SóProvas



Prova UFBA - 2014 - Unilab - Contador


ID
2748523
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

[...] o Estado realiza a função administrativa por meio de órgãos, agentes e pessoas jurídicas, adotando duas formas básicas de organização e atuação administrativas: centralização e descentralização. (JUND, 2006, p. 49).


A análise do texto e os conhecimentos sobre a função administrativa do Estado permitem afirmar:

Quando o Estado centraliza, pressupõe a existência de duas pessoas jurídicas distintas: o Estado e a entidade que executará o serviço, por ter recebido essa atribuição.

Alternativas
Comentários
  • Quando o Estado centraliza, pressupõe a existência de duas pessoas jurídicas distintas: o Estado e a entidade que executará o serviço, por ter recebido essa atribuição.(descentraliza) 

     

    GABARITO E

  • Gabarito: errado

     

    Ao estabelece a existência de outra pessoa jurídica, que irá executar o serviço, ocorre a descentralização.

  • PJ ------ descentralização--->>> PJ (quando passa as atividade para outra PJ)

    PJ <<<--- centralização ---------- PJ (quando volta as atividades para 1 PJ)

  • Quando o Estado centraliza, pressupõe a existência de duas pessoas jurídicas distintas: o Estado e a entidade que executará o serviço, por ter recebido essa atribuição.


    Errado.


    O certo seria descentraliza

  • Quando o Estado centraliza, pressupõe a existência de duas pessoas jurídicas distintas: o Estado e a entidade que executará o serviço, por ter recebido essa atribuição.


    Errado.


    O certo seria descentraliza

  • Quando ele descentraliza ele transfere a execução da atividade ficando com a titularidade. é o que JK fez quando era presidente, manteve a tomada de decisões centrada na cúpula estratégica do governo mas transferiu a execução das atividades para as entidades da administração indireta.


ID
2748526
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

[...] o Estado realiza a função administrativa por meio de órgãos, agentes e pessoas jurídicas, adotando duas formas básicas de organização e atuação administrativas: centralização e descentralização. (JUND, 2006, p. 49).


A análise do texto e os conhecimentos sobre a função administrativa do Estado permitem afirmar:

Uma das características dos órgãos da Administração Direta é a ausência de patrimônio próprio, uma vez que não dispõem de aptidão para ter bens.

Alternativas
Comentários
  • O gabarito foi dado como certo

     

    Para a doutrina, a Administração Direta ou centralizada consiste no conjunto de órgãos públicos que compõem a estrutura dos Entes Federativos. É composta pelas pessoas políticas, assim consideradas as manifestações instituídas pela Constituição Federal, reconhecidas como elementos formais indispensáveis à constituição de uma Federação e dotadas de personalidade jurídica de direito público e competências legislativas e administrativas, ainda que não sejam titulares necessariamente de função jurisdicional. Portanto, são elas: a União, os Estados, os Municípios e o Distrito Federal, cada qual com sua estrutura administrativa e seus órgãos[18].
    Portanto, é importante grifar que os entes que compõem a Administração Direta, por serem pessoas jurídicas de direito público, estão sujeitos às prerrogativas e obrigações inerentes a esse regime, o que é extensível às suas estruturas internas, isto é, aos seus órgãos.
    Considerando esse regime público, vale lembrar algumas consequências de sua aplicação. As pessoas da Administração Direta estão subordinadas aos procedimentos financeiros públicos, como regras de contabilidade pública e aos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar n. 101/2000). Submetem-se também às exigências de concurso público (art. 37, II, da CF) e do dever de licitar (art. 37, XXI, da CF). O seu quadro de pessoal é composto por servidores públicos, com todos os deveres e garantias inerentes ao grupo. Os seus atos administrativos gozam dos atributos de presunção de legitimidade, de autoexecutoriedade e de coercibilidade, e, da mesma forma que seus contratos, seguem o regime administrativo, contando com as cláusulas exorbitantes.
    As pessoas da Administração Direta gozam de privilégios tributários, tal como a imunidade recíproca para os impostos (conforme art. 150, VI, “a”, da CF), além das prerrogativas processuais, considerando o seu tratamento de Fazenda Pública. Seus bens estão protegidos pelo regime público, sendo alienáveis de forma condicionada, impenhoráveis, imprescritíveis e não podem ser objeto de oneração. Por fim, o pagamento de seus débitos judiciais está sujeito ao regime de precatório previsto no art. 100 da CF.

     

    MARINELA (2015)

  • Atenção ao comando, fala em ÓRGÃO da administração pública.

    .................................................................................................................

    Características dos Órgãos Públicos

    Não possuem Personalidade Jurídica;

    São parte da Administração Pública;

    Resultam da desconcentração das atribuições do Estado;

    Não possuem patrimônio próprio;

    Não possuem capacidade postulatória (regra geral), mas podem iniciar o processo se estiverem defendendo prerrogativas próprias (exceção);

    Obs.: Existem dois órgãos que podem ingressar em juízo se estiverem defendendo prerrogativas próprias, quais são os independentes e os autônomos.

    Gabarito 'certo'

  • Aqui espera-se que o aluno julgue a afirmação como certa ou errada e para resolvê-la exigia-se do aluno conhecimento acerca dos órgãos públicos.

    Inicialmente, importante entendermos que a Administração Pública é composta por dois tipos diferentes de estruturas: a direta e a indireta:

    Decreto Lei 200/1967. Art. 4° A Administração Federal compreende:

    I - A Administração Direta, que se constitui dos serviços integrados na estrutura administrativa da Presidência da República e dos Ministérios.

    II - A Administração Indireta, que compreende as seguintes categorias de entidades, dotadas de personalidade jurídica própria:

    a) Autarquias;

    b) Empresas Públicas;

    c) Sociedades de Economia Mista.

    d) fundações públicas. 

    Assim, precisamos também entender os fenômenos da desconcentração e da descentralização. Quando se fala da descentralização, há uma repartição externa de funções, determinada pessoa jurídica irá repassar, por lei, contrato ou ato administrativo, a execução de determinado serviço para outra pessoa.

    Quando se fala da desconcentração, por sua vez, entende-se que há uma repartição interna de funções, assim, temos uma única pessoa jurídica que distribui suas diversas atribuições entre diversos órgãos.

    Pergunta-se, qual a diferença entre pessoas e órgãos?

    As pessoas, ou entidades, possuem personalidade jurídica, e, portanto, são titulares de direitos e obrigações. Já os órgãos, por sua vez, são entes despersonalizadas, não possuindo personalidade jurídica, logo, não podendo ser sujeitos de direitos e obrigações. Vejamos o que a lei do processo administrativo federal afirma:

    Art. 1o § 2o Para os fins desta Lei, consideram-se:

    I - órgão - a unidade de atuação integrante da estrutura da Administração direta e da estrutura da Administração indireta;

    II - entidade - a unidade de atuação dotada de personalidade jurídica;

    Assim, temos como exemplo de pessoa jurídica a União, e como órgão, o Ministério das Relações Exteriores. Assim, o Ministério das Relações Exteriores é uma pessoa diferente da União? Evidente que não. Trata-se, na verdade, de um órgão da União. Assim, tudo que for realizado pelo Ministro das Relações Exteriores será considerado como realizado pela própria União, pois é ela a detentora da personalidade e titular de direitos e obrigações.

    Visto isso, analisemos agora a assertiva da questão:

    Uma das características dos órgãos da Administração Direta é a ausência de patrimônio próprio, uma vez que não dispõe de aptidão para ter bens.

    Tal afirmativa, conforme já explicado, encontra-se correta. Órgãos não possuem personalidade jurídica, logo não são sujeitos de direitos e obrigações, portanto, por exemplo, a sede do Ministério Público, suas mesas, cadeiras, computadores, fazem parte do seu patrimônio? Não. Fazem parte do patrimônio da União, ela sim pessoa jurídica de direito público, capaz de possuir bens.

    GABARITO: CERTO.

    Campos, Ana Cláudia. Direito Administrativo Facilidade. São Paulo: Método; Rio de Janeiro: Forense, 2019.


ID
2748529
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Sabendo-se que a Lei n° 8112/1990 prevê, por ocasião da morte do servidor público, pensões para seus beneficiários, podendo ser vitalícias ou temporárias, pode-se afirmar que o irmão órfão do funcionário que comprovar dependência econômica do servidor público receberá uma pensão vitalícia.

Alternativas
Comentários
  • Art. 185.  Os benefícios do Plano de Seguridade Social do servidor compreendem:

    d) tenha deficiência intelectual ou mental, nos termos do regulamento;        (Incluído pela Lei nº 13.135, de 2015)

    V - a mãe e o pai que comprovem dependência econômica do servidor; e         (Incluído pela Lei nº 13.135, de 2015)

    VI - o irmão de qualquer condição que comprove dependência econômica do servidor e atenda a um dos requisitos previstos no inciso IV.        (Incluído pela Lei nº 13.135, de 2015)

  • Obrigada Vanessa IPD, deus te abençoe pela contribuição.

  • Art. 217. São beneficiários das pensões:

    VI - o irmão de qualquer condição que comprove dependência econômica do servidor e atenda a um dos requisitos previstos no inciso IV.

    Requisitos do inciso IV: a) seja menor de 21 (vinte e um) anos; (Incluído pela Lei nº 13.135, de 2015)

    Art. 222. Acarreta perda da qualidade de beneficiário: IV - o implemento da idade de 21 (vinte e um) anos, pelo filho ou irmão;

    Portanto, o irmão não receberá pensão vitalícia.

     

  • Requisitos do inciso IV, além de ser menor de 21 anos, tem as opções do irmão ser inválido, ou ter deficiência intelectual ou mental. Qualquer um dos três pré-requisitos dão o irmão o direito de receber a pensão.

  • GABARITO: ERRADO

    Art. 217. São beneficiários das pensões:

    VI - o irmão de qualquer condição que comprove dependência econômica do servidor e atenda a um dos requisitos previstos no inciso IV.

    IV - o filho de qualquer condição que atenda a um dos seguintes requisitos:

    a) seja menor de 21 (vinte e um) anos

    b) seja inválido;

    c) tenha deficiência grave; ou

    d) tenha deficiência intelectual ou mental;     

    Art. 222. Acarreta perda da qualidade de beneficiário: IV - o implemento da idade de 21 (vinte e um) anos, pelo filho ou irmão

  • Para resolver esta questão, exigia-se do aluno algum conhecimento do conteúdo da Lei n.º 8.112/1990, que assim afirma:

    Art. 217. São beneficiários das pensões:

    IV - o filho de qualquer condição que atenda a um dos seguintes requisitos:                  

    a) seja menor de 21 (vinte e um) anos;                      

    b) seja inválido;               

    c) tenha deficiência grave; ou    

    d) tenha deficiência intelectual ou mental;                 

    VI - o irmão de qualquer condição que comprove dependência econômica do servidor e atenda a um dos requisitos previstos no inciso IV.

    Art. 222. Acarreta perda da qualidade de beneficiário:

    III - a cessação da invalidez, em se tratando de beneficiário inválido, ou o afastamento da deficiência, em se tratando de beneficiário com deficiência, respeitados os períodos mínimos decorrentes da aplicação das alíneas a e b do inciso VII do caput deste artigo; 

    IV - o implemento da idade de 21 (vinte e um) anos, pelo filho ou irmão.

    Ou seja, analisando os artigos supracitados, observa-se que, de fato, o irmão pode ser beneficiário de pensão, desde que comprove dependência econômica do servidor e atenda a um dos requisitos previstos no inciso IV, art. 217, da mesma lei.

    No entanto, equivocada a afirmação de que o irmão órfão do funcionário que comprove dependência econômica do servidor receberá uma pensão vitalícia. Pois, conforme a própria lei, haverá a perda da qualidade de beneficiário quando o irmão (ou filho) atingir a idade de 21 anos. Além disso, caso haja a cessação da invalidez ou o afastamento da deficiência, respeitadas as exigências legais, igualmente haverá o fim do recebimento da pensão.

    Portanto, afirmativa errada.

    Gabarito: ERRADO.

  • gaba ERRADO

    não pode ter nenhum beneficiado.

    vai até os 21 anos.

    pertencelemos!


ID
2748532
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Para melhor gerenciar os resultados, o processo de gestão de uma organização deve ser dinâmico e proativo, permitindo se antecipar às mudanças que ocorrem no ambiente. Para ter esta característica, é necessário um modelo de gestão que vise, simultaneamente, um resultado econômico positivo para a organização e a criação de valor aos usuários dos serviços prestados. Assim, a sua base de atuação deve ser calcada em um processo de gestão estratégica, ou seja, baseado em estratégias que visam criar para a organização a possibilidade de maximização do seu resultado econômico no longo prazo. (MAUSS; SOUZA, 2008, p. 71).


A análise do texto e os conhecimentos sobre gestão organizacional permitem afirmar:

Um processo de gestão estratégica implica o uso eficiente dos recursos públicos no atendimento das necessidades da sociedade, de forma que, em longo prazo, os objetivos traçados sejam alcançados.

Alternativas
Comentários
  • O examinador estava com sono ou simplesmente não recebeu o salário ou bonificação em dia! 

  • Também achei a questão estranha. Apesar de o item em si que deve ser analisado para marcar o gabarito esteja correto, não vi qualquer conexão com o enunciado.


ID
2748535
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Para melhor gerenciar os resultados, o processo de gestão de uma organização deve ser dinâmico e proativo, permitindo se antecipar às mudanças que ocorrem no ambiente. Para ter esta característica, é necessário um modelo de gestão que vise, simultaneamente, um resultado econômico positivo para a organização e a criação de valor aos usuários dos serviços prestados. Assim, a sua base de atuação deve ser calcada em um processo de gestão estratégica, ou seja, baseado em estratégias que visam criar para a organização a possibilidade de maximização do seu resultado econômico no longo prazo. (MAUSS; SOUZA, 2008, p. 71).


A análise do texto e os conhecimentos sobre gestão organizacional permitem afirmar:

O instrumento de planejamento, criado pela Constituição Federal de 1988, que reflete os objetivos estratégicos do organismo público, é a Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO.

Alternativas
Comentários
  • PPA - Estratégico

    LDO - Tático

    LOA - Operacional

  • PPA - PLANEJA

    LDO - ORIENTA

    LOA - EXECUTA

  • Na verdade o PPA desde 2013 é reconhecido em 3 âmbitos : estratégico , tático e operacional . O erro da questão foi afirmar que a LDO trata dos objetivos , quando na verdade ela estabelece Metas e prioridades da administração pública .



    Temos aquele velho método de memorização do PPA :


    Diretrizes

    Objetivos

    Metas


    o comentário dos colegas estão equivocados , mas valem pra acrescentar .

  • PPA- Estratégico, LDO-Tático e LOA-Operacional.


ID
2748538
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Para melhor gerenciar os resultados, o processo de gestão de uma organização deve ser dinâmico e proativo, permitindo se antecipar às mudanças que ocorrem no ambiente. Para ter esta característica, é necessário um modelo de gestão que vise, simultaneamente, um resultado econômico positivo para a organização e a criação de valor aos usuários dos serviços prestados. Assim, a sua base de atuação deve ser calcada em um processo de gestão estratégica, ou seja, baseado em estratégias que visam criar para a organização a possibilidade de maximização do seu resultado econômico no longo prazo. (MAUSS; SOUZA, 2008, p. 71).


A análise do texto e os conhecimentos sobre gestão organizacional permitem afirmar:

A maximização do resultado econômico a que se refere o texto é conseguida mediante a remuneração mais elevada, a ser cobrada do contribuinte pelo uso dos serviços públicos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: errado

     

    O Estado não foi criado para dar lucro econômico.

  • Errado

    questão mais interpretativa do que gestão de processos

  • ele quis pegar a palavra valor do texto, e coloca-la em outro sentido... $$$

  • Até porque , maximizar seria fazer mais com menos , e não mais com mais.


ID
2748541
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Foi divulgado, recentemente, na mídia televisa, que o prefeito de um determinado município efetuou um processo de licitação para aquisição de material escolar, visando a sua distribuição com os alunos no início do ano letivo. A empresa vencedora não entregou o material e o executivo providenciou a aquisição dos itens necessários, sem licitação, porque ficou caracterizado como medida emergencial, em decorrência do começo das aulas e da falta do material adequado para as atividades dos estudantes. A reportagem anunciou que o material foi adquirido por valores três vezes mais caros que o preço cobrado por livrarias da cidade e que fora fornecido pela mesma empresa que venceu a licitação e não entregou o material.


Sobre essa situação, é correto afirmar:

O caso retratado pode ser caracterizado como típico de inexigibilidade do processo licitatório, argumento utilizado pelo referido gestor público.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

     

    5.1. Inexigibilidade
    A contratação direta, em caso de inexigibilidade de licitação, resulta da inviabilidade de competição, o que decorre da ausência dos pressupostos que justificam a sua realização.
    5.1.1. Pressupostos para a realização da licitação
    Para a realização da licitação, exige-se a presença de três pressupostos:
    a) Pressuposto lógico
    Este pressuposto exige a pluralidade de objetos e de ofertantes, pois, caso contrário, a competição não terá qualquer sentido e a licitação será inviável. Ocorrerá essa hipótese quando o objeto ou o serviço for singular e, ainda, quando se tratar de produtor ou fornecedor exclusivo.
    b) Pressuposto jurídico
    A licitação tem que ser um meio apto para a Administração perseguir o interesse público. Caso o procedimento coloque em risco esse interesse, ele será inviável, já que a licitação não pode prejudicar o que deve proteger. Ela não é um fim em si mesma, mas um meio, um instrumento para a proteção do interesse coletivo, não devendo jamais prejudicá-lo.
    Verifica-se a hipótese de inexigibilidade no caso das empresas públicas e sociedades de economia mista que estão obrigadas a licitar. De acordo com o já explicado no Capítulo 3 deste estudo, essas empresas estatais podem ser constituídas para a prestação de serviços públicos e para a exploração da atividade econômica. Tratando-se de prestação de serviços públicos, elas perseguem o interesse coletivo. O mesmo ocorre quando exploram a atividade econômica, tendo em vista que o texto constitucional estabelece, em seu art. 173, que o Estado não intervirá na atividade econômica, exceto no caso dessas empresas, quando necessária aos imperativos da segurança nacional ou a relevante interesse coletivo, caracterizando, sem dúvida alguma, proteção do interesse público. 

     

    MARINELA (2015)

  • emergência é dispensabilidade de licitação

  • No caso da questão também não contribuiria para o erro (além de ser caso de DISPENSABILIDADE) o caso de ter sido a mesma empresa de antes? Penso que atentaria também contra a princípio da moralidade.

    ".....fora fornecido pela mesma empresa que venceu a licitação e não entregou o material"

  • Nessa situação a licitação é DISPENSÀVEL

  • Nesta questão espera-se que o aluno julgue a afirmação como certa ou errada e para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca do conteúdo da Lei 8.666/1993.

    Observa-se que apesar de a regra geral que disciplina as contratações públicas possuir como premissa a exigência da realização de licitação para a obtenção de bens e para a execução de serviços e obras, há, na própria Lei de Licitações exceções.

    Na licitação dispensável, rol taxativo presente no art. 24 da Lei 8.666/93, há para o administrador uma faculdade, que poderá realizar o processo licitatório ou não, dependendo das particularidades do caso concreto (ato discricionário).

    A licitação dispensada, rol taxativo presente no art. 17 da Lei 8.666/93, por sua vez, está relacionada às alienações de bens públicos tanto móveis quanto imóveis, não cabendo ao administrador nenhum tipo de juízo de valor, pois há na lei uma imposição (ato vinculado) da contratação direta.

    Por fim, a inexigibilidade de licitação, rol exemplificativo presente no art. 25 da Lei 8.666/93, faz referência aos casos em que o administrador também não tem a faculdade para licitar, porém, aqui o motivo é a ausência de competição em relação ao objeto a ser contratado, condição indispensável para um procedimento licitatório. Tornando, assim, a licitação impossível.

    Agora, vejamos:

    Art. 24. É dispensável a licitação:

    XI - na contratação de remanescente de obra, serviço ou fornecimento, em consequência de rescisão contratual, desde que atendida a ordem de classificação da licitação anterior e aceitas as mesmas condições oferecidas pelo licitante vencedor, inclusive quanto ao preço, devidamente corrigido.

    Portanto, observa-se que seria caso de licitação dispensável, e não exigibilidade de licitação, pois não há que se falar em ausência de competição, a licitação não é impossível, tanto que, de fato, ela anteriormente ocorreu. No entanto, conforme descrito no enunciado da questão, o caso encontra-se eivado de ilegalidades, uma vez que o material foi adquirido por valores três vezes mais caros que o preço cobrado por livrarias da cidade e fornecido pela mesma empresa que venceu a licitação e não entregou o material.

    Gabarito: ERRADO.

  • GABARITO: ERRADO.


ID
2748544
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Foi divulgado, recentemente, na mídia televisa, que o prefeito de um determinado município efetuou um processo de licitação para aquisição de material escolar, visando a sua distribuição com os alunos no início do ano letivo. A empresa vencedora não entregou o material e o executivo providenciou a aquisição dos itens necessários, sem licitação, porque ficou caracterizado como medida emergencial, em decorrência do começo das aulas e da falta do material adequado para as atividades dos estudantes. A reportagem anunciou que o material foi adquirido por valores três vezes mais caros que o preço cobrado por livrarias da cidade e que fora fornecido pela mesma empresa que venceu a licitação e não entregou o material.


Sobre essa situação, é correto afirmar:

O fato descrito merece a abertura de uma ação do Ministério Público, uma vez que, o atendimento ao interesse público deve prevalecer.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

        Art. 14. Qualquer pessoa poderá representar à autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigação destinada a apurar a prática de ato de improbidade.

            § 1º A representação, que será escrita ou reduzida a termo e assinada, conterá a qualificação do representante, as informações sobre o fato e sua autoria e a indicação das provas de que tenha conhecimento.

            § 2º A autoridade administrativa rejeitará a representação, em despacho fundamentado, se esta não contiver as formalidades estabelecidas no § 1º deste artigo. A rejeição não impede a representação ao Ministério Público, nos termos do art. 22 desta lei.

            § 3º Atendidos os requisitos da representação, a autoridade determinará a imediata apuração dos fatos que, em se tratando de servidores federais, será processada na forma prevista nos arts. 148 a 182 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990 e, em se tratando de servidor militar, de acordo com os respectivos regulamentos disciplinares.

            Art. 15. A comissão processante dará conhecimento ao Ministério Público e ao Tribunal ou Conselho de Contas da existência de procedimento administrativo para apurar a prática de ato de improbidade.

            Parágrafo único. O Ministério Público ou Tribunal ou Conselho de Contas poderá, a requerimento, designar representante para acompanhar o procedimento administrativo.

            Art. 16. Havendo fundados indícios de responsabilidade, a comissão representará ao Ministério Público ou à procuradoria do órgão para que requeira ao juízo competente a decretação do seqüestro dos bens do agente ou terceiro que tenha enriquecido ilicitamente ou causado dano ao patrimônio público.

            § 1º O pedido de seqüestro será processado de acordo com o disposto nos arts. 822 e 825 do Código de Processo Civil.

            § 2° Quando for o caso, o pedido incluirá a investigação, o exame e o bloqueio de bens, contas bancárias e aplicações financeiras mantidas pelo indiciado no exterior, nos termos da lei e dos tratados internacionais.

            Art. 17. A ação principal, que terá o rito ordinário, será proposta pelo Ministério Público ou pela pessoa jurídica interessada, dentro de trinta dias da efetivação da medida cautelar.


ID
2748547
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Artigo 74: Os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, sistema de controle interno... (CONSTITUIÇÃO, 1988).


Tal controle pressupõe a existência de um único órgão de controle a que denominamos CONTROLADORIA ou ÓRGÃO CENTRAL DE CONTROLE INTERNO – nos moldes existentes em outros países [...] (SILVA, 2008, p. 213).


Uma das atribuições da Controladoria é servir de instrumento de auxílio a um processo decisório, por meio de documentos e relatórios.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Certo

    Pensei que a controladoria apenas controlava! Bora estudar mais.

  • Art. 74. Os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de: I - avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos da União; II - comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e eficiência, da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e entidades da administração federal, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado; III - exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da União; IV - apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional. § 1º Os responsáveis pelo controle interno, ao tomarem conhecimento de qualquer irregularidade ou ilegalidade, dela darão ciência ao Tribunal de Contas da União, sob pena de responsabilidade solidária. § 2º Qualquer cidadão, partido político, associação ou sindicato é parte legítima para, na forma da lei, denunciar irregularidades ou ilegalidades perante o Tribunal de Contas da União.

ID
2748550
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

As inovações introduzidas pela Constituição brasileira de 1988 refletiram no aumento do grau de autonomia fiscal dos estados e municípios e na descentralização dos recursos tributários disponíveis.

Alternativas
Comentários
  • O art. 18, da Atual Constituição, inseriu o Município na organização político-administrativa da Federação, de modo que ele e Distrito Federal formam a terceira esfera de autonomia, alterando o dualismo no federalismo brasileiro. Traz o art. 29 um enorme acréscimo de institucionalização, uma vez que determina seja o Município regido por lei orgânica dotada de rigidez, por ser votada em dois turnos num quórum qualificado de dois terço dos membros da Câmara Municipal. Já o art. 30 discrimina as matérias de competência municipal com reconhecida relevância, desconhecida dos textos constitucionais antecedentes.

     

     O PODER DO MUNICÍPIO, UM PODER PRÉ-ESTATAL NA CONSTITUIÇÃO DE 1988

    O poder municipal tomou relevância na Constituição de 1988, que fez dele uma peça constitutiva do próprio sistema nacional de comunhão política do ordenamento, o que cercou o referido poder de proteção adequada em face dos legisladores, mormente os estaduais.

     

     

    GABARITO C

  • Segundo Paludo, a Constituição de 1988 proporcionou a descentralização para Estados e Municípios de parcela de recursos tributários e da responsabilidade pela execução de serviços públicos (repartição de competências);

    Entendemos que realmente a CF de 1988 tornou a máquina pública mais burocrática, rígida e centralizada, contudo, também tivemos avanços no texto constitucional, tornando o poder político mais decentralizado, com transferência de competência para Estados e Municípios.

  • CERTO

    Federalismo de 3º grau

    Prevalece a orientação de que o Brasil adota uma Federação de 3º grau, com autonomia nas três esferas de governo – federal, estadual e municipal. 


ID
2748553
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Por ser uma instituição de integração internacional, a Unilab é prescindida de autonomia didático‑científica, para garantir a uniformidade dos programas disponibilizados à comunidade.

Alternativas
Comentários
  • ESTATUTO DA UNILAB

    Art. 1º - UNILAB - Instituição autárquica pública federal - Ensino superior - Vinculada ao MEC

    Art. 2º - UNILAB possui autonomia: didático-científica; administrativa; de gestão orçamentária, financeira e patrimonial e disciplinar.

    Errado: prescindida

  • prescindir = não precisar de, dispensar.


ID
2748556
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Art. 3° : A Unilab tem como missão produzir e disseminar o saber universal, de modo a contribuir para o desenvolvimento social, cultural e econômico do Brasil e dos países de língua portuguesa, por meio da formação de cidadãos com sólido conhecimento filosófico, científico, cultural e técnico, compromissada com a superação das desigualdades sociais. (ESTATUTO da Unilab).


Na Unilab, a produção e a disseminação do saber universal serão atingidos mediante a geração de conhecimentos, integrados no ensino, na pesquisa e na extensão e pela promoção do intercâmbio cultural, científico e educacional entre os países conveniados.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Art. 9º A Unilab, comunidade de servidores docentes, técnico-administrativos em educação e discentes, tem por finalidade a geração, transmissão e aplicação de conhecimentos integrados no ensino, na pesquisa e na extensão, bem como a promoção do intercâmbio cultural, científico e educacional, visando ao desenvolvimento regional, nacional e internacional com justiça social.

    Art. 10 A Unilab elege como princípios de atuação:
    I - produção e disseminação do saber universal, de modo a contribuir para o desenvolvimento social, cultural e econômico do Brasil e dos países da CPLP, por meio do conhecimento filosófico, científico, artístico, cultural e tecnológico, bem como a formação de cidadãos compromissados com a superação das desigualdades sociais.


ID
2748559
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Com o objetivo de analisar e avaliar o desempenho e o projeto da Universidade e assessorar essa instituição na definição de políticas e estratégias, a Unilab contará com um Comitê Consultivo Internacional.

Alternativas
Comentários
  • PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL VERSÃO PRELIMINAR (http://pdi.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2013/08/CAP_1.pdf)

    No plano internacional, a Unilab com o objetivo de analisar e avaliar o desempenho e os projetos da Universidade, assessorar a Instituição na definição de políticas de longo e médio prazo, de estratégias institucionais, relativas a essas políticas, contará com o Comitê Consultivo Internacional...


ID
2748562
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Os representantes estudantis, nos diversos colegiados, serão escolhidos, mediante indicação da Direção das unidades acadêmicas, entre os mais participativos e com melhor coeficiente de aproveitamento nas disciplinas.

Alternativas
Comentários
  • Se serão representantes estudantis, os representados (estudantes) devem escolher e não a direção.

  • Gabarito: Errado

  • ERRADO - São escolhidos por meio de votação dos estudantes.

ID
2748565
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Para intensificar relações transformadoras entre a Universidade e a sociedade, a Unilab desenvolverá atividades de extensão, que poderão alcançar o âmbito de toda a coletividade ou dirigir-se a pessoas e instituições públicas ou privadas.

Alternativas
Comentários
  • Vale a pena lembrar da semana acadêmica, em que a Universidade realiza atividades de extensão com acesso livre a toda comunidade.

    Item correto


ID
2748568
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A memória principal útil, ou seja, aquela disponível para ser utilizada pelas diversas aplicações dos usuários e seus respectivos dados, é a que sobra depois da alocação do Sistema Operacional e dos diversos utilitários.

Alternativas
Comentários
  • A memória útil é o espaço disponível na memória RAM após a cópia da ROM-BIOS, carregamento do kernel do sistema operacional e disponibilização da interface do usuário.

  • Resposta: CERTA

    A memória principal do computador é aquela composta por todos os programas em execução. É muito comum citar apenas a memória RAM como sendo a principal, uma vez que sua ordem de grandeza é bem maior que as demais. Porém, sendo literal, compõem a memória principal do computador os registradores, a memória cache e a memória RAM.
     

    "Estude, pois a caneta é mais leve que a pá. - Marcos Roberto"

  • Essa eu caí legals

  • "Estude, pois a caneta é mais leve que a pá. - Marcos Roberto"


ID
2748571
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um pendrive é uma memória auxiliar que funciona como dispositivo de entrada e saída de dados.

Alternativas
Comentários
  • Essa prova só pode ser brincadeira, de 20 umas 18 não fazem sentido.

     

    Pendrive=> memória flash

  • acredito que mesmo sendo flash , o sentido de falar memoria auxiliar é em relação ao uso diario.

    arquivos relativamente pequenos , plug and play , etc...

    não é como um HD externo que tem muito mais utilidade pra back up

  • Algumas classificações sobres memórias:



    Memória (Primária, Secundária e Terciária)


    Memória são todos os dispositivos que permitem a um computador guardar dados, temporariamente ou permanentemente. Existem dois tipos de memórias que são: 


    Memórias primárias ou memória real: Sua principal função é conter as informações necessárias para o processador num determinado momento, sem elas o computador não pode funcionar. Podemos citar, por exemplo, a memória RAM (volátil), memória ROM (não volátil), registradores e memórias cachê. 


    Memórias secundárias: Sua informação precisa ser carregada na memória primária antes de passar pelo processador. O computador não precisa estritamente dela para funcionar. Elas geralmente são não-voláteis, permitindo assim guardar os dados permanentemente. Como por exemplo, os discos rígidos, CDs, DVDs e disquetes.


    Memórias voláteis: Memórias voláteis são as que requerem energia para manter a informação armazenada. São fabricadas com base em duas tecnologias: dinâmica e estática.

    Memórias terciárias: São parecidas com a memória secundaria, só que as terciárias dependem das operações de montagem, como discos ópticos e fitas magnéticas, entre outros. Já na memória secundaria não necessita de operações de montagem.


    https://sites.google.com/site/hardwarememoria2/

    #Nãodesista!


  • A questão aborda conhecimentos acerca da diferença entre dispositivos de entrada, de saída e entrada e saída de dados.

     

    Antes de analisarmos o enunciado, vale destacar a diferença entre os dispositivos acima mencionados:

    Dispositivos de entrada – Os dispositivos de entrada são os dispositivos que apenas inserem informações no computador. Dentre os tipos de periféricos de entrada, pode-se destacar o teclado que apenas insere informações no computador quando, por exemplo, executa comandos através de suas teclas.

    Dispositivos de saída - Os dispositivos de saída são os dispositivos que apenas recebem informações no computador. Dentre os periféricos de saída, pode-se destacar os monitores -exceto os touchscreen – que apenas recebem informações do computador e transmitem esses dados em forma de imagem.

    Dispositivos de entrada e saída - Os dispositivos de entrada e saída são os dispositivos que inserem e recebem informações no computador. Dentre esses periféricos, pode-se destacar os monitores touchscreen que inserem informações; quando utilizam a função touch; e recebem informações para transmitir imagens ao usuário.

     

    O Pen Drive é um dispositivo de armazenamento portátil com conexão USB, ou seja, é um equipamento destinado a guardar dados. Esse hardware é caracterizado como um dispositivo de entrada e saída de dados, uma vez que é capaz de inserir dados ao, por exemplo, enviar um arquivo para a máquina, e receber informações quando, por exemplo, o usuário armazena arquivos.

     

    Gabarito – Certo.


ID
2748574
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Um processador de dois núcleos (dual-core), rodando a 3,2 GHz, equivale a um processador de um único núcleo (single-core) de 6,4 GHz.

Alternativas
Comentários
  • e-

    The proximity of multiple CPU cores on the same die allows the cache coherency circuitry to operate at a much higher clock rate than what is possible if the signals have to travel off-chip. Combining equivalent CPUs on a single die significantly improves the performance of cache snoop (alternative: Bus snooping) operations. Put simply, this means that signals between different CPUs travel shorter distances, and therefore those signals degrade less. These higher-quality signals allow more data to be sent in a given time period, since individual signals can be shorter and do not need to be repeated as often.

    https://en.wikipedia.org/wiki/Multi-core_processor


ID
2748577
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre o ambiente do sistema operacional Microsoft Windows, é correto afirmar:

A identificação de um arquivo é composta por duas partes: a primeira refere-se ao nome do arquivo e a segunda, denominada extensão do arquivo, determina o tipo do arquivo, sendo dois exemplos de extensão de arquivo o .exe, que define aplicativos, e o .txt, que define arquivos do tipo texto.

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: CERTA.

     

    .exe - arquivo executável. Qualquer programa que queiramos instalar em nosso computador terá essa extensão. Fazendo clique duplo sobre um arquivo com esta extensão iniciamos um processo de instalação ou um programa. 

     

    .txt - arquivo de texto que se abre com qualquer editor de texto

  • certa resposta

    EXTENSÕES DE ARQUIVOS.

    .accdb--> Banco de dados do Access

    .doc --> Documento do Word 97-2003

    .docm --> Documento do Word habilitado para macro

    .docx --> Documento do Word 2007-2016

    .docx --> Documento Strict de Open XML

    .dot --> Modelo do Word 97-2003

    .dotm --> Modelo do Word habilitado para macro

    .dotx --> Modelo do Word => "T" de Template (ou "modelo de documento") é um documento de conteúdo, com apenas a apresentação visual (apenas cabeçalhos por exemplo) e instruções sobre onde e qual tipo de conteúdo deve entrar a cada parcela da apresentação — por exemplo conteúdos que podem aparecer no início e conteúdos que só podem aparecer no final.

    .htm,. HTML --> Página da Web

    .htm,. HTML --> Página da Web, Filtrado

    .mht; .mhtml --> Página da Web de Arquivo Único

    .odt --> Texto OpenDocument

    .pdf --> PDF

    .rtf --> Formato Rich Text

    .txt --> Texto sem Formatação

    .wps --> Documento Works 6-9

    .xml --> Documento XML do Word 2003

    .xml --> Documento XML do Word

    .xlam --> Suplementos. (se for do Excel 97-2003 será .xla)

    .xps --> Documento XPS

    .xlsx--> Pasta de trabalho do Excel

    .xlsm--> Documento Excel com Macro.

    .xlsb--> Arquivos binários extensos

    .xltx--> Arquivos Modelos (t de template)

    .csv--> Arquivos CSV>>Comma-separated values (ou CSV) é um formato de arquivo que armazena dados tabelados, cujo grande uso data da época dos mainframes. 

    O CSV é um implementação particular de arquivos de texto separados por um delimitador, que usa a vírgula e a quebra de linha para separar os valores. O formato também usa as aspas em campos no qual são usados os caracteres reservados (vírgula e quebra de linha). Essa robustez no formato torna o CSV mais amplo que outros formatos digitais do mesmo segmento.

    .xltx: O formato de arquivo padrão de um modelo do Excel para o Excel 2010 e o Excel 2007. Não pode armazenar o código de macro VBA ou as planilhas de macro do Excel 4.0 (.xlm).

    .xltm: O formato de arquivo habilitado para macro para um modelo do Excel 2010 e Excel 2007. Armazena o código de macro VBA ou as planilhas de macro do Excel 4.0 (.xlm).

    JPEG: Qualidade razoável/ Tamanho do arquivo é pequeno utilizando compressão da imagem. .jpg .jpeg

    GIF: Suporta animações, fundo transparente. .gif

    PNG: Mais recomendado/ Suporta animações, fundo transparente e Compressão de imagem sem perder a qualidade. .png .mng .apng (animações)

    BITMAP: Exclusiva sistema Windows/ Tamanho= Muito grande / Não suporta fundo transparente. .dib .bmp


ID
2748580
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre o ambiente do sistema operacional Microsoft Windows, é correto afirmar:

Através da opção "Formatar Disco", é possível excluir todos os dados de um dispositivo de armazenamento, sendo que essa opção permite que apenas os arquivos do Windows possam ser recuperados na Lixeira, enquanto os outros tipos de arquivos são excluídos permanentemente. 

Alternativas
Comentários
  • Formatou uma unidade de armazenamento em regra, por padrao nao é possivel recupera-la....

    ERRADO.



  • Formatar significa preparar(esvaziar) algum suporte informático para receber novos dados.

    resposta- errado

  • a formatação apaga todos os dados de modo que ele fique virgem novamente, excluindo inclusive vírus ou outros tipos de malware existentes. 

    ERRADO


ID
2748583
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No processador de texto MS-Word, utilizando-se o recurso Hiperlink, é possível incluir, em um documento, um link para acessar uma página na WEB, enviar um e-mail, acessar outra parte do mesmo documento ou acessar outro documento.

Alternativas
Comentários
  • (C)

    Questão autoexplicativa:


    Hiperlink é sinônimo de link e significa qualquer coisa que se coloca em uma página da web e que, quando clicada com o lado esquerdo do mouse, abre uma página diferente, ou um lugar diferente, da internet. A página diferente pode ser do próprio site ou de outro site.
     

  • enviar um e-mail? O.o

  • Não sabia que podia enviar e-mail usando hiperlink.

  • Não é que se pode enviar email usando o hiperlink, é que o hiperlink é um link que poderá abrir, entre outras coisas, um email.

    É exatamente o que a questão menciona: um link para...

  • Ctrl+K= atalho para hiperlinK


ID
2748595
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Ao visualizar uma página no Internet Explorer, é possível localizar um texto ou palavras inseridos em figuras dessa página, pressionando-se simultaneamente as teclas "Ctrl" e "F".

Alternativas
Comentários
  • GAB ERRADO

     

    Questão errada, pois NÃO é possível localizar um texto ou palavras inseridos em FIGURAS dessa página.

  • É possível localizar textos, mas não os inseridos em figuras. 

  • É possível localizar textos

  • Aquela hora que você vê que tem que estar bem ligado na prova :p

  • ctrl+F : LOCALIZAR

  • CRTL + F ou F3 abrir a barra de localização do chrome, IE ou a barra de procura no mozilla, que permite localizar textos.

    GAB: ERRADO

  • A questão aborda conhecimentos acerca dos atalhos de teclado e suas funções no Internet Explorer, mais especificamente quanto à função do atalho CTRL + F.

     

    O atalho CTRL + F tem como função acionar o recurso de pesquisa do navegador, que é utilizado para pesquisar por palavras presentes na página. Porém, vale destacar que o recurso de pesquisa não é capaz de pesquisar palavras presentes em imagens, uma vez que essas palavras são imagens e não fazem parte do texto da página.

     

    Gabarito – Errado.


ID
2748598
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Uma vez apagado o Histórico de navegações no Mozila Firefox ou Internet Explorer, é possível restaurá‑lo através de comandos fornecidos pelo navegador.

Alternativas
Comentários
  • Gab: ERRADO

     

    Apagou, já era!!

     

  • Gabarito Errado. O erro está na parte que fala em restaurar o histórico através de comandos do navegador. Tem como recuperar o histórico através de aplicativos específicos (exemplo: Systenance Index). Fonte: https://www.google.com.br/amp/www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2016/12/como-recuperar-seu-historico-de-navegacao-excluido.amp
  • Gab. ERRADO.

    Não tem como restaurar o histórico através de comandos fornecidos pelo navegador.


  • A questão aborda conhecimentos acerca do histórico de navegação do Mozilla Firefox, mais especificamente quanto à possibilidade de recuperação do histórico após sua exclusão.

     

    O histórico de navegação é um recurso que registra todos os sites visitados, bem como a hora e data de acesso. É possível excluir os dados de navegação utilizando o atalho CTRL + SHIFT + DEL. Porém, vale destacar que, ao apagar o histórico de navegação, não será possível recuperar os dados deletados.

     

    Gabarito – Errado.


ID
2748601
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O Microsoft Outlook converte, automaticamente, os arquivos JPG ou GIF, anexados na mensagem, para o tipo BMP, cujo objetivo é a redução do tamanho total da mensagem.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado

  • O e-mail não converte arquivos. Caso queira converter algum arquivo terá que fazer em um aplicativo de conversão ou no momento que for salvar o arquivo no computador. Lembrando que não podemos anexar aos e-mails arquivos executaveis.

    Gabarito: Errado.

  • O e-mail não converte arquivos. Não podemos anexar aos e-mails arquivos executáveis.

    Gabarito: Errado.

  • Não precisava nem saber se o Outlook converte a imagem ou não srsrs bastava você saber que o formato BMP (Bitmap) é um dos maiores, em bits, formatos de imagem. Ou seja, converter de JPEG para BMP pra ficar menor? sem lógica! e como consequência, como todos já conhecem, GIF é um conjunto de uma série de imagens contidas, e em sequência ,dentro de um mesmo arquivo de imagem, dando um aspecto de mini vídeo em formato de imagem, logo bem maior.

  • Gabarito ERRADO

    BMP é uma abreviação de "Bitmap", ou mapa de bits. Esse nome é quase literal, porque uma imagem em formato . bmp é basicamente um arquivo que descreve quantos pixels a imagem tem, e qual é a cor de cada pixel.


ID
2748604
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A utilização da linguagem HTML, no Microsoft Outlook, permite o uso de recursos avançados de formatação do texto, como marcadores e links.

Alternativas
Comentários
  • - nome HTML é uma abreviação para a expressão inglesa de HyperText Markup Language, que significa Linguagem de Marcação de Hipertexto.

    - HTML é um editor de hipertextos, muito utilizado para criação de páginas online e aplicações de web. Em conjunto com o CSS e Javascript, eles formam as pedras principais para a World Wide Web

    certa

  • HTML é um editor de hipertextos, muito utilizado para criação de páginas online e aplicações de web. Em conjunto com o CSS e Javascript, eles formam as pedras principais para a World Wide Web. Podem ser usados marcadores e links.

    Certa.

  • HTML é um editor de hipertextos
  • Assertiva C

    A utilização da linguagem HTML, no Microsoft Outlook, permite o uso de recursos avançados de formatação do texto, como marcadores e links.


ID
2748607
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre vírus de computador e malwares, é possível afirmar:

Spyware é um software que tem como objetivo monitorar atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros, mas, se utilizado de forma mal-intencionada, pode ser considerado um vírus de computador.

Alternativas
Comentários
  • Não seria um  Malware!

  • gabarito CERTO 

     

    Spyware é um programa projetado para monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros.

     

    A meu ver o examinador se confundiu um pouco, pois vírus e malwares são coisas distintas, o "mais correto" seria malware.

     

     

    Pode ser usado tanto de forma legítima quanto maliciosa, dependendo de como é instalado, das ações realizadas, do tipo de informação monitorada e do uso que é feito por quem recebe as informações coletadas. Pode ser considerado de uso:

     

    Legítimo: quando instalado em um computador pessoal, pelo próprio dono ou com consentimento deste, com o objetivo de verificar se outras pessoas o estão utilizando de modo abusivo ou não autorizado.

     

    Malicioso: quando executa ações que podem comprometer a privacidade do usuário e a segurança do computador, como monitorar e capturar informações referentes à navegação do usuário ou inseridas em outros programas (por exemplo, conta de usuário e senha).

     

     

     

    Vírus

     

    Vírus é um programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos.

  • Malware é gênero que si divide em vírus, worm ...




    Virús é uma espécie do gênero Malware

  • GABARITO CERTO

    Spywares são programas espiões, isto é, sua função é coletar informações sobre uma ou mais atividades realizadas em um computador. Existem muitos spywares de má índole, criados para coletar informações pessoais e, com elas, praticar atividades ilegais. Entretanto, nem todos são assim. Por exemplo: existem empresas de anúncio que se utilizam de spywares para, de forma legal, coletar informações de seus assinantes, com vistas a selecionar o tipo de anúncio que irão lhes apresentar. 


    Podem ser keyloggers, do tipo que captura o que o usuário digitascreenloggers, do tipo que registra os movimentos de mouse de um usuário, ou adwares, daqueles que mostram propagandas para o usuário.


    bons estudos

  • Malware não é vírus! Que questão horrorosa!

  • Malware não é vírus!

  • Desde quando Spyware é um vírus?


    Spyware é um tipo de Malware! Questão tosca do c *&%$ !

  • SPYWARE NÃO É VIRUS KRL!

  • Vou bloquear essa banca F#*&@...

  • 1.malware

    1.1 rootkit

    1.2 spyware

    1.3 cavalor de tróia

    o q diabos foi isso aí?

  • sem noção esta questão!!!

  • Isso que da colocar estagiário pra fazer questão

  • A questão mesmo fala que é um SOFTWARE, ai vem me dizer que pode ser considerada um vírus?????????!!!!!!!!!! Toma no C#

  • As questões mais absurdas, de todas as disciplinas, encontrei nessa banca. Estou meio chocada kkkkkkkkkkkkk

  • Spyware: é um programa cuja finalidade é monitorar as atividades de um determinado sistema e enviar as informações coletadas para terceiros. Pode ser usado com fins legítimos ou maliciosos. 

    GAB - C

  • Não é um vírus, e sim um malware

    gab Errado

  • AINDA BEM QUE ERREI ESTA QUESTÃO!!! :D

  • Quem sabe a questão, vai errar, mas quem não sabe a questão, vai acertar

  • quem sabe erra, quem não sabe acerta! Segue o baile
  • kakkkaaka pelo amor de Deus, que questão ridícula!

  • Se acertar, vai errar, se errar vai acertar.

  • Concordo em parte, pois, de fato, o Spyware foi projetado exclusivamente para monitorar atividades de um determinado sistema. Contudo, os malfeitores viram que poderia usar dessa ferramenta para coletar informações sigilosas de terceiros através da rede.

    Agora, a questão força ao dizer que Spyware pode ser considerado um vírus...seguem algumas informações sobre SPYWARE

    [...]

    É um programa projetado para monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros.

    Para que seja instalado em um computador, é necessário que o spyware seja explicitamente executado pelo usuário.

    O spyware não tem como objetivo dominar ou destruir o sistema do usuário - assim como objetiva os vírus e trojans - ele apenas serve para recolher informações sobre o usuário.

    [...]

    RESUMO

    Programa projetado para monitorar atividades;

    Envia informações para terceiros que tenham interesse;

    Só é instalado se for explicitamente executado pelo usuário;

    É classificado em adware, monitores de sistema, cookies e trojans;

    Sua principal função é espionar as ações do usuário.

    [...]

    ____________

    Fontes: Cartilha de Segurança; Alunos e Professores do Projetos Missão; Questões da CESPE.

  • SEGUE O BAILE!

  • Spyware não é vírus...

    Acredito que a banca quis dizer que possa ser considerado um "malware", aí estaria certa...

  • cespe querendo inventar Questão pra prejudicar os candidatos.
  • Questão Dilma Rulsef.

  • 2 questão absurda da mesma banca e na mesma prova, mais uma e já dava pra pedir musica.


ID
2748610
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre vírus de computador e malwares, é possível afirmar:

Alguns tipos de vírus de computador conseguem danificar componentes de hardware.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - ERRADO, uma das questões mais absurdas que já vi, pois há vários tipos de vírus que danificam o hardware, antigamente isso era muito mais frequente. Paciência

  • Gabarito Errado.

     

    Eis um dos mitos mais famosos e relevantes da segurança da informação. Ao mesmo tempo, representa também em um dos mais pitorescos. Essa dualidade justifica o fato dessa história durar ainda hoje.

     

    Fonte: https://www.kaspersky.com.br/blog/fact-or-fiction-virus-damaging-hardware/5679/

  • MEU DEUS !!!!!! RIDICULO ISSO !

    http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2010/11/pacotao-de-seguranca-virus-que-infestam-hardware-sao-possiveis.html

     

    Aprende, banca ...

  • Gabarito errado do qual discordo!

    Por muito tempo acreditou-se que um Software não fosse capaz de danificar um hardware, até que Chen Ing-Hau, estudante de Engenharia da Computação desenvolveu o vírus Win32/CIH (mais conhecido por Chernobyl), em 1998. Este software malicioso atingia o Windows e era capaz de apagar a memória ROM do computador, inutilizando a sua placa-mãe. Hoje, as versões atuais do Windows ainda são vulneráveis ao Chernobyl, mas por questões de compatibilidade não permitem mais a regravação da ROM.

    Fonte:https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1073630-virus-em-hardware/

  • Gab. E (Discordo)

    Questão feia, banca feia, diferentes tipos de virus criados p prejudicar ou danificar hardwares; virus para forçar a diminuição da rotação do cooler de resfriamento do processador...

    Vamos p cima #semrespeito

  • Sim, é um possível que um vírus danifique o hardware do computador.

    Para que um código malicioso danifique hardware, ele precisa se aproveitar de um problema do próprio hardware. Foi o caso do vírus Chernobyl (1998), que “matava” as placas-mãe porque elas não protegiam o programa de inicialização (BIOS) e também não tinham capacidade de recuperação do mesmo, sendo obrigatória a substituição do chip ou da placa inteira. 


    O Chernobyl não é mais capaz de funcionar nos PCs de hoje e não se tem conhecimento de outro vírus que danifique o hardware, embora isso seja tecnicamente possível. Seus problemas são provavelmente causados por software. 

  • Eu marquei errado pensando na lógica da banca. Más ao meu ver seria passível de recurso. Não é difícil programar um código que traga junto um software que por exemple eleve o clock da placa de vídeo as alturas "fritando" ela por exemplo.

  • Experiência própria: Tive minha placa de vídeo danificada.

    Questão caberia recurso...porém ela é de 2014, talvez está tecnologia seja atual

  • Que ABSURDO!

  • essa questão foi anulada...não levem como correta

  • vsfd

  • kkkkkkk muito sem noção essa questão...

  • kkkk boa essa ai hein

  • GABARITO ERRADO, PORÉM.....

    >>> Vírus danificam hardware?

    Sim, é um possível que um vírus danifique o hardware do computador.

    Para que um código malicioso danifique hardware, ele precisa se aproveitar de um problema do próprio hardware.

    Foi o caso do vírus Chernobyl (1998), que “matava” as placas-mãe porque elas não protegiam o programa de inicialização (BIOS) e também não tinham capacidade de recuperação do mesmo, sendo obrigatória a substituição do chip ou da placa inteira. 

    O Chernobyl não é mais capaz de funcionar nos PCs de hoje e não se tem conhecimento de outro vírus que danifique o hardware, embora isso seja tecnicamente possível. Seus problemas são provavelmente causados por software. 

  • QUESTÃO ANULADA

    Perdi a minha placa-mãe jogando LOL? foi vírus aquilo lá

  • se não danificasse nem usava antivírus
  • Oxe, questão mais sem noção... Mas é claro que um vírus pode danificar um hardware...

  • Assertiva C

    Alguns tipos de vírus de computador conseguem danificar componentes de hardware."Sim"

    Peter Szor e Eugene Kaspersky, dois respeitados especialistas, no entanto, escreveram em 2000 que o CIH foi “o primeiro vírus a danificar o hardware do sistema”.

  • Só pra fuder com o meu aproveitamento.

  • SE VOCÊ ERROU, ACERTOU!

  • FILELESS mandou um abraço...

    "O malware sem arquivo é uma variante do software malicioso relacionado ao computador que existe exclusivamente como um artefato baseado na memória do computador, ou seja, na RAM."

    [...]

    A memória RAM (Random Access Memory - Memória de Acesso Aleatório) é um hardware de armazenamento randômico e volátil de memória. ... Isto significa que esta peça armazena dados de programas em execução enquanto o computador está ligado.

    ________

    Bons Estudos.

  • Perdi meu roteador por entrar na The Pirate Bay.

  • SE VOCE ERROU, VOCE ACERTOU!!

    Existem virus que podem aumentar o uso do processador, gerando aumento da temperatura até o mesmo parar de funcionar...

    • Vírus Chernobyl (1998), “matava” as placas-mãe porque elas não protegiam o programa de inicialização (BIOS) e também não tinham capacidade de recuperação do mesmo, sendo obrigatória a substituição do chip ou da placa inteira (Atualmente não funciona mais, já que as MOBO podem ter a BIOS atualizada)
  • posso fazer com que um componente venha trabalhar além do seu limite até vir queimar. Questão inútil
  • No Cespe esse tipo de questão é correta.

  • Questão de chernobyl


ID
2752510
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Dadas quaisquer proposições p e q, a proposição composta (p ∧ q) ∨ (∼p ∧ ∼q) é uma tautologia.

Alternativas
Comentários
  • (p ∧ q) ∨ (∼p ∧ ∼q) 

        v     e       f =  v

        f      e      f =   f

        f      e      f =   f

        f      e      v =  v

    não é uma tautologia é uma contigência ( tem valores verdadeiros e falsos ).

     

     

     

  • P-----Q -------- (P ^ Q) ------- (~P ^ ~Q) -------- -(P ^ Q) v ( ~P ^ ~Q)

    V---- V------------ V-------------------- F------------------------ V

    V---- F------------ F-------------------- F------------------------ F

    F---- V------------ F-------------------- F------------------------ F

    F---- F------------ F-------------------- V------------------------ V


    Conclusão : Para que seja uma Tautologia é necessário que TODOS os valores sejam verdadeiros. logo o item está errado!


ID
2752513
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Sendo p, q e r proposições quaisquer, na tabela-verdade da proposição composta (p ∧ q) ∨ (∼p ∧ r) ∨ (∼q ∧ ∼r) existem exatamente três linhas nas quais p é falsa, e essa proposição composta é verdadeira.

Alternativas
Comentários
  • Essa questão foi ANULADA pela banca!

  • Sem lógica nenhuma. Ainda bem que foi anulada.

  • A redação da questão está péssima. Pelo que entendi ela queria saber se da tabela verdade, 3 das linhas que contém a proposição p falsa daria a composta verdadeira. Montando a tabela verdade você consegue ver que somente 3 das linhas em que p é falsa a composta é verdadeira.

  • se são 3 proposições simples, a Logica é que teria que ter 4 valores p V e 4 valores para F em cada proposição.


ID
2752516
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

A expressão simbólica (∀x ∈ R) (∀n ∈ N) [(x ≥ 0) ∧ (n ≠ 0) ⇒ (∃y ∈ R) (yn = x)], em que R e N denotam os conjuntos dos números reais e dos números naturais, respectivamente, representa a proposição “para todo número real não negativo x e todo número natural não nulo n existe um número real y, tal que yn = x”.

Alternativas
Comentários
  • Se você ler a proposição dada no exercício, dará justamente a frase “para todo número real não negativo x e todo número natural não nulo n existe um número real y, tal que yn = x”.


    ∀ => para todo

    ∃ => existe pelo menos um número


ID
2752519
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

C só iria à festa se R fosse, mas R só iria se M também fosse. M só iria se T a levasse, e T só iria levá-la se D não fosse à festa. Assumindo que essas premissas sejam verdadeiras e sabendo que M foi à festa, é correto concluir que C também foi à festa, mas D não.

Alternativas
Comentários
  • pelos meus cálculos, não seria possível concluir isso

  • V) C -> R

    v

    V) R-> M

    V) M->T

    V) T->¬D

    Se M é V, R pode ser V ou F que não interfere.

    Se R pode ser V ou F não podemos afirmar nada sobre C ter ido ou não, fim de questão

  • C só iria se R fosse, que só iria se M fosse. M foi, mas não necessariamente R foi, por isso, C pode ou não ter ido


ID
2752522
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma empresa de entregas só aceita trabalhar com caixas retangulares que satisfaçam as seguintes condições:

• se a largura for menor do que 50cm, a altura deve ser menor do que 20cm.
• se o comprimento for maior do que 50cm, a largura deve ser menor do que 40cm.
• se a altura for menor do que 25cm, o comprimento deve ser menor do que 30cm.

Desse modo, é correto concluir que essa empresa só aceita trabalhar com caixas retangulares de, no máximo, meio metro de comprimento.

Alternativas

ID
2752525
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Sobre os candidatos a uma vaga de emprego, sabe-se que:

• 10% deles falam inglês e espanhol;
• 32 candidatos não falam nem inglês nem espanhol;
• O número dos candidatos que falam inglês é o dobro do número dos que falam espanhol.

Assim, pode-se deduzir corretamente que há 160 candidatos, dos quais 96 falam inglês e 48 falam espanhol.

Alternativas
Comentários
  • informações

    • 10% deles falam inglês e espanhol; 

    • 32 candidatos não falam nem inglês nem espanhol; 

    • O número dos candidatos que falam inglês é o dobro do número dos que falam espanhol. 



    1ª passo: retirar os 32 candidatos que não falam nem inglês nem espanhol;


    160-32=128


    2ª passo: retirar os 10% deles falam inglês e espanhol;


    10% de 128 = 12,8


    3ª passo: achar o número dos candidatos que falam inglês é o dobro do número dos que falam espanhol. 


    O enunciado afirma que 96 falam inglês e 48 falam espanhol.


    4ª passo: somar todos os valores


    96 + 48 + 32 + 12,8 = 188,8


    Logo deduzimos que afirmação da questão não é verdadeira.

  • informações

    • 10% deles falam inglês e espanhol; 

    • 32 candidatos não falam nem inglês nem espanhol; 

    • O número dos candidatos que falam inglês é o dobro do número dos que falam espanhol. 



    1ª passo: retirar os 32 candidatos que não falam nem inglês nem espanhol;


    160-32=128


    2ª passo: retirar os 10% deles falam inglês e espanhol;


    10% de 128 = 12,8


    3ª passo: achar o número dos candidatos que falam inglês é o dobro do número dos que falam espanhol. 


    O enunciado afirma que 96 falam inglês e 48 falam espanhol.


    4ª passo: somar todos os valores


    96 + 48 + 32 + 12,8 = 188,8


    Logo deduzimos que afirmação da questão não é verdadeira.

  • informações

    • 10% deles falam inglês e espanhol; 

    • 32 candidatos não falam nem inglês nem espanhol; 

    • O número dos candidatos que falam inglês é o dobro do número dos que falam espanhol. 



    1ª passo: retirar os 32 candidatos que não falam nem inglês nem espanhol;


    160-32=128


    2ª passo: retirar os 10% deles falam inglês e espanhol;


    10% de 128 = 12,8


    3ª passo: achar o número dos candidatos que falam inglês é o dobro do número dos que falam espanhol. 


    O enunciado afirma que 96 falam inglês e 48 falam espanhol.


    4ª passo: somar todos os valores


    96 + 48 + 32 + 12,8 = 188,8


    Logo deduzimos que afirmação da questão não é verdadeira.


ID
2752531
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um fiscal da prefeitura trabalha por amostragem: de um grupo de 20 empresas, serão sorteadas 5 para uma fiscalização no local. Se, nesse grupo, há duas empresas em situação irregular, é correto afirmar que a probabilidade de ambas serem sorteadas é quatro vezes menor do que a probabilidade de apenas uma delas ser sorteada.

Alternativas

ID
2752534
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Quatro amigos, que estavam organizando uma festa, discutiram sobre quantas pessoas achavam que haveria nela, dizendo o seguinte:

J: “Haverá, no máximo, 19 pessoas.”
F: “Haverá, pelo menos, 25 pessoas.”
L: “F está errado, pois haverá mais do que 16 pessoas.”
H: “J está errado, a menos que só haja casais.”

Após a festa, perceberam que apenas um deles tinha dado a opinião errada. Logo é correto deduzir que o número de pessoas na festa foi um múltiplo de 3.

Alternativas
Comentários
  • X é o número de pessoas que atenderá a festa.

    J diz que X ≤ 19 e F diz que X ≥ 25. Como não existe um número X que seja ao mesmo tempo menor ou igual a 19 e maior ou igual a 25, segue que ora J, ora F está dando uma opinião errada.

    Segue também que L e H estão opinando corretamente.

    Finalmente, L afirma categoricamente que F está errado, enquanto que H condiciona a afirmação de J. Ou seja, de acordo com as afirmações de L e H, F está errado e só vieram casais na festa.

    J diz que X ≤ 19

    L diz que X > 16

    H diz que X é um número par.

    Conclui-se que X = 18.

     

    Como 18 é divisível por 3, está CERTA a questão.

     

    Gab: CERTO.

    http://rlm101.blogspot.com.br

     

  • Questão desatualizada. Não há mais possibilidade de aglomeração.


ID
2752537
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Sabendo-se que tanto o primeiro quanto o último dia de certo mês, em um dado ano, caíram em domingos, é correto afirmar que tal ano começou em uma quinta-feira.

Alternativas
Comentários
  • Para um mês começar e terminar no mesmo dia da semana, é necessário que a quantidade de dias desse mês seja um múltiplo de sete acrescido por um. Exemplo, 8 dias, 15 dias, 22 dias, 29 dias ou 36 dias.

    O único mês que tem 29 dias é fevereiro no anos bissextos. Se dia 1 de fevereiro foi um domingo, então 31 de janeiro foi sábado, 30/01 foi sexta, 29/01 foi quinta-feira e, 4 semanas anteror, dia 1º de janeiro foi quinta-feira também.

     

    Respota: CERTA;


ID
2753005
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

A Dívida Pública Fundada compreende o montante das obrigações financeiras assumidas pelo ente público, amortizáveis em prazo superior a doze meses, e serve para fazer frente a desequilíbrios orçamentários.

Alternativas
Comentários
  •         I - dívida pública consolidada ou fundada: montante total, apurado sem duplicidade, das obrigações financeiras do ente da Federação, assumidas em virtude de leis, contratos, convênios ou tratados e da realização de operações de crédito, para amortização em prazo superior a doze meses;

  • Dívida Fundada/Consolidada Pública Compromissos de exigibilidade superior a doze meses, contraídos para atender a desequilíbrio orçamentário ou a financiamento de obras e serviços públicos. Dívida Interna Pública Compromissos assumidos por entidade pública dentro do país, portanto, em moeda nacional.

    I - dívida pública consolidada ou fundada: montante total, apurado sem duplicidade, das obrigações financeiras do ente da Federação, assumidas em virtude de leis, contratos, convênios ou tratados e da realização de operações de crédito, para amortização em prazo superior a doze meses;

    § 3º Também integram a dívida pública consolidada as operações de crédito de prazo inferior a doze meses cujas receitas tenham constado do orçamento.

  • A Dívida Pública Fundada compreende o montante das obrigações financeiras assumidas pelo ente público, amortizáveis em prazo superior a doze meses, e serve para fazer frente a desequilíbrios orçamentários. CERTO

    __________________________________________________________________________________________

    LEI COMPLEMENTAR Nº 101, DE 4 DE MAIO DE 2000.


    Art. 29. Para os efeitos desta Lei Complementar, são adotadas as seguintes definições:


    I - dívida pública consolidada ou fundada: montante total, apurado sem duplicidade, das obrigações financeiras do ente da Federação, assumidas em virtude de leis, contratos, convênios ou tratados e da realização de operações de crédito, para amortização em prazo superior a doze meses;


    § 3o Também integram a dívida pública consolidada as operações de crédito de prazo inferior a doze meses cujas receitas tenham constado do orçamento.

  • Lei 4.320/64:

    Art. 98. A divida fundada compreende os compromissos de exigibilidade superior a doze meses, contraídos para atender a desequilíbrio orçamentário ou a financeiro de obras e serviços públicos.               


ID
2753008
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

No que diz respeito à Dívida Fundada, o montante global das Operações de Crédito por Antecipação de Receita (ARO’s) realizadas em um exercício financeiro não poderá ser superior a 25% (vinte e cinco por cento) da Receita Corrente Líquida.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

     

       Art. 31. Se a dívida consolidada de um ente da Federação ultrapassar o respectivo limite ao final de um quadrimestre, deverá ser a ele reconduzida até o término dos três subseqüentes, reduzindo o excedente em pelo menos 25% (vinte e cinco por cento) no primeiro.

  • NÃO FUCKING CONFUNDIR

    ULTRAPASSADO O LIMITE DA DESPESA TOTAL COM PESSOAL: 2 quad///// 1/3 no primeiro

     Art. 23. Se a despesa total com pessoal, do Poder ou órgão referido no art. 20, ultrapassar os limites definidos no mesmo artigo, sem prejuízo das medidas previstas no art. 22, o percentual excedente terá de ser eliminado nos dois quadrimestres seguintes, sendo pelo menos um terço no primeiro, adotando-se, entre outras, as providências previstas nos §§ 3º e 4o do art. 169 da Constituição.

     

    ULTRAPASSADO O LIMITE DA DÍVIDA CONSOLIDADA: 3 quad / 25%

    Art. 31. Se a dívida consolidada de um ente da Federação ultrapassar o respectivo limite ao final de um quadrimestre, deverá ser a ele reconduzida até o término dos três subseqüentes, reduzindo o excedente em pelo menos 25% (vinte e cinco por cento) no primeiro.


ID
2753011
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

Em razão de sua natureza postergatória, os precatórios judiciais ainda não pagos não podem ser considerados para fins de cálculo do limite de endividamento público.

Alternativas
Comentários
  • Art. 100, CF. § 17. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios aferirão mensalmente, em base anual, o comprometimento de suas respectivas receitas correntes líquidas com o pagamento de precatórios e obrigações de pequeno valor.     (Incluído pela Emenda Constitucional nº 94, de 2016)

  • GABARITO: ERRADO

     

    LRF, art. 30, § 7o Os precatórios judiciais não pagos durante a execução do orçamento em que houverem sido incluídos integram a dívida consolidada, para fins de aplicação dos limites.

  • Em razão de sua natureza postergatória, os precatórios judiciais ainda não pagos não podem ser considerados para fins de cálculo do limite de endividamento público. ERRADO

    ____________________________________________________________________________________________

    LEI COMPLEMENTAR Nº 101, DE 4 DE MAIO DE 2000.


    Art. 30. No prazo de noventa dias após a publicação desta Lei Complementar, o Presidente da República submeterá ao:


    § 7o Os precatórios judiciais não pagos durante a execução do orçamento em que houverem sido incluídos integram a dívida consolidada, para fins de aplicação dos limites.

  • Em razão de sua natureza postergatória, os precatórios judiciais ainda não pagos não podem ser considerados para fins de cálculo do limite de endividamento público. ERRADO

    ____________________________________________________________________________________________

    LEI COMPLEMENTAR Nº 101, DE 4 DE MAIO DE 2000.


    Art. 30. No prazo de noventa dias após a publicação desta Lei Complementar, o Presidente da República submeterá ao: (...)


    § 7o Os precatórios judiciais não pagos durante a execução do orçamento em que houverem sido incluídos integram a dívida consolidada, para fins de aplicação dos limites.


ID
2753014
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

A chamada “Regra de Ouro” estabelece que o limite das operações de crédito é o montante das despesas de capital previsto na Lei Orçamentária Anual. Essa regra serve para evitar que o gestor público utilize operações de crédito para financiar despesas correntes.

Alternativas
Comentários
  • Certo

     

    http://www.tesourotransparente.gov.br/visualizacoes/regra-de-ouro

     

    Denomina-se Regra de Ouro os dispositivos legais que vedam que os ingressos financeiros oriundos do endividamento (operações de crédito) sejam superiores às despesas de capital (investimentos, inversões financeiras e amortização da dívida). 
    Todos os valores expostos estão em bilhões de reais (R$)

  • PRINCÍPIO DO EQUILÍBRIO ORÇAMENTÁRIO: "a questão do equilíbrio orçamentário faz parte da própria concepção de orçamento visto que, do ponto de vista clássico, ter equilíbrio nas finanças públicas era a regra de ouro, muito embora a crise de 1929 levou dito princípio a ser repensado. Por esta razão, o equilíbrio não está mais jungido à premissa de que só pode haver gasto na proporção da receita, mas que pode haver gasto até maior do que a receita, desde que os empréstimos realizados e os investimentos feitos permitam haver capacidade de pagament da dívida, sua amortização ou seus juros, dentro de uma realidade particular de cada Estado".

    CF, Art. 167.  III - a realização de operações de créditos que excedam o montante das despesas de capital, ressalvadas as autorizadas mediante créditos suplementares ou especiais com finalidade precisa, aprovados pelo Poder Legislativo por maioria absoluta; (REGRA DE OURO) o endividamento se justifica para fazer frente às despesas de capital, e não às despesas usuais e corriqueiras do ente da Federação, as quais devem ser financiadas por receitas próprias.

  • Consolidando e esquematizando o coment. da galera

     

                                                              REQUISITOS REGRA DE OURO = ACSE FMA LEGIS

     

    A chamada “Regra de Ouro” estabelece que o limite das operações de crédito é o montante das despesas de capital da LOA. Evitar que o gestor utilize operações de crédito para financiar despesas correntes.

    CF, Art. 167.  III – É VEDADA a realização de operações de créditos que excedam o montante das despesas de capital, ressalvadas as Autorizadas mediante Créditos Suplementares/Especiais com Finalidade precisa, aprovados pelo Poder Legis por MA maioria absoluta;

  • Gabarito: Certo.


    A regra de ouro visa o não endividamento do ente federativo, já que ela proíbe que o Estado contrate operações de crédito acima de suas despesas de capital, pois se isso ocorrer, temos que o ente federativo está contratando um empréstimo para pagamento de suas despesas correntes(o que é proibido), que são despesas de custeio de manutenção das atividades dos órgãos da administração pública, como por exemplo: despesas com pessoal, juros da dívida, aquisição de bens de consumo, serviços de terceiros, manutenção de equipamentos, despesas com água, energia, telefone etc.


    Fonte:

    A LRF COMENTADA E ESQUEMATIZADA ( No site do Estratégia Concursos)

    Prof. João Maurício

    Prof. Luis Kayanoki

  • GABARITO: CERTO.


ID
2753017
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

No cálculo da Receita Corrente Líquida, devem ser consideradas todas as receitas tributárias, de contribuições, patrimoniais, industriais, agropecuárias, de serviços, além de outras receitas correntes, incluindo as receitas decorrentes de alienação de bens públicos.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

     

    IV - receita corrente líquida: somatório das receitas tributárias, de contribuições, patrimoniais, industriais, agropecuárias, de serviços, transferências correntes e outras receitas também correntes, deduzidos:

  • Raciocinei da seguinte maneira: a venda de bens não é uma receita efetiva (não aumenta o patrimônio), logo, não pode servir de base para cálculo de a liquidez do erário. Nos seguintes termos:

    II. Receita NÃO EFETIVA (não aumenta patrimônio)

    A receita NÃO EFETIVA é a que não altera o patrimônio líquido. Ela pode ser orçamentária ou extraorçamentária.

    Ex. de receita orçamentária: alienação de bens (entra um numerário no ativo financeiro, mas sai um bem do ativo permanente); operação de crédito (entre um numerário no ativo financeiro, mas entra também uma obrigação no passivo permanente). Nos dois exemplos, o patrimônio líquido permanece igual.

    Ex. de receita extraorçamentária: caução em contratos (entra um ativo financeiro, mas também entre um passivo financeiro).

     

    Traduzindo de contabilidade para direito:

    Despesa orçamentária efetiva: DESPESA CORRENTE

    Despesa orçamentária não efetiva: DESPESA DE CAPITAL

  • Alienação de bens é receita de capital

  • Receita corrente: entra receita, disponibilidade financeira.

    Receita de capital: é uma contraprestação (contrato bilateral), não aumenta patrimônio.

    EX. : alienação de bem, troca-se o bem por dinheiro, entra a receita e sai o bem.


ID
2753020
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

Os riscos fiscais representam passivos contingentes e outros riscos capazes de gerar despesas públicas inesperadas para o ente público e devem ser previstos e informados no Anexo de Riscos Fiscais da Lei de Diretrizes Orçamentárias.

Alternativas
Comentários
  • Certo

     

      § 3o A lei de diretrizes orçamentárias conterá Anexo de Riscos Fiscais, onde serão avaliados os passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas públicas, informando as providências a serem tomadas, caso se concretizem

  • Complementando a colega:

    ANEXOS – RISCOS / METAS

    Anexo de Riscos Fiscais (Art. 4 §3 LRF): São avaliados os passivos contingentes riscos capazes de afetar as contas públicas, informando as providências a serem tomadas, caso se concretizem.

    - Passivo contingente.

    - Riscos Fiscais Orçamentários.

    - Riscos Fiscais da Dívida.

    - Objetivos das políticas monetária, creditícia e cambial.

    - Metas de inflação, para o exercício subsequente.
    Vale dizer que tanto o Anexo de Riscos Fiscais como o  Anexo de Metas Fiscais (Art. 4 §1 LRF) compõem a LDO, nos termos da LRF

    Art. 4o §1o Integrará o projeto de lei de diretrizes orçamentárias Anexo de Metas Fiscais, em que serão estabelecidas metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultado nominal e primário e montante da dívida pública, para o exercício a que se referirem e para os dois seguintes.

    §3o A lei de diretrizes orçamentárias conterá Anexo de Riscos Fiscais, onde serão avaliados os passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas públicas, informando as providências a serem tomadas, caso se concretrizem.

  • SÓ UM COMPLEMENTO (LITERALIDADE DA LEI):

    ANEXO DE METAS FISCAIS => INTEGRARÁ O PROJETO DA LDO O ANEXO DE METAS FISCAIS

    ANEXO DE RISCOS FISCAIS => A LEI DE DIRETRIZES CONTERÁ O ANEXO DE RISCOS

  • GABARITO: CERTO.


ID
2753023
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

A evolução do patrimônio líquido, destacando a origem e a aplicação dos recursos obtidos com a alienação de ativos do ente público, é uma das informações que devem integrar o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias.

Alternativas
Comentários
  • Anexo de Metas Fiscais - LDO ("ANEXOS NO MEIO")

    - Metas em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primário e montante da dív. pública p/ o exercício que se referirem e p/ dois seguintes

    avaliação do cumprimento das metas relativas ao ano anterior

    - demonstrativo das metas anuais, instruído com memória e metodologia de cálculo que justifiquem os resultados pretendidos, comparando-as com as fixadas nos três exercícios anteriores, e evidenciando a consistência delas com as premissas e os objetivos da política econômica nacional (3 p/ frente // 3 p/ trás)

    evolução do patrimônio líquido, também nos últimos três exercícios, destacando a origem e a aplicação dos recursos obtidos com a alienação de ativos

    - avaliação da situação financeira e atuarial

    - demonstrativo da estimativa e compensação da renúncia de receita e da margem de expansão das despesas obrigatórias de caráter continuado.


  • CERTO.

    A evolução do patrimônio líquido, destacando a origem e a aplicação dos recursos obtidos com a alienação de ativos do ente público, é uma das informações que devem integrar o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias.


    LC 101/00: Art. 4o A lei de diretrizes orçamentárias atenderá o disposto no § 2o do art. 165 da Constituição e:

    § 2o O Anexo conterá, ainda:

    I - avaliação do cumprimento das metas relativas ao ano anterior;

    II - demonstrativo das metas anuais, instruído com memória e metodologia de cálculo que justifiquem os resultados pretendidos, comparando-as com as fixadas nos três exercícios anteriores, e evidenciando a consistência delas com as premissas e os objetivos da política econômica nacional;

    III - evolução do patrimônio líquido, também nos últimos três exercícios, destacando a origem e a aplicação dos recursos obtidos com a alienação de ativos;

    IV - avaliação da situação financeira e atuarial:

    a) dos regimes geral de previdência social e próprio dos servidores públicos e do Fundo de Amparo ao Trabalhador;

    b) dos demais fundos públicos e programas estatais de natureza atuarial;

    V - demonstrativo da estimativa e compensação da renúncia de receita e da margem de expansão das despesas obrigatórias de caráter continuado.


  • A) O texto também se encontra errado no final '', deixando de se concretizar a prisão no momento mais adequado do ponto de vista da formação de provas.''


ID
2753026
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

No âmbito da União, a Lei Orçamentária Anual compreende o Orçamento Fiscal, o Orçamento de Investimento e o Orçamento da Seguridade Social e abrange todos os poderes da União, seus fundos, seus órgãos e entidades da administração direta e indireta, excluindo-se as fundações instituídas e mantidas pelo governo federal.

Alternativas
Comentários
  • LOA= FISfiscal, investimento e seguridade social )

    Compreende as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente, orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.

    Esfera Orçamentária

    Classificação de uma determinada despesa que tem por finalidade identificar se está inserida no:

    Orçamento fiscal (F) Referem-se às receitas arrecadadas pelos Poderes da União, seus órgãos, entidades fundos e fundações, inclusive pelas empresas estatais dependentes [vide art. 2o, inciso III, da LRF], excluídas as receitas vinculadas à Seguridade Social e as receitas das Empresas Estatais não dependentes que compõe o Orçamento de Investimento.

    Seguridade social (S) ou abrangem as Contribuições Sociais destinadas por lei à Seguridade Social e as receitas de todos os órgãos, entidades, fundos e fundações vinculados à Seguridade Social, ou seja, às áreas de Saúde, Previdência Social e Assistência Social. No caso do Orçamento da Seguridade Social, a complementação dos recursos para financiar a totalidade das despesas de seguridade provém de transferências do Orçamento Fiscal

    Investimento das empresas estatais (I) referem-se aos recursos das empresas estatais não dependentes [não enquadradas no art. 2o, inciso III, da LRF] em que aUnião, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto.

    Art. 165 § 2º A lei de diretrizes orçamentárias compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subseqüente, orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento

    O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento.

    Agência de fomento é a instituição com o objetivo principal de financiar capital fixo e de giro para empreendimentos previstos em programas de desenvolvimento, na unidade da Federação onde estiver sediada.

  • Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:

    § 5º A lei orçamentária anual compreenderá:

    I - o orçamento fiscal referente aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público;


  • Nos termos do que dispõe a literalidade do art. 165 da Constituição Federal, em seu §5º, a lei orçamentária anual compreenderá:


    "I - o orçamento fiscal referente aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público;

    II - o orçamento de investimento das empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto;

    III - o orçamento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e órgãos a ela vinculados, da administração direta ou indireta, bem como os fundos e fundações instituídos e mantidos pelo Poder Público".



  • GABARITO: ERRADO.


ID
2753029
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

Segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal, a assunção, o reconhecimento ou a confissão de dívidas, bem como o recebimento antecipado de receita tributária cujo fato gerador ainda não tenha ocorrido equiparam-se às operações de crédito.

Alternativas
Comentários
  • III - operação de crédito: compromisso financeiro assumido em razão de mútuo, abertura de crédito, emissão e aceite de título, aquisição financiada de bens, recebimento antecipado de valores provenientes da venda a termo de bens e serviços, arrendamento mercantil e outras operações assemelhadas, inclusive com o uso de derivativos financeiros

  • 4. Tipos de Operação

    a) Operação de Crédito Orçametárias: operações planejadas e aprovadas na LOA, exclusivas para despesas de capital, são operações de grande valor, e de prazo superior a 12 meses.

    b) Operações de Crédito Extraorçamentarias: contempla situações imprevisíveis e não planejáveis (despesas supervenientes, frustração ou não realização de receitas planejadas no orçamento.

              Para manter o equilíbrio fiscal:

                     b.1) Realocação de Receitas.

                                b.1.1) Remanejamento: a receita planejada para um órgão passa a ser reprogramada para outro órgão.

                                b.1.2) Transposição: dentro do mesmo órgão, as receitas de um plano de trabalho são repassados para outro plano de trabalho que precisa de um reforço de receita.

                                b.1.3) Transferências: dentro de um mesmo órgão, em um mesmo plano de trabalho, as receitas previstas para uma determinada ação são repassadas para outra ação que precisa de mais receita.

                     b.2) Operações de Crédito Adicional: são emprestimos de pequeno valor e de prazo inferior a 12 meses, no orçamento constará o limite que o Legislativo autoriza para cada tipo de crédito adicional.

                                 b.2.1) Credito Adicional Suplementar: cobrir despesa momentânea e insuficiência de caixa.

                                 b.2.2) Crédito Adicional Especial:  cobrir despesa superveniente inadiável.

                                 b.2.3) Crédito Adicional Extraordinário: cobrir despesa de guerra ou atender calamidade.

    Obs.: é crime de responsabilidade fiscal deixar de pagar um crédito adicional até 31 de dezembro do ano em que foi aberto.

                     b.3) Antecipação de Receita Orçamentária (ARO): o ente público pode antecipar receitas de impostos de fato gerador já ocorrido programdas para serem arrecadadas nos meses seguintes, como a obrigação tributária já está constituídas o ente público terá condições de antecipar esse valor perante instituição financeira.

    Obs.: serve para cobrir momentânea insuficiência de caixa.

    Obs.: só é permitido realizar uma operação de cada vez.

    Obs.: é proibido realizar ARO no último ano de mandato.

     

  • Lei de Responsabilidade Fiscal

     

      Art. 37. Equiparam-se a operações de crédito e estão vedados:

     

            I - captação de recursos a título de antecipação de receita de tributo ou contribuição cujo fato gerador ainda não tenha ocorrido, sem prejuízo do disposto no § 7o do art. 150 da Constituição;

  • GABARITO - CERTO

  • Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000. (Lei de Responsabilidade Fiscal)


    Art. 29. Para os efeitos desta Lei Complementar, são adotadas as seguintes definições:


    III – operação de crédito: compromisso financeiro assumido em razão de mútuo, abertura de crédito, emissão e aceite de título, aquisição financiada de bens, recebimento antecipado de valores provenientes da venda a termo de bens e serviços, arrendamento mercantil e outras operações assemelhadas, inclusive com o uso de derivativos financeiros;


    § 1º Equipara-se a operação de crédito a assunção, o reconhecimento ou a confissão de dívidas pelo ente da Federação, sem prejuízo do cumprimento das exigências dos arts. 15 e 16.




    Art. 37. Equiparam-se a operações de crédito e estão vedados:


    I - captação de recursos a título de antecipação de receita de tributo ou contribuição cujo fato gerador ainda não tenha ocorrido, sem prejuízo do disposto no § 7º do art. 150 da Constituição;



    Gabarito: Certo.


ID
2753032
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No Balanço Financeiro, os “Restos a Pagar” são evidenciados como Receita Extraorçamentária, mas representam uma conta redutora das despesas orçamentárias apropriadas no exercício.

Alternativas
Comentários
  • No Balanço Financeiro, os “Restos a Pagar” são evidenciados como Receita Extraorçamentária, mas representam uma conta redutora das despesas orçamentárias apropriadas no exercício. CERTO

    ____________________________________________________________________________________

    LEI No 4.320, DE 17 DE MARÇO DE 1964.

    CAPÍTULO IV

    Dos Balanços


    Art. 103. O Balanço Financeiro demonstrará a receita e a despesa orçamentárias bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza extra-orçamentária, conjugados com os saldos em espécie provenientes do exercício anterior, e os que se transferem para o exercício seguinte.

    Parágrafo único. Os Restos a Pagar do exercício serão computados na receita extra-orçamentária para compensar sua inclusão na despesa orçamentária.

  • BF é misto, ou seja, todas as rubricas que constam nele são pelo regime de Caixa, à EXCEÇÃO das Desp.Orçament. (competência), por isso, a inclusão da parcela "não paga" na Receita Extraorçamentária para retirar daquela o efeito contábil da competência.

    Bons estudos.

  • Trata-se do levantamento do Balanço Financeiro segundo a Lei 4.320/64.

    "O Balanço Financeiro evidencia as receitas e despesas orçamentárias, bem como os ingressos e dispêndios extraorçamentários, conjugados com os saldos de caixa do exercício anterior e os que se transferem para o início do exercício seguinte".

    "Os recebimentos extraorçamentários compreendem os ingressos não previstos no orçamento, por exemplo: ingressos de recursos relativos a consignações em folha de pagamento, fianças, cauções e inscrição de restos a pagar".

    ➤ Resolução: No entanto, os restos a pagar foram empenhados, representando uma conta redutora das despesas orçamentárias apropriadas no exercício, mas não foram pagos. Por fim, as despesas empenhadas são ajustadas para evidenciar apenas a saída de caixa. Assim, há uma redução do significado do termo despesa orçamentária apropriada, se consideramos apenas o fluxo de caixa. Pois todas as despesas orçamentárias passaram pela fase de empenho, todavia, sem, necessariamente, passar pela fase de pagamento.

    Gabarito: Certo.


ID
2753035
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Superávit financeiro não representa um tipo de receita orçamentária. Por esse motivo não pode ser utilizado como fonte para abertura de créditos suplementares e especiais.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO



    Lei 4.320/64



    Art. 43. A abertura dos créditos suplementares e especiais depende da existência de recursos disponíveis para ocorrer a despesa e será precedida de exposição justificativa.


    §1o Consideram-se recursos para o fim deste artigo, desde que não comprometidos:

    I - o superávit financeiro apurado em balanço patrimonial do exercício anterior;

    II - os provenientes de excesso de arrecadação;

    III - os resultantes de anulação parcial ou total de dotações orçamentárias ou de créditos adicionais, autorizados em Lei;

    IV - o produto de operações de crédito autorizadas, em forma que juridicamente possibilite ao poder executivo realizá-las.

  • Fontes para Abertura de Créditos Suplementares e Especiais.

    *"SE ORAR"

    --->Superávit Financeiro apurado em balanço patrimonial do exercício anterior.

    --->Excesso de Arrecadação.

    --->Operações de Crédito.

    --->Recursos sem Despesas Correspondentes.

    --->Anulação Total ou Parcial de dotações.

    --->Reserva de Contingência.


ID
2753038
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

O Orçamento Fiscal da União reflete as ações dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), incluídos seus fundos, seus órgãos e suas entidades da administração direta e indireta, bem como o orçamento dos investimentos das empresas federais e o orçamento das entidades vinculadas ao sistema de seguridade social.

Alternativas
Comentários
  • Errado

     

    § 5º A lei orçamentária anual compreenderá:

    I - o orçamento fiscal referente aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público;

    II - o orçamento de investimento das empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto;

    III - o orçamento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e órgãos a ela vinculados, da administração direta ou indireta, bem como os fundos e fundações instituídos e mantidos pelo Poder Público.

  • O Orçamento Fiscal da União reflete as ações dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), incluídos seus fundos, seus órgãos e suas entidades da administração direta e indireta, bem como o orçamento dos investimentos das empresas federais e o orçamento das entidades vinculadas ao sistema de seguridade social. Resposta: Errado.

     

    Comentário: o examinador estava sorrindo com a boca cheia de farofa quando elaborou essa questão!

  • Errado 

    Veja só o erro sutil da asertiva

    .....investimentos das empresas federais... 

    Lei Orçamentária Anual compreenderá: o orçamento fiscal referente aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público, e estatais chamadas de dependentes(deficitárias


ID
2753044
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A variação cambial positiva dos empréstimos concedidos pelos entes públicos representa um ingresso extraorçamentário, e o reconhecimento dela constitui uma variação patrimonial aumentativa.

Alternativas

ID
2753047
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O cancelamento de despesas inscritas em Restos a Pagar consiste na baixa de obrigações constituídas em exercícios anteriores e funciona como uma recuperação de receita. Sendo assim, de acordo com a Lei no 4.320/64, os recursos originados desse cancelamento podem ser reconhecidos como receita orçamentária.

Alternativas
Comentários
  • extraorçamentária

  • Rec. Orçamentárias

    Rec. Corrente (T C P A I S T O)

    Rec. Capital (O A A T O)

    Veja que "cancelamento de RP" não se enquadra em NENHUMA Rec. Orçament.

    Bons estudos.


ID
2753050
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No caso de uma prefeitura, a contribuição para o regime de previdência dos servidores municipais constitui uma despesa extraorçamentária.

Alternativas
Comentários
  • Mal elaborada!!! Qual contribuição??? A que foi retida em folha de pagamento, essa sim é uma despesa extra. Agora àquela que está prevista no orçamento no elemento de despesa 319113 é despesa orçamentária.

  • Gabarito:"Errado"

    Com servidores são despesas orçamentárias...


ID
2753065
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Nas entidades do setor público, a contabilidade deve obedecer às normas de contabilidade, além de observar as seguintes regras:

As demonstrações contábeis devem incluir, isoladamente e em conjunto, as transações e operações de cada órgão, fundo ou entidade da administração pública direta e indireta, com exceção das empresas estatais dependentes, pois essas devem ter suas demonstrações contábeis elaboradas de acordo com legislação específica.

Alternativas
Comentários
  • Nas entidades do setor público, a contabilidade deve obedecer às normas de contabilidade, além de observar as seguintes regras:

    As demonstrações contábeis devem incluir, isoladamente e em conjunto, as transações e operações de cada órgão, fundo ou entidade da administração pública direta e indireta, com exceção das empresas estatais dependentes, pois essas devem ter suas demonstrações contábeis elaboradas de acordo com legislação específica. ERRADO

    ___________________________________________________________________________________

    LEI COMPLEMENTAR Nº 101, DE 4 DE MAIO DE 2000

    Art. 50. Além de obedecer às demais normas de contabilidade pública, a escrituração das contas públicas observará as seguintes:

    III - as demonstrações contábeis compreenderão, isolada e conjuntamente, as transações e operações de cada órgão, fundo ou entidade da administração direta, autárquica e fundacional, inclusive empresa estatal dependente;


ID
2753068
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Nas entidades do setor público, a contabilidade deve obedecer às normas de contabilidade, além de observar as seguintes regras:

A demonstração das variações patrimoniais dará destaque à origem e à aplicação dos recursos provenientes da alienação de ativos.

Alternativas
Comentários
  • LRF

    Art. 50 (...)

         VI - a demonstração das variações patrimoniais dará destaque à origem e ao destino dos recursos provenientes da alienação de ativos.

  • Nas entidades do setor público, a contabilidade deve obedecer às normas de contabilidade, além de observar as seguintes regras:

    A demonstração das variações patrimoniais dará destaque à origem e à aplicação dos recursos provenientes da alienação de ativos. CERTO

    _____________________________________________________________________________________

    LEI COMPLEMENTAR Nº 101, DE 4 DE MAIO DE 2000

    Art. 50. Além de obedecer às demais normas de contabilidade pública, a escrituração das contas públicas observará as seguintes:

    VI - a demonstração das variações patrimoniais dará destaque à origem e ao destino dos recursos provenientes da alienação de ativos.


ID
2753071
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com a Lei no 4.320/64,as entidades do setor público devem elaborar as seguintes demonstrações contábeis: Balanço Patrimonial, Balanço Orçamentário, Balanço Financeiro, Demonstração das Variações Patrimoniais, Demonstração dos Fluxos de Caixa, Demonstração do Resultado Econômico e Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    De  acordo com a Lei 4.320/64 (art. 101), as demonstrações contábeis são:


    - Balanço Orçamentário
    - Balanço Financeiro
    - Balanço Patrimonial
    - Demonstração das Variações Patrimoniais

  • De acordo com a Lei no 4.320/64,as entidades do setor público devem elaborar as seguintes demonstrações contábeis: Balanço Patrimonial, Balanço Orçamentário, Balanço Financeiro, Demonstração das Variações Patrimoniais, Demonstração dos Fluxos de Caixa, Demonstração do Resultado Econômico e Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido. ERRADO

    _______________________________________________________________________________

    LEI No 4.320, DE 17 DE MARÇO DE 1964.


    CAPÍTULO IV

    Dos Balanços

    Art. 101. Os resultados gerais do exercício serão demonstrados no Balanço Orçamentário, no Balanço Financeiro, no Balanço Patrimonial, na Demonstração das Variações Patrimoniais, segundo os Anexos números 12, 13, 14 e 15 e os quadros demonstrativos constantes dos Anexos números 1, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 16 e 17.


    Art. 102. O Balanço Orçamentário demonstrará as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas.

    Art. 103. O Balanço Financeiro demonstrará a receita e a despesa orçamentárias bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza extra-orçamentária, conjugados com os saldos em espécie provenientes do exercício anterior, e os que se transferem para o exercício seguinte.

    Parágrafo único. Os Restos a Pagar do exercício serão computados na receita extra-orçamentária para compensar sua inclusão na despesa orçamentária.

    Art. 104. A Demonstração das Variações Patrimoniais evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicará o resultado patrimonial do exercício.

    Art. 105. O Balanço Patrimonial demonstrará:

    I - O Ativo Financeiro;

    II - O Ativo Permanente;

    III - O Passivo Financeiro;

    IV - O Passivo Permanente;

    V - O Saldo Patrimonial;

    VI - As Contas de Compensação.

  • show


ID
2753074
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Considerando-se as regras prescritas nas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público — NBCT 16, pode-se afirmar:


Os bens que absorvem recursos públicos, mesmo os de uso comum, devem ser incluídos no ativo da entidade responsável por eles.

Alternativas
Comentários
  • Considerando-se as regras prescritas nas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público — NBCT 16, pode-se afirmar:

    Os bens que absorvem recursos públicos, mesmo os de uso comum, devem ser incluídos no ativo da entidade responsável por eles. CERTO

    ____________________________________________________________________________________

    NBC T 16.10 – AVALIAÇÃO E MENSURAÇÃO DE ATIVOS E

    PASSIVOS EM ENTIDADES DO SETOR PÚBLICO

    30. Os bens de uso comum que absorveram ou absorvem recursos públicos, ou aqueles eventualmente recebidos em doação, devem ser incluídos no ativo não circulante da entidade responsável pela sua administração ou controle, estejam, ou não, afetos a sua atividade operacional.

    CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO - página: 43


ID
2753077
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Considerando-se as regras prescritas nas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público — NBCT 16, pode-se afirmar:


As transações em moeda estrangeira realizadas pelas entidades do setor público devem ser convertidas em moeda nacional, aplicando a taxa de câmbio oficial vigente na data de divulgação do balanço patrimonial do exercício financeiro em que tais transações ocorreram.

Alternativas
Comentários
  •  Considerando-se as regras prescritas nas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público — NBCT 16, pode-se afirmar:

     

    As transações em moeda estrangeira realizadas pelas entidades do setor público devem ser convertidas em moeda nacional, aplicando a taxa de câmbio oficial vigente na data de divulgação do balanço patrimonial do exercício financeiro em que tais transações ocorreram. ERRADO

    ___________________________________________________________________________________________________

    NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE

    NBC T 16 – NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE

    7. Quando se tratar de transação em moeda estrangeira, esta, além do registro na moeda de origem, deve ser convertida em moeda nacional, aplicando a taxa de câmbio oficial e vigente na data da transação.


ID
2753080
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Considerando-se as regras prescritas nas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público — NBCT 16, pode-se afirmar:


É permitido às entidades do setor público fazer o reconhecimento de ajustes decorrentes de omissões e erros de registros ocorridos em anos anteriores ou de mudanças de critérios contábeis. Esse reconhecimento deve ser realizado na conta do patrimônio líquido e evidenciado em notas explicativas.

Alternativas
Comentários
  • Considerando-se as regras prescritas nas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público — NBCT 16, pode-se afirmar:

    É permitido às entidades do setor público fazer o reconhecimento de ajustes decorrentes de omissões e erros de registros ocorridos em anos anteriores ou de mudanças de critérios contábeis. Esse reconhecimento deve ser realizado na conta do patrimônio líquido e evidenciado em notas explicativas. CERTO

    ___________________________________________________________________________________________________

    NBC T 16 – NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE

    NBC T 16.5 – REGISTRO CONTÁBIL

     

    24. O reconhecimento de ajustes decorrentes de omissões e erros de registros ocorridos em anos anteriores ou de mudanças de critérios contábeis deve ser realizado à conta do patrimônio líquido e evidenciado em notas explicativas.

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    MANUAL DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO 7ª Edição

    O reconhecimento de ajustes decorrentes de omissões e erros de registros ocorridos em anos anteriores ou de mudanças de critérios contábeis deve ser realizado à conta do patrimônio líquido e evidenciado em notas explicativas.

    Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público - página: 159


ID
2753083
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Considerando-se as regras prescritas nas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público — NBCT 16, pode-se afirmar:


É proibida a divulgação de contas retificadoras no Balanço Patrimonial das entidades do setor público.

Alternativas
Comentários
  • Considerando-se as regras prescritas nas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público — NBCT 16, pode-se afirmar:

     

    É proibida a divulgação de contas retificadoras no Balanço Patrimonial das entidades do setor público. ERRADO

    ___________________________________________________________________________________________________

    NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE

    NBC T 16 – NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE

    Demonstrações contábeis

    3. As demonstrações contábeis das entidades definidas no campo da Contabilidade Aplicada ao Setor Público são:

    (a) Balanço Patrimonial;

    (b) Balanço Orçamentário;

    (c) Balanço Financeiro;

    (d) Demonstração das Variações Patrimoniais;

    (e) Demonstração dos Fluxos de Caixa;

    (f) Demonstração do Resultado Econômico.

    10. Os saldos devedores ou credores das contas retificadoras devem ser apresentados como valores redutores das contas ou do grupo de contas que lhes deram origem.


ID
2753086
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Considerando-se as regras prescritas nas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público — NBCT 16, pode-se afirmar:


Os ajustes e as eliminações decorrentes do processo de consolidação de demonstrações contábeis devem ser escriturados no livro diário e no livro razão da entidade pública responsável pela consolidação.

Alternativas
Comentários
  • Considerando-se as regras prescritas nas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público — NBCT 16, pode-se afirmar:

    Os ajustes e as eliminações decorrentes do processo de consolidação de demonstrações contábeis devem ser escriturados no livro diário e no livro razão da entidade pública responsável pela consolidação. ERRADO

    ___________________________________________________________________________________________________

    NBC T 16.7 – CONSOLIDAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

    6. Os ajustes e as eliminações decorrentes do processo de consolidação devem ser realizados em documentos auxiliares, não originando nenhum tipo de lançamento na escrituração das entidades que formam a unidade contábil.

  • Os ajustes e as eliminações decorrentes do processo de consolidação devem ser realizados em documentos auxiliares, não originando nenhum tipo de lançamento na escrituração das entidades que formam a unidade contábil.

    Gabarito: ERRADO


ID
2753089
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Considerando-se as regras prescritas nas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público — NBCT 16, pode-se afirmar:


Nas entidades do setor público, a depreciação cessará quando o ativo se tornar obsoleto ou for retirado temporariamente de operação.

Alternativas
Comentários
  • NBC T 16.9

    8. A depreciação e a amortização não cessam quando o ativo torna-se obsoleto ou é retirado temporariamente de operação.

    Gabarito Errado

     

  • Considerando-se as regras prescritas nas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público — NBCT 16, pode-se afirmar:

    Nas entidades do setor público, a depreciação cessará quando o ativo se tornar obsoleto ou for retirado temporariamente de operação. ERRADO

    __________________________________________________________________________________________________

    NBC T 16.9 – DEPRECIAÇÃO, AMORTIZAÇÃO E EXAUSTÃO

    8. A depreciação e a amortização não cessam quando o ativo torna-se obsoleto ou é retirado temporariamente de operação.

  • Boa tarde.
    Questão de Contabilidade Pública pelo fato de citar as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público — NBCT 16.
    Obrigado.
    Bons estudos.



ID
2753092
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Considerando-se as regras prescritas nas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público — NBCT 16, pode-se afirmar:


Se o valor de aquisição ou de produção dos estoques das entidades do setor público for superior ao seu valor de mercado, o critério de avaliação e a mensuração desse ativo devem ser o próprio valor de mercado.

Alternativas
Comentários
  • Considerando-se as regras prescritas nas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público — NBCT 16, pode-se afirmar:

    Se o valor de aquisição ou de produção dos estoques das entidades do setor público for superior ao seu valor de mercado, o critério de avaliação e a mensuração desse ativo devem ser o próprio valor de mercado. CERTO

    _______________________________________________________________________________________________

    NBC T 16 – NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE

    15. Se o valor de aquisição, de produção ou de construção for superior ao valor de mercado, deve ser adotado o valor de mercado.

  • Prudência


ID
2753095
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Considerando-se as regras prescritas nas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público — NBCT 16, pode-se afirmar:


A contratação de uma operação de crédito por uma entidade do setor público representa uma variação quantitativa, pois constitui um ingresso de receita.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO.


    É uma variação QUALITATIVA, pois há apenas lançamentos no ativo e passivo, SEM afetar o PL da entidade.


ID
2753098
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Os efeitos decorrentes de mudanças nos critérios contábeis e de retificação de erros cometidos em exercícios anteriores devem ser evidenciados na Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido das entidades públicas.

Alternativas
Comentários
  • DMPL: demonstrará a evolução do patrimônio líquido da entidade. Dentre os itens demonstrados podemos citar:

    a) os ajustes de exercício anteriores;

    ...

    A conta ajustes de exercício anteriores, que registra os efeitos da mudança de critério contábil ou da retificação de erro imputável a exercício anterior que não possam ser atribuídos a fatos subsequentes integra a conta Resultados Acumulados.


    Conforme podemos perceber no texto acima, extraído do MCASP (7ª edição), a alternativa está CORRETA.

  • Vejamos a definição de DMPL segundo o MCASP:

    A Demonstração das Mutações no Patrimônio Líquido (DMPL) demonstrará a evolução (aumento ou redução) do patrimônio líquido da entidade durante um período.

              Dentre os itens que devem ser demonstrados, o MCASP elenca os seguintes:

    a)      o resultado do período;

    b)     cada item de receita e de despesa do período que seja reconhecido diretamente no patrimônio líquido em virtude de norma específica. Ex.: aumento ou redução por reavaliação e ganhos, quando utilizada a reserva de reavaliação, ou perdas decorrentes de ajustes específicos de conversão para moeda estrangeira;

    c)      os ajustes de exercícios anteriores;

    d)     a destinação do resultado. Ex.: constituição de reservas e a distribuição de dividendos;

    e)     as transações de capital com os proprietários. Ex.: o aumento de capital, a aquisição ou venda de ações em tesouraria, os juros sobre capital próprio e as distribuições aos proprietários;

    f)       para cada item do patrimônio líquido divulgado, os efeitos das alterações nas políticas contábeis e da correção de erros.

              Além disso, o conceito de ajustes de exercícios anteriores é o seguinte (MCASP, 8ª ed., pg. 460):

                   A conta Ajustes de Exercícios Anteriores, que registra os efeitos da mudança de critério contábil ou da retificação de erro imputável a exercício anterior que não possam ser atribuídos a fatos subsequentes, integra a conta Resultados Acumulados.

                   Portanto, o item está certo.

    Gabarito: CERTO


ID
2753101
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Os seguintes lançamentos tratam do registro da previsão da receita:

DÉBITO – Caixa
CRÉDITO – Crédito Tributário a Receber

DÉBITO – Receita a Realizar
CRÉDITO – Receita Realizada

Alternativas
Comentários
  • D - Previsão Inicial da Receita

    C - Receita a Realizar


ID
2753110
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

O registro de arrecadação de receita orçamentária por meio de uma operação de crédito pode ser descrito pelo conjunto de lançamentos a seguir:

DÉBITO – Caixa
CRÉDITO – Empréstimo de Longo Prazo

DÉBITO – Receita Orçamentária a Realizar
CRÉDITO – Receita Orçamentária Realizada

Alternativas

ID
2753113
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O lançamento a seguir refere-se ao registro de arrecadação de receita corrente:

DÉBITO – Tributos a Receber
CRÉDITO – Variação Patrimonial aumentativa

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO

  • Acredito que o erro esta em:

    Qualquer conta [...] a receber é conta do ativo, no caso o exemplo nos mostra que houve um "ganho" numa conta do ativo, mas o enunciado fala em arrecadação DE RECEITA, ou seja, deveria o exemplo mostrar um "ganho em uma conta de receita" e não numa conta do ativo.

    Se tiver errado corrijam...

  • Pelo enfoque patrimonial a despesa já foi reconhecida no lançamento, restando o pagamento

  • A lançamento mencionado se refere a fase da execução da receita denominada LANÇAMENTO e não ARRECADAÇÃO , como mencionado na questão, errei ela também de vacilo.... rsrsrsrsrsrs....

    ERRADO

  • Se fosse enfoque patrimonial = CORRETO (D-Crec. C-VPA)

    Enfoque Orçamentário D-Receita a realizar C-Receita Realizada (= arrecadada = executada)

    Bons estudos.


ID
2753116
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Nas entidades do setor público, a Demonstração das Variações Patrimoniais destina-se à evidenciação dos ingressos e dispêndios orçamentários e extraorçamentários, bem como dos saldos em espécie do exercício anterior e daquele que se transfere para o exercício seguinte.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO



    Lei 4.320/64



    Art. 103. O BALANÇO FINANCEIRO demonstrará a receita e a despesa orçamentárias bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza extra-orçamentária, conjugados com os saldos em espécie provenientes do exercício anterior, e os que se transferem para o exercício seguinte.

  • Nas entidades do setor público, a Demonstração das Variações Patrimoniais destina-se à evidenciação dos ingressos e dispêndios orçamentários e extraorçamentários, bem como dos saldos em espécie do exercício anterior e daquele que se transfere para o exercício seguinte. ERRADO

    ________________________________________________________________________________________________

    LEI No 4.320, DE 17 DE MARÇO DE 1964.

     

    Art. 103. O Balanço Financeiro demonstrará a receita e a despesa orçamentárias bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza extra-orçamentária, conjugados com os saldos em espécie provenientes do exercício anterior, e os que se transferem para o exercício seguinte.

    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

    MANUAL DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO 7ª Edição
     

    3. BALANÇO FINANCEIRO
    3.1. INTRODUÇÃO


    O Balanço Financeiro (BF) evidencia as receitas e despesas orçamentárias, bem como os ingressos e dispêndios extraorçamentários, conjugados com os saldos de caixa do exercício anterior e os que se transferem para o início do exercício seguinte.
    O Balanço Financeiro é composto por um único quadro que evidencia a movimentação financeira das entidades do setor público, demonstrando:


    a. a receita orçamentária realizada e a despesa orçamentária executada, por fonte / destinação de recurso, discriminando as ordinárias e as vinculadas;
    b. os recebimentos e os pagamentos extraorçamentários;
    c. as transferências financeiras recebidas e concedidas, decorrentes ou independentes da execução orçamentária, destacando os aportes de recursos para o RPPS; e
    d. o saldo em espécie do exercício anterior e para o exercício seguinte.

  • Balanço financeiro

  • è no balanço financeiro que encontramos as receitas orçamentárias e extraorçamentárias


ID
2753119
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Dentro do ativo do ente Federativo, a inscrição de créditos em Dívida Ativa representa um fato contábil modificativo, pois provoca um acréscimo patrimonial ao órgão ou à entidade competente para inscrição e um decréscimo patrimonial ao órgão ou à entidade originária do crédito.

Alternativas
Comentários
  • Dentro do ativo do ente federativo ocorre um fato contábil permutativo, e não modificativo.

  • GABARITO: ERRADO



    "A inscrição do crédito em dívida ativa configura FATO CONTÁBIL PERMUTATIVO, pois não altera o valor do patrimônio líquido do ente público. No órgão ou entidade de origem é baixado o crédito a receber contra uma variação patrimonial diminutiva (VPD) e no órgão ou entidade competente para inscrição é reconhecido um crédito de dívida ativa contra uma variação patrimonial aumentativa (VPA). Dessa forma, considerando-se o ente como um todo, há apenas a troca do crédito a receber não inscrito pelo crédito inscrito em dívida ativa, sem alteração do valor do patrimônio líquido."



    Fonte: MCASP 7a edição

  • Dentro do ativo do ente Federativo, a inscrição de créditos em Dívida Ativa representa um fato contábil modificativo, pois provoca um acréscimo patrimonial ao órgão ou à entidade competente para inscrição e um decréscimo patrimonial ao órgão ou à entidade originária do crédito. Resposta: Errado.


    Comentário: conforme exposto pelos colegas a dívida ativa representa um fato contábil permutativo.


ID
2753122
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas ao setor público, as variações patrimoniais aumentativas e diminutivas devem ser registradas no momento da ocorrência do seu fato gerador, independentemente do recebimento ou pagamento e da execução orçamentária.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO.


    Definição do Princípio da Competência.

  • FORMALIDADES DO REGISTRO CONTÁBIL 


    As entidades do setor público devem manter procedimentos uniformes de registros contábeis, por meio de processo manual, mecanizado ou eletrônico, em rigorosa ordem cronológica, como suporte às informações. São características do registro e da informação contábil:


    (...)


    i) Tempestividade os fenômenos patrimoniais devem ser registrados no momento de sua ocorrência e divulgados em tempo hábil para os usuários; 


    Fonte: MCASP