- ID
- 2492224
- Banca
- COPESE - UFPI
- Órgão
- UFPI
- Ano
- 2017
- Provas
- Disciplina
- Administração Geral
- Assuntos
Max Weber apresentou várias razões ou motivos que explicaram o avanço da burocracia nas organizações entre suas características, objetivos, vantagens ou mesmo disfunções. Associe as colunas abaixo.
(1) Vantagens
(2) Disfunções
( ) Uniformidade de rotinas e procedimentos
( ) Internalização e apego aos regulamentos
( ) Univocidade de interpretação face à regulação
( ) Confiabilidade
( ) Despersonalização do relacionamento
( ) Categorização como base do processo decisório
Assinale a opção que apresenta a sequência CORRETA.
As estruturas das organizações podem ser divididas em informal ou formal, podendo ser apontadas inúmeras vantagens ou mesmo desvantagens na sua implementação e "utilização". Analise com atenção as assertivas abaixo e assinale (V) para verdadeiro ou (F) para falso.
( ) As estruturas informais presentes nas organizações podem proporcionar maior rapidez no processo decisório.
( ) As estruturas formais representam a estrutura organizacional da empresa, com suas responsabilidades e autoridades distribuídas em função das unidades organizacionais.
( ) Nas estruturas informais, ocorrem o aumento da carga de comunicação dos chefes e responsáveis por unidades organizacionais.
( ) O organograma, estrutura presente na organização formal, é uma representação gráfica de determinados aspectos da organização.
( ) Apesar de uma maior facilidade de controle nas estruturas informais da organização, a possibilidade de conflitos entre as pessoas está sempre presente.
Assinale a sequência CORRETA.
Analise as sentenças abaixo.
I. A organização linear apresenta uma centralização nas decisões, com uma estrutura simples e de fácil compreensão, com clara delimitação das responsabilidades de cada unidade;
II. A organização linear tem como sua principal vantagem ou característica positiva a rigidez e inflexibilidade organizacional devido a sua estabilidade e constância nas relações formais;
III. A organização funcional decorre de uma estrutura, advinda do princípio da especialização das funções, baseada no conhecimento especializado e específico;
IV. A organização linha-staff surgiu do crescimento e da complexidade das atividades organizacionais a serem executadas, com o objetivo de buscar melhor eficiência e eficácia.
Marque a opção CORRETA.
Relacione as colunas abaixo que tratam dos princípios de controle no setor público.
(1) Princípio da Universidade
(2) Princípio da Totalidade
(3) Princípio da Legalidade
(4) Princípio da Imparcialidade
(5) Princípio da Autonomia
( ) Submete ao controle a todo o patrimônio público
( ) Mantém uma estreita obediência aos ditames normativos e legais.
( ) Submete ao controle aspectos inerentes da impessoalidade nas ações de controle, sem intromissões de questões de ordem pessoa ou política.
( ) Permite o pleno exercício do controle, o que lhe atribui competência para realizar, por iniciativa, processo de auditorias entre outras.
( ) Submete ao controle todos os gestores públicos, da mais alta hierarquia a mais inferior na responsabilidade.
Assinale a opção que contém a sequência CORRETA.
Assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso nas sentenças abaixo.
( ) Receitas públicas referem-se aos recursos financeiros que o governo tem à disposição para gastar com as despesas públicas, podendo estas ser de arrecadação própria, como as advindas de impostos e contribuições.
( ) Operações de crédito referem-se aos repasses feitos pelos Estados e Municípios por determinação de leis específicas.
( ) Transferências voluntárias referem-se aos repasses do governo mediante convênios ou contratos para a prestação de serviços ou realização de obras.
( ) Transferências constitucionais referem-se aos repasses feitos aos Estados e Municípios por mandamento da Constituição Federal.
Assinale a sequência CORRETA.
Analise com atenção as sentenças abaixo sobre a Lei 8.666 de 21 de junho de 1993.
I. No processo licitatório, é permitido estabelecer margem de preferência a produtos manufaturados e para serviços nacionais que atendam a normas técnicas brasileiras ou ainda a bens e serviços produzidos ou prestados por empresas que comprovem cumprimento de reserva de cargos prevista em lei para pessoa com deficiência ou para reabilitado da Previdência Social e que atendam às regras de acessibilidade previstas na legislação;
II. As margens de preferência por produto, serviço, grupo de produtos ou grupo de serviços, a que se referem os §§ 5° e 7° , da Lei 8666/93, serão definidas pelo poder executivo federal, não podendo a soma delas ultrapassar o montante de 25% (vinte e cinco por cento) sobre o preço dos produtos manufaturados e serviços estrangeiros;
III. A margem de preferência a que se refere o § 5° poderá ser estendida apenas parcialmente aos bens e serviços originários dos Estados Partes do Mercado Comum do Sul – Mercosul.
Marque a opção CORRETA.
Assinale (C) para certo e (E) para errado nas afirmações a seguir sobre processo licitatório.
( ) É facultado à autoridade competente justificar a necessidade de contratação e definir o objeto do certame, as exigências de habilitação, os critérios de aceitação das propostas, as sanções por inadimplemento e as cláusulas do contrato, inclusive com fixação dos prazos para fornecimento.
( ) A definição do objeto deverá ser precisa, suficiente e clara, vedadas especificações que, por excessivas, irrelevantes ou desnecessárias, limitem a competição.
( ) A equipe de apoio poderá ser integrada em sua maioria por servidores ocupantes de cargo efetivo ou emprego da administração, preferencialmente pertencentes ao quadro permanente do órgão ou entidade promotora do evento.
( ) A convocação dos interessados será efetuada por meio de publicação de aviso em diário oficial do respectivo ente federado ou, não existindo, em jornal de circulação local, e facultativamente, por meios eletrônicos e conforme o vulto da licitação, em jornal de grande circulação, nos termos do regulamento de que trata o art. 4º da Lei n° 10.520/2002.
Assinale a sequência CORRETA.
Analise as sentenças abaixo sobre Decreto nº 1.171, de junho de 1994, que trata do Código de Ética do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.
I. É considerado como dever fundamental do funcionário público exercer suas atribuições com rapidez e rendimento, procurando prioritariamente resolver situações procrastinatórias, de qualquer outra espécie de atraso na prestação dos serviços pelo setor em que exerça suas atribuições, com o fim de evitar dano moral ao usuário;
II. Manter-se atualizado com as instruções, as normas de serviço e a legislação pertinentes ao órgão onde exerce suas funções é uma obrigação do funcionário público;
III. É permitido ao servidor público deixar de utilizar os avanços técnicos e científicos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister.
Marque a opção CORRETA.
Assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso nas afirmativas abaixo sobre a lei que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal.
( ) Para os fins da Lei nº 9.784/99, considera-se órgão - a unidade de atuação dotada de personalidade jurídica; e entidade - a unidade de atuação integrante da estrutura da Administração direta e da estrutura da Administração indireta.
( ) A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência.
( ) Nos processos administrativos, serão observados, entre outros, o critério de objetividade no atendimento do interesse público, vedada a promoção pessoal de agentes ou autoridades.
( ) Garantia dos direitos à comunicação, à apresentação de alegações finais, à produção de provas e sem direito à interposição de recursos, nos processos de que possam resultar sanções e nas situações de litígio.
Assinale a sequência CORRETA.
Relacione as colunas abaixo.
(1) Estoques cíclicos
(2) Estoques de segurança
(3) Estoques de antecipação
(4) Estoques de desacoplagem
( ) São aplicados em situações de múltiplos echelons para permitir a separação de decisões nos diferentes echelons.
( ) Resultam da quantidade de itens acumulados previstos num esperado pico de demanda.
( ) Referem-se à quantidade média para responder às incertezas de demanda e de suprimento a curto prazo.
( ) Resultam da aquisição ou produção de itens em lotes ou batches em vez de um de cada vez.
Marque a sequência CORRETA.
Leia as sentenças abaixo sobre o Plano de Gestão de Logística Sustentável, Instrução Normativa nº 10, de 2012.
I. Entende-se como logística sustentável o processo de coordenação do fluxo de materiais, de serviços e de informações, do fornecimento ao desfazimento, que considera a proteção ambiental, a justiça social e o desenvolvimento econômico equilibrado;
II. As práticas de sustentabilidade referem-se a ações que tenham como objetivo a construção de um novo modelo de cultura institucional, visando à inserção de critérios de sustentabilidade nas atividades da Administração Pública;
III. As práticas de racionalização referem-se a ações que tenham como objetivo a melhoria da qualidade do gasto público apenas no momento da execução sem relação com a gestão dos processos;
IV. O processo de coleta seletiva solidária trata da coleta dos resíduos recicláveis descartados, separados na fonte geradora, para destinação às associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis.
Marque a opção CORRETA.