Por risco de auditoria entende-se
Por risco de auditoria entende-se
A avaliação de riscos de controle é:
Sobre os temas 'risco de auditoria' e 'relevância', é correto afi rmar que:
De acordo com a NBC-T-11, Risco de Auditoria é a possibilidade de o auditor vir a emitir uma opinião tecnicamente inadequada sobre demonstrações contábeis signifi cativamente incorretas. Nesse contexto, há risco de auditoria nos seguintes casos, exceto:
Caso uma empresa transfira para um prédio vizinho as instalações de seu centro de processamento de dados e obrigue todos os usuários a utilizar senha exclusiva, bem como substitua o administrador - que, além dessa atividade, seja um dos acionistas da empresa - por profissional da área, nessa situação, ao avaliar o ambiente de controle da entidade em relação às mudanças efetuadas, um auditor independente deverá concluir que os riscos de auditoria tendem a aumentar.
Para efeito de avaliação de risco de auditoria, o planejamento auditorial deve ser um processo permanente, que se renova a cada procedimento, com base nos resultados apurados em cada etapa da execução do trabalho. Com relação a esse assunto, é correto afirmar que
Segundo a resolução nº 1.203/09, do CFC - Conselho Federal de Contabilidade, o auditor corre o risco de "os procedimentos executados para reduzir o risco de auditoria a um nível aceitavelmente baixo não detectem uma distorção existente que pode ser relevante, individualmente ou em conjunto, com outras distorções".
Assinale a alternativa que indique o tipo de risco citado no trecho acima.
Acerca dos riscos de auditoria, assinale a opção correta.
Considere as seguintes afirmações:
I. O auditor deve planejar seu trabalho de forma a detectar fraudes e erros que impliquem efeitos relevantes nas demonstrações contábeis.
II. Risco de auditoria é a possibilidade de o auditor vir a emitir uma opinião tecnicamente inadequada sobre demonstrações contábeis significativamente incorretas.
III. O parecer dos auditores independentes classifica-se, segundo a natureza da opinião que contém, em parecer sem ressalva, parecer com ressalva, parecer adverso e parecer com parágrafo de ênfase.
IV. Na determinação da amostra, o auditor deve levar em consideração somente a população objeto a estratificação e o tamanho da amostra.
Está correto o que se afirma em
Na avaliação do risco de auditoria, quando na fase de planejamento, em nível específico, deve o auditor avaliar
Na avaliação do risco de auditoria, o auditor deve avaliar o ambiente de controle da entidade, excetuando
De acordo com o Conselho Federal de Contabilidade, o controle interno, sob o enfoque contábil, compreende o conjunto de recursos, métodos, procedimentos e processos adotados pela entidade do setor público. Acerca do controle interno e do controle externo, no âmbito da administração pública, assinale a opção correta.
De acordo com as normas vigentes de auditoria, emanadas pelo CFC - Conselho Federal de Contabilidade, os riscos de distorção relevante podem existir nos seguintes níveis:
O risco de auditoria é uma função dos riscos de
Considere as assertivas a seguir:
I. A auditoria é uma investigação oficial de suposto delito. Portanto, o auditor não recebe poderes legais específicos, tais como o poder de busca, que podem ser necessários para tal investigação.
II. Desde que o auditor assine declaração de independência, não é mais necessário que decline de trabalhos nos quais existam, na administração da empresa auditada, parentes em nível de segundo grau.
III. Em decorrência das limitações inerentes de uma auditoria, há um risco inevitável de que algumas distorções relevantes das demonstrações contábeis não sejam detectadas, embora a auditoria seja adequadamente planejada e executada em conformidade com as normas legais de auditoria.
Está correto o que se afirma SOMENTE em:
No decorrer de uma auditoria, a avaliação de riscos corresponde à análise da relevância dos riscos identificados com base nos seguintes aspectos, exceto:
Conforme prevê a Resolução no 1.214/09 do CFC, dentre as respostas gerais para tratar os riscos avaliados de distorção relevante no nível das demonstrações contábeis NÃO inclui
Acerca de noções básicas de auditoria, julgue os próximos itens.
Risco de auditoria é a possibilidade de o auditor emitir uma opinião tecnicamente inadequada sobre demonstrações contábeis significativamente incorretas.
Com referência ao trabalho e às responsabilidades do auditor,
conforme previsto na legislação nacional que trata do tema, julgue
os itens subsequentes.
Constitui risco de auditoria a possibilidade de que ocorra e não possa ser evitada ou detectada, em tempo hábil, uma distorção relevante em registros contábeis.
A possibilidade de o auditor vir a emitir uma opinião tecnicamente inadequada sobre demonstrações contábeis significativamente incorretas é denominada de
Atenção: Para responder às questões de números 31 a 37,
considere as normas vigentes até 30/12/2010.
A circunstância de que os procedimentos executados pelo auditor, a fim de reduzir o risco de auditoria a um nível aceitavelmente baixo, não acusem uma distorção existente que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções, é denominado risco
Os riscos de Auditoria Interna dizem respeito, diretamente, à atuação do auditor e, principalmente, à grande probabilidade de ele emitir opinião sobre a adequabilidade de procedimentos e demonstrações contábeis sem se aperceber dos possíveis erros contidos. Tais erros estão relacionados à possibilidade de que objetivos não sejam alcançados. Consequentemente, o auditor deve estar sempre atento aos riscos e, mais especificamente, à avaliação da fase mais adequada para fazer essa análise.
No que se refere à melhor fase para analisar os riscos de Auditoria, considere as afirmativas a seguir.
I - A fase de elaboração dos programas e papéis de trabalho constitui momento ideal para a análise de riscos.
II - A fase de execução da análise e avaliação dos controles internos é propícia para a análise de riscos de Auditoria.
III - A fase de planejamento dos trabalhos de Auditoria é adequada para a análise de riscos.
É correto o que se afirma em
O gerenciamento de riscos corporativos é constituído de vários componentes inter-relacionados, que se originam com base na maneira como a administração gerencia a organização e que se integram ao processo de gestão. Entre esses componentes, destaca-se
Controles desenhados unicamente para reduzir o risco de más decisões operacionais, especialmente relacionados à eficiência e à eficácia, geralmente não são considerados relevantes para uma auditoria de demonstração contábil, o que não os torna menos relevantes para avaliar a continuidade das atividades ou a agregação de benefício para o usuário, entre outros aspectos. Pode ser considerado um exemplo de má decisão operacional a
O gerenciamento de riscos corporativos trata de riscos e oportunidades que afetam a criação ou a preservação do valor, refletindo certos conceitos fundamentais. Desse modo, o gerenciamento corporativo é
Os sistemas de tecnologia da informação apresentam benefícios e riscos em comparação com sistemas manuais. Em um ambiente computadorizado, os controles internos têm de levar em conta esses riscos, entre os quais menciona-se
De acordo com as Normas Brasileiras de Auditoria convergentes com as Normas Internacionais de Auditoria, o risco de que uma distorção relevante possa ocorrer e não ser evitada, ou detectada e corrigida em tempo hábil por controles internos relacionados é considerado um risco:
A respeito da análise de investimentos e dos critérios de avaliação em função dos riscos, assinale a afirmação INCORRETA.
Em relação à auditoria externa independente das demonstrações contábeis da entidade, é correto afirmar:
No exame das demonstrações contábeis de uma entidade, o risco de continuidade normal das atividades desta deve ser objeto de atenção dos auditores independentes. É um dos indicadores desse risco:
Quanto às normas concernentes do Conselho Federal de Contabilidade - Resolução CFC NBC TA 200 - Objetivos Gerais do Auditor Independente e a Condução da Auditoria em Conformidade com Normas de Auditoria - é correto afirmar:
De acordo com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), assinale a afirmativa correta em relação à auditoria interna.
Segundo a NBC TA 200, o risco de que o auditor expresse uma opinião de auditoria inadequada quando as demonstrações contábeis contiverem uma distorção relevante é denominado risco de
Assinale a alternativa que apresenta os dois componentes do Risco de Distorção Relevante.
De acordo com a Norma de Auditoria aprovada pela Resolução CFC nº 1.214/09, é correto afirmar que o Auditor deve planejar e realizar testes de controle para obter evidência de auditoria apropriada e suficiente quanto à efetividade operacional dos controles relevantes:
Segundo as Normas Brasileiras de Contabilidade, em relação à relevância e aos riscos identificados durante o processo de auditoria, é correto afirmar que
É correto afirmar que o:
Da análise do conceito de risco, é correto afirmar que
Os riscos da Auditoria Interna, nos termos da Resolução CFC no 986/2003, estão relacionados à possibilidade de não se atingir, de forma satisfatória, o objetivo dos trabalhos. Desta forma, sua análise deve ser feita na fase de
Pode-se afirmar que, para a aceitação do risco de um trabalho de auditoria externa, deve o auditor avaliar
I. se os sócios e equipe são, ou podem razoavelmente tornar-se, suficientemente competentes para assumir o trabalho.
II. qual a atitude dos colaboradores e dos grupos de colaboradores em relação ao ambiente de controle interno e seus pontos de vista sobre interpretações agressivas ou inadequadas de normas contábeis.
III. se terá acesso aos especialistas necessários para a realização do trabalho.
Em relação a instrumentos de fiscalização, tipos, escopo e execução
de auditorias, julgue os itens seguintes.
A avaliação do risco de controle, realizada durante a execução de uma auditoria, constitui processo de avaliação da eficácia dos controles internos de uma entidade na prevenção e detecção de erros ou classificações indevidas nas demonstrações contábeis.
Em relação ao planejamento de auditorias, julgue os itens que se
seguem.
O risco de distorção relevante, que se refere à possibilidade de ocorrência de distorções relevantes em demonstrações contábeis antes da realização de uma auditoria, compõe-se de risco inerente, risco de detecção e risco de controle.
Em relação ao planejamento de auditorias, julgue os itens que se
seguem.
Para identificação e avaliação de riscos de distorção relevantes decorrentes de fraude, é importante incorporar um elemento de imprevisibilidade na seleção dos procedimentos de auditoria a serem executados, visto que empregados da entidade a ser investigada podem estar familiarizados com os procedimentos de auditoria e conseguir esconder informações contábeis fraudulentas.
Considerando os conceitos de amostragem e aplicações das normas
de auditoria relativas à amostragem, julgue os itens seguintes.
O erro aceitável e o risco de amostragem são inversamente proporcionais ao tamanho da amostra.
No que concerne às informações que devem ser disponibilizadas
por trabalhos de auditoria, julgue os itens a seguir.
No caso de um trabalho de revisão de auditoria, o auditor independente deve aplicar sobre as considerações de materialidade critérios mais rígidos do que seriam aplicados se estivesse sendo emitida uma opinião de auditoria, tendo em vista o risco maior de não se detectar distorção.
Considerando os conceitos e as aplicações da auditoria, julgue o item.
Caso o risco de controle relativo a determinada conta seja alto, os procedimentos substantivos forneçam pouca segurança em relação à conta sob exame, e, por isso, seja adotada a amostragem de probabilidade proporcional ao tamanho, o teste deverá proporcionar maior segurança e o auditor especificará um alto risco de aceitação incorreta; por conseguinte, nessa situação, o tamanho da amostra será maior.
O controle interno divide-se em componentes que fornecem uma estrutura de apoio ao auditor, nos quais são considerados diferentes aspectos que podem afetar a auditoria.
Um dos componentes que fazem parte da estrutura de apoio é o(a)
A respeito da identificação e da avaliação dos riscos de distorção relevante, ao exercer o julgamento quanto a quais riscos são significativos, o auditor deve considerar se o risco
A respeito de conceitos, princípios, origens e classificações de
auditoria, julgue os itens que se seguem.
Ao auditar instituições financeiras comerciais, o risco de auditoria relacionado a essa complexa atividade é o somatório dos riscos de distorção relevante e do risco de controle.
O instrumento mediante o qual se busca selecionar os programas com base em questões que atribuam valor para os critérios de relevância, risco e materialidade é conhecido como:
Com base nas afirmativas a seguir, assinale V para as verdadeiras e F para as falsas e, a seguir, indique a opção correta.
( ) A auditoria é uma investigação oficial de suposto delito. Portanto, o auditor não recebe poderes legais específicos, tais como o poder de busca, que podem ser necessários para tal investigação.
( ) O risco de detecção se relaciona com a natureza, a época e a extensão dos procedimentos que são determinados pelo auditor para reduzir o risco de auditoria a um nível baixo aceitável. Portanto, é uma função da eficácia do procedimento de auditoria e de sua aplicação pelo auditor.
( ) Os riscos de distorção relevante no nível da afirmação consistem em dois componentes: risco inerente e risco de controle. O risco inerente e o risco de controle são riscos da entidade; eles existem independentemente da auditoria das demonstrações contábeis.
Em um trabalho de auditoria, um auditor pode ter que analisar cálculos complexos e contas compostas de valores baseados em estimativas contábeis sujeitas a incertezas significativas de estimativa.
De acordo com a NBC TA 200 – Objetivos Gerais do Auditor Independente e a Condução da Auditoria em Conformidade com Normas de Auditoria, que tipo de risco está caracterizado nessa situação?
A análise dos riscos da Auditoria Interna deve ser feita na fase de planejamento dos trabalhos; estão relacionados à possibilidade de não se atingir, de forma satisfatória, o objetivo dos trabalhos. Nesse sentido, um dos aspectos a ser considerado é a
Os riscos de auditoria interna estão relacionados à possibilidade do auditor não atingir, de forma satisfatória, os objetivos dos trabalhos. A avaliação desses riscos deve ser feita na fase de planejamento e considerar a
Considerando as definições dos tipos de Risco apresentadas pela resolução nº 1.203/2009, relacione a COLUNA II de acordo com a COLUNA I.
COLUNA I
1. Risco de detecção
2. Risco inerente
3. Risco de distorção
4. Risco de auditoria
COLUNA II
( ) É o risco de que o auditor expresse uma opinião de auditoria inadequada quando as demonstrações contábeis contiverem distorção relevante.
( ) É o risco de que as demonstrações contábeis contenham distorção relevante antes da auditoria.
( ) É o risco de que os procedimentos executados em um nível aceitavelmente baixo não detectem uma distorção existente que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto, com outras distorções.
( ) É a suscetibilidade de uma afirmação a respeito de uma transação, saldo contábil ou divulgação, a uma distorção que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções, antes da consideração de quaisquer controles relacionados.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
De acordo com o CPC 12, item 22, o que deve ser realizada(o) em base exponencial “pro rata die”, a partir da origem de cada transação, sendo os seus efeitos apropriados nas contas a que se vinculam?
O risco de auditoria é uma função dos riscos de:
A auditoria interna pode ser exercida nas pessoas jurídicas de direito público, interno ou externo, e de direito privado, incluindo, dessa forma, o Metrô, e compreende, dentre outros, o gerenciamento de riscos. A avaliação dos riscos de auditoria, seja pelo volume ou complexidade das transações e operações, deve ser feita
Analise as definições abaixo:
1. Risco de que um saldo inadequado de uma conta não seja detectado oportunamente. Mesmo que os controles internos sejam eficientes há sempre a possibilidade de alguma falha humana.
2. Risco de que o auditor não identifique uma distorção relevante existente. Mesmo tendo estabelecido de forma apropriada a natureza, a época e a extensão dos testes, há uma distorção relevante existente.
3. Probabilidade de ocorrência de anomalias, irregularidades ou erros significativos, que depende da atividade desenvolvida e da complexidade das operações. Depende também da competência e da integridade das estruturas de gestão.
Assinale a alternativa que identifca corretamente os tipos de riscos de auditoria.
O risco
O auditor, ao julgar se um risco é significativo, deve considerar os aspectos a seguir.
à exceção de um. Assinale-o.
As dificuldades próprias dos trabalhos de auditoria tem como origem a natureza das informações contábeis e dos procedimentos de auditoria, bem como a necessidade da condução dos trabalhos em um período razoável. Assim, a possibilidade do auditor expressar uma opinião inadequada quando as demonstrações contábeis contiverem distorções relevantes, a exemplo da diferença entre valores, recebe o nome de
Risco de auditoria é a possibilidade de que o auditor expresse uma opinião de auditoria inadequada quando as demonstrações contábeis contiverem distorção relevante. A análise dos riscos de auditoria deve ser feita na fase de planejamento dos trabalhos, incluindo nessa análise as assertivas apresentadas a seguir:
( ) Avaliar os riscos de auditoria e a identificação de áreas importantes da entidade, quer pelo volume de transações, quer pela complexidade de suas atividades.
( ) Considerar as demonstrações contábeis tomadas no seu conjunto, bem como as atividades, qualidade da administração, avaliação do sistema contábil e de controles internos e situação econômica e financeira da entidade.
( ) Considerar o saldo das contas ou natureza e o volume das transações.
( ) Avaliar as comparações e as análises dos resultados financeiros da entidade com dados históricos e/ou projetados.
Considerando “F” para as falsas e “V” para as verdadeiras a sequência correta é:
De acordo com o CFC, assinale a alternativa correta.
A possibilidade de o auditor vir a emitir um parecer tecnicamente inadequado sobre as demonstrações contábeis por conta de um “tique frio” marcado nos papéis de trabalho por um integrante da equipe de auditoria evidencia
As demonstrações contábeis da empresa Ferro Branco do Brasil S/A, relativas ao exercício de 2012, apresentou distorções relevantes, e o auditor não detectando emitiu um relatório contendo uma opinião inadequada. Esta situação, de acordo com as normas de auditoria, caracteriza
Administrar um negócio envolve muitas atividades diferentes. Não somente o marketing e o atendimento aos clientes são pontos críticos para o sucesso de uma empresa, mas também as finanças, entre outros. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
Na busca pela maximização dos seus lucros, uma organização deve considerar, além do seu fluxo de caixa, o risco inerente às decisões financeiras tomadas. O risco é a possibilidade de que os resultados realizados possam diferir daqueles esperados.
Assinale a opção falsa a respeito dos assuntos que, se bem equacionados, ajudam o auditor a reduzir o risco de detecção em uma auditoria.
Sobre risco de auditoria, considere:
I. Segundo o modelo AICPA, Risco de Auditoria = risco inerente x risco de controle x risco de detecção.
II. Sempre haverá a presença de homocedasticidade e autocorrelação de resíduos nos itens da amostra planejada para aplicação de testes de detalhe.
III. O auditor deve determinar e valorizar os riscos inerentes e de controle, e planejar procedimentos de auditoria para o risco de detecção de tal forma que o risco geral de auditoria não supere o nível aceitável.
IV. Alta rotação de executivos, má reputação da gerência, problemas contábeis de alta complexidade, transações problemáticas com empresas correlacionadas e erros de consideração detectados na auditoria do ano anterior, entre outros fatores, afetam significativamente a estimativa de risco inerente na avaliação de risco pelo auditor.
V. A existência de determinados erros materiais, que não são detectados ou previstos tempestivamente pelos sistemas de controle interno corresponde ao risco assistemático.
Está correto o que se afirma APENAS em
Nos termos da NBC TI 01, os riscos de auditoria interna estão relacionados à possibilidade de não se atingir, de forma satisfatória, o objetivo dos trabalhos. Assim, a análise dos riscos da Auditoria Interna deve ser feita na fase de planejamento dos trabalhos, considerando, entre outros, o seguinte aspecto:
De acordo com as determinações do Pronunciamento Técnico CPC 40 (R1), aprovado pela Deliberação CVM n° 684/2012, as entidades devem divulgar informações que permitam aos usuários das demonstrações contábeis a possibilidade de poderem avaliar a natureza e a extensão dos riscos decorrentes de instrumentos financeiros a que estão expostas.
Nesse contexto, de acordo com o aludido CPC 40 (R1), no seu apêndice A, um dos riscos a que os instrumentos financeiros estão sujeitos é o risco de uma das partes contratantes de instrumento financeiro causar prejuízo financeiro à outra parte pelo não cumprimento da sua obrigação perante esta outra.
Tal descrição refere-se ao risco de
Em auditoria, o denominado risco inerente
A extensão de procedimento de auditoria é determinada após a consideração da materialidade, do risco avaliado e do grau de segurança, os quais o auditor planeja obter. Em geral, a extensão dos procedimentos de auditoria aumenta, à medida que
Segundo a NBC TA 200, o risco de que os procedimentos executados pelo auditor não acusem a existência de uma distorção existente que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções, é denominado risco
Por meio da auditoria dos acessos à rede interna da empresa via rede sem fio wi-fi, descobriu-se que existe possibilidade de captura do sinal de rede fora do ambiente da empresa (na área do entorno da edificação da empresa). O auditor emitiu um parecer com base nessa informação, apontando que distorções em dados da contabilidade foram causados por acessos não autorizados via wi-fi, embora não houvesse comprovação técnica de tal ocorrência. Nesse caso o auditor está correndo um risco de
Uma informação é relevante se sua omissão ou distorção puder influenciar a decisão dos usuários dessa informação no contexto das Demonstrações Contábeis. Existe uma relação inversa entre o risco de auditoria e o nível estabelecido de relevância. O auditor toma essa relação inversa em conta ao determinar a natureza, a época e a extensão dos procedimentos de auditoria. Assinale a assertiva correta sobre os aspectos que envolvem a relevância das informações e os riscos de auditoria.
Julgue o próximo item, acerca das normas técnicas de auditoria.
O risco de auditoria é a possibilidade de o auditor, por
algum motivo alheio a sua vontade, vir a emitir uma opinião
tecnicamente inadequada sobre demonstrações contábeis
significativamente incorretas. Para fins de análise, o risco de
auditoria divide-se em três componentes: risco inerente,
risco de controle e risco de detecção.
No que se refere ao planejamento de auditoria e suas etapas, julgue o próximo item.
O risco inerente deve ser avaliado desconsiderando-se a
existência de controles na instituição; por sua vez, o risco de
controle é avaliado quanto à vulnerabilidade do sistema de
controles internos. O risco de detecção, diferentemente,
relaciona-se ao fato de o auditor não descobrir eventuais erros
ou irregularidades relevantes por não estarem inclusos na pauta
do trabalho realizado.
É correto o que se afirma em:
Assinale a correta:
O risco de auditoria consiste no risco de
o auditor emitir uma opinião equivocada
a respeito de situações com incorreções
materialmente relevantes. Em relação aos
riscos de auditoria, preencha as lacunas e
assinale a alternativa correta.
I . ______________ é a probabilidade
inicial de ocorrência de anomalias, de irregularidade ou de erros
significativos, dependendo
da atividade desenvolvida, da
complexidade das operações,
da competência e da integridade
das estruturas de gestão e da
competência e adequação dos
demais recursos humanos.
II.____________ refere-se à
possibilidade dos procedimentos
de controle interno, adotados
por uma entidade, não serem
suficientes para se detectar
anomalias, irregularidades ou erros
significativos nas respectivas
operações, nas fases de aprovação,
execução ou conclusão.
III. ____________ refere-se à
possibilidade das anomalias,
irregularidades ou erros
significativos que não tenham sido
detectados e/ou corrigidos pelos
procedimentos de controle interno de
uma entidade não serem igualmente
detectados pelo auditor.
A Norma Brasileira de Contabilidade – NBC TA 550 –, que trata da responsabilidade do auditor no que se refere ao relacionamento e transações com partes relacionadas durante a execução da auditoria de demonstrações contábeis, especificamente, amplia a maneira como a NBC TA 315, a NBC TA 330 e a NBC TA 240 devem ser aplicadas em relação aos riscos
Risco de auditoria é o risco de que o auditor expressa uma opinião de auditoria inadequada quando as demonstrações contábeis contiverem distorção relevante. O risco de auditoria é uma
Para determinar o efeito do trabalho dos auditores internos na natureza, época ou extensão dos procedimentos da auditoria independente, o auditor independente deve considerar
Um auditor independente verificou que o valor de uma demonstração contábil, antes da auditoria, era diferente daquele exigido de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável. Nos termos da NBC TA 200, a possibilidade dessa diferença ser relevante é considerada um risco de
Uma entidade da administração pública indireta avaliou as opções de prestação de serviços de assistência médica a seus colaboradores. A opção considerada inicialmente seria a de criar um departamento para gerir as contribuições recebidas e o acesso aos profissionais e estabelecimentos de saúde. Porém, a essa medida estão associados alguns riscos de grande probabilidade e médio impacto. Assim, a entidade considerou a opção de contratar um plano de saúde para gerir o acesso dos seus colaboradores aos profissionais e estabelecimentos de saúde.
Essa opção considerada constitui uma resposta aos riscos identificados referente a