-
Onde no texto fala que "As mulheres não vão precisar identificar os agressores para terem direito à assistência." Apenas é dito que a denúncia não precisa ser anterior ao pedido...
-
Tiger, é citado: "A partir de agora, poderão ter acesso a proteção e ajuda através de uma acreditação como vítima que pode ser emitida tanto por órgãos judiciais como policiais e sociais específicos."
-
Gabarito da banca letra E.
Posso até aceitar que o texto não é claro em dizer que as mulheres precisarão identificar seus agressores, agora, dizer o contrário é forçação de barra. Embora esteja explícito que poderão ter uma acreditação como vítima a partir da certificação de alguns agentes, não há como afirmar que os agressores poderão permanecer desconhecidos.
Talvez o fato de não precisarem formalizar a queixa para receber proteção possa ser considerado como uma POSSIBILIDADE de não identificar o autor. Ainda assim, não há como afirmar isso. Ademais, como poderão tornar efetivas as medidas contra os agressores?
-
Só pra mim que os textos apresentam espaços em branco no lugar de algumas palavras?
-
Questão extremamente maldosa!
-
Poxa, os professores deveriam comentar mais as questões....
-
Eu acabei errando essa questão, mas após ler o texto mais uma 3 vezes (x.x), acredito que o gabarito esteja correto. Acho que a quarta afirmativa esta respaldada no parágrafo abaixo.
Uma das medidas mais importantes é a mudança de critérios na definição de vítima. Até agora, para que as mulheres pudessem ter acesso aos serviços de ajuda e proteção, era preciso que tivessem feito antes a denúncia. Este requisito __________ o pedido de assistência, pois muitas mulheres ameaçadas não se sentem suficientemente fortes para enfrentar o abusador.
-
Como que você vai proteger uma pessoa de alguém, se você não sabe quem é ? O texto deixa explícito sobre a denúncia, e não sobre a identificação do abusador.
-
"As mulheres não vão precisar identificar os agressores para terem direito à assistência."
Em nenhum lugar do texto é afirmado que as mulheres precisam identificar seus agressores para terem direito à assistência...ou seja, o enunciado desta alternativa está correto, faz sentido.
-
Outros acordos importantes são a proteção específica dos menores, a supressão do atenuante de confissão, restrições na aplicação da guarda compartilhada e compromisso de estudar uma fórmula para evitar que a dispensa da obrigação de declarar por parte da vítima favoreça a impunidade do abusador. Eu demorei, mas matei com esse trecho,ou seja, a vítma não precisaria identificar quem foi, maldade cobrar isso
-
Sacanagem da banca. Nã está implícito nem explícito a afirmativa 4.
-
A justificativa da letra 'E' encontra-se na última linha do segundo parágrafo. Forçado? Acho que sim, mas é aquela velha situação de conhecer bem sua banca. Como já fiz inúmeras questões dessa organizadora, consegui chegar à resposta sem mais problemas.
-
GABARITO= E
POR ELIMINAÇÃO= FIQUEI ENTRE (C/E)
FUI NA (E) = ESSA BANCA EXTRAPOLA.
o pedido de assistência, pois muitas mulheres ameaçadas não se sentem suficientemente fortes para enfrentar o abusador. ( POR CAUSA DISSO, NÃO SERÁ PRECISO IDENTIFICAR OS ABUSADORES)
-
Demorei bastante, mas consegui visualizar a quarta afirmação graças ao trecho: "(...) evitar que a dispensa da obrigação de declarar por parte da vítima favoreça a impunidade do abusador."
Questão bem complicada.
Gabarito: E.
Bons estudos!
-
Questão difícil. Para resolvê-la, é necessário saber interpretar os dizeres jurídicos, corrijam-me se eu estiver errado, mas o nível desta questão foi excelente.
-
a) Pessoas com transtorno de ansiedade chegam por exemplo, a observar um mesmo ambiente repetidas vezes à procura de estímulos ameaçadores que uma vez localizados, são evitados e controlados com dificuldade.
b) Pessoas com transtorno de ansiedade chegam, por exemplo a observar um mesmo ambiente repetidas vezes, à procura de estímulos ameaçadores que, uma vez localizados são evitados, e controlados com dificuldade.
c) Pessoas com transtorno de ansiedade chegam, por exemplo, a observar um mesmo ambiente repetidas vezes, à procura de estímulos ameaçadores que, uma vez localizados, são evitados e controlados com dificuldade.
d) Pessoas com transtorno de ansiedade chegam por exemplo a, observar um mesmo ambiente repetidas vezes, à procura de: estímulos ameaçadores, que uma vez localizados, são: evitados e controlados com dificuldade.
e) Pessoas com: transtorno de ansiedade; chegam por exemplo, a observar um mesmo ambiente, repetidas vezes à procura de estímulos ameaçadores que uma vez localizados são evitados, e controlados com dificuldade.
Por exemplo deve ser separado entre vírgulas, sabendo disso se chega a resposta correta.
-
Até agora, para que as mulheres pudessem ter acesso aos serviços de ajuda e proteção, (era preciso) que tivessem feito antes a denúncia. VCS JÁ VIRAM UMA DENÚNCIA SEM IDENTIFICAÇÃO DO AUTOR DO CRIME? o que era preciso pra ter assistência , não é mais.
-
são questões como essa que deveriam ter comentárrio dos professores
-
O pior é que já percebi que essa banca EXTRAPOLA OS TEXTOS FREQUENTEMENTE. Difícil, viu. :/
-
Essa questão é a mesma coisa que eu olhar pro examinador e dizer que ele é ladrão. Pura imaginação esse gabarito.
-
Outros acordos importantes são a proteção específica dos menores, a supressão do atenuante de confissão, restrições na aplicação da guarda compartilhada e compromisso de estudar uma fórmula para evitar que a __________ da obrigação de declarar por parte da vítima favoreça a impunidade do abusador.
-
o objetivo dessa banca é eliminar o maior número possível de candidatos na prova objetiva.
-
quem acertou, extrapolou a interpretação e isso é um erro básico de interpretação de texto.
-
Quando o comando da questão vem "COM BASE NO TEXTO"... significa "IR AO INFINITO E ALÉM"!
Essa banca extrapola...
COM BASE NO TEXTO = compreensão + interpretação + extrapolação.
-
"Até agora, para que as mulheres pudessem ter acesso aos serviços de ajuda e proteção, era preciso que tivessem feito antes a denúncia. Este requisito __________ o pedido de assistência, pois muitas mulheres ameaçadas não se sentem suficientemente fortes para enfrentar o abusador. "
Com base nesse trecho julguei (conhecendo a UFPR) a afirmativa 4 como verdadeira!
-
Honestamente, algumas questões de interpretação dessa banca são ridículas.
-
Ignorem as reclamações, foquem nas explicações E PAREM DE RECLAMAR, é improdutivo, desmotiva quem tem "teto de vidro", é desrespeitoso é inadequado a plataforma. Seja bons com seus colegas em vez de estender essa corrente odiosa contra a Banca.
1. A confissão não dará direito ao agressor a ter a pena atenuada.
"...a supressão do atenuante de confissão..." ação ou resultado de cancelar ou extinguir
2. Mais mulheres terão acesso à assistência a vítimas de violência de gênero.
"Até agora, para que as mulheres pudessem ter acesso aos serviços de ajuda e proteção, era preciso que tivessem feito antes a denúncia." Agora NÃO MAIS = aumento o acesso.
3. As ações de proteção das mulheres ameaçadas foram descentralizadas.
"...recuperação de competências dos municípios. Por estar a administração mais próxima, é mais capaz de detectar os casos..." DESCENTRALIZAÇÃO, inclusive matéria cruzada com D. Adm.
4. As mulheres não vão precisar identificar os agressores para terem direito à assistência.
"A partir de agora, poderão ter acesso a proteção e ajuda através de uma acreditação como vítima que pode ser emitida tanto por órgãos judiciais como policiais e sociais específicos." DIREITO A ASSISTÊNCIA, ou seja, desvinculou a assistência, antes ligada à denúncia.
-
Vou tentar, simplificadamente, explicar todas as alternativas de maneira que não fique dúvidas em vocês.
1. A confissão não dará direito ao agressor a ter a pena atenuada.
[...] Outros acordos importantes são a proteção específica dos menores, a supressão do atenuante de confissão [...]
Supressão: ação ou resultado de cancelar ou extinguir; eliminação, extinção, cancelamento.
Logo, é extremamente correto dizer que a confissão não dará o direito da pena atenuada.
2. Mais mulheres terão acesso à assistência a vítimas de violência de gênero.
[...] Uma das medidas mais importantes é a mudança de critérios na definição de vítima. Até agora, para que as mulheres pudessem ter acesso aos serviços de ajuda e proteção, era preciso que tivessem feito antes a denúncia. [...]
Notem a ênfase que é dada pelo autor. Uma das medidas MAIS importantes.
Se antes as mulheres precisam da denúncia para ter acesso aos serviços e o texto nos fala expressamente que isso mudou, torna-se extremamente claro perceber que mais mulheres terão acesso, porque qualquer mulher, depois da mudança tem acesso, não há um critério a ser cumprido.
O texto ainda retoma a ideia mais a frente. [...] muitas mulheres ameaçadas não se sentem suficientemente fortes para enfrentar o abusador. [...]
Essa mulheres não vão precisar enfrentar o abusador, na denúncia, para recebem a assistência.
3. As ações de proteção das mulheres ameaçadas foram descentralizadas.
[...] A partir de agora, poderão ter acesso a proteção e ajuda através de uma acreditação como vítima que pode ser emitida tanto por órgãos judiciais como policiais e sociais específicos. [...]
Percebemos pela leitura que compete a mais de um órgão a ajuda a essas vítimas.
Portanto, se mais de um órgão é responsável significa que há uma descentralização de competência.
E também é óbvio que antigamente não era assim, pois o texto trata exatamente das mudanças que ocorrem, se a descentralização foi uma mudança, certamente antes da mudança era feito de modo centralizado.
4. As mulheres não vão precisar identificar os agressores para terem direito à assistência.
[...] Até agora, para que as mulheres pudessem ter acesso aos serviços de ajuda e proteção, era preciso que tivessem feito antes a denúncia [...]
[...] A partir de agora, poderão ter acesso a proteção e ajuda através de uma acreditação como vítima que pode ser emitida tanto por órgãos judiciais como policiais e sociais específicos. [...]
Para ser feito uma denúncia é necessário passar várias informações para o órgão competente.
Antes era preciso a denúncia, mas agora (e isso o texto diz expressamente) essa vítimas podem ter acesso a proteção (assistência) através de uma acreditação como vítima.
Acreditação significa um reconhecimento formal, ou seja, é necessário que o órgão reconheça a mulher como vítima, não sendo necessário mais nenhuma informação, como precisava ser feito antes da mudança.
#PERTENCEREMOS
-
3. As ações de proteção das mulheres ameaçadas foram descentralizadas.
[...] A partir de agora, poderão ter acesso a proteção e ajuda através de uma acreditação como vítima que pode ser emitida tanto por órgãos judiciais como policiais e sociais específicos. [...]
Só eu que associei que seria um espécie de desconcentração? kkkkk #DireitoAdministrativo
"Que suas mãos possam tocar aquilo que sua mente imagina."
#avante
-
O item 3 eu não consegui achar a resposta no texto, pois o texto faça que o municípios retomaram a atividade de assistência e cuidado das mulheres, o que antes era feito por instituições. Posso estar enganado, mas o município ao tomar para si esta medida, está centralizando.
-
Ótimo comentário do colega Rafael Barcellos.
O único trecho que poderia justificar o item 4 é:
"...evitar que a dispensa da obrigação de declarar por parte da vítima favoreça a impunidade do abusador."
Porém, ainda acho que é extrapolação. Mas enfim... pra cimas deles!
-
Gab E, todas corretas, porém, achei a 4 forçada, e/ou dificil.
-
Depois de fazer centenas de questões de língua portuguesa dessa banca, eu cheguei a conclusão de que, ela não é tão ruim assim, o segredo é ler o texto com muita atenção várias vezes se for preciso, essa banca gosta de PEGAR CANDIDATO PREGUIÇOSO QUE NÃO GOSTA DE LER, a resposta da questão na sua grande maioria está na literalidade do texto maquiadas pelas conjunções - DECOREM AS CONJUÇÕES.
OBS: no dia da prova ganhe tempo nas demais questões para utilizá-los na prova de língua portuguesa.
Avante guerreiros!
-
Com base no texto a 4 não é verdadeira... agora se o comando da questão fosse: INFERE-SE DO TEXTO, daí sim.
Complicado em...
-
Depois de 15 minutos lendo essa miséria. Todas estão certas.
GAB. E
-
"é preciso destacar a recuperação de competências dos municípios"
Isso não seria uma centralização?
-
Essa 4 é extrapolação do texto, banquinha de segunda categoria é isso, e não aceitaram nenhum recurso. Realmente, estamos à mercê dessas bancas, deveria haver uma lei regulando o concurso público.
-
Achei que a 4 era falsa!