://t.me/aplovado

    pertencelemos!

  • Enquanto isso= tempo simultâneo.

  • RUMO À PP-MG

  • A questão quer saber qual o valor semântico da expressão em destaque abaixo. Vejamos:

    "Dos oito setores de empregos analisados, apenas dois ("Pessoas e Cultura" e "Produção de Conteúdo") alcançaram a paridade de gênero. Enquanto isso, as mulheres continuam severamente sub - representadas em muitos setores."

    A expressão "enquanto isso" tem a carga semântica temporal. Sabendo isso, podemos ir nas assertivas e procurar qual possui algo do tipo. Analisemos:

    a) Correta.

    Sabendo que a expressão é temporal, já acertava a questão, entretanto, é importante saber que a expressão em que se faz todo o contexto do período é de tempo simultâneo e contínuo, basta olhar o contexto que fala que "as mulheres continuam". Portanto, esse é o nosso gabarito.

    b) Incorreta.

    Para ser conformidade, era necessário ter uma destas conjunções ou equivalentes: como, conforme, segundo, consoante, etc.

    c) Incorreta.

    Não há uma definição de conjunção de probabilidade, mas o que se aproxima disso são as conjunções condicionais, quais sejam, se, caso, quando, conquanto que, salvo se, sem que, dado que, desde que, a menos que, a não ser que...

    d) Incorreta.

    Fosse de finalidade começaria com uma das conjunções de finalidade, quais sejam, para que, a fim de que...

    Gabarito do monitor: A

  • Enquanto é uma conjunção temporal e pode ser substituída por ( Depois que , antes que , sempre que , todas as vezes que etc )

  • GABA: A

    Se passa a ideia de simultaneidade,então está relacionada com o TEMPO.

    Conjunções temporais: quando,enquanto,assim que,logo que,desde que,até que,mal,depois que,eis que,ainda.

  • Esse enunciado falando de FRASE me fez errar. Pra mim frase é

    frase

    substantivo feminino

    1. 1.
    2. GRAMÁTICA
    3. construção que encerra um sentido completo, podendo ser formada por uma ou mais palavras, com ou sem verbo, ou por uma ou mais orações; pode ser afirmativa, negativa, interrogativa, exclamativa ou imperativa.

    Na minha humilde opinião ele deveria ter dito segundo período, somente.

    Se estiver errado me corrijam.

  • ppmg 2022 Brasil

  • "Dos oito setores de empregos analisados, apenas dois ("Pessoas e Cultura" e "Produção de Conteúdo") alcançaram a paridade de gênero. Enquanto isso, as mulheres continuam severamente sub - representadas em muitos setores."

    ENQUANTO ISSO, SIMULTANEAMENTE...

  • não compre ingresso para o filme errado
  • Enquanto isso = ao mesmo tempo que


ID
5295613
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Pandemia reverte progressos na igualdade de gênero


    A pandemia do coronavírus reverteu o progresso global no alcance da igualdade entre homens e mulheres, concluiu o Fórum Econômico Mundial (FEM) em seu relatório Global Gender Gap de 2021, divulgado nesta quarta-feira (31/03). As consequências, segundo o órgão, podem ser duradouras.

    O índice anual, que rastreia a evolução de lacunas na paridade de gênero desde 2006, avalia o progresso na obtenção da igualdade de gênero em quatro esferas principais: participação e oportunidade econômica, realização educacional, saúde e sobrevivência e representação política.

    A lacuna global de paridade de gênero está atualmente 68% fechada, de acordo com o relatório deste ano, que abrangeu 156 países. Isso representa uma redução de meio ponto percentual em relação ao ano anterior. Continuando nesse ritmo, levará 133,4 anos para alcançar a paridade global entre homens e mulheres.

   Segundo o documento, o declínio mundial na paridade de gênero foi impulsionado principalmente pelo fraco desempenho em grandes economias avançadas e emergentes.

    Neste contexto, o coronavírus foi apontado como parcialmente responsável por reabrir essas lacunas. Dados preliminares sugerem que as consequências econômicas e sociais da pandemia afetaram mais a ala feminina, com 5% de todas as mulheres que tinham alguma ocupação tendo perdido seus empregos até o momento, em comparação com 3,9% dos homens. Outros dados também mostraram um declínio significativo no número de mulheres contratadas para cargos de liderança, revertendo o progresso recente em um a dois anos.

    A crise sanitária provocada pela covid-19 também acelerou a digitalização e a automação, levando a rápidas inovações no mercado de trabalho. Mas os dados indicam que as disparidades de gênero são mais prováveis justamente no setor de inovação tecnológica. As mulheres, segundo o relatório, representam um terço ou menos da força de trabalho nos setores de computação em nuvem, engenharia e dados e inteligência artificial. A baixa chegada de novos talentos em tais setores é um sinal de que a proporção de mulheres que ingressam aumentou apenas marginalmente, ou mesmo caiu, nos últimos anos.

    Dos oito setores de empregos analisados, apenas dois ("Pessoas e Cultura" e "Produção de Conteúdo") alcançaram a paridade de gênero. Enquanto isso, as mulheres continuam severamente sub - representadas em muitos setores. Um novo indicador introduzido este ano aponta inclusive que é ainda mais difícil para as mulheres fazerem a transição para campos onde elas já estão sub-representadas.

    No contexto da pandemia, as mulheres também estão mais propensas ao estresse devido a uma longa "dupla jornada" de trabalho remunerado e não remunerado, devido ao fechamento de escolas e à oferta limitada de serviços de assistência. Este seria outro obstáculo para as mulheres conquistarem posições de liderança ou ingressarem em novos setores.

    As condições agravadas pela pandemia, adverte o relatório, podem deixar "cicatrizes" nas oportunidades econômicas para as mulheres no futuro.

    Com apenas 22,3% de sua lacuna fechada, a representação política é a menos desenvolvida das quatro lacunas de gênero analisadas pelo FEM. A diferença aumentou 2,4 pontos percentuais desde o relatório do ano passado. Em todos os países avaliados, as mulheres representaram apenas 25,7% dos cerca de 35,5 mil assentos no parlamento e 22,8% dos mais de 3,4 mil ministros em todo o mundo. No ritmo atual, levará 145,5 anos para alcançar a paridade de gênero na esfera política.

   Participação e oportunidade econômica, por sua vez, compõem a segunda lacuna de menor evolução. Após um ano de ligeira melhora, o índice mais recente mediu a lacuna como 58% fechada. Por enquanto, serão necessários 257,2 anos para que a participação e as oportunidades econômicas sejam iguais para homens e mulheres.

    Quando se trata de realização educacional, saúde e sobrevivência, entretanto, as lacunas estão quase fechadas. A lacuna global de realização educacional entre homens e mulheres, por exemplo, encontra-se 96,3% fechada. No ritmo atual, a paridade total deve ser alcançada em 13 anos, sendo que 30 países já a conquistaram.

    Já a lacuna de saúde e sobrevivência está 95,6% fechada atualmente, após um pequeno declínio no ano passado (não relacionado à covid-19). O tempo que levará para o fechamento dessa lacuna não foi definido.

    Pelo décimo segundo ano consecutivo, a Islândia foi classificada como o país com maior igualdade de gênero no mundo.

    A Europa Ocidental continuou sendo a região que mais progrediu em direção à paridade de gênero, com 77,5% da lacuna fechada, seguida pela América do Norte, com 76,4%. Por outro lado, com apenas 61,5% de lacunas fechadas, o Oriente Médio e o Norte da África foram novamente as regiões que têm um caminho mais longo pela frente.

    Os maiores avanços deste ano foram observados na Lituânia, Sérvia, Timor-Leste, Togo e Emirados Árabes Unidos. Timor-Leste e Togo ficaram entre os únicos quatro países (incluindo a Costa do Marfim e a Jordânia) que conseguiram melhorar suas lacunas de participação e oportunidade econômica em pelo menos um ponto percentual desde o último relatório.

    Para alcançar um futuro com maior igualdade entre homens e mulheres, o FEM recomenda um maior investimento no setor de cuidados, bem como políticas de licenças iguais para homens e mulheres. Políticas e práticas direcionadas também são necessárias para superar a segregação ocupacional por gênero. Por último, o relatório apela para políticas de requalificação e práticas gerenciais em meio de carreira que incorporem práticas sólidas e imparciais para contratação e promoções.


(Adaptado de: dw.com/pt-br)

No oitavo parágrafo, o conectivo que pode ser usado para unir a segunda frase à primeira, explicitando a relação de sentido estabelecida, é:

Alternativas
Comentários
  • No oitavo parágrafo, o conectivo que pode ser usado para unir a segunda frase à primeira, explicitando a relação de sentido estabelecida, é:

    c) logo

    GAB. LETRA "C".

    ----

    No contexto da pandemia, as mulheres também estão mais propensas ao estresse devido a uma longa "dupla jornada" de trabalho remunerado e não remunerado, devido ao fechamento de escolas e à oferta limitada de serviços de assistência. Este seria outro obstáculo para as mulheres conquistarem posições de liderança ou ingressarem em novos setores.

    ----

    Conectivos são conjunções que ligam as orações, estabelecem a conexão entre as orações nos períodos compostos e também as preposições, que ligam um vocábulo a outro.

    O período composto é formado de duas ou mais orações. Quando essas orações são independentes umas das outras, chamamos de período composto por coordenação. Essas orações podem estar justapostas (sem conectivos) ou ligadas por conjunções (= conectivos).

    CONCLUSIVAS (sentido de conclusão em relação à oração anterior): logo, portanto, pois (posposto ao verbo).Também as locuções: por isso, por conseguinte, pelo que...

    Ela estudou com dedicação, logo deverá ser aprovada.

  • gaba C

    com os devidos ajustes.

    [...] devido ao fechamento de escolas e à oferta limitada de serviços de assistência. Logo, este seria outro obstáculo para as mulheres conquistarem posições de liderança ou ingressarem em novos setores.[...]

    conjunções conclusivas.

    Indicam relação de conclusão.

    São elas: pois (posposta ao verbo), logo, portanto, então, por isso, por conseguinte, por isto, assim, etc

    _________________________________________

    canal no telegram com questões diárias, minemônicos & Dicas → https://t.me/aplovado

    pertencelemos!

  • ✅Letra C.

    A ideia é de CONCLUSÃO.

    Demais conjunções conclusivas = Logo, portanto, pois(deslocado), por conseguinte, assim, então, por fim...

    Fonte: Tive como base as aulas do Prof:Elias Santana, Gran Cursos.

  • Frase? Não seria período?

  • Gab C

      No contexto da pandemia, as mulheres também estão mais propensas ao estresse devido a uma longa "dupla jornada" de trabalho remunerado e não remunerado, devido ao fechamento de escolas e à oferta limitada de serviços de assistência. Logo, Este seria outro obstáculo para as mulheres conquistarem posições de liderança ou ingressarem em novos setores.

  • Quem fez essa questão nada a ver.

  • Vixi, fiquei sem saber qual era a frase que ele estava querendo. Mas já entendi que frase pra ela é o mesmo que período.

  • JORGEAN VILLA, FUTURO PP-MG!

    PERTENCEREMOS!!! ALFARTANO, OSSS....

  • A questão exige conhecimento sobre conectores e quer saber qual conjunção seria empregada corretamente entre os períodos abaixo. Vejamos:

    No contexto da pandemia, as mulheres também estão mais propensas ao estresse devido a uma longa "dupla jornada" de trabalho remunerado e não remunerado, devido ao fechamento de escolas e à oferta limitada de serviços de assistência. Este seria outro obstáculo para as mulheres conquistarem posições de liderança ou ingressarem em novos setores.

    O primeiro período apresenta uma justificativa pela qual as mulheres ficam mais irritadas durante a pandemia e no segundo período apresenta a conclusão em que esse estresse pode chegar, ou seja, vira um obstáculo para as mulheres alcançarem posições de lideranças.

    Dessa forma, devemos procurar nas assertivas uma conjunção de conclusão. Analisemos:

    a) Incorreta.

    Entretanto⇾ conjunção de adversidade.

    b) Incorreta.

    Embora⇾ conjunção de concessão.

    c) Correta.

    Logo⇾ conjunção de conclusão.

    No contexto da pandemia, as mulheres também estão mais propensas ao estresse devido a uma longa "dupla jornada" de trabalho remunerado e não remunerado, devido ao fechamento de escolas e à oferta limitada de serviços de assistência. Logo, este seria outro obstáculo para as mulheres conquistarem posições de liderança ou ingressarem em novos setores.

    d) Incorreta.

    Se⇾ conjunção de regra é condicional.

    Gabarito do monitor: C

  • Gabarito : C

    Coordenativas – ligam duas orações independentes. Estão divididas em cinco tipos:

    • Aditivas – exprimem soma: e, nem, bem com, não só... como também, não só... mas também.
    • Adversativas – exprime oposição: mas, porém, contudo, entretanto, no entanto, todavia, não obstante..
    • Alternativas – exprimem escolha de pensamentos: ou, ou... ou, ora... ora, já... já, quer... quer, seja... seja, talvez... talvez.
    • Conclusivas – exprimem conclusão de pensamento: logo, portanto, por isso, pois, por conseguinte, assim.
    • Explicativas – exprimem razão e motivo: que, porque, pois, porquanto, por conseguinte, assim.

     

    Subordinativas – ligam duas orações dependentes. Estão divididas em dez tipos:

    • Integrantes – introduzem uma oração que vai completar o sentido da outra: que, se.
    • Causais – introduzem orações que dão ideia de causa: que, porque, como, pois que, visto que, uma vez que, porquanto, já que, desde que.
    • Comparativas – introduzem orações que dão ideia de comparação: como, qual, que, do que (depois de mais, menos, maior, menor, melhor e pior
    • Concessivas – iniciam orações que indicam contradição: embora, ainda que, mesmo que, se bem que, posto que, por mais que, apesar de que.
    • Condicionais – iniciam orações que exprimem hipótese ou condição: se, caso, a menos que, contanto que, salvo se, desde que, a não ser que.
    • Conformativas – iniciam orações que exprimem acordo: como, conforme, segundo, consoante.
    • Consecutivas – iniciam orações que indicam consequência: que (precedido de tal, tanto, tão ou tamanho), de modo que, de forma que, de sorte que.
    • Temporais – iniciam orações que dão ideia de tempo: quando, mal, assim que, logo que, antes que, depois que, sempre que, desde que.
    • Finais – iniciam orações que exprimem finalidade: porque, a fim de que, para que.
    • Proporcionais – iniciam orações que exprimem concomitância: à medida que, à proporção que, ao passo que, quanto menos, quanto menor, quanto maior, quanto melhor

    Não seja um café com leite nos concursos. Estude redação! cerca de 10% dos aprovados na prova objetiva REPROVARAM na redação.

    Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens.

     

    OBS : Quem fizer menos de 60% (sessenta por cento) na Prova de Redação no concurso de Agente de Segurança Penitenciário/Policial Penal MG Será ELIMIDADO .

    https://go.hotmart.com/S54949702E

  • Entretanto é adversativa ideia de oposição

    embora é concessiva ideia de contraste

    Se é Conjunção integrante pode trocar por isso

    Logo é conclusivo pode trocar Portanto

  • PPMG nota de corte será 20

  • Demorei entender, mas enfim compreendi. Quando a banca diz frase, ela quer dizer período. Daí a importância de fazer questões da banca... prepara vc para o que está por vir na prova!

  • Bom, concordo com o gabarito, mas se ler a questão com o conector "ENTRETANTO"...acho que faria sentido também. Por favor. Só acho.

  • 4) Conclusivas ligam a oração anterior a uma oração que expressa ideia de conclusão ou consequência. São elas: logo, pois (depois do verbo), portanto, por conseguinte, por isso, assim.

    Por exemplo: Marta estava bem preparada para o teste, portanto não ficou nervosa.

  • Frase ou período?

    errei a questão pelo fato dela pedir frase, procurei, procurei e não achei nada kkkk

  • Concordo que temos 2 alternativas corretas. A(ADVERSATIVA) por razões contrárias de que as mulheres passaram por dificuldades, no primeiro enunciado, PORÉM obtiveram conquista de lideranças, no segundo enunciado.

    e..

    C (CONCLUSIVA): concordo com a ideia do "LOGO, as mulheres conquistaram lideranças...."

  • Com essa questão, entende-se que a jurisprudência seleconiana classificou frase como sinônimo de período, fim de papo.

  • POIS ANTES DO VERBO CONCLUSIVA = LOGO, PORTANTO, POR CONSEGUINTE, POR ISSO, ASSIM

    No contexto da pandemia, as mulheres também estão mais propensas ao estresse devido a uma longa "dupla jornada" de trabalho remunerado e não remunerado, devido ao fechamento de escolas e à oferta limitada de serviços de assistência. POIS Este seria (VERBO) outro obstáculo para as mulheres conquistarem posições de liderança ou ingressarem em novos setores.


ID
5295616
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Pandemia reverte progressos na igualdade de gênero


    A pandemia do coronavírus reverteu o progresso global no alcance da igualdade entre homens e mulheres, concluiu o Fórum Econômico Mundial (FEM) em seu relatório Global Gender Gap de 2021, divulgado nesta quarta-feira (31/03). As consequências, segundo o órgão, podem ser duradouras.

    O índice anual, que rastreia a evolução de lacunas na paridade de gênero desde 2006, avalia o progresso na obtenção da igualdade de gênero em quatro esferas principais: participação e oportunidade econômica, realização educacional, saúde e sobrevivência e representação política.

    A lacuna global de paridade de gênero está atualmente 68% fechada, de acordo com o relatório deste ano, que abrangeu 156 países. Isso representa uma redução de meio ponto percentual em relação ao ano anterior. Continuando nesse ritmo, levará 133,4 anos para alcançar a paridade global entre homens e mulheres.

   Segundo o documento, o declínio mundial na paridade de gênero foi impulsionado principalmente pelo fraco desempenho em grandes economias avançadas e emergentes.

    Neste contexto, o coronavírus foi apontado como parcialmente responsável por reabrir essas lacunas. Dados preliminares sugerem que as consequências econômicas e sociais da pandemia afetaram mais a ala feminina, com 5% de todas as mulheres que tinham alguma ocupação tendo perdido seus empregos até o momento, em comparação com 3,9% dos homens. Outros dados também mostraram um declínio significativo no número de mulheres contratadas para cargos de liderança, revertendo o progresso recente em um a dois anos.

    A crise sanitária provocada pela covid-19 também acelerou a digitalização e a automação, levando a rápidas inovações no mercado de trabalho. Mas os dados indicam que as disparidades de gênero são mais prováveis justamente no setor de inovação tecnológica. As mulheres, segundo o relatório, representam um terço ou menos da força de trabalho nos setores de computação em nuvem, engenharia e dados e inteligência artificial. A baixa chegada de novos talentos em tais setores é um sinal de que a proporção de mulheres que ingressam aumentou apenas marginalmente, ou mesmo caiu, nos últimos anos.

    Dos oito setores de empregos analisados, apenas dois ("Pessoas e Cultura" e "Produção de Conteúdo") alcançaram a paridade de gênero. Enquanto isso, as mulheres continuam severamente sub - representadas em muitos setores. Um novo indicador introduzido este ano aponta inclusive que é ainda mais difícil para as mulheres fazerem a transição para campos onde elas já estão sub-representadas.

    No contexto da pandemia, as mulheres também estão mais propensas ao estresse devido a uma longa "dupla jornada" de trabalho remunerado e não remunerado, devido ao fechamento de escolas e à oferta limitada de serviços de assistência. Este seria outro obstáculo para as mulheres conquistarem posições de liderança ou ingressarem em novos setores.

    As condições agravadas pela pandemia, adverte o relatório, podem deixar "cicatrizes" nas oportunidades econômicas para as mulheres no futuro.

    Com apenas 22,3% de sua lacuna fechada, a representação política é a menos desenvolvida das quatro lacunas de gênero analisadas pelo FEM. A diferença aumentou 2,4 pontos percentuais desde o relatório do ano passado. Em todos os países avaliados, as mulheres representaram apenas 25,7% dos cerca de 35,5 mil assentos no parlamento e 22,8% dos mais de 3,4 mil ministros em todo o mundo. No ritmo atual, levará 145,5 anos para alcançar a paridade de gênero na esfera política.

   Participação e oportunidade econômica, por sua vez, compõem a segunda lacuna de menor evolução. Após um ano de ligeira melhora, o índice mais recente mediu a lacuna como 58% fechada. Por enquanto, serão necessários 257,2 anos para que a participação e as oportunidades econômicas sejam iguais para homens e mulheres.

    Quando se trata de realização educacional, saúde e sobrevivência, entretanto, as lacunas estão quase fechadas. A lacuna global de realização educacional entre homens e mulheres, por exemplo, encontra-se 96,3% fechada. No ritmo atual, a paridade total deve ser alcançada em 13 anos, sendo que 30 países já a conquistaram.

    Já a lacuna de saúde e sobrevivência está 95,6% fechada atualmente, após um pequeno declínio no ano passado (não relacionado à covid-19). O tempo que levará para o fechamento dessa lacuna não foi definido.

    Pelo décimo segundo ano consecutivo, a Islândia foi classificada como o país com maior igualdade de gênero no mundo.

    A Europa Ocidental continuou sendo a região que mais progrediu em direção à paridade de gênero, com 77,5% da lacuna fechada, seguida pela América do Norte, com 76,4%. Por outro lado, com apenas 61,5% de lacunas fechadas, o Oriente Médio e o Norte da África foram novamente as regiões que têm um caminho mais longo pela frente.

    Os maiores avanços deste ano foram observados na Lituânia, Sérvia, Timor-Leste, Togo e Emirados Árabes Unidos. Timor-Leste e Togo ficaram entre os únicos quatro países (incluindo a Costa do Marfim e a Jordânia) que conseguiram melhorar suas lacunas de participação e oportunidade econômica em pelo menos um ponto percentual desde o último relatório.

    Para alcançar um futuro com maior igualdade entre homens e mulheres, o FEM recomenda um maior investimento no setor de cuidados, bem como políticas de licenças iguais para homens e mulheres. Políticas e práticas direcionadas também são necessárias para superar a segregação ocupacional por gênero. Por último, o relatório apela para políticas de requalificação e práticas gerenciais em meio de carreira que incorporem práticas sólidas e imparciais para contratação e promoções.


(Adaptado de: dw.com/pt-br)

“Continuando nesse ritmo, levará 133,4 anos para alcançar a paridade global entre homens e mulheres” (3º parágrafo).
Reescrevendo o trecho inicial, a formulação que mantém o sentido original é:

Alternativas
Comentários
  • gaba D

    A) ainda que continue nesse ritmo

    • Ainda que → locução que expressa CONCESSÃO

    B) a fim de continuar nesse ritmo

    • A fim de → locução que expressa FINALIDADE

    C) antes de continuar nesse ritmo

    • Locução Prepositiva

    D) caso continue nesse ritmo

    • Caso continue → conjunção que expressa condição

    _________________________________________

    canal no telegram com questões diárias, minemônicos & Dicas → https://t.me/aplovado

    PERTENCELEMOS!

  • A questão quer saber qual assertiva possui uma reescrita possível para a frase abaixo. Vejamos:

    Continuando nesse ritmo, levará 133,4 anos para alcançar a paridade global entre homens e mulheres”

    O trecho acima, possui uma oração subordinada adverbial de condição reduzida de verbo no gerúndio visto que continuar no mesmo ritmo é condição para demorar 133, 4 anos para alcançar a paridade global entre homens e mulheres.

    Após a explicação acima, iremos procurar nas assertivas uma reescrita com valor condicional. Analisemos:

    a) Incorreta.

    Ainda que → locução concessiva.

    b) Incorreta.

    A fim de → locução final.

    c) Incorreta.

    Antes de→ locução temporal.

    d) Correta.

    Caso→ conjunção condicional.

    Caso continue nesse ritmo, levará 133,4 anos para alcançar a paridade global entre homens e mulheres.

    A oração foi desenvolvida com a colocação da conjunção e, desse modo, permanece com valor condicional.

    Gabarito do monitor: D

  • NDO , caminhando e cantando e seguindo a canção ...

  • Por qual motivo o "ainda que" não poderia ser usado? No contexto do texto, penso que caberia uma ideia de concessão.

  • Dica: sempre retorne ao texto e entenda o contexto. Não fique com preguiça.


ID
5295619
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Pandemia reverte progressos na igualdade de gênero


    A pandemia do coronavírus reverteu o progresso global no alcance da igualdade entre homens e mulheres, concluiu o Fórum Econômico Mundial (FEM) em seu relatório Global Gender Gap de 2021, divulgado nesta quarta-feira (31/03). As consequências, segundo o órgão, podem ser duradouras.

    O índice anual, que rastreia a evolução de lacunas na paridade de gênero desde 2006, avalia o progresso na obtenção da igualdade de gênero em quatro esferas principais: participação e oportunidade econômica, realização educacional, saúde e sobrevivência e representação política.

    A lacuna global de paridade de gênero está atualmente 68% fechada, de acordo com o relatório deste ano, que abrangeu 156 países. Isso representa uma redução de meio ponto percentual em relação ao ano anterior. Continuando nesse ritmo, levará 133,4 anos para alcançar a paridade global entre homens e mulheres.

   Segundo o documento, o declínio mundial na paridade de gênero foi impulsionado principalmente pelo fraco desempenho em grandes economias avançadas e emergentes.

    Neste contexto, o coronavírus foi apontado como parcialmente responsável por reabrir essas lacunas. Dados preliminares sugerem que as consequências econômicas e sociais da pandemia afetaram mais a ala feminina, com 5% de todas as mulheres que tinham alguma ocupação tendo perdido seus empregos até o momento, em comparação com 3,9% dos homens. Outros dados também mostraram um declínio significativo no número de mulheres contratadas para cargos de liderança, revertendo o progresso recente em um a dois anos.

    A crise sanitária provocada pela covid-19 também acelerou a digitalização e a automação, levando a rápidas inovações no mercado de trabalho. Mas os dados indicam que as disparidades de gênero são mais prováveis justamente no setor de inovação tecnológica. As mulheres, segundo o relatório, representam um terço ou menos da força de trabalho nos setores de computação em nuvem, engenharia e dados e inteligência artificial. A baixa chegada de novos talentos em tais setores é um sinal de que a proporção de mulheres que ingressam aumentou apenas marginalmente, ou mesmo caiu, nos últimos anos.

    Dos oito setores de empregos analisados, apenas dois ("Pessoas e Cultura" e "Produção de Conteúdo") alcançaram a paridade de gênero. Enquanto isso, as mulheres continuam severamente sub - representadas em muitos setores. Um novo indicador introduzido este ano aponta inclusive que é ainda mais difícil para as mulheres fazerem a transição para campos onde elas já estão sub-representadas.

    No contexto da pandemia, as mulheres também estão mais propensas ao estresse devido a uma longa "dupla jornada" de trabalho remunerado e não remunerado, devido ao fechamento de escolas e à oferta limitada de serviços de assistência. Este seria outro obstáculo para as mulheres conquistarem posições de liderança ou ingressarem em novos setores.

    As condições agravadas pela pandemia, adverte o relatório, podem deixar "cicatrizes" nas oportunidades econômicas para as mulheres no futuro.

    Com apenas 22,3% de sua lacuna fechada, a representação política é a menos desenvolvida das quatro lacunas de gênero analisadas pelo FEM. A diferença aumentou 2,4 pontos percentuais desde o relatório do ano passado. Em todos os países avaliados, as mulheres representaram apenas 25,7% dos cerca de 35,5 mil assentos no parlamento e 22,8% dos mais de 3,4 mil ministros em todo o mundo. No ritmo atual, levará 145,5 anos para alcançar a paridade de gênero na esfera política.

   Participação e oportunidade econômica, por sua vez, compõem a segunda lacuna de menor evolução. Após um ano de ligeira melhora, o índice mais recente mediu a lacuna como 58% fechada. Por enquanto, serão necessários 257,2 anos para que a participação e as oportunidades econômicas sejam iguais para homens e mulheres.

    Quando se trata de realização educacional, saúde e sobrevivência, entretanto, as lacunas estão quase fechadas. A lacuna global de realização educacional entre homens e mulheres, por exemplo, encontra-se 96,3% fechada. No ritmo atual, a paridade total deve ser alcançada em 13 anos, sendo que 30 países já a conquistaram.

    Já a lacuna de saúde e sobrevivência está 95,6% fechada atualmente, após um pequeno declínio no ano passado (não relacionado à covid-19). O tempo que levará para o fechamento dessa lacuna não foi definido.

    Pelo décimo segundo ano consecutivo, a Islândia foi classificada como o país com maior igualdade de gênero no mundo.

    A Europa Ocidental continuou sendo a região que mais progrediu em direção à paridade de gênero, com 77,5% da lacuna fechada, seguida pela América do Norte, com 76,4%. Por outro lado, com apenas 61,5% de lacunas fechadas, o Oriente Médio e o Norte da África foram novamente as regiões que têm um caminho mais longo pela frente.

    Os maiores avanços deste ano foram observados na Lituânia, Sérvia, Timor-Leste, Togo e Emirados Árabes Unidos. Timor-Leste e Togo ficaram entre os únicos quatro países (incluindo a Costa do Marfim e a Jordânia) que conseguiram melhorar suas lacunas de participação e oportunidade econômica em pelo menos um ponto percentual desde o último relatório.

    Para alcançar um futuro com maior igualdade entre homens e mulheres, o FEM recomenda um maior investimento no setor de cuidados, bem como políticas de licenças iguais para homens e mulheres. Políticas e práticas direcionadas também são necessárias para superar a segregação ocupacional por gênero. Por último, o relatório apela para políticas de requalificação e práticas gerenciais em meio de carreira que incorporem práticas sólidas e imparciais para contratação e promoções.


(Adaptado de: dw.com/pt-br)

Trecho para a questão.


“Este seria outro obstáculo para as mulheres conquistarem posições de liderança ou ingressarem em novos setores” (8º parágrafo)

“O tempo que levará para o fechamento dessa lacuna não foi definido” (13º parágrafo)


Nas frases acima, os verbos “seria” e “levará” encontram-se, respectivamente, nos seguintes tempo e modo:

Alternativas
Comentários
  • Nas frases acima, os verbos “seria” e “levará” encontram-se, respectivamente, nos seguintes tempo e modo:

    a) pretérito imperfeito do subjuntivo/futuro do subjuntivo [quando ele levar]

    b) futuro do pretérito do indicativo [ele seria]/futuro do presente do indicativo [ele levará]

    c) futuro do presente do indicativo [ele será]/pretérito imperfeito do subjuntivo

    d) pretérito mais-que-perfeito do indicativo [ele fora]/futuro do pretérito do indicativo [ele levaria]

    GAB. LETRA "B".

  • GABARITO: B

    “Este seria outro obstáculo para as mulheres conquistarem posições de liderança ou ingressarem em novos setores" → O futuro do pretérito é o tempo da Maria (eu venderia, eu amaria, eu seria...)

    “O tempo que levará para o fechamento dessa lacuna não foi definido” → Aqui temos o futuro do presente. A gente conhece como futuro no dia a dia (o tempo que levará amanhã).

    .

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos! :)

  • gab b.

    Indicativo x subjuntivo:

    verbo: SER

    Indicativo:

    Pretérito imperfeito: era

    pretérito perfeito: fui

    Futuro do presente: serei

    Futuro do pretérito: seria (incerteza)

    No subjuntivo, conjugamos verbos sempre com (que / se / quando)

    presente: que eu seja

    pretérito: se eu fosse

    Futuro: Quando eu for

  • so de saber que é futuro/futuro da para você matar a questão.

  • EU AMO ESSA MATÉRIA MDS

    seria - futuro do pretérito do indicativo

    levará - futuro do presente do indicativo // perceba como o futuro do pretérito no indicativo é o único que demonstra incerteza!

    letra b

  • A questão exige conhecimento sobre morfologia verbal e quer saber qual a conjugação correta dos verbos “seria” e “levará”. Vejamos:

    a) Incorreta.

    Não existe na língua portuguesa o tempo pretérito imperfeito do subjuntivo e para o verbo "levar" está conjugado no futuro do subjuntivo deveria ser assim: "quando ele levar".

    b) Correta.

    O primeiro verbo está no futuro do pretérito do indicativo, pois demonstra um futuro incerto e o segundo está no futuro do presente do indicativo, pois indica um futuro que irá acontecer.

    c) Incorreta.

    Para estar no futuro do presente do indicativo o verbo "ser" deveria ficar assim: será. Não existe na língua portuguesa o pretérito imperfeito do subjuntivo.

    d) Incorreta.

    Para estar no pretérito mais-que-perfeito do indicativo o verbo "ser" deveria ficar assim: "fora" .

    Gabarito do monitor: B

  • Futuro do pretérito do indicativo ; Terminação RIA = Assim como no futuro do presente pode expressar incerteza ou dúvida

    Indica fato futuro em relação a outro fato no passado.

    futuro do presente do indicativo : Indica fato futuro em relação ao momento da fala.

    Indica também um futuro considerado certo por quem fala.

    Pode indicar incerteza ou dúvida.

  • A questão requer conhecimento acerca da flexão verbal de tempo e modo.


    A forma verbal seria está flexionada no futuro do pretérito do indicativo, cuja desinência modo-temporal é -ria, e a forma verbal levará, no futuro do presente do indicativo, cuja desinência modo-temporal é -rá (tônico).


    Gabarito da Professora: Letra B.

  • POLICIAL PENAL DE MINAS \0/

  • A forma verbal seria está flexionada no futuro do pretérito do indicativo, cuja desinência modo-temporal é -ria, e a forma verbal levará, no futuro do presente do indicativo, cuja desinência modo-temporal é -rá (tônico).

    Letra B.

  • Futuro do pretérito do indicativo – TERMINAÇÃO - RIA

    Futuro do presente do indicativo – TERMINAÇÃO - REI, RÁ


ID
5295622
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Pandemia reverte progressos na igualdade de gênero


    A pandemia do coronavírus reverteu o progresso global no alcance da igualdade entre homens e mulheres, concluiu o Fórum Econômico Mundial (FEM) em seu relatório Global Gender Gap de 2021, divulgado nesta quarta-feira (31/03). As consequências, segundo o órgão, podem ser duradouras.

    O índice anual, que rastreia a evolução de lacunas na paridade de gênero desde 2006, avalia o progresso na obtenção da igualdade de gênero em quatro esferas principais: participação e oportunidade econômica, realização educacional, saúde e sobrevivência e representação política.

    A lacuna global de paridade de gênero está atualmente 68% fechada, de acordo com o relatório deste ano, que abrangeu 156 países. Isso representa uma redução de meio ponto percentual em relação ao ano anterior. Continuando nesse ritmo, levará 133,4 anos para alcançar a paridade global entre homens e mulheres.

   Segundo o documento, o declínio mundial na paridade de gênero foi impulsionado principalmente pelo fraco desempenho em grandes economias avançadas e emergentes.

    Neste contexto, o coronavírus foi apontado como parcialmente responsável por reabrir essas lacunas. Dados preliminares sugerem que as consequências econômicas e sociais da pandemia afetaram mais a ala feminina, com 5% de todas as mulheres que tinham alguma ocupação tendo perdido seus empregos até o momento, em comparação com 3,9% dos homens. Outros dados também mostraram um declínio significativo no número de mulheres contratadas para cargos de liderança, revertendo o progresso recente em um a dois anos.

    A crise sanitária provocada pela covid-19 também acelerou a digitalização e a automação, levando a rápidas inovações no mercado de trabalho. Mas os dados indicam que as disparidades de gênero são mais prováveis justamente no setor de inovação tecnológica. As mulheres, segundo o relatório, representam um terço ou menos da força de trabalho nos setores de computação em nuvem, engenharia e dados e inteligência artificial. A baixa chegada de novos talentos em tais setores é um sinal de que a proporção de mulheres que ingressam aumentou apenas marginalmente, ou mesmo caiu, nos últimos anos.

    Dos oito setores de empregos analisados, apenas dois ("Pessoas e Cultura" e "Produção de Conteúdo") alcançaram a paridade de gênero. Enquanto isso, as mulheres continuam severamente sub - representadas em muitos setores. Um novo indicador introduzido este ano aponta inclusive que é ainda mais difícil para as mulheres fazerem a transição para campos onde elas já estão sub-representadas.

    No contexto da pandemia, as mulheres também estão mais propensas ao estresse devido a uma longa "dupla jornada" de trabalho remunerado e não remunerado, devido ao fechamento de escolas e à oferta limitada de serviços de assistência. Este seria outro obstáculo para as mulheres conquistarem posições de liderança ou ingressarem em novos setores.

    As condições agravadas pela pandemia, adverte o relatório, podem deixar "cicatrizes" nas oportunidades econômicas para as mulheres no futuro.

    Com apenas 22,3% de sua lacuna fechada, a representação política é a menos desenvolvida das quatro lacunas de gênero analisadas pelo FEM. A diferença aumentou 2,4 pontos percentuais desde o relatório do ano passado. Em todos os países avaliados, as mulheres representaram apenas 25,7% dos cerca de 35,5 mil assentos no parlamento e 22,8% dos mais de 3,4 mil ministros em todo o mundo. No ritmo atual, levará 145,5 anos para alcançar a paridade de gênero na esfera política.

   Participação e oportunidade econômica, por sua vez, compõem a segunda lacuna de menor evolução. Após um ano de ligeira melhora, o índice mais recente mediu a lacuna como 58% fechada. Por enquanto, serão necessários 257,2 anos para que a participação e as oportunidades econômicas sejam iguais para homens e mulheres.

    Quando se trata de realização educacional, saúde e sobrevivência, entretanto, as lacunas estão quase fechadas. A lacuna global de realização educacional entre homens e mulheres, por exemplo, encontra-se 96,3% fechada. No ritmo atual, a paridade total deve ser alcançada em 13 anos, sendo que 30 países já a conquistaram.

    Já a lacuna de saúde e sobrevivência está 95,6% fechada atualmente, após um pequeno declínio no ano passado (não relacionado à covid-19). O tempo que levará para o fechamento dessa lacuna não foi definido.

    Pelo décimo segundo ano consecutivo, a Islândia foi classificada como o país com maior igualdade de gênero no mundo.

    A Europa Ocidental continuou sendo a região que mais progrediu em direção à paridade de gênero, com 77,5% da lacuna fechada, seguida pela América do Norte, com 76,4%. Por outro lado, com apenas 61,5% de lacunas fechadas, o Oriente Médio e o Norte da África foram novamente as regiões que têm um caminho mais longo pela frente.

    Os maiores avanços deste ano foram observados na Lituânia, Sérvia, Timor-Leste, Togo e Emirados Árabes Unidos. Timor-Leste e Togo ficaram entre os únicos quatro países (incluindo a Costa do Marfim e a Jordânia) que conseguiram melhorar suas lacunas de participação e oportunidade econômica em pelo menos um ponto percentual desde o último relatório.

    Para alcançar um futuro com maior igualdade entre homens e mulheres, o FEM recomenda um maior investimento no setor de cuidados, bem como políticas de licenças iguais para homens e mulheres. Políticas e práticas direcionadas também são necessárias para superar a segregação ocupacional por gênero. Por último, o relatório apela para políticas de requalificação e práticas gerenciais em meio de carreira que incorporem práticas sólidas e imparciais para contratação e promoções.


(Adaptado de: dw.com/pt-br)

Uma expressão verbal na voz passiva encontra-se em:

Alternativas
Comentários
  • Uma expressão verbal na voz passiva encontra-se em:

    d) “o declínio mundial na paridade de gênero foi impulsionado principalmente pelo fraco desempenho em grandes economias avançadas e emergentes”

    GAB. LETRA "D".

    ----

    O que é voz passiva?

    A voz passiva é a voz verbal que indica que o sujeito da oração sofre ou recebe determinada ação, em vez de praticá-la.

    A voz passiva analítica segue a seguinte estrutura: verbo auxiliar ser + verbo principal no particípio passado

    Verbo Impulsionar

    Particípio passado: impulsionado

  • Assertiva D

    “o declínio mundial na paridade de gênero foi impulsionado principalmente pelo fraco desempenho em grandes economias avançadas e emergentes”

  • gaba D

    na voz paSSiva ele reSSebe a ação, ele não a faz. (eu sei como escrever "receber", mas é licença poética"

    perceba que nas demais os verbos fazem a ação.

    as consequências econômicas e sociais da pandemia afetaram..

    As mulheres, segundo o relatório, representam....

    e assim por diante.

    agora na voz passiva, percebe-se que ele sofre a ação.

    o declínio mundial na paridade de gênero foi impulsionado

    viu? ele não impulsiona, ele É impulsionado.

    _________________________________________

    canal no telegram com questões diárias, minemônicos & Dicas → https://t.me/aplovado

    pertencelemos!

  • Gab. "D"

    Lembrando: encontra-se na voz passiva analítica.

  • Gab D

    o declínio mundial na paridade de gênero foi impulsionado principalmente pelo fraco desempenho em grandes economias avançadas e emergentes”

    o declínio mundial na paridade de gênero = sujeito paciente

    foi impulsionado = verbo auxiliar + verbo particípio passado

    principalmente = adjunto adverbial

    pelo fraco desempenho em grandes economias avançadas e emergentes” = Agente da passiva

  • VOZ VERBAL (leia e nunca mais esqueça)

    Segundo a Adriana Figueiredo (2017), "[...] é aquela que indica a forma em que o verbo se encontra para mostrar a relação entre ele e o sujeito."

    ***

    Voz ativa: quando o sujeito pratica a ação verbal, age;

    Voz passiva analítica: quando o sujeito "reSSebe" a ação verbal;

    Voz reflexiva:quando o sujeito pratica e "reSSebe" a ação verbal.

    ***

    Analogia para fins didáticos: a cena do crime é o verbo. Dependendo de como está a cena do crime, percebe-se quem praticou (sujeito agente: voz ativa - O fulano matou sicrano) ou sofreu (sujeito paciente: voz passiva - O fulano foi morto pelo sicrano) o crime, ou até mesmo se praticou e sofreu (voz reflexiva: Fulano suicidou-se).

    Cuidado!!! Existe a voz passiva sintética (tudo que é sintético é mais resumido). Nesse caso, tem-se uma cena do crime mais enxuta, em que o objetivo é esconder (forma de impessoalizar, indeterminar o agente) o autor da ação na voz passiva (sem o agente da passiva), logo, será retirado o verbo auxiliar e surgirá uma partícula apassivadora (se). Tudo após o verbo com a partícula apassivadora, nesse tipo de voz, será sujeito paciente. Ex.: "Matou-se Getúlio".

    Obs.: não confundir esse SE com o índice de indeterminação do sujeito usado com verbos que não são do tipo VTD (transitivo direto) ou VTDI (transitivo direto e indireto).

    ***

    Estrutura da voz ativa: sujeito + verbo + complemento (objeto direto ou objeto direto e indireto). Lembrar: O SUV é um carro Completo.

    Estrutura da voz passiva analítica: sujeito (paciente) + verbo auxiliar (ser/ter/estar) + verbo principal (particípio: final ADO, IDO ou irregular, geralmente, final TO) + preposição (geralmente, forma contraída: por + o = pelo) + agente da passiva. Lembrar: O sujeito mexendo no APP do celular é o agente PASSos.

    Estrutura da voz passiva sintética: verbo (VTD ou VTDI) + se (partícula apassivadora) + sujeito paciente.

    Obs.: apesar do verbo ter transitividade direta, em voz passiva não há objeto direto (transforma-se em sujeito paciente).

    Estrutura básica da voz reflexiva: verbo (VTD ou VTDI) + pronome oblíquo chamado de pronome reflexivo (me-te-se-nos-vos-se).

    ***

    Ficou uma porcaria, né?! Mas o importante é consolidar esse fragmento na memória.

    ***

  • Item D correto.

    Primeiro procure o "se" nas alternativas, não encontrou? Então é voz passiva analítica.

    Procure os verbos ser ou estar + um verbo no particípio + a preposição por.

    Item D: "gênero foi impulsionado principalmente pelo"

  • GABARITO: letra D

    Voz Passiva Analítica: verbo ser/estar + verbo no particípio (ado/ido).

  • Certas informações têm que esta na bem fixada como a dessa matéria:

    P. Analítica: SER + PARTICÍPIO

    P. Sintética: VTD + SE

    #PPMG21

  • A questão pede que se encontre a voz passiva nas orações apresentadas. A voz ativa caracteriza-se pela ação direta exercida pelo sujeito de uma oração. A voz passiva, por outro lado, aparece quando a ação é exercida no sujeito.

    Alternativa A – Incorreta: Nessa opção, a voz é ativa. O sujeito “as consequências econômicas e sociais da pandemia” está exercendo a ação de “afetar” (o verbo da oração) o objeto “A ala feminina”. Portanto, não há voz passiva na oração.

    Alternativa B – Incorreta: Aqui, a voz também é ativa. O sujeito “As mulheres” exerce a ação de “representar” (verbo) o “um terço ou menos da força de trabalho” (objeto). Logo, não há voz passiva;

    Alternativa C – Incorreta: A voz passiva não se encontra nessa oração. A locução verbal “serão necessários” é requisitada pelo sujeito “257 anos”, que exerce a ação de necessitar, e é complementada pelo objeto indireto “para que a participação”;

    Alternativa D – Correta: Pode ser observada a voz passiva analítica quando temos “o declínio mundial na paridade de gênero” (sujeito) “foi impulsionado” (verbo auxiliar ser + verbo no particípio passado) “principalmente” (advérbio de modo) “pelo fraco desempenho[...]” (agente da passiva, o causador da ação).

    Gabarito: D

  • “o declínio mundial na paridade de gênero foi impulsionado principalmente pelo fraco desempenho em grandes economias avançadas e emergentes”

    VOZ DIRETA:

    O fraco desempenho nas grandes economias avançadas e emergentes impulsionou o declínio mundial na paridade de gênero .

    O fraco desempenho : sujeito

    Impulsionou o que? O declínio mundial (objeto direto) na paridade de gênero (não tenho certeza, mas creio que seja adjunto adnominal)

  • Há dois tipos de voz passiva - a analítica, formada pelos auxiliares SER, ESTAR e FICAR acompanhados de verbo principal no particípio; e a sintética ou pronominal, formada de verbo VTD ou VTDI acompanhado do SE partícula apassivadora.

    Na letra E, temos o auxiliar SER (foi) acompanhando o verbo principal IMPULSIONAR no particípio (impulsionado), o que configura a voz passiva do tipo analítica.

  • GABA- D

    A VOZ PASSIVA ANALÍTICA é a forma com o auxílio dos verbos "ser", "estar", "ficar" etc, seguidos do particípio do verbo principal (verbos terminados em DA,DO,DAS,DOS).

    Exemplos: O animal foi capturado pelo caçador armado.

    Seus carros haviam sido vendidos por ele

  • GAB. D.

    D) “o declínio mundial na paridade de gênero foi impulsionado principalmente pelo fraco desempenho em grandes economias avançadas e emergentes”

    VOZ PASSIVA ANALÍTICA --> foi (verbo SER) + impulsionado (PARTICÍPIO)

    __________________________________________________________________________________________________________

    VOZ PASSIVA: Somente me verbo transitivo direto (VTD) ou verbo Transitivo direto indireto (VTDI)

    PASSIVA ANALÍTICA : Verbo auxiliar (ser/estar/ir/ficar) + PARTICÍPIO

    PASSIVA SINTÉTICA: Verbo na 3º PESSOA + Partícula apassivadora "SE"

  • Eu procurei o verbo Ser + Particípio.

  • Para não errar VOZ PASSIVA sem ter de dominar o português.

    Vendem-SE vendADO e vendIDO

    Se tiver -SE, ADO(A) ou IDO(A) é voz passiva!

    Para passar você não precisa saber tudo; você precisa saber resolver o que cai.

  • Para não errar VOZ PASSIVA sem ter de dominar o português.

    Vendem-SE vendADO e vendIDO

    Se tiver -SE, ADO(A) ou IDO(A) é voz passiva!

    Para passar você não precisa saber tudo; você precisa saber resolver o que cai.

  • O fraco desenvolvimento da economia mundial impulsiona o declínio...

  • DIRETO NO PONTO:

    BIZU: Quando pedir VOZ PASSIVA, procure o verbo ser|estar + particípio.

    No caso da questão em analise: FOI + IMPULSIONADO

  • Resumo da bagaceira KKKKKK

    Se a questão é de voz passiva procure por locução verbal ou partícula SE (apassivadora).

    Detalhe : para ser uma PA o verbo só pode ser VTD ou VTDI !

    EX: Vendem-se casas (vender VTD)

    casas são vendidas (são vendidas > locução verbal )

    lembre-se: na voz passiva sempre faça a concordância (plural plural singular singular )

  • VOZ PASSIVA: Somente me verbo transitivo direto (VTD) ou verbo Transitivo direto indireto (VTDI)

    PASSIVA ANALÍTICA : Verbo auxiliar (ser/estar/ir/ficar) + PARTICÍPIO

    PASSIVA SINTÉTICA: Verbo na 3º PESSOA + Partícula apassivadora "SE"

  • GABARITO D

    “o declínio mundial na paridade de gênero foi impulsionado principalmente pelo fraco desempenho em grandes economias avançadas e emergentes”

    Formado pela estrutura VOZ PASSIVA ANALÍTICA

    SER/ESTAR + VERBO NO PARTICÍPIO


ID
5295625
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Pandemia reverte progressos na igualdade de gênero


    A pandemia do coronavírus reverteu o progresso global no alcance da igualdade entre homens e mulheres, concluiu o Fórum Econômico Mundial (FEM) em seu relatório Global Gender Gap de 2021, divulgado nesta quarta-feira (31/03). As consequências, segundo o órgão, podem ser duradouras.

    O índice anual, que rastreia a evolução de lacunas na paridade de gênero desde 2006, avalia o progresso na obtenção da igualdade de gênero em quatro esferas principais: participação e oportunidade econômica, realização educacional, saúde e sobrevivência e representação política.

    A lacuna global de paridade de gênero está atualmente 68% fechada, de acordo com o relatório deste ano, que abrangeu 156 países. Isso representa uma redução de meio ponto percentual em relação ao ano anterior. Continuando nesse ritmo, levará 133,4 anos para alcançar a paridade global entre homens e mulheres.

   Segundo o documento, o declínio mundial na paridade de gênero foi impulsionado principalmente pelo fraco desempenho em grandes economias avançadas e emergentes.

    Neste contexto, o coronavírus foi apontado como parcialmente responsável por reabrir essas lacunas. Dados preliminares sugerem que as consequências econômicas e sociais da pandemia afetaram mais a ala feminina, com 5% de todas as mulheres que tinham alguma ocupação tendo perdido seus empregos até o momento, em comparação com 3,9% dos homens. Outros dados também mostraram um declínio significativo no número de mulheres contratadas para cargos de liderança, revertendo o progresso recente em um a dois anos.

    A crise sanitária provocada pela covid-19 também acelerou a digitalização e a automação, levando a rápidas inovações no mercado de trabalho. Mas os dados indicam que as disparidades de gênero são mais prováveis justamente no setor de inovação tecnológica. As mulheres, segundo o relatório, representam um terço ou menos da força de trabalho nos setores de computação em nuvem, engenharia e dados e inteligência artificial. A baixa chegada de novos talentos em tais setores é um sinal de que a proporção de mulheres que ingressam aumentou apenas marginalmente, ou mesmo caiu, nos últimos anos.

    Dos oito setores de empregos analisados, apenas dois ("Pessoas e Cultura" e "Produção de Conteúdo") alcançaram a paridade de gênero. Enquanto isso, as mulheres continuam severamente sub - representadas em muitos setores. Um novo indicador introduzido este ano aponta inclusive que é ainda mais difícil para as mulheres fazerem a transição para campos onde elas já estão sub-representadas.

    No contexto da pandemia, as mulheres também estão mais propensas ao estresse devido a uma longa "dupla jornada" de trabalho remunerado e não remunerado, devido ao fechamento de escolas e à oferta limitada de serviços de assistência. Este seria outro obstáculo para as mulheres conquistarem posições de liderança ou ingressarem em novos setores.

    As condições agravadas pela pandemia, adverte o relatório, podem deixar "cicatrizes" nas oportunidades econômicas para as mulheres no futuro.

    Com apenas 22,3% de sua lacuna fechada, a representação política é a menos desenvolvida das quatro lacunas de gênero analisadas pelo FEM. A diferença aumentou 2,4 pontos percentuais desde o relatório do ano passado. Em todos os países avaliados, as mulheres representaram apenas 25,7% dos cerca de 35,5 mil assentos no parlamento e 22,8% dos mais de 3,4 mil ministros em todo o mundo. No ritmo atual, levará 145,5 anos para alcançar a paridade de gênero na esfera política.

   Participação e oportunidade econômica, por sua vez, compõem a segunda lacuna de menor evolução. Após um ano de ligeira melhora, o índice mais recente mediu a lacuna como 58% fechada. Por enquanto, serão necessários 257,2 anos para que a participação e as oportunidades econômicas sejam iguais para homens e mulheres.

    Quando se trata de realização educacional, saúde e sobrevivência, entretanto, as lacunas estão quase fechadas. A lacuna global de realização educacional entre homens e mulheres, por exemplo, encontra-se 96,3% fechada. No ritmo atual, a paridade total deve ser alcançada em 13 anos, sendo que 30 países já a conquistaram.

    Já a lacuna de saúde e sobrevivência está 95,6% fechada atualmente, após um pequeno declínio no ano passado (não relacionado à covid-19). O tempo que levará para o fechamento dessa lacuna não foi definido.

    Pelo décimo segundo ano consecutivo, a Islândia foi classificada como o país com maior igualdade de gênero no mundo.

    A Europa Ocidental continuou sendo a região que mais progrediu em direção à paridade de gênero, com 77,5% da lacuna fechada, seguida pela América do Norte, com 76,4%. Por outro lado, com apenas 61,5% de lacunas fechadas, o Oriente Médio e o Norte da África foram novamente as regiões que têm um caminho mais longo pela frente.

    Os maiores avanços deste ano foram observados na Lituânia, Sérvia, Timor-Leste, Togo e Emirados Árabes Unidos. Timor-Leste e Togo ficaram entre os únicos quatro países (incluindo a Costa do Marfim e a Jordânia) que conseguiram melhorar suas lacunas de participação e oportunidade econômica em pelo menos um ponto percentual desde o último relatório.

    Para alcançar um futuro com maior igualdade entre homens e mulheres, o FEM recomenda um maior investimento no setor de cuidados, bem como políticas de licenças iguais para homens e mulheres. Políticas e práticas direcionadas também são necessárias para superar a segregação ocupacional por gênero. Por último, o relatório apela para políticas de requalificação e práticas gerenciais em meio de carreira que incorporem práticas sólidas e imparciais para contratação e promoções.


(Adaptado de: dw.com/pt-br)

Um verbo transitivo indireto é apresentado em:

Alternativas
Comentários
  • Quem apela, apela para alguém. GAB: D

    • tem a preposição (para) na frente tbm.

  • apela para alguém!

  • Verbos em uma oração podem ser transitivos diretos, transitivos, indiretos, transitivos diretos e indiretos ou intransitivos. Os verbos transitivos diretos precisam de um complemento verbal que por acaso não precisa de preposição (objeto direto); já os verbos transitivos indiretos necessitam ter um complemento verbal que por causa da regência verbal, levam uma preposição em sua construção (objeto indireto). A questão quer identificar a oração que possui um verbo transitivo indireto.

    Alternativa A – Incorreta: O verbo da oração (“reverteu”) tem um complemento direto que não precisa de preposição. Quem reverte, reverte algo;

    Alternativa B – Incorreta: na oração, o verbo “sugerem” não necessita de preposição no seu complemento verbal;

    Alternativa C – Incorreta: “apresentaram” não requer preposição em seu objeto. Segundo a regência verbal, quem representa, representa algo;

    Alternativa D – Correta: A oração utiliza o verbo transitivo indireto “apela”. Ao analisar o verbo, nota-se que é necessário apelar para alguém, sendo necessário o uso da preposição “para” na construção do complemento, como pode ser visto em “o relatório apela para políticas”.

    Gabarito: D

  • a letra d tem a prep PARA FIQUE DE OLHO: verbo intransitivo direto é aqueles que exigem complemento preposicionado e chama-se OBJETO INDIRETO

  • Gabarito: D

    A oração utiliza o verbo transitivo INDIRETO “apela”. Ao analisar o verbo, nota-se que é necessário apelar para alguém, sendo necessário o uso da preposição “para”

     

    Não seja um café com leite nos concursos. Estude redação! cerca de 10% dos aprovados na prova objetiva REPROVARAM na redação.

    Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens.

     

    OBS : Quem fizer menos de 60% (sessenta por cento) na Prova de Redação no concurso de Agente de Segurança Penitenciário/Policial Penal MG Será ELIMIDADO .

     

    https://go.hotmart.com/S54949702E

  • tá de sacanagem essa banca

  • verbo apelar pode ser intransitivo, isto é, admite uma construção sem complemento nominal obrigatório (ex.: O advogado apelou), ou transitivo indirecto, isto é, admite uma construção com um complemento nominal regido de preposição, que pode ser a, de ou para, consoante os contextos ou as acepções.

  • Quem apela, apela para algo.

    Letra E

  • QUEM REVERTE, REVERTE ALGO.

    QUEM APELA, APELA PARA ALGUÉM.

  • DIRETO NO PONTO:

    BIZU: Se está pedindo a oração que tenha verbo transitivo indireto, procure o verbo e analisa desde já se ele pede preposição. Caso pedir está ai a resposta da questão analisada.

    #PPMG

  • Só esqueceram de apontar quais verbos o enunciado estava se referindo.

  • TRANSITIVO INDIRETO: é quando o complemento vem ligado ao verbo indiretamente, com preposição obrigatória. Por Exemplo: Eu gosto DE sorvete. PREPOSIÇÕES ESSENCIAIS A – COM – DE – PARA – POR – EM.


ID
5295628
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Pandemia reverte progressos na igualdade de gênero


    A pandemia do coronavírus reverteu o progresso global no alcance da igualdade entre homens e mulheres, concluiu o Fórum Econômico Mundial (FEM) em seu relatório Global Gender Gap de 2021, divulgado nesta quarta-feira (31/03). As consequências, segundo o órgão, podem ser duradouras.

    O índice anual, que rastreia a evolução de lacunas na paridade de gênero desde 2006, avalia o progresso na obtenção da igualdade de gênero em quatro esferas principais: participação e oportunidade econômica, realização educacional, saúde e sobrevivência e representação política.

    A lacuna global de paridade de gênero está atualmente 68% fechada, de acordo com o relatório deste ano, que abrangeu 156 países. Isso representa uma redução de meio ponto percentual em relação ao ano anterior. Continuando nesse ritmo, levará 133,4 anos para alcançar a paridade global entre homens e mulheres.

   Segundo o documento, o declínio mundial na paridade de gênero foi impulsionado principalmente pelo fraco desempenho em grandes economias avançadas e emergentes.

    Neste contexto, o coronavírus foi apontado como parcialmente responsável por reabrir essas lacunas. Dados preliminares sugerem que as consequências econômicas e sociais da pandemia afetaram mais a ala feminina, com 5% de todas as mulheres que tinham alguma ocupação tendo perdido seus empregos até o momento, em comparação com 3,9% dos homens. Outros dados também mostraram um declínio significativo no número de mulheres contratadas para cargos de liderança, revertendo o progresso recente em um a dois anos.

    A crise sanitária provocada pela covid-19 também acelerou a digitalização e a automação, levando a rápidas inovações no mercado de trabalho. Mas os dados indicam que as disparidades de gênero são mais prováveis justamente no setor de inovação tecnológica. As mulheres, segundo o relatório, representam um terço ou menos da força de trabalho nos setores de computação em nuvem, engenharia e dados e inteligência artificial. A baixa chegada de novos talentos em tais setores é um sinal de que a proporção de mulheres que ingressam aumentou apenas marginalmente, ou mesmo caiu, nos últimos anos.

    Dos oito setores de empregos analisados, apenas dois ("Pessoas e Cultura" e "Produção de Conteúdo") alcançaram a paridade de gênero. Enquanto isso, as mulheres continuam severamente sub - representadas em muitos setores. Um novo indicador introduzido este ano aponta inclusive que é ainda mais difícil para as mulheres fazerem a transição para campos onde elas já estão sub-representadas.

    No contexto da pandemia, as mulheres também estão mais propensas ao estresse devido a uma longa "dupla jornada" de trabalho remunerado e não remunerado, devido ao fechamento de escolas e à oferta limitada de serviços de assistência. Este seria outro obstáculo para as mulheres conquistarem posições de liderança ou ingressarem em novos setores.

    As condições agravadas pela pandemia, adverte o relatório, podem deixar "cicatrizes" nas oportunidades econômicas para as mulheres no futuro.

    Com apenas 22,3% de sua lacuna fechada, a representação política é a menos desenvolvida das quatro lacunas de gênero analisadas pelo FEM. A diferença aumentou 2,4 pontos percentuais desde o relatório do ano passado. Em todos os países avaliados, as mulheres representaram apenas 25,7% dos cerca de 35,5 mil assentos no parlamento e 22,8% dos mais de 3,4 mil ministros em todo o mundo. No ritmo atual, levará 145,5 anos para alcançar a paridade de gênero na esfera política.

   Participação e oportunidade econômica, por sua vez, compõem a segunda lacuna de menor evolução. Após um ano de ligeira melhora, o índice mais recente mediu a lacuna como 58% fechada. Por enquanto, serão necessários 257,2 anos para que a participação e as oportunidades econômicas sejam iguais para homens e mulheres.

    Quando se trata de realização educacional, saúde e sobrevivência, entretanto, as lacunas estão quase fechadas. A lacuna global de realização educacional entre homens e mulheres, por exemplo, encontra-se 96,3% fechada. No ritmo atual, a paridade total deve ser alcançada em 13 anos, sendo que 30 países já a conquistaram.

    Já a lacuna de saúde e sobrevivência está 95,6% fechada atualmente, após um pequeno declínio no ano passado (não relacionado à covid-19). O tempo que levará para o fechamento dessa lacuna não foi definido.

    Pelo décimo segundo ano consecutivo, a Islândia foi classificada como o país com maior igualdade de gênero no mundo.

    A Europa Ocidental continuou sendo a região que mais progrediu em direção à paridade de gênero, com 77,5% da lacuna fechada, seguida pela América do Norte, com 76,4%. Por outro lado, com apenas 61,5% de lacunas fechadas, o Oriente Médio e o Norte da África foram novamente as regiões que têm um caminho mais longo pela frente.

    Os maiores avanços deste ano foram observados na Lituânia, Sérvia, Timor-Leste, Togo e Emirados Árabes Unidos. Timor-Leste e Togo ficaram entre os únicos quatro países (incluindo a Costa do Marfim e a Jordânia) que conseguiram melhorar suas lacunas de participação e oportunidade econômica em pelo menos um ponto percentual desde o último relatório.

    Para alcançar um futuro com maior igualdade entre homens e mulheres, o FEM recomenda um maior investimento no setor de cuidados, bem como políticas de licenças iguais para homens e mulheres. Políticas e práticas direcionadas também são necessárias para superar a segregação ocupacional por gênero. Por último, o relatório apela para políticas de requalificação e práticas gerenciais em meio de carreira que incorporem práticas sólidas e imparciais para contratação e promoções.


(Adaptado de: dw.com/pt-br)

A palavra formada a partir de um verbo é:

Alternativas
Comentários
  • A palavra formada a partir de um verbo é:

    b) inovação

    GAB. LETRA "B".

    ----

    Verbo Inovar

  • Acho que essa questão foi mal formulada. A palavra "transição" vem do verbo "transitar" no sentido de mudar de um lugar para o outro.
  • transição tbm esta certo! recurso na questao!
  • gab b

    Inovação. Substantivo abstrato, deverbal. Oriundo do verbo inovar.

    Também estou em dúvida referente às alternativas c e d. Oriundas de transitar e condicionar.

    (help profs Alexandre / Isabel)

  • Não sei a opinião de vocês, mas acho que esse e alguns examinadores não têm condições técnicas de formular questões.É muito frequente erros primários na formulação de questões, principalmente de língua portuguesa.

    Gaba Letra B. Mas acho pertinente também transição (do verbo transitar).

  • Acertei a questão, contudo a assertiva é meio duvidosa quanto ao verbo Transitar/Transição.

  • Colegas, pesquisei na etmologia e achei isso:

    Transitar - Origem

    ⊙ ETIM trânsito + -ar

    Transição - Origem

    ⊙ ETIM lat. transit(i)o,ōnis 'ação de passar, passagem etc.'

    A etmologia diferente pode ter sido o argumento, mas não sei se foi, enfim: Cespe.

  • Tive que chutar, mas achei a questão estranha :)

  • A questão exigiu conhecimento no assunto formação de palavras e quer saber qual a palavra abaixo é derivada de um verbo. Vejamos:

    a) Incorreta.

    Região⇢ a palavra é primitiva o que significa que não é derivada de nenhuma outra.

    b) Correta.

    Inovação⇢ derivou do verbo "inovar" (inovar + ção).

    c) Incorreta.

    Transição⇢ a palavra é primitiva o que significa que não é derivada de nenhuma outra. Não confunda com "transitar que deriva de trânsito (transito + ar).

    d) Incorreta.

    Condição⇢ a palavra é primitiva o que significa que não é derivada de nenhuma outra.

    Gabarito do monitor: B

  • eu chutei ... acertei mas acho um absurdo uma questão dessa passar sem ser anulada

  • TRANSIÇÃO = MUDANÇA

    TRANSITAR = DESLOCAR

  • CONDIÇÃO VEM DE CONDICINONAR....

    verbo transitivo direto

    Ser a condição de um fato: sua aceitação condiciona a minha.

    Opinem ai...

  • Marquei "Inovação" porém concordo que a palavra "transição" esteja certa também.

    Será que teremos MUITAS questões anuladas?!....nossa :/

  • Formação De Palavras:

    Derivação

    • Prefixal - Des + leal

    • Sufixal - Leal + dade

    • Prefixal e Sufixal - Des + leal + dade

    • Parassintética - + manh + ecer (bloco inseparável)

    • Regressiva - Resgatar - resgate (diminui a quantidade de letras)

    • Imprópria - Jantar (verbo) - o jantar (substantivo)

    Composição (dois ou mais radicais)

    • Por justaposição - Guarda-roupa / couve-flor / girassol à Não ocorre perda de letras.

    • Por aglutinação - Aguardente = água + ardente / Vinagre = vinho + acre à Ocorre perda de letras.

    Onomatopeia - Bem-te-vi (baseada no som)

    Redobro - Mamãe / vovô

    Abreviação - ONG / ONU

    Hibridismo - Automóvel (auto, grego; móvel, latino)

  • Algumas questões de PT não compensa voltar ao texto.

  • Achei que transição seria a opção

  • gente, alguém explica:

    Inovação ---- Inovar

    transição ---- transitar

    condição --- condicionar

  • DIRETO NO PONTO:

    BIZU: Analisa qual das alternativas há uma palavra que tem sua função original de verbo. No caso da questão, ´´inovação´´( substantivo) surge a partir da palavra primitiva INOVAR (verbo).

    #PPMG

  • PESSOAL, NOTIFIQUEM ESSAS QUESTÕES DUPLICADAS!


ID
5295631
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Pandemia reverte progressos na igualdade de gênero


    A pandemia do coronavírus reverteu o progresso global no alcance da igualdade entre homens e mulheres, concluiu o Fórum Econômico Mundial (FEM) em seu relatório Global Gender Gap de 2021, divulgado nesta quarta-feira (31/03). As consequências, segundo o órgão, podem ser duradouras.

    O índice anual, que rastreia a evolução de lacunas na paridade de gênero desde 2006, avalia o progresso na obtenção da igualdade de gênero em quatro esferas principais: participação e oportunidade econômica, realização educacional, saúde e sobrevivência e representação política.

    A lacuna global de paridade de gênero está atualmente 68% fechada, de acordo com o relatório deste ano, que abrangeu 156 países. Isso representa uma redução de meio ponto percentual em relação ao ano anterior. Continuando nesse ritmo, levará 133,4 anos para alcançar a paridade global entre homens e mulheres.

   Segundo o documento, o declínio mundial na paridade de gênero foi impulsionado principalmente pelo fraco desempenho em grandes economias avançadas e emergentes.

    Neste contexto, o coronavírus foi apontado como parcialmente responsável por reabrir essas lacunas. Dados preliminares sugerem que as consequências econômicas e sociais da pandemia afetaram mais a ala feminina, com 5% de todas as mulheres que tinham alguma ocupação tendo perdido seus empregos até o momento, em comparação com 3,9% dos homens. Outros dados também mostraram um declínio significativo no número de mulheres contratadas para cargos de liderança, revertendo o progresso recente em um a dois anos.

    A crise sanitária provocada pela covid-19 também acelerou a digitalização e a automação, levando a rápidas inovações no mercado de trabalho. Mas os dados indicam que as disparidades de gênero são mais prováveis justamente no setor de inovação tecnológica. As mulheres, segundo o relatório, representam um terço ou menos da força de trabalho nos setores de computação em nuvem, engenharia e dados e inteligência artificial. A baixa chegada de novos talentos em tais setores é um sinal de que a proporção de mulheres que ingressam aumentou apenas marginalmente, ou mesmo caiu, nos últimos anos.

    Dos oito setores de empregos analisados, apenas dois ("Pessoas e Cultura" e "Produção de Conteúdo") alcançaram a paridade de gênero. Enquanto isso, as mulheres continuam severamente sub - representadas em muitos setores. Um novo indicador introduzido este ano aponta inclusive que é ainda mais difícil para as mulheres fazerem a transição para campos onde elas já estão sub-representadas.

    No contexto da pandemia, as mulheres também estão mais propensas ao estresse devido a uma longa "dupla jornada" de trabalho remunerado e não remunerado, devido ao fechamento de escolas e à oferta limitada de serviços de assistência. Este seria outro obstáculo para as mulheres conquistarem posições de liderança ou ingressarem em novos setores.

    As condições agravadas pela pandemia, adverte o relatório, podem deixar "cicatrizes" nas oportunidades econômicas para as mulheres no futuro.

    Com apenas 22,3% de sua lacuna fechada, a representação política é a menos desenvolvida das quatro lacunas de gênero analisadas pelo FEM. A diferença aumentou 2,4 pontos percentuais desde o relatório do ano passado. Em todos os países avaliados, as mulheres representaram apenas 25,7% dos cerca de 35,5 mil assentos no parlamento e 22,8% dos mais de 3,4 mil ministros em todo o mundo. No ritmo atual, levará 145,5 anos para alcançar a paridade de gênero na esfera política.

   Participação e oportunidade econômica, por sua vez, compõem a segunda lacuna de menor evolução. Após um ano de ligeira melhora, o índice mais recente mediu a lacuna como 58% fechada. Por enquanto, serão necessários 257,2 anos para que a participação e as oportunidades econômicas sejam iguais para homens e mulheres.

    Quando se trata de realização educacional, saúde e sobrevivência, entretanto, as lacunas estão quase fechadas. A lacuna global de realização educacional entre homens e mulheres, por exemplo, encontra-se 96,3% fechada. No ritmo atual, a paridade total deve ser alcançada em 13 anos, sendo que 30 países já a conquistaram.

    Já a lacuna de saúde e sobrevivência está 95,6% fechada atualmente, após um pequeno declínio no ano passado (não relacionado à covid-19). O tempo que levará para o fechamento dessa lacuna não foi definido.

    Pelo décimo segundo ano consecutivo, a Islândia foi classificada como o país com maior igualdade de gênero no mundo.

    A Europa Ocidental continuou sendo a região que mais progrediu em direção à paridade de gênero, com 77,5% da lacuna fechada, seguida pela América do Norte, com 76,4%. Por outro lado, com apenas 61,5% de lacunas fechadas, o Oriente Médio e o Norte da África foram novamente as regiões que têm um caminho mais longo pela frente.

    Os maiores avanços deste ano foram observados na Lituânia, Sérvia, Timor-Leste, Togo e Emirados Árabes Unidos. Timor-Leste e Togo ficaram entre os únicos quatro países (incluindo a Costa do Marfim e a Jordânia) que conseguiram melhorar suas lacunas de participação e oportunidade econômica em pelo menos um ponto percentual desde o último relatório.

    Para alcançar um futuro com maior igualdade entre homens e mulheres, o FEM recomenda um maior investimento no setor de cuidados, bem como políticas de licenças iguais para homens e mulheres. Políticas e práticas direcionadas também são necessárias para superar a segregação ocupacional por gênero. Por último, o relatório apela para políticas de requalificação e práticas gerenciais em meio de carreira que incorporem práticas sólidas e imparciais para contratação e promoções.


(Adaptado de: dw.com/pt-br)

Uma paroxítona se encontra acentuada em:

Alternativas
Comentários
  • Uma paroxítona se encontra acentuada em:

    c) prováveis

    GAB. LETRA "C".

    ----

    Regras de acentuação das palavras paroxítonas

    Apenas são acentuadas graficamente as palavras paroxítonas terminadas em r, l, n, x, ps, ã, ãs, ão, ãos, um, uns, om, ons, us, i, is, ei, eis.

    Palavras paroxítonas terminadas em l

    provável;

  • REGRA GERAL

    1- OXÍTONAS: terminadas em -a, -e, -o, em (s) ---> acentuam-se

    2- PAROXÍTONAS: terminadas em -a, -e, -o, -em (s), ens ---> não se acentuam (exceção: en)

    3- PROPAROXÍTONAS: acentuam-se TODAS

    4- MONOSSÍLABAS TÔNICAS: terminadas em -a, -e, -o (s) ---> acentuam-se

    1- DITONGOS ABERTOS: oxítonos ou monossílabos, terminados em -ei, -oi, -eu --> acentuam-se

    2- HIATOS: terminados em -i, -u ---> acentuam -se (ex: saída); (exceção: baiuca, feiura) --> não se acentuam

    3- VERBOS: TER, VIR, CRER, DAR, LER E VER (e as demais palavras derivadas desses verbos, como deter, convir, prover) ---> acentuam-se

    4- ACENTO DIFERENCIAL: pôr, pôde, côa, fôrma

  • gaba C

    Uma paroxítona se encontra acentuada em:

    A)gê-ne-ro → proparoxítona

    B)ín-di-ces → proparoxítona

    C)pro-vá-veis → paroxítona terminada em ditongo

    D)e-co-nô-mi-cas → proparoxítona

    pertencelemos!

  • pro-vá-veis

  • gab c. Pro-vá-veis

    Motivo do acento: terminada em vogal fraca. (i). Seguida ou não de ''s''

    Táxi - táxis - tênis - lápis - júri

  • Paroxítonas são palavras tem sua tônica nas penúltimas sílabas.

    Alternativa A – Incorreta. “Gênero” é uma palavra proparoxítona, já que a tônica está na antepenúltima sílaba (Gê-ne-ro), inclusive estando marcada pelo acento circunflexo;

    Alternativa B – Incorreta. “Índices”, similar a opção A, é uma palavra proparoxítona, tendo sua tônica na antepenúltima sílaba (Ín-di-ces), com a marcação do acento agudo;

    Alternativa C – Correta. “Prováveis”, é uma paroxítona. A marcação do acento agudo na penúltima sílaba (Pro-vá-veis) indica a tônica da palavra;

    Alternativa D – Incorreta. “Econômicas”, como as duas primeiras, é uma proparoxítona, já que a tônica se encontra na sílaba antepenúltima (E-co-nô-mi-cas), marcada pelo acento circunflexo.

    Gabarito: C

  • Rumo PPMG ! SE DEUS NOS PERMITIR !

  • LETRA C paroxítona terminada em ditongo
  • Monossílabo Tônico: São acentuados os monossílabos tônicos terminados em A, E, O e em ditongos abertos (segunda regra): éu, éi, ói (seguidos ou não de S, pois o plural não afeta a regra).

    EX: há, pá, pás, má, más, pé, pés, dê, dês, mês, nó, nós, pôs

    Ex: véu, véus, réis, dói, sóis.

    Oxítona: Da mesma forma, acentuam-se as oxítonas terminadas A, E, O, em, ens e também em ditongos abertos: éu, éi, ói

    Ex: Sofá, xarás, gambá, será, serás, pajé, pajés, Tietê, você, freguês, vovô, avós, vovó, ninguém, armazém, armazéns

           Perceba que a diferença dos dois é só o EM e o ENS

    Paroxítonas: Por oposição, teremos que todas as paroxítonas são acentuadas, exceto aquelas terminadas em A, E, O, EM, ENS

    » nesse caso é melhor focar nas que não são acentuadas do que as que são.

    Além da regra geral residual apresentada acima, há uma OUTRA REGRA específica que despenca em prova: Acentuam-se as paroxítonas terminadas em ditongo!

     EX: Indivíduos, precárias, série, história, homogênea, médio, bromélia, imóveis, água, distância,

    primário, indústria, rádio, Brasília, cenário, próprio, amáveis.

    ·        Excluiu o acento agudo nos ditongos abertos Ei e OI nas paroxítonas, como Panaceia

     

    Proparoxítonas: A regra é simples: todas são acentuadas.

    Ex: Pe-núl-ti-mo,  -gi-na, an--ni-mo,  á-to-mo,  re-lâm-pa-go,  ca-ó-ti-co

    Acentuam-se o "i" e "u" tônicos quando formam hiato com a vogal anterior, estando eles sozinhos na sílaba ou acompanhados apenas de "s", desde que não sejam seguidos por "-nh"

    REGRA PARTICULAR

    1- DITONGOS ABERTOS: terminados em -ei, -ai ---> (no caso de paroxítonas, não se acentuam); terminandas em -eu --> acentuam-se

    2- HIATOS: terminados em -i,-u, -ee, -oo ---> acentuam -se (ex: saída); (exceção: baiuca, feiura) --> não se acentuam

    3- VERBOS: TER, VIR, CRER, DAR LER E VER (e as demais palavras derivadas desses verbos, como deter, convir, prover) ---> acentuam-se

    4- ACENTO DIFERENCIAL: pôr, pôde, côa, fôrma

    Lembrando que til não é um acento, é um sinal gráfico de nasalação.

    Monossílabos tônicos = Os monossílabos tônicos possuem autonomia fonética e semântica, ou seja, são proferidos com força e mantêm o seu significado próprio. É apenas obrigatória a acentuação dos monossílabos tônicos terminados em: a, as, e, es, o, os, éu, éus, éi, éis, ói, óis.

    Abdômen- abdome

    se tiver algum erro me corrija pfv.

  • Acentuam-se as paroxítonas terminadas em :

    PS - bíceps, tríceps, fórceps, Quéops

    l(s) - júri, táxis, biquíni, tênis, lápis

    R - fêmur, dólar, caráter, Víctor

    N- Nélson, hímen, cânon, abdômen

    Ã(s) - ímã, órfãs, dólmã

    ÃO(s) - órfão, bênção, acórdãos

    US - Vênus, bônus, vírus, lótus

    El(s) - pônei, louváveis, úteis, jóquei

    UM(uns) - fórum, álbuns, médiuns

    L - útil, notável, automóvel, fácil

    X - tórax, fênix, Félix, ônix

    Ditongo

    crescente - família, Vitória, cárie, vácuo, níveo

    Ditongo

    Decrescente - amáveis, favoráveis, notáveis                                  ATENÇÃO : Vocábulos paroxítonos terminados em: A(S) E(S), 0(S) e EM(ENS) não são acentuados.

      hÍfen - hifens           hímen - himens

  • Gabarito letra C

    Uma paroxítona se encontra acentuada em:

    A)gê-ne-ro → proparoxítona

    B)ín-di-ces → proparoxítona

    C)pro-vá-veis → paroxítona terminada em ditongo

    D)e-co-nô-mi-cas → proparoxítona

  • Oie Galera, Segue Aqui minhas Sugestões de Redações Prontas gratuitas com Esqueletos Prontos . Redações Especificas para Banca SELECON concurso (Polícia Penal Minas Gerais ). Assista e saia na frente da concorrência com Esses 5 Temas que são Prováveis de Cair na Sua Prova.

    Aula 01(Impactos da Covid-19 no Sistema Prisional)

    https://www.youtube.com/watch?v=8ZGQQXa7-BA

    Aula 02 (Papel das Penas Alternativas)

    https://www.youtube.com/watch?v=PC7rOyEXx6M

    Aula 03 (Remição de pena pela leitura)

    https://www.youtube.com/watch?v=AnKJttc1uhA

    Aula 04 (LGBT e o Sistema Prisional)

    https://www.youtube.com/watch?v=iAj5e-Qpc4I

    Aula 05 (Realidade Feminina nos presídios)

    https://www.youtube.com/watch?v=12VYtiAjAoU

  • c) Correta.

    Proveis⇢ acentuada por ter a penúltima sílaba mais forte e terminar em "EIS", ou seja, entra na regra da paroxítona terminada em "EIS". Acentua-se paroxítona terminada em: i, is, us, um, uns, /, n, r, x, ons, ps, ei, eis, ã, ãs, ão, ãos, guam e as terminadas em ditongo crescente.


ID
5295640
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Cerca de 38 funcionários de uma empresa responderam um questionário com três perguntas de múltipla escolha. O resultado obtido foi:

18 funcionários acertaram a questão número1;
25 acertaram a questão número 2; 
30 acertaram a questão número 3; 
10 acertaram as três questões; 
13 acertaram somente uma das questões; 
nenhum errou as três questões. 

Se n é o número de funcionários que acertaram somente duas questões desse teste, a soma dos algarismos de n é igual a:

Alternativas
Comentários
  • (Interseção)ABC = 10

    A=18-10=8

    B=25-10=15

    C=30-10=20

    38=18+25+30-N+10

    38=53-N

    N=15

    1+5=6

  • Gabarito: A

    https://sketchtoy.com/69984460

    13 funcionários acertaram somente uma das questões: soma das 3 regiões dos conjuntos que representam aqueles que acertaram apenas uma única questão, seja a questão de número 1, 2 ou 3. Esquematizando:

    • X = pessoas que acertaram SOMENTE a questão 1;
    • Y = pessoas que acertaram SOMENTE a questão 2;
    • Z = pessoas que acertaram SOMENTE a questão 3;
    • X + Y + Z = 13

    Tirando as 3 regiões listadas anteriormente, restam as 3 áreas que representam os funcionários que acertaram somente duas questões, ou seja, o n solicitado pela questão (que é justamente a soma das áreas de interseções dois a dois) e a área de interseção entre os três conjuntos, ou seja, os 10 funcionários que acertaram as três questões.

    Como nenhum funcionário errou as três questões, não há qualquer pessoa fora dos conjuntos. Logo, podemos somar as regiões e igualarmos a 38 (total de funcionários) para encontrarmos n:

    13 + 10 + n = 38

    n = 15

    Portanto, a soma dos algarismos de n é igual a: 1 + 5 = 6

  • Gabarito A

    38 TOTAL

    -13 APENAS UMA

    -10 AS TRÊS

    15 APENAS DUAS

    1 + 5 = 6

    Se ele me dá o total, quantos acertaram apenas uma, quantos acertaram as três e diz que nenhum errou as três então o que resta é o que acertou duas, soma o resultado e fim!

  • Ele começa falando "cerca de 38 funcionários..." aff

  • Resposta: alternativa A.

    Comentário no canal “Professor Tiago Gomes” no YouTube: 3:39s

    https://youtu.be/57R7jSMq0_M

  • Impressionante como ninguém conseguiu explicar e resolver certo a questão, nem o suposto video..

  • Simples:

    Soma os que acertaram 1, 2 e 3 = 83

    Subtrai dos 83 os que acertaram as três e os que acertaram apenas uma e sobrará 60.

    6 + 0 = 6

    GABARITO: Letra A

  • TOTAL X = 38

    ACERTOU AS 3 Y = 10

    ACERTOU APENAS 1 Z = 13

    ACERTARAM 2 N = ?

    X - (Y + Z ) = N

    38 - ( 10 + 13 ) = N

    38 - 23 = 15

    SOMA ALGARISMOS = 5+1 = 6

    FOCO FORÇA E FÉ PPMG

    NA AJUDA DE DEUS

  • da pra fazer pelo diagramas de VENN

  • Acompanhe a explicação em vídeo da resolução dessa questão: https://youtu.be/WFbS84DK9L4

  • EU ME BALIZEI NESTA LOGICA "JUCA FEZ A PONTE TEIXEIRA desmanchou"

  • A questão encheu de informação para nos atrapalhar, não precisamos saber o valor de cada conjunto o que ele quer é o valor das intersecções de 2 em 2 conjuntos.

    Se n é o número de funcionários que acertaram somente duas questões desse teste, a soma dos algarismos de n é igual a?

    O que nos importa é:

    Total = 38

    Intersecção das 3 = 10

    Para descobrir a união temos que somar os conjuntos e subtrair da intersecção, certo?

    Mas temos outra informação relevante

    13 funcionários somente acertou uma questão

    Se eles acertaram só 1 temos que subtrai-los porque eles não estão inseridos nos números de funcionários que acertaram SOMENTE duas questões.

    38-10-13= 15, a soma dos algarismo 1+5=6

    Resposta - Letra A

  • olha acho que consegui, ele pede a soma dos algarismos das interseções, ou seja quando realizamos a distribuição o grupo 3 fica com 30 no entanto neste mesmo grupo ele fica com 13 que acertaram somente ele, restando 25 a distribuir, desses 25 10 acertaram todas as questões, 7 acertaram a 3 e a 2 e 8 acertaram a 2 e a 1. Coloque em círculos quando somamos o numero da da questão 1 união com a questão 2 ele e igual a 15, pois e somente nessa união que acertaram 2 questões. 1+5 e igual a 6 sendo essa a resposta. pode somar tambem 13 que e o total que respondeu somente 1 questão +10 que responderam as 2 que da 23 menos o total de 38 fica igual a 15 ele pede a soma desses algarismos 1+5=6

  • GABARITO LETRA "A"

    De forma bem simplificada:

    De um total de 38 funcionários: 13 acertaram somente uma das questões10 acertaram as três questões e nenhum errou as três questões.

    Logo, o que sobrou acertaram somente duas questões: 38 - 13 - 10 = 15.

    Soma dos dois algarismos: 1 + 5 = 6.

    "A cada dia produtivo, um degrau subido".


ID
5298094
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto  ( para a questão)

Pandemia reverte progressos na
igualdade de gênero
    A pandemia do coronavírus reverteu o progresso global no alcance da igualdade entre homens e mulheres, concluiu o Fórum Econômico Mundial (FEM) em seu relatório Global Gender Gap de 2021, divulgado nesta quarta-feira (31/03). As consequências, segundo o órgão, podem ser duradouras.
    O índice anual, que rastreia a evolução de lacunas na paridade de gênero desde 2006, avalia o progresso na obtenção da igualdade de gênero em quatro esferas principais: participação e oportunidade econômica, realização educacional, saúde e sobrevivência e representação política.
    A lacuna global de paridade de gênero está atualmente 68% fechada, de acordo com o relatório deste ano, que abrangeu 156 países. Isso representa uma redução de meio ponto percentual em relação ao ano anterior. Continuando nesse ritmo, levará 133,4 anos para alcançar a paridade global entre homens e mulheres.
    Segundo o documento, o declínio mundial na paridade de gênero foi impulsionado principalmente pelo fraco desempenho em grandes economias avançadas e emergentes.
   Neste contexto, o coronavírus foi apontado como parcialmente responsável por reabrir essas lacunas. Dados preliminares sugerem que as consequências econômicas e sociais da pandemia afetaram mais a ala feminina, com 5% de todas as mulheres que tinham alguma ocupação tendo perdido seus empregos até o momento, em comparação com 3,9% dos homens. Outros dados também mostraram um declínio significativo no número de mulheres contratadas para cargos de liderança, revertendo o progresso recente em um a dois anos. 
   A crise sanitária provocada pela covid-19 também acelerou a digitalização e a automação, levando a rápidas inovações no mercado de trabalho. Mas os dados indicam que as disparidades de gênero são mais prováveis justamente no setor de inovação tecnológica. As mulheres, segundo o relatório, representam um terço ou menos da força de trabalho nos setores de computação em nuvem, engenharia e dados e inteligência artificial. A baixa chegada de novos talentos em tais setores é um sinal de que a proporção de mulheres que ingressam aumentou apenas marginalmente, ou mesmo caiu, nos últimos anos.
    Dos oito setores de empregos analisados, apenas dois ("Pessoas e Cultura" e "Produção de Conteúdo") alcançaram a paridade de gênero. Enquanto isso, as mulheres continuam severamente sub - representadas em muitos setores. Um novo indicador introduzido este ano aponta inclusive que é ainda mais difícil para as mulheres fazerem a transição para campos onde elas já estão sub-representação.
    No contexto da pandemia, as mulheres também estão mais propensas ao estresse devido a uma longa "dupla jornada" de trabalho remunerado e não remunerado, devido ao fechamento de escolas e à oferta limitada de serviços de assistência. Este seria outro obstáculo para as mulheres conquistarem posições de liderança ou ingressarem em novos setores. 
   As condições agravadas pela pandemia, adverte o relatório, podem deixar "cicatrizes" nas oportunidades econômicas para as mulheres no futuro. 
    Com apenas 22,3% de sua lacuna fechada, a representação política é a menos desenvolvida das quatro lacunas de gênero analisadas pelo FEM. A diferença aumentou 2,4 pontos percentuais desde o relatório do ano passado. Em todos os países avaliados, as mulheres representaram apenas 25,7% dos cerca de 35,5 mil assentos no parlamento e 22,8% dos mais de 3,4 mil ministros em todo o mundo. No ritmo atual, levará 145,5 anos para alcançar a paridade de gênero na esfera política.
   Participação e oportunidade econômica, por sua vez, compõem a segunda lacuna de menor evolução. Após um ano de ligeira melhora, o índice mais recente mediu a lacuna como 58% fechada. Por enquanto, serão necessários 257,2 anos para que a participação e as oportunidades econômicas sejam iguais para homens e mulheres. 
    Quando se trata de realização educacional, saúde e sobrevivência, entretanto, as lacunas estão quase fechadas. A lacuna global de realização educacional entre homens e mulheres, por exemplo, encontra-se 96,3% fechada. No ritmo atual, a paridade total deve ser alcançada em 13 anos, sendo que 30 países já a conquistaram.
   Já a lacuna de saúde e sobrevivência está 95,6% fechada atualmente, após um pequeno declínio no ano passado (não relacionado à covid-19). O tempo que levará para o fechamento dessa lacuna não foi definido.
  Pelo décimo segundo ano consecutivo, a Islândia foi classificada como o país com maior igualdade de gênero no mundo.
   A Europa Ocidental continuou sendo a região que mais progrediu em direção à paridade de gênero, com 77,5% da lacuna fechada, seguida pela América do Norte, com 76,4%. Por outro lado, com apenas 61,5% de lacunas fechadas, o Oriente Médio e o Norte da África foram novamente as regiões que têm um caminho mais longo pela frente.
   Os maiores avanços deste ano foram observados na Lituânia, Sérvia, Timor-Leste, Togo e Emirados Árabes Unidos. Timor-Leste e Togo ficaram entre os únicos quatro países (incluindo a Costa do Marfim e a Jordânia) que conseguiram melhorar suas lacunas de participação e oportunidade econômica em pelo menos um ponto percentual desde o último relatório.
   Para alcançar um futuro com maior igualdade entre homens e mulheres, o FEM recomenda um maior investimento no setor de cuidados, bem como políticas de licenças iguais para homens e mulheres. Políticas e práticas direcionadas também são necessárias para superar a segregação ocupacional por gênero. Por último, o relatório apela para políticas de requalificação e práticas gerenciais em meio de carreira que incorporem práticas sólidas e imparciais para contratação e promoções.
(Adaptado de: dw.com/pt-br)

No quinto parágrafo, um dos critérios utilizados para comparação do aumento da desigualdade de gênero, no contexto da pandemia, é:

Alternativas
Comentários
  • Neste contexto, o coronavírus foi apontado como parcialmente responsável por reabrir essas lacunas. Dados preliminares sugerem que as consequências econômicas e sociais da pandemia afetaram mais a ala feminina, com 5% de todas as mulheres que tinham alguma ocupação tendo perdido seus empregos até o momento, em comparação com 3,9% dos homens. Outros dados também mostraram um declínio significativo no número de mulheres contratadas para cargos de liderança, revertendo o progresso recente em um a dois anos. 

  • Galera, há algumas semanas, comecei utilizar os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo imediato, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores. Estou mais organizado e compreendendo grandes quantidades de informações; Retendo pelo menos 85% de tudo que estudo; E realmente aumentou minha capacidade de memorização e concentração; Obs.: Alguns mapas mentais estão gratuitos o que já permite entender essa metodologia. Super método de aprovação para carreiras policiais, instagram: @veia.policial “FAÇA DIFERENTE” SEREMOS APROVADOS EM 2021!
  • Alternativa B para não assinantes.

  • Alternativa está pedindo do candidato comparação do aumento da desigualdade de gênero, no contexto da pandemia dentre as informações encontradas no texto são:

    Dados preliminares sugerem que as consequências econômicas e sociais da pandemia afetaram mais a ala feminina, com 5% de todas as mulheres que tinham alguma ocupação tendo perdido seus empregos até o momento, em comparação com 3,9% dos homens.

    Gabarito B

  • GABARITO - B

    "Neste contexto, o coronavírus foi apontado como parcialmente responsável por reabrir essas lacunas. Dados preliminares sugerem que as consequências econômicas e sociais da pandemia afetaram mais a ala feminina, com 5% de todas as mulheres que tinham alguma ocupação tendo perdido seus empregos até o momento, em comparação com 3,9% dos homens. Outros dados também mostraram um declínio significativo no número de mulheres contratadas para cargos de liderança, revertendo o progresso recente em um a dois anos."

    Por que 5% das mulheres perderam emprego, enquanto em relação aos homens essa taxa é de 3,9%? Veja aí um aumento da desigualdade de gênero.

  • "Dados preliminares sugerem que as consequências econômicas e sociais da pandemia afetaram mais a ala feminina, com 5% de todas as mulheres que tinham alguma ocupação tendo perdido seus empregos até o momento, em comparação com 3,9% dos homens."

    GAB B

  • Para responder a esta questão, exige-se conhecimento sobre compreensão textual e quer saber qual argumento o texto aponta parar comparar a desigualdade de gênero no contexto da pandemia. Vejamos:

    "Neste contexto, o coronavírus foi apontado como parcialmente responsável por reabrir essas lacunas. Dados preliminares sugerem que as consequências econômicas e sociais da pandemia afetaram mais a ala feminina, com 5% de todas as mulheres que tinham alguma ocupação tendo perdido seus empregos até o momentoem comparação com 3,9% dos homens. Outros dados também mostraram um declínio significativo no número de mulheres contratadas para cargos de liderança, revertendo o progresso recente em um a dois anos."

    Destaquei a parte importante que nos leva a resposta correta. Percebam que 5% das mulheres perderam o emprego enquanto 3,9 homens perderam, ou seja, há uma desigualdade, pois as mulheres estão sendo mais prejudicadas que os homens. Dessa forma, o texto faz comparação em relação ao percentual de perda de empregos.

    Gabarito do monitor: B

  • Impulsione sua preparação para a PPMG

    20 simulados comentados dos dois melhores cursinhos preparatórios para carreiras policiais do brasil.

    Quem quiser,vou disponibilizar por 20,00 reais!!

    Mandem email para

    matheuspetro2009@gmail.com


ID
5306098
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Retira-se de uma caixa 2/3 do total de n bolas e em seguida 1/5 do restante. Se nessa caixa restaram exatamente 12 bolas, na primeira retirada saiu a seguinte quantidade de bolas:

Alternativas
Comentários
  • Quando eu não sei o que fazer uso a matemática reversa a meu favor.

    Escolho um número do meio (nem o maior, nem o menor) e testo a possibilidade.

    Escolhi o número 30.

    Se 2/3 = 30.

    Então 3/3 = 45.

    45 - 30 = da primeira retirada sobra 15 bolas

    15 bolas - 1/5.

    15/5 = 3

    15 - 3 = da segunda retirada sobrou 12 bolas

    Dessa vez acertei de primeira.

  • 4K RESOLVE

  • Em expressão algébrica, o número de bolas na caixa chamarei de C;

    C - 2C/3(primeira retirada)- c/15(pois retira-se 1/5 de 1/3 de C que sobrou da primeira retirada) = 12;

    MMC entre 1,3 e 15 temos: c/1- 2c/3 - c/15 = 12;

    15c-10c-c= 12 x 15

    4c=180; na caixa havia 45 bolas. a questão pede quantas bolas SAÍRAM APÓS A PRIMEIRA RETIRADA (2/3 de 45 = 30)

  • 2/3x + 1/5(1/3x) + 12 = x

    (1/5 do restante) É o resto de 2/3

    Faz o MMC

    11X + 180 = 15X

    x = 45

    Primeira retirada

    2/3 de 45 = 30

    Letra C

    OSS!


ID
5306428
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Na proposição “André é analista de sistema e Raul é engenheiro”, o conectivo lógico utilizado denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • Conjunção (p e q)

    Disjunção (p ou q)

    Condicional (se p então q)

    Bicondicional (p se e somente se q)

    Alternativa (d)

  • Quem nunca teve contato com raciocínio lógico erra facilmente essa questão !

  • Na aula do professor Renato Oliveira aqui do Qconcurso, ele ensinou que é Disjunção ( inclusiva). Agora não entendi nada.

  • conectivo lógico "e" representado pelo simbolo (^)= conjunção

    conectivo lógico "ou" representado pelo simbolo (v)= disjunção

    conectivo lógico " se...então" representado pelo simbolo (--->)= condicional

    conectivo lógico " se, somente se" representado pelo simbolo (<--->)= bicondicional

    conectivo lógico " ou...ou" representado pelo simbolo ( v)= disjunção exclusiva

  • 4K RESOLVE

  • [Conjunção: (e)]; [Disjunção Inclusiva: (ou)]; [Disjunção Exclusiva: (ou...ou)]; [Condicional: (Se... Então)]; [Bicondicional: (se e somente se)]
  • Quando se usa E, é conjunção.


ID
5306434
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Um gerente de produção fez a seguinte declaração:
Se o funcionário é bem remunerado, então a produção é alta.”
Uma proposição logicamente equivalente à do gerente está indicada na seguinte opção:

Alternativas
Comentários
  • Assertiva A

    Se a produção não é alta, então o funcionário não é bem remunerado.

    Se A->B

    Se ~B ->~A

  • A questão está pedindo a contrapositiva!

    pode ser feita de duas formas:

    : ~q --> ~p (se a produção não é alta, então o funcionário não é bem remunerado)

    2ª: ~p ou q (o funcionário não é bem remunerado ou a produção é alta)

    No caso da questão, foi usada a primeira forma.

    Alternativa (a)

  • Equivalência da CONDICIONAL ( Se...Então )

    • Regra do NE y MA → Nega a 1º parte

                                                   Troca pelo conectivo " OU "

                                                   Mantém a 2º parte

    Ex.: Se estudo , então sou aprovado <=> NÃO estudo ou sou aprovado.

    • Regra da CONTRAPOSITIVA → Nega as duas partes

                                                                    Mantém o conectivo " Se...Então "

                                                                    Inverte a posição das proposições

    Ex.: Se estudo , então sou aprovado <=> Se NÃO sou aprovado , então NÃO estudo.

    ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

    QUESTÃO

    "Se o funcionário é bem remunerado, então a produção é alta"

    Uma proposição logicamente equivalente :

    →Contrapositiva ═►Se a produção não é alta, então o funcionário não é bem remunerado

  • equivalência do nega em X, no qual inverte-se as preposições, negando-as e mantendo-se o conectivo logico no qual é a condicional.

    p -> q sem o nega em X:

    Se o funcionário é bem remunerado, então a produção é alta.”

    ~q -> ~p com o nega em X

    Se a produção não é alta, então o funcionário não é bem remunerado.

    RESPOSTA: (A) : - )

  • Proposição equivalente ao Se , Então: CONTRAPOSIÇÃO

    NEGA NEGA TROCA TROCA

  • Proposição equivalente ao Se , Então: CONTRAPOSIÇÃO

    NEGA NEGA TROCA TROCA

  • Proposição equivalente ao Se , Então: CONTRAPOSIÇÃO

    NEGA NEGA TROCA TROCA

  • Proposição equivalente ao Se , Então: CONTRAPOSIÇÃO

    NEGA NEGA TROCA TROCA

  • É preciso fazer a inversão da condicional.

    P->Q é equivalente a não Q -> não P


ID
5306437
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Sejam A, B e C três conjuntos distintos e não vazios tal que B ∩ C = A. Pode-se afirmar corretamente que C ∪ (B – A) é igual ao seguinte conjunto:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra B.

    Vamos criar uma situação e conferir os resultados.

    B = (1,2,3)

    C = (2,3,4)

    B ∩ C = A = (2,3)

    ................................................................................................................................................................................................

    C ∪ (B – A) = (2,3,4) ∪ (1,2,3) - (2,3)

    = (2,3,4) ∪ (1)

    = (1,2,3,4)

    ................................................................................................................................................................................................

    B ∪ C = (1,2,3) ∪ (2,3,4)

    = (1,2,3,4)

  • 4K RESOLVE

  • ESSE VIDEO PODE AUJAR, NÃO É MESMA QUESTÃO, MAS É NA MESMA LINHA DE PESNAMENTO.

    https://youtu.be/1hY2NL-zra4

  • Se B ∩ C = A, logo

    C ∪ (B – A) = C U ( B - B ∩ C ) = B U C

    Gabarito B.

  • Notemos que B - A é equivalente a tudo de B exceto a intersecção de B com C, e unindo com C, que contém exatamente a parte de A, temos C U (B - A) = B U C. Vejamos as alternativas:

    a) FALSO, seria vazio apenas se B e C fossem vazios, mas não temos informações sobre esses conjuntos.

    b) VERDADEIRO, C união com B - A.

    c) FALSO, o conjunto A faz parte do conjunto C e do conjunto B, não faz sentido ser A U C.

    d) FALSO, o C mas também temos o conjunto B que sobrou de B - A.

    Fonte: Prof Isabelly Camila

  • Só questão repetida. A plataforma deve ser 0800, né?

  • Até agora só vi 4 questões x 1000 iguais.....aff

ID
5306440
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Considere as proposições:

p : O número de permutações simples de 5 elementos distintos é igual a 120.

q : O conjunto A={1;2;3;4;5} possui 20 subconjuntos distintos com 3 elementos.

Os valores lógicos verdade (V) e falsidade (F) das proposições p e q são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Na verdade o exercício exige mais conhecimentos de conjuntos do que raciocínio lógico.

    Para verificarmos o item A, basta usar a fórmula da permutação que é N!, nesse caso, 5! = 120. Item CORRETO.

    Para verificarmos o item B, é necessário usar a fórmula de combinação, já que os 5 elementos do conjunto serão agrupados em grupos de 3 e a ordem não é importante.

    Fórmula: C (5,3) = 5! / 3! (5-3)! = 120 / 6 x 2 = 120 / 12 = 10. Item ERRADO.

    GABARITO: C (V e F).

  • A questão exige conhecimento de análise combinatória

    p : 5! ( 5x4x3x2x1) = 120 portanto V

    q : se a ordem não importa >>>>> n! / p!(n- p)! 5! / 3!(5-3)! 120/12 = 10 portanto F

  • GOSTEI

  • p : 5! = 120 CORRETO

    q: 5!/(2!3!) = 10 FALSO

    Opção C.

  • A questão exige só o conhecimento do que e uma proposição , proposição p tem sentido completo e a q não pode ser considerada uma proposição por nao conter todos os valores .

  • Excelente questão.

  • https://www.youtube.com/watch?v=57R7jSMq0_M

    Correção da questão começa em 15:24

  • Bom! Bem elaborada, no entanto, simples.

  • https://www.youtube.com/watch?v=rSgs9YD9ns0

    Revisão rápida de Análise Combinatória I Arranjo I Permutação | Combinação


ID
5306449
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O pregão, na forma eletrônica, é condicionado aos princípios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da eficiência, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo, da razoabilidade, da competitividade, da proporcionalidade e do desenvolvimento sustentável, e aos que lhes são correlatos. O princípio do desenvolvimento sustentável será observado nas etapas do processo de contratação, em suas dimensões econômica, social, ambiental e:

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

    À luz do Decreto nº10.024/2019, temos que:

    Art. 2º O pregão, na forma eletrônica, é condicionado aos princípios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da eficiência, da probidade administrativa, do desenvolvimento sustentável, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo, da razoabilidade, da competitividade, da proporcionalidade e aos que lhes são correlatos.

    § 1º O princípio do desenvolvimento sustentável será observado nas etapas do processo de contratação, em suas dimensões econômica, social, ambiental e cultural, no mínimo, com base nos planos de gestão de logística sustentável dos órgãos e das entidades.

  • A questão exigiu conhecimento acerca do art. 2º do Decreto nº 10.024/2019 (Pregão Eletrônico):

    Art. 2º do Decreto nº 10.024/2019: “O pregão, na forma eletrônica, é condicionado aos princípios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da eficiência, da probidade administrativa, do desenvolvimento sustentável, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo, da razoabilidade, da competitividade, da proporcionalidade e aos que lhes são correlatos.

    § 1º O princípio do desenvolvimento sustentável será observado nas etapas do processo de contratação, em suas dimensões econômica, social, ambiental e cultural, no mínimo, com base nos planos de gestão de logística sustentável dos órgãos e das entidades."

    Portanto, a única alternativa que se amolda ao enunciado é a letra “B” e, como consequência, todas as demais opções estão incorretas.

    GABARITO DA MONITORA: “B”


ID
5306452
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O documento constitutivo da primeira etapa do planejamento de uma contratação, que caracteriza o interesse público envolvido e a melhor solução para o problema a ser resolvido e que, na hipótese de conclusão pela viabilidade da contratação, constitui o(a):

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    O Estudo Técnico Preliminar-ETP

    é um documento que integra a fase de planejamento das contratações públicas no âmbito da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional e tem o objetivo de demonstrar a real necessidade que justifica a contratação ou aquisição, analisar a viabilidade técnica de implementá-la, bem como construir o arcabouço básico para elaborar o Termo de Referência. A confecção do estudo técnico preliminar segue as diretrizes e exigências contidas na Lei 8.666/1993, em especial, no art. 6º, inciso IX e na Instrução Normativa nº 05/2017.

    Questão Q1768829

    Colega Matheus Oliveira.

  • Gab. D.

    O Decreto nº 10.024/2019 tratou de conceituar o que seria estudo técnico preliminar. Vejamos:

    Art. 3º Para fins do disposto neste Decreto, considera-se:

    [...]

    IV - estudo técnico preliminar - documento constitutivo da primeira etapa do planejamento de uma contratação, que caracteriza o interesse público envolvido e a melhor solução ao problema a ser resolvido e que, na hipótese de conclusão pela viabilidade da contratação, fundamenta o termo de referência;

  • Letra D

    Segundo a Nova Lei de Licitações e Contratos 14.133/2021

    Art 6 XX - estudo técnico preliminar: documento constitutivo da primeira etapa do planejamento de uma contratação que caracteriza o interesse público envolvido e a sua melhor solução e dá base ao anteprojeto, ao termo de referência ou ao projeto básico a serem elaborados caso se conclua pela viabilidade da contratação;


ID
5306455
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O pregão, na forma eletrônica, será realizado quando a disputa pelo fornecimento ocorrer à distância e em sessão pública, por meio do Sistema de Compras do governo federal, sendo aplicado para a realização de:

Alternativas
Comentários
  • Art. 1º Para aquisição de bens e serviços comuns, poderá ser adotada a licitação na modalidade de pregão, que será regida por esta Lei. LEI N 10.520, DE 17 DE JULHO DE 2002

  • nos termos do art. 1º da lei 10.520/2002:

    Art. 1º Para aquisição de bens e serviços comuns, poderá ser adotada a licitação na modalidade de

    pregão, que será regida por esta Lei.

  • DECRETO Nº 10.024, DE 20 DE SETEMBRO DE 2019

    Art. 1º Este Decreto regulamenta a licitação, na modalidade de pregão, na forma eletrônica, para a aquisição de bens e a contratação de serviços comuns, incluídos os serviços comuns de engenharia, e dispõe sobre o uso da dispensa eletrônica, no âmbito da administração pública federal.

    Art. 4º O pregão, na forma eletrônica, não se aplica a:

    • I - contratações de obras;
    • II - locações imobiliárias e alienações; e
    • III - bens e serviços especiais, incluídos os serviços de engenharia enquadrados no disposto no inciso III do caput do art. 3º.

    Gabarito D


ID
5306458
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O processo relativo ao pregão eletrônico será instruído, dentre outros, com os seguintes documentos: autorização de abertura da licitação; designação do pregoeiro e da equipe de apoio; edital e respectivos anexos; e, previsão dos recursos orçamentários necessários, com a indicação das rubricas. NÃO se aplica na hipótese de pregão para:

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

    A questão poderia ser mais objetiva, ou melhor, mais técnica, pois o único ato/documento que é dispensável no Pregão para Registro de preços é a indicação da dotação orçamentária. Vejamos:

    Decreto 7.892/2013. Art. 7º, § 2º Na licitação para registro de preços não é necessário indicar a dotação orçamentária, que somente será exigida para a formalização do contrato ou outro instrumento hábil.

    Doutro modo, da forma como foi posto na questão em apreço, dá a entender que todos os documentos anteriormnete citados (autorização de abertura da licitação; designação do pregoeiro e da equipe de apoio; edital e respectivos anexos), são dispensáveis no Pregão para registro de preços. O que não é verdade.

  • Eu achei essa questão DIFÍCIL.

    Vamos lá.

    DECRETO N 10.024/19

    Documentação

    Art. 8º O processo relativo ao pregão, na forma eletrônica, será instruído com os seguintes documentos, no mínimo:

    I - estudo técnico preliminar, quando necessário;

    II - termo de referência;

    III - planilha estimativa de despesa;

    IV - previsão dos recursos orçamentários necessários, com a indicação das rubricas, exceto na hipótese de pregão para registro de preços;

    V - autorização de abertura da licitação;

    VI - designação do pregoeiro e da equipe de apoio;

    VII - edital e respectivos anexos;

  • Quando o elaborador da prova quer lacrar e não sabe formular a questão de forma compreensível.


ID
5306461
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Para admitir a participação de uma empresa privada no fornecimento de bens comuns para uma sociedade de economia mista através de pregão eletrônico, é permitido exigir do licitante:

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

    Lei 10.520/02. Art. 5º É vedada a exigência de:

    I - garantia de proposta;

    II - aquisição do edital pelos licitantes, como condição para participação no certame; e

    III - pagamento de taxas e emolumentos, salvo os referentes a fornecimento do edital, que não serão superiores ao custo de sua reprodução gráfica, e aos custos de utilização de recursos de tecnologia da informação, quando for o caso.

  • Questão merece ser anulada, visto que só é permitido exigir os custos de reprodução gráfica quando o licitante solicitar o edital, o que a questão não aponta que ocorreu. Da forma como está na questão dá a impressão que todo licitante deverá pagar pelos custos gráficos caso queira concorrer, o que não é o previsto na lei.

  • concordo com o colega "Para admitir a participação.." essa parte deixa a entender que é condição de participação pagar pelos custos

  • A questão exigiu conhecimento acerca da Lei 10.520/02 (Pregão) e deseja obter a alternativa que é permitida exigir do licitante:

    A- Incorreta. Art. 5º, Lei 10.520/02. “É vedada a exigência de: I - garantia de proposta.”

    B- Incorreta. Art. 5º, Lei 10.520/02. “É vedada a exigência de: [...] II - aquisição do edital pelos licitantes, como condição para participação no certame.”

    C- Incorreta. Art. 5º, Lei 10.520/02. “É vedada a exigência de: [...] III - pagamento de taxas e emolumentos, salvo os referentes a fornecimento do edital, que não serão superiores ao custo de sua reprodução gráfica, e aos custos de utilização de recursos de tecnologia da informação, quando for o caso.

    D- Correta. Art. 5º, Lei 10.520/02. “É vedada a exigência de: [...] III - pagamento de taxas e emolumentos, SALVO os referentes a fornecimento do edital, que não serão superiores ao custo de sua reprodução gráfica, e aos custos de utilização de recursos de tecnologia da informação, quando for o caso.

    GABARITO DA MONITORA: “D”


ID
5306464
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Os pedidos de esclarecimentos referentes ao processo licitatório serão enviados ao pregoeiro, por meio eletrônico, na forma do edital, anteriormente à data fixada para abertura da sessão pública, em até:

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

    Conforme o Decreto nº 10.024/19 temos que:

    Art. 23. Os pedidos de esclarecimentos referentes ao processo licitatório serão enviados ao pregoeiro, até três dias úteis anteriores à data fixada para abertura da sessão pública, por meio eletrônico, na forma do edital.

  • Questão apelona... cobrar data de candidato é covardia!

  • A questão exigiu conhecimento acerca do art. 23 do Decreto nº 10.024/2019 (Pregão Eletrônico):

    Art. 23 do Decreto nº 10.024/2019: “Os pedidos de esclarecimentos referentes ao processo licitatório serão enviados ao pregoeiro, até três dias úteis anteriores à data fixada para abertura da sessão pública, por meio eletrônico, na forma do edital.

    Portanto, a única alternativa que se amolda ao enunciado é a letra “B” e, como consequência, todas as demais opções estão incorretas.

    GABARITO DA MONITORA: “B”


ID
5306467
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A adjudicação do objeto da licitação, quando não houver recursos, caberá:

Alternativas
Comentários
  • quem errou acertou.

  • Gab: Letra C

    Caberia ao pregoeiro se a modalidade de licitação realizada fosse o pregão! Pois, a exemplo de uma concorrência ou dispensa caberá à autoridade máxima do órgão que realizou a licitação.

  • não especificou a modalidade de licitação, tanto a A ou a C poderiam estar corretas. questão passível de anulação

  • da tristeza de saber q proxima prova q eu faço é dessa banca

  • FASES DA LICITAÇÃO

    Procedimento licitatório.

    Fase interna: Autorização, elaboração do edital, orçamento, comissão de licitação.

    Fase externa: Aviso>resumo do edital, (habilitação e julgamento é de competência da comissão)

    ,( homologação e adjudicação é de competência da autoridade competente "autoridade maxima").

  • Questão deveria ser anulada, visto que não foi especificada a MODALIDADE de licitação.

    No PREGÃO a Adjudicação é feita pelo PREGOEIRO.

    Nas demais modalidades da 8.666/93 a Adjudicação é feita PELA AUTORIDADE MÁXIMA DO ORGÃO.

  • Entendo que a questão é passível de anulação pois, como muitos já alertaram, não foi especificado qual modalidade de licitação e muito menos sobre qual lei.

    → Veja que ao caso não foi especificado qual a modalidade de licitação. De mais a mais, tem a nova lei de licitação. Seja como for:

    a) na modalidade PREGÃO (Lei 10.520/2002, art. 3, IV: “ a autoridade competente designará, dentre os servidores do órgão ou entidade promotora da licitação, o pregoeiro e respectiva equipe de apoio, cuja atribuição inclui, dentre outras, o recebimento das propostas e lances, a análise de sua aceitabilidade e sua classificação, bem como a habilitação e a adjudicação do objeto do certame ao licitante vencedor. ), incumbirá ao PREGOEIRO àdjudicação do objeto ao vencedor. Claro que, o enunciado fez alusão ao fato de “quando não houver recurso”, por isso caberia ao pregoeiro. Caso interposto recurso, daí a competência seria da autoridade competente, conforme disciplina do art. 4, XXI, daquela lei (“decididos os recursos, a autoridade competente fará a adjudicação do objeto da licitação ao licitante vencedor”;).

    b) Nas modalidade de licitação da Lei 8.666/1993, a Adjudicação do objeto da licitação, caberá à autoridade máxima do órgão.

    c) Em razão da Nova Lei de Licitação (Lei 14.133/2006), de acordo com o art. 71, IV, dessa lei, a adjudicação do objeto e a homolocação da licitação, incumbirá à autoridade superior.

  • pegadinha do mallandro

  • A banca mudou a resposta para alternativa A, só olhar o gabarito final no link:

    https://arquivos.qconcursos.com/prova/arquivo_gabarito/82434/selecon-2021-emgepron-analista-tecnico-licitacoes-gabarito.pdf?_ga=2.61452908.1115833992.1639226533-1248013921.1639226533

  • A Banca demandou a identificação da autoridade competente para a adjudicação do objeto da licitação, em caso de inexistência de recursos interpostos. Todavia, deixou de esclarecer qual seria a modalidade de licitação de que se está a tratar. É de se convir, entretanto, ao menos implicitamente, que a modalidade versada seria o pregão, porquanto é nesta que a autoridade competente sofre modificação a depender da existência, ou não, de recursos.

    Senão, vejamos:

    Em se tratando da modalidade pregão, assim dispõe o art. 3º, IV, da Lei 10.520/2002:

    "Art. 3º  A fase preparatória do pregão observará o seguinte:

    (...)

    IV - a autoridade competente designará, dentre os servidores do órgão ou entidade promotora da licitação, o pregoeiro e respectiva equipe de apoio, cuja atribuição inclui, dentre outras, o recebimento das propostas e lances, a análise de sua aceitabilidade e sua classificação, bem como a habilitação e a adjudicação do objeto do certame ao licitante vencedor."

    Por outro turno, se houver interposição de recursos, deve ser acionada a norma do art. 4º, XXI, que determina que a adjudicação do objeto, após exame dos recursos, seja realizada pela "autoridade competente", o que demonstra não ser mais da esfera das atribuições do pregoeiro. É ler:

    "Art. 4º  A fase externa do pregão será iniciada com a convocação dos interessados e observará as seguintes regras:

    (...)

    XXI - decididos os recursos, a autoridade competente fará a adjudicação do objeto da licitação ao licitante vencedor;"

    Ora, voltando-se à premissa firmada pela Banca, na linha de que a hipótese seria de inexistência de recursos, e considerando que esta informação seja determinante para que se identifique a autoridade competente, é de se concluir que a modalidade aí versada só poderia ser o pregão.

    E, à luz das regras acima colacionadas, na ausência de recursos, a competência para adjudicação do objeto pertence ao pregoeiro.

    Logo, está correta apenas a letra A.


    Gabarito do professor: A

    Gabarito da Banca: C
  • Alguém leu o edital para saber qual lei iria ser usada???

  • Art. 71. Encerradas as fases de julgamento e habilitação, e exauridos os recursos administrativos, o processo licitatório será encaminhado à autoridade superior, que poderá:

    IV - adjudicar o objeto e homologar a licitação.

    A meu ver ou a questão é anulável ou ela está equivocadamente identificada como referente à Lei 14.133


ID
5306470
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A impugnação dos termos do edital do pregão por meio eletrônico, na forma prevista no referido edital, poderá ser solicitada:

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

    Conforme o Art. 24 do Decreto 10.024/19, temos que:

    Art. 24. Qualquer pessoa poderá impugnar os termos do edital do pregão, por meio eletrônico, na forma prevista no edital, até três dias úteis anteriores à data fixada para abertura da sessão pública.

    § 1º A impugnação não possui efeito suspensivo e caberá ao pregoeiro, auxiliado pelos responsáveis pela elaboração do edital e dos anexos, decidir sobre a impugnação no prazo de dois dias úteis, contado do data de recebimento da impugnação.

  • seção??? rsrsrsrs

  • Assistia sessão da tarde não, examinador?

  • Assistia sessão da tarde não, examinador?

  • questão recorrente da banca
  • A questão exigiu conhecimento acerca do art. 24 do Decreto nº 10.024/2019 (Pregão Eletrônico):

    Art. 24 do Decreto nº 10.024/2019: “Qualquer pessoa poderá impugnar os termos do edital do pregão, por meio eletrônico, na forma prevista no edital, até três dias úteis anteriores à data fixada para abertura da sessão pública.

    Portanto, a única alternativa que se amolda ao enunciado é a letra “B” e, como consequência, todas as demais opções estão incorretas.

    GABARITO DA MONITORA: “B”

  • Gab. B

    Impugnação

    -até 3 dias úteis anteriores à data fixada para abertura da seção pública.

    -qualquer pessoa

  • Letra B

    Na Lei 10.520/2002, em vigor até Abril de 2023:

    Art. 4º XVIII - declarado o vencedor, qualquer licitante poderá manifestar imediata e motivadamente a intenção de recorrer, quando lhe será concedido o prazo de 3 (três) dias para apresentação das razões do recurso, ficando os demais licitantes desde logo intimados para apresentar contra-razões em igual número de dias, que começarão a correr do término do prazo do recorrente, sendo-lhes assegurada vista imediata dos autos;


ID
5306473
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Findo o processo licitatório de uma empresa pública da União, após a adjudicação e homologação, o licitante que, convocado dentro do prazo de validade de sua proposta, não assinar o contrato ou a ata de registro de preços, garantido o direito à ampla defesa, será descredenciado do SICAF e ficará impedido de licitar e contratar:

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

    Importante dispositivo da Lei do Pregão, 10.520/02.

    Art. 7º Quem, convocado dentro do prazo de validade da sua proposta, não celebrar o contrato, deixar de entregar ou apresentar documentação falsa exigida para o certame, ensejar o retardamento da execução de seu objeto, não mantiver a proposta, falhar ou fraudar na execução do contrato, comportar-se de modo inidôneo ou cometer fraude fiscal, ficará impedido de licitar e contratar com a União, Estados, Distrito Federal ou Municípios e, será descredenciado no Sicaf, ou nos sistemas de cadastramento de fornecedores a que se refere o inciso XIV do art. 4o desta Lei, pelo prazo de até 5 (cinco) anos, sem prejuízo das multas previstas em edital e no contrato e das demais cominações legais.

  • DECRETO Nº 10.024, DE 20 DE SETEMBRO DE 2019

    Art. 49. Ficará impedido de licitar e de contratar com a União e será descredenciado no Sicaf, pelo prazo de até cinco anos, sem prejuízo das multas previstas em edital e no contrato e das demais cominações legais, garantido o direito à ampla defesa, o licitante que, convocado dentro do prazo de validade de sua proposta:

    • I - não assinar o contrato ou a ata de registro de preços;
    • II - não entregar a documentação exigida no edital;
    • III - apresentar documentação falsa;
    • IV - causar o atraso na execução do objeto;
    • V - não mantiver a proposta;
    • VI - falhar na execução do contrato;
    • VII - fraudar a execução do contrato;
    • VIII - comportar-se de modo inidôneo;
    • IX - declarar informações falsas; e
    • X - cometer fraude fiscal.

    Também se aplicam aos integrantes do cadastro de reserva, em pregão para registro de preços que, convocados, não honrarem o compromisso assumido sem justificativa ou com justificativa recusada pela administração pública.

  • A questão exigiu conhecimento acerca da Lei 10.520/02 (Pregão):

    Art. 7º da Lei 10.520/02: “Quem, convocado dentro do prazo de validade da sua proposta, não celebrar o contrato, deixar de entregar ou apresentar documentação falsa exigida para o certame, ensejar o retardamento da execução de seu objeto, não mantiver a proposta, falhar ou fraudar na execução do contrato, comportar-se de modo inidôneo ou cometer fraude fiscal, ficará impedido de licitar e contratar com a União, Estados, Distrito Federal ou Municípios e, será descredenciado no Sicaf, ou nos sistemas de cadastramento de fornecedores a que se refere o inciso XIV do art. 4o desta Lei, pelo prazo de até 5 (cinco) anos, sem prejuízo das multas previstas em edital e no contrato e das demais cominações legais.

    Portanto, a letra “A” é a única que se amolda à descrição legal e, como consequência, todas as opções constantes das demais alternativas estão incorretas.

    GABARITO DA MONITORA: “A”


ID
5306476
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com o Art. 6º da Lei nº 8666/93, toda atividade destinada a obter determinada utilidade de interesse para a Administração, tais como instalação, reparação, adaptação e manutenção, relaciona-se ao conceito de:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - C

    Art. 6  Para os fins desta Lei, considera-se:

    I - Obra toda construção, reforma, fabricação, recuperação ou ampliação, realizada por execução direta ou indireta;

    II - Serviço toda atividade destinada a obter determinada utilidade de interesse para a Administração, tais como: demolição, conserto, instalação, montagem, operação, conservação, reparação, adaptação, manutenção, transporte, locação de bens, publicidade, seguro ou trabalhos técnico-profissionais;

    III - Compra - toda aquisição remunerada de bens para fornecimento de uma só vez ou parceladamente;

    IV - Alienação - toda transferência de domínio de bens a terceiros;

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca do conteúdo da Lei 8.666/1993. Vejamos:

    Inicialmente importante fazermos menção a nova lei de licitações – Lei 14.133/2021, sancionada em 01/04/2021. Apesar desta sanção, a Lei nº 8.666/93 ainda terá aplicação por mais dois anos.

    Desta forma, nos primeiros 2 anos teremos a aplicação da lei nº 8.666/93, bem como da lei nº 14.133/21. Os órgãos terão a possibilidade de optar em utilizar a lei nº 8.666/93 ou a lei nº 14.133/21, devendo ser justificada a escolha, sendo vedada a combinação das duas leis.

    Como esta presente questão é anterior à nova lei, a lei que a fundamenta ainda é a Lei 8.666/93.

    Vejamos:

    A. ERRADO. Obra.

    Art. 6º. Para os fins desta Lei, considera-se:

    I - Obra - toda construção, reforma, fabricação, recuperação ou ampliação, realizada por execução direta ou indireta.

    B. ERRADO. Tarefa.

    Art. 6º. Para os fins desta Lei, considera-se:

    d) tarefa - quando se ajusta mão-de-obra para pequenos trabalhos por preço certo, com ou sem fornecimento de materiais.

    C. CERTO. Serviço.

    Art. 6º. Para os fins desta Lei, considera-se:

    II - Serviço - toda atividade destinada a obter determinada utilidade de interesse para a Administração, tais como: demolição, conserto, instalação, montagem, operação, conservação, reparação, adaptação, manutenção, transporte, locação de bens, publicidade, seguro ou trabalhos técnico-profissionais.

    D. ERRADO. Alienação.

    Art. 6º. Para os fins desta Lei, considera-se:

    IV - Alienação - toda transferência de domínio de bens a terceiros.

    GABARITO: ALTERNATIVA C.

  • LETRA C

    falou em  utilidade de interesse pode marcar SERVIÇO


ID
5306479
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

As licitações para obras e serviços deverão obedecer a uma sequência e a execução de cada etapa será obrigatoriamente precedida da conclusão e aprovação, pela autoridade competente de todos os trabalhos relativos às etapas anteriores, exceção do projeto executivo, desde que autorizado pela Administração. Assim, de acordo com o Art. 7º da Lei n° 8666/93, é correto afirmar, com relação às obras e os serviços em geral, que estes poderão ser licitados, dentre outras obrigações, quando:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - C

    Art. 7º, § 2  As obras e os serviços somente poderão ser licitados quando:

    I - houver projeto básico aprovado pela autoridade competente e disponível para exame dos interessados em participar do processo licitatório ( A )

    (.....)

    § 3  É vedado incluir no objeto da licitação a obtenção de recursos financeiros para sua execução, qualquer que seja a sua origem, exceto nos casos de empreendimentos executados e explorados sob o regime de concessão, nos termos da legislação específica.

    § 4  É vedada, ainda, a inclusão, no objeto da licitação, de fornecimento de materiais e serviços sem previsão de quantidades ou cujos quantitativos não correspondam às previsões reais do projeto básico ou executivo.

    § 5  É vedada a realização de licitação cujo objeto inclua bens e serviços sem similaridade ou de marcas, características e especificações exclusivas, salvo nos casos em que for tecnicamente justificável, ou ainda quando o fornecimento de tais materiais e serviços for feito sob o regime de administração contratada, previsto e discriminado no ato convocatório.

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca do conteúdo da Lei 8.666/1993. Vejamos:

    Inicialmente importante fazermos menção a nova lei de licitações – Lei 14.133/2021, sancionada em 01/04/2021. Apesar desta sanção, a Lei nº 8.666/93 ainda terá aplicação por mais dois anos.

    Desta forma, nos primeiros 2 anos teremos a aplicação da lei nº 8.666/93, bem como da lei nº 14.133/21. Os órgãos terão a possibilidade de optar em utilizar a lei nº 8.666/93 ou a lei nº 14.133/21, devendo ser justificada a escolha, sendo vedada a combinação das duas leis.

    Como esta presente questão é anterior à nova lei, a lei que a fundamenta ainda é a Lei 8.666/93.

    Vejamos:

    A. ERRADO.

    Art. 7º, Lei 8.666/93. As licitações para a execução de obras e para a prestação de serviços obedecerão ao disposto neste artigo e, em particular, à seguinte sequência:

    § 5º É vedada a realização de licitação cujo objeto inclua bens e serviços sem similaridade ou de marcas, características e especificações exclusivas, salvo nos casos em que for tecnicamente justificável, ou ainda quando o fornecimento de tais materiais e serviços for feito sob o regime de administração contratada, previsto e discriminado no ato convocatório.

    B. ERRADO.

    Art. 7º, Lei 8.666/93. As licitações para a execução de obras e para a prestação de serviços obedecerão ao disposto neste artigo e, em particular, à seguinte sequência:

    § 3º É vedado incluir no objeto da licitação a obtenção de recursos financeiros para sua execução, qualquer que seja a sua origem, exceto nos casos de empreendimentos executados e explorados sob o regime de concessão, nos termos da legislação específica.

    C. CERTO.

    Art. 7º, Lei 8.666/93. As licitações para a execução de obras e para a prestação de serviços obedecerão ao disposto neste artigo e, em particular, à seguinte sequência:

    § 2º As obras e os serviços somente poderão ser licitados quando:

    I - houver projeto básico aprovado pela autoridade competente e disponível para exame dos interessados em participar do processo licitatório.

    D. ERRADO.

    Art. 7º, Lei 8.666/93. As licitações para a execução de obras e para a prestação de serviços obedecerão ao disposto neste artigo e, em particular, à seguinte sequência:

    § 4º É vedada, ainda, a inclusão, no objeto da licitação, de fornecimento de materiais e serviços sem previsão de quantidades ou cujos quantitativos não correspondam às previsões reais do projeto básico ou executivo.

    GABARITO: ALTERNATIVA C.


ID
5306482
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

As compras, de acordo com o Art. 14 da Lei nº 8666/93, serão feitas com a adequada caracterização de seu objeto e indicação dos recursos orçamentários para seu pagamento e, sempre que possível, deverão ser:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - A

    Art. 15. As compras, sempre que possível, deverão: 

    II - ser processadas através de sistema de registro de preços;

  • LETRA A).

    A) CERTO.

    Lei 8.666/93, Art 15, II - ser processadas através de sistema de registro de preços.

    B) ERRADO.

    Lei 8.666/93, Art 15, IV ser subdivididas em tantas parcelas quantas necessárias para aproveitar as peculiaridades do mercado, visando economicidade.

    C) ERRADO.

    Lei 8.666/93, Art 15, III - submeter-se às condições de aquisição e pagamento semelhantes às do setor privado.

    D) ERRADO.

    Lei 8.666/93, Art 15, I - atender ao princípio da padronização, que imponha compatibilidade de especificações técnicas e de desempenho, observadas, quando for o caso, as condições de manutenção, assistência técnica e garantia oferecidas.

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca do conteúdo da Lei 8.666/1993. Vejamos:

    Inicialmente importante fazermos menção a nova lei de licitações – Lei 14.133/2021, sancionada em 01/04/2021. Apesar desta sanção, a Lei nº 8.666/93 ainda terá aplicação por mais dois anos.

    Desta forma, nos primeiros 2 anos teremos a aplicação da lei nº 8.666/93, bem como da lei nº 14.133/21. Os órgãos terão a possibilidade de optar em utilizar a lei nº 8.666/93 ou a lei nº 14.133/21, devendo ser justificada a escolha, sendo vedada a combinação das duas leis.

    Como esta presente questão é anterior à nova lei, a lei que a fundamenta ainda é a Lei 8.666/93.

    Vejamos:

    A. CERTO.

    Art. 15. As compras, sempre que possível, deverão:

    II - ser processadas através de sistema de registro de preços.

    B. ERRADO.

    Art. 15. As compras, sempre que possível, deverão:

    IV - ser subdivididas em tantas parcelas quantas necessárias para aproveitar as peculiaridades do mercado, visando economicidade.

    C. ERRADO.

    Art. 15. As compras, sempre que possível, deverão:

    III - submeter-se às condições de aquisição e pagamento semelhantes às do setor privado.

    D. ERRADO.

    Art. 15. As compras, sempre que possível, deverão:

    I - atender ao princípio da padronização, que imponha compatibilidade de especificações técnicas e de desempenho, observadas, quando for o caso, as condições de manutenção, assistência técnica e garantia oferecidas.

    GABARITO: ALTERNATIVA A.

  • Nova lei de licitações

    Art. 40. O planejamento de compras deverá considerar a expectativa de consumo anual e observar o seguinte:

            I.           Condições de aquisição e pagamento semelhantes às do setor privado;

           II.           Processamento por meio de sistema de registro de preços, quando pertinente;

  • lembra do RP do lolzinho.

    registro de preço sempre q possível

    LETRA A

  • GABARITO: LETRA A

    LEI 8.666/93:

    Art. 15. As compras, sempre que possível, deverão:  

    I - atender ao princípio da padronização, que imponha compatibilidade de especificações técnicas e de desempenho, observadas, quando for o caso, as condições de manutenção, assistência técnica e garantia oferecidas;

    II - ser processadas através de sistema de registro de preços;

    III - submeter-se às condições de aquisição e pagamento semelhantes às do setor privado;

    IV - ser subdivididas em tantas parcelas quantas necessárias para aproveitar as peculiaridades do mercado, visando economicidade;

    LEI 14.133/2021:

    Art. 40. O planejamento de compras deverá considerar a expectativa de consumo anual e observar o seguinte:

    I - condições de aquisição e pagamento semelhantes às do setor privado;

    II - processamento por meio de sistema de registro de preços, quando pertinente;

    III - determinação de unidades e quantidades a serem adquiridas em função de consumo e utilização prováveis, cuja estimativa será obtida, sempre que possível, mediante adequadas técnicas quantitativas, admitido o fornecimento contínuo;

    IV - condições de guarda e armazenamento que não permitam a deterioração do material;

    V - atendimento aos princípios:

    a) da padronização, considerada a compatibilidade de especificações estéticas, técnicas ou de desempenho;

    b) do parcelamento, quando for tecnicamente viável e economicamente vantajoso;

    c) da responsabilidade fiscal, mediante a comparação da despesa estimada com a prevista no orçamento.


ID
5306485
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Prefeitura de uma cidade deseja fazer a alienação para particulares de imóvel pertencente à Administração Pública, que desde sua origem pertence ao seu patrimônio; houve manifesto interesse público plenamente justificado no processo favorável à alienação, precedida de avaliação, que apurou o valor de R$ 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais) e recebeu a autorização legislativa. Nesse caso, a modalidade de licitação, de acordo com a Lei nº 8.666/93, a ser utilizada é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO OFICIAL - C

    Vou apenas colacionar os novos valores..

    Valores do Decreto 9.412/2018

    Concorrência

    obras e serviços de engenharia + R$ 3,3 milhões

    outros serviços : + R$ 1,43 milhão

    Tomada de preços

    Obras e serviços de engenharia > Até R$ 3,3 milhões

    Outros serviços > Até R$ 1,43 milhão

    Convite

    obras e serviços de engenharia > Até R$ 330 mil

    outros> Até R$ 176 mil

  • Questão trata sobre o art. 17, I, da Lei 8.666/1993, senão vejamos:

    Art. 17.  A alienação de bens da Administração Pública, subordinada à existência de interesse público devidamente justificado, será precedida de avaliação e obedecerá às seguintes normas:

    I - quando imóveis, dependerá de autorização legislativa para órgãos da administração direta e entidades autárquicas e fundacionais, e, para todos, inclusive as entidades paraestatais, dependerá de avaliação prévia e de licitação na modalidade de concorrência, dispensada esta nos seguintes casos:

    Observem que o texto da questão frisou que o imóvel desde sua origem integrava o patrimônio da Administração Pública, com a clara intenção de afastar a exceção prevista no art. 19, III, da Lei 8.666/1993, o qual dispõe que:

     Art. 19.  Os bens imóveis da Administração Pública, cuja aquisição haja derivado de procedimentos judiciais ou de dação em pagamento, poderão ser alienados por ato da autoridade competente, observadas as seguintes regras:

    (...)

    III - adoção do procedimento licitatório, sob a modalidade de concorrência ou leilão.

  • Para adquirir um bem IMÓVEL, seja por compra ou alienação(ART19), eu usarei a modalidade concorrência. INDEPENDENTEMENTE DO VALOR.

  • Resumo : Caso o imóvel se enquadre nos termos do art . 17 ( concorrência ) , nos termos da art . 19 ( Concorrência ou leilão )

    Obs : A concorrência é sempre mais cabível.

  • GABARITO: LETRA C

    LEI 8.666/93:

    Art. 17.  A alienação de bens da Administração Pública, subordinada à existência de interesse público devidamente justificado, será precedida de avaliação e obedecerá às seguintes normas:

    I - quando imóveis, dependerá de autorização legislativa para órgãos da administração direta e entidades autárquicas e fundacionais, e, para todos, inclusive as entidades paraestatais, dependerá de avaliação prévia e de licitação na modalidade de concorrência, dispensada esta nos seguintes casos:

    LEI 14.133/2021:

    Art. 76.A alienação de bens da Administração Pública, subordinada à existência de interesse público devidamente justificado, será precedida de avaliação e obedecerá às seguintes normas:

    I - tratando-se de bens imóveis, inclusive os pertencentes às autarquias e às fundações, exigirá autorização legislativa e dependerá de licitação na modalidade leilão, dispensada a realização de licitação nos casos de:

  • GABARITO: C

    Art. 17. A alienação de bens da Administração Pública, subordinada à existência de interesse público devidamente justificado, será precedida de avaliação e obedecerá às seguintes normas:

    I - quando imóveis, dependerá de autorização legislativa para órgãos da administração direta e entidades autárquicas e fundacionais, e, para todos, inclusive as entidades paraestatais, dependerá de avaliação prévia e de licitação na modalidade de concorrência, dispensada esta nos seguintes casos:

  • GABARITO: LETRA C

    LEI 8.666/93:

    Art. 17.  A alienação de bens da Administração Pública, subordinada à existência de interesse público devidamente justificado, será precedida de avaliação e obedecerá às seguintes normas:

    I - quando imóveis, dependerá de autorização legislativa para órgãos da administração direta e entidades autárquicas e fundacionais, e, para todos, inclusive as entidades paraestatais, dependerá de avaliação prévia e de licitação na modalidade de concorrência, dispensada esta nos seguintes casos:

    Art. 19.  Os bens imóveis da Administração Pública, cuja aquisição haja derivado de procedimentos judiciais ou de dação em pagamento, poderão ser alienados por ato da autoridade competente, observadas as seguintes regras::

    III - adoção do procedimento licitatório, sob a modalidade de concorrência ou leilão. 

    LEI 14.133/2021:

    Art. 76.A alienação de bens da Administração Pública, subordinada à existência de interesse público devidamente justificado, será precedida de avaliação e obedecerá às seguintes normas:

    I - tratando-se de bens imóveis, inclusive os pertencentes às autarquias e às fundações, exigirá autorização legislativa e dependerá de licitação na modalidade leilão, dispensada a realização de licitação nos casos de:


ID
5306488
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com a Lei nº8.666/93, na contratação realizada por sociedade de economia mista com sua subsidiária, para a aquisição de bens ou obtenção de serviços, desde que o preço contratado seja compatível com o praticado no mercado, a licitação será:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO OFICIAL - D

    Art. 24, XXIII - na contratação realizada por empresa pública ou sociedade de economia mista com suas subsidiárias e controladas, para a aquisição ou alienação de bens, prestação ou obtenção de serviços, desde que o preço contratado seja compatível com o praticado no mercado.                

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca do conteúdo da Lei 8.666/1993. Vejamos:

    Inicialmente importante fazermos menção a nova lei de licitações – Lei 14.133/2021, sancionada em 01/04/2021. Apesar desta sanção, a Lei nº 8.666/93 ainda terá aplicação por mais dois anos.

    Desta forma, nos primeiros 2 anos teremos a aplicação da lei nº 8.666/93, bem como da lei nº 14.133/21. Os órgãos terão a possibilidade de optar em utilizar a lei nº 8.666/93 ou a lei nº 14.133/21, devendo ser justificada a escolha, sendo vedada a combinação das duas leis.

    Como esta presente questão é anterior à nova lei, a lei que a fundamenta ainda é a Lei 8.666/93.

    Observa-se que apesar de a regra geral que disciplina as contratações públicas possuir como premissa a exigência da realização de licitação para a obtenção de bens e para a execução de serviços e obras, há, na própria Lei de Licitações exceções.

    Na licitação dispensável, rol taxativo presente no art. 24 da Lei 8.666/93, há para o administrador uma faculdade, que poderá realizar o processo licitatório ou não, dependendo das particularidades do caso concreto (ato discricionário).

    A licitação dispensada, rol taxativo presente no art. 17 da Lei 8.666/93, por sua vez, está relacionada às alienações de bens públicos tanto móveis quanto imóveis, não cabendo ao administrador nenhum tipo de juízo de valor, pois há na lei uma imposição (ato vinculado) da contratação direta.

    Por fim, a inexigibilidade de licitação, rol exemplificativo presente no art. 25 da Lei 8.666/93, faz referência aos casos em que o administrador também não tem a faculdade para licitar, porém, aqui o motivo é a ausência/inviabilidade de competição em relação ao objeto a ser contratado, condição indispensável para um procedimento licitatório. Tornando, assim, a licitação impossível.

    Agora, vejamos:

    Art. 24, Lei 8.666/93. É dispensável a licitação:

    XXIII - na contratação realizada por empresa pública ou sociedade de economia mista com suas subsidiárias e controladas, para a aquisição ou alienação de bens, prestação ou obtenção de serviços, desde que o preço contratado seja compatível com o praticado no mercado.

    Desta forma:

    D. CERTO. Dispensável.   

    GABARITO: ALTERNATIVA D.

  • Art. 24 XXIII - DISPENSÁVEL

    na contratação realizada por EMPRESA PÚBLICA ou SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA com suas subsidiárias e controladas, para a aquisição ou alienação de bens, prestação ou obtenção de serviços, DESDE QUE O PREÇO COTRATADO SEJA COMPATÍVEL COM O PRATICADO NO MERCADO.

  • GABARITO: D

    Art. 24. É dispensável a licitação:

    XXIII - na contratação realizada por empresa pública ou sociedade de economia mista com suas subsidiárias e controladas, para a aquisição ou alienação de bens, prestação ou obtenção de serviços, desde que o preço contratado seja compatível com o praticado no mercado.

  • Empresa Pública (CAIXA) e SA (Banco do Brasil)

    A licitação é dispensável para alienação de bens, ou obtenção de serviços, desde que compatível com preço de mercado


ID
5306491
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Os contratos regidos pela Lei nº 8666/93 poderão ser alterados, com as devidas justificativas, em determinadas circunstâncias. Alterações NÃO poderão ocorrer:

Alternativas
Comentários
  • CREDO.

  • Primeiramente, é importante salientar que as alterações dos contratos administrativos estão disciplinadas no art. 65 da Lei 8.666/93, que, a rigor, reza que as alterações poderão ocorrer unilateralmente pela Administração ou por acordo das partes. Porém, NUNCA unilateralmente pelo PARTICULAR.

    Assim, verificamos que o comando da questão (Alterações NÃO poderão ocorrer) dá ensejo a que mais de uma alternativa esteja correta.

    A) pelo particular quando lhe parecer conveniente substituir a garantia de execução. (Art. 65, II, a, por acordo das partes).

    B) unilateralmente, pela Administração e pelo particular no que for conveniente para a parte. (se é unilateralmente, é só pela Administração).

    C) pelo particular, quando houver modificação das especificações, para melhor adequação técnica aos seus objetivos. (Art. 65, I, a, unilateralmente pela Administração).

    D) pela Administração, quando for necessário modificar o valor contratual em decorrência de acréscimo ou diminuição quantitativa de seu objeto, nos limites permitidos pela lei.

    Essa alternativa é exatamente o que estabelece o art. 65, II, b, porém o comando da questão pedia para assinalar a alternativa em que a alteração não poderia ocorrer.

    Enfim, devido ao mau comando da questão, não temos como respondê-la objetivamente. Provavelmente será anulada.

  • Nova lei de licitações:

    Art. 124. Os contratos regidos por esta Lei poderão ser alterados, com as devidas justificativas, nos seguintes casos:

    I - unilateralmente pela Administração:

    b) quando for necessária a modificação do valor contratual em decorrência de acréscimo ou diminuição quantitativa de seu objeto, nos limites permitidos por esta Lei;

    Desta forma, a letra D está correta, e não errada como diz o gabarito.

  • Essa questão deve ter sido anulada... não dá para entender a questão com a resposta do gabarito???? Se fosse: apenas poderá ocorrer.... até consideraria o gabarito D

  • E eu pensei que IBFC é que era sem noção em algumas formulações de questões.

    Sabe de nada inocente!

  • KKKKKKKKKKKKKKKKKKK EU AMO VEY


ID
5306494
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O documento constitutivo da primeira etapa do planejamento de uma contratação, que caracteriza o interesse público envolvido e a melhor solução ao problema a ser resolvido é o denominado:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO OFICIAL - A

    O Estudo Técnico Preliminar-ETP

    é um documento que integra a fase de planejamento das contratações públicas no âmbito da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional e tem o objetivo de demonstrar a real necessidade que justifica a contratação ou aquisição, analisar a viabilidade técnica de implementá-la, bem como construir o arcabouço básico para elaborar o Termo de Referência. A confecção do estudo técnico preliminar segue as diretrizes e exigências contidas na Lei 8.666/1993, em especial, no art. 6º, inciso IX e na Instrução Normativa nº 05/2017.

    Fonte: WWW.JUSBRASIL.COM.BR

  • Gab. A

    Interessante notar que as alternativas "B" e "C" são excludentes, pois ambos são instrumentos que norteiam as contratações públicas, no que diz respeito as especificações do objeto, o primeiro notadamente nos pregões, e o segundo nas modalidades disciplinadas pela lei 8.666/93, em regra.

    Dito isto, o que seria então o denominado estudo preliminar??

    Em apertada síntese, o Estudo Técnico Preliminar tem por objetivo identificar e analisar os cenários para o atendimento da demanda que consta no Documento de Oficialização da Demanda, bem como demonstrar a viabilidade técnica e econômica das soluções identificadas, fornecendo as informações necessárias para subsidiar o respectivo processo de contratação.

    De mais a mais, O Decreto nº 10.024/2019 tratou de conceituar o que seria estudo técnico preliminar. Vejamos:

    Art. 3º Para fins do disposto neste Decreto, considera-se:

    [...]

    IV - estudo técnico preliminar - documento constitutivo da primeira etapa do planejamento de uma contratação, que caracteriza o interesse público envolvido e a melhor solução ao problema a ser resolvido e que, na hipótese de conclusão pela viabilidade da contratação, fundamenta o termo de referência;

    Portanto, o gabarito realmente é a alternativa "A".

  • Literalidade do art. 3º, IV, do Decreto 10.024/2019, a saber:

    Art. 3º Para fins do disposto neste Decreto, considera-se:

    (...)

    IV - estudo técnico preliminar - documento constitutivo da primeira etapa do planejamento de uma contratação, que caracteriza o interesse público envolvido e a melhor solução ao problema a ser resolvido e que, na hipótese de conclusão pela viabilidade da contratação, fundamenta o termo de referência;

  • Nova lei de licitações:

    Art. 6º, Para os fins desta Lei, consideram-se:

    XX. Estudo técnico preliminar: documento constitutivo da primeira etapa do planejamento de uma contratação que caracteriza o interesse público envolvido e a sua melhor solução e dá base ao anteprojeto, ao termo de referência ou ao projeto básico a serem elaborados caso se conclua pela viabilidade da contratação;

  • Etapas de um projeto : estudo preliminar ,anteprojeto ,projeto legal ,projeto básico e projeto executivo.

  • Gabarito: A.

    Fundamentos retirados da Lei N° 14.133:

    A - CORRETA - Art. 6°, XX. Estudo técnico preliminar: documento constitutivo da primeira etapa do planejamento de uma contratação que caracteriza o interesse público envolvido e a sua melhor solução e dá base ao anteprojeto, ao termo de referência ou ao projeto básico a serem elaborados caso se conclua pela viabilidade da contratação;

    B - INCORRETA - Art. 6°, XXIII - termo de referência: documento necessário para a contratação de bens e serviços, que deve conter os seguintes parâmetros e elementos descritivos: (...)

    C - INCORRETA - Art. 6°, XXV - projeto básico: conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado para definir e dimensionar a obra ou o serviço, ou o complexo de obras ou de serviços objeto da licitação, elaborado com base nas indicações dos estudos técnicos preliminares, que assegure a viabilidade técnica e o adequado tratamento do impacto ambiental do empreendimento e que possibilite a avaliação do custo da obra e a definição dos métodos e do prazo de execução, devendo conter os seguintes elementos:

    D - INCORRETA - Art. 6°, XXIV - anteprojeto: peça técnica com todos os subsídios necessários à elaboração do projeto básico, que deve conter, no mínimo, os seguintes elementos: (...)


ID
5306497
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A variável que mede o risco sistêmico observável de uma ação ou da carteira em comparação ao risco relativo do mercado em geral é o seguinte indicador de sensibilidade:

Alternativas
Comentários
  • Questão se refere ao CAPM - Capital Asset Pricing Model (CAPM). Ele é um método que procura analisar a relação entre o risco e o retorno esperado de um investimento

    O cálculo do CAPM leva em consideração a parte dos riscos do investimento, com a parte livre de riscos, ou menos arriscada possível.

    A fórmula do CAPM é a seguinte:

    Gabarito A

    Fonte: eu já conhecia o CAPM, mas copiei a resposta do dicionário financeiro.

  • BETA - risco não diversificável ou sistemático. ( Risco de mercado)

  • Questão sobre o CAPM (Capital Asset Pricing Model) dentro do tema de análise de investimentos.

    A fórmula desse modelo é a seguinte:

    ERi = Rf + βi (ERm - Rf)

    ERi = Expectativa de retorno do investimento
    Rf = Taxa livre de risco
    βi = Beta do investimento
    ERm = Retorno esperado do mercado
    (ERm - Rf) = Prêmio pelo risco do mercado

    Vamos para as alternativas:

    A) CERTA. Percebam que o beta multiplica o prêmio pelo risco do mercado, assim a parcela da equação βi (ERm - Rf) representa o prêmio pelo risco do ativo. O coeficiente beta é uma medida de sensibilidade do risco de uma ação por exemplo, assim um beta maior do que 1 revela que a ação é mais volátil e, portanto, mais arriscada do que o retorno do mercado em geral, consequentemente a expectativa de retorno dessa ação é maior. Raciocínio inverso ocorre para beta menor do que 1.

    B) ERRADA. Valuation é o processo de avaliação de empresas, isto é, é a análise do posicionamento da empresa no mercado e a expectativa do retorno de investimento na empresa. O valor real de um negócio em outros termos.

    C) ERRADA. Risco total de uma carteira considera o risco sistêmico e o não-sistêmico.

    D) ERRADA. Alavancagem é uma forma de aumentar o potencial de retorno de um investimento, isso pode se dar de diversas maneiras como, por exemplo, empréstimos, derivativos, etc. Recursos de terceiros são empregados para potencializar o investimento.


    Gabarito do Professor: Letra A.

ID
5306500
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A Lei Complementar nº123/2006 instituiu o Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pela s Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, criando o Simples Nacional e unificando, dentre outros, os seguintes tributos:

Alternativas
Comentários
  • Art. 12. Fica instituído o Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte - Simples Nacional.

    Parágrafo único. .                        

    Art. 13. O Simples Nacional implica o recolhimento mensal, mediante documento único de arrecadação, dos seguintes impostos e contribuições:

    I - Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica - IRPJ;

    II - Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI, observado o disposto no inciso XII do § 1 deste artigo;

    III - Contribuição Social sobre o Lucro Líquido - CSLL;

    IV - Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social - COFINS, observado o disposto no inciso XII do § 1 deste artigo;

    V - Contribuição para o PIS/Pasep, observado o disposto no inciso XII do § 1 deste artigo;

    VI - Contribuição Patronal Previdenciária - CPP para a Seguridade Social, a cargo da pessoa jurídica, de que trata o , exceto no caso da microempresa e da empresa de pequeno porte que se dedique às atividades de prestação de serviços referidas no § 5º-C do art. 18 desta Lei Complementar; 

    VII - Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação - ICMS;

    VIII - Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza - ISS.

  • Gab: C

    Vale revisar:

    § 1o O recolhimento na forma deste artigo não exclui a incidência dos seguintes impostos ou contribuições, devidos na qualidade de contribuinte ou responsável, em relação aos quais será observada a legislação aplicável às demais pessoas jurídicas:

    I - IOF;

    II - II;

    III - IE;

    IV -ITR;

    V - Imposto de Renda, relativo aos rendimentos ou ganhos líquidos auferidos em aplicações de renda fixa ou variável;

    VI - Imposto de Renda relativo aos ganhos de capital auferidos na alienação de bens do ativo permanente;

    VII - Contribuição Provisória sobre Movimentação ou Transmissão de Valores e de Créditos e Direitos de Natureza Financeira - CPMF;

    VIII - FGTS;

    IX - Contribuição para manutenção da Seguridade Social, relativa ao trabalhador;

    X - Contribuição para a Seguridade Social, relativa à pessoa do empresário, na qualidade de contribuinte individual;

    XI - Imposto de Renda relativo aos pagamentos ou créditos efetuados pela pessoa jurídica a pessoas físicas;

    XII - Contribuição para o PIS/Pasep, Cofins e IPI incidentes na importação de bens e serviços;

    XIII - ICMS devido.... (a lei enumera as situações... recomendo a leitura)

  • "~~ IMPOSTO ~~ sobre a contribuição social sobre o lucro líquido" foi ótimo


ID
5306503
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Todos os atos de controle administração do Sistema Registro de Preços e outras atividades, como conduzir eventuais negociações, gerenciar a ata e aplicar as penalidades, são de competência do órgão:

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

    À luz do Decreto nº 7.892/2013, art. 5º "Caberá ao órgão gerenciador a prática de todos os atos de controle e administração do Sistema de Registro de Preços".

  • Nova lei de licitações:

    Art. 6º. Para os fins desta Lei, consideram-se:

    XLVII. Órgão ou entidade gerenciadora: órgão ou entidade da APU responsável pela condução do conjunto de procedimentos para registro de preços e pelo gerenciamento da ata de registro de preços dele decorrente;

  • Acerca das opções das alternativas B e C: (Art. 6º da LL)

    XLVIII - órgão ou entidade participante: órgão ou entidade da Administração Pública que participa dos procedimentos iniciais da contratação para registro de preços e integra a ata de registro de preços;

    XLIX - órgão ou entidade não participante: órgão ou entidade da Administração Pública que não participa dos procedimentos iniciais da licitação para registro de preços e não integra a ata de registro de preços.

  • LETRA A).

    De forma sucinta, com base no Decreto 7.892/2013 e com base nas alternativas:

    -ÓRGÃO GERENCIADOR: possui a responsabilidade de proceder e de gerenciar o registro de preço;

    -ÓRGÃO PARTICIPANTE: participa do sistema de registro de preço (SRP) e integra a ata de registro de preço (ARP); e

    -ÓRGÃO NÃO PARTICIPANTE: órgão ou entidade da administração pública que não participou dos procedimentos iniciais da licitação e irá aderir à ata de registro de preço (ARP).

  • Art. 5º Caberá ao órgão gerenciador a prática de todos os atos de controle e administração do Sistema de Registro de Preços, e ainda o seguinte:

    VII- gerenciar a ata de registro de preços;

    VIII - conduzir eventuais renegociações dos preços registrados;

    IX - aplicar, garantida a ampla defesa e o contraditório, as penalidades decorrentes de infrações no procedimento licitatório

    (Dec 7892/2013)


ID
5306506
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com a legislação vigente, dentre as diversas atribuições do pregoeiro está a de:

Alternativas
Comentários
  • A) CORRETO - credenciamento de interessados

    O pregão é disciplinado pela lei federal 10.520/02, todavia é no Decreto nº 3.555/00 que encontramos expressamente as atribuições do pregoeiro.

    Destarte, o Art. 9º deste Decreto reza o seguinte:

    Art. 9º  As atribuições do pregoeiro incluem:

    I - o credenciamento dos interessados;

    B) ERRADO - determinar a abertura da licitação

    Compete à autoridade competente/ordenador de despesas.

    C) ERRADO - homologação do resultado da licitação

    Compete à autoridade competente/ordenador de despesas

    D) ERRADO - promover a celebração do contrato

    Compete à autoridade competente/ordenador de despesas

  • Art. 9º do Decreto Nº 3555/00 Art. 9º As atribuições do pregoeiro incluem:

    I - o credenciamento dos interessados;

    II - o recebimento dos envelopes das propostas de preços e da documentação de habilitação;

    III - a abertura dos envelopes das propostas de preços, o seu exame e a classificação dos proponentes;

    IV - a condução dos procedimentos relativos aos lances e à escolha da proposta ou do lance de menor preço;

    V - a adjudicação da proposta de menor preço;

    VI - a elaboração de ata;

    VII - a condução dos trabalhos da equipe de apoio;

    VIII - o recebimento, o exame e a decisão sobre recursos; e

    IX - o encaminhamento do processo devidamente instruído, após a adjudicação, à autoridade superior, visando a homologação e a contratação.

    Art. 11º do Decreto Nº 5450/05 Art. 11: Caberá ao pregoeiro, em especial:

    I - coordenar o processo licitatório;

    II - receber, examinar e decidir as impugnações e consultas ao edital, apoiado pelo setor responsável pela sua elaboração;

    III - conduzir a sessão pública na internet;

    IV - verificar a conformidade da proposta com os requisitos estabelecidos no instrumento convocatório;

    V - dirigir a etapa de lances;

    VI - verificar e julgar as condições de habilitação;

    VII - receber, examinar e decidir os recursos, encaminhando à autoridade competente quando mantiver sua decisão;

    VIII - indicar o vencedor do certame;

    IX - adjudicar o objeto, quando não houver recurso;

    X - conduzir os trabalhos da equipe de apoio; e

    XI - encaminhar o processo devidamente instruído à autoridade superior e propor a homologação.

  • Pra mim, não há resposta correta, a teor do Decreto nº 10.024/2019, que regulamenta a licitação, na modalidade pregão, na forma eletrônica, para a aquisição de bens e a contratação de serviços comuns, incluídos os serviços comuns de engenharia, e dispõe sobre o uso da dispensa eletrônica, no âmbito da administração pública federal.

    -> O Decreto nº 5450/05 foi revogado pelo Decreto nº 10.024/2019, conforme o art. 60:

    Art. 60. Ficam revogados:

    I - o Decreto nº 5.450, de 31 de maio de 2005; e

    II - o Decreto nº 5.504, de 5 de agosto de 2005.

    -> O Decreto nº 10.024/2019, diz em seu art. 17:

    Art. 17. Caberá ao pregoeiro, em especial:

    I - conduzir a sessão pública;

    II - receber, examinar e decidir as impugnações e os pedidos de esclarecimentos ao edital e aos anexos, além de poder requisitar subsídios formais aos responsáveis pela elaboração desses documentos;

    III - verificar a conformidade da proposta em relação aos requisitos estabelecidos no edital;

    IV - coordenar a sessão pública e o envio de lances;

    V - verificar e julgar as condições de habilitação;

    VI - sanear erros ou falhas que não alterem a substância das propostas, dos documentos de habilitação e sua validade jurídica;

    VII - receber, examinar e decidir os recursos e encaminhá-los à autoridade competente quando mantiver sua decisão;

    VIII - indicar o vencedor do certame;

    IX - adjudicar o objeto, quando não houver recurso;

    X - conduzir os trabalhos da equipe de apoio; e

    XI - encaminhar o processo devidamente instruído à autoridade competente e propor a sua homologação.

    Parágrafo único. O pregoeiro poderá solicitar manifestação técnica da assessoria jurídica ou de outros setores do órgão ou da entidade, a fim de subsidiar sua decisão.

    -> QUANTO ÀS QUESTÕES:

    a) Art. 19. Caberá ao licitante interessado em participar do pregão, na forma eletrônica:

    I - credenciar-se previamente no Sicaf ou, na hipótese de que trata o §2º do art. 5º, no sistema eletrônico utilizado no certame;

    b) Art. 13. Caberá à autoridade competente, de acordo com as atribuições previstas no regimento ou no estatuto do órgão ou da entidade promotora da licitação:

    III - determinar a abertura do processo licitatório;

    c) Art. 13. Caberá à autoridade competente, de acordo com as atribuições previstas no regimento ou no estatuto do órgão ou da entidade promotora da licitação:

    VI - homologar o resultado da licitação; e

    d) Art. 13. Caberá à autoridade competente, de acordo com as atribuições previstas no regimento ou no estatuto do órgão ou da entidade promotora da licitação:

    VII - celebrar o contrato ou assinar a ata de registro de preços.

  • Art. 17. Caberá ao pregoeiro, em especial: (p salvar)

    I - conduzir a sessão pública;

    II - receber, examinar e decidir as impugnações e os pedidos de esclarecimentos ao edital e aos anexos, além de poder requisitar subsídios formais aos responsáveis pela elaboração desses documentos;

    III - verificar a conformidade da proposta em relação aos requisitos estabelecidos no edital;

    IV - coordenar a sessão pública e o envio de lances;

    V - verificar e julgar as condições de habilitação;

    VI - sanear erros ou falhas que não alterem a substância das propostas, dos documentos de habilitação e sua validade jurídica;

    VII - receber, examinar e decidir os recursos e encaminhá-los à autoridade competente quando mantiver sua decisão;

    VIII - indicar o vencedor do certame;

    IX - adjudicar o objeto, quando não houver recurso;

    X - conduzir os trabalhos da equipe de apoio; e

    XI - encaminhar o processo devidamente instruído à autoridade competente e propor a sua homologação.

  • A questão exigiu conhecimento acerca do Decreto nº 3.555/2000 (Regulamento do pregão).

    A- Correta. Art. 9, Decreto nº 3.555/2000. “As atribuições do pregoeiro incluem: I - o credenciamento dos interessados.”

    B- Incorreta. Art. 7, Decreto nº 3.555/2000. “À autoridade competente, designada de acordo com as atribuições previstas no regimento ou estatuto do órgão ou da entidade, cabe: I - determinar a abertura de licitação.”

    C- Incorreta. Art. 7, Decreto nº 3.555/2000. “À autoridade competente, designada de acordo com as atribuições previstas no regimento ou estatuto do órgão ou da entidade, cabe: [...] IV - homologar o resultado da licitação e promover a celebração do contrato.

    D- Incorreta. Art. 7, Decreto nº 3.555/2000. “À autoridade competente, designada de acordo com as atribuições previstas no regimento ou estatuto do órgão ou da entidade, cabe: [...] IV - homologar o resultado da licitação e promover a celebração do contrato.

    GABARITO DA MONITORA: “A”


ID
5306509
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A experiência de Hawthorne buscava estabelecer uma possível correlação existente entre a iluminação no ambiente de trabalho e o aumento da produtividade, porém, o estudo chegou a conclusões, diversas e que influenciaram a teoria das relações humanas. Entre essas conclusões, está a seguinte:

Alternativas
Comentários
  • A experiência de Hawthorne, comprovou que as interações sociais percebidas tinham relevância para a produtividade e não só o ambiente físico.

    Gabarito B

  • As principais conclusões da pesquisa de Hawthorne, que descreve as bases da teoria das relações humanas, foram:

    1. A interação social é o fator preponderante no nível de produção do empregado, sendo mais importante, inclusive, que sua capacidade física e mesmo condições ambientais;
    2. Os comportamentos individuais baseiam-se em um comportamento coletivo. Os trabalhadores não agem de forma isolada, mas como membros de um grupo, sob pena de punições sociais dentro do grupo;
    3. O valor social de um empregado é determinado pelo nível de aderência (similaridade) de suas atitudes em relação às normas, padrões, crenças e expectativas que o grupo define como adequados;
    4. Na visão dos humanistas a maior preocupação da administração deveria ser com os grupos informais e não com a estrutura formal (foco dos clássicos);
    5. A forma como estão estruturadas as relações humanas dentro da organização influenciam os resultados. As pessoas procuram se ajustar às atitudes e normas informais do grupo ao qual integra. Se a administração fomentar a criação de valores dentro dos grupo informais, as pessoas que ingressarem tendem a perseguir esses mesmos valores;
    6. As atribuições do cargo tem relevância na percepção do valor social dado aquela atividade. A busca pela especialização da administração científica tornava muitas das atividades monótonas e, por consequência, diminuíam o moral do grupo e, em consequência, a produtividade;
    7. A administração deve dar atenção aos aspectos emocionais dos seus empregados.

    Fonte: Prof. Marcelo Soares, PDF Direção Concursos.

    Gab. B

  • A questão em apreço exige que tenhamos conhecimentos sobre a teoria das relações humanas. Neste caso, devemos marcar a alternativa que apresenta as conclusões da experiência de Hawthorne.

    Antes de marcar uma das alternativas, vejamos alguns pontos importantes.

    Para experiência de Hawthorne, base da Teoria da Relações Humanas, a eficiência da produção não depende apenas da capacidade física ou fisiológica, mas principalmente das condições psicológicas dos indivíduos. De acordo com Chiavenato (2014, p.110), falando sobre a experiência, "o nível de produção não é determinado pela capacidade física ou fisiológica do empregado (como afirmava a Teoria Clássica), mas por normas sociais e expectativas grupais. É a capacidade social do trabalhador que determina o seu nível de competência e eficiência, e não sua capacidade de executar movimentos eficientes dentro do tempo estabelecido. Quanto maior a integração social no grupo de trabalho, tanto maior a disposição de produzir. Se o empregado apresentar excelentes condições físicas e fisiológicas para o trabalho e não estiver socialmente integrado, sua eficiência sofrerá a influência de seu desajuste social."

    As percepções e sentimentos dos operários, de acordo com a teoria das relações humanas, determinavam se a produção aumentava ou diminuía, não o esforço físico em si.

    Curiosidade: Hawthorne era o local onde ficava a Western Electric, uma fábrica de componentes telefônicos. A experiência realizada tinha o objetivo de analisar a relação das condições ambientais e o aumento da produção e eficiência dos empregados.

    Sendo assim, podemos concluir que a alternativa "B" é a correta.

    GABARITO: B

    Fonte:

    CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014.

  • GAB B

    A abordagem das relações humanas no trabalho advém principalmente da Teoria das Relações Humanas de Elton Mayo, que, após a Experiência de Hawthorne, concluiu que era preciso ter uma maior preocupação com as pessoas e grupos sociais da organização, priorizando aspectos psicológicos e sociológicos.

     Teoria das Relações Humanas

    1. Elton Mayo e seus colaboradores, denominados grupo de Hawthorne;
    2. Homo Social: o homem é motivado por recompensas sociais e simbólicas; 
    3. Oposição à teoria Clássica;
    4. Atenção à liderança, motivação, comunicação, dinâmica de grupo e conflitos.

    Os experimentos de Hawthorne são dividas em 4 fases.

    • 1ª FASE - Efeitos da iluminação - quanto mais aumentar a iluminação mais aumento da produtividade, em contrapartida quanto mais diminui a iluminação mais diminui a produtividade. - LIGADAS A UM FATOR PSICOLÓGICO;
    • 2ª FASE - Relação interpessoal;
    • 3ª FASE - Programas de entrevistas;
    • 4ª FASE - Estudo das relações informal/formal.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)


ID
5306512
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

É difundida na EMGEPRON, em seus documentos, relatórios e em banners, uma frase que divulga o conjunto de seus valores e crenças da empresa em termos de negócio: “Gerenciar projetos de interesse da Marinha do Brasil (MB), executar atividades vinculadas à obtenção e manutenção do material militar naval e promover a Indústria Militar Naval Brasileira a fim de apoiar as atividades e o desenvolvimento da MB e da Base Industrial de Defesa do País”. Essa afirmação está relacionada a:

Alternativas
Comentários
  • É a missão.

  • Não seja um café com leite nos concursos. Estude redação! cerca de 10% dos aprovados na prova objetiva são ELIMIDADOS na redação.

    Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens.

     

    https://go.hotmart.com/S54949702E

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre alguns conceitos. Neste caso, assinalemos a alternativa que indica corretamente a que se referem as características apresentadas no enunciado.

    missão organizacional está relacionada à razão de ser da organização, o valor que ela gera para seus clientes, como ela se posiciona no mercado. A missão é o que se faz para chegar aonde foi pretendido.

    missão organizacional está relacionada à razão de ser da organização, o valor que ela gera para seus clientes, como ela se posiciona no mercado. A missão é o que se faz para chegar aonde foi pretendido.

    Concluímos, portanto, que a alternativa "B" é a correta.

    GABARITO: B


ID
5306515
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Na gestão da qualidade, a perspectiva dos especialistas que significa o conjunto das características de um produto ou serviço, descrevendo-o em termos de utilidade, desempenho ou atributos relaciona-se ao conceito de:

Alternativas
Comentários
  • Características do produto - Especificação

  • A questão cobrou conhecimento sobre algumas definições relacionadas à gestão da qualidade.

    A- INCORRETO. Excelência corresponde ao um estado do melhor do que poderia ter sido realizado em relação a um produto ou serviço.

    B- INCORRETO Conformidade, de acordo com Moreira (2019) refere-se ao grau de atendimento em relação àquilo que foi especificado.

    C- CORRETO. Especificação tem relação com as definições do produto ou serviço. Como esse produto será e como funcionará. A especificação descreve o produto/serviço.

    D- INCORRETO, De acordo com Maximiano, a adequação ao uso, é um das definições de qualidade que quer dizer o seguinte: "Atributo de produtos e serviços que têm simultaneamente qualidade de projeto e qualidade de aceitação". (MAXIMIANO, 2013). Ou autores resumem como "ausência de deficiências"

    Fontes:

    MOREIRA, E. A. L Administração Geral e Pública para Concursos. 4ª ed. Juspodivm. 2019

    MAXIMIANO, A. C A. Introdução à Administração. 8ª edição. Atlas. São Paulo. 2013.

    GABARITO DA MONITORA: LETRA C

  • ESPECIFICAÇÃO - está relacionado com o que se planejou no projeto do produto ou serviço, consistindo em uma enumeração exaustiva e minuciosa que o define, descrevendo como deve o produto ou serviço ser, sua utilidade, desempenho ou atributo

  • GAB.: C

    Excelência: é o padrão mais elevado de desempenho em qualquer campo de atuação. A excelência é absoluta: é o ideal mais elevado.

    Conformidade: Refere-se ao grau de identidade entre o produto ou serviço e suas especificações.

    Especificações: É a definição de “como” o produto ou serviço deve ser. Descrevem o produto ou serviço em termos de utilidade, desempenho ou atributos.

    Adequação ao Uso: Tem dois significados: qualidade de projeto e ausência de deficiências.

    1. Qualidade de projeto: compreende as características do produto que atendem as necessidades ou interesses do cliente.
    2. Ausência de deficiências: compreende as falhas no cumprimento das especificações

ID
5306518
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O processo de planejamento estratégico está relacionado com a importante definição dos objetivos de longo prazo das organizações, definindo essa estratégia, a forma de competição da empresa no mercado. Assim, a empresa que escolhe um segmento de mercado, buscando tirar o máximo de proveito, concentrando seus esforços e recursos para preservar vantagem competitiva no produto ou serviço ofertado, refere-se à categoria de:

Alternativas
Comentários
  • Falou segmento de mercado, fatia de mercado, público específico = Nicho

  • A questão cobrou conhecimento sobre as três estratégias genéricas de Porter.

    De acordo com Chiavenato e Sapiro (2020), Porter elaborou as três estratégias:

    ◾ DIFERENCIAÇÃO: Desenvolvem produtos diferentes e únicos no ponto de vista no cliente no aspecto qualitativo. Um dos riscos dessa estratégia é, com o tempo, a organização não conseguir manter a lealdade dos consumidores.

    ◾ LIDERANÇA DE CUSTO: Produz produtos a um custo mais baixo que os concorrentes, e oferece ao consumidor com um menor preço final e com isso aumenta a sua participação no mercado. Essa redução pode ser obtida através da automação dos sistemas de produção, por exemplo. Um dos riscos envolvidos nessa estratégia é o grande volume de investimento realizado no início, marketing (É barato, mas é bom?) e a mudança da tecnologia e etc.

    ◾ FOCALIZAÇÃO/ ENFOQUE/ NICHO: Focaliza em um público específico e particular de consumidor. Os riscos moram no foco em nichos mais específicos dentro de um dos alvos e na sua anulação das vantagens do enfoque pela diferença de custos entre os concorrentes. “As diferenças de custos entre os concorrentes que atuam no mercado e as empresas que adotam os enfoques particulares se ampliam de tal modo que eliminam as vantagens de custos de atender um alvo estreito ou anulação a diferenciação do enfoque.” (Chiavenato, Sapiro, 2020)

    Portanto, a estratégia adotada pela empresa refere-se à estratégia de enfoque ou nicho.

    As palavras-chaves que estão no enunciado da questão que nos ajudaram a identificar tal estratégia, neste caso, foram as seguintes:

    • segmento de mercado.
    • concentrando seus esforços (...) no produto ou serviço ofertado.

    FONTE: CHIAVENATO, I; SAPIRO, A. "Planejamento Estratégico: da intenção aos resultados". 4ª ed. São Paulo, Atlas. 2020.

    GABARITO DA MONITORA: LETRA A

  • Exemplos:

    ◾ DIFERENCIAÇÃO: Apple

    ◾ LIDERANÇA DE CUSTO: Samsung, Xiaomi

    ◾ FOCALIZAÇÃO/ ENFOQUE/ NICHO: Tesla

    Gab: A

  • ENFOQUE E NICHO SÃO SINÔNIMOS!

  • GABARITO - A

    Nicho é a porção específica de um mercado, geralmente uma parte pequena, com necessidades e hábitos específicos, com consumidores exigentes.


ID
5306521
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Na organização, o direito legal que os chefes têm de dirigir e comandar o comportamento dos integrantes de sua equipe, ou seja, segundo Weber, ter a expectativa de que um comando ou ordem seja obedecida, está relacionado com:

Alternativas
Comentários
  • Achei q fosse hierarquia.

    Odeio ADM. OH disciplina do capeta!

  • A estrutura da organização pode ser analisada sob o aspecto da cadeia de comando, que indica a linha de autoridade que vai do topo da organização até a sua base (Hierarquia).

    São conceitos da cadeia de comando:

    1. AUTORIDADE: consistente no direito de o detentor de uma posição dar ordens e de essas serem atendidas pelo funcionário.
    2. UNIDADE DE COMANDO: segundo o qual cada pessoa somente pode ser subordinada a um único chefe.
  • Hierarquia e Autoridade estão relacionados, mas não se confundem.

    Autoridade é o direito legal de dar ordens aos subordinados e cobrar que eles obedeçam.

    A Hierarquia trata da distribuição dessa Autoridade na organização. Por meio da Hierarquia vemos onde esse direito de dar ordens está localizado, seja nos diferentes níveis (estratégico, tático e operacional) ou mesmo nos diferentes cargos.

  • Gabarito: D

  • Direito de dar ordem: AUTORIDADE

    Dever de prestar contas: RESPONSABILIDADE

    a autoridade sempre virá acompanhada da responsabilidade, sendo a primeira para baixo (em relação aos subordinados) e a segunda para cima, com relação aos superiores.


ID
5306524
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Quando o comportamento humano dos funcionários é regulado pelos valores compartilhados como normas, tradições, rituais e outros aspectos culturais da organização, observa-se sistema de controle:

Alternativas
Comentários
  • Existem três tipos de sistemas de controle organizacional: controle de mercado, controle burocrático e controle de clã.

    • Controle de mercado: utiliza de critérios e mecanismos de mercado para avaliar e controlar as atividades da organização;
    • Controle burocrático: faz uso de mecanismos administrativos e burocráticos para controlar e avaliar os funcionários, incentivando a se comportar de forma adequada e assim alcançar os padrões desejados de desempenho;
    • Controle de clã: confia na cultura incorporada e nos relacionamentos informais para regular o comportamento do empregado e facilitar o alcance dos objetivos organizacionais. Depende do grupo de trabalho para identificar os padrões de desempenho esperados e adequados.

    As organizações não usam exclusivamente uma orientação, mas empregam-nas de uma forma combinativa para modelar o sistema de controle mais apropriado.

    Fonte: SOBRAL, Filipe; PECI, Alketa. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008.

    Gabarito letra D

  • Clã?!!!! affff


ID
5306527
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Na gestão dos estoques, o método de produção que tem como objetivo disponibilizar os materiais requeridos pela manufatura apenas quando forem necessários para que o custo de estoque seja menor, é o:

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

    Just in time (JIT) é uma filosofia de manufatura baseada na eliminação de desperdícios por meio da melhoria contínua da produtividade. O conceito JIT preconiza produzir ou manter em estoque somente as quantidades exatas e necessárias, no momento necessário para atender a variação de demanda.

    O objetivo do JIT é coordenar atividade de modo que os materiais e componentes adquiridos cheguem onde são necessários, de modo que as reservas de estoques (estoque de segurança) sejam reduzidas ou eliminadas.

    O Just-in-Time trouxe uma quebra de paradigma com relação ao chamado Sistema Tradicional de Abastecimento.

    No Sistema Tradicional de Abastecimento, o que importa é a produção de itens de material em cada etapa do processo produtivo, “empurrando-os” para a próxima etapa (= sistema de produção empurrada). O foco, nesse caso, é a previsão da demanda.

    Já no Just in Time, o foco é a demanda efetiva, sendo que esta “puxa a produção” (= sistema de produção puxada). Dependendo da velocidade da produção, os estoques são repostos com maior ou menor rapidez.

    Portanto, Just in Time tem como objetivo disponibilizar os materiais requeridos pela manufatura apenas quando forem necessários para que o custo de estoque seja menor.

    PALAVRAS CHAVES PARA O JUST IN TIME: fazer “o que é necessário, quando é necessário, e na quantidade necessária” | produção puxada | Toyota Motor Company | abordagem metodológica | estoque mínimo ou zero.

    Fontes: Enap | Loreni Brandalise

  • Gabarito: B.

    Just in Time (JIT), que significa no momento exato, é uma abordagem empresarial que diz não ao desperdício e ao retrabalho, e sim para a qualidade perfeita e estoque zero, ou seja, produzir (bens e serviços) no exato momento em que são necessitados, evitando estoques parados ou clientes esperando, o que caracteriza um sistema puxado de produção. (Kanba - Ferramenta)

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre técnicas e métodos. No caso desta questão, a alternativa a ser marcada deve conter o método de produção que tem como objetivo disponibilizar os materiais requeridos pela manufatura apenas quando forem necessários para que o custo de estoque seja menor.

    A - incorreta. Kanban é uma ferramenta de controle de estoques. Ela consiste em indicar, por meio de um cartão, informações importantes em relação ao sistema de reposição de estoques, indicando: o que, quando, quantos, com qual qualidade.

    B - correta. A filosofia Just In Time (JIT) consiste num sistema em que os fornecedores enviam os materiais à medida que eles são necessários no processo de produção (requeridos pela manufatura). Isso ocorre com o intuito de eliminar tudo o que não agrega valor ao produto/serviço, utilizando inventários baixos inventários que vão desde o fornecedor até o produto acabado.

    Segundo Dias (2018):

    • A filosofia Just In Time (JIT) é uma filosofia de gestão de estoques que defende a minimização dos níveis de estoques, com o objetivo de reduzir os desperdícios gerados pela manutenção de altos níveis de estoque. Para reduzir tais níveis, buscando o estoque nulo do produto final, essa filosofia prima pela produção apenas o que for necessário, nas quantidades necessárias e quando necessárias.

    C - incorreta. Comakership (relacionamento cliente-fornecedor) se desenvolve por meio da atuação do comprador (cliente) sobre os fornecedores, buscando alcançar um grau de entendimento e confiança até então inexistente. Nesse processo, o cliente procura atuar nos aspectos que podem trazer-lhe vantagens competitivas (MARTIS e ALT, 2009, p.136, 137).

    D - incorreta. O sistema Material Requirement Planning (MRP) é um sistema que atua na definição das quantidades necessárias e no tempo exato para o uso dos materiais na fabricação dos produtos finais. Surge na década de 1960 (não na década de 90, como apontou a alternativa) após os estudos de Joseph Orlicky sobre o Sistema Toyota de Produção, ou como é conhecido Just In Time.

    Após analisar as alternativas, podemos concluir que a "B" é a correta.

    GABARITO: B

    Fontes:

    DIAS, Marco Aurélio. P. Administração de Materiais: princípios, conceitos e gestão. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2018.

    MARTINS, Petrônio Garcia.; ALT, Paulo Renato Campos. Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.


ID
5306530
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

O planejamento do arranjo físico (layout) é uma decisão estratégica no planejamento do sistema de produção e varia em função da decisão da empresa em organizar as instalações, bem como o fluxo de materiais, informações e de pessoas nas instalações durante o processo produtivo. Assim, o modelo de layout que apresenta, como vantagens, facilidade e rapidez da movimentação de recursos e pessoas ao longo do processo de produção e maior especialização de equipamentos e trabalhadores e, como desvantagens, a reduzida flexibilidade nas operações; e, custo fixo mais elevado, é o do tipo:

Alternativas
Comentários
  • Produto(linear): produto se movimenta entre as máquinas aplicável, por exemplo, nas linhas de montagem de automóveis.

  • Gabarito: C

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os tipos de layout. Sabendo que cada alternativa apresenta um tipo, vejamos qual delas contém o layout descrito no enunciado.

    A - incorreta. O layout por processo/funcional tem a planta segmentada por especialidades, os materiais se deslocam por cada departamento até o seu acabamento final. Cada departamento representa um conjunto de processos especializados. O produto sofre frequentes modificações e o volume de produção é relativamente baixo, tendo em vista que cada etapa é de responsabilidade de um setor.

    B - incorreta. O layout posicional mantém o produto fixo, estacionado. É usado para produtos pesados e de grande porte, como navios, aviões. Esse layout possui alto valor agregado e baixa produção em termos de volume de produção, dada a natureza do que produz.

    C - correta. No layout de produto/em linha, segundo Martins e Laugeni (2009), as máquinas ou as estações de trabalho são colocadas de acordo com a sequência das operações e são executadas de acordo com a sequência estabelecida em caminhos alternativos. O material percorre um caminho previamente determinado no processo. É indicado para produção com pouca ou nenhuma diversificação, em quantidade constante ao longo do tempo e em grande quantidade. Requer um alto investimento em máquinas e pode apresentar problemas com relação à qualidade dos produtos fabricado. Para os operadores costuma gerar monotonia e estresse.

    De acordo com Tompkins (1996), as principais características do layout linear são:

    • Trabalho monótono e estressante aos operadores.
    • Investimento inicial elevado.
    • Custo variável baixo.
    • Custo fixo alto
    • Manuseio reduzido de material.
    • Controle de produção simples.
    • Baixa flexibilidade.
    • Alta produtividade.
    • Paradas de máquinas interrompem toda linha de produção.
    • Maior facilidade no balanceamento de produção

    D - incorreta. Layout de processo, vide letra A

    Tendo visto as opções, concluímos que a alternativa "C" é a correta.

    GABARITO: C

    Fontes:

    FENILI, R. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais para Concursos Públicos. 3. ed. São Paulo: Método, 2014.

    MARTINS, P. G.; LAUGENI, F. P. Administração da produção. São Paulo: Saraiva, 2000. 

    TOMPKINS, J.A. et al. Facilities planning. 4. ed. New York: John Wiley & Sons, 1996.


ID
5306533
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Para os efeitos da Lei Complementar nº 123/2006, consideram-se microempresas ou empresas de pequeno porte, a sociedade empresária, a sociedade simples, a empresa individual de responsabilidade limitada e o empresário a que se refere, devidamente registrados no Registro de Empresas Mercantis ou no Registro Civil de Pessoas Jurídicas, conforme o caso, desde que:

Alternativas
Comentários
  • Art. 3 Para os efeitos desta Lei Complementar, consideram-se microempresas ou empresas de pequeno porte, a sociedade empresária, a sociedade simples, a empresa individual de responsabilidade limitada e o empresário a que se refere o , devidamente registrados no Registro de Empresas Mercantis ou no Registro Civil de Pessoas Jurídicas, conforme o caso, desde que:

    I - no caso da microempresa, aufira, em cada ano-calendário, receita bruta igual ou inferior a R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais); e

    II - no caso de empresa de pequeno porte, aufira, em cada ano-calendário, receita bruta superior a R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais) e igual ou inferior a R$ 4.800.000,00 (quatro milhões e oitocentos mil reais).                         

  • gab: b

    Vale revisar:

    Art. 3º- LC 123/06

    I - no caso da microempresa, aufira, em cada ano-calendário, receita bruta igual ou inferior a R$ 360.000,00

    II - no caso de empresa de pequeno porte, aufira, em cada ano-calendário, receita bruta superior a R$ 360.000,00 e igual ou inferior a R$ 4.800.000,00 (quatro milhões e oitocentos mil reais).   

    e

    Art. 18-A. 

    § 1o Para os efeitos desta Lei Complementar, considera-se MEI o empresário individual que se enquadre na definição do art. 966 da Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002 - Código Civil, ou o empreendedor que exerça as atividades de industrialização, comercialização e prestação de serviços no âmbito rural, que tenha auferido receita bruta, no ano-calendário anterior, de até R$ 81.000,00, que seja optante pelo Simples Nacional e que não esteja impedido de optar pela sistemática prevista neste artigo.   

    e

    Art. 16.   A opção pelo Simples Nacional da pessoa jurídica enquadrada na condição de microempresa e empresa de pequeno porte dar-se-á na forma a ser estabelecida em ato do Comitê Gestor, sendo irretratável para todo o ano-calendário.

  • A presente questão deve ser solucionada com esteio no que estabelece o art. 3º da Lei Complementar 123/2006, in verbis:

    "Art. 3º Para os efeitos desta Lei Complementar, consideram-se microempresas ou empresas de pequeno porte, a sociedade empresária, a sociedade simples, a empresa individual de responsabilidade limitada e o empresário a que se refere o art. 966 da Lei no 10.406, de 10 de janeiro de 2002 (Código Civil), devidamente registrados no Registro de Empresas Mercantis ou no Registro Civil de Pessoas Jurídicas, conforme o caso, desde que:

    I - no caso da microempresa, aufira, em cada ano-calendário, receita bruta igual ou inferior a R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais); e

    II - no caso de empresa de pequeno porte, aufira, em cada ano-calendário, receita bruta superior a R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais) e igual ou inferior a R$ 4.800.000,00 (quatro milhões e oitocentos mil reais)."    

    À luz destes parâmetros, analisemos cada opção, separadamente:

    a) Errado:

    O limite legal, como visto acima, não é de 80 mil reais, e sim de 360 mil reais.

    b) Certo:

    Assertiva alinhada ao teor do inciso I, de modo que não há erros a serem aqui apontados.

    c) Errado:

    Os limites mínimo e máximo estabelecidos para as empresas de pequeno porte variam de 360 mil reais até 4 milhões e 800 mil reais, o que revela o desacerto deste item.

    d) Errado:

    O limite máximo, em verdade, para as empresas de pequeno porte, é de 4 milhões e 800 mil reais, consoante norma do inciso II.


    Gabarito do professor: B


ID
5306536
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Será instaurada a competente Tomada de Contas Especial, visando a apuração dos fatos, identificação dos responsáveis e quantificação do dano, pelos órgãos encarregados da contabilidade analítica do concedente, por solicitação do respectivo ordenador de despesas ou por determinação do Controle Interno ou TCU. Isso NÃO ocorre na seguinte situação:

Alternativas
Comentários
  • O exame da presente questão deve ser realizado tendo apoio direto no teor do art. 38 da Instrução Normativa STN n.º 01/1997, que disciplina a celebração de convênios.

    No ponto, confira-se:

    "Art. 38. Será instaurada a competente Tomada de Contas Especial, visando a apuração dos fatos, identificação dos responsáveis e quantificação do dano, pelos órgãos encarregados da contabilidade analítica do concedente, por solicitação do respectivo ordenador de despesas ou, na sua omissão, por determinação do Controle Interno ou TCU, quando:

    I - Não for apresentada a prestação de contas no prazo de até 30 dias concedido em
    notificação pelo concedente;

    II - não for aprovada a prestação de contas, apesar de eventuais justificativas apresentadas
    pelo convenente, em decorrência de:

    a) não execução total do objeto pactuado;


    b) atingimento parcial dos objetivos avençados;


    c) desvio de finalidade;


    d) impugnação de despesas;

    e) não cumprimento dos recursos da contrapartida;


    f) não aplicação de rendimentos de aplicações financeiras no objeto pactuado.


    III - ocorrer qualquer outro fato do qual resulte prejuízo ao erário."

    Da leitura destes dispositivos normativos, verifica-se que as alternativas A, B e C encontram respaldo direto no que estabelecem os incisos II, alíneas "b" e "d", e III, acima destacados em negrito, isto é, quando não for aprovada a prestação de contas, após eventuais justificativas ofertadas pelo convenente, em razão de atingimento parcial dos objetivos almejados ou impugnação de contas, bem como em vista da ocorrência de qualquer fato do qual resultem prejuízos ao erário.

    De seu turno, a letra D - utilização de rendimentos de aplicações financeiras no objeto pactuado - não rende ensejo à instauração de tomadas de contas especial. Muito pelo contrário, a teor da alínea "f" do inciso II, é a não utilização de rendimentos de aplicações financeiras no objeto pactuado que legitima a instauração da aludida tomada de contas.

    Eis aí, pois, a afirmativa incorreta a ser assinalada.


    Gabarito do professor: D

ID
5315677
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Em um grupo de 20 analistas de projetos, todos falam inglês ou francês. Se 18 falam inglês e 16 falam francês, escolhendo-se ao acaso um desses analistas, a probabilidade de ele falar apenas um dos idiomas é igual a:

Alternativas
Comentários
  • Resolvendo a questão:

    Falam inglês ou francês = Falam inglês + Falam francês - Falam os dois idiomas

    20 = 18 +16 - x

    x = 34 - 20 = 14

    Falam somente idioma = Total - Falam os dois idiomas

    y = 20 - 14 = 6

    A probabilidade de falar somente um idioma = 6/20 = 3/10 = 30%

    Gabarito letra B.


ID
5317708
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Admite-se que a probabilidade de um candidato passar em um concurso seja 2%. Se dois irmãos fazem esse concurso, a probabilidade de apenas um passar é igual a:

Alternativas

ID
5317825
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Um funcionário resolveu criar senhas com uma sequência de 3 das 8 letras da sigla EMGEPRON. Por exemplo, MEE, GMN e EME são três diferentes senhas. O número máximo de senhas distintas que esse funcionário poderá criar é igual a:

Alternativas
Comentários
  • EMGEPRON (8 letras)

    Senha = 3 letras

    Cálculo: 8 *7*6 = 336

    Porém, a letra "E" se repete, e quando fizessem as senhas com a segunda letra "E", serial o mesmo resultado daquele primeiro "E". Então a banca deve ter subtraído as possibilidades dessa segunda letra.

    6 E E

    E 6 E = 6 x 3 = 18

    E E 6

    Ficando: 336 - 18 = 318 (Letra A)

  • por que multiplica por 6??
  • C8,3= 8.7.6

    336

    3.2.1

    6

    6×3 (sequência)= 18

    336-18=316

  • entendi foi nada.
  • Esta questão foi anulada pela banca. O resultado deveria ser 228.

  • Questão anulada!

    Motivo:

    Palavra "EMGEPRON" possui 8 letras.

    Total de possibilidades (Utiliza-se arranjo já que a ordem das letras importa, caso contrário, seria combinação):

    Arranjo (8,3) = 8 x 7 x 6 = 336

    A chave da questão é a letra "E", já que você precisa desconsiderar as senhas duplicadas.

    Nas seguintes senhas:

    1) EEM (Iniciando com 2 "E") - Cálculo: 6 Possibilidades ( Uma vez que sobram 6 letras distintas. Ex: EEG, EEP,...)

    2) EME ( Letras "E" iniciando e finalizando) - Cálculo: 6 Possibilidades (Sobram 6 letras distintas. Ex: ENE, EOE,...)

    3) MEE (Finalizando com 2 "E") - Cálculo: 6 Possibilidades (Sobram 6 letras distintas. Ex: REE, PEE,...)

    Cálculo : 6+6+6 = 18

    Repare que a ordem das letras "E" não altera a senha. Logo, você descarta as senhas duplicadas.

    Assim: 336-18 = 318

    Nas seguintes senhas:

    1)EPG ("E" no início) - Cálculo (Utilize arranjo) : 6x 5 = 30 possibilidades (Ex: EGP, EPN,...)

    2)PEG ("E" no centro) - Cálculo (Utilize arranjo) : 6x 5 = 30 possibilidades (Ex: GEP, PEN,...)

    3)PGE ("E" no fim) - Cálculo (Utilize arranjo) : 6x 5 = 30 possibilidades (Ex: GPE, PNE,...)

    Cálculo : 30+30+30 = 90

    Repare que utilizando qualquer das letras "E" ( O ou o "E" da palavra) não altera a senha. Logo, você descarta as senhas duplicadas.

    Assim: 318 - 90 = 228

    Resposta : 228 possibilidades (Não existe gabarito para questão, por isso foi anulada)

  • Oie Galera, Segue Aqui minhas Sugestões de Redações Prontas gratuitas com Esqueletos Prontos . Redações Especificas para Banca SELECON concurso (Polícia Penal Minas Gerais ). Assista e saia na frente da concorrência com Esses 5 Temas que são Prováveis de Cair na Sua Prova.

    Aula 01(Impactos da Covid-19 no Sistema Prisional)

    https://www.youtube.com/watch?v=8ZGQQXa7-BA

    Aula 02 (Papel das Penas Alternativas)

    https://www.youtube.com/watch?v=PC7rOyEXx6M

    Aula 03 (Remição de pena pela leitura)

    https://www.youtube.com/watch?v=AnKJttc1uhA

    Aula 04 (LGBT e o Sistema Prisional)

    https://www.youtube.com/watch?v=iAj5e-Qpc4I

    Aula 05 (Realidade Feminina nos presídios)

    https://www.youtube.com/watch?v=12VYtiAjAoU


ID
5318497
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

A negação de “Camila é advogada ou Bruno é analista técnico” está corretamente indicada na seguinte opção:

Alternativas
Comentários
  • “Camila é advogada ou Bruno é analista técnico”

    Temos as leis "De Morgan":

    • ~ (p ^ q) = ~p v ~q
    • ~ (p v q) = ~p ^~q

    Aplicando a lei, temos:

    "Camila não é advogada e Bruno não é analista técnico."

    Gab. B

  • Negação de OU = Conjunção E

    Gab B

  • Negação do OU:

    Nega as proposições e troca o conectivo OU pelo conectivo E.

    PPMG lá vamos nós.

  • Utilizando a segunda lei de morgan:

    ¬ (p v q) é equivalente a ¬ p ^ ¬ q

    O gabarito é a opção B.

  • Não seja um café com leite nos concursos. Estude redação! cerca de 10% dos aprovados na prova objetiva são ELIMIDADOS na redação.

    Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens.

     

    https://go.hotmart.com/S54949702E