- ID
- 4908361
- Banca
- UEPA
- Órgão
- SEAD-PA
- Ano
- 2013
- Provas
- Disciplina
- Direito Tributário
- Assuntos
Acerca da cobrança do crédito tributário, analise as afirmativas abaixo:
I. Se um Estado precisar alterar o sujeito passivo de uma obrigação tributária, poderá fazê-lo mediante substituição da CDA até após a prolação de sentença em embargos à execução.
II. Segundo o STJ, o IBAMA, ao cobrar Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental – TCFA sem identificar o prazo para recolhimento ou impugnação, torna nulo o Auto de Infração.
III. O STJ no julgamento do REsp. 879.844/ MG, DJE 25.11.2009, representativo de controvérsia, reconheceu a ilegalidade da aplicação da Taxa SELIC na correção dos débitos que os contribuintes tenham para com as Fazendas Municipal, Estadual e Federal.
IV. Para o STJ A exigibilidade da taxa de licença prescinde de comprovação do efetivo exercício da atividade fiscalizatória, face à notoriedade do exercício do poder de polícia pelo aparato existente no órgão público encarregado.
V. Segundo o STJ, a simples existência de execução fiscal, cobrando taxa por ausência de registro do profissional químico, demonstra a efetiva fiscalização do Conselho Regional de Química, no exercício do poder de polícia.
A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:
Analise a situação abaixo, para responder a Questão :
Ao realizar atendimento a contribuinte na SEFA você se depara com a seguinte questão: o contribuinte recebeu um “aviso de cobrança” da Procuradoria, indicando que havia sido perpetrado um lançamento que não fora pago, tampouco impugnado, fixando novo prazo de trinta dias para pagamento do valor devido, sob pena de ajuizamento da execução fiscal respectiva. Consultando o processo administrativo, você descobriu que o "AR" com a notificação de lançamento havia sido entregue em endereço diverso do contribuinte; e ainda, no lançamento não constava o período sobre o qual o tributo não teria sido recolhido, tampouco a base de cálculo utilizada.
Felix, natural de Belém e residente e domiciliado em São Paulo, veio a falecer deixando testamento em favor de João, residente em Campinas, e de José, residente em Belém. Pelo testamento, foram destinados a João um sítio em Marituba e um lote de ações da Petrobrás, e a José uma casa de praia em Santos e uma coleção de relógios de ouro. O inventário processou-se em São Paulo. Considerando os dados acima e o disposto na lei estadual que rege o Imposto sobre a Transmissão "Causa Mortis" e Doação de quaisquer bem e direitos (ITCD) e alterações, assinale as afirmativas abaixo em Verdadeiro ou Falso, e a seguir marque a opção que contém a sequência correta.
( ) José é contribuinte do ITCD, devido ao Estado do Pará, incidente sobre a casa.
( ) José é contribuinte do ITCD, devido ao Estado do Pará, incidente sobre a coleção de relógios de ouro.
( ) João é contribuinte do ITCD, devido ao Estado do Pará, incidente sobre o sítio.
( ) João é contribuinte do ITCD, devido ao Estado do Pará, incidente sobre as ações da Petrobrás.
( ) João não é contribuinte do ITCD devido ao Estado do Pará.
( ) José não é contribuinte do ITCD devido ao Estado do Pará.
A sequência correta é:
Para responder à questão, analise a situação abaixo descrita, considerando-a ocorrida no ano corrente, marcando, em seguida, a alternativa correta.
O contribuinte Nélio apôs a nota de “ciente” no
auto de infração, relativo à exigência de crédito
tributário, no dia 02 de setembro, segunda-feira. Na
intimação, foi consignado prazo de 15 dias para
apresentação da defesa. No dia 04 de setembro, quartafeira, o fiscal autuante encaminhou à autoridade
competente o auto de infração com os documentos que
o acompanham. No dia 06 de setembro, sexta-feira, a
autoridade preparadora, entendendo ter havido
irregularidade no prazo, reabriu-o. O AR relativo à
notificação de reabertura do prazo foi recebido pelo
contribuinte em 13 de setembro e juntado ao processo
em 20 de setembro.
Com relação ao disposto no Livro Quinto do Regulamento atual do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), analise as afirmativas abaixo:
I. A autorização da autoridade hierarquicamente superior é condição necessária para o que o servidor responsável por fiscalização possa solicitar a instituições financeiras em funcionamento no Estado informações sobre negócios de terceiros.
II. A preterição do direito de defesa nulifica a decisão proferida, ainda que exarada de autoridade plenamente competente.
III. O embaraço à fiscalização sujeita o infrator a multa que varia de 1.000 (mil) a 10.000 (dez mil) UPF-PA, conforme a gravidade da conduta.
IV. A participação em leilão fiscal de mercadorias destinadas à comercialização é restrita às pessoas jurídicas, porém, os leilões fiscais de bens de outra natureza serão públicos, permitindo a participação de quaisquer pessoas, físicas ou jurídicas, sem restrição.
V. Permitir a realização de intervenção técnica em equipamento emissor de cupom fiscal por empresa não-credenciada para esse fim, junto à Secretaria Executiva de Estado da Fazenda, sujeita o infrator a multa equivalente a 1.000 (mil) UPF-PA por documento.
A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:
De acordo com a regulamentação do ICMS atualmente vigente a respeito das operações com tratamento tributário específico, assinale as afirmativas abaixo em Verdadeiro ou Falso, e a seguir marque a opção que contém a sequência correta.
( ) O estabelecimento localizado em Belém que adquire sal de cozinha refinado oriundo de João Pessoa, sem que o imposto tenha sido retido pelo estado da Paraíba, fica sujeito ao recolhimento antecipado do ICMS correspondente à operação subsequente, a ser efetuada pelo próprio contribuinte.
( ) Nas operações de importação do exterior de trigo em grão é atribuída ao importador a responsabilidade pela retenção e recolhimento do ICMS, na condição de substituído tributário, pelo imposto correspondente às operações subsequentes.
( ) É permitida a redução da base de cálculo do ICMS no fornecimento de refeição promovido por bares que utilizem serviços de músicos paraenses, respeitadas as condições legais, excetuando-se, em qualquer hipótese, o fornecimento ou saída de bebidas.
( ) São isentas do ICMS as saídas internas de telhas, tijolos e pisos cerâmicos, destinados à utilização no Programa Minha Casa, Minha Vida – PMCMV, permanecendo a carga tributária de 6% (seis por cento) para as demais operações com produtos fabricados neste Estado pela indústria oleiro-cerâmica.
A sequência correta é:
Acerca do Imposto sobre a Transmissão "Causa Mortis" e Doação (ITCD) analise as afirmativas abaixo:
I. O imposto incidente nas doações de quaisquer bens ou direitos, poderá ser objeto de parcelamento no limite máximo de 24 (vinte e quatro) parcelas, mensais e sucessivas.
II. Declarada a nulidade do ato de transmissão, por sentença judicial transitada em julgada, o imposto pago será obrigatoriamente restituído.
III. A não aceitação pela Fazenda Pública do valor declarado pela parte e o requerimento de avaliação contraditória, observados os ditames legais, interrompem a fluência do prazo regulamentar de pagamento do tributo.
IV. O parcelamento do imposto regularmente concedido será imediatamente revogado, independente de comunicação prévia ao contribuinte ou responsável, na hipótese do não-pagamento de 2 (duas) parcelas mensais e consecutivas.
V. O pedido de parcelamento do imposto devido deve ser instruído, dentre outros documentos, com o comprovante de pagamento da primeira parcela, no valor mínimo de 10% (dez por cento) do montante do crédito tributário a ser parcelado.
A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:
Tendo por base o disposto nas Leis Estaduais Nos 5.055/82 e 7.591/11 e respectivas alterações, assinale as afirmativas abaixo em Verdadeiro ou Falso, e a seguir marque a opção que contém a sequência correta.
( ) Responde solidariamente pela quitação do crédito tributário devido, o serventuário de ofício que formalizar o ato pressuposto do fato gerador do tributo previsto na Lei Estadual nº 5.055/82 sem o pagamento integral de seu valor.
( ) Caso sejam omissos os documentos emitidos pelo contribuinte, a autoridade lançadora, mediante processo regular, arbitrará o valor do tributo de que trata a Lei Estadual nº7.591/11, conforme regulamento.
( ) A indicação de forma incorreta das informações relativas à apuração e ao pagamento do valor do tributo de que trata a Lei Estadual nº7.591/11 sujeita o infrator a multa de 1.000 (mil) UPF-PA por declaração.
( ) Os servidores públicos estaduais não são obrigados a exibir à fiscalização os documentos relacionados com a cobrança do tributo previsto na Lei Estadual nº 5.055/82.
A sequência correta é:
Considerando o disposto no Regulamento do ICMS, analise as situações a seguir indicadas:
1ª Consumidor final do Estado do Pará adquire refrigerantes de estabelecimento situado no Pará.
2ª Consumidor final do Estado do Pará importa fogos de artifício da Espanha.
3ª Estabelecimento situado no Rio de Janeiro transfere mercadoria a estabelecimento do mesmo titular situado no Pará.
4º Indústria situada no Pará compra energia elétrica proveniente do mesmo Estado.
5ª Passageiro adquire passagem e embarca em Belém, em aeronave comercial, com destino a São Paulo.
Assinale a alternativa que contém as alíquotas
do ICMS aplicáveis a cada uma das, situações
acima respectivamente:
A Mineradora Sol S/A declarou à Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração do Estado do Pará ter extraído, no mês de janeiro de 2013, a quantidade de 20,5 mil toneladas de minério de ferro livre de rejeitos. A Mineradora sofreu ação fiscal, tendo sido cientificada, em 30/08/2013, sexta-feira, da lavratura de auto de infração pelo não recolhimento do valor devido a título de TFRM. Diante da situação narrada, analise as afirmativas abaixo:
I. A Mineradora Sol S/A deveria ter recolhido ao Estado do Pará, a título de TFRM, valor correspondente a 60 mil UPF-PA.
II. O vencimento do prazo original para recolhimento da taxa devida ocorreu em 01/03/2013, sexta-feira.
III. Em razão da falta de recolhimento da taxa, a mineradora será instada a pagar multa correspondente a 80% (oitenta por cento) do valor do tributo devido.
IV. Caso a mineradora efetue o pagamento integral do crédito tributário devido até 01/10/2013, o valor da penalidade aplicada será reduzido em 50% (cinquenta por cento).
V. Diante da penalidade aplicada, a mineradora poderá exercitar seu direito de defesa perante a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração do Estado do Pará, conforme regulamento editado pelo órgão.
A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:
Em relação às reorganizações societárias mediante os processos de incorporações, fusões ou cisões é correto afirmar que:
I. A incorporação, fusão ou cisão podem ser operadas entre sociedades de tipos iguais ou diferentes (S/A ou Ltda.) e deverão ser deliberadas na forma prevista para alteração dos respectivos estatutos ou contratos sociais.
II. Cisão é a operação pela qual a companhia transfere seu patrimônio para uma ou mais sociedades constituídas para esse fim, ou já existentes, extinguindo-se a companhia cindida, não podendo haver cisão parcial.
III. Fusão é a operação pela qual se unem duas ou mais sociedades para formar sociedade nova, que se sucederá em todos os direitos e obrigações.
IV. Incorporação é a operação pela qual uma ou mais sociedades são absorvidas por outra, que a sucede em todos os direitos e obrigações.
V. Uma companhia emissora de debêntures em circulação ficará sempre obrigada a prévia autorização dos debenturistas sob pena de nulidade da incorporação, fusão ou cisão.
A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:
A Indústria Monte Alegre S/A, fabricante de produtos para festas, iniciou suas atividades durante o mês de setembro/13 com a injeção de capital pelos sócios no valor de R$300,00 e mais um financiamento bancário no valor de R$200,00. Durante esse mês aconteceram os seguintes fatos:
I. Comprou a vista, máquinas e equipamentos que serão utilizadas pelo setor de produção.
II. Comprou, a prazo, de matéria prima que serão utilizadas na fabricação dos produtos.
III. Somente nesta data, o setor de produção requisitou 40% da matéria prima para consumo no processo produtivo e foi detectado que outros 10% da matéria prima estragou pelo mau acondicionamento no almoxarifado.
IV. Do montante dos gastos com salários e encargos, 60% é relacionado a funcionários da produção, o restante é do setor de vendas e administração. Mas o montante de salários e encargos será pago somente no quinto dia útil do mês de outubro/2013.
V. Pagou, ao final do mês, os juros de $10, referente ao financiamento bancário que foi utilizado para compra das máquinas do setor de produção.
Sabe-se que a produção de setembro ainda não foi vendida, pois os produtos ainda estão em acabamento. Com base nessas informações e considerando os conceitos básicos que fundamentam a contabilidade de custos, é correto afirmar que:
A Indústria Primavera é uma empresa que produziu e comercializou, no exercício social de 2012, um único produto: detergente. A fábrica entrou em operação no referido ano, não havendo, portanto, qualquer tipo de estoque no início do exercício fiscal de 2012. Durante este período a contabilidade reporta dados da produção e das despesas incorridas:
- 500 unidades produzidas e acabadas
- Custo variável de fabricação: R$ 5,00 por unidade
- Custos fixos de fabricação: R$ 10.000,00
- Despesas operacionais de administração e vendas: R$ 4.000,00
- 300 unidades vendidas
- Preço líquido de venda por unidade: R$ 40,00
Com base na apuração do resultado considerando os dois métodos de custeio (custeio variável e custeio por absorção), analise as afirmativas abaixo.
I. No custeio variável apura-se um prejuízo líquido de $3.500,00, enquanto no custeio por absorção apura-se um lucro líquido de $500,00.
II. No custeio variável, a margem de contribuição é de R$9.500,00, enquanto no custeio por absorção apura-se um prejuízo bruto de R$500,00.
III. O estoque final pelo custeio variável é de R$1.000,00, enquanto que pelo custeio por absorção é de R$5.000,00.
A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:
A Cia. Juruti apresentou os seguintes dados referentes a seu último mês de atividade:
- Capacidade produtiva 15.000 unidades
- Produção efetiva = Vendas 10.000 unidades
- Custos fixos $12.000,00
- Despesas fixas $8.000,00
- Custos variáveis $4,00/u
- Despesas variáveis $2, 00,/u.
- Preço de venda $10,00/u
- Depreciação $2.000,00
(embutido nos custos e despesas fixas)
Com base nessas informações é correto afirmar que:
De acordo com os fundamentos do Sistema de Custos Baseado nas Atividades, julgue os itens abaixo, como Verdadeiro ou Falso, e em seguida assinale a alternativa correta.
( ) O sistema custeio ABC (Activity Based Costing) é um aprimoramento do custeio variável. A diferença consiste no fato deste último se utilizar variados critérios de rateio dos custos indiretos, enquanto o sistema ABC primeiro apropria os custos diretos aos produtos; depois rastreia os custos indiretos das atividades aos produtos, e por fim, os custos indiretos que não puderam ser rastreados, são rateados para apuração do custo total unitário de cada produto.
( ) O sistema de custeio ABC apesar de representar um aprimoramento na sistemática de apropriação dos custos indiretos e de poder ser aplicado também a empresas comerciais e prestadoras de serviços, não é aceito pelo fisco como base de cálculo dos custos que serão considerados na apuração do lucro tributável.
( ) O custeio sistema de ABC considera que praticamente todas as atividades de uma empresa existem para apoiar a produção de bens e serviços, portanto, devem ser consideradas como integrantes dos custos plenos dos produtos, como é o caso dos gastos com logística, marketing, distribuição, tecnologia de informação etc., em vez de serem tratados como gastos fixos ou indiretos.
( ) Os direcionadores de custos (cost drivers) possuem o propósito de associar de forma mais precisa o uso dos recursos com o custo dos produtos. A essa sistemática dá-se o nome de rastreamento de custos, que tende a apurar o custo do produto com mais precisão do que o rateio.
A sequência correta é:
Analisando as assinaturas digitais, verifique as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Assinatura Digital consiste na criação de um código, de modo que a pessoa ou entidade que receber uma mensagem contendo este código possa verificar se o remetente é mesmo quem diz ser e identificar qualquer mensagem que possa ter sido modificada.
II. Se Cássio desejar enviar uma mensagem assinada para Márcio, ele codificará a mensagem com sua chave pública, gerando assim a assinatura digital, que será adicionada à mensagem enviada para Márcio. Ao receber a mensagem, Márcio utilizará a chave privada de Cassio para decodificar a mensagem.
III. A Assinatura Digital é conhecida apenas pelo seu proprietário.
A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:
As redes wireless caracterizam qualquer tipo de conexão para transmissão de informação sem a utilização de fios ou cabos. Sobre estas redes, analise as afirmativas abaixo:
I. Dependendo da potência de transmissão dos Pontos de Acessos (também chamados de Access Point), uma rede wireless pode ter um alcance que ultrapasse os limites geográficos de uma determinada instituição, o que pode facilitar fraudes, usos indevidos e acessos não autorizados, portanto, devem ser implementadas medidas como o uso de autenticação e criptografia para evitar esses acessos não autorizados.
II. Se o objetivo é aumentar o alcance da rede, o ideal é conectar os pontos de acesso usando cabos de rede e configurá-los para utilizar canais diferentes.
III. O número máximo de clientes simultâneos suportados pelo ponto de acesso varia de acordo com o fabricante, mas não ultrapassando 30 clientes.
A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:
Leia o Texto para responder à questão
Texto
O cenário que se tem atualmente na empresa
é de real necessidade de troca de um software,
que reflete a aplicação de nível crítico para a vida
da organização, pois trata-se do sistema tributário
de um órgão público, que realiza todas as
operações de pagamentos de impostos a
recebimentos automáticos de retorno de
arrecadação. A necessidade ocorreu devido à
obsolência tecnológica do sistema e seu banco de
dados, no qual ainda trabalha sobre uma
plataforma Z, uma tecnologia que caiu em desuso
a muitos anos. Tal tecnologia configura-se em
linguagem de programação e sistema gerenciador
de banco de dados.
Realizada a análise do problema proposto no Texto, constata-se as seguintes premissas:
I. Adquirir de terceiros um novo sistema tributário, com banco de dados padrão SQL baseado em plataforma Windows.
II. Utilizar da mão de obra interna do Departamento de Informática para migrar a tecnologia do sistema tributário para a tecnologia de banco de dados SQL baseado em plataforma Windows utilizando apoio de consultoria externa.
Realizando uma análise estratégica utilizando o framework SWOT, conclui-se que:
Sobre os portais corporativos correlacione os Requisitos aos Textos explicativos propostos abaixo:
Requisitos:
1. Fácil para usuários eventuais
2. Classificação e pesquisa
3. Compartilhamento colaborativo
4. Conectividade universal aos recursos informacionais
5. Acesso dinâmico aos recursos Informacionais
E textos explicativos:
A. O portal deve permitir aos usuários publicar, compartilhar e receber informações de outros usuários. O portal deve prover um meio de interação entre pessoas e grupos na organização.
B. Por meio de sistemas inteligentes, o portal deve permitir acesso dinâmico às informações nele armazenadas, fazendo com que os usuários sempre recebam informações atualizadas.
C. Os usuários devem conseguir localizar e acessar facilmente a informação correta, com o mínimo de treinamento, não importando o local de armazenamento dessa informação.
D. O portal deve ser capaz de indexar e organizar as informações da empresa. Seu mecanismo de busca deve refinar e filtrar as informações, suportar palavras-chave e operadores booleanos, e apresentar o resultado da pesquisa em categorias de fácil compreensão.
E. O portal deve prover amplo acesso a todo e qualquer recurso informacional, suportando conexão com sistemas heterogêneos, tais como correio eletrônico, bancos de dados relacionais e multidimensionais, sistemas de gestão de documentos, servidores Web, groupware, sistemas de áudio, vídeo etc.
A alternativa que associa o requisito com o seu texto explicativo é:
Leia o texto para responder à questão:
Texto
Fiscalização Tributária terá Posto Fiscal Eletrônico
Mais rapidez e segurança à fiscalização do transporte de mercadorias destinadas ao Distrito Federal e que circulam pela região. Essa é a proposta do Posto Fiscal Eletrônico, novo programa de monitoramento de cargas que está sendo lançado pela Secretaria de Fazenda do Distrito Federal (SEF/DF). A proposta é verificar os produtos em trânsito, antes mesmo de chegarem ao destino, a partir da análise das informações da Nota Fiscal Eletrônica (NFe) prestadas já no momento da emissão do documento, na origem. No ambiente virtual, será possível analisar o universo da nota e agregar bases de dados de outras instituições além da Fazenda, como da Receita Federal do Brasil, por exemplo. Além de acessar dados de ações anteriores para a verificação de riscos potenciais. (...)
Extraído de http://www.fazenda.df.gov.br/aplicacoes/noticias/
noticias_detalhe.cfm?co_seq_noticia=3461