SóProvas



Prova CESGRANRIO - 2014 - Petrobras - Administrador(a) Júnior


ID
1359361
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As organizações, buscando maior competitividade, compreenderam que os seus empregados, de maneira geral, são os elementos principais na conquista de novos mercados, de novos clientes e na expansão do negócio quando são bem geridos.
Assim, vários são os mecanismos que as organizações passaram a utilizar com o objetivo de desenvolver seus emprega- dos, adotando estratégias que os tornem mais produtivos.
O processo de elaboração das estratégias para os recursos humanos (RH) das empresas exige que alguns requisitos básicos sejam atendidos.

Fazem parte de tais requisitos que a(s)

Alternativas
Comentários
  •  

    gabarito B


  • resposta letra B 

    estratégia para toda a empresa e com a ajuda de todos, ninguém faz mais nd sozinho. (na teoria)

  • Acertei pq achei a B melhor do que a E, mas pq a E estaria errada? Pq a questão fala em estratégia para o RH e não do empregado?

  • A GP cada vez mais passa a assessorar outras áreas da empresa na atração e na retenção de  pessoas por isso tem se tornando ainda mais responsabilidade de linha e  função de Staff.

  • Escolhi B por dizer que a estratégia de recursos humanos esta ligada com a estrategia da empresa, o que é perfeitamente correto.

  • Letra B porque as Estatégias de RH devem estar em concordância com a Estratégia da Empresa, e devem ser elaboradas com a colaboração de todos os funcionários. Uma empresa grande não tem como traçar estratégias de RH para cada funcionário de maneira diferente.

  • GAB: LETRA B

    Complementando!

    Fonte: Letícia Chaves

    A Área de Recursos Humanos deve atuar de modo a perseguir os objetivos estratégicos da organização como um todo. Desse modo, deve atuar de modo alinhado à gestão estratégica da instituição. 

    ↱ A área de RH deve agir com a colaboração de todos os empregados, e as estratégias de recursos humanos devem estar diretamente ligadas à estratégia corporativa.

     A estratégia da instituição não é determinada pelo RH. É a estratégia de RH que deve se basear na estratégia já formulada pela cúpula da empresa. 

     É no nível estratégico que temos a formulação da estratégia.

    ↱ A estratégia não precisa ser focada na produção e não é o nível tático que está responsável pela execução das atividades.

    ↱ Não é possível ter uma estratégia para cada indivíduo.


ID
1359364
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O ambiente empresarial, de maneira geral, está cada vez mais competitivo, em função das constantes mudanças, sejam elas no ambiente macroeconômico, nas relações de trabalho, nas relações sociais ou mesmo na complexidade do ser humano.

As empresas compreenderam que empregados pressionados, insatisfeitos ou desestimulados têm queda na sua produtividade, afetando significativamente o seu desempenho. Nos últimos anos, visando a promover a motivação e a produtividade dos empregados, as empresas têm implantado práticas que promovem a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). Os programas de QVT apresentam visões diferentes, de acordo com a cultura e objetivos das empresas.

Uma das visões a respeito de QVT existente no mundo organizacional é

Alternativas
Comentários
  • pq nao pode ser a letra d? se alguém puder me mandar um recado agradeço imensamente

  • Pedro, acredito que o erro da questão está em: atendendo ás particularidades da área. Pois um programa de QVT não pode ser focado especificamente na área de atuação e sim na organização como um todo. O item "c" é mais completo quanto a isso.


    Espero ter ajudado

    Corrijam-me caso eu esteja errada

  • Procurem as fontes....(LIMONGI-FRANÇA, 2004)

    Um exemplo é a forma como são vistos pelas organizações, assumindo de 
    forma geral três visões diferenciadas: 
    1) LEGALISTA – resumido ao cumprimento de regras impostas pela legislação ou por obrigação em situações 
    específicas, tais como exigências feitas por grandes clientes, exigências de programas de certificação de qualidade; 
    2) PATERNALISTA - realizados no intuito de fazer com que o indivíduo se sinta bem em seu ambiente laboral. A 
    preocupação e o objetivo principal, neste sentido, é exclusivamente o indivíduo e não há, necessariamente, uma interligação destes programas com as estratégias da organização; 
    3) ESTRATÉGICA - os programas são percebidos como parte integrante da visão estratégica organizacional, atrelados ao resultado planejado pela organização.

  • Um exemplo é a forma como são vistos pelas organizações, assumindo de forma geral três visões diferenciadas: 1) o enquadramento legalista – resumido ao cumprimento de regras impostas pela legislação ou por obrigação em situações específicas, tais como exigências feitas por grandes clientes, exigências de programas de certificação de qualidade; 2) o enquadramento paternalista - realizados no intuito de fazer com que o indivíduo se sinta bem em seu ambiente laboral. A preocupação e o objetivo principal, neste sentido, é exclusivamente o indivíduo e não há, necessariamente, uma interligação destes programas com as estratégias da organização; 3) a visão estratégica - os programas são percebidos como parte integrante da visão estratégica organizacional, atrelados ao resultado planejado pela organização (LIMONGI-FRANÇA, 2004). 


    disponível em: http://www.revistas.sp.senac.br/index.php/ITF/article/viewFile/168/180
  • Existem 3 visões de QVT existente no mundo organizacional:

    a) LEGALISTA - – cumpre as regras legais e outras que existem relativas às obrigações da empresa, com o objetivo de que o empregado perceba o comprometimento da empresa. (ERRADA)

    b) PATERNALISTA- implementa práticas de trabalho com o objetivo de fazer com que o empregado se perceba como indivíduo e se sinta prestigiado em seu ambiente laboral.(ERRADA)

    c) estratégica – os programas implantados e as práticas institucionais são atrelados ao planejamento institucional e aos resultados desejados pela organização. (Correta)

    A definição da letra a) e da letra b) foram trocadas.


ID
1359367
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

As empresas lidam diariamente com diversas pessoas: empregados, clientes, fornecedores e diversos atores que, de alguma forma, mantêm contato com a empresa. Alguns desses atores têm maior interação com a empresa, como é o caso dos empregados. Em algumas ocasiões esse relacionamento passa por situações difíceis que interferem no desempenho do empregado, o que afeta também o desempenho da organização.

Quando algum dos empregados passa por situações que afetam seu desempenho, o gestor deve

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    Um bom lider ajuda seus subordinados a encontrar a raiz do problema e a desenvolver solucoes.. 

  • Fiquei em dúvida na B e na D dessa questão...

    Mas acredito que o erro da B esteja presente quando ele fala em "procurar as razões pessoais dos problemas..."

    Um gestor não precisa saber quais são as razões pessoais dos problemas de um funcionário. Até porque, como o próprio nome diz, elas são pessoais do funcionário. O que o gestor realmente precisa nessa história é fazer o empregado identificar este problema e propor um plano de ação para a correção disto. Exatamente como fala na afirmativa D.

  • Rosi, concordo com o seu comentário na integra, porém está em desacordo com o gabarito da questão. Errei a questão marcando a B "achando que o gestor deve identificar e ajudar na correção do problema" porém o gabarito é a alternativa D, que entende-se  o empregado deve identificar o problema "sozinho",  o gestor ajuda apenas na resolução.



  • RESPOSTA D 


    Não sei se seria o caminho correto, mas...

    Resolvi essa questão com base na teoria de Gestão de Pessoas.

    A Gestão de pessoas tem a percepção de que os sere humanos são complexos, imprevisíveis, são vistos como parceiros e como pessoas, não mais como recursos( como na administração de recursos humanos) e nem sem preocupação nenhuma com as pessoas ( como nas relações industriais).

    Partindo deste pressuposto, digamos que o gestor tenha um bom funcionário, porém por motivos pessoais este esteja apresentando baixo desempenho momentâneo, cabe ao gestor definir qual é o tipo de funcionário que possui, auxilia-lo na identificação do problema e  juntos , desenvolver um plano de ação para corrigi-lo. Assim o gestor faz seu papel de líder e terá um funcionário sentindo-se valorizado, motivado, resolvendo o problema de desempenho do funcionário e,consequentemente, da empresa.
  • A opção D é a melhor entre as outras!
    Acho que o maior erro da B está em "procurar as razões..."; "...atuar diretamente..." Acredito que está dizendo na B para o Gestor identificar o problema e soluciona-lo sozinho, sem cooperação do envolvido!!!

  • Gabarito: D.

    Achei questionável porque nem sempre a origem do problema está na empresa. Ou seja, se for um problema pessoal, muitas vezes o funcionário nao quer expor o assunto naquele momento e nem tem intimidade com o líder para isso. Ex.: o funcionário que está em processo de separação geralmente tem seu trabalho afetado, porém nem sempre ele quer expor seus problemas conjugais no trabalho.

  • Acredito que possa ter embasamento nos ensinamentos teoricos.. mas na pratica isso não funcionaria.. Interessante, devemos levar para prova muita teoria e esquecer algumas praticas comuns do dia a dia... 

  • Galera, o erro da "B" é colocar o gestor como atuante DIRETO no problema PESSOAL do funcionário, o gestor não tem esse papel, e sim o de direcionar e, junto ao funcionário, promover uma rota de solução


ID
1359370
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Um gestor de uma grande empresa atua em uma área em que existem muitos funcionários e muitas atividades diferentes que se integram para a produção do produto final. Na organização das atividades a serem realizadas com o objetivo de conseguir um bom desempenho para a sua área e manter um fluxo de comunicação e de produção eficientes, este gestor formará várias equipes que se integram.

Para conseguir formar boas equipes e atingir os seus objetivos, o gestor deverá considerar que cada equipe

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C. Segundo CHIAVENATO (2009):  É o passo relacionado com a execução dos trabalhos por meio das pessoas. Aqui, o

    papel do gestor é fundamental: ele deve deixar as pessoas livres. Pessoas livres produzem melhor do que quando estreitamente supervisionadas e controladas. O papel do gestor é estabelecer metas e objetivos, desenhar e redesenhar as tarefas de acordo com o desenvolvimento individual de cada subordinado, incentivar o espírito de grupo, liderar e motivar seu pessoal, avaliar o desempenho e recompensar no sentido de reforçar o desempenho desejado. A administração participativa é isso: confiar nas pessoas e permitir que elas trabalhem com maior liberdade e autonomia. Abandonar os controles intermediários e apertar no controle dos resultados. Ajudar na eficiência, se necessário, e cobrar eficácia.


    Deixar que os meios sejam escolhidos individualmente e fixar-se em metas e objetivos que devem ser alcançados. Delegar responsabilidades até onde chegar a absorção de cada um, mas recompensar regiamente pelo esforço e pelos resultados atingidos, seja pelo indivíduo, seja pelo grupo. A recompensa reforça a motivação e lhe dá sinergia, juntamente com os estímulos decorrentes do sentido e significado da tarefa, do alcance dos objetivos organizacionais e dos objetivos individuais, bem como de todos os fatores higiênicos de entorno, como a cultura, o clima, o estilo de liderança etc. Medição dos resultados e comparação com os objetivos formulados.


    6. Sinergia: saber ultrapassar conflitos e criar cooperação. Sinergizar é um princípio de cooperação criativa.


  • Sinergia significa cooperação, e é um termo de origem grega (synergía). Sinergia é um trabalho ou esforço para realizar uma determinada tarefa muito complexa, e poder atingir seu êxito no final. Sinergia é o momento em que o todo é maior que a soma das partes.

  • Palavra chave: Sinergia.


    De acordo com Chiavenato , equipe é um grupo de pessoas com habilidades complementares e trabalham em conjunto para alcançar um propósito comum pelo qual são coletivamente responsáveis.

    Uma equipe de trabalho gera sinergia positiva através de um coordenação de seu trabalho, ou seja, o somatório de seu resultado é maior do que seria o somatório dos resultados isolados de seus membros.


    Rodrigo Rennó, Administração Geral para Concursos.

    Alternativa C- Correta!

  • Sinergia significa cooperação, e é um termo de origem grega (synergía). Sinergia é um trabalho ou esforço para realizar uma determinada tarefa muito complexa, e poder atingir seu êxito no final. Sinergia é o momento em que o todo é maior que a soma das partes.


    Sinergia é quando dois objetos, ou até mesmo duas pessoas, agem da mesma forma para atingir um determinado objetivo. Utiliza-se sinergia também para falar de casais e níveis de amizades, onde as pessoas se esforçam muito para fazer com que o relacionamento dê certo, para que funcione, onde as duas partes fazem a mesma coisa.

  • Letra: C

     

    Equipes eficazes precisam ter Sinergia Positiva (O todo é maior que a soma das partes)

  • Complementando...

    É importante sinergia, integração e complementação de conhecimentos. O ideal é conseguir uma equipe em que haja cooperação e que possua pessoas com conhecimentos complementares (diferentes competências). A letra "a" está incorreta porque a equipe deve ser multidisciplinar. Letra "b" está incorreta porque se a escolha for "livre", serão levados em conta muito mais os relacionamentos (amizades) do que, propriamente, a complementariedade dos conhecimentos. Quem decide sobre as equipes é o gestor. Letra "d" está incorreta porque objetivos e metas devem ser estabelecidos em conjunto, para a equipe. Assim gera comprometimento. Letra "e" está incorreta porque a visão compartilhada da organização se reflete em objetivos e valores da equipe, gerando a busca por resultados coletivos.

     

    FONTE:  DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas – Coleção Concursos Públicos. 1º edição. Salvador: JusPODIVM, 2016.

     

    [Gab. C]

     

    bons estudos!

  • Falou em sinergia, pode marcar ...


ID
1359373
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um diretor de uma empresa que atua por projetos tem encontrado algumas dificuldades no relacionamento com suas equipes. Para resolver o problema e conseguir que os projetos sob sua responsabilidade fossem realizados dentro do tempo acordado e com a qualidade necessária, que é um dos diferenciais de sua empresa, contratou um consultor.

O diagnóstico do consultor é que lhe falta liderança, fato identificado nas entrevistas realizadas com os seus funcionários. O diretor indagou, então, do consultor, quais seriam os tipos de liderança e as principais características de cada um deles, para que ele pudesse adequar-se ao estilo que considerasse mais apropriado ao seu perfil e ao seu trabalho.

No estilo de liderança

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A. Uma questão ajuda  a entender as diferenciações.


    Questão de Concurso

    (Consulplan/TSE/Analista Judiciário/2012) Em relação à teoria de estilos de liderança, é correto afirmar que:

    a) o líder democrático se preocupa com o relacionamento entre as pessoas, fornece alguma estrutura, compartilha responsabilidade com os liderados, envolvendo-os no planejamento e execução das tarefas.

    b) o líder autocrático dá o mínimo de direção e o máximo de liberdade aos liderados.

    c) a estrutura permissiva (laissez-faire) tem como principal preocupação a realização das tarefas e a centralização do poder.

    d) a liderança carismática se caracteriza pelo reduzido fascínio exercido pelo líder em relação aos liderados.

    Gabarito: a. O compartilhamento de responsabilidades e a preocupação com os relacionamentos são as principais características da liderança democrática.



  • Achei essa questão estranha por afirmar que o grupo que toma as decisões, se alguém tiver embasamento teórico para este ponto, compartilhe conosco. Obrigada

  • A dúvida está entre a letra A e a E. Vamos lá:

    Democrático - ocorre divisão dos poderes de decisão entre chefe e grupo. O chefe pede a opinião dos seus subordinados para a SUA tomada de decisão. Acho que está errada a questão pq diz que quem decide é o grupo com o apoio do chefe. Esse tipo de liderança é a liberal.

    Carismático - estabelece valores e padrões, baseado no planejamento estabelecido e cria os meios para guiar os esforços coletivos na direção das metas. Acho a questão equivocada porque o papel principal não é escutar atentamente as opiniões do grupo e sim fazer esse grupo seguí-lo para atingir as metas necessárias. Esse líder é visto como inspirador e revolucionário.

    Em resumo: para mim não tem uma questão correta e deve ser anulada.

    Concordam?

  • No estilo autoritário, todos os programas são estabelecidos pelo líder, enquanto que no estilo democrático os programas podem ser discutidos pelo grupo e este pode chegar às decisões. É claro que entre esses dois extremos existe uma diversidade de estilos de comportamento de líder. Robert Tannenbaum e Warren H. Schmidt apresentam um modelo que vai desde o extremo de um comportamento autoritário até o extremo de comportamento democrático. 

    Portanto, gabarito "A": no estilo democrático os programas podem ser discutidos pelo grupo e este pode chegar às decisões.

  • Tá igualzinho a isso aqui:

    https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=4&cad=rja&uact=8&ved=0CC0QFjAD&url=http%3A%2F%2Ffiles.asptecnologia.webnode.com.br%2F200000087-4fe7150e15%2FAula%25203.ppt&ei=Pm_vVO7QOsO7ggTO8oPgDg&usg=AFQjCNFzh4T37EN6nTDJeQfJGOJoHLKIQA&sig2=nnnthkdgKEz4R43rL3up-w&bvm=bv.86956481,d.eXY


  • Achei esse pequeno trecho a respeito do que seria Democracia e acho que se encaixa perfeitamente ao que descreve a letra A, vejam:

    Diversas variantes de democracias existem no mundo, mas há duas formas básicas, sendo que ambas dizem respeito a como o corpo inteiro de todos os cidadãos elegíveis executam a sua vontade. Uma das formas de democracia é a democracia direta, em que todos os cidadãos elegíveis têm participação direta e ativa na tomada de decisões do governo. Na maioria das democracias modernas, todo o corpo de cidadãos elegíveis permanece com o poder soberano, mas o poder político é exercido indiretamente por meio de representantes eleitos, o que é chamado de democracia representativa. O conceito de democracia representativa surgiu em grande parte a partir de ideias e instituições que se desenvolveram durante períodos históricos como a Idade Média europeia, a Reforma Protestante, o Iluminismo e as revoluções Americana e Francesa.

    FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Democracia


  • Estilos de Liderança:

    * Liderança autocrática: o líder toma decisões individuais, desconsiderando a opinião dos liderados. O líder é quem ordena, impõe sua vontade, centralizando todas as suas decisões.

    * Liderança democrática, participativa ou consultiva: o líder orienta o grupo a executar suas atividades, fazendo-o a participar da tomada de decisão. Nesse estilo de liderança, todo o grupo pode e deve contribuir com sugestões. A responsabilidade do líder é dirigir essas opiniões para que, na prática, atinjam resultados esperados.

    * Liderança paternalista: é uma liderança que visa o fim dos conflitos em grupo, que visa um relacionamento amável, onde o líder tem uma postura de representante paternal do grupo.

    * Liderança liberal: neste tipo de liderança, o grupo atingiu a maturidade e não mais precisa de supervisão externa do seu líder, os liderados ficam livres para por seus projetos em prática sendo delegado pelo líder liberal.

  • As definições das alternativas d e e estão invertidas, assim como as das alternativas b e c. A única alternativa que apresenta o estilo de liderança corretamente definido é a alternativa a. 

  • eu quase não marquei A pq achei estranho o grupo decidir...

  • achei isso no meu material sobre o líder democrático:

     

    O grupo é responsável por decidir sobre a divisão das tarefas.

    Cada membro da equipe tem liberdade para escolher seus colegas.


ID
1359376
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma empresa do setor hospitalar está estruturando um sistema de avaliação de desempenho para que possa estimular os empregados e providenciar as ações necessárias de acordo com as evidências obtidas através da avaliação.

Para que um sistema de avaliação de desempenho contribua positivamente para a melhoria do desempenho organizacional, é necessário que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    Nenhuma das outras alternativas contribuirá para a melhoria do desempenho organizacional bem como a avaliação de desempenho não deve ser usada para demitir ou punir os funcionários(como afirma a letra D) e sim para estimular a melhoria do desempenho.

  • A) Não. A avaliação não pode ser feita somente pelo departamento de RH, para que ela seja mais eficaz é necessário que outros colaboradores participem também.

    B) Não. A avaliação 180 graus é aquela que é feita simultaneamente pelo gestor e o próprio avaliado, ela contribui para a melhoria do desempenho individual, não desempenho organizacional.

    C) Não. A mera divulgação dos resultados jamais irá gerar melhoria do desempenho de uma organização, é preciso haver conscientização e retroação.

    D) Não. Simplesmente usar as informações para demitir funcionários poderá até reduzir os custos da empresa, mas não irá melhorar o desempenho.

    E) Correta! Com a conscientização do que deve ser feito para as melhorias, a empresa realmente poderá aumentar seu grau de desempenho.


  • Pode ser usada para demitir. Não é o objetivo primário dela obviamente, mas pode.

    Fonte: Carlos Xavier - Estratégia

  • A - INCORRETA: A avaliação pode ser feita por outros setores também, com um suporte da área de RH. Além disso, nem sempre o setor De RH é o responsável por demitir e admitir funcionários.
    B - INCORRETA: Está igualmente errada, pois esta não é a única avaliação que contribui positivamente para a organização. 

    C - INCORRETA: Não é necessário que o sistema esteja informatizado.
    D - INCORRETA:  A avaliação não é feita para efetuarmos demissões. Elas até podem ocorrer, mas não é esse o objetivo. 

    E- CORRETA.


    FONTE: ESTRATÉGIA CONCURSOS.


  • está questão está mais relacionada a Cultura Organizacional.

     

  • Segundo Wagner Siqueira, o processo de avaliação de desempenho de um colaborador inclui, dentre outras, as expectativas desejadas e os resultados reais. Sendo dividida em algumas etapas:

    1 - Apreciação diária do comportamento do colaborador, seus progressos e limitações, êxitos e insucessos, com oferecimento permanente de feedback instantâneo;

    2 - Identificação e equacionamento imediato dos problemas emergentes, procurando manter continuamente um alto padrão de motivação e de obtenção de resultados;

    3 - Entrevistas formais periódicas de avaliação de desempenho, em que avaliador e avaliado analisam os resultados obtidos no período considerado e redefinem novas orientações, compromissos recíprocos e ações corretivas, se for o caso.

    Neste processo, o gestor precisa avaliar as fraquezas e limitações dos funcionários, buscando identificar pontos de melhoria, necessidade de treinamento ou até mesmo remanejamento do indivíduo para outras funções em que poderia render melhor. Buscando sempre equilibrar as metas estabelecidas pela empresa com o comportamento de seus colaboradores, a fim de manter o sistema funcionando em harmonia, atingindo sempre os objetivos traçados.


ID
1359379
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O mundo organizacional, apesar de utilizar vários recursos materiais para a conquista de maior competitividade no mercado, depende, em grande parte, das pessoas, para atingir suas metas e cumprir sua missão. Com essa constatação, as organizações passaram a se ocupar mais com o desenvolvimento de seus empregados, buscando maior eficiência, produtividade e competitividade. A própria nomenclatura acompanhou a mudança: com uma concepção fundamentada em uma visão mais complexa, passou-se de recursos humanos para parceria.

Na visão de parceria, os empregados de uma empresa passam a

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra A

    Prestem atenção na questão quando pedem "visão de parceria"

    Erradas:

    Letra B não pode ser pq nem sempre melhorando seu desempenho isoladamente melhora o desempenho da empresa.

    Letra C - melhorar para se manter na empresa não é parceria.

    Letra D - ter maior dependência da chefia.

    Letra E - ter suas atividades determinadas por normas e regras que devem ser seguidas indiscriminadamente não é parceria, e sim imposição.


ID
1359382
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Dois empreendedores estavam conversando sobre algumas questões relativas à gestão de suas empresas. Um deles estava explicando ao outro que a remuneração do empregado consistia em seu salário mais a carga tributária referente ao salário, que compõe o custo total do empregado para a empresa.

A explicação do empreendedor relativa à remuneração dos empregados está ERRADA, porque a

Alternativas
Comentários
  • resposta letra D. 

    Livro Gestão de Pessoas do Chiavenato acho que é a melhor biografia para concursos.

  • O erro da letra B está na palavra "somente", pois de fato o salário compõe a remuneração (mas não somente este, pois há também os benefícios), e a carga tributária é obrigação da empresa.

  • A letra D diz que  "remuneração do empregado inclui salário e benefícios agregados que a empresa dá em reconhecimento ao seu valor como empregado". 

    Art 457 CLT. Compreendem-se na remuneração do empregado, para todos os efeitos legais, além do salário devido e pago diretamente pelo empregador, como contraprestação do serviço, as gorjetas que receber.

     §1°:Integram o salário não só a importância fixa estipulada, como também as comissões, percentagens, gratificações ajustadas, diárias para viagens e abonos pagos pelo empregador.

  • A remuneração = salário direto + salário indireto.



    SALÁRIO DIRETO: 


    ·  Salário Direto

    ·  Prêmios

    ·  Comissões


    SALÁRIO INDIRETO

    ·  DSR (para horistas)

    ·  Férias

    ·  Gratificações

    ·  Gorjetas

    ·  Horas extras

    ·  13° salário

    ·  Adicionais

    ·  Decorrências financeiras dos benefícios concedidos


    Fonte: Sir. Chiavenato

  • remuneração = salario base+ gratificações+ beneficios.

  • Complicado! Benefícios dados em retribuição ao seu valor como empregado?! Benefícios não se dividem em legais e voluntários!? Não entendi! Alguém se dispõe??? 

    Entendo que a remuneração é a soma do salário mais os benfícios, mas os benefícios não são dados pelo valor do empregado como funcionário.

  • Conceito de Remuneração
    Inclui retornos financeiros e serviços tangíveis, além de benefícios aos empregados como parte das relações de emprego.

    Como parceiro da organização, cada funcionário está interessado em investir com trabalho, dedicação e esforço pessoal, com os seus conhecimentos e habilidades, desde que receba uma retribuição adequada.
    As organizações estão interessadas em investir em recompensas para as pessoas, desde que delas possam receber contribuições ao alcance de seus objetivos. Sendo assim, decorre o conceito de remuneração total, onde esta é constituída de três componentes principais.

    Os Três Componentes Da Remuneração Total

    1- Remuneração Básica
    Pagamento fixo que o funcionário recebe de maneira regular na forma de salário mensal ou na forma de salário por hora.
    É a remuneração em dinheiro recebida pelo trabalhador pela venda de sua força de trabalho. 

    2- Incentivos Salariais
    São programas desenhados para recompensar funcionários com bom desempenho.
    Os incentivos são concedidos sob diversas formas, como bônus e participação nos resultados a título de recompensa por resultados alcançados. 

    3- Benefícios
    Quase sempre denominada remuneração indireta.
    Muitas empresas além de ter uma política de tabela de salários, oferecem uma série de benefícios, que diretamente influenciam no ganho do profissional. 
     

    Custo do funcionário:
    O custo de um funcionário para a empresa engloba o salário mensal e benefícios, mais a carga tributária:

     

    a)       Exemplos de encargos:

    ·         30 dias de férias anuais remuneradas;

    ·         1/3 de salário sobre férias;

    ·         13º Salário;

    ·         Aviso Prévio;

    ·         FGTS sobre salário mensal;

    ·         FGTS sobre 13º Salário, Aviso Prévio e Férias;

    ·         Multa de 40% sobre FGTS no caso de demissão do funcionário por parte da empresa contratante;

    ·         Férias sobre Aviso Prévio;

    ·         13º salário sobre Aviso Prévio;

    ·         1/3 de salário de Férias sobre Aviso Prévio;

    ·         FGTS sobre rescisão contratual (13º e Aviso Prévio);

    ·         INSS sobre Salário;

    ·         INSS sobre Férias e 13º salário;

    ·         Indenização de um dia de salário.


ID
1359385
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma empresa do setor alimentício está elaborando um plano para seus empregados com o objetivo de motivá-los. O plano será direcionado para o nível gerencial da empresa, e a prática empresarial que poderá contribuir para a motivação dos empregados é

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra B 

    Empowerment é uma forma de motivar as pessoas.

  • Essaé a postura organizacional defendida pelo empowerment. Constituem fatores associados à gestãode recursos humanos:

    Melhor forma de se realizar a missão- indivíduos que detêm empoderamento,avaliam as situações vividas pela organização, confrontando-as com seusconhecimentos e experiências.

    Melhorinformação -quando se responsabilizam indivíduos e promove-se a abertura à comunicaçãodentro da empresa, o nível de qualidade das informações circulantes aumentasensivelmente.

    Issoé o que a empresa espera de seus indivíduos - a empresa quer pessoas dedicadas e realmente comprometidas com suasmetas. A empresa quer que seus indivíduos contribuam.

    Portanto, o gabarito é, indiscutivelmente, a letra B. Bons estudos!


  • Lembrar sempre que salário não é elemento motivacional

  • A partir da teoria dos dois fatores de Herzberg, que elenca os fatores motivacionais e o higiênicos, é possível responder a questão:

    Fatores motivacionais: reconhecimento, possibilidade de crescimento profissional, responsabilidades no cargo (intrínsecos à natureza do cargo)Fatores higiênicos : salário, bom relacionamento com os colegas, condições de trabalho (extrínsecos à natureza do cargo).A presença dos fatores motivacionais motiva. Enquanto que a presença dos fatores higiênicos apenas evita a insatisfação.
  • A) Salário - Fatores higiênicos.

    B) Responsabilidades - Fatores motivacionais; Correta.

    C) Centralizar decisões - Administração da empresa; Higiênicos.

    D) Condições do trabalho  - Fatores higiênicos.

    E) Relacionamento com superior / Chefia  - Fator higiênico. 

    Fonte: TGA; Chiavenato; 8º ed - pg 314.

  • Complementado...

     

    Compartilhamento de responsabilidade e comunicação transparante funcionam como motivadores, pois transmitem confiança e aumentam o senso de autonomia. Item "a": sálario não serve como "motivador". É fator higiênico, mantenedor. Item "c": reflete o contrário do compartilhamento de responsabilidades. Item "d": vai de encontro à evolução das pessoas dentro das organizações. Item "e": pode minar a motivação, pois passa a mensagem de que "não há oportunidade de crescimento".

     

    FONTE:  DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas – Coleção Concursos Públicos. 1º edição. Salvador: JusPODIVM, 2016.

     

    [Gab. B]

     

    bons estudos

     


ID
1359388
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Algumas empresas têm aspectos culturais que possibilitam o incentivo ao aprendizado organizacional; outras dificultam esse aprendizado.

Constitui-se em um aspecto dominante na empresa que facilita o aprendizado organizacional

Alternativas
Comentários
  • resposta letra E

    passar o conhecimento de uma pessoa para outra.

  • È uma questão bem lógica, voce vai eliminando as alternativas individualistas e egoistas, e sobra a alternativa E.

  • Lucas, não é que esteja errada, mas não está de acordo com o que a questão pede. 
    Toda cultura forte é basada no compartilhamento de experiências.
    Isso é muito consolidado nesse tipo de cultura. Por isso a D não está "correta". 

  • nao achei difícil responder essa questao,  fui por eliminação e marquei a que tem maior aspescto ao aprendizado organizacional. 

     Detalhe: eu nao sei absolutamente nada de gestão de pessoas , sou um mero amador,. agradeço muito a essas pessoas que comentam as questões. 

  • NÃO ENTENDO O PQ O GABARITO MARCOU A LETRA AALGUEM SABE? NA PROVA DE ADM DA PETROBRAS DE 2014

     

     

  • AS  RESPOSTAS BATEM COM A MINHA PORÉM ESTÃO DIFERENTES DO GABARITO DA PETROBRAS INCLUSIVE O GABARITO QUE O QC DISPONIBILIZA ONLINE não entrendi alguém ou algum ADM por favor pode me explicar o q houve?

  • Complementando...

    A cultura é um aspecto fundamental quando falamos de aprendizagem organizacional. E uma cultura que compartilha experências em busca de melhoria abre os caminhos para a  aprendizagem muito mais facilmente do que as que não possuem essa prática. Aspectos como  os descritos na "a" a "d" são individualistas e não fomentam a cultura da apredizagem.

     

    FONTE:  DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas – Coleção Concursos Públicos. 1º edição. Salvador: JusPODIVM, 2016.

     

    [Gab. E]

     

    bons estudos!


ID
1359391
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Ao longo do tempo, o capital intelectual conquistou um papel de destaque no desenvolvimento das organizações.

As empresas mais modernas e bem sucedidas, com o objetivo de desenvolver seus empregados, fazem uso de diferentes práticas, objetivando permitir que o empregado

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    Falou em DESENVOLVER pessoas está se referindo a educação e orientação para o FUTURO, a cargos que poderão vim a ser ocupados pelo funcionário. 

  • Resposta letra B

    Se fosse para adquirir habilidades para o cargo seria treinamento (curto prazo) porém como a questão diz "desenvolver" (médio e longo prazo). Leia a diferença entre treinamento e desenvolvimento.

  • Complementando...

     

    As empresas mais modernas  possuem uma visão mais ampla. O objetivo não é só treinar, mas educar! Assim, o foco será na carreira como um todo, com planos para médio e longo prazo. As opções "a", "c", "d" e "e" são opções focadas no presente, em rotinas operacionais, no cargo atual.

     

    FONTE:  DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas – Coleção Concursos Públicos. 1º edição. Salvador: JusPODIVM, 2016.

     

    [Gab. B]

     

    bons estudos


ID
1359394
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma empresa do setor de energia está passando por uma reestruturação para que possa tornar-se mais competitiva e ágil em relação às demandas do mercado em que atua. O consultor que está conduzindo esse processo identificou alguns elementos que dificultam as mudanças. Esses elementos compõem a cultura organizacional.

A cultura organizacional é composta por três níveis:

Alternativas
Comentários
  • A classificação mais conhecida dos níveis da cultura é a de Edgar Schein. De acordo com ele a cultura existe em três níveis:

    Artefatos - É o primeiro nível, o mais superficial. Basicamente é tudo o que percebemos assim que temos contato com uma organização. Dentro deste nível temos os produtos, padrões comportamentais, o vestuário, o espaço físico, os símbolos, os logotipos, a linguagem, etc.

    Valores - Relacionados com a crença no que é certo ou errado dentro da organização. Existe em um nível consciente e são utilizados para explicar e justificar o comportamento dos integrantes. Podem ser percebidos nas histórias, lendas, na linguagem e nos símbolos.

    Pressupostos Básicos - São as verdades inquestionáveis. Valores tão arraigados que nem mais são explicitados. São as fontes originais dos valores. É o nível mais profundo e difícil de ser mudado. Como os valores, podem ser percebidos nas histórias, lendas, na linguagem e nos símbolos.


  • Tomara que caia questões assim na prova do BB, de 2015-2


  • A cultura organizacional de uma empresa possui três níveis / elementos distintos, eles são os artefatos, os valores compartilhados e os pressupostos. Segue abaixo detalhadamente, a descrição de cada um dos níveis:


    > Artefatos: São considerados o primeiro nível de uma cultura organizacional, pois são os mais superficiais e perceptíveis. Podemos dizer que os artefatos são as coisas concretas que cada um consegue ver dentro de uma organização, eles são os produtos, serviços e padrões que nos indicam visual e auditivamente como é a cultura organizacional da empresa. Os símbolos, heróis, rituais, histórias e cerimônias são exemplos de artefatos.


    > Valores compartilhados: Os valores compartilhados são considerados o segundo nível da cultura de uma empresa. São os valores importantes para as pessoas que fazem parte da organização e que se tornam relevantes ao ponto de definir a razão pela qual os colaboradores fazem o que fazem (a atividade em si). É importante ressaltar que em diversas culturas organizacionais, os valores podem vir definidos desde os fundadores do negócio.


    > Pressupostos: São considerados o terceiro nível de uma cultura organizacional. Eles são as pressuposições, sentimentos e crenças inconscientes das quais os colaboradores da empresa acreditam. A cultura de uma empresa consegue "prescrever" o modo como as atividades são realizadas, principalmente, por meio de pressuposições não escritas ou formalizadas. Os artefatos, valores compartilhados e pressupostos constituem os principais níveis (elementos) de uma cultura organizacional.

  • Artefatos - nível superficial (aspectos visíveis e facilmente alteráveis).

    Valores - conceitos vistos como certos ou errados dentro da organização.

    Pressupostos Básicos - verdades inquestionáveis. Nível mais profundo e difícil de ser mudado (fatores arraigados).

    Alternativa E


ID
1359400
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing

No mercado competitivo atual, é difícil alcançar a liderança (regional ou global) sem constituir alianças com empresas locais ou multinacionais.

Qual das afirmativas abaixo NÃO descreve as características ou estruturas dessas alianças estratégicas?

Alternativas
Comentários
  • “As organizações precisam de criatividade para encontrar parceiros que possam complementar suas forças e compensar suas fraquezas. Alianças bem gerenciadas permitem a obtenção de um impacto de vendas maior a um custo menor.” (KOTLER, 2000, p.103) 


  • Alianças são para gerar mais vendas.

    Gabarito A

  • Um empreendimento conjunto (ou joint venture, em inglês) é uma associação de empresas,1 que pode ser definitiva ou não, com fins lucrativos, para explorar determinado(s) negócio, sem que nenhuma delas perca sua personalidade jurídica. Difere da sociedade comercial (partnership) porque se relaciona a um único projeto cuja associação é dissolvida automaticamente após o seu término. Um modelo típico de joint venture seria a transação entre o proprietário de um terreno de excelente localização e uma empresa de construção civil, interessada em levantar um prédio sobre o local.2

    Há várias empresas, de diversos setores da economia, que investem nesse tipo de sociedade. As maiores joint ventures no mundo aconteceram nos ramos de tecnologia, automobilismo e alimentação.3

  • Joint venture é uma expressão de origem inglesa, que significa a união de duas ou mais empresas já existentes com o objetivo de iniciar ou realizar uma atividade econômica comum, por um determinado período de tempo e visando, dentre outras motivações, o lucro

    .

    As empresas que se juntam são independentes juridicamente e no processo de criação da joint venture podem definir se criam uma nova empresa ou se fazem uma associação (consórcios de empresas).


    Essa aliança compromete as empresas envolvidas a partilharem a gestão, os lucros, os riscos e os prejuízos. Para constituir uma joint venture, é necessário cumprir várias etapas e estabelecer objetivos, estrutura e a sua forma.


ID
1359406
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em uma palestra para executivos brasileiros, um renomado consultor internacional descreveu as seguintes características, ao abordar a maneira como uma grande corporação é administrada atualmente:

1. A empresa tem diversos negócios isolados, ou um conjunto de negócios relacionados, que podem ser planejados separadamente.

2. Cada negócio tem seu próprio grupo de concorrentes.

3. A empresa tem um gerente responsável pelo planejamento estratégico e pelo desempenho de cada área, a quem cabe o controle da maioria dos fatores que afetam os lucros.

Essas características referem-se às

Alternativas
Comentários
  • "Uma unidade de negócios é uma divisão, linha de produtos ou outro centro de lucro de uma empresa que:

    Produz e comercializa um conjunto bem definido de produtos ou serviços correlatos. Serve um conjunto claramente definido de clientes, numa área geográfica razoavelmente bem delimitada. Compete com um conjunto bem definido de concorrentes."

    (apud, BUZZELL & GALE, 1991)

  • Kotler p.46

    Empresas maiores normalmente administram negócios diferentes, e cada um exige uma estratégia própria. A General Electric classificou seus negócios em 49 unidades estratégicas de negócios (UENs) diferentes. Cada UEN tem três características:

    1. É um negócio isolado ou um conjunto de negócios relacionados que pode ser planejado separadamente do restante da empresa.

    2. Tem seu próprio grupo de concorrentes.

    3. Tem um gerente responsável pelo planejamento estratégico e pelo desempenho, a quem cabe o controle da maioria dos fatores que afetam os lucros.

  • Basicamente pode ser encarada como uma "unidade de planejamento", definida em termos de necessidades e oportunidades estratégicas.


    Outros autores (SLACK, 1991 p.ex.) estendem tal conceito ao nível operacional, trazendo à UEN - Unidade Estratégica de Negócios uma feição verdadeiramente de uma unidade de negócios na acepção do termo, com todas as implicações decorrentes, tal como autonomia de gestão operacional, estratégia de operações dirigida e outras. Desse modo, podemos dizer que resultam em unidades de negócios relativamente independentes, com características próprias de negociação e aproveitamento das oportunidades de mercado.


    A focalização de operações de modo geral, tem sabidamente vantagens que vão além do simples caminhar na curva de experiência, envolvendo aspectos externos de atendimento a clientes, compreensão e assimilação mais fácil das exigências paradigmáticas de competitividade. Com isso, um sistema de operações focalizado fica mais ao alcance do entendimento das pessoas, devido ao escopo mais limitado de análise.


    A definição de UEN adotada pela GE - General Electric (apud, BUZZELL & GALE, 1991):


    "Uma unidade de negócios é uma divisão, linha de produtos ou outro centro de lucro de uma empresa que:


    • Produz e comercializa um conjunto bem definido de produtos ou serviços correlatos.
    • Serve um conjunto claramente definido de clientes, numa área geográfica razoavelmente bem delimitada.
    • Compete com um conjunto bem definido de concorrentes."


ID
1359409
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Uma indústria que adotou, no último ano, um sistema de distribuição por multicanais percebe que vem perdendo o controle dos processos mercadológicos, principalmente em relação à exposição dos seus produtos nas gôndolas dos canais e ao volume baixo de vendas dos seus intermediários.

Ela pode precaver-se dessa desvantagem utilizando ferramentas de

Alternativas
Comentários
  • Resposta: d - promoção nos pontos de vendas, pois o principal problema é à exposição dos seus produtos nas gôndolas dos canais e ao volume baixo de vendas dos seus intermediários.

  • Nao achei que fosse a letra D, uma vez que o enunciado fala que os intermediarios estao com um baixo volume de vendas. Se eles estao vendendo pouco, poucas pessoas frequentam esses intermediarios, entao nao adianta muito falar promocao nos pontos de venda.

  • A ferramenta de Promoção de Vendas tem vários objetivos, entre eles:


    Aumentar o volume de vendas ou faturamento, a participação de mercado, o conhecimento da marca, os espaços nos pontos de venda, a quantidade desses pontos, a distribuição numérica, além de ser muito útil para desovar estoques, acelerar as vendas de produtos de curto prazo de validade e promover a experimentação de novos produtos ou serviços.


    Há várias modalidades de Promoção de Vendas. Podemos citar: Sorteios e Concursos, Vale-brinde, junte e troque, descontos, premiação para aniversariantes da loja, incentivos de fidelização e mais uma centena de meios em que cada um tem resultado específico para sua loja, cidade, público-alvo, etc.


    É importante se atentar em não cometer os erros que levam a prejudicar qualquer ação da Promoção de Vendas, como: mecânica complicada (mal explicada), excesso de exigências para participação, benefício pouco atrativo, duração muito longa, descontos pequenos demais, sorteios pouco confiáveis, falta de inovação ou criatividade na promoção, ausência de meios para o consumidor tirar dúvidas, desembolso muito alto, brinde ruim ou de má qualidade, dificuldade em encontrar o brinde (causando demora) e prêmio em desacordo com o prometido.

  • achei que o principal problema era a perda de controle dos processos mercadológicos, pela distribuição ser terceirizada. 

  • ACREDITO que um promotor de vendas dentro da loja ( intermediário ) vá manter as gondolas na mais perfeita ordem de forma a torna-la visualmente mais atrativa possível.  Por isso marquei a D. simples assim!

  • essa questao nao é de mkt, e de português:

     

    problema devido,,, principalmente em relação à exposição dos seus produtos nas gôndolas dos canais e ao volume baixo de vendas dos seus intermediários

     

    reescrevendo:

     

    problema devido... ao volume baixo de vendas dos seus intermediários e principalmente em relação à exposição dos seus produtos nas gôndolas dos canais

     

    principal problema: exposição dos seus produtos nas gôndolas

     

    solução do principal problema - letra D

     

    as outras letras são soluções de problemas... mas não do principal...

     

    atencion amigos!!!

     

     

     

     

  • Sistema Multicanal de distribuição diz respeito à seleção e utilização, por parte de uma organização, de dois ou mais canais (como vendas pessoais, catálogos, telemarketing, e-commerce e marketplace) para alcançar um ou mais segmentos de clientes (como consumidores pessoa física e pessoa jurídica).

    Dentre as vantagens da adoção desse sistema, podemos destacar a expansão da cobertura de mercado e de vendas, e o aumento da interação entre o cliente e a organização. Por outro lado, observam-se conflitos entre vendedores dos mesmos produtos (como loja física x loja virtual), maior dificuldade para gerenciar as vendas e para manter a identidade organizacional em todos os pontos de contato.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção certa:

    A) Errado. A comunicação interna objetiva torna públicas e comuns as mensagens entre colaboradores, a fim de integrá-los aos processos organizacionais, incentivar sua participação e motivá-los. No exemplo do enunciado, essa ferramenta pode contribuir, mas de modo limitado e indireto, para resolver os problemas apresentados. Em parceria com o departamento de vendas, por exemplo, podem ser criados manuais de vendas e/ou podem ser desenvolvidos treinamentos para os vendedores e intermediários.

    B) Errado. Marketing direto é uma ferramenta que busca interagir diretamente com os consumidores e prospects; individualiza a comunicação entre a organização e o cliente, tem mais condições de mensurar as respostas e possibilita transações em qualquer lugar. No exemplo do enunciado, o marketing direto não contribui para melhorar a exposição dos produtos nas gôndolas dos canais ou para aumentar as vendas pelos intermediários.

    C) Errado. Distribuição própria é um canal de vendas em que não há intermediários. Geralmente proporciona maior controle da organização sobre o processo de vendas e pode transmitir mais segurança ao cliente ao possibilitar contato direto com o produtor. No exemplo do enunciado, esse canal pode expor os produtos nas gôndolas de suas unidades de modo adequado. Não pode, no entanto, interferir no modo de trabalhar de outros canais ou para aumentar as vendas pelos intermediários.

    D) Certo. Promoção nos pontos de vendas diz respeito tanto ao modo como as informações sobre os produtos são apresentadas aos clientes como aos esforços para estimular a aquisição da mercadoria na etapa final do processo. Envolve ações de marketing, como publicidade, força de vendas e merchandising. O intuito é oferecer o produto certo, na quantidade adequada, por um preço justo, no momento ideal, com o impacto visual e exposição coerentes com a realidade. Envolve arrumação, embalagem, destaque, boa exposição, design, material promocional, distribuição de amostras de produtos, prestação gratuita de serviços, degustação de alimentos e bebidas. No exemplo do enunciado, é a ferramenta ideal para resolver os problemas apresentados.

    E) Errado. Relações públicas é um conjunto de programas e esforços de promoção elaborados com as finalidades de formar atitudes e opiniões favoráveis a uma organização, marca ou produto, e estabelecer relacionamentos duradouros com públicos de interesse. No exemplo do enunciado, essa ferramenta não contribui para melhorar a exposição dos produtos nas gôndolas dos canais ou para aumentar as vendas pelos intermediários.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa D é a certa.

    Gabarito do Professor: Letra D.

    Bibliografia:

    - Kotler, Philip & Armstrong, Gary. Princípios de marketing. Tradução: Sabrina Cairo. Revisão técnica: Dilson Gabriel dos Santos e Francisco Alvarez. 15. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015.

ID
1359412
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Além de atrair e reter os consumidores, uma boa gestão pode aumentar a participação das compras, no curto prazo, em cada uma de suas categorias de produto.

Uma ação para aumentar essa participação do cliente é

Alternativas
Comentários
  • Olá, alguém pode me dizer o que há de errado com a alternativa (d). Grato!

  • Acredito que o erro da alternativa "D" seja o fato que: cliente potencial não é cliente da empresa, mas tem grandes chances de se tornar. 

  • A D eu não marcaria pois parece uma tentativa de venda casada, eticamente ilegal. Não colocaria essa como resposta certa...

  • Alguém sabe o motivo da E estar correta, e todas as demais estarem erradas?

  • LETRA E

    Um exemplo simples e pratico é quando você vai ao supermercado e vai passar as compras e logo após ela finalizar a passagem dos produtos ela diz “GOSTARIA DE UMA RECARGA DE CELULAR”.

    As demais assertivas 
    Como é no curto prazo, já eliminamos as letras A e B.


    A letra C não tem cabimento pois não tem logica abaixar um produto com venda alta.

    A letra D que poderia confundir mas analisando com calma, compartilharei do raciocinio da nossa colega Aline e assim encaixando a letra D como "medio ou longo prazo".

    P.S. para quem achar que a letra E pode não ser de curto prazo, treinamento para técnicas de vendas costuma ser mais  de uma semana ou até levar um dia só.
  • Venda incremental não tem nada a ver com venda casada. Venda incremental é quando você oferece um produto que complementa aquele que o consumidor se interessa. Exemplo clássico é quando você vai comprar um tênis e o vendedor te oferece uma pacote de meias. Venda casada é vincular a compra de um produto a aquisição de outro, tipificado quando você precisa de um empréstimo e o gerente do banco alega que só te emprestará se você adquirir um seguro ou capitalização.

  • Alguem tem o livro nos novos tempos do Chiavenato em pdf

  • Também não vi nada de errado. Uma empresa do segmento de saúde pode vender kits de barbear/higiene bucal e aumentar suas vendas a curto prazo.

  • Essa é uma questão de nível de dificuldade bem difícil. 


    a) (errada) - Ampliar os pontos de vendas tem muito mais a ver com a expansão do mercado do que propriamente o aumento de vendas em curto prazo. Conquistar novos mercados dispende um esforço e um custo enorme da equipe de vendas (ainda mais se considerar um país com dimensões continentais, como o Brasil), além de envolver um considerável custo de locomoções, logística, propagandas, etc... 


    B) (errada) - Propagandas institucionais, vão auxiliar diretamente na imagem da organização e indiretamente no aumento de suas vendas. Cidadãos conscientes tendem a comprar em empresas que se identifiquem. Mas esse não é o alvo certo; exigem altos custos para criar uma imagem institucional positiva e isso pode levar bastante tempo. Conforme o Wikipedia define imagem corporativa: "Muitas empresas investem tempo e recursos, para influenciar a opinião que os consumidores deixarão sobre os serviços oferecidos pela empresa e o próprio negócio."  


    c) (errada) - Apesar de oferecer um bom desconto, acredito que não seria a melhor alternativa para o curto prazo centralizar apenas nos produtos mais vendidos de cada categoria. Além de afunilar as possibilidades de venda, um possível problema com esse fornecedor, poderia acabar com as chances de aumento de vendas naquela categoria. Pulverizar a promoção de produtos seria a melhor opção. Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Venda_pulverizada

    d) (errada) - Clientes em potencial são mais custosos dos que os clientes já existentes. Se a organizar se esforçar para a venda aos clientes já existentes, terá um retorno mais rápido a um baixo custo. 

    e) (correta) - De acordo com o livro Gestão da Força de Vendas (Rosann L. Spiro | Gregory A. Rich | William J.) "um programa de meio período pode ser suficiente para apresentar aos representantes um novo programa promocional, ao passo que podem ser necessários dois ou três dias para informar quanto a características ou benefícios de um novo produto e serviço". Veja bem, a questão cita que a equipe já existe e não é uma equipe de novos vendedores, que segundo o próprio livro, "pode levar até seis meses". Negociar com os atuais clientes e menos custoso e mais rápido do que atrair novos:  "vale dizer que manter um cliente fiel à sua empresa custa algo em torno de sete vezes menos do que atrair um novo cliente (fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/fidelizar-clientes-atuais-e-atrair-novos-clientes-uma-tarefa-diaria/21322/)." 

  • Qual seria o conceito de vendas incrementais? Errei a questão por achar que seria colocar os vendedores pra "empurrar' aos clientes produtos com o intuito de negociar mais produtos .... 


  • A venda incremental é adicionar valor a venda. É você conseguir auferir um valor maior de venda do que o inicialmente planejado pelo comprador. Normalmente a venda incremental se desdobra em duas partes: 


    Upsell  –  Induz o cliente a comprar itens mais caros, upgrades ou outros add-ons em uma tentativa de fazer uma venda mais rentável. Um exemplo é o cliente desejar comprar o Pacote Básico de TV a cabo e o vendedor convencer a comprar o Pacote Premium.  


    Cross-Sell (ou Venda Cruzada) - prática de vender um produto ou serviço adicional para um cliente existente. Inclusive pode agregar a venda de um serviço com a compra de um produto ou vice-versa. Por exemplo: Cliente comprou um purificador de água, mas acabou agregando o serviço de manutenção que faz os reparos necessários no equipamento.  


    O vídeo abaixo ajuda a explicar melhor: 

    https://www.lds.org/media-library/video/2014-06-1820-the-upsell?lang=por 



    Muitas vezes o conceito de venda incremental confunde-se com a prática de venda casada, que é a de condicionar a venda de um produto/serviço com a compra de outro, o que é algo errado e que não deve ser praticado.


    Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Upselling

    https://en.wikipedia.org/wiki/Cross-selling

  • Diferenciar inovando não é fácil, mas é necessário. Seu concorrente atende mal, então atenda muito bem. Seu concorrente tem o mesmo produto e cobra muito mais, então melhore seu processo e sua gestão para poder cobrar mais barato. Seu concorrente não tem qualidade, então tenha muita qualidade. Seu produto é caro, então implemente valores e diferenciais que justifiquem seu preço e tragam clientes.

  • A boa gestão de vendas organizacionais tem como um dos objetivos garantir o máximo aproveitamento de cada negociação concluída e o maior rendimento por consumidor. Por meio da análise do histórico de transações, do uso de um software de Inteligência de mercado e do adequado treinamento dos vendedores, é possível explorar ações que incentivam a compra de produtos complementares ao adquirido (cross selling) e que estimulam a aquisição de produtos de melhor qualidade (upselling).

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção certa:

    A) Errado. Ampliar o número de pontos de vendas e reforçar o apoio aos diversos intermediários nos canais pode contribuir para o aumento das vendas em geral. O objetivo, no entanto, é aumentar a participação do cliente na compra, o que significa que cada consumidor é incentivado a comprar produtos em maior quantidade, de melhor qualidade ou que complementem a aquisição.

    B) Errado. O aumento dos investimentos em propaganda institucional pode fortalecer a imagem da organização, o que pode despertar sentimentos positivos acerca da marca e até chamar a atenção do cliente. Tal ação, no entanto, não incentiva o consumidor a aumentar sua participação na compra de produtos, ou seja, a adquirir produtos em maior quantidade, de melhor qualidade ou que complementam a aquisição.

    C) Errado. Estabelecer descontos nas compras à vista nos produtos menos vendidos em cada categoria pode contribuir para o aumento das vendas em geral. Quando nos referimos ao aumento da participação das vendas, no entanto, não nos referimos somente à venda de produtos comercializados separadamente, para diversos clientes; diz respeito a explorar todas as possibilidades de vendas por cada cliente, para que esse adquira mais do mesmo produto, produtos com qualidade superior ou que se complementam.

    D) Errado. A oferta de produtos que se complementam é uma ação que contribui para o aumento da participação nas compras. Deve, no entanto, ser direcionada, prioritariamente, para clientes efetivos (que já concluíram a compra), e não para os que são potenciais (que ainda estão considerando a aquisição).

    E) Certo. Treinar a equipe para realizar vendas incrementais, com o intuito de negociar produtos, com os atuais clientes, em maior quantidade, de melhor qualidade ou que se complementam é uma ação adequada para estimular o aumento da participação das vendas.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa E é a certa.

    Gabarito do Professor: Letra E.

    Bibliografia:

    - Zenone, Luiz Claudio. CRM – Customer Relationship Management: Gestão do Relacionamento com o Cliente e a Competitividade Empresarial. Novatec Editora. 2007


ID
1359415
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A estratégia organizacional deve levar em conta as tendências e forças que mudam o cenário competitivo, de tempos em tempos. Nesse sentido, os gestores devem analisar os fatores que compõem o cenário competitivo atual.

Nesse contexto, qual dos fatores identificados está INCORRETO?

Alternativas
Comentários
  • Uma das poucas questões tranquilas dessa última prova da Petrobras! O resto foi tudo abusando da subjetividade...

  • resposta: d-  Empresas de todos os tipos estão evitando o mercado internacional para não esbarrarem com a concorrência global.

  •  Em um mundo cada vez menor, muitas empresas estão conectadas globalmente com seus clientes e parceiros de negócios


    Não seria cada vez MAIOR????

  • Pelo oq eu entendi a banca quiz dizer (Em um mundo cada vez ''menor'',) = devido a era da informação, onde todos estão conectados de diversos lugares do mundo , o que  torna o mundo de certo modo ''pequeno''.

  • Pode-se dizer que a concorrência global para as empresas é praticamente inevitável.


ID
1359418
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

João Pedro participa de um processo seletivo para uma empresa do setor energético. Ele pesquisa informações no site da organização para se preparar para sua entrevista de emprego. Lá, João Pedro lê alguns componentes da estratégia dessa empresa, entre os quais os valores organizacionais, que incluem o(a)

Alternativas
Comentários
  • Em tempo, podemos observar que:

    A(gabarito): respeito pelos colegas de trabalho e a ética nas relações com os clientes representam valores.


    B(errada): Visão Organizacional


    C(errada): Missão Organizacional


    D(errada): Conceitos mais intimamente relacionadas às oportunidades e ameças do ambiente externo(vide Análise SWOT)


    E(errada): Conceitos mais intimamente relacionadas às forças e fraquezas do ambiente interno (vide Análise SWOT)
  • a) respeito pelos colegas de trabalho e a ética nas relações com os clientes. (princípios de conduta/comportamento das pessoas)

     

    Valores organizacionais: "Princípios de conduta que devem ser seguidos pelas pessoas que compõem a instituição e concorrem para o desenvolvimento de sua cultura organizacional (Foco no comportamento das pessoas)".


ID
1359421
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Um analista foi designado para calcular o valor presente de um determinado fluxo futuro de caixa mensal positivo constante gerado por um ativo de uma empresa. Por ser ainda pouco experiente, o analista não estava seguro quanto ao prazo de geração de caixa desse ativo e resolveu considerar um prazo infinito de meses.

Considerando que a empresa possui uma taxa de desconto mensal (custo de capital) maior que zero, o analista encontrará um valor presente para o ativo igual

Alternativas
Comentários
  • Como foi mencionada prazo infinito, traz a ideia de Renda Perpétua, cuja fórmula é PV = PMT / i

    Portanto, letra E

  • Essa questão não versa sobre a disciplina auditoria. Acho que seria melhor reclassifica-la.

  • Concordo com o Marlon

  • resposta: e- ao valor de qualquer um dos fluxos dividido pela taxa

  • Questao de contabilidade.

  • Várias bancas estão solicitando temas aplicados de contabilidade, inclusive de contabilidade avançada (com embasamento nos CPCs), sob o título "auditoria".

  • Isso é Matemática Financeira!

  • Se o ativo da empresa gera um fluxo de caixa mensal positivo constante por um prazo infinito de meses, então esse ativo é caracterizado como renda perpétua constante.

    Portanto, o valor atual de uma renda perpétua é dado pela seguinte fórmula:

    C = R / i, em que C= capital; R= renda e i = taxa de juros.

    Gabarito: Letra "E".
  • Considerando que o ativo gere um fluxo positivo constante de R reais por mês, e a taxa de desconto utilizada seja j, podemos calcular o valor presente da série infinita de recebimentos com a fórmula das séries perpétuas:

    VP = R / j

                   Isto é, o valor presente da série é o valor de qualquer um dos fluxos (R) dividido pela taxa (j), como afirma a alternativa E.

    Resposta: E


ID
1359424
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Matemática Financeira

Uma empresa pode vender um produto por R$ 100 mil em 2 parcelas mensais e iguais, sem acréscimo e sem entrada, sendo a primeira após 30 dias, ou à vista com desconto. Sabe-se que: a empresa possui 100% de capital próprio; seu coeficiente Beta utilizado no modelo CAPM é igual a 2; o prêmio de risco de mercado é de 6% a.a., e o retorno do ativo livre de risco é de 8% a.a.

Nessas condições, qual o desconto percentual máximo que a empresa poderia conceder na venda se o pagamento fosse à vista, para que as duas opções de venda fossem financeiramente equivalentes para a empresa?

Alternativas
Comentários
  • Olá! Alguém saberia resolver essa questão? 

  • Questão passível de anulação, pois as parcelas são mensais e as taxas dadas são anuais, se convertermos, não chegaremos à resposta correta. Mas, ignorando o erro, vamos à resolução:

    K (taxa de retorno) = Rf (taxa livre de risco) + Beta * prêmio de risco 

     k = 8% + 2 * 6% = 20% a.a. (o erro da questão, é essa taxa ao ano, na minha opinião)

    Após isso, fazer o fluxo de caixa: (apesar da questão não mencionar o regime de juros, utilizar o composto)

    Valor à vista = 50.000/1,2 + 50.000/1,44 = 76.390 (aprox)

    logo o desconto é de 23,61% - resposta, letra D

  • o erro é esse:

    Ki = Rf + B ( Rm - Rf )

    Ki = 0,08 + 2 (0,06 - 0,08) = 0.04  

    50/1,04 + 50/(1,0816) = 95,73

    perc max = 4,27% (nao tem resposta)

     

    Rm = Premio de risco de MERCADO

    Rm - Rf = Premio de risco

     

    se a questao falasse que o Premio de risco (Rm - Rf) era de 6% ai teria resposta

    mas ela falou em premio de risco de mercado (Rm)... ai... lascou

     

     


ID
1359427
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Um gestor de projetos defende a aprovação de um projeto W, que prevê um investimento inicial de R$ 2.000.000,00 e apresenta uma Taxa Interna de Retorno - TIR de 21% a.a. Ele alega que o projeto Z, concorrente, necessita de um investimento inicial 50% maior e apresenta uma TIR de 18% a.a. Sabe-se que a empresa havia orçado R$ 3.000.000,00 para investir nesse tipo de projeto.

Nesse caso, o gestor de projetos está

Alternativas
Comentários
  • Utilizar somente a TIR para análise de investimento já é complicado, ainda sem saber o custo de capital fica impossível.

    LETRA D

  • Gabarito Letra D: TIR (Taxa Interna de Retorno), representada como um índice de lucratividade do projeto, é taxa necessária para igualar os fluxos de saídas financeiras com os fluxos de ingressos financeiros, ou seja, é a taxa que torna os fluxos nulos.


    O fato da TIR de um projeto ser inferior àquela observada em outro projeto diferente não significa que um dos projetos seja mais vantajoso que outro. Para analisarmos se há, de fato, alguma vantagem ou a viablidade de um projeto utilizando a TIR, devemos utilizar o seguinte Critério de decisão: se TIRcusto de capital, se aceita o projeto, caso contrário, rejeita-se. 


    Observação: quando se compara dois projetos usando-se a TIR, com investimentos iniciais diferentes, deve-se usar a técnica de investimentos incrementais”. 


  • TIR, Taxa interna de retorno: é aquela que iguala o valor presente das entradas líquidas de caixa descontadas ao custo de capital da empresa(ajustado ao risco do empreendimento) ao valor das saídas de caixa realizadas para o investimento. A TIR foi desenvolvida para o setor financeiro. A TIR anula o VPL do fluxo financeiro quando os projetos tiverem a mesma escala, caso contrário deverá escolher projeto com maior VPL.

  • Resolução de forma prática:.

    VPLw=2000000*(1,21)= 2420000
    VPLz=3000000*(1,18)=3540000

    Logo o projeto Z (cujo o custo de capital está dentro do orçado pela empresa, ou seja, dentro do limite de R$ 3000000) rendeu mais que o projeto W. Melhor investir no projeto W! 
  • Ele deveria ter levado em conta o custo de capital.

  • Explicação do professor Arthur Lima, Estratégia Concursos:

    "Veja que temos 3.000.000 para investir. Se fizermos o primeiro projeto (que tem maior TIR), investiremos 2.000.000 obtendo um retorno de 21%a.a., e sobrará 1.000.000. Precisamos saber o que vai ser feito com esse dinheiro. Se o custo de capital for muito baixo (isto é, a taxa de juros do mercado for muito baixo), esse 1.000.000 de reais deve ficar investido em uma aplicação financeira com rendimento muito baixo. 
    O segundo projeto, embora tenha rentabilidade menor (18% ao ano), tem a vantagem de empregar todo o dinheiro (o investimento inicial é de 3.000.000 reais).
    Assim, é preciso levar em conta o custo de capital (ou melhor dizendo, as taxas de juros das possibilidades de investimento do dinheiro excedente) para avaliar qual é a melhor situação para a empresa."
  • O projeto W é de fato melhor que o projeto Z por possuir uma tir maior e um investimento inicial menor, mas sem o custo de capital (TMA) não é possível aprovar nenhum dos dois projetos. 

  • O projeto W rende 3% a mais que o Z, no entanto sobram 1 milhão do orçamento disponível que deverão ser empregados num investimento que supere esses 3% (supere o custo do capital), fato este que o gestor NÃO levou em conta. CORRETO: "D"

  • Dados da questão:

    Valor total para investimento: R$ 3.000.000,00

    Projeto W:

    Valor do investimento: R$ 2.000.000,00

    TIR = 21% a.a.

    Projeto Z:

    Valor do investimento = 50% maior que o projeto W = 1,5* R$ 2.000.000,00 = R$ 3.000.000,00

    TIR = 18% a. a

    O que foi feito com o restante do dinheiro no projeto W? A questão não descreveu o destino da sobra de R$ 1.000.000,00 do projeto W. Por isso, precisamos saber o que será feito com esse dinheiro, já que o custo do capital determinará qual o projeto é mais rentável dada à diferença da TIR.

    Portanto, é preciso considerar o custo de capital, ou seja, as taxas de juros das possibilidades de investimento do dinheiro excedente para concluir qual é a melhor situação para a empresa.

    Gabarito: Letra “D”

  • Letra D  ----> situação 1: -2 000 000 + x\i =0             

     -2 000 000 +x\1,21 ~~~~>x=2 420 000  .:  Se vc tirar os 2 000 000 do investimento ainda restarão 420 000

    Situação 2:  -3 000 000 + x\i" = 0

    -3 000 000 + x\1,18 = 0 ~~~~~> x 3 540 000 .: Se vc tirar os 3 000 000 do investimento ainda restarão 540 000


    Aproximadamente 28,57% maior

  • Vejo da seguinte forma: O primeiro investimento tem a vantagem da taxa interna de retorno, mas a segunda tem um retorno maior. Se o custo do capital for baixa, a tendência é que o segundo investimento seja maior, enquanto que se for alta, o primeiro seja melhor. Claro, considerando que o custo do capital seja inferior à TIR. Por exemplo, se o custo do capital for 19%, no segundo caso ele ganharia 1% de 3.000.000 que é 30.000, enquanto que no primeiro caso ganharia 40.000. Ou seja, realmente dependerá do custo do capital.

  • Um gestor de projetos defende a aprovação de um projeto W, que prevê um investimento inicial de R$ 2.000.000,00 e apresenta uma Taxa Interna de Retorno - TIR de 21% a.a. Ele alega que o projeto Z, concorrente, necessita de um investimento inicial 50% maior e apresenta uma TIR de 18% a.a. Sabe-se que a empresa havia orçado R$ 3.000.000,00 para investir nesse tipo de projeto. 

    Nesse caso, o gestor de projetos está

    PROJETO 1 = 2.000.000 (CI)* 0,21 (TIR) = 420.000

    PROJETO 2 = 3.000.000(CI)* 0,18 (TIR) = 540.000

     

     a)certo, pois o seu projeto exige um investimento menor.

     b)certo, pois a TIR de seu projeto é maior

     c)certo, pois o orçamento ainda ficará com folga.

     d)errado, pois ele não considerou o custo de capital.

     e)errado, pois a TIR dos dois projetos são interessantes

  • Observe que o projeto Z permite investir um valor maior inicialmente (3.000.000, que é o resultado de 2.000.000 + 50%), porém sua rentabilidade é menor do que a do projeto W. A depender do custo de capital, pode ser que Z não seja mais viável do que W. Por exemplo, se o custo de capital for de 19%a.a., o projeto Z terá rentabilidade inferior a este custo, tornando-se inviável financeiramente, enquanto o projeto W permanece viável. 

    Portanto, das opções de resposta, a que melhor nos atende é a alternativa D.

    Resposta: D


ID
1359430
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Uma empresa de grande porte, que atua sob o regime de tributação com base no lucro real, está elaborando seu orçamento de longo prazo, e os gestores envolvidos nesse processo estão debatendo a importância estratégica do custo de capital para a empresa.

Nesse contexto, endividar-se

Alternativas
Comentários
  • Segundo a teoria em finanças, o custo de capital próprio é maior que o custo de capital de terceiros. Portanto, letra A.

  • Quando a empresa for optante pelo lucro real, as despesas financeiras incorridas dos empréstimos serão dedutível na base de calculo do Imposto de renda, logo a empresa pagará menos imposto, e terá menos desembolsos tributários. E os sócios como não possuem direitos de credor como os bancos , eles compram o risco do negócio exigindo um prêmio maior pelos seus investimentos. Por esses dois motivos  o custo do capital próprio ficar maior que o custo de capital de terceiros.

  • Conceito de Alavancagem Financeira  -  A Alavanca Financeira (também conhecida como leverage financeiro) corresponde a um efeito financeiro de crescimento da Rentabilidade dos Capitais Próprios(também designado por ROE ou “Return on Equity“) que se produz através do aumento do nível de endividamento.

  • nem precisa saber finanças. pode ser... já é a resposta!!!

     

    se chover... pode ser bom ou não!!!

     

    sem contar que quando uma empresa se endivida... ela quer é alavancar seu negócio... nao há alternativa de aumento de alavancagem (financeira)

     

    alavancagem: ao tomar $ emprestado... espera-se aumento das vendas... e consequentemente aumento do lucro

     

     empresa sadia nem pega $ emprestado.. ela mesmo se auto alavanca (alavancagem operacional)


ID
1359433
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

O orçamento empresarial pode ser entendido como a expressão quantitativa de um plano de ação futuro da administração para um determinado período. O processo de orçamento empresarial pode utilizar-se de algumas abordagens, como, por exemplo, a “Beyond Budgeting”, que possui algumas características marcantes.

Uma dessas características é

Alternativas
Comentários
  • http://novosadministradores2010.blogspot.com.br/2010/05/alem-de-um-simples-orcamento-beyond.html

    BEYOND BUDGETING

    É um modelo de gestão sem orçamentos, esse pode tornar uma empresa mais maleável e adaptável. Surgiu em Londres, em 1998, como resultado de uma grande mobilização de empresas que questionavam o sistema de fixar metas. E foi desse grande movimento que nasceu uma nova organização, conhecida como Beyond Budgeting round Table – BBRT, Os diretores responsáveis eram; o contador Jeremy Hope e o consultor Robin Fraser (COHEN,2002).
    É um modelo que busca executar, com habilidade, uma maneira mais descentralizada de gestão. Deixando o modelo tradicional hierarquia e liderança centralizada, permitindo que a tomada de decisão e o comprometimento de desempenho, venha ser desenvolvidas para gerentes operacionais.
    Beyond Budgeting tem como principal objetivo criar um novo ambiente bem gerenciado de trabalho e uma cultura de responsabilidade pessoal. Gerando assim uma motivação maior, uma alta produtividade e melhoria nos serviços prestados aos clientes.
    “Beyond Budgeting é [...] uma idéia positiva que usa o abandono do planejamento orçamentário como impulsionador para melhorar o processo inteiro de controle de gerenciamento. Abandonar o orçamento força a examinar mais profundamente e mais amplamente como as organizações devem ser gerenciadas.”, 
    Charles T. Horngren, Professor de Contabilidade, Stanford University


  • Analisando as alternativas :

    a) apresentar metas fixas para os gestores (correto: variáveis, flexiveis),

    b) apresentar um processo decisório centralizado (correto: descentralizado)

     c) desestimular as equipes a assumirem riscos. (correto: estimula assumir riscos)

    d) ser semelhante ao orçamento tradicional. (correto: contrário, diferente)

    e) prover os recursos quando forem necessários. (GABARITO)

  • o conceito de Beyond Budgeting formalmente passou a existir com a formação de um grupo 60 empresas que criou em 1998, na Inglaterra, o BBRT (Beyound Budgeting Round Table – ). O objetivo desta organização é desenvolver um modelo de gestão sem a utilização do orçamento empresarial e através do desenvolvimento de um processo baseado em flexibilidade, capacidade de adaptação e ética, o qual possa permitir um desempenho competitivo superior.

     

    https://orcamentoempresarial.com/2018/01/08/beyond-budgeting-o-orcamento-empresarial-tradicional-deve-ser-eliminado/


ID
1359436
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Alguns ativos e passivos circulantes do Balanço Patrimonial de uma empresa possuem características específicas que os identificam como sendo contas patrimoniais operacionais. O capital de giro operacional líquido de uma empresa não costuma ser constante, podendo variar, por exemplo, mensalmente.

Quanto à variação mensal do capital de giro operacional líquido, sendo não nula, no mês em análise, ela sempre

Alternativas
Comentários
  • Alguns ativos e passivos circulantes do Balanço Patrimonial de uma empresa possuem características específicas que os identificam como sendo contas patrimoniais operacionais. O capital de giro operacional líquido de uma empresa não costuma ser constante, podendo variar, por exemplo, mensalmente. 

    Quanto à variação mensal do capital de giro operacional líquido, sendo não nula, no mês em análise, ela sempre

    Resposta.: É questão de interpretação. Contas patrimoniais operacionais, ou seja, está voltado para o conta caixa e fluxo de caixa, pois é através do mesmo que podemos verificar as entradas, despesas e saídas da empresa, ou seja, giro operacional líquido.


  • Quando a questão informa que há uma variação não nula, ela quer dizer que há uma variação, mas não sabemos se positiva ou negativa, logo só podemos afirmar que impactará no caixa da empresa. Para as outras opções, haveria a necessidade de saber se a variação foi positiva ou negativa que não é o caso da questão. Letra C.

  • Jura que era só isso? Fiz esse concurso e errei porque chutei achando que deveria saber algum conceito específico sobre Capital de Giro Operacional Líquido. Ooh bobeeira! :(


ID
1359439
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma senha de 5 caracteres distintos deve ser formada usando as letras A e O e os números 0, 1, 2. As senhas devem começar e terminar com letras, mas não é permitido usar o 0 (zero) ao lado do O (letra o).

Quantas senhas podem-se formar atendendo às regras estabelecidas?

Alternativas
Comentários
  • A senha pode ser formada assim:

    A _ _ _ O

    O _ _ _ A

    Como o 0 não pode estar junto ao O, então temos:

    A 012 O, A 021 O, A 102 O, A 201 O

    O 102 A, O 201 A, O 210 A, O 120 A

    ou

    A 1x2x2 O = 4

    O 2x2x1 A = 4

    Podem ser formadas 8 senhas.

  • b) 8 

    2 letras && 3 num == a,o <> 0,1,2

    5 strings == _, _, _, _, _.

    Combinações possíveis sem repetição:

    2,3,2,1,1.

    12 combinações possíveis sem repetição.

    Porque 0 nao pode ficar adjacente a o, haverá menos de 12 possibilidades.


  • Usando o principio multiplicativo:

    {a,o} {0,1,2} conjunto dos caracteres
    vamos fixar as vogais pois, deve-se começar e terminar por vogal
       e vamos fazer a restrição de o 0 não ficar perto do O
                 1poss     2poss   2poss
                           {0 ,1ou2}  {1,2}
      __a_-______-______-______-___o___
    ou

              2poss     2poss   1poss

                  {1,2}   {0 ,1ou2}

      __o_-______-______-______-___a___


    Logo:  1*2*2 + 2*2*1=4+4=8 possibilidades. 




  • E o zero não pode ficar no meio, sendo que ele não estará do lado do O??? 


  • Fazendo as combinações possíveis, notamos que só existirão 8 possibilidades: A0120O, A102O, A201O, A021O , O120A, O210A, O201A, O102A.

  • Como sabemos que a senha só pode iniciar e terminar com letras, temos duas possibilidades apenas para início da senha. Guarde esse 02! Se são apenas três números, para distribuir, assim fica: 3  * 2  * 1  = 6 formas. São 02 maneiras de colocar as letras, e 06 de colocar os números, então 02 * 06 = 12, porém ainda não é a resposta! Desse total devemos eliminar as possibilidades do zero ficar perto da letra O, assim, se o (O) fica no início, restam 02 possibilidades, se o (O) fica na final, mais 02 possibilidades, ou seja, 04 ao todo. Prontinho, é só excluir = 12 - 04 = 08

  • A012O

    O120A

    O210A

    A102O

    O102A

    O201A

    A201O

    A021O

  • na dúvida faz no braço, como é quantidade pequena.

  • 2 x 2 x 2 x 1 x 1 = 8

    1 posição 2 possibilidades de (A,O)
    2 posição 2 possibilidades de (0, 1, 2), 0 não pode junto com a anterior
    3 posição 2 possibilidades de (0, 1, 2), menos uma da anterior
    4 posição 1 possibilidade de (0, 1, 2), menos as duas anteriores
    5 posição 1 possibilidades de (A,O) ,menos uma da primeira 

  • A;Zero;Nº;Nº;O-->1x1x2x1x1=2

    A;Nº;Zero;Nº;O-->1x2x1x1x1=2

    O;Nº;Nº;Zero;A-->1x2x1x1x1=2


    8



ID
1359442
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Para cada valor real x, seja f(x) uma função que assume o menor valor escolhido entre K = 2x-1, R = x-2 e P = 4-2x.

O maior valor que f(x) pode assumir é

Alternativas
Comentários
  • Olá pessoal! Como resolveram esta questão?

  • Alexandre Baêta, uma dúvida com relação a solução: -42 não é menor que 0? Qual critério tu utilizou para selecionar o 0? 

    Te pergunto isso pq estou quebrando cabeça tentando entender essa questão, e olha que eu não sou ruim de matemática!!! 


  • Pessoal,

    Maneira rápida de resolver: Faça o grafico das 3 funções no mesmo plano cartesiano, olhando ele, rapidamente você identifica o maior valor assumido

  • De acordo com o enunciado verifica-se que para cada valor real x, f(x) será o menor valor dentre K, R e P.
    A tabela a seguir facilita entender o comportamento das retas K, R e P e da função f(x):
    x= - 3x = - 2x = - 1x = 0x = 1x = 2x = 3K = - 7K = - 5K = - 3 K = - 1K = 1K = 3K = 5R = - 5R = - 4R = - 3R = - 2R = - 1R = 0R = 1P = 10P = 8P = 6P = 4P = 2P = 0P = - 2f(x) =  - 7f(x) = - 5f(x) = -3f(x) = - 1f(x) = - 1f(x) = 0f(x) = -2
    Ressalta-se que a escolha dos valores de x para compor a tabela fora conveniente para facilitar os cálculos e suficiente para analisar o comportamento de f(x).
    Nota-se então, que o maior valor para f(x) é 0 (zero).

    Resposta C)


  • Realmente, Bruno Silva, com a construção dos gráficos seria até mais rápido mesmo. Agradeço as duas contribuições, pois estava muito querendo saber como resolvia essa questão e não fazia a menor ideia por onde começar.

  • Bom dia gente! Não estou conseguindo resolver essa questão.. se alguém puder ajudar! Obrigada

  • Pessoal, eu substitui os valores das respostas no x das funções...

    Assim:

    -3 => 2(-3)-1=7 ; -3-2=5 ;4 -2(-3)=10   ====>-7+5+10 = 8

    -1 =>2(-1)-1= 3 ;-1-2=3 ;4-2(-1) =6 ======>3+3+6=12

    0 =>2(0)-1 =-1 ;0-2=-2 ; 4-2(0)=4 =======>-1-2+4 = 1 (ESSE ASSUME O MENOR VALOR!)

    1,5 =>2(1,5)-1=2 ; 1,5-2 =-0,5 ;4-2(1,5)=1 ======>2-0,5+1 =2,5

    2 =>4-1= 3 ; 2-2=0 ;4-4=0 ========>3+0+0 =3


  • Galera, continuo sem entender essa questão.

  • para cada valor real x, seja f(x) uma função que assume o menor valor escolhido entre k=2x-1, r=x-2 e p=4-2x. qual o maior valor de f(x)?

    queria resolver essa questão? algúem ai pra me da uma luz?
  • Não entendi. alguém pode ajudar ?

  • Pessoal, acho um absurdo ter como opção de resposta a tentativa apenas de teste das respostas. Vou estudar, me aprofundar mais no assunto e voltar para postar a solução aqui.

  • Não entendi. Por favor alguém pode ajudar como de resolver esta questão ?

  • Aos que ainda não resolveram, você deve analisar as 3 funções, podendo desenhar o grafico para ter uma visão mais apurada e vendo q o valor 0 é o maior valor que f(x) atinge ou observar que a K e R crescem conforme x cresce e a P diminui. E ir observando os valores. Para x=0 o valor mais baixo é o R=-2 se você ir aumentando de pouco em pouco o valor de x vai perceber que quando x=2 o R=0, K=3 e P=0, e percebe-se que este (zero, letra C) é o menor valor para f(x) pois para x>2 P<0 e para x<2 R<0, logo para x diferente de 2 f(x)<0

  • Não entendi esta questão, pensei que o enunciado está querendo o maior valor de X.

    O maior valor que f(x) pode assumir é

     

  • Boa tarde! Ainda não consegui entender essa questão. Primeiro, ele pede o maior valor, certo ? E desenhando os gráficos, fica claro que x pode assumir valores maiores e menores que 0, uma vez que ainda não consegui ver nenhuma das funções limitadas. Então pelo meu entendimento x pode assumir valores infinitos. Sinto que estou perdendo algum detalhe rs

  • Pessoal resolvi dessa forma:

    Achando a razão da função que é: x= -b/a

    Aplicando na questãoK= 2x-1 

    X= 1/2 = 0,5 então teremos k=2.0,5-1= 0

    R = x-2  

    X = 2/1=2 teremos R= 2-2=0

    P = 4-2x.

    X= -4/-2. = 2 teremos 4-2.2. = 4-4 = 0 

     

    Resposta c =0

     

  • Pessoal, resolvi assim:

    > função de x  

    x = -b/2

    1º caso (k= 2x-1)                            2º caso (R= x-2)                                     3º caso (P= 4- 2x)

    x= 1/2                                               x= 2/1                                                      x= -4/-2              

    x= 0,5                                               x= 2                                                          x= 2 

    => k= 2.0,5-1                                    => R= 2- 2                                               => P = 4- 2.2

         k= 2.1 - 1                                           R= 0                                                    P= 4 - 4

         k= 1-1                                                                                                               P= 0

          k= 0 

     

    Como viram os três casos deram resultado 0, portanto, a RESPOSTA CORRETA É A letra C

    espero ter ajudado!!!

  • A melhor forma de resposta que encontrei foi traçar o gráfico das três retas, e nem precisa ser muito preciso, apenas para visualizar mesmo.

    Como não da pra fazer isso aqui é só copiar a linha abaixo e colar no google e pesquisar, ele vai mostrar o gráfico:

    2x-1, x-2, 4-2x

    Pelo gráfico traçado e sabendo que f(x) é sempre o menor valor dentre as 3 retas dá pra verificar que o valor máximo ocorre na interseção entre a reta R e a reta P.

    Nesse ponto x=2 e consequentemente y=0, logo, resposta letra (C)

    Pra mim foi a melhor forma de resolução, pois é simples, confiável e rápida. Desenhar o gráfico não leva mais que 2 minutos + 1 minuto resolver com calma. 3 min/questão está dentro da média.

  • o raciocinio das retas desenhar é o melhor

     

    ai vc acha que o pto máximo que é 0 (alt C)

     

    ocorre quando P = R

    assim... X - 2 = 4 - 2X

     X = 2

    f(2) = 0 (alt C)


ID
1359445
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Quatro amigos dividiram uma conta de bar de R$120,00. O primeiro pagou metade da quantia paga pelos outros três juntos; o segundo pagou um terço da quantia paga pelos outros três juntos, e o terceiro pagou um quarto da quantia paga pelos outros três juntos.

Quantos reais pagou o quarto amigo?

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe como resolver essa?

  • d) R$ 26,00

    Quatro amigos dividiram uma conta de bar de R$120,00 (x1+x2+x3+x4==120). O primeiro pagou metade da quantia paga pelos outros três juntos (okay, ele pagou METADE do resto e o total é 120)

    Basicamente, temos:

    x+x/2=120

    onde x é quanto o resto pagou. Sabemos que ele pagou metade (x/2) e o total e´120.

    x+x/2=120

    x=80

    O resto pagou 80 e ele pagou metade. Entao, pagou 40 <--> 80/2==40.

     o segundo pagou um terço da quantia paga pelos outros três juntos

    Quanto ele pagou? nao sabemos, mas sabemos que é 1/3 do resto. Quanto o resto pagou? Não se sabe, mas se sabe que o total é 120:

    x+x/3=120

    x=90

    90 + sua terça parte é 120. Logo, ele pagou 30

    e o terceiro pagou um quarto da quantia paga pelos outros três juntos.

    Ele pagou 1/4 do que o resto pagou para chegar ao total de 120:

    x+x/4=120

    x=96

    Ele pagou 1/4 de 96, destarte pagou 24.

    1- 40

    2- 30

    3- 24

    4- ?

    Quantos reais pagou o quarto amigo?

    40+30+24+x=120

    x=120-96

    x=26


  • Gloomy Gulch, obrigada pela sua resposta. 
    Com a ajuda do meu filho fiz por sistemas; segundo ele, para quem ainda não está seguro para fazer por outro caminho, sempre funciona em questões similares.
    uma outra opção de resolução, conforme abaixo

    A1= (A2+A3+A4)/2        => 2A1- A2  - A3 - A4 = 0
    A2= (A1+A3+A4)/3        => 3A2 - A1 - A3 - A4 = 0
    A3= (A1+A2+A4)/4        => 4A3 - A1 - A2 - A4 = 0
    A4= 120 - A1- A2 - A3   => A1 + A2 + A3 + A4 = 120
    Resolvendo os sistemas, de 2 a 2, chegamos aos mesmos cálculos do Gloomy Gulch (o somatório dos 3 primeiros amigos é R$ 94,00, que subtraindo de R$ 120,00, encontra o resultado, R$ 26,00, referente ao 4º amigo). Resposta: D.
    Mais um aprendizado! Vamos aos estudos!
  • a+b+c+d=120

    a=(b+c+d)/2 -> 2a=b+c+d

    b=(a+c+d)/3 -> 3b=a+c+d

    c=(a+c+d)/4 -> 4c=a+b+d

    a+2a=120

    a=40

    4b=120 -> b =30

    5c=120 -> c=24

    a+b+c+d=120

    40+30+24+d=120

    d=120-94=26

  • Eu fiz assim, o PRIMEIRO pagou metade do total pago pelos demais, que remete ao número 02, acrescenta-se 01 (aqui entra como parte do restante) = 120 / 3 = 40; o SEGUNDO pagou um terço do pago pelos demais, entende-se 03, e acrescenta-se 01 = 120 / 4 = 30; o TERCEIRO pagou um quarto, logo e da mesma forma, 04 + 01... 120 / 05 = 24. Pronto, é só somar = 40 + 30 + 24 = 94, restam 26 para o total!

  • Vamos montar 4 equações para resolver essa questão:

    x + y + z + w = 120       (1)

    x = 1/2(y + z + w)

    2x = y + z + w               (2)

    y = 1/3(x + z + w)

    3y = x + z + w               (3)

    z = 1/4(x + y + w)

    4z = x + y + w               (4)

    Da equação (1) temos:

    y + z + w  = 120 - x

    x + z + w  = 120 - y

    x + y + w  = 120 - z

    Substituindo o resultado nas equações (2), (3) e (4):

    2x = 120 - x

    3x = 120

    x = 40

    3y = 120 - y

    4y = 120

    y = 30

    4z = 120 - z

    5z = 120

    z = 24

    Logo, o quarto amigo pagou:

    x + y + z + w = 120  

    40 + 30 + 24 + w = 120

    w = 120 - 94

    w = R$26,00


    Resposta: Alternativa D.
  • Gabarito: D

     

     

    Conta total =        R$120,00

    Clientes =             04   (Chamá-los-ei de A, B, C, D)

    A + B + C + D =   R$120,00

     

     

     

    OBS: Pessoal, percebam que a questão fala da soma da conta de mais de uma pessoa, como por exemplo no primeiro caso, quando fala que A é metade de soma de B + C + D. Então no lugar de B + C + D, vamos colocar uma letra só, pois fica mais fácil a resolução. Chamarei de R, indicando como restante (B+C+D = R). Esse é o raciocínio que a questão exige. Basta fazer em cada caso, isto é, para A, B e C, já que D não tem.

     

     

    Vamos resolvê-la:

     

     

    A = 1/2.R + R --------> 1/2R + R = 120  --------> R = 60          (R = B +C + D)

     A = 1/2.60 = 40

     

     

    B = 1/3.R + R  -------->1/3R + R = 120  --------> R = 90             (R = A +C + D)

    B = 1/3.90 = 30

     

     

    C = 1/4.R + R  --------> 1/4R + R = 120  --------> R = 96             (R = A + B + D)

    B = 1/4.96 = 24

     

     

     

    Finalizando:

     

     

    A + B + C + D = 120

    40 + 30 + 24 + D = 120

    D = 26

     


ID
1359451
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Uma empresa possui um novo produto para o qual o mercado tem tamanho limitado. Além disso, grande parte dos consumidores conhece o produto e está disposta a pagar um preço alto por ele, e a concorrência potencial não é significativa.

Limitado a trabalhar apenas com as variáveis preço e promoção, o gerente de marketing dessa empresa deve lançar o novo produto utilizando a estratégia de

Alternativas
Comentários
  • Quando a questão diz que os consumidores já conhecem o produto e estão dispostos a pagar um preço alto por ele, chegamos na resposta: skimming, pois esta é a estratégia de lançar produtos a preços altos procurando sempre atingir o consumidor disposto a pagar mais. Com essa margem mais alta no lançamento do produto, a empresa fará investimentos promocionais maciços ou no desenvolvimento adicional de produto.

    As demais alternativas não fazem sentido, vejamos:

    a) Diversificação consiste em aumentar o mix de produtos da empresa.

    c) Penetração rápida é o lançamento do produto a preço baixo para aumentar a fatia de mercado e, consequentemente, diminuir o custo de produção com o giro.

    d) Integração vertical é um método de produção e não estratégia de mkt.

    e) Desenvolvimento de retorno, também não é estratégia de mkt.

  • Skimming rápido: o produto é lançado com preço alto e os investimentos em promoções também são elevados. Os gastos elevados em promoção ajudam na penetração mais rápida no mercado. Skimming lento: o produto é lançado com preço alto e investimentos baixos em promoções. Isso garante um lucro unitário maior, mas dificulta a penetração rápida no mercado. Penetração rápida: o produto é lançado com preço baixo e custo de promoção elevado para facilitar a entrada no mercado. Penetração lenta: o produto é lançado com preço baixo e pouca promoção. O objetivo é obter maior lucro e usar como atrativo somente o preço. - See more at: http://www.portal-gestao.com/item/6640-gerir-o-ciclo-de-vida-do-produto.html#sthash.WT6DIHWl.dpuf

  • Essa questão avalia o assunto "Desenvolvimento de uma estratégia de Marketing voltada para o cliente". Parte III do Kotler, 12da edição, EUA.

    Mais especificamente: Estratégias do ciclo de vida do produto.

    Há estratégia(s) de marketing para cada estágio do ciclo de vida do produto (CVP).

    Cada estratégia usará uma combinação - mix - dos 4ps (produto, preço, praça e promoção)

    No caso da questão, precisamos identificar o estágio do CVP que está sendo analisado e precisamos conhecer as estratégias de Marketing para esse estágio.

    Estágio do CVP: no caso da questão: Introdução.

    Nesse estágio, os ps Preço e Promoção atuam assim:

    Preço Alto e Promoção Baixa: Skimming lento.

    Preço Alto e Promoção Alta: Skimming rápido.

    Preço Baixo e Promoção Baixa: Penetração lenta.

    Preço Baixo e Promoção Alta: Penetração rápida.

    Pelo enunciado da questão, concluímos que estamos diante de um skimming lento: "grande parte da população conhece" - promoção baixa - e "[...] disposta a pagar um preço alto" - preço alto.

    Bons estudos!

  • Skimming rápido:  O cidadão além de vender por um preço alto, ainda faz investimento em propaganda. 

    Skimming Lento:  O cidadão vende por preço alto, mas nao faz altos investimentos em divulgação.


    Já a penetração rápida e lenta:  é o inverso do Skimming: Vc vai baixar o preço pra penetrar, e fazer propaganda ou nao se quiser que seja rapido ou lento.

  • Skimming lento


    essa estratégia é indicada quando ocorre o lançamento de um novo produto com o preço alto, acompanhado de pouca promoção. Nesse caso o mercado é limitado em tamanho. Grande parte dele conhece o produto e os compradores estão dispostos a pagar um preço alto e a concorrência potencial não é iminente

  • quem tem dinheiro... toma café com creme de leite...

    a nata da sociedade... os que tem $$$... um dia vai ser a gente...

     

    portanto... preço alto.... desnatamento....(ou skimming pra ficar chique)

    preço baixo penetração

     

    a banca facilitou... pois nem subdividiu ente rápido e lento...

  • A introdução de um produto no mercado é uma das etapas do Ciclo de Vida do Produto. Kotler & Keller (2012) apresentam, como elementos de diferenciação, o binômio preço-promoção. A partir da combinação desses dois aspectos, é possível desenvolver quatro estratégias: penetração rápida no mercado, penetração lenta no mercado, skimming rápido e skimming lento.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção certa:

    A) Errado. Diversificação é uma estratégia de crescimento que tem como objetivo ampliar a atuação de uma organização por meio da abertura ou aquisição de negócios não relacionados diretamente com os produtos que comercializa e/ou com os mercados em que atua.

    B) Certo. A estratégia de skimming lento é utilizada em um mercado em que o consumidor está disposto a pagar um preço alto para ter o produto e em que existe pouca concorrência. São empreendidas poucas ações promocionais pela marca.

    C) Errado. A estratégia de penetração rápida utiliza preços reduzidos e ações promocionais massivas voltadas para um mercado com grande possibilidade de concorrência.

    D) Errado. Integração vertical não tem relação direta com os pontos abordados no enunciado da questão, como a introdução de um novo produto no mercado ou as variáveis preço-promoção. É uma estratégia de crescimento organizacional verticalizado, que incorpora alguns insumos e/ou fornecedores ao processo produtivo, em forma de hierarquia, o que possibilita maior controle sobre as atividades, minimiza os riscos de problemas de qualidade e atrasos, e reduz custos.  

    E) Errado. Não encontrei explicações satisfatórias sobre os termos “Desenvolvimento de retorno", nas referências que utilizo, que pudessem ter relação direta com os pontos abordados no enunciado da questão. Pela análise do contexto, suponho que diz respeito às expectativas nutridas e aos esforços organizacionais direcionados para obter retorno de um empreendimento.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa B é a certa.

    Gabarito do Professor: Letra B.

    Bibliografia:

    - Kotler, Philip & Keller, Kevin. Administração de marketing. Tradução: Sônia Midori Yamamoto. Revisão técnica Edson Crescitelli. 14. ed. – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

ID
1359454
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Os consumidores sabem que devem esperar variações na prestação de serviços de um prestador para o outro. Até mesmo por parte do mesmo prestador há variações nas prestações de serviços, afinal, uma das características dos serviços é a heterogeneidade.

A diferença entre os níveis de serviço desejado pelo consumidor e aquele que ele considera adequado é denominada

Alternativas
Comentários
  • Expectativas dos clientes acerca dos serviços



    Serviço esperado : dois níveis de expectativas.
    · serviço desejado, definido como o nível de serviços que o cliente desejaria receber;
    · serviço adequado, nível de serviço que o cliente aceitará – baixo nível de expectativa.


    Zona de Tolerância - região formada pelo reconhecimento da variação entre o serviço desejado e adequado.


    As expectativas de serviços dos consumidores caracterizam-se por um espectro de níveis entre o serviço desejado e o adequado, e não por um único nível. Essa zona de tolerância, representando a diferença entre serviços desejados e o nível de serviço considerado adequado, pode expandir-se e contrair-se com respeito a um cliente em particular.

  • Resposta C

     

    A zona de tolerância é uma medida global que traduz a diferença entre o nível adequado e o nível desejado do serviço.

    Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552001000200006
    https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/14704/14704_3.PDF

  • Essa questão envolve a expectativa dos clientes acerca dos serviços. Na literatura, alguns autores desmemgram a expectativa do cliente em três elementos:

    Serviço desejado: É o serviço que o consumidor espera receber. É uma mistura do que o consumidor espera do que pode ser e o que deveria ser a prestação do serviço.

    Serviço adequado: É o padrão de serviço esperado pelo consumidor, ou seja, representa o mínimo que o consumidor julga aceitável para a prestação daquele serviço.

    Zona de tolerância: É a zona entre o serviço adequado e o serviço desejado. É diferença entre os níveis de serviço desejado pelo consumidor e aquele que ele considera adequado

    Conforme exposto, fica claro que a alternativa correta é a letra C.

    Gabarito: C


ID
1359457
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O gerente de uma empresa deseja definir qual o número ótimo de vendedores para um determinado território cuja previsão anual de vendas é da ordem de R$ 3.000.000,00. Dados da empresa mostram que a produtividade mínima desejável por vendedor é de R$ 200.000,00, e o turnover anual de vendedores na empresa é de 20%.

Utilizando o método do potencial de vendas, o número ótimo de vendedores para a empresa é

Alternativas
Comentários
  • Para responder à questão, devemos acrescentar o turnover na previsão de vendas:

    R$ 3.000.000,00 + 20% = 3.600.000,00

    Depois é só dividir pela produtividade desejável por vendedor que encontraremos o número ideal de vendedores:

    R$ 3.600.000,00 / 200.000,00 = 18 vendedores.

  • Fiz de uma outra forma, mas que é bem semelhante: 3.000.000/2.000=15+20%=18.

  • Acertei a questão mas não sabia o que era Turnover...

    Turnover é um termo da língua inglesa que significa "virada"; "renovação"; "reversão" sendo utilizado em diferentes contextos. É um conceito frequentemente utilizado na área de Recursos Humanos (RH) para designar a rotatividade de pessoal em uma organização, ou seja, as entradas e saídas de funcionários em determinado período de tempo.

  • O problema é se o Turnover fosse 20% pra baixo, daria 12 e não 18. Existe o contrario de Turnover?

  • Caros colegas estudantes, não entendi o cálculo dessa questão. 

    = (3.000.000,00 + 20%) / 2.000.000

    = 3.600.000,00 / 2.00.000

    = 18

    Não entendi por que tenho que acrescentar os 20% de Turnover na previsão de vendas inicial. Alguém saberia dizer ou me dar alguma referência conceitual?

  • No método Semlow o cálculo do numero de vendedores deve levar em consideração a previsão de vendas como base no potencial de mercado da empresa, a produtividade mínima do vendedor, e o turnover anual de vendadores. Portantanto, dividindo-se a previsão de vendas pela produtividade mínima de cada vendedor corrigido pelo valor do turnover (rotatividade anual de vendedores) chega-se ao número ótimo de vendedores para a empresa.

    Administração de Marketing no Brasil - Marcos Cobra

    ou seja:

    3 000 000 / 200 000 + 20%

    15 + (20% de 15)

    resposta 18 letra D

  • formula = (vendas totais/ media de venda por vendedor) + (vendas totais/ media de venda por vendedor)x porcentagem de turnover

    número ótimo de vendedores

    3000.000/200.000 = 15

    considerando o Turnover ( pessoas que se desligam da empresa)

    15 X 20% = 3

    número ótimo 15+3 = 18

  • O gestor de vendas lida com atividades que se iniciam antes da concretização da negociação e continuam depois desta. Tal profissional determina a dimensão e a estrutura da força de vendas, recruta e seleciona os vendedores, descreve os cargos e pontos de atuação, realiza o treinamento e desenvolve ações de motivação e incentivo, prevê os objetivos, determina as estratégias e ações, avalia o desempenho da equipe e produz relatórios.

    De acordo com Gobe (2007), para determinar o tamanho da força de vendas, podemos utilizar pelo menos três métodos: da duração da visita, do potencial de vendas (ou de Semlow) e de carga de visitação.

    O método do potencial de vendas (ou de Semlow) quantifica os vendedores considerando a previsão de vendas da organização, o giro dos vendedores (turnover) e o volume de vendas desejo por vendedor.

    Assim, temos a fórmula:

    Número de vendedores = Previsão de vendas + Giro de vendedores x Previsão de vendas

                                                                                                   Volume desejado

    Número vendedores = 3.000.000 + (0,20 x 3.000.000) = 3.000.000 + 600.000 = 18

                                                                    200.000                                      200.000

    De acordo com a fórmula acima, podemos concluir que o número ótimo de vendedores para a empresa é o apresentado na alternativa D (18).

    Gabarito do Professor: Letra D.

    Bibliografia:

    - Gobe, Antonio Carlos Gobe; Fischer, Cesar Henrique. Administração De Vendas. Coordenação: Júlio César Tavares Moreira. Saraiva Educação S.A., 2017.

ID
1359460
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Frente a mercados cada vez mais globalizados, empresas locais encontram desafios significativos. Considere o caso de uma empresa local que contava com proteção governamental e passa a atuar em um mercado mais liberalizado como consequência de um acordo de integração econômica. Com as reformas realizadas no país e a abertura do mercado, essa empresa percebe que seus métodos produtivos são ineficientes, e seus produtos, ultrapassados, seus ativos competitivos são adequados somente à realidade anterior do mercado doméstico. Assim, a pressão para globalizar suas atividades elevou-se consideravelmente.

Levando em conta as estratégias competitivas para empresas locais, a empresa apresentada é classificada como

Alternativas
Comentários
  • DESENSORA: a globalização gerou uma fraca pressão na empresa e com isso ela consegue se defender focando nas suas vantagens competitivas

    EXTENSORA: a globalização gerou uma fraca pressão na empresa e ela resolve expandir suas ações em mercados externos parecidos com os seus

    DODGER: a globalização gerou uma grande pressão na empresa e com isso ela descobre que seus métodos de trabalho são defasados. Assim lhe resta três alternativas: redefinir seus negócio, criar joint ventures ou vender seu negócio.

    CONTENDORA: a globalização gerou uma grande pressão na empresa, mas ela tem capacidade de investir na sua modernização e disputar com as multinacionais.

  • Olá Bruno!

    Onde foi que vc conseguio esses conceitos? Procuro sem sucesso desde a prova... 

  • https://www.pontodosconcursos.com.br/cursosaulademo.asp?tr=4495&in=39057&seg=0

  • DODGER: a globalização gerou uma grande pressão na empresa e com isso ela descobre que seus métodos de trabalho são defasados. Assim lhe resta três alternativas: redefinir seus negócio, criar joint ventures ou vender seu negócio.

  • Qual o autor disso, gente ?

  • è cada uma que me aparece...Afff...A unica coisa que achei sobre isso foram reportagens...:(

     

  • ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS PARA EMPRESAS LOCAIS             

    De acordo com Dawar e Frost (1999, p. 121), o empresário doméstico deve ter claro quão forte é a pressão para globalizar na sua indústria e quão internacionalmente transferíveis são os recursos competitivos de sua empresa, pois esses parâmetros guiam as estratégias. De acordo com as estratégias adotadas, as empresas podem ser classificadas em quatro tipos: defender, extender, dodger, contender.

     

    Ø DEFENSORA: a globalização gerou uma fraca pressão na empresa, o que possibilita que as empresas domésticas podem defender o seu mercado interno. Ela consegue se defender focando nas suas vantagens competitivas, diferenciando-se no mercado doméstico e focando segmentos onde as multinacionais são fracas, pois a sua flexibilidade de mudar os produtos oferecidos é uma vantagem que as multinacionais, em geral, não possuem.

     

    Ø EXTENSORA: a globalização gerou uma fraca pressão na empresa e ela resolve expandir suas ações em mercados externos parecidos com os seus. Devem focar a sua expansão em mercados similares aos da base doméstica, usando suas competências desenvolvidas domesticamente.

     

    Ø DODGER: a globalização gerou uma grande pressão na empresa e com isso ela descobre que seus métodos de trabalho são defasados. Assim lhe restam três alternativas: redefinir seus negócio, criar joint ventures ou vender seu negócio.

     

    Ø CONTENDORA: a globalização gerou uma grande pressão na empresa, mas ela tem capacidade de investir na sua modernização e disputar com as multinacionais. Não obstante, existem empresas que, mesmo com a forte pressão da globalização, têm condições de transferir seus recursos e capitais para o exterior, que são as empresas competidoras (contender), as quais devem focar melhorias nas suas capacidades e recursos para se igualar às multinacionais, mas resguardando seu nicho de mercado.

  • To boba com o conteúdo dessa questão. Nunca escutei falar na vida. Vocês sabem a qual matéria está relacionado ?

  • https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/4066/000407153.pdf?sequence=1 - pag. 82

     

    Gabarito: A

  • Essa questão me fez lembrar a década de 90, com o governo Color. As empresas, principalmente de TIC, tiveram que rebolar para se adaptar ao mercado. Grande parte eram Dodger na minha opinião.

  • Resposta A

    Estratégias de Dawar e Frost 
     

    Quando o tema é globalização, as empresas domésticas precisam adotar determinadas estratégias. É a classificação de Dawar e Frost. Vejamos os tipos:

     

    • Defender: em um contexto de fraca pressão da globalização, é possível defender o mercado interno. A saída é focar nas vantagens competitivas próprias.

     

    • Extender: é possível, nesse mesmo contexto, planejar a ampliação desse mercado para o exterior, caso haja recursos. A saída é expandir para mercados similares no exterior.

     

    • Dodger: no caso de pressão forte da globalização e caso haja disponibilidade de recursos apenas internamente, a ideia é efetuar uma mudança substancial na empresa, realizando joint ventures (empreendimento em conjunto entre duas ou mais empresas) com as multinacionais, vendendo a empresa ou redefinindo o negócio.

     

    • Contender: apesar da forte pressão da globalização, a empresa tem condições de melhorar a sua capacidade e seus recursos para fazer face às multinacionais. São as empresas competidoras.

    Fonte: Prof. Vinicius Ribeiro e
    https://quizlet.com/7387883/global-chapter-6-flash-cards/
    https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/4066/000407153.pdf?sequence=1

    Bons estudos !!!

  • dodge
     vt 1 esquivar-se ao encontro, evitar, fugir de pessoa ou coisa que nos ameaça. 2 evadir, usar de rodeios.

     

    dodgy
     adj 1 astucioso, manhoso, ladino. 2 arriscado.

     

    fonte: dic. Michaelis.

     

    então, a banca é, ops, a empresa é dodger, i. é, só estava no mercado por causa da mamata protecionista

    acabou a proteção... sai do mercado... falência... igual aconteceu aqui no BR, na época pós Collor, como muito bem lembrado

     

  • Quando uma organização decide, ou é pressionada, a globalizar-se, empreendendo em mercados externos e/ou lidando com competidores internacionais no mercado interno, faz-se necessária a adoção de estratégias específicas. Dawar e Frost (1999) abordam quatro tipologias sobre o assunto: defender, estender, dodger e contender.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção que apresenta a classificação da empresa:

    A) Certo. No enunciado, a empresa deixou de contar com proteção governamental, seus processos produtivos são ineficientes, seus produtos são ultrapassados e seus ativos competitivos são adequados somente à realidade do mercado doméstico. Na tipologia dodger, a organização precisa passar por mudanças significativas, que podem incluir a redefinição do negócio, a realização de joint venture ou até mesmo a venda da empresa. Geralmente ocorre quando a organização é voltada para o mercado interno e recebe forte pressão para globalizar.

    B) Errado. Não encontrei a tipologia heater nos materiais de referência usados para comentar as questões.

    C) Errado. A tipologia extensora (extender) foca na expansão para mercados semelhantes aos que atua internamente e no uso de competências desenvolvidas em casa. A pressão para globalizar é considerada baixa.

    D) Errado. A tipologia defensora (defender) aproveita-se dos ativos locais no mercado, como seus diferenciais e vantagens competitivas, para defender o mercado interno. A pressão para globalizar é considerada baixa.

    E) Errado. A tipologia contendora (contender) concentra-se na melhoria das capacidades e dos recursos internos para enfrentar as multinacionais globalmente, com foco em nichos de mercado.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa A é a certa.

    Gabarito do Professor: Letra A.

    Bibliografia:

    - Dawar, N.  & Frost, T., Competing with giants, Survival strategies for local companies in emerging markets, Harvard Business Review Marche. April 1999.

ID
1359463
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O gerente de marketing queria testar os produtos de consumo da empresa no mercado. Para tanto, ofereceu o produto a um grupo determinado de consumidores. Uma semana depois, ofereceu o produto novamente a um preço pouco mais baixo que o normal. Repetiu o mesmo procedimento por mais cinco semanas e registrou quantos clientes selecionaram novamente o produto da empresa e o nível de satisfação desses clientes.

Esse método de teste de produto de consumo no mercado é denominado

Alternativas
Comentários
  • Em 2012 a Cesgranrio fez questão "idêntica" na Transpetro, segue resolução:

    Teste de mercado de produtos de consumo é uma busca da empresa em estimar, em tornar mais tangível quatro variáveis básicas que influenciarão bastante na decisão de venda: experimentação, primeira repetição, adoção e frequência de compra. Existem alguns métodos para fazer esse teste e tomar uma boa decisão.

    ONDA DE VENDAS: A descrição dessa pesquisa é exatamente o que a questão nos dá em seu enunciado. Oferece-se o produto gratuitamente a determinados consumidores. Depois, oferece-se o mesmo produto ou um concorrente a o preço mais baixo do que o normal. Essa oferta pode ser repetida, fazendo a onda de vendas. Nessa onda a empresa observa quantos consumidores escolheram novamente seu produto e o nível de satisfação deles. Essa pesquisa pode incluir algumas alterações nos conceitos de propagandas, sempre visando medir a reação dos consumidores.

    MERCADO-TESTE SIMULADO: Funciona como um experimento científico, com um pequeno passo a passo:
    – Seleciona um grupo de 30 ou 40 consumidores qualificados
    – Pergunta-se sobre a familiaridade ou pré-conhecimento da marca e suas preferências em determinadas categorias de produtos.
    – Esse grupo é convidado a assistir às propagandas da marca (conhecidos e novos) ou vendo anúncios impressos. Um dos anúncios fará propaganda de um novo produtos, mas sem nenhum destaque para ele, apenas como se ele fosse mais um.
    – Grupo vai para uma loja, com uma quantia em dinheiro onde podem comprar quaisquer produtos. Nesse estágio, a empresa consegue, pelo número de pessoas que compraram seus produtos ou dos concorrentes, ter uma noção da eficácia de suas propagandas.
    – Cada consumidor explica os motivos e suas escolhas, tenham eles escolhidos os produtos da marca ou concorrentes, os que escolheram da concorrência recebem uma amostra grátis da nova marca.
    – Após algumas semanas, todos recebem uma ligação entrevistando sobre uso, satisfação e intenção de recompra. É oferecida uma nova oportunidade para comprar.
    Esse método é razoavelmente preciso para indicar a eficácia da propaganda e as taxas de experimentação em um prazo mais curto e sem custos muito altos.

    MERCADO-TESTE CONTROLADO: Enquanto no “mercado-teste simulado” a empresa “cria” um mercado para testar, no controlado uma empresa de teste gerencia algumas lojas para o produto ser exposto, mediante determinada taxa. Tudo é controlado, posição geográfica das lojas, locais de exposição em vitrines e/ou prateleiras, displays e promoções no ponto de venda e os preços.
    Nesse método fica mais fácil a empresa testar a eficácia de suas promoções nos pontos de venda e avaliar fatores específicos de uma loja. A parte ruim é que as características do novo produto ficam ao alcance dos concorrentes.

    Dito isso, a questão é obviamente onda de vendas.

    http://admcomentada.com.br/mkt/49-cesgranrio-transpetro-administrador2012/


  • Pesquisa de onda de venda — oferece-se o produto sem custos a determinados consumidores, sendo que mais tarde se oferece a eles o mesmo produto ou de um concorrente a um preço um pouco mais baixo que o normal.

    Mercado-teste simulado — pergunta-se aos consumidores sobre a familiaridade com a marca e suas preferências, mostram-se a eles anúncios do produto, dá-se a eles uma pequena quantia de dinheiro e enviam-nos a uma loja simulada, onde suas compras são registradas e analisadas.

    Mercado-teste controlado — uma empresa de pesquisa gerencia um conjunto de lojas que expõe o novo produto mediante uma taxa.

    Mercados-teste — as empresas escolhem áreas completas de mercado onde introduzir seus produtos.


  • Só agora vi!!! hahahahaha Beijooooo Te amo!
  • Pesquisa de onda de venda


    A evolução do sistema de marketing multinível divide-se em ondas (períodos). Ou seja, cada onda possui características diferentes a que se refere ao modelo de sistema multinível e suas especificidades.

  • simulado = não real, virtual

     

    controlado = atores na pegadinha do silvio santos no supermercado

     

    onda = música do lulu santos (indo e vindo infinito)... nesse caso 5X

     

    além do mais.. já foi perguntado = em 2012

     

    alternativa E

     

    como acertar tudo em marketing?

    simples... marketing é persuasão... convencer os camundongos... ops...as pessoaa que ela precisam de algo inútil

    nessa questão: ensinar o rato... na quinta vez ele aprendeu o caminho do labirinto

    como disse o pai Kotler: marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros grupos

    não erra uma

     

     

  • A fim de aumentar as chances de sucesso na apresentação de novidades ao mercado, muitas organizações costumam adotar um sistema de inovação, composto por várias etapas: geração de ideias, seleção de ideias, desenvolvimento e teste de conceito, desenvolvimento da estratégia de marketing, análise do negócio, desenvolvimento do produto, teste de mercado e comercialização.

    No teste de mercado são obtidas informações valiosas sobre o potencial de mercado, os consumidores, revendedores e a eficácia do programa de marketing, que servirão de base para decidir se o processo produtivo será continuado, abandonado, reciclado ou ficará em stand by.

    De acordo com Kotler & Keller (2012), ao testar produtos de consumo, a organização busca estimar a experimentação, primeira repetição, adoção e frequência de compra por meio da utilização de quatro métodos de pesquisa: pesquisa de onda de vendas; mercado-teste simulado; mercado-teste controlado e mercados-teste padrão.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção certa:

    A) Errado. A pesquisa ininterrupta é um método de pesquisa realizado continuamente pelas organizações a fim de identificar oportunidades de melhoria (como as proporcionadas pelo benchmarking) ou ameaças (como os produto substitutos ou novos concorrentes) aos produtos, com os mais variados públicos.

    B) Errado. No mercado-teste simulado, compradores qualificados são convidados a assistir a anúncios publicitários de vários produtos (incluindo o objeto pesquisado); ao fim da exposição, os consumidores recebem uma pequena quantia em dinheiro e são incentivados a comprar produtos em uma determinada loja. A empresa observa quantos consumidores compram a nova marca e as marcas concorrentes, o que fornece uma avaliação da eficácia relativa da comunicação mercadológica.

    C) Errado. No mercado-teste controlado, a desenvolvedora do novo produto determina a quantidade e a localização das lojas em que deseja aplicar os testes. A empresa de pesquisa entrega o produto às lojas participantes e controla sua posição na prateleira, a determinação de preço e o número de exibições, displays e promoções nos pontos de venda. É possível mensurar a quantidade de itens vendidos (medida pelas leitoras de códigos de barras no caixa) e o impacto da propaganda e das promoções locais.

    D) Errado. O termo “role playing selling" pode ser traduzido como simulação de venda. Podemos pressupor que diz respeito ao método de pesquisa “mercado-teste simulado".

    E) Certo. Na pesquisa de onda de vendas, o produto é oferecido gratuitamente a determinados consumidores; nos dias à frente, oferece-se o mesmo produto, em ocasiões distintas, por um preço um pouco mais baixo do que o normal. Toda a pesquisa é acompanhada a fim de captar o nível de satisfação dos clientes.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa E é a certa.

    Gabarito do Professor: Letra E.

    Bibliografia:

    - Kotler, Philip & Keller, Kevin. Administração de marketing. Tradução: Sônia Midori Yamamoto. Revisão técnica Edson Crescitelli. 14. ed. – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

ID
1359478
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

A indústria R, que no custeio de seus produtos e nas avaliações gerenciais para as tomadas de decisão adota o método do custeio variável, apresentou as seguintes informações relativas somente a um de seus produtos:

• Custo variável unitário 7,00
• Despesa variável unitária 2,00
• Despesa fixa total 120.000,00
• Investimento realizado, exclusivamente para a produção desse produto 500.000,00
• Preço de venda unitário 15,00
• Retorno mínimo esperado, pela indústria, para o investimento realizado 10%
• O produto atinge o ponto de equilíbrio econômico (PEE) na comercialização de 80.000 unidades

Considerando exclusivamente as informações apresentadas pela indústria R, a contabilidade gerencial para a tomada de decisões e a relação do custo volume lucro, o total dos custos fixos, suportado pela indústria, referente a tal produto, em reais, é

Alternativas
Comentários
  • MCu = PV - CV - DV = 15 - 7 - 2 = 6

    CO = 10% de 500000 = 50000

    Qe(e) = (CF + DF + CO) / MCu

    Qe(e) = 80000 = (CF + 120000 + 50000) / 6

    CF = 310000

    OBS.: Qe(e) = ponto de equilibrio ECONOMICO

               CO = Custo de Oportunidade

  • não entendi como o colega chegou aos 310.000.  Queria uma outra explicação.


  • Amigo, acredito não haver outra explicação, pois essa questão é aplicação de fórmula... O que vc não entendeu?

  • A relação Custo/Volume/lucro é a relação que o volume de vendas tem com os custos e lucros.

    O planejamento do lucro exige uma compreensão das características dos custos e de seu comportamento em diferentes níveis operacionais.

    A relação entre os custos e as receitas em diferentes níveis de atividades pode ser representada gráfica ou algebricamente.

    A demonstração do resultado do exercício reflete o lucro somente em determinado nível das vendas, não se prestando à previsão de lucros em diferentes níveis de atividade.

    PONTO DE EQUILÍBRIO

    A empresa está no ponto de equilíbrio quando ela não tem lucro ou prejuízo; nesse ponto, as receitas totais são iguais aos custos totais ou despesas totais.

    Cálculo algébrico do Ponto de Equilíbrio

    RT  = Receita Total  RT =  PV x Q 

    CT  = Custo Total  CT =  CV + CF

    CDT = Custos + despesas totais

    CDF = Custos + Despesas  Fixas Totais

    CDV = Custos + Despesas  Variáveis

    PE (q) = Ponto de Equilíbrio em quantidade

    Mcu =  Margem de Contribuição Unitária  MCu =  PV – ( CV+DV)

    MCT = Margem de Contribuição Total  MCT = MCu x Q

    Margem de contribuição Percentual  =  MC% =  (MCu  x  100)/ PV

    PV = Preço de Venda da unidade 

    Q = Quantidade

    PE (q) =  CDF/Mcu  e  PE (valor) =   CDF/ [(Índice MC / PV)]

    Q =  [CDF/ Mcu] + L

    A análise das relações entre custo/volume/lucro e o conceito de ponto de equilíbrio têm algumas limitações:

    1 . Os custos fixos são fixos dentro de determinado volume de produção; se a empresa aumentar o volume de produção além de certos limites, seus custos fixos se elevarão, mas não proporcionalmente às quantidades.

    2. As retas de custos e despesas totais e receitas totais nem sempre são lineares.

    3. A análise supõe a existência de um único produto ou que a composição de vendas seja mantida.

    4. O volume de produção é praticamente igual ao volume de vendas, não havendo variações nos estoques iniciais e finais.

    A análise do Ponto de Equilíbrio é fundamental nas obrigações referentes a investimentos, nos planejamentos de controle de lucro, no lançamento ou corte de produtos e para análise das alterações do preço de venda, conforme o comportamento do mercado.

    Bons estudos!

  • DF = Despesas Fixas

    DV = Despesas Variáveis

    PEE = Ponto de Equilíbrio Econômico

    CF = Custos Fixos

    CV = Custos Variáveis

    MC = Margem de contribuição

    LL = Lucro Líquido


    DF  = 120.000

    PEE =  80.000

    LL  =  50.000

    CVeDV = 7 + 2 

    MC = 15 - 9 -> 6

    PEE = (CF + DF + LL )/ MC

    80.000 x 6 = CF + 120.000 + 50.000

    480.000 = CF + 170.000

    CF = 310.000


    Fé em DEUS! Vamos chegar lá!

  • Alguma dica de como identificar se a questão quer o Ponto de Equilibrio contabil, financeiro ou economico?? seria só pelos dados que ela mostra mesmo?

  • Colega Amanda Oliveira, a questão sempre deixa claro qual é o tipo de ponto de equlíbrio que ela quer que você calcule. Nesse caso ela nem pediu o ponto de equilíbrio, já forneceu o valor, e ainda assim deixou claro que este é o econômico. 

  • MCu=Pv-(CV+DV) --> 15-(7+2) = 6
    PtoEq = ((Cf+Df)+ML )/MCu --> 80.000=(Cf+120.000+50.000)/6-->310.000

    ML = Margem de Contribuição que é o Retorno mínimo esperado - 10% de 500.000

     

  • Margem de Contribuição:

    15 - (7+2) = 6

    Custo de Oportunidade: 10% do investimento = 10% * 500.000 = 50.000,00

    P.E.E. = (CF + DF + Custo Oportunidade) / MC

    (CF + 120.000 + 50.000) / 6 = 80.000

    CF = 480.000 - 170.000 = 310.000

  • equilibrio (sem investimento): rec = desp

    15 x 80000 = 120000 + CF + 9 x 80000

    CF = 360000 = CTt (compreende todos os gastos, inclusive investimento)

    portanto, deste CF tiro 50000 já gasto / investido: CF' = 310000 (C)

     

    Mae & Filho S/A:

    para fazer suco pra vender na esquina precisa de R$ 100 para a mesinha (CF = CFt), alem de R$ 1 de polpa pra cada 300ml que vender (CV)

    mamae tinha investido R$ 20 no negócio:  CFt = 100, CF' = 80

     

    outro modo:

    equil: Σ receitas = Σ tudo que foi gasto

    15 x 80000 = 120000 + CF + 9 x 80000 + 50000

    CF = 310000

     

    nem precisa saber o que é MC, pois CF ≠ zero


ID
1359481
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No planejamento agregado da produção, os gestores da área de operações de uma empresa fabril desenvolvem planos de médio prazo sobre como produzirão seus produtos.

O planejamento agregado, entendido como um processo, geralmente apresenta como primeira atividade

Alternativas
Comentários
  • Primeira etapa:

    · Agrupar os produtos em famílias afins;

    · Estabelecer o horizonte e os períodos de tempo a serem incluídos no plano;

    · Determinar a previsão da demanda destas famílias para cada período no horizonte de planejamento;

    · Determinar a capacidade de produção pretendida por período, para cada alternativa disponível (turno normal, turno extra, sub-contratações, etc.);

    Segunda etapa:

    1. Definir as políticas de produção e de estoques que balizarão o plano (por exemplo: manter um estoque de segurança de 10% da demanda, não atrasar entregas, ou buscar estabilidade para a mão-de-obra, etc.);

    2. Determinar os custos de cada alternativa de produção disponível respeitando as restrições de capacidade produtiva;

    Terceira etapa:

    3. Eleger o plano mais viável.


  • Eu fiquei em dúvida entre a questão B e C, pelo motivo de que como o planejamento é na PRODUÇÃO e não no produto, eu já achei que ele já estivessem a estimativa de venda do produto.

  • Planejamento lembra PREVER.

  • li uma vez... pareceu dificil.. mas depois

     

    a alternativa D (totalizar p/ todos)... só pode ser feita depois da C (prever para cada um)

     

    então, no "empurrado"... primeiro vem C, depois os outros

    • ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO III
    • Podemos classificar três funções básicas no planejamento da produção:
    • Planejamento agregado de produçãoConsiste no planejamento das atividades produtivas de uma organização de forma a alcançar os objetivos da empresa, maximizando a eficiência operacional do sistema. Baseia-se na previsão de demanda e procura especificar como a capacidade do sistema será usada para satisfazer essa demanda prevista. O plano agregado define o volume de produção, os níveis de inventários e estima o tamanho da força de trabalho, de modo a minimizar os custos da organização.
    • Programas de produção detalhados – Derivam do planejamento agregado, mas especificam quantidades, qualidades, tempos e locais de produção. Lidam com uma previsão de demanda parcialmente desagregada, que requer uma visão detalhada dos recursos que serão utilizados e das demais necessidades de produção.
    • Planejamento de necessidades de materiaisBusca determinar com precisão os recursos e materiais necessários para a execução dos planos de produção.

ID
1359484
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

A maioria dos métodos utilizados para o planejamento da produção considera a demanda como sendo fixa. No entanto, a cada período, o plano gerado é revisto para incorporar as informações de mercado mais recentes. As opções existentes para mudar os níveis de produção implicam custos relevantes, sendo o mais difícil de ser estimado o custo de

Alternativas
Comentários
  • Acho que o atraso de entrega é o mais difícil de estimar porque  além de custos financeiros, também causam danos à imagem da empresa e esse prejuízo é de difícil mensuração.

  • Todos os outros custos estão relacionados com o ambiente interno, ou seja, a empresa tem controle sobre eles,mas a entrega depende de terceiros, por isso é o mais difícil prever


  • Fiquei entre a A e E...marquei a errada! Bela observação ao citar a imagem da empresa, que é de difícil mensuração.


ID
1359487
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Os fabricantes japoneses ajudaram a desmitificar a crença na existência da relação entre busca da qualidade e baixa produtividade. Eles mostraram ao mundo que, se o setor de produção faz certo da primeira vez e produz produtos e serviços sem defeitos, os desperdícios são

Alternativas
Comentários
  • O conceito de lean manufacturing busca a eliminação de todo e qualquer tipo de desperdício, reduzindo os custos e aumentando os lucros.


ID
1359490
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A comunicação entre as partes de uma cadeia de suprimentos é de grande relevância; no entanto, certos tipos de informação podem gerar impactos em toda uma cadeia, gerando o conhecido “Efeito Chicote”.

NÃO constitui uma causa desse efeito o(a)

Alternativas
Comentários
  • Letra D - a "estabilidade" não constitui uma causa do efeito chicote e sim a "instabilidade" constitui uma causa.

    Com o "efeito chicote" como haverá variações no processo produtivo, poderá haver uma precificação diferente dos produtos.

  • O que causa o efeito chicote é:

    Variação da procura - acontece quando o que o mercado procura nós não temos ou não temos o suficiente para atender.

    Racionamento - Apesar de eu não entender, a explicação é que ocorre o efeito chicote quando é comprado quantidades maiores que a necessária.

    Lotes de compra e produção-  Com o acúmulo de pedidos.

    Variação de preços - Com preço baixo, grande procura, quando volta a situação normal, pequena procura. Neste último momento o estoque fica maior.

  • O efeito chicote surge de um desequilíbrio da oferta e da demanda. Através de um sistema eficiente de Gestão SIG e o emprego de ferramentas de TI como: VMI (estoque adm pelo foenecerdor), EDI (Troca eletrônica de dados ou Electronic Data Interchange etc podemos controlá-lo.

    Este artigo explica bem o EFEITO CHICOTE:

    http://gcmeneghellologistica.blogspot.com.br/2012/04/o-efeito-chicote-na-cadeia-de.html


  •   O efeito chicote é um fenômeno logístico resultado da discrepância entre as demandas previstas e as demandas reais de produtos e materiais. Em outras palavras, este efeito corresponde ao aumento da procura de um determinado bem de consumo com pouca disponibilidade em estoque ou ao aumento do estoque para atender a uma demanda que não existe efetivamente.
       As pequenas variações na procura de produtos por parte dos consumidores podem ocasionar grandes mudanças nos pedidos, afetando fornecedores, distribuidores e varejistas em termos financeiros e também de gestão. Como essas alterações são frequentes, porém momentâneas, elas acabam dificultando o estabelecimento de um perfil de consumo e o acesso a uma real demanda, além de gerar custos de produção para abastecer o estoque com itens que o consumidor nem sempre quer comprar.

    Causas:

    - Alterações na oferta e na procura: Este tipo de variação causa instabilidade na cadeia de consumo e prejudica o suprimento das demandas, refletindo diretamente em todos os agentes da cadeia. É exatamente o caso do exemplo acima.

    - Flutuação de preços: A variação nos preços, ocasionada normalmente pelas liquidações e promoções, acabam aumentando as vendas e gerando uma falsa ilusão de demanda, já que com preços normais o volume de vendas não seria o mesmo. O número de clientes finais é mascarado, impedindo assim um bom trabalho de suprimento.

    - Formação de lotes: A fim de reduzir os custos, as fornecedoras agrupam os pedidos e optam por trabalhar com lotes. No quesito economia imediata, a decisão é válida. Entretanto, os lotes geram fluxos irregulares, que posteriormente podem refletir na cadeia de abastecimento e causar o efeito chicote. Além disso, ao estabelecer um pedido mínimo e máximo de lotes, a empresa está sujeita a vender bastante em um período e ficar muito tempo sem receber novos pedidos. É o preço que se paga!

    - Situações de racionamento: Quando há a possibilidade de determinado produto faltar no mercado, mesmo que o consumidor não precise deste item, há grandes chances de que ele compre mais do que normalmente compraria. Esta situação amplia ainda mais o efeito chicote dentro da cadeia de distribuição.

  • Efeito Chicote: exemplificando


    Uma maneira fácil e concreta de compreender melhor o efeito chicote é pensar no exemplo das tendências tecnológicas. O fornecedor investe na produção de celulares de última geração, os mais procurados do momento. A atacadista, por sua vez, prevê a grande demanda e faz um enorme pedido. A empresa varejista decide fazer suas apostas e também encomenda os celulares. Nesse meio tempo, um outro modelo de celular ainda mais leve, mais moderno e mais barato é lançado. O consumidor imediatamente muda seu desejo e não quer o aparelho anterior, mas o lançamento. O fornecedor, no entanto, não tem o novo produto desejado pelos clientes no estoque, já que apostou e investiu no outro. A este tipo de desajuste é atribuído o nome de efeito chicote. Fácil, não é mesmo?


ID
1359493
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Os gerentes de operações, quando adotam o planejamento das necessidades de materiais – MRP, fazem-no, dentre outros motivos, buscando melhorar o serviço ao cliente e reduzir investimentos em estoques.

O sistema MRP apresenta entradas e saídas, e uma de suas saídas principais é o(a)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E, mas não sei não. DIAS (2010) discorre:

    ELEMENTOS DO MRP

    O processo inicia-se a partir da informação de “quanto” e “quando” o cliente deseja consumir. O MRP, então, “explode” essas informações para cada item componente do produto final. A Figura 2.44 permite-nos visualizar a operação do sistema MRP. Conheceremos agora os elementos que interagem com o MRP propriamente dito. 

    Programa-mestre de produção: baseado na carteira de pedidos dos clientes e nas previsões de demanda, o programa-mestre de produção, também chamado MPS (Master Production Schedule), é quem orienta todo o sistema MRP. O MPS alimenta o MRP com as informações sobre o produto final, ou seja, quais os componentes e quando serão agregados ou transformados no produto final planejado. Seu horizonte de planejamento é normalmente de um ano, dividido em semanas. 

    Lista de materiais: fazendo uma analogia à preparação de um bolo, podemos dizer que as listas de materiais são a receita que especifica os “ingredientes” para a preparação do MRP. Elas contêm as quantidades exatas de matérias-primas, componentes e sub-rotinas que determinarão a confecção do produto final. Além de especificar, as listas de materiais determinam o momento em que os materiais devem estar disponíveis e identificam suas relações de dependência com outros materiais e com o produto final.

     

  • Também achei essa questão esquisita, acho que também caberia a lista de materiais, bom sei lá.

  • Gabarito: E (Programação de Pedidos)

    MRP:
    Planejamento das requisições (necessidades) de materiais.
    É um sistema que inter relaciona as áreas de compras, planejamento de materiais, produção, planejamento da produção, marketing, previsão de vendas, finanças... e que tem com objetivo minimizar o conflito entre os interessados pelo material e otimizar o investimento total em estoque a fim de atender de forma eficiente o cliente.


  • MRP (Material Requirement Planning)


    O MRP, ou planejamento de necessidades de materiais é um sistema lógico de calculo que converte a previsão de demanda em programação da necessidade de seus componentes. A partir do conhecimento de todos os componentes de um determinado produto e os tempos de obtenção de cada um deles, podemos, com base na visão de futuro das necessidades, calcular o quanto e quando se deve obter de cada item, de forma que não haja falta e nem sobra no suprimento das necessidades da produção.

    http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/conceitos-basicos-do-mrp-material-requirement-planning/26507/

  • São considerados imputs(entradas) do MRP:

    PMP (programa mestre de produção);Arquivo lista de material/árvore estrutura do produto, Arquivo registro de estoque (ARE)/ Arquivo de inventário (AI). Fonte: Administração da produção edição compacta
    Autores: Nigel Slack, Stuart Chambers, Christine Harland, Alan Harisson, Robert Johnston.

    A programação do pedido na verdade é um imput do PROGRAMA MESTRE DE PRODUÇÃO.

    Resposta: E 


  • Poderia ser a letra C, pois ao final da rodada o MRP atualiza a situação do estoque de cada componente.

  • SAÍDA E ENTRADAS DO MRP:
    SAÍDAS
    1- Plano das necessidades dos metarias que a organização planeja;
    2- Emissão dos pedidos ou reprogramação dos mesmos em aberto;
    3- Planejamento ou plano das necessidades de capacidade dos gargalos;
    4- Emissão dos documentos para o piso de fábrica;
    5- Programa para os fornecedores;
    6- Relatórios de avaliação de desempenho.


    ENTRADAS
    1- Plano metre de produção;
    2- Avaliação e registros dos inventários;
    3- Registro da estrutura dos materiais - BOM - Bill of Material.

  • não queime a pestana... decore essa figura...depois me agradeça...

     

    http://www.allsyllabus.com/aj/note/Information_Technology/Operations%20Management/Lecture%20Notes%20of%20Unit%20-5/MRP%20Structure1.PNG

     

    order = pedido (vale até em restaurante)

     

     

     

  • Só pra dizer que os comentários dos amigos estudantes são melhores que o da doutora professora que comenta a questão. Não gaste, concurfriend, seu dinheirinho com assinaturas! ;) 


ID
1359496
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A empresa ALFA está tentando reduzir custos na aquisição de determinados insumos de produção. Ela decidiu utilizar o modelo de Lote Econômico de Compra – LEC – para estimar o volume a ser comprado da peça B17. Sabe-se que a sua demanda anual é de 200 peças, o custo para manter uma unidade dessa peça em estoque durante um ano é de R$ 1,00, e o custo médio para emitir um pedido de compra é de R$ 4,00.

Qual o LEC de peças B17?

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO que cobra do candidato o conhecimento sobre a fórmula do Lote Econômico de Compra. 

    LEC: √ 2 x CUP x D / CA


    Legenda:

    CUP: Custo de Pedido

    D: Demanda

    CA; Custo de Armazenamento.


    √ 2 X 4 x 200 / 1

    √ 1600

    40

  • Alguém pode ajudar? Usei a fórmula e cheguei no número 1600, como vocês fizeram depois pra achar o 40?

  • LEC = (2.B.D / Pu.I)1/2

    LEC:

    Lote Econômico de Compra;

    B:

    Custo Unitário do Pedido

    D:

    Demanda Anual

    Pu:

    Preço Unitário do item (valor da compra);

    I:

    Taxa de armazenamento dada em % ou valor do armazenamento para o período;


    PU X I = 1,00
    Assim--> lec= 2x4x200/1 ^1/2  = 40  ou "raiz quadrada" de 1600

  • Alternativa D.

    Consegui entender melhor através desse site: http://www.logisticadescomplicada.com/entendendo-o-lote-economico-de-compras-lec-ou-eoq/



  • gente, cadê o custo de manutenção de estoque? 

  • Letra D.

     

    Comentário:

     

    Quantidade= 200 un.
    custo pedido = 4,00
    custo estoque= 1,00


    √ 2 . A . S / IC

    √ 2 . 200 . 4 =

    √ 1600/ 1 =

    √ 40

     

     

    Atenção para 2 pontos que acho importante:

     

    1. Quando o estoque tem porcentagem será necessário multiplicar o IC (taxa x custo estoque), o que não é o caso da

    questão pois já está embutido.

     

    2. Ao final deve-se calcular a raíz quadrada do resultado.

  • Para achar a raiz quadrada de 1600 tem que fatorá-lo. 

  • LEC = (2.Cp.D/Ce) ½

     

    Cp= Custo do pedido

    D= Demanda

    Ce= Custo do estoque

     

    LEC= (2.4.200/1)½

    LEC= 40

  • Mas a questão diz que o custo de armazenagem anual é de R$ 1,00 por unidade, logo, pensei que seria 1 x 200 = R$ 200,00. Alguém poderia me esclarecer...

  • Veja que começará a ficar fácil!

    Vamos organizar a parte “superior” (numerador): 

    2 x Demanda x Custo do Pedido

    Demanda = 200

    Custo do pedido = R$ 4,00

    Vamos fechar essa parte: (2 x 200 x 4) = 1.600

    Agora a parte de baixo (denominador):

    Custo de armazenagem: R$ 1,00

    Logo, basta fazer a conta: 1.600 / 1 = 1.600

    E agora é só tirar a raiz quadrada de 1.600 = 40

    Logo, o lote econômico será de 40 unidades.

    Gabarito: D

  • Grifo meu: Não esquecer o 2 na formula


ID
1359499
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais

“Kanban” é uma palavra japonesa que significa sinal visível ou apenas cartão. Uma determinada estação de trabalho apresenta um volume de produção de 300 peças por hora e leva 15 minutos para receber um contêiner com peças a serem processadas.

Sabendo-se que cada contêiner contém 15 peças, qual é o número de kanbans necessários para controlar essa produção?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E. Bem, eu fiz dessa forma. Mas pessoal, compartilhem seus cálculos. 


    300 pç ------------------------ 1 hora

    15 pç --------------------------- x


    1 hora ---------------- 60 minutos


    60 / 15 = 4

    300 pç/15 pç = 20


    20 pç ------------------- 4 


    5 kanbans necessárias.

  • Calculei diferente.

    Se a estação de trabalho faz 300 pç/h, logo tem-se que faz 5 pç/min.

    Como cada conteiner possui 15 pç, eles se esgotam em 3 min.

    Como cada conteiner demora 15 min para chegar, serão necessários 5 conteiners para que não haja ociosidade na produção.

    Assim, são necessários 5 kanbans para identificar cada conteiner.

  • Regra de três simples:

    1h = 60 min

    300p..........60min

       x ...........15min

    x = 75 peças 

    75/15 = 5 "kanban"

  • Depois de ver a resposta é fácil encaixar um cálculo. A explicação do Rafael Lopes faz muito sentido!

  • Trata-se de um sistema kanban com 1 cartão.

    A regra de três só deu certo pois como não se falou em fator de segurança o mesmo é zero.

    A formula do numero de kanbans é:

    N = (Q/D) . Tprod . (1 + S)]

    D = demanda ou volume de produção (na unidade de tempo dada) = 300 peças/hora

    Q = lote por contenedor ou cartão = 15 peças por conteiner

    Tprod = lead time de produção = 15min / 1 hora = 15 min / 60min = 0,25

    S = fator de segurança = não foi citado, considerar igual a 0.

    N = (Q/D) . Tprod . (1 + S)]

    N = (300/15) . (15min/60min) (1 + 0)

    N= 20 . 0,25 . 1

    N = 5 kanbans


  •  ERICK ROMARIO, qual sua  fonte?

  • eu fiz assim:

    300 peças/hora

    1 hora=60 minutos=4 viagens de 15 minutos= 60 peças (ou seja, em uma hora 1 conteiner leva 60 peças)

    agora, 300 peças/60=5

    são necessários 5 conteiners para levar as 300 peças no período de 1 hora.

    Espero ter ajudado!

  • https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=11&cad=rja&uact=8&ved=0CFcQFjAK&url=http%3A%2F%2Fwww.unifra.br%2Fpos%2Fgestaoprodutos%2Fdownloads%2FAula%25207.ppt&ei=rJaRVYaoCsaRsAWp6LrYCw&usg=AFQjCNHOdvpx0F6MkL5mTFYuDTYE2mSekA&sig2=q8MilScgS78ROfaLHWGBhw&bvm=bv.96783405,d.b2w

  • Eu fiz assim:

    1h = 4 x 15min

    Como demora 15min para chegar um Contêiner 

    as 300p demoram 1h e 15min como tempo total

    o que nos leva a concluir 5 x 15min

    como cada Kanban armazena 15 peças. Será necessário 5 kaban 

  • KANBAN = Demanda por minuto x Leat time do container x (1 + Fator de segurança)

                                                        Capacidade de peças no container

     

    Demanda por minuto = 300/60 = 5

    Lead time = 15

    Fator de segurança = 0 (não foi dado)

     Capacidade de peças no container = 15

     

    5*15(1+0)/15 = 5

     


ID
1359502
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um analista observou que a média das remunerações recebidas pelos 100 empregados que responderam a uma determinada pesquisa estava muito baixa: R$ 2.380,00. Após investigar, verificou que 15% das respostas estavam com valor nulo e todas elas eram referentes às respostas dos empregados que se recusaram a responder a esse quesito, embora recebessem remuneração.

Retirando essas observações nulas, a média dos salários dos respondentes é, em reais,

Alternativas
Comentários
  • m=soma/quantidade

    (s1+s2+s3+s4+...+s100)/100=2380

    15/100*100=15  -> 85 contribuíram 

    2380*100= 238000

    238000/85=2800;

  • Primeiro, precisamos saber o valor total, que é igual a 100 X 2380 = 238.000,00

    100 empregados - 15% = 85 empregados

    Como somente 85 empregados responderam... Pegamos o valor total (238.000,00) e dividimos pelos que efetivamente responderam (85) = 238.000/85 = 2800

  • Regra de 3:

    85% --- 2.380

    100% --- x

     

    85x= 238.000

    x= 2.800

     


ID
1359505
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um analista observou que a média das remunerações recebidas pelos 100 empregados que responderam a uma determinada pesquisa estava muito baixa: R$ 2.380,00. Após investigar, verificou que 15% das respostas estavam com valor nulo e todas elas eram referentes às respostas dos empregados que se recusaram a responder a esse quesito, embora recebessem remuneração.

Inicialmente, o analista registrou variância dos salários, em reais2 , igual a 2.835.600,00.

Retirando as observações nulas, a média dos quadrados dos salários dos respondentes é, em reais2 , aproximadamente,

Alternativas
Comentários
  • Alguém saberia resolver essa questão?

    Obrigada!!

  • Também não consegui chegar na resposta.

  • Essa questão é chatinha mesmo!

    O primeiro passo é corrigir a média, retirando as observações nulas. Sabemos que 15 delas são 0. Logo:

    média = 2380.

    Somatório antigo = 2380*100 = 238.000

    nova média = 238.000 / 85 = 2800.

    Para continuar, tem que saber a propriedade: VAR = diferença entre a média dos quadrados (vou chamar de x2) pelo quadrado da média (vou chamar de (x)2 ). 

    Sabemos então que:

    x2 - (x)2 = 2.835.600.

    Conhecemos (x)2. É 2380 ^2 = 5.664.400.

    Portanto, a média dos quadrados original é:

    x2 = 2.835.600 + 5.664.400 = 8.500.000.  Aqui ja dava pra matar, pq a única resposta maior que isso é a letra (A). Mas vamos continuar.

    Para encontrar a nova média dos quadrados, tem que seguir o mesmo raciocínio da correção da média.

    Somatório da x2 (antiga) = 8.500.000 * 100 = 850.000.000

    nova x2  = 850.000.000 /85 = 10.000.000 - letra (A)

  • Olá Leonardo,

    Como vc achou esse valor de 5.664.400?

    Atenciosamente,


    Angelica

  • De acordo com o enunciado, teremos:

    Quantidade de remunerações (N) = 100

    Média 

    Variância 

    Quantidade de Respostas com Valor Nulos:

    15% de 100 = 15

    Pelas fórmulas:

    Média:



    Variância:




    Substituindo valores na média:





    Em seguida na variância:






    Dividindo por 100 - 15 = 85 (15%), encontraremos a média dos quadrados dos salários:







    Resposta: Alternativa A.
  • Oi Leonardo, pode explicar melhor a parte da VAR? Como achou os valores x2 e (x)2.

  • Podemos encontrar a variança através da seguinte fórmula, que é usada quando não conhecemos os valores (como é o caso da questão, em que não é dado o valor de cada n):

     

    Variança = média dos quadrados (Vamos chamar de X) - o quadrado da média (Vamos chamar de Y). A questão pede justamente a média dos quadrados após a retirada dos "0", mas, ela dá a variança inicial, antes de retirar os valores "0". Por isso, precisamos usar a fórmula considerando os valores iniciais para então substituir. veremos passo a passo:

     

    1) Usar a fórmula considerando os dados iniciais (onde n = 100):

    V = 2.835.600 = X - Y

    Sendo Y = quadrado da média = 2.380^2 = 5.664.400

    Logo, 2.835.600 = X - 5.664.400 ========> X = MÉDIA DOS QUADRADOS (quando n é 100) = 8.500.000

     

    2) Encontrar a média dos quadrados para n = 85

    Bom, o raciocínio é o seguinte:

    A média dos quadrados = Somatório dos quadrados dividido por n. É só pensar no cálculo de qualquer média. Soma os itens e divide por n.

    Logo, 8.500.000 = Somatório dos quadrados / 100. Logo, o somatório dos quadrados = 850.000.000

    Como retiramos apenas valores 0, esse somatório não irá mudar

    Conclusão, a média dos quadrados para a situação 2, após a retirada dos "0", é 850.000.000 / 85= 10.000.000 (Letra a)

     

     

     

     

  • VARIANCIA DOS SALARIOS: MEDIA DOS QUADRADOS - QUADRADO DA MEDIA

    2.835.600 : MEDIA DOS QUADRADOS - 2380

    MQ: 2.835.600 + (2380)^^2

    MQ: 2.835.600 + 5.664.400

    MQ: 8.500.000

    8.500.000 X 100: 10.000.000

    85


ID
1359508
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um candidato a um programa de pós-graduação precisa passar por dois tipos de prova: oral e escrita. Os resultados das provas são independentes, e as probabilidades de aprovação são de 1/4 na prova oral, e 3/4, na prova escrita.

A aceitação do aluno está vinculada à aprovação em duas provas consecutivas em uma série de três aplicadas na ordem: oral, escrita, oral.

Qual é a probabilidade de aprovação do candidato?

Alternativas
Comentários
  • Para ser aceito no programa, o candidato precisa passar em, pelo menos 2 provas consecutivas. Desta forma, ele pode ser:


    Aprovado na 1ª prova oral; Aprovado na prova escrita; aprovado na 2ª prova oral. 

    ou

    Aprovado na 1ª prova oral; Aprovado na prova escrita; reprovado na 2ª prova oral. 

    ou

    Reprovado na 1ª prova oral; Aprovado na prova escrita; aprovado na 2ª prova oral.


    As probabilidade ficam assim:


    1/4 * 3/4 * 1/4 = 3/64

    1/4 * 3/4 * 3/4 = 9/64

    3/4 * 3/4 * 1/4 = 9/64


    A soma das probabilidades resulta em 21/64, gabarito E.

  • e) 21/64 

    Seria 9/64 a possibilidade de passar ou a partir da 2° prova ou a partir da 2° prova. Porque há a possibilidade de ele passar nos 3 testes, a possibilidade é de 21/64

  • prova oral po(a)=1/4

               po(r)=3/4

    prova escrita pe(a)=3/4

                  pe(r)=1/4

    probabilidade aprovações:

    aprovação na oral e aprovação na escrita e reprovação na oral

    ou

    reprovação na oral e aprovação na escrita e aprovação na oral

    ou

    aprovação na oral e aprovação na escrita e aprovação na oral

       1/4*3/4*3/4  = 9/64

    +

      3/4*3/4*1/4   = 9/64

    +

      1/4*3/4*1/4  =3/64

    9/64+9/64+3/64 = 21/64 

       


  • Acho questionável o gabarito. Pois se a aceitação do aluno está condicionada à aprovação em duas provas consecutivas ele poderia ser aprovado nas duas primeiras e não realizar a terceira.

  • Não realizar a 3ª prova é a mesma coisa que reprovar! Quando você tem uma prova na faculdade, colégio... e você não vai realizá-la o que acontece?

  • Não é uma questão fácil. Mas eu entendi a explicação do professor. Se ele for aprovado nas duas primeiras, tanto faz o resultado da última, não consideramos isso. Agora, na segunda opção temos que considerar que ele foi reprovado na primeira. Questões de probabilidade não são tão fáceis. Cada questão traz algo novo.