SóProvas



Prova FUNCAB - 2012 - PC-RO - Médico Legista


ID
820177
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vem, gradativamente, divulgando os resultados do último censo realizado pela instituição em 2010. Segundo dados do censo, a maior porcentagem da população do estado de Rondônia está compreendida na seguinte faixa etária:

Alternativas
Comentários
  • População residente, Total, 0 a 4 anos 47.618 pessoas
    População residente, Total, 5 a 9 anos 49.182 pessoas
    População residente, Total, 10 a 14 anos 52.332 pessoas
    População residente, Total, 15 a 19 anos 46.961 pessoas
    População residente, Total, 20 a 24 anos 43.388 pessoas
    População residente, Total, 25 a 29 anos 42.908 pessoas
    População residente, Total, 30 a 39 anos 66.711 pessoas
    População residente, Total, 40 a 49 anos 46.742 pessoas
    População residente, Total, 50 a 59 anos 29.853 pessoas
    População residente, Total, 60 a 69 anos 15.086 pessoas
    População residente, Total, 70 anos ou mais 9.696 pessoas
    Fonte: IBGE 2010
    R: A
    Bons estudos!!!
  • Alguém tem essa informação atualizada?


  • Alternativa correta é a A.

    População residente de 30 a 39 anos 249. 711 pessoas.(Censo Demográfico de 2010/IBGE). Observação: não há a opção de 25 a 39 anos no censo de 2010, pelo menos não nos dados que acessei logo abaixo, porém, por associação optei na A (de 25 a 39) por ser a maior do censo demográfico. 

    Acesso: http://www.ibge.gov.br/estadosat/temas.php?sigla=ro&tema=censodemog2010_amostra. Acessado 15 nov. 2016. 


ID
822340
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A política econômica brasileira vive um período de discussões sobre a prática governamental, dos últimos meses, de gradativa baixa na taxa de juros Selic, como um dos recursos para promover o aquecimento da economia através do aumento do crédito. A diminuição das taxas de juros sofre, concomitantemente, elogios e críticas de diferentes setores da sociedade, sejam de instituições públicas ou privadas.A decisão de alterar a taxa de juros Selic é responsabilidade atribuída à(ao):

Alternativas
Comentários
  • A taxa SELIC é um índice pelo qual as taxas de juros cobradas pelo mercado se balizam no Brasil. É a taxa básica utilizada como referência pela política monetária. A taxa overnight do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (SELIC), expressa na forma anual, é a taxa média ponderada pelo volume das operações de financiamento por um dia, lastreadas em títulos públicos federais e realizadas no SELIC, na forma de operações compromissadas. A meta para a taxa SELIC é estabelecida pelo Comitê de Política Monetária (Copom).
  • Gabarito C

    Definição e histórico

     

    O Comitê de Política Monetária (Copom) foi instituído em 20 de junho de 1996, com o objetivo de estabelecer as diretrizes da política monetária e de definir a taxa de juros. A criação do Comitê buscou proporcionar maior transparência e ritual adequado ao processo decisório, a exemplo do que já era adotado pelo Federal Open Market Committee (FOMC) do banco central dos Estados Unidos e pelo Central Bank Council, do banco central da Alemanha. Em junho de 1998, o Banco da Inglaterra também instituiu o seu Monetary Policy Committee (MPC), assim como o Banco Central Europeu, desde a criação da moeda única em janeiro de 1999. Atualmente, uma vasta gama de autoridades monetárias em todo o mundo adota prática semelhante, facilitando o processo decisório, a transparência e a comunicação com o público em geral.

    Desde 1996, o Regulamento do Copom tem sido atualizado no que se refere ao seu objetivo, à periodicidade das reuniões, à composição e às atribuições e competências de seus integrantes. Essas alterações visaram não apenas aperfeiçoar o processo decisório no âmbito do Comitê, como também refletiram as mudanças de regime monetário.

    Destaca-se a adoção, pelo Decreto 3.088, em 21 de junho de 1999, da sistemática de metas para a inflação como diretriz de política monetária. Desde então, as decisões do Copom passaram a ter como objetivo cumprir as metas para a inflação definidas pelo Conselho Monetário Nacional. Segundo o mesmo Decreto, se as metas não forem atingidas, cabe ao presidente do Banco Central divulgar, em Carta Aberta ao Ministro da Fazenda, os motivos do descumprimento, bem como as providências e prazo para o retorno da taxa de inflação aos limites estabelecidos.

    Formalmente, os objetivos do Copom são: "implementar a política monetária, definir a meta da Taxa Selic e seu eventual viés, e analisar o Relatório de Inflação". A taxa de juros fixada na reunião do Copom é a meta para a Taxa Selic (taxa média dos financiamentos diários, com lastro em títulos federais, apurados no Sistema Especial de Liquidação e Custódia), a qual vigora por todo o período entre reuniões ordinárias do Comitê. Se for o caso, o Copom também pode definir o viés, que é a prerrogativa dada ao presidente do Banco Central para alterar, na direção do viés, a meta para a Taxa Selic a qualquer momento entre as reuniões ordinárias.

  • O Comitê de Política Monetária, ou Copom, é o órgão decisório da política 
    monetária do BCB, responsável por estabelecer a meta para a taxa Selic, cujo 
    principal objetivo é o alcance das metas de inflação estabelecidas pelo CMN. O 
    Copom é composto pelos membros da Diretoria Colegiada do BCB: o Presidente 
    e os Diretores de Administração, Política Monetária, Política Econômica, 
    Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos, Regulação do 
    Sistema Financeiro, Organização do Sistema Financeiro e Controle de Operações 
    do Crédito Rural, e Fiscalização.

    BCB: BANCO CENTRAL DO BRASIL COM SEDE EM BRASÍLIA. 
  • Letra C.

    Questão Trivial. No entanto, deve-se lembrar que o COPOM,órgão integrante do BACEN,altera sob as determinações ou decisões tomadas pelo CMN.


ID
822343
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A dengue é um dos grandes problemas de saúde pública que, historicamente, assola o Brasil. Inúmeras tentativas na luta contra a dengue vêm sendo realizadas sem, contudo, atingirem grande eficácia na diminuição efetiva dos casos da doença. Nos últimos meses, a região Nordeste do Brasil e, mais precisamente, a região de Juazeiro, vem sendo alvo de uma nova investida contra a doença. Desenvolvida pela empresa Britânica Oxitec, a nova prática de combate à dengue consiste em:

Alternativas
Comentários
  • Autoridades epidemiológicas da Flórida aguardam a autorização do governo dos Estados Unidos para realizar a experiência de liberar centenas de milhares de mosquitos geneticamente modificados, com o objetivo de combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

    Se autorizado pela agência americana Food and Drug Administration (FDA), encarregada de regular alimentos e remédios no país, será a primeira experiência deste tipo nos EUA.

    Ela consiste na liberação de mosquitos geneticamente modificados, técnica feita pela empresa britânica Oxitec. Os insetos são machos e transmitiriam para as fêmeas durante a reprodução um gene defeituoso, capaz de matar toda a sua descendência. A ideia é que os filhotes morram antes de se reproduzir, reduzindo o risco de aumento nos casos de dengue.

    http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/12/eua-podem-combater-dengue-com-mosquito-geneticamente-modificado.html

  • ...

    A pesquisa com o Aedes Aegypt transgênico teve início em 2010 com a adaptação do mosquito feita em laboratório da Universidade de São Paulo (USP). Conhecido como Projeto Aedes Transgênico (PAT), o estudo foi desenvolvido em parceria com a empresa britânica Oxitec, que desenvolveu a primeira linhagem do inseto transgênico. Posteriormente, foi adaptada ao ambiente nacional.


    http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2012/07/09/brasil-produzira-mosquito-transgenico-capaz-de-combater-a-dengue

ID
822346
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais

A cidade do Rio de Janeiro recebeu o título de PatrimônioMundial na categoria PaisagemCultural e Urbana. Esse título promove o aumento dos investimentos em turismo na cidade e no país como um todo. A concessão do referido título coube à seguinte instituição:

Alternativas
Comentários
  • O Rio de Janeiro entrou em festa, neste domingo, 1/7. A Cidade Maravilhosa recebeu o título de Patrimônio Mundial da Humanidade, na categoria Paisagem Cultural Urbana, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco)No encontro da 37ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, realizado em São Petersburgo, na Rússia, a candidatura carioca, apresentada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), foi aprovada.


    http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/noticias/rio-de-janeiro-recebe-titulo-de-patrimonio-mundial-da-humanidade-20120701.html
  • Vamos lá:
    •  a) BIRD. Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) (em inglês International Bank for Reconstruction and Development (IBRD)) é uma instituição financeira que proporciona empréstimos e assistência para o desenvolvimento a países de rendas médias com bons antecedentes de crédito
    •  c) IPHAN.  Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) é uma autarquia do Governo do Brasil, vinculada aoMinistério da Cultura, responsável pela preservação do acervo patrimonial, tangível e intangível, do país.
       d) UNESCO.  Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) fundou-se a 16 de Novembro de1945 com o objectivo de contribuir para a paz e segurança no mundo mediante a educação, a ciência, a cultura e as comunicações.
  • Dentre os apresentados, são 2 os orgãos que cuidam de tombar o patrimônio histórico: IPHAN no âmbito nacional e UNESCO no âmbito internacional. Por se tratar de um Patrimônio Mundial, é de responsabilidade da UNESCO.
  • Unesco declara Rio de Janeiro Patrimônio Mundial


    http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,unesco-declara-rio-de-janeiro-patrimonio-mundial,894272,0.htm
  • LETRA D, CORRETO.

     

    Rio de Janeiro é 1ª paisagem cultural urbana declarada Patrimônio Mundial da UNESCO

     

    Rio de Janeiro receberá o título de paisagem cultural urbana declarada Patrimônio Mundial, conferido de forma inédita pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Reconhecimento chama atenção para as relações peculiares entre cidade e natureza que são observadas na capital fluminense. Cerimônia de entrega do certificado da agência da ONU acontece na próxima terça-feira (13), aos pés do Cristo Redentor.


ID
822349
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras (Revalida) foi instituído por meio da Portaria Interministerial MS/MEC nº 278, de 17/03/2011. A última edição do Revalida foi implementada pelo(s) seguinte(s) órgão(s):

Alternativas
Comentários
  • ... o exame será aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em colaboração com a subcomissão de revalidação de diplomas médicos, da qual participam representantes dos ministérios da Saúde, Educação e Relações Exteriores e da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais do Ensino Superior (Andifes), além do Inep.

    O Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos por Universidades de Estrangeiras (Revalida) foi instituído por meio da Portaria Interministerial nº 278, de 17/03/2011, nos termos do art. 48, § 2º, da Lei nº 9394, de 1996. O processo de revalidação de diplomas médicos obtidos no exterior é um avanço decorrente da ação articulada dos ministérios da Educação e da Saúde, que estabelece um processo apoiado em um instrumento unificado de avaliação e um exame para revalidação dos diplomas estrangeiros compatíveis com as exigências de formação correspondentes aos diplomas médicos expedidos por universidades brasileiras.

    http://noticias.ufsc.br/2011/05/18/exame-nacional-de-revalidacao-de-diplomas-medicos-revalida/


ID
822355
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Desde os primeiros conflitos nacionais ocorridos na África do Norte no início de 2011 e que ficaram conhecidos como “Primavera Árabe”, vários outros países também passaram por conflitos envolvendo parte da população e o governo. Atualmente, o país do Oriente Médio onde ocorrem os conflitos mais intensos entre parte da população e o governo é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    Entenda a crise

    O conflito na Síria continua causando sofrimento humano e destruição imensuráveis. Dados compilados pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) indicam que pelo menos 70 mil pessoas foram mortas desde março de 2011, quando começou o levante contra o presidente Bashar al-Assad.

    A estimativa é que mais de 4 milhões de pessoas necessitem de assistência humanitária urgente, incluindo mais de 2 milhões de deslocados internos. Até 18 de fevereiro, o número de refugiados sírios no Egito, Iraque, Jordânia, Líbano e Turquia já superava os 857 mil. Se o fluxo de refugiados se mantiver, a previsão é que cheguem a 1,1 milhão até junho.

  • Atualmente, na SÍRIA, ocorre o maior conflito no mundo árabe. A crise síria é uma importante ameaça ao regime ditatorial dos Al-Assad (família que detém o poder desde os anos 70). O país está dividido entre o Al-Assad e o Exército Livre da Síria (ELS), criado por um ex-coronel de Assad. A Rússia fornece armas ao Al-Assad, enquanto que a Turquia e Arábia Saudita vem fornecendo armamento para as tropas do ELS.
    Essa situação tem agravado a relação da Síria com a Turquia, acirrando os ânimos entre os países, que ameaçam um ao outro. Na Síria, a briga entre Assad e o ELS já causou a morte de mais de 60 mil pessoas, até o final de 2012 e a guerra ainda está longe de acabar.

ID
822358
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Durante a Conferência Internacional sobre o meio ambiente denominada de Rio + 20, a Petrobrás utilizou um metanol produzido diferentemente do já utilizado em grande escala no Brasil e no mundo. Essa fonte de energia renovável tem como nova matéria-prima:

Alternativas

ID
822361
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No mês de maio de 2012, um representante oficial de um país sul-americano, alegando ser vítima de perseguição política e de correr risco de vida, pediu asilo político à embaixada brasileira. Após 50 dias, ainda não recebeu o salvo-conduto e por isso continua sem poder deixar o país rumo ao Brasil. O referido pedido de asilo político foi feito por um:

Alternativas
Comentários
  • Há uma semana na embaixada brasileira, senador boliviano espera resposta sobre asilo político



    http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-06-04/ha-uma-semana-na-embaixada-brasileira-senador-boliviano-espera-resposta-sobre-asilo-politico
  • gabarito A

     Brasil e Bolívia analisam caso de senador que obteve asilo
    Comissão foi criada para que assunto fosse debatido pelos dois países

    Agência Brasil

    Publicação: 02/03/2013 18:13 Atualização:

    Nove meses depois de o Brasil conceder asilo político ao senador boliviano Roger Pinto Molina (Convergência Nacional), de 52 anos, os governos brasileiro e boliviano decidiram hoje (2) criar uma comissão para analisar o assunto. O político está abrigado na Embaixada do Brasil em La Paz desde 28 de maio de 2012.

    Em maio, Pinto Molina pediu abrigo à embaixada. Em junho, o Brasil concedeu o asilo, mas o senador não conseguiu deixar o país porque não houve autorização (o salvo-conduto) do governo boliviano. O senador se diz perseguido políticamente pelo governo do presidente Evo Morales.

    Pinto Molina é acusado de corrupção e conivência com o narcotráfico. Ele nega, mas é alvo de 20 ações judiciais abertas pelo governo em diferentes cidades bolivianas. O senador é um dos líderes da oposição.

    Leia mais notícias em Brasil/Economia/Política

    Os ministros das Relações Exteriores, Antonio Patriota, do Brasil, e David Choquehuanca, da Bolívia, reuniram-se hoje e o tema foi discutido. "O grupo de trabalho contará com representantes das chancelarias e de especialistas na matéria para um exame de todos os aspectos relevantes do caso", disse o ministro boliviano.
  • Olá, amigos!

    Gabarito: A

    O governo brasileiro decidiu conceder asilo ao Senador Boliviano Roger Pinto Molina, à luz das normas e da prática do Direito Internacional Latino-Americano e com base no artigo 4.º, inciso X.

    Pinto havia pedido asilo político ao governo brasileiro na semana passada, alegando perseguições políticas por parte do governo do presidente , segundo explicou em entrevista exclusiva à BBC Brasil

    Roger Pinto Molina refugiou-se na embaixada brasileira em La Paz no dia 28 de maio de 2012

    : 16 de agosto de 2017, ACIDENTE DE AVIÃO.


ID
822364
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

“Estudos realizados em 2010 mostraram que o Truvada, do laboratório californiano Gilead Sciences, reduziu o risco de infecção pelo HIV entre 44% e 73% em homossexuais masculinos saudáveis e entre heterossexuais saudáveis que são parceiros de portadores do vírus HIV.”

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/05/120511_aids_remedio_fn.shtml


Após umlongo período de pesquisas, nomês de julho de 2012, aAgênciaAmericana de Drogas eAlimentos (FDAna sigla eminglês) fez a seguinte determinação sobre esse remédio de prevenção àAIDS.

Alternativas
Comentários
  • O Comitê Consultivo sobre Drogas Antivirais, que aconselha a Agência Americana de Drogas e Alimentos (FDA, na sigla em inglês), aprovou o uso do Truvada, um comprimido de uso diário que deve ser usado por pessoas não infectadas que estariam correndo risco maior de contrair o vírus da Aids.


ID
822367
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No mês de julho de 2012, Valdir Raupp, senador pelo estado de Rondônia, licenciou-se do cargo por um período superior a três meses.O suplente do senador que assumiu a vaga no Senado Federal interinamente foi:

Alternativas
Comentários
  • Antes de a galera detonar a banca, notem que é um cargo estadual, possivelmente para os habitantes daquela região não deve ter sido difícil responder a uma questão como essa. Todavia, diga-se de passagem que se cai um item desse numa prova federal, possivelmente caberia recurso.

  • certa E.

    Questao para nao gabaritar :/

  • Valdir Raupp (PMDB) licenciou-se por 120 dias em 2012 para se dedicar a questões partidárias nas eleições municipais. Em seu lugar, tomou posse seu suplente Tomás Correia, também do PMDB. A alternativa correta, portanto, é a letra (E). 

ID
822370
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O estado de Rondônia recebeu tal denominação devido à importância do Marechal Cândido Rondon, um dos desbravadores da região nas primeiras décadas do período republicano. O processo de ocupação das terras entre os estados de Mato Grosso e do Amazonas, promovido por Cândido Rondon na virada do século XIX para o XX acumulou, principalmente, duas funções:

Alternativas
Comentários
  • a) Gabarito: Entre 1900 e 1910, coordenou mais uma construção de linha telegráfica, entre Cuiabá e Corumbá, alcançando as fronteiras do Paraguai e Bolívia;
    Em 1910 organizou e passou a dirigir o Serviço de Proteção aos Índios.




  • Marechal Rondon...
         Cândido Mariano da Silva Rondon foi um militar e sertanista brasileiroDe origem indígena por parte de seus bisavós maternos (
    Bororó e Terena) e bisavó paterna (Guará), Rondon tornou-se órfão precocemente, tendo sido criado pelo tio e, depois de sua morte, transferiu-se para o Rio de Janeiro para ingressar na Escola Militar desta cidade, pois além dos estudos serem gratuitos, os alunos da escola recebiam - desde que assentassem praça - soldo de sargento.
         Ainda estudante, teve participação nos movimentos 
    abolicionista e republicano. Foi nomeado chefe do Distrito Telegráfico de Mato Grosso. Foi então designado para a Comissão de Construção da linha telegráfica que ligaria Mato Grosso e Goiás.

    Rondon cumpriu essa missão abrindo caminhos, desbravando terras, lançando linhas telegráficas, fazendo mapeamentos do
     terreno e principalmente estabelecendo relações cordiais com os índios .

    R: A

    Bons estudo!!!


ID
822373
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A economia do estado de Rondônia está intimamente relacionada com as práticas agrícolas. Segundo os últimos dados divulgados pelo IBGE, relativos ao ano de 2010, as lavouras temporárias tiveram significativa importância na área plantada do estado. A lavoura temporária com a maior área plantada em 2010 foi:

Alternativas
Comentários
  • Não achei dados mais recentes, mas o produto mais colhido em Rondônia é o milho: 

    Pos. Lavoura Produção Ton
    Milho    133.727
    Arroz   87.000
    Café   78.921
    Mandioca   53.500
    Feijão   48.000
    Cacau   3.605

    Censo 1995.

  • Lavoura temporária em 2012. Fonte: http://www.ibge.gov.br/estadosat/temas.php?sigla=ro&tema=lavouratemporaria2012

    1°. Milho (em grão) - área plantada161.036 hectares;

    2°. Soja (em grão) - área plantada146.144 hectares;

    3°. Feijão (em grão) - área plantada51.470 hectares;

    4°. Mandioca - área plantada27.478 hectares.

  • Alguém possui informações após o ano de 2012?


  • Lavoura temporária em 2014 (1°. Soja - em grão)
    Fonte: http://www.ibge.gov.br/estadosat/temas.php?sigla=ro&tema=lavouratemporaria2014


ID
822376
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A região Norte do Brasil é reconhecida pela intrincada rede de bacias hidrográficas. O estado de Rondônia possui uma série de rios e alguns formam significativas bacias hidrográficas. Sobre os principais rios que cortam o estado de Rondônia, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  •  O rio Ji-Paraná corta Rondônia em direção ao estado Amazonas , apresentandado navegabilidade em alguns trechos.
  • Na alternativa B, para aqueles que ficaram com duvida, o rio Aripuanã está localizado no extremo oeste do Estado do Mato Grosso, essa localidade e de difícil acesso para quem está no lado mais densamente povoado desse nosso imenso Brasil. Apesar de servida por estradas estaduais, de terra, para se chegar até lá de carro, partindo de Cuiabá, são nada menos que 920 km.

  • Letra a) O Rio Guaporé é um rio da bacia do Rio Amazonas, banha os estados do Mato Grosso e da Rondônia e faz divisa com a fronteira da Bolívia. Curso: O Rio Guaporé nasce na Chapada dos Parecis – MT, a 630 metros de altitude ao encontrar o rio Mamoré (Bolívia). Na sua extensão de aproximadamente 1.400 km, sendo que 1.150 km são navegáveis a partir de Vila Bela da Santíssima Trindade. Em todo seu percurso no estado de Rondônia, e uma pequena parte de Mato Grosso, forma fronteira do Brasil com a Bolívia. Em Rondônia boa parte dele passa na cidade de Cabixi - RO.

    Letra b) A bacia do rio Aripuanã está localizada na região sudeste do Estado e ocupa área de aproximadamente 10.000 km². Seus rios são extremamente encachoeirados, oferecendo grande potencial hidrelétrico, mas se encontram, em sua maioria, dentro de áreas indígenas, não podendo, portanto, ser explorados.

    Letra c) O rio Ji-Paraná é o mais importante afluente do rio Madeira em Rondônia, dada a longa extensão de seu curso, que corta todo o Estado no sentido sudeste/nordeste. Seu complexo hidrográfico abrange superfície de aproximadamente 92.500 km². Embora tenha 50 cachoeiras e corredeiras ao longo de seu percurso,em alguns trechos o rio apresenta-se navegável, atendendo ao escoamento dos produtos oriundos do extrativismo vegetal na região.

    Letra d) O rio Jamari tem grande significação econômica para Rondônia,por ter sido represado para a formação da primeirausina hidrelétrica do Estado (UHE Samuel) e servir como importante via de transporte de passageiros e cargas na região compreendida entre os municípios de Porto Velho e Ariquemes. Sua bacia ocupa área de 31.300 km² aproximadamente.

    Letra e) O rio Mamoré nasce na Bolívia e recebe o rio Beni, ocasião em que forma também a linha fronteiriça do Brasil com a Bolívia. É navegável a embarcações de médio calado em qualquer época do ano. A bacia do rio Mutum-Paraná ocupa superfície de 8.840 km² e é de importância apenas relativa para o Estado,servindo principalmente como via de penetração para o interior.

  • Rio Ji-Paraná mais conhecido como Rio Machado.


ID
822382
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A Estrada de Ferro Madeira-Mamoré foi construída no início do século XX para viabilizar o crescimento econômico da região a partir da implementação dessa importante infraestrutura. Todavia, a história da ferrovia foi marcada por prejuízos o que resultou no seu abandono. Apesar de algumas investidas posteriores, como passeio turístico inclusive, o fim das operações da Madeira-Mamoré foi determinado durante oGoverno Federal de:

Alternativas
Comentários
  • Em 1966 (segunda metade do séc. XX), após  54 anos de atividades, a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré foi desativada por ordens pelo então Presidente da República Humberto de Alencar Castelo Branco.
  • A Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM) é uma ferrovia no atual estado de Rondônia, no Brasil.

    Foi a 15ª ferrovia a ser construída no país, tendo as suas obras sido executadas entre 1907 e 1912. Estende-se por 366 quilômetros na Amazônia, ligando Porto Velho a Guajará-Mirim, cidades fundadas pela EFMM.

    Após duas tentativas fracassadas para a sua construção no século XIX, espalhou-se o mito de que, mesmo com todo o dinheiro do mundo e metade de sua população trabalhando nas suas obras, seria impossível construí-la. O empreendedor estadunidense Percival Farquhar aceitou o desafio e teria afirmado "(...) vai ser o meu cartão de visitas".

    Foi a primeira grande obra de engenharia civil estadunidense fora dos EUA após o início das obras então ainda em progresso no Canal do Panamá. Com base naquela experiência, para amenizar as doenças tropicais que atingiram parte dos mais de 20 mil trabalhadores de 50 diferentes nacionalidades, Farquhar contratou o sanitarista brasileiro Oswaldo Cruz, que visitou o canteiro de obras e saneou a região.

    Durante a 2ª Guerra Mundial, a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré voltou a ter grande valor estratégico para o Brasil, operando plenamente para suprir o transporte de borracha, utilizada no esforço de guerra aliado. Em 1957, quando ainda registrava um intenso tráfego de passageiros e cargas, a ferrovia integrava as dezoito empresas constituintes da Rede Ferroviária Federal.

    Em 25 de maio de 1966, depois de 54 anos de atividades, a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré teve sua desativação determinada pelo então Presidente da República Humberto de Alencar Castelo Branco. A ferrovia deveria ser, porém, substituída por uma rodovia, a fim de que não se configurasse rompimento e descumprimento do Acordo celebrado em Petrópolis, em 1903. Tal rodovia materializou-se nas atuais BR-425 e BR-364, que ligam Porto Velho a Guajará-Mirim. Duas de suas pontes metélicas ainda servem ao tráfego de veículos. Em 10 de julho de 1972 as máquinas apitaram pela última vez. A partir daí, o abandono foi total e, em 1979, o acervo começou a ser vendido como sucata para a siderúrgica de Mogi das Cruzes, em São Paulo.

    Voltou a operar em 1981 num trecho de apenas 7 quilômetros dos 366 km do percurso original, apenas para fins turísticos, sendo novamente paralisada por completo em 2000.

  • D


ID
822385
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A Chapada dos Parecis forma um dos relevos mais significativos do estado de Rondônia. Esse relevo possui a seguinte característica:

Alternativas
Comentários
  • Corresponde a uma faixa de terrenos sedimentares do tipo arenito, datados do Cretáceo
  • Chapada dos Parecis - Pacaás Novos

          Como prolongamento do Planalto Brasileiro em nosso estado no sentido sudeste-noroeste, as Chapadas dos Parecis e dos Pacaás Novos representam as maiores altitudes de nosso estado, que variam de 600 a 900 metros.

             Há pontos culminantes com mais de 1.000 metros. Assim, temos o Pico do Tracuá ou Pico Jaru com 1.126 metros na Chapada dos Pacaás Novos.

    Pico do Tracuá - 1.126 m

          Os terrenos são sedimentares de arenito vermelho e amarelo com cimento feldspático e silício, predominando as pederneiras (pedras muito duras).

          As Chapadas recebem nomes locais de serras, que são divisores de águas. Como por exemplo:

    Serras de São Francisco (divisora de águas entre os rios Candeias e Jamari); Serras Novas, das Queimadas, do Repouso, da Pedra Branca e Uacampânico (divisoras de águas entre os rios Jarú e Machadinho e entre o Jamari e Machadinho); Serras da Vitória, Sete de Setembro, Mirante e Trincheira (divisoras de águas entre os rios Ricardo Franco e Pimenta Bueno), estas citadas serras, situam-se na região central do Estado. Serras Gabriel Antunes e João Antunes (divisoras de águas entre os rios Corumbiara e Cabixi), localizam-se na região sul do Estado; Serras da Divisa e Pagã (divisoras de águas entre os rios Ji-Paraná e o Preto); Serras Aurora, Providência e Sargento Paixão (divisoras de águas entre os rios Roosevelt e Ji-Paraná), localizam-se na região central até a Oeste no vale do rio Mamoré, próxima a cidade de Guajará-Mirim, (divisora de águas entre os rios Pacaás Novos e Mutum Paraná). 

    Observação:

    A Chapada dos Parecis rondoniana é o prolongamento noroeste da chapada de mesmo nome no estado do Mato Grosso. Observe a em um mapa físico do Brasil.

    FONTE: http://rondoniaemsala.blogspot.com.br/2012/05/relevo-de-rondonia.html


ID
822391
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Segundo a Lei Complementar Estadual nº 68/92 – Estatuto dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia, no Capítulo III, Título II, são formas de movimentação de pessoal:

Alternativas
Comentários
  • Capítulo III

    DA MOVIMENTAÇÃO

    Art. 44. São formas de movimentação de pessoal:

    I - remoção

    II - relotação

    III - cedência


  • remoção, relotação e cedência.


ID
822394
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Os servidores públicos civis do estado de Rondônia possuem direito à Licença por Motivo de Doença em Pessoa da Família, segundo a seção II doCapítulo IV, Título III, da Lei Complementar Estadual nº 68/92, Artigo 119: “Poderá ser concedida licença ao servidor por motivo de doença do cônjuge ou companheiro, padrasto ou madrasta, ascendente, descendente, enteado e colateral consanguíneo ou afim até o segundo grau civil, mediante comprovação por Junta Médica Oficial.” Nesse caso, a licença será concedida na seguinte condição:

Alternativas
Comentários
  • Seção II
    Da Licença por Motivo de Doença em Pessoa da Família
    Art. 119. Poderá ser concedida licença ao servidor por motivo de doença do
    cônjuge ou companheiro, padrasto ou madrasta, ascendente, descendente, enteado e colateral
    consangüíneo ou afim até o segundo grau civil, mediante comprovação por Junta Médica Oficial.
    § 1° A licença somente será deferida se a assistência direta do servidor for
    indispensável e não puder ser prestada simultaneamente com o exercício do cargo.
    § 2° A licença será concedida sem prejuízo de remuneração do cargo efetivo, até
    noventa dias, podendo ser prorrogada por até noventa dias, mediante parecer da Junta Médica e,
    excedendo estes prazos, sem remuneração.
    § 3° Sendo os membros da família servidores públicos regidos por este Estatuto, a
    licença será concedida, no mesmo período, a apenas um deles.
    § 4° A licença pode ser concedida para parte da jornada normal de trabalho, a
    pedido do servidor ou a critério da Junta Médica Oficial.
    § 5° A licença fica automaticamente cancelada com a cassação do fato originador,
    levando-se à conta de falta as ausências desde oito dias após a cessação de sua causa até o dia
    útil anterior à apresentação do servidor ao serviço.

  • Gabarito letra "A"


ID
822397
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No Windows XP, o procedimento de pressionar a tecla shift e a tecla Del, simultaneamente, após a seleção de um arquivo e, em seguida, confirmar o procedimento por meio de uma janela do Windows, garante:

Alternativas
Comentários
  • a) transferir (mover) o arquivo para o desktop (ou área de trabalho) poderia ser feito arrastando o arquivo (com o cursor do mouse) de uma janela aberta até a área de trabalho mantendo a tecla tecla shift pressionada após a seleção e a soltura;
    b) após seleção do arquivo, mantendo a tecla shift pressionada e clicando na tecla delete o que foi selecionado é excluído sem passar pela lixeira (sujeito a confirmação, conforme a configuração);
    c) após seleção do arquivo, clica-se em delete (sem manter outra tecla pressionada, de acordo com a configuração padrão);
    d) a lixeira pode ser considerada uma espécie de área de transferência;
    e) área de impressão está relacionada com edição de arquivos e o que deles seria impresso.
  • Selecionando um arquivo em seguida pressinando as teclas shift e del, simultaneamente, exclui o mesmo definitivamente do HD sem passar pela lixeira. Letra B.
  • Gabarito B

    b) a exclusão do arquivo definitivamente do disco rígido sempassar pela lixeira 

    Bons estudos.
  • shift+del=

     b) a exclusão do arquivo definitivamente do disco rígido sempassar pela lixeira.

    Obs.: excluir algo de mídia móvel (e.g.: usb drive) com delete -sem precisar segurar shift- tb irá o excluir direto da máquina.
  • DEL exclui um item e envia para a Lixeira, caso seja um disco rígido, tanto interno (dentro do gabinete) como externo (sim, HD externo tem Lixeira).
    DEL exclui definitivamente um item, caso este esteja em uma unidade removível (ótica, USB) ou remota (na rede).

    SHIFT+DEL elimina um item sem armazenar na Lixeira, independente de sua localização.
  • SHIFT + DEL = excluir sem passar pela lixeira

    Atalho que normalmente é cobrado e que não nos resta muita alternativa, mas podemos pensar da seguinte maneira:
    DEL = Excluir um arquivo que vai para a lixeira.
    SHIFT + DEL = como a tecla del esta envolvida existe exclusão. Mas o que diferencia? A diferença é que não vai para a lixeira.

    Abraços!
  • LETRA B

     

    SHIFT =SOME


ID
822400
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Analise as seguintes sentenças em relação ao Windows XP:

I. As teclas Ctrl + X, quando pressionadas simultaneamente, são utilizadas para copiar um arquivo de um lugar de origem para o destino, permanecendo o arquivo na origem.

II. No Windows Explorer, a tecla shift, quando pressionada, pode selecionar dois ou mais arquivos de forma aleatória e de forma não adjacente.

III. Quando se arrasta um arquivo dentro de uma mesma unidade, o padrão é que ele seja movido do local de origem para o local de destino e, quando arrastado para uma unidade diferente, o padrão é que o arquivo seja copiado do local de origempara o local de destino.

Está(ão) correta(s):

Alternativas
Comentários
  • I. As teclas Ctrl + X, quando pressionadas simultaneamente, são utilizadas para copiar um arquivo de um lugar de origem para o destino, permanecendo o arquivo na origem.
    Selecionado um arquivo ou mais dentro de um diretório qualquer, mantendo-se a tecla Ctrl pressionada e pressionando x o arquivo é recortado, isto é, copiado para a área de transferência. Caso o arquivo venha a ser colado em outro diretório, o arquivo original será movido (apagado em seu diretório original e copiado para o destino).
    II. No Windows Explorer, a tecla shift, quando pressionada, pode selecionar dois ou mais arquivos de forma aleatória e de forma não adjacente.
    Pressionando apenas shift os arquivos são selecionados de forma adjacente e não-aleatória.
    III. Quando se arrasta um arquivo dentro de uma mesma unidade, o padrão é que ele seja movido do local de origem para o local de destino e, quando arrastado para uma unidade diferente, o padrão é que o arquivo seja copiado do local de origempara o local de destino.
    Exatamente!
  • Letra C.
    Item I está errado, porque Ctrl+X recorta um item. Ele é copiado para o destino, e o original é apagado.
    Item II está errado, porque Shift é para seleção contínua (sequencial e adjacente) e Ctrl é para seleção individual (aleatória de forma não-adjacente)
  • C

    Básica edição de texto:

    ctrl+x = recortar
    ctrl+c = copiar
    ctrl+v = colar

    Shift seleciona em sequência. Ctrl seleciona ícones não necessariamente próximos um do outro. Para tanto, é necessário mantê-lo pressionado enquanto o foco é enviado para outros itens e pressionar barrade espaço para confirmar outro item na seleção.
  • I- neste item precisava somente dos conhecimentos em : CTRL+C(copiar),CTRL+V(colar) e CTRL+X(recortar)

    nos itens II e III : conhecimento básico em 

     CÓPIAS E MOVIMENTAÇÃO DE ARQUIVOS 
     
    COPIAR E MOVER ARQUIVOS/PASTAS (Mét. 1)
    1) Selecione o objeto desejado
    2) Acione: Editar / Copiar (CTRL+C); ou Editar / Recortar (CTRL+X)
    3) Abra a pasta de destino;
    4) Acione: Editar / Colar (CTRL+V);

    COPIAR E MOVER ARQUIVOS/PASTAS (Mét. 2)
    1) Arraste o objeto desejado DA PASTA DE ORIGEM para A PASTA DE DESTINO...
    ...segurando a tecla CTRL se deseja copiá-lo; ou
    ...segurando a tecla SHIFT, se deseja movê-lo.

    E se eu arrastar o arquivo sem segurar tecla alguma? Move ou Copia? DEPENDE...
    ...se a PASTA DE ORIGEM e a PASTA DE DESTINO estiverem na MESMA UNIDADE, será MOVER;
    ...se a PASTA DE ORIGEM e a PASTA DE DESTINO estiverem em UNIDADES DIFERENTES, será COPIAR 

    abraço e bons estudos !!!
  • "Ctrl + X"  tem a função de recortar o arquivo, portanto não permanece no local de origem, ele é removido.

    A tecla que no widows explorer seleciona arquivos aleatóriamente e não adjacentes é o "CTRL"

  • Esse: "não adjacente" me pegou.

  • CTRL ,quando pressionada, pode selecionar dois ou mais arquivos de forma aleatória

    Shift, quando pressionada, SOMENTE  de forma adjacente. 

  • C

    apenas a III.

  • Crtl seleciona arquivos de forma individualmente

    Shift seleciona todos os arquivos de forma adjacente em outras palavras

    (onde está o seu cursor é para onde ele irá finalizar a seleção).


ID
822403
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Dos navegadores da Internet seguintes, assinale aquele que NÃO possui uma interface gráfica, ou seja, é utilizado por meio de interface de linha de comando:

Alternativas
Comentários
  • Perfeitamente solucionável por exclusão. Aposto que pouca gente ouviu falar nesse Lynx.
  • Gabarito E
    Esses possuem interface Gráfica:


    Lynx é um navegador web criado pela Universidade de Kansas, através de seu Grupo de Computação Distribuída e do Serviço Acadêmico de Computação. É capaz de exibir texto apenas, ideal para sistemas baseados em consoleou com poucos recursos gráficos. Acompanha diversas distribuições de sistemas POSIX (UnixLinux, etc) eVAX/VMS. Também existem versões para sistemas da Microsoft, como o MS-DOS e as variantes do Windows.

    A navegação pelo Lynx é feita basicamente através das teclas de cursos (setas), que servem para deslocamento pelos links das páginas.
    Lynx:

    Bons estudos.

  • e) Lynx. IE é o padrão do windows, assim como Firefox é o padrão para Linux e Opera, para Mac. O Google Chrome geralmente é o preferível por ser mais leve e com mais suporte dos web masters.

    Nunca usei Lynx. Se tiver tempo hoje, vou tentar ver como é.
  • Por eliminação você exclui três alternativas de cara:
    a) Internet Explorer.

    b) Mozilla Firefox.

    d) Google Chrome.

    90% das pessoas que estão respondendo essa questão provavelmente já usaram - ou conhecem - os três.

    Restam dois e como foi citado acima o Lynx é o mais desconhecido.

    Abraços!

     


ID
822406
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

São algumas das opções disponíveis na barra de ferramentas cabeçalho e rodapé do Word 2003, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Autocorreção, letra E.
  • Gabarito E







    Não consta a opção autocorreção.

    Bons estudos.
  • Word 2003 é questão de história??
  • fiquei com dúvida. afinal tem ou não tem autocorreção?

  • Configurar Página não fica em Aqruivos > Configurar Pagina?!


ID
822409
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No Word 2003, “itálico” e “subscrito” são exemplos, respectivamente, de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    Atalhos para os principais estilos/efeitos de formatação:
    • Negrito ->  Ctrl + N    ---> ESTILO
    • Itálico ->  Ctrl + I       ---> ESTILO
    • Subscrito ->  Ctrl =    ---> EFEITO
    • Sobrescrito ->  Ctrl Shift =   ---> EFEITO
    Bons estudos.
  • E sublinhado?? Sabem, por gentileza, dizer-me? Obrigado.
  • Prova aplicada em 2012 cobrando Word 2003,é brincadeira né...

    acertei por eliminação !!
  • sublinhado é ctrl+s

    abraços!
  • Letra D

    Efeitos modificam o texto, alterando-o visualmente (lembre de efeitos 3D, dos filmes). Estilos modificam sutilmente o visual do texto.

    Estilos: negrito, itálico, sublinhado

    Efeitos: tachado, tachado duplo, sobrescrito, subscrito, relevo, baixo relevo, contorno, sombra, todas maiúsculas, versalete e oculto.

  • Fazer com que o texto fique sobrescrito ou subscrito

    Sobrescrito e subscrito se referem aos números posicionados levemente acima ou abaixo do texto na linha. Por exemplo, uma fórmula científica usaria o texto subscrito.


    Sobrescrito e subscrito

    Texto explicativo 1 Sobrescrito

    Texto explicativo 2 Subscrito


    Fazer com que o texto fique sobrescrito ou subscrito

    1. Selecione o texto que você deseja formatar com sobrescrito ou subscrito.
    2. Execute um destes procedimentos:
      • Na guia Página Inicial, no grupo Fonte, clique em Sobrescrito ou pressione CTRL+SHIFT+=.

    O comando Sobrescrito no grupo Fonte

    • Na guia Página Inicial, no grupo Fonte, clique em Subscrito ou pressione CTRL+=.

    O comando Subscrito no grupo Fonte

    Fonte: 


ID
822412
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No Excel 2003, linhas e colunas são opções de:

Alternativas
Comentários
  • Tipos de gráficos , letra D.
  • Gabarito D
    Gráficos de linhas

    Dados que estejam organizados em colunas ou linhas em uma planilha podem ser plotados em um gráfico de linhas. Gráficos de linhas podem exibir dados contínuos ao longo do tempo, definidos em relação a uma escala comum e são, portanto, ideais para mostrar tendências em dados a intervalos iguais. Em um gráfico de linha, dados de categorias são distribuídos uniformemente ao longo do eixo horizontal, e todos os dados de valores são distribuídos igualmente ao longo do eixo vertical.

    Gráfico de Linhas com Marcadores

    Gráficos de colunas

    Dados que estejam organizados em colunas ou linhas em uma planilha podem ser plotados em um gráfico de colunas. Gráficos de colunas são úteis para mostrar as alterações de dados em um período de tempo ou para ilustrar comparações entre itens.

    Em gráficos de colunas, as categorias são geralmente organizadas ao longo do eixo horizontal, e os valores ao longo do eixo vertical.

    Gráfico de colunas agrupadas em 3D

    Bons estudos.

  • Puxa colegas, colocar o gabarito sem fazer um comentário que acrescente os conhecimentos não é muito útil né!!??
  • Sr. Irlano Prado
    Este tipo de comentário não agrega nada a ninguém, por favor se for realizar este tipo de comentário, não o faça.
    e lembre-se: O que é extremamente fácil para você, pode não ser para outra pessoa e VICE-VERSA.
    A propópsito, está questão não é tão basica assim! Pelas estatísticas, esta questão foi respondida 1410 vezes e APENAS 811 acertaram (22/07)

ID
822415
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No Excel 2003, no menu “editar”, o comando “ir para” serve para conduzir o usuário de forma rápida:

Alternativas
Comentários
  • Letra A, remete a um endereço específico dentro de uma planilha.
  • Gabarito A

    Passo 1: clique em F5, a caixa de diálogo abaixo irá aparecer  ou  ainda use o CTRL+G



    Bons estudos
  • "Ir para" no menu Editar

    Ctrl+g  é no Excel 2007

    Ctrl+y  é no 2003

ID
822418
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Analise as seguintes sentenças:

I. Um vírus é um fragmento de um programa que é unido a um programa legítimo com a intenção de infectar outros programas.

II. Os vírus são programas e sofrem geração espontânea.

III. Os vírus de macro alteram o mecanismo de criptografia a cada cópia replicada.

Está(ão) correta(s):

Alternativas
Comentários
  • Letra A. 
    II- Os vírus não sofrem geração espontanea;
    III- Nem alteram o mecanismo de criptografia;
  • II)

    Um vírus é um software projetado e escrito para afetar de forma adversa o seu computador ao alterar a forma como ele trabalha sem o seu conhecimento ou permissão. Em termos mais técnicos, um vírus é um código de programa que se implanta em um dos seus arquivos executáveis e se espalha sistematicamente de um arquivo para outro. Os vírus de computador não são gerados espontaneamente. Eles precisam ser escritos e ter um objetivo específico. 

    I)

    O vírus é um fragmento de código embutido em um programa original, ao contrario dos worms, os vírus não são estruturados, nem completos e muito menos independentes.

    Porém vi em alguns lugares dizendo que o virus é um programa ou fragmento de um programa, então estou meio na dúvida nessa, se alguem puder esclarecer melhor...

    A III eu não sei explicar, se alguem souber, obrigada... :)
  • João, suas respostas são um oásis em meio ao nosso desconhecimento. Em nome de todos os concursandos, eu lhe agradeço.
    7.5. O que é um vírus de macro?
    Uma macro é um conjunto de comandos que são armazenados em alguns aplicativos, e utilizados para automatizar algumas tarefas repetitivas. Um exemplo seria, em um editor de textos, definir uma macro que contenha a seqüência de passos necessários para imprimir um documento com a orientação de retrato e utilizando a escala de cores em tons de cinza. Um vírus de macro é escrito de forma a explorar esta facilidade de automatização e é parte de um arquivo que normalmente é manipulado por algum aplicativo que utiliza macros. Para que o vírus possa ser executado, o arquivo que o contém precisa ser aberto e, a partir dai, o vírus pode executar uma série de comandos automaticamente e infectar outros arquivos no computador. Existem alguns aplicativos que possuem arquivos base (modelos) que são abertos sempre que o aplicativo é executado. Caso este arquivo base seja infectado pelo vírus de macro, toda vez que o aplicativo for executado, o vírus também será.Arquivos nos formatos gerados pelo Microsoft Word, Excel, Powerpoint e Access são os mais suscetíveis a este tipo de vírus. Arquivos nos formatos RTF, PDF e PS são menos suscetíveis, mas isso não significa que não possam conter vírus.
    Fonte: http://www.terra.com.br/informatica/especial/cartilha/conceitos_7_5.htm
  • I - ( certo ) 

    vírus é um programa ou parte de um programa de computador que se propaga infectando,isto é, inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos de um computador !! 




    II-  (ERRADO) Os vírus não sofrem geração espontanea,eles precisam de um meio para se propagarem( programas,arquivos...)



    III - (ERRADO)   de maneira bem simples os vírus de macro são vírus que prejudica os arquivos do WORD e do EXCEL

    abraços e bons estudos
  • Os vírus que alteram o mecanismo de criptografia a cada cópia replicada SÃO OS VÍRUS POLIMÓRFICOS.


ID
822421
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O tipo de software que necessita de um plug-in específico no navegador para visualização das páginas web, além de ser especializado na criação e implementação de animações que ficam embutidas nessas páginas é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B
    Um plugin é um programa instalado no navegador que permite a utilização de recursos não presentes na linguagem HTML, na qual são criadas as páginas.

    Um exemplo comum de plugin é o Flash Player que é um visualizador de programs escritos em flash. Este plugin é usado pelo Firefox quando for necessário executar um programa em flash no navegador (como banners animados, jogos ou os vídeos do YouTube).
    Outro muito comum é o plugin para Java. É uma programa que permite executar aplicações Java muito usadas pelos sites de bancos para criar teclados virtuais e por outros sites para fazer sistemas de notícias.

    Além destes há uma variedade enorme de outros plugins como o instalado pelo Adobe Reader para exibição de arquivos PDF dentro do Firefox e o Windows Media Player e QuickTime para exibição de vídeos.

    Bons estudos.

  • O que poderia gerar duvida na questão seria a opção E - Real Player
    Plug-in RealPlayer
    O RealPlayer é um leitor de multimédia da RealNetworks. O programa inclui um plug-in para o navegador, necessário para reproduzir conteúdo multimédia, como áudio e vídeo, em alguns sites no Chrome.
    O Real Player é voltado  áudio e vídeo já o flash para animações.


    Bons estudos.


ID
822424
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

São sites que utilizam mecanismos de busca e pesquisa de informações na web:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Para quem não conhecia o Hot Bot(assim como eu):
    É o HotBot, que anuncia o maior arquivo de páginas Web existente, com 54 milhões de URLs arquivadas. Quando surgiu, em maio de 1996, vinha com uma assinatura de peso: a da revista Wired! Era o ingresso da Wired no mercado de mecanismos de busca (search engines), que então já movimentava mais de uma dezena de empresas, todas disputando atenção dos usuários e o dinheiro de anunciantes e investidores de Wall Street.

    Funciona com tecnologia do Inktomi e passou um sufoco danado nas primeiras semanas de lançamento, quando um monte de gente correu para usá-lo e o HotBot não deu conta do recado. Mas se refez e hoje, de um modo geral, não parece ser mais lento do que o Altavista, para citar apenas a usual referência de rapidez.
    O HotBot, como qualquer mecanismo de busca, é simples de usar. 

    Link --> http://hotbot.com/

    Bons estudos.

  • Adobe Shockwave (antes Macromedia Shockwave) foi criado primeiramente pela Macromedia e foi o maior plugin de reprodução gráfica até a introdução do Macromedia Flash Player (atual Adobe Flash Player). É um plugin do flash utilizado para criação de jogos e videos 3D.

    Fonte: Wikipédia
  • Nunca tinha escutado falar do "Hot Bot"!


    Nunca mais erro uma questão dessa.... tinha ficado entre "C" e "E" .... e fui direto na E!


    Errando e aprendendo!


    Bons estudos!

  • fiquei na dúvida entre a ''c'' e a ''e'' também.

    acabei marcando errado.

    não erro mais essa !

  • Letra C.


    O Adobe Shockwave é um plugin do Flash utilizado para exibição de jogos e vídeos no navegador. 
    Lembrei dessa tralha  por que da muito conflito no Chrome .
  • Sites de busca e pesquisa

     

    Google - (Google.com.br)

    Bing - (Bing.com)

    Yahoo! - (br.search.yahoo.com)

    Ask - (br.ask.com)

    Baidu (Baidu.com.br)

    Qwant (Qwant.com)

    DuckDuckGo - (Duckduckgo.com)

    Yandex - (Yandex.com)

    Blippex - (Blippex.org)

    HotBot - https://www.hotbot.com/

    UolBusca - https://busca.uol.com.br/

  • Correta: C

    shockwave: A tecnologia permite aos usuários criar jogos e aplicações interativas para os visitantes de sites de utilizar e desfrutar sem as complicações de baixar e instalar 

  • Provavelmente ficará entre C / E pois ambas contém yahoo, ask e google. Vai no chute dai, não tem mto o que fazer...


ID
822427
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A respeito do direito à vida, previsto pela Constituição Federal, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Quinta-feira, 29 de maio de 2008

    STF libera pesquisas com células-tronco embrionárias

     

    O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (29) que as pesquisas com células-tronco embrionárias não violam o direito à vida, tampouco a dignidade da pessoa humana. Esses argumentos foram utilizados pelo ex-procurador-geral da República Claudio Fonteles em Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 3510) ajuizada com o propósito de impedir essa linha de estudo científico.


    http://www.stf.jus.br/portal/cms/vernoticiadetalhe.asp?idconteudo=89917
  • RESPOSTA: LETRA E

    a) configura direito absoluto. - ERRADO Nenhum dos direitos fundamentais podem ser considerados absolutos, de modo que, em situações de conflitos, deve-se utilizar da necessária ponderação, não havendo a exclusão de um princípio pelo outro, mas o afastamento casuístico, a fim de conferir a melhor solução possível ao caso concreto.  b) impede qualquer hipótese de pena de morte no Brasil. - ERRADO - Sabemos que a pena de morte é admitida no Brasil nos casos de guerra declarada.  c) teminício como nascimento. - ERRADO - Como se depreende da leitura do Código Civil pátrio, a vida tem início a partir do nascimento COM VIDA, embora a lei ponha a salvo, desde a concepção , os direitos do nascituro.  d) teminício coma fecundação do óvulo materno. - ERRADO - Vide item supra.  e) não impede as pesquisas com células-tronco embrionárias. - CORRETO - Conforme a decisão do STF supratranscrita pelo colega.
  • Discordo da colega Camila, quando ela diz que nenhum direito fundamental pode ser considerado absoluto, por exemplo, o direito de não ser torturado é considerado pela maioria ou quase a totalidade da doutrina um direito Absoluto.

    Art. 5º

    III - ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante;
  • Deve-se ver com ressalva o dispositivo do Código Civl que diz que o nascimento se da com vida.... E os direitos da grávida aos alimentos gravitícios? Se não tem vida, como a gestante poderia ter direito a prestação de alimentos por parte do pai?
  • aff...sei que o STF liberou, mas como a questão diz "previsto na Constituição Federal"...devo associar que será sempre a mesma coisa, ou devo esperar que a banca diga, segundo entendimento do STF..blá..blá..?
  • É importante ressaltar que, para fins constitucionais, o direito á vida está protegido desde a nidação. A gravidez inicia-se tecnicamente com a nidação. Esta etapa é posterior à fecundação do óvulo. Dessa forma, a proteção ao direito à vida abrange tanto a vida intra como extra uterina.
  • Conforme relatado pelo colega acima, no julgamento da ADI 3510 o STF declarou constitucional a Lei de Biossegurança e neste caso deve se questionar o seguinte:

    O embrião é titular de direitos fundamentais???

    R1:  Se estiver DENTRO DO VENTRE materno é portador de ALGUNS direitos fundamentais (Ex: direito à vida); se estiver FORA DO VENTRE materno NÃO é portador de direitos fundamentais.


  • Hellen, o cespe ja elaborou questao em que dizia mais ou menos assi :


    "A CF protege todas as formas de vida humana, inclusive a intrauterina"


    Gab = certo 


    E por que a cf protege? Porque assim entende o STF. Se ele considera que a vida intrauterina eh digna de protecao, eh pq considera isso implicito em algum lugar da CF. 


    Abs

  • JUSTIFICATIVA DO ERRO DA QUESTÃO "D" : 


    PESSOAL, DEVEMOS FICAR ATENTOS ENTRE AS PALAVRAS:

    FECUNDAÇÃO (Espermatozoide se une a um ou dois óvulos p/ fecundar) ; (Até 72 hs após o coito)

    NIDAÇÃO (Implantação do óvulo fecundado na parede do útero); (de 4 a 14 dias depois do coito há vida)



    A respeito do direito à vida, previsto pela Constituição Federal tem início a partir da NIDAÇÃO.


  • É PERMITIDO A PESQUISA COM CÉLULAS TRONCO EMBRIONÁRIAS, QUANDO AS MESMAS FOREM PRODUZIDAS POR FERTILIZAÇÃO " IN VITRO" E NÃO FOREM UTILIZADAS NO PROCESSO DE FECUNDAÇÃO.

  • Teoria da Bomba Relógio:

    Colega ronney silva, eu discordo da sua discordância.. hehe.. Até mesmo o direito de não ser torturado pode ser relativizado, ao contrário do que muitos alegam.. Com base na Teoria da Bomba Relógio (salvo engano, do direito americano)... Ex: Um terrorista planta uma bomba em um prédio no centro de uma metrópole. Ciente de que a bomba causará a morte de milhares de pessoas e com o terrorista já capturado, mas sem querer informar onde se encontra a bomba. PERGUNTO, você acharia razoável o caráter absoluto da proibição de Tortura e deixaria milhares de pessoas morrerem????????????????

    Abraço e bons estudos..

  • A pergunta diz respeito ao que está previsto na CF. E esta nada fala sobre o início da vida. Seu guardião, o STF, tão pouco adotou alguma teoria efetivamente. O que temos é a teoria natalista, a partir do nascimento ao respirar, adotada pelo Código Civil e pelo Código Penal. Em suma, a pergunta não trata do que os Códigos estabelecem, mas sim o que está previsto na CF.

  • GB E

    PMGO

  • Vida intrauterina: Bem jurídico tutelado no crime de aborto;

    Vida extrauterina: Bem jurídico tutelado no crime de homicídio, infanticídio, induzimento instigação e auxílio ao suicídio etc.

    Lembrando que o direito a vida começa com a fecundação do óvulo na 14º semana, pela maioria das doutrinas. Conquanto se cometer aborto a qualquer momento, vai responder!

    Além do mais, tem-se que a morte - em si - dar-se-á com a parada do funcionamento cerebral (ou encefálica).

  • No Estado Democrático de Direito brasileiro, não existe nenhum direito absoluto. O direito à vida, embora seja o mais fundamental de todos os direitos, não é intocável. Ele existe, como todos os outros, para a realização de um valor: não é um fim em si mesmo.

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre o direito à vida. 

    A– Incorreta – Embora o direito à vida seja assegurado pela Constituição, não é absoluto, pois o Brasil admite, excepcionalmente, a pena de morte. Art. 5º, XLVII, CRFB/88: “não haverá penas: a) de morte, salvo em caso de guerra declarada, nos termos do art. 84, XIX; (...)”.

    B- Incorreta – Como afirmado na alternativa anteriores, o Brasil admite, excepcionalmente, a pena de morte. Art. 5º, XLVII, CRFB/88: “não haverá penas: a) de morte, salvo em caso de guerra declarada, nos termos do art. 84, XIX; (...)”.

    C– Incorreta – Os direitos da personalidade começam, de acordo com a teoria natalista (adotada pelo CC/02), com o nascimento com vida, mas o direito à vida é resguardado antes mesmo do nascimento. Prova disso é que os crimes relacionados ao aborto são crimes dolosos contra a vida.

    D- Incorreta – O direito à vida não inicia com a fecundação do óvulo, mas com a nidação, que consiste na fixação do óvulo fecundado ao útero.

    E- Correta – No julgamento da ADI 3510, o STF permitiu a pesquisa com células-tronco, entendendo que não há violação do direito à vida ou dignidade da pessoa humana.

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa E.

  • PM PB BORAH....


ID
822430
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A Constituição Federal prevê, no tocante à extradição, o seguinte:

Alternativas
Comentários
  • CF, artigo 5º:

    LI - nenhum brasileiro será extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalização, ou de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei;

  • LI - nenhum brasileiro será extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalização, ou de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei;
    Conclui-se da leitura do inciso LI que: nenhum brasileiro nato será extraditado a pedido de país estrangeiro; que o brasileiro naturalizado poderá ser extraditado em alguns casos; e que um estrangeiro também não será extraditado pelo governo brasileiro se a acusação que pesar sobre ele for de crime político ou de opinião. O fato do extraditando ter se casado com pessoa brasileira ou ter filhos brasileiros não impede sua extradição.
    Fonte:http://blogdaines.wordpress.com/2011/01/10/extradicao-ato-politico-juridico/
  • A) Nenhum brasileiro será extraditado, seja qual for o crime que tenha cometido.
    (ERRADO) O brasileiro naturalizado poderá ser extraditado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalização, ou de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei.

    B) Nenhum brasileiro nato será extraditado.(CORRETO)

    C) Não será concedida extradição de estrangeiro, salvo por crime político ou de opinião. (ERRADO) não será concedida extradição de estrangeiro por crime político ou de opinião.

    D) É permitida a extradição de brasileiro nato apenas por crime de tráfico ilícito de entorpecentes. (ERRADO) Nenhum brasileiro nato será extraditado.

    E) Brasileiros natos ou naturalizados podem ser extraditados apenas por crime contra a soberania nacional brasileira. (ERRADO) Nenhum brasileiro nato será extraditado e o brasileiro naturalizado poderá ser extraditado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalização, ou de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei.


     

  • Para fixar:

    Letra A –
    INCORRETAArtigo 5º, LI - nenhum brasileiro será extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalização, ou de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei.

    Letra B –
    CORRETAArtigo 5º, LI - nenhum brasileiro será extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalização, ou de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei.
     
    Letra C –
    INCORRETAArtigo 5º, LI - nenhum brasileiro será extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalização, ou de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei.
    Artigo 4º: A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: [...]
    X - concessão de asilo político.

    Letra D –
    INCORRETAArtigo 5º, LI - nenhum brasileiro será extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalização, ou de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei.
     
    Letra E –
    INCORRETA Artigo 5º, LI - nenhum brasileiro será extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalização, ou de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei.
     
    Artigo da Constituição Federal.
  • a) correção. art 5º LI. Nenhum brasileiro será extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalização, ou de compravado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei.

    b) correto. art 5º LI.  Nenhum brasileiro será extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalização, ou de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei;

    c) correção. art 5º LI. Não será concedido extradição de estrangeiro por crime político ou de opinião.

    d) correção. art 5º LI. 
     Nenhum brasileiro será extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalização, ou de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei;

    e) correção. art 5º LI.
     Nenhum brasileiro será extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalização, ou de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei; 
  • A Banca tentou induzir a erro o candidato desatento, misturando o Art. 5 LI com o Art. 12 §4º.... Nenhum brasileiro será extraditato, salvo o NATURALIZADO....

    Já a perda da nacionalidade, pode ser tanto para o brasileiro NATO como do brasileiro NATURALIZADO.

    Ah, se alguém ainda quiser discutir que brasileiro nato não pode perder a nacionalidade, recomendo um bom estudo nível 1 de Direito Constitucional, antes de postar bobagens...
  • Com base no texto da constituição , correto letra B.


    Mas com base na extradição ATIVA ou PASSIVA???? 

    Poderia ser cobrada que é possível a extradição de brasileiro nato?? Alguém poderia responder??

  • Brasileiro nato pode sim ser extraditado. Rs. 

    Mandado de Segurança 33.864 de 19/04/2016.

    .

    Seguindo pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), a 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) declarou, por maioria, nessa terça-feira, 19 de abril, a perda da nacionalidade brasileira de Cláudia Cristina Sobral, também conhecida como Cláudia Hoerig. Com a decisão, a acusada de matar o marido nos Estados Unidos e fugir para o Brasil enfrentará agora processo de extradição.

    A decisão negou o mandado de segurança (MS 33.864) interposto por Cláudia Sobral contra o ato do Ministro da Justiça que declarou a perda da sua nacionalidade brasileira. A maioria dos ministros entendeu que, ao optar voluntariamente pela nacionalidade norte-americana, a acusada deixou de ser brasileira e, portanto, pode ser extraditada, no procedimento próprio.
     
    http://www.mpf.mp.br/pgr/noticias-pgr/stf-declara-perda-de-nacionalidade-de-brasileira-que-optou-pela-nacionalidade-norte-americana

  • MAMAO COM DOCE DE LEITE HAHAHA

    VEM PC MA

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que dispõe a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 sobre extradição.

    Análise das alternativas:

    Alternativa A - Incorreta. O brasileiro naturalizado será extraditado por crime anterior à naturalização ou por tráfico de drogas, a qualquer tempo.

    Alternativa B - Correta! Art. 5º, LI, CRFB/88: "nenhum brasileiro será extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalização, ou de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei;".

    Alternativa C - Incorreta. Art. 5º, LII, CRFB/88: "não será concedida extradição de estrangeiro por crime político ou de opinião".

    Alternativa D - Incorreta. Brasileiro nato nunca será extraditado.

    Alternativa E- Incorreta. Brasileiro nato nunca será extraditado e o naturalizado só será extraditado por crime anterior à naturalização ou por tráfico de drogas, a qualquer tempo.

    Gabarito:

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa B..

  • Como regra o brasileiro nato não pode ser extraditado. Salvo:

    (Informativo 859, STJ): caso o brasileiro nato perca a sua nacionalidade pela aquisição voluntária de outra nacionalidade, ele estará sujeito à extradição. 

  • "Quando vir a palavra 'nenhum', desconfie..., ops"...kk

  • Para fins de fixação:

    Brasileiro Nato - Não será extraditado.

    Brasileiro Naturalizado -

    Crime comum: Antes da naturalização.

    Comprovado envolvimento em tráfico ilícito ou drogas afins: Antes ou Depois da Naturalização.

    Bons Estudos!!!


ID
822433
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Segundo a Constituição Federal, no processo, as provas obtidas pormeio ilícito:

Alternativas
Comentários
  • CF, artigo 5º:

    LVI - são inadmissíveis, no processo, as provas obtidas por meios ilícitos;

  • Apenas ampliando informações explicativas quanto ao inciso LVI do Art. 5°.
    Art. 5°, LVI - são inadmissíveis, no processo, as provas obtidas por meios ilícitos;
    Princípio dos "frutos da árvore envenenada" (fruits of the poisoned tree), o qual diz que a admissão no processo de uma prova ilícita, irá contaminar, tornando igualmente nulo, todos os atos processuais que decorrerem dela.
     

     

  • Vale salientar que a questão pede apenas o que diz a CF/88, e não os tribunais superiores.
  • Olá, pessoal!!
    A resposta é a letra "C" de Cachorro! 
     rs
    A questão trata da regra: provas obtidas por meios ilícitos são INADIMISSÍVEIS!
    Há, no entanto, uma exceção: quando a prova,
    ainda que ilícita, for indispensável para a defesa do acusado, o juiz poderá aceitá-la!
    Abraços, moçada! ;)
  • Em que pese a questão tratar especificamente em relação a CF, a título de complemento do tema, o CPP dispõe o seguinte:
    art. 157. São inadmíssiveis, devendo ser desentranhadas do processo, as provas ilícitas, assim entendidas as obtidas em violação a normas constitucionais ou legais. 
  • CF, artigo 5º: -LVI - são inadmissíveis, no processo, as provas obtidas por meios ilícitos;

    vale salientar que: Por decisões dos Superiores Tribunais, se caso haja apenas uma prova, sendo esta ilícita, será tida como lícita, visto que nao se tem como provar de outro modo.

  • Bom,

    Faltou dizer que a prova ilícita pode ser considerada no processo desde de qualquer forma se conseguiria esta por meio lícito.

  • Assertiva cobrou a regra.

  • Previsão na CF/88 Art. LVI - São inadmissíveis, no processo, as provas obtidas por meios ilícitos;

    Código de Processo Penal em seu Artigo 157: São inadmissíveis, devendo ser desentranhadas do processo, as provas ilícitas, assim entendidas as obtidas em violação a normas constitucionais ou legais 

     

  • GABARITO: C

    LVI - são inadmissíveis, no processo, as provas obtidas por meios ilícitos;

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre provas.

    A– Incorreta - São inadmissíveis, vide alternativa C.

    B– Incorreta - São inadmissíveis, vide alternativa C.

    C- Correta - É o que dispõe o art. 5º, LVI, CRFB/88: "são inadmissíveis, no processo, as provas obtidas por meios ilícitos".

    D- Incorreta - São inadmissíveis, vide alternativa C.

    E- Incorreta - São inadmissíveis, vide alternativa C.

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa C.


ID
822436
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Salvo nas hipóteses de crime militar, a Constituição Federal prevê que ninguém será preso senão:

Alternativas
Comentários
  • LXI - ninguém será preso senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciária competente, salvo nos casos de transgressão militar ou crime propriamente militar, definidos em lei;
  • Art. 5.º
    LXI ninguém será preso senão em flagrante delito, ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciária competente, salvo nos casos de transgressão militar ou crime propriamente militar, definidos em lei.
    A prisão é a privação de liberdade de locomoção determinada por ordem escrita da autoridade judiciária. Entretanto, esta necessidade de existência de um mandado do Magistrado pode ser atenuada nos casos de prisão em flagrante, transgressão militar, durante estado de sítio e no caso de recaptura do evadido.

  •  


    A CF88 nos traz que alguem somente pode ser preso em duas situaçoes:

    1- Em flagrante delito; ou
    2-Por ordem fundamentada de Juiz.

    Atencao: nao e sentenca transitada em julgado! E sentenca FUNDAMENTADA! 

  • Questão mal formulada, alternativas a e c estão corretas. Em nenhum momento o enunciado pede um rol taxativo de hipóteses, embora isso possa ser subentendido.
  • deve-se assinalar a questão que está mais completa, ou seja  letra ''c''.
  • FUNCAB, Douglas, FUNCAB...

  • FUNCAB NUNCA MAS FAZ PROVA NESSE NIVEL AI, PODE TER CERTEZA!!

  • GABARITO: C

    LXI - ninguém será preso senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciária competente, salvo nos casos de transgressão militar ou crime propriamente militar, definidos em lei;

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre prisão.

    A– Incorreta - Além do flagrante, há possibilidade de prisão por ordem escrita e fundamentada de autoridade judicial.

    B– Incorreta - A ordem deve ser proveniente de autoridade judicial, não policial ou administrativa(vide alternativa C).

    C- Correta - É o que dispõe o art. 5º, XI, da CRFB/88. "a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial".

    D- Incorreta - A ordem deve ser proveniente de autoridade judicial, não policial (vide alternativa C).

    E- Incorreta - A ordem deve ser proveniente de autoridade judicial, não policial (vide alternativa C). Além disso, também é possível a prisão em flagrante delito.

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa C.


ID
822439
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

Acerca da aplicação da lei penal, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • cp

     Lei penal no tempo

            Art. 2º - Ninguém pode ser punido por fato que lei posterior deixa de considerar crime, cessando em virtude dela a execução e os efeitos penais da sentença condenatória.  (Redação dada pela Lei nº 7.209, de 11.7.1984)

  • A) Na ausência de previsão de crime pela lei penal, é possível recorrer à analogia. (ERRADO) Não se pode prever por analogia, segundo o inciso XXXIX- Art. 5º (CF) e Art. 1º(CP): não há crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prévia cominação legal; ou seja, será aplicado o que tiver na lei e não por analogia.
     
    B) A lei penal posterior, que de qualquer modo favorecer o agente, aplica-se aos fatos anteriores, salvo aqueles que já tenham sido objeto de sentença condenatória transitada em julgado. (ERRADO)
    Art. 2º Parágrafo único Art. 2º Parágrafo único (CP) - A lei posterior, que de qualquer modo favorecer o agente, aplica-se aos fatos anteriores, ainda que decididos por sentença condenatória transitada em julgado

    C) Aplica-se a lei penal estrangeira aos crimes praticados a bordo de aeronaves ou embarcações estrangeiras de propriedade privada, ainda que estejam em pouso no território nacional ou em porto ou mar territorial brasileiro. (ERRADO) Art. 5º § 2º CP - É também aplicável a lei brasileira aos crimes praticados a bordo de aeronaves ou embarcações estrangeiras de propriedade privada, achando-se aquelas em pouso no território nacional ou em vôo no espaço aéreo correspondente, e estas em porto ou mar territorial do Brasil.

    D) Ninguém pode ser punido por fato que lei posterior deixa de considerar crime, cessando em virtude dela a execução e os efeitos penais da sentença condenatória. (CERTO) Art. 2º (CP)- Ninguém pode ser punido por fato que lei posterior deixa de considerar crime, cessando em virtude dela a execução e os efeitos penais da sentençacondenatória.
     
    E) A lei penal posterior não se aplica aos fatos anteriores, ainda que em benefício do agente. (ERRADO)
    Art. 2º Parágrafo único (CP)- A lei posterior, que de qualquer modo favorecer o agente, aplica-se aos fatos anteriores, ainda que decididos por sentença condenatória transitada em julgado.

  • Em relação a analogia, Junqueira afirma: "Para que o cidadão possa conhecer verdadeiramente o espaço de sua liberdade, é preciso que apenas a conduta descrita na lei possa ser considerada criminosa. Nullum Crimen sine lege scripta."




    Resposta correta: D - Diz o mesmo autor que se a nova lei revoga o tipo penal incriminador, há a abolitio criminis, que afasta todos os efeitos penais da sentença condenatoria, ainda que já tenha ocorrido o transito em julgado. A Abolitio criminis é arrolada como causa de excludente da punibilidade, no art 107, III, CP.
  • O comentário da RENATA foi o mais "bonito(a)" que já vi até hoje
  • LETRA A - ERRADA. Princípio da Reserva Legal, em seu postulado da Lex Scripta (lei estrita): não cabe o uso da analogia no DP, salvo in bonam partem.

    LETRA B - ERRADA. Art. 2º, PU, CP (lex mitior - retroatividade): "... ainda que decididos por sentença...".

    LETRA C - ERRADA. Art. 5º, §2º, CP (território por extensão): o art. prevê apenas as aeronaves em pouso no território nacional; e apenas as embarcações em porto ou mar territorial brasileiro (não tudo junto conforme diz na assertiva).

    LETRA D - CORRETA. Abolitio Criminis (art. 2º, CP). Lembrando que somente os efeitos penais cessam

    LETRA E - ERRADA. Art. 2º, PU, CP (lex mitior - retroatividade).

     

  • A lei penal posterior, que de qualquer modo favorecer o agente, aplica-se aos fatos anteriores, salvo aqueles que já tenham sido objeto de sentença condenatória transitada em julgado.

    Parágrafo único - A lei posterior, que de qualquer modo favorecer o agente, aplica-se aos fatos anteriores, ainda que decididos por sentença condenatória transitada em julgado. 

  • Aplica-se a lei penal estrangeira aos crimes praticados a bordo de aeronaves ou embarcações estrangeiras de propriedade privada, ainda que estejam em pouso no território nacional ou em porto oumar territorial brasileiro.

    Territorialidade temperada/mitigada

            Art. 5º - Aplica-se a lei brasileira, sem prejuízo de convenções, tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido no território nacional. 

           § 1º - Para os efeitos penais, consideram-se como extensão do território nacional as embarcações e aeronaves brasileiras, de natureza pública ou a serviço do governo brasileiro onde quer que se encontrem, bem como as aeronaves e as embarcações brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, que se achem, respectivamente, no espaço aéreo correspondente ou em alto-mar. 

           § 2º - É também aplicável a lei brasileira aos crimes praticados a bordo de aeronaves ou embarcações estrangeiras de propriedade privada, achando-se aquelas em pouso no território nacional ou em vôo no espaço aéreo correspondente, e estas em porto ou mar territorial do Brasil.

  • A lei penal posterior não se aplica aos fatos anteriores, ainda que em benefício do agente.

     Lei penal no tempo

            Art. 2º - Ninguém pode ser punido por fato que lei posterior deixa de considerar crime, cessando em virtude dela a execução e os efeitos penais da sentença condenatória.  

           Parágrafo único - A lei posterior, que de qualquer modo favorecer o agente, aplica-se aos fatos anteriores, ainda que decididos por sentença condenatória transitada em julgado. 

  • Na ausência de previsão de crime pela lei penal, é possível recorrer à analogia.

    ANALOGIA

    É uma forma de integração ou autointegração de uma norma para suprir uma lacuna existente no ordenamento jurídico.

    A analogia só é permitida em bonam partem,ou seja,para beneficiar o réu.

    analogia em malam partem é proibida,ou seja,para prejudicar o réu.

    PRINCIPIO DA RESERVA LEGAL

    Somente a lei em sentido estrito pode definir crimes e cominar penas,ou seja,lei ordinária ou lei complementar.

  • Complemento..

    e) A lei penal posterior não se aplica aos fatos anteriores, ainda que em benefício do agente.

    ultratividade da lei mais benéfica. Tal se verifica quando o crime foi praticado durante a vigência de uma lei, posteriormente revogada por outra prejudicial ao agente. Subsistem, no caso, os efeitos da lei anterior, mais favorável. Isso porque, como já abordado, a lei penal mais grave jamais retroagirá.

    Ultratividade de lei mais severa - Ganha espaço em casos de leis temporárias e excepcionais.


ID
822442
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

Segundo o Código Penal, não há crime quando o agente pratica o fato típico:

Alternativas
Comentários
  • A alternativa correta letra A.

    É descrito o esqueleto teórico do artigo 25 do CP:

           Legítima defesa

            Art. 25 - Entende-se em legítima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessários, repele injusta agressão, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem.(Redação dada pela Lei nº 7.209, de 11.7.1984)

  • CP
    Art. 21 - O desconhecimento da lei é inescusável. O erro sobre a ilicitude do fato, se inevitável, isenta de pena; se evitável, poderá diminuí-la de um sexto a um terço.
  • Atenção
    No caso específico dessa questão, a letra "A" está incompleta, mas não incorreta.
    Veja:
    "a) para repelir injusta agressão, atual ou iminente, a direito de outrem, usando moderadamente dos meios necessários."
    Enquanto que o Código penal nos traz:
     "Art. 25 - Entende-se em legítima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessários, repele injusta agressão, atual ou iminente, a direito SEU ou de outrem."

    Mas como as demais alternativas estão todas incorretas, então optaremos pela "menos correta".

    Gabarito: Letra 'A'

    BONS ESTUDOS!
  • Resposta: Alternativa ''A''

    Art. 23, CP - Não há crime quando o agente pratica o fato: 

    I - em estado de necessidade;

    II - em legítima defesa;

    III - em estrito cumprimento de dever legal ou no exercício regular de direito.

    Parágrafo único - O agente, em qualquer das hipóteses deste artigo, responderá pelo excesso doloso ou culposo.

    Art. 25, CP - Entende-se em legítima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessários, repele injusta agressão, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem.

  • c) em estado de necessidade, ainda que tivesse por dever enfrentar o perigo. 

    ERRADA. Estado de necessidade:

    Art. 24 - Considera-se em estado de necessidade quem pratica o fato para salvar de perigo atual, que não provocou por sua vontade, nem podia de outro modo evitar, direito próprio ou alheio, cujo sacrifício, nas circunstâncias, não era razoável exigir-se. (Redação dada pela Lei nº 7.209, de 11.7.1984)

     § 1º - Não pode alegar estado de necessidade quem tinha o dever legal de enfrentar o perigo.

     

    e) em legítima defesa, não respondendo tampouco por eventual excesso doloso ou culposo.

    ERRADA.  Art. 23 - Não há crime quando o agente pratica o fato: 

    II - em legítima defesa

    Excesso punível 

    Parágrafo único - O agente, em qualquer das hipóteses deste artigo, responderá pelo excesso doloso ou culposo

  • Tipicidade conglobante E , apesar o fato e atípico pois a conduta é fometada pelo próprio Estado.

     


ID
822445
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

São crimes contra a vida, assim previstos pelo Código Penal:

Alternativas
Comentários
  • A extorção mediante sequestro e o latrocínio que acredito que sejam os únicos que poderiam gerar algum tipo de dúvida são claramente crimes contro o patrimônio.

    alternativa correta letra B
  • artigos 121 ao 128 do Codigo Penal.
  • O crime de latrocínio, é um crime contra o patrimônio, porém este apresenta o agravante morte. Muito comum cometer equívocos nesta parte.
  • Gabarito: B

    Crimes contra a pessoa, sendo o objeto jurídico a vida são: Homicídio (121); induzimento, instigação ou auxílio ao suicídio (122); infanticídio (123) e aborto (124 a 128)

  • Dos Crimes Contra a Vida

    Homicídio Simples - Art. 121

    Caso de Diminuição de Pena - Art. 121, § 1º

    Homicídio Qualificado - Art. 121, § 2º

    Homicídio Culposo - Art. 121, § 3º

    Aumento de Pena - Art. 121, § 4º

    Induzimento, Instigação ou Auxílio a Suicídio - Art. 122

    Aumento de Pena - Art. 122, I

    Infanticídio - Art. 123

    Aborto Provocado pela Gestante ou Com seu Consentimento - Art. 124

    Aborto Provocado por Terceiro - Art. 125Art. 126

    Forma Qualificada - Art. 127Art. 128

    Aborto Necessário - Art. 128, I

    Aborto no Caso de Gravidez Resultante de Estupro - Art. 128, II

    Fonte:  
    http://www.dji.com.br/codigos/1940_dl_002848_cp/cp0.htm

  • Alternativa CORRETA letra " B "



         No tocante ao comentário do BENZONIR, parece oportuno salientar que o resultado MORTE no crime de roubo art.157 CP é uma qualificadora da figura típica e não uma agravante.

         Bons Estudos
  • Lembrando também que os crimes dolosos contra a vida competem ao Tribunal do Júri.
    Bons estudos!
  • O Aborto seria crime contra- vida  ?  e os abortos  permitidos  pela legislação ?  

  • Wallace se sua pergunta não for brincadeira (me desculpe mas parece) te aconselho ler o Código Penal ^^ Se sua dúvida for em razão da ADPF/54 sobre anencéfalos está previsto somente na jurisprudência e não é aborto é antecipação de parto. Espero ter ajudado ;)

  • Súmula 603, STF: A competência para o processo e julgamento de latrocínio é do juiz singular e não do tribunal do júri.

     

    Latrocínio é crime contra o patrimônio, tanto que, além de estar tipificado no delito de roubo, o agente não vai a júri, pois este instituto é reservado apenas para os crimes dolosos, tentatos ou consumados, contra a vida.

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    CF: XXXVIII - é reconhecida a instituição do júri, com a organização que lhe der a lei, assegurados:

    [...]

    d) a competência para o julgamento dos crimes dolosos contra a vida.

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    CPP, art. 74:  [...]

    § 1º Compete ao Tribunal do Júri o julgamento dos crimes previstos nos arts. 121, §§ 1º e 2º, 122, parágrafo único, 123, 124, 125, 126 e 127 do Código Penal, consumados ou tentados.

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Art. 157 - Subtrair coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência a pessoa, ou depois de havê-la, por qualquer meio, reduzido à impossibilidade de resistência:

    Pena - reclusão, de quatro a dez anos, e multa.

    [...]

    § 3º Se da violência resulta lesão corporal grave, a pena é de reclusão, de sete a quinze anos, além da multa; se resulta morte, a reclusão é de vinte a trinta anos, sem prejuízo da multa.

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Wallace, com o texto acima já está explícito que o aborto é crime contra a vida.

    O aborto previsto no art. 128 é causa específica de excludente da ilicitude (conforme leciona Cleber Masson).

    Espero ter ajudado e bons estudos!

  • GB/B

    PMGO

  • Latrocínio é crime contra o PATRIMÔNIO!

  • Sabendo que latrocínio é crime contra o patrimônio já mata a questão.

  • ERA SO EXCLUIR LATROCINIO MATAVA A QUESTAO !

  • Dica pra lembrar, q eu nunca mais esqueci.

    CRIMES CONTRA A VIDA: AIDS

    A: Aborto

    I: Infanticídio

    D Doloso (Homicídio Doloso)

    S: Suicídio - Induzimento, Instigação ou Auxílio a Suicídio

  • por incrivel que pareça o latrocinio é crime contra o patrimonio, lembrando que ele se consuma apenas pela morte da vitima, mesmo se o agente não subtrair nada!

  • LATROCÍNIO / ROUBO QUALIFICADO PELO RESULTADO MORTE

    CRIME CONTRA O PATRIMÔNIO

    CRIME HEDIONDO

    PROCESSO E JULGAMENTO É NO JUIZ SINGULAR

    SE CONSUMA SEMPRE QUE HOUVER MORTE DA VÍTIMA AINDA QUE NÃO HAJA SUBTRAÇÃO.

  • Latrocínio = Crime contra o patrimônio.

    Por mais que tenha morte o ladrão estava com intuito de roubar! A morte foi consequência.

  • Tipo de questão que gosta de pegar concurseiro desatento ou que conhece a literalidade do termo "latrocínio", roubo seguido de morte. Muitas bancas fazem isso, porém, o latrocínio é uma qualificadora do crime de roubo, sendo:

    Art. 157;  § 3º Se da violência resulta:      

            

            II – morte, a pena é de reclusão de 20 (vinte) a 30 (trinta) anos, e multa. 

  • Olá, colegas concurseiros!

    Passando pra deixar essa dica pra quem tá focado em concursos policiais.

    Serve tanto pra quem esta começando agora quanto pra quem já é avançado e só esta fazendo revisão.

     Baixe os 328 mapas mentais para carreiras policiais.

    Link: https://go.hotmart.com/N52896752Y

     Estude 11 mapas mentais por dia.

     Resolva 10 questões aqui no QC sobre o assunto de cada mapa mental.

    → Em 30 dias vc terá estudado os 328 mapas e resolvido mais de 3000 questões.

    Fiz esse procedimento e meu aproveitamento melhorou muito!

    P.s: gastei 192 horas pra concluir esse plano de estudo.

    Testem aí e me deem um feedback.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

     

  • Latrocínio é crime contra o patrimônio. Julgado pela Justiça Criminal Comum e não pelo Tribunal do Júri.


ID
822448
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A concessão de licença para o exercício de profissão regulamentada é ato administrativo:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com enunciado da questão a licença é um ato Ato Administrativo. Há várias espécies de atos administrativos, são eles: Normativos, Ordinários, Negociais; Enunciativos e punitivos.
    A Licença é um ato negocial.
    Os atos negociais podem ser precários, definitivos, discricionários e vinculados. A licença é um ato vinculado e definitivo pelo qual a Administração manifesta a anunência ao exercício pelo particular de determinada atividade. Desta forma, se preenchidos os requisitos, a lincença deverá ser concedida(vinculada) e não poderá ser revogada a qualquer tempo, exceto se o destinatário descumprir as condições impostas, quando poderá ser cassada. Ex: Licença para construir, carta de motorista, carteira da OAB, etc...
    Resposta: Vinculado
  • Ato vinculado é aquele que obedece a vontade da lei (motivo, forma, finalidade, sujeito e objeto)
    O ato discricionário é aquele que há faculdade da administração pública de deliberar sobre determinada matéria. 
    Lembre que no ato discricionário há Conveniência e Discrionariedade
    A Concessão é o pedido de alguém para faz a Administração para conceder algo, no caso em tela deve a Administração agir conforme a lei.
    Pergunto. Seria possível conceder alvará para um empresa de vigilância que não tem credenciamento na Polícia Federal? - Não, poque a forma exige que a empresa citada tenha determinado credenciamento. Isso é vinculação.
  • Apenas com intuito de complementação:
    O ato administrativo possui cinco elementos: competência, objeto, forma, motivo e finalidade. Nenhum ato será discricionário em relação a todos os elementos, pois no que se refere à competência, à forma e à finalidade, o ato será sempre vinculado. Já os elementos objeto e motivo podem ser vinculados ou discricionários, dependendo do ato analisado.
    Assim, a discricionariedade não alcança todos os elementos do ato administrativo, pois em relação à competência, à forma e à finalidade do ato a autoridade está subordinada ao que a lei impõe.
    No quadro abaixo, mostramos esta distinção.

     

    ELEMENTOS

     

    VINCULAÇÃO

     

    DISCRICIONARIEDADE

     

    Competência

     

    X

     

     

    Objeto

     

    X

     

    X

     

    Forma

     

    X

     

     

    Motivo

     

    X

     

    X

     

    Finalidade

     

    X

     

     
    Bons estudos!
  • ótima questão. Conduz o candidato a erro, quando se lê rapidamente.

  • Letra A – CORRETAAto vinculado é aquele no qual a lei estabelece os requisitos e condições de sua realização. As imposições legais absorvem quase por completo a liberdade do administrador, pois a ação, para ser válida, fica restrita aos pressupostos estabelecidos pela norma legal.
    Se o interessado preenche os requisitos legais para a concessão de licença, e por ser um ato administrativo vinculado, se for negada, caberá a impetração de mandado de segurança ex vi do art. 5º, inciso LXIX da CF.

    Letra B –
    INCORRETAAto discricionário é aquele que a administração pode praticar com a liberdade de escolha de seu conteúdo, de seu destinatário, de sua oportunidade e do modo de sua realização.
     
    Letra C –
    INCORRETA Ato regulamentar, como o próprio nome diz, é o que regulamenta determinado assunto. Tem missão normativa assemelhada à da lei.
     
    Letra D –
    INCORRETANão há propriamente uma classificação doutrinária para ato hierárquico. Extrapolando o conceito poderíamos imaginar que é o ato emanado de uma autoridade hierarquicamente superior à outra que lhe é subordinada.
     
    Letra E –
    INCORRETA Ato disciplinar é o comportamento interno da Administração, no sentido formal e material, que, com a observância da forma, do objeto e do motivo previstos em lei, é concretizado pela autoridade competente, para aplicar uma sanção disciplinar ao subordinado faltoso, com as vistas voltadas para a regularidade e o aperfeiçoamento do serviço público.
  • Classificação dos atos administrativos quanto ao conteúdo

     

    1. Admissão:

    Admissão é o ato administrativo unilateral vinculado, pelo qual a Administração faculta à alguém o ingresso em um estabelecimento governamental para o recebimento de um serviço público. Ex: Matrícula em escola.

     

    É preciso não confundir com a admissão que se refere à contratação de servidores por prazo determinado sem concurso público.

     

    1. Licença:

    Licença é o ato administrativo unilateral vinculado, pelo qual a Administração faculta à alguém o exercício de uma atividade material. Ex: Licença para edificar ou construir. Diferente da autorização, que é discricionária.

     

    1. Homologação:

    Homologação é o ato administrativo unilateral vinculado, pelo qual a Administração manifesta a sua concordância com a legalidade de ato jurídico já praticado.

     

    1. Aprovação:

    Aprovação é o ato administrativo unilateral discricionário, pelo qual a Administração manifesta sua concordância com ato jurídico já praticado ou que ainda deva ser praticado. É um ato jurídico que controla outro ato jurídico.

     

    • Aprovação prévia ou “a priori”: Ocorre antes da prática do ato e é um requisito necessário à validade do ato.

     

    • Aprovação posterior ou “a posteriore”: Ocorre após a pratica do ato e é uma condição indispensável para sua eficácia. Ex: Ato que depende de aprovação do governador.

     

    Na aprovação, o ato é discricionário e pode ser prévia ou posterior. Na homologação, o ato é vinculado e só pode ser posterior à prática do ato. Para outros autores a homologação é o ato administrativo unilateral pelo qual o Poder Público manifesta a sua concordância com legalidade ou a conveniência de ato jurídico já praticado, diferindo da aprovação apenas pelo fato de ser posterior. continua

    1. Concessão:

    Concessão é o contrato administrativo pelo qual a Administração (Poder Concedente), em caráter não precário, faculta a alguém (Concessionário) o uso de um bem público, a responsabilidade pela prestação de um serviço público ou a realização de uma obra pública, mediante o deferimento da sua exploração econômica. – Este contrato está submetido ao regime de direito público.

     

    Tendo em vista que o contrato tem prazo determinado, se o Poder Concedente extingui-lo antes do término por questões de conveniência e oportunidade, deverá indenizar, pois o particular tem direito à manutenção do vínculo.

     

    • Concessão para uso de bem público:

     

      • Concessão comum de uso ou Concessão administrativa de uso: É o contrato administrativo por meio do qual delega-se o uso de um bem público ao concessionário, por prazo certo e determinado. Por ser direito pessoal não pode ser transferida, “inter vivos” ou “causa mortis”, à terceiros. Ex: Área para parque de diversão; Área para restaurantes em Aeroportos.

     

      • Concessão de direito real de uso: É o contrato administrativo por meio do qual delega-se o uso em imóvel não edificado para fins de edificação; urbanização; industrialização; cultivo da terra (Decreto-lei 271/67). Delega-se o direito real de uso do bem.

     

    • Cessão de uso: É o contrato administrativo através do qual transfere-se o uso de bem público de um órgão da Administração para outro na mesma esfera de governo ou em outra.

     

    • Concessão para realização de uma obra pública:

     

      • Contrato de obra pública: É o contrato por meio do qual delega-se a realização da obra pública. A obra será paga pelos cofres públicos.

     

      • Concessão de obra pública ou Concessão de serviço público precedida da execução de obra pública: É o contrato por meio do qual delega-se a realização da obra pública e o direito de explorá-la. A obra pública será paga por meio de tarifas.

     

    • Concessão para delegação de serviço público: É o contrato por meio do qual delega-se a prestação de um serviço público, sem lhe conferir a titularidade, atuando assim em nome do Estado (Lei 8987/95 e Lei 9074/95).

     

    “Incumbe ao Poder Público na forma da lei, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, sempre através de licitação, a prestação de serviços públicos” (art. 175 da CF).

     

    “A lei disporá sobre o regime das empresas concessionárias e permissionárias de serviços públicos, o caráter especial de seu contrato e de sua prorrogação, bem como as condições de caducidade, fiscalização e rescisão da concessão ou permissão; os direitos dos usuários, política tarifária, a obrigação de manter serviço adequado” (art. 175, parágrafo único da CF).

    1. Autorização:

    Autorização é o ato administrativo unilateral discricionário pelo qual o Poder Público faculta a alguém, em caráter precário, o exercício de uma dada atividade material (não jurídica).

     

    • Autorização de uso: É o ato administrativo unilateral, discricionário e precaríssimo através do qual transfere-se o uso do bem público para particulares por um período de curtíssima duração. Libera-se o exercício de uma atividade material sobre um bem público. Ex: Empreiteira que está construindo uma obra pede para usar uma área pública, em que irá instalar provisoriamente o seu canteiro de obra; Fechamento de ruas por um final de semana; Fechamento de ruas do Município para transportar determinada carga.

     

    Difere-se da permissão de uso de bem público, pois nesta o uso é permanente (Ex: Banca de Jornal) e na autorização o prazo máximo estabelecido na Lei Orgânica do Município é de 90 dias (Ex: Circo, Feira do livro).

     

    • Autorização de serviço público: É o ato administrativo através do qual autoriza-se que particulares prestem serviço público.

  • Licença = Ato vinculado

  • É O PODER DE POLÍCIA SENDO EXERCIDO DE FORMA VINCULADA, OU SEJA, LICENÇA ADMINISTRATIVA. EXCEÇÃO DA REGRA GERAL. 



    GABARITO ''A''
  • uma vez atendidas as exigências legais e regulamentares pelo interessado, deve a administração concedê-la, ou seja, existe direito subjetivo do particular à sua obtenção. ato vinculado

  • Fiquem atentos, pois a questão pergunta qual é o tipo do ATO (Vinculado ou Discricionário), e não o tipo do PODER (Disciplinar, Polícia etc) como ela sugere nas ultimas alternativas... questão maliciosa... rsr


    GAB.: A

  • Gabarito "A" para os não assinantes.

    Atos VINCULADOS uma vez o particular obtendo os requisitos, não cabe a Administração negar!

  • A questão indicada está relacionada com os Poderes da Administração.

    O enunciado remete ao Poder Vinculado, acionando a alternativa A.

    O Poder Vinculado está relacionado com a atuação administrativa. Nela o administrador não possui margem de escolha. Segundo Carvalho (2015) "a lei cria um ato administrativo estabelecendo todos os elementos do ato de forma objetiva. O administrador está limitado a essas regras, porquanto a lei não dá margem de escolha na atuação". 

    As demais:

    Alternativa B: errada, tendo em vista que o Poder Discricionário é o poder que concede à Administração Pública implícita ou explicitamente a prática de ato administrativo com liberdade de escolha sobre o conteúdo, segundo sua conveniência e oportunidade.

    Alternativa C: errada, tendo em vista que o Poder Regulamentar, segundo Di Pietro (2018), é "o poder regulamentar como uma das formas pelas quais se expressa a função normativa do Poder Executivo. Pode ser definido como o que cabe ao Chefe do Poder Executivo da União, dos Estados e dos Municípios, de editar normas complementares à lei, para sua fiel execução". 

    Alternativa D: errada, tendo em vista que o Poder Hierárquico é aquele que permite ao superior hierárquico exercer determinadas prerrogativas sobre seus subordinados, especialmente as de dar ordens, fiscalizar, controlar, aplicar sanções, delegar e avocar competências. Exemplo: a exigência dirigida a servidor público no sentido de utilizar uniforme no ambiente de trabalho, poder de comando dos agentes superiores, poder de fiscalização das atividades desempenhadas por agentes subordinados, poder de revisão dos atos praticados por agentes subordinados, poder de delegação de funções genéricas e comuns da Administração.

    Alternativa E: errada, tendo em vista que o Poder Disciplinar é "a faculdade de punir internamente as infrações funcionais dos servidores e demais pessoas sujeitas à disciplina dos órgãos e serviços da Administração" (Hely Lopes Meirelles, in Direito Administrativo Brasileiro. 25a edição. Malheiros, 2000, p. 115). Exemplo: a suspensão de servidor público como punição pela prática de falta funcional.

     

    GABARITO DA QUESTÃO: A.

  • DICA:

    SE TIVER "R" É DISCRICIONÁRIO    

    PeRmissão

    AutoRização

    Renúncia

    SE NÃO TIVER "R" É VINCULADO

    Licença

    Admissão

    Homologação

  • "Me dá LICENÇA que tô passando com toda a papelada certa"

    Cara está no Direito, preencheu requisitos. Ato vinculado.


ID
822451
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

Pratica o crime de furto aquele que:

Alternativas
Comentários
  • Descrição do tipo:

    Furto

            Art. 155 - Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel:

            Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa.

    Alternatica correta letra D

  • Extorsão

    Art.  158 - Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, e com o intuito de obter para si ou para outrem indevida vantagem econômica, a fazer, tolerar que se faça ou deixar fazer alguma coisa:

  • Gabarito: D

     

    a) se apropriar de coisa alheia móvel, de que tem a posse ou a detenção.
    Errado. O possuidor ou detentor legal da coisa não caracteriza crime de furto.

    b) subtrair coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência à pessoa, ou depois de havê-la, por qualquer meio, reduzido à impossibilidade de resistência.
    Errado. O emprego de grave ameaça ou violência e redução à impossibilidade de resistência da vítima caracteriza crime de roubo (Artigo 157, CP)
    Art. 157 - Subtrair coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência a pessoa, ou depois de havê-la, por qualquer meio, reduzido à impossibilidade de resistência:

    c) constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, e com o intuito de obter para si ou para outrem indevida vantagem econômica.
    Errado. O emprego de violência ou grave ameça com intuito de obter indevida vantagem econômica, caracteriza o crime de extorsão (Artigo 158, CP)
    Art. 158 - Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, e com o intuito de obter para si ou para outrem indevida vantagem econômica, a fazer, tolerar que se faça ou deixar fazer alguma coisa:

    d) subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel.
    Correto. Artigo 155 CP
    Art. 155 - Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel:

    e) obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outromeio fraudulento.
    Errado. A assertiva descreve o tipo de estelionato (Artigo 171 CP)
    Art. 171 - Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento

  • Vejamos, resumidamente, item por item, do Código Penal: a) se apropriar de coisa alheia móvel, de que tem a posse ou a detenção.   Apropriação Indébita - art.168 CP   b) subtrair coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência à pessoa, ou depois de havê-la, por qualquer meio, reduzido à impossibilidade de resistência. Roubo - art. 157 CP  c) constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, e com o intuito de obter para si ou para outrem indevida vantagem econômica. Extorsão - art. 158 CP  d) subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel. Furto - art. 155 CP  e) obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outromeio fraudulento. Estelionato - art. 171 CP

     
  • Funcab ia lhe chamar de mamae se elaborace questoes sempre nesse nivel

  • A) se apropriar de coisa alheia móvel, de que tem a posse ou a detenção.

    Apropriação indébita - Art. 168 - Apropriar-se de coisa alheia móvel, de que tem a posse ou a detenção

    B) subtrair coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência à pessoa, ou depois de havê-la, por qualquer meio, reduzido à impossibilidade de resistência.

    Roubo - Art. 157 - Subtrair coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência a pessoa, ou depois de havê-la, por qualquer meio, reduzido à impossibilidade de resistência

    C) constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, e com o intuito de obter para si ou para outrem indevida vantagem econômica.

    Extorsão - Art. 158 - Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, e com o intuito de obter para si ou para outrem indevida vantagem econômica, a fazer, tolerar que se faça ou deixar de fazer alguma coisa.

    D) subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel.(GABARITO)

    Furto - Art. 155 - Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel

    E) obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento.

    Estelionato - Art. 171 - Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento

  • GABARITO= D

    PM/SC

    DEUS


ID
822454
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

A respeito da prova pericial no âmbito do processo penal é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • e) O exame de corpo de delito poderá ser realizado a qualquer dia e a qualquer hora.
  • Codigo Processo Penal
    Art. 161.
    O exame de corpo de delito poderá ser feito em qualquer dia e a qualquer hora.
  • Resposta:E
    (Os artigos são do CPP)

    a) As partes
    não poderão indicar assistentes técnicos particulares para acompanhamento da perícia, sob pena de prejuízo à imparcialidade da prova. ERRADO

    Art. 159.
    § 5o  Durante o curso do processo judicial, é permitido às partes, quanto à perícia:
    II – indicar assistentes técnicos que poderão apresentar pareceres em prazo a ser fixado pelo juiz ou ser inquiridos em audiência.


    b) Os peritos, a seu critério, poderão elaborar laudo pericial ou responder oralmente aos quesitos formulados. ERRADO

    Art. 160. Os peritos elaborarão o laudo pericial, onde descreverão minuciosamente o que examinarem, e responderão aos quesitos formulados.

    c) A autópsia será feita pelo menos doze horas depois do óbito, salvo se os peritos, pela evidência dos sinais de morte, julgarem que possa ser feita antes daquele prazo, o que declararão no auto. ERRADO

    Art. 162.  A autópsia será feita pelo menos seis horas depois do óbito, salvo se os peritos, pela evidência dos sinais de morte, julgarem que possa ser feita antes daquele prazo, o que declararão no auto.

    d) A prova testemunhal não supre a falta de exame de corpo de delito cuja realização não foi possível. ERRADO

    Art. 167.  Não sendo possível o exame de corpo de delito, por haverem desaparecido os vestígios, a prova testemunhal poderá suprir-lhe a falta.

    e) O exame de corpo de delito poderá ser realizado a qualquer dia e a qualquer hora. CERTO

     Art. 161.  O exame de corpo de delito poderá ser feito em qualquer dia e a qualquer hora.
  • Apenas para acrescentar o excelente comentário acima.
    Os assistentes técnicos atuarão após o laudo pericial por solicitação das partes, cabendo ao juiz decidir se os aceita ou não. Contra tal decisão não há recurso específico, cabendo o manejo de habeas corpus ou mandado de segurança.
    Interessante notar que no processo penal o procedimento é totalmente diverso do processo civil. No processo civil o assistente técnico terá lugar como parte no processo logo após o despacho do juiz que nomear o perito, cabendo às partes indicá-lo em cinco dias e formular quesitos.
    Art. 421. O juiz nomeará o perito, fixando de imediato o prazo para a entrega do laudo. (Redação dada pela Lei nº 8.455, de 24.8.1992)
    § 1o Incumbe às partes, dentro em 5 (cinco) dias, contados da intimação do despacho de nomeação do perito:
    I - indicar o assistente técnico;
    II - apresentar quesitos.
    Não menos importante é a perícia informal que existe no processo civil, podendo o juiz requisitá-la quando a perícia for simples sendo feita de forma oral em audiência, dispensando-se o laudo
    art. 142, § 2o Quando a natureza do fato o permitir, a perícia poderá consistir apenas na inquirição pelo juiz do perito e dos assistentes, por ocasião da audiência de instrução e julgamento a respeito das coisas que houverem informalmente examinado ou avaliado. (Redação dada pela Lei nº 8.455, de 24.8.1992)
  • So um Complemento de Informações.

    Corpo de Delito>>> São os Vestigios Deixados Pela Infração ou Seja São os Elementos Perceptivieis Pelo Nosso Sentodo.

    Exame de Corpo de Delito>>> E a Pericia Que Tem Por Objetivo os Crimes Que Deixam Vestigios.

    Obs: Essa Pericia Será Realizada 24 Horas Por Dia Respeitando se Apenas a Inviolailidade Dominiliar.


    Fonte Nestor Távora Rede LFG
  • Acertei a questão porque tinha uma resposta óbvia (letra E), mas a letra B me induziu a pensar na possibilidade de o perito responder quesitos oralmente ou via laudo complementar, como diz o Art. 159 do CPP. Alguém pensou nessa possibilidade?
            § 5o  Durante o curso do processo judicial, é permitido às partes, quanto à perícia(Incluído pela Lei nº 11.690, de 2008)
            I – requerer a oitiva dos peritos para esclarecerem a prova ou para responderem a quesitos, desde que o mandado de intimação e os quesitos ou questões a serem esclarecidas sejam encaminhados com  antecedência  mínima de 10 (dez) dias, podendo apresentar as respostasem laudo complementar(Incluído pela Lei nº 11.690, de 2008)
  • Codigo Processo Penal
    Art. 161.
    O exame de corpo de delito poderá ser feito em qualquer dia e a qualquer hora.

  • Os peritos podem responder aos quesitos por escrito ou oralmente em oitiva judicial, mas esta reposta não é uma elaboração de laudo pericial como foi colocado na questão, apenas a resposta à formulação de quesitos pelos assistentes técnicos.

  • Comentário do Rafael Constantino em outra questão identica: 

     

    A prova testemunhal não supre a falta de exame de corpo de delito cuja realização não foi possível.

    ERRADA. Art. 167. Não sendo possível o exame de corpo de delito, por haverem desaparecido os vestígios, a prova testemunhal poderá suprir-lhe a falta.

     

     

    O exame de corpo de delito poderá ser realizado a qualquer dia e a qualquer hora.

     

    CERTO. Art. 161. O exame de corpo de delito poderá ser feito em qualquer dia e a qualquer hora.

     

    As partes não poderão indicar assistentes técnicos particulares para acompanhamento da perícia, sob pena de prejuízo à imparcialidade da prova.

    ERRADA. Art. 159, § 3o  Serão facultadas ao Ministério Público, ao assistente de acusação, ao ofendido, ao querelante e ao acusado a formulação de quesitos e indicação de assistente técnico.

     

    Os peritos, a seu critério, poderão elaborar laudo pericial ou responder oralmente aos quesitos formulados.

    ERRADA.  Art. 160. Os peritos elaborarão o laudo pericial, onde descreverão minuciosamente o que examinarem, e responderão aos quesitos formulados.

    Parágrafo único. O laudo pericial será elaborado no prazo máximo de 10 dias, podendo este prazo ser prorrogado, em casos excepcionais, a requerimento dos peritos.

     

    A autópsia será feita pelo menos doze horas depois do óbito, salvo se os peritos, pela evidência dos sinais de morte, julgarem que possa ser feita antes daquele prazo, o que declararão no auto.

    ERRADA. Art. 162. A autópsia será feita pelo menos seis horas depois do óbito, salvo se os peritos, pela evidência dos sinais de morte, julgarem que possa ser feita antes daquele prazo, o que declararão no auto.


ID
822457
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Combase nos estudos daAntropologia médico-legal, qual das alternativas abaixo contém fundamentos técnico-biológicos utilizados em um método de identificação capazes de conferir-lhe credibilidade?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - B
    Os fundamentos biológicos ou técnicos que qualificam e que preenchem as condições para um método de identificação ser considerado aceitável são:
    Unicidade - tb chamado de individualidade, ou seja, que determinados elementos sejam específicos daquele indivíduo e diferentes dos demais.
    Imutabilidade -  são as caracteristicas que não mudam e não se alteram ao longo do tempo
    Perenidade - consiste na capacidade d certos elementos resistirem à ação do tempo, e que pemanecem durante toda a ida, até após a morte, como por exemplo o esqueleto.
    Praticabilidade - um processo que não seja complexo, tanto na obtenção cmono registro dos caracteres.
    Classificafilidade - este requisito é muto importante, pois é necessária certa metodologia no arquivamento, assim como rapidez e facilidade na busca dos registros.

    Fonte: França Genival Veloso de, Medicina Legal, 2011, p. 49.
  • Per.Un.Cla.Pra.Im

    Perenidade

    Unicidade

    Classificabilidade

    Praticidade

    Imutabilidade

  • P.U.P.I.C

    Perenidade

    Unicidade

    Praticidade

    Imutabilidade

    Classificabilidade

     

    #NopassinhodoJabuti #avante

     

  • UNICIDADE: o conjunto de caracteres pessoais não pode ser repetido em outro indivíduo;
    IMUTABILIDADE: As características não mudam com o tempo;
    PERENIDADE: Os caracteres devem se manter ao longo do tempo, resistindo por toda a vida e até após a morte;
    PRATICABILIDADE: Procedimento praticável no dia-a-dia pericial;
    CLASSIFICABILIDADE: importante para o arquivamento dos dados, assim como a facilidade de comparação post-mortem.


ID
822460
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

A identificação do sexo de umcadáver humano adulto encontrado esqueletizado pode ser realizada por meio do estudo de algumas estruturas. Quais as principais estruturas ósseas que contribuem para essa identificação?

Alternativas
Comentários
  • No esqueleto, a separação sexual faz-se pela discriminação
    dos ossos, principalmente os do crânio, da mandíbula, do
    tórax e da pelve.

    Bons estudos!
  • Complementando o comentario do colega...

     As diferenças aparecem após a puberdade e são disparadas por hormônios. A pelve feminina tem formato mais circular que a do homem e uma cavidade pélvica maior que facilita a passagem do bebê no parto.

    PELVE= BACIA

    Bons Estudo!!!
  • O crânio no sexo masculino tem espessura óssea mais pronunciada, processos mastóideos mais salientes e separados um do outro, fronte mais inclinada para trás, glabela mais pronunciada etc... Um dos métodos utilizados é o craniômetro de Galvão.

    Ossos da pelve, a mulher possui possui o diâmetro transversal superior a altura da bacia.

    O tórax do homem assemelha-se a um cone invertido; o da mulher tem a semelhança de um ovóide.

    Referência Genival França


  • No esqueleto, a separação sexual faz-se pela discriminação dos ossos, principalmente os do crânio, da mandíbula, do tórax e da pelve.

  • ASPECTOS DA MANDIBULA

    NO HOMEM 

    ROBUSTA

    DISCRETA

    RETANGULAR OU TRIANGULAR

    NA MULHER

    ARREDONDA OU TRIANGULAR

    RUGOSIDADE ASPERA OU MARCADA

    RUGOSIDADE PLANA OU DISCRETA

    #Nopassinhodojabuti #Avante

  • Em ordem de importância na determinação do sexo, temos:

    Pélvis > Crânio > Tórax > Fêmur > Úmero > Primeira vértebra cervical.

    Portanto, todos as estruturas ósseas presentes na letra D (crânio, pelve, mandíbula e tórax) podem ser utilizados na determinação do sexo, sendo o gabarito da questão. Ressalta-se que mandíbula está incluída no crânio.

    ALTERNATIVA D


ID
822463
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Quais as características encontradas em feridas provocadas por ação cortante que ajudam a diferenciá-las daquelas provocadas por ação contundente?

Alternativas
Comentários
  • As feridas cortantes diferenciam-se das demais lesões pelas seguintes
    qualidades:

    a. forma linear;

    b. regularidade das bordas;

    c. regularidade do fundo da lesão;

    d. ausência de vestígios traumáticos em tomo da ferida;

    e. hemorragia quase sempre abundante;

    f. predominância do comprimento sobre a profundidade;

    g. afastamento das bordas da ferida;

    h. presença de cauda de esconação voltada para o lado onde terminou
    a ação do instrumento;

    i. vertentes cortadas obliquamente;

    j. centro da ferida mais profundo que as extremidades;

    l. paredes da ferida lisas e regulares;

    m. perfil de corte de aspecto angular, quando o instrumento atua
    de forma perpendicular, ou em forma de bisel, quando o instrumento
    atua em sentido oblíquo.

    Bons estudos!
  • Errei a questão por falta de atenção, pois achei que era para diferenciar as características por ação contundente. Por bobeira o canditado perde um ponto facim facim....
  • Alternativa correta letra B

     

    As feridas incisas (cortantes) são lineares, apresentam bordas regulares, profundidade também regular e hemorragia abundante. As feridas incisas têm um predomínio da extensão em relação à profundidade, com maior sangramento. São características inversas a das feridas punctórias.

  • A cauda de escoriação é típica da ferida incisa. No momento da agressão, no início, o golpe é aplicado com mais força e à medida que o instrumento vai saindo, a ferida vai ficando mais superficial. Em outras palavra, quando o instrumento cortante toca na pele ele está com mais força, logo, a sua profundidade será maior. Quando o instrumento tá sendo retirado, ele está com menos força, de modo que a lesão será menos profunda, atingindo a derme e a epiderme.

    vejam uma foto:

  • VS.

    FERIDAS CONTUSAS: Bordas irregulares, escoriadas ou equimosadas, fundo irregular, presença de pontes de tecidos íntegros entre uma borda e outra da ferida e vertentes irregulares são, entre outras, características das feridas contusas.

  • características das feridas cortantes === -centro da ferida é mais profundo do que as extremidades

    -regularidade do fundo da lesão

    -ausência de traumatismo ao redor da ferida

    -são mais extensas do que profundas

    -sangram mais do que as feridas contusas

    -bordas da ferida são lisas e regulares.

  • Alguém sabe me explicar por que uma das características da lesão cortante é a regularidade do fundo da lesão? Porque a profundidade da lesão irá variar, se tornando menos profunda ao final do golpe, quando o agente vai retirando o instrumento cortante.

    Agradeço desde já.


ID
822466
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Uma paciente relata ter sofrido agressão com socos no rosto há cerca de oito dias. Combase no “espectro equimótico de Legrand du Saulle”, qual a tonalidade da equimose que o perito irá encontrar ao exame, que confirmará o nexo temporal da lesão?

Alternativas
Comentários
  • A tonalidade da equímose é um aspecto de grande interesse
    médico-pencial. De início, é sempre avermelhada. Depois,
    com o correr do tempo, ela se apresenta vermelho-escura, violácea,
    azulada, esverdeada e, finalmente, amarelada, desaparecendo,
    em média, entre 15 e 20 dias.

    Essa mudança de tonalidades que se processa numa equimose
    tem o nome de “espectro equimótico de Legrand du Saulle”. Em gerai, é :

    Vermelha no primeiro dia

    Violácea no segundo e terceiro

    Azul do quarto ao sexto

    Esverdeada do sétimo ao 10.°

    Amarelada por volta do 12.° dia, desaparecendo em tomo do 15°ao 20.


  • Só complementado...

    Há determinadas partes do corpo por ser tão oxigenadonão há “espectro equimótico de Legrand du Saulle”, como o olho e a bolsa escrotal. A equimose pode ter 15 dias e ainda ficar avermelhada, ou seja, no que refere ao olho, não se aplica a coloração / tempo da lesão.
  • COR DA EQUIMOSE E SEU TEMPO
    • AVERMELHADA= (1 a 2 Dias)
    ·         ROXO(intermediário entre um e outro) – (2 a 3 dias)
    • AZULADA(3 a 5 Dias)
    • VIOLETA(6 a 7 Dias)
    • ESVERDEADA(8 a 12 Dias)
    • AMARELA(13 a 20 Dias)
    • Após este prazo, normalmente a pele vai retornando a sua coloração normal
    •  
  • Espectro equimótico de Legrand du Saulle: diz respeito à tonalidade da equimose, de grande interesse pericial, apresentando-se avermelhada inicialmente, depois vermelho-escura, violácea, azulada, esverdeada e, por fim, amarelada, desaparecendo dentro de 15 a 20 dias, em média. O valor cronológico dessas alterações é relativo (varia de acordo com muitos fatores).



  • V R A V A

    Vermelho, Roxo, Azul, Verde, Amarelo

    1dia           2/3d   4/6d    7/10d      12d

  • V R A V A

    Vermelho, Roxo, Azul, Verde, Amarelo

    1dia           2/3d   4/6d    7/10d      12d

  • V R A V A

    Vermelho, Roxo, Azul, Verde, Amarelo

    1dia           2/3d   4/6d    7/10d      12d

  • V R A V A

    Vermelho, Roxo, Azul, Verde, Amarelo

    1dia           2/3d   4/6d    7/10d      12d

  • V R A V A

    Vermelho, Roxo, Azul, Verde, Amarelo

    1dia           2/3d   4/6d    7/10d      12d

  • V R A V A

    Vermelho, Roxo, Azul, Verde, Amarelo

    1dia           2/3d   4/6d    7/10d      12d

  • Espectro equimótico de Legrand du Saulle. 

    Permite identificar a relação de tonalidade da equimose x tempo da lesão.

    Vermelho 1º dia

    Violeta 2º 3º

    Azul 4º a 6º dia

    Verde 7º a 10º

    Amarelho 12º

    Desaparecimento da Lesão 15º a 20º

  • vermelho/avermelhada   1 dia

    violácea                           2/3 dias

    azul                                  4/6 dias

    esverdeada                     7/10 dias

    amarelo                          +- 12 dias

    desaparece                     entorno 15/20 dias


    Espectro equimótico de Legrand du Saulle ; o valor cronologico e relativo.

  • Bizu: Verox Azuverama

    Vermelho: 1º dia



    Roxo: 2º e 3º dia



    Azul: do 4º ao 6º dia



    Verde: do 7º ao 10º dia



    Amarelado-esverdiado: do 10º ao 12º dia



    Amarelada: do 12º ao 17º dia



    Quanto aos dias, eu decorei assim: 1ª cor, 1 dia; 2ª cor, 2 dias subsequentes; 3ª cor, 3 dias subsequentes; 4ª cor, 4 dias subsequentes; amarelo, 8 dias

  • Nesse sentido, Genival Veloso de França (in Medicina legal. -- 11. ed. -- Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2017. p. 261):

     

    “Essa mudança de tonalidades que se processa em uma equimose tem o nome de “espectro equimótico de Legrand du Saulle”. Em geral, é vermelha no primeiro dia, violácea no segundo e no terceiro, azul do quarto ao sexto, esverdeada do sétimo ao 10°, amarelada por volta do 12° dia, desaparecendo em torno do 15° ao 20°. O valor cronológico dessas alterações é relativo. O tempo de duração e por consequência a implicação na modificação da tonalidade das equimoses variam de acordo com a quantidade e a profundidade do sangue extravasado, com a elasticidade do tecido que pode ou não facilitar a reabsorção, com a capacidade individual de coagulação, com a quantidade e o calibre dos vasos atingidos e com algumas características das vítimas como idade, sexo, estado geral etc. Por isso, este valor cronológico é relativo.” (Grifamos)


ID
822469
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Um cadáver apresenta um ferimento transfixante por projétil de arma de fogo na região toracodorsal.Quais as características observadas no orifício de entrada do projétil?

Alternativas
Comentários
  • Questão de alto nível, mas é suficiente entender que a orla de escoriação estará presente e com isso responder corretamente a questão.
  • Além da orla da escoriação, terá a borda invertida no orifício de entrada do projétil, poia haverá ação dos gases e movimento com o vácuo provocado pela ação cinética.
  • Oríficio de entrada: é, geralmente, maior (salvo se o tiro for disparado em cadáver, quando terá o mesmo diâmetro do orifício de saída);
    *características: - regular
                                  - em geral, circular,       
                                  - bordas invertidas
                                  - buraco c/ sangramento 
                                  

    p.s: no tiro encostado o orifício de entrada é estrelado (em forma de estrela) e apresenta orifício ainda maior em razão da ação dos gases

    Orifício de saída: é, geralmente, menor (salvo se o tiro for disparado em cadáver, quando terá o mesmo diâmetro do orifício de saída);
    *características:  - irregular
                                   - dilacerado
                                   - bordas evertidas (bordas p/ fora)
                                   - exposição de tecido, ossos e sangue.


    Lesões de Entrada
    • Produzidas pelo projetil
      • Orla de escoriação
        • arrancamento da epiderme
        • pode ser observada na saída quando a pele é comprimida contra anteparo
        • aumentada quando roupa grossa é comprimida contra a pele
      • Orla de enxugo
        • exclusiva da entrada
        • por vezes observada nas vestes
      • Orla equimótica
        • mais importante para caracterizar reação vital
        • infiltração hemorrágica ao longo do trajeto
        • observada até o orifício de saída (p.s: quanto à orla
  • Mas a borda Invertida na entrada não é regra, Se o tiro for encostado a borda na entrada é Evertida
  • QUESTÃO PASSÍVEL DE ANULAÇÃO!

    QUAL TIRO É?

    ENCOSTADO, A CURTA DISTÂNCIA................?

    FERIMENTO DE ENTRADA EM TIROS ENCOSTADOS --> BORDA EVERTIDA

  • Faltou informação nessa questão. Um tiro é um tiro.... encostado, de curta distância, de longa distância. Qualquer opção é válida dependendo da distância do tiro ou se quem levou estava com ou sem roupa. Na minha opinião essa questão é anulável. 

  • Questão mal elaborada. Faltou dados importantes.

  • Acredito que precisa definir qual o tipo de disparo, pois as alternativas podem corresponder a diversos tipos de tiros: encostado, curta distância, longa distância.

    Eu não conseguiria responder essa questão.

  • A orla de escoriação sempre estará presente, independente do tiro ser de longa distância ou curta distância.

  • Cuidado com o comentário do colega Alan Alves. Quem estuda para carreira policial aqui do RJ, deve conhecer o livro do professor Hygino Hercules.

    Em seu livro ele diz que é possível haver lesão de entrada sem orla de escoriação. Isso acontece em regiões do corpo em que a camada córnea (camada mais externa) da epiderme é muito espessa (ele mostra uma foto de um tiro na palma da mão) e por isso, um tiro nessa região não produz a orla em comento, já que a lesão terá uma forma estrelada.

    Fica a dica! Principalmente pra quem se prepara para Delta/RJ.

  • orifício de saída é maior que o orifício de entrada caro colega!

    gab C

  • LESÕES DE ENTRADA: Em regra apresentam: bordas viradas para dentro, diâmetro menor do que o do projétil, forma arredondada ou elíptica, orla de escoriação, enxugo ou equimose. Nos tiros a curta distância apresentam orla de tatuagem, orla ou zona de esfumaçamento/tisnado. Já os tiros à queima roupa apresentam orla de queimadura/chamuscamento.

    LESÕES DE SAÍDA: Em regra apresentam- no caso de projétil único: bordas reviradas para fora, forma irregular, maior sangramento, não apresentam orla de escoriação nem de enxugo, sequer elementos químicos resultantes da decomposição da pólvora.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA C
  • Cuidado com o comentário mais curtido. O orificio de SAÍDA é geralmente MAIOR que o de entrada, salvo em disparo enconstado sobre superfície rígica (osso).

     

    No orifício de saída, são menos características observáveis: geralmente, é maior que o de entrada, tem maior sangramento, os bordos são irregulares e evertidos, pois acompanham o trajeto do projétil e, caso exista plano ósseo, pode apresentar forma estrelada. Nos casos de projétil de ponta oca, que se deformam ao primeiro contato com um anteparo, o orifício de saída pode ser bem irregular. Isto também ocorre porque muitas vezes o projétil se choca com ossos dentro do corpo humano durante seu trajeto. Um sinal importante a ser constato é o Sinal de Romanese, que ocorre quando o projétil tenta sair do corpo, mas encontra um anteparo, formando, em vez de um orifício de saída, uma equimose - importante constatação em casos de o tiro ter sido efetuado com a vítima já no solo.

     

    http://mortoquefala.blogspot.com/2017/04/orificio-de-entrada-e-orificio-de-saida.html

  • Letra A. O ferimento de saida nao possui orla de excoriacao e nem de enxugo. As bordas do orificio de entrada, diferentemente do orificio de saida, sao bem delimitadas e invertidas.


ID
822472
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Em um exame necroscópico médico-legal, constituem indicações para encaminhamento de material para exame complementar anatomopatológico as seguintes condições:

Alternativas
Comentários
  • No caso em tela, o encaminhamento de material para exame complementar anatomapatológico (modalidade de exame realizado pelo médico patologista), seria indicado em condições de avaliação de Docimásia histológica de Balthazard (ou de Bouchut-Tamassia): esta é a prova mais perfeita, pois pode ser usada mesmo em pulmões putrefeitos. Consistem no estudo microscópico do tecido pulmonar através da técnica histológica comum: No pulmão que respirou, a estrutura é histologicamente igual ao pulmão do adulto: com dilatação uniforme dos alvéolos, achatamento das células epiteliais, desdobramento das ramificações brônquicas e aumento do volume dos capilares pelo afluxo sangüíneo. Ao passo que: o pulmão que não respirou tem as cavidades alveolares colabadas.
  • Dna é laboratorial, Nao anatomopatologico
  • . Docimásia hidrostática pulmonar de Galeno: essa é a mais prática, mais usada e mais antiga docimásia. Fundamenta-se na densidade do pilmão, e pretende diferenciar o pulmão de indivíduo que respirou, do pulmão do indivíduo que não respirou.

  • Anatomopatologia ou anatomia patológica- diagnostica condições patológicas em tecidos, fluidos e órgãos. Pode ser um exame macroscópico ou microscópico.

    A) INCORRETA- nos cadáveres carbonizados não há como se realizar exame anatomopatológico, tendo em vista que não há material disponível para a realização desse exame. Já com relação aos exames de DNA, estes não são exames anatomopatológicos.

     B) INCORRETA- Os exames toxicológicos não se valem de técnicas de anatomopatologia. No cadáver, exames toxicológicos não fornecem resultado fidedignos, exceto nos casos de intoxicação por arsênico. Por fim, quanto ao infarto, esse não seria um caso em que seria necessária uma avaliação anatomopatológica, tendo em vista que é uma morte natural.

    C) CORRETA. Docimasia histológica pulmonar tem bastante eficácia mesmo em cadáveres putrefeitos. Com relação aos casos de investigação de reação vital, também é importante nos casos de vítimas que estavam vivas quando foram agredidas, por exemplo. Assim, temos em ambos os casos, viabilidade para as técnicas de anatomopatologia.

    D)INCORRETA. Investigações de DNA e substâncias químicas através de exames toxicológicos, não são realizadas por meio de exames anatomopatológicos.

    E) INCORRETA. Casos de cadáver em putrefação ou esqueletizado não constituem situações nas quais deverá haver, necessariamente, exame complementar anatomopatológico.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA C


ID
822475
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Ao examinar um paciente, o perito encontra uma ferida em região peitoral com formato de dois semiarcos, de concavidades voltadas uma para a outra, mostrando equimoses periféricas, de profundidades variáveis e laceração tecidual. O perito conclui que se trata de mordedura. As feridas produzidas por mordedura causada pela arcada dentária humana se classificam como:

Alternativas
Comentários
  • Lesões produzidas por ação corto-contundente  são fenômentos produzidos por instrumentos que, mesmo sendo portadores de gume, são influenciados pela ação contundente, quer pelo seu próprio peso, quer pela força ativa de quem os maneja. Sua ação tanto se faz pelo deslizamento, pela percussão, como pela pressão.

    São exemplos desse tipo de instrumento:a foice, o facão, o machado, a enxada, a guilhotina,a serra elétrica, as rodas de um trem, a tesoura, as unhas e os dentes. As lesões verificadas por essa forma de energia são chamadas corto-contusas.

    Ou seja, a ação é corto-contundente...mas a lesão é corto-contusa.

    Avante!
  • A - incorreta. Instrumentos perfurocontundentes são aqueles que produzem as denominadas lesoes perfurocontusas. Ex. ação dos projeteis de armas de fogo.

    B - incorreta. Intrumentos contundentes ferem por pressão, deslizamento ou ambos os mecanismos. Ex. :socos, pauladas, pedradas, etc. 

    D - incorreta. Instrumentos perfurocortantes são aqueles que apresentam uma ponta e um ou dois gumes e causam lesões perfuroincisas. Ex. punhal, faca.

    E - incorreta. Corto-contundente  é o nome do instrumento e não da ferida. A ferida ocasionada pela ação da arcada dentaria (machado,  denomina-se corto-contusa (letra C- correta);
  • AMIGOS, O GABARITO DESTA QUESTÃO FOI SURPREENDENTEMENTE ALTERADO PARA A LETRA e), ou seja, o correto seria corto-contundente...

    BAIXEM A PROVA E O GABARITO DO CONCURSO FUNCAB - 2012, ESTÁ DISPONÍVEL AQUI NO SITE DO QUESTÕES DE CONCURSOS, PORÉM, AQUI NA ÁREA DE QUESTÕES AINDA CONSTA O GABARITO REJEITADO PELA BANCA, OU SEJA, LETRA c)

    EU SEI... TAMBÉM NÃO CONCORDO COM A "RETIFICAÇÃO" FEITA PELA BANCA, MAS...

    DEUS NOS ABENÇOE.

  • Pessoal realmente a banca alterou o gabarito para a letra "e", isto é um absurdo pois a questão pergunda sobre as feridas e corto-contundente é instrumento.
  • CONTUNDENTE é o instrumento!

    CONTUSA é a ferida!!

  • Instumentos cortocontundentes             --->      produzem feridas cortocontusas.

    Opção c

  • A lesão é corto-contusa. corto-contundente é o instrumento.


    Medir conhecimento que é bom a banca não faz, mas pegadinha do malandro...

  • Corto-contusa é o tipo de ferimento causado por um instrumento corto-contuso.

     

    Gabarito: "C"

  • Tudo que acabar em -NTE é INSTRUMENTO! Corto-contundeNTE = instrumento; Corto-Consuta= lesão

  • Não acredito q errei essa.. pegadinha

  • Gabarito letra C. Fiquem atentos que o examinador mencionou "feridas" e não "instrumentos". Assim, o dano corto-contundente far-se-á com as feridas incisas e com feridas contusas, como por exemplo: machados, mordidas, foices e outros, causando uma ferida corto-contusa.

     

    Fonte: Material do Estratégia.

  • CAÍ NESSE PEGUINHA, Não erro mais, Segundo Croce, Delton Jr. (in Manual de medicina legal— 8. ed. — São Paulo : Saraiva, 2012. P. 293)

     

    Classificação dos instrumentos mecânicos

     


    Segundo o contato, o modo de ação e as características que imprimem às lesões, classificam-se os instrumentos mecânicos em: cortantes, contundentes, cortocontundentes, perfurantes, perfurocortantes e perfurocontundentes. Destarte, eles produzem, respectivamente, feridas incisas, contusas (e contusões), punctórias, perfuroincisas, cortocontusas e perfurocontusas.
     

    Não existem instrumentos dilacerantes, contusodilacerantes, perfurodilacerantes, cortodilacerantes; dessa forma, não há de falar o perito em feridas dilacerantes, contusodilacerantes, perfurodilacerantes, cortodilacerantes, teoricamente produzidas por esses inexistentes instrumentos.
    Desse modo, ferimento lacerocontuso nada mais é que solução de continuidade em meio a uma ação contundente, ou seja, ferida contusa.” (Grifamos)

  • A feridA corto-contusA

  • Lesões cortocuntusas, produzidas por instrumento CORTOCONTUNDENTE. Se a mordida for de humanos, apresentará vestígios de sucção.

  • CORTOCONTUDENTE É O INSTRUMENTO

    CORTOCONTUSA É A LESÃO

    Existe um debate na doutrina acerca da impropriedade na utilização de alguns termos que se relacionam com o instrumento utilizado e a lesão provocada.

    Nestes termos, as feridas provocadas por deslizamento do instrumento cortante são chamadas de feridas incisas. Essa é a nomenclatura usada por Hygino Carvalho Hércules. No entanto, Genival Veloso de França denomina de lesão cortante. Ressalta-se que a doutrina amplamente majoritária (Neusa Bittar) adota a nomenclatura “lesão incisa”.


ID
822478
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Acerca das mortes causadas por asfixia por constrição cervical, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) CORRETA. Chama-se de suspensão típica ou completa aquela em que o corpo fica totalmente sem tocar em qualquer ponto de apoio: e
    suspensão atípica ou incompleta, se é apoiado pelos pés, joelhos ou outra parte qualquer do corpo.

    b)  Características diferenciais do sulco:
    Enforcamento: Oblíquo ascendente;e dVariável segundo a zona do pescoço; Interrompido ao nível do nó; Em geral, único; Por cima da cartilagem tireóidea; Quase sempre apergaminhado; De profundidade desigual.

    Estrangulamento: Horizontal; Uniforme em toda a perifena do pescoço; Contínuo; Freqüentemente múltiplo; Por baixo da cartilagem tireóidea;  Excepcionalmente apergaminhado;  De profundidade uniforme.

    c) Oblíquo ascendente.

    d) No estrangulamento, a morte se dá principalmente pela constnção do pescoço por um laço acionado por uma força estranha, obstruindo a passagem de ar aos pulmões, interrompendo a circulação do sangue ao encéfâlo e comprimindo os nervos do pescoço. Nesse tipo de morte, ao contrario do enforcamento, o corpo da vítima atua passivamente e a força constrictiva do laço age de forma ativa. O acidente e o suicídio nesta modalidade são mais raros. Mais comum é o estrangulamento- homicídio, principalmente quando a vítima é menor em forças ou é tomada de surpresa.

    e) Esganadura é um tipo de asfixia mecânica que se verifica pela constrição do pescoço pelas mãos, ao obstruir a passagem do ar atmosfénco pelas vias respiratónas até os pulmões. É sempre homicida, sendo impossível a forma suicida ou acidental.

    Fonte: FRANÇA, G.V. Medicina Legal.

    Ótimos estudos!
  • o sulco do enforcamento é ascendente em direção ao nó! ele ascende até chegar ao nó. O problema é que na alternativa c ele descreve o sulco em RELAÇÃO ao nó... se o nó é o ponto de referência, o sulco se afasta dele para baixo... o sulco descende dele! questão mal feita
  • Em relação a alternativa B: Segundo Hygino Carvalho Hércules, nos casos em que o agressor fica por trás da vítima e em plano mais, superior, ao pescoço da vítima, o sulco pode se oblíquo e interrompido porque o laço tem forma de "U", o que dificulta muito o diagnóstico diferencial com o do enforcamnento.  Fonte: Hygino Carvalho, Medicina egal, Texto e Atlas, pág. 548. O que tornaria em tese a questão nula, pois co dois gabaritos.

  • a)O enforcamento pode ser classificado como completo quando o corpo está totalmente suspenso, ou parcial quando está apoiado parcialmente. CORRETO!

     b)O sulco provocado pelo enforcamento completo pode ser confundido com o sulco provocado por estrangulamento. O sulco no enforcamento é único, descontínuo e oblicuo ascentende. O sulvo no estrangulamento é multiplo, continuo e horizontal. 

     c)O sulco encontrado no enforcamento em condições habituais é oblíquo e descendente em relação ao nó. Oblíquo ascendente. 

     d)É comum a causa acidental de morte por asfixia por estrangulamento. Esganadura, segundo o professor França, é sempre homicida. Porém alguns autores consideram que casos raros de esganadura pode ocorrer em virtude de fetiche sexual. 

     e)A asfixia por esganadura pode ser suicida, como causa jurídica.

  • o sulco do enforcamento é ascendente em direção ao nó! ele ascende até chegar ao nó. O problema é que na alternativa c ele descreve o sulco em RELAÇÃO ao nó... se o nó é o ponto de referência, o sulco se afasta dele para baixo... o sulco descende dele! questão mal feita 

     

    Foi exatamente o que eu pensei. Tinha ficado em duvida entre está alternativa e a alternaitiva A, mas não me lembrava de ter visto o termo parcial para inforcamento incompleto. 

    Para mim a letra C não esta errado, mas como minha opnião não vale um big big mascado....

  • "c" tambem está correta já que "EM RELACÃO AO NÓ " (e não em direçao a ele) é descendente mesmo.

  • Segundo O Professor Roberto Blanco, na esganadura o que predomina é o homicidio, mas excepcionamente pode ser suicida, supondo ocorrido o reflexo vagal com parada dos batimentos cardacos.

    Conforme o Professor, Hygino de Carvalho Hercules em seu livro Medicina Legal , texto e atlas, quando o corpo está totalmente suspenso o enforcamento é completo. Quando apoiado parcialmente, o enformcamento é incompleto.

    Deve-se atentar a particularida de cada banca, pois a depender do livro indicado as terminologias são diferentes.

  • GABARITO A


    Características do sulco do enforcamento:

    É descontínuo, interrompendo-se nas zonas em que há cabelo e barba, ou nas proximidades do nó;

    situa-se em posição alta no pescoço;

    é profundo na região do pescoço oposta ao nó e superficial ou ausente perto do nó;

    a direção do sulco é oblíqua ascedente;

    o aspecto é pálido e frequentemente pergaminhado.

    TÍPICO: corpo totalmente suspenso.

    ATÍPICO: corpo parcialmente suspenso.

    Características do sulco do estrangulamento:

    É contínuo, abrangendo todo o pescoço com a mesma profundidade;

    situa-se em posição baixa no pescoço;

    É horizontal;

    Frequentemente se identifica mais de uma volta do laço;

    não costuma haver pergaminhamento porque a força constritiva cessa com a morte da vítima, momento em que o agressor afrouxa o laço.

    ESGANADURA: É a modalidade de asfixia em que a constrição do pescoço é executada diretamente pela mão. É a ação da mão que, por constrição externa, obstaculiza as vias aéreas. Identifica-se facilmente pela presença de estigmas ungueais (lesões semilunares, causadas pelas unhas) ao redor do pescoço. Se tais estigmas estiverem ao redor do nariz e/ou boca, será sinal de sufocação direta.


    bons estudos

  • Nessa banca tem sempre duas certas..


ID
822481
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Em relação às asfixias provocadas por modificação domeio ambiente, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Discordo da questão. Não vejo porque a letra "A" não poderia ser resposta para a questão.
  • A letra "A" está incorreta pela constrição torácica, que é uma alteração biomecânica

    Não entendi a letra "C", pois as feridas digitais são caracteristicas do Estrangulamento.
  • CYNTHIA, VOU TRANSCREVER AGORA UMA QUESTÃO DE MEDICINA LEGAL CONSTANTE NA PROVA DO CONCURSO PARA DELEGADO DE POLICIA CIVIL DO ESTADO DE SÃO PAULO, DO ANO DE 2008.

    QUESTÃO:
    * CONSTA QUE, DURANTE UM TERREMOTO, UM INDIVÍDUO FICOU COBERTO POR UMA ESPESSA CAMADA DE ENTULHOS RESULTANTES DO DESABAMENTO DE UM EDIFÍCIO, FICANDO APENAS COM O ROSTO DESCOBERTO, COM AS NARINAS DESOBSTRUÍDAS. AO EXAME DO CADÁVER, CONSTATOU-SE QUE A MORTE DEU-SE POR ASFIXIA MECÂNICA. PODE-SE AFIRMAR QUE OCORREU.

    (A) SUFOCAÇÃO INDIRETA.
    (B) SUFOCAÇÃO DIRETA.
    (C) CONFINAMENTO.
    (D) SOTERRAMENTO.
    (E) AFOGAMENTO.


    GABARITO: SUFOCAÇÃO INDIRETA QUE OCORRE QUANDO HÁ O IMPEDIMENTO DOS MOVIMENTOS RESPIRATÓRIOS, NORMALMENTE DECORRENTE DE COMPRESSÃO DO TÓRAX OU ABDOME.

    DESTARTE, NÃO RESTA DÚVIDA QUE O DESABAMENTO DECORRENTE DE UM TERREMOTO É UM EXEMPLO DE MODIFICAÇÃO DO MEIO AMBIENTE, QUE POR SUA VEZ RESULTOU NA SUFOCAÇÃO INDIRETA DA VÍTIMA, JÁ QUE SEU ROSTO PERMANECEU DESCOBERTO PELOS ENTULHOS, NÃO SE PODENDO FALAR ENTÃO EM MORTE POR SOTERRAMENTO.

    DEUS NOS ABENÇOE.
  • Estudo analítico do itens:

    a) A constrição torácica é um mecanismo da SUFOCAÇÃO INDIRETA, evidenciada pela obstaculação à penetração do ar nas vias respiratórias. Portanto, NÃO constitui uma modalidade de asfixia provocada pela alteração do meio ambiente. ERRADA

    b) Segundo o prof. Genival Veloso França, no afogamento branco não existe sinal de asfixia presente na vítima, portanto a vítima não apresenta nenhum sinal externo e interno de afogamento. Ex:Vítima sofre um ataque cardíaco letal e cai em seguida sobre um meio líquido. ERRADA

    c) Todas são lesões externas encontradas em indíviduos afogados. CORRETO

    d) O achado de um corpo boiando na água NÃO tem correlação apenas com afogamento. A causa morte pode ser variável, senão não teria sentido a realização de uma necrópsia para identificação da causa mortis. ERRADA

    e) Na morte por soterramento, a causa da asfixia é a alteração do meio gasoso por um meio sólido ou pulverulento. ERRADA

    Avante, bons estudos!
  • Só não entendi os corpos estranhos em sulcos ungueais....
  • Pedro,

    Sulcos ungueais são os sulcos formados entre pele e unhas. Os afogados, comumente, apresentam restos de algas, folhas e outros corpos estranhos provenientes do ambiente aquático nesses sulcos. 
  • O cogumelo de espuma não fica dentro das vias? Como ele é um sinal externo então??

  • O cogumelo de espuma é externo, aparecendo na boca do indivíduo

  • A resposta correta seria:"...quase sempre encontradas em indivíduos afogados". Porque, por exemplo, o cogumelo de espuma não é sinal patognomônico em vítimas por afogamento.

  • Galera, sulco ungueais é um nome fresco pra falar "debaixo das unhas".

  • Não entendi a letra "C", feridas digitais ?

  • Quem lembrou do primeiro filme do BOPE, a letra D estava correta.

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em asfixiologia médico-legal.

    A) ERRADO. São modalidades de asfixia por modificação do meio ambiente: confinamento, soterramento e afogamento.

    Constrição torácica é uma asfixia por restrição aos movimentos do tórax, não por modificação do meio ambiente.

    B) ERRADO. No afogamento branco não há aspiração de líquido, assim, não é encontrado líquido nas vias respiratórias e pulmões.

    C) CERTO. O corpo das pessoas afogadas pode apresentar modificações decorrentes do mecanismo de morte, da permanência no meio aquoso e de outros agentes que atuam ocasionalmente.

    Dentre essas modificações, podemos citar:
    > Cogumelo de espuma - expulsão de espuma (líquido aspirado + ar alveolar + secreções) das vias respiratórias 
    > Corpos estranhos nos sulcos ungueais - meia, lama, lodo, etc. resultado da movimentação da vítima em fase de luta ou contato com o fundo do corpo d'água
    > escoriações e feridas digitais - o afogado enquanto está vivo tenta se agarrar a qualquer coisa que o permita voltar à superfície, o que causa pequenas escoriações e feridas incisas superficiais

    D) ERRADO. O acho de um corpo boiando na água pode indicar afogamento, mas não necessariamente será esta a causa da morte, uma vez que o corpo pode ter sido jogado na água após a morte.

    E) ERRADO. Na morte por soterramento, mais de um mecanismo de morte pode concorrer para esta: compressão torácica, sufocação direta (material granular obstrui orifícios nasais), confinamento (aprisionamento em espaço sem renovação do ar), soterramento em sentido estrito (como se a vítima fosse afogada em meio sólido) ou ação contundente (impacto dos objetos desabados sobre a vítima)  - não apenas confinamento.

    Referência utilizada: HERCULES, Hygino de Carvalho. Medicina Legal, Texto e Atlas. São Paulo, Atheneu, 2014. 2a edição.

    Gabarito do professor: Letra C.
  • ...monóxido de carbono seria ASFIXIA


ID
822484
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

O exame histopatológico do pulmão de cadáver feminino pode atestar a gravidez pregressa da vítima caso seja(m) observado(s) o(s) seguinte(s) achados(s):

Alternativas
Comentários
  • Gonadotrofina coriônica humana (HCG): é um hormônio glicoproteíco, secretado desde o início da formação da placenta pelas células trofoblásticas, após nidação (implantação) do blastocisto (*). A principal função fisiológica deste hormônio é a de manter o corpo lúteo, de modo que as taxas de progesterona e estrogênio não diminuam, garantindo, assim, a manutenção da gravidez (inibição da menstruação) e a ausência de nova ovulação. Por volta da 15ª semana de gestação, com a placenta já formada e madura produzindo estrógeno e progesterona, ocorre declínio acentuado na concentração de HCG e involução do corpo lúteo.

    A doença trofoblastica e uma maladia do ovo, caracterizada pela degenerescência cística das vilosidades coriais.
    E uma das causas de hemorragia da primeira metade do gravidez, então vamos considerar como sintoma de referência a hemorragia.

    Fonte: Google, é lógico.

ID
822487
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Na investigação de infanticídio, a perícia pode contribuir com o estudo da docimasia, que tem como objetivo esclarecer:

Alternativas
Comentários
  • R: D
    Significado de Docimasia

    Medicina legal. Verificação para determinar se uma criança nasceu viva ou morta.

    Bons Estudos!!!

  • A docimasia hidrostática serve para constatar se o feto nasceu com viva, ou seja, se houve respiração na vida extra uterina, em caso afirmativo terá grande influência em relação a linha sucessória!!
  • A prova do nascimento com vida é fornecida com a comprovação da respiração pela docimasia hidrostática de Galeno(mergulha-se o pulmão num balde de água; se boiar, demonstrando que ocorreu a respiração, constata-se que houve vida; caso contrário (afundar), não ocorreu a respiração e, portanto, não houve vida)
  • O infanticídio ocorre durante ou logo após o parto, sob a influência do estado puerperal. A dicimásia hidrostática de galeno serve para comprovar que o infante nascido respirou (infatícídio logo após o parto - vida extrauterina autônoma); mas não serve para comprovar no caso de feto ou ser nascente (infaticídio durante o parto), pois esse não respirou, ou seja, não teve vida extrauterina autônoma. Faz-se necessária, neste caso, a comprovação pela circulação sanguínea, conforme doutrina de Delton Croce,  Manual de Medicina Legal,4ª edição, 1998, pág.474.
  • Apenas um complemento.

    Em que pese a docimasia hidrostática de galeno seja a mais conhecida por todos nós, faz-se necessário lembrar das demais:


    a)Docimásia hidrostático de Galeno;

    b) Docimásia óptica de Bouchut;

    c) Docimásia radiológica de Bordas;

    d) Docimásia estomacal de Breslau;

    e) Docimásia histológica de Balthazar


  • Exame para análise da vida/morte da criança na hora do nascimento.


ID
822490
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Em relação aos fenômenos cadavéricos, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Pode-se dizer que os livores de hipóstases são sinais tardios da morte?
    O Celso Luiz coloca que já nota-se esboço de livores de 2 a 4h de morte e de 4 a 6 h eles já estão relativamente acentuados.
  • Hipóstases (livores cadavéricos ou livores de hipóstases). Depois da morte, o sangue obedecendo as leis físicas, da gravidade e dos vasos comunicantes, acumula-se nas veias situadas nas posições de maior declive, não só das superficiais, mas também situadas nas vísceras, são os livores de hipóstases ou cadavéricos e as hipóstases viscerais. Elas informam sobre a causa da morte, mudança de posição do cadáver e também a respeito da hora da morte.
  • nas mortes agonicas os livores de hipostases formam-se mais lentamentes
  • Estudo analítico dos itens:

    A)  Os livores de hipostáse surgem em média 2 a 3 horas depois da morte, fixando-se definitivamente em torno das 12 horas post mortem. Entretanto, segundo França, com base em experiência própria, observou que o aparecimento dos livores de hipóstase é mais precoce, surgindo não raro na primeira hora depois da morte, em forma de pequenas manchas na face posterior do pescoço, e sua fixação total em torno das 8 horas (p.443).

    Trata-se de sinais tardios, conforme o item, pelo fato de ser um fenômeno abiótico consecutivo e não imediato. CORRETA

    B) Acredito que é um fenômeno mais complexo e bioquímico, pelo fato de envolver processo de destruição celular pela enzimas lisossômicas. ERRADA

    C) Segundo França, nas primeiras 24 horas post mortem , a combinação do estudo de concentração de potássio no humor vítreo e a oscilação da temperatura retal são os eventos mais importantes na estimativa do tempo de morte (p.443). ERRADA

    D) Fases da putrefação: Coloração, Enfisematosa, Coliquativa e Esqueletização - BIZU CECE. ERRADA

    E) A maceração é um processo especial de transformação que sofre o cadáver do feto no útero materno, do sexto a nono mês gravidez (França, 2011). ERRADA

    Avante, bons estudos!
  • podem ter seu aparecimento pouco antes da morte em casos de morte agônica ou coma prolongado???????????? Como assim? Os livores podem aparecer antes da morte?
  • E ai pessoal será que alguém poderia esclarecer melhor esta questão. Assim como o nosso amigo  JAM3 JAM3 eu também fiquei sem entender É POSSÍVEL O APARECIMENTO DOS LIVORES ANTES DA MORTE? 
    Abrasss.
  • Pois é...

    O colega Guilherme explicou uma parte da asertiva mas essa questão de aparecer antes da morte ficou sem explicação...
  • Respondendo a alguns colegas e objetivamente: SIM os livores podem aparecer antes da morte, como, por exemplo, no coma prolongado.

  • Legal a resposta do Ian: "SIM" e ainda dá o mesmo exemplo da questão. rsrs

  • Pq a alternativa ''E'' está errada?

    "É também fenômeno de transformação destrutiva que afeta os submersos

    em  meio  líquido  contaminado  (maceração  séptica)  e  o  concepto  morto  a  partir

    do  5.º   mês  de  gestação  e  retido  intrauterinamente  (maceração  asséptica)".(Delton Croce, 2012, p.1106)

    Manifesta-se  mais  intensamente  nos  casos  de  retenção  de  feto  morto.


  • João Santos,


    Respondendo à sua pergunta, a alternativa E está errada porque diz: "A maceração não é fenômeno encontrado em morte intrauterina".

    Ocorre que você mesmo disse que a maceração é um fenômeno encontrada no feto morto a partir do 5º mês de gestação. Atente para o "NÃO" que vem na assertiva. 

  • Questão Bizarra!!!

    Procurei no site Malthus, no livro do Delton Croce e do França e em nenhum desses lugares tem uma afirmação como esta.

    No livro do Croce, aliás, diz que na morte agônica "os livores hipostáticos se formam mais lentamente" (Manual de Medicina Legal, p. 469).


  • Não concordei com a assertiva a) pelo fato de citar "... pouco antes da morte..." É possível realmente?

  • LETRA "A": O APARECIMENTO DE LIVORES EM CASOS DE COMA PROLONGADO É POSSÍVEL, TENDO EM VISTA QUE O CORPO FICA MUITO TEMPO EM UMA MESMA POSIÇÃO, O QUE PODE CAUSAR ACÚMULO DA SANGUE NA PARTE INFERIOR E, POR CONSEGUINTE, NAS ÁREAS OPOSTAS, UM CLAREAMENTO, QUE SÃO OS LIVORES, AGORA, NO CASO DE MORTE AGÔNICA, NÃO ACHEI NADA. 

  • Olhem a Q440982, questão que a FUNCAB aceita que o livor de hipóstase pode aparecer antes da morte. Parece ser recorrente essa banca cobrar essa questão, então fiquem atentos!!

    Acertei apenas por conta disso.

     

    Gabarito: "A"

  • Não concordo com a redação de que "são sinais tardios da realidade da morte", eis que os livores da hipóstase surgem habitualmente entre 2 e 3 horas após o óbito.

  • Autólise: rara e típica de terrenos ácidos e úmidos. É a destruição do corpo pela liquidificação ácida, intra e extra celular. 

    a) mais comum nos recém-nascidos ou

    b) no início da putrefação

  • O erro da letra E é que diz que NÃO é fenõmeno encontrado na morte intrauterina, mas é, corresponde à Maceração Asséptica !

    Deu-se como gabarito a letra A.

  • Questão polêmica produzida pela FUNCAB que considerou como correta: Em relação aos fenômenos cadavéricos, é correto afirmar: a) Os livores de hipóstases são sinais tardios da realidade da morte, mas podem ter seu aparecimento pouco antes da morte em casos de morte agônica ou coma prolongado.

    A) CORRETA- conforme explicação a seguir

    A questão teve recurso e a justificativa da banca foi: "Os livores de hipóstase constituem sinal tardio da realidade da morte, mas há referências a seu aparecimento um pouco antes da morte. Tal fenômeno é atribuído à ocorrência de colapso circulatório periférico anterior à morte e dificuldade de retorno venoso, como em estados de choque em que a baixa pressão arterial prejudica a microcirculação. A estagnação do sangue no interior dos vasos sanguíneos faz com que a força de gravidade passe a atuar sobre ele, com o consequente deslocamento do mesmo para as áreas de maior declive do corpo, formando os livores. [...] Como é a hemoglobina que confere cor ao sangue, alterações na coloração desse pigmento refletem-se nos livores. Portanto, a cor dos livores pode variar de acordo com a causa da morte, como nos casos de intoxicação por monóxido de carbono, cuja cor do sangue fica vermelho-carminada por causa da carboxiemoglobina. Depois da fixação dos livores, quando permanecem na mesma localização diante de uma mudança na posição de decúbito do corpo, é que contribuem para estimar o tempo de morte". Hercules, HC. Medicina Legal -Texto e Atlas – São Paulo: Editora Atheneu, 2005: pg. 148 e 149.

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em tanatologia médico-legal.

    A) CERTO. Os livores representam acúmulo de sangue nas partes mais baixas do corpo, assim que se dá a parada da circulação sanguínea. Há referências do aparecimento desse fenômeno um pouco antes da morte nos casos de agonia ou de coma prolongado. Alguns autores atribuem essas ocorrências a colapso circulatório periférico anterior à morte, e outros à dificuldade de retorno venoso associado à flacidez muscular dos membros paralisados.

    B) ERRADO. Autólise é um fenômeno cadavérico de ordem química. Os neurônios não sofrem autólise tão rápida porque não contêm lisossomos cheios de enzimas.

    C) ERRADO. A rigidez muscular é um dos eventos post mortem mais conhecidos, porém o mais incerto e menos confiável. 

    D) ERRADO. Saponificação não é uma fase da putrefação, e sim um fenômeno cadavérico diverso.

    E) ERRADO. Maceração é um fenômeno que pode ser encontrado no feto que morre dentro do útero a partir do quinto mês e não é expelido. Obs.: alguns autores também consideram como maceração os fenômenos putrefatos que ocorrem nos corpos submersos, modificados pelo excesso de umidade.

    Referência utilizada: HERCULES, Hygino de Carvalho. Medicina Legal, Texto e Atlas. São Paulo, Atheneu, 2014. 2a edição.

    Gabarito do professor: Letra A.

ID
822493
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Nas lesões causadas por ação elétrica, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Esclarecendo a letra E
    Órgãos vitais

    Outro fator importante que influencia diretamente a gravidade dos ferimentos é o caminho que você toma a corrente elétrica no corpo. O coração, pulmões e cérebro são muito vulneráveis e se os órgãos são afetados tendem a ser lesões graves e irreversíveis.


    Com o significado de Fulguração já se mata a letra A e B


    Significado de Fulguração

    s.f. Claridade produzida pela eletricidade, que se manifesta na atmosfera, sem ser acompanhada de estampido de trovão, como o relâmpago.
    Clarão, brilho, cintilação rápida.

  • Fulguração (é a perturbação causada no organismo vivo por descarga elétrica ou raio, sem ocorrência de êxito letal; Sinal de Lichtenberg são desenhos arboriformes dendríticos, de origem vasomotora, encontrados, vez por outra, na pele dos fulgurados). Eletroplessão ou eletrocussão (é o dano corporal, com ou sem êxito letal, provocado pela ação da corrente elétrica industrial ou artificial nos seres vivos; ela interessa ao Direito no que concerne aos acidentes de trabalho; a marca elétrica de Jellineck é uma lesão de aspecto circular, elíptica ou em roseta aderente ao plano cutâneo subjacente, não sendo sinal constante na eletroplessão).
  • Estudo analítico do itens:

    A) Fulguração é uma lesão provocada por raios (fonte natural), sem ocorrência de êxito letal. ERRADA

    B) Esse item não consegui achar nenhuma literatura que afirmasse isso. Vamos ver se há erro nas demais.

    C) Segundo o prof. França, o corte histológico de uma marca elétrica mostra destacamento da epiderme, células da camada basal e espinhosa com núcleos retraídos ou vacuolizados, estiramento da células poliédricas mais profundas, configurando-se em feixes de pelos. Porém tais sinais NÃO PODEM SER CONSIDERADOS COMO LESÕES PATOGNOMÔNICAS, ISTO É, LESÕES QUE SÃO ESPECÍFICAS PARA ESSE TIPO DE AGENTE VULNERANTE.  ERRADA

    D) Seundo o prof. França, a etilogia da morte por corrente elética é justicada por três teorias : Morte pulmonar, morte cardíaca e morte cerebral. Portanto, a morte pode decorrer de desequíbrios nesses três órgãos, e não somente no coração. ERRADA.

    E) O coração é o órgão mais vulnerável em lesões causadas por eletricidade. ERRADA

    Por exclusão, sobraria somente a alternativa B.

    Avante, bons estudos!
  • Fulminação = morte;

    Fulguração = lesões corporais.


  • O detalhe da letra ,B é dizer que "costuma" ser mais grave.

    Com certeza, as lesões provocadas por raios, costumam ser maiores que lesões ocasionadas por "simples" choques em tomadas.

  • A letra "B", realmente, está correta.

    Um acidente de RAIO, sem morte (fulguração) costuma ser mais GRAVE que um choque no choveiro, lâmpada, TV, dentre outras (eletroplessão), devido as consequências advinda.

     

  • Não achei fundamento para a letra B, nem mesmo estudo a respeito!

  • ELETROplessão -> fonte artificial -> resultado lesão

    ELETROcussão -> fonte artificial -> resultado morte

     

    FULguração -> fonte natural -> resultado lesão

    FULminação -> fonte natural -> resultado morte

  • Lembrando que eletroplessão não é apenas choque na tomada. Os acidentes fatais em fios de energia elétrica também fazem parte disso.


ID
822496
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Em relação aos documentos médico-legais e à atuação do perito, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • c) incorreta

    mortes violentas + mortes não naturais -----> somente serviços médicos legais podem atestar o óbito.

    (As demais parecem óbvias demais)
  •           a) O medico pode ser acionado durante todo o processo

    ·         b) É considerado sim um documento médico-legal

    ·         c) Mortes violentas + mortes não naturais -----> somente serviços médicos legais podem atestar o óbito.(conforme a colega bem observou)

    ·         d) É necessário o preenchimento da causa morte do natimorto

    ·         e) Correta
  • MORTE VIOLENTA OU SUSPEITA

    Neste caso, há necessidade de autopsia, sendo o atestado fornecido pelo médico que a realizar. 

    Nas mortes violentas ou suspeitas, a autopsia é obrigatória, sendo realizadas no Instituto Medico Legal-IML.

    MEDICINA LEGAL

    Neusa Bittar, 3a Edição, editora Juspodivm, fls 65

  • c) Comemorativo — É o histórico de todas as informações colhidas do interessado ou de terceiros, vinculados ao caso, e sob responsabilidade dos declarantes, a respeito de detalhes e circunstâncias capazes de esclarecer a perícia. O comemorativo ou histórico corresponde à anamnese da consulta clínica, e, como nela, devem os peritos arguir os declarantes sobre a hora, dia e local, a agressão, o número de agressores, o tipo de arma ou armas utilizadas, local do atendimento médico etc.

    d) Descrição contendo o “visum et repertum” — É a parte essencial e básica e mais importante do relatório. Visto e referido, sua função é reproduzir fiel, metódica e objetivamente, com exposição minuciosa dos exames e técnicas empregadas e de tudo o que for observado pelos peritos. Destarte, o visum et repertum é a parte do laudo que registra de forma completa minuciosa, metódica e objetivamente, sem preconceber ideias ou hipóteses, a forma, número, situação, largura, disposição, relação com os pontos fixos de referência e tempo de ocorrência das lesões, bem como todos os sintomas encontrados no examinando, e os dados colhidos no local e das vestes etc., numerados e distribuídos em grupos e, quando possível, ilustrados com desenhos, gráficos, plantas, fotografias, microfotografias e videocassetes para melhor compreensão e clareza, ou permitir, se for o caso, reformulação de opiniões pelos peritos nomeados posteriormente.

    e) Discussão — Nesta fase, os peritos externarão suas opiniões, afastando todas as hipóteses possíveis, capazes de gerar confusão, objetivando um diagnóstico lógico, fluído de justificativas racionais.

    É a discussão que, por lógica e clareza, assegura o correto deduzir das conclusões.

    f) Conclusões — Nesta parte, os peritos sintetizarão com clareza o diagnóstico, opinio objectum da perícia, deduzido pela descrição e pela discussão.

    g) Respostas aos quesitos — Os peritos devem responder a todos os quesitos, mesmo que redundantes ou que escapem à alçada dos profissionais, que, nesse caso, assim os declararão sem receios, consignando uma resposta; todavia, os quesitos oferecidos pelas partes devem ser rejeitados, desde que impertinentes e não exijam conhecimento especializado, como já foi dito.

    FONTE: DELTON CROCE - MANUAL DE MEDICINA LEGAL.

  • GABARITO "E".

    Relatório médico-legal

    É o registro escriturado minudente de todos os fatos de natureza específica e caráter permanente pertinentes a uma perícia médica, requisitada por autoridade competente a peritos oficiais ou, onde não os houver, a expertus não ofi­ciais portadores de diploma de curso superior, compromissados moralmente.

    Se o relatório é ditado diretamente ao escrivão, na presença de testemunhas, chamar-se-á auto, e, se redigido posteriormente pelos peritos, ou seja, após suas investigações e consultas ou não a tratados especializados, recebe o nome de laudo.

     A parte objetiva do auto de exame cadavérico (necroscopia) é chamada protocolo.

    O relatório médico-legal consta de sete partes: preâmbulo, quesitos, comemorativo ou histórico, descrição, discussão, conclusões e respostas aos quesitos.

    a) Preâmbulo — É a parte onde os peritos declaram suas identificações, títulos e residências, qualificam a autoridade que requereu e a autoridade que determinou a perícia, e o examinando; o local, hora e data em que a perícia é realizada e a sua finalidade.

    b) Quesitos —Nas ações penais já existem formulados os quesitos ofi­ciais, consoante o foram pela comissão composta pelo Dr. Miguel Sales, ex-diretor do Instituto Médico-Legal do Rio de Janeiro, pelo professor de Medicina Legal Dr. Antenor Costa e pelo Prof. Roberto Lira, insigne mestre, coautor do Código Penal brasileiro, aprovado pela comissão elaboradora do Código de Processo Penal (Dec.-Lei n. 3.689, de 3-10-1941). Entretanto, é permitido à autoridade e às partes, até o ato de realização da diligência (art. 176 do CPP), acrescentar novos quesitos aos preliminarmente formulados, “salvo nos inquéritos policiais, já por si de natureza inquisitória” (RTJ, 58:434).

    No cível, e em Psiquiatria Forense, não existem quesitos previamente elaborados; desse modo faculta-se ao juiz (art. 426, II, do CPC), ao curador e às partes formulá-los livremente, conforme se apliquem ao caso (art. 421 do CPC). As questões sobre as quais se pede esclarecimento ao perito devem ser formuladas de modo criterioso para evitar que ele canse sua mente atrás de uma hipótese, dirigindo involuntariamente as suas investigações unilaterais, descurando as outras que por acaso poderiam ter um maior fundamento de verdade. Contudo, competirá ao juiz indeferir quesitos inoportunos ou impertinentes (art. 426, I, do CPC), e que não exijam conhecimento especializado. Nesta hipótese, embora a lei processual penal seja omissa a respeito, quesitos malformulados deverão também ser rejeitados pelo julgador.


  • A letra "e", é exatamente o que consta no livro de Genival Veloso 8° ed., pág. 23

  • Letra E!


    Relatório médico-legal: é o registro escriturado minudente de todos os fatos de natureza específica e caráter permanente pertinentes a uma perícia médica, requisitada por autoridade competente a peritos oficiais ou, onde não os houver, a "expertus" não ofi​ciais portadores de diploma de curso superior, compromissados moralmente. Se o relatório é ditado diretamente ao escrivão, na presença de testemunhas, chamar-se-á auto, e, se redigido posteriormente pelos peritos, ou seja, após suas investigações e consultas ou não a tratados especializados, recebe o nome de laudo. A parte objetiva do auto de exame cadavérico (necroscopia) é chamada protocolo. O relatório médico-legal consta de sete partes: preâmbulo, quesitos, comemorativo ou histórico, descrição, discussão, conclusões e respostas aos quesitos.


  • LETRA C - ERRADA - Vedado ao médico: Art. 84. Deixar de atestar óbito de paciente ao qual vinha prestando assistência, exceto quando houver indícios de morte violenta. 


    LETRA D - ERRADA - Em caso de morte fetal, os méddicos que prestaram assistência à mãe ficam OBRIGADOS a fornecer a declaração de óbito (gestação igual ou superior a 22 semanas, peso igual ou supeiror de 500g e/ou estatura igual ou superior 25cm).
    bons estudos...
  • GB E 
     

    Quanto ao recém-nascido, se nascido vivo, o médico também está obrigado a atestar o óbito. Ocorre que a lei 6015/73 dispõe que o registro do óbito deve ser feito ainda que a criança nasça morta. Entretanto, tem de se diferenciar o aborto, onde não precisa atestar o óbito (não é que o médico esteja impedido de dar o atestado, ele está desobrigado). Regra atual para saber se o médico tem de atestar o óbito (abaixo disso é aborto, não necessitando atestado de óbito):

     

    ·         A partir de 22 semanas de gestação

    ·         Feto com 500g ou mais

    ·         Feto com estatura de 16,5cm ou mais

  • d) Não é necessário o preenchimento da Declaração de Óbito de nascidos mortos.

     

    LETRA D – ERRADO – Segundo Neusa Bittar (in Medicina legal e noções de criminalística – 7ª Ed. – Salvador: Ed. JusPodivm, 2018. p. 72):

     

    “Quando se tratar de óbito de recém-nascido, se nascido vivo, o médico está obrigado a fornecer o atestado de óbito. Registra-se nascimento e óbito sempre, independentemente do tempo de gestação e das características do feto.

     

    O art. 53, caput e §1°, da Lei n° 6.015/1973, determina que o registro de óbito deve ser feito mesmo que a criança nasça morta, sendo esse o procedimento ideal, inclusive porque as estatísticas oficiais são feitas com base na via da Declaração de Óbito que é encaminhada para a Secretaria Municipal de Saúde.” (Grifamos)

  • DOCUMENTOS MEDICOS LEGAIS

    MNEMÕNICO:

    NOTI ATESTA PARECE/PRONTU DE RELA LA/AUTO

    ·        NOTIficações

    ·        São comunicações compulsórias às autoridades competentes sobre um fato médico, sobre alguma moléstia infectocontagiosas e doenças do trabalho. Sendo certo que em caso de omissão o médico responde pelo delito previsto no artigo 269 do Código Penal – Omissão de notificação de doença.

    ·        ATESTAdos

    ·        O atestado ou certificado médico é uma afirmação simples e por escrito de um fato médico e suas possíveis consequências.

    ·        Classificam-se em oficiosos, administrativos e judiciários. Somente os atestados judiciários são considerados documentos médico-legais.

    ·        (Os atestados podem ser emitidos por médicos especialistas ou não.)

    ·        PARECEres /PRONTUário

    ·        é o documento pedido pelas partes para dirimir alguma dúvida sobre o fato. Parece com o relatório.É um documento particular.

    ·        O parecer possui mesma partes de um relatório, a exceção da descrição.

    o   Obs: Consulta médico-legal: utilizada nos casos que ainda resta dúvida sobre os pontos contidos no relatório médico-legal.

    ·        DEpoimentos orais

    ·        É o depoimento prestado pelo perito, de forma oral, em tribunal ou audiência acerca do laudo que ofertou.

    ·        

    RELAtórios

    ·        O relatório é a descrição minuciosa de todos os fatos de natureza médica e suas consequências, requisitado por autoridade competente a peritos oficiais ou, onde não houver a peritos nomeados, devendo este particular possuir diploma de curso superior.

    ·        ( o relatório pode ser emitido por especialista graduados em determinada área.)

    ·        Caso haja suspeita de violência, o Relatório médico-legal deverá ser firmado por perito-médico legista.

    ·        LAudo e AUTO são espécies de Relatórios, o que os difere é a forma como são elaborados. 

    O relatório elaborado diretamente pelo perito é denominado Laudo.

    O relatório é ditado diretamente ao escrivão, na presença de testemunhas, denomina-se Auto.

               O laudo medico-legal e o auto medico- legal são relatórios médicos.

     

    OBS:

    PARTES DE UM RELATÓRIO (LAUDO ou AUTO) MÉDICO-LEGAL:

    MNEMÔNICO:

    PREA QUE HISTO DE DI CO RESPOSTA ASSIN

    § PREÂmbulo

    § QUEsitos

    § HISTÓrico ou comemorativo

    § Descrição (é a parte mais importante do relatório médico.)

    § DIscussão

    § COnclusão

    § RESPOSTA aos quesitos

    § ASSINatura


ID
822499
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Quanto ao dano provocado, uma lesão por arma branca em uma mulher em que se lesionou a região bucinadora e, como consequência, ocorre presença de cicatriz deformante, com formação de queloide medindo 100 mm nesta região, é classificada como:

Alternativas
Comentários
  •  Lesão corporal

            Art. 129. Ofender a integridade corporal ou a saúde de outrem:

            Pena - detenção, de três meses a um ano.

            Lesão corporal de natureza grave

            § 1º Se resulta:

            I - Incapacidade para as ocupações habituais, por mais de trinta dias;

            II - perigo de vida;

            III - debilidade permanente de membro, sentido ou função;

            IV - aceleração de parto:

            Pena - reclusão, de um a cinco anos.

            § 2° Se resulta: (lesão gravíssima)

            I - Incapacidade permanente para o trabalho;

            II - enfermidade incuravel;

            III perda ou inutilização do membro, sentido ou função;

            IV - deformidade permanente;

            V - aborto:

            Pena - reclusão, de dois a oito anos.


    Considerando que a região bucinadora fica, digamos, "no rumo das bochechas", trata-se sem dúvida de deformidade permanente.

  • Deformidade permanente: é o dano estético permanente, visível, irreparável e capaz de causar impressão vexatória, em qualquer parte do corpo da vítima.
  • Região Bucinadora:  Músculo facial, que serve na mastigação e no sopro

  • Por que não Lesão cortante?

    A lesão na verdade é INCISA e o Agente é CORTANTE.

  • Deformidade permanente: art. 129, § 2º, V, do CP.

  • Grave : (Regra mnemônica : DPAI)

    1. Debilidade de membro sentido ou função
    2. Perigo de vida
    3. Aceleração do parto
    4. Incapacidade para as atividades habituais por mais de 30 dias

    Gravissima: (Regra mnemônica : PEIDA)

    1. Perda de membro ,sentido ou função
    2. Enfermidade incuravel
    3. Incapacidade para o trabalho
    4. Deformidade permanente
    5. Aborto

ID
822502
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

São considerados fenômenos abióticos consecutivos da morte:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Celso Luiz: desidratação, resfriamento do corpo, hipóstase, rigidez e espasmo cadavérico.
    Letra c) é, portanto, a resposta mais acertada mesmo.
  • Eu acertei, mas analisando a questão, acho que a letra D também está correta. 
  • cessão da respiração não é consecutivo e sim imediato na minha humilde opinião...
  • No meu ver cessação da respiração e arreflexia não seriam fenômenos abióticos, já que não se tratam apenas de fenômenos físicos, mas envolvem reações bioquímicas também. O mesmo vale para: autólise, espasmo cadavérico, mancha verde abdominal e perda da consciência
  • É mesmo fábio? Que incrível.
  • A) cessação da respiração e eabolição da motilidade - fenômenos abióticos imediatos.

    B) autólise (fenômeno transformativo destrutivo), espasmo cadavérico ( abiótico consecutivo), mancha verde abdominal (fenômeno transformativo destrutivo - fase de coloração).

    C) Todos são fenômenos abióticos consecutivos. CORRETA.

    D) Arreflexia e cessão da respiração - fenômenos abióticos imediatos.

    E) todos são fenômenos abióticos imediatos.

    Fonte: Prof. Genival Veloso França, Medicina Legal, nona edição.

    Avante, bons estudos!
  • Fenômenos abióticos da morte:

    - resfriamento do corpo ou algidez cadavérica;

    - rigidez cadavérica;

    - livores cadavéricos e hipóstases;

    - desidratação.

  • Daria para marcar a alternativa "C", por exclusão. No entanto, com devida permissão, cumpre lembrar que, segundo o professor Blanco, a questão usou um termo equivocado. A "desidratação", ocorre em pessoas vivas e não em mortas. O termo correto seria: "dessecação". 

    Bons

  • "Ao meu ver"?? Quando for entrar com recurso na banca vou fundamentar: "ao ver de fulano do questões de concursos essa resposta está errada." pra vê o que a banca responde.

  • Resposta: Alternativa "C"

    São fenômenos abióticos consecutivos
    Evaporação tegumentar – desidratação.
          o Decréscimo do peso
          o Pergaminhamento da pele
          o Dessecamento das mucosas dos lábios
          o Fenômenos oculares
               Perda da tensão do globo ocular
               Opacificação da córnea
               Mancha esclerótica ou sinal de Sommer e Larcher
     Resfriamento cadavérico (algor mortis) – na verdade ocorre o equilíbrio térmico com o meio, portanto, se o meio estiver mais quente que o corpo, o corpo esquentará;
          o Depende da temperatura, idade, constituição física, causa mortis, vestes, umidade, arejamento etc.
          o Lento nas 3 primeiras horas, rápido até a 6ª hora e lento após a 6ª hora.
          o O resfriamento médio é de 1,5º C por hora, até que se atinja o equilíbrio (Rentoul e Smith)
     Rigidez cadavérica (rigor mortis)
          o Fatores decorrentes da supressão de oxigênio celular
          o Fenômeno físico-químico – ação dos produtos catabólicos do metabolismo
          o Evolução crânio-caudau (Lei de Nysten-Sommer) – mandíbula - nuca - tronco - membros superiores - membros inferiores
          o Início 1 a 2 horas e final em 8 horas.
     Manchas de Hipóstases – também chamado de livor cadavérico. Consiste em sangue acumulado em posições mais declinosas do cadáver.

          o Tem início precoce com 10 minutos da morte, ficam bem visíveis após duas horas da morte e fixam-se após 8 horas da morte.

    Esses sinais dão a certeza da morte.
    Tríade da morte é o livor cadavérico, o resfriamento cadavérico e a rigidez cadavérica. São sinais indicativos da morte.


ID
822505
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Qual das situações a seguir configura aborto eugênico?

Alternativas
Comentários
  • O ministro Marco Aurélio fez uma clara distinção entre pessoas que têm deficiências de qualquer ordem e a anencefalia. “O anencéfalo é um natimorto. Não há vida em potencial. Logo, não se pode cogitar de aborto eugênico. Não se trata de feto portador de doença grave, que permite vida extrauterina”.

    Apesar de eu discordar do ministro, acredito que esta seja a argumentação para anulação da questão.
  • O aborto terapêutico, estaria justificado como forma desesperada de salvar-se a vida de uma mãe,só será licito se a gestante apresenta perigo vital, se esse perigo estiver sob dependência da gravidez, se a interrupção da prenhez fizer cessar aquele perigo e se esse for o único procedimento capaz de salvar-lhe a vida.

    aborto sentimental, moral ou piedoso, estará justificada a não punibilidade por não se admitir que uma mulher chegasse à maternidade pela violência e pela coação, trazendo no seu ventre um filho indesejado e marcado para sempre pelo ultraje recebido.

    eugênica para  evitar o nascimento de um feto cientificamente sem vida, inteiramente desprovido de cérebro e incapaz de existir por si só
  • "O aborto eugênico, eugenético ou eugenésio, que permite a interrupção da gestação por anomalia fetal, ainda não é admitido por nossa legislação, embora exista proposta nesse sentido no anteprojeto da nova parte especial do Código Penal."


ID
822508
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Ao descrever um achado no exame de corpo de delito, o perito informa: “presença de carúncula mirtiforme”.Qual o significado deste achado?

Alternativas
Comentários

  • carúncula mirtiforme: excrescência arredondada e irregular secundária à rotura e ci'cratização do hímen, após as primeiras relações sexuais. 
  • carúncula mirtiforme: também indica que a mulher já deu a luz. Não compreendi bem tal questão.

  • Tanto a B como a C estão corretas não?

  • Não é ruptura ( conforme letra B) é rotura. Letra C esta correta e significa que é parto antigo. Mas ainda tenho uma dúvida? Mulher com parto cesárea apresenta carúncula mirtiforme?
    TJ-RS - Inteiro Teor. Apelação Crime: ACR 70051599256 RS

    Data de publicação: 05/03/2014

    Decisão: se tratava de hímen roto. A rotura do hímen (defloramento) leva à formação de carúnculas himenais..., por outros elementos probatórios, que o desvirginamento efetivamente tenha ocorrido pelo suposto abuso sexual... mais virgem, e que não havia sinais de desvirginamento recente. É bem verdade que não houve imputação...

    Segue outra questão semelhante:

    Retalhos de hímen roto pelo parto vaginal, os quais se retraem constituindo verdadeiros tubérculos em sua implantação, correspondem a

     a) entalhes himenais. b) hímens cribriformes. c) carúnculas mirtiformes. d) chanfraduras vulvo-himenais.letra C



  • Não é cicatrização "vaginal", mas sim "himenal".

    Por isso a letra "C" está incorreta.

  • Bem observado mrsplynter, precipitei com "após parto vaginal" e marquei letra C.

    Gabarito B.

  • Bem observado mrsplynter !!

    Boa questão!!!

  • Vai ser o nome do meu filho, Carúncula

  • Segundo DELTON CROCE JUNIOR:

    “As ‘carúnculas mirtiformes’ ou os restos fragmentários do hímen, se recente a cópula, poderão indicar a data aproximada do defloramento.”

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em sexologia médico-legal.

    A) ERRADO. Não tem relação com o conceito.

    B) CERTO. Com a habitualidade da conjunção carnal e, principalmente, com o parto vaginal (que promove o esgarçamento do hímen), os relhos remanescentes sofrem significativa retração, ficando reduzidos a pequenas cristas ou tubérculos distribuídos ao longo da linha de inserção himenal, conhecidos como carúnculas mirtiformes.

    C) ERRADO. A cicatrização referente à carúncula mirtiforme é do hímennão da vagina.

    D) ERRADO. Não tem relação com o conceito.

    E) ERRADO. Não tem relação com o conceito.

     Referência utilizada: HERCULES, Hygino de Carvalho. Medicina Legal, Texto e Atlas. São Paulo, Atheneu, 2014. 2a edição.

    Gabarito do professor: Letra B.
  • Após um parto, as rupturas aumentam, restando apenas fragmentos de hímen, os quais são chamados de CARÚNCULAS MIRTIFORMES. Logo, as carúnculas mirtiformes indicam que a vítima já pariu.

  • Carúnculas mirtiformes são consideradas resquícios de uma membrana himenal que foi rompida, seja por constantes relações sexuais, seja por parto vaginal. É importante não associar carúnculas apenas ao parto, embora seja a origem mais comum. Como a carúncula é uma cicatrização do hímen (que é um folheto mucoso) e não da parede vaginal, a letra B é correta e a assertiva C errada. As lesões citadas nas letras A, D e E não têm relação com a sexologia forense, sendo de interesse para a constatação de lesão corporal (lesão cortante), de uso de meio cruel (queimadura) ou de acidente de trânsito (tatuagem asfáltica).

    ALTERNATIVA B


ID
822511
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

O exame de um cadáver no qual os seguintes achados se impõem: livores de hipóstase claros, face rósea, sangue fluido e rigidez tardia permitem ao perito suspeitar fortemente de que se trata de morte causada por:

Alternativas
Comentários
  • "A pessoa morta por monóxido de carbono parace dormi. Sua pele é rosada, seus lábios têm tonalidade também rosada e não se instala a cianose comum nos asfixiados. Apresenta rigidez cadavéria precoce, sangue fluido e rosado, manchas hipostáticas claras, edema cerebral e putrefação tardia."

    Fonte: Eduardo Roberto Alcântara Del-Campo
  • São sinais característicos desse tipo de asfixia:

    - Rigidez cadavérica mais tardia, pouco intensa e de menor duração;
    - Tonalidade rósea da face;
    - Manchas de Hipóstases claras,
    - Pulmões e demais órgãos de tom carmim;
    - Sangue fluido e róseo;
    - Putrefação tardia.


    Além desses vestígios externos e internos, existem muitas reações químicas disponíveis aos legistas para detecção do monóxido de carbono - Prova de Stockis e de Katayama.

    Fonte: Prof. Genival Veloso de França
    Avante, bons estudos
  • Pelo livro do Delton Croce Jr., edição 4, 1998 (eu sei, tá meio antigo, mas enfim...), ele diz que o sinal da asfixia por monóxido de carbono apresenta rigidez cadavérica precoce. Vi em resumos da internet que a rigidez é precoce. Então, como pode ser a letra E, se a questão diz que a rigidez é tardia? Por acaso, alguém saberia me dizer se o livro do França fala diferente?

  • Bruno, também verifiquei este mesmo problema no livro do Delton Groce, mas na edição de 2012 (8ª Edição - Página 1047). Acho que o examinador se enganou, pois a RIGIDEZ É PRECOCE. Também verifiquei em alguns sites a mesma situação.

  • Estudo pelo Genival Veloso de França, e segundo ele a rigidez é TARDIA. Pág. 139/140. 9º Ed. Ano 2011

  • Essa questão de se a rigidez é precoce ou tardia é controversa pois difere entre os autores. O França por exemplo fala que é tardia, já o Hygino diz que é precoce. Aí vai de acordo com o livro que a banca adotar.

  • Asfixia por monóxido de carbono é considerada intoxicação?
  • ASFIXIA EM AMBIENTES POR GASES IRRESPIRÁVEIS

    GVF: A asfixia consiste em energia de ordem físico-química, que altera a função respiratória, inibindo a hematose (transformação do sangue venoso em sangue arterial), podendo levar o indivíduo até a morte.

    > Monóxido de carbono (CO): age fixando-se na hemoglobina formando a carboxiemoglobina, impedindo o transporte do oxigênio para as células.

    OBS: GVF entende que se trata, realmente, de um quadro de asfixia, e não de intoxicação, justamente pela formação da carboxiemoglobina. Já os que entendem que é um quadro de intoxicação, querem se basear nos estudos realizados nas vítimas deste tipo de quadro, que mostram transtornos neurológicos e psíquicos semelhantes ao de uma intoxicação (quando sobrevivem).

    Fonte: Sinópse Juspodivm, Palermo - 2018.

  • Nas mortes por asfixia, em geral, o sangue fica fluído com cor enegrecida (sangue escuro), SALVO nos casos de morte com monóxido de carbono, em que o sangue fica de cor de cereja/róseo e nos casos de afogamento, em que o sangue é claro.

    Na intoxicação por monóxido de carbono a face fica com uma tonalidade rósea “como de vida”.


ID
822514
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Um cadáver encontrado próximo à linha férrea apresenta desarticulação de todos os membros, além de separação do corpo da cabeça. É correto afirmar que se trata de:

Alternativas
Comentários
  • CORRETA letra B
    De forma singela:
    esquartejamento: dividir o corpo em 4 pedaços 
    esgorjamento:lesão incisa na parte anterior do pescoço
    Decapitação: arrancar-se a cabeça do corpo
    Vitrolagem: arremesso de acido sobre a vítima
    espojamento:se não me engano é se dividir o corpo em mais de 4 pedaços.

  • Na verdade a palavra certa é espostejamento que significa separar em postas, ou seja, vários pedaços como ocorrem em explosões!!!
  • Percebe-se que ha um erro nesta questão,

    a questão fala:  Um cadáver encontrado próximo à linha férrea apresenta desarticulação de todos os membros, além de separação do corpo da cabeça.


    Ou seja, membros: Braços- 2 pernas- 2 total de quatro. porem ainda sobra o tronco, restando o corpo dividido em 5 partes mais a decaptação. 

    no total o corpo foi dividido em 6 partes descartando a hipotese de ser esquartejamento.

    logo a resposta correta seria a letra: e
  • Mas França usa o termo esquartejamento para se referir a desarticulação dos membros do corpo do ser humano. 

  • De modo geral, esquartejamento é a secção do corpo em vários segmentos. Há quem entenda que é a divisão em até 4 partes. Mas acredito que, em medicina legal, a diferença entre espojamento e esquartejamento é que este último é baseado em limites anatômicos, por amputação ou desarticulação, enquanto espostejamento se trata da separação em partes desiguais.

  • Resposta letra B
    Vejamos...
    A questão trata de "Um cadáver encontrado próximo à linha férrea apresenta desarticulação de todos os membros, além de separação do corpo da cabeça. Entendi que, a palavra DESARTICULAÇÃO esta dentro do conjunto das lesões produzidas por ação cortante. "dividir o corpo em partes (quartos), por amputação ou desarticulação, quase sempre como modalidade de o autor livrar-se criminosamente do cadáver.

    ESPOSTEJAMENTO - Conjunto de lesões pela redução do corpo a FRAGMENTOS DIVERSOS e irregulares, mais comuns nas mortes por acidentes ferroviários.

    Conclui-se que.
    A DESARTICULAÇÃO = DIVIDIR O CORPO EM PARTES, FORMA REGULAR
    FRAGMENTOS DIVERSOS = DIVIDIDO O CORPO EM PARTES DE FORMA IRREGULAR

    FRANÇA,  nova 
    edição.

    Tb errei a questão...
    Um grande abraço.

  • ESQUARTEJAMENTO   --->  DESARTICULAÇÃO OU AMPUTAÇÃO

  • Esquartejar - A separação por desarticulação ou amputação do corpo em quatro partes, quais sejam: cabeça, tronco e membros (pernas (membros inferiores) e braços (membros superiores). A proximidade da linha férrea era a pegadinha para pensar em espostejamento.

  • E ai pessoal, questão complicada.

    O pega esta no texto "próximo à linha férrea", então a linha férrea não esta relacionada com o corpo.NÃO existindo o atropelamento.

     A questão sita a desarticulação caracterizando o ESQUARTEJAMENTO.


    Definição de ESPOSTEJAMENTO " Lesões representadas pela redução do corpo a fragmentos diversosirregulares, mais comuns nas mortes por acidentes ferrovários."  França 9º edição pág.117.

  • esquartejar é dividir o corpo em 4 pedaços

    espostejar é dividi lo em mais de 4


  • Esquartejamento= Respeita as articulações;

     

    Espostejamento= Não respeita as articulações, corta as partes do corpo em POSTAS.

  • A questão é muito simples. Tem que se entender a cena do crime. Sim, é um crime. Não foi o trem que atingiu a vitima, esta foi morta, esquartejada e decapitada.

    Se fosse um acidente de trem ai poderia haver o espojamento, uma vez que o impacto framentaria a vitima em varios pedaços irregulares.  

  • Questão dá margem para mais de uma resposta. Deveria ter sido anulada.

  • LESÕES  ESPOJETAMENTO = VÁRIOS FRAGMENTOS

    Ex.:  DONO DA PIPOCA YOKI


    ESPOSTEJAMENTO - Conjunto de lesões pela redução do corpo a FRAGMENTOS DIVERSOS e irregulares, mais comuns nas mortes por acidentes ferroviários.

     

    EMPALAMENTO =   INTRODUZ UMA MADEIRA NO ÂNUS ou UMBIGO

     

    DECAPITAÇÃO =   separação da cabeça DO CORPO.

     

    ESGORJAMENTO = PARTE DA LARINGE. NA FRENTE PESCOÇO

    DEGOLAMENTO = PARTE DA NUCA, ATRÁS DO PESCOÇO

     

    ESCARTEJAMENTO    = DIVIDIR O CORPO EM QUATRO PARTES

     

    ENCRAVAMENTO =  PENETRAR OBJETO AFIADO

     

    ARRANCAMENTO = LESÃO CONTUSA.

     

    ESMAGAMENTO:   VERDADEIRA  TRITURAÇÃO  DO PLANO ÓSSEO

  • Nesse sentido, Genival Veloso de França (in Medicina legal. -- 11. ed. -- Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2017. p. 252):

     

    Dentro do conjunto das lesões produzidas por ação cortante, existe o que se chama de esquartejamento, traduzido pelo ato de dividir o corpo em partes (quartos), por amputação ou desarticulação, quase sempre como modalidade de o autor livrar-se criminosamente do cadáver ou impedir sua identificação (Figura 4.4 A).

     

    (...)

     

    A decapitação é também de ocorrência rara e se traduz pela separação da cabeça do corpo e pode ser oriunda de outras formas de ação além da cortante. Sua etiologia pode ser acidental ou homicida e, mais raramente, suicida. Observam-se com mais frequência as decapitações depois da morte, como forma de prejudicar a identificação da vítima (Figura 4.5 A).” (Grifamos)

     

    FOTO, IMAGEM FORTE:

     

    http://www.malthus.com.br/mg_imagem_zoom.asp?id=1727

  • espoSTEjamento existe, esPOjamento não

  • ESQUARTEJAMENTO: Divisão do corpo em 4 partes! Em nenhum momento o enunciado nos fornece tal informação, de extrema RELEVÂNCIA.

    Questão mal elaborada.


ID
822517
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

O sinal de Lichtenberg é uma característica que pode ser encontrada nas mortes por:

Alternativas
Comentários
  • Sinal de Lichtemberg: é o ponto de contato da energia atmosférica com o corpo humano (morte por fulminação), formando "arborizações" ou figuras "dendríticas" ou, ainda, "sinal da samambaia".
    X
    Marca de Jellineck: ponto de contato com o fio elétrico (energia artificial) na pele, deixando um sinal em alto relevo, com depressão central; pode existir metalização na pele.
  • As figuras (sinal ou lesões) Lichtenberg podem ser observadas após um acidente por descarga elétrica natural (raio) e são patognomônicas desta condição. O sinal de se manifesta por lesões dendríticas superficiais na pele de curta duração e que desaprecem rapidamente.Fulminação (é a morte instantânea por descargas elétricas ou raios)
  • Questao duvidosa, pois o sinal pode ser encontrado tanto em morte por fulguraçao quanto em morte por eletroplessão.
  • Peterson, 

    O sinal encontrado em eletroplessão (choque artificial) é o sinal de Jellineck, caracterizado por destaque da pele, salpicos metálicos, marca branca, dura com a forma do objeto. 
  • Eletricidade natural ou cósmica:

    -Fulguração: Ação não letal

    -Fulminação: Ação letal

    Sinal de Licthemberg ( Lesões arboriformes).

    Eletricidade industrial ou artificial:

    -Eletroplessão ( pode ser letal ou não letal).

    -Lesões do Tipo; Marca elétrica de Jellinek.

  • TABELA

    Energias de Ordem Fisica

    Natureza          Descarga Não Letal       Descarga Letal         Ferimento


    Industrial          Eletroplessão                    Eletrocução               Marca Elétrica de Jellinek


    Natural              Fulguração                       Fulminação               Marca de Lichtemberg

     

    -

     

    Facilita "decorar" a descarga não letal: PLEGU (lembrar do cebolinha que não pronuncia a letra R, é bonzinho, não faz mal a ninguém) 

  • GABARITO E

     

     

    Eletricidade Natural  ---->   Conhecida como CÓSMICA

            (eletrofulminação)         Fulminação  --> LETAL  (Fuuuuulminante, morte)

            (eletrofulguração)         Fulguração --> Apenas lesões corporais

                                              Sinal de Lichtemberg --> Aspecto arboriforme ou de samambaia com intensa vasculite local. (para lembrar desse sinal, pensa nos ICEBERGS (lichtemberg), são naturais, vêm da natureza, logo relaciona com a eletricidade NATURAL. )                       

     

     

    Eletricidade Industrial ----> Conhecida como ELETROPLESSÃO

                                                   Sinal de Jellinek --> lesão com marca elétrica, forma especial de queimadura, indolor em razão da destruição dos filetes nervosos locais e pode ter forma circular ou estrelada. (para lembrar desse sinal, pensa nas LONG NEKS (jellinek), são feitas industrialmente, articiais, logo relaciona com a eletricidade artificial.)

  • (Q274170) O sinal de Lichtenberg é uma característica que pode ser encontrada nas mortes por: [...]

    Questão sem gabarito

    Fulminação é a morte instantânea por descarga elétrica ou raios. O Sinal de Lichtenberg aparece cerca de uma hora ou mais após o corpo ser atingido pela energia natural, no caso de a pessoa sobreviver. Conclusão. O Sinal de Lichtenberg não aparece em mortos.

    Obs.: se a pessoa sobrevive não é fulminação; é fulguração.

  • >Eletricidade natural ou cósmica: começa com consoante

    -FulMinação:ação letal (ocorre Morte)

    -Fulguração:ação não letal

    Sinal de Licthemberg: lesões arboriformes ou de samambaia(ocorre nos VASOS, os vasos ficam inflamados (vasculite elétrica).)(temporária)

     

    >Eletricidade industrial ou artificial: começa com vogal

    -Eletroplessão ( Letal ou não letal).

    -Eletrocussao (Letal)

    Sinal de Jellinek: (marca de entrada da corrente elétrica na pele da vítima (queimadura, lesão dura, seca, indolor de bordos elevados e pode ser patognomônica, reproduzindo a forma do condutor), mas nem sempre está presente>>PORTANTO>> a causa da morte não se infere por essa marca(perito não pode se basear nessa marca, pois nem sempre aparece e também morreu da queimadura e não da marca).


ID
822520
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Em relação à morte por afogamento, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA A

    SINAIS DE MORTE POR AFOGAMENTO:

    *Hipotermia
    *Pele anserina
    *Retração do mamilo, escroto e do pênis
    *Maceração da epiderme
    *Tonalidade vermelha dos livores cadavéricos
    *Cogumelo de espuma
    *Erosão dos dedos
    *Mancha verde de putrefação
    *Presença de líquido das vias respiratórias
    *corpos estranhos no líquido das vias respiratórias
    *sinal de BROUARDEL
    *Manchas de PALTUF
    *CRIOSCOPIA: aumentada (água doce) e diminuída (água salgada)
  • São equimoses puntiformes de coloração vermelho-vivo, localizadas mais frequentemente subpleural, subpicárdicas, no pericrânio e no timo das crianças. São comuns a quase todos os tipos de asfixias e consequentes ao aumento da pressão arterial.

    As manchas de tardieu aparecem em vítimas de afogamento.



    Agora me expliquem uma coisa: Qual o erro da Letra B?
  • Vinícius, acho que a assertiva acabou confundindo Manchas de Tardieu com Manchas de Paltauf.

    QUESTÃO:Equimoses subpleurais conhecidas como manchas de Tardieu são comumente encontradas no afogamento. (ASSERTIVA INCORRETA).

    EXPLICAÇÃO: Manchas de Tardieu consistem em um pontilhado avermelhado subpericárdio. São sufusões sanguíneas arredondadas e puntiformes.
    As Manchas de Paltauf são equimoses subpleurais caracterizadas por manchas violáceas que recobrem a superfície das pleuras, principalmente nos afogados. Ambas são espécies de achados cadavéricos presentes em casos de asfixia.

    Retirado do livro Fundamentos de Medicina Legal para os Acadêmicos de Direito, de Artur Cristiano Arantes.
  • o erro da letra b estah na palavra COMUMENTE. As manchas de Tardieu sao RARAS no afogamento.
  • a) São sinais cadavéricos encontrados: temperatura da pele baixa, pele anserina, maceração da epiderme, cogumelo de espuma. CORRETA

    Pele anserina é a pele arrepiada e cogumelo de espuma ocorre quando o líquido proteíco volta pelas vias aéreas. 

    b) Equimoses subpleurais conhecidas como manchas de Tardieu são comumente encontradas no afogamento. ERRADA

    Manchas de Tardieu são raramente encontradas nos afogados, as manchas comumente encontradas são as de Paltauf (hemorragias subpleurais vermelho claro) 


    c) A tonalidade e a densidade do sangue são similares às encontradas nos outros tipos de asfixia, como sangue escurecido e denso. ERRADA

    Nas asfixias em geral o sangue fica escurecido e fluido. 

    d) O exame histológico do pulmão do afogado revela sinais de infarto do tecido pulmonar por tromboembolismo. 
    ERRADA

    Pulmão sofre enfisema aquoso. 

    e) O estudo geológico e do plâncton permite determinar a cronologia do afogamento. 
    ERRADA

    Esses estudos permitem determinar o possível local de afogamento e não a hora em que o mesmo ocorreu (cronologia).

    Espero ter ajudado!
  • o erro da letra "B" não está no fato das manchas de tardieu serem encontradas raramente em afogados, tendo em vista que elas são comumente encontradas em todos os tipos de asfixias. O erro está no conceito dado para mancha de tardieu.

    A questão apresentou o conceito das manchas de Patauf, como sendo o das manchas de Tardieu, aí estava o erro da questão.
  • Pessoal,

    As manchas de Tardieu são equimoses puntiformes de coloração vermelho-vivo. Podem ser subpleural, subpicárdicas, no pericrânio e no timo das crianças. São comuns a quase todos os tipos de asfixias e consequentes ao aumento da pressão arterial. Porém, as equimoses subpleurais de Tardieu são raras nos afogados, conforme afirma FRANÇA. 
  • Equimoses subpleurais, são comumente encontradas no afogamento.

    MANCHAS DE PALTAUF

  • Pela minha pesquisa aqui as manchas de Tardieu são encontradas sim em afogamento, o erro ao meu ver esta mesmo no Comumente, como já mencionado.

  • Manchas de Tardiu são comuns a todas as asfixias

  • Questão que cabe recurso de anulação. Pode existir o fato do Afogado não apresentar NENHUM sinal, como o caso dos afogados brancos. O Gabarito não traz nenhum termo que apresente ou dê a ideia de um comportamento geral.  A alternativa sugere uma proposição como se fosse uma regra:

    "São sinais cadavéricos encontrados: temperatura da pele baixa, pele anserina, maceração da epiderme, cogumelo de espuma"

    EU responderia que NEM SEMPRE. Basta que eu mostre um caso falso para eliminar a alternativa, que é o caso do afogamento Branco. Por este critério não teria nenhuma resposta correta. Acertei a questão, mas cabe plenamente recurso!

  • AFOGAMENTO
     “É a morte que resulta da supressão do arejamento pulmonar por obstáculo constituído por líquido que penetra nas vias aéreas (submersão-asfixia), ou a que resulta do simples contacto do líquido com o corpo (submersão-inibição)" (Carlos Lopes, 1977)


    • Sinais ao exame externo:
    • - Enrugamento da pele (pele anserina);
    • - Maceração da pele (muito evidente nas mãos e pés);
    • - Depósito de areias, algas, lama na superfície corporal;
    • - “Cogumelo de espuma" (recobrindo a boca e fossas nasais);
    • - Livores mais tênues que o habitual (livores róseos).


    Sinais ao exame interno:
    • - Presença de corpos estranhos na via aérea e digestiva (areia, algas, líquido);
    • - Pulmões muito distendidos, com congestão muito intensa e drenagem abundante de líquido de edema nas secções de corte;

     

    LUIS - QG

  • SINAIS DE PROBABILIDADE DE AFOGAMENTO REAL

     

    Cogumelo de espuma (nariz e boca).

     

    • Pele anserina (arrepiada).

     

    • Lesões de arraste.

     

    • Corpos estranhos na porção mais superior da luz da árvore respiratória (laringe e traqueia).

     

    • Trajes de banho.

    • Cabeça de negro.

  • A temperatura da pele baixa, pele anserina, maceração da epiderme, cogumelo de espuma. CORRETO

    B Equimoses subpleurais conhecidas como manchas de Tardieu são comumente encontradas no afogamento. ERRADO

    • Manchas de Tardieu são comumente encontradas em todas as asfixias EXCETO por afogamento, onde encontramos masi comumente as manchas de PALTAUF.

    C A tonalidade e a densidade do sangue são similares às encontradas nos outros tipos de asfixia, com sangue escurecido e denso. ERRADO

    • Nas asfixias em geral o sangue fica mais escurecido e mais FLUIDO, pela presença de CO2. Exceto na morte por asfixia por monóxido de carbono, onde o sangue fica mais CLARO.

    D O exame histológico do pulmão do afogado revela sinais de infarto do tecido pulmonar por tromboembolismo. ERRADO

    • O pulmão sofre EFISEMA AQUOSO

    E O estudo geológico e do plâncton permite determinar a cronologia do afogamento. ERRADO

    • Permite saber o LOCAL do afogamento.

ID
822523
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

A descrição de um orifício de entrada de projétil de arma de fogo com buraco de mina de Hoffmann, escoriação de massa de mira (sinal deWerkgartner), zona de esfumaçamento, zona de tatuagem, equimoses e queimaduras, está relacionada com:

Alternativas
Comentários
  • O tão popular tiro à queima roupa, como o próprio jargão nos fala, as características são de que ao ser atingido a vítima estava tão perto do agressor que alguns sinais foram impressos, tornando assim inequívoco a sua classificação.
    Hoffmam, pode ser observado o tecido em volta do ferimento em movimento eliptico, a escoriação da massa de mira, dá se no momento que o cano da arma de fogo é encostado na pele da vítima, o esfumaçamento e a tatuagem, queimaduras, sao pela ação dos gases e da queima da pólvora que tambem deixa resíduos que embasam a agressão.
  • Caro Genalson,

    o tiro a queima roupa não seria o de curta distancia?


    No tiro encostado nós temos alguns elementos do tiro a curta distância, bem como elementos próprios , que os diferenciam dos demais:

    Câmara de mina Hofmann
    Sianl do Funil de Bonnet
    sinal de Benassi
    Sinal de Puppe-Werkgartner

  • Pessoal apenas um macetezinho que pode ajudar. SEMPRE que existir algum tipo de sinal como de Hoffmann,Werkgartner,Bonnet e Benasi, é caracterizado o disparo encostado. Bons Estudos!
  • Acredito que o único dado para desvencilhar tiro encostado e tiro à curta distância seria o sinal de Werkgartner, pois este sinal apresenta a marca do cano da arma. Logo tiro encostado.


    Avante, bons estudos!
  • Tiro encostado: são ferimentos com forma irregular, denteada ou com entalhes (ação dos gases da explosão nos tecidos), de vertentes enegrecidas e desgarradas, principalmente em planos ósseos, como o crânio ("câmara de mina de Hoffmann" ou "golpe de mina").

    Nos tiros encostados, pode-se encontrar um halo de fuligem na lâmina externa do crânio, costelas e escápulas (Sinal de Benassi) e, na pele, o desenho da boca e da massa de mira do cano (Sinal de Werkgaertner).


  • Pelo o que eu entendi, a questão falou de varios sinais decorrentes do tiro encostado. A zona de tatuagem está se referindo ao Sinal de Werkgartner. 

  • Tiro Encostado:

    Câmara de mina de Hoffman ou "golpe de mina" : vertentes enegrecidas e desgarradas em planos ósseos.

    Sinal de Werkgaertner: desenho da boca e da massa da mira do cano na pele ( não óssea).

    Sinal de Benassi: halo de fuligem na lâmina externa do crânio.

    +

    Efeitos Secundários ( decorrem devido a um possível recuo do tiro encostado; zona de chamuscamento, esfumaçamento e tatuagem).

    O tiro encostado pode ocorrer efeitos secundários, porém não é regra


    Ao amigo abaixo:

    Zona de tatuagem: é a presença de pólvora incombusta na lesão, totalmente diferente de Werkgaertner.

  • Amigos concurseiros, 

    Caso alguém possa me ajudar, tive a seguinte dúvida: se o Sinal de Werkgartner é característico do cano/mira da arma aquecidos pelo disparo, consistente em queimadura ao redor do orifício em tiros encostados, como conciliá-lo com as zonas de tatuagem e esfumaçamento, por exemplo, que vão para o interior da lesão nesse tipo de disparo?!

    Desde já, muito obrigado! À luta!

  • Jorge, eu tbm pensei a mesma coisa! A questão deu as características  do tiro encostado e do de curta distância pq zona de esfumaçamento e zona de tatuagem são de tiro a curta distância, vez que são efeitos do cone de explosão. No tiro encostado, esses efeitos secundários do cone vão estar dentro do orifício de entrada, dai eles recebem esses epônimos, como por exemplo, o Sinal de Benassi que é o halo fuliginoso na lâmina externa do osso  e que não se confunde com zona de esfumaçamento, é efeito da mesma causa porém vai ficar de forma diferente na pessoa que levou o tiro.
    Sobre o tiro encostado autores dizem que "geralmente" são sem zona tatuagem e de esfumaçamento. O caso da questão deve ser uma exceção então. Mas eu não consigo imaginar uma ferida assim não, q foi de tiro encostado e que ainda teve esses efeitos secundários...

  • A questão mistura efeitos do tiro de curta distancia com o tiro de encosto. O tiro de encosto produz câmara de mina de Hoffman e sinal de Benassi, mas não produz tatuagem nem zona de esfumaçamento, estes últimos são decorrentes do tiro a curta distância. 

  • Essa pergunta houve uma mescla, com isso temos mais de uma resposta certa.

  • Lesão produzida por projéteis múltiplos = ROSA DE TIRO

    Tiro encostado = sinal deWerkgartner

     

  • * Sinal da Câmara de Mina de Hoffmann
    - Disparos sobre superfície óssea: ocorre impregnação de partículas incombustas na tábua óssea externa
     

    LUIS - QG

  • Questao mal elaborada, pelo motivo de zona de tatuagem e esfumaçamento. 

    De acordo com GENIVAL FRANÇA:

    Tiro encostado: Têm forma irregular, denteada ou com entalhes, devido à ação resultante dos gases, que descolam e dilaceram os tecidos. É muito comum nos tiros encostados na fronte e chama-se câmara de mina de Hoffmann. Não há zona de tatuagem nem de esfumaçamento, ainda permitem deixar impresso na pele o chamado sinal de Werkgaertner 

    zona de tatuagem e esfumaçamento sao caracteristicas de tiro a curta distancia. 

  • Pessoal, o tiro encostado não gera zona de tatuagem.

    Não entendi essa questão.

  • " As zonas de chamuscamento, esfumaçamento e tatuagem ficam todas no interior do corpo, mas o orifício de entrada permanece com sua configuração circular ou elíptica, com bordas invertidas. Por vezes, na dependência da força com que a arma foi pressionada sobre a região atingida, é possível evidenciar a marca do cano sobre a pele. Isso é chamado de “Sinal de Werkgaertner”." fonte: Estratégia Concursos

    Acho que esse aprofundamento em saber que as zonas de chamuscamento, esfumaçamento e tatuagem se encontram no interior do corpo é bem específico para o cargo de médico-legista. Mas só por mencionar o sinal de Wergaertner já dá para acertar a questão eliminando as alternativas não correspondentes ao sinal que é característico de tiros encostados.

  • O cara que fez essa questão ou ele tava bêbado ou realmente não tinha conhecimento algum sobre o assunto.


ID
822526
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Em um cadáver encontrado próximo à rede ferroviária devem ser consideradas as seguintes hipóteses: suicídio, homicídio, acidente ou atropelamento “pós-mortem” para dissimular homicídio.Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Bem, a questão começa um pouco confusa.
    Mas, na verdade, ela pretende que o candidato escolha a opção correta, dentre as apresentadas.
    Eu não sei a fundamentação técnica, mas acredito que a resposta pode ser encontrada por dedução e até mesmo por exclusão.
    Por dedução:
    Quando alguém pretende se suicidar, espera-se que este deite na ferrovia. Assim, observar-se-ia secções na altura do pescoço e do abdomen, devido à distância das rodas.
    Por exclusão:
    a) INCORRETA - as lesões internas e externa possuem, sim, relação. Onde se observa lesão externa, tendo em vista o peso do trem, também se encontra lesão interna.
    b) INCORRETA - não há reação vital "post-mortem".
    c) INCORRETA - nos acidentes, a vítima poderia estar em diversas posições, assim, não é possível determinar se a secção seria no membro superior.
    d) INCORRETA - São comuns as reações vitais em pessoas vivas.
    Resposta correta: E.
  • Questão extraída totalmente da obra do Prof. Genival, nona edição.

    a) Todas essas questões poderão ser solucionadas por meio da necropsia (vestígios internos pelos legistas), do estudo do local dos fatos (exame perinecroscópico pelos peritos criminais), da posição do corpo e das informações de testemunhas.ERRADA

    b) Nos atropelamentos "post mortem"para dissimular homicídio, nota-se um grande número de lesões sem reação vital e apenas se veem tais reações nas lesões produzidas dolosamente.ERRADA

    c) Nos acidentes é mais comum as secções das pernas e braços.. ERRADA

    d) Nos casos de suicídio ou acidente são achados comuns a presença de reação vital das lesões como manchas equimóticas e infiltração hemorrágica dos tecidos. ERRADA

    e) Segundo o prof. Genival, a localização e o tipo das lesões em pescoço e abdômem são indícios  comuns nos casos de suicídio.CORRETA

    Avante, bons estudos!

  • Não consigo pensar em qual comentário é pior... pqp!

  • Vc conseguiu externar meu pensamento kkkkk

     

  • KKKKK NÉ ISSO!!

  • N ão sei da onde o prof genival tirou que no suicídio as lesões mais comuns sao no abdomen e no pescoço. Acho que foi dos filmes, vendo uma pessoa deitada na linha do trem.

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em traumatologia médico-legal.

    A) ERRADO. As lesões observadas externamente se relacionam com as lesões dos órgãos internos, uma vez que pode-se incluir dentro do conjunto destas lesões um quadro representado pela redução do corpo a fragmentos diversos e irregulares denominado espostejamento.

    B) ERRADO. Nos atropelamentos post mortem para dissimular homicídio, nota-se um grande número de lesões sem reação vital e apenas se veem tais reações nas lesões produzidas dolosamente.

    C) ERRADO. Nos acidentes, é mais frequente a secção das pernas, e não dos membros superiores e pescoço.

    D) ERRADO.  Em ambas as situações é comum encontrar a presença acentuada das reações vitais das lesões como manchas equimóticas, infiltrados hemorrágicos dos tecidos e placas de sangue coagulado.

    E) CERTO. Nos casos de suicídio, em geral se observa a secção transversal do corpo ao nível do pescoço ou do abdome. Nos acidentes, é mais comum as secções das pernas.

    Referência utilizada: FRANÇA, Genival Veloso. Medicina Legal. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2017. 11a edição.

    Gabarito do professor: Letra E.

ID
822529
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Ao estudar as energias de ordem química, deve-se conhecer a ação dos cáusticos e venenos.Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Os cáusticos apresentam ação externa, causando lesão apenas pelo contato físico. Exemplo: os ácidos e as bases.
    Já os venenos precisam ser ingeridos para que a lesão ocorra, ele deve atingir à corrente sanguìnea. Exemplo: Remédios em elevada dosagem, cicuta.

    A lesão por Vitriolagem são queimaduras químicas em geral, causada pelos cáusticos.

    E são formas de se classificar os venenos: estado físico, origem, funções químicas e usos.

    Logo por eliminação, a correta é a letra D

  • Estudo analítico dos itens:

    a) A ação dos cáusticos acontece externamente, provocando lesões tegumentares mais ou menos graves.

    b) Essas substâncias podem agir externa (cáusticos) ou internamente (venenos).

    c) As lesões como vitriolagem decorrem do contato com cáusticos (ácido sulfúrico), produzindo escaras secas e esbranquiçadas.

    d) O percurso do veneno através do organismo tem as seguintes fases: penetração, absorção, distribuição, fixação, transformação, eliminação, mitridatização, toxicidade, intolerância, sinergismo e equivalente tóxico (França, nona edição, pág. 131).

    e) Essa classificação são para os venenos.

    Avante, bons estudos!
  • Características de diferenciação básica:

    Cáusticos

    -Atuam externamente

    -Lesões tegumentares

    -Efeitos coagulantes ou liquefacientes

    -Inclui-se álcalis, ácidos, sais

    -Lesão: Vitriolagem



    Venenos

    -Atuam internamente

    -Ágricolas, industriais

    -Podem-ser ingeridos por diversas vias

    -Veneno conhecido usado na 2º GM : cianureto de potássio

    -função orgânica(aldeído, hidrocarbonetos...) ou não orgânica ( óxidos,ácidos..).

    -líquidos, sólidos ou gasosos.

    -penetração, absorção, distribuição, fixação, transformação, eliminação, mitridatização, toxicidade, intolerância, sinergismo e equivalente tóxico 

  • Crime de vitriolagem é aquele perpetrado mediante arremesso de ácido sulfúrico contra a vítima, com o objetivo de lhe causar lesões corporais deformantes da pelé e dos tecidos subjacentes. 

     

    Caracteriza, portanto, crime de lesão corporal gravíssima, pela deformidade permanente (art. 129, 2º, inc. IV, do CP: Art. 129. Ofender a integridade corporal ou a saúde de outrem: (...) 2º Se resulta: (...) IV - deformidade permanente ). 

     

    https://lfg.jusbrasil.com.br/noticias/1971494/o-que-e-crime-de-vitriolagem-joaquim-leitao-junior

  • c)As lesões descritas como vitriolagem são causadas por envenenamento crônico.

     

     

     

    LETRA C – ERRADA - Croce, Delton Jr. (in Manual de medicina legal— 8. ed. — São Paulo : Saraiva, 2012. P. 367)
     

     

    Vitriolagem

     

    Chamam-se vitriolagem as lesões viscerais e cutâneas produzidas por substâncias cáusticas (de Kaustikos, o que queima).

     

    São substâncias cáusticas tanto os ácidos (ácido sulfúrico ou óleo de vitríolo, que empresta seu nome à vitriolagem, o ácido azótico ou nítrico, o ácido clorídrico, o ácido crômico, o hipoclorito de sódio, o permanganato de potássio, o fenol, o fósforo branco, a água de cobre — mistura de água, ácido sulfúrico e ácido oxálico), que atuam por coagulação das albuminas e intensa desidratação dos tecidos mortificados, quanto as bases cáusticas (potassa, soda, amônia), liquefacientes que agem por dissolução dos minerais, todas essas substâncias determinando na pele e nas mucosas ulcerações sem nenhuma tendência a hemorragias, em que pese causarem queimaduras químicas ou dano progressivo até que sejam totalmente inativadas pela reação com os tecidos.


    A natureza jurídica da vitriolagem pode ser criminosa, suicida ou acidental.” (Grifamos)

  • d)São fases do percurso do veneno no organismo: penetração, absorção, distribuição, fixação, transformação, eliminação.


     

    LETRA D – CORRETO - Nesse sentido, Genival Veloso de França (in Medicina legal. -- 11. ed. -- Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2017. p. 350):

     

    Fisiopatologia

     

    O percurso do veneno através do organismo tem as seguintes fases: penetração, absorção, distribuição, fixação, transformação e eliminação. ” (Grifamos)

  • e) São formas de se classificar os cáusticos: estado físico, origem, funções químicas e quanto ao uso.

     

    LETRA E – ERRADO – Essa é classificação de venenos. Nesse sentido, Genival Veloso de França (in Medicina legal. -- 11. ed. -- Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2017. p. 350):

     

    “Os venenos se classificam em:

     

    quanto ao estado físico: líquidos, sólidos e gasosos

     

    quanto à origem: animal, vegetal, mineral e sintético

     

    quanto às funções químicas: óxidos, ácidos, bases e sais (funções inorgânicas): hidrocarbonetos, alcoóis, acetonas e aldeídos, ácidos orgânicos, ésteres, aminas, aminoácidos, carboidratos e alcaloides (funções orgânicas)

     

    quanto ao uso: doméstico, agrícola, industrial, medicinal, cosmético e venenos propriamente ditos.” (Grifamos)

  • a) A ação dos cáusticos é principalmente interna, com alterações da coagulação sanguínea.

     

    LETRA A – ERRADO – A ação dos cáusticos se dá principalmente externamente. Genival Veloso fala em lesões tegumentares, que são lesões na pele. Nesse sentido, Genival Veloso de França (in Medicina legal. -- 11. ed. -- Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2017. p. 297):

     

     

    “Os cáusticos são substâncias que, de acordo com sua natureza química, provocam lesões tegumentares mais ou menos graves. Essas substâncias podem resultar em efeitos coagulantes ou liquefacientes” (Grifamos)

  • cáustico-ÁUSTICOS

    -Atuam externamente

    -Lesões tegumentares

    -Efeitos coagulantes ou liquefacientes

    -Inclui-se álcalis, ácidos, sais

    -Lesão: Vitriolagem

     


ID
822532
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

A estimativa do tempo de morte é umdos temasmais complexos e importantes da perícia médico-legal. Entre os fenômenos listados abaixo, qual NÃO está relacionado ao diagnóstico cronológico da morte?

Alternativas
Comentários
  • R: A

    Autólise tecidual

    Logo após a morte ou após a retirada de um fragmento de tecido ou órgão de um indivíduo vivo, devido à falta de vascularização e oxigenação das células, as membranas celulares e das organelas se rompem, com a liberação de enzimas lisossomais que destrõem o próprio tecido. A autólise é, portanto, a destruição do tecido por suas próprias enzimas, levando à decomposição do mesmo.

    Bons Estudos!!!

    É pesquisando que se aprende.
    Eu nao tinha nem ideia!!! rsss

    Fonte:
    http://www0.rio.rj.gov.br/ijv/remessa_pecas.shtm
  • Resposta: A
    a) Autólise tecidual: Não relacionado ao diagnóstico cronológico de morte. Trata-se de um fenômeno transformativo destrutivo, sinal de morte evidente, decorrente da diminuição da oxigenação e nutrição celular, acúmulo de ácido lático - Acidificação - diminuição do Ph, rompimento de organelas citoplasmáticas - lisossomos, liberação de enzimas proteolíticas. Vale ressaltar que é um processo que ocorre sem participação bacteriana
    b) Esfriamento do cadáver: Em nosso meio é de 0,5 ºC nas três primeiras horas; a seguir, o decréscimo de temperatura é de 1 ºC por hora, até o restabelecimento do equilíbrio térmico com o meio ambiente. Ocorre de forma mais lenta em: obesos; envoltos em roupas ou cobertores; ambientes fechados ou sem circulação de ar; vítimas de insolacão, intermação, envenenamento e doenças infecciosas agudas. Mais rápido em: crianças e velhos; doenças crônicas e grandes hemorragias
    c) Rigidez cadavérica: ocorre na seguinte ordem: na face, nuca e mandíbula, 1 a 2 horas; nos músculos tóraco-abdominais, 2 a 4 horas; nos membros superiores, 4 a 6 horas; nos membros inferiores, 6 a 8 horas post mortem. A rigidez cadavérica desaparece progressivamente seguindo a mesma ordem de seu aparecimento, cedendo lugar à flacidez muscular, após 36 a 48 horas de permanência do óbito.
    d) Livores de hipóstase: surgem habitualmente entre 2 a 3 horas, fixando-se definitivamente no período de 8 a 12 horas após a morte.
    e) Manchas verdes abdominais: surge entre 18 a 24 horas, estendendo-se progressivamente por todo o corpo do 3.º ao 5.º dia após a morte.
    Fonte: Delton Croce Jr., Manual de Medicina Legal, 8ª Ed., Saraiva, São Paulo, 2012.

  • Complementando:

    A questão buscou confundir: Autólese Celular que é o 1º fenômeno imediato pós-morte, com, Autólese tecidual que não possue característica de diagnóstido de tempo de morte.

    Força e Fé.
  • O fenômeno da autólise consiste num processo de destruição celular, caracterizado por um série de fatores fermentativos anaeróbicos que se verifica na intimidade da célula, motivados pelas próprias enzimas celulares e que levam à destruição do corpo humano logo após a morte.

    Logo, depreende-se que tal fenômeno não consiste no estudo do tempo da morte (cronotanatognose). Haja vista que o processo elencado pode ser sofrer inúmeras influências: idade, fatores ambientais, causa mortis, etc.

    Há inúmeros sinais químicos e bioquímicos listados pelo Mestre Genival Veloso ( nona edição) para verificar a acidificação do tecidos, no que concerne ao diagnóstico de morte.

    Avante, bons estudos!

ID
822535
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Após quanto tempo do óbito um cadáver começa a apresentar a “circulação póstuma de Brouardel”?

Alternativas
Comentários
  • Aparecimento na pele de veias cheias de sangue pela composição visceral causada pelo aumento de volume das cavidades abdominais pelos gazes gerados pela putrefação cadavérica.

    36 e 48 horas após a morte. 
  • Concordo amigo, o livro do frança diz entre 36 e 48h.
    ao meu ver nao há alternativa correta.
  • Fase Gasosa(enfisematosa): passa a ser observada simultaneamente à fase cromática, geralmente após 48 horas de morte, e se caracteriza pela presença de inúmeras bolhas na epiderme(flictenas putrefativos) que, ao se romperem, liberam odor característicamente fétido. A distensão produzida pelos gases no interior dos vasos sanguíneos e a coloração escura do sange ao ser putrefeito dão origem à acentuação deste vasos, conhecida como circulação cadavérica(circulação póstuma de Brouardel)
  • O sinal de CIRCULAÇÃO PÓSTUMA DE BROUARDEL é característica da segunda fase da putrefação (Fenômenos transformativos destrutivos): Fase gasosa.



    Esses sinais são evidenciados pelo escoamento passivo do sangue para periferia, destacamento da epiderme, coloração escura do sangue. Geralmente, nota-se entre 36-48 horas.
    Portanto, acredito que a mesma deveria ter o seu gabarito alterado.

    Avante, bons estudos!
  • O Blanco fala que pode ser entre 48h e 72h. 

    Questão ao meu ver também sem resposta correta!
  • A título de complementar os comentários. No meu material condiz com a Letra B.

    A mancha verde abdominal surge, em regra, dentro de 24 a 36 horas depois da morte e estende-se por toda a superfície corporal adquirindo uma tonalidade verde-enegrecida por volta do 3º-5º diaquando começa a aparecer a "circulação póstuma de Brouardel".

    Professora Fatima Albuquerque Taufick (Estratégia)

  • A Circulação póstuma de Brouardel surge na fase de Enfisema ou gasosa, vez que o abdome distende-se (estufa) r s pressão dos gases espreme os vasos intra-abdominais, empurrando o sangue aí contigo para os vasos superficiais, situados abaixo da pele. Esses vasos ficam cheios de sangue e se tornam visíveis. (Neusa Bittar, p; 129)

  • Pois é amigos, o livro do frança fala em 36h-48h, mas há outros autores que falam de 3-5 dias.


    Alguém sabe dizer qual o correto??? afinal, não estamos falando de doutrina jurídica, medicina legal é um campo bem mais objetivo, não pra dizer que são doutrinas divergentes, alguém tá correto e alguém ta errado.



  • Vou no IML saber a verdade...

  • CROMATICA - 20 A 24h

    GASOSA - 2 a 4 dias

    COLIQUATIVA - 1 mes ate varios meses

    ESQUELETIZAÇAO - 3 a 5 anos

  • no livro do França encontrei: Essa mancha verde se estende a todo o corpo depois do 3o ao 5o dia e sua tonalidade se acentua cada vez mais, dando uma coloração verde-enegrecida ao corpo, com presença de vesículas contendo líquido hemoglobínico, e, pelo destacamento de amplos retalhos de epiderme, surgem os desenhos vasculares em forma arborescente, conhecidos como “circulação póstuma de Brouardel”

  • CIRCULAÇÃO PÓSTUMA DE BROUARDEL é 36h a 48h nao confundir com a MANCHA VERDE DE BROUARDEL que é no ABDOMEN e com 24hs!!!!

     

    Ex nunc.

  • Rafael Melo, Medicina legal é um campo bem mais objetivo???

     

    Amigo, toda ciência tem discussão doutrinária. E a cronotanatognose então, essa tem discussão a rodo!

  • gb B??= CIRCULAÇÃO PÓSTUMA DE BROUARDEL: à medida que os gases vão aumentando, a circulação começa a se desenhar na superfície do corpo. Esse sangue está sendo empurrado para cima pelos gases da putrefação, indicando que a quantidade de gases está aumentando.
     

    , já há produção de gás suficiente para distender o abdômen e espremer os grandes vasos e o coração, empurrando o sangue para as veias superficiais, que se tornam mais visíveis e de cor pardo-esverdeada escura, desenhando uma rede.  É a CIRCULAÇÃO PÓSTUMA DE BROUARDEL.

    Na cavidade abdominal, observa-se que o pigmento biliar atravessa a parede da vesícula e se impregna nas vísceras vizinhas, tornando-as esverdeadas. 

    Os gases do intestino grosso atravessam sua parede e, penetrando nas vísceras maciças, lhes conferem cor anegrada nos pontos de contato.

    Mancha verde abdominal
    A mancha verde abdominal quase sempre se localiza na fossa ilíaca direita, sendo atribuída à
    sulfoxi-hemoglobina. Justifica-se esta região devido ao ceco ser o segmento intestinal de maior
    proporção, mais distendido e mais próximo à parede abdominal e, ainda, pela maior concentração
    gasosa nesta parte do intestino. Em média surge entre 24 e 36 h depois da morte, sendo muito mais
    precoce nas regiões de clima quente. Entre nós, já observamos seu aparecimento até 18 h depois do
    óbito.
    Essa mancha verde se estende a todo o corpo depois do 3o ao 5o dia e sua tonalidade se acentua
    cada vez mais, dando uma coloração verde-enegrecida ao corpo, com presença de vesículas
    contendo líquido hemoglobínico, e, pelo destacamento de amplos retalhos de epiderme, surgem os
    desenhos vasculares em forma arborescente, conhecidos como “circulação póstuma de Brouardel”


    MANCHA VERDE DE BROUADEL:

           Essa mancha é o resultado de uma reação entre um gás produzido pelas bactérias da putrefação (gás sulfídrico – enxofre) e esse gas reage com a hemoglobina (proteína que da cor vermelha do sangue). Assim forma-se um produto chamado sulfoxi-hemoglobina.

           Como a quantidade de bactérias é maior dentro do intestino grosso, e como lá fica muito próximo da pele, e como a maioria dos cadáveres serem encontrados de barriga pra cima, é comum aparecer, na face direita, uma mancha esverdiada. Essa mancha diz que a putrefação já começou. Na maiora dos lugares no Brasil, entre 24 a 36 horas aparece a mancha.

           Geralmente, essa mancha é no abdomem, mas em determinadas situações, aparece em outra localização.

    fonte: blanco e hygino

  • Marquei a A como correta. Já vi autores e professores variar um pouco neste tempo de surgimento da circulação póstuma de Brouardel, dizendo que o mesmo seria após 1 semana, de 2 a 7 dias e agora este de 3 a 5. O ideal seria realmente, no edital, indicar a biografia correta sobre este tema, já que não há consenso na doutrina. 

  • Tá maluco... a principal doutrina diz

     

    1 º dia = não inflamáveis

    2º ao 4º dia = inflamáveis

    5º dia em diante = não inflamáveis

     

    Logo, no primeiro dia (antes de 24h) já temos os gases de Brouardel...

  • Gab B

    Circulação Póstuma de Brouardel: É o desenho produzido dentro dos vasos sangúineos e subcutâneos, dilatados pela decomposição do sangue e formação de sulfahemoglobina e hematina. Surge na fase gasosa, geralmente entre 36 a 48 horas após a morte, ou seja, de 3 a 5 dias .

     

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em tanatologia forense.


    Para estudo deste tópico, sugiro que o candidato faça uma linha do tempo incluindo os principais fenômenos cadavéricos, seu tempo estimado de início e fim. Várias questões abordam esses pontos.


    A) ERRADO. Esse fenômeno geralmente ocorre antes de uma semana.


    B) CERTO. Os gases da putrefação, durante o período enfisetamoso da putrefação, fazem pressão sobre o sangue que foge para a periferia e, pelo destacamento da epiderme, esboça na derme o desenho vascular. Essa fase surge em até 24 horas após o óbito, podendo se estender até por duas semanas.


    C) ERRADO. Esse fenômenos ocorre após 24 horas do óbito.


    D) CERTO. Dependendo da bibliografia utilizada, esta resposta também pode ser considerada correta. Além disso, o tempo de instauração dos fenômenos varia dependendo do clima também. 


    E) ERRADO. Esse fenômeno ocorre após 24 horas do óbito.


    Gabarito do professor: alternativa B.

ID
822538
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Em relação à rigidez cadavérica, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • R: D
    RIGIDEZ CADAVÉRICA


    A rigidez cadavérica é um processo que é percebido 1,5 a 2 horas após a morte. Não é um tempo fixo, mas variável.
    De 18 a 24 horas, a rigidez começa a desaparecer.
    O que é a rigidez cadavérica?
    Nossos músculos ficam sem receber oxigênio. Produzimos muito ácido láctico.
    É um processo semelhante à câimbra.


    Fonte:
    http://anotacoesmedicinalegal.blogspot.com.br/2008/09/rigidez-cadavrica-aula-do-dia-11082008.html
  • Complementando...

    Segundo a Lei de Nysten, a rigidez se manifesta em primeiro lugar na face, mandíbula e pescoço, seguindo-se dos membros superiores, tronco e membros inferiores, desaparecendo na mesma

    ordem.

    A rigidez cadavénca é um fenômeno cujo aparecimento pode ser tardio ou extremamente precoce. Em gerai surge na mandíbula e nuca da l.3 a 2.3 h depois do óbito; da 2.a a 4.a h nos membros superiores; da 4.a a 6,a h nos músculos torácicos e abdominais e, finalmente, entre a 6.a e a 8.a h post mortem nos membros infenores.

    APARECIMENTO:
    Rosto → cervical → tórax → abdômen → membros superiores → membros inferiores


    A flacidez muscular, pelo desaparecimento do rigor mortis, aparece progressivamente na mesma seqüência, iniciando-se, portanto, pela mandíbula e peia nuca (Lei de Nysten), surgindo em tomo de 36-48 h depois da morte. Nos recém-nascidos, a flacidez se verifica mais precocemente.



    Fonte:FRANÇA,G.V.

    Bons estudos!
  • Del-Campo afirma em seu manual que em regra a rigidez cadavérica inicia-se de 3 a 5 horas após o óbito, instalando-se completamente entre 8 e 12 horas e permanece por um periodo de 12 a 24 horas, quando a  musculatura retorna ao estado de flacidez.


    Não entendi por que foi adotado esse gabarito de uma hora, desde já se os colegas souberem, me explique!!
  • Acredito que é um informação um pouco variável entre as literaturas especíicas.

    Segundo Genival Veloso, a rigidez cadavérica começa entre 1 e 2 horas depois da morte, chegando ao máximo após 8 horas e desaparecendo com o início da putrefação depois de 24 horas, seguindo a mesma ordem que se propagou, pela coagulação das albuminas, pela acidificação que se forma depois da morte e finalmente, pela quebra do sistema coloidal.

    Avante, bons estudos!
  • "Em regra, a rigidez cadavérica inicia-se de 3 a 5 horas após o óbito, instala-se completamente entre 8 e 12 horas e permanece por um período de 12 a 24 horas..."

    Questão deveria ser anulada.

    Fonte: Medicina Legal II, pag. 87, de Eduardo Roberto Alcântara Del-Campo

  • SÉRIAS DIVERGÊNCIAS DOUTRINÁRIAS SOBRE O TEMPO PARA O INÍCIO DA RIGIDEZ, NA DOUTRINA QUE POSSUO ( SÉRIE CURSOS E CONCURSOS DA ED. SARAIVA ) ELA SE DÁ APÓS DUAS HORAS DA MORTE, LOGO: É BRINCADEIRA QUESTÃO DESSAS.

    TRABALHE E CONFIE.

  • Alguém poderia explicar a letra E?

  • RIGOR MORTIS


    MECANISMO

    -após a morte: um relaxamento muscular generalizado

    -hipóxia celular

    -não formação de ATP

    -alteração da permeabilidade das membranas celulares

    -formação de actomiosina

    -ação da glicólise anaeróbica

    -acúmulo de ácido láctico


    ORDEM DE APARECIMENTO - LEI DE NYSTEN – SOMMER

    - face, mandíbula e pescoço

    - membros superiores e tronco

    - membros inferiores

    - desaparecimento na mesma ordem


    CRONOLOGIA

    - aparecimento - 1 a 2 horas após a morte

    -grau máximo - 8 horas

    - desfazimento - 24 h - início da putrefação

  • Pessoal, não adianta ficarmos discutindo literatura, pois cada livro fala em tempo diferente e não é apenas para a rigidez.Então vale o bom censo na hora de resolver as questões e lembrar que via de regra os concursos adotam o França, sendo assim tem que ler o edital e saber o que será usado.

  • Gab D

     

    Rigidez ( Rigor Mortis ) 

     

    Estritamente de origem muscular, será mais intensa quanto maior for a desidratação do cadáver. 

     

    Tem início de 1h até 8h após a morte, começa na mandíbula e desce em direção aos membros inferiores.

    Instalação - 1 a 2 horas

    Estabilização - 8 a 12 horas

    Dissolução - após 24 horas. 

     

    Após 24/36h começa a perder a rigidez de cima para baixo. ( Lei de Nysten ) 

  • A rigidez cadavérica é um fenômeno físico-químico que gera um estado de contratura muscular. Tal fenômeno não impede a atuação da fauna cadavérica, que continua tendo acesso ao corpo em decomposição, independentemente da rigidez cadavérica.

    A rigidez cadavérica começa entre 1 e 2h depois da morte, chegando ao máximo após 8h e desaparecendo com o início da putrefação depois de 24h. Dessa forma, pode ser utilizada para estimativa do tempo de morte.


ID
822541
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Um cadáver apresenta livores de hipóstase fixos, que não se alteram com a mobilização nem com mudanças de decúbito na mesa de necropsia. Qual o tempo provável da morte?

Alternativas
Comentários
  • HIPÓSTASE OU LIVORES

     
    Como sabemos se um corpo foi mudado de posição? Pelas hipóstase ou livores.

    Decúbito dorsal: aparecem nas costas
    Decúbito ventral: aparece na frente
    Enforcado, nos pés.



    É um fenômeno físico, envolvendo os elementos sólidos do sangue. Fica uma mancha vermelha.
    “Hipóstase ou livores é uma mancha que irá se fixar na parte mais baixa do corpo, em razão da força da gravidade, que forçará os elementos pesados do sangue (as hemácias) a se deslocarem, chegando a formar uma placa de cor vermelha e rosa.
    Através da avaliação da hora, podemos definir se o cadáver foi mudado de posição.”

    fonte: http://anotacoesmedicinalegal.blogspot.com.br/2008/09/hipstase-ou-livores.html
  • Alguém poderia explicar o possível motivo de anulação desta questão, pois, conferindo pelo livro de Eduardo Roberto Alcântara, na pág 237 têm-se o seguinte: " ... Tantos os livores quando as hipóstases surgem em torno de 2 a 3 horas após a morte. Passadas 8 a 12 horas, fixam-se, em razão da coagulação do sangue, no interior dos capilares, para não mais mudar de posição, ainda que o corpo tenha sua colocação alterada."

    Sendo assim, a resposta seria a alternativa C.
  • Débora,

    conforme ressaltado por você, as manchas se fixam entre 8 e 12 horas, ou seja, elas permanecerão presentes com 12, 24, 48 e 72 horas. Questão com mais de uma possível resposta.

ID
822544
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Na demonstração pericial de conjunção carnal, até quanto tempo após a deposição podem ser identificados espermatozoides na cavidade vaginal, em um esfregaço corado?

Alternativas
Comentários
  • Haja visto o perído de sobrevida do espermatozóide ser de 72h, pode haver a variação para mais ou menos, pois o ambiente interno vaginal propicia, fato que pode ser desconsiderado se for a parte externa da vagina que possui Ph ácido.
  • Os espermatozóides mais poderosos sobrevivem até cinco dias, mas a média de sobrevivência é de 48 a 72 horas depois da ejaculação. Essa sobrevida significa que dá, sim, para uma garota engravidar mesmo fora do período fértil. Se ela transar dois ou três dias antes da ovulação, pode rolar a fecundação. "Os espermatozóides que sobrevivem por mais tempo são os que carregam cromossomos X - se eles fecundarem um óvulo, dão origem a uma menina. Eles são mais lentos e economizam energia. Já os espermatozóides Y - que dão origem a meninos - são mais rapidinhos, gastam muita energia e vivem menos", diz Carolina Carvalho, ginecologista da Unifesp.

    Fonte: 
    http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quanto-tempo-um-espermatozoide-sobrevive-dentro-do-corpo-da-mulher
  • O correto seria até 3 dias, ou seja, 72 horas

  • Também aprendi que eram 72 horas, mas dependendo da situação climática de determinada vagina, poderá o tempo estender...

  • "[...] A mulher também possui fosfotase ácida, só que em quantidade bem menor que a do homem. A reação de Walker examina a concentração da substância. Se tiver em torno de 250-300 UI por ml do material sob exame, permite concluir pela fosfotase ácida masculina (prostática). [...] De acordo com a literatura médico-legal, assevera-se que o exame pode ser feito com sucesso até 04 dias após a ejaculação intravaginal. Sendo importante lembrar que a pequena quantidade eventualmente encontrada não exclui a hipótese de conjunção carnal".

     

    Coleção Sinopses para concursos - Medicina Legal  (Vol.41) - Wilson Luiz Palermo - Editora Juspodivm - 2016

  • SÊMEN pode ser detectado até 72 horas após a agressão, graças a um teste chamado LÂMPADA DE WOOD que emite luz ultra violeta filtrada, e libera apenas reações entre 330 e 400nm, sensibilizando certas substâncias que emitem fluorescência, o sêmen é uma delas.

    - Sobrevivem até 72 horas. Mas podem estar mortos e serem encontrados após isso.