-
êi- ditongo decrescente
lh, ch e en- dígrafos
pr- encontro consonantal
fei-u-ra- - hiato
-
A Professora Flavia Rita ensina que na palavra feiura não há hiato, havendo na verdade um "falso hiato". O hiato ocorre quando há duas vogais em sequência, mas que pertencem a sílabas diferentes, já que não pode ocorrer mais de uma vogal na mesma sílaba. Na palavra fei-u-ra, em sua primeira silaba, ocorre um ditongo decrescente, já que há a sequencia de uma vogal (e) e uma semivogal (i), enquanto que a segunda sílaba é formada pela volgal (u). Assim não há a ocorrência de duas vogais em senquência e, por conseguinte, não há hiato.
Agora fico com a dúvida :/ rs
-
Essa questão deveria ter sido anulada. Não há hiato em feiura.
Hiato ocorre quando há separação de duas vogais. A letra i é uma semivogal, formando um ditongo decrescente com a letra e.
-
c-
O ditongo é cresecente quando inicia em semivogal e termina em vogal. Crescente quando o oposto ocorre. DIgrafo é 2 letras = a fonena. Encontro consonantal é quando encontros como tr,vr,br etc ocorrem. Hiato é uma vogal isolada de outra, formando uma silaba so
-
c) há ditongo decrescente em contêineres (SIM), dígrafo em vermelhos (SIM), China e sentado (SIM, Dígrafo consonatal e outo vocálico - nasalização da vogal por meio da letra N), encontro consonantal em produzir (SIM) e hiato em feiura (NÃO). FEI-U-RA - isso não é hiato, mas PAROXITONA, I ou U antecedida de ditongo.
Para ser Hiato 3 condições:
1. ser tônica - Não se usa mais acento em ditongos abertos: EI e OI, das paroxitonas.
2. ser precedida de vogal (neste caso- FEI- U-RA - trata-se de uma semivogal) - então aqui a regra fura!!!!
3. forma silaba sozinha ou com S - EXCEÇÃO: I ou U seguida de NH
-
“Os guardas ver-me-lhos da Revolução Cultural devastaram os monumentos históricos da Chi-na.”
“Sen-ta-do no escuro do cinema, penso que nós não somos o navio, somos os con-têi-ne-res que ele carrega [...]”
“Será que, carregados de tantas coisas que nos parecem belas, seremos capazes de pro-du-zir menos fei-u-ra?”
c) há ditongo decrescente em contêineres,
dígrafo em vermelhos, China e sentado,
encontro consonantal em produzir
hiato em feiura.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A grande diferença do dígrafo para o encontro consonantal, é que:
no dígrafo as duas consoantes têm somente um som, chamado pela gramática de fonema. Alguns dígrafos são formados por uma consoante e uma vogal
. Veja que nas palavras com encontro consonantal, as duas consoantes têm o som expresso.
o encontro consonantal é o encontro de duas consoantes em uma mesma palavra. Este encontro pode ser puro ou perfeito quando ocorre em uma mesma sílaba: grato (gra-to), palavra (pa-la-vra), psicólogo (psi-có-lo-go), pneumático (pneu-má-ti-co), encontrado (en-con-tra-do), blusa (blu-sa), atleta (a- tle-ta), etc. Ou pode ser disjunto ou imperfeito quando estão em sílabas diferentes: alcançar (al-can-çar), subsolo (sub-so-lo), advogado (ad-vo-ga-do), aspecto (as -pec-to), apto (ap-to), posta (pos-ta), etc.
Já o dígrafo emite somente um som: assar, banho, arroz, querido. Repare que, ao falar, você não emite o som de dois esses (ss) ou dois erres (rr), nem emite o som do nh ou qu separadamente. Essas letras formam somente um som.
Os dígrafos são formados pelas letras lh, nh, ch, rr, ss, qu e gu (seguidos de e ou i), sc, sç, xc, xs.
Veja a diferença das palavras quente e sequência. Na primeira, temos um dígrafo, já que o “u” não é pronunciado, pois forma somente um som, quando se junta à letra “q”. Já na segunda palavra, o “u” é pronunciado, separadamente da letra “q”, por isso não é um dígrafo.
fonte :http://cursinhopreenem.com.br/portugues/diferenca-entre-digrafo-e-encontro-consonantal/
-
Questão era pra ser anulada! Feiura é um falso hiato, basta separarmos: Fei - u - ra ( O "e" vogal, "i"Semivogal, "u"vogal).
Hiato é o encontro de duas vogais.
-
Hiato em feiura? Oi? AOCP sendo AOCP
-
Raísa, exatamente isso, hiato em FEIURA!
Existem dois tipos de hiatos: verdadeiros e falsos
verdadeiros ( vogal + vogal)
falsos ( vogal+ semi vogal) que é o caso da palavra "FEIURA" - separada de um ditongo decrescente + vogal / ou se preferir, vogal + semi vogal
macete:
vogal :( + +) duas vogais - hiato verdadeiro
semi vogais : (- +) semi vogal -hiato falso
ps: os falsos deveriam não existir, mas o fato é que são cobrados!!
Espero ter ajudado!
-
Ditongo decrescente em contêineres (e = vogal + i = semi)
Dígrafo em vermelhos, china e sentado (dígrafo nasal)
Encontro consonantal em produzir
Hiato em feiura (fei-u-ra)
-
c)há ditongo decrescente em contêineres, /Dígrafo em vermelhos, China e sentado, /Encontro consonantal em produzir e hiato em feiura.
Gab C
-
Vivendo e aprendendo. Primeira vez ouço falar em FALSO HIATO. Sempre aprendi que HIATO é a ligação de 2 vogais em sílabas diferentes e que FEI-U-RA e BAI-U-CA (semi-vogal "i" + vogal "u") não eram casos de hiato. Infelizmente a disciplina de língua portuguesa tem que ser estudade de acordo com o entendimento da banca. Cada banca uma gramática diferente. Paciência.
-
QUESTÃO DOIDA. POR EXCLUSÃO MARQUEI FEIURA COMO HIATO. MAS É UM FALSO HIATO (OU SEJA, NÃO É UM HIATO).
-
JOÃO PAULO quando uma semi vogal se separa na divisão silábica ela se torna uma vogal.
-
Ditongo é o encontro de duas vogais (Encontros Vocálicos) que pertencem à mesma sílaba e são pronunciadas numa só emissão de voz. Exemplos: beijo e causa.
Ditongo Crescente: quando a semivogal surge antes da vogal na mesma sílaba, ou seja, quando a segunda vogal é a mais forte. Exemplos: aquário (a-quá-rio) (u=SV, a=V).
Ditongo Decrescente: quando a vogal surge antes da semivogal na mesma sílaba, ou seja, quando a primeira vogal é a mais forte. Exemplos: Deixa (dei-xa) (e=V, i=SV), Céu (e=V, u=SV).
Ditongo Oral: quando há o encontro de duas vogais orais na mesma sílaba. Os sons das vogais orais são pronunciados exclusivamente pela boca (a, é, ê, i, ó, ô, u). Exemplos: dois, mineiros (mi-nei-ros).
Ditongo Nasal: quando, na mesma sílaba, há uma junção de duas vogais nasais ou de uma vogal nasal e uma oral. As vogais nasais ao serem pronunciadas deixam os sons passarem também pelo nariz. Exemplos: balão (ba-lão), mãe.
Hiato: Na divisão de sílabas, quando duas vogais estão em sequência, mas em sílabas diferentes. Exemplo: chiado (chi-a-do).
Tritongo: Quando três vogais fazem parte da mesma sílaba temos um tritongo. Exemplo: Uruguai (U-ru-guai).
-
Falso hiato só na cabeça da Flávia Rita.
-
Galera , já ficou claro para todos que na AOCP se marca sempre a "menos errada". NÃO adianta brigar ... a banca é amadora , os examinadores são despreparados , toda prova nós achamos erros em várias questões , mas é isso , vida que segue.
Não esquentem a cabeça , não briguem com a questão , vai na "menos errada" e segue o jogo. Deixem para levar tudo ao pé da letra como bancas mais respeitáveis como CESPE e FCC por exemplo.
-
Pra mim o problema está na palavra (feiura). É hiato ou falso?
Do resto sabiamos resolver.
O que fazer...por eliminação, certo?
vejamos:
Letra E errada, há tritongo em feiura
Letra D errada, há hiato em contêineres
Letra B errada, encontro consonantal em sentado
Letra A errada, encontro consonantal em sentado
-
Para "feiura" ser hiato a divisão silábica ficaria assim?
fe-i-u-ra
fei-u-ra (tem ditongo decrescente no "fei" vogal + semi vogal) Não poder ser hiato.
-
FEIURA - HÁ DITONGO E HIATO
FEI-U-RA
FEI - DITONGO
U - HIATO
TRITONGO = U-RU-GUAI
-
Não entendi o motivo do mimimi
Resposta do Rickson Sousa correta.
-
Vermelhos --> separação silábica: Ver-me-lho - Ocorre um encontro consonantal em "rm" e um dígrafo consonantal em "lh"
China --> separação silábica: Chi-na - Ocorre um dígrafo consonantal em "Ch".
Sentados --> separação silábica: sen-ta-dos - Ocorre um dígrafo vocálico em "sen - a letra 'n' é uma letra diacrítica que marca a nasalização da vogal 'a'"
Contêineres --> separação silábica: con-tei-ne-res - ocorre um dígrafo vocálico em "con - a letra 'n' é uma letra diacrítica que marca a nasalização da vogal 'o'" ocorre também um ditongo decrescente em "tei - onde e= vogal e i=semivogal"
Produzir --> separação silábica: Pro-du-zir - ocorre um encontro consonantal em perfeito em "pr".
Feiura --> separação silábica: Pode ser pronunciada de duas maneiras, conforme observações abaixo:
------------------> 1ª maneira: Fei-u-ra, transcrição fonética: Fey/u/ra onde "e=vogal e i=semivogal (que é representada pelo fonena /y/ que é chamado de iode) e u=vogal" nesse primeiro caso temos um encontro vocálico que nesse caso é um ditongo decrescente.
------------------> 2ª maneira: Fei-u-ra, transcrição fonética: Fei/u/ra onde "e=semivogal e i=vogal e u=vogal" nesse segundo caso temos um encontro vocálico que nesse caso é um hiato.
1. Como hiato 'i-a', 'i-e', 'i-i', 'i-o', 'i-u', com a separação das duas vogais em duas sílabas distintas e a representação de 'i' como vogal. Exemplos: fé-ri-as, a-gên-ci-a.
A escolha da variante mais adequada para estes casos é facultativa e poderá ser motivada por razões de ordem técnica ou estética.
Resposta: Letra c.
-
Gabarito letra C para os não assinantes.
Confesso que nem lembrava desse tal "falso hiato".Devido a polêmica aqui, fui pesquisar. Em vários sites vi que feiura é sim hiato. Seguem:
Um hiato é um encontro vocálico. Ocorre quando há o encontro de duas vogais numa palavra, sem que estejam na mesma sílaba, mas sim em sílabas diferentes.
Exemplo de hiato:feiura
Nos hiatos, cada vogal mantém a sua individualidade fonética, ocorrendo uma pequena pausa entre a pronúncia de uma e outra.
Lista de palavras com hiatos
afiado;
baú;
burocracia;
caatinga;
cafeína;
ciúme;
cooperar;
faísca;
feiura; (...)
https://www.normaculta.com.br/palavras-com-hiato/
No caso da palavra feiura, assim como bocaiuva, boiuna ou Sauipe, o hiato precedido de ditongo perde o acento tônico na vogal isolada.
https://blog.cursos24horas.com.br/2013/02/as-novas-regras-ortograficas-parte-2/
-
Eu não concordo que em "vermelho" tenha dígrafo, mas fazer o quê, eu não mando nada.
-
Segundo a Fonologia, o encontro consonantal é o encontro de duas consoantes em uma mesma palavra. Este encontro pode ser puro ou perfeito quando ocorre em uma mesma sílaba: grato (gra-to), palavra (pa-la-vra), psicólogo (psi-có-lo-go), pneumático (pneu-má-ti-co), encontrado (en-con-tra-do), blusa (blu-sa), atleta (a- tle-ta), etc. Ou pode ser disjunto ou imperfeito quando estão em sílabas diferentes: alcançar (al-can-çar), subsolo (sub-so-lo), advogado (ad-vo-ga-do), aspecto (as -pec-to), apto (ap-to), posta (pos-ta), etc.
Repare na divisão silábica das palavras acima para compreender a diferença entre os dois tipos de encontro consonantal.
Observação importante: Quando a letra x tem som de ks (maxi, táxi, axila), chamamos de encontro consonantal fonético.
O dígrafo, muitas vezes, também consiste em duas consoantes juntas em uma palavra, mas não é considerado um encontro consonantal. A grande diferença do dígrafo para o encontro consonantal, é que no dígrafo as duas consoantes têm somente um som, chamado pela gramática de fonema. Alguns dígrafos são formados por uma consoante e uma vogal. Veja que nas palavras com encontro consonantal, as duas consoantes têm o som expresso. Já o dígrafo emite somente um som: assar, banho, arroz, querido. Repare que, ao falar, você não emite o som de dois esses (ss) ou dois erres (rr), nem emite o som do nh ou qu separadamente. Essas letras formam somente um som.
Os dígrafos são formados pelas letras lh, nh, ch, rr, ss, qu e gu (seguidos de e ou i), sc, sç, xc, xs.
Veja a diferença das palavras quente e sequência. Na primeira, temos um dígrafo, já que o “u” não é pronunciado, pois forma somente um som, quando se junta à letra “q”. Já na segunda palavra, o “u” é pronunciado, separadamente da letra “q”, por isso não é um dígrafo.
lguns exemplos de dígrafos: