SóProvas



Prova UFSC - 2019 - UFSC - Assistente em Administração


ID
2909908
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

No diagnóstico sobre o sistema de gestão de resíduos de um condomínio residencial, o síndico dispõe de 5 containers, com volume unitário de 2.000 litros. O condomínio produz 1.500 kg/dia de resíduos. Estes podem sofrer compactação, assim como os containers resistem a pressão sobre os resíduos. Com base nesses dados, responda: para que os containers tenham capacidade de armazenar os resíduos produzidos por três dias, qual deve ser a massa específica mínima dos resíduos no container após a compactação?

Alternativas
Comentários
  • Acredito que é assim:

    1.000 litros = 1 m3

    2.000 litros x 5 containers = 10.000 litros = 10 m3

    1500 kg x 3 dias = 4.500 kg

    4500/10=450

  • O mais difícil da questão é entender o enunciado. A conta em si é simples.

  • Alguém pode me explicar melhor??

  • A questão quer saber quantos kilos cabe por m³ no contenner compactado, basta dividir os 4500kg/10m³=450m³. Mas de fato o texto confunde um pouco.

  • Vou indicar para resolução com professor
  • 1000 l = 1 metro cúbico; 5 x 2 metros cúbicos = 10 metros cúbicos, capacidade de volume total dos containers; Prouzem-se 1500 kg de resíduos por dia, em 3 dias são produzidos 4500 kg; Agora é só dividir 4500kg/10 metros cúbicos = 450 kg /(1) metro cúbico

ID
2909911
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em 2010, a Lei nº 12.349 alterou a Lei nº 8.666, de 1993, incluindo a promoção do desenvolvimento nacional sustentável entre os princípios a serem garantidos na licitação. A esse respeito, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


( ) Produtos, serviços e obras de menor impacto ambiental, ainda que tenham um maior custo quando do processo de licitação, poderão ser contratados.

( ) Sustentabilidade é um princípio segundo o qual o uso dos recursos naturais deve ser incentivado.

( ) A exigência de critérios de sustentabilidade nas contratações públicas confere coerência à atuação do comprador público relativamente ao dever do Estado de proteger o meio ambiente e fomentar o desenvolvimento econômico e social, integrando a atuação das áreas-meio com as políticas implementadas pelas áreas-fim.

( ) A inclusão de critérios ambientais em compras públicas contribui para a redução de gastos do Estado com políticas de reparação de danos ambientais, para a escolha de alternativas com maior durabilidade, para a diminuição do consumo de energia e materiais, além de incentivarm o surgimento de novos mercados e empregos verdes, gerando renda e aumento de arrecadação tributária.

Alternativas
Comentários
  • Letra C

     

    c) Sustentabilidade é um princípio segundo o qual o uso dos recursos naturais deve ser incentivado.

     

    Deve ser incentivado a proteção e a defesa do meio ambiente!

     

    Com status de princípio, a sustentabilidade passa a ser um balizador do planejamento das contratações e na elaboração das definições do objeto. A sustentabilidade passa a ser um dos ideais a ser alcançado nas contratações públicas e passa a ser regra de interpretação das normas e editais.
    Vejamos como a atual legislação prevê a sustentabilidade.

     

    A Constituição Federal Brasileira dispõe largamente sobre sustentabilidade e a defesa do meio ambiente.


    O artigo 170, inciso VI , determina que a ordem econômica deve observar, dentre outros, o princípio da defesa do meio ambiente, inclusive com tratamento diferenciado conforme o impacto ambiental dos produtos e serviços. O Artigo 225, caput , impõe ao poder público e à coletividade o dever de defender e preservar o meio ambiente para às presentes e futuras gerações. O Artigo 23, inciso VI , prevê a competência comum da União, Estados, Distrito Federal e Municípios proteger o meio ambiente e combater a poluição em qualquer de suas formas.

    São estes os fundamentos constitucionais utilizados para embasar a sustentabilidade das compras públicas. Percebe-se que não há explicitamente a previsão da busca da sustentabilidade nos procedimentos licitatórios. É necessário fazer uma interpretação sistemática para se chegar a essa conclusão.

     

    A licitação sustentável é aquela que contribui para a promoção do desenvolvimento nacional sustentável, mediante a inserção de critérios sociais, ambientais e econômicos nos procedimentos licitatórios para aquisições de bens, contratações de serviços e execução de obras. Nesse sentido, foi promulgado o Decreto nº 7.746/2012, que regulamenta o art. 3o da Lei no 8.666/93, estabelecendo critérios, práticas e diretrizes para a promoção do desenvolvimento nacional sustentável nas contratações realizadas pela administração pública federal, além de instituir a Comissão Interministerial de Sustentabilidade na Administração Pública – CISAP. No mesmo sentido, têm sido promulgadas várias Portarias (como a Portaria MMA nº 61/2008 e a Portaria ANA nº 225/2013) e diretrizes de diversos Órgãos da Administração para garantir a observância do dito Princípio da Sustentabilidade.

     

    http://www.fortesjr.com.br/sustentabilidade-como-principio-na-nova-lei-de-licitacoes/

    http://www.jbleopoldino.com.br/o-principio-da-sustentabilidade-nas-licitacoes-publicas/

  • SUSTENTABILIDADE - não apenas o incentivo ao uso dos recursos naturais, mas ao uso dos recursos naturais com responsabilidade - trata-se de encontrar uma forma de desenvolvimento que atenda às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das próximas gerações de suprir as próprias necessidades - manter o desenvolvimento tecnológico sem exaurir os recursos naturais do planeta.

  • Só para registrar que eu consegui errar essa mesma questão, duas vezes de modos distintos.

    Parabéns para mim! haha

  • Letra C.

    V - F - V - V.

  • Sustentabilidade: é o uso de recursos naturais com consciência ecológica, isto é, o uso dos recursos pensando na durabilidade do meio ambiente, vizando o equilibrio ecologico e o futuro das gerações que estão por vir. 

  • (V) Produtos, serviços e obras de menor impacto ambiental, ainda que tenham um maior custo quando do processo de licitação, poderão ser contratados.

    A lei 8666 no seu art 3o, parágrafo 5o, estabelece a chamada MARGEM DE PREFERÊNCIA. O limite é de 25% adicional. Assim, podem ser contratadas empresas que possuam preço maior, mas que em virtude de desenvolverem atividades sustentáveis, serão contratadas.

    A margem de preferência se enquadra nas hipóteses:

    ( F) Sustentabilidade é um princípio segundo o qual o uso dos recursos naturais deve ser incentivado. 

    (V)A exigência de critérios de sustentabilidade nas contratações públicas confere coerência à atuação do comprador público relativamente ao dever do Estado de proteger o meio ambiente e fomentar o desenvolvimento econômico e social, integrando a atuação das áreas-meio com as políticas implementadas pelas áreas-fim. 

    (V ) A inclusão de critérios ambientais em compras públicas contribui para a redução de gastos do Estado com políticas de reparação de danos ambientais, para a escolha de alternativas com maior durabilidade, para a diminuição do consumo de energia e materiais, além de incentivarm o surgimento de novos mercados e empregos verdes, gerando renda e aumento de arrecadação tributária.

    Os demais itens eu creio que sejam mais interpretativos

  • A questão aborda a Lei 8.666/93, notadamente a parte que disciplina a promoção do desenvolvimento nacional sustentável, inserida pela Lei 12.349/10. Vamos analisar cada uma das assertivas:

    (V) Produtos, serviços e obras de menor impacto ambiental, ainda que tenham um maior custo quando do processo de licitação, poderão ser contratados.
    Verdadeira. A Lei 12.349/10 acrescentou à redação do caput do art. 3º da Lei 8.666/93 a expressão "promoção do desenvolvimento nacional sustentável" ao lado da garantia de observância do princípio da isonomia. Isso tem sido entendido como uma autorização para que a seleção da proposta mais vantajosa leve em conta não apenas critérios imediatamente econômico-financeiros, mas também práticas de sustentabilidade.

    (F) Sustentabilidade é um princípio segundo o qual o uso dos recursos naturais deve ser incentivado.
    Falsa. Ao contrário do que afirma a assertiva, o princípio da sustentabilidade está voltado para a preservação do meio ambiente e a economia de recursos naturais.

    (V) A exigência de critérios de sustentabilidade nas contratações públicas confere coerência à atuação do comprador público relativamente ao dever do Estado de proteger o meio ambiente e fomentar o desenvolvimento econômico e social, integrando a atuação das áreas-meio com as políticas implementadas pelas áreas-fim.
    Verdadeira. A Constituição Federal estabelece que é competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios proteger o meio ambiente e combater a poluição em qualquer de suas formas. Assim, a edição da Lei 12.349/10 está em consonância com o texto constitucional e acrescentou a promoção do desenvolvimento nacional sustentável como um dos objetivos do procedimento licitatório.

    (V) A inclusão de critérios ambientais em compras públicas contribui para a redução de gastos do Estado com políticas de reparação de danos ambientais, para a escolha de alternativas com maior durabilidade, para a diminuição do consumo de energia e materiais, além de incentivarm o surgimento de novos mercados e empregos verdes, gerando renda e aumento de arrecadação tributária.
    Verdadeira. A licitação sustentável é aquela em que os custos efetivos da contratação são calculados em longo prazo. A proposta considerada mais vantajosa não será a exclusivamente identificada por critérios econômico-financeiros imediatos, isoladamente avaliados, mais sim a que proporcionará maiores benefícios à sociedade, com a manutenção de um meio ambiente ecologicamente equilibrado ou mesmo a sua recuperação.

    Gabarito do Professor: C
  • Sustentabilidade tem a ver com o uso consciente dos recursos naturais.

  • Gabarito''C''.

    A questão aborda a Lei 8.666/93, notadamente a parte que disciplina a promoção do desenvolvimento nacional sustentável, inserida pela Lei 12.349/10. Vamos analisar cada uma das assertivas:

    (V) Produtos, serviços e obras de menor impacto ambiental, ainda que tenham um maior custo quando do processo de licitação, poderão ser contratados.

    Verdadeira. A Lei 12.349/10 acrescentou à redação do caput do art. 3º da Lei 8.666/93 a expressão "promoção do desenvolvimento nacional sustentável" ao lado da garantia de observância do princípio da isonomia. Isso tem sido entendido como uma autorização para que a seleção da proposta mais vantajosa leve em conta não apenas critérios imediatamente econômico-financeiros, mas também práticas de sustentabilidade.

    (F) Sustentabilidade é um princípio segundo o qual o uso dos recursos naturais deve ser incentivado. 

    Falsa. Ao contrário do que afirma a assertiva, o princípio da sustentabilidade está voltado para a preservação do meio ambiente e a economia de recursos naturais.

    (V) A exigência de critérios de sustentabilidade nas contratações públicas confere coerência à atuação do comprador público relativamente ao dever do Estado de proteger o meio ambiente e fomentar o desenvolvimento econômico e social, integrando a atuação das áreas-meio com as políticas implementadas pelas áreas-fim. 

    Verdadeira. A Constituição Federal estabelece que é competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios proteger o meio ambiente e combater a poluição em qualquer de suas formas. Assim, a edição da Lei 12.349/10 está em consonância com o texto constitucional e acrescentou a promoção do desenvolvimento nacional sustentável como um dos objetivos do procedimento licitatório.

    (V) A inclusão de critérios ambientais em compras públicas contribui para a redução de gastos do Estado com políticas de reparação de danos ambientais, para a escolha de alternativas com maior durabilidade, para a diminuição do consumo de energia e materiais, além de incentivarm o surgimento de novos mercados e empregos verdes, gerando renda e aumento de arrecadação tributária.

    Verdadeira. A licitação sustentável é aquela em que os custos efetivos da contratação são calculados em longo prazo. A proposta considerada mais vantajosa não será a exclusivamente identificada por critérios econômico-financeiros imediatos, isoladamente avaliados, mais sim a que proporcionará maiores benefícios à sociedade, com a manutenção de um meio ambiente ecologicamente equilibrado ou mesmo a sua recuperação.

    Autor: Fernanda Baumgratz, Advogada, Especialista em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora, de Direito Administrativo, Legislação Estadual

  • Você acerta todos os demais itens, porém por não saber EXATAMENTE o que é sustentabilidade (a definição completa) você perde a questão. Na boa, isso não mede conhecimento.

  • nOOOOssa ... eu pensava que "desenvolvimento nacional sustentável" era na questão econômica, somente. no sentido de incentivar tecnologia nacional, as empresas nacional, a criação de emprego no brasil....

  • Engraçado que eu pensei no uso de recursos naturais de forma diferente, voltado não somente no produto, mas na produção: como o sol para iluminação do ambiente de produção, energia solar, energia eólica...

  •  Sustentabilidade é um princípio segundo o qual o uso dos recursos naturais deve ser incentivado.

    Ele deve ser cuidado, protegido...

  • LETRA C

  • aprenda uma coisa questão de concurso não é pra medir conhecimento é pra eliminar candidato


ID
2909914
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

A Lei nº 12.305/10, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, incorpora conceitos modernos de gestão de resíduos sólidos e se dispõe a trazer novos instrumentos à legislação ambiental brasileira. Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A reutilização e a reciclagem são apresentadas na lei como sinônimos.

II. O ciclo de vida do produto consiste na série de etapas que envolve o desenvolvimento do produto, a obtenção de matérias-primas e insumos, o processo produtivo e o consumo.

III. O passivo ambiental está associado aos impactos ambientais gerados por uma empresa, e que não tenham sido controlados ao longo de sua operação, e aos investimentos e obrigações que ela deve realizar para corrigi-los.

IV. O estímulo à rotulagem ambiental corresponde à necessidade de identificar os fornecedores de matérias-primas de interesse ambiental que compõem o produto.

V. Na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, deve ser observada a seguinte ordem de prioridade: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos

Alternativas
Comentários
  • IV - ciclo de vida do produto: série de etapas que envolvem o desenvolvimento do produto, a obtenção de matérias-primas e insumos, o processo produtivo, o consumo e a disposição final; 

    XIV - reciclagem: processo de transformação dos resíduos sólidos que envolve a alteração de suas propriedades físicas, físico-químicas ou biológicas, com vistas à transformação em insumos ou novos produtos, observadas as condições e os padrões estabelecidos pelos órgãos competentes do Sisnama e, se couber, do SNVS e do Suasa; 

    XVIII - reutilização: processo de aproveitamento dos resíduos sólidos sem sua transformação biológica, física ou físico-química, observadas as condições e os padrões estabelecidos pelos órgãos competentes do Sisnama e, se couber, do SNVS e do Suasa; 

    Art. 9  Na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, deve ser observada a seguinte ordem de prioridade: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos. 

  • GABARITO B

    I. A reutilização e a reciclagem são apresentadas na lei como sinônimos. ERRADO.

    Art. 3º, XIV - reciclagem: processo de transformação dos resíduos sólidos que envolve a alteração de suas propriedades físicas, físico-químicas ou biológicas, com vistas à transformação em insumos ou novos produtos, observadas as condições e os padrões estabelecidos pelos órgãos competentes do Sisnama e, se couber, do SNVS e do Suasa; 

    XVIII - reutilização: processo de aproveitamento dos resíduos sólidos sem sua transformação biológica, física ou físico-química, observadas as condições e os padrões estabelecidos pelos órgãos competentes do Sisnama e, se couber, do SNVS e do Suasa;

    .

    II. O ciclo de vida do produto consiste na série de etapas que envolve o desenvolvimento do produto, a obtenção de matérias-primas e insumos, o processo produtivo e o consumo. ERRADO.

    Art 3º,IV - ciclo de vida do produto: série de etapas que envolvem o desenvolvimento do produto, a obtenção de matérias-primas e insumos, o processo produtivo, o consumo e a disposição final

    .

    III. O passivo ambiental está associado aos impactos ambientais gerados por uma empresa, e que não tenham sido controlados ao longo de sua operação, e aos investimentos e obrigações que ela deve realizar para corrigi-los. CORRETO.

    Art 19, XVIII - identificação dos passivos ambientais relacionados aos resíduos sólidos, incluindo áreas contaminadas, e respectivas medidas saneadoras;

    .

    IV. O estímulo à rotulagem ambiental corresponde à necessidade de identificar os fornecedores de matérias-primas de interesse ambiental que compõem o produto. ERRADO.

    Art. 7º, XV - estímulo à rotulagem ambiental e ao consumo sustentável. (só achei isso a respeito na lei, ou seja, parece que não tem tal definição dada pela banca).

    .

    V. Na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, deve ser observada a seguinte ordem de prioridade: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos. CORRETO.

    Art. 9  Na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, deve ser observada a seguinte ordem de prioridade: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos

  • ASSERTIVA IV ERRADA -

    Para resolver essa questão precisava ter mais conhecimento o que a simples lei seca, já que o conceito de rotulagem ambiental não consta lá.

    Rotulagem ambiental tem como principal objetivo trazer informações relevantes para os consumidores, disponibilizando-as nos rótulos dos produtos. A ideia é garantir um consumo consciente e que esteja em harmonia com o meio ambiente e com a preservação ambiental. Exemplo: SELO VERDE ;)

  • Art. 3 Para os efeitos desta Lei, entende-se por: 

    (...)

    IV - ciclo de vida do produto: série de etapas que envolvem o desenvolvimento do produto, a obtenção de matérias-primas e insumos, o processo produtivo, o consumo e a disposição final; (item II incompleto)

    (...)

    XIV - reciclagem: processo de transformação dos resíduos sólidos que envolve a alteração de suas propriedades físicas, físico-químicas ou biológicas, com vistas à transformação em insumos ou novos produtos, observadas as condições e os padrões estabelecidos pelos órgãos competentes do Sisnama e, se couber, do SNVS e do Suasa; (item I incorreto, reciclagem não equivale a reutilização)

    (...)

    XVIII - reutilização: processo de aproveitamento dos resíduos sólidos sem sua transformação biológica, física ou físico-química, observadas as condições e os padrões estabelecidos pelos órgãos competentes do Sisnama e, se couber, do SNVS e do Suasa; 

    XIX - serviço público de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos: conjunto de atividades previstas no (item I incorreto, reciclagem não equivale a reutilização)

    Segundo a norma ISO14020, a rotulagem ambiental se caracteriza pelas informações relevantes disponibilizadas nos rótulos dos mais diferentes produtos a fim de esclarecer que o mesmo esteja em harmonia com o meio ambiente. Visa incentivar o consumo de produtos e a procura de serviços com baixo grau de impacto ambiental(item IV incorreto)

    Art. 9  Na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, deve ser observada a seguinte ordem de prioridade: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos. (item V correto)

    O passivo ambiental corresponde a soma dos danos ao meio ambiente causados por empresas e consequentemente da obrigação de repará-los. Como sabemos, alguns tipos de empresas desempenham suas atividades utilizando de alguma forma os recursos naturais. O resultado dessa ação pode causar algum tipo de alteração no meio ambiente. Assim, o passivo ambiental é todo tipo de impacto causado ao ambiente por um determinado empreendimento e que não tenha sido reparado ao longo de suas atividades. () - (Item III correto)


ID
2913370
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A popularização da Internet estimulou o desenvolvimento de diversos serviços, que são utilizados atualmente por pessoas e empresas. Um desses serviços permite que sejam feitas ligações telefônicas por meio da Internet e é identificado pela sigla:

Alternativas
Comentários
  • VoIP, ou Voz sobre Protocolo de Internet, é uma tecnologia que permite a transmissão de voz por IP (Protocolos de Internet), ou seja, transforma sinais de áudio analógicos, como em uma chamada, em dados digitais que podem ser transferidos através da Internet. O método está cada vez mais presente com softwares que possuem a tecnologia.

    GABARITO - A

    FONTE: https://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2015/03/entenda-o-voip-tecnologia-que-permite-apps-ligarem-pela-internet.html

  • Corrigindo, Gaba A

  • É importante destacar que a tecnologia VoIP permite que você utilize não apenas em computador, como também smartphone ou até mesmo um aparelho de telefone comum para receber e/ou fazer ligações nacionais ou internacionais com tarifas consideravelmente menores do que as cobradas pelas operadoras de telefonia tradicional.

    Gabarito A

  • >>>>>>>>>> VoIP – voz sobre IP

    >> VoIP é o nome que se dá ao sistema que utiliza a Internet, que é uma rede IP [ou seja uma rede

    baseada em comutação de pacotes por meio de IP], para tráfego de sinais que se assemelham à

    telefonia convencional [voz em tempo real].

    Através do VoIP, dois [ou mais] usuários podem trocar informações em áudio [voz] em tempo real

    [ou seja, como um bate papo telefônico normal]. Esse termo [VoIP] descreve uma série de

    tecnologias que permitem que todo o sistema telefônico atual seja um dia transposto para a

    estrutura da Internet, trafegando por meio de pacotes IP idênticos aos que se utilizam em e-mails e

    páginas Web.

    As chamadas de áudio no WhatsApp são um exemplo do uso prático da tecnologia VoIP. Aplicativos

    como Skype [quando só transmitem áudio, não vídeo] também são exemplos de VoIP.

    GABARITO > A ( VOIP )

  • Gabarito LETRA A

    DNS = converte nomes em domínio

    IMAP = protocolo de recebimento de e-mails, mantêm no servidor.

    DSL = designa um tipo de ligação a alta velocidade à Internet através da linha telefónica padrão

    TCP/IP = protocolo de transporte, ele é confiável e orientado diferentemente do outro protocolo de transporte,UDP.

  • GABARITO: A

     

    VOIP: é a abreviação para “VOz sobre IP“. Também conhecida como telefonia IP ou telefonia em banda larga. Você usa o seu recurso computacional como se fosse seu telefone tradicional, mas utilizando a internet como meio de comunicação. Esse método está cada vez mais presente com softwares que possuem a tecnologia, como Skype, Facebook Messenger, Viber e WhatsApp.

     

    VANTAGENS

    Barateamento no custo das ligações telefônicas

     

    DESVANTAGENS

    Dependência de Internet.

    Qualidade da chamada, pois depende de uma boa conexão.

  • B) DNS- Protocolo que converte endereços IP em domínios

    C) IMAP - Protocolo de recebimento sem retirar do servidor

    D) ADSL- Espécie de modem em que não necessita fazer a conversão de sinais da linha telefonica

    E) TCP/IP - Família de protocolos da internet , intranet

  • VOIP = VOZ IP

  • VOIP (também chamado Voz sobre IPtelefonia IPtelefonia Internettelefonia em banda larga e voz sobre banda larga) é o roteamento de conversação humana usando a Internet ou qualquer outra rede de computadores baseada no Protocolo de Internet, tornando a transmissão de voz mais um dos serviços suportados pela rede de dados.

    Gabarito: A

  • Na Internet, muitos serviços são oferecidos por protocolos e programas específicos.
    Diversos recursos que permitem a operação estão listados nas alternativas desta questão.
    TCP/IP é o conjunto de protocolos usados pelas redes de computadores para a troca de informações.
    ADSL é um tipo de acesso de banda larga que utiliza a linha telefônica.
    DNS é o serviço de nomes de domínios, que permite navegar pela Internet ao fornecer um endereço URL e o serviço converter para endereço IP.
    IMAP é o protocolo para acesso ao correio eletrônico através de um navegador de Internet, para envio e recebimento de mensagens pelo webmail.

    VoIP é uma tecnologia que permite a transmissão de voz em tempo real através de protocolos de internet. Para fazer isto, ela pega os sinais da voz, que são analógicos, e os converte em sinais binários para que possam ser transmitidos através da rede para outros dispositivos compatíveis. Talvez você até não saiba, mas aplicativos do seu dia a dia como Skype, WhatsApp e outros utilizam a tecnologia VoIP de forma bastante acessível.

    Gabarito: Letra A.




  • Gabarito: LETRA A

    VoIP ====> Voz sobre Ip

    #AtePassar

  • A. VoIP. (correta) Exemplo: skype

  • Acertou quem não caiu no golpe da Telexfree .

ID
2913379
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Identifique quais das funcionalidades enumeradas abaixo estão presentes no Microsoft Word e estão descritas corretamente. Em seguida, assinale a alternativa correta.


I. Inserir nota de rodapé: insere uma nota numerada no rodapé da página.

II. Inserir índice remissivo: gera um índice contendo todos os termos formatados com o estilo “Entrada” contido no documento e seus respectivos números de página.

III. Inserir índice de seções: insere um índice contendo a primeira linha (título) de todas as seções do documento e seus respectivos números de página.

IV. Inserir índice de imagens: gera um índice com todas as legendas de imagens contidas no documento e suas respectivas páginas.

Alternativas
Comentários
  • Na minha opinião é letra A, por que o índice remissivo está incorreta, sendo que no Word dá pra fazer isso?

  • Não confunda Índice Remissivo (ou Índice) com Sumário

    Um Índice remissivo cria uma lista alfabética de entrada que traz os termos, palavras e os tópicos descritos em um documento, junto com as páginas nas quais elas aparecem.

    Veja a explicação na página:

    https://www.mondial.com.br/component/blogfactory/post/47/criar-indice-remissivo-no-word

    Um Sumário no Word é baseado nos títulos do documento. Você pode criar um sumário que seja fácil de atualizar, aplicando estilos de título ao texto que deseja incluir no sumário. O Word cria um sumário automático com base nesses títulos.

    Veja a explicação na página:

    https://support.office.com/pt-br/article/inserir-um-sum%C3%A1rio-882e8564-0edb-435e-84b5-1d8552ccf0c0eja

    Erro do Item II: formatados com o estilo “Entrada”  (estilo é aplicado ao sumário)

    Erro do Item III: Texto todo confuso. Vejamos:

    III. Inserir índice de seções (isso existe? Acho que não): insere um índice contendo a primeira linha (título) (“título” refere-se a Sumário) de todas as seções do documento e seus respectivos números de página.

    Entenda a diferença entre Sumário e Índice na página:

    https://bibliofree.wordpress.com/2013/03/19/diferenca-entre-sumario-e-indice/

    Gabarito: E

  • Só lembrando que há a opção Notas de Roda Pé, na guia Referências; bem como há a opção Rodapé da guia Inserir.

  • Não há, no grupo Estilo da guia Página Inicial, um estilo chamado Entrada. E se houvesse, os estilos são usados para a construção de sumários e não de índices remissivos. Na verdade, o que existe é uma ferramenta chamada Marcar Entrada no grupo Índice da guia Referências que, essa sim, é responsável por todo o processo de colocação e edição de um índice remissivo.
  • O editor de textos Microsoft Word possui uma guia com recursos dedicados aos índices e notas.
    Na guia Referências o usuário poderá inserir Sumário (índice principal do documento), notas de rodapé, notas de fim, referências bibliográficas, legendas, índices de ilustrações, etc.

    I. Inserir nota de rodapé: insere uma nota numerada no rodapé da página.
    Correto. Atalho: Ctrl+Alt+F (footnote)

    II. Inserir índice remissivo: gera um índice contendo todos os termos formatados com o estilo “Entrada” contido no documento e seus respectivos números de página.
    Errado. O índice remissivo gera um índice com todas as entradas (palavras marcadas) do documento, e não um estilo específico.

    III. Inserir índice de seções: insere um índice contendo a primeira linha (título) de todas as seções do documento e seus respectivos números de página.
    Errado. Não temos o índice de seções, mas o sumário, que é o índice dos capítulos.

    IV. Inserir índice de imagens: gera um índice com todas as legendas de imagens contidas no documento e suas respectivas páginas.
    Correto. Índice de ilustrações.

    Gabarito: Letra E.


  • E. Somente os itens I e IV estão corretos.

    I. Inserir nota de rodapé: insere uma nota numerada no rodapé da página.

    IV. Inserir índice de imagens: gera um índice com todas as legendas de imagens contidas no documento e suas respectivas páginas.

    II. Inserir índice remissivo: gera um índice contendo todos os termos formatados com o estilo “Entrada” contido no documento e seus respectivos números de página. É sumário.

  • ÍNDICE REMISSIVO - lista os termos e tópicos que são abordados num documento, juntamente com as páginas em que aparecem.

    SUMÁRIO - indica todas as seções e divisões (títulos) de um documento

  • No word dá para fazer índice remissivo, sim, mas não "formatando os termos com o estilo entrada", e sim marcando as entradas no documento. Já o índice de seções não existe no word.


ID
2925058
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Suponha que na pasta “Downloads” de um computador com sistema operacional Windows 10 há diversos arquivos, que ocupam 2 gigabytes no disco rígido, e que você não irá mais precisar deles. Assinale a alternativa que descreve uma forma correta de remover todos esses arquivos permanentemente, liberando espaço no disco rígido do computador.

Alternativas
Comentários
  • Resposta Correta....

    Abrir a pasta “Downloads” no “Explorador de arquivos”, pressionar as teclas Ctrl + A para selecionar todos os arquivos e pressionar as teclas Shift + Delete para removê-los.

  • Gabarito : B

    Shift + Delete = exclui os arquivos permanentemente.

  • SHIFT + DELETE ou EXCLUIR + SHIFT ==> é excluído direto(permanentemente) sem ir para a lixeira

  • Ctrl + A vai selecionar todos os arquivos dentro de uma pasta. Shift + Delete vai excluir todos arquivos selecionados permanentemente, se apertar somente em Delete os arquivos serão excluídos, mas irão para a lixeira.

    Gab B.

  • eu acertei essa, mas caso tivesse a opção apenas deletar marcaria, pois o examinador falou temporariamente, se é temporariamente é pq poderia ser reutilizado novamente , ou seja, restaurar !

    GAB : B

  • DEL,DELETE,ou CTRL+D = o item será armazenado na lixeira,e poderá ser recuperado.

    SHIFT+DELETE= o item será excluído permanente e não será armazenado na lixeira.

    RogerVoga

  • GABARITO:B

    DEL,DELETE,ou CTRL+D = o item será armazenado na lixeira,e poderá ser recuperado.

    SHIFT+DELETE= o item será excluído permanente e não será armazenado na lixeira.

    CTRL+A= seleciona todos os arquivos.

    RogerVoga

  • Ctrl + A: Copia tudo

    Shift + Delete: exclui permanentemente

    Gab: B

  • Qual o erro da C?

  • Helô Abreu,

    A questão  pede para "remover todos esses arquivos permanentemente".

    e na letra "c" quando se fala excluir vai para lixeira e poderá ser recuperado.

  • Questão um pouco mal feita porque não esclarece que o objetivo é se livrar de todos os arquivos da pasta Downloads.

  • As pastas no computador são usadas para organizar os arquivos armazenados na unidade de disco. Em pastas podemos criar outras pastas. O limite máximo de itens em um computador é quase inatingível, da ordem de bilhões de itens. Entretanto, podemos ter apenas alguns itens e eles ocuparem muito espaço no disco. A questão apresenta uma situação cotidiana, onde o usuário deseja excluir permanentemente todos os itens armazenados em uma pasta. Para selecionar tudo, pressione Ctrl +A (os atalhos no Windows são em inglês, A de All, Tudo) e a seguir Shift+Delete para excluir definitivamente, sem armazenar na Lixeira. 

    Gabarito: Letra B.
  • Gabarito : B

    Shift + Delete = exclui os arquivos permanentemente.

  • B. Abrir a pasta “Downloads” no “Explorador de arquivos”, pressionar as teclas Ctrl + A para selecionar todos os arquivos e pressionar as teclas Shift + Delete para removê-los. correta

  • A pasta Downloads do computador é uma para de sistema, e não pode ser excluída. Somente os arquivos que estão lá dentro podem ser removidos.

    Para tal, deve-se entrar na pasta, selecionar todos os arquivos (ou com o mouse, ou com CTRL+A para selecionar todos os arquivos), e excluir os arquivos sem passar pela Lixeira, utilizando o comando de atalho Shift+Del.

    Analisando as alternativas, somente a letra b) atende ao que se pede.

  • Assertiva b

    Abrir a pasta “Downloads” no “Explorador de arquivos”, pressionar as teclas Ctrl + A para selecionar todos os arquivos e pressionar as teclas Shift + Delete para removê-los.


ID
2925067
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma empresa demora 120 dias para construir 20 km de rodovia reta, empregando 40 trabalhadores. Foi aberta uma licitação para a construção de um trecho de 100 km de uma rodovia reta, em um prazo de 150 dias. Sabendo que a empresa gasta R$ 10.000,00 por quilômetro construído e R$ 6.000,00 com cada trabalhador, por 150 dias de trabalho, o custo que a empresa terá para construir essa estrada será de:

Alternativas
Comentários
  • 40*120*100/150*20=

    Vai precisar de 160 trabalhadores

    160*6,000=960.000

    R$ 10.000,00 por quilômetro construído

    100*10.000= 1.000.000

    Resutado R$ 1.960.000,00

  • Regra de 3 Composta - inversamente proporcional - um aumenta e o outro diminui

    SER VIVO (trabalhadores)

    MÁQUINA

    TORNEIRA

    VELOCIDADE

    TEMPO (dias)

    com TEMPO


ID
2925070
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Uma editora possui duas revistas especializadas: uma em tecnologia (T) e uma em educação (E). Essa editora tem 500 assinantes. Destes, 50 não assinam nenhuma das duas revistas. Dos demais, sabemos as seguintes informações:

• 2/5 dos assinantes de T assinam também E;

• 2/3 dos assinantes de E não assinam T.


Um dos assinantes da editora foi escolhido ao acaso para receber um presente de final de ano. Com base nos dados acima, a probabilidade de essa pessoa escolhida assinar as duas revistas, T e E, é de:

Alternativas
Comentários
  • A questão pede para relacionar o número de assinantes das duas publicações que, no diagrama de venn, é representado na interseção entre os dois círculos, com o total de assinaturas.

    Sendo x a interseção no diagrama de venn, temos:

    2/5T=1/3E=x

    T+E-x=450

    Deixando tudo em função de T, temos:

    T+6/5T-2/5T=450.:

    T=250.:

    x=100

    Relacionando x e o total de matriculados:

    x/total=100/500=0,2

    Gabarito LETRA A

  • na sua explicação 2/5T=1/3E=x da onde saiu esse um 1/3 @thi

  • Brunno, se o enunciado diz que 2/3 de E não assinam a De Tecnologia, logo 1/3 de E ( a fração que sobrou para chegar em 3/3, equivalente a um inteiro) também assinam as duas.
  • Como achou que E=6/5T ?

  • Por favor, como chegou à variável E=6/5T ?

  • Um dos assinantes dentre os 500 da editora foi escolhido ao acaso.

    Temos 1/500 = 0,002

    Gab A

  • www.youtube.com/watch?v=QJYKG8nl_CM

    Aos 08:00

  • ahhahahahahhahahahhaa rir pra não chorar!

  • 2/5 (assinantes de T que também assinam E) = 1/3 (assinantes de E que assinam T. Sabemos isso por exclusão)

    2/5 = 1/3

    Com isso podemos atribuir valores aos conjuntos que atendam aos requisitos mencionados, por exemplo:

    Se a intersecção vale 2, então somente T = 3 e somente E = 4.

    Usamos a constante de proporcionalidade K:

    3K + 2K + 4K = 450

    9K = 450

    K = 50

    Jogamos o valor de K (50) na proporção já convencionada para a intersecção (intersecção = 2):

    2.50 = 100 (esta é a nossa intersecção)

    Como a questão pede a probabilidade de uma pessoa assinar as duas revistas (intersecção) sobre o total de assinantes (que são 500), então:

    100/500 =

    1/5 =

    20%

  • Não precisa complicar!!

    temos 500 assinantes, onde 50 não assinam nenhuma das duas revistas. Ou seja, 500 - 50 = 450.

    Simples, encontramos a interseção (X)= 2/5T, e temos 1 - 2/3 E = 1/3 E. Logo, 2/5 T = 1/3 E = X .

    Ou seja, T + E - x = 450.

    Deixando na mesma variável,como 2/5 T = 1/3 E => E = 2/5 T . 3/1 => E = 6/5 T.

    Agora,

    T + E - X = 450

    T + 6/5 T - 2/5 T = 450

    9/5 T = 450

    T =(450 . 5)/9 => T = 250.

    Então,

    2/5 T = X => X = 2/5 . 250 => X= 100.

    E a probabilidade de sair uma pessoa da interseção no sorteio é de 100/500 = 0,2 = 20%

  • 450----100

    2/5------x

    0,5

    450------100

    2/3--------x

    0,3

    0,5 - 0,3 = 0,20*100 = 20%

  • O mais legal é a galera curtindo o cometário da Andressa hahaha

  • não entendi nadassssssssssssssssssssss

     

  • vao pro vídeo do professor

  • Bruna, não precisa complicar? kkk comentário da Gabrielly foi descomplicado
  • isso não é questão de nível médio

  • Questão Linda de Bunita, errei, mas meio que aprendi a relacionar as frações em um conjunto

  • Aceito pela lógica que não tem uma alta probabilidade.

  • Isso sim que é uma questão da hora!

    Diagramas de Venn, frações, álgebra e probabilidade tudo misturado.


ID
2925073
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Com base no texto a seguir e considerando as ideias e conceitos fundamentais da administração geral, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

Pedro atua no setor de planejamento de uma universidade federal. Recentemente foi chamado pelo dirigente do setor para liderar a equipe responsável pela revisão do planejamento estratégico da instituição. O dirigente escolheu Pedro, pois descobriu que ele tem especialização em gestão estratégica em uma renomada instituição de ensino superior, e isso seria suficiente para motivar e coordenar a equipe, bem como para resolver eventuais conflitos.

I. A escolha do dirigente foi acertada, pois considerou as habilidades técnicas, humanas e conceituais de Pedro.

II. A escolha do dirigente faria sentido se, além das habilidades demonstradas, ele possuísse também habilidades humanas.

III. No texto fica claro que Pedro possui habilidades técnicas para atuar na equipe responsável pela revisão do planejamento estratégico da instituição.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    I - Falsa = não ficou demonstrado no texto que ele possui habilidades humanas;

    II - Verdadeira = complementa o raciocínio do item II, pois ele coordenará uma equipe e provavelmente terá que gerenciar algum tipo de conflito;

    III - Verdadeira = o texto demonstra que ele possui habilidade técnica(trabalha no setor de planejamento), além da habilidade conceitual(especialização em gestão estratégica).

    Erros, dar Feedback.

    Bons Estudos!!

  • Ao meu ver Pedro, só tem conhecimento. logo, para saber se este tem habilidade quanto ao seu conhecimento, deverá atuar e demonstrar isto na prática.

  • Quanto ao item II, ele não precisaria ter também habilidades conceituais?

  • Carlos, a habilidade conceitual relaciona-se a uma visão sistêmica da empresa. Como ele trabalha no setor de planejamento (um setor mais amplo), aliado à especialização em gestão estratégica que possui, pressupõe-se que é apto nessa habilidade.
  • Eu discordo do gabarito por considerar também o item III como correto, pois, quando o enunciado utiliza a conjunção subordinativa explicativa "pois", ele vincula o porquê de ter escolhido Pedro. Senão vejamos:

    "...pois descobriu que ele tem especialização em gestão estratégica em uma renomada instituição de ensino superior, e isso seria suficiente para motivar e coordenar a equipe, bem como para resolver eventuais conflitos." 

    Logo, ao meu ver, isso está única e exclusivamente se referindo a uma habilidade conceitual (especialização tem tudo a ver com conhecimento, não com técnica).

    Respeito opiniões em contrário! Vamos à luta! Bons estudos! :)

  • Pedro atua no setor de planejamento de uma universidade federal. Logo, ele tem habilidade técnica (experiencia).

    Tem especialização em gestão estratégica (tem conhecimento).

    É suficiente para motivar e coordenar a equipe, bem como para resolver eventuais conflitos. (aqui já é preciso ter a característica de líder- habilidades humanas)

    I. A escolha do dirigente foi acertada, pois considerou as habilidades técnicas, humanas e conceituais de Pedro. (não tinha habilidades humanas)

    II. A escolha do dirigente faria sentido se, além das habilidades demonstradas, ele possuísse também habilidades humanas. (correto, pois não tinha)

    III. No texto fica claro que Pedro possui habilidades técnicas para atuar na equipe responsável pela revisão do planejamento estratégico da instituição. (sim, tinha experiencia)

  • Assim que eu entendi.

    Pedro foi contratado, porque ele tem conhecimento formal ( ensino superior), mas não quer dizer que ele tenha habilidade ( experiência) e atitude ( comportamento de liderança). Eu entendi dessa forma e acertei

  • gab:C

  • Juro que não entendi o gabarito. Conforme destaquei abaixo, consigo ver as 3 habilidades em Pedro. Eu marcaria I e III como corretas e II estaria errada pq diz que Pedro não tem hab. humana.

    Alguém me corrige, por favor.

    Pedro atua no setor de planejamento (hab. conceitual) ...... O dirigente escolheu Pedro, pois descobriu que ele tem especialização (hab. técnica) em gestão estratégica em uma renomada instituição de ensino superior, e isso seria suficiente para motivar e coordenar a equipe (hab. humana), bem como para resolver eventuais conflitos (hab. humana).

  • Concordo com o João Vicente Oliveira de Azevedo Filho

  • Meu entendimento foi da seguinte forma:

    Primeiramente é preciso compreender o conceito de Habilidade Humana.

    Habilidade Humana: é ter capacidade de trabalhar com as pessoas com eficiência, se relacionando com cada pessoa do grupo de trabalho.

    Em momento algum o enunciado diz que Pedro possui Habilidade Humana. O fato de ter especialização (conhecimento) não significa que ele saiba trabalhar com pessoas, ou que seja um líder e motive a equipe.

    Logo as alternativas I e II condizem com o enunciado.

     

    Ressaltando que é minha interpretação da questão. Aceito correções. *

     Bons estudos! :)

  • O dirigente achou que Pedro tinha habilidades humanas e a gente seguiu o bonde dele, fomos induzidos ao erro.. kkkkkkk


ID
2925076
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sobre a tomada de decisão, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. A racionalidade na tomada de decisão reside na escolha de estratégias mais apropriadas para se alcançarem os objetivos delineados.

II. As decisões programadas são predominantes no nível estratégico das organizações.

III. As decisões não programadas envolvem incerteza, respostas não padronizadas e complexidade.

IV. A utilização de técnicas computacionais é mais adequada à tomada de decisões não programadas do que à de decisões programadas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito = Letra B

     

    I CERTA

    II ERRADA: As decisões programadas são predominantes no nível TÁTICO das organizações.

    III CERTA

    IV ERRADA: A utilização de técnicas computacionais são adequadas tanto nas decisões não programadas quanto nas programadas.

  • II. As decisões programadas são predominantes no nível estratégico das organizações.

    Resposta: Está errada, porque no nível estratégico as decisões são não programadas

  • GABARITO = LETRA B.

    II. As decisões programadas são predominantes no nível estratégico das organizações.

    Resposta: Está errada, porque no nível estratégico as decisões são não programadas

  • Explicando os erros:

    II. As decisões programadas são predominantes no nível estratégico das organizações.

    O nível estratégico é o mais periférico, está em contato direto com o ambiente e o mercado que o cerca.

    As decisões são complexas e não programadas.

    IV. A utilização de técnicas computacionais é mais adequada à tomada de decisões não programadas do que à de decisões programadas.

    Técnica computacional = Programação = "Se... então...".

    Como eu vou criar um "Se... então..." para uma situação complexa, não programada ou desconhecida?

  • Decisões programadas: Rotineiras; alto nível de certeza; padronização; o gestor não precisa quebrar muito a cabeça. São mais encontradas no nível operacional.

    Decisões não-programadas: Não-rotineiras; alto nível de incerteza; singularidade; o gestor precisa quebrar cabeça. São mais encontradas no nível estratégico.

  • GAB B 

     

    Sobre a tomada de decisão, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. 

     

     I V. A racionalidade na tomada de decisão reside na escolha de estratégias mais apropriadas para se alcançarem os objetivos delineados.

    Modelo Racional:
     Utiliza somente a razão;
     Modelo clássico;
     Buscar maximizar os resultados;
     Não restringe tempo nem outros recursos.
     Busca a decisão ótima.

     

    II F. As decisões programadas são predominantes no nível estratégico das organizações.

    DECISÕES PROGRAMADAS = GERALMENTE TOMADA NOS NÍVEIS MAIS BAIXOS.

    DECISÕES NÃO PROGRAMADAS = GERALMENTE SÃO DECISÕES ESTRATÉGICAS.

     

    III V. As decisões não programadas envolvem incerteza, respostas não padronizadas e complexidade.

    DECISÕES NÃO PROGRAMADAS

    Ambiente de INcerteza.

    Problemas novos ou pouco frequentes [respostas não padronizadas]
    Informações novas ou incompletas. [complexidade]

    Faz-se Simulações, análise de cenários...

     

    IV F. A utilização de técnicas computacionais é mais adequada à tomada de decisões não programadas do que à de decisões programadas.

    DECISÕES NÃO PROGRAMADAS EXIGEM MAIS RACIOCÍNIO DO ADMINISTRADOR E NEM TANTO USO DA TECNOLOGIA.

  • IV. A utilização de técnicas computacionais é mais adequada à tomada de decisões não programadas do que à de decisões programadas.

    Acredito que a afirmação esteja se referindo aos SAD (Sistema de Apoio a Decisão) que são sistema de informação corporativos que auxiliam na tomada de decisões programadas.

    Ou seja, é basicamente a "colinha" dos gerentes quanto as decisões rotineiras.

    Pode sim ser usado nas decisões não programadas, mas ai seria mais como uma base, um norte, já que o problema tem que ser avaliado. Adequado mesmo é o uso nas programadas.

  • Processo Decisório (Tipos de Decisão)

    Decisões Programadas

    > Baseadas em dados adequados

    > Situação Rotineira/Frequência

    > Condições estáticas e Imutáveis

    > Baseada na certeza

    > Podem ser computacionais

    Decisões Não Programadas

    > Situação isolada/desestruturada

    > Dados inadequados

    > Condições de imprevisibilidade

    > Devem ser tomadas sob julgamento profissional


ID
2925079
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação às teorias da motivação, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas abaixo.

Na teoria da hierarquia de necessidades de ________, comumente representada graficamente por uma pirâmide, apresentam-se, na base, as necessidades ________ e, no topo, as necessidades de ________. Já na teoria ________, proposta por ________, a satisfação e a insatisfação estão relacionadas a fatores ________ e motivacionais.

Alternativas
Comentários
  • A hierarquia das necessidades de Maslow contempla 5 necessidades cruciais: Fisiológicas, Segurança, Sociais, Estima e Autorrealização. À medida que uma necessidade é sanada, o próximo nível passa a se fazer presente até que seja satisfeita.

    As necessidades fisiológicas estão relacionadas as necessidades vitais, como alimentação e sexo, por exemplo;

    As necessidades de segurança se ligam a fatores como condições seguras de trabalho;

    As sociais relacionam-se com interações entre os funcionários, relacionamentos, etc;

    As de estimas relacionam-se, basicamente, a fatores ligados ao status;

    Já a autorrealização liga-se a fatores como desempenhar funções que retirem o seu melhor, funções desafiadoras.

    Fiz esse resuminho de acordo com aulas e materiais que utilizo.

  • D.

  • D, de Deus é bom :)

  • Teoria dos 2 fatores de Frederick Herzberg.

    Fatores higiênicos:

    Relacionados ao contexto, ambiente de trabalho. São extrínsecos. Correlatos à manutenção do empregado.

    Ausência=insatisfação, desmotivação.

    Presença= não insatisfação, não desmotivação.

    Fatores motivacionais

    Relacionados ao conteúdo do cargo. Intrínsecos.

    Ausência= não satisfação, não motivação.

    Presença= satisfação, motivação.

    Fonte: minhas anotações (qualquer erro, notifique-me).

    "Treino duro, jogo fácil."

  • Teoria das Necessidades ou de Maslow

    AUTORREALIZAÇÃO

    ESTIMA

    SOCIAL

    SEGURANÇA

    FISIOLOGICAS

    Lembrando que a de maior importância é a "fisiológica ", compreendendo de baixo para cima a pirâmide .

    Já para Herzerg

    Teoria dos dois fatores

    FATORES HIGIÊNICOS - (EXTRISECO)

    FATORES MOTIVACIONAIS ( INTRISECOS).

  • Questão linda !!!!

  • Os fatores considerados motivacionais seriam aqueles derivados dos fatores internos ( ou intrísecos), como o conteúdo do trabalho, o reconhecimento dos colegas, a possibilidade de crescimento profissional, a realização em fazer uma tarefa bem feita, dentro outros fatores interno

    já os fatores higiênicos seriam ligados aos aspectos externos ou extrínsecos, como o ambiente de trabalho, o salário, segurança, o relacionamento com o colega.

    muito atenção, pois os fatores higiênicos nao gerar motivação e sim a não insatisfação.

  • GABARITO D)

  • Casamento de Maslow e Herzberg:

    Fatores Higiênicos: necessidades fisiológicas, de segurança e sociais

    Fatores Motivacionais: necessidades de estima e autorrealização.

  • GABARITO D

    quando a questão for sobre motivação e falar de pirâmide, a teoria será a de Abraham Maslow

  • Gabarito D

    Teoria das Necessidades de Maslow

    Representada por uma pirâmide onde o que está na base é o mais importante. No caso, as necessidades primárias.

    Citando da base para o topo, a pirâmide se subdivide com as seguinte necessidades: Fisiológicas, segurança, sociais, estima/ego e realização pessoal (sucesso).

    Teoria dos 2 fatores de Herzberg

    >Fatores higiênicos ou extrínsecos (ambiente de trabalho, salário) podem gerar insatisfação ou não insatisfação

    > Fatores motivacionais ou intrínsecos (realização, reconhecimento, responsabilidade) podem gerar satisfação ou não satisfação

  • MASLOW - PIRAMIDE

    -----------------------------

    Herzerg

    FATORES HIGIÊNICOS - (EXTRISECO)

    FATORES MOTIVACIONAIS ( INTRISECOS).)

  • Isto que é uma questão avaliativa !

  • Gabarito: D

  • Teoria das necessidades de MASLOW –

    1º fisiológica (sono);

    2º segurança (estabilidade no emprego);

    3º sociais (amizade);

    4º estima (reconhecimento - depende dos outros);

    5º autorrealização (autonomia - intrínscica).

  • GABARITO: LETRA D

    De acordo com a Teoria de Maslow, toda a motivação humana pode ser organizada numa hierarquia de 5 níveis:

    Defende, ainda, que para o indivíduo se interessar por uma necessidade superior, é necessário que a de nível inferior seja satisfeita. Assim:

    1. Necessidades fisiológicas: respiração, excreção, alimentação..

    2. Necessidades de segurança: relacionadas a segurança do corpo, do emprego..

    3. Necessidades sociais: amizades, família...

    4. Necessidades de estima: se gostar (autoestima) e os outros gostarem

    5. Necessidade de autorrealização: relacionada ao crescimento profissional. Desafios mais complexos, autonomia..

    Teoria dos Dois Fatores de Herzberg

    ▪ Fatores Motivacionais: Referentes ao CONTEÚDO DO CARGO, ou seja, próprio trabalho, sendo também chamados de fatores intrínsecos. São responsáveis pela existência de satisfação dos funcionários. Incluem aspectos como chances de promoção, oportunidades de crescimento pessoal, reconhecimento, responsabilidades e realização.

    Ausentes: Não satisfação

    Presentes: satisfação

    ▪ Fatores Higiênicos: Referentes ao AMBIENTE DE TRABALHO, também chamados de fatores extrínsecos ou profiláticos. Eles evitam a insatisfação caso estejam presentes. Incluem aspectos como qualidade da supervisão, remuneração, políticas da empresa, condições físicas de trabalho, relacionamento com colegas e segurança no emprego;

    Ausentes: Insatisfação

    Presentes: Não insatisfação

    A teoria dos dois fatores de Herzberg pressupõe os seguintes aspectos:

    ✔ A satisfação no cargo depende dos fatores motivacionais ou satisfacientes. O conteúdo ou atividades desafiantes e estimulantes do cargo desempenhado pela pessoa.

    ✔ A insatisfação no cargo depende dos fatores higiênicos ou insatisfacientes. O ambiente de trabalho, salário, benefícios recebidos, supervisão, colegas e contexto geral que envolve o cargo ocupado.

    FONTE: Prof. Heron Lemos


ID
2925082
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com base no texto e considerando as ideias e conceitos fundamentais da administração geral, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta, de acordo com a teoria de Henry Mintzberg a respeito dos diferentes papéis dos gestores.
 
João iniciou recentemente seu trabalho de gestor no setor de comunicação de uma universidade federal. Dentre as suas principais responsabilidades estão: a) transmitir, por meio de relatórios, discursos e entrevistas coletivas, informações à comunidade externa à universidade; b) direcionar informações para outros membros da universidade, por meio de correspondências, relatórios, e-mails e outras formas de comunicação; e c) levantar e receber informações de interesse da universidade, seja da mídia ou de pessoas e agentes externos à universidade.
 
I. João é responsável por desempenhar os papéis interpessoais.

II. João desempenha os papéis de porta-voz, disseminador e monitor, respectivamente.

III. João desempenha predominantemente o papel decisional. 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D.

    HENRY MINTZBERG E OS PAPÉIS GERENCIAIS:

    PAPÉIS INTERPESSOAIS: ABRANGEM AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS DENTRO E FORA DA ORGANIZAÇÃO;

    PAPÉIS DE INFORMAÇÃO: OBTENÇÃO E TRANSMISSÃO DE INFORMAÇÕES DE DENTRO PARA FORA E VICE-VERSA;

    PAPÉIS DE DECISÃO: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E A TOMADA DE DECISÕES...

  • Papeis gerenciais segundo Mintzberg:

    -Interpessoais

    -Informação

    -Decisional

    O desempenho dos papeis depende do nivel hierarquico do gerente.

    Nivel mais alto: mais disseminador, simbolo, negociador, de ligação e porta-voz.

    O papel de líder é importante em todos os niveis.

  • Ele está comunicando o tempo inteiro, mas não é interpessoal não né? Ele comunica com a parede... ta serto... (ironia)

  • b) direcionar informações para outros membros da universidade, por meio de correspondências, relatórios, e-mails e outras formas de comunicação

    Isso não é um papel interpessoal ? 

    É foda!!!!

  • Papeis gerenciais segundo Mintzberg:

    (São 10 divididas em 3 blocos)

    -Decisoriais: Como ele utiliza as Infos da tomada de decisão.

    Empreendedor

    Solucionador de problemas

    Admistrador de recursos

    Negociador

    -Interpessoais: Como ele interage.

    Símbolo (fora/representação)

    Liderança

    Ligação/contato (interno e externo à org)

    -Informação: Como ele intercambia e processa as Infos.

    Monitor

    Disseminador (internamente à org)

    Porta-voz

  • Pra mim "João é responsável por desempenhar os papéis interpessoais" errei essa questão 2 vezes.. agora não erro mais, porém se cair na minha prova eu erro. AFFFF

  • a) transmitir, por meio de relatórios, discursos e entrevistas coletivas, informações à comunidade externa à universidade;

    1.INTERPESSOAL

    1.1 Líder - Influência que o gerente exerce.

    1.2 Símbolo - É a imagem da organização

    1.3 Ligação - Intercâmbio de informações e comunicação.

    I. João é responsável por desempenhar os papéis interpessoais.

    No meu ponto de vista e pelo que pesquisei, esta alternativa esta correta, visto que joão exerce o papel de ligação.

    b) direcionar informações para outros membros da universidade, por meio de correspondências, relatórios, e-mails e outras formas de comunicação; e

    c) levantar e receber informações de interesse da universidade, seja da mídia ou de pessoas e agentes externos à universidade. 

  • Ao meu ponto de vista a alternativa A é DISSEMINADOR e a alternativa B é PORTA-VOZ ,sendo os dois papéis de informação .

    PAPÉIS DE INFORMAÇÃO :

    a)Monitor : receber e lidar com informações de diversas fontes.

    b)Disseminador - transferência de informações de fora(ambiente) para dentro da organização e também entre pessoas e áreas .

    c)Porta-voz - transmissão de informações para fora (ambiente).

  • LETRA D

  • Gabarito letra D.

    Apenas para "refinar" os bons comentários dos colegas e sanar as dúvidas que restaram, segue uma ilustração mais prática dos papeis dos administradores, propostos por Mintzberg:

    INTERPESSOAIS: relacionado à liderança, responsável pela motivação e direção dos subordinados, além de redes externa de contatos;

    INFORMAÇÕES: Recebe uma grande variedade de informações, transmitir as informações recebidas;

    DECISÕES: Busca oportunidades dentro do ambiente organizacional, responsável por ações corretivas, Toma decisões organizacionais significativas;

    Logo, é inequívoco que não há, no caso em tela, o exercício da função interpaessoal, segundo Mintzberg. Para o eminente autor, para que se configure o papel interpessoal do administrador, não basta somente falar com a pessoas, é necessário que haja direção, liderança, coordenação ou motivação, .

    facebook.com/admfederal

  • Gab. D

    O Papel do Administrador: "IDI"

    Interpessoais - Envolvem as relações dos administradores com outras pessoas, sejam membros da organização ou indivíduos e grupos externos a esta. Estão relacionados com a forma como o administrador interage e influencia os outros.

     - Símbolo (ou representação): representa a organização em cerimônias e solenidades, assinatura de documentos legais e acompanhamento de visitantes.

     - Líder: dirige e motiva as pessoas, treina, aconselha, orienta e se comunica com os subordinados, levando-os à realização dos objetivos.            

     - Elemento de Ligação: desenvolve redes de relacionamentos, dentro e fora da organização, que permitem o intercâmbio de informação.

    Decisórios - Considerada a essência do trabalho de um administrador. Estão relacionados com a forma como o administrador utiliza a informação em suas decisões.

     - Empreendedor: identifica oportunidades e novas idéias, inicia projetos, assume riscos, delega responsabilidades.

     - Solucionador de Conflitos: resolve conflitos entre subordinados, toma ação corretiva em disputas ou crises, adapta o grupo a crises e a mudanças.

     - Administrador de Recursos: alocador de recursos organizacionais, decide a quem atribuir recursos. Programa, orça e estabelece prioridades em função dos objetivos e necessidades.

     - Negociador: representa os interesses da organização em negociações com sindicatos, vendas, compras ou financiamentos.

    Informacionais - Envolvem a coleta, o processamento e a comunicação de informações.

     - Monitor: manda e recebe as informações, lê revistas e relatórios e mantém contatos pessoais. Coleta e análise da informação sobre a organização e seu ambiente.

     - Disseminador: envia informações para sua equipe por meio de redes de comunicação interna.

     - Porta-voz: Transmite informações (estratégias, políticas, atividades e resultados da organização) para o ambiente externo.

  • Concordo com o colega árabe doidão kkkkk
  • Errei a questão, mas pelo que entendi assistindo a explicação do professor e sondando as minhas anotações...

     

    O papel INTERPESSOAL está ligado a função de direção. Não apenas, mas predominantemente.

    Definição: Relacionamento com as pessoas e uma construção conjunta de resultados. 

     

    Foi isso que eu entendi.

  • PAPEIS DO ADMINISTRADOR:

    3 PAPEIS INTERPESSOAIS

    (Representação, Liderança, Elemento de ligação).

    3 PAPEIS INFORMACIONAIS

    (Monitor, Disseminador, Porta-voz)

    4 PAPEIS DECISÓRIOS

    (Empreendedor, Solucionador de conflitos, Alocador de recursos, Negociador)

  • No caso em questão, a assertiva está relacionada com os PAPÉIS INFORMACIONAIS de PORTA-VOZ / DISSEMINADOR / MONITOR.

    Mintzberg dividiu 10 papéis gerenciais em 3 famílias.

    INTERPESSOAIS

    Figura de proa: São os símbolos (representa a org) 

    Lider: Atividades interpessoais (dirige e motiva as pessoas)

    Ligação: Intercâmbio de informações (mantém redes de comunicação dentro e fora da org)

    INFORMAÇÃO:/ INFORMACIONAIS: GABARITO

    Monitor: Recebe e procura obter informação (mantem contatos atualizados)

    Disseminador: Informações externas pra dentro da org ou apenas internamente.

    Porta-voz:  transmite informação interna para o meio ambiente/ambiente externo.

    DECISORIAL

    Empreendedor: Iniciador e planejador de mudanças

    Controlador de distúrbios: Resolve conflitos/eventos imprevistos (toma ação corretiva)

    Administrador (alocação) de recursos: Decide a quem atribuir recursos

    Negociador: Negociações com outras organizações

    Bons estudos!!!

  • GAB: LETRA D

    Complementando!

    Fonte: Prof. Stefan Fantini

    Vejamos cada uma das responsabilidade de João: 

    a) transmitir, por meio de relatórios, discursos e entrevistas coletivas, informações à comunidade externa à universidade 

    • Nessa ocasião, João está desempenhando um papel informacional (Porta-voz), pois está transmitindo informações ao meio externo. 

    b) direcionar informações para outros membros da universidade, por meio de correspondências, relatórios, e-mails e outras formas de comunicação 

    • Mais uma vez, João está desempenhando um papel informacional. Desta vez, trata-se do papel de disseminador, tendo em vista que ele está compartilhando informações internamente, para outros membros da universidade. 

    c) levantar e receber informações de interesse da universidade, seja da mídia ou de pessoas e agentes externos à universidade. 

    • Trata-se, também, de um papel informacional. Agora, João está exercendo o papel de monitor. Ele está coletando informações de interesse da universidade. 

    Portanto, somente a assertiva II está correta. 

  • Letra D

    PAPÉIS INTERPESSOAIS:

    1. Símbolo / Representação - Representa a organização simbolicamente
    2. Liderança - Orienta, influencia e motiva
    3. Elemento de Ligação - Rede de contatos para troca de informações

    PAPÉIS INFORMACIONAIS:

    1. Monitor - Coleta e analisa informações
    2. Disseminador - Compartilha informações (internamente)
    3. Porta-voz - Transmite informações (para o meio externo)

    PAPÉIS DECISÓRIOS:

    1. Empreendedor - Identifica novas ideias e oportunidades
    2. Solucionador de conflitos - Corrige problemas (internos e externos)
    3. Alocador de recursos - Aloca recursos conforme prioridades
    4. Negociador - Representa os interesses da organização

    Fonte: Estratégia


ID
2925085
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Sobre as modalidades de licitação, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • letra E

    Art. 22.  São modalidades de licitação:

    I - concorrência;

    II - tomada de preços;

    III - convite;

    IV - concurso;

    V - leilão.

    § 1  Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.

    § 2  Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.

    § 3  Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.

    § 4  Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias.

    § 5  Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação.                   

  • Cuidado com a casca de banana na alternativa D

    Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis, a quem oferecer o menor lance.

    gab. E

  • Gabarito''E''. Concorrência

    O artigo 22 da Lei 8.666/93

    Art. 22. São modalidades de licitação:

    I- concorrência;

    II- tomada de preços;

    III- convite;

    IV- concurso;

    V-leilão.

    § 1º Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.

    § 2º Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.

    § 3º Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.

    § 4º Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias.

    § 5º Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação.

    Estudar é o caminho para o sucesso.

  • Na alternativa D), aquele erro sutil no final: Menor lance

  • LETRA E CORRETA

    LEI 8.666

    Art. 22.  São modalidades de licitação:

    I - concorrência;

    II - tomada de preços;

    III - convite;

    IV - concurso;

    V - leilão.

    § 1  Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.

  • concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.

    PRAZOS MÍNIMOS = 30 DIAS CASOS COMUNS E 45 DIAS REGIME EMPREITADA

    VALORES -- OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA ,ACIMA DE 3,3 MILHÕES

    COMPRAS QUE NÃO SEJA DE ENGENHARIA -- ACIMA DE 1,43 MILHÕES

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação. 

    PRAZOS MÍNIMOS = 15 CASOS COMUNS E 30 CASOS CRITÉRIOS

    VALORES -- OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA ,ATÉ DE 3,3 MILHÕES

    COMPRAS QUE NÃO SEJA DE ENGENHARIA -- ATÉ DE 1,43 MILHÕES

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas. 

    PRAZOS MÍNIMOS = 5 DIAS ÚTEIS

    VALORES -- OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA ,ATÉ 330 MIL

    COMPRAS E DEMAIS SERVIÇOS -- ATÉ 176 MIL

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias. 

    PRAZOS MÍNIMOS = 45 DIAS

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação. 

    PRAZOS MÍNIMOS = 15 DIAS

  • Se a letra E não tivesse tão claramente correta, eu ia errar na D por falta de atenção ao detalhe "menor lance"

  • Vejamos as opções propostas:

    a) Errado:

    A uma, o sistema de registro de preços não constitui uma modalidade de licitação, mas sim um procedimento adotado para, no futuro, viabilizar a aquisição de bens e serviços cujos preços tenham sido previamente registrados pela Administração.

    A propósito, eis a definição constante do Decreto 7.892/2013, que regulamento tal Sistema:

    "Art. 2º Para os efeitos deste Decreto, são adotadas as seguintes definições:

    I - Sistema de Registro de Preços - conjunto de procedimentos para registro formal de preços relativos à prestação de serviços e aquisição de bens, para contratações futuras;"

    Deveras, a definição lançada neste item corresponde, na realidade, à modalidade licitatória denominada tomada de preços, conforme constante do art. 22, §2º, da Lei 8.666/93, in verbis:

    "Art. 22 (...)
    § 2o  Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação."

    Logo, incorreta esta opção.

    b) Errado:

    O conceito aqui exposto, a rigor, corresponde à modalidade convite, na forma do art. 22, §3º, da Lei 8.666/93, abaixo transcrito:

    "Art. 22 (...)
    § 3o  Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas."

    Já o conceito de concurso consta, na realidade, do §4º do mesmo dispositivo legal, ora reproduzido:

    "§ 4o  Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias."

    c) Errado:

    Como se pode perceber do §4º do art. 22, acima transcrito, a definição indicada neste item não é a de convite, mas sim de concurso, o que torna equivocada a presente opção.

    d) Errado:

    O problema deste item repousa na expressão "menor lance", quando, em rigor, o leilão tem objetivo alcançar o maior lance, na linha do que preceitua o §5º do art. 22 da Lei 8.666/93, ora reproduzido:

    "Art. 22 (...)
    § 5o  Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação."

    e) Certo:

    Escorreito o conteudo deste item, porquanto afinado com a regra do art. 22, §1º, da Lei 8.666/93, como abaixo se depreende de sua leitura:

    "Art. 22 (...)
    § 1o  Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto."

    Assim, por óbvio, não há equívocos a serem apontados, por se tratar de mera reprodução do texto legal.


    Gabarito do professor: E

  • Gabarito: E

    § 1º Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto. 


ID
2925088
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em relação à departamentalização, relacione a coluna 1 à coluna 2 e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


Coluna 1

I. Departamentalização funcional

II. Departamentalização geográfica

III. Departamentalização por processo

IV. Departamentalização pela amplitude de controle


Coluna 2

( ) Leva em conta o tamanho das equipes sob comando de um líder.

( ) Considera a especialização técnica e os conhecimentos dos ocupantes dos cargos como principal critério de divisão.

( ) Considera a localização como um critério de divisão interna.

( ) Divide a estrutura em subsistemas que representam diferentes fases ou partes do todo.

Alternativas
Comentários
  • Amplitude de controle: Tamanho das equipes.

    Funcional: Especialização técnica.

    Geográfica: Localização.

    Processos: Subsistemas.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • C.

  • Como é bom estudar... sabendo o conceito de amplitude de controle, você já descarta os itens "a", "d" e "e".

  • GAB=C

  • GABARITO: LETRA C

    COMPLEMENTANDO:

    Tipos de Departamentalização:

    Por Função:

    Esse é um dos tipos de abordagem mais comum que existem. Nesse caso, são criadas áreas na empresa agrupando pessoas especialistas em determinada atividade. É aquela velha estrutura que você já conhece (e talvez até trabalhe), onde uma empresa possui uma área de vendas, uma área financeira e por aí vai. No final das contas, o objetivo é ter pessoas com expertises similares trabalhando junto.

    Por Clientes:

    Quando uma empresa conhece tão bem os seus clientes que se organiza para concentrar os esforços nos atributos e necessidades do seu público, ela provavelmente vai utilizar a departamentalização por clientes.

    Por Processos:

    Nesse caso, a maior preocupação para a organização de setores na empresa vai ser no processo de produção.

    Por Produtos ou Serviços:

    Esse tipo de departamentalização é similar à abordagem por clientes, já que a empresa se organiza agrupando seus colaboradores dentro de áreas específicas. A única diferença é que nesse caso, ao invés do foco ser um tipo de cliente, o foco passa a ser nos tipos de produtos oferecidos pela empresa.

    Matricial:

    Essa é uma combinação da departamentalização funcional com uma de outro tipo. Essa outra pode ser por projetos (como mostraremos no exemplo abaixo), por produtos, serviços, clientes ou localização geográfica.

    Na realidade, nesse tipo de divisão, a empresa mantém a estrutura funcional para atividades internas e adota a departamentalização divisional para os projetos ou produtos/serviços ofertados. É muito comum ver esse tipo de estrutura em consultorias, agências de publicidade e empresas similares.

    Geográfica ou Territorial:

    Como o próprio nome já diz, a abordagem territorial vai dividir a empresa de acordo com os locais onde ela atua. Ela é muito comum em empresas que possuem filiais em áreas ou regiões diferentes. Nesses casos, apesar de possuírem áreas unificadas, o foco é em prestar atenção nas características de cada região.

    Essa abordagem é especialmente positiva para não errar na alocação de produtos em regiões onde ele não tem aderência e propagandas mais direcionadas ao comportamento local.

    Por Projetos:

    Na departamentalização por projetos, os colaboradores vão receber atribuições temporárias dentro de projetos. Isso ocorre, porque como você bem sabe um projeto tem início, meio e fim. Assim, as funções só vão existir enquanto o projeto existir.

    FONTE: QC

  • Organização (Pode usar mais de um tipo ao mesmo tempo)

    Tipos de Departamentalização

    > Funcional = De acordo c/ as funções desempenhadas (Especialização do trabalho)

    > Por Programas/Produtos/Serviços = De acordo c/ o que fornece (Seção de calças, de camisas)

    > Geográfica = De acordo c/ a localização (Da região norte, sul)

    > Divisional = Divisão de grandes organizações (P/ cada área de negócios em que atua)

    > Por Processos = Interligam as várias partes da org. que agregam valor (Enfoca o cliente de cada processo)

    > Por Clientes = De acordo c/ clientes únicos ou categorias de clientes

    > Por Projetos = De acordo c/ atividades temporárias c/ resultados exclusivos

    > Mista = A organização usa mais de um critério

  • Viajante do tempo.

  • Viajante do tempo.


ID
2925091
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito dos elementos do processo de comunicação, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

( ) O emissor codifica um pensamento, gerando uma mensagem.

( ) O canal é o meio pelo qual a mensagem se propaga, podendo ser formal ou informal.

( ) O receptor faz a decodificação da mensagem enviada pelo emissor.

( ) O feedback corresponde às barreiras que distorcem a clareza da mensagem emitida.

( ) O texto escrito e as expressões corporais são exemplos de mensagem.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    (V) O emissor codifica um pensamento, gerando uma mensagem.

    (V ) O canal é o meio pelo qual a mensagem se propaga, podendo ser formal ou informal.

    (V ) O receptor faz a decodificação da mensagem enviada pelo emissor.

    (F) O feedback corresponde às barreiras que distorcem a clareza da mensagem emitida. RUIDOS E NÃO FEEDBACK.

    ( V) O texto escrito e as expressões corporais são exemplos de mensagem.

    Emissor: Inicia a mensagem codificando um pensamento;

    Codificação: Forma da mensagem transmitida pelo emissor;

    Mensagem: Produto físico decodificado pelo emissor;

    Canal: É o caminho por onde a mensagem é transferida;

    Receptor: É a quem a mensagem é transmitida;

    Decodificação: Interpretação da mensagem pelo receptor:

    Ruído: Barreira da comunicação que distorce a clareza da mensagem;

    Feedback: Verificação do sucesso na transmissão de uma mensagem, como originalmente pretendia. Neste momento sabe-se se houve compreensão da mensagem.

    Fonte: https://blogdaqualidade.com.br/a-importancia-da-comunicacao-nas-organizacoes/

  • Errei pq não sabia que poderia ser informal o canal.

  • GABARITO B,

    O QUE É CANAL?

    O canal é a mídia por onde a mensagem viaja. Ele é selecionado pelo emissor, que deve determinar qual canal é formal e qual é informal.

    CANAL FORMAL

    Os canais formais são estabelecidos pela organização e transmitem mensagens que se referem às atividades relacionadas com o trabalho de seus membros. Tradicionalmente, eles seguem a rede de autoridade dentro da organização.

    CANAL INFORMAL

    Outras formas de mensagem, como as pessoais ou sociais, seguem os canais informais na organização. Estes canais informais são espontâneos e surgem como resposta às escolhas individuais.

    FONTE: ROBBINS

  • GABARITO B.

    O canal pode ser formal ou informal.

    O feedback é o retorno da mensagem recebida.

  • LETRA D

  • Pessoal vamos nos atentar ao colocar o gabarito nos comentários hein.

    Tô vendo muita gente colocando os gabaritos errados e to começando a desconfiar que é de propósito para atrapalhar os outros!

    Gab: B

  • Ruído = distorce

    Feedback = retorno da mensagem

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre o processo de comunicação. Vejamos como as afirmativas podem ser julgadas e, em seguida, qual das alternativas apresenta a sequência correta do julgamento dos itens.

    Robbins (2010) nos apresenta os elementos que integram o processo de comunicação:

    • Emissor/Fonte: é quem emite/transmite
    • Codificação: Forma da mensagem transmitida pelo emissor;
    • Mensagem: é o objeto utilizado pelo emissor;
    • Canal: é o meio por onde a mensagem é transmitida;
    • Decodificação: interpretação da mensagem pelo receptor:
    • Receptor: é quem vai receber a mensagem transmitida;
    • Ruído: barreira na comunicação que distorce a clareza da mensagem;
    • Feedback: Verificação do sucesso na transmissão de uma mensagem, como originalmente pretendia.

    Sendo assim, concluímos o seguinte:

    (V) O emissor codifica um pensamento, gerando uma mensagem.

    (V) O canal é o meio pelo qual a mensagem se propaga, podendo ser formal ou informal.

    (V) O receptor faz a decodificação da mensagem enviada pelo emissor.

    (F) O RUIÍDO corresponde às barreiras que distorcem a clareza da mensagem emitida.

    (V) O texto escrito e as expressões corporais são exemplos de mensagem.

    Tendo visto as afirmativas, concluímos que a alternativa "B" é a correta.

    GABARITO: B

    Fonte:

    ROBBINS, S. P. Comportamento organizacional.14. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.


ID
2925094
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

De acordo com a Constituição Federal de 1988, Título VI, Capítulo II, indique se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F) a respeito do orçamento público e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

( ) As leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão o plano plurianual, as diretrizes orçamentárias e os orçamentos anuais.

( ) A lei que instituir o plano plurianual estabelecerá, de forma centralizada, as diretrizes, os objetivos e as metas da administração pública federal para as despesas de custeio, as decorrentes destas e as relativas aos programas de duração continuada.

( ) A lei de diretrizes orçamentárias compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente, orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.

( ) O Poder Executivo publicará, até 90 dias após o encerramento de cada semestre, relatório resumido da execução orçamentária.

( ) Os planos e programas nacionais, regionais e setoriais previstos na Constituição serão elaborados em consonância com o plano plurianual e apreciados pelo Congresso Nacional.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

    (v) Art. 165 Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:

    I - o plano plurianual;

    II - as diretrizes orçamentárias;

    III - os orçamentos anuais.

    (F) Art. 165 §1o A lei que instituir o plano plurianual estabelecerá, de forma REGIONALIZADA, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras dela decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada.

    (V) Art. 165 §2o A lei de diretrizes orçamentárias compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente, orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.

    (F) Art. 165 §3o O Poder Executivo publicará, até TRINTA DIAS após o encerramento de cada bimestre, relatório resumido da execução orçamentária.

    (V) Art. 165 §4o Os planos e programas nacionais, regionais e setoriais previstos nesta Constituição serão elaborados em consonância com o plano plurianual e apreciados pelo Congresso Nacional.

  • Lei seca, galera, lei seca...

  • lei seca, que nem euzinha

  • Vale lembrar:

    PPA:

    Diretrizes, objetivos e metas; (DOM)

    para despesas de CAPITAL e outras delas decorrentes;

    Despesas continuadas;(ultrapasse exercício financeiro)

    A cada 4 anos;

    PLANEJAMENTO.

    LDO:

    Metas e prioridades;

    Despesas de CAPITAL para o exercício subsequente;

    Alteração na legislação TRIBUTÁRIA;

    Orientar a LOA;

    Estabelecerá a política das agências FINANCEIRAS oficiais de FOMENTO.

    LOA:

    Previsão da receita e fixação da despesa;

    Orçamento fiscal, de investimento e da seguridade social;

    Isenções, anistias, remissões, subsídios e benefícios de natureza financeira, tributária e creditícia;

    Função de reduzir desigualdades interregionais, segundo critério populacional.


ID
2925097
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A higiene do trabalho se refere a um conjunto de normas e procedimentos que visa garantir um ambiente de trabalho saudável e seguro. Indique verdadeiro (V) para os aspectos relacionados à higiene do trabalho e falso (F) para os aspectos não relacionados e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

( ) Ergonomia

( ) Ambiente físico

( ) Ambiente psicológico

( ) Saúde ocupacional

Alternativas
Comentários
  • O programa de higiene no trabalho envolve: 

    1-Ambiente físico de trabalho: a iluminação, ventilação, temperatura e ruídos; 

    2-Ambiente psicológico: os relacionamentos humanos agradáveis, tipos de atividade agradável e motivadora, estilo de gerência democrático e participativo e eliminação de possíveis fontes de estresse; 

    3-Aplicação de princípios de ergonomia: máquinas e equipamentos adequados às características humanas, mesas e instalações ajustadas ao tamanho das pessoas e ferramentas que reduzam a necessidade de esforço físico humano; 

    4-Saúde ocupacional: ausência de doenças por meio da assistência médica preventiva.

    Fonte: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/enfermagem/higiene-e-seguranca-no-trabalho/36332

  • Olá!

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -Todo progresso acontece fora da zona de conforto. – Michael John Bobak


ID
2925100
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Com relação aos processos básicos de gestão de pessoas nas organizações, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. O recrutamento e a seleção fazem parte do processo de agregar pessoas.

II. Os benefícios e os incentivos fazem parte do processo de aplicar pessoas.

III. A gestão do conhecimento faz parte do processo de desenvolver pessoas.

IV. A avaliação de desempenho faz parte do processo de monitorar pessoas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A.

    Gestão de pessoas (DRAMMA):

    1) Agregar pessoas.

    Inclusão de novas pessoas. Recrutamento e seleção. I correto.

    2) Aplicar pessoas.

    Estabelece o desenho de cargos, orientação das pessoas e a avaliação de desempenho. IV incorreto (MEMORIZE: AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO=APLICAR PESSOAS).

    3) Recompensar Pessoas.

    Estabelecimento de salários e benefícios. II incorreto.

    4) Desenvolver pessoas.

    Incluem: treinamento, desenvolvimento, gestão de aprendizagem, desenvolvimento de carreiras, etc. III correto.

    5) Manter pessoas.

    Assegura as condições psicológicas e ambientais satisfatórias para continuação do trabalho. Gestão da cultura e ambiente organizacional, qualidade de vida, higiene no trabalho, segurança, etc.

    6) Monitorar pessoas.

    Acompanha as atividades e resultados obtidos na organização.

    "Disciplina é liberdade".

  • Agregar: Recrutamento, seleção, integração.

    Aplicar: Modelagem do trabalho, avaliação do desempenho

    Recompensar: Remuneração, benefícios, incentivos

    Desenvolver: Treinamento, desenvolvimento, aprendizagem, gestão do conhecimento

    Manter: Higiene e segurança, qualidade de vida, relações com os empregados e sindicatos

    Monitorar: Banco de dados, sistemas de informações gerenciais

    Fonte: Livro Gestão de Pessoas, Idalberto Chiavenato, 4ª edição, pg 14

  • •     Agregar: recrutamento e seleção;

    •     Aplicar: orientação, modelagem de cargo, avaliação de desempenho;

    •     Recompensar: remuneração, programas de incentivo, benefícios;

    •     Desenvolver: treinamento e desenvolvimento;

    •     Manter: relações trabalhistas, higiene, segurança e QVT;

    •     Monitorar pessoas: banco de dados e sistemas de informações de RH.

  • II - Processos de manter pessoas.

    IV - Processos de aplicar pessoas.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • GAB

     

     

    Com relação aos processos básicos de gestão de pessoas nas organizações, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. 


     
    I V. O recrutamento e a seleção fazem parte do processo de agregar pessoas.[Inclusão de novas pessoas]

     

    II F. Os benefícios e os incentivos fazem parte do processo de aplicar pessoas.[recompensar]

     

    III V. A gestão do conhecimento faz parte do processo de desenvolver pessoas.

    [Desenvolver: Treinamento, desenvolvimento, aprendizagem, gestão do conhecimento]

     

    IV F. A avaliação de desempenho faz parte do processo de monitorar pessoas.[aplicar]

  • AVALIAÇÃO de DESEMPENHO -------> APLICAR pessoas (e NÃO MONITORAR pessoas)

  • A2RDM2

    Agregar

    Aplicar

    Recompensar

    Desenvolver

    Manter

    Monitorar

    • GABARITO: A
  • RESPOSTA: Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.

  • I. O recrutamento e a seleção fazem parte do processo de agregar pessoas.

    II. Os benefícios e os incentivos fazem parte do processo de aplicar pessoas.

    manter pessoas

    III. A gestão do conhecimento faz parte do processo de desenvolver pessoas.

    IV. A avaliação de desempenho faz parte do processo de monitorar pessoas.

    aplicando pessoas

    Gabarito A)

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os processos básicos de Gestão de Pessoas. Neste caso, marquemos a alternativa que contempla a sequência das afirmativas corretas.

    Segundo Chiavenato (2014), a Gestão de Pessoas é um conjunto integrado de processos dinâmicos e interativos. Seus seis processos básicos podem ser vistos a seguir, conforme o autor supracitado:

    • Processos de agregar pessoas: utilizados para incluir novas pessoas na empresa. Podem ser denominados processos de provisão ou de suprimento de pessoas. Incluem recrutamento e seleção de pessoas.

    • Processos de aplicar pessoas: utilizados para desenhar as atividades que as pessoas realizarão na empresa, orientar e acompanhar seu desempenho. Incluem desenho organizacional e desenho de cargos, análise e descrição de cargos, orientação das pessoas e avaliação do desempenho.

    • Processos de recompensar pessoas: utilizados para incentivar as pessoas e satisfazer suas necessidades individuais mais elevadas. Incluem recompensas, remuneração e benefícios, e serviços sociais.

    • Processos de desenvolver pessoas: utilizados para capacitar e incrementar o desenvolvimento profissional e pessoal das pessoas. Envolvem treinamento e desenvolvimento das pessoas, gestão do conhecimento e gestão de competências, aprendizagem corporativa, programas de mudanças e desenvolvimento de carreiras e programas de comunicações e consonância.

    • Processos de manter pessoas: utilizados para criar condições ambientais e psicológicas satisfatórias para as atividades das pessoas. Incluem administração da cultura organizacional, clima, disciplina, higiene, segurança e qualidade de vida e manutenção de relações sindicais.

    • Processos de monitorar pessoas: utilizados para acompanhar e controlar as atividades das pessoas e verificar resultados. Incluem banco de dados e sistemas de informações gerenciais.

    Tendo apresentado o assunto, podemos dizer que:

    • I. correta. O recrutamento e a seleção fazem parte do processo de agregar pessoas.

    • II. incorreta. Os benefícios e os incentivos fazem parte do processo de RECOMPENSAR pessoas.

    • III. correta. A gestão do conhecimento faz parte do processo de desenvolver pessoas.

    • IV. incorreta. A avaliação de desempenho faz parte do processo de APLICAR pessoas.

    Podemos concluir que a alternativa "A" é a correta.

    GABARITO: A

    Fonte:

    Chiavenato, I. Gestão de pessoas : o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4. ed. Barueri, SP : Manole, 2014.

  • D R A M M A

    Desenvolver pessoas

    Recompensar pessoas

    Agregar pessoas

    Manter pessoas

    Monitorar pessoas

  • Segundo Chiavenato (2014), a Gestão de Pessoas é um conjunto integrado de processos dinâmicos e interativos. Seus seis processos básicos podem ser vistos a seguir, conforme o autor supracitado:

     

    1. Agregar: recrutamento e seleção.

    2. Aplicar: avaliação de desempenho, modelagem de trabalho, desenho organizacional e desenho de cargos

    3. Recompensar: remuneração, benefícios, incentivos e serviços sociais

    4. Manter: higiene, segurança e qualidade de vida, relações com empregados e sindicatos, clima, cultura

    5. Desenvolver: treinamento, desenvolvimento, aprendizagem, gestão de conhecimento

    6. Monitorar: - banco de dados, sistemas de informações gerenciais


ID
2925103
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Identifique, dentre os itens abaixo, os que correspondem a elementos compreendidos pela lei orçamentária anual, de acordo com a Constituição Federal de 1988, Título VI, Capítulo II. Em seguida, assinale a alternativa correta.

I. O orçamento fiscal referente aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, com exceção de fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público.

II. O orçamento de investimento das empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto.

III. O orçamento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e órgãos a ela vinculados, da administração direta ou indireta, bem como os fundos e fundações instituídos e mantidos pelo poder público.

Alternativas
Comentários
  • Art. 165, CF

    § 5º A lei orçamentária anual compreenderá:

    I - o orçamento fiscal referente aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público;

    II - o orçamento de investimento das empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto;

    III - o orçamento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e órgãos a ela vinculados, da administração direta ou indireta, bem como os fundos e fundações instituídos e mantidos pelo Poder Público.

  • Gab.: D

    Somente os itens II e III estão corretos.

  • I - Incluindo as fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público.

  • I. O orçamento fiscal referente aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, com exceção de fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público.

    Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:

    § 5o A lei orçamentária anual compreenderá:

    I–o orçamento fiscal referente aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas

    pelo Poder Público;

    II. O orçamento de investimento das empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto.

    sim, Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:

    § 5o A lei orçamentária anual compreenderá:

    II–o orçamento de investimento das empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto;

    III. O orçamento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e órgãos a ela vinculados, da administração direta ou indireta, bem como os fundos e fundações instituídos e mantidos pelo poder público.

    sim, Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:

    § 5o A lei orçamentária anual compreenderá:

    III–o orçamento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e órgãos a

    ela vinculados, da administração direta ou indireta, bem como os fundos e fundações

    instituídos e mantidos pelo Poder Público.


ID
2925106
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com o Regime Jurídico Único e suas alterações, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • letra E

    a)  Art. 41.  Remuneração é o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei.

    b)  Art. 48.  O vencimento, a remuneração e o provento não serão objeto de arresto, seqüestro ou penhora, exceto nos casos de prestação de alimentos resultante de decisão judicial.

    c) Art.49 § 2  As gratificações e os adicionais incorporam-se ao vencimento ou provento, nos casos e condições indicados em lei.

    d) Art.49 § 1  As indenizações não se incorporam ao vencimento ou provento para qualquer efeito.

  • LETRA E - GABARITO

    PREVISTO NO:

    Art. 47.  O servidor em débito com o erário, que for demitido, exonerado ou que tiver sua aposentadoria ou disponibilidade cassada, terá o prazo de sessenta dias para quitar o débito.  

    Parágrafo único.  A não quitação do débito no prazo previsto implicará sua inscrição em dívida ativa.   

  • A - Vencimentos + Vantagens = Remuneração

    Ex: meu salário fixo R$ 5.000,00 + adicional noturno, horas extras.

    B - Pode penhorar sim para pagar pensão. Se não penhorar o cara não paga. (com raras exceções)

    C - Indenização não incorpora. Gratificações e Adicionais incorporam.

    D - Indenização NÃO incorpora.

    E - Gabarito

  • Gabarito''E''.

    De acordo com o Regime Jurídico Único e suas alterações, assinale a alternativa correta.

    a)  Art. 41.  Remuneração é o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei.

    b) Art. 48.  O vencimento, a remuneração e o provento não serão objeto de arresto, sequestro ou penhora, exceto nos casos de prestação de alimentos resultante de decisão judicial.

    c) Art.49 § 2  As gratificações e os adicionais incorporam-se ao vencimento ou provento, nos casos e condições indicados em lei.

    d) Art.49 § 1  As indenizações não se incorporam ao vencimento ou provento para qualquer efeito.

    e)Art. 47. O servidor em débito com o erário, que for demitido, exonerado, ou que tiver a sua aposentadoria ou disponibilidade cassada, terá o prazo de 60 (sessenta) dias para quitar o débito. Parágrafo único. A não quitação do débito no prazo previsto implicará sua inscrição em dívida ativa.

    Art. 47. O servidor em débito com o erário, que for demitido, exonerado, ou que tiver sua aposentadoria ou disponibilidade cassada, ou ainda aquele cuja dívida relativa a reposição seja superior a cinco vezes o valor de sua remuneração terá o prazo de sessenta dias para quitar o débito. (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

    § 1o A não quitação do débito no prazo previsto implicará sua inscrição em dívida ativa. (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

    Estudar é o caminho para o sucesso.

  • A questão indicada está relacionada com a remuneração dos servidores. 

    • Estatuto do Servidor Público:

    Art. 40 Vencimento é a retribuição pecuniária pelo exercício de cargo público, com valor fixado em lei.

    Art. 41 Remuneração é o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei. 
    Remuneração = vencimentos + vantagens

    A) ERRADO, tendo em vista que a remuneração é o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei, conforme art. 41 da Lei nº 8.112 de 1990. 
    B) ERRADO, segundo Mazza (2013), "o vencimento, a remuneração e o provento não serão objetos de arresto, sequestro ou penhora, salvo no caso de prestação de alimentos resultante de determinação judicial". 
    C) ERRADO, de acordo com o art. 49, §2º, da Lei nº 8.112 de 1990. "Art. 49  Além do vencimento, poderão ser pagas ao servidor as seguintes vantagens: §2º As gratificações e os adicionais incorporam-se ao vencimento ou provento, nos casos e condições indicados em lei". 
    D) ERRADO, com base no art. 49, §1º, da Lei nº 8.112 de 1990. "Art. 49 Além do vencimento, poderão ser pagas ao servidor as seguintes vantagens: §1º As indenizações não se incorporam ao vencimento ou provento para qualquer efeito". 

    E) CERTO, de acordo com o art. 47, da Lei nº 8.112 de 1990. "Art. 47 O servidor em débito com o erário, que for demitido, exonerado ou que tiver sua aposentadoria ou disponibilidade cassada, terá o prazo de sessenta dias para quitar o salário". 
    Referência:

    MAZZA, Alexandre. Manual de Direito Administrativo. 13 ed. São Paulo: Saraiva, 2013.

    Gabarito: E
  • Li tão rápido que não enxerguei a palavra despesa ali no meio da letra A. Vou ali bater a cabeça na parede.

  • GABARITO:E

     

    LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990

     

    Do Vencimento e da Remuneração

     

     Art. 47.  O servidor em débito com o erário, que for demitido, exonerado ou que tiver sua aposentadoria ou disponibilidade cassada, terá o prazo de sessenta dias para quitar o débito.   [GABARITO]            (Redação dada pela Medida Provisória nº 2.225-45, de 4.9.2001)

     
          
    Parágrafo único.  A não quitação do débito no prazo previsto implicará sua inscrição em dívida ativa.               (Redação dada pela Medida Provisória nº 2.225-45, de 4.9.2001)

     

            Art. 48.  O vencimento, a remuneração e o provento não serão objeto de arresto, seqüestro ou penhora, exceto nos casos de prestação de alimentos resultante de decisão judicial.

  • GABARITO: LETRA E

    Art. 47.  O servidor em débito com o erário, que for demitido, exonerado ou que tiver sua aposentadoria ou disponibilidade cassada, terá o prazo de sessenta dias para quitar o débito. 

    Parágrafo único.  A não quitação do débito no prazo previsto implicará sua inscrição em dívida ativa.

    FONTE:  LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.  

  • Esse resuminho me ajuda muito:

    Remuneração = vencimento + vantagens pecuniárias.

    vantagens = GAI (Gratificações, Adicionais, Indenizações)

    Indenizações = DATA (Diárias, Auxílio moradia, Transporte, Ajuda de custo)

    Gratificações e adicionais --> incorporam na forma da lei.

    Indenizações --> não incorporam (pq são questões pontuais. Ex: viagens, serviços externos...)


ID
2925109
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, e suas alterações estabelecem normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações no âmbito dos Poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. Com relação a esse tema, assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas da frase abaixo.

A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da _________, a seleção da proposta mais ________ para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional _________ e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da ____________, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento _____________, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B.

    Art. 3 A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos. 

    "Disciplina é liberdade, compaixão é fortaleza, ter bondade é ter coragem."

  • Gabarito: B.

    Art. 3 A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos. 

  • São finalidades ou objetivos da licitação pública:

    > garantir a observância do princípio constitucional da isonomia

    > seleção da proposta mais vantajosa para a administração

    > promoção do desenvolvimento nacional sustentável

    ▪ O princípio da isonomia é decorrência do princípio da impessoalidade e significa que a 

    administração deve assegurar a todos igualdade de condições para que possam comprovar que 

    atendem às exigências do poder público, estando aptos a fornecer o bem, prestar o serviço, 

    realizar a obra, etc. 

    ▪ A proposta mais vantajosa não é necessariamente a de menor preço, pois os aspectos de qualidade também são relevantes nas contratações. Com efeito, a licitação será julgada objetivamente, conforme os tipos de licitação (critérios de julgamento), que são os seguintes: (i) menor preço; (ii) melhor técnica; (iii) técnica e preço; e (iv) maior lance ou oferta.

    ▪ A promoção do desenvolvimento nacional sustentável flexibiliza, em alguns aspectos, o princípio da isonomia e também apresenta um novo significado para o que seja “proposta mais vantajosa”. São algumas decorrências desta finalidade a instituição de margem de preferência (art. 3º, §§ 5º ao 10), a utilização de critérios de sustentabilidade em licitações ( Decreto 7.746/2012), etc.

    ▪ Os princípios são os postulados básicos, mais gerais, que orientam o administrador público na aplicação das disposições da Lei 8.666/1993.

     

    ▪ Os princípios expressos na Lei 8.666/1993 são os seguintes (mnemônico: LIMPI Pro Julgamento Vinculado): 

    ▪ LIMPI: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, igualdade;

    ▪ Pro: probidade administrativa;

    ▪ Julgamento: julgamento objetivo;

    ▪ Vinculado: vinculação ao instrumento convocatório).

    OBS: Comentário do Prof. HERBERT ALMEIDA. Lei 8.666/93 - Atualizada e Esquematizada

  • LETRA B CORRETA

    LEI 8.666

    Art. 3  A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos.    

  • Gabarito''B".

    A Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, e suas alterações estabelecem normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações no âmbito dos Poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. Com relação a esse tema, assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas da frase abaixo. 

    A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos.

    Estudar é o caminho para o sucesso.

  • GABARITO:B

     

    LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993


    Segundo Hely Lopes Meirelles, a licitação é um procedimento administrativo mediante o qual a Administração seleciona a proposta mais vantajosa para o contrato de seu interesse. Desenvolve-se por meio de uma sucessão ordenada de atos vinculantes para a Administração e para os licitantes, propiciando igual oportunidade a todos os interessados e atuando como fator de eficiência e moralidade nos negócios administrativos, conforme enfatiza Hely Lopes. 


    MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. 29. ed. São Paulo: Malheiros Editores, 2004, p. 266.


     

    Art. 3o  A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos. [GABARITO]                    (Redação dada pela Lei nº 12.349, de 2010)      (Regulamento)      (Regulamento)       (Regulamento)


    § 1o  É vedado aos agentes públicos:


    I - admitir, prever, incluir ou tolerar, nos atos de convocação, cláusulas ou condições que comprometam, restrinjam ou frustrem o seu caráter competitivo, inclusive nos casos de sociedades cooperativas, e estabeleçam preferências ou distinções em razão da naturalidade, da sede ou domicílio dos licitantes ou de qualquer outra circunstância impertinente ou irrelevante para o específico objeto do contrato, ressalvado o disposto nos §§ 5o a 12 deste artigo e no art. 3o da Lei no 8.248, de 23 de outubro de 1991;                   (Redação dada pela Lei nº 12.349, de 2010)

     

    II - estabelecer tratamento diferenciado de natureza comercial, legal, trabalhista, previdenciária ou qualquer outra, entre empresas brasileiras e estrangeiras, inclusive no que se refere a moeda, modalidade e local de pagamentos, mesmo quando envolvidos financiamentos de agências internacionais, ressalvado o disposto no parágrafo seguinte e no art. 3o da Lei no 8.248, de 23 de outubro de 1991.

     

  • Comentário:

    A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos.

    O procedimento licitatório previsto na Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, caracteriza ato administrativo formal, seja ele praticado em qualquer esfera da Administração Pública.

    Gabarito: B.

  • A questão indicada está relacionada com a Licitação.

    • Licitação:

    Conceito"a licitação é um procedimento administrativo prévio a todos os contratos da administração. A princípio, toda vez que a administração precisar contratar, ela irá licitar. As exceções ficam a cargo das hipóteses de dispensa e inexigibilidade" (CARVALHO, 2015).

    Finalidades: "as licitações têm como finalidade a busca pela proposta mais vantajosa ao poder público, bem como garantir a isonomia das contratações públicas. Dessa forma, qualquer pessoa que tenha interesse e cumpra os requisitos de lei, pode contratar com o poder público, desde que seja vencedor do certame" (CARVALHO, 2015). 
    • Lei nº 8.666/93:

    Art. 3º A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos.
    A alternativa que completa os itens é a letra B com base no art. 3º, da Lei nº 8.666/93. 

    Referências:

    AMORIM, Victor Aguiar Jardim de. Licitações e Contratos AdministrativosSenado Federal: Brasília, 2017. 
    CARVALHO, Matheus. Direito Administrativo. 2 ed. Salvador: JusPodivm, 2015.

    Gabarito: B
  • GABARITO: LETRA B

    Art. 3  A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos. 

    FONTE:  LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993.  

  • Gabarito: B

    Art. 3º A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos.

  • Gabarito: B

    A questão indicada está relacionada com a Licitação.

    • Licitação:

    Conceito"a licitação é um procedimento administrativo prévio a todos os contratos da administração. A princípio, toda vez que a administração precisar contratar, ela irá licitar. As exceções ficam a cargo das hipóteses de dispensa e inexigibilidade" (CARVALHO, 2015).

    Finalidades: "as licitações têm como finalidade a busca pela proposta mais vantajosa ao poder público, bem como garantir a isonomia das contratações públicas. Dessa forma, qualquer pessoa que tenha interesse e cumpra os requisitos de lei, pode contratar com o poder público, desde que seja vencedor do certame" (CARVALHO, 2015). 

    • Lei nº 8.666/93:

    Art. 3º A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos.

    A alternativa que completa os itens é a letra B com base no art. 3º, da Lei nº 8.666/93. 

    Referências:

    AMORIM, Victor Aguiar Jardim de. Licitações e Contratos Administrativos. Senado Federal: Brasília, 2017. 

    CARVALHO, Matheus. Direito Administrativo. 2 ed. Salvador: JusPodivm, 2015.

    Fonte: Professor qconcurso

  • GAB, B

    Art. 3  A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos. 


ID
2925112
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com a Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, e suas alterações, pela inexecução total ou parcial do contrato a administração poderá, garantida a prévia defesa, aplicar ao contratado algumas sanções. Indique se os itens abaixo são verdadeiros (V) ou falsos (F) no que se refere a essas sanções e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

( ) Advertência.

( ) Multa de 50% do valor do contrato.

( ) Suspensão temporária de participação em licitação e impedimento de contratar com a administração, por prazo não superior a três anos.

( ) Declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a administração pública enquanto perdurarem os motivos determinantes da punição ou até que seja promovida a reabilitação perante a própria autoridade que aplicou a penalidade, que será concedida sempre que o contratado ressarcir a administração pelos prejuízos resultantes e após decorrido o prazo da sanção anterior.

Alternativas
Comentários
  • letra C

    Art. 87.  Pela inexecução total ou parcial do contrato a Administração poderá, garantida a prévia defesa, aplicar ao contratado as seguintes sanções:

    I - advertência;

    II - multa, na forma prevista no instrumento convocatório ou no contrato;

    III - suspensão temporária de participação em licitação e impedimento de contratar com a Administração, por prazo não superior a 2 (dois) anos;

    IV - declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administração Pública enquanto perdurarem os motivos determinantes da punição ou até que seja promovida a reabilitação perante a própria autoridade que aplicou a penalidade, que será concedida sempre que o contratado ressarcir a Administração pelos prejuízos resultantes e após decorrido o prazo da sanção aplicada com base no inciso anterior.

  • Ar t. 87. Pela inexecução total ou parcial do contrato a Administração poderá, garantida a prévia defesa, aplicar ao contratado as seguintes sanções:

    I ­ advertência;

    II ­ multa, na forma prevista no instrumento convocatório ou no contrato;

    III ­ suspensão temporária de participação em licitação e impedimento de contratar com a Administração, por prazo não superior a 2 (dois) anos;

    IV ­ declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administração Pública enquanto perdurarem os motivos determinantes da punição ou até que seja promovida a reabilitação perante a própria autoridade que aplicou a penalidade, que será concedida sempre que o contratado ressarcir a Administração pelos prejuízos resultantes e após decorrido o prazo da sanção aplicada com base no inciso anterior .

  • (V) Advertência.

    (F) Multa de 50% do valor do contrato. na forma prevista no instrumento convocatório ou no contrato)

    (F) Suspensão temporária de participação em licitação e impedimento de contratar com a administração, por prazo não superior a três anos.(dois anos)

    (V) Declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a administração pública enquanto perdurarem os motivos determinantes da punição ou até que seja promovida a reabilitação perante a própria autoridade que aplicou a penalidade, que será concedida sempre que o contratado ressarcir a administração pelos prejuízos resultantes e após decorrido o prazo da sanção anterior. (Errei pq pensei que a sansão anterior era a da questão, que diz três anos).

  • Gabarito''C"

    De acordo com a Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993

    Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências.

    Art. 87. Pela inexecução total ou parcial do contrato a Administração poderá, garantida a prévia defesa, aplicar ao contratado as seguintes sanções:

    - advertência;

    II - multa, na forma prevista no instrumento convocatório ou no contrato;

    III - suspensão temporária de participação em licitação e impedimento de contratar com a Administração, por prazo não superior a 2 (dois) anos;

    IV - declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administração Pública enquanto perdurarem os motivos determinantes da punição ou até que seja promovida a reabilitação perante a própria autoridade que aplicou a penalidade, que será concedida sempre que o contratado ressarcir a Administração pelos prejuízos resultantes e após decorrido o prazo da sanção aplicada com base no inciso anterior.

    Estudar é o caminho para o sucesso.

  • A questão indicada está relacionada com a Lei nº 8.666/93.

    • Licitação:

    - Conceito: "a licitação é um procedimento administrativo prévio a todos os contratos da administração. A princípio, toda vez que a administração precisar contratar, ela irá licitar. As exceções ficam a cargo das hipóteses de dispensa e inexigibilidade" (CARVALHO, 2015).
    • Lei nº 8.666/93:

    "Art. 87 Pela inexecução total ou parcial do contrato a Administração poderá, garantida a prévia defesa, aplicar ao contratado as seguintes sanções:

    I - a advertência;
    II - multa, na forma prevista no instrumento convocatório ou no contrato;
    III - suspensão temporária de participação em licitação e impedimento de contratar com a Administração, por prazo não superior a 2 (dois) anos;
    IV - declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administração Pública enquanto perdurarem os motivos determinantes da punição ou até que seja promovida a reabilitação perante a própria autoridade que aplicou a penalidade, que será concedida sempre que o contratado ressarcir a Administração pelos prejuízos resultantes e após decorrido o prazo da sanção aplicada com base no inciso anterior". 
    (V) De acordo com o art. 87, I, da Lei nº 8.666/93 - literalidade da lei.
    (F) Com base no art. 87, II, da Lei nº 8.666/93.
    (F) A suspensão temporária de participação em licitação e impedimento de contratar com a Administração deve ocorrer por prazo não superior a 2 (dois) anos, com base no art. 87, III, da Lei nº 8.666/93.
    (V) Com base no art. 87, IV, da Lei nº 8.666/93.

    Assim, a alternativa que apresenta a sequência correta é a C.

    Referência:

    CARVALHO, Matheus. Manual de Direito Administrativo. 2 ed. Salvador: JusPodivm, 2015.

    Gabarito: C
  • Não confundir esse prazo com o da 8.429

  • LETRA C

  • 2 ANOS

  • após decorrido o prazo da sanção anterior.

  • GAB. C

    I - advertência;

    II - multa, na forma prevista no instrumento convocatório ou no contrato

    III -  não superior a 2 (dois) anos;

    IV - declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administração Pública enquanto perdurarem os motivos determinantes da punição ou até que seja promovida a reabilitação perante a própria autoridade que aplicou a penalidade, que será concedida sempre que o contratado ressarcir a Administração pelos prejuízos resultantes e após decorrido o prazo da sanção aplicada com base no inciso anterior.


ID
2925115
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Sobre a temática de arquivo e documentação, relacione a coluna 1 à coluna 2 e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


Coluna 1

I. Digitalização

II. Documento digital

III. Dossiê

IV. Protocolo


Coluna 2

( ) Serviço encarregado do recebimento, registro, classificação, distribuição, controle da tramitação e expedição de documentos.

( ) Conjunto de documentos relacionados entre si por assunto, constituindo uma unidade de arquivamento.

( ) Processo de conversão de um documento para o formato digital por meio de um dispositivo apropriado.

( ) Documento codificado em dígitos binários, acessível por meio de sistema computacional.

Alternativas
Comentários
  • GAB: E

     

    ( IV. Protocolo ) Serviço encarregado do recebimento, registro, classificação, distribuição, controle da tramitação e expedição dedocumentos.

     

    ( III. Dossiê ) Conjunto de documentos relacionados entre si por assunto, constituindo uma unidade de arquivamento.

     

    ( I. Digitalização ) Processo de conversão de um documento para o formato digital por meio de um dispositivo apropriado.

     

    (  II. Documento digital ) Documento codificado em dígitos binários, acessível por meio de sistema computacional

  • COMPLEMENTANDO ;

    (  II. Documento digital ) Documento codificado em dígitos binários, acessível por meio de sistema computacional

    De acordo com o CONARQ todo documento digital é codificado em digito binários.

  • Esta questão é bastante simples, bastando conhecer os conceitos de definições para ligar aos itens. Vamos lá:

    Os serviços de recebimento, classificação, registro, movimentação e expedição de documentos são os de protocolo. Ele é o responsável por controlar todo o trâmite dos documentos através dessas atividades. (IV).
    Os conjuntos de documentos que possuem em comum a característica de tratarem de um mesmo assunto, pessoa ou fato, e reunidos como uma unidade indivisível é o dossiê. (III).
    A conversão de documentos para o formato digital é conhecido como digitalização. (I).
    O documento em formato de dígitos binários e acessado por meio de sistemas informatizados é o documento digital. (II).

    Então a nossa resposta é a sequência IV, III, I e II.

    Gabarito do professor: Letra "E"
  • deus, bote essa questão na minha prova. Amém!

  • coloquei essa questão para treinarmos os conceitos de documento digital e documento digitalizado. As outras alternativas não fazem referência a essa aula

    (IV) Serviço encarregado do recebimento, registro, classificação, distribuição, controle da tramitação e expedição de documentos.

    (III) Conjunto de documentos relacionados entre si por assunto, constituindo uma unidade de arquivamento.

    (I) Processo de conversão de um documento para o formato digital por meio de um dispositivo apropriado.

    Guarde essa palavra: conversão. Digitalizar é pegar um papel, por exemplo, e converter para um formato digitalizado.

    (II) Documento codificado em dígitos binários, acessível por meio de sistema computacional. Sempre que falar em dígitos binários, estamos falando de um documento digital.

  • Gabarito: E

     

    O setor de Protocolo: Responsável pelo registro e distribuição das correspondências produzidas e recebidas, e pela protocolização dos processos e sua tramitação.

  • Digitalização é o processo por meio do qual transformamos um documento que está em papel em formato digital(o famoso PDF),antigamente era necessário uma impressora scanner porém hoje com um celular com uma boa câmera e com o aplicativo necessário é capaz de fazer o mesmo trabalho

    Documento digital é aquele simples arquivinho que você edita no word

  • (IV) Serviço encarregado do recebimento, registro, classificação, distribuição, controle da tramitação e expedição de documentos.

    (III) Conjunto de documentos relacionados entre si por assunto, constituindo uma unidade de arquivamento.

    (I) Processo de conversão de um documento para o formato digital por meio de um dispositivo apropriado.

    (II) Documento codificado em dígitos binários, acessível por meio de sistema computacional.

    Alternativa E) IV – III – I – II de aprovado dEntro das vagas


ID
2925118
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Sobre o processo licitatório, associe os termos listados na coluna 1 com as definições e características apresentadas na coluna 2 e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


Coluna 1

I. Obra

II. Serviço

III. Compra

IV. Alienação

V. Seguro-garantia

VI. Execução direta


Coluna 2

( ) Ação feita pelos órgãos e entidades da administração, pelos próprios meios.

( ) Garante o fiel cumprimento das obrigações assumidas por empresas em licitações e contratos.

( ) Aquisição remunerada de bens para fornecimento de uma só vez ou parceladamente.

( ) Construção, reforma, fabricação, recuperação ou ampliação realizada por execução direta ou indireta.

( ) Atividade destinada a obter determinada utilidade de interesse para a administração, tais como demolição, conserto, instalação, montagem, operação, conservação, reparação, adaptação, manutenção e transporte.

( ) Transferência de domínio de bens a terceiros.

Alternativas
Comentários
  • Ação feita pelos órgãos e entidades da administração, pelos próprios meios - Execução direta;

    Garante o fiel cumprimento das obrigações assumidas por empresas em licitações e contratos - Seguro-garantia;

    Aquisição remunerada de bens para fornecimento de uma só vez ou parceladamente - Compra;

    Construção, reforma, fabricação, recuperação ou ampliação realizada por execução direta ou indireta - Obra;

    Atividade destinada a obter determinada utilidade de interesse para a administração, tais como demolição, conserto, instalação, montagem, operação, conservação, reparação, adaptação, manutenção e transporte - Serviço;

    Transferência de domínio de bens a terceiros - Alienação.

    Item D

  • Questão maravilhosa!

  • Gabarito''D".

    Sobre o processo licitatório Lei 8.666/93.

    Execução direta; Ação feita pelos órgãos e entidades da administração, pelos próprios meios

    Seguro-garantia; Garante o fiel cumprimento das obrigações assumidas por empresas em licitações e contratos 

    Compra; Aquisição remunerada de bens para fornecimento de uma só vez ou parceladamente

    Obra; Construção, reforma, fabricação, recuperação ou ampliação realizada por execução direta ou indireta

    Serviço; Atividade destinada a obter determinada utilidade de interesse para a administração, tais como demolição, conserto, instalação, montagem, operação, conservação, reparação, adaptação, manutenção e transporte

    Alienação. Transferência de domínio de bens a terceiros

    Estudar é o caminho para o sucesso.

  • Basicamente a diferença entre obra e serviço:

    OBRA

    Construção, reforma, fabricação, recuperação ou ampliação realizada por execução direta ou indireta.

    SERVIÇO

    Atividade destinada a obter determinada utilidade de interesse para a administração, tais como demolição, conserto, instalação, montagem, operação, conservação, reparação, adaptação, manutenção e transporte.

    Assim: Isso me ajudou acertar a questão:

    1) Obra - traz a ideia de CONSTRUIR (construção, fabricar, recuperar, ampliar);

    2) Serviço - traz a ideia de refazer, consertar, demolir.

  • Comentário:

    Para os fins da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, considera-se:

    Obra – toda construção, reforma, fabricação, recuperação ou ampliação, realizada por execução direta ou indireta;

    Serviço – toda atividade destinada a obter determinada utilidade de interesse para a Administração, tais como: demolição, conserto, instalação, montagem, operação, conservação, reparação, adaptação, manutenção, transporte, locação de bens, publicidade, seguro ou trabalhos técnico-profissionais;

    Compra – toda aquisição remunerada de bens para fornecimento de uma só vez ou parceladamente;

    Alienação – toda transferência de domínio de bens a terceiros;

    Seguro-Garantia – o seguro que garante o fiel cumprimento das obrigações assumidas por empresas em licitações e contratos;

    Execução direta – a que é feita pelos órgãos e entidades da Administração, pelos próprios meios;

    Gabarito: D.

  • A questão indicada está relacionada com o processo licitatório.

    • Licitação: "a licitação é um procedimento administrativo prévio a todos os contratos da administração. A princípio, toda vez que a administração precisar contratar, ela irá licitar. As exceções ficam a cargo das hipóteses de dispensa e inexigibilidade" (CARVALHO, 2015).
    ( VI ) Art. 6º, VII, da Lei nº 8.666/93. "Art. 6º Para os fins desta Lei, considera-se: VII - Execução direta - a que é feita pelos órgãos e entidades da Administração, pelos próprios meios". 
    ( V ) Art. 6º, V, da Lei nº 8.666/93. "Art. 6º Para os fins desta Lei, considera-se: V - Obras, serviços e compras de grande vulto - aquelas cujo valor estimado seja superior a 25 (vinte e cinco) vezes o limite estabelecido na alínea "c" do inciso I do art. 23 desta Lei".
    ( III ) Art. 6º, III, da Lei nº 8.666/93. "Art. 6º Para os fins desta Lei, considera-se: III - Compra - toda aquisição remunera de bens para fornecimento de uma só vez ou parceladamente".                              ( I ) Art. 6º, I, da Lei nº 8.666/93. "Art. 6º Para os fins desta Lei, considera-se: I - Obra - toda construção, reforma, fabricação, recuperação ou ampliação, realizada por execução direta ou indireta".                                                                                                                                                ( II ) Art. 6º, II, da Lei nº 8.666/93. "Art. 6º Para os fins desta Lei, considera-se: II - Serviço - toda atividade destinada a obter determinada utilidade de interesse para a Administração, tais como: demolição, conserto, instalação, montagem, operação, conservação, reparação, adaptação, manutenção, transporte, locação de bens, publicidade, seguro ou trabalhos técnico-profissionais".       ( IV ) Art. 6º, III, da Lei nº 8.666/93. "Art. 6º Para os fins desta Lei, considera-se: IV - Alienação - toda transferência de domínio de bens a terceiros".
    Assim, a alternativa que apresenta a sequência correta é a letra D. 

    Referência:

    CARVALHO, Matheus. Manual de Direito Administrativo. 2 ed. Salvador: JusPodivm, 2015. 

    Gabarito: D
  • obra é CREFRA: CONTRUÇÃO, REFORMA,FABRICAÇÃO,RECUPERAÇÃO,AMPLIAÇÃO.

  • Esse tipo de questão na dúvida dá para resolver com o que mais se repete, na hora da prova o que importa é marcar correto.

    A) VVI III I IIIV

    B) VIV II IIVIII

    C) VIV III II I IV

    D) VIV IIII IIIV

    E) VIVI III IIVI

  • Obra: toda construção (...)

    Serviço: toda atividade (...)

    Compra: toda aquisição (...)

    Alienação: toda transferência (...)

  • GABARITO: LETRA D

    Seção II

    Das Definições

    Art. 6  Para os fins desta Lei, considera-se:

    I - Obra - toda construção, reforma, fabricação, recuperação ou ampliação, realizada por execução direta ou indireta;

    II - Serviço - toda atividade destinada a obter determinada utilidade de interesse para a Administração, tais como: demolição, conserto, instalação, montagem, operação, conservação, reparação, adaptação, manutenção, transporte, locação de bens, publicidade, seguro ou trabalhos técnico-profissionais;

    III - Compra - toda aquisição remunerada de bens para fornecimento de uma só vez ou parceladamente;

    IV - Alienação - toda transferência de domínio de bens a terceiros;

    V - Obras, serviços e compras de grande vulto - aquelas cujo valor estimado seja superior a 25 (vinte e cinco) vezes o limite estabelecido na alínea "c" do inciso I do art. 23 desta Lei;

    VI - Seguro-Garantia - o seguro que garante o fiel cumprimento das obrigações assumidas por empresas em licitações e contratos;

    VII - Execução direta - a que é feita pelos órgãos e entidades da Administração, pelos próprios meios;

    FONTE:  LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993.  

  • Amei, não vou mentir.


ID
2925121
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Em relação ao arquivo e à documentação, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Dá-se o nome de “arquivo” ao conjunto de documentos produzidos e acumulados por uma entidade pública ou privada em decorrência de suas atividades.

II. Os documentos consultados frequentemente pela entidade que os produziu são conhecidos como “arquivo corrente”.

III. Constituem o arquivo intermediário os documentos preservados em caráter definitivo em função do valor histórico, probatório e informativo que possuem.

IV. Cabe ao Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) definir a política nacional de arquivos públicos e privados e exercer orientação normativa com vistas à gestão documental e à proteção aos documentos de arquivo.

V. Os arquivos privados podem ser identificados pelo poder público como de interesse público e social desde que constituam fontes relevantes para a história e o desenvolvimento científico da nação.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A.

    I. correto. Lei 8.159/1991.

    Art. 2º - Consideram-se arquivos, para os fins desta Lei, os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos, instituições de caráter público e entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos.

    II. correto.

    Art. 8º - Os documentos públicos são identificados como correntes, intermediários e permanentes.

    § 1º - Consideram-se documentos correntes aqueles em curso ou que, mesmo sem movimentação, constituam objeto de consultas freqüentes.

    III. incorreto.

    § 2º - Consideram-se documentos intermediários aqueles que, não sendo de uso corrente nos órgãos produtores, por razões de interesse administrativo, aguardam a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

    IV. correto.

    Art. 26 - Fica criado o Conselho Nacional de Arquivos (Conarq), órgão vinculado ao Arquivo Nacional, que definirá a política nacional de arquivos, como órgão central de um Sistema Nacional de Arquivos (Sinar).

    V. correto.

    Art. 12 - Os arquivos privados podem ser identificados pelo Poder Público como de interesse público e social, desde que sejam considerados como conjuntos de fontes relevantes para a história e desenvolvimento científico nacional.

    "Disciplina é liberdade, compaixão é fortaleza, ter bondade é ter coragem."

  • I e II são verdadeiros e a III é falsa...com isso já dava para responder a questão sem ler as outras.

  • Cabe ao Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) definir a política nacional de arquivos públicos e privados e exercer orientação normativa com vistas à gestão documental e à proteção aos documentos de arquivo. AGUÉM PARA ESCLARECER?  ISSO...

    Art. 26 - Fica criado o Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), órgão vinculado ao Arquivo Nacional, que definirá a política nacional de arquivos, como órgão central de um Sistema Nacional de Arquivos (SINAR).

    § 1º - O Conselho Nacional de Arquivos será presidido pelo Diretor-Geral do Arquivo Nacional e integrado por representantes de instituições arquivísticas e acadêmicas, públicas e privadas. É POR CAUSA DISSO?

  • Resposta: Letra A

  • Débora Concurseira, está no Decreto nº 4.073/2002.

    Art. 1º - O Conselho Nacional de Arquivos - CONARQ, órgão colegiado, vinculado ao Arquivo Nacional, (...) tem por finalidade definir a política nacional de arquivos públicos e privados, bem como exercer orientação normativa visando à gestão documental e à proteção especial aos documentos de arquivo.

  • Olá, amigos!

    Órgãos/ Sistema de arquivos

    CONARQ - DEFINIÇÃO de Política

    SINAR - IMPLEMENTAÇÃO de Política

    ARQUIVO NACIONAL - GESTÃO e o RECOLHIMENTO dos docs acumulados pelo Poder Executivo Federal.

    Bons estudos!

    Visite meu perfil de estudos no Instagram: @alineconcurseiraa

  • Vamos analisar os itens um por um:

    I - Um dos conceitos de arquivo pode ser o conjunto de documentos produzidos por uma mesma entidade como consequência da execução de suas atividades administrativas. Correto.
    II - Arquivo corrente guarda documentos que são utilizados e consultados com muita frequência, devido ao seu alto valor administrativo. Correto.
    III - Arquivo intermediário guarda documentos de valor administrativo, mas que já não são utilizados com frequência, e por isso aguardam destinação. O item traz o conceito de arquivo permanente. Errado.
    IV - É função do CONARQ, conforme determina a Lei nº 8.159/91 e o Decreto nº 4.073/02, definir a política nacional de arquivos, bem como ser o órgão central do SINAR. Correto.
    V - Esta é uma determinação da própria Lei nº 8.159/91. O Poder Público pode identificar e apontar certos arquivos privados como de interesse publico, quando esses arquivos tiverem provas e informações sobre fatos importantes para a História, motivo pelo qual o próprio Poder Público terá preferência em sua aquisição, custódia e prevenção. Correto.

    Então estão corretos os itens I, II, IV e V.

    Gabarito do professor: Letra "A"
  • galera, produzido e acumulado não é redundante? pois o certo seria produzidos e recebidos OU acumulados.

  • deus, bote essa questão na minha prova. Amém!

  • Gabarito: A

    Apesar da I está errada. Produzidos e acumulados não. Produzidos, recebidos ou acumulados seria o correto.

  • Atualizando: O Conselho Nacional de Arquivos - CONARQ é um órgão colegiado, vinculado ao Arquivo Nacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública que tem por finalidade definir a política nacional de arquivos públicos e privados, como órgão central de um Sistema Nacional de Arquivos, bem como exercer orientação normativa visando à gestão documental e à proteção especial aos documentos de arquivo. (retirado do site do CONARQ)

  • Gabarito:A

    § 1º - Consideram-se documentos correntes aqueles em curso ou que, mesmo sem movimentação, constituam objeto de consultas freqüentes.

    § 2º - Consideram-se documentos intermediários aqueles que, não sendo de uso corrente nos órgãos produtores, por razões de interesse administrativo, aguardam a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

    § 3º - Consideram-se permanentes os conjuntos de documentos de valor histórico, probatório e informativo que devem ser definitivamente preservados.

  • I. Dá-se o nome de “arquivo” ao conjunto de documentos produzidos e acumulados por uma entidade pública ou privada em decorrência de suas atividades.

    II. Os documentos consultados frequentemente pela entidade que os produziu são conhecidos como “arquivo corrente”.

    III. Constituem o arquivo intermediário os documentos preservados em caráter definitivo em função do valor histórico, probatório e informativo que possuem.

    • permanente

    IV. Cabe ao Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) definir a política nacional de arquivos públicos e privados e exercer orientação normativa com vistas à gestão documental e à proteção aos documentos de arquivo.

    V. Os arquivos privados podem ser identificados pelo poder público como de interesse público e social desde que constituam fontes relevantes para a história e o desenvolvimento científico da nação.


ID
2925124
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sobre planejamento, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E.

    Planejamento: as atividades a serem realizadas são desenhadas e os resultados a serem obtidos fixados. É um processo sistêmico, contínuo, integrado e participativo. É parâmetro de controle.

    Planejamento estratégico: sistêmico, global (letra D errado). Longo prazo. Genérico. Norteia os demais planejamentos (erro letra C) Ex: missões e valores.

    Planejamento tático: Setorial, por unidades. Médio prazo. Ex: planos de marketing, financeiro, RH, etc.

    Planejamento operacional: Analítico, detalhado (erro letra A). Curto prazo (erro letra B), baixo risco, específico por operação. Ex: orçamentos, programas, regras, etc.

    Fonte: meu caderno.

    "Disciplina é liberdade, compaixão é fortaleza, ter bondade é ter coragem."

  • O planejamento estratégico se refere à organização de modo global e é focado no longo prazo. Esse tipo de planejamento tem uma visão forte no ambiente externo, ou seja, em como preparar a organização para os desafios do meio ambiente (economia, clientes, governo, concorrentes, fornecedores etc). Os objetivos nesse nível dever ser mais gerais, ou seja, pouco detalhado.

    gab. E

  • A) Planejamento operacional é micro-orientado, de conteúdo detalhado e analítico.

    B) O planejamento operacional envolve tarefas e atividades e é direcionado ao curto prazo.

    C) O planejamento estratégico norteia o planejamento tático.

    D) Quanto à sua execução, o planejamento estratégico envolve toda a organização.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • O planejamento estratégico possui um conteúdo genérico.

    O planejamento tático e operacional possuem conteúdos específicos.

  • Letra E.


     

    O planejamento estratégico NUNCA será! JAMAIS será a curto ou a médio prazoNUNCA! De acordo com Chiavenato (1995, p. 250) o planejamento estratégico é associado com um horizonte situado de longo prazo. Se o planejamento for de médio prazo ele será tático. Se for de curto prazo será operacional. Veja:

     

    Planejamento estratégico = longo prazo.

    Planejamento tático = médio prazo.

    Planejamento operacional = curto prazo.

     

    [CESPE/2018/EBSERH Q893757]

    planejamento estratégico enfatiza o LONGO PRAZO, é voltado para as relações da organização com seu meio ambiente e envolve toda a organização. [CERTO]

     

    [FCC TRT 4ª Região 2015]

    planejamento estratégico é uma metodologia de planejamento gerencial de LONGO PRAZO, cuja principal funcionalidade é estabelecer a direção a ser seguida pela organização e contempla

    c) a definição da missão da organização, que exerce a função orientadora da ação organizacional no LONGO PRAZO. [CERTO]

     

     

    >>>Lembrando que o planejamento estratégico ENVOLVE TODA a organização. A FCC e a CESPE volta e meia colocam que será voltado a apenas um departamento ou setor.

     

    [CESPE/2018/EBSERH Q893757]

    planejamento estratégico enfatiza o LONGO PRAZO, é voltado para as relações da organização com seu meio ambiente e envolve toda a organização. [CERTO]

  • Tudo é fácil para quem sabe, professor. kkkkkkk

  • GABARITO: LETRA E

    Planejamento Estratégico: Longo prazo, genérico, abrange tudo,

    Tático: Médio prazo, por setores/departamentos,

    Operacional: Curto prazo, Visa pequenas atividades...

  • GABARITO: LETRA E

    Planejamento Estratégico: é o planejamento mais amplo de todos, sendo projetado para o longo prazo, cerca de 5 anos. Mas atenção: não fiquem presos a esses prazos. Cada empresa ou órgão pode possuir peculiaridades que determinem, por exemplo, um planejamento estratégico de 10 anos. No planejamento estratégico, a empresa é vista em sua totalidade, sendo definido pela cúpula administrativa, embora possa haver participação do baixo escalão (todos os funcionários) da empresa na formulação.

    FONTE: Prof. Vinicius Ribeiro


ID
2925127
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Acerca dos aspectos gerais da redação oficial, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. As comunicações oficiais requerem o uso do padrão culto da língua, o que implica o emprego de linguagem rebuscada.

II. Os textos oficiais devem ser isentos de interferências pessoais em sua elaboração.

III. A concisão é uma qualidade dos textos oficiais e um texto conciso é aquele que transmite o máximo de informações com o mínimo de palavras.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

     

    I. As comunicações oficiais requerem o uso do padrão culto da língua, o que implica o emprego de linguagem rebuscada. ERRADO, pois devemos se preocupar com as palavras do texto ( mais simples possível). Não podemos usar linguagem rebuscada com muitos termos técnicos, que demonstra um vocabulário refinado e amplo. O texto deve ser simples, completo e entendido por TODOS!

     

    II. Os textos oficiais devem ser isentos de interferências pessoais em sua elaboração. CERTO

     

    III. A concisão é uma qualidade dos textos oficiais e um texto conciso é aquele que transmite o máximo de informações com o mínimo de palavras. CERTO

     

     

  • I- o padrão culto não importa em linguagem rebuscada , o manual não é aversão às textos simples , o que não é sinônimo de pobreza , avereza textual
  • Analisemos cada uma das afirmativas. A I está equivocada, pois usar o padrão culto da língua não significa rebuscar a linguagem; a II está correta, pois a correspondência oficial deve primar pela objetividade e pela impessoalidade; a III está igualmente correta.   

    A resposta é, portanto, a alternativa (B).  
  • GABARITO: B.

    Somente as afirmativas II e III estão corretas.

    I- o padrão culto não importa em linguagem rebuscada , o manual não é aversão às textos simples , o que não é sinônimo de pobreza , avereza textual

  • Gabarito''B''.

    Analisemos cada uma das afirmativas. A I está equivocada, pois usar o padrão culto da língua não significa rebuscar a linguagem; a II está correta, pois a correspondência oficial deve primar pela objetividade e pela impessoalidade; a III está igualmente correta.  

    Autor: Arenildo Santos, Prof. de Português, de Português, Redação Oficial, Literatura

  • Linguagem rebuscada: Excessivamente formal, com muitos termos técnicos, que demonstra um vocabulário refinado e amplo.

  • Sabendo que a primeira assertiva está incorreta, já é possível acertar a questão. Não vamos perder tempo.


ID
2925130
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com base no texto a seguir e considerando os princípios da administração pública, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

Paulo atua na secretaria acadêmica de uma universidade federal e, ao atender uma estudante que estuda no período noturno e buscava uma informação sobre um pedido que havia feito alguns dias antes, respondeu-lhe da seguinte forma: “Infelizmente só quem saberia responder o seu caso é outro servidor, e ele agora passou a trabalhar das 7:30h às 17:30h”. A estudante informou que não poderia comparecer no período diurno, pois trabalha o dia todo. Paulo disse, então, que, desde a transferência do servidor para o período diurno, aquele tipo de informação só poderia ser obtido pessoalmente naquele período ou por telefone, com aquele servidor.

I. O princípio da presunção da legitimidade justifica a ação da secretaria acadêmica.

II. O princípio da continuidade do serviço público não está sendo considerado pela secretaria acadêmica.

III. O princípio do controle ou tutela poderia ser utilizado por Paulo para justificar o não atendimento da necessidade da estudante.

Alternativas
Comentários
  • Item II: correto.

    PRINCÍPIO DA CONTINUIDADE DO SERVIÇO PÚBLICO:

    Conceito: "Veda a interrupção na prestação dos serviços públicos. Aplica-se, por isso, somente no âmbito do Estado Prestador (atuações ampliativas da esfera privada de interesses), não valendo para outros domínios, como o poder de polícia, a atividade econômica, o fomento, as atuações políticas e as funções legislativas e jurisdicionais.

    Fundamento: artigo 175 da CF.

    Previsão expressa: artigo 6º, parágrafo 1º, da Lei 8.97/95

    (Mazza, Alexandre. 2011)

    Item III: errado.

    PRINCÍPIOS DA TUTELA E DA AUTOTUTELA:

     

     

    a questão tentou confundir os conceitos de autotutela e tutela.

    Não sou muito fã de mnemônicos, maSSSS..... uso o seguinte:

    Autotutela = Anular ou revogar os atos.

    Bons estudos :)

  • Alguém pode explicar a letra E?

  • Para os ñ assinantes, Gab.: C) Somente a afirmativa II está correta.

  • Item I:

    Presunção de legitimidade não é um Princípio Administrativo, mas um atributo do ato administrativo.

  • Somando aos colegas:

    O acesso à informação é um direito fundamental previsto no ordenamento jurídico brasileiro no art. 5º inciso XXXIII, bem como no inciso II do § 3 do art. 37 e no § 2 do art. 216 da Constituição Federal de 1988.

    A assertiva I nos fala da presunção de Legitimidade.Nas definições de Matheus Carvalho: "Trata-se de princípio que define características aos atos administrativos, em decorrência da supremacia do interesse público sobre o interesse privado. Desta feita, até que o particular atingido pela atuação estatal prove em contrário - uma vez que as presunções são relativas ou juris tantum -, o ato administrativo estampa uma situação de fato real, ou seja, o ato goza de fé pública e os fatos apresentados em sua prática presumem-se verdadeiros, em conformidade com os fatos efetivamente ocorridos."

    o princípio da Continuidade está intimamente ligado ao princípio da Eficiência, haja vista tratar-se de garantia de busca por resultados positivos. devem existir razões específicas para a interrupção do serviço, ou seja , não é qualquer

    problema na organização que justifica..

    veja: Lei 8987/95, §3º:

    § 3o Não se caracteriza como descontinuidade do serviço a sua interrupção em situação de emergência ou após prévio aviso,quando:

     I - motivada por razões de ordem técnica ou de segurança das instalações; 

     II - por inadimplemento do usuário, considerado o interesse da coletividade

    Fonte: Matheus Carvalho, Direito Administrativo, lei 8987/95

    Favor, consultar questão: Q367955

    espero ajudar, sucesso, Nãodesista!!

  • Temos os princípios explícitos e os implícitos.

    Logo, os explícitos são: LIMPE

    Legalidade

    Impessoalidade

    Moralidade

    Eficiência

    Princípios Implícitos:

    Supremacia do Interesse Público sobre o privado

    Indisponibilidade do Interesse Público

    Razoabilidade

    Proporcionabilidade

    Controle ou Tutela

    Autotutela

    Motivação

    Continuidade do Serviço Público

    Contraditório e Ampla defesa

    Segurança Jurídica

  •  Gab.: C) Somente a afirmativa II está correta.

  • na verdade a questão ta um pouco embaraçada, os comentários dos alunos é o que de fato esta ajudando.

  • em branco com certeza ...

  • Questão terrível..ela pode ligar e pegar a informação.

  • não entendi foi é nada

  • Um servidor publico investido na função tem pressuposto de legitimidade, pois representa o órgão público. Dessa forma ele está revestido de legitimidade. O item I está correto no meu entendimento. Se alguém puder ajudar?

  • I) acredito que seja o regimento interno da Unuversidade que estabelece os horários de funcionamento, não há presunção em lei certamente.

    II) Se a Universidade tem curso noturno, deveriam disponibilizar o serviço para todos, ferindo opricipio dá continuidade.

    III) o princípio do Controle se refere em verificar se o serviço é prestado de acordo com os métodos estabelecidos e o da Tutela é o poder de fiscalização dos atos das entidades da administração indireta pelos órgãos centrais da administração direta, nada disso se enquadra maneiravam exposta.

    Chutei certo, mas apenas por não ser Cespe.

  • Gabarito''C''.

    princípio da continuidade, também chamado de Principio da Permanência, consiste na proibição da interrupção total do desempenho de atividades do serviço público prestadas a população e seus usuários.

    Estudar é o caminho para o sucesso.

  • A questão indicada está relacionada com os princípios da Administração Pública.

    • Princípio da presunção de legitimidade:

    Segundo Mazza (2013), "os atos administrativos são protegidos por uma presunção relativa (juris tantum) de que foram praticados em conformidade com o ordenamento jurídico. Por isso, até prova em contrário, os atos administrativos são considerados válidos para o Direito, cabendo ao particular o ônus de provar eventual ilegalidade na sua prática". 
    • Princípio da presunção da continuidade:
    Para Di Pietro (2018), "por esse princípio entende-se que o serviço público, sendo a forma pela qual o Estado desempenha funções essenciais ou necessárias à coletividade, não podem parar". 
    • Princípio do controle ou tutela:
    Conforme indicado por Carvalho Filho (2018), "o princípio do controle, também denominado de tutela administrativa, se distribui sobre quatro aspectos: 
    1. controle político, pelo qual são os dirigentes das entidades da Administração Indireta escolhidos e nomeados pela autoridade competente da Administração Direta, razão por que exercem eles função de confiança (relação intuitu personae);
    2. controle institucional, que obriga a entidade a caminhar sempre no sentido dos fins para os quais foi criada;
    3. controle administrativo, que permite a fiscalização dos agentes e das rotinas administrativas da entidade; e 
    4. controle financeiro, pelo qual são fiscalizados os setores financeiro e contábil da entidade. 
    • Lei nº 8.987 de 1995: 
    Art. 6º Toda concessão ou permissão pressupõe a prestação de serviço adequado ao pleno atendimento dos usuários, conforme estabelecido nesta Lei, nas normas pertinentes e no respectivo contrato. 
    §3º Não se caracteriza como descontinuidade do serviço a sua interrupção em situação de emergência ou após prévio aviso, quando:
    I - motivada por razões de ordem técnica ou de segurança das instalações; e,
    II - por inadimplemento do usuário, considerando o interesse da coletividade. 
    I - ERRADO, se a instituição oferece aulas no turno da noite, deve proporcionar o mesmo atendimento aos alunos do turno diurno e noturno. No enunciado da questão não foi informada nenhuma alteração no regimento da instituição no que se refere ao horário de funcionamento da mesma, dessa forma, a justificativa do servidor não é plausível e não se justifica pelo princípio da legalidade. 
    II - CERTO, de acordo com Matheus Carvalho (2015), "o princípio da continuidade: traduz a ideia da prestação ininterrupta da atividade administrativa. Neste sentido, pode-se determinar que a atividade do Estado é contínua, não se podendo parar a prestação dos serviços. Tal princípio está expresso na Lei nº 8.987/95 e implícito no texto constitucional". 
    III - ERRADO, uma vez que a hipótese em questão não se trata enquadra na tutela administrativa.
    Assim, o único item correto é o II, o que faz com que o gabarito seja a alternativa C. 
    Referências:
    CARVALHO, Matheus. Manual de Direito Administrativo. 2 ed. Salvador: JusPodivm, 2015. 
    CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 32 ed. São Paulo: Malheiros, 2018.
    DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 31 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2018. 
    MAZZA, Alexandre. Manual de Direito Administrativo13 ed. São Paulo: Saraiva, 2013. 
    Gabarito: C
  • Questãozinha boa de eliminar alternativas... vejamos:

    Item 1 - O princípio da presunção da legitimidade (os atos administrativos são protegidos por uma presunção relativa de que foram praticados em conformidade com o ordenamento jurídico.) não possuí relação direta com a situação em si. Eliminamos as alternativas, que possuem o item 1 e a que todas estão corretas ( alternativas A, B e E).

    Item 3- O princípio do controle ou tutela (controle da Administração Direta sobre as atividades das entidades administrativas, com o objetivo de garantir a observância de suas finalidades institucionais) não tem relação direta com a situação em si. Eliminando assim a alternativa D e sobrando apenas a "A" .

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Observação: conferir o item que falta por precaução.

    Item 2 - Houve de fato um interrompimento da continuidade do serviço público(o princípio entende que o serviço público, sendo a forma pela qual o Estado desempenha funções essenciais ou necessárias à coletividade, não pode parar.)

  • I - A presunção de legitimidade diz que o ato administrativo é legal, até que se prove o contrário. Não justifica, pois, o comportamento do agente público.

    III - O princípio da tutela justifica a supervisão da administração direta sobre a administração indireta. Lembre-se de que não há hierarquia entre elas.

  • Apesar de ter acertado a questão, acho que poderia ser melhor formulada.

  • Rapaz... discordo totalmente dessa questão, mas quem sou eu para brigar com questão e discordar de alguma coisa aqui nesse recinto.

  • Queimei uns 500 neurônios só nessa questão


ID
2925133
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Sobre a estrutura e o funcionamento da Universidade Federal de Santa Catarina e de acordo com o seu Estatuto, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A Reitoria será exercida pelo reitor, eleito nos termos da legislação vigente, para um mandato de quatro anos, permitida uma recondução.

II. É atribuição do reitor, dentre outras, conferir graus e assinar diplomas relativos aos cursos de graduação e pós-graduação.

III. As pró-reitorias e as secretarias vinculadas às atividades-fim da Universidade terão os seus titulares escolhidos dentre os integrantes da carreira do magistério superior, facultando-se, no caso das pró-reitorias afetas às atividades-meio, a escolha de seus titulares dentre os servidores que integram o corpo técnico-administrativo.

IV. Das decisões do reitor caberá recurso ao Conselho Universitário, na forma estabelecida pelo Regimento Geral.

Alternativas

ID
2925136
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Sobre os atos administrativos, relacione a coluna 1 à coluna 2 e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


Coluna 1

I. Instruções normativas

II. Regimentos

III. Resoluções

IV. Portarias

V. Deliberações


Coluna 2

( ) São atos administrativos normativos expedidos pelas altas autoridades do Executivo.

( ) São atos administrativos expedidos pelos Ministros de Estado para a execução de leis, decretos e regulamentos.

( ) São atos administrativos normativos ou decisórios emanados de órgãos colegiados.

( ) São atos administrativos normativos de atuação interna.

( ) São atos administrativos internos pelos quais os chefes de órgãos, repartições ou serviços expedem determinações gerais ou especiais a seus subordinados ou designam servidores para funções e cargos secundários.

Alternativas
Comentários
  • ( Resoluções ) São atos administrativos normativos expedidos pelas altas autoridades do Executivo.

    ( Instrução Normativa ) São atos administrativos expedidos pelos Ministros de Estado para a execução de leis, decretos e regulamentos.

    ( Deliberações ) São atos administrativos normativos ou decisórios emanados de órgãos colegiados.

    ( Regimentos ) São atos administrativos normativos de atuação interna.

    ( Portarias ) São atos administrativos internos pelos quais os chefes de órgãos, repartições ou serviços expedem determinações gerais ou especiais a seus subordinados ou designam servidores para funções e cargos secundários. 

    Gab. Letra E

  • ©      ATOS NORMATIVOS:

    REDE IN REDE RE

    REGULAMENTO

    DELIBERAÇÃO

    INSTRUÇÃO NORMATIVA

    REGIMENTO

    DECRETO

    RESOLUÇÃO

  • GAB. LETRA E.

  • Gabarito''E".

    Sobre os atos administrativos

    ( Resoluções ) São atos administrativos normativos expedidos pelas altas autoridades do Executivo.

    ( Instrução Normativa ) São atos administrativos expedidos pelos Ministros de Estado para a execução de leis, decretos e regulamentos.

    Deliberações ) São atos administrativos normativos ou decisórios emanados de órgãos colegiados.

    Regimentos ) São atos administrativos normativos de atuação interna.

    Portarias ) São atos administrativos internos pelos quais os chefes de órgãos, repartições ou serviços expedem determinações gerais ou especiais a seus subordinados ou designam servidores para funções e cargos secundários.

     Estudar é o caminho para o sucesso.

  • ATOS NORMATIVOS >> 3R DeDIN

    REGULAMENTO

    REGIMENTO

    RESOLUÇÕES

    DELIBERAÇÃO

    DECRETO

    INSTRUÇÕES NORMATIVAS

  • A questão indicada está relacionada com os atos administrativos.

    • Espécies de atos normativos:

    - Normativos: "comandos gerais e abstratos para a aplicação da lei" (MAZZA, 2013).
    - Ordinatórios: "disciplinam órgãos e agentes públicos" (MAZZA, 2013).
    - Negociais: "vontade da Administração em concordância com particulares" (MAZZA, 2013). 
    - Enunciativos: "certificam ou atestam uma situação existente" (MAZZA, 2013).
    - Punitivos: "aplicam sanções a gentes e particulares" (MAZZA, 2013). 

    ( III ) De acordo com Mazza (2013), as resoluções "são atos administrativos inferiores aos decretos e regulamentos, expedidos por Ministros de Estado, presidentes de tribunais, de casas legislativas e de órgãos colegiados, versando sobre matérias de interesse interno dos respectivos órgãos". 
    ( I ) Segundo Mazza (2013), as instruções normativas "são atos normativos de competência dos Ministros praticados para viabilizar a execução de leis e outros atos normativos". 
    ( V ) Conforme indicado por Mazza (2013), deliberações "são atos normativos ou decisórios de órgãos colegiados".
    ( II ) Para Mazza (2013), os regimentos "decorrentes do poder hierárquico, são atos administrativos praticados para disciplinar o funcionamento interno de órgãos colegiados e casas legislativas".
    ( IV ) De acordo com Mazza (2013), as portarias são "atos internos que iniciam sindicâncias, processos administrativos ou promovem designação de servidores para cargos secundários". 
    Assim, a alternativa que apresenta a sequência correta é a letra E. 

    Referência:

    MAZZA, Alexandre. Manual de Direito Administrativo. 13 ed. São Paulo: Saraiva, 2013. 

    Gabarito: E
  • Fui por eliminação!

  • revisar

  • Revisar

  • Sobre os atos administrativos

    ( Deliberações ) São atos administrativos normativos ou decisórios emanados de órgãos colegiados.

    ( Regimentos ) São atos administrativos normativos de atuação interna.

    ( Portarias ) São atos administrativos internos pelos quais os chefes de órgãos, repartições ou serviços expedem determinações gerais ou especiais a seus subordinados ou designam servidores para funções e cargos secundários.

    ( Resoluções ) São atos administrativos normativos expedidos pelas altas autoridades do Executivo.

    ( Instrução Normativa ) São atos administrativos expedidos pelos Ministros de Estado para a execução de leis, decretos e regulamentos.

  • "Sobre os atos administrativos

    ( Deliberações ) São atos administrativos normativos ou decisórios emanados de órgãos colegiados.

    ( Regimentos ) São atos administrativos normativos de atuação interna.

    ( Portarias ) São atos administrativos internos pelos quais os chefes de órgãos, repartições ou serviços expedem determinações gerais ou especiais a seus subordinados ou designam servidores para funções e cargos secundários.

    ( Resoluções ) São atos administrativos normativos expedidos pelas altas autoridades do Executivo.

    ( Instrução Normativa ) São atos administrativos expedidos pelos Ministros de Estado para a execução de leis, decretos e regulamentos."

    Obs:Revisar


ID
2925139
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Sobre a Lei nº 8.112 de 11 de dezembro de 1990 e suas alterações, que trata do Regime Jurídico Único, identifique se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

( ) Ajuda de custo, diárias, transporte e auxílio-moradia constituem indenizações ao servidor.

( ) A ajuda de custo destina-se a compensar as despesas de instalação do servidor que, no interesse do serviço, passa a ter exercício em nova sede, com mudança de domicílio mesmo em caráter provisório.

( ) A gratificação natalina não será considerada para cálculo de qualquer vantagem pecuniária.

( ) Será concedida ajuda de custo ao servidor que se afastar do cargo, ou reassumi-lo, em virtude de mandato eletivo.

( ) Após cada quinquênio de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até 120 dias, para participar de curso de capacitação profissional.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

    Ajuda de custo, diárias, transporte e auxílio-moradia constituem indenizações ao servidor.CERTO.

    Art. 51.  Constituem indenizações ao servidor:

    I - ajuda de custo;

    II - diárias;

    III - transporte.

    IV - auxílio-moradia.  

    A ajuda de custo destina-se a compensar as despesas de instalação do servidor que, no interesse do serviço, passa a ter exercício em nova sede, com mudança de domicílio mesmo em cárater provisório. FALSO.

    Art. 53.  A ajuda de custo destina-se a compensar as despesas de instalação do servidor que, no interesse do serviço, passar a ter exercício em nova sede, com mudança de domicílio em caráter permanente, vedado o duplo pagamento de indenização, a qualquer tempo, no caso de o cônjuge ou companheiro que detenha também a condição de servidor, vier a ter exercício na mesma sede.

      

    A gratificação natalina não será considerada para cálculo de qualquer vantagem pecuniária. CERTO.

    Art. 66.  A gratificação natalina não será considerada para cálculo de qualquer vantagem pecuniária.

    Será concedida ajuda de custo ao servidor que se afastar do cargo, ou reassumi-lo, em virtude de mandato eletivo. ERRADO.

    Art. 55.  Não será concedida ajuda de custo ao servidor que se afastar do cargo, ou reassumi-lo, em virtude de mandato eletivo.

    Após cada quinquênio de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até 120 dias, para participar de curso de capacitação profissional. ERRADO.

    Art. 87.  Após cada qüinqüênio de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até três meses, para participar de curso de capacitação profissional.

  • "MADE IN DATA"

  • Gabarito letra A ✔✔ I. Correta, só acrescentado: não se incorporam ao vencimento ou provento II. Mudança de domicílio em caráter permanente III. Correta IV. Não será concedida. V. Por até 3 meses Acréscimo de informação: Ajuda de custo X auxílio-moradia Ajuda de custo - compensar despesas de instalação + por até 3 meses + mudança em caráter permanente + interesse do serviço Auxílio-moradia - Ressarcir despesas de hospedagem/aluguel + 1 mês após comprovar despesas + não superior a 25% da remuneração do ministro do estado + garantia de 1.800,00 independente do valor recebido pelo cargo a quem preencher os requisitos ## qualquer erro não hesite em falar, por favor!!!
  • Gabarito"A''.

    Sobre a Lei nº 8.112 de 11 de dezembro de 1990 e suas alterações, que trata do Regime Jurídico Único, identifique se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. 

    ( V ) Ajuda de custo, diárias, transporte e auxílio-moradia constituem indenizações ao servidor.

    ( F ) A ajuda de custo destina-se a compensar as despesas de instalação do servidor que, no interesse do serviço, passa a ter exercício em nova sede, com mudança de domicílio mesmo em caráter provisório.

    ( V ) A gratificação natalina não será considerada para cálculo de qualquer vantagem pecuniária.

    ( F ) Será concedida ajuda de custo ao servidor que se afastar do cargo, ou reassumi-lo, em virtude de mandato eletivo.

    ( F ) Após cada quinquênio de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até 120 dias, para participar de curso de capacitação profissional.

    Estudar é o caminho para o sucesso.

  • A questão indicada está relacionada com a Lei nº 8.112 de 1990.

    • Vantagens:

    Segundo Matheus Carvalho (2015), "podem ser acrescidas à remuneração do servidor, de acordo com a lei, indenizações, gratificações ou adicionais". 
    Art. 49 Além do vencimento, poderão ser pagas ao servidor as seguintes vantagens: I - indenizações; II - gratificações; III - adicionais. 

    ( V ) De acordo com o art. 51, da Lei nº 8.112 de 1990. "Art. 51 Constituem indenizações ao servidor: I - ajuda de custo; II - diárias; III - transporte e IV - auxílio-moradia". 
    ( F ) Com base no artigo 53, da Lei nº 8.112 de 1990. "Art. 53 A ajuda de custo destina-se a compensar as despesas de instalação do servidor que, no interesse do serviço, passar a ter exercício em nova sede, com mudança de domicílio em caráter permanente, vedado o duplo pagamento de indenização, a qualquer tempo, no caso de o cônjuge ou companheiro que detenha também a condição de servidor, vier a ter exercício na mesma sede". 
    ( V ) De acordo com o artigo 66, da Lei nº 8.112 de 1990. "Art. 66 A gratificação natalina não será considerada para cálculo de qualquer vantagem pecuniária". 
    ( F ) Com base no artigo 56, da Lei nº 8.112 de 1990. "Art. 56 Será concedida ajuda de custo àquele que, não sendo servidor da União, for nomeado para cargo em comissão, com mudança de domicílio".

    ( F ) Conforme indicado no art. 87, da Lei nº 8.112 de 1990. "Art. 87 Após a cada quinquênio de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectivo remuneração, por até três meses, para participar de capacitação profissional". 
    Assim, a alternativa A apresenta a sequência correta.

    Referência:

    CARVALHO, Matheus. Manual de Direito Administrativo. 2 ed. Salvador: JusPodivm, 2015. 

    Gabarito: A
  • ( ) Ajuda de custo, diárias, transporte e auxílio-moradia constituem indenizações ao servidor(CERTO)

    ( ) A ajuda de custo destina-se a compensar as despesas de instalação do servidor que, no interesse do serviço, passa a ter exercício em nova sede, com mudança de domicílio em caráter PERMANENTE

    ( ) A gratificação natalina não será considerada para cálculo de qualquer vantagem pecuniária.(CERTO)

    ( ) NÃO SERA concedida ajuda de custo ao servidor que se afastar do cargo, ou reassumi-lo, em virtude de mandato eletivo.

    ( ) Após cada quinquênio de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até 3 MESES, para participar de curso de capacitação profissional.

  • LETRA A

  • A cada quinquênio, 90 dias.

  • indenização é DATA


ID
2925142
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Sobre os princípios da administração pública e os atos administrativos, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. Integram o caput do artigo 37 da Constituição Federal os princípios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade administrativa, da publicidade, do interesse público e da eficiência.

II. A presunção de legitimidade e a presunção da veracidade podem ser consideradas atributos do ato administrativo.

III. Imperatividade é o atributo pelo qual os atos administrativos se impõem a terceiros, independentemente de sua concordância.

Alternativas
Comentários
  • GAB. LETRA D

    I - interesse público.

     

  • Aquele tipo de questão que não precisa nem perder tempo lendo tudo.

  • Atributos do ato administrativo: PATI

    Presunção de legitimidade

    Autoexecutoriedade

    Tipicidade

    Imperatividade

  • Querida Bruna B segundo a melhor doutrina (Maria Sylvia Zanella Di Pietro), considera-se a TIPICIDADE e a VERACIDADE como atributos do ato administrativo, seu mnemônico seria P.A.T.I.V

  • Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência

  • CORRETA, D

    Apenas para complementar e fixar o conteúdo:

    Atributos dos Atos Administrativos:

    Tipicidade / Imperatividade / Autoexecutoriedade / Presunção de Legitimidade e Veracidade:

    Sendo que:

    Presunção de Legitimidade = presume-se que o ato administrativo foi praticado de acordo com a Lei.

    Presunção de Veracidade = presume-se que o ato praticado pelo agente público é verdadeiro. O agente público é dotado de fé pública e, até que se prove o contrário, os atos praticados por ele são considerados verdadeiros.

    Lembrando que o atributo da Presunção de Legitimidade e Veracidade tem presunção relativa; é dizer: invertem o ônus da prova, dando a oportunidade ao "beneficiário" do ato provar que esse foi praticado de maneira contrária a lei.

  • Gabarito d.

    Só a título de complementação:

     

    A presunção de legitimidade e a presunção da veracidade são consideradas atributos do ato administrativo. E não: "podem" ser consideradas.

     

     

  • CORRETA D.

    Apenas as afirmativas II e III estão corretas.

  • Essa é a típica questão MAL ELABORADA. O candidato sabendo a primeira já tem a resposta! #pormenosquestõesassim

  • A questão indicada está relacionada com os princípios da Administração Pública.

    • Princípios que estão expressos no caput do art. 37 da CF/88:

    - Constituição Federal:

    Art. 37 A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. 
    • Ato administrativo: "é aquele ato editado no exercício da função administrativa, sob o regime de direito público e traduzindo uma manifestação de vontade do Estado. É regido pelo direito público e difere-se dos demais atos da Administração Pública" (CARVALHO, 2015). 
    I - ERRADO, uma vez que no artigo 37 estão expressos os princípios de legalidade, de impessoalidade, de moralidade, de publicidade e de eficiência. 
    II - CERTO, conforme indicado por Matheus Carvalho (2015), são atributos do ato administrativo: a presunção de veracidade e legitimidade; a imperatividade; a exigibilidade; a auto-executoriedade e a tipicidade.                                                                                                                                                 III - CERTO, de acordo com Matheus Carvalho (2015), imperatividade: "todo ato administrativo que cria obrigação ao particular (os chamados atos restritivos), encerra um poder dado à administração pública de, unilateralmente, estabelecer uma obrigação aos particulares - desde que, obviamente dentro dos limites da lei". "Essa imposição de obrigações, independente da vontade do particular configura o atributo da imperatividade". 
    Assim, a alternativa correta é a letra D, pois apenas os itens II e III estão corretos. 
    Referência:
    CARVALHO, Matheus. Manual de Direito Administrativo. 2 ed. Salvador: JusPodivm, 2015. 

    Gabarito: D
  • Esta é uma típica questão que eliminação de alternativas faz a diferença... Conhecendo o LIMPE, você percebe que o princípio da impessoalidade foi substituído pelo do "interesse público". Lembrando que o princípio da impessoalidade é um princípio constitucional, já o princípio da indisponibilidade do interesse público é implícito. Eliminando as alternativas, que possuem o item 1 e a que considera todas corretas, sobra apenas a alternativa "D".

    Gabarito: "D"

    Observação: Sempre confira as outras afirmativas como precaução!

  • I - A supremacia do interesse público é um dos pilares do regime jurídico administrativo. Apesar disto, não está expresso no art. 37 da CF.

  • Por favor, parem de menosprezar a questão. Alguns estudantes erraram. Para quem estar começando agora não é fácil ...


ID
2925145
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considerando o disposto na Lei nº 8.112 de 11 de dezembro de 1990 e suas alterações, identifique se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

( ) O servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições.

( ) Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

( ) São penalidades disciplinares: destituição de cargo em comissão; advertência; destituição de função comissionada; suspensão; demissão; e cassação de aposentadoria ou disponibilidade.

( ) O servidor empossado em cargo público tem o prazo de 30 dias para entrar em exercício, contados da data da posse.

( ) O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B.

    Literalidade da Lei 8.112/1990.

    a) verdadeiro. Art. 121.  O servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições.

    b) verdadeiro. Art. 36.  Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

    c) verdadeiro. Art. 127.  São penalidades disciplinares:       

    I - advertência;

    II - suspensão;

    III - demissão;

    IV - cassação de aposentadoria ou disponibilidade;

    V - destituição de cargo em comissão;

    VI - destituição de função comissionada.

    d) incorreto. Art. 15.  Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.     

    § 1  É de quinze dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse.

    e) verdadeiro. Art. 22.  O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.

  • Gabarito: B.

    V - V - V - F - V.

  • Questão sujeita à anulação.

    Servidor estável pode perder o cargo :

    1_ sentença judicial transitada em julgada

    2_ processo administrativo disciplinar

    3_ avaliação periodica de desempenho

    4_ redução de despesas  art 169   § 4

     

  • Gabarito''B''. V – V – V – F – V

    Considerando o disposto na Lei nº 8.112 de 11 de dezembro de 1990 e suas alterações, identifique se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. 

    ( V ) O servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições.

    ( V ) Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

    ( V ) São penalidades disciplinares: destituição de cargo em comissão; advertência; destituição de função comissionada; suspensão; demissão; e cassação de aposentadoria ou disponibilidade.

    ( F ) O servidor empossado em cargo público tem o prazo de 30 dias para entrar em exercício, contados da data da posse.

    ( V ) O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.

    Estudar é o caminho para o sucesso.

  • José, a questão pede conforme a lei 8.112, e nela só constam essas hipóteses de perda do cargo. Já se fosse em relação ao que está na CF, a anulação seria plenamente cabível. As bancas já fazem essa pegadinha há um tempo envolvendo esse artigo

  • Disponibilidade é penalidade?

  • A questão indicada está relacionada com a Lei nº 8.112 de 1990. 

    (V) Com base no artigo 121, da Lei nº 8.112 de 1990. "Artigo 121 O servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições". 
    (V) Segundo Mazza (2013), "remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede. A remoção pode ser: a) de ofício: no interesse da Administração ou, para outra localidade, independentemente do interesse da Administração". 

    (V) De acordo com o artigo 127, da Lei nº 8.112 de 1990. "Artigo 127 São penalidades disciplinares: I - advertência; II - suspensão; III - demissão; IV - cassação de aposentadoria ou disponibilidade; V - destituição de cargo em comissão; VI - destituição de função comissionada". 
    (F) Com base no art. 15, §1º, da Lei nº 8.112 de 1990, é de 15 dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse. 
    (V) De acordo com o art. 41 da CF/88. "Art. 41 São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público. § 1º O servidor estável só poderá o cargo: I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado; II - mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada a ampla defesa; III - mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa". 
    Assim, a letra B apresenta a sequência correta.

    Referência:

    MAZZA, Alexandre. Manual de Direito Administrativo. 13 ed. São Paulo: Saraiva, 2013. 

    Gabarito: B
  •  É de 15 (quinze) dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse.

  • Calma aí ! No último item está faltando: mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa". Como que esse item foi dado como certo? 
    Lá está dizendo:  O servidor estável  perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.
    O último item tem que ser F e não V.

  • André Ricardo Silva, a questão refere-se à lei 8.112/90, na qual consta apenas essas duas penalidades, as demais estão previstas na CF/88.

  • REMOÇÃO:

    deslocamento do SERVIDOR

    a pedido ou de ofício

    no âmbito do mesmo quadro

    com ou sem mudança de sede

    .

    .

    REDISTRIBUIÇÃO:

    deslocamento do CARGO efetivo

    ocupado ou vago

    para outro órgão ou entidade do MESMO poder

    com prévia apreciação do órgão central do SIPEC

    observados: interesse da adm., equivalência de vencimentos, manutenção da essência das atribuições do cargo, vinculação entre os graus de responsabilidade e complexidade, mesmo nível de escolaridade/especialidade/habilitação, compatibilidade entre as atribuições do cargo e as finalidades do órgão ou entidade.

  • (V) O servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições.

    • Art. 121.  O servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições.

    (V) Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

    •  Art. 36.  Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

    (V) São penalidades disciplinares: destituição de cargo em comissão; advertência; destituição de função comissionada; suspensão; demissão; e cassação de aposentadoria ou disponibilidade.

    • Art. 127.  São penalidades disciplinares:
    • I - advertência;
    • II - suspensão;
    • III - demissão;
    • IV - cassação de aposentadoria ou disponibilidade;  
    • V - destituição de cargo em comissão;
    • VI - destituição de função comissionada.

    (F) O servidor empossado em cargo público tem o prazo de 30 dias para entrar em exercício, contados da data da posse.

    • Art. 15.  Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.          
    •  § 1  É de quinze dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse.   

    (V) O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.

    • Art. 22.  O servidor estável perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.