SóProvas



Questões de Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio


ID
818398
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), os Currículos dos Ensinos Fundamental e Médio devem ser compostos por

Alternativas
Comentários
  • Esta questão pode ser resolvida com o art 26 da LDB.

    O final da letra 'c' pode ser considerado como: 

    Art. 26.  Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos. = Clientela atendida.

  • O curriculo da educacao basica sera organizado da seguinte forma:

    BNCC (Obrigatoria) + Parte diversificada (Parte mais flexivel) 

  •  c)

    uma base nacional comum a ser complementada em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar e uma parte diversificada que considere as características regionais, culturais e econômicas da clientela atendida. 

  • Questão desatualizada


ID
920275
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Dentre os princípios pedagógicos estruturante dos currículos do Ensino Médio, qual alternativa é incompatível?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A


ID
920278
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio, as escolas e os currículos incluirão competências básicas, conteúdos e formas de tratamento dos conteúdos nas propostas pedagógicas, considerando:

1) o desenvolvimento da capacidade de aprender e continuar aprendendo, da autonomia intelectual e do pensamento crítico, que permita o prosseguimento dos estudos e da adaptação com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento.
2) a constituição de significados socialmente construídos e reconhecidos como verdadeiros sobre o mundo físico e natural, sobre a realidade social e política.
3) a compreensão do significado das ciências, das letras e das artes e do processo de transformação da sociedade e da cultura, de modo a desenvolver as competências e habilidades necessárias ao exercício da cidadania e do trabalho.
4) o domínio dos princípios e fundamentos científico-tecnológicos que presidem a produção moderna de bens, serviços e conhecimentos, que possibilitem o aluno ingressar no mercado de trabalho.
5) a competência no uso da língua portuguesa, das línguas estrangeiras e outras linguagens contemporâneas como instrumentos de comunicação e como processos de constituição de conhecimento e de exercício de cidadania.

Estão corretas, apenas:

Alternativas
Comentários
  • O erro do 4...

    ao final do Ensino Médio o estudante demonstre domínio dos princípios científicos e tecnológicos que presidem a produção moderna, e conhecimento das formas contemporâneas de linguagem.

    DCN página 190.


ID
926074
Banca
CEFET-AL
Órgão
IF-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando a Resolução n° 06/2012, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, analise as seguintes afirmativas:

I. A Educação Profissional Técnica de Nível Médio é desenvolvida nas formas articulada e subsequente ao Ensino Médio, em que a primeira é integrada e a segunda concomitante a essa etapa da Educação Básica.

II. A Educação Profissional Técnica de Nível Médio possibilita a avaliação, o reconhecimento e a certificação para prosseguimento ou conclusão de estudos.

III. A Educação Profissional Técnica de Nível Médio, no cumprimento dos objetivos da educação nacional, articula-se com o Ensino Médio e suas diferentes modalidades, incluindo a Educação do Campo, e com as dimensões do trabalho, da tecnologia, da ciência e da cultura.

IV. A oferta de curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em instituições privadas, em quaisquer das formas, deve ser precedida da devida autorização pelo órgão competente do respectivo sistema de ensino. Para as instituições públicas não há necessidade dessa autorização, devido ao processo de autonomia na oferta de cursos das instituições públicas federais.

Assinale a alternativa com as afirmativas verdadeiras:

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA CORRETA:d

    Segundo a RESOLUÇÃO N° 6:

    Art. 3° A Educação Profissional Técnica de Nível Médio é desenvolvida nas formas articulada e subsequente ao Ensino Médio, podendo a primeira ser integrada ou concomitante a essa etapa da Educação Básica.

    Inciso 1° A Educação profissional Técnica de Nível Médio possibilita a avaliação, o reconhecimento e a certificação para o prosseguimento ou conclusão de estudos.

    (...)

    Art. 4° A Educação Profissional Técnica de Nível Médio, no cumprimento dos objetivos da educação nacional, articula-se com o Ensino Médio e suas diferentes modalidades, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA), e com as dimensões do trabalho, da tecnologia, da ciência e da cultura.

    (...)

    Art. 10° A oferta de curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em instituições públicas e privadas, em quaisquer das formas, deve ser precedida da devida autorização pelo órgão competente do respectivo sistema de ensino.

  • d)

    Apenas II;


ID
972535
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, a base nacional comum dos currículos deste nível de ensino deverá contemplar as quatro áreas do conhecimento, com tratamento metodológico que evidencie:

Alternativas
Comentários
  • A letra "D" é  a certa.
     
    De acordo com a diretrize curricular nacional para o ensino médio, a base nacional comum dos curriculos deverá conteplar a INTERDISCIPLINARIDADE E A CONTEXTUALIZAÇÃO.
  • me perdi... fiquei em dúvida na B 

  • RESOLUÇÃO Nº2 DE 2012
    DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA ENSINO MÉDIO

     

    Art. 5º O Ensino Médio em todas as suas formas de oferta e organização, baseia-se em:

     § VI - integração de conhecimentos gerais e, quando for o caso, técnico-profissionais realizada na perspectiva da interdisciplinaridade e da contextualização;

  • RESOLUÇÃO Nº2 DE 2012

    DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA ENSINO MÉDIO

     

    Art. 5º O Ensino Médio em todas as suas formas de oferta e organização, baseia-se em:

     § VI - integração de conhecimentos gerais e, quando for o caso, técnico-profissionais realizada na perspectiva da interdisciplinaridade e da contextualização;


ID
978529
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9394/96) estabelece que o currículo do ensino fundamental e médio deve incluir:

Alternativas
Comentários
  • Penso que a resposta correta para esta questão seja letra c. Se verificarmos a LDB, artigo 26A, veremos que ele contempla o ensino de história e cultura indígena e afro-brasileira. Por isso, discordo do gabarito dessa questão.
  • Juliana o que está incorreto na alternativa "C" é a última palavra "públicos", porque a lei estabele que a cultura afro-brasileira e indígena sejam ministradas tanto em estabelecimentos públicos quanto privados. 

    Espero ter ajudado.

    Grande abraço.
  • É obrigatório o ensino de língua portuguesa e matemática tanto no ensino fundamental quando no ensino médio, porém, estas disciplinas devem fazer parte da base comum nacional e não da parte diversificada, que por sua vez deve levar em consideração a cultura regional e suas formas de desenvolvimento e produção. A letra A está errada, mas pode nos levar ao erro.

  • Art. 26.  Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos

    § 1º Os currículos a que se refere o caput devem abranger, obrigatoriamente, o estudo da língua portuguesa e da matemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente do Brasil.
    § 2o  O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.

    § 5º Na parte diversificada do currículo será incluído, obrigatoriamente, a partir da quinta série, o ensino de pelo menos uma língua estrangeira moderna, cuja escolha ficará a cargo da comunidade escolar, dentro das possibilidades da instituição.

    § 6o  A música deverá ser conteúdo obrigatório, mas não exclusivo, do componente curricular de que trata o § 2o deste artigo.

    § 7o  Os currículos do ensino fundamental e médio devem incluir os princípios da proteção e defesa civil e a educação ambiental de forma integrada aos conteúdos obrigatórios.
  • Art. 26-A.  Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.


  • As opções A, B, C e D têm junto ao seu texto "pegadinhas". A única alternativa em que o texto é idêntico ao da LDB é o da letra E. Como podemos verificar no Parágrafo 7º do Art. 26. Que, inclusive, foi acrescentado há pouco tempo na LDB.

    Art. 26 

    § 7o  Os currículos do ensino fundamental e médio devem incluir os princípios da proteção e defesa civil e a educação ambiental de forma integrada aos conteúdos obrigatórios.  (Incluído pela Lei nº 12.608, de 2012)

  • Questão mal formulada. A letra C poderia ser considerada correta, uma vez que não limita a obrigatoriedade APENAS para o público. A questão está apenas incompleta mas não errada.

  • Mal elaborada !

  • Questão desatualizada. Thiago essa já foi alterada " § 7o  A integralização curricular poderá incluir, a critério dos sistemas de ensino, projetos e pesquisas envolvendo os temas transversais de que trata o caput.            (Redação dada pela Lei nº 13.415, de 2017) "

  • DESATUALIZADA!


    ART. 26  Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.            (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013)


    § 7o  A integralização curricular poderá incluir, a critério dos sistemas de ensino, projetos e pesquisas envolvendo os temas transversais de que trata o  caput .            (Redação dada pela Lei nº 13.415, de 2017)

  • A questão está desatualizada, porém vale a correção com base na Lei atualizada,

    A) Art. 26. Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.  

    B) § 2 O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório da educação básica.

    § 6  As artes visuais, a dança, a música e o teatro são as linguagens que constituirão o componente curricular de que trata o § 2 deste artigo.  

    C) Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.  

    D) § 5   No currículo do ensino fundamental, a partir do sexto ano, será ofertada a língua inglesa.  

    § 4   Os currículos do ensino médio incluirão, obrigatoriamente, o estudo da língua inglesa e poderão ofertar outras línguas estrangeiras, em caráter optativo, preferencialmente o espanhol, de acordo com a disponibilidade de oferta, locais e horários definidos pelos sistemas de ensino. 

    E) § 7  A integralização curricular poderá incluir, a critério dos sistemas de ensino, projetos e pesquisas envolvendo os temas transversais de que trata o caput.

    => Ver Art 26 "...por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos."


ID
1067002
Banca
IBFC
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com base no período que compreende 1.985 a 2.000, chamado de Estado Democrático, assinale os itens que NÃO fazem parte da mudança educacional:

I. É promulgada a Lei 9.424, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino e Valorização do Magistério - FUNDEF.

II. É sancionada a Lei 9.394, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB.

III. Decretada e sancionada a Lei 5.692, que fixa Diretrizes e Bases para o Ensino de 1° e 2° Graus.

IV. Promulgada a Lei Federal 5.370, que cria o Movimento Brasileiro de Alfabetização - MOBRAL.

Das afirmativas apresentadas:

Alternativas
Comentários

ID
1171690
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacio- nal, Lei nº 9.394, de 20/12/1996, são finalidades do Ensino Médio, à EXCEÇÃO de:

Alternativas
Comentários
  • A letra "E" indica um dos itens que objetiva a formação básica do cidadão no Ensino Fundamental. Veja o art. 32, inciso I da LDB.

  • Art. 35. O ensino médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, terá como finalidades:

    I - a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;

    II - a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;

    III - o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;

    IV - a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.

  • Para responder a esta questão, exige-se conhecimento sobre as finalidades do ensino médio conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9394/1996. O candidato deve indicar a assertiva incorreta. Vejamos:

    a) Correta.

    "Art. 35. O ensino médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, terá como finalidades: I - a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos; (...)"

    b) Correta.

    "Art. 35. O ensino médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, terá como finalidades: II - a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores; (...)"

    c) Correta.

    "Art. 35. O ensino médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, terá como finalidades: (...) IV - a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina (...)"

    d) Correta.

    "Art. 35. O ensino médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, terá como finalidades: (...) III - o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico; (...)"

    e) Incorreta.

    Este é um objetivo do ensino fundamental.

    "Art. 32. O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante: I - o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo; (...)"

    Gabarito do monitor: E


ID
1171795
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação define, em sua Resolução nº 2, de 30/01/2012, as diretrizes curriculares nacionais para o ensino médio.

Em seu art. 4º determina que as unidades escolares que ministram esta etapa da Educação Básica devem estruturar seus projetos político-pedagógicos, considerando as seguintes finalidades previstas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996, EXCETO a(o):

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

    Art. 4º As unidades escolares que ministram esta etapa da Educação Básica devemestruturar seus projetos político-pedagógicos considerando as finalidades previstas na Lei nº9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional): 

    I - a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no EnsinoFundamental, possibilitando 

    o prosseguimento  de estudos;  ALTERNATIVA "A"

    II - a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando para continuaraprendendo, de modo 

    a ser capaz de se adaptar a novas condições de ocupação ouaperfeiçoamento posteriors;  ALTERNATIVA "B"

    III - o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética eo

     desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico; ALTERNATIVA  "E"

    IV - a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processosprodutivos, 

    relacionando a teoria com a prática. ALTERNATIVA "D"


  • Para responder a esta questão, exige-se conhecimento sobre as finalidades do ensino médio conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9394/1996. O candidato deve indicar a assertiva incorreta. Vejamos:

    a) Correta.

    "Art. 35. O ensino médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, terá como finalidades: I - a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos; (...)"

    b) Correta.

    "Art. 35. O ensino médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, terá como finalidades: II - a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores; (...)”

    c) Incorreta.

    A finalidade do ensino médio sempre irá versar sobre o crescimento crítico do aluno, e não sobre contratação pelo mercado de trabalho...

    d) Correta.

    "Art. 35. O ensino médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, terá como finalidades: (...) IV - a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina (...)"

    e) Correta.

    "Art. 35. O ensino médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, terá como finalidades: (...) III - o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico; (...)"

    Gabarito do monitor: C


ID
1171801
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Resolução nº6, de 20/09/2012, da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio.

Conforme o seu art. 27, os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio têm as cargas horárias totais, de acordo com o número de horas para as respectivas habilitações profissionais indicadas no :

Alternativas
Comentários
  • gabarito: a

     Catálogo Nacional de Cursos Técnicos

  • Art. 27 Os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, na forma articulada com o Ensino Médio, integrada ou concomitante em instituições de ensino distintas com projeto pedagógico unificado, têm as cargas horárias totais de, no mínimo, 3.000, 3.100 ou 3.200 horas, conforme o número de horas para as respectivas habilitações profissionais indicadas no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, seja de 800, 1.000 ou 1.200 horas.

  • Letra A

    .

    Art. 27 Os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, na forma articulada com o Ensino Médio, integrada ou concomitante em instituições de ensino distintas com projeto pedagógico unificado, têm as cargas horárias totais de, no mínimo, 3.000, 3.100 ou 3.200 horas, conforme o número de horas para as respectivas habilitações profissionais indicadas no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, seja de 800, 1.000 ou 1.200 horas


ID
1197898
Banca
CEFET-MG
Órgão
CEFET-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“O sentido do ensino médio integrado, de natureza filosófica, expressa uma concepção de formação humana, com base na integração de todas as dimensões da vida no processo educativo, visando à formação omnilateral dos sujeitos. Essas dimensões são o trabalho, a ciência e a cultura.” 


(BRASIL. Documento Base. Educação profissional técnica de nível médio integrada ao ensino médio. Brasília: MEC, 2007.)

Nesse sentido, o trabalho é compreendido como a(o) (s)

Alternativas

ID
1312180
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em conformidade com as Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio, o projeto-político pedagógico - PPP das unidades escolares deve traduzir a proposta educativa da escola. Sobre o PPP, está correta a seguinte assertiva:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: B

  • Resolução 3/2018

    Art. 27 - II - problematização como instrumento de incentivo à pesquisa, à curiosidade pelo inusitado e ao desenvolvimento do espírito inventivo; 


ID
1338166
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação às Diretrizes Curriculares do Ensino Médio, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A língua espanhola, de oferta obrigatória pelas unidades escolares, é facultativa para o estudante.

( ) Os conteúdos sobre educação alimentar, ambiental e para o trânsito, entre outras, devem estar presentes nos currículos.

( ) A Filosofia e a Sociologia são disciplinas obrigatórias em todos os anos do curso.

As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • gab.: 

    c) V, V e V.

  • De acordo com a RESOLUÇÃO Nº2 DE 2012 - DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA ENSINO MÉDIO...

     

    (V) A língua espanhola, de oferta obrigatória pelas unidades escolares, é facultativa para o estudante. (Art. 10, § I - Língua Espanhola, de oferta obrigatória pelas unidades escolares, embora facultativa para o estudante)

    (V) Os conteúdos sobre educação alimentar, ambiental e para o trânsito, entre outras, devem estar presentes nos currículos. (Art. 10, § II - Com tratamento transversal e integradamente, permeando todo o currículo, no âmbito dos demais componentes curriculares: educação alimentar e nutricional; processo de envelhecimento, respeito e valorização do idoso, de forma a eliminar o preconceito e a produzir conhecimentos sobre a matéria; Educação Ambiental; Educação para o Trânsito; Educação em Direitos Humanos).

    (V) A Filosofia e a Sociologia são disciplinas obrigatórias em todos os anos do curso. (Art. 9º A legislação nacional determina componentes obrigatórios que devem ser tratados em uma ou mais das áreas de conhecimento para compor o currículo: I - são definidos pela LDB: [...] e) a Filosofia e a Sociologia em todos os anos do curso).

  • Questão desatualizada. "Preferencialmente a língua espanhola..."


ID
1346305
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IF-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre a organização curricular dos cursos de Educação profissional técnica de nível médio, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO Nº 6, DE 20 DE SETEMBRO DE 2012
    Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação
    Profissional Técnica de Nível Médio.

    Capítulo II
    Organização Curricular


    ( Alternativa A, correta): Art. 12 Os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio são organizados por eixos tecnológicos constantes do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, instituído e organizado pelo Ministério da Educação ou em uma ou mais ocupações da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).

     

    ( Alternativa B, incorreta ): um dos critérios para o planejamento e para a organização dos cursos é a obrigatoriedade de organização curricular conforme itinerários formativos, de acordo com os correspondentes eixos tecnológicos, em função da estrutura sócio- ocupacional e tecnológica consonantes com políticas públicas indutoras e arranjos socioprodutivos e culturais locais. O correto seria: Art. 18 III - possibilidade de organização curricular segundo itinerários formativos, de acordo com os correspondentes eixos tecnológicos, em função da estrutura sócio-ocupacional e tecnológica consonantes com políticas públicas indutoras e arranjos socioprodutivos e culturais locais;

     

    ( Alternativa C, correta): Art. 13 A estruturação dos cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio,orientada pela concepção de eixo tecnológico, implica considerar: I - a matriz tecnológica, contemplando métodos, técnicas, ferramentas e outros
    elementos das tecnologias relativas aos cursos;

     

    ( Alternativa D, correta) Art. 14 Os currículos dos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio devem proporcionar aos estudantes: I - diálogo com diversos campos do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura como referências fundamentais de sua formação;


ID
1393783
Banca
IPAD
Órgão
SEDUC-PE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Entre as características das Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio,abaixo mencionadas, indique a alternativa incorreta:

Alternativas

ID
1409896
Banca
FUNCAB
Órgão
SEE-AC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo as Orientações Curriculares para o ensino Fundamental e Médio, reduzir a expressão poética dos sujeitos à funcionalidade do resultado daquilo que é realizado significa restringir a possibilidade de livre articulação do código expressivo. Portanto, quando as aulas de arte são aplicadas apenas como prática utilitária, demonstra a incompreensão, por parte da escola, da importância:

Alternativas

ID
1414342
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação ao Programa Ensino Médio Inovador e aos conceitos de educação, trabalho e formação profissional, julgue o item a seguir.

As proposições curriculares do Programa Ensino Médio Inovador incluem a possibilidade de cumprimento de, no mínimo, 50% da carga horária total do curso em atividades optativas a serem escolhidas pelas próprias escolas.

Alternativas
Comentários
  • Errado pq não são optativas e sim obrigatórias.


ID
1461943
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que se refere aos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM), assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) A concepção curricular presente nos PCNEM elimina o ensino de conteúdos específicos e considera que estes fragilizam o processo global de ensino com várias dimensões articuladas.

    CORREÇÃO: ... Essa concepção curricular não elimina o ensino de conteúdos específicos, mas considera que os mesmos devem fazer parte de um processo global com várias dimensões articuladas (PCNEM,2000).

    b) O desenvolvimento da parte diversificada do currículo implica a profissionalização e a diversificação de experiências escolares com o objetivo de preparação para o mercado de trabalho.

    CORREÇÃO:  O desenvolvimento da parte diversificada não implica profissionalização, mas diversificação de experiências escolares com o objetivo de enriquecimento curricular (PCNEM,2000).

    c) A organização curricular proposta nos PCNEM busca dar significado ao conhecimento escolar, mediante a compartimentalização e o acúmulo de informações.

    CORREÇÃO: A organização curricular proposta nos PCNEM busca dar significado ao conhecimento escolar, mediante abordagens interdisciplinar e a contextulização das informações (MINHA INTERPRETAÇÃO).

    d) A Base Nacional Comum abrange a dimensão de preparação para o prosseguimento de estudos e, nesse sentido, a construção de competências e habilidades básicas constitui o objetivo do processo de aprendizagem. (INTERPRETAÇÃO DA BANCA) 

    e) Para assegurar a unidade de ação nos sistemas de ensino, a flexibilidade não pode ser um princípio na organização dos conteúdos mencionados em lei, mas somente na metodologia a ser desenvolvida no processo de ensino-aprendizagem e na avaliação.

    CORREÇÃO:  ....Essa flexibilidade deve ser assegurada, tanto na organização dos conteúdos mencionados em lei, quanto na metodologia a ser desenvolvida no processo de ensino-aprendizagem e na avaliação (PCNEM,2000).

  •  a) A concepção curricular presente nos PCNEM elimina o ensino de conteúdos específicos e considera que estes fragilizam o processo global de ensino com várias dimensões articuladas

     b) O desenvolvimento da parte diversificada do currículo implica a profissionalização e a diversificação de experiências escolares com o objetivo de preparação para o mercado de trabalho.

     c) A organização curricular proposta nos PCNEM busca dar significado ao conhecimento escolar, mediante a compartimentalização e o acúmulo de informações.

     d) A Base Nacional Comum abrange a dimensão de preparação para o prosseguimento de estudos e, nesse sentido, a construção de competências e habilidades básicas constitui o objetivo do processo de aprendizagem. (CORRETO)

     e) Para assegurar a unidade de ação nos sistemas de ensino, a flexibilidade não pode ser um princípio na organização dos conteúdos mencionados em lei, mas somente na metodologia a ser desenvolvida no processo de ensino-aprendizagem e na avaliação.

  • OBRIGADO POR COMPARTILHAR O GABARITO!


ID
1481356
Banca
IDECAN
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando a Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB), em seu Título V – Dos Níveis e das Modalidades de Educação e Ensino, em seu Cap. I, que trata da Composição dos Níveis Escolares, a educação escolar compõe-se de

Alternativas
Comentários
  • Art. 21. A educação escolar compõe-se de:

    I – educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio;

    II – educação superior.

     

  • Essa questão cabe recurso, uma vez que, entende -se que o ensino superior é um componente da educação básica e está incorreto.
  • CAPÍTULO I

    DA COMPOSIÇÃO DOS NÍVEIS ESCOLARES

    Art. 21. A educação escolar compõe-se de:

    I - educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio;

    II - educação superior.


ID
1494148
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A LDB- Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei 9394/96, em um dos seus artigos menciona que: “Os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos”. Conforme o enunciado, avalie as afirmativas abaixo:

I. Os currículos do fundamental e médio devem ter a base nacional, porém uma parte diversificada para atender as peculiaridades regionais.

II. Os currículos a que se refere a LDB devem abranger, obrigatoriamente, o estudo da língua portuguesa e da matemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente do Brasil.

III. O ensino da arte constituirá componente curricular opcional, nos diversos níveis da educação, podendo ser oferecido nas mais diversas linguagens, objetivando o desenvolvimento cultural dos alunos.

IV. A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da Educação Básica.

V. As disciplinas de História e Geografia são de caráter obrigatório, porém deverão ser adequadas a cada região ou comunidade em que vivem os alunos.

Está correto apenas o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Por que a I está errada? 

  • Caro Geraldo,

    Acredito que esteja errada por conta do  caráter COMPLEMENTAR da parte diversificada , ainda que a "base dos currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio , sejam comuns. 

    Art. 26.  Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos. (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013)

  • Art. 26.  Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.  

    Na I faltou educação infantil.

  • O fato de faltar "educação infantil" não torna a assertiva I incorreta. Falha da banca!!!!
    Deveria mudar a resposta dessa questão. 

  • Para esta banca torna-se errada a I pois ela avalia é a decoreba, transcrição pura e seca da lei !! Infelizmente é assim !!

  • Entendo que a parte diversificada citada na questão refira-se aos temas transversais ( educação para o trânsito, meio ambiente, etica...) e isso, para mim, nao deve existir para atender apenas as peculiaridades regionais, mas sim de uma sociedade.

  • Art. 26.  Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.

  • Analisando melhor, vi que o erro da questão é a palavra PORÉM. Que dá a ideia de ser base nacional comum, porém um pedacinho diferenciado. Essa ideia dá-se pelo uso de PORÉM.

  • A 1 está errada simplismente pq o ego do avaliador quis assim e ponto!!!

     

  • não concordo com o gabarito... iria na letra "C" novamente

  • Essa é uma boa questão para revisarmos alguns detalhes básicos sobre o currículo da educação básica. Vamos analisar e fundamentar a resposta de cada item. “Simbora!”

    I. Os currículos do fundamental e médio devem ter a base nacional, porém uma parte diversificada para atender as peculiaridades regionais.

    Errado! Esse item está mal escrito e, por isso, fica comprometida a sua compreensão. Perceba: “Os currículos do fundamental e médio devem ter a base nacional”, não ficou explícito sobre a que base o item se refere. Deveria ter ficado claro que se trata de uma base nacional curricular comum. Além disso, a questão omite a educação infantil. Veja o dispositivo da LDB:

    Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.

    II. Os currículos a que se refere a LDB devem abranger, obrigatoriamente, o estudo da língua portuguesa e da matemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente do Brasil.

    Correto, nos termos da LDB:

    Art. 26 [...]

    § 1º Os currículos a que se refere o caput devem abranger, obrigatoriamente, o estudo da língua portuguesa e da matemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente do Brasil.

    III. O ensino da arte constituirá componente curricular opcional, nos diversos níveis da educação, podendo ser oferecido nas mais diversas linguagens, objetivando o desenvolvimento cultural dos alunos.

    Errado! O ensino da arte é componente curricular obrigatório da educação básica. Ademais, a LDB informa quais são as linguagens que constituem o ensino da arte. Vejamos:

    Art. 26 [...]

    § 2o O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório da educação básica.

    [...]

    § 6º As artes visuais, a dança, a música e o teatro são as linguagens que constituirão o componente curricular de que trata o § 2o deste artigo.

    IV. A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da Educação Básica.

    Certo, nos termos do art. 26, § 3.º:

    A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica [...]

    V. As disciplinas de História e Geografia são de caráter obrigatório, porém deverão ser adequadas a cada região ou comunidade em que vivem os alunos.

    Errado! Embora as disciplinas: História e Geografia sejam de fato obrigatórias, não há essa previsão na LDB. Vejamos um dispositivo que trata de algo a respeito, mas que, mesmo assim, não se amolda aos termos que o item trouxe:

    Art. 26 [...]

    § 4º O ensino da História do Brasil levará em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes indígena, africana e europeia.

    GABARITO: alternativa “D”

  • Questão linda para anulação!

  • Questão linda para anulação!


ID
1512469
Banca
CS-UFG
Órgão
IF-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando as Diretrizes Curriculares para o ensino médio, devem permear transversalmente todo o currículo, no âmbito do conjunto de componentes curriculares:

Alternativas
Comentários
  • d)

    Educação Alimentar e Nutricional, Processo de Envelhecimento, Respeito e Valorização do Idoso, Educação Ambiental, Educação para o Trânsito e Educação em Direitos Humanos.

  • D

    Texto encontrado em  "Diretrizes Curriculares
    Nacionais da Educação Básica(2013)"

    Em decorrência de legislação específica, são obrigatórios:


    II – Tratados transversal e integradamente, permeando todo o currículo, no âmbito dos demais
    componentes curriculares:
    a) a educação alimentar e nutricional (Lei nº 11.947/2009, que dispõe sobre o atendimento
    da alimentação escolar e do Programa Dinheiro Direto na Escola aos alunos
    da Educação Básica, altera outras leis e dá outras providências);
    a) o processo de envelhecimento, o respeito e a valorização do idoso, de forma a eliminar
    o preconceito e a produzir conhecimentos sobre a matéria (Lei nº 10.741/2003: Estatuto
    do Idoso);
    b) a Educação Ambiental (Lei nº 9.795/99: Politica Nacional de Educação Ambiental);
    c) a educação para o trânsito (Lei nº 9.503/97: Código de Trânsito Brasileiro).
    d) a educação em direitos humanos (Decreto nº 7.037/2009: Programa Nacional de Direitos
    Humanos – PNDH 3).


ID
1513300
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os atuais marcos legais para oferta do ensino médio, consubstanciados na LDBEN, representam um divisor na construção da identidade da terceira etapa da educação básica brasileira. O grande avanço determinado p ortais diretrizes consiste na possibilidade objetiva de pensar a escola a partir de sua própria realidade, privilegiando o trabalho coletivo.

Orientações curriculares para o ensino médio -vol . l Secretaria de Educação Básica . Brasília : Ministér io da Educação , 2 006.

A partir do texto acima, julgue o próximo item, com relação às orientações curriculares para o ensino médio.

A finalidade do ensino médio é exclusivamente preparar mão de obra para as necessidades do mercado de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Art. 35. O ensino médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, terá como finalidades:

    I - a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;

    II - a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;

    III - o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;

    IV - a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.

    Art. 36. O currículo do ensino médio observará o disposto na Seção I deste Capítulo e as seguintes diretrizes:

    I - destacará a educação tecnológica básica, a compreensão do significado da ciência, das letras e das artes; o processo histórico de transformação da sociedade e da cultura; a língua portuguesa como instrumento de comunicação, acesso ao conhecimento e exercício da cidadania;

    II - adotará metodologias de ensino e de avaliação que estimulem a iniciativa dos estudantes;

    III - será incluída uma língua estrangeira moderna, como disciplina obrigatória, escolhida pela comunidade escolar, e uma segunda, em caráter optativo, dentro das disponibilidades da instituição.

    IV – serão incluídas a Filosofia e a Sociologia como disciplinas obrigatórias em todas as séries do ensino médio.(Incluído pela Lei nº 11.684, de 2008)

    § 1º Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação serão organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre:

    I - domínio dos princípios científicos e tecnológicos que presidem a produção moderna;

    II - conhecimento das formas contemporâneas de linguagem;

    § 3º Os cursos do ensino médio terão equivalência legal e habilitarão ao prosseguimento de estudos.

    Fonte: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/leis/L9394.htm

  • Filosofia e Sociologia não são mais disciplinas obrigatórias em todas as séries do ensino médio, de acordo com a Medida Provisória 746.

    Keep on...

  • De acordo com o art. 35, II, trata-se de finalidade do ensino médio:

    A preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores.

    Preparação básica para o trabalho não é a mesma coisa que “preparar mão de obra para as necessidades do mercado de trabalho”. Preparação para o trabalho tem um significado muito mais amplo do que para o mercado de trabalho.

    Além disso, a questão trouxe a palavra “exclusivamente”, limitando, dessa forma, as finalidades do ensino médio constantes no art. 35, I ao IV.

    GABARITO: questão “errada”


ID
1530097
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Química aprovadas em 2001, constitui o perfil do egresso de cursos de bacharelado e de licenciatura:

I. O bacharel em Química deve ter formação generalista, com domínio das técnicas básicas de utilização de laboratórios e equipamentos, com condições de atuar nos campos de atividades socioeconômicas que envolvam as transformações da matéria; direcionando essas transformações, controlando os seus produtos, interpretando criticamente as etapas, efeitos e resultados; aplicando abordagens criativas à solução dos problemas e desenvolvendo novas aplicações e tecnologias.

II. O Licenciado em Química deve ter formação generalista, mas sólida e abrangente em conteúdos dos diversos campos da Química, preparação adequada à aplicação pedagógica do conhecimento e experiências de Química e de áreas afins na atuação profissional como educador na educação fundamental e média. Podemos dizer que:

Alternativas

ID
1596709
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Analise as assertivas abaixo acerca das formas de oferta e organização do Ensino Médio, no contexto das Diretrizes Curriculares Nacionais:


I. O Ensino Médio regular tem a duração mínima de 3 anos, com carga horária mínima total de 2.400 horas, tendo como referência uma carga horária anual de 800 horas, distribuídas em pelo menos 200 dias de efetivo trabalho escolar.

II. O Ensino Médio regular diurno, quando adequado aos seus estudantes, pode se organizar em regime de tempo integral, com, no mínimo, 5 horas diárias;

III. No Ensino Médio regular noturno, adequado às condições de trabalhadores e, respeitados os mínimos de duração e carga horária, é possível ampliar a duração para mais de 3 anos, com menor carga horária diária e anual, garantido o mínimo total de 2.400 horas para o curso;

IV. O Ensino Médio pode organizar-se em tempos escolares no formato de séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.

V. A interdisciplinaridade e a contextualização devem assegurar a transversalidade, a integridade e a individualidade do conhecimento de diferentes componentes curriculares, propiciando a compartimentalização dos saberes das áreas de conhecimento.


Consideram-se VERDADEIRAS 


Alternativas
Comentários
  • Segundo as DCN's

    I - CORRETA 

    II- O Ensino Médio regular diurno, quando adequado aos seus estudantes, pode se organizar em regime de tempo integral, com no mínimo 7 horas diárias.

    III - CORRETA

    IV - CORRETA

    V - A interdisciplinaridade e a contextualização devem assegurar a transversalidade e a articulação do conhecimento de diferentes componentes curriculares, propiciando a interlocução entre os saberes das diferentes áreas de conhecimento.

    GABARITO: D

  • Essa questão já era.

  • RESOLUÇÃO Nº2 DE 2012
    DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA ENSINO MÉDIO

     

    I - O Ensino Médio regular tem a duração mínima de 3 anos, com carga horária mínima total de 2.400 horas, tendo como referência uma carga horária anual de 800 horas, distribuídas em pelo menos 200 dias de efetivo trabalho escolar. (CORRETA - Art. 14, § II)

     

    II. O Ensino Médio regular diurno, quando adequado aos seus estudantes, pode se organizar em regime de tempo integral, com, no mínimo, 5 horas diárias; (ERRADA - Art. 14, § III - o Ensino Médio regular diurno, quando adequado aos seus estudantes, pode se organizar
    em regime de tempo integral com, no mínimo, 7 (sete) horas diárias;)

     

    III. No Ensino Médio regular noturno, adequado às condições de trabalhadores e, respeitados os mínimos de duração e carga horária, é possível ampliar a duração para mais de 3 anos, com menor carga horária diária e anual, garantido o mínimo total de 2.400 horas para o curso; (CORRETA - Art. 14, § IV a)

     

    IV. O Ensino Médio pode organizar-se em tempos escolares no formato de séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar. (CORRETA - Art. 14, § I)

     

    V. A interdisciplinaridade e a contextualização devem assegurar a transversalidade, a integridade e a individualidade do conhecimento de diferentes componentes curriculares, propiciando a compartimentalização dos saberes das áreas de conhecimento. (ERRADA - Art. 14, XIII - a interdisciplinaridade e a contextualização devem assegurar a transversalidade do conhecimento de diferentes componentes curriculares, propiciando a interlocução entre os saberes e os diferentes campos do conhecimento.)

     

     

  • SEGUNDO AS DCNS

  • Essa questão é ótima para pegar quem estuda só pela LDB.. pq lá não tem nada disso!!!

  • Questão Desatualizada, segue o que rege atualmente:

    RESOLUÇÃO Nº 3, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2018

    Art. 17.

    § 2º No ensino médio diurno, a duração mínima é de 3 (três) anos, com carga horária mínima total de 2.400 (duas mil e quatrocentas) horas, tendo como referência uma carga horária anual de 800 (oitocentas) horas, distribuídas em, pelo menos, 200 (duzentos) dias de efetivo trabalho escolar, considerando que:

    I - a carga horária total deve ser ampliada para 3.000 (três mil) horas até o início do ano letivo de 2022;

    II - a carga horária anual total deve ser ampliada progressivamente para 1.400 (um mil e quatrocentas) horas.

    § 3º No ensino médio noturno, adequado às condições do estudante e respeitados o mínimo de 200 (duzentos) dias letivos e 800 (oitocentas) horas anuais, a proposta pedagógica deve atender, com qualidade, a sua singularidade, especificando uma organização curricular e metodológica diferenciada, e pode, para garantir a permanência e o êxito destes estudantes, ampliar a duração do curso para mais de 3 (três) anos, com menor carga horária diária e anual, garantido o total mínimo de 2.400 (duas mil e quatrocentas) horas até 2021 e de 3.000 (três mil) horas a partir do ano letivo de 2022.


ID
1599064
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Resolução Nº 2, DE 30 DE JANEIRO 2012 que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio aplicamse a

Alternativas
Comentários
  •  todas as formas e modalidades de Ensino Médio.

  • Gabarito: c

    Art. 1º A presente Resolução define as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, a serem observadas na organização curricular pelos sistemas de ensino e suas unidades escolares.

  • Odeio esse tipo de questão, aff, não passa de decoreba pura!

  • TÍTULO I – Objeto e referencial

    Capítulo I – Objeto

    Art. 1º A presente Resolução define as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, a serem observadas na organização curricular pelos sistemas de ensino e suas unidades escolares.

    Parágrafo único Estas Diretrizes aplicam-se a todas as formas e modalidades de Ensino Médio, complementadas, quando necessário, por Diretrizes próprias.


ID
1632454
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com a Resolução 02/12, a respeito dos fundamentos bases que devem se basear o Ensino Médio em todas as suas formas de oferta e organização, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. Formação integral do estudante.

II. Trabalho e pesquisa como princípios educativos e pedagógicos, respectivamente.

III. Educação em direitos humanos como princípio nacional norteador.

IV. Sustentabilidade ambiental como meta universal.

V. Indissociabilidade entre educação e prática social, considerando-se a historicidade dos conhecimentos e dos sujeitos do processo educativo, bem como entre teoria e prática no processo de ensino-aprendizagem.

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO Nº2 DE 2012
    DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA ENSINO MÉDIO

     

    Art. 5º O Ensino Médio em todas as suas formas de oferta e organização, baseia-se em:
    I - formação integral do estudante; (Afimativa I)
    II - trabalho e pesquisa como princípios educativos e pedagógicos, respectivamente; (Afirmativa II)
    III - educação em direitos humanos como princípio nacional norteador; (Afirmativa III)
    IV - sustentabilidade ambiental como meta universal; (Afirmativa IV)
    V - indissociabilidade entre educação e prática social, considerando-se a historicidade dos conhecimentos e dos sujeitos do processo educativo, bem como entre teoria e prática no processo de ensino-aprendizagem; (Afirmativa V)

    VI - integração de conhecimentos gerais e, quando for o caso, técnico-profissionais realizada na perspectiva da interdisciplinaridade e da contextualização;
    VII - reconhecimento e aceitação da diversidade e da realidade concreta dos sujeitos do processo educativo, das formas de produção, dos processos de trabalho e das culturas a eles subjacentes;
    VIII - integração entre educação e as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura como base da proposta e do desenvolvimento curricular.


ID
1632457
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O currículo do Ensino Médio deve ser organizado nas seguintes áreas do conhecimento:

Alternativas
Comentários
  • “Art. 35-A.  A Base Nacional Comum Curricular definirá direitos e objetivos de aprendizagem do ensino médio, conforme diretrizes do Conselho Nacional de Educação, nas seguintes áreas do conhecimento: 

    I - linguagens e suas tecnologias; 

    II - matemática e suas tecnologias; 

    III - ciências da natureza e suas tecnologias; 

    IV - ciências humanas e sociais aplicadas

  • Art. 36. O currículo do ensino médio será composto pela Base Nacional Comum Curricular
    e por itinerários formativos específicos, a serem definidos pelos sistemas de ensino, com ênfase
    nas seguintes áreas de conhecimento ou de atuação profissional: (Redação dada pela Medida
    Provisória nº 746, de 2016)
     

    I - linguagens; (Redação dada pela Medida Provisória nº 746, de 2016)
    II - matemática; (Redação dada pela Medida Provisória nº 746, de 2016)
    III - ciências da natureza; (Redação dada pela Medida Provisória nº 746, de 2016)
    IV - ciências humanas; e (Redação dada pela Medida Provisória nº 746, de 2016)
    V - formação técnica e profissional. (Incluído pela Medida Provisória nº 746, de 2016)
     

     

    Questão desatualizada.

  • desatualizada

ID
1645588
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Analise as assertivas abaixo acerca das formas de oferta e organização do Ensino Médio, no contexto das Diretrizes Curriculares Nacionais:


I. O Ensino Médio regular tem a duração mínima de 3 anos, com carga horária mínima total de 2.400 horas, tendo como referência uma carga horária anual de 800 horas, distribuídas em pelo menos 200 dias de efetivo trabalho escolar.


II. O Ensino Médio regular diurno, quando adequado aos seus estudantes, pode se organizar em regime de tempo integral, com, no mínimo, 5 horas diárias;


III. No Ensino Médio regular noturno, adequado às condições de trabalhadores e, respeitados os mínimos de duração e carga horária, é possível ampliar a duração para mais de 3 anos, com menor carga horária diária e anual, garantido o mínimo total de 2.400 horas para o curso;


IV. O Ensino Médio pode organizar-se em tempos escolares no formato de séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.


V. A interdisciplinaridade e a contextualização devem assegurar a transversalidade, a integridade e a individualidade do conhecimento de diferentes componentes curriculares, propiciando a compartimentalização dos saberes das áreas de conhecimento.


Consideram-se VERDADEIRAS

Alternativas
Comentários
  • ESTRANHA QUESTÃO. 

  • estranha demais


  • ITEM I: V

    ITEM II: F

    ITEM III: V

    ITEM IV:

    ITEM V: F

    GAB.: D

    RESOLUÇÃO Nº 2, DE 30 DE JANEIRO 2012Define Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio

    I - o Ensino Médio pode organizar-se em tempos escolares no formato de séries anuais, períodos semestrais, ciclos, módulos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar;

    II - no Ensino Médio regular, a duração mínima é de 3 (três) anos, com carga horária mínima total de 2.400 (duas mil e quatrocentas) horas, tendo como referência uma carga horária anual de 800 (oitocentas) horas, distribuídas em pelo menos 200 (duzentos) dias de efetivo trabalho escolar;

    III - o Ensino Médio regular diurno, quando adequado aos seus estudantes, pode se organizar em regime de tempo integral com, no mínimo, 7 (sete) horas diárias;

    IV - no Ensino Médio regular noturno, adequado às condições de trabalhadores, respeitados os mínimos de duração e de carga horária, o projeto político-pedagógico deve atender, com qualidade, a sua singularidade, especificando uma organização curricular e metodo-lógica diferenciada, e pode, para garantir a permanência e o sucesso destes estudantes:

    a) ampliar a duração do curso para mais de 3 (três) anos, com menor carga horária diária e anual, garantido o mínimo total de 2.400 (duas mil e quatrocentas) horas.

    [...]

    XIII - a interdisciplinaridade e a contextualização devem assegurar a transversalidade do conhecimento de diferentes componentes curriculares, propiciando a interlocução entre os saberes e os diferentes campos do conhecimento.

  • Interdisciplinaridade e a contextualização propiciam a INTERLOCUÇÃO.

  • Caberia recurso..

     

  • gab.d

     


ID
1651678
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

    Nos últimos anos, o ensino médio no Brasil tem passado por profundas transformações, as quais se fizeram traduzir na elaboração, por parte do Ministério da Educação, de novas Diretrizes Curriculares Nacionais.

Levando em consideração essas novas diretrizes e aspectos relativos ao ensino de química, julgue o item a seguir. 

A compartimentação do ensino e o acúmulo de informações foram os alicerces para o estabelecimento das atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino médio.

Alternativas
Comentários
  • Errado


ID
1651681
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Nos últimos anos, o ensino médio no Brasil tem passado por profundas transformações, as quais se fizeram traduzir na elaboração, por parte do Ministério da Educação, de novas Diretrizes Curriculares Nacionais.

Levando em consideração essas novas diretrizes e aspectos relativos ao ensino de química, julgue o item a seguir.

No âmbito das atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino médio, habilidade pode ser entendida como a capacidade imediata de saber fazer algo, enquanto competência está relacionada à capacidade de mobilizar um conjunto de saberes, habilidades e informações para solucionar desafios.

Alternativas
Comentários
  • Não concordo com o gabarito, pois a afirmativa extrapola o que a DCN do novo EM diz. O documento, em momento algum, se refere à habilidade como capacidade imediata de fazer algo, e competências é a mobilização de outros atributos. Abaixo, as definições corretas dos conceitos:

    VI - competências: mobilização de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores, para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.

    VII - habilidades: conhecimentos em ação, com significado para a vida, expressas em práticas cognitivas, profissionais e socioemocionais, atitudes e valores continuamente mobilizados, articulados e integrados;


ID
1690804
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A RESOLUÇÃO Nº 2, DE 30 DE JANEIRO 2012, que define as diretrizes curriculares para o ensino médio, em seu Título II, capítulo I, organiza o currículo em quatro áreas de conhecimento, a saber:

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO Nº2 DE 2012
    DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA ENSINO MÉDIO

     

    Art. 8º. O currículo é organizado em áreas de conhecimento, a saber:
    I - Linguagens;
    II - Matemática;
    III - Ciências da Natureza;
    IV - Ciências Humanas.


ID
1690807
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Tanto a Lei 9394/96 quanto as Diretrizes curriculares para o Ensino Médio definem o trabalho e sua relação com a educação a partir de uma perspectiva:

Alternativas
Comentários
  • a) ontológica de transformação da natureza, como realização inerente ao ser humano e como mediação no processo de produção da sua existência.

  • A

     

    "O trabalho é conceituado, na sua perspectiva ontológica de transformação da natureza, como
    realização inerente ao ser humano e como mediação no processo de produção da sua existência.

    Essa dimensão do trabalho é, assim, o ponto de partida para a produção de conhecimentos e de
    cultura pelos grupos sociais." (Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, p. 161)

  • RESOLUÇÃO Nº2 DE 2012
    DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA ENSINO MÉDIO

     

    Art. 5º, VIII § 1º O trabalho é conceituado na sua perspectiva ontológica de transformação da natureza, como realização inerente ao ser humano e como mediação no processo de produção da sua existência.


ID
1699495
Banca
Instituto Acesso
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A resolução N°2 de 30 de janeiro de 2012, que define as Diretrizes Curriculares nacionais para o Ensino Médio, no seu artigo 5°, determina em que fundamentos o ensino médio deve se basear. Entre as alternativas a seguir, assinale aquela que não está de acordo com a referida resolução:

Alternativas
Comentários
  • Art. 5o O Ensino Médio em todas as suas formas de oferta e organização, baseia-se em:

     I - formação integral do estudante;

     II - trabalho e pesquisa como princípios educativos e pedagógicos, respectivamente;

     III - educação em direitos humanos como princípio nacional norteador; 

    IV - sustentabilidade ambiental como meta universal; 

    V - indissociabilidade entre educação e prática social, considerando-se a historicidade dos conhecimentos e dos sujeitos do processo educativo, bem como entre teoria e prática no processo de ensino-aprendizagem; 

    VI - integração de conhecimentos gerais e, quando for o caso, técnico-profissionais realizada na perspectiva da interdisciplinaridade e da contextualização; 

    VII - reconhecimento e aceitação da diversidade e da realidade concreta dos sujeitos do processo educativo, das formas de produção, dos processos de trabalho e das culturas a eles subjacentes; 

    VIII - integração entre educação e as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura como base da proposta e do desenvolvimento curricular.

  • gab.  A

  • Art. 5o O Ensino Médio em todas as suas formas de oferta e organização, baseia-se em:

     

    I - formação integral do estudante;

    II - trabalho e pesquisa como princípios educativos e pedagógicos, respectivamente;

    III - educação em direitos humanos como princípio nacional norteador;

    IV - sustentabilidade ambiental como meta universal;

    V - indissociabilidade entre educação e prática social, considerando-se a historicidade dos conhecimentos e dos sujeitos do processo educativo, bem como entre teoria e prática no processo de ensino-aprendizagem;

    VI - integração de conhecimentos gerais e, quando for o caso, técnico-profissionais realizada na perspectiva da interdisciplinaridade e da contextualização;

    VII - reconhecimento e aceitação da diversidade e da realidade concreta dos sujeitos do processo educativo, das formas de produção, dos processos de trabalho e das culturas a eles subjacentes;

    VIII - integração entre educação e as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura como base da proposta e do desenvolvimento curricular

     

    FOCOFORÇAFÉ#@

  •  GABARITO A

     

    Formação média do estudante.


ID
1699498
Banca
Instituto Acesso
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

 “O pensamento de Paulo Freire aponta o quanto é importante a construção de currículos numa perspectiva emancipatória para se trabalhar com alunos, professores, comunidade, uma vez que as questões curriculares estão centradas diretamente nos fatos educativos".

Brandalise, Mary Angela T. UEPG: Ponta Grossa, PR: 2007.

De acordo com a resolução N°02 de 30 de janeiro de 2012, “A organização por áreas de conhecimento não dilui nem exclui componentes curriculares com especificidades e saberes próprios construídos e sistematizados, mas implica no fortalecimento das relações entre eles e a sua contextualização para apreensão e intervenção na realidade, requerendo planejamento e execução conjugados e cooperativos dos seus professores"(Resolução 02/12).

As áreas do conhecimento às quais o texto se refere são: 

Alternativas
Comentários
  • Art. 8º O currículo é organizado em áreas de conhecimento, a saber:  

    I - Linguagens; 

    II - Matemática; 

    III - Ciências da Natureza; 

    IV - Ciências Humanas. 

    § 1º O currículo deve contemplar as quatro áreas do conhecimento, com tratamento metodológico que evidencie a contextualização e a interdisciplinaridade ou outras formas de interação e articulação entre diferentes campos de saberes específicos. 



  • Acertei!Lembrei do ENEM haha!

  • GABARITO A

     

    Linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas. 

  • DCNEM

    Linguagens

    Matemática

    Ciências da natureza

    Ciências humanas

     

    LDB

    Linguagens e suas tecnologias

    Matemática e suas tecnologias

    Ciência da natureza e suas tecnologias

    Ciências  humanas e sociais aplicadas

    Formação técnica e profissional (BNCC)


ID
1699504
Banca
Instituto Acesso
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A formação de nível médio tem como prioridade “o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico". Dessa forma seu objetivo é que o aluno possa desenvolver competências básicas e, consequentemente, sua capacidade de aprendizagem. A Lei nº 9.394/1996 estabelece que os conteúdos curriculares da educação básica observem os seguintes princípios:

Alternativas
Comentários
  • LEI 9394/96 .Art. 27. Os conteúdos curriculares da educação básica observarão, ainda, as seguintes diretrizes:

    I – a difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem democrática;

    II – consideração das condições de escolaridade dos alunos em cada estabelecimento;

    III – orientação para o trabalho;

    IV – promoção do desporto educacional e apoio às práticas desportivas não formais.

  • A quetão "B" estar errada só por causa das palavras:AUTORITÁRIO e DESCONSIDERAÇÃO.

  • GABARITO: A

     

    A - CORRETA - A difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem democrática; consideração das condições de escolaridade dos alunos em cada estabelecimento; orientação para o trabalho; promoção do desporto educacional e apoio às práticas desportivas não-formais. 

     

    Art. 27. Os conteúdos curriculares da educação básica observarão, ainda, as seguintes diretrizes: 

    I – a difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem democrática;

    II – consideração das condições de escolaridade dos alunos em cada estabelecimento; 

    III – orientação para o trabalho;

    IV – promoção do desporto educacional e apoio às práticas desportivas não formais.

     

    B - ERRADA  - A difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem do regime autoritário; desconsideração das condições de escolaridade dos alunos em cada estabelecimento; orientação para o trabalho; promoção do desporto educacional e apoio às práticas desportivas não-formais.

     

    C - ERRADA - A redução dos direitos fundamentais e ampliação dos deveres dos cidadãos; orientação para o trabalho remunerado e extinção do trabalho escravo; promoção do desporto educacional e preparação dos alunos para competições esportivas internacionais.

     

    D - ERRADA - A difusão cultural e redução das liberdades sociais; consideração das condições de escolaridade dos alunos em cada estabelecimento de ensino; o nivelamento, exclusão dos alunos incapacitados e premiação dos estabelecimentos com maior pontuação nas avaliações; promoção do desporto educacional e nutrição para a saúde integral.

     

    E - ERRADA - A redução dos direitos fundamentais e ampliação dos deveres dos cidadãos, o respeito ao Hino Nacional e obrigatoriedade do serviço militar; orientação para o trabalho remunerado e extinção do trabalho escravo; a restrição da prática do desporto educacional.

  • LEI 9394/96 .Art. 27. Os conteúdos curriculares da educação básica observarão, ainda, as seguintes diretrizes: 

    I – a difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem democrática;

    II – consideração das condições de escolaridade dos alunos em cada estabelecimento; 

    III – orientação para o trabalho;

    IV – promoção do desporto educacional e apoio às práticas desportivas não formais.


ID
1711849
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Resolução Nº 2, de 30 de Janeiro de 2012, que define as diretrizes curriculares para o Ensino Médio, em seu Título I, Capítulo I, parágrafo único, define que as Diretrizes aplicam-se a

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO Nº2 DE 2012
    DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA ENSINO MÉDIO

     

    Art. 1º A presente Resolução define as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, a serem observadas na organização curricular pelos sistemas de ensino e suas unidades escolares.
    Parágrafo único Estas Diretrizes aplicam-se a todas as formas e modalidades de Ensino Médio, complementadas, quando necessário, por Diretrizes próprias.


ID
1752739
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Resolução nº 2, de janeiro de 2012, define as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Esta diretriz contempla a organização do currículo do Ensino Médio em áreas do conhecimento: Linguagens; Matemática; Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Para além do trabalho com os conteúdos específicos, há a indicação do trabalho com conteúdos e temáticas transversais que devem perpassar todas as áreas citadas. Sobre os temas transversais que são considerados obrigatórios previstos no artigo 10 das Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio, assinale a alternativa que contemple todos os temas transversais corretamente.

Alternativas
Comentários
  • Letra C, mas procurei na DCN nao achei isso!

  • Art.10.

    II - Com tratamento transversal e integradamente, permeando todo o currículo, no

    âmbito dos demais componentes curriculares:

    1. educação alimentar e nutricional

    2. processo de envelhecimento, respeito e valorização do idoso, de forma a eliminar o

    preconceito e a produzir conhecimentos sobre a matéria 

    3. Educação Ambiental 

    4. Educação para o Trânsito 

    5.Educação em Direitos Humanos

  • Completando a resposta do Valmir Almeida...

    Art. 10, II da RESOLUÇÃO Nº2 DE 2012 - DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA ENSINO MÉDIO

  • Art.10.

    II - Com tratamento transversal e integradamente, permeando todo o currículo, no

    âmbito dos demais componentes curriculares:

     

    1. educação alimentar e nutricional

    2. processo de envelhecimento, respeito e valorização do idoso, de forma a eliminar o

    preconceito e a produzir conhecimentos sobre a matéria 

    3. Educação Ambiental 

    4. Educação para o Trânsito 

    5.Educação em Direitos Humanos


ID
1752778
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O artigo 36 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (lei nº 9394/1996) delibera sobre os princípios do currículo do ensino médio. Assinale a alternativa que não corresponde às diretrizes curriculares presente na referida lei.

Alternativas
Comentários
  • LETRA CArt 36.I -  O currículo do ensino médio destacará a educação tecnológica básica, a compreensão do significado da ciência, das letras e das artes.

    I -  O currículo do ensino médio destacará a língua portuguesa como instrumento de comunicação, acesso ao conhecimento e exercício da cidadania.

    III - O currículo do ensino médio deverá incluir uma línguas estrangeiras modernas, como disciplinas obrigatórias, uma delas escolhida pela comunidade escolar, e uma segunda, em carácter optativo, dentro das possibilidades da instituição. IV - O currículo do ensino médio deverá incluir a filosofia e a sociologia como disciplinas obrigatórias em todas as séries do ensino médio.

    I - O currículo do ensino médio destacará o processo histórico de transformação da sociedade e da cultura.

  • Questão desatualizada de acordo com a Medida Provisória nº 746 de 2016. Segue a nova redação do artigo 36 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (lei nº 9394/1996)

     

    Art. 36.  O currículo do ensino médio será composto pela Base Nacional Comum Curricular e por itinerários formativos específicos, a serem definidos pelos sistemas de ensino, com ênfase nas seguintes áreas de conhecimento ou de atuação profissional:   (Redação dada pela Medida Provisória nº 746, de 2016)

    I - linguagens;    (Redação dada pela Medida Provisória nº 746, de 2016)

    II - matemática;   (Redação dada pela Medida Provisória nº 746, de 2016)

    III - ciências da natureza;   (Redação dada pela Medida Provisória nº 746, de 2016)

    IV - ciências humanas; e   (Redação dada pela Medida Provisória nº 746, de 2016)

    V - formação técnica e profissional.  (Incluído pela Medida Provisória nº 746, de 2016)§ 1º Os sistemas de ensino poderão compor os seus currículos com base em mais de uma área prevista nos incisos I a V do caput.   (Redação dada pela Medida Provisória nº 746, de 2016)

  • Letra C porque só uma língua estrangeira é obrigatória.

  • Questão desatualizada de acordo com a medida provisória  nº 746 de 2016 !!

     

    foco@#

  • Segundo a MP 746

    Art. 36.  O currículo do ensino médio será composto pela Base Nacional Comum Curricular e por itinerários formativos específicos, a serem definidos pelos sistemas de ensino, com ênfase nas seguintes áreas de conhecimento ou de atuação profissional:   (Redação dada pela Medida Provisória nº 746, de 2016)

    I - linguagens;    (Redação dada pela Medida Provisória nº 746, de 2016)

    II - matemática;   (Redação dada pela Medida Provisória nº 746, de 2016)

    III - ciências da natureza;   (Redação dada pela Medida Provisória nº 746, de 2016)

    IV - ciências humanas; e   (Redação dada pela Medida Provisória nº 746, de 2016)

    V - formação técnica e profissional.  (Incluído pela Medida Provisória nº 746, de 2016)§ 1º Os sistemas de ensino poderão compor os seu

  • art 35.

    § 4o  Os currículos do ensino médio incluirão, obrigatoriamente, o estudo da língua inglesa e poderão ofertar outras línguas estrangeiras, em caráter optativo, preferencialmente o espanhol, de acordo com a disponibilidade de oferta, locais e horários definidos pelos sistemas de ensino.            (Incluído pela Lei nº 13.415, de 2017)

  • Gabartito C

    O currículo do ensino médio deverá incluir duas línguas estrangeiras modernas, como disciplinas obrigatórias, uma delas escolhida pela comunidade escolar.

    Certinho, ele pede a que não corresponde !

  • Tudo revogado com a Lei nº 13.415, de 2017. A questão está desatualizada...


ID
1832362
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Conforme consta no Art. 12 da Resolução nº 2, de 30 de Janeiro de 2012, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, o currículo do Ensino Médio deve:

Alternativas
Comentários
  • Art. 12. O currículo do Ensino Médio deve:
    I - garantir ações que promovam:
    a) a educação tecnológica básica, a compreensão do significado da ciência, das letras e
    das artes;

    b) o processo histórico de transformação da sociedade e da cultura;
    c) a língua portuguesa como instrumento de comunicação, acesso ao conhecimento e
    exercício da cidadania.

    Gabarito: D


ID
1835020
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na atualidade, a instituição escolar necessita buscar a transformação das práticas pedagógicas, incentivando os discentes a aprender de forma relevante, contribuindo para o desenvolvimento de cidadãos críticos, coadunados a pensar no bem comum social, respeitando a diversidade cultural e promovendo a inclusão social.

No Art. 5 , do Capítulo II, que trata do Referencial legal e conceitual das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, encontramos as bases de todas as formas de oferta e organização do Ensino Médio.

Essa preocupação legal é evidenciada nos seguintes incisos abaixo:

 I - formação integral do estudante;

II - trabalho e pesquisa como princípios administrativos e conceituais, respectivamente;

III - educação em direitos humanos como princípio nacional norteador;

IV - indissociabilidade entre educação e prática social, considerando-se a historicidade dos conhecimentos e dos sujeitos do processo educativo, bem como entre teoria e prática no processo de ensino-aprendizagem;

V - reconhecimento e aceitação da diversidade e da realidade concreta dos sujeitos do processo educativo, das formas de produção, dos processos de trabalho e das culturas a eles subjacentes.

Em termos da diversidade cultural e inclusão social, podemos dizer que atendem a esses conceitos os incisos:

Alternativas
Comentários
  • Só a II ja acaba com a quetão!

  • Art. 5o O Ensino Médio em todas as suas formas de oferta e organização, baseia-se em:

     

    I - formação integral do estudante;

     

    II - trabalho e pesquisa como princípios educativos e pedagógicos, respectivamente;

     

    III - educação em direitos humanos como princípio nacional norteador;

     

    IV - sustentabilidade ambiental como meta universal;

     

    V - indissociabilidade entre educação e prática social, considerando-se a historicidade dos conhecimentos e dos sujeitos do processo educativo, bem como entre teoria e prática no processo de ensino-aprendizagem;

     

    VI - integração de conhecimentos gerais e, quando for o caso, técnico-profissionais realizada na perspectiva da interdisciplinaridade e da contextualização;

     

    VII - reconhecimento e aceitação da diversidade e da realidade concreta dos sujeitos do processo educativo, das formas de produção, dos processos de trabalho e das culturas a eles subjacentes;

     

    VIII - integração entre educação e as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura como base da proposta e do desenvolvimento curricular.

     

    FOCOFORÇAFÉ#@


ID
1909036
Banca
IF-PB
Órgão
IF-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Correspondendo à nova realidade social e econômica, a LDB 9.394/96 confirma o ensino médio como etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos. De acordo com o art. 35 desta lei, com relação às finalidades definidas para o ensino médio, assinale V, para o que for Verdadeiro, ou F, para o que for Falso:

( ) A consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento dos estudos.

( ) O fortalecimento dos vínculos da família, dos laços de solidariedade humana e tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

( ) a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.

( ) O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.

( ) O aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.

A sequência CORRETA para as afirmativas acima é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D

     

    Art. 35. O ensino médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, terá como finalidades:

    I - a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;

    II - a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;

    III - o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;

    IV - a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.

     

    As outras frases se referem ao ensino fundamental

     

    Art. 32. O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:          (Redação dada pela Lei nº 11.274, de 2006)

    I - o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;

    II - a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;

    III - o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;

    IV - o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

  • Preciso de um macete para as finalidades do ensno fundamental, médio e superior. Já deve ser a 20ª questão que eu erro por confundir!

     

    PQP!

  • O ensino médio objetiva o pensamento critico eo ensino superior, o pensamento reflexivo.

  • Educação Infantil= lúdico;

    Ensino Fundamental=leitura, escrita e cálculo;

    Ensino Médio= crítico;

    Ensino Superior= reflexivo.

  • Para responder a esta questão, exige-se conhecimento sobre as finalidades do ensino médio conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9394/1996. O candidato deve julgar cada assertiva como verdadeira ou falsa. Vejamos:

    Obs: aquilo que for consolidar, aprofundar, aprimorar e preparar ainda mais o conhecimento irá ser uma finalidade do ensino médio.

    (V) Verdadeiro.

    "Art. 35. O ensino médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, terá como finalidades: I - a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos; (...)"

    (F) Falsa.

    "Art. 32. O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:  (...) IV - o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social."

    (F) Falsa.

    "Art. 32. O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante: (...) II - a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade; (...)"

    (F) Falsa.

    "Art. 32. O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:  (...) I - o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;

    (V) Verdadeiro.

    "Art. 35. O ensino médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, terá como finalidades: III - o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico; (...)"

    Portanto, a sequência ficou assim: V,F,F,F,V.

    Gabarito do monitor: D


ID
1977199
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que se refere à prática profissional nos cursos técnicos de nível médio, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio estabelecem que

Alternativas
Comentários
  •  

    Letra D

    .

    Educação Profissional Técnica de Nível Médio

    Art. 21 A prática profissional, prevista na organização curricular do curso, deve estar continuamente relacionada aos seus fundamentos científicos e tecnológicos, orientada pela pesquisa como princípio pedagógico que possibilita ao educando enfrentar o desafio do desenvolvimento da aprendizagem permanente, integra as cargas horárias mínimas de cada habilitação profissional de técnico e correspondentes etapas de qualificação e de especialização profissional técnica de nível médio.

  • Capítulo II

    Organização Curricular

     

    Art. 21 A prática profissional, prevista na organização curricular do curso, deve estar continuamente relacionada aos seus fundamentos científicos e tecnológicos, orientada pela pesquisa como princípio pedagógico que possibilita ao educando enfrentar o desafio do desenvolvimento da aprendizagem permanente, integra as cargas horárias mínimas de cada habilitação profissional de técnico e correspondentes etapas de qualificação e de especialização profissional técnica de nível médio.


ID
1977202
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A legislação vigente para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio propõe uma ressignificação das relações entre educação e formação profissional. De acordo com o Parecer CNE/CEB Nº 11 de 09 de maio de 2012, essa mudança paradigmática tem origem na evolução tecnológica e nas tensões decorrentes das lutas sociais.

(BRASIL. Parecer CNE/CEB nº 11/2012, de 09 de maio de 2012. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Brasília: 2012.)

Com base nesse Parecer, o desafio principal da Educação Profissional hoje é

Alternativas
Comentários
  •  a)

    proporcionar a formação integral do sujeito, superando as dicotomias impostas pela divisão social do trabalho. 

  • Por muito tempo a educação profissional foi ( e ainda é vista), em certa medida, como educação que visa apenas a formação de mão de obra. A LDB atual e as demais diretrizes estabelecem uma visão mais ampla da formação do sujeito, isto é, a formação integral. Item a).


ID
2020843
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Resolução CEB Nº 3, de 26 de junho de 1998 que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, traz princípios, fundamentos e valores a serem observados na organização pedagógica e curricular de cada unidade escolar integrante dos diversos sistemas de ensino. O artigo 3º apresenta os princípios que devem orientar, não só a organização curricular de cada escola, como a gestão pedagógica e administrativa e as formas de convivência no ambiente escolar, os mecanismos de formulação e implementação de política educacional, os critérios de alocação de recursos. São eles:

Alternativas
Comentários
  • Acho que a banca deveria ter elaborado a questão com base na resolução abaixo, por ser mais recente.

     

    RESOLUÇÃO Nº 2, DE 30 DE JANEIRO 2012

    Alguém sabe explicar por que cobrar uma resolução antiga, quando já existe uma mais recente?

  • Banca doida!, cobrando legislação revogada.

  • Fala sério!

  • RESOLUÇÃO Nº 3 DE 1998

    DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA ENSINO MÉDIO


    Art. 3º 
    I - a Estética da Sensibilidade, que deverá substituir a da repetição e padronização, estimulando a criatividade, o espírito inventivo, a curiosidade pelo inusitado, e a afetividade, bem como facilitar a constituição de identidades capazes de suportar a inquietação, conviver com o incerto e o imprevisível, acolher e conviver com a diversidade, valorizar a qualidade, a delicadeza, a sutileza, as formas lúdicas e alegóricas de conhecer o mundo e fazer do lazer, da sexualidade e da imaginação um exercício de liberdade responsável.
    II - a Política da Igualdade, tendo como ponto de partida o reconhecimento dos direitos humanos e dos deveres e direitos da cidadania, visando à constituição de identidades que busquem e pratiquem a igualdade no acesso aos bens sociais e culturais, o respeito ao bem comum, o protagonismo e a responsabilidade no âmbito público e privado, o combate a todas as formas discriminatórias e o respeito aos princípios do Estado de Direito na forma do sistema federativo e do regime democrático e republicano.
    III - a Ética da Identidade, buscando superar dicotomias entre o mundo da moral e o mundo da matéria, o público e o privado, para constituir identidades sensíveis e igualitárias no testemunho de valores de seu tempo, praticando um humanismo contemporâneo, pelo reconhecimento, respeito e acolhimento da identidade do outro e pela incorporação da solidariedade, da responsabilidade e da reciprocidade como orientadoras de seus atos na vida profissional, social, civil e pessoal.

  • Questão desatualizada.

     A resolução Nº 3 foi revogada pela resolução nº 2 de 2012 conforme consta no artigo 23. 

    Art. 23. Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se as
    disposições em contrário, em especial a Resolução CNE/CEB nº 3, de 26 de junho de 1998.
     


ID
2020846
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo o artigo 6º das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, serão adotados como estruturadores dos currículos do ensino médio, os princípios de

Alternativas
Comentários
  • Não entendi! A resolução mais recente é de 2012, e o concurso está cobrando a de 1998?

    No edital do meu concurso não aparece o ano. E aí, qual eu estudo? 

  • Dúvida cruel Fernanda Sant'Anna! 

    Questão deveria ser anulada.

  • RESOLUÇÃO Nº 3 DE 1998

    DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA ENSINO MÉDIO

     

    Art. 6º Os princípios pedagógicos da Identidade, Diversidade e Autonomia, da Interdisciplinaridade e da Contextualização, serão adotados como estruturadores dos currículos do ensino médio.

  • QUESTÃO DESATUALIZADA.

    A  RESOLUÇÃO Nº 3 DE 1998  FOI REVOGADA PELA RESOLUÇÃO Nº 2 DE 2012.

  • Questão desatualizada!

    Art. 6º O currículo é conceituado como a proposta de ação educativa constituída pela seleção de conhecimentos construídos pela sociedade, expressando-se por práticas escolares que se desdobram em torno de conhecimentos relevantes e pertinentes, permeadas pelas relações sociais, articulando vivências e saberes dos estudantes e contribuindo para o desenvolvimento de suas identidades e condições cognitivas e sócio-afetivas

  • Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, pág. 154 (atualizada, 2013)

    "Os princípios pedagógicos da identidade, diversidade e autonomia, da interdisciplinaridade e da contextualização são adotados como estruturadores dos currículos. A base nacional comum organiza-se, a partir de então, em três áreas de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e suas Tecnologias."

  • Identidade, diversidade, autonomia, interdisciplinaridade e contextualização (idaci).


ID
2020888
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A formação básica ou inicial de professores, ao contrário da formação continuada, é oferecida por

I. cursos superiores de Pedagogia;

II. licenciaturas do ensino superior;

III. cursos oferecidos pelas secretarias de educação;

IV. cursos de nível médio oferecidos pelos Institutos Superiores de Educação;

V. Programas do Ministério da Educação, como Pro Infantil e Pro Formação.

São corretos apenas os itens

Alternativas
Comentários
  • Gabarito:E LDB Art. 63 Cursos superiores de Pedagogia; Licenciaturas do ensino superior; Programas do Ministério da Educação, como Pro Infantil e Pro Formação.

     

  • A formação de docentes para atuar na educação básica farse- á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em
    universidades e institutos superiores de educação
    , admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nos 5 (cinco) primeiros anos do ensino fundamental, a oferecida em nível médio na modalidade normal.

    Ex: Curso Superior de Pedagogia; Licenciatura e programas do Gov. Federal.

  • Art. 62. A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nos 5 (cinco) primeiros anos do ensino fundamental, a oferecida em nível médio na modalidade normal. (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013)
     

  • Art. 62. A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura plena, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade normal. 

    § 1º A União, o Distrito Federal, os Estados e os Municípios, em regime de colaboração, deverão promover a formação inicial, a continuada e a capacitação dos profissionais de magistério.  

    § 2º A formação continuada e a capacitação dos profissionais de magistério poderão utilizar recursos e tecnologias de educação a distância.    

    § 3º A formação inicial de profissionais de magistério dará preferência ao ensino presencial, subsidiariamente fazendo uso de recursos e tecnologias de educação a distância.       

    § 4º A União, o Distrito Federal, os Estados e os Municípios adotarão mecanismos facilitadores de acesso e permanência em cursos de formação de docentes em nível superior para atuar na educação básica pública.     

    § 5º A União, o Distrito Federal, os Estados e os Municípios incentivarão a formação de profissionais do magistério para atuar na educação básica pública mediante programa institucional de bolsa de iniciação à docência a estudantes matriculados em cursos de licenciatura, de graduação plena, nas instituições de educação superior.        

    § 6º O Ministério da Educação poderá estabelecer nota mínima em exame nacional aplicado aos concluintes do ensino médio como pré-requisito para o ingresso em cursos de graduação para formação de docentes, ouvido o Conselho Nacional de Educação - CNE.     

     § 8 Os currículos dos cursos de formação de docentes terão por referência a Base Nacional Comum Curricular.       

    Art. 62-B. O acesso de professores das redes públicas de educação básica a cursos superiores de pedagogia e licenciatura será efetivado por meio de processo seletivo diferenciado.        

    § 1º Terão direito de pleitear o acesso previsto no caput deste artigo os professores das redes públicas municipais, estaduais e federal que ingressaram por concurso público, tenham pelo menos três anos de exercício da profissão e não sejam portadores de diploma de graduação.  

    § 2º As instituições de ensino responsáveis pela oferta de cursos de pedagogia e outras licenciaturas definirão critérios adicionais de seleção sempre que acorrerem aos certames interessados em número superior ao de vagas disponíveis para os respectivos cursos.             

    § 3º Sem prejuízo dos concursos seletivos a serem definidos em regulamento pelas universidades, terão prioridade de ingresso os professores que optarem por cursos de licenciatura em matemática, física, química, biologia e língua portuguesa.             

  • Alguém pode me ajudar? Não entendi porque  Programas do Ministério da Educação, como Pro Infantil e Pro Formação?

  • gab: E

    "NÃO PARE ATÉ TENHA TERMINADO AQUILO QUE TU COMEÇOU! LEMBRE-SE, TU NÃO PODE DESISTIR"

    Baltasar Gracian


ID
2020909
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As Diretrizes Curriculares Nacionais, em sua parte destinada ao Ensino Médio, trazem os pressupostos e fundamentos para um Ensino Médio de qualidade social. O documento traz quatro dimensões da formação humana a serem consideradas para se planejar o trabalho com os estudantes no ensino médio. São elas:

Alternativas
Comentários
  • "TCTC":Trabalho,ciência,tecnologia e cultura!

  • Art. 13. As unidades escolares devem orientar a definição de toda proposição
    curricular, fundamentada na seleção dos conhecimentos, componentes, metodologias, tempos,
    espaços, arranjos alternativos e formas de avaliação
    , tendo presente:
    I - as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura como eixo integrador
    entre os conhecimentos de distintas naturezas, contextualizando-os em sua dimensão histórica
    e em relação ao contexto social contemporâneo.

  • RESOLUÇÃO Nº2 DE 2012
    DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA ENSINO MÉDIO

     

    Art. 5º. O Ensino Médio em todas as suas formas de oferta e organização, baseia-se em:
    VIII - integração entre educação e as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura como base da proposta e do desenvolvimento curricular.

  • Art. 13. As unidades escolares devem orientar a definição de toda proposição curricular, fundamentada na seleção dos conhecimentos, componentes, metodologias, tempos, espaços, arranjos alternativos e formas de avaliação, tendo presente:

    I – as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura como eixo integrador

    entre os conhecimentos de distintas naturezas, contextualizando-os em sua dimensão histórica e em relação ao contexto social contemporâneo;

  • Questão desatualizada, pois a referida DCN já foi substituída por outra, de 2018


ID
2023972
Banca
IDECAN
Órgão
SEARH - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“A educação física no ensino médio tem características próprias, que devem considerar a fase vivenciada pelos alunos, as novas propostas de educação e, sobretudo, a nova feição que se deseja para a disciplina na fase final da formação básica dos jovens.”
(Trecho retirado do Documento: PCN+ENSINO MÉDIO: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais 2002.)
NÃO se configura como um objetivo a ser desenvolvido nas aulas de educação física no ensino médio:

Alternativas
Comentários
  • Produzir e ler diferentes textos corporais – uma dança, um jogo ou um esporte –, percebendo‐os, interpretando‐os e também sendo capazes de atuar como coadjuvante e expectadores nessas manifestações culturais


ID
2070670
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A concepção do trabalho como princípio educativo é a base para a organização e o desenvolvimento curricular contidos nas diretrizes curriculares nacionais para o ensino médio. Nesse sentido, é correto afirmar que o(a)

Alternativas
Comentários
  • a)

    trabalho é compreendido como forma de ascensão social.

  • Letra E (Correta)

    Pelo primeiro sentido, o trabalho é princípio educativo à medida que proporciona a compreensão do processo histórico de produção científica e tecnológica, como conhecimentos desenvolvidos e apropriados socialmente para a transformação das condições naturais da vida e a ampliação das capacidades, das potencialidades e dos sentidos humanos. O trabalho, no sentido ontológico, é princípio e organiza a base unitária do Ensino Médio.

    Pelo segundo sentido, o trabalho é princípio educativo na medida em que coloca exigências específicas para o processo educacional, visando à participação direta dos membros da sociedade no trabalho socialmente produtivo.

     

    http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192


ID
2146609
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Resolução CEB nº 3, de 26 de junho de 1998, institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Uma das principais tônicas que permeiam o documento DCNEM com relação ao mundo do trabalho é

Alternativas
Comentários
  • Resolução CEB nº 3, de 26 de junho de 1998,

    Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio


    § 2º O ensino médio, atendida a formação geral, incluindo a preparação básica para o trabalho, poderá preparar para o exercício de profissões técnicas, por articulação com a educação profissional, mantida a independência entre os cursos.


    letra E


ID
2221126
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Felipe é professor de Física do 2º ano do Ensino Médio. Ele costuma acompanhar a aprendizagem de seus alunos por meio da participação nas aulas, dos exercícios realizados individual e coletivamente e dos trabalhos e provas que compõem a avaliação institucional da escola.

O professor reconhece que a avaliação da aprendizagem no Ensino Médio, conforme previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio, envolve, ainda, a seguinte dimensão:

Alternativas

ID
2234572
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Felipe é professor de Física do 2º ano do Ensino Médio. Ele costuma acompanhar a aprendizagem de seus alunos por meio da participação nas aulas, dos exercícios realizados individual e coletivamente e dos trabalhos e provas que compõem a avaliação institucional da escola.

O professor reconhece que a avaliação da aprendizagem no Ensino Médio, conforme previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio, envolve, ainda, a seguinte dimensão: 

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO Nº 2, DE 30 DE JANEIRO 2012

    Art. 17. Os sistemas de ensino, de acordo com a legislação e a normatização nacional e estadual, e na busca da melhor adequação possível às necessidades dos estudantes e do meio social, devem:

    VI - instituir sistemas de avaliação e utilizar os sistemas de avaliação operados pelo Ministério da Educação, a fim de acompanhar resultados, tendo como referência as expectativas de aprendizagem dos conhecimentos e saberes a serem alcançados, a legislação e as normas, estas Diretrizes, e os projetos político-pedagógicos das unidades escolares.

     


ID
2243557
Banca
FCC
Órgão
SEDU-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O currículo do Ensino Médio deve, dentre outros aspectos, organizar os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação de tal forma que ao final do Ensino Médio o estudante demonstre:

I. domínio dos princípios científicos e tecnológicos que presidem a produção moderna.
II. conhecimento das formas contemporâneas de linguagem.
III. apreço pela atividades integradoras artístico-culturais, vinculadas ao meio ambiente e à prática social.
IV. valorização da leitura e da produção escrita em todos os campos do saber.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Art. 36, § 1º. “Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação serão organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre: 18 I - domínio dos princípios científicos e tecnológicos que presidem a produção moderna; II - conhecimento das formas contemporâneas de linguagem; III - domínio dos conhecimentos de Filosofia e de Sociologia necessários ao exercício da cidadania.”

  • Atuazizado LDB, 2017. Apenas I e II

    Art. 35-A, 

    § 8o Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação processual e formativa serão organizados nas redes de ensino por meio de atividades teóricas e práticas, provas orais e escritas, seminários, projetos e atividades on-line, de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre:

    I – domínio dos princípios científicos e tecnológicos que presidem a produção moderna;

    II – conhecimento das formas contemporâneas de linguagem


ID
2243854
Banca
IDECAN
Órgão
SEARH - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O ensino médio é orientado por princípios e finalidades que preveem, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO "B". ERRO: ...desde a educação infantil, ...

  • O certo seria para aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental e não "desde o ensino infantil".

  • Art. 4º As unidades escolares que ministram esta etapa da Educação Básica devem estruturar seus projetos político-pedagógicos considerando as finalidades previstas na Lei nº 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional):

     

    I – a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;

     

    II – a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriors;

     

    III – o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;

     

    IV – a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática

  • A letra C também está errada, se for levar em consideração a letra da lei:

    O desenvolvimento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e estética, o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.

  • Essa questão é para ter sido anulada. Erro nas alternativas b e c.

  • Deveria ter sido anulada, pois a Letra "C", também contém um erro, ao afirmar que: " o DESENVOLVIMENTO DO EDUCANDO COMO PESSOA HUMANA....", SENDO QUE O CORRETO É:

    " O APRIMORAMENTO DO EDUCANDO...."

  •  Letra C correta?

     (...)formação ética e estética?

    Tá sertu examinador!

  • estético??? beleza!!! MEDIDA PROVISÓRIA inovando e garandindo nosso salãozinho de beleza básico kkkkkk

  • A questão trata das Diretrizes Curriculares Nacionais, não da LDB. Há diferença no texto das duas legislações, por isso a alternativa "C" está correta.

  • O estético não tem nada a ver com conceito de "salãozinho de beleza". Além do mais é como o Murilo disse: "A questão trata das DCN', não da LDB."

  • Concordo com o Renan: O erro se encontra no fato de citar aprofundamento dos conhecimentos adquiridos  "desde o ensino infantil", quando na realidade deverá haver consolidação dos conhecimentos adquiridos no fundamental.....

  • perfeito o comentário do Giovane Negreiros. Se for para ser literal, em relação a Letra C, a lei não tem nada falando de ESTÉTICO e não permite nenhum subentendimento nesse sentido.
    Já na Letra B, a expressão DESDE O ENSINO INFANTIL também não está na lei, mas força o entendimento, pelo DESDE, que inclui o período imediatamente anterior, o fundamental, este citado na lei.
    questão para anular tranquilo.

  • Duas questões erradas!!!!!!

     

  • O desenvolvimento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e estética, o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.

     

    ESTÉTICA...

     

    Vacilo da Idecan...

  • ESTÉTICA !!!????

  • Sobre a letra C :



    A prática administrativa e pedagógica dos sistemas de ensino e de suas escolas, as formas de convivência no ambiente escolar, os mecanismos de formulação e implementação de políticas, os critérios de alocação de recursos, a organização do currículo e das situações de aprendizagem, os procedimentos de avaliação deverão ser coerentes com os valores estéticos, políticos e éticos que inspiram a Constituição e a LDB, organizados sob três consignas: sensibilidade, igualdade e identidade.

    PARECER CNE Nº 15/98 – CEB - Aprovado em 1º.6.98


    Os princípios estéticos, políticos e éticos inspiram a LDB e, por conseqüência, devem inspirar o currículo.


    Ou seja, as escolas de ensino médio observarão esses três princípios, na gestão, na organização curricular e na prática pedagógica e didática.



    A letra D está errada ao afirmar que é "desde a educação infantil"

    O CORRETO seria - Art. 4º , I - a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;


    Para refletir ...

    A educação infantil abrange Creches (até 3 anos) e Pré-escola (4 a 5 anos). De acordo com a LDB:


    I - educação básica obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade, organizada da seguinte forma:

    a) pré-escola;

    b) ensino fundamental;

    c) ensino médio;


    OU SEJA... a creche não é uma etapa obrigatória, ou seja, não é toda a educação infantil que deve ser considerada necessariamente para efeito de prosseguimento nos estudos... e, além disso, a pré-escola é uma espécie de preparação para o ensino fundamental... não há nada na pré-escola que não seja revisto e aprofundado no ensino Fundamental.


    Espero ter ajudado!


  • a) correta Art. 35. IV - a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina. 

    b) incorreta Art 35, I - a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos; 

    c) correta Art 35, III - o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico; 

    d)correta Art 35, II - a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores; 

     

     

  • Art. 26. Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional

    comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte

    diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos

    educandos.

    § 2o O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório

    da educação básica.

    § 6o As artes visuais, a dança, a música e o teatro são as linguagens que constituirão o componente curricular de

    que trata o § 2o deste artigo.

    entendo que a formação estética está implícita na LDB

  • III - o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;

    nao encontrei a parte estética, esta questão não deveria ser anulada?

  • Apesar de essa questão ser passível de anulação, Idecão não a anulou.

  • ATENÇÃO: O TEXTO NÃO É O DA LDB, E SIM O DAS DCNS GERAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA:

    Art. 26. O Ensino Médio, etapa final do processo formativo da Educação Básica, é orientado

    por princípios e finalidades que preveem:

    I – a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino

    Fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;

    II – a preparação básica para a cidadania e o trabalho, tomado este como princípio educativo,

    para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de enfrentar novas condições de ocupação e

    aperfeiçoamento posteriores;

    III – o desenvolvimento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e

    estética, o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;

    IV – a compreensão dos fundamentos científicos e tecnológicos presentes na sociedade contemporânea,

    relacionando a teoria com a prática.


ID
2262286
Banca
IF-MG
Órgão
IF-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito da proposta político-pedagógica dos Institutos Federais, a eles cabe ofertar:
I. Educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o público de jovens e adultos;
II. Ensino técnico concomitante e subsequente, destinado a quem já tenha concluído o ensino médio;
III. Formação inicial e continuada de trabalhadores, objetivando a capacitação, o aperfeiçoamento, a especialização e a atualização de profissionais, em todos os níveis de escolaridade;
IV. Graduações tecnológicas, licenciatura e bacharelado em áreas que a ciência e tecnologia são componentes determinantes;
V. Cursos de pós-graduação lato e stricto sensu.
Estão CORRETAS as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  •  II. Ensino técnico concomitante e subsequente, destinado a quem já tenha concluído o ensino médio


    concomitante é para quem esta cursando o E. medio em outra escola ou periodo.


ID
2263564
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio a implantação de uma política efetiva de formação de docentes para este nível de ensino constitui-se um grande desafio. Um caminho para efetivação dessa política pública foi sinalizado no Decreto Nº 6.755/2009, que estabelece os seguintes objetivos para a Política Nacional de Formação de Professores:
I. Promover a melhoria da qualidade da Educação Básica e tecnológica pública.
II. Apoiar a oferta e a expansão de cursos de formação inicial e continuada a profissionais do magistério pelas instituições públicas de Educação Superior.
III. Promover a equalização nacional das oportunidades de formação superior dos professores do magistério em instituições públicas e privadas de Educação Superior.
IV. Identificar e suprir a necessidade das redes e sistemas públicos de ensino por formação tecnológica de profissionais do magistério.
V. Promover a valorização do docente, mediante ações de formação inicial e continuada que estimulem o ingresso, a permanência e a progressão na carreira.
Tomando por base a fundamentação acima assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Art. 3o  São objetivos da Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica:

    I. Promover a melhoria da qualidade da Educação Básica pública.

    II. Apoiar a oferta e a expansão de cursos de formação inicial e continuada a profissionais do magistério pelas instituições públicas de Educação Superior.

    III. Promover a equalização nacional das oportunidades de formação INICIAL E CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR.

    IV. Identificar e suprir a necessidade das redes e sistemas públicos de ensino por formação INICIAL E CONTINUADA de profissionais do magistério.

    V. Promover a valorização do docente, mediante ações de formação inicial e continuada que estimulem o ingresso, a permanência e a progressão na carreira.

     

    LETRA C)  II e V

  • Decreto Nº 6.755/2009 Revogado pelo Decreto nº 8.752, de 2016. Questão desatualizada.

  • Decreto nº 8.752, de 2016.



    Seção II

    Dos objetivos 

    Art. 3o  São objetivos da Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica:

    I - instituir o Programa Nacional de Formação de Profissionais da Educação Básica, o qual deverá articular ações das instituições de ensino superior vinculadas aos sistemas federal, estaduais e distrital de educação, por meio da colaboração entre o Ministério da Educação, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios;

    II - induzir avanços na qualidade da educação básica e ampliar as oportunidades de formação dos profissionais para o atendimento das políticas deste nível educacional em todas as suas etapas e modalidades, e garantir a apropriação progressiva da cultura, dos valores e do conhecimento, com a aprendizagem adequada à etapa ou à modalidade cursada pelos estudantes;

    III - identificar, com base em planejamento estratégico nacional, e suprir, em regime de colaboração, a necessidade das redes e dos sistemas de ensino por formação inicial e continuada dos profissionais da educação básica, de forma a assegurar a oferta em quantidade e nas localidades necessárias;

    IV - promover a integração da educação básica com a formação inicial e continuada, consideradas as características culturais, sociais e regionais em cada unidade federativa;


    V - apoiar a oferta e a expansão de cursos de formação inicial e continuada em exercício para profissionais da educação básica pelas instituições de ensino superior em diferentes redes e sistemas de ensino, conforme estabelecido pela Meta 15 do PNE;


    VI - promover a formação de profissionais comprometidos com os valores de democracia, com a defesa dos direitos humanos, com a ética, com o respeito ao meio ambiente e com relações étnico-raciais baseadas no respeito mútuo, com vistas à construção de ambiente educativo inclusivo e cooperativo;


    VII - assegurar o domínio dos conhecimentos técnicos, científicos, pedagógicos e específicos pertinentes à área de atuação profissional, inclusive da gestão educacional e escolar, por meio da revisão periódica das diretrizes curriculares dos cursos de licenciatura, de forma a assegurar o foco no aprendizado do aluno;

    VIII - assegurar que os cursos de licenciatura contemplem carga horária de formação geral, formação na área do saber e formação pedagógica específica, de forma a garantir o campo de prática inclusive por meio de residência pedagógica; e

    IX - promover a atualização teórico-metodológica nos processos de formação dos profissionais da educação básica, inclusive no que se refere ao uso das tecnologias de comunicação e informação nos processos educativos. 


  •  I. Promover a melhoria da qualidade da Educação Básica e tecnológica pública.

     II. Apoiar a oferta e a expansão de cursos de formação inicial e continuada a profissionais do magistério pelas instituições públicas de Educação Superior.

     III. Promover a equalização nacional das oportunidades de formação superior dos professores do magistério em instituições públicas e privadas de Educação Superior.

     IV. Identificar e suprir a necessidade das redes e sistemas públicos de ensino por formação tecnológica de profissionais do magistério.

     V. Promover a valorização do docente, mediante ações de formação inicial e continuada que estimulem o ingresso, a permanência e a progressão na carreira

  • GAB: C

    São objetivos da Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica:

    Apoiar a oferta e a expansão de cursos de formação inicial e continuada a profissionais do magistério pelas instituições públicas de Educação Superior.

     Promover a valorização do docente, mediante ações de formação inicial e continuada que estimulem o ingresso, a permanência e a progressão na carreira.


ID
2263567
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Conforme Heloísa Luck (2010), a interdisciplinaridade, no campo da Ciência, corresponde à necessidade de superar a visão fragmentadora da produção do conhecimento, como também de articular e produzir coerência entre os múltiplos fragmentos que estão postos no acervo de conhecimentos da humanidade. Identifique, dentre as afirmações abaixo, a que não corresponde à ideia do conceito de interdisciplinaridade.

Alternativas
Comentários
  • O universo é um sistema mecânico composto de unidades materiais elementares, em vista do que podem ser compreendidas de forma   DESCONTEXTUALIZADA 

  • Que questão  mais viajada...

  • esse avaliador tava meio viajante quando fez essa questão..

  • Se não existe um contexto não existe interdisciplinaridade.

    Gab. D

  • A interdisciplinariedade: é o diálogo entre as diversas formas de conhecimento, rejeita qualquer forma de fragmentar o o conhecimento é a epistemologia do conhecimento.

  • Segundo Heloisa Luck:

    • A realidade, isto é, o campo e horizonte determinado de vida, é construída mediante uma teia de eventos e fatores que ocasionam conseqüências encadeadas e recíprocas.

    • A realidade desse universo é dinâmica, estando em contínuo movimento, sendo construída socialmente. • A verdade é relativa, pois o que se conhece depende diretamente da ótica do sujeito cognoscente. (...) a realidade não tem significado próprio, sendo este a ela atribuído pelo homem.

    Quanto ao método, a interdisciplinaridade é construída mediante:

    • O estudo das forças interativas que interligam as várias dimensões que caracterizam um fenômeno. (...) a interdisciplinaridade não é obtida procurando estabelecer relações entre conhecimentos considerados desvinculados da realidade.

    • A construção do conhecimento interdisciplinar se processa por estágios ou etapas de maturação de consciência. Em vista disso, o esforço de construção do conhecimento interdisciplinar constitui um trabalho de construção da consciência pessoal globalizadora, capaz de compreender complexidades cada vez mais amplas.

    • Embora complexa, a realidade é una, uma vez que todos os seus aspectos são interdependentes, não tem significado próprio e sim no contexto de que fazem parte. Conseqüentemente, o conhecimento é unitário e as diversas ciências se prendem umas às outras por vínculos de profunda afinidade. O que é importante conhecer sobre a realidade são suas características unificadoras.

    • O conhecimento produzido em qualquer área, por mais amplo que seja, representa, apenas de modo parcial e limitado, a realidade. A consciência da parcialidade de nosso conhecimento sobre a realidade supõe a necessidade de ir além dos limites postos pela visão disciplinar, rompendo fronteiras.

    • ‘Tudo está relacionado com tudo mais: causas, problemas e soluções estão totalmente interligados em um grande continuum’ (Peccel e Ikeda, 1984:14).

    • ‘Tudo é Duplo, contudo tem pólos; tudo tem o seu oposto: igual e desigual são a mesma coisa; os opostos são idênticos em natureza, mas diferentes em grau; os extremos se tocam; todas as verdades são meias-verdades; todos os paradoxos podem ser reconciliados.’ (Hermes, segundo Schuré, 1986: 72).

    • ‘O conhecimento é, como a riqueza, destinado ao Uso. A posse do conhecimento sem ser acompanhada de uma manifestação ou expressão em Ação é como um amontoado de metais preciosos, uma coisa vã e tola’ (Hermes, segundo Schuré, 1986: 83). 


ID
2263573
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Assinale a alternativa incorreta. De acordo com a legislação vigente, o Exame Nacional do Ensino Médio apresenta os seguintes objetivos:

Alternativas
Comentários
  • Atualmente a letra d é incorreta também: Promover a certificação de jovens e adultos no nível de conclusão do Ensino Médio. 

    Porém ser for seguir a literalidade da lei, essa parte está em desarcordo e desatualizada.

  • Essa questão está desatualizada, atualmente o ENEM não mais certifica conclusão de ensino médio.


ID
2263576
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Assinale a alternativa falsa, tomando por base o disposto na LDB (Lei Nº 9.394/96). São componentes obrigatórios do currículo do ensino médio:

Alternativas
Comentários
  •  2º  O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório da educação infantil e do ensino fundamental, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.   (Redação dada pela Medida Provisória nº 746, de 2016)

  • Essa questão depois da MP 746 já está desatualizada.

  • O erro está em dizer que a música é um conteúdo não obrigatório do ensino da Arte.

  • Art. 26:

    § 2o  O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular OBRIGATÓRIO da educação básica.

    § 6o  As artes visuais, a dança, a música e o teatro são as linguagens que constituirão o componente curricular de que trata o § 2o deste artigo.  

  • Segundo a nova atualização, a Educação Física é disciplina apenas do ensino FUNDAMENTAL!  Portanto, tem duas opções erradas: B e C.

  • educação física componente obrigatório da educ básica

     

  • A música é conteúdo obrigatório em artes, mas não exclusivo


ID
2263594
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Parecer Nº 11/2012 e a Resolução CNE/CEB Nº 6, de 20 de setembro de 2012 dispõem acerca das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de nível médio.
I. A Educação Profissional Técnica de Nível Médio possibilita a avaliação, a autorização e a certificação para prosseguimento ou conclusão de estudos;
II. Os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio têm por finalidade proporcionar ao estudante conhecimentos, saberes e competências profissionais necessários ao exercício profissional e da cidadania, com base nos fundamentos científico-tecnológicos, socio-históricos e culturais;
III. Educação Profissional Técnica de Nível Médio articula-se com o Ensino Médio e suas diferentes modalidades, exceto com a Educação de Jovens e Adultos (EJA);
IV. Os cursos e programas de Educação Profissional Técnica de Nível Médio são organizados por eixos tecnológicos, possibilitando itinerários formativos;
V. Os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio são organizados por itinerários formativos, organizados pela instituição de ensino e previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional-PDI.
Tomando por base a fundamentação legal, assinale a opção correta

Alternativas
Comentários
  •  Alternativa C  -  Resolução N 6º  -    

    I - Artigo 3º   § 1º A Educação Profissional Técnica de Nível Médio possibilita a avaliação, o
    reconhecimento e a certificação
    para prosseguimento ou conclusão de estudos.

     III -Art. 4º A Educação Profissional Técnica de Nível Médio, no cumprimento dos
    objetivos da educação nacional, articula-se com o Ensino Médio e suas diferentes
    modalidades, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA), e com as dimensões do
    trabalho, da tecnologia, da ciência e da cultura

    IV - Art. 12 Os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio são organizados
    por eixos tecnológicos constantes do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, instituído e
    organizado pelo Ministério da Educação ou em uma ou mais ocupações da Classificação
    Brasileira de Ocupações (CBO)

     


     

  • c) As afirmativas II e IV são corretas.

    Art. 3º - § 2º Os cursos e programas de Educação Profissional Técnica de Nível Médio são organizados por eixos tecnológicos, possibilitando itinerários formativos flexíveis, diversificados e atualizados, segundo interesses dos sujeitos e possibilidades das instituições educacionais, observadas as normas do respectivo sistema de ensino para a modalidade de Educação Profissional Técnica de Nível Médio.

    Art. 5º Os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio têm por finalidade proporcionar ao estudante conhecimentos, saberes e competências profissionais necessários ao exercício profissional e da cidadania, com base nos fundamentos científico-tecnológicos, socio-históricos e culturais.

     

  • Artigo 3º   § 1º --- I. A Educação Profissional Técnica de Nível Médio possibilita a avaliação, a autorização (O RECONHECIMENTO) e a certificação para prosseguimento ou conclusão de estudos;

    Artigo 5º  II. Os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio têm por finalidade proporcionar ao estudante conhecimentos, saberes e competências profissionais necessários ao exercício profissional e da cidadania, com base nos fundamentos científico-tecnológicos, socio-históricos e culturais;

    Artigo 4º III. Educação Profissional Técnica de Nível Médio articula-se com o Ensino Médio e suas diferentes modalidades, exceto  INCLUINDO A  Educação de Jovens e Adultos (EJA); (continuação do art..., e com as dimensões do trabalho, da tecnologica, da ciência e da cultura.

    Artigo 3º   § 2º --- IV. Os cursos e programas de Educação Profissional Técnica de Nível Médio são organizados por eixos tecnológicos, possibilitando itinerários formativos;(continuação do inciso flexíveis, diversificados e atualizados,...................)

    Artigo 3º § 2º. V. Os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio são organizados por itinerários formativos, organizados pela instituição de ensino e previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional-PDI flexíveis, diversificados e atualizados, segundo interesses dos sujeitos e possibilidades de instituições educacionais, observadas as normas do respectivo sistema de ensino para a modalidade Educação Profissional Técnica de Nível médio.

  • I. A Educação Profissional Técnica de Nível Médio possibilita a avaliação, a autorização e a certificação para prosseguimento ou conclusão de estudos; 

    II. Os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio têm por finalidade proporcionar ao estudante conhecimentos, saberes e competências profissionais necessários ao exercício profissional e da cidadania, com base nos fundamentos científico-tecnológicos, socio-históricos e culturais; 

    III. Educação Profissional Técnica de Nível Médio articula-se com o Ensino Médio e suas diferentes modalidades, exceto com a Educação de Jovens e Adultos (EJA);

     IV. Os cursos e programas de Educação Profissional Técnica de Nível Médio são organizados por eixos tecnológicos, possibilitando itinerários formativos;

     V. Os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio são organizados por itinerários formativos, organizados pela instituição de ensino e previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional-PDI. 


ID
2263603
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, na forma articulada integrada com o Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, tem a carga horária mínima de:

Alternativas
Comentários
  • 2400 horas

  • EU penso que a questão esteja errada baseado no que diz a Resolução n° 03

    Para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio integrada com o Ensino Médio, reafirma-se a duração de 1.200 (mil e duzentas) horas destinadas à educação geral, cumulativamente com a carga horária mínima para a respectiva habilitação profissional (*) Resolução CNE/CEB 3/2010. Diário Oficial da União, Brasília, 16 de junho de 2010, Seção 1, p. 66. de Nível Médio, tal como estabelece a Resolução CNE/CEB nº 4/2005, e para o ProJovem, a duração estabelecida no Parecer CNE/CEB nº 37/2006.

  • RESOLUÇÃO Nº 6, DE 20 DE SETEMBRO DE 2012

    Art. 28 Os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, na forma articulada integrada com o Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, têm a carga horária mínima total de 2.400 horas, devendo assegurar, cumulativamente, o mínimo de 1.200 horas para a formação no Ensino Médio, acrescidas de 1.200 horas destinadas à formação profissional do técnico de nível médio.

     

    Errei essa aqui para não errar na prova!

    Avante!

  • RESOLUÇÃO Nº 6, DE 20 DE SETEMBRO DE 2012

    Art. 28 Os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, na forma articulada integrada com o Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, têm a carga horária mínima total de 2.400 horas, devendo assegurar, cumulativamente:

    1- O mínimo de 1.200 horas para a formação no Ensino Médio,

    2- Acrescidas de 1.200 horas destinadas à formação profissional do técnico de nível médio.

  • EJA

    No mínimo de 1.200 horas para a formação no Ensino Médio, acrescidas de 1.200 horas destinadas à formação profissional do técnico de nível médio.


ID
2265082
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O currículo do Ensino Médio, de acordo com as diretrizes curriculares nacionais, deve garantir ações que promovam:

Alternativas
Comentários
  • )

    a educação tecnológica básica, a compreensão do significado da ciência, das letras e das artes. 

  • Art. 26. O Ensino Médio, etapa final do processo formativo da Educação Básica, é orientado por princípios e finalidades que preveem:

     

    I - a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;

     

    II - a preparação básica para a cidadania e o trabalho, tomado este como princípio educativo, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de enfrentar novas condições de ocupação e aperfeiçoamento posteriores;

     

    III - o desenvolvimento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e estética, o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;

     

    IV - a compreensão dos fundamentos científicos e tecnológicos presentes na sociedade contemporânea, relacionando a teoria com a prática.

  • A questão solicita que a resposta esteja de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.

    A resposta correta está no Art. 12:


    RESOLUÇÃO Nº 2, DE 30 DE JANEIRO 2012 (*)

    Define Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.


    Art. 12. O currículo do Ensino Médio deve:

    I - garantir ações que promovam:

    a) a educação tecnológica básica, a compreensão do significado da ciência, das letras e

    das artes;

  • Correto E

    Ainda nos termos da LDB, o currículo do Ensino Médio, deve garantir ações que promovam a educação tecnológica básica, a compreensão do significado da ciência, das letras e das artes; o processo histórico de transformação da sociedade e da cultura; e a língua portuguesa como instrumento de comunicação, acesso ao conhecimento e exercício da cidadania.


ID
2265088
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Cabe aos sistemas de ensino prover a implementação das diretrizes curriculares. Nesse sentido, de acordo com as diretrizes curriculares nacionais do ensino médio, devem prover:

Alternativas
Comentários
  • Resposta no Art. 18, IV. Resolução Nº 2, de 30 de Janeiro 2012


  • Até hoje espero essa valorização.

  • Art. 18- Para a implementação das diretrizes, cabe aos sistemas de ensino prover:

     

    -os recursos financeiros e materiais necessários à ampliação dos tempos e espaços dedicados ao trabalho educativo e espaços dedicados ao trabalho educativo nas unidades escolares. 

    -aquisição, produção, distribuição de materiais didáticos e escolares adequados.

    -professores com jornada de trabalho e formação inclusive continuada adequadas ao desenvolvimento do currículo, bem como dos gestores e demais profissionais das unidades escolares.

    -instrumentos de incentivo e valorização dos profissionais da educação com base em planoos de carreira e outros dispositivos voltados a esse fim.

    -acompanhamento e avaliação dos programas e ações educativas nas respectivas redes e unidades escolares.

  • As demais alternativas é de competência de quem?

  • Art. 21. Para a implementação destas Diretrizes, cabe aos sistemas de ensino prover:

    PRAIA

    Professores com jornada de trabalho e formação, inclusive continuada, adequadas para o desenvolvimento do currículo, bem como dos gestores e demais profissionais das unidades escolares;

    Recursos financeiros e materiais necessários à ampliação dos tempos e espaços dedicados ao trabalho educativo nas unidades escolares;

    Aquisição, produção e/ou distribuição de materiais didáticos e escolares adequados;

    Instrumentos de incentivo e valorização dos profissionais da educação, com base em planos de carreira e outros dispositivos voltados para esse fim;

    Acompanhamento e avaliação dos programas e ações educativas nas respectivas redes e unidades escolares.

    RESOLUÇÃO Nº 3, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2018 (*) Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio


ID
2292127
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Resolução nº 2, de 30 de janeiro 2012, define as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. No Art. 14, estabelece: “O Ensino Médio, etapa final da Educação Básica, concebida como conjunto orgânico, sequencial e articulado, deve assegurar sua função formativa para todos os estudantes, sejam adolescentes, jovens ou adultos, atendendo, mediante diferentes formas de oferta e organização”. Analise os itens de acordo com esse artigo.
I) O ensino médio pode organizar-se em tempos escolares no formato de séries anuais, períodos semestrais, ciclos, módulos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização.
II) A organização curricular do ensino médio deve oferecer tempos e espaços próprios para estudos e atividades que permitam itinerários formativos opcionais diversificados.
III) Atendida a formação geral, incluindo a preparação básica para o trabalho, o ensino médio pode preparar para o exercício de profissões técnicas, por integração com a Educação Profissional e Tecnológica.
IV) Os componentes curriculares devem propiciar a apropriação de conceitos e categorias básicas, o acúmulo de informações e conhecimentos, estabelecendo um conjunto necessário de saberes.
V) O ensino médio regular diurno, quando adequado aos seus estudantes, pode se organizar em regime de tempo integral com, no mínimo, 5 (cinco) horas diárias.
Assinale a opção que contém somente as afirmações CORRETAS.

Alternativas
Comentários
  • GAB. E. 

    IV. ESTÁ ERRADA

    IX - os componentes curriculares devem propiciar a apropriação de conceitos e categorias básicas, e não o acúmulo de informações e conhecimentos, estabelecendo um conjunto necessário de saberes integrados e significativos;

    V. ESTÁ ERRADA

    III - o Ensino Médio regular diurno, quando adequado aos seus estudantes, pode se organizar em regime de tempo integral com, no mínimo, 7 (sete) horas diárias;

  • Resolução 6 de 20 de setembro de 2012 - DCN para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio


    I) Art. 14 - I - o Ensino Médio pode organizar-se em tempos escolares no formato de séries anuais, períodos semestrais, ciclos, módulos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar;


    II) Art. 14 - XI - a organização curricular do Ensino Médio deve oferecer tempos e espaços próprios para estudos e atividades que permitam itinerários formativos opcionais diversificados, a fim de melhor responder à heterogeneidade e pluralidade de condições, múltiplos interesses e aspirações dos estudantes, com suas especificidades etárias, sociais e culturais, bem como sua fase de desenvolvimento;


    III) Art. 14 - VI - atendida a formação geral, incluindo a preparação básica para o trabalho, o Ensino Médio pode preparar para o exercício de profissões técnicas, por integração com a Educação Profissional e Tecnológica, observadas as Diretrizes específicas, com as cargas horárias mínimas de:


    IV) Os componentes curriculares devem propiciar a apropriação de conceitos e categorias básicas, o acúmulo de informações e conhecimentos, estabelecendo um conjunto necessário de saberes.

    Art. 14 - IX - os componentes curriculares devem propiciar a apropriação de conceitos e categorias básicas, e não o acúmulo de informações e conhecimentos, estabelecendo um conjunto necessário de saberes integrados e significativos;


    V) O ensino médio regular diurno, quando adequado aos seus estudantes, pode se organizar em regime de tempo integral com, no mínimo, 5 (cinco) horas diárias.

    Art. 14 - III - o Ensino Médio regular diurno, quando adequado aos seus estudantes, pode se organizar em regime de tempo integral com, no mínimo, 7 (sete) horas diárias;





ID
2292169
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre a relação entre trabalho e educação, na visão de Frigotto (FRIGOTTO; CIAVATTA; RAMOS, 2005), marque a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GAB A

     

  • A) Correta;

    B) Erro: relacionar politecnia e educação dualista;

    C) Erro: a palavra "facultem" em "facultem aos jovens a capacidade analítica..."

    D) Erro: trabalho, o emprego e o conhecimento. Correto: "o trabalho, a cultura e o conhecimento científico se constitui no eixo central do ensino médio integrado"

    E) Erro: facultar cursos baseados na concepção politécnica. Se os jovens necessitam cada vez mais cedo buscar um emprego, a educação profissional deve priorizar uma base unitária e de concepção politécnica.

  • Basta saber que o Professor Gaudêncio Frigotto sempre foi contra a ideia de unir educação ao ensino profissionalizante e fazia críticas desde à reforma do Ensino Médio.

    Com essa informação, tem como resolver a questão por eliminação.

    Espero ter ajudado!

    BONS ESTUDOS!


ID
2298307
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM – assume, atualmente, as seguintes funções avaliativas: a) avaliação sistêmica, ao subsidiar a formulação de políticas públicas; b) avaliação certificatória, ao aferir conhecimentos para aqueles que estavam fora da escola; c) avaliação classificatória, em relação ao acesso ao ensino superior, ao difundir-se como mecanismo de seleção entre as instituições de ensino superior, articulado agora, também, ao Sistema Unificado de Seleção (SISU). A edição 2016 atingiu mais de oito milhões de inscritos. Costumeiramente são produzidos Relatórios Pedagógicos pelo INEP, após a diagnose dos resultados individuais e globais. Tais documentos revelam os perfis socioeconômicos dos inscritos, além de trazer significativas informações sobre as culturas e as práticas curriculares que regulam e ambientam essa oferta de ensino. Diante do exposto, é correto AFIRMAR que: 


I. os indicadores apontados nos Relatórios Pedagógicos oferecem relevantes subsídios para a reformulação do Ensino Médio no Brasil.

II. o processo avaliativo demandado pelo exame auxilia as ações de estudantes, pais/mães, professores, pesquisadores, gestores e dirigentes das instituições escolares envolvidas nesse processo, oferecendo subsídios à (re)elaboração do Projeto Político Pedagógico, bem como outras ações de planejamento da instituição escolar.

III. a avaliação sistêmica, demandada pelo exame, deverá propiciar a criação de um ranking para divulgar a qualidade de ensino das instituições que lecionam Ensino Médio no Brasil.

IV. o referido processo avaliativo fomenta reflexões acerca das políticas e práticas curriculares que envolvem o Ensino Médio no Brasil, além de oferecer condições para a autoavaliação dos envolvidos no processo de ensino e de aprendizagem.

V. o referido processo avaliativo atenderá, sobretudo, a sua função precípua que é promover a seleção para o ingresso no Ensino Superior, principalmente nas instituições públicas.  


Estão CORRETAS, apenas:  

Alternativas
Comentários
  • I. os indicadores apontados nos Relatórios Pedagógicos oferecem relevantes subsídios para a reformulação do Ensino Médio no Brasil.

    II. o processo avaliativo demandado pelo exame auxilia as ações de estudantes, pais/mães, professores, pesquisadores, gestores e dirigentes das instituições escolares envolvidas nesse processo, oferecendo subsídios à (re)elaboração do Projeto Político Pedagógico, bem como outras ações de planejamento da instituição escolar.

    III. a avaliação sistêmica, demandada pelo exame, deverá propiciar a criação de um ranking para divulgar a qualidade de ensino das instituições que lecionam Ensino Médio no Brasil.

    IV. o referido processo avaliativo fomenta reflexões acerca das políticas e práticas curriculares que envolvem o Ensino Médio no Brasil, além de oferecer condições para a autoavaliação dos envolvidos no processo de ensino e de aprendizagem.

    V. o referido processo avaliativo atenderá, sobretudo, a sua função precípua que é promover a seleção para o ingresso no Ensino Superior, principalmente nas instituições públicas.  


ID
2298322
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Resolução CNE/CEB nº 06, de 20 de setembro de 2012, e o Parecer CNE/CEB nº 11, de 09 de maio de 2012, definem Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Para efeitos dessas Diretrizes, a oferta da educação técnica de nível médio deve ser desenvolvida nas formas articulada e subsequente ao Ensino Médio.


Analise os casos a seguir e identifique as formas de oferta correspondentes.


I. Paulo terminou o Ensino Médio e, sentindo necessidade de ingressar no mundo do trabalho, resolveu fazer o curso Técnico em Saneamento, com duração de 2 (dois) anos.

II. Maria, estudante do Curso Técnico em Edificações, iniciou seus estudos no primeiro semestre de 2016, com previsão de término no segundo semestre de 2019, quando receberá o certificado de sua habilitação profissional e, ao mesmo tempo, de conclusão do Ensino Médio.

III. Fátima resolveu dar prosseguimento a seus estudos, investindo na sua qualificação profissional em um Curso Técnico em Eventos.

IV. João é um estudante matriculado no Curso Técnico de Nível Médio em Turismo de um Campus do IFPE e, ao mesmo tempo, em horários e dias compatíveis, cursa o Ensino Médio em uma escola pública estadual com a qual o IFPE possui convênio.


As formas de oferta são, respectivamente:  

Alternativas
Comentários
  • Art. 36-B.  A educação profissional técnica de nível médio será desenvolvida nas seguintes formas:          

    I - articulada com o ensino médio;          

    II - subseqüente, em cursos destinados a quem já tenha concluído o ensino médio.

    Art. 36-C.  A educação profissional técnica de nível médio articulada, prevista no inciso I do caput do art. 36-B desta Lei, será desenvolvida de forma:        

    I - integrada, oferecida somente a quem já tenha concluído o ensino fundamental, sendo o curso planejado de modo a conduzir o aluno à habilitação profissional técnica de nível médio, na mesma instituição de ensino, efetuando-se matrícula única para cada aluno;        

    II - concomitante, oferecida a quem ingresse no ensino médio ou já o esteja cursando, efetuando-se matrículas distintas para cada curso, e podendo ocorrer:         

    a) na mesma instituição de ensino, aproveitando-se as oportunidades educacionais disponíveis;         

    b) em instituições de ensino distintas, aproveitando-se as oportunidades educacionais disponíveis;         

    c) em instituições de ensino distintas, mediante convênios de intercomplementaridade, visando ao planejamento e ao desenvolvimento de projeto pedagógico unificado.      

  • Pelo segundo caso não concordo com a opção de ser subsequante!

    Alguém pode me explicar por que na questão a acertiva é a letra D?

     

  •  d) Subsequente/ Articulada integrada/ Articulada integrada com Educação de Jovens e Adultos/ Articulada concomitante.  

  • Tambpe não concordo com o segundo caso, visto que integrada está relacionado a quem finalizou o ensino fundamental.

  • Subsequente/ Articulada integrada/ Articulada integrada com Educação de Jovens e Adultos/ Articulada concomitante.  


ID
2303458
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca da legislação educacional brasileira, julgue o item a seguir.

A educação básica representada pelo ensino fundamental e médio deverá ser distribuída em uma carga horária de duzentos dias letivos, incluindo-se aqueles reservados aos exames finais.

Alternativas
Comentários
  • Errado. Não é incluiído e sim excluído. Vide abaixo:

     

    A LDB diz o seguinte:

    Art. 24. A educação básica, nos níveis fundamental e médio, será organizada de acordo com as seguintes regras comuns:

    I - a carga horária mínima anual será de oitocentas horas, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver;

  •                A questão apresenta um outro equívoco, ao omitir a educação infantil como parte da educação básica. 

     

    Art 21. A educação escolar compõem-se de:

    I - educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.

  • a nova LDB sofreu alterações agora tem o ensino integral com 1400hoars

  • Resposta: Errado

    Lei 9.349 de 1993

    Art. 24. A educação básica, nos níveis fundamental e médio, será organizada de acordo com as seguintes regras comuns:
    I - a carga horária mínima anual será de oitocentas horas para o ensino fundamental e para o ensino médio, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver;            (Redação dada pela Lei nº 13.415, de 2017)
     

  • LDB Art. 24. A educação básica, nos níveis fundamental e médio, será organizada de acordo com as seguintes regras comuns: 
    I - a carga horária mínima anual será de oitocentas horas para o ensino fundamental e para o ensino médio, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver; 

    § 1º  A carga horária mínima anual de que trata o inciso I do caput deverá ser ampliada de forma progressiva, no ensino médio, para mil e quatrocentas horas, devendo os sistemas de ensino oferecer, no prazo máximo de cinco anos, pelo menos mil horas anuais de carga horária, a partir de 2 de março de 2017. 

  • errado!

    mesmo com as alterações da LDB a quantidade de dias letivos continuaram 200.. O erro da quetsão está em incluir os exames finais.

  • errado

    Art. 21. A educação escolar compõe-se de:

    I - educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio;

    II - educação superior.

  • Em minha opinião, o erro do item está em se afirmar que a carga horária será de 200 dias, ao passo que, da leitura da lei, observa-se que a  carga horária será de 800 horas, distribuídas em um mínimo de 200 dias letivos.

  • O erro da questão está em incluir os dias reservados aos exames finais.

  • LDB Art. 24. A educação básica, nos níveis fundamental e médio, será organizada de acordo com as seguintes regras comuns: 
    I - a carga horária mínima anual será de oitocentas horas para o ensino fundamental e para o ensino médio, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver; 

    § 1º  A carga horária mínima anual de que trata o inciso I do caput deverá ser ampliada de forma progressiva, no ensino médio, para mil e quatrocentas horas, devendo os sistemas de ensino oferecer, no prazo máximo de cinco anos, pelo menos mil horas anuais de carga horária, a partir de 2 de março de 2017. 

  • educação básica: ed, infantil , ens. fundamental e médio

  • Veja os termos da LDB:

    Art. 24. A educação básica, nos níveis fundamental e médio, será organizada de acordo com as seguintes regras comuns:

    I - a carga horária mínima anual será de oitocentas horas para o ensino fundamental e para o ensino médio, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.

    A questão trouxe “incluindo-se aqueles reservados aos exames finais”, quando, na verdade, o correto seria “excluído”.

    GABARITO: questão “errada”

  • ERRADISSÍMA. Questão duplamente errada, pois:

    Art. 21, I - A Educação Básica é formada pela Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

    Art. 24, I - A carga horária mínima anual será de oitocentas horas para o ensino fundamental e para o ensino médio, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver; 


ID
2324146
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando as formas de oferta e de organização da educação, julgue o item que se segue.

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) deverá articular-se, obrigatoriamente, com a Educação Profissional, conforme regulamento referente à articulação com o Ensino Médio regular na modalidade de EJA.

Alternativas
Comentários
  •  Art. 37 - § 3o  A educação de jovens e adultos deverá articular-se, preferencialmente, com a educação profissional, na forma do regulamento.

  • Essas palavrinhas são um pega mesmo. :(

  • Art. 37 - § 3o  A educação de jovens e adultos deverá articular-se, preferencialmente, com a educação profissional, na forma do regulamento.

     

    Quadrix também tem pegadinhas!

  • , ....preferencialmente..., preferencialmente. Pronto, errar nunc mais.

  • Fui pega nessa palavra também!!

  • Preferencialmente kkkkk
  • GABARITO: E.

    A Educação de Jovens e Adultos (EJA) deverá articular-se, preferencialmente, com a Educação Profissional, conforme regulamento referente à articulação com o Ensino Médio regular na modalidade de EJA.


ID
2327920
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativo às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio e à formação docente.

A formação inicial para a docência na educação profissional técnica de nível médio é realizada em cursos de graduação e programas de licenciatura ou outras formas, em consonância com a legislação e com normas específicas definidas pelo Conselho Nacional de Educação.

Alternativas
Comentários
  • A assertiva está correta.

     

  • Está previsto no Art.40 da Resolução nº6, de 20 de setembro de 2012 (DCN para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio).

    Espero de ajudado.

    A luta é grande, mas a Vitória é certa!

    Deus nos abençoe.

  • Resolução 6 de 20 de setembro de 2012

    Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio


    Art. 40 A formação inicial para a docência na Educação Profissional Técnica de Nível Médio realiza-se em cursos de graduação e programas de licenciatura ou outras formas, em consonância com a legislação e com normas específicas definidas pelo Conselho Nacional de Educação.


ID
2330035
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, julgue o item a seguir.

A base nacional comum e a parte diversificada do currículo do ensino médio devem estar articuladas de modo a garantir conhecimentos e saberes comuns necessários a todos os estudantes, respeitando a diversidade, as características locais e especificidades regionais.

Alternativas
Comentários
  • CERTÍSSIMO! 

    A base comum e a parte diversificada elas DEVEM ser articuladas, pois uma complementa a outra. 

  •  

    CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
    CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
    RESOLUÇÃO Nº 2, DE 30 DE JANEIRO 2012 
    Define Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.

    Art. 7º A organização curricular do Ensino Médio tem uma base nacional comum e uma parte diversificada que não devem constituir blocos distintos, mas um todo integrado, de modo a garantir tanto conhecimentos e saberes comuns necessários a todos os estudantes, quanto uma formação que considere a diversidade e as características locais e especificidades regionais.


ID
2330317
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca da educação profissional e da educação a distância, julgue o próximo item, considerando as disposições do Currículo em Movimento da Educação Básica e das Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio.

O trabalho, como princípio educativo, e a pesquisa, como princípio pedagógico, fundamentam as Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio, que compreende a aprendizagem como um processo protagonizado pelos estudantes, os quais desempenham atividades voltadas ao desenvolvimento de práticas sociais autônomas.

Alternativas
Comentários
  • Resolução  nº6/2012

     

    Capítulo II
    Princípios Norteadores

     

    Art. 6º São princípios da Educação Profissional Técnica de Nível Médio:

    III - trabalho assumido como princípio educativo, tendo sua integração com a ciência, a tecnologia e a cultura como base da proposta político-pedagógica e do desenvolvimento curricular;
    IV - articulação da Educação Básica com a Educação Profissional e Tecnológica, na perspectiva da integração entre saberes específicos para a produção do conhecimento e a intervenção social, assumindo a pesquisa como princípio pedagógico;

  • A assertiva está certa.

     

     

     


ID
2330320
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca da educação profissional e da educação a distância, julgue o próximo item, considerando as disposições do Currículo em Movimento da Educação Básica e das Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio.

Os itinerários formativos que orientam a organização curricular para a educação profissional conferem flexibilidade ao currículo ao serem agrupados em eixos tecnológicos que permitem o trânsito do aluno de um nível educacional para outro.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

     

    Res. 6 20 de setembro de 2012.

    XIV - flexibilidade na construção de itnerários formativos diversificados e atualizados, segundo interesses dos sujeitos e possibilidades das instituições educacionais, nos termos dos respectivos projetos políticos-pedagogicos

  •  

    Gabarito: certo

    Resolução 6 de 20 de setembro de 2012 - Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio

    Art. 6º - São princípios da Educação Profissional Técnica de Nível Médio:

    XIV - flexibilidade na construção de itinerários for mativos diversificados e atualizados, segundo interesses dos sujeitos e possibilidades das instituições educacionais, nos termos dos respectivos projetos político pedagógicos.

    Fonte: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=11663-rceb006-12-pdf&category_slug=setembro-2012-pdf&Itemid=30192

  • achei q a parte de mudança de um nível para outro estava errada

  • L.D.B - Art. 41. O conhecimento adquirido na educação profissional e tecnológica, inclusive no trabalho, poderá serobjeto de avaliação, reconhecimento e certificação para prosseguimento ou conclusão de estudos.

     

  • Até onde eu sei na educação escolar tem dois níveis: Educação básica e Ensino superior. Mudanças entre níveis de educação somente ocorrerá em virtude de processos seletivos. Mais uma vez a CESPE sendo a CESPE.

  • Como assim "permitem o trânsito do aluno de um nível educacional para outro"?

  • Falar em mudança de nível na minha opinião deixa questão errada, o correto seria prosseguimento

  • CESPE sendo CESPE!

  • Para a resolução desta questão, eu pensei da seguinte forma: os itinerários formativos podem levar o estudante para o nível da educação profissional integrada ao ensino médio.

  • Essa questão é um monte de nada + nada.


ID
2330323
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca da educação profissional e da educação a distância, julgue o próximo item, considerando as disposições do Currículo em Movimento da Educação Básica e das Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio.

Como o itinerário formativo garante flexibilidade para o cumprimento da carga horária dos módulos, o estudante conseguirá a certificação mesmo sem ter completado todos os módulos, uma vez que a carga horária de cada um deles é aberta, independente e complementar aos demais campos de conhecimento.

Alternativas
Comentários
  • Errada

     

    Podem ser ofertado o itnerário em módulos, para maior flexibilidade de tempo/estudo do educando, contudo, para a certificação como Técnico em alguma modalidade deverá concluir todos os módulos , bem como o ensino médio, no caso da forma articulada.

  • Na real não se faz necessário a realização de todo os módulos para a obtenção de certificado.

    Na situação onde o curso seja organizado em etapas com terminalidade tanto a LDB quanto as diretrizes da educação profissional asseguram a possibilidade de certificação intermediária. O que invalida a questão em tela é o fato de afirmar que os módulos são independentes entre si. Entretanto os cursos são organizado em um eixo tecnológico com módulos que guardam alguma relação entre si não sendo assim totalmente independentes.

  • Como o itinerário formativo garante flexibilidade para o cumprimento da carga horária dos módulos, o estudante conseguirá a certificação mesmo sem ter completado todos os módulos, uma vez que a carga horária de cada um deles é aberta, independente e complementar aos demais campos de conhecimento.

    ERRADO


ID
2331964
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio publicadas em 2012, julgue o item subsequente.

As diretrizes publicadas em 2012 visam à superação da dicotomia histórica entre o ensino humanista e o ensino para o trabalho presente nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio publicadas em 1998, porém alguns pesquisadores argumentam que o texto final não eliminou essa contradição.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

  • O que é dicotomia? Quando atribuímos o adjetivo dicotômico a alguma coisa, queremos dizer que ela pode ser dividida em duas outras, opostas e complementares. O dia e a noite, por exemplo, constituem uma dicotomia.


ID
2331967
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio publicadas em 2012, julgue o item subsequente.

De acordo com as referidas diretrizes, a matriz de avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) constitui uma das diretrizes curriculares de conteúdos que devem orientar o planejamento pedagógico do professor.

Alternativas
Comentários
  • Os conteúdos sistematizados que fazem parte do currículo são denominados componentes curriculares, os quais, por sua vez, se articulam com as áreas de conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

  • a matriz de avaliação  não orienta o planejamento do professor

  • Art. 21. O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) deve, progressivamente, compor o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).


ID
2331970
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio publicadas em 2012, julgue o item subsequente.

As referidas diretrizes ratificam o caráter científico e cultural do ensino médio em detrimento à ênfase na formação para o trabalho, com a finalidade de conferir maior coesão aos objetivos desse nível educacional.

Alternativas
Comentários
  • A formação para o trabalho é complementar, constituindo a tríade. Não se apregoa um em detrimento de outros.

  • Art. 5o O Ensino Médio em todas as suas formas de oferta e organização, baseia-se em:

    I - formação integral do estudante;

    II - trabalho e pesquisa como princípios educativos e pedagógicos, respectivamente;

    III - educação em direitos humanos como princípio nacional norteador;

    IV - sustentabilidade ambiental como meta universal;

    V - indissociabilidade entre educação e prática social, considerando-se a historicidade dos conhecimentos e dos sujeitos do processo educativo, bem como entre teoria e prática no processo de ensino-aprendizagem;

    VI - integração de conhecimentos gerais e, quando for o caso, técnico-profissionais realizada na perspectiva da interdisciplinaridade e da contextualização;

    VII - reconhecimento e aceitação da diversidade e da realidade concreta dos sujeitos do processo educativo, das formas de produção, dos processos de trabalho e das culturas a eles subjacentes;

    VIII - integração entre educação e as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura como base da proposta e do desenvolvimento curricular.

    § 1º O trabalho é conceituado na sua perspectiva ontológica de transformação da natureza, como realização inerente ao ser humano e como mediação no processo de produção da sua existência.

    § 2º A ciência é conceituada como o conjunto de conhecimentos sistematizados, produzidos socialmente ao longo da história, na busca da compreensão e transformação da natureza e da sociedade.

    § 3º A tecnologia é conceituada como a transformação da ciência em força produtiva ou mediação do conhecimento científico e a produção, marcada, desde sua origem, pelas relações sociais que a levaram a ser produzida.

    § 4º A cultura é conceituada como o processo de produção de expressões materiais, símbolos, representações e significados que correspondem a valores éticos, políticos e estéticos que orientam as normas de conduta de uma sociedade. 

     

    Fonte: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=9917-rceb002-12-1&Itemid=30192


ID
2331973
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio publicadas em 2012, julgue o item subsequente.

As diretrizes em questão prezam pelo ensino pautado na igualdade racial, por isso recomendam que as instituições de ensino evitem conteúdos programáticos que deem visibilidade a questões da cultura negra ou indígena.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO - 

  • Se apregoa o inverso desse pensamento, por isso a questão é falsa. ERRADO!

  • Lei 12.288/2010 -  Estatuto da Igualdade Racial

    Art. 11.  Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, é obrigatório o estudo da história geral da África e da história da população negra no Brasil, observado o disposto na Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

    § 1o  Os conteúdos referentes à história da população negra no Brasil serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, resgatando sua contribuição decisiva para o desenvolvimento social, econômico, político e cultural do País.


ID
2331976
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio publicadas em 2012, julgue o item subsequente.

As referidas diretrizes refletem a discussão a respeito das mudanças climáticas e estabelecem a sustentabilidade socioambiental como meta universal, a ser desenvolvida como prática educativa integrada, contínua e permanente das unidades escolares.

Alternativas
Comentários
  • Resposta Certa

    Resolução N º 2 de Janeiro de 2012

    Art. 5º O Ensino Médio em todas as suas formas de oferta e organização, baseia-se
    em:
    IV - sustentabilidade ambiental como meta universal;
     

  • Fiquei em dúvida com relação a socioambiental e ambiental. 

  • RESOLUÇÃO Nº 2, DE 30 DE JANEIRO 2012

    Art. 13

    V - a sustentabilidade socioambiental como meta universal, desenvolvida como prática educativa integrada, contínua e permanente, e baseada na compreensão do necessário equilí- brio e respeito nas relações do ser humano com seu ambiente.

     

    Fonte: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=9917-rceb002-12-1&Itemid=30192

     


ID
2331979
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Texto 26A2AAA

      O desencaixe entre a escola e os jovens não deve ser visto como decorrente nem de uma suposta incompetência da instituição, nem de um suposto desinteresse dos estudantes. As análises se tornam produtivas à medida que enfoquem a relação entre os sujeitos e a escola no âmbito de um quadro mais amplo, que considere as transformações sociais em curso. Essas transformações estão produzindo sujeitos com estilos de vida, valores e práticas sociais que os tornam muito distintos das gerações anteriores. Entender tal processo de transformação é relevante para a compreensão das dificuldades hoje constatadas nas relações entre os jovens e a escola.

                                                    Parecer CNE/CEB n.º 5/2011 (com adaptações).

Tendo como referência inicial as informações do texto 26A2AAA, julgue o item a seguir.

Como os interesses da juventude se alteram rapidamente, as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio garantem a autonomia das unidades educacionais e, em última instância, do professor, para planejar as finalidades do plano político-pedagógico a partir das demandas dos alunos.

Alternativas
Comentários
  • em última instância, do professor - ISSO DEIXOU A QUESTÃO ERRADA!

  • RESOLUÇÃO Nº 2, DE 30 DE JANEIRO 2012

    Art. 12. O currículo do Ensino Médio deve:

    II - adotar metodologias de ensino e de avaliação de aprendizagem que estimulem a iniciativa dos estudantes;

    Concomitante com:

    Art. 15. Com fundamento no princípio do pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, no exercício de sua autonomia e na gestão democrática, o projeto políticopedagógico das unidades escolares, deve traduzir a proposta educativa construída coletivamente, garantida a participação efetiva da comunidade escolar e local, bem como a permanente construção da identidade entre a escola e o território no qual está inserida.

     

    Fonte: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=9917-rceb002-12-1&Itemid=30192


ID
2331985
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Texto 26A2AAA

      O desencaixe entre a escola e os jovens não deve ser visto como decorrente nem de uma suposta incompetência da instituição, nem de um suposto desinteresse dos estudantes. As análises se tornam produtivas à medida que enfoquem a relação entre os sujeitos e a escola no âmbito de um quadro mais amplo, que considere as transformações sociais em curso. Essas transformações estão produzindo sujeitos com estilos de vida, valores e práticas sociais que os tornam muito distintos das gerações anteriores. Entender tal processo de transformação é relevante para a compreensão das dificuldades hoje constatadas nas relações entre os jovens e a escola.

                                                    Parecer CNE/CEB n.º 5/2011 (com adaptações).

Tendo como referência inicial as informações do texto 26A2AAA, julgue o item a seguir.

Na tentativa de atrair os jovens para a escola, as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio publicadas em 2012 preveem uma base curricular comum e diferentes terminalidades, para que as diversidades regionais e os variados interesses dos jovens sejam contemplados.

Alternativas
Comentários
  • NÃO CONTEMPLA INTERESSES.


ID
2331991
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação à organização do currículo do ensino médio em quatro áreas de conhecimento (linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas), julgue o item subsequente.

Essa organização, instituída pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio de 2012, oferece respaldo jurídico para a exclusão da sociologia como disciplina obrigatória, na medida em que os conteúdos abordados pela disciplina podem ser ofertados transversalmente pela grande área de ciências humanas.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO!

    SOCIOLOGIA - COMPONENTE OBRIGATÓRIO

    A legislação, seja pela LDB seja por outras leis específicas, já determina componentes que
    são obrigatórios e que, portanto devem ser tratados em uma ou mais das áreas de conhecimento
    para compor o currículo. Outros, complementares, a critério dos sistemas de ensino e das unidades
    escolares, podem e devem ser incluídos e tratados como disciplinas ou, de forma integradora,
    como unidades de estudos, módulos, atividades, práticas e projetos contextualizados
    e interdisciplinares ou diversamente articuladores de saberes, desenvolvimento transversal de
    temas ou outras formas de organização.
    Os componentes definidos pela LDB como obrigatórios são:

    VI – a Filosofia e a Sociologia em todos os anos do curso;

  • Gabarito errado.

    O artigo 35-A, § 2o  da Lei 9394/96 aduz que "a Base Nacional Comum Curricular referente ao ensino médio incluirá obrigatoriamente estudos e práticas de educação física, arte, sociologia e filosofia."    

  • "proibido dançar agarradinho, mas se quiser pode", meio que soa assim a realidade dos conteúdos de sociologia rs


ID
2331994
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação à organização do currículo do ensino médio em quatro áreas de conhecimento (linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas), julgue o item subsequente.

Diferentemente das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) não possuem estatuto de lei.

Alternativas
Comentários
  • Os PCNs são orientações e não são de uso obrigatório.

  • CORRETO!

    Como o nome já diz, os parâmetros são para orientar a elaboração dos currículos das escolas de ensino infantil, fundamental e médio (no ensino superior são as Diretrizes Curriculares dos cursos que têm essa função). Não são obrigatórios, mas são, como o nome também diz, nacionais, ou seja, são o que se espera que as escolas ensinem, em abrangência nacional, às nossas crianças, em todas as áreas de conhecimento definidas pela Lei de Diretrizes e Bases – LDB, da educação.

  • As Diretrizes também não são leis. São orientações. Se alguém souber explicar por que a questão está certa.

    Agradeço.

  • Nem as DCN ou PCN são leis, a meu ver gabarito errado!

  • veja o enunciado. "estatuto de leis" status. Não está dizendo que são Leis. Possuem o caráter de leis. Veja o primeiro comentário...

  • Questão correta.

    As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) são normas obrigatórias para a Educação Básica que orientam o planejamento curricular das escolas e dos sistemas de ensino. Elas são discutidas, concebidas e fixadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), portanto, teriam estatuto de lei, como afirma a questão. Já os PCNs são diretrizes separadas por disciplinas elaboradas pelo governo federal e não obrigatórias por lei. Elas visam subsidiar e orientar a elaboração ou revisão curricular; a formação inicial e continuada dos professores; as discussões pedagógicas internas às escolas; a produção de livros e outros materiais didáticos e a avaliação do sistema de Educação

    Fonte de pesquisa: https://todospelaeducacao.org.br/noticias/o-que-sao-e-para-que-servem-as-diretrizes-curriculares/


ID
2331997
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação à organização do currículo do ensino médio em quatro áreas de conhecimento (linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas), julgue o item subsequente.

O intuito de se estabelecer essa organização é promover a interdisciplinaridade entre os diferentes componentes curriculares, promovendo-se, assim, maior integração do corpo docente da escola.

Alternativas
Comentários
  • CERTO!

    Em atendimento ao que determina a LDB, o currículo é organizado em quatro áreas do conhecimento: linguagens, matemática, ciências naturais e ciências sociais. Destaca-se que o currículo deve contemplar as quatro áreas de conhecimento, com tratamento metodológico que evidencie a contextualização e a interdisciplinaridade ou outras formas de interação e articulação entre diferentes campos de saberes específicos. (DCNEM)

  • Essa parte de integração do corpo docente me confundiu rsrs


ID
2333119
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue o próximo item com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a EJA.

As escolas que ministram o Ensino Médio devem estruturar seus projetos político-pedagógicos com base somente na Resolução n.º 2/2012 (que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio), desconsiderando as finalidades previstas para o Ensino Médio na Lei n.º 9.394/1996 (LDBN).

Alternativas
Comentários
  • *ERRADO*

    As escolas que ministram o Ensino Médio devem estruturar seus projetos político-pedagógicos com base somente na Resolução n.º 2/2012 (que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio), desconsiderando as finalidades previstas para o Ensino Médio na Lei n.º 9.394/1996 (LDBN).

  • As escolas que ministram o Ensino Médio devem estruturar seus projetos político-pedagógicos com base somente na Resolução n.º 2/2012 (que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio), desconsiderando as finalidades previstas para o Ensino Médio na Lei n.º 9.394/1996 (LDBN).   ERRADO

  • Devemos ter cuidado com palavras excludentes:  SOMENTE, OBRIGATÓRIO, APENAS,

     

    isso geralmente deixa a questão errada

  • As escolas que ministram o Ensino Médio devem estruturar seus projetos político-pedagógicos com base somente na Resolução n.º 2/2012 (que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio), desconsiderando as finalidades previstas para o Ensino Médio na Lei n.º 9.394/1996 (LDBN).

    ERRADINHA DA SILVA!

  • Questão desatualizada.. a DCN 2012 foi revogada.. a que se encontra em vigência atualmente é a 2017( dcn do novo ensino medio)


ID
2333122
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue o próximo item com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a EJA.
As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio articulam-se com as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica e reúnem princípios, fundamentos e procedimentos, definidos pelo Conselho Nacional de Educação, para orientar as políticas públicas educacionais da União, dos estados, do DF e dos municípios na elaboração, no planejamento, na implementação e na avaliação das propostas curriculares das unidades escolares públicas e particulares que oferecem o Ensino Médio

Alternativas
Comentários
  • Corretíssima!!!

  • DCN>  ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS!!!



  • Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio


    Art. 2º As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio articulam-se com as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica e reúnem princípios, fundamentos e procedimentos, definidos pelo Conselho Nacional de Educação, para orientar as políticas públicas educacionais da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios na elaboração, planejamento, implementação e avaliação das propostas curriculares das unidades escolares públicas e particulares que oferecem o Ensino Médio.



ID
2333125
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue o próximo item com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a EJA.
Por divergir do sistema de educação brasileiro, os estudos de EJA realizados em instituições estrangeiras não poderão ser aproveitados junto às instituições nacionais.

Alternativas
Comentários
  • •Art. 36. O currículo do ensino médio será composto pela Base Nacional Comum Curricular e por itinerários formativos, que deverão ser organizados por meio da oferta de diferentes arranjos curriculares, conforme a relevância para o contexto local e a possibilidade dos sistemas de ensino, a saber:

    •§ 11. Para efeito de cumprimento das exigências curriculares do ensino médio, os sistemas de ensino poderão reconhecer competências e firmar convênios com instituições de educação a distância com notório reconhecimento, mediante as seguintes formas de comprovação:

    •V – estudos realizados em instituições de ensino nacionais ou estrangeiras;

  • Gab: E

    De nada!

  • Julgue o próximo item com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a EJA. 

    Por divergir do sistema de educação brasileiro, os estudos de EJA realizados em instituições estrangeiras não poderão ser aproveitados junto às instituições nacionais. ERRADO

  • Julgue o próximo item com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a EJA. Por divergir do sistema de educação brasileiro, os estudos de EJA realizados em instituições estrangeiras não poderão ser aproveitados junto às instituições nacionais.

    ERRADO

  • Gabarito: Errado

    Art. 12. Os estudos de Educação de Jovens e Adultos realizados em instituições estrangeiras poderão ser aproveitados junto às instituições nacionais, mediante a avaliação dos estudos e reclassificação dos alunos jovens e adultos, de acordo com as normas vigentes, respeitados os requisitos diplomáticos de acordos culturais e as competências próprias da autonomia dos sistemas. 

    Fonte: A RESOLUÇÃO CNE/CEB Nº 1, DE 5 DE JULHO DE 2000.

    Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação e Jovens e Adulto.

  • Errado. É chamado na LDB como RECLASSIFICAÇÃO. Lembrando que a classificação do estudante pode ser por 3 formas:

    Mnemônico P- T- I

    P romoção - Estudante é promovido mediante aprovação na mesma escola.

    T ransferência - Estudante é transferido de outra escola (Se for de escola de outro país, é feito a reclassificação)

    I ndependente de escolarização anterior - Estudante não tem transferencia, ou perdeu documentos comprovantes de escolarização, ou está entrando na escola atrasado, a escola pode classificar o estudante, mediante a aplicação de uma avaliação para verificar o seu nível de conhecimento.


ID
2333128
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue o próximo item com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a EJA.
Cabe a cada sistema de ensino definir a estrutura e a duração dos cursos da EJA, respeitando as Diretrizes Curriculares Nacionais, a identidade desta modalidade de educação e o regime de colaboração entre os entes federativos

Alternativas
Comentários
  • Muitas questões importantes faltam comentários de professores.

  • DCN EJA

    Art. 6º Cabe a cada sistema de ensino definir a estrutura e a duração dos cursos da Educação de Jovens e Adultos, respeitadas as diretrizes curriculares nacionais, a identidade desta modalidade de educação e o regime de colaboração entre os entes federativos.

  • QUESTÃO DESATUALIZADA

    RESOLUÇÃO Nº 3, DE 15 DE JUNHO DE 2010

    Institui Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos nos aspectos relativos à duração dos cursos e idade mínima para ingresso nos cursos de EJA; idade mínima e certificação nos exames de EJA; e Educação de Jovens e Adultos desenvolvida por meio da Educação a Distância.

    Art. 4º Quanto à duração dos cursos presenciais de EJA, mantém-se a formulação do Parecer CNE/CEB nº 29/2006, acrescentando o total de horas a serem cumpridas, independentemente da forma de organização curricular:

    I – para os anos iniciais do Ensino Fundamental, a duração deve ficar a critério dos sistemas de ensino;

    II – para os anos finais do Ensino Fundamental, a duração mínima deve ser de 1.600 (mil e seiscentas) horas;

    III – para o Ensino Médio, a duração mínima deve ser de 1.200 (mil e duzentas) horas.

  • KD OS COMENTARIOS DOS PROFESSORES QC??????

  • DCN EJA

    Art. 6º Cabe a cada sistema de ensino definir a estrutura e a duração dos cursos da Educação de Jovens e Adultos, respeitadas as diretrizes curriculares nacionais, a identidade desta modalidade de educação e o regime de colaboração entre os entes federativos. 


ID
2358193
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue o próximo item com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a EJA.


Cabe a cada sistema de ensino definir a estrutura e a duração dos cursos da EJA, respeitando as Diretrizes Curriculares Nacionais, a identidade desta modalidade de educação e o regime de colaboração entre os entes federativos.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO

  • Conforme a LDB (Das Disposições Gerais):

    § 2o  Os sistemas de ensino disporão sobre a oferta de educação de jovens e adultos e de ensino noturno regular, adequado às condições do educando, conforme o inciso VI do art. 4o.       

  • RESOLUÇÃO CNE/CEB Nº 1, DE 5 DE JULHO DE 2000 - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação e Jovens e Adultos:

    Art. 6º Cabe a cada sistema de ensino definir a estrutura e a duração dos cursos da Educação de Jovens e Adultos, respeitadas as diretrizes curriculares nacionais, a identidade desta modalidade de educação e o regime de colaboração entre os entes federativos.

  • esta desatualizada

    de acordo com a diretriz do eja de 2010:

     

    art 4: Quanto à duração dos cursos presenciais de EJA, mantém-se a formulação do Parecer
    CNE/CEB nº 29/2006, acrescentando o total de horas a serem cumpridas, independentemente da forma
    de organização curricular:
    I - para os anos iniciais do Ensino Fundamental, a duração deve ficar a critério dos sistemas de ensino;
    II - para os anos finais do Ensino Fundamental, a duração mínima deve ser de 1.600 (mil e seiscentas)
    horas;
    III - para o Ensino Médio, a duração mínima deve ser de 1.200 (mil e duzentas) horas.

  • Desatualizada?

  • RESOLUÇÃO Nº 3, DE 15 DE JUNHO DE 2010

    Institui Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos nos aspectos relativos à duração dos cursos e idade mínima para ingresso nos cursos de EJA; idade mínima e certificação nos exames de EJA; e Educação de Jovens e Adultos desenvolvida por meio da Educação a Distância.

    Art. 4º Quanto à duração dos cursos presenciais de EJA, mantém-se a formulação do Parecer CNE/CEB nº 29/2006, acrescentando o total de horas a serem cumpridas, independentemente da forma de organização curricular:

    I – para os anos iniciais do Ensino Fundamental, a duração deve ficar a critério dos sistemas de ensino;

    II – para os anos finais do Ensino Fundamental, a duração mínima deve ser de 1.600 (mil e seiscentas) horas;

    III – para o Ensino Médio, a duração mínima deve ser de 1.200 (mil e duzentas) horas.

  • Não tem pq estar desatualizada pq a questão fala conforme a DCN EJA e o documento citado pelos colegas é uma resolução (RESOLUÇÃO Nº 3, DE 15 DE JUNHO DE 2010 (*))


ID
2361946
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue o próximo item com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. 

A Educação Profissional e Tecnológica abrange os cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional, Educação Profissional Técnica de Nível Médio e Educação Profissional Tecnológica de graduação e pós-graduação.

Alternativas
Comentários
  • Art. 2º, I, II, III (Resolução nº 2 de 20/09/2012.

  • Resolução nº 6 de 20/09/2012

  • LDB - Art. 39 § 2º A educação profissional e tecnológica abrangerá os seguintes cursos:

    I – de formação inicial e continuada ou qualificação profissional;

    II – de educação profissional técnica de nível médio;

    III – de educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação.


ID
2369122
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue o item com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a EJA. 


As escolas que ministram o Ensino Médio devem estruturar seus projetos político-pedagógicos com base somente na Resolução n.º 2/2012 (que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio), desconsiderando as finalidades previstas para o Ensino Médio na Lei n.º 9.394/1996 (LDBN). 

Alternativas
Comentários
  • o erro está em "somente" na Resolução nº2/2012, pois deve considerar também a LDBN

  • TÍTULO I – OBJETIVOS

    Art. 2º Estas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica têm por objetivos:

    I – sistematizar os princípios e as diretrizes gerais da Educação Básica contidos na Constituição, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e demais dispositivos legais, traduzindo-os em orientações que contribuam para assegurar a formação básica comum nacional, tendo como foco os sujeitos que dão vida ao currículo e à escola;

  • Errada. As palavras "Somente" e "Desconsiderando" trazem equívocos.

ID
2371321
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca da educação profissional técnica de nível médio, julgue o seguinte item.

O trabalho, como princípio educativo, e a pesquisa, como princípio pedagógico, são eixos norteadores essenciais no currículo. Esses princípios devem estar presentes em toda a educação básica e, de modo especial, na forma de oferta e organização do ensino médio integrado e da educação profissional e técnica.

Alternativas
Comentários
  • MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
    CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
    CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
    RESOLUÇÃO Nº 2, DE 30 DE JANEIRO 2012 

    Define Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.

    Art. 5o.  O Ensino Médio em todas as suas formas de oferta e organização, baseia-se em
    II - trabalho e pesquisa como princípios educativos e pedagógicos, respectivamente;

  • Nesse caso, a educação faz parte da educação basica? E o trabalho é pricípio p essa modalidde? Não concordo com o gabarito.

    Art. 21. A educação escolar compõe-se de:

    I - educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio;

    II - educação superior.

  • Gabarito certo:

    Lembre-se:

    Pesquisa (P) de PEDAGÓGICO

    Trabalho.....Educativo.....

    Sabendo que o (P) é de PESQUISA---> PEDAGÓGICO , o outro fica fácil

  • TODA A EDUCAÇÃO BASICA ...INCLUI EDUCAÇÃO INFANTIL..Nao compreendi

  • mais até a educação infantil minha gente???? na minha visão ta errada

  • "Neste sentido, o currículo de quaisquer dos cursos da modalidade de Educação Profissional e Tecnológica deve ser construído a partir de dois eixos norteadores essenciais: o trabalho como princípio educativo e a pesquisa como princípio pedagógico. Estes dois princípios: o princípio educativo do trabalho, e o princípio pedagógico da pesquisa, devem estar presentes em toda a Educação Básica e, de modo especial na Educação Profissional Técnica de Nível Médio, em todas as suas formas de oferta e de organização".


    Diretrizes curriculares Nacionais para a Educação básica(http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192)


    PÁG 230


  • Para aqueles que ficaram na duvida.

    Quais princípios que devem estar presentes em toda educação básica? Educativo e pedagógico, sim esses PRINCÍPIOS devem estar presente em toda educação, de MODO ESPECIAL, no ensino médio para educação profissional e técnica.

  • Pra mim tá errado , o enunciado falou em toda educação básica , e na ldb não tem nada dizendo sobre trabalho na educação infantil


ID
2371324
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca da educação profissional técnica de nível médio, julgue o seguinte item.

A educação profissional técnica de nível médio é desenvolvida, obrigatoriamente, subsequentemente ao ensino médio e possibilita a avaliação, o reconhecimento e a certificação para prosseguimento ou conclusão de estudos.

Alternativas
Comentários
  • Art. 7º A Educação Profissional Técnica de Nível Médio é desenvolvida nas formas articulada e subsequente ao Ensino Médio

    I - a articulada, por sua vez, é desenvolvida nas seguintes formas: a) integrada, ofertada somente a quem já tenha concluído o Ensino Fundamental, com matrícula única na mesma instituição, de modo a conduzir o estudante à habilitação profissional técnica de nível médio ao mesmo tempo em que conclue a última etapa da Educação Básica; b) concomitante, ofertada a quem ingressa no Ensino Médio ou já o esteja cursando, efetuando-se matrículas distintas para cada curso, aproveitando oportunidades educacionais disponíveis, seja em unidades de ensino da mesma instituição ou em distintas instituições de ensino; c) concomitante na forma, uma vez que é desenvolvida simultaneamente em distintas instituições educacionais, mas integrada no conteúdo, mediante a ação de convênio ou acordo de intercomplementaridade, para a execução de projeto pedagógico unificado; II - a subsequente, desenvolvida em cursos destinados exclusivamente a quem já tenha concluído o Ensino Médio.

  • errado

    Art. 36-B.  A educação profissional técnica de nível médio será desenvolvida nas seguintes formas:  (Incluído pela Lei nº 11.741, de 2008)

    I - articulada com o ensino médio;  (Incluído pela Lei nº 11.741, de 2008)

  • O item torna-se ERRADO , por causa da palavra OBRIGATORIAMENTE.

  • Art. 7º A Educação Profissional Técnica de Nível Médio é desenvolvida nas formas articulada e subsequente ao Ensino Médio

    I - a articulada, por sua vez, é desenvolvida nas seguintes formas:

     a) integrada, ofertada somente a quem já tenha concluído o Ensino Fundamental, com matrícula única na mesma instituição, de modo a conduzir o estudante à habilitação profissional técnica de nível médio ao mesmo tempo em que conclue a última etapa da Educação Básica;

     b) concomitante, ofertada a quem ingressa no Ensino Médio ou já o esteja cursando, efetuando-se matrículas distintas para cada curso, aproveitando oportunidades educacionais disponíveis, seja em unidades de ensino da mesma instituição ou em distintas instituições de ensino; c) concomitante na forma, uma vez que é desenvolvida simultaneamente em distintas instituições educacionais, mas integrada no conteúdo, mediante a ação de convênio ou acordo de intercomplementaridade, para a execução de projeto pedagógico unificado;

    II - a subsequente, desenvolvida em cursos destinados exclusivamente a quem já tenha concluído o Ensino Médio.


ID
2387653
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com base no que dispõe o Currículo em Movimento da Educação Básica – Ensino Médio, julgue o item subsequente.

O processo de formação de leitores críticos, capazes de refletir sobre textos de diversos gêneros — artigo de opinião, editorial, reportagem, notícia, entre outros —, é tarefa única de professores da área de linguagens.

Alternativas
Comentários
  • Errado

     

  • Errado, pois o que voga é exatamente o princípio da interdisciplinaridade e não multidisciplinaridade.

  • RESOLUÇÃO Nº 2, DE 30 DE JANEIRO 2012

    Capítulo II

    Art. 4º As unidades escolares que ministram esta etapa da Educação Básica devem estruturar seus projetos político-pedagógicos considerando as finalidades previstas na Lei nº 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional):

    III - o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;

  • Todos os professores deviam transmitir uma visão mais multidisciplinar do conteúdo programático ministrado,  este comportamento proporciona uma visão factual e/ ou melhor assimilação do conteúdo.


ID
2387656
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com base no que dispõe o Currículo em Movimento da Educação Básica – Ensino Médio, julgue o item subsequente.

O multiletramento refere-se ao desenvolvimento de linguagens híbridas e à implementação de todas as mídias, principalmente as digitais, no contexto diário escolar.

Alternativas
Comentários
  • Correto. Elementos tirados de várias línguas.
  • O multiletramento é uma nova pedagogia educacional cuja teoria defende a implementação de todas as mídias, principalmente as digitais, no contexto diário escolar, uma vez que as tecnologias estão presentes em nosso cotidiano

  • Ainda acontecerá o multiletramento nas classes populares, assim que pararem de roubar.

  • O multiletramento é uma nova pedagogia educacional cuja teoria defende a implementação de todas as mídias, principalmente as digitais, no contexto diário escolar, uma vez que as tecnologias estão presentes em nosso cotidiano

  • Interessante atentar que na definição de MULTILETRAMENTO o uso da expressão TODAS as tecnologias digitais não invalida a questão.


ID
2387659
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com base no que dispõe o Currículo em Movimento da Educação Básica – Ensino Médio, julgue o item subsequente.

Um dos objetivos da área de linguagens é refletir sobre o caráter heterogêneo das línguas, com prioridade para o estudo da norma culta padrão.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

  • O erro da questão está em afirmar " com prioridade para o estudo da norma culta padrão ".

  • Não pode ser prioridade a norma culta.

  • O erro da questão está em afirmar " com prioridade para o estudo da norma culta padrão ", pois esta não é nem pior e nem melhor que os outros tipos de linguagens, todas são importantes.


ID
2387662
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com base no que dispõe o Currículo em Movimento da Educação Básica – Ensino Médio, julgue o item subsequente.

A escola de ensino médio deve legitimar as práticas letradas locais que contemplem a diversidade linguística e cultural.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

  • Certo, pois corresponde a valorização da cultura extra classe, valorização da cultura vivenciada pelo alunado.

  • CORRETO. valorização dos saberes extraescolar

  • Correto, pois deve ter a valorização dos saberes extraescolares.


ID
2387701
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação às Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, julgue o seguinte item.

Uma das funções do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é servir como avaliação sistêmica.

Alternativas
Comentários
  • Art. 21, I, Resolução Nº 2, de Janeiro de 2012

    Diretrrizes curriculares Nacionais para o Ensino Médio

  • Com as mudanças recentes do ENEM e sabendo que a aferição da condição do ensino médio brasileiro será realizada pelo Saeb, ainda podemos considerar o ENEM como uma avalização sistêmica ou devemos considerá-lo apenas como instrumento  da universalização do vestibular?

  • Art. 21 - Funções do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM):

    I - Avaliação sistémica....

    II - Avaliação certificadora....

    III - Avaliação classificatória.... 

     

  • A Avaliação Sistêmica é uma modalidade de avaliação, em larga escala, desenvolvida no âmbito de sistemas de ensino visando, especialmente, a subsidiar políticas públicas na área educacional. Constitui-se em um mecanismo privilegiado capaz de fornecer informações, sobre processos e resultados dos sistemas de ensino, às instâncias encarregadas de formular e tornar decisões políticas na área da educação. É uma estratégia que pode influenciar as qualidades das experiências educativas e a eficiência dos sistemas, evitando o investimento público de maneira intuitiva, desarticulada ou insuficiente para atender às necessidades educacionais.


ID
2387704
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação às Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, julgue o seguinte item.

Apesar de ser facultativo ao estudante, o ensino da língua espanhola é de oferta obrigatória nas unidades escolares.

Alternativas
Comentários
  • Art. 10

    Resolução Nº 2, de 30 de Janeiro 2012

    Diretrizes curriculares Nacionais para o ensino Médio

  • Questão espinhosa! A partir da publicação das alterações à LDB através da Lei nº 13.415 de 2017, LDB e DCN passaram a ter redações diferentes no que diz respeito ao ensino de línguas estrangeiras. Enquanto a nova LDB coloca apenas o Inglês como língua obrigatória sendo a oferta das demais línguas optativa tanto para as instituições quanto para os estudantes, as DCNs não tiveram a redação alterada e, portanto, continuam considerando a oferta de lingua espanhola obrigatória no ensino médio. Precisamos ter cuidado com o que a questão pede!

    LDB

    Art. 26 § 5o  No currículo do ensino fundamental, a partir do sexto ano, será ofertada a língua inglesa.

    Art. 35-A § 4o  Os currículos do ensino médio incluirão, obrigatoriamente, o estudo da língua inglesa e poderão ofertar outras línguas estrangeiras, em caráter optativo, preferencialmente o espanhol, de acordo com a disponibilidade de oferta, locais e horários definidos pelos sistemas de ensino.

     

    DCN do Ensino Médio

    Art. 9 f) uma língua estrangeira moderna na parte diversificada, escolhida pela comunidade escolar, e uma segunda, em caráter optativo, dentro das disponibilidades da instituição.

    Art. 10 I - Língua Espanhola, de oferta obrigatória pelas unidades escolares, embora facultativa para o estudante (Lei nº 11.161/2005);

  • ERRADO

    Língua espanhola, de oferta obrigatória pelas unidades escolares, embora facultativa para o estudante (Lei n. 11.161/2005);

    Essa lei foi revogada pela Lei n. 13.415/2017 e a altera o art. 35-A, § 4º, da LDB: os currículos do Ensino Médio incluirão, obrigatoriamente, o estudo da língua inglesa e poderão ofertar outras línguas estrangeiras, em caráter optativo, preferencialmente o espanhol, de acordo com a disponibilidade de oferta, locais e horários definidos pelos sistemas de ensino;

  •  

    Jéssica Lucena  a questão é referente ao que está presente no DCN, logo Língua espanhola, de oferta obrigatória pelas unidades escolares, embora facultativa para o estudante

  • tem que anular essa resposta esta ultrapassada

  • Lei 13.417/17

    INGLÊS: Obrigatório

    ESPANHOL: Optativo.

     

    Marquem essa questão para comentários do QC!

  • As linguas optativas podem ser qualquer uma (espanhol, frances, alemão) esta questão ta invalida

  • Questão desatualizada

    Língua oficial obrigatória é a Inglesa, e o Espanhol passou a ser optativa.


ID
2387707
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação às Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, julgue o seguinte item.

O ensino médio pode organizar-se em períodos semestrais, ciclos, módulos e séries anuais.

Alternativas
Comentários
  • LDB - V - 23:

    Art. 23. A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não-seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.

  • Pessoal, atentem-se ao enunciado. Não está se referindo à LDB, mas sim aos DCN's. 

  • O Ensino Médio, etapa final da Educação Básica, deve assegurar sua função formativa para todos os estudantes, sejam adolescentes, jovens ou adultos, atendendo:


    I – O Ensino Médio pode organizar-se em tempos escolares no formato de séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar



  • Errei por causa de "Módulos"