SóProvas



Prova FUNRIO - 2016 - IF-PA - Contador


ID
1982656
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“Morei por quatro anos num lugar chamado Vila dos Cabanos, também conhecido como a Nova Barcarena, distrito do município de Barcarena. Quase todo mês eu ia com a minha mãe para Belém, fosse para visitar os parentes ou somente para comprar aquelas coisinhas que a gente só encontra na capital.

O barco era grande, tinha dois andares e saía do porto rumo a Belém sempre naquele vento constante. Durante a viagem, que levava em torno de 1h10min, passávamos por diversas ilhas e, nessas ilhas, eu podia ver aquelas casinhas lá ao longe, no meio da mata, longe de tudo. Ficava me perguntando sobre como seria a vida das pessoas que ali moravam, se eram felizes... Nunca consegui entender como aquelas pessoas preferiam morar no meio do nada a ficar em um centro urbano. Hoje em dia, obviamente, meu pensamento já mudou. Algo que eu adorava ver eram aquelas enormes torres de energia que atravessavam os rios. Achava aquilo uma coisa fantástica, linda. (Rudá Frias, “Crônicas da Cidade Morena”)

O cronista diz que “obviamente” seu pensamento, hoje em dia, mudou. Por que, para ele, isso é óbvio?

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: D

    A alternativa C induz o candidato a uma interpretação que vai além do texto. Não se pode afirmar que o autor é "adulto esclarecido e dotado de senso crítico sobre a realidade amazônica" pois não há passagem no texto que leve a essa conclusão. 

     

  • De início achei confuso a resposta D, porem lendo e relendo entendi o que a banca quiz.

    Segue a frase: "Nunca consegui entender como aquelas pessoas preferiam morar no meio do nada a ficar em um centro urbano. Hoje em dia, obviamente, meu pensamento já mudou."

    Ou seja, antes ele não conseguia entender, porém atuamente o pensamento dele mudou, dando a entender que atualmente ele entende como aquelas pessoas preferem morar no meio do nada a ficar em um centro urbando. Ou seja, quando criança, ele via aquelas pessoas de um modo que, e após os tempos atuais ele muda sua opinião, ou seja "[...]não considera adequado" a opinião que ele tinha quando criança.

    Na minha primeira leitura rápida, entendi ao ler "[...]não considera adequado" na frase "Porque, quando criança, via aquelas pessoas de um modo que, agora, não considera adequado." que ele achava inadequando que as pessoas morassem naquelas ilhas, porém relendo algumas vezes pude entender que de fato o termo utilizado por ele era simplesmente para referir que não considera adequado a opiniao que tinha quando criança.

    Logo, a resposta é a letra D

  • Boa explicação Raphael! Ajudou muito.
  • A alternativa D não extrapola a interpretação do texto?

     

    Em nenhum momento o autor afirma que está falando sobre seus tempos de criança (poderia estar falando sobre os tempos de adolescência, por exemplo).

     

    Qualquer erro, me chama inbox! ;)

     

     

     

  • concordo com a colega que não tem como saberse o autor era criança no momento em que relatava.. questão bem escrota essa.. todas as alternativas na verdade.. nenhuma ta certa

  • Man,já fiz questões de diversas bancas, com foco no cespe, mas a interpretação da FUNRIO é uma coisa que não irei me adaptar

  • Essas questões de português da funrio, não serve de base para concursos de outras bancas.

  • O modo como ele via as pessoas quando era criança,  hoje em dia , não considera adequado .. Gabarito D. 

  • Essa questão não tem resposta.

    Ultimamente faço preces antes de abrir o caderno de provas para que venham mais questões dificílimas de gramática do que interpretação com base no humor do "examinador".

  • Tava crente que a resposta era letra C. Essa D aí causa dupla interpretação! Mas vida que segue, temos que estar preparados para tudo!!


ID
1982659
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    “De vez em quando, aquelas canoas passavam ao lado do barco grande, os ribeirinhos ficavam acenando e as pessoas retribuíam o aceno – é algo bastante único, que talvez só seja encontrado na região amazônica.” (Rudá Frias, “Crônicas da Cidade Morena”)


O comentário do narrador destaca uma cena comum na região, atestando

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

     

     [Os ribeirinhos ficavam acenando e as pessoas retribuíam o aceno]

  • "os ribeirinhos ficavam acenando e as pessoas retribuíam o aceno."

    Vai e volta = Cordialidade entre os ribeirinhos e as pessoas do barco grande.

    Gabarito: B


ID
1982662
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    “A homologação da terra indígena Cachoeira Seca pode ajudar a frear o desmatamento no norte da região conhecida como Terra do Meio, no oeste do Pará. É o que espera o secretário executivo do Instituto Socioambiental (ISA). O governo federal homologou esta semana a demarcação da terra indígena e destinou a posse permanente e o usufruto exclusivo da área aos índios Arara. O território de mais 730 mil hectares está localizado nos municípios paraenses de Altamira, Placas e Uruará.” (GAZETA DE SANTARÉM, 09 de abril de 2016)


A notícia dá a entender que existe uma relação direta de causa e efeito entre

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

     

    A homologação da lei (CAUSA) e o freio ao desmatamento ( CONSEQUÊNCIA)

  • GABARITO C

     

    "A homologação da terra indígena Cachoeira Seca pode ajudar a frear o desmatamento no norte da região..."

  • APROVEITANDO O ENSEJO, SEGUE UMA REDAÇÃOE ESTILO CESPE - EXPOSITIVA

     

     

    O Supremo Tribunal Federal já decidiu que o caso da demarcação de terras indígenas “Raposa Terra do Sol” vale para todas as terras ocupadas por silvícolas. No entanto, está pendente de julgamento uma Ação Direta de Inconstitucionalidade que questiona a validade de um decreto, o qual dispõe acerca das terras ocupadas por quilombolas.

     

    Conforme restou assentado na primeira decisão da Suprema Corte, dentre as salvaguardas, estão a definição de que só serão terras indígenas as ocupadas por índios na data da promulgação da Constituição, a proibição de expandir as terras demarcadas e a determinação de que os direitos dos povos indígenas não se sobrepõem a questões de segurança nacional, mormente em áreas de fronteira.

     

    Quanto ao segundo aspecto suscitado, ressalta-se que o Brasil é signatário da Convenção da OIT sobre o tema, a qual preceitua que o Estado se obriga a fomentar a manutenção da cultura nativa, bem como de outras minorias, como os quilombolas. Nesse sentido, há proteção constitucional prevendo que aos remanescentes das comunidades dos quilombos - que já estavam ocupando suas terras em 1988 - é reconhecida a propriedade definitiva, devendo o Estado emitir-lhes os títulos respectivos.

     

    Ocorre que o decreto que regulamentou a disposição constitucional dispõe que a caracterização dos quilombos será atestada mediante autodefinição da própria comunidade. Isso é questionado judicialmente, pois reconhecer como quilombo qualquer “identidade cultural” ou étnica pode abranger qualquer centro cultural, como, por exemplo, um terreiro de umbanda ou cadomblé – os quais teriam, então, direito à propriedade dos imóveis nos quais são praticadas tais religiões.

     

    Por fim, segundo o eminente jurista Luiz Flávio Gomes, a nossa Lei Maior assentou o compromisso do país com a diversidade etnocultural. É coerente com esse preceito o reconhecimento do direito de comunidades indígenas e qulombolas à propriedade definitiva de suas terras

  • Terras indígenas são protegidas por códigos ambientais que impedem certos tipos de atividades, brecando por consequência o desmatamento.
  • “A homologação da terra indígena Cachoeira Seca pode ajudar a frear o desmatamento no norte da região conhecida como Terra do Meio, no oeste do Pará.


    c- a homologação e o freio ao desmatamento.


ID
1982665
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    “Foi tranquilo o movimento de saída da cidade, na manhã do feriado de ontem, no Terminal Rodoviário de Belém e na Praça da Leitura, em São Brás. Na Praça, das 5 às 8h30, 12 ônibus haviam saído com lotação entre 30 e 40 passageiros e o 13º ainda aguardava por usuários para sair, perto das 9h. Não havia fila. No terminal, a única empresa a registrar uma pequena fila no guichê era a Sucesso, com linhas para cidades do nordeste paraense, como Marudá, Marapanim, Curuçá, Abade, Cristolândia, São João da Ponta e Vigia. Segundo um dos vendedores de bilhetes, os municípios mais procurados na manhã desta sexta eram Marudá (28 reais), Curuçá (24 reais) e Vigia (16,50). A expectativa era de que houvesse melhora no movimento, pela parte da tarde, devido ao fluxo natural de pessoas que trabalham em Belém durante a semana e normalmente voltam para casa em suas cidades de origem todas as sextas-feiras, no final da tarde.” (O LIBERAL, 23 de abril de 2016)


Da leitura atenta da notícia, depreende-se que

Alternativas
Comentários
  • Foi tranquilo o movimento de saída da cidade, na manhã do feriado de ontem,

     A expectativa era de que houvesse melhora no movimento, pela parte da tarde, devido ao fluxo natural de pessoas que trabalham em Belém durante a semana e normalmente voltam para casa em suas cidades de origem todas as sextas-feiras, no final da tarde

     

  • GABARITO 

    e) o movimento de venda de passagens intermunicipais é maior às sextas-feiras do que às quintas.

  • A alternativa C poderia confundir, mas o texto diz: "A expectativa era de que houvesse melhora no movimento, pela parte da tarde, devido ao fluxo natural de pessoas que trabalham em Belém durante a semana e normalmente voltam para casa em suas cidades de origem todas as sextas-feiras, no final da tarde", ou seja, elas voltam para suas cidades de origem, e não para as cidades do nordeste paraense.

  • Quase uma questão de raciocíonio lógico!

  • E eu errei feio.

    (D) Gabarito. 

  • gabarito letra E. 

    'Segundo um dos vendedores de bilhetes, os municípios mais procurados na manhã desta sexta eram Marudá (28 reais), Curuçá (24 reais) e Vigia (16,50). A expectativa era de que houvesse melhora no movimento, pela parte da tarde, devido ao fluxo natural de pessoas que trabalham em Belém durante a semana e normalmente voltam para casa em suas cidades de origem todas as sextas-feiras, no final da tarde.” (O LIBERAL, 23 de abril de 2016)'.


ID
1982668
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

De acordo com as regras ortográficas em vigor, a única dupla de palavras corretamente hifenizadas é

Alternativas
Comentários
  • Este tema sempre é chato, mas para quem quer ser servidor público, vai a dica:

     

    a) Errada; "bicho do pé" e "bicho do mato" são vocábulos com elementos de ligação, portanto, não se usa hífen.

     

    b) Gabarito; "Leão-marinho" e "lobo-da-Tasmania" são hifenizadas corretamente, toda vez que há disignação de uma espécie, seja botânica ou animal, deverá conter hífen. Exm: Flor-de-Liz, andorinha-da-serra. Mas cuidado!!!! Cão de guarda não tem hífen porque não está definindo espécie..

     

    c) Errada. "cor-de-rosa" e "cor de abóbora", está correto o hifen no "cor-de-rosa",pois é uma das exceções à regra do hífen, já "cor de abobora" não tem hífen. Eu procurei em alguns livros e não encontrei uma resposta concreta. Mas sei que "cor de abóbora" não tem hífen.

     

    d)  Errada. "maria-fumaça" tem hífem, pois está designando um tipo de composição, já "maria vai com as outras" não tem hífen, pois se usa hífen com vocábulo de ligação.

     

    e) Errada; Não há hifen em nenhum das duas palavras. A primeira, "joão bobo" é uma frase coloquial, e pseudoraiva é um nome "aportuguesado" de uma doença. 

  • Gabarito: Letra B

    Conhecimento mínimo
    para acertar a questãoCompostos de espécies botânicas e zoológicas sempre recebem hífen.

    Resolução:

    A) Bicho-do-pé* & Bicho do mato. Compostos com elemento de ligação não recebem hífen. *Compostos de espécies botânicas e zoológicas sempre recebem hífen.

    B) Leão-marinho & Lobo-da-tasmânia. Compostos de espécies botânicas e zoológicas sempre recebem hífen.

    C) Cor-de-rosa* & Cor de abóbora. Compostos com elemento de ligação não recebem hífen. (*exceto se consagrados pelo uso)

    D) Maria-fumaça & Maria vai com as outras. Compostos sem elemento de ligação recebem hífen. Locuções não recebem hífen. (exceto se consagrados pelo uso)

    E) João-bobo: Compostos sem elemento de ligação recebem hífen. Pseudorraiva: Prefixo em regra aglutina, se terminado em vogal e seguido de R ou S, essas consoantes se duplicam.

  • Dimas Pereira, seu comentário me ajudou bastante no entendimento da matéria.

  • Dilmas, acredito que  "cor de abóbora" não possui hífen por não ser uma locução consagrada pelo uso.

     

    A prof. Duda Nogueira explica : "nas locuções não se costuma empregrar o hífen, salvo naquelas já consagradas pelo uso",  conforme você mencionou...

    Nos exemplos de expressões consagradas ela cita: cor-de-rosa, água-de-colônia, arco-da-velha, mais-que-perfeito, pé-de-meia...

     

  • Dimas e Mizeravi, mas porco do mato não tem hífen como vcs explicam isso ?

  • Planta e bicho conservam o hífen

  • São tantas exceções que eu quase me ferrei essa semana.

     

    Peguei um BICHO-DO-PÉ quando fui ver o ARCO-DA-VELHA.

     

    Para curar usei uma ÁGUA-DE-COLÔNIA de  vidro COR-DE-ROSA.

     

    Coloquei em um COPO-DE-LEITE que eu dava água para o JOÃO-DE-BARROPORCO-DO-MATO e o LOBO-DA-TASMÂNIA.

     

    Gente, acreditam que sarou? Ficou MAIS-QUE-PERFEITO! 

     

    Viram? eu sei fazer meu PÉ-DE-MEIA e não deixo nada aO DEUS-DARÁ.

     

    Para não pegar o bicho de novo fiz À QUEIMA-ROUPA.

  • Palavras compostas quando se referem à animais, flores e dias da semana, levam hífen sempre!

    GABARITO LEBRA B

  • GABARITO: B

     

     

    Como vimos na teoria, o uso do hífen permanece nas palavras compostas que não contêm um elemento de ligação e constituem uma unidade sintagmática e semântica. Assim, “leão-marinho”, “maria-fumaça” e “joão-bobo” recebem hífen.


    Sabemos que as palavras compostas que possuem elemento que liga as palavras internamente não apresentam hífen. Porém, são exceções algumas locuções já consagradas pelo uso, como água-de-colônia, arco-da-velha, bicho-do-pé, cor-de-rosa, copo-de-leite, joão-de-barro, lobo-da-tasmânia, porco-do-mato, mais-que-perfeito, pé-de-meia, ao-deus-dará, à queima-roupa.


    Assim, “bicho do mato”, “cor de abóbora” e “maria vai com as outras” não têm hífen. Não se emprega o hífen nos compostos em que o prefixo ou falso prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por r ou s, devendo essas consoantes se duplicarem: pseudorraiva.

     

     

    Prof. Décio Terror

  • GABARITO : B 

    Leão-marinho & Lobo-da-tasmânia. Compostos de espécies botânicas e zoológicas sempre recebem hífen.

  • Palavras de origem ZOOLÓGICAS e BOTÂNICAS usam-se o hífen


ID
1982671
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a única alternativa que mostra uma frase escrita inteiramente de acordo com as regras de acentuação gráfica vigentes.

Alternativas
Comentários
  •  a) Em meio ao [conturbadÍssimo] cenário político, o pessimismo do brasileiro aumentou no mês de março.( errada )

     b) É o que mostram os [nÚmeros] levantados este mês pelo Índice Nacional de Expectativa do Consumidor. ( errada )

     c) O dado encontra-se abaixo da [mÉdia] histórica, já que na comparação com março do ano passado está menor. ( errada )

     d) De acordo com pesquisa encomendada pela CNI, o quase [cAos] se deve, principalmente, ao temor do desemprego. ( errada ) 

     e) As expectativas sobre a renda pessoal recuaram no triênio, e a inflação é também um tema desconfortável na agenda. ( gabarito )

  • a- conturbadíssimo

    b - números

    c- média

    d - caos

     

  • b) É o que mostram os numeros levantados este mês pelo Índice Nacional de Expectativa do Consumidor.

    ERRADA. Números --> Toda proparoxítona deve ser acentuada. Proparoxítona são palavras em que o acento tônico recai na antepenúltima sílaba

     

    c) O dado encontra-se abaixo da media histórica, já que na comparação com março do ano passado está menor.

    ERRADA. Média --> paroxítona terminada em ditongo crescente.

     

  • a) conturbadissimo ( tem acento)

    b) numeros ( tem acento)

    c) media ( tem acento)

    d) cáos ( não tem acento)

  • A) CONTURBAD " Í " SSIMO TRATA-SE DUMA PROPAROXÍTONA, E SAIBAMOS QUE TODAS SÃO ACENTUADAS - ERRADA;

    B) N " Ú " MEROS, A MESMA SITUAÇÃO DA ANTERIOR; - ERRADA

    C) M " É " DIA, A MESMA SITUAÇÃO DA PRIMEIRA; ERRADA

    D) C " Á " OS NÃO POSSUI ACENTO ALGUM POIS NÃO SE ENCAIXA NA REGRA DAS PAROXÍTONAS, POIS ESSAS TERMINADAS EM A(S), E(S), O(S), EM E ENS NÃO SE ACENTUAM, COM A EXCEÇÃO DOS DITONGOS ABERTOS. EX: HIS-TÓ-RIA OU HIS-TÓ-RI-A; - ERRADA

    C) A CORRETA DAS CORRETAS - CORRETA

  • ACRESCENTANDO:

    Regra de Acentuação para Monossílabas Tônicas:

    Acentuam-se as terminadas em -a(s), -e(s), -o(s).

    Ex.: má(s), trás, pé(s), mês, só(s), pôs

    Regra de Acentuação para Oxítonas:

    Acentuam-se as terminadas em -a(s), -e(s), -o(s), -em(-ens).

    Ex.: so(s), axé(s), bon(s), vintém(éns)...

     Regra de Acentuação para Paroxítonas:

    Acentuam-se as terminadas em ditongo crescente ou decrescente (seguido ou não de s), -ão(s) e -ã(s), tritongo e qualquer outra terminação (l, n, um, r, ns, x, i, is, us, ps), exceto as terminadas em -a(s), -e(s), -o(s), -em(-ens).

    Ex.: hisria, ries, quei(s); órgão(s), órfã, ímãs; águam; cil, glúten, rum, cater, prótons, rax, ri, pis, rus, fórceps.

     Regra de Acentuação para Proparoxítonas:

    Todas são acentuadas. Ex.: álcool, quiem, máscara, nite, álibi, plêiade, náufrago, duúnviro, seriíssimo...

    Regra de Acentuação para os Hiatos Tônicos (I e U):

    Acentuam-se com acento agudo as vogais I e U tônicas (segunda vogal do hiato!), isoladas ou seguidas de S na mesma sílaba, quando formam hiatos.

    Ex.: sa-ú-de, sa-í-da, ba-la-ús-tre, fa-ís-ca, ba-ú(s), a-ça-í(s)...

    FONTE: A GRAMÁTICA PARA CONCURSOS PÚBLICOS 3ª EDIÇÃO FERNANDO PESTANA.


ID
1982674
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

As alternativas abaixo mostram trechos de uma notícia publicada no Valor Econômico de 04/03/2016 transcritos com pontuações diferentes. Assinale a única que está rigorosamente correta quanto ao uso dos sinais de pontuação.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi. Alguém pode explicar?

  • a) [Errada] A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), vai restringir a venda de planos coletivos empresariais de assistência médica.

    R: Não se separa sujeito (ans) do verbo (ir)

     

     b) [GABARITO] Resolução normativa que muda regras de contratação já foi aprovada pela diretoria da agência e submetida à AdvocaciaGeral da União (AGU), para que seja avaliada sua legalidade.

    R: Ok. Perfeita, a vírgula está separando um termo adverbial deslocado. Perceba que o trecho após a vírgula pode ser deslocado para a frente da oração sem prejuízo semântico e sintático.

     

    c) [Errada] O objetivo é combater a crescente falsa coletivização dos planos de saúde, embora a própria ANS admita que a mudança pode abalar, as finanças das operadoras.

    R: A primeira vírgula está correta, a segunda está errada pois está separando o sujeito da oração (finanças das operadoras)  e o verbo (abalar)

     

    d) [Errada} Com a oferta escassa de convênios individuais e familiares que funcionam, sob regras mais rígidas corretores criam um CNPJ fictício e oferecem a pessoas físicas planos empresariais mais baratos mas com reajustes liberados.

    R: Essa alternativa é ridícula, não pode colocar virgula após um verbo, a frase fica com a semantica muito prejudicada.

     

    e) [Errada} Só poderão contratar esses convênios “empresas” cujo CNPJ tenha, mais de 12 meses com até 30 pessoas e vínculo familiar entre a maior parte dos beneficiários.

    R: Mais uma vez, vírgula após o verbo. 

  • d) Com a oferta escassa de convênios individuais e familiares que funcionam sob regras mais rígidas, corretores criam um CNPJ fictício e oferecem a pessoas físicas planos empresariais mais baratos, mas com reajustes liberados.

    a primeira vírgula cortou uma parte do termo adverbial, e deveria ter uma vírgula após baratos, para separar uma oração coordenada adversativa.

  • NÃO COLOQUE VIRGULA APÓS O VERBO.

     

    NÃO SEPARE O SUJEITO DO VERBO.

  • Todas estão erradas (na minha opinião)

  • b) Resolução normativa que muda regras de contratação já foi aprovada pela diretoria da agência e submetida à AdvocaciaGeral da União (AGU), para que seja avaliada sua legalidade.

     

    Entre oração principal e oração subordinada adverbial (aqui é final) pode ser usada vírgula. 

     

    http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/gramatica/as-oracoes-subordinadas-uso-virgula.htm

     

     

  • Pessoal, na ordem direta ficaria assim:  Para que seja avaliada sua legalidade a Resolução normativa que muda regras de contratação já foi aprovada pela diretoria da agência e submetida à AdvocaciaGeral da União (AGU).

     

    Gab. B

     

    Erros, avisem!

     

    Bom estudo.

     

  • Caro Dimas Pereira, entendi também que a assertiva B está correta, mas tenho outra justificativa. Sendo a oração "para que seja avaliada sua legalidade" subordinada adverbial e estando posicionada conforme a ordem direta, o uso da vírgula para isolá-la é correto, ainda que facultativo. Se a deslocássemos para o começo do período, o uso da vírgula seria obrigatório.

  • A explicação do Dimas Pereira está perfeita.

    A vírgula é um caso de uso desconhecido para muitos. Isso se deve à forma como nos foi ensinada, a vírgula não tem a ver com as possíveis pausas de respiração coisa nenhuma. Afinal, cada um tem um ritmo de respiração próprio.

    A máxima é (há outras): não há vírgula entre SUJEITO + VERBO + COMPLEMENTO, já que não há quebra semântica nem sintática em sua ordem direta. Indiquemos, portanto, quando a ordem se apresentar de forma indireta ou ainda quando as CIRCUNSTÂNCIAS (tempo, modo, lugar...) estiverem representadas em frases longas, ou ainda deslocadas.

  • Só uma obervação: Advocacia-Geral da União possui hífen, por isso concordo com o Maurycio Lucena, tendo em vista ser o hífen um sinal de pontuação também. E, como a questão pede " Assinale a única que está rigorosamente correta quanto ao uso dos sinais de pontuação ", não há opção correta.

     

    OBS: "O hífen é um sinal diacrítico de pontuação usado para ligar os elementos de palavras compostas (couve‐flor; ex‐presidente) e para unir pronomes átonos a verbos (ofereceram‐me; vê‐lo‐ei). "

     

    "... do Senhor vem a vitória..."

  • Gente vamos colocar o gabarito pois muitos não tem condições de pagar!

     

    LETRA B

  • Ao meu vê a alternativa C está incorreta por separar o verbo "abalar" de seu obejeto direto "as finanças da operadora". Ou seja, o Sujeito não é "as finanças da operadora", que é objeto direto, mas sim, "a mudança". Temos então uma oracao subordinada substantiva objetiva direta.

     

    A letra D  está incorreta por não colocar entre vírgulas a oração subordinada adjetiva explicativa "que funcionam sob regras mais rígidas".


ID
1982677
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Observe estas cinco frases-título recolhidas de notícias de jornal:


I – TUMULTO À TOA.

II – UM NÃO À VIOLÊNCIA.

III – NOMEAÇÕES À VAREJO.

IV – JANTARZINHO À LUZ DE VELA.

V – FUTEBOL À EUROPEIA.


Quantas delas contêm erro no emprego do acento indicativo de crase?

Alternativas
Comentários
  • Gab: A

    Nomeações a varejo.

    Futebol à europeia (à moda de)

    O resto, locuções prepositivas e adverbiais em que participam palavras femininas.

  • III – NOMEAÇÕES À VAREJO.

    Errado, sem crase nos masculinos

  • NOMEAÇÕES À VAREJO.  ( errado ... varejo é uma palavra masculina)

  • Varejo é masculino, não há crase

  • Gabarito: letra "A"

    Nomeações a varejo. ( forma correta)

    Lembrar >> "Diante de masculino, crase é pepino!"

  • Embora varejo seja uma palavra masculina a crase deve ser usada para evitar ambiguidade. Nesse caso a crase foi usada para identificar o modo

    Ex. Comprei à varejo (modo) 

    Cmprei a varejo (substantivo)

  • III – NOMEAÇÕES À VAREJO.

     

    (proibido crase em nome masculino)

  • Questão comentada em http://tudomastigadinho.com.br/3-questoes-sobre-crase

  • Letra A :  diante de palavra no masculino não se usa a crase.

  • I- CORRETO – Tumulto à toa – Locução feminina

    II- CORRETO – Um não à violência – Complemento nominal (exige a presença da preposição) + artigo feminino “a”

    III- ERRADO – Nomeações a varejo – Não se usa crase diante de palavras masculinas (aqui só temos a presença da preposição “a” que acompanha o complemento nominal)

    IV- CORRETO – Jantarzinho à luz de vela – locução onde o núcleo é palavra feminina (luz)

    V- CORRETO – Futebol à europeia – está subentendida a expressão “à moda”

  • Não há crase:

    1 - Depois de preposições;

    2 - antes de verbo;

    3 - antes de palavras masculinas;

    4 -antes de pronomes pessoais;

    5 - antes da palavra casa - quando tem o significado do próprio lar -;

    6 - antes da palavra terra - quando tem sentido de solo;

    7 - antes de nomes de cidades - que não utilizam o artigo feminino;

    8 - entre palavras repetidas.

  • obrigado livia


ID
1982680
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    “O Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Pará e Amapá divulgou o resultado da venda de veículos novos no estado em março. Segundo os dados, foram comercializadas 9.804 unidades em âmbito local no mês passado, ante as 8.711 unidades de fevereiro. No entanto, no acumulado do ano, foram emplacados 26.981 veículos, contra 34.249 no mesmo período do ano passado, representando queda de 21,22%.” (CORREIO DE TOCANTINS, 19 de abril de 2016)


Assinale a alternativa que analisa corretamente o papel sintático do termo transcrito.

Alternativas
Comentários
  • Gab: B

    Complemento Nominal, sempre preposicionado, de adjetivos, advérbios e substantivos abstratos, que em determinadas circunstâncias pedem complemento, assim como os verbos transitivos indiretos. VALOR PASSIVO.

  • A) o resultado - é objeto direto, e não predicativo do sujeito. 

    B) de veículos novos: é a resposta, é complemento nominal pois "venda" é substantivo abstrato, e o termo complementar tem caráter passivo ( sofre a ação). 

    C) segundo os dados é adjunto adverbial sim, mas creio que seja de assunto, e não de tempo. 

    D) 9.804 unidades é o sujeito, repara que a ordem está invertida. É sujeito passivo, repara que a oração está na voz passiva. 

    E) no acumulado do ano - creio que se trata de um adjunto adverbial de tempo, indicando a duração, e não aposto.

    força nos estudos que 2016 tá difícil mas a gente não desiste nem por toda a dificuldade!

  • Venda - Substantivo abstrato 

    de veículos novos - complemento nominal

    Será complemento nominal se o elemento se relacionar com adjetivo ou advérbio, substantivo abstrato, sempre preposicionado.

    DICA: O CN tem valor paciente (normalmente o seu núcleo não é um ser animado nem personificado, mas alvo de uma ação)

    Bons estudos!

  • a)  “o resultado” – predicativo do sujeito.    (ERRADO)  OBS. Quem divulgou, divulgou algo, logo é VTD.      O que divulgou? O resultado, portanto O resultado é seu "objeto direito".

     

    b)  “de veículos novos” – complemento nominal.   (CORRRETO)

     

    c)  “segundo os dados” – adjunto adverbial de tempo. (ERRADO)  OBS. Não é adjunto adverbial de tempo, pois não tem ideia de tempo.

     

    d) “9.804 unidades” – objeto direto.   (ERRADO)  OBS. Quem foi comercializado? 9.804 unidades, portanto será sujeito do verbo e nao objeto direito.

     

    e) “no acumulado do ano” – aposto. (ERRADO)  OBS. Adjunto adverbial de tempo.

  • Complemento Nominal.

    É o termo que completa o sentido de uma palavra que não seja verbo.

    Assim podem referir-se a SUBSTANTIVOS ABSTRATOS, ADJETIVOS ou ADVÉRBIOS, SEMPRE por meio de PREPOSIÇÃO. Se o substantivo vem de verbo, possivelmente o termo será Complemento Nominal.

    Características: termo essencial, substantivos abstratos, adjetivos e advérbios, sentido passivo, nunca posse. Substantivo abstrato: existe enquanto alguém produz.

    Dica: passar para voz passiva.

    Digitação de mensagens.

    Mensagens são digitadas.

  • CN

    ligado a SUBSTANTIVOS ABSTRATOS, ADJETIVOS ou ADVÉRBIOS, 

    SEMPRE por meio de PREPOSIÇÃO

    passivo - NO CASO, OS VEÍCULOS NOVOS SÃO VENDIDOS

     

     

    ADJUNTO ADNOMINAL

    ligado a substantivo concreto ou abstrato

    restringe o sentido do substantivo (adjetivando-o)

    é ativo - pratica a ação

    com ou sem preposição

    lhe - indicando posse - algo de alguém

     

  • COMPLEMENTO NOMINAL: completa (((ASA))) 

    Adverbio

    Substantivo abstrato

    Adjetivo

    -liga-se por uma preposição ((sempre))

    -alvo da ação verbal

    -ideia de complementação

     

    ADJUNTO ADNOMINAL: 

    -agente da ação verbal

    -especifica um núcleo 

    -pode ser preposicionado ou não

  • Complemento...

    “O Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Pará e Amapá divulgou o resultado 

    Divulgou / Algo = O resultado = OD

    da venda de veículos novos no estado em março.

    Venda nesse caso não é verbo..

    Venda de q ? De veículos novos = CN

    foram comercializadas 9.804 unidades em âmbito local no mês passado, ante as 8.711 unidades de fevereiro.

    O primeiro termo a ser identificado é o sujeito.

    9.804 Unidades foram comercializadas.

    Bons estudos!


ID
1982683
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    “Os comerciantes que desejam estar atentos e fortes, em um mercado altamente competitivo e acirrado pela retração econômica, já sabem de cor e salteado o beabá das ferramentas do marketing promocional. O diretor do grupo Albero conta que todas as lojas oferecem degustação dos produtos em lançamento, com profissionais especializados para orientar e tirar as dúvidas dos consumidores.” (JORNAL DO COMMERCIO, 06 de abril de 2016)


O trecho acima contém dois períodos, o segundo deles emprega uma oração

Alternativas
Comentários
  • Gab: E

    O diretor do grupo Albero conta (o quê? isso) que todas...

    Exerce a função de objeto direto do verbo da oração principal.

  • E. OD

  • Questão furada! A assertiva "b" também esta correta. Segue o link: https://www.youtube.com/watch?v=7lQ9u8vfAAA

  • QUEM CONTA, CONTA ALGO

     

    O DIRETOR DO GRUPO DE ALBERTO  CONTA          ISSO = que todas as lojas oferecem degustação dos produtos em lançamento, com profissionais especializados para orientar e tirar as dúvidas dos consumidores

     

    ORAÇÃO  SUBORDINADA SUBSTANTIVA OBJETIVA DIRETA

  • Falta de atenção. " o segundo deles"

  • conta algo

  • O diretor do grupo Albero conta [ISSO] que todas as lojas oferecem degustação dos produtos...

    Quem conta, conta alguma coisa. Objetiva Direta.

  • Coube recurso? A questão foi anulada? Alguém sabe qual foi a dissertação da banca para defender a tese de que só caberia a alternativa "E" e não a "B" como resposta?


ID
1982686
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a única forma verbal que não possui desinência modo-temporal.

Alternativas
Comentários
  • Gab: C

    Verbo contar:

    Presente                 l          Pretérito perfeito

    nós contamos         l          nós contamos 

  • (C)

    Desinência Modo Temporal -  são as desinências que indicam o modo e o tempo do verbo.

    falava (-va): desinência que indica o pretérito imperfeito do indicativo.

    falasse (-sse): desinência que indica o pretérito imperfeito do subjuntivo.

    falaria (-ria): desinência que indica o futuro do pretérito do indicativo.

  • A palavra CONTAMOS apresenta desinência número pessoal.ASSERTIVA C

    1. Desinência Modo Temporal -  são as desinências que indicam o modo e o tempo do verbo.

    Exemplos:

    falava (-va): desinência que indica o pretérito imperfeito do indicativo.

    falasse (-sse): desinência que indica o pretérito imperfeito do subjuntivo.

    falaria (-ria): desinência que indica o futuro do pretérito do indicativo.

    2. Desinência Número Pessoal - são as desinências que indicam o número e a pessoa do verbo.

    Exemplos:

    falamos (-mos): desinência que indica a primeira pessoa do plural.

    falas (-s): desinência que indica a segunda pessoa do singular.

    falam (-m): desinência que indica a terceira pessoa do plural.

  • Galera, muito fácil. Temos que saber os tempos base, aqueles em que não vai haver DMT ou DNP.

    DMT: presente do indicativo. (contamos). Assim, toda palavra no presente do indicativo não apresenta desinência modo-temporal

    DNP: 3ª pessoa do singular. (contava). Assim, toda palavra na 3ª pessoa do singular, de qualquer tempo, não apresenta desinência número-pessoal.

    Se uma palavra estiver na 3ª pessoa do singular do presente do indicativo, não apresenta desinência alguma (conta)

  •  a) riam.

    ri (radical)a DMT(Pretérito Imperfeito) - m DNP(3º pessoa do plural)

     b) cantavam.

    cant (radical) - a VT(Vogal temática) - va DMT(Pretérito Imperfeito) - m DNP(3º pessoa do plural)

     c) contamos.

    cont - a VT(Vogal temática) - mos DNP(1º pessoa do plural)

     d) insistirdes.

    insist (radical) - ir DMT(Infinitivo pessoal ou Futuro do Subjuntivo) - des DNP(2º pessoa do plural)

     e) enrolássemos.

    enrol (radical) - a (Vogal temática) - sse DMT(Pretérito Imperfeito do Subjuntivo) - mos DNP(1º pessoa do plural)

  • Desinência Modo Temporal -

     

    falava (-va):  pretérito imperfeito do indicativo.

     

    falasse (-sse):  pretérito imperfeito do subjuntivo.

     

    falaria (-ria):  futuro do pretérito do indicativo.

     

     Desinência Número Pessoal - são as desinências que indicam o número (1ª, 2 ou 3ª) e a pessoa (singular / plural)

     

    falamos (-mos):  primeira pessoa do plural.

     

    falas (-s):  segunda pessoa do singular.

  • eu não entendo nada disso. Alguém pode me indicar um material bom e gratis?


ID
1982689
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    “Sobre o verde berço da floresta / Onde brota fauna e flora tão vibrante, / Nasceste tu, minha Belém, / Entre o leve alento dos igarapés / E agrados de rios afluentes.” (Eduardo Neves, “Hino de Belém”)


Nesses versos iniciais do hino da cidade de Belém, encontramos a seguinte figura de linguagem

Alternativas
Comentários
  • Apóstrofe é aquela figura de linguagem que tem como proposta o chamamento/invocação de coisa personificada...

    "Consiste na "invocação" de alguém ou de alguma coisa personificada, de acordo com o objetivo do discurso que pode ser poético, sagrado ou profano. Caracteriza-se pelo chamamento do receptor da mensagem, seja ele imaginário ou não. A introdução da apóstrofe interrompe a linha de pensamento do discurso, destacando-se assim a entidade a que se dirige e a ideia que se pretende pôr em evidência com tal invocação.  Realiza-se por meio do vocativo. Exemplos:

    Moça, que fazes aí parada?
    "Pai Nosso, que estais no céu..."

    "Liberdade, Liberdade,
    Abre as asas sobre nós,
    Das lutas, na tempestade,
    Dá que ouçamos tua voz..." (Osório Duque Estrada)"

    http://www.soportugues.com.br/secoes/estil/estil7.php

     

  • Dá para chegar ao gabarito eliminando as alternativas, porque dizer que isso é uma apóstrofe é bem forçar demais a barra..

  • Pra mim na verdade isso é uma prosopopeia porque cidades não "nascem", quem nasce são os seres vivos.

    Mas entre as que estão aí, esta figura também não poderia ser considerada uma hipérbole? Pois exagera o fato de uma cidade ser criada ou fundada, dando ao fato o nome de nascimento?

     

  • Apóstrofe

       Consiste na "invocação" de alguém ou de alguma coisa personificada, de acordo com o objetivo do discurso que pode ser poético, sagrado ou profano. Caracteriza-se pelo chamamento do receptor da mensagem, seja ele imaginário ou não. A introdução da apóstrofe interrompe a linha de pensamento do discurso, destacando-se assim a entidade a que se dirige e a ideia que se pretende pôr em evidência com tal invocação.  Realiza-se por meio do vocativo. Exemplos:

    Moça, que fazes aí parada?
    "Pai Nosso, que estais no céu..."

    "Liberdade, Liberdade,
    Abre as asas sobre nós,
    Das lutas, na tempestade,
    Dá que ouçamos tua voz..." (Osório Duque Estrada)

  • a)Antítese consiste na utilização de dois termos que contrastam entre si. Ocorre quando há uma aproximação de palavras ou expressões de sentidos opostos. Serve para dar uma ênfase aos conceitos envolvidos que não se conseguiria com a exposição isolada dos mesmos. Exemplo: "O mito é o nada que é tudo.

     

    b)Apóstrofe consiste na "invocação" de alguém ou de alguma coisa personificada, de acordo com o objetivo do discurso que pode ser poético, sagrado ou profano. Caracteriza-se pelo chamamento do receptor da mensagem, seja ele imaginário ou não.   Realiza-se por meio do vocativo. Exemplo:"Pai Nosso, que estais no céu...(GABARITO)

     

    c)Eufemismo consiste em empregar uma expressão mais suave, mais nobre ou menos agressiva, para comunicar alguma coisa áspera, desagradável ou chocante. Exemplo:Depois de muito sofrimento, entregou a alma ao Senhor. (= morreu)

     

    d)Hipérbole é a expressão intencionalmente exagerada com o intuito de realçar uma ideia.
     Exemplo: Faria isso milhões de vezes  

     

    e)Ironia consiste em dizer o contrário do que se pretende ou em satirizar, questionar certo tipo de pensamento com a intenção de ridicularizá-lo, ou ainda em  ressaltar algum aspecto passível de crítica. Exemplo: Parece um anjinho aquele menino, briga com todos que estão por perto.

     

    Fonte:http://www.soportugues.com.br/secoes/estil/estil5.php

     

  • Gab: B

    O trecho "Nasceste tu, minha Belém" é o que mais realça a Apóstrofe que estabelece um sentido de chamamento.

  • APÓSTROFE

    “Sobre o verde berço da floresta / Onde brota fauna e flora tão vibrante, / Nasceste tu, minha Belém, / Entre o leve alento dos igarapés / E agrados de rios afluentes.” (Eduardo Neves, “Hino de Belém”)

    É a figura de linguagem que consiste em interromper a narração para dirigir a palavra a pessoas ausentes ou ao leitor. Sintaticamente, a apóstrofe exerce a função de vocativo dentro de uma sentença.

    EX : “Pai nosso, que estás no céu...”

    GABA B

     

  • Apóstrofe- Invocação de um SER.

  • Pra quem fez uma prova do CESPE, enfrentar uma da FUNRIO é totalmente anacoluto.

  • Marcos Dias, estou tendo  o mesmo problema que você. 

  • Marcos Dias e Nellington Junqueira, logo, somos três!

  • Achei o examinador esperto. Ele tirou o dele da reta ao não colocar "metáfora" e "prosopopeia" nas alternativas.

     

    Sobre o verde berço da florestaMetáfora

     

    Entre o leve alento dos igarapés / E agrados de rios afluentes → Prosopopeia

     

    Nasceste tu, minha Belém → Apóstrofe

     

    Qualquer equívico, por favor, avisem-me.

     

  • Acertei por eliminação !

    metafora não pois normalmente a comparação é explicita

    Aquele menino é um touro ! sempre um coisa vai ser a outra e quase sempre vem acompanhada do verbo ser (é)

    por aí vc vai tirando

     

  • Carter, como o mito pode ser nada e tudo ao mesmo tempo? Isso é uma oposição de ideias (paradoxo) 

     

  • APÓSTROFE = INVOCAÇÃO  /  VOCATIVO

     

    É a figura de linguagem que consiste em interromper a narração para dirigir a palavra a pessoas ausentes ou ao leitor.

    Sintaticamente, a apóstrofe exerce a função de VOCATIVO / CHAMAMENTO / INVOCAÇÃO 

     

    Nasceste tu, minha Belém...

  • De um jeito ou de outro as figuras de linguagem acabam se misturando. Por essa razão, vemos geralmente em fragmentos literários, isto é, com licença poética. Raramente encontraremos um fragmento que apresente apenas uma figura de linguagem e é exatamente por isso que a banca não pôde expor como alternativa metáfora, prosopopeia. Vale, portanto, estudarmos as características marcantes de cada figura.

     


ID
1982692
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei Federal n° 8.112, de 11 de dezembro de 1990 e alterações, estabelece que o servidor não aprovado no estágio probatório

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: d) será exonerado.

    8.112/90:

    " Art. 20.  Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores:[...]

      § 2o  O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado, observado o disposto no parágrafo único do art. 29."(Grifei)

    Bons estudos!!

  • Estabilidade após três anos de efetivo exercício

  • será exonerado OU, se estável em outro cargo, será reconduzido.

  • lembrem-se : EXONERAÇÃO NÃO É PUNIÇÃO.
    Ex: um servidor quebra uma regra no seu serviço ele nao poderá ser exonerado,e sim demitido...pois exoneração nao é uma punição.

  •         § 2o  O servidor não aprovado no estágio probatório será EXONERADO ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado, observado o disposto no parágrafo único do art. 29.

  • Gab: D Se o servidor for reprovado no estágio probatório, caberá exoneração de ofício, desde que assegurado ao interessado o direito de defesa

  • GABARITO ITEM D

     

    ESTÁVEL----> RECONDUZIDO

     

    NÃO ESTÁVEL---> EXONERADO DE OFÍCIO

  • GABARITO D 

     

    Lei 8.112 

     

    Art. 34.  A exoneração de cargo efetivo dar-se-á a pedido do servidor, ou de ofício.

            Parágrafo único.  A exoneração de ofício dar-se-á:

            I - quando não satisfeitas as condições do estágio probatório;

            II - quando, tendo tomado posse, o servidor não entrar em exercício no prazo estabelecido.

  • LETRA D CORRETA 

    LEI 8.112

         Art. 34.  A exoneração de cargo efetivo dar-se-á a pedido do servidor, ou de ofício.

            Parágrafo único.  A exoneração de ofício dar-se-á:

            I - quando não satisfeitas as condições do estágio probatório;

            II - quando, tendo tomado posse, o servidor não entrar em exercício no prazo estabelecido.

  • Art. 34.  A exoneração de cargo efetivo dar-se-á a pedido do servidor, ou de ofício.

            Parágrafo único.  A exoneração de ofício dar-se-á:

            I - quando não satisfeitas as condições do estágio probatório;

            II - quando, tendo tomado posse, o servidor não entrar em exercício no prazo estabelecido.

     

    GABARITO LETRA D .

  • 2  O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado, observado o disposto no parágrafo único do art. 29.


ID
1982695
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com a Lei Federal n° 8.112, de 11 de dezembro de 1990 e alterações, constituem penalidades disciplinares, dentre outras, as seguintes:

Alternativas
Comentários
  • Letra (b)

     

    L8112:

     

    Art. 127.  São penalidades disciplinares:

            I - advertência;

            II - suspensão;

            III - demissão;

            IV - cassação de aposentadoria ou disponibilidade;

            V - destituição de cargo em comissão;

            VI - destituição de função comissionada.

  • Só lembrando que EXONERAÇÃO NÃO É PUNIÇÃO.

  • Letra B

    A suspensão pode ser convertida em multa, essa letra A engana.

  • Art. 127.  São penalidades disciplinares:

            I - advertência;

            II - suspensão;

            III - demissão;

            IV - cassação de aposentadoria ou disponibilidade;

            V - destituição de cargo em comissão;

            VI - destituição de função comissionada.

  • MULTA não é penalidade ELA pode ser penalidade, critério da administração.

  • Let it be... ♪♫

  •  Art. 127.  São penalidades disciplinares:

            I - advertência;

            II - suspensão;

            III - demissão;

            IV - cassação de aposentadoria ou disponibilidade;

            V - destituição de cargo em comissão;

            VI - destituição de função comissionada.

    Abraço!

  • Gabarito: B
     

     


    Comentários:

    As penalidades disciplinares são as sanções administrativas impostas aos servidores em decorrência da prática dos ilícitos administrativos. Nesse
    devido contexto, dispõe o art. 127 da Lei 8.112/1990, o que são penalidades disciplinares:
     
    a) advertência;
    b) suspensão;
    c) demissão;
    d) cassação de aposentadoria ou disponibilidade;
    e) destituição de cargo em comissão; e
    f) destituição de função comissionada.
     
     
    Na aplicação das penalidades, serão considerados: 
     
    I.    A natureza e a gravidade da infração cometida;
    II.  Os danos que dela provierem para o serviço público;
    III. As circunstâncias agravantes ou atenuantes; e
    IV.  Os antecedentes funcionais - art. 128.
     
     

     

    Para fins de complemento de estudo, vale mencionar as informações abaixo:


    A Administração sempre deve dar a devida motivação para os atos administrativos que imponham sanções aos servidores, permitindo que o servidor e o Poder Judiciário tenham condições de realizar o devido controle. Dessa forma, impõe o art. 128, parágrafo único, que o ato de imposição de penalidade sempre mencionará o fundamento legal e a causa da sanção disciplinar.
     
     
    Para concluir, guarde no coração: O sistema punitivo na esfera administrativa é bem diferente do que ocorre no plano criminal. 
     
    Em outras palavras, no direito penal as condutas são tipificadas, existindo uma sanção específica para a conduta que estiver vinculada. Por outro lado, na esfera administrativa, não há essa relação direta.
     
    Sendo assim, a autoridade responsável pela apuração do ilícito administrativo é que deve enquadrar determinada conduta em algum tipo de previsão legal, impondo-lhe a pena cabível ao caso.

  • GABARITO B 

     

    Lei 8.112 

     

     Art. 127.  São penalidades disciplinares:

            I - advertência;

            II - suspensão;

            III - demissão;

            IV - cassação de aposentadoria ou disponibilidade;

            V - destituição de cargo em comissão;

            VI - destituição de função comissionada.


ID
1982698
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A Lei Federal n° 11.091, de 12 de janeiro de 2005 e alterações, define plano de carreira como

Alternativas
Comentários
  • a) posição do servidor na escala de vencimento da carreira em função do nível de capacitação, cargo e nível de classificação = PADRÃO DE VENCIMENTO

     b) conjunto de cargos de mesma hierarquia, classificados a partir do requisito de escolaridade, nível de responsabilidade, conhecimentos, habilidades específicas, formação especializada, experiência, risco e esforço físico para o desempenho de suas atribuições = NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO

     c) conjunto de princípios, diretrizes e normas que regulam o desenvolvimento profissional dos servidores titulares de cargos que integram determinada carreira, constituindo-se em instrumento de gestão do órgão ou entidade = PLANO DE CARREIRAS

     d)conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que são cometidas a um servidor. = CARGO

     e)área específica de atuação do servidor, integrada por atividades afins ou complementares, organizada a partir das necessidades institucionais e que orienta a política de desenvolvimento de pessoal = AMBIENTE ORGANIZACIONAL

  • A -- PADRÃO DE VENCIMENTO

    B --NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO

    C -- PLANO DE CARREIRAS

    D--CARGO

    E--AMBIENTE ORGANIZACIONAL

  • A)Padrão de Vencimento: posição do servidor na escala de vencimento da carreira em função do nível de capacitação, cargo e nível de classificação.

     

    B)Nível de Classificação: conjunto de cargos de mesma hierarquia, classificados a partir do requisito de escolaridade, nível de responsabilidade, conhecimentos, habilidades específicas, formação especializada, experiência, risco e esforço físico para o desempenho de suas atribuições.

     

    C)Plano de Carreiras: conjunto de princípios, diretrizes e normas que regulam o desenvolvimento profissional dos servidores titulares de cargos que integram determinada carreira, constituindo-se em instrumento de gestão do órgão ou entidade.

     

    D)Cargo: conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que são cometidas a um servidor.

     

    E)Ambiente Organizacional: área específica de atuação do servidor, integrada por atividades afins ou complementares, organizada a partir das necessidades institucionais e que orienta a política de desenvolvimento de pessoal.

     

    Gabarito: "C"

     

  • LETRA C CORRETA 

    LEI 11.091

        Art. 5o Para todos os efeitos desta Lei, aplicam-se os seguintes conceitos:

            I - plano de carreira: conjunto de princípios, diretrizes e normas que regulam o desenvolvimento profissional dos servidores titulares de cargos que integram determinada carreira, constituindo-se em instrumento de gestão do órgão ou entidade;

            II – nível de classificação: conjunto de cargos de mesma hierarquia, classificados a partir do requisito de escolaridade, nível de responsabilidade, conhecimentos, habilidades específicas, formação especializada, experiência, risco e esforço físico para o desempenho de suas atribuições;

            III - padrão de vencimento: posição do servidor na escala de vencimento da carreira em função do nível de capacitação, cargo e nível de classificação;

            IV - cargo: conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que são cometidas a um servidor;

            V - nível de capacitação: posição do servidor na Matriz Hierárquica dos Padrões de Vencimento em decorrência da capacitação profissional para o exercício das atividades do cargo ocupado, realizada após o ingresso;

            VI - ambiente organizacional: área específica de atuação do servidor, integrada por atividades afins ou complementares, organizada a partir das necessidades institucionais e que orienta a política de desenvolvimento de pessoal; e

            VII - usuários: pessoas ou coletividades internas ou externas à Instituição Federal de Ensino que usufruem direta ou indiretamente dos serviços por ela prestados.

  • Art. 5o Para todos os efeitos desta Lei, aplicam-se os seguintes conceitos:

    I - plano de carreira: conjunto de princípios, diretrizes e normas que regulam o desenvolvimento profissional dos servidores titulares de cargos que integram determinada carreira, constituindo-se em instrumento de gestão do órgão ou entidade;

    II – nível de classificação: conjunto de cargos de mesma hierarquia, classificados a partir do requisito de escolaridade, nível de responsabilidade, conhecimentos, habilidades específicas, formação especializada, experiência, risco e esforço físico para o desempenho de suas atribuições;

    III - padrão de vencimento: posição do servidor na escala de vencimento da carreira em função do nível de capacitação, cargo e nível de classificação;

    IV - cargo: conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que são cometidas a um servidor;

  • Plano de carreira

    Palavra chave  : Desenvolvimento Profissional.

     

    Letra C

  • Posição do servidor na escala de vencimento da carreira em função do nível de capacitação, cargo e nível de classificação. PADRÃO DE VENCIMENTO

    Conjunto de cargos de mesma hierarquia, classificados a partir do requisito de escolaridade, nível de responsabilidade, conhecimentos, habilidades específicas, formação especializada, experiência, risco e esforço físico para o desempenho de suas atribuições. NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO

    Conjunto de princípios, diretrizes e normas que regulam o desenvolvimento profissional dos servidores titulares de cargos que integram determinada carreira, constituindo-se em instrumento de gestão do órgão ou entidade. PLANO DE CARREIRA

    Conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que são cometidas a um servidor. CARGO PÚBLICO

    Área específica de atuação do servidor, integrada por atividades afins ou complementares, organizada a partir das necessidades institucionais e que orienta a política de desenvolvimento de pessoal. AMBIENTE ORGANIZACIONAL


ID
1982701
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Segundo a Lei Federal n° 11.892, de 29 de dezembro de 2008 e alterações, a administração dos Institutos Federais terá como órgãos superiores o Colégio de Dirigentes e o Conselho Superior, sendo correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    Das Estrutura Organizacional dos Institutos Federais

    Artigo 10 A administração dos Institutos Federais terá como órgãos superiores o Colégio de Dirigentes e o Conselho Superior

    Inciso 1º As presidencias do Colégio de Dirigentes e do Conselho Superior serão Exercidas pelo Reitor do Institudo Federal. 

     

     

  • Gabarito letra D

     

    Só complementando...

     

    LETRA E - Art. 10 parágrafo 4° O estatuto do Instituto Federal disporá sobre a estruturação, as competências e as normas de funcionamento do Colégio de Dirigentes e do Conselho Superior. 

  • Art. 10.  A administração dos Institutos Federais terá como órgãos superiores o Colégio de Dirigentes e o Conselho Superior.

     

    § 1o  As presidências do Colégio de Dirigentes e do Conselho Superior serão exercidas pelo Reitor do Instituto Federal.

     

    § 2o  O Colégio de Dirigentes, de caráter consultivo, será composto pelo Reitor, pelos Pró-Reitores e pelo Diretor-Geral de cada um dos campi que integram o Instituto Federal.

     

    § 3o  O Conselho Superior, de caráter consultivo e deliberativo, será composto por representantes dos docentes, dos estudantes, dos servidores técnico-administrativos, dos egressos da instituição, da sociedade civil, do Ministério da Educação e do Colégio de Dirigentes do Instituto Federal, assegurando-se a representação paritária dos segmentos que compõem a comunidade acadêmica.

  • GABARITO D

    LEI 11.892/08

    § 2o O Colégio de Dirigentes, de caráter consultivo, será composto pelo Reitor, pelos Pró-Reitores e pelo Diretor-Geral de cada um dos campi que integram o Instituto Federal

    § 3O Conselho Superior, de caráter consultivo e deliberativo, será composto por representantes dos docentes, dos estudantes, dos servidores técnico-administrativos, dos egressos da instituição, da sociedade civil, do Ministério da Educação e do Colégio de Dirigentes do Instituto Federal, assegurando-se a representação paritária dos segmentos que compõem a comunidade acadêmica.

    § 1o  As presidências do Colégio de Dirigentes e do Conselho Superior serão exercidas pelo Reitor do Instituto Federal. GABARITO AQUI


ID
1982704
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

De acordo com a Constituição Federal de 1988, sancionar, promulgar e fazer publicar as leis, bem como expedir decretos e regulamentos para sua fiel execução, constitui competência privativa do

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

     

    CF/88, Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República:

     

    IV - sancionar, promulgar e fazer publicar as leis, bem como expedir decretos e regulamentos para sua fiel execução;

  • Constituição Federal

    DAS ATRIBUIÇÕES DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA (art. 84)

     

    Principais funções do presidente da República no Brasil:

     

    - Aplicar as leis do país, principalmente as que pertencem a Constituição Federal;

     

    - Fazer a condução da política econômica do país;

     

    - Aprovar ou vetar leis feitas e aprovadas pelo Congresso (Câmara dos Deputados e Senado Federal);

     

    - Editar medidas provisórias com força de lei em situação de urgência;

     

    - Enviar à aprovação do Congresso, anualmente, o projeto de lei orçamentaria e o plano plurianual. Neles, o presidente deve explicar como vai arrecadar os recursos e como vai aplicá-los no ano seguinte;

     

    - Definir e comandar a política externa do país;

     

    - Em caso de necessidade, o presidente pode declarar guerra a um país, desde que tenha autorização do Congresso Nacional;

     

    - Declarar, em caso de necessidade, estado de defesa ou de sítio;

     

    - Criar ou descontinuar ministérios;

     

    - Escolher, nomear ou exonerar do cargo os ministros de Estado, que são os responsáveis por colocar em execução as políticas do governo;

     

    - Escolher os representantes diplomáticos do país;

     

    - Manter relações diplomáticas com outras nações;

     

    - Exercer o comando supremo das Forças Armadas o país;

     

    - Convocar e presidir o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional;

     

    - Celebrar tratados, convenções e atos internacionais (sujeitos a aprovação do Congresso Nacional);

     

    - Executar a organização e o funcionamento da administração federal;

     

    - Criar e extinguir cargos públicos federais, na forma da lei;

     

    - Nomear comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica;

     

    - Fazer a indicação de: ministros do Supremo Tribunal Federal e tribunais superiores (em caso de morte ou aposentadoria), presidente e diretores do Banco Central, procurador-geral da República.

     

    GABARITO A

    BONS ESTUDOS 

     

    " LUTE PELOS SEUS SONHOS"

     

  • LETRA A CORRETA 

    CF

    Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República:

    I - nomear e exonerar os Ministros de Estado;

    II - exercer, com o auxílio dos Ministros de Estado, a direção superior da administração federal;

    III - iniciar o processo legislativo, na forma e nos casos previstos nesta Constituição;

    IV - sancionar, promulgar e fazer publicar as leis, bem como expedir decretos e regulamentos para sua fiel execução

  •  SEÇÃO II -  DAS ATRIBUIÇÕES DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA 

    COMPETE PRIVATIVAMENTE AO PRESIDENTE DA REPÚBLICA  

    INNCISO IV = **** sancionar, promulgar e fazer publicar as leis, bem como expedir decretos e regulamentos para sua fiel execução.

     

  • GABARITO LETRA A.

     

    CF/88 - ART. 84

    Art. 84. Compete PRIVATIVAMENTE ao Presidente da República:

    I - nomear e exonerar os Ministros de Estado;

    II - exercer, com o auxílio dos Ministros de Estado, a direção superior da administração federal;

    III - iniciar o processo legislativo, na forma e nos casos previstos nesta Constituição;

    IV - sancionar, promulgar e fazer publicar as leis, bem como expedir decretos e regulamentos para sua fiel execução;

    (...)

  • Decreto -> Chefe do executivo

  • GABARITO - LETRA A

     

    Constituição Federal

     

    Art. 84 - Compete privativamente ao Presidente da República:

     

    IV - sancionar, promulgar e fazer publicar as leis, bem como expedir decretos e regulamentos para sua fiel execução. (PODER REGULAMENTAR).

     

    DISCIPLINA, DISCIPLINA, DISCIPLINA.

  • GABARITO A 

     

    CF/88 

     

    Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República:

     

    IV - sancionar, promulgar e fazer publicar as leis, bem como expedir decretos e regulamentos para sua fiel execução;

  • Outra questão para ajudar no entendimento desta:

     

    Ano: 2009 Banca: CESPE Órgão: Instituto Rio Branco Prova: Diplomata

     

    Compete ao Presidente da República, entre outras atribuições, sancionar, promulgar e fazer publicar as leis e enviar ao Congresso Nacional o plano plurianual, o projeto de lei de diretrizes orçamentárias e as propostas de orçamento previstas na Constituição.

     

    Gabarito: Certo

     

  •  

    Art. 78. O Presidente e o Vice-Presidente da República tomarão posse em sessão do Congresso Nacional,

     

    -   prestando o compromisso de manter, defender e cumprir a Constituição

     

    -   observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro

     

    -  sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil

  • Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República:

     

    IV - sancionar, promulgar e fazer publicar as leis, bem como expedir decretos e regulamentos para sua fiel execução;

    Reportar abuso

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre competência do Presidente da República.

    Análise das alternativas:

    Alternativa A – Correta! É o que dispõe o art. 84, CRFB/88: "Compete privativamente ao Presidente da República: (...) IV - sancionar, promulgar e fazer publicar as leis, bem como expedir decretos e regulamentos para sua fiel execução; (...).

    Alternativa B – Incorreta. Não é o que dispõe a CRFB/88 sobre o tema.

    Alternativa C - Incorreta. Não é o que dispõe a CRFB/88 sobre o tema.

    Alternativa D - Incorreta. Não é o que dispõe a CRFB/88 sobre o tema.

    Alternativa E - Incorreta. Não é o que dispõe a CRFB/88 sobre o tema.

    Gabarito:

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa A.


ID
1982707
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Independentemente das sanções penais, civis e administrativas previstas na legislação específica, está o responsável pelo ato de improbidade que importe em enriquecimento ilícito sujeito a várias cominações, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato, dentre elas a suspensão dos direitos políticos por período de

Alternativas
Comentários
  • Suspenção dos direitos políticos

    Improbidade: 8 a 10 anos;

    Prejuízo ao erário: 5 a 8 anos;

    Princípios da administração: 3 a 5 anos.

    Obs: 1) Não se fala em cassação dos direitos. 2) A suspensão só ocorre depois de decisão transitada em julgado. 

  • SUSPENSÃO DOS DIREITOS POLÍTICOS, PROIBIÇÃO DE CONTRATAR COM O PODER PÚBLICO E VALOR DA MULTA (respectivamente):

     

    A) ENRIQUECIMENTO ILÍCITO: 8 a 10 anos (suspensão); 10 anos (proibição de contratar); ATÉ 3 vezes o valor do acréscimo recebido.

     

    B) PREJUÍZO AO ERÁRIO: 5 a 8 anos (suspensão); 5 anos (proibição de contratar); ATÉ 2 vezes o valor do prejuízo.

     

    C) OFENSA AOS PRINCÍPIOS: 3 a 5 anos (suspensão); 3 anos (proibição de contratar); ATÉ 100 vezes o valor da remuneração.

  • Questão decoreba!

    enriquecimento ilícito = suspensao dos direitos políticos 8 a 10 anos/proibido contratar 10 anos

    prejuízo ao erário = susp. dos direitos polítcos 5 a 8 anos/proibido contratar 5 anos 

    contra princípios = susp. dos direitos políticos 3 a 5 anos/proibido contratar 3 anos 

  • Gabarito B

    MACETE para nunca mais erras os prazos de susp. dos dir. políticos

     

    EI PEPA! (faz um desenho da pepa pig no mapa mental que tu nunca mais esquece!) 

     

    Enriquecimento Ilícito = 8 a 10 anos

    Prejuízo ao Erário = 5 a 8 anos

    Afronta os Princípios da Administração = 3 a 5 anos

  • LEI 8429:

    Art. 12.  Independentemente das sanções penais, civis e administrativas previstas na legislação específica, está o responsável pelo ato de improbidade sujeito às seguintes cominações, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato:         (Redação dada pela Lei nº 12.120, de 2009).

            I - na hipótese do art. 9°(Enriquecimento Ilícito), perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, ressarcimento integral do dano, quando houver, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de oito a dez anos, pagamento de multa civil de até três vezes o valor do acréscimo patrimonial e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de dez anos;

            II - na hipótese do art. 10, ressarcimento integral do dano, perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, se concorrer esta circunstância, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de cinco a oito anos, pagamento de multa civil de até duas vezes o valor do dano e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de cinco anos;

            III - na hipótese do art. 11, ressarcimento integral do dano, se houver, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos, pagamento de multa civil de até cem vezes o valor da remuneração percebida pelo agente e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de três anos.

            Parágrafo único. Na fixação das penas previstas nesta lei o juiz levará em conta a extensão do dano causado, assim como o proveito patrimonial obtido pelo agente.

    Abraço!

  • GABARITO B 

     

     

    Lei 8.429 

     

                                             Enriquecimento                          Prejuízo ao                       Lesão aos 

                                                   Ilícito                                        Erário                           Princípios 

     

     

    Suspensão dos                      8 - 10 anos                                5 - 8 anos                          3 - 5 anos 

    Direitos Políticos 

     

     

    Perda dos Bens                       Deve                                            Pode                                Pode

    Ilícitos 

     

     

    Multa civil                                     3x                                           2x                                        100x

     

     

    Proibição de                             10 anos                                     5 anos                                   3 anos 

    Contratar 

  • I - na hipótese do art. 9°(Enriquecimento Ilícito), perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, ressarcimento integral do dano, quando houver, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de oito a dez anos, pagamento de multa civil de até três vezes o valor do acréscimo patrimonial e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de dez anos;

  • Suspensão de direitos politicos

    Para Enriquecimento Ilícito : 8 a 10 anos Para Lesão ao Erario: 5 a 8 anos Atos que atentem aos Princípios: 3 a 5 anos

ID
1982713
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Sabendo-se que “Se Pedro é arquiteto então Pedro é rico” é uma proposição falsa e que “Pedro é rico se e somente se ele trabalha em um escritório famoso” é uma proposição verdadeira, conclui-se que:

Alternativas
Comentários
  • Onde,

    PA: Pedro é arquiteto

    PR: Pedro é rico

    TEF: Trabalha em um escritório famoso

    ~: Negação

     

    Obs: Tem que saber os fundamentos da tabela verdade, senão, complica.

     

    PA(V) ---> PR(F) = FALSO                                 Condiconal somente é FALSO, quando Vai Fugir (V ---> F)

     

    PR(F) <---> TEF(F) = VERDADE                      Bicondicional é VERDADE nas igualdades e FALSO nas alternâncias

     

    Conclusões:

    PA, ~PR,~TEF

    Gabarito " C "

  • Não entendi que a questão estava pedindo a negação.. 

  • Anna fonseca a questão não é difícil só fica complicado de explicar por comentários

     

  • DECORAR ESSA TABELA DA VERDADE É IMORAL. :(

  • GABARITO C 

     

     

    Se Pedro é arquiteto(V) então Pedro é rico(F) = V --> F = F 

    Pedro é rico(F) se e somente se ele trabalha em um escritório famoso(F) = F <-> F = V 

     

     

    Alternativas: 

     

    (a) Pedro é arquiteto(V), rico(F) e trabalha em um escritório famoso(F).

    (b) Pedro é arquiteto(V), rico(F) e não trabalha em um escritório famoso(V).

    (c) Pedro é arquiteto(V), não é rico(V) e não trabalha em um escritório famoso(V).

    (d) Pedro não é arquiteto(F), é rico(F) e trabalha em um escritório famoso(F).

    (e) Pedro não é arquiteto(F), não é rico(V) e não trabalha em um escritório famoso(V).

  • GABARITO: LETRA C;

     

     

    Como a condicional “Se Pedro é arquiteto então Pedro é rico” é falsa, concluímos que a proposição “Pedro é arquiteto” tem valor lógico “V” e a proposição “Pedro é rico” tem valor lógico “F”, uma vez que na condicional V → F = F.

     

     

    Como a bicondicional “Pedro é rico (F) se e somente se ele trabalha em um escritório famoso” é verdadeira, concluímos que a proposição “Pedro trabalha em um escritório famoso tem valor lógico “F”,  uma vez que na bicondicional F ↔ F = V.

     

    Resumo:

     

    Pedro é arquiteto: “V”

    Pedro é rico: “F”

    Pedro trabalha em um escritório famoso: F

     

    Conclusão: Pedro é arquiteto, não é rico nem trabalha em um escritório famoso.

     

    Conheçam e inscrevam-se no meu canal no youtube, pois sou professor de Matemática e gravei alguns vídeos com dicas e bizus de Matemática e Raciocínio Lógico.

     

    Link do canal: https://www.youtube.com/channel/UC_FQm8aivYBf2q6ga1rxklw?sub_confirmation=1

     

    Fanpage: https://www.facebook.com/profjuliocesarsalustino

     

  • p -> q = F   (e falsa quando o primeiro e verdadeiro e o segundo e falso)

     

    V     F

     

    q <-> s  = V (e verdadeiro quando tudo for verdadeiro ou falso)

     

    F       F 

     

    Então podemos concluir, "Que ele e arquiteto, não e rico e não trabalha em escritorio famoso".

     

  • Se então - Vera Fisher - V-F=F

    Se Pedro é arquiteto(V) então Pedro é rico (Falso)

    Bicondicional

    Pedro é Rico(F) se e somente se ele trabalha em um escritório famoso(V)

    Pedro é arquiteto - V

    Pedro é rico - F

    Trabalha em um escritório - F

    Gabatito - letra c

     

  • GABARITO C 

     

    PROPOSIÇÃO FALSA = Se Pedro é arquiteto(V) então Pedro é rico(F

     

    PROPOSIÇÃO VERDADEIRA = Pedro é rico(F) se e somente se ele trabalha em um escritório famoso(F

     

    (a) Pedro é arquiteto(V), rico(F) e trabalha em um escritório famoso(F).

    (b) Pedro é arquiteto(V), rico(F) e não trabalha em um escritório famoso(V).

    (c) Pedro é arquiteto(V), não é rico(V) e não trabalha em um escritório famoso(V).

    (d) Pedro não é arquiteto(F), é rico(F) e trabalha em um escritório famoso(F).

    (e) Pedro não é arquiteto(F), não é rico(V) e não trabalha em um escritório famoso(V). 

  • Negação do Se...,então... = Mantém a 1ª e nega a 2ª.

    Logo, ficará: Pedro é arquiteto e não é rico.

    Já na segunda proposição "se e somente se" uma afirmação só será verdadeira se ambas forem verdadeiras.

    Como já sabemos que Pedro não é rico, então ele não trabalha em um escritório famoso.

     

    Gabarito C

    Bons estudos!


ID
1982716
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Considere as seguintes proposições:


I – Se 10 é múltiplo de 3 então hoje é um dia ensolarado.

II – 7 é um número ímpar ou 3 é par.

III – 2 é um número par e todo retângulo é um quadrado.


É verdadeiro apenas o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • I – Se 10 é múltiplo de 3 então hoje é um dia ensolarado. (V)  A primeira é falsa, não importa o valor da outra... já é verdadeira a sentença.

                   F                                      ?         

     

    II – 7 é um número ímpar ou 3 é par. (V)   com o conectivo ''ou'', basta uma ser verdadeira p/ a proposição ser V

                  V                              F          

     

    III – 2 é um número par e todo retângulo é um quadrado. (F) as duas deveriam ser verdadeiras p/ que a proposição fosse V

                V                              F

     

    resposta: I e II (letra d)

  • GABARITO: LETRA D;

     

    Analisando as assertivas conforme as operações com os conectivos lógicos:

     

    I – Se 10 é múltiplo de 3 (F) então hoje é um dia ensolarado. (V ou F)

     

    Como estamos diante de uma condicional cujo antecedente é F, essa condicional será VERDADEIRA independentemente do valor lógico do consequente, o qual nesse contexto, não se pode determinar.

     

    II – 7 é um número ímpar (V) ou 3 é par (F).

     

    Temos uma disjunção do tipo V F, logo o valor lógico será VERDADEIRO, uma vez que, em se tratando da disjunção, esta será falsa SOMENTE quando as duas proposições que a compõem forem falsas.

     

    III – 2 é um número par (V)  e todo retângulo é um quadrado (F).

     

    Temos uma conjunção do tipo V   F, logo o valor lógico será FALSO, uma vez que, em se tratando da conjunção, esta será verdadeira SOMENTE quando as duas proposições que a compõem forem verdadeiras.

     

     

    OBS: Cabe ressaltar que “Todo quadrado é um retângulo, porém nem todo retângulo é um quadrado”.

     

     

    Conheçam e inscrevam-se no meu canal no youtube, pois sou professor de Matemática e gravei alguns vídeos com dicas e bizus de Matemática e Raciocínio Lógico.

     

    Link do canal: https://www.youtube.com/channel/UC_FQm8aivYBf2q6ga1rxklw?sub_confirmation=1

     

    Fanpage: https://www.facebook.com/profjuliocesarsalustino

     

  • GABARITO D 

     

    I – Se 10 é múltiplo de 3(F) então hoje é um dia ensolarado(??). (F --> ?? = V)

    II – 7 é um número ímpar(V) ou 3 é par(F). (V v F= V) 

    III – 2 é um número par(V) e todo retângulo é um quadrado(F). (V ^ F = F)

  • Famoso caso da Vera Fisher = F

    portanto, a III é um argumento FALSO.

  • Sra. Glock - Mary, a sra. está completamente errada. A assertiva III é uma conjunção. O caso da Vera Fischer só se aplica em condicional.


ID
1982722
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Um ciclista percorreu um percurso dividido em três partes de mesmo comprimento. Na primeira parte do percurso, que corresponde a uma leve subida, o ciclista desenvolveu uma velocidade constante de 8 Km por hora. Na segunda parte do percurso, que corresponde a uma descida, a velocidade do ciclista, também constante, foi de 32 Km por hora. Por fim, na terceira parte, um percurso plano, ele desenvolveu uma velocidade constante de 24 Km por hora. Desconsiderando-se as variações de velocidades nas transições dos três percursos, a velocidade média do ciclista em todo o trajeto é, aproximadamente:

Alternativas
Comentários
  • Questão difícil. Explora muito mais física do que propriamente matemática. Vejamos:

     

    A fórmula básica para velocidade média, segundo a física é: VM = Detal S (velocidade) / Delta T (tempo)

     

    Agora devemos nos atentar para as informações presente na questão.

     

    O ciclista percorreu x km a uma velocidade de 8km/h = x/8km

    Depois ele percorreu x Km a uma velocidade de 32 km/h = x/8km

    Por fim, percorreu x km a uma velocidade de 24 km/h

     

    Reparem que temos três velidades então a fórmula é:

    VM = 3x/ ( x/ 8 + x/32 + x/24)

     

    Temos que igualar os denominadores, então multiplicamos 8 * 32 * 24 = 6144: Então voce utiliza 6144/8 * x = 768x; 6144/32 * x = 142x; 6144/24 * x = 256x. logo..

     

    VM = 3X/ ( 768x + 142x + 256x)

    VM = 3x / (1216/6144)

    VM = 3x x 6144/1216 ( utiliza-se a regra de multiplicação de fração - Regra de tres simples)

    VM = 18432/1216

    VM = 15,16

     

    Gabarito letra [ B ]

     

  • Dimas, só não precisava multiplicar todos os denominadores. O valor 96 já dava pra dividir o 8, 32 e o 24.

  • GABARITO: LETRA B;

     

    Esse tipo de questão pode sempre ser resolvida através da MÉDIA HARMÔNICA.

     

    Basta calcular a MÉDIA ARITMÉTICA DOS INVERSOS E INVERTER O RESULTADO. Veja:

     

    1°) Calculando a média aritmética dos inversos:

     

    [1/8 + 1/32 + 1/24] / 3 ---- MMC (8,32,24) = 96

     

    Agora, divide-se o valor do MMC pelos denominadores e, em seguida, multiplicam-se os resultados obtidos pelos respectivos numeradores. Vai ficar assim:

     

    [12 + 3 + 4 / 96] / 3 = 19/96 / 3 ---- Divisão de fração --- Repete-se a 1ª e multiplica-se pelo inverso da 2ª.

     

    19/96 . 1/3 = 19 / 288

     

    2°) Inverte-se o resultado

     

    288 / 19 =  15, 16

     

    Conheçam e inscrevam-se no meu canal no youtube, pois sou professor de Matemática e gravei alguns vídeos com dicas e bizus de Matemática e Raciocínio Lógico.

     

    Link do canal: https://www.youtube.com/channel/UC_FQm8aivYBf2q6ga1rxklw?sub_confirmation=1

     

    Fanpage: https://www.facebook.com/profjuliocesarsalustino

     

     

  • Esse cálculo foi resolvido pela média harmônica porque ocorreu o movimento de grandezas inversamente proporcionais: velocidade média e tempo decorrido. Isso foi possível porque a banca informou que a distância percorrida era constante, ou seja, igual para todas as velocidades empreendidas. Logicamente, se as distâncias foram as mesmas, o tempo decorrido em cada percurso será inversamente proporcional à velocidade empreendida. Quanto maior a velocidade empreendida, menor será o tempo decorrido.

    É importante também depreender dessa questão que não será sempre que utilizaremos a média harmônica quando se tratar de velocidade média. Isso foi possível em função das condições citadas no parágrafo anterior. Caso tivéssemos a informação de que os percursos foram proporcionais á velocidade média empreendida, bastaria calcular a média aritmética.

     

    Espero ter contribuído. Bons estudos!  

  • Uma solução mais simples e sem muita firula matemática (sem desprezo aos colegas mais sabidos na matéria!)

     

    Imagine que o percurso todo tivesse 24 quilômetros (8 * 3), ele teria percorrido:

    o primeiro trecho de 8 km em 1 hora a 8 km/h

    o segundo trecho de 8 km em 15 min a 32 km/h

    o terceiro trecho de 8 km em 20 min a 24 km/h

    Logo, levou 1h 35min para percorrer os 24 km do percurso

    1a regra de três

    60 min ---> 1 hora

    35 min --> X hora(s)

    X = 35/60 ---> 0,583 (para simplificar a dízima)

    2a regra de três

    1,583 horas ---> 24 km

    1 hora ---> X km

    X = 24/1,583 ---> 15,16

    Gabarito: B


ID
1982725
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Sabe-se que 2 melancias valem 9 bananas; que 4 bananas valem 6 laranjas; que 9 laranjas valem 2 mangas e que 3 mangas custam R$ 4,00. Qual é o valor de uma melancia?

Alternativas
Comentários
  • 2M=9B

    4B=6L

    9L=2Ma

    3Ma=4

     

    3Ma -- 4

    2Ma -- x         x=8/3, ou seja, 9L=8/3

     

    9L -- 6L

    8/3 -- y          y=16/9, ou seja, 4B=16/9

     

    4B -- 9B

    16/9 -- z         z=4, ou seja, 2M=4

     

    M=4/2

    M=2

     

    Vamos na fé.

  • Não  entendi :(

  • Débora Miranda, deixa eu tentar te explicar.

     

    A questão falou que 2 melancias valem 9 bananas, que 4 bananas valem 6 laranjas, que 9 laranjas valem 2 mangas, e que 3 mangas valem R$4,00.

     

    Vamos iniciar montando equações com essas informações:

     

    2Me = 9Ba (2 melancias = 9 bananas)

     

    4Ba = 6La (4 bananas = 6 laranjas)

     

    9La = 2Ma (9 laranjas = 2 mangas)

     

    3Ma = 4 (3 mangas = R$4,00)

     

    Agora vamos fazer as substituições das incógnitas (considerando Me, Ba, La e Ma como incógnitas) começando de baixo para cima, a partir da terceira equação:

     

    9La = 2Ma  =>  La = 2Ma/9 (essa informação você substitui na segunda equação)

     

    4Ba = 6La  =>  4Ba = 6 . 2Ma/9  =>  4Ba = 12Ma/9  =>  Ba = 12Ma/ 9 / 4  =>  Ba = 12Ma/9 . 1/4  => Ba = Ma/3 (essa informação você substitui na primeira equação)   

     

    2Me = 9Ba  =>  2Me = 9 . Ma/3  =>  2Me = 3Ma (perceba que a quarta equação diz que 3Ma = 4, Logo...)  =>  2Me = 4  =>  Me = 4/2  =>  Me = 2

     

    Logo cada melancia custa R$2,00

     

    Espero ter ajudado!

     

    O cometário ficou bastante extenso, mas foi a melhor forma que achei para tentar explicar.   

     

  • Ja possuímos 2 comentários excelentes mas achei interessante mostrar o meu baseado principalmente no colega Sávio Luiz.

     

    2M=9B

    4B=6L

    9L=2Ma

    3Ma=4

     

    1) Se 3Ma é 4 reais, 2Ma serão X

    3Ma = 4

    2Ma = X, X=8/3

     

    2) Agora voce ja tem, em reais, o resultado do antigo 2Ma ( que agora é 8/3), entao:

    Se  9L = 8/3 (antigo 2Ma)

    6L será igual a X 

     

    3)  Agora voce ja tem, em reais, o resultado do antigo 6L ( agora 16/9), logo:

    Se 4B = 16/9 ( antigo 6L)

    9B = X 

     

    Por último, o mais facil é aqui, pois:

    2M = 4

    então, duas Melâncias custam 2 reais.

     

    LEIA E RELEIA DE-VA-GAR.

     

  •  2 melancias valem 9 bananas, que 4 bananas valem 6 laranjas, que 9 laranjas valem 2 mangas, e que 3 mangas valem R$4,00.

    2 melancia = 9 bananas

    4 bananas = 6 laranjas

    9 laranjas = 2 mangas

    3 mangas = 4,00

    Como 3 mangas = 4,00 então 4/3 = manga = 1,3333 und 

    9 laranjas = 2 mangas então 9 L = 2 *1,3333 ---- 2,6666/9 = 0,2962 und da laranja

    4 bananas = 6 laranjas então 4 B = 6 * 0,29 ----- 1,7772/4 = 0,4443 und banana  

    2 melancias = 9 bananas, então 2 Me= 9 * 0,43 ----3,9987/2 = 1,99935 und melancia 

    arrredondando para 2,00  und da melancia 

     

     


ID
1982728
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Antônio, Bruno e Carlos marcam um encontro em um restaurante. Eles chegam ao local do encontro dirigindo seus carros, cujas cores são azul, branco e cinza, não necessariamente nessa ordem. O encontro é informal e todos se vestem com camisetas, cujas cores são branca, preta e verde, mas não se sabe com certeza a cor da camiseta de cada um deles. Sabe-se, no entanto, que:


I – O carro de Antônio não é branco e ele não veste camiseta branca;

II – O proprietário do carro cinza veste uma camiseta de cor verde;

III – O proprietário do carro azul não veste camiseta preta; e

IV – Bruno não veste camiseta preta.


Portanto, conclui-se que

Alternativas
Comentários
  • Essa questão se não atentarmos nas opções de respostas perdemos um tempão tentando responder ela...

    Olhe na afirmação "II" que diz que o proprietário do "carro cinza veste camisa verde"

    a única alternativa que bate com essa afirmação é a letra A.

    Logo, gabarito A. 

  • Fazendo uma tabela fica mais fácil

                     Carro      azul     branco     cinza                                                                 camiseta     branca     preta     verde

    Antonio                      não      não         ok                                                                                           não         não         ok

    Bruno                        ok         não        não                                                                                          ok           não         não

    Carlos                        não      ok           não                                                                                          não         ok          não

             

    Portanto, Antonio tem carro cinza e veste camisa verde

                   Bruno tem carro azul e veste camisa branca

                    Carlos tem carro branco e veste camisa preta

    Gabarito A

  • Eu montei a tabela, mas não consegui resolver dessa forma. Eu eliminei todas as alternativas erradas, apenas chegando a conclusão a partir dos dados apresentados pela questão de que quem tem carro branco, obrigatoriamente está usando camiseta preta e quem tem carro azul está obrigatoriamente usando camiseta branca.

     

  • Fiz a tabela com as tres características de uma vez e me enrolei todo. Então fiz a tabela só com os carros e camisas, aí se encaixou numa boa. depois completei com os três persongens.

  • Existe uma alternativa em comum nas opções (Antônio tem carro cinza). A afirmação II já diz que quem tem carro cinza veste camisa verde (única opção que resta é a A).

    Menos trabalho quando se tem mais atenção ao que é comum.


ID
1982731
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um relatório deve ser elaborado por Antônio e revisado por Bruno e Carlos. Após as revisões, o relatório deve ser remetido a Duarte para fins de aprovação, aceitação ou rejeição das revisões. O recurso do menu EDITAR do editor de texto LibreOffice que os revisores devem utilizar para facilitar o trabalho de Duarte é

Alternativas
Comentários
  • Onde você pode selecionar o tipo de texto que deseja escrever .... Menu Editar contém os comandos para a edição do documento, tais como Desfazer ou ... usa esta opção, automaticamente ativa recurso Alterações

     

     

    https://help.libreoffice.org/Common/Recording_Changes/pt-BR

  • Gabarito B

     

    Localizar e substituir = crtl + F

     

    Colar especial = ctrl + shift + V

  • Escolha Editar - Registrar alterações

    Escolha Editar - Registrar alterações - Gravar alterações

    'When in Writer: Escolha Editar - Registrar alterações - Mostrar alterações'When in Calc: Escolha Editar - Registrar alterações - Mostrar alterações

    Escolha Editar - Registrar alterações - Gerenciar alterações

     

    https://help.libreoffice.org/Common/Edit_Menu/pt-BR

  • Gabarito B

     

    Localizar e substituir = crtl + F

     

    Colar especial = ctrl + shift + V

  • ATENÇÃO: Alguns comentários estão equivocados ao afirmarem que Ctrl + F é Localizar e substituir​, que na verdade é APENAS '' LOCALIZAR ''... Porém, a tecla de atalho de Localizar e substituir é Ctrl + H .

    Segue a questão Q647707  como exemplo.

  • localizar e substituir= CTRL + H

  • DEVERIA SER: MENU EDITAR/ REGISTRAR ALTERAÇÕES


ID
1982734
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Malware são programas desenvolvidos para executar ações danosas e atividades maliciosas em um computador. O programa de computador malicioso que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos é um tipo clássico de Malware denominado de

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

    Vírus é um programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos.

     

    Worm é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computadoR

     

    Backdoor é um programa que permite o retorno de um invasor a um computador comprometido, por meio da inclusão de serviços criados ou modificados para este fim.

     

    Spyware é um programa projetado para monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros.

     

    Cavalo de troia1, trojan ou trojan-horse, é um programa que, além de executar as funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras funções, normalmente maliciosas, e sem o conhecimento do usuário.

  • Worm é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador.

    Diferente do vírus, o worm não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos, mas sim pela execução direta de suas cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.

     

     

    Vírus é um programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos.

    Para que possa se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecção, o vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro, ou seja, para que o seu computador seja infectado é preciso que um programa já infectado seja executado.

     

     

    http://cartilha.cert.br/malware/

  • Vírus é um programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos.

    Para que possa se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecção, o vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro, ou seja, para que o seu computador seja infectado é preciso que um programa já infectado seja executado.

    O principal meio de propagação de vírus costumava ser os disquetes. Com o tempo, porém, estas mídias caíram em desuso e começaram a surgir novas maneiras, como o envio de e-mail. Atualmente, as mídias removíveis tornaram-se novamente o principal meio de propagação, não mais por disquetes, mas, principalmente, pelo uso de pen-drives.

     

     

    Há diferentes tipos de vírus. Alguns procuram permanecer ocultos, infectando arquivos do disco e executando uma série de atividades sem o conhecimento do usuário. Há outros que permanecem inativos durante certos períodos, entrando em atividade apenas em datas específicas. Alguns dos tipos de vírus mais comuns são:

    Vírus propagado por e-mail: recebido como um arquivo anexo a um e-mail cujo conteúdo tenta induzir o usuário a clicar sobre este arquivo, fazendo com que seja executado. Quando entra em ação, infecta arquivos e programas e envia cópias de si mesmo para os e-mails encontrados nas listas de contatos gravadas no computador.

    Vírus de script: escrito em linguagem de script, como VBScript e JavaScript, e recebido ao acessar uma página Web ou por e-mail, como um arquivo anexo ou como parte do próprio e-mail escrito em formato HTML. Pode ser automaticamente executado, dependendo da configuração do navegador Web e do programa leitor de e-mails do usuário.

    Vírus de macro: tipo específico de vírus de script, escrito em linguagem de macro, que tenta infectar arquivos manipulados por aplicativos que utilizam esta linguagem como, por exemplo, os que compõe o Microsoft Office (Excel, Word e PowerPoint, entre outros).

    Vírus de telefone celular: vírus que se propaga de celular para celular por meio da tecnologia bluetooth ou de mensagens MMS (Multimedia Message Service). A infecção ocorre quando um usuário permite o recebimento de um arquivo infectado e o executa. Após infectar o celular, o vírus pode destruir ou sobrescrever arquivos, remover ou transmitir contatos da agenda, efetuar ligações telefônicas e drenar a carga da bateria, além de tentar se propagar para outros celulares.

     

     

     

     

    http://cartilha.cert.br/malware/

  • Olá pessoal (GABARITO = LETRA D)

    ---------------------------------------------------------

    Letra A = ERRADO, pois Backdoor é um programa que permite o retorno de um invasor a um computador comprometido, por meio da inclusão de serviços criados ou modificados para este fim.

    ---------------------------------------------------------

    Letra B = ERRADO, pois cavalo de troia, trojan ou trojan-horse, é um programa que, além de executar as funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras funções, normalmente maliciosas, e sem o conhecimento do usuário.

    ---------------------------------------------------------

    Letra C = ERRADO, pois Spyware é um programa projetado para monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros.

    ---------------------------------------------------------

    Letra D = CERTO, pois  Vírus é vírus, que precisa ser executado para se anexar a um novo arquivo hospedeiro. Vírus tem um alvo específico para atacar. Vírus é um programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos.

    ---------------------------------------------------------

    Letra E = ERRADO, pois Worm é um verme, que não precisa de um arquivo para se hospedar e se multiplica pelas conexões de rede.

    Worm é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador

    ---------------------------------------------------------

    Indo além...

    MACETE PARA DIFERENCIAR WORM DE VÍRUS;)

    Para fácil memorização de todos colocarei aqui um Rap feito por nosso amigo Marcos Romeiro que diz assim: 

    ♪ ♫ ♩ ♫ 

    ...o WORM é um verme auto-replicante,

    nem carece de hospedeiro e ataca num instante;

    já o VÍRUS apresenta uma função basilar,

    necessita de hospedeiro pra poder se propagar...  ♪ ♫ ♩ ♫

    ---------------------------------------------------------

    Fé em Deus, não se renda.

     

  • Vírus é um programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos.

     

    Para que possa se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecção, o vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro, ou seja, para que o seu computador seja infectado é preciso que um programa já infectado seja executado.

     

    O principal meio de propagação de vírus costumava ser os disquetes. Com o tempo, porém, estas mídias caíram em desuso e começaram a surgir novas maneiras, como o envio de e-mail. Atualmente, as mídias removíveis tornaram-se novamente o principal meio de propagação, não mais por disquetes, mas, principalmente, pelo uso de pen-drives.

     

    http://cartilha.cert.br/malware/

  • I-                   MALWARES:     são programas criados com o intuito de prejudicar usuários e sistemas de informação. são softwares maliciosos do qual tem como espécies:

     

    VÍRUS-->           MALWARE-->     PRECISA DE HOSPEDEIRO-->  PRECISA SER EXECUTADO.

     

    O objetivo do vírus Nimda é identificar as falhas de segurança existentes nos sistemas operacionais para contaminar computadores de empresas e propagar-se.

    Phishing   é um tipo de malware que, por meio de uma mensagem de email, solicita informações confidenciais ao usuário, fazendo-se passar por uma entidade confiável conhecida do destinatário.

     

    Vírus    (Precisa de hospedeiros, propaga-se fazendo copias de si mesmo e tornando-se parte de outros programas e arquivos.)

    II-               WORM:       É um verme, que NÃO precisa de um arquivo para se hospedar e se multiplica pelas conexões de rede.

     

    São PROGRAMA em si, se auto-replicam, não precisam de hospedeiros como o vírus,  diminui o desempenho da rede)

     

    WORMS-->         REDES-->     NÃO PRECISAM DE HOSPEDEIROS-->

     

    ->AUTORREPLICÁVEIS--->   NÃO PRECISAM SER EXECUTADOS.

     

     

    WORM (IMPORTANTE!): worms são programas autorreplicantes, passando de um sistema a outro, sem, necessariamente, utilizar um arquivo hospedeiro. Além disso, pode causar danos sem a ativação pelo usuário, diferentemente dos vírus.

     

  • GAB: D.

    Quanto à propagação:

     

     a) backdoor. - Não se propaga.

     

     b) cavalo de troia. - Não se propaga.

     

     c) spyware. - Não se propaga.

     

     d) vírus. - Insere cópia de si próprio em arquivos.

     

     e) worm. - Envia cópia de si próprio automaticamente pela rede e por e-mail.

     

    (http://cartilha.cert.br/malware/)

  • como diferenciar vírus de worms:

     

    Os vírus se anexam a programas ou arquivos, e contam com pessoas para executar o programa ou abrir o arquivo para que possam infectar um PC. Worms, um subtipo de vírus de computador, são semelhantes a vírus, mas não exigem qualquer ação humana para infectar um PC e se espalham por uma rede e mesmo além, digamos ao se enviar por meio de e-mail para todas as pessoas em seu catálogo de endereços.

     

    https://www.justaskgemalto.com/br/qual-e-diferenca-entre-um-virus-e-um-worm-de-computador/

  • WORM = AUTÔNOMO E REPLICA

    VÍRUS = DEPENDE DE EXECUÇÃO E REPLICA

  • VÍRUS - INSERE cópia de si próprio em arquivos. Ação mais comum: insere ou remove arquivos; procura se manter escondido.

     

    WORM - ENVIA cópia de si próprio pela rede; por e-mail. Ações mais comuns: consome grande quantidade de recursos; instala outros códigos maliciosos; desfere ataques na internet.

     

    Fonte: https://cartilha.cert.br/malware/

  • Letra D

    Malware inclui vírus, worms, cavalos de tróia, ransomware, spyware, adware e outros programas maliciosos. A partir de 2011, a maioria das ameaças de malware ativos foram worms ou cavalos de troia, em vez de vírus.

  • GABARITO D

    Virus:

     - destrói, modifica, danifica arquivos

    - multiplica no computador

    - o vírus necessita de um programa hospedeiro

    - o fato de estar inserido em arquivos não é problema, o problema é executar os arquivos com vírus. 

     ________________________________________________

    Worm:

    - é um malware que se auto multiplica. Não precisa de um programa hospedeiro.

    - não destroi arquivo

    - não precisa de um hospedeiro

    - se auto multiplica 

    bons estudos

  • Valeu Débora.


ID
1982740
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Relacione as seguintes tecnologias de impressoras com suas respectivas características


1 – Laser.

2 – Jato de tinta.

3 – Matricial.


( ) O funcionamento consiste no contato de micro agulhas e uma fita encharcada de tinta. São normalmente utilizadas em empresas que utilizam folhas carbonadas e precisam arquivar segundas vias de documentos fiscais. Proporcionam baixo custo de impressão, porém, geralmente são lentas e barulhentas.

( ) Utilizam cartuchos de tinta, são geralmente silenciosas e podem propiciar boa velocidade e impressão colorida.

( ) Utilizam toner, são normalmente rápidas e silenciosas e oferecem uma boa relação entre custo e benefício.

Alternativas
Comentários
  • (3) Um dos primeiros tipos de impressora que o mercado conheceu foi a impressora matricial. Embora esteja cada vez mais em desuso devido ao surgimento de tecnologias de impressão mais sofisticadas, ainda é possível encontrar impressoras matriciais sendo utilizadas em vários estabelecimentos, já que se trata de um tipo bastante durável e que possui baixos custos em relação aos seus suprimentos.

    Impressora de agulha: este é o tipo mais comum, sendo, portanto, chamado simplesmente de impressora matricial ou, ainda, impressora de matriz de pontos. Neste padrão, a cabeça de impressão possui pequenas agulhas que, sob orientação eletromagnética, vão formando a impressão à medida que empurram a fita de tinta contra o papel.

     

     

    (2) As impressoras a jato de tinta são as mais utilizadas no ambiente doméstico e também são muito comuns nos escritórios, já que são capazes de oferecer impressões de excelente qualidade e fidelidade de cores aliadas a um custo relativamente baixo.

     

     

    (1)  As impressoras a laser também fazem parte da categoria de não impacto e são muito utilizadas no ambiente corporativo, já que oferecem impressões de excelente qualidade, são capazes de imprimir rapidamente, trabalham fazendo pouco barulho e possibilitam volumes altos de impressões associados a custos baixos. O funcionamento destas impressoras é semelhante ao das fotocopiadoras (no Brasil, também conhecidas como "máquinas de xerox", sendo que, na verdade, Xerox é o nome da empresa que popularizou este tipo de dispositivo).

     

     

    http://www.infowester.com/impressoras.php

  • 3 - matricial

    Existem dois tipos de impressora matricial, as chamadas “matriz de pontos” e as “margaridas”. A diferença entre elas é que a segunda possui um mecanismo de impressão semelhante ao da máquina de escrever, no qual uma fita é pressionada no papel a fim de imprimir a letra, daí o nome “de impacto”, enquanto a primeira utiliza um mecanismo de agulhas para formar a letra e imprimi-la.

     

    2- jato de tinta

    Nestes tipos de impressoras, a impressão é feita por meio de centenas de gotas muito pequenas de tintas, as quais são liberadas a partir de uma minúscula abertura existente nos cartuchos de tintas. O esquema de cores empregado por estes equipamentos é o CMYK, sigla que identifica as cores Ciano, Magenta, amarelo (Yellow) e preto (Black).

     

    1- laser

    Mais comum em ambientes corporativos, as impressoras a laser oferecem impressões de excelente qualidade e em velocidade bem superior às “jato de tinta”. Elas utilizam um toner no lugar do cartucho de tinta, o qual contém um pó extremamente fino que, quando aquecido, gruda no papel e permite que a imagem, ou texto, seja “fixado” na folha.

  • Matricial; O funcionamento consiste no contato de micro agulhas e uma fita encharcada de tinta. São normalmente utilizadas em empresas que utilizam folhas carbonadas e precisam arquivar segundas vias de documentos fiscais. Proporcionam baixo custo de impressão, porém, geralmente são lentas e barulhentas.

    Jato de Tinta; Utilizam cartuchos de tinta, são geralmente silenciosas e podem propiciar boa velocidade e impressão colorida.

    Laser; Utilizam toner, são normalmente rápidas e silenciosas e oferecem uma boa relação entre custo e benefício.

  • GAB: E.

    Impressora Matricial:
    ˃ A impressora matricial, que também é conhecida como impressora “de impacto”, e que utiliza fita para impressão e formulário contínuo, tem como características principais:
    » Baixa qualidade de impressão.
    » Baixo custo de impressão.
    » Baixa velocidade de impressão.
    » Alta autonomia de impressão.

     


    Impressora Jato de Tinta:
    ˃ A impressora jato de tinta é a impressora que tem características mais residenciais e menos corporativas. Ela funciona com a tinta no estado líquido, utilizando cartuchos para a impressão, e tem como características principais:
    » Média qualidade de impressão.
    » Alto custo de impressão.
    » Média velocidade de impressão.
    » Baixa autonomia de impressão.

     


    Impressora Laser:
    ˃ A impressora laser é a mais comum em órgãos públicos, pois suas características são as mais apropriadas para o uso em organizações, particularmente em atividades administrativas. Ela funciona com a tinta no estado sólido, utilizando tonners para a impressão, e tem como características principais:
    » Alta qualidade de impressão.
    » Médio custo de impressão.
    » Alta velocidade de impressão.
    » Média autonomia de impressão.
     

  • 1 – Laser.

    2 – Jato de tinta.

    3 – Matricial.

     

     

    ( 3 ) O funcionamento consiste no contato de micro agulhas e uma fita encharcada de tinta. São normalmente utilizadas em empresas que utilizam folhas carbonadas e precisam arquivar segundas vias de documentos fiscais. Proporcionam baixo custo de impressão, porém, geralmente são lentas e barulhentas.

    ( 2  ) Utilizam cartuchos de tinta, são geralmente silenciosas e podem propiciar boa velocidade e impressão colorida.

    ( 1 ) Utilizam toner, são normalmente rápidas e silenciosas e oferecem uma boa relação entre custo e benefício.

  • GAB: E.

    → Impressora Matricial:

    ˃ A impressora matricial, que também é conhecida como impressora “de impacto”, e que utiliza fita para impressão e formulário contínuo, tem como características principais:

    » Baixa qualidade de impressão.

    » Baixo custo de impressão.

    » Baixa velocidade de impressão.

    » Alta autonomia de impressão.

     

    → Impressora Jato de Tinta:

    ˃ A impressora jato de tinta é a impressora que tem características mais residenciais e menos corporativas. Ela funciona com a tinta no estado líquido, utilizando cartuchos para a impressão, e tem como características principais:

    » Média qualidade de impressão.

    » Alto custo de impressão.

    » Média velocidade de impressão.

    » Baixa autonomia de impressão.

     

    → Impressora Laser:

    ˃ A impressora laser é a mais comum em órgãos públicos, pois suas características são as mais apropriadas para o uso em organizações, particularmente em atividades administrativas. Ela funciona com a tinta no estado sólido, utilizando tonners para a impressão, e tem como características principais:

    » Alta qualidade de impressão.

    » Médio custo de impressão.

    » Alta velocidade de impressão.

    » Média autonomia de impressão.


ID
1982743
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação ao aplicativo Microsoft Outlook 2010 afirma-se que:


I – É um programa que oferece um serviço de webmail.

II – Se a caixa de correio tiver um limite de tamanho, o aplicativo possui uma representação visual da quantidade de espaço restante na caixa de correio.

III – Quando as mensagens forem excluídas de uma conta de e-mail IMAP, o aplicativo move as mensagens para a pasta “Itens Excluídos”.


É correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • I - ERRADO

    Integrante do pacote Microsoft Office. Diferentemente do Outlook Express, que é usado basicamente para receber e enviar e-mail, o Microsoft Outlook além das funções de e-mail, ele é um calendário completo, onde você pode agendar seus compromissos diários, semanais e mensais

    Webmail é uma interfaco utilizador ler e escrever e-mail usando um navegador.

     

    II - CERTO

    Se seu email é armazenado em um servidor de email como Exchange, quando a sua caixa de correio atinge o limite máximo seu administrador poderá começar a funcionalidade de limitação. Por exemplo, em 90 MB você pode receber um aviso, em 100 MB, talvez você consiga enviar email e em 110 MB não será possível receber email.

     

    III - CERTO

    Esvaziar a pasta Itens excluídos – esvaziar a pasta Itens excluídos frequentemente para garantir que você não manter mensagens desnecessárias.

    As mensagens excluídas são movidas para uma pasta que você especificar Isso é ... com outros tipos de conta no Outlook e com o comportamento de itens excluídos ... que você tenha escolhido mover as mensagens excluídas para outra pasta. ... Elas são excluídas do servidor de email IMAP e não é possível restaurá-las.

     

     

    https://support.office.com/pt-br/article/Gerenciar-o-tamanho-da-minha-caixa-de-correio-792b521c-3f4e-404e-b436-9c197bad6f45

  • Gabarito E

     

    Microsoft Outlook é um software de automação de escritório e cliente de correio electrónico que faz parte do pack Microsoft Office. 

     

    http://conceito.de/outlook
     

     

  • II- 

    Você está obtendo semanalmente ou mesmo diariamente mensagens de aviso que você está prestes a ficar sem espaço de caixa de correio? Limpar caixa de correio é uma ferramenta de uni-parada-limpeza que você pode usar para aparar o tamanho da sua caixa de correio.

    Se seu email é armazenado em um servidor de email como Exchange, quando a sua caixa de correio atinge o limite máximo seu administrador poderá começar a funcionalidade de limitação. Por exemplo, em 90 MB você pode receber um aviso, em 100 MB, talvez você consiga enviar email e em 110 MB não será possível receber email.

     

    https://support.office.com/pt-br/article/Gerenciar-o-tamanho-da-minha-caixa-de-correio-792b521c-3f4e-404e-b436-9c197bad6f45

     

     

     

    III -

    Na primeira vez em que você exclui um item de uma conta IMAP no Microsoft Outlook 2010, é solicitado a escolher uma das duas maneiras de lidar com itens excluídos:

    As mensagens são marcadas para exclusão     Mensagens marcadas para exclusão são exibidas em texto tachado e não são movidas da sua pasta original.

    As mensagens excluídas são movidas para uma pasta que você especificar     Isso é consistente com outros tipos de conta no Outlook e com o comportamento de itens excluídos no outro software comuns. Ele também ajuda a fornecer resultados melhores ao acessar sua conta de email usando outros programas de email.

     

    https://support.office.com/pt-br/article/Restaurar-mensagens-exclu%C3%ADdas-ao-usar-uma-conta-IMAP-4559a297-4d46-47e7-bfbf-71287b1935ed

  • Gabarito E

     

    Microsoft Outlook é um software de automação de escritório e cliente de correio electrónico que faz parte do pack Microsoft Office. 

     

    http://conceito.de/outlook


ID
1982746
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O Painel de controle do sistema operacional Windows fornece um conjunto de ferramentas para configurar o ambiente operacional e seus aplicativos. Considerando a versão Windows 8, o modo de Exibição Categoria do Painel de Controle, em sua forma padrão, apresenta oito categorias. A alternativa que apresenta apenas opções da Categoria Facilidade de Acesso é:

Alternativas
Comentários
  • Deficiências visuais: incluem o daltonismo, a baixa visão e a cegueira. Todas elas podem afetar a capacidade do indivíduo enxergar o conteúdo exibido na tela. ... Reconhecimento de fala e otimizar exibição visual: lançado inicialmente no Windows  para ajudar ... a Central de Facilidade de Acesso e selecionando Narrador.

  • Gabarito A

     

    Painel de Controle >> Facilidade de Acesso:

    - Alterar o funcionamento do mouse

    - Alterar o funcionamento do teclado

    - Substituir os sons por indicações visuais

    - Otimizar exibição visual

    - Permitir que o Windows sugira modificações

    - Iniciar reconhecimento de fala

    - Configurar microfone

  • Tenha acesso a todos os softwares solicitados no edital. Depois resolva ...... O modo de exibição Categoria exibe os ícones do Painel de controle de acordo com o tipo de ... Otimizar a exibição visual, Alterar configuração do mouse etc. .... Para configurar o computador para o Reconhecimento de Fala do Windows

  • Gabarito A

     

    Painel de Controle >> Facilidade de Acesso:

    - Alterar o funcionamento do mouse

    - Alterar o funcionamento do teclado

    - Substituir os sons por indicações visuais

    - Otimizar exibição visual

    - Permitir que o Windows sugira modificações

    - Iniciar reconhecimento de fala

    - Configurar microfone

  • Facilidade de acesso:

    Narrador

    Lupa

    Altocontraste


ID
1982752
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O correio eletrônico tornou-se uma ferramenta indispensável para atividades profissionais e pessoais, no entanto, muitos tipos de códigos maliciosos são introduzidos em computadores por meio dessa ferramenta. Assinale a opção que contém um tipo de código malicioso que NÃO pode ser recebido por e-mail.

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

    Rootkit3 é um conjunto de programas e técnicas que permite esconder e assegurar a presença de um invasor ou de outro código malicioso em um computador comprometido.

    O conjunto de programas e técnicas fornecido pelos rootkits pode ser usado para:

    remover evidências em arquivos de logs (mais detalhes na Seção 7.6 do Capítulo Mecanismos de segurança);

    instalar outros códigos maliciosos, como backdoors, para assegurar o acesso futuro ao computador infectado;

    esconder atividades e informações, como arquivos, diretórios, processos, chaves de registro, conexões de rede, etc;

    mapear potenciais vulnerabilidades em outros computadores, por meio de varreduras na rede;

    capturar informações da rede onde o computador comprometido está localizado, pela interceptação de tráfego.

  • Rootkit é um software, na maioria das vezes malicioso, criado para esconder ou camuflar a existência de certos processos ou programas de métodos normais de detecção e permitir acesso exclusivo a um computador e suas informações. O sistema operacional Linux/Unix tem relação com o início desse software.

  • Rootkit3 é um conjunto de programas e técnicas que permite esconder e assegurar a presença de um invasor ou de outro código malicioso em um computador comprometido.

    O conjunto de programas e técnicas fornecido pelos rootkits pode ser usado para:

    remover evidências em arquivos de logs (mais detalhes na Seção 7.6 do Capítulo Mecanismos de segurança);

    instalar outros códigos maliciosos, como backdoors, para assegurar o acesso futuro ao computador infectado;

    esconder atividades e informações, como arquivos, diretórios, processos, chaves de registro, conexões de rede, etc;

    mapear potenciais vulnerabilidades em outros computadores, por meio de varreduras na rede;

    capturar informações da rede onde o computador comprometido está localizado, pela interceptação de tráfego.

  • Olá pessoal (GABARITO = LETRA B)

    ---------------------------------------------------------

    Letra A = ERRADO, pois Worm é um verme, que não precisa de um arquivo para se hospedar e se multiplica pelas conexões de rede.

    Worm é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador.

    ---------------------------------------------------------

    Letra B = CERTO, pois o rootkit ou kit do administrador,  é o único da lista que não pode ser recebido por e-mail, porque contém arquivos executáveis, que seriam facilmente bloqueados pelo servidor de e-mail. Portanto, ao tentar enviar por e-mail, as cópias seriam apagadas.

    Fonte: Fernando Nishimura de Aragão.

    ---------------------------------------------------------

    Letra C = ERRADO, pois cavalo de troia, trojan ou trojan-horse, é um programa que, além de executar as funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras funções, normalmente maliciosas, e sem o conhecimento do usuário.

    ---------------------------------------------------------

    Letra D = ERRADO, pois Spyware é um programa projetado para monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros.

    ---------------------------------------------------------

    Letra E = ERRADO, pois Vírus é vírus, que precisa ser executado para se anexar a um novo arquivo hospedeiro. Vírus tem um alvo específico para atacar. Vírus é um programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos.

    ---------------------------------------------------------

    Indo além...

    MACETE PARA DIFERENCIAR WORM DE VÍRUS;)

    Para fácil memorização de todos colocarei aqui um Rap feito por nosso amigo Marcos Romeiro que diz assim: 

    ♪ ♫ ♩ ♫ 

    ...o WORM é um verme auto-replicante,

    nem carece de hospedeiro e ataca num instante;

    já o VÍRUS apresenta uma função basilar,

    necessita de hospedeiro pra poder se propagar...  ♪ ♫ ♩ ♫

    ---------------------------------------------------------

    Fé em Deus, não se renda.

  • Há casos de rootkits instalados propositalmente por empresas distribuidoras de CDs de música, sob a alegação de necessidade de proteção aos direitos autorais de suas obras. A instalação nestes casos costumava ocorrer de forma automática, no momento em que um dos CDs distribuídos contendo o código malicioso era inserido e executado. É importante ressaltar que estes casos constituem uma séria ameaça à segurança do computador, pois os rootkits instalados, além de comprometerem a privacidade do usuário, também podem ser reconfigurados e utilizados para esconder a presença e os arquivos inseridos por atacantes ou por outros códigos maliciosos.

     

     

    http://cartilha.cert.br/malware/

  • Mas, Hallyson, seu comentário não explica porque o Rootkit é o único da lista que não pode ser recebido por e-mail.

     

    O comentário do Rafael também não fala sobre isso, que é o comando da questão.

  • Caro Sávio, o comentário do Hallyson explica sim o porquê de o rockit não poder ser recebido por email.

    O Rockit tranporta arquivos executáveis. Emails não permitem anexar arquivos executáveis. Isso é uma medida adotada pelos servidores de  emails para evitar a propagação de virus.

  •  

    ROOTKIT    (Principal intenção é se camuflar, para assegurar a presença no computador comprometido, impedindo que seu código seja encontrado por qualquer antivírus).  NÃO pode ser recebido por e-mail. O Roockit tranporta arquivos executáveis. Emails não permitem anexar arquivos executáveis.

    Os ROOTKITS são um conjunto de programas que oferecem mecanismos para esconder o invasor, assegurando a sua presença em um computador invadido.

     

    SPYWARES (programa espião, envia dados a terceiros e monitora as informações da vítima). É um programa que monitora atividades de um sistema e envia a terceiros. Podem ser keyloggers, do tipo que captura o que o usuário digita; screenloggers, do tipo que registra os movimentos de mouse de um usuário, ou adwares, daqueles que mostram propagandas para o usuário.   PODE SER RECEBIDO POR E-MAIL.

     

     

     

     

     

     

  • GAB:B

     

    Dentre os principais códigos maliciosos (Vírus, Worm, Bot, Trojan, Spyware, Backdoor e Rootkit), BackdoorRootkit não são recebidos por e-mail.

     

    (http://cartilha.cert.br/malware/)

  • Agora sim.

  • Rootkit contém arquivos executáveis, por isso não pode, ok.

    Mas o vírus tbm não é executável?

  • Rootkit: É um conjunto de programas e técnicas que esconde e assegura a presença de um invasor ou código malicioso em um computador comprometido. O objetivo do rootkit não é obter acesso privilegiado, mas mantê-lo, apagando vestígios da invasão.

     

    Victor Dalton

  • ELIMINAÇÃO.

    TODAS AS OUTRAS ALTERNATIVAS SÃO MALWARE

    LETRA B

  • O Rootkit, assim como o Backdoor, se instala no computador via execução de outro código malicioso. 

  • Questão MUITO duvidosa.

    Autalmente os emails não permitem a recepção/envio de arquivos de sistema, por serem ótimos hospedeiros para Vírus e Trojans.

    a) o Worm é independente e nem sempre precisará ser um arquivo de sistema, ok esse passou.

    b) Rootkit é arquivo de sistema, executável, então não poderia

    c) Trojan pode ser qualquer arquivo, inclusive os de sistema. Então já não poderia ser recepcionado por e-mail.

    d) Spyware é um programa também independente, que pode inclusive ser baixado em sites como o baixaki, por terem legitimidade no seu uso em determinados momentos. Logo, esses arquivos são executáveis e também não são recepcionados por email.

    e) Vírus: podem ser vírus de macro então um arquivo com macro pode sim ser repecionado por e-mail.

  • PODEM SER RECEBIDOS POR EMAIL

    Worm.

    Trojan.

    Spyware.

    Vírus

     

    Rootkit - NÃO PODE SER RECEBIDO POR EMAIL

  • Rootkit é um tipo de trojan...torjan se pega por email...

    estranho...

  • valeu hallyson

  • Malwares que podem ser recebidos via e-mail : Vírus/Worm/Bot/Trojan/Spyware

    Malwares que não podem ser recebidos via e-mail : Backdoor/Rootkit

    Malwares que são inseridos por invasores: Worm/Bot/Trojan/Spyware/Backdoor/Rootkit


ID
1982755
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

O Governo do Estado do Pará e as empresas Vale e Cevital Groupe, esta última da Argélia, assinaram no dia 04 de março de 2016, no Palácio do Governo, um protocolo de intenções que representa um novo passo no processo de implantação de uma siderúrgica no sudeste paraense, na região de

Alternativas
Comentários
  • Governo, Vale e Cevital assinam protocolo para implantação de siderúrgica em Marabá

    Enviado por mariachristina em sex, 03/04/2016 - 16:00

     

    O Governo do Estado do Pará e as empresas Vale e Cevital Groupe, esta última da Argélia, assinaram nesta sexta-feira (4), no Palácio do Governo, um protocolo de intenções que representa um novo passo no processo de implantação de uma siderúrgica em Marabá, no sudeste paraense. O documento foi assinado pelo governador do Estado, Simão Jatene, pelos presidentes das companhias, Murilo Ferreira, da Vale, e Issad Rebrab, da Cevital, e outras autoridades, como o senador Flexa Ribeiro e os deputados federais Beto Salame e Julia Marinho, o presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), Márcio Miranda, secretários de Estado, deputados estaduais, prefeitos e representantes de entidades empresariais.

    O protocolo trata dos parâmetros que embasam o projeto de implementação de uma siderúrgica em Marabá, que vinha sendo estudado pela Vale e agora passará a ser conduzido pela gigante argelina. A empresa já havia investido cerca de US$ 300 milhões, incluindo gastos no desenvolvimento de engenharia, com vistas a construção da siderúrgica em Marabá. Entre os termos do acordo, a Vale coloca a disposição da Cevital, além de cooperação técnica, todos os estudos e projetos já elaborados, a transferência do terreno de sua propriedade que seria destinado a construção da Alpa, suprimento em bases comerciais de minério de ferro e serviços logísticos para o empreendimento, além das licenças ambientais do referido projeto. “A Vale irá ceder tudo isso sem ônus ao empreendedor. A mineradora está muito satisfeita em manter esse entendimento mútuo com o Governo do Estado e quer continuar a dar a sua contribuição para que esse grande empreendimento importante para a região se torne perene e reduza as disparidades sociais”, apontou o presidente da Vale, Murilo Ferreira.

     

    http://seplan.pa.gov.br/governo-vale-e-cevital-assinam-protocolo-para-implanta%C3%A7%C3%A3o-de-sider%C3%BArgica-em-marab%C3%A1

     

    LETRA A

     

     


ID
1982758
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

     Mais de 90% do cacau produzido no Pará seguem para parques industriais instalados na Bahia, no Espírito Santo, em São Paulo e no Rio Grande do Sul, onde são transformados em cosméticos, doces, balas e chocolate. O Estado tem quase 160 mil hectares de área plantada, e o crescimento se dá não apenas em relação à produção, mas também na qualidade das amêndoas beneficiadas. “Em termos de qualidade, ele se iguala ao padrão do mercado internacional, como o cacau de Gana, na África", explica o diretor de Agricultura Familiar da Secretária de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap).


Qual a posição do Pará entre os produtores de cacau no Brasil?

Alternativas
Comentários
  • 08/04/2016 09:24HS

     

                                                    Cacau paraense já constitui a base da produção do chocolate nacional

     

    Mais de 90% do cacau produzido no Pará seguem para parques industriais instalados na Bahia, Espírito Santo, São Paulo e Rio Grande do Sul, onde são transformados em cosméticos, doces, balas e chocolate. O Estado tem quase 160 mil hectares de área plantada e o crescimento se dá não apenas em relação à produção, mas também na qualidade das amêndoas beneficiadas. “O cacau paraense possui um teor de 57% de manteiga do cacau, enquanto o da Bahia não chega a 52%. Em termos de qualidade, ele se iguala ao padrão do mercado internacional, como o cacau de Gana, na África", explica Luiz Pinto, diretor de Agricultura Familiar da Secretária de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap).

    O Estado é o segundo maior produtor de cacau do país, atrás somente da Bahia, responsável por mais de 50% da produção. Entre os municípios paraenses que se destacam no plantio do fruto está Medicilândia, na região da Transamazônica, zona que concentra 77% do cultivo estadual. De acordo com a Sedap, na última safra foram produzidas mais de 105 mil toneladas de amêndoas secas. “Registramos um crescimento de mais de 11% e esse montante nos coloca como segundo maior produtor de cacau do Brasil. A nossa expectativa para 2016 é alcançarmos 120 mil toneladas”, calcula Luiz Pinto.

    A cacauicultura é uma alternativa para o desenvolvimento sustentável na Amazônia em função do seu baixo custo produtivo e da utilização de sistemas agroflorestais. Além disso, há uma forte presença da agricultura familiar. “É importante manter o agricultor no campo, produzindo, ganhando dinheiro com a família, sendo o gestor de seu próprio negócio. Hoje, 86% das propriedades cacaueiras do Estado são de base familiar, o que dá uma estabilidade produtiva muito forte. O mesmo não acontece na Bahia, onde você tem áreas em que os proprietários moram fora do lote”, explica o diretor.

     

    http://mercadodocacau.com/artigo/cacau-paraense-ja-constitui-a-base-da-producao-do-chocolate-nacional

     

    LETRA C


ID
1982761
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

  São 35 os partidos políticos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nem todos têm representação na Câmara. Nem todos têm representação no Senado. Alguns têm representação na Câmara, mas não no Senado, como é o caso do

Alternativas
Comentários
  • História do Partido da Mulher Brasileira – PMB

     

    PMB é uma legenda capaz de defender o reconhecimento não só da mulher, mas também dos homens, garantindo em um mundo globalizado, o desenvolvimento do país como um todo.

    Os ideais do PMB

    O PMB é um partido de centro-esquerda, que pretende impulsionar a política nacional de forma a determinar a busca dos seus principais eixos de luta como a valorização social, moral, profissional e política da mulher, bem como a integração da sociedade, visando alcançar por meio de medidas econômicas, sociais e políticas, o desenvolvimento nacional sem o caráter excludente e/ou discriminatório de quem quer que seja.

    Nossos objetivos

    PMB busca o reconhecimento, a consolidação e a valorização da mulher, sem a exclusão masculina no cenário de um mundo globalizado que pressupõe a igualdade dos direitos, se empenhando integralmente para garantir a soberania e o desenvolvimento do Brasil de forma pacífica e democrática, tendo como foco um país socialmente justo e igualitário. Por fim, nosso partido luta para que a nação brasileira, sua história e as riquezas sejam preservadas, mais apreciadas e com total independência.

     

    http://www.pmb.org.br/historia-do-pmb-partido-da-mulher-brasileira/

     

    Criado em setembro, Partido da Mulher Brasileira, que chegou a ter 22 parlamentares, se torna maior vítima da janela partidária e tem hoje apenas um representante na Câmara​

     

    Criticado por movimentos feministas pelo conservadorismo extremo de seus deputados e pela falta de parlamentares do sexo feminino em seus quadros, o Partido da Mulher Brasileira está entrando para a história como a legenda de mais rápida ascensão e queda da política recente brasileira.

    Criado oficialmente em setembro do ano passado, quando o Tribunal Superior Eleitoral autorizou o registro da sigla até então disputada pelo até hoje inexistente Partido Militar Brasileiro – apoiado pelo parlamentar Jair Bolsonaro (PSC-RJ) –, o PMB angariou de cara um número impressionante de deputados.

    Três meses após sua criação, em janeiro, o partido já contava com 21 parlamentares na Câmara dos Deputados, número que o consolidava entre as dez maiores legendas da Casa – ficando à frente do, entre outros, DEM, um dos símbolos da oposição ao governo Dilma Rousseff, do PRB, de Celso Russomanno, e do PSC, de Marco Feliciano e Jair Bolsonaro.

    Mas, em apenas dois meses, a legenda que se destacava como fenômeno desmoronou: 20 deputados subitamente abandonaram o PMB, mantendo o partido com apenas um parlamentar na Casa – tornando o PMB a menor legenda dentro da Câmara. Único nome do partido no Senado Federal, Hélio José (GO) também abandonou o barco, migrando para o PMDB, na semana passada.

    "O partido começou a ficar sem representatividade. Você não consegue participar de comissão, ter tempo de liderança ou assessoria no Plenário sem ter representação.

     

    http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2016-03-24/apos-ascensao-meteorica-novato-pmb-se-torna-menor-partido-do-congresso-nacional.html

     

    LETRA E

     


ID
1982764
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Está marcada para agosto de 2016 a realização dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Esse grande congraçamento entre os povos ocorre de quatro em quatro anos. As Olimpíadas de 2008 ocorreram em Londres, e as de 2020 ocorrerão em

Alternativas
Comentários
  • http://globoesporte.globo.com/eleicao-sede-olimpiadas-2020/cobertura/

  • QUESTÃO DEVE SER ANULADA, POIS, A OLIMPÍADA DE 2008 OCORREU EM PEQUIM (CHINA) E NÃO EM LODRES

  • 2008 foi em Pequim e 2012 em londres

  • LETRA E

     

    Tóquio é escolhida sede dos Jogos de 2020 mesmo com ameaça nuclear

    Capital japonesa vence Istambul na rodada final de votação e vai receber as Olimpíadas e Paralimpíadas seguintes às do Rio de Janeiro, em 2016.

     

    A eufórica festa de quatro anos atrás, quando o Rio de Janeiro venceu a disputa para sediar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, deu lugar a uma versão mais contida, neste sábado, em Buenos Aires, na Argentina. Desta vez, os abraços não foram tão calorosos, não caíram tantas lágrimas e não teve um ídolo mundial como o Pelé em "campo". Mas, felizes, os japoneses deixaram por alguns instantes a tradicional formalidade oriental de lado para festejar, com direito a pulinhos e bandeirinhas balançando, a honra da capital Tóquio ser palco pela segunda vez do maior evento esportivo do mundo, daqui a sete anos, em 2020.

    Respaldado pela sólida economia, infraestrutura de ponta e um projeto grandioso e moderno, a capital japonesa desbancou Istambul e Madri na final da disputa pelas Olimpíadas de 2020, neste sábado, durante a 125ª Assembleia do Comitê Olímpico Internacional. Nem a preocupação com a recente descoberta do vazamento de alta radioatividade na usina nuclear de Fukushima foi capaz de atrapalhar o sólida proposta japonesa.

    - Estou tão feliz, estou extasiado. Vou compartilhar essa alegria com a população do meu país. Quero que façamos tudo o possível para atender às expectativas - disse Shinzo Abe, primeiro-ministro do Japão.

     

    http://globoesporte.globo.com/olimpiadas/noticia/2013/09/toquio-supera-ameaca-nuclear-e-sera-sede-dos-jogos-olimpicos-de-2020.html

  • A próxima edição dos jogos olímpicos ocorrerá em 2020, em Tóquio, no Japão.

    Gabarito -> [E]


ID
1982767
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Observe atentamente as seguintes frases:


I – Estação Primeira da Mangueira conquista carnaval de 2016 com enredo homenageando Gal Costa.

II – Organizadores da Feira Literária de Paraty decidem torná-la bienal e justificam sua interrupção este ano.

III – Com Mateus Solano, filme “Em Nome da Lei” mostra luta de um juiz contra o tráfico na fronteira do Paraguai.

IV – Tanto a seleção masculina quanto a feminina enfrentarão a África do Sul na fase de grupos do futebol olímpico.


Quantas dessas quatro frases correspondem a fatos efetivamente noticiados em 2016?

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

     

    1ª- 

    'Em nome da lei’ traz Mateus Solano no papel de juiz impetuoso.

    Novo filme de Sergio Rezende se passa na fronteira do Brasil com Paraguai.

    por Alessandro Giannini.

    23/04/2016 6:00 / Atualizado 23/04/2016 11:37           (VERDADEIRO)

    O longa, em cartaz desde quinta, traz Mateus Solano no papel do protagonista, o juiz Vitor. Antes mesmo de se ambientar ao novo lugar e sua gente, ele se atualiza com o Ministério Público e a Polícia Federal sobre os principais problemas locais. Sem pestanejar, começa a desengavetar ações e processos contra alguns poderosos, a despeito do alerta de promotores e policiais que o aconselham a esperar investigações em curso.

    http://oglobo.globo.com/cultura/filmes/em-nome-da-lei-traz-mateus-solano-no-papel-de-juiz-impetuoso-19147027
     

    2ª- 

    Publicado em 14/04/2016 - 10:58         (VERDADEIRO)
    Última atualização em 14/04/2016 - 15h30

    Definidos grupos do futebol masculino e feminino nos Jogos Olímpicos

    Sorteio ocorreu na manhã desta quinta-feira no Maracanã.

    O sorteio dos grupos do torneio masculino de futebol dos Jogos Olímpicos Rio 2016 garantiu a realização de grandes duelos já na primeira fase da competição, que terá início no dia quatro de agosto. As primeiras partidas das 16 seleções classificadas foram definidas na manhã desta quinta, em evento realizado no Rio de Janeiro, no auditório do estádio do Maracanã, palco das finais feminina e masculina, que acontecerão nos dias 19 e 20 de agosto.

    O sorteio colocou no mesmo grupo o atual campeão Olímpico, o México, e o último vencedor da Copa do Mundo, a Alemanha. O confronto entre as duas equipes acontecerá logo na primeira rodada do Grupo C, no dia quatro de agosto, na Arena Fonte Nova, em Salvador. No mesmo dia, medirão forças Argentina e Portugal, pelo Grupo D, no Estádio Olímpico, no Rio de Janeiro. A chave do Brasil, a A, tem também Iraque, Dinamarca e África do Sul, adversária da estreia, no dia quatro, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.

     

    http://www.diariodecanoas.com.br/_conteudo/2016/04/esportes/312001-definidos-grupos-do-futebol-masculino-e-feminino-nos-jogos-olimpicos.html

  • -Mangueira foi vencedora, mas homenageou Maria Bethânia!

    - A Feira Literária de Paraty é um evento que acontece anualmente desde 2003. O evento ocorreu em 2016 e não ouvi dizer que aconteceria a cada dois anos, apesar da diminuição do número de participantes neste ano!

     

  • Sacanagem esse tipo de questão. 

  • O estilo das questões para atualidades do IF (não culpo somente a banca pq o órgão aprova essa bagaça),sinceramente, é no minimo uma sacanagem. 

    Vai de time que tá na 2ª divisão, à quem matou Max na novela Avenida Brasil. Afe. kkkkkkkkkkk....

  • Questão tosca. Acertei a base do chute, porque sabia que a última era verdadeira.

  • Meu Deussssssssssssss...........

  • Acertei no chute, por conter a última como verdadeira, por questão de igualdade de gênero, mas nem sabia. 

  • Kratos católico

  • Kratos católico


ID
1982770
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

     Svetlana Alexijevich, da Bielorússia, foi a última vencedora do Prêmio Nobel de Literatura. Nos últimos 50 anos, apenas três escritores sul-americanos foram laureados com esse prêmio, e entre eles figura o nome de

Alternativas
Comentários
  • O Guatemalteco Miguel Angel Asturias recebeu o nobel em 1967...o que estaria dentro dos 50 anos.....letra B tb esta certa.
  • Rodrigo Galvão a Guatemala faz parte da América Central, portanto a letra B não está correta. Na questão pede os escritores sul-americanos.

     

    Foram ganhadores do Prêmio Nobel de Literatura nos útlimos 50 anos os três escritores sul-americanos:

    - Pablo Neruda (1971) - Chile

    - Gabriel García Márquez (1982) - Colômbia

    - Mario Vargas Llosa (2010)- Peru

     

     

  • Rodrigo Galvão, Guatemala não fica na América do sul, logo a alternativa b está errada.

  • É verdade. Porém, a exigibilidade faz parte da autoexecutoriedade.

    Creio não ser essa a explicação.

  • A exigibilidade não faz parte da autoexecutoriedade. Aquela significa que a administração pode impor situações aos administrados sem a prévia concordância com eles (meio que uma imperatividade). A junção da exigibilidade com a executoriedade forma a autoexecutoriedade, porém elas são autonômas, pelo menos para a doutrina específica.

  • A exigibilidade não faz parte da autoexecutoriedade. Aquela significa que a administração pode impor situações aos administrados sem a prévia concordância com eles (meio que uma imperatividade). A junção da exigibilidade com a executoriedade forma a autoexecutoriedade, porém elas são autonômas, pelo menos para a doutrina específica.


ID
1982773
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

    O Acordo de Paris foi aprovado na tarde de 12 de dezembro de 2015 pela Plenária da Conferência do Clima (COP 21). O texto elaborado se torna o novo marco jurídico de luta contra o aquecimento global e será "legalmente vinculante", obrigando todos os 196 países signatários a organizar estratégias para limitar o aumento médio da temperatura da Terra a 1,5ºC.

    

  O documento da COP 21 das Nações Unidas preverá US$ 100 bilhões por ano para projetos de adaptação dos efeitos do aquecimento a partir de 2020 e será o primeiro acordo universal da história para a luta contra as mudanças do clima, um marco desde o Protocolo assinado em 1997 na cidade de

Alternativas
Comentários
  • B- Kyoto

  • LETRA B

     

    PROTOCOLO DE KYOTO

    O protocolo de Kyoto foi implantado efetivamente em 1997, quando metas de redução da emissão de gases poluentes foram estabelecidas.

     

    sse Protocolo tem como objetivo firmar acordos e discussões internacionais para conjuntamente estabelecer metas de redução naemissão de gases-estufa na atmosfera, principalmente por parte dos países industrializados, além de criar formas de desenvolvimento de maneira menos impactante àqueles países em pleno desenvolvimento.

    Diante da efetivação do Protocolo de Kyoto, metas de redução de gases foram implantadas, algo em torno de 5,2% entre os anos de 2008 e 2012. O Protocolo de Kyoto foi implantado de forma efetiva em 1997, na cidade japonesa de Kyoto, nome que deu origem ao protocolo. Na reunião, oitenta e quatro países se dispuseram a aderir ao protocolo e o assinaram, dessa forma, comprometeram-se a implantar medidas com intuito de diminuir a emissão de gases.

     

    http://brasilescola.uol.com.br/geografia/protocolo-kyoto.htm

     

     

  • Protocolo de Kyoto, foi onde o Brasil assinou um termo em que reduziria as emissões de gases em cerca de 36,1% a 38,9%.

  • O Protocolo de Quioto constitui um tratado complementar à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, definindo metas de redução de emissões para os países desenvolvidos e os que, à época, apresentavam economia em transição para o capitalismo, considerados os responsáveis históricos pela mudança atual do clima.

    Criado em 1997, o Protocolo entrou em vigor no dia 16 de fevereiro de 2005, logo após o atendimento às condições que exigiam a ratificação por, no mínimo, 55% do total de países-membros da Convenção e que fossem responsáveis por, pelo menos, 55% do total das emissões de 1990.

     

    http://www.mma.gov.br/clima/convencao-das-nacoes-unidas/protocolo-de-quioto

  • Protocolo internacional de Montreal estipulado em 1987. Desde que esse protocolo entrou em vigor, restringiu o uso de elementos com altas concentrações em cloro, bromo e outras substâncias prejudiciais para a camada de ozônio, o que provocou que esta fosse melhor preservada e arrefeça a mudança climática.


ID
2051635
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Realizou-se uma pesquisa com 200 hipertensos para identificar a ocorrência dos seguintes fatores de risco dessa doença: sedentarismo, obesidade e histórico familiar. Desses hipertensos, cinquenta são obesos, setenta são sedentários, oitenta possuem histórico de doença na família e cinquenta não apresentam nenhum desses três fatores de risco. Assim sendo, a maior quantidade de hipertensos desse grupo que possui exatamente dois desses fatores de risco é

Alternativas
Comentários
  • Como muita gente ficou em dúvida vou colocar passo a passo:

     

    Vamos separar as informações:

     

    200 hipertensos, sendo:

    50 - não apresentam nenhuma ocorrencia;

    50 - Obesos;

    70 - Sedentários;

    80 - Histórico familliar

     

    O ideal é que façamos os diagramas de venn, e eles devem ficar da seguinte maneira: o círculo A intercala  o círculo B, que intercala com o círculo C: (OOO) dessa forma

    No círculo A estará a fórmula 70 - x, representando os sedentários

    Na interseção entre A e B estará mais um X

    No circulo B está o  80 - 2x (um x na interseção de AB e outro na interseção de BC)

    Na interseção entre B e C teremos mais um x

    No circulo C, teremos 50 - x

    Logo. aplicamos a fórmula

     

    70 - X + X + 80 - 2x + X + 50 - X + 50 = 200

    Agora, vamos separar os termos;

     

    70+80+50+50 - X + X -2X + X - X = 200

    250 - 2X = 200

    250 - 200 = 2x

    50 = 2X

    x = 50/2

    x = 25

     

    Gabarito Letra [ B ] 

  • Porque na explicação do Dimas o círculo B não ficou 80-x, como ocorreu no círculo A (70-x) e no círculo c (50-x)??

  • Total = 200

    Hipertensos = 50

    Sedentários = 70

    Histórico de doença na família = 80

    Não apresentam riscos = 50

    50+70+80+50=250

    250-200=50

    50/2= 25

    Gabarito = B

  • Pelas estatísticas da questão, a grande maioria, como eu, vem marcando a opção "E" = 50.

    Indico urgentemente para comentário de professor!

  • Queria saber o porquê dividiu por 2 (50/2)

  • Gente, não informação no texto que indique essa divisão por 2, hein!!!! Socorro e indicando para comentário.  

  • Galera, dirijam-se à explicação de Mércia.

     

    Pronto?

     

    Não entenderam o porquê da divisão por 2? vamos lá então.

     

    A questão indaga em seu final, e é muito importante dar atenção a ele, o seguinte: "Assim sendo, a maior quantidade de hipertensos desse grupo que possui exatamente dois desses fatores de risco é".

     

    Se há 200 pacientes, e a soma de todos dá 250, os 50 que excedem representam aqueles pacientes que possuem todos os riscos, ou seja, 1) pacientes sedentários; 2) pacientes com doenças genéticas; 3) pacientes obesos; e 4) pacientes hipertensos por outro risco (que não vem ao caso qual é).

     

    Pois bem. Se a questão pede a maior quantidade de pessoas que apresentam EXATAMENTE 2 riscos, temos que é 25, porque os 50 que sobraram apresentam TODOS os riscos, e por isso 50 dividido por 2 (riscos). 

     

    Adendo: desconsiderem frações, pois a questão não entra neste mérito e, além disso, não há alternativa que se encaixe.

     

     

     

  • Continuo sem entender a divisão por 2 :(

  • Tbm não entendi. Pois entendo que todos os cinquenta obesos podem ser sedentarios.

  • O Gabarito correto é a letra E.

    Segue resolução:

    Adimitindo S(Sedentários), O(Obesos) e H(Histórico Familiar) através do diagrama de Venn com todas as interseções entre os 3 conjuntos chega-se ao seguinte somatório:

    70 - (S∩O) - (S∩H) - (S∩O∩H) + 80 - (S∩H) - (O∩H) - (S∩O∩H) + 50 - (S∩O) - (O∩H) - (S∩O∩H) + (S∩H) + (S∩O) + (O∩H) + (S∩O∩H) = 150

    Porém, para que se tenha a maior quantidade de hipertensos que possuem exatamente dois desses fatores (S,O,H) deve-se somar os subconjuntos (S∩H) + (S∩O) + (O∩H) e considerar o subconjunto (S∩O∩H) = 0.

    Logo, pelo somatório acima, chega-se ao resultado (S∩H) + (S∩O) + (O∩H) = 50.  

  • Macete. Isola o total (200) depois de fazer isso,você soma todos os números 50+80+70+50 = 250. Obs: passou 50 do valor total. Então a resposta será 50. Macete ótimo pra esse tipo de questão. GAB. E 

  • Ainda não vi uma resposta coerente.

  • tem 200 hipertensos: desses 200 hipertensos 50 nao tem sedentarismo, nem obesidade nem historico de familia: entao tem 150 hipertensos nesse universo

    sedentario 70 - obeso 50 - historico 80 
    somando isso tudo da 200
    mas nosso universo so tem 150 pessoas
    logo tem 50 pessoas que fazem intersecção com outra

  • A pesquisa foi feita com 200 hipertensos, e 50 não apresenta nenhum dos 3 fatores de risco. Vamos trabalhar então com os 150 restantes, que estão nos fatores de risco. Somando 50 (obesos) + 70 (sedentários) + 80 (com histórico na família), chegamos em 200. Como temos aquele número de 150 que estão nos fatores de risco e essa somatória deu 200, logo, 50 apresentam mais de 2 fatores... Acho falho o texto do enunciado: "a maior quantidade de hipertensos desse grupo que possui exatamente dois desses fatores ", pois é possível saber que 50 tem mais de 2 fatores, agora, exatamente 2... 

    Tenho como gabarito o 25, mas não vi nenhuma resposta convincente até o momento...

  • Felipe Casais, é simples. Algumas pessoas estão dividindo por 2 por que querem. Simplesmente. O mesmo acontece quando, por exemplo, a CESPE coloca uma questão absurda com gabarito errado e sempre aparece algum sujeito pra querer justificar o injustificável, criando uma forma mirabolante e milagrosa de se chegar à resposta errada da banca. Ou seja, se o gabarito no site fosse A, B, C, ou D, eles criariam fórmulas mirabolantes para se chegar em cada caso.

     

    MODO 1:

    50 + 70 + 80 - X+ 0 = 150  (O zero é considerando que não existe ninguém 
    Queremos X
    X = 50

    LETRA E!!!!!!!!!!!!!
     

     

     

    MODO 2: Pelo diagrama.

    A + B + C + D + E + F = 150
    A + 2B + C +2D + E + 2F = 200
    B + D + F = 50!
     

    LETRA EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE!
     

  • Sem rodeios!

    Total 200, porém subtrai 50 referente aos outros fatores de risco que não venham ao caso. Dessa forma:

    70-x + 50-y + 80-z = 150 

    70+50+80 - 150 = x + y  + z

    x + y + z = 50 

  • Engraçado que, mesmo quando o gabarito está trocado, tem gente que dá um jeito de achar uma resolução, mesmo que equivocada, para justificá-lo.
    A resposta a esse problema NUNCA foi 25. Tenham senso crítico, por favor!

  • Não entendi muito bem, mas fiz assim e deu certo.

    50+70+80+50 = 250  exclui o 2, portanto restou 50

    Acho qe não é a forma de resolver,mas acertei.


ID
2134252
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Quanto a apuração a despesa total com pessoal, de acordo com a Lei Complementar Federal nº 101, de 4 de maio de 2000 e alterações, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

     a) a despesa com pagamento relativo a mandatos eletivos será expurgada. ERRADA

     

    "Art. 18. Para os efeitos desta Lei Complementar, entende-se como despesa total com pessoal: o somatório dos gastos do ente da Federação com os ativos, os inativos e os pensionistas, relativos a mandatos eletivos, cargos, funções ou empregos, civis, militares e de membros de Poder, com quaisquer espécies remuneratórias, tais como vencimentos e vantagens, fixas e variáveis, subsídios, proventos da aposentadoria, reformas e pensões, inclusive adicionais, gratificações, horas extras e vantagens pessoais de qualquer natureza, bem como encargos sociais e contribuições recolhidas pelo ente às entidades de previdência."

     

     b) os contratos de terceirização de mão de obra serão contabilizados como gastos de capital. ERRADA

     

    Art. 18 § 1o Os valores dos contratos de terceirização de mão-de-obra que se referem à substituição de servidores e empregados públicos serão contabilizados como "Outras Despesas de Pessoal".

     

     c) o regime de caixa será empregado em todos os casos.ERRADA

     

    Art. 18  § 2o A despesa total com pessoal será apurada somando-se a realizada no mês em referência com as dos onze imediatamente anteriores, adotando-se o regime de competência.

     

     d) as despesas relativas a incentivos por demissão voluntária serão registradas como diversos gastos de pessoal. ERRADA

     

    Não há discriminação explícita na LC 101 com relação à contabilização dos incentivos por demissão voluntária. Há, porém, menção ao fato de que essas despesas não são computadas nos limites da despesa total com pessoal:

     

    Art. 19. Para os fins do disposto no caput do art. 169 da Constituição, a despesa total com pessoal, em cada período de apuração e em cada ente da Federação, não poderá exceder os percentuais da receita corrente líquida, a seguir discriminados:

     

            I - União: 50% (cinqüenta por cento);

            II - Estados: 60% (sessenta por cento);

            III - Municípios: 60% (sessenta por cento).

     

    § 1o Na verificação do atendimento dos limites definidos neste artigo, não serão computadas as despesas:

     

            II - relativas a incentivos à demissão voluntária;

     

     e) as despesas com pagamento de subsídios, proventos da aposentadoria, reformas e pensões, integram seu montante. CORRETA

     

    Vide Caput art. 18 na alternativa A)


ID
2134255
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A criação de cargo, emprego ou função, bem como a alteração de estrutura de carreira que implique aumento de despesa, serão vedados ao Poder Executivo da União sempre que sua despesa total com pessoal exceder ao seguinte percentual do limite estabelecido na Lei de Responsabilidade Fiscal

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

     

    LRF Art. 22 Parágrafo único. Se a despesa total com pessoal exceder a 95% (noventa e cinco por cento) do limite, são vedados ao Poder ou órgão referido no art. 20 que houver incorrido no excesso:

    [...]

    II - criação de cargo, emprego ou função;

    III - alteração de estrutura de carreira que implique aumento de despesa;

    [...]

  • 90% limite ALERTA - Nada acontece, apenas o Tribunal de Contas alerta o Ente.

    95% limite PRUDENCIAL - O Ente sofre algumas sanções:

     I - concessão de vantagem, aumento, reajuste ou adequação de remuneração a qualquer título, salvo os derivados de sentença judicial ou de determinação legal ou contratual, ressalvada a revisão prevista no inciso X do art. 37 da Constituição;

            II - criação de cargo, emprego ou função;

            III - alteração de estrutura de carreira que implique aumento de despesa;

            IV - provimento de cargo público, admissão ou contratação de pessoal a qualquer título, ressalvada a reposição decorrente de aposentadoria ou falecimento de servidores das áreas de educação, saúde e segurança;

            V - contratação de hora extra, salvo no caso do disposto no inciso II do § 6o do art. 57 da Constituição e as situações previstas na lei de diretrizes orçamentárias.

  • ARTIGO 22, § ÚNICO DA LRF

     

    Se a despesa total com pessoal exceder a 95% do limite, são vedados ao Poder ou órgão que houver incorrido no excesso:

     

    - concessão de aumento de remuneração a qualquer título

    - criação de cargo, emprego ou função

    - alteração de estrutura de carreira que implique aumento de despesa

    - provimento de cargo público, admissão ou contratação de pessoal a qualquer título

    - contratação de hora extra


ID
2134258
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Quanto às transferências voluntárias, nos termos da Lei de Responsabilidade Fiscal, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

     

    a) Art. 25 §2o É vedada a utilização de recursos transferidos em finalidade diversa da pactuada.

     

    b) Art. 25 §1o São exigências para a realização da transferência voluntária, além das estabelecidas na lei de diretrizes orçamentárias:

    I - existência de dotação específica; (GABARITO B) [...]

    IV - comprovação, por parte do beneficiário, de:

    a) que se acha em dia quanto ao pagamento de tributos, empréstimos e financiamentos devidos ao ente transferidor, bem como quanto à prestação de contas de recursos anteriormente dele recebidos;

    b) cumprimento dos limites constitucionais relativos à educação e saúde; (D)

    c) observância dos limites das dívidas consolidada e mobiliária, de operações de crédito, inclusive por antecipação de receita, de inscrição em Restos a Pagar e de despesa total com pessoal;

    d) previsão orçamentária de contrapartida. (E)

     

    c) A LRF estabelece observância de limites de despesa com pessoal para todos os entes da Federação (União, Estados e Municípios)

  • Transferências voluntárias - entrega de recursos CORRENTES ou de CAPITAL a outro ente da Federação. São exigências para a realização de transferêcia voluntária, além das estabelecidas na LDO:

     

    - existência de dotação específica

    - vedação da transferência voluntária de recursos  receita, pelos Governos Federal e Estaduais e suas instituições financeiras, para pagamento de despesas com pessoal ativo, inativo e pensionista, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios

    - observância do beneficiário de:

    a) que se acha em dia quanto ao pagamento de tributos devidos ao ente tranferidor

    b) que se acha em dia quanto à prestação de contas de recursos anteriormente recebidos do ente transferidor

    c) observância dos limites das dívidas consolidada e mobiliária, de operações de crédito, de inscrição em Restos a Pagar e de despesa total com pessoal

    d) previsão orçamentária de contrapartida

  • a) a utilização de recursos transferidos em finalidade diversa da pactuada é admitida em até dez por cento do seu valor. 

    ERRADA: Art. 25 §2 É VEDADA a utilização de recursos transferidos em finalidade diversa da pactuada.

     

    b) a existência de dotação específica constitui exigência para sua realização.

    CERTA: Art. 25 §1 São exigências para a realização de transferências voluntárias, além das estabelecidas em LDO.

    I- EXISTÊNCIA DE DOTAÇÃO ESPECÍFICA

     

    c) a observância do limite da despesa total com pessoal é obrigatória somente para a União.

    ERRADA: Art. 1 §2 As disposições desta Lei obrigam a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.

    A LRF estabelece observância de limites de despesa com pessoal para todos os entes da Federação

     

    d) pelo seu caráter impositivoo, é dispensado o cumprimento do limite constitucional relativo à educação. 

    ERRADA: Art. 25 §1 São exigências para a realização de transferências voluntárias, além das estabelecidas em LDO.

    IV - Comprovação, por parte do beneficiário, de:

    b) cumprimento dos limites constitucionais relativos à educação e à Saúde.

     

    e) a previsão orçamentária de contrapartida é facultativa em todos os casos.

    ERRADA: Art. 25 §1 São exigências para a realização de transferências voluntárias, além das estabelecidas em LDO.

    IV - Comprovação, por parte do beneficiário, de:

    d) previsão orçamentária de contrapartida.

     

     

     

  • CAPÍTULO V

    DAS TRANSFERÊNCIAS VOLUNTÁRIAS

            Art. 25. Para efeito desta Lei Complementar, entende-se por transferência voluntária a entrega de recursos correntes ou de capital a outro ente da Federação, a título de cooperação, auxílio ou assistência financeira, que não decorra de determinação constitucional, legal ou os destinados ao Sistema Único de Saúde.

            § 1 São exigências para a realização de transferência voluntária, além das estabelecidas na lei de diretrizes orçamentárias:

            I - existência de dotação específica;


ID
2134261
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Se a dívida consolidada de um ente da Federação ultrapassar o respectivo limite ao final de um quadrimestre, deverá ser a ele reconduzida até o término dos três subseqüentes, reduzindo o excedente, no primeiro quadrimestre, em pelo menos

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

     

    LRF Art. 31. Se a dívida consolidada de um ente da Federação ultrapassar o respectivo limite ao final de um quadrimestre, deverá ser a ele reconduzida até o término dos três subsequentes, reduzindo o excedente em pelo menos 25% no primeito.

  • Não confundir com os limites da despesa com pessoal dos arts. 19 e 20 da LRF.

    Nesse caso, se os limites forem ultrapassados, o poder ou órgão tem 2 quadrimestres para eliminar o excedente sendo 1/3 (33,3%) no primeiro quadrimestre. 

  • GABARITO E

     

    LRF Art. 31. Se a dívida consolidada de um ente da Federação ultrapassar o respectivo limite ao final de um quadrimestre, deverá ser a ele reconduzida até o término dos três subsequentes, reduzindo o excedente em pelo menos 25% no primeito.

  • Se no fim do quadrimestre a DÍVIDA CONSOLIDADA passou do limite, deverá ser RECONDUZIDA até o fim dos 3 quadrimestres seguintes. Sendo que o primeiro dos 3 tem que reduzir PELO MENOS 25%. 

     

    Pelo art 31° da LRF fica meio estranha a interpretação, mas colocando no papel fica mais fácil de entender. 

     

    GABARITO: LETRA E

  • Questão decoreba que exige que o candidato saiba exatamente qual o percentual de redução necessário no primeiro quadrimestre subsequente ao “estouro” do limite da dívida consolidada. O dispositivo que disciplina isso é o caput do art. 31 da LRF. Vejamos:

    Art. 31. Se a dívida consolidada de um ente da Federação ultrapassar o respectivo limite ao final de um quadrimestre, deverá ser a ele reconduzida até o término dos três subseqüentes, reduzindo o excedente em pelo menos 25% (vinte e cinco por cento) no primeiro.   

                   Assim, está correta a alternativa E).

    Gabarito: LETRA E


ID
2134264
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, publicado pela Secretaria do Tesouro Nacional, o detalhamento das categorias econômicas da receita orçamentária pública que identifica a natureza de sua procedência, denomina-se

Alternativas
Comentários
  • LETRA  C

    Categoria econômica

    Origem ( detalhamento da categoria econômica)

    Espécie (detalhamento da origem) 

    Rubrica (detalhamento da espécie)

    Alínea (detalhamento da rubrica)

    Subalínea (detalhamento da alínea)

  • Gabarito Letra C

    nova classificação:

    Categoria Econômica

    Origem

    Espécie

    Desdobramentos para identificação de peculiaridades da receita

    Tipo


    bons estudos


ID
2134267
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A existência de orçamento público único para cada um dos entes federados e a delimitação do período de tempo ao qual a previsão das receitas e a fixação das despesas irão se referir, constituem definições dos seguintes princípios orçamentários, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

    UNIDADE OU TOTALIDADE

    Previsto, de forma expressa, pelo caput do art. 2º da Lei no 4.320/1964, determina existência de orçamento único para cada um dos entes federados – União, estados, Distrito Federal e municípios – com a finalidade de se evitarem múltiplos orçamentos paralelos dentro da mesma pessoa política.
    Dessa forma, todas as receitas previstas e despesas fixadas, em cada exercício financeiro, devem integrar um único documento legal dentro de cada esfera federativa: a Lei Orçamentária Anual (LOA).

    ANUALIDADE OU PERIODICIDADE
    Estipulado, de forma literal, pelo caput do art. 2º da Lei no 4.320/1964, delimita o exercício financeiro orçamentário: período de tempo ao qual a previsão das receitas e a fixação das despesas registradas na LOA irão se referir.
    Segundo o art. 34 da Lei nº 4.320/1964, o exercício financeiro coincidirá com o ano civil, ou seja, de 1º de janeiro a 31 de dezembro de cada ano

    bons estudos


ID
2134270
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Quanto à vinculação da receita de impostos a órgão, fundo ou despesa, a Constituição Federal de 1988 dispõe que

Alternativas
Comentários
  • ART 167 CF 88

    § 4º É permitida a vinculação de receitas próprias geradas pelos impostos a que se referem os arts. 155 e 156, e dos recursos de que tratam os arts. 157, 158 e 159, I, a e b, e II, para a prestação de garantia ou contragarantia à União e para pagamento de débitos para com esta. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 3, de 1993)

     

    GABARITO  - E

  • LETRA E CORRETA 

    CF/88

    ART 167 § 4º É permitida a vinculação de receitas próprias geradas pelos impostos a que se referem os arts. 155 e 156, e dos recursos de que tratam os arts. 157, 158 e 159, I, a e b, e II, para a prestação de garantia ou contragarantia à União e para pagamento de débitos para com esta.

  • GABARITO: E.

     

    Autor: Sérgio Mendes.


    Exceções ao Principio de Não Vinculação!
    a) Repartição constitucional dos impostos;
    b) Destinação de recursos para a Saúde;
    c) Destinação de recursos para a manutenção e desenvolvimento do ensino;
    d) Destinação de recursos para a atividade de administração tributária;
    e) Prestação de garantias às operações de crédito por antecipação de receita;
    f) Garantia, contragarantia à União e pagamento de débitos para com esta.

  • ✿ PRINCÍPIO DA NÃO AFETAÇÃO (OU NÃO VINCULAÇÃO) DE RECEITAS

    O princípio da não vinculação de receitas dispõe que nenhuma receita de impostos poderá ser reservada ou comprometida para atender a certos e determinados gastos, salvo as ressalvas constitucionais.

    Pretende-se, com isso, evitar que as vinculações reduzam o grau de liberdade do planejamento, porque receitas vinculadas a despesas tornam essas despesas obrigatórias. A principal finalidade do princípio em estudo é aumentar a flexibilidade na alocação das receitas de impostos. Assim, a regra geral é que as receitas derivadas dos impostos devem estar disponíveis para custear qualquer atividade estatal. Apenas os impostos não podem ser vinculados por lei infraconstitucional.

    Exceções:

    a) Repartição constitucional dos impostos;

    b) Destinação de recursos para a Saúde;

    c) Destinação de recursos para o desenvolvimento do ensino;

    d) Destinação de recursos para a atividade de administração tributária;

    e) Prestação de garantias às operações de crédito por antecipação de receita;

    f) Garantia, contragarantia à União e pagamento de débitos para com esta.

    Fonte: Prof. Sérgio Mendes – Estratégia Concursos

  • Exceções: repartição do produto da arrecadação dos impostos, saúde, manutenção e desenvolvimento do ensino, realização da atividade tributária e prestação de garantias às operações de crédito por antecipação de receita.

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre nacionalidade.

    A- Incorreta. É privativo de brasileiro nato. Vide alternativa B.

    B- Correta. É o que dispõe a CRFB/1988, em seu art. 12, §3º, IV: “Art. 12. São brasileiros: (...) § 3º São privativos de brasileiro nato os cargos: (...) IV - de Ministro do Supremo Tribunal Federal; (...)”.

    C- Incorreta. É privativo de brasileiro nato. Vide alternativa B.

    D- Incorreta. É privativo de brasileiro nato. Vide alternativa B.

    E- Incorreta. É privativo de brasileiro nato. Vide alternativa B.

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa B.


ID
2134273
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

De acordo com a Constituição Federal de 1988, são vedados

Alternativas
Comentários
  • CF/88
    Art. 167. São vedados:

    V - a abertura de crédito suplementar ou especial sem prévia autorização legislativa e sem indicação dos recursos correspondentes;

    VII - a concessão ou utilização de créditos ilimitados;

  • CF, art. 167.

    a) a assunção de obrigações diretas que excedam os créditos orçamentários ou adicionais e o início de programas ou projetos incluídos na lei orçamentária anual. Errada. II - a realização de despesas ou a assunção de obrigações diretas que excedam os créditos orçamentários ou adicionais; I - o início de programas ou projetos não incluídos na lei orçamentária anual;

     

    b) a abertura de crédito suplementar sem prévia autorização legislativa e a realização de despesas no limite dos créditos orçamentários. Errada. V - a abertura de crédito suplementar ou especial sem prévia autorização legislativa e sem indicação dos recursos correspondentes; II - a realização de despesas ou a assunção de obrigações diretas que excedam os créditos orçamentários ou adicionais;

     

     c) a utilização de créditos ilimitados e início de programas ou projetos incluídos na lei orçamentária anual. Errada. VII - a concessão ou utilização de créditos ilimitados;  I - o início de programas ou projetos não incluídos na lei orçamentária anual;

     

    d)  a abertura de crédito especial sem prévia autorização legislativa e a utilização de créditos ilimitados. Correta

     

    e) o início de programas ou projetos incluídos na lei orçamentária anual a realização de despesas no limite dos créditos orçamentários. Errada.  I - o início de programas ou projetos não incluídos na lei orçamentária anual; II - a realização de despesas ou a assunção de obrigações diretas que excedam os créditos orçamentários ou adicionais;

     

     

  • Art. 167. São vedados:


    I – o início de programas ou projetos não incluídos na lei orçamentária anual; (LEGALIDADE)


    II – a realização de despesas ou a assunção de obrigações diretas que excedam os créditos orçamentários ou adicionais;


    III – a realização de operações de créditos que excedam o montante das despesas de capital, ressalvadas as autorizadas mediante créditos suplementares ou especiais com finalidade precisa, aprovados pelo Poder Legislativo por maioria absoluta; (EQUILÍBRIO)


    IV – a vinculação de receita de impostos a órgão, fundo ou despesa, ressalvadas a repartição do produto da arrecadação dos impostos a que se referem os arts. 158 e 159, a destinação de recursos para as ações e serviços públicos de saúde, para manutenção e desenvolvimento do ensino e para realização de atividades da administração tributária, como determinado, respectivamente, pelos arts. 198, § 2º; 212; e 37, XXII, e a prestação de garantias às operações de crédito por antecipação de receita, previstas no art. 165, § 8º, bem como o disposto no § 4º deste artigo; (Redação dada pela EC n. 42/2003)       (NÃO VINCULAÇÃO DE RECEITAS)


    V – a abertura de crédito suplementar ou especial sem prévia autorização legislativa e sem indicação dos recursos correspondentes;


    VI – a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos de uma categoria de programação para outra ou de um órgão para outro, sem prévia autorização legislativa; (PROIBIÇÃO DO ESTORNO) exceção: ato do poder Executivo, âmbito das atividades de ciência, tecnologia e inovação, com o objetivo de viabilizar os resultados de projetos;


    VII – a concessão ou utilização de créditos ilimitados(QUANTIFICAÇÃO DOS CRÉDITOS ORÇAMENTÁRIOS)


    VIII – a utilização, sem autorização legislativa específica, de recursos dos orçamentos fiscal e da seguridade social para suprir necessidade ou cobrir déficit de empresas, fundações e fundos, inclusive dos mencionados no art. 165, § 5º;


    IX – a instituição de fundos de qualquer natureza, sem prévia autorização legislativa.


    X – a transferência voluntária de recursos e a concessão de empréstimos, inclusive por antecipação de receita, pelos Governos Federal e Estaduais e suas instituições financeiras, para pagamento de despesas com pessoal ativo, inativo e pensionista, dos Estados, do Distrito Federal e dos  Municípios. (Incluído pela EC n. 19/1998)


    XI – a utilização dos recursos provenientes das contribuições sociais de que trata o art. 195, I, a, e II, para a realização de despesas distintas do pagamento de benefícios do regime geral de previdência social de que trata o art. 201. (Incluído pela EC n. 20/1998)

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre vedações em matéria orçamentária.

    A- Incorreta. A vedação refere-se aos projetos não incluídos na lei orçamentária anual. Art. 167, CRFB/88: "São vedados: I - o início de programas ou projetos não incluídos na lei orçamentária anual; II - a realização de despesas ou a assunção de obrigações diretas que excedam os créditos orçamentários ou adicionais; (...)".

    B- Incorreta. A vedação refere-se à realização de despesas que excedam os créditos. Art. 167, CRFB/88: "São vedados: (...) II - a realização de despesas ou a assunção de obrigações diretas que excedam os créditos orçamentários ou adicionais; (...) V - a abertura de crédito suplementar ou especial sem prévia autorização legislativa e sem indicação dos recursos correspondentes; (...)".

    C- Incorreta. A vedação refere-se aos projetos não incluídos na lei orçamentária anual. Art. 167, CRFB/88: "São vedados: I - o início de programas ou projetos não incluídos na lei orçamentária anual; (...) VII - a concessão ou utilização de créditos ilimitados; (...)".

    D- Correta. É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 167: "São vedados: (...) V - a abertura de crédito suplementar ou especial sem prévia autorização legislativa e sem indicação dos recursos correspondentes; (...) VII - a concessão ou utilização de créditos ilimitados; (...)".

    E- Incorreta. As vedações referem-se aos projetos não incluídos na lei orçamentária anual e à realização de despesas que excedam os créditos. Art. 167, CRFB/88: "São vedados: I - o início de programas ou projetos não incluídos na lei orçamentária anual; II - a realização de despesas ou a assunção de obrigações diretas que excedam os créditos orçamentários ou adicionais; (...)".

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa D.


ID
2134276
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A desincorporação de passivos e o recebimento, por doação, de maquinário específico para serviços de terraplenagem, constituem fatos que provocam modificações na composição do patrimônio público, sendo evidenciados

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

    A desincorporação de passivos e o recebimento, por doação, de maquinário específico para serviços de terraplenagem, são variações patrimoniais aumentativas extraorçamentárias, e por isso, são evidenciados na DP, pois é esse demonstrativo que confronta as VPDs com as VPAs.

    Lei 4320
    Art. 104. A Demonstração das Variações Patrimoniais evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicará o resultado patrimonial do exercício.

    bons estudos


ID
2134279
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Dentre as fases de execução da despesa orçamentária pública, é correto afirmar que a liquidação

Alternativas
Comentários
  • 4320/64

    Art. 62. O pagamento da despesa só será efetuado quando ordenado após sua regular liquidação.

    GABARITO - B

  • Primeiro Estágio: Empenho- cria para o Estado a obrigação de pagamento

    Segundo Estágio: Liquidação- consiste na verificação do direito adquirido pelo credor (comprovação de que o credor cumpriu todas as obrigações enpenhadas)

    Terceiro Estágio: Pagamento- consiste na entrega de numerário ao credor do Estado

    FONTE: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/pt_PT/execucao-orcamentaria


ID
2134282
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Na Contabilidade Aplicada ao Setor Público, é correto afirmar que a receita orçamentária proveniente de operações de crédito internas possui a seguinte característica

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra E
     

    a) provoca acréscimo na situação líquida patrimonial.
    ERRADO
    :por situação líquida patrimonial, entende-se por PL, nesse caso, não repercute no PL, , pois se trata de uma receita nao efetiva ou permutativa
     

    b) sua amortização independe de autorização legislativa. 

    ERRADO: OC integra o passivo permante, ou seja, necessita de autorização legislativa, não confundir com a ARO, pois essa sim nao precisa de autorização legislativa, já que integra o passivo financeiro.

    c) constitui ingresso financeiro de natureza corrente. 

    ERRADO: é uma receita de capital

    d) representa receita orçamentária efetiva. 

    ERRADO: é um fato permutativo ou receita nao efeitva

    e) constitui fato contábil permutativo. 
    CERTO
    :é uma receita de capital não efetiva, vejamos o lançamento:
    D-Caixa
    C-Operações de crédito

    bons estudos


ID
2134285
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A receita orçamentária pública proveniente da conversão em espécie de bens e direitos se caracteriza por

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A
     

    a) constituir receita orçamentária não efetiva.
    CERTO
    : A conversão em espécie de bens e direitos é um fato permutativo, pois sai um bem (crédito) e entra numerário (débito), não afeta o PL.
     

    b) estar vinculada à cobertura dos gastos com pessoal ativo.
    ERRADO
    : não necessariamente, se a receita for de capital, essa receita, em regra, nao pode financiar despesas correntes. Ex: Desp. com pessoal.
     

    c) integrar a base de cálculo de apuração da receita corrente líquida. 
    ERRADO
    : pelo mesmo motivo da "B", se esse bem for caracterizado por ser uma receita de capital (Ex: alienação de bem imóvel), esse ingresso ano entra na RCL.
     

    d) constituir fato contábil modificativo aumentativo. 
    ERRADO
    : é uma receita nao efeita ou fato permutativo, pois não há alteração do PL (salvo em um caso de ganho de capital, o que nao está presente nessa questao).
     

    e) provocar passivo financeiro imediato. 
    ERRADO
    : não há surgimento de passivo (obrigação), já que o recebimento foi em espécie (dinheiro, caixa, dimdim, bunfunfa).

    bons estudos


ID
2134288
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária

De acordo com a Lei Complementar Federal nº 101, de 4 de maio de 2000 e alterações, a renúncia de receita não se aplica a

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

     

    LRF Art. 14 §1o. A renúncia compreende anistia, remissão, subsídio, crédito presumido, concessão de isenção em caráter não geral, alteração de alíquota ou modificação de base de cálculo que implique redução discriminada de tributos ou contribuições, e outros benefícios que correspondam a tratamento diferenciado.

    §3o O disposto neste artigo não se aplica:

    I - às alterações das alíquotas dos impostos previstos nos incisos I, II, IV e V do art. 153 da Constituição, na forma do seu §1o;

    II - ao cancelamento de débito cujo montante seja inferior ao dos respectivos custos de cobrança.


ID
2134291
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A Constituição Federal de 1988, determina que pertence aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios o imposto sobre renda e proventos de qualquer natureza, incidentes na fonte, sobre rendimentos pagos por eles, suas autarquias e pelas fundações que instituírem e mantiverem, devendo tal receita orçamentária ser contabilizada como

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C

    Código 1.1.0.0.00.0.0 – Receita Corrente – Impostos, Taxas e Contribuições de Melhoria

    Tributo é uma das origens da Receita Corrente na classificação orçamentária por Categoria Econômica. Quanto à procedência, trata-se de receita derivada cuja finalidade é obter recursos financeiros para o Estado custear as atividades que lhe são correlatas. Sujeitam-se aos princípios da reserva legal e da anterioridade da lei, salvo exceções

    Fonte: MCASP 7ed
    bons estudos


ID
2134294
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A informação gerencial que complementa a natureza da despesa orçamentária pública e que tem por finalidade indicar se os recursos são aplicados diretamente por órgãos ou entidades no âmbito da mesma esfera de Governo ou por outro ente da Federação e suas respectivas entidades, denomina-se

Alternativas
Comentários
  • Modalidade de Aplicação
    "Trata-se de informação gerencial que tem por finalidade indicar se os recursos são aplicados diretamente por órgãos ou entidades no âmbito da mesma esfera de Governo ou por outro ente da Federação e suas respectivas entidades. Indica se os recursos serão aplicados diretamente pela unidade detentora do crédito ou mediante transferência para entidades"

    MCASP 7ª edição


ID
2134297
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

As despesas orçamentárias com juros referentes a operações de crédito efetivamente contratadas se enquadram no seguinte elemento de despesa

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra E

    A) Elemento 23 – Juros, Deságios e Descontos da Dívida Mobiliária: Despesas orçamentárias com a remuneração real devida pela aplicação de capital de terceiros em títulos públicos.

    B) Elemento 26 – Obrigações decorrentes de Política Monetária: Despesas orçamentárias com a cobertura do resultado negativo do Banco Central do Brasil, como autoridade monetária, apurado em balanço, nos termos da legislação vigente.

    C) Elemento 22 – Outros Encargos sobre a Dívida por Contrato: Despesas orçamentárias com outros encargos da dívida pública contratada, tais como: taxas, comissões bancárias, prêmios, imposto de renda e outros encargos.

    D) Elemento 47 – Obrigações Tributárias e Contributivas: Despesas orçamentárias decorrentes do pagamento de tributos e contribuições sociais e econômicas (Imposto de Renda, ICMS, IPVA, IPTU, Taxa de Limpeza Pública, COFINS, PIS/PASEP, etc.), exceto as incidentes sobre a folha de salários, classificadas como obrigações patronais, bem como os encargos resultantes do pagamento com atraso das obrigações de que trata este elemento de despesa.

    E) CERTO: Elemento 21 – Juros sobre a Dívida por Contrato: Despesas orçamentárias com juros referentes a operações de crédito efetivamente contratadas.

    BONS ESTUDOS


ID
2134300
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, publicado pela Secretaria do Tesouro Nacional, estabelece que os fatos contábeis modificativos sejam levados à conta de resultado e que as informações produzidas permitam o conhecimento da composição patrimonial e dos resultados econômicos e financeiros de determinado exercício, utilizando para tanto o regime contábil

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D

    O PCASP representa uma das maiores conquistas da contabilidade aplicada ao setor público. Além de ser uma ferramenta para a consolidação das contas nacionais e instrumento para a adoção das normas internacionais de contabilidade, o PCASP permitiu diversas inovações, por exemplo:

    Registro dos fatos que afetam o patrimônio público segundo o regime de competência: as variações patrimoniais aumentativas (VPA) e as variações patrimoniais diminutivas (VPD) registram as transações que aumentam ou diminuem o patrimônio líquido, devendo ser reconhecidas nos períodos a que se referem, segundo seu fato gerador, sejam elas dependentes ou independentes da execução orçamentária

    bons estudos


ID
2134303
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A execução da despesa orçamentária pública se evidencia, dentre outros momentos, no ato de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

    Execução da despesa

    empenho
    liquidação
    pagamento

    Execução da receita
    Lançamento
    Arrecadação
    Recolhimento

    bons estudos

  • Art. 35 Lei 4320/64

     

     

     

    Use a inteligência, não transmita conhecimento de graça.

  • Execução da despesa
    "ELP"

    Execução da receita
    "LAR"

    Acredito que esse site não foi construido para discutir conhecimentos, mas sim para os concurseiros compatilhar questões e comentários com a finalidade de contribuir com o proxímo de uma certa forma. Vale ressaltar também, que a nossa principal concorrente é a banca examinadora, não o condidato que é super dotado em conhecimento. Temos que usar a nossa inteligência para mudar os seres humanos, dessa forma, será possível mudar o mundo.

     

    Alternativa C.


ID
2134306
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

O demonstrativo relativo à apuração da receita corrente líquida, sua evolução e a previsão de seu desempenho até o final do exercício, nos termos da Lei Complementar Federal nº 101, de 4 de maio de 2000 e alterações.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

     

    LRF Art. 53. Acompanharão o Relatório Resumido demonstrativos relativos a:

    I - apuração da receita corrente líquida, na forma definida no inciso IV do art. 2o, sua evolução, assim como a previsão de seu desempenho até o final do exercício.

  • ARTIGO 165,  § 3º  DA CF - O Poder Executivo publicará, até trinta dias após o encerramento de cada bimestre, relatório resumido da execução orçamentária.

     

    ARTIGO 53 DA LRF. Acompanharão o Relatório Resumido demonstrativos relativos a:

     

            I - apuração da receita corrente líquida, assim como a previsão de seu desempenho até o final do exercício;

            II - receitas e despesas previdenciárias 

            III - resultados nominal e primário;

            IV - despesas com juros,

  • Falou em receita e despesa = RREO.

  • ✅Letra D.

    Demonstrativos = RREO.

    Comparativos = RGF.


ID
2134309
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A Lei de Responsabilidade Fiscal dispõe que a operação de crédito entre uma instituição financeira estatal e o ente da Federação que a controle, na qualidade de beneficiário do empréstimo, é

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

     

    LRF Art. 36. É proibida a operação de crédito entre uma instituição financeira estatal e o ente da Federação que a controle, na qualidade de beneficiário do empréstimo.

    Parágrafo único. O disposto no caput não proíbe instituição financeira controlada de adquirir, no mercado, títulos da dívida pública para atender investimentos de seus clientes, ou títulos da dívida de emissão da União para aplicação de recursos próprios.

  • Pessoal, para responder essa questão basta nos atentarmos ao disposto no art. 36 da LRF e seu respectivo parágrafo único. Vejamos:

    Art. 36. É proibida a operação de crédito entre uma instituição financeira estatal e o ente da Federação que a controle, na qualidade de beneficiário do empréstimo.

    Parágrafo único. O disposto no caput não proíbe instituição financeira controlada de adquirir, no mercado, títulos da dívida pública para atender investimento de seus clientes, ou títulos da dívida de emissão da União para aplicação de recursos próprios.    

    Igualmente, podemos recorrer ao nosso resumo esquemático para nos auxiliar.

     Dessa forma, tem-se que a alternativa C) está certa.

    Além disso, as alternativas B) e E) referem-se, erroneamente, a operações de crédito por ARO (tema do art. 38 da LRF), enquanto que as alternativas A) e D) sequer fazem sentido.

    Gabarito: LETRA C


ID
2134312
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Segundo a Lei Federal nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976 e alterações, ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, dentre outras, as seguintes demonstrações financeiras:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra E

    Lei 6.404

    Art. 176. Ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício:

            I - balanço patrimonial;

            II - demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados;

            III - demonstração do resultado do exercício; e

            IV – demonstração dos fluxos de caixa; e

            V – se companhia aberta, demonstração do valor adicionado.

    As demais alternativas contêm demonstrativos aplicados ao setor público, e não privado.

    bons estudos

  • BP

    DLPA

    DRE

    DFC

    SE ABERTA---> DVA

     


ID
2134315
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

De acordo com a Lei Federal nº 10.180, de 06 de fevereiro de 2001 e alterações, o Sistema de Administração Financeira Federal compreende as atividades de programação financeira da União, de administração de direitos e haveres, garantias e obrigações de responsabilidade do Tesouro Nacional e de orientação técnico-normativa referente à execução orçamentária e financeira, possuindo como órgão central

Alternativas
Comentários
  • Art. 17. Integram o Sistema de Contabilidade Federal:

    I - a Secretaria do Tesouro Nacional, como órgão central;

    II - órgãos setoriais.

    § 1o Os órgãos setoriais são as unidades de gestão interna dos Ministérios e da Advocacia-Geral da União.

    § 2o O órgão de controle interno da Casa Civil exercerá também as atividades de órgão setorial contábil de todos os órgãos integrantes da Presidência da República, da Vice-Presidência da República, além de outros determinados em legislação específica.

    § 3o Os órgãos setoriais ficam sujeitos à orientação normativa e à supervisão técnica do órgão central do Sistema, sem prejuízo da subordinação ao órgão em cuja estrutura administrativa estiverem integrados.

     

  • ÓRGÃOS CENTRAIS DE CADA SISTEMA



    -> Sistema de Planejamento e de Orçamento Federal: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG)

    -> Sistema de Administração Financeira Federal: Secretaria do Tesouro Nacional

    -> Sistema de Contabilidade Federal: Secretaria do Tesouro Nacional

    -> Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal: Secretaria Federal de Controle Interno



ID
2134318
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei Federal nº 8.666, de 21 de junho de 1993 e alterações, dispõe que as obras e serviços poderão ser realizados, dentre outras, na seguinte forma de execução:

Alternativas
Comentários
  • Art. 21.  Os avisos contendo os resumos dos editais das concorrências, das tomadas de preços, dos concursos e dos leilões, embora realizados no local da repartição interessada, deverão ser publicados com antecedência, no mínimo, por uma vez: (Redação dada pela Lei nº 8.883, de 1994)

    I - no Diário Oficial da União, quando se tratar de licitação feita por órgão ou entidade da Administração Pública Federal e, ainda, quando se tratar de obras financiadas parcial ou totalmente com recursos federais ou garantidas por instituições federais; (Redação dada pela Lei nº 8.883, de 1994)

    II - no Diário Oficial do Estado, ou do Distrito Federal quando se tratar, respectivamente, de licitação feita por órgão ou entidade da Administração Pública Estadual ou Municipal, ou do Distrito Federal; (Redação dada pela Lei nº 8.883, de 1994)

    III - em jornal diário de grande circulação no Estado e também, se houver, em jornal de circulação no Município ou na região onde será realizada a obra, prestado o serviço, fornecido, alienado ou alugado o bem, podendo ainda a Administração, conforme o vulto da licitação, utilizar-se de outros meios de divulgação para ampliar a área de competição. (Redação dada pela Lei nº 8.883, de 1994)

    § 1o  O aviso publicado conterá a indicação do local em que os interessados poderão ler e obter o texto integral do edital e todas as informações sobre a licitação.

    § 2o  O prazo mínimo até o recebimento das propostas ou da realização do evento será:

    I - quarenta e cinco dias para: (Redação dada pela Lei nº 8.883, de 1994)

    a) concurso; (Incluída pela Lei nº 8.883, de 1994)

    b) concorrência, quando o contrato a ser celebrado contemplar o regime de empreitada integral ou quando a licitação for do tipo "melhor técnica" ou "técnica e preço"; (Incluída pela Lei nº 8.883, de 1994)

    Gabarito letra: A

  • Gabarito: letra e.

    Art. 6o Para os fins desta Lei, considera-se:

    VIII - Execução indireta - a que o órgão ou entidade contrata com terceiros sob
    qualquer dos seguintes regimes: (Redação dada pela Lei nº 8.883, de 1994)
    a) empreitada por preço global - quando se contrata a execução da obra ou do
    serviço por preço certo e total;
    b) empreitada por preço unitário - quando se contrata a execução da obra ou do
    serviço por preço certo de unidades determinadas;
    c) (Vetado). (Redação dada pela Lei nº 8.883, de 1994)
    d) tarefa - quando se ajusta mão-de-obra para pequenos trabalhos por preço
    certo, com ou sem fornecimento de materiais;
    e) empreitada integral - quando se contrata um empreendimento em sua
    integralidade, compreendendo todas as etapas das obras, serviços e instalações
    necessárias, sob inteira responsabilidade da contratada até a sua entrega ao
    contratante em condições de entrada em operação, atendidos os requisitos técnicos e
    legais para sua utilização em condições de segurança estrutural e operacional e com as
    características adequadas às finalidades para que foi contratada;

  • Art. 10. As obras e serviços poderão ser executados nas seguintes formas:
    I - execução direta;
    II - execução indireta, nos seguintes regimes:
    a) empreitada por preço global;
    b) empreitada por preço unitário;
    c) (Vetado).
    d) tarefa;
    e) empreitada integral.

    Letra E

  • EXECUÇÃO

     

    DIRETA

    INDIRETA: É SÓ LEBRAR DO REGIME GUTI:

    GLOBAL

    UNITÁRIO

    TAREFA

    INTEGRAL

     

    EXCELENTES ESTUDOS, CAVEIRA ATÉ DEPOIS DA POSSE!!!

  • Fala-se em regime de execução (G.U.T.I.) apenas na execução indireta.

  • Gabarito letra: A


ID
2134321
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Na Contabilidade Societária, as contas são classificadas no Balanço Patrimonial segundo os elementos do patrimônio que registrem, sendo correto afirmar que os direitos que tenham por objeto bens incorpóreos destinados à manutenção da companhia ou exercidos com essa finalidade, integram

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D

    Lei 6404

    Art. 179. As contas serão classificadas do seguinte modo:

    I - no ativo circulante: as disponibilidades, os direitos realizáveis no curso do exercício social subseqüente e as aplicações de recursos em despesas do exercício seguinte;

    II - no ativo realizável a longo prazo: os direitos realizáveis após o término do exercício seguinte, assim como os derivados de vendas, adiantamentos ou empréstimos a sociedades coligadas ou controladas (artigo 243), diretores, acionistas ou participantes no lucro da companhia, que não constituírem negócios usuais na exploração do objeto da companhia;

    III - em investimentos: as participações permanentes em outras sociedades e os direitos de qualquer natureza, não classificáveis no ativo circulante, e que não se destinem à manutenção da atividade da companhia ou da empresa;

    IV – no ativo imobilizado: os direitos que tenham por objeto bens corpóreos destinados à manutenção das atividades da companhia ou da empresa ou exercidos com essa finalidade, inclusive os decorrentes de operações que transfiram à companhia os benefícios, riscos e controle desses bens;

    VI – no intangível: os direitos que tenham por objeto bens incorpóreos destinados à manutenção da companhia ou exercidos com essa finalidade, inclusive o fundo de comércio adquirido

    bons estudos


ID
2134324
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

O Código de Ética Profissional tem por objetivo fixar a forma pela qual se devem conduzir os Profissionais da Contabilidade, quando no exercício profissional e nos assuntos relacionados à profissão e à classe, sendo vedado ao Profissional da Contabilidade, no desempenho de suas funções

Alternativas
Comentários
  • Código de Ética do Contador - Gabarito letra B

    Art. 3º - No desempenho de suas funções, é vedado ao contabilista: 

    V - exercer a profissão, quando impedido, ou facilitar, por qualquer meio, o seu exercício aos não habilitados ou impedidos; 


ID
2134327
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Segundo a Lei Federal nº 10.180, de 06 de fevereiro de 2001 e alterações, compete aos órgãos e às unidades do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B = 

    CAPÍTULO I

    DAS FINALIDADES

    Art. 2º O Sistema de Planejamento e de Orçamento Federal tem por finalidade:

    I - formular o planejamento estratégico nacional;

    II - formular planos nacionais, setoriais e regionais de desenvolvimento econômico e social;

    III - formular o plano plurianual, as diretrizes orçamentárias e os orçamentos anuais;

    IV - gerenciar o processo de planejamento e orçamento federal;

    V - promover a articulação com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, visando a compatibilização de normas e tarefas afins aos diversos Sistemas, nos planos federal, estadual, distrital e municipal.

  • a) Errada

    Art. 18. Compete às unidades responsáveis pelas atividades do Sistema de Contabilidade Federal:

    I - manter e aprimorar o Plano de Contas Único da União;

     

    b) Correta.

    Art. 24. Compete aos órgãos e às unidades do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal:

    XI - criar condições para o exercício do controle social sobre os programas contemplados com recursos oriundos dos orçamentos da União.

     

    c) Errada

    Art. 8º Compete às unidades responsáveis pelas atividades de orçamento:

    II - estabelecer normas e procedimentos necessários à elaboração e à implementação dos orçamentos federais, harmonizando-os com o plano plurianual;

     

    d) Errada.

    Art. 18. Compete às unidades responsáveis pelas atividades do Sistema de Contabilidade Federal:

    VI - elaborar os Balanços Gerais da União;

     

    e) Errada.

    Art. 18. Compete às unidades responsáveis pelas atividades do Sistema de Contabilidade Federal:

    VII - consolidar os balanços da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, com vistas à elaboração do Balanço do Setor Público Nacional;

  • LEI 10.180/2001

    Art. 24. Compete aos órgãos e às unidades do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal:

    XI - criar condições para o exercício do controle social sobre os programas contemplados com recursos oriundos dos orçamentos da União. (LETRA B CORRETA)

    Art. 18. Compete às unidades responsáveis pelas atividades do Sistema de Contabilidade Federal:

    I - manter e aprimorar o Plano de Contas Único da União; ( LETRA A INCORRETA)

    II - estabelecer normas e procedimentos para o adequado registro contábil dos atos e dos fatos da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e nas entidades da Administração Pública Federal; (LETRA C INCORRETA)

    VI - elaborar os Balanços Gerais da União; ( LETRA D INCORRETA)

    VII - consolidar os balanços da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, com vistas à elaboração do Balanço do Setor Público Nacional; (LETRA E INCORRETA)

    AS LETRAS A,C,D e E estão incorretas por se tratarem do art.18 ao invés do art.24 que tem relação com a pergunta da questão.

  • falou em controle social pensei no coroné "TIRO" gomes vulgo :sardinha

  • Falou em ATOS E FATOS, BALANÇOS DA UNIÃO, PLANO DE CONTAS ÚNICO DA UNIÃO E TOMADA DE CONTAS é tudo competência do SISTEMA DE CONTABILIDADE FEDERAL (SCF).


ID
2134330
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, publicado pela Secretaria do Tesouro Nacional, os lançamentos contábeis de natureza patrimonial apenas debitam e creditam contas pertencentes às seguintes classes, dentre outras

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

    O PCASP está estruturado de acordo com as seguintes naturezas das informações contábeis:
    a. Natureza de Informação Orçamentária: registra, processa e evidencia os atos e os fatos relacionados ao planejamento e à execução orçamentária.
    1. Ativo
    2. Passivo
    3. Variações Patrimoniais Diminutivas
    4. Variações Patrimoniais Aumentativas


    b. Natureza de Informação Patrimonial: registra, processa e evidencia os fatos financeiros e não financeiros relacionados com a composição do patrimônio público e suas variações qualitativas e quantitativas.
    5. Controles da Aprovação do Planejamento e Orçamento
    6. Controles da Execução do Planejamento e Orçamento


    c. Natureza de Informação de Controle: registra, processa e evidencia os atos de gestão cujos efeitos possam produzir modificações no patrimônio da entidade do setor público, bem como aqueles com funções específicas de controle.
    7. Controles Devedores
    8. Controles Credores


    bons estudos

  • Amigos boa noite! Confesso que não entendi o gabarito e o comentário que colocaram para justificar o gabarito da questão. Na assertiva A ele menciona a VPA, que na verdade tem a sua natureza credora e não devedora. Então o porquê dessa resposta? 

  • Daniel tentarei esclarecer sua dúvida.

    O Plano de contas aplicado ao setor público e dividido em 8 classes.

    As contas ficam organizadas de acordo com a natureza da informação: patrimonial,orçamentária e controle.

    Pegando o exemplo do nosso colega Renato, você ira entender a questão. Só houve um pequeno engano na hora dele esclarecer a questão, mas ele tem crédito no site.

     

    a. Natureza de Informação Patrimonial: registra, processa e evidencia os fatos financeiros e não financeiros relacionados com a composição do patrimônio público e suas variações qualitativas e quantitativas.

    1. Ativo
    2. Passivo
    3. Variações Patrimoniais Diminutivas
    4. Variações Patrimoniais Aumentativas


    b. Natureza de Informação Orçamentária: registra, processa e evidencia os atos e os fatos relacionados ao planejamento e à execução orçamentária.
    5. Controles da Aprovação do Planejamento e Orçamento
    6. Controles da Execução do Planejamento e Orçamento


    c. Natureza de Informação de Controle: registra, processa e evidencia os atos de gestão cujos efeitos possam produzir modificações no patrimônio da entidade do setor público, bem como aqueles com funções específicas de controle.
    7. Controles Devedores
    8. Controles Credores

     

    Os registros(débito e crédito)devem ser fechados dentro de cada natureza. Ou seja, não posso lançar um débito na conta de VPD (3) e um crédito na conta de Controles Credores (8). Portanto na questão é correto fazer um lançamento entre VPA (4) com o passivo (2), pois está fechado na natureza Patrimonial.

     

    Espero ter ajudado.


ID
2134333
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A fim de possibilitar a consolidação das contas públicas nos diversos níveis de governo, com a adequada elaboração das Demonstrações Contábeis, o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público adotou um mecanismo para a segregação dos valores das transações que serão incluídas ou excluídas na consolidação. O referido mecanismo consiste na utilização do seguinte nível das classes de contas de natureza patrimonial

Alternativas
Comentários
  • "A fim de possibilitar a consolidação das contas públicas nos diversos níveis de governo, com a adequada elaboração das DCASP e do BSPN, foi criado no PCASP um mecanismo para a segregação dos valores das transações que serão incluídas ou excluídas na consolidação. Este mecanismo consiste na utilização do 5º nível (Subtítulo) das classes 1, 2, 3 e 4 do PCASP (contas de natureza patrimonial) para identificar os saldos recíprocos" MCASP 6ª edição

    1º Nível – Classe (1 dígito)
    2º Nível – Grupo (1 dígito)
    3º Nível – Subgrupo (1 dígito)
    4º Nível – Título (1 dígito)
    5º Nível – Subtítulo (1 dígito)
    6º Nível – Item (2 dígitos)
    7º Nível – Subitem (2 dígitos)

     


ID
2134336
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Na Contabilidade Aplicada ao Setor Público, é correto afirmar que constituem variações patrimoniais independentes da execução orçamentária as seguintes

Alternativas

ID
2134339
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, publicado pela Secretaria do Tesouro Nacional, o Quadro da Execução dos Restos a Pagar Processados compõe a seguinte Demonstração Contábil Aplicada ao Setor Público

Alternativas
Comentários
  • "O Balanço Orçamentário demonstrará as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas. O Balanço Orçamentário é composto por:


    a. Quadro Principal;
    b. Quadro da Execução dos Restos a Pagar Não Processados; e
    c. Quadro da Execução dos Restos a Pagar Processados."

     

    MCASP 6ª Edição