SóProvas



Prova UFCG - 2019 - UFCG - Contador


ID
4139824
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considerando-se a relação autor e leitor do texto abaixo,


“O local de trabalho não deve ser apenas o lugar onde os indivíduos cumprem tarefas e recebem suas remunerações. Mais do que isso, o trabalho deve ser o local onde eles têm a oportunidade de se desenvolver profissionalmente, estabelecer ligações interpessoais e cultivar um espírito colaborativo – afinal é lá que passamos boa parte do nosso dia.

A ideia de pertencer ou fazer parte de uma organização contribui para melhorar o engajamento de funcionários, a produtividade e o alcance dos resultados desejados. Aumento da satisfação, maior dinamismo nas atividades e equilíbrio das necessidades da empresa e do funcionário também são benefícios que o sentimento de pertencimento no trabalho produz.”

(Equipe da Viva!Experiências. Disponível em http://www.vivaexperiencias.com.br/ blog/sentimento-de-pertencimento-no-trabalho/ Acesso em 13/7/19, com adaptações)


destacam-se na sua construção critérios de situacionalidade, intencionalidade e aceitabilidade, tendo em vista que

Alternativas
Comentários
  • Resposta LETRA E. Para chegar à resposta, basta, simplesmente, ler o título do texto (Equipe da Viva!Experiências. Disponível em http://www.vivaexperiencias.com.br/ blog/sentimento-de-pertencimento-no-trabalho/ Acesso em 13/7/19, com adaptações)


ID
4139827
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto abaixo faz considerações sobre a seleção feminina de futebol.


“Encerrada a participação da seleção brasileira na Copa do Mundo, eliminada apenas na prorrogação pela dona da casa, a França, duas constatações sobre o futebol feminino se impõem. Se olharmos para o que acabou de ocorrer, poderemos comemorar a mobilização popular em torno de um time de mulheres jogando um esporte historicamente tachado como masculino. (...) Mas, se vislumbrarmos o que está por vir, o cenário é alarmante: após o Mundial, as grandes protagonistas do time ficaram mais próximas da aposentadoria.”

(PELLEGRINO, A. Veja, 3/7/19, p.80)


O uso de SE e MAS, nesse texto, permite ao leitor compreender que:

Alternativas
Comentários
  • GAB. C

    O que me levou a marcá-la foi o fato de a partícula 'SE' se referir a conjunção Subordinada Adverbial Condicional, o que se enquadra com o que diz a alternativa do gabarito.

    Se (Caso) olharmos para o que acabou de ocorrer...

  • Entendi a disjunção sendo entre presente e futuro.

  • pesadinha

  • Não sei nem falar disjunção sem enrola a língua imagina saber o significado.

    substantivo feminino

    ato ou efeito de disjungir; separação, desunião.

  • Gab. C

    Se olharmos para o que acabou de ocorrer = passado

    Mas, se vislumbrarmos o que está por vir =futuro

  • eu marquei letra D, achei difícil.

  • Correta, C

    SE + ENTÃO = CONDIÇÃO.

    O termo "ENTÃO", na maioria das vezes, está subentendido:

    Se olharmos para o que acabou de ocorrer, ENTÃO poderemos comemorar a mobilização popular em torno de um time de mulheres jogando um esporte historicamente tachado como masculino. (...) Mas, se vislumbrarmos o que está por vir, o cenário é alarmante: após o Mundial, as grandes protagonistas do time ficaram mais próximas da aposentadoria.”

    Logo, assertiva correta, letra C:

    Há uma relação de disjunção entre o passado e o futuro da seleção de futebol, condicionada pelo ponto de vista pelo qual ela é considerada.

  • A tal da "disjunção" matou bonito o concurseiro. 40% de acertos.

  • Há uma relação de disjunção entre o passado e o futuro da seleção de futebol, condicionada pelo ponto de vista pelo qual ela é considerada.

    o SE indica condição, alem do sentido do excerto


ID
4139833
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Um texto pode ser construído de formas variadas sem que sua informação principal seja alterada. Nesse sentido, qual dos escritos abaixo parafraseia o texto a seguir?


“O conceito de serviço público sofre transformações no tempo e no espaço, de acordo com a dinâmica do contexto social, político e econômico em que se insere, mas há um ponto comum em todos os contextos históricos: serviço público é a prestação de serviço ao público toda ocasião em que o Estado assuma obrigatoriamente a incumbência de satisfazer determinadas necessidades coletivas.” (S.M.P.L.2009)

Alternativas
Comentários
  • Resposta LETRA B.

    “O conceito de serviço público sofre transformações no tempo e no espaço, de acordo com a dinâmica do contexto social, político e econômico em que se insere, mas há um ponto comum em todos os contextos históricos: serviço público é a prestação de serviço ao público toda ocasião em que o Estado assuma obrigatoriamente a incumbência de satisfazer determinadas necessidades coletivas.” (S.M.P.L.2009).

    Reescritura (parafraseando, ou seja, interpretar o texto com palavras próprias, mantendo seu sentido original; traduzir por outras palavras. No caso em questão utilizaram-se sinônimos e conjunções sem modificar o contexto original da frase): Mesmo que o conceito de serviço público se modifique no tempo e no espaço, conforme o contexto social, político e econômico em que se encontre, ele não perde sua característica principal, que é a de servir ao público, sempre que o Estado tome para si, obrigatoriamente, a responsabilidade de atender necessidades especificadas da população.

    Abraços e bons estudos a todos (concurseiros(as))

    #nãoàreformaadministrativa!


ID
4139839
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O que causa estranhamento no interlocutor, ao ler o texto abaixo (excerto de palestra dirigida a servidores técnico-administrativos e a gestores de universidade pública brasileira)?


Inicio, apresentando meu conceito de servidor público: são servidores públicos, em sentido amplo, as pessoas físicas que prestam serviços ao Estado e às entidades da Administração indireta, com vínculo empregatício e mediante remuneração paga pelos cofres públicos (di PIETRO, 1996). Assim, vocês são servidores públicos. E como trabalham nesta universidade, que é pública, com finalidades sociais, porque possibilita, entre outras ações, a profissionalização de tantos jovens, vocês precisam desenvolver o sentimento de pertença a esta instituição.

Sei que é um desafio para a organização criar atmosfera adequada e salutar para todos, mas o sucesso desse desafio depende de estratégias que possam manter vocês, colaboradores, na empresa; que envolvam ações de valorização de funcionários pelas metas alcançadas, pelos contratos assinados; que criem bom relacionamento com a liderança. Com isso, os serviços prestados pela universidade, visando ao atendimento de ações sociais, são realizados a contento. (T.S. 2017)

Alternativas
Comentários
  • Resposta LETRA E. O que causa estranhamento no interlocutor ao ler o texto, deve-se ao fato que após a conjunção coordenativa adversativa (mas) em:

    "mas o sucesso desse desafio depende de estratégias que possam manter vocês, colaboradores, na empresa; que envolvam ações de valorização de funcionários pelas metas alcançadas, pelos contratos assinados; que criem bom relacionamento com a liderança. Com isso, os serviços prestados pela universidade, visando ao atendimento de ações sociais, são realizados a contento".

    De acordo com o trecho, o autor muda de contexto, pois serviço público NÃO tem nada a ver com uma empresa que valoriza os funcionários pelas METAS alcançadas, pelos contratos assinados, ou seja, há uma contradição no texto da palestra.


ID
4139845
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Segundo a gramática normativa do português, o texto abaixo desconsiderou normas de que tipo?


“O advogado HT disse que ‘o conjunto da obra é grandioso’. Que o mecanismo do Empreender foi feito para permitir seu uso político (...). O relator, JRP rejeitou todas as preliminares da defesa e foi seguido pelo Tribunal. A sessão foi suspensa e os votos dos demais integrantes ficou para a próxima sessão.” (L.G. 12/7/19)

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    "O advogado HT disse que 'o conjunto da obra é grandioso'. Que o mecanismo do Empreender foi feito para permitir seu uso político (...). O relator, JPR rejeitou todas as preliminares da defesa e foi seguido pleo Tribunal. A sessão foi suspensa e os votos dos demais integrantes ficou para a próxima sessão." (L.G. 12/07/19

    CORRIGINDO ALGUNS ERROS:

    "O advogado HT disse que 'o conjunto da obra é grandioso' e que o mecanismo do Empreender foi feito para permitir seu uso político (...). O relator JPR rejeitou todas as preliminares da defesa e foi seguido pleo Tribunal. A sessão foi suspensa e os votos dos demais integrantes ficaram para a próxima sessão." (L.G. 12/07/19

    :)

  • GAB [C].

    #NÃOÀREFORMAADMINISTRATIVA.

    #ESTABILIDADESIM.

    #FORATRAINEE.

  • Corrigindo:

    “O advogado HT disse que: "o conjunto da obra é grandioso" e que o mecanismo do Empreender foi feito para permitir seu uso político (...). O relator, JRP rejeitou todas as preliminares da defesa e foi seguido pelo Tribunal. A sessão foi suspensa e os votos dos demais integrantes ficaram para a próxima sessão"

    :- introduz a fala do advogado;

    ''-O correto é dupla aspas;

    e-coordenativa,opcional nesse caso,porém o texto fica mais claro;

    ficaram-Os votos ficaram.


ID
4139848
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Observando a redação do enunciado abaixo,


“Há imóveis que foram abandonados pelas empresas de construção pela metade do serviço, sem ao menos concluir.” (CP, 07/19)


o leitor chega à conclusão de que seu autor recorre a (à):

Alternativas
Comentários
  • Alguém me esclarece pq não pode ser a letra "E"?

  • Também marquei a E. Alguém ajuda?

  • Acredito que não seja "E" por apenas ter retomado uma informação já colocada anteriormente, diferente de detalhamento que enriquece ainda mais em detalhe o texto, diferente de apenas repetir a mesma informação.

  • Notem que há uma repetição até exagerada de informações, isso faz com que o texto não tenha progressividade.

    informação 1: os imóveis foram abandonados

    informação 2: foram abandonados pela metade

    informação 3: as construções não foram concluídas.


ID
4139851
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O uso do acento grave, indicador de crase, em textos escritos no âmbito universitário, nem sempre segue os princípios estabelecidos. Como as lacunas do texto abaixo são preenchidas de forma adequada, considerando-se esse sinal indicador de crase?


Dada ____ necessidade de padronizar ____ solicitações de estudantes, seguem abaixo algumas exigências ____ serem cumpridas.

1) O pedido de auxílio financeiro ____ estudantes deverá ser solicitado via formulário específico e encaminhado ____ Pró-reitoria X;

2) O formulário de pedido de auxílio coletivo só deverá ser utilizado quando ____ solicitação tratar de um mesmo evento e referente ____ atividades próprias do curso;

3) O pedido de atendimento especial ____ estudantes grávidas deverá vir em formulário próprio, com comprovações médicas.

Solicitamos ____ Senhora Coordenadora ____ divulgação dessas medidas. (...)

Alternativas

ID
4139854
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O WhatsApp não é só um mensageiro, como também se tornou repositório de informações valiosas — visto que muita gente confia na criptografia de ponta a ponta do software para bater papos sigilosos. Por isso, cuidar bem da sua conta se tornou ainda mais importante. A plataforma acaba de anunciar novas dicas e alerta para proteger seus dados.

Fonte: https://www.tecmundo.com.br/software/141536-whatsapp-cria-novo-alerta-proteger-melhor-conta.htm


No texto, o termo “criptografia de ponta a ponta” tem relevante aplicação para quais princípios da segurança da informação?

Alternativas
Comentários
  • Confidencialidade e Integridade.

  • Confidencialidade : Garantia de que o acesso a informaçao seja obtido somente por pessoas autorizadas.Deve ser CONFIDENCIAL

    Integridade : Salvaguarda da EXATIDAO e COMPLETEZA da informaçao.Deve estar INTACTA/INTEGRA

    Disponibilidade : Garantia de que os usuarios autorizados obtenham acesso a informaçao.A informaçao deve estar sempre DISPONIVEL

    Autenticidade : A informaçao so poderá ser acessada por pessoas AUTORIZADAS.

    Famoso CIDA

    GAB: A

  • Fácil.


ID
4139857
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre componentes de computador, trata-se de equipamento para armazenamento, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Serial ATA, SATA ou S-ATA (acrônimo para Serial Advanced Technology Attachment) é uma tecnologia de transferência de dados em série entre um computador e dispositivos de armazenamento em massa (mass storage devices) como unidades de disco rígido e drives ópticos.

  • Avante PMPR #Pertenceremos!

  • O 'Serial não sei das quantas' é barramento.


ID
4139860
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre o comando pwd no Linux, sua execução em terminal informará:

Alternativas
Comentários
  • Pwd: é o caminho completo do diretório em execução.

  • pwd (print working directory) é um comando que imprime o nome do diretório local em uma interface de linha de comando.

    Gab: E

  • Após uma breve pesquisa, localizei as seguintes respostas:

    A-( não encontrei)

    B-( ls )

    C-( wc )

    D-( cat )

    E- gabarito

    Qualquer equívoco me informem, por gentileza !

  • pwd:onde se encontra.

  • pwd

    exibe o nome e o caminho do diretório atual.

    GAB == E

  • Galera anotem bastante esse comando, ele e o LS CAEM demaisss em prova em! falou em linux falou nesses caras!

  • Qual comando é utilizado para mostrar o caminho do diretório atual? “pwd”


ID
4139863
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O uso de software livre é mais comum nos órgãos públicos federais (93%) do que nos estaduais (78%). Em 85% dos órgãos federais e 57% dos estaduais houve desenvolvimento de software novos para atender às suas necessidades específicas. Aproximadamente metade dos órgãos da esfera federal (52%) que desenvolveram software na própria organização ou para atender necessidades específicas do órgão também compartilhou ou cedeu esses software para outros órgãos públicos.

Fonte: TIC governo eletrônico 2017


Sobre o Software livre e Software proprietário, analise as afirmativas abaixo:


I - O software livre se baseia no modelo de SaaS (Software as a Service).

II – Uma diferença entre os tipos de software está na gratuidade, software livres são gratuitos e softwares proprietários são pagos.

III - O Telegram, aplicativo de comunicação, é um exemplo de software livre.

IV - Software com copyleft é um software livre.


Estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • Nem todo software livre é gratuito.

  • Pegadinha!

  • II – Uma diferença entre os tipos de software está na gratuidade, software livres são gratuitos e softwares proprietários são pagos.

    A diferença é sobre o acesso ao código fonte, o qual não é aceito no software proprietário, enquanto soft livre é assegurado as 4 liberdades: Estudar, modificar, copiar, redistribuir o código fonte.

    ✦GAB: D✦

  • Copyleft significa o direito de permissão de cópia de uma obra por outros usuários, dando a liberdade de copiar, modificar e redistribuir, exigindo que esse direito seja mantido em todas as versões modificadas.

    www.significados.com.br › copyleft

  • Não sabia do telegram.


ID
4139866
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Cookies são arquivos criados pelos websites que você visita. São usados para manter as informações de estado conforme você navega por diferentes páginas em um site ou retorna ao site posteriormente.


Sobre cookies, analise as afirmativas abaixo:


I - Os cookies podem ser usados para executar código

II - Cookies primários são cookies associados com o domínio do host

III - Os cookies de sessão são armazenados na memória e não são gravados no disco

IV - Os dados são enviados pelo servidor da Web na forma de um cabeçalho HTTP chamado "Set-Cookie"


Estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

    I - Os cookies podem ser usados para executar código

    Os cookies não podem ser usados para executar código (executar programas) ou mandar vírus para o seu computador. A finalidade de um cookie é informar ao servidor Web que você voltou para uma página da Web específica..

    II - Cookies primários são cookies associados com o domínio do host

    Cookies primários são cookies associados com o domínio do host. Os cookies secundários são cookies de qualquer outro domínio

    III - Os cookies de sessão são armazenados na memória e não são gravados no disco

    Há dois tipos diferentes de Cookie. Cookie da sessão e Cookie persistentes.

    Se um cookie não apresentar uma data de validade, ele é um cookie de sessão. Os cookies de sessão são armazenados na memória e não são gravados no disco. Quando o navegador se fecha, o Cookie está perdido permanentemente a partir daqui. 

    Se o cookie contar com uma data de validade, ele é um cookie persistente. Na data de validade, o cookie será removido do disco.

    IV - Os dados são enviados pelo servidor da Web na forma de um cabeçalho HTTP chamado "Set-Cookie"

    Os cookies são sequências de dados que o servidor da Web envia ao navegador. Quando um navegador pede um objeto do mesmo domínio no futuro, o navegador enviará a mesma corda dos dados de volta ao servidor de origem. Os dados são enviados pelo servidor da Web na forma de um cabeçalho HTTP chamado "SetCookie". O navegador envia o Cookie de volta ao server em um cabeçalho HTTP chamado “Cookie”. 

    PARAMENTE-SE!

  • Assertiva c

    II, III e IV

    II - Cookies primários são cookies associados com o domínio do host

    III - Os cookies de sessão são armazenados na memória e não são gravados no disco

    IV - Os dados são enviados pelo servidor da Web na forma de um cabeçalho HTTP chamado "Set-Cookie"

    fortis fortuna adiuvat-


ID
4139869
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

De acordo com a Constituição Federal de 1988, argumenta-se que em suas relações internacionais a República Federativa do Brasil rege-se pelos seguintes princípios:

Alternativas
Comentários
  • Questão exige conhecimento acerca dos Princípios que norteiam a República Federativa do Brasil em suas relações internacionais. Examinemos alternativa por alternativa, à procura da única correta:

    Alternativa “a” incorreta: nos exatos termos do art. 4º, incisos I e II, da CF/88, respectivamente, a independência nacional e a prevalência dos direitos humanos são princípios que regem a RFB nas suas relações internacionais. Entretanto, diferente do afirmado pela Banca, o art. 4º, inciso IV, da CF/88, determina que a não-intervenção é um dos princípios que regem a República Federativa do Brasil nas suas relações internacionais.

    Alternativa “b” incorreta: consoante o art. 4º, incisos VI e VII, da CF/88, respectivamente, a defesa da paz e a solução pacífica dos conflitos são princípios que regem a RFB nas suas relações internacionais. Entretanto, diferente do afirmado pela Banca, o art. 4º, inciso VIII, da CF/88, determina que o repúdio ao terrorismo e ao racismo é um dos princípios que regem a República Federativa do Brasil nas suas relações internacionais.

    Alternativa “c” correta: todos são princípios, que ora reproduzo, para maior comodidade do prezado leitor: “Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: I - independência nacional; II - prevalência dos direitos humanos; (...) IV - não-intervenção”.

    Alternativa “d” incorreta: nos moldes do art. 4º, incisos IX e VIII, da CF/88, respectivamente, a cooperação entre os povos para o progresso da humanidade e o repúdio ao terrorismo e ao racismo são princípios que regem a RFB nas suas relações internacionais. Entretanto, diferente do afirmado pela Banca, o art. 4º, inciso X, da CF/88, determina que a concessão de asilo político é um dos princípios que regem a República Federativa do Brasil nas suas relações internacionais.

    Alternativa “e” incorreta: autodeterminação dos povos e igualdade entre os Estados são princípios que regem a RFB nas suas relações internacionais nos exatos termos do art. 4º, incisos III e V, da CF/88. Entretanto, diferente do afirmado pela Banca, o art. 4º, inciso II, da CF/88, determina que a prevalência dos direitos humanos é um dos princípios que regem a República Federativa do Brasil nas suas relações internacionais.

    Mnemônicos:

    Fundamentos: SO-CI-DI-VA-PLU (Art. 1): SO berania / CI dadania / DI gnidade (...) / VA lores sociais (...) / PLU ralismo político; Objetivos: CON-GA-E-PRO (Art. 3): CON struir (...) / GA rantir o (...) / E rradicar a pobreza (...) / PRO mover o bem de todos (...); Princípios: DE-CO-RE-AUTO-P-I-S-C-I-NÃO (Art. 4): DE fesa da paz / CO operação (...) / RE púdio ao terrorismo (...) / AUTO determinação (...) / P revalência (...) / I gualdade (...) / S olução (...) / C oncessão (...) / I ndependência nacional / NÃO intervenção.

    GABARITO: C.

  •  Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:

    I - independência nacional;

    II - prevalência dos direitos humanos;

    III - autodeterminação dos povos;

    IV - não-intervenção;

    V - igualdade entre os Estados;

    VI - defesa da paz;

    VII - solução pacífica dos conflitos;

    VIII - repúdio ao terrorismo e ao racismo;

    IX - cooperação entre os povos para o progresso da humanidade;

    X - concessão de asilo político.

    Parágrafo único. A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações.

  • "...prevalência dos direitos não humanos... ¬¬

    kkkkkk

  •  Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:

    I - independência nacional;

    II - prevalência dos direitos humanos;

    III - autodeterminação dos povos;

    IV - não-intervenção;

    V - igualdade entre os Estados;

    VI - defesa da paz;

    VII - solução pacífica dos conflitos;

    VIII - repúdio ao terrorismo e ao racismo;

    IX - cooperação entre os povos para o progresso da humanidade;

    X - concessão de asilo político.

  • A questão aborda a literalidade da norma, em especial o art.4º, da CF/88, que trata dos princípios que regem a República Federativa do Brasil em suas relações internacionais.

  • GAB [C] AOS NÃO ASSINANTES.

    #ESTABILIDADESIM !

    #NÃOÀREFORMAADMINISTRATIVA !

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre princípios fundamentais.

    Análise das alternativas:

    Alternativa A - Incorreta. Embora a independência nacional e a prevalência dos direitos humanos sejam princípios que regem o Brasil em suas relações internacionais, a intervenção em estados estrangeiros vai de encontro a outro princípio, a saber, o da não-intervenção. Art. 4º, CRFB/88: "A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: (...) IV - não-intervenção; (...)".

    Alternativa B - Incorreta. Embora a defesa da paz e a solução pacífica dos conflitos sejam princípios que regem o Brasil em suas relações internacionais, a cooperação ao terrorismo e ao racismo vai de encontro a outro princípio, a saber, o do repúdio ao terrorismo e ao racismo. Art. 4º, CRFB/88: " A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: (...) VIII - repúdio ao terrorismo e ao racismo; (...)".

    Alternativa C - Correta! É exatamente o que dispõe artigo 4º da CRFB/88: "A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: I - independência nacional; II - prevalência dos direitos humanos; III - autodeterminação dos povos; IV - não-intervenção; V - igualdade entre os Estados; VI - defesa da paz; VII - solução pacífica dos conflitos; VIII - repúdio ao terrorismo e ao racismo; IX - cooperação entre os povos para o progresso da humanidade; X - concessão de asilo político".

    Alternativa D - Incorreta. Embora a cooperação entre os povos para o progresso da humanidade e o repúdio ao terrorismo e ao racismo sejam princípios que regem o Brasil em suas relações internacionais, a não concessão de asilo político vai de encontro a outro princípio, a saber, o da concessão de asilo. Art. 4º, CRFB/88: "A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: (...) X - concessão de asilo político".

    Alternativa E - Incorreta. Embora a autodeterminação dos povos e a igualdade entre os Estados sejam princípios que regem o Brasil em suas relações internacionais, a prevalência dos direitos não humanos vai de encontro a outro princípio, a saber, o da prevalência dos direitos humanos. Art. 4º, CRFB/88: " A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: (...) II - prevalência dos direitos humanos;(...)".

    Gabarito:

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa C.

  • Ridiculo


ID
4139875
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

São bens da União, de acordo com o artigo 20 da Constituição Federal de 1988:

Alternativas
Comentários
  • Questão exige do candidato conhecimento acerca dos bens da União, no contexto da CF/88. Examinemos alternativa por alternativa, à procura da única correta:

    Alternativa “a” incorreta: o art. 20, I, IX, da CF/88, assim determina: “Art. 20. São bens da União: I - os que atualmente lhe pertencem e os que lhe vierem a ser atribuídos; (...) IX - os recursos minerais, inclusive os do subsolo”.

    Alternativa “b” incorreta: o art. 20, VI, X, da CF/88, assim estatui: “Art. 20. São bens da União: (...) VI - o mar territorial; (...) X - as cavidades naturais subterrâneas e os sítios arqueológicos e pré-históricos”.

    Alternativa “c” correta: a presente alternativa se amolda ao teor do art. 20, III, XI, da CF 88, que ora reproduzo, para maior comodidade do prezado leitor: “Art. 20. São bens da União: (...) III - os lagos, rios e quaisquer correntes de água em terrenos de seu domínio, ou que banhem mais de um Estado, sirvam de limites com outros países, ou se estendam a território estrangeiro ou dele provenham, bem como os terrenos marginais e as praias fluviais; (...) XI - as terras tradicionalmente ocupadas pelos índios”.

    Alternativa “d” incorreta: CF 88, Art. 20: “São bens da União: (...) IV as ilhas fluviais e lacustres nas zonas limítrofes com outros países; as praias marítimas; as ilhas oceânicas e as costeiras, excluídas, destas, as que contenham a sede de Municípios, exceto aquelas áreas afetadas ao serviço público e a unidade ambiental federal, e as referidas no art. 26, II; (...) VIII - os potenciais de energia hidráulica”.

    Alternativa “e” incorreta: são bens da União o mar territorial e os potenciais de energia hidráulica, consoante o art. 20, VI, VIII, da CF 88.

    GABARITO: C.

  • GAB [C] AOS NÃO ASSINANTES.

    #ESTABILIDADESIM !

    #NÃOÀREFORMAADMINISTRATIVA !

    Pessoal, segue link para votação de enquete aberta no Senado Federal para retirada do terrível vínculo de experiência constante da PEC da Reforma Administrativa.

    https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=142768

  • BENS DA UNIÃO

    Art. 20. São bens da União:

    I - os que atualmente lhe pertencem e os que lhe vierem a ser atribuídos;

    II - as terras devolutas indispensáveis à defesa das fronteiras, das fortificações e construções militares, das vias federais de comunicação e à preservação ambiental, definidas em lei;

    III - os lagos, rios e quaisquer correntes de água em terrenos de seu domínio, ou que banhem mais de um Estado, sirvam de limites com outros países, ou se estendam a território estrangeiro ou dele provenham, bem como os terrenos marginais e as praias fluviais;

    IV as ilhas fluviais e lacustres nas zonas limítrofes com outros países; as praias marítimas; as ilhas oceânicas e as costeiras, excluídas, destas, as que contenham a sede de Municípios, exceto aquelas áreas afetadas ao serviço público e a unidade ambiental federal, e as referidas no art. 26, II;        

    V - os recursos naturais da plataforma continental e da zona econômica exclusiva;

    VI - o mar territorial;

    VII - os terrenos de marinha e seus acrescidos;

    VIII - os potenciais de energia hidráulica;

    IX - os recursos minerais, inclusive os do subsolo;

    X - as cavidades naturais subterrâneas e os sítios arqueológicos e pré-históricos;

    XI - as terras tradicionalmente ocupadas pelos índios.

  • Gabarito C

    Art. 20., da CF 88: São bens da União:

    III - os lagos, rios e quaisquer correntes de água em terrenos de seu domínio, ou que banhem mais de um Estado, sirvam de limites com outros países, ou se estendam a território estrangeiro ou dele provenham, bem como os terrenos marginais e as praias fluviais;

    XI - as terras tradicionalmente ocupadas pelos índios.


ID
4139878
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Segundo o artigo 40, § 1º, da CF/88, os servidores abrangidos pelo regime de previdência de que trata este artigo serão aposentados:


I - Por invalidez permanente, sendo os proventos pagos integralmente;

II - Compulsoriamente, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição, aos 70 (setenta) anos de idade, ou aos 75 (setenta e cinco) anos de idade, na forma de lei complementar;

III - Voluntariamente, desde que cumprido tempo mínimo de dez anos de efetivo exercício no serviço público e cinco anos no cargo efetivo em que se dará a aposentadoria; observadas as condições estabelecidas na EC n° 20;

IV - Por invalidez permanente, sendo os proventos proporcionais ao tempo de contribuição, exceto se decorrente de acidente em serviço, moléstia profissional ou doença grave, contagiosa ou incurável, na forma da lei;

V - Compulsoriamente, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição, aos 60 (sessenta) anos de idade, ou aos 65 (sessenta e cinco) anos de idade, na forma de lei complementar;


Está correto apenas o que se indica em:

Alternativas
Comentários
  • Questão desatualizada. Não há gabarito.

    Gabarito atribuído pela banca: E.

    I - Por invalidez permanente, sendo os proventos pagos integralmente (INCORRETA, a antiga redação falava que os proventos seriam proporcionais ao tempo de serviço, não existe mais essa modalidade, hoje se fala em "incapacidade permanente".).

    II - Compulsoriamente, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição, aos 70 (setenta) anos de idade, ou aos 75 (setenta e cinco) anos de idade, na forma de lei complementar (CORRETA, permanece em conformidade com os novos incisos).

    III - Voluntariamente, desde que cumprido tempo mínimo de dez anos de efetivo exercício no serviço público e cinco anos no cargo efetivo em que se dará a aposentadoria; observadas as condições estabelecidas na EC n° 20. (REVOGADO).

    IV - Por invalidez permanente, sendo os proventos proporcionais ao tempo de contribuição, exceto se decorrente de acidente em serviço, moléstia profissional ou doença grave, contagiosa ou incurável, na forma da lei. (REVOGADO).

    V - Compulsoriamente, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição, aos 60 (sessenta) anos de idade, ou aos 65 (sessenta e cinco) anos de idade, na forma de lei complementar. (INCORRETA).

    __________________________

    Segue a redação atualizada da CF:

    Art. 40. O regime próprio de previdência social dos servidores titulares de cargos efetivos terá caráter contributivo e solidário, mediante contribuição do respectivo ente federativo, de servidores ativos, de aposentados e de pensionistas, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial.  

    I - por incapacidade permanente para o trabalho, no cargo em que estiver investido, quando insuscetível de readaptação, hipótese em que será obrigatória a realização de avaliações periódicas para verificação da continuidade das condições que ensejaram a concessão da aposentadoria, na forma de lei do respectivo ente federativo;  

    II - compulsoriamente, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição, aos 70 (setenta) anos de idade, ou aos 75 (setenta e cinco) anos de idade, na forma de lei complementar; 

    III - no âmbito da União, aos 62 (sessenta e dois) anos de idade, se mulher, e aos 65 (sessenta e cinco) anos de idade, se homem, e, no âmbito dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, na idade mínima estabelecida mediante emenda às respectivas Constituições e Leis Orgânicas, observados o tempo de contribuição e os demais requisitos estabelecidos em lei complementar do respectivo ente federativo.

  • GAB [E] AOS NÃO ASSINANTES.

    #ESTABILIDADESIM !

    #NÃOÀREFORMAADMINISTRATIVA !

    Pessoal, segue link para votação de enquete aberta no Senado Federal para retirada do terrível vínculo de experiência constante da PEC da Reforma Administrativa.

    https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=142768


ID
4139881
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

De acordo com o Título IV – Da organização dos Poderes, da Constituição Federal de 1988, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    CF/88

    Art. 50. A Câmara dos Deputados e o Senado Federal, ou qualquer de suas comissões, poderão convocar Ministro de Estado ou quaisquer titulares de órgãos diretamente subordinados à Presidência da República para prestarem, pessoalmente, informações sobre assunto previamente determinado, importando em crime de responsabilidade a ausência sem justificação adequada.

        § 1º Os Ministros de Estado poderão comparecer ao Senado Federal, à Câmara dos Deputados ou a qualquer de suas comissões, por sua iniciativa e mediante entendimentos com a Mesa respectiva, para expor assunto de relevância de seu Ministério.

        § 2º As Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal poderão encaminhar pedidos escritos de informação a Ministros de Estado ou a qualquer das pessoas referidas no caput deste artigo, importando em crime de responsabilidade a recusa, ou o não-atendimento, no prazo de trinta dias, bem como a prestação de informações falsas.

  • GABARITO: D

    a) ERRADO: Art. 44. O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

    b) ERRADO: Art. 46. O Senado Federal compõe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo o princípio majoritário.

    c) ERRADO: Art. 53, § 1º Os Deputados e Senadores, desde a expedição do diploma, serão submetidos a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal.  

    d) CERTO: Art. 50. A Câmara dos Deputados e o Senado Federal, ou qualquer de suas Comissões, poderão convocar Ministro de Estado ou quaisquer titulares de órgãos diretamente subordinados à Presidência da República para prestarem, pessoalmente, informações sobre assunto previamente determinado, importando crime de responsabilidade a ausência sem justificação adequada. 

    e) ERRADO: Art. 52. Compete privativamente ao Senado Federal: III - aprovar previamente, por voto secreto, após argüição pública, a escolha de: e) Procurador-Geral da República;

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Constitucional e o assunto relacionado ao Poder Legislativo.

    ANALISANDO AS ALTERNATIVAS

    Letra a) Esta alternativa está incorreta, pois, conforme o caput, do artigo 45, da Constituição Federal, a Câmara dos Deputados compõe-se de representantes do povo, eleitos, pelo sistema proporcional, em cada Estado, em cada Território e no Distrito Federal. Nesse sentido, conforme o caput, do artigo 46, da Constituição Federal, o Senado Federal compõe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo o princípio majoritário. Ademais, de acordo com o artigo 44, da Constituição Federal, o Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. O Congresso Nacional é composto pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.

    Destaco a seguinte dica:

    Congresso Nacional = Bicameral;

    Assembleia Legislativa = Unicameral;

    Câmara Municipal = Unicameral.

    IMPORTANTE E MUITO COBRADO:

    Senador = Senado Federal = Representantes dos Estados e do Distrito Federal = Majoritário Relativo

    Deputado Federal = Câmara dos Deputados = Representantes do povo = Princípio Proporcional

    Letra b) Esta alternativa está incorreta, pelos mesmos motivos destacados na alternativa "a".

    Letra c) Esta alternativa está incorreta, pois, de acordo com o § 1º, do artigo 53, da Constituição Federal, os Deputados e Senadores, desde a expedição do diploma, serão submetidos a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal.

    Letra d) Esta alternativa está correta e é o gabarito em tela, pois, conforme o artigo 50, da Constituição Federal, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, ou qualquer de suas Comissões, poderão convocar Ministro de Estado ou quaisquer titulares de órgãos diretamente subordinados à Presidência da República para prestarem, pessoalmente, informações sobre assunto previamente determinado, importando crime de responsabilidade a ausência sem justificação adequada.

    Letra e) Esta alternativa está errada, pois o Senado Federal não possui competência para a escolha dos Promotores de Justiça. Estes integram o Ministério e ingressam na carreira por meio de concurso público. Ressalta-se, no entanto, que, de acordo com o inciso III, do artigo 52, da Constituição Federal, compete privativamente ao Senado Federal aprovar previamente, por voto secreto, após arguição pública, a escolha do Procurador-Geral da República.

    GABARITO: LETRA "D".

  • Poder legislativo

    âmbito federal

    Bicameral

    Congresso nacional

    Câmara dos deputados e Senado Federal

    Âmbito estadual

    Unicameral

    Assembleia legislativa do estado

    Âmbito municipal

    Unicameral

    Câmara dos vereadores

    Câmara dos deputados

    Compõe de representantes do povo

    Eleito pelo sistema proporcional

    Senado Federal

    Compõe de representantes dos estados e do DF

    Eleito pelo sistema majoritário

  •  Art. 50. A Câmara dos Deputados e o Senado Federal, ou qualquer de suas Comissões, poderão convocar Ministro de Estado ou quaisquer titulares de órgãos diretamente subordinados à Presidência da República para prestarem, pessoalmente, informações sobre assunto previamente determinado, importando crime de responsabilidade a ausência sem justificação adequada.        

    § 1º Os Ministros de Estado poderão comparecer ao Senado Federal, à Câmara dos Deputados, ou a qualquer de suas Comissões, por sua iniciativa e mediante entendimentos com a Mesa respectiva, para expor assunto de relevância de seu Ministério.

    § 2º As Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal poderão encaminhar pedidos escritos de informações a Ministros de Estado ou a qualquer das pessoas referidas no caput deste artigo, importando em crime de responsabilidade a recusa, ou o não - atendimento, no prazo de trinta dias, bem como a prestação de informações falsas. 


ID
4139884
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Segundo o artigo 33 da Lei nº 8.112/90, a vacância do cargo público decorrerá de:

Alternativas
Comentários
  • Questão exige conhecimento acerca da vacância do cargo público.

    José dos Santos Carvalho Filho (2015, p. 647), assim leciona: “Vacância é o fato administrativo-funcional que indica que determinado cargo público não está provido, ou, em outras palavras, está sem titular”. Vejamos o art. 33 e incisos, da Lei 8.112/90: “Art. 33. A vacância do cargo público decorrerá de: I - exoneração; II - demissão; III - promoção; IV - ascensão (Revogado pela Lei nº 9.527, de 10.12.97); V – transferência (Revogado pela Lei nº 9.527, de 10.12.97); VI - readaptação; VII - aposentadoria; VIII - posse em outro cargo inacumulável; IX – falecimento”.

    É extremamente necessário fazer algumas considerações sobre essas hipóteses de vacância:

    1. Ascensão e transferência, antes previstas como formas de vacância no art. 33, IV e V, respectivamente, da Lei 8.112/1990, foram expressamente revogadas pela Lei 9.527/1997. O STF consolidou jurisprudência no sentido de que são inconstitucionais: EMENTA: Ação direta de inconstitucionalidade. Estão, pois, banidas das formas de investidura admitidas pela Constituição a ascensão e a transferência, que são formas de ingresso em carreira diversa daquela para a qual o servidor público ingressou por concurso (...). (ADI 231, Relator (a): Min. MOREIRA ALVES, Tribunal Pleno, julgado em 05/08/1992, DJ 13-11-1992 PP-20848 EMENT VOL-01684-06 PP-01125 RTJ VOL-00144-01 PP-00024).

    2. Nos termos da Lei 8.112/90, promoção e readaptação são, simultaneamente, formas de provimento (art. 8º) e de vacância (art. 33).

    Examinemos as alternativas lançadas pela Banca examinadora:

    Alternativa "a" correta: todas são hipóteses de vacância do cargo elencadas no art. 33, da Lei 8.112/90.

    Alternativa "b" incorreta: como anteriormente alertado, a ascensão, antes prevista como forma de vacância no art. 33, IV, da Lei 8.112/1990, foi expressamente revogada pela Lei 9.527/1997. Todas as demais são hipóteses de vacância do cargo elencadas no art. 33, da Lei 8.112/90.

    Alternativa "c" incorreta: como outrora mencionado, a transferência, antes prevista como forma de vacância no art. 33, V, da Lei 8.112/1990, foi expressamente revogada pela Lei 9.527/1997. Todas as demais são hipóteses de vacância do cargo elencadas no art. 33, da Lei 8.112/90.

    Alternativa "d" incorreta:como se vê nos argumentos anteriores, tanto a ascensão, quanto a transferência, foram expressamente revogadas pela Lei 9.527/1997. Todas as demais são hipóteses de vacância do cargo elencadas no art. 33, da Lei 8.112/90.

    Alternativa "e" incorreta:nas mesmas razões sobreditas.

    GABARITO: A.

    Referência: CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 28 ed. São Paulo: Atlas, 2015, p. 647.  

  • GAB [A] AOS NÃO ASSINANTES .

    #ESTABILIDADESIM!!!

    #FORATRAINEE!!

    #NÃOÀREFORMAADMINISTRATIVA!!!

    *MANDEM E-MAIL AOS SEUS DEPUTADOS E SENADORES PARA EVITAR ESSA BARBÁRIE COM SERV PÚBLICO. !!!

  • Vacância é "PADRE PF"

    Promoção

    Aposentadoria

    Demissão

    Readaptação

    Exoneração

    Posse(em outro cargo inacumulável)

    Falecimento

  • GABARITO: A

    MNEMÔNICO: PEDRA FDP

    Posse em outro cargo inacumulável

    Exoneração

    Demissão

    Readaptação

    Aposentadoria

    Falecimento

    D

    Promoção

  • FORMAS DE PROVIMENTO

    "4 REais APROVEITA NOssa PROMOÇÃO"

    REversão (V de velho voltando)

    REcondução (reCCCCCCondução CCCCargo voltando)

    REadaptação (Adaptado voltando)

    REintegração (reIIIIINNNNtegração é o IIIIINNNjustiçado voltando)

    APROVEITAmento

    PROMOÇÃO

    ----> já estou aqui vou deixar os de VACÂNCIA

    "PADRE PF"

    Promoção

    Aposentadoria

    Demissão

    Readaptação

    Exoneração

    Posse

    Falecimento

    como último pra mutilar a questão.. Não existe forma de ASCENSÃO e TRANSFERÊNCIA

    PARAMENTE-SE!

  • GABARITO: LETRA A

    Da Vacância

    Art. 33. A vacância do cargo público decorrerá de:

    I - exoneração; II - demissão;

    III - promoção; VI - readaptação;

    VII - aposentadoria; VIII - posse em outro cargo inacumulável; IX - falecimento.

    LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.

  • A questão indicada está relacionada com a Lei nº 8.112 de 1990.


    • Cargo público:

    Com base no artigo 3º, da Lei nº 8.112 de 1990, o cargo público pode ser entendido como o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser realizadas pelo servidor. 
    Provimento (artigo 8º, da Lei nº 8.112 de 1990): 

    - Nomeação;
    - Promoção;
    - Readaptação;
    - Reversão;
    - Aproveitamento;
    - Reintegração;
    - Recondução. 

    • Vacância (artigo 33, da Lei nº 8.112 de 1990):

    - Exoneração;
    - Demissão;
    - Promoção;
    - Ascensão - revogada pela Lei nº 9.527 de 1997;
    - Transferência - revogada pela Lei nº 9.527 de 1997;
    - Readaptação;
    - Aposentadoria;
    - Posse em outro cargo inacumulável;
    - Falecimento. 


    A) CERTO, com base no artigo 33, da Lei nº 8.112 de 1990. 

    B) ERRADO. A ascensão foi revogada pela Lei nº 9.527 de 1997.

    C) ERRADO. A transferência foi revogada pela Lei nº 9.527 de 1997.

    D) ERRADO. A ascensão e a transferência foram revogadas pela Lei nº 9.527 de 1997.

    E) ERRADO. A ascensão e a transferência foram revogadas pela Lei nº 9.527 de 1997. 


    Gabarito do Professor: A)
  • no youtube tem uma musiquinha com os provimentos para cargo publico e vacância


ID
4139887
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Segundo a doutrina vigente, considera-se atributos dos atos administrativos:

Alternativas
Comentários
  • A questão versou sobre os atributos dos atos administrativos.

    Para Di Pietro (2019), os atributos dos atos são os seguintes (mnemônico: P.A.T.I):

    Presunção de veracidade e de legitimidade: conformidade com os fatos e com a lei.

    Autoexecutoriedade: tem dois aspectos, de acordo com Di Pietro: exigibilidade e a executoriedade.

    Tipicidade: correspondência a figuras previstas em lei.

    Imperatividade: imposição independente de concordância (não presente em todos os atos Ex: negociais).

    Atenção: não confunda os atributos com os elementos do atos administrativos que são: competência, objeto, forma, finalidade e motivo (mnemônico: C.O.F.FIr.MO):

    ANALISANDO AS ALTERNATIVAS:

    A) INCORRETA. "Presunção de legitimidade e veracidade dos atos administrativos; competência; tipicidade e imperatividade."

    A assertiva trouxe um elemento misturado com os atributos: competência.

    B) INCORRETA. "Presunção de ilegitimidade e veracidade dos atos administrativos; autoexecutoriedade; tipicidade e imperatividade".

    Não é Ilegitimidade, e sim Legitimidade.

    C) INCORRETA. "competência, autoexecutoriedade; tipicidade e imperatividade".

    A alternativa trouxe um elemento misturado com os atributos: competência.

    D) INCORRETA. "Presunção de ilegitimidade e veracidade dos atos administrativos; autoexecutoriedade; finalidade e forma".

    A alternativa trouxe dois elementos misturados com os atributos: finalidade e forma. Além do erro no primeiro item "Ilegitimidade"

    E) CORRETA. "Presunção de legitimidade e veracidade dos atos administrativos; autoexecutoriedade; tipicidade e imperatividade."

    Única alternativa com os quatro atributos dos atos, de acordo com a maioria da doutrina.

    Fonte: Di Pietro, Maria Sylvia Zanella. “ Direito administrativo”. 32. ed. – Rio de Janeiro: Forense,2019.

    GABARITO: LETRA "E".

  • Atributos PATI:

    Presunção de legitimidade e veracidade;

    Autoexecutoriedade;

    Tipicidade;

    Imperatividade.

  • GABARITO LETRA E

    a)Presunção de legitimidade e veracidade dos atos administrativos; competência; tipicidade e imperatividade. ERRADA.

    -----------------------

    b)Presunção de ilegitimidade e veracidade dos atos administrativos; autoexecutoriedade; tipicidade e imperatividade.ERRADA.

    -----------------------

    c)competência, autoexecutoriedade; tipicidade e imperatividade. ERRADA.

    -----------------------

    d)Presunção de ilegitimidade e veracidade dos atos administrativos; autoexecutoriedade; finalidade e forma.ERRADA.

    -----------------------

    e)Presunção de legitimidade e veracidade dos atos administrativos; autoexecutoriedade; tipicidade e imperatividade.GABARITO.

    -----------------------

    *Os atributos do ato administrativo apresentados pela doutrina são; (presunção de legitimidade, autoexecutoriedade, tipicidade, imperatividade, exigibilidade).

  • GABARITO -E

    O problema é para quem é míope tipo eu...

    P.A.T.I.E

    Presunção de legitimidade e veracidade

    Autoexecutoriedade

    Imperatividade

    Executoriedade

  • Essa Letra B é miserável viu, se o cara não ficar esperto toma!

  • izinho maldoso na B.

    Em casa foi de boa, mas na hora da prova...

  • GAB [E] AOS NÃO ASSINANTES.

    #ESTABILIDADESIM.

    #NÃOÀREFORMAADMINISTRATIVA.

    ''FICAR OMISSO ,DIANTE DO ABSURDO ,É SER CÚMPLICE.''

  • Assertiva E

    Presunção de legitimidade e veracidade dos atos administrativos; autoexecutoriedade; tipicidade e imperatividade.

    Xtapi = rs

  • A questão indicada está relacionada com os atos administrativos.


    • Atos administrativos:


    - Elementos do ato administrativo (Artigo 2º, da Lei nº 4.717 de 1965): competência, objeto, finalidade, motivo e forma. 


    • Características: 


    - Presunção de legitimidade e veracidade: a presunção de legitimidade está relacionada com a conformidade dos atos com a lei, ou seja, presumem-se que os atos foram emitidos respeitando a lei. A presunção de veracidade - presumem-se verdadeiras as informações, as declarações, entre outras, emitidas pela Administração Pública. 


    - Imperatividade: de acordo com tal atributo, os atos administrativos são impostos a terceiros independente de sua vontade.


    - Autoexecutoriedade: os atos são executados pela Administração Pública, sem a necessidade de intervenção judicial. 


    - Tipicidade: o ato deve corresponder às determinações da lei. 


    A) ERRADO. A competência é elemento do ato administrativo. 


    B) ERRADO. São atributos ou características do ato administrativo: a presunção de LEGITIMIDADE e veracidade, a imperatividade, a autoexecutoriedade e a tipicidade. 


    C) ERRADO. A competência é elemento do ato administrativo. 


    D) ERRADO. A finalidade e a forma são elementos do ato administrativo.


    E) CERTO. São atributos do ato administrativo: a presunção de legitimidade e veracidade, a imperatividade, a autoexecutoriedade e a tipicidade. 


    Gabarito: E) 
  • Atributos ou características do atos administrativos é o PAI ET

    P resunção de Legitimidade

    A utoexecutoriedade

    I mperatividade

    E xigibilidade

    T ipicidade

  • Elementos ou requisitos de validade dos atos administrativo

    1 - Competência

    Ato vinculado

    Vício sanável

    Ato anulável

    Convalida

    2 - Finalidade

    Ato vinculado

    Vicio insanável

    Ato nulo

    Não convalida

    3 - Forma

    Ato vinculado

    Vício sanável

    Ato anulável

    Convalida

    4 - Motivo

    Ato vinculado ou discricionário

    Vicio insanável

    Ato nulo

    Não convalida

    5 - Objeto

    Ato vinculado ou discricionário

    Vicio insanável

    Ato nulo

    Não convalida

    Atributos dos atos administrativo

    1 - Presunção de legitimidade e veracidade

    *Presunção de legitimidade é a presunção de que os atos praticados pela Administração Pública, até prova em contrário, são emitidos em conformidade com a lei. Já presunção de veracidade se diz a respeito dos fatos, em que se presume que os fatos alegados pela Administração são verdadeiros.

    *Presunção relativa

    *Admite prova em contrário

    *O ônus da prova cabe ao particular

    *Está presente em todos os atos administrativo

    2 - Autoexecutoriedade

    *É o atributo segundo o qual o ato poderá ser exigido e executado sem a necessidade de a Administração se socorrer ao Poder Judiciário.

    *Não está presente em todos os atos administrativo

    3 - Tipicidade

    *É o atributo pelo qual o ato administrativo deve corresponder a figuras previamente definidas pela lei como aptas a produzir determinados efeitos. O presente atributo é uma verdadeira garantia ao particular que impede a Administração de agir absolutamente de forma discricionária.

    *Está presente em todos os atos administrativo

    4 - Imperatividade

    *Os atos administrativos se impõem a terceiros, independentemente de sua concordância, sendo um atributo que decorre do poder extroverso do Estado

    *Não está presente em todos os atos administrativo


ID
4139890
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Sobre a formalização dos contratos administrativos, marque a alternativa correta:


I - Os contratos e seus aditamentos serão lavrados nas repartições interessadas, as quais manterão arquivo cronológico dos seus autógrafos e registro sistemático do seu extrato, salvo os relativos a direitos reais sobre imóveis, que se formalizam por instrumento lavrado em cartório de notas, de tudo juntando-se cópia no processo que lhe deu origem.

II - É nulo e de nenhum efeito o contrato verbal com a Administração, salvo o de pequenas compras de pronto pagamento, assim entendidas aquelas de valor não superior a 5% (cinco por cento)

III – Nos contratos não há a necessidade de mencionar os nomes das partes e os de seus representantes, a finalidade, o ato que autorizou a sua lavratura, o número do processo da licitação, da dispensa ou da inexigibilidade, a sujeição dos contratantes às normas desta Lei e às cláusulas contratuais.

IV - A publicação resumida do instrumento de contrato ou de seus aditamentos na imprensa oficial, que é condição indispensável para sua eficácia, será providenciada pela Administração até o décimo dia útil do mês seguinte ao de sua assinatura, para ocorrer no prazo de vinte dias daquela data, qualquer que seja o seu valor, ainda que sem ônus.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    I - Art. 60.  Os contratos e seus aditamentos serão lavrados nas repartições interessadas, as quais manterão arquivo cronológico dos seus autógrafos e registro sistemático do seu extrato, salvo os relativos a direitos reais sobre imóveis, que se formalizam por instrumento lavrado em cartório de notas, de tudo juntando-se cópia no processo que lhe deu origem.

    II - Parágrafo único.  É nulo e de nenhum efeito o contrato verbal com a Administração, salvo o de pequenas compras de pronto pagamento, assim entendidas aquelas de valor não superior a 5% (cinco por cento) do limite estabelecido no art. 23, inciso II, alínea "a" desta Lei, feitas em regime de adiantamento.

    III - Art. 61.  Todo contrato deve mencionar os nomes das partes e os de seus representantes, a finalidade, o ato que autorizou a sua lavratura, o número do processo da licitação, da dispensa ou da inexigibilidade, a sujeição dos contratantes às normas desta Lei e às cláusulas contratuais.

    IV - Parágrafo único.  A publicação resumida do instrumento de contrato ou de seus aditamentos na imprensa oficial, que é condição indispensável para sua eficácia, será providenciada pela Administração até o quinto dia útil do mês seguinte ao de sua assinatura, para ocorrer no prazo de vinte dias daquela data, qualquer que seja o seu valor, ainda que sem ônus, ressalvado o disposto no art. 26 desta Lei.

  • A questão versou sobre "Contratos Administrativos" e cobrou conhecimento dos dispositivos da lei nº 8.666/93:

    ANALISANDO AS ASSERTIVAS:

    I - VERDADEIRO. " Os contratos e seus aditamentos serão lavrados nas repartições interessadas,(...)"

    A assertiva está nos termos do caput do artigo 60 da referida lei que trata da formalização de contratos. Em regra, o contrato será lavrado na repartição interessada, salvo os que versam sobre direitos reais sobre imóveis que serão lavrados em cartório de notas. (Lei nº 8.666/93, art. 60, caput)

    II - VERDADEIRO. "É nulo e de nenhum efeito o contrato verbal com a Administração, salvo (...)"

    O parágrafo único do artigo 60, que excepcionaliza o contrato verbal em caso de pequenas compras de pronto pagamento e as de pequeno valor (até 5% do valor do convite). A banca deveria ter continuado o texto conforme o disposto na lei, pois assim o item ficou incompleto.

    Lei nº 8.666/93, art. 60, Parágrafo único:

    É nulo e de nenhum efeito o contrato verbal com a Administração, salvo o de pequenas compras de pronto pagamento, assim entendidas aquelas de valor não superior a 5% (cinco por cento) do limite estabelecido no art. 23, inciso II, alínea "a" desta Lei, feitas em regime de adiantamento.

    III – FALSO. "Nos contratos não há a necessidade de mencionar os nomes das partes e os de seus representantes, (...)"

    Está errado, pois todo contrato deve mencionar essas são informações.

    "Todo contrato deve mencionar os nomes das partes e os de seus representantes, a finalidade, o ato que autorizou a sua lavratura, o número do processo da licitação, da dispensa ou da inexigibilidade, a sujeição dos contratantes às normas desta Lei e às cláusulas contratuais." (Lei nº 8.666/93, art. 61, caput)

    IV - FALSO. A publicação resumida do instrumento de contrato (...) até o décimo dia útil do mês seguinte ao de sua assinatura, para ocorrer no prazo de vinte dias daquela data, qualquer que seja o seu valor, ainda que sem ônus.

    A assertiva trouxe o prazo incorreto. A lei cita "até o quinto dia útil", conforme veremos abaixo.

    "A publicação resumida do instrumento de contrato ou de seus aditamentos na imprensa oficial, que é condição indispensável para sua eficácia, será providenciada pela Administração até o quinto dia útil do mês seguinte ao de sua assinatura, para ocorrer no prazo de vinte dias daquela data, qualquer que seja o seu valor, ainda que sem ônus, ressalvado o disposto no art. 26 desta Lei."   (Lei nº 8.666/93, art. 61, Parágrafo único)

    Portanto, estão corretos apenas os itens I e II.

    GABARITO: LETRA C.

  • 5% do que? questão incompleta....

  • acertei a questão pelos erros claros das outras alternativas mas a opção II está incompleta por não mencionar o caso específico dos 5% vale conferir o parágrafo único do art 60 - 8.666
  • Formalização dos Contratos administrativos

    Art. 60.  Os contratos e seus aditamentos serão lavrados nas repartições interessadas, as quais manterão arquivo cronológico dos seus autógrafos e registro sistemático do seu extrato, salvo os relativos a direitos reais sobre imóveis, que se formalizam por instrumento lavrado em cartório de notas, de tudo juntando-se cópia no processo que lhe deu origem. Fala

    Nulidade do contrato verbal

    Parágrafo único.  É nulo e de nenhum efeito o contrato verbal com a Administração, salvo o de pequenas compras de pronto pagamento, assim entendidas aquelas de valor não superior a 5% (cinco por cento) do limite estabelecido no art. 23, inciso II, alínea "a" desta Lei, feitas em regime de adiantamento.

    Art. 61.  Todo contrato deve mencionar os nomes das partes e os de seus representantes, a finalidade, o ato que autorizou a sua lavratura, o número do processo da licitação, da dispensa ou da inexigibilidade, a sujeição dos contratantes às normas desta Lei e às cláusulas contratuais. 

    Parágrafo único.  A publicação resumida do instrumento de contrato ou de seus aditamentos na imprensa oficial, que é condição indispensável para sua eficácia, será providenciada pela Administração até o quinto dia útil do mês seguinte ao de sua assinatura, para ocorrer no prazo de vinte dias daquela data, qualquer que seja o seu valor, ainda que sem ônus, ressalvado o disposto no art. 26 desta Lei.       

  • A questão indicada está relacionada com os contratos administrativos.


    • Contratos administrativos:

    Os contratos administrativos podem ser entendidos como os ajustes firmados entre a Administração Pública e outra entidade administrativa, para alcançar objetivos de interesse público. 

    • Cláusulas exorbitantes: são aqueles que colocam a Administração Pública em um patamar de superioridade com relação ao particular contrato. As cláusulas exorbitantes encontram-se dispostas no artigo 58, da Lei nº 8.666 de 1993. 

    • Cláusulas necessárias de todo contrato administrativo: artigo 55, da Lei nº 8.666 de 1993. 

    • Itens:


    I - CERTO, com base no artigo 60, da Lei nº 8.666 de 1993 - literalidade da lei. 

    "Os contratos e seus aditamentos serão lavrados nas repartições interessadas, as quais manterão arquivo cronológico dos seus autógrafos e registro sistemático do seu extrato, salvo os relativos a direitos reais sobre imóveis, que se formalizam por instrumento lavrado em cartório de notas, de tudo juntando-se cópia no processo que lhe deu origem". 


    II - CERTO, de acordo com o artigo 60, Parágrafo único, da Lei nº 8.666 de 1993 - literalidade da lei.

    "É nulo e de nenhum efeito o contrato verbal com a Administração, salvo o de pequenas compras de pronto pagamento, assim entendidas aquelas de valor não superior a 5% do limite estabelecido no artigo 23, Inciso II, alínea "a" desta Lei, feitas em regime de adiantamento". 


    III - ERRADO, com base no artigo 61, da Lei nº 8.666 de 1993, "TODO CONTRATO DEVE MENCIONAR os nomes das partes e os de seus representantes, a finalidade, o ato que autorizou a sua lavratura, o número do processo da licitação, da dispensa ou da inexigibilidade, a sujeição dos contratantes às normas desta Lei e às cláusulas contratuais". 
    No item III foi indicado que não há necessidade de mencionar os nomes das partes e os de seus representantes no contrato, entretanto, todo contrato deve mencionar tais nomes, logo, o item III está errado. 


    IV - ERRADO, com base no artigo 61, Parágrafo único, da Lei nº 8.666 de 1993 - literalidade da lei. 

    "Art. 61, Parágrafo único. A publicação resumida do instrumento de contrato ou de seus aditamentos na imprensa oficial, que é condição indispensável para sua eficácia, será providenciada pela Administração até o quinto dia útil do mês seguinte ao de sua assinatura, para ocorrer no prazo de vinte dias daquela data, qualquer que seja o seu valor, ainda que sem ônus, ressalvado o disposto no art. 26 desta Lei". 

    Assim, a única alternativa correta é a letra C), já que apenas os itens I e II estão corretos. 


    Gabarito do Professor: C)

  • Olá! Me chamo Ingrid, sou professora de Língua Portuguesa e Revisora de Texto. CORRIJO sua REDAÇÃO por um valor beeeeem legal! Tenho, além da correção individual, planos para um pacote de redações.

    Vamos treinar REDAÇÃO! É fundamental para garantir sua vaga!!!

    Me chama no whatsapp ----> 61 995320980


ID
4139896
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Regimento Interno
Assuntos

Segundo o que estabelece o Regimento Interno e o Estatuto da Universidade Federal de Campina Grande, são órgão deliberativos da Administração Superior da UFCG:

Alternativas

ID
4139899
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n. 8069/90) prevê que a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-lhes:


I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

II - direito de ser respeitado por seus educadores;

III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores;

IV - direito de organização e participação em entidades estudantis;

V - acesso a escola pública e gratuita próxima de sua residência.


É correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:

    I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

    II - direito de ser respeitado por seus educadores;

    III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores;

    IV - direito de organização e participação em entidades estudantis;

    V - acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência, garantindo-se vagas no mesmo estabelecimento a irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica. 

    Parágrafo único. É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais.

    .

    .

    Gabarito E

  • A questão exige o conhecimento do direito à educação, garantia prevista tanto na Constituição Federal quanto no Estatuto da Criança e do Adolescente. É importante ressaltar que o direito à educação é uma garantia constitucional (prevista no art. 227 da Constituição Federal), e foi reproduzida no ECA.

    Veja o que diz o art. 53 do ECA:

    Art. 53 ECA: a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:

    I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; (ITEM I)

    II - direito de ser respeitado por seus educadores; (ITEM II)

    III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores; (ITEM III)

    IV - direito de organização e participação em entidades estudantis; (ITEM IV)

    V - acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência (ITEM V), garantindo-se vagas no mesmo estabelecimento a irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica.

    Ainda conforme se observa do caput do art. 53, o infante tem direito à educação, visando:

    • Pleno desenvolvimento da pessoa

    • Preparo para o exercício da cidadania

    • Qualificação para o trabalho

    Dessa forma, todos os itens estão corretos e o gabarito é a letra E.

    GABARITO: E

  • A questão exige conhecimento acerca da Lei 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e pede ao candidato que julgue os itens que seguem, no tocante ao direito à educação. Vejamos:

    I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

    Correto. Trata-se de um direito à educação. Aplicação do art. 53, I, ECA: Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes: I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

    II - direito de ser respeitado por seus educadores;

    Correto. Trata-se de um direito à educação. Aplicação do art. 53, II, ECA: Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes: II - direito de ser respeitado por seus educadores;

    III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores;

    Correto. Trata-se de um direito à educação. Aplicação do art. 53, III, ECA: Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes: III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores;

    IV - direito de organização e participação em entidades estudantis;

    Correto. Trata-se de um direito à educação. Aplicação do art. 53, IV, ECA: Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes: IV - direito de organização e participação em entidades estudantis;

    V - acesso a escola pública e gratuita próxima de sua residência.

    Correto. Trata-se de um direito à educação. Aplicação do art. 53, V, ECA: Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes: V - acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência, garantindo-se vagas no mesmo estabelecimento a irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica. 

    Portanto, todos os itens estão corretos.

    Gabarito: E


ID
4139902
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

Levando em consideração os direitos e deveres previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n. 8069/90), assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D)

    Informativo 915/STF: não é possível, atualmente, o ensino domiciliar (homeschooling) como meio lícito de cumprimento, pela família, do dever de prover educação. Não há, na CF/88, uma vedação absoluta ao ensino domiciliar. A CF/88, apesar de não o prever expressamente, não proíbe o ensino domiciliar. No entanto, o ensino domiciliar não pode ser atualmente exercido porque não há legislação que regulamente os preceitos e as regras aplicáveis a essa modalidade de ensino. Assim, o ensino domiciliar somente pode ser implementado no Brasil após uma regulamentação por meio de lei na qual sejam previstos mecanismos de avaliação e fiscalização, devendo essa lei respeitar os mandamentos constitucionais que tratam sobre educação.

  • A questão exige o conhecimento de diversos dispositivos do Estatuto da Criança e do Adolescente, e pede que o candidato assinale a alternativa incorreta.

    Vamos às alternativas:

    ALTERNATIVA A: CORRETA. Art. 54, I, ECA: é dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente: ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria.

    ALTERNATIVA B: CORRETA. Art. 55 ECA: os pais ou responsável têm a obrigação de matricular seus filhos ou pupilos na rede regular de ensino.

    ALTERNATIVA C: CORRETA. Art. 60 ECA: é proibido qualquer trabalho a menores de 14 anos de idade, salvo na condição de aprendiz.

    ALTERNATIVA D: INCORRETA. O ensino é direito da criança e do adolescente que deve ser prestado de forma obrigatória pelo Estado, de modo que os pais não podem educar seus filhos em casa.

    Por ser uma obrigação de prestação e fiscalização pelo Estado, o STJ tem recente julgamento no sentido de não permitir o ensino feito na própria residência da criança ou adolescente (prática conhecida como homeschooling ou educação domiciliar).

    STJ: direito líquido e certo é o expresso em lei, que se manifesta inconcusso e insuscetível de dúvidas. Inexiste previsão constitucional e legal, como reconhecido pelos impetrantes, que autorizem os pais ministrarem aos filhos as disciplinas do ensino fundamental, no recesso do lar, sem controle do poder público mormente quanto à frequência no estabelecimento de ensino e ao total de horas letivas indispensáveis à aprovação do aluno.

    Além do entendimento do STJ, o STF firmou sua posição no informativo nº 915: não é possível, atualmente, o ensino domiciliar (homeschooling) como meio lícito de cumprimento, pela família, do dever de prover a educação. Não há, na CF/88, uma vedação absoluta ao ensino domiciliar. A CF/88, apesar de não o prever expressamente, não proíbe o ensino domiciliar. No entanto, o ensino domiciliar não pode ser atualmente exercido porque não há legislação que regulamente os preceitos e as regras aplicáveis a essa modalidade de ensino.

    ALTERNATIVA E: CORRETA. Art. 56 ECA: os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de:

    I - maus tratos envolvendo seus alunos;

    II - reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares;

    III - elevados níveis de repetência.

    GABARITO: D

  • A questão exige o conhecimento acerca da Lei n. 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pede ao candidato que assinale o item incorreto. Vejamos:

    a) É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria;

    Correto. Aplicação do art. 54, I, ECA: Art. 54. É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente: I - ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria;

    b) Os pais ou responsável têm a obrigação de matricular seus filhos ou pupilos na rede regular de ensino;

    Correto. Trata-se de cópia literal do art. 55, ECA: Art. 55. Os pais ou responsável têm a obrigação de matricular seus filhos ou pupilos na rede regular de ensino.

    c) É proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade, salvo na condição de aprendiz;

    Correto. Trata-se de cópia literal do art. 60, ECA: Art. 60. É proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade, salvo na condição de aprendiz.

    d) As famílias têm o direito de educar seus filhos em casa, para protegê-los de más influências ou manipulações do ambiente escolar;

    Errado e, portanto, gabarito da questão. Ao julgar o Recurso Extraordinário n. 888815, o STF entendeu que não é possível "o ensino domiciliar (homeschooling) como meio lícito de cumprimento, pela família, do dever de prover educação". Assim foi fixado o tema 822: “Não existe direito público subjetivo do aluno ou de sua família ao ensino domiciliar, inexistente na legislação brasileira”

    e) Os dirigentes de estabelecimentos de ensino comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de maus-tratos envolvendo seus alunos, reiteração de faltas injustificadas, evasão escolar e elevados níveis de repetência.

    Correto. Aplicação do art. 56, ECA: Art. 56. Os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de: I - maus-tratos envolvendo seus alunos; II - reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares; III - elevados níveis de repetência.

    Gabarito: D


ID
4139905
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Com base no que está previsto na legislação acerca do financiamento da educação, julgue os itens a seguir:


( ) A União aplicará, anualmente, nunca menos de dezoito, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios vinte e cinco por cento, no mínimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino.

( ) A distribuição dos recursos públicos assegurará prioridade ao atendimento das necessidades do ensino obrigatório, no que se refere a universalização, garantia de padrão de qualidade e equidade, nos termos do plano nacional de educação.

( ) Os programas suplementares de alimentação e assistência à saúde previstos no art. 208, VII, serão financiados com recursos provenientes de contribuições sociais e outros recursos orçamentários.

( ) A educação básica pública terá como fonte adicional de financiamento a contribuição social do salário-educação, recolhida pelas empresas na forma da lei.

( ) Os recursos públicos deverão ser obrigatoriamente aplicados na manutenção e desenvolvimento do ensino público.


Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

  • Art. 212. A União aplicará, anualmente, nunca menos de dezoito, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios vinte e cinco por cento, no mínimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino.( Item 1 )

          § 3º A distribuição dos recursos públicos assegurará prioridade ao atendimento das necessidades do ensino obrigatório, no que se refere a universalização, garantia de padrão de qualidade e equidade, nos termos do plano nacional de educação. ( Item 2)

        § 4º Os programas suplementares de alimentação e assistência à saúde previstos no art. 208, VII, serão financiados com recursos provenientes de contribuições sociais e outros recursos orçamentários. (Item 3)

        § 5º A educação básica pública terá como fonte adicional de financiamento a contribuição social do salário-educação, recolhida pelas empresas na forma da lei. ( Item 4 )

       

    Gabarito A

  • gabarito A

    (V) A União aplicará, anualmente, nunca menos de dezoito, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios vinte e cinco por cento, no mínimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino.

    (V) A distribuição dos recursos públicos assegurará prioridade ao atendimento das necessidades do ensino obrigatório, no que se refere a universalização, garantia de padrão de qualidade e equidade, nos termos do plano nacional de educação.

    (V) Os programas suplementares de alimentação e assistência à saúde previstos no art. 208, VII, serão financiados com recursos provenientes de contribuições sociais e outros recursos orçamentários.

    (V) A educação básica pública terá como fonte adicional de financiamento a contribuição social do salário-educação, recolhida pelas empresas na forma da lei.

    ( F) Os recursos públicos deverão ser obrigatoriamente aplicados na manutenção e desenvolvimento do ensino público - não é especificado ensino público, mas sim "ensino" (público ou privado).

    Força, foco e fé.

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre financiamento da educação.

    Análise das assertivas:

    (V) Correta! É o que dispõe a Constituição em seu art. 212: "A União aplicará, anualmente, nunca menos de dezoito, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios vinte e cinco por cento, no mínimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino".

    (V) Correta! É o que dispõe a Constituição em seu art. 212, § 3º: "A distribuição dos recursos públicos assegurará prioridade ao atendimento das necessidades do ensino obrigatório, no que se refere a universalização, garantia de padrão de qualidade e equidade, nos termos do plano nacional de educação".

    (V) Correta! É o que dispõe a Constituição em seu art. 212, § 4º: "Os programas suplementares de alimentação e assistência à saúde previstos no art. 208, VII, serão financiados com recursos provenientes de contribuições sociais e outros recursos orçamentários".

    (V) Correta! É o que dispõe a Constituição em seu art. 212, § 5º: "A educação básica pública terá como fonte adicional de financiamento a contribuição social do salário-educação, recolhida pelas empresas na forma da lei".

    (F) Incorreta. Os recursos são destinados às escolas públicas e podem ser destinados a escolas comunitárias, confessionais ou filantrópicas. Art. 213, CRFB/88: "Os recursos públicos serão destinados às escolas públicas, podendo ser dirigidos a escolas comunitárias, confessionais ou filantrópicas, definidas em lei, que: (...)".

    Gabarito:

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa A (V-V-V-V-F).

  • Inicialmente, é oportuno que sejam feitas algumas considerações sobre o tema Educação, de modo que o candidato venha a conhecer os tópicos mais importantes que perpassam o assunto.

    Conforme já mencionado no enunciado da questão, a Educação é, segundo proclama a Constituição, direito de todos e dever do Estado e da família, devendo ser promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

    Destaca-se que é competência privativa da União legislar sobre diretrizes e bases da educação nacional, conforme se verifica em artigo 22, XXIV, CF/88, sendo, no entanto, competência concorrente as demais matérias sobre educação (artigo 24, IX, e §3º, CF). Aqui cabível citar julgamento da ADI n.4060/SC, em que o STF entendeu ser de competente concorrente a legislação sobre número máximo de alunos em sala de aula.

    Ademais, é importante mencionar que o STF, em ADI 1.007-7/PE, cujo relator foi o Min. Eros Grau, reafirmou a ideia de que a Educação, seja prestada pelo Estado, seja por particulares, configura serviço público não privativo, podendo ser desenvolvida pelo setor privado independentemente de concessão, permissão ou autorização.

    O ensino será ministrado com base nos princípios presentes no artigo 206, CF/88, enquanto os objetivos constam no artigo 204, CF/88. Os preceitos constitucionais encontram-se no artigo 208, 209, 210, CF/88.

    As universidades, de acordo com artigo 207, CF/88 gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão.

    Destaca-se que o artigo 206, VI, CF/88 estabelece que o ensino será ministrado com base no princípio da gestão democrática do ensino público, na forma da lei.

    Passemos à análise das assertivas.

    (V) Conforme o artigo 212, CF/88, a União aplicará, anualmente, nunca menos de dezoito, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios vinte e cinco por cento, no mínimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino.

    (V) O artigo 212, §3º, CF/88 estabelece que a distribuição dos recursos públicos assegurará prioridade ao atendimento das necessidades do ensino obrigatório, no que se refere a universalização, garantia de padrão de qualidade e equidade, nos termos do plano nacional de educação.

    (V) O artigo 212, §4º, CF/88 estipula que os programas suplementares de alimentação e assistência à saúde previstos no art. 208, VII, serão financiados com recursos provenientes de contribuições sociais e outros recursos orçamentários

    (V) O §5º do artigo 212, CF/88 afirma que a educação básica pública terá como fonte adicional de financiamento a contribuição social do salário-educação, recolhida pelas empresas na forma da lei.        

    (F) O artigo 213, CF/88 estabelece que os recursos públicos serão destinados às escolas públicas, podendo ser dirigidos a escolas comunitárias, confessionais ou filantrópicas, definidas em lei, que: comprovem finalidade não-lucrativa e apliquem seus excedentes financeiros em educação; assegurem a destinação de seu patrimônio a outra escola comunitária, filantrópica ou confessional, ou ao Poder Público, no caso de encerramento de suas atividades.


    É interessante destacar aqui que a banca considerou errada por falta de exata transcrição do artigo 213, CF/88 na assertiva. Todavia, tecnicamente, caso fosse analisada a semântica, poder-se-ia considera-la correta, tendo em vista que contém uma informação verdadeira, apesar de incompleta.

    A sequência correta é V-V-V-V-F.

     

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA A

  • Qconcurso só esta questão tá repetindo 4 vezes seguidamente.


ID
4139908
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Com relação às competências previstas na legislação para a União no campo da educação, analise as afirmações a seguir:


I - Elaborar o Plano Nacional de Educação, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.

II - Prestar assistência técnica e financeira aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios para o desenvolvimento de seus sistemas de ensino e o atendimento prioritário à escolaridade obrigatória, exercendo sua função redistributiva e supletiva.

III - Arcar com o financiamento, manutenção e desenvolvimento de todo sistema de ensino superior no país.

IV - Estabelecer, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, competências e diretrizes para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, que nortearão os currículos e seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar formação básica comum.

V - Assegurar processo nacional de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental, médio e superior, em colaboração com os sistemas de ensino, objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino.


São corretas as seguintes alternativas:

Alternativas
Comentários
  • A lei de diretrizes e bases da educação nacional (LDB), ora lei nº 9.394/1996, em seu artigo 9º dispõe que:

    “Art. 9º A União incumbir-se-á de:

    1.elaborar o Plano Nacional de Educação, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios;

    2.organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais do sistema federal de ensino e o dos Territórios;

    3.prestar assistência técnica e financeira aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios para o desenvolvimento de seus sistemas de ensino e o atendimento prioritário à escolaridade obrigatória, exercendo sua função redistributiva e supletiva;

    4.estabelecer, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, competências e diretrizes para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, que nortearão os currículos e seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar formação básica comum;

    5.coletar, analisar e disseminar informações sobre a educação;

    6.assegurar processo nacional de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental, médio e superior, em colaboração com os sistemas de ensino, objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino;

    7.baixar normas gerais sobre cursos de graduação e pós-graduação;

    8.assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação superior, com a cooperação dos sistemas que tiverem responsabilidade sobre este nível de ensino;

    9.autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar, e avaliar, respectivamente, os cursos das instituições de educação superior e os estabelecimentos do seu sistema de ensino.

    Logo, a questão correta seria letra "e".

  • OBSERVAÇÃO:

    Diretrizes para a educação.UNIÃO ( Privativa )

    Art. 22, XXIV - diretrizes e bases da educação nacional;

    --------------------------------------------------------------------------------

    - Legislar sobre Educação ( Concorrente)

    Art. 24. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre:

    IX - educação, cultura, ensino, desporto, ciência, tecnologia, pesquisa, desenvolvimento e inovação

  • Gabarito E, já que o item III não está contido nas incumbências da União.

    Lei 9.394/96

    Art. 9º A União INCUMBIR-SE-Á de:       

    I - elaborar o Plano Nacional de Educação PNE, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios;

    III - prestar ASSISTÊNCIA TÉCNICA e FINANCEIRA aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios para o desenvolvimento de seus sistemas de ensino e o atendimento prioritário à escolaridade obrigatória, exercendo sua função REDISTRIBUTIVA e SUPLETIVA;

    IV - estabelecer, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, COMPETÊNCIAS e DIRETRIZES para a educação INFANTIL, o ensino FUNDAMENTAL e o ensino MÉDIO, que nortearão os currículos e seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar formação BÁSICA COMUM;

     VI - assegurar processo nacional de AVALIAÇÃO do RENDIMENTO escolar no ensino FUNDAMENTAL, MÉDIO e SUPERIOR, em colaboração com os sistemas de ensino, objetivando a definição de PRIORIDADES e a melhoria da QUALIDADE do ensino;

  • Incumbência da União.

    Elaborar o Plano Nacional de Educação, em COLABORAÇÃO com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios;

    Organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais do sistema federal de ensino e o dos TERRITÓRIOS;

    Prestar assistência técnica e financeira aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios para o desenvolvimento de seus sistemas de ensino e o atendimento prioritário à escolaridade OBRIGATÓRIA, exercendo sua função redistributiva e supletiva;

    Estabelecer, em COLABORAÇÃO com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, competências e diretrizes para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, que nortearão os currículos e seus conteúdos MÍNIMOS, de modo a assegurar formação básica comum;

    Estabelecer, em COLABORAÇÃO com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, diretrizes e procedimentos para identificação, cadastramento e atendimento, na educação básica e na educação superior, de alunos com altas habilidades ou superdotação;

    Coletar, analisar e disseminar informações sobre a educação;

    Assegurar processo nacional de avaliação do RENDIMENTO escolar no ensino fundamental, médio e superior, em colaboração com os sistemas de ensino, objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino;

    Baixar NORMAS GERAIS sobre cursos de graduação e pós-graduação;

    Assegurar processo nacional de avaliação das INSTITUIÇÕES de educação superior, com a cooperação dos sistemas que tiverem responsabilidade sobre este nível de ensino;

    Autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar, respectivamente, os cursos das instituições de educação superior e os estabelecimentos do seu sistema de ensino.

    Na estrutura educacional, haverá um Conselho Nacional de Educação, com funções NORMATIVAS e de SUPERVISÃO e atividade permanente, criado por lei.

    A União terá acesso a TODOS os dados e informações necessários de todos os estabelecimentos e órgãos educacionais.

    As atribuições PODERÃO ser delegadas aos Estados e ao Distrito Federal, desde que mantenham instituições de educação superior.


ID
4139911
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando as metas e estratégias previstas no PNE (Lei n. 13.005/14) para valorização dos profissionais da educação, pode-se afirmar que:


I - Está prevista a valorização dos (as) profissionais do magistério das redes públicas de educação básica de forma a equiparar seu rendimento médio ao dos (as) demais profissionais com escolaridade equivalente, até o final do sexto ano de vigência do mesmo.

II- Indica-se a constituição de um fórum permanente para acompanhamento da atualização progressiva do valor do piso salarial nacional para os profissionais do magistério público da educação básica.

III – Está previsto a implantação de planos de Carreira para os (as) profissionais do magistério das redes públicas de educação básica, com implantação gradual do cumprimento da jornada de trabalho em um único estabelecimento escolar.

IV – Será preciso também ampliar a assistência financeira específica da União aos entes federados para implementação de políticas de valorização dos (as) profissionais do magistério, em particular o piso salarial nacional profissional.


São corretas as seguintes afirmações:

Alternativas
Comentários
  • Meta 17

  • GAB: D

    Todas as alternativas estão corretas e se referem à Meta 17 do PNE

    Meta 17: valorizar os (as) profissionais do magistério das redes públicas de educação básica de

    forma a equiparar seu rendimento médio ao dos (as) demais profissionais com escolaridade

    equivalente, até o final do sexto ano de vigência deste PNE.

    17.1) constituir, por iniciativa do Ministério da Educação, até o final do primeiro ano de vigência

    deste PNE, fórum permanente, com representação da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos

    Municípios e dos trabalhadores da educação, para acompanhamento da atualização progressiva

    do valor do piso salarial nacional para os profissionais do magistério público da educação básica;

    17.3) implementar, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, planos

    de Carreira para os (as) profissionais do magistério das redes públicas de educação básica,

    observados os critérios estabelecidos na Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008, com implantação

    gradual do cumprimento da jornada de trabalho em um único estabelecimento escolar;

    17.4) ampliar a assistência financeira específica da União aos entes federados para

    implementação de políticas de valorização dos (as) profissionais do magistério, em particular

    o piso salarial nacional profissional.

  • Valorização dos profissionais da educação:

    • Meta 17: Valorizar os (as) profissionais do magistério das redes públicas de educação básica de forma a equiparar seu rendimento médio ao dos (as) demais profissionais com escolaridade equivalente, até o final do sexto ano de vigência deste PNE;
    • Estratégia 17.1: Constituir fórum permanente para acompanhamento da atualização progressiva do valor do piso salarial nacional para os profissionais do magistério público da educação básica;
    • Estratégia 17.3: Implementar planos de Carreira para os (as) profissionais do magistério das redes públicas de educação básica, com implantação gradual do cumprimento da jornada de trabalho em um único estabelecimento escolar;
    • Estratégia 17.4: Ampliar a assistência financeira específica da União aos entes federados para implementação de políticas de valorização dos (as) profissionais do magistério, em particular o piso salarial nacional profissional.

    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm


ID
4139980
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Escrever em registro linguístico formal exige observância a normas estabelecidas. Qual dos enunciados a seguir está adequado a esse registro?

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia explicar o erro da alternativa C?


ID
4140007
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Considerando os direitos individuais e coletivos presentes na Constituição Federal de 1988, marque a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a opção INCORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca dos direitos individuais e coletivos presentes na Constituição Federal de 1988. Vejamos:

    A. CERTO.

    Art. 5º, XIII, CF - é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer.

    Trata-se de exemplo de norma de eficácia contida. Lembrando que as normas de eficácia contida apresentam aplicabilidade direta, imediata, mas possivelmente não integral. Elas são aptas a regular os interesses relativos ao seu conteúdo desde sua entrada em vigor, no entanto, pode ocorrer a atuação legislativa no sentido de reduzir sua abrangência. Apresentam eficácia positiva e negativa. Mas, caso não haja a elaboração da norma regulamentadora restritiva, a sua aplicabilidade será integral, como se fossem normas de eficácia plena passíveis de restrição.

    B. INCORRETO.

    Art. 5º, IX, CF - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença.

    C. CERTO.

    Art. 5º, XIV, CF - é assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional.

    D. CERTO.

    Art. 5º, X, CF - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.

    E. CERTO.

    Art. 5º, III, CF - ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante.

    GABARITO: ALTERNATIVA B.

  • GAB [B] AOS NÃO ASSINANTES .

    #ESTABILIDADESIM.

    #NÃOÀREFORMAADMINISTRATIVA.

    "AQUELE QUE PODE FAZER ALGO E NÃO O FAZ É CÚMPLICE.''

  • Olá, pessoal! A questão em tela cobra do candidato um conhecimento da letra seca da Constituição, buscando a alternativa INcorreta. Vejamos:

    a) correta, encontra-se no art. 5º, inciso XIII;

    c) correta, art. 5º, inciso XIV;

    d) correta, art. 5º, inciso X;

    e) correta, art. 5º,  inciso III;

    Todas as corretas são transcrições da Constituição.

    GABARITO LETRA B, conforme o inciso IX, do art. 5º, está incorreta, sendo o correto "independente de censura ou licença".
  • IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;


ID
4140028
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Sobre as modalidades de licitação presentes na Lei n º 8.666/93, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A questão cobrou conhecimento sobre as definições das modalidade de licitação conforme o disposto no art.22 da lei nº 8.666/93:

    A) INCORRETA. "Concorrência é a modalidade de licitação em que pessoas predeterminadas, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto".

    ➡ A concorrência é entre quaisquer interessados e não para pessoas determinadas (Art. 22, §1º)

    B) CORRETA. "Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação."

    ➡ A assertiva está nos exatos termos do parágrafo §2º do art. 22 da lei nº 8.666/93.

    C) INCORRETA. "Convite é a modalidade de licitação entre interessados de qualquer ramo, cadastrados, convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas".

    ➡ De acordo com o art. 22, §3º, os interessado devem ser do ramo pertinente e podem ser entre cadastrados ou não, convidados e escolhidos. Por esses motivos, a assertiva está incorreta.

    D) INCORRETA. Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 90 (noventa) dias.

    ➡ A assertiva está incorreta pois trouxe o prazo de antecedência mínimo errado. O correto é o prazo de 45 dias (Art. 22, § 4º).

    E) INCORRETA. "Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, a quem oferecer o menor lance da avaliação.

    ➡ A assertiva está incorreta pois o leilão previsto no parágrafo 5º do art. 22 cita "a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação".

    GABARITO: LETRA "B".

  • O comentário da qColega Sheyla está bem elucidativo. Apenas um "bizu" para acertar o tempo da MODALIDADE CONVITE.

    lembrar que no convite é CONVINTEQUATRO HORAS de antecedência KKKKKKKK

    não esquece mais, rs.

    PARAMENTE-SE!

  • Tomada de preço é exigência para estrangeiro.
  • GABARITO: B

    Tomada de preços: Terceiro dia

  • Gab. B

    Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.

    Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.

    Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.

    Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias.

     Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação.     

  • MODALIDADES DE LICITAÇÃO

    Art. 22.  São modalidades de licitação:

    I - concorrência;

    II - tomada de preços;

    III - convite;

    IV - concurso;

    V - leilão.

    § 1  Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.

    § 2  Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.

    § 3  Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.

    § 4  Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias.

    § 5  Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação.      

    TIPOS DE LICITAÇÃO

    Art. 45.  O julgamento das propostas será objetivo, devendo a Comissão de licitação ou o responsável pelo convite realizá-lo em conformidade com os tipos de licitação, os critérios previamente estabelecidos no ato convocatório e de acordo com os fatores exclusivamente nele referidos, de maneira a possibilitar sua aferição pelos licitantes e pelos órgãos de controle.

    § 1  Para os efeitos deste artigo, constituem tipos de licitação, exceto na modalidade concurso:               

    I - a de menor preço - quando o critério de seleção da proposta mais vantajosa para a Administração determinar que será vencedor o licitante que apresentar a proposta de acordo com as especificações do edital ou convite e ofertar o menor preço

    II- a de melhor técnica

    III - a de técnica e preço

    IV - a de maior lance ou oferta - nos casos de alienação de bens ou concessão de direito real de uso.                  

  • GABARITO: LETRA B

    Das Modalidades, Limites e Dispensa

    Art. 22. São modalidades de licitação:

    I - concorrência;

    II - tomada de preços;

    III - convite;

    IV - concurso;

    V - leilão.

    § 1°  Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.

    § 2° Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.

    § 3° Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objetocadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.

    § 4° Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias.

    § 5º Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação.      

    LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993.

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca do conteúdo da Lei 8.666/1993. Vejamos:

    Inicialmente importante fazermos menção a nova lei de licitações – Lei 14.133/2021, sancionada em 01/04/2021. Apesar desta sanção, a Lei nº 8.666/93 ainda terá aplicação por mais dois anos.

    Desta forma, nos primeiros 2 anos teremos a aplicação da lei nº 8.666/93, bem como da lei nº 14.133/21. Os órgãos terão a possibilidade de optar em utilizar a lei nº 8.666/93 ou a lei nº 14.133/21, devendo ser justificada a escolha, sendo vedada a combinação das duas leis.

    Como esta presente questão é anterior à nova lei, a lei que a fundamenta ainda é a Lei 8.666/93. Desta forma:

    A. ERRADO.

    Art. 22, §1º, Lei 8.666/1993 – Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.

    B. CERTO.

    Art. 22, § 2º, Lei 8.666/93 – Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação. Dica: Tomada de preços - Terceiro dia.

    C. ERRADO.

    Art. 22, §3º, Lei 8.666/93 – Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.

    D. ERRADO.

    Art. 22, §4º, Lei 8.666/93 – Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 dias.

    E. ERRADO.

    Art. 22, § 5º, Lei 8.666/93 – Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação. Somente poderá ser utilizado quando a Administração almejar alienar bens, devendo-se, obrigatoriamente, nessa modalidade, usar o tipo maior lance para a seleção da proposta mais vantajosa.

    GABARITO: ALTERNATIVA B.


ID
4140142
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O novo acordo ortográfico do português está em uso desde 2009, mas muitos brasileiros ainda estão escrevendo de acordo com a grafia antiga. Qual das sequências de palavras abaixo está conforme o novo acordo?

Alternativas
Comentários
  • Gab : B

    Suprarrenal; ex-diretor; pôr (verbo); perdoo; papéis. todos estão de acordo com a nova regra ortográfica.

  • GABARITO B

    a) Pré-universitário; (ele) entretém; heroico; dia a dia; (ele) para.

    c) Mal-humorado; (elas) descreem; acriano (do Acre); fórum; imã.

    d) Além-mar; científico; faísca; (tu) deténs; espontânea.

    e) Sobre-humano; copo-d’água; tipoia; Sauipe; miúde.

  • PAPÉIS: OXÍTONA

  • LEMBRANDO:

    Com o advento do Novo Acordo Ortográfico NÃO se acentuam hiatos I e U tônicos após ditongos decrescentes em paroxítonas.

    É o caso de:

    FEI-U-RA

    BO-CAI-U-VA

    SAU-I-PE

    Justamente, são os casos de falsos hiatos em paroxítonas. 

    Bons Estudos!

  • Acentos diferenciais que foram mantidos pós reforma de 2016: Pôde, Pôr e Fôrma

    Mnemônico: Pode por a forma!

  • Assertiva B

    Suprarrenal; ex-diretor; pôr (verbo); perdoo; papéis.

  • Para responder corretamente, é preciso respeitar as novas regras de ortografia. O próprio enunciado nos orienta a considerar o Novo Acordo Ortográfico. Este, salienta-se, passou a vigorar obrigatoriamente, no Brasil, a partir de 2016. Portanto, desde o referido ano, todas as palavras, quando a situação requerer, devem ser analisadas sob o império das bases do Acordo. Inspecionemos item a item:

    a) Pré-universitário; (ele) entretém; heroico; dia-a-dia; (ele) pára.

    Incorreto. Tanto a preposição "para" quanto a forma verbal "para" grafa-se, atualmente, sem acento agudo. O que determinará diferenciar uma da outra será o contexto;

    b) Suprarrenal; ex-diretor; pôr (verbo); perdoo; papéis.

    Correto. Não existem ajustes a serem feitos;

    c) Mal-humorado; (elas) descrêem; acriano (do Acre); fórum; imã.

    Incorreto. A forma verbal do verbo "descrer" está incorreta, tendo em vista que o Novo Acordo aboliu o acento circunflexo dos hiatos "-oo" e "-ee"; à frente, o gentílico "acriano" também incorre em erro e grafa-se com "e". Correções: "descreem" e "acreano";

    d) Além-mar; ciêntifico; faisca; (tu) deténs; espontânea.

    Incorreto. Há erro em "ciêntifico", visto que esse substantivo é paroxítona acentuada com acento agudo; também o substantivo "faisca" tem a grafia errônea: a vogal "i" forma hiato com a vogal anterior, de modo que deve o "i" receber acento. Correções: "científico" e "faísca";

    e) Sobrehumano; copo-d’água; tipóia; Sauipe; amiúde.

    Incorreto. O prefixo "sobre-" deve-se separar com hífen do elemento seguinte quando este iniciar-se com consoante "h"; adiante, o substantivo "tipóia" grafa-se sem acento agudo, dado que o Novo Acordo o aboliu no ditongo "-oi" das paroxítonas. Correções: "sobre-humano" e "tipoia".

    Letra B


ID
4149745
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Em relação aos instrumentos de planejamento e orçamento (PPA, LDO e LOA), assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

    CF/88. Art. 35. II - o projeto de lei de diretrizes orçamentárias será encaminhado até oito meses e meio antes do encerramento do exercício financeiro e devolvido para sanção até o encerramento do primeiro período da sessão legislativa;

    III - o projeto de lei orçamentária da União será encaminhado até quatro meses antes do encerramento do exercício financeiro e devolvido para sanção até o encerramento da sessão legislativa.

  • PPA (EXECUTIVO) 31/08 -> 22/12 (LEGISLATIVO)

    LDO (EXECUTIVO) 15/04 -> 17/07 (LEGISLATIVO)

    LOA (EXECUTIVO) 31/08 -> 22/12 (LEGISLATIVO)

  • O projeto de LDO será encaminhado pelo chefe do Poder Executivo ao Poder Legislativo até quatro meses e meio antes do encerramento do exercício financeiro.

    Correto: Oito meses e meio! Ou seja, até 15 de Abril!

  • GAB.D

    O prazo para encaminhamento da LDO ao Legislativo é de oito meses e meio antes do encerramento do exercício financeiro (15 de abril) e a devolução ao Executivo deve ser realizada até o encerramento do primeiro período da sessão legislativa (17 de julho).

    --> A sessão legislativa não será interrompida sem a aprovação da LDO.

    FONTE;ESTRATÉGIA

  • Ok. Estamos em busca da alternativa errada! Vamos lá:

    a) Correta, de acordo com o artigo 165, § 2º da Constituição Federal (CF):

    Art. 165, § 2º A lei de diretrizes orçamentárias compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente, orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.

    b) Correta. A LDO realmente estabelece metas e prioridades da administração pública (como você pode conferir no artigo 165, § 2º, da CF, transcrito acima). E a Lei Orçamentária Anual (LOA) é o instrumento em que as receitas são previstas e as despesas são fixadas, conforme artigo 165, § 8º, da CF:

    Art. 165, § 8º A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei.

    Vale lembrar que o orçamento é organizado em programas (por conta da estrutura programática). De acordo com o MTO 2021, programa é a categoria que articula um conjunto de ações (orçamentárias e não-orçamentárias) suficientes para enfrentar um problema. A partir dos programas são relacionadas às ações.

    Portanto, está correto dizer que a LOA compreende ações a serem realizadas durante o exercício financeiro.

    Além do mais, os instrumentos de planejamento do nosso sistema orçamentário (PPA, LDO e LOA) devem funcionar juntos como engrenagens de uma máquina. Eles não podem ser elaborados de forma independente. É tanto que, o caput do artigo 5º da LRF exige que o projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) seja elaborado de forma compatível com o plano plurianual, com a lei de diretrizes orçamentárias e com a própria LRF, olha só:

    Art. 5º O projeto de lei orçamentária anual, elaborado de forma compatível com o plano plurianual, com a lei de diretrizes orçamentárias e com as normas desta Lei Complementar: (...)

    c) Correta. A vigência do PPA inicia-se somente no segundo ano do mandato do chefe do Executivo e termina no final do primeiro exercício financeiro do mandato subsequente.

    Isso significa que no primeiro ano de mandato, o chefe do Executivo irá elaborar o seu PPA, mas estará executando o PPA do mandato passado. No segundo, terceiro e último ano de seu mandato, esse chefe executará o seu PPA, mas o próximo chefe do Executivo é quem irá executar o último ano desse PPA. 

    Este esquema ajuda a entender isso:


     
    Fonte: Educação Fiscal, Prefeitura de São Paulo.

    d) Errada. A CF exigiu que os prazos dos instrumentos orçamentários legais fossem disciplinados por lei complementar, confira aqui:

    Art. 165, § 9º Cabe à lei complementar:

    I - dispor sobre o exercício financeiro, a vigência, os prazos, a elaboração e a organização do plano plurianual, da lei de diretrizes orçamentárias e da lei orçamentária anual;


    Só que essa lei complementar não existe ainda!

    O legislador constituinte, já prevendo a omissão do legislador complementar, estipulou regras para os prazos do PPA, LDO e LOA no Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT). Senão vejamos:

    Art. 35, § 2º Até a entrada em vigor da lei complementar a que se refere o art. 165, § 9º, I e II, serão obedecidas as seguintes normas:

    I - o projeto do plano plurianual, para vigência até o final do primeiro exercício financeiro do mandato presidencial subsequente, será encaminhado até quatro meses antes do encerramento do primeiro exercício financeiro e devolvido para sanção até o encerramento da sessão legislativa;

    II - o projeto de lei de diretrizes orçamentárias será encaminhado até oito meses e meio antes do encerramento do exercício financeiro e devolvido para sanção até o encerramento do primeiro período da sessão legislativa;

    III - o projeto de lei orçamentária da União será encaminhado até quatro meses antes do encerramento do exercício financeiro e devolvido para sanção até o encerramento da sessão legislativa.


    Portanto, ao contrário do que afirma a alternativa, o projeto de LDO será encaminhado pelo chefe do Poder Executivo ao Poder Legislativo (afinal a iniciativa é sempre do Poder Executivo: art. 165, caput, CF) até oito meses e meio antes do encerramento do exercício financeiro.

    e) Correta, de acordo com a CF:

    Art. 167, § 1º Nenhum investimento cuja execução ultrapasse um exercício financeiro poderá ser iniciado sem prévia inclusão no plano plurianual, ou sem lei que autorize a inclusão, sob pena de crime de responsabilidade.


    Gabarito do professor: Letra D.
  • GAB D

    O prazo para encaminhamento da LDO ao Legislativo é de oito meses e meio antes do encerramento do exercício financeiro (15 de abril) e a devolução ao Executivo deve ser realizada até o encerramento do primeiro período da sessão legislativa (17 de julho). A sessão legislativa não será interrompida sem a aprovação da LDO.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)


ID
4149748
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Durante a elaboração da lei orçamentária anual, o contador incluiu todas as receitas e despesas pelos seus totais, sem deduções, e teve o cuidado de discriminá-las, demostrando a origem e a aplicação dos recursos. Ao proceder dessa forma, foram atendidos os seguintes princípios orçamentários:

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

    Durante a elaboração da lei orçamentária anual, o contador incluiu todas as receitas e despesas pelos seus totais, sem deduções [Princípio do Orçamento Bruto], e teve o cuidado de discriminá-las, demostrando a origem e a aplicação dos recursos [Princípio da Especificação/Especialização/Discriminação]. Ao proceder dessa forma, foram atendidos os seguintes princípios orçamentários:

    O princípio do Orçamento Bruto estabelece que todas as parcelas de receitas e despesas, obrigatoriamente, devem fazer parte do orçamento em seus valores brutos, sem qualquer tipo de deduções.

    O princípio da especificação, especialização ou discriminação opõe-se à inclusão de valores globais, de forma genérica, ilimitados e sem discriminação, e ainda, o início de programas ou projetos não incluídos na LOA.

    Fonte: PALUDO AUGUSTINHO, Orçamento Público e Administração Financeira e Orçamentária

  • Gabarito: B

    Questão: Durante a elaboração da lei orçamentária anual, o contador incluiu todas as receitas e despesas pelos seus totais, sem deduções, e teve o cuidado de discriminá-las, demostrando a origem e a aplicação dos recursos. Ao proceder dessa forma, foram atendidos os seguintes princípios orçamentários:

    Após observar as palavras-chave, fica mais tranquilo identificar os princípios solicitados.

    O principio do orçamento bruto dispõe que todas as parcelas da receita e da despesa devem aparecer no orçamento em seus valores brutos, sem qualquer tipo de dedução. A intenção é a de impedir a inclusão de valores líquidos ou de saldos resultantes do confronto entre receitas e as despesas de determinado serviço público.

    O princípio da especificação, especialização ou discriminação determina que, na Lei Orçamentária Anual, as receitas e despesas devam ser discriminadas, demonstrando a origem e a aplicação dos recursos.

    A Lei nº 4.320/64 incorpora o princípio no seu art. 5º: "A Lei de Orçamento não consignará dotações globais para atender indiferentemente as despesas...., "

    Fonte: https://www2.camara.leg.br/orcamento-da-uniao/cidadao/entenda/cursopo/principios

  • Opa! Muito bem! Palmas para esse contador!

    Primeiro ele incluiu todas as receitas e despesas pelos seus totais, sem deduções. Com isso, ele atendeu ao princípio do orçamento bruto, pois ele veda que as despesas ou receitas sejam incluídas no orçamento nos seus montantes líquidos! Isto é: as despesas e receitas devem ser registradas pelos seus valores brutos! 

    Esse princípio está na Lei 4.320/64, olha só: 

    Art. 6º Todas as receitas e despesas constarão da Lei de Orçamento pelos seus totais, vedadas quaisquer deduções.

    Em seguida o contador teve o cuidado de discriminar as receitas e despesas, demostrando a origem e a aplicação dos recursos. Ao proceder dessa forma, o princípio da especificação (ou discriminação) foi atendido, porque este determina que, na LOA, as receitas e despesas devam ser discriminadas (detalhadas). Em seu sentido histórico, o princípio preceitua que o orçamento público deve ser discriminado (ou especificado), devendo as receitas e despesas ser autorizadas não em bloco, mas de forma detalhada. Assim, é possível conferir exatamente de onde está vindo e para onde está indo o dinheiro público. Ou seja: o orçamento vai demonstrar a origem e a aplicação dos recursos públicos.

     Esse princípio está presente no artigo 5º da Lei 4.320/64, observe:

    Art. 5º A Lei de Orçamento não consignará dotações globais destinadas a atender indiferentemente a despesas de pessoal, material, serviços de terceiros, transferências ou quaisquer outras, ressalvado o disposto no artigo 20 e seu parágrafo único.

    Vejamos então as alternativas:

    a) Errada. De acordo com o princípio da unidade, o orçamento deve ser uno. Cada ente federativo, em cada exercício financeiro, deverá ter somente um único orçamento. E de acordo com o princípio da universalidade, a Lei Orçamentária Anual (LOA) de cada ente federado deverá conter todas as receitas e as despesas de todos os Poderes, órgãos, entidades, fundos e fundações instituídas e mantidas pelo poder público. A palavra-chave aqui é todas!

    b) Correta, conforme comentários acima. 

    c) Errada. De acordo com o princípio do equilíbrio, as despesas não podem ser maiores que as receitas. Esse princípio tem como finalidade equilibrar as finanças públicas, o orçamento, as receitas e as despesas. E o princípio da exclusividade preceitua que “a lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei" (CF, art. 165, § 8º).

    d) Errada. De acordo com o princípio da não afetação das receitas, nenhuma parcela da receita geral poderá ser reservada ou comprometida para atender a certos e determinados gastos. E consoante os ensinamentos de Augustinho Paludo, em sua obra “Orçamento Público, AFO e LRF", 5ª edição, o princípio da programação é um princípio doutrinário, que surgiu a partir da instituição do orçamento-programa. Ele preceitua que orçamento público deve evidenciar os programas de trabalho, servindo como instrumento de administração do Governo, facilitando a fiscalização, gerenciamento e planejamento.

    e) Errada. De acordo com o princípio da legalidade, cabe à Administração Pública fazer ou deixar de fazer somente aquilo que a lei expressamente autorizar. E o princípio da clareza dispõe que o orçamento público deve ser apresentado em linguagem clara e compreensível (de fácil entendimento), de forma que as pessoas consigam entendê-lo.


    Gabarito do professor: Letra B.

ID
4149751
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Em relação ao empenho da despesa, considerando os dispositivos da Lei nº 4.320/1964, julgue as afirmativas a seguir:


I- O empenho da despesa não poderá exceder o limite dos créditos concedidos.

II- Em casos especiais previstos na legislação específica será dispensada a nota de empenho.

III- Para cada empenho será extraída uma nota de empenho indicando o nome do credor, a representação e a importância da despesa e a dedução desta do saldo da dotação própria.

IV- Podem ser realizadas despesas de pequeno vulto sem a prévia emissão de empenho.

V- Será feito por empenho global as despesas cujo montante não se possa determinar.


Com base nas afirmativas apresentadas, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Compreendo que as alternativas I, II, e III estão corretas, mas o gabarito oficial é C (I e III)

    I - Art. 59 - O empenho da despesa não poderá exceder o limite dos créditos concedidos.  

    II - Art. 60. É vedada a realização de despesa sem prévio empenho. § 1º Em casos especiais previstos na legislação específica será dispensada a emissão da nota de empenho.

    III - Art. 61. Para cada empenho será extraído um documento denominado "nota de empenho" que indicará o nome do credor, a representação e a importância da despesa bem como a dedução desta do saldo da dotação própria.

    IV - Art. 60. É vedada a realização de despesa sem prévio empenho.

    V - Art. 60. § 2º Será feito por estimativa o empenho da despesa cujo montante não se possa determinar.


ID
4149754
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

As Receitas Públicas representam ingressos de recursos que entram nos cofres públicos para financiamento das despesas. Considerando a classificação das receitas públicas quanto à sua procedência ou coercitividade, constitui um exemplo de receita pública derivada:

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

    Receita Derivada – é a receita efetiva obtida pelo Estado em função de sua soberania, por meio de tributos, penalidades, indenizações e restituições. As receitas derivadas são formadas por receitas correntes, segundo a classificação da receita por categoria econômica. Ex.: receita tributária, receita de contribuições etc.

    Fonte: PALUDO AUGUSTINHO, Orçamento Público e Administração Financeira e Orçamentária

  • Receita Pública Originária: Arrecadada por meio da exploração de atividade econômica. Ex: Preços públicos, prestação de serviços.

    Receita Pública Derivada: Obtidas por meio da soberania, através de imposição constitucional ou legal, e por isso auferidas de forma impositiva. Ex: Receitas Tributárias.


ID
4149757
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Em relação à operação de crédito por antecipação de receita orçamentária, segundo a Lei complementar nº 101/2000 – Lei de Responsabilidade Fiscal, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

    A LOA é quem autoriza a contratação de Operação de Crédito por Antecipação de Receita. Inclusive, a ARO, segundo o Art. 165, § 8º, é uma ressalva ao princípio da exclusividade.

    CF/88. Art. 165. § 8º A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei.

  • A alternativa E é a alternativa q, com ctz, está correta. Porém, achei estranha a alternativa C

    Art. 38. A operação de crédito por antecipação de receita destina-se a atender insuficiência de caixa

    durante o exercício financeiro e cumprirá as exigências mencionadas no art. 32 e mais as seguintes:

    III - não será autorizada se forem cobrados outros encargos que não a taxa de juros da operação,

    obrigatoriamente prefixada ou indexada à taxa básica financeira, ou à que vier a esta substituir;

  • LC 101

    Art. 38. A operação de crédito por antecipação de receita destina-se a atender insuficiência de caixa (Alternativa A) durante o exercício financeiro e cumprirá as exigências mencionadas no art. 32 e mais as seguintes:

    I - realizar-se-á somente a partir do décimo dia do início do exercício; Alternativa B

    II - deverá ser liquidada, com juros e outros encargos incidentes, até o dia dez de dezembro de cada ano; Alternativa C

    III - não será autorizada se forem cobrados outros encargos que não a taxa de juros da operação, obrigatoriamente prefixada ou indexada à taxa básica financeira, ou à que vier a esta substituir;

    IV - estará proibida:

    a) enquanto existir operação anterior da mesma natureza não integralmente resgatada; Alternativa D

    GAB: E

    L4320

    Art. 3º A Lei de Orçamentos compreenderá todas as receitas, inclusive as de operações de crédito autorizadas em lei.

    Parágrafo único. Não se consideram para os fins deste artigo as operações de credito por antecipação da receita, as emissões de papel-moeda e outras entradas compensatórias, no ativo e passivo financeiros.  

    Art. 7° A Lei de Orçamento poderá conter autorização ao Executivo para:

    II - Realizar em qualquer mês do exercício financeiro, operações de crédito por antecipação da receita, para atender a insuficiências de caixa.

    § 3º A autorização legislativa a que se refere o parágrafo anterior, no tocante a operações de crédito, poderá constar da própria Lei de Orçamento.

  • A questão trata de OPERAÇÕES DE CRÉDITO, conforme a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/2000 - LRF).


    Seguem comentários de cada alternativa:


    A) Destina-se a atender insuficiência de caixa durante o exercício financeiro.


    ERRADO. A afirmativa da alternativa encontra-se correta. Segue o art. 38, LRF: “A operação de crédito por antecipação de receita destina-se a atender insuficiência de caixa durante o exercício financeiro e cumprirá as exigências mencionadas no art. 32 e mais as seguintes: (...)". 


    Portanto, a banca cobrou a literalidade da norma.



    B) Poderá apenas ser realizada a partir do décimo dia do exercício financeiro. 


    ERRADO. A afirmativa da alternativa encontra-se correta. De acordo com o art. 38, I, LRF: “A operação de crédito por antecipação de receita destina-se a atender insuficiência de caixa durante o exercício financeiro e cumprirá as exigências mencionadas no art. 32 e mais as seguintes:

    I - realizar-se-á somente a partir do décimo dia do início do exercício".


    Portanto, a banca cobrou a literalidade da norma.



    C) Deverá ser liquidada com juros e outros encargos incidentes, até o dia dez de dezembro.


    ERRADO. A afirmativa da alternativa encontra-se correta. Conforme o art. 38, II, LRF: “A operação de crédito por antecipação de receita destina-se a atender insuficiência de caixa durante o exercício financeiro e cumprirá as exigências mencionadas no art. 32 e mais as seguintes:

    II - deverá ser liquidada, com juros e outros encargos incidentes, até o dia dez de dezembro de cada ano".


    Portanto, a banca cobrou a literalidade da norma.



    D) Não pode ser realizada enquanto existir operação anterior da mesma natureza não integralmente resgatada. 


    ERRADO. A afirmativa da alternativa encontra-se correta. De acordo com o art. 38, IV, a, LRF: “A operação de crédito por antecipação de receita destina-se a atender insuficiência de caixa durante o exercício financeiro e cumprirá as exigências mencionadas no art. 32 e mais as seguintes:

    IV - estará proibida:

    a) enquanto existir operação anterior da mesma natureza não integralmente resgatada". 


    Portanto, a banca cobrou a literalidade da norma.



    E) Poderá ser realizada se existir prévia e expressa autorização para contratação na LDO.
    CERTO
    . A afirmativa da alternativa encontra-se incorreta, sendo o gabarito. Observe o art. 165, §8º, CF/88: “A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei".


    Segue o art. 7, Lei nº 4.320/64:

    “Art. 7 - A Lei de Orçamento poderá conter autorização ao Executivo para:

    I - Abrir créditos suplementares até determinada importância obedecidas as disposições do artigo 43;

    II - Realizar em qualquer mês do exercício financeiro, operações de crédito por antecipação da receita, para atender a insuficiências de caixa".


    Portanto, a autorização para contratação de operações de crédito por antecipação da receita deverá constar na Lei Orçamentária Anual (LOA) e NÃO na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).



    Gabarito do Professor: Letra E.

  • GAB: E


ID
4149760
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

O Ciclo Orçamentário constitui um processo composto por várias etapas para a realização da despesa pública. Em relação ao tema Ciclo Orçamentário, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

    São as emendas ao projeto de Lei de Orçamento Anual que não serão aprovadas quando incompatíveis com o Plano Plurianual e a Lei de Diretrizes Orçamentárias;

    CF/88. Art. 166. § 3º As emendas ao projeto de lei do orçamento anual ou aos projetos que o modifiquem somente podem ser aprovadas caso:

    I - sejam compatíveis com o plano plurianual e com a lei de diretrizes orçamentárias;

  • Quanto à alternativa B.

    Constituição Federal.

    Art.166

    § 9º As emendas individuais ao projeto de lei orçamentária serão aprovadas no limite de 1,2% (um inteiro e dois décimos por cento) da receita corrente líquida prevista no projeto encaminhado pelo Poder Executivo, sendo que a metade deste percentual será destinada a ações e serviços públicos de saúde. 

    § 11. É obrigatória a execução orçamentária e financeira das programações a que se refere o § 9º deste artigo, em montante correspondente a 1,2% (um inteiro e dois décimos por cento) da receita corrente líquida realizada no exercício anterior, conforme os critérios para a execução equitativa da programação definidos na lei complementar prevista no § 9º do art. 165.

    § 12. A garantia de execução de que trata o § 11 deste artigo aplica-se também às programações incluídas por todas as emendas de iniciativa de bancada de parlamentares de Estado ou do Distrito Federal, no montante de até 1% (um por cento) da receita corrente líquida realizada no exercício anterior. 

    § 17. Os restos a pagar provenientes das programações orçamentárias previstas nos §§ 11 e 12 poderão ser considerados para fins de cumprimento da execução financeira até o limite de 0,6% (seis décimos por cento) da receita corrente líquida realizada no exercício anterior, para as programações das emendas individuais, e até o limite de 0,5% (cinco décimos por cento), para as programações das emendas de iniciativa de bancada de parlamentares de Estado ou do Distrito Federal.   

  • Procuramos a opção ERRADA:

    a) CORETA - Lei 4320 Art. 32. Se não receber a proposta orçamentária no prazo fixado nas Constituições ou nas Leis Orgânicas dos Municípios, o Poder Legislativo considerará como proposta a Lei de Orçamento vigente.

    b) CORRETA CF 88, Art. 166., § 17. Os restos a pagar provenientes das programações orçamentárias previstas nos §§ 11 e 12 poderão ser considerados para fins de cumprimento da execução financeira até o limite de 0,6% da receita corrente líquida realizada no exercício anterior...

    c) CORRETA CF 88, Art. 165., § 9º, III - Dispor sobre critérios para a execução equitativa, além de procedimentos que serão adotados quando houver impedimentos legais e técnicos...

    d) ERRADA CF 88, Art. 166., § 4º As emendas ao projeto de lei de diretrizes orçamentárias não poderão ser aprovadas quando incompatíveis com o plano plurianual. (Não há menção quanto à LOA, entendo que seja esse o erro afinal é a LOA quem dever ser compatível com a LDO e não o contrário)

        

    e) CORRETA - Lei 4320 Art. 22., - A proposta orçamentária que o Poder Executivo encaminhará ao Poder Legislativo nos prazos estabelecidos nas Constituições e nas Leis Orgânicas dos Municípios, compor-se-á:

    IV Especificação dos programas especiais de trabalho custeados por dotações globais...

    Fontes: CF 88 e Lei 4320

  • Não tem como a LDO ser incompatível com a LOA porque a LDO vem antes.


ID
4149763
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Durante o exercício financeiro, determinado ente federativo verificou a necessidade de solicitar a abertura de crédito especial para realização de nova obra pública. Nesse contexto, foi requisitado ao Contador que calculasse o montante disponível para tal ação, em que foi constatada a ocorrência dos seguintes saldos:


- Excesso de arrecadação do período: R$ 123.000,00.

- Dotações orçamentárias anuladas: R$ 9.500,00.

- Créditos adicionais reabertos no exercício: R$ 26.700,00.

- Superávit financeiro do exercício anterior: R$ 162.850,00.

- Créditos extraordinários abertos no exercício: R$ 32.450,00.

- Operações de crédito: R$ 65.200,00.


Considerando os dados apresentados na questão, o limite disponível para abertura do crédito especial calculado pelo Contador deverá ser de:

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    (+) R$ 123.000,00 - Excesso de arrecadação do período

    (+) R$ 9.500,00 - Dotações orçamentárias anuladas

    (-) R$ 26.700,00 - Créditos adicionais reabertos no exercício:

    (+) R$ 162.850,00 - Superávit financeiro do exercício anterior

    (-) R$ 32.450,00 - Créditos extraordinários abertos no exercício

    (+) R$ 65.200,00 - Operações de crédito

    ---------------------------------------------------------

    R$ 301.400 (Acredito que houve erro material na C, pois consta R$ 310.400,00).

    ---------------------------------------------------------

    Art. 43. A abertura dos créditos suplementares e especiais depende da existência de recursos disponíveis para ocorrer a despesa e será precedida de exposição justificativa.                  

    § 1º Consideram-se recursos para o fim deste artigo, desde que não comprometidos:              

    I - o superávit financeiro apurado em balanço patrimonial do exercício anterior;           

    II - os provenientes de excesso de arrecadação;              

    III - os resultantes de anulação parcial ou total de dotações orçamentárias ou de créditos adicionais, autorizados em Lei                

    IV o produto de operações de credito autorizadas, em forma que juridicamente possibilite ao poder executivo realiza-las.             

    § 2º Entende-se por superávit financeiro a diferença positiva entre o ativo financeiro e o passivo financeiro, conjugando-se, ainda, os saldos dos créditos adicionais transferidos e as operações de credito a eles vinculadas.              

    § 3º Entende-se por excesso de arrecadação, para os fins deste artigo, o saldo positivo das diferenças acumuladas mês a mês entre a arrecadação prevista e a realizada, considerando-se, ainda, a tendência do exercício.               

    § 4° Para o fim de apurar os recursos utilizáveis, provenientes de excesso de arrecadação, deduzir-se-a a importância dos créditos extraordinários abertos no exercício.                

  • obrigado pela sua resolucao !!!! so gostaria de saber porque as contas " Créditos adicionais reabertos no exercício:" e "Créditos extraordinários abertos no exercício" sao subtraidas? nao consegui entender o porque dessa subtração


ID
4149766
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A Norma Brasileira de Contabilidade Técnica Aplicada ao Setor Público (NBC TSP) Estrutura Conceitual estabelece conceitos que devem ser aplicados às demais normas de contabilidade destinadas às entidades do setor público. Tal estrutura estabelece bases para a mensuração de ativos e passivos, para melhor divulgação da informação contábil pelas entidades do setor público. Assinale a alternativa que não constitui uma base de mensuração para os passivos:

Alternativas
Comentários
  • Valor em uso é para mensuração de ativos

  • NBC TSP - Gabarito letra ABases de mensuração para os passivos

    7.69 Esta seção discute as bases de mensuração para os passivos, não repete toda a discussão sobre os ativos e considera as seguintes bases de mensuração:

    (a) custo histórico;

    (b) custo de cumprimento da obrigação;

    (c) valor de mercado;

    (d) custo de liberação; e

    (e) preço presumido.

  • mnemônicos ("podres". mas ajuda)

    Ativo = "Homem reliu" = (H)istórico, (M)ercado, custo (RE)posição ou substituição, preço (LÍ)quido venda, vr. em (U)so.

    Passivo = "Homem libera cum por causa do preço" = (H)istórico, (M)ercado, , custo (LIBERA)ção, custo (CUM)primento da obrigação, (PREÇO) presumido.

    Bons estudos.

  • Custo histórico: Importância recebida para se assumir uma obrigação.

    Custo de cumprimento da obrigação: Custos os quais incorre no cumprimento das obrigações, fazendo da maneira menos onerosa.

    Valor de mercado: pode ser liquidado entre partes em transação sob condições normais de mercado.

    Custo de liberação: corresponde à baixa imediata da obrigação. Mesmo conceito de preço líquido dos ativos.

    Preço presumido: racionalmente aceitaria na troca pela assunção do passivo existente. Mesmo conceito do custo de reposição.


ID
4149769
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Segundo a Estrutura Conceitual aplicável ao Setor Público, a característica qualitativa que ajuda a assegurar que a informação contábil contida nos Relatórios Contábeis de Propósito Geral do órgão apresentou os fenômenos econômicos de forma completa, neutra e livre de erro material é denominada:

Alternativas
Comentários
  • Segundo a Estrutura Conceitual aplicável ao Setor Público, a característica qualitativa que ajuda a assegurar que a informação contábil contida nos Relatórios Contábeis de Propósito Geral do órgão apresentou os fenômenos econômicos de forma completa, neutra e livre de erro material é denominada:

    E) Representação Fidedigna.

  • MCASP - Gabarito letra E

    Representação fidedigna

    3.10 Para ser útil como informação contábil, a informação deve corresponder à representação fidedigna dos fenômenos econômicos e outros que se pretenda representar. A representação fidedigna é alcançada quando a representação do fenômeno é completa, neutra e livre de erro material. A informação que representa fielmente um fenômeno econômico ou outro fenômeno retrata a substância da transação, a qual pode não corresponder, necessariamente, à sua forma jurídica.


ID
4149772
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CASP) abrange entidades que devem aplicar a Estrutura Conceitual e as demais normas de forma obrigatória ou facultativa. Dentre as entidades que fazem parte do campo de aplicação da CASP de forma facultativa, encontram-se:

Alternativas
Comentários
  • A Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CASP) abrange entidades que devem aplicar a Estrutura Conceitual e as demais normas de forma obrigatória ou facultativa. Dentre as entidades que fazem parte do campo de aplicação da CASP de forma facultativa, encontram-se:

    B) Estatais independentes.

  • MCASP - Gabarito letra B

    2.5. ALCANCE DO PCASP

    A utilização do PCASP é obrigatória para todos os órgãos e entidades da administração direta e da administração indireta dos entes da Federação, incluindo seus fundos, autarquias, inclusive especiais, fundações, e empresas estatais dependentes.

    A utilização do PCASP é facultativa para as demais entidades.

  • Os Conselhos Profissionais e as demais entidades não compreendidas no conceito de entidades do setor público, incluídas as empresas estatais independentes, poderão aplicar as normas estabelecidas no MCASP de maneira facultativa ou por determinação dos respectivos órgãos reguladores, fiscalizadores e congêneres.

    MCASP 2020


ID
4149775
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A respeito do tema Dívida pública, julgue as afirmativas e assinale a alternativa correta:


I- Será incluída na dívida pública consolidada da União as operações de crédito de prazo inferior a doze meses, cujas receitas tenham constado do orçamento.

II- A dívida flutuante compreende compromissos exigíveis, cujo pagamento independe de autorização orçamentária, como por exemplo os restos a pagar, incluídos os serviços da dívida.

III- Os precatórios judiciais não pagos durante a execução do orçamento em que houverem sido incluídos integram a dívida consolidada.

IV- A dívida pública mobiliária é proveniente das obrigações financeiras do ente da federação, assumidas em virtude de leis, contratos, convênios ou tratados.

V- Cabe ao Congresso Nacional dispor sobre o montante da dívida mobiliária federal.

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

    I LRF.. Art. 29. § 3  Também integram a dívida pública consolidada as operações de crédito de prazo inferior a doze meses cujas receitas tenham constado do orçamento.

    II - Decreto 93.872. Art. 115. § 1º A dívida flutuante compreende os compromissos exigíveis, cujo pagamento independe de autorização orçamentária, assim entendidos: a) os restos a pagar, excluídos os serviços da dívida;

    III - LRF. Art. 30. § 7  Os precatórios judiciais não pagos durante a execução do orçamento em que houverem sido incluídos integram a dívida consolidada, para fins de aplicação dos limites.

    IV - LRF. Art. 29, II. Dívida pública mobiliária: dívida pública representada por títulos emitidos pela União, inclusive os do Banco Central do Brasil, Estados e Municípios

    V - LRF. Art. 30. II - Congresso Nacional: projeto de lei que estabeleça limites para o montante da dívida mobiliária federal a que se refere o  inciso XIV do art. 48 da Constituição , acompanhado da demonstração de sua adequação aos limites fixados para a dívida consolidada da União, atendido o disposto no inciso I do § 1  deste artigo.


ID
4149778
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com a Norma Brasileira de Contabilidade NBC TSP 07 – Ativo imobilizado, o montante pelo qual um ativo é reconhecido após a dedução da depreciação acumulada e das perdas acumuladas por redução ao valor recuperável, é denominado:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a Norma Brasileira de Contabilidade NBC TSP 07 – Ativo imobilizado, o montante pelo qual um ativo é reconhecido após a dedução da depreciação acumulada e das perdas acumuladas por redução ao valor recuperável, é denominado:

    D) Valor contábil.

  • Gab. D

    NBC TSP 07

    Valor recuperável de serviço é o maior valor entre o valor justo do ativo não gerador de caixa líquido de despesas de venda e seu valor em uso.

    Valor residual do ativo é o montante estimado que a entidade obteria com a alienação do ativo, após deduzir as despesas estimadas de venda, caso o ativo já tivesse a idade, a condição e o tempo de uso esperados para o fim de sua vida útil.

    Valor depreciável é o custo do ativo ou outro montante que substitua seu custo, menos seu valor residual.

    Valor contábil é o montante pelo qual um ativo é reconhecido após a dedução da depreciação acumulada e das perdas acumuladas por redução ao valor recuperável.

    Valor específico para a entidade é o valor presente dos fluxos de caixa que a entidade espera obter com o uso contínuo do ativo e com a alienação ao final da sua vida útil ou incorrer para a liquidação do passivo.


ID
4149781
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Sobre as espécies de renúncia de receita, de acordo com o Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público, a espécie denominada crédito presumido:

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    O crédito presumido é aquele que representa o montante do imposto cobrado na operação anterior e objetiva neutralizar o efeito de recuperação dos impostos não cumulativos, pelo qual o Estado se apropria do valor da isenção nas etapas subsequentes da circulação da mercadoria. É o caso dos créditos referentes a mercadorias e serviços que venham a ser objeto de operações e prestações destinadas ao exterior. Todavia, não é considerada renúncia de receita o crédito tributário real ou simbólico do ICMS previsto na legislação instituidora do tributo.

    Fonte: MCASP 8ª Edição

  • Sobre as espécies de renúncia de receita, de acordo com o Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público, a espécie denominada crédito presumido:

    C) Representa o montante do imposto cobrado na operação anterior e objetiva neutralizar o efeito de recuperação dos impostos não cumulativos, pelo qual o Estado se apropria do valor da isenção nas etapas subsequentes da circulação da mercadoria.

  • A) Refere-se a dispensa legal, por parte do Estado, do débito tributário devido, considerado no momento de elaboração da Lei Orçamentária Anual. (ISENÇÃO)

    B) Significa o perdão da multa, excluindo o crédito tributário relativo à multa aplicada pelo sujeito ativo ao sujeito passivo, por infrações cometidas antes da vigência da lei que a concedeu. (ANISTIA)

    C) Representa o montante do imposto cobrado na operação anterior e objetiva neutralizar o efeito de recuperação dos impostos não cumulativos, pelo qual o Estado se apropria do valor da isenção nas etapas subsequentes da circulação da mercadoria. (CREDITO PRESUMIDO)

    D) Envolve o perdão da dívida, considerando determinadas circunstâncias previstas em lei, como a probabilidade de não recebimento, erro ou ignorância escusáveis do sujeito passivo. (REMISSÃO)

    E) Abarca outros valores provenientes da alteração de alíquota ou modificação de base de cálculo, que implique redução discriminada de tributos e contribuições. (RENUNCIA)


ID
4149784
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Considere os seguintes dados extraídos do Balanço Financeiro de um determinado ente público no exercício financeiro de 2018 (valores em milhares de reais):


Transferências financeiras recebidas - R$ 326.000,00

Despesas Orçamentárias - R$ 316.000,00

Inscrição de restos a pagar não processados - R$ 214,00

Pagamento de restos a pagar processados - R$ 3.740,00

Transferências concedidas independentes de execução orçamentária - R$ 4.800,00

Depósitos restituíveis e valores vinculados recebidos - R$ 850,00

Inscrição de restos a pagar processados - R$ 689,00


Com base nas informações apresentadas no período, o resultado financeiro e o total dos ingressos extraorçamentários do exercício 2018 foram, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Transferências financeiras recebidas - R$ 326.000,00

    Inscrição de restos a pagar não processados - R$ 214,00

    Depósitos restituíveis e valores vinculados recebidos - R$ 850,00

    Inscrição de restos a pagar processados - R$ 689,00

    (-) Despesas Orçamentárias - R$ 316.000,00

    (-) Pagamento de restos a pagar processados - R$ 3.740,00

    (-) Transferências concedidas independentes de execução orçamentária - R$ 4.800,00

    (=) 3.213,00 resultado financeiro

    Inscrição de restos a pagar não processados - R$ 214,00

    Depósitos restituíveis e valores vinculados recebidos - R$ 850,00

    Inscrição de restos a pagar processados - R$ 689,00

    (=) 1.753,00 total dos ingresos extraorçamentários


ID
4149787
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Considerando a classificação da despesa pública quanto à afetação patrimonial, assinale a alternativa que representa uma despesa orçamentária efetiva:

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

    Despesa Orçamentária Efetiva - aquela que, no momento de sua realização, reduz a situação líquida patrimonial da entidade. Constitui fato contábil modificativo diminutivo. Em geral, a despesa orçamentária efetiva é despesa corrente. Entretanto, pode haver despesa corrente não efetiva como, por exemplo, a despesa com a aquisição de materiais para estoque e a despesa com adiantamentos, que representam fatos permutativos.

    Fonte: MCASP 8ª Edição

  • Ao meu ver, questão sem gabarito.

    Os colegas podem me corrigir à vontade, mas o mero pagamento é uma variação patrimonial qualitativa, sem influência na situação líquida. A VPD seria o reconhecimento da despesa de salários, e não o pagamento do passivo associado à despesa. Apesar de o gabarito dar como correta a alternativa "A", acho que ela também está incorreta.

  • Eu lembro que fiz essa questão no período do concurso e, infelizmente, errei. No entanto, agora, revendo-a, cheguei a conclusão de que o fato do pagamento ser no próprio mês, a alternativa A realmente representa uma despesa efetiva, pois dentro do período houve a apropriação da despesa e o respectivo pagamento. Se por acaso fosse "Pagamento da folha de pessoal do mês anterior", nessa situação, seria um fato apenas permutativo.


ID
4149793
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Um Contador de determinado órgão público federal, usuário do SIAFI, verificou que precisava realizar no sistema a anulação do registro de comprometimento de determinada despesa. Nesse caso, o contador deve utilizar o documento do SIAFI denominado:

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

    Nota de Empenho (NE): permite registrar as operações que envolvem despesas orçamentárias realizadas pela Administração Pública Federal, ou seja, o comprometimento de despesa, seu reforço ou anulação, indicando o nome do credor, a especificação e o valor da despesa, bem como a dedução desse valor do saldo da dotação própria.

    Fonte: Material Estratégia Concursos.


ID
4149796
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal – SIAFI representa importante instrumento de administração das finanças públicas. Sobre os objetivos do SIAFI, analise as alternativas a seguir:


I- Fornecer meios para padronizar a programação financeira, com vistas a centralizar a utilização dos recursos do Tesouro Nacional.

II- Permitir o controle da dívida interna e externa, bem como o das transferências negociadas.

III- Permitir que a contabilidade pública seja fonte segura e tempestiva de informações gerenciais destinadas a todos os entes federados.

IV- Promover mecanismos adequados ao registro e controle diário da gestão orçamentária, financeira e patrimonial dos órgãos da administração pública.


São objetivos do SIAFI o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Questão problemática.

    OS PRINCIPAIS OBJETIVOS DO SIAFI

    I - Fornecer meios para agilizar a programação financeira, otimizando a utilização dos recursos do Tesouro Nacional, através da unificação dos recursos de caixa do Governo Federal.

    (OK. Os recursos são unificados na Conta Única do Tesouro, mas sua utilização é descentralizada por meio dos órgãos setoriais de programação financeira).

    II - Permitir o controle da dívida interna e externa, bem como o das transferências negociadas

    (OK ?. Esse item II consta integralmente como um dos objetivos do SIAFI no PDF do Estratégia Concursos, então não sei dizer o erro...)

    III - Permitir que a contabilidade pública seja fonte segura e tempestiva de informações gerenciais destinadas a todos os entes federados.

    (OK ?. É forçação de barra considerar esse item correto, afinal, o SIAFI ampara os Poderes e a Administração Indireta Federal. Cada ente federado tem seu sistema próprio de acompanhamento da execução orçamentária, financeira e patrimonial de modo que o SIAFI não é utilizado em todos os entes federados)

    IV Prover mecanismos adequados ao controle diário da execução orçamentária, financeira e patrimonial aos órgãos da Administração Pública

    (OK. Consta também no Manual SIAFI.)

  • O SIAFI é o principal instrumento utilizado para registro, acompanhamento e controle da execução orçamentária, financeira e patrimonial do Governo Federal. Desde sua criação, o SIAFI tem alcançado satisfatoriamente seus principais objetivos:

    Prover mecanismos adequados ao controle diário da execução orçamentária, financeira e patrimonial aos órgãos da Administração Pública;

    Fornecer meios para agilizar a programação financeira, otimizando a utilização dos recursos do Tesouro Nacional, através da unificação dos recursos de caixa do Governo Federal;

    Permitir que a contabilidade pública seja fonte segura e tempestiva de informações gerenciais destinadas a todos os níveis da Administração Pública Federal;

    Padronizar métodos e rotinas de trabalho relativas à gestão dos recursos públicos, sem implicar rigidez ou restrição a essa atividade, uma vez que ele permanece sob total controle do ordenador de despesa de cada unidade gestora; permitir o registro contábil dos balancetes dos estados e municípios e de suas supervisionadas;

    Permitir o controle da dívida interna e externa, bem como o das transferências negociadas; integrar e compatibilizar as informações no âmbito do Governo Federal;

    Permitir o acompanhamento e a avaliação do uso dos recursos públicos; e

    Proporcionar a transparência dos gastos do Governo Federal.

  • Nessa, só acerta quem já errou! Kkk


ID
4149799
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Segundo o Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público, considera-se realizada uma Variação Patrimonial Diminutiva:

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

    Considera-se realizada a variação patrimonial diminutiva (VPD):

    a. Quando deixar de existir o correspondente valor ativo, por transferência de sua propriedade para terceiro;

    b. Diminuição ou extinção do valor econômico de um ativo;

    c. Pelo surgimento de um passivo, sem o correspondente ativo.

    Fonte: MCASP 8ª Edição


ID
4149802
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Segundo a estrutura básica do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP), em consonância com o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, o Grupo “Inscrição de Restos a Pagar” pertence à Classe:

Alternativas
Comentários
  • MCASP - Gabarito letra B

    5 – Controles da Aprovação do Planejamento e Orçamento (Classe)

    5.1 - Planejamento Aprovado

    5.2 - Orçamento Aprovado

    5.3 - Inscrição de Restos a Pagar (Grupo)

    As contas contábeis do PCASP são identificadas por códigos com 7 níveis de desdobramento, compostos por 9 dígitos, de acordo com a seguinte estrutura:

    1º Nível – Classe (1 dígito)

    2º Nível – Grupo (1 dígito)

    3º Nível – Subgrupo (1 dígito)

    4º Nível – Título (1 dígito)

    5º Nível – Subtítulo (1 dígito)

    6º Nível – Item (2 dígitos)

    7º Nível – Subitem (2 dígitos)

  • GABARITO

    Letra B - Controles de Aprovação do Planejamento e Orçamento.