-
CORRETO!
De fato, o surgimento do conflito intergrupal aumenta a coesão grupal e separa o grupo dos demais.
-
Havendo conflito intergrupal, a tendência é o aumento da coesão interna de cada grupo.
Uma das desvantagens do trabalho em grupo é a perda da liberdade individual, da noção de "eu" em detrimento da noção de "nós".
Quando aumenta a coesão de um grupo, ele tende a ficar mais fechado para as ideias e influências externas.
Esses dois aspectos (perda da liberdade individual e fechamento) diminuem a eficácia do grupo.
-
Achei a questão contraditória... Se o grupo está mais coeso, por que há perda de eficácia em seu desempenho?
-
Um elevado nível de coesão grupal pode propiciar um ambiente organizacional com mais sinergia e menos conflito. Mas, de acordo com alguns especialistas da área de gestão de pessoas, quanto mais coeso for um grupo mais semelhante será a produção de seus participantes individualmente.
Esses especialistas também afirmam que grupos muito coesos podem ser vítimas do “pensamento grupal”, ou seja, os membros preocupam-se em obter uma concordância geral, que as normas para o consenso passam por cima da avaliação realista das alternativas, e isso pode acarretar uma deterioração da eficiência mental do individuo, do seu senso de realidade e de julgamento moral como resultado da pressão do grupo.
Em síntese, uma elevada coesão grupal permite a divisão de conhecimentos e habilidades entre os integrantes e proporciona um ambiente mais dinâmico e harmônico. No entanto, as empresas precisam analisar o nível de coesão existente entre os colaboradores, de forma que essa não influencie para uma queda de rendimento e de criatividade individual. Para isso, o desenvolvimento de técnicas para monitorar o tamanho de um grupo, encorajar as pessoas a assumirem posicionamentos distintos e estimular a discussão ativa a respeito de uma decisão são algumas ações que, se tomadas pelos gestores adequadamente, minimizam o pensamento grupal e auxiliam no alinhamento dos interesses do grupo às estratégias da organização.
-
Questão capciosa, que induz o candidato ao erro.
No entanto, temos que nos atentar que quando a questao coloca que há o aumento da coesão grupal por causa do conflito entre dois grupos, na verdade essa coesão ocorre UM DOS GRUPOS e não nos dois grupos concomitantemente, ou seja, 1 grupo se torna mais coeso em relaçao ao outro o que acaba por torna-lo mais fechado em relaçao aos demais e menos eficaz dificultando seu desempenho.
Bons estudos pessoal!!
-
Um dos efeitos positivos do conflito:
- Estimula a identidade do GRUPO, ou seja, aumenta a coesão grupal.
Um dos efeitos negativos do conflito:
- Consequências indesejáveis para a organização que podem prejudicar o DESEMPENHO.
Boa sorte a todos!
-
Quando a teoria se afasta demais da prática, esse tipo de afirmação é considerada verdadeira: "quando um grupo entra em conflito com outro, um dos efeitos é o aumento da coesão grupal, o que leva à diminuição da liberdade individual e à perda de eficácia quanto ao desempenho do grupo". Eu entendi a boa explicação transcrita pelo colega Júlio, mas não é isso que a questão diz.
Falar que se X --> Y é próprio de uma ciência exata. E administração está longe de ser uma ciência exata.
Tem examinador do CESPE que nunca deve ter pisado em uma repartição pública ou em uma empresa privada.
Há vários outros fatores que podem estar envolvidos no grau de liberdade individual e na eficácia de grupo, podendo haver um grupo coeso e que ao mesmo tempo respeite as individualidades e seja eficaz.
-
EXPLICANDO;;;;; POR PARTES!
Quando um grupo entra em conflito com outro, um dos efeitos é o aumento da coesão grupal, o que leva à diminuição da liberdade individual e à perda de eficácia quanto ao desempenho do grupo.
1º Quando um grupo entra em conflito com outro, um dos efeitos é o aumento da coesão grupal - NESSE CASO CADA GRUPO EM CONFLITO SE UNE PARA COMBATER O OUTRO. lembre-se goesão grupal e não intergrupal.
2º o que leva à diminuição da liberdade individual - as pessoas que compõem o grupo passam a assumir os interesses do grupo, seu grupo, e não os próprios no momento do conflito.
3ºperda de eficácia quanto ao desempenho do grupo - o grupo quando se forma é pra trablhar e não pra brigar. Quando tem conflito eles deixam de trablhar pra tá brigando e há diminuição da eficácia do trablho!
só!!!
-
De acordo com Robbins, pg. 198 (Comportamento Organizacional)
Coesão
Os grupos diferem em relação à sua coesão, ou seja, o grau em que os membros são atraídos entre si e motivados a permanecer como grupo. Por exemplo, alguns grupos de trabalho são coesos porque seus membros passam a maior parte do tempo juntos, ou porque o tamanho reduzido facilita a interação, ou porque o grupo sofreu ameaças externas que resultaram na aproximação de seus membros entre si. A coesão é importante porque está relacionada à produtividade do grupo.
As pesquisas mostram consistentemente que a relação entre a coesão e a produtividade depende das normas de desempenho estabelecidas pelo grupo. Se as normas de desempenho estabelecerem níveis elevados (por exemplo, excelência de resultados, trabalho de qualidade, cooperação com indivíduos de fora do grupo), um grupo coeso será mais produtivo do que um grupo menos coeso. Se a coesão for grande, com normas de desempenho fracas, a produtividade será baixa. Se a coesão for pequena e as normas estabelecerem níveis elevados, a produtividade será mais alta, mas menor do que em um grupo coeso com as mesmas normas. Quando tanto a coesão como as normas de desempenho são fracas, a produtividade fica entre baixa e moderada. Estas conclusões estão resumidas no Quadro 8-6.
O que pode ser feito para estimular a coesão do grupo? Podemos seguir as seguintes sugestões: (1) reduzir o tamanho do grupo; (2) estimular a concordância sobre os objetivos do grupo; (3) aumentar o tempo que os membros do grupo passam juntos; (4) aumentar o status do grupo e a dificuldade percebida para a admissão nele; (5) estimular a competição com outros grupos; (6) dar recompensas ao grupo, em vez de recompensar seus membros individualmente; (7) isolar fisicamente o grupo.
Complemento com comentário disponível no endereço: http://revisaoparaconcursos.blogspot.com.br/2011/04/gestao-de-pessoas.html
Um elevado nível de coesão grupal pode propiciar um ambiente organizacional com mais sinergia e menos conflito. Mas, de acordo com alguns especialistas da área de gestão de pessoas, quanto mais coeso for um grupo mais semelhante será a produção de seus participantes individualmente. Esses especialistas também afirmam que grupos muito coesos podem ser vítimas do “pensamento grupal”, ou seja, os membros preocupam-se em obter uma concordância geral, que as normas para o consenso passam por cima da avaliação realista das alternativas, e isso pode acarretar uma deterioração da eficiência mental do individuo, do seu senso de realidade e de julgamento moral como resultado da pressão do grupo. Em síntese, uma elevada coesão grupal permite a divisão de conhecimentos e habilidades entre os integrantes e proporciona um ambiente mais dinâmico e harmônico. No entanto, as empresas precisam analisar o nível de coesão existente entre os colaboradores, de forma que essa não influencie para uma queda de rendimento e de criatividade individual. Para isso, o desenvolvimento de técnicas para monitorar o tamanho de um grupo, encorajar as pessoas a assumirem posicionamentos distintos e estimular a discussão ativa a respeito de uma decisão são algumas ações que, se tomadas pelos gestores adequadamente, minimizam o pensamento grupal e auxiliam no alinhamento dos interesses do grupo às estratégias da organização.
Espero ter colaborado.
-
RESUMINDO: CONFLITOS INTERGRUPAIS FAZEM COM QUE CADA GRUPO SE UNA PARA MOSTRAR QUE ESTÁ CERTO PERANNTE AO RIVAL, SENDO ASSIM A FORÇA INDIVIDUAL DE CADA MEMBRO DO GRUPO SE VOLTA PARA ESSE OBJETIVO, O QUAL É VENCER O OUTRO, DESSE MODO PERDEM O FOCO DO PRINCIPAL QUE É CUMPRIR AS ATIVIDADES IMPOSTAS PELA ORGANIZAÇÃO.
PELO MENOS FOI ISSO QUE ENTENDI
FÉ E FORÇA
-
Na verdade é como os colegas disseram, a questão em si é fácil, mas na rápida leitura deixei de notar que, há sim uma coesão grupal em cada grupo, ou seja :
GRUPO A
\ Ambos estão em "gerra", esta guerra não sendo interna à cada grupo, os torna mais forte, mais únidos, assim como / no futebol, ou em outros grupos que a união em busca de um bem comum os torna coesos.
GRUPO B
-
Imaginei que geraria maior competição entre os grupos, e com isso aumentaria o desempenho. Paciência!
Gab.: Correto
-
Significado de Coesão
s.f. Cujas partes estão ligadas harmonicamente entre si: coesão do governo.
União; harmonia; associação íntima: a coesão das partes de um Estado.
-
Sinceramente, não consigo compreender a questão. Ora vejam, o grupo A está em conflito com o grupo B, isso levará a coesão dentro de cada de grupo, ok, mas porque diminui a eficácia? se ao estarem em conflito tendem em se esforçar para mostrarem que estão certos? em momento nenhum a questão diz que o conflito está sendo gerenciado. Parece que está dizendo que o conflito entre grupos gera perda de eficácia, e isto é incorreto!
-
Q163995
Gestão de Pessoas
Gestão de Conflitos
"Ano: 2008
Banca: CESPE
Órgão: FUB
Prova: Secretário Executivo
Os conflitos intergrupais são, muitas vezes, incentivados pela organização, pois a comparação entre os grupos leva à competição, o que pode aumentar a busca do “excelente”. " (certo)
Achei contraditórias essas questões....
-
A coesão da referida questão tem haver com a cequeira administrativa onde todos vão pelo mesmo caminho, e perdem liberdade individual e eficácia por seguir um padrão sem ivonar e fazer diferente.
-
QUESTÃO CERTA: Quando um grupo entra em conflito com outro, um dos efeitos é o aumento da coesão grupal, o que leva à diminuição da liberdade individual e à perda de eficácia quanto ao desempenho do grupo.
Quando o grupo A entre num embate com o grupo B, o sentimento de pertencimento tende a aumentar, trocando em miúdos, há uma unificação de cada grupo. Os membros fortalecem os laços. É como torcida de futebol. Cruzeiro x Atlético Mineiro. Em contrapartida, se você se entrega ao grupo, saiba que o que for decidido pela maioria vigorará, pouco importando se você acha que a sua ideia faz mais sentido. E aí, ao perder autonomia, você fica enrijecido, o que, no futuro, poderá ser um dos motivos do seu grupo não ter tido sucesso em uma empreitada, já que, sem nenhum poder de decisão individual, o seu plano não foi colocado em prática - afetando a todos do grupo, isto é, a eficácia do grupo.
Logo, resposta correta.
QUESTÃO CERTA: Os conflitos intergrupais são, muitas vezes, incentivados pela organização, pois a comparação entre os grupos leva à competição, o que pode aumentar a busca do “excelente”. "
Verdade. Quando temos conflitos entre grupos (intergrupais) que podem ou não ser incentivados pela organização, gera-se disputa e o resultado dessa disputa pode ocasionar na erupção da melhor resposta para um problema, já que quando temos várias ideias sendo colocadas à mesa e debatidas, tende-se a encontrar um ponto de convergência entre os grupos, ou ainda, a resposta mais eficaz para um desafio à ser enfrentado pela organização.
Logo, resposta correta.
-
Não está explícito nem ao menos possível de se depreender que a questão se refere a "cada" grupo.
-
Realmente, durante um conflito entre dois ou mais grupos, cada um dos grupos acaba se unindo mais internamente, juntando esforços e colaborando entre si para ganharem a “disputa” com os demais, aumentando a coesão ou sensação de unidade do grupo. Logo, a primeira parte da assertiva está correta.
Em relação à segunda parte do enunciado, o pronome relativo “o” está se referindo à palavra “conflito”, ou seja, quer-se dizer que os conflitos geram uma diminuição da liberdade individual, o que também está correto, já que muitas vezes os integrantes abrem mão de seus interesses para que os interesses gerais do grupo sejam satisfeitos, ou até são vencidos pela maioria.
Já em relação à perda de eficácia quanto ao desempenho do grupo, esta parte também é verdadeira, pois ao se envolverem em um conflito, os reais objetivos do grupo muitas vezes ficam esquecidos, pois os maiores esforços são focalizados em prol de vencer a disputa, e não no desempenho do trabalho.
Portanto, a questão está correta.
Gabarito: C