SóProvas



Prova Quadrix - 2021 - CREFITO-4° Região (MG) - Almoxarife


ID
5351389
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Julgue o item, considerando a correção gramatical dos trechos apresentados e a adequação da linguagem à correspondência oficial. 

Encaminhamos, para análise e aprovação dessa Comissão minuta de projeto que se trata do combate à inatividade física na população adulta do Brasil, reduzindo em 5% o número de pessoas inativas fisicamente no país até 2022.

Alternativas
Comentários
  • creio que deveria ter uma vírgula após Comissão
  • a pontuação ...

  • Alguém combate alguma coisa, e não "a alguma coisa". Portanto, não pede complemento introduzido por preposição preposição, sem crase.

    VTD- Combate a.

  • Encaminhamos, para análise e aprovação dessa Comissão, minuta de projeto que se trata do combate à inatividade física na população adulta do Brasil, reduzindo em 5% o número de pessoas inativas fisicamente no país até 2022.

    O erro está na vírgula, o verbo não pode ser separado do seu complemento. Pessoal, cuidado com os comentários errados, a crase está empregada corretamente, vejam "o combate ao crime" o combate à inatividade física"

  • Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento referente aos aspectos gramaticais e ao uso adequado da linguagem na correspondência oficial.

    O erro presente no período diz respeito à ausência de vírgula após "Comissão" para isolar o adjunto adverbial longo que está deslocado (para análise e aprovação dessa Comissão). De acordo com a regra, tal adjunto, quando deslocado e é longo (construído com 3 palavras ou mais), deve obrigatoriamente ser isolado com vírgulas.

    Dessa forma, o correto é: Encaminhamos, para análise e aprovação dessa Comissão, minuta de projeto que se trata do combate à inatividade física na população adulta do Brasil, reduzindo em 5% o número de pessoas inativas fisicamente no país até 2022.


    Gabarito do Professor: ERRADO.

  • minuta de projeto que se trata do combate

    minuta de projeto que trata do combate

    Esse SE não estaria errado também?

  • Zé Ricardo, o "se" no trecho: "minuta de projeto que se trata do combate" é uma partícula expletiva, logo pode ser suprimida sem prejuízo gramático, contudo seu uso não torna o trecho errado.


ID
5351392
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Julgue o item, considerando a correção gramatical dos trechos apresentados e a adequação da linguagem à correspondência oficial. 

Solicitamos o posicionamento da Consultoria Jurídica referente à possibilidade de contratação de empresa privada para desenvolver e implantar o Programa Ginástica On Line e outros que julgar pertinente para dar segmento as ações de incentivo na atividade física de nossos colaboradores.

Alternativas
Comentários
  • Solicitamos o posicionamento da Consultoria Jurídica referente à possibilidade de contratação de empresa privada para desenvolver e implantar o Programa Ginástica On Line e outros que julgar pertinentes para dar seguimento às ações de incentivo à atividade física de nossos colaboradores.

  • Completando o comentário do Lex otan:

    [...] para dar seguimento.

  • Quase morro sem ar

  • GABARITO: ERRADO

    Casos em que nunca ocorre crase

    x Antes de palavra masculina (pois antes de masculina não ocorre o artigo “a”, indicador do gênero feminino): pagamento a prazo; andar a cavalo; sal a gosto.

    x Antes de verbo (porque antes de verbo não ocorre artigo): O suspeito está disposto a ajudar.

    x Antes de pronomes em geral (porque antes deles, geralmente, não ocorre artigo): Ele disse a ela que não fará a viagem; Ele falou alguma coisa a você?

    x Antes de nome de cidade (porque antes de nomes de cidade não se emprega artigo): Você não vai a Natal?

    x Expressões formadas por palavras repetidas: Cara a cara; frente a frente; minuto a minuto.

    x “A” antes de palavras flexionadas no plural: Os dados coletados não se referem a populações indígenas.

    x Depois de preposições como para, perante, com e contra: O encontro foi marcado para as 18 h; A manifestação é contra a corrupção.

    Casos em que sempre ocorre a crase

    ? Locuções adverbiais femininas que expressam ideia de tempo, lugar e modo: Às vezes Mariana vai à escola de ônibus; O aluno fez a lição às pressas e entregou para a professora.

    ? Locuções prepositivas: Os médicos estão à espera do paciente à esquerda do corredor.

    ? Locuções conjuntivas (existem apenas duas locuções desse tipo): À medida que o tempo passa, o casal fica mais apaixonado; À proporção que os dias passavam, o medo crescia.

    Casos em que a crase é opcional

    → Antes de pronomes possessivos femininos minha, tua, nossa etc. (pois nesses casos o uso do artigo antes do pronome é opcional): Os presentes foram entregues à minha irmã ou Os presentes foram entregues a minha irmã.

    → Antes de nomes de mulheres (pois aqui o artigo é opcional): Felipe fez um pedido à Raquel ou Felipe fez um pedido a Raquel.

    → Depois da palavra até (se depois dela houver uma palavra feminina que admita artigo, a crase será opcional): Os amigos foram até à praça ou Os amigos foram até a praça.

    Fonte: PEREZ, Luana Castro Alves. "O que é crase?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/portugues/o-que-e-crase.htm. Acesso em 19 de outubro de 2021.

  • Esta questão exige do candidato conhecimento referente à correção gramatical e à linguagem na correspondência oficial.



    O trecho apresentado na questão possui 6 erros:



    - O 1º é referente à ausência de vírgula para isolar a expressão adverbial longa, que está deslocada "para desenvolver e implantar o Programa Ginástica On Line e outros que julgar pertinente". De acordo com a regra, adjuntos adverbiais longos (são considerados assim os que possuem a partir de 3 palavras), quando deslocados, devem ser isolados obrigatoriamente com vírgulas;


    - O 2º erro diz respeito à concordância do adjetivo "pertinente". Tendo em vista que ele concorda com "outros" (programas), que está no plural, o correto é que o adjetivo também esteja flexionado: [...] outros que julgar pertinentes[...];


    - O 3º está na grafia dos vocábulos "On Line" e "segmento". Esta palavra existe na língua portuguesa, mas é sinônimo de SEÇÃO, PARTE, o que não é o sentido correto da frase. A ideia expressa na frase está relacionada com o ato de seguir, continuar, portanto, o correto é seguimento. Já referente àquela palavra (On Line), de acordo com o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP), a grafia correta da palavra é on-line, com hífen.Também, por já está dicionarizada, não precisa ser apresentada com itálico;


    - o 4º erro é referente à ausência do acento grave em "as ações". Tal trecho é o complemento do substantivo "segmento" e, portanto, deve ser iniciado por preposição. Sendo assim, o uso da crase é obrigatória: [...] para dar segmento às ações [...];


    - o 5º erro está no emprego de "na" no trecho "ações de incentivo na atividade física". Tal preposição deve ser empregada quando no sentido de "Na parte interna ou superior de algo". Como a intenção não é tratar da parte interna da atividade física, a construção correta é [...] ações de incentivo à atividade física de nossos colaboradores.




    Gabarito do Professor: ERRADO

  • Se nao ler devagar, nao consegue identificar o erro.


ID
5351395
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Julgue o item, considerando a correção gramatical dos trechos apresentados e a adequação da linguagem à correspondência oficial. 

Informamos que os concorrentes que interporam recurso contra o processo de licitação para a contratação de empresa para manutenção e aperfeiçoamento do sistema de informação e comunicação deste Órgão poderá acessar a decisão proferida por meio dos órgãos oficiais de imprensa.

Alternativas
Comentários
  • Informamos que os concorrentes que interpuseram recurso contra o processo de licitação para a contratação de empresa para manutenção e aperfeiçoamento do sistema de informação e comunicação deste Órgão poderão acessar a decisão proferida por meio dos órgãos oficiais de imprensa.

  • *interpuseram e *poderão ( foram os erros que vi, mas também fiquei encucado com a questão de não ter vírgulas).
  • Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento referente aos aspectos gramaticais e ao uso adequado da linguagem na correspondência oficial.


    O trecho apresentado na questão possui 3 erros:

    1º - O erro é referente à flexão do verbo interpor. Tendo em vista que a ação expressa por ele ocorreu antes da outra, que também está no passado, o correto é que tal verbo esteja flexionado no pretérito mais-que-perfeito. Assim, a construção correta é: Informamos que os concorrentes que interpuseram...

    2º - O erro diz respeito à ausência de vírgulas para isolar os adjuntos adverbiais longos que estão deslocados - "para a contratação de empresa" e "para manutenção e aperfeiçoamento do sistema de informação e comunicação deste Órgão". De acordo com a regra, tal adjunto quando deslocado e é longo (construído com 3 palavras ou mais) deve obrigatoriamente ser isolado com vírgulas. Então, a construção correta é: Informamos que os concorrentes que interpuseram recurso contra o processo de licitação, para a contratação de empresa, para manutenção e aperfeiçoamento do sistema de informação e comunicação deste Órgão, poderão acessar a decisão proferida por meio dos órgãos oficiais de imprensa.
    3º - O último erro é referente à flexão do verbo auxiliar 'poder' na locução verbal "poderá acessar". Uma vez que o sujeito de tal locução é "os concorrentes", que está no plural, ele também deve ser flexionado para o plural para que seja estabelecida a correta concordância verbal. Assim, a construção correta é Informamos que os concorrentes [...] poderão acessar a decisão proferida por meio dos órgãos oficiais de imprensa.
    Gabarito do Professor: ERRADO.

  • Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento referente aos aspectos gramaticais e ao uso adequado da linguagem na correspondência oficial. 

     


    O trecho apresentado na questão possui 3 erros:



    1º - O erro é referente à flexão do verbo interpor. Tendo em vista que a ação expressa por ele ocorreu antes da outra, que também está no passado, o correto é que tal verbo esteja flexionado no pretérito mais-que-perfeito. Assim, a construção correta é: Informamos que os concorrentes que interpuseram...


    2º - O erro diz respeito à ausência de vírgulas para isolar os adjuntos adverbiais longos que estão deslocados - "para a contratação de empresa" e "para manutenção e aperfeiçoamento do sistema de informação e comunicação deste Órgão". De acordo com a regra, tal adjunto quando deslocado e é longo (construída com 3 palavras ou mais) deve obrigatoriamente ser isolado com vírgulas. Então, a construção correta é: Informamos que os concorrentes que interpuseram recurso contra o processo de licitação, para a contratação de empresa, para manutenção e aperfeiçoamento do sistema de informação e comunicação deste Órgão, poderão acessar a decisão proferida por meio dos órgãos oficiais de imprensa.


    3º - O último erro diz respeito à flexão do verbo auxiliar 'poder' na locução verbal "poderá acessar". Uma vez que o sujeito de tal locução é "os concorrentes", que está no plural, ele também deve ser flexionado para o plural para que seja estabelecida a correta concordância verbal. Assim, a construção correta é Informamos que os concorrentes [...] poderão acessar a decisão proferida por meio dos órgãos oficiais de imprensa.





    Gabarito: ERRADO

  • "Informamos que os concorrentes (...) PODERÃO acessar a decisão proferida por meio dos órgãos oficiais de imprensa."


ID
5351398
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No que diz respeito ao Microsoft Word 2013, ao sistema operacional Windows 7 e aos procedimentos de Internet, julgue o item.

Um cabeçalho ou rodapé, no Word 2013, além de poder conter números de páginas, pode conter também imagens.

Alternativas
Comentários
  • Para responder essa questão é só lembrar do TCC que tinha que ser entregue pra faculdade. Na maioria dos casos é necessário colocar uma imagem no cabeçalho da primeira página representando o logo padronizado da faculdade. Já no rodapé, basta lembrar que tudo que pode ser feito no cabeçalho também pode ser jogado pra configuração do rodapé da página. Outro lembrete importante: Tanto o Cabeçalho quanto o Rodapé podem ser acessados dando um clique duplo ou em cima ou embaixo da página, o que fará com que seja aberta uma guia denominada " Cabeçalho e Rodapé"

  • Gabarito: CORRETO

    Simplificando ...

    É perfeitamente possível adicionar imagens no cabeçalho e rodapé de um documento do WORD.

    AAhhh Isaac, e como é que faz isso??

    1. Vá para Inserir > Cabeçalho ou Rodapé > Em branco (ou um modelo simples).
    2. Clique duas vezes em [Digite aqui] na área do cabeçalho ou rodapé.
    3. Selecione Imagens ou Imagens online e selecione sua foto.
    4. Selecione Fechar Cabeçalho e Rodapé ou pressione Esc para sair.
  • CERTO

    INSERIR>CABEÇALHO E RODAPÉ> EDITAR CABEÇALHO>INSERIR IMAGEM OU IMAGEM ONLINE.------WORD 2016.

    Os limites só existem se você os deixar existir. CONTINUE ESTUDANDO!!


ID
5351404
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No que diz respeito ao Microsoft Word 2013, ao sistema operacional Windows 7 e aos procedimentos de Internet, julgue o item.

Os métodos Upgrade e Stand-Alone são modalidades de instalação do Windows 7.

Alternativas
Comentários
  • Para as duas respostas há argumento para validar, por conta da formulação da questão...

  • Upgrade significa “atualização” ou “melhoria”, normalmente utilizado para atualizar uma versão antiga para uma mais recente de um determinado produto..

    São chamados stand alone , ou stand-alone (literalmente "ficam em pé por si só") os programas completamente autossuficientes: para seu funcionamento não necessitam de um software auxiliar, como um interpretador, sob o qual terão de ser executados. Por exemplo, um programa Java é tipicamente compilado para bytecode e necessita de uma Java Virtual Machine para ser executados

  • GAB: CERTO

    Acrescentando:

    Este artigo descreve o Windows Update Standalone Installer (Wusa.exe) nos seguintes sistemas operacionais do Windows:

    • Windows Vista
    • Windows Server 2008
    • Windows 7
    • Windows Server 2008 R2
    • Windows 8
    • Windows Server 2012
    • Windows 8.1
    • Windows Server 2012 R2
    • Windows 10
    • Windows Server 2016 Technical Preview


ID
5351407
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No que diz respeito ao Microsoft Word 2013, ao sistema operacional Windows 7 e aos procedimentos de Internet, julgue o item.

O Windows 7 não roda (é executado) em computadores com menos de 2 GB de memória RAM.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    Se você quiser executar o Windows 7 em seu computador, veja o que é preciso:

    • Processador de 32 bits (x86) ou 64 bits (x64) de 1 GHz ou superior*
    • 1 GB de RAM (32 bits) ou 2 GB de RAM (64 bits)
    • 16 GB (32 bits) ou 20 GB (64 bits) de espaço em disco disponível
    • Dispositivo gráfico DirectX 9 com driver WDDM 1.0 ou superior

    https://support.microsoft.com/pt-br/windows/requisitos-de-sistema-do-windows-7-df0900f2-3513-a851-13e7-0d50bc24e15f

  • Gabarito Errado como o colega #DELTA já comentou. Complementando: os requisitos descritos são "os mínimos" necessários. Para um desempenho satisfatório, inclusive quem gosta de jogos ou trabalha com edição de multimídia, necessitará de configurações melhores!

    Gabarito Errado!

    Bons Estudos!

  • errado, meu pc da xuxa tinha 1 gb é rodava.

  • vai ficar uma carroça, mas roda sim kkkk

  • Trata-se de uma questão sobre Windows.

    O comando da questão afirma que o Windows 7 não roda em computadores com menos de 2 GB de memória RAM.

    Errado, os requisitos mínimos para a execução do Windows 7 é de 1 GB de memória RAM (32 bits) ou 2GB de RAM (64 bits).


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • Essa não sabia mas deve ser uma coisa desagradavel e uma vontade de quebrar o mesmo estando uma carroça kkkkkk

  • gabarito errado. matei esta questão por pura pratica kk


ID
5351410
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No que diz respeito ao Microsoft Word 2013, ao sistema operacional Windows 7 e aos procedimentos de Internet, julgue o item.

Na maior rede de computadores, a Internet, os procedimentos de download e upload são padronizados, ou seja, sempre possuem a mesma velocidade na transmissão de imagens e vídeos.

Alternativas
Comentários
  • Imagina se fosse! Cada arquivo tem um tamanho, o que influencia da velocidade de transmissão.

  • Ao usar a Internet, o usuário, na maioria das ações, está "baixando" dados para seu computador, o que exige uma maior largura de banda de "download". O "upload", ao contrário, são os envios de requisições ou dados de arquivos para a rede externa, o que quase sempre, causa frustrações, já que, por ser ações "reduzidas", a largura de banda é, na maioria das vezes, menor que a de "download". O termo "banda Larga" já descreve que as referidas larguras são diferentes. Soma-se a isso tudo, o fato do congestionamento de rede que pode variar o tempo de resposta de navegação do usuário.

    Gabarito Errado!

    Bons Estudos!

  • hahahahaha esse é o sonho de todo nerd

  • A capacidade de DOWLOAD é maior que a capacidade de UPLOAD, para todos os usuários comuns domésticos, o que pode mudar é se o usuário necessitar de serviços específicos, mas isso deve ser ajustado com o cliente e o ISP. Para saber a respeito de sua velocidade de upload e de download recomendo entrar aqui >> https://www.minhaconexao.com.br/ <<

  • Gabarito Errado

    Faça a assinatura de uma banda larga Oi, VIVO, Claro, Escuro, Verde, Branco, Amarelo, seja qual for. A velocidade de DOWLOAD é sempre maior que a de UPLOAD

  • ERRADO.

    A COMUNICAÇÃO COM O PROVEDOR, PODERÁ SER DO TIPO DSL OU ADSL.

    NA DSL: a velocidade de download e upload é simétrica, ou seja, são iguais.

    NA ADSL: a velocidade de download e upload são diferentes, o que torna a internet mais barata.

  • Quando você acerta a questão pelo motivo errado. Hahahah

  • ERRADO

     a mesma velocidade na transmissão...99% DE CHANCE DE ESTAR ERRADA. COMPAROU, GENERALIZOU. PODE RASGAR A PROVA.

    “Em todos esses anos, nessa indústria vital, essa é a primeira vez que me acontece. CONTINUE ESTUDANDO!!


ID
5351413
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca do programa de navegação Mozilla Firefox, em sua versão mais recente, do programa de correio eletrônico Microsoft Outlook 2016 e dos conceitos de organização e de gerenciamento de informações, julgue o item.

A barra de endereços do Firefox pode ser usada tanto para encontrar uma página, caso o usuário saiba o endereço completo, como para realizar pesquisa.

Alternativas
Comentários
  • A barra de endereços de um navegador é uma ferramenta que está recebendo melhorias rotineiramente, por exemplo, digite 2*3 na barra de endereços e o navegador lhe mostrará o resultado 6. A barra também pode ser acessada ao se pressionar as teclas CTRL + L, o que fará com que todo o endereço atual da barra ( caso exista) fique selecionado e serão mostrados sítios (sites) recentes em que o usuário realizou acesso.

  • Apenas para constar: gabarito certo.

  • Galera, há algumas semanas, comecei utilizar os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo imediato, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores.

    Estou mais organizado e compreendendo grandes quantidades de informações;

    Retendo pelo menos 85% de tudo que estudo;

    E realmente aumentou minha capacidade de memorização e concentração;

    Dicas e métodos de aprovação para carreiras policiais, instagram: @veia.policial

    “FAÇA DIFERENTE”

    SEREMOS APROVADOS!

  • CERTO

    OXE OXE, KKKK

  • Fala meu aluno(a)!

    Gabarito: CERTINHO.

    Professor, o que é barra de endereços e pesquisas?

    R. São sugestões com base em seus favoritos, etiquetas, histórico, abas abertas e pesquisas populares. Apenas comece a digitar uma busca ou um endereço web e veja a mágica acontecer!

    Rumo à aprovação meu aluno(a)!

    Bons Estudos!


ID
5351416
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca do programa de navegação Mozilla Firefox, em sua versão mais recente, do programa de correio eletrônico Microsoft Outlook 2016 e dos conceitos de organização e de gerenciamento de informações, julgue o item.

Por meio das miniaturas, objetos exibidos após a abertura de uma nova aba no Firefox, não é permitido abrir, em uma nova janela privativa, o sítio ao qual a miniatura faz referência.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO ERRADO

    Não existe essa vedação. Posso abrir o QConcursos normalmente e, caso desejar, abrir o mesmo referido site de forma anônima em outra janela (privativa ou não).

  • " Por meio das miniaturas, objetos exibidos após a abertura de uma nova aba no Firefox, não é permitido abrir, em uma nova janela privativa, o sítio ao qual a miniatura faz referência."

    Atentar-se apenas aos termos restritivos que a probabilidade de conter erro no enunciado beira aos 99%.

    Sempre Lembrando que o Estudo é Melhor Que O Macete!

    Gabarito Errado.

    Bons Estudos!

  • ERRADO

    no Firefox, não é permitido ..... 99% DE CHANCE DE ESTAR ERRADO!!

    MARCA AI. PODE CONFIAR, NÃO PRECISA NEM TERMINAR DE LER A QUESTÃO.

    O LEÃO DA MONTANHA TA ON!!!

  • Fala meu aluno(a)!

    Gabarito: ERRADO.

    QUESTÃO: Por meio das miniaturas, objetos exibidos após a abertura de uma nova aba no Firefox, não é permitido abrir, em uma nova janela privativa, o sítio ao qual a miniatura faz referência. ERRADO.

    QUESTÃO: Por meio das miniaturas, objetos exibidos após a abertura de uma nova aba no Firefox, é permitido abrir, em uma nova janela privativa, o sítio ao qual a miniatura faz referência. CERTINHA.

    O que é Navegação anônima (janela privativa)?

    É o recurso que muitos navegadores de internet possuem para não armazenar dados de navegação, como pesquisas na internet e outras informações. 

    Pode mostrar quais são as teclas de atalhos para cada um dos navegadores? Posso sim.

    •  Google Chrome: Ctrl + Shift + N
    •  Opera: Ctrl + Shift + N
    •  Firefox: Ctrl + Shift + P
    •  Microsoft Edge: Ctrl + Shift + N

    Rumo à aprovação meu aluno(a)!

    Bons Estudos!


ID
5351419
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca do programa de navegação Mozilla Firefox, em sua versão mais recente, do programa de correio eletrônico Microsoft Outlook 2016 e dos conceitos de organização e de gerenciamento de informações, julgue o item.

No Outlook 2016, é permitido atribuir uma categoria de cores a uma mensagem, a partir da lista de mensagens, para que o usuário a possa controlar e organizar de forma mais rápida.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO CERTO

    As categorias permitem marcar facilmente, rotular e agrupar mensagens e eventos de calendário em Outlook.com. Escolha uma das categorias padrão ou crie seu própria, e atribua uma ou mais categorias a mensagens ou eventos de calendário.

    Fonte: Site Microsoft

  • Certo.

    Criar uma categoria de cores

    1. Em qualquer pasta de mensagem, no grupo Marcas na Faixa de Opções, selecione Categorizar >Todas as Categorias. ...
    2. Na caixa de diálogo Categorias de Cores, selecione Nova.
    3. Digite um nome para a categoria e selecione uma cor e, opcionalmente, uma tecla de atalho.

    Fonte: Meus resumos.

  • No Outlook, você pode adicionar um sinalizador, definir um lembrete para um email sinalizado e atribuir uma categoria de cores a uma mensagem de email para organizar sua caixa de entrada.

    GABARITO CERTO

  • Certo

    DE OLHOS FECHADOS, CERTO!!!!


ID
5351428
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

   Uma torneira enche de água um reservatório cúbico de 1 m de aresta, com o orifício de descarga tampado, em uma hora e 40 minutos. Se o orifício de descarga for destampado e a torneira não estiver aberta, o tanque cheio de água será esvaziado em duas horas e 5 minutos.

Com base nessa situação hipotética, julgue o item.

A capacidade do tanque é de 1 L.

Alternativas
Comentários
  • A capacidade do tanque é de 1000L.

    Gabarito: Errado!

  • V=aresta x aresta x aresta

    V= 1m x 1m x 1m

    V=1m³

    1m³=1000L


ID
5351431
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

   Uma torneira enche de água um reservatório cúbico de 1 m de aresta, com o orifício de descarga tampado, em uma hora e 40 minutos. Se o orifício de descarga for destampado e a torneira não estiver aberta, o tanque cheio de água será esvaziado em duas horas e 5 minutos.

Com base nessa situação hipotética, julgue o item.

Com o orifício de descarga aberto, o tanque, inicialmente vazio, é completamente enchido por essa torneira em menos de 8 horas.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO.

    Tempo para encher = 1h e 40 min = 100 min

    Tempo para esvaziar = 2h e 5 min = 125 min

    Resolve-se essa questão pelo harmônico global. Como há um esvaziamento, o valor de 1/t(esvaziar) terá que ser negativo.

    1/T = 1/t(encher) – 1/t(esvaziar)

    1/T = 1/100 – 1/125

    T = 8,33 horas = 8h e 20 minutos

    O tanque enche em 8h e 20 minutos, portanto mais de 8 horas.

  • Eu tirei o MMC/MDC
  • O Adriano você esta me ouvindo eu não entendi nada.
  • R= Ralo

    T= Torneira.

    X= total

    Fórmula

    X= R.T/R-T

    X= 125 minutos × 100 minutos/ 125 minutos - 100 minutos

    X= 12.500/25

    X= 8h 20 minutos


ID
5351434
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

   Uma torneira enche de água um reservatório cúbico de 1 m de aresta, com o orifício de descarga tampado, em uma hora e 40 minutos. Se o orifício de descarga for destampado e a torneira não estiver aberta, o tanque cheio de água será esvaziado em duas horas e 5 minutos.

Com base nessa situação hipotética, julgue o item.

Caso as arestas do reservatório fossem reduzidas em 20%, a torneira encheria o tanque, com o orifício de descarga tampado, em menos de 50 minutos.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO.

    O reservatório cúbico possui 1 m de aresta, portanto o volume é de 1m³.

    Se reduzirmos as arestas em 20%, então cada aresta terá 0,8 m³, portanto o volume será de V = 0,8x0,8x0,8 = 0,512 1 m³.

    Sabendo que o reservatório está tampado e leva 100 min para enchê-lo com volume de 1m³, então em quanto tempo o reservatório enche com um volume de 0,512 m³ ? REGRA DE TRÊS.

    1 m³ --- 100 min

    0,512 m³ --- T2

    Tempo para encher um reservatório de 0,512 m³ é igual a 51,2 minutos, portanto mais de 50 minutos.

  • Essa nem precisa fazer contas, dá para responder pela lógica do enunciado:

    Situação 1:#"Uma torneira enche de água um reservatório cúbico de 1 m de aresta, com o orifício de descarga tampado, em uma hora e 40 minutos"

    Situação 2: #"Caso as arestas do reservatório fossem reduzidas em 20%, a torneira encheria o tanque, com o orifício de descarga tampado, em menos de 50 minutos."

    Observação: Se o reservatório diminuiu sua capacidade em 20% em cada aresta, significa dizer que cada aresta corresponde a 80% da aresta da situação 1, ou seja, sua capacidade diminuiu. Com isso o tempo para encher o reservatório nas mesmas condições, teria que ser inferior ao tempo da situação 1.


ID
5351437
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

   O número de óbitos por uma doença infecciosa no n-ésimo dia de um certo mês é dado pela função f(n) = −4n2 + 120n.

Com base nesse caso hipotético, julgue o item.

O maior número de óbitos por essa doença registrado, em um dia desse mês, é igual a 900.

Alternativas
Comentários
  • n = certo dia do mês

    900 óbitos em um certo dia do mês

    900 = −4n2 + 120n

    −4n2 + 120n - 900 = 0 (:4)

    n2 + 30n - 225 = 0

    fazer Bhaskara para encontrar n=15 ambas as raízes

    tirar a prova real para comprovar 900=900

    (Certo)

  • Ymax = -delta/4.a

    delta = b^2-4.(-1).0 = 14.400

    Ymax = -14.400/4.(-4)=900

    verdade

  • esse tipo de questão pedindo o ápice ou o menor de uma função quadrática sempre se resolve com

    Y do vértice e X do véertice .

    ta aq as fórmulas ... ´

    yv = -delta / 4xa

    xv = -b/2xa


ID
5351440
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

   O número de óbitos por uma doença infecciosa no n-ésimo dia de um certo mês é dado pela função f(n) = −4n2 + 120n.

Com base nesse caso hipotético, julgue o item.

Esse mês teve exatamente 11 dias nos quais o número de mortes registradas por essa doença infecciosa foi superior a 800.

Alternativas

ID
5351443
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

   O número de óbitos por uma doença infecciosa no n-ésimo dia de um certo mês é dado pela função f(n) = −4n2 + 120n.

Com base nesse caso hipotético, julgue o item.

O número de óbitos por essa doença na primeira semana desse mês foi igual a 2.800.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO.

    Basta calcular f(1) + f(2) + f(3) + f(4) + f(5) + f(6) + f(7).

  • Essa já fica pro chute, indo possivelmente para os acertos amostrais XD.

  • 3.248


ID
5351446
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

    Em uma escola, as notas das provas são dadas em valores de até duas casas decimais entre 0,00 e 10,00. Em uma turma de 40 alunos dessa escola, sabe-se que 20% dos alunos obtiveram uma nota abaixo de 4,50 e 1/8 dos alunos alcançaram uma nota acima de 9,00. A princípio, não se sabe quais notas estão associadas a quais alunos.

Com base nessa situação hipotética, julgue o item.

O conjunto das notas possíveis em uma prova dessa escola possui exatamente 1.000 elementos.

Alternativas
Comentários
  • _x_x_x_

    Na primeira casa temos duas possibilidades: 0 e 1. Nas demais casa 10 possibilidades de 0 a 9. Ficando assim:

    2x10x10x10= 2000

  • ERRADO

    De 0 a 1 têm-se 101 possibilidades pois inclui o 0 e 1. (0 - 0,1 - 0,2-0,3-0,4...0,99 - 1)

    De 1,01 a 2 = 100 e assim vai até 10

    Perceba que é maior pois 9*100 = 900 + 101 = 1001


ID
5351449
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

    Em uma escola, as notas das provas são dadas em valores de até duas casas decimais entre 0,00 e 10,00. Em uma turma de 40 alunos dessa escola, sabe-se que 20% dos alunos obtiveram uma nota abaixo de 4,50 e 1/8 dos alunos alcançaram uma nota acima de 9,00. A princípio, não se sabe quais notas estão associadas a quais alunos.

Com base nessa situação hipotética, julgue o item.

Menos de 30 alunos tiraram uma nota entre ou igual a 4,50 e 9,00.

Alternativas
Comentários
  • 40 - 8 - 5 = 27

  • Total= 40 alunos

    20% de 40= 8

    1/8 de 40= 5

    40-8-5= 27 alunos tiraram uma nota entre ou igual a 4,50 e 9,00

  • Em uma turma de 40 alunos dessa escola, sabe-se que 20% dos alunos obtiveram uma nota abaixo de 4,50 e 1/8 dos alunos alcançaram uma nota acima de 9,00.

    20% de 40 = 8 alunos

    depois a questão fala de 1/8 dos alunos alcançaram uma nota acima de 9. (ou seja, para esse novo cálculo o espaço amostral não é mais 40 e sim 32 (40-8);

    é tipo, dos alunos que restaram (subtrai aqueles que ja tiraram a nota < 4,5) 1/8 tirou > 9;

    32*1/8 = 4 alunos;

    logo:

    40 - 8 - 4 = 28 alunos tiram as notas entre 4,5 e 9.


ID
5351452
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

    Em uma escola, as notas das provas são dadas em valores de até duas casas decimais entre 0,00 e 10,00. Em uma turma de 40 alunos dessa escola, sabe-se que 20% dos alunos obtiveram uma nota abaixo de 4,50 e 1/8 dos alunos alcançaram uma nota acima de 9,00. A princípio, não se sabe quais notas estão associadas a quais alunos.

Com base nessa situação hipotética, julgue o item.

Analisando-se apenas os alunos com nota abaixo de 4,50 e assumindo-se que não haja notas repetidas, as 3 piores notas poderão ter sido obtidas por esses alunos de trezentas e trinta e seis formas diferentes.

Alternativas
Comentários
  • PARA A PRIMEIRA CASA TEMOS 8 NOTAS

    SEGUNDA 7

    TERCEIRA 6

    8*7*6 = 336

  • Não entendi porque foi usado Arranjo nesta resolução, pois a ordem das notas não importam

  • Gabarito Certo

    "valores de até duas casas decimais entre 0,00 e 10,00. [...] alunos obtiveram uma nota abaixo de 4,50", acredito que as notas são:

    • 4,50 | 4,00 | 3,50 | 3,00 | 2,50 | 2,00 | 1,50 | 1,00 → logo, são 8 notas.

    "as 3 piores notas poderão ter sido obtidas", pede 3 piores notas, então é Arranjo (ordem importa): 8 x 7 x 6 = 336.

  • Não importa a nota, apenas foque nos alunos:

    Exemplo: Arranjo da palavra BOLA = 4! (4 letras e nenhuma repetida)

    Agora vamos fazer o arranjo dos 8 piores alunos reorganizando os 3 piores

    P1 P2 P3 A A A A A

    p1 = pior 1

    p2 = pior 2

    p3 = pior 3

    os "As" são os outros 5 alunos

    8!/5! = 8x7x6 = 336

  • Isso não ficou muito claro, pois pra mim poderia ser 4,25, por exemplo.


ID
5351455
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

    Em uma escola, as notas das provas são dadas em valores de até duas casas decimais entre 0,00 e 10,00. Em uma turma de 40 alunos dessa escola, sabe-se que 20% dos alunos obtiveram uma nota abaixo de 4,50 e 1/8 dos alunos alcançaram uma nota acima de 9,00. A princípio, não se sabe quais notas estão associadas a quais alunos.

Com base nessa situação hipotética, julgue o item.

Sabendo-se quem são os alunos com nota acima de 9,00 e que o espaço amostral é equiprovável, a probabilidade de exatamente 2 desses alunos terem tirado nota 10,00 em uma prova é maior ou igual a 0,001.

Alternativas
Comentários
  • a probabilidade de tirar 10 é de 1 sobre 98, pois existem 98 possibilidades - 9,01;9,02;9,03..... até 10

    dessa forma 1/98*1/98 = 0,0001 aproximadamente.

    Gabarito ERRADO

  • Quantas notas existem acima de 9,00? (mantendo as duas casas decimais)

    1 x 10 x 9 = 90 (9,01 ; 9,02; ....)

    Quantos 10 existem?

    1

    Possibilidades totais = 91

    chance de dois alunos tirarem 10:

    1/91 x 1/91 = a algo menor que 0,001

    Errado


ID
5351458
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

    Minas Gerais registrou o maior número de mortes por coronavírus em um intervalo de 24 horas. No dia 9 de julho de 2020, o governo do estado confirmou noventa vidas perdidas para a doença. De acordo com a Secretaria estadual de Saúde (SES), são 66.864 infectados pelo vírus, 2.829 a mais que o levantamento divulgado no dia 8. A taxa de letalidade da doença é de 2,1%.

Internet: <https://www.hojeemdia.com.br> (com adaptações).

Tendo o texto acima apenas como referência inicial e refletindo quanto a temas correlatos, julgue o item.

Apesar da situação crítica na capital e no interior do estado, não houve recomendações de órgãos ou autoridades de saúde para a adoção de lockdown no município de Belo Horizonte.

Alternativas

ID
5351461
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

    Minas Gerais registrou o maior número de mortes por coronavírus em um intervalo de 24 horas. No dia 9 de julho de 2020, o governo do estado confirmou noventa vidas perdidas para a doença. De acordo com a Secretaria estadual de Saúde (SES), são 66.864 infectados pelo vírus, 2.829 a mais que o levantamento divulgado no dia 8. A taxa de letalidade da doença é de 2,1%.

Internet: <https://www.hojeemdia.com.br> (com adaptações).

Tendo o texto acima apenas como referência inicial e refletindo quanto a temas correlatos, julgue o item.

Em julho último, o Brasil tornou-se o segundo país em número de casos de covid-19 no mundo, tendo superado a marca de dois milhões de infectados e mais de setenta mil óbitos.

Alternativas
Comentários
  • Notícia de 11 de julho de 2021

    Minas Gerais registrou 186 mortes por COVID-19 em 24 horas, conforme o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Com o balanço, o estado acumula 47.942 mortes pela doença desde o início da pandemia. O número total de casos de infecção confirmados chega a 1.862.425 no estado, sendo que somente entre sexta-feira e ontem, outros 6.801 novos casos foram registrados. Também houve um aumento nos dados apresentados em relação ao do dia anterior: no intervalo de 24 horas, foram 160 mortes registradas em Minas Gerais na sexta-feira.

    Ainda segundo o boletim da SES, há 68.998 casos em acompanhamento. Essa classificação se refere a pessoas ainda em tratamento e também a registros que precisam de atualização por parte das secretarias municipais de Saúde. O número total de recuperados do vírus da COVID-19 soma 1.745.485 desde março de 2020.

    No país O Brasil registrou, ontem, 1.205 mortes por COVID-19 e 48.504 novos casos diagnosticados, de acordo com os dados enviados pelos estados ao Ministério da Saúde e ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Com o balanço de ontem, o país contabiliza 532.893 óbitos e 19.069.003 pessoas que já foram diagnosticadas com a doença. São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná são os estados com o maior número de óbitos, respectivamente.

    Segundo o Conass, a taxa de letalidade do coronavírus no Brasil é de 2,8% e a taxa de mortalidade por cada 100 mil habitantes é de 253,6. A média móvel de óbitos nos últimos 7 dias é de 1.329 e a média móvel de novos casos é de 46.711, ambas com tendência de queda.

    Notícia retirada de: https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2021/07/11/interna_gerais,1285525/minas-tem-186-mortes-e-6-801-casos-em-24h.shtml

  • mais de setenta mil óbitos.??

  • CERTO

    Alguns dados relevantes:

    I) 2º país em mortes por Covid;

    II) 4º em vacinas aplicadas.

    www.G1.com.br

  • Já está desatualizada essa questão!

  • CERTO

    LEVANDO EM CONSIDERÇÃO A POPULAÇÃO CONCENTRADA EM SUA GRANDE MAIORIA ESMAGADORA NO LITORAL DO PAÍS, SIM.

    MAIS SE OLHAR PARA O BASIL COMO UM TODO, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO OS ASPECTOS REGIONAIS DE CADA REGIÃO DO BRAIL. NÃO ESTÁ ESSA COISA TODA QUE AS MIDIAS DIZEM NÃO.

  • A vacinação contra a Covid-19 continua a avançar no Brasil, que se consolida como o 4º país com mais doses aplicadas no mundo, mas no ranking proporcional estamos atrás de várias nações latino-americanas, como Argentina, Equador, Chile, Uruguai e até El Salvador e Cuba. Em termos absolutos, o Brasil já aplicou quase 250 milhões de vacinas e está atrás apenas de China (2,2 bilhões), Índia (918 milhões) e Estados Unidos (397 milhões) e à frente do Japão (170 milhões):
  •  A pandemia e seus efeitos devem ser acompanhados com base no que foi divulgado que ocorreu, evitando o estudo de notícias falsas, provenientes de fontes muito diversas das que normalmente fundamentam as questões do tipo nas principais organizadoras.  Sobre a gestão da crise sanitária no Brasil julgamos o item a seguir.

    Análise do item:
    A gestão da crise sanitária no Brasil tem sido uma das piores do mundo a partir da comparação dos números que ocorreram aqui com os de outros países. A taxa de infecção é alta, a mortalidade também foi acima da média mundial e os números apresentados no momento da questão estavam corretos, mas infelizmente foram amplamente superados em 2021. Com o atual cenário de vacinação em massa com ampla adesão da população a pandemia caminha para entrar em situação de controle com números oficiais em tendência de baixa para o final de 2021. 

    GABARITO DO PROFESSOR: CERTO

ID
5351464
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

    Minas Gerais registrou o maior número de mortes por coronavírus em um intervalo de 24 horas. No dia 9 de julho de 2020, o governo do estado confirmou noventa vidas perdidas para a doença. De acordo com a Secretaria estadual de Saúde (SES), são 66.864 infectados pelo vírus, 2.829 a mais que o levantamento divulgado no dia 8. A taxa de letalidade da doença é de 2,1%.

Internet: <https://www.hojeemdia.com.br> (com adaptações).

Tendo o texto acima apenas como referência inicial e refletindo quanto a temas correlatos, julgue o item.

Na Semana Santa de 2020, o turismo em Minas Gerais foi pouco afetado pela crise do coronavírus, pois as cidades históricas, aquelas com maior movimento nessa época do ano, mantiveram suas atividades já programadas.

Alternativas

ID
5351467
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

    Minas Gerais registrou o maior número de mortes por coronavírus em um intervalo de 24 horas. No dia 9 de julho de 2020, o governo do estado confirmou noventa vidas perdidas para a doença. De acordo com a Secretaria estadual de Saúde (SES), são 66.864 infectados pelo vírus, 2.829 a mais que o levantamento divulgado no dia 8. A taxa de letalidade da doença é de 2,1%.

Internet: <https://www.hojeemdia.com.br> (com adaptações).

Tendo o texto acima apenas como referência inicial e refletindo quanto a temas correlatos, julgue o item.

Minas Gerais ostentou os números mais positivos do País quanto aos óbitos por covid-19 até o começo de julho último, quando o estado ainda não havia atingido quinhentas mortes.

Alternativas

ID
5351470
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

    Minas Gerais registrou o maior número de mortes por coronavírus em um intervalo de 24 horas. No dia 9 de julho de 2020, o governo do estado confirmou noventa vidas perdidas para a doença. De acordo com a Secretaria estadual de Saúde (SES), são 66.864 infectados pelo vírus, 2.829 a mais que o levantamento divulgado no dia 8. A taxa de letalidade da doença é de 2,1%.

Internet: <https://www.hojeemdia.com.br> (com adaptações).

Tendo o texto acima apenas como referência inicial e refletindo quanto a temas correlatos, julgue o item.

Não foram registrados casos de covid-19 em aldeias indígenas no estado de Minas Gerais.

Alternativas

ID
5351473
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

   Depois de culpar repetidas vezes a Organização Mundial da Saúde (OMS) pelos maus resultados causados pela pandemia de coronavírus no mundo, de suspender o repasse de verbas para a organização e de ameaçar deixar seu assento no órgão, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, formalizou o início do rompimento com a OMS no dia 7 de julho de 2020.

Internet: <https://www.bbc.com/portuguese> (com adaptações).

No que se refere à temática abordada no texto acima e a assuntos a ela de alguma forma relacionados, julgue o item.

A decisão do presidente Donald Trump tem efeitos imediatos, implicando na suspensão, desde já, de compromissos financeiros e de assessoria técnica entre seu país e a OMS.

Alternativas
Comentários
  • Em uma carta enviada a António Guterres, secretário-geral da ONU, a administração Trump informa que o país quer dar início formal ao processo de retirada da OMS, braço das Nações Unidas para a saúde

  • Para Trump, a OMS foi "pressionada" pela China para dar "direcionamentos errados" ao mundo sobre o novo coronavírus, causador da Covid-19. "O mundo está sofrendo agora como resultado dos malfeitos do governo chinês", disse Trump em maio.

  • não teve efeito imediato, ouve ameaças de reduzir a grana que sustentava a ONU, saída de acordos já celebrados, críticas....
  • A pandemia de Covid19 é o maior desafio sanitário da humanidade no século XXI com impactos globais sobre a saúde pública, economia, relações internacionais e as sociedades em geral. Apesar da esperança de contenção da pandemia com a vacinação em massa, seus efeitos de longo prazo sobre todos os aspectos mencionados ainda são desconhecidos. A pandemia e seus efeitos devem ser acompanhados com base no que foi divulgado que ocorreu, evitando o estudo de notícias falsas, provenientes de fontes muito diversas das que normalmente fundamentam as questões do tipo nas principais organizadoras. Sobre a atuação do ex-presidente norte-americano no combate a pandemia julgamos o item.

    Análise do item:
    A política externa dos EUA durante o mandato de Trump foi marcada pela rejeição aos organismos multilaterais com constantes acusações sem provas de favorecimento de outras nações em detrimento dos interesses dos Estado Unidos. Com a Organização Mundial da Saúde não foi diferente e ao ser frequentemente criticado pelo seu diretor o ex-presidente optou por se retirar da organização de forma unilateral. Porém, a adesão e saída de uma país de uma organização multilateral não é processo simples e relacionado a decisão autocrática de um presidente já que este tipo de decisão precisa ser referendado pelo congresso e envolve longas e complexas negociações. Por fim entre o anúncio da decisão presidencial e sua efetivação existe um longo período que acabou por incluir a derrota de Trump no pleito de reeleição e esta decisão já foi revista por seu sucessor.


    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO
  • Gabarito: Errado.

    Ao fazer o movimento, Trump notificou o Congresso, que precisará dar sua anuência nas diversas fases de desligamento entre o país e a organização multilateral. Uma resolução aprovada pelos congressistas americanos em 1948 permite a retirada dos Estados Unidos da OMS, mas determina que o procedimento deverá levar pelo menos um ano. Os americanos também terão que pagar uma série de taxas pela renúncia à posição, que só aconteceria definitivamente em julho de 2021.

    https://www.bbc.com/portuguese/internacional-53329605

    Ou seja, a decisão do presidente Donald Trump NÃO tem efeitos imediatos, não implicando na suspensão, desde já, de compromissos financeiros e de assessoria técnica entre seu país e a OMS.


ID
5351476
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

   Depois de culpar repetidas vezes a Organização Mundial da Saúde (OMS) pelos maus resultados causados pela pandemia de coronavírus no mundo, de suspender o repasse de verbas para a organização e de ameaçar deixar seu assento no órgão, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, formalizou o início do rompimento com a OMS no dia 7 de julho de 2020.

Internet: <https://www.bbc.com/portuguese> (com adaptações).

No que se refere à temática abordada no texto acima e a assuntos a ela de alguma forma relacionados, julgue o item.

Os Estados Unidos são, historicamente, o maior financiador da OMS, respondendo por cerca de 15% do seu orçamento anual.

Alternativas
Comentários
  • Gab: Errado. visto que 15% é pouco
  • CERTO

    Os Estados Unidos são hoje os maiores financiadores da OMS, com uma contribuição anual de US$ 115,8 milhões. O valor corresponde a 22% 

    SEJA FIRME EM SUAS ESCOLHAS, VÁ ESTUDAR!!!

  • GABARITO PASSÍVEL DE ANULAÇÃO

    Os Estados Unidos são hoje os maiores financiadores da OMS, com uma contribuição anual de US$ 115,8 milhões. O valor corresponde a 22% de todo o montante destinado por países à organização.

    Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/republica/brasil-oms-oitava-maior-contribuicao/ 

    Copyright © 2021, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

  • A questão acima tem como tema o funcionamento da OMS (Organização Mundial da Saúde) e seus países financiadores que ajudam a manter o programa anualmente.

    Na questão, é solicitado para que o candidato julgue uma afirmação que aponta que os Estados Unidos é o país que mais investe e financia no programa, com cerca de 15% do orçamento da OMS.

    A Organização Mundial da Saúde é uma organização feita para a comunidade internacional que tem como objetivo adotar medidas e objetivos para garantir condições de vida saudáveis às pessoas. Para isso, o programa visa estimular e divulgar pesquisas de relevância mundial, desenvolver novas vacinas, combater doenças, prestar assistência para países mais pobres em relação às suas políticas de saúde, etc.

    Para se manter, a organização depende do financiamento dos países para executar os seus objetivos. Entre os principais fornecedores de verbas temos os EUA (15% do orçamento), China (12%) e Japão (8,6%) das contribuições concedidas.

    Portanto, a afirmação está CERTA.
    Gabarito do Professor: Certo.

ID
5351479
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

   Depois de culpar repetidas vezes a Organização Mundial da Saúde (OMS) pelos maus resultados causados pela pandemia de coronavírus no mundo, de suspender o repasse de verbas para a organização e de ameaçar deixar seu assento no órgão, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, formalizou o início do rompimento com a OMS no dia 7 de julho de 2020.

Internet: <https://www.bbc.com/portuguese> (com adaptações).

No que se refere à temática abordada no texto acima e a assuntos a ela de alguma forma relacionados, julgue o item.

As rixas entre Trump e a OMS guardam relação com acusações do mandatário ao organismo internacional, que teria, segundo Trump, acobertado a falta de transparência dos chineses em relação ao novo coronavírus.

Alternativas
Comentários
  • O rompimento [de Trump] com a OMS vem em meio a uma série de desentendimentos entre o organismo e os EUA. Em abril,  — mas ainda não havia terminado as relações, como ocorreu nesta sexta.

    Trump também acusou a China de estar à frente das decisões da OMS mesmo que Pequim financiasse menos o organismo do que os EUA, algo que vem sido criticado pelo presidente desde o início da pandemia.

    Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/05/29/trump-diz-que-esta-encerrando-relacoes-com-a-oms-e-faz-criticas-a-china.ghtml

    Gabarito: Certo

  • Que fim levou?

    "Trump participa da transmissão das lutas de Vitor Belfort e Anderson Silva"

    https://ge.globo.com/boxe/noticia/trump-participa-da-transmissao-das-lutas-de-vitor-belfort-e-anderson-silva.ghtml

  • os EUA é o que mais financia os planos da ONU, logo o trump esperava que ela aderisse mais a suas questões, o que não aconteceu, acabando em uma série de desentendimentos e cancelamentos de acordos
  • Em julho de 2020 o então presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou o projeto de retirada dos EUA da Organização Mundial da Saúde, a ser efetivado em junho de 2021. A saída foi apresentada ao Secretário-Geral da ONU, que é o depositário da OMS".

    O rompimento com a OMS é a resultante de uma série de desentendimentos entre o organismo e os EUA. Em abril Trump havia anunciado a suspensão da verba à entidade. Segundo ele, a verba seria destinada a outros propósitos dentro dos EUA. Trump também acusou a China de estar à frente das decisões da OMS, ainda que o financiamento chinês seja menor do que o dos EUA. Segundo o então presidente dos EUA, a OMS estava sendo pressionada pela China a dar direcionamentos incorretos acerca da pandemia do coronavírus. Em maio de 2020 Trump declarou que "O mundo está sofrendo agora como resultado dos malfeitos do governo chinês", pois acredita ser o vírus um projeto premeditado do governo chinês, com intuito de contaminar a população do globo. 

    Todas as declarações e ações da OMS foram periodicamente desqualificadas pelo governo norte americano até haver a ruptura, revertida pelo governo Biden por decreto, assinado no mesmo dia da posse. A afirmativa apresentada está, por conseguinte, correta. 

    Gabarito do Professor: CERTO

ID
5351482
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

   Depois de culpar repetidas vezes a Organização Mundial da Saúde (OMS) pelos maus resultados causados pela pandemia de coronavírus no mundo, de suspender o repasse de verbas para a organização e de ameaçar deixar seu assento no órgão, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, formalizou o início do rompimento com a OMS no dia 7 de julho de 2020.

Internet: <https://www.bbc.com/portuguese> (com adaptações).

No que se refere à temática abordada no texto acima e a assuntos a ela de alguma forma relacionados, julgue o item.

O Brasil tem adotado, desde o início da pandemia, uma posição política de total adesão às sugestões e orientações da OMS, razão pela qual os governos Bolsonaro e Trump se distanciaram no campo diplomático.

Alternativas
Comentários
  • Pessoas com pouco nível cognitivo se alinham e não se distanciam. Logo, gabarito Errado.

  • Gab: E

    Em concursos públicos, deve-se colocar de lado os amores ideológicos e ser assertivo nas questões.

  • ERRADO. A OMS não foi ouvida por esses governantes. Ótima questão para gabaritar

  • I love you

  • aquela questão que o BOLSONARISTA tem que marca arrancando a alma kkk
  • Seria cômico se não fosse trágico.

  • Vim só curtir os comentários dessa kkk!

  • Inicialmente, o então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, bem como o mandatário do Executivo brasileiro, Jair Bolsonaro, adotaram uma postura de questionamento das sugestões e orientações desenvolvidas pela Organização Mundial da Saúde, a OMS.

    Resposta: B

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Piada do ano, né? kkkkk

    Por mais questões assim na minha prova.

  • A pandemia de Covid19 é o maior desafio sanitário da humanidade no século XXI com impactos globais sobre a saúde pública, economia, relações internacionais e as sociedades em geral. Apesar da esperança de contenção da pandemia com a vacinação em massa, seus efeitos de longo prazo sobre todos os aspectos mencionados ainda são desconhecidos. A pandemia e seus efeitos devem ser acompanhados com base no que foi divulgado que ocorreu, evitando o estudo de notícias falsas, provenientes de fontes muito diversas das que normalmente fundamentam as questões do tipo nas principais organizadoras. Sobre a atuação do governo brasileiro na pandemia julgamos o item.

    Análise do item:
    No período da pandemia o então presidente norte-americano e o brasileiro gozavam de boas relações diplomáticas devido ao claro alinhamento ideológico entre ambos. Assim como Trump o mandatário brasileiro contrariou frequentemente as recomendações da OMS no combate a pandemia. Sua atuação deu argumentos para uma investigação por uma comissão parlamentar de inquérito cujo relatório final atestou as más condutas na gestão da grave crise sanitária. 
    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO

  • examinador fez essa questão rindo


ID
5351485
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

   Depois de culpar repetidas vezes a Organização Mundial da Saúde (OMS) pelos maus resultados causados pela pandemia de coronavírus no mundo, de suspender o repasse de verbas para a organização e de ameaçar deixar seu assento no órgão, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, formalizou o início do rompimento com a OMS no dia 7 de julho de 2020.

Internet: <https://www.bbc.com/portuguese> (com adaptações).

No que se refere à temática abordada no texto acima e a assuntos a ela de alguma forma relacionados, julgue o item.

O adversário democrata de Trump, Joe Biden, afirmou que, caso vença as eleições presidenciais, pretende fortalecer a presença dos Estados Unidos em organismos multilaterais como a OMS.

Alternativas
Comentários
  • "Caso o democrata Joe Biden vença as eleições presidenciais em novembro e assuma o controle do país no ano que vem, o processo deve ser revertido. Biden já afirmou ao longo da campanha que pretende fortalecer a presença americana em organismos multilaterais como a OMS."

    Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-53329605

  • CERTO

    Algumas propostas dele:

    I) saúde

    garantir uma ampla disponibilidade de testes gratuitos para a doença e estabelecer um grande programa nacional de rastreamento de possíveis casos, contratando milhares de pessoas para o trabalho e fortalecer a OMS.

    II) Economia

    revitalizar a classe média americana, fomentar a equidade racial na economia e impulsionar a manufatura e a inovação do país.

    Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/mundo/5-propostas-de-joe-biden-para-os-estados-unidos/ 

    Copyright © 2021, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

  • prometeu recolocar os EUA no acordo de Paris
  • O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assinou nesta 4ª feira (20.jan.2021) os primeiros decretos de seu governo. Entre as medidas, está o retorno do país ao Acordo de Paris e à OMS (Organização Mundial de Saúde). Outra é a interrupção da construção do muro na fronteira com o México.

    Fonte: https://www.poder360.com.br/internacional/eua-voltam-ao-acordo-de-paris-e-a-oms-muro-no-mexico-esta-paralisado/.

  •  A pandemia e seus efeitos devem ser acompanhados com base no que foi divulgado que ocorreu, evitando o estudo de notícias falsas, provenientes de fontes muito diversas das que normalmente fundamentam as questões do tipo nas principais organizadoras. Sobre a atuação de Joe Biden nas eleições norte-americanas julgamos a afirmativa.

    Análise do item:
    Durante a campanha Biden já anunciava um retorno a diplomacia baseada nos organismos multilaterais com ênfase na OMS. De fato a vitória de Biden no pleito levou a um retorno dos EUA a organização, assim como a uma nova forma de gestão da pandemia baseada em critérios técnicos e científicos que elevaram os níveis de vacinação e frearam o grande número de óbitos ocorridos por lá.
    GABARITO DO PROFESSOR: CERTO

ID
5351488
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A respeito de aspectos ligados à economia, à população, à sociedade e à saúde no estado de Minas Gerais, julgue o item.

Importante rodovia federal que corta Minas Gerais, a BR-381 será totalmente duplicada e concedida à iniciativa privada, em seu trecho mineiro, até o final de 2020.

Alternativas

ID
5351491
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A respeito de aspectos ligados à economia, à população, à sociedade e à saúde no estado de Minas Gerais, julgue o item.

Minas Gerais é o estado da Federação com maior número de municípios e possui também, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o município menos populoso do País.

Alternativas
Comentários
  • O município de Serra da Saudade, no Centro-Oeste de Minas Gerais, mantém em 2020 a condição de cidade menos populosa do Brasil. A informação consta na estimativa divulgada, nesta quinta-feira (27), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De 781 pessoas, em 2019, reduziu para 776 neste ano - queda de 0,64%.

    Fonte: https://g1.globo.com/mg/centro-oeste/noticia/2020/08/27/serra-da-saudade-segue-como-a-cidade-menos-populosa-do-brasil-em-2020-segundo-ibge.ghtml.


ID
5351494
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A respeito de aspectos ligados à economia, à população, à sociedade e à saúde no estado de Minas Gerais, julgue o item.

As tensões entre o governo estadual e o funcionalismo público mantiveram-se elevadas ao longo de 2020, potencializadas pelo atraso no pagamento de salários e na reforma da previdência proposta pelo governo.

Alternativas

ID
5351497
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A respeito de aspectos ligados à economia, à população, à sociedade e à saúde no estado de Minas Gerais, julgue o item.

Minas Gerais é o maior produtor brasileiro de café, destacando-se, em volume produzido, as regiões Central, Alto Paranaíba e Jequitinhonha/Mucuri.

Alternativas

ID
5351500
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A respeito de aspectos ligados à economia, à população, à sociedade e à saúde no estado de Minas Gerais, julgue o item.

A grande maioria dos municípios mineiros não possui planos de saneamento básico, o que contribui para a proliferação de doenças como a dengue, que já provocou mortes no estado em 2020.

Alternativas

ID
5351503
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Diversos são os critérios que podem ser adotados para se classificar as constituições. Entre eles, estão os relacionados à sua forma, à sua origem, à sua estabilidade, à sua extensão e à sua dogmática. Acerca da classificação das constituições, julgue o item.

As constituições não escritas, também conhecidas como costumeiras ou consuetudinárias, são aquelas cujas normas se originam, em sua maior parte, de tradições, costumes, precedentes judiciais e convenções constitucionais.

Alternativas
Comentários
  • Quanto a forma podem ser;

    Escrita: Formada por um conjunto de regras sistematizadas e organizadas em um único documento estabelecendo as normas fundamentais de um Estado

    Costumeira/ Não escrita: Formada por "textos" esparsos, reconhecidos pela sociedade como fundamentais, e baseia-se nos usos, costumes, jurisprudência, convenções.

    Fonte: Direito Constitucional Esquematizado - Pedro Lenza

    .

  • GABARITO: CERTO

    "Constituição escrita, ou instrumental, é aquela cujas normas - todas escritas - são codificadas e sistematizadas em texto único e solene, elaborado racionalmente por um órgão constituinte. Vale dizer, cuida-se da Constituição em que as suas normas são documentadas em um único instrumento legislativo, com força constitucional (...).

    Constituição não-escrita, ou costumeira, é aquela cujas normas não estão plasmadas em texto único, mas que se revelam através dos costumes, da jurisprudência e até mesmo em textos constitucionais escritos, porém esparsos, como é exemplo a Constituição da Inglaterra (...)" (Curso de Direito Constitucional. 3 ed. Revista, ampliada e atualizada. Salvador: JusPODIVM, 2009, pp. 116-117).

  • Complementando o estudo.

    Uma convenção constitucional é um encontro político, que tem como objetivo o propósito de escrever uma nova  ou revisar uma constituição já existente. Uma convenção constitucional geral é realizada para criar a primeira constituição de uma unidade política ou substituir uma constituição já existente, enquanto que uma convenção constitucional limitada é realizada para revisar uma constituição já existente.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Conven%C3%A7%C3%A3o_constitucional

  • A questão exige conhecimento acerca da temática de Teoria da Constituição relacionada à classificação das constituições. Sobre o tema, é certo afirmar que Constituição não-escrita, ou costumeira, é aquela cujas normas não estão plasmadas em texto único, mas que se revelam através dos costumes, da jurisprudência e até mesmo em textos constitucionais escritos, porém esparsos, como é exemplo a Constituição da Inglaterra. Na constituição não escrita as normas e princípios encontram-se em fontes normativas diversas, todas de natureza constitucional e de mesmo patamar hierárquico, sem qualquer precedência de uma sobre as demais.

     

    Gabarito do professor: assertiva certa.


ID
5351506
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Diversos são os critérios que podem ser adotados para se classificar as constituições. Entre eles, estão os relacionados à sua forma, à sua origem, à sua estabilidade, à sua extensão e à sua dogmática. Acerca da classificação das constituições, julgue o item.

A constituição elaborada por um órgão constituinte composto por representantes do povo, de forma a traduzir a vontade popular, é classificada, quanto à sua origem, como constituição outorgada.

Alternativas
Comentários
  • QUANTO A ORIGEM

    Promulgada - Assembleia Nacional Constituinte, eleita diretamente pelo povo

    Outorgada - é imposta ao povo

    Cesarista ou Bonapartista – referendo popular para ratificar a vontade do detentor de poder, mas essa participação não é democrática, pois apenas ratifica a vontade do detentor do poder. 

    Pactuada ou dualista – é um pacto entre o rei e parlamento. O monarca se sujeita aos esquemas constitucionais - monarquia limitada – Magna de 1215 (João sem Terra)

  • GABARITO: ERRADO, seria classificada como constituição Promulgada.

    • Promulgada (democrática ou popular): Fruto do trabalho de uma Assembleia Nacional Constituinte, eleita diretamente pelo povo. Ex.: Constituições brasileiras de 1891, 1934 e de 1946.
    • Outorgada: Imposta – de maneira unilateral – pelo governante, não contando com a participação popular. Ex.: Constituições brasileiras de 1824, 1937, 1967/1969.
    • Cesarista (Bonapartista): Embora seja outorgada, nela há participação popular por meio de referendo. No entanto, essa participação não é democrática, pois apenas ratifica a vontade do detentor do poder. Ex.: Constituição chilena, feita a partir da vontade do Ditador Alberto Pinochet.
    • Pactuada (dualista): Origina-se de um compromisso firmado entre o rei e o Poder Legislativo. Nesse caso, o monarca se sujeita aos esquemas constitucionais (monarquia limitada). Como ela é fruto de um pacto, é chamada de pactuada. Ex.: Magna Carta de 1215.

    Fonte: Noções de Direito Constitucional: Teoria da Constituição; Aragonê Fernandes (pdf. Gran Cursos Online).

  • ERRADA

    Isso cai muito. Constituição DEMOCRÁTICA É PROMULGADA.

    FÉ SEMPRE!

  • GABARITO: ERRADO

    Promulgada: é a constituição democrática, ou seja, feita pelos representantes do povo. Por isso, a Constituição de 1988 também é conhecida como Constituição Cidadã. No Brasil, tivemos as seguintes Constituições promulgadas: de 1891 (de Ruy Barbosa), de 1934, de 1946 e a de 1988. E ainda, as seguintes Constituições outorgadas: de 1824, de 1937 (Getúlio Vargas) e a de 1967 (Ditadura Militar).

    Outorgada: é a constituição imposta ao povo pelo governante.

    Cesarista: é a feita pelo governante, mas submetida à apreciação do povo mediante referendo.

    Fonte: https://lfg.jusbrasil.com.br/noticias/1970797/o-que-se-entende-por-classificacao-das-constituicoes-marcel-gonzalez

  • PROMULGADA: POVO 

    OUTORGADA: SEM O POVO  

  • PCRR#

  • A solução da questão exige o conhecimento acerca da classificação das Constituições, mais precisamente sobre a outorgada e promulgada, a primeira é aquela imposta ao povo por quem está no poder, ou seja, de maneira unilateral.
    Já a Constituição promulgada é aquela feita pelos representantes do povo, de forma a traduzir a vontade popular.

     
    GABARITO DA PROFESSORA: ERRADO.

  • A constituição elaborada por um órgão constituinte composto por representantes do povo, de forma a traduzir a vontade popular, é classificada, quanto à sua origem, como constituição DEMOCRÁTICA.

  • Enunciado descreve perfeitamente o conteúdo que você estudou, mas no final troca o conceito certo pelo seu oposto?

    É CILAAAAAAADA, BINO!


ID
5351509
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Diversos são os critérios que podem ser adotados para se classificar as constituições. Entre eles, estão os relacionados à sua forma, à sua origem, à sua estabilidade, à sua extensão e à sua dogmática. Acerca da classificação das constituições, julgue o item.

São classificadas como rígidas as constituições que, para sua modificação, demandam procedimentos mais solenes e complexos que aqueles destinados à modificação das leis ordinárias.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    Quanto à estabilidade

    constituições imutáveis: (permanente, granítica ou intocável) não admite modificação do seu texto. Essa espécie de Constituição está em pleno desuso, em razão da impossibilidade de sua atualização diante da evolução política e social do Estado.

    constituições rígidas: exige um processo legislativo especial para modificação do seu texto, mais difícil do que o processo legislativo de elaboração das demais leis do ordenamento. A Constituição Federal de 1988 é do tipo rígida. A rigidez tem como decorrência imediata o denominado princípio da supremacia formal da constituição. Alexandre de Moraes conceitua a CF/888 como super-rígida no que toca às cláusulas pétreas.

    constituições flexíveis: permite sua modificação pelo mesmo processo legislativo de elaboração e alteração das demais leis do ordenamento.

    constituições semirrígidas: a (ou semiflexível) exige um processo legislativo mais difícil para alteração de parte de seus dispositivos e permite a mudança de outros dispositivos por um procedimento simples, semelhante àquele de elaboração das demais leis do ordenamento. É o caso da Constituição do Império (1824).

    constituições transitoriamente flexíveis: suscetíveis de reforma, pelo mesmo rito das leis comuns, mas apenas por determinado período; ultrapassado este, o documento constitucional passa a ser rígido.

  • GABARITO: CERTO

    Quanto à estabilidade

    1 - Imutáveis: Constituições nas quais é vedada qualquer alteração. Essa imutabilidade pode ser relativa, como nos casos em que há uma limitação temporal em que não podem ocorrer mudanças.

    2 - Rígidas: dá-se quando a própria constituição estabelece um processo mais oneroso e solene, diferente da legislação ordinária, para a sua reforma. Toda constituição tem pretensão de permanência, porquanto documento fundamental do sistema jurídico de um Estado, não pode estar sujeita a mutações ao sabor das dificuldades passageiras. Essa permanência, entretanto, não quer dizer imutabilidade. Os próprios conceitos da ciência política estão sujeitos a um processo evolutivo. Tome-se o conceito de Democracia.

    3 - Flexíveis: são as constituições que não exigem, para sua atualização ou modificação, processo distinto daquele referente à elaboração das leis. Podem ser alteradas por procedimento legislativo ordinário, razão pela qual também são chamadas de plásticas.

    4 - Semi-rígida ou semi-flexível: algumas regras previstas na Constituição podem ser alteradas por procedimento legislativo ordinário ao passo que outras exigem o procedimento especial, que é mais dificultoso. Como exemplo, podemos citar a CF de 1824.

    5 - Super-rígida: alguns pontos são imutáveis (núcleo intangível, petrificado, clausulas pétreas) ao passo que outros depende de um procedimento legislativo especial.

    Fonte: https://www.direitonet.com.br/resumos/exibir/113/Classificacao-das-Constituicoes

  • GAB: CERTO

    Quanto à Alterabilidade:

    Imutável

    Não  prevê mecanismos para sua alteração. Tem a pretensão de ser eterna.

    Rígida

    Prevê  um procedimento solene, mais dificultoso do que o previsto para alteração das  leis ordinárias. Fundamenta-se no princípio da Supremacia Formal da  Constituição.

    Flexível

    O  procedimento para alterar a Constituição é o mesmo processo legislativo de  elaboração e alteração das leis ordinárias.

    Semirrígida

    É  em parte rígida e noutra parte flexível. Desse modo, algumas normas da  Constituição só podem ser modificadas por um procedimento mais dificultoso,  enquanto que as outras se submetem ao mesmo processo legislativo das leis  infraconstitucionais.

  • Uma Constituição, a grosso modo, poderia ser definida como o modo de ser de uma comunidade, sociedade ou Estado.

                Existem na doutrina tradicional inúmeras classificações constitucionais, sendo inviável, portanto, a descrição de todas elas nesta introdução. Focaremos apenas nas cobradas na questão, baseada na obra de Bernardo Gonçalves Fernandes, em seu Curso de Direito Constitucional, 9ª edição, Editora Jus Podivm.

                Quanto ao conteúdo, podem ser formais ou materiais. Formal é aquela dotada de supralegalidade, estando sempre acima de todas as outras normas do ordenamento jurídico de um determinado país (Ex: CF/88). Material é aquela escrita ou não em um documento constitucional e que contém as normas tipicamente constitutivas do Estado e da sociedade.        

    Quanto à origem, podem ser promulgadas, outorgadas e cesaristas. Promulgadas é aquela dotada de legitimidade popular, já que o povo participa de sua elaboração (caso da nossa CF/88). Outorgada é aquela não dotada de legitimidade popular, sendo que o povo não participa de sua elaboração. Cesarista é aquela confeccionada sem a participação popular, mas que posteriormente é submetida a referendo popular para que o povo diga sim ou não para ela.

    Quanto à finalidade, pode ser garantia, balanço ou dirigente. Garantia é aquela com viés no passado, visando assegurar direitos contra possíveis ataques do poder Público. Balanço é aquela que visa o presente, típica de regime socialista, visando explicitar as características da atual sociedade. Dirigente é aquela com viés no futuro, visam definir uma pauta de vida para a sociedade e estabelecer uma ordem de valores para o Estado e para a sociedade, com normas programáticas em seu bojo (CF/88).

    Sobre a questão, quanto à estabilidade, classificação especificamente cobrada na questão, podem ser rígidas, flexíveis, semirrígidas, fixas e imutáveis. Rígida é aquela que necessita de procedimentos especiais mais difíceis para a sua modificação (caso da nossa CF/88). Flexível é aquela que não requer procedimentos especiais para a sua modificação. Semirrígida é aquela que contém, no seu corpo, uma parte rígida e outra flexível. Fixa ou silenciosa é a Constituição que só pode ser modificada pelo mesmo poder que a criou. Imutáveis ou graníticas são aquelas que não prevê nenhum tipo de processo de modificação em seu texto, são hodiernamente, relíquias históricas.

    Assim, como vimos no parágrafo anterior, a assertiva está correta.

    GABARITO DO PROFESSOR: CERTO

ID
5351512
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Diversos são os critérios que podem ser adotados para se classificar as constituições. Entre eles, estão os relacionados à sua forma, à sua origem, à sua estabilidade, à sua extensão e à sua dogmática. Acerca da classificação das constituições, julgue o item.

As constituições que contêm apenas princípios gerais ou que enunciam regras básicas de organização e funcionamento do sistema jurídico estatal são chamadas de constituições prolixas ou analíticas.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    Na verdade são as constituições sintéticas ou negativas. São "econômicas" no que trazem, sendo abordadas as matérias fundamentais do estado.

    Analíticas ou prolixas - trazem de tudo um pouco, inclusive regras que deveriam estar na legislação infraconstitucional.

  • GABARITO: ERRADO.

    Quanto à extensão, as Constituições podem ser classificadas como:

    • Concisas, breves, sumárias, sucintas, básicas, sintéticas ou clássicas: contém apenas princípios gerais ou regras básicas de organização e funcionamento do sistema jurídico estatal.

    • Prolixas, analíticas ou regulamentares: contém temas que, por sua natureza, não são propriamente de direito constitucional.
  • Nessa classificação se encaixa no conceito de constituições sintéticas, resumidas

  • GABARITO: ERRADO

    Sintética: é aquela constituição reduzida, concisa, tal como a constituição Americana de 1787.

    Analítica: é uma constituição extensa, prolixa, assim como a brasileira.

    Fonte: https://lfg.jusbrasil.com.br/noticias/1970797/o-que-se-entende-por-classificacao-das-constituicoes-marcel-gonzalez


ID
5351515
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Diversos são os critérios que podem ser adotados para se classificar as constituições. Entre eles, estão os relacionados à sua forma, à sua origem, à sua estabilidade, à sua extensão e à sua dogmática. Acerca da classificação das constituições, julgue o item.

Constituições que adotam apenas uma ideologia política, afastando o pluralismo, são classificadas como constituições ecléticas ou heterogêneas.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    É a classificação quanto a ideologia.

    Ortodoxa: Reflete um só pensamento ideológico.

    Eclética: é a conjunção entre as diferentes ideologias de um Estado.

    Aprofundando - não pode confundir com a classificação quanto ao conteúdo ideológico. Nesse caso temos:

    Liberal ou negativa - Preocupa-se exclusivamente em limitar a atuação do Estado. Traz os direitos fundamentais de 1ª dimensão. 

    Social ou dirigente - Incorpora também direitos de 2ª dimensão, direcionando as ações governamentais.

  • GABARITO: ERRADO

    Ortodoxas ou simples: fundadas em uma só ideologia.

    Ecléticas ou compromissórias: formadas pela síntese de diferentes ideologias, que se conciliam no texto constitucional.

  • Constituição ortodoxa

  • GABARITO: ERRADO

    Critério Ideológico:

    a) Ortodoxa: quando propaga uma única e mesma ideologia

    b) Eclética: quando concilia diferentes filosofias.

    Fonte: https://www.direitonet.com.br/resumos/exibir/113/Classificacao-das-Constituicoes

  • GAB: ERRADO

    • Quanto à ideologia:Ortodoxa; As constituições podem ser ortodoxas, quando reunirem uma só ideologia, como a Constituição Soviética de 1977,
    • Heterodoxa (Eclética--> CF/88: ou ecléticas, quando conciliarem várias ideologias em seu texto, como a Constituição Brasileira de 198

  • A questão exige conhecimento acerca da temática de Teoria da Constituição relacionada à classificação das constituições. Sobre o tema, é errado afirmar que constituições que adotam apenas uma ideologia política, afastando o pluralismo, são classificadas como constituições ecléticas ou heterogêneas. Eclética (ou heterogênea) é a Constituição cujo convívio harmônico entre várias ideologias é a marca central de seu texto. Nesta tipologia constitucional, por não haver uma única força política prevalente, o texto constitucional é produto de uma composição variada de acordos heterogêneos, que denota pluralidade de ideologias (muitas vezes colidentes) e sinaliza a ocorrência de possíveis duelos (judiciais, legislativos e administrativos) entre os diversos grupos políticos, a seriem pacificados pelos operadores jurídicos. Por outro lado, a Constituição Ortodoxa é construída tendo por base um pensamento único, que afasta o pluralismo na medida em que descarta qualquer possibilidade de convivência entre diferentes grupos políticos e distintas teorias.

     

    Vide, também, a questão de identificador Q962374.

     

    Gabarito do professor: assertiva errada.


ID
5351518
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

O artigo 5.o da Constituição Federal prevê que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à igualdade, à segurança e à propriedade. Considerando essa informação, julgue o item com relação a direitos e garantias fundamentais. 

O direito à vida, apesar de sua importância e de ser pressuposto para o exercício de todos os demais direitos, não possui caráter absoluto; por isso é permitida, por exemplo, a pena de morte em caso de guerra externa.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    (REGRA) Não existe direito absoluto.

    XLVII - NÃO haverá penas:

    a) de morte, SALVO em caso de guerra declarada (externa - QUADRIX), nos termos do art. 84, XIX;

    ....

  • nenhum direito é absoluto, correto

  • Tá de sacanagem, desde quando "externa" é sinonimo de "declarada"?

    Sinônimos de "declarada": dita, garantida, explanada, esclarecida, afirmada, certificada, atestada, assegurada, comunicada, asseverada, informada...

  • Certo.

    vedação das penas: a) de morte, salvo em caso de guerra declarada, nos

    termos do art. 84, XIX. Guerra externa quase me pegou rsrsrs

  • guerra externa??? eu em.....
  • A pressa é inimiga dos acertos...

  • Atenção: Guerra externa!?

  • Lascouuuuu. Se tiver guerra lá na China, poderá ocorrer pena de morte no Brasil? kkkkkkkkkk Obrigada pela informação, Quadrix.

  • PENA DE MORTE

    Este tipo de pena se caracteriza pela retirada da vida de um indivíduo como forma de punição por algum crime. No Brasil, ela é permitida somente em casos de guerra declarada, ato privativo do Presidente da República em caso de agressão estrangeira, conforme dispõe o artigo 84 da Constituição Federal.

    Apesar de abolida, pena de morte ainda tem aplicação prevista no Brasil. Mas a Constituição Federal brasileira ainda prevê essa punição em caso de crimes cometidos em tempos de guerra. O inciso 47 do artigo quinto da Constituição, diz que "não haverá penas de morte, salvo em caso de guerra declarada".

  • Não consigo entender... Há tantas formas de se elaborar uma questão com alto nível de dificuldade, e a banca vem com essa de guerra externa? Apenas se poupe, Quadrix.

  • tirou essa informação do ...
  • Guerra externa é guerra em outro país caramba!

  • BANCA: QUADRIX

  • Nada é absoluto.

    Alternativa ponderada é alternativa correta.

    Abraços.

  • Oh Banca! QUADRIX.

  • Essa banca inventa cada coisa...

  • ESPERO QUE ESSA QUESTÃO TENHA SIDO ANULADA. NÃO É JUSTA PARA QUEM ESTUDA HÁ TANTO TEMPO SER ELIMINADO POR CONTA DE UMA PORCARIA DESSAS.

  • banca do cão!!!

  • Essa banca deveria se chamar Diabrix.

  • GUEERA EXTERNA FICOU MEIO VAGO, PODERIA SER DOIS PAISES DESTINTO, JA QUE NAO CITOU O BRASIL,

  • Pior banca da vida. Pra fazer prova deles, além de estudar as leis/doutrina/juris, tem que estudar o pensamento deles também (que difere dos demais).

  • Essa banca viaja demais

  • Essa Quadrix gosta de inventar moda mesmo

  • Guerra externa é diferente da guerra interna que nós já vivemos. Quem não mora no Rio de Janeiro não sabe o que é uma guerra interna, logo, pensou que guerra externa seria um conflito que não envolvesse o Brasil. Pra isso, é bom ler e conhecer o que acontece em todos os estados. Bom pra fazer redação também.
  • A questão é ridícula assim como a banca que a formulou.

  • A questão é ridícula assim como a banca que a formulou.

  • Entendo que guerra EXTERNA seja pelo fato de que a pena de morte é permitida quando houver a traição de um militar do seu país para beneficiar ou passar informações a outro , nesse sentido a guerra interna não haveria esse entendimento porque se assim fosse seria acontecimentos interno de instabilidade que a CF/88 não permite a pena de morte ou seja não há guerra interna no Brasil, simplesmente uma intervenção quando os estados fogem da regra da federação ou se torna precária sua prestação de serviços essências (lembrando que essa pena não se aplica a civis)

  • Oi, pessoal. Gabarito: assertiva considerada CORRETA pela banca.

    Nesse sentido, leciona Novelino (2016, p. 316, grifos meus): "[o] direito à vida, apesar de sua importância axiológica e de ser pressuposto elementar para o exercício de todos os demais direitos, não possui caráter absoluto. Em casos de colisão com o mesmo bem jurídico titularizado por terceiros ou, ainda, com outros princípios de peso relativo (ou seja, diante do caso concreto) maior, o direito à vida poderá sofrer restrições no seu âmbito de proteção. Na Constituição de 1988, única restrição expressamente prevista (cláusula restritiva escrita) é a possibilidade de imposição de pena de morte em caso de guerra externa (CF, art. 5.º, XLVII, 'a')."

    Fonte: NOVELINO, Marcelo. Curso de Direito Constitucional. 11. ed. Salvador: Ed. JusPodivm, 2016

  • o "guerra externa" me pegou...

  • A questão está correta.

    Por guerra externa se entende o conflito internacional armado. Essa hipótese apenas ocorrerá em caso de outro país ameaçar ou declarar guerra contra o Estado brasileiro, pois o Brasil preza pela defesa da paz, o que, em princípio, impossibilita que declaremos ou ameacemos os estrangeiros à guerra.

  • Não existe nenhum direito fundamental absoluto.

    #PMCE

  • Caso a banca queira dizer que guerra externa não é a letra da lei ela o faz e pronto.

    Assim fica difícil mesmo.

  • Tá tendo guerra no Afeganistão, loooooooooooooooooooogo, há pena de morte no Brasil!!!!

  • Não tem pena de morte se for Guerra Civil (Guerra interna)... Logo, só há pena de morte para Guerra externa. Questão correta, bora!

  •  guerra externa.

    Agora a nasa vai estudar essa banca, não é possível uma coisa dessa, cê é louco mano.

  • Que ridículo. "Guerra externa" é tão amplo. Se está havendo guerra, sla, na argentina, haverá a instituição de pena de morte no Brasil? Pelo amor de deus, né? Qual a dificuldade de usar a letra da lei.(guerra declarada) ou dar um exemplo mais contundente, não o uso de um termo amplo.

  • Guerra externa é meu o...

  • Oxe, esse externa acabava comigo em uma prova! Que nada a ver, meu Deus

  • Eu acho que guerra externa é no sentido de envolver o Brasil pessoal. O país poderá declarar pena de morte (em guerra) neste caso.
  • essa "guerra externa" eu associei o Brasil x outro país lá fora

  • "guerra externa" foi de lascar viu

  • como assim guerra externa, essa foi boa agora , mas que bom que fiquei ciente nessa questão aqui rs.

  • Oque é guerra externa? Kkkkkkkkkkkk

  • Oque é guerra externa? Kkkkkkkkkkkk

  • Então quer dizer que se tiver uma guerra entre Iraque e Irã vai ter pena de morte aqui no BR kkkkk sem lógica essa questão

  • entende-se guerra externa como guerra declarada também, pelo senso comum, uma vez que o Brasil, em caso de guerra, irá se defender apenas e não declarar guerra à algum país.

  • Essa questão deveria ser anulada.

  • Diabos de guerra externa ; /

  • O pessoal ficou bolado com o "Guerra Externa", mas o termo esta correto.

    Eu acertei essa questão pensando da seguinte forma:

    • Guerra externa deve ser a guerra declarada contra uma nação estrangeira
    • De forma contrária, Guerra interna deve ser uma guerra civil.

    De fato, minha linha de raciocínio foi correta. (Google it)

  • guerra externa do teu COOL examinador BCTA

  • externa?????????

  • CERTO

    XLVII - não haverá penas:

    a) de morte, salvo em caso de guerra declarada, nos termos do art. 84, XIX;

    Não leve tudo com tanta seriedade. VÁ ESTUDAR!!

  • Essa é fui igual toro bandido na opção "CERTA"....

  • Quadrix querida?????

  • Coloquei errada,por conta desse externa .

  • Cuidado, guerra iminente lá na Rússia e Ucrânia, será que a pena de morte vem? Rs

  • Externa? A professora não fala sobre isso. A parte que mais gera dúvida, ela não aborda. Aí fica difícil, QC!

  • Confesse que sua única dúvida foi a palavra EXTERNA

  • Pessoal pelo que entendi.

    Apesar de não gostar das invenções da QUADRIX, acredito que ao se tratar de guerra "Externa" ela está se referindo a guerra entre Nações.

    Por exemplo a guerra civil, não dá direito a pena de morte.

    Acho que essa é minha contribuição.

    SE FOR PARA DESISTIR, DESISTA DE SER FRACO.

  • XLVII - não haverá penas:

    a) de morte, salvo em caso de guerra externa, nos termos do art. 1°, Quadrix Federal (QF).

  • Segundo a banca, nós, brasileiros, estamos sujeitos à pena de morte tendo em vista o atual cenário entre Ucrânia e Rússia.

  • ATENÇÃo!!!

    Quem errou, pode ficar tranquilo, vc esta no caminho certo...

  • povo caça pelo em ovo

  • Pois deu ruim kkk

  • guerra externa ai deus

  • Estou aqui matutando... se uma banca como a Cespe resolve colocar "Guerra Externa" qual seria a resposta? Daria Errado o gabarito? é aquele momento que você abre mão de tudo na vida pra se desgraçar pra estudar e do nada se depara com questões desse tipo .. frustante!
  • Não existe DIREITO ABSOLUTO, sabendo disso mata a questão.


ID
5351521
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

O artigo 5.o da Constituição Federal prevê que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à igualdade, à segurança e à propriedade. Considerando essa informação, julgue o item com relação a direitos e garantias fundamentais. 

Com fundamento no direito de igualdade, não podem existir, como medida de justiça, tratamentos diferenciados em razão do gênero, da capacidade física ou da condição econômica do indivíduo.

Alternativas
Comentários
  • Não tem como colocar em condição de igualdade uma pessoa sem deficiência (qualquer que seja) e outra com. É a igualdade material, que diz que devemos tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na medida de sua desigualdade.

  • Igualdade material.

  • “Dar tratamento isonômico às partes significa tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na exata medida de suas desigualdades”. (NERY JUNIOR, 1999, p. 42).

  • Errado.

    A igualdade material, baseada na proposição de Aristóteles: “Devemos tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na medida de sua desigualdade.”

  • Gabarito:"Errado"

    A Igualdade pode ser tida em dois sentidos: Formal e Material.

    O exemplo da assertiva se insere no espectro da igualdade material, em que são tratados os desiguais na medida de suas desigualdades. Logo, é possível a diferenciação, a exemplo: ações afirmativas, como as cotas para deficientes e negros em concursos públicos.

  • Isonomia

  • Questão: ERRADA

    O Estado deve promover a igualdade material, logo, não pode se contentar com a atribuição de igualdade perante a lei aos indivíduos (somente a igualdade formal); ao invés disso, deve buscar reduzir as disparidades econômicas e sociais.

    Ex: Reserva de vagas para estudantes de escolas públicas. (espécie de ação afirmativa estatal)

    Fonte: Estratégia Concursos.

  • Alternativa não ponderada é alternativa incorreta.

    Abraços.

  • GABARITO: ERRADO

    A igualdade em seu sentido puramente formal, também denominada igualdade perante a lei ou igualdade jurídica, consiste no tratamento equânime conferido pela lei aos indivíduos, visando subordinar todos ao crivo da legislação, independentemente de raça, cor, sexo, credo ou etnia.

    Denominada por alguns de igualdade real ou substancial, a igualdade material tem por finalidade igualar os indivíduos, que essencialmente são desiguais.

    Fonte: SILVA, Carolina Dias Martins da Rosa e. Igualdade formal x igualdade material: a busca pela efetivação da isonomia Conteudo Juridico, Brasilia-DF: 22 set 2021. Disponivel em: https://conteudojuridico.com.br/consulta/Artigos/48550/igualdade-formal-x-igualdade-material-a-busca-pela-efetivacao-da-isonomia. Acesso em: 22 set 2021.

  • GABARITO: ERRADO.

    O principio da igualdade é um principio constitucional, previsto no artigo 5º da Constituição Federal de 1988, que assim dispõe:

    Artigo 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, (...). (grifo nosso)

    A finalidade desse princípio é promover o tratamento igualitário entre os indivíduos, pretendendo amenizar, ou ate mesmo, eliminar o tratamento desigual e todo ato discriminatório, uma vez que o ato discriminatório na análise da pessoa com deficiência ocorre quando a diferenciação, exclusão e restrição por motivos da deficiência, fazendo com que a pessoa com deficiência seja impossibilitada de exercer o seu direito constitucional de igualdade (FARIAS; CUNHA; PINTO, 2016, p. 35).

    A igualdade material tem por finalidade igualar os indivíduos, que essencialmente são desiguais.

    Sabe-se que as pessoas possuem diversidades que muitas vezes não são superadas quando submetidas ao império de uma mesma lei, o que aumenta ainda mais a desigualdade existente no plano fático. Nesse sentido, faz-se necessário que o legislador, atentando para esta realidade, leve em consideração os aspectos diferenciadores existentes na sociedade, adequando o direito às peculiaridades dos indivíduos.

  • Errado.

    A igualdade se divide em:

    igualdade formal é aquela que não estabelece distinção alguma entre as pessoas. 

    Em iguais condições, todos devem ser tratados igualmente. Por exemplo: homens e mulheres tem o mesmo direito à vida.

    Igualdade material

    ‘’Devemos tratar os iguais igualmente e os desiguais desigualmente, na medida de suas desigualdades.’’

    Pois bem, essa célebre frase representa o atual conceito jurídico de Igualdade Material.

    Podemos citar vários exemplos de tratamento jurídico diferenciado dado a certos grupos de pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade:

     

    → Lei Maria da Penha, que protege a mulher no contexto familiar.

    -------------------------------------------------------------------------------------------------

  • Com fundamento no direito de igualdade, não podem existir, como medida de justiça, tratamentos diferenciados em razão do gênero, da capacidade física ou da condição econômica do indivíduo.

    Considerei uma verdadeira pegadinha, temos que está bastante atentos ao responderem as questões.

  • EX: ações afirmativas ou descriminação positiva.

  • IGUALDADE FORMAL: Tratar todos de forma igual

    IGUALDADE MATERIAL: Tratar iguais e de forma igual e desiguais de forma desigual.

    Ex: Cotas

  • DISCRIMINAÇÕES POSITIVAS OU REVERSAS

    Ações afirmativas são aceitas e válidas;

    São ações que reconhecimento de desigualdade e possuem como objetivo promover a igualdade

    Ex. cotas.

  • ERRADO

    Basta pensar na Isonomia Material.

  • Basta lembrar de todo o abuso, opressão e violência sofridos pelas mulheres ao longo dos anos, que justificaram e justificam até hoje o tratamento diferenciado em razão do gênero conferido pela Lei Maria da Penha.

  • Princípio da isonomia: tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na exata medida de suas desigualdades”.

  • É só lembras dos índices exigidos no TAF:

    Corrida: 2400m homens e 2100m mulheres

  • Há tratamentos diferentes SIM, só lembrar da diferença do taf entre homem e mulher!

  • tratamento distinto entre homens e mulheres não fere a constituição.

    EX:

    • licença maternidade superior a paterna.
    • serviço militar não obrigatório para mulheres.
    • aposentadoria.

    Dar tratamento isonômico às partes significa tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na exata...medida de suas desigualdades”, isto é, mesmo todos sendo iguais perante a lei, não poderíamos abster de uma atenção especial, para exemplo, numa fila, àquele portador de alguma deficiência física – essa...Expõe-se assim o que é tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na exata medida de suas desigualdades.

  • ERRADO

    IGUALDADE MATERIAL: Tratar iguais e de forma igual e desiguais de forma desigual.

    Ao infinito e além!

  • GABARITO: ERRADO!

    Os tratamentos diferenciados em decorrência de gênero, capacidade física ou condições econômicas, embora não estejam previstos no texto constitucional, revelam hipótese de igualdade material, razão por que podem existir como medida de justiça.

    Exemplo disso são as ações afirmativas.


ID
5351524
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

O artigo 5.o da Constituição Federal prevê que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à igualdade, à segurança e à propriedade. Considerando essa informação, julgue o item com relação a direitos e garantias fundamentais. 

A dignidade da pessoa humana é fundamento axiológico da Constituição Federal de 1988 e dela decorrem os direitos de personalidade que, por sua vez, podem ser divididos em direitos à integridade física e direitos à integridade moral.

Alternativas
Comentários
  • Axiologia é o estudo filosófico de valores. Inclui perguntas sobre a natureza e classificação de valores e sobre que tipos de coisas têm valor. Está intimamente ligada a vários outros campos filosóficos que dependem crucialmente da noção de valor, como a ética, a estética ou a filosofia da religião.

  • Fiuza (2006) classifica os direitos da personalidade em direitos à integridade física que compreende o direito à vida, ao próprio corpo e o direito ao cadáver; e em direitos à integridade moral que compreende o direito à honra, o direito à liberdade, o direito ao recato, o direito à imagem, o direito ao nome, o direito moral do autor. Castan Tobeñas, conforme Bittar (2003), classifica os direitos da personalidade em duas grandes categorias: direitos à existência física ou inviolabilidade corporal, incluindo, nesse grupo, o direito à vida e a integridade física, direito à disposição do corpo, no todo, ou em partes e direito ao cadáver; e direitos morais, sendo que, nesse grupo se encontram os direitos á liberdade pessoal, à honra, direito ao segredo e o direito moral do autor.
  • Questão: CERTA

    A dignidade da pessoa humana é UM fundamento da República Federativa do Brasil e consiste no valor fonte do ordenamento jurídico, a base de todos os direitos fundamentais. Trata-se de princípio que coloca o ser humano como a preocupação central para o Estado brasileiro: a proteção (física e moral) às pessoas deve ser vista como um fim em si mesmo.

    Fonte: Estratégia Concursos.

  • Axiologia, também chamada de teoria de valor, é o estudo filosófico prático que busca entender a natureza dos valores e os juízos de valor e como eles surgem na sociedade.

    O princípio da dignidade da pessoa humana é um conceito filosófico e abstrato que determina o valor inerente da moralidade, espiritualidade e honra de todo o ser humano. É a partir desse pensamento que o princípio da dignidade humana atua no ordenamento jurídico brasileiro.

    gabarito: C

  • é oq

  • A Quadrix sonha em ser a Cespe, o delírio no momento de formular as questões deve ser proposital.

  • GABARITO: CERTO.

    Ingo Wolfgang Sarlet (2011, p. 114) comenta que:

    [...] a dignidade da pessoa humana, na condição de valor (e princípio normativo) fundamental, exige e pressupõe o reconhecimento e proteção dos direitos fundamentais de todas as dimensões (ou gerações, se assim preferirmos), muito embora - importa repisar - nem todos os direitos fundamentais (pelo menos não no que diz com os direitos expressamente positivados na Constituição Federal de 1988) tenham um fundamento direto na dignidade da pessoa humana.

  • Gente?

  • calma ae! vou ali no google e já volto.

  • CERTO

    Direitos da personalidade são aqueles que preservam a individualidade de cada pessoa. São classificados pela doutrina em três grupos: direito à integridade física, à integridade psíquica e à integridade moral.

    Podem ainda ser divididos:

    1. Direitos à integridade física: corpo, cadáver, alimentos, doação de órgãos, condenação a tortura, saúde, abandono de incapaz etc;

    2. Direitos à integridade psíquica: privacidade, sigilo, sociabilidade, liberdade etc;

    3. Direitos à integridade moral: honra, intimidade, privacidade, propriedade intelectual (direitos de invenção, direitos de autor), entre outros.

    Fonte: Aurum .com.br

  • e a integridade intelectual tb.

  • Certo

    Axiológico

    1. que constitui ou diz respeito a um valor.

  • Coitado do almoxarife...

  • essa aí só no 6° sentido
  • A unidade axiológica da Constituição têm dois fundamentos: material e formal. O fundamento material é a dignidade da pessoa humana,enquanto que o fundamento formal é o princípio da proporcionalidade.

    Fonte: https://jus.com.br/artigos/41993/hermeneutica-juridica-os-fundamentos-da-unidade-axiologica-da-constituicao

  • axiológico

    /cs/

    adjetivo

    1. 1.
    2. que constitui ou diz respeito a uma axiologia.
    3. 2.
    4. que constitui ou diz respeito a um valor.

  • AXIÓLOGICA = Valor

    FÁTICA = Situação de fato

    NORMATIVA = Normas

    (FATO, VALOR E NORMA) = (SITUAÇÃO FÁTICA, AXIÓLOGICA E NORMATIVA

    PCGO/PMGO 2022 ☠☠☠


ID
5351527
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

O artigo 5.o da Constituição Federal prevê que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à igualdade, à segurança e à propriedade. Considerando essa informação, julgue o item com relação a direitos e garantias fundamentais. 

Em uma sociedade livre, quando existir significativo risco de um discurso expressar opiniões divergentes daquelas aprovadas pelo governo, este poderá censurar aquele, sob o argumento de que seu autor poderá persuadir pessoas a rejeitar crenças aceitas.

Alternativas
Comentários
  • Art. 5º

    IX -  É vedada a censura. Entretanto, a liberdade de expressão, como qualquer direito fundamental, é relativa. Isso porque é limitada por outros direitos protegidos pela Carta Magna, como a inviolabilidade da privacidade e da intimidade do indivíduo, por exemplo.

    Nesse sentido, entende o STF que o direito à liberdade de imprensa assegura ao jornalista o direito de expender críticas a qualquer pessoa, ainda que em tom áspero, contundente, sarcástico, irônico ou irreverente, especialmente contra as autoridades e aparelhos de Estado. Entretanto, esse profissional responderá, penal e civilmente, pelos abusos que cometer, sujeitando-se ao direito de resposta a que se refere a Constituição em seu art. 5º, inciso V (Estratégia)

  • Vedado a censura!
  • Vedada a censura

  • É vedada a censura!

  • Em um estado democrático de direito É LIVRE A MANIFESTAÇÃO DO PENSAMENTO.

  • GABARITO: ERRADO.

    O que se lê no inciso IX do artigo 5º é o seguinte:

    “IX – É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;”

    A partir do enunciado, podemos concluir que, no Brasil, todos têm o direito de expressar suas ideias, opiniões e sentimentos das mais variadas formas, sem que essa expressão seja submetida a um controle prévio, por  ou licença. 

  • GABARITO: ERRADO

    Art. 5º, IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

  • Errado amigos, não estamos em Cuba ou na Coréia do norte. rsrsrs

  • Artigo 5º, IV - É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato. Artigo 5º, IX - É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença.
  • Hoje o gabarito é errado, amanhã eu nao sei.

  • pelo andar da carruagem a questão está certa...
  • a sociedade é livre como poderia ser censurada? Gabarito : Errado.
  • Errado pessoal. Não estamos mais em 1964, embora os filhotes da ditadura estejam no poder usando e abusando

  • Errado

    CF/88

    Art. 5º, IX - É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença.

  • troco materiais para o curso da SEJUSP MG.Chama no chat do QC

  • 1) Enunciado da questão

    Exige-se conhecimento acerca do direito à liberdade de expressão.

    2) Base constitucional

    Art 5º [...]

    IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;  

    3) Exame da questão posta e identificação da resposta

    Consoante o art. 5º, IX, da CF/88, é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença.

    Nesse sentido, em uma sociedade livre, não se pode censurar outrem apenas por expressar opiniões divergentes da do governo. Todavia, cumpre-se ressaltar que se trata de um direito relativo, assim como todos os outros direitos fundamentais. Logo, o exercício do direito de liberdade de expressão não pode violar outros direitos fundamentais, tais como a privacidade e a intimidade de terceiro, sob pena de possível indenização, conforme art. 5º, V, da CF/88.

    Resposta: ERRADO.

  • Na prática, é o que acontece. Mas não devemos levar o mundo dos fatos para a prova.

  • Quem censura opinião divergente, no Brasil, é o STF.

  • ERRADO

    IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

    Eu tenho a força!

  • instagram/facebook/STF são os Ditadores da atualidades("A censura do bem")
  • censura era na ditadura, se bem que na pratica ocorre, mas não nos moldes antigos. Mas pela CONSTITUIÇÃO, a censura é vedada

  • GABA: ERRADO

    olha a quadrix dando aulas para a questão ocorrida com o Monark do flow!

    seguimos.

    pertencelemos!

  • ERRADO:

    IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;


ID
5351530
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

O artigo 5.o da Constituição Federal prevê que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à igualdade, à segurança e à propriedade. Considerando essa informação, julgue o item com relação a direitos e garantias fundamentais. 

Para garantir segurança jurídica às situações consolidadas, a Constituição Federal prevê o princípio da retroatividade das leis, consagrando, assim, o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada.

Alternativas
Comentários
  • Exatamente, fui nesta lógica para poder responder a questão.

  • isso ai jovem. esse é o caminho para resolver essas questões

  • Questão ERRADA

    (CF/88)

    Art 5º . XXXVI - a lei não prejudicará o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada;

  • A assertiva trata do Princípio da segurança jurídica e não princípio da retroatividade.

  • Como Hiago comentou, trata do princípio da segurança jurídico, onde a irretroatividade seria o efeito.

  • GABA ERRADO

    regra → IRRETROATIVIDADE

    exceção → pode para beneficiar o réu

    o princípio da SEGURANÇA JURÍDICA está elencado no caput do Art. 5º

    CF/88, Art. 5º - Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à SEGURANÇA e à propriedade, nos termos seguintes:

    senado federal - pertencelemos!

  • IRREtroatividade.

  • Errada: CRFB/88: art. 5º. XXXVI - a lei não prejudicará o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada. Decreto-lei n. 4.657/1942 (LINDB): Art. 6º A Lei em vigor terá efeito imediato e geral, respeitados o ato jurídico perfeito, o direito adquirido e a coisa julgada.

  • GABARITO: ERRADO.

    Nas palavras de José Afonso da Silva, "a segurança jurídica consiste no 'conjunto de condições que tornam possível às pessoas o conhecimento antecipado e reflexivo das consequências diretas de seus atos e de seus fatos à luz da liberdade reconhecida'. Uma importante condição da segurança jurídica está na relativa certeza que os indivíduos têm de que as relações realizadas sob o império de uma norma devem perdurar ainda quando tal norma seja substituída" (SILVA, J., 2006, p. 133).

    O exemplo clássico de aplicação do princípio da segurança jurídica é o que decorre do art. 5º, inciso XXXVI, da Constituição Federal (CF) de 1988, segundo o qual "a lei não prejudicará o direito adquirido, a coisa julgada e o ato jurídico perfeito".

  • GABARITO: ERRADO

    Nas palavras de José Afonso da Silva, "a segurança jurídica consiste no 'conjunto de condições que tornam possível às pessoas o conhecimento antecipado e reflexivo das consequências diretas de seus atos e de seus fatos à luz da liberdade reconhecida'. Uma importante condição da segurança jurídica está na relativa certeza que os indivíduos têm de que as relações realizadas sob o império de uma norma devem perdurar ainda quando tal norma seja substituída"

    Fonte: SILVA, Almiro do Couto e. O princípio da segurança jurídica (proteção à confiança) no direito público brasileiro e o direito da administração pública de anular seus próprios atos administrativos: o prazo decadencial do art. 54 da lei do processo administrativo da União (Lei nº 9.784/99). Revista Brasileiro de Direito Público - RBDP, v. 2, n. 6, p. 7-59, jul./set. 2004.

  • 1) Enunciado da questão

    Exige-se conhecimento acerca do direito à segurança jurídica.

    2) Base constitucional

    Art 5º [...]

    XXXVI - a lei não prejudicará o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada;

    3) Base doutrinária (José Afonso da Silva)

    A segurança jurídica consiste no 'conjunto de condições que tornam possível às pessoas o conhecimento antecipado e reflexivo das consequências diretas de seus atos e de seus fatos à luz da liberdade reconhecida'. Uma importante condição da segurança jurídica está na relativa certeza que os indivíduos têm de que as relações realizadas sob o império de uma norma devem perdurar ainda quando tal norma seja substituída. (SILVA, José Afonso. 2006, p. 133).

    4) Exame da questão posta e identificação da resposta

    Consoante o art. 5º, XXXVI, da CF/88, a lei não prejudicará o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada.

    A questão trata do princípio da segurança jurídica que é pautado, em regra, pela irretroatividade das leis.

    Resposta: ERRADO.


ID
5351533
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Para Matheus Carvalho, Administração Pública designa o conjunto de órgãos e agentes estatais no exercício da função administrativa, independentemente do poder a que pertençam – seja ao Executivo, ao Judiciário, ao Legislativo ou a qualquer outro organismo estatal. Sendo assim, julgue o item quanto à Administração Pública e a seus ditames constitucionais.

Na Administração Pública, o princípio da impessoalidade traduz-se na ideia de que a atuação do agente público deve se pautar pelo alcance dos interesses coletivos, abstendo-se de buscar benefícios ou prejuízos de alguém em especial.

Alternativas
Comentários
  • O Princípio da impessoalidade estabelece que os atos administrativos devem ser praticados tendo em vista o interesse público, e não os interesses pessoais do agente ou de terceiros. Impede, assim, que a Administração beneficie ou prejudique esta ou aquela pessoa em especial.

    Fonte: Prof. Erick Alves e Prof. Sérgio Machado, PDF Direção Concursos.

    Gab. C

  • Gab.C

    princípio da impessoalidade estabelece o dever de imparcialidade na defesa do interesse público, impedindo discriminações e privilégios indevidamente dispensados a particulares no exercício da função administrativa.

    Aplicação prática: licitação; concursos públicos, etc...

    A luta continua !

  • A questão indicada está relacionada com os princípios constitucionais.

     

    - Princípios (LIMPE):

     

    - Legalidade: o administrador público apenas deve atuar de acordo com as disposições previstas em lei.

    - Impessoalidade: a atuação administrativa deve ser impessoal, não deve visar beneficiar nem prejudicar ninguém em especial. Além disso, a atuação administrativa não deve visar a promoção pessoal do agente público.

    - Moralidade: honestidade, probidade e boa-fé.

    - Publicidade: está relacionado com a divulgação oficial dos atos administrativos. Cabe indicar que o princípio apresenta ressalvas como a segurança nacional e o relevante interesse público.

    - Eficiência: economicidade, qualidade e redução do desperdício.

     

    Gabarito do Professor: CERTO, uma vez que a atuação do agente deve ser pautada no interesse coletivo. De acordo com o princípio da impessoalidade, a atuação deve ser impessoal. 

  • Gab certa

    O Princípio da impessoalidade estabelece que os atos administrativos devem ser praticados tendo em vista o interesse público, e não os interesses pessoais do agente ou de terceiros. Impede, assim, que a Administração beneficie ou prejudique esta ou aquela pessoa em especial.


ID
5351536
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Para Matheus Carvalho, Administração Pública designa o conjunto de órgãos e agentes estatais no exercício da função administrativa, independentemente do poder a que pertençam – seja ao Executivo, ao Judiciário, ao Legislativo ou a qualquer outro organismo estatal. Sendo assim, julgue o item quanto à Administração Pública e a seus ditames constitucionais.

A publicidade de obras e serviços dos órgãos públicos deverá ter caráter informativo, dela devendo constar nomes, símbolos ou imagens que promovam as autoridades ou os servidores públicos responsáveis por sua execução.

Alternativas
Comentários
  • A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.

  • A banca Quadrix pegou à Letra da Lei da CF/88, mas com um detalhe: eliminou a palavra "NÃO", no trecho "dela NÃO devendo constar nomes" justamente para induzir o candidato ao erro se ele ler muito apressadamente.

    A assertiva fere o Princípio da Impessoalidade!

    Gabarito Errado!

    Bons Estudos!

    #o_mais_valioso_aqui_é_a_autoajuda_vamos_comentar_para_ajudar_os_colegas!

  • Gab. Errado

    Princ. Da Publicidade

    2 Sentidos :

    1.      Publicidade em órgão oficiais como requisito de eficácia.

    2.      Exigência de transparência na atuação Adm.

    Não é absoluto!

    Exceções:

    Dados pessoais(intimidade)

    Informações sigilosas (segurança)

  • A questão indicada está relacionada com os princípios constitucionais.

     

    - Princípios (LIMPE):

     

    - Legalidade: o administrador público apenas deve atuar de acordo com as disposições previstas em lei.

    - Impessoalidade: a atuação administrativa deve ser impessoal, não deve visar beneficiar nem prejudicar ninguém em especial. Além disso, a atuação administrativa não deve visar a promoção pessoal do agente público.

    - Moralidade: honestidade, probidade e boa-fé.

    - Publicidade: está relacionado com a divulgação oficial dos atos administrativos. Cabe indicar que o princípio apresenta ressalvas como a segurança nacional e o relevante interesse público.

    - Eficiência: economicidade, qualidade e redução do desperdício.

     

    Gabarito do Professor: ERRADO, conforme indicado no artigo 37, § 1º, da Constituição Federal, é vedado o uso de nome, de símbolos ou de imagens, que caracterizem a promoção pessoal de autoridades ou de servidores públicos.

     

  • Errada.

    CF/88, Art. 37, § 1º A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.


ID
5351539
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Para Matheus Carvalho, Administração Pública designa o conjunto de órgãos e agentes estatais no exercício da função administrativa, independentemente do poder a que pertençam – seja ao Executivo, ao Judiciário, ao Legislativo ou a qualquer outro organismo estatal. Sendo assim, julgue o item quanto à Administração Pública e a seus ditames constitucionais.

O servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo federal, estadual ou distrital, ficará afastado de seu cargo, emprego ou função, mas seu tempo de serviço será contado para todos os efeitos legais, exceto para promoção por merecimento.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Lei 8. 112, Art. 38. Ao servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposições: 

    • Mandato eletivo federal, estadual ou distrital: Ficará afastado de seu cargo, emprego ou função;

    • Mandato de Prefeito: Será afastado do cargo, emprego ou função, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração;

    • Vereador:
    1. Havendo compatibilidade de horários, perceberá as vantagens de seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo, e,
    2. Não havendo compatibilidade, será aplicada a norma do inciso anterior;

  • LEI 81112/1990

    Art. 102.  Além das ausências ao serviço previstas no art. 97, são considerados como de efetivo exercício os afastamentos em virtude de:

    (...)

    V - desempenho de mandato eletivo federal, estadual, municipal ou do Distrito Federal, exceto para promoção por merecimento;

  • O Vereador pode conciliar se houver compatibidade de horários, galera.
  • CF, Art. 38. Ao servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposições:                

    I - tratando-se de mandato eletivo federal, estadual ou distrital, ficará afastado de seu cargo, emprego ou função;

    II - investido no mandato de Prefeito, será afastado do cargo, emprego ou função, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração;

    III - investido no mandato de Vereador, havendo compatibilidade de horários, perceberá as vantagens de seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo, e, não havendo compatibilidade, será aplicada a norma do inciso anterior;

    IV - em qualquer caso que exija o afastamento para o exercício de mandato eletivo, seu tempo de serviço será contado para todos os efeitos legais, exceto para promoção por merecimento;

    V - na hipótese de ser segurado de regime próprio de previdência social, permanecerá filiado a esse regime, no ente federativo de origem.           

  • A questão exige do candidato conhecimentos sobre o Estatuto do Servidor Público Federal, Lei nº. 8.112/1990.

    Art. 102.  Além das ausências ao serviço previstas no art. 97, são considerados como de efetivo exercício os afastamentos em virtude de:
    (...)
    V - desempenho de mandato eletivo federal, estadual, municipal ou do Distrito Federal, exceto para promoção por merecimento;

    Além da previsão na referida lei federal, tal disposição consta também da Constituição Federal, neste sentido, vejamos o art. 38, IV:

    Art. 38. Ao servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposições:         
    I - tratando-se de mandato eletivo federal, estadual ou distrital, ficará afastado de seu cargo, emprego ou função;
    II - investido no mandato de Prefeito, será afastado do cargo, emprego ou função, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração;
    III - investido no mandato de Vereador, havendo compatibilidade de horários, perceberá as vantagens de seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo, e, não havendo compatibilidade, será aplicada a norma do inciso anterior;
    IV - em qualquer caso que exija o afastamento para o exercício de mandato eletivo, seu tempo de serviço será contado para todos os efeitos legais, exceto para promoção por merecimento;
    V - na hipótese de ser segurado de regime próprio de previdência social, permanecerá filiado a esse regime, no ente federativo de origem.

    Conclui-se, portanto, que o enunciado está correto.

    GABARITO: CERTA

ID
5351542
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Para Matheus Carvalho, Administração Pública designa o conjunto de órgãos e agentes estatais no exercício da função administrativa, independentemente do poder a que pertençam – seja ao Executivo, ao Judiciário, ao Legislativo ou a qualquer outro organismo estatal. Sendo assim, julgue o item quanto à Administração Pública e a seus ditames constitucionais.

São estáveis após dois anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público, os quais só perderão o cargo mediante processo administrativo disciplinar.

Alternativas
Comentários
  • GAB : E

    Primeiro erro : São estáveis após 3 ANOS

    Segundo erro : O servidor público estável perderá o cargo diante de 3 possibilidades

    1 - Em virtude de sentença judicial transitada em julgado.

    2 - Mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa.       

    3 - Mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa.   

    Erros ? Corrijam-me.

  • EsTabilidade: Três anos

    Perderá o cargo em caso de: sentença transitada, PAD (com ampla defesa) e inabilitação após avaliação de desempenho.

  • Apenas complementando o comentário do colega Vinicius Santiago...

    Existe outra hipótese (excepcional) de perda cargo público lá no Art. 169. Esse caso, é aplicável à situação de gastos com pessoal.

    Art.169.

    § 4º Se as medidas adotadas com base no parágrafo anterior não forem suficientes para assegurar o cumprimento da determinação da lei complementar referida neste artigo, o servidor estável poderá perder o cargo, desde que ato normativo motivado de cada um dos Poderes especifique a atividade funcional, o órgão ou unidade administrativa objeto da redução de pessoal.   

  • Dica para prova: Achou o primeiro erro, não perca tempo tentanto achar os outros. Marca errado e segue para próxima. Isso reduzirá o desgaste mental na hora da prova.

    Estabilidade - após 3 anos de eefetivo exercício.

  • O estágio probatório dura 3 anos.

  • A questão exige conhecimentos sobre a estabilidade de servidores públicos.

    Sobre o tema da estabilidade importante trazer o art. 41 da Constituição Federal de 1988.

    Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.         
    § 1º O servidor público estável só perderá o cargo:       
    I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado;  
    II - mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa;  
    III - mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa.        
    § 2º Invalidada por sentença judicial a demissão do servidor estável, será ele reintegrado, e o eventual ocupante da vaga, se estável, reconduzido ao cargo de origem, sem direito a indenização, aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade com remuneração proporcional ao tempo de serviço.     
    § 3º Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo.     
    § 4º Como condição para a aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade.

    Percebe-se, portanto, que a estabilidade é adquirida apenas após três anos de exercício efetivo, e a perda do cargo pode ocorrer por sentença judicial transitada em julgado mas também por processo administrativo em que seja assegurada ampla defesa e mediante processo de avaliação periódica. Logo, a afirmação está errada.

    GABARITO: ERRADA
  • Estágio probatório - Três anos


ID
5351545
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Para Matheus Carvalho, Administração Pública designa o conjunto de órgãos e agentes estatais no exercício da função administrativa, independentemente do poder a que pertençam – seja ao Executivo, ao Judiciário, ao Legislativo ou a qualquer outro organismo estatal. Sendo assim, julgue o item quanto à Administração Pública e a seus ditames constitucionais.

A fixação dos padrões de vencimento e dos demais componentes do sistema remuneratório dos servidores públicos deverá observar a natureza, o grau de responsabilidade e a complexidade dos cargos componentes de cada carreira, bem como os requisitos para a investidura e suas peculiaridades.

Alternativas
Comentários
  • CF. Art. 39. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios instituirão conselho de política de administração e remuneração de pessoal, integrado por servidores designados pelos respectivos Poderes.       

    (...)

    § 1º A fixação dos padrões de vencimento e dos demais componentes do sistema remuneratório observará:

    I - a natureza , o grau de responsabilidade e

    a complexidade dos cargos componentes de cada carreira ; 

    II - os requisitos para a investidura ; 

    III - as peculiaridades dos cargos

  • Alternativa Correta

    CF. Art. 39

    § 1º A fixação dos padrões de vencimento e dos demais componentes do sistema remuneratório observará:

    I - a natureza , o grau de responsabilidade e

    a complexidade dos cargos componentes de cada carreira 

    II - os requisitos para a investidura ; 

    III - as peculiaridades dos cargos

  • GABARITO: CERTO.

    O §1º, do art. 39, da CF, determina que a fixação dos padrões de vencimento e dos demais componentes do sistema remuneratório observará: (1) a natureza, o grau de responsabilidade e a complexidade dos cargos componentes de cada carreira; (2) os requisitos para a investidura; e (3) as peculiaridades dos cargos. 

  • GABARITO: CERTO

    Art. 39, § 1º A fixação dos padrões de vencimento e dos demais componentes do sistema remuneratório observará:   

    I - a natureza, o grau de responsabilidade e a complexidade dos cargos componentes de cada carreira;  

    II - os requisitos para a investidura;   

    III - as peculiaridades dos cargos.

  • Para os íntimos:

    PE RE RE CO NA => PEculiaridades dos cargos; REquisitos para investidura; grau de REsponsabilidade; COmplexidade dos cargos componentes de cada carreira; e NAtureza. 

  • A questão exige conhecimento acerca da disciplina constitucional relacionada aos servidores públicos. Sobre o tema, é certo afirmar que a fixação dos padrões de vencimento e dos demais componentes do sistema remuneratório dos servidores públicos deverá observar a natureza, o grau de responsabilidade e a complexidade dos cargos componentes de cada carreira, bem como os requisitos para a investidura e suas peculiaridades. Conforme art. 39, da CF/88 - A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios instituirão conselho de política de administração e remuneração de pessoal, integrado por servidores designados pelos respectivos Poderes. § 1º A fixação dos padrões de vencimento e dos demais componentes do sistema remuneratório observará: I - a natureza, o grau de responsabilidade e a complexidade dos cargos componentes de cada carreira; II - os requisitos para a investidura; III - as peculiaridades dos cargos.  

     

    Gabarito do professor: assertiva certa.

ID
5351548
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Segundo Viana, rotinas rigorosas para a retirada dos produtos no almoxarifado preservarão os materiais armazenados, protegendo-os contra furtos e desperdícios. A autoridade para a retirada do estoque deve estar definida com clareza e somente pessoas autorizadas poderão exercer essa atribuição. Considerando essa informação, julgue o item.

O almoxarifado é responsável apenas pelo recebimento e pela armazenagem de produtos.

Alternativas
Comentários
  • Almoxarifado: recebimento - armazenagem - distribuição

  • Gabarito: E.

    A gestão de almoxarifados, em uma visão macro, engloba as seguintes atividades básicas, passíveis de concatenação, de modo que formem um processo:

    1. Recebimento
    2. Classificação
    3. Movimentação
    4. Armazenagem
    5. Distribuição

  • Gabarito: E.

    A gestão de almoxarifados, em uma visão macro, engloba as seguintes atividades básicas, passíveis de concatenação, de modo que formem um processo:

    1. Recebimento
    2. Classificação
    3. Movimentação
    4. Armazenagem
    5. Distribuição


ID
5351551
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Segundo Viana, rotinas rigorosas para a retirada dos produtos no almoxarifado preservarão os materiais armazenados, protegendo-os contra furtos e desperdícios. A autoridade para a retirada do estoque deve estar definida com clareza e somente pessoas autorizadas poderão exercer essa atribuição. Considerando essa informação, julgue o item.

O almoxarifado é o local adequado para armazenagem e proteção dos materiais e(ou) insumos da organização em questão. Portanto, para promover uma maior segurança, é de suma importância que o local seja fechado com sistema de segurança.

Alternativas
Comentários
  • Acho eu que o erro é falar que almoxarifado é lugar de guardar insumos, acredito que seja depósito , me corrijam por favor se estiver equivocado.

  • ERRADO.

    Almoxarifado: consiste no lugar destinado à armazenagem condições adequadas de produtos para uso interno.

    Almoxarifado é o local destinado à guarda e conservação de materiais, em recinto coberto ou não, adequado à sua natureza, tendo a função de destinar espaços onde permanecerá cada item aguardando a necessidade do seu uso, ficando sua localização, equipamentos e disposição interna acondicionada à política geral de estoque da empresa.

    veja que a quadrix não brinca em serviço o erro dessa questão é dizer que o almoxarifado tem que ser fechado. Conforme vimos na definição o almoxarifado pode ser aberto também.

    fonte:

    https://portogente.com.br/portopedia/73503-almoxarifado-historico-conceitos-funcoes

    Entre no site e veja que de fato o almoxarifado é uma espécie de depósito onde são guardadas as mercadorias.

  • Mas "fechado" é a mesma coisa de "coberto"? Não vejo assim.. vejo um lugar fechado como sendo um lugar com muro ou portão, por exemplo, e sem acesso a pessoas não autorizadas, mas mesmo um lugar cercado pode ser descoberto.

  • Cadê os comentários dos professores do Q Concurso, assim está muito fácil só os alunos comentam nas questões.

  • Segundo o erro da questão é porque o almoxarifado não se resume a local fechado! Vontade de explodir essa banca do tanto de questões dúbias que fazem! Esta é daquelas que é melhor pular, pra não ter que contar com a força bruta da Hextec!


ID
5351554
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Segundo Viana, rotinas rigorosas para a retirada dos produtos no almoxarifado preservarão os materiais armazenados, protegendo-os contra furtos e desperdícios. A autoridade para a retirada do estoque deve estar definida com clareza e somente pessoas autorizadas poderão exercer essa atribuição. Considerando essa informação, julgue o item.

A redução das distâncias internas percorridas pela carga (e consequentemente o aumento das viagens de ida e volta), o aumento do tamanho médio das unidades armazenadas e a melhor utilização de sua capacidade volumétrica estão diretamente ligados à eficiência do almoxarifado.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: certo. Questão lógica, menos esforço, melhor resultado, em menos tempo.
  • Objetivos da Gestão de Almoxarifados

    Minimizar os custos de armazenamento

    maximizar o uso do espaço físico disponível;

    → evitar perdas/roubos/furtos;

    → evitar obsolescência;

    buscar a eficiência na movimentação dos materiais, diminuindo as distâncias internas percorridas;

    → prover treinamento aos colaboradores envolvidos.

    Maximizar a qualidade de atendimento aos consumidores

    Assegurar a provisão do item de material certo, na quantidade e no local corretos, no menor tempo possível, sempre que for necessário.

    Fonte: Gestão de Materiais, Renato Ribeiro Fenili.

    Gab. C

  • GABARITO:C.

    A administração de materiais e patrimoniais tem a função coordenadora responsável pelo planejamento e controle do fluxo de materiais, com objetivo principais:

    • Maximizar a utilização dos recursos da empresa;
    • Fornecer o nível requerido de serviços ao consumidor.

    (funções da ADM - recursos humanos, financeiros, mercadológicos, administrativos, materiais.)


ID
5351557
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Segundo Viana, rotinas rigorosas para a retirada dos produtos no almoxarifado preservarão os materiais armazenados, protegendo-os contra furtos e desperdícios. A autoridade para a retirada do estoque deve estar definida com clareza e somente pessoas autorizadas poderão exercer essa atribuição. Considerando essa informação, julgue o item.

O almoxarifado é o local onde se estocam matéria-prima, insumos e embalagens, ou seja, os materiais iniciais. Pode ser também responsável pelo recebimento e pela compra dos materiais.

Alternativas
Comentários
  • Almoxarifado: é o local onde se estocam a matéria-prima, insumos, embalagens, enfim, os materiais iniciais. Pode ser também responsável pelo recebimento dos materiais. Por outro lado, não é o almoxarifado responsável pela compra dos materiais (as compras cabe ao setor de compras)

    GAB: ERRADO

    Fonte: Adriel Sá-Gran Cursos.

  • Almoxarifados são locais destinados à guarda e à conservação dos itens de material em estoque de uma determinada organização. É essencial que a gestão dos almoxarifados seja eficiente, visando minimizar os custos de armazenamento de estoques, bem como maximizando a qualidade de atendimento aos seus clientes internos à empresa.

    Logo, o Almoxarifado não é responsável pela compra dos materiais.

    Fonte: Gestão de Materiais, Renato Ribeiro Fenili.

    Gab. E

  • O almoxarifado é o local onde se estocam matéria-prima, insumos e embalagens, ou seja, os materiais iniciais. Pode ser também responsável pelo recebimento e pela compra dos materiais. Resposta: Errado.


ID
5351560
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Segundo Viana, rotinas rigorosas para a retirada dos produtos no almoxarifado preservarão os materiais armazenados, protegendo-os contra furtos e desperdícios. A autoridade para a retirada do estoque deve estar definida com clareza e somente pessoas autorizadas poderão exercer essa atribuição. Considerando essa informação, julgue o item.

O almoxarifado e o depósito exercem a mesma função dentro das empresas.

Alternativas
Comentários
  • ❌Errada.

    Almoxarifado = Cuida das matérias-primas no início da produção.

    Depósito = Cuida dos produtos acabados no final da produção.

    Espero ter ajudado. BONS ESTUDOS!! ❤️✍

  • Se fosse igual não precisava ter os dois.

  • Almoxarifado _ realiza o recebimento, movimentação e estocagem de materiais primas e produtos. Recebe e confere as notas fiscais de entrada dos materiais adquiridos, verifica a quantidade,descrição.


ID
5351563
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Segundo Viana, rotinas rigorosas para a retirada dos produtos no almoxarifado preservarão os materiais armazenados, protegendo-os contra furtos e desperdícios. A autoridade para a retirada do estoque deve estar definida com clareza e somente pessoas autorizadas poderão exercer essa atribuição. Considerando essa informação, julgue o item.

A atualização dos registros dos materiais adquiridos pela empresa não é de responsabilidade do almoxarifado, mas sim da área de compras, que realiza tais transações.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E.

    Entrada de Materiais

    A entrada de materiais inicia o processo de recebimento e tem como atribuição a recepção do veículo transportador para proceder a triagem da documentação e encaminhar o veículo para descarga, além de efetuar o registro/cadastro necessário. (Depois, aciona-se a armazenagem.)


ID
5351566
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Segundo Viana, rotinas rigorosas para a retirada dos produtos no almoxarifado preservarão os materiais armazenados, protegendo-os contra furtos e desperdícios. A autoridade para a retirada do estoque deve estar definida com clareza e somente pessoas autorizadas poderão exercer essa atribuição. Considerando essa informação, julgue o item.

O padrão funcional de um almoxarifado dá-se da seguinte forma: recebimento → armazenagem → distribuição.

Alternativas
Comentários
  • ✅Correto.

    Procedimento sequencial de um almoxarifado:

    Recebimento --------------> Armazenagem -----------------> Distribuição.

    Obs: O fluxo de recebimento de materiais divide a função em 04 fases:

    Entrada de materiais.

    Conferência quantitativa.

    Conferência qualitativa.

    Regularização.

    Fonte: Pdfs Estratégia Concursos. ❤️✍

  • O recebimento compreende quatro fases :

    • 1a fase : Entrada de materiais;
    • 2a fase : Conferência quantitativa;
    • 3a fase : Conferência qualitativa;
    • 4a fase : Regularização.

  • Gab: Certo

    Atividades básicas do almoxarifado:

    • Recebimento
    • Estocagem
    • Distribuição

    Fonte: Prof. Adriel de Sá, Gran Cursos

  • CERTO.

    Para fins de complemento, de forma mais extensiva, a gestão de almoxarifado obedece às seguintes etapas:

    RECEBIMENTO -> CLASSIFICAÇÃO -> MOVIMENTAÇÃO -> ARMAZENAGEM -> DISTRIBUIÇÃO.


ID
5351569
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Segundo Viana, rotinas rigorosas para a retirada dos produtos no almoxarifado preservarão os materiais armazenados, protegendo-os contra furtos e desperdícios. A autoridade para a retirada do estoque deve estar definida com clareza e somente pessoas autorizadas poderão exercer essa atribuição. Considerando essa informação, julgue o item.

Os sub-procedimentos dentro do recebimento envolvem: descarga; conferência quantitativa; conferência qualitativa; e recarga.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E.

    1. Entrada de materiais;

    2. Conferência quantitativa;

    3. Conferência qualitativa; e

    4. Regularização.

  • Os subprocedimentos dentro do recebimento envolvem: descarga; conferência quantitativa; conferência qualitativa; e recarga. Resposta: Errado.


ID
5351572
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Segundo Viana, rotinas rigorosas para a retirada dos produtos no almoxarifado preservarão os materiais armazenados, protegendo-os contra furtos e desperdícios. A autoridade para a retirada do estoque deve estar definida com clareza e somente pessoas autorizadas poderão exercer essa atribuição. Considerando essa informação, julgue o item.

A armazenagem é o subprocedimento mais longo e envolve a guarda dos materiais, a preservação, a separação, a liberação para a entrega e a venda de inservíveis.

Alternativas
Comentários
  • A armazenagem é o subprocedimento mais longo e envolve a guarda dos materiais, a preservação, a separação, a liberação para a entrega e a venda de inservíveis.

    ALGUÉM saberia explicar? a venda de inservíveis faz parte das atribuições ?

  • Também não entendi. Almoxarifado vendendo?

  • errei a questão devido a venda de Inservíveis. pra mim o gabarito está errado

  • Já vi banca ridícula, mas a quadrix é mais que isso.

  • O examinador disse que o estoque é dele e a venda será como ele quiser!!! GEEEEEEEEEEEEEEEENTEEEEEEEEEE, COMO PODE UMA QUESTÃO DESSA.... EU NÃO ENTENDI

  • Precisa de explicação essa questão.

  • ALMOXARIFADO

    RECEBIMENTO                          

    descarga

    conferencia quantitativa

    conferencia qualitativa

    regularização 

    ARMAZENAGEM 

    guarda 

    preservação 

    separação

    liberação para entrega

    venda de inservíveis 

    DISTRIBUIÇÃO 

    programação 

    entrega

    de acordo com pdf do Estrategia

  • GABARITO: C.

     A armazenagem é o subprocedimento mais longo e envolve a guarda dos materiais, a preservação, a separação, a liberação para a entrega e a venda de inservíveis. CERTO

    Armazenagem são partes integrantes do conjunto de atividades logísticas. O objetivo primordial do armazenamento é utilizar o espaço nas três dimensões de forma a maximizar ouso destes espaços da maneira mais eficiente possível. As instalações devem proporcionar a movimentação física e rápida de suprimentos desde o recebimento até a expedição. Portanto, um sistema de armazenagem é aquele subsistema de administração de materiais que se responsabiliza por receber os materiais, inspecioná-los e controlar sua qualidade, movimentação interna, e transporte em direção ao cliente. Além disso, realiza o armazenamento propriamente dito, a guarda e conservação dos materiais.

    ETAPAS

    1- Recebimento:

    • Descarga;
    • Conferência Quantitativa;
    • Conferência Qualitativa;
    • Regularização.

    2- Armazenamento:

    • Guarda;
    • Preservação;
    • Separação;
    • Liberação;
    • Venda de inservíveis.

    3-Distribuição:

    • Programação;
    • Entrega.

ID
5351575
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Segundo Viana, rotinas rigorosas para a retirada dos produtos no almoxarifado preservarão os materiais armazenados, protegendo-os contra furtos e desperdícios. A autoridade para a retirada do estoque deve estar definida com clareza e somente pessoas autorizadas poderão exercer essa atribuição. Considerando essa informação, julgue o item.

O controle dos estoques deve ser um sistema eficiente no qual seja possível a localização das informações da posição atual do estoque, bem como das informações sobre o que está em falta.

Alternativas
Comentários
  • Controle ou Gestão de Estoque engloba Previsão de Consumo.


ID
5351578
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

No que se refere a patrimônio e a almoxarifado, julgue o item.

No momento de descarga do material no almoxarifado, é imprescindível que se cheque se a nota fiscal da mercadoria recebida é a mesma descrita no documento que ensejou seu recebimento.

Alternativas

ID
5351581
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

No que se refere a patrimônio e a almoxarifado, julgue o item.

Não é atribuição do recebedor verificar se itens que tenham validade determinada estão vencidos ou não, pois essa obrigação é do fornecedor.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E

    3.5. Se o material depender, também, de exame qualitativo, o encarregado do almoxarifado, ou servidor designado, indicará esta condição no documento de entrega do fornecedor e solicitará ao Departamento de Administração ou à unidade equivalente esse exame, para a respetiva aceitação. Ou seja, a conferência não cabe ao fornecedor e sim ao responsável pelo recebimento.

    Fonte: Instrução Normativa nº 205, de 08 de abril de 1988


ID
5351584
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

No que se refere a patrimônio e a almoxarifado, julgue o item.

No momento do descarregamento e do recebimento, se o recebedor identificar que houve danos nas embalagens, ele deverá alertar, por escrito, no verso do recibo do frete, para que o solicitante realize uma futura conferência e peça uma possível indenização.

Alternativas
Comentários
  • Conferência quantitativa

    Consiste em verificar se a quantidade de volumes declarada pelo fornecedor na nota fiscal ou documento equivalente corresponde efetivamente à recebida. O exame prévio para constatação das avarias é feito através da análise da disposição das cargas, da observação das embalagens, quanto a evidências de quebras, umidade, dentre outros danos. É necessário que o recebedor do material abra todos os volumes e verifique se há alguma avaria ou problema que possa ser visualmente identificado. Se no ato do recebimento, o recebedor verificar que houve danos nas embalagens, deverá escrever ou carimbar no canhoto da nota fiscal e no recibo do frete “Embalagem danificada. Sujeito à conferência pelo solicitante e possível indenização”. Caso o dano seja no produto, o almoxarife deverá recusar o recebimento. Para efeito de descarga do material no Almoxarifado, a recepção é voltada para a conferência de volumes, confrontando-se a nota fiscal com o documento que ensejou o recebimento da mercadoria (nota de empenho, documento de doação, etc.). Os materiais que passaram por essa primeira etapa devem ser encaminhados ao Almoxarifado. Há possibilidade da nota fiscal apresentada ao almoxarife pertencer a uma empresa que intermedeia a aquisição entre o comprador e o fornecedor final, nesse caso, deverá ser providenciada nota fiscal correta imediatamente junto ao fornecedor final. Para itens que tenham validade determinada, é necessário observar se esta não está vencida.

    FONTE:https://portal.ifba.edu.br/proap/documentos-arquivos/normas-e-leis/manual_almoxarifado_.pdf

  • CERTO

    Conferência Quantitativa:

    → verificação se a quantidade declarada pelo fornecedor na nota fiscal corresponde àquela efetivamente entregue.

     Conferência Qualitativa:

    → verificação de se as especificações técnicas do objeto entregue estão de acordo com as solicitadas pelo setor de compras.


ID
5351587
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

No que se refere a patrimônio e a almoxarifado, julgue o item.

Toda vez que for efetivada uma nova compra de material em uma dada instituição, o setor de compras deverá informar sobre os empenhos e seus respectivos responsáveis. Para o recebimento desses materiais, alguns documentos hábeis podem ser a nota fiscal e(ou) a fatura.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

    São considerados documentos hábeis para recebimento em casos rotineiros:

    • Nota Fiscal, Fatura e Nota fiscal/Fatura;
    • Termo de Cessão/Doação ou Declaração exarada no processo relativo à permuta;
    • Guia de Remessa de Material ou Nota de Transferência; ou
    • Guia de produção.

    Fonte: Instrução normativa nº 205, de 08 de abril de 1988

  • O recebimento pode decorrer de: | Documentos Hábeis

    COMPRA | Nota Fiscal, Fatura, Nota Fiscal/Fatura

    CESSÃO | Termo de Cessão/Doação

    DOAÇÃO | Termo de Cessão/Doação

    PERMUTA | Declaração exarada

    TRANSFERÊNIA | Guia remissiva ou nota de transferência

    PRODUÇÃO INTERNA | Guia de produção


ID
5351590
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

No que se refere a patrimônio e a almoxarifado, julgue o item.

Nos documentos para recebimento de materiais ou equipamentos, devem constar, obrigatoriamente, a descrição do material, a quantidade, a unidade de medida e o valor.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

    3.2. São considerados documentos hábeis para recebimento em casos rotineiros:

    • Nota Fiscal, Fatura e Nota fiscal/Fatura;
    • Termo de Cessão/Doação ou Declaração exarada no processo relativo à permuta;
    • Guia de Remessa de Material ou Nota de Transferência; ou
    • Guia de produção.

    3.2.1. Desses documentos constarão, obrigatoriamente: descrição do material, quantidade, unidade de medida, preços (unitário e total)

    Fonte: Instrução normativa nº 205, de 08 de abril de 1988

    Complementando: "Em órgãos públicos, por ocasião do recebimento, três informações alusivas às especificações dos materiais devem ser comparadas, verificando se há conformidade entre elas:

    • Informações constantes da nota de empenho;
    • Informações constantes da nota fiscal;
    • Dados da mercadoria efetivamente entregue."

    Fonte: Gestão de Materiais (ENAP) - Renato Ribeiro Fenili


ID
5351593
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

No que se refere a patrimônio e a almoxarifado, julgue o item.

A doação é a incorporação de um bem cedido por terceiro à instituição, pública ou privada, em caráter definitivo, sem o envolvimento de nenhuma transação financeira.

Alternativas
Comentários
  • show!

  • Gabarito: C.

    A doação de bens patrimoniais irrecuperáveis pode ser efetuada por órgãos integrantes da Administração Pública Federal direta em favor de: Instituições filantrópicas, reconhecidas como de utilidade pública pelo governo federal.


ID
5351596
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

No que se refere a patrimônio e a almoxarifado, julgue o item.

A operação de transferência do direito de propriedade do material, mediante venda, permuta ou doação, corresponde à alienação.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C.

    Alienação (venda, permuta ou doação, nas formas da Lei n. 8.666/1993)

    Na alienação é transferido o direito de propriedade, por isso é preciso dar baixa no patrimônio da União.

  • Motivadores da baixa patrimonial

    • Alienação (venda, permuta ou doação, nas formas da Lei nº 8.666/93)
    • Comodato (empréstimo de bem)
    • Destruição
    • Exclusão de bens do cadastro
    • Extravio / roubo / sinistro
    • Cessão (transferência gratuita de posse)

    Fonte: Gestão de Materiais, Renato Ribeiro Fenilli, Enap Didáticos.

    Gab. C


ID
5351599
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

No que se refere a patrimônio e a almoxarifado, julgue o item.

A permuta é a incorporação de um bem cedido por instituição pública à instituição privada, em caráter definitivo, sem envolvimento de transação financeira.

Alternativas
Comentários
  • Permuta: É a incorporação no acervo patrimonial do Estado de um bem pertencente a terceiros que foi objeto de troca por outro bem, pertencente ao Estado. 

  • ERRADO.

    A meu ver, há dois erros na questão. O primeiro trata-se de que a permuta não é incorporação de bens, sendo aquela uma relação de baixa de um bem patrimonial (órgão/unidade cedente) e tombamento de um bem (no órgão/na unidade recebedor(a)).

    O segundo erro trata-se de que deve haver a troca de bens entre as unidades, ou seja, há o estabelecimento de um contrato em que as partes acordadas obrigam-se a dar um bem pelo outro.

  • Gabarito ERRADO

    O conceito da questão é de DOAÇÃO

    DOAÇÃO é a incorporação de um bem cedido por instituição pública à instituição privada, em caráter definitivo, sem envolvimento de transação financeira

  • DOAÇÃO é a incorporação de um bem cedido por instituição pública à instituição privada, em caráter definitivo, sem envolvimento de transação financeira

    Permuta: É a incorporação no acervo Patrimonial do Estado de um bem pertencente a terceiros que foi objeto de troca por outro bem, pertencente ao Estado

  • Permutação = troca


ID
5351602
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

No que se refere a patrimônio e a almoxarifado, julgue o item.

Um bem só será considerado como irrecuperável quando não puder mais ser utilizado para o fim a que se destina, devido à perda de suas características.

Alternativas
Comentários
  • Irrecuperável – quando economicamente inconveniente sua recuperação, ou não mais puder ser utilizado para o fim a que se destina.

  • No que concerne aos materiais permanentes, relevante é sabermos a aplicabilidade da seguinte classificação:

    • Regular: quando estiver em perfeitas condições de uso, funcionamento e aproveitamento pela unidade detentora da carga;
    • Ocioso: quando, embora em perfeitas condições de uso, não estiver sendo aproveitado;
    • Recuperável: quando o custo de sua recuperação não ultrapassar cinquenta por cento de seu valor de mercado;
    • Antieconômico: quando sua manutenção for onerosa, ou seu rendimento precário, não justificando sua utilização;
    • Irrecuperável: quando economicamente inconveniente sua recuperação, ou não mais puder ser utilizado para o fim a que se destina.

    Fonte: Gestão de Materiais, Renato Ribeiro Fenilli, Enap Didáticos.

    Gab. E

  • Erro "Só será", na verdade, existe dois casos. Vide Raquel com os casos.

  • ERRADO

    D9373. Art. 3º Para que seja considerado inservível, o bem será classificado como:

    I - ocioso - bem móvel que se encontra em perfeitas condições de uso, mas não é aproveitado;

    II - recuperável - bem móvel que não se encontra em condições de uso e cujo custo da recuperação seja de até 50% do seu valor de mercado ou cuja análise de custo e benefício demonstre ser justificável a sua recuperação;

    III - antieconômico - bem móvel cuja manutenção seja onerosa ou cujo rendimento seja precário, em virtude de uso prolongado, desgaste prematuro ou obsoletismo;

    IV - irrecuperável - bem móvel que não pode ser utilizado para o fim a que se destina devido à perda de suas características ou em razão de ser o seu custo de recuperação mais de 50% do seu valor de mercado ou de a análise do seu custo e benefício demonstrar ser injustificável a sua recuperação.


ID
5351605
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

No que se refere a patrimônio e a almoxarifado, julgue o item.

Quando se fala de gestão de estoque, é imprescindível que haja maximização na utilização dos recursos. Portanto, é fundamental que as organizações trabalhem com uma margem extra de estoque para que não haja falta que possa impactar a venda e a lucratividade da empresa.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    De acordo com a filosofia do Just in Time, nada deve ser produzido, comprado ou armazenado antes do momento exato da derradeira necessidade. O intuito é a redução de estoques, entendidos, nessa filosofia, como sinônimo de desperdício (por imobilizar, desnecessariamente, capital e por suscitar os custos de estoque).

    Fonte: repositorio enap

  • Bom, acredito que depende da filosofia que a empresa adota. Para o "Just in case" por exemplo, essa questão estaria certa.

  • Pensei que essa margem extra era Estoque Mínimo, mas não encontrei nenhum conceito para entender qual entendimento essa banca adota.

  • acredito que o x da Questão seja a palavra "extra" Se estivesse um estoque de emergência ou estoque Mínimo seria coerente. Mas ao dizer estoque extra, subentende que além do estoque de reserva tem um extra. Extra quer dizer fora, ou seja fora de tudo q já foi previsto, ter algo extra além daquilo.
  • CREIO QUE O "EXTRA" SE REFERE UM UMA QUANTIDADE A MAIS,ALEM DA MARGEM SE SEGURANÇA QUE GERALMENTE É DE 30%. ENTENDI QUE ISSO FOI O QUE DEIXOU A QUESTÃO ERRADA. PENA QUE ENTENDI ISSO SÓ DEPOIS DE TER ERRADO A QUESTÃO.

  • Quando se fala de gestão de estoque, é imprescindível que haja maximização na utilização dos recursos. Portanto, é fundamental que as organizações trabalhem com uma margem extra de estoque para que não haja falta que possa impactar a venda e a lucratividade da empresa. Resposta: Errado.

    A gestão de estoque deve minimizar a utilização dos recursos para ser eficiente. Se a gestão desse estoque deve ser eficiente, não há porque trabalhar com estoque extra, mas sim com estoque de segurança e assim haver sentido na utilização do ponto de pedido.

  • Estoque extra=Estoque mínimo

    Assim que interpretei.

    Não tem como justificar usando just in time, a assertiva nem tocou nesse assunto.

    Talvez o erro esteja em "maximização de recurso" mas não encontrei algo que justificasse

  • Concordo com o Sócrates. Justificar com o just in time é forçar a barra. A questão nem fala do assunto.
  • A questão não falou em maximizar o RECURSO, mas sim a UTILIZAÇÃO, e isso é o objetivo principal da gestão de materiais. Não entendi o erro, creio que seja por conta de que, hoje, as organizações devem minimizar o quanto puder os seus estoques e não com margem extra.

  • Extra ou ter uma margem de segurança dá no mesmo. O erro que eu vi é onde ele fala em máxima utilização dos recursos, o que não configura eficiência para a organização e nem dá lucro pra empresa. Sendo assim, creio que o foco central da gestão de estoques é utilizar minimamente os recursos, produzindo melhor, ou seja, colocando os estoques na quantidade certa e na hora certa.

    R: E

  • Segundo o autor Renato Ribeiro Fenili (muito usado pela Quadrix), o objetivo central da administração de recursos materiais: Maximizar o uso dos recursos materiais na organização pública, ou seja, evitar desperdícios.

    Acredito que o erro da questão esteja na parte que diz que é FUNDAMENTAL ter estoque extra.


ID
5351608
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Julgue o item, relativos a almoxarifado e a patrimônio. 

Material permanente é aquele que, em razão de seu uso corrente, perde normalmente sua identidade física e(ou) tem sua utilização limitada a cinco anos.

Alternativas
Comentários
  • Two years. (dois anos em inglês)

  • Material permanente: É aquele que, em razão de seu uso corrente, não perde sua identidade física, mesmo quando incorporado a outro bem, e/ou apresenta uma durabilidade superior a dois anos.

  • Material de consumo: É aquele que, em razão de seu uso corrente, perde normalmente sua identidade física e/ou tem sua utilização limitada a dois anos.

    Material Permanente: É aquele que, em razão de seu uso corrente, não perde sua identidade física, mesmo quando incorporado a outro bem, e/ou apresenta uma durabilidade superior a dois anos.

    Fonte: Gestão de Materiais, Renato Ribeiro Fenilli, Enap Didáticos.

    Gab. E

  • Material PERMANENTE: 02 ANOS

ID
5351611
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Julgue o item, relativos a almoxarifado e a patrimônio. 

Material de consumo é aquele que, em razão de seu uso corrente, perde normalmente sua identidade física e(ou) tem sua durabilidade limitada a dois anos.

Alternativas
Comentários
  • aff

    É aquele que, em razão de seu uso corrente, perde normalmente sua identidade física e/ou tem sua utilização limitada a dois anos.

  • A questão inverteu palavras de conceitos, são eles:

    Material de consumo: É aquele que, em razão de seu uso corrente, perde normalmente sua identidade física e/ou tem sua utilização limitada a dois anos.

    Material Permanente: É aquele que, em razão de seu uso corrente, não perde sua identidade física, mesmo quando incorporado a outro bem, e/ou apresenta uma durabilidade superior a dois anos.

    Fonte: Gestão de Materiais, Renato Ribeiro Fenilli, Enap Didáticos.

    Gab. E

  • Material de consumo é aquele que, em razão de seu uso corrente, perde normalmente sua identidade física e(ou) tem sua durabilidade limitada a dois anos. Resposta: Errado.

    Durabilidade pode ser associado ao material permanente. Já a utilização pode ser associada ao material de expediente.

    Confesso que errei a questão porque considerei as palavras "durabilidade e utilização" sinônimas.

  • GABARITO: ERRADO

    Material de consumo: aquele que, em razão do seu uso corrente e da definição da Lei nº. 4.320/64, perde normalmente sua identidade física e/ou tem sua utilização limitada a dois anos.


ID
5351614
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Julgue o item, relativos a almoxarifado e a patrimônio. 

Cabe ao almoxarifado estabelecer as normas de armazenamento dos materiais estocados e propor políticas e diretrizes relativas a estoques e à programação de aquisição.

Alternativas
Comentários
  • ✅Correta.

    Complementando sobre o ALMOXARIFADO = É o órgão que recebe e estoca os materiais necessários para as operações da empresa. Local de RECEBIMENTO sempre será o almoxarifado. Tem o objetivo de impedir divergências de inventário e perdas de qualquer natureza. O objetivo é proteger.

    Almoxarifado = Cuida das matérias-primas no início da produção.

    Depósito = Cuida dos produtos acabados no final da produção.

    Fonte: PDFs estratégia Concursos. BONS ESTUDOS!!! ❤️✍

  • Cabe ao Almoxarife

    • Almoxarifado é o local de guarda

ID
5351617
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Julgue o item, relativos a almoxarifado e a patrimônio. 

Cabe à área de compras de uma empresa realizar a elaboração das estatísticas de consumo por materiais, bem como direcionar os centros de custos para a previsão das compras.

Alternativas
Comentários
  • Os objetivos da função compras:

    • Garantir o efetivo suprimento de materiais e serviços, nas quantidades e nos prazos demandados pelos clientes internos;
    • Comprar com qualidade, celeridade e ao preço econômico;
    • Manter um cadastro de fornecedores que garanta maior agilidade e segurança na pesquisa de preços;
    • Planejar as compras (fazendo um calendário de aquisições, por exemplo);
    • Manter uma relação próxima com as áreas internas da organização, em especial os clientes internos, almoxarifados e finanças;
    • Manter um bom relacionamento com fornecedores;
    • Criar ferramentas que permitam um efetivo controle do processo de compras.

    Fonte: Gestão de Materiais, Renato Ribeiro Fenili, Enap Didáticos.

    Gab. E

  • Acho q é a Gestão de Estoque q fica por conta dessa parte de consumo e previsão de demandas.

  • ERRADO

    Controle de Estoque

    É o processo responsável pela gestão econômica dos estoques, através do planejamento e da programação de material, compreendendo a análise, a previsão, o controle e o ressuprimento de material.

    O estoque é necessário para que o processo de produção-venda da empresa opere com um número mínimo de preocupações e desníveis.

    Os estoques podem ser de: matéria-prima, produtos em fabricação e produtos acabados.

    O setor de controle de estoque acompanha e controla o nível de estoque e o investimento financeiro envolvido.

    Aquisição / Compra de Material

    É o processo de administração de material responsável pela gestão, negociação e contratação de compras de material através do processo de licitação.

    O setor de Compras preocupa-se sobremaneira com o estoque de matéria-prima.

    É da responsabilidade de Compras assegurar que as matérias-primas exigida pela Produção estejam à disposição nas quantidades certas, nos períodos desejados.

    Compras não é somente responsável pela quantidade e pelo prazo, mas precisa também realizar a compra em preço mais favorável possível, já que o custo da matéria-prima é um componente fundamental no custo do produto.

  • Área de ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS e não de compras.

ID
5351620
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Julgue o item, relativos a almoxarifado e a patrimônio. 

Um exemplo de perda com quebra é o empilhamento de produtos acima da recomendação do fabricante.

Alternativas
Comentários
  • Quebra: mercadorias danificadas, com potencial de comercialização afetado;

    Perda: é a parte dos insumos/ alimentos que não são aproveitáveis;

    Desperdício: Usar além do necessário, ao ponto de jogar fora parte daquilo que serviria para para ser usado em outra ocasião.

    Fonte: http://www.lumixconsultoria.com.br/qual-a-diferenca-entre-quebra-perda-e-desperdicio/

    Gab. C

  • pq não é um desperdício?

ID
5351623
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Julgue o item, relativos a almoxarifado e a patrimônio. 

Frutas e legumes deteriorados não são considerados como perda com quebra, pois são bens perecíveis que não entram nessa classificação.

Alternativas
Comentários
  • Quebra: mercadorias danificadas, com potencial de comercialização afetado;

    Perda: é a parte dos insumos/ alimentos que não são aproveitáveis;

    Desperdício: Usar além do necessário, ao ponto de jogar fora parte daquilo que serviria para para ser usado em outra ocasião.

    Fonte: http://www.lumixconsultoria.com.br/qual-a-diferenca-entre-quebra-perda-e-desperdicio/

    Gab. E


ID
5351626
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Julgue o item, relativos a almoxarifado e a patrimônio. 

O controle de estoque de uma empresa é fundamental, pois o estoque constitui uma parte substancial dos ativos totais da organização.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C


ID
5351629
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Julgue o item, relativos a almoxarifado e a patrimônio. 

A gestão adequada de estoques permite que a empresa consiga atender a demanda do mercado e garante a disponibilidade do produto, evitando perdas financeiras; é primordial que exista uma sincronização perfeita entre a oferta e a procura.

Alternativas
Comentários
  • Acho que algum examidor da antiga CESPE foi pra Quadrix! .. É bom Pra quem ta Treinando pra algum Conselho Regional da pra responder as questões da CESP pois ambas têm pegadas muuito parecidas.
  • QUESTÃO CORRETA - A gestão adequada de estoques permite que a empresa consiga atender a demanda do mercado e garante a disponibilidade do produto, evitando perdas financeiras; é primordial que exista uma sincronização perfeita entre a oferta e a procura.

    _________________

    Conforme Dias ( 2010, p.19), ''o planejamento do dimensionamento de estoques reside na relação entre:

    • capital investido;
    • disponibilidade de estoques;
    • custos incorridos;
    • consumo ou demanda''

    Segundo Fellini ( 2015 apud. ENAP, p.18 ) A gestão de Estoque envolve :

    • ''Análise dos custos de estoque,
    • previsão de consumo, (demanda de mercado*)
    • operacionalização dos sistemas de reposição de estoque, (vai atender a disponibilidade*)
    • inventários dos estoques,
    • apuração de indicadores (giro e cobertura de estoques, entre outros)
    • etc.''

    *Grifo meu

  • Certo

    Essa é, justamente, uma das funções da administração de materiais que busca a manutenção de estoque suficiente para atender a demanda sem que isso ocasione estoque parado e perdas financeiras .

    Quadrix: O controle de estoque de uma empresa é fundamental, pois o estoque constitui uma parte substancial dos ativos totais da organização. Certo

  • "sincronização perfeita"? Existe mesmo isso?
  • O ideal seria a perfeita sincronização entre a oferta e a demanda, de maneira a tornar a manutenção de estoques desnecessária. Entretanto, como é impossível conhecer exatamente a demanda futura e como nem sempre os suprimentos estão disponíveis a qualquer momento, deve-se acumular estoque para assegurar a disponibilidade de mercadorias e minimizar os custos totais de produção e distribuição.

    https://ietec.com.br/blog/gestao-de-estoques-na-cadeia-de-suprimentos/

    Segundo Ballou (2015, p. 2014), “a armazenagem de mercadorias prevendo seu uso futuro exige investimento [...]. O ideal seria a perfeita sincronização entre oferta e demanda de maneira a tornar a manutenção de estoques desnecessárias”.

    https://administradores.com.br/artigos/controle-de-estoque

    No melhor dos mundos as organizações seriam capazes de sincronizar perfeitamente a oferta e a demanda, de forma que o estoque fosse desnecessário, o que pouparia muitos recursos; além disso, caso isso fosse possível seria eliminada a possibilidade de perdas ou obsolescência dos produtos, fazendo com que a empresa não necessitasse, como ocorre hoje, buscar maneiras de escoar os estoque dito ‘parado’.

    http://crcpa.org.br/revista/wp-content/uploads/2021/06/v2-n1-art.1-Custos-Logisticos-Cadeia-Suprimentos.pdf

    COMO PODE SER CONSIDERADO PRIMORDIAL ALGO IMPOSSÍVEL DE ACONTECER?


ID
5351632
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Julgue o item, relativos a almoxarifado e a patrimônio. 

Uma má gestão de estoque pode gerar estoques altos, o que é um erro muito cometido, por haver medo de não se ter produtos suficientes para atender a demanda de clientes. O grande problema de um alto acúmulo de estoque é a alta probabilidade de perda, causando, consequentemente, capital parado e evitando um giro de estoque lucrativo para a organização.

Alternativas
Comentários
  • ai sim garotinho top!

  • ai sim garotinho top!

  • ai sim garotinho top!

  • ai sim garotinho top!

  • Giro de estoque (ou rotatividade de estoque, ou, ainda, índice de rotação) é o número de vezes que o estoque de determinado item de material é renovado, em determinado período.

    O giro de estoque é determinado pela seguinte relação:

    Giro de estoque = Itens consumidos no período/Estoque médio no período

    Em regra geral, o gestor de estoque deve sempre buscar um alto giro de estoque. Isso significa que menos capital permanece imobilizado em estoque, incorrendo-se em menores custos de armazenagem (obsolescência, seguros, perecibilidade, perdas, roubos etc.).

    Fonte: Gestão de Materiais, Renato Ribeiro Fenili, Enap Didáticos.

    Gab. C

  • Certo.

    Pode-se afirmar que um alto nível de estoque pode significar.....

    • Dinheiro (estoque) parado.
    • Alta probabilidade de perda, pois, nesse caso, existem mais itens a serem controlados.
    • Maiores custos de armazenagem.


ID
5351635
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Julgue o item, relativos a almoxarifado e a patrimônio. 

Caso alguma mercadoria apresente avarias ou material claramente divergente, o almoxarife terá o direito de realizar a devolução do material sem nenhum tipo de justificativa.

Alternativas
Comentários
  • Creio eu que ele teria que justificar o motivo pelo qual está sendo feito a devolução.

  • Errado.

    O motivo de devolução deve ser notificado.

    Em alguns casos, o motivo é registrado na própria nota fiscal.

  • O material divergente seria por si só uma justificativa, no meu ver.
  • Em toda nota fiscal, existe um campo para devolução e o seu respectivo motivo. Na verdade, ele DEVE justificar, pois o fornecedor deve tomar conhecimento e registrar em suas demonstrações contábeis.

    Gabarito Errado.


ID
5351638
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Para Fonseca, pode-se considerar como baixa patrimonial a retirada de bem da carga patrimonial do órgão, mediante registro da transferência deste para o controle de bens baixados, feita exclusivamente pelo setor de patrimônio, devidamente autorizado pelo gestor. A partir dessa informação, julgue o item quanto a patrimônio.

A baixa patrimonial somente pode ocorrer por meio de alienação, permuta, comodato e transferência.

Alternativas
Comentários
  • A baixa patrimonial é a “saída” de um bem patrimonial da organização, ou o seu desfazimento, é efetuada por intermédio da alienação, sendo essa a medida administrativa correspondente.

    Por sua vez, podemos definir o conceito de baixa de um bem como a sua retirada contábil do acervo patrimonial de uma organização. Um bem baixado deixa de fazer parte do ativo imobilizado da organização.

    A baixa patrimonial pode ocorrer por qualquer das seguintes formas:

    • Alienação (venda, permuta ou doação, nas formas da Lei nº 8.666/93)
    • Comodato (empréstimo de bem)
    • Destruição
    • Exclusão de bens do cadastro
    • Extravio / roubo / sinistro
    • Cessão (transferência gratuita de posse)

    Fonte: Gestão de Materiais, Renato Ribeiro Fenili, Enap Didáticos.

    Gab. E

  • DESINCORPORAÇÃO = BAIXA PATRIMONIAL

    A baixa patrimonial pode ocorrer por quaisquer das formas a seguir:

    • Alienação
    • Permuta
    • Perda Total
    • Comodato
    • Destruição
    • Transferência
    • Sinistro
    • Exclusão de Bens no Cadastro 

    http://acre.gov.br/wp-content/uploads/2018/03/ManualdeAdministracaodeBensMoveis.pdf

  • Baixa de recursos patrimoniais: momento da exclusão de um bem patrimonial da instituição é o que costumamos chamar de baixa. A baixa pode ocorrer por alienação (venda, permuta ou doação) ou por outros motivos como perda, roubo, extravio, etc.

    Fonte: Administração de Materiais e Patrimônio, Ricardo Campanario.

    Gabarito: Errado


ID
5351641
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Para Fonseca, pode-se considerar como baixa patrimonial a retirada de bem da carga patrimonial do órgão, mediante registro da transferência deste para o controle de bens baixados, feita exclusivamente pelo setor de patrimônio, devidamente autorizado pelo gestor. A partir dessa informação, julgue o item quanto a patrimônio.

Comodato é a desincorporação de um bem que tenha sido transferido, em caráter definitivo, de um órgão para outro dentro da mesma esfera de competência ou jurisdição.

Alternativas
Comentários
  • Comodato, também conhecido como empréstimo para uso, no direito civil e no direito escocês, é um empréstimo gratuito; um empréstimo, ou concessão gratuita de qualquer coisa móvel ou imóvel, por um certo período de tempo, com a condição de devolver ao indivíduo nas mesmas condições ao fim do prazo.

    Fonte: Wiki

    Gab. E

  • ❌Errado.

    Comodato = Empréstimo de bem.

    ❤️✍

  • O conceito da questão é de TRANSFERÊNCIA.

    A TRANSFERÊNCIA é a desincorporação de um bem que tenha sido transferido, em caráter definitivo, de um órgão para outro dentro da mesma esfera de competência ou jurisdição.


ID
5351644
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Para Fonseca, pode-se considerar como baixa patrimonial a retirada de bem da carga patrimonial do órgão, mediante registro da transferência deste para o controle de bens baixados, feita exclusivamente pelo setor de patrimônio, devidamente autorizado pelo gestor. A partir dessa informação, julgue o item quanto a patrimônio.

São seis os princípios que devem ser observados quando da execução do inventário de uma instituição: instantaneidade; oportunidade; especificação; homogeneidade; integridade; e uniformidade.

Alternativas
Comentários
  • São princípios do levantamento que devem ser observados quando da sua execução:

     Instantaneidade - por instantaneidade devemos entender o princípio que estabelece que o levantamento se refira a determinado momento;

     Oportunidade - esse princípio fixa que a execução do levantamento dever ocorrer no

    menor intervalo de tempo possível e que a escolha do momento para sua realização seja o mais conveniente para a administração;

     Integridade - determina que, uma vez fixados seus limites, todos os elementos nele

    compreendidos deverão ser objeto do levantamento;

     Especificação - este princípio estabelece que todos os elementos inventariados devem ser dispostos em classes, de acordo com os atributos comuns;

     Uniformidade - é o princípio que estabelece que os critérios de mensuração e avaliação para todos os elementos do patrimônio devem ser os mesmos ou, quando não for possível, deverá ser mantida a maior afinidade possível com os demais.

    Fonte:

    CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO DE CONTAGEM

    Coordenação de Auditoria Operacional

  • Os principios : Especificação, Uniformdade, Oportunidade, instantaneidade e integridade

    5 principios

  • Os principios : Especificação, Uniformdade, Oportunidade, instantaneidade e integridade

    5 principios

  • Certo

  • Gab. CERTO

    Os comentários estão falando que são 5, porém são 6 como diz a questão.

    Resposta retirada de outro comentário feito pela usuária Kristal

    6 PRINCÍPIOS DO INVENTÁRIO:

    princípio da instantaneidade: determina o momento (dia e hora) para realizar o levantamento do inventário;

    princípio da oportunidade: estabelece que o tempo de execução do trabalho de levantamento deve ser o mínimo possível. A exatidão dos dados está intimamente ligada à proximidade da realização do trabalho;

    princípio da especificação: define a forma pela qual os elementos devem ser classificados, individualizados e agrupados dentro da mesma espécie;

    princípio da homogeneidade: elege um denominador comum para expressar uma idea valorativa de todos os elementos, em geral a moeda corrente;

    princípio da integridade: determina que, uma vez fixados os limites do inventário, todos os elementos patrimoniais compreendidos deverão ser objeto do levantamento; e

    princípio da uniformidade: determina o estabelecimento das mesmas normas, estruturação e critérios gerais para a confecção de todos os inventários, ano após ano, de forma a permitir comparações entre eles.


ID
5351647
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Para Fonseca, pode-se considerar como baixa patrimonial a retirada de bem da carga patrimonial do órgão, mediante registro da transferência deste para o controle de bens baixados, feita exclusivamente pelo setor de patrimônio, devidamente autorizado pelo gestor. A partir dessa informação, julgue o item quanto a patrimônio.

O princípio da uniformidade determina que, uma vez fixados os limites do inventário, todos os elementos patrimoniais compreendidos deverão ser objeto do levantamento.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Esse é o da integridade -> determina que, uma vez fixados os limites do inventário, todos os elementos patrimoniais compreendidos deverão ser objeto do levantamento;

    princípio da uniformidade: determina o estabelecimento das mesmas normas, estruturação e critérios gerais para a confecção de todos os inventários, ano após ano, de forma a permitir comparações entre eles.

    https://www.simplesinformatica.com/site/wp-content/uploads/2015/08/PM-RJ-Manual-Controle-Patrimonial.pdf

  • Uniformidade - Criterios de mensuração e avaliação.

    • Todos os elementos dos patrimonios devem ser o mesmo
    • afinidade possivel com os demais
  • O princípio da UNIFORMIDADE estabelece critérios gerais para a criação de inventário de forma a permitir a comparação entre eles.

    Gab.: ERRADO

  • PRINCÍPIOS DO INVENTÁRIO:

    princípio da instantaneidade: determina o momento (dia e hora) para realizar o levantamento do inventário;

    princípio da oportunidade: estabelece que o tempo de execução do trabalho de levantamento deve ser o mínimo possível. A exatidão dos dados está intimamente ligada à proximidade da realização do trabalho;

    princípio da especificação: define a forma pela qual os elementos devem ser classificados, individualizados e agrupados dentro da mesma espécie;

    princípio da homogeneidade: elege um denominador comum para expressar uma idéia valorativa de todos os elementos, em geral a moeda corrente;

    integridade: determina que, uma vez fixados os limites do inventário, todos os elementos patrimoniais compreendidos deverão ser objeto do levantamento; e

    princípio da uniformidade: determina o estabelecimento das mesmas normas, estruturação e critérios gerais para a confecção de todos os inventários, ano após ano, de forma a permitir comparações entre eles


ID
5351650
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Para Fonseca, pode-se considerar como baixa patrimonial a retirada de bem da carga patrimonial do órgão, mediante registro da transferência deste para o controle de bens baixados, feita exclusivamente pelo setor de patrimônio, devidamente autorizado pelo gestor. A partir dessa informação, julgue o item quanto a patrimônio.

As fases que constituem um inventário são: levantamento; arrolamento; e avaliação.

Alternativas
Comentários
  • O inventário é dividido em três fases:

    • Levantamento: compreende a coleta de dados sobre todos os elementos ativos e passivos do patrimônio e é subdividido nas seguintes partes: identificação, agrupamento e mensuração.
    • Arrolamento: é o registro das características e quantidades obtidas no levantamento. O arrolamento pode apresentar os componentes patrimoniais de forma resumida e recebe a denominação “sintético”. Quando tais componentes são relacionados individualmente, o arrolamento é analítico;
    • Avaliação: é nesta fase que é atribuída uma unidade de valor ao elemento patrimonial. Os critérios de avaliação dos componentes patrimoniais devem ter sempre por base o custo. A atribuição do valor aos componentes patrimoniais obedece a critérios que se ajustam a sua natureza, função na massa patrimonial e a sua finalidade.

    https://www.simplesinformatica.com/site/wp-content/uploads/2015/08/PM-RJ-Manual-Controle-Patrimonial.pdf

  • Vou fazer um comentário resumido.
  • levantamento: a pesquisa sobre quais e quantos são os bens de um estoque; arrolamento: o registro de características, como quantidade, tipo e qualidade das mercadorias; avaliação: a apreciação dos bens, ou seja, dizer o quanto cada item vale (fase opcional).

ID
5351653
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Para Fonseca, pode-se considerar como baixa patrimonial a retirada de bem da carga patrimonial do órgão, mediante registro da transferência deste para o controle de bens baixados, feita exclusivamente pelo setor de patrimônio, devidamente autorizado pelo gestor. A partir dessa informação, julgue o item quanto a patrimônio.

Arrolamento é o registro das características e quantidades obtidas no levantamento, compreendendo a coleta de dados sobre todos os elementos ativos e passivos do patrimônio.

Alternativas
Comentários
  • O inventário é dividido em três fases:

    • Levantamento: compreende a coleta de dados sobre todos os elementos ativos e passivos do patrimônio e é subdividido nas seguintes partes: identificação, agrupamento e mensuração.
    • Arrolamento: é o registro das características e quantidades obtidas no levantamento. O arrolamento pode apresentar os componentes patrimoniais de forma resumida e recebe a denominação “sintético”. Quando tais componentes são relacionados individualmente, o arrolamento é analítico;
    • Avaliação: é nesta fase que é atribuída uma unidade de valor ao elemento patrimonial. Os critérios de avaliação dos componentes patrimoniais devem ter sempre por base o custo. A atribuição do valor aos componentes patrimoniais obedece a critérios que se ajustam a sua natureza, função na massa patrimonial e a sua finalidade.

    https://www.simplesinformatica.com/site/wp-content/uploads/2015/08/PM-RJ-Manual-Controle-Patrimonial.pdf

  • Arrolamento é o registro das características e quantidades obtidas no levantamento, compreendendo a coleta de dados sobre todos os elementos ativos e passivos do patrimônio. Resposta: Certo.

    1º Levantamento

    2º Arrolamento

    3º Avaliação


ID
5351656
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Para Fonseca, pode-se considerar como baixa patrimonial a retirada de bem da carga patrimonial do órgão, mediante registro da transferência deste para o controle de bens baixados, feita exclusivamente pelo setor de patrimônio, devidamente autorizado pelo gestor. A partir dessa informação, julgue o item quanto a patrimônio.

O inventário inicial é utilizado apenas quando há a criação de uma nova empresa. Esse instrumento tem como objetivo a identificação e o registro dos bens sob sua responsabilidade.

Alternativas
Comentários
  • Ótima banca! Escolhe o que quer e se lasque o resto

    Instrução normativa SEDAP 205/88

    8.1. Os tipos de Inventários Físicos são:

    a) anual - destinado a comprovar a quantidade e o valor dos bens patrimoniais do acervo de cada unidade gestora, existente em 31 de dezembro de cada exercício - constituído do inventário anterior e das variações patrimoniais ocorridas durante o exercício.

    b) inicial - realizado quando da criação de uma unidade gestora, para identificação e registro dos bens sob sua responsabilidade;

    c) de transferência de responsabilidade- realizado quando da mudança do dirigente de uma unidade gestora ;

    d) de extinção ou transformação - realizado quando da extinção ou transformação da unidade gestora;

    e) eventual - realizado em qualquer época, por iniciativa do dirigente da unidade gestora ou por iniciativa do órgão fiscalizador.

  • ADM&TECH, Inaz do Pará, AOCP, Quadrix são vergonhosas...

  • KKKK Obrigada, Ricardo.

  • O erro está em "Empresa", o certo é Unidade Gestora, pois esta uma parte que gerencia o bens.

  • A criação de uma unidade gestora não necessariamente diz respeito à uma nova empresa, pode ser a criação de um departamento novo na empresa, por exemplo.

  • inventário inicial é todos os produtos, serviços ou materiais que uma empresa tem disponível para uso ou venda no início de um novo período contábil.

  • acho que o erro também é no apenas.

  • Houve um equívoco aqui..


ID
5351659
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Para Fonseca, pode-se considerar como baixa patrimonial a retirada de bem da carga patrimonial do órgão, mediante registro da transferência deste para o controle de bens baixados, feita exclusivamente pelo setor de patrimônio, devidamente autorizado pelo gestor. A partir dessa informação, julgue o item quanto a patrimônio.

O inventário por transferência de responsabilidade é realizado quando há mudança de direção, substituição de gestão, desativação ou junção.

Alternativas
Comentários
  • esse "desativação" foi de lascar

    c) de transferência de responsabilidade – realizado quando da mudança do dirigente de uma unidade gestora;

    d) de extinção ou transformação – realizado quando da extinção ou transformação da unidade gestora;

    Fonte: repositório enap

  • desativação não é extinção de bem patrimonial?

    1. Glossário do Patrimônio no site :http://patrimonio.uff.br/glossario-do-patrimonio/

  • Gab. E

  • CERTO

    Creio eu que o "gestão" está implícito no enunciado da questão.

    (...) é realizado quando há mudança de direção, substituição de gestão, desativação de gestão ou junção de gestão.

  • Achei estranho, pois o inventário por desativação ou junção seria outro tipo:

    Instrução normativa SEDAP 205/88

    8.1. Os tipos de Inventários Físicos são:

    a) anual - destinado a comprovar a quantidade e o valor dos bens patrimoniais do acervo de cada unidade gestora, existente em 31 de dezembro de cada exercício - constituído do inventário anterior e das variações patrimoniais ocorridas durante o exercício.

    b) inicial - realizado quando da criação de uma unidade gestora, para identificação e registro dos bens sob sua responsabilidade;

    c) de transferência de responsabilidade- realizado quando da mudança do dirigente de uma unidade gestora ;

    d) de extinção ou transformação - realizado quando da extinção ou transformação da unidade gestora;

    e) eventual - realizado em qualquer época, por iniciativa do dirigente da unidade gestora ou por iniciativa do órgão fiscalizador.


ID
5351662
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Para Fonseca, pode-se considerar como baixa patrimonial a retirada de bem da carga patrimonial do órgão, mediante registro da transferência deste para o controle de bens baixados, feita exclusivamente pelo setor de patrimônio, devidamente autorizado pelo gestor. A partir dessa informação, julgue o item quanto a patrimônio.

O desfazimento, também conhecido como desincorporação ou baixa, consiste na operação de baixa de um bem pertencente ao acervo patrimonial do órgão e na consequente retirada do seu valor do ativo imobilizado.

Alternativas
Comentários
  • A “saída” de um bem patrimonial da organização, ou o seu desfazimento, é efetuada por intermédio da alienação, sendo essa a medida administrativa correspondente. Por sua vez, podemos definir o conceito de baixa de um bem como a sua retirada contábil do acervo patrimonial de uma organização. Um bem baixado deixa de fazer parte do ativo imobilizado da organização.

    Fonte: Gestão de Materiais, Renato Ribeiro Fenilli.

    Gab. C

  • Baixa de recursos patrimoniais: momento da exclusão de um bem patrimonial da instituição é o que costumamos chamar de baixa. A baixa pode ocorrer por alienação (venda, permuta ou doação) ou por outros motivos como perda, roubo, extravio, etc.

    Fonte: Administração de Materiais e Patrimônio, Ricardo Campanario.

    Gabarito: Certo


ID
5351665
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Para Fonseca, pode-se considerar como baixa patrimonial a retirada de bem da carga patrimonial do órgão, mediante registro da transferência deste para o controle de bens baixados, feita exclusivamente pelo setor de patrimônio, devidamente autorizado pelo gestor. A partir dessa informação, julgue o item quanto a patrimônio.

O único motivo para a inutilização de um material é a sua natureza tóxica ou venenosa.

Alternativas
Comentários
  • Art. 17. São motivos para a inutilização de material, entre outros:

    I – a sua contaminação por agentes patológicos, sem possibilidade de recuperação por assepsia;

    II – a sua infestação por insetos nocivos, com risco para outro material;

    III – a sua natureza tóxica ou venenosa;

    IV – a sua contaminação por radioatividade;

    V – o perigo irremovível de sua utilização fraudulenta por terceiros.

    dec. 96.141/88


ID
5351668
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A respeito de patrimônio e almoxarifado, julgue o item.

O relatório mensal do almoxarifado (RMA) deve ser elaborado trimestralmente, informando, para fins de cobrança, o consumo de material que lhe foi efetivamente atribuído.

Alternativas
Comentários
  • Este procedimento visa ao registro contábil do Relatório Mensal de Almoxarifado - RMA ou Relatório Mensal de Bens - RMB.

    Este procedimento visa ao registro contábil do Relatório Mensal de Almoxarifado - RMA ou Relatório Mensal de Bens - RMB.

    Obs.: Devem ser instaurados dois processos distintos, um para o RMA (Registro de Relatório Mensal de Almoxarifado) e outro para o RMB (Processo de Registro Mensal de Bens - RMB). Os processos devem ser utilizados durante todo o exercício, mediante a anexação mensal dos relatórios pelas Coordenações de Patrimônio e Almoxarifado e posterior reenvio dos processos pelas Coordenações de Contabilidade.

    Fonte: Qc

  • Se é mensal não é trimestral rsrsrs. ou vice-versa


ID
5351671
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A respeito de patrimônio e almoxarifado, julgue o item.

Após apresentar o informativo de consumo do material que foi efetivamente atribuído ao almoxarifado, o RMA deverá ser encaminhado para o setor jurídico.

Alternativas
Comentários
  • Este procedimento visa ao registro contábil do Relatório Mensal de Almoxarifado - RMA ou Relatório Mensal de Bens - RMB.

    Este procedimento visa ao registro contábil do Relatório Mensal de Almoxarifado - RMA ou Relatório Mensal de Bens - RMB.

    Obs.: Devem ser instaurados dois processos distintos, um para o RMA (Registro de Relatório Mensal de Almoxarifado) e outro para o RMB (Processo de Registro Mensal de Bens - RMB). Os processos devem ser utilizados durante todo o exercício, mediante a anexação mensal dos relatórios pelas Coordenações de Patrimônio e Almoxarifado e posterior reenvio dos processos pelas Coordenações de Contabilidade.

  • Alguém sabe a bibliografia que a Quadrix utiliza?

ID
5351674
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A respeito de patrimônio e almoxarifado, julgue o item.

RMB é a sigla para o relatório de movimentação de bens móveis, que se destina a apresentar a movimentação do material permanente em uso.

Alternativas
Comentários
  • RMA – Relatório de Movimentação de Almoxarifado – e o RMB – Relatório de Movimentação de Bens Móveis.
  • RMA (relatório de movimentação do almoxarifado) – mostra a movimentação do material existente no almoxarifado, inclusive de material permanente não distribuído.

    RMB (relatório de movimentação de bens móveis) – mostra a movimentação do material permanente em uso.


ID
5351677
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A respeito de patrimônio e almoxarifado, julgue o item.

A diferença entre RMA e RMB é que o primeiro não necessita de demonstrar material permanente, pois o RMB se encarregará de apresentar o informativo com o material permanente em uso e não distribuído.

Alternativas
Comentários
  • ver tradução

  • RMA – Relatório de Movimentação de Almoxarifado – e o RMB – Relatório de Movimentação de Bens Móveis.
    • RMA (relatório de movimentação do almoxarifado) – demonstra a movimentação do material existente no almoxarifado, INCLUSIVE de material permanente não distribuído.

    • RMB (relatório de movimentação de bens móveis) – demonstra a movimentação do material permanente em uso.
  • Sei nem do que tá falando kk
  • Cara, nunca nem vi esses termos!

  • Errada, precisa mostrar o material permanente

  • A diferença entre RMA e RMB é que o primeiro não necessita de demonstrar material permanente, pois o RMB se encarregará de apresentar o informativo com o material permanente em uso e não distribuído. Resposta: Errado.

    Relatório de Movimentação de Almoxarifado (RMA) demonstra sim o material permanente e não distribuído.

    Relatório de Movimentação de Bens Móveis (RMB) demonstra também o material permanente e em uso.

  • Secretaria do Tesouro Nacional nº 06, de 31/10/20107, que disciplina os procedimentos relativos aos registros da Conformidade de Registro de Gestão, quando no artigo 14 estabelece:

     “Art. 14 Os demonstrativos mensais da movimentação de almoxarifado, de bens móveis, imóveis e intangíveis de selos de controle de mercadorias apreendidas, da conciliação bancária e demais demonstrativos de controle patrimonial, deverão ser arquivados pela Unidade Gestora Executora.

    Parágrafo único. Os demonstrativos referidos no caput deste artigo deverão ser arquivados por ordem cronológica de competência e sua ausência ensejará restrição na Conformidade dos Registros de Gestão do último dia útil do mês a que se refere.” 


ID
5351680
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A respeito de patrimônio e almoxarifado, julgue o item.

De acordo com o Código Civil, a indenização é medida pela extensão do dano, de forma que a reparação possa se dar de forma parcial.

Alternativas
Comentários
  • Art. 944. A indenização mede-se pela extensão do dano.

    Parágrafo único. Se houver excessiva desproporção entre a gravidade da culpa e o dano, poderá o juiz reduzir, eqüitativamente, a indenização.

    Art. 945. Se a vítima tiver concorrido culposamente para o evento danoso, a sua indenização será fixada tendo-se em conta a gravidade de sua culpa em confronto com a do autor do dano.

  • A reparação deve ser integral (extensão do dano art. 944 cc)

    Exceção: art 944 § único: desproporção entre a gravidade da culpa e o dano (culpa minima dano máximo), neste caso o magistrado pode reduzir equitativamente o valor da indenização;

  • gabarito E


ID
5351683
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

A respeito de patrimônio e almoxarifado, julgue o item.

Nas indenizações por danos extrapatrimoniais, a extensão do dano é medida por meio da intensidade, de forma que se possa apurar o valor pecuniário que possa compensar a dor sentimental ou o impedimento causado à vítima.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO

    "No direito brasileiro não se adota o critério do tabelamento para fixação dos valores dos danos extrapatrimoniais, deixando tal tarefa a critério das partes (com seus argumentos) e ao julgador, com critérios de ponderação da realidade e na análise de casos anteriores."

    "Para Carlos Roberto Gonçalves a indenização mede-se pelo grau de culpa, gravidade, extensão e repercussão da ofensa, intensidade do sofrimento acarretado à vítima, sendo a culpa concorrente da vítima um fator de atenuação da responsabilidade do ofensor."

    Fonte: Critérios para Fixação dos Danos Extrapatrimoniais - Francisco Diego Moreira Batista (Artigo)

  • Nos termos do art. 944, caput, CC, que consagra o princípio da restitutio in integrum, a indenização mede-se pela extensão do dano, de forma a que reparação possa dar-se de forma integral.

    Nas indenizações por danos extrapatrimoniais, a extensão do dano é medida pela intensidade, de forma a que se possa apurar valor pecuniário que possa compensar a dor sentimental ou o impedimento causado à vítima.

    Nas indenizações por danos patrimoniais, no entanto, a extensão do dano visa apurar valor pecuniário que possa substituir o dano causado ao patrimônio, mediante o critério da equivalência, e sendo o bem atingido fungível, outro bem de iguais características e valor pode servir de recomposição do patrimônio atingido.

  • Gabarito: CERTO.

  • JDC nº 550: Arts. 186 e 944 do CC. A quantificação da reparação por danos extrapatrimoniais não deve estar sujeita a tabelamento ou a valores fixos.

  • Diz o legislador, no caput do art. 944 do CC, que “a indenização mede-se pela extensão do dano".

    Enquanto o ressarcimento do dano material tem a finalidade de estabelecer a situação anterior da vítima, recompondo o patrimônio afetado através danos emergentes (o que efetivamente se perde) e lucros cessantes (o que se deixa de ganhar), a reparação do dano moral objetiva, apenas, uma compensação, deparando-se o juiz com a ausência de critérios uniformes e definidos para arbitrar um valor adequado.

    De acordo com a doutrina, os principais fatores a serem considerados, para a sua fixação, são: a) a condição social, educacional, profissional e econômica do lesado; b) a intensidade de seu sofrimento; c) a situação econômica do ofensor e os benefícios que obteve com o ilícito; d) a intensidade do dolo ou o grau de culpa; e) a gravidade e a repercussão da ofensa; e f) as peculiaridades e circunstâncias que envolveram o caso, atentando-se para o caráter antissocial da conduta lesiva  (GONÇALVES. Carlos Roberto. Direito Civil Brasileiro. Responsabilidade Civil. 14. ed. São Paulo: Saraiva. 2019. v. 4, p. 541).

    Portanto, a assertiva está correta.






    Gabarito do Professor: CERTO
  • Essa questão foi para almoxarife ou advogado?

ID
5351686
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A respeito de patrimônio e almoxarifado, julgue o item.

As indenizações por danos patrimoniais visam apurar valor pecuniário que possa substituir o dano causado ao patrimônio, mediante o critério da equivalência, ou seja, outro bem de iguais características e valor poderá servir de recomposição do patrimônio atingido.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Nos termos do art. 944, caput, CC, que consagra o princípio da restitutio in integrum, a indenização mede-se pela extensão do dano, de forma a que reparação possa dar-se de forma integral.

    Nas indenizações por danos extrapatrimoniais, a extensão do dano é medida pela intensidade, de forma a que se possa apurar valor pecuniário que possa compensar a dor sentimental ou o impedimento causado à vítima.

    Nas indenizações por danos patrimoniais, no entanto, a extensão do dano visa apurar valor pecuniário que possa substituir o dano causado ao patrimônio, mediante o critério da equivalência, e sendo o bem atingido fungível, outro bem de iguais características e valor pode servir de recomposição do patrimônio atingido.

    Fonte: https://www.editorajuspodivm.com.br/cdn/arquivos/fdcc3942b020214630a8aa17ac84517e.pdf

  • De acordo com IN 205 DE 08 DE ABRIL DE 1988:

    10.3. Caracterizada a existência de responsável (eis) pela avaria ou desaparecimento do material (alíneas b e c do subitem 10.2.1.), ficará (ão) esse (s)responsável (eis) sujeito (s), conforme o caso e além de outras penas que forem julgadas cabíveis, a:

    a) arcar com as despesas de recuperação do material; ou

    b) substituir o material por outro com as mesmas características; ou

    c) indenizar, em dinheiro, esse material, a preço de mercado, valor que deverá ser apurado em processo regular através de comissão especial designada pelo dirigente do Departamento de Administração ou da unidade equivalente

    Gabarito: Certo


ID
5351689
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A respeito de patrimônio e almoxarifado, julgue o item.

De acordo com o Decreto n.º 45.242, permissão de uso é o ato administrativo bilateral, discricionário e precário, gratuito ou oneroso, por meio do qual a Administração Pública faculta a utilização privada de bens públicos, para fins de interesse público.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado

  • De acordo com o Decreto n.º 45.242, permissão de uso é o ato administrativo bilateral, discricionário e precário, gratuito ou oneroso, por meio do qual a Administração Pública faculta a utilização privada de bens públicos, para fins de interesse público. (privado)

  • Na verdade, o erro está em "bilateral", pois a permissão de uso não tem caráter contratual, tal como ocorre na permissão de serviço público ou nas concessões.

    Conforme Decreto n.º 45.242/2009 citado na questão:

    Art. 48. Entende-se por permissão de uso o ato administrativo unilateral, discricionário e precário, gratuito ou oneroso, pelo qual a Administração Pública faculta a utilização privada de bens públicos, para fins de interesse público. 

  • Os comentários se contradizem.

  • DECRETO 45.242, DE 11-12-2009

    Art. 48 – Entende-se por permissão de uso o ato administrativo unilateral, discricionário e precário, gratuito ou oneroso, pelo qual a Administração Pública faculta a utilização privada de bens públicos, para fins de interesse público.

    Fonte: https://www.almg.gov.br/consulte/legislacao/completa/completa.html?num=45242&ano=2009&tipo=DEC

  • A questão indicada está relacionada com a permissão de uso.

    - Permissão de uso:

    Inicialmente, cabe informar que a permissão de uso se refere ao ato administrativo unilateral, discricionário e precário, gratuito ou oneroso, em que a Administração Pública faculta a utilização privativo de bem público, para alcançar a finalidade de interesse público. 

    - Fundamento: artigo 175, da Constituição Federal de 1988. 

    - Permissão de uso x autorização:

    Ambas possuem a natureza de ato administrativo unilateral, discricionário e precário. O uso pode ser gratuito ou oneroso, por tempo determinado ou indeterminado. 

    A autorização possibilita a faculdade de uso privativo no interesse privado do beneficiário. A precariedade é mais acentuada na autorização. 

    A permissão envolve a utilização privativa para finalidade de interesse coletivo.

    De acordo com o artigo 48, do Decreto nº 45.242 de 2009, a permissão de uso pode ser entendida como "ato administrativo unilateral, discricionário e precário, gratuito ou oneroso, pelo qual a Administração Pública faculta a utilização privada de bens públicos, para fins de interesse público". 

    Gabarito do Professor: ERRADO, com base no artigo 48, do Decreto nº 45.242 de 2009, trata-se de ato administrativo unilateral. 

  • Gabarito do professor:

    A questão indicada está relacionada com a permissão de uso.

    - Permissão de uso:

    Inicialmente, cabe informar que a permissão de uso se refere ao ato administrativo unilateral, discricionário e precário, gratuito ou oneroso, em que a Administração Pública faculta a utilização privativo de bem público, para alcançar a finalidade de interesse público. 

    - Fundamento: artigo 175, da Constituição Federal de 1988. 

    - Permissão de uso x autorização:

    Ambas possuem a natureza de ato administrativo unilateral, discricionário e precário. O uso pode ser gratuito ou oneroso, por tempo determinado ou indeterminado. 

    A autorização possibilita a faculdade de uso privativo no interesse privado do beneficiário. A precariedade é mais acentuada na autorização. 

    A permissão envolve a utilização privativa para finalidade de interesse coletivo.

    De acordo com o artigo 48, do Decreto nº 45.242 de 2009, a permissão de uso pode ser entendida como "ato administrativo unilateral, discricionário e precário, gratuito ou oneroso, pelo qual a Administração Pública faculta a utilização privada de bens públicos, para fins de interesse público". 

    Gabarito do Professor: ERRADO, com base no artigo 48, do Decreto nº 45.242 de 2009, trata-se de ato administrativo unilateral. 

  • O enunciado está ERRADO, pois o Art. 48 do Decreto em análise preceitua que: "Entende-se por permissão de uso o ato administrativo UNILATERAL, discricionário e precário, gratuito ou oneroso, pelo qual a Administração Pública faculta a utilização privada de bens públicos, para fins de interesse PÚBLICO".

    Assim, a única pegadinha foi trocar UNILATERAL por bilateral.


ID
5351692
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A respeito de patrimônio e almoxarifado, julgue o item.

A permissão de uso exige a formalização do processo por meio de um documento do solicitante, com a devida justificativa e explicação de sua destinação, um termo de permissão assinado pelo permitente e um parecer técnico do órgão ou da entidade permitente devidamente assinado.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    A permissão de uso exige a formalização do processo por meio de um documento do solicitante, com a devida justificativa e explicação de sua destinação, um termo de permissão assinado pelo permitente e um parecer técnico do órgão ou da entidade permitente devidamente assinado.

  • CERTA. Dec. 45.242.

    "Art. 49 – A permissão de uso será formalizada, observadas as especificações estabelecidas pela SEPLAG, em processo do qual conste:

    I – documento elaborado pelo interessado na permissão, devidamente justificado, solicitando a posse do material e a sua destinação;

    II – termo de permissão de uso assinado pelo Secretário de Estado, dirigente máximo de órgão autônomo, entidade autárquica e fundacional do Poder Executivo, na figura do permitente, no qual o material esteja incorporado e pelo representante legal da entidade destinatária dos materiais, na qualidade de permissionário; e

    III – parecer técnico do órgão ou entidade permitente, motivando a assinatura da permissão.

  • De plano, cumpre referir que a presente questão foi formulada no âmbito de concurso público promovido pelo CREFITO da 4ª Região (MG), aplicando-se, assim, as disposições do Decreto 45.242/2009, mais especificamente seu art. 49, que abaixo transcrevo:

    "Art. 49 – A permissão de uso será formalizada, observadas as especificações estabelecidas pela SEPLAG, em processo do qual conste:

    I – documento elaborado pelo interessado na permissão, devidamente justificado, solicitando a posse do material e a sua destinação;

    II – termo de permissão de uso assinado pelo Secretário de Estado, dirigente máximo de órgão autônomo, entidade autárquica e fundacional do Poder Executivo, na figura do permitente, no qual o material esteja incorporado e pelo representante legal da entidade destinatária dos materiais, na qualidade de permissionário; e

    III – parecer técnico do órgão ou entidade permitente, motivando a assinatura da permissão."


    Como se vê, a assertiva da Banca revela-se afinada a todos os requisitos elencados em tal ato normativo, de maneira que inexistem erros a serem assinalados.


    Gabarito do professor: CERTO

  • GAB: CERTO

    Art. 49 – A permissão de uso será formalizada, observadas as especificações estabelecidas pela SEPLAG, em processo do qual conste:

    I – documento elaborado pelo interessado na permissão, devidamente justificado, solicitando a posse do material e a sua destinação;

    II – termo de permissão de uso assinado pelo Secretário de Estado, dirigente máximo de órgão autônomo, entidade autárquica e fundacional do Poder Executivo, na figura do permitente, no qual o material esteja incorporado e pelo representante legal da entidade destinatária dos materiais, na qualidade de permissionário; e

    III – parecer técnico do órgão ou entidade permitente, motivando a assinatura da permissão.

    Parágrafo único – A permissão de uso de material é de competência de Secretário de Estado, dirigente máximo de órgão autônomo, autarquia e fundação do Poder Executivo, sendo admitida a subdelegação.


ID
5351695
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

A respeito de patrimônio e almoxarifado, julgue o item.

De acordo com o Decreto n.º 45.242, cessão de uso é uma modalidade de movimentação interna de material, com transferência gratuita de posse e troca de responsabilidade entre órgãos ou entidades da administração pública direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo, ou entre estes e órgãos de quaisquer dos Poderes, do Ministério Público, do Tribunal de Contas ou de outra esfera da Federação.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    Cessão de Uso

    Art. 44 – Entende-se por cessão de uso a modalidade de movimentação externa de material, com transferência gratuita de posse e troca de responsabilidade, de caráter temporário, entre órgãos ou entidades da Administração Pública Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo, ou entre estes e órgãos de quaisquer dos Poderes, do Ministério Público, do Tribunal de Contas ou de outra esfera da Federação.

  • A questão está errada, visto que a movimentação que fala o art 44 é externa e na questão fala que é interna. Não sabia que tinha virado sinônimos.

  • ERRADO.

    DECRETO n.º 45.242

    Art. 44. Entende-se por cessão de uso a modalidade de movimentação externa de material, com transferência gratuita de posse e troca de responsabilidade, de caráter temporário, entre órgãos ou entidades da Administração Pública Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo, ou entre estes e órgãos de quaisquer dos Poderes, do Ministério Público, do Tribunal de Contas ou de outra esfera da Federação.

    CARACA, essa banca não aceita recursos ??

    altas questões com gabaritos errados. VERGONHA.

  • absurdo isso... só na justiça msm
  • A questão cobra um conteúdo muito específico sobre a gestão de materiais no Estado de Minas Gerais.

    No âmbito do Estado de Minas Gerais a matéria é regulamentada pelo Decreto nº. 45.242/2009. Por se tratar de uma questão muito específica, dificilmente se verá este conteúdo sendo cobrado em questões que não sejam de provas especificas para funções relacionadas a gestão de material.

    Aqui, exige-se do candidato o conhecimento sobre o que seria cessão de uso. Tal aspecto é regulado pelo art. 44 do Decreto.

    Art. 44 - Entende-se por cessão de uso a modalidade de movimentação externa de material, com transferência gratuita de posse e troca de responsabilidade, de caráter temporário, entre órgãos ou entidades da Administração Pública Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo, ou entre estes e órgãos de quaisquer dos Poderes, do Ministério Público, do Tribunal de Contas ou de outra esfera da Federação.

    Pela simples análise do dispositivo legal percebe-se que a afirmação do enunciado está errada, pois la fala em movimentação interna enquanto a lei trata de movimentação externa.
    A banca considerou o gabarito como certa a afirmativa, mas certamente está errado e deveria ter sido revisto pela banca organizadora.

    GABARITO DA BANCA : CERTA

    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADA