SóProvas



Prova FEPESE - 2014 - MPE-SC - Analista - Tecnologia da Informação


ID
1141057
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere o trecho extraído do texto 1 e analise as afrmativas a seguir, tendo em vista a norma padrão da língua portuguesa.

“Vós, que o conhecestes, meus senhores, vós podeis dizer comigo que a natureza parece estar chorando a perda irreparável de um dos mais belos caracteres que têm honrado a humanidade. Este ar sombrio, estas gotas do céu, aquelas nuvens escuras que cobrem o azul como um crepe funéreo, tudo isso é a dor crua e má que lhe rói à Natureza as mais íntimas entranhas; tudo isso é um sublime louvor ao nosso ilustre finado.”

1. Trata-se de um discurso direto, que tem como interlocutores as pessoas presentes no velório e como finalidade homenagear o morto.
2. A expressão “meus senhores” é um vocativo e pode ser deslocada para o início do enunciado, ou para imediatamente após o pronome inicial, mantendo-se isolada por vírgulas.
3. A forma verbal “têm” não poderia estar no singular “tem”, pois estaria ferindo a regra de concordância segundo a qual o verbo deve concordar com seu sujeito.
4. As palavras “sombrio”, “escuras” e “azul” estão empregadas como adjetivos.
5. As duas ocorrências de “tudo isso” fazem remissão anafórica a “Este ar sombrio, estas gotas do céu, aquelas nuvens escuras que cobrem o azul como um crepe funéreo”, e funcionam como aposto resumitivo.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Prova cancelada, estamos aguardando remarcação!

  • Mas a afirmativa três esta correta ou não, afinal? E a 5?

  • Acho que a três está errada.

    "vós podeis dizer comigo que a natureza parece estar chorando a perda irreparável de um dos mais belos caracteres que tem honrado a humanidade"

    Se o tem ficar no plural... acabará tendo como sujeito "a natureza". Não estará errada, só vai ter alterado o sujeito.

  • O tem pode concordar com "um" ou com "belos caracteres", por isso está errada!

  • Eu entendi o item 3 como um caso de Concordância facultativa envolvendo expressão partitiva/coletiva:

    UM DOS QUE
    Ex. Ele foi um dos colegas  que mais me apoiaram.
    Ele foi um dos colegas que mais me apoiou (Quando se quer destacar o indivíduo dentro do grupo, emprega-se o verbo no singular)

    A MAIORIA DOS/DAS
    eX: A maioria dos aposentados se descuida.(concordância lógica)
    A maioria dos apostentados se descuidam. (concordância atrativa/estilística)
    A maioria das residências possui/possuem grades.
    (Mas cuidado : se a expressão partitiva não estiver determinada pela  flexiona. Ex: A maioria se descuida com a própria saúde; A maioria possui grades)

    GRANDE PARTE/NÚMERO

    EX: Grande número de trabalhadores ganha pouco.
    Grande número de trabalhadores ganham pouco.

    UM E OUTRO
    Um e outro procurou/procuraram o juiz.
    (Mas cuidado com a reciprocidade, que mantém no plural: Um e outro abraçaram-se.)

    NEM UM NEM OUTRO
    Nem um nem outro falou/falaram sobre o assunto.
    (Mas cuidado com a reciprocidade, que mantém no plural:Nem um nem outro agrediram-se.)

    ----ATENÇÃO----CUIDADO-------
    MAIS DE UM (EM REGRA, SINGULAR). Ex: Mais de uma pessoa estava ali.
    EXCEÇÃO : vai para o plural quando:
    -repete: Mais de um cantor, mais de uma atriz apresentaram seus trabalhos.
    -reciprocidade: Mais de um aluno abraçaram-se no auditório.

    Espero que seja por aí, se não, me corrijam, por favor..

  • Resposta letra D

    1, 2 e 5 corretas.

  • Eu acho que a número está errada, veja a questão:

    "1. Trata-se de um discurso direto, que tem como interlocutores as pessoas presentes no velório e como finalidade homenagear o morto." - PLURAL


    Veja o trecho: "que levou um daqueles féis da última hora a intercalar esta engenhosa ideia no discurso que proferiu à beira de minha cova: - “Vós, que o conhecestes, meus senhores, vós podeis dizer comigo que a natureza parece estar chorando a perda irreparável de um dos mais belos caracteres que têm honrado a humanidade. Este ar sombrio, estas gotas do céu, aquelas nuvens escuras que cobrem o azul como um crepe funéreo, tudo isso é a dor crua e má que lhe rói à Natureza as mais íntimas entranhas; tudo isso é um sublime louvor ao nosso ilustre fnado.”
    Bom e fel amigo!" ESTÁ NO SINGULAR"


    Não foram interlocutores, mas apenas um interlocutor!

  • 1. Correta.
    2. Correta.
    3.  O tem pode concordar com "um" ou com "belos caracteres", por isso está errada!
    4. A palavra“azul” esta empregadas como substantivo, com sentido de céu, por isso está errada!
    5.  Correta.

  • errei porque essa merda de "aposto resumitivo" está mais com cara de sujeito da oração, daí pensei: "se é sujeito, não pode ser um aposto"...f*ck!

  • adjetivo comparativo de superioridade analítico: comparam duas caracteristicas de um mesmo ser. 

    ex: Saul é mais inteligente do que bonito

    adjetivo de superioridade sintetico: comparam dois seres. 

    ex: Mr. White é melhor do que Pinkman


ID
1141060
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1

                                    Óbito do autor

     Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo. Moisés, que também contou  sua morte, não  a pôs no introito, mas no cabo: diferença radical  entre este livro e o Pentateuco.

      Dito isto, expirei às duas horas da tarde de uma sexta-feira do mês de agosto de 1869, na minha bela chácara de Catumbi. Tinha uns sessenta e quatro anos, rijos e prósperos, era solteiro, possuía  cerca de trezentos contos e fui acompanhado ao cemitério por onze amigos. Onze amigos! Verdade é que não houve cartas nem anúncios.Acresce que chovia - peneirava uma chuvinha miúda, triste e constante, tão constante  e tão triste, que levou um daqueles fiéis  da última  hora  a intercalar esta  engenhosa ideia  no discurso que  proferiu à  beira de minha cova: - "Vós, que o conhecestes, meus  senhores, vós  podeis   dizer comigo que a natureza parece estar chorando a perda irreparável de um dos mais belos caracteres que têm honrado   a  humanidade. Este ar  sombrio, estas  gotas do céu, auqelas  nuvens  escuras que cobrem o azul como um  crepe funéreo, tudo isso é  dor  crua  e má que lhe rói à Natureza as mais íntimas entranhas; tudo isso é um  sublime louvor ao nosso ilustre finado."

      Bom e fiel amigo! Não, não me arrependo das vinte apólices  que lhe deixei. E foi assim que cheguei à cláusula dos meus dias; foi assim que me encaminhei para o undiscovered  country de Hamlet, sem as ânsias nem as dúvidas do moço  príncipe, mas pausado e trôpego como quem se retira tarde do espetáculo. Tarde e aborrecido.[...]

ASSIS, Machado de. [1881] Memórias Póstumas de Brás Cubas. São Paulo: Globo, 2008. p. 9-10

Ainda com base no texto 1, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Curiosidade: Pentateuco é o nome dado por teólogos para definir os 5 primeiros livros da bíblia (Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio). Todos escritos por Moisés.

  • Não concordo com o gabarito, acho que cabe recurso, pois a A e B estão corretas;

    A- "Moisés, que também contou a sua morte, não a pôs no introito, mas no cabo: diferença radical entre este livro e o Pentateuco."

    B-"Acresce que chovia - peneirava uma chuvinha miúda, triste e constante, tão constante e tão triste, que levou um daqueles féis da última hora a intercalar esta engenhosa ideia no discurso que proferiu à beira de minha cova: - “Vós, que o conhecestes, meus senhores, vós podeis dizer comigo que a natureza parece estar chorando a perda irreparável de um dos mais belos caracteres que têm honrado a humanidade. Este ar sombrio, estas gotas do céu, aquelas nuvens escuras que cobrem o azul como um crepe funéreo, tudo isso é a dor crua e má que lhe rói à Natureza as mais íntimas entranhas; tudo isso é um sublime louvor ao nosso ilustre fnado.”

  • Gabarito: letra A (para aqueles que só podem acessar 10 por dia)

  • Também concordo que a letra B esta correta.

  • Essa questão contém duas respostas A e B, deveria ser anulada...

  • muita gente entrou com recurso, mas nunca iremos saber se seria anulada ou não, pois todas as provas desse certame foram anuladas por irregularidades, 13 provas no total.

  • sce que chovia - peneirava uma chuvinha miúda, triste e constante, tão constante e tão triste, que levou um daqueles féis da última hora a intercalar esta engenhosa ideia no discurso que proferiu à beira de minha cova: - “Vós, que o conhecestes, meus senhores, vós podeis dizer comigo que a natureza parece estar chorando a perda irreparável de um dos mais belos caracteres que têm honrado a humanidade. Este ar sombrio, estas gotas do céu, aquelas nuvens escuras que cobrem o azul como um crepe funéreo, tudo isso é a dor crua e má que lhe rói à Natureza as mais íntimas entranhas; tudo isso é um sublime louvor ao nosso ilustre fnado.” ...não da pra entender quem elaborou essa prova e botou essa alternativa como errada

  • Vi nas estatísticas que muitas pessoas marcaram a letra D, mas está incorreto. 

    O erro gritante é quando a questão afirma que a oração é subordinada restritiva, pois ela vem separada por vírgulas, que não é característica da restritiva, mas sim da explicativa. Ao reler podemos perceber o "tom" explicativo da oração, sendo intercalo por vírgulas.
    "Móises, que contou sua morte,.... " no texto há uma explicação que Móises contou sua morte.

    Att

    Altamir 
  • Não entendo como a letra "b" pode estar certa, como alguns amigos afirmam. Não vi, no discurso, o "amigo" agradecendo.

  • A alternativa B parece estar incorreta porque fala em "amigos", o texto fala em "um daqueles féis da última hora", isso quer dizer que não era um dos seus 11 amigos que proferiu o discurso.

  • De forma alguma poderia ser a letra D

    Ela é precedida pelo pronome relativo que, e separados por vígulas, que é uma característica da Oração Sub. Adj. Explicativa.

    Gab Letra A

  • Porque a letra B está errada:

    "Acresce que chovia - peneirava uma chuvinha miúda, triste e constante, tão constante e tão triste, que levou um daqueles féis da última hora a intercalar esta engenhosa ideia no discurso que proferiu à beira de minha cova:"


    Foi a chuva miúda, triste constante que o levou a fazer o discurso!
  • A alternativa (B) não poderia estar certa pois o discurso não foi 'conciliador' ou 'agradecido', foi um discurso em que até a natureza parecia lamentar a morte do finado, valor semântico meu povo!!


  • Pelo que percebi a questão é daquelas que deixam todos com os nervos à flor da pele!!!! eu hein... 

  • Hari Baldo e Vida Dornelles, acho que a letra B está incorreta por quê no texto fica claro (pelo menos pra mim), que já havia um discurso sendo proferido, e que a chuva, tão triste e tão constante, " ...levou um daqueles féis da última hora a intercalar esta engenhosa ideia no discurso que proferiu...". Ou seja, a chuva não foi motivo do discurso, e sim, motivo do excerto do discurso que o autor transcreveu no texto, dá a entender que o discurso foi maior do que a parte citada.

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos e muito foco pessoal!

  • A letra B está errada simplesmente pelo uso da palavra sombrio

  • Eu também fiquei em dúvida na letra B, porém, li os comentários e percebi o erro. Quando o enunciado diz: "Segundo o narrador", seria o mesmo que 'infere-se no texto'. Ou seja, em nenhum momento o texto cita que a chuva era sombria e que o amigo estava agradecido. O discurso do amigo, diz respeito à natureza "que parece estar chorando a perda irreparável".

  • A letra "b" está errada porque o discurso do amigo não é "conciliador", ele não faz referência a apaziguar, a pacificar, uma relação, assim também como no discurso ele não faz nenhum agradecimento.

  • Não entendo porque a letra A está correta se como o amigo Orlins citou o Pentateuco é a copilação dos 5 primeiros livros da Bíblia. Pra mim   a letra B estaria correta porque ao final do texto é dito: "tudo isso é um sublime louvor ao nosso ilustre finado", caracterizando sim um discurso conciliador e agradecido.   Espero ter ajudado ou atrapalhado mais um pouquinho...... rsrsrsrsrs.

  • A letra E também poderia esta correta pela forma de repetição onze amigos .

  • Não há como ser a assertiva B- pois o comentário enaltece a figura do defunto, quem ele foi durante a vida.

  • Questão truncada.

    INDIQUEM PARA COMENTÁRIO DO PROFESSOR!!!


ID
1141069
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 2

                              O Brasil como problema

     Ao longo dos séculos, vimos atribuindo o atraso do Brasil e a penúria dos brasileiros a falsas causas naturais e históricas, umas e outras imutáveis. Entre elas, fala-se dos inconvenientes do clima tropical, ignorando-se suas evidentes vantagens. Acusa-se, também, a mestiçagem, desconhecendo que somos um povo feito do caldeamento de índios com negros e brancos, e que nos mestiços constituíamos e cerne melhor de nosso povo.

     Há quem se refira à colonização lusitana, com nostalgia por uma mirífica colonização holandesa. É tolice de gente que, visivelmente, nunca foi ao Suriname. Existe até quem queira atribuir o nosso atraso a uma suposta juvenilidade do povo brasileiro, que ainda estaria na minoridade. Esses idiotas ignoram que somos cento e tantos anos mais velhos que os Estados Unidos. Dizem, também, que nosso território é pobre - uma balela. Repetem, incansáveis, que nossa sociedade tradicional era muito atrasada - outra balela. Produzimos, no período colonial, muito mais riqueza de exportação que a América do Norte e edificamos cidades majestosas como o Rio, a Bahia, Recife, Olinda, Ouro Preto, que eles jamais conheceram.

     Trata-se, obviamente, do discurso ideológico de nossas elites. Muita gente boa, porém, em sua inocência, o interioriza e repete. De fato, o único fator causal inegável de nosso atraso é o caráter das classes dominantes brasileiras, que se escondem atrás desse discurso. Não há como negar que a culpa do atraso nos cabe é a nós, os ricos, os brancos, os educados, que impusemos, desde sempre, ao Brasil, a hegemonia de uma elite retrógrada, que só atua em seu próprio benefício.


RIBEIRO, Darci. O Brasil como problema. Brasília: Editora da UnB, 2010. p. 23-24. [Adaptado]


Assinale a alternativa correta de acordo com o texto 2.

Alternativas
Comentários
  • Observa-se a presença de opiniões e argumentos, normalmente com os verbos no Presente do Indicativo.

  • Dissertativo argumentativo ( ou opinativo ). O autor traz uma informação e emite uma opinião a partir do período: "De fato, o único fator causal inegável de nosso atraso é o caráter das classes dominantes brasileiras, que se escondem atrás desse discurso. Não há como negar que a culpa do atraso nos cabe é a nós, os ricos, os brancos, os educados, que impusemos, desde sempre, ao Brasil, a hegemonia de uma elite retrógrada, que só atua em seu próprio benefício".

  • a) CORRETA. Esse texto é considerado como uma dissertação argumentativa, onde o autor expõe seu ponto de vista em relação a situação brasileira (TESE). Além disso, observam-se outras características desta modalidade discursiva, como: tópicos frasais (ponto de vista do autor em cada parágrafo), estratégias argumentativas, progressão temática (introdução, argumentos e conclusão), impessoalidade, modalização (ponto de vista do autor), verbos predominantemente no presente, clareza de pensamento e linguagem culta.


    b) INCORRETA. Não pode ser considerado um texto informativo, uma vez que o autor declara sua opinião sobre o assunto, de forma argumentativa.


    c) INCORRETA. O texto trás uma série de exemplos de motivos que a população costuma inferir sobre a situação brasileira, mas que, segundo o autor, são inverídicos.


    d) INCORRETO. Não deve ser considerado extemporâneo, pois tenta explicar a situação atual do país voltando-se para o discurso difundido sobre as possíveis causas da problemática.


    e) INCORRETO. O autor cita o argumento de algumas pessoas, não sugerindo o que apresenta-se na assertiva.

  • LETRA A - CORRETA.

    CRITICAMENTE -  ''é tolice de gente que, visivelmente, nunca foi ao Suriname.'' 
                                 ''Esses idiotas''
                                 ''obviamente''.

     PONTO DE VISTA - "Não há como negar que BLA BLA BLA..."


ID
1141078
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 2

                              O Brasil como problema

Ao longo dos séculos, vimos atribuindo o atraso do Brasil e a penúria dos brasileiros a falsas causas naturais e históricas, umas e outras imutáveis. Entre elas, fala-se dos inconvenientes do clima tropical, ignorando-se suas evidentes vantagens. Acusa-se, também, a mestiçagem, desconhecendo que somos um povo feito do caldeamento de índios com negros e brancos, e que nos mestiços constituíamos e cerne melhor de nosso povo.

Há quem se refira à colonização lusitana, com nostalgia por uma mirífica colonização holandesa. É tolice de gente que, visivelmente, nunca foi ao Suriname. Existe até quem queira atribuir o nosso atraso a uma suposta juvenilidade do povo brasileiro, que ainda estaria na minoridade. Esses idiotas ignoram que somos cento e tantos anos mais velhos que os Estados Unidos. Dizem, também, que nosso território é pobre - uma balela. Repetem, incansáveis, que nossa sociedade tradicional era muito atrasada - outra balela. Produzimos, no período colonial, muito mais riqueza de exportação que a América do Norte e edificamos cidades majestosas como o Rio, a Bahia, Recife, Olinda, Ouro Preto, que eles jamais conheceram.

Trata-se, obviamente, do discurso ideológico de nossas elites. Muita gente boa, porém, em sua inocência, o interioriza e repete. De fato, o único fator causal inegável de nosso atraso é o caráter das classes dominantes brasileiras, que se escondem atrás desse discurso. Não há como negar que a culpa do atraso nos cabe é a nós, os ricos, os brancos, os educados, que impusemos, desde sempre, ao Brasil, a hegemonia de uma elite retrógrada, que só atua em seu próprio benefício.


RIBEIRO, Darci. O Brasil como problema. Brasília: Editora da UnB, 2010. p. 23-24. [Adaptado]


Considere o trecho abaixo, extraído do texto 2.

Dizem, também, que nosso território é pobre – uma balela. Repetem, incansáveis, que nossa sociedade tradicional era muito atrasada – outra balela. Produzimos, no período colonial, muito mais riqueza de exportação que a América do Norte e edifcamos cidades majestosas como o Rio, a Bahia, Recife, Olinda, Ouro Preto, que eles jamais conheceram.”

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito:E

    No 3º parágrafo temos: "Trata-se, obviamente, do discurso ideológico de nossas elites" 

    Bons Estudos !


  • Vamos lá amigos, analisando:

    a) INCORRETA. Devemos recorrer ao texto , o parágrafo 2ª  em "[..] Existe até quem queira atribuir o nosso atraso a uma suposta juvenilidade do povo brasileiro, que ainda estaria na minoridade. Esses idiotas ....( =eles) .  Podemos verificar que de fato eles é um pronome substantivo de valor anafórico ( retomando um termo ANTERIOR), porém essa retomada faz menção a essas pessoas citadas nesse período transcrito acima ( pessoas que querem atribuir o atraso do país a uma suposta juventude ...........)


    b) INCORRETA. Não tem sentido de outra pessoa do discurso. Apenas um comentário, uma enfatização a mais por parte do locutor. Poderia ser substituído por uma vírgula. Balela = sinônimo de Falsidade, mentira.


    c)INCORRETA  . Existe uma relação de supremacia ou superioridade do Brasil em relação a América do Norte. "[..] Produzimos, no período colonial, muito mais riqueza de exportação que a América do Norte 


    d) INCORRETA. Novamente  a palavra balela  que refere-se á = MENTIRA, FALSIDADE


    e) CORRETO, observe o ultimo parágrafo ... o início do mesmo tem valor anafórico, ou seja o leitor determina quem são os sujeitos dos verbos na 3ª pessoa do plural. " Trata-se, obviamente, do discurso ideológico de nossas elites."


    DEUS NOS ABENÇOE!!!

  • Acabei de fazer essa mesma questão (Q433653) e o gabarito é "c". Errei porque achei que o gabarito era realmente "e".

    E agora, nessa questão, o gabarito é "e".

     

    E ai QC, qual o gabarito?

  •  E a questao Q383426, o gabarito é A. Afinal, qual é a resposta certa?

  • A) ERRADA - não falou nada de portugueses do período colonial no texto.
    B) ERRADA - não tem segunda voz estranha ao texto
    C) ERRADA - COMPARAÇÃO e não conformidade
    D) ERRADA - como que você vai trocar balela por traição?
    E) CORRETA - olha pro último parágrafo, tá falando sobre elites e tal, dai se vc for lendo o texto, vc percebe que tá falando neles várias vezes...


ID
1141087
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                 Fritz Müller – a prova do evolucionismo no Brasil

Imigrante alemão testou pela primeira vez, em Santa Catarina, a teoria de Darwin. Para o naturalista inglês, seu colega era o “príncipe dos observadores da natureza".


Charles Darwin sabia que não seria fácil a comunidade científca aceitar sua tese de que uma espécie daria origem a outra distinta. Logo na primeira edição de A Origem das Espécies, publicada em 1858, ele solicitou o envolvimento de naturalistas para que estudassem, imparcialmente, os dois lados da questão. Estudos começaram a ser feitos no mundo todo, em uma verdadeira “corrida do ouro". Mas o resultado que Darwin esperava só foi surgir em 1864, com o trabalho batizado de FürDarwin 
(Para Darwin, em alemão), do naturalista alemão, radicado no Brasil, Fritz Müller.

Johann Friedrich Theodor Müller (1822-1897) era um jovem médico e naturalista alemão que, em 1852, chegava ao Brasil com a esposa e uma flha. Eles tinham sido atraídos ao país pela propaganda feita por Hermann Blumenau, que desejava povoar uma colônia ao lado do rio Itajaí (hoje conhecida pelo sobrenome de seu fundador) e atrair o maior número possível de cientistas – que trabalhariam como professores.

Em Blumenau, Müller ganhou um grande terreno e passou a cuidar das terras como colono, aguardando convite para lecionar – o que viria a acontecer em 1856, quando assumiu a vaga de professor de matemática no Liceu Provincial de Desterro, atual Florianópolis. Para os habitantes da ilha, seu nome era quase impronunciável e ele ganhou um carinhoso apelido: Fritz Müller.

Pouco tempo depois, em 1861, o Liceu seria fechado e daria lugar ao Colégio da Santíssima Trindade, instituição religiosa que nada tinha a ver com o que Müller acreditava. O naturalista agora teria tempo de percorrer as matas atrás dos espécimes que colecionava, em um ofício que lhe foi caro desde a juventude. Mas os planos do alemão iam além. Nesse mesmo ano, ele recebeu a tradução alemã de A Origem – sendo considerado o primeiro habitante do Brasil a ter contato com a obra – e percebeu que o convite de Darwin para novas pesquisas era uma oportunidade de colocar seu intelecto em prática.

Por meses, Müller realizou pesquisas de campo e experiências com espécies típicas do litoral catarinense. Em um desses trabalhos, encontrou a prova de que parte de uma espécie poderia se diferenciar do restante e ganhar características próprias, transformando-se em uma nova espécie que poderia competir com a outra e se destacar, tornando-se mais apta a sobreviver. Fritz Müller foi o primeiro cientista a apresentar modelos matemáticos para explicar a seleção natural e fornecer provas contundentes da veracidade da teoria.

MOÇO, Anderson.

http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/fritz-muller-prova-evolucionismo- 
brasil-432259.shtml) [Adaptado]. Acesso em 10/03/2014.

Considere a relação semântica estabelecida entre as orações articuladas pelos vocábulos sublinhados em cada segmento abaixo, do texto 3.

1. “[…] Mas o resultado que Darwin esperava só foi surgir em 1864." (primeiro parágrafo)

2. “[…] que desejava povoar uma colônia ao lado do rio Itajaí (hoje conhecida pelo sobrenome de seu fundador) e atrair o maior número possível de cientistas." (segundo parágrafo)

3. “[..] o que viria a acontecer em 1856, quando assumiu a vaga de professor de matemática

4. “O naturalista agora teria tempo de percorrer as matas atrás dos espécimes que colecionava […]" (quarto parágrafo)

5. “Fritz Müller foi o primeiro cientista a apresentar modelos matemáticos para explicar a seleção natural […]" (último parágrafo)

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta das relações semânticas, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • 1. Mas não é concessão nem demanda tempo, é adversidade; (C,D ou E)

    2. Não está definido qual a palavra sublinhada;

    3. Quando tem relação com tempo, logo, temporalidade; (A letras que tem, são A, D e E. Alternativa A está errada, logo a resposta é D ou E);

    4. Também não está definido qual a palavra sublinhada;

    5. Para indica motivo ou razão. Logo, tem mais a ver com finalidade; (A e D). 

    Então, a resposta correta, presente nas 3 alternativas sublinhadas, é D!!!

  • 2. conjunção e, que representa adição (povoar e atrair...)

    4. conjunção que, que na frase representa uma restrição (espécimes que colecionava...) restringindo as espécimes!

  • Resposta: D

    Adversativas: ligam duas orações ou palavras, expressando ideia de contraste ou compensação. São elas: mas, porém, contudo, todavia,entretanto, no entanto, não obstante.

    Aditivas: ligam orações ou palavras, expressando ideia de acrescentamento ou adição. São elas: e, nem (= e não), não só... mas também, não só... como também, bem como, não só... mas ainda.

    Temporais: introduzem uma oração que acrescenta uma circunstância de tempo ao fato expresso na oração principal. São elas:quando,enquanto, antes que, depois que, logo que, todas as vezes que, desde que,sempre que, assim que, agora que, mal (= assim que), etc.

    Restritivas: restringem o significado do antecedente. Não se separam da oração principal por vírgulas nem por travessões ou parênteses. Ex.: “Os livros de Machado de Assis que eu li são muito bons”. Fala-se apenas dos livros de Machado de Assis lidos pelo falante.Implica-se que existem outros livros de Machado de Assis além desses.

    Finais: introduzem uma oração que expressa a finalidade ou o objetivo com que se realiza a principal. São elas: para que, afim de que, que, porque (= para que), etc.


  • Questão muito boa para estudar conjunções.


ID
1141090
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                 Fritz Müller – a prova do evolucionismo no Brasil

Imigrante alemão testou pela primeira vez, em Santa Catarina, a teoria de Darwin. Para o naturalista inglês, seu colega era o “príncipe dos observadores da natureza".


Charles Darwin sabia que não seria fácil a comunidade científca aceitar sua tese de que uma espécie daria origem a outra distinta. Logo na primeira edição de A Origem das Espécies, publicada em 1858, ele solicitou o envolvimento de naturalistas para que estudassem, imparcialmente, os dois lados da questão. Estudos começaram a ser feitos no mundo todo, em uma verdadeira “corrida do ouro". Mas o resultado que Darwin esperava só foi surgir em 1864, com o trabalho batizado de FürDarwin 
(Para Darwin, em alemão), do naturalista alemão, radicado no Brasil, Fritz Müller.

Johann Friedrich Theodor Müller (1822-1897) era um jovem médico e naturalista alemão que, em 1852, chegava ao Brasil com a esposa e uma flha. Eles tinham sido atraídos ao país pela propaganda feita por Hermann Blumenau, que desejava povoar uma colônia ao lado do rio Itajaí (hoje conhecida pelo sobrenome de seu fundador) e atrair o maior número possível de cientistas – que trabalhariam como professores.

Em Blumenau, Müller ganhou um grande terreno e passou a cuidar das terras como colono, aguardando convite para lecionar – o que viria a acontecer em 1856, quando assumiu a vaga de professor de matemática no Liceu Provincial de Desterro, atual Florianópolis. Para os habitantes da ilha, seu nome era quase impronunciável e ele ganhou um carinhoso apelido: Fritz Müller.

Pouco tempo depois, em 1861, o Liceu seria fechado e daria lugar ao Colégio da Santíssima Trindade, instituição religiosa que nada tinha a ver com o que Müller acreditava. O naturalista agora teria tempo de percorrer as matas atrás dos espécimes que colecionava, em um ofício que lhe foi caro desde a juventude. Mas os planos do alemão iam além. Nesse mesmo ano, ele recebeu a tradução alemã de A Origem – sendo considerado o primeiro habitante do Brasil a ter contato com a obra – e percebeu que o convite de Darwin para novas pesquisas era uma oportunidade de colocar seu intelecto em prática.

Por meses, Müller realizou pesquisas de campo e experiências com espécies típicas do litoral catarinense. Em um desses trabalhos, encontrou a prova de que parte de uma espécie poderia se diferenciar do restante e ganhar características próprias, transformando-se em uma nova espécie que poderia competir com a outra e se destacar, tornando-se mais apta a sobreviver. Fritz Müller foi o primeiro cientista a apresentar modelos matemáticos para explicar a seleção natural e fornecer provas contundentes da veracidade da teoria.

MOÇO, Anderson.

http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/fritz-muller-prova-evolucionismo- 
brasil-432259.shtml) [Adaptado]. Acesso em 10/03/2014.

Assinale a alternativa correta de acordo com o texto 3.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C
    Acredito que a confirmação está no último parágrafo...
    "Por meses, Müller realizou pesquisas de campo e experiências com espécies típicas do litoral catarinense. Em um desses trabalhos, encontrou a prova de que parte de uma espécie poderia se diferenciar do restante e ganhar características próprias, transformando-se em uma nova espécie que poderia competir com a outra e se destacar, tornando-se mais apta a sobreviver. Fritz Müller foi o primeiro cientista a apresentar modelos matemáticos para explicar a seleção natural e fornecer provas contundentes da veracidade da teoria."

    Bons estudos


  • Resposta correta a alternativa C: Imigrante alemão testou pela primeira vez, em Santa Catarina, a teoria de Darwin. Para o naturalista inglês, seu colega era o “príncipe dos observadores da natureza”. Logo abaixo do título.

  • a) Incorreta. O seguinte trecho comprova o contrário: "Fritz Müller foi o primeiro cientista a apresentar modelos matemáticos para explicar a seleção natural e fornecer provas contundentes da veracidade da teoria."

    b) Incorreta. “corrida do ouro” refere-se a "quem conseguir provar a teoria de Darwin".

    c) CORRETA. Comentada pelos colegas.

    d) Incorreta. O apelido de Muller decorre da dificuldade de pronunciar seu nome.

    e) Incorreta. Para a correção da frase e expressar que as crenças positivistas de Fritz Müller se chocaram com perfil do Colégio da Santíssima Trindade, é necessário trocar a expressão "ao encontro do" por "DE encontro do" (pois expressa sentido oposto, choque de ideias). 


ID
1141120
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Responsabilidade Civil do Estado quanto aos atos comissivos:

Alternativas
Comentários
  • Olá!  Eu entendi o gabarito, mas, se possível, alguém pode comentar a letra "C" ?

  • Prezado Breno, acredito que o erro está na palavra "Faculta". Como a atuação do Estado, em regra, é um Poder-Dever, estaria ele vinculado à ação de regresso, de forma a não prejudicar a coletividade.

  • Correção das questões erradas

    c) Não é facultada à Administração o direito de regresso, uma vez que esta deve seguir o princípio da indisponibilidade do interesse público, pelo fato de ser uma representante direta do povo. Há, portanto, a obrigação da Administração promover a ação de regressão contra o agente causador.

    e) A teoria adotada não é a do risco integral, mas sim do risco administrativo. Este preceitua que existindo o fato do serviço e o nexo direto de causalidade entre o fato e o dano ocorrido, presume-se a culpa da Administração. Compete a esta, para eximir-se da obrigação de indenizar, comprovar, se for o caso, existência de culpa exclusiva do particular ou, se comprovar culpa concorrente, terá atenuada sua obrigação. O que importa, em qualquer caso, é que o ônus da prova de culpa do particular, se existente, cabe à administração.


  • c) Faculta o direito de regresso por parte do  Estado.

    É necessário que o funcionário tenha agido com DOLO.

     

  • Há entendimento pacífico de que o regresso é um direito-dever da Administração Pública.


    O princípio do regresso contra o autor do dano, quando este se origine de culpa ou dolo, atenta para o direito da sociedade ao Estado moral, à ética no exercício das funções públicas. Assim, se de um lado não se pode deixar ao desabrigo os direitos maculados dos particulares por um comportamento imputável ao Estado, também é exato que a sociedade não deve arcar com os ônus decorrentes de condutas equivocadas dos agentes públicos.

    Leia mais: http://jus.com.br/artigos/12747/o-poder-dever-do-estado-no-exercicio-do-direito-de-regresso-por-forca-do-seu-fundamento-etico-e-juridico#ixzz33AG3BgvG

  • Não entendi o erro da letra A. De acordo com alexandre mazza também é chamada de teoria da responsabilidade sem culpa, pois afasta a necessidade de comprovação de culpa ou dolo do agente público. Quem presta um serviço público assume o risco dos prejuízos que eventualmente causar, independentemente da existência de culpa ou dolo.

    A única hipótese que pode ensejar o erro da alternativa é de que culpa presumida é diferente de obrigação de indenizar independente de culpa.

  • Resp civil atos Comissivos: OBJETIVA

    Resp. Civil atos omissivos: SUBJETIVA
  • a) Independe de dolo ou culpa;

    b) admite;

    c) Não faculta , é um direito.

    d) Certa;

    e) Imprescindível.

    Esmorecer Jamais!

  • Estava pesquisando e encontrei a Lei n° 67 de 2007. Não entendi a procedência dessa lei porque numa pesquisa no site do Planalto eu nao a escontrei na relação das leis publicadas em 2007. Todavia, o Sr. Google apresentou-me o conteúdo dessa lei, cujo teor dispõe que: "O exercício do direito de regresso, nos casos em que este se encontra previsto na presente lei, é obrigatório, sem prejuízo do procedimento disciplinar a que haja lugar".

    http://dre.pt/pdf1s/2007/12/25100/0911709120.pdf

    Alguém já viu esse dispositivo??? 

  • Olá Boa Tarde...

    Sanando a sua dúvida Breno, na alternativa "C" o que invalida a questão é a expressão "Faculta", pois não é opção do Estado e sim obrigação de entrar com a ação de regresso contra o agente que agiu com dolo ou culpa.

    Um Grande Abraço a Todos.

    #emainadahau

  • Responsabilidade Subjetiva x Objetiva



    RESPONSABILIDADE SUBJETIVA: é aquela em que a obrigação de indenizar só ocorre com a comprovação de dolo ou culpa por parte do causador do dano, cabendo ao prejudicado o ônus de demonstrar a existência desses elementos subjetivos. Em geral o agente público responde de forma subjetiva.

    RESPONSABILIDADE OBJETIVA: é aquela que independe de comprovação de dolo ou culpa, devendo está presente os seguintes elementos: ação - nexo de causalidade - dano. Nos termos da CF/88 respondem de forma objetiva as pessoas de direito público, bem como qualquer pessoa que prestar serviços públicos. Dessa forma, temos que qualquer empresa privada que seja prestadora de serviços públicos responderá da mesma forma que o próprio Estado, ou seja, objetivamente. 
    Obs.: nos termos da jurisprudência no caso de omissão do Estado a responsabilidade será subjetiva.



    Assim temos: quando o Estado age - responsabilidade objetiva (independe de dolo ou culpa); quando o Estado for omisso - responsabilidade subjetiva (deve ficar provado o dolo ou a culpa).

    FONTE: http://ivanlucas.grancursos.com.br/2011/01/responsabilidade-subjetiva-x-objetiva.html 

  •  

    Gab: D

    Independe de Dolo ou Culpa, o que é presumido é o Dano.

  • c) Faculta o direito de regresso por parte do Estado.

    Não é uma faculdade, mas sim, uma obrigação/dever!


ID
1141123
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Quanto às limitações ao direito de propriedade, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Plínio, que tal da próxima vez embasar a resposta, além de, apenas, repetir a letra certa?

    Servidão administrativa consiste em direito real sobre coisa alheia. Tendo em vista que este direito é exercido pelo poder público, pode ser mais especificamente definido como o direito real de gozo do Poder Público (União, Estados, Municípios, Distrito Ferderal, Territórios, Pessoas Jurídicas Públicas ou Privadas autorizadas por lei ou contrato) sobre propriedade alheia de acordo com o interesse da coletividade.

    Maria Sylvia Zanella di Pietro[1] conceitua servidão administrativa como sendo "o direito real de gozo, de natureza pública, instituído sobre imóvel de propriedade alheia, com base em lei, por entidade pública ou por seus delegados, em face de um serviço público ou de um bem afetado a fim de utilidade pública".

    Considerando que o direito de propriedade consiste no direito absoluto, exclusivo e perpétuo de usar, gozar, dispor e reivindicar o bem com quem quer que ele esteja, a servidão administrativa atinge o caráter exclusivo da propriedade, pois o Poder Público passa a usá-la juntamente com o particular com a finalidade de atender a um interesse público certo e determinado, ou seja, o de usufruir a vantagem prestada pela propriedade serviente.

    Ressalte-se que a servidão, por se tratar de direito real, deve constar na escritura do imóvel para dar publicidade.

    Por fim, vale esclarecer que servidão não se confunde com a passagem forçada prevista no art. 1.285 do Código Civil, pois esta decorre da lei e é um direito que assiste ao dono de imóvel encravado de reclamar do vizinho que lhe deixe passagem mediante indenização.

    Notas de Rodapé

    1. DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. "Direito Administrativo". São Paulo: Atlas. 18. ed., 2008.

     

  • Falsas -♡ correção

    B. limitação administrativa tem caráter individual e oneroso por comportar indenização.

    - Tem carater geral e gratuita

    C.  tombamento não recai sobre bens móveis

    - recai sobre bens móveis e imóveis; públicos ou privados

    D. A desapropriação é forma derivada da aquisição da propriedade

    -forma Originária 

    E.A requisição administrativa é direito pessoal que incide somente sobre bens imóveis em caso de iminente perigo ou calamidade pública.

    - incide sobre bens móveis tb em casos de iminente perigo público.


  • Só defendendo quem põe a alternativa certa, tem muitos que não conseguem ter mais de 10 respostas por dia :), e ir em estatísticas e verificar a quantidade de erros e acertos é mais demorado, então eles só abrem os comentários pra ver a resposta, não precisam de justificativas gigantescas ;). 

    A) CORRETA


    B) A limitação administrativa não comporta indenização. 


    C) tombamento recai sim sobre bens móveis

    D) desapropriação é uma forma originária de aquisição da propriedade


    E) requisição administrativa se dá em bens móveis também :) . 

  • ué, no meu está marcando que o gabarito é a letra C.

  • É. Ta dando alternativa "C" o gabarito...

    Mas de fato a assertiva coreta é a "A"

  • O Objeto do tombamento é o mais amplo possível, incluindo os bens imóveis (igreja secular) e móveis (quadros históricos).

  • Olá, pessoal!


    O gabarito foi atualizado para "A", conforme edital publicado pela banca e postado no site.


    Bons estudos!
    Equipe Qconcursos.com

  • Requisição administrativa, pela CF, teria como fundamento apenas o iminente perigo, há alguma construção doutrinária ou algum disposto legal que fale sobre "calamidade pública"?

  • GABARITO - LETRA A

     

    DISCIPLINA, DISCIPLINA, DISCIPLINA.

  • Gabarito letra A


    Vejamos,

    Servidão administrativa é o direito real público que autoriza o Poder Público a usar a propriedade imóvel para permitir a execução de obras e serviços de interesse coletivo.



ID
1141129
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação do Ministério Público
Assuntos

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • L8625/93

    Art. 3o. Omissis

    Parágrafo único As decisões do Ministério Público fundadas em sua autonomia funcional, administrativa e financeira, obedecidas as formalidades legais, têm eficácia plena e executoriedade imediata, ressalvada a competência constitucional do Poder Judiciário e do Tribunal de Contas.

  • Resposta: E. Conforme a LC 197/00 - Lei Orgânica do MP/SC:

    a) O Colégio de Procuradores é órgão de Administração do Ministério Público. ERRADA
    O Colégio de Procuradores é órgão da Administração Superior e de Execução do Ministério Público, conforme artigos 5º e 7º.

    b) O Procurador Geral de Justiça será nomeado pelo Chefe do Poder Executivo, dentre os Procuradores de Justiça integrantes de lista tríplice, para mandato de dois anos, sendo admitida a reconduçãoERRADA
    Não é necessário que os membros sejam procuradores de justiça. 
    “Art. 9º O Procurador-Geral de Justiça será nomeado pelo Chefe do Poder Executivo, dentre os membros do Ministério Público com mais de dez anos de carreira integrantes de lista tríplice elaborada na forma desta Lei Complementar, para mandato de dois anos, permitida uma recondução, observado o mesmo procedimento".

    c) A Chefia do Ministério Público cabe ao Procurador-Geral de Justiça, o qual conta com prerrogativas de Chefe de Estado, posicionando-se após o Presidente da Assembleia Legislativa. ERRADA
    “Art. 5º 
    Parágrafo único. A chefia do Ministério Público cabe ao Procurador-Geral de Justiça, o qual conta com prerrogativas e representação protocolar de Chefe de Poder, posicionando-se logo após o Presidente do Tribunal de Justiça.”

    d) A fiscalização operacional do Ministério Público, quanto à legitimidade, tendo por fundamento sua autonomia administrativa, será exercida exclusivamente mediante controle interno, a ser realizado por auditores ocupantes de cargo efetivo e integrantes do quadro de carreiras dos servidores do Ministério Público. ERRADA
    "Art. 3º
    § 3º A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial do Ministério Público, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação de dotações e recursos próprios e renúncia de receitas, será exercida, mediante controle externo, pelo Poder Legislativo, e ainda pelo sistema próprio de controle interno.
    § 4º O controle interno a que se refere o parágrafo anterior será realizado por auditores, ocupantes de cargos de provimento efetivo e integrantes do quadro de servidores do Ministério Público."

    e) O Ministério Público é instituição permanente, sendo-lhe assegurado autonomia funcional, administrativa e fnanceira, tendo suas decisões autoexecutoriedade e efcácia plena, ressalvada a competência constitucional do Poder Judiciário e do Tribunal de Contas. CORRETA
    "Art. 2º
    § 2º As decisões do Ministério Público fundadas em sua autonomia funcional, administrativa e financeira, obedecidas as formalidades legais, têm auto-executoriedade e eficácia plena, ressalvada a competência constitucional do Poder Judiciário e do Tribunal de Contas."



ID
1141132
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Assinale a alternativa correta de acordo com a Lei nº 8.666, de 1993, que institui normas para licitações e contratos da Administração Pública.

Alternativas
Comentários
  • a) Nas licitações de valores mais elevados é obrigatória a realização de audiência pública.
    CORRETO b) A contratação do licitante vencedor é o ato que finaliza o procedimento licitatório.
    INCORRETO: Procedimento licitatório encerra com a adjudicação e contratação da empresa vencedora. c) O procedimento licitatório caracteriza ato administrativo discricionário pois seu objeto é a contratação da melhor proposta para a Administração.
    INCORRETO: É vinculado pelo instrumento convocatório
    d) A contratação de serviços de supervisão de obras, desde que comprovado o interesse público, é caso de licitação dispensável.
    INCORRETO: 

    Art. 24. É dispensável a licitação:

    I - para obras e serviços de engenharia de valor até 10% (dez por cento) do limite previsto na alínea “a”, do inciso I do artigo anterior, desde que não se refiram a parcelas de uma mesma obra ou serviço ou ainda para obras e serviços da mesma natureza e no mesmo local que possam ser realizadas conjunta e concomitantemente;

    II - para outros serviços e compras de valor até 10% (dez por cento) do limite previsto na alínea “a”, do inciso II do artigo anterior e para alienações, nos casos previstos nesta Lei, desde que não se refiram a parcelas de um mesmo serviço, compra ou alienação de maior vulto que possa ser realizada de uma só vez;

    e) Em decorrência da expressa previsão legal, não é obrigatória a motivação do ato no caso de licitação inexigível.
    INCORRETA: A inexigibilidade de licitação deve ser expressamente motivada, com apontamento das causas que levaram a Administração a concluir pela impossibilidade jurídica de competição.

  • O início de procedimento licitatório cujo valor estimativo seja superior a 150 milhões de reais deve ser antecedido da audiência pública, ante o que estabelece o art. 39 da Lei 8.666/1993.

  • Art. 39. Sempre que o valor estimado para uma licitação ou para um conjunto de licitações simultâneas ou sucessivas for superior a 100 (cem) vezes o limite previsto no art. 23, inciso I, alínea "c" desta Lei, o processo licitatório será iniciado, obrigatoriamente, com uma audiência pública concedida pela autoridade responsável com antecedência mínima de 15 (quinze) dias úteis da data prevista para a publicação do edital, e divulgada, com a antecedência mínima de 10 (dez) dias úteis de sua realização, pelos mesmos meios previstos para a publicidade da licitação, à qual terão acesso e direito a todas as informações pertinentes e a se manifestar todos os interessados. 

  • Só pode ser brincadeira! O que é valores mais elevados? R$ 100.000.000,00 é mais elevado? A legislação é objetiva quanto ao valor, mas a questão trata "mais elevado" como se fosse R$ 150.000.000,00. Como vou saber de que valor a questão está falando?

  • Sim.. mas "mais elevados, quanto ?! Pelo que sei a audiência pública é obrigatória em licitações de valor superior a cento e cinquenta milhões !

    Questãozinha safada essa..

  • Alguém tem alguma referência bibliográfica ou jurisprudencial para explicar a alternativa B??? 

  • Podemos concluir que a HOMOLOGAÇÃO é o ato que encerra o procedimento licitatório????

    http://jus.com.br/artigos/8893/adjudicacao-e-homologacao-no-processo-de-licitacao

  • Questão vaga....



    Anna, acredito que seja a Abjudicação.

  • Nos meus padrões atuais, passou de R$100,00 já é "mais elevado"

  • A  alternativa 'A" é a resposta. Fiquei na dúvida ao marcá-la. A lei fala em 100x o valor da modalidade concorrência, o que daria R$150.000.000 .ok um valor elevado. Mas a banca poderia ter "discricionado" (rs) menos.

  • Art. 39. Sempre que o valor estimado para uma licitação ou para um conjunto de licitações simultâneas ou sucessivas for superior a 100 (cem) vezes o limite previsto no art. 23, inciso I, alínea "c" desta Lei, o processo licitatório será iniciado, obrigatoriamente, com uma audiência pública concedida pela autoridade responsável com antecedência mínima de 15 (quinze) dias úteis da data prevista para a publicação do edital, e divulgada, com a antecedência mínima de 10 (dez) dias úteis de sua realização, pelos mesmos meios previstos para a publicidade da licitação, à qual terão acesso e direito a todas as informações pertinentes e a se manifestar todos os interessados

    1.500.000,00 x 100=150.000,000

  • Ana, a adjudicação é o ato que finaliza o procedimento licitatório. Fonte: Mazza.

    Essa questão é MUITO vaga, minha nossa.

  • Questão BIZARRA.

    A alternativa correta é muito imprecisa e vaga. Qual o parâmetro a banca está utilizando para considerar o valor elevado? R$149.999.999,00 é elevado na minha opinião, no entanto, a legislação expressamente aduz nos termos do artigo 39 da Lei de Licitações que, antes do edital, deve ser realizada, obrigatoriamente, audiência pública quando se tratar de licitação com valor maior do que R$150.000.000,00.

  • Apenas adicionando aos comentários a justificativa para o erro da D: a supervisão de obras (assim como a fiscalização e o gerenciamento) é considerado serviço técnico profissional, elencado no art. 13, podendo configurar hipótese de inexigibilidade, e não de dispensa de licitação. Mas a questão não mencionava, também, se os serviços eram de natureza singular ou fornecido por empresas de notória especialização, apenas mencionando a existência de interesse público, o que também torna errada a alternativa.

  • Não encontrei na Lei o artigo que fundamenta a alternativa D. Alguém ?

  • É D ou A? Ai ai que banquinha desgraçada...

  • Wagner Santos, leia Inexigibilidade de Licitação que sua dúvida será sanada.


    abs

  • A Audiência Pública é utilizada pela Administração Pública para possibilitar a participação da sociedade com o oferecimento de sugestões e críticas. Sempre que o valor estimado para uma licitação ou para um conjunto de licitações simultâneas ou sucessivas for superior a 100 (cem) vezes o limite previsto no artigo 23, inciso I, alínea "c", da Lei 8666 de 1993 - R$ 150.000.000,00 (cento e cinquenta milhões de reais), o procedimento de licitação será precedido, obrigatoriamente, de audiência pública. 

  • a- valores mais elevados...ficou meio subjetivo e abstrato isso ai...

  • Não é só acima de R$150.000.000,00? Depende do que é valor alto para a banca, né? :(

  • Fepese sendo Fepese!

  • a) Nas licitações de valores mais elevados é obrigatória a realização de audiência pública.

    Certo. Art. 39 da Lei 8666/93.

    b) A contratação do licitante vencedor é o ato que finaliza o procedimento licitatório

    Errado. É a Adjudicação.

    c) O procedimento licitatório caracteriza ato administrativo discricionário pois seu objeto é a contratação da melhor proposta para a Administração.

    Errado. Não se trata de ato administrativo DISCRICIONÁRIO, mas obrigatório.

    d) A contratação de serviços de supervisão de obras, desde que comprovado o interesse público, é caso de licitação dispensável

    Errado. Não há tal exemplo no rol taxativo do artigo 24.

    e) Em decorrência da expressa previsão legal, não é obrigatória a motivação do ato no caso de licitação inexigível

    Errado. A não necessidade de fundamentação dá-se apenas nos casos de licitação DISPENSADA.

  • questão porca!

    "valores mais elevados?" 

  • a) CORRETA: art. 39. "Sempre que o valor estimado para uma licitação ou para um conjunto de licitações simultâneas ou sucessivas for superior a 100  vezes o limite previsto no art. 23, inciso I, alínea "c" desta Lei, o processo licitatório será iniciado, obrigatoriamente, com uma audiência pública".

     b) o ato que finaliza o procedimento licitatório é a deliberação da autoridade competente quanto à homologação e adjudicação do objeto da licitação (controle de legalidade)

     c)  O procedimento licitatório caracteriza ato administrativo VINCULADO pois seu objeto é a contratação da melhor proposta para a Administração: "A Administração não pode descumprir as normas e condições do edital, ao qual se acha estritamente vinculada".

     d) A contratação de serviços de supervisão de obras, desde que comprovado o interesse público, é caso de licitação inexigível: "É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial, para a contratação de serviços técnicos enumerados no art. 13 desta Lei (fiscalização, supervisão ou gerenciamento de obras ou serviços).

     e) Em decorrência da expressa previsão legal, É OBRIGATÓRIA a motivação do ato no caso de licitação inexigível (art. 26): "As (...)  situações de inexigibilidade referidas no art. 25, necessariamente justificadas, deverão ser comunicadas, dentro de 3 (três) dias, à autoridade superior, para ratificação e publicação na imprensa oficial, no prazo de 5 (cinco) dias, como condição para a eficácia dos atos".

  • Valores mais altos? pra mim como concurseira 10 reais já é um valor "mais alto"... é brincadeira essa fepese

  • + 330 milhões

  • Mais genérico impossível..

  • GABARITO CORRETO: A

    A Nas licitações de valores mais elevados é obrigatória a realização de audiência pública.

    Art. 39.  Sempre que o valor estimado para uma licitação ou para um conjunto de licitações simultâneas ou sucessivas for superior a 100 (cem) vezes o limite previsto no art. 23, inciso I, alínea "c" desta Lei, o processo licitatório será iniciado, obrigatoriamente, com uma audiência pública concedida pela autoridade responsável com antecedência mínima de 15 (quinze) dias úteis da data prevista para a publicação do edital, e divulgada, com a antecedência mínima de 10 (dez) dias úteis de sua realização, pelos mesmos meios previstos para a publicidade da licitação, à qual terão acesso e direito a todas as informações pertinentes e a se manifestar todos os interessados.

    B A contratação do licitante vencedor é o ato que finaliza o procedimento licitatório.

    Art. 43. VI - deliberação da autoridade competente quanto à homologação e adjudicação do objeto da licitação.

    C O procedimento licitatório caracteriza ato administrativo discricionário pois seu objeto é a contratação da melhor proposta para a Administração.

    Art. 4 Parágrafo único. O procedimento licitatório previsto nesta lei caracteriza ato administrativo formal, seja ele praticado em qualquer esfera da Administração Pública.

    D A contratação de serviços de supervisão de obras, desde que comprovado o interesse público, é caso de licitação dispensável.

    Art. 25.  É inexigível [...]

    II - para a contratação de serviços técnicos enumerados no art. 13 desta Lei, de natureza singular, com profissionais ou empresas de notória especialização, vedada a inexigibilidade para serviços de publicidade e divulgação;

    Art. 13. IV - fiscalização, supervisão ou gerenciamento de obras ou serviços;

    E Em decorrência da expressa previsão legal, não é obrigatória a motivação do ato no caso de licitação inexigível.

    Art. 26. As dispensas previstas nos §§ 2  e 4  do art. 17 e no inciso III e seguintes do art. 24, as situações de inexigibilidade referidas no art. 25, necessariamente justificadas, e o retardamento previsto no final do parágrafo único do art. 8  desta Lei deverão ser comunicados, dentro de 3 (três) dias, à autoridade superior, para ratificação e publicação na imprensa oficial, no prazo de 5 (cinco) dias, como condição para a eficácia dos atos.   


ID
1141138
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Controle finalístico : Administração direta --> indireta

    Desconcentração administrativa cabe o controle hierarquico.

  • a) Controle finalístico é o que incide sobre a Administração Indireta, também chamado de tutela. Esse controle não é hierárquico já que não age sobre os órgãos da própria administração, a chamada desconcentração.

    c)A invalidação do controle de legalidade pelo Poder Judiciário não é de mérito(Só cabe à própria Administração revogar seus atos) e só age se provocada.

    d) Na desconcentração, ocorre sim o controle hierárquico, chamado de autotutela.

    e) Tribunal de Contas da União é instituição brasileira prevista na Constituição Federal para exercer a fiscalização contábil, financeira,orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e administração indireta, quanto à legalidade, à legitimidade e à economicidade e a fiscalização da aplicação das subvenções e da renúncia de receitas


  • letra c) O Poder Judiciário não pode agir de ofício. ERRADA

  • GAB. "B".

    . Ação civil pública

    a) conceito e fundamento legal

    A ação civil pública é o meio de controle administrativo que visa à proteção dos interesses difusos e coletivos e, em alguns casos, de interesses individuais homogêneos, como, por exemplo, o direito do consumidor. E uma ação de rito especial.

    A ação civil pública é prevista no art. 129, III, da CF e disciplinada basicamente pela Lei na 7.347/85. Entretanto, com o passar do tempo, foram incluídas várias referências em outras leis, tais como o Código de Defesa do Consumidor - Lei nº 8.078/90; Lei n2 8.437/92; Lei n2 7.853; e o Estatuto da Cidade - Lei n2 10.257/01.

    b) legitimidade ativa e passiva 

    Possuem legitimidade ativa para o ajuizamento tanto da ação civil pública como das ações cautelares à ela conexas: o Ministério Público; a Defensoria Pública; a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios; a autarquia, a empresa pública, a fundação ou a sociedade cie economia mista e a associação que, concomitantemente:  a) esteja constituída há pelo menos 1 ano nos termos da lei civil e b) inclua, entre suas finalidades institucionais, a proteção ao meio ambiente, ao consumidor, à ordem econômica, à livre concorrência ou ao patrimônio artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico. 

    A legitimidade passiva se estende a todos os responsáveis pelos atos que originaram a ação, podendo ser pessoas físicas, jurídicas, de direito público ou privado. Enfim, todos aqueles que de algum modo concorreram para o ato que gerou a ação.

    c) responsabilidade do réu e sentença 

    A sentença pode ter natureza pecuniária, mandamental, constitutiva ou desconstitutiva. Assim, o art. 32 da Lei nª 7.347/85 estabelece que a ação civil pública poderá ter por objeto a condenação em dinheiro ou o cumprimento de obrigação de fazer ou não fazer, o que demonstra uma responsabilização pecuniária e, para as obrigações, uma sentença mandamental. No que tange à constituição ou desconstituição de direito, o fundamento está em leis específicas, como o Código do Consumidor (art. 51, § 4º) e a Lei Orgânica do Ministério Público (art. 25), que permitem, por-meio de ação civil pública, a anulação de ato, o que, consequentemente, pode criar ou extinguir direitos.

    No tocante à sentença, essa é, em regra, erga omnes, salvo quando o conjunto probatório for insuficiente para tanto.

    FONTE: Fernanda Marinela.

  • Controle finalístico OU tutela administrativa OU supervisão ministerial OU vinculação = exercido pela Administração Direta sobre a Administração Indireta. Não há hierarquia, eis que se tratam de PJs autônomas, mas apenas controle acerca do cumprimento da finalidade para a qual a entidade foi criada. Aplicável, portanto, no caso de descentralização.

     

    Controle hierárquico = exercido pelo ente federativo da Administração Direta sobre seus órgãos, dentro de uma mesma PJ, portanto. Há hierarquia interna e pode ou não haver subordinação. Cabível, portanto, no caso de desconcentração.


ID
1141141
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Classificam-se como créditos adicionais especiais aqueles destinados:

Alternativas
Comentários
  • A alternativa D é a correta. 

    Artigo 41, Lei 4320/64: "Os créditos adicionais classificam-se em:I - suplementares, os destinados a refôrço de dotação orçamentária;II - especiais, os destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica;III - extraordinários, os destinados a despesas urgentes e imprevistas, em caso de guerra, comoção intestina ou calamidade pública".
  • a- créditos extraordinários

    b- créditos extraordinários

    c- créditos extraordinários

    d- créditos especiais

    e- créditos suplementares

  • Gabarito: Letra D


    Lei 4320/64: Artigo 41. Os créditos adicionais classificam-se em:


    I - suplementares, os destinados a reforço de dotação orçamentária;


    II - especiais, os destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica;


    III - extraordinários, os destinados a despesas urgentes e imprevistas, em caso de guerra, comoção intestina ou calamidade pública".

  • Lei 4320/64: Artigo 41. Os créditos adicionais classificam-se em:

     

    I - suplementares, os destinados a reforço de dotação orçamentária;

     

    II - especiais, os destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica;

     

    III - extraordinários, os destinados a despesas urgentes e imprevistas, em caso de guerra, comoção intestina ou calamidade pública".


ID
1150276
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1

                                    Óbito do autor

     Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo. Moisés, que também contou  sua morte, não  a pôs no introito, mas no cabo: diferença radical  entre este livro e o Pentateuco.

      Dito isto, expirei às duas horas da tarde de uma sexta-feira do mês de agosto de 1869, na minha bela chácara de Catumbi. Tinha uns sessenta e quatro anos, rijos e prósperos, era solteiro, possuía  cerca de trezentos contos e fui acompanhado ao cemitério por onze amigos. Onze amigos! Verdade é que não houve cartas nem anúncios.Acresce que chovia - peneirava uma chuvinha miúda, triste e constante, tão constante  e tão triste, que levou um daqueles fiéis  da última  hora  a intercalar esta  engenhosa ideia  no discurso que  proferiu à  beira de minha cova: - "Vós, que o conhecestes, meus  senhores, vós  podeis   dizer comigo que a natureza parece estar chorando a perda irreparável de um dos mais belos caracteres que têm honrado   a  humanidade. Este ar  sombrio, estas  gotas do céu, auqelas  nuvens  escuras que cobrem o azul como um  crepe funéreo, tudo isso é  dor  crua  e má que lhe rói à Natureza as mais íntimas entranhas; tudo isso é um  sublime louvor ao nosso ilustre finado."

      Bom e fiel amigo! Não, não me arrependo das vinte apólices  que lhe deixei. E foi assim que cheguei à cláusula dos meus dias; foi assim que me encaminhei para o undiscovered  country de Hamlet, sem as ânsias nem as dúvidas do moço  príncipe, mas pausado e trôpego como quem se retira tarde do espetáculo. Tarde e aborrecido.[...]

ASSIS, Machado de. [1881] Memórias Póstumas de Brás Cubas. São Paulo: Globo, 2008. p. 9-10

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) de acordo com o texto 1.

( ) O texto apresenta como ideia principal uma crítica às atitudes mesquinhas dos amigos, comportamento que se revela no leito de morte do narrador.
( ) Trata-se de um texto que narra ficcionalmente as memórias de vida de um sujeito morto, iniciando o relato pelo momento de seu enterro.
( ) A narrativa se assemelha ao relato da morte de Moisés, dando um mesmo prosseguimento cronológico e espacial aos eventos.
( ) Trata-se de um relato autobiográfico em que o autor narra detalhadamente as peripécias de sua vida, desde os primeiros anos.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Assinalei os trechos que acredito que tenham prejudicado a veracidade das afirmativas abaixo.


    (F) O texto apresenta como ideia principal uma crítica às atitudes mesquinhas dos amigos, comportamento que se revela no leito de morte do narrador. 

    (V) Trata-se de um texto que narra fccionalmente as memórias de vida de um sujeito morto, iniciando o relato pelo momento de seu enterro. 

    (F) A narrativa se assemelha ao relato da morte de Moisés, dando um mesmo prosseguimento cronológico e espacial aos eventos. 

    (F) Trata-se de um relato autobiográfco em que o autor narra detalhadamente as peripécias de sua vida, desde os primeiros anos.


    Bons estudos!
  • Resposta correta: Letra d.


    Assertiva 1) FALSA. Ao contrário do que afirma a primeira assertiva, o texto trás a atitude generosa e afável dos amigos durante o seu enterro. Apesar do mau tempo, onze deles carregaram o seu caixão e proferiram discurso terno a seu respeito.


    Assertiva 2) VERDADEIRA


    Assertiva 3) FALSA. Ao contrário. O texto fala que, apesar de Moisés também ter relatado a própria morte, o fez no final do relato. Já o narrador deste, começa pelo seu enterro.


    Assertiva 4) FALSA. Apesar de ser um relato autobiográfico, o autor começa a narrar sua história pela morte e não pelos primeiros anos de vida.

  • Considerou-se momento da morte = momento do enterro?


ID
1150282
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 2

                              O Brasil como problema

     Ao longo dos séculos, vimos atribuindo o atraso do Brasil e a penúria dos brasileiros a falsas causas naturais e históricas, umas e outras imutáveis. Entre elas, fala-se dos inconvenientes do clima tropical, ignorando-se suas evidentes vantagens. Acusa-se, também, a mestiçagem, desconhecendo que somos um povo feito do caldeamento de índios com negros e brancos, e que nos mestiços constituíamos e cerne melhor de nosso povo.

     Há quem se refira à colonização lusitana, com nostalgia por uma mirífica colonização holandesa. É tolice de gente que, visivelmente, nunca foi ao Suriname. Existe até quem queira atribuir o nosso atraso a uma suposta juvenilidade do povo brasileiro, que ainda estaria na minoridade. Esses idiotas ignoram que somos cento e tantos anos mais velhos que os Estados Unidos. Dizem, também, que nosso território é pobre - uma balela. Repetem, incansáveis, que nossa sociedade tradicional era muito atrasada - outra balela. Produzimos, no período colonial, muito mais riqueza de exportação que a América do Norte e edificamos cidades majestosas como o Rio, a Bahia, Recife, Olinda, Ouro Preto, que eles jamais conheceram.

     Trata-se, obviamente, do discurso ideológico de nossas elites. Muita gente boa, porém, em sua inocência, o interioriza e repete. De fato, o único fator causal inegável de nosso atraso é o caráter das classes dominantes brasileiras, que se escondem atrás desse discurso. Não há como negar que a culpa do atraso nos cabe é a nós, os ricos, os brancos, os educados, que impusemos, desde sempre, ao Brasil, a hegemonia de uma elite retrógrada, que só atua em seu próprio benefício.


RIBEIRO, Darci. O Brasil como problema. Brasília: Editora da UnB, 2010. p. 23-24. [Adaptado]


Analise as afirmativas abaixo, considerando o texto 2.


1. No primeiro parágrafo, em “[…] vimos atribuindo o atraso do Brasil e a penúria dos brasileiros a falsas causas naturais e históricas”, a forma verbal “vimos” corresponde ao pretérito perfeito do verbo “ver”, e os vocábulos “o”, “a” e “a” estão empregados como artigo definido.
2. No segundo parágrafo, em “Há quem se refira à colonização lusitana, com nostalgia por uma mirífica colonização holandesa. É tolice de gente que, visivelmente, nunca foi ao Suriname”, os segmentos sublinhados especificam a atitude do autor com respeito ao conteúdo expresso nos enunciados.
3. No segundo parágrafo, em “Dizem, também, que nosso território é pobre […]. Repetem, incansáveis, que nossa sociedade tradicional era muito atrasada […], os dois termos sublinhados funcionam como predicativo do sujeito.
4. No terceiro parágrafo, em “Muita gente boa, porém, em sua inocência, o interioriza e repete” há uma elipse do objeto direto de “repete”, e os vocábulos sublinhados são pronomes que se referem, respectivamente, a “muita gente boa” e “discurso ideológico”.
5. No segundo parágrafo, em “Existe até quem queira atribuir o nosso atraso a uma suposta juvenilidade do povo brasileiro”, as palavras sublinhadas são adjetivos que atribuem características ao povo brasileiro.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • 1. No primeiro parágrafo, em “[…] vimos atribuindo o atraso do Brasil e a penúria dos brasileiros a falsas causas naturais e históricas”, a forma verbal “vimos” corresponde ao pretérito perfeito do verbo “ver”, e os vocábulos “o”, “a” e “a” estão empregados como artigo definido. ERRADA, o terceiro "A" é uma preposição. Quem atribui, atribui alguma coisa a algo.


    2. No segundo parágrafo, em “Há quem se refira à colonização lusitana, com nostalgia por uma mirífica colonização holandesa. É tolice de gente que, visivelmente, nunca foi ao Suriname”, os segmentos sublinhados especificam a atitude do autor com respeito ao conteúdo expresso nos enunciados. NÃO ENTENDI
    3. No segundo parágrafo, em “Dizem, também, que nosso território é pobre […]. Repetem, incansáveis, que nossa sociedade tradicional era muito atrasada […], os dois termos sublinhados funcionam como predicativo do sujeito. CORRETO. VERBOS "É" e "ERA" são verbos de ligação, sendo suas estruturas desta forma: sujeito > VL > predicado do sujeito.
    4. No terceiro parágrafo, em “Muita gente boa, porém, em sua inocência, o interioriza e repete” há uma elipse do objeto direto de “repete”, e os vocábulos sublinhados são pronomes que se referem, respectivamente, a “muita gente boa” e “discurso ideológico”. CORRETO. Quem REPETE, repete alguma coisa. O objeto direto está "escondido".


    5. No segundo parágrafo, em “Existe até quem queira atribuir o nosso atraso a uma suposta juvenilidade do povo brasileiro”, as palavras sublinhadas são adjetivos que atribuem características ao povo brasileiro. NADA A VER IRMÃO, ERRADA.


ID
1159267
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Óbito do autor

Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fm, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo. Moisés, que também contou a sua morte, não a pôs no introito, mas no cabo: diferença radical entre este livro e o Pentateuco.

Dito isto, expirei às duas horas da tarde de uma sexta-feira do mês de agosto de 1869, na minha bela chácara de Catumbi. Tinha uns sessenta e quatro anos, rijos e prósperos, era solteiro, possuía cerca de trezentos contos e fui acompanhado ao cemitério por onze amigos. Onze amigos! Verdade é que não houve cartas nem anúncios. Acresce que chovia - peneirava uma chuvinha miúda, triste e constante, tão constante e tão triste, que levou um daqueles féis da última hora a intercalar esta engenhosa ideia no discurso que proferiu à beira de minha cova: - “Vós, que o conhe- cestes, meus senhores, vós podeis dizer comigo que a natureza parece estar chorando a perda irreparável de um dos mais belos caracteres que têm honrado a humanidade. Este ar sombrio, estas gotas do céu, aquelas nuvens escuras que cobrem o azul como um crepe funéreo, tudo isso é a dor crua e má que lhe rói à Natureza as mais íntimas entranhas; tudo isso é um sublime louvor ao nosso ilustre finado.”

Bom e fel amigo! Não, não me arrependo das vinte apólices que lhe deixei. E foi assim que cheguei à cláusula dos meus dias; foi assim que me encaminhei para o undiscovered country de Hamlet, sem as ânsias nem as dúvidas do moço príncipe, mas pausado e trôpego como quem se retira tarde do espetáculo. Tarde e aborrecido. […]

Analise os enunciados abaixo, considerando aspectos linguísticos do texto 1.

1. O segmento “Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim” pode ser reescrito, sem prejuízo de sentido e gramatical, como “Há algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim.”

2. Não há alteração de sentido com a mudança na ordem dos elementos de “autor defunto” para “defunto autor”, diferentemente do que é sugerido no texto.

3. No primeiro parágrafo, em “Suposto o uso vulgar […]”, a palavra “vulgar” signifca “ordinário, trivial, prosaico”.

4. No segundo parágrafo, a expressão “Dito isto” estabelece uma relação coesiva com o parágrafo anterior, podendo ser substituída, sem prejuízo de sentido e gramatical, por “Posto isso”

5. Em “Tinha uns sessenta e quatro anos, rijos e prósperos, era solteiro, possuiacute;a cerca de trezentos contos […]”, as formas verbais “tinha” e “possuía” estão usadas com o signifcado de “ter a posse de”.

Assinale a alternativa que indica todas as afrmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Prezados, Alguém sabe me informar porque a "1" está errada?

    Seria "algum tempo" remete idéia de tempo decorrido e "Há a algum tempo" se refere à uma data específica?

    A "3" no meu ponto de vista é divergente, pois uns afirmam que a informação "acabou" de ser dada, então, a proximidade se comprova, permitindo usar "isto". Já outros dizem que, se estamos fazendo menção a um termo que já foi apresentado, a regra é usar "isso" (levando em conta passagens de um texto que precedem um determinado passo do discurso escrito). No nosso português, isso não é claro. A gente vê, na grande maioria, "isso" no lugar de "isto". 

    Alguém teria alguma consideração a fazer?


  • amaro barros de souza, 

    "Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim" - ideia de tempo gasto pensando se iria ou não abrir pelo início ou pelo fim

    "Há algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim". ideia de tempo decorrido


  • gabarito b

  • gabarito b


ID
1159270
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O Brasil como problema

Ao longo dos séculos, vimos atribuindo o atraso do Brasil e a penúria dos brasileiros a falsas causas naturais e históricas, umas e outras imutáveis. Entre elas, fala-se dos inconvenientes do clima tropical, ignorando-se suas evidentes vantagens. Acusa-se, também, a mestiçagem, desconhecendo que somos um povo feito do caldeamento de índios com negros e brancos, e que nos mestiços constituíamos e cerne melhor de nosso povo.

Há quem se refra à colonização lusitana, com nostal- gia por uma mirífca colonização holandesa. É tolice de gente que, visivelmente, nunca foi ao Suriname. Existe até quem queira atribuir o nosso atraso a uma suposta juvenilidade do povo brasileiro, que ainda estaria na minoridade. Esses idiotas ignoram que somos cento e tantos anos mais velhos que os Estados Unidos. Dizem, também, que nosso território é pobre - uma balela. Repetem, incansáveis, que nossa socie- dade tradicional era muito atrasada - outra balela. Produzimos, no período colonial, muito mais riqueza de exportação que a América do Norte e edifcamos cidades majestosas como o Rio, a Bahia, Recife, Olinda, Ouro Preto, que eles jamais conheceram.

Trata-se, obviamente, do discurso ideológico de nossas elites. Muita gente boa, porém, em sua inocência, o interioriza e repete. De fato, o único fator causal inegável de nosso atraso é o caráter das classes dominantes brasileiras, que se escondem atrás desse discurso. Não há como negar que a culpa do atraso nos cabe é a nós, os ricos, os brancos, os educados, que impusemos, desde sempre, ao Brasil, a hegemonia de uma elite retrógrada, que só atua em seu próprio benefício

Identifque abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) com base no texto 2

( ) O autor contesta certas causas atribuídas à situação de atraso do Brasil, defendendo que esse atraso se deve, de forma evidente, ao caráter das elites no Brasil.


( ) O texto afirma que há discursos que tentam explicar de forma errônea e distorcida o atraso do Brasil, ocultando o motivo real desse atraso.

( ) Segundo o texto, o que há de melhor e de mais forte na formação política e econômica do Brasil é o povo mestiço, fato que justificaria poucas discrepâncias sociais.

( ) O texto aproxima a realidade econômica do Brasil à dos Estados Unidos e insinua que o avanço americano se deve a uma boa relação dos Estados Unidos com a Inglaterra.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta,

Alternativas

ID
1159273
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Fritz Müller - a prova do evolucionismo no Brasil

Imigrante alemão testou pela primeira vez, em Santa Catarina, a teoria de Darwin. Para o naturalista inglês, seu colega era o “príncipe dos observadores da natureza”.

Charles Darwin sabia que não seria fácil a comunidade científca aceitar sua tese de que uma espécie daria origem a outra distinta. Logo na primeira edição de A Origem das Espécies, publicada em 1858, ele solicitou o envolvimento de naturalistas para que estudassem, imparcialmente, os dois lados da questão. Estudos começaram a ser feitos no mundo todo, em uma verdadeira “corrida do ouro”. Mas o resultado que Darwin esperava só foi surgir em 1864, com o trabalho batizado de FürDarwin (Para Darwin, em alemão), do naturalista alemão, radicado no Brasil, Fritz Müller.

Johann Friedrich Theodor Müller (1822-1897) era um jovem médico e naturalista alemão que, em 1852, chegava ao Brasil com a esposa e uma flha. Eles tinham sido atraídos ao país pela propaganda feita por Hermann Blumenau, que desejava povoar uma colônia ao lado do rio Itajaí (hoje conhecida pelo sobrenome de seu fundador) e atrair o maior número possível de cientistas - que trabalhariam como professores.

Em Blumenau, Müller ganhou um grande terreno e passou a cuidar das terras como colono, aguardando convite para lecionar - o que viria a acontecer em 1856, quando assumiu a vaga de professor de matemática no Liceu Provincial de Desterro, atual Florianópolis. Para os habitantes da ilha, seu nome era quase impronunciável e ele ganhou um carinhoso apelido: Fritz Müller.

Pouco tempo depois, em 1861, o Liceu seria fechado e daria lugar ao Colégio da Santíssima Trindade, instituição religiosa que nada tinha a ver com o que Müller acreditava. O naturalista agora teria tempo de percorrer as matas atrás dos espé- cimes que colecionava, em um ofício que lhe foi caro desde a juventude. Mas os planos do alemão iam além. Nesse mesmo ano, ele recebeu a tradução alemã de A Origem - sendo considerado o primeiro habitante do Brasil a ter contato com a obra - e percebeu que o convite de Darwin para novas pesquisas era uma oportunidade de colocar seu intelecto em prática.

Por meses, Müller realizou pesquisas de campo e experiências com espécies típicas do litoral catarinense. Em um desses trabalhos, encontrou a prova de que parte de uma espécie poderia se diferenciar do restante e ganhar características próprias, transformando-se em uma nova espécie que poderia competir com a outra e se destacar, tornando-se mais apta a sobreviver. Fritz Müller foi o primeiro cientista a apresentar modelos matemáticos para explicar a seleção natural e fornecer provas contundentes da veracidade da teoria.

Considere os trechos extraídos do texto 3

1. “Logo na primeira edição de A Origem das Espécies, publicada em 1858, ele solicitou o envolvimento de naturalistas para que estudassem, imparcialmente, os dois lados da questão.” (primeiro parágrafo).

2. “O naturalista agora teria tempo de percorrer as matas atrás dos espécimes que colecionava, em um ofício que lhe foi caro desde a juventude. Mas os planos do alemão iam além.” (quarto parágrafo).

( ) Em 1, o vocábulo “logo” tem o mesmo valor sintático-semântico que em “estudou, logo passou.”

( ) Em 1, o uso do modo subjuntivo no verbo da oração subordinada é motivado pela locução conjuntiva “para que”, estabelecendo-se a correlação modo-temporal entre pretérito perfeito do indicativo (“solicitou”) e pretérito imperfeito do subjuntivo (“estudassem”).


( ) Em 2, o uso do advérbio “agora” faz referência a um tempo que se segue imediatamente ao período de trabalho de Fritz no Liceu, época em que ele não podia realizar as pesquisas de campo.

( ) Os pronomes “ele” e “lhe”, respectivamente em 1 e 2, fazem referência anafórica a Fritz Müller.

( ) Em 2, o enunciado “Mas os planos do alemão iam além” cria no leitor uma expectativa de que algo importante estaria por ocorrer na vida de Fritz.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • É um tipo de questão que se erra por falta de atenção, pois por eliminação você chegaria ao resultado sem muita dificuldade.


ID
1159276
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Fritz Müller - a prova do evolucionismo no Brasil

Imigrante alemão testou pela primeira vez, em Santa Catarina, a teoria de Darwin. Para o naturalista inglês, seu colega era o “príncipe dos observadores da natureza”.

Charles Darwin sabia que não seria fácil a comunidade científca aceitar sua tese de que uma espécie daria origem a outra distinta. Logo na primeira edição de A Origem das Espécies, publicada em 1858, ele solicitou o envolvimento de naturalistas para que estudassem, imparcialmente, os dois lados da questão. Estudos começaram a ser feitos no mundo todo, em uma verdadeira “corrida do ouro”. Mas o resultado que Darwin esperava só foi surgir em 1864, com o trabalho batizado de FürDarwin (Para Darwin, em alemão), do naturalista alemão, radicado no Brasil, Fritz Müller.

Johann Friedrich Theodor Müller (1822-1897) era um jovem médico e naturalista alemão que, em 1852, chegava ao Brasil com a esposa e uma flha. Eles tinham sido atraídos ao país pela propaganda feita por Hermann Blumenau, que desejava povoar uma colônia ao lado do rio Itajaí (hoje conhecida pelo sobrenome de seu fundador) e atrair o maior número possível de cientistas - que trabalhariam como professores.

Em Blumenau, Müller ganhou um grande terreno e passou a cuidar das terras como colono, aguardando convite para lecionar - o que viria a acontecer em 1856, quando assumiu a vaga de professor de matemática no Liceu Provincial de Desterro, atual Florianópolis. Para os habitantes da ilha, seu nome era quase impronunciável e ele ganhou um carinhoso apelido: Fritz Müller.

Pouco tempo depois, em 1861, o Liceu seria fechado e daria lugar ao Colégio da Santíssima Trindade, instituição religiosa que nada tinha a ver com o que Müller acreditava. O naturalista agora teria tempo de percorrer as matas atrás dos espé- cimes que colecionava, em um ofício que lhe foi caro desde a juventude. Mas os planos do alemão iam além. Nesse mesmo ano, ele recebeu a tradução alemã de A Origem - sendo considerado o primeiro habitante do Brasil a ter contato com a obra - e percebeu que o convite de Darwin para novas pesquisas era uma oportunidade de colocar seu intelecto em prática.

Por meses, Müller realizou pesquisas de campo e experiências com espécies típicas do litoral catarinense. Em um desses trabalhos, encontrou a prova de que parte de uma espécie poderia se diferenciar do restante e ganhar características próprias, transformando-se em uma nova espécie que poderia competir com a outra e se destacar, tornando-se mais apta a sobreviver. Fritz Müller foi o primeiro cientista a apresentar modelos matemáticos para explicar a seleção natural e fornecer provas contundentes da veracidade da teoria.

Identifque abaixo as afrmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) com base no texto 3.

( ) O título confrma a tese defendida no texto de que o evolucionismo é um fenômeno brasileiro, comprovado por Fritz Müller.

( ) No primeiro parágrafo, em “estudassem, imparcialmente, os dois lados da questão”, o advérbio sublinhado poderia ser substituído, sem prejuízo de sentido, por “desinteressadamente”.

( ) No segundo parágrafo, em “Eles tinham sido atraídos ao país […]” a forma verbal subli- nhada poderia ser substituída por “foram”, sem alteração do signifcado temporal expresso pelo enunciado.

( ) No terceiro parágrafo, em “Em Blumenau, Müller ganhou um grande terreno e passou a cuidar das terras como colono, aguardando convite para lecionar”, a forma verbal no gerúndio poderia ser substituída, sem prejuízo gramatical e de sentido, por “enquanto aguardava”.

( ) No quarto parágrafo, em “em 1861, o Liceu seria fechado e daria lugar ao Colégio da Santíssima Trindade”, a substituição das formas verbais sublinhas por “foi fechado” e “deu”, respectivamente, alteraria o signifcado temporal expresso pelo enunciado.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • IMPARCIAL é diferente de DESINTERESSADO


ID
1159279
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O ato administrativo:

Alternativas
Comentários
    • a) Deve ser sempre vinculado.
    • b) Inválido não comporta convalidação
    • c) Discricionário não admite controle externo.
    • d) Tem a autoexecutoriedade como elemento essencial.
    LETRA E - correta.

  • Enunciado incompleto, pois não especificou se o ato é discricionário ou vinculado.


    Se vinculado, por exemplo, não pode ser a letra E, pois não poderia ser revogado.


    Direto da sala de estudos do CETEC.

  • Comentários acerca da alternativa "B". O termo "invalidade" é usado pela doutrina majoritária como gênero que engloba o conceito de atos nulos e anuláveis; logo os atos anuláveis podem ser convalidados, diferentemente dos atos nulos.

  • Que banca lixo. Generalizou ato administrativo e disse que podem ser revogados. E os vinculados?

  • Eu fiz esse concurso e errei a questão pelas razões indicadas pelos colegas: conveniência e oportunidade são características dos atos discricionários apenas. Pelo falo de a questão referir-se a "ato administrativo" sem distinção entre discricionário e vinculado, fiquei na dúvida.

    PS: Por problemas técnicos, esse concurso foi aluado e aguarda reaplicação das provas. Não houve manifestação quanto aos recursos impetrados. 

  • Mesmo a questão não especificando ato administrativo discricionário, não existiria outra assertiva correta.

    Letra e)
  • Resposta: Letra E

    Não vejo erro na assertiva, já que ela não se refere a todos os atos. Se afirmasse que TODOS os atos administrativos poderiam ser revogados estaria incorreta, contudo, ela se refere apenas ao ato de uma maneira geral, e atos da espécie discricionários podem ser revogados por conveniência e oportunidade (mérito). Portanto não vejo polêmicas...

  • Com relação a alternatica "C".


    É possível sim o controle externo do poder judiciário, nos aspectos da legalidade, razoabilidade e moralidade.

  • corretíssimo, Bruno.

     


ID
1159282
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

As cominações da lei de improbidade administrativa:

Alternativas
Comentários
  • As disposições da Lei 8.429/92 são aplicáveis, no que couber, àquele que, mesmo não sendo agente público, induza ou concorra para a prática do ato de improbidade ou dele se beneficie sob qualquer forma direta ou indireta (Art. 3º, Lei 8.429/1992). Letra D

  • Lei 8429:

    a - Errada: Art. 8° O sucessor daquele que causar lesão ao patrimônio público ou se enriquecer ilicitamente está sujeito às cominações desta lei até o limite do valor da herança.

    b - Errada. Art. 5° Ocorrendo lesão ao patrimônio público por ação ou omissão, dolosa ou culposa, do agente ou de terceiro, dar-se-á o integral ressarcimento do dano.

    c - Errada: Art. 23. As ações destinadas a levar a efeitos as sanções previstas nesta lei podem ser propostas: I - até cinco anos após o término do exercício de mandato, de cargo em comissão ou de função de confiança; II - dentro do prazo prescricional previsto em lei específica para faltas disciplinares puníveis com demissão a bem do serviço público, nos casos de exercício de cargo efetivo ou emprego.


  • c) Errada. A pena de Ressarcimento ao Erário, por exemplo, é imprescritível

  • A questão explora o tema sujeito ativo dos atos de improbidade administrativa, vale dizer, quem pode praticar e ser responsabilizado pela prática dessa espécie de atos ilícitos. Vejamos as opções:


    Letra “a”: está errada, porquanto os sucessores podem, sim, ser responsabilizados, ao menos no que se refere às penalidades de caráter  estritamente patrimonial, isto é, reparação do dano ao erário e perda de bens e valores indevidamente acrescidos ao patrimônio, até o limite das forças da herança (art. 8º).


    Letra “b”: errada, uma vez que os atos previstos no art. 10, que causam lesão ao erário, admitem a modalidade culposa.


    Letra “c”: o prazo prescricional, estabelecido no art. 23, I, é de cinco anos, e não de dez, conforme equivocadamente afirmado. Já o prazo do inciso II depende da análise das normas pertinentes aos servidores ou aos empregados públicos. Logo, também não há como se afirmar, a priori, haver prazo de dez anos, mesmo neste caso. Incorreta, portanto, tal assertiva.


    Letra “d”: é a resposta correta. Encontra base expressa no disposto no art. 3º.


    Letra “e”: está errada esta afirmativa, na medida em que em rota de colisão com o disposto no art. 2º, nos termos do qual, reputa-se agente público, para os fins da Lei 8.429/92, todo aquele que exerce função pública, ainda que transitoriamente e sem remuneração.

    Gabarito: D



    • ERROS DESTACADOS:

    • a) Não se aplicam ao sucessor daquele que cau- sar lesão ao patrimônio público.
    • b) Dependem da comprovação de ilícito necessariamente doloso
    • c) Não podem ser aplicadas depois de transcor- rido o prazo prescricional que é de 10 anos
    • d) Se aplicam àquele que, mesmo não sendo agente público, induza ou concorra para a prática do ato de improbidade.
    • e) Em caso de agente público temporário, para serem aplicadas, exigem que o exercício da atividade seja remunerado.

  • Flávia Siqueira: rt. 23. As ações destinadas a levar a efeitos as sanções previstas nesta lei podem ser propostas: I - até cinco anos após o término do exercício de mandato, de cargo em comissão ou de função de confiança; II - dentro do prazo prescricional previsto em lei específica para faltas disciplinares puníveis com demissão a bem do serviço público, nos casos de exercício de cargo efetivo ou emprego.

  • Apenas complementando o comentario da querida Flavia Siqueira:

    Art. 37 CF

    § 5º A lei estabelecerá os prazos de prescrição para ilícitos praticados por qualquer agente, servidor ou não, que causem prejuízos ao erário, ressalvadas as respectivas ações de ressarcimento.

    ... o que é o mesmo que declarar a sua imprescritibilidade. Dessa forma, entende, prescreve em cinco anos a punição do ato ilícito, mas a pretensão de ressarcimento pelo prejuízo causado ao erário é imprescritível.

    O entendimento é que o prazo de cinco anos é apenas para aplicação de pena (suspensão dos direitos políticos, perda da função pública, proibição de contratar com o Poder Público), não para o ressarcimento dos danos aos cofres públicos.

    Resp 1069779


  • Justificativa para as letras D e E.


    Art. 2° Reputa-se agente público, para os efeitos desta lei, todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função nas entidades mencionadas no artigo anterior.

     Art. 3° As disposições desta lei são aplicáveis, no que couber, àquele que, mesmo não sendo agente público, induza ou concorra para a prática do ato de improbidade ou dele se beneficie sob qualquer forma direta ou indireta.

  • Resumindo:

    -> As cominações da lei aplicam-se ao sucessor, até o limite do valor da herança; (art. 8º)

    -> O ato ilícito pode ser doloso ou culposo;

    -> O prazo prescricional é de 5 anos (regra geral) após o término do mandato, CC ou FG;

    -> O agente público não precisa ser remunerado (como o mesário, p. ex.).

     

     

     

     

  • GABARITO: LETRA D

    Das Disposições Gerais

    Art. 3° As disposições desta lei são aplicáveis, no que couber, àquele que, mesmo não sendo agente público, induza ou concorra para a prática do ato de improbidade ou dele se beneficie sob qualquer forma direta ou indireta.

    FONTE: LEI N° 8.429, DE 2 DE JUNHO DE 1992

  • GABARITO LETRA D 

     

    LEI Nº 8429/1992 (DISPÕE SOBRE AS SANÇÕES APLICÁVEIS AOS AGENTES PÚBLICOS NOS CASOS DE ENRIQUECIMENTO ILÍCITO NO EXERCÍCIO DE MANDATO, CARGO, EMPREGO OU FUNÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DIRETA, INDIRETA OU FUNDACIONAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS)  
     
    ARTIGO 3º As disposições desta Lei são aplicáveis, no que couber, àquele que, mesmo não sendo agente público, induza ou concorra para a prática do ato de improbidade ou dele se beneficie sob qualquer forma direta ou indireta.


ID
1159285
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

De acordo com a Lei no 6.745, de 1985, Estatuto dos Servidores Civis do Estado de Santa Catarina, assi- nale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Deverá ser exonerado o servidor que, sem justifcativa legal, não tomar posse no prazo estabelecido pelo Estatuto.

    Art. 169 – Dar-se-á a exoneração a pedido do funcionário ou por iniciativa 

    da autoridade, neste caso, quando:

    III - o funcionário não tomar posse dentro do prazo legal;


     b) A remoção que implicar mudança de sede, de servidor que esteja nos 2 últimos níveis da carreira, dependerá de sua expressa concordância. art. 22, III foi revogado: a Lei Complementar n° 36, de 18.04.91, art. 1°, estabelece que “a remoção do servidor 

    público do Estado atenderá ao interesse do serviço e independe de sua concordância e do 

    nível em que estiver na carreira”.


    c) O servidor nomeado para cargo efetivo fica sujeito a um período de estágio probatório de 3 anos de efetivo exercício para o qual prestou concurso público, com o objetivo de apurar os requisitos necessários à confirmação no cargo para o qual foi nomeado.

    Art. 15 – O Servidor nomeado para cargo efetivo fica sujeito a um período 

    de estágio probatório de 3 (três) anos de efetivo exercício no cargo para o qual 

    prestou concurso público, com o objetivo de apurar os requisitos necessários à 

    confirmação no cargo para o qual foi nomeado. (Redação dada pela Lei 

    Complementar nº 605, de 18.12.2013)


    d) À servidora lactante é assegurado, sem qualquer prejuízo, o direito de ausentar-se do serviço pelo espaço de até 2 horas por dia, dependendo da carga horária a que estiver sujeita, até que o flho complete 6 meses de idade

    A Lei n° 10.193, de 24.07.96, assegura o direito de concessão da licença-gestação de 120 

    dias à servidora


     e) A jornada normal de trabalho deverá ser reduzida até a metade, sempre que essa medida se mostrar necessária no caso de servidor estudante

    Art. 24 – A jornada normal de trabalho poderá ser reduzida até a metade, 

    com a proporcional redução da remuneração, sempre que essa medida se mostrar 

    necessária no caso de funcionário estudante e de outras situações especiais.


  • Se o servidor não está nem empossado, não há o que se falar em exoneração e/ou demissão, pois ele não assumiu um cargo para poder perdê-lo. O correto é que a nomeação não surtirá efeitos, conforme art. 14:

    § 2º Será tornada sem efeito a nomeação quando, por ato ou omissão de que for responsável o nomeado, a posse não se verificar no prazo estabelecido.


  • Carlo. Questão não está desatualizada.

     

    O Art. 15 da 6745 foi alterado em 2013 pela LC 605. 

    Novo texto da lei:

    "O Servidor nomeado para cargo efetivo fica sujeito a um período  de estágio probatório de 3 (três) anos de efetivo...."

  • Carlos, está querendo derrubar seus candidatos ou você estudou pouco mesmo?

  • Para atualização: a Lei Complementar nº 447/2009 - ampliou a licença maternidade da servidora efeitiva para 180 dias.

  • REDAÇÃO ANTERIOR______________________________________________________ III - a remoção que implique em mudança de sede, de funcionários dos 2 (dois) últimos níveis (VETADO), dependerá de sua expressa concordância. (Redação original)

     

    Fonte: http://www.sea.sc.gov.br/index.php?option=com_docman&task=cat_view&gid=30&Itemid=64

  • A) Deverá ser exonerado o servidor que, sem justificativa legal, não tomar posse no prazo estabelecido pelo Estatuto.

    Art.14, §2º: Será tornada sem efeito a nomeação quando, por ato ou omissão de que for responsável o nomeado, a posse não se verificar no prazo estabelecido.

    B) A remoção que implicar mudança de sede, de servidor que esteja nos 2 últimos níveis da carreira, dependerá de sua expressa concordância.

    O art. 22, III foi revogado: a Lei Complementar n° 36, de 18.04.91. "O art. 1°, estabelece que “a remoção do servidor público do Estado atenderá ao interesse do serviço e independe de sua concordância e do nível em que estiver na carreira”.

    C) O servidor nomeado para cargo efetivo fica sujeito a um período de estágio probatório de 3 anos de efetivo exercício para o qual prestou concurso público, com o objetivo de apurar os requisitos necessários à confirmação no cargo para o qual foi nomeado.

    Correta

    D) À servidora lactante é assegurado, sem qualquer prejuízo, o direito de ausentar-se do serviço pelo espaço de até 2 horas por dia, dependendo da carga horária a que estiver sujeita, até que o filho complete 6 meses de idade.

    A redação do art. 28 foi revogada pela Lei Complementar 447/2009.

    E passou a vigorar:

    Art. 2 À lactante é assegurado, sem qualquer prejuízo, o direito de ausentar-se do serviço por até 02 (duas) horas diárias ou da escala de trabalho para carga horária de 40 (quarenta) horas semanais, até o filho completar 06 (seis) meses de idade.

    § 1 Para carga horária inferior ao disposto no caput deste artigo aplicar-se-á a proporcionalidade.

    § 2 A concessão do benefício está condicionada à solicitação pela lactante acompanhada da certidão de nascimento da criança.

    § 3 O horário de lactação ficará a critério da requerente, podendo ser desdobrado em frações quando a lactante estiver sujeita a dois turnos ou períodos de trabalho.

    E) A jornada normal de trabalho deverá ser reduzida até a metade, sempre que essa medida se mostrar necessária no caso de servidor estudante.

    Art. 24. A jornada normal de trabalho poderá ser reduzida até a metade, com a proporcional redução da remuneração, sempre que essa medida se mostrar necessária no caso de funcionário estudante e de outras situações especiais.

  • Pessoal ta confundindo artigo 14 com o artigo 169, um fala da posse e outro de vacância! cuidado.

  • A) TORNARÁ SEM EFEITO

    B) NÃO POSSUI PREVISÃO LEGAL

    C) LETRA DE LEI ( CORRETA )

    D) UMA HORA POR DIA

    E) ''PODERÁ''

  • A exoneração no caso poderia ocorrer se o servidor empossado não entrasse em exercício no prazo legal, pois quando da posse há vínculo jurídico entre ele e o Estado. Na nomeação, não há, por isso é tornada sem efeito.


ID
1159288
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

É vedada a aplicação da receita do capital derivada da alienação de bens e direitos que integram o patrimônio público:

Alternativas
Comentários
  • Conforme LEI COMPLEMENTAR Nº 101, DE 4 DE MAIO DE 2000.

    Seção II

    Da Preservação do Patrimônio Público

     Art. 44.É vedada a aplicação da receita de capital derivada da alienação de bens e direitos que integram o patrimônio público para o financiamento de despesa corrente, salvo se destinada por lei aos regimes de previdência social, geral e próprio dos servidores públicos.


  • Acertei, mas, por exemplo, material de consumo não é uma despesa corrente? Eu hein.

  • Pessoal,


    Lembrem-se: em questões de múltipla escolha, devemos sempre escolher a alternativa mais correta.


    Bons estudos!

  • Mais uma proeza da FEPESE!!!

  • Acho que o examinador não sabia o que era despesa corrente. Só copiou e colou o artigo...

  • Para financiamento de despesas correntes, salvo se destinada por lei aos regimes de previdência social, geral e própria dos servidores públicos

    Assertiva: E

  • Ver comentário de Mirella Miranda

  • Tipo de questão que pega os apressados e detona, tipo eu.

  • LRF:      Art. 44. É vedada a aplicação da receita de capital derivada da alienação de bens e direitos que integram o patrimônio público para o financiamento de despesa corrente, salvo se destinada por lei aos regimes de previdência social, geral e próprio dos servidores públicos.


ID
1159291
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Assinale a alternativa correta com relação à ABNT NBR ISSO/IEC 27002 de 2005.

Alternativas
Comentários
  • O gabarito da questão NÃO está correto, visto que a alternativa "A" refere-se a norma 27001, e não a norma 27002, e as demais questões referem-se a outra norma,além de estarem erradas.Olhem só.

    A)ERRADO,pois refere-se a ISO 27001, e não a 27002.

    Segundo a ISO 27001,P.5,"0.2 Abordagem de processo

    Esta Norma promove a adoção de uma abordagem de processo para estabelecer e implementar, operar, monitorar, analisar criticamente, manter e melhorar o SGSI de uma organização."

    Olhem o que diz a ISO 27002,"1 Objetivo

    Esta Norma estabelece diretrizes e princípios gerais para iniciar, implementar, manter e melhorar a gestão de segurança da informação em uma organização."

    -------------------

    B) ERRADO TB. Segundo a ISO 27001,"Esta Norma adota o modelo conhecido como "Plan-Do-Check-Act” (PDCA), que é aplicado para estruturar todos os processos do SGSI."

    --------------------------

    C)ERRADO TB. Segundo a ISO 27001,"Trata-se fase Act (agir) (manter e melhorar o SGSI)"

    ----------------------------------------------

    D)ERRADO TB. Segundo a ISO 27001,"1.2 Aplicação

    Os requisitos definidos nesta Norma são genéricos e é pretendido que sejam aplicáveis a todas as organizações, independentemente de tipo, tamanho e natureza."

    ----------------

    E)ERRADO TB. Segundo a ISO 27002,"5.1.1 Documento da política de segurança da informação

    Controle

    Convém que um documento da política de segurança da informação seja aprovado pela direção, publicado e comunicado para todos os funcionários e partes externas relevantes."


    PORTANTO, NÃO HÁ ALTERNATIVAS CORRETAS! TODAS ESTÃO ERRADAS CONFORME AS NORMAS MENCIONADAS ACIMA. SERÁ QUE NÃO ENTRARAM COM RECURSO? OU A EQUIPE DO QC ESCREVERAM A QUESTÃO DE FORMA ERRADA?

  • Certamente foi erro da organizadora ao mencionar a Norma NBR ISO 27002. Questão passível de anulação, não fosse a anulação da fase Prova Objetiva (anulação de todas as provas aplicadas) referente ao certame do MP-SC.

  • Ao meu ver Está Corretíssima a questão. Letra - A

    A parte introdutória da norma versa que, a segurança da informação "é obtida" pela implementação de controles, que devem ser EIOMAMM (Estabelecidos, Implementados e Operados, Monitorados e Analisados criticamente, Mantidos e Melhorados).
    Isto deve ser feito em conjunto com outros processos de gestão do negócio.
    É essencial o estabelecimento de requisitos de segurança da informação.

    Num contexto que ela promove um "abordagem..."

    Abordar = Obter

    Questão correta..




  • Desculpe, lugar inadequado.

    Esse HTTP Concurseiro é um MONSTRO.

    Saudações ao ilustre colega.


  • Gabarito A

    Ao meu ver essa questão está erradíssima, como foi citado pelo menino HTTP.

    Além da própria norma, a questão Q837520, pertencente a banca AOCP exemplifica o que foi dito pelo jovem.

  • Letra A) claramente refere-se à 27001

ID
1159294
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

O utilitário de backup do Microsoft Windows Server 2008 oferece suporte a cinco métodos para backup de dados no computador ou na rede.

Assinale a alternativa que indica corretamente todos esses métodos:

Alternativas
Comentários
  • Tipos de backup

    O utilitário de backup oferece suporte a cinco métodos para backup de dados no computador ou na rede.

    Backup de cópia

    Um backup de cópia copia todos os arquivos selecionados, mas não os marca como arquivos que passaram por backup (ou seja, o atributo de arquivo não é desmarcado). A cópia é útil caso você queira fazer backup de arquivos entre os backups normal e incremental, pois ela não afeta essas outras operações de backup.

    Backup diário

    Um backup diário copia todos os arquivos selecionados que foram modificados no dia de execução do backup diário. Os arquivos não são marcados como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo não é desmarcado).

    Backup diferencial

    Um backup diferencial copia arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental. Não marca os arquivos como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo não é desmarcado). Se você estiver executando uma combinação dos backups normal e diferencial, a restauração de arquivos e pastas exigirá o último backup normal e o último backup diferencial.

    Backup incremental

    Um backup incremental copia somente os arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental. e os marca como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo é desmarcado). Se você utilizar uma combinação dos backups normal e incremental, precisará do último conjunto de backup normal e de todos os conjuntos de backups incrementais para restaurar os dados.

    Backup normal

    Um backup normal copia todos os arquivos selecionados e os marca como arquivos que passaram por backup (ou seja, o atributo de arquivo é desmarcado). Com backups normais, você só precisa da cópia mais recente do arquivo ou da fita de backup para restaurar todos os arquivos. Geralmente, o backup normal é executado quando você cria um conjunto de backup pela primeira vez.


ID
1159297
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A conexão e o acesso a pastas compartilhadas são operações realizadas rotineiramente nas organizações.

Analise as afrmativas abaixo com relação a esta operação em sistemas Windows 7 Professional em português.

1. Meus Locais de Rede e Convenção de Nomenclatura Universal (UNC) são formas de acesso a compartilhamentos em outros computadores.

2. Ao tentar acessar uma pasta compartilhada você pode receber uma mensagem de erro indicando que o caminho de rede não foi encontrado. Um erro na autenticação do usuário pode ser uma possível causa desse erro.

3. Ao tentar acessar uma pasta compartilhada você pode receber uma mensagem de erro indicando que o caminho de rede não foi encontrado. Esse comportamento pode ser causado por vários problemas relacionados à conectividade de rede e resolução de nome.

Assinale a alternativa que indica todas as afrmativas corretas.

Alternativas

ID
1159300
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Qual das seguintes especifcações apresenta um padrão que defne exclusivamente mecanismos para publicar e descobrir web services?

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta letra D.

    a) X.509 é um padrão ITU-T para infraestruturas de chaves públicas

    b)  WSDL (Web Services Description Language) é uma linguagem baseada em XML utilizada para descrever Web Services funcionando como um contrato do serviço.

    c) SOAP (Simple Object Access Protocol) é um protocolo para troca de informações estruturadas em uma plataforma descentralizada e distribuída. É usada em Web Services.

    d) UDDI Universal Description, Discovery and Integration) é um serviço de diretório onde empresas podem registrar (publicar) e buscar (descobrir) por serviços Web (Web Services).

    e) XMLDIR: (banca não sabia mais o que inventar...)


ID
1159303
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Analise as seguintes afirmativas relacionadas à Data Warehouse:

1. Um Data Warehouse é um banco de dados histórico, separado lógica e fsicamente do ambiente de produção da organização.

2. Os dados provenientes do ambiente de produção devem ser selecionados e organizados antes de serem armazenados no Data Warehouse.

3. Um Data Warehouse é um conjunto de dados, volátil, orientado a tópicos, integrado e variante no tempo.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Letra B. \Os dados não são voláteis e variantes no tempo por definição.


  • 3. Um Data Warehouse é um conjunto de dados, volátil, orientado a tópicos, integrado e variante no tempo.(ERRADO)

    Segundo Navathe(2011,p.720),"W. H. Inmon caracterizou um data warehouse como uma coleção de dados orientada a assunto,integrada,não volátil,variável no tempo para suporte às decisões da gerência."

    Bibliografia:

    SISTEMAS DE BANCO DE DADOS-NAVATHE-6 EDIÇÃO 2011

  • Na alternativa A não acredito que tenha necessidade de estar fisicamente separado. Você não pode colocar em um mesmo servidor? Esta errado? Isso não faz sentido.

  • E desde quando separação fisica faz parte da definição de data warehouse? iiiiii

  • E desde quando separação fisica faz parte da definição de data warehouse? [2]

  • Acredito que essa separação física trate dos servidores para armazenamento / processamento do DW. ou seja, o DW deve estar em um servidor próprio que seja separado dos outros servidores da empresa. EX: O DW não pode estar armazenado junto com o servidor HTTP ou de banco de dados transicionais.

  • Pedir comentário do professor.


ID
1159306
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Analise as afrmativas abaixo com relação à Data Mining e Data Warehouse.

1. Ferramentas de Data Mining podem ser utilizadas independentemente do Data Warehouse, mas obtêm-se melhores resultados quando aplicadoasde forma conjunta.

2. Técnicas de Clusterização podem ser utilizadas na extração e na preparação de dados de um banco de dados para um Data Warehouse.

3. Data Mining é uma evolução do conceito de Data Warehouse.

4. A mineração de dados baseia-se na utilização de algoritmos capazes de analisar grandes bases de dados de modo efciente e revelar padrões interessantes, escondidos nos dados.

Assinale a alternativa que indica todas as afrmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Não entendo qual seria o erro de considerar a alternativa 2 como correta também... Alguém saberia explicar o porquê de não podermos utilizar Técnicas de Clusterização para otimizar a extração e preparação de dados?

  • Também acho que a alternativa 2 está correta.

    Esta banca não pode ser levada a sério... Não é a toa que a prova foi anulada...

  • Creio que o erro da 2 está no fato de que a clusterização é usada em data mining. Mas o uso para extração de dados é possível. Na preparação é que poderia não ser enquadrada.

  • Senhores,

    Entendo que a clusterização pode aplicar-se ao processo de mineração de dados, haja vista que estamos falando de uma espécie de hierarquização ou particionamento. No meu modo de enxergar, a proposta da assertiva de número 2 está realmente incorreta, pois não faria muito sentido clusterizar no ETL, ou seja, antes de "entrar" no Data Warehouse, mas sim, quando for o caso, a partir da "saída" do Data Warehouse. No entanto, olhando rapidamente, não encontrei qualquer embasamento consolidado. Assim, sugiro que quem entender diferente, se posicione.

    Saudações, 

  • Fepese sendo fepese... Realmente n tem mta utilidade usar clusterizacao mas a questão colocou "podem" :(
  • "O armazenamento se dá num depósito único, que seja de rápido acesso para as análises." https://pt.wikipedia.org/wiki/Armaz%C3%A9m_de_dados

    Ou seja, não em clusters.


ID
1159309
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Analise as afrmativas abaixo com relação à norma ABNT NBR ISO/IEC 27002 de 2005.

1. A legislação vigente a que a organização e seus parceiros de negócio devem atender é uma fonte de requisitos de segurança da informação.

2. A análise/avaliação de riscos para a organização leva em consideração as estratégias globais de negócio da organização.

3. A análise/avaliação de riscos deve ser repetida periodicamente para contemplar mudan- ças que possam alterar os resultados dessa análise/avaliação.

4. A norma defne critérios para determinar se os riscos encontrados podem ser aceitos ou não.

5. Uma possível opção para o tratamento do risco é transferir o risco associado para outras partes, como por exemplo, fornecedores ou seguradoras.

Assinale a alternativa que indica todas as afrmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • 1. e 2.)Segundo a ISO 27002,"0.3 Como estabelecer requisitos de segurança da informação

    Uma fonte é obtida a partir da análise/avaliação de riscos para a organização, levando-se em conta os objetivos e as estratégias globais de negócio da organização. [...]

    Uma outra fonte é a legislação vigente, os estatutos, a regulamentação e as cláusulas contratuais 

    que a organização, seus parceiros comerciais, contratados e provedores de serviço têm que atender,  

    além do seu ambiente sociocultural.

    3.)0.4 Analisando/avaliando os riscos de segurança da informação

    Convém que a análise/avaliação de riscos seja repetida periodicamente para contemplar quaisquer mudanças que possam influenciar os resultados desta análise/avaliação.

    4.)4.2 Tratando os riscos de segurança da informação

    Convém que, antes de considerar o tratamento de um risco, a organização defina os critérios para determinar se os riscos podem ser ou não aceitos."

    5.)4.2 Tratando os riscos de segurança da informação

    Possíveis opções para o tratamento do risco, incluem:

    d) transferir os riscos associados para outras partes, por exemplo, seguradoras ou fornecedores.

    ---------------------------------

    **A ALTERNATIVA 4 É EXTREMAMENTE CAPCIOSA. =/ MALDITO EXAMINADOR!


ID
1159312
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Um modelo de processo de software é utilizado para explicar uma abordagem para o desenvolvimento de software.

Assinale a alternativa abaixo que melhor identifca o modelo de processo de software no qual uma implementação inicial é exposta ao usuário para que possam ser realizados refnamentos posteriores que representam novas versões do sistema. As atividades de especifcação, desenvolvimento e validação são intercaladas.

Alternativas
Comentários
  • Método Ágil - A maioria dos métodos ágeis tenta minimizar o risco pelo desenvolvimento do software em curtos períodos, chamados de iteração, os quais gastam tipicamente menos de uma semana a até quatro. Cada iteração é como um projeto de software em miniatura de seu próprio, e inclui todas as tarefas necessárias para implantar o mini-incremento da nova funcionalidade: planejamento, análise de requisitos, projeto, codificação, teste e documentação.

  • O desenvolvimento que parte de uma marco inicial de entregável ao usuário (modelo inicial) e, este vai sendo refinado ao longo do Ciclo de Vida. Esta definição é bastante similar a definição de metodologias ágeis

  • RUP, abreviação de Rational Unified Process (ou Processo Unificado da Rational).

  • GABARITO B

    MODELOS EVOLUCIONÁRIOS:

    • Prototipação: Um protótipo é uma versão inicial de um sistema de software, usado para demonstrar conceitos, experimentar opções de projeto e descobrir mais sobre o problema e suas possíveis soluções.
    • Modelo Espiral

    FONTE: PRESSMAN


ID
1159315
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Analise as afrmativas abaixo com relação à ferramenta QlikView.

1. Um documento QlikView é um arquivo que contém tudo o que é necessário para realizar a análise de dados, incluindo os próprios dados.

2. A ferramenta QlikView deve ser instalada juntamente com um Gerenciador de Banco de Dados relacional para armazenar os dados que estão sendo processados.

3. Provê todos os recursos das ferramentas tradicionais de BI em uma arquitetura única.

4. O QlikView apresenta funções de ETL para extrair, transformar e carregar dados de uma ou várias fontes combinadas (Dados provenientes de Banco de Dados, Texto, EXCEL, XML)

Assinale a alternativa que indica todas as afrmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta letra C.

    Vamos aos comentários:

    1. CORRETO, por isso QlikView (documentos) são uma forma de compartilhar informações com usuários que não têm acesso à fonte de dados original.

    2. ERRADO, pois não há esta obrigatoriedade quanto a instalação.

    3. CORRETO, mesmo sem haver uma descrição/definição oficial (pelo menos eu desconheço --- "oficial") das ferramentas tradicionais de BI.

    4. CORRETO, pois são funções ETL básicas. Completo que o QlikView permite a consolidação de dados de múltiplas fontes em uma única aplicação.


ID
1159318
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Com relação ao Data Warehouse e ferramentas OLAP, é correto afrmar:

Alternativas
Comentários
  • Ranking: A opção de ranking permite agrupar resultados por ordem de maiores / menores, baseado em objetos numéricos (Measures).Esta opção impacta somente uma tabela direcionada (relatório) não afetando a pesquisa (Query).


    A arquitetura MOLAP (Multidimensional On Line Analitical Processing) processa-se da seguinte forma: com um servidor multidimensional, o acesso aos dados ocorre diretamente no banco, ou seja, o usuário trabalha, monta e manipula os dados do cubo diretamente no servidor . Isso traz grandes benefícios aos usuários no que diz respeito à performance, mas tem problemas com escalabilidade, além de ter um custo alto para aquisição.


    OLTP (Online Transaction Processing ou Processamento de Transações em Tempo Real) são sistemas que se encarregam de registrar todas as transações contidas em uma determinada operação organizacional. Por exemplo: sistema de transações bancárias que registra todas as operações efetuadas em um banco, caixas de multibanco, reservas de viagens ou hotel on-line, Cartões de Crédito.


    Rotation: permite visualizar dados de uma nova perspectiva. NAO EXCLUIR.


    Um processamento OLAP estrutura logicamente dados multidimensionais na forma de um cubo. O cubo pode apresentar várias dimensões que são subconjuntos de atributos.

  • Alguém me explica pq a alternativa c está incorreta


ID
1159321
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Analise as afrmativas abaixo com relação aos serviços de diretório.

1. Um diretório é um repositório de informações sobre objetos, organizados segundo um critério que facilite a sua consulta.

2. LDAP (Lightweight Directory Access) é um protocolo para acessar serviços de diretório baseados nos padrões X.500, que funciona sobre TCP/IP.

3. O OpenLDAP é uma implementação do Active Directory em código aberto.

4. O Active Directory é uma solução da Microsoft para serviços de diretório.

5. O OpenLDAP requer a instalação de um banco de dados relacional para armazenamento das informações do diretório.

Assinale a alternativa que indica todas as afrmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Não creio que o item 1 esteja certo. Um diretório não é um repositório de informações sobre objetos, mas sim uma estrutura de armazenamento organizada de forma hierárquica, que facilita o armazenamento e busca de informações.

    Referência:

    http://www.vivaolinux.com.br/artigo/OpenLDAP-a-chave-e-a-centralizacao


  • Dicionário Houaiss

    repositório
    substantivo masculino ( 1557-1562)

    1 lugar onde se guarda, arquiva, coleciona alguma coisa

    1.1 p.ext. pessoa considerada como referência (p.ex., por seus extensos conhecimentos)

    2 p.met. acumulação de objetos, informações etc.; coleção, inventário, repertório

    O fato de estar se utilizar uma estrutura hierárquica não invalida que repositório é um local para armazenamento das informações.

    Estrutura hierárquica é apenas a forma como a informação é organizada.

    Na questão ele ainda complementa: "Um diretório é um repositório de informações sobre objetos, organizados segundo um critério que facilite a sua consulta". (hierárquico). 

  • O OpenLDAP é uma implementação do LDAP em código aberto (O Active Directory é a implementação do LDAP para Windows).

  • 1- Certa

    2- Certa

    3- Tanto o OpenLDAP, quanto o AD são implementações do LDAP (protocolo).

    4- Certa

    5- Não requer a instalação do BD

  • O item 3 esta correto

    1. O OpenLDAP é um software livre de código aberto que implementa o protocolo LDAP. Ele é um serviço de diretório baseado no padrão X.500. O OpenLDAP é independente de sistema operativo. Várias distribuições Linux incluem o pacote do OpenLDAP. ...

      http://pt.wikipedia.org/wiki/Openldap


ID
1159324
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta corretamente as etapas do processo de Gestão de Riscos de acordo com a NBR ISO/IEC 27005.

Alternativas
Comentários
  • LETRA D.

    Segundo a ISO 27005,"

    6 Visão geral do processo de gestão de riscos de segurança da informação

    O processo de gestão de riscos de segurança da informação consiste na definição do contexto (Seção 7), análise/avaliação de riscos (Seção 8), tratamento do risco (Seção 9), aceitação do risco (Seção 10), comunicação do risco (Seção 11) e monitoramento e análise crítica de riscos (Seção 12)."

  • Prezados,

    Segundo a ISO 27005 o processo de gestão de riscos de segurança da informação consiste na definição do contexto ( Seção 7 ), análise/avaliação de riscos ( Seção 8 ) , tratamento do risco ( Seção 9 ) , aceitação do risco ( Seção 10 ), comunicação do risco ( Seção 11 ) e monitoramento e análise crítica de riscos ( Seção 12 ).


    A alternativa correta é : D.


  • Mnemônico aprendido com o prof. Thiago Fagury para ajudar a galera: DATACM

  • DE ACORDO COM A NOVA ISO 27005:2011,

    "

    O processo de gestão de riscos de segurança da informação consiste na definição do contexto (Seção 7), processo de avaliação de riscos (Seção 8), tratamento do risco (Seção 9), aceitação do risco (Seção 10), comunicação e consulta do risco (Seção 11) e monitoramento e análise crítica de riscos (Seção 12)."

  • Técnica de Memorização


    D A T A C M, onde:


    D - Definição do contexto

    A - Análise/avaliação de riscos

    T - Tratamento do risco

    A - Aceitação do risco

    C - Comunicação do risco

    M- Monitoramento e análise crítica de riscos

  • Gabarito D

    D efinir contexto

    A avaliação de risco

    T tratamento de risco

    E stimativa

    C comunicação

    A ceitação

    M onitoramento

    I dentifcação do risco



    Definição do contexto
     Security needs Identification for Enterprise Assets


    Identificação dos Riscos
     Threat Assessment


    Análise de riscos
     Asset Valuation
     Threat Assessment
     Vulnerability Assessment
     Enterprise Security Approaches


    Avaliação de riscos
     Risk Determination


    Tratamento do risco
     Enterprise Security Services


    Aceitação do Risco
     Security needs Identification for Enterprise Assets
     Enterprise Security Approaches
     Document the Security Goals


    Comunicação do risco
     Enterprise Partner Communication
     Share Responsibility for Security
     Document the Security Goals


    Monitoramento e Análise
    Crítica de Riscos
     Security Accounting Requirements
     Security Accounting Design
     Audit Requirements
     Audit Design
     Audit Trails & Logging Requirements
     Audit Trails & Logging Design
     Non-Repudiation Requirements
     Non- Repudiation Design
     Documentation Review
     Log Review

     

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
1159327
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A tecnologia RAID (Redundant Arrays of Independent Disks) permite a um computador usar duas ou mais unidades de disco rígido ao mesmo tempo. A tecnologia RAID trata várias unidades como uma unidade contígua.

Com relação a esta tecnologia, é correto afrmar:

Alternativas
Comentários
  • a) Certa

    b) O Raid 0 não oferece tolerância a falhas. Apenas melhora o desempenho de leitura/gravação. 

    c) O RAID 5 precisa de 3 discos.

    d) O Raid 10 é a junção do RAID 0 com o RAID 1. Por isso o RAID 10 possui espelhamento de discos.

    e) Não oferece redundância. Pois apenas parte da informação é armazenada em cada disco. 

  • Alternativa (A) é a correta.
    "RAID pode ser implementado por hardware, na forma de controladoras especiais de disco, ou por software, como um módulo do kernel que é dividido entre a controladora de disco de baixo nível e o sistema de arquivos acima dele."

    Fonte: http://www.dimap.ufrn.br/~aguiar/Manuais/Servidor/raid-soft-e-harw.html.
  • Dica simples, porém salvadora da pátria.


    RAID 0:       0 (ZERO) discos de redundância.

    RAID 1:       1(UM) disco de redundância.


    =]. Sempre coloco as bibliografias, hoje não é necessário.  

  • a-

    A configuração RAID 10 permite aumentar a confiabilidade e o desempenho do sistema de armazenamento de dados por meio da distribuição de dados em vários discos e utilização da técnica de espelhamento, porém, sem mecanismo de paridade.


ID
1159330
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Um diagrama de classes em UML consiste em classes e nos relacionamentos entre essas classes.

Assinale a alternativa que contém tipos de relacionamentos possíveis entre as classes:

Alternativas
Comentários
  • Um diagrama de classes consiste em classes e os relacionamentos entre elas. Os relacionamentos mais comuns são: Associações, Generalizazões, Dependências e Refinamentos

    Associações: é uma ligação entre classes, portanto uma ligação entre objetos e suas respectivas classes. 

    Generalização: é o relacionamento entre um elemento mais geral e um mais específico. O mais específico pode conter apenas informações adicionais 

    Dependência: é um tipo de relacionamento onde um elemento é dependente e o outro independente. Uma mudança no elemento independente afeta o dependente. 

    Refinamento: é o relacionamento entre 2 descrições da mesma coisa mas em níveis diferentes de abstração.
  • Refinamento, traduziria para Especialização.

    Gostaria de saber a bibliografia da questão.

    Bons estudos.

  • Tipo de questão para tirar a paciência de qualquer um...que raio de nomenclatura para especialização é essa?

  • Nesses tipos de questões é preciso remover as mais óbvias como "Forma" e "Interpendência".

  • Os criadores citam 4 tipos de relacionamentos: realização, generalização, dependência e associação( agregação como tipo especial).

    Não vi nada a respeito de refinamento. 

    Acertei por eliminação.

  • Achava que as quatro possíveis seriam:associação, generalização, dependência e realização... nunca ouvi falar em Refinamentos 

  • Realmente dá pra acertar por elimininação, mas alguém sabe apontar o livro/artigo/literatura de onde eles tiraram essa nomenclatura de REFINAMENTO? Não achei em nenhum material que eu possuo.

  • "Dependências, generalizações e associações são os relacionamentos mais comuns, encontrados na modelagem de sistemas complexos de software. Porém são necessárias algumas características avançadas desses relacionamentos..."

    "Um relacionamento de dependência simples e sem adornos é suficiente para a maioria dos relacionamentos de utilização... entretanto... a UML define um número de esteriótipos que poderão ser aplicados aos relacionamentos..."

    Esteriótipo refine (refinamento): "Use refine quando quiser fazer a modelagem de classes que sejam essencialmente as mesmas, mas em diferentes níveis de abstração."

    Livro UML - Guia do Usuário (Booch, Rumbaugh, Jacobson); capítulo 10 - Relacionamentos Avançados

    https://books.google.com.br/books?id=ddWqxcDKGF8C&lpg=PP1&hl=pt-BR&pg=PA138#v=onepage&q&f=false

    Haja paciência com a banca.

  • ReFNamentos é jóia ... E nova !!! 

  • Um bom resumo!
    https://www.devmedia.com.br/uml-unified-modeling-language-parte-02/9470


ID
1159333
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Analise as afrmativas abaixo com relação à programação orientada a objeto.

1. Uma linguagem Orientada a Objetos precisa implementar quatro conceitos básicos: abstração, encapsulamento, herança e polimorfsmo.

2. Encapsulamento é a técnica que faz com que detalhes internos do funcionamento dos métodos de uma classe permaneçam ocultos. O conhecimento a respeito da implementação interna da classe é desnecessário do ponto de vista do objeto, uma vez que isso passa a ser responsabilidade dos métodos internos da classe.

3. O conceito de herança está relacionado a fornecer um mecanismo para que se defnam novas classes a partir de uma já existente. Podemos dizer que essas novas classes her- dam propriedades e métodos da classe-mãe.

4. O emprego do paradigma de programação Orientada a Objetos garante a reutilização de código.

Assinale a alternativa que indica todas as afrmativas corretas

Alternativas
Comentários
  • A 4 está errada apenas por causa do "GARANTE a reutilização de código."...

    Errei pensando q considerar isso era ser detalhista hehe
  • Esse garante realmente pegou muita gente =/


  • Na minha opinião a 2 esta errada!

    "Encapsulamento é a técnica que faz com que detalhes internos do funcionamento dos métodos de uma classe permaneçam ocultos." na verdade é o funcionamento interno da própria classe (métodos e atributos). Você encapsula métodos e atributos tornando-os, por exemplo, privados, e os expõe por métodos publicos da forma que achar adequado. 

  • 4. O emprego do paradigma de programação Orientada a Objetos garante a reutilização de código.
        *Na minha opinião esta opção está correta. A herança garante a reutilização de código neste paradigma. "Banca fraca".

    A herança é um conceito de programação útil, mas é fácil de usar inadequadamente. Interfaces com frequência fazem um trabalho melhor. When to Use Interfaces help you understand when each approach should be used." xml:space="preserve">Este tópico e Quando usar interfacesajudam você a compreender quando cada abordagem deve ser usada.

    A herança é uma boa escolha quando:
    A hierarquia de herança representa um relacionamento "é um" e não um relacionamento "tem um".

    Você pode reutilizar o código de classes base.

    Você precisa aplicar a mesma classe e métodos para tipos diferentes de dados.

    A hierarquia de classe é razoavelmente superficial, e não é provável que outros desenvolvedores adicionem muitos mais níveis.

    Você deseja fazer alterações globais para classes derivadas alterando uma classe base.

    https://msdn.microsoft.com/pt-br/library/27db6csx(v=vs.90).aspx


  • "Garante" é sempre um termo FORTE em qualquer contexto quando se trata de enunciados em questões de concurso.


    Concordar com a afirmação "O emprego do paradigma de programação Orientada a Objetos garante a reutilização de código." é o mesmo que dizer que "quando se emprega OO não existe nenhum cenário no qual não seja possível reutilizar o código".


    Seria algo muito abstrato, fora da realidade.


  • O termo´: "garante a reutilização de código", é o que inviabiliza a questão, visto que eu posso desenvolver um software orientado a objetos e não realizar reaproveitamento de código.

  • Abstração - é um conceito e não algo que uma linguagem OO deve implementar. Na minha opinião a "1" está errada e a questão deveria ser anulada.

  • Concordo com o erro do item 4 que diz que "garante a reutilização de código". De fato não garante. Entretanto, o item 1 também está errado quando diz que "precisa implementar quatro conceitos básicos" sendo que nenhum deles é obrigatório. Tecnicamente é permitido desenvolver OO sem classes/métodos abstratos, sem herança de classes (e, consequentemente, sem polimorfismo) e apenas com métodos/atributos públicos (o que descaracterizaria encapsulamento). Questão mal formulada e que deveria ser anulada.

  • Sobre a afirmativa 1, uma LINGUAGEM Orientada a Objetos precisa implementar quatro conceitos básicos: abstração, encapsulamento, herança e polimorfsmo.

  • Se a linguagem não implementar abstração, encapsulamento, herança e polimorfsmo, ela pode ser OO?

    Ao meu ver não poderia ser considerada OO. O que não precisa é implementar isso na aplicação, fazendo um código que não use essas características.


    Logo a 1 está correta. Acertei a questão com essa linha de pensamento.


ID
1159336
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Diagramas UML apresentam uma forma gráfca para descrever os sistemas.

Assinale a alternativa que apresenta um diagrama UML que mostra a troca de mensagens entre diversos Objetos, numa situação específica e delimitada no tempo. A ênfase deste diagrama está na ordem e nos momentos nos quais mensagens para os objetos são enviadas.

Alternativas
Comentários
  • Diagrama de sequência (ou Diagrama de Sequência de Mensagens) é um diagrama usado em UML (Unified Modeling Language), representando a sequência de processos (mais especificamente, de mensagens passadas entre objetos) num programa de computador. Como um projeto pode ter uma grande quantidade de métodos em classes diferentes, pode ser difícil determinar a sequência global do comportamento. O diagrama de sequência representa essa informação de uma forma simples e lógica.

    Um diagrama de sequência descreve a maneira como os grupos de objectos colaboram em algum comportamento ao longo do tempo. Ele registra o comportamento de um único caso de uso e exibe os objectos e as mensagens passadas entre esses objectos no caso de uso.

    Em síntese: o Diagrama de Sequência é uma das ferramentas UML usadas para representar interações entre objetos de um cenário, realizadas através de operações ou métodos (procedimentos ou funções). Este diagrama é construído a partir do Diagrama de Casos de Usos. Primeiro, define-se qual o papel do sistema (Use Cases), depois, é definido como o software realizará seu papel (Sequência de operações).

  • Palavras chaves do diagrama de sequencia:

    Diagrama UML que mostra a troca de mensagens entre diversos Objetos, numa situação específica e delimitada no tempo. A ênfase deste diagrama está na ordem e nos momentos nos quais mensagens para os objetos são enviadas.

  • a-

    Os Diagramas de Interação são: Diagrama de Sequência, Diagrama de Comunicação,Diagrama de Tempo e Diagrama de Visão Geral.

     

    Mostra os atores e objetos e a troca de mensagens. É construído a partir do diagrama de casos de uso. Ordena mensagens no tempo


ID
1159339
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Com relação à classifcação dos requisitos de sis- tema de software, qual o tipo de requisito que repre- senta restrições sobre os serviços, funções do sistema, processo de desenvolvimento e padrões aplicados ao sistema como um todo?

Alternativas
Comentários
  • Requisitos de um sistema definem os serviços que o sistema deve oferecer e as restrições aplicáveis à sua operação. Tradicionalmente, os requisitos de software são classificados em:

    • Requisitos funcionais: são as declarações das funções que o sistema deve oferecer, como o sistema se comporta. O termo função é usado no sentido genérico da operação que pode ser realizada pelo sistema, seja por meio de comandos dos usuários ou pela ocorrência de eventos internos ou externos ao sistema.

    • Requisitos não-funcionais: são as restrições nas funções oferecidas pelo sistema. Incluem restrições de tempo, restrições no processo de desenvolvimento, padrões e qualidades globais de um software, como manutenibilidade, usabilidade, desempenho, custos.


ID
1159342
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

O processo de desenvolvimento de software deve ser aprimorado para produzir melhores produtos.

Analise as afrmativas abaixo com relação ao processo de aprimoramento.

1. O CMM ( Capability Maturity Model) para software é um conjunto de processos desenvolvido pela SEI – Software Engineering Institute para melhorar o desenvolvimento de aplicações.

2. O CMM classifca as organizações em cinco níveis de maturidade distintos, cada um com suas características. O nível 5 é o das organizações mais imaturas. Nestas não há nenhuma metodologia implementada e tudo ocorre de forma desorganizada. O Nível 1 é o das organizações mais maduras.

3. O CMM foi concebido como um modelo de capacitação específco para a área de software. O CMMI que sucedeu o CMM integra os aspectos de processo de software, de engenharia de sistemas e defnição de produtos.

Assinale a alternativa que indica todas as afrmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • O item 2 está errado pois está em ordem inversa.

    O correto é nível 1 imaturo e nível 5 mais maduro.

  • Capacitação   Processo

    Nível 0 – Incompleto, ad-hoc e caos

    Nível 1 – Executado   Satisfaz metas específicas de sua área de processo.

    Nível 2 – Gerenciado   É planejado e executado

    Nível 3 – Definido   É gerenciado e adaptado a partir de um conjunto de processos padronizados. integracao

    Nível 4 – Gerenciado Quantitativamente   É definido e controlado (técnicas estatísticas e outros métodos quantitativos)

    Nível 5 – Otimizado   Quantitativamente gerenciado e focado na melhoria contínuade desempenho.


ID
1159345
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Analise as afrmativas abaixo com relação à Virtualização.

1. A implementação de máquinas virtuais pode ser obtida por intermédio das técnicas de virtualização total e paravirtualização.

2. Permite aperfeiçoar a estrutura de TI, rodando diversos servidores virtuais em uma mesma máquina física.

3. No uso da virtualização dois tipos de arquitetura são encontrados: a hosted e a bare metal.

4. No caso da virtualização Bare Metal o monitor de máquinas virtuais é implementado como uma aplicação sobre o sistema operacional hospedeiro.

Assinale a alternativa que indica todas as afrmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Item 4 está errado pois na virtualização bare metal não existe sistema operacional hospedeiro.

  • Tipo 1 / Bare-metal / Nativo / Unhosted - interage diretamente com o HW. Independente do SO do host.

  • Gabarito B

    Apenas a alternativa 4 está errada.

    Um hypervisor tipo 2 ou Hosted é um programa rodando em modo usuário no Sistema Operacional hospedeiro. Por isso, diz-se que gera máquinas virtuais de processo.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Qual o sentido de se colocar o item 2?


ID
1159348
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Um dos parâmetros para medição de qualidade de serviço em redes é o Jitter.

Assinale a alternativa que melhor descreve esse parâmetro

Alternativas
Comentários
  • Jitter é uma variação estatística do atraso na entrega de dados em uma rede, ou seja, pode ser definida como a medida de variação do atraso entre os pacotes sucessivos de dados. Observa-se ainda que uma variação de atraso elevada produz uma recepção não regular dos pacotes. Logo, uma das formas de minimizar os efeitos da variação de atraso é a utilização de buffer, o qual armazena os dados à medida que eles chegam até que os pacotes enviados pela origem da comunicação sejam recebidos no destino final desta comunicação, então os pacotes são ordenados de acordo com a ordem de envio e os encaminha para a aplicação seguindo a mesma cadência.

    Letra E

  • Jitter = Variação do Atraso


ID
1159351
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Analise as afrmativas abaixo com relação à tecnologia de VLAN.

1. É necessário o uso de um roteador para segmentação de uma rede utilizando a tecnologia de VLAN.

2. Um mecanismo básico das VLAN consiste na atribuição de cada uma das portas de um swi- tch a uma determinada VLAN, de modo que haja comunicação direta apenas entre portas pertencentes à mesma VLAN.

3. A comunicação entre máquinas localizadas em uma mesma VLAN necessita de um equipa- mento que realize o roteamento dos quadros.

4. Com a criação de VLANs a rede é segmentada quebrando-se os domínios de broadcast.

Assinale a alternativa que indica todas as afrmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Uma rede local virtual, normalmente denominada de VLAN, é uma rede logicamente independente. Várias VLAN's podem co-existir em um mesmo comutador (switch), de forma a dividir uma rede local (física) em mais de uma rede (virtual), criando domínios de broadcast separados. Uma VLAN também torna possível colocar em um mesmo domínio de broadcast hosts com localizações físicas distintas e ligados a switches diferentes. Um outro propósito de uma rede virtual é restringir acesso a recursos de rede sem considerar a topologia da rede, porém este método é questionável.

    Redes virtuais operam na camada 2 do modelo OSI. No entanto, uma VLAN geralmente é configurada para mapear diretamente uma rede ou sub-rede IP, o que dá a impressão que a camada 3 está envolvida.

    Enlaces switch-a-switch e switch-a-roteador são chamados de troncos. Um roteador ou switch de camada 3 serve como o backbone entre o tráfego que passa através de VLAN's diferentes.

  • 1- Errada: Não é necessário um ROTEADOR para a segmentação com VLAN. Apenas um Switch nível 2 (Enlace)

    2- Certa. 

    3- Errada: Maquinas na mesma VLAN não precisam de roteadores. Mas maquinas em VLANS diferentes precisam de um equipamento para realizar o roteamento.

    4- Certa! 

  • Outro erro da 3: Não existe roteamento de quadros(Enlace), mas sim de pacotes(Rede).

  • Perfeito, Hugo Felipe, é isso mesmo.

    Segundo[1], "Para que o switch possa fazer o roteamento entre as VLANs, as interfaces VLAN devem ser configuradas com um endereço IP. Quando recebe um pacote destinado a outra sub-rede/VLAN, o switch analisa a tabela de roteamento para determinar para onde encaminhar o pacote. O pacote é então passado à interface VLAN do destino. Por sua vez é enviado à porta onde o dispositivo final é anexado.".

    Fonte:

    [1] https://www.cisco.com/c/pt_br/support/docs/lan-switching/inter-vlan-routing/41860-howto-L3-intervlanrouting.html


ID
1159354
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A administração de um sistema computacional passa pelo gerenciamento do seu sistema de memória, incluindo a memória virtual.

No caso do Sistema Operacional CentOS, quais comandos apresentados permitem o monitoramento dos recursos relacionados à memória?

Alternativas
Comentários
  • Correto letra D.

    FREE - Display amount of free and used memory in the system

    sar - Collect, report, or save system activity information. (serve para verificar vários recursos, entre eles memória)

    vmstat - Report virtual memory statistics



  • e@e-HP-Pavilion-dm4-Notebook-PC ~ $ vmstat
    procs -----------memory---------- ---swap-- -----io---- -system-- ------cpu-----
     r  b   swpd   free   buff  cache   si   so    bi    bo   in   cs us sy id wa st
     1  0      0 1975044 510516 1474592    0    0   310    74  288  790  6  2 77 15  0
     


ID
1159357
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

SCRUM é um framework para gerenciar o desenvolvimento de produtos complexos.

Com relação a essa metodologia, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) quem GERENCIA o backlog é o Product Owner e não o MASTER

    b) quem PRIORIZA o backlog é o Product Owner e não o MASTER

    c) SPRINT BACKLOG é a lista de tarefas a serem executadas no SPRINT atual e não do projeto todo.

    d) no início do projeto, o BACKLOG contém todas as funcionalidades desejadas para o sistema.

    e) CORRETA

  • Segundo Gabriel Pacheco do EU VOU PASSAR

    Uma equipe SCRUM é composta por um PRODUCT OWNER - SCRUM MASTER - TIME de Desenvolvimento

  • a) O Product Owner é o responsável primário pelo gerenciamento do Backlog do produto.

    b) O Product Owner é responsável por ordenar (priorizar) os itens do Backlog do Produto para alcançar melhor as metas e missões.

    c) O Product Backlog é uma lista de todas as tarefas que o Time de Desenvolvimento se compromete a fazer ao longo do desenvolvimento do produto.

  • O Sprint Backlog é uma lista de todas as tare- fas que o Time de Desenvolvimento se com- promete a fazer ao longo DE UM SPRINT.


ID
1159360
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo com relação à GED e ao Worflow

1. Um workflow é a automação de um processo de negócio, no seu todo, ou em partes, onde documentos, informações ou tarefas são passadas entre os diversos participantes, de acordo com um conjunto de regras procedimentais.

2. Um Sistema GED define, cria e gerencia a execução de um ou vários Workflows.

3. Tecnologias de Gestão de Imagens podem ser utilizadas por sistemas GED

Assinale a alternativa que indica todos os critérios corretos.

Alternativas
Comentários
  • Segundo a WfMC1 (Workflow Management Coalition) Workflow é a automação do processo de negócio, na sua totalidade ou em partes, onde documentos, informações ou tarefas são passadas de um participante para o outro para execução de uma ação, de acordo com um conjunto de regras de procedimentos.

    A automação do processo de negócio identifica as várias atividades do processo, regras de procedimento e controle de dados associados para gerenciar o workflow durante a ativação do processo.

    Muitas instâncias individuais fazem parte de um mesmo processo. Todas devem atuar de forma harmônica para se tornarem operacionais, cada uma associada a um conjunto específico de dados relevantes.

  • Document management (GED).

    O GED cuida da gestão de documentos, um workflow pode GERENCIAR varios GED's.

  • ⦁ Um workflow é a automação de um processo de negócio, no seu todo, ou em partes, onde documentos, informações ou tarefas são passadas entre os diversos participantes, de acordo com um conjunto de regras procedimentais. 

    Correto.

    ⦁ Um Sistema GED define, cria e gerencia a execução de um ou vários Workflows. 

    O GED pode até gerenciar a execução de alguns Workflows, mas não é o GED que os define nem cria. O Workflow é definido e criado no ambiente de negócio da organização, externamente ao GED. Afirmativa Errada.

    ⦁ Tecnologias de Gestão de Imagens podem ser utilizadas por sistemas GED

    Correto.

    Portanto, somente as afirmativas 1 e 3 estão certas.

    Resposta: C


ID
1159363
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O Administrador de Sistemas muitas vezes necessita de uma visão dinâmica em tempo real do sistema em operação.

Em um sistema operacional CentOS, qual comando proporcionaria essa visão?

Alternativas
Comentários
  • The top command displays currently running processes and important information about them including their memory and CPU usage

    O erro da d é o comando ser ps aux, sem o hífen...


ID
1159366
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A infraestrutura de uma rede é composta por vários serviços disponibilizados por servidores. Um desses servidores é o RADIUS.

Com relação a este componente da infraestrutura de umar rede, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Remote Authentication Dial In User Service (RADIUS) é um protocolo de rede que provê de forma centralizada autenticação, autorização e contabilização(Accounting em inglês) no processo de gerenciar computadores que estarão se conectando e usando um determinado serviço de rede


ID
1159369
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

São todos critérios de informação (information criteria) do COBIT v.4.1.:

1. Não repúdio

2. Compatibilidade

3. Confdencialidade

4. Integridade

Assinale a alternativa que indica todas as afrmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Galera a letra C é a correta. e não a E. 

    Segundo o Cobit 4.1,"

    · Efetividade lida com a informação relevante e pertinente para o processo de negócio bem como a mesma sendo entregue em tempo, de maneira correta, consistente e utilizável.

    · Eficiência relaciona-se com a entrega da informação através do melhor (mais produtivo e econômico) uso dos recursos.

    · Confidencialidade está relacionada com a proteção de informações confidenciais para evitar a divulgação indevida.

    · Integridade relaciona-se com a fidedignidade e totalidade da informação bem como sua validade de acordo os valores de negócios e expectativas.

    · Disponibilidade relaciona-se com a disponibilidade da informação quando exigida pelo processo de negócio hoje e no futuro. Também está ligada à salvaguarda dos recursos necessários e capacidades associadas.

    · Conformidade lida com a aderência a leis, regulamentos e obrigações contratuais aos quais os processos de negócios estão

    sujeitos, isto é, critérios de negócios impostos externamente e políticas internas.

    · Confiabilidade relaciona-se com a entrega da informação apropriada para os executivos para administrar a entidade e exercer

    suas responsabilidades fiduciárias e de governança.

    "

  • Pode ser problema de tradução ou algo assim. Acho que a banca utilizou compatibilidade como sinonimo de conformidade. Pode ser uma tradução mal feita.

  • Fiz essa prova e pus C, baseado na mesma justificativa do Tanenbaum. Nunca saberemos, pois essa prova foi anulada pela FEPESE e essa será uma questão que a C ganhará da E nas estatísticas aqui no QConcursos.

    Compatibilidade não é igual a Conformidade nem a nenhum os outros critérios de informação postos no COBIT, nem aqui nem na China. 
    Vamos em frente.
  • Compatibilidade? Tradução bizarra. Fui na letra C de olhos fechados. Essa questão não teve alteração de gabarito para C? =(


ID
1159375
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Manutenção é o processo de modifcação de um software depois que ele foi colocado em operação. Assinale a alternativa que indica corretamente o tipo de manutenção de software, segundo Pressman, no qual se busca modifcar o software a fm de torná-lo mais fácil de sere corrigido, adaptado e melhorado.

Alternativas
Comentários
  • Correto letra C.

    DE FORMA BASTANTE RESUMIDA:

    Segundo Pressman (1992), existem 4 atividades de manutenção. São elas:

    manutenção corretiva - correção de erros

    manutenção adaptativa - modificação no software (para funcionar com novos periféricos, ou versão de SO, etc...)

    manutenção evolutiva - novos requisitos do usuário

    manutenção preventiva - melhorar características de confiabilidade ou manutenibilidade futura.


ID
1159378
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta somente protocolos de telefonia VOIP.

Alternativas
Comentários
  • O gabarito proposto para a questão contém a sigla RCTP, que não é um protocolo de telefoniaVOIP. Existe um protocolo com a sigla muito semelhante (RTCP, definido na RFC 3550) mas não RCTP.

  • So pelo SIP e o SDP juntos ja mata a questao

  • O protocolo é RTCP. "O protocolo RTPC é usado em sinalização de VoIP e o RTP é utilizado para enviar e receber a voz..." -> http://www.gta.ufrj.br/grad/06_1/rtcp/rtcp.html.  Não encontrei referência para RCTP.

    Além disso ssa prova foi anulada -> http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2014/05/comissao-organizadora-de-concurso-do-mpsc-anula-provas-do-exame.html

  • SIP é um protocolo de sinal para estabelecer chamadas e conferências através de redes via Protocolo IP, um exemplo típico seria o VoIP.
    SDP destina-se a descrever multimedia communication sessions para os efeitos do anúncio da sessão, o convite da sessão, e negociação de parâmetros.
    RTP (Real-time Transfer Protocol) é o protocolo para transferência de voz (informações multimídia).
    RTCP é baseado no envio periódico de pacotes de controle a todos os participantes da conexão (chamada), usando o mesmo mecanismo de distribuição dos pacotes de mídia (Voz).


ID
1159381
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Um dos modelos que busca agregar Qualidade de Serviços na Internet é caracterizado pela reserva de recursos. Antes de iniciar uma comunicação, o emissor solicita ao receptor a alocação de recursos necessários para se defnir uma boa qualidade na transmissão dos dados. O protocolo RSVP (Resource Reservation Protocol) é utilizado, nesse modelo, para troca de men- sagens de controle de alocação dos recursos.

Que modelo de serviços é esse?

Alternativas
Comentários
  • Modelos QoS

    -------------------------------------------- IntServ------------------------DiffServ

    Funcionamento-----------Reserva de Recursos --------------Classificação de Pacotes

    Base do Serviço----------------Fluxo-------------------------------Classe

    Tratamento de fluxo---------Fluxos Individuais------------------Agregação de Fluxos

    Escalabilidade-----------------Redes pequenas-------------------Grandes Redes

    Coordenação------------------Fim a Fim ------------------------------PHB

     

     

    Para matar a questão "Antes de iniciar uma comunicação, o emissor solicita ao receptor a alocação de recursos necessários para se defnir uma boa qualidade na transmissão dos dados. O protocolo RSVP (Resource Reservation Protocol) é utilizado, nesse modelo, para troca de men- sagens de controle de alocação dos recursos."

     

    Somente IntServ faz a solicitação de reserva de recursos e usa o protocolo de Sinalização RSVP;

  • Há dois modelos de implementação QoS na Internet: IntServ e DiffServ
    O IntServ (Integrated Services ou Modelo de Serviso Integrados) é baseado em fluxo e usa principalmente o protocolo RSVP


ID
1159384
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Para que um usuário Oracle, versão 11g, possa logar (efetuar login) no banco de dados é preciso que:

Alternativas

ID
1159387
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Para copiar um arquivo de forma segura do host local para um host remoto utilizando as credenciais e o diretório-pa- drão (home) do usuário , a partir de um sistema operacional Linux Ubuntu para outro host, utilizando o mesmo sistema operacional, deve-se utilizar o comando e parâmetros, respectivamente:

Alternativas

ID
1159390
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

São todas características da defnição do ITIL v.3 de processos:

1. São mensuráveis.

2. Produzem resultado(s) específco(s).

3. Respondem a evento(s) específco(s).

Assinale a alternativa que indica todas as características corretas.

Alternativas
Comentários
  • Letra E Correta: 

    - Mensurável: Nós devemos ter a possibilidade de medir um processo;

    - Produz Resultado Específico: A razão de um processo existir é que ele vai gerar na sua saída um resultado específico;

    - Responde a evento especifico: um processo pode ser interativo e ter uma entrada, que é o gatilho que inicia o processo. O Gerenciamento Incidente, por exemplo, inicia da chamada de um usuário.

  • A título de curiosidade tem mais uma característica essencial a um processo. Trata-se do processo ser orientado ao cliente.

    Segundo o ITIL,p.14,"Clientes:Todo processo entrega seus principais resultados a um cliente ou stakeholder(parte interessada). Os clientes podem ser internos ou externos à organização,mas o processo deve atender suas expectativas."

    Bibliografia:

    GUIA DE REFERÊNCIA ITIL EDIÇÃO 2011-JAN VAN BON


  • Gabarito: E.

     

    Características de processo

     

    Resultados específicos

    Resultados para clientes ou stakeholders

    Eventos específicos

    Mensurável


ID
1159393
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Sobre ITIL v.3, considere as seguintes afrmativas:

1. O processo de Gestão da Continuidade dos serviços de TI faz parte da fase de Design do Serviço do ITIL v.3.

2. O processo de Service Desk pertence à fase de Operação do Serviço do ITIL v.3.

3. A função de Gestão dos Aplicativos faz parte do processo de Gestão da Demanda da fase de Estratégia do serviço do ITIL v.3.

Assinale a alternativa que indica todas as afrmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • 1. Basta ler os processos da fase de Desenho de Serviço. Também pode encontrar Gerenciamento da Continuidade (C)

    2. Não existe processo de Service Desk, mas sim uma funçao (E)

    3. Gestão dos aplicatvos ou de aplicações também faz parte da fase de Operação de Serviço (E)

  • 1 -Correta -  Processos da fase de Design de Serviço são:
    - Gerenciamento do Catálogo de Serviços;
    - Gerenciamento de Nível de Serviço;
    - Gerenciamento da Disponibilidade;
    - Gerenciamento da Capacidade;
    - Gerenciamento da Continuidade de Serviço

    2 - Incorreta- O erro da questão é dizer que o Service Desk (central de serviços) é um processo. Na realidade é uma função da FASE de Operação de Serviço.
    3- Incorreta-Fase de Operação de Serviço: o objetivo é entregar aos clientes e usuários os níveis de serviço e gerenciar as aplicações, tecnologia e infraestrutura que suportam a entrega do serviço.

    A dica é não confundir FASE X PROCESSO X FUNÇÃO


  • Neste momento é preciso saber que só há cinco funções no itil sendo:

    em Estatégia de Serviço:
    - Função Gerenciamento do Relacionamento com o Negócio

    as demais estão todas na Operação do Serviço:
    Função Gerenciamento Técnico
    - Função Gerenciamento da Operação de TI
    - Função Gerenciamento de Aplicações.

    Bom resumo quanto a processos e funções:
    http://gestaoemti.com.br/index.php/funcoes-e-processos-do-itil-v3-2/

  • 4 funções no ITIL v3, todas no ciclo Operações do Serviço:

    - Função Central de Serviços (Service Desk);

    - Função Gerenciamento Técnico;

    - Função Gerenciamento da Operação de TI;

    - Função Gerenciamento de Aplicações.

  • Amigo josué faltou vc incluir a Função Central de Serviços em Operação do Serviço para totalizar as 5 funções do ITIL v3. Parabéns pelo post, pq eles sempre tentam empurrar função como processo.

    • Estratégia de Serviço - 1-Função Gerenciamento do Relacionamento com o Negócio.
    • Operação do Serviço - 1- Função Central de Serviços. 2-Função Gerenciamento Técnico. 3-Função Gerenciamento da Operação de TI. 4-Função Gerenciamento de Aplicações.

  • Análise das opções:

     

    1. O processo de Gestão da Continuidade dos serviços de TI faz parte da fase de Design do Serviço do ITIL v.3. (Correto)

    2. O processo função de Service Desk pertence à fase de Operação do Serviço do ITIL v.3.

    3. A função de Gestão dos Aplicativos faz parte do processo de Gestão da Demanda da fase de Estratégia do serviço Operação do Serviço do ITIL v.3.


ID
1159396
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Os endereços de rede e de broadcast, respectiva- mente, da quarta sub-rede a partir do IP 179.16.0.0/23, são:

Alternativas
Comentários
  • 179.16.0.0 - Classe B

    são 9 bits para hosts -> (32-23) -> 2^9 = 512

    sub-rede 1 - 179.16.0.0 - 179.16.1.255

    sub-rede 2 - 179.16.2.0 - 179.16.3.255

    sub-rede 3 - 179.16.4.0 - 179.16.5.255

    sub-rede 4 - 179.16.6.0 - 179.16.7.255

  • d-

    /23 -> 9 host bits: 2^9 = 512. Cada subrede tera 512 IPs. Porque cada network bit so pode ter 256 IPs, os 512 endereços vao ocupar 2 network bits por vez:

     

    179.16.0.0 e 179.16.1.255

    179.16.2.0 e 179.16.3.255

    179.16.4.0 e 179.16.5.255

    179.16.6.0 e 179.16.7.255


ID
1159399
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Assinale a alternativa que contém uma diferença válida entre os protocolos L2TP e PPTP quando empregados em sistemas operacionais Windows XP.

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta letra C.

    Como uma forma de fortalecer a criptografia dos dados, no protocolo L2TP podem ser utilizados os métodos de criptografia do IPsec. Já o protocolo PPTP, por ser um protocolo mais antigo, não pode utilizá-lo, em vez disso, este encapsula pacotes PPP usando uma versão modificada do protocolo de encapsulamento genérico de roteamento (GRE).


  • Ao contrário do PPTP e do SSTP, o L2TP/IPsec possibilita a autenticação de máquina na camada do IPsec e autenticação no nível do usuário na camada PPP.

    fonte: https://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc771298%28v=ws.10%29.aspx

  • Abaixo alguns recursos do L2TP/IPSEC em relação ao PPTP:
    -Requer maior consumo de processamento;
    -Criptografia mais alta;
    -Verifica a integridade dos dados;
    -Encapsula duas vezes.


ID
1159402
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Analise as afrmativas abaixo com relação à mani- pulação de sessões no Oracle 10g.

1. ALTER SYSTEM KILL SESSION solicita à sessão que mate a si, o que pode demandar algum tempo para concluir operações em execução.

2. ALTER SYSTEM DISCONNECT SESSION mata o processo do servidor dedicado à sessão e pode aguardar a transação completar ou matar imediatamente a sessão.

3. As duas formas listadas nas afrmações 1 e 2 utilizam o SID e o SERIAL# para identifcar a sessão a ser manipulada.

Assinale a alternativa que indica todas as afrmativas corretas.

Alternativas

ID
1159405
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O protocolo mais indicado, dentre as opções abaixo, para as aplicações de monitoramento de servi- dores e ativos de rede, em uma rede TCP/IP, aplicações essas muitas vezes utilizadas pelo processo de Gestão de Eventos do ITIL v.3., é:

Alternativas
Comentários
  • O protocolo SNMP (Simple Network Management Protocol) é um protocolo da camada de aplicação criado para transportar informações de gerência de rede entre os dispositivos gerenciados e os sistemas de gestão de redes, ele possibilita que administradores de rede gerenciem o desempenho da uma rede monitorando interfaces, processadores, memórias de equipamentos como roteadores, switches, dispositivos wireless e servidores.

    Ler mais: http://www.ti-redes.com/gerenciamento/snmp/intro/

  • SNMP: É associado ao gerenciamento de roteadores, mas é importante saber que ele pode ser utilizado para gerenciar vários tipos de dispositivos. Embora o antecessor do SNMP, o Simple Gateway Management Procotocol(SGMP), tenha sido desenvolvido para gerenciar roteadores da internet, é possível utilizar o SNMP para gerenciar sistemas Unix, Windows , impressoras, racks de modem, fontes de energia e muito mais.

  • Off Topic:

    Excelente questão, bem elaborada. Engloba conhecimentos em redes e o elementar em ITIL.

    Não essas "piadas" copia e cola.

  • SCTP é um protocolo de transporte confiável que opera sobre um serviço de pacotes não confiável e sem conexão, como é o caso do IP. O SCTP oferece a transferência de datagramas (mensagens) livre de erros e de duplicações através do reconhecimento de transmissões (ACKs). A detecção de corrupção, perda e duplicação de dados é obtida através de mecanismos de checksum e números sequenciais. Um mecanismo de retransmissão seletiva é usado para corrigir a perda ou a corrupção de dados.

     

    OSPF é um protocolo de roteamento feito para redes com protocolo IP.

     

    MGCP é um acrónimo para a expressão inglesa Media Gateway Control Protocol, um protocolo proposto pelo grupo de trabalho IETF (Internet Engineer Task Force) para integração da arquitetura SS#7 em redes VOIP.

     

    SNMP é o protocolo padrão para monitoramento e gerenciamento de redes. A sigla SNMP é um acrônimo para “Simple Network Management Protocol” ou “Protocolo Simples de gerenciamento de redes”.

     

    DHCP é um protocolo utilizado em redes de computadores que permite às máquinas obterem um endereço IP automaticamente.

  • O SNMP (Simple Network Management Protocol) é um protocolo da camada de aplicação do modelo TCP/IP utilizado para a transmissão de informações de gerenciamento da rede. Para que o SNMP seja funcional, o dispositivo gerenciado deve responder às solicitações de informações do sistema de gerenciamento e deve possuir, para isso, um componente de software instalado denominado agente


ID
1159408
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

O conceito, no contexto de segurança da informação, que visa garantir que uma dada entidade participante em uma dada operação de cunho digital não possa negar tal participação é o de:

Alternativas
Comentários
  • Irretratabilidade (não repúdio) – oferece proteção contra negação, por parte de uma das entidades envolvidas em uma comunicação, de ter participado de toda ou parte da comunicação. 

    Bons estudos!

  • Gabarito " C "

    NÃO REPUDIO( Irretratabilidade ) garantir que a pessoa não negue ter assinado ou criado a informação

  • Não repúdio (irretratabilidade): Evita que uma entidade possa negar que foi ela quem executou uma ação.

    Autorização: Determina as ações que a entidade pode executar.

    Autenticação: Verifica se a entidade é realmente quem ela diz ser.

    Disponibilidade: Garanti que um recurso esteja disponível sempre que necessário.

    Integridade: Protege a informação contra alteração não autorizada

    Confidencialidade ou sigilo: Protege uma informação contra acesso não autorizado.

    Identificação: Permiti que uma entidade se identifique, ou seja, diga quem ela é.

    Alternativa: C


ID
1159411
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Analise as afrmativas abaixo com relação às funções analíticas do Oracle RANK e DENSE_RANK.

1. DENSE_RANK pode ser utilizada com PARTITION enquanto RANK, não.

2. RANK atribui o mesmo valor de classifcação (rank) para valores de comparação iguais.

3. DENSE_RANK atribui o próximo valor da escala de ranking (consecutivo) após encontrar valores de comparação iguais (que recebem o mesmo rank).

Assinale a alternativa que indica todas as afrmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • 1) as duas funções podem ser utilizadas com a função PARTITION. Portanto errada a primeira afirmativa.
    2) Correto, a função RANK atribui o mesmo valor para classificações iguais. DENSE_RANK também.
    3) Correto, o DENSE_RANK mantem o valor da sequência (consecutivo) de ranks das comparações, o que não ocorre com o RANK, pois este "quebra" a sequência.

    A única diferença entre as duas funções é que o DENSE não "quebra" a continuidade da sequência de ranks após encontrar comparações iguais.

    Vejam aqui exemplos: http://www.oracle-base.com/articles/misc/rank-dense-rank-first-last-analytic-functions.php


ID
1159414
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

São todas funções do processo de Gestão de Incidentes do ITIL v.3.

1. Identifcar a causa raiz das falhas.
2. Corrigir defnitivamente os problemas para que não voltem a ocorrer.
3. Minimizar o impacto e as consequências das falhas sobre o negócio

Assinale a alternativa que indica todas as funções corretas.

Alternativas
Comentários
  • Correta Letra A - Gestão de Incidentes: O propósito deste processo é restaurar o serviço ao normal o mais rápido possível, além de minimizar o impacto no negócio.

  • Apenas fazendo um adendo ao comentário anterior, as outras alternativas (1 e 2) pertencem ao processo de Gestão de Problemas.


ID
1159417
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

São todas características de uma relação que está na 4ª forma normal – 4FN:

1. Não possuir atributos multivalorados
2. Cada atributo não chave depender da chave primária inteira
3. Não existirem dependências multivaloradas

Assinale a alternativa que indica todas as afrmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Uma tabela está na 4FN, se e somente se, estiver na 3FN e não existirem dependências multivaloradas.4FN Geração de novas tabelas, eliminando dependências multivaloradas; Análise de dependências multivaloradas entre atributos.

  • Gabarito: E.

     

    A afirmativa 1 refere-se à 1FN.

    A afirmativa 2 refere-se à 2FN.

    A afirmativa 3 refere-se à 4FN.

     

    Como, para estar na 4FN, uma relação também deve estar na 3FN, e assim recursivamente, todas as características citadas condizem com a 4FN.


ID
1159420
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

São todos processos do domínio de Entrega e Suporte do COBIT v. 4.1.

1. Defnir e gerenciar níveis de serviço.
2. Adquirir e manter tecnologia de infraestrutura.
3. Adquirir e manter software aplicativo.
4. Gerenciar performance e capacidade

Assinale a alternativa que indica todas as afrmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • PROCESSOS DE TI Entregar e Suportar


    DS1
    Definir e Gerenciar Níveis de Serviço 6 OC

    DS2
    Gerenciar Serviços de Terceiros 4 OC

    DS3
    Gerenciar Capacidade e Desempenho 5 OC

    DS4
    Assegurar Continuidade de Serviços 10 OC

    DS5
    Assegurar a Segurança dos Serviços 11 OC

    DS6
    Identificar e Alocar Custos 4 OC

    DS7
    Educar e Treinar Usuários 3 OC

    DS8
    Gerenciar a Central de Serviço e os Incidentes 5 OC

    DS9
    Gerenciar a Configuração 3 OC

    DS10
    Gerenciar os Problemas 4 OC

    DS11
    Gerenciar os Dados 6 OC

    DS12
    Gerenciar o Ambiente Físico 5 OC

    DS13
    Gerenciar as Operações 5 OC


ID
1159423
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A opção (ou parâmetro) do comando rm do Linux Ubuntu que tem como função remover/deletar arquivos e também diretórios, caso sejam encontrados, é:

Alternativas
Comentários
    • rm - Utilize este comando para remover (deletar) arquivos e opcionalmente diretórios. Por padrão o comando rm exibe um prompt onde o usuário deve confirmar a exclusão de cada arquivo, digitando a letra “y” seguido de “Enter”.

      • ”rm arquivo1” para remover o arquivo chamado “arquivo1” do diretório corrente após confirmação no prompt.

      • ”rm -f arquivo1” para remover o arquivo chamado “arquivo1” do diretório corrente sem que lhe seja exibido o prompt de confirmação.

      • ”rm -R ~/temp/” para remover de forma recursiva o diretório /temp localizado em sua pasta pessoal e todo seu conteúdo, seja ele arquivos e outras arvores de sub-diretórios.



ID
1159426
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Sobre a função analítica do Oracle LISTAGG, considere as seguintes afrmativas.

1. Foi introduzida na versão 9 do Oracle (Oracle 9i).

2. Pode concatenar valores de diversos registros em uma mesma query e retorná-los em um único registro.

3. Pode trabalhar em conjunto com a cláusula ORDER BY para ordenar os valores concatenados

Assinale a alternativa que indica todas as afrmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • 1- Errada: LISTAGG foi introduzida na versão 11G

    2- Correta. 

    3- Correta


ID
1159429
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

São todos Fatores-Chave de Sucesso do processo de Gestão de Eventos do ITIL v.3.

1. Tentativa e erro para refnar e fltrar as classes de eventos capturados pelo processo.

2. Projetar os novos serviços de TI levando em consideração a Gestão de Eventos.

3. Integrar a Gestão de Eventos a todos os processos de gestão de serviços possíveis.

Assinale a alternativa que indica todas as afrmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • 4.1 Event Management

    4.1.9.2 Critical Success Factors

    (...)
    There are three keys to the correct level of filtering, as follows:
      •  Integrate Event Management into all Service Management processes where feasible. This will ensure that only the events significant to these processes are reported.
      •  Design new services with Event Management in mind (this is discussed in detail in paragraph 4.1.10).
      • Trial and error. No matter how thoroughly Event Management is prepared, there will be classes of events that are not properly filtered. Event Management must therefore include a formal process to evaluate the effectiveness of filtering.


ID
1159432
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Qual domínio do COBIT v.4.1. contém processos e objetivos de controle que buscam responder às três perguntas abaixo?

1. Novos projetos serão entregues no prazo e custos previstos?

2. Mudanças podem e serão realizadas sem interromper ou prejudicar o negócio e as operações?

3. Os novos projetos irão entregar soluções que vão ao encontro das necessidades do negócio?

Alternativas
Comentários
  • São questões gerenciais abordadas nos domínios:

    Planejar e Organizar:


    • A estratégia do negócio e a TI estão alinhadas?

    • A empresa está otimizando a utilização dos seus recursos?

    • Todos na organização compreendem as metas de TI?

    • Os riscos relacionados à TI estão compreendidos e sendo gerenciados?

    • A qualidade dos sistemas de TI está adequada às necessidades do negócio?

    Adquirir e Implementar

    • Os novos projetos conseguem entregar soluções que atendem as necessidades do negócio?

    • Os novos projetos conseguem ser entregues dentro do prazo e orçamento planejados?

    • Os novos sistemas funcionam adequadamente depois de implementados?

    • As mudanças são conduzidas com baixo impacto nas operações de negócio correntes?

    Entregar e Suportar

    • Os serviços de TI estão sendo entregues com alinhados ao negócio?

    • Os custos de TI estão otimizados?

    • As equipes de trabalho são capazes de utilizar os sistemas de TI com segurança e produtividade?

    • Atributos como confidencialidade, integridade e disponibilidade estão implementados de forma adequada?

    Monitorar e Avaliar

    • As medições detectam problemas antes que seja tarde demais?

    • Há garantias de que os controles internos sejam eficientes e eficazes?

    • É possível associar o desempenho de TI às metas de negócio estabelecidas?




ID
1159435
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

São todas áreas de conhecimento do corpo de conhecimentos sobre gestão de projetos do PMI (PMBOK):

1. Comunicações
2. Compras ou aquisições
3. Vendas ou resultados
4. Tempo
5. Qualidade

Assinale a alternativa que indica todas as afrmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • São todas menos Vendas  ou resultados.

    Lembrando que as áreas de conhecimento ao 9:

    INTEGRAÇÃO

    TEMPO

    ESCOPO

    CUSTO

    QUALIDADE

    RH

    RISCO

    COMUNICAÇÃO 

    AQUISIÇÃO.

    Gabarito: C de abaCte.

    (nunca vi uma matéria para mudar tanto. Se comentei desatualizado me avisem)

  • Lembrando que a versão 5 do PMBOK trouxe uma nova área de conhecimento: Partes Interessadas.


    Bons estudos!


ID
1159441
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O comando do Linux Ubuntu para retornar ao diretório (ou pasta) padrão (diretório home) do usuá- rio corrente do sistema é:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: E

    cd .. vai para o diretório um nível acima

    cd - vai para o diretório previamente acessado

    cd / vai para o diretório raiz


  • A resposta correta é a A (cd sem parâmetros).

    O item E está errado, pois não possui espaço entre o cd e o ~ (aliás, todos sem espaço ente o cd e o parâmetro estão errados).

  • A assertiva E está errada não há espaço, o cd sem diretório vai para o diretório home. O gabarito está equivocado.

  • Sabrina,

    A questão está correta.

    O comando com espaço roda normalmente.

    Gabarito E.

    .

    .

    At.te

    Foco na missão ❣

  • O comando cd sem argumentos também retorna ao diretório home do usuário corrente. O item A não estaria errado. Eu marquei ele justamente por achar que os demais sequer rodariam por não haver espaço entre o comando e o argumento. cd ~ também retorna ao diretório home, mas não cd~


ID
1159444
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Calcule o número de sub-redes possíveis, e a quantidade de hosts para cada sub-rede, respecti- vamente, para uma rede classe B cujo primeiro IP da primeira sub-rede é: 184.16.0.1 255.255.192.0.

Alternativas
Comentários
  • 184.16.0.1 -> Classe B (entre 128 e 191)

    máscara 255.255.1100 0000.0000 0000 -> 2 bits são usados para sub-redes -> 2^2 -> 4

    14 bits são usados para hosts -> 2^14-> 16384

  • Era só fazer o calculo de sub-redes para matar a questão. Octeto 192, 2 bits ligados, isso me da 2^2 = 4. Só a letra b oferta opção de 4 sub-redes.