SóProvas



Prova FUNCAB - 2010 - SEJUS-RO - Médico nutrologista


ID
325252
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Ao se analisar a situação econômica da região Norte, pode-se constatar que a geração de energia comprometeu o seu crescimento e o grande obstáculo para ummelhor desempenho no setor foi:

Alternativas
Comentários
  • A resposta certa é a D
    mas eu errei, marcando a opção C
    pensei que na região norte havia sim rios apropriados para  intalação das usinas hidrelétricas...
  • Na Região Norte não há rios planálticos que são os rios que possuem desníveis ou quedas elevadas .
    O Brasil possui uma ampla rede hidrográfica, em conseqüência do predomínio no país de climas caracterizados por elevados índices pluviométricos.
    Além disso, os rios brasileiros são predominantemente planálticos, o que implica presença de desníveis acentuados ao longo de seus cursos. Tais desníveis ou quedas determinam uma grande potência hidráulica.
    As duas grandes bacias planálticas são a do Paraná e a do Rio São Francisco. Calcula-se que o Brasil constitua a maior reserva de água doce do mundo.





    http://www.slideshare.net/Bartilotti/hidrografia-brasileira-bartilotti-12754905

ID
325255
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Os principais líderes mundiais estiveram reunidos em Seul, capital da Coreia do Sul, durante a segunda semana de novembro, para debaterem problemas relacionados à economia mundial, principalmente a questão cambial, já que a prática chinesa de manter a sua moeda desvalorizada artificialmente é considerada uma prática desleal pelas demais nações. Devido à prática cambial chinesa, o comércio internacional está sendo marcado por:

Alternativas
Comentários
  • Opinião - Edição 572 - Jornal NippoBrasil

    Política cambial - China e o resto do mundo

    Alberto Furuguem*

    O sistema de câmbio flutuante tem sido,em geral, considerado (como o mais eficiente e desejável), sendo praticado na maioria dos países desenvolvidos e em boa parte das nações em desenvolvimento. Na prática, entretanto, mercados cambiais inteiramente livres de intervenção, não existem. Em maior ou menor grau, os bancos centrais costumam intervir, para amenizar volatilidades, ou mesmo tentar corrigir tendências consideradas indesejáveis.

    Destoando dessa orientação temos a China, a segunda maior economia do planeta, com uma taxa de câmbio praticamente fixa e uma moeda muito desvalorizada. Isso dá àquele país uma grande vantagem na competição internacional, tanto pelo lado das exportações, quanto da atração de capitais. Fica mais barato produzir na China e exportar, além de vender no próprio mercado interno de mais de um bilhão de pessoas. Essa situação explica, em boa medida, porque a China segue crescendo a taxas aceleradas, em um cenário internacional ainda bastante incerto. É claro que a política cambial não constitui o principal fator por trás de suas elevadas taxas de crescimento (a poupança, por exemplo, chega a 50% do PIB), mas não há dúvida de que se trata de uma variável relevante. Caso contrário, a China não resistiria às pressões internacionais (principalmente dos EUA) para valorizar o yuan.

    (...) A cada reunião do G-20, a China promete valorizar o yuan, ou até faz alguma pequena valorização prévia, para não ficar muito desconfortável diante da pressão internacional. As valorizações pontuais da moeda tem sido, entretanto, milimétricas, diante do que seria necessário para colocar o yuan em patamar mais consistente com as moedas dos seus principais parceiros comerciais. 

    (...) Apesar das sugestões de órgãos multilaterais (como o FMI) e das pressões de outros países (como os EUA), ou blocos de países (como a zona do euro), a China, ou qualquer outro país, pode alegar o direito de “soberania” para conduzir sua própria política cambial.

    Realisticamente, tudo indica que somente vamos ter um ajuste estrutural na política cambial chinesa, quando aquele país estiver em estágio bem mais avançado de desenvolvimento, exibindo um padrão de vida médio de sua população bem mais elevado que o atual.

    Enquanto isso não acontecer, países que se sintam prejudicados pela concorrência dos produtos chineses, nos mercados interno e externo, tendem a buscar suas próprias soluções.

    O resultado poderá não ser dos mais brilhantes, em termos globais, na medida em que resulte em disseminação de decisões protecionistas (por cotas e tarifas) e mesmo algum tipo de guerra cambial. Em um cenário de aumento do protecionismo e guerra cambial, todos (ou a maioria) sairão perdendo.

    www.nippo.com.br


ID
325258
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O Brasil subiu quatro posições no ranking global de bem-estar das populações em 2010. Saltou da 77ª para a 73ª colocação. A escalada brasileira de quatro posições obtida em 2009 foi o melhor desempenho no ranking, segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – Pnud. Os dados do Índice de Desenvolvimento Humano – IDH – refletem o país de 2009 para a maioria dos indicadores e poderíamos estar em melhor posição caso tivesse havido avanços em todos os setores avaliados pela ONU. Neste caso, o setor que pode ter impedido umamelhor colocação para o país foi:

Alternativas
Comentários
  • a escolaridade é o grande fator!
  • Bom essa questão menciona o IDH, portanto teríamos que pensar em quais fatores influenciam o IDH: renda per capita, escolaridade e expectativa de vida ao nascer. Logo já poderíamos eliminar as alternativas D e E

    De fato, a resposta correta é educação, como podemos ver no relatório da ONU, onde a BAIXA ESCOLARIDADE é destacada.

    " o relatório diz que “um estudo de atitudes sobre educação entre elites brasileiras durante os anos 90 mostrou que as elites são frequentemente relutantes em ampliar as oportunidades de educação, pois trabalhadores educados seriam mais difíceis de gerenciar”. Em outro ponto, critica-se de uma vez só dois pontos: a baixa escolaridade geral e a diferença no acesso ao ensino entre pobres e ricos. “Anos médios de escolaridade são muito mais baixos no Brasil (7 anos) que na Coréia do Sul (12 anos), mas os dois países tem perdas de desigualdade similares na educação (26%).” "


    De fato ficaria mais fácil de responder a questão em 2010 já que foi noticiada na época. Mas a má qualidade da educação brasileira é sempre um assunto recorrente. Já o PIB per capita e a expectativa de vida estão subindo nos últimos anos.
  • Questão confusa, todas as alternativas podem ser apontadas como corretas. Todos os itens citados são precários no Brasil.


ID
325261
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Responda esta questão com base na previsão do tempo para 19/08/2009.

Mais uma “friagem” deve atingir Rondônia esta semana – a quinta do ano – provocando acentuado declínio nas temperaturas, principalmente no sul e oeste do estado.

A justificativa para o avanço da frente fria na região Norte, nesta época do ano é:

Alternativas
Comentários
  • No inverno, a região Amazônica  pode sofrer influência da massa polar atlântica, que atinge a Amazônia ocidental ocasionando um fenômeno denominado "friagem", ou seja, súbito rebaixamento da temperatura em uma região normalmente muito quente.

    Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Geografia_do_Brasil#Clima


  • Assertiva correta A:
    È justamente o conceito de ''friagem''.O súbito esfriamento do tempo no inverno,tendo em vista que lá geralmente é quente e úmido(tropical úmido).Isso acontece quando a massa polar antartica chega até a Amazônia ocidental...
    Deus é fiél...
    De 

ID
325264
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

AAssembleia Legislativa de Rondônia revogou a proteção estadual de quase 1milhão de hectares de florestas. O ato foi formalizado por leis complementares. Elas extinguiram sete unidades de conservação que somam pouco mais de 973 mil hectares – o equivalente amais de seis cidades de São Paulo. Abaixo, você encontra uma opção que destaca corretamente a justificativa para a medida aprovada pelo Poder Público. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • letra E CORRETA. Pressão de madeireiras, fazendeiros, mineradores ou do próprio governo. 
  • A pedido do governo, a Assembleia Legislativa de Rondônia revogou a proteção estadual de quase 1 milhão de hectares da Amazônia.

    O ato foi formalizado por leis complementares, aprovadas há dez dias. Elas extinguiram sete unidades de conservação que somam pouco mais de 973 mil hectares – o equivalente a mais de seis cidades de São Paulo.

    As revogações são parte do processo de redefinição das áreas protegidas no Estado.

    Em junho, outras quatro haviam sido revogadas e incorporadas a florestas protegidas pelo governo federal. Neste último caso, a incorporação não aconteceu.

    Dados do ISA (Instituto Socioambiental) indicam que, antes das mudanças, havia aproximadamente 4,4 milhões de hectares sob proteção estadual em Rondônia. Agora, são 3,1 milhões.

    De acordo com o governo, a revogação das sete unidades (uma delas com 425 mil hectares) apenas formalizou uma situação que já existe.

    Luiz Cláudio Fernandes, coordenador de unidades de conservação da Secretaria do Meio Ambiente do Estado, disse que as áreas não eram consideradas protegidas desde 2000, quando foi aprovado o ordenamento territorial de Rondônia.

    Teoria - “Só existiam no papel. Foram criadas na década de 90, por decreto, mas nunca fizeram nada para pôr em prática [a proteção]. Estamos tecnicamente aliviados”, disse.

    “Foi uma decisão de técnicos imbuídos do melhor espírito ambientalista”, afirmou.

    O coordenador negou que fosse possível adequar a antiga legislação, pois, segundo ele, as unidades estão quase inteiramente ocupadas por produtores rurais.

    Fernandes disse que mesmo o Incra (Instituto Nacional da Colonização e Reforma Agrária) já assentou pessoas nas ex-unidades.

    “Ele assentava, mas, na hora de tirar o título da terra, não conseguia”, afirmou.

    Dados do Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia) indicam que Rondônia é o terceiro Estado que mais desmata suas florestas, atrás somente de Mato Grosso e Pará. (Fonte: Folha.com)

    Fonte: http://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2010/08/10/58755-rondonia-revoga-protecao-a-florestas.html


ID
336124
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Por que temos a sensação de que, em
nosso País, há impunidade? Existem muitas
respostas para essa pergunta, mas nos
cingiremos a uma delas: o fato de que, atualmente,
a liberdade é regra e a prisão exceção.
Todas as nossas leis penais e processuais
penais partem dessa premissa. A constrição da
liberdade somente tem lugar quando há grave
violação ao pacto social, por sermedida extrema e
demasiadamente aflitiva.
Mas nem sempre foi assim. A História é
pródiga em nos mostrar como o valor liberdade,
tão eclipsado em determinados períodos, cresceu
e foi, aos poucos, reconhecido como inerente à
condição humana, tendo ampliado seus vetores
para outras direções e deixado de ser protegido
apenas quanto ao aspecto da liberdade de ir e vir.
Com efeito, é por uma razão de ordem
existencial – o ideal do homem livre – e não
jurídica, que nossas leis primam pela utilização da
prisão como último recurso. Assim, apenas em
modalidades estritamente previstas em lei, o
Estado, e somente o Estado, pode impor a pena
das penas: o cárcere.
Beccaria chegou a afirmar que “um roubo
praticado semuso de violência apenas deveria ser
punido com uma pena em dinheiro. É justo que
aquele que rouba o bemde outremseja despojado
do seu.”Mas reconheceu a dificuldade damedida:
“Contudo, se o roubo é comumente o crime da
miséria e da aflição, se esse crime apenas é
praticado por essa classe de homens infelizes,
para os quais o direito de propriedade (direito
terrível e talvez desnecessário) apenas deixou a
vida como único bem, as penas em dinheiro
contribuirão tão-somente para aumentar os
roubos, fazendo crescer o número de mendigos,
tirando o pão a uma família inocente para dá-lo a
umrico talvez criminoso.”
O nosso legislador, por uma questão de
política criminal certamente não inspirada em
Beccaria, apenou o crime de roubo coma privação
de liberdade. Mas para que uma pessoa seja
presa por isso, deverá ser, antes de tudo,
submetida a umdevido processo legal.
Trata-se da prisão decorrente de sentença
penal condenatória. Esta modalidade de prisão é
factível quando, após um processo regular e
válido, com ampla defesa e contraditório, a
autoridade judicial, devidamente investida em seu
cargo, condena um indivíduo por um crime cuja
pena cominada seja privativa de liberdade.
Ainda assim, a efetiva prisão somente será
possível quando o processo transitar em julgado,
ou seja, quando não couber mais recurso da
decisão. Isso porque, em nosso País, seguindo a
esteira processualista mais moderna, não há
necessidade de recolhimento ao cárcere para
apelar, em virtude do princípio constitucional da
presunção da inocência.
Uma vez decretada a procedência da
acusação, ou seja, tendo o Estado reconhecido a
justa causa para a pretensão punitiva através de
uma sentença condenatória, dá-se início ao
cumprimento da pena, com seus diferentes
regimes.
Em suma, esta é a prisão que se justifica
pelo cometimento de um crime, cuja autoria e
ma t e r i a l i d a d e r e s t a r am d e v i d ame n t e
comprovadas por meio de um processo judicial
j u s t o .
(A R A G Ã O , D a p h n e P o l i s e l . I n :
http://curiofisica.com.br/index.php/direito/processual-
penal/prisao-e-liberdade-i-2#more-2377)

O sentido do enunciado altera-se com a substituição da locução empregada no texto por qualquer das formas sugeridas em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO : B


ID
594316
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Analise as assertivas abaixo, assinalando aquela que NÃO está em consonância com as normas estipuladas no Artigo 5º da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

    A Constituição Federal de 1988 implantou o mandado de segurança coletivo, conforme prevê o art. 5º, LXX: "o mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por: a) partido político com representação no Congresso Nacional; b) organização sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados".


    Leia mais: http://jus.com.br/revista/texto/18005/consideracoes-sobre-o-mandado-de-seguranca-coletivo#ixzz2SF2XUNjj
  • Lembrando que a questão pede a alternativa que NÃO está em consonência com o artigo 5º da Constituição Federal.

    Letra A –
    INCORRETA – Artigo 5º, XX - ninguém poderá ser compelido a associar-se ou a permanecer associado.

    Letra B –
    INCORRETA – Artigo 5º, LX - a lei só poderá restringir a publicidade dos atos processuais quando a defesa da intimidade ou o interesse social o exigirem.
     
    Letra C –
    CORRETA – Artigo 5º, LXX - o mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por: a) partido político com representação no Congresso Nacional.
     
    Letra D –
    INCORRETA – Artigo 5º, LXXV - o Estado indenizará o condenado por erro judiciário, assim como o que ficar preso além do tempo fixado na sentença.
     
    Letra E –
    INCORRETA – Artigo 5º, LXIV - o preso tem direito à identificação dos responsáveis por sua prisão ou por seu interrogatório policial.
     
    Os artigos são da Constituição Federal.
  • LXX - o mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por:

    a) partido político com representação no Congresso Nacional;

    b) organização sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados;


  • RESPOSTA: c) O mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por qualquer partido político,mesmo sem representação no Congresso Nacional.
    COMENTÁRIO:
    O Mandado de Segurança se presta à prestação de direito líquido e certo não amparado pelo "Habeas Corpus" e Habeas Data" e contra abuso de poder ou ilegalidade. O direito líquido e certo é aquele que se mostra delimitado quanto à extensão e  inquestionável quanto à existência.
    No Mandado de  Segurança coletivo, o impetrante defende, em nome próprio, um direito alheio. Cuida-se de forma de substituição processual.
    São legítimos a impetrar o mandado de segurança coletivo:
    a) Partido político com representação no CONGRESSO NACIONAL.
    B) ORGANIZAÇÃO sindical, entidade de classe ou  ASSOCIAÇÃO legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou  associados.
    OBs: apenas a associação deverá estar em funcionamento há pelo menos um ano.

  • Opção A Incorreta:  XX art. 5º CF/88 - Ninguém poderá ser compelido a associar-se ou a permanecer associado.
    Os cidadãos brasileiros podem constituir associações sem qualquer interferência do Estado. Ninguém poderá ser compelido a associar-se ou a permanecer associado. Associações de carácter paramilitar não são permitidas.


    Opção B Incorreta:Art. LX art. 5º CF/88 - "A lei só poderá restringir a publicidade dos atos processuais quando a defesa da intimidade ou o interesse social o exigirem" 
    deixa claro a participação do interesse público em processos e julgamentos na seara do Poder Judiciário. Podendo-se limitar às partes quanto à preservação do direito à intimidade do interessado no sigilo. No entanto, haverá nulidade caso o sigilo venha a prejudicar a sociedade na falta de informação.



    Opção C Correta: LXX art. 5º CF/88 - O Mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por:
    b) Partido Político COM representação no Congresso Nacional.


    Opção D Incorreta: LXXV art. 5º CF/88 - O Estado indenizará o condenado por erro judiciário, assim como o que ficar preso além do tempo fixado na sentença.



    Opção E Incorreta: LXIV art. 5º CF/88 - O preso tem direito á identificação dos responsáveis por sua prisão ou por seu interrogatório policial.

  • Questão exige do candidato conhecimento sobre os Direitos e Garantias Fundamentais, preconizados na Constituição Federal de 1988 (CF 88).

    Passemos a analise das afirmativas:

    A) CORRETA. 

    Ninguém poderá ser compelido a associar-se ou a permanecer associado (art. 5º, XX, CF/88).

    A alternativa reproduz os exatos termos do diploma constitucional. Cuidado: o examinador sempre irá criar uma situação e dizer que nela será possível alguém ser compelido a associar-se ou a permanecer associado. Não caia nessa!

    AMPLIANDO O CONHECIMENTO: Atentado contra a liberdade de associação Código Penal Art. 199 - Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a participar ou deixar de participar de determinado sindicato ou associação profissional: Pena - detenção, de um mês a um ano, e multa, além da pena correspondente à violência.

    B) CORRETA. 

    A lei só poderá restringir a publicidade dos atos processuais quando a defesa da intimidade ou o interesse social o exigirem (art. 5º, LX, CF/88).

    A alternativa reproduz os exatos termos do diploma constitucional.

    C) INCORRETA. 

    O mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por: a) partido político com representação no Congresso Nacional (art. 5º, LXX).

    Nos moldes do diploma constitucional sobredito, é necessário representação no Congresso Nacional.

    D) CORRETA. 

    O Estado indenizará o condenado por erro judiciário, assim como o que ficar preso além do tempo fixado na sentença (art. 5º, LXXV).

    A alternativa reproduz os exatos termos do diploma constitucional.

    E) CORRETA. 

    O preso tem direito à identificação dos responsáveis por sua prisão ou por seu interrogatório policial (art. 5º, LXIV, CF/88).

    A alternativa reproduz os exatos termos do diploma constitucional.

    Fonte: CF 88.

    GABARITO DA QUESTÃO: C.

  • SOU LOUCO

    fui desmarcando todas do inicio, chegando ao final das alternativas esqueci que era para marcar a errada, ai fiquei sem entender kkkkkkk

    GAB:C

    O mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por qualquer partido político,mesmo sem representação no Congresso Nacional.

    O CORRETO É O SEGUINTE:

    O mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por qualquer partido político,COM representação no Congresso Nacional.


ID
594319
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Com o advento da Emenda Constitucional n° 45 de 2004, várias modificações foram implementadas no Poder Judiciário brasileiro. Dentre essas, uma das mais importantes foi a criação do Conselho Nacional de Justiça. Tendo em vista que a composição do CNJ está instituída na CRFB, analise as assertivas abaixo e assinale a que está em DESACORDO com a norma constitucional.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C. Art. 103-B. O Conselho Nacional de Justiça compõe-se de 15 (quinze) membros com mandato de 2 (dois) anos, admitida 1 (uma) recondução, sendo:
    I - o Presidente do Supremo Tribunal Federal; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 61, de 2009)
    II - um Ministro do Superior Tribunal de Justiça, indicado pelo respectivo tribunal; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)
    III - um Ministro do Tribunal Superior do Trabalho, indicado pelo respectivo tribunal; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)
    IV - um desembargador de Tribunal de Justiça, indicado pelo Supremo Tribunal Federal; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)
    V - um juiz estadual, indicado pelo Supremo Tribunal Federal; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)
    VI - um juiz de Tribunal Regional Federal, indicado pelo Superior Tribunal de Justiça; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)
    VII - um juiz federal, indicado pelo Superior Tribunal de Justiça; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)
    VIII - um juiz de Tribunal Regional do Trabalho, indicado pelo Tribunal Superior do Trabalho; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)
    IX - um juiz do trabalho, indicado pelo Tribunal Superior do Trabalho; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)
    X - um membro do Ministério Público da União, indicado pelo Procurador-Geral da República; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)
    XI um membro do Ministério Público estadual, escolhido pelo Procurador-Geral da República dentre os nomes indicados pelo órgão competente de cada instituição estadual; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)
    XII - dois advogados, indicados pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)
    XIII - dois cidadãos, de notável saber jurídico e reputação ilibada, indicados um pela Câmara dos Deputados e outro pelo Senado Federal.
    § 1º O Conselho será presidido pelo Presidente do Supremo Tribunal Federal e, nas suas ausências e impedimentos, pelo Vice-Presidente do Supremo Tribunal Federal.
    § 2º Os demais membros do Conselho serão nomeados pelo Presidente da República, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado Federal.
    § 4º Compete ao Conselho o controle da atuação administrativa e financeira do Poder Judiciário e do cumprimento dos deveres funcionais dos juízes, cabendo-lhe, além de outras atribuições que lhe forem conferidas pelo Estatuto da Magistratura:

  • Lembrando que a questão pede a alternativa que está em DESACARDO com a Constituição Federal.
     
    Letra A –
    INCORRETA – Artigo 103-B: O Conselho Nacional de Justiça compõe-se de 15 (quinze) membros com mandato de 2 (dois) anos, admitida 1 (uma) recondução, sendo: [...] II - um Ministro do Superior Tribunal de Justiça, indicado pelo respectivo tribunal.

    Letra B –
    INCORRETA (SEGUNDO O GABARITO APRESENTADO) – Artigo 103-B, § 1º: O Conselho será presidido pelo Presidente do Supremo Tribunal Federal e, nas suas ausências e impedimentos, pelo Vice-Presidente do Supremo Tribunal Federal.
    § 2º: Os demais membros do Conselho serão nomeados pelo Presidente da República, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado Federal.
    A rigor a alternativa não está em consonância com a Constituição Federal, pois ao mencionar que “Os membros do Conselho serão nomeados pelo Presidente da República” fica a tacitamente implícito que todos são nomeados pelo Presidente da República; no entanto o Presidente e o Vice-Presidente do Supremo Tribunal Federal são membros natos prescindindo de nomeação.
     
    Letra C –
    CORRETA – Artigo 103-B, § 1º: O Conselho será presidido pelo Presidente do Supremo Tribunal Federal e, nas suas ausências e impedimentos, pelo Vice-Presidente do Supremo Tribunal Federal.
     
    Letra D –
    INCORRETA – Artigo 103-B: O Conselho Nacional de Justiça compõe-se de 15 (quinze) membros com mandato de 2 (dois) anos, admitida 1 (uma) recondução, sendo: [...] VII - um juiz federal, indicado pelo Superior Tribunal de Justiça.
     
    Letra E –
    INCORRETA – Artigo 103-B: O Conselho Nacional de Justiça compõe-se de 15 (quinze) membros com mandato de 2 (dois) anos, admitida 1 (uma) recondução, sendo: [...] X - um membro do Ministério Público da União, indicado pelo Procurador-Geral da República.
     
    Os artigos são da Constituição Federal.
  • Ao meu ver a presente questão é passível de anulação pois a alternativa B também está em desacordo com a Constituição:

    b) Os membros do Conselho serão nomeados pelo Presidente da República, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado Federal.

    Após a emenda constitucional 61/2009 não é mais necessário que sejam submetidos ao Senado o nome do Presidente e o do Vice-Presidente do STF como condição prévia de sua participação noCNJ (os demais componentes continuam passando pelo crivo do SF). Tudo de acordo com o artigo 103-B §§ 1º e 2º da CF/88: 
    Art. 103-B § 1º O Conselho será presidido pelo Presidente do Supremo Tribunal Federal e, nas suas ausências e impedimentos, pelo Vice-Presidente do Supremo Tribunal Federal. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 61, de 2009)
    § 2º Os demais membros do Conselho serão nomeados pelo Presidente da República, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado Federal (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 61, de 2009) (grifo meu)

    Assim, alguns membros do Conselho serão nomeados pelo PR e não "os membros" do Conselho.

  • LETRA C!

     

    CNJ

     

    1 STF (PRESIDENTE DO STF)

    1 STJ

    1 TST

    1 TRT

    1 JUIZ DO TRABALHO

    1 DESEMBARGADOR TJ

    1 JUIZ ESTADUAL

    1 TRF

    1 JUIZ FEDERAL

    2 MP

    2 ADV

    2 CIDADÃOS 

     

    ===> O CONSELHO SERÁ PRESIDIDO PELO PRESIDENTE DO STF E , NAS SUAS AUSÊNCIAS E IMPEDIMENTOS, PELO VICE-PRESIDENTE DO STF!


ID
594322
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Segundo José dos Santos Carvalho Filho: “Os atos administrativos emanam de agentes dotados de parcela do Poder Público. Basta essa razão para que precisem estar revestidos de certas características que os tornem distintos de atos privados em geral”.
(FILHO, José dos Santos Carvalho. Manual de Direito Administrativo, 21ªed, Lumen Juris, Rio de Janeiro, 2008, p. 115/116).

Os atos administrativos possuem inúmeras classificações. Assim, se considerarmos a classificação quanto ao seu conteúdo, o ato vinculado por meio do qual a Administração confere ao interessado consentimento para o desempenho de certa atividade é a:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B.  Licença: é o ato vinculado, unilateral, pelo qual a administração faculta a alguém o exercício de uma atividade, uma vez demonstrado pelo interessado o preenchimento dos requisitos legais exigidos.
    EX: Art. 91. A critério da Administração, poderão ser concedidas ao servidor ocupante de cargo efetivo, desde que não esteja em estágio probatório, licenças para o trato de assuntos particulares pelo prazo de até três anos consecutivos, sem remuneração. Parágrafo único. A licença poderá ser interrompida, a qualquer tempo, a pedido do servidor ou no interesse do serviço.
  • Comentando as outras...
    A) Errada. Autorização: em regra é um ato administrativo discricionário , unilateral e precário.É ato precário, pois não há direito subjetivo do particular à obtenção ou continuidade da autorização. Por isso, em regra não há direito à indenização em caso de cassação do alvará.Segundo Hely Lopes Meirelles, a autorização expedida com prazo determinado perde sua natureza de ato unilateral, precário e discricionário, assumindo caráter contratual, tal como ocorre com a autorização especial para o uso da água e autorização de acesso ao patrimônio genético.

    C) Errada. Permissão: ato administrativo precário através do qual o Poder Público transfere a execução de serviços públicos a particulares. Quando excepcionalmente confere-se prazo certo às permissões são denominadas pela doutrina de permissões qualificadas (aquelas que trazem cláusulas limitadores da discricionariedade).O Poder Público poderá desfazer a permissão sem o pagamento de uma indenização, pois não há um prazo certo e determinado. Assim a permissão é precária (pode ser desfeita a qualquer momento).
    D)Errada. Admissão:trata-se de ato vinculado em que a Administração reconhece o direito à prestação de determinado serviço público. Se o particular preencher os requisitos para a obtenção do benefício, a Administração o investe no direito público subjetivo de exigir do Estado a concessão da vantagem oferecida . São exemplos de admissões: o ingresso em escola pública, em assistência médico hospitalar pública, em assistência social. 
    E)Errada. A novação é uma operação jurídica do Direito das obrigações que consiste em criar uma nova obrigação, substituindo e extinguindo a obrigação anterior e originária. O próprio termo ´novar`` já é utilizado no vocabulário jurídico para se referir ao ato de se criar uma nova obrigação persiste, assumindo nova forma.A sua disciplina é feita pelo Código Civil de 2002 em seus artigos 360 a 367, correspondendo aos artigos 999 a 1.008 do Código Civil de 1916 .   

  • Corrija-me se possível, mas a licença não faz parte das espécies?  Espécies: atos gerenciais ou ordinários (portarias, instruções,avisos,circulares,ord.de serviços,memorandos e despachos); atos de sanção ou punitivos (multas, interdição de atividade, demolição,destruição de coisas, cescura, suspensão, demissão,destituição e cassação); atos normativos (decretos, regulamentos, instruções normativas, regimentos, resoluções e deliberações); Atos declaratórios (certidões, declarações, atestados e pareceres); atos negociais ( licenças, autorização, homologação, visto e renúncia).
  • Realmente usou o termo ¨classificação¨ de forma equivocada, dúbia. Mas de qualquer forma as outras alternativas são absurdas...

  • LETRA B.

    LICENÇA: Ato negocial vinculado e definitivo, que deverá ser concedida sempre que o particular cumpra os requisitos legais exigidos. A licença faculta ao administrado o desempenho de atividades ou a realização de fatos materiais antes vedados. EXEMPLO: Exercício de uma profissão.

    FONTE: Ivan Lucas de Souza Júnior. Editora Obcursos.
  • Letra (b)


    licença: constitui ato administrativo unilateral, declaratório e vinculado que libera, a todos que preencham os requisitos legais, o desempenho de atividades em princípio vedadas pela lei. Trata-se de manifestação do poder de polícia administrativo desbloqueando atividades cujo exercício depende de autorização da Administração. Exemplo: licença para construir;


    Atos vinculados são aqueles práticos pela Administração sem margem alguma de liberdade, pois a lei define de antemão todos os aspectos da conduta. Exemplos: aposentadoria compulsória do servidor que completa 70 anos de idade, lançamento tributário, licença para construir.


    Atos vinculados não podem ser revogados porque não possuem mérito, que é o juízo de conveniência e oportunidade relacionado à prática do ato. Entretanto, podem ser anulados por vício de legalidade.


  • Licença - ATO VINCULADO

  • GABARITO: B

    A licença é ato administrativo vinculado e definitivo, formalmente disposto em lei própria. Se o pretendente ao direito preenche os requisitos de lei, tem o direito de recebê-la, independentemente da vontade do administrador. Não é, portanto, ato meramente sujeito à discricionariedade (exame de mérito) do gestor de plantão.

  • Licença: Ato unilateral, declaratório e vinculado que libera o desempenho de atividades em princípio vedadas pela lei. Trata-se de manifestação do poder de polícia desbloqueando atividades cujo exercício depende de autorização da Administração.

    Autorização: Ato unilateral, discricionário, constitutivo e precário expedido para realizar serviços ou utilizar bens públicos no interesse predominantemente privado. Ex.: porte de arma, mesas de bares em calçadas, bancas de jornal, etc


ID
594325
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Os princípios administrativos são os postulados fundamentais que inspiram todo o modo de agir da Administração Pública. São eles que revelam as diretrizes fundamentais da Administração Pública, de modo que só se poderá considerar válida a conduta administrativa se estiver compatível com eles. Dentre deste contexto, qual princípio administrativo objetiva que a Administração deva dispensar aos administrados que se encontrem em idêntica situação jurídica o mesmo tratamento?

Alternativas
Comentários
  • A impesssualidade da atuação administrativa impede portanto que o ato administrativo seja praticado visando a interesses do agente ou de terceiro devendo se ater a vontade da lei, comando geral e abstrato em essencia. Dessa forma, impede perseguiçoes ou favorecimentos, discriminações beneficas ou prejudiciais aos administrados. Qualquer ato praticado com objetivo diverso da satisfação do interesse público será nulo por desvio de finalidade.

    FONTE: DT ADMINISTRATIVO M E VP - PG 192 ED 2013
  • "...qual princípio administrativo objetiva que a Administração deva dispensar aos administrados que se encontrem em idêntica situação jurídica o mesmo tratamento?"

    ao entendimento da questão, temos que:"a impessoalidade da autação administrativa IMPEDE, portanto, que o ato administrativo seja praticado visando a interesse do agnete ou de terceiro, devendo ater-se à vontade da lei, comando geral e abstrato em essencia...."

    Fonte: Direito Administrativo Descomplicado - Marcelo Alexandrino / Vicente Paulo. 20. ed, pág. 196.
  • Acertei essa questão por sorte...questão mal formulada, como de costume por essa banca!
  • Acertei a questão, mas achei meio confusa....
  • Dentre deste contexto, qual princípio administrativo objetiva que a Administração deva dispensar aos administrados que se encontrem em idêntica situação jurídica o mesmo tratamento?

    Não entendi????
  • Prezados, 
    O princípio da impessoalidade pode ser visto sob dois prismas, a saber: (i) como determinante da finalidade de toda a atuação admnistrativa (finalidade); (ii) como vedação à promoção pessoal do administrador.
    Sob o enfoque da finalidade, a impessoalidade impede que a atuação administrativa seja pautada por interesses privados do agente ou de terceiros, devendo ater-se à vontade da lei. Sendo assim, a impessoalidade, especialmente na ascepção da finalidade do ato, é decorrência do princípio da isonomia (ou igualdade), como, por exemplo, na norma prevista no art. 37, II, da CF que impõe o comcurso público como condição para o ingresso em cargo efetivo ou emprego público, guardando, dessa forma, oportunidades iguais para todos.
    O problema da questão é que a isonomia também está ligado à ideia de moralidade. Logo, não seria exagero afirmar que essa questão possui duas assertivas corretas.
    Um abraço a todos.
  • O princípio da Impessoalidade possui 4 prismas segundo Gustavo Barchet no Direito Administrativo segunda edição da série provas e concursos

    são elas: 

    1 - RELATIVO A FINALIDADE - Todo ato da administração, sob pena de invalidade , deve ser praticado visando a satisfação do interesse público e da finalidade para ele especificamente prevista em lei 
    - em sentido amplo pode ser compreendida sendo sinônimo de interesse público
    - em sentido estrito identificando-se com a finalidade específica prevista em lei para o ato administrativo

    2 - RELATIVO A ISONOMIA  (princípio da ISONOMIA) - A administração tem que tratar isonomicamente todos os administrados, sem quaisquer discriminação favoráveis ou prejudiciais.
    Exs : Licitação, concurso público e o pagamento do sistema de precatórios em ordem cronológica são alguns exemplos de sua aplicação
    OBS - A reserva de vaga para portadores de deficiência não representa violação ao princípio pois está aplicando critério diferenciador inscrito em LEI e não estabelecido por ato próprio.

    3 - RELATIVO A IMPEDIMENTO OU SUSPEIÇÃO - Objetiva afastar dos processos administrativos os agentes que não possuem condições psicológicas para a aplicação imparcial da lei, em função da relação de parentesco, amizade ou inimizade que possuam com as pessoas envolvidas no processo.

    4 - RELATIVO A VEDAÇÃO A PROMOÇÃO PESSOAL - Os agentes públicos no exercício de suas funções, não praticam atos em seu próprio nome, mas no da administração.
    - Art 37 § 1  - " a publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos orgãos públicos deverá ter carater educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, simóbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos" 
    - Promoção pessoal como sinônimo de publicidade indevida.
  • questão extremamente mal elaborada!!!
  • GALERA, um colega comentou sobre essa banca e eu resolvi procurar sobre. É incrível a quantidade de notícias sobre fraudes da banca e eu farei 1 prova SUDECO, domingo. Como o órgão escolhe uma banca assim? Será que o próprio já tem interesses por trás? PROCUREM NO GOOGLE:FRAUDES CONCURSOS FUNCAB.
  • Falaram, falaram, e eu não entendi nada dessa questão.

    E VAMOS QUE VAMOS!
  • Princípio da Impessoalidade é aquele em que o interesse público é sobreposto, ou seja, acima de todos os outros interesses. Em um relação da Administração com o Particular, a Administração terá prerrogativas (vantagens) em relação ao particular. Por isso,  questão "E".
  • Questão péssima, muito mal elaborada!!


  • QUESTÃO FURADA!
    Português ou D. Administrativo?
    kkkkkkkkkkkk


     

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a opção correta. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca dos princípios constitucionais expressos, que devem ser memorizados pelos alunos, por representarem tema recorrente em provas dos mais variados níveis.

    Conforme expresso na Constituição Federal Brasileira de 1988:

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:          

    Ou seja, a Constituição Federal dedica um capítulo específico ao estudo da administração pública e, logo no artigo inaugural desta parte, menciona de forma expressa os princípios que devem ser observados pelos administradores – União, Estados, Distrito Federal, Municípios Autarquias, Fundações Públicas, Empresas Públicas, Sociedades de Economia Mista.

    Trata-se do famoso LIMPE.

    Legalidade

    Impessoalidade

    Moralidade

    Publicidade

    Eficiência

    Assim:

    A. ERRADO. Legalidade – O Administrador não pode agir, nem deixar de agir, senão de acordo com a lei, na forma determinada.

    B. ERRADO. Eficiência – Foi introduzido expressamente pela Emenda Constitucional 19 de 4/06/1998, que afirma que não basta a instalação do serviço público. Além disso, o serviço deve ser prestado de forma eficaz e atender plenamente à necessidade para a qual foi criado.

    C. ERRADO. Moralidade. Trata-se aqui não da moral comum, e sim da moral administrativa ou ética profissional, consistindo no conjunto de princípios morais que devem ser observados no exercício de uma profissão.

    D. ERRADO. Publicidade – Os atos públicos devem ter divulgação oficial, como requisito de sua eficácia, a não ser que a lei do contrário excepcione.

    E. CERTO. Impessoalidade – A Administração deve atuar de forma a servir a todos, independente de preferências ou aversões partidárias ou pessoais. Encontra-se diretamente relacionado ao princípio da impessoalidade a ideia de igualdade/isonomia. Assim, por exemplo, os concursos públicos representam uma forma de que todos tenham a mesma possibilidade (igualdade formal) de conquistar um cargo público, independentemente de favoritismos e/ou nepotismo. No entanto, o princípio da impessoalidade também se encontra diretamente ligado à ideia de finalidade, ou seja, as ações da Administração Pública devem atingir o seu fim legal, a coletividade, não sendo utilizada como forma de beneficiar determinados indivíduos ou grupos apenas.

    Gabarito: ALTERNATIVA E.


ID
594328
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O Estado, para a consecução do seu fim, utiliza-se dos seus agentes, sendo estes o elemento físico e volitivo através do qual atua no mundo jurídico. O provimento é o ato pelo qual o servidor é investido no exercício do cargo, emprego ou função, sendo que este pode ser originário ou derivado. No caso de um servidor que retorna a seu cargo após ter sido reconhecida a ilegalidade de sua demissão, podemos dizer que estamos diante de uma:

Alternativas
Comentários
  • A resposta está na Lei 8.112/90:

    Da Reintegração

            Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

            § 1o  Na hipótese de o cargo ter sido extinto, o servidor ficará em disponibilidade, observado o disposto nos arts. 30 e 31.

            § 2o  Encontrando-se provido o cargo, o seu eventual ocupante será reconduzido ao cargo de origem, sem direito à indenização ou aproveitado em outro cargo, ou, ainda, posto em disponibilidade.

    Bons Estudos.

  • Alternativa A

    Ocorre a reintegração quando o servidor estável, anteriormente demitido, tem invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial. Ele retornará, então, ao carto de origem, com ressarcimento de todas as vantagens a que teria feito jus durante o periodo do seu desligamento ilegal, inclusive as pomoçoes por antiguidade que teria obtido neste interim.

    Fonte: Direito Administrativo Descomplicado -  Marcelo Alexandrino / Vicente Paulo. 20. ed, pág. 363
  • Conceitos extraidos do Manual de Direito Administrativos de Alexandre Mazza (2013):
    REINTEGRAÇÃO 
    = > é uma modalidade de provimento derivado que ocorre pela reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no caro resultante da sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarimento de todas as sas vantagens (art. 28 da lei 8112/90).
    RECONDUÇÃO = > é a forma de provimento derivado consistente no retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado, e decorrerá de inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo ou reitegração do anterior ocupante  (art. 29 da lei 8112/90).
    READAPTAÇÃO = > é uma especie de provimento derivado, consistente na investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade fisica ou mental, verificada em inspeção médica (art. 24 do estatuto).
    REMOÇÃO = > é o deslocamento do servidor, a pedido ou de oficio, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede (art. 36 da lei 8112/90). 
  • Completando a belissima resposta da Eliene.

    TRANSFERÊNCIA -> não é uma forma de provimento.
  • A BANCA CONTOU UMA HISTORINHA CHEIA DE NOMES QUE PODEM ATÉ SOAR ESTRANHO, SÓ PARA O CONCURSEIRO FICAR ELOCUBRANDO NA HORA DA PROVA. PARA RESPONDER A QUESTÃO BASTA LER A ÚLTIMA FRASE "No caso de um servidor que retorna a seu cargo após ter sido reconhecida a ilegalidade de sua demissão, podemos dizer que estamos diante de uma"
    DEMISSÃO ESTÁ LIGADA A REINTEGRAÇÃO.
    Alternativa: A
  • RESPOSTA LETRA "A".
          LEI 8.112  "Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens. "
  • Art. 28º, Lei 8,112/90

  • Aproveito o Disponível ;

    Reintegro o Demitido;

    Reconduzo o Inabilitado;

    Reverto o Aposentado;

    Readapto o Incapacitado

  • reINtegração - reINvestidura - INvalidade da demissão

     

    # valeapena

  • Questão deve ser respondida à luz da Lei nº 8112/90.

    Alternativa A: CORRETA.

    Reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens (art. 28).

    Alternativa B: INCORRETA.

    Recondução: Volta do servidor reprovado em Estágio probatório ou decorrente de reintegração do anterior ocupante (Art. 29).

    Alternativa C: INCORRETA.

    Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica (art. 24).

    Alternativa D: INCORRETA.

    Ascensão, acesso e a transferência: formas de provimento declaradas inconstitucionais pelo STF (SV 43) e revogadas pela Lei nº 9.527/97.

    Alternativa E: INCORRETA.

    Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede (art. 36).

    GABARITO DA QUESTÃO: A.

    Fonte: Lei 8.112/1990.

    Não esqueça:

    >> Remoção >>>>> deslocamento do servidor (art. 36).

    >> Redistribuição >>> deslocamento de cargo (art. 37). 

    >> Recondução >>>>retorno ao cargo anteriormente ocupado (art. 29).

    >> Servidor efetivo escolhido para exercer função de confiança não é “nomeado” e sim “designado”.

    >> Ascensão, acesso e a transferência: formas de provimento declaradas inconstitucionais pelo STF (SV 43) e revogadas pela Lei nº 9.527/97.


ID
594331
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Penal

Igor é policial civil lotado na Delegacia de Combate às Drogas. Quando participava de uma operação realizada por sua delegacia em uma comunidade, Igor foi recebido a tiros, que vinham em sua direção, sendo estes disparados por um dos traficantes da localidade. Não tendo outra alternativa a não ser repelir a injusta agressão, Igor atira contra o traficante, vindo a feri-lo; este não resiste aos ferimentos e vem a falecer já no Hospital.Diante deste quadro, podemos afirmar:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA "D"


     Art. 23 - Não há crime quando o agente pratica o fato:

    II - em legítima defesa

    Excesso punível

    Parágrafo único - O agente, em qualquer das hipóteses deste artigo, responderá pelo excesso doloso ou culposo.

    Legítima defesa

     

    Art. 25 - Entende-se em legítima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessários, repele injusta agressão, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem.

  • E por quê não, estrito cumprimento do dever legal ? ou até mesmo legítima defesa, sendo que ele agiu moderado ? Não concordo por hora, com a Letra D.
  • Prezado Rodrigo,

    Em resposta a sua dúvida aponto que não se encontra no ordenamento jurídico o dever legal de efetuar disparos de arma de fogo contra. Perceba que o estrito cumprimento de dever legal: Consiste na prática de um fato típico, em razão de cumprir o agente uma obrigação imposta por lei, de natureza penal ou não. Assim, a situação se adequa mais Pa legítima defesa. Com efeito, são requisitos da legitima defesa: a) Agressão injusta; b) atual ou iminente; c) Direito Proprio ou alheio; d) reação com os meios necessários; e) uso moderado dos meios necessários. Portanto, preenchidos os resquisitos acima estamos diante de legitima defesa.
  • Só ressalto que trata-se daquele que tem o dever de enfrentar o perigo, em função pública, logo entendia que havia o estrito cumprimento do dever legal, contudo o STJ: RESP 402419/RO, 6ª T., DJU 15.12.2003. FINALIZA MINHA DÚVIDA E ME RENDO AO POSICIONADO APONTADO ANTERIORMENTE, DE FATO E DE DIREITO HÁ LEGÍTIMA DEFESA. AVANTE!
  • TJ-BA - HABEAS CORPUS : HC 934182010 BA 0009341-8/2010

    EmentaPROCESSUAL PENAL. HABEAS CORPUS . HOMICÍDIO. ALEGATIVA DE FALTA DE JUSTA CAUSA NÃO ACOLHIDA . ANÁLISE AXIOLÓGICA E VALORATIVA DA PROVA. IMPOSSIBILIDADE NA VIA ESTREITA DO HABEAS . I – O PACIENTE FOI DENUNCIADO, JUNTAMENTE COM OUTROS CINCO POLICIAIS, PELA PRÁTICA DO HOMICÍDIO DE JOÃO JOSÉ DA SILVA, QUE TERIA MORRIDO, DURANTE UMA TROCA DE TIROS, ENTRE A VÍTIMA E A POLÍCIA, BEM ASSIM TERIA RESULTADO, TAMBÉM, NOS FERIMENTOS DOS POLICIAIS ADALBERTO DE SOUZA FRANÇA E GIVALDO ALVES DE FREITAS. II - O IMPETRANTE BUSCA, EM VERDADE, ATRAVÉS DO MATERIAL PROBATÓRIO, ADUNADO AOS AUTOS, REALIZAR COGNIÇÃO EXAURIENTE, COM APRECIAÇÃO SUBJETIVA, OU VALORATIVA DA PROVA, ASSEVERANDO, ATÉ MESMO, QUE TERIA OCORRIDO, IN SPECIE, LEGÍTIMA DEFESA
  • Não pode ser estrito cumprimento do dever legar porque em nenhum estatuto da polícia civil ou militar tipifica que o agente policial deve sair por aí atirando nas pessoas. O fato do policial utilizar arma de fogo é para sua defesa, ou seja, legítima defesa de agressão injusta atual ou iminente. 

  • Só existe uma possibilidade de estrito cumprimendo do dever legal para matar.

    Em caso de guerra.


ID
594334
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

Mário é um contumaz assaltante da região metropolitana de Porto Velho. Certo dia resolve assaltar uma residência que parece uma fortaleza, em razão do elevado grau de segurança que a mesma possui. Após escalar o muro que resguarda a residência, Mário ingressa no interior desta e se depara com a moradora. Diante deste fato, Mário finge estar armado e mediante uma grave ameaça subtrai alguns pertences da residência, rapidamente, e sai correndo,mais uma vez pulando o muro. Analisando o caso acima, a conduta de Mário se enquadra ao seguinte tipo penal:

Alternativas
Comentários
  • Não existe, para o crime de roubo, a qualificadora de ter sido praticado mediante escalada. Tal qualificadora está prevista somente para o furto. No caso em tela, se Mário tivesse ingressado na casa, após escalar o muro, furtado os bens e saído, estaria configurado o crime de furto qualificado. Ao se deparar com a moradora e tê-la ameaçado, simulando estar portando uma arma de fogo, Mário praticou o crime de roubo simples. A agravante do uso de arma de fogo não se aplica, já que não houve o efetivo emprego da arma, mas tão somente a simulação, condição suficiente para caracterizar a grave ameaça do delito de roubo.
    Logo, a alternativa correta é a letra E.
    Força, Fé e Coragem!!!
  • Complementando a resposta. Trata-se de ROUBO IMPRÓPRIO, em que o agente usou a violencia e a grave ameaça posteriormente a coisa furtada, ou seja, para continuar com o delito, passando de furto para roubo impróprio.
  • Não há roubo impróprio no caso! A questão não fala que ele subtraiu antes e empregou violência depois. Há roubo próprio na modalidade simples, pela explicação do primeiro colega que está correta!
    Bons Estudos
  • Não há roubo impróprio no caso! A questão não fala que ele subtraiu antes e empregou violência depois. Há roubo próprio na modalidade simples, pela explicação do primeiro colega que está correta!
    Bons Estudos
  • O emprego de arma somente se justifica como causa de aumento em razão de seu PODER VULNERANTE (OFENSIVIDADE), ou seja, em virtude do real perigo de ofensa à integridade física da vítima (critério objetivo). trata-se de posicionamento atual do STF e do STJ. 
  • Complementando o raciocínio: há jurisprudência do STF que afasta a aumentativa de pena  por emprego de arma, no crime de roubo, quando tratar-se de arma de brinquedo. Dessa forma, se a arma de brinquedo não aumenta a pena do crime, também não a aumentará se o agente simular o emprego desta.
    Houve crime de roubo próprio pois o agente empregou a grave ameaça antes da subtração.

    OBS: emprego de arma não qualifica o crime de roubo. É uma causa de aumento de pena. O crime de roubo é qualificado quando do crime resulta lesão grave ou morte.
  • Alternativa E.

     

    Há violência, eliminado o crime de furto(art. 155). A violência foi dirigida a subtrair coisa, eliminado a extorção(art. 158). Não existe roubo qualificado por escalada(art. 157, §2º). Então, ROUBO SIMPLES.

     

    A simulação do porte de arma caracteriza a ameaça, elementar do delito de roubo, mas não pode ser usada também, no mesmo contexto fático, como qualificadora, uma vez que não existe o objeto. Para qualificar o crime, neste caso, é imprescindível o uso efetivo da arma ou seu uso ostensivo(por exemplo, arma na cintura), o que não foi o caso. MASSON: O porte simulado de arma, vale repetir, que caracteriza o roubo, não pode também servir, no mesmo contexto fático, para implicar o aumento de pena, pois não se operou o efetivo emprego da
    arma, que sequer existia.

     

    Dispensável a discussão se próprio ou impróprio, muito embora seja caso de roubo próprio mediante violência própria.

  • Não é roubo impróprio, pois não se enquadra no §1º do art. 157:

     

    Art. 157, CP.

    [...]

    § 1º - Na mesma pena incorre quem, logo depois de subtraída a coisa, emprega violência contra pessoa ou grave ameaça, a fim de assegurar a impunidade do crime ou a detenção da coisa para si ou para terceiro.

     

    O emprego da violência se deu para subtrair os bens, e não depois de subtraído.

  • Importante observar que em 2018 houve alteração no caso do uso de arma. 

     

    Art. 157 - Subtrair coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência a pessoa, ou depois de havê-la, por qualquer meio, reduzido à impossibilidade de resistência:

     

    § 2º-A  A pena aumenta-se de 2/3 (dois terços):                 

     

            I – se a violência ou ameaça é exercida com emprego de arma de fogo;                

     

            II – se há destruição ou rompimento de obstáculo mediante o emprego de explosivo ou de artefato análogo que cause perigo comum.    

     

    Em se tratando de roubo praticado com arma que não seja de fogo, será tipificado como roubo simples, trata-se de uma lei penal mais benefica, desta forma, irá retroagir para beneficiar os casos em que o agente cometeu o crime com arma que não seja arma de fogo.

  • Primeiro não majora roubo porque não tinha arma de verdade!

    Ameaçou? pronto É ROUBO, não se fala em furto!

    Lembrar que roubo só tem duas qualificadoras LESÃO GRAVE E MORTE (latrocínio), o resto é tudo majorante.

  • GABARITO = E

    PM/SC

    DEUS SABERÁ

  • Simples:

    1- No furto JAMAIS terá violência ou grave ameaça.

    2- o crime de Roubo qualifica apenas pela lesão corporal GRAVE ou MORTE(latrocínio)

  • art 157 cp lei decreto 2.848 7 de dezembro de 1940

    pmgo

    gb e

  • A simulação de estar armado não é suficiente p gerar a causa de aumento de pena (pois faltou potencialidade lesiva), mas é suficiente para ser considerada de ameaça, pq a vítima não tem como saber q o meliante, de fato, não está armado, portanto, descarateriza o furto (q seria qualificado pela escalada) e o torna roubo.

  • Roubo só tem 2 qualificadoras: lesão e morte. O resto é majorante e aumento de pena.

  • PM PB BORAH


ID
594337
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

Pedro Ivo é funcionário da Secretaria de Estado de Justiça de Rondônia, lotado na sessão que tem a finalidade de dar andamento aos processos administrativos. Em um processo administrativo, que corre na Secretaria de Justiça, a cargo de outro servidor, um dos envolvidos é Bruno, amigo de Pedro Ivo. Certo dia, Pedro Ivo procura o servidor responsável pelo processo administrativo em que Bruno é envolvido, e, valendo-se da sua condição de funcionário público, patrocina diretamente o interesse de Bruno perante a administração pública. Analisando o caso acima, a conduta de Pedro Ivo se enquadra ao seguinte tipo penal:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA "A"

    Advocacia administrativa
     Art. 321 - Patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administração pública, valendo-se da qualidade de funcionário:
    Pena - detenção, de um a três meses, ou multa.

    Parágrafo único - Se o interesse é ilegítimo:
    Pena - detenção, de três meses a um ano, além da multa.
  • Olá pessoal, a título de contribuição e para acrescentar nos nossos estudos, abaixo colaciono resumos de aula a respeito da Advocacia Administrativa. 

    ADVOCACIA ADMINISTRATIVA
    Art. 321, Código Penal.
    Conduta:
    - PATROCINAR (Direta ou Indiretamente) ------> INTERESSE PRIVADO (3º particular)

    Ex: Prefeito que faz favor para amigo (diretamente), ou manda assessor fazer (indiretamente).

    Obs: O patrocínio pode ser praticado na própria repartição em que o Funcionário Público trabalha ou em repartição distinta

    Obs: Não há o crime de Advocacia Administrativa, se o Funcionário Público patrocina interesse próprio ou interesse da própria Administração Pública.

    Obs: O interesse patrocinado pode ser LEGÍTIMO(Art. 321, Caput) ou ILEGÍTIMO(Art. 321, p.único)! Há crime em ambos!
    - Questão cobrada na prova do TCE-RO/2013


    Obs: Não basta que o Sujeito Ativo seja Funcionário Público. Só há crime se ele o praticar valendo-se da qualidade de Funcionário PúblicoSe o Funcionário Público patrocina interesse privado na Administração Pública sem valer-se da qualidade de Funcionário Público, não há advocacia Administrativa.
    - Questão cobrada na prova da AL-PB/2013

    Ex: Agente da PF vai à Prefeitura e, sem se identificar como tal, defende interesses administrativos do irmão.
    Conclusão: Nesse caso, não houve Advovacia Administrativa, pois não valeu-se da condição de F.Público.


    Obs: Se a conduta de Advocacia Administrativa for praticada perante a Administração Tributária(Fazendária) haverá crime funcional contra a Ordem Tributária - Lei 8.137/90, Art. 3º, III)

    Fonte: Prof. Sílvio Maciel, D. Penal - Rede LFG.
    abs, força e fé

  • Em outra Questão similar a Funcab afirmou que seria prevaricação, pois havia interesse pessoal já que são amigos. Assim confunde todo mundo. Essa Funcab é uma lástima...

  • [off]: Cara que coincidência. Tem um professor de direito penal que se chama Pedro Ivo também, hahahah, parece que até fizeram "por querer" (por não ser um nome tãao comum assim)
  • ADVOCACIA ADMINISTRATIVA

    Art. 321 - PATROCINAR, direta ou indiretamente, INTERESSE PRIVADO perante a administração pública, valendo-se da qualidade de funcionário: (...)


    GABARITO -> [A]


ID
594340
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

Flagrante delito é aquele que se vê praticar e que assim suscita, no próprio instante, a necessidade de conservar ou restabelecer a ordemjurídica, ameaçada pela violação ou violada pelo acontecimento.
(Basileu Garcia, Comentários, Forenses, 1945, v.3, p.87).

Ao explicar as hipóteses de flagrante delito contidas no Código de Processo Penal, a doutrina faz uma diferenciação e uma classificação.Assim, segundo a doutrina, quando o agente é encontrado, logo depois, com instrumentos, armas, objetos ou papéis que façam presumir ser ele autor da infração, estamos diante de um:

Alternativas
Comentários
  • ALT. B

    Art. 302.  Considera-se em flagrante delito quem:

            I - está cometendo a infração penal; (PRÓPRIO)

            II - acaba de cometê-la; (PRÓPRIO)

            III - é perseguido, logo após, pela autoridade, pelo ofendido ou por qualquer pessoa, em situação que faça presumir ser autor da infração; (IMPRÓPRIO)

            IV - é encontrado, logo depois, com instrumentos, armas, objetos ou papéis que façam presumir ser ele autor da infração. (PRESUMIDO)

    BONS ESTUDOS

    A LUTA CONTINUA

  • Juro que não entendo essa banca, ela faz um drama tremendo em cima da questão dizendo que "SEGUNDO A DOUTRINA" e em seguida coloca letra de Lei Art 303 CPP.  flagrante pelo CPP são 3 especies o restante são pela doutrina e jurisprudencia.

  • Sim, com base no afirmado pelo colega acima, a resposta correta então é a letra C - FLAGRANTE IMPRÓPRIO ou estou equivocado?

  • Apenas a título de complementação:

    Quase flagrante: é sinônimo do flagrante impróprio ou irreal

    Flagrante retardadoÉ a possibilidade que a polícia possui de retardar a realização da prisão em flagrante, para obter maiores dados e informações a respeito do funcionamento, dos componentes e da atuação de uma organização criminosa. Veja-se o disposto nos arts. 3.o e 8.o da Lei 12.850/2013: “Art. 3.o Em qualquer fase da persecução penal, serão permitidos, sem prejuízo de outros já previstos em lei, os seguintes meios de obtenção da prova: (...) III – ação controlada (...). Art. 8.o Consiste a ação controlada em retardar a intervenção policial ou administrativa relativa à ação praticada por organização criminosa ou a ela vinculada, desde que mantida sob observação e acompanhamento para que a medida legal se concretize no momento mais eficaz à formação de provas e obtenção de informações. (...)”. 

    Outro exemplo encontra-se no art. 53, II, da Lei 11.343/2006: “a não atuação policial sobre os portadores de drogas, seus precursores químicos ou outros produtos utilizados em sua produção, que se encontrem no território brasileiro, com a finalidade de identificar e responsabilizar maior número de integrantes de operações de tráfico e distribuição, sem prejuízo da ação penal cabível”. (Nucci, Manual de Processo Penal, 11° ed)

  • Cargo de nutricionista? Precisa saber de processo penal mesmo...

  • logo Depois - flagrange Presumido

    logo Após - flagrante Impróprio

  • Funcab adora flagrante presumido!

  • Gabarito: Letra B
     

    Tipos de flagrante

    I) Próprio (art. 302, incisos I e II, CPP)

    Este ocorre quando a pessoa é pega no momento em que está cometendo o crime ou logo após do cometimento. É quando a pessoa é "pega com a boca na botija".
     

    II) Impróprio (art. 302, III, CPP)

    É impróprio o flagrante quando a pessoa é perseguida (por qualquer pessoa) após o cometimento do crime. (a perseguição do agente delituoso seja contínua)
     

    III) Presumido (art. 302, IV, CPP)

    Quando a pessoa é encontrada com instrumentos ou produto de crime que acabou de ocorrer e possa se presumir que foi ela que o cometeu.


    ____________________________________________________________________________________________________


    - Outro exemplo de questão:
     

    Ano: 2013 / Banca: CESPE / Órgão: DEPEN / Prova: Agente Penitenciário  

    No flagrante próprio, o agente é flagrado no momento da execução do delito, enquanto no flagrante impróprio o agente é encontrado logo depois, com instrumentos, armas, objetos ou papéis que façam presumir ser ele o autor da infração. (Gabarito: ERRADO)



    FORÇA E HONRA.
     

  • Art. 302, CPP.

     

    PEDI = Presumido, Encontrado, logo Depois, com Instrumentos...

     

    IPAS = Impróprio, Perseguido, logo Após, em Situação...

  • ♫♪♫♪ O impróprio tem perseguição o presumido não exige não! ♫♪♫♪

    ♫♪♫♪ O impróprio tem perseguição o presumido não exige não! ♫♪♫♪

    ♫♪♫♪ O impróprio tem perseguição o presumido não exige não! ♫♪♫♪

    Repete cantando!

    ♫♪♫♪ O impróprio tem perseguição o presumido não exige não! ♫♪♫♪

    ♫♪♫♪ O impróprio tem perseguição o presumido não exige não! ♫♪♫♪

    ♫♪♫♪ O impróprio tem perseguição o presumido não exige não! ♫♪♫♪

  • Art. 302, CPP.  Considera-se em flagrante delito quem:

    I - está cometendo a infração penal; (PRÓPRIO)

    II - acaba de cometê-la; (PRÓPRIO)

    III - é perseguido, logo após, pela autoridade, pelo ofendido ou por qualquer pessoa, em situação que faça presumir ser autor da infração; (IMPRÓPRIO, QUASE FLAGRANTE OU  IMPERFEITO)

    IV - é encontrado, logo depois, com instrumentos, armas, objetos ou papéis que façam presumir ser ele autor da infração. (PRESUMIDO, ASSIMILADO OU FICTO)

  • Art. 302.  Considera-se em flagrante delito quem:

    I - está cometendo a infração penal;

    II - acaba de cometê-la;

    III - é perseguido, logo após, pela autoridade, pelo ofendido ou por qualquer pessoa, em situação que faça presumir ser autor da infração;

    IV - é encontrado, logo depois, com instrumentos, armas, objetos ou papéis que façam presumir ser ele autor da infração.

    GABARITO = B

    PM/SC

    DEUS PERMITIRÁ

  • Isso é questão para quem não estudou,..."que façam presumir ser ele autor da infração"...

  • Art. 302.  Considera-se em flagrante delito quem:

    I - está cometendo a infração penal; PRÓPRIO

    II - acaba de cometê-la; PRÓPRIO

    III - é perseguido, logo após, pela autoridade, pelo ofendido ou por qualquer pessoa, em situação que faça presumir ser autor da infração; IMPRÓPRIO OU QUASE FLAGRANTE

    IV - é encontrado, logo depois, com instrumentos, armas, objetos ou papéis que façam presumir ser ele autor da infração. FICTO OU PRESUMIDO

    GAB B


ID
594343
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

O Código de Processo Penal ao disciplinar a questão DA PROVA enuncia inúmeras regras e procedimentos que devem ser seguidos para que a persecução criminal tenha o seu trâmite normal. Tendo em vista o Código de Processo Penal, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Segundo o CPP, apenas 1 perito oficial.
  • "D"
    a) O exame de corpo de delito poderá ser feito em qualquer dia e a qualquer hora. VERDADEIRO: Art. 161.  O exame de corpo de delito poderá ser feito em qualquer dia e a qualquer hora.


    b) Os peritos não oficiais prestarão o compromisso de bem e fielmente desempenhar o encargo. VERDADEIRO: ART.159 § 2o  Os peritos não oficiais prestarão o compromisso de bem e fielmente desempenhar o encargo. 


     c) Os peritos elaborarão o laudo pericial, no qual descreverão, minuciosamente, o que examinarem, e responderão aos quesitos formulados VERDADEIRO:  Art. 160. Os peritos elaborarão o laudo pericial, onde descreverão minuciosamente o que examinarem, e responderão aos quesitos formulados. 


    d) Os exames de corpo de delito e as outras perícias serão feitos por dois peritos oficiais. FALSO. É apenas um perito oficial:  Art. 159.  O exame de corpo de delito e outras perícias serão realizados por perito oficial, portador de diploma de curso superior. 

    COMPLEMENTANDO: É a perícia não oficial que será feita por duas pessoas idôneas: Art.159-§ 1o  Na falta de perito oficial, o exame será realizado por 2 (duas) pessoas idôneas, portadoras de diploma de curso superior preferencialmente na área específica, dentre as que tiverem habilitação técnica relacionada com a natureza do exame

    É bom lembrar ainda que a regra de um único perito não é absoluta, pois em caso de perícia complexa (entendida essa como a que abrange várias áreas de conhecimento) pode-se ter  2 ou mais peritos: Art. 159- § 7o  Tratando-se de perícia complexa que abranja mais de uma área de conhecimento especializado, poder-se-á designar a atuação de mais de um perito oficial, e a parte indicar mais de um assistente técnico


    e) A autópsia será feita pelo menos seis horas depois do óbito, salvo se os peritos, pela evidência dos sinais de morte, julgarem que possa ser feita antes daquele prazo, o que declararão no auto. VERDADEIRO: Art. 162.  A autópsia será feita pelo menos seis horas depois do óbito, salvo se os peritos, pela evidência dos sinais de morte, julgarem que possa ser feita antes daquele prazo, o que declararão no auto.

  • Excelente comentário do colega André Felipe. Apenas a título de complementação. Existe outra exceção no Código de Processo Penal que diz respeito aos peritos. Encontra-se no Artigo. 527 do CPP.

    Exceção: Nos crimes contra a propriedade imaterial de ação penal privada são necessários 02 peritos oficiais (Art. 527)

    Art. 527.  A diligência de busca ou de apreensão será realizada por dois peritos nomeados pelo juiz, que verificarão a existência de fundamento para a apreensão, e quer esta se realize, quer não, o laudo pericial será apresentado dentro de 3 (três) dias após o encerramento da diligência.
  • LETRA D INCORRETA 

    Art. 159.  O exame de corpo de delito e outras perícias serão realizados por perito oficial, portador de diploma de curso superior.
  • A regra que o exame de corpo seja feita por um perito oficial e quando não oficial , por duas pessoas idôneas

  • GABARITO - D

    D) CPP - 1 perito oficial

    Na falta = Duas pessoas idôneas

    Lei 11.343/06 - 1 perito oficial

    Na falta = 1 pessoa idônea


ID
594346
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário

Durante 1981 e 1982, o governo federal buscou formular alternativas para superar a crise financeira vivenciada no sistema da previdência. Dentre o conjunto de medidas propostas, podemos citar a:

Alternativas
Comentários
  • Assertiva correta : a

    (a) Em 1981, surgiu o Conselho Consultivo de Assistência à Saúde da Previdência (CONASP), ao qual competia o reconhecimento da existência das redes hospitalares Estadual e Municipal que se encontravam completamente sucateadas.
    O CONASP passou a reconhecer a importância dos Hospitais Universitários e mudou a forma de pagamento das internações hospitalares para o setor privado. Esse pagamento, até então, tinha como base o atendimento médico realizado em um dado paciente, ou seja, os convênios estabeleciam a remuneração por procedimento, consolidando a lógica de cuidar da doença e não da saúde. (CORRETO)

    (b) Em 1923, no governo de Artur Bernardes, por meio da Lei Eloy Chaves, iniciou o que a literatura chama de Fase Pródiga da estruturação do setor da saúde no Brasil. Foi essa a Lei que criou os Fundos de Aposentadorias e Pensões aos Ferroviários (Caixa de Assistência), além de prever outros benefícios como a Assistência Médica e a Compra de Medicamentos

    (c) Não encontrei nenhuma referência sobre o tema.

    (d) A CNS que teve maior importância foi a 8ª; vejamos: Em 17 de março de 1986 foi aberta a 8.ª Conferência Nacional de Saúde (CNS) por José Sarney, primeiro presidente civil após o período da ditadura militar. Foi um marco na história do sistema de saúde do país pois foi a primeira CNS a ser aberta à sociedade, não obstante sua importância na propagação do movimento da Reforma Sanitarista.
    A 8.ª CNS resultou na implantação do Sistema Unificado e Descentralizado de Saúde (SUDS), criado em 1987. Esse sistema foi precursor do atual Sistema Único de Saúde (SUS) e surgiu sob forma de convênio do INAMPS com as Secretarias de Saúde dos Estados. Também assumiram universalização da equidade no acesso aos serviços de saúde, integralidade dos cuidados assistenciais, regionalização e integração dos serviços de saúde, descentralização das ações de saúde, implementação de distritos sanitários, desenvolvimento de instituições colegiadas gestoras e desenvolvimento de uma política de recursos humanos.

    (e) Não encontrei nenhuma referência sobre o tema.


    Fonte: Prof. Ali Mohamad Jaha
     

  • Complementando:

    O Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (CEBES) é uma entidade nacional criada em 1976, cuja missão histórica é a luta pela democratização da sociedade e a defesa dos direitos sociais, em particular o direito universal à saúde.
    Como espaço plural suprapartidário, o Cebes reúne ativistas, lideranças, pesquisadores, professores, profissionais e estudantes. Mais do que isso, articula e participa de frentes e alianças com diversos movimentos sociais, grupos e entidades da sociedade civil.
    Em conjunto com outras entidades parceiras na luta pela saúde, o Cebes forma o movimento da reforma sanitária brasileira, e produz e divulga informações, conhecimentos e análises críticas em saúde voltados para fortalecer sujeitos instituintes por meio da ampliação do pensamento crítico e da consciência sanitária, elementos essenciais a prática e ação política.
  • PRA MEMORIZAR!

    Conselho Nacional de Administração da Saúde Previdenciária (CONASP), em 1982.

    Implementação a política de Ações Integradas de Saúde (AIS), em 1983( estratégia de extrema importância para o processo de descentralização da saúde).
    Reforma Sanitária - A 8ª Conferência Nacional da Saúde, realizada em março de 1986.
    Em 1987 é implementado o Sistema Unificado e Descentralizado de Saúde (SUDS).

    1988 - O capítulo dedicado à saúde na nova Constituição Federal, promulgada em outubro de 1988, retrata o resultado de todo o processo desenvolvido ao longo dessas duas décadas, criando o Sistema Único de Saúde (SUS) e determinando que "a saúde é direito de todos e dever do Estado" (art. 196).

  • Complementando o comentário anterior:

    c) "O SESP (Serviço Especial de Saúde Pública) surgiu na Era Vargas por meio de um acordo entre os governos brasileiro e norte-americano. Seu objetivo era criar condições sanitárias que propiciassem o desenvolvimento da Amazônia e da região do Rio Doce para o provimento de matérias-primas cruciais aos esforços de combate dos EUA na Segunda Guerra Mundial."

    Encontrei sobre o assunto no livro: "SUS Esquematizado" de autoria de Alessandra S. da Gama e Luciana Gouveia, Editora Ferreira, 2014. 


ID
594349
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário

Com base na Lei nº 8.080/90, assinale a afirmativa INCORRETA acerca do financiamento do Sistema Único de Saúde – SUS.

Alternativas
Comentários
  • CAPÍTULO III

    Do Planejamento e do Orçamento

    Art. 36. O processo de planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS) será ascendente, do nível local até o federal, ouvidos seus órgãos deliberativos, compatibilizando-se as necessidades da política de saúde com a disponibilidade de recursos em planos de saúde dos Municípios, dos Estados, do Distrito Federal e da União.

    § 1º Os planos de saúde serão a base das atividades e programações de cada nível de direção do Sistema Único de Saúde (SUS), e seu financiamento será previsto na respectiva proposta orçamentária.

    § 2º É vedada a transferência de recursos para o financiamento de ações não previstas nos planos de saúde, exceto em situações emergenciais ou de calamidade pública, na área de saúde.

    Art. 37. O Conselho Nacional de Saúde estabelecerá as diretrizes a serem observadas na elaboração dos planos de saúde, em função das características epidemiológicas e da organização dos serviços em cada jurisdição administrativa.

    Art. 38. Não será permitida a destinação de subvenções e auxílios a instituições prestadoras de serviços de saúde com finalidade lucrativa.

  • Só para complementar o comentário acima: 

    Art 31. O orçamento da seguridade social destinará ao SUS, de acordo com a receita estimada, os recursos necessários à realização de suas finalidades, previstos em propostas elaborado pela sua direção nacional com a participação dos órgãos da previdência social e da assistência social, tendo em vista as metas e prioridades estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias.
  • Cabe lembrar que conforme lei 8142/90 é obrigatório para fins de repasse financeiro, dentre outros, o plano de saúde. Caso não haja os recursos serão administrados pelo Estado.

  • Sempre elimine com fins lucrativos!
  • É proibido ao SUS destinar subvenções e auxílios a instituições privadas de saúde com fins lucrativos, NO ENTANTO, não podemos esquecer que quando suas disponibilidades forem insuficientes para garantir a cobertura assistencial à população de uma determinada área, o SUS poderá recorrer aos serviços ofertados pela iniciativa privada, contratualizando primeiramente as instituições filantrópicas sem fins lucrativos e, uma vez esgotada sua capacidade, poderá contratar as instituições privadas com fins lucrativos.

  • Lei nº 8.080/90

    Art. 38. Não será permitida a destinação de subvenções e auxílios a instituições prestadoras de serviços de saúde com finalidade lucrativa.

  • QUESTÃO :

    Com base na Lei nº 8.080/90 : FINANCIAMENTO DO Sistema Único de Saúde – SUS : CORRETAS

    A ) PLANEJAMENTO e orçamento do SUS é : ASCENDENTE = CRESCENTE : LOCAL ATÉ O FEDERAL .

    B ) PLANOS DE SAÚDE : atividades e PROGRAMAS PARA CADA NÍVEL DE DIREÇÃO .

    C ) Em SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIAS é permitido : TRANSFERIR RECURSOS para FINANCIAR AS AÇÕES NÃO PREVISTAS NOS PLANOS DE SAÚDE .

    D ) O ORÇAMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL DESTINADOS PARA : RECURSOS NECESSÁRIOS À REALIZAÇÃO DAS FINALIDADES DE SAÚDE ( SUS ) .

    E ) É PERMITIDO DESTINAR SUBVENÇÕES E AUXÍLIOS A INSTITUIÇÕES prestadoras de serviços DE SAÚDE SEM FINS LUCRATIVOS .

    QUESTÃO :

    FINANCIAMENTO DO SUS , ( LEI nº 8.080/90 ) , assinale a afirmativa INCORRETA :

    GABARITO : E ) :

    É permitida a destinação de subvenções e auxílios a instituições prestadoras de serviços de saúde COM finalidade lucrativa.


ID
594352
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário

Que dispositivo legal trata da participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde – SUS?

Alternativas
Comentários
  • LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE 1990.

    Vide Lei nº 8.689, de 1993

    Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS} e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências.

  • Assertiva: B
    "Podemos dizer que o SUS possui duas leis orgânicas: a Lei 8.080 e a Lei 8.142, ambas de 1990. Isso porque a primeira delas teve vários dispositivos vetados pelo Presidente Collor, mas o movimento sanitário reagiu e aprovou a segunda. A Lei 8.142/1990 trata principalmente da participação da comunidade na gestão do SUS e das transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde"
  • Acho meio que absurdo questões deste tipo.
  • Tanto esforço pra na hr da prova a gnt se deparar com esse tipo de questão. E acontece nas melhores bancas. 
  • Questões servem apenas para dar pontos arbitrários e fazer com que nós, concurseiros, baixem a guarda. 
    Aposto que depois dessa, 2 questões difíceis vieram em seguida.
  • O problema é vc estudar "trocentas" horas e vir questões fáceis desse tipo que acaba nivelando por baixo.

  • A questão não é dificil, mas pode confundir lei 8080/90 que tem a "Participação da Comunidade" como um dos princípios, ja aqui fala da Gestão do SUS.

  • LEI Nº 8142/1990

    DISPÕE SOBRE A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NA GESTÃO DO SUS E SOBRE AS TRANSFERÊNCIAS INTERGOVERNAMENTAIS DE RECURSOS FINANCEIROS NA ÁREA DA SAÚDE E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.


ID
594355
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário

Em 01/01/08 existiam 110.000 pacientes hipertensos em um grande município. Até 31/12/08 foram cadastrados 5.000 novos portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica – HAS – no Sistema de Gestão Clínica de Hipertensão Arterial e da Atenção Básica (SISHIPERDIA). A população residente, estimada para 2008, era de um milhão de habitantes.

Com base na si tuação anter iormente apresentada, responda às questões.

A prevalência pontual da HAS em 31/12/08 foi de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E.
    110.000
    +  5.000

    =115.000

    Se em 2008 o número total de habitantes era de 1.000.000, então 115.000 equivale a 11,5%.
  • Prevalência Pontual = Casos no início + casos novos/população x 10n

    110.000+5.000/1.000.000 x 100.000 (por cem mil habitantes) = 11,5%

ID
594358
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário

Em 01/01/08 existiam 110.000 pacientes hipertensos em um grande município. Até 31/12/08 foram cadastrados 5.000 novos portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica – HAS – no Sistema de Gestão Clínica de Hipertensão Arterial e da Atenção Básica (SISHIPERDIA). A população residente, estimada para 2008, era de um milhão de habitantes.

Com base na si tuação anter iormente apresentada, responda às questões.

A responsabilidade pela alimentação e manutenção do cadastro e pelo atendimento dos pacientes no SISHIPERDIA é :

Alternativas
Comentários
  • C.

    Portaria Conjunta N.º 112 , de 19 de junho de 2002
    A alimentação da base de dados nacional do HiperDia, por parte dos municípios que aderirem ao Programa de Assistência Farmacêutica à Hipertensão Arterial e à Diabetes Mellitus deverá ser feita por intermédio do cadastramento dos usuários no Subsistema Centralizador Municipal do HiperDia ou mediante a exportação de dados de aplicativo próprio, fazendo uso de layout de arquivo de exportação de dados padronizado pelo Sistema HiperDia.


  • As execuções são sempre municipais, salvo raras exceções.

  • A princípio, União e Estado, formula e coordena e o Municipio executa.


ID
594361
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário

Em 01/01/08 existiam 110.000 pacientes hipertensos em um grande município. Até 31/12/08 foram cadastrados 5.000 novos portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica – HAS – no Sistema de Gestão Clínica de Hipertensão Arterial e da Atenção Básica (SISHIPERDIA). A população residente, estimada para 2008, era de um milhão de habitantes.

Com base na si tuação anter iormente apresentada, responda às questões.

As doenças do aparelho circulatório responderam por 31,8% das mortes no ano de 2008 (DATASUS, 2010) . Dentre as alternativas a seguir, assinale aquela que NÃO representa um fator comportamental de risco para este grupo de doenças.

Alternativas
Comentários
  • Letra B.
    Questãozinha ridícula essa!
  • Essa questão foi para ninguém zerar a prova. rsrs

  • Por exclusão lógica, lebra B. Nem sei o que é dislipidemia, mas não foi relevante saber.


ID
594364
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário

Recentemente, o Ministério da Saúde editou a Portaria/GM nº 2.472/2010 que atualiza a relação de doenças, agravos e eventos em saúde pública de notificação compulsória em todo território nacional. A inclusão de doenças nesta lista é decidida mediante a consideração conjunta de alguns critérios, descritos abaixo. Assinale a opção que apresenta a correta definição do critério pontuado.

Alternativas
Comentários
  • MAGNITUDE - Avaliação da dimensão do problema/processo saúde-doença – onde se
    leva em conta principalmente a freqüência da ocorrência isto é, a incidência, a prevalência, a
    morbidade e a mortalidade e, em planejamento e Vigilância Sanitária, a gravidade do efeito
    (conseqüência, ou dano) do evento.
  • Vulnerabilidade: medida pela disponibilidade concreta de instrumentos específicos de prevenção e controle da doença, propiciando a atuação efetiva dos serviços de saúde sobre indivíduos e coletividades.
    Transcendência: expressa-se por características subsidiárias que conferem relevância especial à doença ou agravo, destacando-se: severidade, medida por taxas de letalidade, de hospitalização e de sequelas; relevância social, avaliada, subjetivamente, pelo valor imputado pela sociedade à ocorrência da doença, e que se manifesta pela sensação de medo, de repulsa ou de indignação; e relevância econômica, avaliada por prejuízos decorrentes de restrições comerciais, redução da força de trabalho, absenteísmo escolar e laboral, custos assistenciais e previdenciários, entre outros.
    Compromissos internacionais: relativos ao cumprimento de metas continentais ou mundiais de controle, de eliminação ou de erradicação de doenças, previstas em acordos firmados pelo governo brasileiro com organismos internacionais. O atual Regulamento Sanitário Internacional.
    Magnitude: (RESPOSTA CERTA).
    Potencial de disseminação: representado pelo elevado poder de transmissão da doença, através de vetores ou outras fontes de infecção, colocando sob risco a saúde coletiva.
  • Alguém sabe informar uma fonte a ser consultada sobre esse assunto? Obrigada.

  • Fonte: Guia de Vigilância Epidemiológica, versão online, Ministério da Saúde. 2010


ID
594367
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário

Com relação aos Conselhos de Saúde, podemos afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Os Conselhos de Saúde no Brasil, são órgãos em âmbito nacional, estadual e municipal para que a sociedade possa intervir nas ações do SUS, fazendo valer seus interesses. Estes são como colegiados ,isto é, devem funcionar e tomar decisões regularmente, acompanhando, controlando e fiscalizando a política de saúde e propondo correções e aperfeiçoamentos em seu rumo.
  • Quem se reúne de 4 em 4 anos é a Conferência de Saúde;
    O Conselho é composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários;
    Suas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo (União, Estados, DF, e municípios);
    Ele atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente.
  • d

    RESOLUÇÃO n*333

    Parágrafo único. Atua na formulação de estratégias e no controle da execução das Políticas de Saúde, inclusive em seus aspectos econômicos e financeiros.

  • Lei 8142:

    Art 1. 

    § 2°. O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado

    composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e

    usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde

    na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas

    decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do

    governo.


ID
594370
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário

O Pacto pela Vida é o compromisso entre os gestores do SUS em torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situação de saúde da população brasileira. Uma dessas prioridades é o fortalecimento da capacidade de resposta às doenças emergentes e endemias, sendo solicitada ênfase nas seguintes doenças, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • O Pacto pela Vida contém os seguintes objetivos e metas prioritárias (Portaria GM/MS nº 325, de 21 de fevereiro de 2008):

    I- Atenção à saúde do idoso;

    II- Controle do câncer de colo de útero e de mama;

    III- Redução da mortalidade infantil e materna;

    IV- Fortalecimento da capacidade  de resposta às doenças emergentes e endemias, com ênfase na dengue, hanseníase, tuberculose, malária, influenza, hepatite, aids;

    V- Promoção da saúde;

    VI- Fortalecimento da atenção básica;

    VII- Saúde do trabalhador;

    VIII- Saúde mental;

    IX- Fortalecimento da capacidade de resposta do sistema de saúde às pessoas com deficiência;

    X- Atenção integral às pessoas em situação ou risco de violência;

    XI- Saúde do homem.

  • Fortalecimento da capacidade  de resposta às doenças emergentes e endemias, com ênfase na dengue, hanseníase, tuberculose, malária, influenza, hepatite, aids;

  • Existe um mnemônico para decorar as doenças que trata o pacto de 2006

     DEHANTUMAIN ( DERRANTUMAIN). Decore e nunca mais errará.

  • valeu pelo macete ;)


ID
594373
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário

“É um processo instituído no âmbito do SUS que, em consonância com o planejamento, define e quantifica as ações de saúde para atendimento das populações residentes nos territórios, bem como efetiva os pactos intergestores que objetivam garantir o acesso da população aos serviços de saúde”. A qual instrumento de planejamento regional do Sistema Único de Saúde o trecho se reporta?

Alternativas
Comentários
  • Resposta : E


    "Os principais instrumentos de planejamento da Regionalização são o Plano Diretor de Regionalização (PDR), o Plano Diretor de Investimento (PDI) e a Programação Pactuada e Integrada da Atenção em Saúde (PPI), a serem detalhados no corpo deste documento.
    O PDR deverá expressar o desenho final do processo de identificação e reconhecimento das regiões de saúde, em suas diferentes formas, em cada estado e no Distrito Federal, objetivando a garantia do acesso, a promoção da equidade, a garantia da integralidade da atenção, a qualificação do processo de descentralização e a racionalização de gastos e otimização de recursos.
     
    Para auxiliar na função de coordenação do processo de regionalização, o PDR deverá conter os desenhos das redes regionalizadas de atenção à saúde, organizadas dentro dos territórios das regiões e macrorregiões de saúde, em articulação com o processo da Programação Pactuada Integrada.
     
    O PDI deve expressar os recursos de investimentos para atender as necessidades pactuadas no processo de planejamento regional e estadual. No âmbito regional deve refletir as necessidades para se alcançar a suficiência na atenção básica e parte da média complexidade da assistência, conforme desenho regional e na macrorregião no que se refere à alta complexidade. Deve contemplar também as necessidades da área da vigilância em saúde e ser desenvolvido de forma articulada com o processo da PPI e do PDR."

    Programação Pactuada e Integrada da Atenção em Saúde (PPI):
    A PPI é um processo que visa definir a programação das ações de saúde em cada território e nortear a alocação dos recursos financeiros para saúde a partir de critérios e parâmetros pactuados entre os gestores.
    A PPI deve explicitar os pactos de referência entre municípios, gerando a parcela de recursos destinados à própria população e à população referenciada.

     
  • Programação Pactuada e Integrada da Atenção em Saúde    é um processo que visa definir a programação das ações de saúde em cada território e nortear a alocação dos recursos financeiros para saúde a partir de critérios e parâmetros pactuados entre os gestores. A PPI deve explicitar os pactos de referência entre municípios, gerando a parcela de recursos destinados à própria população e à população referenciada.

  • A banca cobrou a literalidade do documento citado na fonte.

     

    7.3. Programação Pactuada Integrada (PPI) é um processo instituído no âmbito do SUS que, em consonância com o planejamento, define e quantifica as ações de saúde para atendimento das populações residentes nos territórios, bem como efetiva os pactos intergestores que objetivam garantir o acesso da população aos serviços de saúde.

     

    Fonte: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/regionalizacao2006.pdf


ID
594376
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A queimação retroesternal que ocorre em mais da metade dos pacientes com refluxo gastroesofagiano, geralmente pós-prandial ou noturna, chamamos de:

Alternativas
Comentários
  • Azia (pirose) Sensação de dor e queimação de duração relativamente curta que se irradia por trás do esterno.

    Krasue 14 edição

  • odinofagia --> dor ao deglutir

    regurgitação --> o conteúdo que retorna chega à boca e/ou vias aéreas e se torna visível

    disfagia --> dificuldade de deglutir

    eructação --> gases do estômago são expelidos pela boca (arroto)


ID
594379
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O consumo de fibras em excesso, na alimentação, pode interferir na absorção dos seguintes minerais:

Alternativas
Comentários
  • Abusar na quantidade e não beber água pode fazer com que o alimento se transforme em um “bolo de fibras” dentro do organismo, causando a prisão de ventre. Além disso, o abuso também prejudica a absorção de nutrientes importantes para o corpo. “Reduz a absorção de minerais como zinco, cálcio e ferro. Isso ocorre por que em excesso as fibras criam uma barreira de absorção de nutrientes pelas células intestinais. O zinco a atua como antioxidante, o cálcio no metabolismo ósseo e na transmissão de sinais celulares, e o ferro é necessário principalmente para o transporte de oxigênio”,

  • Essa questão deveria ser anulada, pois o consumo excessivo de fibras também atrapalha a absorção de ferro. Assim a alternativa "c" também poderia está certa. 

  • essa questão tem mais de uma resposta, e poderia ser anulada.


ID
594382
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Atribui-se ao nutricionista a seguinte atividade:

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO CFN N°380/2005

    1.2. Ficam definidas como atividades complementares do nutricionista na Área de Nutrição Clínica, no âmbito de Hospitais, Clínicas de Hemodiálise, Clínicas em Geral, Instituições de Longa Permanência para Idosos e Spa. 1.2.1. Solicitar exames laboratoriais necessários à avaliação nutricional, à prescrição dietética e à evolução nutricional do cliente/paciente.

    2.2. Ficam definidas como atividades complementares do nutricionista na Área de Nutrição Clinica – no âmbito de Ambulatórios e Consultórios: 2.2.1. Solicitar exames laboratoriais necessários à avaliação nutricional, à prescrição dietética e à evolução nutricional do cliente/paciente


ID
594385
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A política de compra de um serviço de alimentação e nutrição deve garantir:

Alternativas
Comentários
  • d)

    a variedade da alimentação.


ID
594388
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Recomenda-se que o tratamento do lixo seja efetuado na sua fonte de produção, no local onde ele foi gerado. Nos serviços de alimentação e nutrição, a medida preconizada para efetivação desta prática é:

Alternativas

ID
594391
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O tempo de permanência de alimentos congelados em temperatura ambiente NÃO deve exceder a:

Alternativas
Comentários
  • CVS6

    19.8.1. Armazenamento pós-manipulação

    O tempo de manipulação de produtos perecíveis em temperatura ambiente não deve exceder a 30 minutos por lote e a 2 horas em área climatizada entre 12ºC e 18ºC.


ID
594394
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O retinol sérico tem uma relação direta na produção de:

Alternativas

ID
594397
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O comitê especializado sobre necessidade de energia e proteína da FAO/OMS recomenda que as necessidades energéticas alimentares, nos indivíduos entre 60 e 69 anos tenham seu valor calórico reduzido no seguinte percentual:

Alternativas

ID
594400
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Substância considerada indispensável à manutenção da integridade do tecido nervoso:

Alternativas
Comentários
  • A via final do processo de digestão dos carboidratos é a glicose, molécula indispensável para a manutenção da integridade funcional do sistema nervoso; sob condições normais é a única fonte de energia para o cérebro. (Vitolo MR. Especificidade dos nutrientes. In: Vitolo
    MR, ed. Nutrição da gestação ao envelhecimento. Rio de Janeiro: Rubio; 2008. p. 17-34)

  • A única fonte de energia do cérebro é a glicose. Ele consome cerca de 20% de nossas reservas de glicose


ID
594403
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A primeira enzima a agir sobre os carboidratos é a:

Alternativas
Comentários
  • A ptialina, também conhecida como amilase salivar, é a enzima que inicia a quebra (hidrólise) de alguns tipos de carboidrato. (LETRA C)


ID
594406
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

As gorduras emulsionadas do leite e da gema do ovo recebem, no estômago, a ação da lipase gástrica, desdobrando-as em dois produtos. São eles:

Alternativas
Comentários
  • A digestão das gorduras ocorre quase totalmente no intestino delgado, porém, a ação preparatória ocorre nas paredes anteriores do trato gastrointestinal. No estomago apenas as gorduras emulsionadas (gordura do leite e da gema do ovo) recebem a ação da lípase gástrica, que desdobra as gorduras em ácidos graxos e glicerol.


ID
594409
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O método de obtenção de alimentos supergelados, considerando-se da etapa inicial do processo até o momento do degelo e consumo, preconiza a manutenção ininterrupta dos alimentos sob a seguinte temperatura:

Alternativas
Comentários
  • Na prática são usadas, em média, temperaturas de - 10 a - 40 ºC. As geladeiras  domésticas conservam em torno de -10ºC, enquanto que os freezers conservam temperaturas menores de -18ºC para os chamados alimentos supergelados.

  • eu fico doidinha com esse negócio de temperaatura se eu não acertar na prova é culpa dessas benditas. Aprendi q o congelamento brusco deve ser T° de - 40 a - 50° C durante 30 min e manutenção poste. a 18° C.


ID
594412
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

São etapas do pré-preparo de alimentos que antecedem a cocção final:

Alternativas

ID
594415
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A gelatinização do amido pode ser obtida à temperatura de:

Alternativas
Comentários
  • Resposta D - A gelatinização é a dilatação dos grânulos em água aquecida e aumento do volume. A partir da temperatura de 58°C, os amidos começam a se romper liberando cadeias de amilose ao meio aquoso e, posteriormente, amilopectina, fazendo com que toda água livre seja absorvida formando uma pasta viscosa. Responsável pelo espessamento, estrutura e textura.


ID
594418
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Pela ação do calor, a caseína do leite precipita- se em meio ácido sob a ação de:

Alternativas
Comentários
  • Resposta E - Acidificação do leite até o ponto isoelétrico da caseína (pH 4,6), obtida por meio de fermentação láctica, adição de ácidos ao leite


ID
594421
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A gordura presente no ovo de galinha é chamada de:

Alternativas
Comentários
  • a) A amilase é uma enzima produzida pelo pâncreas e pelas glândulas salivares, que atua na digestão do amido e do glicogênio contidos nos alimentos.

    b) A ptialina (ou amilase salivar) é uma enzima da saliva, que em pH neutro, ou ligeiramente alcalino, digere parcialmente o amido e converte-o em maltose. É na boca, com a ptialina da saliva, que começa a digestão química dos polissacarídeos ingeridos.

    c)O termo lípase engloba uma grande diversidade de enzimas que apresentam um ponto em comum: atuam no processo de digestão dos lípidos, provocando a quebra destas moléculas, através de processos de hidrólise.

    d) A lignina é um dos principais constituintes da madeira. Sua função biológica é proteger o tecido vegetal contra a oxidação e a ação de microorganismos.

    e) A lecitina de ovo, ou óleo de ovos, é um nutriente de origem animal encontrado nas gemas dosovos, considerada uma rica fonte de colina e outros nutrientes, que são capazes de reduzir as taxas de colesterol ruim (LDL) e ainda auxilia no metabolismo da gordura corporal.


ID
594424
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O aumento da estabilidade da clara de ovo batida deve-se à adição de:

Alternativas
Comentários
  • Eu acho que esta alternativa está errada, já que segundo Philippi (2003), a adição de açúcar ou ácido aumenta a estabilidade, ao invés do sal que a diminui.
  • Concordo que está errada a questão!

  • Segundo Ornellas a adição de sal, ácido e açúcar em pequena porção AUMENTA a estabilidade da clara batida, apesar de RETARDAR a formação esponjosa. Então teríamos duas repostas corretas: a e d.

    Segundo Philippi a adição de açúcar e ácido confere maior estabilidade, enquanto a adição de sal diminui a estabilidade. Então a resposta correta seria: d

  • A resposta certa seria açúcar.

    O sal causa MENOR estabilidade, necessitando bater por mais tempo. Já o açúcar causa maior estabilidade, devendo bater por mais tempo, formando uma espuma menos dura e mais elástica. ( LIVRO: ALQUIMIA DOS ALIMENTOS). 


ID
594427
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Qual o tempo de cocção necessário, em fogo brando, para obtermos o ovo cozido duro?

Alternativas
Comentários
  • 5' toda a clara, 8' toda a gema, 10' ovo duro


ID
594430
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A nutricionista de um serviço de alimentação e nutrição planeja um cardápio que, entre outros alimentos, inclui a utilização de 40 kg de chuchu. Quantos quilos deste alimento ela deverá adquirir, considerando que o seu fator de correção é igual a 2?

Alternativas
Comentários
  • Para fazer o cálculo do peso liquido (PL)  deve sempre multiplicar pelo fator de correção (FC), Sabendo que 40 KG é o peso bruto (PB). 

    Fórmula: PB X FC = PL ou seja 40 x 2 = 80 kg de chuchu. 

  • Na verdade 40 Kg é o peso líquido do alimento a ser utilizado...e o que ele quer saber é quantos kilos se deve adquirir, que é o peso bruto. Sendo assim PL 40 kg x 2 (fator de correção) = 80 Kg de chuchu.


ID
594433
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Para os humanos, é possível obter a manutenção das necessidades energéticas através das calorias do álcool consumido, pois sabe-se que 600ml de bebida grau 86 fornecemao indivíduo:

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia me explicar essa questão?

    1g de álcool tem 7,1 kcal, mas não sei o que tem a ver esse grau 86.

     

  • 1g de alcool tem 7kcal. 1º alcoométrico equivale a 8g de álcool por litro. A questão fala que o grau é 86, porém fazendo todas as contas não bate com nenhuma alternativa. Acho q erraram o grau alcoométrico da bebida.