SóProvas



Prova INEP - 2011 - ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia - PPL


ID
2666239
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Desde épocas remotas, a interação da sociedade com a natureza gera impactos diversificados, que transformam a complexidade do ambiente natural. A evolução progressiva do homem como ser social mostra que, quanto mais ele evolui tecnicamente, mais interfere na dinâmica da natureza.

ROSS, J. L. S. A sociedade industrial e o ambiente. In: ROSS, J. L. S. (Org.). Geografia do Brasil. São Paulo: EdUSP, 2005 (adaptado).


A partir da relação apresentada entre a sociedade e a natureza, é possível identificar uma causa e uma consequência da interferência humana no ambiente natural, a saber:

Alternativas
Comentários
  • alguém sabe por que não poderia ser a E?

  • ROSS, J. L. S. A sociedade industrial e o ambiente. In: ROSS, J. L. S. (Org.). Geografia do Brasil. São Paulo: EdUSP, 2005 (adaptado).

    SOCIEDADE INDUSTRIAL logo voce mata a charada

  • creio que o erro da E seja a palavra "produtividade", a alta produtividade diminui a necessidade de utilizar muitos recursos naturais já que ela é mais eficiente.

  • Na letra E ,creio eu que o aumento da produtividade agrícola não necessariamente implica afirmar que haverá menor diversificação da fauna e da flora...a própria palavra "produtividade" não seria a causa em si do problema, acho que, no caso, seria melhor dizer que uma maior área de plantio estaria relacionada a menor diversificação de espécies. Além disso, acho que é possível, através de um desenvolvimento sustentável, aumentar a produção agrícola sem prejudicar a diversidade das espécies. Enfim, a melhor a alternativa é a letra A.

  • Pessoal que marcou a E, muita atenção NAS PALAVRAS USADAS NA ALTERNATIVA! Quando maior a produtividade agrícola, menos área ela precisa ocupar, faz sentido? Se há investimentos e inovações tecnológicas que possibilitem que determinada área duplique/triplique sua produtividade, menos espaço ela precisa ocupar para render mais e consequentemente mantêm-se a fauna e flora local. 

  • LETRA E está errada porque PRODUTIVIDADE é definida como a quantidade de produção por unidade de área (kg/ha = quilogramas por hectare). Ou seja, se eu tenho um aumento na produtividade isso quer dizer que eu tenho mais produção (mais kg) em MENOS AREA. Isso significa que eu terei menos fauna/ flora sendo destruída.


ID
2666242
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A problemática ambiental surgiu nas últimas décadas do século XX como uma crise de civilização, questionando a racionalidade econômica e tecnológica dominantes. Com isso, novas organizações da sociedade civil despontaram, interessadas em um alternativo de relação sociedade e natureza.

MIGUEL, K. G. A expressão dos movimentos ambientais na atualidade: mídia, diversidade e igualdade. Disponível em: http://www.intercom.org.br. Acesso em: 22 set. 2010.


Os movimentos sociais, em especial o movimento ambientalista, têm participado de forma decisiva na mudança de postura por parte das grandes empresas, principalmente no que diz respeito

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    adoção de medidas sustentáveis

  • Sustentabilidade: o que é?

    Os objetivos do desenvolvimento sustentável refletem a sustentabilidade.

    A sustentabilidade é a capacidade de sustentação ou conservação de um processo ou sistema. Ela é alcançada através do desenvolvimento sustentável.

    Existem diversos tipos de sustentabilidade:

    Sustentabilidade Ambiental: desenvolvimento e equilíbrio da natureza por meio da manutenção e conservação dos ecossistemas e da biodiversidade.

    Sustentabilidade Social: desenvolvimento social visando maior igualdade.

    Sustentabilidade Econômica: desenvolvimento econômico atrelada às necessidades sociais e ambientais visando não somente o lucro, mas o bem-estar e qualidade de vida da população. Ou seja, uma forma de economia sustentável.


ID
2666245
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Planejada ainda na Ditadura, a hidrelétrica de Belo Monte, que será a terceira maior do mundo, virou um retrato do dilema a respeito do futuro do Brasil. Para crescer, gerar empregos e reduzir a alarmante desigualdade social, o país precisará de energia em abundância. O que vozes respeitadas perguntam, porém, é se uma grande usina no meio da Amazônia é a melhor saída.

SIQUEIRA, A. Carta Capital. Ano XV, n° 593, 2010 (adaptado).


Os impactos decorrentes da construção da hidrelétrica de Belo Monte sobre os diversos atores que vivem na região onde se pretende construí-la estão relacionados com

Alternativas
Comentários
  • ''Os impactos decorrentes da construção da hidrelétrica de Belo Monte sobre os diversos atores que vivem na região onde se pretende construí-la estão relacionados com''

    traduzindo fica:

    ''Os impactos de uma hidreletrica num local onde vive animais e uma população ribeirinha está relacionado com?''

    ai você tem que se lembrar que uma hidreletrica desenvolve, como maior impacto ambiental, o alagamento das áreas, destruindo as possibilidades das atividades tradicionais desse local, como caça , além de transformar o local é uma ''grande piscina''.

  • lá vai eu marcar a alternativa errada porque meu cérebro buga

  • GAB C

  • Eu discordo sobre a resposta C ser a alternativa correta, pois algumas das demais alternativas são bastante plausíveis dependendo do meu ponto de vista e creio q de mais alguns "colegas".

  • Tiveram até nativos que morreram do coração ao serem expulsos da região por interesses econômicos.


ID
2666248
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os impactos positivos da biotecnologia na agricultura envolvem o aprimoramento das práticas de cultivo, a redução da quantidade e melhoria na qualidade dos produtos agrícolas e o aumento da renda dos produtores.

Disponível em: www.cib.org.br. Acesso em: 26 jul.2011 (adaptado).


Um argumento que mostra uma desvantagem da utilização da biotecnologia para a sociedade, de modo geral, é

Alternativas
Comentários
  • Entre os possíveis efeitos causados pelos alimentos transgênicos seria a alergia.Porque se tem um alimento com DNA recombinante que poderá produzir uma proteína que não é metabolizado pelo corpo humano.Logo nosso sistema imunológico vai entender como um antígeno,por conseguinte as alterações alérgicas.

    Questões como essas geram um questionamento da sociedade,uma vez que a técnica é recente e pode trazer outras complicações em estudo.

  • Gabarito - letra D

    Reações alérgicas é um possível efeito colateral que é desconhecido .


ID
2666251
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Podeis interrogar, talvez: quais são as aspirações das massas obreiras, quais os seus interesses? E eu vos responderei: ordem e trabalho! Em primeiro lugar, a ordem, porque na desordem nada se constrói; porque num país como o nosso, onde há tanto trabalho a realizar, onde há tantas iniciativas a adotar, onde há tantas possibilidades a desenvolver, só a ordem assegura a confiança e a estabilidade. O trabalho só se pode desenvolver em ambiente de ordem.

Discurso de Getúlio Vargas, pronunciado no Palácio da Guanabara, no dia do Trabalho (1° de Maio, 1938). BONAVIDES, P; AMARAL, R. Textos políticos da História do Brasil. Brasília: Senado Federal, 2002 (adaptado).


O discurso de Getúlio Vargas, proferido durante o Estado Novo, envolve uma estratégia política na qual se evidencia

Alternativas
Comentários
  • Vargas em sua inteligência política manipulava e ouvia as massas em partes iguais, ouvia-a dando os tão desejosos direitos trabalhistas e as manipulava por meio de instrumentos estatais como o DIP, assim este poderia pôr em prática seus planos para o país.descomplica
  • "Podeis interrogar, talvez: quais são as aspirações das massas obreiras, quais os seus interesses? E eu vos responderei: ordem e trabalho! Em primeiro lugar, a ordem, porque na desordem nada se constrói; porque num país como o nosso, onde há tanto trabalho a realizar, onde há tantas iniciativas a adotar, onde há tantas possibilidades a desenvolver, só a ordem assegura a confiança e a estabilidade. O trabalho só se pode desenvolver em ambiente de ordem."

    Aspiração: desejo, vontade, demanda.

    GAB E

  • populismo. "pai dos pobres"


ID
2666254
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As relações sociais, produzidas a partir da expansão do mercado capitalista — e o sistema de fábrica é seu “estágio superior” —, tornaram possível o desenvolvimento de uma determinada tecnologia, isto é, aquela que supõe a priori a expropriação dos saberes daqueles que participam do processo de trabalho. Nesse sentido, foi no sistema de fábrica que uma dada tecnologia pôde se impor, não apenas como instrumento para incrementar a produtividade do trabalho, mas, muito principalmente, como instrumento para controlar, disciplinar e hierarquizar esse processo de trabalho.

DECCA, E. S. O Nascimento das Fábricas. São Paulo: Brasiliense, 1986 (fragmento).


Mais do que trocar ferramentas pela utilização de máquinas, o capitalismo, por meio do “sistema de fábrica”, expropriou o trabalhador do seu “saber fazer”, provocando, assim,

Alternativas
Comentários
  • Com o advento da Revolução industrial, consequentemente com a introdução de máquinas no processo produtivo, o trabalhador foi expropriado do domínio total do processo de produção, fazendo com que ocorresse um distanciamento do produto final. 

    Equipe Descomplica

  • Principais Consequências da Revolução Industrial: Resumo.

    • Divisão e especialização do trabalho
    • Fortalecimento de duas classes: burguesia industrial e o proletariado fabril
    • Elevado crescimento econômico
    • Concentração de renda na mão dos donos das indústrias
    • Fortalecimento político e econômico da burguesia
    • Formação de uma elite industrial
    • Surgimento das linhas de montagem (Fordismo e Taylorismo)
    • Diminuição das corporações ligadas ao artesanato (manufaturas)
    • Substituição da manufatura para a maquinofatura
    • Criação de empresas e indústrias
    • Dinamização do processo industrial
    • Aumento do rendimento do trabalho
    • Redução do custo de produção
    • Aumento da concorrência
    • Expansão e consolidação do sistema capitalista
    • Surgimento do Socialismo
    • Progresso científico e tecnológico
    • Avanço dos sistemas de comunicações e transporte
    • Desenvolvimento industrial e urbano
    • Aumento do êxodo rural
    • Crescimento das cidades e da população
    • Crescimento desordenado das cidades
    • As cidades tornam-se grandes centros industriais
    • Expansão do comércio e das atividades industriais
    • Aumento da produtividade e do mercado consumidor
    • Surgimento de uma nova classe operária (proletariado)
    • Aumento das lutas operárias
    • Surgimento dos Trade Union (sindicatos)
    • Expansão do imperialismo
    • Aumento das desigualdades sociais
    • Avanço dos impactos ambientais

ID
2666257
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Vivemos nessa era interligada em que pessoas de todo o planeta participam de uma única ordem informacional das comunicações modernas. Graças à globalização e ao poder da internet, quem estiver em Caracas ou no Cairo conseguirá receber as mesmas músicas populares, notícias, filmes e programas de televisão.

GIDDENS, A. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2005 (fragmento).


O texto faz referência à revolução informacional, que vem produzindo uma série de alterações no cotidiano dos indivíduos. Nessa perspectiva, a vida social das pessoas está sofrendo grandes alterações devidas

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    A partir do desenvolvimento dos veículos de comunicação e da ascensão econômica mundial, bem como o crescimento do capitalismo.

    A globalização teve e continua tendo uma grande importância no mundo moderno, apesar de seus contrapontos.

    A globalização é a fase atual mais avançada na evolução da sociedade, onde as barreiras que existiam anteriormente para comunicação foram disseminadas e a sociologia busca explicar como este fato ocorreu e como nós nos relacionamos com o avanço desses instrumentos sociais.

  • Que questão ridícula de fácil é essa? '- '


ID
2666260
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Há 500 anos, desde a chegada do colonizador português, começaram as lutas contra o cativeiro e consequentemente contra o cativeiro da terra, contra a expulsão, que marcam as lutas dos trabalhadores. Das lutas dos povos indígenas, dos escravos e dos trabalhadores livres e, desde o final do século passado, dos imigrantes, desenvolveram-se as lutas camponesas pela terra.

FERNANDES, B. M. Brasil: 500 anos de luta pela terra. Revista de Cultura Vozes. N° 2, 1999 (adaptado).


Os processos sociais e econômicos que deram origem e conformaram a identidade do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) têm em suas raízes mudanças relacionadas

Alternativas
Comentários
  • Não é somente dos grupos multinacionais e sim, terras que não está em uso. Por exemplo, a terra é multinacional e a multinacional "enpresa" está usando a terra, por conseguinte, ele não irão optar em invadir essa terra. Logo está alternativa está equivocada, pensem caso fossem um MST
  • Expropriada = privada, isto é, terra privadas
  • o erro da "E" é que passou da esfera local para a nacional .

  • Assentamento = Povoamento humano geralmente constituído por camponeses ou trabalhadores rurais.

  • Muito boa.

  • Alternativa D

    A concentração de terras no Brasil é oriunda de um processo histórico, o MST (movimento dos trabalhadores sem terra) surge no final de década de 1980, com objetivo de pressionar o Estado para realizar a reforma agrária. O movimento ganhou notoriedade na década de 1990, utilizando as ocupações de terra como forma de pressionar a realização da reforma agrária através da criação de assentamentos rurais.

    Site: Descomplica.

  • Letra D, mas nem precisa estudar essa questão pois o governo atual (2021) infelizmente nunca cobraria uma questão de MST por julgar "viés ideológico".


ID
2666263
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A exploração de recursos naturais e a ocupação do território brasileiro têm uma longa história de degradação de áreas naturais. É resultado, entre outros fatores, da ausência de uma cultura de ocupação que respeitasse as características de seus biomas.

Disponível em: http://www.comciencia.br. Acesso em: 19 abr. 2010 (fragmento).


Ao longo da história, a apropriação da natureza e de seus recursos pelas sociedades humanas alterou os biomas do planeta. Em relação aos biomas brasileiros, em qual deles esse tipo de processo se fez sentir de forma mais profunda e irreversível?

Alternativas
Comentários
  • "tem uma longa história de degradação"-A Mata Atlântica foi o primeiro bioma a ser alterado com maior frequência no território tupiniquim ,desde a chegada dos colonizadores a industrialização nos dias atuais.E que resultou em 7% da área original.

  • Essa foi maldosa, o problema de provas antigos é essa, gente, o Cerrado é atualmente o Bioma que mais sofre com o Agronegócio, porém, em um contexto geral, o Bioma mais desnatado de nossa história foi a mata atlântica, atenção, foco e não desista.

ID
2666266
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A Mata Atlântica perdeu 31 195 hectares de sua cobertura vegetal. Segundo o levantamento, os dados apontam uma redução de 55% na taxa média anual de desmatamento, comparando com o período anterior analisado, o triênio 2005 a 2008. Essa diminuição pode ser explicada pelo avanço da legislação e também pelo trabalho dos órgãos de fiscalização.

VIALLI, A. O Estado de São Paulo, 27 maio 2011.


Dada a sua grande extensão, é difícil e caro fiscalizar o bioma em questão, no entanto, uma forma de vigilância eficiente e que vem sendo utilizada no Brasil para esse fim é:

Alternativas
Comentários
  • o comando da questão deixa bem claro "uma forma de vigilância eficiente", em que "O uso de equipamentos de sensoriamento remoto, por meio de imagens de satélites" atende essa perspectiva. 

  • AO SE TER OU ADIQUIRIR UMA PROPRIEDADE DE HECTÁRIES DE TERRAS O IBAMA VAI ATÉ A MESMA E FAZ UMA ESPÉCIE DE CADASTRO NO BANCO DE DADOS, ONDE PEGA UMA DETERMINADA ÁREA E COLOCA COMO PRESERVAÇÃO AMBIENTAL NÃO PODENDO DESMATAR OU REALIZAR QUALQUER TIPO DE DEGRADAÇÃO DA MESMA, ESSA ÁREA É MONITORADA POR SATÉLITE E QUALQUER ALTERAÇÃO NOTADA PELO ORGÃO DE FISCALIZAÇÃO O PROPRIETÁRIO RESPONDERÁ JUDICIALMENTE.

  • A utilização de equipamentos de sensoriamento remoto, por meio de imagens de satélite, é utilizada para fiscalizar áreas de grande extensão devido sua eficiência.

    Descomplica

    E

  • LETRA A (INCORRETA); O aperfeiçoamento profissional dos fiscais, já que a modernização da sua atuação diminui o desmatamento. (O aperfeiçoamento desses profissionais tornaria o processo ainda mais caro.)

    LETRA B (INCORRETA): A implantação de Reservas de Preservação, que tornam as áreas intocáveis e, assim, isentas de degradação. (Isso é uma medida de preservação, não vigilância, visto que, com essa estratégia, ainda necessita-se de vigilantes.)

    LETRA C (INCORRETA): formação de Reservas de Conservação, cujos proprietários, extrativistas, impedem o desmatamento. (Considerado como medida de preservação, mas se contradiz ao que os extrativistas são os próprios responsáveis pelo desmatamento.)

    LETRA D (INCORRETA): constituição de reservas indígenas, já que as terras passam a ser propriedade dos índios. (Não é medida de vigilância, e sim de preservação e garantia de direito territorial.)

    LETRA E (CORRETA): uso de equipamentos de sensoriamento remoto, por meio de imagens de satélites. (Para áreas extensas, a vigilância por satélite é a mais eficiente e de custo reduzido.)


ID
2666269
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Enchente no Rio está entre as mais fatais

dos últimos 12 meses no mundo


As enchentes no Rio de Janeiro esta semana já causaram mais mortes do que qualquer outro incidente semelhante em 2010 em qualquer parte do mundo. Nos últimos 12 meses, a inundação no Rio foi a quinta mais fatal do mundo.

Disponível em: http://www.bbcbrasil.com. Acesso em: 16 abr. 2010.


Além do grande volume de chuva, um fator de ordem socioespacial que provoca a ocorrência de eventos como o citado no trecho da reportagem é

Alternativas
Comentários
  • Quando desmatamos a vegetação para instalação do perímetro urbano, removemos a cobertura natural que servia para infiltração da água no solo. Por isso que ocorre a impermeabilização do solo. Impermeável é algo que não deixar passar. A água vai, portando, escoando para os rios e, a medida que é escoada, vai levando sedimentos que se depositam nesses rios, causando o assoreamento e a consequente redução de sua profundidade. Quando chove, o rio, que está com seu volume reduzido, vai transbordar, ocasionando enchentes.

    Letra D

    Quando removemos o meio natural de escoamento, existe também a construção de escoamento artificial, que são os boeiros: por isso que quando chove muito e ocorrem as enchentes, ouvimos tanto dizer que a culpa é "da população", pois o lixo que é jogado na rua acaba "entopindo" esses boeiros.

    Já vi umas 10 questões falando só de escoamento superficial. Vale a pena se aprofundar sobre isso

  • impermeabilização do solo consiste na perda da capacidade de absorção da água pelo solo. As soluções de impermeabilização acontecem em construções de edificações, cimentação de quintais e jardins. A impermeabilização forma uma espécie de capa sobre o solo, impedindo que a água seja absorvida.

  • Questão muito parecida com a de outra questão do enem. !!!


ID
2666272
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Após as três primeiras décadas, marcadas pelo esforço de garantir a posse da nova terra, a colonização começou a tomar forma. A política da metrópole portuguesa consistirá no incentivo à empresa comercial com base em uns poucos produtos exportáveis em grande escala, assentada na grande propriedade. Essa diretriz deveria atender aos interesses de acumulação de riqueza na metrópole lusa, em mãos dos grandes comerciantes, da Coroa e de seus afilhados

FAUSTO, B. História Concisa do Brasil. São Paulo: EdUSP, 2002 (adaptado).


Para concretizar as aspirações expansionistas e mercantis estabelecidas pela Coroa Portuguesa para a América, a estratégia lusa se constituiu em

Alternativas
Comentários
  • Marcos Costa, você copiu e colou o enunciado da própria questão e disse que era uma resposta do descomplica. ai é demais parceiro!

  • O desafio era lucrar o máximo possível sem deixar a colônia cair em mãos estrangeiras, para isso a solução (além do investimento militar) era povoamento das áreas litorâneas a cultura da cana de açúcar e outros gêneros como tabaco, o açúcar era uma enorme fonte de renda para o império e acabava povoando não somente o engenho mas suas terras adjacentes com as economias de apoio como a pecuária e o pequeno comércio.

    Resposta do descomplica.

  • Quando ele se refere à agricultura tropical, está fazendo referência a produção de cana-de-açúcar nas enormes propriedades (latifúndios) para uma exportação em grande escala.

    Com isso você já mata a questão com a resposta sendo a letra B.


ID
2666275
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Filosofia

A memória não é um simples lembrar ou recordar, mas revela uma das formas fundamentais de nossa existência, que é a relação com o tempo, e, no tempo, com aquilo que está invisível, ausente e distante, isto é, o passado. A memória é o que confere sentido ao passado como diferente do presente (mas fazendo ou podendo fazer parte dele) e do futuro (mas podendo permitir esperá-lo e compreendê-lo).

CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 1995 (fragmento).


Com base no texto, qual é o significado da memória?

Alternativas
Comentários
  • No DOU ainda http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=3&pagina=150&data=23/07/2015
  • Obrigado Juarez
  • Vaii fazer ????
  • As últimas linha do texto deixam claro que é a resposta "E", caso você tenha errado, talvez tenha ido em uma alternativa muito específica!

  • Observando a primeira frase do texto já da pra descartar a alternativa A. As alternativas B, C e D são aleatórias, não fazem relação com a questão ou o texto. A alternativa E (correta) se relacionar com o final do texto.
  • Este tipo de questão se faz por eliminação.

    Mais importante do que estar certo é não estar errado.

  • Só por eliminação

    A)o texto n fala de reter lembrança ou recordação

    B)a perda do nosso presente tbm n fala isso

    C)beleza que nos lembramos mais n se refere a ideia do texto

    D)nd ve apagar nosso passado n fala disso

    E)exato:"A memória é o que confere sentido ao passado como diferente do presente (mas fazendo ou podendo fazer parte dele) e do futuro (mas podendo permitir esperá-lo e compreendê-lo)" é o que mais remete ao text


ID
2666278
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Como tratar com os índios


A experiência de trezentos anos tem feito ver que a aspereza é um meio errado para domesticar os índios; parece, pois, que brandura e afago são os meios que nos restam. Perdoar-lhes alguns excessos, de que sem dúvida seria causa a sua barbaridade e longo hábito com a falta de leis. Os habitantes da América são menos sanguinários do que os negros d’África, mais mansos, tratáveis e hospitais.

VILHENA, L. S. A Bahia no século XVIII. Salvador: Itapuã, 1969 (adaptado).


O escritor português Luís Vilhena escreve, no século XVIII, sobre um tema recorrente para os homens da sua época. Seu posicionamento emerge de um contexto em que

Alternativas
Comentários
  • Por que?

  • A) Errada. Não havia industrias no Brasil na época retratada no texto.

    B) Errada. A Abolição da escravatura só aconteceu no século 19, não no século 18 (tempo que se passa o texto).

    C) Correta. A alternativa que mais se encaixa com o texto. Dizem que os índios são tratáveis (ou seja, é possível se fazer uma "cura"). Lembrando que trabalho compulsório=trabalho forçado.

    D) Errada. A mão de obra indígena NÃO era assalariada.

    E) Errada. Os colorizadores escravistas viam os índios como selvagem, logo esse motivo de troca não faz sentido.

  • Questão chatinha mas dá de resolver por eliminação:

    A) totalmente equivocada, nem se sonhava em indústria no Brasil do séc 18.

    B) errada, pois a escravidão só foi abolida no séc 19 no Brasil.

    D)erradíssima, pois não faz sentido o índio surgir como alternativa para trabalhar nas lavouras recebendo salário,visto que os escravos trabalhavam nas lavouras e não recebiam nada, sendo claramente mais vantajoso aos Donos de terra, além do lucrativo tráfico negreiro daquela época...

    E) errada também, os indígenas até chegaram ser escravizados no início do período colonial, mas devido às suas resistências e a "proteção" dos jesuítas a escravização indígena foi sendo substituída e superada pela escravização africana, além de que o tráfico negreiro tinha um lucrativo comércio, ou seja, não foi o negro que foi substituído, e sim o nativo...

    C)correta, quando fala que o índio é esteriotipado como um papel em branco, eu ACHO que se diz no sentido de não haver leis escritas para ele... Sei lá, sei que foi a resposta que eu não vejo erro KKKK.

  • ELIMINAÇÃO. MARQUEI CERTO SEM ENTENDER NADA DO QUE ESTAVA ACONTECENDO HAHAHAHHA

  • fiz essa questão achando as alternativas erradas, pq a alternativa certa foi a que eu menos entendi kkkkkkkk


ID
2666281
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Poucos países têm uma história eleitoral tão rica quanto a do Brasil. Durante o período colonial, a população das vilas e cidades elegia os representantes dos Conselhos Municipais. As primeiras eleições gerais para escolha dos representantes à Corte de Lisboa ocorreram em 1821. Desde 1824, quando aconteceu a primeira eleição pós-independência, foram eleitas 52 legislaturas para a Câmara dos Deputados. E, somente durante o Estado Novo (1937-1945), as eleições para a Câmara foram suspensas.

NICOLAU, J. História do voto no Brasil. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004 (adaptado).


Embora o Brasil tenha um longo histórico de eleições para o Poder Legislativo, em diversas oportunidades os pleitos ocorreram com sérias restrições ao pleno exercício da cidadania. Um período da história brasileira com eleições legislativas e uma restrição à cidadania política estão elencados, respectivamente, em:

Alternativas
Comentários
  • O Voto censitário excluía homens que tinham renda inferior a 100 mil réis.

    A Lei Saraiva proibia votos para analfabetos o que resultou em um declínio nas taxas de eleitores.

    Logo,as eleições que restringia a cidadania era aquele que adotava o voto censitário e excluia os analfabetos.

    Porém a Lei Saraiva foi criada em 1881 durante o Segundo Reinado,não condizente com a alternativa A

  • É possível fazer essa questão sem ler o texto, apenas lendo o comando da questão e eliminando as alternativas.

  • Um período da história brasileira com eleições legislativas e uma restrição à cidadania política estão elencados, respectivamente, em: (b) II Reinado (1840-1889) - exigência de renda.

    Lembre-se do "voto censitário", que reduzia a parcela da população apta a votar.

  • b- voto censitário


ID
2666284
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O Brasil oferece grandes lucros aos portugueses. Em relação ao nosso país, verificar-se-á que esses lucros e vantagens são maiores para nós. Os açúcares do Brasil, enviados diretamente ao nosso país, custarão bem menos do que custam agora, pois que serão libertados dos impostos que sobre eles se cobram em Portugal, e, dessa forma, destruiremos seu comércio de açúcar. Os artigos europeus, tais como tecidos, pano etc., poderão, pela mesma razão, ser fornecidos por nós ao Brasil muito mais baratos; o mesmo se dá com a madeira e o fumo.

WALBEECK, J. Documentos Holandeses. Disponível em: http://www.mc.unicamp.br.


O texto foi escrito por um conselheiro político holandês no contexto das chamadas Invasões Holandesas (1624-1654), no Nordeste da América Portuguesa, que resultaram na ocupação militar da capitania de Pernambuco. O conflito se inicia em um período em que Portugal e suas colônias, entre elas o Brasil, se encontravam sob domínio da Espanha (1580-1640). A partir do texto, qual o objetivo dos holandeses com essa medida?

Alternativas
Comentários
  • O pacto do açucar da holanda com a colonia foi quebrado pela espanha que nao queria aceitar sua independencia então a holanda invadiu e pá LETRA C

  • Letra A está errada, pois a Holanda já tinha um centro bem desenvolvido de refinaria fora do Brasil. Portanto, não faz sentido mover todo essa base para um território recém dominado, o qual é passível de guerras.

    Alem disso, o foco da questão é sobre o embargo, os altos impostos que prejudicavam a Holanda.

    LETRA C

  • Perfeito!


ID
2666290
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Texto I


A escravidão não é algo que permaneça apesar do sucesso das três revoluções liberais, a inglesa, a nortea-mericana e a francesa; ao contrário, ela conhece o seu máximo desenvolvimento em virtude desse sucesso. O que contribui de forma decisiva para o crescimento dessa instituição, que é sinônimo de poder absoluto do homem sobre o homem, é o mundo liberal.

LOSURDO, D. Contra-história do liberalismo. Aparecida: Ideias & Letras, 2006 (adaptado).


Texto II


E, sendo uma economia de exploração do homem, o capitalismo tanto comercializou escravos para o Brasil, o Caribe e o sul dos Estados Unidos, nas décadas de 30, 40, 50 e 60 do século XIX, como estabeleceu o comércio de trabalhadores chineses para Cuba e o fluxo de emigrantes europeus para os Estados Unidos e o Canadá. O tráfico negreiro se manteve para o Brasil depois de sua proibição, pela lei de 1831, porque ainda ofereceu respostas ao capitalismo.

TAVARES, L. H. D. Comércio proibido de escravos. São Paulo: Ática, 1988 (adaptado).


Ambos os textos apontam para uma relação entre escravidão e capitalismo no século XIX. Que relação é essa?

Alternativas
Comentários
  • "O tráfico negreiro se manteve para o Brasil depois de sua proibição, pela lei de 1831, porque ainda ofereceu respostas ao capitalismo "

    podemos entender que a escravidão dava muito lucro, pois mesmos depois da lei Eusébio de Queiroz eles continuavam á vender os escravos

  • Questão deveria ser anulada pois está escrito ´´nortea-mericana´´, algo que não faz o minimo sentido e nunca existiu

  • Luis Carlos Linares, Seu comentário deveria ser anulado, pois está escrito "Minimo", palavra que nunca existiu e não faz o mínimo sentido.

    Tem pessoas que não têm o que comentar, aí vem falar bost*, ao invés de colocar um comentário que realmente ajude e agregue na questão.

  • Importante entender o conceito de capitalismo. Capitalismo é um sistema econômico baseado na propriedade privada dos meios de produção e sua operação com fins lucrativos. As características centrais deste sistema incluem, além da propriedade privada, a acumulação de capital, o trabalho assalariado, a troca voluntária, um sistema de preços e mercados competitivos.
  • GABARITO - C

    Trecho retirado do texto 1: O que contribui de forma decisiva para o crescimento dessa instituição...

    Sem dúvidas o autor quis demonstrar que a escravidão foi um sacrifício que os negros foram obrigados a fazer, mas que contribuiu muito com o sistema capitalista, pelo fato dos mesmos ajudarem no crescimento da produção a cada serviço realizado.

    Caveira!

  • Ambos os textos apontam para uma relação entre escravidão e capitalismo no século XIX. Que relação é essa?

    A A imposição da escravidão à América pelo capitalismo.

    ERRADO. Não houve essa imposição, foi fruto de uma escolha. "O tráfico negreiro se manteve para o Brasil depois de sua proibição, pela lei de 1831"

    B A escravidão na América levou à superação do capitalismo.

    ERRADO. Não há essa superação. "O que contribui de forma decisiva para o crescimento dessa instituição, que é sinônimo de poder absoluto do homem sobre o homem, é o mundo liberal."

    C A contribuição da escravidão para o desenvolvimento do sistema capitalista.

    GABARITO. "O tráfico negreiro se manteve para o Brasil depois de sua proibição, pela lei de 1831, porque ainda ofereceu respostas ao capitalismo."

    D A superação do ideário capitalista em razão do regime escravocrata.

    ERRADO. Não houve superação, pelo contrario.

    E A fusão dos sistemas escravocrata e capitalista, originando um novo sistema.

    ERRADO. Houve a fusão, mas não originou um terceiro sistema, mantivemos o capitalismo.


ID
2666293
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O despotismo é o governo em que o chefe do Estado executa arbitrariamente as leis que ele dá a si mesmo e em que substitui a vontade pública por sua vontade particular.

KANT, I. Despotismo. In: JAPIASSÚ, H.; MARCONDES, D. Dicionário básico de Filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.


O conceito de despotismo elaborado pelo filósofo Immanuel Kant pode ser aplicado na interpretação do contexto político brasileiro posterior ao AI-5, porque descreve

Alternativas
Comentários
  • o autoritarismo nas relações de poder.

  • Letra A

    As outras alternativas não tem nada haver com o texto e as palavras ditas por Kant.


ID
2666296
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Os principais distúrbios começaram em Nottingham, em 1811. Uma grande manifestação de malharistas, gritando por trabalho e por um preço mais liberal, foi dissolvida pelo exército. Naquela noite, sessenta armações de malha foram destruídas na grande vila de Arnold por amotinados que não tomaram nenhuma precaução em se disfarçar e foram aplaudidos pela multidão.

THOMPSON, E.P. A formação da classe operária inglesa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987 (fragmento).


Esse texto diz respeito à nova realidade socioeconômica da Inglaterra implantada a partir da Revolução Industrial. A principal consequência para os trabalhadores nas primeiras décadas do século XIX se manifestou por meio

Alternativas
Comentários
  • ''foram destruídas''

  • quase uma alusão aos ludistas

  • Para aqueles que marcaram a alternativa D assim como eu:

    O comando da questão pede uma consequência das manifestações mencionadas no texto. Sendo assim, a alternativa D não se enquadraria como uma consequência, pois a destruição das máquinas foi a ação em si.

    Uma possível consequência gerada por essa ação é mais condizente com a letra C (conquista de direitos).

    Somente compreendi a questão depois de reler o comando e prestar atenção na palavra consequência.

    A letra D não está errada, mas também não é o que a questão pede ; )

  • Enem éuma prova ridícula que não cobra conhecimento e sim paranóias, o elaborador deixa bem claro que a questão do ludismo e depois pede uma coisa sem lógica.

    Revoltado estou as vezes quem não estuda tira maior nota pelo fato que tudo no enem virou interpretação, os estudantes que se matam para aprender a questão são prejudicados pela banca, que prefere criar peladinhas para quem estudou o conteúdo e facilitar para quem não estudou .

  • Não achei interessante o enunciado, poderia ter sido escrito de uma maneira mais clara.

  • Letra C

    A consequência que os trabalhadores conseguiram com as destruições das maquinas foram as conquistas de direitos trabalhistas, algo que antes dessas manifestações quase pode-se dizer que não existia.

    Após algum tempo virou crime destruir as maquinas.

  • Esta questão é um pouco confusa para mim, pois até onde eu estudei, os ludistas não eram exatamente organizados em forma de sindicatos, por isso me fez ficar com receio de marcar a alternativa C. Mas analisando as outras alternativas: 

    a) Não houve petição ao parlamento, e sim quebradeira de máquinas;

    b) Certamente o descontentamento não foi só em relação ao preços, mas primeiramente pelas péssimas condições de trabalho;

    d) A destruição das máquinas não foi uma consequência, mas a ação em si, conforme um dos comentários anteriores mostrou.

    e) Vitória sobre a burguesia? Ainda por cima naquela época? jamais...

  • Fiquei completamente confusa com o enunciado e achei que a questão pedia uma consequência da Revolução Industrial, e não das revoltas...

  • O texto dá a entender que se faz uma referência aos ludistas e o candidato pode, facilmente, marcar a letra D.

  • No século XIX, a 2a fase da Revolução industrial, surgem as teorias sociais, através de Karl Marx e outros teóricos, o que foi imprescindível para a conquista dos direitos trabalhistas, pois, surgiram os sindicatos.

  • Questão mal formulada. A banca esperava uma consequência das lutas trabalhistas, mas a questão, aparentemente, solicita uma consequência da Revolução Industrial ("nova realidade socioeconômica a partir da Revolução Industrial"). Logo, há uma certa ambiguidade entre B e C.

    Infelizmente, gabarito C.

  • Pra todos os professores de história que eu perguntei, todos concordaram que a questão deveria ser anulada, por causa do comando ambíguo...

    "A principal consequência..."

    Consequência em relação ao quê?

    À Revolução Industrial?

    À situação urbana?

    Eles disseram que só seria a letra C se o comando deixasse claro que "as consequências..." seriam em relação aos movimentos operários, no caso do texto o ludismo.

    E tem mais: as conquistas trabalhistas não foram imediatas, a letra C deixa isso meio vago...

    Questão ridícula!

  • Não entendi o descontentamento do pessoal com essa questão, no enunciado fica claro que se trata da PRINCIPAL consequência para os TRABALHADORES, a principal foi obviamente a conquista de direitos trabalhistas através das ações dos sindicatos. Além de que, a quebra das máquinas foi a ação em si, proporcionada pelos LUDISTAS, que a única consequência para os trabalhadores foi maior OPRESSÃO. O principal movimento foi a ATUAÇÃO DOS SINDICATOS e esse sim, melhorou as condições sociais dos trabalhadores da época.

  • Letra C

    A união dos trabalhadores ingleses fizeram uma forte oposição à burguesia inglesa industrial que não tinha nenhum limite legal para a exploração de seus empregados, assim as fabricas tinham jornadas de trabalho exaustivas e somente a união da classe operaria pode diminuir essas injustiças.

  • Marquei B pq pensei que a "consequência" estivesse se referindo ao que os trabalhadores tiveram q enfrentar nesse período .

    Nem passou pela minha cabeça que o "consequência" estava se referindo ao ato de manifestação. Pelo q entendi a consequência das manifestações foi a conquista dos direitos trabalhistas.

    Achei meio confuso, mas entendi agora


ID
2666299
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A cada 80 dias, 20 mil gravatas chegam a uma lojinha do Brás, bairro comercial de São Paulo. É o fim de uma viagem e tanto para elas — navegam por um mês desde Shengzhou, uma cidade no leste chinês. Mas a parada no Brás não deve demorar. Pelo menos se depender de Márcio, o dono da loja. Ele costuma vender todo o estoque até a chegada da carga seguinte. Márcio não conhece muito de Shengzhou, mas sabe de algo importante: “Lá estão as gravatas mais baratas do mundo. Na Índia, são 15% mais caras. Na Europa, 300%”.

Superinteressante. N° 271, nov. 2009.


A coesão é uma estratégia espacial adotada pelas indústrias para reduzir o custo de comercialização. No caso chinês, a interação socioespacial ocorre com diversas partes do mundo, inclusive com São Paulo. De acordo com as informações da reportagem, é possível identificar essa coesão na

Alternativas
Comentários
  • Letra A: a diminuição do custo se dá pelo NÃO uso de trabalhadores altamente especializados.

    Letra B: o que existe é uma ampliação de comunicação. A questão não fala sobre telecomunicações.

    A pegadinha da letra C: distribuição global da MONTAGEM do produto. A montagem não é globalizada nesse caso, a venda, sim.

    Letra D: a mercadoria vem da China, as distâncias estão sendo diminuídas por avanço dos meios de transporte e avanço do processo de globalização.

    Letra E: alternativa restante e correta.

  • Questão teve mais erros que acertos.

  • Cai na pegadinha da letra C, não li com atenção e só dps que errei fui ver a palavra "montagem" mudou totalmente o contexto da alternativa

  • O texto diz que a cidade chinesa possui as GRAVATAS MAIS BARATAS DO MUNDO, ou seja, é especialista nesse tipo de gravata.

  • Caí na pegadinha kkkkkkk

  • Letra E

    A evolução dos meios produtivos permitiu que as industrias produzissem mercadorias cada vez mais especializadas em seu público alvo.


ID
2666302
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

É uma mudança profunda na estrutura social, isto é, uma transformação que atinge todos os níveis da realidade social: o econômico, o político, o social e o ideológico. Uma revolução é uma luta entre forças de transformação e forças de conservação de uma sociedade. Quando ocorre uma revolução, a vida das pessoas sofre uma mudança radical no próprio dia a dia.

AQUINO, R. S.L. et al. História das Sociedades: das sociedades modernas às sociedades atuais. Rio de Janeiro: Record, 1999 (fragmento).


Na França, em 1871, após a derrota de Napoleão III na guerra contra a Rússia e a presidência de Louis Adolphe Thiers, os trabalhadores franceses organizaram uma rebelião que levou à tomada de Paris e à organização de um governo popular, denominado de Comuna de Paris. Este processo é considerado como uma importante experiência política, porque

Alternativas
Comentários
  • Comuna de Paris (1871) teve início após a derrota francesa na Guerra Franco-Prussiana. A organização dos trabalhadores tomou o poder na França, instalando o governo operário.fonte brasil escola

    essa questão está ma formulada não criou um estado dos trabalhadores e sim um governo, que lutava pelos interesses da classe trabalhadora.

  • Descomplica:

    A Comuna de Paris foi uma experiência inédita na Europa, onde guiados pelas ideias socialistas em alta no proletariado desde a metade do século os operários de Paris formaram um governo autônomo e de representação direta atendendo diretamente os desejos da maioria.


ID
2666305
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“As tendências da moda, literatura, música, cinema, esportes, política, vida familiar refletem a mentalidade de uma época. E os mercados de ações registram, da mesma forma, essa mentalidade prevalecente. Os preços das ações são o melhor indicador do grau de otimismo, da disposição, da psicologia das multidões,” afirma Robert Prechter, em Cultura Popular e o Mercado de Ações (1985).

Época. Ed. 549, 24 nov. 2008.


O texto mostra como as práticas sociais estão relacionadas com os valores predominantes em uma determinada época, em que os fatores influenciadores são ações

Alternativas
Comentários
  • Questão difícil. Sem um conhecimento profundo de sociologia/filosofia fica ruim de acertar. O enunciado diz: “As tendências da moda, literatura, música, cinema, esportes, política, vida familiar refletem a mentalidade de uma época. E os mercados de ações registram, da mesma forma, essa mentalidade prevalecente. Em seguida a questão faz o aluno refletir sobre qual o aspecto que influencia as ações de uma empresa. A resposta está no próprio trecho supracitado: “As tendências da moda, literatura, música, cinema, esportes, política, vida familiar refletem a mentalidade de uma época. E os mercados de ações registram, da mesma forma, essa mentalidade prevalecente, significando que a ações refletem a mentalidade de uma época da mesma forma que as tendências da moda, literatura, música, cinema... Ou seja, culturas sociais que interagem com as pessoas.

    B

  • só requer atenção

  • Letra B

    --Na sociedade com os amplos meios de comunicação desenvolvidos, as escolhas midiáticas da população refletem diretamente sobre a cotação das companhias no mercado de ações, dentro da logica capitalista contemporânea não poderia ser diferente, se as companhias ganham de acordo com a escolha da população, nada mais natural que as empresas se valorizarem mediante essa escolha.


ID
2666308
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Subjaz na propaganda tanto política quanto comercial a ideia de que as massas podem ser conquistadas, dominadas e conduzidas, e, por isso, toda e qualquer propaganda tem um traço de coerção. Nesse sentido, a filósofa Hanna Arendt diz que “não apenas a propaganda política, mas toda a moderna publicidade de massa contém um elemento de coerção”.

AGUIAR, O. A. Veracidade e propaganda em Hannah Arendt. In: Cadernos de Ética e Filosofia Política 10. São Paulo: EdUSP, 2007 (adaptado).


À luz do texto, qual a implicação da publicidade de massa para a democracia contemporânea?

Alternativas
Comentários
  • o comentário do professor não ficou claro em relação à  letra D

  • O enunciado pede uma consequência dessa publicidade de massa na nossa democracia contemporânea. A resposta que melhor traz um resultado desse controle midiático é a letra E. Nós sabemos hoje que os meios de comunicação e informação estão mais fortes do que nunca. Uma simples distorção de fatos pode construir sua opinião polícia, por exemplo(essa é a ideia da bolha social, pois você verá apenas um lado da história quase que na maioria das vezes e o indivíduo que pensa estar encontrando a luz na verdade encontra algo que o cega). Portanto, as pessoas estão sendo manipuladas o tempo pelo que são coibidas a verem na TV, internet, anúncio, etc e isso causa um enfraquecimento no debate político com certeza.

    Letra E


ID
2666311
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Em uma das reuniões do GPH (Grupo de Pais de Homossexuais) na rua Major Sertório, no centro de São Paulo, mais de 80 jovens ocupam uma sala. Sentados em cadeiras, sofás ou em almofadas no chão, conversam, esclarecem dúvidas e falam sobre as dificuldades e prazeres típicos desta fase da vida. No final, participam de uma confraternização com lanche e música. O que os une nesta tarde de domingo não é política ou religião, mas a orientação sexual: eles são LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) ou querem conhecer pessoas que sejam, por conta de dúvidas quanto à própria sexualidade.

FUHRMANN, L. Mães e filhos: um grupo em São Paulo ajuda familiares a lidar com a homossexualidade de jovens e adolescentes. Carta Capital. N° 589, São Paulo: Confiança, mar. 2010.


Tendo em conta as formas de incompreensão e intolerância que ainda marcam certas visões sobre o tema da diversidade sexual, o que embasa a criação de movimentos sociais como o GPH e de outros grupos LGBT com o mesmo perfil?

Alternativas
Comentários
  • As questões do ENEM sempre têm um "quê" de conscientização social, assim a única assertiva possível, e dado o falado no texto, é a D: A necessidade de superar o medo e a discriminação. Essas pessoas se reuniram para superar o preconceito, fortalecer sua "causa".


ID
2666314
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Unesco define como Patrimônio Cultural Imaterial “as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas — junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados — que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural.” São exemplos de bens registrados como Patrimônio Imaterial no Brasil: o Círio de Nazaré no Pará, o Samba de Roda do Recôncavo Baiano, o Ofício das Baianas de Acarajé, o Jongo no Sudeste, entre outros.

Disponível em: http://www.portal.iphan.gov.br. Acesso em: 29 jul. 2010 (adaptado).


É bastante recente no Brasil o registro de determinadas manifestações culturais como integrantes de seu Patrimônio Cultural Imaterial. O objetivo de se realizar e divulgar este tipo de registro é

Alternativas
Comentários
  • diversidade cultural palavra chave, no texto fala sobre diversas culturas , procurem por palavras chaves...

  • promover o respeito à diversidade cultural por meio da valorização das manifestações populares.


ID
2666320
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A confusão era grande e ficou ainda maior depois do discurso do presidente norte-americano Barack Obama em defesa da guerra, ao receber o Prêmio Nobel da Paz de 2009. Como liberal, Obama poderia ter utilizado os argumentos do filósofo alemão Immanuel Kant (1724-1804), que também defendeu, na sua época, a legitimidade das guerras como meio de difusão da civilização européia.

FIORI, J. L. A moral internacional e o poder. Revista CULT. N° 145. São Paulo: Bregantini, abr. 2010.


O argumento utilizado por Barack Obama ao defender a guerra em nome da paz constitui um tipo de raciocínio

Alternativas
Comentários
  • Um paradoxo é uma declaração aparentemente verdadeira que leva a uma contradição lógica, ou a uma situação que contradiz a intuição comum. Em termos simples, um paradoxo é "o oposto do que alguém pensa ser a verdade". A identificação de um paradoxo baseado em conceitos aparentemente simples e racionais tem, por vezes, auxiliado significativamente o progresso da ciênciafilosofia e matemática

  • A ideia de Obama: vamos fazer a guerra para ter a paz. Ou seja, a busca por algo por meios totalmente adversos

    Letra C

  • vou matar pelo nobel da paz

  • Duas ideias absurdas e opostas = paradoxo

    Ele quer guerra para conseguir paz

  • EUA se concretiza nisso, independente se é DEMOCRATA ou REPUBLICANO, o que nos brasileiros vemos como ESQUERDA e DIREITA, eles sempre provocam ou se mantém em guerra e conflitos para ganhar dinheiro para grandes empresas nacionais e para o país...Biden/Bush/Barack Obama/Trump...

    Logo, é paradoxal GAB:C você querer pais incentivando guerras.

    instagram:@aspiradedeu


ID
2666323
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em Brasília, foram mais de cem mil pessoas saudando os campeões. A seleção voou diretamente da Cidade do México para Brasília. Na festa da vitória, Médici presenteou os jogadores com dinheiro e posou para os fotógrafos com a taça Jules Rimet nas mãos. Até uma Assessoria Especial de Relações Públicas (AERP) chegou a ser criada para mudar a imagem do governo e cristalizar, junto à opinião pública, a imagem de um país vitorioso, alavancando campanhas que criavam o mito do “Brasil grande” que “vai para frente”. Todos os jogadores principais da Copa de 70 foram usados como garotos-propaganda.

BAHIANA, A. M. Almanaque Anos 70. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006 (adaptado).


A visibilidade dos esportes, especialmente do futebol, nos meios de comunicação de massa, tornou-os uma questão de Estado para os governos militares no Brasil, que buscavam, assim,

Alternativas
Comentários
  • Ufanismo.

  • gab letra A

  • Fiquei entre A e D.

    Letra A achei complicado colocar "esportivas nacionais",pois na verdade foi internacional.Mas só aceita


ID
2666326
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O processo de modernização da agricultura brasileira que vem se processando nas últimas décadas tem causado grandes transformações no campo. A principal delas é a privatização de grandes parcelas de terras, fato que não é recente na história brasileira.

RIBEIRO, H. S. O migrante e a cidade: dilemas e conflitos. Araraquara: Wunderlich, 2001 (fragmento).


Embora esteja associado à ampliação do PIB e ao aumento das exportações, o processo de modernização da agricultura vivido pelo Brasil nas últimas décadas contribuiu para a exclusão social no campo, porque

Alternativas
Comentários
  • O processo de mecanização do campo ( revolução verde )

    Forçou o pequeno trabalhador rural a migrar para a cidade C

  • Gabarito C

    Especulação fundiária (indivíduos, em grande parte de alta classe social, que compram uma porção de terra rural, em muitos casos grandes áreas, entretanto, não tem a intenção de plantar ou dar destinação social, apenas aguardam os anos passarem até a terra valorizar, para então vende-lás, esse cenário revela a segregação social diante das pequenas famílias do campo, que muitas vezes são abrigadas a migrar para a cidade).

    Êxodo de trabalhadores rurais (processo de migração para as cidades, geralmente ocasionado pela especulação fundiária em conjunto com a mecanização do campo, esta, por sua vez, retirou/retira muitos postos de trabalho ao longo dos anos).

    Nesse sentido:

    "A estrutura fundiária de um país ou região também é muito influenciada pelo nível de concentração fundiária do país, uma vez que, quanto maior for a concentração de terras, menor será a quantidade de propriedades de terras e maior será o tamanho das propriedades existentes. Além disso, a distribuição social da terra nos países em que há uma grande concentração rural tende a ser mais desigual, pois a parcela mais rica da população tem um acesso facilitado a terra, enquanto a população mais pobre, na maioria das vezes, não possui acesso à terra e/ou aos meios de produção.

    Na maioria dos países desenvolvidos, as atividades agropecuárias são desenvolvidas em propriedades rurais menores, de base familiar, altamente produtivas e mecanizadas, voltadas para a produção de alimentos e matéria-prima para abastecer o mercado interno do país. Já em países subdesenvolvidos, principalmente da América Latina e da África, em virtude de sua herança colonial em que predominavam as plantations (grandes propriedades rurais que produziam monoculturas voltadas para abastecer o mercado internacional), há grandes propriedades rurais, concentradas nas mãos de poucos proprietários, que produzem monoculturas para exportação.

    A estrutura fundiária brasileira é uma das mais concentradas do mundo. "

    https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-estrutura-fundiaria.htm


ID
2666329
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Texto I


A bandeira no estádio é um estandarte/A flâmula pendurada na parede do quarto/ O distintivo na camisa do uniforme/ Que coisa linda é uma partida de futebol/ Posso morrer pelo meu time/ Se ele perder, que dor, imenso crime/ Posso chorar se ele não ganhar/ Mas se ele ganha, não adianta/ Não há garganta que não pare de berrar/ A chuteira veste o pé descalço/ O tapete da realeza é verde/ Olhando para a bola eu vejo o sol/ Está rolando agora, é uma partida de futebol

SKANK. Uma partida de futebol. Disponível em: www.letras.terra.com.br. Acesso em: 27 abr. 2010 (fragmento).


Texto II


O “gostar de futebol” no Brasil existe fora das consciências individuais dos brasileiros. O gosto ou a paixão por um determinado esporte não existe naturalmente em nosso “sangue”, como supõe o senso comum. Ele existe na coletividade, em nosso meio social, que nos transmite esse sentimento da mesma forma que a escola nos ensina a ler e a escrever.

HELAL, R. O que é Sociologia do Esporte? São Paulo: Brasiliense, 1990.


Chamado de ópio do povo por uns, paixão nacional por outros, o futebol, além de esporte mais praticado no Brasil, pode ser considerado fato social, culturalmente apreendido, seja por seus praticantes, seja pelos torcedores. Nesse sentido, as fontes acima apresentam ideias semelhantes, pois o

Alternativas
Comentários
  • futebol aparece como elemento integrante da cultura brasileira


ID
2666332
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Hoje, o Brasil produz cerca de 16 bilhões de litros de álcool por ano, em quase 3 milhões de hectares, o suficiente para atender a 40% da frota de veículos nacionais. Para substituir completamente a gasolina, essa produção teria mais que dobrar. De acordo com a Embrapa, há espaço para isso: cerca de 90 milhões de hectares disponíveis para a expansão da agricultura.

GIRARDI, G. O país do etanol. Revista Horizonte Geográfico. N° 112, 2010.


O Brasil apresenta grande potencialidade para a produção de biocombustíveis, visto que

Alternativas
Comentários
  • Para responder isso, tem que lembrar do Brasil colônia, a primeira econômia foi a cana-de-açucar, por causa do solo e do clima, as provincieis que se destacaram foram: São vicente(atual SP),Pernambuco e Bahia. De lá para cá, PE e SP, continua nesse processo, mais agora é para fazer etanol.

    LETRA E

  • A letra E ta tão perfeita

  • Esses enens anteriores tem questões praticamente dadas.


ID
2666338
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A aceleração da taxa de extinção de espécies é um grave e irreversível problema global causado pelos danos às reservas florestais. As previsões das taxas de extinção variam enormemente e, segundo alguns autores, poderão variar entre 20% e 50% de todas as espécies existentes até o final do século, essencialmente, pela destruição do hábitat nos trópicos.

As Reservas Florestais pedem Socorro. Revista Geografia. Ed. 30, abr. 2010 (adaptado).


As taxas atuais de extinção nos países desenvolvidos são baixas em comparação com as das florestas tropicais e isso se deve à

Alternativas
Comentários
  • As taxas atuais de extinção nos países desenvolvidos são baixas em comparação com as das florestas tropicais, pois nos países desenvolvidos essa degradação já foi causada anteriormente, já que os mesmos se industrializam precocemente. 

  • Ué, e as degradações anteriores não são contabilizadas nas taxas?

  • @Fuleragem . No enunciado diz taxas atuais

  • E agora eles metem o canudo aqui pra tirar tudo que nós ainda temos

  • GABARITO: C

    As taxas atuais de extinção nos países desenvolvidos são baixas em comparação com as das florestas tropicais, pois nos países desenvolvidos essa degradação já foi causada anteriormente, já que os mesmos se industrializam precocemente.

    Equipe Descomplica


ID
2666341
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os dados do recenseamento geral do Brasil de 1991 parecem confirmar a tendência ao movimento que, nos anos de 1970, já se vinha registrando, com o aumento do número de cidades médias. Os municípios com população entre 200 mil e 500 mil habitantes passam de 33 para 85, em 1991.

Santos, M. A Urbanização Brasileira. São Paulo: EdUSP, 2005 (adaptado).


O aumento do número de cidades médias, retratado pelo autor Milton Santos, ainda persiste nos dias atuais no território brasileiro. Uma justificativa para este fato seria:

Alternativas
Comentários
  • A desconcentração industrial, a política de incentivos fiscais e o avanço dos meios de comunicações permitem uma maior interiorização do Brasil, gerando, então, o crescimento de algumas cidades.

    Gabarito: D

    Avante!

  • Falo em crescimento industrial, lembra do regime militar brasileiro. ''CAMINHADA PARA O OESTE''

  • Com os meios de comunicação e tecnologia em constante avanço, e o atual inchaço urbano, faz com que a interiorização para o brasileiro seja algo desejável.

    Letra D


ID
2666344
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As modificações naturais e artificiais na cobertura vegetal das bacias hidrográficas influenciam o seu comportamento hidrológico. A alteração da superfície da bacia tem impactos significativos sobre o escoamento. Esse impacto normalmente é caracterizado quanto ao efeito que provoca no comportamento das enchentes, nas vazões mínimas e na vazão média.

TUCCI, C.E.M.; CLARKE, R.T Impacto das mudanças da cobertura vegetal no escoamento: erosão. Revista Brasileira de Recursos Hídricos. V. 2, n°. 1 jan./jun. 1997 (fragmento).


Ao analisar três rios com coberturas vegetais distintas — agrícola, floresta regenerada e floresta natural — de uma mesma bacia hidrográfica, após uma mesma precipitação, conclui-se que a vegetação é fundamental no comportamento da vazão dos rios, uma vez que a

Alternativas
Comentários
  • Podemos definir pico de vazão como quantidade de água que passa por um determinado rio num período de tempo. Com esse conceito é possível aplicar isso na relação com a vegetação, visto que no local que possui a floresta nativa a água tende a infiltrar-se mais i para o subsolo, diminuindo consequentemente o pico de vazão.

  • As raizes da vegetação ajudam a ''puxar'' a água para o subsolo, diminuindo ,assim, o fluxo de agua que passa.

  • LETRA E


ID
2666347
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

“Não à liberdade para os inimigos da liberdade”, dizia Saint-Just. Isso significa dizer: não à tolerância para os intolerantes.

HÉRITIER, F. O eu, o outro e a tolerância. In: HÉRITIER, F; CHANGEUX, J. P (orgs.). Uma ética para quantos? São Paulo: EdUSC, 1999 (fragmento).


A contemporaneidade abriga conflitos éticos e políticos, dos quais o racismo, a discriminação sexual e a intolerância religiosa são exemplos históricos. Com base no texto, qual é a principal contribuição da Ética para a estruturação política da sociedade contemporânea?

Alternativas
Comentários
  • Essa C é muito provocante kkkkkkkkkkk, não privilegia-se a punição, mas sim a prevenção galerinha!

  • Paradoxo da Tolerância de Karl Popper

    (pesquisem, é um bom repertório para se usar na redação)

    Gabarito: (B)

  • qual o problema da A??

  • O objetivo da ética é orientar o comportamento humano em sociedade e a alternativa B fala exatamente isso "modelos de conduta". Todas as outras alternativas falam de outras coisas que não é dever ou obrigação da ética, portanto a B é a única alternativa coerente com a função da ética.

ID
2666350
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A questão agrária e as lutas de hoje pela terra são herdeiras de processos transcorridos nas décadas de 1940 a 1960. Contudo, se no contexto anterior a questão agrária tinha em sua base o arcaísmo do mundo rural, hoje ela é resultante dos processos de modernização da agricultura.

GRYNSZPAN, M. Tempo de Plantar, tempo de colher. In: Nossa História. Ano 1, n° 9, São Paulo: Vera Cruz, jul. 2004 (adaptado).


A modernização da agricultura no Brasil aprofundou as causas da luta pela terra a partir dos anos 1970, pois

Alternativas
Comentários
  • b)elevou a produtividade agrícola, mas intensificou a concentração fundiária.

    sim, porque a Revolução Verde, que ocorreu no periodo entre 1960+, promoveu grandes mudanças no ambiente rural, trazendo consigo metodos para aumentar a produtividade, principalmente em pa´ses agrícolas, como o Brasil. Contudo, isso não permitiu alterar a manutenção fundiária nacional. Problema esse que se extende desde os primordios do país até hoje


ID
2666353
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Escrevendo em jornais, entrando para a política, fugindo para quilombos, montando pecúlios para comprar alforrias... Os negros brasileiros não esperaram passivamente pela libertação. Em vez disso, lutaram em diversas frentes contra a escravidão, a ponto de conseguir que, à época em que a Lei Áurea foi assinada, apenas uma pequena minoria continuasse formalmente a ser propriedade.

Antes da Lei Áurea. Liberdade Conquistada. Revista Nossa História. Ano 2, n° 19. São Paulo: Vera Cruz, 2005.


No que diz respeito à Abolição, o texto apresenta uma análise historiográfica realizada nas últimas décadas por historiadores, brasileiros e brasilianistas, que se diferencia das análises mais tradicionais. Essa análise recente apresenta a extinção do regime escravista, em grande parte, como resultado

Alternativas
Comentários
  • ''Escrevendo em jornais, entrando para a política, fugindo para quilombos, montando pecúlios para comprar alforrias... [...] Os negros brasileiros [...] , lutaram em diversas frentes contra a escravidão.''

  • Vai eliminando as que não tiverem sentido com o texto.

  • É questão de história ou interpretação de texto?

  • Realmente Cleiton.. passamos o ano todo estudando diversos temas, revoluções e afins pra cair esse tipo de questão

  • Essa foi a referência do TRI

  • Tomara que meus concorrentes marcassem a A

  • D

    da luta dos próprios negros, escravos ou libertos, que empreenderam um conjunto de ações que tornaram o regime escravista incapaz de se sustentar.


ID
2666356
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Parece-me bastante significativo que a questão muito discutida sobre se o homem deve ser “ajustado” à máquina ou se a máquina deve ser ajustada à natureza do homem nunca tenha sido levantada a respeito dos meros instrumentos e ferramentas. E a razão disto é que todas as ferramentas da manufatura permanecem a serviço da mão, ao passo que as máquinas realmente exigem que o trabalhador as sirva, ajuste o ritmo natural do seu corpo ao movimento mecânico delas.

ARENDT, H. Trabalho, Obra e Ação. In: Cadernos de Ética e Filosofia Política 7. São Paulo: EdUSP, 2005 (fragmento).


Com base no texto, as principais consequências da substituição da ferramenta manual pela máquina são

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta: Letra A

    No texto, é perceptível que o autor explica que os homens têm que servir a máquina , ajustando "o ritmo natural do seu corpo ao movimento mecânico delas".

    Por isso, é necessário uma educação, disciplina corporal, ou seja, um adestramento do corpo e a submissão do homem à máquina (perda de autonomia).

  • Galera, se estiver "Com base no texto/ Infere-se do txt/Segundo o texto..." a resposta está no texto de apoio e não dá pra viajar muito

    ", ajuste o ritmo natural do seu corpo ao movimento mecânico delas." - com essa parte você já matava a questão

    O Homem agora DEVE se ajustar à máquina( processo de alienação) e ele perde sua autoria/autonomia

    NÃO DESISTAM, SO PASSA QUEM NÃO DESISTE!!


ID
2666359
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Eleições, no Império, eram um acontecimento muito especial. Nesses dias o mais modesto cidadão vestia sua melhor roupa, ou a menos surrada, e exibia até sapatos, peças do vestuário tão valorizadas entre aqueles que pouco tinham. Em contraste com essa maioria, vestimentas de gala de autoridades civis, militares e eclesiásticas — tudo do bom e do melhor compunha a indumentária de quem era mais que um cidadão qualquer e queria exibir em público essa sua privilegiada condição.

CAVANI, S. Às urnas, cidadãos! In: Revista de História da Biblioteca Nacional. Ano 3, n° 26, nov. 2007.


No Brasil do século XIX, a noção de cidadania estava vinculada à participação nos processos eleitorais. As eleições revelavam um tipo de cidadania carente da igualdade jurídica defendida nesse mesmo período por muitos movimentos europeus herdeiros do Iluminismo devido à

Alternativas
Comentários
  • ''Voto censitário consiste na restrição do direito de votar apenas para alguns grupos de cidadãos, por norma os que apresentam um padrão social e econômico alto.''

  • Pra quem ficou em dúvida na letra a: ela é uma afirmativa correta, porém não podemos associar o não cumprimento da igualdade jurídica somente a exclusão de analfabetos, visto que no período imperial só quem poderia votar era quem tivesse renda, fora outros critérios. Quando veio a Constituição de 1891, a situação quase que continuou na mesma pois embora quem não tivesse renda poderia vota, ela tinha que ser alfabetizada, o que representava pouco mais que 5% da nossa população à época

  • Na primeira eleição brasileira, em 1532, o voto foi permitido aos analfabetos.

  • A constituição de 1824 (1º reinado), permitia o voto dos analfabetos, porém era censitária, ou seja, o eleitor deveria ter uma renda mínima para poder votar. Somente em 1881 (já perto do final do 2º reinado), a Lei Saraiva proibiu o voto dos analfabetos. O texto não deixa explícito sobre qual dessas épocas se trata, porém, pelo modo com foi dado, tudo leva a crer que seja o período anterior a 1881, por isso a letra A) estaria incorreta.

  • As eleições revelavam um tipo de cidadania carente da igualdade jurídica defendida nesse mesmo período por muitos movimentos europeus herdeiros do Iluminismo devido à existência do voto censitário, que reafirmava as hierarquias sociais (e).

    Se a noção de cidadania estava atrelada à participação na vida política do país e o voto era censitário, logo a cidadania reduzia-se a um grupo seleto de pessoas: poucos tinham as condições necessárias para participar do processo eleitoral.

  • Nas primeiras eleições imperiais, não havia exclusão de analfabetos, pois até mesmo os mais abastados eram iletrados. Só depois, com a promulgação da Lei Saraiva, é que os analfabetos foram, de fato, excluídos do processo eleitoral formalmente.


ID
2666362
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Antes de tomar posse no seu cargo, ainda na Europa, Rio Branco agira no sentido de afastar o perigo imediato do Bolivian Syndicate, empresa estadunidense, e propusera a compra do território do Acre. Recusada essa ideia, propôs o Governo brasileiro a troca de territórios e ofereceu compensação, como a de favorecer, por uma estrada de ferro, o tráfego comercial pelo rio Madeira, entendendo-se diretamente com o Bolivian Syndicate.

RODRIGUES, J. H.; SEITENFUS, R. Uma História Diplomática do Brasil: 1531-1945. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995 (adaptado).


O texto aborda uma das questões fronteiriças enfrentadas no período em que José da Silva Paranhos Júnior, o Barão do Rio Branco, esteve à frente do Ministério das Relações Exteriores (1902-1912).


A estratégia de entendimento direto do Brasil com a empresa Bolivian Syndicate, que havia arrendado o Acre junto ao governo boliviano, explica-se pela

Alternativas
Comentários
  • Durante a primeira metade do século XX não somente foram explorados os territórios da África e da Ásia, mas as garras do imperialismo se estendiam para as Américas novamente, no entanto agora o imperialismo vinha do mesmo lado do Atlântico, os Estados Unidos pretendiam expandir e manter seus negócios nos vizinhos americanos já que estes tinham uma economia muitíssimo mais industrializada do que os países primário exportadores no restante da América.

  • mas q porr

  • GAB: E

    O Acre era parte da Bolívia "invadida" pelos brasileiros. Com a promulgação da República do Acre, a Bolívia correu atrás de ajuda de potências imperialistas, como os EUA e Inglaterra, para apoia-la ter o Acre de volta e pressionar o Brasil a tomar alguma atitude. Após a queda de Luís Galvez na República do Acre, os EUA queriam comprar o território da Bolívia e os bolivianos, como perceberam que não iriam conseguir expulsar os brasileiros, iriam aceitar. O Barão do Rio Branco vendo uma possível intervenção estrangeira ao lado e até, possibilidade, dentro do Brasil, preferiu barganhar com a Bolívia e o Bolivian Syndicate.

  • "...Rio Branco agira no sentido de afastar o perigo imediato do Bolivian Syndicate, empresa estadunidense..."

    Observem o trecho e a data exposta no enunciado (1902-1912).

    Percebam que o fato ocorreu durante o período imperialista/neocolonialista no mundo. Sabendo disso, e interpretando o trecho que eu citei, depreende-se que há uma preocupação de Rio Branco com uma possível intervenção imperialista da empresa dos EUA na região do Acre, acarretando na negociação citada no texto que anexou o Acre ao Brasil.

    Letra E.

    Obs: a letra C também me confundiu muito, visto que nesse contexto estava em contexto o 1° ciclo da borracha, porém, eu acho que na época, a principal atividade do Brasil em relação a extração do látex era comercialização do látex em si, e não dá borracha pronta, sei lá, eu imagino isso... Mas a questão é mesmo por causa da C.

  • não é a C, pois a implementação da indústria da borracha foi anterior a esse momento.


ID
2666365
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Atualmente, a noção de que o bandido não está protegido pela lei tende a ser aceita pelo senso comum. Urge mobilizar todas as forças da sociedade para reverter essa noção letal para o Estado Democrático de Direito, pois, como dizia o grande Rui Barbosa, “A lei que não protege o meu inimigo, não me serve”.

SAMPAIO, P A. Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. In.: Os Direitos Humanos desafiando o século XXI. Brasília: OAB; Conselho Federal; Comissão Nacional de Direitos Humanos, 2010.


No texto, o autor estabelece uma relação entre democracia e direito que remete a um dos mais valiosos princípios da Revolução Francesa: a lei deve ser igual para todos. A inobservância desse princípio é uma ameaça à democracia, porque

Alternativas
Comentários
  • No Brasil já é o contrário: a lei protege mais o bandido que a você

  • Na época em questão dois indivíduos que realizavam o mesmo crime eram punidos.Entretanto aquele que detinha mais ócio,a proteção e o direito era maior em comparação ao mais pobre.Dessa forma,percebe que há uma desigualdade de maneira específica e (não abrangente) nas duas situações vinculado ao crime

    .

  • Letra A

    Na parte do enunciado , onde diz " ...uma ameaça a democracia " já se torna o suficiente para identificar a alternativa correta.

    Uma situação em que algumas pessoas possuam mais direitos do que outras, se torna uma ameaça a democracia.

  • Relação entre a alternativa A e a alternativa B:

    Embora esteja falando da Revolução Francesa, o autor estabelece nesse contexto uma relação com a democracia em geral. A letra A, é a definição básica "resulta em uma situação em que algumas pessoas possuem mais direitos do que outras. ". A letra C, fala especificamente que " favorece a impunidade e a corrupção por meio dos privilégios de nascimento." no contexto de Revolução Francesa, o clero e a nobreza tinham esses direitos, mas como o autor está fazendo um apanhado de uma democracia em geral a letra A está mais correta, pois essa discrepância e impunidade de direitos pode ser em função de qualquer coisa não necessariamente de privilégios de nascimento.

  • A assertiva A deveria deixar bem claro que esse direito é subjetivo, porque na realidade formal todos somos iguais... Achei bem mal feita!

  • Letra A

    Um dos mais básicos princípios da Revolução Francesa é a igualdade jurídica para todos os Homens, inclusive os marginais, isso adveio da indignação popular gerada pelos privilégios concedidos aos nobres. Pois bem, sem a igualdade jurídica absoluta a desigualdade feita a um inimigo pode abrir margens para diversas diferenças de tratamento inclusive para os cidadãos de bem.


ID
2666368
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

De março de 1931 a fevereiro de 1940, foram decretadas mais de 150 leis novas de proteção social e de regulamentação do trabalho em todos os setores. Todas elas têm sido simplesmente uma dádiva do governo. Desde aí, o trabalhador brasileiro encontra nos quadros gerais do regime o seu verdadeiro lugar.

DANTAS, M. A força nacionalizadora do Estado Novo. Rio de Janeiro: DIP, 1942.


De que maneira as políticas e as mudanças jurídico-institucionais implementadas pelo governo de Getúlio Vargas nas décadas de 1930-1940 responderam às lutas e às reivindicações dos trabalhadores?

Alternativas
Comentários
  • Uma dica: Vargas não mexeu na área rural (tanto que por isso é considerado "pai dos pobres, porém mãe dos ricos"). Então o que perguntar de Vargas a respeito do campo provavelmente não será a resposta. Além disso, sempre lembre do cooperativismo, muito forte em seu governo.

  • GABARITO: D

    A legislação e as instituições criadas atendiam às reivindicações dos trabalhadores urbanos, mas dentro de estruturas jurídicas e sindicais tuteladas e corporativistas.

  • Marca letra B,CONFIA!!!!!

  • RESPOSTA : LETRA D

    A legislação e as instituições criadas atendiam às reivindicações dos trabalhadores urbanos, mas dentro de estruturas jurídicas e sindicais tuteladas e corporativistas.


ID
2666371
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
História

A atuação do Judiciário deve ser avaliada mais por seu aspecto geral, pois sua missão-mor transcende os processos vistos isoladamente. Sua tarefa é produzir uma ordem estável que paire sobre a sociedade. Independentemente da matéria-prima que tenha em mãos, o Judiciário deve produzir uma ordem que permita à sociedade, com suas diferenças e paradoxos, viver e se desenvolver de modo seguro. Por esse prisma, decisões questionáveis quando vistas isoladamente se justificam quando olhadas sistemicamente, pois foram proferidas tendo em vista a importância que trariam para a construção da ordem.

VILELA, H. O. T O ativismo judicial e o jogo dos três poderes. Valor Econômico. 14 jun. 2011 (adaptado).


Considerando que a sociedade é uma estrutura complexa, com interesses contraditórios, segundo o texto, as decisões do Poder Judiciário

Alternativas
Comentários
  • "decisões...proferidas tendo em vista a importância que trariam para a construção da ordem"

    Letra C

  • "pois foram proferidas tendo em vista a importância que trariam para a construção da ordem."

    Sendo assim, as decisões do Poder Judiciário acabam influenciando na organização da sociedade.


ID
2666374
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Os materiais radioativos emitem diferentes tipos de radiação. A radiação gama, por exemplo, por sua alta energia e penetração, consegue remover elétrons dos átomos dos tecidos internos e romper ligações químicas por ionização, podendo causar mutação no DNA. Já as partículas beta têm o mesmo efeito ionizante, mas atuam sobre as células da pele.

RODRIGUES JR., A. A. O que é radiação? E contaminação radioativa? Vamos esclarecer. Física na Escola. V. 8, n° 2, 2007. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física (adaptado).


Segundo o texto, um indivíduo irradiado por uma fonte radioativa é exposto ao risco de

Alternativas
Comentários
  • Pessoas que são expostas à radiação sofrem alteração nas células, podendo ter consequências sérias como:

    a aquisição de câncer.

  • Além do próprio conteúdo, o filme "Radioactive" é maravilhoso e fala justamente sobre a descoberta dos elementos radioativos e suas consequências no corpo daqueles que tinham contato direto com o material, nesse caso, o filme retrata tanto o marido quanto a própria Marie Curie desenvolvendo um câncer em resultado a esse contato.

  • atentem! a questão contém mais de uma verdade. observe-a qual delas se encaixa no enunciado.


ID
2666380
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Estudos mostram que através de terapia gênica é possível alterar a composição e aumentar a resistência dos músculos. Nos músculos normais, quando há necessidade de reparos, as células-satélite são atraídas por sinais químicos emitidos pela lesão, se reproduzem e se fundem às fibras musculares, aumentando, assim, o seu volume. O mecanismo é regulado pela miostatina, uma proteína que “ordena” que as células-satélite parem de se reproduzir.

Scientific American Brasil. N° 27, ago. 2004


Uma técnica de terapia gênica consistindo na injeção de um gene que codifica uma proteína capaz de bloquear a ação da miostatina na fibra muscular provocaria

Alternativas
Comentários
  • Vamos lá seus ciscadores de questões... 
    Prontos para entender essa questão cabulosa? Então booooora lá!!! 
    Olhou a questão e bateu o desespero? 
    É... o ENEM tá ficando cada vez mais difícil, mas dá nada não... 
    A gente mata no peito e chuta pro gol...

     

    A miostatina é a proteína que regula as células satélites. Uma vez que ela é inibida, não “ordena” as células satélites a pararem de se reproduzir, o que acarreta na proliferação dessas células e aumento das fibras musculares.

     

    Logo, portanto, enfim,,, o gabarito éééé: 

     

    maior proliferação de células-satélite e aumento do volume de fibras musculares.

     

    Errou? Acertou? 
    Tem algum macete para resolver mais rápido?
    Curti aqui e me fala... 

     

    E lembre-se sempre: ''Tente uma, duas, três vezes e se possível tente a quarta, a quinta e quantas vezes for necessário. Só não desista nas primeiras tentativas, a persistencia é a amiga da conquista. Se você quer chegar onde a maioria não chega, faça o que a maioria não faz."  - Bill Gates.

     


     

  • A terapia gênica consiste em introduzir um gene externo nas células de um indivíduo para conferir algum benefício, melhoria de partes defeituosas ou deficientes. A miostatina é uma proteína que funciona regulando e limitando os níveis de crescimento do músculo. Se essa proteína está presente em grandes quantidades, ocorre uma diminuição na massa muscular, e caso essa proteína seja inibida, os músculos tendem a se desenvolver em maior quantidade. Os músculos são compostos de feixes de células musculares que fazem parte do sistema de sustentação do corpo dos vertebrados. Existem 3 tipos de tecido muscular: estriado esquelético, estriado cardíaco e muscular liso. A miostatina é produzida principalmente nas células dos músculos esqueléticos. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)

    A questão explica um estudo sobre essa terapia gênica no músculo. Sobre o bloqueio da ação da miostatina na fibra muscular, analisemos as alternativas:
    a) como ela atua como reguladora, teria maior proliferação de células-satélite, mas não aumentaria a quantidade de fibras musculares, apenas o tamanho. Incorreta.
    b) a produção de células-satélite e o tamanho das fibras musculares aumentariam. Incorreta.
    c) a miofibrila é um componente da fibra muscular que não seria afetada por essa inibição. As fibras não seriam diminuídas e não estariam atrofiadas, apenas aumentariam seu tamanho. Incorreta.
    d) teria a maior produção de células-satélite, mas o volume não estaria diminuído, e sim aumentado. Incorreta.
    e) teria essa proliferação maior de células-satélite pela inibição da miostatina que controla o crescimento, e o volume das fibras aumentaria. Correta.

    Gabarito do professor: E

  • caraca.... maluco cheio de onda pra explicar.... ALUNO ESPERTO leu oo texto, respirou e respondeu certo....

    a resposta tá no texto, não achou? volta e lê

    #MClan #MCFOX

  • Gabarito E

    A. Ela atua como reguladora, logo teria maior proliferação de células-satélite, mas não aumentaria a quantidade de fibras musculares, apenas o tamanho.

    B. A produção de células-satélite e o tamanho das fibras musculares aumentariam.

    C. A miofibrila (uma proteína que regula e limita os níveis de crescimento do músculo. Quando presente em grandes quantidades, ocorre uma diminuição na massa muscular e caso seja inibida, os músculos tendem a se desenvolver em maior quantidade) é um componente da fibra muscular que não seria afetada por essa inibição. As fibras não seriam diminuídas e não estariam atrofiadas, apenas aumentariam seu tamanho.

    D. Teria a maior produção de células-satélite, mas o volume não estaria diminuído e sim aumentado.

    E. Teria essa proliferação maior de células-satélite pela inibição da miostatina que controla o crescimento e o volume das fibras aumentaria.

  • ficar gigante slk


ID
2666392
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Para ser considerada potável, é preciso que a água esteja isenta de elementos nocivos à saúde, de substâncias tóxicas e de organismos patogênicos. Entre os muitos testes feitos pelas empresas de saneamento, estão o da dosagem de cloro residual, cuja finalidade é assegurar que a água liberada para o consumo não tenha excesso de cloro, que pode deixar um gosto característico na água; a demanda bioquímica de oxigênio (DBO), que expressa o teor de oxigênio presente na água, fator importante para identificar o grau de poluição das águas; o de coliformes fecais, que identifica a existência de bactérias encontradas nas fezes humanas na amostra de água, e o de pH, cuja função é avaliar se a amostra de água está dentro dos padrões de acidez estabelecidos para o consumo.

BRANCO, S. M. Água, origem, uso e preservação. São Paulo: Moderna, 2001 (adaptado).


Entre os testes descritos, os mais importantes para garantir a saúde do consumidor e a manutenção da vida aquática são, respectivamente, os de

Alternativas
Comentários
  • Para responder a questão é necessário se atentar para o fato que o enunciado solicita que se identifique os testes mais importantes para o consumo da água e para manutenção da vida aquática, necessariamente, nessa ordem. Nesse sentido, a melhor opção é a Letra D, pois o teste de coliformes fecais, que identifica a existência de bactérias encontradas nas fezes humanas, é mais impactante do que qualquer outro teste elencado na questão para o consumo humano da água. Já o teste de DBO, que expressa o teor de oxigênio na água, é o mais importante para a manutenção da vida aquática, pois a quantidade de oxigênio é fundamental para a existência dos animais aquáticos.

  • Comece pelo mais fácil: o que é primordial para existência de vida aquática? Oxigênio. Já eliminamos "B" e "E". A letra "A" não é eliminada ainda na minha opinião, porque sabemos que qualquer variação mínima de pH pode destruir populações aquáticas. No texto ele menciona que o excesso de cloro causa um gosto característico à água, ou seja, nada que seja essencial para a nossa saúde ou que traz o menor dos riscos, certo?! Eliminamos a letra "C". Aí já vai mais pelo bom senso, pois não tenha dúvida que a dosagem de coliformes fecais é fundamental para nossa saúde.

    Letra D

  • Não é a alternativa A porque não dependemos do Oxigênio dissolvido na água para respirarmos, diferente do que aconteceria se o mesmo ocorresse com os peixes e outros seres de vida aquática


ID
2666395
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Uma opção não usual, para o cozimento do feijão, é o uso de uma garrafa térmica. Em uma panela, colocase uma parte de feijão e três partes de água e deixa-se ferver o conjunto por cerca de 5 minutos, logo após transfere-se todo o material para uma garrafa térmica. Aproximadamente 8 horas depois, o feijão estará cozido.


O cozimento do feijão ocorre dentro da garrafa térmica, pois

Alternativas
Comentários
  • A garrafa térmica funciona de modo a não deixar que o calor escape para o meio, garantindo que o calor fique dentro do meu sistema de análise. Mantendo então a água a uma elevada temperatura em contato com o feijão esse passa a absorver a energia térmica da água (reação endotérmica) e com isso, com o passar do tempo, ficará cozido.

  • Conceito totalmente errado de reação.

    Apesar do gabarito letra "B" ser um dos únicos a não citar a palavra reação

  • Parece ser uma questão de física, mas, na verdade, é de química.

    Tá cobrando se o aluno sabe a diferença entre reações químicas e processos físicos.

    Como o feijão obviamente não reage com a água, alternativa (B) correta


ID
2666416
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Com a utilização dos biocombustíveis, grandes áreas estão sendo ocupadas com a cultura da cana-de-açúcar, o que acarreta o desgaste do solo. Para contrabalançar esse desgaste, tem-se iniciado o plantio alternado de cana-de-açúcar com algumas espécies de leguminosas, já que essa rotação dispensa a adubação nitrogenada.

Disponível em: http://www.agencia.cnptia.embrapa.br. Acesso em: 16 jun. 2011(adaptado).


Essa prática agrícola ocasiona o enriquecimento do solo, porque as leguminosas possuem bactérias em associação com suas raízes, que favorecem o processo de

Alternativas
Comentários
  •  Fixação: Consiste na transformação do nitrogênio gasoso em substâncias aproveitáveis pelos seres vivos (amônia e nitrato). Os organismos responsáveis pela fixação são bactérias, que retiram o nitrogênio do ar fazendo com que este reaja com o hidrogênio para formar amônia.  


    Rotação de Culturas

    Um procedimento bastante utilizado em agricultura é a “rotação de culturas”, na qual se alterna o plantio de não-leguminosas (o milho, por exemplo), que retiram do solo os nutrientes nitrogenados, com leguminosas (feijão), que devolvem esses nutrientes para o meio.


    https://www.sobiologia.com.br/conteudos/bio_ecologia/ecologia26_1.php

  • FIXAÇÃO SEUS OLHOS NO NITRATO


ID
2666419
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

O manual de instruções de um computador apresenta as seguintes recomendações para evitar que o cabo de alimentação de energia elétrica se rompa:


• Ao utilizar a fonte de alimentação, acomode adequadamente o cabo que vai conectado à tomada, evitando dobrá-lo.

• Ao conectar ou desconectar o computador da tomada elétrica, segure o cabo de alimentação pelo plugue e não pelo fio.


Caso o usuário não siga essas recomendações e ocorra o dano previsto, a consequência para o funcionamento do computador será a de que

Alternativas
Comentários
  • Se você danificar o fio, dificultará ou impedirá a passagem de energia elétrica (assim como a corrente), que não chegará ao circuito do computador. É parecido com o que acontece quando nossos fones de ouvido "quebram".

  • Duas coisas poderão ocorrer:

    1) Puxando diretamente o cabo, com o computador desligado., o cabo pode se romper, interrompendo a futura circulação de corrente para o computador.

    2) Os dois condutores do cabo podem entrar em curto-circuito, desligando o disjuntor de alimentação da tomada do computador: o computador para de funcionar.

    pir2.forumeiros.com/t117927-eletricidade


ID
2666422
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Indivíduos míopes têm dificuldade de enxergar objetos distantes. Para correção desse problema com lentes, o oftalmologista deve medir a distância máxima que o indivíduo pode enxergar nitidamente, que corresponde à distância focal da lente. A vergência (V) de uma lente é numericamente igual ao inverso da distância focal (f), dada em metros (V = 1/f). A vergência é medida em dioptria (di), comumente denominada de graus de uma lente.


Se a distância máxima a que o indivíduo míope enxerga nitidamente for 50 cm, para corrigir o problema, o oftalmologista receitará lentes de vergência

Alternativas
Comentários
  • é negativo pois a lente divergente tem o foco negativo, sendo assim f = -0,5m

  • Miopia: lente divergente. 

    Lente divergente: (-)

    V=1/f

    V= 1/0,5    (Não esquecer de transformar o 50 cm em metros) 

    V= -2

    LETRA A.

     

  • Essa foi uma das melhores que eu já vi

  • Miopia se concerta com Lente Divergente ( - )

    Hipermetropia se concerta com Lente Convergente ( + )

    Astigmatismo se concerta com Lentes Esféricas

    Só pra revisar ai glr

  • MIOPIA - LENTES DIVERGENTES (BORDAS GROSSAS) ( - )

    HIPERMETROPIA - LENTES CONVERGENTES (BORDAS FINAS) ( + )


ID
2666425
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Estudos mostram que a prática de esportes pode aumentar a produção de radicais livres, um subproduto da nossa respiração que está ligado ao processo de envelhecimento celular e ao surgimento de doenças como o câncer. Para neutralizar essas moléculas nas células, quem faz esporte deve dar atenção especial aos antioxidantes. As vitaminas C, E e o selênio fazem parte desse grupo.

SÁ, V. Exercícios bem nutridosDisponível em: http://saude.abril.com.br. Acesso em: 29 abr. 2010.(adaptado).


A ação antioxidante das vitaminas C e E e do selênio deve-se às suas capacidades de

Alternativas
Comentários
  • Os radicais livres (agentes oxidantes) são moléculas que, por não possuírem um número par de elétrons na última camada eletrônica, são altamente instáveis. Estão sempre buscando atingir a estabilidade travando reações químicas de transferência de elétrons (oxi-redução) com células vizinhas. Apesar de fundamentais para a saúde, quando em excesso, os radicais livres passam a oxidar células saudáveis, como proteínas, lipídios e DNA.A importância dos antioxidantes está justamente no fato de que estes são capazes de regular a quantidade dos radicais livres no organismo.


    R= LETRA A.

    Equipe Descomplica


  • Para ter capacidade antioxidante uma substância precisa ter um maior potencial de oxidação. Assim, ela irá oxidar em vez de que o organismo oxide

  • a) sim. eles vão neutralizar os radicais livres

    b) a gt n produz oxigênio kk

    c) a respiração celular ocorre nas mitocôndrias, certo ? se as vitaminas se aderissem nas mitocôndrias, interferiria negativamente no processo de respiração celular. os antioxidantes agem em cima dos radicais livres já formados, mas não impede que eles sejam formados. Faz sentido?

    d) inibir as reações em cadeia da respiração celular? osh, a gt morre rapidin

    e) INDUZIR A ADAPTAÇÃO????? nao pela mor

    falei alguma besteira? me corrija!


ID
2666428
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O problema da poluição da água afeta muito a qualidade de vida de uma cidade, trazendo prejuízos de ordem social e econômica. A seguir, são apresentados dois processos que têm como intuito a despoluição de águas.


PROCESSO 1 - Tratamento de esgotos: O processo é estritamente biológico e aeróbio, no qual o esgoto bruto da cidade e o lodo ativado são misturados, agitados e aerados em unidades conhecidas como tanques de aeração. Após este procedimento, o lodo é enviado para o decantador secundário, onde a parte sólida vai para o fundo e a parte líquida já está sem 90% das impurezas.

SABESP. Tratamento de esgotos. Disponível em: http://site.sabesp.com.br. Acesso em: 30 abr. 2010 (adaptado).


PROCESSO 2 - Tratamento de rios: O processo começa com a remoção mecânica dos resíduos sólidos carregados pelo rio e são adicionados os agentes coagulantes que agregam a sujeira. Após essa etapa, é realizada a microaeração, permitindo a flotação ou elevação dos flocos acima da superfície da água, facilitando sua remoção. Dependendo do uso a ser dado à água, ocorre a desinfecção do efluente.

Sampa Online. Como Funciona o Sistema de Flotação e Remoção de Flutuantes para melhoria das águas do Rio Pinheiros. Disponível em: http://www.sampaonline.com.br. Acesso em: 29 abr. 2010 (adaptado).


Visando à manutenção da qualidade ambiental de um determinado corpo hídrico, o processo mais indicado para atender a esse objetivo é o

Alternativas
Comentários
  • A poluição das águas acontece a partir de substâncias químicas resultantes de atividades industriais, de mineração, agropecuária, resíduos orgânicos (esgoto doméstico) e derramamento de óleo. Uma forma de minimizar essa poluição é ter um descarte ou tratamento apropriado. O equilíbrio ecológico fica extremamente comprometido com essa grande poluição das águas. 
    Na questão, são abordadas duas formas de tratamento: de esgotos (processo 1) e rios (processo 2).
    Sobre o processo mais indicado para a qualidade ambiental, analisemos as alternativas:
    a) processo 2, não seria o mais indicado pois mostra que o rio anteriormente já estaria contaminado pelo esgoto, e esse processo não é capaz de remover qualquer fonte poluidora, depende muito do uso posterior da água. Incorreta.
    b) processo 1, seria o indicado pelo impedimento de chegar as novas cargas de dejetos. Correta.
    c) processo 2, o esgoto despejado causará problemas, mesmo com as tentativas de tratamento no próprio rio. Incorreta.
    d) processo 1, é o mais indicado, porém ele não recupera a qualidade da água para abastecimento residencial, apenas para reutilização em agricultura ou indústrias. Incorreta.
    e) processo 1, é o indicado, mas é complexo e de alto custo, não de baixo custo. Incorreta.
    (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)

    Gabarito do professor: B

  • A poluição das águas acontece a partir de substâncias químicas resultantes de atividades industriais, de mineração, agropecuária, resíduos orgânicos (esgoto doméstico) e derramamento de óleo. Uma forma de minimizar essa poluição é ter um descarte ou tratamento apropriado. O equilíbrio ecológico fica extremamente comprometido com essa grande poluição das águas. 

    Na questão, são abordadas duas formas de tratamento: de esgotos (processo 1) e rios (processo 2).

    Sobre o processo mais indicado para a qualidade ambiental, analisemos as alternativas:

    a) processo 2, não seria o mais indicado pois mostra que o rio anteriormente já estaria contaminado pelo esgoto, e esse processo não é capaz de remover qualquer fonte poluidora, depende muito do uso posterior da água. Incorreta.

    b) processo 1, seria o indicado pelo impedimento de chegar as novas cargas de dejetos. Correta.

    c) processo 2, o esgoto despejado causará problemas, mesmo com as tentativas de tratamento no próprio rio. Incorreta.

    d) processo 1, é o mais indicado, porém ele não recupera a qualidade da água para abastecimento residencial, apenas para reutilização em agricultura ou indústrias. Incorreta.

    e) processo 1, é o indicado, mas é complexo e de alto custo, não de baixo custo. Incorreta.

    (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)

    Gabarito do professor: B

  • Letra B

    Tendo como objetivo manter a qualidade de um corpo hídrico e sabendo que o principal agente poluidor destes são os esgotos, tratá-los antes que sejam despejados nos rios garante que novos agentes poluidores não entrem em contato com esse corpo hídrico.


ID
2666431
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Do ponto de vista fisiológico, anticorpos são moléculas proteicas produzidas e secretadas por células do sistema imune de mamíferos, conhecidas como linfócitos B. Reconhecem e atacam alvos moleculares específicos, os antígenos, presentes em agentes invasores, como, por exemplo, vírus, bactérias, fungos e células tumorais. Atualmente, algumas empresas brasileiras de biotecnologia vêm desenvolvendo anticorpos em laboratório. Um dos primeiros produtos é utilizado para detecção precoce da ferrugem asiática da soja, doença causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi, capaz de dizimar plantações. Há ainda a produção de kits para fins de pesquisa e diagnóstico de antígenos específicos de interesse para a saúde pública, como hepatite A, B e C, leptospirose e febre amarela.

VASCONCELOS,Y In: Anticorpos de valor. Pesquisa FAPESP. N° 170, abr. 2010 (adaptado).


O desenvolvimento de anticorpos específicos por empresas de biotecnologia será benéfico para a saúde pública, porque proporcionará

Alternativas
Comentários
  • Vamos lá seus ciscadores de questões... 
    Prontos para entender essa questão cabulosa? Então booooora lá!!! 
    Olhou a questão e bateu o desespero? 
    É... o ENEM tá ficando cada vez mais difícil, mas dá nada não... 
    A gente mata no peito e chuta pro gol...

     

    Os anticorpos específicos agem mais rapidamente e com maior intensidade. A saúde pública se beneficiará pois, com o tratamento específico e em estágios iniciais, a probabilidade do resultado ser eficaz é muito maior.

     

    Logo, portanto, enfim,,, o gabarito éééé: 

     

    O tratamento de doenças nos estágios iniciais de seu desenvolvimento.

     

    Errou? Acertou? 
    Tem algum macete para resolver mais rápido?
    Curti aqui e me fala... 

     

    E lembre-se sempre: ''Tente uma, duas, três vezes e se possível tente a quarta, a quinta e quantas vezes for necessário. Só não desista nas primeiras tentativas, a persistencia é a amiga da conquista. Se você quer chegar onde a maioria não chega, faça o que a maioria não faz."  - Bill Gates.
     

     

  • @Elielson voce é o melhor cara lkkkkkkkkkkkkkkkkk, espero que voce seja professor pq sinceramente kkkkkkkk nao ha outra profissao em que voce possa ser melhor do que ensinar kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    jjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjj

  • "Um dos primeiros produtos é utilizado para detecção precoce". Quando ele cita no texto detecção precoce significa que esses anticorpos vão reconhecer, ainda que inicialmente, as células invasores e consequentemente a resposta do seu organismo vai ser muito mais rápida.

    Letra D

  • A questão pode ser resolvida com a interpretação de texto, apenas.

    No último período do texto motivador temos: “Há ainda a produção de kits para fins de pesquisa e diagnóstico de antígenos específicos de interesse para a saúde pública, como hepatite A, B e C, leptospirose e febre amarela.” Ou seja, a partir do momento que os antígenos, na saúde pública, serão utilizados para pesquisa e diagnóstico, tem-se que essa técnica auxiliará no tratamento de doenças em seu estágio inicial de desenvolvimento.

  • O corpo humano tem uma defesa contra antígenos basicamente realizada por dois tipos de leucócitos, células do sistema imunológico: os macrófagos, que são células fagocitárias responsáveis por digerir elementos estranhos no corpo, e os linfócitos, responsáveis por criar proteínas (anticorpos) que atacam os micro-organismos invasores. A biotecnologia desenvolve anticorpos em laboratório para que doenças possam ser identificadas precocemente e o tratamento seja mais eficaz. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)

    Analisando as alternativas sobre o benefício desse desenvolvimento de anticorpos:
    a) quando ocorrem campanhas de vacinação, o que é aplicado são antígenos inativados para que o organismo possa desenvolver os anticorpos específicos. A biotecnologia está desenvolvendo os anticorpos em laboratório. Incorreta.
    b) a terapia gênica consiste em modificar geneticamente alguma célula, e não curar doenças, ou seja, não é o que a biotecnologia desenvolve a respeito dos anticorpos. Incorreta.
    c) esse desenvolvimento de anticorpos não afeta moléculas de DNA, então não ocorrem mutações em vírus. Incorreta.
    d) com a identificação precoce das doenças pelo desenvolvimento dos anticorpos em laboratório, o tratamento tem maior eficácia. Correta.
    e) o combate aos parasitas não faz parte do trabalho do desenvolvimento de anticorpos. Incorreta.

    Gabarito do professor: D
  • Se a produção é de anticorpos, a aplicação será de forma passiva, ou seja, a pessoa irá receber os anticorpos prontos. Anticorpos prontos possuem uma resposta rápida, mas o efeito é passageiro, logo, ele serve para tratamento. Ex: soro

  • Vacina: ESTIMULA a produção de anticorpos. Se eles já estão prontos/fabricados, é tratamento.

  • O corpo humano tem uma defesa contra antígenos basicamente realizada por dois tipos de leucócitos, células do sistema imunológico: os macrófagos, que são células fagocitárias responsáveis por digerir elementos estranhos no corpo, e os linfócitos, responsáveis por criar proteínas (anticorpos) que atacam os micro-organismos invasores. A biotecnologia desenvolve anticorpos em laboratório para que doenças possam ser identificadas precocemente e o tratamento seja mais eficaz. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)

    Analisando as alternativas sobre o benefício desse desenvolvimento de anticorpos:

    a) quando ocorrem campanhas de vacinação, o que é aplicado são antígenos inativados para que o organismo possa desenvolver os anticorpos específicos. A biotecnologia está desenvolvendo os anticorpos em laboratório. Incorreta.

    b) a terapia gênica consiste em modificar geneticamente alguma célula, e não curar doenças, ou seja, não é o que a biotecnologia desenvolve a respeito dos anticorpos. Incorreta.

    c) esse desenvolvimento de anticorpos não afeta moléculas de DNA, então não ocorrem mutações em vírus. Incorreta.

    d) com a identificação precoce das doenças pelo desenvolvimento dos anticorpos em laboratório, o tratamento tem maior eficácia. Correta.

    e) o combate aos parasitas não faz parte do trabalho do desenvolvimento de anticorpos. Incorreta.

    Gabarito do professor: D

  • Vacina → imunização ativa → induz células de memória a produzir anticorpos

    Soro → imunização passiva → te dá o anticorpo pronto

    Apesar de começar falando sobre linfócitos B, o texto basicamente está discorrendo sobre soro. Nesse sentido, a resposta é a (D). Soro se usa quando a doença já está em desenvolvimento, mas em estágios iniciais ainda, do contrário, será ineficaz. O maior exemplo é o soro para combater veneno de animal peçonhento. A vacina, por sua vez, é de caráter eminentemente preventivo. Vacina-se antes de a doença chegar ao sujeito.

  • pelo amor de Deus


ID
2666440
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A construção de barragens provoca um profundo impacto ecológico, que pode ser atenuado, em parte, pelo planejamento prévio de remoção da fauna atingida pela inundação local. Nas barragens construídas no Brasil, esse planejamento tem como principal objetivo a devolução dos animais a um ambiente semelhante ao original. Antes do fechamento das comportas, procura-se deslocar o maior número possível de animais; após o fechamento, com a elevação gradual das águas, procede-se à captura dos que vão ficando ilhados para transportá-los a locais preestabelecidos, ou retê-los e enviá-los a instituições de pesquisas.

LIZASO, N. M. Rev. Bras. Zool. V 2, n° 2, Curitiba,1983. Disponível em: http://www.scielo.br (adaptado).


O procedimento de transporte dos animais e alocação em uma nova área livre de inundação, onde a espécie introduzida não existia antes do processo, tem como uma das consequências imediatas

Alternativas
Comentários
  • A introdução de novas espécies em ambiente que não existiam antes causa o desequilíbrio ecológico, uma vez que essa nova espécie introduzida disputará o mesmo alimento e território, saindo muitas vezes em vantagem, pois pode não possuir predadores, ter mais agilidade do que as espécies nativas, entre outros fatores. 

    Equipe Descomplica


  • Ecossistema é um conjunto formado pelas partes biológicas, ou comunidade, e pelas partes não biológicas, como clima, lagos, pedras, terra. Essa comunidade pode variar, aumentando ou diminuindo conforme sofre pressões do ambiente. Qualquer alteração em uma população existente pode levar ao desequilíbrio de todo ecossistema. As cadeias ou teias alimentares funcionam com níveis tróficos que representam cada presa e seu predador, e quando um ou mais indivíduos são introduzidos, os níveis tróficos se desregulam, havendo perda de alimentos, diminuição ou aumento de populações, e até eliminação de espécies. 

    Observando as alternativas sobre uma das consequências imediatas dessa introdução de novas espécies em um ecossistema já existente:
    a) não há garantia de sobrevivência destes animais, como o ambiente já existente está recebendo novas espécies, haverá um desequilíbrio no ecossistema. Incorreta.
    b) também não há como garantir que as espécies inseridas aumentem em quantidade, pois terá interferência tanto das novas que chegam, quanto dos grupos já existentes. Incorreta.
    c) os recursos e possibilidade de sobrevivência serão diminuídos logo que as novas espécies forem introduzidas. Incorreta.
    d) a seleção artificial não seria uma consequência, seria o tipo de seleção que foi realizada pelo homem. Incorreta.
    e) a consequência imediata seria o desequilíbrio ecológico, pois haverá uma alteração no ecossistema existente. Correta. 
    (Amabis & Martho. Biologia moderna, 1991)

    Gabarito do professor: E

  • Não é seleção artificial!

  • RESPOSTA LETRA E

  • A. Não há garantia de sobrevivência destes animais, como o ambiente já existente está recebendo novas espécies, haverá um desequilíbrio no ecossistema.

    B. Não tem como garantir que as espécies inseridas aumentem em quantidade, pois terá interferência das novos grupos com os já existentes.

    C. Os recursos e possibilidade de sobrevivência serão diminuídos logo que as novas espécies forem introduzidas.

    D. Seleção Artificial é quando o homem interfere no processo com um objetivo específico, logo não seria uma consequência, seria o tipo de seleção que foi realizada pelo homem.

    E. A consequência imediata seria o desequilíbrio ecológico, pois haverá uma alteração no ecossistema existente.

  • Espécies exóticas SEMPRE serão um problema ambiental.

    Isso não cai no ENEM, não, isso despenca mais que a renda média do brasileiro na gestão Bolsonaro.

    O ENEM também gosta de desconstruir estereótipos, e o que está sendo problematizado aqui é a ideia falaciosa de que hidrelétricas não impactam o meio ambiente (em outra questão, já caiu a geração de gases estufa na formação dos reservatórios).

  • A questão pediu impacto imediato, o desequilíbrio não é imediato. Por isso, marquei a letra D.


ID
2666443
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Radioisótopos são frequentemente utilizados em diagnósticos por imagem. Um exemplo é aplicação de iodo-131 para detectar possíveis problemas associados à glândula tireoide. Para o exame, o paciente incorpora o isótopo radioativo pela ingestão de iodeto de potássio, o qual se concentrará na região a ser analisada. Um detector de radiação varre a região e um computador constrói a imagem que irá auxiliar no diagnóstico. O radioisótopo em questão apresenta um tempo de meia-vida igual a 8 minutos e emite radiação gama e partículas beta em seu decaimento radioativo.

Química nuclear na medicina. Disponível em: www.qmc.ufsc.br. Acesso em: 28 jul. 2010 (adaptado).


No decaimento radioativo do iodo-131, tem-se a

Alternativas
Comentários
  • Respondi por eliminação. Não calculei nada.

  • pessoal que está marcando a letra c: a particula beta apresenta o numero de massa igual a 0 e gama tambem! logo, a massa do novo elemento nao vai sofrer variacao do elemento inicial 

    bjs

  • a) não há produção, haja vista que beta possui carga negativa e o gama carga neutra!

    b) o tempo de meia vida do Iodo-131 é muito pequeno para datações!

    c) o número de massa tanto do gama e beta é 0, logo não altera!

    d) a partícula subatômica gama é uma onda eletromagnética!

    e) correta, é só ler o enunciado e calcular a meia vida. 100%(8min)----50%(8min)----25%   ou seja 16 min

     

    Gabarito letra E de eita, sai fora que a vaga é minha!

  • mf = mi/2^n

    mi/4 = mi/2^n

    n=2

    Duas meias vidas levam 16 minutos para ocorrerem.

    Letra e)

  • MUITO INTERESSANTE GALERA O PERÍODO DE MEIA VIDA DO IODO-131 CAIU DUAS VEZES NO ENEM , UMA NESSA QUESTÃO , PPL DE 2011 E OUTRA NO PPL DE 2018

  • Se tanto a radiação Beta quanto a Gama não alteram sua massa, como intão ocorrerá a redução de sua massa?

  • n __8__n/2__16__n/4

    Ou seja, 16 minutos, ou duas meia vida.

  • não entendi pq não pode ser a letra A)

  • Para quem não entendeu a letra A:

    As 7 partículas subatômicas mais importantes · 1. Neutrino · 2. Elétron · 3. Quarks · 4. Glúon · 5. Bósons da força fraca · 6. Fóton · 7. Gráviton.

    Portanto, temos que a única partícula subatômica que foi emitida foi a BETA, que é um elétron e elétron tem carga NEGATIVA e não POSITIVA.

  • A resposta é: E

  • No decaimento radioativo do iodo-131, tem-se a

    Alternativas

    A

    produção de uma partícula subatômica com carga positiva." emite radiação gama e partículas beta em seu decaimento radioativo", RADIAÇÃO GAMA NÃO TEM CARGA NEM MASSA, ENQUANTO, RADIAÇÃO BETA NÃO TEM MASSA, PORÉM, TEM CARGA EQUIVALENTE A DE UM ELETRON

    B

    possibilidade de sua aplicação na datação de fósseis. NÃO É POSSIVEL POIS O TEMPO DE VIDA É MUITO CURTO, O MAIS COMUM É O CARBONO 14

    C

    formação de um elemento químico com diferente número de massa. COMO SUPRACITADO ELE SÓ LIBERA PARTICULAS QUE NÃO POSSUEM MASSA LOGO NÃO SE TEM ALTERAÇÃO NA MASSA E SIM APENAS DO NUMERO ATOMICO DO ELEMENTO QUIMICO QUE SERA FORMADO POR ELE.

    D

    emissão de radiação que necessita de um meio material para se propagar. TANTO AS PARTICULA BETA COMO GAMA SE PROPAGAM NO VÁCUO, OU SEJA, NÃO NECESSITAM DE MEIO MATERIAL PARA SE PROPAGAR.

    E

    redução de sua massa a um quarto da massa inicial em menos de meia hora. AQUI PODERIA PEGAR SE A PESSOA NÃO VOCÊ ELIMINANDO AS QUESTÕES, POIS, NO CASO EM MENOS DE MEIA HORA NOS TERIAMOS A MASSE SE REDUZINTO PARA UM QUARTO DA MASSA INICIALCOM 16MIN,VISTO QUE A MEIA VIDA É DE 8 MINUTOS LOGO HAVERIA 2 MEIAS VIDAS, OU PODERIA SE REDUZIR PARA UM OITAVO DA MASSA INICIAL COM 3 MEIAS VIDAS DANDO 24 MINUTOS.

    instagram:@aspiradedeu

  • A (errada) a carga da partícula produzida não é positiva

    B (errada) o tempo de vida curto de 8 minutos atrapalha nesse processo

    C (errada) gama e beta tem "cargas diferentes" porém a mesma massa

    D (errada) beta e gama propagam-se no vácuo

    E (certa) para diminuir 1/4 do inicial necessita-se apenas de 16 minutos.


ID
2666446
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Própolis é uma resina produzida pelas abelhas a partir de material extraído das plantas. Desde 1996, um grupo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) dedica-se a estudar o uso de própolis em tratamentos bucais, pois se sabe que tem ações anti-inflamatória, antifúngica, antibacteriana, cicatrizante e anestésica.

LIMA, A. Revista Minas Faz Ciência, FAPEMIG, dez. 2008 a fev. 2009 (adaptado).


Os estudos conduzidos pelo grupo de pesquisadores têm um cunho social interessante, porque podem resultar

Alternativas
Comentários
  • Vamos lá seus ciscadores de questões...

    Prontos para entender essa questão cabulosa?

    Então booooora lá!!! olhou a questão e bateu o desespero?

    É... o ENEM tá ficando cada vez mais difícil, mas dá nada não...

    A gente mata no peito e chuta pro gol...

     

    O própolis é uma resina de fácil e barato acesso... Seu uso traz benefícios para os tratamentos bucais, como cáries (Bactérias) e sapinhos (Fungo), frequentes em crianças, uma vez que possui ação antifúngica, antibacteriana, cicatrizante e anestésica.

    Logo, portanto, enfim,,, o gabarito éééé: 

     

    No acesso ao tratamento de baixo custo de “sapinho”, cáries e outras doenças comuns em crianças. 

     
    Errou? Acertou?

    Tem algum macete para resolver mais rápido?

    Curti aqui e me fala... 
     

  • É bom atentar pro fato de que a questão diz cunho social interessante​, o que já aponta que a resposta vai ter a ver com inclusão ou facilitamento no acesso a algo. A alternativa D é a única que envolve isso.

  • estudar o uso de própolis em tratamentos bucais (PALAVRAS CHAVE NO TEXTO COMPLEMENTAR)

  • O estudo de própolis como uso medicamentoso tem uma grande importância para a sociedade, pois com suas grandes variações terapêuticas, pode auxiliar na prevenção e no tratamento de diversas doenças. Por ser uma resina de fácil acesso e custo baixo, o uso se torna atrativo, pois pode abranger uma grande parte da população. Sua ação anti-inflamatória é favorecida por conter grande número de flavonoides. Com o uso correto, os benefícios são muitos em prevenção e tratamento.

    Analisando as alternativas, esses estudos podem resultar:
    a) a própolis não atua na prevenção de doenças crônicas, pois não são doenças causadas por vírus, bactérias ou fungos. Incorreta.
    b) ela apenas previne, não há possibilidade de diminuir o contágio de doenças infectocontagiosas. Incorreta.
    c) a prevenção ocorre apenas em possibilidade de doenças por vírus, bactérias ou fungos. Incorreta.
    d) pelo baixo custo, o tratamento e a prevenção são mais acessíveis. Correta.
    e) a própolis na alimentação ou higienização não evita as doenças inflamatórias, apenas auxilia na prevenção. Incorreta.
    (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)

    Gabarito do professor: D

  • a palavra chave é cunho social
  • O estudo de própolis como uso medicamentoso tem uma grande importância para a sociedade, pois com suas grandes variações terapêuticas, pode auxiliar na prevenção e no tratamento de diversas doenças. Por ser uma resina de fácil acesso e custo baixo, o uso se torna atrativo, pois pode abranger uma grande parte da população. Sua ação anti-inflamatória é favorecida por conter grande número de flavonoides. Com o uso correto, os benefícios são muitos em prevenção e tratamento.

    Analisando as alternativas, esses estudos podem resultar:

    a) a própolis não atua na prevenção de doenças crônicas, pois não são doenças causadas por vírus, bactérias ou fungos. Incorreta.

    b) ela apenas previne, não há possibilidade de diminuir o contágio de doenças infectocontagiosas. Incorreta.

    c) a prevenção ocorre apenas em possibilidade de doenças por vírus, bactérias ou fungos. Incorreta.

    d) pelo baixo custo, o tratamento e a prevenção são mais acessíveis. Correta.

    e) a própolis na alimentação ou higienização não evita as doenças inflamatórias, apenas auxilia na prevenção. Incorreta.

    (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)

    Gabarito do professor: D

  • Prevenção = evitar/prevenir

    X

    Tratamento = corrigir/tratar

    O enunciado diz: "estudar o uso de própolis em tratamentos bucais". Portanto, todas as alternativas que falam de prevenção ou "evitar", estão erradas.

  • Só um adendo (que eu não sabia, fui pesquisar): "sapinho" é causada pelo fungo Candida albicans. Como o texto cita propriedades antifúngicas, tá valendo.


ID
2666449
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em uma região de intensa produtividade agrícola, foram detectados problemas de saúde recorrentes na população. Intrigados com o fato, pesquisadores iniciaram estudos nas águas e nos solos da região e observaram que os rios estavam contaminados com grande quantidade de agrotóxicos e os solos tinham elevadas concentrações de metais pesados, tais como chumbo e mercúrio.


Em relação ao uso de agrotóxicos, a partir da situação hipotética descrita no texto, observa-se que

Alternativas
Comentários
  • Na poluição dos solos e das águas, a interferência humana geralmente é a grande causadora. De acordo com o texto da questão, os rios foram contaminados por grandes quantidades de agrotóxicos e o solo com elevadas concentrações de metais pesados. Os metais pesados não devem ser lançados em água, mas armazenados para serem reaproveitados posteriormente. Já no solo, deve haver o cultivo de forma que diminua a erosão e esgotamento de seus minerais, e os agrotóxicos usados de forma cuidadosa e seletiva. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)

    Analisando as alternativas sobre o uso de agrotóxicos,
    a) caso os processos naturais fossem suficientes para purificar essa contaminação, a população não teria esses problemas de saúde recorrentes. Incorreta.
    b) os peixes fazem parte da cadeia alimentar, onde ocorre a bioacumulação de compostos não-biodegradáveis, ou seja, o controle do consumo destes não erradicaria a causa dos problemas. Incorreta.
    c) a eliminação dos metais pesados do solo não ocorre pela fervura ou filtração, mas por processos de incineração, escavação ou lavagem do solo. Incorreta.
    d) a proibição do contato com as áreas contaminadas apenas diminuiria a contaminação, mas não seria evitada. Incorreta.
    e) estudos e medidas são necessárias como uma solução desse tipo de contaminação, além do correto manejo do solo contaminado. Correta.

    Gabarito do professor: E

  • A alternativa c) não resolve o problema dos agrotóxicos, que é o foco do comando da questão. Bons estudos :)

  • GABARITO: E

    O uso indiscriminado de agrotóxicos em plantações gera uma poluição do solo e dos rios, fazendo com que, pessoas que venham a ingerir esta água ou os produtos dessas plantações venham ter problemas de saúde. Por isso, o estudo aprofundado de alternativas para esses agrotóxicos e medidas para a descontaminação do solo são indispensáveis.


ID
2666458
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A recapitulação é uma ideia audaciosa e influente, associada especialmente a Ernst Haeckel. Segundo a teoria da recapitulação, as fases de desenvolvimento de um organismo (ontogenia) correspondem à história de sua espécie (filogenia). A aparência transitória de estruturas semelhantes a fendas branquiais no desenvolvimento de humanos e outros mamíferos é um exemplo notável. Os mamíferos evoluíram de um estágio ancestral de peixe e suas fendas branquiais embrionárias recapitulam tal ancestralidade.

RIDLEY, M. Evolução. Porto Alegre: Artmed, 2006 (adaptado).


Com base nos pressupostos da teoria da recapitulação, a assertiva que melhor a resume é:

Alternativas
Comentários
  • Vamos lá seus ciscadores de questões... 
    Prontos para entender essa questão cabulosa? Então booooora lá!!! 
    Olhou a questão e bateu o desespero? 
    É... o ENEM tá ficando cada vez mais difícil, mas dá nada não... 
    A gente mata no peito e chuta pro gol...

     

    As fases de desenvolvimento de um organismo (ontogenia) estão relacionados a história evolutiva de sua espécie (filogenia), ou seja, a partir de dados referentes a ontogenia, nós conseguimos associar ao parentesco evolutivo da espécie.

     

    Logo, portanto, enfim,,, o gabarito éééé: 

     

    “A ontogenia recapitula a fllogenia”.

     

    Errou? Acertou? 
    Tem algum macete para resolver mais rápido?
    Curti aqui e me fala... 

     

    E lembre-se sempre: ''Tente uma, duas, três vezes e se possível tente a quarta, a quinta e quantas vezes for necessário. Só não desista nas primeiras tentativas, a persistencia é a amiga da conquista. Se você quer chegar onde a maioria não chega, faça o que a maioria não faz."  - Bill Gates.

     

  • Inspirado pelas ideias de Darwin, Ernst Haeckel elaborou a teoria da recapitulação, onde uma repetição de estágios na fase adulta indica uma ancestralidade, por aparecerem nos estágios embrionários ou juvenis de suas próximas gerações. Ele interpretou que o processo evolutivo ocorria dos indivíduos inferiores para os superiores. Sua frase mais conhecida é explicada pela história do desenvolvimento de um indivíduo (ontogenia) repetir a evolução de sua espécie (filogenia) "a ontogenia recapitula a filogenia".
    - Ontogenia: da origem até a fase adulta de um indivíduo (formação e desenvolvimento).
    - Filogenia: história evolutiva do indivíduo. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)

    Para resumir essa teoria, temos: 
    a) "a ontogenia recapitula a filogenia", frase bastante conhecida pela teoria da recapitulação. Correta. 
    b) de acordo com a teoria, a vida não recapitula a morte dos antepassados, e sim sua história evolutiva. Incorreta.
    c) a história da vida (filogenia) é recapitulada pelo desenvolvimento do indivíduo, não pela teoria da vida. Incorreta.
    d) é um exemplo notável mas não resume a teoria. Incorreta.
    e) a ontogenia consiste na formação e desenvolvimento. Incorreta.

    Gabarito do professor: A


  • Inspirado pelas ideias de Darwin, Ernst Haeckel elaborou a teoria da recapitulação, onde uma repetição de estágios na fase adulta indica uma ancestralidade, por aparecerem nos estágios embrionários ou juvenis de suas próximas gerações. Ele interpretou que o processo evolutivo ocorria dos indivíduos inferiores para os superiores. Sua frase mais conhecida é explicada pela história do desenvolvimento de um indivíduo (ontogenia) repetir a evolução de sua espécie (filogenia) "a ontogenia recapitula a filogenia".

    - Ontogenia: da origem até a fase adulta de um indivíduo (formação e desenvolvimento).

    - Filogenia: história evolutiva do indivíduo. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)

    Para resumir essa teoria, temos: 

    a) "a ontogenia recapitula a filogenia", frase bastante conhecida pela teoria da recapitulação. Correta. 

    b) de acordo com a teoria, a vida não recapitula a morte dos antepassados, e sim sua história evolutiva. Incorreta.

    c) a história da vida (filogenia) é recapitulada pelo desenvolvimento do indivíduo, não pela teoria da vida. Incorreta.

    d) é um exemplo notável mas não resume a teoria. Incorreta.

    e) a ontogenia consiste na formação e desenvolvimento. Incorreta.


ID
2666464
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Com a crescente demanda de energia elétrica, decorrente do modo de vida da sociedade moderna, tornou-se necessário que mais de uma fonte de energia seja estudada e aplicada, levando-se em conta os impactos ambientais e sociais a serem gerados em curto e longo prazo. Com isso, o uso da energia nuclear tem sido muito debatido no mundo. O questionamento principal é se valerá a pena construir centrais de produção nuclear ou é preferível investir em outros tipos de energias que sejam renováveis.

Disponível em: http://energiaeambiente.wordpress.com. http://www.comciencia.br. Acesso em: 27 jan. 2009 (adaptado).


Um argumento favorável ao uso da energia nuclear é o fato de

Alternativas
Comentários
  • É considerada limpa por não emitir gases que elevam o efeito estufa e nem gases que provocam o aumento da acidez da chuva (chuva ácida). Bons estudos, galera.

  • Fonte de energia limpa segundo a ONU é aquela que não emite quantidade significativa de gases estufa durante o processo de produção de energia. Importante saber disso, porque sabemos que a hidrelétrica, por exemplo, é considerada uma fonte de energia limpa, porém durante sua construção é gerado muitos gases, prejuízos ambientais...

  • Letra E

    A Energia Nuclear é considerada limpa pois não libera durante o seu processo de produção ou consumo, resíduos ou gases poluentes e, não renovável, pelo fato de estar presente em quantidade limitada no ambiente.

  • questao é mais de geografia do que de fisica kkkkk

  • a pergunta ja deu a resposta kkkk

    "O questionamento principal é se valerá a pena construir centrais de produção nuclear ou é preferível investir em outros tipos de energias que sejam renováveis"

    e tu procura por energia que SEJA renovavel, adivinha qual nao é? kkkkk


ID
2666473
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A explosão de uma plataforma de petróleo em frente à costa americana e o vazamento de cerca de mil barris de petróleo por dia no mar provocaram um desastre ambiental. Uma das estratégias utilizadas pela Guarda Costeira para dissipar a mancha negra foi um recurso simples: fogo. A queima da mancha de petróleo para proteger a costa provocará seus próprios problemas ambientais, criando enormes nuvens de fumaça tóxica e deixando resíduos no mar e no ar.

HIRST, M. Depois de vazamento, situação de petroleira britânica se complica. BBC. Disponível em: http://www.bbc.co.uk. Acesso em: 1 maio 2010 (adaptado).


Além da poluição das águas provocada pelo derramamento de óleo no mar, a queima do petróleo provoca a poluição atmosférica formando uma nuvem negra denominada fuligem, que é proveniente da combustão

Alternativas
Comentários
  • Combustão incompleta: Dependendo da quantidade de oxigênio disponível, os produtos dessa reação podem ser monóxido de carbono (gás carbônico), CO2, e água, H2O; ou carbono (fuligem), C, e água, H2O.

  • A combustão completa de hidrocarbonetos leva a formação de dióxido de carbono e água. Já, na combustão incompleta é formado fuligem e monóxido de carbono além dos composto anteriores.

  • A fuligem, também chamada de negro de fumoedecarbono negro, é uma das formas mais puras do carvão em sua versão amorfa, sendo constituída por partículas muito finas. A fuligem é obtida pela combustão parcial de compostos orgânicos, principalmente a partir do metano ou do acetileno (HIDROCARBONETOS).

  • O monóxido de carbono (CO) é um gás levemente inflamável, inodoro e muito perigoso devido à sua grande toxidade. É produzido pela queima em condições de pouco oxigênio (combustão incompleta) e/ou alta temperatura de carvão ou outros materiais ricos em carbono, como derivados de petróleo, por exemplo, pelos motores dos veículos.


ID
2666476
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Liquens são associações de organismos utilizados para monitoramento da qualidade do ar. Em ambientes urbanos, uma técnica de amostragem para biomonitoramento da qualidade do ar é a utilização de gaiolas contendo liquens que concentrarão os poluentes atmosféricos, sendo então recolhidos e levados para análise do teor dos poluentes na área monitorada.


Considerando-se que o monitoramento do ar, em ambientes urbanos, tem por finalidade verificar a quantidade de poluentes dispersos na atmosfera emitidos por atividades industriais, as gaiolas devem ser distribuídas

Alternativas
Comentários
  • próximo e distante das indústrias, para medir, respectivamente, os poluentes na área de emissão e os poluentes que são carreados pelos ventos.

    Opção Correta: B

  • Os líquens são formados por fungos e algas e são seres muito sensíveis à poluição, por isso são utilizados como bioindicadores. A poluição do ar ocorre basicamente pela queima de combustíveis fósseis em fábricas, usinas e veículos motorizados. Para evitar ou minimizar a poluição do ar, dentro do contexto da questão apresentada, o monitoramento e controle dos níveis de poluição do ar devem ocorrer para reduzir ou interromper as atividades causadoras de poluição, caso atinja níveis altos. A questão informa que o monitoramento do ar pelas gaiolas contendo líquens tem como finalidade verificar a quantidade de poluentes dispersos na atmosfera. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)

    Vamos às alternativas,
    a) as gaiolas colocadas dentro da indústria, apenas concentraria os poluentes do seu interior, e o propósito é verificar os poluentes dispersos na atmosfera. Incorreta.
    b) posicionando as gaiolas próximo e distante das indústrias o monitoramento será eficaz, pois os poluentes poderão ser medidos em locais diferentes, contando com a ação dos ventos. Correta.
    c) as gaiolas dentro de cada residência apenas mediriam os poluentes da casa, e não da atmosfera, conforme desejado. Incorreta.
    d) ao colocar as gaiolas apenas próximo das indústrias, o ar monitorado não será o disperso na atmosfera. Incorreta.
    e) colocar as gaiolas na saída das chaminés, apenas mediria os poluentes emitidos, e não dispersos na atmosfera. Incorreta.

    Gabarito do professor: B

  • Os líquens são bons exemplos de bioindicadores da poluição atmosférica,pois esses são sensíveis a por exemplo SO2,CO2.Gases muito encontrados no ambiente urbano.È evidente que colocar esses na chaminé,ou muito próximo da indústria a indicação da concentração tem que ser maior.Logo a alternativa mais correta seria B pois assimila não só perto como distante da indústria(maiores fontes de poluição nas cidades).

  • os liquens são medidores da poluição, sabemos, que essa poluição é mais concentrada perto das industrias, mas ela é também é espalhada pelo vento, quando colocamos essas gaiolas próximas e distantes das industrias, conseguimos medir a quantidade de poluentes

  • Perceba que a questão pediu a medição dos poluentes na atmosfera, e não em outras áreas. Algumas alternativas faz propostas que não são eficazes para medir a quantidade dos poluentes na atmosfera, apenas em determinado lugares/ambientes.


ID
2666479
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

As chamadas estruturas metal-orgânicas são cristais metálicos porosos e estáveis, capazes de absorver e comprimir gases em espaços ínfimos. Um grama deste material, se espalhado, ocuparia uma área de pelo menos 5 000 m2. Os cientistas esperam que o uso de tais materiais contribua para a produção de energias mais limpas e de métodos para a captura de gases do efeito estufa.

Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 20 jul. 2010 (adaptado).


A maior eficiência destes materiais em absorver gás carbônico é consequência

Alternativas
Comentários
  • Uma pouca quantidade desse composto é suficiente para armazenar uma grande quantidade de gases. Quando algo muito pequeno consegue "prender, absorver, sugar..." coisas muito maiores, estamos tratando de um material que possui uma alta superfície de contato.

    Letra D

  • Como o enunciado diz, apenas uma grama deste material é capaz de cobrir uma área de pelo menos 5000 m2, e são capazes de comprimir gases em espaços ínfimos, devido a isso, cria-se um enorme área de superfície de contato porosa capaz de absorver os gases.

  • Pense em 1 comprimido de 1 g de aspirina, por exemplo. O comprimido inteiro ocupa um espaço pequeno. Se você macerar esse comprimido até transformá-lo em um pó bem fino ele ocupara um espaço maior. Se você pudesse usar essa aspirina para absorver um gás, o comprimido inteiro absorveria menos gás do que o pó. A área para absorção no comprimido inteiro é muito menor do que no pó. A aspirina quando macerada transformou-se em inúmeras estruturas capazes de absorver o gás.

    No caso do exercício, uma quantidade mínima das estruturas metal-orgânicas ocupam uma área enorme. Isso indica que a superfície de contato é grande e quanto maior a superfície de contato maior a absorção de gases.

  • Quanto maior a superficie de contato dos reagentes, maior o número de colissões efetivas e, portanto, maior a eficiência e velocidade da reação.

  • Só um adendo: não parece ser uma reação química, mas sim um processo físico de adsorção (similar ao que acontece que nos catalisadores automotivos).

    Um bom adsorvente tem considerável área de contato.

    Gabarito : (D)


ID
2666482
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Na câmara de cozimento de um forno de micro-ondas, a flutuação do campo elétrico é adequada para o aquecimento da água. Esse tipo de forno utiliza micro-ondas com frequência de 2,45 GHz para alterar a orientação das moléculas de água bilhões de vezes a cada segundo. Essa foi a frequência escolhida, porque ela não é usada em comunicações e também porque dá às moléculas de água o tempo necessário para completar uma rotação. Dessa forma, um forno de micro-ondas funciona através do processo de ressonância, transferindo energia para os alimentos.

TORRES, C. M. A. et al. Física: ciência e tecnologia. São Paulo: Moderna, 2001 (adaptado).


Sabendo que a velocidade de propagação das ondas eletromagnéticas no meio é de cerca de 3 x 108 m/s, qual é, aproximadamente, o comprimento de onda da micro-onda presente no forno, em cm?

Alternativas
Comentários
  • f= 2,45 GHz

    G= (giga)= 10^9

    V= 3 x 10^10cm

    V= lâmbida.f

    3x10^8= lâmbida.2,45x10^9

    lâmbida= 3x10^10 / 2,45x10^9

    lâmbida= 1,22 x 10¹

    lâmbida= 12,2 cm

     

  • v = lâmbida x f (1)


    onde:

    v é a propagação da onda;

    f é a frequência;

    lâmbida é o comprimento de onda;


    Resolvendo a fórmula (1) para lâmbida, temos:


    lâmbida = v/f (2)


    Como

    v = 3x10^8 m/s

    f = 2,45GHz = 2,45x10^9Hz


    Substituindo na fórmula 2, temos:


    lâmbida = 3x10^8/2,45x10^9


    = 1,22x10^-1 m


    = 0,122 m


    Convertendo para cm, temos:


    lâmbida = 0,122 * 100 = 12,2 cm


    Alternativa D.

  • É EM CENTÍMETROSSSSS, NÃOOOOOOOOO! kkkkkkk

    Errei porque marquei 0.12 metros, mas na real era 12,2 centímetros a resposta hahahaha

    Usem V=l.f que da tudo certo

  • Essa questão deveria ter sido anulada, não pelos cálculos, eles estão certo; a explicação vem bonitinha e no fim ele me solta isso> '' Dessa forma, um forno de micro-ondas funciona através do processo de ressonância, transferindo energia para os alimentos.''. Ressonância? Na verdade, o aquecimento do microondas é explicado erroneamente no ens.médio que ocorre por esse fenômeno ondulatória, contudo, na realidade, ele ocorre devido ao famoso ''aquecimento dielétrico'', que é uma alternância do campo elétrico, que se transfere energia aos alimentos pela inversão periódica desse campo.

  • esqueci de converter para centímetros, droga


ID
2666485
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um grupo internacional de cientistas achou um modo de “tapar o nariz” do mosquito do gênero Anopheles. As aspas são necessárias porque o inseto fareja suas vítimas usando as antenas. Os cientistas descobriram como ocorre a captação de cheiros pelas antenas e listaram algumas substâncias capazes de bloquear a detecção de odores que os mosquitos reconhecem. Essa descoberta possibilita, por exemplo, a criação de um repelente muito mais preciso contra o inseto.

Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 12 abr. 2010 (adaptado).


Se a descoberta descrita no texto for extensiva a outros insetos, pode ajudar a combater algumas doenças no Brasil, como, por exemplo,

Alternativas
Comentários
  • Leptospirose - Rato

    Cólera - água e  alimentos contaminados 

    Miningite - Goticulas de saliva

     

  • Leptospirose é água, o rato é apenas reservatório.

  • Sabemos que os insetos são transmissores de muitas doenças no Brasil e no mundo. O corpo humano tem possibilidade de oferecer uma hospedagem confortável para vários parasitas causadores de doenças. Alguns habitam o organismo do homem, outros apenas passam por ele em uma de suas fases da vida. Os hospedeiros que causam parasitoses podem ser verminoses, viroses, protozooses e bacterioses. Dentre as doenças causadas por transmissão por mosquitos podemos citar: dengue (causada pelo mosquito Aedes aegypti), malária (causada pelo mosquito do gênero Anopheles), leishmaniose (causada pelo mosquito-palha do gênero Phlebotomus), febre amarela (causada pelo mosquito Aedes aegypti em áreas urbanas) e doença de Chagas (causada pelo barbeiro do gênero Triatoma). A questão cita o mosquito transmissor de leishmaniose. 

    Analisando as alternativas, a descoberta sendo extensiva a outros insetos combaterá:
    a) dengue e febre amarela e doença de Chagas são transmitidas por insetos, leptospirose por água contaminada com urina de roedores. Incorreta. 
    b) malária é transmitida por insetos, meningite por bactérias ou vírus, peste bubônica por bactérias e doença de Chagas por insetos. Incorreta.
    c) doença de Chagas, dengue, febre amarela e leishmaniose são transmitidas por insetos. Correta.
    d) dengue é transmitida por insetos, cólera, lepra e peste bubônica por bactérias. Incorreta.
    e) malária e dengue são transmitidas por insetos, cólera por bactérias e leptospirose por água contaminada com urina de roedores. Incorreta.
    Dica da questão: Atentar-se ao enunciado informando sobre insetos, e não apenas mosquitos. 


    Gabarito do professor: C

  • Eu fiz por eliminação, a leptospirose tem como vetor os ratos e a peste bubônica se propaga,principalmente,pelas pulgas. Como as quatros alternativas,sem ser a correta, tinham tais doenças, masquei a C.

  • Sabemos que os insetos são transmissores de muitas doenças no Brasil e no mundo. O corpo humano tem possibilidade de oferecer uma hospedagem confortável para vários parasitas causadores de doenças. Alguns habitam o organismo do homem, outros apenas passam por ele em uma de suas fases da vida. Os hospedeiros que causam parasitoses podem ser verminoses, viroses, protozooses e bacterioses. Dentre as doenças causadas por transmissão por mosquitos podemos citar: dengue (causada pelo mosquito Aedes aegypti), malária (causada pelo mosquito do gênero Anopheles), leishmaniose (causada pelo mosquito-palha do gênero Phlebotomus), febre amarela (causada pelo mosquito Aedes aegypti em áreas urbanas) e doença de Chagas (causada pelo barbeiro do gênero Triatoma). A questão cita o mosquito transmissor de leishmaniose. 

    Analisando as alternativas, a descoberta sendo extensiva a outros insetos combaterá:

    a) dengue e febre amarela e doença de Chagas são transmitidas por insetos, leptospirose por água contaminada com urina de roedores. Incorreta. 

    b) malária é transmitida por insetos, meningite por bactérias ou vírus, peste bubônica por bactérias e doença de Chagas por insetos. Incorreta.

    c) doença de Chagas, dengue, febre amarela e leishmaniose são transmitidas por insetos. Correta.

    d) dengue é transmitida por insetos, cólera, lepra e peste bubônica por bactérias. Incorreta.

    e) malária e dengue são transmitidas por insetos, cólera por bactérias e leptospirose por água contaminada com urina de roedores. Incorreta.

    Dica da questão: Atentar-se ao enunciado informando sobre insetos, e não apenas mosquitos. 

    Gabarito do professor: C

  • Gabarito C (O enunciado pediu INSETOS e não apenas MOSQUITOS)

    Dengue, febre amarela, doença de Chagas (barbeiros) e malária: insetos.

    Leptospirose: por água contaminada com urina de roedores.

    Meningite: bactéria ou vírus.

    Peste bubônica, lepra e cólera: bactéria.

  • Tem uma galera fazendo confusão entre agente etiológico e vetor.

    É irrelevante para esta questão se o agente etiológico é um vírus, bactéria, protista etc. Em suma, ela quer saber qual das doenças é transmitida por insetos. Simples.

    Por exemplo: cólera é causada por bactéria, mas seu mecanismo de transmissão não envolve insetos. Peste bubônica também é causada por bactérias; no entanto, a pulga que a transmite é um inseto. O critério "ser bactéria" não é válido para a discriminação das alternativas.


ID
2666488
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Conhecer o mecanismo de transmissão e disseminação de uma dada enfermidade é de muita importância para fundamentar medidas mais efetivas para o controle da doença. A esquistossomose mansônica, uma doença infecciosa parasitária, é um problema de saúde pública no Brasil. Sua apresentação clínica varia desde a forma assintomática até aquelas extremamente graves. O diagnóstico e o tratamento são relativamente simples, mas a erradicação só é possível com medidas que interrompam o ciclo de vida do parasita.

Minas faz Ciência. Minas Gerais, set./nov. 2009 (adaptado).


Com base nas informações do texto, avalie qual das propostas seguintes será eficaz no controle da esquistossomose mansônica e na manutenção da saúde geral da população local:

Alternativas
Comentários
  • Porque naõ pode ser letra 'A' ?

  • Oi, Yasmin. Não sei se minha resposta é correta, mas vamos lá.
    Acredito que seja porque a questão pede uma proposta "eficaz no controle da esquistossomose mansônica e na manutenção da saúde geral da população local". Ou seja, aplicando substâncias tóxicas na água das lagoas, como diz a opção A, apesar de eliminar a população de caramujos infectados, não contribuiria para a sáude da população, muito pelo contrário, né? Instalações sanitárias são bem mais viáveis nesse caso.

    Espero que que tenha entendido, bons estudos! :)

  • para manter a saúde da população evitando ocorrer a contaminação ou seja tendo um controle : Seria preciso a instalações sanitárias ..creio na letra B

  • Não é a letra "A" , pois aplicar "substâncias tóxicas" em lagoas prejudicaria a população que consome essa água. Sem falar que "eliminar os caramujos" é quase uma útopia, dado que será muito difícil ir atrás de cada um animal pra elimina-los , logo , não é uma medida eficaz ... Entende ?

  • Para resolver essa questão, vamos entender o ciclo de vida e a forma de transmissão da doença esquistossomose. Essa doença é causada por um platelminto (Schistosoma mansoni) e o caramujo atua como hospedeiro intermediário. Ovos que são liberados na água por fezes humanas contaminadas eclodem e liberam larvas que contaminam o caramujo. Dentro do caramujo, milhares de larvas se reproduzem e voltam para a água até encontrar um organismo humano, penetrando através da pele. Essas larvas nadam pelo sangue e terminam nas veias intestinais, onde são liberados ovos que podem seguir para o intestino, sendo liberados novamente pelas fezes. O combate depende do controle de caramujos e o tratamento de água e esgoto, para o acesso a água potável. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)



    Analisando as alternativas sobre a proposta eficaz no controle da esquistossomose mansônica e na manutenção da saúde geral da população local:
    a) a eliminação dos caramujos deve acontecer, pois são hospedeiros intermediários, mas aplicar substâncias tóxicas na água não é uma forma de manutenção da saúde nesse caso. Incorreta.
    b) evitar essa contaminação da água com os ovos com saneamento básico é a proposta eficaz para que não haja contaminação pelas fezes e os ovos não circulem na água. Correta.
    c) evitar utilizar água de regiões afetadas é uma medida de prevenção, porém não há manutenção de saúde. Incorreta.
    d) carne crua ou mal cozida não transmite a esquistossomose. Incorreta.
    e) impedir o consumo de hortaliças com água contaminada é um controle, mas não haverá manutenção da saúde. Incorreta.

    Gabarito do professor: B
  • A esquistossomose é causada pelo parasita Schistosoma mansoni, que tem no homem seu hospedeiro definitivo, mas que necessita de caramujos de água doce como hospedeiros intermediários para desenvolver seu ciclo.

    A transmissão desse parasita se dá pela liberação de seus ovos através das fezes do homem infectado. Em contato com a água, os ovos eclodem e libertam larvas que morrem se não encontrarem os caramujos para se alojar. Se os encontrarem, porém, dão continuidade ao ciclo e liberam novas larvas que infectam as águas e posteriormente os homens, penetrando em sua pele ou mucosas.

    Para tratar esse problema, portanto, é fundamental medidas que visem a melhora nas condições de saneamento básico, educação sanitária ou ainda o controle dos caramujos.

    Letra B

  • Qual o erro da "C"?

  • Ao colega perguntando o erro da C:

    O hospedeiro intermediário é o caramujo. A água pode até ser de uma região com contaminação, mas sem o caramujo não há o ciclo completo de contaminação, o que não fica claro na alternativa. Outro ponto é que o consumo/utilização da água para alimentos não é suficiente se você continua tomando banho naquele local, por exemplo.

    Portanto, alternativa não obedece a ideia de atacar a causa para impedir a consequência. Nenhuma das ações da alternativa serão suficientes por si só.


ID
2666494
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um detector de mentiras consiste em um circuito elétrico simples do qual faz parte o corpo humano. A inserção do corpo humano no circuito se dá do dedo indicador da mão direita até o dedo indicador da mão esquerda. Dessa forma, certa corrente elétrica pode passar por uma parte do corpo. Um medidor sensível (amperímetro) revela um fluxo de corrente quando uma tensão é aplicada no circuito. No entanto, a pessoa que se submete ao detector não sente a passagem da corrente. Se a pessoa mente, há uma ligeira alteração na condutividade de seu corpo, o que altera a intensidade da corrente detectada pelo medidor.


No dimensionamento do detector de mentiras, devem ser levados em conta os parâmetros: a resistência elétrica dos fios de ligação, a tensão aplicada no circuito e a resistência elétrica do medidor. Para que o detector funcione adequadamente como indicado no texto, quais devem ser as características desses parâmetros?

Alternativas
Comentários
  • Nesse caso,para que a pessoa não sinta a corrente,ela deve ser de pequeno módulo em seu corpo.Sabemos que o amperímetro não deve ter grande resistência.Todavia,quando olhamos para a resistência do circuito,o próprio corpo humano já possuí resistência da ordem de kΩ,que associada à uma baixa tensão,produz a corrente solicitada sem causar danos aos tecidos humanos.


    R:Letra "E".

  • Excelente explicação.

  • Pequena resistência, para facilitar o trabalho do amperimetro

    Pequena tensão para a pessoa não sentir


ID
2666497
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Escargot é um caramujo comestível, especialmente utilizado na culinária francesa. No Brasil, na década de 1980, empresários brasileiros trouxeram uma espécie de caramujo africano, visando produzi-lo e vendê-lo como escargot. Porém, esses caramujos mostraram-se inúteis para a culinária e foram liberados no ambiente. Atualmente, esse caramujo africano representa um sério problema ambiental em diversos estados brasileiros.

Caramujos africanos invadem casas em Ribeirão Preto. Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 13 ago. 2008 (adaptado).


Além do clima favorável, que outro fator contribui para a explosão populacional do caramujo africano no Brasil?

Alternativas
Comentários
  • Em toda cadeia alimentar, os indivíduos são classificados em determinados níveis tróficos de acordo com o tipo de alimentação. Em um determinado ecossistema equilibrado, caso sejam inseridos indivíduos que não fazem parte dessa cadeia alimentar, ocorrerá um desequilíbrio ecológico, causando diminuição de certas espécies e aumento de outras. No caso abordado na questão, o caramujo africano não era nativo do Brasil e foi liberado em um ambiente onde havia equilíbrio ecológico. Como ele não possui predadores, o sucesso da espécie acontece como uma explosão de reprodução, e esse novo indivíduo (caramujo africano) se torna uma praga invasora. (Amabis & Martho. Biologia moderna, 1991)

    Vamos analisar as alternativas sobre os fatores que contribuem para a explosão populacional dos caramujos africanos:
    a) ele não possui predadores, logo essa ausência faz sua população aumentar rapidamente. Correta.
    b) caso ocorresse mortalidade dos ovos, não teria explosão populacional. Incorreta.
    c) a disponibilidade de alimentos é suficiente para ele se reproduzir. Incorreta.
    d) as áreas desmatadas não são considerados fatores para esse crescimento populacional. Incorreta.
    e) não há abundância de espécies nativas competidoras, há uma falta de predadores para o caramujo africano. Incorreta.

    Gabarito do professor: A

  • A única alternativa que explica um outro fator da proliferação dessa espécie exótica é a letra A.. é nítido que se houvesse o predatismo desse caramujo a sua população seria menor...

  • Lembrei da questão de português do enem 2019

    como o caramujo africano é exótico no BR, n tem predador natural e a tendencia é crescer sem "freios"

  • Por o caramujo ser espécie exótica e não tem predadores naturais no Brasil.


ID
2666500
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Segundo Aristóteles, uma vez deslocados de seu local natural, os elementos tendem espontaneamente a retornar a ele, realizando movimentos chamados de naturais.

Já em um movimento denominado forçado, um corpo só permaneceria em movimento enquanto houvesse uma causa para que ele ocorresse. Cessada essa causa, o referido elemento entraria em repouso ou adquiriria um movimento natural.

PORTO, C. M. A física de Aristóteles: uma construção ingênua? Revista Brasileira de Ensino de Física. V. 31, n° 4 (adaptado).


Posteriormente, Newton confrontou a ideia de Aristóteles sobre o movimento forçado através da lei da

Alternativas
Comentários
  • Resolução; www.youtube.com/watch?v=0Nwo-zG3QlY

  • Aristóteles dizia então que: Se vc tirar algo de estado natural, esse corpo ou objeto tenderia a retornar ao seu estado natural. O que é justamente o contrário da 1 lei de Newton, que diz basicamente que um corpo parado tende a permanecer parado e que um corpo em movimento tende a permanecer em movimento.

    Letra A

  • Aristóteles dizia então que: Se vc tirar algo do estado natural, esse corpo ou objeto tenderia a retornar ao seu estado natural, a menos que existisse alguma força que o mantivesse nesse novo estado. O que é justamente o contrário da 1 lei de Newton, que diz basicamente que um corpo parado tende a permanecer parado e que um corpo em movimento tende a permanecer em movimento. Sendo que essa tendência é não pelo fato de existir uma força que cause isso e si por causa da resultante das forças que atuam no objeto/corpo ser nula.

    Letra A

  • Um exemplo da ideia de Aristóteles: Se uma pessoa está em um ônibus e esse freia bruscamente, a pessoa não é impulsionada para frente visto que a força de movimento se cessou e ela automaticamente para, porém a gente sabe que não é isso o que ocorre, visto que se o ônibus frear bruscamente a pessoa tende a permanecer em movimento, sendo lançada para frente.

    Newton combateu Aristóteles com a inércia.

  • Para a física, força é todo agente capaz de modificar o estado de repouso ou de movimento de um determinado corpo. Newton foi quem desenvolveu matematicamente esse conceito. Em relação à questão, a Primeira Lei de Newton diz que um corpo isolado, quando não existe força atuando nele ou a soma das forças que atuam é nula, estando em repouso, a matéria tem a tendência natural de permanecer em repouso. Quando em movimento retilíneo uniforme, tem a propensão de manter sua velocidade constante. Essa propriedade do corpo de resistir a qualquer variação em sua velocidade recebe o nome de inércia.

    Letra A)


ID
2666503
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A tecnologia do DNA recombinante tem sido utilizada na produção animal, vegetal e microbiana para a obtenção de substâncias usadas, por exemplo, no processamento de alimentos e na produção de medicamentos.


As bactérias são os organismos mais comumente utilizados nessa técnica, pois apresentam uma série de características propícias para essa tecnologia, como o

Alternativas
Comentários
  • Resposta: B

  • As bactérias apresentam um material genético circular, ou seja, muito pouco DNA não codificado, diferentemente do nosso. Além de que podem realizar a reprodução assexuada do tipo bipartição, um método de reprodução extremamente eficiente que facilita sua rápida proliferação.

    Letra B

  • REINO MONERA BÁSICO PARA VOCÊ DA UMA REVISADA

    procariontes

    unicelulares

    heterótrofo ou autótrofo(quimiossíntese)

    participa no ciclo do nitrogênio pela fixação do N2 atmosférico nas raízes das plantas

    A reprodução bacteriana consiste na cissiparidade( ou também a bipartição) que é ametódica, isto é desordenada,onde é geradas duas bactérias idênticas em dado tempo que pode ser relacionado a um gráfico e uma formula exponencial. Lembrem-se há recombinação genética

    A transformação

    é a absorção bacteriana de fragmentos de DNa's presentes no ambiente. ATENÇÃO: a produção da insulina provém da introdução de DNA humano com sequência de insulina nas bactérias, já que as trincas de nucleotídeos são iguais em todos os seres, pela ''transformação''

    Transdução

    um vírus incorpora pedaços do mat. genético de uma bactéria em outra...

    Conjunção

    ocorre a transferência do plasmídeo,que este associado ao DNA bacteriano e contem as informações de defesa do ambiente, aqui esta a causa das super bactérias, entre as bactérias

    ANTIBIÓTICO

    enfraquece a parede celular e os anticorpos atuam na eliminação bacteriana

    ataca especificidades, como o ribossomo, forçando a não síntese de proteina , a membrana plasmática ou inibindo funções, como a reprodução

    o uso indevido dos antibióticos estão fazendo ''criar'' super bactérias, isso porque, a aplicação incorreta, geralmente pelo periodo de tempo incompleto, aniquila as menos resistentes e deixa as mais resistentes vivas, fazendo com que estas

    ultimas se reproduzam e não sejam afetadas mais pelo antibiótico que ela desenvolveu uma defesa.

    A questão:

    A tecnologia do DNA recombinante produz moléculas de DNA a partir de sequências de diversas fontes, conhecida como clonagem, quando obtêm-se uma ou mais cópias genéticas de um indivíduo. Uma população de bactérias podem descender apenas de uma bactéria original, por divisão celular, e todas herdarão os mesmos genes da bactéria progenitora.

    Vamos analisar as alternativas sobre o a utilização das bactérias serem mais propícias para essa tecnologia:

    a) o cromossomo das bactérias é circular, e reprodução por divisão binária. Incorreta.

    b) o cromossomo é circular, o que facilita para a tecnologia do DNA recombinante, e sua reprodução é assexuada por bipartição. Correta.

    c) não é cromossomo circular associado, apenas circular e reprodução por bipartição, não realiza meiose. Incorreta.

    d) o cromossomo circular é envolto por uma membrana, dentro do citoplasma, e sua reprodução é assexuada mas por divisão binária. Incorreta.

    e) cromossomo das bactérias não é linear e sua reprodução é assexuada por divisão binária, ou bipartição. Incorreta.

  • As bactérias são seres unicelulares que se reproduzem principalmente por divisão binária (bipartição) de forma assexuada. Possuem parede celular e em seu citoplasma há uma molécula de DNA circular e ribossomos. A tecnologia do DNA recombinante produz moléculas de DNA a partir de sequências de diversas fontes, conhecida como clonagem, quando obtêm-se uma ou mais cópias genéticas de um indivíduo. Uma população de bactérias podem descender apenas de uma bactéria original, por divisão celular, e todas herdarão os mesmos genes da bactéria progenitora. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)


    Vamos analisar as alternativas sobre o a utilização das bactérias serem mais propícias para essa tecnologia:
    a) o cromossomo das bactérias é circular, e reprodução por divisão binária. Incorreta.
    b) o cromossomo é circular, o que facilita para a tecnologia do DNA recombinante, e sua reprodução é assexuada por bipartição. Correta.
    c) não é cromossomo circular associado, apenas circular e reprodução por bipartição, não realiza meiose. Incorreta.
    d) o cromossomo circular é envolto por uma membrana, dentro do citoplasma, e sua reprodução é assexuada mas por divisão binária. Incorreta.
    e) cromossomo das bactérias não é linear e sua reprodução é assexuada por divisão binária, ou bipartição. Incorreta.

    Gabarito do professor: B
  • Letra B

    A bactéria tem como característica cromossomo circular e reprodução por bipartição, fatores que contribuem para a técnica de recombinação.


ID
2666515
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Last Monday was a really awful day. I got to school late because I had missed the bus. Then I had a Math test and did badly because I hadn't studied for it. Things went from bad to worse: while I was waiting for the bus home I realised I had lost my money so I had to walk home. I really wanted to go to the cinema with my parents that evening but by the time I got home they had already gone out. I put my dinner in the oven, went to watch TV and fell asleep. When I woke up an hour later, there was a terrible smell and smoke coming up the stairs: I had forgotten to take my dinner out of the oven.

ACEVEDO, A.; GOWER, M. High Flyer. Longman, 1996.


A intenção do narrador, nesse texto, é

Alternativas
Comentários
  • Last Monday was a really awful day. I got to school late because I had missed the bus. Then I had a Math test and did badly because I hadn't studied for it. Things went from bad to worse: while I was waiting for the bus home I realized I had lost my money so I had to walk home.

    Tradução: Segunda-feira passada foi um dia realmente horrível. Cheguei tarde à escola porque tinha perdido o ônibus. Então eu fiz um teste de matemática e fui mal porque não havia estudado. As coisas foram de mal a pior: enquanto eu estava esperando o ônibus para casa, percebi que tinha perdido meu dinheiro, então tive que ir para casa a pé.
    Pela tradução do trecho acima, inferimos que a intenção do narrador é relatar um dia de problemas. 

    Gabarito do Professor: E
  • a construção do texto já fala que o aluno teve um dia ruim, o inicio deve problema foi numa segunda feira ''Last Monday was a really awful day, , onde as coisas iam de mal a pior ,Things went from bad, desde perdendo dinheiro a ter que ir de pé porque não era possível ir de ônibus'' while I was waiting for the bus home I realized I had lost my money so I had to walk home.

  • Gabarito E.

    O dia do narrador foi horrível. Não tinha dinheiro pra voltar pra casa de ônibus, os pais foram pro cinema sem ele e pra completar com chave de ouro queimou o jantar, então como é possível perceber, ele relatou um dia CHEIO de problemas.


ID
2666518
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Mary Mac's mother's making Mary Mac marry me.

My mother's making me marry Mary Mac.

Will I always be so Merry when Mary's taking care of me?

Will I always be so merry when I marry Mary Mac?

(from a song by Carbon Leaf)

Disponível em: http://www.uebersetzung.at. Acesso em: 27 jun. 2011.


O trava-língua, além de funcionar como um exercício de pronúncia, também pode abordar assuntos relacionados à sociedade. No texto, o tema abordado refere-se

Alternativas
Comentários
  • A mãe de Mary Mac está fazendo Mary Mac se casar comigo.                                                         Minha mãe está me fazendo casar com Mary Mac.                                                                                Eu sempre serei feliz quando Mary estiver cuidando de mim?                                                                Eu sempre serei  feliz quando me casar com Mary Mac?
    Conforme tradução, podemos inferir que o tema abordado refere-se às dúvidas do filho sobre a felicidade após o casamento. 
    Gabarito do Professor: D

ID
2666521
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Slumdog Millionaire


Danny Boyle's "Slumdog Millionaire" hits the ground running. This is a breathless, exciting story, heartbreaking and exhilarating at the same time, about a Mumbai orphan who rises from rags to riches on the strength of his lively intelligence. The film’s universal appeal presents the real India to millions of moviegoers for the first time.

The real India, supercharged with a plot as reliable and eternal as the hills. The film’s surface is so dazzling that you hardly realize how traditional it is underneath. But it's the buried structure that pulls us through the story like a big engine on a short train.

By the real India, I don't mean an unblinking documentary like Louis Malle's "Calcutta" or the recent "Born Into Brothels." I mean the real India of social levels that seem to be separated by centuries. What do people think of when they think of India? On the one hand, Mother Teresa, "Salaam Bombay!" and the wretched of the earth. On the other, the "Masterpiece Theater"-style images of "A Passage to India," "Gandhi" and "The Jewel in the Crown."

The film uses dazzling cinematography, breathless editing, driving music and headlong momentum to explode with narrative force, stirring in a romance at the same time.

EBERT, R. Disponível em: http://rogerebert.suntimes.com. Acesso em: 11 abr. 2011 (adaptado).


O texto trata do premiado filme indiano “Slumdog Millionaire". Segundo a resenha apresentada, a história retrata uma Índia real, uma vez que

Alternativas
Comentários
  •   This is a breathless, exciting story, heartbreaking and exhilarating at the same time, about a Mumbai orphan who rises from rags to riches on the strength of his lively intelligence. 
    Tradução: Esta é uma história emocionante, de tirar o fôlego e estimulante ao mesmo tempo, sobre uma órfã de Mumbai que emerge da pobreza para a  riqueza com base na sua inteligência.
    Segundo a resenha apresentada, a história retrata uma Índia real, uma vez que revela a tradicional separação de classes sociais em um cenário inovador. 
    Gabarito do Professor: B
  • I mean the real India of social levels that seem to be separated by centuries.


ID
2666524
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O Ensino no Novo Milênio


Tecnicamente, o e-learning é o ensino realizado através de meios eletrônicos. É basicamente um sistema hospedado no servidor de uma empresa de qualquer tamanho — ou de pessoa física — que vai transmitir, pela internet ou intranet, informações e instruções aos alunos, visando agregar conhecimento específico. O sistema pode substituir total ou, o que é mais comum, parcialmente, o instrutor como o condutor do processo de ensino.

PEREIRA, J. Meu Próprio Negócio. São Paulo, n° 87, maio 2010.


A utilização de meios eletrônicos no processo de ensino e aprendizagem é uma realidade da vida contemporânea. O aluno acessa informações e segue instruções visando agregar conhecimento na aprendizagem por meio da educação a distância, a qual

Alternativas
Comentários

ID
2666530
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O esporte, as ginásticas, a dança, as artes marciais, as práticas de aptidão física tornam-se, cada vez mais, produtos de consumo (mesmo que apenas como imagens) e objetos de conhecimento e informação amplamente divulgados ao grande público. Jornais, revistas, videogames, rádio e televisão difundem ideias sobre a cultura corporal do movimento.

BETTI, M.; ZULIANI, L. R. Educação Física Escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte. São Paulo, 2002.


Essa difusão possibilitou o acesso a uma diversidade de atividades físicas e esportes coletivos praticados ao redor do mundo, que

Alternativas
Comentários
  • os examinadores de 2011 estavam inspirados....com interpretações que só eles veem, só pode. Por eliminação da pra responder

    LETRA B


ID
2666533
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Como a ideia de gênero está fundada nas diferenças biológicas entre os sexos, ela aponta para o caráter implicitamente relacional do feminino e do masculino. Assim, gênero é uma categoria relacional porque leva em conta o outro sexo, em presença ou ausência. Além disso, relaciona-se com outras categorias, pois não somos vistos(as) de acordo apenas com nosso sexo ou com o que a cultura fez dele, mas de uma maneira muito mais ampla: somos classificados(as) de acordo com nossa idade, raça, etnia, classe social, altura e peso corporal, habilidades motoras, entre muitas outras.

SOUSA, E. S.; ALTMANN, H. Meninos e meninas: expectativas corporais e implicações na educação física escolar. Cadernos Cedes. Ano XIX, n° 48, ago.1999.


Diante do exposto, é possível perceber que as diferenças entre sexo masculino e feminino se encontram em todos os campos de atividades. Atualmente, no campo da prática de atividades físicas, percebe-se

Alternativas
Comentários
  • pelamor de deus de onde que sai uma questão dessa com texto base praticamente nada a ver com as alternativas....

    LETRA A por eliminação


ID
2666536
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O esporte de alto rendimento envolve atividades físicas de caráter competitivo, no qual os atletas competem consigo mesmos ou com outros, sujeitando-se a regras preestabelecidas aprovadas pelos organismos internacionais ou nacionais de cada modalidade.


As grandes competições são reservadas aos grandes talentos e possibilitam a promoção de espetáculos que

Alternativas
Comentários
  • As grandes competições, como exemplo as olimpíadas, tem como objetivo caracterizar um modelo de esportista a ser seguido, de acordo com cada modalidade, de modo que são, a partir deste ponto, exemplo para os jovens que almejam ou não a mesma carreira.


ID
2666539
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Brazil, capital Buenos Aires


No dia em que a bossa nova inventou o Brazil

Teve que fazer direito, senhores pares,

Porque a nossa capital era Buenos Aires,

A nossa capital era Buenos Aires.

E na cultura-Hollywood o cinema dizia

Que em Buenos Aires havia uma praia

Chamada Rio de Janeiro

Que como era gelada só podia ter

Carnaval no mês de fevereiro.

Naquele Rio de Janeiro o tango nasceu

E Mangueira o imortalizou na avenida

Originária das tangas

Com que as índias fingiam

Cobrir a graça sagrada da vida.

Tom Zé. Disponível em http://letras.terra.com.br. Acesso em: abr. 2010.


O texto de Tom Zé, crítico de música, letrista e cantor, insere-se em um contexto histórico e cultural que, dentro da cultura literária brasileira, define-se como

Alternativas
Comentários
  • PARA MIM A ALTERNATIVA C ESTARIA A MAIS CERTA, O ERRO DA ALTERNATIVA E FOI QUE OS TROPICALISTA NÃO FORAM PERCUSOR DO MOVIMENTO NACIONALISTA VISTO QUE , NA ÉPOCA ERAM JOVENS REBELDES , QUE USAVAM ROUPAS DIFERENTE DO PADRÃO DA SOCIEDADE, E CRITICAVAM O GOVERNO DITATORIAL, INCLUSIVE GILBERTO GIL E CAETANO VELOSO TEVE QUE SAIR DO BRASIL.....

    PESSOAS QUE FAZIAM PARTE DO TROPICALISMO, : GILBERTO GIL, CAETANO VELOSO, GAL COSTA, TOM ZÉ, OS MUTANTES...

  • Tom Zé, percursor do tropicalismo no Brasil, desenvolve o texto apresentado na questão através da afirmação da cultura do povo Brasileiro e das influências estrangeiras sobre a população.

    DEscomplica

  • Quem diz que entende Tom Zé ou Hegel, mente.


ID
2666545
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Ele se aproximou e com a voz cantante de nordestino que a emocionou, perguntou-lhe:

— E se me desculpe, senhorinha, posso convidar a passear?

— Sim, respondeu atabalhoadamente com pressa, antes que ele mudasse de ideia.

— E se me permite, qual é mesmo a sua graça?

— Macabea.

— Maca — o quê?

— Bea, foi ela obrigada a completar.

— Me desculpe mas até parece doença, doença de pele.

— Eu também acho esquisito mas minha mãe botou ele por promessa a Nossa Senhora da Boa Morte se eu vingasse, até um ano de idade eu não era chamada porque não tinha nome, eu preferia continuar a nunca ser chamada em vez de ter um nome que ninguém tem mas parece que deu certo — parou um instante retomando o fôlego perdido e acrescentou desanimada e com pudor — pois como o senhor vê eu vinguei... pois é...

[...]

Numa das vezes em que se encontraram ela afinal perguntou-lhe o nome.

— Olímpico de Jesus Moreira Chaves — mentiu ele porque tinha como sobrenome apenas o de Jesus, sobrenome dos que não têm pai. [...]

— Eu não entendo o seu nome — disse ela. — Olímpico?

Macabea fingia enorme curiosidade escondendo dele que ela nunca entendia tudo muito bem e que isso era assim mesmo. Mas ele, galinho de briga que era, arrepiou-se todo com a pergunta tola e que ele não sabia responder. Disse aborrecido:

— Eu sei mas não quero dizer!

— Não faz mal, não faz mal, não faz mal... a gente não precisa entender o nome.

LISPECTOR, C. A hora da estrela. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1978 (fragmento).


Na passagem transcrita, a caracterização das personagens e o diálogo que elas estabelecem revelam alguns aspectos centrais da obra, entre os quais se destaca a

Alternativas
Comentários
  • Clarice Lispector, no excerto proposto pela questão, aborda a privação da palavra pelos personagens como uma de suas características principais da obra, fato que os excluem socialmente de todo enredo.

    Equipe Descomplica

    Letra D

  • Mais que questão confusa, entendi nada


ID
2666551
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Morte e vida Severina


Somos muitos Severinos

iguais em tudo na vida:

na mesma cabeça grande

que a custo é que se equilibra,

no mesmo ventre crescido

sobre as mesmas pernas finas,

e iguais também porque o sangue

que usamos tem pouca tinta.

E se somos Severinos

iguais em tudo na vida,

morremos de morte igual,

mesma morte Severina:

que é a morte de que se morre

de velhice antes dos trinta

de emboscada antes dos vinte,

de fome um pouco por dia.

MELO NETO, J. C. Obra completa. Rio Janeiro: Nova Aguilar, 1994 (fragmento).


sse fragmento, parte de um auto de Natal, o poeta retrata uma situação marcada pela

Alternativas
Comentários

ID
2666554
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O acesso à educação profissional e tecnológica pode mudar a vida de milhões de jovens em todo o país: há uma nova lei do estágio. Com a nova lei, o governo federal define o estágio profissional como ato educativo e determina medidas para que esta atividade contribua para familiarizar o futuro profissional com o mundo do trabalho. Entre as medidas estabelecidas, estão: a obrigatoriedade da supervisão por parte do professor da instituição de origem do estudante com o auxílio de um profissional no local de trabalho, a definição de jornada máxima de trabalho de quatro a seis horas.

Carta na Escola. N° 32, dez. 2008/jan. 2009 (adaptado).


Ao listar as mudanças ocorridas na legislação referente ao estágio, o autor do texto tem como objetivo

Alternativas
Comentários
  • Texto com uma linguagem bem denotativa: não quer passar emoção ou te convencer de nada, visa apenas te passar uma informação.

    Letra E


ID
2666563
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

— Adiante... Adiante... Não pares... Eu vejo. Canaã! Canaã!

Mas o horizonte da planície se estendia pelo seio da noite e se confundia com os céus.

Milkau não sabia para onde o impulso os levava: era o desconhecido que os atraía com a poderosa e magnética força da Ilusão. Começava a sentir a angustiada sensação de uma corrida no Infinito...

— Canaã! Canaã!... suplicava ele em pensamento, pedindo à noite que lhe revelasse a estrada da Promissão.

E tudo era silêncio, e mistério... Corriam... corriam. E o mundo parecia sem fim, e a terra do Amor mergulhada, sumida na névoa incomensurável... E Milkau, num sofrimento devorador, ia vendo que tudo era o mesmo; horas e horas, fatigados de voar, e nada variava, e nada lhe aparecia... Corriam... corriam...

ARANHA, G. Canaã. São Paulo: Ática, 1998 (fragmento).


O sonho da terra prometida revela-se como valor humano que faz parte do imaginário literário brasileiro desde a chegada dos portugueses. Ao descrever a situação final das personagens Milkau e Maria, Graça Aranha resgata esse desejo por meio de uma perspectiva

Alternativas
Comentários
  • "E Milkau, num sofrimento devorador, ia vendo que tudo era o mesmo", ou seja, o desfecho foi: a desilusão daquilo que esperava encontrar.

    Letra E


ID
2666566
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O RETIRANTE ENCONTRA DOIS HOMENS CARREGANDO UM DEFUNTO NUMA REDE, AOS GRITOS DE: "Ó IRMÃOS DAS ALMAS! IRMÃOS DAS ALMAS! NÃO FUI EU QUE MATEI NÃO”


— A quem estais carregando,

Irmãos das almas,

Embrulhado nessa rede?

Dizei que eu saiba.

— A um defunto de nada, I

irmão das almas,

Que há muitas horas viaja

À sua morada.

— E sabeis quem era ele,

Irmãos das almas,

Sabeis como ele se chama

Ou se chamava?

— Severino Lavrador,

Irmão das almas,

Severino Lavrador,

Mas já não lavra.

MELO NETO, J. C. Morte e vida Severina e outros poemas para vozes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1994 (fragmento)


O personagem teatral pode ser construído tanto por meio de uma tradição oral quanto escrita. A interlocução entre oralidade regional e tradição religiosa, que serve de inspiração para autores brasileiros, parte do teatro português. Dessa forma, a partir do texto lido, identificam-se personagens que

Alternativas
Comentários
  • gab C

    Poema incrível por sinal

  • O autor João Cabral de Melo Neto, autor modernista, utiliza a linguagem do Brasil atual com a sua colonização portuguesa para incorporar ao texto certa tradição existente na cultura de seu povo para um contexto teatral.


ID
2666569
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Quando Rubem Braga não tinha assunto, ele abria a janela e encontrava um. Quando não encontrava, dava no mesmo, ele abria a janela, olhava o mundo e comunicava que não havia assunto. Fazia isso com tanto engenho e arte que também dava no mesmo: a crônica estava feita. Não tenho nem o engenho nem a arte de Rubem, mas tenho a varanda aberta sobre a Lagoa — posso não ver melhor, mas vejo mais. [...] Nelson Rodrigues não tinha problemas. Quando não havia assunto, ele inventava. Uma tarde, estacionei ilegalmente o Sinca-Chambord na calçada do jornal. Ele estava com o papel na máquina e provisoriamente sem assunto. Inventou que eu descia de um reluzente Rolls Royce com uma loura suspeita, mas equivalente à suntuosidade do carro. Um guarda nos deteve, eu tentei subornar a autoridade com dinheiro, o guarda não aceitou o dinheiro, preferiu a loura. Eu fiquei sem a multa e sem a mulher. Nelson não ficou sem assunto.

CONY, C. H. Folha de S. Paulo. 2 jan. 1998 (adaptado).


O autor lançou mão de recursos linguísticos que o auxiliaram na retomada de informações dadas sem repetir textualmente uma referência. Esses recursos pertencem ao uso da língua e ganham sentido nas práticas de linguagem. É o que acontece com os usos do pronome "ele" destacados no texto. Com essa estratégia, o autor conseguiu

Alternativas
Comentários
  • Texto interessante!

  • Gabarito: C

  • Lembrem- se !

    Finalidade dos pronomes ("Ele", em questão):

    Na gramática: será sempre um substituto de um substantivo. No caso em questão, substituir dois substantivos próprios, especificamente.

    Na organização textual: Cumpre uma dupla função (gramática + elemento de retomada de informação)

    Assim, o gabarito da questão é a letra C, pois relaciona claramente o pronome e os substantivos próprios, substituídos corretamente na organização do texto (nomes de autores)

    Observe que a letra D -apesar de sugerir algo correto em relação ao texto- escapa desses dois sentidos do uso pronominal "Ele", cobrados pelo comando da questão.


ID
2666575
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Já reparei uma coisa: bola de futebol, seja nova, seja velha, é um ser muito compreensivo, que dança conforme a música: se está no Maracanã, numa decisão de título, ela rola e quiçá com um ar dramático, mantendo sempre a mesma pose adulta, esteja nos pés de Gérson ou nas mãos de um gandula. Em compensação, num racha de menino, ninguém é mais sapeca: ela corre para cá, corre para lá, quiçá no meio-fio, para de estalo no canteiro, lambe a canela de um, deixa-se espremer entre mil canelas, depois escapa, rolando, doida, pela calçada. Parece um bichinho.

NOGUEIRA, A. Peladas. Os melhores da crônica brasileira. Rio de Janeiro: José Olympio, 1977 (fragmento).


O texto expressa a visão do cronista sobre a bola de futebol. Entre as estratégias escolhidas para dar colorido a sua expressão, identifica-se, predominantemente, uma função da linguagem caracterizada pela intenção do autor em

Alternativas
Comentários
  • não faz o menor sentido

  • Faz sim! É uma linguagem emotiva/expressiva

    Ora, é um conto e uma das características desse gênero é a abordagem de um ponto de vista pessoal do contista

    A

  • Ele manifesta o sentimento já de inicio dizendo "Já reparei uma coisa:''

  • ***Os segredos do item***

    Matriz do ENEM => C6, H19 - Analisar a função da linguagem predominante nos textos em situações específicas

    de interlocução.

    Dominio do conhecimento (TBR): FACTUAL

    Processo cognitivo (TBR): ANALISAR

    Verbo de comando (Ferraz/Belhot): "para dar colorido a sua expressão, identifica-se..." (IDENTIFICAR)

    TRI= FACIL     [  +60% DE ACERTOS]

    Acompanhe o insta: @artedoenem

  • Pessoal EMOÇÃO nos textos, não significa apenas alegre, é um conceito mais amplo, emoção vocês tem que entender, é quando o autor da a sua "opinião" disfarçada, seja ela alegre, triste, melancólica... Emoção é o autor colocar seu ponto de vista sobre algo


ID
2666578
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Mudança


Na planície avermelhada os juazeiros alargavam duas manchas verdes. Os infelizes tinham caminhado o dia inteiro, estavam cansados e famintos. Ordinariamente andavam pouco, mas como haviam repousado bastante na areia do rio seco, a viagem progredira bem três léguas. Fazia horas que procuravam uma sombra. A folhagem dos juazeiros apareceu longe, através dos galhos pelados da catinga rala.

Arrastaram-se para lá, devagar, sinhá Vitória com o filho mais novo escanchado no quarto e o baú de folha na cabeça, Fabiano sombrio, cambaio. As manchas dos juazeiros tornaram a aparecer, Fabiano aligeirou o passo, esqueceu a fome, a canseira e os ferimentos. Deixaram a margem do rio, acompanharam a cerca, subiram uma ladeira, chegaram aos juazeiros. Fazia tempo que não viam sombra.

RAMOS, G. Vidas secas. Rio de Janeiro: Record, 2008 (fragmento).


Valendo-se de uma narrativa que mantém o distanciamento na abordagem da realidade social em questão, o texto expõe a condição de extrema carência dos personagens acuados pela miséria.


O recurso utilizado na construção dessa passagem, o qual comprova a postura distanciada do narrador, é a

Alternativas
Comentários

ID
2666581
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Uma luz na evolução


Dois fósseis descobertos na África do Sul, dotados de inusitada combinação de características arcaicas e modernas, podem ser ancestrais diretos do homem


Os últimos quinze dias foram excepcionais para o estudo das origens do homem. No fim de março, uma falange fossilizada encontrada na Sibéria revelou uma espécie inteiramente nova de hominídeo que existia há 50 000 anos. Na semana passada, cientistas da Universidade de Witwatersrand, na África do Sul, anunciaram uma descoberta similar. São duas as ossadas bastante completas — a de um menino de 12 anos e a de uma mulher de 30 — encontradas na caverna Malapa, a 40 quilômetros de Johannesburgo. Devido à abundância de fósseis, a região é conhecida como Berço da Humanidade.

Veja. Abr. 2010 (adaptado).


Sabe-se que as funções da linguagem são reconhecidas por meio de recursos utilizados segundo a produção do autor, que, nesse texto, centra seu objetivo

Alternativas
Comentários
  • ***Os segredos do item***

    Matriz do ENEM => C6, H19 - Analisar a função da linguagem predominante nos textos em situações específicas

    de interlocução.

    Dominio do conhecimento (TBR): FACTUAL

    Processo cognitivo (TBR): ANALISAR

    Verbo de comando (Ferraz/Belhot): ANALISAR/ IDENTIFICAR

    TRI= FACIL  [ +60% DE ACERTOS]

    Acompanhe o insta: @artedoenem


ID
2666584
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O nascimento da crônica


Há um meio certo de começar a crônica por uma trivialidade. É dizer: Que calor! Que desenfreado calor! Diz-se isto, agitando as pontas do lenço, bufando como um touro, ou simplesmente sacudindo a sobrecasaca. Resvala-se do calor aos fenômenos atmosféricos, fazemse algumas conjeturas acerca do sol e da lua, outras sobre a febre amarela, manda-se um suspiro a Petrópolis, e La glace est rompue; está começada a crônica.

Mas, leitor amigo, esse meio é mais velho ainda do que as crônicas, que apenas datam de Esdras. Antes de Esdras, antes de Moisés, antes de Abraão, Isaque e Jacó, antes mesmo de Noé, houve calor e crônicas. No paraíso é provável, é certo que o calor era mediano, e não é prova do contrário o fato de Adão andar nu. Adão andava nu por duas razões, uma capital e outra provincial. A primeira é que não havia alfaiates, não havia sequer casimiras; a segunda é que, ainda havendo-os, Adão andava baldo ao naipe. Digo que esta razão é provincial, porque as nossas províncias estão nas circunstâncias do primeiro homem.

ASSIS, M. In: SANTOS, J .F. As cem melhores crônicas brasileiras. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007 (fragmento).


Um dos traços fundamentais da vasta obra literária de Machado de Assis reside na preocupação com a expressão e com a técnica de composição. Em O nascimento da crônica, Machado permite ao leitor entrever um escritor ciente das características da crônica, como

Alternativas
Comentários
  • a fim de que se responda corretamente essa questão, deve-se apenas compreender o significado de uma crônica, sendo inclusive desnecessário a leitura do texto

  • Verdade David. Essa questão é um exemplo pra você ver a importância de ler o enunciado antes de procurar resolve-la. Para responder, basta saber no que consiste a crônica. Se você parar para ler o texto, na verdade iria te confundir possivelmente.

    Crônica é um texto que, como o nome já indica, narra uma sequência em ordem de fatos, normalmente do cotidiano, buscando um afinidade com o leitor

    Letra A


ID
2666587
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Um asteroide de cerca de um mil metros de diâmetro, viajando a 288 mil quilômetros por hora, passou a uma distância insignificante — em termos cósmicos — da Terra, pouco mais do dobro da distância que nos separa da Lua. Segundo os cálculos matemáticos, o asteroide cruzou a órbita da Terra e somente não colidiu porque ela não estava naquele ponto de interseção. Se ele tivesse sido capturado pelo campo gravitacional do nosso planeta e colidido, o impacto equivaleria a 40 bilhões de toneladas de TNT ou o equivalente à explosão de 40 mil bombas de hidrogênio, conforme calcularam os computadores operados pelos astrônomos do programa de Exploração do Sistema Solar da Nasa; se caísse no continente, abriria uma cratera de cinco quilômetros, no mínimo, e destruiria tudo o que houvesse num raio de milhares de outros; se desabasse no oceano, provocaria maremotos que devastariam imensas regiões costeiras. Enfim, uma visão do Apocalipse.

Disponível em: http://bdjur.stj.jus.br. Acesso em: 23 abr. 2010 (fragmento).


Com base na leitura do fragmento, percebe-se que o texto foi construído com o objetivo de

Alternativas
Comentários

ID
2666593
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Na sociedade moderna, a maioria das relações humanas é medida e mediada pelo dinheiro. O dinheiro que você tem define onde você mora, o que come, como se veste e se desloca, sua educação e sua saúde. Por isso, ricos e pobres, materialistas e desprendidos, avarentos e perdulários, portadores ou não de cartões de crédito, todos têm de saber lidar com o dinheiro, pois ele permeia todos os aspectos da vida.

Vida simples. Ed. 74, dez. 2008 (adaptado).


O texto trata de um tema relevante para o cotidiano de todas as pessoas: a relação pessoal com o dinheiro. A enumeração apresentada no último período demonstra a

Alternativas
Comentários
  • cortou e aparou

  • cortou e aparou

  • Perfeito Heitor, até pq se tivessemos " as prisões impõem pelo tipo de existencia" estaria correto.

  • "todos têm de saber lidar com o dinheiro"

  • Bom pessoal, ou estou em um dia ruim, ou eu achei está questão MÉDIA .

    Acredito que muitos, não fizeram a interpretação de que todas as pessoas necessitam de dinheiro, como mostra o texto.

    Gabarito B


ID
2666596
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

História do contato entre línguas no Brasil


No Brasil, o contato dos colonizadores portugueses com milhões de falantes de mais de mil línguas autóctones e de cerca de duzentas línguas que vieram na boca de cerca de quatro milhões de africanos trazidos para o país como escravos é, sem sombra de dúvida, o principal parâmetro histórico para a contextualização das mudanças linguísticas que afetaram o português brasileiro. E processos como esses não devem ser levados em conta apenas para a compreensão das diferenças entre as variedades linguísticas nacionais. O próprio mapeamento das variedades linguísticas contemporâneas do português europeu e, sobretudo, do português brasileiro, tanto no plano diatópico quanto no plano diastrático, depende crucialmente de uma apurada compreensão do processo histórico de sua formação.

LUCCCHESI, D.; BAXTER, A.; RIBEIRO, I. (orgs.). O português afro-brasileiro. Salvador: EdUFBA, 2009 (adaptado)


Glossário:

Autóctone: nativo de uma região.

Diatópico: referente à variação de uma mesma língua no plano regional (país, estado, cidade etc.).

Diastrático: referente à variação de uma mesma língua em função das diversas classes sociais.


Do ponto de vista histórico, as mudanças linguísticas que afetaram o português do Brasil têm sua origem no contato dos colonizadores com inúmeras línguas indígenas e africanas. Considerando as reflexões apresentadas no texto, verifica-se que esse processo, iniciado no começo da colonização, teve como resultado

Alternativas
Comentários
  • "O próprio mapeamento das variedades linguísticas contemporâneas do português europeu e, sobretudo, do português brasileiro, tanto no plano diatópico quanto no plano diastrático, depende crucialmente de uma apurada compreensão do processo histórico de sua formação."

    CONSEQUÊNCIA: UMA RIQUEZA LINGUÍSTICA INCOMPARÁVEL

    CAUSA: A VARIEDADE LINGUÍSTICA ERA NÃO SOMENTE ENTRE PORTUGUESES, INDÍGENAS E AFRICANOS, MAS TAMBÉM ENTRE AS PRÓPRIAS TRIBOS

    Letra B

  • Por mais que algumas das outras opções estejam corretas, elas não foram mencionadas no texto.


ID
2666599
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Foi sempre um gaúcho quebralhão, e despilchado sempre, por ser muito de mãos abertas. Se numa mesa de primeira ganhava uma ponchada de balastracas, reunia a gurizada da casa, fazia pi! pi! pi! como pra galinhas e semeava as moedas, rindo-se do formigueiro que a miuçada formava, catando as pratas no terreiro. Gostava de sentar um laçaço num cachorro, mas desses laçaços de apanhar da palheta à virilha, e puxado a valer, tanto que o bicho que o tomava, de tanto sentir dor, e lombeando-se, depois de disparar um pouco é que gritava, num caim! caim! caim! de desespero.

LOPES NETO, J. S. Contrabandista. In: SALES, H. (org). Antologia de contos brasileiros. Rio de Janeiro: Ediouro, 2001 (adaptado).


A língua falada no Brasil apresenta vasta diversidade, que se manifesta de acordo com o lugar, a faixa etária, a classe social, entre outros elementos. No fragmento do texto literário, a variação linguística destaca-se

Alternativas
Comentários
  • a questão aborda exatamente a variação linguística conforme as regiões do país (eu mesma sendo do norte não faço IDEIA do que metade das palavras desse texto aí significam, já que é ambientado no sul do país)

    letra B

  • Esse discurso revela a Não uniformidade da língua Portuguesa. As variações depende de fatores:

    • Históricos
    • Regionais
    • Sociais (entrevista de emprego)
    • Contextuais (adequação vocabular mesmo diante de um padrão que é convencional)

    As variações acontecem porque o princípio fundamental da língua é a comunicação, por isso é aceitável que os falantes executem rearranjos conforme as necessidades comunicativas

    Obs: Tratar a variação como um erro equivale a uma atitude preconceituosa, pois associa a língua ao status

  • "Foi sempre um gaúcho". Esse trecho me fez acertar a questão. Além também de que considerei que no decorrer do texto tinham palavras que apesar de eu não saber o significado, associei a ser então palavras de regionalismo do gaúcho


ID
2666611
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Diz-se, em termos gerais, que é preciso "falar a mesma língua": o português, por exemplo, que é a língua que utilizamos. Mas trata-se de uma língua portuguesa ou de várias línguas portuguesas? O português da Bahia é o mesmo português do Rio Grande do Sul? Não está cada um deles sujeito a influências diferentes — linguísticas, climáticas, ambientais? O português do médico é igual ao do seu cliente? O ambiente social e o cultural não determinam a língua? Estas questões levam à constatação de que existem níveis de linguagem. O vocabulário, a sintaxe e mesmo a pronúncia variam segundo esses níveis.

VANOYE, F. Usos da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1981 (fragmento).


Na fala e na escrita, são observadas variações de uso, motivadas pela classe social do indivíduo, por sua região, por seu grau de escolaridade, pelo gênero, pela intencionalidade do ato comunicativo, ou seja, pelas situações linguísticas e sociais em que a linguagem é empregada. A variedade linguística adequada à situação específica de uso social está expressa

Alternativas
Comentários
  • por que não B?

  • Isso mesmo...por que não b?

  • No texto da alternativa A, o registro é muito informal para uma aula do ensino superior. No texto da alternativa B, o registro é inadequado pois o locutor comete um erro ortográfico – “cidadões” ao invés do correto, “cidadãos” – no momento de um discurso em prol da educação. Na alternativa C, o registro é muito informal para a situação. Na alternativa E, o registro é muito formal para a situação. Já na alternativa D, o registro é e pode ser informal, uma vez que o menino se dirige a sua mãe e tem com ela intimidade. Assim, a alternativa correta é a letra D.

    https://descomplica.com.br/gabarito-enem/questoes/2011-segunda-aplicacao/segundo-dia/diz-se-em-termos-gerais-que-e-preciso-falar-mesma-lingua/ 

  • Fiquei com a mesma dúvida, por que não B? Após analisar o comentário da Mariana, pude assim concluir de que estava completamente cego em não ver o erro ortográfico "cidadões" ao invés de "cidadãos".


  • Que maldade, numa p* prova cansativa como essa e os cara me trolam com uma p* de cidadões ao inves de cidadãos. enem.

  • KKk questão engraçada

  • Já responderam, mas não é a B por causa dos *cidadões* kkkkkk

    Bons estudos pessoal!!

  • Maldito cidadões

  • Variação Linguística Social (diastrática)

    -Gírias próprias de um grupo com interesses em comum

    "Minha meta é fechar a prova de português"- acertar todas

    -Gírias próprias de um grupo profissional (Policiais)

    "Ele tava com um 3 oitão"

    "Aqueles dois tomaram baculejo pouco antes do reforço chegar"

    Variação Linguística Situacional (diafásica)

    Basicamente Formal x Informal

    Variação linguística Regional (diatópica)

    -Diferentes palavras para o mesmo contexto

    Abóbora, jerimum e moranga

    -Diferentes sotaques, dialetos e falares

    Caipira, Gaúcho e baiano

    -Redução de palavras ou perda de fonemas

    Véio,muié, enxovar

    Variação histórica (diacrônica)

    -Quase sempre se refere a termos em desuso (vossemecê) ou surgimento de neologismo populares/inovadores (twittar; e as inúmeras abreviações via teclado de digitação)

    https://www.normaculta.com.br/variacoes-linguisticas/

  • So f que tinha visto o 'cidadões' kkkkkkkk

    mas acho mto paia do ENEM sem brav

  • Caí nós "cidadões" kkkkk mas tbm é a primeira vez que resolvo uma questão do Enem que cobrou tal detalhe ... Geralmente quem faz isso é a banca CESPE

  • Quem é que fala assim com a própria mãe ? KKK

  • Não entendi pq seria a D e não a letra A..... Alguém poderia me explicar,

    por favor?

  • Okay pelos "cidadões", mas nenhuma criança fala "para" com a mãe. "...para ser feliz...".


ID
2666617
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Nas sociedades urbanas, desde que nascemos, estamos imersos em um ambiente dominado pela tecnologia da informação e da comunicação e por produtos tecnológicos como o rádio, a TV, o cinema e a internet, com os quais criamos redes sociais via web, MSN, sites de relacionamento e Orkut. Utilizamos a tecnologia tanto para entrar em contato com amigos, quanto para o trabalho e para operações comerciais. Enquanto circulamos pelas cidades, nossos sentidos são tomados por informações medidas pela tecnologia, estampadas em outdoors, cartazes e bancas de jornais.


De acordo com o texto, a vida moderna é profundamente influenciada pela tecnologia da informação e da comunicação. Com base nessa assertiva, conclui-se que as pessoas

Alternativas
Comentários

ID
2666623
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Piraí, Piraí, Piraí

Piraí bandalargou-se um pouquinho

Piraí infoviabilizou

Os ares do município inteirinho

Com certeza a medida provocou

Um certo vento de redemoinho

Diabo de menino agora quer

Um ipod e um computador novinho

Certo é que o sertão quer virar mar

Certo é que o sertão quer navegar

No micro do menino internetinho

GIL, G. Banda larga cordel. Geleia Geral. 2008.

Disponível em: http://www.gilbertogil.com.br. Acesso em: 24 abr. 2010 (fragmento).


No texto, encontram-se as expressões “bandalargou-se”, “infoviabilizou” e “internetinho”, que indicam a influência da tecnologia digital na língua. Em relação à dinamicidade da língua no processo de comunicação, essas expressões representam

Alternativas
Comentários
  • A questão já deu a resposta: "indicam a influência da tecnologia digital na língua"

    Letra A


ID
2666626
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Sacolas

Por que optar pelas duráveis, como faziam nossos avós?


O mundo produz sacolas plásticas desde a década de 1950. Como não se degradam facilmente na natureza, grande parte delas ainda vão continuar por mais de 300 anos em algum lugar do planeta.

Calcula-se que até 1 trilhão de sacolas plásticas são produzidas anualmente em todo mundo. O Brasil produz mais de 12 bilhões todos os anos, e 80% delas são utilizadas uma única vez.

Sacolas plásticas são leves e voam ao vento. Por isso, elas entopem esgotos e bueiros, causando enchentes. São encontradas até no estômago de tartarugas marinhas, baleias, focas e golfinhos mortos por sufocamento.

Várias redes de supermercados do Brasil e do mundo já estão sugerindo o uso de caixas de papelão e colocando à venda sacolas de pano ou de plástico duráveis para transportar as mercadorias.

Sacolas plásticas descartáveis são gratuitas para os consumidores, mas têm um custo incalculável para o meio ambiente.

Anúncio publicitário veiculado na revista Veja. N° 27, 8 jul. 2009.


Os argumentos utilizados no texto indicam que seu público-alvo é o consumidor e seu objetivo é estimular

Alternativas
Comentários
  • Gabarito : A- O texto apresenta dados para estimular o leitor a abandonar sacolas de plástico.

    Em nenhum momento ele fala sobre reutilizção( letra e está errada)

    Ele cita os perigos para os animais marinhos, mas esse não é seu foco, é apenas um argumento para induzir a conclusão de que as sacolas plásticas são nocivas para o meio ambiente. ( letra d incorreta)

    O texto não cita nada sobre campanhas ( letra c incorreta)

    O texto também não fala sobre sacolas de pano ( letra b incorreta)

  • Já não são mais gratuitas rs


ID
2666635
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Árvore da Língua


Ao longo dos três andares, uma instalação de 16 metros de altura mostra palavras com mais de 6 mil anos, projetadas em folhas da Árvore da Língua. Ela faz os significados dançarem para falar da evolução do indo-europeu ao latim e, dele, ao português. Criada pelo designer Rafic Farah, a escultura é pontuada por um mantra de Arnaldo Antunes, com os termos "língua" e "palavra" cantados em vários idiomas.

SCARDOVELI, E. Revista Língua Portuguesa. Ano II, n° 6. São Paulo: Segmento, 2006.


O texto apresentado pertence ao domínio jornalístico. Sua finalidade e sua composição estrutural caracterizam-no como

Alternativas
Comentários
  • Responderia letra A por eliminação.

    Vendo os conceitos:

    NOTÍCIA: é factual, impessoal, apresenta fatos do dia-a-dia, objetiva.

    REPORTAGEM: não é factual, mais aprofundada que a notícia, pode conter ENTREVISTAS com opiniões diversas sobre o mesmo tema., também impessoal.

    EDITORIAL:pessoal, expressa a opinião daquele canal sobre a temática.

    As LEGENDAS podem estar presentes em todos para descrever algum elemento.

    O texto não se enquadra em nenhum desses conceitos.

  • É um quadro informativo, pois está informando sobre um determinado assunto


ID
2666650
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

O Sr. José compra água do vizinho para irrigar sua plantação, situada em um terreno na forma de um quadrado de 30 m de lado. Ele paga R$ 100,00 mensais pela água que consome. A água é levada a seu terreno através de tubos em forma de cilindros de 1/2 polegada de diâmetro.


Visando expandir sua plantação, o Sr. José adquire um terreno com o mesmo formato que o seu, passando a possuir um terreno em forma retangular, com 30 m de comprimento e 60 m de largura.


Quanto ele deve pagar a seu vizinho por mês, pela água que passará a consumir?

Alternativas
Comentários
  • A area antiga vale 30²=900m²

    A nova area vale 30x60=1800m²

    100reais----900m²

    xreais-----1800m²   --> x=200 reais

  • Tão fácil que chega a ser estranho kkk

  • Se ele adquirio um terreno igual o anterior, e agora são dois termos iguais, vai pagar o dobro do que pagava.

    Fiquei procurando a pegadinha e perei um tempo ainda.

  • Regra de tres simples.

    30.30 = 900

    30 . 60 = 1800

    900---------100 reais

    1800-------x

    900x=180 000

    X=1800/9

    X=200 reais

    Letra C

  • esse diametro do cilindro e so pra atraplhar.

  • esse diametro do cilindro e so pra atraplhar.

  • Esse tubo é um completo distrator.

  • Eu já comecei achando estranho que a questão não correlacionou em momento algum quantos cm equivale uma polegada. Quando normalmente apresentam polegadas, pés etc, eles fazem a relação com cm, então suspeitei que não fosse mesmo precisar da informação.

  • O tubo é só pra atrapalhar, de fato, há meses atrás talvez eu até perdesse tempo tentando achar uma relação. Porém, após resolver bastante questões você ganha experiência e percebe logo quando uma informação é só pra atrapalhar. Então, meu conselho é, resolva muitas e muitas questões, e aprenda com os seus erros, não fique desanimado, mas se alegre quando você erra uma questão, pois é exatamente essa falha que você precisa corrigir pra não errar na hora da prova

  • Dobrou a área, dobrou o custo. Sossegado

  • Ele deu o diametro só para te confundir

  • Tão fácil que quase não saía da questão, procurando algo que estivesse faltando, alguma pegadinha kkkk

ID
2666656
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um aventureiro chama a atenção para o impacto do plástico no meio ambiente, atravessando a maior concentração de lixo do mundo em um veleiro feito totalmente de recipientes recicláveis. O barco flutua graças a 12 mil garrafas plásticas.


No Brasil, a produção mensal de garrafas plásticas é de 9 bilhões de unidades, sendo que 47% dessas garrafas são reaproveitadas e o restante v i para o lixo.

Época. São Paulo: Globo, n. 619, 29 mar. 2010 (adaptado).


Quantos barcos como esse é possível construir com as garrafas que vão para o lixo no Brasil?

Alternativas
Comentários
  • Temos que:

    9.000.000.000/12.000 = 750.000

    750.000 – 47% = 397.500

    Equipe Descomplica

  • 53% das 9 bilhões garrafas vão para o lixo. Portanto:

    12.10e3 garrafas --------------------------- 1 barco

    0,5.9.10e9 garrafas ----------------- x barcos

    Valores aproximados facilitar as contas, pq os valores nas alternativas estão longe!

    x= 40.10e3 barcos

    Letra B

  • Cono a questao informa q 47% do plastico brasileiro é reutilizado entao cabe a nois concluirmos q 53% será jogado fora.

    Como segundo passo teremos q encontrar o valor q equivale a 53% de 9 milhões , e para isso basta multiplica da seguinte forma:

    9 000 000

    ×

    0,53

    _________

    4 770 000

    Agora para encontrarmos o total de barcos q poderia ser feito com esse total de garrafas , basta dividir esse valor q encontramos por 12 000 , q é quanto se precisar pra construir um barco:

    Dessa forma temos q:

    4 770 000 / 12 000 = 397 500

    ** Como resposta temos a letra B)

  • 53% de 9 bilhões = 4,77 bilhões

    1 barco => 12 000 garrafas

    Regra de Tres:

    4 770 000 000---------x

    12 000------------------1

    12x = 4 770 000

    X = 4 770 000/12

    X = 397 500

    Letra B


ID
2666662
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Atualmente existem muitos aplicativos de fazendas virtuais que, apesar de críticas, possuem uma enorme quantidade de usuários. Embora apresentem algumas diferenças de funcionamento, as fazendas virtuais possuem a mesma concepção: cada vez que o usuário cuida de sua fazenda ou da de seus amigos, ganha pontos, e, quanto mais pontos acumula, maior é seu nível de experiência.


Em um aplicativo de fazenda virtual, o usuário precisa de 1 000 pontos para atingir o nível 1. Acumulando mais 1 200 pontos, atinge o nível 2; acumulando mais 1 400 pontos, atinge o nível 3 e assim por diante, sempre com esse padrão.


Um usuário que está no nível 15 de experiência acumulou

Alternativas
Comentários
  • a15 = 1000 + (5 - 1) * 200

    a15 = 3800

    O acúmulo foi :

    S15 = (1000 + 3800) * 15 / 2

    S15 = 36000

    Letra ''E''

  • Bom dia, Sabrina!. Desculpe-me, mas, de onde saiu esse  (5 - 1) ?. precisamente esse ''5'' ?

  • Matheus o 5 é 15, deve ter errado na hora de digitar .

  • Progressão Aritimética:

    Formulinhas que iremos trabalhar: an=a1+(n-1).r  e  Sn=(a1+an)*n/2 

    Analisando a questão percebemos que:

    a1=1.000

    r=200

    n=15

    Substituindo na fórmula: an=1.000+(15-1)*200

    an= 1.000+14*200

    An=3.800

    Agora, vamos pegar a fórmula somatória, pois a questão pede o acumulo em 15 níveis:

    S15= (1.000+3.800)*15/2

    S15=4.800*15/2

    S15= 72.000/2

    S15= 36.000

    Gab: E

  • quase cai na pegadinha, é a formula da soma e nao a do termo, e isso é PA nao PG

  • Bom dia, Sabrina! 

    Mas sua conta esta errada, pois isso que você escreveu daria isso:

    a15= 1000 + (5 - 1) * 200

    a15= 1000 + 1000 - 200

    a15= 2000 - 200

    a15= 1800

    e isso está errado,

  • achar a razão:

    a1-a2

    1000-1200=

    r= 200

    an= a1+(n-1) . r

    an15= 1000+(15-1) . 200

    an15=1000+2800

    an15= 3800

    aplicando a formula da soma dos termos:

    s15= 1000+3800 . 15/ 2

    s15= 72000/2

    s15= 36000

  • Cai na pegadinha :((

  • an = a1 + (n-1).r

    an = 1000 + (15-1) x 200

    an = 1000 + 3000 - 200

    an = 3800

    Ele pede um acumulo em 15 níveis.

    Sn = (a1+an).n/2

    Sn = (1000+3800) x 15/2

    Sn = 4800 x 15/2

    Sn = 36.600

    Letra E

  • An = 1000 + (15 - 1) 200

    An = 1000 + 14 . 200

    An = 1000 + 2800

    An = 3800

    Sn = (1000 + 3800) . 15/2

    Sn = 4800 . 7,5

    Sn = 36000

    Alternativa E.

  • O complicado na questão foi descobrir qual era a razão.

  • Dá onde vcs tiraram que a razão é 200?

  • não da pra usar nem PA nessa questao. ela deve estar errada.


ID
2666671
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Pedro ganhou R$ 360 000,00 em uma loteria federal e resolveu dividir integralmente o prêmio entre os seus três filhos, Ana, Renato e Carlos, de forma que cada um receba uma quantia que seja inversamente proporcional às suas idades.


Sabendo que Ana tem 4 anos, Renato, 5 anos e Carlos, 20 anos, eles receberão, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Temos que por serem inversamente proporcionais teremos

    4x=5y=20z=k

     

    x=k/4

    y=k/5

    z=k/20

     

    Logo temos que k/4+k/5+k/20=360000

     

    (5k+4k+k)/20=360000

    10k=720000

    k=72000

    x=180000

    y=144000

    z=36000

  • Se é inversamente proporcional, quem tem mais idade recebe menos dinheiro. Já elimina as letras A e B. Bem, se é uma proporção, eu posso pensar que: se Renato tem 5 anos, ou seja, uma idade 4 vezes menor que a de Carlos, que tem 20 anos, ele recebe 4 vezes mais que ele. A única que se encaixa portanto é a letra D, pois 36X4=144.

    Letra D

  • Só especificando melhor e corrigindo alguns cálculos:

    Por serem inversamente proporcionais, temos:

    4x=5y=20z=k

    x=k/4

    y=k/5

    z=k/20

    Logo temos que k/4+k/5+k/20=360.000

    Tirando o MMC dos denominadores 4, 5 e 20, temos 40, então:

    10k+8k+2k/40 = 360.000

    20k/40 = 360.000, simplificando a fração por 20, temos:

    k/2= 360.000, multiplicando cruzado, temos que k= 720.000

     

    k=720.000

    x= k/4 = 720.000/4 = 180.000

    y= k/5 = 720.000/5 = 144.000

    z= k/5 = 720.000/5 = 36.000

  • Razão e proporção tira o K do coração+Macete do regra do tapa por ser inversamente proporcional com mais de duas partes

  • Questão relativamente simples...

    Se trata de uma razão inversamente proporcional...

    Ana => 4 anos; Renato => 5 anos; Carlos => 20 anos

    k/4 + k/5 + k/20 = 360 000 ==> MMC

    k/20 + k/20 + k/20 = 360 000 ==> dividi pelo de baixo e multiplica pelo de cima...

    5k + 4k + 1k = 7 200 000

    10k = 7 200 000

    K = 720 000

    Ana => 720 000/4 = 180 000

    Renato => 720 000/5 = 144 000

    Carlos => 720 000/20 = 36 000

    Ana => 180 000; Renato => 144 000; Carlos => 36 000

    Letra D

  • Primeiro passo: Tirar M.M.C de 4 ; 5 ; 20 = 20

    Segundo passo: Divide o 20 (resultado encontrado no MMC) pelas idade, ou seja:

    -20/4 = 5

    -20/5 = 4

    -20/20 = 1

    Terceiro passo: soma os resultados 5+4+1 = 10

    Quarto passo: divide 360.000,00 por 10 = 36.000,00

    Quinto passo: Multiplica 36.000,00 pelos valores encontrados no segundo passo, ou seja:

    -36.000,00 x 5 = 180.000,00

    -36.000,00 x 4 = 144.000,00

    -36.000,00 x 1 = 36.000,00

    Esse método pode ser feito em todas as questões inversamente proporcionais.

    Aprendi esse método com o professor de matemática Jhoni Zini, recomendo ver os videos dele no youtube. (https://www.youtube.com/watch?v=1L7W6svDwAk)

  • pra quem quiser arriscar fazer no olhometro pra não passar muito tempo em questão assim (que nem eu fiz):

    o dinheiro é inversamento proporcional à idade, então o mais velho recebe menos; já elimina a A e a B. como Ana tem 4 anos e Renato 5, os valores que eles receberão devem ser próximos, enquanto o valor para Carlos tem que ser bastante abaixo deles. 144 mil é mais proximo de 180 mil do que 120 mil, e 36 mil é bem mais abaixo de 144 mil do que 60 mil é abaixo de 120 mil.

    logo, LETRA D

  • Nessa questão nem precisa fazer calculo, é possível chegar ao resultado apenas com as alternativas.

    Questão: Pedro ganhou R$ 360 000,00 em uma loteria federal e resolveu dividir integralmente o prêmio entre os seus três filhos, Ana, Renato e Carlos, de forma que cada um receba uma quantia que seja inversamente proporcional às suas idades. Sabendo que Ana tem 4 anos, Renato, 5 anos e Carlos, 20 anos, eles receberão, respectivamente:

    Explicação: Inversamente proporcional, ou seja, quanto mais velho (quanto maior idade), menos recebe, e vice-versa (quanto menor for a idade, maior valor). Consequentemente, vamos ter a ordem Ana > Renato > Carlos. Descartamos alternativas A e B.

    A proporção do valor de Carlos para Renato é 4 (20/5), enquanto que para Ana é 5 (20/4); então, apenas multiplicamos o valor de Carlos (na alternativa) por 4 e 5. Com isso teremos:

    C

    R$ 216 000,00; R$ 90 000,00 e R$ 54 000,00. (54.000 x 5 = 270.000; 54.000 x 4 = 216.000)

    D

    R$ 180 000,00; R$ 144 000,00 e R$ 36 000,00. (36.000 x 5 = 180.000; 36.000 x 4 = 144.000)

    E

    R$ 180 000,00; R$ 120 000,00 e R$ 60 000,00. (60.000 x 5 = 300.000; 60.000 x 4 = 240.000)


ID
2666674
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma empresa responsável por produzir arranjos de parafina recebeu uma encomenda de arranjos em formato de cone reto. Porém, teve dificuldades em receber de seu fornecedor o molde a ser utilizado e negociou com a pessoa que fez a encomenda o uso de arranjos na forma de um prisma reto, com base quadrada de dimensões 5 cm x 5 cm.


Considerando que o arranjo na forma de cone utilizava um volume de 500 mL, qual deverá ser a altura, em cm, desse prisma para que a empresa gaste a mesma quantidade de parafina utilizada no cone?

Alternativas
Comentários
  • Para gastar a mesma quantidade de parafina, o volume do cone precisa ser igual ao volume do prisma. O volume do cone é de 500 mL, mas 1 mL corresponde à 1 cm3. Portanto, 500 mL valem 500 cm3: Com as unidades iguais, agora podemos igualar os volumes:

    V cone = V prisma

    500 cm3 = Ab.h

    500 cm3 = 5 cm . 5 cm . h

    500 cm3 = 25 cm2 . h

    h = 20 cm

    Letra C

  • Como 1 ml vale 1 cm^3 você pode deixar as unidades em cm

    Que não fará diferença porém sé o volume tivesse em L o ideal seria deixar tudo em dcm pois 1 dcm^3 = 1 l

  • 500=5.5.h

    25h=500

    h=500/25

    h= 20 cm

    letra C

  • Volume é dado por comprimento*largura*altura.

    Vp = volume do prisma = 5*5*h = 25h

    Vc = volume do cone = 500 ml = 500 cm³ (lembre-se que 1 ml = 1 cm³)

    O problema quer saber qual o valor que h deve ter a fim de que Vp = Vc, então:

    Vp = Vc

    25h = 500

    h = 500/25

    h = 20 cm

  • Fiz da seguinte maneira, lembrei que o volume do prisma é dado por: comprimento x largura x altura. Portanto, botei os dados da seguinte maneira:

    5.5.H = 500 (volume dado)

    25H = 500

    H = 500/25

    H = 20


ID
2666677
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Por falta de tratamentos simples, mais de 1 bilhão de pessoas pobres no mundo acordam doentes todos os dias. Entre essas doenças está a ancilostomose, que aflige 600 milhões de pessoas e causa anemia severa e desnutrição proteica. Para fornecer tratamento a essas pessoas, estima-se um gasto anual de cinquenta centavos de dólar por paciente.

HORTEZ, P. J. Um plano para derrotar Doenças Tropicais Negligenciadas. Scientific American Brasil. Ano 8, no 33 (adaptado).


Uma organização está disposta a lançar uma campanha internacional a fim de obter recursos suficientes para cobrir o tratamento das pessoas com ancilostomose por um ano. Segundo seu planejamento, estima-se um valor médio de US$ 3,00 por doador.


De acordo com o planejamento dessa organização, para arrecadar o total de recursos necessários para cobrir o tratamento das pessoas com ancilostomose, por um ano, o número mínimo de contribuintes necessários é de

Alternativas
Comentários
  • 600 milhões de pessoas e cada uma custa US$0,5 centavos ( cinquenta centavos) para o tratamento, 600 x 0,5= US$300 milhões

    US$300 milhões dividido para US$3 dólares 300/3 = 100 milhões de doadores.

  • bastante atenção para não relacionar as grandezas proporcionais incorretamente.

    Sabemos que 600 milhões de pessoas sofrem com essa doença, mas o custo de cada paciente equivale a 0,50 dólares( ou 1/2 para os mais chegados), ou seja, 300 milhões de dólares vai ser o gasto total com esses pacientes. Sabemos ainda que um doador consegue doar 3 dólares e a pergunta pede a qtd de doares necessários para conseguir arrecadar o valor em dinheiro da QTD total de pacientes, nesse caso o valor foi 300 milhões de dólares. Por proporção obteremos:

    3 (dólares) /1 pessoa =300 milhões(dólares) / x pessoa

    x.3=300 milhões

    x= 100 milhões

  • Achei muito fácil acho que sou um gênio

  • 1 bilhão => total

    600 milhões => doentes com ancilostomose

    0,5 centavos por pessoa

    600 000 000--------x

    1----------------------0,5

    X = 300.000.000

    3 dólares por doador.

    300 000 000---------y

    3-----------------------1

    3y = 300.000.000

    y = 300.000.000/3

    y = 100 000 000 => 100 milhões.

    Letra E

  • (...) Entre essas doenças está a ancilostomose, que aflige 600 milhões de pessoas e causa anemia severa e desnutrição proteica. Para fornecer tratamento a essas pessoas, estima-se um gasto anual de cinquenta centavos de dólar por paciente.

    600 * 1/2 = 600/2 = 300 milhões de dólares por ano

    Uma organização está disposta a lançar uma campanha internacional a fim de obter recursos suficientes para cobrir o tratamento das pessoas com ancilostomose por um ano. Segundo seu planejamento, estima-se um valor médio de US$ 3,00 por doador.

    300 milhões de dólares dividos de 3 em 3 dólares: 300/3 = 100 milhões de contribuintes serão necessários

  • 600 milhões de pessoas precisam do tratamento, e esse tratamento custa $0,50 centavos por pessoa. Sendo assim, 600.000.000 x 0,50 = $300.000.000

    Cada doador irá doar em média $3,00. Sendo assim, é preciso dividir os 300 milhões por 3 dólares. 300.000.000 : 3 = 100.000.000 de doadores.

    (Claro que não precisa colocar todos esses números gigantes na prova.)

    Alternativa E.

  • Total de pessoas acometidas da doença = 600 x 10 ^6 (600 milhões)

    Para cada pessoa é gasto 0,50 centavos

    600 x 10^6 x 0,5 = 300 x 10^6 (dinheiro necessário)

    Como cada pessoa vai doar 3 dólares, então precisamos de 100 milhões de pessoas para atingir os 300 milhões

  • Quando li 0,50 centavos de dólar pensei que seria necessário uma conversão de Real para Dólar


ID
2666680
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma agência de viagens de São Paulo (SP) está organizando um pacote turístico com destino à cidade de Foz do Iguaçu (PR) e fretou um avião com 120 lugares.


Do total de lugares, reservou 2/5 das vagas para as pessoas que residem na capital do estado de São Paulo, 3/8 para as que moram no interior desse estado e o restante para as que residem fora dele.


Quantas vagas estão reservadas no avião para as pessoas que moram fora do estado de São Paulo?

Alternativas
Comentários
  • O total de lugares é 120. Foram reservados 2/5 e 3/8. 

    2/5=0,4 x 120= 48

    3/8= 0.375 x 120= 45. 

    48+45= 93. Como o total de lugares é 120, então 93+27= 120. Ou seja, 27 vagas estão reservadas no avião para as pessoas que moram fora do estado de São Paulo

  • Foram reservados 2/5 + 3/8 de vagas para pessoas de SP.
    2/5 + 3/8 = 31/40
    Então restam 9/40 de 120 = 27 vagas

  • 2/5 de 120= 48 vagas para capital

    3/8 de 120= 45 vagas para interior

    48+45=93 vagas reservadas

    Números total de vagas total menos o número de vagas reservadas

    120-93= 27

  • 2/5 + 3/8

    31/40(mmc)

    essa é a fração que representa a parte ocupada de sp, logo a parte não ocupada sera o total menos ela, no caso:

    40/40 - 31/40

    9/40 é a parte livre.

    9/40 . 120

    27 vagas é a qtd livre para as pessoas fora de SP

  • 120.2/5=240/5=48**

    120.3/8=360/8=180/4=90/2=45

    45 + 48=93

    120-93=27

    Embora pareça mais demorado,mas,simplificando as frações,chega-se ao resultado bem rápido.

    **Toda vez que aparecer um número dividido por 5(240/5),tente fazê-lo por 10 e multiplique por 2,ou seja,240/10=24,multiplicado por 2 é igual a 48.

  • 120 => total

    2/5 de 120 = 48

    3/8 de 120 = 45

    48 + 45 + x = 120

    93 + x = 120

    x = 120 - 93

    x = 27 vagas

    Letra A

  • 2/5 de 120 = 48

    3/8 de 120 = 45  ⇒ 48 + 45 = 93

    120 - 93 = 27 vagas

  • •120÷5=24,como É 2/5,multiplica 24 por 2=48 •o mesmo com 3/8(120÷8=15; 15.3=45) •soma 45 e 48=93 •120-93=27
  • Primeiro somamos as frações que a questão nos deu:

    2/5+ 3/8 = 16+ 15/ 40= 31/40

    Percebemos que faltam 9 de 31 para chegarmos a 40

    9/ 40 é o resto de 31/40 ( o que falta para chegar ao todo que é 40/40)

    9/40.120/x = simplifica o 40 com 120

    9.3/x=

    x=27 vagas

  • Matemática é realmente linda, aqui cada um fez de uma forma mas todos chegando ao mesmo resultado. Eu fiz da seguinte forma que é quando encontro uma questão semelhante a essa.

    3/8×5 = 15/40

    2/5×8 = 16/40

    Como quer saber as pessoas que foram fora do Estado.

    40 - (16+15 ) = 9

    9/40×120 = 27

  • QUESTÃO SUPER FÁCIL PESSOAL

    RESOLUÇÃO;

    2/5 x 120/1 =48

    3/8 X 120/1=45

    48+45=93

    120-93=27

  • somando as frações 3/8+2/5=31/40(corresponde a sp e o interior de sp),então a fração que falta é 9/40(pessoa fora de sp) agora é só fazer 9/40 de 120=27


ID
2666683
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em 2009, o Estado de São Paulo perdeu 3 205,7 hectares de sua cobertura vegetal, área 30% menor que a desmatada em 2008, segundo balanço do projeto ambiental estratégico "Desmatamento Zero", divulgado pela Secretaria do Meio Ambiente (SMA).

São Paulo reduz área desmatada. Boletim Agência FAPESP.

Disponível em: http://www.agencia.fapesp.br. Acesso em: 26 abr. 2010.


Um hectare é uma unidade de medida de área equivalente a 100 ares. Um are, por sua vez, é equivalente a 100 m2. Logo, a área 3 205,7 hectares corresponde a

Alternativas
Comentários
  • 1 Hectare = 100x100m^2

    3205,7 = x

    x = 3205,7 x 10^4

  • 1 hectare = 1 are (100m²) x 100. Isso resulta em 10.000m².

    A área que a questão pede é de 3 205,7 hectares. Multiplica então por 10.000m².

    Bizu: como 10.000 tem 4 zeros, é só elevar ao número de zeros correspondentes. Logo:

    3205,7 x 10⁴ m².

  • 1hec------100ares

    3205,7------X

    X=320570 ares

    1 are-------100m²

    320570-----X

    X=32057000 m²= 3205,7x10^4 m²

  • 1 hectare--------100 ares

    3205,7-----------x

    X = 320.570 ares

    1 are----------------100 m^2

    320.570------------x

    x = 32.057.000

    x = 3 205,7 x 10^4

    Letra E

  • Eu estou quase cometendo um crime para fazer o ENEM PPL =(

  • Não precisei nem fazer calculo, só olhei quantos números tinha antes da vírgula, no caso 4 que seria o expoente correto que está na letra E, afinal a única coisa que vai mudar nas alternativas é os expoentes.


ID
2666686
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em uma sala de aula, três alunos resolveram fazer uma brincadeira de medição. Cada um escolheu um objeto próprio para medir o comprimento da lousa. O primeiro foi até a lousa e, usando o comprimento de um livro, verificou que era possível enfileirar 13 deles e ainda sobrava um pequeno espaço igual à metade do comprimento do livro. O segundo pegou seu lápis e começou a medir a lousa. No final, percebeu que esse comprimento era igual a 20 lápis. O terceiro, para economizar tempo, pegou uma régua graduada e mediu o comprimento do livro que o colega havia usado, obtendo 28 cm.


Com base nessas informações, qual é a medida mais aproximada do comprimento do lápis?

Alternativas
Comentários
  • 13,50 x 28 cm : 378

    378/20 : 18,9 

    gabarito C

  • Temos:

    28×13+14= 378/20 = 18.9

    Alternativa: c

  • Chamando a medida de 1 livro de L, a medida de uma caneta de C (troquei pra não confundir com o L) e de X o comprimento da lousa, temos:

    l) 13 livros + metade de 1 livro é igual ao comprimento da lousa

    13L + 0,5L= X

    ll) 20 canetas é igual ao comprimento da lousa

    20C= X

    lll) Portanto, iguale as equações:

    20C= 13L + 0,5L

    20C= 13.28 + 0,5.28

    20C= 364 + 14

    20C= 378

    C= 378/20

    C= 18,9 , o que é aproximadamente 19

    Letra C

  • Considerando a medida do livro como sendo X.

    X = 28 cm

    Considerando a medida do lápis como sendo Y.

    Considerando como Z o comprimento da lousa.

    Temos:

    13x + 0,5x = Z

    20y = Z

    Igualando as duas equações...

    13x + 0,5x = 20y

    13.28 + 0,5.28 = 20y

    20y = 364 + 14

    20y = 378

    y = 378/20

    y = 19

    Letra C

  • 13x28=364

    fala que sobra um espaço com metade do comprimento do livro, então soma +14, ficando com 378 no total

    20 lápis —-378(comprimento total)

    1 lápis ——x

    x=378/20

    x=18,9

  • Errei pq esqueci de acrescentar a metade do comprimento do livro


ID
2666692
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em uma fábrica de bebidas, a máquina que envasa refrigerantes é capaz de encher 150 garrafas de 2 L a cada minuto e funcionar ininterruptamente durante 8 horas por dia.


Para atender uma encomenda de 198 000 garrafas de 2 L, a máquina é colocada para funcionar todos os dias, a partir do dia 10, sempre das 8 h às 16 h.


A máquina terminará essa tarefa no dia

Alternativas
Comentários
  • É fabricado 150 garrafas em 1min durante 8hrs, ou seja, a cada 480min ( 8hrs ) é produzido 72.000 garrafas.

    No dia 10 durante 8hrs ( de 8h às 16h ) será fabricado 72.000 garrafas. No dia 11 mais 72.000 garrafas. Dando um total de 144.000.

    Ainda falta 54.000 para serem fabricados.

    Para descobrir em quanto tempo serão produzidos o restante vamos fzr a regra de 3:

     

    1 minuto ------- 150

    x minuto -----54.000  (multiplica cruzado e dps divide)

    x = 360 minutos.

    Agora vamos passar os minutos para horas:

    1hr ---- 60 min

    x hr ---- 360 min  (multiplica cruzado e depois divide )

    x = 6 hrs

    Em suma, no dia 10 e no dia 11, durante 8hrs foram feitos 144.000. No dia seguinte, ou seja, no dia 12 os 54.000 restantes foram feitos em 6hrs (o trabalho inicia às 8hrs, acrescentado mais 6hrs, termina às 14hrs.)

    GABARITO LETRA: B

    12, ÀS 14HRS

     

     

  • O ritmo de produção não mudou. Aplique regra de três diretão:

    150 garrafas ------ 1 min

    200000 ------------- x

    obs: as horas estão distantes umas da outras nas alternativas. Coloquei 200.000 já que não vai fazer tanta diferença, pois a máquina faz 150 em minuto. 2 mil é questão de uns 15 minutos no máximo.

    x = aproximadamente 1.330 minutos

    A máquina trabalha 8 horas por dia ou 8 x 60min = 480 minutos por dia.

    Dia 10= 480 minutos

    Dia 11 = 960 minutos

    Dia 12 = 1440 minutos trabalhados

    Ficamos entre as letras B e D. Mas pense que a máquina precisa de 1330 minutos pra fazer essas garrafas. Por poucos minutos ele não ficou as horas normais inteiras de trabalho no dia 12. Portanto, só pode ser a letra B, que mais se aproxima de um dia normal de trabalho, enquanto que na letra D diz que ela ficou ligada só por 6 minutos

    Letra B

  • Se a fábrica envasa 150 garrafas, de 2L, em 1 minuto, ela envasará 198.000 garrafas, de 2L, em:

    150 garrafas = 1 minuto

    198.000 = x minutos

    x= 1320 minutos

    ou

    1h = 60 minutos

    x = 1320 minutos

    x = 22 horas

    Dia 10, de 8h às 16h = 8 h

    Dia 11, de 8h às 16h = 8 h (até aqui são 16h, então faltam 6h (22-16) para concluir o envasamento das 198.000 garrafas)

    Dia 12, 8h + 6h = 14 horas.

    Então, envasamento das 198.000 garrafas termina no dia 12, às 14 horas.

  • GABARITO LETRA B

    150 garrafas x 60 minutos x 8 horas = 72 mil garrafas por dia.

    198 / 72 = 2,75 (ou seja, dois dias e 75% de um dia)

  • 150 G ---------------------- 1 minuto

    198 0000 G ------------- x

    x = 1320 minutos

    60 minutos ------ ---1h

    1320 minutos ------x

    x = 22h

    primeiro dia 8 horas

    segundo dia mais 8 horas

    terceiro dia 6 horas

    demorou 2 dias e 6 horas

    12 e 6 h

    B

  • Regra de tres simples.

    1h= 60 min

    8h = x min

    1h-------------60 min

    8 h-----------x

    X = 480 min

    Em 1 min enche 150 garrafas.

    Em 480 min enche quantas garrafas ?

    1 min---------150

    480 min----x

    X = 72 000 garrafas

    Em 8 horas enche 72 000 garrafas.

    198 000 garrafas serão enchidas em quantas horas ?

    8 h ----------72 000 garrafas

    x------------198 000 garrafas

    72000x = 1584000

    X=1584/72

    X = 22 h

    Sera necessário 22 horas para encher 198 000 garrafas

    A maquina trabalha 8 horas por dia, começando no dia dez.,

    Dia 10 => 8 horas

    Dia 11 => mais 8 horas

    Dia 12 => apenas mais horas, pois 8+8+6 = 22 h

    Logo, ela trabalhara apenas 6 horas no dia 12, das 8 h as 14 h

    Logo, ela terminara de encher as 198000 garrafas no dia 12 as 14 horas

    Letra B

  • Converter 8h em minutos que dá 480min

    150 ----- 1

    x ----- 480

    X = 72.000 (o total de produção em 8h inicial)

    198.000 -------- x

    72.000 ---------- 8h

    72.000x = 1.584.000

    x = 22h

    Alternativa B

  • Converter 8h em minutos que dá 480min

    150 ----- 1

    x ----- 480

    X = 72.000 (o total de produção em 8h inicial)

    198.000 -------- x

    72.000 ---------- 8h

    72.000x = 1.584.000

    x = 22h

    Alternativa B


ID
2666701
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

A taxa de inflação é um índice que aponta, em percentuais, a evolução média dos preços de mercadorias e serviços. Entretanto, cada família percebe a variação dos preços de modo particular, pois o peso de cada item no seu orçamento é diferente. Assim, se o preço dos medicamentos sobe muito, o impacto da inflação para as famílias que têm mais idosos tende a ser maior. Se o preço dos alimentos cai, o impacto da inflação para as famílias mais pobres tende a ser menor, já que boa parte de seu orçamento é gasto em alimentação.

Disponível em: http://www.dieese.org.br (adaptado).


Considere que os salários de determinado grupo de pessoas crescem 10,0% ao ano, mas a inflação, para esse grupo, cresce 6,0% ao ano.


O aumento percentual do poder de compra, em dois anos, das pessoas que pertencem ao referido grupo, mais aproximado, será de

Alternativas
Comentários
  • Poder de compra pode ser calculado como a razão entre o salário e o custo, já que representa quantos custos se pode ter com um dado salário. Então, sendo S o salário e C o custo, temos que o poder de compra inicial é Po = S/C.

    Se há um aumento anual do salário em 10%, então a cada ano temos 1,1S. O mesmo acontece para o custo, que há um aumento de 6% e a cada ano teremos 1,06C. Como são dois anos, podemos dizer que o poder de compra final é dado por P = (1,1)²S/(1,06)²C.

    Calculando, temos que P = 1,0769(S/C) ~ 1,077.Po. Logo, o aumento foi de 7,7%.

  • Vamos fazer a seguinte suposição:

    Determinada pessoa ganha R$ 100 de salário

    Com esses mesmos R$ 100 ela compra uma unidade de um determinado produto (lembrando que isso é só uma suposição)

    Início:

    Salário = 100

    1 unidade do produto a ser comprado = 100

    Depois de 1 ano :

    Salário = 100 + 10% de 100 = 110 R$

    1 unidade do produto = 100 + 6% de 100 = 106 R$

    Depois de 2 anos :

    Salário = 110 + 10% de 110 = 121 R$

    1 unidade do produto = 106 + 6% de 106 = 112,36 R$

    Vimos que após dois anos o salário dessa pessoa subiu para R$ 121, enquanto o valor do produto foi para R$ 112,36.

    Ora, se essa pessoa tivesse exatamente R$ 112,36 ela conseguiria comprar 1 unidade do produto. Porém, ela tem R$ 121. Ou seja, quantas unidades desse produto ela consegue comprar com o salário atual? Vamos aos cálculos:

    R$ 112,36 -------> 1 unidade

    R$ 121,,00 ------> X unidades

    X = 121/ 112,36 = 1,077 (aproximadamente)

    Lembra que no início o salário era R$ 100 e o produto tbem era R$ 100? Isto é, a pessoa conseguia comprar somente 1 unidade, mas agora ela consegue comprar 1,077 unidades.

    Calculando o aumento do poder de compra, temos:

    1 unidade ----- 100%

    1,077 unidades ---- Y

    Y = 107,7 % . O que significa um aumento de 7,7%.

  • Vamos fazer a seguinte suposição:

    Determinada pessoa ganha R$ 100 de salário

    Com esses mesmos R$ 100 ela compra uma unidade de um determinado produto (lembrando que isso é só uma suposição)

    Início:

    Salário = 100

    1 unidade do produto a ser comprado = 100

    Depois de 1 ano :

    Salário = 100 + 10% de 100 = 110 R$

    1 unidade do produto = 100 + 6% de 100 = 106 R$

    Depois de 2 anos :

    Salário = 110 + 10% de 110 = 121 R$

    1 unidade do produto = 106 + 6% de 106 = 112,36 R$

    Vimos que após dois anos o salário dessa pessoa subiu para R$ 121, enquanto o valor do produto foi para R$ 112,36.

    Ora, se essa pessoa tivesse exatamente R$ 112,36 ela conseguiria comprar 1 unidade do produto. Porém, ela tem R$ 121. Ou seja, quantas unidades desse produto ela consegue comprar com o salário atual? Vamos aos cálculos:

    R$ 112,36 -------> 1 unidade

    R$ 121,,00 ------> X unidades

    X = 121/ 112,36 = 1,077 (aproximadamente)

    Lembra que no início o salário era R$ 100 e o produto tbem era R$ 100? Isto é, a pessoa conseguia comprar somente 1 unidade, mas agora ela consegue comprar 1,077 unidades.

    Calculando o aumento do poder de compra, temos:

    1 unidade ----- 100%

    1,077 unidades ---- Y

    Y = 107,7 % . O que significa um aumento de 7,7%.

  • Vamos fazer a seguinte suposição:

    Determinada pessoa ganha R$ 100 de salário

    Com esses mesmos R$ 100 ela compra uma unidade de um determinado produto (lembrando que isso é só uma suposição)

    Início:

    Salário = 100

    1 unidade do produto a ser comprado = 100

    Depois de 1 ano :

    Salário = 100 + 10% de 100 = 110 R$

    1 unidade do produto = 100 + 6% de 100 = 106 R$

    Depois de 2 anos :

    Salário = 110 + 10% de 110 = 121 R$

    1 unidade do produto = 106 + 6% de 106 = 112,36 R$

    Vimos que após dois anos o salário dessa pessoa subiu para R$ 121, enquanto o valor do produto foi para R$ 112,36.

    Ora, se essa pessoa tivesse exatamente R$ 112,36 ela conseguiria comprar 1 unidade do produto. Porém, ela tem R$ 121. Ou seja, quantas unidades desse produto ela consegue comprar com o salário atual? Vamos aos cálculos:

    R$ 112,36 -------> 1 unidade

    R$ 121,,00 ------> X unidades

    X = 121/ 112,36 = 1,077 (aproximadamente)

    Lembra que no início o salário era R$ 100 e o produto tbem era R$ 100? Isto é, a pessoa conseguia comprar somente 1 unidade, mas agora ela consegue comprar 1,077 unidades.

    Calculando o aumento do poder de compra, temos:

    1 unidade ----- 100%

    1,077 unidades ---- Y

    Y = 107,7 % . O que significa um aumento de 7,7%.

  • É só fazer a regra de 3. No final ele diz que: Se o salário cresce 10% e a inflaçao sobe 6,0%, entao de 6,0 para chegar a 10 sao 4, ou seja, faz a regra de 3 e o resultado multiplica por 4 para dar o resultado aproximado.

  • Salario cresce 10% ao ano

    -Aumento percentual:

    Valor x (1 + aumento)

    Valor x (1 + 0,1)

    Valor x (1,1)

    Iremos multiplicar por 1,1 a cada ano.

    Inflação 6% a cada ano.

    -Iremos multiplicar o valor do produto por 1,06 a cada ano.

    Poder de compra = salario/custo

    Poder de compra inicial => p(I) = R$ 1000/R$ 1000 = 1

    Poder de compra depois de 2 anos => p(F) = R$ 1000.1,1.1,1/R$ 1000.1,06.1,06

    p(F) = 1,21/1,1236 = 1,077 => aumento de 7,7%

    Letra B

  • com a formula do poder de compra fica facil, se lembre> Poder compra = Salario/inflação, ou ainda, Salario/produto

  • Salve pra quem foi seco e não viu que era dois anos seguidos :)


ID
2666707
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

A renda de uma família é de R$ 1 750,00. O dinheiro é utilizado da seguinte maneira:


Alimentação: R$ 600,00

Saúde: R$ 300,00

Transporte: R$ 150,00

Educação: R$ 350,00

Lazer: R$ 200,00

Gastos eventuais: R$ 100,00

Poupança: R$ 50,00


No mês de julho, o gasto com alimentação diminuiu 4%, o gasto com transporte aumentou 10% e o gasto com educação aumentou 10%.


Para continuar utilizando os R$ 1 750,00, o que a família deverá decidir com relação ao valor destinado à poupança, mantendo as demais despesas inalteradas?

Alternativas
Comentários
  • Alimentação: R$ 600,00 . 0,96 = 576 R$ ( 0,96 é o mesmo que 96%, que são os 100 – o 4% reduzido)

    Saúde: R$ 300,00 Inalterado

    Transporte: R$ 150,00 . 1,1 = 165,00 R$ ( 1,1 é o mesmo que 110%, que são 100% + os 10% aumento)

    Educação: R$ 350,00 . 1,1 = 385,00 R$ (1,1 é o mesmo que 110%, que são o 100% + os 10% aumento)

    Lazer: R$ 200,00 inalterado

    Gastos eventuais: R$ 100,00 inalterado

    Poupança: R$ 50,0 . x

    Somando todos os valores encontrados, teremos:

     

    576 + 300 + 165 + 385 + 200 + 100 + 50x = 1750

    50x = 1750 – 1726

    x = 24/ 50

    x = 0,48. ou 48%

     

    Isso quer dizer que o valor destinado à poupança será 48% do valor inicial, ou seja, houve uma redução de 52%

  • ''Isso quer dizer que o valor destinado à poupança será 48% do valor inicial, ou seja, houve uma redução de 52%''

    Não entendi

  • R$ 600--------100%

    z----------------96%

    X = R$ 576 => alimentação

    150-------100%

    x-----------110%

    X = R$ 165 => transporte

    350------100%

    x---------110%

    X = R$ 385 => educação

    576+300+165+385+200+100+50 = R$ 1776

    Antes => R$ 1750

    Depois => R$ 1776

    R$ 1776 => tenho R$ 26 excedendo o valor anterior.

    50 - 26 = 24

    50-------100%

    24------x

    50x = 2400

    X = 48% => houve uma diminuição de 52%

    Letra E


ID
2666710
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Os medicamentos, imediatamente após a ingestão, começam a ser metabolizados pelo organismo, o que faz com que sua concentração no sangue diminua gradualmente, num processo denominado decaimento. Denomina-se meia-vida de uma substância o tempo necessário para que o teor dessa substância no sangue se reduza à metade do valor inicial.


Considere a situação em que um médico prescreveu a um paciente uma dosagem de 800 mg de um medicamento cuja meia-vida é 6 horas, com recomendação de tomar um comprimido a cada 12 horas, durante 3 dias. Para esse medicamento, considera-se superdosagem um teor superior a 1 520 mg, o que causa riscos de intoxicação.


Apressado em recuperar-se a tempo de ir a uma festa, o paciente sugeriu ao médico que mudasse a prescrição para 6 em 6 horas, imaginando que, assim, reduziria o tempo de tratamento. O médico contra-argumentou, informando ao paciente que, caso antecipasse as doses, correria o risco de estar intoxicado em

Alternativas
Comentários
  • o medicamento será ingerido de 6h em 6h e que tem uma meia-vida de 6h, temos:

    0h) 800mg

    06h) 400mg + 800mg= 1200mg

    12h) 200mg + 400mg + 800mg= 1400mg

    18h) 100mg + 200mg + 400mg + 800mg = 1500mg

    24h) 50mg + 100mg + 200mg + 400mg + 800mg = 1 550mg

    Resposta: B

     

    #Descomplica

  • Achei que a dosagem inicial para se reduzir os 50% era sempre em cima de 800mg. Daí foi um ciclo sem fim de mesmos valores.

  • Primeira ingestão do remédio = 800 mg

    Após 6 horas o corpo reduzirá metade e ela tomará outro remédio

    6 horas = 400 + 800 = 1200 mg

    Após 12 horas o corpo reduzirá a metade do que ela tomou 6 horas e ela tomará outro remédio, sendo:

    12 horas = 200 (primeira ingestão) + 400 (segunda ingestão) + 800 = 1400 mg

    Após 18 horas o corpo reduzirá a primeira, segunda e terceira ingestão do medicamento e ela tomará outro, logo:

    18 horas = 100 + 200 + 400 + 800 = 1500 mg

    24 horas = 50 + 100 + 200 + 400 + 800 = 1550 mg

    Em 24 horas estará com superdosagem.

    Letra B


ID
2666716
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

O responsável por realizar uma avaliação em uma escola convocou alguns professores para elaborar questões e estipulou uma meta mínima. Cada professor deveria elaborar, em média, 13 questões por dia durante uma semana. Nos seis primeiros dias, as quantidades de questões elaboradas por um professor foram 15, 12, 11, 12, 13, 14.


Para cumprir a meta mínima, a quantidade mínima de questões que o professor deverá elaborar no último dia é

Alternativas
Comentários
  • como na questão dada a media minima é de 13 questões, então devemos somar o numero de questões /dia

    M= d1+d2+d3+d4+d5+d6+d7

                          7

     

    13= 15+12+11+12+13+14+ X

                          7

     

    91= 77+ X

    X=91-77

    x=14

  • Questão bem simples apenas pra ganhar tempo. O jeito mais rápido de resolver a questão é somar as notas dos 6 dias (77) e somar com cada alternativa, realizando a divisão do resultado com 7.

    Fazendo a primeira divisão já da pra perceber que o único número que dará 13 no final será o 14.

    Letra D

  • 13 * 7 = 91

    15+12+11+12+13+14 = 77

    91 - 77=14 

    Letra: D

  • (x+15+12+11+12+13+14)/7 = 13

    x+77 = 13.7

    x+77 = 91

    X = 91 - 77

    X = 14

    Letra D

  • Fiz mais rápido coloquei 13 como a meta e fui vendo quantas questões tinha feito a mais ou a menos no dia dps somei os resultados e percebi que faltava fazer 1 questão pra completar a meta logo no dia seguinte seria necessário fazer as 13 mais1

  • Umas das maneira de ser fazer é por meio da média aritmética.somei os valores da questão e encontrei o resultado 77.Depois disso foi testar as alternativa e ver qual o número era múltiplo de 13 e somando 77+14(letra d)=91 e 91 é múltiplo de 13,portanto a alternativa d é a correta


ID
2666719
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma escola tem um terreno vazio no formato retangular cujo perímetro é 40 m, onde se pretende realizar uma única construção que aproveite o máximo de área possível.


Após a análise realizada por um engenheiro, este concluiu que para atingir o máximo de área do terreno com uma única construção, a obra ideal seria

Alternativas
Comentários
  • Imagine que esse retângulo tem medidas a e b. O perímetro da área retangular vale 40 metros, então:

    2a + 2b= 40 metros

    a + b= 20 metros

    ou seja, as medidas de uma lateral e da base dessa área retangular juntas precisam dar 20 metros para encontrarmos a maior área possível.

    a) para 8 m² as medidas seriam 4x2 ---> 4+2<20

    b) para 16 m² as medidas seriam 8x2. ---> 8+2<20

    c) para 36 m² as medidas seriam 6x6 -----> 6+6<20

    d) para 100 m² as medidas seriam 10x10 -----> 10+10= 20

    e) para 160 m² as medidas seriam 16x10 ------> 26>20

    Letra D

    Note que, tirando a letra e, todas seriam possíveis, mas ele quer a maior área para ser aproveitada.

  • Resolução por Função Quadrática:

    Suponhamos que o retângulo em questão tenha comprimento igual a X e largura igual a Y.

    Perímetro: 2X + 2Y = 40m ---- X + Y = 20m ----- Y = 20-X (equação 1 )

    Área = XY ( equação 2 )

    Agora, basta substituir a equação 1 na equação 2:

    XY = área

    X.(20-X) = área

    20X - X^2 = área

    área = -X^2 + 20x

    Dessa forma, para encontrarmos a maior área possível a ser construída, basta calcular o Y do vértice ( Yv ) da equação.

    Yv = Área máxima

    Yv = - ( b^2 - 4.a.c) / 4a

    Yv = - [ 20^2 - 4.(-1). 0 ] / -1.4

    Yv = 400/4

    Yv = 100 ----> Logo, a maior área será de 100 m^2

  • Imagino que muitos ficaram receosos de marcar a letra D, que era bem "óbvia", por conta do enunciado, que tratou a área como sendo um retângulo. Lendo rapidamente, você não interpreta logo de cara que essa área pode se tratar de um quadrado. Eu fiquei me questionando isso durante 1 minuto, até lembrar que todo quadrado é, também, um retângulo, para a Geometria.

    Assim, se um polígono tem perímetro 40 metros e pode ser um quadrado, cada lado teria 10 metros.

    Se cada lado tem 10 metros, qual seria a área? 10 x 10 = 100 m²

    Qual alternativa diz isso?

    LETRA D.

  • O retangulo tem 4 lados.

    O perímetro é a soma das medidas dos 4 lados,

    Foi fornecido que o perímetro é 40 m.

    40m/4 = 10 m

    Cada lado tem 10 metros, mesmo sendo um retangulo pois em geometria todo retangulo pode ser um quadrado.

    Sendo 10 metros a medida de cada, um pátio de 100 m^2 vai ocupar toda área desse suposto quadrado, pois 10 x 10 = 100 m^2

    Letra D

  • Fiz de uma maneira bem rápida, como o pessoal disse ai embaixo todo quadrado é um retângulo, logo o lado desse retângulo é 10, A=10² = 100m² 

    como a alternativa pede o uso total da área, a única alternativa que tem os 100m² é a letra D

  • retangular: tem os ângulos iguais a 90º, então, 40/2=20m, os lados podem ser de 10 e 10 a 19 e 1, assim a area pode ser de 100m² a 19m², com isso exclui as alternativa a, b e e, a alterna c será excluída porque deseja "máximo de área possível" , ou seja, 100m² da alternativa d

  • nao concordo pq no enunciado fala que e um retangulo, logo nao pode ser um quadrado de 10x10

  • um retângulo de 4 lados iguais kajsdkasjdkajsdk, confia

  • como assim cara, quadrado??


ID
2666725
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma cidade possui um reservatório de água C1 na forma de um cilindro circular reto, com 5 metros de altura e capacidade para 100 m3 de água. Foi construído outro reservatório C2, com o mesmo formato do anterior, com a mesma altura, cujo raio da base é o dobro de C1.


Nessas condições, a razão entre os volumes de C1 e de C2 é igual a

Alternativas
Comentários
  • Acho que o gabarito está errado... 

    C1=pixR1²x5   100=pixR1²x5   R1²=20/pi 

    C2=pix4R1²x5  C2=pix4x20/pix5  C2=400

    C1/C2= 1/4

  • Gabarito realmente está errado!!

  • 1º) Achar o raio do C1 = Cilindro do 1º

    usaremos a fórmula

    V = 100m³

    h = 5 m

    π = 3,14 (aproximado)

    Volume

    V = Ab * h → V = π * r² * h

           V = π.r².h

    100m³ = (3,14)r².5m

    100m³ = (3,14)(5m)r²

    100m³ = 15,7mr²

    15,7mr² = 100m³

    r² = 100m³/15,7m

    r² = 6,36

    r = √6,36

    r = 2,52 (aproximado)

    construído outro reservatório C2, com o mesmo formato do anterior, com a mesma altura, cujo raio da base é o dobro de C1.

    raio dobro = 2,52

    raio do C2 = 2(2,52)

    RAIO DO C2 = 5,04

    RAIO = 5, 04

     V = π.r².h

    π = 3,14

    r = 5,04

    h = 5cm

    V = (3,14)(5,04)²(5m)

    V = (15,7)(5,04)²

    V = (15,7)(25,40)

    V = 398,80 m³

    Nessas condições, a razão entre os volumes de C1 e de C2 é igual a

    C1 = 100m³

    C2 = 398,80 m³

    C1/C2=0,25

  • Conferir no Mesalva e no forumeiros e os professores postaram o gabarito como sendo a letra D mesmo.

  • C1 e C2 possuem mesmo formato e mesma altura, a única diferença entre os dois é o raio da base, logo o volume também é diferente, fazendo a relação que a questão pede:

    C1/C2= πR²x5/π(2R)²x5

    de cara já cancelamos π, e 5

    C1/C2=R²/4R²

    cancelamos R² e o resultado fica C1/C2=1/4

  • pi.R^2.5/pi.(2.R)^2.5

    R^2/4.R^2 = 1/4

    Letra D

  • gabarito errado...

  • Sabia que estava errado!! eu fiz os cálculos e deu certinho, conferi duas vezes antes de marcar! olhei umas resoluções e realmente era a letra D. Outra coisa, já é a 4 questão que vejo hoje com gabarito errado, eu percebi que as questões "difíceis" aqui, na verdade são questões relativamente fáceis mas com gabarito errado ou com pessoas que marcaram errado achando que o gabarito está errado! São poucas as questões que realmente são difíceis nessa categoria.

    Bons estudos pessoal!!

  • Que beleza, em... Gabarito errado.

  • Desde 26 de Julho de 2018 o Qconcursos não corrige o gabarito desta questão. Que vergonha.


ID
2666740
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

No Brasil, costumamos medir temperaturas utilizando a escala Celsius. Os países de língua inglesa utilizam a escala Farenheit. A relação entre essas duas escalas é dada pela expressão F = C x 1,8 + 32, em que F representa a medida da temperatura na escala Farenheit e C a medida da temperatura na escala Celsius.


O gráfico que representa a relação entre essas duas grandezas é

Alternativas
Comentários
  • Observando a função: F = 1,8C + 32, temos que:

     

    Coeficiente angular = 1,8, portanto a reta é crescente;

    Coeficiente linear = 32, portanto tocará o eixo y.

     

    A única que se encaixa nesse perfil é a letra B.

  • Observando a função: F = 1,8C + 32, temos que:

     

    Coeficiente angular = 1,8, portanto a reta é crescente;

    Coeficiente linear = 32, portanto tocará o eixo y.

    Saber onde corta o eixo x: colocar 0 no lugar de y na função:

    y = 1,8x + 32

    0 = 1,8x + 32

    -32 = 1,8x

    -17,8 = x

  • A função será afim, como está claro na lei da função F = C x 1,8 + 32

    Iremos agora substituir em alguns pontos.

    Quando C for 0:

    F = 0 x 1,8 + 32

    F = 32

    Procuramos, então, o valor de C quando F for igual a zero:

    0 = 1,8C + 32

    C =-32/1,8

    C = -17,8

    Letra B

  • Basta encontrar o zero da função.

    f(x)=ax+b

    f(x)=0

    0=ax+b

  • Obrigada!

  • Nem precisava descobrir o zero da função, era uma função afim, logo uma RETA(elimina alternativas D e E), o A é maior que zero, logo uma reta crescente(elimina letra A) e o B vale 32, não -32, logo eliminaria a letra C, questão fácil pra ganhar tempo se lembrar das propriedades das funções!! Espero ter ajudado!!

  • pra que conta gente

    1- é função afim (y=ax+b)

    2- o A é positivo , então o gráfico é crescente

    pronto

  • não precisa fazer cálculo pra resolver, como a é positivo, logo a funçao é crescente, o b é 32 então corta o eixo y no 32, e como é funçao de 1 grau o gráfico é constante

  • F = C x 1,8 + 32 (função afim)

    então o gráfico é uma reta, elimina as alternativas C e D, como é descrito no texto o gráfico vai ser crescente logo vai ser letra B


ID
2666755
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Fabiana Murer garante mais uma medalha de ouro na Noruega. A atleta brasileira saltou 4,60 m na etapa da Diamond League e terminou em primeiro lugar na disputa. Ela ainda é detentora da melhor marca do ano. Ao final da prova, a classificação dos quatro melhores resultados foi:


1° lugar: Fabiana Murer (BRA) - 4,60 m

2° lugar: Aleksandra Kiryashiva (RUS) - 4,50 m

3° lugar: Anna Rogowska (POL) - 4,40 m

4° lugar: Monika Pyrek (POL) - 4,30 m

Disponível em: http://www.globoesporte.globo.com. Acesso em: 24 jun. 2011 (adaptado).


A diferença entre as marcas da 1a e da 4a colocadas pode ser comparada com a altura de um animal adulto. Que animal é esse?

Alternativas
Comentários
  • Mas que questão loka é essa kkkkkk

  • Muito legal a questão!

  • huehue, mas se fosse um filhote de leao?

  • 0,30 M OU 3O CM é um ga.....

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkk ????????????

  • Q? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Mais o que é isso

  • Não poderia ser filhote de leão, pois a questão menciona animal adulto.

    A diferença entre as marcas da 1a e da 4a colocadas pode ser comparada com a altura de um animal adulto.

  • questão essa q precisa conhecer os animais adultos terrestes. ou seja, vc precisa de conhecimento empirico além da matemática.

  • Questão de mongolóide

  • Tem que achar a diferença e depois comparar ela com algum animal.

    Pra achar a diferença tem que diminuir o primeiro lugar com o quarto lugar, então:

    4,60m - 4,30m = 0,30m = 30cm

    30cm pode ser comparada com a altura de um gato.

    Resposta letra A

  • A diferença sera 30 cm. ( 4,60 - 4,30 = 0,30)

    O único animal adulto fornecido pelo enunciado que pode ter 30 cm de altura so pode ser o gato.

    Letra A

  • que doidice da bixiga !! alguém conseguiu acerta e sabe uma forma lógica de explicar minha gente ?

  • Questão muito fácil.

    primeiro tem que fazer a diferença entre as marcas.

    4,60-4,30= 0,3m ou 30 cm

    Agora, é só comparar qual animal tem 30 cm na sua fase adulta...

  • eu já vi uma pulga gigante,e ai em ?????? kKkkkkkkkKKKKKK

  • De onde eu tirei q gafanhoto tem 30cm em KKKKKKK

  • O cara estuda para concurso público no BRASIL e tem a bandeira norte americana no perfil. Isso que é coerência.

  • Acredito que quem colocou gafanhoto e pulga, não devem ter se atentado ao enunciado que fala a respeito da altura, e não do comprimento, haja vista que o comprimento de um gafanhoto pode sim equivaler a 30cm.

    Porém na altura, somente o gato

  • É o patriotismo a la Bozo kkk

  • Estudando pra poder juntar dinheiro suficiente e sair do Brasil.

    Stonks!

  • Enem e suas maneiras peculiares de nos impressionar com suas questões

  • que questão linda kkkkkkkkkkkk

  • minha priminha tem um elefante de brinquedo de 30 cm... EAE ENEM

  • que questão deliciosa kkkkk

  • Cláudio, vcs que não gostam do presidente devem ter um tesão danado por ele, né? Em tudo citam o nome daquele infeliz.

    Homi, vai estudar e esquece política.

  • que viagem é essa kkkkkkkkkkkkkkkk

  • que venham mais dessa. Amém!

  • Que questão boa...


ID
2666761
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Toda a esfera visível ao longo do ano, nos hemisférios celestes Norte e Sul, está dividida em 88 partes, incluindo, cada uma delas, um número variável de estrelas. A unidade de medida utilizada pelos astrônomos para calcular a área de uma constelação é o grau quadrado. Algumas constelações são imensas, como Erídano, o rio celeste, localizada no hemisfério celeste Sul e ocupa uma área de 1 138 graus quadrados. Em contraponto, a constelação Norma, localizada no mesmo hemisfério, não passa de 165 graus quadrados.

CAPOZZOLI, U. Origem e Evolução das Constelações. Scientific American Brasil. N° 2. 2010.


Em um mapa do hemisfério celestial feito em uma escala de 1:1 000, as constelações Erídano e Norma ocuparão, respectivamente, uma área, em graus quadrados, de

Alternativas
Comentários
  • SABE-SE: 

    Constelação Erídano: 1 138 graus quadrados

    Constelação Norma: 165 graus quadrados.

    escala de 1:1 000

     

    PRECISA-SE: área, em graus quadrados que as constelações Erídano e Norma ocuparão

     

    FÓRMULA: razão

     

    MÉTODO: 

    1138/1000=1,138

    165/1000= 0,165.  Alternativa C.

     

  • Questão com gabarito ERRADO pelo INEP, não há resposta, deveria ter sido anulada.

    A unidade de graus quadrados é independente de escala. Não importa se o arco tem 10cm ou 10 bilhoes de anos luz 30° tem mesma abertura. E se você não concorda com minha explicação mesmo que a unidade de grau quadrado fosse uma unidade de comprimento a escala reduziria a área em 10^⁻6. A escala reduz o mapa de forma linear enquanto que a área é reduzida quadraticamente (o eixo x é dividido por 1000 e o eixo y também é dividido por 1000).

  • Achei que foi mal formulada. Ele considerou a escala como já sendo a quadrática, fiz elevando a escala primeiro(no caso, elevando ao quadrado, ficando 1:10e6. Se tivesse uma alternativa que considera-se assim, eu marcaria. Acho que a maioria também. Mas enfim...

  • fiz assim também mario.

  • questão mal formula pqp

  • Escala 1:1000 divide por 1000. Alternativa C

  • 1:1000

    1-------1000

    x-------1138

    X = 1,138

    1-------1000

    y-------165

    y = 0,165

    1,138 e 0,165

    Letra C

  • Nessa situação, elevar a escala ao quadrado não é necessário, pois GRAU AO QUADRADO já é uma MEDIDA DE ÁREA.Caso, a questão citasse uma MEDIDA LINEAR (metro, km...) precisaríamos elevar a escala ao quadrado.

    Portanto, resolvemos essa questão do modo tradicional, já que os valores estão em unidades de área, automaticamente a escala se referirá à área do mapa.

  • Basta dividir os valores por 1000, na verdade, basta mover a vírgula por 3 casas.

  • Galera fazendo contas exorbitantes, isso chama perder tempo no ENEM. Faça como a Alessandra Costa.

  • Pra não perder um pouco mais de tempo, eu identifiquei logo que 1138 ficaria igual a 1,138 e marquei logo a letra c, visto que, se houvesse 2 ou mais opções com o mesmo valor, só daí que eu iria de encontro com o resultado 0,165.

  • Eu não fiz cálculos. Apenas bati o olho na questão, dei uma olhada no texto da questão e fiz de cabeça, questão muito fácil

  • VAMOS LÁ,

    A ESCALA É 1/1000 : 1 CM NO MAPA EQUIVALE A 1000 NA VIDA REAL. PORTANTO, O MAPA FOI REDUZIDO1000 VEZES.

    ENTÃO, QUALQUER VALOR REAL DADO É SÓ DIVIDIR POR 1000.

    1138/1000: 1,138

    135/1000:0,165

    LETRA C

  • Só mover a vírgula


ID
2666776
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

De acordo com os números divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), já há no país 91 celulares em cada grupo de 100 pessoas. Entre as várias operadoras existentes, uma propõe o seguinte plano aos seus clientes: R$ 25,00 mensais para até 40 minutos de conversação mensal e R$ 1,00 por minuto que exceda o tempo estipulado.

Disponível em: http://www.economia.ig.com.br. Acesso em: 28 abr. 2010 (adaptado).


Qual dos gráficos a seguir corresponde aos possíveis gastos mensais (y), em reais, de um cliente dessa operadora de celular, em função do tempo (x) utilizado, em minutos?

Alternativas
Comentários
  • Questão que não precisa de cálculo algum, basta ler o enunciado:

    Ele fala que, até 40 minutos, é pago 25$ (ou seja, menos de 40 minutos também paga 25$). Assim eliminamos as letras A), D) e E).

    Ele fala que, acima de 40 minutos, é pago 1$ por minuto excedente. Assim eliminamos a letra C).

    Logo, letra B)

  • Analise de gráfico.

    A linha tem que ser constante pois o valor só aumentará se exceder o tempo estipulado.

    A única que diz isso é a letra B

    Letra B

  • Alguém lembra como formar a fórmula da função completa nesses casos?

  • A fórmula que é utilizada é a de função do primeiro grau

    Fx = a.x + b

    Mas nessa questão nem precisava, pois é mais interpretação.

  • só observar que é constante até 40 minutos, e o preço irá aumentar com o tempo, então nem precisa acabar de ler a questão - B

  • só ir por eliminatória q é sucesso

  • De acordo com o gráfico, os 25,00 mensais representam a linha constante, equivalente a t=40 min. Logo, o enunciado diz que aumentaria em 1,00 por minuto excedido, referente a linha que vai aumentando no gráfico. Gabarito: Letra B