SóProvas



Questões de Conceitos de BPM


ID
14797
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2007
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

O instrumento de administração que auxilia o gestor na análise dos processos e na seqüência das rotinas de trabalho é denominado

Alternativas
Comentários
  • a)O ciclo PDCA, ciclo de Shewhart ou ciclo de Deming, foi introduzido no Japão após a guerra, idealizado por Shewhart e divulgado por Deming, quem efetivamente o aplicou. O ciclo de Deming tem por princípio tornar mais claros e ágeis os processos envolvidos na execução da gestão, como por exemplo na gestão da qualidade, dividindo-a em quatro principais passos

    b)Organograma é um gráfico que representa a estrutura formal de uma organização. Os organogramas mostram como estão dispostos os órgãos ou setores, a hierarquia e as relações de comunicação existentes entre eles.

    c)O cronograma é um instrumento de planejamento e controle semelhante à um diagrama, onde são definidas e detalhadas minuciosamente as atividades a serem executadas durante um período estimado de tempo

    d)Fluxograma é um tipo de diagrama, e pode ser entendido como uma representação esquemática de um processo, muitas vezes feita através de gráficos que ilustram de forma descomplicada a transição de informações entre os elementos que o compõem. Podemos entendê-lo, na prática, como a documentação dos passos necessários para a execução de um processo qualquer. É uma das Sete Ferramentas da Qualidade. Muito utilizada em fábricas e industrias para a organização de produtos e processos.

    e)Retroalimentação, ou também realimentação (emprega-se ainda o termo em inglês, Feedback), é o nome dado ao procedimento através do qual parte do sinal de saída de um sistema (ou circuito) é transferida para a entrada deste mesmo sistema, com o objetivo de diminuir, amplificar ou controlar a saída do sistema. Quando a retroalimentação diminui o nível da saída, fala-se de retroalimentação negativa, e quando a retroalimentação amplifica o nível da saída fala-se de retroalimentação positiva. A retroalimentação pode também ter um efeito variável (às vezes positivo, às vezes negativo) de acordo com as condições, tempo de transmissão e inércia do sistema, o que pode provocar efeitos variados (ciclos, comportamento caótico, etc.).

  • O fluxograma, ou flow-chart, é conhecido com os nomes de carta de fluxo de processo, gráfico de sequência, gráfico de processamento etc. O fluxograma objetiva, entre outros, os seguintes aspectos principais: o padronizar a representação dos métodos e os procedimentos administrativos; o maior rapidez na descrição dos métodos administrativos; o facilitar a leitura e o entendimento; o facilitar a localização e a identificação dos aspectos mais importantes; o maior flexibilidade; e o melhor grau de análise. O fluxograma objetiva evidenciar a sequência de um trabalho, permitindo a visualização dos movimentos ilógicos e a dispersão de recursos materiais e humanos. Constitui o fundamento básico de todo trabalho racionalizado, pois não basta fazer sua divisão, sendo necessário bem dispô-lo no tempo e no espaço. É o meio pelo qual o gestor consegue articular as diversas etapas de uma rotina depois da imprescindível divisão e distribuição das tarefas.
  • a) PDCA = modelo que possibilita uma abordagem metódica para a solução de problemas e melhoria contínua. 
    (P = planejar | D = fazer, executar - colocar o plano em prática | C = chegar, verificar - medir se a execução está de acordo | A = Agir - acertar o que está errado)

    b) Organograma = gráfico que representa a estrutura formal, hierarquia, de uma organização

    c) Cronograma = gráfico/tabela indicador de planejamento sequencial de atividades ao longo de um determinado período de tempo

    d ) Fluxograma = gráfico que dá o fluxo de determinado processo ou sequência, início, meio e fim . (GABARITO)

    e ) Feedback = retroalimentação/realimentação, avaliação e retorno de determinada tarefa/projeto




ID
47380
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Sobre o tema "gerenciamento de processos", é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • "A abordagem por Processos ou Gestão por Processos, como é conhecida atualmente, visa desenvolver esforços dentro das organizações para que os departamentos funcionem como um todo de forma que cada parte dessa estrutura organizacional passe a analisar os impactos que seu desempenho está causando nas demais partes da empresa.Imaginem uma empresa prestadora de serviços. Um determinado cliente liga pra fazer uma reclamação a respeito de um serviço e este logo é direcionado para o departamento de reclamações que leva alguns minutos para atendê-lo. Neste departamento são coletadas todas as informações sobre o cliente inclusive a sua reclamação. Detectado o problema, o atendente redireciona a ligação para o setor que deveria solucionar o problema, no entanto este setor não consegue solucioná-lo e redireciona o cliente mais uma vez para outro setor e assim por diante. Isso ocorre justamente pelas lacunas existentes entre os departamentos que impossibilita o conhecimento de cada etapa do processo. Cada atendente é especialista da sua área e desconhece as demais. Com isso o cliente em alguns casos fica sem a solução para o seu problema e acaba insatisfeito com a empresa e muda para a concorrência quando há a possibilidade. Daí a necessidade de enxergar a organização como um sistema ABERTO e dinâmico. A informação corre por todas as suas áreas agregando valor em cada etapa de seus processos facilitando a adaptação às mudanças ocorridas no ambiente interno e externo."http://64.233.163.132/search?q=cache:X3L9RQ7C_vYJ:www.lasallerj.org/revistas/index.php/Inovar/article/viewDownloadInterstitial/61/43+Gest%C3%A3o+de+processos+sistema+aberto&cd=4&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br
  • Segundo a FNQ, definimos processos por “um conjunto de atividades preestabelecidas que, executadas numa seqüência determinada, vão conduzir a um resultado esperado que assegure o atendimento das necessidades e expectativas dos clientes e outras partes interessadas”.

    Ainda segundo a FNQ, os processos estão inter-relacionados e interagem entre si(logo, não são considerados um fim em si mesmos), de tal forma que, produtos e serviços deles provenientes, constituem a entrada para um ou mais processos na seqüência de execução, que busca o atendimento das necessidades e expectativas dos clientes.

    Mapear os processos, a primeira etapa de uma gestão por processos efetiva, é um dos trabalhos mais importantes nesta metodologia de gestão. É a construção da principal ferramenta de gerenciamento e melhoria interna.(Aconselha-se que apenas os processos organizacionais críticos sejam otimizados, pois otimizar processos que não agregam valor, gerará custos sem retorno.)
    Resumindo: toda organização é um sistema. Ou seja, funciona como um conjunto de processos. A identificação e o mapeamento destes processos permitem um planejamento adequado das atividades, a definição de responsabilidades e o uso adequado dos recursos disponíveis. (Lembrando que, deve-se levar em conta tanto os aspectos verticais como horizontais da empresa).

    Bibliografia: FNQ – Fundação Nacional da Qualidade. Cadernos de Excelência: Processos. São Paulo: FNQ, 2007.
     

  • Letra B e letra D estão erradas, pois tratam TODOS os processos, o que não é verdade, pois levaria à BUROCRACIA.
    Letra C incorreta, pois utiliza-se abordagem HORIZONTAL.

    Letra E incorreta, pois não é mais importante, é considerado apenas um MEIO.

     

  • O modelo estudado considera três classes de processos: Primários ou de Negócios, de Apoio e Gerenciais. Os primários são os mais importantes, pois afetam diretamente os clientes externos. Os de apoio ajudam ou facilitam a execução dos primários e os gerenciais facilitam a execução destes, alocando, dirigindo e coordenando recursos e meios necessários ao bom desempenho organizacional.

    Para identificar os processos primários devem ser observados aqueles que têm relação direta com os clientes. Os processos primários são divididos em processos chaves e críticos. Os processos chaves são aqueles processos primários que apresentam um alto custo para a organização e alto impacto para o cliente, para descobri-lo você deverá saber o custo de cada processo e classificá-lo e para identificar os processos de maior impacto nos clientes; reúna os responsáveis por estes processos e faça uma seção de brainstorming para discutir o assunto e chegar a uma conclusão, lembrando que o foco deve ser nos processos primários. Os processos críticos estão contidos nos processos chaves, mas nem todo processo chave é um processo crítico. Dentre os processos chaves (que tem um alto custo e alto impacto para o cliente) você vai analisar quais são os que estão diretamente alinhados com a estratégia de negócio da organização, assim você terá os processos críticos descritos.


    Fonte: Análise e modelagem de processos de negócios: foco na notação BPMN (Business Process Modeling Notation) / Rogerio Valle, Saul Barbará de Oliveira, organizadores. - 1. ed. - 5. reimpr. - São Paulo: Atlas, 2012.

  • Já dá para eliminar a B e a D, pois não vale a pena gastar tempo e dinheiro em processo que não agrega valor, não é? A letra E também é possível eliminar pelo bom senso, afinal as metas e objetivos são mais importantes que o mapeamento.

  • Letra A - primeira frase está perfeita. Gabarito da questão!

    De acordo com sua estratégia, a organização deve “mapear” seus processos críticos para que possa atingir seus objetivos.

    Letra B - existe uma “pegadinha”. Não são todos os processos que devem ser mapeados, somente os relevantes.

    Letra C - inverte o conceito, pois a abordagem horizontal é mais adequada à gestão por processos.

    Letra D - também vai na linha da letra B e está equivocada.

    Letra E - é absurda, pois obviamente o que importa são os objetivos e não o mapeamento dos processos por si só!

    Fonte: Rodrigo Rennó.


ID
55876
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Segundo Shakespeare, cada pessoa é o caminho que ela mesma
segue. Os caminhos da organização são os seus processos e o ato
de escolha desses caminhos está voltado para o planejamento
estratégico. Desse modo, a organização, para seu sucesso,
depende da atuação do gestor, que deve escolher bem seus
caminhos e fazer que seus integrantes os trilhem da melhor
maneira possível. Nesse contexto, julgue os itens que se seguem.

A gestão do processo implica uma visão horizontal e sistêmica da organização.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO

    GESTÃO POR PROCESSOS o próprio nome já diz, a visão é do processo como um todo (visão sistêmica), e não por funções ou partes. desta forma, é necessária uma visão horizontal, ou seja, da ligação entre as funções que compõem o processo.
  • Tanta questão absurda que a gente vê por aí e não é anulada, esta que é simples eles anularam. Vai entender. Questão CORREEEETAAAAAAA

  • Na verdade a questão está incompleta. O problema dela é que, dependendo da interpretação você pode vê-la errada ou certa. A Gestão por Processos implica em uma visão tanto vertical, quanto horizontal. Na visão vertical você vai do Macro-Processo ao sub-processo. Então de a questão estiver falando em visão dos processos ela estará errada, pois restringe a visão a somente às interfaces entre processos. Se ela estiver falando quanto à tomada de decisão ou estrutura hierárquica, estará errada.

  • Essa questão é perfeita e absolutamente correta.. justificativa cespe:

     ITEM 111  – anulado. O que se aborda no item extrapola o previsto nos objetos de  avaliação 
    constantes do edital. Por essa razão, o CESPE/UnB decide pela sua anulação.
  • Existe uma diferença entre gestão de processo e gestão por processo:

    gestão de processos significa que existem processos mapeados, sendo monitorados, mantidos sob controle e que estão funcionando conforme planejado; - Quando se fala em gestão por processos, procura-se ver a organização de forma mais ampla, com as áreas se inter-relacionando.


ID
55879
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Segundo Shakespeare, cada pessoa é o caminho que ela mesma
segue. Os caminhos da organização são os seus processos e o ato
de escolha desses caminhos está voltado para o planejamento
estratégico. Desse modo, a organização, para seu sucesso,
depende da atuação do gestor, que deve escolher bem seus
caminhos e fazer que seus integrantes os trilhem da melhor
maneira possível. Nesse contexto, julgue os itens que se seguem.

Os macroprocessos, processos e subprocessos são atividades e(ou) tarefas que iniciam e terminam com o cliente externo, variando apenas o nível de complexidade e tamanho de cada um deles.

Alternativas
Comentários
  • PROCESSO:Qualquer atividade que recebe uma entrada (input), realiza uma transformação agregando-lhe valor e gera uma saída (output) para um CLIENTE EXTERNO ou INTERNO.Hierarquia do ProcessoMACROPROCESSO: é um processo que geralmente envolve mais de uma função da organização, e cuja operação tem impacto significativo nas demais funções da organização. Dependendo da complexidade do processo este é dividido em subprocessos.SUBPROCESSO: divisões do macroprocesso com objetivos específicos, organizado seguindo linhas funcionais. Os subprocessos recebem entradas e geram suas saídas em um único departamento.Os subprocessos podem ser divididos nas diversas atividades que os compõem, e em um nível mais detalhado em tarefas. Fonte:http://www.google.com.br/#hl=pt-BR&source=hp&q=macroprocessos&btnG=Pesquisa+Google&meta=&aq=f&oq=macroprocessos&fp=432e932d30ce3f1e
  •     Não iniciam e terminam com o cliente. O cliente na realidade esta na ponta final do processo saída ou "autput". 

  • a questão diz que as tarefas iniciam e terminam com o cliente externo. Errado

    os funcionários também são clientes, mas os internos

    por ex.: a construçao de um carro

    "A" fica responsável pelos parafusos

    "B" pela porta do carro

    "C" pelo motor etc

    nesse caso "A" é forncedor interno de "B", e este, por sua, vez é cliente de "A" e assim por diante

    quando o carro está concluido "D" vai na loja e o compra. Ele é o cliente externo

     

  • Os processos e subprocessos são detalhamentos do macroprocesso e não processos diferentes com outro nível de complexidade. A complexidade de um macroprocesso será sempre a mesma, grande ou pequena, Se for grande mais processos e subprocessos complexos ela terá, se for menor ela terá menos. É o conjunto dos processos que determina a compllexidade, ele não é um atributo de um processo isolado. Até porque dentro da visão por processos não se deve considerar os processos de forma isolada.

  • Apenas o processo que possui a definição: "conjunto de atividades que iniciam e terminam com o cliente externo", livro do Sordi. o macroprocesso tem relevancia estrategica e o subprocesso envolve de atividades de 1 ou mais departamentos
  • Fiquei com dúvida pois achava que subprocesso era um conjunto de atividades subdivididas que pertenciam a um processo e não a um MacroProcesso.

    SUBPROCESSO: divisões do macroprocesso com objetivos específicos, organizado seguindo linhas funcionais. Os subprocessos recebem entradas e geram suas saídas em um único departamento.

    Alguém sabe explicar?
  • Não necessariamente pode começar e terminar com o cliente,
    existem outras entidades que podem estar envolvidas:

    Pode existir como entrada e saída:
    • Fornecedor
    • Mercado
    • Cliente

    Fonte: http://www.ccuec.unicamp.br/gepro/pdf/Gestao_Processos_UNICAMP_170903.pdf
    Página 12
  • A questão está errada por dois motivos:
    1 -  cliente externo. Não necessariamente cliente e não necessariamente externo.

    2 - variando apenas o nível de complexidade. A diferença entre Macrop P e Subprocessos, não diz respeito a complexidade, e sim a abrangência e objetividade da tarefa. O subprocesso é mais focado, ao passo que o macro mais genérico. O subprocesso é mais operacional e o macro mais estratégico.
  • A questão traz uma afirmação que não é sempre verdadeira. O processo normalmente termina

    com o cliente sendo atendido, mas nem sempre se inicia assim.

    Fonte: Prof. Rodrigo Rennó

  • Estratégia Concursos:

    "A questão traz uma afirmação que não é sempre verdadeira. O processo normalmente termina com o cliente sendo atendido, mas nem sempre se inicia assim. O gabarito: errada. "


ID
97792
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

A metodologia de administração de processos que realiza o desenho de fluxogramas de todas as atividades executadas por todos os cargos pertencentes a força de trabalho com o objetivo de reconhecer as incongruências e corrigi-las em tempo é conhecida como

Alternativas
Comentários
  • a)Brainnstorming: ou técnica da tempestade cerebral, é utilizada para gerar idéias criativas que possam resolver problemas da organização.b)BSC: é um método de administração focado no equilíbrio organizacional e se baseia em 4 perspectivas básicas: finanças, clientes, processos internos e aprendizagem/crescimento organizacional.c)Melhoria contínua: é o conjunto de atividades planejadas através das quais todas as partes da organização objetivam aumentar a satisfação do cliente, tanto para os clientes internos quanto externos. Esta é uma das filosofias do Total Quality Management – TQM (Gerenciamento Total da Qualidade). d)Reengenharia: conceito introduzido por James Champy e Michael Hammer, consiste em repensar e redesenhar radicalmente as práticas e processos nucleares da organização tais como o serviço ao cliente, o desenvolvimento de novos produtos, a cultura organizacional, a resposta às encomendas, entre outras, a fim de aumentar a produtividade através da redução de custos e do aumento do grau de satisfação do cliente.e)Mapeamento de Processos: é um trabalho de coleta de dados junto aos participantes do processo, que mais o conhecem, tais como operadores e encarregado. É no mapeamento do processo que estão todas as informações agrupadas. A partir do mapeamento de cada processo crítico (com seus subprocessos, atividades e tarefas), elabora-se fluxogramas, gráficos de medição e gráficos de controle. Aí será possível traduzir os sintomas em diagnósticos das causas dos problemas no processo.Correta: E
  • O Mapeamento de Processos corresponde a uma descrição gráfica de um processo, onde se devem estabelecer as atividades necessárias para a execução do serviço/produto desejado. É uma técnica que permite introduzir melhorias nos procedimentos de trabalho. A  análise crítica das atividades, por meio de fluxogramas, permite a simplificação das práticas de trabalho, além de acrescentar inteligência e mais eficiência ao processo. Essa representação gráfica pretende evidenciar:

    − a sequência de atividades;
    − os agentes envolvidos;
    − os prazos e o fluxo de entradas e saídas;
    − informações e documentos em uma organização ou unidade;
    − oportunidades para a racionalização e aperfeiçoamento dos processos de trabalho em uma organização;
     

  • Estranho porque O BPM CBOK não trata a si como uma metodologia, estrutura de trabalho ou ferramenta; Contudo um conjunto de práticas, conhecimentos, comportamentos contínuos numa atividade.

  • GAB: E 

     

    Mapeamento de processos é uma técnica geral utilizada por empresas para entender de forma clara e simples como uma unidade de negócio está operando, representando cada passo de operação dessa unidade em termos de entradas, saídas e ações.

     

    www.auctus.com.br/o-que-e-mapeamento-de-processos/

  • mapeamento é desenhar o processo. modelagem é redesenhar o processo.

    ferramentas usadas no mapeamento: relationship map, cross-funcional process map, matriz sipoc, turtle diagram, fluxograma (flow chart) e tabela descritiva


ID
109858
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Na gestão por processo, o conjunto de várias especialidades executadas em uma única operação com a finalidade de resolver problemas, de caráter temporário ou provisório, pois não agregam valor nenhum e consomem recursos variáveis, é denominada atividade

Alternativas
Comentários
  • eu não entendi, alguém pode me explicar?
  • Correta DAs atividades, segundo Cruz, podem ser classificadas como:•Principais: são as que têm participação direta na criação do bem ou serviço. Costumam agrupar-se em logística, produção, vendas e serviços. Essas atividades principais são dividas em:-Críticas: aquelas que são fundamentais para a integridade do processo ou seu resultado. Tornam essas atividades críticas, o tempo de início, a criticidade da matéria-prima, criticidade do equipamento, tempo de produção e tempo de término;-Não-críticas: apesar de serem indispensáveis para os resultados do processo, podem ser realizadas dentro de parâmetros e condições mais flexíveis.•Secundárias: são as que não estão diretamente envolvidas com a produção. Existem para garantir todas as condições de operacionalidade necessárias às atividades principais com antecedência. Costumam dividir-se em infra-estrutura, recursos humanos, tecnologia, compras e qualidade.•Transversais: são o conjunto de várias especialidades, executadas em uma única operação, com a finalidade de resolver problemas. Possuem caráter temporário ou provisório.Fonte:http://www.unisinos.br/inf/images/stories/Inf/36tc_natacha_oliveira.pdf
  • Apenas organizando melhor o comentário abaixo (muito bem colocado por sinal):

    As atividades podem ser classificadas como: Principais: são as que têm participação direta na criação do bem ou serviço. Costumam agrupar-se em logística, produção, vendas e serviços. Essas atividades principais são dividas em: Críticas: aquelas que são fundamentais para a integridade do processo ou seu resultado. Tornam essas atividades críticas, o tempo de início, a criticidade da matéria-prima, criticidade do equipamento, tempo de produção e tempo de término; - Não-críticas: apesar de serem indispensáveis para os resultados do processo, podem ser realizadas dentro de parâmetros e condições mais flexíveis.   Secundárias: são as que não estão diretamente envolvidas com a produção. Existem para garantir todas as condições de operacionalidade necessárias às atividades principais com antecedência. Costumam dividir-se em infra-estrutura, recursos humanos, tecnologia, compras e qualidade.   Transversais: são o conjunto de várias especialidades, executadas em uma única operação, com a finalidade de resolver problemas. Possuem caráter temporário ou provisório
  • As atividades podem ser classificadas como:

     

    Principais: são as que têm participação direta na criação do bem ou serviço. Costumam agrupar-se em logística, produção, vendas e serviços. Essas atividades principais são dividas em:

     

    * Críticas: aquelas que são fundamentais para a integridade do processo ou seu resultado. Tornam essas atividades críticas, o tempo de início, a criticidade da matéria-prima, criticidade do equipamento, tempo de produção e tempo de término;

    * Não-críticas: apesar de serem indispensáveis para os resultados do processo, podem ser realizadas dentro de parâmetros e condições mais flexíveis.  

     

    Secundárias: são as que não estão diretamente envolvidas com a produção. Existem para garantir todas as condições de operacionalidade necessárias às atividades principais com antecedência. Costumam dividir-se em infra-estrutura, recursos humanos, tecnologia, compras e qualidade.  

     

    Transversais: são o conjunto de várias especialidades, executadas em uma única operação, com a finalidade de resolver problemas. Possuem caráter temporário ou provisório


ID
138463
Banca
FCC
Órgão
PGE-RJ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

O modelo de gestão orientado para processos é adequado para promover maior efetividade organizacional porque

Alternativas
Comentários
  • GESTÃO POR PROCESSOS

    Processo é um conjunto de recursos e atividades interrelacionadas, que transformam no tempo, insumos em produtos ou serviços. Uma série de etapas com valor agregado que converte uma entrada - INPUT (de um fornecedor); em uma saída - OUTPUT (a um cliente). Todo processo deve contribuir para a satisfação do cliente, e cada etapa do processo deve agregar valor à etapa anterior.

    Nesse contexto se insere a alternativa A.
  • O modelo de organização orientado por processos passou a ser
    considerado como alternativa mais adequada para promover uma maior efetividade
    organizacional. O pressuposto foi o de que nessa forma de organização ocorresse
    uma eliminação de barreiras dentro da empresa, possibilitando a visualização da
    organização como um todo e uma maior inter-relação entre os diferentes agentes da
    cadeia de valor (cliente, fornecedor, executores do processo).
  • pq o gabarito não é letra d, pq pra mim ela está perfeita!!!
  • Bruno, acredito que a letra d informa o conceito de gestão de projetos.
  • Bruno, não pode ser a letra D, pois ela fala em "projetos espcíficos"!

    A mudança de uma estrutura funcional para uma estrutura voltada para os processos impõe a definição das responsabilidades pelo andamento dos processos, a minimização das transferências internas (a troca de informações e materiais entre os setores), a maximização do agrupamento de atividades conexas e a diminuição do gasto de tempo e energia (que ocorre com a reunião das pessoas e atividades que dependerão umas das outras, reduzindo assim a perda de tempo e o custo com transporte, etc.). Sempre com foco na continuidade!

    Fonte: Rodrigo Renó, Estratégia Concursos

    Sempre que se fala em Processos, há de se pensar em Continuidade. E quando o assunto é Projetos, há de se falar em Especificidade.


    Espero ter esclarecido!
  • Letra d- O erro seria Projetos específicos mesmo.

    1- Definição de Gestão de Processos segundo Gart Capote

    “Gerenciamento de Processos de Negócio é uma abordagem disciplinar para identificar, desenhar, executar, documentar, medir, monitorar, controlar e melhorar processos de negócios, automatizados ou não, para alcançar resultados consistentes e alinhados com os objetivos estratégicos da organização”. Nada diz sobre projeto ESPECÍFICO.

     

    Rafael Scucuglia

    “Conceitualmente, a gestão por processos significa muito mais do que simplesmente mapear as atividades organizacionais. Significa muito mais do que apenas nomear cada etapa de trabalho com um nome que a identifique […] Resumindo: toda organização é um sistema. Ou seja, funciona como um conjunto de processos. A identificação e o mapeamento destes processos permitem um planejamento adequado das atividades, a definição de responsabilidades e o uso adequado dos recursos disponíveis”.


ID
162967
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

O Business Process Management (BPM) se constitui em

Alternativas
Comentários
  • O Gerenciamento de Processos de Negócio (português brasileiro) ou Gestão de Processos de Negócio (português europeu) (em inglês Business Process Management ou BPM) é um conceito que une gestão de negócios e tecnologia da informação com foco na otimização dos resultados das organizações através da melhoria dos processos de negócio. São utilizados métodos, técnicas e ferramentas para analisar, modelar, publicar, otimizar e controlar processos envolvendo recursos humanos, aplicações, documentos e outras fontes de informação.

  • Modo Estruturado de gerência? Alguém pode me explicar esse "estruturado"?


ID
164617
Banca
FGV
Órgão
BADESC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Considere a seguinte sentença:

"Cliente informa seus dados cadastrais"

De acordo com o modelo ambiental, que delimita o universo de interesse do sistema, a sentença acima é um exemplo de:

Alternativas
Comentários
  • Modelo ambiental

    O modelo ambiental descreve o ambiente no qual o sistema se insere, ou seja, descreve o contexto do sistema, que deve ter 3 componentes:

    Componentes do modelo ambiental::

    • Definição de objetos ? Finalidade de sistema;
    • Lista de eventos ? Os acontecimentos que ocorrem no exterior e que interagem com o sistema;
    • Diagrama de contexto ? Representa o sistema como um único processo e as suas interacções com o meio ambiente.
  • Evento - São os fatos externos ao sistema que geram estímulos para este;

    Estímulo - É o objeto gerado pelo evento e que ativa uma ação;

     

    Exemplo:

    EVENTO: Cliente entrega pedido
    ESTÍMULO: pedido do cliente
     


ID
200941
Banca
FCC
Órgão
BAHIAGÁS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Um grupo de atividades realizadas numa sequência lógica com o objetivo de produzir um bem ou serviço que tem valor para um grupo específico de clientes é denominado

Alternativas
Comentários
  •  O PROCESSO: É uma série de ações que produz um resultado que agrega valor ao produto ou serviço.
     É uma sequência de atividades interligadas, caracterizadas por insumos, mensuráveis, atividades que agregam valor e saídas de atividades destinadas a produzir um bem ou serviço intermediário ou final.

  • O ciclo PDCA, ciclo de Shewhart ou ciclo de Deming, é um ciclo de desenvolvimento que tem foco na melhoria contínua.

    O PDCA foi introduzido no Japão após a guerra, idealizado por Shewhart e divulgado por Deming, quem efetivamente o aplicou. Inicialmente deu-se o uso para estatística e métodos de amostragem. O ciclo de Deming tem por princípio tornar mais claros e ágeis os processos envolvidos na execução da gestão, como por exemplo na gestão da qualidade, dividindo-a em quatro principais passos.
     

    Os passos são os seguintes:

    Plan (planejamento) : estabelecer uma meta ou identificar o problema (um problema tem o sentido daquilo que impede o alcance dos resultados esperados, ou seja, o alcance da meta); analisar o fenômeno (analisar os dados relacionados ao problema); analisar o processo (descobrir as causas fundamentais dos problemas) e elaborar um plano de ação.
    Do (execução) : realizar, executar as atividades conforme o plano de ação.
    Check (verificação) : monitorar e avaliar periodicamente os resultados, avaliar processos e resultados, confrontando-os com o planejado, objetivos, especificações e estado desejado, consolidando as informações, eventualmente confeccionando relatórios. Atualizar ou implantar a gestão à vista.
    Act (ação) : Agir de acordo com o avaliado e de acordo com os relatórios, eventualmente determinar e confeccionar novos planos de ação, de forma a melhorar a qualidade, eficiência e eficácia, aprimorando a execução e corrigindo eventuais falhas.

  • Just in time é um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exata. Pode ser aplicado em qualquer organização, para reduzir estoques e os custos decorrentes.

    O just in time é o principal pilar do Sistema Toyota de Produção ou Produção enxuta.
     

    ------------------------------------------------------------------------------------------------

    ´Hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje!´

    Para o Kaizen, é sempre possível fazer melhor, nenhum dia deve passar sem que alguma melhoria tenha sido implantada, seja ela na estrutura da empresa ou no indivíduo. Sua metodologia traz resultados concretos, tanto qualitativamente, quanto quantitativamente, em um curto espaço de tempo e a um baixo custo (que, conseqüentemente, aumenta a lucratividade), apoiados na sinergia gerada por uma equipe reunida para alcançar metas estabelecidas pela direção da empresa.

    O Sistema de produção Toyota é conhecido pela sua aplicação do princípio do Kaizen.
     

  • Fluxograma - Representac?a?o gra?fica da rotina de um processo de produc?a?o atrave?s de si?mbolos padronizados. Permite o mapeamento individualizado de cada etapa e, quando necessa?rio, o estudo e racionalizac?a?o de tempos e movimentos do processo. 

  • Gabarito: letra A.
  • O enunciado apresenta um conceito de processo: sequência lógica com o objetivo de produzir bem ou serviço que tenha valor para um grupo de clientes.

    Gabarito: A


ID
211294
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, relativos à gestão de processos.

A gestão organizacional com base em processos pressupõe a estruturação da organização em torno do modo de realização do trabalho, com a preocupação voltada para o valor que cada atividade agrega à anterior.

Alternativas
Comentários
  • Questão passível de recurso, pois na Gestão por Processos, afirmar que a preocupação está voltada para o valor que cada atividade agrega à anterior significa dar uma perspectiva muito limitada ao escopo do referido modelo. A preocupação deve ser, de forma primária, com o valor que cada atividade agrega ao resultado do processo. 

    Como o examinador não delimitou o escopo da questão, seja por autor, época, etc... não é possível fazer tal afirmação. 

  • Alguém poderia me esclarecer melhor esta questão?Obrigada.

  • Processo é o conjunto de ações coordenadas ao alcance de um objetivo.
    Quando se tem em vista a definição de processo fica mais fácil entender porque há uma preocupação na qualidade de cadas atividade. É justamente o valor agregado de cada etapa que irá resultar em um resultado não apenas satisfatório, porém excelente.
    O que os colegas podem ter confundido é que não se trata de enfocar apenas cada parte da divisão de trabalho fordista. Deve-se ter em vista também o ambiente de projetos. Em uma equipe de projeto, a tarefa atribuída a cada participante precisa ser executada com um elevado grau de qualidade pois é justamente a soma desses esforços que resultará no cumprimento do objetivo com elevado grau de efetividade.
  • Em resposta ao primeiro cometário, acho que cabe observar se a questão não estaria certa, pois, existe uma diferença entre gestão de processos e gestão por processos...
  • Isso não retoma à burocracia? A preocupação não teria que ser com o valor gerado para o cliente? Não entendi.

  • A gestão por processos gera uma visão "horizontalizada" da empresa, ou seja, voltada para seus fluxos de trabalho, ao contrário de uma visão "verticalizada" - focada em seus departamentos e áreas internas. Assim, dizemos que a gestão por processos é mesmo voltada para o "como" e não para o "quê" é feito. A preocupação central passa a ser quais são as atividades que geram valor para o cliente e como os processos críticos podem ser aperfeiçoados. O gabarito é mesmo questão certa.


    Fonte: Professor Rodrigo Rennó, Estratégia Concursos.

  • CERTO. 

    Gestão por processos gera uma visão “horizontalizada” da empresa, ou seja, voltada para seus fluxos de trabalho, ao contrário de

    uma visão “verticalizada” – focada em seus departamentos e áreas internas.

    Assim, dizemos que a gestão por processos é mesmo voltada para o “como” e não para o “quê” é feito. A preocupação central passa a ser

    quais são as atividades que geram valor para o cliente e como os processos críticos podem ser aperfeiçoados.

  • A GESTÃO POR PROCESSOS É VOLTADA PARA "COMO" AS ATIVIDADES/TAREFAS SÃO REALIZADAS E NÃO O "QUÊ" É FEITO. 

     

     

     

     

    GABARITO CERTO

  • A gestão organização baseada em processos adota uma visão “horizontalizada” da organização, na qual percebe-se facilmente como cada uma das atividades agrega valor até a chegada no cliente. É uma visão ponta a ponta e interfuncional das atividades. .

    GABARITO: CORRETO


ID
211297
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, relativos à gestão de processos.

Gestão de processos e ações de gestão de qualidade, como as preconizadas pelas normas ISO, não guardam entre si qualquer correlação.

Alternativas
Comentários
  • Questão ERRADA!

    As normas ISO trabalham em observância examente a gestão da qualidade nos processos.

     

  • Claro que existe. É através da gestão de processos e ações que se alcança a gestão da qualidade. É na gestão da qualidade que podemos avaliar se os processos estão de acordo com o esperado. Ou seja, um depende do outro. 
    Resposta ERRADA!!!

ID
226504
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Na análise e modelagem de processos de negócios, os processos que afetam positiva ou negativamente a relação com os clientes denominam-se processos

Alternativas
Comentários
  • Letra E

     

  • Processos primários ou de negócio
  • Os processos primários incluem as atividades que geram valor para o cliente. Podem ainda ser entendidos como aqueles que caracterizam a atuação da empresa e que são suportados por outros internos, resultando no produto ou serviço que é recebido por um cliente externo (GONÇALVES, 2000). Como exemplo tem-se os processos de: produção, venda, recebimento e atendimento de pedido (cliente).
     

  • Processos de suporte ou apoio
  • Os processos de suporte são os conjuntos de atividades que garantem o apoio necessário ao funcionamento adequado dos processos primários (GONÇALVES, 2000). Como exemplo tem-se os processos de: folha de pagamento, call center, recebimento e atendimento de pedido (fornecedor de material).

    Processos gerenciais

    Processos gerenciais são aqueles focalizados nos gerentes e nas suas relações e incluem as ações de medição e ajuste do desempenho da organização. Neste tipo de processos, incluem as ações que os gerentes devem realizar para dar suporte aos demais processos de negócio (GONÇALVES, 2000).

    Segundo Davenport (1994) os processos de gerenciamento envolvem planejamento, fixação de metas, monitoramento, tomada de decisões e comunicação com relação aos processos ativos operacionais-chave de uma empresa. Tais atividades não são, em muitos casos, desempenhadas a serviço de clientes específicos.

     

  • Ano: 2012Banca: QuadrixÓrgão: DATAPREVProva: Analista de Tecnologia da Informação
    Processos essenciais da organização, que entregam valor diretamente ao cliente e realizam a missão da empresa, são denominados:
     a) Processos operacionais
     b) Processos de suporte
     c) Processos gerenciais.
     d) Processos estratégicos.
     e) Processos chave


ID
240895
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

A respeito da gestão de processos, julgue os itens que se seguem.

A implantação de sistemas integrados de gestão demanda o mapeamento prévio dos processos de gestão.

Alternativas
Comentários
  • certo.

    ISSO É NECESÁRIO PARA DÁ MAIOR EFETIVIDADE AOS PROCESSOS
    O QUE É OBJETIVO DA GESTÃO POR PROCESSOS.
  • Segundo o Guia GesPública, ( http://www.gespublica.gov.br/ferramentas/pasta.2010-04-26.0851676103/Guia%20de%20Gestao%20de%20Processos%20de%20Governo.pdf ) o mapeamento dos processos requer a reflexão e definição do resultado esperado ao finalizar o processo, devendo buscar quais os valores finais a serem gerados aos clientes/cidadãos. Segundo (nome do autor?)[10], é importante obter respostas às seguintes questões: “por que é requerido tal resultado do trabalho?”, “que tipo de efeito o resultado irá gerar no todo?” e “qual a qualidade que o servidor imagina que seu resultado deve apresentar para ser útil ao processo?”. As respostas geradas permitirão uma modelagem mais completa, útil e consistente com a realidade.
     

    O mapeamento dos processos é necessário para saber quais são os seus gargalos no processo produtivo, e onde a implantação de um sistema poderá influenciar positivamente, beneficiando os participantes da cadeia, diminuindo retrabalhos, custos, etc.
  • "Para que possamos melhorar um processo necessitamos antes conhecê-lo

    O trabalho de entender e visualizar um processo de trabalho é chamado de mapeamento de processo.

    Para isso, usamos o FLUXOGRAMAS.

    FLUXOGRAMA: REPRESENTAÇÃO GRÁFICA da rotina de um PROCESSO de PRODUÇÃO através de símbolos padronizados "

    Prof Eudivan Pinheiro 


  • De acordo com o guia CBOK [4], a prática de gerenciamento de processos de negócio pode ser caracterizada como um ciclo de vida contínuo (processo) de atividades integradas. Tal ciclo pode ser sumarizado por meio do seguinte conjunto gradual e interativo de atividades: Planejamento; Análise; Desenho e Modelagem; Implementação; Monitoramento; e Refinamento.

    FONTE: www.governoeletronico.gov.br/biblioteca/arquivos/guia-referencial...



ID
241201
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

A respeito da gestão de processos, julgue os seguintes itens.

A gestão de processos inclui-se na visão sistêmica de administração pública, na qual predomina o foco na estrutura da organização.

Alternativas
Comentários
  • gestão de processos: trata-se da maneira com que os processos
    existentes são gerenciados

    gestão por processos: refere-se à organização em que toda a
    gestão é estruturada em função dos processos. A gestão por
    processos também pode ser chamada de estrutura por processos. Na
    gestão por processos, as pessoas não são vinculadas a unidades, e
    sim a processos de trabalho; os indicadores de desempenho não são
    de projetos, nem de unidades, nem de programas, e sim de
    processos. Trata-se de uma filosofia diferente de gerenciar uma
    organização, em que os processos são o foco de organização do
    trabalho.

    fonte: ponto dos concursos

    bons estudos...

  • Item ERRADO

    Na gestão de processos o FOCO será SEMPRE o cliente (Interno ou Externo)
  • E no caso da Gestão por Processos, o foco também será SEMPRE o cliente (Interno ou Externo)?
  • rodusa, nesse caso, não, pois quando se fala gestão POR processos (e não DE processos), nos referimos ao critério de DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PROCESSOS, e não à GESTÃO DE PROCESSOS propriamente dita. No caso da departamentalização, o foco nos clientes se dá, inclusive, pelo critério de departamentalização POR CLIENTES e não pelo critério de processos.

    Enfim, é o meu ponto de vista. Espero ter ajudado.
  • Acredito que a assertiva estaria correta se dissesse que na gestão de processos predomina o foco nos clientes, e não "na estrutura da organização".
  • Acredito que o erro da questão esteja em afirmar que na visão sistêmica predomina o foco na estrutura quando, na verdade, na Teoria dos Sistemas a ênfase é no Ambiente e não na estrutura.
  • ERRADA, inclui-se na visão gerencial e tem como foco o cidadão como cliente e a busca por resultados. O foco na estrutura é da visão burocrática.

  • Uma visão inicial conceitua processos como um “conjunto de recursos e atividades inter-relacionadas ou interativas que transformam insumos (entradas) em serviços/produtos (saídas), sendo realizado para agregar valor” [2]. Também no

    âmbito do Programa GesPública, “um processo é um conjunto de decisões que transformam insumos em valores gerados ao cliente/cidadão


    FONTE: GUIA DE GESTÃO DE PROCESSO DE GOVERNO


  • A gestão de processos inclui-se na visão gerencial dos processos de negócio da organização,  no qual predomina o foco no cliente onde todo processo deve adicionar valor. 

  • Predomina o CLIENTE CIDADÃO

  • Na gestão de processos o foco das atividades organizacionais está na satisfação do cliente. A estrutura da organização serve apenas de suporte para que os processos primários entreguem valor para os clientes.

    GABARITO: ERRADO


ID
241207
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

A respeito da gestão de processos, julgue os seguintes itens.

As equipes trabalham com propósito claro e com senso de responsabilidade em relação a objetivos mensuráveis de desempenho, cujo principal indicador é a satisfação do cliente ou usuário.

Alternativas
Comentários
  • São finalidades da gestão de projetos:

    1. Identificação e eliminação do retrabalho;
    2. Eliminação de etapas desnecessárias;
    3. Padronização dos produtos;
    4. redução de custos e termpo empregados em determinadas tarefas;
    5. aumento do valor agregado dos produtos;
    6. redução do tempo dos processos;
    7. redução do tempo de novos servidores para executar as tarefas;
    8. melhoria nos indicadores de desempenho;
    9. aumento da satisfação do cliente;

    Fonte: Prof. Flávio Pompêo. (Ponto dos Concursos).

     

  • Item correto.

    Uma organização voltada para processos, projeta e mensura cuidadosamente seus processos. Além disso, faz com que todos os funcionários os entendam e se responsabilizem por eles. O cliente está no centro das organizações voltadas para processo. O objetivo total desse trabalho é oferecer para o cliente mais valor agregado, de forma mais rápida e a um custo mais baixo.

  • O foco do BPM é sempre no cliente e com o seu uso, as funções de cada organização não trabalham mais com uma visão isolada, mas sim como um todo por meio da modelagem de processos e com o único propósito que é obter a satisfação do cliente. 


ID
277378
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Segundo Hammer e Champy, “pais da reengenharia”, um processo
empresarial é um conjunto de atividades com uma ou mais espécies
de entrada, que cria uma saída de valor para o cliente. A partir
dessa definição, julgue os itens a seguir, a respeito de
gerenciamento de processos.

Em uma grande empresa, a transformação da entrada em saída, efetuada por um processo, tem como responsável pela sua execução alguém que é, também, o proprietário do processo.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o erro esteja em afirmar que o responsável pela execução de uma determinada atividade, seja também o proprietário do processo.
  • Pense, por exemplo em um processo chamado "Entregar Mercadoria" que é feito por uma transportadora terceirizada. A empresa transporadora não é dona do processo, apenas uma parte deste. Algumas partes do processo como inspeção, preparação de documentos, embalagem são feitas pelo próprio dono do processo que é a organização em si.

    INPUTS
    Serviço de Coleta
    Pedido de Entrega
    Mercadorias Embaladas
    Inspeção
    Documentos

    OUTPUTS
    Serviço de Entrega
    Entrega do Produto
    Nota Fiscal
    Assinatura
  • Nem sempre o dono/proprietário do processo é o responsável pela sua execução, podendo ele designar um gerente para assumir essa responsabilidade.

    FONTE: BPM CBOK, pag 110
  • No CBOK tem uma pista sobre isso.
    Ele cita como príncipios da Reengenharia
    2. Ter aqueles que utilizam a saída do processo executando o processo. Aqueles que estão mais perto da tarefa devem executar a tarefa.

    Pessoas diferentes executando o processo e executando a tarefa.
    Esse príncipio visa assegurar que a saída do processo executado será compatível com a necessidade de entrada do processo que irá utilizá-la.
  • Proprietário/ dono do processo não é o mesmo que executa.

ID
308680
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Com relação a gerenciamento de processos, julgue os itens a seguir.

O fluxo de processos de negócio e suas atividades, representados por meio de uma linguagem gráfica, produto resultante do mapeamento de processos, é chamado de mapa de processo.

Alternativas
Comentários
  • O mapa de processo é a representação de um processo de trabalho por meio de um diagrama contendo a seqüência dos passos necessários à consecução de determinada atividade. Nesse contexto,  PROCESSO é a maneira pela qual se realiza uma operação.
    A técnica de mapeamento de processo fornece uma representação gráfica das operações sob análise, evidenciando a seqüência de atividades, os agentes envolvidos, os prazos e o fluxo de documentos em uma organização ou área. 
    Um Mapa de Processos tem as seguintes características essenciais:
    descrição das atividades;
    - pontos de tomada de decisão;
    - movimentos de informação e de documentos;
    - pontos de controle;
    - prazos;
    - documentos e relações entre as diversas etapas do processo.
  • "Mapas de processo tipicamente fornecem uma visão abrangente de todos os principais componentes do processo, mas variam de níveis mais altos para mais baixos de detalhe. A maioria das ferramentas de mapeamento de processo nos permite capturar esses atributos e relacionamentos em extensões do diagrama."

    BPM CBOK - 2ª edição

  • achei q fosse fluxograma
  • Pode-se confundir com fluxograma.

    Gabarito: Certo


ID
320107
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

A respeito de gestão de processos de negócio (BPM), assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • 2013

    O BPM ( Business Process Management ) é uma tecnologia que auxilia de forma eficaz o mapeamento de processos.

    ERRADA

    Processos são compostos por várias tarefas ou atividades inter- relacionadas que solucionam questões diversas e de cunho genérico.

    Errada

  • Analisei da seguinte maneira:

    a) o DEVE forçou a barra

    b) A finalidade não se resume a departamentos específicos. O BPM trata do gerenciamento dos negócios da organização como um todo.

    c) O BPM se alinha aos propósitos estratégicos organizacionais.

    d) O BPM não fica disponível a todos os funcionários da organização.


ID
362869
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Acerca de gerenciamento de processos, julgue os itens seguintes.

Um processo pode ser conceituado corretamente como a organização de pessoas, instalações de apoio, procedimentos, informações e bens facilitadores em atividades de trabalho logicamente inter-relacionadas para atingir os objetivos do negócio.

Alternativas
Comentários
  • Segundo o Guia de Gestão de Processos de Governo, em uma visão mais atual:
    PROCESSO (Visão mais atua) é um “conjunto integrado e sincrônico de insumos, infraestruturas, regras e transformações,
    que adiciona valor às pessoas que fazem uso dos produtos e/ou serviços gerados”

    Tendo em vista a conceituação acima, podemos interpretar a questão.
    Insumos, que seriam as informações; infraestrutura, que seriam todos os componentes necessários para que ocorresse as transformações, no caso pessoas, instalações de apoio e bens facilitadores; Regras que seriam os procedimentos a serem seguidos; Transformações, que seriam as atividades de trabalho, tudo isto de forma inter-relacionada para atingir os objetivos do negócio, o que vai de encontro com o conceito, quando menciona o conjunto integrado e sincrônico.

    Guia disponível em:
    http://www.gespublica.gov.br/ferramentas/pasta.2010-04-26.0851676103/Guia%20de%20Gestao%20de%20Processos%20de%20Governo.pdf

ID
362872
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Acerca de gerenciamento de processos, julgue os itens seguintes.

Tarefa é caracterizada como uma atividade contínua, executada por uma mesma equipe, com início e fim definidos no tempo. Na vinculação início-início entre duas tarefas, uma tarefa somente se pode iniciar quando a outra, a ela vinculada, também se inicia.

Alternativas
Comentários
  • Tarefa é caracterizada como uma atividade contínua, executada por uma mesma equipe, com início e fim definidos no tempo. Na vinculação início-início entre duas tarefas, uma tarefa somente se pode iniciar quando a outra, a ela vinculada, também se inicia.

    Para a execução de serviços
    mais complexos, é necessário um número razoável de tarefas. Torna-se também
    necessário definir a seqüência que as tarefas devem ser executadas. Para isto, é
    necessário definir quais etapas devem ser executadas primeiro, e qual o tipo de
    vinculação entre elas. As vinculações possíveis entre duas tarefas são:

    • Término-Início - Uma tarefa só inicia quando sua antecessora é concluída.
    • Início-Início - Uma tarefa só pode iniciar quando outra a ela vinculada
    também inicia.
    • Término-Início/retardo - Uma tarefa só inicia após X intervalos de tempo
    do término de outra etapa (ou antes de outra terminar em X intervalos de
    tempo).
    • Início-início/retardo - Uma tarefa só inicia após ter decorrido X intervalos
    de tempo do início de outra tarefa.
  • Acho que o que mais pegou nesta questão é dizer que tarefa é "executada por uma mesma equipe, com início e fim definidos no tempo".
    Conforme o CBOK:


    Tarefa É uma decomposição ou detalhamento de uma atividade. É a menor unidade de trabalho com significado executada por uma pessoa ou máquina.
    Tarefa é uma unidade de trabalho indivisível, portanto só pode ser executada por uma mesma equipe, e tem inicio e fim definidos já que é possível estimar a sua duração, pois está em um nível de detalhamento grande para ser possível fazer estimativas.

ID
471106
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Em relação ao BPM, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Porque a resp é BPMSs: BPMS- Business Process Management Suites
    Os BPMS geralmente são softwares que auxiliam na gestão (mapear, executar e acompanhar) dos processos organizacionais.
    Devem gerar integração com outros sistemas e a administração dos processos (tempo real), permitir que os analistas de processos desenhem (modelem) e configurem os processos.
  • BPMS (Sistemas de Gerenciamento de Processos de Negócios)

    É um sistema que automatiza a gestão de processos de negócio (execução, controle e monitoração).
    Tipicamente, inclui o mapeamento dos processos de negócio ponta-a-ponta, desenho dos fluxos e formulários eletrônicos, definição de workflow, regras de negócio, integradores, monitoração em tempo real das atividades e alertas. É uma poderosa ferramenta de gestão, para garantir que os processos estão sendo efetivamente executados como modelados, contribuindo para os objetivos da organização.
  • a) Nem todas as técnicas de fluxogramas atendem aos requisitos da análise de processo, e nesse aspecto, as únicas técnicas aplicáveis são as do fluxograma de blocos e fluxograma de procedimento.

    Há outras técnicas aplicáveis, como :
    -Diagrama de Contexto e Lista de Eventos
    -DFD – Diagrama de Fluxo de Dados
    -Diagramas e Documentação IDEF
    -Diagrama de Use Case e Atividades
    -Fluxogramas
    -Organogramas
    -DHF – Diagrama Hierárquico de Funções
    -Templates para Especificação de Processos
    b) Excetuando-se os processos primários, que não exigem a modelagem, os processos de suporte e de gestão devem ser cobertos e c ontemplados com a modelagem completa (ponta-a-ponta).


    Processos primários são o foco inicial da modelagem.
     
     c) Na fase de análise de negócio, a modelagem TO BE permite obter entendimento suficiente pelos membros da equipe de projeto e de negócios sobre os processos de negócio atuais e habilitar o início da fase de transformação de processo.


    Modelagem AS IS
     
     d) BPMSs permitem o monitoramento em tempo real dos processos de negócio, controle e análise dos recursos humanos, documentos, atividades e seus tempos de execução, conforme modelagem do processo e regras de negócio definidas.

    OK.
     
     e) A simulação é uma etapa importante da automação, pois é nela que os processos são descobertos e desenhados.

    A simulação é o teste das regras levantadas pela modelagem de processos, que visa a automação.

    Um bom documento de referência: http://www.kpocs.com.br/site/index.php?option=com_content&task=view&id=44&Itemid=67
  • Pessoal na letra d se fala em: "controle e análise dos recursos humanos" o BPMS controla esse aspecto? Só se tirvemos processos mapeados a esse respeito, estou correto?

ID
492874
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Shakespeare afirmou: “nós somos os caminhos que seguimos”.
Nesse mesmo sentido, as organizações são os processos que elas
reiteradamente desenvolvem. Acerca de gestão de processos,
julgue os itens.

Macroprocessos são grandes conjuntos de atividades por meio das quais a organização cumpre a sua missão, gerando valor para o cliente. Correspondem às grandes funções da organização, para as quais devem estar voltadas todas as suas unidades internas e descentralizadas.

Alternativas
Comentários
  • Macro Processo
     

     
    Conjunto de processos executados de forma ordenada, em uma ou mais Unidades, para realização de objetivos e metas da empresa.
    A integração entre os macro processos de uma organização é fundamental para sua competitividade. A definição correta dos macro-processos que formam a cadeia de valor e sua integração constituem a base inicial do desenho da operação empresarial.

    Todo macro processo definido deve ter uma razão para existir, um responsável, produtos/serviços gerados, clientes e fornecedores.

  • Segundo definição do próprio CESPE:

    CESPE - 2010 - TRE-BA - Macroprocessos são conjuntos de atividades executadas de forma sequencial e contínua, necessárias e suficientes para a obtenção de soluções integradas de produtos e serviços capazes de satisfazer às necessidades dos clientes. Os macroprocessos são autônomos, respondem por um resultado específico e têm, perfeitamente definidos e sob sua gestão, não somente os objetivos a serem atendidos, mas também os meios necessários para a obtenção dos resultados pactuados.
  • Não concordo. Dizer que macroprocessos correspondem às grandes funções, pra mim, é misturar visão de processos com visão funcional.
  • Também não concordo. Não é o conjunto de ATIVIDADES, mas sim, de PROCESSOS.
  • Também interpretei como sendo errado por achar que são um conjunto de processos. Q zica.

  • Seria errado dizer que um país é composto de várias cidades?

    Ou só seria correto se falasse que é composto por estados?


    Logo, não há erro em dizer que um macroprocesso é composto de atividades, apesar de "atividades" não estarem imediatamente abaixo de macroprocessos na hierarquia do BPM.

  • Macroprocessos = conjunto de processos = conjunto de subprocessos = conjunto de atividades = conjunto de tarefas.
    As atividades estão dentro dos macroprocessos!!! Então não há erro na questão!!!
  • GAB: C

     

    Macroprocessos são conjuntos de atividades executadas de forma sequencial e contínua, necessárias e suficientes para a obtenção de soluções integradas de produtos e serviços capazes de satisfazer às necessidades dos clientes. Os macroprocessos são autônomos, respondem por um resultado específico e têm, perfeitamente definidos e sob sua gestão, não somente os objetivos a serem atendidos, mas também os meios necessários para a obtenção dos resultados pactuados.

     


ID
492877
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Shakespeare afirmou: “nós somos os caminhos que seguimos”.
Nesse mesmo sentido, as organizações são os processos que elas
reiteradamente desenvolvem. Acerca de gestão de processos,
julgue os itens.

Um macroprocesso engloba vários outros processos capazes de satisfazer às necessidades dos clientes/usuários. Esses processos podem ser classificados como finalísticos, de apoio ou de gerenciamento.

Alternativas
Comentários
  • Classificação de macro processos
     
    • Macro processos Gerenciais: Estão envolvidos com o gerenciamento da empresa e de seus processos. Ex. Gerir Planejamento Estratégico, Gerir Projetos etc.
    • Macro processos Chave (finalísticos): Respondem à missão da empresa e/ou ao atendimento dos seus clientes, os investimentos aqui realizados devem ter como objetivo principal o crescimento do negócio. Ex. Gerir Marketing e Expansão, Gerir Portfólio de Produtos e Serviços, Gerir Oportunidade etc.
    • Macro processos de Apoio: São definidos para suportar os macro-processos chave e estão associados de forma indireta ao atendimento de requerimentos de clientes. Ex. Gerir Sistemas, Gerir Serviços Administrativos, Gerir Finanças etc.
  • Processos Primários: Agregam valor ao cliente, representam as atividades essenciais da organização. Podem transpassar organizações funcionais e/ou externas. Relacionados à entrega dos produtos/serviços aos clientes finais do negócio.

    Processos de Suporte: Não agregam valor diretamente ao cliente, são fortemente ligados a visão funcional e impactam na capacidade dos processos principais. Estão relacionados ao suporte da operação para viabilizar a execução dos demais processos.

    Processos de Gerenciamento: Relacionados à gestão do negócio, segundo aspectos estratégicos, garantem respeito às necessidades legais, operacionais
    financeiras e regulatórias.

    Fonte: CBOK
  • Gabarito: CERTO


    O macroprocesso de fato engloba diversos processos tais como processos, subprocessos, atividades  e tarefa, tudo isso com foco na qualidade do serviço (respeito ao ISO) e para satisfazer os clientes.
  • SIM MAS TODOS ESSES TIPOS SÃO CAPAZES DE SATISFAZER NECESSIDADES DO CLIENTE?????? ACHO QUE NÃO. QUE M****


ID
492880
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Shakespeare afirmou: “nós somos os caminhos que seguimos”.
Nesse mesmo sentido, as organizações são os processos que elas
reiteradamente desenvolvem. Acerca de gestão de processos,
julgue os itens.

Cada processo está restrito a um departamento da organização ao qual está vinculado.

Alternativas
Comentários
  • Um processo PODE estar num departamento, em mais de um departamento ou até fora da organização - integrado com fornecedores.
  • Darliton, os processos sempre começam dentro da organização, alguns terminam fora dela.
  • A principal característica do BPM é a visão que processo, o qual justamente prega que as tarefas que cada departamento tem que realizar para finalizar uma atividade.
  • A afirmativa da questao esta ERRADA.
     
    Segundo o guia BPM CBOK um processo e um conjunto de atividades ou comportamentos executados por humanos ou maquinas para alcancar uma ou mais metas. Um processo de negocio e definido como o trabalho ponta-a-ponta que entrega valor aos clientes. O trabalho ponta-a-ponta e chave, pois envolve todo o trabalho cruzando os limites funcionais necessarios para entregar valor aos clientes.

ID
492883
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Shakespeare afirmou: “nós somos os caminhos que seguimos”.
Nesse mesmo sentido, as organizações são os processos que elas
reiteradamente desenvolvem. Acerca de gestão de processos,
julgue os itens.

O valor do produto ou serviço desenvolvido por uma organização é por ela fixado, já que é ela que realiza os processos.

Alternativas
Comentários
  • Resposta Errada,

    Todo produto ou serviço quem fixa seu valor é o mercado. As organizaçoes estudam o mercado e buscam produzir a custos baixos na obtenção de lucros.
  • NÃO amigo nada haver sua resposta. a questão está falando do valor percebido que é atender aquilo que o cliente quer. Agregar valor é proporcionar  satisfação ao cliente. O que cada processo agrega de valor é visto no lucro mas quem fixa esse valor é o proprio cliente. 
    VALOR – é uma atributo fixado pelo cliente e não pela organização que realiza          ex: usuario quer um atendimento no hospital publico \ o atendimento é o processo\ a saida é o usuario atendido. só quem poderá valor esse atendimento é o proprio usuario\ cliente
  • Bruno, até concordo com a sua resposta, mas onde esta dizendo que é valor percebido, tem que adivinhar? O termo valor é muito amplo e tem vários significados veja:

    Segundo Ramsay (2005), em economia o termo valor é usado nas expressões valor de uso e valor de troca, ou como o benefício que os clientes obtêm ao consumir. O marketing enfatisa o valor como o benefício percebido pelos fornecedores e clientes num bem ou serivço que possui dado preço e dada qualidade. Em estratégia, valor pode ser a quantidade de compradores dispostos a consumir o que a firma provê, ou ainda a qualidade expressa por preço, tempo de entrega e prêmios de serviço. Em operações, o autor identifica valor no sistema de entrega dos produtos e serviços, na melhoria de desempenho, responsabilidade, qualidade, custo, transferência de tecnologia.
  • A resposta à sua pergunta está no texto anterior à questão, o qual solicita que as questões sejam analisadas com vistas à gestão de processos...
  • Pessoal, sou nova no assunto, porém acho que o erro da questão está em dizer que é a própria empresa que faz o processo, pois o processo pode ser feito por outra empresa, como por exemplo o transporte.
  • O valor é o cliente quem atribui, reconhecendo sua importância e demonstrando disposição em pagar o preço estabelecido. (Paludo)

  • Errado!

    Quem define valor do produto ou serviço é o cliente, não a própria organização. A banca tenta induzir ao erro a idéia de formação de valor no sentido de 'custo'. 

  • Valor != preço


ID
492886
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Shakespeare afirmou: “nós somos os caminhos que seguimos”.
Nesse mesmo sentido, as organizações são os processos que elas
reiteradamente desenvolvem. Acerca de gestão de processos,
julgue os itens.

Os requisitos dos processos devem advir das necessidades dos clientes.

Alternativas
Comentários
  • Discordo da questão. DEVEM é muito forte, pois os processos podem atender requisitos definidos pelo planejamento estratégico da organização.
  • na estrutura por processo o cliente é o ponto central de tudo. De suas necessidades elabora-se os requisitos que é o compromisso do forncedor de entregar o produto ou serviço dessa forma etsipulada. O objetivo estrategico de estruturas assim é oferecer ao cliente  produto com mais beneficios, de modo mais rapido e com menor custo.
  • Questão muito subjetiva. É muito fácil dizer que os requisitos devem advir dos clientes. Mas em qual contexto? Da organização? Do produto? Difícil adivinhar essas questões hein!??!?!??!?!??!
  • "O ciclo de vida BPM: (...) a maioria dos ciclos pode ser suamrizada por um conjunto geradual e interativo de atividades que incluem: Planejamento; Análise; Desenho e Modelagem; Implantação; Monitoramento e Controle; Refinamento.
    (...)
    Planejamento:
    Nesse modelo, o ciclo de vida BPM começa com o desenvolvimento de um plano e uma estratégia dirigida a processos para a organização. O plano inicia por um entendimento das estratégias e metas da organização desenhadas para assegurar uma proposição de valor atrativa para clientes.
    (...)
    Desenho e modelagem:
    As atividades de desenho de processos focam no desenho intencional e cuidadoso de como o trabalho ponta-a-ponta ocorre de modo a entregar valor aos clientes."


    Fonte: CBOCK, Versão 2.0, capítulo 2.3
  • O ponto central da questão é saber que ela não está falando especificamente do cliente final da empresa apenas, e sim do cliente dos processos. Logo, podemos afirmar que os produtos dos processos destinam-se aos clientes do processo e, ainda, as necessidades dos clientes devem ser transformadas em requisitos de processos.

    Questão CORRETA.

    fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAABnNAAL/mpu-tecnico-adm-pub-04?part=5
  • A questão não se refere apenas ao clientes finais, mas aos clientes interno também. Realmente o processos precisam atender as necessidades dos cliente internos primeiro, tanto é que o primeiro passo para modelagem dos processos é diagnosticar a situação do setor e para se diagnosticar é necessário verificar o que está  atendendo ou não os envolvidos... isso é satisfazer ao cliente interno...
  • O objetivo final da gestão por processos é a satisfação do cliente final, sendo ele interno ou externo. Mesmo que uma empresa organize seus processos para melhorar os seus procedimentos internos, ela estrá focando um tipo de cliente, o interno, buscando mais eficiência.

  • Gab. C

    Requisito - Requisito poder ser definido como “algo que um cliente necessita”. Um requisito descreve uma condição diretamente de necessidades dos clientes ou declarada em um contrato, um padrão, uma especificação ou outro documento formalmente imposto. 

    Fonte: Gespública, 2011.


ID
495928
Banca
FUMARC
Órgão
BDMG
Ano
2011
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

A Gestão moderna por Processos nasceu durante a “Revolução da Qualidade”, na década de 80 e a evolução da Gestão por processos passou por 4 ondas. A Primeira e a Segunda Ondas tiveram foco em gerenciar processos para atingir eficiência operacional e, em sequência, entraram em cena a Terceira e Quarta Ondas. Nesta última, os processos deveriam, de fato, ser uma função da estratégia. São focos da evolução da Gestão por Processos, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • - Era da Produção em Massa (1920/49): ênfase na quantidade de produção e na padronização do processo (linha de montagem);
    - Era da Eficiência (1950/69): ênfase no controle interno das operações (burocratização da gestão);
    - Era da Qualidade (1970/89): ênfase na satisfação do cliente;
    - Era da Competitividade (a partir de 1990): ênfase na busca da excelência empresarial (eficiência + eficácia), atendendo os interesses de clientes, colaboradores, comunidade e acionistas.
  • Recursos: A primeira geração se concentrou nos recursos:
    Nas décadas de 50 à 60, a ênfase foi nos recursos materiais. O objetivo primordial era otimizar o uso de recursos consumidos pelos processos. Nesta fase foi criado sistemas de planejamento da necessidade de material (MRP), que equacionaram a programação de matérias-primas e partes de componentes usados na produção de produtos acabados.
    A segunda geração do MRP, MRP 2, generalizou estes sistemas para incluir recursos “fixos” tais como usinas ou fábricas, equipamentos e operários. Embora ultrapassados pelos padrões atuais, o MRP2 continua a ser a tecnologia básica para muitos fabricantes.
    Organização: A segunda geração se concentrou na organização:
    Nas décadas de 70 à 80, a ênfase foi a organização. O objetivo foi trocar as estruturas hierárquicas rígidas para estruturas dinâmicas e horizontais que pudessem se reagrupar rapidamente em resposta às necessidades.
    Além da eliminação de alguns níveis, com: gerência de nível médio e cargos de staff e inicio da terceirização em muitas atividades, como: segurança, limpeza, entregas e etc.
    A reorganização ainda é visualizada por muitas empresas como a chave para maior rentabilidade, e os esforços maciços de “downsizing” continuam em muitas empresas.
    Processo:A terceira geração concentra-se no processo:
    Na década de 90, terceira onda, a ênfase agora é o processo. Começou com a “Reengenharia de Processos de Negócios [BPR], que foca na redução de custos, na melhoria de processos de forma radical para que a empresa obtenha maior vantagem competitiva”.
    Atualmente a Gestão por Processo (BPM), que podemos considerar uma evolução em relação a BPR e que é uma abordagem menos radical, se tornou uma abordagem sendo adotada por muitas empresas.


  • CONTINUANDO.....           
    b) Gerência da Qualidade Total. Foco da primeira geração

    c) Reengenharia de Processos de Negócio. Foco da terceira geração

    d) Desenho Organizacional Orientado por Processos. Foco da segunda geração




  • Kelly Lorraine vc trocou os conceitos da segunda e terceira geração:

    1ª Geração: Qualidade Total

    2ª Geração: Reengenharia de Processos de Negócio.

    3ª Geração: Gerenciamento do Processo de Negócio.

    4ª Geração: Inovação do negócio na nuvem.

    Fonte: ABPMP CBOK Guide versão 3.0, Página: 327


ID
607063
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Um processo de negócio pode ser definido como um(a)

Alternativas
Comentários
  • Alguem pode me explicar por que processo de negócio pode ser como definido como um algoritmo ?

  • Ridícula questão !

  • Segundo o professor do Estratégia: "pode ser definido como um algoritmo passo a passo para atingir um objetivo de negócio". Apenas isso


ID
607084
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Entre as principais características dos processos de negócio, está o fato de que

Alternativas
Comentários
  • Tudo bem que a A está correta, mas não é importante que um processo de negócio seja documentado??
  • LETRA A


    Documentado, mas necessariamente ser INTENSIVAMENTE documentado.


ID
613225
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

A respeito de conceitos e terminologias empregados no âmbito do
gerenciamento de processos de negócio, julgue os itens seguintes.

No processo “vender produtos para os clientes”, “receber pagamento” constitui uma tarefa, e, no mesmo contexto, “conferir assinatura do cheque” é uma atividade.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Cartilha dos Bancos:

    Conferir Assinatura do Cheque é uma Tarefa diária. (Normalmente nos Bancos, essa conferência é obrigatória acima de determinado valor). Ex.: Cheques com valores acima de R$ 600,00.


  • Achei que estava correta, pois entendi assim:

    No PROCESSO --> vender produtos para os clientes;
    Temos a TAREFA --> receber pagamento;
    E ainda temos a ATIVIDADE --> conferir assinatura do cheque.

    Segundo o prof. Marcio Vitorino:
    TAREFA: É uma atividade atômica (pouca abrangência) que é incluída em um processo.
    ATIVIDADE: Podem ser processos, subprocessos ou tarefas.

    logo, "receber pagamento" e "conferir assinatura do cheque" são TAREFAS, logo também são ATIVIDADES.

    O que eu estou pensando erradamente?
    Obrigado.


     
  • De acordo com a BPMN, notação padrão da OMG para modelagem de processos de negócio, atividades representam um trabalho que é realizado dentro de um processo de negócio e consomem recursos (como tempo e custos). São representadas por retângulo com canto arredondado. Na notação, subprocesso e tarefa são tipos de atividades:

    Subprocesso: atividade composta que pode conter um fluxo de outras atividades;

    Tarefa: é o nível mais baixo de descrição, pode descrever uma ação simples. É considerada uma atividade atômica.

    Desta forma, no processo “vender produtos para os clientes”, “receber pagamento” é uma atividade (não atômica e possivelmente sendo um subprocesso). Já "conferir assinatura do cheque” é uma tarefa, pois dentro da atividade de recebimento do pagamento descreve uma ação simples, imediata. Representa o nível mais baixo de um passo no processo.

    Para ilustrar, poderia representar um processo "Receber Pagamento" começando com um gateway exclusivo do qual saíria os fluxos correspondentes a cheque, cartão ou dinheiro (em espécie). No fluxo do cheque, poderia detalhar o fluxo com os passos representados cada um por uma tarefa: "receber o cheque" --> “conferir assinatura do cheque” --> ...

    Pelo modo "CESPIANO" de pensar, a primeira parte da sentença está errada, pois “receber pagamento” não tem como ser uma tarefa no contexto apresentado. Já "conferir assinatura do cheque”, que certamente é uma tarefa e foi definida como atividade, pelo jeito CESPE de pensar, está correto, pois pela definição toda tarefa é uma atividade (podemos assumir que tarefa é um subtipo de atividade). Assim, a questão está ERRADA somente por afirmar que “receber pagamento” constitui uma tarefa.
  • O erro é simples, como dito acima, 

    Receber pagamento é uma atividade, que pode envolver algumas tarefas, você pode receber o cheque, conferir a assinatura e, se de acordo, carimbar, assinar ou emitir um recibo.

    Conferir a assinatura do cheque é uma tarefa simples, praticamente indivisível.
  • Prezados,

    A questão está errada por que não há nenhuma forma de determinar se "receber pagamento" e "conferir assinatura" sejam atividades ou subprocessos ou tarefas. Não tem como saber se existem tarefas associadas ou se são simples tarefas.

    Caso fosse dado um processo mapeado, seria possível. Na falta de mais informações, qualquer afirmação é irrelevante e equivocada. Dessa forma, questão errada.
  • Concordo quase integralmente com o Rafael Rene, mas na minha visão o erro está em colocar "receber pagamento" e "conferir assinatura do cheque" na mesma categoria. Não é possível dizer a priori se "receber pagamento" é uma atividade ou um subprocesso, já que isso vai depender muito do nível de detalhamento pretendido na modelagem.

    O que pode sim ser afirmado é que, se "receber pagamento" é atividade, "conferir assinatura do cheque" não o será. O contrário também é verdadeiro: se "conferir assinatura do cheque" é atividade, "receber pagamento" não é. Isso porque essas são claramente ações com níveis de detalhamento bastante diferente. Provavelmente, "conferir assinatura do cheque" está inclusive dentro de "receber pagamento" como uma de suas etapas.

    Portanto:

    Se "receber pagamento" é atividade --> "conferir assinatura do cheque" é uma de suas tarefas
    Se "receber pagamento" é subprocesso --> "conferir assinatura do cheque" é uma de suas atividades
  • De acordo com o Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio (CBOK v3.0) temos as seguintes definições para atividades e tarefas:

    Atividade: Conjunto de tarefas necessárias para entregar uma parte específica e definível de um produto ou serviço.

    Tarefa: São decomposições de atividades e representam um conjunto de passos ou ações executadas para realizar um trabalho. Essas tarefas logicamente relacionadas quando encadeadas completam a atividade. Tarefas geram um resultado definível que corresponde as partes de um produto, podem ter suporte automatizado ou não e algumas podem ser totalmente automatizadas.

    No caso da questão acima, há uma inversão do conceitos. "Receber pagamento" é uma atividade, pois percebe-se que é possível quebrá-la em diversas outras tarefas, como "conferir assinatura do cheque".

    download: http://c.ymcdn.com/sites/www.abpmp.org/resource/resmgr/Docs/ABPMP_CBOK_Guide__Portuguese.pdf


  • receber pagamento seria uma atividade e conferir assinatura do cheque seria uma tarefa dentro da atividade de receber o pagamento.


ID
613228
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

A respeito de conceitos e terminologias empregados no âmbito do
gerenciamento de processos de negócio, julgue os itens seguintes.

Os principais processos de negócio de uma instituição seguem normalmente uma estrutura interfuncional e horizontal, de forma transversal à estrutura vertical típica das organizações funcionalmente estruturadas.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO.

    As empresas centradas no gerenciamento de processos seguem uma estrutura interfuncional e horizontal, evitando assim o "efeito silo" que ocorre nas organizações departamentais em que cada departamento se preocupa apenas com o seus processos.
  • Organização por Processos é Transfuncional / Interfuncional / Horizontal / Transversal / Descentralizada / Sistêmica / Integrada / Diminui número de handoffs / Visão de fora para dentro (visa atender as necessidades do cliente).

    Visão Tradicional é Funcional / Vertical / Centralizada / Hierarquizada / Fragmentadas em silos ou feudos / Gera elevado número de handoffs / Visão de dentro para fora ( da organização para o destinatário, não considerando as necessidades do cliente).

    Fonte: Professor Renato Lacerda


ID
644380
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Em BPM, em relação a processos de negócio, considere:

I. Um processo é um conjunto definido de atividades ou comportamentos executados por humanos ou máquinas para alcançar uma ou mais metas.

II. Os processos são disparados por eventos específicos e apresentam um ou mais resultados que podem conduzir ao término do processo ou a transferência de controle para outro processo.

III. Processos são compostos por várias tarefas ou atividades inter-relacionadas que solucionam ques- tões diversas e de cunho genérico.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • O item III. Processos são compostos por várias tarefas ou atividades inter-relacionadas que solucionam ques- tões diversas e de cunho genérico.
    Está incorreto.
  • Processo solucionam questões de cunho específico.

    RESPOSTA LETRA A
  • A resposta correta é a letra A.
    A questão foi retirada do CBOK - Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM). De acordo com esse guia:
    I. Um processo é um conjunto definido de atividades ou comportamentos executados por humanos ou máquinas para alcançar uma ou mais metas.

    II. Os processos são disparados por eventos específicos e apresentam um ou mais resultados que podem conduzir ao término do processo ou a transferência de controle para outro processo.

    III. Processos são compostos por várias tarefas ou atividades inter-relacionadas que solucionam uma questão específica.

ID
644383
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Sobre o BPM, considere:

I. É uma disciplina de gerenciamento e um conjunto de tecnologias habilitadoras.

II. Aborda um trabalho ponta a ponta e diferencia entre conjuntos de subprocessos, as tarefas, as atividades e as funções.

III. É um conjunto estático de processos com o foco no gerenciamento de processos de negócio ponta a ponta nas organizações.

IV. Requer um compromisso significativo da organização que frequentemente introduz novos papéis, responsabilidades e estruturas às organizações tradicionais orientadas a funções.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Creio que o erro do item III está em "Estático". De acordo com o BPM CBOK® ,  BPM é um conjunto contínuo, em curso, de processos com o foco no gerenciamento de processos de negócio ponta-a-ponta nas organizações
  • Tudo que está relacionado a gerenciamento não pode ser estático, é assim no gerenciamento de processos, de projetos, etc..
  • Principais conceitos de BPM:

    * BPM é uma disciplina de gerenciamento e um conjunto de tecnologias habilitadoras.
    * BPM aborda um trabalho de ponta-a-ponta e diferencia entre conjunto de subprocessos, tarefas, atividades e funções.
    * BPM é um conjunto contínuo, em curso, de processos com foco em gerenciamento de processos de negócio ponta-a-ponta nas organizações.
    * BPM inclui modelagem, análise, desenho e medição de processos de negócio de uma organização.
    * BPM requer um compromisso significativo da organização que freqüentemente introduzem novos papeis, responsabilidades e estruturas às organizações orientadas a funções (departamentos).
    * BPM é habilitada por tecnologia através de ferramentas para modelagem, simulação, automação, integração, controle e monitoramento dos processos de negócio e de sistemas de informação que suportam esses processos.


    http://sergiocalura.wordpress.com/

  •  É um conjunto estático de processos com o foco no gerenciamento de processos de negócio ponta a ponta nas organizações. BPM é dinâmico!
  • I. Verdadeiro, BMP gerencia processos e utiliza de tecnologias habilitadoras para fazê-lo.
    II. Verdadeiro, é um trabalho que passa por vários departamentos (ponta a ponta) e diferencia subprocessos, tarefas, atividades e funções.
    III. Falso, cada organização pode definir quais processos usar, eles não são estáticos.
    IV. Verdadeiro, novos papéis são introduzidos e a estrutura hierarquica deixa de existir.


ID
644512
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Dentre os fatores-chave de sucesso BPM, é INCORRETO incluir

Alternativas
Comentários
  • A letra a) está errada pois devem ser estabelecidas as metas da unidade de negócio e da organização para se atender a estratégia de negócios e não o contrário, ou seja, os conceitos foram invertidos.

    Conforme o BPM CBOK Versão 2.0, página 45:

    "Fatores-chave de sucesso BPM incluem os seguintes: Alinhamento da estratégia de negócio, definições de cadeia de valor e processos de negócio. Estabelecimento de metas da unidade de negócio e da organização para se atender a estratégia de negócios. Desenvolvimento de planos de ação e táticas de negócio visando atingir com sucesso metas da organização. Designação de patrocínio executivo, responsabilidade, prestação de contas e autoridade por processos para liberar processos no alcance de metas. Designação clara de propriedade do processo, bem como autoridade para engendrar mudanças. Estabelecimento de métricas, medição e monitoramento de processos. Institucionalização de práticas, tais como investigações contínuas de melhorias, gerenciamento de mudanças, controles de mudança e alavancagem adequados de produtos e BPMS que levem a melhorias e mudanças. Padronização e automação de processos de negócio e metodologias relacionadas ao longo da organização. " <!--{cke_protected}{C}%3C!%2D%2D%0A%09%09%40page%20%7B%20margin%3A%202cm%20%7D%0A%09%09P%20%7B%20margin-bottom%3A%200.21cm%20%7D%0A%09%2D%2D%3E-->
  • COMPLICADA ESSA HEIM?

  • entrega pra deus essa

  • Acertei chutando na única alternativa que não se referenciav a palavra "processo " rsrs

  • Importante ter em mente que muitas questões são resolvidas através da interpretação de texto, raciocínio lógico, intuição, bom senso.. essa questão é um otimo exemplo. Não faz o menor sentido estabelecer estratégias para atender metas.. totalmente sem nexo.

ID
752305
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2011
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Segundo MARTINS e CAMPOS (2009) , as sequências estruturadas de atividades que, por meio de ações físicas, comportamentais e/ou de informações, permitem a agregação de valor a uma ou mais entradas, transformando-as em uma ou mais saídas que representam um estado diferenciado do original, denomina-se

Alternativas
Comentários
  • O referente livro citado da questão é o de

    Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais - 3ª Ed. 2009


    Resposta processo


ID
814291
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

BPM é a sigla em inglês para

Alternativas
Comentários
  • Business Process Management (BPM)

    Business Process Model and Notation (BPMN)

  • Questão nº Q74847 (FCC - Metrô-SP 2010)


    O acrônimo BPM significa:


    A - Business Process Modify.

    B - Business Plan Modify.

    C- Boss Process Modeling.

    D - Business Process Modeling.

    E - Boss Plan Modify.


    Gabarito D - Business Process Modeling.


ID
891976
Banca
IBFC
Órgão
INEP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Uma representação, com maior ou menor grau de formalidade, abstrata da realidade e normalmente expressa por meio de uma linguagem visual chama-se:

Alternativas
Comentários
  • Gab.: D

    Gateways: são elementos que apresentam desvios de fluxo no processo, permitindo controlar a divergência e convergência do fluxo de
    atividades, sendo necessários apenas para controlar o fluxo se o processo assim requerer.
    Fluxo de sequência das atividades: é representado por linhas com setas que apontam a sequência a ser seguida no processo.
    Eventos: representam acontecimentos ao longo do processo, podendo ser de início, intermediários ou de fim.
    Artefatos: são representações de dados ou notas que descrevem o processo, podendo ser utilizados para organizar tarefas e processos.

     

    Fonte: Estratégia


ID
932278
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

No processo de faturamento de determinada organização, as
quantidades de produtos vendidos e os seus valores são utilizados
pelo faturista, que, seguindo as normas de faturamento e a
legislação sobre impostos, emite nota fiscal e boleto bancário.
Nessa situação, julgue os itens subsequentes a luz da gestão de
processos de negócio.

As quantidades de produtos vendidos são exemplos de controle.

Alternativas
Comentários
  • Estoques que são exemplos de controle!!


ID
932281
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

No processo de faturamento de determinada organização, as
quantidades de produtos vendidos e os seus valores são utilizados
pelo faturista, que, seguindo as normas de faturamento e a
legislação sobre impostos, emite nota fiscal e boleto bancário.
Nessa situação, julgue os itens subsequentes a luz da gestão de
processos de negócio.

O faturista é um exemplo de mecanismo.

Alternativas
Comentários
  • CBOK V3 pag 429

    Mecanismos são "ferramentas", incluindo máquinas, sistemas e pessoas que realizam "atividades" em resposta às entradas


ID
932284
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

No processo de faturamento de determinada organização, as
quantidades de produtos vendidos e os seus valores são utilizados
pelo faturista, que, seguindo as normas de faturamento e a
legislação sobre impostos, emite nota fiscal e boleto bancário.
Nessa situação, julgue os itens subsequentes a luz da gestão de
processos de negócio.

O boleto bancário emitido é um exemplo de entrada.

Alternativas
Comentários
  • O boleto bancário emitido é um exemplo de saída.


ID
964429
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Julgue o  item  seguinte, relativo a gerenciamento de processos de negócio (BPM) CBOK versão 2.0.


O BPM pode ser definido como uma disciplina de gerenciamento e um conjunto de tecnologias habilitadoras, sem incluir a medição de processos de negócio da organização.

Alternativas
Comentários
  • CERTA,

    Há vários conceitos fundamentais, básicos, que definem BPM. Segundo o BPM CBOK (ABPMP, 2009), incluem noções como:

    • BPM é uma disciplina de gerenciamento e um conjuntos de tecnologias habilitadoras;
    • BPM aborda um trabalho ponta-a-ponta e diferencia entre conjuntos de subprocessos, tarefas, atividades e funções;
    • BPM é um conjunto contínuo, em curso, de processos com o foco no gerenciamento de processos de negócio ponta-a-ponta nas organizações;
    • BPM inclui modelagem, analise, desenho e medição de processos de negócio de uma organização;
    • BPM requer um compromisso significativo da organização que frenquentemente introduz novos papéis, responsabilidades e estruturas às organizações tradicionais orientadas a funções;
    • BPM é habilitada por tecnologia através de ferramentas para modelagem, simulação, automação, integração, controle e monitoramento de processos de negócios e de sistemas de informação que suportam esses processos.
    http://www.modernizacao.mpf.mp.br/bpm/o-que-e-bpm

  • O BPM pode ser definido como uma disciplina de gerenciamento e um conjunto de tecnologias habilitadoras, sem incluir a medição de processos de negócio da organização.

    Atenção pessoal com as pegadinhas do CESPE, pois ao ler rápido a assertiva a mesma da uma impressão de está correta.
  • "BPM não é uma prescrição de trabalho, metodologia ou conjunto de ferramentas." - Segunda premissa entre os Conceitos-chave de Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM), página 78 do BPM CBOK V3.0

  • Acho que o erro está em falar "sem incluir a medição de processos de negócio da organização." Medição de processo de negócio é uma parte importante do BPM, é até um capítulo no CBOK. 

  • O erro da questão está na parte quando descreve "sem incluir a medição de processos de negócio da organização.", pois não faz sentido toda a modelagem de processos se esses não forem mensurados.

  • BPM não é tratado como um conjunto de tecnologias.

    BPM é uma disciplina gerencial que presume que os objetivos organizacionais podem ser alcançados com mais êxito por meio do gerenciamento de processos.

     

    BPM: significa em inglês ‘Business Process Management’ e em português ‘Gerenciamento ou Gestão de Processos de Negócio’. É uma filosofia que une gestão de negócios e tecnologia da informação. O foco é na otimização dos resultados das organizações por meio da melhoria dos processos de negócio.

  • Dica:

    Canal que ajuda o Concurseiro de TI. Composto por RESUMOS em forma de MAPAS MENTAIS. Já estão prontos toda a parte de:

    Gerenciamento de Processos, Redes, Segurança em Sistemas Computacionais, PDTI, IN04

    Aproveitem para relembrar os principais tópicos que caem em prova:

    Basta procurar por "MapasTI MapasTI" no youtube

  • Dica:

    Canal que ajuda o Concurseiro de TI. Composto por RESUMOS em forma de MAPAS MENTAIS. Já estão prontos toda a parte de:

    Gerenciamento de Processos, Redes, Segurança em Sistemas Computacionais, PDTI, IN04

    Aproveitem para relembrar os principais tópicos que caem em prova:

    Basta procurar por "MapasTI MapasTI" no youtube


ID
964432
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Julgue o  item  seguinte, relativo a gerenciamento de processos de negócio (BPM) CBOK versão 2.0.


O BPM, mesmo não possuindo um ciclo de vida único, pode ser sumarizado por um conjunto interativo de atividades que incluem análise, planejamento, desenho e modelagem, monitoramento e controle, implantação e refinamento.

Alternativas
Comentários
  • CERTA
    Conforme o próprio CBOK, a prática gerencial de BPM é caracterizada por um ciclo de vida contínuo (processo) de atividades integradas de BPM, e este ciclo geralmente inclui “(1) Planejamento; (2) Análise; (3) Desenho e Modelagem; (4) Implantação; (5) Monitoramento e Controle; e (6) Refinamento.
  • Escreva seu comGente, o mneumônico é besta mais ta valendo em .... QUEM TI BATIZA? o PADRIM...1-Planejamento
    2-Análise
    3-Desenho
    6-Refinamento
    4-Implantação
    5-Monitoramento
    Obs... os números dizem a ordem....

  • Quando a questão quer ser mais intrigante ela te cobra o que consta em cada fase



    2016 - TRT

    a) A atividade de levantamento dos principais pontos fracos dos processos em uso em uma organização faz parte da etapa de planejamento do ciclo do BPM.

    b) Entender o ambiente externo e interno, além da estratégia organizacional, é atividade executada na fase de modelagem de processos de negócios. == > Planejamento

    c) Na modelagem de processos do estado atual, cria-se um ambiente de discussão entre partes envolvidas de forma a melhorar o processo em questão.  == > Planejamento

    d) Todas as atividades envolvidas no ciclo BPM são apoiadas pela área de tecnologia da informação, isto é, necessitam de um computador para serem executadas.

    e) Um processo de negócios gerenciado é aquele que o proprietário pode modificá-lo, enquanto as partes envolvidas podem visualizá-lo.


    2012

    A etapa de implantação de um ciclo de BPM engloba atividades que garantirão o suporte à



    implantação e à execução dos processos

    . Dentre tais atividades, NÃO se encontra a atividade de


    a) implantar planos de transferência de tecnologia. → implementar


    b) registrar o desempenho dos processos ao longo do tempo.


    c) suportar a implantação de novo processo. → implementar


    d) coordenar o ajuste de equipamentos e softwares. → implementar


    e) coordenar os testes e/ou piloto da solução. → implementa


  • Prezados, gabarito certo. Vejamos definições:

    CICLO DE VIDA – BPM CBOK

    Planejamento - Plano, estratégias, objetivos e metas - É aqui que é desenvolvido um plano e uma estratégia dirigida aos processos da organização, estabelecendo a estratégia e o direcionamento do BPM.

    Análise - AS IS - A análise dos processos leva em conta diferentes metodologias para facilitar as atividades de identificação do contexto e de diagnóstico da situação atual, que constituem o foco desta etapa.

    Desenho e modelagem - Identificação - Define as especificações para o processo de negócio/ TO BE- É no desenho que se definem as especificações dos processos de negócio, de modo que fique claro o quê, quando, onde, quem e como o trabalho será realizado.

    Implementação - nada mais é do que a realização do desenho do processo de negócio aprovado. Ela se dá através de procedimentos e fluxos de trabalho documentados, testados e operacionais.

    Monitoramento e controle - Pode ser chamado de "Simulação e emulação" - fornecer informações-chave de desempenho de processos através de métricas ligadas às metas estabelecidas e ao valor para a organização. A análise do desempenho realizada nesta etapa pode fazer com que se desenvolvam atividades de melhoria, redesenho ou reengenharia.

    Refinamento - o refinamento trata aspectos de ajustes e melhorias pós-implementação de processos com base nos indicadores e informações-chave de desempenho. O Guia de Gestão de Processos de Governo afirma que esta etapa também pode ser chamada de "encenação", revendo o modelo de processo e implantando as mudanças propostas após o estudo de variados cenários.

    FONTE: ESTRATÉGIA CONCURSOS - PROF. HERON LEMOS.


ID
1055782
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Em relação aos processos de negócio, julgue os itens a seguir.

Os processos de negócio podem ser vistos como estruturas que servem para descrever a missão da organização.

Alternativas
Comentários
  • Questao Errada.

    Os processos de negocio pode ser vistos como estrutura que realizam a missão da organização, não que  a descrevem.
  • Questão errada. Mas, também não concordo com a visão da colega Ivaneide. O processos de negócio não realizam a missão da organização. 

    "Os processos de negócio são grupo de tarefas interligadas logicamente, que utilizam os recursos da organização para gerar os resultados definidos, de forma a apoiar os seus objetivos". Ou seja, o processos apoiam uma organização a atingir seus objetivos de negócio, que por sua vez devem estar alinhando estrategicamente a missão da organização.

     Bons estudos!

  • Conforme CBOK, 

    Um processo de negócio é um trabalho que entrega valor para os clientes ou apoia/gerencia outros processos.

    Fonte: CBOK, p. 35

  • O CBOK afirma que os processos não são estruturas, metodologias ou ferramentas. A questão diz que o processo é um estrutura.

  • Processos não são descritivos, mas sim executivos. Obviamente a empresa irá realizar, em seus processos, aquilo que tem como missão, colega Sérgio. Ou seja, os processos são guiados com base na razão de ser, no propósito maior, na estratégia da empresa (missão). Concluindo, como a colega Ivaneide informou, os processos realizam a missão, e não descrevem.


    GABARITO: ERRADO.

  • Questão errada

    "Uma empresa não se define pelo seu nome, estatuto ou produto que faz; ela se define pela sua missão. Somente uma definição clara da missão é razão de existir da organização e torna possíveis, claros e realistas os objetivos da empresa."

    Peter Drucker

    http://www.strategia.com.br/estrategia/estrategia_corpo_capitulos_missao.htm

  • Processos de Negócio (Finalístico, Cliente, Essenciais, Primário): são ligados à essência do funcionamento da organização, representam as atividades que uma organização desempenha para cumprir sua missão e geram valor ao cliente.

  • Processo de Negócio: É um trabalho Fim-Fim, que ultrapassa qualquer fronteira funcional necessária e que entrega valor aos clientes.

  • Em simples palavras: Apoiar a MISSÃO/OBJETIVOS


ID
1062538
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

No contexto de gerenciamento de processos de negócios, o conjunto de elementos que recebe uma entrada, adiciona valor a ela e fornece uma saída para um cliente específico, define.

Alternativas
Comentários
  • 2014 - TCDF

    O modelo de negócio é definido como um desenho das atividades sequenciadas geradas por entradas e que geram também saídas, apoiadas por artefatos específicos.

    errada

     

  • Mr. Robot boiou na questão. 

    Defini-se como "Processo" - B


ID
1062556
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

João acorda todo dia, escova seus dentes, toma banho e coloca a sua roupa. Depois vai para a cozinha preparar o seu café. Ele junta os ingredientes e prepara um copo de café e seu sanduíche, come-o e vai trabalhar. Na eventu- alidade de faltar algum ingrediente, ele sai de casa e vai à padaria comprá-lo, retornando depois para completar essa rotina. Pensando nessa rotina como um processo de negócio e analisando essa situação com base nos conceitos do BPM, como pode ser chamada a ida à padaria?

Alternativas
Comentários
  • Ir à padaria para comprar um ingrediente é um subprocesso executado somente quando há falta de algum ingrediente necessário ao processo.  É uma resposta a uma situação de exceção. No padrão BPMN isso é denominado de tratamento de falha (ou de exceção).

    (http://www.mapadaprova.com.br/questoes/tecnologia-da-informacao/bpm-petrobras-processos-de-negocio)

  • Complementando a resposta da Karina...

    As duas alternativas que podem gerar dúvidas são d) e e). Basta raciocinar da seguinte forma: A falha ou exceção foi a falta de ingrediente. O fato de ele ir à padaria foi o tratamento dessa falha.


ID
1062562
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Um processo de cotação pode ser descrito da seguinte maneira: o departamento interessado na compra pede o preço ao departamento de compras, que verifica todos os fornecedores disponíveis e, em paralelo, envia um pedido de cotação para cada fornecedor, esperando receber de cada um primeiramente uma confirmação do recebimento (ack), depois, o preço pedido. Após receber todas as respostas, o departamento de compras seleciona o menor preço e o envia para o departamento interessado. À luz dos conceitos de gestão de processos integrados de negócios (BPM), essa descrição consiste em uma.

Alternativas
Comentários
    • Orquestração: composição de processos de negócio  onde existe a figura de um processo central (processo mestre) que controla e coordena os demais processos. Neste tipo de composição, cada processo participante não tem conhecimento de que faz parte de uma composição de processos, com exceção do processo mestre.
    • Coreografia: composição de processos de negócio onde não existe a figura de um processo mestre que controla e coordena os demais processos. Neste tipo de composição, cada processo envolvido tem o conhecimento de que faz parte de uma composição de processos e que precisa interagir com outros processos de maneira ordenada para que a composição resultante tenha sucesso.

  • Outra característica relevante para a resolução da questão é que na orquestração, os serviços/processos ficam restritos à organização (intra-organização), enquanto que na coreografia os serviços/processos são inter-organizações. No caso em questão existe o relacionamento com os fornecedores, que são outras organizações.

  • Para consolidar os dois conceitos, é valido trazer para o mundo real: como em uma orquestra, há um elemento central que controla os demais (o maestro), cada elemento faz a sua parte (os membros da orquestra) seguindo o seu roteiro (partituras).

    Já para a coreografia, é bem semelhante a atividade de um bailarino: não há um elemento central, no entanto ele precisa está sincronizado com os demais integrantes, para que todo o processo seja eficaz.


  • Dica rápida, simples e free:

     

    COREOGRAFIA: CONHECEM;

     

    Go ahead!

  • "Segundo a especificação do BPMN, uma coreografia é um tipo específico de processo que formaliza as interações entre as entidades participantes de um processo de negócio, enquanto uma orquestração (ou processo padrão) representa as atividades de uma única entidade. Enquanto o foco na orquestração é sobre o fluxo de atividades, o foco na coreografia é sobre o fluxo de mensagens entre as entidades (BPMN 2.0, p. 314)."

     

    FONTE: http://www.mapadaprova.com.br/questoes/tecnologia-da-informacao/bpm-petrobras-processos-de-negocio


ID
1356898
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

A análise e a melhoria do processo são de fundamental importância para o fortalecimento e o desenvolvimento dos processos de uma organização, conduzindo-a ao caminho da excelência gerencial. Um dos princípios da análise e melhoria consiste em que é preciso saber aonde se quer chegar e perseverar no como chegar. Nem sempre na melhoria de processos se consegue um bom resultado da primeira vez. É importante confiar na metodologia e prosseguir na sua aplicação, pois certamente os resultados irão aparecer. Qual alternativa melhor sintetiza este princípio?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A. Pura interpretação de texto.

  • Para melhorar efetivamente qualquer negócio, é preciso construir um ambiente que promova a busca pela melhoria contínua, e para que este cenário seja alcançado, existem 9 princípios que direcionam o escritório de processos a transformar os processos de negócio da empresa, com o objetivo de reduzir custos, aumentar os resultados, financeiros ou não, e aumentar a qualidade dos serviços prestados, seja no ambiente interno ou externo da empresa. São eles:

    Satisfação total dos clientes: 

    Gerência participativa: 

    Desenvolvimento humano: 

    Constância de propósitos: é preciso saber aonde se quer chegar e perseverar no “como chegar”. Nem sempre, numa iniciativa de melhoria de processos, se consegue um bom resultado da primeira vez. É importante confiar na metodologia e persistir na sua aplicação, pois certamente os resultados irão aparecer.

    Melhoria contínua: 

    Gestão por processos: 

    Gestão de informação e comunicação: 

    Garantia da qualidade: 

    Excelência: 

    Aqui podem demais!     http://www.tiespecialistas.com.br/2010/12/9-principios-para-transformar-processos-de-negocio/#sthash.F3mw4OMt.dpuf

  • "Constância de propósitos, significa assumir claramente as obrigações com o futuro do negócio, com o planejamento estratégico do mesmo:

    * Alocar tempo e recursos para treinamento e retreinamento de pessoal 
    * Alocar tempo e recursos para treinamento e retreinamento de chefes 
    * Inovar 
    * Melhorar constantemente os processos de produção 
    * Melhorar constantemente o produto " 

    http://www.milkpoint.com.br/radar-tecnico/gerenciamento/constancia-de-propositos-8653n.aspx

    Letra A.


  • Por que não é Melhoria Contínua??????


ID
1374556
Banca
FUNDATEC
Órgão
SEFAZ-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

No ciclo de vida do Business Process Modeling (BPM), há uma de suas fases que tem as seguintes finalidades: (1) entender os atuais processos organizacionais no contexto das metas e objetivos desejados; (2) obter e entender as informações oriundas de planos estratégicos, modelos de processos, medições de desempenho e mudanças nos ambientes externos; e (3) entender completamente os processos de negócio da organização no escopo considerado. Nesse caso, assinale, dentre as alternativas abaixo, o nome da fase do ciclo de vida do BPM que tem tais finalidades.

Alternativas
Comentários
  • A palavra chave dessa questão é 'ENTENDER'


    O primeiro passo para definir um novo processo ou atualizar um que já exista é criar um entendimento comum do estado atual ("AS-IS") do processo e como ele cumpre seus objetivos. Esse entendimento é alcançado através da análise de processos.

    CBOK v3


    Portanto, resposta letra A


  • A chave para responder essa questão é perceber que a fase de Análise de Processos de Negócio busca "(1) entender os atuais processos organizacionais no contexto das metas e objetivos desejados" (AS IS);

    Já na fase de Desenho e Modelagem de Processos de Negócio busca-se definir como o novo processo deverá ser modelado (To Be).

    Portanto, correlaciona-se:

    Análise de Processos de Negócio --->> AS IS

    Desenho e Modelagem de Processos de Negócio ---->> TO BE

  • Não concordo com o Salomão pois desenha o processo no AS IS e no TO BE você redesenha o processo que é com a proposição de melhorias caso o processo não esteja desenhado e modelado levando em consideração os fatores críticos do negócios.


ID
1374559
Banca
FUNDATEC
Órgão
SEFAZ-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Considere o seguinte conceito existente no Business Process Modeling (BPM): "conjunto de atividades ou comportamentos executados por humanos ou máquinas para alcançar uma ou mais metas". Essas atividades e comportamentos são disparados por eventos específicos e compostos por várias tarefas ou atividades inter-relacionadas, que solucionam uma questão específica. Nesse caso, esse conceito, no BPM, refere-se ao termo:

Alternativas
Comentários
  • Definição de processo segundo o CBOK 2.0:

    Conjunto definido de atividades ou comportamentos executados por humanos ou máquinas para alcançar uma ou mais metas.

    Os processos são disparados por eventos específicos e apresentam um ou mais resultados que podem conduzir ao término do processo ou a outro processo.

    Processos são compostos por várias tarefas ou atividades inter-relacionadas e consomem recursos na sua execução (tempo, dinheiro, materiais).

  • A resposta ja se encontra na própria pergunta quando esta diz: Business Process Modeling (BPM) ou gestao de processo de negocios


ID
1387711
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

No contexto de gestão de processos integrados de negócios (BPM), qual característica pode ser atribuída a um processo?

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro da letra e) ?

  • Não entendi essa questão. Será que alguém pode ajudar??

  • a) - Possuir início e término bem definidos - Característica de um PROJETO

     b) Poder ser encerrado quando for detectado que seus objetivos não serão alcançados. - Características de um PROJETO

     c) Permitir a execução simultânea de várias de suas etapas - Característica de um PROJETO e de um PROCESSO

     d) Resultar em um produto ou serviço único - Característica de um PROJETO

     e) Necessitar de documentação detalhada que abranja seus diversos aspectos - Um processo não precisa necessariamente de uma documentação detalhada. Com um simples diagrama de fluxo já é possível mapear(documentar) um processo de negócios. Na realidade, o nível do modelo do processo varia conforme necessidade.


ID
1565140
Banca
Quadrix
Órgão
SERPRO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

No contexto de Gerenciamento de Processos de Negócio(BPM), hondoffs são:

Alternativas
Comentários
  • Chamamos de handoff toda a transferência de conhecimento, ou seja, toda vez que uma informação é passada de uma pessoa para outra, existe o chamado handoff


    fonte: http://leanparatodos.blogspot.com.br/2011/04/hand-off-pode-ser-um-grande-problema.html

  • GABARITO C

     

    Handoffs
    Qualquer ponto em um processo no qual o trabalho ou a informação passa de uma função para outra é um handoff nesse processo.

     

    BPM CBOK 3

  • GAB: C

     

    Em relação à letra D, o conceito apresentado é de GARGALO. É importante lembrá-lo também.

  • Meteram HONDOFFS na prova mesmo?


ID
1634959
Banca
FUNCEFET
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2014
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Assinale a alternativa que corresponda ao correto preenchimento das lacunas na seguinte frase:
__________ podem ser entendidos como um conjunto___________ e___________ de insumos, infraestruturas, regras e transformações, que adiciona valor às pessoas que fazem uso dos produtos e/ou serviços gerados.

No setor público, possuem o compromisso de satisfazer às necessidades _____________ .

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A


    PROCESSOS podem ser entendidos como um conjunto INTEGRADO e SINCRÔNICO de insumos, infraestruturas, regras e transformações, que adiciona valor às pessoas que fazem uso dos produtos e/ou serviços gerados.

    No setor público, possuem o compromisso de satisfazer às necessidades DOS CIDADÃOS USUÁRIOS.


ID
1711318
Banca
FUNCAB
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Os processos podem ser classificados como:

Alternativas

ID
1714519
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Com relação a ferramentas e tecnologias de gerenciamento de processos, julgue o item que se segue.


Na modelagem de processos, a notação ARIS trabalha com o VAC (value-added chain) para o diagrama de nível 0 e com o EPC (event-driven process chain) para os demais níveis.

Alternativas

ID
1714531
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

A respeito do BPMS (business process model system), julgue o item a seguir.

Os benefícios da implantação de um BPMS são maiores para processos de manufatura contínua do que para processos de manufatura discreta.


Alternativas
Comentários
  • Processos de Manufatura Contínua: "Os processos de manufatura contínua, também chamados de transformação, são os únicos que já incorporam uma inteligência de Workflow própria ao seu processamento. Por isso a adição de uma ferramenta de Workflow externa não acrescentaria nenhum benefício a esses processos industriais e, a rigor, isto nem seria possível, pela característica dos equipamentos que suportam tais processos."

    Livro: BPM e BPMS - Tadeu Cruz - página 93
  • Manufatura contínua por ser um processo típico de transformação de "matéria prima" (ex: fabricação de um automóvel), por sua natureza já possui seu próprio sistema para o seu processo primário, por isso não faz sentido a implantação de um BPMS, já na manufatura discreta faz mas sentido a utilização de um BPMS para gerenciamento de seus processos.

  • No título da questão diz: "...BPMS (business process model system)", só que BMPS significa Business Process Management System/Suite.

  • Os benefícios da implantação de um BPMS são maiores para processos de manufatura contínua do que para processos de manufatura discreta. errado

    Bendito serás!!


ID
1731142
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

A respeito do gerenciamento de processos de negócio (BPM), julgue o item subsequente.

O termo métrica, usado em BPM, representa, de forma simples e intuitiva, medida ou indicador para facilitar a interpretação dessa medição quando comparada a uma referência ou alvo.

Alternativas
Comentários
  • “Medida é a quantificação de dados em um padrão e qualidade aceitáveis (exatidão, completude, consistência, temporalidade).”

    “Métrica é uma extrapolação de medidas, isto é, uma conclusão com base em dados finitos.”

    “Indicador é uma representação de forma simples ou intuitiva de uma métrica ou medida para facilitar sua interpretação quando comparada a uma referência ou alvo.”
  • Replicando para melhor visualização.

     

    Medição, medida, métrica e indicador são termos muitas vezes mal-interpretados e usados indistintamente. A seguir, serão detalhadas suas diferenças e correlações.

     

    Medida é a quantificação de dados em um padrão e qualidade aceitáveis (exatidão, completude, consistência, temporalidade).

     

    Métrica é uma extrapolação de medidas, isto é, uma conclusão com base em dados finitos.

     

    Indicador é uma representação de forma simples ou intuitiva de uma métrica ou medida para facilitar sua interpretação quando comparada a uma referência ou alvo.

     

    BPM CBOK

  • MEDIDA

    Segundo o BPM CBOK – versão 3.0,

    Medida é a avaliação de uma grandeza por meio da comparação com outra grandeza da mesma espécie tomada como unidade. Quando se mede o comprimento de um material ou peça, por exemplo, pode-se utilizar o metro como unidade, isto é, o objeto medido é representado como uma fração (ou múltiplo) do metro

    MÉTRICA

    A definição do BPM CBOK, diz que:

    Segundo essa definição, uma métrica pode ser entendida como a relação entre duas medidas de grandezas iguais ou diferentes. Um exemplo seria o número de defeitos identificados em um lote de produtos finalizados (defeitos [número] / total do lote [número]).

    Outro exemplo poderia ser a razão entre o número total de atendimentos realizados por um Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) e o número de horas trabalhadas pelos atendentes (atendimento [número]/ horas trabalhadas [tempo]).

    INDICADORES

    De acordo com o BPM CBOK,

    Indicadores representam informações a partir das quais é possível avaliar uma situação e sua evolução histórica. Contudo, indicadores mal definidos podem levar a conclusões equivocadas. Por exemplo, tomar somente a quantidade de reclamações de clientes, mês a mês, ao longo do ano, e verificar que o número absoluto de reclamações cresceu no período não indica, necessariamente, uma piora nos negócios. Está claro que se a sua empresa efetuar 1.000 vendas em dezembro e ter 10 reclamações de clientes é uma situação melhor que ter efetuado 100 vendas em janeiro e ter recebido 5 reclamações. Proporcionalmente, o número de reclamações terá caído de 5% (5/100) para 1% (10/1.000), embora em números absolutos elas tenham dobrado.

    É claro que números absolutos podem ser bons indicadores, a depender do que se queira avaliar. Mas indicadores que relacionam diferentes métricas e medidas permitem relativizar a realidade e fazer melhores comparações, como no exemplo acima, pois embora o número de reclamações tenha crescido em termos absolutos, a situação, na verdade, melhorou..


ID
1731148
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

A respeito do gerenciamento de processos de negócio (BPM), julgue o item subsequente.

Os arquitetos de negócios definem como um produto ou serviço é construído e entregue, ao passo que os arquitetos de processos dominam capacidades de negócio e desenvolvem modelos de negócios em um nível de abstração mais alto.

Alternativas
Comentários
  • CBOK, item 3.2.5:

    Arquitetura de processos e arquitetura de negócios

    Uma dúvida comum entre pessoas envolvidas em modelagem é a diferença entre arquitetura de processos e arquitetura de negócio. Arquitetos de negócio criam modelos de negócio, mas esses modelos estão em um alto nível de abstração e lidam com capacidades de negócio – a capacidade de executar e entregar algo. Modelos de arquitetura de negócio são, dessa forma, e lidam com O QUE no negócio. Por outro lado, modelos de arquitetura de processos lidam com o COMO do negócio e definem como um entregável, produto ou serviço é construído e entregue. Dessa forma, modelos de arquitetura de processos, quando decompostos em maior nível de detalhe, definem as atividades que um negócio deve ser capaz de realizar.

  • Errado. É o contrário. 


    Ficaria correto assim: os arquitetos de processos definem como um produto ou serviço é construído e entregue, ao passo que os arquitetos de negócio dominam capacidades de negócio e desenvolvem modelos de negócios em um nível de abstração mais alto.

  • Gerente de processos:

    Em organização mais maduras, um dono do processo tem subordinado a si um gerente de processos com atribuições de apoio no dia a dia

    Gerente de processos coordena e gerencia o desempenho dos processos no dia a dia e lidera iniciativas de transformação de processos.

    Arquiteto de Processos:

    São responsáveis por desenvolver um modelo de arquitetura corporativa de processos, implementar e manter um repositório de processos de negocio, metodologia, modelos de referencia e padrões relativos ao processos.

    Os arquitetos de processo são envolvidos na analise de processos de negocio e em desenho durante inciativas de transformação, pode aconselhar as equipes em relação a metodologia , dita conformidade,

    Analista de processos:

    Possuem grandes habilidades em entendimentos e documentação de processos e padrões de desempenho. Criam modelos de estados atual ( “as-is”) realizam analise e avaliação de processos, fazem recomentadações.

    Realizam trabalhos de analise de processos e apoiam o desenho de processos e iniciativas de transformações.

    Designer de processos:

    Responsável por desenhar novos processos e transformar em processos de negócios.

    source: CBOK

  • Inverteu os conceitos

  • Arquitetos de processos (COMO) # arquitetos de negócio (O QUE)

    Arquitetos de processos:  COMO do negócio e definem como um entregável, produto ou serviço é construído e entregue. Modelos de arquitetura de processo, quando decompostos em maior nível de detalhe, definem as atividades que um negócio deve ser capz de realizar.

    Arquitetura de negócio: criam modelos de negócio, mas esses modelos estão em um alto nível de abstração e lidam com capacidades de negócio, a capicidade de executar ou entregar algo. O QUE do negócio.


ID
1731154
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

A respeito do gerenciamento de processos de negócio (BPM), julgue o item subsequente.

Os processos de negócio, classificados em processo primário e processo desenvolvedor, são atividades que agregam valor aos produtos destinados aos clientes ou gerenciam outros processos.

Alternativas
Comentários
  • Somente o processo primario agrega valor ao cliente final, os demais processos (apoio e gerenciamento) nao agregam valor diretamente ao cliente final. Essa classificacao eh somente relacionada aos clientes finais.

  • Os processos de negócio, classificados em processo primário e processo desenvolvedor (ÚNICO ERRO), são atividades que agregam valor aos produtos destinados aos clientes ou gerenciam outros processos.

    1º) os processos de negócios são primários, de suporte e de gerenciamento (não há processo desenvolvedor e a questão limitou os processos a apenas esses dois, o que está errado também). Esse é o único erro.
    2º) Um processo de negócio significa basicamente um trabalho que entrega valor para os clientes, ou então um trabalho que apoia ou gerencia outros processos, agregando atividades e comportamentos feitos por humanos ou máquinas, a fim de alcançar um ou mais resultados.
    CUIDADO: 
    Colega Ana, um processo de negócio pode SIM tanto agregar valor quanto GERENCIAR/apoiar outros processos. 

    E colega Caroline, quando a questão diz "agrega valor", refere-se a processos de negócios, e não a processo primário (que agrega valor diretamente ao cliente) ou desenvolvedor.  Processos de negócios é sujeito. A frase entre vírgulas é apenas explicativa. Ou seja, o único erro está na classificação, que além de errada está incompleta.

    Deem uma olhada no conceito que expliquei: http://valorecompetencia.com.br/gestao-de-processos/processos-primarios-de-suporte-e-de-gerenciamento-entenda-diferencas
  • Discordo da Caroline. 

    Há dois problemas. 

    O 3 tipos de processos de negócios são: primário (ou finalístico), suporte e gerenciais. Não existe, portanto, processo de desenvolvimento como eu havia lido por desatenção, me atendo unicamente ao fato de que o final já estava realmente errado.

    Nenhum dos dois tipos de processos mencionados (primário e suporte) GERENCIA outros processos! Isso fica a cargo dos processos gerenciais.Ver CBOK V3.0 Português, 2.1.2.2 Processo de suporte:

    "A diferença principal entre os processos primários e os de suporte é que processos de suporte entregam valor para outros processos e não diretamente para os clientes. (...) O fato de processos de suporte não gerarem diretamente valor para os clientes não significa que não sejam importantes para a organização. Os processos de suporte podem ser fundamentais e estratégicos para a organização na medida em que aumentam sua capacidade de efetivamente realizar os processos primários."

    Ver CBOK V3.0 Português, 2.1.2.3 Processo de Gerenciamento:

    "Tem o propósito de para medir, monitorar, controlar atividades e administrar o presente e o futuro do negócio. Processos de gerenciamento, assim como processos de suporte, não agregam valor diretamente para os clientes, (...)"


    O próprio CBOK explicita no item 2.1.2.3 supracitado que os processos de gerenciamento e de suporte não agregam valor DIRETAMENTE!

    No item 2.1.2.2, é ressaltado que os processos de suporte NÃO ENTREGAM valor, mas AGREGAM VALOR (ainda que indiretamente), visto que são muitas vezes fundamentais e estratégicos para a organização, na medida em que aumentam a capacidade de efetivamente realizar os processos primários.

  • ERRADO, porque os processos que gerenciam outros são chamados 'processos de gerenciamento' e não 'processos desenvolvedores'.

    Note que há:

    1 - Processos primários - ligados as atividades fim da empresa, e agregam valor diretamente ao cliente. Exemplo: venda de produtos online.

    2 - Processos de suporte - dão suporte aos processos primários, não agregando valor diretamente ao cliente. Exemplo: gerenciamento de recursos humanos.

    3 - Processos de gerenciamento (governança) - usados para medir, monitorar e controlar as atividades dos negócios. Exemplo: gerenciamento de riscos.

  •  

    Questão errada. Primeiramente, no meu entendimento, um dos erros está em dizer sobre dar valor ao produto, sendo que em gestão de processos o objetivo é agregar valor para o cliente final. Além disso, são os processos primários que agregam valor para o cliente final. já quem gerencia outros processos é o gerenciamento de processos.

     

     

     

    há tres tipos de processos : processo primário, processo de suporte, processo de gerenciamento. 

    Alguns sinônimos dos conceitos e suas definições:

    processo primário/ processo de negócio/ processo de clientes/ processo ponta a ponta/ processos essesnciais:   ele é interfuncional, ponta  aponta, agrega valor diretamente para o cliente, são processos essenciais ou finalísticos.

    processo de suporte/processos organizacionais/ processos administrativos/ processos de apoio:  entregam valor para outrpos processos e não diretamente para o cliente.

    processo de gerenciamento/ processos gerenciais:  tem o proposito de medir, monitorar, controlar atividades e administrar o presente e o futuro do negócio. São necessários para assegurar que a organização opere de acordo com seus objetivos e metas de desempenho. asseguram que os processos primários e de suporte atinjam suas metas.

     

  • Processos Primários: são de natureza interfuncional e compõem a cadeia cliente - fornecedor, entregando valor diretamente ao cliente. Também chamados de finalísticos, essenciais e centrais.

  • Processos de negócio são classificados em processos primários, de suporte ou de gestão – além disso, processos primários não gerenciam outros processos


ID
1731250
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Acerca de ECM (enterprise content management), BPM (business process management) e REST, julgue o item que se segue.

BPM define, torna possível e gerencia a troca de informações nas organizações por meio da visão semântica de um processo de negócio, que envolve empregados, clientes, banco de dados e aplicações em uma abordagem gerencial que governa o workflow na organização.

Alternativas
Comentários
  • ​Outras definições de business process management

    Gartner Group

    BPM define, torna possível e gerencia a troca de informações nas organizações por meio da visão semântica de um processo de negócio, que envolve empregados, clientes, parceiros, aplicações e bancos de dados. (...)

    Business process management​ é a abordagem gerencial que governa o fluxo de trabalho (workflow) numa organização. 

    Livro:  BPM & BPMS - Business Process Management & Business Process Management Systems - Tadeu Cruz.

  • Errei ao achar que a banca trocou sistêmica por semântica...

  • Não sei pq me veio a cabeça que era visão HOLÍSTICA.


ID
1756519
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Para melhorar o desempenho de um processo, é INCORRETO

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: E.

     

    Processos que desempenham tarefas mais complexos são, naturalmente, mais complexos. Entretanto, a questão não especifica que o processo sofrerá qualquer tipo de mudança nesse sentido, dando a entender que ele sofrerá uma simples complicação. Isso vai contra as práticas do BPM. 


ID
1865749
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-EXE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

A respeito da abordagem por processos, julgue o item que se segue.

Os core processes, também denominados processos primários ou essenciais, tendem a expressar a cadeia de valor das organizações quando agrupados a outros processos da mesma natureza, propiciando uma visão abrangente acerca da criação de valor aos clientes.


Alternativas
Comentários
  • Mal e porcamente redigido. Padrão CESPE/UNB de qualidade (parece minha mãe me explicando).

     

    Segundo CBOK 3.0

     

    "2.1.2.1 Processo primário

    É um processo tipicamente interfuncional ponta a ponta (e até interorganizacional ponta a ponta) que agrega valor diretamente para o cliente. Processos primários são frequentemente referenciados como processos essenciais ou finalísticos, pois representam as atividades essenciais que uma organização executa para cumprir sua missão. Esses processos constroem a percepção de valor pelo cliente por estarem diretamente relacionados à experiência de consumo do produto ou serviço."

  • "Para a geração de valor para o cliente divide-se os processos em processos primários e processos de suporte:

     Os processos primários são aqueles que geram os produtos e serviços. Seriam os processos principais e que “definem” o sucesso da organização.

    Já os processos de suporte são todos os demais, que naturalmente são necessários para que os processos primários possam existir. Em um hotel de veraneio, por exemplo, o processo de atendimento seria um processo primário."

    Rodrigo Rennó.

  • processo primário (core processes): INTERFUNCIONAL, PONTA APONTA, AGREGRA VALOR DIRETAMENTE PARA O CLIENTE, PROCESSOS ESSENCIAIS OU FINALÍSTICOS.

  • CORE PROCESSES: tradução para português: PROCESSOS PRIMÁRIO!


ID
2081620
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Com base no BPM CBOK, bem como na literatura pertinente, assinale a opção correta, acerca de gestão do negócio orientada por processos.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Paludo (2016) “As organizações modernas aperfeiçoaram suas operações e passaram a adotar a visão do trabalho em forma de processos como meio de melhorar a eficiência na produção de bens e serviços, e melhorar a eficácia dos resultados. É um novo modo de se ver as organizações e uma nova forma de gestão: a gestão de processos.

    Etapas da Gestão/Gerenciamento de Processos. 1.Planejar: nada é possível fazer da melhor forma se não for adequadamente planejado. Assim, o planejamento da gestão de processos implica estabelecer previamente um plano contendo roteiro completo para a implantação da gestão de processos, quer seja em organizações privadas e/ou instituições públicas, incluindo a definição de objetivos, estratégias, análise de riscos, etc”.

    Portanto, a alternativa E é a verdadeira e a resposta da questão. A primeira etapa da gestão de processos é o planejamento, que inclui a definição de estratégias, estabelecidas com foco na visão de ‘processos e de seus impactos’, que são desmembradas juntos com os planos, e acompanhadas durante a execução.

  • a) O sistema de gestão do negócio da empresa mantém-se inalterado com a implantação da gestão orientada por processos.

    a gestão do processo visa transformar algo em beneficio do cliente.

    b) A gestão orientada por processos é um modelo de gestão revolucionário que se baseia na autorregulação das pessoas em uma estrutura organizacional sem hierarquia funcional. 

    visa a integração das areas  horizontalmente

    c) A gestão orientada por processos não trata de aspectos relacionados à gestão orçamentária e de pessoas.  P

    Processo envolve recursos humanos, financeiros....

    d) Um modelo de governança com ênfase em processos cria uma estrutura paralela na organização ao eliminar as deficiências da estrutura funcional de gestão.

    cria estrutura horizontal.

    e) Os propósitos da gestão orientada por processos incluem a definição, o desdobramento e o acompanhamento de estratégias a partir do entendimento de seus impactos nos processos. correto

     

  • Aos não assinantes,

    GABARITO: E


  • fiz esta por eliminação, pois:

    a) altera o sistema de gestao

    b) nao há autorregulação, visto que precisa de interferencia externa

    c) trata de pessoas

    d) nao cria uma estrutura paralela, o BPM se sobrepõe a ja existente


ID
2354914
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

O conceito de lean startup trouxe uma inovação na forma de se desenvolver modelos de negócios. Com relação a esse tema, analise as afirmações abaixo:
I O experimento pode ser qualquer método que se utilize para validar a ideia.
II O produto só deve ser lançado quando todas as funcionalidades requeridas pelo cliente sejam implementadas.
III A validação do produto pode ser realizada por um protótipo funcional ou por alguma ferramenta que analise a aceitação por parte do cliente.
IV A análise de coorte permite avaliar cada grupo de cliente que teve acesso ao produto de forma independente.
Em relação à lean startup, estão corretas as afirmações

Alternativas
Comentários
  • Lean startup é um conjunto de processos usados por empreendedores para desenvolver produtos e mercados, combinando Desenvolvimento ágil de software, desenvolvimento de clientela (Customer Development) e plataformas existentes de software (usualmente FOSS). O conceito foi introduzido por Eric Ries.

    A iniciativa lean startup defende a criação de protótipos rápidos, projetados para validar suposições de mercado, e usa feedback dos clientes para envolvê-los muito mais rapidamente do que através de práticas de desenvolvimento de software mais tradicionais, como o Waterfall model.

    Fonte: Wikipedia

     

  • Gabarito: B

     

  • Análise de coorte é um  termo utilizado pra designar um grupo de indivíduos que têm em comum um conjunto de características e que são observados por um determinado período de tempo com o intuito de analisar a sua evolução.

  • Pq o item II está incorreto? Alguém sabe dizer?


ID
2360704
Banca
IADES
Órgão
Fundação Hemocentro de Brasília - DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

No que tange aos conceitos pertinentes a gerenciamento de processos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: D. 

     

     

    a) ERRADA: PROCESSO é um conjunto de tarefas executadas por homem ou máquina PARA O ALCANCE DE UMA OU MAIS METAS;

    b) ERRADA: Processos normalmente são executados por mais de uma unidade funcional da organização;

    c) ERRADA: Processos é que envolvem tarefas;

    d) GABARITO;

    e) ERRADA: Processos transforma INSUMOS em RESULTADOS.

  • Adicionam valor às pessoas???

  • Macroprocessos: são os processos mais amplos da organização , que geralmente englobam mais de uma função organizacional e geram impactos em diversas áreas .

    processo: é o conjunto de atividades inter - relacionadas que recebe insumos, agregando-lhes valor e produzindo saídas para clientes internos e externos .

    sub-processo: é o conjunto de atividades relacionadas que executa uma parte específica de um processo, dele recebendo insumos e para ele enviando produtos . É a decomposição de processos em outros processos menores, possibilitando o seu funcionamento.

    atividade:  é uma decomposição ainda mais detalhada. São ações que acontecem dentro de um processo ou subprocesso para que ele funcione. Geralmente são realizados dentro de uma unidade de trabalho ( pessoa, departamento e etc). E é documentada em instruções que detalham tarefas realizadas.

    tarefa: são os menores elementos que compõem um processo, sendo o resultado da decomposição das atividades em unidades ainda mais singulares e relatam como determinado item é executado.

  • GAB. D

     

    Apesar da redação meia confusa o item está correto. Veja as definições utilizadas para embasar a resposta.

     

    "Processo é um conjunto de atividades inter-relacionadas que transforma insumos (entradas) em produtos (saídas)" (ISO 9000).

     

    "Processo é um conjunto de decisões que transformam insumos em valores gerados ao cliente/cidadão" (GesPública - 2011)

     

    Bons estudos.


ID
2376292
Banca
VUNESP
Órgão
UFABC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

A sequência de atividades realizadas desde o início da demanda até a entrega do produto ou do serviço, objetivando a geração de resultados para o cliente, ou usuário, chama-se

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: B. 

     

    Processo: agregação de atividades ou comportamentos realizados por humanos ou máquinas para o alcance de uma ou mais tarefas. 

  • Processo: entrada, processamento e saída


ID
2793457
Banca
Instituto Acesso
Órgão
CODEMAR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

O modelo conceitual do BPMS (Business Process Management System) tem como característica a valorização dos investimentos já realizados em softwares nas organizações, diferentemente das estratégias de reengenharia, que defendiam o descarte e a substituição dos sistemas de informação existentes. Sendo assim, podemos entender que:

I – O modelo conceitual BPMS está fundamentado na construção de software ou de módulos de sistemas de informação.
II – O modelo conceitual do BPMS não está fundamentado na construção de softwares ou de módulos de sistemas de informação, mas na junção e orquestração de partes de softwares já disponíveis.
III – No modelo conceitual BPMS, os sistemas de informação legados são hospedados num único ambiente computacional.

A afirmativa correta é:

Alternativas
Comentários
  • g: alternativa "A"

  • LETRA A

    A resposta está no enunciado:


    O modelo conceitual do BPMS (Business Process Management System) tem como característica a valorização dos investimentos já realizados em softwares nas organizações, diferentemente das estratégias de reengenharia, que defendiam o descarte e a substituição dos sistemas de informação existentes. Sendo assim, podemos entender que

  • I: ERRADO. O modelo conceitual do BPMS não está fundamentado na "construção de softwares ou de módulos de sistemas de informação, mas na junção e orquestração de partes de softwares já disponíveis" (AALST, 2004).

    III: ERRADO. No modelo conceitual BPMS, os sistemas de informação legados, hospedados em diferentes ambientes computacionais, continuam a executar as operações necessárias ao processo de negócio, conforme se pode observar na camada "ambientes computacionais".

  • O gerenciamento ou “orquestração” dos processos de negócios também passa a ser realizada por uma camada de software específica, denominada Business Process Management System (BPMS). Esta camada é constantemente informada pela camada EAI (Enterprise Application Integration – EAI), sobre o status de operação de cada instância do processo de negócio, independentemente de instituição e plataforma computacional na qual esteja ocorrendo o processamento. Com os dados das instâncias em processamento ao longo do processo, o sistema BPMS é capaz de prover ao gestor do processo de negócio uma atualização contínua dos indicadores de desempenho do processo, informando gargalos e caminho crítico, ocorrências de exceções, entre outras informações importantes à gestão de processos de negócios. Assim, temos que, na arquitetura de TI das empresas que praticam a abordagem administrativa da gestão por processos, há dois componentes diferenciadores: o EAI e o BPMS.


ID
2916670
Banca
Quadrix
Órgão
CRA-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

A respeito da organização interna das organizações e de seu relacionamento com o público externo, julgue o item


Os processos administrativos resultam em produtos que são invisíveis para os clientes, mas essenciais ao gerenciamento efetivo dos negócios.

Alternativas
Comentários
  • Estes processos são mais conhecidos como processo de suporte tem as seguintes características:

    * Dão suporte aos processos finalisticos

    * Não atendem o cliente diretamente

    * Relaciona-se as atividades meio da organização.

    Fonte: grancursos. Governança corporativa e compliance. Rafael Barbosa.


ID
2920840
Banca
FEMPERJ
Órgão
TCE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

As organizações que estruturam sua gestão e operação por meio de processos de negócio caracterizam-se principalmente por serem organizações nas quais:

Alternativas

ID
2920858
Banca
FEMPERJ
Órgão
TCE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

A melhor forma de se organizar uma empresa por processos de negócio é:

Alternativas

ID
2927665
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Os outputs são um composto de bens e serviços. Assinale a alternativa que não caracteriza um serviço.

Alternativas
Comentários
  • Letra c

    Impossível estocar um serviço rsrs

  • Impossível para você que não conhece a Dilminha.

  • Questão anulável.

    Segundo a doutrinadora Dilma Rousseff, ex-presidenta do Brasil, é possível surgir uma tecnologia para estocar o vento, sendo este então caracterizado como um serviço.


ID
2935555
Banca
IADES
Órgão
CAU - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a melhor definição de processos operacionais em uma organização da administração pública.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra B

    a questão pede os processos OPERACIONAIS

    a) Atividades de tomada de decisão que impactam a organização como um todo e no longo prazo.

    b) Atividades de rotina, de natureza repetitiva e (ou) contínua, pelas quais se realiza o trabalho cotidiano na organização.

    c) Atividades financeiras especulativas de natureza esporádica, que visam à maximização do desempenho orçamentário da organização. (tático)

    d) Atividades concernentes a um produto ou serviço fornecido pela organização e que tem a respectiva realização marcada temporalmente por início e fim.

    e) Atividades de natureza econômica pelas quais se mede o desempenho da organização.

  • Letra B

    Processos são atividades rotineiras repetitivas.

  • Vejamos como alguns doutrinadores conceituam processo:

    • Processo é uma agregação de atividades e comportamentos executados por humanos ou máquinas para alcançar um ou mais resultados. (BPM CBOK, Versão 3.0)
    • Processo é um conjunto de ou sequência de atividades interligadas, com começo, meio e fim. Por meio de processos, os sistemas transformam insumos em resultados. (Antônio César Amaru Maximiano). 
    • Processo é o conjunto estruturado de atividades sequenciais que apresentam relação lógica entre si, com a finalidade de atender e, preferencialmente, suplantar as necessidades e expectativas dos clientes internos e externos da empresa. (Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira).
    • Define-se processo empresarial como um conjunto de atividades com uma ou mais espécies de entrada e que cria uma saída de valor para o cliente. (Michael Hammer James Champy)
    • Processos de negócio são fluxos de trabalho que atendem a um ou mais objetivos da organização e que proporcionam agregação de valor sob a óptica do cliente final. (José Osvaldo de Sordi).

     Note que, apesar da diversidade de conceitos, temos um núcleo em comum: a) processo é uma sequência de atividades, b) processos criam valor, c) processos transformam insumos em saídas.

    Fonte: Prof. Marcelo Soares – Assinatura Direção + Qc

  • atividade operacional = atividade do operário


ID
2985742
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

O Business Process Management (BPM)


I. possibilita a representação gráfica dos fluxos dos processos.

II . permite redesenhar e otimizar processos já padronizados.

III . utiliza o modelo vertical de gestão, centralizado no gestor do projeto.

IV. é um método de planejamento de recursos humanos.


Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

    BPM é a abreviação de Business Process Management, que traduzido para o português significa Gerenciamento de Processos de Negócio.

    BPM é uma abordagem de gerenciamento adaptável, desenvolvido com a finalidade de sistematizar e facilitar processos organizacionais individuais complexos, dentro e fora das empresas.

    O BPM tem como intuito trazer a tona informações pertinentes de como os processos são executados para que melhorias possam ser realizadas e para que os processos possam ser gerenciados possibilitando uma melhor tomada de decisões e visão do negócio como um todo.

    A grande vantagem do BPM para uma empresa é a melhora continua dos processos, permitindo que as organizações sejam mais eficientes, mais assertivas e mais capazes de mudanças do que aquelas com foco funcional, com abordagem de gerenciamento tradicional hierárquico.

    Inovação, flexibilidade e integração com a tecnologia. O BPM tem como foco alcançar os objetivos das organizações, sejam elas grandes ou pequenas, por meio de melhorias, gestão e controle de métodos, técnicas e ferramentas para analisar, modelar, publicar, otimizar e controlar processos envolvendo recursos humanos, aplicações, documentos e outras fontes de informação.

    Não vejo o porquê da assertiva IV estar errada, caso alguém possa esclarecer!

    fonte:https://www.venki.com.br/blog/o-que-e-bpm/

  • I. possibilita a representação gráfica dos fluxos dos processos. - CERTO

    II . permite redesenhar e otimizar processos já padronizados. - CERTO

    III . utiliza o modelo vertical de gestão, centralizado no gestor do projeto. ERRADO -

    "... é feito de forma horizontal para considerar o foco no cliente na perspectiva interfuncional (indo além das estruturas hierárquicas de comando e controle em silos voltados para a realidade interna)."

    Fonte: CBOK Versão 3.0

    IV. é um método de planejamento de recursos humanos. ERRADO

    Planejamento de recursos humanos requer outras informações que não somente as descrições das atividades dos processos do negócio.

    Gabarito: A

  • BPM CBOK ------> É um guia de melhores práticas a serem adotadas na gestão ou no gerenciamento de processos de negócios. O gerenciamento de processos, na Administração Pública brasileira, utiliza as boas práticas previstas no guia Business Process Management Common Book Of Knowledge (BPM CBOK) – cujo nome pode ser traduzido como Guia para o Corpo Comum de Conhecimentos sobre Gerenciamento de Processos de Negócio.

    ATENÇÃO: Trata-se de um guia de melhores práticas, e não de uma metodologia. Não possui caráter normativo!

    BPM CBOK – Áreas de conhecimento:

    • Perspectiva organizacional (conjunto):

    – Gerenciamento Corporativo de Processos;

    – Organização do Gerenciamento de Processos.

    • Perspectiva de processo:

    – Gerenciamento de Processos de Negócio;

    – Modelagem de Processos;

    – Análise de Processos; (situação atual - "As is")

    – Desenho de Processos; (situação futura - "To be")

    – Gerenciamento de Desempenho de Processos;

    – Transformação de Processos;

    – Tecnologias de BPM.

    O CBOK estabelece que todo processo de negócio exige uma visão de “fora para dentro”, uma preocupação com o usuário final, o cliente.

    ATENÇÃO 2: CBOK ≠ PMBOK

    CBOK --> Processos

    PMBOK --> Projetos

    Processo é uma ação continuada em que há um conjunto de insumos sendo processados para se gerar um resultado, ou seja, é uma operação, uma ação contínua.

    O projeto é uma ação limitada no tempo.

    FONTE: Gran cursos.


ID
3078499
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Na maioria dos casos, os processos diferem entre si no que tange às características técnicas, pois diferentes produtos e serviços exigem diferentes habilidades e tecnologias para produzi-los. Por outro lado, os processos também diferem em termos da natureza da demanda de seus produtos e serviços. NÃO é dimensão preconizada por esta última:

Alternativas
Comentários
  • "Nível de sofisticação dos bens de produção", está relacionado a características técnicas.

  • As diferenças técnicas entre os processos estão relacionadas às habilidades e tecnologias empregadas em cada um deles.

    A questão trata da diferença da natureza (finalidade) da demanda de seus produtos ou serviços. Neste contexto, quatro característica da demanda tem efeito significativo sobre como os processos precisam ser gerenciados. Trata-se dos "4 Vs de processos":

    - Volume

    - Variedade

    - Variação

    - Visibilidade

    Este detalhes não estão explícitos no guia CBOK.

    Fonte: Gerenciamento de Operações e de Processos - 2ed: Princípios e práticas de impacto estratégico, Cap. 1, página 47.

  • 4 Vs de processos: Volume; Variedade; Variação; Visibilidade


ID
3091330
Banca
FGV
Órgão
TJ-CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Organizações existem para entregar valor para seus clientes – ou cidadãos, no caso das organizações públicas – por meio de seus produtos e/ou serviços. Para isso, é importante a harmonia entre a gestão estratégica, a gestão de projetos e a gestão de processos.


O conceito de processo corresponde a:

Alternativas
Comentários
  • PROCESSO é uma “seqüência coordenada de atividades, com o objetivo de produzir um dado resultado”. O processo é repetitivo e gera o mesmo produto várias vezes.

     

    PROJETO acontece em um período determinado de tempo para gerar um produto, para gerar um resultado único em um período de tempo único.

  • Por que essa questão foi anulada?


ID
3185824
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPC-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

A respeito de definição do escopo e da profundidade da análise, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • É o famoso drill down (que vai como uma perfuratriz): do mais amplo - macroprocesso - ao mais específico - tarefa.

    Resposta: letra D.

  • Gab. D

    Estabelecer o escopo dos processos incluídos na análise é uma das primeiras ações da equipe. Escopo é fundamental para decidir até que ponto a análise avançará e quanto será envolvido das funções de negócio. A seleção do escopo deve considerar os objetivos e resultados desejados da análise. Se o objetivo estiver relacionado a processos de suporte, o entendimento dos processos para os quais proveem o suporte é essencial. Uma vez determinado o escopo da análise, deve-se considerar a profundidade da análise

    Manual CBOK, Gestão de Processos

    -----

    Refinamento sucessivo de processo:

    Conforme a complexidade de problemas vai aumentando, mais e mais difícil fica resolvê-los. Para podermos "domar" a complexidade de determinados problemas e resolvê-los a contento, técnicas específicas devem ser aplicadas. Uma técnica bastante popular denomina-se "dividir-para-conquistar". Ela consiste em dividir problemas em subproblemas menores e mais tratáveis e, a partir das soluções obtidas com a resolução dos subproblemas, constrói-se a solução do problema como um todo. Se a resolução de um subproblema ainda é muito complexa ele pode ser dividido em subproblemas ainda menores e assim sucessivamente.

  • O escopo refere-se a fundamentalização do processo que se deseja realizar, visualizando previamente vantagens, riscos, possíveis causas e efeitos. Como o escopo é uma das primeiras ações que se deve realizar, é através dele que é percebido seu tamanho e a profundidade de sua analise como um processo em construção.

ID
3379162
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

A respeito do Gerenciamento de Processos de Negócios BPM, julgue, como VERDADEIRO ou FALSO, os itens a seguir.

Um dos objetivos do BPM (Gerenciamento de Processos de Negócios) é otimizar os resultados de uma empresa, melhorando os processos de negócios.

Alternativas
Comentários
  • Processos de negócios = Principais processos da empresa / core business

    Processos Organizacionais = Funcionam como integradores dos diversos sistemas e setores da organização

    Processos Gerenciais = Facilitam a tomada de decisão dos gestores

    Fonte: Rodrigo Rennó - Livro: Adm Geral para concursos

    Gab: C

    Bons Estudos.


ID
3411052
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEFAZ-AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Acerca da gestão de processos de negócios ou BPM, julgue o item subsecutivo.


BPM representa uma forma de visualizar as operações de negócio que vai além das estruturas funcionais tradicionais, compreendendo todo o trabalho executado para entregar o serviço do processo, independentemente de quais áreas funcionais estejam envolvidas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM – Business Process Management) é uma disciplina que representa uma nova forma de visualizar as operações de negócio que vai além das estruturas funcionais tradicionais. Essa visão compreende todo o trabalho executado para entregar o produto ou serviço do processo, independente de quais áreas funcionais ou localizações estejam envolvidas.

    BPM não é uma prescrição de estrutura de trabalho, metodologia ou conjunto de ferramentas. A disciplina de Gerenciamento de Processos (BPM) auxilia no estabelecimento de princípios e práticas que permitem às organizações serem mais eficientes e eficazes na execução de seus processos de negócio.

    Fonte: https://www.adminconcursos.com.br/2016/05/o-que-e-gerenciamento-de-processos-de-negocio.html

    Bons Estudos!

  • O objetivo do BPMN - Business Process Modeling Notation - é ser facilmente compreendida por pessoas, de modo a facilitar a explicitação dos processos de negócio modelados na notação. 

    Certo

     

    Fonte Modelagem de Processos com BPMN Autor Campos Editora Brasport

  • A questão cobra conhecimento sobre o Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM – Business Process Management).
    Conforme o BPM CBOK, oGerenciamento de Processos de Negócio (BPM – Business Process Management) é uma disciplina gerencial que integra estratégias e objetivos de uma organização com expectativas e necessidades de clientes, por meio do foco em processos ponta a ponta" [1].
    Nesse sentido, o gerenciamento de processos ponta a ponta perpassa as áreas funcionais da organização, requerendo novas capacidades que preencham o vácuo antes existente com as estruturas funcionais tradicionais.
    No gerenciamento baseado em estruturas funcionais, cada departamento, gerência ou “caixa" da estrutura organizacional trabalha com foco em si mesmo, almejando executar as atividades de sua responsabilidade sem a preocupação com as atividades anteriores ou posteriores que pertençam à outra área funcional.
    Por outro lado, com a aplicação do BPM, o foco muda para o gerenciamento de toda a cadeia de atividades do processo (ponta a ponta) que entrega valor ao cliente (serviço, produto ou resultado), independentemente de quais áreas funcionais estejam envolvidas.


    Gabarito da professora: CERTO.



    Referência:

    [1] BPM CBOK V.3.0 (Guia para Gerenciamento de Processos de Negócio - Corpo Comum de Conhecimentos ABPMP BPM CBOK V.3.0, 2013.
  • BPM cobre a empresa de ponta a ponta.

  • Veja a solução da resposta no vídeo do Professor Vinícius Gnandt: https://youtu.be/CPAllPeRqm0


ID
3497008
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
PRODEB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Macroprocesso é a estruturação de recursos organizacionais, por meio dos processos, para atingir os objetivos estratégicos. Sobre as classificações dos macroprocessos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Macroprocessos Finalísticos: correspondem aos macroprocessos e processos que são a razão da existência da organização. Estão correlacionados à missão e à visão, e agregam valor diretamente aos cidadãos/usuários/clientes;

    Macroprocessos Estratégicos: correspondem aos macroprocessos e processos que zelam pela estratégia e pela gestão da organização. Ou seja, têm como finalidade fornecer as diretrizes organizacionais, promover a estruturação, avaliação e melhoria do funcionamento da instituição e de seus processos;

    Macroprocessos de Suporte: correspondem aos macroprocessos e processos responsáveis por prover as condições operacionais necessárias à execução dos processos finalísticos e estratégicos da organização. Orientam o seu olhar para o ambiente interno da instituição fornecendo os subsídios para a execução de todos os demais processos. 

    Gabarito: letra E

  • A questão em análise nos questiona sobre os diferentes tipos de processos organizacionais. Para responder corretamente a questão, é preciso que saibamos diferenciar os processos primários, secundários e gerenciais uns dos outros. Após verificarmos os três tipos de processos, iremos à correção das alternativas em busca da correta.

    Os processos, independente do seu grau de hierarquia, podem ser divididos em três categorias principais:

    ◼ Processos primários/processos-chave/essenciais/finalísticos: são aqueles que representam as atividades essenciais da organização e agregam valor direto ao cliente. São caracterizados pelos objetivos principais a serem alcançados pela atuação da organização, e geram produtos ou serviços para os clientes da entidade, internos ou externos. São relacionados ao core business, ou negócio principal da organização.

    Processos secundários/de apoio/suporte: são aqueles que dão suporte aos processos primários e, apesar de essenciais ao negócio, seus resultados não geram valor direto/ perceptível ao cliente externo. Estão direcionados a aspectos infraestrutura e recursos (humanos, tecnológicos, financeiros).

    ◼ Processos gerenciais/de gerenciamento: são aqueles processos responsáveis por coordenarem os recursos e meios necessários ao bom desempenho da organização, facilitando a execução tanto dos processos primários, quanto dos processos de apoio. Não agregam valor direto aos clientes.

    Agora, com base no que vimos acima, vamos analisar as alternativas apresentadas e fazer as correções necessárias.

    A - incorreta. Macroprocessos de GERENCIAMENTO garantem que os processos respeitem as necessidades legais, operacionais, financeiras e regulatórias.

    B - incorreta. Macroprocessos FINALÍSTICOS agregam valor ao cliente, representam as atividades essenciais da organização e realizam a cadeia de valor.

    C - incorreta. Macroprocessos Primários não AGREGAM valor diretamente ao cliente.

    D - incorreta. Macroprocessos FINALÍSTICOS estão relacionados à entrega dos produtos e/ou serviços aos clientes finais do negócio.

    E - correta. Macroprocessos de Suporte estão relacionados ao suporte de toda a operação para viabilizar a execução dos demais processos.

    Diante da análise das assertivas, notamos que apenas a alternativa "E" está de acordo com o que aprendemos na disciplina. Portanto,

    GABARITO: E

    Fontes:

    FENILI, R. Administração Geral e Pública para Concursos Públicos. 3. ed. Niterói, RJ. Impetus, 2017.

    Metodologia de Gestão por Processos ,Escritório de Processos - CNMP, 2016


ID
3531604
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IBGE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Existem três tipos diferentes de processos de negócio como componentes de BPM. Considerando o processo seletivo do IBGE que você está participando, ele se enquadra em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito (B)

    BPM classifica os processos de negócio:

    Processo Primário/Essenciais/Finalísticos: processo tipicamente inter funcional, ponta a ponta, que agrega valor diretamente para o cliente.

    Cai bastante: Área de projeto e engenharia são primários;

    Processo de Suporte/Apoio/Periféricos: dão suporte a outros processos;

    Processo de Gerencialismo: tem o propósito de desenhar, implementar, medir, monitorar, controlar atividades e administrar o presente e o futuro do negócio. Assegura que a organização opere de acordo com seus objetivos e metas de desempenho. 

  • A questão remete ao tópico tipos de processos, estudado na gestão de processos. Sabendo o assunto, você deve, então, apontar se os itens estão corretos ou não. Antes de analisarmos cada alternativa, vamos entender quais são as principais características dos tipos de processos de negócios.

    Os processos, independente do seu grau de hierarquia, podem ser divididos em três categorias principais:

    ◼ Processos primários/processos-chave/essenciais/finalísticos: são aqueles que representam as atividades essenciais da organização e agregam valor direto ao cliente. São caracterizados pelos objetivos principais a serem atingidos pela organização, e geram produtos ou serviços para os clientes da entidade, internos ou externos. São relacionados ao core business, ou negócio principal da organização.

    Processos secundários/de apoio/suporte: são aqueles que dão suporte aos processos primários e, apesar de essenciais ao negócio, seus resultados não geram valor direto/ perceptível ao cliente externo. Estão direcionados a aspectos infraestrutura e recursos (humanos, tecnológicos, financeiros).

    ◼ Processos gerenciais/de gerenciamento: são aqueles processos responsáveis por coordenam os recursos e meios necessários ao bom desempenho da organização, facilitando a execução tanto dos processos primários, quanto dos processos de apoio. Não agregam valor direto aos clientes.

    Dito quais são os tipos de processos de negócios, vamos analisar as alternativas.

    A - incorreta. os processos primários estão ligados às atividades essenciais, à entrega de um bem ou serviço ao cliente alvo.

    B - correta. Os processos de apoio/suporte estão relacionados àqueles que dão apoio aos primários, aqui, obviamente, envolve a contratação de pessoal para ajuda na execução dos processos primários.

    C - incorreta. Os processos essenciais são os mesmo chamados finalísticos, essenciais ou primários. Seus objetivos são a entrega de valor direto ao cliente alvo da organização.

    D - incorreta. Processos produtivos não são nenhum dos tipos de processos de negócios do CBOK.

    E - incorreta. Os processos gerenciais estão relacionados à coordenação dos recursos e dos processos de apoio.

    Após analisar as alternativas acima, podemos chegar à seguinte conclusão;

    GABARITO: B

    Fonte: Metodologia de Gestão por Processos ,Escritório de Processos - CNMP, 2016

  • A função primária do IBGE não é fazer concurso, portanto a resposta é Processo de Suporte.


ID
3597895
Banca
Quadrix
Órgão
DATAPREV
Ano
2013
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Segundo o BPM CBOK v3, uma função de negócio é algo que se refere a:





Alternativas
Comentários
  • Gab. alternativa C

    Função de Negócio: refere-se a grupos de atividades e competências especializadas relacionadas a objetivos ou tarefas particulares, normalmente representadas como departamentos, com uma orientação vertical e controle baseado na especialização, tais como vendas, finanças, produção, RH, suprimentos, etc. (BPM CBOK)


ID
5281624
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Conforme proposto no BPM CBOK – Guia de Corpo Comum de Conhecimentos sobre BPM,o Ciclo de vida de BPM (Business Process Management) corresponde a um conjunto de fases que ocorrem sequencialmente de modo a ter resultados efetivos em implantações e melhorias de processos. Com relação ao Ciclo de vida de BPM, é INCORRETO afirmar que

Alternativas